SóProvas



Prova CCV-UFC - 2015 - UFC - Contador


ID
2366479
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o Princípio de Contabilidade que determina a ponderação entre a integridade e a tempestividade na divulgação da informação contábil.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item C

     

     

     

    O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

     

     

     

    Obs: Resolução 750/93 foi revogada. 

     

     

     

    Fonte: (cfc.org.br/sisweb/sre/docs/RES_750.doc)

  • GABARITO LETRA C.

    O PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE - O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

    O PRINCÍPIO DA ENTIDADE - O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

    Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

    O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE - O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.

    O PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL - O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.

    O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA - O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

    O PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA - O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o .


ID
2366482
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

“Os ativos são mantidos pelos valores de em caixa ou equivalentes de caixa, os quais poderiam ser obtidos pela venda em uma forma ordenada. Os passivos são mantidos pelos valores em caixa e equivalentes de caixa, não descontados, que se espera seriam pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações da Entidade”. Este conceito corresponde a qual variação do Custo histórico?

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item D

     

     

     

    4.55. Um número variado de bases de mensuração é empregado em diferentes graus e em variadas combinações nas demonstrações contábeis. Essas bases incluem o que segue:

     

     

    (a) Custo histórico. Os ativos são registrados pelos montantes pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos entregues para adquiri-los na data da aquisição. Os passivos são registrados pelos montantes dos recursos recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias (como, por exemplo, imposto de renda), pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa se espera serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações.

     


    (b) Custo corrente. Os ativos são mantidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa que teriam de ser pagos se esses mesmos ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data do balanço. Os passivos são reconhecidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que se espera seriam necessários para liquidar a obrigação na data do balanço.

     


    (c) Valor realizável (valor de realização ou de liquidação). Os ativos são mantidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa que poderiam ser obtidos pela sua venda em forma ordenada. Os passivos são mantidos pelos seus montantes de liquidação, isto é, pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que se espera serão pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações.

     


    (d) Valor presente. Os ativos são mantidos pelo valor presente, descontado, dos fluxos futuros de entradas líquidas de caixa que se espera seja gerado pelo item no curso normal das operações. Os passivos são mantidos pelo valor presente, descontado, dos fluxos futuros de saídas líquidas de caixa que se espera serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações.

     

     

     

     

    Fonte: (CPC 00)


ID
2366485
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A configuração patrimonial concebida como Passivo a descoberto corresponde a:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item C

     

     

     

     

    3.2.2.1 – O balanço patrimonial é constituído pelo ativo, pelo passivo e pelo Patrimônio Líquido.

     

    a) O ativo compreende as aplicações de recursos representadas por bens e direitos;

     

    b) O passivo compreende as origens de recursos representadas por obrigações;

     

    c) O Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, ou seja, a diferença a maior do ativo sobre o passivo. Na hipótese do passivo superar o ativo, a diferença denomina-se "Passivo a Descoberto".

     

     

    Patrimônio Líquido Negativo é a mesma coisa que Passivo a Descoberto.

     

     

     

     

    Fonte: (NBC T.3)

     

  • Passivo a Descoberto é o termo contabilístico que denota quando o valor da soma de bens e direitos não cobre o valor da soma das obrigações contraídas, ou seja, oPassivo (P) supera o Ativo (A). Sendo P > A, na equação contábil PL (Patrimônio Líquido) = A - P, conclui-se que PL < 0.


ID
2366488
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A demonstração contábil tratada na NBC T 19.27 e CPC 26 que não está contemplada na legislação societária é a:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item C

     

     

     

     

    Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:


    I - balanço patrimonial;


    II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados; (D)

     

    III - demonstração do resultado do exercício; e


    IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (A)


    V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (B)

     

     

    Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

     

    § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia. (E)

     

     

     

     

     

    81A. A demonstração do resultado e outros resultados abrangentes (demonstração do resultado abrangente) devem apresentar, além das seções da demonstração do resultado e de outros resultados abrangentes:


    (a) o total do resultado (do período);


    (b) total de outros resultados abrangentes;


    (c) resultado abrangente do período, sendo o total do resultado e de outros resultados
    abrangentes.

     

     

     

    Fonte: (Lei 6.404 e CPC 26)

  • Questão comentada em http://tudomastigadinho.com.br/3q-cpc-26

  • Resolvendo a questão

    A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração da NBC T 19.27 para NBC TG 26, e em 2013 foi alterada e consolidada como NBC TG 26 (R1), tudo isso em consonância ao pronunciamento CPC 26, que versa sobre o mesmo assunto: Apresentação das Demonstrações Contábeis.

    Ao se observar a legislação societária (Lei 6.404/76), temos em seu Art. 176, já devidamente atualizado pela edição da Lei 11.638/07, o rol das Demonstrações Contábeis que deverão ser elaboradas ao fim do exercício social:

    Balanço Patrimonial (BP);

    Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA);

    Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);

    Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC); e

    Demonstração do Valor Adicionado (DVA), se companhia aberta.

    Cabe destacar, ainda na 6.404/76, que a Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido (DMPL) é mencionada no § 2º do Art. 186:

    § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

     

    Mudando agora para o CPC 26, em sua primeira revisão (R1), de dezembro/2011, obtemos a composição do conjunto completo de demonstrações contábeis:

    Balanço Patrimonial ao final do período;

    demonstração do resultado do período;

    Demonstração do Resultado Abrangente do período -DRA;

    demonstração das mutações do patrimônio líquido do período;

    demonstração dos fluxos de caixa do período;

    notas explicativas;

    informações comparativas com o período anterior;

    balanço patrimonial do início do período mais antigo, comparativamente apresentado, quando a entidade aplicar uma política contábil retrospectivamente ou proceder à reapresentação retrospectiva de itens das demonstrações contábeis, ou quando proceder à reclassificação de itens de suas demonstrações contábeis; e

    demonstração do valor adicionado do período.

     

    Logo, uma inovação trazida pelo CPC 26 que não é descrita na Lei das S.A. (6.404/76), é a demonstração do resultado abrangente

    Gabarito: letra c)

    http://tudomastigadinho.com.br/3q-cpc-26/

  • Gabarito C Segundo a legislação societária: BP, DFC, DRE, DLPA, DVA (se for de capital aberto). DMPL facultativa. Segundo o CPC 26: BP, DFC, DRE, DMPL, DVA, DRA.

ID
2366491
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Não definido

Segundo o CPC 00 o aspecto da representação adequada que assegura a confiabilidade da informação contábil é: (D)

Alternativas

ID
2366494
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

“Ativo possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade”. Esta definição corresponde a:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item C

     

     

     

     

    Ativo contingente é um ativo possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade.

     

     

     

    Fonte: (CPC 25)


ID
2366497
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública

Assinale a alternativa que apresenta as informações que podem ser obtidas a partir do Subsistema de Informações Patrimoniais, conforme as NBCASP.

Alternativas

ID
2366500
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que contém a definição da transação no Setor Público classificada como econômico-financeira, segundo a NBC T 16.4.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item E

     

     

     

     

    3. De acordo com suas características e os seus reflexos no patrimônio público, as transações no setor público podem ser classificadas nas seguintes naturezas:

     


    (a) econômico-financeira – corresponde às transações originadas de fatos que afetam o patrimônio público, em decorrência, ou não, da execução de orçamento, podendo provocar alterações qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais;

     


    (b) administrativa – corresponde às transações que não afetam o patrimônio público, originadas de atos administrativos, com o objetivo de dar cumprimento às metas programadas e manter em funcionamento as atividades da entidade do setor público.

     

     

     

    Obs: As NBCTs 16.1, 16.2, 16.3, 16.4 e 16.5 foram revogadas.

     

     

     

     

    Fonte: (NBCT 16.4 e NBCT SP EC)

  • TRANSAÇÕES ECONOMICO-FINANCEIRAS É GÊNERO DO QUAL SÃO ESPÉCIES AS TRANSAÇÕES EFETIVAS E NÃO EFETIVAS.


ID
2366503
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A reavaliação de ativos segundo a NBC T 16.10 deve utilizar o seguinte parâmetro para o respectivo cálculo:

Alternativas
Comentários
  • Respsota: Item A

     

     

     

     

    Valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.

     

     

    35C. A reavaliação é uma política contábil de mensuração alternativa em relação ao método do custo, útil para assegurar que o valor contábil de determinados ativos não difira materialmente daquele que seria determinado, usando-se seu valor justo na data das demonstrações contábeis.

     

     

     

     

    Fonte: (NBCT 16.10)


ID
2366506
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa em que todas as pessoas mencionadas estão classificadas como Entidades do Setor Público, consoante a NBC T 16.1.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item C

     

     

     

     

    Entidade do Setor Público: órgãos, fundos e pessoas jurídicas de direito público ou que, possuindo personalidade jurídica de direito privado, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem dinheiros, bens e valores públicos, na execução de suas atividades. Equiparam-se, para efeito contábil, as pessoas físicas que recebam subvenção, benefício, ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público.

     

     

     

    Obs: As NBCTs 16.1, 16.2, 16.3, 16.4 e 16.5 foram revogadas.

     

     

     

     

    Fonte: (NBCT 16.4 e NBCT SP EC)

  • Pessoa que operam com recursos públicos são entidades do setor público.


ID
2366509
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa em que todas as demonstrações contábeis mencionadas estão no campo da Contabilidade aplicada ao Setor Público, segundo a NBC T 16.6 (R1).

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item B

     

     

     

     

    3. As demonstrações contábeis das entidades definidas no campo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público são:

     


    (a) Balanço Patrimonial;


    (b) Balanço Orçamentário;


    (c) Balanço Financeiro;


    (d) Demonstração das Variações Patrimoniais;


    (e) Demonstração dos Fluxos de Caixa;


    (f) Demonstração do Resultado Econômico. (Excluída pela Resolução CFC n.º 1.437/13)


    (g) Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido; e (Incluída pela Resolução CFC n.º 1.437/13)


    (h) Notas Explicativas. (Incluída pela Resolução CFC n.º 1.437/13)

     

     

     

     

    Fonte: (NBCT 16.6)


ID
2366512
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Qual o atributo da informação de custos que corresponde à seguinte definição: “deve proporcionar maior transparência e evidenciação do uso dos recursos públicos”, segundo a NBC T 16.11?

Alternativas
Comentários
  • Respsota: Item B

     

     

     

     

    12. Os atributos da informação de custos são:

     

     


    (a) relevância – entendida como a qualidade que a informação tem de influenciar as decisões de seus usuários auxiliando na avaliação de eventos passados, presentes e futuros;


    (b) utilidade – deve ser útil à gestão tendo a sua relação custo benefício sempre positiva;


    (c) oportunidade – qualidade de a informação estar disponível no momento adequado à tomada de decisão;


    (d) valor social – deve proporcionar maior transparência e evidenciação do uso dos recursos públicos;


    (e) fidedignidade – referente à qualidade que a informação tem de estar livre de erros materiais e de juízos prévios, devendo, para esse efeito, apresentar as operações e acontecimentos de acordo com sua substância e realidade econômica e, não, meramente com a sua forma legal;


    (f) especificidade – informações de custos devem ser elaboradas de acordo com a finalidade específica pretendida pelos usuários;


    (g) comparabilidade – entende-se a qualidade que a informação deve ter de registrar as operações e acontecimentos de forma consistente e uniforme, a fim de conseguir comparabilidade entre as distintas instituições com características similares. É fundamental que o custo seja mensurado pelo mesmo critério no tempo e, quando for mudada, esta informação deve constar em nota explicativa;


    (h) adaptabilidade – deve permitir o detalhamento das informações em razão das diferentes expectativas e necessidades informacionais das diversas unidades organizacionais e seus respectivos usuários;


    (i) granularidade – sistema que deve ser capaz de produzir informações em diferentes níveis de detalhamento, mediante a geração de diferentes relatórios, sem perder o atributo da comparabilidade.
     

     

     

     

    Fonte: (NBCT 16.11)


ID
2366515
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Compõem a lei orçamentária anual:

Alternativas
Comentários
  • Respsota: Item A

     

     

     

     

    Art. 165.

     

    § 5º A lei orçamentária anual compreenderá:


    I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;


    II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;


    III - o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.

     

     

     

    Fonte: (CF/88)

  • PPA - DOM 

    LDO - MP

    LOA - FIS

     

    DOM casmurro trabalha no MP ..oq FIS pra merecer isso

  • Por eliminação, você chegaria a resposta (menos errada) que é a letra A, para acertar na prova.  Porém, creio que haja uma omissão a não especificar que tipo de empresa conterá na LOA, pois, o Art. 165, II da CF diz especificamente, que constará na Lei, as empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. Então, ao meu ver, a assertiva está incompleta e, neste caso específico, deveria ser errada. 


ID
2366518
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O princípio orçamentário que estabelece que as diferentes propostas orçamentárias das instituições públicas devem ter o mesmo direcionamento quanto ao conteúdo, metodologia e expressão, é:

Alternativas
Comentários
  • Respsota: Item A

     

     

     

    2.1. UNIDADE OU TOTALIDADE

     


    Previsto, de forma expressa, pelo caput do art. 2º da Lei no 4.320/1964, determina existência de orçamento único para cada um dos entes federados – União, estados, Distrito Federal e municípios – com a finalidade de se evitarem múltiplos orçamentos paralelos dentro da mesma pessoa política.

    Dessa forma, todas as receitas previstas e despesas fixadas, em cada exercício financeiro, devem integrar um único documento legal dentro de cada esfera federativa: a Lei Orçamentária Anual (LOA).

     

     

    Fonte: (Mcasp 7° Ed)

  • UNIDADE OU TOTALIDADE

    De acordo com este princípio, o orçamento deve ser uno, ou seja, cada ente governamental deve elaborar um único orçamento. Este princípio é mencionado no caput do art. 2º da Lei nº 4.320, de 1964, e visa evitar múltiplos orçamentos dentro da mesma pessoa política. Dessa forma, todas as receitas previstas e despesas fixadas, em cada exercício financeiro, devem integrar um único documento legal dentro de cada nível federativo: LOA. Cada ente da Federação elaborará a sua própria LOA.

    Fonte: MTO 2020


ID
2366521
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Patrimônio Público, segundo a NBC T 16.2, é o:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item E

     

     

     

     

    Patrimônio público


    3. Patrimônio Público é o conjunto de direitos e bens, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor público, que seja portador ou represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à
    prestação de serviços públicos ou à exploração econômica por entidades do setor público e suas obrigações.

     

     

     

     

    Obs: As NBCTs 16.1, 16.2, 16.3, 16.4 e 16.5 foram revogadas.

     

     

    Fonte:  (NBC T 16.2 e NBCT SP EC)

  • Gabarito letra E

    Patrimônio Público é o conjunto de direitos e bens tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor público, que seja portador ou represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou à exploração econômica por entidades do setor público e suas obrigações


ID
2366524
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O aluguel de máquinas e equipamentos requer a aplicação de qual modalidade de empenho?

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item B

     

     

     

     

    Os empenhos podem ser classificados em:

     

    a. Ordinário: é o tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez;

     

    b. Estimativo: é o tipo de empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros; 

     

    c. Global: é o tipo de empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis.

     

     

     

     

    Fonte: (Mcasp 7° Ed)


ID
2366527
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública

Sobre as transferências intragovernamentais enquadradas no código 4 do PCASP, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2366530
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na contratação de Serviços, o registro do contrato enseja o seguinte lançamento contábil:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item C

     

     

     

     

     

    Pode-se usar de analogia uma contratação de Operação de Crédito

     

     

     

    Contratação da Operação de Crédito 


    Lançamentos:


    Registro da contratação da operação de crédito – mútuo financeiro

     

     

    Natureza da informação: controle


    D 7.1.2.3.x.xx.xx Obrigações Contratuais 2.000.000,00
    C 8.1.2.3.x.xx.xx Execução de Obrigações Contratuais – a Executar 2.000.000,00

     

     

     

     

    Fonte: (Mcasp 7° Ed)


ID
2366533
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No Balanço Financeiro não são demonstrados saldos de contas. As exceções são:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item E

     

     

     

     

    O Balanço Financeiro (BF)  evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte. (E)

     

     

    O Balanço Financeiro é composto por um único quadro que evidencia a movimentação financeira das entidades do setor público, demonstrando:

     

    a. a receita orçamentária realizada e a despesa orçamentária executada, por fonte / destinação de recurso, discriminando as ordinárias e as vinculadas;


    b. os recebimentos e os pagamentos extraorçamentários;

     

    c. as transferências financeiras recebidas e concedidas, decorrentes ou independentes da execução orçamentária, destacando os aportes de recursos para o RPPS; 


    d. o saldo em espécie do exercício anterior e para o exercício seguinte.

     

     

     

     

    Fonte: (Mcasp 7° Ed)


ID
2366536
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Para atender o artigo 105 da lei 4.320/64, o Balanço Patrimonial deverá segregar os ativos e passivos por um atributo específico. Assinale a alternativa correta quanto a esta classificação.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item B

     

     

     

     

    Art. 105. O Balanço Patrimonial demonstrará:

     


    I - O Ativo Financeiro;


    II - O Ativo Permanente;


    III - O Passivo Financeiro;


    IV - O Passivo Permanente;

     

    V - O Saldo Patrimonial;


    VI - As Contas de Compensação.

     

     

     

     

    Fonte: (Lei 4.320)

  • Segundo a Lei 4.320/64, gabarito B.

     

    Se fosse segundo a NBCT 16.6 gabarito seria D.


ID
2366539
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

A Lei Complementar 101/2000, mais conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), estabelece como instrumento de transparência da gestão fiscal, dentre outros:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item D

     

     

     

     

    Art. 48. São instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos.

     


    Parágrafo único. A transparência será assegurada também mediante:

     

    I – incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos;

     

     

     

     

     

    Fonte: (Lei 101/00)

  • Essa letra D ai não tá correta não.. é instrumento a "prestação de contas", mas a LRF não fala nada a respeito de "tomada de contas", existem outras que tratam disso, mas não a LRF, acho que dava recurso isso ai, pelo que pede a questão..


ID
2366542
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Não definido

O Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR) da Secretaria de Orçamento Federal é composto por diferentes sistemas, os quais possibilitam o cumprimento da missão deste órgão. Assinale a alternativa que apresenta a finalidade de um desses sistemas, o SIOPS.

Alternativas

ID
2366545
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Compreende o “Restos a pagar”, excluídos os serviços da dívida, os serviços da dívida a pagar; os depósitos e os débitos de tesouraria.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item A

     

     

     

    Art. 92. A dívida flutuante compreende:

     

    I - os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida;

    II - os serviços da dívida a pagar;

    III - os depósitos;

    IV - os débitos de tesouraria.

     

     

     

    Fonte: (Lei 4.320)


ID
2366548
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que contém o meio pelo qual são criados os créditos adicionais especiais.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item B

     

     

     

    Art. 42. Os créditos suplementares e especiais serão autorizados por lei e abertos por decreto executivo.

     

     

     

     

    Fonte: (Lei 4.320)

  • Gab.: B.

    Art. 41. Os créditos adicionais classificam-se em:

     I - suplementares, os destinados a refôrço de dotação orçamentária;

    II - especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica;

    III - extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.

     

    Art. 42. Os créditos suplementares e especiais serão autorizados por lei e abertos por decreto executivo.

     

    Art. 44. Os créditos extraordinários serão abertos por decreto do Poder Executivo, que dêles dará imediato conhecimento ao Poder Legislativo.

    Fonte: Lei 4.320/1964


ID
2366551
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O decreto 93.872/86 que dispõe sobre a unificação da conta de caixa do Tesouro Nacional, estabelece:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item A

     

     

     

    A) As unidades sediadas fora do País poderão manter contas correntes bancárias no exterior. (Correto)

     

    Art . 13. Os limites financeiros para atender a despesas no exterior constarão de programação financeira de desembolso de forma destacada.

    § 1º Somente manterão contas correntes bancárias no exterior as unidades sediadas fora do País.

     

     

    B) O quadro de detalhamento da despesa de cada unidade não poderá, sob hipótese alguma, ser alterado durante o exercício.

     

    Art . 17. 


    § 1º O quadro de detalhamento da despesa de cada unidade orçamentária poderá ser alterado durante o exercício, mediante solicitação à Secretaria de Planejamento da Presidência da Republica até 10 de novembro, observados os limites autorizados na Lei de Orçamento e em créditos adicionais.

     

     

    C) As despesas relativas a contratos, convênios ou ajustes de vigência plurianual deverão ser empenhadas no primeiro exercício financeiro destes.

     

    Art . 27. As despesas relativas a contratos, convênios, acordos ou ajustes de vigência plurianual, serão empenhadas em cada exercício financeiro pela parte nele a ser executada.

     

     

    D) A unidade orçamentária não poderá partilhar seu limite financeiro entre unidades administrativas gestoras, ainda que seja conveniente e necessário.

     

    Art . 10. 


    Parágrafo único. A unidade orçamentária poderá partilhar seu limite financeiro entre unidades administrativas gestoras, quando conveniente e necessário, observadas as normas legais pertinentes.

     

     

    E) O ordenador de despesa, ainda que não seja conivente, é responsável por prejuízos causados por agente subordinado que exorbitar das ordens recebidas.


    Art . 39. Responderão pelos prejuízos que acarretarem à Fazenda Nacional, o ordenador de despesas e o agente responsável pelo recebimento e verificação, guarda ou aplicação de dinheiros, valores e outros bens públicos.


    Parágrafo único. O ordenador de despesa, salvo conivência, não é responsável por prejuízos causados à Fazenda Nacional, decorrentes de atos praticados por agente subordinado que exorbitar das ordens recebidas.

     

     

     

     

    Fonte: (Decreto 93.872)

  • a) As unidades sediadas fora do País poderão manter contas correntes bancárias no exterior.

    CORRETO

    Art. 13 Os limites financeiros ara atender a despesas no exterior constarão de programação financeira de desembolso de forma destacada - parágrafo 3o - somente manterão contas bancárias no exterior as unidades sediadas fora do país.

    b) O quadro de detalhamento da despesa de cada unidade não poderá, sob hipótese alguma, ser alterado durante o exercício.

    ERRADO

    Art. 17 - As despesas serão realizadas em conformidade co a discriminação constante de quadro próprio que a Secretaria e Planejamento do Presidente da República publicará antes do início do exercício financeiro, detalhando os projetos e atividades por elemento de despesa a cargo de cada unidade orçamentária. parágrafo 1o - O quadro de detalhamento de despesa de cada unidade orçamentária poderá ser alterado durante o exercício, mediante solicitação à Secretaria de Planejamento da Presidência da República até 10 de novembro, observados os limites autorizados na Lei de Orçamento e em créditos adicionais.

    c) As despesas relativas a contratos, convênios ou ajustes de vigência plurianual deverão ser empenhadas no primeiro exercício financeiro destes.

    ERRADO

    Art 30, parágrafo 1o - Nos contratos, convênios, acordos ou ajustes, cuja duração ultrapasse um exercício financeiro, indicar-se-á o crédito e respectivo empenho para atender à despesa no exercício em curso, bem assim cada parcela da despesa relativa à parte a ser executada em exercício futuro, com a declaração de que, em termos aditivos, indicar-se-ão os créditos e empenhos para sua cobertura.

    d) A unidade orçamentária não poderá partilhar seu limite financeiro entre unidades administrativas gestoras, ainda que seja conveniente e necessário.

    ERRADA

    Art. 20 - As dotações atribuídas às unidades orçamentárias, diretamente ou meio de destaque, poderão ser descentralizadas para unidades administrativas, quando capacitadas a desempenhar os atos de gestão, e regularmente cadastradas como unidades gestoras.

    e) O ordenador de despesa, ainda que não seja conivente, é responsável por prejuízos causados por agente subordinado que exorbitar das ordens recebidas.

    ERRADO

    Art. 39 parágrafo único - O ordenador de despesas, salvo conivência, não é responsável por prejuízos causados à Fazenda Nacional, decorrentes de atos praticados por agente subordinado que exorbitar das ordem recebidas.


ID
2366554
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

A Lei Complementar 101/2000, Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estabelece limites percentuais para a despesa total com pessoal. Assinale a alternativa que apresenta uma das rubricas que não serão computadas na verificação desses limites:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item E

     

     

     

     

    Art. 18. Para os efeitos desta Lei Complementar, entende-se como despesa total com pessoal: o somatório dos gastos do ente da Federação com os ativos, os inativos e os pensionistas, relativos a mandatos eletivos, cargos, funções ou empregos, civis, militares e de membros de Poder, com quaisquer espécies remuneratórias, tais como vencimentos e vantagens, fixas e variáveis, subsídios, proventos da aposentadoria, reformas e pensões, inclusive adicionais, gratificações, horas extras e vantagens pessoais de qualquer natureza, bem como encargos sociais e contribuições recolhidas pelo ente às entidades de previdência.

     

     

    Art. 19.

     

    § 1o Na verificação do atendimento dos limites definidos neste artigo, não serão computadas as despesas:


    I - de indenização por demissão de servidores ou empregados;


    II - relativas a incentivos à demissão voluntária;

     

     

     

     

    Fonte: (Lei 101/00)


ID
2366557
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a instância de controle que obteve menos destaque no que diz respeito às decisões sobre recursos públicos estatais no Brasil e cuja atuação está limitada por pouca matéria constitucionalmente legislada.

Alternativas
Comentários
  • gab= B

     

  • GABARITO LETRA B.

     

    CONTROLE SOCIAL:  É o exercício, pelos cidadãos, de formas de democracia direta. Esta prática pode representar um elemento indispensável para garantir a possibilidade de o governo atingir os objetivos estabelecidos para os Órgãos com eficiência, efetividade e dentro dos preceitos legais da ordem democrática, entretanto, uma análise criteriosa é fundamental, levando em consideração os aspectos da administração.

     

    Fonte: http://www.redalyc.org/html/1170/117016815004/

  • GB B

    PMGOOO

  • GB B

    PMGOOO


ID
2366560
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Não definido

Órgão responsável pela emissão do parecer prévio sobre as contas prestadas pelos Chefes do Poder Executivo, Presidentes do Legislativo e Judiciário e Chefe do Ministério Público.

Alternativas

ID
2366563
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

São atividades inerentes ao Controle Interno:

Alternativas
Comentários
  • Letra B)

     

    Utiliza-se como instrumentos a auditoria e a fiscalização com as finalidades estabelecidas pela Constituição Federal,

  • Art. 21. O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal compreende as atividades de avaliação do cumprimento das metas previstas no plano plurianual, da execução dos programas de governo e dos orçamentos da União e de avaliação da gestão dos administradores públicos federais, utilizando como instrumentos a auditoria e a fiscalização.

     

    Fonte: Lei 10.180/01


ID
2366566
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a função da Controladoria Geral da União na estrutura de Controle Interno.

Alternativas
Comentários
  • ESTRUTURA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO

    Controladoria Geral que é uma Unidade Administrativa em que o controlador Parecer sobre as contas anuais destacando: resultado das auditorias, atividades desenvolvidas, avaliação dos programas e cumprimento das metas, resultados orçamentário e financeiro, resultados apresentados nos balanços, evolução do estoque da dívida, créditos adicionais, gastos mínimos, limites de gastos e endividamento, atividades do Poder Legislativo.

     

    Unidade operacional de controle interno – Visa informar a Controladoria Geral sobre a prática de atos ilegais, erros ou falhas; Colaborar com os trabalhos de auditoria, tomada de contas ou processo administrativo, além de cumprir as normas estabelecidas

     

    Auditoria interna que tem como competências Verificação do cumprimento das normas de controle interno pelos servidores das Unidades Operacionais. Controle do Controle; Encaminhar o relatório à Controladoria Geral para emissão de parecer, conhecimento do Chefe de Poder correspondente, adoção de medidas cabíveis para corrigir eventuais falhas, indicação das medidas adotadas e a adotar, sugestão para instauração de tomada de contas especial e/ou processo administrativo e encaminhamento ao TCE. Sempre obedecendo ao sigilo das informações conhecidas em razão do exercício da função.

     

    http://www.contabeis.com.br/artigos/3847/controladoria-aplicada-ao-setor-publico/

  • Normatização e Supervisão. Gabarito E

  • Art. 11.  Compete à Secretaria Federal de Controle Interno:              

    I - propor ao Órgão Central a normatização, sistematização e padronização dos procedimentos operacionais dos órgãos e das unidades integrantes do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal;

  • Decreto 3.591/2000

    Art. 8Integram o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal:

    I - a Controladoria-Geral da União, como Órgão Central, incumbido da orientação normativa e da supervisão técnica dos órgãos que compõem o Sistema

  • Pegadinha para os incautos. Quem foi sonolento em "auditoria e corregedoria" quebrou a cara. A minha ficou amassada.

    Fé na missão!


ID
2366569
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Não definido

A exigência da elaboração do Balanço do Setor Público Nacional (BSPN) é exigência de qual dispositivo legal?

Alternativas
Comentários
  •  Art. 51. O Poder Executivo da União promoverá, até o dia trinta de junho, a consolidação, nacional e por esfera de governo, das contas dos entes da Federação relativas ao exercício anterior, e a sua divulgação, inclusive por meio eletrônico de acesso público.

            § 1o Os Estados e os Municípios encaminharão suas contas ao Poder Executivo da União nos seguintes prazos:

            I - Municípios, com cópia para o Poder Executivo do respectivo Estado, até trinta de abril;

            II - Estados, até trinta e um de maio.

            § 2o O descumprimento dos prazos previstos neste artigo impedirá, até que a situação seja regularizada, que o ente da Federação receba transferências voluntárias e contrate operações de crédito, exceto as destinadas ao refinanciamento do principal atualizado da dívida mobiliária.

     

    Fonte: Lei Complementar 101/2000


ID
2366572
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta os cinco subsistemas do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI).

Alternativas

ID
2366575
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre o processo licitatório, assinale a alternativa correta consoante a Lei 8.666/93:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item D

     

     

     

    A) Dos atos da Administração decorrentes desta Lei, cabe recurso, no prazo de sete dias úteis a contar da publicação do edital.

     

    Art. 109. Dos atos da Administração decorrentes da aplicação desta Lei cabem:


    I - recurso, no prazo de 5 (cinco) dias úteis a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata

     

     

     

    B) A administração, nas compras para entrega futura e na execução de obras e serviços não poderá estabelecer, no instrumento convocatório da licitação, a exigência de capital ou patrimônio líquido mínimo.

     

    Art. 31.  A documentação relativa à qualificação econômico-financeira limitar-se-á a:

     

    § 2o  A Administração, nas compras para entrega futura e na execução de obras e serviços, poderá estabelecer, no instrumento convocatório da licitação, a exigência de capital mínimo ou de patrimônio líquido mínimo, ou ainda as garantias previstas no § 1o do art. 56 desta Lei, como dado objetivo de comprovação da qualificação econômico-financeira dos licitantes e para efeito de garantia ao adimplemento do contrato a ser ulteriormente celebrado.

     

     

    C) Ao processo administrativo correspondente ao procedimento de licitação deverá ser juntado o comprovante das publicações do edital resumido na forma do artigo 21 ou da entrega do convite. (Correto)

     

    Art. 38.  O procedimento da licitação será iniciado com a abertura de processo administrativo, devidamente autuado, protocolado e numerado, contendo a autorização respectiva, a indicação sucinta de seu objeto e do recurso próprio para a despesa, e ao qual serão juntados oportunamente:

    I - edital ou convite e respectivos anexos, quando for o caso;

    II - comprovante das publicações do edital resumido, na forma do art. 21 desta Lei, ou da entrega do convite;

     

     

    D) A concorrência é a modalidade de licitação é cabível apenas na compra ou alienação de bens imóveis, exceto nas licitações internacionais, admitindo-se neste caso, observados os limites legais, a tomada de preços.

     

    Art. 23

     

    § 3o  A concorrência é a modalidade de licitação cabível, qualquer que seja o valor de seu objeto, tanto na compra ou alienação de bens imóveis, ressalvado o disposto no art. 19, como nas concessões de direito real de uso e nas licitações internacionais, admitindo-se neste último caso, observados os limites deste artigo, a tomada de preços, quando o órgão ou entidade dispuser de cadastro internacional de fornecedores ou o convite, quando não houver fornecedor do bem ou serviço no País. 

     

     

    E) Subordinam-se a esta Lei os órgãos da administração direta, as fundações privadas, autarquias as empresas públicas, as sociedades de economia mista e as cooperativas.

     

    Art. 1°

    Parágrafo único.  Subordinam-se ao regime desta Lei, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

     

     

    Fonte: (Lei 8.666)

  • LETRA C

     

    Art. 38.  O procedimento da licitação será iniciado com a abertura de processo administrativo, devidamente autuado, protocolado e numerado, contendo a autorização respectiva, a indicação sucinta de seu objeto e do recurso próprio para a despesa, e ao qual serão juntados oportunamente:

     

    II - comprovante das publicações do edital resumido, na forma do art. 21 desta Lei, ou da entrega do convite;

     

  • NOVOS VALORES


    Obras e serviços de engenharia:

    Concorrência: acima de R$ 3,3 milhões

    Tomada de preços: R$ até R$ 3,3 milhões

    Convite: até R$ 330 mil

    Dispensa de licitação: até R$ 33 mil


    Demais compras e serviços:

    Concorrência: acima de R$ 1,43 milhões

    Tomada de preços: até R$ 1,43 milhões

    Convite: até R$ 176 mil

    Dispensa de licitação: até R$ 17,6 mil




  • Na letra E, creio que o erro está também em mencionar FUNDAÇOES PRIVADAS (além das COOPERATIVAS).

     

    Bons Estudos!

  • GABARITO: C

    a) ERRADO: Art. 109. Dos atos da Administração decorrentes da aplicação desta Lei cabem: I - recurso, no prazo de 5 (cinco) dias úteis a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata, nos casos de:

    b) ERRADO: Art. 31. § 2o A Administração, nas compras para entrega futura e na execução de obras e serviços, poderá estabelecer, no instrumento convocatório da licitação, a exigência de capital mínimo ou de patrimônio líquido mínimo, ou ainda as garantias previstas no § 1o do art. 56 desta Lei, como dado objetivo de comprovação da qualificação econômico-financeira dos licitantes e para efeito de garantia ao adimplemento do contrato a ser ulteriormente celebrado.

    c) CERTO: Art. 38. O procedimento da licitação será iniciado com a abertura de processo administrativo, devidamente autuado, protocolado e numerado, contendo a autorização respectiva, a indicação sucinta de seu objeto e do recurso próprio para a despesa, e ao qual serão juntados oportunamente: II - comprovante das publicações do edital resumido, na forma do art. 21 desta Lei, ou da entrega do convite;

    d) ERRADO: Art. 23. § 3o A concorrência é a modalidade de licitação cabível, qualquer que seja o valor de seu objeto, tanto na compra ou alienação de bens imóveis, ressalvado o disposto no art. 19, como nas concessões de direito real de uso e nas licitações internacionais, admitindo-se neste último caso, observados os limites deste artigo, a tomada de preços, quando o órgão ou entidade dispuser de cadastro internacional de fornecedores ou o convite, quando não houver fornecedor do bem ou serviço no País. 

    e) ERRADO: Art. 1º. Parágrafo único. Subordinam-se ao regime desta Lei, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Lei 8.666/93. Vejamos:

    Inicialmente, importante fazermos menção à nova lei de licitações – Lei 14.133/2021, sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros dois anos, teremos a aplicação do diploma legal nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar qualquer uma das duas, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis. Assim:

    A. ERRADO.

    “Art. 109, Lei 8.666/93. Dos atos da Administração decorrentes da aplicação desta Lei cabem:

    I - recurso, no prazo de 5 (cinco) dias úteis a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata, nos casos de:”

    B. ERRADO.

    “Art. 31, Lei 8.666/93. A documentação relativa à qualificação econômico-financeira limitar-se-á a:

    § 2º A Administração, nas compras para entrega futura e na execução de obras e serviços, poderá estabelecer, no instrumento convocatório da licitação, a exigência de capital mínimo ou de patrimônio líquido mínimo, ou ainda as garantias previstas no § 1o do art. 56 desta Lei, como dado objetivo de comprovação da qualificação econômico-financeira dos licitantes e para efeito de garantia ao adimplemento do contrato a ser ulteriormente celebrado.”

    C. CERTO.

    “Art. 38, Lei 8.666/93. O procedimento da licitação será iniciado com a abertura de processo administrativo, devidamente autuado, protocolado e numerado, contendo a autorização respectiva, a indicação sucinta de seu objeto e do recurso próprio para a despesa, e ao qual serão juntados oportunamente:

    II - comprovante das publicações do edital resumido, na forma do art. 21 desta Lei, ou da entrega do convite.”

    D. ERRADO.

    “Art. 23, §3º, Lei 8.666/93. A concorrência é a modalidade de licitação cabível, qualquer que seja o valor de seu objeto, tanto na compra ou alienação de bens imóveis, ressalvado o disposto no art. 19, como nas concessões de direito real de uso e nas licitações internacionais, admitindo-se neste último caso, observados os limites deste artigo, a tomada de preços, quando o órgão ou entidade dispuser de cadastro internacional de fornecedores ou o convite, quando não houver fornecedor do bem ou serviço no País.”

    E. ERRADO.

    “Art. 1º, parágrafo único, Lei 8.666/93. Subordinam-se ao regime desta Lei, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.”

    Gabarito: Alternativa C.


ID
2366578
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde a esta definição: “Modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos no edital para execução de seu objeto”.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra d).

     

    Algumas palavras-chave sobre licitação e suas modalidades para a resolução de questões.

     

     

    Convite = "Com 24 horas de antecêdencia" + "número mínimo de 3".

     

     

    Tomada de preços = Terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas.

     

     

    Concorrência = habilitação preliminar + quaisquer interessados.

     

    * Destaco um princípio aplicado à concorrência que está sendo cobrado nas provas: a concorrência tem como um de seus requisitos o princípio da universalidade, que é a possibilidade que se oferece à participação de quaisquer interessados na concorrência, independente de registro cadastral na Administração que a realiza ou em qualquer outro órgão público.

     

    Fontes:

     

    http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=1352

     

    https://www.portaleducacao.com.br/direito/artigos/27814/modalidades-da-licitacao

     

     

    Leilão = Apenas para Venda + quaisquer interessados + oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação (maior lance ou oferta).

     

     

    Concurso = trabalho técnico, científico ou artístico + "prêmio" + antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

     

     

    Pregão (Lei 10.520/2002) = aquisição de bens e serviços comuns + será adotado o critério de menor preço.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • A banca repetiu a questão em 2017 - Q856397

  • GABARITO: LETRA D

    Art. 22.  São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    § 1  Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    FONTE: LEI N° 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.666/1993. Vejamos:

    A. ERRADO. Pregão.

    Art. 1º, Lei 10.520/02. Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.

    Parágrafo únicoConsideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.

    B. ERRADO. Convite.

    Art. 22, §3º, Lei 8.666/93 – Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    C. ERRADO. Concurso.

    Art. 22, §4º, Lei 8.666/93 Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 dias.

    D. CERTO. Concorrência.

    Art. 22, §1º, Lei 8.666/1993 – Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    E. ERRADO. Tomada de preço.

    Art. 22, § 2º, Lei 8.666/93 – Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. Dica: Tomada de preços - Terceiro dia.

    Gabarito: ALTERNATIVA D.


ID
2366581
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Para compras e serviços desde que estes não sejam para obra e serviços de engenharia, cujo valor estimado de contratação seja superior a R$ 650.000 (seiscentos e cinquenta mil reais), a modalidade de licitação aplicável é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item D

     

     

     

     

    Art. 23. As modalidades de licitação a que se referem os incisos I a III do artigo anterior serão determinadas em função dos seguintes limites, tendo em vista o valor estimado da contratação:

     

     

    I - para obras e serviços de engenharia:


    a) convite - até R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais);


    b) tomada de preços - até R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais);


    c) concorrência: acima de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais);

     

     

    II - para compras e serviços não referidos no inciso anterior:

     

    a) convite - até R$ 80.000,00 (oitenta mil reais);


    b) tomada de preços - até R$ 650.000,00 (seiscentos e cinqüenta mil reais);


    c) concorrência - acima de R$ 650.000,00 (seiscentos e cinqüenta mil reais).

     

     

     

     

    Fonte: (Lei 8.666)

  • Gabarito letra d).

     

     

    Compras e Serviços (NÃO SEJA DE ENGENHARIA)

     

    Convite = até R$ 80.000,00

     

    Tomada de preços = até R$ 650.000,00

     

    Concorrência = acima de R$ 650.000,00

     

     

    Obras e Serviços de engenharia:

     

    Convite = até R$ 150.000,00

     

    Tomada de preços = até R$ 1.500.000,00

     

    Concorrência = acima de R$ 1.500.000,00

     

     

    Lei 8.666/93, Art. 23, § 4° Nos casos em que couber convite, a Administração poderá utilizar a tomada de preços e, em qualquer caso, a concorrência.

     

    *OBS. Possível ver uma "hierarquia" entre essas modalidades.

     

    1°) Concorrência

    2°) Tomada de Preços

    3°) Convite

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Valor atualizado em 2018: Concorrrência para demais serviços e compras: 1,43 milhões.

  • Os valores mudaram:

    - Para obras e serviços de engenharia:
    a) convite - até R$ 330.000
    b) tomada de preços - até R$ 3.300.000
    c) concorrência - acima de R$ 3.300.000

    - Para compras e outros serviços:
    a) convite - até R$ 176.000
    b) tomada de preços - até R$ 1.430.000
    c) concorrência - acima de R$ 1.430.000
     

  • Os valores mudaram e neste caso também cabe a Tomada de Preços. A partir de 19/07/2018.

    Decreto nº 9.412, de 18/06/2018, que “atualiza os valores das modalidades de licitação de que trata o art. 23 da lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993”.

    Os novos valores são:

    I – para obras e serviços de engenharia:

    a)     Convite – até R$ 330.000 (trezentos e trinta mil reais)

    b)    Tomada de preços – até R$ 3.300.000,00 (três milhões e trezentos mil reais)

    c)     Concorrência – acima de R$ 3.300.000,00 (três milhões e trezentos mil reais)

     

    II – para compras e serviços:

    a)     Convite – até R$ 176.000,00 (cento e setenta e seis mil reais)

    b)    Tomada de preços – até R$ 1.430.000,00 (um milhão e quatrocentos e trinta mil reais)

    c)     Concorrência – acima de R$ 1.430.000,00 (um milhão e quatrocentos e trinta mil reais)

     

  •                                              DECRETO Nº 9.412, DE 18 DE JUNHO DE 2018

    Atualiza os valores das modalidades de licitação de que trata o art. 23 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.
    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso IV, da Constituição, e tendo em
    vista o disposto no art. 120 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, DECRETA:

    Art. 1º - Os valores estabelecidos nos incisos I e II do caput do art. 23 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, ficam
    atualizados nos seguintes termos:

    I - para obras e serviços de engenharia:
    a) na modalidade convite - até R$330.000,00 (trezentos e trinta mil reais);
    b) na modalidade tomada de preços - até R$3.300.000,00 (três milhões e trezentos mil reais); e
    c) na modalidade concorrência - acima de R$3.300.000,00 (três milhões e trezentos mil reais); e


    II - para compras e serviços não incluídos no inciso I:
    a) na modalidade convite - até R$ 176.000,00 (cento e setenta e seis mil reais);
    b) na modalidade tomada de preços - até R$ 1.430.000,00 (um milhão, quatrocentos e trinta mil reais); e
    c) na modalidade concorrência - acima de R$ 1.430.000,00 (um milhão, quatrocentos e trinta mil reais).


    Art. 2º Este Decreto entra em vigor trinta dias após a data de sua publicação.

                                                  Brasília, 18 de junho de 2018; 197º da Independência e 130º da República.
                                                                                         MICHEL TEMER
                                                                               Esteves Pedro Colnago Junior
    Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial da União - Seção 1 de 19/06/2018


ID
2366584
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a Lei 10.520/2002, a atribuição do pregoeiro e respectiva equipe de apoio, dentre outras é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item C

     

     

     

     

    Art. 3º A fase preparatória do pregão observará o seguinte:

     

     

    IV - a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe
    de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

     

     

     

     

    Fonte: (Lei 10.520)

  • O examinador exigiu conhecimento acerca do teor do art. 3º, inciso IV da lei 10.520/02, relativa à modalidade de licitação pregão:

    Art. 3º. “A fase preparatória do pregão observará o seguinte: [...] IV - a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o PREGOEIRO E RESPECTIVA EQUIPE DE APOIO, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.”

    A) INCORRETO. A DEFINIÇÃO DO OBJETO DA LICITAÇÃO não é atribuição do leiloeiro e sua equipe de apoio. As demais opções estão corretas.

    B) INCORRETO. A fixação de prazos para recebimento das propostas e lances não é atribuição do leiloeiro e sua equipe de apoio, mas apenas o EFETIVO RECEBIMENTO dessas propostas e lances. As demais opções estão corretas.

    C) CORRETO. É A RESPOSTA. Assertiva em consonância com o art. 3º, inciso IV da lei 10.520/02 ora transcrito.

    D) INCORRETO. A JUSTIFICAÇÃO DA NECESSIDADE DE CONTRATAÇÃO E A DEFINIÇÃO DAS CLÁUSULAS CONTRATUAIS não são atribuições do leiloeiro e sua equipe de apoio. A outra opção está correta.

    E) INCORRETO. A definição de critérios técnicos para aceitação de propostas não é atribuição do leiloeiro e sua equipe de apoio, mas apenas a EFETIVA ANÁLISE DA ACEITABILIDADE e classificação dessas propostas. As demais opções estão corretas.

    GABARITO: “C”


ID
2366587
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma das aplicabilidades das exigências da Portaria Interministerial MPOG/MF/CGU 507/11.

Alternativas
Comentários
  • Boa tarde,

    Quero dizer que não domino esta portaria, porém ela cai na prova que vou fazer e percebi que esta questão trata sobre o artigo segunto em que fala da não aplicabilidade desta portaria e a resposta desta questão se refere ao que a portaria regula, ou seja, onde ela se aplica previsão no art. primeiro.

     

    Espero ter ajudado.

  •  

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    GAB "E"

    Portaria Interministerial Nº 507, de 24 de novembro de 2011

    PORTARIA

    TÍTULO I

    DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

    Art. 1º Esta Portaria regula os convênios, os contratos de repasse e os termos de cooperação celebrados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal com órgãos ou entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos para a execução de programas, projetos e atividades de interesse recíproco, que envolvam a transferência de recursos financeiros oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União


ID
2366590
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação ao Regime Diferenciado de Contratação (RDC) estabelecido pela Lei 12.642/11, assinale a alternativa que apresenta uma das diretrizes das licitações e contratos realizados nestes moldes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - B

  • Art. 4o Nas licitações e contratos de que trata esta Lei serão observadas as seguintes diretrizes:

    VI - parcelamento do objeto, visando à ampla participação de licitantes, sem perda de economia de escala.

     

    Fonte: lei 12.462/11 

    Gab B

  • (Lei 12.462)

    Art. 4o Nas licitações e contratos de que trata esta Lei serão observadas as seguintes diretrizes:

    I - padronização do objeto da contratação relativamente às especificações técnicas e de desempenho e, quando for o caso, às condições de manutenção, assistência técnica e de garantia oferecidas;

    II - padronização de instrumentos convocatórios e minutas de contratos, previamente aprovados pelo órgão jurídico competente;

    III - busca da maior vantagem para a administração pública, considerando custos e benefícios, diretos e indiretos, de natureza econômica, social ou ambiental, inclusive os relativos à manutenção, ao desfazimento de bens e resíduos, ao índice de depreciação econômica e a outros fatores de igual relevância;

    IV - condições de aquisição, de seguros, de garantias e de pagamento compatíveis com as condições do setor privado, inclusive mediante pagamento de remuneração variável conforme desempenho, na forma do art. 10;

    V - utilização, sempre que possível, nas planilhas de custos constantes das propostas oferecidas pelos licitantes, de mão de obra, materiais, tecnologias e matérias-primas existentes no local da execução, conservação e operação do bem, serviço ou obra, desde que não se produzam prejuízos à eficiência na execução do respectivo objeto e que seja respeitado o limite do orçamento estimado para a contratação; 

    VI - PARCELAMENTO DO OBJETO, VISANDO À AMPLA PARTICIPAÇÃO DE LICITANTES, SEM PERDA DE ECONOMIA DE ESCALA.

    VII - ampla publicidade, em sítio eletrônico, de todas as fases e procedimentos do processo de licitação, assim como dos contratos, respeitado o art. 6o desta Lei. 

  • Em relação ao Regime Diferenciado de Contratação (RDC) estabelecido pela Lei 12.642/11, assinale a alternativa que apresenta uma das diretrizes das licitações e contratos realizados nestes moldes. 

     

    b) Parcelamento do objeto visando à ampla participação dos licitantes, sem perda de economia de escala. GABARITO

    _________________________________________________________________________________________

    LEI Nº 12.462, DE 4 DE AGOSTO DE 2011.

     

    Art. 4o Nas licitações e contratos de que trata esta Lei serão observadas as seguintes diretrizes:

     

    I - padronização do objeto da contratação relativamente às especificações técnicas e de desempenho e, quando for o caso, às condições de manutenção, assistência técnica e de garantia oferecidas;

    II - padronização de instrumentos convocatórios e minutas de contratos, previamente aprovados pelo órgão jurídico competente;

    III - busca da maior vantagem para a administração pública, considerando custos e benefícios, diretos e indiretos, de natureza econômica, social ou ambiental, inclusive os relativos à manutenção, ao desfazimento de bens e resíduos, ao índice de depreciação econômica e a outros fatores de igual relevância;

    IV - condições de aquisição, de seguros, de garantias e de pagamento compatíveis com as condições do setor privado, inclusive mediante pagamento de remuneração variável conforme desempenho, na forma do art. 10;        

    V - utilização, sempre que possível, nas planilhas de custos constantes das propostas oferecidas pelos licitantes, de mão de obra, materiais, tecnologias e matérias-primas existentes no local da execução, conservação e operação do bem, serviço ou obra, desde que não se produzam prejuízos à eficiência na execução do respectivo objeto e que seja respeitado o limite do orçamento estimado para a contratação; e

    VI - parcelamento do objeto, visando à ampla participação de licitantes, sem perda de economia de escala.

    VII - ampla publicidade, em sítio eletrônico, de todas as fases e procedimentos do processo de licitação, assim como dos contratos, respeitado o art. 6o desta Lei.         

     

  • Contribuindo com os comentários dos colegas:

    (12.462)

    A)ERRADA:

    Art. 6º Observado o disposto no § 3º , o orçamento previamente estimado para a contratação será tornado público apenas e imediatamente após o encerramento da licitação, sem prejuízo da divulgação do detalhamento dos quantitativos e das demais informações necessárias para a elaboração das propostas.

    B) GABARITO: já comentado pelos colegas

    C) ERRADA:

    viagem da banca

    D) ERRADA:

    Art. 9º Nas licitações de obras e serviços de engenharia, no âmbito do RDC, poderá ser utilizada a contratação integrada, desde que técnica e economicamente justificada e cujo objeto envolva, pelo menos, uma das seguintes condições: 

    I - inovação tecnológica ou técnica; 

    II - possibilidade de execução com diferentes metodologias; ou

    III - possibilidade de execução com tecnologias de domínio restrito no mercado.

     

    E)ERRADA:

    Art. 18. Poderão ser utilizados os seguintes critérios de julgamento:

    I - menor preço ou maior desconto;

    II - técnica e preço;

    III - melhor técnica ou conteúdo artístico;

    IV - maior oferta de preço; ou

    V - maior retorno econômico.


ID
2366593
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em se tratando de convenente que integre o Orçamento Fiscal ou da Seguridade Social, a IN STN 01/97 estabelece que a transferência de recursos entre órgãos da administração indireta para a administração direta se processará mediante:

Alternativas
Comentários
  • IN STN 01/97 

    Art. 19. Parágrafo único. Quando o convenente integrar o Orçamento Fiscal ou o da Seguridade Social, a liberação dos recursos se
    processará mediante:


    a) I repasse:


    a) do órgão setorial de programação financeira para entidades da administração indireta e entre estas; e
    b) das entidades da administração indireta para órgãos da administração direta, ou entre estes, se de outro órgão ou Ministério;


    b) II - subrepasse - entre - órgãos da administração direta de um mesmo órgão ou ministério e entre unidades gestoras de uma
    mesma entidade da Administração Indireta.

     

    Gab. A


ID
2366596
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei 12.527/11 estabelece que o órgão ou entidade pública deve, quando requerido por qualquer interessado, conceder acesso imediato à informação disponível. Não sendo possível, referida Lei estabelece prazos para que o órgão ou entidade comunique prazos, locais e meios pelos quais a informação pode ser obtida; justifique a recusa total ou parcial da informação; ou informe que não tem a informação e quando tiver conhecimento, indique a entidade ou órgão que a detém, remetendo o requerimento a estes e dando ciência ao interessado. Assinale a alternativa correta quanto a esses prazos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     

    Art. 11.  O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível. 

    § 1o  Não sendo possível conceder o acesso imediato, na forma disposta no caput, o órgão ou entidade que receber o pedido deverá, em prazo não superior a 20 (vinte) dias: 

    I - comunicar a data, local e modo para se realizar a consulta, efetuar a reprodução ou obter a certidão; 

    II - indicar as razões de fato ou de direito da recusa, total ou parcial, do acesso pretendido; ou 

    III - comunicar que não possui a informação, indicar, se for do seu conhecimento, o órgão ou a entidade que a detém, ou, ainda, remeter o requerimento a esse órgão ou entidade, cientificando o interessado da remessa de seu pedido de informação. 

    § 2o  O prazo referido no § 1o poderá ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, mediante justificativa expressa, da qual será cientificado o requerente.