SóProvas



Prova Quadrix - 2018 - CRO-PB - Fiscal


ID
2961526
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o próximo item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.


Informamos Vossa Senhoria que a gravidade da denúncia ora apresentada pode acarretar a perca do registro profissional no conselho regional.

Alternativas
Comentários
  • A perda do registro.

    A perca - está errado.

  • Problema de regência do verbo informar

  • Gabarito: errado

    --

    Informamos a Vossa Senhoria que a gravidade da denúncia ora apresentada pode acarretar a perda do registro profissional no conselho regional.

    Informamos a alguém algo ( Verbo bitransitivo )

  • Quem informa, informa algo a alguém.

  • Informo A vcs que essa questão é uma PERCA de tempo.Kkkkk

    Bons estudos, galerinha!!!

  • Quem informa, informa ALGUÉM DE ALGO ou ALGO A ALGUÉM

  • Informamos Vossa Senhoria de que...

    ou

    Informamos a Vossa Senhoria que...

  • Eis uma confusão comum, mas fácil de memorizar para não errar mais. Existem palavras com a letra C e D em várias conjugações do verbo perder. Perca é uma das conjugações do verbo perder. Há outras, como percamospercais, percam. Porém, perda é sempre substantivo, não uma conjugação do verbo perder. Perda ocupa as funções de sujeitou ou objeto.

    O erro é usar perca no lugar de perda. Exemplos:

    Certo: A perda do emprego é ruim.

    (Sujeito precedido do artigo “A”: “perda do emprego”; predicado iniciado com verbo: “é”; e advérbio: “ruim”).

    Errado: A perca do emprego é ruim. (verbo não leva artigo).

    Certo: A perda de um amigo entristece.

    Errado: A perca de um amigo entristece.

    Certo: A perda do horário da prova do Enem é grave!

    Errado: A perca do horário da prova do Enem é grave!

    Usos corretos:

    Não perca tempo com isso.

    Isso é perda de tempo.

    Desisto do meu time caso ele perca o campeonato.

    Mudo de time caso haja nova perda do campeonato.

  • Esqueceu a preposição,jovem.

  • Perca é uma das conjugações do verbo perder. Há outras, como percamos, percais, percam. Porém, perda é sempre substantivo, não uma conjugação do verbo perder.

    Cadernos de Revisão (Em breve)

    Drive: @naamaconcurseira

    Face: https://www.facebook.com/Aprendendo-Direito-108313743161447/

  • Cuidado "Mara Luiza Gonçalves Freitas"

    Não há crase antes de pronome de tratamento.

    O certo é que o colega Mateus Santos colocou: Informamos a Vossa Senhoria que a gravidade da denúncia ora apresentada pode acarretar a perda do registro profissional no conselho regional.

  • Perca é uma das conjugações do verbo perder. Há outras, como percamos, percais, percam. Porém, perda é sempre substantivo, não uma conjugação do verbo perder.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.


    O trecho apresentado neste item possui 2 erros:

    - o 1º é referente aos complementos do verbo informar. Tendo em vista que tal verbo é bitransitivo, ou seja, é transitivo direto e indireto, em seu emprego, quando a pessoa é objeto direto, a coisa deverá ser objeto indireto e vice-versa, ou seja, informar alguém de alguma coisa ou informar a alguém alguma coisa. Assim, sendo o pronome Vossa Senhoria o objeto direto do verbo, seu segundo complemento (que a gravidade da denúncia ora apresentada pode acarretar a perca do registro profissional no conselho regional) deve ser obrigatoriamente introduzido por preposição, pois é o objeto indireto: de que a gravidade da denúncia ora apresentada pode acarretar a perca do registro profissional no conselho regional;
    - o 2º erro diz respeito ao emprego do vocábulo "perca". Os vocábulos “perca" e “perda" são parônimos, ou seja, possuem grafia e pronúncia semelhantes. Perca – é uma forma verbal, ou seja, flexão do verbo “perder". Aparece na primeira e terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo e na 3ª pessoa do singular do imperativo. Já perda – é um substantivo que significa se privar (desapossar, excluir) de alguém ou de algo que se tinha. É fácil saber porque SEMPRE QUE FOR SUBSTANTIVO, admitirá um ARTIGO, PRONOME OU NUMERAL antes desse termo. Com base na explicação, constatamos que tal palavra foi utilizada no sentido de desapossar do registro profissional e que ainda admite um artigo antes dele. Sendo assim, trata-se de um substantivo e, portanto, o correto é "a perda".

    Diante do exposto, o texto estaria correto se redigido assim: Informamos Vossa Senhoria de que a gravidade da denúncia ora apresentada pode acarretar a perda do registro profissional no conselho regional. 

    Gabarito: ERRADO

  • Quem informa, informa algo a alguém. Em regra, não tem crase antes de pronome de tratamento, salvo poucas exceções. Exemplo: �informei à senhora...


ID
2961529
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o próximo item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.


Esclarecemos que, conforme rúbrica aposta no contrato firmado com a empresa, é necessário planilha detalhada dos custos dos serviços a serem realizados.

Alternativas
Comentários
  • Grafia incorreta do termo "rúbrica". Trata-se de uma paroxítona, portanto não é acentuada. Escreve-se "rubrica".

    Errado.

  • Creio que também está errada a palavra "necessário" (predicativo do sujeito), quando o certo deveria ser "necessária" para concordar com "planilha" (núcleo do sujeito).

  • Gab. Errado

    Na verdade, está correto o uso da palavra "necessário", caro colega Lex. A utilização do predicativo do sujeito de forma flexionada no feminino só seria exigida se o sujeito estivesse determinado pelo artigo definido feminino "a".

    Enquanto isso não acontece, o certo é mesmo o uso no masculino "necessário". A pergunta que se deve fazer é: o que é necessário? isso! Ou seja, planilha detalhada... é necessário. Como não houve a especificação de qual planilha estava se tratando, pressupõe que qualquer uma detalhada serve, mas não "A planilha x ou y".

    Da seguinte maneira:

    Esclarecemos que, conforme rubrica aposta no contrato firmado com a empresa, é necessária a planilha detalhada dos custos dos serviços a serem realizados. 

    Bons estudos!

  • A palavra correta é "rubrica", pois se trata de uma paroxítona terminada em "a"

  • Lex Otan está certo. Deveria ser "necessáriA", pois qualidade de "planilha". A oração está invertida. Ou poderia ser " necessário O ENVIO..."
  • Esclarecemos que, conforme rúbrica aposta no contrato firmado com a empresa, é necessário planilha detalhada dos custos dos serviços a serem realizados.

    Estaria correto se:

    Esclarecemos que, conforme rubrica aposta no contrato firmado com a empresa, é necessário planilha detalhada dos custos dos serviços a serem realizados.

  • GABARITO:  ERRADO

     

    Esclarecemos que, conforme rúbrica aposta no contrato firmado com a  empresa, é necessário planilha detalhada dos custos dos serviços a serem realizados.  

     

    Rubrica e não "rúbrica"!

    Trata-se de uma paroxítona, portanto não é acentuada.

    Rubrica: assinatura abreviada.

     

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.


    O trecho apresentado neste item possui apenas 1 erro, que é referente ao emprego do acento no vocábulo "rubrica". Tal substantivo se refere, principalmente, a uma assinatura abreviada, mas pode indicar também uma nota ou observação, bem como uma indicação. A forma correta de escrita da palavra é rubrica, pois a sílaba tônica é BRI: ru-BRI-ca. Ou seja, é uma paroxítona.


    Gabarito: ERRADO

    OBS.: Como pode ocorrer dúvida quanto à concordância nominal em "é necessário planilha", explico: de acordo com a norma, quando não há a presença de um artigo definido ou de outro elemento que determine o substantivo, a expressão "é necessário" atua como uma expressão invariável, não havendo qualquer tipo de flexão em gênero e número. Sendo assim, a construção apresentada na frase está correta, uma vez que não há artigo ou outro determinante antes de "planilha".
  • Esclarecemos que, conforme rúbrica (RUBRICA) aposta no contrato firmado com a empresa, é necessário (NECESSÁRIA) planilha detalhada dos custos dos serviços a serem realizados.

    GABARITO: ERRADO.


ID
2961532
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o próximo item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.


Importa ressaltar, que as informações solicitadas devem ser prestadas a esta comissão de ética no prazo máximo de 20 (vinte) dias, à contar do recebimento deste.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Importa ressaltar, que as informações solicitadas devem ser prestadas a esta comissão de ética no prazo máximo de 20 (vinte) dias, à contar do recebimento deste. 

    Não se usa crase diante de verbos

    NÃO SE USA CRASE

    1) Diante de palavras masculinas

    Fizeram o teste a lápis

    Comprei o carro a prazo

    2) Diante de verbos

    Estavam a estudar

    Nada tem a dizer

    3) Diante de pronomes e das expressões de tratamento

    Fez referência a Vossa Excelência

    Peço a vossa Senhoria que entenda

    EXCEÇÃO: diante de pronomes de tratamento que se referem à mulher: senhora, dona, senhorita, madame.

    4) Diante de numerais cardinais

    Chegou a cinquenta o número de aprovados

    Daqui a duas semanas será avaliação

    5) Singular + Plural

    Não vou a festas

    6) Entre palavras repetidas dentro do adjunto adverbial

    Ficaram frente a frente

  • Não se usa crase diante de verbos.

  • Gab. Errado

    Importa ressaltar que as informações solicitadas devem ser prestadas a esta comissão de ética no prazo máximo de 20 (vinte) dias, a contar do recebimento deste. 

    Ressaltar o quê? que...

    Trata-se de conjunção integrante. Não se separa verbo de seu complemento.

    Não se usa crase antes de verbo, pois artigo não determina verbo.

    Lembrando que a virgula é facultativa no final do período porque Oração Subordinada Adverbial está no lugar certo.

  • Importa ressaltar ,(essa vírgula é proibida) que as informações solicitadas devem ser prestadas a esta comissão de ética no prazo máximo de 20 (vinte) dias, à(não se usa crase antes de verbo) contar do recebimento deste. 

  • As orações subordinadas substantivas não são marcadas pelo uso da vírgula. (para saber se o 'que' é uma conjunção integrante (que inicia uma subordinada substantiva), eu troco toda oração por "isso" e deve fazer sentido.

    Importa ressaltar isso.

    Não se usa crase antes de verbos no infinitivo.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.


    O trecho apresentado neste item possui 2 erros:

    - o 1º é referente ao uso da vírgula após "ressaltar", que está quebrando a estrutura sintática do período. De acordo com a regra, não deve haver vírgula entre a oração principal (Importa ressaltar) e a oração subordinada substantiva (que as informações solicitadas...);


    - o 2º erro corresponde ao uso da crase em "à contar do  recebimento deste". De acordo com a regra, ela é proibida antes de substantivos masculinos, entre palavras repetidas (dia a dia, por exemplo), e antes de verbos. Tendo em vista que "contar" se enquadra no 3º caso, pois é um verbo, não deve haver crase antes dele e, portanto, o correto é 'a contar do recebimento deste'.

    Diante do exposto, o texto estaria correto se redigido assim: Importa ressaltar que as informações solicitadas devem ser prestadas a esta comissão de ética no prazo máximo de 20 (vinte) dias, a contar do  recebimento deste.

    Gabarito: ERRADO


ID
2961535
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos itens que avaliem conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

Acerca do editor de texto Microsoft Word 2013 e do sistema operacional Windows 10, julgue o item a seguir.


No Word 2013, o botão Substituir, localizado na Guia Página Inicial, grupo Edição, caso a opção correspondente seja selecionada, consegue substituir uma palavra no texto por outra, diferenciando maiúsculas de minúsculas.

Alternativas
Comentários
  • case-sensitive → Diferencia maiúscula das minúsculas.

  • Geralmente quando a questão entra em detalhes, explicando o comando, está certo.

  • CERTO

  • Complementando

    Além de permitir diferenciar maiúsculas de minúsculas, é possível localizar apenas palavras inteiras e usar caracteres curingas (*).

  • Perfeito. Gabarito CORRETO.

    O atalho para a opção é o CTRL + U.


ID
2961538
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos itens que avaliem conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

Acerca do editor de texto Microsoft Word 2013 e do sistema operacional Windows 10, julgue o item a seguir.


Ao realizar um duplo clique sobre uma guia ativa no Word 2013, a faixa de opções será ocultada temporariamente.

Alternativas
Comentários
  • discordo do gabarito, pois se a guia estiver aberta e não estiver fixada, o duplo clique irá fixá-la, e não oculta-la.

  • Quadrix - Misericórdia!

  • Galera, está correto.

    Façam o teste.

    1) Abram o Word, Excel ou Powerpoint.

    2) Cliquem em qualquer guia: Pagina inicial; Inserir; Layout da Página, etc.

    3) Agora é só dar um duplo clique em cima da guia. Perceberão que as opções da guia serão ocultadas.

    4) Para voltar à configuração padrão, é só clicar duas vezes novamente.

  • informática tem mto mais a ver com fé do que com aprender.

    Ter fé que vai cair o que você sabe na prova.

  • Grande questão, realmente a pessoa que tem este conhecimento está qualificadissima...

  • ô banca cruel.

  • Que maravilha!!! Estou aprendendo uma informática que não iria aprender nunca se não estivesse estudando pra concurso!!

  • Uma coisa é certa, nem um professor de informática consegue gabaritar, pois, se o examinador quiser, ele põe uma questão pra ninguém saber. É um conteúdo praticamente infinito em possibilidades, o negócio é sempre praticar questões e ir aprendendo as mais comuns.

  • Gabarito: Certo

    Ao realizar um duplo clique sobre uma guia ativa a faixa de opções será ocultada temporariamente.

    Tecla de Atalho: CTRL + F1.

  • Só sabia essa pq já tinha feito outra questão desse tipo, é interessante.

    Ai gente, não estou sozinha nessa! rsrs...amo todos vcs do QC :)

  • KK rapaz, desse não sabia...

  • TECLA DE ATALHO : CTRL + F1

  • O problema foi esse temporariamente, fiquei na dúvida se a questão quis dizer que voltava sozinho com o tempo.

  • O termo Temporariamente me deixou confuso!

  • TU AINDA VAI VER COISAKKKK

  • Não mede conhecimento algum


ID
2961541
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos itens que avaliem conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

Acerca do editor de texto Microsoft Word 2013 e do sistema operacional Windows 10, julgue o item a seguir.


No Word 2013, mesmo que as margens de uma página já estejam previamente definidas nos modelos propostos por esse editor, é possível que o usuário altere suas medidas.

Alternativas
Comentários
  • ABNT mandou lembranças e foi útil para alguma coisa!

  • CERTO

  • Sim, é possível mudar.

    Lembrando que essa opção encontra-se na guia: LAYOUT > CONFIGURAR PÁGINA > MARGENS.

    Bons estudos!


ID
2961544
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos itens que avaliem conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

Acerca do editor de texto Microsoft Word 2013 e do sistema operacional Windows 10, julgue o item a seguir.


Uma das desvantagens do Windows 10 é a de que, ao abrir um aplicativo, ele somente será executado em tela cheia, não permitindo ao usuário realizar ajustes no tamanho da janela.

Alternativas
Comentários
  • para entrar ou sair da tela cheia, basta pressionar a tecla F11. sendo permitido ao usuário fazer esse ajuste. item errado

    bons estudos

  • Não sabe nada de informática? Faz o seguinte então: qualquer questão que menospreze um programa, ou comprando duas coisas menosprezando uma delas, marque ERRADO para esse tipo de questão. 95% de você acertar!

  • Funções tão básicas como essa supracitada não seriam desprezadas pelos programadores. Portanto, assim como nosso colega Maxwel mencionou acima, qualquer questão que menospreze um programa ou função da máquina estará errada.

  • Errada!!

     por meio do sistema AERO, é possível ter muitas variáveis no tamanho da tela.

     Lembrando:

    MAXIMIZAR -> AUMENTA TAMANHO DA TELA

    MINIMIZAR-> APP É RETIRADO DA TELA MAS PERMANECE EM EXECUÇÃO

    RESTAURAR-> DIMINUI A TELA E MANTEM ABERTA!

  • Errada!!

     por meio do sistema AERO, é possível ter muitas variáveis no tamanho da tela.

     Lembrando:

    MAXIMIZAR -> AUMENTA TAMANHO DA TELA

    MINIMIZAR-> APP É RETIRADO DA TELA MAS PERMANECE EM EXECUÇÃO

    RESTAURAR-> DIMINUI A TELA E MANTEM ABERTA!


ID
2961547
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos itens que avaliem conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

Acerca do editor de texto Microsoft Word 2013 e do sistema operacional Windows 10, julgue o item a seguir.


No Windows 10, a Caixa de Pesquisa, localizada na barra de tarefas, serve para pesquisar, localmente, arquivos e programas, não sendo possível realizar buscas na Internet por meio dela.

Alternativas
Comentários
  • Uma das novidades mais bacanas do windows 10 é a Barra de pesquisas, que permite fazer buscas rapidamente tanto por conteúdos locais de seu computador quanto por páginas da web através do Bing

    Já existia algo parecido nos windows 8 e 8.1, mas a barra presente na nova edição do sistema operacional é inegavelmente mais bonita e prática – ela funciona de forma independente do Menu Iniciar.

    bons estudos

  • ERRADO

    A Barra de Pesquisa oferece várias opções de resultado de acordo com a palavra digitada, tanto do pc quanto na web.. Aplicativos, Melhor Correspondência, Fotos, Música, Programas, Configurações, Sugestões de Pesquisa (ver resultados na web) e etc.

  • Volto a dizer, em informática quase tudo é possível, se observar alguma questão negando o fato e dizendo não ser possível, desconfie.

    Gab: ERRADO, é possível realizar buscas na web por meio dessa barra.

  • BARRA DE PESQUISA................é tanto para pesquisa na máquina, quanto na web

  • Errado.

    Com a Cortana é possível realizar buscas, agendar tarefas, encerrar o Windows, reiniciar o Windows, desligar o Windows, ou seja, é possível comandar literalmente, assim como é feito atualmente com os celulares (sistema Android ou IOS) e falar o que se deseja.

    Questão comentada pelo Prof. Jeferson Bogo

  • questão de 2018, mas hoje já não condiz com a realidade do Windows 10, a barra de pesquisas já também pode fazer pesquisas que são sugeridas páginas da web.
  • Com a Cortana é possível realizar buscas, agendar tarefas, encerrar o Windows, reiniciar o Windows, desligar o Windows, ou seja, é possível comandar literalmente, assim como é feito atualmente com os celulares (sistema Android ou IOS) e falar o que se deseja

    Você concurseiro que está quebrado, sem dinheiro até mesmo para pagar o acesso dessa plataforma, encontrei uma solução para você faturar, dependendo do seu desempenho de iniciante,de 50 a 400 reais por dia!!

    Acesse o link: https://go.hotmart.com/Y37144874Y

    Os miseráveis não têm outro remédio a não ser a esperança. -William Shakespeare

  • ERRADO. Basta digitar Web na caixa de pesquisa...

    Um inventor brasileiro, que foi o Santos Dumão!


ID
2961550
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos itens que avaliem conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

Quanto aos conceitos básicos de redes de computadores, ao programa de navegação Google Chrome, em sua versão mais recente, e ao programa de correio eletrônico MS Outlook 2016, julgue o item.


Embora haja um crescimento considerável do uso das redes de computadores, existem poucas tecnologias relacionadas à ligação de computadores em rede, pois trata‐se de assunto bastante simples, não necessitando de inovações.

Alternativas
Comentários
  • GAB-E

  • SÓ AGORA ESTOU LEMBRANDO DE 5 KKKKKK

    PONTO A PONTO

    BARRAMENTO

    ESTRELA

    FULL MESHED- MALHA

    ANEL.

    SE TIVER MAIS, DEPOIS LEMBRO...

    GAB E

  • A questão está errada. Afinal, a tecnologia está em constante evolução e inovação..

    "Não pare até que tenha terminado aquilo que começou". - Baltasar Gracián.

    Bons estudos!

  • ERRADO !

    QUE VENHA PCDF !

  • Embora haja um crescimento considerável do uso das redes de computadores, existem poucas tecnologias relacionadas à ligação de computadores em rede, pois trata‐se de assunto bastante simples, não necessitando de inovações.

    Acho que o erro está aí !


ID
2961553
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos itens que avaliem conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

Quanto aos conceitos básicos de redes de computadores, ao programa de navegação Google Chrome, em sua versão mais recente, e ao programa de correio eletrônico MS Outlook 2016, julgue o item.


Por conter mecanismos antiataque e modo de incompatibilidade com alguns sistemas operacionais, o Google Chrome não pode ser definido como o navegador‐padrão.

Alternativas
Comentários
  • Errado: negação sinaliza erro.

  • É de lamentar uma questão dessa!

  • ERRADO

    Definir o Chrome como o navegador da Web padrão

    1. No computador, clique no menu Iniciar;

    2. Clique em Configurações;

    3. Abra seus aplicativos padrão:

    - Versão original: clique em Sistema > Aplicativos padrão.

    - Atualização para criadores: Aplicativos > Aplicativos padrão.

    4. Na parte inferior, em "Navegador da Web", clique no seu navegador atual (geralmente é o Microsoft Edge).

    5. Na janela "Escolher um aplicativo", clique em Google Chrome.

    @prfdelite

  • Além da questão ter dado uma viajada legal na maionese, o chrome é o navegador mais utilizado no mundo, por isso que, no geral, não existe isto de incompatibilidade com outros sistemas operacionais.

  • Questão dada hahaha

  • Agora sim, noções de informática. HEHEHE

  • Umas das primeira coisas que o navegador pergunta quando você o instala pela primeira vez: quer tornar este navegador padrão? kk

  • TODOS OS NAVEGADORES QUEREM SER PADRÃO... MAS NEM TODOS SÃO QUALIFICADOS QUANTO O CHROME KKKK


ID
2961559
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos itens que avaliem conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

Quanto aos conceitos básicos de redes de computadores, ao programa de navegação Google Chrome, em sua versão mais recente, e ao programa de correio eletrônico MS Outlook 2016, julgue o item.


No Outlook 2016, é permitido ao usuário enviar um gráfico, anexando- o ao e‐mail ou inserindo‐o no corpo do e‐mail.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    De acordo com a Microssoft, você tem pelo menos oito maneiras de "alterar a aparência de uma mensagem".

    Esses elementos podem ser tanto anexados quanto inseridos ao e-mail.

    1) Adicionar uma cor de plano de fundo, gradiente, textura, padrão ou imagem;

    2) Alterar a fonte;

    3) Adicionar elementos gráficos;

    4) Adicionar uma lista numerada ou com marcador;

    5) Adicionar uma tabela/gráfico;

    6) Adicionar uma assinatura;

    7) Adicionar equações, símbolos e linhas horizontais;

    8) Alterar o tema.

    Com relação ao gráfico, no link abaixo poderão aprender mais sobre.

    support.office.com/pt-br/article/adicionar-gráficos-a-mensagens-no-outlook-114bb251-861f-41cd-b20f-7e7289630c5b

  • GAB: C, mas como assim corpo do e-mail??

  • Emanuel o corpo de e-mail é a área onde digitamos o e-mail muitas vezes é chamado de corpo de e-mail, árvore de e-mail...

  • correto

    por padrão, os anexos serão inseridos no Corpo do Email


ID
2961562
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos itens que avaliem conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

Quanto aos conceitos básicos de redes de computadores, ao programa de navegação Google Chrome, em sua versão mais recente, e ao programa de correio eletrônico MS Outlook 2016, julgue o item.


No Outlook 2016, mesmo que o usuário tenha excluído permanentemente uma pasta, com todas as respectivas mensagens, ainda é possível recuperá‐la por meio desse programa de correio eletrônico.

Alternativas
Comentários
  • Você pode recuperar uma pasta excluída (com todas as respectivas mensagens), se ela ainda estiver na pasta Itens Excluídos.

    Infelizmente, não é possível recuperar uma pasta que tenha sido excluída permanentemente.

    Portanto, o erro da questão está no "permanentemente".

  • FOI SÓ EU QUE ENTEDNI ! PERMANENTEMENTE?

  • GABARITO ERRADO

    No Outlook 2016, mesmo que o usuário tenha excluído permanentemente uma pasta, com todas as respectivas mensagens, ainda é possível recuperá‐la por meio desse programa de correio eletrônico. 

    Até tem como recuperar os excluídos permanentemente, mas não mais através do próprio aplicativo. Será necessário usar um software de recuperação de email.

  • Não sei de mais nada, considerando que a questao abaixo

    No Microsoft Outlook 2013, desde que configurado adequadamente, um e-mail excluído acidentalmente pode ser recuperado, mesmo depois de a pasta Itens Excluídos ter sido esvaziada.

    tem gabarito C

  • Isso nem pode ser considerado informática, mas questão de interpretação mesmo: "excluído permanentemente", a resposta está aí...

  • O q pode ser recuperado é um arquivo, pois existe uma ferramenta: Recuperar Itens Excluídos, mesmo q a pasta Itens Excluídos seja esvaziada, mas isso não é possível em relação às pastas.

  • Mais uma questão que contraria a máxima que em informatica tudo é possível, devemos estudar pra aprender não pra chutar ou desconfiar, como algumas técnicas sugerem.

  • Segundo a microsoft: Não é possível recuperar uma pasta que foi excluída permanentemente. No entanto, você pode usar as etapas deste tópico para recuperar mensagens da pasta que você excluiu.

    Link:https://support.microsoft.com/pt-br/office/recuperar-itens-exclu%c3%addos-do-outlook-para-windows-49e81f3c-c8f4-4426-a0b9-c0fd751d48ce?redirectSourcePath=%252fnb-no%252farticle%252fGjenopprette-slettede-elementer-i-Outlook-2010-CD9DFE12-8E8C-4A21-BBBF-4BD103A3F1FE&ui=pt-BR&rs=pt-BR&ad=BR


ID
2961565
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos itens que avaliem conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

A respeito do Google, sítio de busca e pesquisa na Internet, dos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e das noções de vírus, worms e pragas virtuais, julgue o item subsequente.


O Google permite que se realize pesquisa de imagens, informando, inclusive, uma determinada cor como parâmetro de pesquisa.

Alternativas
Comentários
  • (C)
     

    Pesquisar imagens:

    No smartphone ou tablet Android, abra o app do Chrome .

    Acesse images.google.com.br.

    Digite uma descrição para a imagem que você quer encontrar.

    Toque em Pesquisar .

    Toque na imagem que você quer usar na pesquisa.

    Toque na imagem e a mantenha pressionada.

    Toque em Pesquisar essa imagem no Google.


    Fonte 
    https://support.google.com/websearch/answer/1325808?co=GENIE.Platform%3DAndroid&hl=pt-BR

  • NÃO SEI SE ENTENDI CERTO , MAS ACERTEI ASSIM MESMO KK

    O Google permite que se realize pesquisa de imagens, informando, inclusive, uma determinada cor como parâmetro de pesquisa.

    OBS:SIM CASO PESQUISE CARRO ROSA VAI APAREÇER CARRO ROSA NÃO CARRO AZUL :)

    KKKK

    NUNCADESISTADESEUSSONHOS

  • gab: CERTO

    A pesquisa de imagens pode ser feita por: tamanho, cor, direitos de uso, tipo, tempo...

    Bons estudos.

  • Lembre-se em informática só não vale dedo no olho, o resto ta valendo!

  • Google = Pode tudo. Não há nada que eles queiram criar que não consigam, nada mesmo!

  • #Googlepodetudo

  • ☛ REGRAS DE PESQUISA

    • O site: permite pesquisar um site especifico
    • um til (~) antes de uma palavra, você vai ver resultados com sinônimos dela.

    Pesquisar em mídias sociais

    Coloque um @ antes de uma palavra para pesquisar em mídias sociais.

    • Por exemplo: @twitter

    Pesquisar um preço

    Coloque um $ antes de um número.

    • Por exemplo: câmera $400

    Pesquisar hashtags

    Coloque uma # antes de uma palavra.

    • Por exemplo: #tbt

    Excluir palavras da pesquisa

    Coloque um - antes de uma palavra que você queira deixar de fora.

    • Por exemplo, velocidade do jaguar -carro

    Pesquisar uma correspondência exata

    Coloque uma palavra ou frase entre aspas.

    • Por exemplo: "prédio mais alto do mundo"

    Pesquisar dentro de um intervalo de números

    Coloque .. entre dois números.

    • Por exemplo: câmera $50..$100

    Combinar pesquisas

    Coloque "OR" entre cada consulta de pesquisa.

    • Por exemplo: maratona OR corrida

    Pesquisar um site específico

    Coloque "site:" antes de um site ou domínio.

    • Por exemplo, site:youtube.com; ou
    • site:.gov

    Pesquisar sites relacionados

    Coloque "related:" antes de um endereço da Web que você já conhece.

    • Por exemplo, related:time.com

    Ver a versão em cache do Google de um site

    Coloque "cache:" antes do endereço do site

    [...]

    Curiosidades:

    O Google não é CASE SENSITIVE. Ou seja, não faz distinção entre as letras maiúsculas e as minúsculas;

    Traduz páginas para determinados idiomas; e

    Permite que o usuário realize suas pesquisas limitando‐as a documentos em uma língua específica.

    [...]

    ____________

    Fontes: Alunos do Projetos Missão; Questões da CESPE; Colegas do QC.

  • Gabarito Certo

    Opções de refinamento para pesquisa de imagem no Google:

    1. Tamanho
    2. Proporção
    3. Cor
    4. Tipo
    5. Região
    6. Site ou domínio
    7. SafeSearch
    8. Formato
    9. Direito de uso

    https://www.google.com/advanced_image_search

    Cansado de ficar tentando decorar prazos de lei, teclas de atalho ou classificações de doutrinadores usando mnemônicos malucos que apenas quem os inventou entende?

    Use Anki, um programa de flashcards totalmente gratuito e open-source (Código Aberto), disponível para Windows, Mac, Linux, iOS e Android.

    https://apps.ankiweb.net/


ID
2961568
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos itens que avaliem conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

A respeito do Google, sítio de busca e pesquisa na Internet, dos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e das noções de vírus, worms e pragas virtuais, julgue o item subsequente.


Os arquivos PDF possuem algumas vantagens em relação aos arquivos de seus aplicativos de origem, como, por exemplo, ocupar menos espaço em disco e reduzir o tempo de impressão.

Alternativas
Comentários
  • O famoso PDF, isto é, Portable Document Format, tem como característica a formatação fixa e menor em relação ao espaço de armazenamento requerido, por ser um documento portátil.

  • Aqueles PDFs piratas do Estratégia são exceções.

  • Reduzir o tempo de impressão?

  • Depende do desempenho da impressora. AFF!

  • correto!

  • Certo.

    Sim, reduz o tempo da impressão (teoricamente).

    Já que o arquivo é mais "leve" que o original, não necessita tanto uso da memória da impressora para realizar a ação, porém, devemos nos atentar ao tipo de impressora e seu desempenho.

    Questão meio subjetiva, mas segue o baile.

  • Galera viaja na maionese demais. Ao falar que reduz o tempo de impressão, isso tá querendo indicar a comparação do tempo de impressão entre o documento em PDF e o MESMO DOCUMENTO em formato que não seja PDF (EX: Word), e não a impressão em IMPRESSORAS DIFERENTES.


ID
2961571
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos itens que avaliem conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

A respeito do Google, sítio de busca e pesquisa na Internet, dos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e das noções de vírus, worms e pragas virtuais, julgue o item subsequente.


Um arquivo com a extensão DOCX somente pode ser criado a partir do programa de edição de textoWord 2013.

Alternativas
Comentários
  • Errado, docx a partir da versão 2007.

    Bons estudos

  • restringindo ...

  • Gabarito: Errado

    -----

    Docx: formato de arquivo baseado em XML padrão para o Word 2019, 2016 do Word, Word 2013, Word 2010 e Office Word 2007. 

    -----

    Fonte: //docs.microsoft.com/pt-br/deployoffice/compat/office-file-format-reference

  • O formato do arquivo docx pode ser criado a partir da versão de 2007, mas também pode ser criado pelo libre office na opção "salvar como" na qual tem a opção de salvar no formato citado.

  • ERRADO !

    QUE VENHA PCDF !

  • A extensão DOCX foi a partir da versão 2007.

    GAB. E

  • gab. E.

    .docx = arquivo de texto do word, a partir do word 2007.

    .doc = arquivo de texto do word, a partir do word 2003.


ID
2961574
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos itens que avaliem conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

A respeito do Google, sítio de busca e pesquisa na Internet, dos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e das noções de vírus, worms e pragas virtuais, julgue o item subsequente.


O Cavalo de Troia executa diversas tarefas no ambiente com o objetivo de coletar informações. No entanto, tarefas mais complexas, como, por exemplo, reinicializar sistemas, não são executadas por ele.

Alternativas
Comentários
  • Na informática, um cavalo de tróia (trojan horse) é um programa, normalmente recebido como um "presente" (por exemplo, cartão virtual, álbum de fotos, protetor de tela, jogo, etc), que além de executar funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções normalmente maliciosas e sem o conhecimento do usuário.

     

    Algumas das funções maliciosas que podem ser executadas por um cavalo de tróia são:

     

    - instalação de keyloggers ou screenloggers (vide seção 5);  - furto de senhas e outras informações sensíveis, como números de cartões de crédito;  - inclusão de backdoors, para permitir que um atacante tenha total controle sobre o computador;  - alteração ou destruição de arquivos.

  • Gabarito: Errado

    -----

    Cavalo de Troia é um tipo de malware que, frequentemente, está disfarçado de software legítimo. Ele pode ser empregado por criminosos virtuais e hackers para tentar obter acesso aos sistemas dos usuários. Em geral, os usuários são enganados por alguma forma de engenharia social para carregar e executar cavalos de Troia em seus sistemas. Uma vez ativados, os cavalos de Troia permitem que os criminosos o espionem, roubem seus dados confidenciais e obtenham acesso ao seu sistema pela porta de fundo. Essas ações podem incluir:

    Excluir dados

    Bloquear dados

    Modificar dados

    Copiar dados

    Atrapalhar o desempenho de computadores e redes de computadores

    Diferentemente dos vírus e worms, os cavalos de Troia não conseguem se autorreplicar.

    -----

    Fonte: //www.kaspersky.com.br/resource-center/threats/trojans

  • O cavalo de tróia faz o que quiser.

  • Cavalo de troia pode fazer um belo estrago ;)

  • Trojan Destrutivo: Altera ou apaga arquivos e diretórios, formata o disco rígido e pode deixar o computador fora de operação. 

  • Gabarito "E"

    É por causa das anomalias da informática que tem um projeto de lei que extinguirá essa abominação dos concursos. O sádico do examinador nos dá uma enquete que se assemelha com os

    SPYWARES= coletar uma ou mais informações.

    KEYNLOGGRS= capturar o que é escrito no PC.

    SCRENLOGGRS= restringir os movimentos do usuário.

    Pois todos aqui são uma espécie de Ἀχιλλεύς, transl.: Achilléus.

  • Wagner Sigales é nesse nível

  • Trojan quase tudo faz.

  • tenho a impressão que essa perte faz tudo que não presta. cavalo do capeta!!

  • Pelo fato de o trojan ser uma "casca" ele pode transportar tudo

  • Errado. Existe o Trojan Dos que pode reiniciar o sistema, a fim de deixá-lo indisponível.

  • Assertiva E

    O Cavalo de Troia executa diversas tarefas no ambiente com o objetivo de coletar informações. No entanto, tarefas mais complexas, como, por exemplo, reinicializar sistemas, não são executadas por ele.

  • cavalo de troia transforma até seu core 2 duo em um ryzen 7

  • Cavalo de Tróia faz um bagaceira foi que a os troianos na Grécia fizeram um bagaceira

  • Quer ganhar na mega da virada? Instala um cavalo de troia!!!!

  • Reiniciar sistemas operacionais é uma das suas especialidades. Vem comigo...

    CAVALO DE TROIA, TROJAN-HORSE OU TROJAN

    ➥ É um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.

    *Portanto, são exemplos de vírus contidos em programas aparentemente inofensivos e sua ação danosa é mascarada pelas funcionalidades do hospedeiro.

    [...]

    TIPOS DE TROJANS

    Trojan Downloader: instala outros códigos maliciosos, obtidos de sites na Internet.

    Trojan Dropper: instala outros códigos maliciosos, embutidos no próprio código do trojan.

    Trojan Backdoor: inclui backdoors, possibilitando o acesso remoto do atacante ao computador.

    Trojan DoS: instala ferramentas de negação de serviço e as utiliza para desferir ataques.

    Trojan Destrutivo: altera/apaga arquivos e diretórios, formata o disco rígido e pode deixar o computador fora de operação.

    Trojan Clicker: redireciona a navegação do usuário para sites específicos, com o objetivo de aumentar a quantidade de acessos a estes sites ou apresentar propagandas.

    Trojan Proxy: instala um servidor de proxy, possibilitando que o computador seja utilizado para navegação anônima e para envio de spam.

    Trojan Spy: instala programas spyware e os utiliza para coletar informações sensíveis, como senhas e números de cartão de crédito, e enviá-las ao atacante.

    Trojan Banker ou Bancos: coleta dados bancários do usuário, através da instalação de programas spyware que são ativados quando sites de Internet Banking são acessados. É similar ao Trojan Spy porém com objetivos mais específicos.

    [...]

    Entre as principais ações desenvolvidas pelos Cavalos de Troia, estão as de modificar e compartilhar arquivos.

    [...]

    RESUMO

    Pode acessar os arquivos em drives locais e compartilhados;

    Não precisa de qualquer hospedeiro para efetuar suas ações;

    ✓ Capaz de modificar as chaves de registro do Windows;

    ✓ Capaz de reinicializar sistemas; e

    Pode até mesmo agir como um servidor.

    [...]

    ☛ PRA FIXAR!!!

    Cavalo de Troia --> EXECUTA diversas funções --> ESCONDIDO

    ____________

    Fontes: Techtudo; Cartilha de Segurança; Questões da CESPE; Colegas do QC.

    -

    Bons Estudos.

  • O que um Cavalo de Troia n faz? HAHAHAH dificil acho

  • Meu amigo, o que disserem que um trojan pode fazer, penso que estará 99% certo.

    Veja:

    Trojans têm, entre outras, a função de enviar, a outro local, informações confidenciais do sistema infectado para que sejam analisadas. Certo

    Trojan Spy - Instala programas spyware e os utiliza para coletar informações sensíveis, como senhas e números de cartão de crédito, e enviá-las ao atacante.

    ▶️Trojan Downloader: instala outros códigos maliciosos, obtidos de sites na Internet.

    ▶️Trojan Dropper: instala outros códigos maliciosos, embutidos no próprio código do trojan.

    ▶️Trojan Backdoor: inclui backdoors, possibilitando o acesso remoto do atacante ao computador.

    ▶️Trojan DoS: instala ferramentas de negação de serviço e as utiliza para desferir ataques.

    ▶️Trojan Destrutivo: altera/apaga arquivos e diretórios, formata o disco rígido e pode deixar o computador fora de operação.

    ▶️Trojan Clicker: redireciona a navegação do usuário para sites específicos, com o objetivo de aumentar a quantidade de acessos a estes sites ou apresentar propagandas.

    ▶️Trojan Proxy: instala um servidor de proxy, possibilitando que o computador seja utilizado para navegação anônima e para envio de spam.

    ▶️Trojan Spy: instala programas spyware e os utiliza para coletar informações sensíveis, como senhas e números de cartão de crédito, e enviá-las ao atacante.

    ▶️Trojan Banker ou Bancos: coleta dados bancários do usuário, através da instalação de programas spyware que são ativados quando sites de Internet Banking são acessados. É similar ao Trojan Spy porém com objetivos mais específicos.

    Percebeu? Salve e revise.

    Fonte: Amigos Qcianos

  • GABARITO ERRADO

    CAVALO DE TRÓIA PODE FAZER UMA BAGUNÇA NO SEU COMPUTADOR

  • Quase tudo que se afirma sobre o cavalo de troia tá certo. Ele pode fazer qualquer coisa. Ela vai de ajudar um outro "colega" executar sua missão a ele mesmo fazer a ação.


ID
2961577
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos itens que avaliem conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

A respeito do Google, sítio de busca e pesquisa na Internet, dos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e das noções de vírus, worms e pragas virtuais, julgue o item subsequente.


Um vírus de computador pode se manifestar de diversas maneiras, como, por exemplo, exibindo mensagem na tela do computador ou apagando, sem que o usuário perceba inicialmente, arquivos fundamentais do disco rígido.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    -----

    Em termos mais técnicos, um vírus de computador é um tipo de programa ou código malicioso criado para alterar a forma como um computador funciona e desenvolvido para se propagar de um computador para outro. Um vírus atua se inserindo ou se anexando a um programa ou documento legítimo, que tenha suporte para macros, a fim de executar o seu código. Durante esse processo, um vírus pode potencialmente causar efeitos inesperados ou prejudiciais, como danificar o software do sistema, corrompendo ou destruindo os dados.

    -----

    Como um vírus de computador ataca?

    Depois de se anexar com êxito a um programa, arquivo ou documento, o vírus permanece inativo até que as circunstâncias obriguem o computador ou dispositivo a executar o seu código. Para que o vírus contamine o computador, será necessário executar o programa infectado, o que por sua vez obriga o código do vírus a ser executado. Isso significa que um vírus pode permanecer inativo em seu computador, sem demonstrar nenhum sinal ou sintoma. Porém, quando o vírus contamina o computador, ele pode também contaminar outros computadores na mesma rede. Roubar senhas ou dados, registrar o uso do teclado, corromper arquivos, enviar spam aos seus contatos de email e até mesmo controlar o seu computador são apenas algumas das ações irritantes e devastadoras que um vírus pode executar.

    -----

    Como os vírus de computador se propagam?

    Os vírus podem se propagar através de anexos de email ou mensagens de texto, downloads de arquivos da Internet e links para golpes em mídias sociais. Até mesmo os dispositivos móveis e smartphones podem ser infectados com vírus através do download de aplicativos duvidosos nesses dispositivos. Os vírus podem se esconder disfarçados como anexos de conteúdos compartilhados socialmente, como imagens humorísticas, cartões comemorativos ou arquivos de áudio e vídeo.

    Para evitar o contato com um vírus, é importante ter cautela ao navegar na Internet, baixar arquivos e abrir links ou anexos. A prática recomendada é nunca fazer o download de textos ou anexos de emails não esperados ou de arquivos de sites nos quais você não confia.

    -----

    Fonte: //br.norton.com/internetsecurity-malware-what-is-a-computer-virus.html

  • temos que entender o seguinte em informatica, geralmente quando a banca restringe ou diz que não é possível já pode desconfiar, entenda que na era da tecnologia tudo é possível, então nós podemos ate ter um padrão mais dificilmente será absoluto.

  • Método Nishimura

    1)     Quando a questão explica sobre determinado assunto, geralmente, a assertiva é verdadeira

    2)     Quando a questão impõe algo, geralmente, a assertiva é falsa

    3)     Quando a questão compara duas tecnologias, geralmente, a assertiva é falsa

    4)     Quando a questão “fala mal” “menospreza” determinada tecnologia, geralmente a assertiva é falta

    5)     Quando a questão enumera itens, se todos os itens pertencem ao mesmo grupo/programa, a assertiva é verdadeira

    6)     Se um dos itens, geralmente o último não faz parte do grupo, assertiva é falsa

    7)     Estas palavras indicam uma questão certa: pode(m), permite(m), é possível pode ser...

    8)     Estas palavras indicam uma questão errada: automaticamente, deve, deve-se, só, somente, não permite, não sendo possível, sempre, é necessário, necessariamente

    Fernando Nishimura - Informática Concursos

  • Assertiva C

    Um vírus de computador pode se manifestar de diversas maneiras, como, por exemplo, exibindo mensagem na tela do computador ou apagando, sem que o usuário perceba inicialmente, arquivos fundamentais do disco rígido.

  • Vírus: vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente

    malicioso, que se propaga infectando, isto é, inserindo cópias de si mesmo

    e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador. O vírus

    depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para que possa se tornar

    ativo e dar continuidade ao processo de infecção.

    FONTE: Gran Cursos Online

  • Têm se diversos vírus, tais como:

    Vírus de script

    Vírus de macro

    Vírus de bot

    Vírus de arquivos/programas

    Virus Sthealt

    Vírus polimórficos

    Vírus metamórficos

    Vírus time-bomb.

  • Cuidado, pra mim isso e o worm Rockit. Mas, considerei como certo por explicar corretamente...

  • VÍRUS DE SCRIPT Escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML

    VÍRUS DE MACRO Tipo específico de vírus de script normalmente recebido ao acessar páginas web ou por e-mail e que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam essas linguagens mencionadas anteriormente como os arquivos que compõe o Microsoft Office.

    VÍRUS DE BOOT Também conhecido como Vírus de Setor de Carga ou Vírus de Setor de Inicialização, ele é ativado quando o computador é ligado e é carregado na memória antes do sistema operacional.

    VÍRUS DE ARQUIVO Também conhecido como Vírus de Programa ou Parasitário, trata-se do vírus mais tradicional e comum. Ele infecta e causa danos ao se conectarem a arquivos executáveis (.exe, .com, .dll, etc), sobrescrevendo o código original e causando danos quase sempre irreparáveis.

    VÍRUS POLIMÓRFICO Também conhecido como Vírus Mutante, é capaz de assumir múltiplas formas a cada infecção com o intuito de burlar o software de antivírus

    VÍRUS METAMÓRFICO Trata-se de um vírus que se transforma a cada infecção, mas que – diferentemente do polimórfico – se reescreve completamente a cada infecção, podendo mudar seu tamanho e comportamento, aumentando a dificuldade de detecção.

    VÍRUS STEALTH Projetados explicitamente para não serem detectados pelo antivírus e têm a capacidade de se remover da memória temporariamente para evitar que o antivírus o detecte

    VÍRUS TIMEBOMB Conhecido como Vírus Bomba Relógio, trata-se de um vírus que – após infectar a máquina – permanece latente (oculto), apenas se replicando, e seu código malicioso é programado para ser ativado em um determinado momento específico, executando sua carga útil.

    fonte: estratégia.

    • VÍRUS DE SCRIPT Escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML
    • VÍRUS DE MACRO Tipo específico de vírus de script normalmente recebido ao acessar páginas web ou por e-mail e que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam essas linguagens mencionadas anteriormente como os arquivos que compõe o Microsoft Office.
    • VÍRUS DE BOOT Também conhecido como Vírus de Setor de Carga ou Vírus de Setor de Inicialização, ele é ativado quando o computador é ligado e é carregado na memória antes do sistema operacional.
    • VÍRUS DE ARQUIVO Também conhecido como Vírus de Programa ou Parasitário, trata-se do vírus mais tradicional e comum. Ele infecta e causa danos ao se conectarem a arquivos executáveis (.exe, .com, .dll, etc), sobrescrevendo o código original e causando danos quase sempre irreparáveis.
    • VÍRUS POLIMÓRFICO Também conhecido como Vírus Mutante, é capaz de assumir múltiplas formas a cada infecção com o intuito de burlar o software de antivírus
    • VÍRUS METAMÓRFICO Trata-se de um vírus que se transforma a cada infecção, mas que – diferentemente do polimórfico – se reescreve completamente a cada infecção, podendo mudar seu tamanho e comportamento, aumentando a dificuldade de detecção.
    • VÍRUS STEALTH Projetados explicitamente para não serem detectados pelo antivírus e têm a capacidade de se remover da memória temporariamente para evitar que o antivírus o detecte.
    • VÍRUS TIMEBOMB Conhecido como Vírus Bomba Relógio, trata-se de um vírus que – após infectar a máquina – permanece latente (oculto), apenas se replicando, e seu código malicioso é programado para ser ativado em um determinado momento específico, executando sua carga útil.

  • CERTO

    Um desses tipos de vírus é chamado de "  Rombertik "

    De acordo com a Cisco, o malware Rombertik espalha-se por e-mail disfarçado como um arquivo PDF. Entretanto esse arquivo na verdade é um arquivo SCR.

    Quando o usuário tentar abrir o arquivo, o malware verifica primeiramente se ele está sendo executado em um ambiente isolado ou em Sandbox – que são usadas por pesquisadores de segurança para análise de malwares.

    Se depois da verificação o resultado for negativo, a instalação do malware prosseguirá como determinado. Depois da instalação ele passará a roubar senhas digitadas em navegadores da Web.

    Mas se o resultado for positivo, o Rombertik irá destruir o MBR do HD e ainda substituirá os dados armazenados nas partições com bytes inválidos – o que dificulta o processo de recuperação.

    O MBR é modificado de tal forma que o PC acaba entrando em um loop infinito. Caso não tenha permissões necessárias para alterar o MBR, ele poderá substituir ou criptografar os arquivos armazenados.

    Cisco.com.br


ID
2961580
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

À luz do Código de ética do servidor público federal (Decreto n.º 1.171/1994), julgue o seguinte item.


O servidor não pode omitir a verdade, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 1.171/1994

     

    VIII – Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: Certo

  • CERTO

    Das Regras Deontológicas

    VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.

    FONTE: DECRETO N°1171 DE 22 DE JUNHO DE 1994

  • Gabarito: Certo

  • O servidor jamais deve omitir/falsear a verdade, independente do motivo. Mesmo contrária aos interesses da Administração.


ID
2961583
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

À luz do Código de ética do servidor público federal (Decreto n.º 1.171/1994), julgue o seguinte item.


O servidor público que permita a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço que lhe compete, não estará agindo contra a ética, mas sim causando dano moral aos usuários dos serviços públicos.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 1.171/1994

     

    X – Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

     

    Ou seja, a referida conduta, além de ferir a ética, ainda caracteriza ato de desumanidade e grave dano moral ao usuário.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: Errado

  • GABARITO: ERRADO

    Das Regras Deontológicas

    X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

    FONTE: DECRETO N° 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

  • Gabarito: Errado


ID
2961586
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

À luz do Código de ética do servidor público federal (Decreto n.º 1.171/1994), julgue o seguinte item.


O servidor público deve ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam no momento de sua nomeação ao cargo público.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 1.171/1994

     

    XIV – São deveres fundamentais do servidor público:

    f) ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: Errado

  • Errado.

    Até que em fim uma questão difícil sobre o código de ética. Eu já estava ficando entediado.

  • [...materializam na adequada prestação dos serviços públicos;]

    ERRADO.

  • Cuidado pessoal; A materialização em si somente no momento do exercício do servidor.

  • GABARITO: ERRADO

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    f) ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos;

    FONTE: DECRETO N° 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

  • ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos;

  • ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos;

     

  • São deveres fundamentais do servidor público:

    f) ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos.

  • Gabarito: Errado

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    f) ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos;

  • Gabarito: Errado

  • Na adequada prestação dos serviços. Se ele tivesse em exercício, estaria correto


ID
2961589
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

À luz do Código de ética do servidor público federal (Decreto n.º 1.171/1994), julgue o seguinte item.


Constituem deveres fundamentais do servidor público ser cortês e ter urbanidade, disponibilidade e atenção, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, não cabendo a ele observar a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 1.171/1994

     

    XIV – São deveres fundamentais do servidor público:

    g) ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral.

     

    Daquele tipo de questão que derruba fácil quem não tem o costume de ler até o final

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: Errado

  • ERRADO.

    g) ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral;

  • A última oração invalidou toda questão. ERRADO.

  • Gabarito: Errado

  • GABARITO: ERRADO

    ERRO DA QUESTÃO:

    Constituem deveres fundamentais do servidor público ser cortês e ter urbanidade, disponibilidade e atenção, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, não cabendo a ele observar a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público.


ID
2961592
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

À luz do Código de ética do servidor público federal (Decreto n.º 1.171/1994), julgue o seguinte item.


O dever do servidor público de manter‐se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerça suas funções não consta no Código de ética profissional por ser um dever intrínseco de quem ocupa cargo público.

Alternativas
Comentários
  • Manter‐se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerça suas funções não é uma prerrogativa restrita aos servidores públicos, mas estende-se a qualquer profissional.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: Errado

  • XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    q) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções;

    Gab. Errado

  • Gabarito: Errado


ID
2961595
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Acerca da ética, da moral, da função pública e do Código de ética do servidor público federal (Decreto n.º 1.171/1994), julgue o item a seguir.


Suponha‐se que João, servidor público com mais de vinte anos de exercício em seu cargo, prefira utilizar papel e caneta ao realizar o atendimento ao cidadão, ao invés de utilizar o computador, e que isso gere maior demora na prestação do serviço. Nesse caso, considerando que o serviço seja realizado, não há violação ao Código de ética do servidor público.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 1.171/1994

     

    XV – É vedado ao servidor público:

    e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

     

    Lembrem que a demora na prestação do serviço implica dano moral ao usuário. Logo, ao se recusar a usar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance, João contraria o dever de exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, violando, assim, o referido Código de Ética.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: Errado

  • Há um erro de português no enunciado. A expressão "ao invés de" é usada para termos opostos. Ex. Ficou acordado ao invés de dormir. Já a expressão "em vez de" equivale a "no lugar de" Ex. Usou o lápis em vez do computador. Bons estudos
  • Recusar em usar os avanços técnicos , causa demora no atendimento , logo dano moral ao usuário!

  • DECRETO Nº 1.171/1994: CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO CIVIL DO PODER EXECUTIVO FEDERAL.

    Seção III - Das Vedações Ao Servidor Público.

    e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

    GAB - E

  • Gabarito: Errado


ID
2961598
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Acerca da ética, da moral, da função pública e do Código de ética do servidor público federal (Decreto n.º 1.171/1994), julgue o item a seguir.


É vedado ao servidor apresentar‐se habitualmente embriagado fora de serviço.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 1.171/1994

     

    XV – É vedado ao servidor público:

    n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente;

     

    Observem que a vedação é estendida à conduta fora do serviço, pois, segundo o própro Código de Ética, a função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: Certo

  • Poxa, estou estudando pra isso :/ Tomar uma aos finais de semana kkk

  • Lucas.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...........aí é sacanagem, prefiro a pobreza!....kkkkkkkkkkkkkk

  • Gabarito: Certo

  • Gabarito: Certo

    Dentro do serviço: em nenhuma hipótese

    Fora do serviço: não pode habitualmente

    Ou seja, a cervejinha moderada no fds, está liberada! rsrsrs


ID
2961601
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Acerca da ética, da moral, da função pública e do Código de ética do servidor público federal (Decreto n.º 1.171/1994), julgue o item a seguir.


O servidor público não pode iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos, sendo também vedada a tentativa de iludir.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 1.171/1994

     

    XV – É vedado ao servidor público:

    i) iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos;

     

    Observem que tentar iludir usuário que necessite de atendimento também é vedado, pois não faria sentido algum condicionar a vedação ao êxito em iludir, do tipo: se conseguir iludir, cometeu falta ética, caso contrário, não há falta. Sem condição!

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: Certo

  • Gabarito: Certo


ID
2961604
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Acerca da ética, da moral, da função pública e do Código de ética do servidor público federal (Decreto n.º 1.171/1994), julgue o item a seguir.


A análise de um ato administrativo realizado por um agente público deverá, além de respeitar a forma prescrita em lei, corresponder a uma conduta que seja eticamente aceitável. Para isso, surgem as normas deontológicas do Código de ética, que definem as condutas que devem ser realizadas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    O decreto 1171/94 contem as regras deontológicas no capitulo 1 seção 1.

  • CERTO

    Deontologia é uma filosofia que faz parte da filosofia moral contemporânea, que significa ciência do dever e da obrigação.

    A deontologia é um tratado dos deveres e da moral. É uma teoria sobre as escolhas dos indivíduos, o que é moralmente necessário e serve para nortear o que realmente deve ser feito.

    FONTE: WWW.SIGNIFICADOS.COM.BR/DEONTOLOGIA

  • Gabarito: certo

    --

    De forma bem compreensível:

    As regras deontológicas se relacionam com as regras e princípios de um grupo profissional. Dessa forma, todo grupo de uma classe de trabalhadores é regrado por um Código de Ética. Os profissionais, que possuem suas regras deontológicas, submetem-se aos deveres e princípios estabelecidos na sociedade sobre uma determinada profissão.

  • Deontologia

     

    (grego déon, déontos, o que é necessário, o que é certo + -logia)

    substantivo feminino

    1. Estudo ou tratado dos deveres ou das regras de natureza ética.

    2. Conjunto de deveres e regras de natureza ética de uma classe profissional (ex.: deontologia médica).


     

  • Regras Deontológicas = Dever Ser do servidor público!

  • Gabarito: Certo


ID
2961607
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Acerca da ética, da moral, da função pública e do Código de ética do servidor público federal (Decreto n.º 1.171/1994), julgue o item a seguir.


É permitido ao superior hierárquico desviar servidor público para atendimento de interesse particular, desde que haja correta e imediata retribuição financeira pelo serviço prestado.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 1.171/1994

     

    XV – É vedado ao servidor público:

    j) desviar servidor público para atendimento a interesse particular;

     

    O referido decreto não traz quaisquer ressalvas, de modo que trata-se de uma vedação absoluta. O superior hierárquico não pode, sob nenhuma hipótese, desviar servidor público para atendimento a interesse particular.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: Errado

  • GABARITO: ERRADO

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    j) desviar servidor público para atendimento a interesse particular;

    FONTE: DECRETO N° 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

  • Gabarito: Errado


ID
2961610
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No último século, numerosos avanços em pesquisas e  tecnologias  biomédicas  na  área odontológica foram responsáveis por melhorias na saúde e no bem- estar das populações. A cárie, contudo, ainda é considerada como uma  importante questão de saúde pública mundial, afetando de  60%  a  90%  das  crianças  em  idade  escolar,  além  da  vasta  maioria dos adultos. 

                                                                  Internet: <http://periodicos.unifor.br> 

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item que se segue.


A Política Nacional de Saúde Bucal não tem vínculos com o SUS.

Alternativas
Comentários
  • O “Programa Brasil Sorridente", que se articula outras ações intraministeriais e interministeriais, foi lançado pelo Ministério da Saúde em 2003. A Política Nacional de Saúde Bucal, nome oficial da política pública, constitui-se em uma série de medidas que visam  garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, o que é fundamental para a saúde geral e qualidade de vida da população.
    As principais linhas de ação do programa são: a reorganização da atenção básica em saúde bucal , a ampliação e qualificação da atenção especializada (especialmente com a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas CEO e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias) e a viabilização da adição de flúor nas estações de tratamento de águas de abastecimento público.
    O objetivo primordial é a reorganização da prática e a qualificação das ações e serviços oferecidos, reunindo uma série de ações em saúde bucal voltada para os cidadãos de todas as idades. A ação visa ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros , através do Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS é a organização através da qual o programa de saúde bucal é colocado em funcionamento.

    Desta forma percebe-se que a afirmativa apresentada na questão é incorreta 
    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • O “Programa Brasil Sorridente", que se articula outras ações intraministeriais e interministeriais, foi lançado pelo Ministério da Saúde em 2003. A Política Nacional de Saúde Bucal, nome oficial da política pública, constitui-se em uma série de medidas que visam garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, o que é fundamental para a saúde geral e qualidade de vida da população.

    As principais linhas de ação do programa são: a reorganização da atenção básica em saúde bucal , a ampliação e qualificação da atenção especializada (especialmente com a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas CEO e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias) e a viabilização da adição de flúor nas estações de tratamento de águas de abastecimento público.

    O objetivo primordial é a reorganização da prática e a qualificação das ações e serviços oferecidos, reunindo uma série de ações em saúde bucal voltada para os cidadãos de todas as idades. A ação visa ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros , através do Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS é a organização através da qual o programa de saúde bucal é colocado em funcionamento.

    Desta forma percebe-se que a afirmativa apresentada na questão é incorreta 

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Professora Do QC


ID
2961613
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No último século, numerosos avanços em pesquisas e  tecnologias  biomédicas  na  área odontológica foram responsáveis por melhorias na saúde e no bem- estar das populações. A cárie, contudo, ainda é considerada como uma  importante questão de saúde pública mundial, afetando de  60%  a  90%  das  crianças  em  idade  escolar,  além  da  vasta  maioria dos adultos. 

                                                                  Internet: <http://periodicos.unifor.br> 

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item que se segue.


A cárie continua sendo o maior problema de saúde bucal do Brasil.

Alternativas

ID
2961616
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No último século, numerosos avanços em pesquisas e  tecnologias  biomédicas  na  área odontológica foram responsáveis por melhorias na saúde e no bem- estar das populações. A cárie, contudo, ainda é considerada como uma  importante questão de saúde pública mundial, afetando de  60%  a  90%  das  crianças  em  idade  escolar,  além  da  vasta  maioria dos adultos. 

                                                                  Internet: <http://periodicos.unifor.br> 

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item que se segue.


Na contramão dos avanços das pesquisas e tecnologias na área odontológica e da cobertura da saúde bucal, no Brasil o número médio de dentes atacados por cáries em crianças aumentou na última década.

Alternativas

ID
2961619
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

No último século, numerosos avanços em pesquisas e  tecnologias  biomédicas  na  área odontológica foram responsáveis por melhorias na saúde e no bem- estar das populações. A cárie, contudo, ainda é considerada como uma  importante questão de saúde pública mundial, afetando de  60%  a  90%  das  crianças  em  idade  escolar,  além  da  vasta  maioria dos adultos. 

                                                                  Internet: <http://periodicos.unifor.br> 

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item que se segue.


O Brasil é um dos países que integra o grupo de países com baixa prevalência de cáries em crianças.

Alternativas
Comentários

ID
2961622
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No último século, numerosos avanços em pesquisas e  tecnologias  biomédicas  na  área odontológica foram responsáveis por melhorias na saúde e no bem- estar das populações. A cárie, contudo, ainda é considerada como uma  importante questão de saúde pública mundial, afetando de  60%  a  90%  das  crianças  em  idade  escolar,  além  da  vasta  maioria dos adultos. 

                                                                  Internet: <http://periodicos.unifor.br> 

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item que se segue.


Comparando‐se as diversas regiões do País, existem diferenças marcantes na ocorrência e na gravidade da cárie dentária, retratando, como em outros dados, as desigualdades regionais que o País apresenta.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal quando a cárie passou a ser um indicador de desigualdade social? Ao meu ver qualquer adolescente descuidado (que não escova os dentes) de classe média por exemplo, está vulnerável ao acumulo de bactérias dentais.

  • Fala Matheus, é que em regiões sem saneamento básico a água fluoretada não chega, um dos fatores que aumenta muito a incidência de cárie.

    Abraço!


ID
2961625
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Quem sabe não seria bom um pouco desse velho aquecimento global, que o nosso país, mas não outros, ia pagar trilhões de dólares para combater.  Agasalhem‐se! 


(Donald Trump, no Twitter, em 28/12/2017, durante a onda de frio nos  Estados Unidos, provocando reações exaltadas de cientistas e  meteorologistas.)  

A respeito do aquecimento global e de assuntos correlatos, julgue o próximo item.


Há referência, no discurso do presidente norte‐americano, ao Acordo do Clima de Paris.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    Apenas, 3 países (Síria, Nicarágua e Estados Unidos), portanto no continente americano o país que se retirou do Acordo de Paris (tratado sobre a mudança climática) foi os EUA, os outros dois não entraram neste. O tratado agora tem 194 países.

    ** EUA não participou da COP24, realizada na Polônia em dezembro de 2018.

    ** JAIR BOLSONARO, desde sua campanha presidencial, manifestou a intenção de retirar o Brasil, mas depois de eleito, em vista da pressão contrária da sociedade, desistiu da ideia.

    ** COP25 não se realizará mais no Brasil em 2020, alegado: falta de verbas para a organização

  • Com a China a todo vapor certo que os EUA não iria aderir ao acordo de Paris. Reduzir produção é reduzir PIB!

ID
2961628
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Quem sabe não seria bom um pouco desse velho aquecimento global, que o nosso país, mas não outros, ia pagar trilhões de dólares para combater.  Agasalhem‐se! 


(Donald Trump, no Twitter, em 28/12/2017, durante a onda de frio nos  Estados Unidos, provocando reações exaltadas de cientistas e  meteorologistas.)  

A respeito do aquecimento global e de assuntos correlatos, julgue o próximo item.


Depreende‐se da reação dos cientistas que o frio recorde nos Estados Unidos tenha se tornado um argumento válido para negar o aquecimento global.

Alternativas
Comentários
  • Clima não é o mesmo que tempo. As temperaturas locais não podem ser argumento para negar as globais.

  • ERRADO

    Segundo os especialistas, o principal problema é que Trump confunde dois conceitos: o de clima e o de tempo.

    TEMPO: se refere às condições atmosféricas registradas em um período de tempo curto, como a frente polar que afeta atualmente os Estados Unidos e parte do Canadá.

    CLIMA: é um panorama mais prolongado e completo dos padrões de tempo. Ele se refere às condições que prevalecem em uma região ou em toda a Terra, e pode ser estudado com uma análise das tendências históricas. Já o tempo varia no dia a dia.

    www.bbc.com/portuguese/geral-42566045

    www.bbc.com/portuguese/geral-47080543


ID
2961631
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Quem sabe não seria bom um pouco desse velho aquecimento global, que o nosso país, mas não outros, ia pagar trilhões de dólares para combater.  Agasalhem‐se! 


(Donald Trump, no Twitter, em 28/12/2017, durante a onda de frio nos  Estados Unidos, provocando reações exaltadas de cientistas e  meteorologistas.)  

A respeito do aquecimento global e de assuntos correlatos, julgue o próximo item.


As expressões “aquecimento global” e “efeito estufa” dizem respeito ao mesmo fenômeno: o aumento da temperatura média do planeta nos últimos séculos.

Alternativas
Comentários
  • aquecimento global é o aumento do efeito estufa causado por gases liberados pelo ser Humano.

    O efeito estufa é uma coisa normal no planeta, sem o quel a vida não existiria como a conhecemos.

  • Aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos  e da  causado por massivas emissões de gases que intensificam o , originados de uma série de atividades humanas, especialmente a queima de  e mudanças no uso da terra, como o , bem como de várias outras fontes secundárias.]

    Origem: Wikipédia

  • Efeito estufa : aquece de forma natural Aquecimento global :elevação de emissão de gases de efeito estufa
  • O  é um fenômeno natural que garante a temperatura adequada para a vida na Terra. Ele consiste em uma camada de gases que envolve o planeta.

    Podemos comparar o efeito estufa como um "cobertor" que envolve a Terra e a mantém em temperatura adequada para a vida.

    Porém, nas últimas décadas, a emissão de gases poluentes, decorrentes de atividades humanas, aumentaram a concentração desses gases na atmosfera.

    Com isso, a camada de gases ficou mais espessa, dificultando a dispersão da radiação solar e provocando maior retenção de calor.

    É justamente essa retenção de calor que provocou o aumento de temperatura na Terra, o chamado aquecimento global.

  • O efeito estufa e o aquecimento global são problemas ambientais que se relacionam mas , não são iguais. Ou seja, não são duas denominações para o mesmo fenômeno .
    No entanto, um é decorrente do outro. O efeito estufa é um fenômeno natural que garante a temperatura adequada para a vida na Terra. Ele consiste em uma camada de gases que envolve o planeta. É o que permite a permanência de seres vivos. Nas últimas décadas a emissão de gases poluentes, decorrentes de atividades humanas tais como a queima de combustíveis fósseis, aumentaram a concentração desses gases na atmosfera. Tal concentração levou a que a camada de gases da atmosfera, que é a princípio benéfica, ficasse mais espessa. Há então dificuldades para a dispersão da radiação solar, o que leva à  maior retenção de calor. 
    Por sua vez, a maior retenção de calor provoca o aumento da temperatura da Terra, o que é conhecido como aquecimento global: as temperaturas da terra e das águas nos oceanos vem apresentando alterações . 
    Os efeitos a médio e longo prazo são potencialmente desastrosos : alterações climáticas , com maior incidência de furacões, secas ou inundações, extinção de espécies e alteração na produção de alimentos. O degelo das calotas polares, por sua vez, aumenta o volume de água dos oceanos, o que pode colocar em risco cidades inteiras localizadas em litorais. 

    A afirmativa  apresenta os dois fenômenos como se fossem um só com dois nomes. Por conseguinte , está incorreta. Sobre o tema há uma grande quantidade de publicações, tanto de caráter científico quanto jornalístico. Muitas dentre elas estão disponíveis de forma digital. 
    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
2961634
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Quem sabe não seria bom um pouco desse velho aquecimento global, que o nosso país, mas não outros, ia pagar trilhões de dólares para combater.  Agasalhem‐se! 


(Donald Trump, no Twitter, em 28/12/2017, durante a onda de frio nos  Estados Unidos, provocando reações exaltadas de cientistas e  meteorologistas.)  

A respeito do aquecimento global e de assuntos correlatos, julgue o próximo item.


O aumento da temperatura global, associado a outros fatores, tem provocado o surgimento cada vez mais frequente de zonas mortas nos oceanos, onde o nível de oxigênio é muito reduzido para suportar a vida marinha.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    Recebem o nome de "zonas mortas" determinadas áreas dos OCEANO destituídas de OXIGÊNIO , e portanto, incapazes de sustentar uma vida marinha regular. As zonas mortas são desencadeadas pela atividade humana e seu enorme impacto na natureza.

  • Vida asfixiada

    As zonas mortas são grandes extensões de água que contêm pouco ou nenhum oxigênio.

    Elas são chamadas de "mortas" porque há poucos organismos que conseguem sobreviver ali - a maioria dos animais que acabam nessas manchas se sufocam e morrem.

    Enquanto as zonas de baixo oxigênio ocorrem naturalmente no oceano (geralmente a oeste dos continentes, devido ao efeito da rotação da Terra nas correntes oceânicas), o problema é a proporção em que se expandiram desde 1950.

    Os baixos níveis de oxigênio fazem com que os animais cresçam menos, além de ter mais problemas reprodutivos e doenças.

    Mas como ocorre a expansão das zonas mortas?

    As mudanças climáticas, produto da atividade humana, são o principal responsável, especialmente nas águas abertas.

    Fonte: BBC Brasil https://www.bbc.com/portuguese/internacional-42585849

  • Comentário ácido o do Trump, ele fez questão de sair do acordo de Paris pelo meio ambiente, e ainda por cima larga uma destas. Um chefe de governo deve manter a boca fechada e evitar preencher lacunas com palavras deste nível.

ID
2961637
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Quem sabe não seria bom um pouco desse velho aquecimento global, que o nosso país, mas não outros, ia pagar trilhões de dólares para combater.  Agasalhem‐se! 


(Donald Trump, no Twitter, em 28/12/2017, durante a onda de frio nos  Estados Unidos, provocando reações exaltadas de cientistas e  meteorologistas.)  

A respeito do aquecimento global e de assuntos correlatos, julgue o próximo item.


No continente americano, os Estados Unidos são o único país a não participar do último tratado sobre a mudança climática.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    Questão cita (No continente americano): por esse motivo está CORRETA.

    Apenas, 3 países (Síria, Nicarágua e Estados Unidos), portanto no continente americano o país que se retirou do Acordo de Paris (tratado sobre a mudança climática) foi os EUA, os outros dois não entraram neste. O tratado agora tem 194 países.

    ** EUA não participou da a COP24, realizada na Polônia em dezembro de 2018.

    ** JAIR BOLSONARO, desde sua campanha presidencial, manifestou a intenção de retirar o Brasil, mas depois de eleito, em vista da pressão contrária da sociedade, desistiu da ideia.

    ** COP25 não se realizará mais no Brasil em 2020, alegado: falta de verbas para a organização

  • Ué, mas a Nicarágua está no continente americano!

  • Ué, mas a Nicarágua está no continente americano!

  • Correto

    No continente americano, os Estados Unidos são o único país a não participar do último tratado sobre a mudança climática. (o único país a não participar do último tratado)*

    Com o anúncio de retirada do Acordo de Paris, realizada pelo presidente norte-americano Donald Trump nesta quinta-feira (1º), os Estados Unidos se tornaram membros do seleto clube dos países que não assumiram um compromisso internacional comum na luta contra as mudanças climáticas. Um clube composto por apenas três membros: Síria, Nicarágua e, agora, Estados Unidos.

    Atualmente 2021 : Síria, Nicarágua e, Estados Unidos cederam e assinaram adesão ao acordo.


ID
2961640
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca das normas que regulam o exercício da odontologia no Brasil e instituem os conselhos de odontologia, julgue o item a seguir.


Com o avanço da tecnologia, é permitido ao cirurgião‐dentista realizar consultas via Internet, como, por exemplo, em redes sociais.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    L5081

    Art. 7º. É vedado ao cirurgião-dentista:

    d) consultas mediante correspondência, rádio, televisão ou meios semelhantes (INTERNET)

  • O dentista NÃO PODE realizar consulta por via remota.

  • E como fica a TeleOdontologia pós COVID? Alguém sabe informar?

  • E como fica a TeleOdontologia pós COVID? Alguém sabe informar?


ID
2961643
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia

Acerca das normas que regulam o exercício da odontologia no Brasil e instituem os conselhos de odontologia, julgue o item a seguir.


É vedado ao cirurgião‐dentista recém‐formado em curso regular de graduação realizar cirurgia ortognática em paciente em consultório particular.

Alternativas

ID
2961646
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca das normas que regulam o exercício da odontologia no Brasil e instituem os conselhos de odontologia, julgue o item a seguir.


Compete aos conselhos regionais, em harmonia com os órgãos sanitários competentes, fiscalizar o exercício da profissão.

Alternativas
Comentários
  • Certo,

    Lei 4.324/1964

    Art. 11. Aos Conselhos Regionais compete:

    b) fiscalizar o exercício da profissão, em harmonia com os órgãos sanitários competentes;


ID
2961649
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca das normas que regulam o exercício da odontologia no Brasil e instituem os conselhos de odontologia, julgue o item a seguir.


Se um cirurgião‐dentista inscrito no conselho regional de um estado passar a exercer, de modo permanente, atividade em outra região, assim se entendendo o exercício da profissão por mais de noventa dias na nova jurisdição, ficará obrigado a requerer inscrição secundária no respectivo quadro ou para ele se transferir.

Alternativas
Comentários
  • Certo,

    Lei 4.324/1964

    Art. 14 Aos profissionais registrados de acordo com essa lei será entregue uma carteira profissional que os habilitará ao exercício da odontologia.

    § 2º Se o cirurgião-dentista inscrito no Conselho Regional de um Estado passar a exercer, de modo permanente atividade em outra região, assim se entendendo o exercício da profissão por mais de noventa dias, na nova jurisdição, ficará obrigado a requerer inscrição secundária no quadro respectivo ou para ele se transferir, sujeito, em ambos os casos à ação do Conselho em cuja jurisdição estiver em exercício.

  • GABARITO: QUESTÃO CERTA

       Art. 14. Aos profissionais registrados de acôrdo com essa lei será entregue uma carteira profissional que os habilitará ao exercício da odontologia.

        § 1º No caso em que o profissional tiver que exercer, temporàriamente a odontologia em outra jurisdição apresentará sua carteira para ser visada pelo Presidente do Conselho Regional desta jurisdição.

        § 2º Se o cirurgião-dentista inscrito no Conselho Regional de um Estado passar a exercer, de modo permanente atividade em outra região, assim se entendendo o exercício da profissão por mais de noventa dias, na nova jurisdição, ficará obrigado a requerer inscrição secundária no quadro respectivo ou para êle se transferir, sujeito, em ambos os casos à ação do Conselho em cuja jurisdição estiver em exercício.

        § 3º Quando deixar temporária ou definitivamente, de exercer atividade profissional, o profissional restituirá a carteira ao Conselho onde estiver inscrito.

        § 4º No prontuário do cirurgião-dentista serão feitas quaisquer anotações referentes à atividade profissional, inclusive elogios e penalidades.

  • É bom ter em mente o Art. 119 tbm

    § 1º. Considera-se exercício eventual ou temporário da atividade aquele que não exceda o prazo de 90 (noventa) dias consecutivos, exigindo-se, para tal, o visto na carteira de identidade profissional, pelo Conselho da jurisdição. 

    gabarito certo


ID
2961652
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca das normas que regulam o exercício da odontologia no Brasil e instituem os conselhos de odontologia, julgue o item a seguir.


É atribuição dos conselhos regionais votar e alterar o Código de ética odontológica, ouvido o Conselho Federal.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : QUESTÃO ERRADA

    d) votar e alterar o Código de Ética Profissional Odontológica, ouvidos os Conselhos Regionais

     Art. 4º São atribuições do Conselho Federal:

        a) organizar o seu regimento interno;

        b) aprovar os regimentos internos organizados pelos Conselhos Regionais;

        c) eleger o presidente e o secretário-geral do Conselho;

        d) votar e alterar o Código de Deontologia Odontológica, ouvidos os Conselhos Regionais;

        e) promover quaisquer diligências ou verificações relativas ao funcionamento dos Conselhos de Odontologia, nos Estados ou Territórios e Distrito Federal, e adotar, quando necessário, providências convenientes a bem da sua eficiência e regularidade, inclusive a designação de diretoria provisória;

        f) propor ao Govêrno Federal a emenda ou alteração do Regulamento desta Lei;

        g) expedir as instruções necessárias ao bom funcionamento dos Conselhos Regionais;

        h) tomar conhecimento de quaisquer dúvidas suscitadas pelos Conselhos Regionais e dirimi-las;

        i) em grau de recursos por provocação dos Conselhos Regionais ou de qualquer interessado, deliberar sôbre admissão de membros aos Conselhos Regionais e sôbre penalidades impostas aos mesmos pelos referidos Conselhos;

        j) proclamar os resultados das eleições, para os menbros dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal a terem exercício no triênio subseqüente;

        l) aplicar aos membros dos Conselhos Regionais, e aos próprios, as penalidades que couberem pelas faltas praticadas no exercício de seu mandato;

        m) aprovar o orçamento anual próprio e dos Conselhos Regionais;

        n) aprovar, anualmente, as contas próprias e as dos Conselhos Regionais;

  • É atribuição do CFO:

    Votar e alterar o Código de Ética Profissional Odontológica, ouvidos os Conselhos Regionais.

  • A colega acima se refere à Lei 4.324/64.


ID
2961655
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca das normas que regulam o exercício da odontologia no Brasil e instituem os conselhos de odontologia, julgue o item a seguir.


Compete aos conselhos regionais deliberar sobre assuntos atinentes à ética profissional, impondo aos infratores as devidas penalidades.

Alternativas
Comentários
  • Certo,

    LEI 4324/1964

    Art. 11

    c) deliberar sôbre assuntos atinentes à ética profissional, impondo a seus infratores as devidas penalidades;

  • Compete aos conselhos regionais deliberar sobre assuntos atinentes à ética profissional, impondo aos infratores as devidas penalidades.


ID
2961658
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

De acordo com o Código de processo ético odontológico e com a Consolidação das normas para procedimentos nos conselhos de odontologia, julgue o item que se segue.


A reabilitação, desde que atendidas as condições exigidas no Código de processo ético odontológico, assegura o cancelamento de falta ética cometida por profissional e concede a ele o exercício de todos os direitos atingidos pela condenação.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: QUESTÃO CERTA

    Art.48. A reabilitação, atendidas as condições estabelecidas neste Código, assegura o cancelamento de falta ética cometida por profissional e concede ao mesmo, o exercício de todos os direitos atingidos pela condenação. 

  • A reabilitação, desde que atendidas as condições exigidas no Código de processo ético odontológico, assegura o cancelamento de falta ética cometida por profissional e concede a ele o exercício de todos os direitos atingidos pela condenação.


ID
2961661
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

De acordo com o Código de processo ético odontológico e com a Consolidação das normas para procedimentos nos conselhos de odontologia, julgue o item que se segue.


O processo ético só poderá ser instaurado pelo presidente do conselho competente, mediante representação ou denúncia.

Alternativas
Comentários
  • E

  • CÓDIGO DE PROCESSO ÉTICO ODONTOLÓGICO / RESOLUÇÃO CFO-59/2004

    ART. 10. O Processo Ético poderá ser instaurado pelo Presidente do Conselho competente, de ofício ou mediante representação ou denúncia, após Parecer inicial da Comissão de Ética, que deverá apontar o enquadramento da infração no Código de Ética Odontológica.

  • O Processo Ético poderá ser instaurado pelo Presidente do Conselho competente, de ofício ou mediante representação ou denúncia, após Parecer inicial da Comissão de Ética, que deverá apontar o enquadramento da infração no Código de Ética Odontológica.

  • Ao informar somente se faz excluída a informação da lei

  • Conforme art. 10 faltou incluir DE OFICIO, o que tornaria o item correto.


ID
2961664
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

De acordo com o Código de processo ético odontológico e com a Consolidação das normas para procedimentos nos conselhos de odontologia, julgue o item que se segue.


É vedado ao laboratório de prótese dentária fazer propaganda de seus serviços ao público em geral, sendo permitidas apenas propagandas em revistas, jornais ou folhetos especializados, desde que dirigidas aos cirurgiões‐dentistas e acompanhadas do nome do laboratório e de seu número de inscrição no conselho regional.

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO XVI

    DO ANÚNCIO, DA PROPAGANDA E DA PUBLICIDADE

    Art. 41. A comunicação e a divulgação em Odontologia obedecerão ao 

    disposto neste Código.

    § 1º. É vedado aos técnicos em prótese dentária, técnicos em saúde bucal, auxiliares de prótese dentária, bem como aos laboratórios de próte-

    se dentária fazerem anúncios, propagandas ou publicidade dirigida ao público em geral.

    § 2º. Aos profissionais citados no § 1º, com exceção do auxiliar em saú-

    de bucal, serão permitidas propagandas em revistas, jornais ou folhetos 

    especializados, desde que dirigidas aos cirurgiões-dentistas, e acompa-

    nhadas do nome do profissional ou do laboratório, do seu responsável 

    técnico e do número de inscrição no Conselho Regional de Odontologia.

    § 3º. Nos laboratórios de prótese dentária deverá ser afixado, em local 

    visível ao público em geral, informação fornecida pelo Conselho Regional de Odontologia da jurisdição sobre a restrição do atendimento direto ao paciente.

  • É vedado ao laboratório de prótese dentária fazer propaganda de seus serviços ao público em geral, sendo permitidas apenas propagandas em revistas, jornais ou folhetos especializados, desde que dirigidas aos cirurgiões‐dentistas e acompanhadas do nome do laboratório e de seu número de inscrição no conselho regional. 


ID
2961667
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

De acordo com o Código de processo ético odontológico e com a Consolidação das normas para procedimentos nos conselhos de odontologia, julgue o item que se segue.


O exercício de atividades odontológicas por estudantes de odontologia em desacordo com as normas que estabelecem o estágio de estudante de odontologia configura exercício ilegal da profissão, sendo passíveis de implicações éticas os cirurgiões‐dentistas que permitirem ou tolerarem tal situação.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: QUESTÃO CERTA

    Art. 29º. O exercício de atividades odontológicas por parte de estudantes de Odontologia, em desacordo com as disposições referidas no artigo anterior, configura exercício ilegal da Odontologia, sendo passíveis de implicações

    éticas os cirurgiões-dentistas que permitirem ou tolerarem tais situações.

    RESOLUÇÃO CFO 63

  • O exercício de atividades odontológicas por estudantes de odontologia em desacordo com as normas que estabelecem o estágio de estudante de odontologia configura exercício ilegal da profissão, sendo passíveis de implicações éticas os cirurgiões‐dentistas que permitirem ou tolerarem tal situação.

  • Lei nº 5.081

    Art. 5º É nula qualquer autorização administrativa a quem não for legalmente habilitado para o exercício da Odontologia.


ID
2961670
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com base no Código de ética odontológica, julgue o item subsequente.


Para o cirurgião‐dentista, deixar de arcar com suas obrigações financeiras junto ao conselho regional é uma infração administrativa, mas não uma infração ética.

Alternativas
Comentários
  • CÓDIGO DE ÉTICA ODONTOLÓGICA

    CAPÍTULO III

    DOS DEVERES FUNDAMENTAIS

    Art. 9º. Constituem deveres fundamentais dos inscritos e sua violação 

    caracteriza infração ética:

    I - manter regularizadas suas obrigações financeiras junto ao 

    Conselho Regional;

    [...]

  • Tem que manter em dia suas obrigações financeiras, caso não, é infração ética.


ID
2961673
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com base no Código de ética odontológica, julgue o item subsequente.


Constitui infração ética executar ou propor tratamento desnecessário ou para o qual o cirurgião‐dentista não esteja capacitado.

Alternativas
Comentários
  • CERTO,

    Art. 11. Constitui infração ética

    V - executar ou propor tratamento desnecessário ou para o qual não esteja capacitado;


ID
2961676
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com base no Código de ética odontológica, julgue o item subsequente.


Exclusivamente para fins de auditoria ou perícia, é direito do cirurgião‐dentista realizar procedimentos contrários às normas de vigilância sanitária.

Alternativas
Comentários
  • Errado,

    Resolução 118/2012

    Art. 10. Constitui infração ética:

    VII - realizar ou exigir procedimentos prejudiciais aos pacientes e ao profissional, contrários às normas de Vigilância Sanitária, exclusivamente para fins de auditoria ou perícia; e,

  • O dentista sempre deve se atentar às normas de vigilância sanitária.

  • É bom ficar ligado no "EXCLUSIVAMENTE" do artigo abaixo, pois parece que é exclusivamente para as auditorias e perícias e em outros momentos pode fazer. "A banca pode colocar a palavra inclusive para fins de auditoria ou perícia; e,"

    O que, a meu ver, aí sim estaria correta a frase.

    Art. 10. Constitui infração ética:

    VII - realizar ou exigir procedimentos prejudiciais aos pacientes e ao profissional, contrários às normas de Vigilância Sanitária, exclusivamente para fins de auditoria ou perícia; e,

  • É bom ficar ligado no "EXCLUSIVAMENTE" do artigo abaixo, pois parece que é exclusivamente para as auditorias e perícias e em outros momentos pode fazer. "A banca pode colocar a palavra inclusive para fins de auditoria ou perícia; e,"

    O que, a meu ver, aí sim estaria correta a frase.

    Art. 10. Constitui infração ética:

    VII - realizar ou exigir procedimentos prejudiciais aos pacientes e ao profissional, contrários às normas de Vigilância Sanitária, exclusivamente para fins de auditoria ou perícia; e,


ID
2961679
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com base no Código de ética odontológica, julgue o item subsequente.


Compreende‐se como justa causa de revelação do sigilo profissional a revelação de fato sigiloso ao responsável pelo incapaz.

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO VI

    DO SIGILO PROFISSIONAL

    Art. 14. Constitui infração ética:

    [...]

    Parágrafo Único. Compreende-se como justa causa, principalmente:

    I - notificação compulsória de doença;

    II - colaboração com a justiça nos casos previstos em lei;

    III - perícia odontológica nos seus exatos limites;

    IV - estrita defesa de interesse legítimo dos profissionais inscri-

    tos; e,

    V - revelação de fato sigiloso ao responsável pelo incapaz.


ID
2961682
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com base no Código de ética odontológica, julgue o item subsequente.


No anúncio, na propaganda e na publicidade, é permitido ao cirurgião‐dentista divulgar técnicas, terapias de tratamento ou área de atuação que não estejam devidamente comprovadas cientificamente, mas que configurem um atrativo comercial interessante.

Alternativas
Comentários
  • Questão óbvia. Se não há comprovação, não há falar em divulgar.

  • Não só técnicas como valores e imagens do "antes e depois"

  • Art. 44. Constitui infração ética:

    III - anunciar ou divulgar técnicas, terapias de tratamento, área da atuação, que não estejam devidamente comprovadas cientificamente, assim como instalações e equipamentos que não tenham seu registro validado pelos órgãos competentes;

    Art. 49. Constitui infração ética:

     V - divulgar, fora do meio científico, processo de tratamento ou descoberta cujo valor ainda não esteja expressamente reconhecido cientificamente;


ID
2961685
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com base no Código de ética odontológica, julgue o item subsequente.


Para a realização de pesquisa científica em ser humano, basta que o sujeito da pesquisa, ou seu responsável ou representante legal, expresse seu consentimento livre e esclarecido sobre a natureza das consequências da pesquisa de forma verbal.

Alternativas
Comentários
  • Para a realização de pesquisa científica em ser humano, basta que o sujeito da pesquisa, ou seu responsável ou representante legal, expresse seu consentimento livre e esclarecido sobre a natureza das consequências da pesquisa de forma verbal

    Errado,

    Art. 50.

    VI. Realizar pesquisa em ser humano sem que este ou seu responsável, ou representante legal, tenha dado consentimento, livre e esclarecido, por escrito, sobre a natureza das consequências da pesquisa;

  • Questão de bom senso

  • Precisa passar pelo Comitê de Ética em Pesquisa.


ID
2961688
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com relação às resoluções expedidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), julgue o item seguinte.


É vedado o desligamento voluntário de cirurgião‐dentista vinculado por referenciamento, credenciamento ou associação à operadora de plano de saúde.

Alternativas
Comentários
  • NÃO é vedado o desligamento voluntário de cirurgião‐dentista vinculado por referenciamento, credenciamento ou associação à operadora de plano de saúde.

    Por oportuno, com certeza o dentista deve ter de cumprir algumas formalidades, mas dizer que é vedado se desligar está errado.

  • Gabarito E

    Artigo 5o, XX/CF - ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado.

  • Resolução 19 - Art. 1º É vedado o desligamento de cirurgião-dentista vinculado por referenciamento, credenciamento ou associação à Operadora de Plano de Saúde, exceto por decisão motivada e justa, garantindo-se ao cirurgião-dentista o direito de defesa e do contraditório no âmbito da operadora.

    Art. 2º O desligamento voluntário do cirurgião-dentista referenciado, credenciado ou associado obriga-o a comunicar sua decisão, com antecedência mínima de 60 dias, à Operadora de Plano de Saúde a qual está vinculado; e a disponibilizar aos seus pacientes os dados clínicos em seu poder, a fim de garantir-lhes a continuidade do tratamento odontológico.


ID
2961691
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com relação às resoluções expedidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), julgue o item seguinte.


São atribuições específicas do perito devidamente nomeado: executar o laudo técnico com absoluta isenção e imparcialidade; responder aos quesitos formulados de forma objetiva; abster‐se de emitir opiniões pessoais; e reportar‐se sempre a fundamentos científicos, citando sua fonte.

Alternativas
Comentários
  • São atribuições específicas do perito devidamente nomeado:

    - executar o laudo técnico com absoluta isenção e imparcialidade;

    - responder aos quesitos formulados de forma objetiva;

    -abster‐se de emitir opiniões pessoais e;

    - reportar‐se sempre a fundamentos científicos, citando sua fonte.

  • O não cumprimento dessas especificações acarreta em infração ética.

  • Resolução 20 - Art. 3º. São atribuições específicas do perito, devidamente nomeado, executar o laudo técnico com absoluta isenção e imparcialidade, responder os quesitos formulados de forma objetiva, abster-se de emitir opiniões pessoais, reportar-se sempre a fundamentos científicos e citando a sua fonte.


ID
2961694
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com relação às resoluções expedidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), julgue o item seguinte.


É vedado o uso indiscriminado de raios‐X com finalidade exclusivamente administrativa, em substituição à perícia ou à auditoria e aos serviços odontológicos.

Alternativas
Comentários
  • CÓDIGO DE ÉTICA ODONTOLÓGICA (CFO-118/2012)

    Art. 32º. Constitui infração ética

    XI - usar indiscriminadamente Raios X com finalidade, exclusivamente, administrativa em substituição à perícia/auditoria e aos serviços odontológicos;

    -> CORRETO


ID
2961697
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia

Com relação às resoluções expedidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), julgue o item seguinte.


É permitido o uso do ácido hialurônico em procedimentos odontológicos para uso terapêutico, mas não para fins exclusivamente estéticos.

Alternativas
Comentários
  • E aí que a questão pede: Na forma da Lei 4320/64

  • E aí que a questão pede: Na forma da Lei 4320/64


ID
2961700
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

No que diz respeito às normas relativas a planos e seguros privados de assistência à saúde e à Agência Nacional de Saúde Suplementar, julgue o próximo item.


Para obter a autorização de funcionamento, as operadoras de planos privados de assistência à saúde devem satisfazer requisitos, entre eles, o registro nos conselhos regionais de medicina e odontologia, conforme o caso.

Alternativas
Comentários
  • Lei 4324/64, art. 13, § 1º As clínicas dentárias ou odontológicas, também denominadas odontoclínicas, as policlínicas e outras quaisquer entidades, estabelecidas ou organizadas, como firmas individuais ou sociedades, para a prestação de serviços odontológicos, estão obrigadas à inscrição nos Conselhos Regionais de Odontologia em cuja jurisdição estejam estabelecidas ou exerçam suas atividades. 

    § 2º As entidades ou firmas já estabelecidas deverão habilitar-se junto aos Conselhos no prazo de noventa dias e, as que vierem a se estabelecer, ou organizar, somente poderão iniciar as suas atividades ou executar serviços depois de promoverem sua inscrição.


ID
2961703
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

No que diz respeito às normas relativas a planos e seguros privados de assistência à saúde e à Agência Nacional de Saúde Suplementar, julgue o próximo item.


Em razão da idade ou da condição de pessoa portadora de deficiência, o consumidor poderá ser impedido de participar dos planos privados de assistência à saúde.

Alternativas
Comentários
  • 1 - A comercialização de planos privados de assistência à saúde por parte das operadoras, tanto na venda direta, quanto na mediada por terceiros, não pode desestimular, impedir ou dificultar o acesso ou ingresso de beneficiários em razão da idade, condição de saúde ou por portar deficiência, inclusive com a adoção de práticas ou políticas de comercialização restritivas direcionadas a estes consumidores;

  • GABARITO: ERRADO.


ID
2961706
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

No que diz respeito às normas relativas a planos e seguros privados de assistência à saúde e à Agência Nacional de Saúde Suplementar, julgue o próximo item.


A Agência Nacional de Saúde Suplementar tem por finalidade institucional promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regulando as operadoras setoriais, inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores, e contribuindo para o desenvolvimento das ações de saúde no País.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO.


ID
2961709
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

No que diz respeito às normas relativas a planos e seguros privados de assistência à saúde e à Agência Nacional de Saúde Suplementar, julgue o próximo item.


Compete à Agência Nacional de Saúde Suplementar fiscalizar as atividades das operadoras de planos privados de assistência à saúde e zelar pelo cumprimento das normas atinentes a seu funcionamento.

Alternativas
Comentários
  • Atento ao Suplementar, visto que fazem parte também aos Conselhos Regionais e Federal

    Certo

  • GABARITO: CERTO.


ID
2961712
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Não definido

Com base nas portarias que tratam da proteção radiológica em radiodiagnóstico e das substâncias e dos medicamentos sujeitos a controle especial, julgue o item a seguir.


Entende‐se por responsável técnico o cirurgião‐dentista que atenda aos requisitos de qualificação profissional estabelecidos e que assine o termo de responsabilidade técnica perante a autoridade sanitária local.

Alternativas

ID
2961715
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Com base nas portarias que tratam da proteção radiológica em radiodiagnóstico e das substâncias e dos medicamentos sujeitos a controle especial, julgue o item a seguir.


Estabelecer requisitos para a fiscalização dos serviços que realizem procedimentos radiológicos não é objetivo do regulamento que estabelece as diretrizes de proteção radiológica, visto que tal fiscalização é de atribuição dos conselhos regionais.

Alternativas
Comentários
  • Portaria 453/98, capítulo 1, Autoridade regulatória;

    1.5 Compete às autoridades sanitárias dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios o licenciamento dos serviços que empregam os raios-x diagnósticos, assim como a fiscalização do cumprimento deste Regulamento, sem prejuízo da observância de outros regulamentos federais, estaduais e municipais supletivos sobre a matéria.

  • GABARITO: ERRADO.


ID
2961718
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Com base nas portarias que tratam da proteção radiológica em radiodiagnóstico e das substâncias e dos medicamentos sujeitos a controle especial, julgue o item a seguir.


É permitida ao cirurgião‐dentista a prescrição de medicamentos à base de substâncias constantes da lista “C4” (antirretrovirais).

Alternativas
Comentários
  • antirretrovirais - São medicamentos usados para tratamento de pacientes portadores do HIV, difundido no anos 90, dando ao portador maior resistência ao vírus e maior saúde bucal.

    Certo

  • Colega Nafis Ramos, a resposta é ERRADA. Portanto, não é permitido ao CD.

  • Art. 38 As prescrições por cirurgiões dentistas e médicos veterinários só poderão ser feitas quando para uso odontológico e veterinário, respectivamente.

    Parágrafo único. Fica vedada a prescrição de medicamentos a base de substâncias constantes da lista "C4" (anti-retrovirais) deste Regulamento Técnico e de suas atualizações, por médico veterinário ou cirurgiões dentistas. 

  • NÃO É PERMITIDO


ID
2961721
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Com base nas portarias que tratam da proteção radiológica em radiodiagnóstico e das substâncias e dos medicamentos sujeitos a controle especial, julgue o item a seguir.


Procedimento corriqueiro em consultórios e clínicas, é permitida a distribuição de amostras grátis de substâncias e(ou) medicamentos sujeitos a controle especial, desde que em pequena quantidade.

Alternativas
Comentários
  • Art. 89 É proibido distribuir amostras grátis de substâncias e/ou medicamentos constantes deste Regulamento Técnico e de suas atualizações.

    § 1º Será permitida a distribuição de amostras grátis de medicamentos que contenham substâncias constantes das listas "C1" (outras substâncias sujeitas a controle especial) e "C4" (anti-retrovirais) deste Regulamento Técnico e de suas atualizações, em suas embalagens originais, exclusivamente aos profissionais médicos, que assinarão o comprovante de distribuição emitido pelo fabricante.

    § 2º Em caso de o profissional doar medicamentos amostras-grátis à instituição a que pertence, deverá fornecer o respectivo comprovante de distribuição devidamente assinado. A instituição deverá dar entrada em Livro de Registro da quantidade recebida.

    § 3º O comprovante a que se refere o caput deste artigo, deverá ser retido pelo fabricante ou pela instituição que recebeu a amostra-grátis do médico, pelo período de 2 (dois) anos, ficando a disposição da Autoridade Sanitária para fins de fiscalização.

    § 4º É vedada a distribuição de amostras-grátis de medicamentos a base de Misoprostol


ID
2961724
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação ao direito do trabalho aplicado à odontologia e à Norma Regulamentadora de segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de assistência à saúde, julgue o item.


Consultórios odontológicos com equipamento de raios X diagnósticos não estão incluídos na definição de serviço de radiodiagnóstico odontológico.

Alternativas
Comentários
  • Portaria 453/98

    (98) Serviço de radiodiagnóstico, ou simplesmente serviço - Estabelecimento, ou um setor definido do estabelecimento ou instituição, onde se realizam procedimentos radiológicos médicos ou odontológicos. Nesta definição estão incluídos os consultórios odontológicos com equipamento de raios-x diagnósticos. 


ID
2961727
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação ao direito do trabalho aplicado à odontologia e à Norma Regulamentadora de segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de assistência à saúde, julgue o item.


Em se tratando de resíduos, para os recipientes destinados à coleta de material perfurocortante, o limite máximo de enchimento deverá estar localizado 5 cm abaixo do bocal.

Alternativas
Comentários
  • 32.5.3.1 Para os RECIPIENTES destinados a COLETA de material perfurocortante, o LIMITE máximo de enchimento deve estar localizado 5 CM ABAIXO do BOCAL.

  • 32.5.3.2 Para os recipientes destinados a coleta de material perfuro cortante, o limite máximo de enchimento deve estar localizado 5 cm abaixo do bocal.

    32.5.3.2.1 O recipiente para acondicionamento dos perfuro cortantes deve ser mantido em suporte exclusivo e em altura que permita a visualização da abertura para descarte.

  • 32.5.3.2. Para os recipientes destinados a coleta de material perfurocortante, o limite máximo de enchimento deve estar localizado 5 cm abaixo do bocal.

  • CERTO


ID
2961730
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação ao direito do trabalho aplicado à odontologia e à Norma Regulamentadora de segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de assistência à saúde, julgue o item.


Recipientes para resíduos existentes em salas de cirurgia devem possuir tampa para vedação.

Alternativas
Comentários
  • 32.5.3.1  Os recipientes existentes nas salas de CIRURGIA e de PARTO NÃO necessitam de TAMPA para vedação.

  • 32.5.3.1 Os recipientes existentes nas salas de cirurgia e de parto não necessitam de tampa para vedação.

    32.5.3.2 Para os recipientes destinados a coleta de material perfuro cortante, o limite máximo de enchimento deve estar localizado 5 cm abaixo do bocal.

    32.5.3.2.1 O recipiente para acondicionamento dos perfuro cortantes deve ser mantido em suporte exclusivo e em altura que permita a visualização da abertura para descarte.

    32.5.4 O transporte manual do recipiente de segregação deve ser realizado de forma que não exista o contato do mesmo com outras partes do corpo, sendo vedado o arrasto.

    32.5.5 Sempre que o transporte do recipiente de segregação possa comprometer a segurança e a saúde do trabalhador, devem ser utilizados meios técnicos apropriados, de modo a preservar a sua saúde e integridade física.

  • 32.5.3.1. Os recipientes existentes nas salas de cirurgia e de parto não necessitam de tampa para vedação.


ID
2961733
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação ao direito do trabalho aplicado à odontologia e à Norma Regulamentadora de segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de assistência à saúde, julgue o item.


Todo trabalhador com possibilidade de exposição a agentes biológicos deve utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condições de conforto. Tal vestimenta deve ser fornecida sem ônus para o empregado.

Alternativas
Comentários
  • 32.2.4.6 Todos trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos devem utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condições de conforto.

    32.2.4.6.1 A vestimenta deve ser fornecida sem ônus para o empregado.

    32.2.4.6.2 Os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais.

    32.2.4.6.3 O empregador deve providenciar locais apropriados para fornecimento de vestimentas limpas e para deposição das usadas.

    32.2.4.6.4 A higienização das vestimentas utilizadas nos centros cirúrgicos e obstétricos, serviços de tratamento intensivo, unidades de pacientes com doenças infectocontagiosa e quando houver contato direto da vestimenta com material orgânico, deve ser de responsabilidade do empregador.

    32.2.4.7 Os Equipamentos de Proteção Individual - EPI, descartáveis ou não, deverão estar à disposição em número suficiente nos postos de trabalho, de forma que seja garantido o imediato fornecimento ou reposição.


ID
2961736
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Acerca do Direito Penal aplicado à prática odontológica, julgue o item que se segue.


A definição do crime de curandeirismo está relacionada ao ato de inculcar ou anunciar cura por meio secreto ou infalível.

Alternativas
Comentários
  •     Charlatanismo

           Art. 283 - Inculcar ou anunciar cura por meio secreto ou infalível:

           Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

           Curandeirismo

           Art. 284 - Exercer o curandeirismo:

           I - prescrevendo, ministrando ou aplicando, habitualmente, qualquer substância;

           II - usando gestos, palavras ou qualquer outro meio;

           III - fazendo diagnósticos:

           Pena - detenção, de seis meses a dois anos.

           Parágrafo único - Se o crime é praticado mediante remuneração, o agente fica também sujeito à multa.

  • GABARITO: ERRADO

    Charlatanismo

    Art. 283 - Inculcar ou anunciar cura por meio secreto ou infalível:

    Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

  • Lembrando que curandeirismo é crime habitual.

  • A solução da questão exige o conhecimento acerca dos crimes contra a saúde pública, mais precisamente sobre o curandeirismo previsto no art. 284 do CP, o qual afirma que tal crime é tipificado quando se exerce o curandeirismo: prescrevendo, ministrando ou aplicando, habitualmente, qualquer substância; usando gestos, palavras ou qualquer outro meio; e fazendo diagnósticos. Veja que o crime não se configura inculcando ou anunciando cura por meio secreto ou infalível, mas sim prescrevendo, ministrando ou aplicando substância, ainda usando gestos ou palavras, bem como fazendo diagnósticos.
    Ressalte-se que a respeito de usar gestos ou palavras para praticar o curandeirismo, não se pode confundi-los com a prática religiosa, em que são aplicados alguns comportamentos baseados na fé, como, por exemplo, o exorcismo.

    GABARITO DA PROFESSORA: ERRADO

    Referências bibliográficas:


    CUNHA, Rogério Sanches. Manual de Direito Penal. Parte especial. “Art. 121 ao 361). 9 ed. Salvador: Juspodivm, 2017.

  • CHARLATANISMO

  • CHARLATANISMO: lembra da Ani

    ANUNCIAR CURA

    INCULCAR

  • Nélson Hungria diferencia o exercício ilegal da medicina, o charlatanismo e o curandeirismo:

    " Enquanto o exercente ilegal da medicina tem conhecimentos médicos, embora não esteja devidamente habilitado para praticar a arte de curar, e o charlatão pode ser o próprio médico que abastarda sua profissão com falsas promessas de cura, o curandeiro é o ignorante chapado, sem elementares conhecimentos da medicina, que se arvora em debelador dos males corpóreos".

  • GAB E

    SECRETO E INFALÍVEL -CHARLATANISMO

  • CHARLATANISMO = MEIO CHACRETO (SECRETO)

  • ERRADO.

    Anunciar cura por meio secreto ou infalível = CHARLATANISMO.

    CURANDEIRISMO: Prescrevendo, ministrando ou aplicando, habitualmente, qualquer substância; Usando gestos, palavras ou qualquer outro meio; Fazendo diagnósticos.

  • CHARLATANISMO: lembra da Ani

    ANUNCIAR CURA

    INCULCAR


ID
2961739
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Acerca do Direito Penal aplicado à prática odontológica, julgue o item que se segue.


Um cirurgião‐dentista que presencie um acidente de trânsito com vítima e, por imaginar que haja risco pessoal, somente peça socorro imediato dos bombeiros por telefone, estará cometendo crime de omissão de socorro.

Alternativas
Comentários
  • Omissão de socorro

           Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública:

           Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

           Parágrafo único - A pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte.

  • ERRADO.

    CP - Omissão de socorro - Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública: Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

    Parágrafo único - A pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte.

    Esse é um crime comum (pode ser praticado por qualquer pessoa) e crime formal, que se consuma com a omissão do agente (doutrina majoritária).

    Obs: é conhecido como Omissão Própria.

    Obs2: se no momento da conduta omissiva, o agente tinha a condição de garantidor, restará configurada a omissão imprópria: CP. Art. 13 - O resultado, de que depende a existência do crime, somente é imputável a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ação ou omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido.

    (...)

    § 2º - A omissão é penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. O dever de agir incumbe a quem:

    a) tenha por lei obrigação de cuidado, proteção ou vigilância;

    b) de outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado;

    c) com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrência do resultado.

  • Em resumo:

    " somente peça socorro imediato dos bombeiros"

    Existem duas formas de cometer este crime (omissivo próprio):

    a} o agente, deixando de atender ao que determinado pela norma, não presta auxílio pessoal à vítima (assistência imediata);

    b) quando sem condições de prestá-lo, não solicita socorro à autoridade pública (assistência mediara). O pedido de socorro, portanto, deve ser dirigido à autoridade competente (pessoa que representa o Poder Público), sem demora, isto é, logo que o agente encontre a vítima na situação de perigo descrito pelo tipo. Uma assistência tardia será apenas uma assistência aparente (simulada), equivalendo a uma omissão do pedido. 

    Nosso amigo ligou para os Bombeiros.

    Outras informações sobre o tipo penal:

    I) Sujeito ativo: Qualquer pessoa

    II) Segundo Cesar Bitencourt : É Indispensável, ainda, que o sujeito ativo esteja na presença da vítima em perigo.

    O sujeito ativo de\·e estar no lugar e no momento em que o periclitante precisa de socorro; caso contrário, se estiver ausente, embora saiba do perigo e não vá ao seu encontro para salvá-lo, não haverá o crime, pois o crime é omissivo, e não comissivo. Poderá nesse caso haver egoísmo, insensibilidade, displicência, indiferença mas esses sentimentos, ainda que eticamente possam ser censuráveis, não tipificam a omissão de socorro

    III) Não admite tentativa. (omissivo próprio)

    R.Sanches C.

  • QUESTÃO- Um cirurgião‐dentista que presencie um acidente de trânsito com vítima e, por imaginar que haja risco pessoal (...)

    CP - Omissão de socorro - Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública

  • Gab: ERRADO

    Não houve crime, pois ele pediu o socorro à autoridade pública (no caso, aos bombeiros).

    Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública.

  • GABARITO: ERRADO

    Omissão de socorro

    Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública:

    Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa

  • ERRADO

    Acionar o Corpo de Bombeiros ou o SAMU já é agir, prestar uma espécie de socorro. Não há que se falar em delito de omissão de socorro diante daquele que liga e relata um acidente com vítimas ao órgão competente para prestar o devido socorro.

  • GABARITO - ERRADO, pois o sujeito, na realidade, pediu socorro da autoridade pública. Logo, não há omissão. Além disso, o tipo penal estabelece que há omissão quando possível prestar assistência sem risco pessoal. No caso concreto, o agente visualizou situação de risco para si próprio. Portanto, mais um motivo que demonstra que não houve omissão de socorro.

    CP - Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública:

           Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

           Parágrafo único - A pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte.

  • O crime de omissão de socorro encontra-se previsto no artigo 135 do Código Penal, com a indicação de duas condutas omissivas possíveis, quais sejam: deixar de prestar diretamente assistência à pessoa em perigo; e a de não pedir o socorro de autoridade púbica. Orienta a doutrina que o agente não tem a opção de prestar ele próprio a assistência ou pedir auxílio da autoridade pública, devendo ele, na verdade, prestar diretamente o socorro e, quando isso não for possível, aí sim ele deverá instar a autoridade pública a fazê-lo. Ademais, só se poderá exigir que o agente preste ele próprio a assistência, quando isso for possível sem lhe impor risco pessoal. Portanto, a norma mandamental que advém do aludido tipo penal é a de que seja prestada a assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, pelo que, uma vez que, no caso, o agente supôs que havia risco pessoal para ele, ainda que possa ter agido em erro quanto à esta avaliação, não há como se vislumbrar a ocorrência do crime de omissão de socorro. Tratando-se de erro de tipo, como na hipótese, se inevitável, estarão excluídos o dolo e a culpa e, se evitável, estará excluído somente o dolo, permitindo-se a responsabilização penal a título de culpa, se prevista a modalidade culposa do crime. Como o crime de omissão de socorro só existe na modalidade dolosa, a ocorrência do erro quanto a um dos elementos constitutivos do tipo penal, torna a conduta atípica. Por conseguinte, a conduta narrada não poderá ser enquadrada no crime de omissão de socorro.


    Resposta: ERRADO.

  • Omissão de socorro

     Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública:

     Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

    MAJORANTES

    Parágrafo único - A pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte

    OBSERVAÇÕES

    CRIME DE MENOR POTENCIAL OFENSIVO

    CRIME FORMAL

    CRIME COMUM

    CRIME OMISSIVO-PRÓPRIO

    SE O AGENTE NÃO PRESTAR ASSISTÊNCIA MAS PEDI SOCORRO A AUTORIDADE PÚBLICA NÃO É CRIME.

  • Apenas reiterando um ponto muito cobrado:

    É omissivo próprio e não admite tentativa.

  • CERTO, ELE É DENTISTA NÃO O SUPER-MAN!!!

  • Só responderá pelo crime de omissão de socorro, se o acidentado de tiver quebrado os doentes, kkkkkk

  • ERRADO

    ELE LIGOU 193, PORTANTO PRESTOU SOCORRO

  • O comentário da professora está ótimo.
  • Dentista não é médico

  • ADENDO

     Art. 135: Cleber Masson → o  agente primeiro DEVE socorrer a vítima, se tiver condições. → apenas não sendo possível fazê-lo, o agente DEVE solicitar auxílio a autoridade pública. 

    • Não há discricionariedade entre socorrer ou pedir socorro.

    • Somente pode praticar esse delito aquele que NÃO goza do especial status de garantidor, pois este último terá que responder pelo resultado, quando devia e podia agir a fim de evitá-lo, e não o fez.

  • Ele não é perito nessa área. Portanto, prestou o socorro ligando para a autoridade competente (bombeiros).


ID
2961742
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Acerca do Direito Penal aplicado à prática odontológica, julgue o item que se segue.


Para a caracterização do estelionato, é necessário haver o emprego de fraude, a provocação ou a manutenção em erro, a vantagem ilícita e a lesão patrimonial de outrem.

Alternativas
Comentários
  • O crime de estelionato exige quatro requisitos, obrigatórios para sua caracterização:

    1) obtenção de vantagem ilícita;

    2) causar prejuízo a outra pessoa;

    3) uso de meio de ardil, ou artimanha,

    4) enganar alguém ou a leva-lo a erro.

     A ausência de um dos quatro elementos, seja qual for, impede a caracterização do estelionato.

    o crime aceita apenas a forma dolosa, ou seja, que haja real intenção de lesar , não havendo previsão forma culposa, ou sem intenção

    Fonte:  Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT

  • GABARITO: CERTO

    O estelionato acontece quando uma pessoa usa o engano ou a fraude para levar vantagem sobre alguém. Se considera como um crime patrimonial, todavia, diferentemente de outros delitos, também, patrimoniais, não há uso da força, somente uso de artifício ardil para convencer a vítima a entregar-lhe algum bem e, com isso, locupletar-se ilicitamente.

    Para que o crime se consuma, são necessários o acontecimento de quatro elementos, a saber:

    -Fraude;

    -Erro;

    -Resultado duplo (a obtenção de vantagem ilícita + prejuízo alheio);

    -Dolo.

  • Colando o artigo aqui p quem ta com preguiça de procurar

    Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa.

  • Alquimista Federal, o estelionato NÃO é um crime formal, mas um crime de RESULTADO DUPLO, exigindo-se o dolo específico de obter vantagem ilícita e o prejuízo de outrem.

    Gab. Certo

  • Basta você ler a lei: o verbo do tipo é "obter", logo, se não ocorrer o resultado de auferição da vantagem, o agente não obteve nada e portanto não praticou o verbo do tipo. Mas não é só obter, é "obter em prejuízo de outrem", logo, se o agente obtém a vantagem mas a vítima não sofre prejuízo, o crime terá ocorrido apenas na modalidade tentada.

  • " É de se observar que o dolo característico do estelionato surge anteriormente à posse da coisa pelo agente, pois, caso contrário, pode-se configurar o delito de apropriação indébita."

    "O estelionato é delito material, ou seja, aquele cujo tipo descreve o comportamento e menciona o resultado, exigindo a sua produção.

    Deste modo, para que haja o crime de estelionato, é necessário que o sujeito obtenha vantagem ilícita em prejuízo da vítima."

  • Vale ressaltar que a ÚNICA modalidade equiparada ao estelionato que é de consumação antecipada (crime formal) é a fraude para o recebimento de indenização ou valor de seguro (art. 171, V, CP), ou seja, se empregar a fraude, o crime se consuma independentemente do recebimento da indenização.

    estelionato mediante fraude --> crime formal

  • existe estelionato tentado?

  • Crime cometido mediante DOLO.

  • Sim, Daniel Costa.

    O estelionato será tentado quando:

    1) Há emprego da fraude, o autor consegue enganar a vítima, mas não obtém a vantagem econômica indevida

    2) Há emprego da fraude, o autor consegue enganar a vítima, mas não causa prejuízo patrimonial

    Espero ter ajudado!

    Qualquer erro me corrijam!

  • @Daniel Costa, O estelionato é crime de resultado. O agente deve, imprescindivelmente, obter vantagem ilícita e este prejuízo pode ser à pessoa diversa da vítima, porém deve ser pessoa determinada. Caso vise à pessoa indeterminada, caracterizará crime à economia popular.

    ou seja, se não estiverem presentes os elementos do mesmo,  não há falar em prática do delito de estelionato.

  • O crime de estelionato está previsto no artigo 171 do Código Penal, exigindo efetivamente para sua consumação: a obtenção de vantagem ilícita; a indução ou a manutenção da vítima a erro mediante fraude; e a lesão patrimonial da vítima. Trata-se de crime material, inexistindo previsão de modalidade culposa.


    Resposta: CERTO

  • CERTO

     induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.

    CONSUMAÇÃO = NO PREJUIZO ALHEIO

  • ESTELIONATO

    Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento:

    Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, de quinhentos mil réis a dez contos de réis.   

    § 1º - Se o criminoso é primário, e é de pequeno valor o prejuízo, o juiz pode aplicar a pena conforme o disposto no art. 155, § 2º.

    § 2º - Nas mesmas penas incorre quem:

    Disposição de coisa alheia como própria

    I - vende, permuta, dá em pagamento, em locação ou em garantia coisa alheia como própria;

    Alienação ou oneração fraudulenta de coisa própria

    II - vende, permuta, dá em pagamento ou em garantia coisa própria inalienável, gravada de ônus ou litigiosa, ou imóvel que prometeu vender a terceiro, mediante pagamento em prestações, silenciando sobre qualquer dessas circunstâncias;

    Defraudação de penhor

    III - defrauda, mediante alienação não consentida pelo credor ou por outro modo, a garantia pignoratícia, quando tem a posse do objeto empenhado;

    Fraude na entrega de coisa

    IV - defrauda substância, qualidade ou quantidade de coisa que deve entregar a alguém;

    Fraude para recebimento de indenização ou valor de seguro

    V - destrói, total ou parcialmente, ou oculta coisa própria, ou lesa o próprio corpo ou a saúde, ou agrava as conseqüências da lesão ou doença, com o intuito de haver indenização ou valor de seguro;

    Fraude no pagamento por meio de cheque

    VI - emite cheque, sem suficiente provisão de fundos em poder do sacado, ou lhe frustra o pagamento.

    § 3º - A pena aumenta-se de um terço, se o crime é cometido em detrimento de entidade de direito público ou de instituto de economia popular, assistência social ou beneficência.

    Estelionato contra idoso

    § 4 Aplica-se a pena em dobro se o crime for cometido contra idoso.       

    ATUALIZAÇÃO DO PACOTE ANTICRIME

    § 5º Somente se procede mediante representação, salvo se a vítima for:          

     I - a Administração Pública, direta ou indireta;           

     II - criança ou adolescente;           

     III - pessoa com deficiência mental; ou           

     IV - maior de 70 (setenta) anos de idade ou incapaz.  

  • a partir do pacote anticrime o estelionato passou a ser de AÇÃO PENAL PÚBLICA CONDICIONA à representação.

    salvo se praticado contra:

    ---> adm pública

    ---> criança ou adolescente

    ---> pessoa com deficiência mental

    ---> + de 70 anos ou incapaz

    PARAMENTE-SE!

  • GABARITO CERTO

    estelionato = fraude(usar artimanha), erro (enganar a vítima), resultado duplo (obter vantagem ilícita e causar prejuízo à vítima) e dolo.

    Para complementar:

    De acordo com a regra geral o estelionato é um crime material, pois só se consuma com a obtenção da vantagem indevida em prejuízo da vítima.

    Entretanto, existe uma exceção que está no Artigo 171, §2º, inciso V:

     Fraude para recebimento de indenização ou valor de seguro

           V - destrói, total ou parcialmente, ou oculta coisa própria, ou lesa o próprio corpo ou a saúde, ou agrava as conseqüências da lesão ou doença, com o intuito de haver indenização ou valor de seguro;

    Este estelionato da fraude para receber indenização ou valor de seguro é formal, pois se consuma com o ato da fraude, independentemente de se obter a indevida vantagem.

  • é o induzimento mediante artifício ardil

  • ESTELIONATO

    • O SUJEITO ATIVO PODE SER QUALQUER PESSOA, TRATA-SE DE CRIME COMUM.
    • EXIGE-SE QUE SEJA PRATICADO DE FORMA DOLOSA E, A TENTATIVA É PLENAMENTE POSSÍVEL.
    • O CRIME SÓ SE CONSUMA COM A EFETIVA OBTENÇÃO DA VONTADEM INDEVIDA COM PREJUÍZO A TERCEIROS, A DOUTRINA CLASSIFICA COMO CRIME DE RESULTADO DUPLO.
    • CHEQUE: CASO O AGENTE OBTENHA UM CHEQUE DA VÍTIMA, A CONSUMAÇÃO SÓ SE DAR APÓS OBTER O VALOR.
  • crime de estelionato exige quatro requisitos, obrigatórios para sua caracterização: 1) obtenção de vantagem ilícita; 2) causar prejuízo a outra pessoa; ; 3) uso de meio de ardil, ou artimanha, 4) enganar alguém ou a leva-lo a erro.

  • O crime de estelionato está previsto no artigo 171 do Código Penal, exigindo efetivamente para sua consumação: a obtenção de vantagem ilícita; a indução ou a manutenção da vítima a erro mediante fraude; e a lesão patrimonial da vítima. Trata-se de crime material, inexistindo previsão de modalidade culposa.

  • ESTELIONATO É CRIME DE RESULTADO DUPLO, posto que há duas figuras elementares para a caracterização do delito, quais sejam : VANTAGEM INDEVIDA E PREJUÍZO ALHEIO!!!

  • Consumação

    1. a obtenção de vantagem ilícita
    2. a indução ou a manutenção da vítima a erro mediante fraude
    3. e a lesão patrimonial da vítima

    Vantagem

    Deve ser patrimonial 

    Elemento subjetivo 

    • DOLO
    • crime material -> inexistindo previsão de modalidade culposa.

    Estelionato privilegiado

    Aplicam-se as mesmas disposições do furto privilegiado

    • O réu seja primário
    • Seja de pequeno valor a coisa furtada

    Tópicos importantes

    • E se o agente fraudar concurso público?

    A conduta, que antes foi considerada atípica pelo STF, atualmente se encontra tipificada no art. 311-A do CPP (crime de fraude em certames de interesse público), incluído pela Lei 12.550/11.

    • E se o agente praticar o estelionato mediante a  utilização de documento falso?

    O STJ e o STF entendem que se trata de concurso FORMAL. Contudo, se a potencialidade lesiva do falso

    se exaure no estelionato, o crime de estelionato absorve o falso, que foi apenas um meio para a sua prática (Súmula 17 do STJ).

    • E se o agente obtém um cheque da vítima? O crime é tentado ou consumado?

    Enquanto o agente não obtiver o valor prescrito no cheque, o crime ainda é tentado, apenas se consumando

    quando o agente obtiver o valor constante no cheque (posição majoritária da Doutrina).

    tentativa

     Somente se procede mediante representação, salvo se a vítima for:

    I - a Administração Pública, direta ou indireta

    II - criança ou adolescente;

    III - pessoa com deficiência mental;

    IV - maior de 70 (setenta) anos de idade  ou incapaz.  

    Aumento de pena 1/3

    • se o crime é cometido em detrimento de entidade de direito público 
    • ou de instituto de economia popular, assistência social ou beneficência.

    Estelionato contra idoso

    A pena será aplicada em dobro se o crime de estelionato (qualquer de suas formas) for praticado contra

    pessoa idosa (60 anos ou mais).

  • CORRETO

    • Estelionato é crime plurissubsistente!
  • Correta: CP: Estelionato: Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, de quinhentos mil réis a dez contos de réis. Obs. o prejuízo alheio é efetivamente real, concreto.

  • Estelionato: OBTER, para si ou para outrem, VANTAGEM ILÍCITA...

ID
2961745
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Acerca do Direito Penal aplicado à prática odontológica, julgue o item que se segue.

O crime de lesão corporal, assim como a maioria dos crimes previstos no Código Penal brasileiro, somente admite a modalidade dolosa.

Alternativas
Comentários
  • gabarito=errado

    Crimes culposos => nos tipos culposos, existe uma conduta negligente, mas não uma vontade finalisticamente dirigida ao resultado incriminado na lei. Não se pode tentar aquilo que não se tem vontade livre e consciente, ou seja, sem que haja dolo.

     

    Crimes habituais;

     

    Crimes omissivos próprios;

     

    Crimes unissubsistentes; 

     

    Crimes preterdolosos;

     

    Crimes de atentado. 

  • Gabarito: Errado.

    É admitido a lesão corporal culposa.

    Vide: art. 129, p. 6°, CP.

  • De fato, a maioria dos crimes previstos no Código Penal apenas prevê a modalidade dolosa, contudo não é o caso do crime de lesão corporal, o qual tem a previsão de sua modalidade culposa no § 6º do artigo 129 do Código Penal. O dolo é o elemento subjetivo dos tipos penais e é um elemento implícito, dado que ele não é mencionado nas respectivas descrições típicas. A culpa, ao contrário, é um elemento  normativo  e expresso, pelo que sua análise depende de valoração, somente  se  podendo  admitir a existência de um tipo penal culposo, quando houver previsão expressa. 

    Resposta: ERRADO. 

  • Lesão corporal culposa

    § 6o Se a lesão é culposa:

    Pena – detenção, de dois meses a um ano.

  • LESÃO CORPORAL CULPOSA

    O crime de lesão corporal admite modalidade culposa, prevista no Art. 129, §6º, do Código Penal:  

    § 6° Se a lesão é culposa: Pena - detenção, de dois meses a um ano.  

    Obs.: A lesão corporal culposa (CP, Art. 129, §6º) não tem a classificação em leve, grave e gravíssima.

     A classificação em leve, grave e gravíssima é aplicável apenas para a modalidade dolosa de lesão corporal. 

    # O conceito legal de LESÃO LEVE É OBTIDO POR EXCLUSÃO.

    "Polícia e nada mais".

  • Em relação aos tipos que admitem culpa:

    Dos crimes contra a vida:

    121.(Homicídio)

    Dos crimes contra o patrimônio:

    180 (Receptação)

    Dos crimes contra a administração pública:

    312( Peculato)

    A lesão está entre os crimes contra a pessoa (DOS CRIMES CONTRA A PESSOA (arts. 121 a 154)) e admite forma culposa.

    Crime culposo é o que se verifica quando o agente, deixando de observar o dever objetivo de cuidado, por imprudência, negligência ou imperícia, realiza voluntariamente uma conduta que produz resultado naturalístico, não previsto nem querido, mas objetivamente previsível, e excepcionalmente previsto e querido, que podia, com a devida atenção, ter evitado. 

    OBS: COLEGA CITOU OS CRIMES PRETERDOLOSOS , MAS ELES PODEM TER UM RESULTADO AGRAVADOR A TÍTULO DE CULPA COMO A LESÃO CORPORAL SEGUIDA DE MORTE. FIQUE ATENTO

    Não desista!

  • GAB ERRADO

    LESÃO CORPORAL ADMITE SIM CULPOSO

    EX CRIME PRETERDOLOSO

  • GABARITO: ERRADO

    Lesão corporal culposa

    § 6° Se a lesão é culposa:

    Pena - detenção, de dois meses a um ano.

  • Lesão corporal culposa

           § 6° Se a lesão é culposa: 

           Pena - detenção, de dois meses a um ano. (CRIME DE MENOR POTENCIAL OFENSIVO)

          JECRIM

    Art. 88. Além das hipóteses do Código Penal e da legislação especial, dependerá de representação a ação penal relativa aos crimes de lesões corporais leves e lesões culposas.

    Aumento de pena

     § 7  Aumenta-se a pena de 1/3 (um terço) se ocorrer qualquer das hipóteses dos §§ 4 e 6 do art. 121 deste Código. 

    § 4 se o crime resulta de inobservância de regra técnica de profissão, arte ou ofício, ou se o agente deixa de prestar imediato socorro à vítima, não procura diminuir as conseqüências do seu ato, ou foge para evitar prisão em flagrante.

    § 6o  A pena é aumentada de 1/3 (um terço) se o crime for praticado por milícia privada, sob o pretexto de prestação de serviço de segurança, ou por grupo de extermínio.

           

    § 8º - Aplica-se à lesão culposa o disposto no § 5º do art. 121. PERDÃO JUDICIAL

    5º - Na hipótese de homicídio culposo, o juiz poderá deixar de aplicar a pena, se as conseqüências da infração atingirem o próprio agente de forma tão grave que a sanção penal se torne desnecessária. 

            

  • Algumas considerações sobre Lesões Corporais

    *Deixa lesões.

    *Não se confunde com Vias de fato, que não deixa vestígios. 

    *Pode ser praticada mediante dolo ou culpa. CRO-DF 2020

    *O principal meio de prova é o corpo de delito (Art. 158.) Não exclui outras formas de prova (provas documentais, fotos, testemunhas, etc.) 

    *A lesão corporal leve é atribuída por exclusão (das que são graves).

  • Minha contribuição.

    lesão corporal na modalidade culposa está prevista no §6° do art. 129, e é praticada quando há violação a um dever objetivo de cuidado (negligência, imprudência ou imperícia). Lembrando que o crime de lesões corporais culposas em direção de veículo automotor é crime especial, previsto no CTB, logo, não se aplica o CP nesse caso.

    É possível, ainda, que havendo lesão corporal culposa, o Juiz conceda o perdão judicial ao infrator, conforme também ocorre no homicídio culposo, quando as consequências do crime atingirem o infrator de tal forma que a pena se torne desnecessária.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Gabarito errado

    Lembra que a lesão corporal culposa admite o perdão judicial.

    Lembrar também que na lesão corporal culposa não ocorre as qualificadoras lesão grave e gravíssima. Ou seja, mesmo que o agente fique permanentemente impossibilitado de trabalhar, o autor da lesão não responderá por lesão corporal gravíssima, pois agiu de forma culposa.

  • A banca quadrix tem 0 criatividade para questões de lesão corporal kkk

  • Sabendo que nos crimes culposos deve incindir pelo menos uma destas condutas ---- imprudência, negligência ou imperícia

  • CRIMES QUE ADMITEM A FORMA CULPOSA:

    • Peculato;
    • Homicídio;
    • Incêndio;
    • Lesão Corporal;
    • Envenenamento;
    • Receptação.

    FONTE: Qcolegas

  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado em concursos policiais.

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 328 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y

     Estude 11 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 328 mapas e resolvido mais de 3000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • CRIMES QUE ADMITEM A FORMA CULPOSA:

    • Peculato;
    • Homicídio;
    • Incêndio;
    • Lesão Corporal;
    • Envenenamento;
    • Receptação.

  • Temos:

    • Lesão Corporal leve: de 3 meses a 1 ano, detenção
    • lesão é culposa:  de 2 meses a 1 ano, detenção

    acrescentando :Ação Penal Pública Condicionada a Representação

    1. Lesão Simples / Lesão Leve / Lesão Culposa.

    Ação Penal Pública Incondicionada

    1. Lesão corporal Qualificada (morte, lesão grave, gravíssima).

    2. Violência doméstica (qqr tipo de lesão


ID
2961748
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Penal

Acerca do Direito Penal aplicado à prática odontológica, julgue o item que se segue.


O cirurgião‐dentista que emita um atestado odontológico gracioso estará cometendo crime de falsidade ideológica.

Alternativas

ID
2961751
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Acerca do Direito Penal aplicado à prática odontológica, julgue o item que se segue.


A calúnia ocorre quando alguém imputa fato ofensivo à reputação de outrem, ofendendo‐lhe a dignidade ou o decoro.

Alternativas
Comentários
  • Gab: ERRADO

     A calúnia ofende a honra enquanto cidadão

    difamação ataca a honra objetiva que é a reputação

  • A calúnia consiste em atribuir falsamente a alguém a autoria de um crime. 

    A difamação consiste em imputar a alguém um fato ofensivo a sua reputação, embora o fato não constitua crime.

  • Calúnia -> Quando alguém imputa fato definido como crime.

    Injúria -> quando ofende a dignidade e o decoro.

    Difamação -> quando imputa fato ofensivo a reputação.

  • Sempre cai:

    (resumo)

    Calúnia: Tutela a honra objetiva

    Imputação de um FATO (FALSO)- DEFINIDO COMO CRIME

    (Também acontece se o fato é verdadeiro, mas a autoria é incerta)

    Fato:

    Dia, horário, local . Exemplo: chamar o cara de ladrão não é calúnia , porque não é um fato. Agora se eu digo que vi fulano de tal no dia x furtando um veículo aí sim!

    consumação:

    quando 3º tomam conhecimento. um exemplo:

    Se alguém imputa um fato falso definido como crime contra minha pessoa em uma

    rede social ( eu não tenho) a partir do momento em que terceiras pessoas tomem

    conhecimento - consumado! É Possível a exceção da verdade

    Difamação: Tutela a honra objetiva / Ofende a reputação

    Também reclama a imputação de um fato, mas que pode ser VERDADEIRO OU FALSO. (Não criminoso)

    Se é imputação de um fato previsto como contravenção: DIFAMAÇÃO.

    Exemplo: dizer que todos os dias a colega de faculdade mantém relações sexuais com terceiras pessoas mediante paga nas esquinas próximas a faculdade e em determinado horário. (Não importa se verdadeiro ou falso).

    Consumação: quando terceiros tomam conhecimento.

    Pessoa jurídica: prevalece o entendimento de que pessoa jurídica pode ser vítima de

    difamação. Admite a exceção da verdade somente quando for funcionário público no exercício de suas funções.

    Injúria: Tutela a honra subjetiva / Ofende a dignidade e o decoro

    Imputação

    de uma qualidade negativa (NÃO FATO)

    Consumação:

    Quando a vítima toma conhecimento do fato.

    Observações

    gerais:

    Retratação: Calúnia e difamação

    Ação

    penal concorrente quando for contra servidor.

    Súm.

    714

    É concorrente a legitimidade do ofendido, mediante queixa, e do

    ministério público, condicionada à representação do ofendido, para a ação penal por

    crime contra a honra de servidor público em razão do exercício de suas funções.

  • GABARITO: ERRADO

    Calúnia: Quando alguém imputa fato definido como crime.

    Difamação: Quando imputa fato ofensivo a reputação.

    Injúria: Quando ofende a dignidade e o decoro.

  • injuria

  • Crimes contra a honra

    *Calúnia - imputar fato criminoso sabidamente falso.

    *Difamação - imputar fato não criminoso, porém desonroso, sendo falso ou não

    *Injúria - atribuir qualidade negativa.

    Honra Objetiva (admitem exceção da verdade):

    Calúnia e Difamação - ambos afetam a reputação

    Honra Subjetiva (não admitem exceção da verdade):

    Injúria - afeta a dignidade/decoro/autoestima

    Retratação:

    É a possibilidade de 'rever' a imputação atribuída, ou seja, a retratação só eh válida quando quando se é atribuído um fato e não a emissão de opinião desqualificadora (adjetivos negativos).

    Nessa esteira, retratar-se não significa apenas negar ou confessar a prática da imputação. É mto mais que isso. É escusar-se, retirando do mundo o que afirmou.

    Por fim, só se admite retratação quando algo é atribuído como fato e não como qualidade. quando se atribui qualidade, só há PEDIDO DE EXPLICAÇÕES e este pedido será feito em juízo.

    Exemplo:

    Fulano roubou aquele carro - Calúnia (Objetiva)

    Requisitos/Elementares: imputação de fato + criminoso + sabidamente falso

    Fulano, na roda de bar, diz q ciclano está sendo adultero - Difamação (objetiva)

    Requisitos/Elementares: imputação de fato + n criminoso + verdadeiro ou não

    Fulano, na roda de bar, diz que ciclano é ladrão - Injúria (subjetiva)

    Requisitos/Elementares: atribuir qualidade + negativa

  • Crimes contra a honra

    *Calúnia - imputar fato criminoso sabidamente falso.

    *Difamação - imputar fato não criminoso, porém desonroso, sendo falso ou não

    *Injúria - atribuir qualidade negativa.

    Honra Objetiva (admitem exceção da verdade):

    Calúnia e Difamação - ambos afetam a reputação

    Honra Subjetiva (não admitem exceção da verdade):

    Injúria - afeta a dignidade/decoro/autoestima

    Retratação:

    É a possibilidade de 'rever' a imputação atribuída, ou seja, a retratação só eh válida quando quando se é atribuído um fato e não a emissão de opinião desqualificadora (adjetivos negativos).

    Nessa esteira, retratar-se não significa apenas negar ou confessar a prática da imputação. É mto mais que isso. É escusar-se, retirando do mundo o que afirmou.

    Por fim, só se admite retratação quando algo é atribuído como fato e não como qualidade. quando se atribui qualidade, só há PEDIDO DE EXPLICAÇÕES e este pedido será feito em juízo.

    Exemplo:

    Fulano roubou aquele carro - Calúnia (Objetiva)

    Requisitos/Elementares: imputação de fato + criminoso + sabidamente falso

    Fulano, na roda de bar, diz q ciclano está sendo adultero - Difamação (objetiva)

    Requisitos/Elementares: imputação de fato + n criminoso + verdadeiro ou não

    Fulano, na roda de bar, diz que ciclano é ladrão - Injúria (subjetiva)

    Requisitos/Elementares: atribuir qualidade + negativa

  • gab errado

    Fato imputado que constitua CRIME

  • CALÚNIA===imputa fato definido como CRIME!!

  • futurobm_rumoaocfo

  • CalúniaImputação falsa de um fato Criminoso a alguém.

    Injúria - Qualquer ofensa à dignidade de alguém.

    DifamaçãoImputação de ato ofensivo à reputação de alguém.

  • A solução da questão exige o conhecimento acerca dos crimes contra a honra, mais precisamente sobre a calúnia prevista no art. 138 do Código Penal. Veja que a calúnia se caracteriza quando se imputa a alguém falsamente fato definido como crime e não quando se ofende a dignidade ou o decoro, em que se caracterizaria o crime de injúria (art. 140 CP). O agente sabe que o fato imputado é falso, quando ele jamais ocorreu (CUNHA, 2017), ou quando aconteceu, mas a pessoa apontada não é o seu autor.

    Atente-se para o fato de que a falsa imputação de contravenção penal não configura calúnia, mas sim difamação

     
    GABARITO DA PROFESSORA: ERRADO

    Referências bibliográficas:


    CUNHA, Rogério Sanches. Manual de Direito Penal. Parte especial. “Art. 121 ao 361). 9 ed. Salvador: Juspodivm, 2017.

  • Injúria ofender a dignidade ou decoro.

  • vale salientar que a calunia rogada em juízo, ainda assim, será considerada crime. só há relativização a injúria e a difamação.

  • Calúnia é fato criminoso. Difamação é fato ofensivo.

  • Calúnia, crime; Difamação, reputação; Injúria, decoro.
  • GABARITO: ERRADO

    A injúria ocorre quando alguém imputa fato ofensivo à reputação de outrem, ofendendo‐lhe a dignidade ou o decoro.

  • errada

    Calúnia - Imputação falsa de um fato criminoso a alguém.

    Injúria - Qualquer ofensa à dignidade de alguém.

    Difamação - Imputação de ato ofensivo à reputação de alguém.

    Código Penal

    Calúnia (artigo 138) é acusar alguém publicamente de um crime – sabendo que a pessoa não o cometeu. A pena para calúnia envolve multa e até prisão, de 6 meses a dois ...

    Injúria (art. 140) é basicamente uma difamação que os outros não ouviram: é chegar e dizer para um sujeito algo que esse sujeito considere prejudicial.

    Difamação (art. 139) é dizer que a pessoa foi autora de um ato desonroso – ou seja, sair espalhando algo sobre alguém que prejudica sua reputação.

  • GAB ERRADO.

    O que ofende a dignidade e o decoro é a INJÚRIA.

  • ERRADO

    Fato Criminoso: Calúnia

    Fato Ofensivo: DifamaçãO

  • Minha contribuição.

    CP

    Calúnia

    Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime:

    Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa.

    § 1° - Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga.

    § 2° - É punível a calúnia contra os mortos.

    Exceção da verdade

    § 3° - Admite-se a prova da verdade, salvo:

    I - se, constituindo o fato imputado crime de ação privada, o ofendido não foi condenado por sentença irrecorrível;

    II - se o fato é imputado a qualquer das pessoas indicadas no n° I do art. 141;

    III - se do crime imputado, embora de ação pública, o ofendido foi absolvido por sentença irrecorrível.

    Abraço!!!

  • Crimes contra a honra 

    Honra objetiva 

    O que as pessoas acha do agente 

    Honra subjetiva 

    O que o agente acha dele mesmo

    Calúnia 

    Imputar falso crime 

    Honra objetiva 

    •Admite retratação 

    •Admite exceção da verdade (regra)

    Difamação 

    Ofender a reputação 

    Honra objetiva 

    •Admite retratação 

    •Admite exceção da verdade (somente quando for praticada contra funcionário público e relacionada ao exercício de suas funções 

    Injúria 

    Ofender a dignidade ou o decoro 

    Honra subjetiva 

    •Não admite retratação 

    •Não admite exceção da verdade

  • Calúnia = Crime

  • Questão típica da banca.

    Direto ao ponto!

    Art.138. Calúnia - Imputar fato criminoso, sabendo ser falso (ofende a reputação)

    Art.139. Difamação - Imputar fato desonroso (Ofende a honra)

    Art.140. Injúria - Atribuição de qualidade negativa (Ofende a autoestima)

    Obs: Injúria qualificada - quando consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem, idoso ou PNE.

    Fonte: meus resumos

    Vença o seu maior inimigo, você mesmo.

  • fácil

  • A questão misturou as condutas do agente no crime de difamação e injúria.
  • Calúnia: fato considerado como crime

    1. 6m a 2a e multa
    2. exceção da verdade
    3. mortos
    4. retratar antes de sentença

    Difamação: fato ofensivo à sua reputação

    1. 3m a 1a e multa
    2. exceção da verdade só se contra funcionário público
    3. retratar antes de sentença
    4. não punível se em juízo por parte/procurador

    Injúria: ofende dignidade ou decoro

    1. 1m a 6m ou multa
    2. não punível se em juízo por parte/procurador

  • Um bizu que ajuda é lembrar:

    Calúnia - Crime.

     Calúnia

        Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime:

        Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa.

        § 1º - Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga.

        § 2º - É punível a calúnia contra os mortos.

  • Dica rápida, simples e objetiva sobre injúria, calúnia e difamação.

    https://youtu.be/xGi1Oe1WI7I

    siga @direitocombonfim


ID
2961754
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Acerca do Direito Penal aplicado à prática odontológica, julgue o item que se segue.


O cirurgião‐dentista que conte para os amigos, sem justa causa, que um paciente adquiriu uma doença sexualmente transmissível, revelando sua identidade e produzindo dano moral a esse paciente, estará cometendo o crime de violação do segredo profissional.

Alternativas
Comentários
  • Gab: CERTO

    Art. 14 do código de ética

  • GABARITO: CERTO

    Violação do segredo profissional

    Art. 154 - Revelar alguém, sem justa causa, segredo, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem:

    Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa de um conto a dez contos de réis.  

  • GABARITO - CERTO

    Violação do segredo profissional

           Art. 154 - Revelar alguém, sem justa causa, segredo, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem:

           Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa de um conto a dez contos de réis.  

           Parágrafo único - Somente se procede mediante representação.

  • A solução da questão exige o conhecimento acerca dos crimes contra a inviolabilidade dos segredos, mais especificamente da violação de segredo profissional, prevista no art. 154 do CP. Tal delito se configura quando se revela alguém, sem justa causa, segredo, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem. Analisando o caso concreto, nota-se que o dentista, sem justa causa, revelou um segredo (doença sexualmente transmissível) que teve ciência em razão de sua profissão e que produziu dano moral a esse paciente, o que se coaduna justamente com o tipo legal. Atente-se para o fato de que este crime se dá quando a função exercida pelo agente é na esfera privada, pois se for na esfera pública, incidirá outro crime.
    O conhecimento de tais segredos devem decorrer do EXERCÍCIO DA FUNÇÃO, MINISTÉRIO, OFÍCIO OU PROFISSÃO E SER SEM JUSTA CAUSA.

     
    GABARITO DA PROFESSORA: CERTO

    Referências bibliográficas:


    CUNHA, Rogério Sanches. Manual de Direito Penal. Parte especial. (Art. 121 ao 361). 9 ed. Salvador: Juspodivm, 2017.
  • GABARITO CERTO, ART 154, CP.

    Interessante observar que a banca repetiu, basicamente, a mesma questão em prova posterior, daí a importância de resolver muitas questões:

    QUESTÃO Nº: Q1137885

    O cirurgião‐dentista que conta para um colega, a fim de obter um diagnóstico, que um paciente adquiriu uma doença sexualmente transmissível, sem revelar sua identidade, comete o crime de violação do segredo profissional. GABARITO ERRADO

  • Breno Menezes, a questão fala "sem justa causa", daí o porquê de se considerar que foi em razão do ofício.

  • Reforço

    Em regra, será de ação penal CONDICIONADA.

    Se contra a Adminstração Pública, será INCONDICIONADA.

  • onde diz que o dentista soube da DST em razão da profissão? sem todos os elementos do tipo não tem como configurar o crime.
  • Minha contribuição.

    CP

    Violação do segredo profissional

    Art. 154 - Revelar alguém, sem justa causa, segredo, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem:

    Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa de um conto a dez contos de réis.   

    Parágrafo único - Somente se procede mediante representação.

    Abraço!!!


ID
2961757
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A respeito do Direito Penal aplicado à prática odontológica, julgue o item subsequente.


Um cirurgião‐dentista que entregue ao paciente uma restauração metaloplástica depois de combinar com ele a venda de uma restauração metalocerâmica, enganando‐o, comete o crime de fraude no comércio.

Alternativas
Comentários
  •  Fraude no comércio

           Art. 175 - Enganar, no exercício de atividade comercial, o adquirente ou consumidor:

           I - vendendo, como verdadeira ou perfeita, mercadoria falsificada ou deteriorada;

           II - entregando uma mercadoria por outra:

           Pena - detenção, de seis meses a dois anos, ou multa.

  • Entraria com recurso.

    Argumentaria como crime de estelionato, mesmo porque a odontologia não deve ser vista como atividade mercantilista.

    Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa.


ID
2961760
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A respeito do Direito Penal aplicado à prática odontológica, julgue o item subsequente.


O cirurgião‐dentista deve saber perceber, em uma criança sob seus cuidados odontológicos, sinais do crime de maus‐tratos, que podem estar relacionados à privação de alimentação ou de cuidados indispensáveis, a trabalho excessivo ou inadequado e a abuso de meios de correção ou disciplina.

Alternativas
Comentários
  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.


ID
2961763
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Penal

A respeito do Direito Penal aplicado à prática odontológica, julgue o item subsequente.


O crime de infração de medida sanitária preventiva ocorre quando alguém infringe determinação do Poder Público com qualquer destinação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado

    Código Penal - Infração de medida sanitária preventiva

           Art. 268 - Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:

           Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa.

           Parágrafo único - A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro

  • Gabarito errado para os não assinantes.

    O crime está tipificado no CAPÍTULO III - DOS CRIMES CONTRA A SAÚDE PÚBLICA

    Infração de medida sanitária preventiva

           Art. 268 - Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:

           Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa.

           Parágrafo único - A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

           

  • O crime de infração de medida sanitária preventiva está tipificado no artigo 268 do Código Penal, que tem a seguinte redação: "Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa". Dá análise do tipo penal transcrito, verifica-se que não é qualquer determinação do Poder Público que é punível pelo dispositivo penal mencionado, mas apenas a determinação do Poder Público cuja destinação é a de "impedir introdução ou propagação de doença contagiosa". Com efeito, a proposição explicitada nesta questão está errada.



    Gabarito do professor: Errado
  • Esse tipo de concurso importante o candidato dominar os crimes ligados a saúde, como por ex. artigos 267 ao 285

    a questão busca entendimento do art. 268 do CP.

    Compartilhamento de material gratuito 061985098848

    GABARITO ERRADO!

    Código Penal - Infração de medida sanitária preventiva

           Art. 268 - Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:

           Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa.

           Parágrafo único - A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro

  • INFRINGIR DETERMINAÇÃO DO PODER PÚBLICO, DESTINADA A IMPEDIR INTRODUÇÃO OU PROPAGAÇÃO DE DOENÇA CONTAGIOSA;

  • Gabarito errado para os não assinantes.

     

    Nunca tinha nem visto esse artigo no CP, mas agora com a pandemia do corona vírus provavelmente esse artigo será cobrado nas proximas provas...

     

    O crime está tipificado no CAPÍTULO III - DOS CRIMES CONTRA A SAÚDE PÚBLICA

     

    Infração de medida sanitária preventiva

           Art. 268 - Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:

     

           Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa.

           Parágrafo único - A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

     

     

     

    Deus no controle.

  • Você quer tirar o covid do pensamento, mas ele lhe persegue até aqui....


ID
2961766
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

      O termo atestado de óbito é constantemente utilizado de maneira equivocada. Em verdade, não existe documento com esse nome. Paralelamente ao que acontece por ocasião de um nascimento, quando se emite uma declaração de nascido vivo e o cartório emite uma certidão de nascimento, com a constatação da morte, emite‐se uma declaração de óbito e o cartório emite uma certidão de óbito.

Costa Filho, PEG. Medicina Legal e Criminalística. 2.ª ed. Brasília: Alumnus, 2015 (com adaptações).

Com base no texto acima, julgue o item a seguir no que diz respeito aos documentos odontolegais e profissionais.


Entre os documentos odontolegais cuja prerrogativa de elaboração seja do cirurgião‐dentista, não está a declaração de óbito.

Alternativas
Comentários
  • Gab: CERTO

    Documentos odontolegais:

    ►Notificação Compulsória

    ► Atestado

    ► Relatório

    ► Parecer

    ► Depoimento Oral

  • A resolução do CFM 1.641/02 impede que profissionais não médicos como dentistas emitam declaração de óbito em mortes em seus consultórios.

  • O dentista não pode emitir declaração de óbito; mas pode realizar exame de corpo de delito quando não houver médico-legista oficinal na localidade, na forma do art. 159, § 1º, CPP.

    Vide questão que cobrou o tema:

    Q866711 - PC/MA 2018:

    Se não houvesse um perito médico-legista oficial na localidade, mas houvesse um médico e um dentista lotados no posto de saúde local, o delegado de polícia poderia nomeá-los para que eles realizassem o exame de corpo de delito. (CERTO)


ID
2961769
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

      O termo atestado de óbito é constantemente utilizado de maneira equivocada. Em verdade, não existe documento com esse nome. Paralelamente ao que acontece por ocasião de um nascimento, quando se emite uma declaração de nascido vivo e o cartório emite uma certidão de nascimento, com a constatação da morte, emite‐se uma declaração de óbito e o cartório emite uma certidão de óbito.

Costa Filho, PEG. Medicina Legal e Criminalística. 2.ª ed. Brasília: Alumnus, 2015 (com adaptações).

Com base no texto acima, julgue o item a seguir no que diz respeito aos documentos odontolegais e profissionais.


Em se tratando de atestados odontológicos, o prazo máximo permitido para lançamento de dias de repouso para convalescença de paciente é de trinta dias.

Alternativas
Comentários
  • A legislação previdenciária dispõe que, em caso de doença, o empregado poderá se afastar do emprego (sem prejuízo dos ) por até 15 dias consecutivos, situação em que o empregador é obrigado a remunerar o empregado como se trabalhando estivesse, consoante o § 3º do art. 60 da .

    Passados os 15 dias e não havendo possibilidade de retorno ao trabalho, o empregado será encaminhado ao INSS para a percepção de , quando pericialmente constatada a incapacidade para o trabalho.

    Gabarito: E

  • Q1656989

    No atestado odontológico, não existe limite legal para o número de dias de repouso que o profissional pode indicar a seu paciente. (CERTO)

    Estou confuso...


ID
2961772
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

      O termo atestado de óbito é constantemente utilizado de maneira equivocada. Em verdade, não existe documento com esse nome. Paralelamente ao que acontece por ocasião de um nascimento, quando se emite uma declaração de nascido vivo e o cartório emite uma certidão de nascimento, com a constatação da morte, emite‐se uma declaração de óbito e o cartório emite uma certidão de óbito.

Costa Filho, PEG. Medicina Legal e Criminalística. 2.ª ed. Brasília: Alumnus, 2015 (com adaptações).

Com base no texto acima, julgue o item a seguir no que diz respeito aos documentos odontolegais e profissionais.


A falsidade de atestado emitido por cirurgião‐dentista pode configurar infração administrativa, ética e penal e resultar em dano, com repercussões civis.

Alternativas
Comentários
  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
2961775
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

No que se refere à documentação odontológica e à sua relação com os Códigos de ética odontológica e de defesa do consumidor, julgue o seguinte item.


Mesmo com o avanço da tecnologia, ainda não é permitida ao cirurgião‐dentista a conservação do prontuário de forma digital.

Alternativas
Comentários
  • CÓDIGO DE ÉTICA ODONTOLÓGICA

    Art. 9º. Constituem deveres fundamentais dos inscritos e sua violação caracteriza infração ética:

    X - elaborar e manter atualizados os prontuários na forma das normas em vigor, incluindo os prontuários digitais;

  • GAB: errado;

    Os prontuários devem ser atualizados, bem como os digitais.

  • Art. 17º.

    É obrigatória a elaboração e a manutenção de forma legível e atualizada de prontuário e a sua conservação em arquivo próprio seja de forma física ou digital.


ID
2961778
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

No que se refere à documentação odontológica e à sua relação com os Códigos de ética odontológica e de defesa do consumidor, julgue o seguinte item.


Negar ao paciente acesso ao prontuário constitui infração ética, além de crime contra o consumidor.

Alternativas
Comentários
  • Negar ao paciente acesso ao prontuário constitui:

    - infração ética;

    - crime contra o consumidor

  • Art. 18º. Constitui infração ética:

    I - negar, ao paciente ou periciado, acesso a seu prontuário, deixar de lhe fornecer cópia quando solicitada, bem como deixar de lhe dar explicações necessárias à sua compreensão, salvo quando ocasionem riscos ao próprio paciente ou a terceiros;

  • VIDE: CDC

    Art. 72. Impedir ou dificultar o acesso do consumidor às informações que sobre ele constem em cadastros, banco de dados, fichas e registros:

    Pena Detenção de seis meses a um ano ou multa.


ID
2961781
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

No que se refere à documentação odontológica e à sua relação com os Códigos de ética odontológica e de defesa do consumidor, julgue o seguinte item.


É vedado ao cirurgião‐dentista executar serviços sem a prévia elaboração de orçamento e a autorização expressa do paciente, salvo em situações de emergência ou urgência.

Alternativas
Comentários
  • Art. 11. Constitui infração ética: 

    X - iniciar qualquer procedimento ou tratamento odontológico sem o consentimento prévio do paciente ou do seu responsável legal, exceto em casos de urgência ou emergência; 

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.


ID
2961784
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

No que se refere à documentação odontológica e à sua relação com os Códigos de ética odontológica e de defesa do consumidor, julgue o seguinte item.


O carimbo do cirurgião‐dentista é fundamental em um documento odontológico, por isso está previsto como item obrigatório no capítulo específico do Código de ética odontológica.

Alternativas
Comentários
  • O carimbo é sim fundamental em um documento odontológico, porém não está descrito como item obrigatório no CEO, embora seja ampla a literatura e outas normativas que trazem a sua necessidade:

    "Mesmo impresso no papel, o profissional deve utilizar o carimbo personalizado com nome, habilitação e inscrição, devendo acompanhar a assinatura."

    Hebling el al, 1998; França, 2007

    "De modo a que cumpra suas finalidades legais, e a fim de que o Cirurgião-Dentista tenha sua responsabilidade resguardada, o atestado odontológico deverá conter carimbo esclarecedor, com nome, número do CRO, mesmo quando for utilizado o impresso do receituário."

    Vanrell, 2019

    GABARITO: ERRADO

  • Carimbo --> Previsto no CAPÍTULO DE DOCUMENTOS ODONTOLEGAIS

  • No CEO - Resolução 118/2012 Dos Documentos, Art. 17º, P. ú. Os profissionais da Odontologia deverão manter no prontuário os dados clínicos necessários para a boa condução do caso, sendo preenchido, em cada avaliação, em ordem cronológica com data, hora, nome, assinatura e número de registro do cirurgião-dentista no Conselho Regional de Odontologia. - Não exige carimbo. Gabarito: E

    Portaria nº 344/98 - DA PRESCRIÇÃO

    DA NOTIFICAÇÃO DE RECEITA

    Art. 36, h) assinatura do prescritor: quando os dados do profissional estiverem devidamente impressos no campo do emitente, este poderá apenas assinar a Notificação de Receita. No caso de o profissional pertencer a uma instituição ou estabelecimento hospitalar, deverá identificar a assinatura com carimbo, constando a inscrição no Conselho Regional, ou manualmente, de forma legível; - Exigência em receita só se CD fizer parte de instituição ou estabelecimento hospitalar.


ID
2961787
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

No que se refere à documentação odontológica e à sua relação com os Códigos de ética odontológica e de defesa do consumidor, julgue o seguinte item.


Comercializar notas fiscais ou recibos de tratamentos odontológicos é um ilícito tributário, mas não uma infração ética.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Código de Ética Odontológica, Cap. VII, Art. 18:

    "Constitui infração ética:

    IV - comercializar atestados odontológicos, recibos, notas fiscais, ou prescrições de especialidade farmacêuticas;"

  • Art. 18º. Constitui infração ética:

    IV - comercializar atestados odontológicos, recibos, notas fiscais, ou prescrições de especialidades farmacêuticas;


ID
2961790
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca da responsabilidade em odontologia, julgue o item subsequente.


Responsabilidade civil odontológica é o dever jurídico do cirurgião‐dentista de responder por atos praticados durante o exercício da profissão quando ilicitamente causar danos a seu paciente ou a terceiros.

Alternativas
Comentários
  • Gab: CERTO.

    é um dever do cirurgião-dentista responder por seus atos durante o exercicio da profissao.

  • Art. 9º. Constituem deveres fundamentais dos inscritos e sua violação caracteriza infração ética:

    XIV - assumir responsabilidade pelos atos praticados, ainda que estes tenham sido solicitados ou consentidos pelo paciente ou seu responsável;

  • Esse termo ilicitamente me confundiu.


ID
2961793
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia

Acerca da responsabilidade em odontologia, julgue o item subsequente.


A culpa in eligendo ocorre quando um indivíduo escolhe mal o preposto, podendo ser exemplificada pelo caso de um cirurgião‐dentista que encaminhe um paciente especificamente para outro cirurgião‐dentista, que, por sua vez, cause dano ao paciente por erro na técnica aplicada.

Alternativas
Comentários
  • Culpa in eligendo é a responsabilidade civil por ato de terceiro, por exemplo, um empregado.

    Acredito que o erro da questão está no exemplo citado porque se o cirurgião-dentista encaminha um paciente para outro colega, este último não age como preposto.


ID
2961796
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca da responsabilidade em odontologia, julgue o item subsequente.


Um cirurgião‐dentista que extraia um dente de paciente, de forma descuidada, removendo também o dente vizinho, poderá ser responsabilizado civilmente, mas não criminalmente.

Alternativas
Comentários
  • Responde criminalmente por lesão corporal gravíssima (deformidade permanente).

  • lesão corporal culposa

  • Item: Errado.

    Esferas são independentes.

    Renato Barreira,

    Posso estar equivocado, mas acredito que configura lesão corporal culposa mesmo, conforme dito pelo outro colega. A deformidade permanente, embora configure lesão corporal gravíssima, não foi dita em nenhum momento pelo examinador. Ademais, os dentes podem ser substituídos, visto que se trata de um bem fungível.

    Como disse, posso estar equivocado, mas não acredito que a lesão corporal gravíssima seja o caso da questão.

    Bons estudos.


ID
2961799
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca da responsabilidade em odontologia, julgue o item subsequente.


A responsabilização civil e criminal poderá resultar em sanções, respectivamente, de restrição de direitos e de suspensão da habilitação profissional.

Alternativas
Comentários
  • Penas que podem ser aplicadas no processo apuração de infração à ética profissional, descritas no Código de Ética Odontológica, art. 51:

    a) Advertência confidencial, em aviso reservado;

    b) Censura confidencial, em aviso reservado;

    c) Censura publica, em publicação oficial;

    d) Suspensão do exercício profissional de até 30 dias;

    e) Cassação do exercício profissional, ad referendum do Conselho Federal.

  • E

  • Suspensão da habilitação profissional não é uma pena criminal, mas sim, de caráter administrativo, imposta pelo Código de Ética.

  • Em consonância com o código de ética odontológica, art.51: Suspensão da habilitação profissional, sim. Porém, não tem restrição de direitos.


ID
2961802
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca da responsabilidade em odontologia, julgue o item subsequente.


Imperícia é a ação precipitada, insensata, geralmente na forma comissiva; é a conduta que a cautela indica que deveria ser evitada.

Alternativas
Comentários
  • Negligência é uma falta de cuidado e desleixo proposital relacionado a uma situação.

    Imprudência consiste em uma ação que não foi pensada, feita sem precauções.

     Imperícia é a falta de habilidade específica para o desenvolvimento de uma atividade técnica ou científica.

  • Comissivo. ... Quando o agente faz alguma coisa que estava proibido, fala-se em crime comissivo; quando deixa de fazer alguma coisa a que estava obrigado, temos um crime omissivo. Os crimes omissivos podem ser: omissivos próprios (ou puros, ou simples) e omissivos impróprios (ou qualificados, ou omissivos por omissão). ERRADO

  • A imprudência pressupõe uma ação que foi feita de forma precipitada e sem cautela. O agente toma sua atitude sem a cautela e zelo necessário que se esperava. Significa que sabe fazer a ação da forma correta, mas não toma o devido cuidado para que isso aconteça. O exemplo disso é o motorista devidamente habilitado que ultrapassa um sinal vermelho e, como consequência disso, provoca um acidente de trânsito. MOTORISTA

    Negligência, por outro lado, implica em o agente deixar de fazer algo que sabidamente deveria ter feito, dando causa ao resultado danoso. Significa agir com descuido, desatenção ou indiferença, sem tomar as devidas precauções. Um exemplo é o caso de uma babá que, vendo a criança brincar próximo a uma panela quente, não a afasta, vindo a criança a sofrer um acidente. BABÁ

    Já a imperícia consiste em o agente não saber praticar o ato. Ser imperito para uma determinada tarefa é realizá-la sem ter o conhecimento técnico, teórico ou prático necessário para isso. Um exemplo é o médico clínico geral que pratica cirurgia plástica sem ter o conhecimento necessário, fazendo com que o paciente fique com algum tipo de deformação. MÉDICO


ID
2961805
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca da responsabilidade em odontologia, julgue o item subsequente.


A responsabilidade civil do cirurgião‐dentista é de natureza objetiva, ou seja, não depende da verificação de culpa.

Alternativas
Comentários
  • Com base na noção de culpa assentada em uma responsabilidade subjetiva, subordinada ao previsto no § 4º do art. 14 do Código de Defesa do Consumidor: “A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais será apurada mediante a verificação de culpa”. 

  • Tanto o Código Civil (artigos 927 e 951) quanto o Código de Defesa do Consumidor (§4º do art. 14) exigem a análise e comprovação da culpa do agente. Desse modo, somente haverá a condenação do profissional da Odontologia se comprovada a culpa.

  • Responsabilidade Subjetiva.

    Gabarito: E

  • Natureza SUBJETIVA.


ID
2961808
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com relação às leis que dispõem sobre as profissões de técnico em prótese dentária, técnico em saúde bucal e auxiliar de saúde bucal, julgue o item que se segue.


É vedado aos técnicos em prótese dentária manter, em sua oficina, equipamento e instrumental específico de consultório dentário.

Alternativas
Comentários
  • C

  • R63/2005

    § 2º. É vedado ao técnico em prótese dentária:

    ;II - manter, em sua oficina, equipamento e instrumental específico de consultório dentário; e

  • R63/2005

    Art.7, § 2º. É vedado ao técnico em prótese dentária:

    II - manter, em sua oficina, equipamento e instrumental específico de consultório dentário; e,


ID
2961811
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com relação às leis que dispõem sobre as profissões de técnico em prótese dentária, técnico em saúde bucal e auxiliar de saúde bucal, julgue o item que se segue.


A fiscalização do exercício da profissão de técnico em prótese dentária é de competência dos conselhos regionais de odontologia.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    Art. 6º A fiscalização do exercício da profissão de Técnico em Prótese Dentária é da competência dos Conselhos

    Regionais de Odontologia. - LEI Nª 6.710/79

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
2961814
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com relação às leis que dispõem sobre as profissões de técnico em prótese dentária, técnico em saúde bucal e auxiliar de saúde bucal, julgue o item que se segue.


É vedado ao técnico em saúde bucal inserir e distribuir, no preparo cavitário, materiais odontológicos na restauração dentária direta.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    COMPETE ao TSB, sempre sobre SUPERVISÃO do Cirurgião Dentista:

    VIII - inserir e distribuir no preparo cavitário materiais odontológicos na restauração dentária direta, vedado o uso de materiais e instrumentos não indicados pelo cirurgião-dentista;


ID
2961817
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia

Com relação às leis que dispõem sobre as profissões de técnico em prótese dentária, técnico em saúde bucal e auxiliar de saúde bucal, julgue o item que se segue.


Compete ao auxiliar em saúde bucal, sempre sob a supervisão do cirurgião‐dentista ou do técnico em saúde bucal, auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas, inclusive em ambientes hospitalares.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ANULADA (GABARITO INICIAL CORRETO)

    Item: 120

    Parecer: anulado.

    Justificativa: Existe um conflito entre as normas constantes do item 2.3.2 do edital do presente certame, quais sejam: Art. 9º da Lei 11.889/2008 e Art. 7º do Código de Ética Odontológica. Dessa forma, tal antinomia pode ter induzido a erro em seu modo de interpretar o presente item. Por não atender às exigências propostas nos editais publicados, o item deve ser anulado e o respectivo ponto atribuído a todos os candidatos

    -------

    RESOLUÇÃO 118/2012 - CÓDIGO DE ÉTICA

    ART. 7 Constituem direitos fundamentais dos técnicos em saúde bucal e auxiliares em saúde bucal:

    I - executar, sob a supervisão do cirurgião-dentista, os procedimentos constantes na Lei nº 11.889/2008 e nas Resoluções do Conselho Federal;

    ----------

    Lei 11.889/2008

    ART. 9 Compete ao Auxiliar em Saúde Bucal, sempre sob a supervisão do cirurgião-dentista ou do Técnico em Saúde Bucal: 

    IV - auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas, inclusive em ambientes hospitalares; 

    ---------

    RESOLUÇÃO CFO 63/2005

    ART. 20 Compete ao auxiliar em saúde bucal, sempre sob a supervisão do cirurgião-dentista ou do técnico em saúde bucal:

    d) auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas, inclusive em ambientes hospitalares;

    LOGO, único erro da questão e não ter sido ESPECÍFICA no ENUNCIADO

    Com relação às leis que dispõem sobre as profissões de técnico em prótese dentária, técnico em saúde bucal e auxiliar de saúde bucal, julgue o item que se segue.