SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2014 - Petrobras - Profissional de Comunicação Social Júnior - Relações Públicas


ID
1363303
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Para a elaboração de um planejamento estratégico de comunicação, precisa-se de um esquema básico que, após a verificação do que já está implantado, passe pela análise do ambiente e do cenário e pelo estudo das necessidades e expectativas internas e externas, para, a partir daí, proceder-se ao planejamento de novas ações.

Entre as fases desse processo de elaboração de planejamento, está a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • A definição da missão, visão e valores da empresa (pública ou privada) é uma forma de motivar sua equipe, praticando os princípios que levaram a empresa ao sucesso inicial. Uma declaração de missão bem elaborada é imprescindível para que o mercado escolha a organização como sua fornecedora e ainda é um importante meio de direcionamento dos colaboradores. Além disso deve responder o que a empresa ou a organização se propõe a fazer, e para quem.

    Missão

    A missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes: Por que a empresa existe? O que a empresa faz? Para quem? A organização deverá seguir uma linha da qual não abre mão, como por exemplo: honestidade, respeito, qualidade, integridade, etc.

    Visão

    Você é um empresário de visão, ou trabalha em uma empresa visionária? Como você imagina que será sua empresa nos próximos dez ou vinte anos? Estas perguntas podem ser respondidas se analisarmos o termo visão.
    A visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado pelos esforçoes individuais, da equipe e pela alocação de recursos. A visão deve conter tanto a aspiração, como a inspiração. A aspiração de tornar-se "algo", e a inspiração porque esse "algo" deve merecer e valer a pena ser concretizado. Deve ser uma frase prática, realista e visível, pois não passará de uma mera alucinação, se ela sugerir ou propor resultados inatingíveis. Uma simples frase pode sintetizar essa idéia sendo, ao mesmo tempo, ambiciosa e inspiradora. Deve facilitar as respostas para as seguintes perguntas: No que a empresa quer se tornar? Onde nós estaremos? O que a empresa será? Em que direção deve-se apontar os esforços dos dirigentes e colaboradores?

    Valores

    Quando falamos em valores, estamos falando sobre princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a missão, na direção da visão. Os valores também podem ser vistos como um conjunto de crenças, ou princípios, que definem e facilitam a participação das pessoas no desenvolvimento da missão, visão e dos próprios valores. Os valores ainda facilitam no comprometimento entre os colaboradores e dos colaboradores com os clientes, comunidade e com a sociedade.

    Resumidamente, os valores definem as regras básicas que norteiam os comportamentos e atitudes dos colaboradores. São regras para que, executando a missão, se alcance a visão. Os valores dão o suporte, é o foco da moral e ética da empresa. Para exemplos de visão, missão e valores, entre em contato conosco.


    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/missao-visao-e-valores/28883/


ID
1363306
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Para atingir os objetivos de comunicação, um dos passos importantes é o briefing. Nesse documento, há o resumo das informações de mercado sobre a marca, os produtos e a empresa, com detalhamento de seu posicionamento frente à concorrência e aos públicos-alvo, bem como a explicitação de tais objetivos.

O briefing é montado a partir do(s)

Alternativas
Comentários
  • Briefing é um conjunto de informações, uma coleta de dados para o desenvolvimento de um trabalho. Palavra inglesa que significa resumo em português. É um documento contendo a descrição da situação de uma marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los.

    O briefing é um processo utilizado na área administrativa, por profissionais da comunicação, relações públicas e publicitários. O briefing é a base de um processo de um planejamento.

    Numa agência de propaganda o briefing é uma das etapas fundamentais de um processo publicitário. É um processo contínuo e cumulativo através de todos os estágios do planejamento de propaganda. SIgnifica a passagem de informação de uma pessoa para outra, especialmente do anunciante para o executivo de atendimento e deste para os demais profissionais envolvidos no processo. Um bom briefing deve ser tão curto quanto possível mas tão longo quanto necessário.

    Existem diversos modelos de briefing, mas não existe um modelo pronto, cada agência ou empresa possui o seu próprio e que melhor se adapta com as suas necessidades. Existem alguns itens que são essenciais para compor um bom briefing, como o histórico da empresa, o problema de marketing que está ocorrendo, objetivos, plano de ação, o público alvo que a organização quer atingir, áreas geográficas de interesses e limitações, como prazos e custos.

    Para o briefing ficar mais completo, ainda por ser acrescentados outro itens como uma análise do macroambiente, síntese econômica, cultura do consumo de determinado produto, benchmarking, análise de matriz SWOT e um diagnóstico completo.

    Fonte: http://www.significados.com.br/briefing/


ID
1363309
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com os objetivos de aumentar a chance de sucesso das estratégias de marcas de produtos e negócios adotadas pelas empresas e de otimizar os investimentos realizados, o profissional de comunicação pode aplicar o conceito de comunicação integrada, para a qual é preciso

Alternativas
Comentários
  • Para Kunsch (1997) a sinergia é relativa a equipe de trabalho, a autora sintetiza que comunicação integrada é "aquela em que as diversas subáreas atuam de forma sinérgica" (p. 115). Também neste aspecto o conceito pode ser redimensionado. Sob a perspectiva das novas tecnologias de informação há necessidade de formação de equipes multifuncionais e multidisciplinares, isto é, a integração da comunicação com outras áreas do conhecimento. Os novos veículos de comunicação exigem que Relações Públicas, Publicitários e Jornalistas, trabalhem de forma conjunta com profissionais de informática, programadores gráficos, gestores de informação, analistas de sistemas, engenheiros de telecomunicações, entre outros, em inúmeras possibilidades de interação com outras áreas de ciências sociais e exatas. Com a ampliação do conceito a atividade de comunicação integrada é realizada por outros profissionais além das habilitações específicas da comunicação. É necessário reconhecer que a participação destes profissionais não se dá apenas na implantação das ferramentas de comunicação propostas, mas também em sua concepção. 

    Fonte: https://www.google.com.br/#q=comunica%C3%A7%C3%A3o+integrada+conceito


ID
1363312
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Ao praticar a gestão e a operacionalização da comunicação de forma integrada, o profissional da área tem à sua disposição uma grande quantidade de ações para conseguir atingir seus objetivos.

Entre as ferramentas disponíveis, encontram-se as seguintes:

Alternativas

ID
1363315
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Deve haver cuidado quanto à quantidade de perguntas e de temas diferentes ao se fazer um estudo de hábitos e atitudes que busque entender um determinado mercado.

Abordar diversos temas, aprofundá-los e detalhá-los pode colocar em risco os dados obtidos em uma entrevista realizada para pesquisa de mercado, pois

Alternativas

ID
1363318
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Pouco depois de receber um título de “melhor empresa para se trabalhar”, uma instituição viu seu corpo funcional entrar em greve. Esse fato evidenciou um equívoco no processo de comunicação da empresa que acabou afetando a imagem e a percepção da marca.

O erro provavelmente resultou de um processo de comunicação voltado para

Alternativas
Comentários
  • Alguém para esclarecer?

  • "Galasso et al. (2009), chamou a atenção para a circulação das informações, que é de vital importância para a dinâmica da comunicação interna dentro empresas de qualquer natureza e organizações. Quando há falhas ou barreiras na comunicação interna organizacional, como por exemplo, a falta de comunicação, ou a informação passada de forma incorreta, sendo por não utilizar o meio de comunicação mais apropriado, ou simplesmente não passar a informação adiante, ocasionará vários transtornos, alguns irreversíveis, que podem levar a organização ao descrédito, ou até mesmo ao fracasso, extinguindo-se desta forma uma organização que já havia se consolidado no mercado. Isto tudo, simplesmente, pelo mau uso da comunicação."

    Fonte: www.fmr.edu.br/npi/npi_papel_com_org.pdf .O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES. Luciana Jacomini.


ID
1363321
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Tudo relacionado a uma organização ajuda na criação de sua imagem na mente dos indivíduos.

Uma forma de a organização interferir positivamente nesse processo é

Alternativas
Comentários
  • a) avaliando o desenvolvimento de sua imagem em outros públicos que não o seu. ERRADA! "públicos que não o seu"

    b) criando mecanismos para sua marca ter pouca evidência nas redes sociais.  ERRADA! "pouca evidência"

    c) fazendo sua marca aparecer, não importando de que modo isso aconteça. ERRADA! "não importando de que modo isso aconteça"

    d) informando o seu público sobre si e seus produtos. CERTA!!!

    e) utilizando basicamente formas tradicionais para se comunicar com seu público.ERRADA! "basicamente formas tradicionais"

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Stefan Fantini

    Letra A: errada. A organização deve avaliar o desenvolvimento de sua imagem perante o seu público. 

    Letra B: errada. A organização deve criar mecanismos para sua marca ter muita evidência nas redes sociais. As redes sociais, atualmente, consistem em elementos importantíssimos de comunicação com o público. 

    Letra C: errada. Nada disso! De fato, a empresa deve fazer a sua marca aparecer. Contudo, isso não deve ocorrer “a qualquer custo”. Afinal, se a empresa “aparecer” por conta de “aspectos negativos”, isso influenciará negativamente em sua imagem. 

    Letra D: correta. Isso mesmo! As organizações devem atuar proativamente, com o objetivo de buscar “criar” uma boa imagem na mente dos indivíduos (ou seja, as empresas devem buscar interferir “positivamente” no processo de "criação ” da imagem na mente dos indivíduos). Isso pode ser feito, por exemplo, através da comunicação com seu público, em que a organização busca informar o seu público sobre si mesma e sobre seus produtos. 

    Letra  E:  errada.  Nada  disso.  A  empresa  deve  buscar  muito  mais  do  que  “basicamente  formas tradicionais” (como cartas, ou até mesmo telefones fixos, por exemplo) para se comunicar com seu público. Hoje em dia a comunicação está muito rápida, e existem diversos meios de comunicação mais inovadores (redes sociais, WhatsApp, dentre outros). 


ID
1363324
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A classificação dos públicos é uma das fases mais delicadas do processo de planejamento em Relações Públicas.

A correta definição dessa tipologia permite o desenvolvimento de um planejamento que corresponda às necessidades da organização. Assim, na fase inicial desse levantamento, os profissionais devem

Alternativas

ID
1363327
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um profissional de Relações Públicas sugeriu que sua cliente, uma famosa blogueira de moda, recomendasse o uso de um produto sem que os leitores fossem informados de que o post era, na verdade, um publieditorial pago por uma empresa anunciante. A blogueira não só acatou essa sugestão, como ainda alardeou benefícios decorrentes do uso desse produto, que careciam de comprovação.

Segundo o Código de Ética que regulamenta o exercício das atividades de Relações Públicas, esse comportamento da autora do blogue é

Alternativas
Comentários
  • Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas
    CONFERP AGOSTO / 2001

    Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas
    Princípios Fundamentais

    SEÇÃO I – Das Responsabilidades Gerais

    Artigo 2º – Ao profissional de Relações Públicas é vedado:
    a) Utilizar qualquer método, meio ou técnica para criar motivações inconscientes que, privando a pessoa do seu livre arbítrio, lhe tirem a responsabilidade de seus atos....
    d) Disseminar informações falsas ou enganosas ou permitir a difusão de notícias que não possam ser comprovadas por meio de fatos conhecidos e demonstráveis.


ID
1363330
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O teste de usabilidade é uma ferramenta de pesquisa, utilizada no desenvolvimento de projetos de comunicação digital.

Nesse contexto, a aplicação desse instrumento tem por objetivo

Alternativas
Comentários
  • Testes de Usabilidade


    Como resultado o cliente obterá um relatório completo das dificuldades em interações presentes na experiência com seu produto e recomendações de como resolvê-las.
    Testes de usabilidade detectam cerca de 90% das dificuldades existentes em projetos digitais interativos. É a forma mais direta de estudo por captar as reações dos usuários permitindo a análise de seus hábitos e preferências.

    Benefícios: 

    • Mais foco aos elementos interativos que geram maior impacto na experiência do usuário;
    • Aumento de produtividade e satisfação dos usuários reduzindo o suporte a clientes e necessidades de documentação;
    • A aplicação de técnicas de usabilidade ajuda a cortar o tempo de desenvolvimento do projeto entre 33 e 50%;
    • Otimização intensa e redução de custos. Por corrigir problemas de usabilidade na fase de concepção, American Airlines reduziu o custo de correções em sistemas digitais de 60 a 90%, afirma a consultoria Bias & Mayhew;
    • Melhor investimento x benefício possível. Se considerarmos que fases de correção de erros e manutenção tendem a consumir até 80% do custo do projeto, o investimento em usabilidade torna-se vital.

  • Gab: D

    O teste de usabilidade tem por objetivo verificar a facilidade que o software ou site possui de ser claramente compreendido e manipulado pelo usuário. Na comunicação digital, pode ser usado em websites, intranet, extranet, aplicativos, publicidade online (advertising games, banners e propagandas interativas), entre outros.

    Como funciona:

    1) Análise de site - Os analistas acessam o site e apontam as áreas que precisarão de testes específicos;
    2) Validação - O cliente aprova esta proposta;
    3) Roteiro - É elaborado o roteiro do teste com tarefas que serão executadas pelos usuários;
    4) Testes - Os usuários realizam os testes e as informações são anotadas e gravadas em vídeo;
    5) Analise de testes - O material coletado é consolidado e analisado para geração de relatórios;
    6) Solução - O relatório é apresentado ao cliente apontando os caminhos necessários para melhorias.

    Fonte: http://www.vm2.com.br/testes-de-usabilidade


ID
1363333
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O conceito de accountability tem estreita correspondência com o de responsabilidade social, um dos fundamentos das relações públicas comunitárias.

Nesse sentido, para uma organização ser considerada accountable, ela deve

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. Segundo PALUDO (2013) —   Embora de origem remota, o termo accountability “veio para ficar” a partir da terceira onda de democratização dos anos 1980-1990. Um dos objetivos dos regimes democráticos é aumentar a responsabilização (accountability) dos governantes. Os políticos devem estar permanentemente prestando contas aos cidadãos. Quanto mais clara for a responsabilidade do político perante os cidadãos, e a cobrança destes em relação ao governante, mais democrático será o regime (Caderno Mare no 01).

    A utilização de recursos públicos e a prestação de contas sempre foram objeto de debate e preocupação, haja vista os constantes e contínuos desvios e má aplicação desses recursos, aliados à falta de penalização das autoridades responsáveis pela sua destinação. Como solução, busca-se não só fortalecer os controles, mas também despertar a consciência da correta utilização dos recursos e da necessidade de prestação de contas transparentes. O controle social também exerce importante papel nesse contexto.

    A noção de accountability encontra-se relacionada com o uso do poder e dos recursos públicos, em que o titular da coisa pública é o cidadão, e não os políticos eleitos. Nas experiências de accountability quase sempre “estão presentes três dimensões: informação, justificação e punição”. Essas dimensões podem ser vistas como diferentes modos para se evitar e corrigir abusos cometidos por governos, políticos e gestores públicos, “obrigando que seu exercício seja transparente; obrigando que os atos praticados sejam justificados; e sujeitando o poder à ameaça de sofrer sanções” (Schleder, apud Ana Mota, 2006).

    Accountability pode ser entendido como a “capacidade do sistema político de prestar contas de suas promessas aos cidadãos”. Em auditoria, accountability é “a obrigação de responder por uma responsabilidade outorgada”. Isso inclui o lado que delega responsabilidade e o lado que presta contas pelos recursos utilizados.


  • Questões de Adm. Pública, em grande parte, são interpretativas. Mas, certos "macetes" são definitivos para acertar as questões. 

    "accountability, PRESTAR CONTAS. Simples assim.Sempre que esse termo surgir, associe-o a prestar contas, dar transparência de seus atos, sejam eles bons ou ruins para a imagem da organização." 

  • Qual o erro da B ?

     

  • ACCOUNTABILITY--> Obrigação de prestar contas+demonstrar boas práticas de gestão+responsailidade dos recursos públicos

    Gab. A

  • O termo accountability pressupõe duas partes: uma que delega a responsabilidade e a outra que é responsável por gerir os recursos. Concomitantemente, cria-se a obrigação de prestação de contas por parte de quem administra os recursos, que deverá demonstrar por meio dos resultados obtidos o bom uso desses recursos.

    Accountability pode ser entendido como a “capacidade do sistema político de prestar contas de suas promessas aos cidadãos”.

    Em auditoria, accountability é “a obrigação de responder por uma responsabilidade outorgada”. Isso inclui o lado que delega responsabilidade e o lado que presta contas pelos recursos utilizados.

    Atenção Accountability inclui a obrigação de prestar contas, a utilização de boas práticas de gestão e a responsabilização pelos atos e resultados decorrentes da utilização dos recursos públicos.

    Outro termo utilizado nesse contexto é a “responsividade”, em que os governantes responsivos obedecem aos desejos ou às de- terminações dos cidadãos (o que os levaria a adotar políticas para atender a esses desejos). Os governos são responsivos “quando promovem os interesses dos cidadãos, adotando políticas escolhidas pelos cidadãos” (Araújo; Gomes, 2006).

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online



ID
1363336
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um balanço social é um veículo para que diferentes públicos da organização tenham acesso aos dados de investimento social.

Assim, a publicação do balanço social

Alternativas
Comentários
  • O Balanço Social é um documento publicado anualmente, normalmente junto com as demais demonstrações financeiras contendo diversas informações sobre as atividades desenvolvidas pela empresa na área social. Não é uma demonstração exigida pela lei, nem uma demonstração contábil, embora seus números se originem da contabilidade. É uma mistura de dados financeiros, com dados qualitativos, declarando as ações desenvolvidas, os beneficiários e os seus resultados sociais.

    Dessa forma, o Balanço Social é a última etapa do processo de comprometimento social da empresa. Tem importância estratégica, pois informa os diferentes públicos sobre o que foi realizado. Evidencia-se a relevância da informação no processo de difusão da ação social empresarial. Para Suplicy, [51] a informação é um dos "pressupostos da cidadania" e o balanço social é um instrumento de informação. Faz-se importante tanto para os trabalhadores e a sociedade como para os dirigentes das organizações na mensuração das suas próprias ações.


  • O Balanço Social (ZARPELON, 2006) tem como foco demonstrar publicamente que a intenção da organização não é somente a geração de lucros com um fim em si mesmo, mas o desempenho social. Este é obtido através do compromisso e da responsabilidade para com a sociedade, por meio da prestação de contas do seu desempenho sobre o uso e a apropriação de recursos que originalmente não lhe pertenciam. Também do ponto de vista da melhoria da imagem da organização, o Balanço Social é um mecanismo bastante utilizado.


    Fonte:  http://www.rumosustentavel.com.br/o-que-e-o-balanco-social-e-quais-os-beneficios-de-sua-utilizacao-pelas-organizacoes/


ID
1363339
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A função de planejamento em Relações Públicas impede que as atividades sejam improvisadas, norteando as decisões e racionalizando os recursos necessários à sua execução.

Sendo assim, essa etapa de planejamento compreende a(o)

Alternativas
Comentários
  • O planejamento de RP é ferramenta básica no gerenciamento da comunicação entre a organização e seus mais diversos públicos de relacionamento. Nenhuma função, ação ou atividade de Relações Públicas deve prescindir do planejamento. A área de RP, além de responsável pelos relacionamentos da organização, está sempre lidando com a opinião pública e isso requer o maior cuidado possível na administração de pequenas questões que podem comprometer a imagem e reputação da empresa.

    Apenas com o planejamento a área de Relações Públicas poderá exercer o gerenciamento estratégico da comunicação no contexto das organizações, atuando numa perspectiva de comunicação integrada. Dessa forma, o planejamento possui sim uma função básica e imprescindível no dia a dia do setor de RP.

  • A) Errada - Não está ligada diretamente à atividade de RP. Destina-se mais à área da alta administração da organização


    B) Certa - A formulação de estratégias para os meios de comunicação com os públicos é uma das típicas atividades de RP


    C) Errada - Não está ligada diretamente à atividade de RP. Destina-se mais à área de marketing


    D) Errada - Não está ligada à atividade de RP. Destina-se a áreas como logística e administração


    E) Errada - Não está ligada diretamente à atividade de RP. Destina-se mais à área de marketing



ID
1363342
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma empresa de biotecnologia está organizando uma conferência internacional, que contará com a presença de renomados especialistas e pesquisadores da área.

Para a organização desse evento, a função de uma assessoria de imprensa é a de

Alternativas
Comentários
  • No meu entendimento, a questão deveria ser anulada por conter duas alternativas corretas ("d" e "e").


    d) enviar press releases e kits de imprensa para formadores de opinião.

    e) organizar entrevistas com os conferencistas e realizar a cobertura do evento.


    As ações mencionadas nas duas alternativas são função da Assessoria de Imprensa.

  • Pegadinha safada, porque o nome não é "press release e kits", e sim "releases e press kits". Eu não marquei essa opção porque racionei na lógica do examinador safado

  • press-kit e releases são materiais direcionados à imprensa. \formadores de opinião, ou seja, pessoas influentes na área de biotecnologia que é o caso, recebem outro tipo de material, como a mala-direta por exemplo.


ID
1363345
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Dadas as características, os objetivos e a conceituação da organização de eventos para a estratégia de Relações Públicas, um evento é definido como um(a)

Alternativas
Comentários
  • Atentar para : "sem participação de intermediários" 



ID
1363348
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A globalização produziu efeitos para além da balança comercial mundial. Modificou também as relações entre as empresas e os públicos-alvo e, consequentemente, mexeu com as estruturas da Comunicação Organizacional. Novas estratégias surgiram em prol de um marketing positivo.

Um exemplo de marketing positivo é o de uma empresa que adote a estratégia de

Alternativas
Comentários
  • Marketing Positivo é a melhor maneira de atrair milhares de pessoas interessadas em saber mais sobre o seu negócio ou oportunidade, porque utiliza a maneira certa de divulgação, com técnicas simples e eficaz. Uma das maneiras é oferecer alguma coisa grátis em troca de uma subscrição do e-mail, que pode ser um newsletter ou um e-book Grátis, e assim começar a criar a sua lista quente de contatos qualificados, que te autorizam a enviar e-mails para eles e sempre voltarão ao site e ainda podem indica-lo para os seus amigos, aumentando de forma gradativa as visitas em seu site e gerar não só lucro, mas milhares de amigos.


ID
1363351
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Muito além do objetivo primordial, que é informar, o house organ exerce um papel importante nos campos do estímulo funcional, da política de produtividade e do marketing externo porque

Alternativas

ID
1363354
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A Comunicação Interna engloba ações que estimulam o fluxo de informações dentro da empresa.

Para tal, é necessário o uso de uma determinada publicação que

Alternativas
Comentários
  • É o caso do House Organ ("jornal da casa"). É uma espécie de jornal voltado ao público interno. Logo, falando em veículo de comunicação interna, está correto afirmar que contém um jornalismo especializado para um público específico. 

    Gabarito: A


ID
1363357
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Dentro dos principais conceitos da Teoria da Comunicação, tem-se que

Alternativas
Comentários
  • Sintonia – é a ligação, a conexão psicológica que deve existir entre emissor e receptor. O problema se coloca na recepção, que precisa estar ligada, atenta a mensagem. Conectada. 

  • A comunicação se dá com a intenção de romper com o isolamento - não é qualquer relação - é intencional, troca.


ID
1363360
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Diferenças básicas entre o jornal diário e a publicação institucional influenciam na hora em que editores e repórteres devem optar pelas matérias a serem veiculadas nos house organs.

Uma característica que exerce tanta influência a ponto de modificar a pauta dos dois veículos é a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Atenção para "modificar a pauta"

  • MARGENS E MANCHA GRÁFICA

    O conceito de mancha gráfica é amplamente utilizado na área editorial (em jornais, revistas, livros, periódicos etc), ela define uma área delimitada para impressão na página.

    Geralmente os projeto gráficos editoriais mais tradicionais, como os livros de literatura, trabalham com uma mancha gráfica que apresenta um recuo de segurança em relação aos limites da página, porém não é difícil encontrar peças em que a área de impressão ocupa a página inteira e quando isso acontece chamamos de impressão sangrada

    https://projetomomotaro.wordpress.com/2013/10/28/margens-e-mancha-grafica/


ID
1363363
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Há, atualmente, um cenário que aponta a necessidade de uma nova conformação das 3 forças que sustentavam as sociedades, dada a menor participação do primeiro setor (Estado) e maior do segundo (Empresas) e do terceiro (Sociedade Civil Organizada) nas questões públicas.

Essa nova ordem de papéis, representados por esses 3 setores, é um indicador de que

Alternativas

ID
1363366
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Nos EUA, o movimento dos direitos civis marcou os anos 60, assim como as manifestações por políticas de ações afirmativas. Já na Europa, entraram para a história as manifestações de maio de 68. Houve ainda as primeiras ações de defesa dos direitos dos consumidores e o forte repúdio popular às empresas beneficiadas com a Guerra do Vietnã. Empresas perceberam o que estava acontecendo e procuraram adequar-se ao novo cenário internacional.

Para tanto, precisaram aumentar sua consciência sobre

Alternativas

ID
1363369
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A reputação de uma marca está na cabeça de cada um, é particular de cada indivíduo, e a percepção de um consumidor sobre determinada empresa pode influenciar os outros. Pode-se dizer, então, que a credibilidade dessa empresa depende, dentre outros itens, da confiança do público, e só será alcançada se houver honestidade e transparência nas práticas institucionais.

No que diz respeito à reputação de uma marca, verifica-se que ela

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    A reputação corporativa é o reconhecimento das pessoas, do comportamento organizacional, Tem um caráter estrutural e efeitos duradouros, gerando valor associado à resposta e germinada no interior da organização. Portanto, a reputação corporativa se constrói com uma atitude de todos os dirigentes, gerentes, empregados, fornecedores, stakeholders, de maneira geral.


    Reputação X Imagem
    A imagem organizacional, por sua vez, é percebida pelos indivíduos e um resultado da comunicação empresarial que gera expectativas associadas à oferta, construída fora da organização.

    Fonte: História das relações públicas : fragmentos da memória de uma área


ID
1363372
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Alguns autores apontam uma mudança no modo como sociedade e organizações encaram a geração de valores, ou seja, como se evoluiu de um modelo monetário para um não monetário, mais ligado a valores qualitativos. Nesse modelo, entram em cena motivações como expressão, experimentação e diversão.

Ao assumir essas características, a construção da reputação corporativa passa a valorizar a(o)

Alternativas
Comentários
  • Gab C: o segredo está nessa frase: "encaram a geração de valores, ou seja, como se evoluiu de um modelo monetário para um não monetário, mais ligado a valores qualitativos"


ID
1363375
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As crises fazem parte do cotidiano de pessoas e organizações. Nesses casos, quanto melhor for a imagem da organização, menor desgaste haverá no enfrentamento de situações críticas e menores serão as chances de prejuízos à sua reputação.

Algumas atitudes podem ser tomadas para a contenção da crise, dentre as quais se destaca a seguinte:

Alternativas

ID
1363378
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No marketing de relacionamento, o processo de análise do perfil de cada cliente é realizado por meio de

Alternativas
Comentários
  • Prospeção de dados (português europeu) ou mineração de dados (português brasileiro) (também conhecida pelo termo inglês data mining) é o processo de explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes, como regras de associação ou sequências temporais, para detectar relacionamentos sistemáticos entre variáveis, detectando assim novos subconjuntos de dados.

    No campo da administração, a mineração de dados é o uso da tecnologia da informação para descobrir regras, identificar fatores e tendências-chave, descobrir padrões e relacionamentos ocultos em grandes bancos de dados para auxiliar a tomada de decisões sobre estratégia e vantagens competitivas.

  • Clima organizacional e cliente? Hmn.. se fosse Públicos eu marcaria sem pensar, mas "clientes"?

  • Em primeiro lugar, geração de leads é o processo por meio do qual as empresas adquirem informações sobre potenciais clientes para seus produtos ou serviços.

    Em geral esses clientes podem ser fruto de uma lista de nomes e endereços, telefones, e-mails e etc. Logo, quando se fala em marketing digital, o lead é o seu cliente potencial.

    Já quando o assunto é a estratégia para a geração desses leads, queremos falar a respeito das estratégias que serão utilizadas pela sua empresa para converter esses leads em clientes.

    Para facilitar, entenda da seguinte maneira: todas as vezes em que um usuário preencher um formulário para baixar algum tipo de material gratuito – um e-book na web, por exemplo – ele automaticamente se torna um lead, pois suas informações serão inseridas no banco de dados da sua empresa. https://marketingdeconteudo.com/geracao-de-leads/

  • D

    modelos estatísticos e de mineração de dados

  • Data mining é o processo de explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes. (Q1286387)

  • modelos estatísticos e de mineração de dados


ID
1363381
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com base nos conceitos de marketing de relacionamento, o conjunto de três fontes de informações sobre o cliente final de uma cadeia de supermercados que opera no varejo virtual é o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Como e-mail marketing é uma fonte de informações para a empresa?
  • E-mail Marketing consiste em uma mensagem personalizada da empresa para o publico alvo.

    Vendas Remotas: Porta a porta e por catálogos, MGM, Televendas ativo, Call Center Opt-In, E-commerce, Chat on-line, Google Adwords, E-mail MKT, Marketplace e redes sociais. (Dentre essas, as sublinhadas abrangem os canais virtuais)

  • Gabarito letra A


ID
1363384
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O marketing esportivo é a aplicação dos quatro P do marketing mix em um contexto esportivo, concebido para atender às necessidades dos clientes do esporte, sejam eles consumidores individuais, jogadores ou investidores corporativos. Um produto esportivo, no entanto, tem mais características de serviço do que de mercadoria.

Nesse contexto, a variável Distribuição do marketing mix refere-se à(ao)

Alternativas
Comentários
  • "Para defininnos a melhor estratégia de distribuição, de acordo com McCarthy & Perreault (1997), é preciso entender o canal de distribuição, que é o caminho percorrido pelo produto para transferir-se do produtor ao consumidor final. Um fabricante poderá vender para um atacadista, que irá vender para um varejista, que finalmente venderá para o consumidor final. Ou qualquer outro arranjo.


    Do ponto de vista do consumidor, segundo Kotler (1999), a distribuição proporciona a utilidade de lugar e tempo. Utilidade é um conceito de economia que significa satisfação. Alguns fatores afetam as decisões sobre canais adequados de distribuição. São eles: produto, intennediários, mercado, meio ambiente e empresa. 

    Segundo Dias (2003), o objetivo da distribuição é fazer com que o produto chegue ao ciclo da venda (que vai da abordagem inicial do cliente ao pós-venda) de maneira rápida, segura, pontual e lucrativa para a empresa vendedora e de maneira acessível, confiável, pontual e segura para o cliente."

    http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/3523/1409393.pdf?sequence=1

    Letra B

  • Nesse contexto, a variável Distribuição do marketing mix se refere a:

    Praça - o lugar onde colocamos os produtos e/ou serviços à disposição dos clientes. Inclui decisões sobre canais, cobertura, variedades, locais, estoque e transporte.
    Letra B


ID
1363387
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma atividade de patrocínio que combina vendas pessoais com promoção é a hospitalidade, um benefício do patrocinador, comumente associado a eventos esportivos de grande visibilidade.

Um exemplo de ação de hospitalidade é a(o)

Alternativas

ID
1363390
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O mundo contemporâneo não permite mais que se pense a comunicação de crise apenas na hora em que ela se instala. Há uma linha de atuação empresarial que já desenvolve ações prévias com o objetivo de consolidar tão fortemente uma imagem positiva da empresa na opinião pública que seja possível suportar o impacto de eventuais denúncias, sejam elas verdadeiras ou falsas.

O planejamento de comunicação empresarial que contempla a comunicação de crise já se preocupa em estimular a empresa a manter a prática de

Alternativas

ID
1363393
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em geral, a divulgação de uma irregularidade em uma empresa, que desencadeie uma situação de crise, é mal digerida pelos administradores da instituição, porque não se compreende a premissa que rege a escolha do jornalista quanto às informações a serem veiculadas: o valor-notícia.

O pensamento que mais adequadamente representa essa premissa é o seguinte:

Alternativas

ID
1363396
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A internet consolidou a liberdade de expressão, abrindo um espaço de baixo custo para postagens com informações e opiniões. Gastronomia, moda e comportamento popularizaram especialistas que abriram um novo campo de trabalho para a Comunicação Social de uma empresa.

Os autores desses espaços virtuais, tratados como especialistas, são os

Alternativas
Comentários
  • Letra B. Os autores de postagens nos blogs (Wordpress, Blogger, iGlr, etc) são os blogueiros.

  • Escritor-fantasma é como se chama a pessoa que, tendo escrito uma obra ou texto, não recebe os créditos de autoria - ficando estes com aquele que o contrata ou compra o trabalho. Wikipédia

  • Qualquer pessoa pode abrir um blog. Ela é um especialista automaticamente? NÃO
  • Em resposta ao Rei de Todo o Cosmos, veja a sutileza da banca: "tratados como especialistas". A banca deixou claro que os autores são tratados como, não significando que sejam diplomados ou reconhecidos academicamente por seus conhecimentos.

    Aqueles que se autointitulam blogueiros costumam abordar nichos específicos e se especializam em determinadas áreas, cativando determinando público que enxerga neles uma referência. Não à toa muitos deles, assim como os chamados youtubers, são classificados pela mídia como influenciadores.


ID
1363399
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Nos sites oficiais de grandes empresas, diante das peculiaridades em relação à veiculação das notícias via internet, é fundamental que os redatores e editores de conteúdo possuam

Alternativas

ID
1363402
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Diante do múltiplo uso das redes sociais e do grande número de pessoas que as acessam, muitas empresas já criaram manuais de conduta de exposição dos funcionários na internet, explicando, inclusive, como usar preferencialmente essas redes em uma relação de trabalho.

Entre as diversas redes sociais, há uma, em especial, com objetivo quase exclusivamente profissional, que é o

Alternativas
Comentários
  • Letra D. Criada para fins profissionais, como o compartilhamento de informações de profissionais e empresas.

  • Gabarito: Letra D

    Lançada em 2003, o LinkedIn é uma rede social que é utilizada como rede de negócios para fins profissionais, de uma forma que outros profissionais da mesma empresa possam endossar, dando credibilidade ao conteúdo. Permite a criação de perfis, mas visa a divulgação de informações profissionais de seus usuários. Ela também permite a criação de um currículo online e, assim, manter contato com colegas, empresas e networking.

    Essa rede social permite fazer o upload de currículos em formato .DOC ou .PDF de até 5Mb. O LinkedIn afirma que sua missão é simples: conectar profissionais do mundo todo, tornando-os mais produtivos e bem-sucedidos. Ao se cadastrar no LinkedIn, você ganha acesso a pessoas, vagas, notícias, atualizações e insights que ajudam você a brilhar na sua profissão.

    ESTRATÉGIA CONCURSOS


ID
1363405
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Nascido praticamente a partir de uma brincadeira, o Facebook surgiu com a proposta de ser um site de relacionamento, sendo logo adotado como um potente veículo de comunicação.

Para uma empresa, por exemplo, a principal vantagem para manter um perfil nesse tipo de mídia social, dentro do conceito de uso das ferramentas contemporâneas de Comunicação Empresarial, é

Alternativas
Comentários
  • O Facebook criou um canal direto de comunicação entre empresas e clientes, dispensando a utilização de meios tradicionais de comunicação, como emissoras de radio, TV e outdoors.

    Resposta certa, alternativa c).


ID
1363408
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Saímos de uma Copa do Mundo para uma “copa política” – a Sexta Cúpula Presidencial dos Brics –, à qual se seguirá uma reunião entre os líderes do Brics e da Unasul. [...]
Como qualquer proposta dirigida para mudar o status quo vigente, o Brics tem sofrido intensa campanha nos meios de comunicação ocidentais, voltada para desacreditar o grupo, reduzindo-o à condição que tinha, no inicio, de mera sigla econômica. [...] É claro que não podemos abrir mão de nossas relações com o resto do mundo, mas, [...], os laços que nos ligam a Moscou, Pequim, Nova Délhi e Pretória deverão permanecer como pilar essencial de nossas relações externas. Isso vale para a economia, com o atendimento, pelo Brasil, do imenso mercado que surgirá, nos próximos anos, [...]. Mas também vale para a política, com o estabelecimento de uma aliança estratégica mundial com países que podem nos ajudar a queimar etapas nas áreas de tecnologia, diplomacia e defesa nos próximos anos.

Disponível em:< http://www.redebrasilatual.com.br/ revistas/97/a-copa-dos-brics-6605.html>. Acesso em: 25 jul. 2014.

No encontro mencionado entre líderes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, sediado em Fortaleza no dia seguinte ao da final da final da Copa do Mundo, foi anunciada a criação do Banco do Brics.

Com base no texto, verifica-se que o fortalecimento da aliança estratégica no grupo do Brics reflete, principalmente, uma mudança na

Alternativas

ID
1363411
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em manchete, o jornal Folha de S.Paulo, do dia 27 de julho de 2014, apresenta a seguinte informação:

México promove reforma ampla para abrir setor de energia

As alterações para essa reforma ampla no setor de energia têm um foco que gera muita polêmica. Enquanto, por exemplo, os defensores da medida consideram salutar a concorrência entre empresas estrangeiras, os críticos e opositores temem falta de transparência nos contratos.

Seja qual for a análise adotada, é fato que esse foco envolve, principalmente,

Alternativas

ID
1363414
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Passadas as ondas estatizantes e privatizantes mais agudas, novas formas de encarar o segmento de petróleo e gás se consolidam de forma a se manter o interesse do Estado como determinante, sem deixar de integrar-se em um modelo de participação de vários atores.

Disponível em:< http://ecen.com/eee68/eee68p/petroleo_estado.htm>. Acesso em: 15 jul. 2014.

Sob o ponto de vista de que o mundo aceita formas distintas de conduzir esse negócio sem maniqueísmos redutores, conforme a ótica predominante de reserva total para o Estado ou para o setor privado, o que mudou essencialmente foi o sentimento, agora aparentemente majoritário, de que o petróleo e o gás são, de fato, importantes

Alternativas

ID
1363417
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

De acordo com a atual literatura internacional especializada, países capitalistas avançados que até pouco tempo eram referência em termos de trajetórias distributivas menos concentradoras voltaram a se conectar com o passado perverso. Ou seja, um retorno dos indicadores alarmantes da crescente pobreza e da piora na repartição da renda em decorrência das políticas neoliberais.
O Brasil, por outro lado, segue perspectiva distinta [...] e passou a reduzir simultaneamente a pobreza e a desigualdade de renda. [...]
Ainda há muito mais o que fazer em termos de combate à má repartição da renda, bem como no processo de inclusão social; entretanto, o que já foi feito apresenta resultados inegáveis [...]

POCHMANN, Marcio. Trajetória e deslocamento distributivo no Brasil. Jornal Le Monde Diplomatique. Brasil, Ano 7, n. 84, jul. 2014, p.8-9.

Na perspectiva de análise do autor do texto, esse resultado positivo na redução da pobreza e da desigualdade de renda se deu por conta de novas políticas que incluíram, principalmente, apoio

Alternativas

ID
1363423
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Após 1945, o mundo dividiu-se ideologicamente em 2 blocos, e tal divisão teve implicações profundas sobre as relações comerciais. Os Estados Unidos lideraram a proposta da criação de uma Pax Americana para o mundo ocidental, motivados pela ideia de que o comércio internacional era o ponto fulcral para o desenvolvimento mundial. Em 1947, representantes de 23 países reuniram-se para a rodada de Genebra, dando origem ao Acordo Geral de Tarifas e Comércio, conhecido pela sigla GATT.

O(s) principal(is) objetivo(s) do GATT era(m)

Alternativas
Comentários
  • LETRA B 

    GATT é a sigla correspondente a "General Agreement on Tariffs and Trade" (significado em português: Acordo Geral de Tarifas e Comércio), referente a uma série de acordos de comércio internacional destinados a promover a redução de obstáculos às trocas entre as nações, em particular as tarifas e taxas aduaneiras entre os membros signatários do acordo.

    Sua sede, até sua substituição pela OMC (Organização Mundial do Comércio), em 1995, localizava-se em Genebra, na Suíça, dividindo-se em certos órgãos intercomunicáveis, sendo os principais o Secretariado, o Conselho de Representantes e uma Assembleia anual.


ID
1363426
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A integração econômica é um dos principais fenômenos econômicos a afetar os mercados mundiais desde a II Guerra Mundial e tem sido praticada de 4 formas.

A forma de integração econômica na qual são removidas as barreiras de comércio entre os países, mas em que não há harmonização de políticas monetárias, de política fiscal e de gastos governamentais, nem tampouco há política comercial comum no que diz respeito ao comércio com não membros é denominada

Alternativas
Comentários
  • E) Área de livre comércio


ID
1363429
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Pesquisas indicam que existem 7 características básicas que, em conjunto, capturam a essência da cultura de uma organização. Ao ser entrevistado para o novo emprego na área de vendas, um candidato ouviu, durante todo o tempo, que, naquela empresa, todas as decisões dos dirigentes levavam em consideração o efeito de seus resultados sobre os funcionários dentro da organização.

Dessa forma, o gerente transmitiu a ideia de que a característica básica da cultura organizacional daquela empresa era a

Alternativas
Comentários
  • Quer dizer: orientada para o desempenho das pessoas que integram a organização.
  • Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 501),

    Existem sete características básicas que capturam a essência da cultura de uma organização:

    1. Inovação. É o grau em que os funcionários são estimulados a ser inovadores e a assumir riscos. 

    2. Atenção aos detalhes. É o grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes. 

    3. Orientação para os resultados. É o grau em que os dirigentes focam mais os resultados do que as técnicas e os processos empregados para seu alcance. 

    4. Foco na pessoa. É o grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização. 

    5. Foco na equipe. É o grau em que as atividades de trabalho são mais organizadas em torno de equipes do que de indivíduos. 

    6. Agressividade. É o grau em que as pessoas são competitivas e agressivas, em vez de tranquilas. 

    7. Estabilidade. É o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em vez do crescimento.

     

    ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.


ID
1363432
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Depois de um programa de duas semanas, quando é apresentado aos valores e à cultura da empresa por meio de uma série de atividades, um novo funcionário vê confrontadas suas expectativas com relação ao trabalho, ao novo chefe, aos novos colegas e à organização de uma maneira geral. Como suas expectativas e a realidade são, por vezes, conflitantes, é necessário substituir suas impressões anteriores por um conjunto novo de premissas consideradas desejáveis pela organização.

Essa etapa do processo de socialização do funcionário é denominada

Alternativas
Comentários
  • ocialização Organizacional:

    Conceito:

    A socialização é um processo de adaptação que ocorre quando uma pessoa passa de fora para dentro da empresa. Ou seja, o novo funcionário é submetido a treinamentos, cursos, palestras, etc, para que conheça melhor a cultura organizacional da empresa e desempenhe com maior sucesso sua nova função.

    Processos:

     O estágio da pré-chegada: reconhece explicitamente que cada pessoa chega a uma empresa com um conjunto de valores, atitudes e expectativas, sendo que este pode abranger tanto o trabalho a ser feito quanto a organização. É nesta etapa que o novo empregado terá o primeiro contato com a empresa.


     O estágio do encontro: é a etapa onde o novo funcionário se vê diante da diferente posição entre suas expectativas e a realidade. Se as expectativas forem mais ou menos de encontro com a realidade, o estágio de encontro irá confundir as percepções geradas antes. Entretanto, quando as expectativas e a realidade são diferentes, os novos empregados devem passar por uma socialização que vai desligá-los de suas pressuposições anteriores, substituindo-os pelos padrões fundamentais.


     O estágio da metamorfose: é a etapa onde o novo funcionário irá superar alguns problemas descobertos durante o estágio de encontro, acarretando algumas mudanças. Ele terá absorvido as normas da organização e de seus colegas de trabalho, sentindo-se assim aceito pelos colegas como pessoas de valor e digna de confiaça.

  • De acordo com qual autor? 


ID
1363435
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A cadeia de valor simplificada do setor de petróleo e gás é apresentada na ordem a seguir:

1) Extração do óleo bruto
2) Transporte do óleo bruto
3) Refinamento do óleo bruto
4) Transporte de refinados
5) Venda de refinados aos consumidores finais

Se uma empresa atua no refinamento de óleo bruto e passa a realizar também as atividades de transporte de refinados e venda desses produtos aos consumidores finais, sua estratégia corporativa é denominada integração

Alternativas
Comentários
  • A integração vertical de empresas relacionadas significa fundir vários estágios de processos das empresas numa direção vertical, seja na direção dos consumidores finais ou dos fornecedores. 

    Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/14807/execucao-de-estrategias-empresariais-como-forma-de-geracao-de-resultados#ixzz3lMCosIIg

  • LETRA C
     

    “Algumas empresas optam pelo crescimento através da aquisição de outras organizações. Na integração vertical, envolve o crescimento através da aquisição de outras organizações num canal de distribuição. Quando uma organização adquire outras companhias que a suprem, ela se engaja na integração inversa. A organização que adquire outras empresas que estejam mais próximas dos usuários finais do produto (atacadistas, varejistas) está engajada na integração direta. A integração vertical é usada para obter maior controle sobre uma linha de negócios e aumentar os lucros através de maior eficiência, ou melhor esforço de vendas.


    Na integração horizontal, envolve o crescimento através da aquisição de empresas concorrentes numa mesma linha de negócios. É adotada num esforço para aumentar seu porte, vendas, lucros e participação potencial no mercado de uma organização.


    Na diversificação, envolve o crescimento através da aquisição de empresas em outras indústrias ou linhas de negócios. Quando a empresa adquirida tem produção, tecnologia, produtos, canais de distribuição e/ou mercados similares aos da empresa compradora, a estratégia é chamada de diversificação relacionada ou concentrada. Ela é utilizada quando a organização pode adquirir maior eficiência ou impacto no mercado através do uso de recursos compartilhados. Quando a empresa adquirida é de uma linha de negócios completamente diferente, a estratégia é chamada de diversificação não-relacionada ou conglomerada


    Complementando...

    Segundo Kotler, há 3 classes de oportunidades de crescimento:



    1. Crecimento Intensivo - diz respeito aos produtos atuais da cia.
         - Penetração de Mercado (fazer com que consumidores atuais comprem mais do produto, atração dos consumidores dos concorrentes ou
           recrutamento de não usuários)
         - Desenvolvimento de Mercado (venda dos produtos atuais para outras regiões, outros mercados ou canais)


    2. Crescimento Integrado
         - Integração para trás (incorporação de fornecedores) ou
         - Integração para frente (incorporação de varejo ou atacado)


    3. Crescimento Diversificado
         - Diversificação Concêntrica (novos produtos que tenham sinergia com suas linhas atuais de produtos)
         - Diversificação Horizontal (novos produtos de interesse de seus consumidores tecnologicamente não relacionados com as linhas de produtos atuais
         - Diversificação Conglomerada (novos negócios não relacionados com sua tecnologia, produtos ou mercados atuais


    Fonte: Kotler, colega Aline Pedra e admcomentada

     

    Bons estudos ! 


     

    Bons estudos !!!


ID
1363438
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Entre as informações que as empresas listadas em Bolsa são obrigadas a divulgar ao mercado, há um documento que contém informações corporativas, operacionais e societárias, entre outras. Esse documento deve ser apresentado para a CVM e para a Bolsa, no prazo máximo de 5 meses após o encerramento de cada exercício anual ou, no mais tardar, em 1 mês, a contar da data da realização da Assembleia Geral Ordinária, caso esta ocorra antes do prazo máximo estabelecido pelo art. 132 da Lei no 6.404/1976, que é de 4 meses após o término do exercício social.

Esse documento é denominado

Alternativas
Comentários
  • Retirado do site : 
    Ri.lasa. Com.br

    A CVM - Comissão de Valores Mobiliários - requer, por parte de companhias abertas, a entrega de informações financeiras quatro vezes ao ano, complementarmente a um relatório anual (IAN). Tais informações para os primeiros três trimestres do ano são arquivadas sob a forma de ITR e as demonstrações financeiras completas de final de ano são arquivadas sob a forma de DFP.

  • O IAN foi substituído pelo Formulário de Referência, conforme Instrução CVM 480/2009.


ID
1363441
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O relacionamento com investidores (RI) deve levar em conta o conhecimento a respeito dos diversos públicos com que a companhia tem de se relacionar. Entre os públicos de RI, há interesses de comunicação diversos, o que exige uma linha de trabalho que dê ênfases diferentes aos tópicos tratados. Entre esses diferentes públicos, encontram-se os analistas e os gestores de fundos de investimentos que atuam na ponta das negociações e cujos movimentos de compra ou venda podem afetar as oscilações e as tendências do mercado, caso tais movimentos sejam associados a grandes fundos. Esses profissionais mantêm o foco nas tendências de mais longo prazo, cabendo ao setor de relacionamento com investidores da companhia informá-los sobre os fatores mais relevantes para agregar valor às ações da companhia, suas vantagens competitivas, os fundamentos da companhia, a estratégia de sustentabilidade da empresa, os resultados financeiros e operacionais que estão diretamente ligados aos interesses de informação desses profissionais, com base nos fundos que administram.

Esses públicos de RI são denominados

Alternativas
Comentários
  • O 'buy-side' faz referência aos gestores de fundos de investimentos e de pensão. Enquanto o 'sell-side'  representa as corretoras/bancos que têm como foco a intermediação de negócios (fees e corretagem). 

    Portanto, um analista 'sell side' trabalha em bancos ou corretoras e avalia empresas para recomendar a compra ou a venda de ações para seus clientes, enquanto o analista 'buy side' faz avaliações exclusivamente para suas gestoras.


  • Isso é relações públicas?


ID
1363444
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Entre os principais itens presentes na ISO 26000, encontra-se a governança organizacional, que está relacionada a

Alternativas
Comentários
  • "Esta Norma pretende auxiliar as organizações a contribuírem para o desenvolvimento sustentável. Visa estimulá-

    las a irem além da conformidade legal, reconhecendo que conformidade com a lei é uma obrigação fundamental

    de qualquer organização e parte essencial de sua responsabilidade social. Pretende, ainda, promover uma

    compreensão comum da área de responsabilidade social e complementar outros instrumentos e iniciativas

    relacionados à responsabilidade social, e não a substituí-los.

    Ao aplicar esta Norma, é aconselhável que a organização leve em consideração as diversidades sociais,

    ambientais, jurídicas, culturais, políticas e organizacionais, assim como as diferentes condições econômicas,

    desde que mantendo a consistência com as normas internacionais de comportamento.

    Esta Norma não é uma norma de sistema de gestão. Não visa nem é apropriada a fins de certificação ou uso regulatório

    ou contratual. Quaisquer ofertas de certificação ou alegações de ser certificado pela ABNT NBR ISO 26000

    constituem declarações falsas, incompatíveis com a intenção ou propósito desta Norma. Uma vez que esta Norma

    não contém requisitos, qualquer certificação não seria uma demonstração de conformidade com esta Norma.

    Esta Norma visa orientar as organizações no tema responsabilidade social e pode ser usada como parte de

    atividades de políticas públicas. Todavia, para fins do Acordo de Marrakesh, que criou a Organização Mundial do

    Comércio (OMC), ela não tem a intenção de ser interpretada como uma “norma internacional”, “diretriz” ou

    “recomendação”, nem pretende fornecer uma base para qualquer suposição ou conclusão de que uma medida

    está em conformidade com as obrigações perante a OMC. Além disso, esta Norma não visa fornecer uma base

    para ações legais, reclamações, defesas ou outras demandas em qualquer processo internacional, nacional ou de

    outra natureza, nem tampouco pretende ser citada como evidência da evolução do direito internacional

    consuetudinário. "

    http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/[field_generico_imagens-filefield-description]_65.pdf
  • Para ajudar .....

    Diretrizes para uma conduta sustentável

    A norma internacional tem a proposta de servir como um importante norte para as corporações e não como uma certificadora. Os sete princípios da ISO 26000 são:

    • Responsabilidade; 
    • Transparência,
    • Comportamento Ético;
    • Consideração pelas partes interessadas;
    • Legalidade;
    • Normas Internacionais;
    • Direitos Humanos.

    Além dos princípios, os temas centrais do documento envolvem as áreas de Direitos Humanos; Práticas de Trabalho; Meio Ambiente; Práticas Leais de Operação; Combate à Corrupção e Propina; Consumidores e Desenvolvimento aliado a participação comunitária. As empresas terão de aplicar ações de cada área citada em suas gestões.

    O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org/iso26000/o-que-e-iso26000#ixzz3qf0o0VFN 
    Condições de uso do conteúdo 
    Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives


ID
1363447
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O relatório Nosso Futuro Comum, redigido pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1987, aponta que o conceito de desenvolvimento sustentável está baseado em 3 esferas, a saber:

Alternativas
Comentários
  • O relatório Brundland definiu desenvolvimento sustentável como um desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas. Pode-se considerar, portanto, desenvolvimento sustentável como o desenvolvimento que tratando de forma interligada e interdependente as variáveis econômica, social e ambiental é estável e equilibrado garantindo melhor qualidade de vida para as gerações presentes e futuras. É certo que a implementação do desenvolvimento sustentável passa necessariamente por um processo de discussão e comprometimento de toda a sociedade uma vez que implica em mudanças no modo de agir dos agentes sociais. No processo de implementação do desenvolvimento sustentável a educação ambiental torna-se um instrumento fundamental.

    Leia mais: http://jus.com.br/artigos/5490/o-conceito-de-desenvolvimento-sustentavel-e-seu-contexto-historico#ixzz3RRohzdtD

  • Letra D

    O consumo sustentável envolve o uso de produtos que respondam às necessidades básicas da humanidade, minimizando o uso de recursos naturais e a emissão de resíduos poluentes, visando obter melhor qualidade de vida sem comprometer recursos necessário às gerações futuras (BEKIN et al., 2007; BLACK, 2010a).


    O conceito de sustentabilidade em instituições é retratado no termo ‘tripé da sustentabilidade’ (triple bottom line), em que estão contidos os aspectos sociais, econômicos e ambientais de maneira equilibrada (ELKINGTON, 1997; WILSON, 2015). O aspecto social está relacionado ao respeito aos direitos dos trabalhadores, à transparência de informações, ao bem-estar da sociedade. Já o aspecto econômico reflete na relação justa com as partes interessadas (stakeholders), ao crescimento econômico sustentável da instituição, ao avanço tecnológico. Por fim, o aspecto ambiental relaciona-se com a gestão de resíduos, com a preferência pelo uso de recursos renováveis e com a proteção à natureza (ELKINGTON, 1997; WILSON, 2015).


    http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/biblioteca/php/mostrateses.php?open=1&arqtese=0913122_2013_Indice.html%3Ehttp://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/biblioteca/php/mostrateses.php?open=1&arqtese=0913122_2013_Indice.html

    Bons estudos !!!


ID
1363450
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O diretor de uma empresa vê-se frente a uma difícil decisão: construir ou não a barragem que servirá para gerar energia elétrica para toda uma região. Como forma de definir o que fazer, ele calcula as consequências das possíveis decisões sobre cada um dos grupos envolvidos. Conclui que se a barragem for construída, o benefício a toda a comunidade será maior do que qualquer transtorno que possa vir a ser causado. Ele acredita que sua decisão sobre a construção da barragem trará mais satisfação para uma quantidade maior de pessoas.

A abordagem para a tomada de decisão ética que descreve a estratégia desse diretor é a abordagem

Alternativas
Comentários
  • Existem quatro abordagens principais para a tomada de uma decisão ética e muitas vezes são elas mesmo que acabam por nos colocar em situações de difícil escolha. A abordagem utilitária (“o conceito ético de que os comportamentos morais produzem um bem maior para um numero maior”), a abordagem individualista (“o conceito ético de que as ações morais quando elas promovem os melhores interesses no longo prazo do individuo, o que basicamente leva a um bem maior”), a abordagem da moral e dos direitos (“o conceito ético de que as decisões morais são aquelas que melhor mantém os direitos das pessoas afetados por elas”) e a abordagem da justiça (“o conceito ético de que as decisões morais precisam ser baseadas nos padrões de equidade, justiça e imparcialidade”).