- ID
- 5339824
- Banca
- SELECON
- Órgão
- Prefeitura de Cuiabá - MT
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Filosofia
O título antecipa o seguinte posicionamento do autor discutido ao longo do texto:
A ideia central apresentada no quarto parágrafo se refere à seguinte temática:
No primeiro parágrafo, o emprego dos parênteses introduz expressão com valor de:
No terceiro parágrafo, o emprego do modo verbal em “dependesse” expressa a seguinte ideia:
Considere a seguinte proposição:
“Se Júlia tem 20 anos, então Marcela é amiga de João.”
Pode-se concluir que:
Entre 1900 e 1960, a população mato-grossense passou de 118 mil para 330,6 mil habitantes. A situação começa a se modificar a partir dos anos de 1970, coincidentemente a década da divisão e do início da expansão do agronegócio estadual, quando salta para 612,8 mil habitantes. Desde então, vem praticamente dobrando a cada década, até atingir 3,4 milhões de habitantes em 2018, conforme o IBGE.
A ocupação do território mato-grossense se deu graças à ação dos vários pioneiros, que por aqui aportaram e contribuíram para o seu desenvolvimento. Um deles foi Ênio Pipino que, em 1948, fundou uma empresa de colonização, considerada uma das mais antigas do país, que deu origem ao nome de um município mato-grossense que se destaca na produção de soja.
Fonte: http:/Awmwwmt.gov.br/-/11736627-pioneiros-doagronegocio-impulsionam-desenvolvimento-de-mato-grosso.
Acesso em 02 de agosto de 2019. Adaptado.
De acordo com a leitura do texto, o município em questão é:
O sete de abri de 1831, mais do que o Sete de Setembro de 16822, representou a verdadeira independência nacional, o início do governo do país por si mesmo, a Coroa agora representada apenas pela figura quase simbólica de uma criança de cinco anos. O governo do país por si mesmo, levado a efeito pelas regências, revelou-se difícil e conturbado. Rebeliões e revoltas pipocaram por todo o país, algumas lideradas por grupos de elite, outras pela população tanto urbana como rural, outras ainda por escravos.
CARVALHO, J. Murilo. Documentação política, 1808-1840.
In: “Brasiliana da Biblioteca Nacional”. Nova Fronteira, 2001.
O período que se iniciou com a abdicação de D. Pedro | foi considerado o mais agitado do Império. À época foi consolidado o processo de independência, que acabou evidenciando as divisões no interior das elites dominantes, abrindo espaço para as revoltas, ou de cunho liberal ou populares. Essa agitação política atingiu inúmeras províncias, incluindo a de Mato Grosso, que foi palco da revolta conhecida como Rusga, que eclodiu na noite de 30 de maio de 1834.
Considerando-se o conturbado Período Regencial (1831-1840) e as Revoltas Provinciais, em geral, e a Rusga, em particular, é correto afirmar que:
Dentre as estratégias do Plano Municipal de Educação de Cuiabá voltadas para a política inclusiva, a diversidade e a educação especial, pode-se citar a de garantir:
De acordo com o Artigo 22 da Lei nº 11.494/2007, lei do FUNDEB, pelo menos 60% dos recursos anuais totais dos Fundos serão destinados ao pagamento da remuneração dos:
João, após um acidente de carro, apresentou danos complexos nos nervos hipoglossos direito e esquerdo (nervo craniano XII) que resultaram em incapacidade de:
Dos 12 nervos cranianos, os fundamentais para a produção da fala são:
Pedro, com 3 anos de idade, apresenta gagueira “primária ou fisiológica”. Sendo assim, a fonoaudióloga resolveu aconselhar os pais sobre como lidar com este problema. A esse caminho tomado dá-se o nome de:
A categoria “Transtornos Globais do Desenvolvimento” (TGD) faz referência aos transtornos:
São benefícios da eletroestimulação (EENM) em disfagia orofaríngea:
Os fonemas podem variar no modo de serem articulados. A essa variação na forma, mas que ainda permite a compreensão de que fonema se trata, dá-se o nome de:
Na orientação à lactante quanto aos hábitos orais, a melhor forma de amamentar corresponde à seguinte alternativa:
Asdrubal é Técnico em Educação e atua no planejamento em órgão vinculado ao Ministério da Educação do governo federal.
Nos termos da Lei Federal nº 9.394/96, no pertinente à política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas, caberá à União a tarefa de: