Zabala estabelece a diferença entre métodos disciplinares e métodos globalizados da seguinte forma:
A diferença básica entre os modelos de organização disciplinares e os métodos globalizados é que neste último as disciplinas como tal, não são a finalidade básica do ensino , mas tem a função de proporcionar os meios ou instrumentos que devem facilitar a realização dos objetivos educacionais. ( ZABALA, 2008 ,p. 145)
Introduz o conceito de métodos globalizador da seguinte forma:
Nesses sistemas, os conteúdos de aprendizagem e sua organização em unidades didáticas somente são relevantes em função de sua capacidade para compreender uma realidade que sempre se manifesta globalmente. ( ZABALA, 2008,p. 144)
Para o autor existe entre os métodos disciplinares e métodos globalizados uma diferença de concepção quanto ao papel do ensino, sendo que as prioridades e o foco diferem. Nos modelos disciplinares a prioridade são as matérias e sua aprendizagem , sendo que nos métodos globalizados o foco é o aluno e suas necessidades educacionais gerais.
Fazendo uma síntese esquemática , a partir de uma perspectiva educacional o autor estabelece três graus das relações disciplinares: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade
Multidisciplinariedade: os conteúdos escolares se apresentam por disciplinas independentes umas das outras.
Interdisciplinariedade: é a interacção entre dois ou mais disciplinas, que pode variar de simples comunicação de idéias para a integração recíproca dos conceitos fundamentais e teoria do conhecimento, metodologia e pesquisa de dados.
Transdisciplinariedade É o grau máximo de relações entre disciplinas, por isso é uma ntegração global dentro sistema de totalização. Este sistema fornece uma unidade de interpretação, o objetivo de criar uma ciência para explicar a realidade sem subdivisões.