SóProvas



Prova UFU-MG - 2017 - UFU-MG - Auxiliar em Administração


ID
2450053
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Manoel é Técnico em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, devidamente efetivado após a aprovação no estágio probatório. Manoela, sua esposa, que se dedicava integralmente a cuidar da casa e dos filhos, fora aprovada em concurso público para o Ministério da Defesa em Brasília-DF, no qual fora regularmente empossada e onde ocupa o atinente cargo de Técnico Administrativo e respectivas funções. Assim, visando a trabalhar na mesma Instituição que sua cônjuge, Manoel poderá:

Alternativas
Comentários
  • Artigo 36 da Lei nº 8.112 de 11 de Dezembro de 1990

    Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Parágrafo único. Dar-se-á a remoção, a pedido, para outra localidade, independentemente de vaga, para acompanhar cônjuge ou companheiro, ou por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente, condicionada à comprovação por junta médica.

     

    Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção: (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    I - de ofício, no interesse da Administração; (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    II - a pedido, a critério da Administração; (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     

    a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração; (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial; (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.(Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Esta questão foi anulada. Ele( Manuel) não poderia pedir remoção por que sua esposa ñao foi para Brasília enviada pelo interesse da administração, se assim fosse, Manuel teria esse direito.Também não poderia pedir redistribuição por que essa modalidade de deslocamento só ocorre no interesse da administração, conforme artigos abaixo:

    § 1º A redistribuição ocorrerá ex officio para ajustamento de lotação e da força de trabalho às necessidades dos serviços, inclusive nos casos de reorganização, extinção ou criação de órgão ou entidade. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97) § 2º A redistribuição de cargos efetivos vagos se dará mediante ato conjunto entre o órgão central do SIPEC e os órgãos e entidades da Administração Pública Federal envolvidos. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97) § 3º Nos casos de reorganização ou extinção de órgão ou entidade, extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade no órgão ou entidade, o servidor estável que não for redistribuído será colocado em disponibilidade, até seu aproveitamento na forma dos arts. 30 e 31. (Parágrafo renumerado e alterado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    http://legislacao.paginas.ufsc.br/files/2012/01/lei-8112-anotada.pdf

  • Letra: a

    Ela não foi enviada de oficio e sim porque passou no concurso.


ID
2450056
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Conforme o Código de Ética Profissional no Serviço Público, a moralidade da Administração Pública

Alternativas
Comentários
  • Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

    CAPÍTULO I   -   Seção I   -   Das Regras Deontológicas

     

            I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

            II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

            III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

  • GABARITO: A

    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

    CAPÍTULO I   -   Seção I   -   Das Regras Deontológicas

    III ... O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

  • FINALIDADE + LEGALIDADE =  MORALIDADE 

  • Macete do colega do Qconcursos Célio Espindula, pra ajudar.

     

    a MORALIDADE é FILE   (FInalidade + LEgalidade).


ID
2450059
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Configura-se improbidade administrativa

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 8.429 de 02 de Junho de 1992

    Dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências.

    Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:

    - praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência;

    II - retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício;

    III - revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo;

    IV - negar publicidade aos atos oficiais;

    - frustrar a licitude de concurso público;

    VI - deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo;

    VII - revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgação oficial, teor de medida política ou econômica capaz de afetar o preço de mercadoria, bem ou serviço.

    VIII - descumprir as normas relativas à celebração, fiscalização e aprovação de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas. (Redação dada pela Lei nº 13.019, de 2014) (Vigência)

    IX - deixar de cumprir a exigência de requisitos de acessibilidade previstos na legislação. (Incluído pela Lei nº 13.146, de 2015) (Vigência)

  • GABARITO: C

     

    Lei 8.429

     

    Art. 3° As disposições desta lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

     

    É necessária a presença de agente público no polo passivo

     

     

    a,b, e d erradas pq são quatro grupos de atos que configuram improbidade administrativa:

     

    Art. 9º  Enriquecimento Ilícito

    Art. 10 Prejuízo ao Erário

    Art.10-A Concessão ou Aplicação Indevida de Benefício Financeiro ou Tributário

    Art. 11 Atentam Contra os Princípios da Administração Pública

     

  • Gabarito letra c).

     

     

    a) Para que ocorra improbidade administrativa, não é imprescindível o dano ao erário, pois os atos que atentam contra os princípios da Administração Pública ou importem enriquecimento ilícito podem ser concretizados sem a lesão ao erário.

     

    * DICA: RESOLVER A Q484645.

     

     

    b) Para que ocorra improbidade administrativa, não é imprescindível o enriquecimento ilícito, pois os atos que atentam contra os princípios da Administração Pública ou causem prejuízo ao erário podem ser concretizados sem a o enriquecimento ilícito.

     

     

    c) "Para que o terceiro seja responsabilizado pelas sanções da Lei n.°8.429/92 é  indispensável que seja identificado algum agente público como autor da prática do ato de improbidade. Assim, não é possível a propositura de ação de improbidade exclusivamente contra o particular, sem a concomitante presença de agente público no polo passivo da demanda."

     

    * Portanto, a presença do agente público é requisito indispensável para a caracterização de ato de improbidade administrativa. Sem a sua participação, não há ato de improbidade administrativa.

     

    Fonte: http://www.dizerodireito.com.br/2014/03/nao-e-possivel-ajuizar-acao-de.html

     

     

    d) Há outros atos de improbidade administrativa independentemente de retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício. Logo, a expressão "somente" torna a assertiva errada.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Correta, C

    De forma bem objetiva:

    Terceiro (que não é agente público) que induza ou concorra para a prática de ato de improbidade só será responsabilizado por Improbidade Administrativa se haver participação de agente público.

    Isto porque, o sujeito ativo do ato de improbidade é o agente público, que detém, de alguma forma, a ''coisa pública''.

  • Gabarito: C

     

    Segundo o STJ, não é possível a propositura de ação de improbidade exclusivamente contra o particular, sem a concomitante presença de agente público no polo passivo da demanda (STJ, REsp 1.171.017/PA, 25/2/2014, Info 535).

  • GABARITO:C


    Os atos que importam em improbidade administrativa estão previstos na Lei n. 8.429/1992. Caracterizam-se por dano ao erário, enriquecimento ilícito e violação aos princípios administrativos. A Lei de Improbidade Administrativa define enriquecimento ilícito o ato de “auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades públicas”.


    As ações de improbidade se referem, por exemplo, a um funcionário que recebeu dinheiro ou qualquer vantagem econômica para facilitar a aquisição, permuta ou locação de um bem móvel ou imóvel, a contratação de serviços pela administração pública, ou ainda a utilização de veículos da administração pública para uso particular. Outro tipo de enriquecimento ilícito seria receber dinheiro para tolerar a prática de jogos de azar, prostituição ou narcotráfico.

     

  • LETRA C CORRETA 

    LEI 8.429

     Art. 2° Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior.

  • LEI 8.429

     Art. 2° Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior.

  • precisa ter agente público na jogada

  • Vejamos as opções propostas, à procura da correta:

    a) Errado:

    A ocorrência de lesão ao erário constitui apenas uma das forma de prática de atos de improbidade administrativa, de modo que está errado aduzir que a improbidade somente ocorra acaso esteja presente tal circunstância. Na realidade, apenas a imposição da pena de ressarcimento ao erário fica na real dependência da efetiva existência de danos ao patrimônio público, como se vê do art. 21, I, da Lei 8.429/92:

    "Art. 21. A aplicação das sanções previstas nesta lei independe:

    I - da efetiva ocorrência de dano ao patrimônio público, salvo quanto à pena de ressarcimento;"  

    b) Errado:

    O mesmo raciocínio acima desenvolvido pode ser aplicado neste item. O enriquecimento ilícito é apenas uma das espécies de atos de improbidade, havendo, ainda, atos causadores de lesão ao erário e atos violadores de princípios da administração pública.

    c) Certo:

    Realmente, é firme o posicionamento doutrinário e jurisprudencial no sentido de que a prática de atos de improbidade somente pode ocorrer por meio de agente público ou, no mínimo, caso exista a participação deste, o que deriva da redação do art. 3º da Lei 8.429/92, in verbis:

    "Art. 3º As disposições desta Lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra dolosamente para a prática do ato de improbidade."

    Como daí se vê, os verbos induzir e concorrer pressupõem, necessariamente, que haja a presença de agente público a participar da prática de ato de improbidade administrativa.

    Neste sentido, o STJ consolidou sua jurisprudência, consoante enunciado lançado na coletânea "Jurisprudência em Teses", edição 38:

    "8) É inviável a propositura de ação civil de improbidade administrativa exclusivamente contra o particular, sem a concomitante presença de agente público no polo passivo da demanda."

    Foram apresentados os seguinte precedentes a respaldar este entendimento:

    Precedentes: AgRg no AREsp 574500/PA, Rel. Ministro HUMBERTO MARTINS, SEGUNDA TURMA, julgado em 02/06/2015, DJe 10/06/2015; REsp 1282445/DF, Rel. Ministro NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO, PRIMEIRA TURMA, julgado em 24/04/2014, DJe 21/10/2014; REsp 1409940/SP, Rel. Ministro OG FERNANDES, SEGUNDA TURMA, julgado em 04/09/2014, DJe 22/09/2014; REsp 1171017/PA, Rel. Ministro SÉRGIO KUKINA, PRIMEIRA TURMA, julgado em 25/02/2014, DJe 06/03/2014; REsp 896044/PA, Rel. Ministro HERMAN BENJAMIN, SEGUNDA TURMA, julgado em 16/09/2010, DJe 19/09/2010; REsp 1181300/PA, Rel. Ministro CASTRO MEIRA, SEGUNDA TURMA, julgado em 14/09/2010, DJe 24/09/2010; REsp 1504052/RJ (decisão monocrática), Rel. Ministra ASSUSETE MAGALHÃES, julgado em 29/05/2015, DJe 17/06/2015. (VIDE INFORMATIVO DE JURISPRUDÊNCIA N. 5.

    d) Errado:

    Por fim, este item apresentava, tão somente, um dos possíveis atos de improbidade atentatórios de princípios da administração pública, havendo, ainda, diversos outros atos de mesma espécie, bem assim todos os demais de outras espécies, a saber, atos geradores de enriquecimento ilícito e atos causadores de lesão ao erário. Refira-se, ademais, que o ato ímprobo aqui especificamente mencionado foi revogado pela Lei 14.230/2021. Assim sendo, incorreto este item.


    Gabarito do professor: C


ID
2450062
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo (COPSIA) da UFU recebeu denúncia anônima, segundo a qual determinado servidor estava se valendo do cargo para obter vantagem financeira ilícita. Diante de tal situação, e conforme a Lei do Processo Administrativo no âmbito federal, a COPSIA  

Alternativas
Comentários
  • O termo “denúncia” refere-se à peça apresentada por particular, noticiando à administração o suposto cometimento de irregularidade associada ao exercício de cargo. E quanto à formalidade, na regra geral da administração pública federal, exige-se apenas que as denúncias sejam identificadas e apresentadas por escrito.

    Lei nº 8.112, de 11/12/90 - Art. 144. As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    A denúncia requer critérios similares aos relativos à representação para a sua admissibilidade. Destaque-se a indispensável exigência de que a denúncia se materialize em documento por escrito, de forma que a denúncia apresentada verbalmente deve ser reduzida a termo pela autoridade competente.

     

    Embora a princípio, pela própria natureza e por previsão legal para a denúncia (art. 144 da Lei nº 8.112/90), se exija a formalidade da identificação do denunciante, tem-se que o anonimato, por si só, não é motivo para liminarmente se excluir uma denúncia sobre irregularidade cometida na Administração Pública e não impede a realização do juízo de admissibilidade e, se for o caso, a conseqüente instauração do rito disciplinar.

    Diante do poder-dever conferido no art. 143 da Lei nº 8.112, de 11/12/90 

        Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

  • Gabartito Letra B

    Pode haver instauração de PAD ou Sindicância com base em uma denúncia anônima?

    Embora a princípio, pela própria natureza e por previsão legal para a denúncia (art. 144 da Lei nº 8.112/90), se exija a formalidade da identificação do denunciante, tem-se que o anonimato, por si só, não é motivo para liminarmente se excluir uma denúncia sobre irregularidade cometida na Administração Pública e não impede a realização do juízo de admissibilidade e, se for o caso, a conseqüente instauração do rito disciplinar. Diante do poder-dever conferido no art. 143 da Lei nº 8.112, de 11/12/90, deve a autoridade competente verificar a existência de mínimos critérios de plausibilidade.

    Fonte de pesquisa: No próprio site da Banca examinadora(UFU) - http://www.copsia.ufu.br/node/17

  • Resumindo.

    Regra --  Não se leva em conta denúncia anônima 

    Exceção -- Se houver desconfiança, poderá abrir processo administrativo disciplinar 

    Gab: B

     

  • Eu raciocinei que a letra B seria a correta,pq ela pode abrir uma sindicáncia primeiro,caso haja haver indícios suficientes para tanto, da Sindicácia poderá abrir um PAD.

  • A questão versa sobre o Processo Administrativo Disciplinar da lei 8.112/90 e apresentou uma situação de denúncia anônima sobre servidor que estava se valendo do cargo para obter vantagem financeira ilícita, questionando se nesse caso seria possível a abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD):

    A) ERRADA. Em que pese o art. 5º, IV da Constituição Federal realmente vedar o anonimato (“é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”), isto não impede a abertura de PAD, existindo inclusive uma súmula contendo tal permissivo. É a Súmula 611 do STJ, aprovada em 09/05/2018 e publicada em 14/05/2018: “Desde que devidamente motivada e com amparo em investigação ou sindicância, É PERMITIDA A INSTAURAÇÃO DE PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR COM BASE EM DENÚNCIA ANÔNIMA, em face do poder-dever de autotutela imposto à Administração.”

    B) CERTA. É A RESPOSTA. É possível a abertura de PAD nesse caso por força do que dispõe o art. 143 da lei 8.112/90: “A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público É OBRIGADA A PROMOVER A SUA APURAÇÃO IMEDIATA, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.”

    C) ERRADA. Embora seja possível a abertura de PAD com base em denúncia anônima, esta não pode ser o fundamento EXCLUSIVO do processo, sendo necessária apuração prévia, nos termos da Súmula 611 do STJ: DESDE QUE DEVIDAMENTE MOTIVADA E COM AMPARO EM INVESTIGAÇÃO OU SINDICÂNCIA, é permitida a instauração de processo administrativo disciplinar com base em denúncia anônima, em face do poder-dever de autotutela imposto à Administração.”

    D) ERRADA. A UFU (Universidade Federal de Uberlândia) é uma fundação pública, integrante da Administração Federal Indireta e vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Por isso mesmo, possui competência para investigar seus servidores, sendo aplicável aos mesmos as disposições da lei 8.112/90.

    GABARITO: LETRA “B”

  • Vejamos cada opção, separadamente:

    a) Errado:

    A abertura de processos administrativos em geral, via de regra, está condicionada à identificação do interessado, sendo vedado o anonimato, o que se encontra previsto no art. 6º, II, da Lei 9.784/99:

    "Art. 6o O requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitação oral, deve ser formulado por escrito e conter os seguintes dados:

    (...)

    II - identificação do interessado ou de quem o represente;"

    Nada obstante, doutrina e jurisprudência são firmes em admitir a possibilidade de a Administração instaurar procedimentos administrativos apuratórios prévios, mesmo que baseados em "denúncias anônimas", com vistas a averiguar, ainda que de modo informal, a veracidade das informações prestadas.

    Destarte, acaso existam elementos indiciários mínimos a respaldar a notícia de ilícito que tiver sido levada ao conhecimento administrativo, será viável a instauração de regular sindicância ou processo administrativo disciplinar, conforme o caso, o que tem esteio no princípio da autotutela, bem como no dever da autoridade competente de apurar irregularidades cometidas, na forma do art. 143 da Lei 8.112/90:

    "Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa."

    Sobre o tema, da jurisprudência do STF, confira-se o seguinte trecho de julgado:

    "O poder-dever de autotutela da Administração Pública impõe ao administrador a apuração de irregularidade praticada por servidor, ainda que a notícia advenha de denúncia anônima. Precedentes." (RMS-AgR 3417, rel. Ministro LUIZ FUX, Primeira Turma, Sessão Virtual de 8.5.2020 a 14.5.2020)

    b) Certo:

    Escorreito o teor deste item, porquanto espelha a compreensão estabelecida em sedes doutrinária e jurisprudencial a propósito desta temática.

    c) Errado:

    O erro deste item está em sustentar a possibilidade de abertura de processo com apoio tão somente no teor da denúncia anônima. Em rigor, o correto é que se proceda a uma averiguação prévia, mesmo que informalmente. Constada a veracidade das informações e reunidos elementos mínimos probatórios, aí sim parte-se para a abertura formal de PAD ou de sindicância, se for o caso.

    d) Errado:

    A UFU é uma autarquia federal, pessoa jurídica de direito público, portanto. Desta maneira, ostenta poder disciplinar para, em sendo o caso, aplicar as sanções cabíveis a seus servidores, com amparo na Lei 8.112/90.


    Gabarito do professor: B


ID
2450065
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No MS Windows 7, qual a ferramenta responsável por procurar e encontrar informações armazenadas no disco rígido ou mesmo em área de compartilhamento de arquivos ?

Alternativas
Comentários
  • Windows Search para Windows Vista e Server 2008 e Windows Desktop Search para Windows XP e Server 2003, é um buscador que ajuda a localizar arquivos no computador rapidamente como e-mails, compromissos do calendário, fotos, documentos e outros. Seu principal objetivo é tornar a busca na área de trabalho mais eficaz do que em uma página no navegador. No Windows Vista e Server 2008, ele já vem integrado ao sistema. No Windows XP e Server 2003 está disponível para download gratuito no site da Microsoft.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_Search

     

  • a) Painel de Controle: Por meio do painel de controle do Windows7 você pode acessar vários recursos para instalar e fazer ajustes. Por exemplo: Sistema e Segurança, Rede e Internet, Aparência e Personalização, entre outros recursos.

     

    b) Barra de Tarefas do Windows 7  contém todas as informações sobre os programas que estão sendo executados, e principalmente o botão Iniciar. Esse botão dá acesso aos programas instalados no seu computador. Os botões na barra de tarefas mostram quais as janelas estão abertas, mesmo que algumas estejam minimizadas ou ocultas sob outra janela. Você pode alternar facilmente para uma janela clicando no botão correspondente na barra de tarefas, caso haja a necessidade de alternar entre os programas que estão em execução utilizando o teclado deve-se utilizar as teclas ALT + TAB.

     

    c) Monitor de Recursos:  é usado para verificar a quantidade de recursos do sistema consumida por cada programa ou serviço em execução no Windows 7.
    Clique em Iniciare, na caixa de pesquisa, digite monitor de recursos. Em seguida, pressione Enter. Na janela principal do Monitor de Recursos, são exibidos os quatro recursos monitoráveis: CPU, Memória, Disco e Rede. Ela apresenta um breve resumo do estado de cada recurso.

    Observação: Se desejar mais informações sobre cada recurso, clique na guia correspondente. Verifique se o uso de CPU se mantém abaixo de 70%. Em caso negativo, acesse a guia CPU para verificar que processo está consumindo mais recursos. Quando encontrar o processo que deseja fechar, clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione Terminar processo. Certifique-se de que a quantidade de memória disponível seja superior a 100 MB. Para tanto, clique na guia Memória e verifique o valor exibido na barra Memória Física.

     

    c) Windows Search fornece uma solução fácil e abrangente para procurar e encontrar informações, independentemente de a informação estar armazenada no disco rígido, conectada a compartilhamentos de arquivo, portais de documentos ou sites, é um buscador que ajuda a localizar arquivos no computador rapidamente como e-mails, compromissos do calendário, fotos, documentos e outros. Seu principal objetivo é tornar a busca na área de trabalho mais eficaz do que em uma página no navegador.
    Como acessar: No Painel de Controle, clique em Programas; em seguida, em Programas e Recursos, clique em Ativar ou Desativar Recursos do Windows. Marque a caixa de seleção do Windows Search. (CORRETA)

  • GABARITO:D


    Windows Search
     para Windows Vista e Server 2008 e Windows Desktop Search para Windows XP e Server 2003, é um buscador que ajuda a localizar arquivos no computador rapidamente como e-mails, compromissos do calendário, fotos, documentos e outros. Seu principal objetivo é tornar a busca na área de trabalho mais eficaz do que em uma página no navegador. No Windows Vista e Server 2008, ele já vem integrado ao sistema. No Windows XP e Server 2003 está disponível para download gratuito no site da Microsoft.

  • Eu achava o Monitor de Recursos meio parecido com o Gerenciador de Tarefas...

  • A palavra chave que a Banca deu é 'FERRAMENTA', a qual dá para entender como software, aplicativo.. olhando as alternativas sobra o Windows Search. 

  •  Search = pesquisar em inglês

  • Bruna M, a palavra chave encontrada está no enunciado "procurar e encontrar informações" = "Windows SEARCH"


ID
2450068
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No MS Windows 7, as bibliotecas permitem que se organizem arquivos, usando metadados dos arquivos de forma instantânea. Assim, ao salvar arquivos em uma biblioteca, o Windows 7 os indexa. Sobre as bibliotecas do Windows 7, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) O Windows 7 tem quatro bibliotecas padrão: Documentos, Músicas, Imagens e Vídeos.

     

    b) As bibliotecas fornecem uma exibição consolidada de arquivos relacionados, tornando-os fáceis de localizar mesmo se você os tiver armazenado em pastas ou sistemas diferentes. Ao abrir uma biblioteca, você vê as localizações de pastas contidas nela. Mas, diferentemente de uma pasta simples antiga, uma biblioteca pode exibir arquivos de vários locais em seu computador em vários computadores na mesma rede. Na verdade, as bibliotecas não possuem os seus dados, elas simplesmente fornecem uma janela, na qual você pode ver os arquivos de vários locais—todos em um único lugar—e procurá-los, usando metadados.

     

    c) para criar um biblioteca, clique no botão direito do mouse em “Bibliotecas”, no painel do lado direito da janela do Windows Explorer, aponte para “Abrir uma nova janela” e, na sequência, selecione “Nova Biblioteca”.

     

    d) (Se remover ou alterar essas bibliotecas, você poderá restaurá-las rapidamente, clicando com o botão direito do mouse em Bibliotecas, no Windows Explorer, e clicando em Restaurar bibliotecas padrão). Cada biblioteca padrão será iniciada com duas localizações de pasta: uma da pasta de perfil do usuário e outra da pasta de perfil Público. Você pode adicionar outras localizações de pastas para bibliotecas padrão.

     

     

     

     

  • a) O Windows 7 tem   5   bibliotecas padrão: Documentos, Músicas, Imagens e Vídeos.  e Apps .

    Nenhum golpe funciona duas vezes no mesmo Cavaleiro.

     baron" 

    gabarito letra>>>>>  B 

  •  Acho que esse app que o Erico falou nao é padrão nao! alguem confirma pra mim! please ^^

  • Quais são as Bibliotecas padrão no Windows 7?

    O Windows 7 tem quatro Bibliotecas padrão: Documentos, Músicas, Imagens e Vídeos. Cada Biblioteca padrão contém dois locais de pasta: um na pasta de perfil do usuário e o outro na pasta de perfil Pública (Minha Música e Música Pública, por exemplo).

     

    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/ee449413(v=ws.10).aspx

  • b)

    as bibliotecas do Windows 7 permitem localizar facilmente arquivos, ainda que estes estejam armazenados em pastas ou sistemas diferentes, pois elas constituem uma exibição consolidada de arquivos relacionados.

  • O que são as Bibliotecas?

    As Bibliotecas são um recurso do Windows 7 que permite a exibição consolidada de arquivos relacionados em um só local. Você pode pesquisar nas Bibliotecas para localizar os arquivos certos rapidamente, até mesmo quando esses arquivos estão em pastas ou em sistemas diferentes (quando as pastas são indexadas nos sistemas remotos ou armazenadas em cache localmente com Arquivos Offline).

     

    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/ee449413(v=ws.10).aspx

  • "sistemas diferentes"...

  • "sistemas diferentes" ? jamais.
    Essas questões de informática de banquinhas mixuruca ein!

  • pessoal, na minha opinião a B ao afirmar  "...ou sistemas diferentes" esta incorreta, alguém pode esclarecer?

     

  • essa 

    "sistemas diferentes"... 

    não da pra entender.

  • Pra fazer as questões da UFU o macete é marcar a menos errada pqp não entendi "sistemas diferentes"

  • Complementando (sobre a letra B - " sistemas diferentes "):

    As redes de computadores permitem a troca de informações entre diferentes usuários, e utiliza de diversas tecnologias para a transmissão de informações. As redes permitem a comunicação entre dispositivos diferentes que estejam executando sistemas operacionais diferentes, graças ao protocolo TCP/IP.

    Pode-se, por exemplo, utilizar no Linux o SAMBA, que simula um servidor Windows, permitindo que seja feito gerenciamento e compartilhamento de arquivos em uma rede Microsoft. Para conectar PCs com SOs diferentes basta ter a ferramenta certa.

    Corrijam-me se houver alguma informação equivocada.

    Fonte: comentários de outras questões do QC

  • Não entendi a "B".

    "sistemas diferentes"?

  • Olha os comentários randolfo. Bons estudos!!


ID
2450071
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o MS Word 2007, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  •  a) o alinhamento de texto determina a aparência do texto para cada linha do texto, ou seja, pode-se alinhar à esquerda uma linha e justificar uma outra linha, mesmo que as linhas pertençam ao mesmo parágrafo. (errado)

     

    b) para substituir um texto por outro, basta selecionar, a partir da guia “Layout de Página” e grupo “Localizar e Substituir”, a opção “Substituir”. Na sequência, localizar o texto desejado, remover o texto quantas vezes for encontrado e, na sequência, inserir o novo texto. (errado)

    Localizar e substituir texto: Na guia Página Inicial, no grupo Edição, escolha Substituir. Ou, no teclado, pressione Ctrl+H.

    Na caixa Localizar, digite o texto que deseja localizar e substituir. Na caixa Substituir por, digite o texto de substituição.

    Escolha Localizar Próxima e siga um destes procedimentos:

    Para substituir o texto realçado, clique em Substituir.

    Para substituir todas as ocorrências do texto no documento, clique em Substituir Tudo.

    Para ignorar uma ocorrência do texto e continuar na próxima ocorrência, clique em Localizar Próxima.

     

    c) para sublinhar as palavras de um texto, mas não os espaços entre as palavras, basta clicar no iniciador da caixa de diálogo “Fonte”, da guia “Início”. Na sequência, selecionar “Fonte” e, na caixa “Estilo de sublinhado”, selecionar “Somente palavras”. (correto)

     

     d) para alinhar um texto à esquerda, basta clicar em qualquer lugar do parágrafo e, na sequência, a partir da guia “Layout de Parágrafo” e grupo “Alinhamento de Parágrafo”, selecionar o alinhamento desejado, por exemplo: “Alinhar Texto à Esquerda”. (errado) - "guia página inicial"

     

  • Questão bem complexa!

  • Esse Ms-2007 é bem ultrapassado fica dífcil estudar um trem desses

  • a) Errada: O alinhamento de texto determina a aparência do texto para cada linha do texto, ou seja, pode-se alinhar à esquerda uma linha e justificar uma outra linha, mesmo que as linhas pertençam ao mesmo parágrafo.

    O alinhamento do texto determina a aparência do texto para todo o parágrafo, não sendo possível fazer formatações diferentes para as linhas que o compõem. 

     

    b) Errado: Para substituir um texto por outro, basta selecionar, a partir da guia “Layout de Página” e grupo “Localizar e Substituir”, a opção “Substituir”. Na sequência, localizar o texto desejado, remover o texto quantas vezes for encontrado e, na sequência, inserir o novo texto.

    Deve-se selecionar a guia "Início". Além disso, não é necessário localizar o texto e removê-lo todas as vezes que for encontrado. Basta inserir o novo texto e escolher a opção substituir tudo, que a mudança será automática.

     

    c) Correto: Para sublinhar as palavras de um texto, mas não os espaços entre as palavras, basta clicar no iniciador da caixa de diálogo “Fonte”, da guia “Início”. Na sequência, selecionar “Fonte” e, na caixa “Estilo de sublinhado”, selecionar “Somente palavras”.

    Essa alternativa se ateve a muitos detalhes. Como é díficil guardar tanta informação, a melhor forma de resolver questões desse tipo é ler todas as alternativas com muito critério e, não sabendo a resposta, marcar por eliminação!

     

    d) Errado: Para alinhar um texto à esquerda, basta clicar em qualquer lugar do parágrafo e, na sequência, a partir da guia “Layout de Parágrafo” e grupo “Alinhamento de Parágrafo”, selecionar o alinhamento desejado, por exemplo: “Alinhar Texto à Esquerda”.

    Não existe guia "Layout de Parágrafo" nem grupo "Alinhamento de Parágrafo". 

    O alinhamento de um texto pode ser feito por meio da guia "Início" ou guia "Layout da página" em ambas no grupo "Parágrafo".

  •  

    Luiz Tesser, depende do etidal....

  • O porquê do Word 2007 é simples, a UFU ainda  usa essa versão!!!!


ID
2450074
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o MS-Excel 2007, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A) CERTO. Essa equação irá realizar exatamente o pedido.

    B) ERRADO. Não existe uma fórmula =E()

    C) ERRADO. Na verdade essa expressão irá retornar 4, pois ela irá considerar tanto os números (40, 300 e 60) como valores e a palavra ("Maria"). Se houvesse algum outro valor em A5 (fosse número ou palavra), iria retornar 5. A questão tenta confundir o candidato com a formula =CONT.NÚM, que realmente retornaria 3 (pois ela contaria apenas os números do intervalo).

    D) ERRADO. A função =CONT.VAZIO() pode contar células em um intervalo, que pode ser linha, coluna ou linha E coluna.

  • Michel Peres, a fórmula E(...) existe sim. Porém, o resultado da fórmula para os parâmetros indicados não está correto.

     

  • Pra mim, nenhuma delas esta correta, pois as aspas " " não fazem parte de nenhuma das fórmulas.

     “=SE(OU(A1>5;A2<100);A3;” o excel entente como texto e não como fórmula.

  • A) Correto.

     

    B) a fórmula “=E(A2>10;B120)” retorna VERDADEIRO se a célula A2 contiver o número 5, a célula B1 contiver o número 8 e a célula C3 contiver o número 30. ERRADO  Na formula E todos os valores devem satisfazer (estarem corretos) para retornar VERDADEIRO, porém A2 = 5 que não é maior que 10 o que já basta para o resultado retornar FALSO, independente das demais estarem verdadeiras.

     

    c) a fórmula “=CONTAR.VALORES(A2:A4;A5;A6)” retorna 3 se as células A2 = 40, A3 = “Maria”, A4 = 300, A5 estiver vazia e A6 = 60

    ERRADO. A formula CONT.VALORES calcula o numero de células em um intervalo que nao esteja vazio, portanto retorna 4.

     

    d) a função CONT.VAZIO() conta o número de células em um intervalo especificado, desde que o intervalo seja uma coluna de células ou uma linha de células. ERRADO Nao existe fórmula CONT.VAZIO, mas sim, CONTAR.VAZIO

  • Exemplo:

    =SE(OU(A4>0,B4<50),VERDADEIRO, FALSO)

    SE A4 (25) for maior do que 0, E B4 (75) for menor que 50, VERDADEIRO é retornado. Caso contrário, FALSO é retornado. Nesse caso, apenas a primeira condição é VERDADEIRO, mas como OU somente requer que um argumento seja verdadeiro, a fórmula retorna VERDADEIRO.

  • OU só retorna falso se todos os argumentos  forem falsos

    E so retorna verdadeiro se todos os argumentos forem verdadeiros

  • Essa questão deveria ser anulada, pois as aspas na letra A estão colocadas de forma incorreta, perceba: Condição não Satisfeita”, a primeira aspa está invertida, se vc copiar essa fórmula e colar no Excel, quando inserir valores que dariam a condição não satisfeita, a resposta sai com erro: #NOME?

  • Gabarito A


ID
2450077
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o MS-PowerPoint 2007, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  •  a) para salvar um tema, basta selecionar na guia “Início” e grupo “Plano de Fundo” a opção “Mais” e, na sequência, na caixa “Nome do arquivo”, informar o nome apropriado do tema. (ERRADA)

    Salvar uma apresentação como um modelo do PowerPoint (. potx)

    Clique no Botão do Microsoft Office  e clique em Salvar como.

    Na caixa Nome do arquivo, digite um nome de arquivo ou não execute ação alguma para aceitar o nome de arquivo sugerido.

    Na lista Salvar como tipo, clique em Modelo do PowerPoint, e clique em Salvar.

    Dica:    Salve seus modelos na pasta modelos em C:\Program de Programas\Microsoft office\modelos\ para torná-las mais fácil de localizar.

     

     b) ao iniciar o PowerPoint 2007 com a opção “/P” e parâmetro “c:/template.potx” na linha de comando “powerpoint2007.exe” /P ”c:/template.potx”, inicia-se o PowerPoint 2007 e cria-se um arquivo em branco cujo nome é “template.potx”. (ERRADA)

    Para uma apresentação que pode ser aberta somente no PowerPoint 2010 ou no PowerPoint 2007, na lista Salvar como tipo, selecione Apresentação do PowerPoint (*. pptx).

    Para uma apresentação que pode ser aberta no PowerPoint 2010 ou versões anteriores do PowerPoint, selecione apresentação do PowerPoint 97-2003 (*. ppt).

    Diferença entre PPS e PPT no PowerPoint

    A principal diferença entre PPS e PPT no PowerPoint, está na forma como o programa reage a cada um deles: Abrindo o arquivo para edição (PPT/PPTX) ou mostrando a apresentação automaticamente (PPS/PPSX). 

    Ou seja, na hora de editar, você deve usar o formato PPT e quando quiser apenas mostrar a apresentação, o PPS.

     

     c) para nomear e salvar uma apresentação, basta selecionar o grupo “Salvar como”, na guia “Área de Trabalho”, ou simplesmente “Ctrl + O” (versão português) e informar o nome. (ERRADA)

    Clique no Botão do Microsoft Office , aponte para Salvar Como . Na caixa de diálogo Salvar como, na lista Salvar em, selecione a pasta ou outro local em que você deseja salvar a sua apresentação. Você pode pressionar Ctrl+S ou clicar em Salvar , próximo à parte superior da tela, para salvar rapidamente a apresentação, a qualquer momento . Na caixa Nome do arquivo, digite um nome para a sua apresentação, ou não faça nada para aceitar o nome de arquivo padrão, e clique em Salvar.

     

    d) quando se cria uma apresentação no PowerPoint 2007 a ser usada em uma versão anterior, por exemplo, PowerPoint 97-2003, pode-se ativar o modo de compatibilidade salvando a apresentação no formato anterior, por exemplo, PowerPoint 97-2003. (CORRETA)


ID
2450080
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre os navegadores Internet Explorer, Firefox e Chrome é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Navegar na web de forma privada permite que você acesse a Internet de forma mais segura na casa de amigos ou em computadores públicos. Essa navegação oculta permite acessar conteúdos sem que sejam salvos dados pessoais, histórico de navegação, cookies, pesquisas, lista de downloads e arquivos temporários.

     

    A Janela Anônima é identificada por um desenho de um espião, no canto superior esquerdo do navegador.

    Navegação InPrivate no Internet Explorer

     

     

    Passo 6: Abra o Mozilla Firefox. Caso ele não esteja instalado, baixe da nossa seção de downloads;

    Passo 7. Na Barra de Menu, clique em Ferramenta, e depois em Iniciar navegação privativa. O atalho para a Navegação Privativa é Ctrl + Shift + P. È necessário confirmar a forma de navegação.

    Abrirá uma nova janela alertando que você entrou no modo de Navegação Privativa. Perceba que a cor do label de Firefox mudou de laranja para roxo.

     

     

    http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2011/09/como-usar-browser-com-navegacao-oculta.html

     

     

  • B

     

  • GABARITO B (INCORRETA)

     

    O modo de navegação padrão no Firefox e no Internet Explorer é modo privado. No modo privado, o navegador armazena as páginas visitadas e “cookies”, mas não armazena as entradas na barra de pesquisa e conteúdo web na “cache”.

     

    Errado, porque quando abrimos os navegadores, eles abrem no modo "normal", em que fica tudo gravado. Após abrirmos no modo normal é que podemos abrir o modo privado, aí sim, em que nada fica registrado (histórico, cookies, cache, etc).

  • GABARITO ------ B

  • b)

     

  • b)

    o modo de navegação padrão no Firefox e no Internet Explorer é modo privado. No modo privado, o navegador armazena as páginas visitadas e “cookies”, mas não armazena as entradas na barra de pesquisa e conteúdo web na “cache”.

  • GABARITO B

     

    Atalhos :

    Google Chrome – Janela Anônima > Ctrl+Shift+N
    Opera -          Navegação Privativa > Ctrl+Shift+N 

     

    Mozilla Firefox                     – Janela Privativa >        Ctrl+Shift+P
    Microsoft Internet Explorer – Navegação InPrivate > Ctrl+Shift+P
    Microsoft Edge –                 Navegação InPrivate >   Ctrl+Shift+P

  • Apenas um comentário...

    Na alternativa D, "HTTP (Hypertext Transport Protocol)"; o correto não seria HTTP (Hypertext TRANSFER Protocol) ?

  • Mateus Brito, sim.

    Questão devia ser anulada.

  • Sobre a C

    Você pode alternar navegadores sem perder todos os marcadores para seus sites favoritos.

    Para importar favoritos na maioria dos navegadores, como Firefox, Internet Explorer e Safari:

    1-No computador, abra o Chrome.

    2-No canto superior direito, clique em Mais .

    3-Selecione Favoritos  Importar favoritos e configurações.

    4-Selecione o programa que contém os favoritos que você quer importar.

    5-Clique em Importar.

    6-Clique em Concluído.

    https://support.google.com/chrome/answer/96816?hl=pt-BR

  • No modo privado, páginas visitadas e cookies não são armazenados, tampouco entradas na barra de pesquisa e cache.

    Resposta certa, alternativa b).

  • D) Hypertext Transfer Protocol, sigla HTTP, na questão esta Hypertext TRANSPORT Protocol, também fiquei com essa dúvida, mesmo que o gabarito é a b).

  • MoYSés

    Faça uma correção: Microsoft Edge –        Navegação InPrivate >  Ctrl+Shift+P ERRADO

    Microsoft Edge –        Navegação InPrivate >  Ctrl+Shift+N CERTO

    Houve uma atualização e mudou a tecla de atalho.

    Juntos somos mais fortes!

    https://support.microsoft.com/pt-br/help/4531783/microsoft-edge-keyboard-shortcuts

  • Que viagem kkkk GAB B

  • parece que os downloads ficam registrados!!


ID
2450083
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando os conceitos fundamentais de arquivologia, pode-se afirmar que os documentos de arquivo diferenciam-se dos demais documentos pelos seguintes aspectos:

Alternativas
Comentários
  • Art. 11 - Consideram-se arquivos privados os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades.      Regulamento

  • Os documentos considerados documentos de arquivo, embora possam variar na forma como se apresentam, ou tecnicamente falando, no suporte em que a informação está registrada, apresentam algumas características que os diferem de outros documentos que podem conter informações de valor científico, histórico e cultural.

     

    Em primeiro lugar são documentos produzidos e/ ou acumulados organicamente no decorrer das atividades de uma pessoa, família, instituição pública ou privada. Ou seja, os documentos são criados uns após os outros, em decorrência das necessidades sociais e legais da sociedade e do próprio desenvolvimento da vida pessoal ou institucional. No caso da documentação privada, um cidadão não terá uma carteira de identidade sem antes ter obtido uma certidão de nascimento ou, no caso de uma empresa privada, realizar um contrato de prestação de serviços sem antes ter registrado sua firma num cartório.

    É importante ressaltar a questão da organicidade dos documentos de arquivos porque isto significa que um documento não tem importância em si mesmo (embora possa conter informações valiosas), mas no conjunto de documentos do qual faz parte e que ajuda a explicar, demonstrar, comprovar, enfim, dar a conhecer a realidade que se busca compreender seja ela a vida de uma pessoa, as atividades de uma empresa pública ou privada.

     

    Em segundo lugar, os documentos de arquivo são produzidos com finalidades específicas para atender várias demandas de informações. Embora alguns documentos possam, no seu momento de criação, já ter um valor histórico como, por exemplo, a carta deixada pelo presidente Getúlio Vargas em meados do século 20, no momento do seu suicídio ou um tratado celebrado pelo Brasil, Argentina e Uruguai para formar uma aliança contra o Paraguai no século 19, a produção da maioria dos documentos atende primeiramente as necessidades burocráticas, administrativas ou legais.

     

     

     


ID
2450086
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia

O fato de um documento ser produzido, transmitido e preservado sem adulteração ou qualquer outro tipo de corrupção atribui a este documento a seguinte característica:

Alternativas
Comentários
  • Assegurando a Autenticidade

    Para assegurar a autenticidade dos documentos arquivísticos, o programa de gestão arquivística tem que garantir sua identidade e integridade. Para tanto deve implementar e documentar políticas e procedimentos que controlem a transmissão, a manutenção, a avaliação, a destinação e a preservação dos documentos, garantindo que os mesmos estejam protegidos contra acréscimos, supressão, alteração, uso e ocultação indevidos. 


    A autenticidade é de responsabilidade tanto do produtor quanto do conservador já que depende dos controles exercidos sobre os processos de transmissão do documento através do espaço (entre pessoas, sistemas ou aplicações) ou tempo (quando armazenado offline, ou quando hardware ou software utilizados para processar, comunicar ou manter a transmissão são atualizados ou substituídos) 



    A autenticidade de um documento eletrônico está diretamente ligada ao modo, à forma e ao status de transmissão deste documento, bem como às condições de sua preservação e custódia. Isso quer dizer que o conceito de autenticidade refere-se à adoção de métodos que garantem que o documento não foi adulterado após a sua criação e que, portanto, continua sendo tão fidedigno quanto era no momento em que foi criado. 



    Para assegurar que a autenticidade possa ser presumida e mantida ao longo do tempo, deve-se definir e conservar a identidade dos documentos arquivísticos e proteger sua integridade. A autenticidade é colocada em risco sempre que os documentos arquivísticos são transmitidos através do tempo e do espaço. Ao longo do tempo, a responsabilidade pela autenticidade é passada do responsável pela manutenção (keeper) para o preservador em longo prazo dos documentos arquivísticos. 

  • Um documento arquivístico autêntico é aquele que é o que diz ser, independentemente de se tratar de minuta, original ou cópia, e que é livre de adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção. Enquanto a confiabilidade está relacionada ao momento da produção, a autenticidade está ligada à transmissão do documento e à sua preservação e custódia. Um documento autêntico é aquele que se mantém da mesma forma como foi produzido e, portanto, apresenta o mesmo grau de confiabilidade que tinha no momento de sua produção. Assim, um documento não completamente confiável, mas transmitido e preservado sem adulteração ou qualquer outro tipo de corrupção, é autêntico.

    Fonte: https://quizlet.com/165410741/arquivologia-e-arq-parte-i-flash-cards/


ID
2450089
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia

A partir dos conceitos fundamentais da arquivologia, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  •  a) a reunião de documentos por suas características comuns quanto à fórmula diplomática, à natureza do conteúdo ou à técnica de registro é caracterizada como gênero documental. 

    Gênero documental: "Reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente o suporte e o formato, e que exigem processamento técnico específico e, por vezes, mediação técnica para acesso(1), como documentos audiovisuais, documentos bibliográficos, documentos cartográficos, documentos eletrônicos, documentos filmográficos, documentos iconográficos, documentos micrográficos, documentos textuais." (ARQUIVO NACIONAL, 2006)

     

     b) tipo documental é a reunião de gêneros documentais por seu formato.

    Tipo documental: "Divisão de espécie documental que reúne documentos por suas características comuns no que diz respeito à fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica do registro. São exemplos de tipos documentais cartas precatórias, cartas régias, cartas-patentes, decretos sem número, decretos-leis, decretos legislativos, daguerreótipos, litogravuras, serigrafias, xilogravuras." (ARQUIVO NACIONAL, 2006)

     

     c) um memorando solicitando a instalação de microcomputadores em uma determinada unidade de trabalho de um órgão ou entidade pública é um ato administrativo formalizado através de uma espécie documental.

    Espécie documental: "Divisão de gênero documental que reúne tipos documentais por seu formato. São exemplos de espécies documentais ata, carta, decreto, disco, filme(2), folheto, fotografia, memorando, ofício, planta, relatório." (ARQUIVO NACIONAL, 2006)

     

    d) uma resolução que aprova a estrutura administrativa de determinado órgão ou entidade pública é um ato administrativo formalizado através de um tipo documental.

    Espécie documental: "Divisão de gênero documental que reúne tipos documentais por seu formato. São exemplos de espécies documentais ata, carta, decreto, disco, filme(2), folheto, fotografia, memorando, ofício, planta, relatório." (ARQUIVO NACIONAL, 2006) 

    Tipo documental: "Divisão de espécie documental que reúne documentos por suas características comuns no que diz respeito à fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica do registro. São exemplos de tipos documentais cartas precatórias, cartas régias, cartas-patentes, decretos sem número, decretos-leis, decretos legislativos, daguerreótipos, litogravuras, serigrafias, xilogravuras." (ARQUIVO NACIONAL, 2006)

  • a) Tipo documental

    b) Espécie documental ( atos enunciatiivos,normativos,assentamento,comprobatórios, ajuste e correspondêcia)

    c) Memorando: ato administrativo de corespondência

    d) Resolução: ato administrativo normativo da espécie documental


ID
2450092
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação aos conceitos de gestão de documentos, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Fases da Gestão de Documentos 2ª Fase (Utilização)

    Refere-se ao fluxo percorrido pelos documentos, necessário ao cumprimento de sua função administrativa, assim como sua guarda após cessar seu trâmite.

    Esta fase envolve métodos de controle relacionados às atividades de protocolo e às técnicas específicas para classificação, organização e elaboração de instrumentos de recuperação da informação. O arquivamento também será controlado nesta etapa. Desenvolve-se, também, a gestão de arquivos correntes e intermediários e a implantação de sistemas de arquivo e de recuperação da informação.

  • Atenção, o gabarito apresentado está errado!

     

    O gabarito do referido concurso (Auxiliar em administração UFU/2017) disponível na página desta instituição, indica a alternativa C.

     

    a) Correto. A gestão de documentos de um órgão ou entidade pública é divida em fases arquivísticas, que, em seu conjunto, compõem o ciclo vital dos documentos. 

    A gestão de documentos compreende a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos nas fases corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente (Lei 8.159/91). Sendo assim, a gestão compreende o ciclo vital dos documentos conforme indicado na alternativa.

     

    b) Correta, apesar de incompleta. As fases arquivísticas da gestão de documentos de um órgão ou entidade pública são a produção, a utilização e a destinação.

    De acordo com a autora  Marilena Leite Paes a gestão de documentos compreende resumidamente essas três fases: Produção, Uso (Utilização e conservação)  e Destinação (Avaliação e destinação).   

     

    c) Incorreta (Gabarito). Métodos de controle relacionados às atividades de protocolo são procedimentos de gestão de documentos que estão compreendidos na primeira fase da gestão de documentos. 

    A 1ªfase da gestão é a produção.

    Os metodos de controle, relacionados as atividades de protocolo, mencionados na alternativa  referem-se a 2ª fase (Uso)

     

    d) Correta. Identificar os documentos destituídos de valor através dos processos de avaliação documental é procedimento compreendido na terceira fase da gestão de documentos.

    Certíssimo! A avaliação documental que irá determinar a sua destinação (eliminação ou guarda permanente) corresponde a 3ª fase da gestão de documentos.

     

  • PRIMEIRA FASE = PRODUÇÃO DOCUMENTAL

    SEGUNDA FASE  = UTILIZAÇÃO ------> PROTOCOLO ------> CLASSIFICAÇÃO

    TERCEIRA FASE = DESTINAÇÃO ----> AVALIAÇÃO ------> TABELA DE TEMPORALIDADE

     

    LEI 8159/91 -----> GESTÃO DE DOCUMENTOS = PAUTA

     

    PRODUÇÃO

    AVALIAÇÃO

    USO

    TRAMITAÇÃO

    ARQUIVAMENTO

     

    COM ESTE ESQUEMA EM MENTE, FICA FÁCIL RESPONDER AS QUESTÕES DE GESTÃO DOCUMENTAL.

     

    GABARITO: LETRA C

  • Sintetizando tudo. Quando se falar em GESTÃO DE DOCUMENTOS, tenham em mente:

    3 fases arquivísticas:

     

    1ºfase - PRODUÇÃO

    2ºfase - UTILIZAÇÃO --- Temos o PROTOCOLO ( está na fase corrente)

    3ºfase - DESTINAÇÃO --- AVALIAÇÃO E DESTINAÇÃO -- TABELA DE TEMPORALIDADE

     

    E segundo a lei 8159, temos: A gestão de documentos compreende a P.A.U.T.A

     

    P- PRODUÇÃO

    A - AVALIAÇÃO

    U - USO

    T - TRAMITAÇÃO

    A - ARQUIVAMENTO

     

  • Gabarito letra C

     

    FASES DA GESTÃO DE DOCUMENTOS

    a.      Produção (visa a otimizar/racionalizar recursos)

             -        RACIONALIZAÇÃO de recursos materiais;

             -        Processo AVALIAÇÃO dos documentos;

             -        Gestão de CORRESPONDÊNCIAS (elaboração e gestão de correspondências);

             -        DIMINUIÇÃO de volume documental (através da simplificação das funções administrativas/dos métodos de trabalho/das rotinas de         documentação);

             -        Criação de NORMAS DE PRODUÇÃO (Informes e diretrizes);

             -        Gestão de formulários;

             -        Utilização de processadores de textos e palavras;

             -        Garantir a INTEGRIDADE, AUTENTICIDADE e FIDEDIGNIDADE;

             -        Garantir a UNICIDADE.

     

    b.     Utilização/Armazenamento (Fluxo documental)

            -        Atividades de PROTOCOLO; (Alternativa C)

            -        Criação do Plano de CLASSIFICAÇÃO;

            -        Elaboração de Instrumentos de recuperação da informação;

            -        Expedição de documentos;

            -        ORGANIZAÇÃO e ARQUIVAMENTO de doc. correntes e intermediários;

            -        Elaboração de POLÍTICAS de Acesso (Consulta/Empréstimo);

            -        Criação da Política contra SINISTROS.

     

    c.      Destinação (Operacionalização)

             -        A eliminação (identificação de documentos destituidos de valor primário ou secundário, ou seja, que serão eliminados);

             -        O recolhimento.

     

    (FUNCAB/ANS/2016) A fase da gestão documental que inclui as atividades de protocolo, expedição, organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, elaboração de normas de acesso à documentação e à recuperação de informações, indispensáveis ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou científicas das instituições, denomina-se: UTILIZAÇÃO;

    (COPEVE/UFAL/2011) Os instrumentos de gestão arquivística, como, por exemplo, o plano de classificação e a tabela de temporalidade são as bases técnicas do programa de gestão de documentos (CERTO).

    (FCC/CNMP/2015) A Gestão de Documentos, Compreende o planejamento e controle das atividades de produção, classificação e recuperação, avaliação, descrição e difusão, proteção e preservação de documentos de arquivo (Certo).

    (INSTITUTOAOCP/PREFEITURA-RJ/2015) A fase que deve definir normas visando à racionalização de recursos materiais e, principalmente, à manutenção da integridade, autenticidade, fidedignidade e unicidade do documento de arquivo é a fase de PRODUÇÃO (CIA2015).

    (IADES/HEMOCENTRO/2017) Com relação à fase da gestão de documentos em que são encontradas ações de organização e arquivamento de documentos na idade corrente, assinale a alternativa correta. E) Utilização;

  • C).

    Sem doidera, o protocolo pertençe à fase de utilização.

  • FASES DA GESTÃO DE DOCUMENTOS

     

    1-    Produção para a  RACIONALIZAÇÃO de recursos materiais;

     

             -         CRIAÇÃO DO PLANO DE  CLASSIFICAÇÃO e das NORMAS DE PRODUÇÃO 

     

             -        PLANEJAMENTO da Gestão de CORRESPONDÊNCIAS e de formulários 

     

    a fim de Garantir  a INTEGRIDADEAUTENTICIDADEFIDEDIGNIDADE eUNICIDADE.

     

     

    2-     Utilização/Armazenamento (Fluxo documental)

     

            -        PROTOCOLO;

     

            -        o armazenamento segue Plano de CLASSIFICAÇÃO;

     

            -        Elaboração de Instrumentos de recuperação da informação;

     

            -        Expedição de documentos;

     

            -        ORGANIZAÇÃO e ARQUIVAMENTO de doc. correntes e intermediários;

     

            -        Elaboração de POLÍTICAS de Acesso (Consulta/Empréstimo);

     

            -        Criação da Política contra SINISTROS.

     

     

    3-      Destinação final

     

              -  para dar destinação é preciso fazer uma AVALIAÇÃO conforme a TABELA DE TEMPORALIDADE

     

             -        A eliminação 

     

             -        O recolhimento - arquivo permanente

  • As atividades de protocolo atuam somente na fase corrente.

    Gab. C


ID
2450095
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação aos instrumentos de gestão de documentos, a tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante da

Alternativas
Comentários
  • De início, é importante registrar que nos termos do art. 3º da Lei 8.159/1991, considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

  • Tabela de Temporalidade é um instrumento resultante da atividade de avaliação de documentos, pois na mesma são determinados prazos para a eliminação de forma racional, de acordo com os códigos preestabelecidos no Plano de Classificação, da Documentação que não é mais necessária dentro da Instituição, por ter cumprido os valores arquivísticos previstos.

     

    A avaliação dos documentos de arquivo consiste em identificar seus valores (primário/administrativo ou secundário/histórico) e definir prazos de guarda. Os documentos dos arquivos corrente e intermediário possuem valor admiistrativo e os do arquivo permanente possuem valor histórico.

    Os documentos de arquivo permanente não podem ser eliminados, logo, o prazo de guarda só ocorre nas fases corrente e intermediária. A avaliação deve ser feita na idade corrente, a fim de se distiguirem não só os documentos de valor eventual, de eliminação sumária, como os de valor informativo e probatório. 

    Para que a avaliação aconteça é necessário que os documentos estejam preliminarmente classificados adequadamente. Ou seja, preliminarmente, os documentos são agrupados em classe, posteriormente, são objetos de estudo por uma comissão de avaliação.

  • ETAPAS DA GESTÃO DE DOCUMENTOS

     

    PRODUÇÃO : SEU OBJETIVO É RACIONALIZER A CRIAÇÃO DE DADOS

    UTILIZAÇÃO : NORMAS DE ACESSO

    DESTINAÇÃO : AVALIAÇÃO -->>TABELA DE TEMPORALIDADE

     

    GABA A

  • tenso, a banca misturou com fases para confundir o candidato

  • GABARITO: A 

     

     

    Tabela de Temporalidade é o instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda, tendo em vista a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de documentos.

    De início, é importante registrar que a Tabela de Temporalidade é um instrumento resultante da atividade de avaliação de documentos.

     

    fonte: ponto dos concursos 

  • TABELA DE TEMPORALIDADE : Instrumento de destinação, destinação aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, transferência recolhimento, recolhimento descarte ou descarte eliminação de eliminação documentos.

     

    http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf

  • gabarito Letra A

     

    Tabela da Temporalidade é o instrumento resultante da etapa de avaliação dos documentos e que determina o prazo de guarda dos documentos nas fases corrente e intermediária (período em que o mesmo será guardado nestas fases), bem como sua destinação final (eliminação ou recolhimento para guarda permanente).


ID
2450098
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação aos instrumentos de gestão de documentos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Como assim  a utilização dos instrumentos de gestão de documentos, como código de classificação e a tabela de temporalidade, tem como um de seus objetivos a racionalização da produção de documentos da instituição.?

  • Esse "racionalização" que não entendi também. 

  • Com os intrumentos de gestão - o Código de Classificação e a Tabela de Temporalidade - o processo de acesso aos documentos fica mais racional, prático, eficaz. Racionalizar significa: organizar (algo) de maneira lógica, tornando-o mais funcional, prático, eficaz, simplificar.

     

    O Código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública: atividades-meio e a Tabela básica de temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades-meio da administração pública foram elaborados por técnicos do Arquivo Nacional, da antiga Secretaria da Administração Federal e do Ministério do Planejamento e Orçamento e constituem elementos essenciais à organização dos arquivos correntes e intermediários, permitindo acesso aos documentos por meio da racionalização e controle eficazes das informações neles contidas.

    Cabe ressaltar que, por refletirem as funções e atividades dos órgãos, o Código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública: atividades-meio e a Tabela básica de temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades-meio da administração pública são dinâmicos. Sendo assim, requerem revisões e alterações periódicas, a fim de garantir sua atualização frente às constantes transformações da administração pública. A utilização desses instrumentos, além de possibilitar o controle e a rápida recuperação de informações, orientará as atividades de racionalização da produção e fluxo documentais, avaliação e destinação dos documentos produzidos e recebidos, aumentando a eficácia dos serviços arquivísticos da administração pública em todas as esferas.

     

    Link: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/Codigo_de_classificacao.pdf

  • Eu não entendi o que tem a ver isso com a racionalização da produção, pouco importa o código de classificação e a TTD para a produção do documento, importa para a gestão de documentos, isso sim.

  • O plano de classificação e a tabela de temporalidade e destinação de documentos são ferramentas essenciais do programa de gestão de documentos. A utilização desses instrumentos, além de possibilitar o controle e a rápida recuperação de informações, orientará as atividades de RACIONALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO e do fluxo documental, avaliação e destinação dos documentos produzidos e recebidos, autorizando a eliminação criteriosa e segura dos documentos desprovidos de valor e a preservação dos documentos de guarda permanente, aumentando desta forma a eficiência e eficácia dos serviços arquivísticos da administração pública municipal.

  •  d)

     a utilização dos instrumentos de gestão de documentos, como código de classificação e a tabela de temporalidade, tem como um de seus objetivos a racionalização da produção de documentos da instituição. 

  • AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS:
    OBJETIVOS
    v Redução da massa documental
    v Agilidade na recuperação dos documentos e das informações
    v Eficiência administrativa
    v Melhor conservação dos documentos de guarda permanente
    v Racionalização da produção e do fluxo de documentos (trâmite)
    v Liberação de espaço físico
    v Incremento à pesquisa

    Bernardes, Ieda Pimenta. Como avaliar documentos de arquivo / Ieda Pimenta Bernardes. − São Paulo : Arquivo do Estado, 1998.

     

  • Gabarito D


    O controle sobre a produção documental e a racionalização de seu fluxo, por

    meio da aplicação de modernas técnicas e recursos tecnológicos, são objetivos de um

    programa de gestão de documentos, que levará à melhoria dos serviços arquivísticos,

    resgatando, com isso, a função social que os arquivos devem ter, aumentando-lhes a

    eficácia, garantindo o cumprimento dos direitos de cidadania e sendo, para o próprio

    Estado, suporte para as decisões político-administrativas.

    Fonte: http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/Codigo_de_classificacao.pdf


ID
2450101
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia

Em relação ao que dispõe a política nacional de arquivos públicos e privados, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe o motivo da anulação desta questão? Obrigada!


ID
2450104
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia

Em relação à lei de acesso à informação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe o motivo da anulação desta questão? Obrigada!

  • Minha opinião:

     

    ·        ao requerer informação de órgão ou entidade pública, o interessado deverá se identificar e expor os motivos determinantes da solicitação. (Acho que é Verdadeira)

     

    ·        a restrição de acesso à informação classificada como secreta é de 25 anos. (FALSA - Secreto 15 anos)

     

    ·        o acesso a informações públicas será assegurado através do serviço de acesso à informação, que também deve informar a tramitação de documentos no âmbito das unidades dos órgãos e entidades do poder público. (Acho que é Verdadeira)

     

    ·        o conjunto de ações referentes a classificação, arquivamento, avaliação e eliminação não está compreendido no conceito de tratamento da informação. (FALSA, esses conceitos ESTÃO compreendidos na manutenção da informação)

  • Tem 2 alternativas corretas a letra A é letra C


ID
2450107
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação ao que dispõem as políticas de arquivos públicos e privados, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Decreto presidencial nº  4.073

     

    Art. 18. Em cada órgão e entidade da Administração Pública Federal será constituída comissão permanente de avaliação de documentos, que terá a responsabilidade de orientar e realizar o processo de análise, avaliação e seleção da documentação produzida e acumulada no seu âmbito de atuação, tendo em vista a identificação dos documentos para guarda permanente e a eliminação dos destituídos de valor.

     

     

  • Complementando o comentário do Lucas França, vejam que o normativo não determina que a CPAD deva eliminar, mas sim suas ações devem ter em vista a guarda permanente e a eliminação.


ID
2450110
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à lei de acesso à informação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito; Letra B

     

    Art. 31.  O tratamento das informações pessoais deve ser feito de forma transparente e com respeito à intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas, bem como às liberdades e garantias individuais. 

    § 1o  As informações pessoais, a que se refere este artigo, relativas à intimidade, vida privada, honra e imagem: 

    I - terão seu acesso restrito, independentemente de classificação de sigilo e pelo prazo máximo de 100 (cem) anos a contar da sua data de produção, a agentes públicos legalmente autorizados e à pessoa a que elas se referirem; e 

    II - poderão ter autorizada sua divulgação ou acesso por terceiros diante de previsão legal ou consentimento expresso da pessoa a que elas se referirem. 

    § 2o  Aquele que obtiver acesso às informações de que trata este artigo será responsabilizado por seu uso indevido. 

    § 3o  O consentimento referido no inciso II do § 1o não será exigido quando as informações forem necessárias: 

    I - à prevenção e diagnóstico médico, quando a pessoa estiver física ou legalmente incapaz, e para utilização única e exclusivamente para o tratamento médico; 

    II - à realização de estatísticas e pesquisas científicas de evidente interesse público ou geral, previstos em lei, sendo vedada a identificação da pessoa a que as informações se referirem; 

    III - ao cumprimento de ordem judicial; 

    IV - à defesa de direitos humanos; ou 

    V - à proteção do interesse público e geral preponderante. 

    § 4o  A restrição de acesso à informação relativa à vida privada, honra e imagem de pessoa não poderá ser invocada com o intuito de prejudicar processo de apuração de irregularidades em que o titular das informações estiver envolvido, bem como em ações voltadas para a recuperação de fatos históricos de maior relevância. 

    § 5o  Regulamento disporá sobre os procedimentos para tratamento de informação pessoal. 

  • Gabarito letra B)

     

     a) em um processo de apuração de irregularidades, a restrição de acesso à informação relativa a vida privada, honra e imagem da pessoa pode ser utilizada pelo titular das informações que estiver envolvido, com o intuito de perenizar o processo (Errado).

    Art. 31 § 4  A restrição de acesso à informação relativa à vida privada, honra e imagem de pessoa não poderá ser invocada com o intuito de prejudicar processo de apuração de irregularidades em que o titular das informações estiver envolvido, bem como em ações voltadas para a recuperação de fatos históricos de maior relevância.

     

     b) o acesso às informações relativas a vida privada, honra e imagem da pessoa é restrito e requer autorização para sua divulgação ou acesso por terceiros diante de previsão legal ou consentimento expresso da pessoa a que elas se referirem, exceto para o cumprimento de ordem judicial (CERTO).

    Art. 31 § 1. As informações pessoais, a que se refere este artigo, relativas à intimidade, vida privada, honra e imagem:

    II - poderão ter autorizada sua divulgação ou acesso por terceiros diante de previsão legal ou consentimento expresso da pessoa a que elas        se referirem.

     

     c) o prazo máximo de restrição de acesso à informação relativa a vida privada, honra e imagem de pessoa é de 25 (vinte e cinco) anos, sendo que, transcorrido este prazo, a informação tornar-se-á, automaticamente, de acesso público. (Errado)

    Art. 31.§1, inciso I - terão seu acesso restrito, independentemente de classificação de sigilo e pelo prazo máximo de 100 (cem) anos a contar da sua data de produção, a agentes públicos legalmente autorizados e à pessoa a que elas se referirem;

     

    d) as informações pessoais relativas a vida privada, honra e imagem da pessoa, conforme o tipo de classificação de sigilo, poderão ter acesso restrito pelo prazo máximo de 90 (noventa) anos a contar da data de sua produção. (Errado)

    Art. 31.§1, inciso I - terão seu acesso restrito, independentemente de classificação de sigilo e pelo prazo máximo de 100 (cem) anos a contar da sua data de produção, a agentes públicos legalmente autorizados e à pessoa a que elas se referirem.

  • Informações pessoais são aquelas relacionadas à pessoa natural identificada ou identificável. 

     

    Dados Pessoais são aquelas informações relacionadas a uma determinada pessoa. Seu tratamento deve ser feito de forma transparente e com respeito a intimidade, vida privada, honra e imagem, bem como a liberdades e garantias individuais.

     

    As informações pessoais não são públicas e terão seu acesso restrito.

     

    O direito à privacidade, em sentido mais estrito, conduz à pretensão do indivíduo de não ser foco da observação por terceiros, de não ter os seus assuntos, informações pessoais e características particulares expostas a terceiros ou ao público geral.

     

    Art. 31. § 1o  As informações pessoais, a que se refere este artigo, relativas à intimidade, vida privada, honra e imagem

     

    I - terão seu ACESSO RESTRITO , independentemente de classificação de sigilo (que tenha sido feito por qualquer autoridade) e pelo prazo máximo de 100 (cem) anos a contar da sua data de produção:

     

    --- > a agentes públicos legalmente autorizados; e

     

    --- > à pessoa a que elas se referirem; e 

     

    II - poderão ter autorizada sua divulgação ou acesso por terceiros:

     

    --- >  diante de previsão legal (autorização judicial) ou

     

    --- > consentimento expresso da pessoa (através da assinatura de um termo de autorização) a que elas se referirem. 

     

    § 3o  O consentimento referido no inciso II do § 1o não será exigido quando as informações forem necessárias: 

     

    I - à prevenção e diagnóstico médico, quando a pessoa estiver física ou legalmente incapaz, e para utilização única e exclusivamente para o tratamento médico

     

    II - à realização de estatísticas e pesquisas científicas de evidente interesse público ou geral, previstos em lei, sendo vedada a identificação da pessoa a que as informações se referirem

     

    III - ao cumprimento de ordem judicial

     

    IV - à defesa de direitos humanos; ou 

     

    V - à proteção do interesse público e geral preponderante

  • * GABARITO: "b";

    ---

     

    * COMENTÁRIO CONCISO E COMPLETO DA "b":

    " Art. 31. § 1o As informações pessoais, a que se refere este artigo, relativas à intimidade, vida privada, honra e imagem:
    I - terão seu acesso restrito, independentemente de classificação de sigilo e pelo prazo máximo de 100 (cem) anos a contar da sua data de produção, a agentes públicos legalmente autorizados e à pessoa a que elas se referirem; e
    II - poderão ter autorizada sua divulgação ou acesso por terceiros diante de previsão legal ou consentimento expresso da pessoa a que elas se referirem.

    [...]
    § 3o O consentimento referido no inciso II do § 1o não será exigido quando as informações forem necessárias:

    [...]
    III - ao cumprimento de ordem judicial;"

    ---

    Bons estudos.
     

  • A) Art. 31.  § 4o  A restrição de acesso à informação relativa à vida privada, honra e imagem de pessoa NÃO poderá ser invocada com o intuito de prejudicar:
    1 -
    processo de apuração de irregularidades em que o titular das informações estiver envolvido,
    2  - bem como em ações voltadas para a
    recuperação de fatos históricos de MAIOR RELEVÂNCIA
     


    B)  Art. 31.  § 1o  As informações pessoais, a que se refere este artigo, relativas à intimidade, vida privada, honra e imagem:
    II - poderão ter autorizada sua divulgação ou acesso por terceiros diante de
    previsão legal ou consentimento expresso da pessoa a que elas se referirem



    C e D)  Art. 31.   § 1o  As informações pessoais, a que se refere este artigo, relativas à intimidade, vida privada, honra e imagem:
    I - terão seu acesso restrito,
    INDEPENDENTEMENTE de classificação de sigilo e pelo prazo máximo de 100 ANOS a contar da sua data de produção, a agentes públicos legalmente autorizados e à pessoa a que elas se referirem; e 


    GABARITO -> [B]
     

     

  • Agregando...

     

    Perenizar: Fazer com que fique perene; tornar durável ou eterno.

  • a) em um processo de apuração de irregularidades, a restrição de acesso à informação relativa a vida privada, honra e imagem da pessoa pode ser utilizada pelo titular das informações que estiver envolvido, com o intuito de perenizar o processo.

    Art. 31.  O tratamento das informações pessoais deve ser feito de forma transparente e com respeito à intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas, bem como às liberdades e garantias individuais. 

    § 1o  As informações pessoais, a que se refere este artigo, relativas à intimidade, vida privada, honra e imagem: 

    I - terão seu acesso restrito, independentemente de classificação de sigilo e pelo prazo máximo de 100 (cem) anos a contar da sua data de produção, a agentes públicos legalmente autorizados e à pessoa a que elas se referirem; e (...)

    § 4o  A restrição de acesso à informação relativa à vida privada, honra e imagem de pessoa não poderá ser invocada com o intuito de prejudicar processo de apuração de irregularidades em que o titular das informações estiver envolvido, bem como em ações voltadas para a recuperação de fatos históricos de maior relevância. 

     

     

    b) o acesso às informações relativas a vida privada, honra e imagem da pessoa é restrito e requer autorização para sua divulgação ou acesso por terceiros diante de previsão legal ou consentimento expresso da pessoa a que elas se referirem, exceto para o cumprimento de ordem judicial. (Gabarito)

     

     

    c) o prazo máximo de restrição de acesso à informação relativa a vida privada, honra e imagem de pessoa é de 25 (vinte e cinco) anos, sendo que, transcorrido este prazo, a informação tornar-se-á, automaticamente, de acesso público. 

    Art. 31.  O tratamento das informações pessoais deve ser feito de forma transparente e com respeito à intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas, bem como às liberdades e garantias individuais. 

    I - terão seu acesso restrito, independentemente de classificação de sigilo e pelo prazo máximo de 100 (cem) anos a contar da sua data de produção, a agentes públicos legalmente autorizados e à pessoa a que elas se referirem;

     

    d) as informações pessoais relativas a vida privada, honra e imagem da pessoa, conforme o tipo de classificação de sigilo, poderão ter acesso restrito pelo prazo máximo de 90 (noventa) anos a contar da data de sua produção 

    vide letra C

  • Lembrei do sigilo do cartão de vacinação do Bolsonaro por 100 anos


ID
2450113
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia

Considerando a elaboração e o arquivamento de documentos em meios eletromagnéticos, marque V, se a afirmativa for verdadeira, ou F, se a afirmativa for falsa.

( ) Considera-se digitalização o resultado do processo de reprodução, em filme, de documentos, dados e imagens, por meios fotográficos ou eletrônicos, em diferentes graus de redução.

( ) O processo de digitalização de documentos públicos requer o emprego de certificado digital emitido no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil).

( ) A proteção ao acesso, uso, alteração, reprodução e destruição não autorizada é requisito para meios de armazenamento de documentos digitais.

( ) Após a digitalização, os documentos públicos originais podem ser descartados.

Assinale a alternativa que apresente a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Jurava que essa alternativa estava incorreta. Alguém pode embasar, por favor?

  • Documentos originais podem ser descartados após semrem digitalizados?????? Confuso... Alguém? o/

  • Essa questão foi anulada, a alternativa " após a digitalização, os documentos públicos originais podem ser descartados" está incorreta.

    Lei nº 12.682/2012 Art.6.Os registros públicos originais, ainda que digitalizados, deverão ser preservados de acordo com o disposto na legislação pertinente.

     

  • Só tenho certeza da segunda e da última, alguém sabe a resposta concreta da primeira e penúltima?? Se são V ou F...


ID
2450116
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação ao uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D.

     

    É indispensável, no ato de digitalização de documentos produzidos ou recebidos pelos órgãos e entidades públicas, a conferência da integridade do documento digitalizado. 

  • GABARITO: D 

  • L12527. Art. 6o  Cabe aos órgãos e entidades do poder público, observadas as normas e procedimentos específicos aplicáveis, assegurar a: II - proteção da informação, garantindo-se sua disponibilidade, autenticidade e integridade; e 

     

  • DECRETO Nº 8.539, DE 8 DE OUTUBRO DE 2015

    Art. 12. A digitalização de documentos recebidos ou produzidos no âmbito dos órgãos e das entidades da

    administração pública federal direta, autárquica e fundacional deverá ser acompanhada da conferência da integridade do documento digitalizado.


ID
2450119
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia

Com relação aos procedimentos gerais para as atividades de protocolo no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública federal, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe o motivo da anulação desta questão? Obrigada!

  • Também gostaria de saber o porquê desta questão ter sido anulada, segue minha opinião para troca de idéias:

    A) No âmbito dos órgãos e entidades públicas, o arquivamento segue condições pré-definidas pela tabela da temporalidade e é realizado por autoridade competente;

    B) O que pode existir é o desmembramento ou desentranhamento, não existe desarquivamento;

    C) Nunca li nada sobre isso, mas não faz sentido as IFES trabalharem com número único de protocolo e somente em seus processos;

    D) O empréstimo faz parte das etapas de ARQUIVAMENTO e não Protocolo.

  • Também gostaria de saber o porquê desta questão ter sido anulada, segue minha opinião para troca de idéias:

     

    ·        o arquivamento de documentos poderá ocorrer pela expressa desistência ou renúncia do interessado, ou ainda por decisão motivada de autoridade competente. (No âmbito dos órgãos e entidades públicas, o arquivamento segue condições pré-definidas pela tabela da temporalidade e é realizado por autoridade competente)

     

    ·        consideram-se atividades de protocolo o recebimento, a classificação, o arquivamento e o desarquivamento de documentos avulsos. (O que pode existir é o desmembramento ou desentranhamento, não existe desarquivamento)

     

    ·        as instituições federais de ensino superior (IFES) devem atribuir Número Único de Protocolo somente aos seus processos. (Nunca li nada sobre isso, mas não faz sentido as IFES trabalharem com número único de protocolo e somente em seus processos)

     

    ·        consideram-se atividades de protocolo o recebimento, a classificação, e o empréstimo de documentos avulsos. (O empréstimo faz parte das etapas de ARQUIVAMENTO e não Protocolo)

  • Também gostaria de saber o porquê desta questão ter sido anulada, segue minha opinião para troca de idéias:

     

    ·        o arquivamento de documentos poderá ocorrer pela expressa desistência ou renúncia do interessado, ou ainda por decisão motivada de autoridade competente. (No âmbito dos órgãos e entidades públicas, o arquivamento segue condições pré-definidas pela tabela da temporalidade e é realizado por autoridade competente)

     

    ·        consideram-se atividades de protocolo o recebimento, a classificação, o arquivamento e o desarquivamento de documentos avulsos. (O que pode existir é o desmembramento ou desentranhamento, não existe desarquivamento)

     

    ·        as instituições federais de ensino superior (IFES) devem atribuir Número Único de Protocolo somente aos seus processos. (Nunca li nada sobre isso, mas não faz sentido as IFES trabalharem com número único de protocolo e somente em seus processos)

     

    ·        consideram-se atividades de protocolo o recebimento, a classificação, e o empréstimo de documentos avulsos. (O empréstimo faz parte das etapas de ARQUIVAMENTO e não Protocolo)


ID
2450122
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação aos procedimentos gerais para as atividades de protocolo no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Anexação -> apensamente de forma definitiva

    Apensamente -> apensamento de forma temporária

    Letra C

  • Juntada por APensação

     

    É a união Provisória de um ou mais processos a um processo mais antigo,
    destinada ao estudo e à uniformidade de tratamento em matérias semelhantes, com o
    mesmo interessado ou não
     

     

    Juntada por Anexação
    A juntada por anexação configura-se um procedimento definitivo e será feita
    somente quando houver dependência entre os processos a serem anexados

     

     

    Desentranhamento de Peças

     

    Desentranhamento consiste na retirada de folhas/documentos do processo de forma definitiva, mediante justificativa, que ocorrerá quando houver interesse do órgão ou entidade ou a pedido do interessado. O desentranhamento ocorre, também, quando se constata a anexação indevida ou duplicada de documentos, bem como quando há necessidade de utilizar o original de um documento junto a terceiros (pessoa física, pessoa jurídica, órgãos ou entidades públicos, entre outros) ou em outro processo já existente

     

    Desmembramento

     

    Desmembramento consiste na retirada de folhas/documentos do processo de forma definitiva, mediante justificativa, que ocorrerá quando houver interesse do órgão ou entidade ou a pedido do interessado, para a formação de um novo processo.

     

    GABARITO 

    C).
     

  • Obs: Na ANEXAÇÃO  feita de forma indevida, mesmo a anexação tendo carácter definitivo, pode haver o desentranhamento, para ser feita a correção da mesma. 

  • Vamos analisar os conceitos apresentados:

    A - Este conceito refere-se a desmembramento.
    B - Este conceito refere-se a apensação. Na anexação, a juntada é definitiva.
    C - Correto. A apensação é a união temporária de processos e documentos para solução do caso.
    D - Após a anexação não é mais possível sua separação. Contudo, desentranhamento e desmembramento podem ocorrer a qualquer tempo, em qualquer parte do processo.

    Gabarito do professor: Letra "C"
  •  Portaria interministerial 1677:

    DESENTRANHAMENTO - Retirada de folhas/documentos de um processo de forma

    definitiva, mediante justificativa.

    DESMEMBRAMENTO - Retirada de folhas/documentos de um processo de forma

    definitiva, mediante justificativa, com o objetivo de formar um novo processo.

    JUNTADA - União de processo(s) a processo ou de documento(s) avulso(s) a processo.

    Realiza-se por Anexação ou Apensação.

    JUNTADA POR ANEXAÇÃO - União em caráter definitivo e irreversível de

    documento(s), avulso(s) ou processo(s), a outro processo, desde que referentes a um

    mesmo interessado ou assunto, visando à continuidade da ação administrativa.

    JUNTADA POR APENSAÇÃO - União em caráter temporário de processo(s) a outro

    processo, destinada ao estudo, instrução e à uniformidade de tratamento em matérias

    semelhantes e servir de documento elucidativo para a instrução deste, pertencente a um

    mesmo interessado ou não.


  • Juntada por aPensação=> Provisória

  • Juntada por:

    Anexação: caráter definitivo

    Apensação: caráter provisório

    Gab. C


ID
2450125
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação aos documentos arquivísticos digitais, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A Assinatura Digital garante a autenticidade, o não-repúdio e a integridade do documento digital. Obs: A assinatura digital não garante a confidencialidade. Letra B

  • Mas, segundo a questão Q842719, a assinatura digital não garante a autenticidade dos documentos O.O.

  • Alguém sabe o erro da A?

     

  • a) Documento Eletrônico: Informação registrada, codificada em forma analógica ou em dígitos binários, acessível por meio de um equipamento eletrônico.
    Documento Arquivístico Digital: Documento arquivístico codificado em dígitos binários, produzido, tramitado e armazenado por sistema computacional.

    e) Documento arquivístico digital
    Problemas características: � Incapacidade dos atuais sistemas eletrônicos de informação em assegurar a preservação a longo prazo: perda de documentos científicos; Fragilidade intrínseca do armazenamento digital – degradação física do suporte; Rápida obsolescência da tecnologia digital: hardware, software e formatos; � Complexidade e custos da preservação digital; Dependência social da informação digital: dependência do documento digital como fonte de prova das funções e atividades de indivíduos, instituições e governos.
    Características: � dependentes de tecnologia �mutáveis. Ameaças: � acesso �e autenticidade

  • creio que o erro da "A" é qualquer informação, acredito que é informação arquivística

  • A letra ''a'' está errada, pois se refere ao conceito de documento digital e não de documento arquivístico digital.

    . Documento digital: informação registrada, codificada em dígitos binários, acessível e interpretável por meio de sistema computacional.

    . Documento arquivístico digital: documento digital reconhecido e tratado como um documento arquivístico.

    http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/conarq_presuncao_autenticidade_completa.pdf

  • - A Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, instituiu a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), que garante a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica. A ICP-Brasil, cuja organização será definida em regulamento, é composta por uma autoridade gestora de políticas e pela cadeia de autoridades certificadoras. 

    A entidade que compete identificar e cadastrar usuários na presença destes, encaminhar solicitações de certificados e manter registros de suas operações é chamada de

    c)Autoridades de Registro – AR.

    -----------------------------------------------------

    (CESPE/MP-ENAP/2015) O uso da certificação digital, no correio eletrônico, garante a identidade do emissor, a integridade e a inviolabilidade do conteúdo da mensagem enviada (Certo).

    As técnicas de autenticação baseadas em tecnologia não são efetivas para a transmissão dos documentos no tempo, ou seja, quando são armazenados no longo prazo ou quando há atualização/substituição de hardware, software ou formatos.Isto porque, em virtude do seu objetivo e de sua forma de funcionamento, as assinaturas digitais não podem ser migradas para as novas cadeias de bits resultantes da conversão dos documentos para outros formatos de arquivo. Em razão da necessidade de conversões, a assinatura digital não garante a autenticidade do documento, no longo prazo, tornando-se necessários outros procedimentos de gestão e de preservação, como a inserção de metadados.

  • Explicação do Professor Fernando Nishimura na questão Q9599:

    A segurança da informação é implementada através de certificado digital e assinatura digital.

    O certificado é usado por empresas, com chave pública, para garantir a autenticidade, confidencialidade e integridade da informação fornecida.

    A assinatura é usada pelas pessoas, com chave privada, para garantir a autenticidade, integridade e não-repúdio.

    Não-repúdio, ou irretratabilidade, é uma característica da segurança da informação que diz que, aquela informação não poderá ter a sua autoria negada.

  • a)      Documento arquivístico digital é diferente de documento digital. O conceito apresentado é de documento digital somente. Pra ser arquivístico, precisa de organicidade.

    b)       Sim, a assinatura é uma das características para que o documento seja autêntico.

    c)      Depende

    d)     Compromete a autenticidade também.


ID
2450128
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A respeito dos aspectos gerais da Redação Oficial, considere as afirmativas a seguir:

I. As comunicações oficiais são necessariamente uniformes, uma vez que há um único comunicador e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea.

II. O padrão culto da linguagem deve ser alcançado pelo redator, evitando, assim, a simplicidade de expressão ao utilizar expressões mais rebuscadas.

III. A linguagem técnica equivale ao chamado jargão burocrático e, devido a sua compreensão limitada, não pode ser utilizada.

IV. A concisão deve ser utilizada no tratamento do texto, de forma que se cortem palavras inúteis, redundâncias, passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  •         A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, é fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto. É nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundâncias ou repetições desnecessárias de idéias.

     

            Nesse quadro, fica claro também que as comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) – ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea (o público).

     

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

  • Gabarito Letra A.
     

    I. As comunicações oficiais são necessariamente uniformes, uma vez que há um único comunicador e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea. CORRETO.

    II. O padrão culto da linguagem deve ser alcançado pelo redator, evitando, assim, a simplicidade de expressão ao utilizar expressões mais rebuscadas. EVITANDO A SIMPLICIDADE? NÃO. DEVE-SE OPTAR PELA SIMPLICIDADE E NÃO EVITÁ-LA.

    III. A linguagem técnica equivale ao chamado jargão burocrático e, devido a sua compreensão limitada, não pode ser utilizada. JARGÃO BUROCRÁTICO? NÃOOO. A NORMA TÉCNICA SERVE PARA PADRONIZAR O TEXTO E NÃO PARA LIMITAR SUA COMPREENSÃO.

    IV. A concisão deve ser utilizada no tratamento do texto, de forma que se cortem palavras inúteis, redundâncias, passagens que nada acrescentem ao que já foi dito. CORRETO.

  • Evitar: (pode quando necessário)

    - Neologismo

    - Estrangeirismo

    - Linguagem técnica

     

    Proibido: (nunca usar)

    - Linguagem coloquial

    - Gíria

    - Regionalismo

  • I - CORRETO: as comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) – ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea (o público).

     

    II - ERRADO: o padrão culto nada tem contra a simplicidade de expressão, desde que não seja confundida com pobreza de expressão. De nenhuma forma o uso do padrão culto implica emprego de linguagem rebuscada, nem dos contorcionismos sintáticos e figuras de linguagem próprios da língua literária.

     

    III - ERRADO: A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam.

     

    IV - CORRETO: A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras.

  • "A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso

    indiscriminado."

    (Manual de redação da presidência da república - 2ª edição)

  • GABARITO: LETRA A

    No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o serviço público (este/esta ou aquele/aquela Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; e o destinatário dessa comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública, do Poder Executivo ou dos outros Poderes. Além disso, deve-se considerar a intenção do emissor e a finalidade do documento, para que o texto esteja adequado à situação comunicativa. 

    A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.

    FONTE:  MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.


ID
2450131
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Ao redigir atos normativos e comunicações, o redator deve

Alternativas
Comentários
  • 1.3. Formalidade e Padronização

            As comunicações oficiais devem ser sempre formais, isto é, obedecem a certas regras de forma: além das já mencionadas exigências de impessoalidade e uso do padrão culto de linguagem, é imperativo, ainda, certa formalidade de tratamento. Não se trata somente da eterna dúvida quanto ao correto emprego deste ou daquele pronome de tratamento para uma autoridade de certo nível (v. a esse respeito 2.1.3. Emprego dos Pronomes de Tratamento); mais do que isso, a formalidade diz respeito à polidez, à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação.

            A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Ora, se a administração federal é una, é natural que as comunicações que expede sigam um mesmo padrão. O estabelecimento desse padrão, uma das metas deste Manual, exige que se atente para todas as características da redação oficial e que se cuide, ainda, da apresentação dos textos.

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

  • Em se tratando de documento oficial deve-se prezar pela formalidade e impessoalidade. 

  • o L.I.M.P.E. tbm esta presente no texto oficial. Logo, formal, impessoal, claro e objetivo... e por ai vai.

  • GABARITO: LETRA D

    Atributos da redação oficial:

    A redação oficial deve caracterizar-se por:

     clareza e precisão;

     objetividade;

     concisão;

     coesão e coerência;

     impessoalidade;

     formalidade e padronização; e

     uso da norma padrão da língua portuguesa.

    FONTE: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.


ID
2450134
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Sobre o gênero textual Declaração e seu valor legal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B.

    É somente lembrar da Declaração de IR ou de uma declaração/certidão que solicitamos ao Cartório. É um documento que diz ser verdade aquilo que acredito ser verdade. É o meio para se provar isso.

  •  a) É decisão escrita e oral oriunda do redator a respeito de alguma matéria polêmica. (ERRADA)

    Trata-se de uma comunicação escrita. Documento em que se afirma ou nega alguma coisa a respeito de determinado assunto.. Lembre-se que o verbo "declarar" indica uma exposição, pronunciamento, manifestação e esclarecimento de algo.

     

    b) É documento que evidencia uma verdade em que o declarante acredita. (CORRETA)

    A declaração é um tipo de texto muito ligado às situações cotidianas, que se constitui num relato proferido por alguém a favor de outra pessoa, procurando evidenciar uma verdade em que se acredita.  O declarante afirma ou jura a veracidade dos fatos.

     

     c) Deve se originar de alguma autoridade por ser um despacho administrativo. (ERRADA)

    É uma exposição oficial, escrita ou oral, de uma situação ou de um fato, apresentada a um órgão próprio e que constitui prova de compromisso.  É emitida por pessoa física, por órgão público e por empresa ou instituição privada.

     

     d) Restringe-se a alguns assuntos devido à necessidade da veracidade do assunto tratado. (ERRADA)

    Texto de valor documental que comprova ou declara algo sendo utilizado por diversas instituições, órgãos, escolas, universidades, empresas, dentre outros. Lembre-se que o verbo "declarar" indica uma exposição, pronunciamento, manifestação e esclarecimento de algo.

    TIPOS DE DECLARAÇÃO

     

    ESCRITA:

    - Declaração de amor

    - Declaração de frequência

    - Declaração de presença

    - Declaração de rendimentos

    - Declaração de serviços prestados

    - Declaração dos direitos da criança

    - Declaração médica

    - Declaração Universal dos direitos do Homem

    - Declaração de compra e venda

    -Declaração de casa alugada,

    -Declaração de moradia com pais separados, etc...

     

    ORAL

    - Declaração de amor

    - Declaração de um governante aos cidadãos do país

    - Declaração do réu ou das testemunhas em tribunal,etc...

  • Significa a afirmação da existência de um fato existência ou não de um direito. É o documento feito por qualquer pessoa sem necessidade de apoiar-se em provas. No caso de autoridade, a comprovação do fato ou o conhecimento da situação declarada deve ser em razão do cargo que ocupa ou da função que exerce.
     


ID
2450137
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Sobre o gênero textual Ofício, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Partes do documento no Padrão Ofício

            O aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes:

            a) tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede:

            Exemplos:

    Mem. 123/2002-MF Aviso 123/2002-SG Of. 123/2002-MME

            b) local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à direita

     

    h) deve ser utilizado espaçamento simples entre as linhas e de 6 pontos após cada parágrafo, ou, se o editor de texto utilizado não comportar tal recurso, de uma linha em branco;

  • Gabarito Letra C.

    Fui por exclusão.

     

     a) Destina-se somente a órgãos públicos, sem exceção, por ser modalidade da comunicação oficial. SOMENTE NÃO. DESTINA-SE A ÓRGÃO PÚBLICO OU A UM PARTICULAR (PF OU PJ).

     

     b) Imprime-se em uma das faces do papel, para não dificultar a leitura por parte do destinatário. É PERMITIDO IMPRESSÃO DOS DOIS LADOS.

     

     c) Apresenta local e data em que foi assinado e espaçamento de 6 pontos após cada parágrafo. CORRETO.

     

     d) Registra o que se passou em uma reunião ou assembleia, com a assinatura de seus participantes. ESSE DOCUMENTO SERIA ATA.

     

     

  • GABARITO:C

     

    A palavra ofício, dependendo do contexto que é empregada, tem vários significados. No sentido de "ter um ofício a cumprir", significa o mesmo que ter um dever a realizar.


    Ofício também pode ser uma comunicação escrita, formal e cerimoniosa, utilizada no serviço público, trocada entre autoridades que exercem as mesmas funções ou de funcionários com cargos inferiores, para seus superiores hierárquicos, com o propósito de fazer uma solicitação ou reivindicação oficial. Os ofícios podem ser feitos com o objetivo de pedir alguma coisa para um juiz, vereador, prefeito, etc. [GABARITO]


    Ofício de notas são cartórios instalados por particulares, por delegação do poder público, que dispõe de vários serviços notariais, entre eles, autenticação de documentos, reconhecimento de firma, procurações, escrituras de compra e venda, registro de imóveis etc, destinados a garantir a autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos.


    Ossos do ofício é uma expressão popular, que se refere ao desempenho de uma função desagradável, ligada a uma atividade necessária e obrigatória.

  • ESPAÇAMENTO DE 6 PONTOS APÓS CADA PARÁGRAFO

  • "Deve ser utilizado espaçamento simples entre as linhas e de 6 pontos após cada parágrafo, ou, se o editor de texto utilizado não comportar tal recurso, de uma linha em branco"

     

    Fonte: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

  • 3.2. Forma de diagramação

           Os documentos do Padrão Ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação:


    h) deve ser utilizado espaçamento simples entre as linhas E de 6 pontos após cada parágrafo, ou, se o editor de texto utilizado não comportar tal recurso, de uma linha em branco;


    3.1. Partes do documento no Padrão Ofício


    b) local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à direita:

    Exemplo:

    Brasília, 15 de março de 1991.


  • https://books.google.com.br/books/about/Manual_de_Reda%C3%A7%C3%A3o_Oficial.html?id=z65CDQAAQBAJ&printsec=frontcover&source=kp_read_button&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false

  • GABARITO: LETRA C

    O padrão ofício:

    Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício. A distinção básica anterior entre os três era:

    a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia;

    b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e

    c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

    Atenção: Nesta nova edição ficou abolida aquela distinção e passou-se a utilizar o termo ofício nas três hipóteses.

    FONTE:  MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.


ID
2450140
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A respeito dos gêneros Ofício e Memorando, considere as afirmativas a seguir:

I. Memorandos e Ofícios seguem uma única diagramação, denominada de padrão ofício.

II. Uma diferença entre Ofício e Memorando é de circulação. O Memorando, por exemplo, tem abrangência eminentemente interna.

III. Os ofícios e os memorandos são documentos oficiais que privilegiam determinadas qualidades, como: clareza, coerência, coesão, correção linguística e prolixidade.

IV. No Memorando, não há identificação da pessoa a quem se destina esse documento, sendo esta mencionada por meio do cargo que ocupa.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

            Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.

     

     

            Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

  • Gabarito Letra C.

    Incorreta: III. Os ofícios e os memorandos são documentos oficiais que privilegiam determinadas qualidades, como: clareza, coerência, coesão, correção linguística e prolixidade. ELE COMEÇA DIZENDO CORRETAMENTE, MAS DEPOIS COLOCA PALAVRAS CONTRÁRIAS AO QUE FOI DITO, COMO PROLIXIDADE (QUE SIGNIFICA FALTA DE OBJETIVIDADE) E CORREÇÃO LINGUÍSTICA QUE NEM CHEGA A SER CONTRÁRIA, MAS NÃO EXISTE NO MANUAL OFICIAL DE REDAÇÃO COMO UMA CARACTERÍSTICA DE ALGUM PADRÃO OFÍCIO.

  • Gab. C

    Complementando...

    I & II -  O ofício, o memorando e o aviso obedecem a um mesmo padrão. O que diferencia esses expedientes é sua finalidade. O aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia; já o memorando é usado entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

     

    IV - MÃO:

    MEMORANDO = CARGO

    AVISO = NOME + CARGO

    OFÍCIO = NOME + CARGO + ENDEREÇO

     

    Avante!!!

  • Prolixo NÃO!!!

  • Memorando - Cargo;

    Aviso - Cargo + Vocativo;

    Ofício - Cargo + Vocativo + Endereço.

    Obs. Todos têm o formato ofício.

  • Só em saber que é errada a prolixidade já mata a questão.

  • ...Complementando 

     

    Prolixidade-Característica de quem é demasiadamente longo e demorado para explicar algo. Opõe-se ao simplista, que vai direto ao ponto para responder a uma questão.

     

    http://www.dicionarioinformal.com.br/prolixidade/


ID
2450143
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Sobre o gênero textual E-mail, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •         O correio eletrônico ("e-mail"), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.

     

            Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, preferencialmente, o formato Rich Text. A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo..

  • Onde no MRPR há menção sobre qualquer restrição de abreviaturas em qualquer padrão/gênero textual? 

    É confirmado o dado quanto ao anexo no item 8.2, no entanto, não há qualquer menção a abreviaturas.

    Alguém saberia dizer? Obrigado.

  • Tem razão, PsicoLobo ^||^

  •  a) Deve-se atentar para a linguagem objetiva, sem a utilização de abreviaturas e, se encaminhar algum anexo, informar minimamente sobre seu teor. (CORRETA)

    Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, preferencialmente, o formato Rich Text. A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo..

     

     b )É uma das mais ágeis formas de envio de documentos por ser comunicação em tempo real, pois remetente e destinatário se conectam concomitantemente. (ERRADA) - 

    O correio eletrônico ( e-mail ) é o serviço básico de comunicação na rede. Ele é muito rápido, envia e recebe mensagens em questão de minutos. Enviar dados via correio eletrônico é muito fácil. Tudo o que você precisa é ter acesso a rede, dispor de um programa de correio eletrônico e conhecer o endereço da pessoa com quem deseja se comunicar.​

     

    c) Utiliza-se para cada parágrafo a margem de 2,5 cm de distância, bem como espaçamento simples entre as linhas. (ERRADA)

      Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial. (SERIA CORRETA)

     

    d) Transformou-se na principal forma de comunicação oficial e pode substituir o gênero Ofício como documento original. (ERRADA)

      O correio eletrônico ("e-mail"), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos. (SERIA CORRETA)

     

     

  • Essa questão é de Redação oficial! QC poderia pelo menos da uma olhadinha na prova para não passar vergonha!

    OBS: Eu fiz essa prova. As questões de Redação Oficial da UFU são praticamentes assim.

  • GABARITO:A


    Um correio eletrônico (português brasileiro) ou correio eletrónico (português europeu) ou, ainda, e-mail, é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. O termo "e-mail" é aplicado tanto aos sistemas que utilizam a Internet e que são baseados nos protocolos POP3, IMAP e SMTP, como àqueles sistemas conhecidos como intranets, que permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização e que são, normalmente, baseados em protocolos proprietários.

  • Até concordo que a alternativa "a" esteja correta, mas no MRPR não há menção sobre qualquer restrição de abreviaturas em qualquer padrão/gênero textual.

     Suponhamos que em um determinado documento esteja escrito da seguinte forma:

    A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer do Mato Grosso divulgou o resultado das provas do concurso público (Concurso SEDUC MT 2017) dos cargos da área de Apoio Administrativo.

    Quer dizer que, este documento estaria errado, por ter o termo SEDUC abreviado?

  • Silviney Cetano, SEDUC é sigla e não abreviação.

  • A alternativa C pode ser considerada correta, a questão deveria ser anulada.


ID
2450146
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Sobre o gênero textual Memorando, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 3.4. Memorando

    3.4.1. Definição e Finalidade

            O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

            Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.

            Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.

  • O fato de a questão não ter mencionado que "a unidade administrativa é de um mesm órgão" foi que me deixou com dúvida

    .

  • Gab. B

    O memorando é usado entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente.

    Fui por eliminação e acertei, porém, assim como o colega Juracy Piu, fiquei meio com pé atrás por não ter mencionado que seria do mesmo órgão. 

    Enfim, avante!!!

  • GABARITO:B

     

    Memorando é um gênero textual comum nas comunicações internas oficiais de instituições, empresas e órgãos públicos.


    Os memorandos servem como um meio de transmitir uma informação para funcionários de um mesmo local de maneira rápida e menos burocrática. Para isso, as respostas deste ato administrativo devem ser feitas no próprio memorando, evitando o acúmulo de documentações.


    A principal particularidade deste gênero textual é a objetividade. Por fazer parte da comunicação interna de um meio comercial, o memorando deve ser feito com uma linguagem breve, direta e precisa.


    Além de assumir uma posição de impessoalidade, o memorando também apresenta uma linguagem formal, assim como uma estruturação uniformizada. 

  • Essa banca é podre

  • pelo que acabei de ler , consta que memorando , oficio e aviso foram banidos , restando apenas : Padrão Oficio para todos .


ID
2450149
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a sentença correta, no que se refere à regência verbal.

Alternativas
Comentários
  • Eu achei que fosse erro do QC classificar tal questão como 'Redação Oficial', mas o erro foi da própria banca.

    (Gabarito D)

    Fiquei em dúvida entre A e D.

    A assertiva A obedece a corretamente a regência do verbo avisar, mas, em princípio, não requeria preposição após "aos usuários".

    Quanto a assertiva D, fica claro que o intuito é "informar aos usuários sobre" tal informação. Informar pode compor tanto obj. direto quanto indireto, indicando respectivamente a informação e a pessoa que foi informada. A menos que a A esteja correta por motivos que não saberia dizer, a questão deveria ser anulada.

    Alguém poderia acrescentar algo? Obrigado.

  •  letra A) O objeto indireto refere-se a pessoas, Acho que o correto seria: avisa os usuários

    Gabarito letra D) Informar alguém (OD) sobre alguma coisa (OI). 

  • PsicoLobo ^||^, também fiquei em dúvida entre a A e a D, mas conforme segue:

    O verbo informar atua, maioritariamente, como verbo transitivo direto e indireto, apresentando dois complementos verbais: um referente à informação transmitida, outro referente ao destinatário da ação.


    O objeto direto é usado, habitualmente, para indicar a informação que foi dada:
    - Informar os preços;


    O objeto indireto é usado, habitualmente, para indicar a pessoa que foi informada:
    - Informar aos clientes;


    Esse uso não é fixo, sendo possíveis diversas construções frásicas com o verbo informar, desde que haja sempre a presença de um objeto direto (OD)  e de um objeto indireto (OI). 
    Ex: Informar alguém (OD) sobre alguma coisa (OI):
     
         - Informei o candidato sobre as suas hipóteses de carreira.
     

    Fonte: https://www.conjugacao.com.br/regencia-do-verbo-informar/ 

  • Psicolobo,

     

    Eu fiz a prova, era da matéria de Redação Oficial mesmo, e no Manual de Redação Oficial consta no CAPÍTULO III ELEMENTOS DE ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA > 9. Introdução >  9.2. SINTAXE >  9.2.3. Regência >  9.2.3.1. Regência de Alguns Verbos de Uso Freqüente.

     

     informar: informar alguém (informá-lo) de alguma coisa:

            Informo Vossa Senhoria de que as providências solicitadas já foram adotadas.

            – informar a alguém (informar-lhe) alguma coisa:

            Muito agradeceria informar à autoridade interessada o teor da nova proposta.

  • Não teria que ser informa aos usuários? Quem informa, informa alguma coisa (OD) a alguém (OI)

  • Perguntei ao professor, voltei ao vídeo para ver se ele respondeu..

    https://www.youtube.com/watch?v=E78PYeyuSdk 

    AVISAR É VTDI e na questão A ele está com dois OIs em vez de um OD e um OI.

    Resposta do professor:

    O gabarito está CERTO (letra D). Na letra A, a expressão "aos usuários" é PREPOSICIONADA (objeto INDIRETO), e a expressão "a respeito..." também é PREPOSICIONADA (também é OBJETO INDIRETO). A construção correta é assim:

    "O setor de cadastramento avisa OS USUÁRIOS a respeito do prazo final para a matrícula". Um grande abraço!

  • a)  O setor de cadastramento avisa aos usuários a respeito do prazo final para a matrícula. INCORRETA

     

    O verbo "avisar" é VTDI, exigindo, portanto um objeto direto e um objeto indireto. Quem avisa, avisa algo a alguém ou alguém de algo. A assertiva traz 2 objetos indiretos regidos por preposição ("aos usuários e "a respeito") sendo portanto, incorreta.

     

     

    d)   O setor de cadastramento informa os usuários sobre o prazo final para a matrícula. CORRETA

     

    Da mesma forma, o verbo "informar" é VTDI, exigindo então, um objeto direto e um objeto indireto. Quem informa, informa algo a alguém ou alguém de algo. A assertiva traz 1 objeto direto  ("os usuários") e um objeto indireto regido pela preposição "sobre" ("sobre o prazo final"), sendo portanto, nosso gabarito.

     



    O mesmo racionício pode ser utilizado nas demais acertivas, visto que todos os verbos utilizados ("comunica" e "noticia") são VTDI, exigindo um Objeto direto e um objeto indireto.

  • Não teria que ser informa aos usuários?  Alguém explica 

  • Sobre opção D,

    O setor de cadastramento informa os usuários sobre o prazo final para a matrícula.

    O verbo Informar é VTDI:

    Informar alguma coisa a alguém ou informar alguém de alguma coisa

    Quando objeto indireto for a coisa, podemos usar a preposição SOBRE.


ID
2450152
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a alternativa que contém o trecho que apresenta clareza, objetividade, impessoalidade e concisão.

Alternativas
Comentários
  • Arrego! Não ajuda em nada quem estuda: nivela por baixo.

  • Letra D

     

  • Erro da A, algum além da falta de concisão?

  • a) Os conceitos e normas reunidAs têm o propósito de esclarecer as bases de estudo permanentes da base nacional de servidores ao esclarecer a demanda por recursos.

     b) Busca-se com essa declaração a pretensão de poder talvez atender a permanente demanda de dirigentes e técnicos da Administração Pública federal. (o talvez deixa a comunicação falha, sem determinação)

     c) Daquilo informado na última reunião, vimos que será, infelizmente, necessário instaurar processo administrativo, resultando em instauração de apuração dos responsáveis e sua punição.  (Daquilo o que? Se eu não estava na reunião e recebo a comunicação, como vou saber o que foi informado na última reunião ou mesmo se na reunião anterior foram abordados vários temas, não temos como saber o que significa "daquilo") 

     d) Este documento apresenta um conjunto de orientações e parâmetros técnicos aplicáveis ao processo de organização de estruturas do Poder Executivo Federal.  (correto)

  • A palavra "Infelizmente", fere a impessoalidade.

  • Os conceitos e normas reunidAs têm o propósito de esclarecer as bases de estudoS permanentes da base nacional de servidores ao esclarecer a demanda por recursos.

  • @Gleice Raquel, creio que os erros apontados por você na alternativa "A" não procedam.


    Em "reunidos" temos um verbo no particípio com valor de adjetivo e, de acordo com a regra de concordância para adjetivos pospostos a sujeito composto, a concordância pode ser feita com o núcleo mais próximo OU com ambos. Dessa forma há de se levar em conta a prevalência do masculino sobre o feminino, o que validaria a forma "reunidos" devido à presença do vocábulo "conceitos".


    Em "de estudo" temos uma expressão que restringe/especifica o termo "bases". A forma singular está correta e a concordância do termo "permanentes" se dá com "bases" e não com "de estudo".


    Creio que a alternativa tenha sido considerada incorreta pela utilização do termo "bases" com sentidos distintos dentro do mesmo segmento ferindo, assim, a clareza do trecho.


ID
2450155
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a alternativa que atende aos critérios de concisão, objetividade e correção gramatical.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

     

  • b) No último semestre, em resposta às solicitações da chefia imediata, organizando as pastas, descartando o excesso, este departamento começou, a fazer, de forma organizada a sua seleção de material.

    Além de estar pouco objetivo está errado gramaticalmente (este departamento começou a fazer, de forma organizada, a sua seleção de material)

     

    c) Encaminhou-se por meio deste os relatórios de estágios ocorridos em meados do ano corrente de 2016, para que a administração, após o recesso de fim de ano, examine as portarias de que trata os relatórios encaminhados. 

    Essa expressão é redundante e não deve ser utilizada. 

     

    d) Sem descer a maiores detalhes técnicos, o comitê gestor acrescenta de que seria ideal a renovação do acervo para ficarem a cargo do setor de comando, cuja chefia alegremente manifestou o desejo a esse respeito

    Nem um pouco objetivo e informal. Errada. 

  • Pra mim estão todas erradas...
  • A)Pelo presente documento, a coordenação vem divulgar os números de todas as prestações de serviços executados sob a gestão fiscal 2015-2017, em conformidade com a resolução aprovada pelo conselho superior.


    Não seria executadas?

  • Por mim estão todas erradas...

  • O Segredo da Banca nessa questão, é marcar a menos pior. kkkkkkk


ID
2450158
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Como a clareza é requisito básico de todo texto oficial, torna-se necessário atentar para as construções que possam gerar equívocos de compreensão, tais como a ambiguidade. Leia as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta ambiguidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C.
     

    c) Depois do seminário, a gestora de recursos humanos cientificou à secretária que ela seria transferida. A FORMA COMO A FRASE FOI CONSTRUÍDA DEIXA DUPLO SENTIDO. NÃO DÁ PRA SABER SE "ELA" REFERE-SE À GESTORA OU À SECRETÁRIA.

  • Questão de Redação Oficial. UFU faz esse tipo de questão mesmo! QC, coloquem as questões de acordo com as materias correspondente, por favor!

  • @lucca a UFU sempre coloca umas questões dessas ... e depois anulam um monte


ID
2450161
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a sentença correta, no que se refere à concordância do pronome de tratamento com os outros elementos gramaticais da frase.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B.
     

     a) Dirijo-me a vossa senhoria para solicitar a vossa atenção a nosso pedido de recursos financeiros. A CONCORDÂNCIA É SEMPRE EM TERCEIRA PESSOA. O CORRETO SERIA "SUA ATENÇÃO".

     

     b) Deve, a partir deste mês, vossa senhoria enviar todos os documentos recebidos para o setor de arquivamento. CORRETO.

     

     c) Vossa excelência tens o conhecimento de que deves protocolar todos os pedidos em nossa seção. MESMO CASO DA LETRA A. O CORRETO SERIA "TEM".

     

     d) Caro coordenador, vossa senhoria está incumbida de realizar, em sua seção, o levantamento do número de servidores ativos. DEVE OCORRER A CONCORDÂNCIA DE GÊNERO. SE O COORDENADOR É HOMEM, O CORRETO SERIA " ESTÁ INCUMBIDO".

  • a) Dirijo-me a vossa senhoria para solicitar a vossa  [SUA] atenção a nosso pedido de recursos financeiros.

     

    b) Deve, a partir deste mês, vossa senhoria enviar todos os documentos recebidos para o setor de arquivamento.

     

    c)Vossa excelência tens [Tem] o conhecimento de que deves protocolar todos os pedidos em nossa seção. 

     

    d) Caro coordenador, vossa senhoria está incumbida de realizar, em sua seção, o levantamento do número de servidores ativos. 

     

     

     

    OBSERVAÇÕES:

     

    Concordância de Gênero: Os adjetivos devem concordar normalmente com os pronome de tratamento os quais estão relacionados.

     

                  Ex:  Vossa Senhoria está atarefda [Se for mulher]

                  Ex: Vossa Senhoria está aterefado [Se for homem]

     

    Concordância Verbal: Os pronomes de tratamento, embora remetam a 2° pessoa do discurso, o verbo tem que ser posto na 3 ° pessoa.

     

                 Ex: "Vossa excelência tem um momento para conversarmos?"

  • d) Caro coordenador, vossa senhoria está incumbida de realizar, em sua seção, o levantamento do número de servidores ativos. 

     

    Vale ressaltar nessa alternativa:

     

    Silepse de Gênero

     

    Os gêneros são masculino feminino. Ocorre a silepse de gênero quando a concordância se faz com a ideia que o termo comporta. Exemplos:

     

    1) A bonita Porto Velho sofreu mais uma vez com o calor intenso.
    Nesse caso, o adjetivo bonita não está concordando com o termo Porto Velho, que gramaticalmente pertence ao gênero masculino, mas com a ideia contida no termo (a cidade de Porto Velho).

    2) Vossa excelência está preocupado.
    Nesse exemplo, o adjetivo preocupado concorda com o sexo da pessoa, que nesse caso é masculino, e não com o termo Vossa excelência.

     

    GAB - B

  •                                  Complementando:

     

    Vale ressaltar que antes de ''Pronomes de Tratamento'' é proibida a crase.

     Algumas exceções: Dona, Senhora e Senhorita.

  • d) Caro coordenador, vossa senhoria está incumbida de realizar, em sua seção, o levantamento do número de servidores ativos.

    Estamos falando dela ...Sua Senhoria 

    Ex:3) Quando se fala diretamente à pessoa tratada (pessoa com quem se fala), usa-seVossa. Ex.: "Vossa Excelência, senhor Deputado, é muito corajoso" (fala-se coma autoridade). 4) Quando se faz referência à pessoa tratada, mas se conversa com outrem (pessoa de quem se fala), emprega-se Sua

    ......Caro coordenador é um vocatico ...estamos falando com ele...vossa senhoria pode ser homem ou mulher 

  • "Caro coordenador" : tal vocativo deixa claro que o emissor está falando diretamente com o receptor. Então o "vossa" está correto.

    O erro está na palavra "incumbida", pois no início da frase podemos perceber que o receptor é um homem (coordenador). O correto seria então:

    Caro coordenador, vossa senhoria está incumbidO de realizar, em sua seção, o levantamento do número de servidores ativos."


ID
2450164
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a sentença correta, no que se refere ao uso do acento grave, indicativo de crase.

Alternativas
Comentários
  • a) proibido antes de palavra masculino

    c) proibido antes de verbo

    d) proibido antes de palavra masculino

  • E a letra b, crase antes de número ordinal extenso?

  • A)  A direção de setor comunica que é expressamente proibida à prorrogação. 

    Quem proibe, proibe algo. O nome não exige preposição, inviabilizando o uso do acento grave. 

    Esse "a" é um artigo definido do substantivo feminino prorrogação.

    Não há crase

     

    B) referente à segunda etapa.  

    Troca para o masculino: referente ao segundo nível

    Há crase

     

    C) recursos à serem distribuídos.

    Não há crase antes de verbos.

     

    D) O coordenador da unidade solicita à retificação do Edital 

    Verbo solicitar é transitivo direto e não exige a preposição, inviabilizando o uso do acento grave. 

    Não há crase

  • a resposta do rafael esta errada.
    A resposta da Brenda que é a certa

  • GAB B)                                                           :)

  • GABARITO B

    PRINCIPAIS CASOS PROIBIDOS DE CRASE:

    1- crase antes de verbos

    2- crase antes de palavras no plural

    3- crase antes de palavras masculinas

    4- crase antes de pronomes (apenas alguns admitem)

    5- crase antes de objeto direto (que não pede preposição)

    bons estudos

  • GABARITO: LETRA B

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoal

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita


ID
2450167
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Tendo por base as regras de colocação pronominal, assinale a alternativa em que seu uso se faz corretamente.

Alternativas
Comentários
  • A) pronome relativo antes do verbo atrai  próclise

     

    Compreende-se por base física o local no qual se armazenam as informações. 

     

    B) Palavra de sentido antes do verbo ocorrencia obrigatoória de próclise

     

    Não se conserva a veracidade do conteúdo de um documento se rasurado.

     

    C) Quando o verbo principal for constituido por um infinitivo ou um gerúndio,se nao houver palavra atrativa o pronome obliquo virá depois do verbo auxiliar
    (com hífen), antes do principal (sem hífen) ou depois do verbo principal
    (com hífen).

     

    A pauta de reuniões deve concentrar-se na descrição e distribuição de funções.

     

    D) Quando o verbo principal for constituído por um particípio, o pronome oblíquo
    virá depois do verbo auxiliar.

     

    Até pouco tempo, havia-se considerado como arquivo somente o meio físico. 

     

     

     

     

     

     

     

     

  • Portugues e uma materia do mau

  • do mal * sérgio

  • pqp...portugues fdp #desabafo

  • VERBOS NO PARTICÍPIO JAMAIS SE ADMITE ÊNCLISE!!!

  • C

    A pauta de reuniões deve concentrar-se na descrição e distribuição de funções.

  • Bizu : Particípio não participa


ID
2450170
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que as regras de concordância estão adequadas.

Alternativas
Comentários
  • (A) GABARITO

    (B) ..., que serão controlados... (concorda com "prazos")

    (C) ..., que deverão ocorrer... (concorda com "visitas")

    (D) ... se realizam... (concorda com "atividades")

  •  a) correto

     b)

    Solicita-se a ampla divulgação desta informação para que seja possível abranger todos os servidores da Instituição, assim como atender aos prazos estabelecidos, que será controlado(controlados)  automaticamente pelo sistema.

     c)

    Solicitamos, conforme entendimentos prévios entre as secretarias, que seja (sejam) marcada a data de 4/08/2015 para as referidas visitas técnicas, que deverá(deverão) ocorrer no período vespertino, entre as 14h30 e as 17h30.

     d)

    Considerando que as atividades referentes ao ensino e o horário de atendimento ao público se realiza(realizam) em momentos distintos, determina-se que a secretaria passe a ter atendimento em todos os turnos.


ID
2450173
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Brasília, xx de xxxxxx de 20xx.

Aos xxxxxxxxxxxxxxxxxx

Assunto: Relatórios Anuais de Atividades

Prezados xxxxxx,

      Considerando o não envio dos Relatórios Anuais de Atividades 2010 por parcela significativa de tutores, solicitamos o empenho dos dirigentes das Unidades relacionadas no sentido de garantir que estes documentos sejam encaminhados até o dia 13 de abril de 2012.

      Lembramos que o envio do relatório é feito via Sistema de Informação e Gestão de Projetos (http://xxxxxx.mec.gov.br) na aba destinada ao ensino, isso feito por meio do edital de Planejamento seguido com o ano correspondente aos das atividades.

      Todas as instruções necessárias para o envio do relatório estão no arquivo que segue em anexo a este documento que ora lhes são enviados.

      Colocamos-nos à disposição para demais esclarecimentos que se fizerem necessários.

      Atenciosamente,

      xxxxxxxxxxxxxxxxx

      Coordenador-Geral de Relações Estudantis

http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/232-programas-e-acoes- 1921564125/pet-programa-de-educacao-tutorial-645721518/17972-oficios-enviados (adaptado). Acesso em 16 abr 2017. 

A respeito dos aspectos gerais da Redação Oficial e dos aspectos de escrita, considere as afirmativas a seguir:

I. Características do gênero Ofício estão presentes no texto, como a identificação do signatário.

II. No período “Todas as instruções necessárias para o envio do relatório estão no arquivo que segue em anexo a este documento que ora lhes são enviados”, há problema de concisão e objetividade, considerando-se informação desnecessária o trecho “a este documento que ora lhes são enviados”.

III. No período “Todas as instruções necessárias para o envio do relatório estão no arquivo que segue em anexo a este documento que ora lhes são enviados”, há problema de concordância verbal em “são enviados”.

IV. No período “Colocamos-nos à disposição para demais esclarecimentos que se fizerem necessários”, a colocação pronominal foi feita adequadamente, entretanto o acento grave (crase) está equivocado.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D.

    Ítem Incorreto: IV. No período “Colocamos-nos à disposição para demais esclarecimentos que se fizerem necessários”, a colocação pronominal foi feita adequadamente, entretanto o acento grave (crase) está equivocado. O CORRETO SERIA "COLOCAMO-NOS À DISPOSIÇÃO" -  COM CRASE. 

  • Juliana Oliveira

    A frase  ja está com crase..., a alternativa está errada porque o acento grave (crase) NÃO está equivocado, e não porque ele não está presente..

  • A crase realmente está errada e a colocação pronominal tb.


ID
2450176
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a palavra destacada é utilizada corretamente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B.
     

     a) Os memorandos foram encaminhados com antecedência afim de agilizar o processamento de dados. CORRETO SERIA A FIM - COM SENTIDO DE FINALIDADE.

     

     b) O coordenador da unidade noticia a dispensa de todos os funcionários na próxima segunda-feira, para a limpeza do bloco. CORRETO.

     

     c) O concelho superior de administração vai se encarregar de tomar todas as decisões pertinentes. O CORRETO É CONSELHO.

     

     d) A declaração emitida pela secretaria contém toda a discrição pormenorizada dos procedimentos a serem adotados. A PALAVRA COMO FOI COLOCADA DÁ SENTIDO DE SER DISCRETO, MAS COMO OBJETIVO DA FRASE É DIZER QUE TUDO ESTÁ DESCRITO, O CORRETO SERIA "DESCRIÇÃO"

  • AFIM (ADJETIVO)= AFINIDADE/IGUALDADE/SEMELHANÇA

    Ex.: Tivemos uma atitude afim.

    A FIM (LOCUÇÃO PREPOSITIVA A FIM DE)= INDICA FINALIDADE

    Ex.: Todos estudam a fim de fazer boas provas.

    Despensa é o local da casa onde você costuma guardar mantimentos.

    Ex.: A despensa está cheia?

    Dispensa é a forma derivada do verbo “dispensar”, e é a palavra que usamos quando alguém nos desobriga de alguma função.

    Ex: “Fui prestar serviço militar, porém, por ter asma, fui dispensado”.

    Conselho:  refere a uma opinião/um aviso ou  um grupo de pessoas que, reunidas, deliberam sobre certos assuntos, como um corpo executivo, um corpo deliberativo.

    Exemplos:

    Você quer um conselho? Não se meta nessa disputa!

    Quais foram as decisões tomadas pelo conselho de ministros?

    Concelho: uma divisão administrativa do território equivalente a um município.

    Ex.: Eu moro no concelho vizinho a este

    Descrição:ato de descrever

    Discrição: de quem é discreto, modesto e sensato

  • LEtraaaaaaaaaaaaaa BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB"

  • a fim = finalidade

    afim = afinidade/semelhança

  • A letra C também está correta, pois Concelho com "C" é a forma correta quando não for um conselho com "S".

  • Gab b

     

  • A- Afim (afinidade) / A fim de (finalidade)

    B- Dispensa (ato de dispensar, liberar) / Despensa (onde você guarda a nutela)

    C- Conselho (Aviso ou grupo de pessoas) / Concelho (Divisão administrativa de um município)

    D- Discrição (discreto) / Descrição (ato de descrever, listar)

  • a) Os memorandos foram encaminhados com antecedência afim de agilizar o processamento de dados. (ERRADO, "afim" indica afinidade)

     

    O correto seria:

     

    "Os memorandos foram encaminhados com antecedência a fim de agilizar o processamento de dados." ("a fim" é o correto, pois na frase indica FINALIDADE)

     

     

    b) GABARITO

     

    "O coordenador da unidade noticia a dispensa de todos os funcionários na próxima segunda-feira, para a limpeza do bloco." (CORRETO, dispensa pode indicar isenção de serviço, dever ou encargo.) 

     

     

    c) O concelho superior de administração vai se encarregar de tomar todas as decisões pertinentes. (ERRADO,  o correto é CONSELHO)

     

     

    d) A declaração emitida pela secretaria contém toda a discrição pormenorizada dos procedimentos a serem adotados. (ERRADO, pois discrição vem de "discreto")

     

     

    O correto seria:

     

    "A declaração emitida pela secretaria contém toda a descrição pormenorizada dos procedimentos a serem adotados." (Na frase o correto seria a palavra "descrição" que vem do ato de "descrever")

  • Até doi ler a palavra "Concelho" empregado na letra C

  • a) Os memorandos foram encaminhados com antecedência afim de agilizar o processamento de dados. (a fim de)

    b) O coordenador da unidade noticia a dispensa de todos os funcionários na próxima segunda-feira, para a limpeza do bloco.

    c) O concelho superior de administração vai se encarregar de tomar todas as decisões pertinentes. (conselho)

    d) A declaração emitida pela secretaria contém toda a discrição pormenorizada dos procedimentos a serem adotados. (descrição)

  • afim semelhança, ligação ou parentesco ex: temos muitas ideias afins

    a fim finalidade ex: estou a fim de comer um filé


    despensa despensa é o lugar da casa, geralmente destinado à guarda ou armazenagem de gêneros alimentícios, entre outros produtos

    dispensa licença, permissão para não executar um dever, um trabalho


    conselho pode ser um aviso, um parecer ou um grupo de pessoas com funções deliberativas, como o conselho de ministros. 

    concelho se refere a uma divisão administrativa do território, como um município


    descrição enumeração das características

    discrição ser discreto


  • Discrição= alguém discreto

    Descrição=descrever algo


ID
2450179
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Em relação aos aspectos de tratamento nas redações oficiais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C.
     

    a) Os pronomes de tratamento exigem o uso dos verbos na segunda pessoa do singular ou do plural. O CORRETO É NA TERCEIRA PESSOA.

     

     b) O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas a reitores de universidades é Vossa Eminência Reverendíssima. O CORRETO É MAGNÍFICO REITOR.

     

     c) De forma geral, emprega-se Doutor apenas em comunicações para pessoas que tenham tal grau universitário. CORRETO.

     

     d) O uso do tratamento Digníssimo para autoridades é facultativo nas comunicações oficiais. TERMO ABOLIDO. SEGUE TRECHO DO MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA: Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD), às autoridades arroladas na lista anterior. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.

  • Essa questão foi aceita? O grau universitário deixa ambígua a interepretação da alternativa pois não se refere necessariamente ao doutoramento. 

  • GABARITO:C


    Doutor
     é o mais elevado grau acadêmico dos sistemas de ensino superior, e comprova a capacidade de desenvolver investigação num determinado campo da ciência, além de - p. ex. - no Brasil, ser forma de tratamento também para Profissional da área da saúde (alguns já com reconhecimento legal doutoral após conclusão de ensino superior), além dos advogados. Em Portugal (assim como na Itália), qualquer um com curso superior pode ser chamado de doutor. É atribuído por uma universidadeou outro estabelecimento de ensino superior autorizado, em regra após a defesa de uma tese, ato que pode ser antecedido pela frequência a um curso de Doutorado.

  • A) OS PRONOMES DE TRATAMENTO EXIGEM O USO DE VERBOS NA TERCEIRA PESSOA

    B) REITORES DE UNIVERSIDADES: Vossa Magnificência ou Vossa Excelência

    C) CORRETO

    D) NÃO SE USA DIGNÍSSIMO 

  • Cristina,

    a alternativa afirma "pessoas que tenham tal grau universitário", ou seja, o grau de doutorado

  • Cristina, não há ambiguidade! A questão fala "tal grau universitário", o que acaba limitando/especificando o grau que corresponde ao título sugerido na questão. 

  • Para Reitor de Universidade é usado somente o pronome de tratamento Vossa Magnificência. 

     

    Segue trecho do MRPR....

      Mencionemos, ainda, a forma Vossa Magnificência, empregada por força da tradição, em comunicações dirigidas a reitores de universidade. Corresponde-lhe o vocativo:

            Magnífico Reitor,

     

  • A) A concordância é sempre na terceira pessoa.
    B) Magnífico Reitor.
    C) Doutor é empregado pra quem tem doutorado.
    E) “Digníssimo” (DD) e “Mui Digníssimo” (MD) – foram abolidas pelo Manual da Presidência, pois a dignidade é um pressuposto na ocupação de cargos públicos; por isso não precisa ser invocada nem reiterada.

  • nem acredito que errei por não ter lido as alternativas até o final kkkk

ID
2450182
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que se faz uso correto da vírgula.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D.
     

    DEVERIA FICAR:

    a) Informamos que, a partir de agosto, todos os grupos de tutores serão gerenciados pela secretaria.

     

     b) A secretaria possui um calendário de homologação que deverá ser seguido durante todo o mês. (SEM VÍRGULA).

     

     c) Com o intuito de aprimorar o gerenciamento, o dirigente deve seguir o protocolo de segurança da diretoria.

     

     d) Correto.

  • N SE SEPARA O SUJEITO DO VERBO

  •  a) Informamos que a partir de agosto, todos os grupos de tutores serão gerenciados pela secretaria.>>>>>>>  INFORMAMOS QUE, A PARTIR DE AGOSTO, TODOS OS....

     b) A secretaria, possui um calendário de homologação que deverá ser seguido durante todo o mês. >>>>>>>>>>> A SECRETÁRIA POSSUI UM.........

     c) Com o intuito de aprimorar o gerenciamento o dirigente, deve seguir o protocolo de segurança da diretoria.   COM O INTUITO DE APRIMORAR O GERENCIAMENTO, O DIRIGENTE......

     d) Os alunos, por sua vez, deverão seguir as mesmas orientações dadas aos tutores para acessar o sistema.  CERTA

  • GABARITO: LETRA D

    ACRESCENTANDO:

    USO DA VÍRGULA

    Vírgula – indica uma pequena pausa na sentença.

    Não se emprega vírgula entre:

    • Sujeito e verbo.

    • Verbo e objeto (na ordem direta da sentença).

    Para facilitar a memorização dos casos de emprego da vírgula, lembre-se de que:

    A vírgula:

    Desloca

    Enumera

    Explica

    Enfatiza

    Isola

    Separa

    Emprego da vírgula:

    a) separar termos que possuem mesma função sintática no período:

    - João, Mariano, César e Pedro farão a prova.

    - Li Goethe, Nietzsche, Montesquieu, Rousseau e Merleau-Ponty.

    b) isolar o vocativo:

    - Força, guerreiro!

    c) isolar o aposto explicativo:

    - José de Alencar, o autor de Lucíola, foi um romancista brasileiro.

    d) mobilidade sintática:

    - Temeroso, Amadeu não ficou no salão.

    - Na semana anterior, ele foi convocado a depor.

    - Por amar, ele cometeu crimes.

    e) separar expressões explicativas, conjunções e conectivos:

    - Isto é, ou seja, por exemplo, além disso, pois, porém, mas, no entanto, assim, etc.

    f) separar os nomes dos locais de datas:

    - Cascavel, 10 de março de 2012.

    g) isolar orações adjetivas explicativas:

    - O Brasil, que busca uma equidade social, ainda sofre com a desigualdade.

    h) separar termos enumerativos:

    - O palestrante falou sobre fome, tristeza, desemprego e depressão.

    i) omitir um termo:

    - Pedro estudava pela manhã; Mariana, à tarde.

    j) separar algumas orações coordenadas

    - Júlio usou suas estratégias, mas não venceu o desafio.

    Vírgula + E

    1)Para separar orações coordenadas com sujeitos distintos:

    Minha professora entrou na sala, e os colegas começaram a rir.

    2) Polissíndeto:

    Luta, e luta, e luta, e luta, e luta: é um filho da pátria.

    3) Conectivo “e” com o valor semântico de “mas”:

    Os alunos não estudaram, e passaram na prova.

    4) Para enfatizar o elemento posterior:

    A menina lhe deu um fora, e ainda o ofendeu.

    FONTE: RITA SILVA


ID
2450185
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Obedecendo aos preceitos da Redação Oficial no quesito regência verbal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C.

     

    a) Ressaltamos aos coordenadores à importância do procedimento de acesso ao sistema, considerando que as informações coletadas permitirão a adequada apuração de infrações. NÃO DEVE HAVER CRASE NESSA FRASE.

     

     b) Salientamos os gestores que a medida tomada pela gerência consiste de caráter temporário, sujeita a mudança a qualquer tempo. O CORRETO SERIA "EM".

     

    c) Devido ao afastamento de servidores em razão de férias, a coordenação incumbiu o secretário de organizar o setor de atendimento ao aluno.

    CORRETO.

     

    d) As mudanças propostas pela reitoria requererão muitos recursos para serem feitas, recursos que implicarão no ajuste do orçamento para, de fato, serem realizadas. FALTARAM VÍRGULAS ENTRE "DE FATO".

  • d) As mudanças propostas pela reitoria requererão muitos recursos para serem feitas, recursos que implicarão no ajuste do orçamento parade fatoserem realizadas. Entendo que não há necessidade de se repetir a palavra "recursos".

  • Cuidado com a justificativa da letra D, meus amigos. A questão se refere claramente à regência verbal.

    O que torna letra D equivocada é o uso da preposição para o verbo "implicar", que, no sentido de "acarretar, produzir como consequência", é transitivo direto. É isso que invalida a alternativa.

     

    Bons estudos!

  •  a) Ressaltamos aos coordenadores à importância do procedimento de acesso ao sistema, considerando que as informações coletadas permitirão a adequada apuração de infrações. ERRADO

     

    Ressaltamos aos coordenadores importância do procedimento de acesso ao sistema, considerando que as informações coletadas permitirão a adequada apuração de infrações. 

     

     b) Salientamos os gestores que a medida tomada pela gerência consiste de caráter temporário, sujeita a mudança a qualquer tempo. ERRADO

     

    Salientamos aos gestores que a medida tomada pela gerência consiste em caráter temporário, sujeita a mudança a qualquer tempo.

     

     c) Devido ao afastamento de servidores em razão de férias, a coordenação incumbiu o secretário de organizar o setor de atendimento ao aluno. CORRETO

     

     d) As mudanças propostas pela reitoria requererão muitos recursos para serem feitas, recursos que implicarão no ajuste do orçamento para de fato serem realizadas. ERRADO

     

    As mudanças propostas pela reitoria requererão muitos recursos para serem feitas, recursos que implicarão ajuste do orçamento para de fato serem realizadas.

  • Rapaz a UFU ta fazendo umas questões muito lazarentas
  • Por que não se pode ter a crase na alternativa " A " ?????

  • Pablo Jorram, tentarei responder a sua pergunta.

    "a) Ressaltamos aos coordenadores à importância do procedimento de acesso ao sistema, considerando que as informações coletadas permitirão a adequada apuração de infrações."

    Quem ressalta, ressalta algo a alguém.

    Portanto ressalta é VTDI. Neste caso a pessoa: "Ressalta a importância do procedimento de acesso ao sistema aos coordenadores" A importância... É o objeto Direto, e "aos coordenadores" o Objeto indireto. Somente o Objeto indireto é regido pela preposição "a".

  • Pablo, o verbo em questão "ressaltar" é VTDI precisa de OD e OI. Neste caso "aos coordenadores" é o objeto indireto logo "a importância" será o objeto direto, pois o verbo não repete os complementos. Corrijam-me se estiver errada.

  • para serem feitas, ta feio acho que ficaria melhor assim:

    As mudanças proposta  pela reitoria requererão muitos recursos para que sejam feitas..

     

  • Pablo Jorran, vou tentar explicar. Observe a transitividade deste verbo:

    a)

    Ressaltamos aos coordenadores à importância [...]. Quem ressalta, ressalta algo (aqui não tem o encontro da preposição A com o Artigo).

    Isso quer dizer que esse verbo não exige a regência com preposição, visto que ele está transitivo direto.

  • Pessoal, este vídeo pode ajudar na dúvida do verbo implicar. (referente à alternativa D)

    https://www.youtube.com/watch?v=9N5Cox7rKsk

  • Incumbir é verbo transitivo indireto, todas as alternativas estão erradas