SóProvas



Prova NC-UFPR - 2019 - Prefeitura de Curitiba - PR - Profissional do Magistério – Docência II – Matemática


ID
2959870
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Um estudante menor de idade tentou conversar com a diretora da escola sobre critérios de avaliação utilizados por um professor. A diretora da escola considerou tal atitude improcedente, não viabilizou diálogo e encerrou o caso. Com base nessa situação hipotética, e à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/90, Capítulo IV, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • qwcw qc2 e QQq a aqui idk www
  • gente, envolveu criança ou adolescente elas tem prioridades sobre quaisquer assuntos.

    o aluno poderia reivindicar sobre o processo avaliativo feito pelo professor.

     

    Art 53  

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

  • A resposta dessa questão se encontra no art. 53 III, onde fala que o aluno tem direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

  • criança tem todos os direitos fundamentais cf / 88

  • Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

    Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

    LETRA D

  • Gabarito D

    Linda resposta <3

  • Letra D. Artigo 53, lll, do ECA

  • A diretora violou o inciso III do artigo 53 da lei 8069 de 1990. O inciso diz que a criança ou adolescente têm o direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

  • A criança e o adolescente têm, sim, direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores. Portanto, a atitude da diretora violou o ECA.

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - direito de ser respeitado por seus educadores; III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    Gabarito: D

  • A questão exige o conhecimento do direito à educação, garantia prevista tanto na Constituição Federal quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente. É importante ressaltar que o direito à educação é uma garantia constitucional (prevista no art. 227 da Constituição Federal), e foi reproduzida no ECA.

    O enunciado traz uma situação hipotética em que um aluno tentou conversar com a diretora da escola sobre os critérios de avaliação utilizados por um professor. Apesar disso, a diretora não considerou o pedido do aluno e encerrou o caso.

    Veja o que diz o art. 53 do ECA sobre o tema:

    Art. 53, III, ECA: a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

    Dessa forma, o aluno estava em seu direito ao contestar os critérios avaliativos do professor para a diretora (instância superior), devendo a diretora ouvir o estudante. Assim, a única alternativa correta é a letra D: a atitude da diretora violou o ECA, visto que essa lei assegura o direito da criança e do adolescente de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

    Gabarito: D

  • http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069compilado.htm acessado em 19/08/2021

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    ...

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    Logo:

    Gabarito letra D - A atitude da diretora violou o ECA, visto que essa lei assegura o direito da criança e do adolescente de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.


ID
2959873
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

Em 2015 foi sancionada a Lei nº 13.146/2015, que instituiu o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Observa-se que esse Estatuto estabelece mudanças relacionadas à proteção da dignidade da pessoa com deficiência, avançando em muitos aspectos relacionados à garantia de direitos, à cidadania, à educação, à acessibilidade, ao trabalho e ao combate ao preconceito e à discriminação. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:


1. O Estatuto garante à pessoa com deficiência direito à igualdade de oportunidades e a não sofrer nenhuma espécie de discriminação, negligência, exploração, violência, tratamento degradante ou desumano e opressão.

2. Outros avanços na legislação contidos no Estatuto referem-se à plena capacidade civil da pessoa com deficiência, garantindo-lhe o direito de constituir família, casar-se, realizar planejamento familiar e decidir sobre o número de filhos.

3. A Lei incube ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar sistemas educacionais inclusivos em todos os níveis e modalidades.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra e).

    LEI 13.146/15

    Art. 4º Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.

    § 1º Considera-se discriminação em razão da deficiência toda forma de distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais de pessoa com deficiência, incluindo a recusa de adaptações razoáveis e de fornecimento de tecnologias assistivas.

    § 2º A pessoa com deficiência não está obrigada à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa.

    Art. 5º A pessoa com deficiência será protegida de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante.

    Art. 6º A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para:

    I - casar-se e constituir união estável;

    II - exercer direitos sexuais e reprodutivos;

    III - exercer o direito de decidir sobre o número de filhos e de ter acesso a informações adequadas sobre reprodução e planejamento familiar;

    IV - conservar sua fertilidade, sendo vedada a esterilização compulsória;

    V - exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária; e

    VI - exercer o direito à guarda, à tutela, à curatela e à adoção, como adotante ou adotando, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.

    Art. 28. Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:

    I - sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida.

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Respondi a letra D, pois na alternativa número 1, falta o elemento "crueldade".

  • Jaline, cuidado com o que a questão afirma. Se ela fosse restritiva e afirmasse que SOMENTE aquelas discriminações são vedadas estaria incorreta.

  • INCUBE?

  • Caros, por favor me auxiliem; grato

    1. O Estatuto garante à pessoa com deficiência direito à igualdade de oportunidades e a não sofrer nenhuma espécie de discriminação.......

    Fiquei confuso: é garantido não sofrer ou é garantida a proteção administrativa para não sofrer tais abusos? imagino que sofrer todos estejam propensos mas o Estado estaria alí para defendê-los em seus direitos.

  •  A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa.

  • LEI 13.146/15

    Art. 4º Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.

    § 1º Considera-se discriminação em razão da deficiência toda forma de distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais de pessoa com deficiência, incluindo a recusa de adaptações razoáveis e de fornecimento de tecnologias assistivas.

    § 2º A pessoa com deficiência não está obrigada à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa.

    Art. 5º A pessoa com deficiência será protegida de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante.

    Art. 6º A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para:

    I - casar-se e constituir união estável;

    II - exercer direitos sexuais e reprodutivos;

    III - exercer o direito de decidir sobre o número de filhos e de ter acesso a informações adequadas sobre reprodução e planejamento familiar;

    IV - conservar sua fertilidade, sendo vedada a esterilização compulsória;

    V - exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária; e

    VI - exercer o direito à guarda, à tutela, à curatela e à adoção, como adotante ou adotando, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.

    Art. 28. Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:

    I - sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida.

  • Todos os itens cobram o conhecimento da literalidade da Lei nº 13.146/2015.

    1(CORRETO) - Art. 4º Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.

    2 (CORRETO) - Art. 6º A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para: I - casar-se e constituir união estável; (...) III - exercer o direito de decidir sobre o número de filhos e de ter acesso a informações adequadas sobre reprodução e planejamento familiar.

    3 (CORRETO) - Art. 28. Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar: I - sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida.

    GABARITO: LETRA E.

  • Gabarito: E

    Fundamento: Artigo quarto, quinto e sexto.

    Bom dia, galera! Além de concurseira, sou prof de redação e tenho um projeto de correções de discursivas. O valor é dez reais e corrijo em até 36 horas. Qualquer informação, meu whatssap é 21987857129.


ID
2959876
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Leis nº 10.639/03 e 11.645/08 estabelecem diretrizes e bases da educação nacional, regulamentando a obrigatoriedade de incluir no currículo oficial o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena em todos os níveis de ensino. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) Essas Leis possibilitam ações educativas que podem ampliar a consciência política, histórica e cidadã dos estudantes, fortalecendo identidades étnico-raciais e culturais de povos indígenas, africanos e afro-brasileiros, ressaltando a diversidade que caracteriza a formação da população brasileira.

( ) As sanções dessas leis determinam como dever restrito aos professores de história incluir conteúdos referentes à cultura e história de africanos, afro-brasileiros e indígenas no currículo oficial de suas disciplinas.

( ) A promulgação dessas Leis contribuiu para ressignificar a pluralidade étnico-racial brasileira, valorizando a cultura afro-brasileira, africana e indígena.

( ) A relevância dessas Leis para a sociedade brasileira está relacionada, principalmente, ao rompimento de imagens negativas ou distorcidas, historicamente construídas, sobre os povos africanos, os afro-brasileiros e os indígenas, e à obrigatoriedade de ações educacionais que combatam quaisquer tipos de preconceito e discriminação.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Letra E

  • Interpretação da lei...


ID
2959879
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a Lei nº 13.803/19, que altera o Artigo 12 da Lei nº 9.394/96, é dever das instituições de ensino notificar imediatamente ao Conselho Tutelar do Município a relação de alunos que apresentarem quantidade de faltas acima do seguinte percentual permitido em lei:

Alternativas
Comentários
  • Oba!! uma questão atualizada!!

    Teve mudança na LDB

    As instituições de ensino notificarão ao Conselho tutelar a relação de alunos que apresentarem quantidades de faltas acima de 30%

    Cuidado pra não confundir na prova como sendo incumbência do estado, municipio ou união, isso é (responsabilidade das escolas).

    Bons estudos!

    #UFCG2019

  • Gab B

  • GABARITO: LETRA B

    → de acordo com a LDB (9394/96):

    Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: VIII – notificar ao Conselho Tutelar do Município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 30% (trinta por cento) do percentual permitido em lei; (Redação dada pela Lei nº 13.803, de 2019).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! DESISTIR? NUNCA!

  • Questão mal formulada. O enunciado dá a entender que quer saber o percentual permitido em lei, não o percentual que a instutuição deve notificar ao conselho tutelar, que é acima de 30% do percentual permitido em lei.

    De forma correta deveria estar escrito: "é dever das instituições de ensino notificar ao Conselho Tutelar do Município a relação de alunos que apresentarem a seguinte quantidade de faltas acima do percentual permitido em lei:"


ID
2959882
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que determina os conhecimentos e habilidades essenciais que devem garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. A respeito do assunto, conforme a última versão desse documento, considere as seguintes afirmativas:


1. A BNCC tem como um de seus marcos legais o Artigo 205 da Constituição Federal de 1988, que reconhece a educação como um direito fundamental de todos e um dever compartilhado entre o Estado, a sociedade e a família.

2. Conforme a BNCC, as decisões pedagógicas devem considerar o desenvolvimento de competências, com indicações claras sobre o que os alunos devem “saber”, e sobre o que eles devem “saber fazer”.

3. A implementação da BNCC deve levar em conta a diversidade cultural, social e econômica dos estados brasileiros, possibilitando que cada instituição de ensino construa o seu currículo de forma independente, e autônoma usando como base somente as necessidades da comunidade local a qual atende.

4. Considerando que a Educação Básica deve propender à formação e ao desenvolvimento humano, a BNCC defende explicitamente o compromisso com a educação integral.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 1. A BNCC tem como um de seus marcos legais o Artigo 205 da Constituição Federal de 1988, que reconhece a educação como um direito fundamental de todos e um dever compartilhado entre o Estado, a sociedade e a família. CORRETO

    2. Conforme a BNCC, as decisões pedagógicas devem considerar o desenvolvimento de competências, com indicações claras sobre o que os alunos devem “saber”, e sobre o que eles devem “saber fazer”. CORRETO

    3. A implementação da BNCC deve levar em conta a diversidade cultural, social e econômica dos estados brasileiros, possibilitando que cada instituição de ensino construa o seu currículo de forma independente, e autônoma usando como base somente as necessidades da comunidade local a qual atende. ERRADO

    4. Considerando que a Educação Básica deve propender à formação e ao desenvolvimento humano, a BNCC defende explicitamente o compromisso com a educação integral. CORRETO

  • Cuidado também com a palavra INDEPENDENTE, da terceira afirmativa, pois autonomia não é a mesma coisa de independência. Cada escola tem autonomia para construir seu PPP, mas com base nas normais educativas vigentes. Por isso, se não tivesse a palavra SOMENTE, ainda estaria errado.

  • "Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos"
  • A implementação da BNCC nas instituições de ensino é de consideração obrigatória. Portanto, não é correto dizer que a escola pode construir o seu currículo de forma independente.

  • Essa questão é confusa porque o marco legal da bncc é o artigo 210 da constituição
  • Art. 205. CF/88

    A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

    FONTE: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf

  • As competências e diretrizes são comuns, os currículos são diversos.

    A relação entre o que é básico-comum e o que é diverso é retomada no Artigo 26 da LDB, que determina que os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos (BRASIL, 1996; ênfase adicionada).

    QUESTÃO

    (F) 3. A implementação da BNCC deve levar em conta a diversidade cultural, social e econômica dos estados brasileiros, possibilitando que cada instituição de ensino construa o seu currículo de forma independente, e autônoma usando como base somente as necessidades da comunidade local a qual atende.


ID
2959885
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                O aplauso de pé, por Ruy Castro


      Glenda Jackson, a atriz britânica, acaba de estrear com “Rei Lear” na Broadway. Ela é danada. Nos anos 90, trocou sua carreira no cinema e no teatro por uma cadeira no Parlamento, candidatou-se a prefeita de Londres pelos trabalhistas e foi cogitada para o cargo de ________. Voltou ao palco e, ________ tempos, foi homenageada numa cerimônia em que estavam presentes diversas categorias de cabeças coroadas. Quando seu nome foi anunciado e ela surgiu no palco, a ________ a aplaudiu de pé por longos minutos. Glenda esperou os aplausos silenciarem, sorriu e disse: “Em Londres, não aplaudimos de pé”.

      Aplausos, tudo bem – ela diria –, mas ________ de pé? Representar direito o papel é a obrigação do ator. O aplauso sentado é mais que suficiente.

      Sempre foi assim. Ao surgir no cinema, com filmes como “Delírios de Amor” (1969) e “Mulheres Apaixonadas” (1971), de Ken Russell, e “Domingo Maldito” (1971), de John Schlesinger, foi como se viesse de um planeta mais adulto que o nosso. De saída, ganhou dois Oscars – que aceitou, mas não foi receber. E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu seus ________ pelo que lhe renderiam em dinheiro, mas pelo que exigiriam dela como atriz. Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatro, sim.

      Se fosse uma atriz brasileira de teatro, Glenda Jackson teria de repetir todas as noites sua advertência sobre aplaudir de pé. No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas. Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo?

      Neste momento, haverá outra atriz no mundo disposta a encarar o papel de Rei Lear? É uma peça de três horas e meia e serão oito récitas por semana. Glenda está com 82 anos. Isto, sim, é caso para aplaudir de pé.

(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2019/04/o-aplauso-de-pe.shtml) 

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.

Alternativas
Comentários
  • Plateia perdeu o acento, pois paroxítona com ditongo aberto ''eu, ei, oi'' não é acentuada. Outro exemplo é a palavra Assembleia.

  • GABARITO: A

    1) foi cogitada para o cargo de PRIMEIRA-MINISTRA. --->Os compostos formados por um adjetivo (primeira) e um nome (ministra) são hifenizados.

    2) Voltou ao palco e, HÁ tempos → há tempo (tempo decorrido, tempo passado)

    3) a PLATEIA a aplaudiu de pé por longos minutos. ---> plateia ---> os ditongos abertos "ei", "oi" em palavras paroxítonas perderam o acento → jiboia, ideia, geleia, plateia, boia.

    4) mas POR QUE de pé? → "por que" equivale a "por qual motivo".

    5) escolheu seus PAPÉIS pelo → aqui temos uma oxítona terminada em ditongo e as oxítonas terminadas em ditongos continuam sendo acentuadas.

    Força, guerreiros(as)!!☻

  • as paroxitonas terminadas em A(s), E(s), O(s) e EM(s) não são acentuadas, por isso segundo o novo acordo ortográfico palavras como: pla-tei-a , ji-boi-a , as-sem-blei-a , i-dei-a perderam o acento.

  • GABARITO A

    RESUMO

    PORQUE - Já que, visto que, uma vez que

    PORQUÊ - substantivo, o motivo, a razão.

    POR QUÊ - seguido de pontuação.

    POR QUE - por que motivo/razão, pelos quais, pela qual

    bons estudos

  • Glenda Jackson, a atriz britânica, acaba de estrear com “Rei Lear” na Broadway. Ela é danada. Nos anos 90, trocou sua carreira no cinema e no teatro por uma cadeira no Parlamento, candidatou-se a prefeita de Londres pelos trabalhistas e foi cogitada para o cargo de primeira-ministra. Voltou ao palco e, tempos, foi homenageada numa cerimônia em que estavam presentes diversas categorias de cabeças coroadas. Quando seu nome foi anunciado e ela surgiu no palco, a plateia a aplaudiu de pé por longos minutos. Glenda esperou os aplausos silenciarem, sorriu e disse: “Em Londres, não aplaudimos de pé”.

       Aplausos, tudo bem – ela diria –, mas por que de pé? Representar direito o papel é a obrigação do ator. O aplauso sentado é mais que suficiente.

       Sempre foi assim. Ao surgir no cinema, com filmes como “Delírios de Amor” (1969) e “Mulheres Apaixonadas” (1971), de Ken Russell, e “Domingo Maldito” (1971), de John Schlesinger, foi como se viesse de um planeta mais adulto que o nosso. De saída, ganhou dois Oscars – que aceitou, mas não foi receber. E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu seus papéis pelo que lhe renderiam em dinheiro, mas pelo que exigiriam dela como atriz. Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatro, sim.

       Se fosse uma atriz brasileira de teatro, Glenda Jackson teria de repetir todas as noites sua advertência sobre aplaudir de pé. No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas. Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo?

       Neste momento, haverá outra atriz no mundo disposta a encarar o papel de Rei Lear? É uma peça de três horas e meia e serão oito récitas por semana. Glenda está com 82 anos. Isto, sim, é caso para aplaudir de pé.

    .

    GABARITO A

  •  a) primeira-ministra(TERMO FORMANDO UMA ÚNICA UNIDADE SEMÂNTICA) – há(TEMPO DECORRIDO) – plateia(PAROXÍTONAS TERMINADAS EM "A" NÃO SÃO ACENTUADAS) – por que(SEM ACENTO POIS NÃO ESTÁ NO FINAL, SEPARANDO POIS ESTÁ FAZENDO UMA PERGUNTA) – papéis(REGRA DO DITONGO ABERTO TERMINADO EM: EIS)

  • Por que(separado sem acento)interrogativas diretas e indiretas,o "há" acho difícil alguém erras, a dúvida só seria nas outras,da pra acertar se vc souber a regra desses dois.
  • Gabarito"A''. Na ordem em que aparecem no texto. primeira-ministra – há – plateia – por que – papéis.

    Glenda Jackson, a atriz britânica, acaba de estrear com “Rei Lear” na Broadway. Ela é danada. Nos anos 90, trocou sua carreira no cinema e no teatro por uma cadeira no Parlamento, candidatou-se a prefeita de Londres pelos trabalhistas e foi cogitada para o cargo de primeira-ministraVoltou ao palco e,  tempos, foi homenageada numa cerimônia em que estavam presentes diversas categorias de cabeças coroadas. Quando seu nome foi anunciado e ela surgiu no palco, a plateia a aplaudiu de pé por longos minutos. Glenda esperou os aplausos silenciarem, sorriu e disse: “Em Londres, não aplaudimos de pé”.

       Aplausos, tudo bem – ela diria –, mas por que de pé? Representar direito o papel é a obrigação do ator. O aplauso sentado é mais que suficiente.

       Sempre foi assim. Ao surgir no cinema, com filmes como “Delírios de Amor” (1969) e “Mulheres Apaixonadas” (1971), de Ken Russell, e “Domingo Maldito” (1971), de John Schlesinger, foi como se viesse de um planeta mais adulto que o nosso. De saída, ganhou dois Oscars – que aceitou, mas não foi receber. E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu seus papéis pelo que lhe renderiam em dinheiro, mas pelo que exigiriam dela como atriz.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • caso exista dúvida quanto ao uso de Há / a

    veja o seguinte:

    1º deve-se usar há para tempo decorrido/ algo que já passou.

    [...] Voltou ao palco e, ________ tempos, foi homenageada numa cerimônia[..]

    foi homenageada há tempos.

    2º usa-se "a" em relação a algo iminente/ futuro, prestes a acontecer...

    entrará em palco daqui a duas horas..

    Eles voltarão da viagem daqui a um mês.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Alcateia

    Assembleia

    Plateia

    Não se acentuam.

    "Durante a conversa" .Substitua o substantivo por outra, mas masculino. Escolho substituir por "amor".

    O que faz mais sentido? "Durante o amor" ou "Durante ao amor".

    Se é "Durante o amor", então não há crase.

  • Quando usar Por que?

    Em perguntas ou como pronome relativo, com o sentido de "por qual e "pelo qual".

    "Por que" separado e sem acento é usado no início das frases interrogativas diretas ou no meio, no caso de frases interrogativas indiretas.

    ·        Por que ele não voltou mais?

    ·        Por que isto é tão caro?

    ·        Queria saber por que você não me telefonou ontem.

    Quando usado no meio das frases, "por que" tem a função de pronome relativo. Pode ser substituído por "por qual e "pelo qual".

    Exemplos:

    ·        O local por que passei é muito bonito. (O local por qual passei é muito bonito.)

    ·        A razão por que sobra sempre para mim, eu não sei. (A razão pela qual sobra sempre para mim, eu não sei.)

    ·        Não sei o motivo por que as pessoas têm dúvidas. (Não sei o motivo pelo qual as pessoas têm dúvidas.)

    Gabarito - A

  • Paroxitonas: Se tiver Ditongo Aberto: não se acentua mais!Ex: boia, jiboia, proteico, heroico, plateia.

    Oxítonas:Acentua-se terminadas em Ditongo Aberto: éu(s), éi(s), ói(s): chapéu, anéis, herói. Já dava pra ir por eliminação

  • Perguntas = por que

    Respostas = porque

    Perguntas no fim das frases = por quê

    Substantivo = (o) porquê

  • Alternativa A

    Macete que vi aqui...

    POR QUE não é junto?

    R: PORQUE não é separado

    Saber que o ''por que'' separado está sempre relacionado com as perguntas, seja ele acentuado ou não, facilita!

    Em síntese...

    Perguntas (início de frases) = por que

    Obs: quando vier no meio da frase, pode ser substituído por ''por qual'' e ''pelo qual''

    Respostas = porque

    Perguntas no fim de frases = por quê

    Substantivo = (o) porquê

    Significa: motivo/razão

  • Gabarito A

    acredito que uma possível dúvida seria o acento em papéis.

    Regra:

    PA-PÉIS = Oxítona terminada com ditongo EI (e seu respectivo plural)

  • Segundo a nova ortografia, nas palavras paroxítonas com ditongo abertos, não há acento gráfico : ideia, Coreia, estreia, jiboia, boia, sequoia, plateia... ; as unicas exceções são : Méier e destróier, pois seguem a regra das paroxitonas terminadas em r.

  • Um macete de PORQUE'S que nunca esqueço, e que inclusive já foi tema de questão da UFPR;

    Por que é separado?

    Porque não é junto!

    Mas por quê?

    O porquê eu não sei.

  • A questão exige o conhecimento de norma culta da língua. Vejamos:

    Primeira-ministra⇢ Emprega-se o hífen nas palavras compostas por justaposição que não contêm formas de ligação e cujos elementos, de natureza nominal, adjetival, numeral ou verbal, constituem uma unidade sintagmática e semântica e mantêm acento próprio, podendo dar-se o caso de o primeiro elemento estar reduzido: ano-luz, arcebispo-bispo, arco-íris, decreto-lei, és-sueste, médico-cirurgião, rainha-cláudia, tenente-coronel, tio-avô, turma-piloto; alcaide-mor; amor-perfeito, guarda-noturno,mato-grossense, norte-americano, porto-alegrense, sul-africano; afro- -asiático, afro-luso-brasileiro, azul-escuro, luso-brasileiro, primeiro-ministro, primeiro-sargento, primo-infeção, segunda-feira; conta-gotas, finca-pé, guarda-chuva..

    Há tempos⇢ Para indicar tempo passado usa-se o verbo haver na terceira pessoa do singular. Para indicar tempo futuro usa-se o "a". Como a oração acima indica tempo passado, será usado o "há".

    Plateia⇢ O novo Acordo Ortográfico aboliu o acento agudo nos ditongos -ei/-oi abertos das palavras paroxítonas. Por isso, o correto é o uso da palavra "plateia" sem o acento ( pla- te- ia)

    Aplausos, tudo bem – ela diria –, mas por que de pé? Em perguntas diretas ou indiretas, o uso correto do porquê é separado e sem acento "por que".

    Papéis⇢ Continua acentuado os ditongos abertos das oxítonas. Por isso, "papéis" continua tendo acento (pa- péis).

    Portanto, a sequência correta ficou assim: primeira-ministra – há – plateia – por que – papéis.

    Referência bibliográfica: ROCHA LIMA, C. H. Gramática normativa da língua portuguesa. 49. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.

    Gabarito: A

  • GABARITO: LETRA  A

    ACRESCENTANDO:

    Quando usar Por que?

    Em perguntas ou como pronome relativo, com o sentido de "por qual e "pelo qual".

    "Por que" separado e sem acento é usado no início das frases interrogativas diretas ou no meio, no caso de frases interrogativas indiretas.

    -Por que ele não voltou mais?

    -Por que isto é tão caro?

    -Queria saber por que você não me telefonou ontem.

    Quando usado no meio das frases, "por que" tem a função de pronome relativo. Pode ser substituído por "por qual e "pelo qual".

    Exemplos:

    -O local por que passei é muito bonito. (O local por qual passei é muito bonito.)

    -Não sei o motivo por que as pessoas têm dúvidas. (Não sei o motivo pelo qual as pessoas têm dúvidas.)

    Quando usar Porquê?

    Como um substantivo.

    Grafado junto e com acento circunflexo significa “motivo” ou “razão”.

    Aparece nas sentenças precedido de artigo, pronome, adjetivo ou numeral com objetivo de explicar o motivo dentro da frase.

    Exemplos:

    -Não foi explicado o porquê de tanto barulho na noite de ontem.

    -Queria entender o porquê de isto estar acontecendo.

    Quando usar Por quê?

    Em perguntas no fim das frases.

    Separado e com acento circunflexo é usado no fim das frases interrogativas diretas ou de maneira isolada. Antes de um ponto mantém o sentido interrogativo ou exclamativo.

    Exemplos:

    -O almoço não foi servido por quê?

    -Andar a pé, por quê?

    Quando usar Porque?

    Em respostas.

    Grafado junto e sem acento é uma conjunção subordinativa causal ou coordenativa explicativa.

    Pode ser substituído por palavras, como “pois”, ou pelas expressões “para que” e “uma vez que”.

    Exemplos:

    -Não fui à escola ontem porque fiquei doente.

    -Leve o casaco porque está frio.

    FONTE: https://www.todamateria.com.br/uso-do-por-que-porque-por-que-e-porque/

  • só pelas palavras plateia e papéis se você souber a regra, já elimina três questões, mais um uso dos porquês e matou q charada, gab A
  • Já fiz essa questão 7 vezes ou mais.

ID
2959888
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                O aplauso de pé, por Ruy Castro


      Glenda Jackson, a atriz britânica, acaba de estrear com “Rei Lear” na Broadway. Ela é danada. Nos anos 90, trocou sua carreira no cinema e no teatro por uma cadeira no Parlamento, candidatou-se a prefeita de Londres pelos trabalhistas e foi cogitada para o cargo de ________. Voltou ao palco e, ________ tempos, foi homenageada numa cerimônia em que estavam presentes diversas categorias de cabeças coroadas. Quando seu nome foi anunciado e ela surgiu no palco, a ________ a aplaudiu de pé por longos minutos. Glenda esperou os aplausos silenciarem, sorriu e disse: “Em Londres, não aplaudimos de pé”.

      Aplausos, tudo bem – ela diria –, mas ________ de pé? Representar direito o papel é a obrigação do ator. O aplauso sentado é mais que suficiente.

      Sempre foi assim. Ao surgir no cinema, com filmes como “Delírios de Amor” (1969) e “Mulheres Apaixonadas” (1971), de Ken Russell, e “Domingo Maldito” (1971), de John Schlesinger, foi como se viesse de um planeta mais adulto que o nosso. De saída, ganhou dois Oscars – que aceitou, mas não foi receber. E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu seus ________ pelo que lhe renderiam em dinheiro, mas pelo que exigiriam dela como atriz. Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatro, sim.

      Se fosse uma atriz brasileira de teatro, Glenda Jackson teria de repetir todas as noites sua advertência sobre aplaudir de pé. No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas. Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo?

      Neste momento, haverá outra atriz no mundo disposta a encarar o papel de Rei Lear? É uma peça de três horas e meia e serão oito récitas por semana. Glenda está com 82 anos. Isto, sim, é caso para aplaudir de pé.

(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2019/04/o-aplauso-de-pe.shtml) 

No trecho “E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu [...]”, a expressão sublinhada estabelece uma relação de:

Alternativas
Comentários
  • GAB.:B

    * CONJUÇÕES CONCESSIVAS 

    --> SÃO SUBORDINATIVAS

    --> PEDE VERBO NO MODO SUBJUNTIVO PRESENTE (A/E) EX.: ESTUDE, FALE.

                                                             PRETÉRITO (SSE) EX.: FOSSE, VINHESSE.      

     

  • GABARITO: LETRA B

    E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu [...]

    ---> temos em destaque uma conjunção subordinativa concessiva, relacionada à quebra de expectativa, ao contraste. Possíveis substituições com valor concessivo: : conquanto e as locuções ainda que, ainda quando, mesmo que, se bem que, posto que, apesar de que.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Letra B.

    Banca boazinha, não colocou nem uma adversativa nas opções para tentar confundir.

  • GABARITO B

     

    Algumas conjunções concessivas: embora, se bem que, mesmo que, ainda que, conquanto, posto que, apesar de que...

     

    * Todas elas, por expressarem o mesmo sentido (concessão) podem ser substituídas uma pelas outras, observada a concordância. 

  • GABARITO: LETRA B

    Concessivasintroduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc. Por exemplo:

    Embora fosse tarde, fomos visitá-lo.

    Eu não desistirei desse plano mesmo que todos me abandonem.

    FONTE: WWW.SÓPORTUGUÊS.COM.BR


ID
2959894
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                O aplauso de pé, por Ruy Castro


      Glenda Jackson, a atriz britânica, acaba de estrear com “Rei Lear” na Broadway. Ela é danada. Nos anos 90, trocou sua carreira no cinema e no teatro por uma cadeira no Parlamento, candidatou-se a prefeita de Londres pelos trabalhistas e foi cogitada para o cargo de ________. Voltou ao palco e, ________ tempos, foi homenageada numa cerimônia em que estavam presentes diversas categorias de cabeças coroadas. Quando seu nome foi anunciado e ela surgiu no palco, a ________ a aplaudiu de pé por longos minutos. Glenda esperou os aplausos silenciarem, sorriu e disse: “Em Londres, não aplaudimos de pé”.

      Aplausos, tudo bem – ela diria –, mas ________ de pé? Representar direito o papel é a obrigação do ator. O aplauso sentado é mais que suficiente.

      Sempre foi assim. Ao surgir no cinema, com filmes como “Delírios de Amor” (1969) e “Mulheres Apaixonadas” (1971), de Ken Russell, e “Domingo Maldito” (1971), de John Schlesinger, foi como se viesse de um planeta mais adulto que o nosso. De saída, ganhou dois Oscars – que aceitou, mas não foi receber. E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu seus ________ pelo que lhe renderiam em dinheiro, mas pelo que exigiriam dela como atriz. Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatro, sim.

      Se fosse uma atriz brasileira de teatro, Glenda Jackson teria de repetir todas as noites sua advertência sobre aplaudir de pé. No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas. Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo?

      Neste momento, haverá outra atriz no mundo disposta a encarar o papel de Rei Lear? É uma peça de três horas e meia e serão oito récitas por semana. Glenda está com 82 anos. Isto, sim, é caso para aplaudir de pé.

(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2019/04/o-aplauso-de-pe.shtml) 

Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:


1. No primeiro parágrafo, “cabeças coroadas” faz menção a diferentes títulos da nobreza.

2. No início do terceiro parágrafo, a expressão “sempre foi assim” retoma a ideia presente em “o aplauso sentado é mais que suficiente”.

3. No terceiro parágrafo, “de saída” significa que ela foi premiada com o Oscar só mais ao final da carreira.

4. No terceiro parágrafo, o autor fez uso de travessão em vez de vírgula para realçar um gesto importante no processo descritivo da personalidade da atriz.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Ao analisar, calmamente, percebe-se que somente a 4 está de acordo com o texto.

  • Cabeça coroada faz referência a que?

  • Estela Cunha, "cabeças coroadas" faz referência á pessoas renomadas no mundo artístico e não á títulos de nobreza!

  • Gabarito: A

  • "sempre foi assim" seu jeito de ser Como está errada?
  • Ao meu ver 2 e 4 estão corretas e
  • Eta que essa banca gosta de interpretação viu kkkkkk vai ser um desafio e tanto !!

    FSA,BA - PC-PR

  • GABARITO "A"

    Mais fácil que fazer pipoca!

    “Lembre sempre que a sua vontade de triunfar é mais importante do que qualquer outra coisa”.

    RUMO #PCPR

  • creio que o "sempre foi assim" esteja se referindo ao pensamento da atriz de que "representar direito o papel é a obrigação do ator". o que é reafirmado no trecho que segue: " De saída, ganhou dois Oscars – que aceitou, mas não foi receber."

  • Questão boa para errar!

  • ALGUÉM ME EXPLICA O ERRO NA 3

  • no Brasil quando a galera gosta, assobia, planta bananeira, sai urrando no meio do espetáculo, etc.... GAB [A]✓ kkkk

ID
2959903
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em entrevista à Revista Veja, Claire Wardle, pesquisadora da Universidade de Harvard que lidera o First Draft, projeto de combate à desinformação na internet, fala sobre notícias falsas que circulam na internet. Quanto a um trecho dessa entrevista, numere a coluna da direita, relacionando as respostas com as respectivas perguntas.


1. Diz a máxima que não existe publicidade ruim. A verificação não pode acabar servindo como divulgação para informações deturpadas?

2. E qual é o ambiente em que essas habilidades deveriam ser ensinadas?

3. A senhora já afirmou que o WhatsApp está sob pressão no Brasil. Como lidar com a questão da poluição informativa na plataforma?

4. Qual foi o ponto de virada que fez o tema da desinformação se tornar tão central?


( ) No Brasil, poderia haver uma telenovela com um enredo sobre isso. Deveríamos falar disso em Hollywood, nas escolas, nas casas de repouso, em todo lugar, porque todo mundo é afetado por isso.

( ) Há muita pesquisa acadêmica que sugere que dar oxigênio a um rumor é danoso. É preciso ter cuidado, porque um rumor sem amplificação não é problemático.

( ) Quando Duterte foi eleito, nas Filipinas, houve um questionamento sobre a desinformação no Facebook, mas poucos pesquisadores estavam examinando a questão de perto. Então Trump foi eleito e as pessoas passaram a se questionar do porquê de um resultado eleitoral tão surpreendente. Começaram a investigar, e encontraram, por exemplo, sites de notícias enganosas feitas por adolescentes macedônios.

( ) Precisamos pensar em um processo de dispersão de baixo para cima, achar influenciadores que tenham participação em muitos grupos de WhatsApp por todo o país. Precisamos mapear o país dessa maneira, de forma mais estratégica.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    2 - E qual é o ambiente em que essas habilidades deveriam ser ensinadas?

    R: DEVERIAM SER ENSINADAS [...] em Hollywood, nas escolas, nas casas de repouso, em todo lugar, porque todo mundo é afetado por isso.

    ------> ficamos em B e D, com a resposta a seguir achamos o gabarito da questão.

    3. A senhora já afirmou que o WhatsApp está sob pressão no Brasil. Como lidar com a questão da poluição informativa na plataforma?

    R: PARA LIDAR COM A QUESTÃO DA POLUIÇÃO INFORMATIVA NA PLATAFORMA Precisamos pensar em um processo de dispersão de baixo para cima, achar influenciadores que tenham participação em muitos grupos de WhatsApp por todo o país. Precisamos mapear o país dessa maneira, de forma mais estratégica.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Questão fácil. Mais fácil que fazer gol no Vasco!

    Força concurseiros!!!


ID
2959909
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a pontuação correta, conforme a língua padrão escrita.

Alternativas
Comentários
  • FOCO NA MISSÃO !

  • GABARITO D

     

    A alternativa acerta na concordância e na pontuação. 

     

    "Outra (consequência) é que a (pirâmide etária) brasileira seria invertida (,ou seja,) haveria mais idosos e menos jovens (–) processo que estamos atravessando para valer agora". 

  • o erro da letra A?

  • Pompeu Concurseira, 

     

    O erro da letra A é a inclusão dos dois pontos entre o verbo haver e o seu complemento. Em regras gerais de pontuação não se pode separar o verbo de seu complemento. 

     

    Outra consequência é que a pirâmide etária brasileira seria invertida, ou seja, haveria: mais idosos e menos jovens; processo que estamos atravessando para valer agora. 

  • GABARITO: LETRA D

    A) Outra consequência é que a pirâmide etária brasileira seria invertida, ou seja, haveriamais idosos e menos jovens; processo que estamos atravessando para valer agora. → Errado, pois não se separa o complemento do verbo com pontuação.

    B) Outra consequência, é que a pirâmide etária brasileira seria invertida ou seja, haveria mais idosos, e menos jovens. Processo que estamos atravessando para valer, agora. → Errado, pois não se separa o sujeito do verbo com pontuação e ainda faltou a pontuação para isolar a expressão "ou seja".

    C) Outra consequência é que a pirâmide etária brasileira seria invertida. Ou seja haveria mais idosos e menos jovens, processo que estamos atravessando, para valer agora. → Errado, pois faltou a vírgula apos a expressão (ou seja).

    D) Outra consequência é que a pirâmide etária brasileira seria invertida, ou seja, haveria mais idosos e menos jovens – processo que estamos atravessando para valer agora.

    E) Outra consequência é que, a pirâmide etária brasileiraseria invertida, ou seja: haveria mais idosos, e menos jovens (processo que estamos atravessando para valer, agora). → Errado, pois não se separa o complemento do verbo com pontuação.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Erros:

    A - Não pode separar o VERBO (haveria) do seu COMPLEMENTO (MAIS IDOSOS E MENOS JOVENS).

    O certo: ...haveria mais idosos e menos jovens...

    B - 2 erros:

    O termo "ou seja" deve ser isolado por vírgula, o certo seria: ... "invertida, ou seja, " (invertida ou seja, < errada, porque faltou uma vírgula);

    Não se usa pontuação para separar o sujeito do verbo o certo seria: haveria mais idosos e menos jovens. (...idosos, e...aqui há erro, pois tem vírgula indevida).

    C - Faltou a vírgula após o termo "ou seja". O correto seria: "Ou seja, "

    D - GABARITO.

    E - 2 erros e em ambos é por separar o sujeito do complemento.

    ...a pirâmide etária brasileira, seria (vejam que tem um vírgula indevida aí). o certo seria: a pirâmide etária brasileira seria...

    mais idosos, e menos jovens (vejam que tem um vírgula indevida aí). o certo seria: haveria mais idosos e menos jovens.

  • Valha-me Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo!!!!! Achei uma questão relativamente fácil desta Banca MISERÁVEL!

  • Acertei a questão só pelo " , ou seja , "

  • Aqueles que utiliza a virgula como uma pausa para a respiração, vai se machucar todo nesta prova, uma vez que, a banca utiliza-se dessa máxima popular- para pegar os despreparados..rsrs

  • fácil: o ",ou seja," deve estar entre vírgulas.

  • gab d

    erro da alternativa a)

    Outra consequência é que a pirâmide etária brasileira seria invertida, ou seja, haveria: mais idosos e menos jovens; processo que estamos atravessando para valer agora.

    haveria = verbo

    mais idosos = objeto direto

    Regra: não separamos sujeito - verbo - objeto.

    Nem em ordem direta, nem em ordem indireta.


ID
2959915
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Uma espécie comum na fauna das redes sociais é o comentarista que não se conforma com os gastos em ciência que não se revertem diretamente em descobertas classificadas como “úteis”. Por “úteis”, entenda a cura do câncer, a solução para a miséria na África ou algo do tipo. Esse leitor acha que não tem cabimento apontar antenas para o céu em busca de ETs enquanto os hospitais públicos do Rio não têm antibióticos.

      Logo de cara, o argumento não é tão ruim assim. Afinal, utilidade prática é um ótimo critério para investir dinheiro público. Pena que ele quase nunca foi adotado. Prova disso é que, de 1940 em diante, os EUA, sozinhos, gastaram pelo menos 5,48 trilhões de dólares em armamento nuclear. Isso foi só 7% do custo total da birra com a União Soviética. Também foi necessário projetar os mísseis e aviões que levariam essas bombas por aí, é claro. Cada unidade do bombardeiro “invisível” B-2 Spirit (que só foi terminado em 1997, anos após a queda do Muro de Berlim) saiu por 2,1 bilhões de dólares. […]

      Hoje, na feliz ausência de um conflito armado de grande escala, um dos jeitos mais fáceis de unir pessoas de diferentes especialidades é buscar alienígenas – ou tentar imaginar como eles seriam, uma área de pesquisa conhecida como astrobiologia.

      Fomentar um ambiente produtivo assim não é nem de longe tão caro quanto parece. Uma das pedras fundamentais da astrobiologia foi o telescópio Kepler, o caçador de exoplanetas da Nasa – que já encontrou bem mais de 3 mil mundos fora do Sistema Solar, vários com potencial para abrigar vida como a conhecemos (ou vida como não a conhecemos, que é justamente o foco da astrobiologia). Ele custou 550 milhões de dólares – um quarto do valor de um único B-2 Spirit. Questão de prioridades?

(Adaptado de: https://super.abril.com.br/opiniao/porque-procurar-ets-e-bom-para-a-ciencia-e-a-sociedade/) 

Considere as seguintes estratégias discursivas:


1. demonstrar que o princípio da utilidade não costuma orientar a destinação de recursos econômicos.

2. demonstrar que pesquisas para encontrar alienígenas não só atendem o princípio da utilidade como envolvem menos recursos.

3. demonstrar que a utilidade não deve ser um critério para nortear a destinação de recursos para a pesquisa.


É/São estratégia(s) do autor para debater com os internautas identificados na primeira linha do texto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C.

    1. demonstrar que o princípio da utilidade não costuma orientar a destinação de recursos econômicos. CERTO. 2º parágrafo:  "Logo de cara, o argumento não é tão ruim assim. Afinal, utilidade prática é um ótimo critério para investir dinheiro público. Pena que ele quase nunca foi adotado".

    2. demonstrar que pesquisas para encontrar alienígenas não só atendem o princípio da utilidade como envolvem menos recursos. CERTO. 4º parágrafo: "Uma das pedras fundamentais da astrobiologia foi o telescópio Kepler, o caçador de exoplanetas da Nasa – que já encontrou bem mais de 3 mil mundos fora do Sistema Solar, vários com potencial para abrigar vida como a conhecemos (ou vida como não a conhecemos, que é justamente o foco da astrobiologia). Ele custou 550 milhões de dólares – um quarto do valor de um único B-2 Spirit". 

    3. demonstrar que a utilidade não deve ser um critério para nortear a destinação de recursos para a pesquisa. ERRADO. 2º parágrafo:  "Logo de cara, o argumento não é tão ruim assim. Afinal, utilidade prática é um ótimo critério para investir dinheiro público".

  • Não entendi, ele pediu na primeira linha do texto?

  • "É/São estratégia(s) do autor para debater com os internautas identificados na primeira linha do texto:"

    Quem são os internautas indicados na primeira linha? são aqueles que comentam nas redes sociais e não se conformam com os gastos em ciência que não revertem diretamente em descobertas "úteis".

    "Uma espécie comum na fauna das redes sociais é o comentarista que não se conforma com os gastos em ciência que não se revertem diretamente em descobertas (classificadas como “úteis”)."

    As justificativas de cada item estão no comentário do colega Rodrigo.

  • A questão é integralmente sobre compreensão textual. Vejamos:

    O enunciado nos deixa a informação que quer saber quais foram as estratégias usadas para debater com o internauta que aparece na primeira linha do texto.

    1. demonstrar que o princípio da utilidade não costuma orientar a destinação de recursos econômicos.

    Correta. Vejam que por meio dos 4 primeiros períodos do 2º parágrafo é mostrado exatamente a ideia que a utilidade não costuma orientar a destinação de recursos econômicos:

     Logo de cara, o argumento não é tão ruim assim. Afinal, utilidade prática é um ótimo critério para investir dinheiro público. Pena que ele quase nunca foi adotado. Prova disso é que, de 1940 em diante, os EUA, sozinhos, gastaram pelo menos 5,48 trilhões de dólares em armamento nuclear. Isso foi só 7% do custo total da birra com a União Soviética.

    2. demonstrar que pesquisas para encontrar alienígenas não só atendem o princípio da utilidade como envolvem menos recursos.

    Correta. O último parágrafo inteiro nos mostra que tem utilidade e que pesquisas para estudos de alienígenas não é tão caro. Vejam:

     Fomentar um ambiente produtivo assim não é nem de longe tão caro quanto parece. Uma das pedras fundamentais da astrobiologia foi o telescópio Kepler, o caçador de exoplanetas da Nasa – que já encontrou bem mais de 3 mil mundos fora do Sistema Solar, vários com potencial para abrigar vida como a conhecemos (ou vida como não a conhecemos, que é justamente o foco da astrobiologia). Ele custou 550 milhões de dólares – um quarto do valor de um único B-2 Spirit. Questão de prioridades?

    3. demonstrar que a utilidade não deve ser um critério para nortear a destinação de recursos para a pesquisa.

    Incorreta. Não, esse não é o objetivo e nem a intenção do texto. Isso é demonstrado nos 1º períodos do 2º parágrafo. Vejam:

     Logo de cara, o argumento não é tão ruim assim. Afinal, utilidade prática é um ótimo critério para investir dinheiro público.

    As assertivas 1 e 2 estão corretas.

    GABARITO: C

  • Questão boa, texto ruim.


ID
2959918
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte trecho:


Há quem diga que um dos sonhos das mães que têm filhos homens é poder levá-los ao altar. Dona Zenaide, porém, talvez não __________. Internada na UTI do Hospital Santa Catarina com câncer no pulmão, ela __________ ausente da cerimônia em que o filho, Marcos Zimmermann, __________ a união com Jaqueline Sadzinski.

Mas Marcos não __________ admitir que no dia de seu casamento dona Zenaide não __________ ali.

E foi assim, como o apoio de médicos, enfermeiros, que ele começou a organizar uma logística para que a mãe pudesse participar do matrimônio, que ocorreu na Paróquia São Pedro Apóstolo, no Centro de Gaspar. Deu certo. Mesmo com dificuldades por conta das questões que envolvem a saúde da mulher de 59 anos, ela entrou na igreja empurrada pela filha, e ao lado do noivo, o filho.

(Disponível em:<https://www.nsctotal.com.br/noticias/com-apoio-de-medicos-mae-sai-da-uti-para-ir-ao-casamento-do-filho-em-gaspar> . Acesso em 25, mar. 2019)


Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Pretérito imperfeito do subjuntivo -> futuro do pretérito

    Para acertar essas questões de tempo verbal

    Se eu PUDER, FAREI

    Se eu PUDESSE, FARIA

    Caso eu POSSA, FAREI

  • Complementando:

    O pretérito Imperfeito do subjuntivo Conseguisse remonta a uma ação

    utilizada na expressão de desejos, probabilidades e acontecimentos que estão condicionados por outros. Pode indicar uma ação presente, passada ou futura.

    A forma correlata perfeita é o futuro do pretérito sendo que expressa uma ação, acontecimento que poderia ter ocorrido

    dependendo de uma ação passada.

    Se tivesse estudado passaria em 1º Lugar

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • De forma simples colegas, comecem pela letra A e vão substituindo... façam isso com todas alternativas, vocês vão perceber que são gritantes as não correlações de tempos verbais...

  • Mas essa questão é de concordância ou tempo verbal.? Nunca consigo identificar

  • Tem que resolver muitas questões p/ ir pegando o feeling e as "manhas"...

    Nessa por exemplo:

    O casamento ocorreu? Sim! O casamento já ocorreu!

    Concordam, portanto, que é inadmissível o uso de verbos no FUTURO DO PRESENTE (utilizado para indicar um fato a ocorrer num momento seguido da ação?)

    Logo as alternativas A,C,D,E já estão eliminadas!

    Resistência!!

    PCPR - TIGRE - aí vou eu!

  • Mas Marcos não PODERIA(Verbo no futuro do pretérito) marca uma projeção futura,um fato que nunca realizaram.admitir que no dia de seu casamento dona Zenaide não _estivessse ( pretérito imperfeito do subjuntivo) ali.

  • Tentei entender o contexto, lendo o último parágrafo. Ajudou-me a eliminar alternativas.

  • Essa questão está repetida umas 4x...só no Assunto:Concordância ela está 2x e em Sintaxe outras 2x. Ou seja, o QC está deixando a desejar nesse ponto!

  • BIZU da Professora Giancarla: SSE+RIA
  • Essa banca repete questão toda hora, já fiz essa umas 10 vezes kkk

  • A questão exige conhecimento sobre correlação verbal. Vejamos:

    Dona Zenaide, porém, talvez não conseguisse Internada na UTI do Hospital Santa Catarina com câncer no pulmão,

    Notem que o adjunto adverbial de dúvida nos mostra que estamos diante de uma situação hipotética e para essas ocasiões se usa o subjuntivo. O verbo da alternativa B, C, estão conjugados como pretérito imperfeito do modo subjuntivo e da alternativa A,D, E como futuro do pretérito do indicativo ( A e E) e pretérito perfeito do indicativo. Portanto, eliminamos essas alternativas com verbos que não apresentam hipótese.

    ela ficaria ausente da cerimônia em que o filho,

    O verbo que acompanha pretérito imperfeito do modo subjuntivo e é explorado por provas é futuro do pretérito do indicativo . Dessa forma, já eliminamos a alternativa C, pois o verbo ficar está no futuro do presente do indicativo.

    Marcos Zimmermann, celebraria a união com Jaqueline Sadzinski.

    Já sabemos o gabarito, agora é só preencher com os verbos que faz a casadinha de hipótese que é o futuro do pretérito do indicativo + pretérito imperfeito do modo subjuntivo.

    Mas Marcos não poderia admitir que no dia de seu casamento dona Zenaide não estivesse ali.

    futuro do pretérito do indicativo + pretérito imperfeito do modo subjuntivo respectivamente para fechar todo o contexto de hipótese.

    A sequência ficou assim: conseguisse – ficaria – celebraria – poderia – estivesse

    GABARITO: B

  • Esse ria, ria esse, correlação.

ID
2959921
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte início de um texto adaptado da Folha de S. Paulo (03/2019):


Como tratar o refluxo?

O refluxo acomete entre 10% e 20% da população e costuma estar relacionado a histórico familiar, obesidade, idade, tabagismo e alimentação.


Numere os parênteses a seguir, identificando a ordem das ideias que dão sequência lógica ao trecho acima.


( ) Também deve-se evitar comer e deitar em seguida. O ideal é dormir somente duas ou três horas após a última refeição, segundo Eduardo Antônio André, diretor da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

( ) A doença e seus sintomas, como azia e regurgitação – além de asma, rouquidão, tosse, mau hálito e erosão de dente em alguns casos –, ocorre quando o líquido do estômago retorna para o esôfago e irrita suas paredes.

( ) Para casos crônicos, podem ser usados medicamentos. A última opção, e somente para alguns casos, é cirúrgica, mas ela tem efeito limitado a longo prazo, além da possibilidade de complicações no pós-operatório.

( ) “Doença do refluxo é doença boa para saúde”, diz André, brincando por conta do problema exigir hábitos saudáveis para o seu controle. “Não pode comer muito, não pode deitar depois de comer, precisa perder peso”.

( ) A primeira medida para cuidar do problema são alterações no estilo de vida, com controle na ingestão de café, álcool e gorduras, alimentos que podem facilitar o refluxo. Não é necessário cortar alimentos, mas vale evitar comê-los como se não houvesse amanhã.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra E.

    *Questão típica da UFPR*.

    ( 1 ) A doença e seus sintomas, como azia e regurgitação – além de asma, rouquidão, tosse, mau hálito e erosão de dente em alguns casos –, ocorre quando o líquido do estômago retorna para o esôfago e irrita suas paredes. SERVE DE INTRODUÇÃO.

    ( 2 ) A primeira medida para cuidar do problema são alterações no estilo de vida, com controle na ingestão de café, álcool e gorduras, alimentos que podem facilitar o refluxo. Não é necessário cortar alimentos, mas vale evitar comê-los como se não houvesse amanhã. PRIMEIRA MEDIDA DE CUIDADO.

    ( 3 ) Também deve-se evitar comer e deitar em seguida. O ideal é dormir somente duas ou três horas após a última refeição, segundo Eduardo Antônio André, diretor da Federação Brasileira de Gastroenterologia. SEGUNDA MEDIDA DE CUIDADO.

    ( 4 ) “Doença do refluxo é doença boa para saúde”, diz André, brincando por conta do problema exigir hábitos saudáveis para o seu controle. “Não pode comer muito, não pode deitar depois de comer, precisa perder peso”. AQUI O DOUTOR RESUME AS DUAS MEDIDAS DE CUIDADO.

    ( 5 ) Para casos crônicos, podem ser usados medicamentos. A última opção, e somente para alguns casos, é cirúrgica, mas ela tem efeito limitado a longo prazo, além da possibilidade de complicações no pós-operatório. NESTE TRECHO O AUTOR FALA SOBRE A ÚLTIMA OPÇÃO DE COMBATE À DOENÇA.

  • Rodrigo Rodrigues

    Mas dai não fecha com o gabarito passado pela banca.

    O teu gabarito ficou 2-5-1-4-3 e o da banca 3-1-5-4-2

  • GABARITO ERRADO

    DEVERIA SER ANULADA

    Basta procurar na folha de sp..

  • essa questão me deixou louco!!!

  • Como tratar o refluxo?

    O refluxo acomete entre 10% e 20% da população e costuma estar relacionado a histórico familiar, obesidade, idade, tabagismo e alimentação.

    (1) A doença e seus sintomas, como azia e regurgitação – além de asma, rouquidão, tosse, mau hálito e erosão de dente em alguns casos –, ocorre quando o líquido do estômago retorna para o esôfago e irrita suas paredes.

    (2) A primeira medida para cuidar do problema são alterações no estilo de vida, com controle na ingestão de café, álcool e gorduras, alimentos que podem facilitar o refluxo. Não é necessário cortar alimentos, mas vale evitar comê-los como se não houvesse amanhã.

    (3)Também deve-se evitar comer e deitar em seguida. O ideal é dormir somente duas ou três horas após a última refeição, segundo Eduardo Antônio André, diretor da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

    (4 ) “Doença do refluxo é doença boa para saúde”, diz André, brincando por conta do problema exigir hábitos saudáveis para o seu controle. “Não pode comer muito, não pode deitar depois de comer, precisa perder peso”.

    (5) Para casos crônicos, podem ser usados medicamentos. A última opção, e somente para alguns casos, é cirúrgica, mas ela tem efeito limitado a longo prazo, além da possibilidade de complicações no pós-operatório.

    FONTE: folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2019/03/como-tratar-o-refluxo.shtml

    OBS: Acrescentar WWW1.

  • muito confuso

    gabrito letra 'e'

  • Com uma leitura calma e atenta, a questão não se torna tão difícil.

  • Procurar a conexão do também ajuda a responder rápido.

  • O que me deu refluxo foi responder 40 vezes essa mesma questão. Qconcursos tem muitas repetidas.


ID
2959930
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte texto:


Quantos anos você tem (de acordo com seu intestino)?

O número de voltas que a Terra deu ao redor do Sol desde que você nasceu é apenas uma das formas de medir a sua idade. O envelhecimento, afinal, é uma medida de quanto o seu organismo já se desenvolveu – e, depois de uma certa fase, de quanto ele já se deteriorou.

Há quem envelheça num ritmo muito mais rápido que o normal, e quem mantenha um corpinho relativamente jovem, apesar de sua data de nascimento. Para calcular essa idade biológica, a ciência conta com truques como medir, por exemplo, as pontinhas dos cromossomos, chamados telômeros. Quanto mais curtos, em geral, maior o nível de envelhecimento celular de alguém. Agora, porém, cientistas acreditam que encontraram outra medida importante – no intestino. Usando inteligência artificial, eles descobriram que a coleção de bactérias que vive no intestino de cada pessoa (o microbioma) sofre variações típicas para cada faixa etária. Desse padrão, emerge também o fato de que algumas pessoas têm a “idade intestinal” incompatível com a data de nascimento – o microbioma pode estar numa fase mais “velha” ou mais “jovem” que o esperado para a idade do indivíduo.

Essas descobertas são essenciais para cientistas que estudam a longevidade. Ao entender as características (inclusive microbióticas das pessoas que envelhecem melhor, eles podem investigar como melhorar a velhice de todo mundo.

(Revista Superinteressante, ed. 400, março 2019)


Com base no texto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):


( ) O autor menciona 3 maneiras de calcular a idade de uma pessoa.

( ) A nova forma de medir a idade das pessoas encontradas pelos cientistas vai permitir retardar a velhice.

( ) Nenhum dos modos de medir a idade mencionados elimina a possibilidade de discrepância entre as condições físicas apresentadas e a idade biológica efetiva.


Assinale a alternativa correta que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    (V) O autor menciona 3 maneiras de calcular a idade de uma pessoa. ------> O número de voltas que a Terra deu ao redor do Sol desde que você nasceu é apenas uma das formas de medir a sua idade. O envelhecimento, afinal, é uma medida de quanto o seu organismo já se desenvolveu – e, depois de uma certa fase, de quanto ele já se deteriorou. [...] Agora, porém, cientistas acreditam que encontraram outra medida importante – no intestino.

    (F) A nova forma de medir a idade das pessoas encontradas pelos cientistas vai permitir retardar a velhice. ------> não vai retardar e sim investigar como melhorar a velhice de todo mundo.

    (V) Nenhum dos modos de medir a idade mencionados elimina a possibilidade de discrepância entre as condições físicas apresentadas e a idade biológica efetiva. -----> correto, o autor diz claramente que com os estudos científicos a velhice será melhorada, mas a diferença irá continuar.

    Força, guerreiros(As)!!

  • (V) O autor menciona 3 maneiras de calcular a idade de uma pessoa.

    O número de voltas que a Terra deu ao redor do Sol desde que você nasceu é apenas uma das formas de medir a sua idade. O envelhecimento, afinal, é uma medida de quanto o seu organismo já se desenvolveu – e, depois de uma certa fase, de quanto ele já se deteriorou.

    Há quem envelheça num ritmo muito mais rápido que o normal, e quem mantenha um corpinho relativamente jovem, apesar de sua data de nascimento. Para calcular essa idade biológica, a ciência conta com truques como medir, por exemplo, as pontinhas dos cromossomos, chamados telômeros. Quanto mais curtos, em geral, maior o nível de envelhecimento celular de alguém. Agora, porém, cientistas acreditam que encontraram outra medida importante – no intestino.

  •  O autor menciona 3 maneiras de calcular a idade de uma pessoa.?

    1) O número de voltas que a Terra deu ao redor do Sol desde que você nasceu é apenas uma das formas de medir a sua idade.

    2) a ciência conta com truques como medir, por exemplo, as pontinhas dos cromossomos, chamados telômeros. Quanto mais curtos, em geral, maior o nível de envelhecimento celular de alguém.

    3) cientistas acreditam que encontraram outra medida importante – no intestino. Usando inteligência artificial, eles descobriram que a coleção de bactérias que vive no intestino de cada pessoa (o micro bioma) sofre variações típicas para cada faixa etária. 

  • A)O autor menciona 3 MANEIRAS de calcular a idade de uma pessoa: (VERDADEIRA)

    1-Número de voltas que a terra deu ao redor do sol

    2-Telômeros

    3-Intestino

    B) Não retardar a velhice mas sim INVESTIGAR. (FALSA)

    C) Todas as formas de medir a idade mencionadas no texto- nenhuma elimina a possibilidade da diferença entre a idade física da biológica. (VERDADEIRA)

    Espero ter ajudado, bons estudos.

  • discrepância;

    substantivo feminino -

    1.característica daquilo que discrepa; desigualdade, diferença, discordância.

    2.diferença de opinião; discordância, divergência.

  • A questão é de compreensão textual. Assinalemos como verdadeiro ou falso o item. Vejamos:

    (V) O autor menciona 3 maneiras de calcular a idade de uma pessoa.

    1.  O número de voltas que a Terra deu ao redor do Sol desde que você nasceu é apenas uma das formas de medir a sua idade.
    2. Para calcular essa idade biológica, a ciência conta com truques como medir, por exemplo, as pontinhas dos cromossomos, chamados telômeros.
    3. Agora, porém, cientistas acreditam que encontraram outra medida importante – no intestino

    Essas são as três formas de calcular a idade mostrada pelo texto.

    (F ) A nova forma de medir a idade das pessoas encontradas pelos cientistas vai permitir retardar a velhice.

    Não fala que vai retardar a idade e sim investigar como melhorar o envelhecimento. Vejam o último parágrafo: Essas descobertas são essenciais para cientistas que estudam a longevidade. Ao entender as características (inclusive microbióticas das pessoas que envelhecem melhor, eles podem investigar como melhorar a velhice de todo mundo.

    (V ) Nenhum dos modos de medir a idade mencionados elimina a possibilidade de discrepância entre as condições físicas apresentadas e a idade biológica efetiva.

    O autor no último parágrafo fala que vai melhorar a velhice de todo mundo e não na possibilidade de discrepância, o autor não propõe nenhum tipo de fonte da juventude. Vejam o último parágrafo: Essas descobertas são essenciais para cientistas que estudam a longevidade. Ao entender as características (inclusive microbióticas das pessoas que envelhecem melhor, eles podem investigar como melhorar a velhice de todo mundo.

    A sequência correta é: V, F, V

    GABARITO: C

  • (V) O autor menciona 3 maneiras de calcular a idade de uma pessoa.

    São apresentadas três formas: Nº de voltas da Terra ao redor do Sol, Cromossomos e a coleção de bactérias no intestino

    (F) A nova forma de medir a idade das pessoas encontradas pelos cientistas vai permitir retardar a velhice.

    O autor diz que podem melhorar a velhice mas não diz nada sobre retardar

    (V) Nenhum dos modos de medir a idade mencionados elimina a possibilidade de discrepância entre as condições físicas apresentadas e a idade biológica efetiva.

    Independente da forma como seja medida a idade de uma pessoa suas características físicas podem fazer com que ela aparente ter mais ou menos idade do que realmente tem

  • Já vi essa questão (e outras) umas 5 vezes. Tô reportando direto questões repetidas.

  • eu vi 5 vezes e errei as 5


ID
2965954
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                   O aplauso de pé, por Ruy Castro


      Glenda Jackson, a atriz britânica, acaba de estrear com “Rei Lear” na Broadway. Ela é danada. Nos anos 90, trocou sua carreira no cinema e no teatro por uma cadeira no Parlamento, candidatou-se a prefeita de Londres pelos trabalhistas e foi cogitada para o cargo de ________. Voltou ao palco e, ________ tempos, foi homenageada numa cerimônia em que estavam presentes diversas categorias de cabeças coroadas. Quando seu nome foi anunciado e ela surgiu no palco, a ________ a aplaudiu de pé por longos minutos. Glenda esperou os aplausos silenciarem, sorriu e disse: “Em Londres, não aplaudimos de pé”.

      Aplausos, tudo bem – ela diria –, mas ________ de pé? Representar direito o papel é a obrigação do ator. O aplauso sentado é mais que suficiente.

      Sempre foi assim. Ao surgir no cinema, com filmes como “Delírios de Amor” (1969) e “Mulheres Apaixonadas” (1971), de Ken Russell, e “Domingo Maldito” (1971), de John Schlesinger, foi como se viesse de um planeta mais adulto que o nosso. De saída, ganhou dois Oscars – que aceitou, mas não foi receber. E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu seus ________ pelo que lhe renderiam em dinheiro, mas pelo que exigiriam dela como atriz. Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatro, sim.

      Se fosse uma atriz brasileira de teatro, Glenda Jackson teria de repetir todas as noites sua advertência sobre aplaudir de pé. No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas. Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo?

      Neste momento, haverá outra atriz no mundo disposta a encarar o papel de Rei Lear? É uma peça de três horas e meia e serão oito récitas por semana. Glenda está com 82 anos. Isto, sim, é caso para aplaudir de pé.

(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2019/04/o-aplauso-de-pe.shtml)  

Em qual dos trechos a seguir a vírgula foi empregada para marcar a omissão do verbo?

Alternativas
Comentários
  • “[…] o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatro, sim”.

    Nessa oração utilizou-se o zeugma, figura de linguagem que caracteriza a omissão de um termo anteriormente expresso. Observe que a vírgula substitui a flexão verbal "foi": "o cinema nunca foi [...] o teatro foi sim".

    Letra E

  • GABARITO: LETRA E

    o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatrosim”.

    >>> ocorreu o zeugma (omissão de um termo já dito anteriormente, no caso, foi omitido um verbo --- foi) O teatro FOI sim.

    Força, guerreiros(as)!!

  • vírgula vicária (elipse ou zeugma)

  • Complementando:

    A) “[...] assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas”.(Adjunto adverbial deslocado)

    Ponha na ordem direta:

    Todos se levantam e começam a bater palmas assim que termina o espetáculo tenham gostado ou não.

    B) “Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo?”.

    Na mesma lógica temos

    o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo Se já se começa pelo aplauso de pé.

    C) em alguns casos temos termos deslocados de sua posição natural na ordem direta.

    “[…] tenham gostado ou não, começam a bater palmas”.

    Começaram a bater palmas tenham gostado ou não.

    D) “Neste momento, haverá outra atriz no mundo disposta a encarar o papel de Rei Lear?”.

    Também há termos deslocados de sua posição natural

    haverá outra atriz no mundo disposta a encarar o papel de Rei Lear Neste momento?

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Observe ele pedi a "omissão do verbo" nas alternativa "a)" e "e)" existe elipse, porém verbo só na e).

    A) todos = pronome indefinido.

    E) foi = verbo (ir)

    GAB: E

  • "[...] o teatro, sim".

    Letra E

  • GABARITO: E

    Trata-se de hipótese de vírgula vicária.

    Obs.: quando houver situações de uso dessa vírgula, seu uso é obrigatório!!


ID
3022225
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão. 

O aplauso de pé, por Ruy Castro 

Glenda Jackson, a atriz britânica, acaba de estrear com “Rei Lear” na Broadway. Ela é danada. Nos anos 90, trocou sua carreira no cinema e no teatro por uma cadeira no Parlamento, candidatou-se a prefeita de Londres pelos trabalhistas e foi cogitada para o cargo de ________. Voltou ao palco e, ________ tempos, foi homenageada numa cerimônia em que estavam presentes diversas categorias de cabeças coroadas. Quando seu nome foi anunciado e ela surgiu no palco, a ________ a aplaudiu de pé por longos minutos. Glenda esperou os aplausos silenciarem, sorriu e disse: “Em Londres, não aplaudimos de pé”. 
Aplausos, tudo bem – ela diria –, mas ________ de pé? Representar direito o papel é a obrigação do ator. O aplauso sentado é mais que suficiente. 
Sempre foi assim. Ao surgir no cinema, com filmes como “Delírios de Amor” (1969) e “Mulheres Apaixonadas” (1971), de Ken Russell, e “Domingo Maldito” (1971), de John Schlesinger, foi como se viesse de um planeta mais adulto que o nosso. De saída, ganhou dois Oscars – que aceitou, mas não foi receber. E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu seus ________ pelo que lhe renderiam em dinheiro, mas pelo que exigiriam dela como atriz. Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatro, sim.
Se fosse uma atriz brasileira de teatro, Glenda Jackson teria de repetir todas as noites sua advertência sobre aplaudir de pé. No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas. Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo? 
Neste momento, haverá outra atriz no mundo disposta a encarar o papel de Rei Lear? É uma peça de três horas e meia e serão oito récitas por semana. Glenda está com 82 anos. Isto, sim, é caso para aplaudir de pé. 
(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2019/04/o-aplauso-de-pe.shtml)


Com base no texto, é correto inferir que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Se fosse uma atriz brasileira de teatro, Glenda Jackson teria de repetir todas as noites sua advertência sobre aplaudir de pé. No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas. Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo?

    → o quê concluímos? No Brasil SEMPRE se aplaude de pé, logo se um espetáculo é bom ou ruim, o ato de aplaudir de pé não tem nenhum significado especial.

    Força, guerreiros(as)!! ☻

  • GABARITO LETRA C.

    Pelo trecho em negrito dá para inferir que no Brasil aplaude de pé qualquer espetáculo, sendo bom ou ruim. Não tendo nenhum significado em especial. Sendo apenas um costume ou tradição que se criou devido as relações sociais ao longo do tempo. Uma etiqueta sem sentido algum.

    "Se fosse uma atriz brasileira de teatro, Glenda Jackson teria de repetir todas as noites sua advertência sobre aplaudir de pé. No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas. Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo?"

  • Errei a questão marcando a alternativa (B), mas, de fato, esse trecho corrobora o gabarito: No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas.

  • Observe a opinião da autora ...

    Minimo - "Representar direito o papel é a obrigação do ator.”. "

    Maximo - "o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo?"

    Nesse sentido já seria suficiente inferir que no Brasil se deu máximo com o minimo.

    GAB: C

  • GAB C

    As demais extrapolam. Entretanto, esta banca é mauluca!

  • Só pra registrar que acertei uma questão de interpretação desta banca loka.

    Vou até imprimir...

  • No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas.

    Letra: C

  • A questão é sobre compreensão textual. Vejamos:

    a) Incorreta.

    Aplaudir de pé não tem nada a ver com a qualificação do público e sim com o evento.

    b) Incorreta.

    Não há comparação no texto que público de teatro londrino é mais exigente que o brasileiro.

    c) Correta.

    Vejam o que diz o texto: No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas.

    d) Incorreta.

    Não tem como inferir isso, pois o texto apenas fala que o brasileiro aplaude qualquer um e não o que a alternativa afirmou acima.

    e) Incorreta.

    Não é mencionado isso no texto, apenas que o brasileiro aplaude qualquer um mesmo sem gostar.

    GABARITO: C

  • No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas. GAB C


ID
3022228
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão. 

O aplauso de pé, por Ruy Castro 

Glenda Jackson, a atriz britânica, acaba de estrear com “Rei Lear” na Broadway. Ela é danada. Nos anos 90, trocou sua carreira no cinema e no teatro por uma cadeira no Parlamento, candidatou-se a prefeita de Londres pelos trabalhistas e foi cogitada para o cargo de ________. Voltou ao palco e, ________ tempos, foi homenageada numa cerimônia em que estavam presentes diversas categorias de cabeças coroadas. Quando seu nome foi anunciado e ela surgiu no palco, a ________ a aplaudiu de pé por longos minutos. Glenda esperou os aplausos silenciarem, sorriu e disse: “Em Londres, não aplaudimos de pé”. 
Aplausos, tudo bem – ela diria –, mas ________ de pé? Representar direito o papel é a obrigação do ator. O aplauso sentado é mais que suficiente. 
Sempre foi assim. Ao surgir no cinema, com filmes como “Delírios de Amor” (1969) e “Mulheres Apaixonadas” (1971), de Ken Russell, e “Domingo Maldito” (1971), de John Schlesinger, foi como se viesse de um planeta mais adulto que o nosso. De saída, ganhou dois Oscars – que aceitou, mas não foi receber. E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu seus ________ pelo que lhe renderiam em dinheiro, mas pelo que exigiriam dela como atriz. Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatro, sim.
Se fosse uma atriz brasileira de teatro, Glenda Jackson teria de repetir todas as noites sua advertência sobre aplaudir de pé. No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas. Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo? 
Neste momento, haverá outra atriz no mundo disposta a encarar o papel de Rei Lear? É uma peça de três horas e meia e serão oito récitas por semana. Glenda está com 82 anos. Isto, sim, é caso para aplaudir de pé. 
(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2019/04/o-aplauso-de-pe.shtml)


No trecho “Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes”, a oração grifada indica:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes.

    → Pelo cinema não ser a sua primeira opção → consequência → ele fez poucos filmes.

    → O joguinho do O FATO DE...FEZ QUE → O FATO DE (CAUSA) o cinema nunca ter sido sua primeira opção FEZ QUE (CONSEQUÊNCIA) tenha feito poucos filmes.

     

    Força, guerreiros(as)!! ☻

  • Gab. B

    O cinema nuca foi sua primeira opção, em CONSEQUÊNCIA disso fez poucos filmes.

  • Gratidão pelos comentários do Arthur Carvalho! Que ele atinja logo sua nomeação!

  • Anne Vasconcelos...QUE MAL HUMOR HEIN...

  • É verdade Anne Vasconcelos...ele não tem obrigação nenhum de ajudar quem não sabe.

  • GABARITO LETRA B.

    “Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção [CAUSA]daí ter feito poucos filmes[CONSEQUÊNCIA]

    A consequência do cinema não ser sua primeira opção foi de ele ter feito poucos filmes.

  • Em consequência disso, fez poucos filmes...

    Ideia de consequência!!!

    Alternativa B

  • “Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção (CAUSA)daí ter feito poucos filmes (CONSEQUÊNCIA)”.

  • “Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes

    GABARITO= B

    POR NÃO CONSIDERAR O CINEMA A PRIMEIRA OPÇÃO, REALIZOU POUCOS FILMES.

    QUAL É A CONSEQUÊNCIA DE NÃO CONSIDERAR O CINEMA A PRIMEIRA OPÇÃO?

    REALIZAR POUCOS FILMES.

    AVANTE GUERREIROS.

  • Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes.

    Fez poucos filmes, aliás, já que o cinema nunca foi sua primeira opção.

    Um vídeo no canal do YouTube 'Português com Letícia' explica isso muito bem. Não com esse exemplo, mas acho que cabe.

    O que aconteceu primeiro? O cinema não ser sua primeira opção. E depois? Ele fez poucos filmes. Temos uma Oração Subordinada Adverbial Consecutiva; a consequência do cinema não ser sua opção primária e o daí com o sentido de tanto que.

    Já na outra frase, o que aconteceu primeiro? O cinema não ser sua primeira opção. E depois? Ele fez poucos filmes. Temos uma Oração Subordinada Adverbial Causal, iniciada pelo comum já que, facilmente reconhecido por ter esse sentido.

  • Parece nada a ver, mas sempre me ajuda em questões assim:

    "Toda causa tem um "PORQUE", e toda consequência tem um "POR ISSO".

    Faça a troca, se permanecer o sentido então será a resposta.

    “Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, POR ISSO FEZ poucos filmesPercebam que o sentido permanece.

    BONS ESTUDOS!!!

  • EBAHHHHH, ACERTEI UMA...OHHH BANCA "MALEDITA"!

  • Aliás Ane vasconcellos bem invejosa.

  • RUMO A #PCPR

  • PC-PR 2021

  • Por que ela fez poucos filmes?

    Porque o cinema não nunca foi sua primeira opção;

    Note que o fato de fazer poucos filmes foi uma consequência da sua opção;


ID
3022234
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.

Uma espécie comum na fauna das redes sociais é o comentarista que não se conforma com os gastos em ciência que não se revertem diretamente em descobertas classificadas como “úteis”. Por “úteis”, entenda a cura do câncer, a solução para a miséria na África ou algo do tipo. Esse leitor acha que não tem cabimento apontar antenas para o céu em busca de ETs enquanto os hospitais públicos do Rio não têm antibióticos. 
Logo de cara, o argumento não é tão ruim assim. Afinal, utilidade prática é um ótimo critério para investir dinheiro público. Pena que ele quase nunca foi adotado. Prova disso é que, de 1940 em diante, os EUA, sozinhos, gastaram pelo menos 5,48 trilhões de dólares em armamento nuclear. Isso foi só 7% do custo total da birra com a União Soviética. Também foi necessário projetar os mísseis e aviões que levariam essas bombas por aí, é claro. Cada unidade do bombardeiro “invisível” B-2 Spirit (que só foi terminado em 1997, anos após a queda do Muro de Berlim) saiu por 2,1 bilhões de dólares. […] 
Hoje, na feliz ausência de um conflito armado de grande escala, um dos jeitos mais fáceis de unir pessoas de diferentes especialidades é buscar alienígenas – ou tentar imaginar como eles seriam, uma área de pesquisa conhecida como astrobiologia. 
Fomentar um ambiente produtivo assim não é nem de longe tão caro quanto parece. Uma das pedras fundamentais da astrobiologia foi o telescópio Kepler, o caçador de exoplanetas da Nasa – que já encontrou bem mais de 3 mil mundos fora do Sistema Solar, vários com potencial para abrigar vida como a conhecemos (ou vida como não a conhecemos, que é justamente o foco da astrobiologia). Ele custou 550 milhões de dólares – um quarto do valor de um único B-2 Spirit. Questão de prioridades? 

(Adaptado de: https://super.abril.com.br/opiniao/porque-procurar-ets-e-bom-para-a-ciencia-e-a-sociedade/) 

O autor emite sua opinião a partir de uma perspectiva:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → o autor utiliza uma perspectiva econômica, representado por dados numéricos: os EUA, sozinhos, gastaram pelo menos 5,48 trilhões de dólares em armamento nuclear. Isso foi só 7% do custo total da birra com a União Soviética/ ada unidade do bombardeiro “invisível” B-2 Spirit (que só foi terminado em 1997, anos após a queda do Muro de Berlim) saiu por 2,1 bilhões de dólares/ Ele custou 550 milhões de dólares.

    Força, guerreiros(as)!! ☻

  • GABARITO LETRA D.

    Marcado em negrito as passagens em que o autor tem a opinião de comparação do custo do armamento nuclear e a astrobiologia. Quesito econômico.

    "Prova disso é que, de 1940 em diante, os EUA, sozinhos, gastaram pelo menos 5,48 trilhões de dólares em armamento nuclear. Isso foi só 7% do custo total da birra com a União Soviética. Também foi necessário projetar os mísseis e aviões que levariam essas bombas por aí, é claro. Cada unidade do bombardeiro “invisível” B-2 Spirit (que só foi terminado em 1997, anos após a queda do Muro de Berlim) saiu por 2,1 bilhões de dólares. […] Fomentar um ambiente produtivo assim não é nem de longe tão caro quanto parece. Uma das pedras fundamentais da astrobiologia foi o telescópio Kepler, o caçador de exoplanetas da Nasa – que já encontrou bem mais de 3 mil mundos fora do Sistema Solar, vários com potencial para abrigar vida como a conhecemos (ou vida como não a conhecemos, que é justamente o foco da astrobiologia). Ele custou 550 milhões de dólares – um quarto do valor de um único B-2 Spirit. Questão de prioridades? 

  • No final do texto tem o link onde retiraram o texto: "Porque procurar ets é bom para a ciência e a sociedade".

    Com base nisso marquei letre E

    Errei! :(

  • gastos em ciência>critério para investir dinheiro público>gastaram pelo menos 5,48 trilhões de dólares em armamento nuclear. Isso foi só 7% do custo total da birra>saiu por 2,1 bilhões de dólares.>nem de longe tão caro quanto parece.>Ele custou 550 milhões de dólares – um quarto do valor de um único B-2 Spirit.>>>Paulo Roberto Nunes Guedes é um economista brasileiro. É o atual ministro da Economia do Brasil.  só para associar com opinião a partir de uma perspectiva:D

    econômica.

  • Opinião do autor ...

    1º linha - "que não se conforma com os GASTOS"

    10º linha - "nem de longe tão CARO"

    Totalmente econômico, lembra o Julius, só fala em preços.

    GAB: D

  • É econômica, mas ele está claramente explorando os efeitos socio-econômicos das prioridades utilizadas.

    Questão insensata.

  • O texto abrange todos os itens da questão. Parece que o gabarito poderia ser qualquer uma...

  • Econômica.

    1º parágrafo: A turma critica GASTOS vistos como desnecessários (procurar ETs).

    2º parágrafo: Autor diz que a guerra fria GEROU INÚMEROS gastos. Citou valores.

    3º e 4º parágrafo: Cita a astrobiologia e o BAIXÍSSIMO CUSTO em investir nesse ramo de pesquisa.

  • O autor basicamente compara gastos militares com gastos científicos

  • Nao deixa de ser uma analise politica de como sao eleitas as prioridades de gastos...

    Afinal, é com base na politica que se decide gastar com armamento ou na busca de ET's, como diz o texto.

  • Resposta questionável. O texto compara investimentos em diferentes áreas, o que nos leva para a área econômica. Porém, está basicamente falando de investimentos feitos com dinheiro público, o que obviamente se trata de uma questão política. Parece que esta banca costuma ser bastante literal em suas interpretações, pinçando palavras-chave para formular um entendimento.

  • Certeza que tem gente fazendo comentários após ver o gabarito.. aí faz sentido o texto ter viés econômico, mas antes disso poderia se político, cientista etç. Kkk
  • Estou conseguindo só 85% nessa banca, estou ficando com medo já,PCPR vai ser muito difícil para mim

  • Texto tirado de revista CIENTÍFICA!!!

    Claramente o autor usa os números pra defender a idéia de que o investimento científico é um bom nogócio!!

    .

    Discordo do gabarito

  • A Super Interessante não é uma revista científica, ela fala de ciência, mas não faz dela uma revista científica.

    Não é fácil saber qual é a opinião do autor, mas dá para eliminar algumas por saber que não é a principal intenção dele.

    Por exemplo, ele não está aprofundando sobre assuntos científicos, só está citando algumas coisas. Militar também, só falou do investimento (aqui já começa a falar da questão econômica). Sociológica não é o foco. Política também não foi abordado de uma maneira ampla, só citou EUA x URSS rapidamente.

    Mas se reparar, o tempo inteiro ele fala de valores, logo no início ele fala de "gastos", depois fala de "investimento" em uma coisa em detrimento de outra (nos antibióticos) e isso continua em todos os parágrafos com exceção do terceiro que é o único que não tem valores. Logo, por eliminação a opinião do autor é econômica.

  • Errei a alternativa, porém refazendo comecei a buscar as palavras chaves.

    1º § - gastos;

    2º § - investir, dinheiro público, gastaram 5,48 trilhões de dólares, 7% do custo total, 2,1 bilhões de dólares;

    3º § - [ø]

    4º § - caro, custou 550 bilhões de dólares, valor.

    Alternativa D - [econômico]

  • Pessoal, não é pq a revista é de caráter cientifico que a opinião do autor necessariamente tem que ser.

    Você pode ser um jogador de futebol e dar uma opinião sobre algum lutador de UFC.

    Por esse motivo que é interessante prestar atenção em cada detalhe no texto. Neste caso em tela ele falava com prioridade sobre valores e aplicação de direito, logo só poderia ser um econômico.

  • Nesse tipo de questão, eu vou logo para a conclusão, em que ele vai sintetizar e vai reforçar sua tese, nesse caso:

    "Fomentar um ambiente produtivo assim não é nem de longe tão caro quanto parece.  (...) Ele custou 550 milhões de dólares – um quarto do valor de um único B-2 Spirit."


ID
3022270
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são propostas unidades temáticas que visam a orientar a criação de habilidades a serem desenvolvidas durante o Ensino Fundamental. As unidades temáticas da área de Matemática na BNCC são:

Alternativas
Comentários
  • Números; Álgebra; Geometria; Grandezas e Medidas; Probabilidade e Estatística.

    GABARITO: A


ID
3022273
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A aula planejada pela metodologia de Resolução de Problemas, segundo Onuchic, Leal Jr. e Pironel (2017), admite o problema como ponto de partida para a produção, pelos alunos, de conceitos e conteúdos novos, possibilitando-lhes conexões entre diferentes ramos da Matemática. Para tanto, considere dois tipos de problemas:


- Convencionais (C): são objetivos, claros e de fácil identificação dos dados para a resolução, pois no próprio enunciado já se indica o algoritmo que o soluciona.

- Não convencionais (NC): exigem leitura atenciosa para a interpretação e compreensão do que se pede na questão, possibilitando a elaboração de estratégias variadas para sua resolução.


Com base nessas definições, identifique os problemas a seguir como convencionais (C) ou não convencionais (NC):

( ) Os tampos de duas mesas retangulares são semelhantes. A razão de semelhança do maior para o menor é de 1,5. Se as dimensões do tampo da mesa menor são 3,5 m e 2,5 m, calcule o perímetro do tampo da mesa maior. (Giovanni; Bonjorno; Giovanni Jr., 2002)

( ) Uma colônia, formada a partir de uma bactéria, duplica a cada 30 minutos. Após 10 horas, qual será o número de bactérias dessa colônia? (PUC-RS)

( ) Uma caixa d’água em forma de paralelepípedo reto retângulo deve ser construída com uma base de 1 metro de largura e 2 metros de comprimento. Qual deve ser a altura, em metros, da caixa para que sua capacidade seja de 3000 litros? (Smole; Dinniz, 2003)

( ) Um fato curioso ocorreu em uma família no ano de 1936. Nesse ano, Ribamar tinha tantos anos quantos expressavam os dois últimos algarismos do ano em que nascera e, coincidentemente, o mesmo ocorria com a idade de seu pai. Nessas condições, em 1936, quantos anos somavam as idades de Ribamar e de seu pai? (TCE-PB)

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.  


Alternativas
Comentários
  • B C – NC – C – NC.


ID
3022276
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Algumas pesquisas apontam que o pensamento geométrico se desenvolve segundo níveis de raciocínio. Num nível mais elaborado, as figuras são entendidas possuindo partes que se relacionam. Por exemplo, no contexto de quadriláteros, temos nesse nível as seguinte definições: 

Quadrado é um quadrilátero com quatro ângulos internos com a mesma medida e quatro lados com mesma medida;
Retângulo é um quadrilátero que possui quatro ângulos internos com a mesma medida;
Losango é um quadrilátero com quatro lados com a mesma medida;
Paralelogramo é um quadrilátero com lados opostos paralelos. 

De acordo com essas definições, é correto afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • DIAGRAMA DE INCLUSÃO DOS QUADRILÁTEROS:

    a) Todo paralelogramo é um losango -> ERRADO. Todo paralelogramo é um trapézio e todo losango é um paralelogramo.

    b) Todo losango é um quadrado. -> ERRADO. Todo losango é um paralelogramo e todo quadrado é um losango.

    c) Todo paralelogramo é um retângulo. -> ERRADO. Todo retângulo é um paralelogramo.

    d) Todo quadrado é um paralelogramo. -> Certo.

    e) Todo retângulo é um quadrado. -> ERRADO. Todo quadrado é um retângulo.

    Dá pra destrinchar isso em várias afirmações, então o melhor jeito de decorar isso é lembrar do desenho:

    http://sketchtoy.com/69002122

    Dúvidas manda inbox.

  • Todo quadrado é um paralelogramo

    Todo quadrado é um retângulo (pois todos os ângulos são congruentes)

    Todo quadrado é um losango (pois todos os lados são congruentes)

  • O QUADRADO É O TUDÃO


ID
3022279
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática

A Educação Matemática é de natureza interdisciplinar, cuja finalidade, segundo Mendes (2009), é, entre outras, a de desenvolver, testar e divulgar metodologias inovadoras para o ensino. Além da resolução de problemas, são tendências metodológicas da Educação Matemática:

Alternativas
Comentários
  • A Secretaria de Estado da Educação por meio das Diretrizes Curriculares, (2009), apresenta as tendências metodológicas que compõe o campo de estudo da Educação Matemática: Etnomatemática, Modelagem Matemática, Mídias Tecnológicas, História da Matemática, Investigação Matemática e Resolução de Problemas


ID
3022282
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O letramento matemático, conforme consta na BNCC, é a capacidade individual de formular, empregar e interpretar a Matemática numa variedade de contextos, incluindo o raciocínio matemático, e utilizar conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas para descrever, explicar e predizer fenômenos. Para tanto, a identificação de códigos escritos, signos, placas de trânsito e sinalizações de supermercados são tarefas que começam na Educação Infantil e devem continuar no Ensino Fundamental em relação ao processo de letramento, cujas brincadeiras e jogos são vistos como mediações relativas a práticas sociais de atribuição de significados. Assinale a alternativa que corresponde ao letramento matemático em contexto de jogo.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

  • Letra A

    O “letramento matemático é a capacidade individual de formular, empregar e interpretar a matemática em uma variedade de contextos. Isso inclui raciocinar matematicamente e utilizar conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas para descrever, explicar e predizer fenômenos. Isso auxilia os indivíduos a reconhecer o papel que a matemática exerce no mundo e para que cidadãos construtivos, engajados e reflexivos possam fazer julgamentos bem fundamentados e tomar as decisões

    necessárias.”.


ID
3022288
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A lei de partilha de bens estabelece critérios para divisão do patrimônio entre os herdeiros. Constituem-se herdeiros, em primeira instância, os descendentes que são filhos e netos de filhos já falecidos. Estes têm direito à metade dos bens adquiridos após o matrimônio. A outra metade cabe ao cônjuge casado, em regime de comunhão total ou parcial de bens. Assim, qual é a fração que representa a parte da partilha de bens que caberia a cada descendente, se a divisão dos bens fosse constituída entre o cônjuge e 6 filhos?

Alternativas
Comentários
  • 1/2 dividido por 6

    1/2 * 1/6 (conserva a primeira e multiplica pelo inverso da segunda na hora de dividir duas frações).

    Resultado: 1/12.

  • Não entendi!!!

    filhos e netos recebem 1/2 - a outra 1/2 será para o cônjuge (marido ou mulher) casado com ou sem com. de bens.

    O problema quer a fração que representa a partilha de ( 6 filhos ) + (1 cônjuge) - pelos menos foi assim que entendi

    neste caso, não seria: ( 1/2 * 1/6= 1/12) + (1/2) = 1/14??????

  • Qual é a fração que representa a parte da partilha de bens que caberia a cada descendente?

    6 filhos = Recebe 1/2

    1 filho = 1/6

    Quanto é 1/6 de 1/2? ==> (1/2)*(1/6) = 1/12

    Letra D - Cada filho irá receber 1/12 da herança.

  • Qual é a fração que representa a parte da partilha de bens que caberia a cada descendente?

    6 filhos = Recebe 1/2

    1 filho = 1/6

    Quanto é 1/6 de 1/2? ==> (1/2)*(1/6) = 1/12

    Letra D - Cada filho irá receber 1/12 da herança.

  • QUESTÕES VAMOS LÁ:

    FILHOS = 1/2

    Cônjuge= 1/2

    O PROBLEMA DIZ QUE TEM 6 FILHOS, LOGO 1/2 SERÁ DIVIDIDO ENTRE 6 PESSOAS

    1/2 DIVIDIDO POR 6

    1/2 *1/6 (REGRA DA DIVISÃO, INVERTE E MULTIPLICA, MMC = 12)

    1/12 PARTE DE CADA FILHO.

    GABARITO= D

  • 1/2 - DESCENDENTES

    1/2 - Cônjuge

    A questão pede a partilha para DESCENDENTES...logo:

    1/2 / 6 = 1/12

  • A resposta está nesse rascunho: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/-suaptU

    Pra cima Guerreiros!

    Qualquer dúvida me procura no insta: @legiaopolicial


ID
3022291
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O macaco Anselmo, do zoológico da cidade, recebeu um presente intrigante: uma velha e inusitada máquina de escrever. A máquina possui apenas as letras “a”, “e”, “f”, “m”, “p”, “r”, “t”, “u”, “v”, “y”, “z” e uma tecla de espaçamento. Anselmo mostrou ser um escritor nato e cheio de ambições literárias, mas sua escrita possui uma peculiaridade: ele aperta as teclas da máquina de escrever de modo totalmente aleatório. Dessa forma, é possível que Anselmo escreva desde bobagens como “ft y pp” até frases com sentido, como as duas primeiras palavras do livro Dom Quixote de Miguel Cervantes, “Era um”. A chance é pequena, mas pode ocorrer. Qual é a probabilidade de Anselmo escrever as duas palavras da obra mencionada?

Alternativas
Comentários
  • Temos 12 opções de teclas.

    Para a primeira queremos 1 entre 12 (e)

    para a segunda queremos 1 entre 12 (r)

    e assim sucessivamente

    1/12 x 1/12 x 1/12 x 1/12 x 1/12 x 1/12 = 1/2985984

    Gabarito E

  • O que impede que ele digite mais de 6 teclas?

  • Por que não possível calcular o total de casos usando a fórmula de combinação? C(12,6), ou seja, combinar 12 teclas tomadas 6 a 6?

  • Por que não possível calcular o total de casos usando a fórmula de combinação? C(12,6), ou seja, combinar 12 teclas tomadas 6 a 6?

  • Eu entendo assim:

    Ele quer escrever: "era um"

    Temos opções de 11 letras + 1 espaço. No total temos 12 teclas

    "Era um" tem 5 letras + 1 espaço, então foram usados 6 teclas pra escrever essa frase

    Agora é só multiplicar.....

    Eu quero que saia um "E" na primeira tecla. eu tenho uma chance em 12

    Eu quero que saia um "R" na segunda tecla, eu tenho uma chance em 12

    Faz isso até a última letra.

    1/12 * 1/12 * 1/12 * 1/12 *1/12 * 1/2 = 1/ 2985984

    Espero que tenha dado pra entender.

  • nada impede ele digitar mais que 6 teclas ou menos, além disso a tecla de espaço não aparece entre as teclas mencionadas. questão totalmente mal formulada
  • 1/12 x 1/12 x 1/12 x 1/12 x 1/12 x 1/12 = 1/2985984.

  • A letra B e D são elimidadas de início, pois, como se trata de probabilidade, deve ser 1/alguma coisa.

    O que ele precisa escrever necessita de 6 teclas. Como são 12 opções para cada letra, a probabilidade é de 1/12.

    Portanto, basta multiplicar.

    Notem que não é preciso fazer a conta, pois se fosse 10, o número seria 10000000 (8 dígitos), e como 12 é par, não pode ser a letra A.

    A letra que tem 8 dígitos é a E.

  • macaquinho disgramado kkkk


ID
3022294
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma das pautas na educação contemporânea é a de oferecer aos alunos mais de uma abordagem sobre um mesmo conceito. Teorias como a do Perfil Conceitual (Mortimer, 2010) deixam bem evidente que isso favorece a aprendizagem, pois cada indivíduo possui uma forma diferente de ver e interpretar o mundo. Tomando como exemplo o conceito de produtos notáveis, é interessante que o professor alterne entre abordagens algébricas e geométricas, considerando a heterogeneidade das formas de ver o mundo de seus alunos. Nesse sentido, em qual dos retângulos a seguir a área da região cinza representa geometricamente o produto notável x² – 4?

Alternativas
Comentários
  • Questão muito boa!

    Ela quer a figura cuja área cinza corresponda a x²-4.

    Como ela disse produto notável, dá uma dica de que basta achar a figura cuja área se dê pela forma (x+2)*(x-2), caso você tenha isso memorizado. Do contrário, dá pra ir testando as alternativas também:

    A) Área = (x+2)² = x²+4x+4

    B) Área = (x+2)*(x-2) = x²-4 GABARITO

    C) Área = (x-2)² = x²-4x+4

    D) Área = 4*x = 4x

    E) Área = [x*(x+4)]/2 = (x²+4x)/2

  • Questão linda. Muito interessante mesmo.

  • Sei q chutei, mas percebi que a questão pediu RETÂNGULO, e a única alternativa que vi que a área cinza era retângulo foi na B, se tem lógica n sei, se viajei n sei, só sei q acertei kkkkk

  • Bastaria encontra a figura cuja área decorresse da multiplicação: (X-2) . (X+2). Quem não conseguiu identificar, na "B" o lado esquerdo corresponde a um "X" cortado ao meio.

  • Só não entendi de onde tiraram o " -2 " da alternativa B.

  • Muito boa a questão! Exige conhecimento de produto notável, geometria plana e visão espacial.

    Objetiva, direta, básica, elegante!


ID
3022297
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Um montante inicial foi investido em uma aplicação financeira a uma taxa de juros compostos de 1,5%ao mês. Aproximadamente quanto tempo levará para que o montante inicialmente aplicado dobre? Considere log(1,015) = 0,006 e log(2) = 0,30.

Alternativas
Comentários
  • 2x = x (1 + 0,015)^t 2 = (1,015)^t log (2) = t * log (1,015) t = 0,30/0,006 = 50

ID
3022300
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um dos elementos que permitem a sincronização dos variados instrumentos, na execução de uma música, é o andamento, medido em batidas por minuto (BPM). Uma forma muito comum de ilustrar essas batidas é com o bater de palmas. A 60 BPM, para marcar o tempo, seriam batidas as palmas das mãos uma vez a cada segundo. Considerando que a primeira batida acontece imediatamente no começo da música, quantas ocorrerão em uma composição musical com duração de 3 minutos e 45 segundos a um andamento de 89 BPM?

Alternativas
Comentários
  • Regra de 3 simples !

    60(SEG) = 89 BPM

    225(SEG) = X <------------------ 225 = 3 minutos e 45 segundos !

    = 20025 / 60 = 333,75 = arredondando 334 BPM na musica inteira !

  • A cada minuto ele bate 89 BPM

    Como são 3 minutos faz:

    89 x 3 = 267

    Agora é só achar os 45 seg. Dá pra fazer com regra de 3

    **** A cada 1 minuto ( 60 segundos) o coração bate 89x, em 45 segundos quantas vezes ele vai bater.

    89 BPM = 60 seg

    x = 45 seg

    Resultado: 66,75... arredonda pra 67

    Agora é só somar

    267 + 67 = 334 BPM

  • Na verdade são 333 batidas durante a música, pois a resposta exata é 333,75

    Logo, durante 3 minutos e 45 segundos temos apenas 333 batidas, sendo que não completou 334...

    O arredondamento correto seria pra baixo não pra cima, nesses casos a regra da matemática (aquela que nos faz arrendondar 3,6 para 4) não deve ser seguida.

  • Arredonde para 3,5min e 4min e a batida pra 90BPM que chegará a resultados entre 315 e 360 batidas, logo, a única resposta que está acima de 315 é a E.


ID
3022303
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Relacionar dois conteúdos, supostamente distintos, também é uma forma de contribuir com a aprendizagem dos alunos, pois ancora novos conhecimentos a outros já consolidados. Essa questão baseia-se na ideia de que uma noção algébrica, como a de polinômios, está relacionada a uma noção geométrica, como o de área. Sabendo, portanto, que a área de um retângulo é representada pelo polinômio x³ – 3x + 2 e que sua largura é representada pelo polinômio x + 2, o comprimento do retângulo, em sua forma fatorada, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A.

    (x + 2) . (x² - 2x + 1) =

    x³ - 2x² + x + 2x² - 4x + 2 =

    x³ - 3x + 2

    Agora muito cuidado, porque o enunciado pede a forma fatorada!

    (x - 1)² = x² - 2x + 1

  • (x³ - 3x + 2) / (x+2) = x² - 2x + 1

    errei pois a letra D mostra x² - 2x + 1 como gabarito, mas ele pede a forma fatorada

    Logo,

    (x - 1)² = x² - 2x +1

    Gabarito A

  • sa ca na gê

  • Fácil, só fazer conforme a questão pede ali

    Melzinho na chupeta


ID
3022306
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um estacionamento, no centro da cidade, só permite a entrada de carros e motos. Em um determinado horário do dia, há 47 veículos no estacionamento. Nesse momento, havia o total de 199 pneus nos veículos estacionados. Considerando que todo carro possui um estepe (sobressalente) quantos carros e motos, respectivamente, havia no estacionamento.

Alternativas
Comentários
  • C + M = 47

    5C + 2M = 199

    **Inclui o estepe sobressalente nos carros.

  • Letra A.

    Acho mais rápido fazer pelas alternativas, substituindo C e M pelos números.

    Mas pela conta também é possível:

    C+ M = 47

    5C + 2M = 199

    isola o C, vai ficar,na primeira equação:

    C = - M + 47

    Substui o C da segunda pelo - M +47

    5 ( -M+ 47) + 2M =199

    -5M + 235 + 2M =199

    -3M = 199- 235

    -3M= -36 (MULTIPLICA POR -1)

    M= 36/3

    M=12

    Doze motos, e para achar o C :

    C +M = 47

    C +12=47

    C= 47-12

    C=35

  • 199-94/5-2=35 carros, logo motos sao 47-35=12

  • TENTEI FAZER PELO METODO DA SOMA E NAO CONSEGUI. SO DEU CERTO PELA SUBSTITUIÇAO. ALGUEM PODERIA RESPONDER PELA SOMA E POSTAR AQUI?

  • vou chamar ...

    x = motos

    y = carros

    x + y = 47

    5y + 2x = 199

    esclarecendo .. 5y+2x= 199

    ou seja, 5y = 5 pneus com o estepe, y carros ( nao sei a quantidade, por isso chamei de y )

    2x = 2 pneus da moto, x motos ( nao sei a quantidade, por isso chamei de x )

    continuando .....

    isola uma incógnota.

    x + y = 47

    y = 47 - x

    agora é so substituir

    5y + 2x = 199

    5 ( 47 - x ) + 2x = 199

    multiplica cruzado

    logo .... resultado final

    x = 12

    x + y = 47

    12 + y = 47

    y= 35

    Y = 35

    X = 12

  • Lucas Emanoel fiz pelo método da soma:

    C + M = 47 (MULTIPLICA POR -5 PARA ELIMINAR O C)

    5C + M = 199

    FICA

    -5C + (-5M) = -235

    5C + 2M = 199

    ----------------------------------------

    SOMATÓRIO FICA

    (-5M) + 2M = -36

    -3M = -36 ( MULTIPLICA POR -1)

    M = 36/3

    M = 12 ------------ NÚMERO DE MOTOS = 12 AQUI JÁ MATA A QUESTÃO!!

    MAS CONTINUANDO...

    APLICA NA SEGUNDA EQUAÇÃO

    5C + (2.12) = 199

    5C = 199-24

    5C = 175

    C= 35 -- NÚMERO DE CARROS = 35

    LETRA B DE BÊNÇÃO!

  • se não souber na hora da prova , vai nas alternativas , vai na marra kkkkk

  • carros = 5 pneus e motos= 2 pneus

    usando as alternativas (letra a):

    5. 35=175 e

    2.12=24

    175+24= 199

  • Galera utilizem o método de Castilho fica BEM MAIS FÁCIL que qualquer outro tipo.

  • carro é o x e y a moto, assim fica:

    x + y = 47 veículos

    5x + 2y = 199 pneus (5 é os pneus dos carros, 2 é o da moto).

    só você resolver o sistema por escalonamento ou determinantes.

  • C + M = 47

    5C + 2M = 199

    Se C+M=47, então M = 47 - C

    Substitui na segunda fórmula: 5C + 2 . (47-C) = 199

    5C + 94 - 2C = 199

    3C = 199 - 94

    3C = 105

    C = 105/3

    C = 35

    Logo, há 35 carros...

    Eu sei que essa questão era bem mais fácil fazer tentando cada alternativa, mas esse é o método matemático utilizado

  • CARROS 35.5=175

    MOTOS 12.2=24

    175+24=199 PNEUS

    gab.A

  • testem as alternativas nesse tipo de questão !


ID
3022309
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Existem alguns números na Matemática que possuem algumas propriedades especiais, como é o caso dos “números perfeitos”. Esses números possuem a curiosa propriedade de serem iguais à soma de seus divisores próprios, ou seja, o conjunto dos divisores excetuando o próprio número. Um exemplo é o número 6, cujos divisores são os números 1, 2 e 3, que somados resultam no próprio 6. De maneira semelhante, existem os números deficientes, em que a soma de seus divisores próprios é menor que o número, e os abundantes, cuja soma dos divisores próprios é maior que o número. Com base nisso, considere as seguintes afirmativas:

1. O número 40 é um número abundante.
2. O número 12 é um número deficiente.
3. Todo número primo é deficiente.
4. O número 28 é perfeito.
5. O número 45 é perfeito.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C.

    Comecemos pelo "5. O número 45 é perfeito".

    Decompondo o 45: 1, 3, 5, 9, 15.

    Somando seus divisores temos 1 + 3 + 5 + 9 + 15 = 33. Portanto 45 é um número deficiente. Com isso eliminamos as alternativas A, B e E.

    Agora vejamos o "2. O número 12 é um número deficiente".

    Decompondo o 12: 1, 2, 3, 4, 6.

    Somando seus divisores temos 1 + 2 + 3 + 4+ 6 = 16. Portanto 12 é um número abundante. Com isso eliminamos a alternativa D.

    Para arrematar, vamos conferir "1. O número 40 é um número abundante".

    Decompondo o 40: 1, 2, 4, 5, 10, 20.

    Somando seus divisores temos 1 + 2 + 4 + 5 + 10 +20 = 42. Portanto 40 é um número abundante.

  • 1. O número 40 é um número abundante.

    R= SIM, DIVISÍVEL= 1,2,4,5,10,20, cujo somatório = 42. E de acordo com o comando da questão, torna-se abundante.

    2. O número 12 é um número deficiente.

    R=NÃO, ´É abundante, pois, é divisível = 1,2,3,4,6, somatório = 16

    3. Todo número primo é deficiente.

    R=SIM, pois, todo número primo é divisível por 1 e por ele mesmo, como o comando da questão pede para desconsiderar o próprio número, faz com que o torne na classificação: deficiente.

    4. O número 28 é perfeito.

    R= SIM, divisível = 1,2,4,7,14 =28

    5. O número 45 é perfeito.

    R= Não, pois divisível = 1,3, 5,9,15 = 33

    Mantenham-se Firme na Missão.

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.


ID
3022315
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

De origem Ibérica, o Pau de Fitas é uma dança de roda que envolve um mastro enfeitado e fitas multicoloridas, que são presas em seu topo, respeitando o número de pessoas que participarão da dança. Em festividade, o mastro foi fixado, e um cabo de 13 m de comprimento, foi utilizado para fixa-lo, do topo até o chão. Sabendo que o ponto de fixação no chão fica a 5 m da base do mastro, qual sua altura?

Alternativas
Comentários
  • Teorema de pitágoras resolve esse problema.

    13*2=5*2+x*2

    169-25=x*2

    144=x*2

    X= raiz de Г144

    X= 12

    Gab. Ccccc

  • Na questão, desenhe o triângulo e veja que o 13 é a hipotenusa,

    Aí aplique o teorema de Pitágoras.

    Procure uma aula de 10 minutos no Youtube, o tema não é difícil, mas o medo o deixa.

  • Utilizem o Triângulo 5,12,13.

  • TEOREMAS DE PITÁGORAS

    a2= b2+c2

    13 (2) = b2+5 (2)

    169= b2+25

    b2= 169-25

    b2= 144

    b= 144 (tira a raiz)

    b= 12 metros de altura

    13(2) é 13 elevado a 2

    GABARITO= C

  • triangulos conhecidos. 5,12,13 pitagorico 3,4,5
  • Galera essa questão é uma das mais clássicas quando o assunto é Pitágoras, pois um triângulo reto que tem os catetos 5 e 12 a hipotenusa é 13

    Assim como o triângulo (5,12,13}) temos:

    Os ternos pitagóricos primitivos são (3, 4, 5), (5, 12, 13), (7, 24, 25), (8, 15, 17), (9, 40, 41), (11, 60, 61), (12, 35, 37), (13, 84, 85), (16, 63, 65), (20, 21, 29)...

    Boa Aprovação!!!

  •  a2 = b2 + c2

     132 + x2 + 52

    169=  x2 +25

    169-25= x2

     x2 = 144

     x = √144

    x=12

  • Pitágoras.

  • 13^2=5^2+x^2

    169=25+x^2

    169-25=144

    144=12^2

    GAB.C


ID
3022318
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No ensino da Matemática, a opção por projeto de investigação matemática vem se constituindo uma tendência entre as metodologias. Numa atividade desse tipo, os alunos receberam a seguinte proposição: de quantas maneiras diferentes é possível planificar o cubo? Diante de tal questão, os alunos começaram a formular conjecturas, testando-as e reformulando-as. Entre as alternativas apresentadas, qual NÃO atende ao critério estabelecido pelo professor?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

  • Gabarito a D. Imagine fechar todos os lados, terá uma parte a mais pra adicionar.

  • Fiz de forma a imaginar o CUBO voltando para a forma original, portanto, a letra D ficaria errada.

  • Achei que a D fosse pegadinha

  • Gabarito D.

    Imaginei um cubo voltando ao seu formato original.

  • Para Professor de Matemática cobram isso, Psicotécnico, para assistente administrativo cobram um problema que ninguém entende, UFPR, proporcionalidade se vê aqui!

  • Percebi que a letra D possui um dos quadrados aberto, seria o critério de exclusão pelo professor? Sim ou Não, marquei e deu certo.

  • Rapaz! Hahahahaha brinca não bobo!


ID
3022324
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A respeito dos conjuntos numéricos, considere as seguintes afirmativas:

1. O conjunto dos números inteiros está contido no conjunto dos números racionais.
2. A = {-1,0,1,2} é subconjunto dos números naturais.
3. Há números reais que não são racionais, nem irracionais

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Números reais: Representado pela letra maiúscula R, compõem esse conjunto os números: naturais, inteiros, racionais e irracionais

    Números racionais é representado pela letra maiúscula Q, sendo formado pela reunião dos conjuntos referentes aos números naturais e inteiros, portanto o conjunto N (naturais) e o Z (inteiros) estão inclusos no conjunto Q (racionais). ex: Q = {… – 2; – 1; 0; 1; 2, 3; 4; 4,555…}

    Números inteiros é representado pela maiúscula Z, e é formado pelos números inteiros negativos, positivos e o zero. Veja aqui :  Z = {… -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4,…}

    O Conjunto dos Números Naturais é representado pela letra maiúscula N e é formado por todos os números inteiros positivos incluindo o zero. N={ 0,1,2,3...}

    Portanto, a afirmativa 1 está correta, visto que os números racionais engloba os inteiros;

    Afirmativa 2 incorreta, números naturais não incluem negativos;

    Afirmativa 3 incorreta, números reais engloba todos os demais.

  • conjunto dos números inteiros (Z) é um subconjunto dos números racionais: (Z ⊂ Q).

    O conjunto dos números racionais (Q) é um subconjunto dos números reais (R).

    Os conjuntos dos números naturais (N), inteiros (Z), racionais (Q) e irracionais (I) são subconjuntos dos números reais (R).

    O link do desenho:

    http://sketchtoy.com/68993663

    Obs: calma, não é vírus, é simplesmente um site que você desenha o que quer e ele te oferece um link. É confiável.

  • MINEMÔNICO

    N > Z > Q > R.

  • 1. O conjunto dos números inteiros está contido no conjunto dos números racionais. CORRETA

    2. A = {-1,0,1,2} é subconjunto dos números naturais. INCORRETA, números naturais têm apenas número positivo.

    3. Há números reais que não são racionais, nem irracionais. INCORRETA, possui todos os conjuntos.

  • Gabarito letra A, para quem não lembra, é bom recordar:

    http://sketchtoy.com/69052284

  • Excelente a explicação do Professor do QC Domingos Cereja

  • Gabarito A

  • Alternativa A

    Dica:

    Decore a tabela dos conjuntos que assim fica mais fácil resolver.

  • Muito bacana os links que ☠️@danielle_skull deixa pra gente. Obrigadaaah

  • N NATURAIS, EX: 0, 1, 2, 3...

    Z INTEIROS, EX: ..., -2, -1, 0, 1, 2...

    Q RACIONAIS, EX: -1/2; 3,4; -5,94; 3/8...

    I IRRACIONAIS, EX: 3,34875023429... (DIZIMAS PERIÓDICAS)

    R REAIS, TODOS OS OUTROS.

    SEGUE ESQUEMA PARA ENTENDER O CONJUNTO:

    http://sketchtoy.com/69190984

  • Naturais = positivos sem vírgula

    >

    Inteiroz = positivos e negativos sem vírgula

    >

    Racionais = Q = que formam quociente = sem ou com vírgula, inclusive as dízimas periódicas.

    +

    Irracionais = Aqueles que formam vírgulas não periódicas = Ex. pí = 3,1415......

    -------------------Tudo isso forma o conjunto dos REAIS ---------------

    Aí tem outro conjunto, o dos números complexos.

  • ( ( ( ( (Naturais N) Inteiros Z) Racionais Q) (Irracionais I) Reais)

  • Gente, no conjunto dos números naturais não há números negativos, só inteiros positivos.

  • Gabarito A

  • Questão dada de graça. Bastava saber que a terceira afirmativa estava errada.

  • Gab a!

    Naturais: somente positivos

    inteiros (z) : negativos e positivos

    racionais (q): podem fracionar / inclui-se dízima

    de baixo para cima, um contido no outro e todos contidos nos REAIS.

    Irracionais: impossíveis de formar fração. são valores aproximados, ex: pi (3,14234566)

    Está contido nos REAIS. / Não tem vínculo com os outros.

    Reais: contém os 4.

  • Gab A! Somente a I ta certa.

    1. O conjunto dos números inteiros está contido no conjunto dos números racionais. 

    (sim, os inteiros comportam negativos e positivos.)

    2. A = {-1,0,1,2} é subconjunto dos números naturais.  (errado, dentro dos naturais há somente números positivos)

    3. Há números reais que não são racionais, nem irracionais

    (errado, dentro dos reais há os dois conjuntos. E os outros estão dentro dos racionais)

  • Para ajudar a memorizar:

    Naturais {0,1,2,3...} Todos inteiros a partir do zero

    Zinteiros {...-2,-1,0,1,2...} Todos inteiros negativos, positivos e nulo

    QI Racionais {Todos inteiros + frações (razão)}

    Reais { Racionais + Irracionais}