- ID
- 44011
- Banca
- EJEF
- Órgão
- TJ-MG
- Ano
- 2009
- Provas
- Disciplina
- Legislação Estadual
- Assuntos
É possível afirmar que o regime jurídico dos servidores públicos não admite:
É possível afirmar que o regime jurídico dos servidores públicos não admite:
De acordo com a disciplina do Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de Minas Gerais, analise estas afirmativas:
I. A criação de cargo público depende sempre de lei. 
II. As atribuições inerentes a uma carreira funcional podem ser indistintamente cometidas aos funcionários de suas diferentes classes. 
III. Os cargos isolados não integram classes.
A partir dessa análise, pode-se concluir que
De acordo com a disciplina do Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de Minas Gerais, analise estas afirmativas:
I. A criação de cargo público depende sempre de lei.
II. As atribuições inerentes a uma carreira funcional podem ser indistintamente cometi das aos funcionários de suas diferentes classes.
III. Os cargos isolados não integram classes. A partir dessa análise, pode-se concluir que
Sobre as licenças previstas na Lei Estadual n. 869 de 05/07/1952, é INCORRETO afirmar que
Pela análise do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais, é CORRETO afirmar que a licença para tratar de interesse particular para os funcionários interinos e aos comissionados
Com base no Estatuto do Funcionário Público Civil de Minas Gerais, é CORRETO afirmar que o funcionário acidentado no exercício de suas atribuições terá assistência hospitalar, médica e farmacêutica fornecida e garantida às custas do
De acordo com o Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de Minas Gerais, é CORRETO afirmar que
A  legislação que  trata do  processo administrativo estadual  arrola  os  legitimados a  interpor  recurso,  que  são os  seguintes, EXCETO 
 
Conforme Lei nº 869, de 05/07/1952, no período de estágio probatório do servidor qual dos pré-requisitos abaixo NÃO se enquadra para fins de apuração?
A Lei Estadual nº 869 de 05 de julho de 1952 também é conhecida como Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais. Indique a alternativa que traz dispositivo previsto expressamente nessa norma.
 João Carlos, servidor público estadual, permitiu que  Ana, que não é servidora pública, desempenhasse  encargos que competem ao servidor público. Nessa  hipótese, o Estatuto dos Funcionários Públicos do  Estado de Minas Gerais:
 
A readaptação do servidor será:
Segundo dispõe o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais, o processo administrativo deverá ser iniciado dentro do prazo:
O requerimento de revisão do processo administrativo, previsto na Lei Estadual nº 869/1952, é dirigido:
NÃO corresponde a conceito disciplinado pela Lei 869/1952 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais):
De acordo com o Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de Minas Gerais, as atribuições de cada carreira são definidas em:
NÃO é forma de provimento de cargo, prevista na Lei Estadual nº 869/1952 (Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de Minas Gerais):
“Destina-se a indenizar o funcionário das despesas de viagem e de nova instalação”. Essa finalidade, prevista no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais, diz respeito:
As decisões proferidas no processo administrativo instaurado contra servidor público do Estado de Minas Gerais serão publicadas dentro do prazo de:
Segundo a Lei nº 869/1952 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais), o “aproveitamento” se dá quando:
Considere as seguintes afirmativas. 
I.  Funcionário  público  é  a  pessoa  legalmente  investida  em  cargo  público,  seja  esse  cargo efetivo ou em comissão.  
II.  As atribuições inerentes a uma carreira, desde que respeitado o regulamento, podem  ser cometidas, indistintamente, aos funcionários de suas diferentes classes.  
III.  Os cargos públicos são de carreira ou isolados. 
Segundo a disciplina do Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de Minas Gerais,  assinale a alternativa que apresenta as afirmativas CORRETAS.  
Paulo tem 30 anos é casado e ocupa cargo de confiança do quadro de uma Secretaria de  Estado em Minas Gerais, não tendo outro vínculo com o poder público.     
Considerando a disciplina  legal do  Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de  Minas Gerais – IPSEMG é CORRETO afirmar que  
Horácio é superintendente no âmbito de uma Secretaria de Estado do Poder Executivo de  Minas Gerais  e  delega  uma  competência  para Silvana,  que  lhe é  subordinada  e  ocupa  cargo de Diretora.   
Com base nessa hipótese, é CORRETO afirmar que o ato de delegação    
Após deixar o cargo de Secretário de Estado em Minas Gerais, Fulano de Tal  pratica ato  que  constitui  violação  às  normas  do  Código  de  Ética  do  Servidor  Público  e  da  Alta  Administração daquele Estado.   
Nesse caso, é CORRETO afirmar que Fulano de Tal  
Suponha  o  seguinte: Tício  é  funcionário  integrante  de  uma  das  classes  da Carreira  do  Grupo de Atividade de Cultura do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais  instituída.  por lei.    
 Consoante o que dispõe o Estatuto do Funcionário do Estado de Minas Gerais, assinale a  alternativa INCORRETA.  
Servidor público efetivo da Administração Direta do poder Executivo do Estado de Minas  Gerais, João integra, pela primeira vez, a Comissão de Ética do órgão a que se vincula.  
   Considerando a legislação aplicável, é INCORRETO afirmar que João  
O prazo de validade do concurso público para ingresso nas carreiras do grupo de atividades de seguridade social do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais conta-se a partir de qual data?
De acordo com o Estatuto do Servidor Público do Estado de Minas Gerais, a opção que NÃO corresponde a uma vantagem passível de ser aferida alémdo vencimento ou da remuneração do cargo é:
Segundo a Lei n° 869 /1952 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais), o “aproveitamento” se dá quando:
Theotônio Brancão, brasileiro, casado, funcionário concursado junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, não comparece ao serviço, sem causa justificada, há 58 (cinquenta e oito) dias consecutivos no ano em curso. Respeitado do devido processo legal, o servidor está sujeito à pena de
A Lei Estadual 869/1952 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais) prevê que o funcionário poderá ser licenciado, EXCETO
Analise as afirmativas a seguir relativas ao regime próprio  dos  servidores  públicos  do  Estado  de  Minas  Gerais  e  assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O segurado ativo que, para atender a interesse
próprio, deixar de perceber vencimento
temporariamente deverá se inscrever como
segurado facultativo para manter seu vínculo
com o regime próprio de previdência social dos
servidores públicos civis do Estado de Minas
Gerais. 
( ) Assim como ocorre no regime geral da previdência  social, o regime próprio de previdência social dos  servidores  públicos  civis  do  Estado  de  Minas  Gerais,  que  é  gerido  pelo  IPSEMG  –  Instituto  de  Previdência  dos  Servidores  do  Estado  de  Minas  Gerais,  assegura  aos  segurados  e  aos  seus  dependentes  a  concessão  de  benefícios  previdenciários  e  a  assistência  médica  e  social  com  recursos  provenientes  do  seu  orçamento  próprio. 
( ) O regime próprio de previdência social dos
servidores públicos civis do Estado de Minas
Gerais não contempla direito aos benefícios de
aposentadoria por idade e especial.  
 ( ) O  segurado  do  regime  próprio  de  previdência  social dos servidores civis do Estado de Minas  Gerais  que  se  aposentaram  com  vencimentos  proporcionais até o advento da Lei Complementar  Estadual n. 64, de 2002, poderão complementar  o  tempo  de  contribuição  para  fazer  jus  aos  proventos integrais.
 ( ) O  regime  próprio  de  previdência  social  dos  servidores  civis  do  Estado  de  Minas  Gerais  contempla o vínculo de trabalho dos servidores  efetivados e dos servidores não titulares de cargo  efetivo, assegurando-lhes direito à aposentadoria  e  aos  demais  benefícios  previdenciários  de  conformidade com as regras do regime geral da  previdência social.
Assinale a sequência CORRETA
Assinale a alternativa INCORRETAsobreasdisposições da Lei Estadual de Minas Gerais nº 869 de 05/07/1952 no tocanteàapuraçãodeirregularidades.
Assinale a alternativa correta sobre as disposições da Lei Estadual de Minas Gerais nº 869 de 05/07/1952 no tocante às providências a serem tomadas na apuração de irregularidades.
Assinaleaalternativacorretasobreasdisposiçõesda Lei Estadual de Minas Gerais nº 869 de 05/07/1952 com referênciaàrealizaçãodeconcursos.
Com base no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais é CORRETO afirmar:
 Analise as afirmativas a  seguir,  referente à Lei nº 869  de 05 de julho de 1952: 
I.    Art. 44. O  funcionário não poderá ser  transferido de  uma para outra carreira.  
II.   Art. 59. Havendo mais de um concorrente à mesma  vaga,  terá  preferência  o  de  maior  tempo  de  disponibilidade  e,  no  caso  de  empate,  o  de  maior  tempo de serviço público.  
III. Conforme  Art.  158,  o  funcionário  poderá  ser  licenciado quando convocado para serviço militar.  
IV. Conforme Art.  13,  só  poderá  ser  provido  em  cargo  público quem satisfazer, dentre outros requisitos, ter  completado 16 anos de idade.  
V.    Art.  15.  É  vedado  a  nomeação  de  candidato  habilitado  em  concurso  após  a  expiração  do  prazo  de sua validade.  
Assinale a alternativa correta:  
No que diz respeito às infrações e processos disciplinares dos servidores públicos, assinale a afirmação INCORRETA.
Leia abaixo algumas disposições da Lei Estadual n° 869 de 1952 que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais:
“_________é um agrupamento de cargos da mesma profissão e de igual padrão de vencimento.”
“_________ é um conjunto de carreiras, de cargos isolados e de funções gratificadas.”
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas:
Maria, médica e servidora concursada da rede pública de saúde do estado de Minas Gerais, trabalhava em hospital localizado em Belo Horizonte. Após responder a processo administrativo disciplinar por inassiduidade, Maria foi punida pelo seu superior hierárquico, agente legalmente competente, com remoção para hospital público localizado na cidade de Juiz de Fora.
De acordo com a doutrina e a Lei Estadual n.º 869/1952, a punição aplicada a Maria configura
O requerimento de revisão do processo administrativo, previsto na Lei Estadual n° 869/1952, é dirigido: