SóProvas



Prova COSEAC - 2014 - UFF - Químico


ID
1165390
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A contratação de professores, técnicos e cientistas estrangeiros é permitida, na forma da Constituição:

Alternativas
Comentários
  • Nossa, mas que questão atípica. Gabarito E.


    A banca se pautou neste artigo: I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

  • não Vanessa IPD, ele se pautou pela lei 8112... art. 5 § 3o As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei. 

  • Na redação originária da CRFB/88, o acesso a cargo, emprego e função pública era apenas aos brasileiros, não fazendo distinção entre natos ou naturalizados (art. 37, § 1º).

    Com a EC nº 11/96, as universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica passaram a poder admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros na forma da lei (art. 207). No âmbito federal, a Lei nº 9.515/97 disciplinou a questão, inserindo o § 3º no art. 5º da Lei nº 8.112/90.

    A partir da EC nº 19/98, os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos legais, assim como aos estrangeiros, na forma da lei (art. 37, § 1º).

    Portanto, a única alternativa que abrange a resposta é a alternativa E.

    Referências:

    BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm>.

    Resposta: letra E)

     

  • .... "em todos os casos" ..... o que isso quer dizer? Banca ridícula.

  • A alternativa que você vai assinalar como correta é a constante da letra ‘e’, pois, está em conformidade com o art. 207, §§ 1º e 2º, CF/88 (§ 1º É facultado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei; § 2º O disposto neste artigo aplica-se às instituições de pesquisa científica e tecnológica).


ID
1165393
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca dos dispositivos constitucionais sobre os servidores públicos, considere as afirmativas seguintes:

I Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, não poderão exceder ou ser inferiores à remuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão.

II A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição ficto.

III Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime próprio do ente a que está vinculado.

Das afirmativas acima:

Alternativas
Comentários
  • gab. B

    conforme constituição no art. 40, § 10 - A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício

  • A questão trata dos dispositivos constitucionais do capítulo VII da administração pública, na seção II dos servidores públicos. A alternativa I está errada, pois, no § 2º do art. 40 da Carta Magna encontra-se que: “Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, não poderão exceder a remuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão”. Logo, a alternativa está errada não há referência constitucional sobre limite inferior de remuneração os proventos de aposentadoria e pensões.

    A alternativa III também está errada, pois, no § 13 do art. 40 temos que: “Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime geral de previdência social” em não o do “ente a que está vinculado”. Logo, o regime geral de previdência social será o único considerado ao servidor em cargo de comissão, temporário ou de emprego público.

    Por fim, a alternativa II está correta pois transcreve o mandamento constitucional: “A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictícia”( § 10 do art.40). Gabarito letra B).

    Referências:

    BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/...ção.htm>.



    Resposta: letra B)


  • § 2º - (Regra relativa a um Teto no âmbito do Regime Próprio de Aposentadoria). Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, não poderão exceder a remuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 15/12/98)

     

    § 3º Para o cálculo dos proventos de aposentadoria, por ocasião da sua concessão, serão consideradas as remunerações utilizadas como base para as contribuições do servidor aos regimes de previdência de que tratam este artigo (Regime Próprio dos Servidores Públicos) e o art. 201 (Regime de Previdência), na forma da lei. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 41, 19.12.2003)

     

    A base para o calculo de aposentadoria vai depender do tempo de contribuição em ambos os regimes, função da Lei nº 10. 887 de 2004.

     

    § 10 - A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 20, de 15/12/98)

     

    Jurisprudência do STF: A CF/88 estabelece tempo mínimo para aposentadoria, não podendo norma infraconstitucional reduzi – ló mediante fixação de tempo fictício.

     

    § 13 - Ao servidor ocupante, exclusivamente, de Cargo Em Comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro Cargo Temporário ou de Emprego Público, aplica-se o regime geral de previdência social (RGPS). (Incluído pela Emenda Constitucional nº 20, de 15/12/98)

     

    Filiação de Servidor ao RGPS, quando:

     

    --- > Ocupante exclusivo de Cargo em Comissão (Ad Nutum).

    --- > Ocupante de Cargo Público Temporário.

    --- > Ocupante de Empregos Públicos.

     

    Obs.: O servidor que ocupa cargo comissionado e cargo público efetivo na administração pública (federal, estadual, distrital ou municipal) simultaneamente, aplica-se o regime próprio do ente público a que está vinculado.

  • isso é questão de código de Ética?

  • essa q n é do D1171

  • Colega consurseiro, boa tarde!

    A resposta dessa questão, conforme enunciado, será encontrada na Constituição Federal de 1988. Entretanto, a justificativa não é mais a mesma, pois a Emenda Constitucional nº 103/2019 alterou alguns dispositivos da CF, inclusive dispostivos dessa questão.

    Vamos lá!

    • Optativa I

    Questão - "Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, não poderão exceder ou ser inferiores à remuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão."

    O que diz a Constituição alterada pela Emenda Constitucional:

    Art. 40 § 2º "Os proventos de aposentadoria não poderão ser inferiores ao valor mínimo a que se refere o § 2º do art. 201 ou superiores ao limite máximo estabelecido para o Regime Geral de Previdência Social, observado o disposto nos §§ 14 a 16."

    Logo, a optativa I está ERRADA. O erro da questão se concentra agora no fato de que os proventos de aposentadoria não podem ser inferiores ao disposto no 2º parágrafo do art. 201, nem superior ao teto estabelecido no RGPS (Regime Geral de Prev. Social).

    OBS.: Destaco que é de importante leitura os artigos e parágrafos mencionados no artigo acima, para seu aprimoramento.

    • Optativa II

    Questão - "A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição ficto."

    O que diz a Constituição alterada pela Emenda Constitucional:

    Art. 40 § 10 - "A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício."

    No caso, a Emenda não alterou esse parágrafo da Constituição. Além disso, a palavra "Ficto" apresenta o mesmo significado que a palavra Fictício, e ambos são sinônimos, conforme site abaixo. logo, a optativa II está CORRETA

    Site: https://www.sinonimos.com.br/ficto/#:~:text=1%20irreal%2C%20aparente%2C%20fingido%2C,%2C%20dissimulado%2C%20imagin%C3%A1rio%2C%20ilus%C3%B3rio.

    • Optativa III

    Questão - "Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime próprio do ente a que está vinculado."

    O que diz a Constituição alterada pela Emenda Constitucional:

    Art. 40 § 13 - Aplica-se ao agente público ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, de outro cargo temporário, inclusive mandato eletivo, ou de emprego público, o Regime Geral de Previdência Social."

    Logo, a optativa III está ERRADA. Com a Emenda tivemos a alteração do termo "servidor ocupante" para "agente público ocupante" e a inclusão "mandato eletivo" na letra da lei, no RGPS (Regime Geral de Previdência Social). A questão errou ao dizer, também, que se aplicaria ao Regimento Próprio de cada ente.

    Como dito, o gabarito continua sendo a Letra B, mas os motivos do erro já não são mais os mesmos.

    "Resiliência!" - Gaules


ID
1165396
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Se o servidor de uma autarquia pratica um dano civil contra um terceiro:

Alternativas
Comentários
  •  d) não é necessário investigar a culpa do servidor para a indenização ao terceiro; a autarquia indeniza o terceiro e, em ação regressiva em face do seu servidor, procurará ressarcir-se do pagamento feito a título de indenização, quando então será investigada a culpa ou dolo do servidor.


    Ora, o gabarito foi dado como D e a banca aqui sorrateiramente inseriu uma pegadinha de interpretação de texto ao afirmar "não é necessário investigar".  Uma questão oca.

  • A Constituição Federal, em relação à eventual responsabilidade do servidor por prejuízos causados a terceiros, adotou para os agentes públicos, em contraponto à responsabilidade objetiva do Estado, a teoria da responsabilidade subjetiva, senão vejamos:

    “Art. 37  (...) § 6º - As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.”

    Não obstante o artigo 37, § 6º tratar da responsabilidade do servidor em relação a danos causados a terceiros,  em relação aos danos causados pelo servidor ao próprio ente estatal, prevalece o mesmo raciocínio. Encontramos na Lei 8.112/91, Estatuto dos Servidores Públicos Federais, o seguinte mandamento:

    “Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.”

    É o que se verifica, também, pela interpretação do Código Civil Brasileiro dos artigos 186 e 927.

    “Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.

    Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.”

    Conclui-se, portanto, com base no mandamento constitucional e na legislação infraconstitucional, que a responsabilização de servidores por danos causados ao Erário requer, no mínimo, a caracterização da culpa desse servidor. Mas a eventual indenização – resposta por danos causados por agentes – a terceiros, independe da culpa do agente.  Modo que a Administração indeniza o terceiro como sendo a causadora do dano. Posteriormente, “quando então será investigada a culpa ou dolo do servidor” – sobre ação que “decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros –, a administração entra com a “ação regressiva em face do seu servidor, [e] procurará ressarcir-se do pagamento feito a título de indenização, quando então será investigada a culpa ou dolo do servidor”. Logo, única resposta possível é a letra D).

    Referências:

    BRASIL. Código Civil, Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002. 1a edição. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

    BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>.

    BRASIL. LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 dez. 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L8112con...>. Acesso em: 25. jun. 2015.



    Resposta: letra D)

  • Ela inverteu a ordem das frases, no caso, sobre a responsabilidade civil do Estado.

  • GABARITO LETRA D.

     

    AÇÃO COMISSIVAé aquela conduta que envolverá um agir, uma ação do sujeito. Porém, essa ação acaba por violar um dever jurídico imposto pela lei ou pelo contrato, gerando danos que devem ser indenizados.

     

    TEORIA DO RISCO ADMINISTRATIVO§ 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

     

    No entanto, deve ser comprovadoo nexo causal entre o dano e a conduta do agente público.

     

    FONTE: https://marcusmariot.jusbrasil.com.br/


ID
1165399
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei nº 8.112/90, o servidor será removido a pedido, independentemente do interesse da Administração, na seguinte hipótese:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A:

       III -  a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração:(Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

      a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;(Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

      b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;(Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

      c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados


    OBS: Quando ele diz qualquer um dos poderes, ao meu ver, a D  não estaria totalmente incorreta. Letra de lei. 

  • Cuida-se de questão cuja resposta encontra-se expressa em texto legal, de modo que não há muito o quê acrescentar, além, é claro, de indicar o embasamento normativo respectivo. Refiro-me ao art. 36, III, “b", da Lei 8.112/90, in verbis:  


     Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:

    (...)

    III -  a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: 

    (...)

    b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;"


    Logo, a resposta correta está mesmo na letra “a".


    Resposta: A
  • Lei 8.112 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União

    Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Parágrafo único: Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:

    I - de ofício, no interesse da Administração; 

    II - a pedido, a critério da Administração; 

    III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: 

    a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração; 

    b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;

    c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.

  • Errei por causa do "removido" rsrs Eu com o "remoção" (que é similar) no automático. 

  • ITEM A

    BEM RESUMIDO

    3 HIPÓTESES:

    -MOTIVODE SAÚDE DO SERVIDOR,CONJ,COMP,...

    -PROCESSO SELETIVO

    -ACOMPANHAR CONJ,COMP QUE TENHA SIDO REMOVIDO NO INTERESSE DA ADM.PÚB.

  • Gabarito: "A"

    A questão misturou hipóteses de remoção (art. 36, L. 8.112), com as de licença (art. 81, L. 8.112) e de afastamentos (art. 93 e seguintes, L. 8.112):

     

    a) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial. HIPÓTESE DE REMOÇÃO (art. 38, p. único, III, 'b').

     

    b) para a frequência a curso de aperfeiçoamento oferecido por instituição de ensino superior, se o prazo for superior a 2 (dois) anos. HIPÓTESE DE AFASTAMENTO (art. 96-A).

     

    c) para acompanhar ascendente ou descendente que ingressar em cargo público, por meio de investidura, de qualquer poder da União, estados, municípios e Distrito Federal. Não há previsão na lei de remoção, licença ou afastamento para acompanhar ascendente ou descendente em razão de ingresso em cargo público.

     

    d) para acompanhar cônjuge que irá exercer mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo. HIPÓTESE DE LICENÇA (art. 84).

     

    e) para cumprimento de serviço militar. HIPÓTESE DE LICENÇA (art. 85).

  • Na minha opinião a letra é a menos errada, mas mesmo assim eu considero errada porque uma resposta na letra da lei não pode misturar os incisos. E ainda são omitidas palavras. Mas só por misturar incisos já é passível de anulação. 

  • Lei 8.112 - Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Parágrafo único: Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:

    I - de ofício, no interesse da Administração; 

    II - a pedido, a critério da Administração; 

    III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: 

    a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração; 

    b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;

    c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.


ID
1165402
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Não definido

Acerca do afastamento do servidor para participação em programa de pós-graduação stricto sensu no país, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • letra c (falsa) -  § 4 Os servidores beneficiados pelos afastamentos previstos nos §§ 1o , 2o e 3o deste artigo terão que permanecer no exercício de suas funções após o seu retorno por um período igual ao do afastamento concedido. (Incluído pela Lei nº 11.907, de 2009)

     

    letra E (falsa)  - § 5o Caso o servidor venha a solicitar exoneração do cargo ou aposentadoria, antes de cumprido o período de permanência previsto no § 4o deste artigo, deverá ressarcir o órgão ou entidade, na forma do art. 47 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990, dos gastos com seu aperfeiçoamento. (Incluído pela Lei nº 11.907, de 2009)


ID
1165405
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerar-se-á impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

Alternativas
Comentários
  • gab. E

    segundo a lei 9784

    CAPÍTULO VII
    DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIÇÃO

     Art. 18. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

      I - tenha interesse direto ou indireto na matéria;

      II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

      III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.


  • A resposta da questão se encontra na transcrição literal da Lei nº 9.784/99, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Em seu art. 18: “É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade, que:

            I - tenha interesse direto ou indireto na matéria;

            II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

           III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro”.

    Logo, a única alternativa correta é a letra E.

    Referências:

    BRASIL. LEI Nº 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999. Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 jan. 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9784.ht...>. Acesso em: 24. jun. 2015.



    Resposta: letra E)

  • a) ERRADO. Tenha julgado, nos últimos 12 (doze) meses, matéria similar à contida no processo administrativo. NÃO HÁ ESSA PRERROGATIVA NA LEI

    b) ERRADO. Tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro, parente e afins até o segundo grau. (TERCEIRO GRAU)

    c) ERRADO. Tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau. (CASO DE SUSPEIÇÃO E NÃO IMPEDIMENTO)

    d) ERRADO. esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro, parentes e afins até o terceiro grau. (PARENTES E AFINS, NÃO HÁ ESSE PREVISÃO NO TEXTO LEGAL).

    e) CORRETO. Tenha interesse direto ou indireto na matéria. (TEXTO LITERAL DA LEI).

  • Lei 9.784/99 Aula 5 - Suspeição e Impedimento (Arts. 18 a 21) - Curso de Direito Administrativo

    https://www.youtube.com/watch?v=kT7apj6Nmh8

     

    Art. 18. É IMPEDIDO de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

     

    I - tenha interesse direto ou indireto na matéria;

     

    II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o 3º (terceiro) grau (consaguíneos ou afins);

     

    III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

     

    Diferentemente da suspeição, o agente que se encontrar em uma dessas situações deve comunicar o fato à autoridade competente, abstendo-se de atuar, ou estará cometendo falta grave (passível de demissão). O ato que vier a ser executado por servidor suspeito ou impedido é inválido e pode provocar a anulação da decisão final.

  • O perito (...) tem que ter o 3º grau;


ID
1165408
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com o artigo 17 da Lei nº 8.666/93, para alienação de bens imóveis, faz-se imprescindível a autorização legislativa, bem como a licitação na modalidade concorrência. O mesmo artigo, no entanto, contempla algumas exceções a essa modalidade de licitação. A opção em que três das hipóteses previstas de dispensa de licitação na modalidade concorrência estão rigorosamente de acordo com o referido artigo é:

Alternativas
Comentários
  • Acertei a questão com base na eliminação, mas olha acho que a prova não é para Químico não (risos). Tá parecendo exame da Ordem. 


     alienação e concessão de direito real de uso, gratuita ou onerosa, de terras públicas rurais da União na Amazônia Legal onde incidam ocupações até o limite de 15 (quinze) módulos fiscais ou 1.500ha (mil e quinhentos hectares), para fins de regularização fundiária, atendidos os requisitos legais


    II - a pessoa natural que, nos termos da lei, regulamento ou ato normativo do órgão competente, haja implementado os requisitos mínimos de cultura, ocupação mansa e pacífica e exploração direta sobre área rural situada na Amazônia Legal, superior a 1 (um) módulo fiscal e limitada a 15 (quinze) módulos fiscais, desde que não exceda 1.500ha (mil e quinhentos hectares);  

  • Acho q eh prova p magistratura. Banca horrivel.

  • Mais uma questão em que a Banca limitou-se a cobrar dos candidatos mera memorização de texto legal, infelizmente. De tal maneira, não resta muito a dizer, além, por óbvio, apontar os preceitos normativos corretos, quais sejam, as alíneas “a", “d" e “i" do inciso I do art. 17 da Lei 8.666/93, que assim dispõem:  


    Art. 17.  A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas:

    I - quando imóveis, dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta nos seguintes casos:

    a) dação em pagamento;

    (...)

    d) investidura;

    (...)

    i) alienação e concessão de direito real de uso, gratuita ou onerosa, de terras públicas rurais da União na Amazônia Legal onde incidam ocupações até o limite de 15 (quinze) módulos fiscais ou 1.500ha (mil e quinhentos hectares), para fins de regularização fundiária, atendidos os requisitos legais;"


    Diante de tais disposições legais, vê-se que a alternativa correta corresponde à letra “c", porquanto contemplou tais hipóteses legais de dispensa de licitação.  



    Resposta: C 
  • Art. 17. A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas:

    I - quando imóveis, dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta nos seguintes casos: 

    a) dação em pagamento

    b) doação, permitida exclusivamente para outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo, ressalvado o disposto nas alíneas fh e i; (Redação dada pela Lei nº 11.952, de 2009)

    c) permuta, por outro imóvel que atenda aos requisitos constantes do inciso X do art. 24 desta Lei; 

    d) investidura

    e) venda a outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo; (Incluída pela Lei nº 8.883, de 1994)

    f) alienação gratuita ou onerosa, aforamento, concessão de direito real de uso, locação ou permissão de uso de bens imóveis residenciais construídos, destinados ou efetivamente utilizados no âmbito de programas habitacionais ou de regularização fundiária de interesse social desenvolvidos por órgãos ou entidades da administração pública; (Redação dada pela Lei nº 11.481, de 2007)

    g) procedimentos de legitimação de posse de que trata o art. 29 da Lei no 6.383, de 7 de dezembro de 1976, mediante iniciativa e deliberação dos órgãos da Administração Pública em cuja competência legal inclua-se tal atribuição; (Incluído pela Lei nº 11.196, de 2005)

    h) alienação gratuita ou onerosa, aforamento, concessão de direito real de uso, locação ou permissão de uso de bens imóveis de uso comercial de âmbito local com área de até 250 m² (duzentos e cinqüenta metros quadrados) e inseridos no âmbito de programas de regularização fundiária de interesse social desenvolvidos por órgãos ou entidades da administração pública; (Incluído pela Lei nº 11.481, de 2007)

    i) alienação e concessão de direito real de uso, gratuita ou onerosa, de terras públicas rurais da União na Amazônia Legal onde incidam ocupações até o limite de 15 (quinze) módulos fiscais ou 1.500ha (mil e quinhentos hectares), para fins de regularização fundiária, atendidos os requisitos legais; (Incluído pela Lei nº 11.952, de 2009)

  • Essa questão veio lá do inferno rs

     

  • Gabarito C

     

    Erros..

     

     a) venda a outro órgão da mesma esfera do governo ou Administração Pública / ... uso de bens imóveis de uso comercial de âmbito local com área de até 150 m2 (cento e cinquenta metros quadrados) ...

     

     b) doação a qualquer pessoa

     

     d) ... uso de bens imóveis de uso comercial de âmbito local com área de até 150 m2 (cento e cinquenta metros quadrados) ...

    permuta por imóvel mais vantajoso para a Administração Pública.

     

     e) doação exclusivamente para órgão ou entidade da Administração Pública, da mesma esfera de governo.

     

     

    L8666/93.

    Art. 17.  A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas:

    I - quando imóveis, dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta nos seguintes casos:

    a) dação em pagamento; (letra C, D, E)

    b) doação, permitida exclusivamente para outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo, ressalvado o disposto nas alíneas fh e i; (letra B, E)

    c) permuta, por outro imóvel que atenda aos requisitos constantes do inciso X do art. 24 desta Lei; (letra D)

    d) investidura; (letra A, B, C)

    e) venda a outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo;  (letra A, B, E)

    h) alienação gratuita ou onerosa, aforamento, concessão de direito real de uso, locação ou permissão de uso de bens imóveis de uso comercial de âmbito local com área de até 250 m² (duzentos e cinqüenta metros quadrados) e inseridos no âmbito de programas de regularização fundiária de interesse social desenvolvidos por órgãos ou entidades da administração pública;  (letra A, D)

    i) alienação e concessão de direito real de uso, gratuita ou onerosa, de terras públicas rurais da União na Amazônia Legal onde incidam ocupações até o limite de 15 (quinze) módulos fiscais ou 1.500ha (mil e quinhentos hectares), para fins de regularização fundiária, atendidos os requisitos legais;  (letra C)

  • Olho pra uma questão dessa e posso afirmar que vida de concurseiro não é facil não.


ID
1165411
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética do Servidor Público Federal, é vedado ao servidor público:

I o uso do cargo ou função, de facilidades, de amizades, de tempo, de posição e influências, para obter qualquer favorecimento para si ou para outrem.

II o uso de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material.

III pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor com o mesmo fim.

Das afirmativas acima:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

    d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

    e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

    g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim;


  • A resposta da questão se encontra na transcrição do DECRETO Nº 1.171/1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. No inciso XV, da seção III, que aponta as Vedações ao Servidor Público temos:

    “E vedado ao servidor público;

    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem; (alternativa I está correta)

    (...)

    d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material; (alternativa II está correta)

    (...)

    g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim; (alternativa III está correta)

    Portanto, todos os itens estão corretos e o gabarito da questão é a letra b).

    Referência:

    BRASIL. Decreto N° 1.171, de 22 de junho de 1994. Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 jun. 1994. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm>. Acesso em: 02 abr. 2015.

    Resposta: letra b)

  • A diferença entre vedação e deve, pode na maioria das vezes, ser encontrada, com a seguinte pergunta:

    "É obrigação (...)?"

    Se a resposta for não, será vedação!

    Se a resposta for sim, será dever!

     


ID
1165414
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Para fins de apuração de comprometimento ético, o Decreto nº 1.171/94 entende por servidor público:

Alternativas
Comentários
  • gab. d

    CAPÍTULO II

    DAS COMISSÕES DE ÉTICA


    XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

  • A resposta da questão se encontra na transcrição literal do DECRETO Nº 1.171/1994, que Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, no inciso XXIV: “Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado”. Assim, a única alternativa correta é a letra D.

    Referência:

    BRASIL. Decreto N° 1.171, de 22 de junho de 1994. Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 jun. 1994. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm>. Acesso em: 02 abr. 2015.

    Resposta. Letra D)

  • d) qualquer pessoa que preste serviços à Administração Pública, de forma permanente, temporária ou excepcional, com ou sem remuneração, tanto na Administração Pública direta quanto em autarquias, fundações públicas, entidades paraestatais, empresas públicas e sociedades de economia mista.

  • GABARITO LETRA D 

     

    DECRETO Nº 1171/1994 (APROVA O CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO CIVIL DO PODER EXECUTIVO FEDERAL)

     

    XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

  • Em pleno 2019 e a questão ainda está classificada errada. Por favor indiquem como classificação errada.


ID
1165417
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.666/93 enuncia como serviços técnicos profissionais especializados, sujeitos à licitação através de concurso, com estipulação prévia de prêmio ou remuneração, determinados trabalhos prestados por profissionais liberais ou empresas. De acordo com a referida lei, estão enumeradas somente hipóteses desta espécie de serviços técnicos em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C foi copiado deste artigo:

    Dos Serviços Técnicos Profissionais Especializados

    I - estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos;

    II - pareceres, perícias e avaliações em geral;

    III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias

    IV - fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços;

    V - patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas;

    VI - treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;

    VII - restauração de obras de arte e bens de valor histórico.


  • Os candidatos, de novo, foram exigidos apenas no que tange ao conhecimento frio do texto da lei de licitações e contratos administrativos. No ponto, o rol de serviços técnicos especializados encontra-se no art. 13 da Lei 8.666/93, que assim preceitua:  


    Art. 13.  Para os fins desta Lei, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a:

    I - estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos;

    II - pareceres, perícias e avaliações em geral;

    III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias; 

    IV - fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços;

    V - patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas;

    VI - treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;

    VII - restauração de obras de arte e bens de valor histórico.

    VIII - (Vetado)."


    Da leitura de tais hipóteses legais, depreende-se que a resposta correta encontra-se na letra “c", porquanto seu conteúdo corresponde aos incisos II, VII e V do texto legal, respectivamente.



    Resposta: C 
  • Faala galera

     

    Ano: 2014 Banca: Makiyama Órgão: DOCAS-RJ Prova: Especialista Portuário - Contratos, Compras e Licitações

     

    Para os fins da Lei 8666 de 1993 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos), NÃO são considerados serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a:

     

     a)Treinamento e aperfeiçoamento de pessoal. 

     b)Restauração de obras de arte e bens de valor histórico. 

     c)Patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas. 

     d)Arquitetura e engenharia. 

     e)Pareceres, perícias e avaliações em geral.

     

    Gab: D

     

     

     

    Ano: 2016 Banca: PERFAS Órgão: Câmara Municipal de Israelândia - GOProva: Controle interno

     

    Segundo a Lei 8.666/93, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a, EXCETO

     

     a)Restauração de obras de arte e bens de valor histórico.

     b)Treinamento e aperfeiçoamento de pessoal. 

     c)Pareceres, perícias e avaliações em geral.

     d)patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas.

     e)Publicidade e divulgação. 

     

    Gab: E

  • Gabarito C

     

    L8666/93. Art. 13.  Para os fins desta Lei, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a:

    I - estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos;

    II - pareceres, perícias e avaliações em geral;

    III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras;

    III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias;

    IV - fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços;

    V - patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas;

    VI - treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;

    VII - restauração de obras de arte e bens de valor histórico.

    VIII - (Vetado). (Incluído pela Lei nº 8.883, de 1994)

    § 1o Ressalvados os casos de inexigibilidade de licitação, os contratos para a prestação de serviços técnicos profissionais especializados deverão, preferencialmente, ser celebrados mediante a realização de concurso, com estipulação prévia de prêmio ou remuneração.

  • É impressão minha ou essa banca se expressa mau nas perguntas hein?!

  • Acho que por não ser de direito, fico meio confuso com o cruzamento de algumas normas.

    A 8666 define como trabalho técnico o :

    -Treinamento e aperfeiçoamento de pessoal.

    Essa lei diz ainda que os trabalhos tecnicos serão escolhidos mediante concurso, cujo produto objeto do concurso será entregue em até 45 dias, após publicação do edital.

    O que será o objeto de um treinamento se não o próprio treinamento? E como vou entregar um treinamento se ainda nem sou o vencedor do concurso?

    Não sei se não entendi, mas pra mim falta lógica.....

     

  • Gabarito C para o : TREPA Filha da P.......

    Treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;

    Restauração de obras de arte e bens de valor histórico.

    Estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos;

    Pareceres, perícias e avaliações em geral;

    Assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias;

    Fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços;

    Patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas;


ID
1165420
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A substância química que está poluindo as águas de rios brasileiros, em função do garimpo de ouro, no seu estado elementar, é um:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa B

    A questão está falando sobre o Mercúrio (Hg), certo?

     

    Letra A) À temperatura ambiente, ele é um líquido, é pouco reativo (nobre) e forma compostos “univalentes” de mercúrio (I).

     

    Letra B) Encontrei que o nox do Hg pode ser +1 ou +2, diferente do que a questão afirma (alguém pode contribuir???)

    O mercúrio apresenta uma configuração eletrônica d10s2, formando geralmente íons M2+. Contudo, muitos de seus compostos são covalentes em proporção elevada.

     

    Letra C) A série química dos halogênios é o grupo 17 (7A) da tabela periódica dos elementos, formado pelos seguintes elementos: Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I), Astato (At) e Ununséptio (Uun) (este último, radioativo e pouco comum).

     

    Letra D) O segundo grupo (2A) dos elementos químicos da tabela periódica é onde se encontra os Metais Alacalino-Terrosos. Essa família é composta pelos seguintes metais: berílio (Be), magnésio (Mg), cálcio (Ca), estrôncio (Sr), bário (Ba) e radio (Ra).

     

    Letra E) Os compostos de Hg(+II) são mais covalentes, e seus complexos são mais estáveis. Como os íons de Hg têm camadas d completa, ele não se comporta como se fosse metal de transição típico. Embora os íons sejam divalentes, são poucas as semelhanças com os elementos do Grupo 2.

     

    Fonte: http://www.tabelaperiodicacompleta.com/elemento-quimico/mercurio

  • - Também não encontrei Nox pro mercúrio diferente de +1 ou +2...indicada para comentário do professor.

  • Esta questão é extremamente capciosa. O metal o qual ela se refere na verdade é o chumbo (Pb). Em uma breve pesquisa, descobri que é possível utilizar óxido de chumbo (PbO) no processo de garimpo, por isso a contaminação com um metal de nox +2 e +4.

     

    Para quem tiver interesse em ler sobre o assunto, aqui vão dois links:

    https://exame.abril.com.br/mundo/corrida-ao-ouro-na-africa-contamina-e-mata-criancas-com-chumbo/ (envenenamento em massa de crianças por causa do Pb na extração)

    http://www.uesb.br/anpuhba/artigos/anpuh_II/nanci_patricia_lima_sanches.pdf (ao final da página 10 há um trecho sobre um método de extração de ouro usando PbO)


ID
1165423
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Quando a glicose é oxidada (combustão) pelo corpo humano, cerca de 40% da energia liberada nessa reação ficam disponíveis para atividade muscular. A energia disponível (para os músculos), em kJ, que pode ser obtida pela oxidação de 1,0 g de glicose é: (Dado: variação da entalpia da reação de combustão = -2.820 kJ/mol)

Alternativas
Comentários
  • MM glicose = 180 g /mol (C6H12O6)

    1 mol libera ------ 2820 kJ mas apenas 40% é armazenado no músculo, logo:2820 * 40% = 1128 kJ

    1 g de glicose tem 0,00555 mol

    1 mol ------ 1128 kJ

    0,00555 ---------- x = 6,26 kJ LETRA D

     


ID
1165426
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A massa de alumínio, em gramas, produzida na eletrólise ígnea da alumina (Al2O3), quando se faz passar por uma cuba eletrolítica, uma corrente de 96,5A durante 1 minuto e 40 segundos é de:
(Dado: Al = 27 e O = 16)

Alternativas
Comentários
  • m= i.t.E/96500

    i= corrente (Amperes)

    t= tempo (segundos)

    E= equivalente-grama
     

    E= M/k

    M = massa molecular (M)
    k = Número de elétrons envolvidos (NOX)

     

    Resolvendo:

    E= 27/3 = 9

     

    m= 96,5. 100. 9/ 96500

    m= 0,9

  • Dados:

    i = 96,5 A       m = ? (g) de Al

    t = 100 s 

    Al ( +3) + 3e ------------------------> Al (s)    reação do Al2O3                           Q = i . t

                    3 . 96500C-----------27 g Al(s)                                                         Q = 96,5 . 100

                    289500 C -----------27 g de Al(s)                                                      Q = 9650 C

                    9650 C ---------------- x

                         x =   260550/ 289500

                         x = 0,9 g de Al(s)

                       

     


ID
1165429
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A vulcanização da borracha é oriunda da reação do látex natural com quantidades controladas de:

Alternativas

ID
1165432
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A solubilidade do hidróxido de magnésio numa solução 0,1 mol/L de hidróxido de sódio, sabendo-se que sua solubilidade em água a 18°C é 9,0 x 10-3 g/L e o Kps é 1,2 x 10-11 , é:

Alternativas
Comentários
  • Mg(OH)2 = Mg+2 + 2.OH-

    Kps = 1,2.10-¹¹

    Kps= [Mg+2].[OH-]

    No início do equilíbrio já temos 0,1 mol/L de OH- devido à contribuição do NaOH, logo as concentração no equilíbrio serão:

    Mg+2= x

    OH-= 0,1 + 2x ( o que pode ser simplificado para 0,1 já que a solubilidade é bem baixa)

    Substituindo na equação do Kps teremos:

    1,2.10-11 = x.(0,1)²  , portanto x=1,2.10-9 ( que seria a solubilidade do Mg(OH)2 na solução de NaOH, porém este valor está em mol/L e a solubilidade normalmente é dada em g/L, portanto deve-se multiplicar esse valor pela massa molar do Mg(OH)2 que é 58g/mol. Dessa forma: 1,2.10-9x 58 = 7.10-8 (letra E)


ID
1165435
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Como exemplo de estrutura trigonal, pode-se citar:

Alternativas
Comentários
  • a) SF6 >>> geometria octaédrica ou bipirâmide quadrada. (sp3d2)

    b) NH2- >>> geometria angular como a da água. (sp3)

    c) ClO4- >>> geometria tetraédrica. (sp3)

    d) NH3 >>> geometria piramidal, não é trigonal por conta do par de elétrons não ligante que causa repulsão. (sp3)

    e) NO3- >>> geometria trigonal. (sp2)


ID
1165438
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O etanoato de sec-pentila é encontrado na banana e pode ser obtido através de uma reação de esterificação de:

Alternativas

ID
1165441
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

No uso cotidiano, fala-se muito em água oxigenada 20 VOLUMES, que significa que cada litro de solução apresenta água oxigenada que, ao se decompor, irá libertar 20 litros de gás oxigênio, nas Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP). Dessa forma, a molaridade de uma solução a 22,4 volumes de água oxigenada, em MOL/L, é de:

Alternativas
Comentários
  • Equação balanceada: 2H2O2 --> 2H2O + O2; ou seja: 

    2 mol H2O2 ------------- 1 mol O2

    Nas CNTP: 22,4L = 1 mol de gás, então H2O2 22,4 volumes libera 1 mol de gás.

    Deste modo, em 1L de solução temos 1 mol de O2 e 2 mol de H2O2, pela estequiometria da equação. 

     

     


ID
1165444
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O polímero obtido pela reação do ácido tereftálico com etanodiol em condições de reação apresenta o nome de:

Alternativas

ID
1165447
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

De acordo com Pereira e Gonçalves, no livro Gestão e Legislação Ambientais, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Essa também é a definição apresentada na Política Nacional de Meio Ambiente ( Lei 6.938/81 )

    I - meio ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas;


ID
1165450
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para a obtenção do álcool, o melaço é fermentado pela adição de um micro-organismo chamado Saccharomyces cerevisiae e, em seguida, o mosto fermentado é destilado. Acerca do assunto, pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
1165453
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um alceno “Y” submetido a uma mistura sulfomangânica em condições enérgicas produziu butanona e metilpropanoico. Pode-se dizer que o alceno “Y” é o:

Alternativas
Comentários
  • A oxidação do 2,4-dimetil-3hexeno com KMnO4 e H2SO4 produz a butanona e o ácido 2-metilpropanoico.


ID
1165456
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A quantidade, em gramas, de zinco que deve ser dissolvida em ácido sulfúrico para se obter 500 cm3 de gás hidrogênio a 20 ºC e 770 torr é:
(Dado: Zn = 65,5)

Alternativas
Comentários
  • 1 - CONVERSÃO DE UNIDADES

     

     

    1 torr  -------- 0,0013 atm

     

    770 atm -------- x

     

    x = 1,001 atm

     

     

    1 cm³ ---- 0,001 L

     

    500 cm³ ------ x

     

    x = 0,5 L

     

     

    2 - CÁLCULO DO NÚMERO DE MOLS

     

     

    P x V = n x R x T

     

    1,001 x 0,5 = n x 0,082 x 293

     

    0,5005 = 24,026n

     

    n = 0,020 mols

     

     

    3 - CÁLCULO DA MASSA DISSOLVIDA

     

     

    1 mol de Zn   -------- 65,5g

     

    0,020 mols de Zn ---------- m

     

    m = 1,38g (aproximadamente)

     

     

    ALTERNATIVA A !!!!!!!!!!!!!


ID
1165459
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

25 cm3 de uma solução aquosa de iodo, contendo 2 mg de iodo, são agitados com 5 cm3 de tetracloreto de carbono, deixando-se em seguida que este decante. Sabendo-se que a solubilidade do iodo, por unidade de volume, é 85 vezes maior no tetracloreto de carbono do que na água, à temperatura da experiência, e que ambas as soluções saturadas podem ser consideradas como “diluídas”, a quantidade de iodo, em mg, que permanece na camada aquosa é:

Alternativas
Comentários
  • Alguém conseguiu fazer essa questão??

  • Sabe-se que a solubilidade do iodo é 85 vezes maior em CCl4 do que em H2O.

    Portanto:

    85 x SH2O = SCCl4 (Solubilidade em H2O e CCl4 em massa/volume)

    85 x massaI2 em H2O/VH2O = massaI2 em CCl4/VCCl4

    85 x massaI2 em H2O/25mL = massa I2 em CCl4/5mL

    mI2 em H2O = mI2 em CCl4 / 17 => Ou seja, a massa em H2O é 17 x menor que em CCl4.

    Assim, como mI2 em H2O + mI2 em CCl4 = 2 mg, tem-se que: mI2 em CCl4 = 2 mg - mI2 em H2O

    mI2 em H2O = 2 - mI2 em H2O/17

    17 mI2 em H2O + 1 mI2 em H2O = 2

    mI2 em H2O = 2/18 = 0,11 mg


ID
1165462
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A radioatividade é empregada em diversos setores da nossa vida, tais como datação de fósseis, combate ao câncer entre outras aplicações. Desta forma, o F18 após 366 minutos sofre uma desintegração de 90%. A meia-vida deste elemento, em minutos, é:
(Dado: log 2 = 0,3)

Alternativas
Comentários
  • m= mo/2^x

    0,1=1/2^x

    2^x= 10

    x . log2 = log10

    0,3x=1

    x=3,33 meias-vida

    366 minutos........3,33 meias-vida

    y minutos..........1 meia-vida

    y=109,9 minutos ~ 110 minutos

    GABARITO: LETRA "D"


ID
1165465
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Dentre as opções seguintes, a afirmativa INCORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Poliestireno é o material que compõe o "isopor". Ele não é biodegradável...


ID
1165468
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A reação do permanganato de potássio com sulfato de ferro II em meio sulfúrico produz 4 substâncias diferentes. Dessa forma, o somatório dos coeficientes da equação química que representa o fenômeno é:

Alternativas

ID
1165471
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Um dos acordos mais importantes celebrados sobre mudanças climáticas foi a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre mudanças do clima COP 15, e o seu resultado foi o chamado “acordo de Copenhague”, em dezembro de 2009. Os principais pontos desse acordo são citados abaixo, EXCETO que:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com inúmeras referências a resposta está errada.
    O acordo é de caráter NÃO vincultivo. Logo a resposta que está errada é a letra (a) = é de caráter vinculativo.

    Fontes:

    http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1421126-17816,00-CUPULA+DE+COPENHAGUE+ACABA+COM+TEXTO+MINIMO+E+AINDA+ASSIM+SEM+UNANIMIDADE.html

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Confer%C3%AAncia_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas_sobre_as_Mudan%C3%A7as_Clim%C3%A1ticas_de_2009

    http://proclima.cetesb.sp.gov.br/conferencias/negociacoes-internacionais/conferencia-das-partes-cop/cop-15-mop-5-copenhague-dinamarca-dezembro-de-2009/


ID
1165474
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O ácido nítrico diluído ou concentrado atua sobre quase todos os metais (exceto ouro e platina) como poderoso agente oxidante. Assim sendo, a massa de dióxido de enxofre, em gramas, obtida a partir da reação de 31,75g de cobre com ácido sulfúrico concentrado é:
(Dado: Cu= 63,5 / S = 32 e O =16)

Alternativas
Comentários
  • Cu   +  H2SO4   --->   SO2   +  H2O2

    63,5  ----------------   64 

    31,75  --------------   x  

    x = 32

    Resposta B

     

     

     

     

     

     


ID
1165477
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os ácidos moderados são aqueles que apresentam um grau de ionização que varia entre 2% e 50%. Assim sendo, a opção que só contém ácidos moderados é:

Alternativas
Comentários
  • Tanto a (d) quanto a (e) poderia estar corretas:

    K(HSO3) = 1,2 x 10^-2

    K(HF) = 6,8 x 10^-4

    K(HNO2) = 7,1 x 10^-4

    De acordo com os Ka`s o HF e o HNO2 tem praticamente a mesma acidez, e o HSO3 é um pouco mais baixo.

  • O lance é o seguinte, constantes ácidas dependem da bibliografia pra CARAMBA. Isto porque a determinação delas através de condutimetria apresentaa muitas variações. Já trabalhei com isto e posso afirmar: é um porre!

     

    Vamos à questão...

    Utilizando a expressão de Ka, temos que Ka = (alfa)²/(1-alfa).

    Para alfa = 0,02, encontramos que o Ka é 4x10^-4. 

     

    Logo, para valores de Ka menores do que isto, temos uma dissociação menor que 2% do ácido e ele está fora do critério.

    Por isto, o ácido sulfídrico, cuja primeira constante é da ordem de 10^-7 já pode ser descartado. Trata-se de um ácido fraco.

    Além disso, sabe-se - ou deveria ser sabido - que os ácidos iodídrico e sulfúrico são fortes, logo descartamos as alternativas B e C.

     

    Aí que entra a questão da bibliografia, há divergências na literatura quanto às contantes de dissociação do HF e do HNO2. Algumas delas estão abaixo deste valor-critério encontrado. Creio que daí tenha vindo a picuinha toda. A não ser que a banca tenha posto a bibliografia no edital, questão certamente poderia ser anulada por divergência literária sobre o tema.

     

    Dica: Apesar das tretas acerca das contantes, o ácido fluorídrico é extensivamente referido como um exemplo de ácido moderado. Por isto acertei a questão.

  • Há uma sequencia de Hidrácidos que nos podem ajudar

    HI;HBr; HCl > fortes

    HF > moderado

    H2S; HCN > fraco

    O ácido sulfuroso tem formula H2SO4 , sua diferença entre oxigênio e hidrogênio é = 2, logo seu sulfixo é -oso.

    LETRA D


ID
1165480
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A ustulação do cinábrio (HgS), utilizando-se 16 g de gás oxigênio, forma uma massa, em gramas, de dióxido de enxofre (admita 100% rendimento) que é igual a:
(Dado: S = 32 e O = 16)

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar essa questão?

    A reacão seria: HgS + O2 -->  Hg(s) + SO2

    1 mol O2 ---> 32 g

    x ---------------> 16 g

    x = 0,5 mol de O2

    Assim, como a proporção de O2 e SO2 é 1:1...

    1 mol O2 ----> 64 g de SO2

    0,5 mol -------> x

    x = 32 g, porém não existe essa opção
    Alguém para ajudar?


ID
1165483
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

As moléculas ímpares são aquelas que apresentam um número ímpar como resultado da soma dos elétrons dos últimos níveis de todos os seus átomos constituídos. Um exemplo de molécula ímpar é o:

Alternativas
Comentários
  • Resp. A

    NO = 11 e-


ID
1165486
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A massa de gás oxigênio que apresenta o mesmo número de moléculas que 22 g de gás carbônico é:
(Dado: C=12, H=1 e O=16)

Alternativas
Comentários
  • MM co2= 44 gmol

    MM o2= 32 gmol

    44 gmol ---------- 22 g

    32 gmol ---------- X

    704 g = 44x

    x= 704/44

    x= 16 g


ID
1165489
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um composto é formado por 92,32 % de carbono e 7,68 % de hidrogênio. Nas condições normais de pressão e temperatura, 11,2 litros de seu vapor pesam 39 g. A fórmula molecular desse composto é:
(Dado C= 12, H = 1 e O=16)

Alternativas

ID
1165492
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em relação à solubilidade das espécies químicas:

Alternativas
Comentários
  • Avalio que a alternativa ( d ) também está correta: os cloretos são solúveis em água, exceto os de prata, chumbo e mercúrio.

    Prof. Ulisses Rosa - Químico - Piracicaba - SP

  • Questão flagrantemente errada.

    KMnO4 é solúvel em água.

     

    Gabarito letra D!!!!!!

  • O cloreto de cobre (I) é praticamente insolúvel em água, portanto, a D está de certa forma errada. 

  • Gabarito errado!! Essa questão já caiu em outro molde...
  • Todos os sais de metais alcalinos são solúveis. D e E estão corretas.


ID
1165495
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em relação aos óxidos, são feitas as afirmativas abaixo.

I O NO é classificado como óxido neutro.
II O PbO2 é classificado como peróxido.
III O MnO2 é classificado como peróxido.
IV O óxido plumboso é classificado como óxido anfótero.
V O óxido de antimônio é classificado como anfótero.

Das afirmativas acima, são corretas apenas:

Alternativas
Comentários
  • PbO2 + H2O______ H2PbO3 ( ácido meta plumbico) 

    PbO2 + 2H2O______ H4PbO4 ( ácido Orto plúmbico ou apenas ácido plúmbico) 

  • Sb2O3+ H2O = H2Sb204 ácido meta antimoso


ID
1165498
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A obtenção do nitrato de sódio é feita a partir da seguinte fonte natural:

Alternativas

ID
1165501
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A calcinação de 0,5mol de nitrato de ferro III formará uma massa de gás oxigênio, em gramas, igual a:
(Dados: Fe = 56 e O =16)

Alternativas
Comentários
  • A calcinação do nitrato de ferro III acontece conforme a reação a seguir, havendo liberação de NO e O2.

     

    Fe(NO3)3 ---> Fe(s) + 3NO(g) + 3O2(g)

     

    0,5 mol de Fe produzem 1,5 mol de O2, ou seja, 48g.


ID
1165504
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em relação aos indicadores químicos do tipo ácido-base, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) o papel tornassol em meio ácido apresenta coloração VERMELHA.

    b) a fenolftaleína em meio básico é ROSA.

    c) o metil orange em meio ácido tem coloração ALARANJADA.

    d) CORRETA.

    e) a fenolftaleína em meio ácido É INCOLOR.

  • Não concordo. Questão não muito bem elaborada. Meio ácido por definição é aquele com pH abaixo de 7. A faixa de transição para o alaranjado de metila ocorre na faixa de pH de 3,1 a 4,4.

    Abaixo de 3,1 apresenta coloração vermelha, e acima de 4,4 coloração laranja. Ou seja, a solução mais ácida é avermelhada. Logo, para mim, a alternativa C) parece mais apropriada.


ID
1165507
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A característica fundamental de um sistema em equilíbrio é:

Alternativas
Comentários
  • a) ser fechado ou comportar-se como tal.

  • Em um sistema aberto composto por exemplo: 2 BrCl(g) ⇄ Cl2(g) + Br2(g), os gases Cl2 e Br2 poderão ser perdidos para atmosfera e a condição de equilíbrio nunca será atingida, pois os reagentes serão continuamente consumidos para produção do gás (PRODUTO) perdido.


ID
1165510
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

De acordo com Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010, NÃO corresponde(m) a resíduos sólidos o(s) Plano(s):

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Lei 12.305/2010:

    Art. 14. São planos de resíduos sólidos:
    I - o Plano Nacional de Resíduos Sólidos;

    II - os planos estaduais de resíduos sólidos;

    III - os planos microrregionais de resíduos sólidos e os planos de resíduos sólidos de regiões metropolitanas ou aglomerações urbanas;

    IV - os planos intermunicipais de resíduos sólidos;
    V - os planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos;
    VI - os planos de gerenciamento de resíduos sólidos.

  • canalha,não e macro e sim microregioes

  • Sacanagem!

  • É por isso que Bin Laden explodia as pessoas!

  • Eee questão mal elaborada! rs

    " NÃO corresponde(m) a resíduos sólidos o(s) Plano(s): [...]"

    Nenhum plano corresponde a resíduo sólido, correspondem a PLANOS de resíduos sólidos...

  • Resposta: B

    Art. 14. São planos de resíduos sólidos:

    III – os planos microrregionais de resíduos sólidos e os planos de resíduos
    sólidos de regiões metropolitanas ou aglomerações urbanas;
     

  • Quem esse examinador pensa que é pra dizer que os planos são resíduos sólidos? kk


ID
1165513
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O íon clorato oxida o iodo a ácido iódico, reduzindo-se a cloreto. Sabendo-se que havia 1 litro de solução que acusou pH=3 após ter sido quantitativamente oxidado pelo clorato de potássio, o teor de iodo em percentual ponderal é:
(Dado: densidade da solução =1 e I = 127)

Alternativas
Comentários
  • I2 = 254 g/mol

    1 - EQUAÇÃO BALANCEADA

    2 HClO3 + I2 ===> Cl2 + 2 HIO3

    2 - CALCULANDO A CONCENTRAÇÃO DE H^+ DO ÁCIDO CLÓRICO

    [H^+] = 10^-pH

    [H^+] = 10^-3

    [H^+] = 0,001 mol/L

    3 - CALCULANDO O NÚMERO DE MOLS DO ÁCIDO CLÓRICO, CONSIDERANDO O VOLUME DE 1 L

    n = M x V

    n = 0,001 x 1

    n = 0,001 mols

    4 - RELAÇÃO ESTEQUIOMÉTRICA

    2 mols de HClO3 -------------- 1 mol de I2

    0,001 mols de HClO3 -------------- n

    n = 0,0005 mols de I2

    5 - CALCULANDO A MOLARIDADE DO IODO PARA O VOLUME DE 1 L

    M = n / V

    M = 0,0005 / 1

    M = 0,0005 mol/L

    6 - CALCULANDO O TEOR DE IODO EM PERCENTUAL PONDERAL

    M = ( 1000 x d x T% ) / MM

    0,0005 = ( 1000 x 1 x T% ) / 254

    0,0005 x 254 = 1000 T%

    T = 0,000127 x 100

    T = 0,01 (aproximadamente )

    ALTERNATIVA A !!!!!!!!


ID
1165516
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma Pilha de Daniell tem inicialmente 6,5 g de zinco, 6,35 g de cobre e 75,0 mL de uma solução 0,1M de sulfato cúprico. O tempo, em segundos, que esta pilha poderá fornecer uma corrente de 0,150A é de:
(Dados: potencial padrão de oxidação do zinco = +0,76v / potencial padrão de oxidação do cobre = -0,34v / Zn = 65,5 e Cu = 63,5)

Alternativas
Comentários
  • PILHA:

    Zn + Cu2+ --> Zn2+ + Cu (transferência de 2 elétrons)

     

    1) Encontrando o número de mol das espécies:

    massa de Zn: 6,5g, então n = 0,099 mol

    número de mol Cu2+ = 0,1*0,075 = 7,5E-3 mol

     

    2) Encontrando o reagente limitante:

    como a estequimetria é de 1:1 entre o Zn e o Cu2+, e observando-se que o Cu2+ possui o menor número de mol, então este é o reagente limitante.

     

    3) Encontrando o número de mol de elétrons transferidos nesta pilha:

    Para cada 1 Cu2+ existem 2 elétrons, então 2*7,5E-3 = 0,015 mol de elétrons.

     

    4) Encontrando a carga da solução:

     

    1 mol ------------ 96500 C

    0,015 mol ------ Q

    Q =1447,5 C

     

    5) Encontrando o tempo: Q = it

    t= Q/i = 1447,5/0,150 = 9650 s


ID
1165519
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Sobre os indicadores, pode-se afirmar que:

I o azul de timol em pH acima de 2,8 tem a cor vermelha.

II o vermelho de metila em pH acima de 6,2 tem a cor vermelha.

III o amarelo de alizarina em pH acima de 11,0 tem a cor violeta.

IV o alaranjado de metila em pH abaixo de 3,1 tem a cor vermelha.

V
o tornassol tem a cor vermelha em pH abaixo de 4,5.

Das afirmativas acima, estão INCORRETAS:

Alternativas

ID
1165522
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um precipitado de cloreto de chumbo II de aproximadamente 2,0 g foi lavado com 100 mL de água. Sabendo-se que o Kps do sal é 1,6.10-5 , a percentagem máxima de perda que deve ser esperada, em percentual, é de: (Dado: ³√4 = 1,6)


Alternativas
Comentários
  • PbCl2 = 278,2 g/mol

     

    1 - CÁLCULO DA CONCENTRAÇÃO DOS PRODUTOS

     

     

    PbCl2   =====>   Pb^2+    +    2   Cl^-

     

     

    Kps = [ Pb ] x [ Cl ]^2

     

    1,6 x 10^-5 = [ X ] x [ 2X ]^2

     

    1,6 x 10^-5 = 4 x^3

     

    x^3 = 4 x 10^-6

     

    CONSIDERANDO RAIZ CÚBICA DE 4 IGUAL A 1,6, TEMOS QUE:

     

    x = 1,6 x 10^-2 mol / L

     

     

    2 - CÁLCULO DA MOLARIDADE DO SAL

     

    M = m / ( MM x V )

     

    M = 2 / ( 278,2 x 0,1 )

     

    M = 0,072 mol/L

     

     

    3 - CÁLCULO DA PORCENTAGEM

     

     

    % = ( 1,6 x 10^-2 / 0,072 ) x 100

     

    % = 22

     

     

    ALTERNATIVA C !!!!!!!!


ID
1165525
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma amostra de um determinado calcário foi triturada até se obter um pó fino, e deixou-se secando até o dia seguinte a 130 ºC. A amostra foi, então, esfriado à temperatura ambiente num dessecador, e uma parte foi transferida a um cadinho de platina previamente aquecido até peso constante. O cadinho foi coberto e aquecido lentamente a cerca de 600 ºC, e esta temperatura foi mantida por 15 minutos. A temperatura foi, então, aumentada a 900 ºC, e o cadinho e seu conteúdo foram calcinados a esta temperatura até o peso constante. Após o resfriamento num dessecador, o cadinho foi pesado novamente. Foram registrados os seguintes dados: Peso do cadinho de platina + tampa = 38,8763 g. Peso do cadinho de platina + tampa + amostra antes da calcinação = 39,7195 g. Peso do cadinho de platina + tampa + amostra depois da calcinação = 39,4394 g.

A perda por calcinação, expressa em percentual de CO2 na amostra original é de:

Alternativas

ID
1165528
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma caldeira feita de aço e pesando 900 kg contém 400 kg de água. Assumindo-se que 70% do calor são aproveitados pela caldeira e pela água, a quantidade de calor que é necessária, em kcal, para aumentar a temperatura do conjunto todo de 10 ºC para 100 ºC é de: (Dado: capacidade calorífica específica do aço é 0,11 kcal/kg. K)

Alternativas

ID
1165531
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Certa quantidade de PCl5(g) foi aquecida a 25 ºC num recipiente com 12 litros de capacidade, gerando PCl3(g) e Cl2(g) . O recipiente contém, no equilíbrio, 0,21 mol de PCl5(g) , 0,32 mol de PCl3(g) e 0,32 de Cl 2(g) . A constante de equilíbrio em função das concentrações molares, em kJ, para a dissociação de PCl5(g) , a 25 ºC, quando as concentrações são referidas ao estado padrão de 1mol/litro, é de:

Alternativas
Comentários
  • Questão errada! O valor de Kc para tal reação é 0,040635


ID
1165534
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A pressão de vapor da água a 28 ºC é 28,35 torr. A pressão de vapor, a 28 ºC, em torr, de uma solução que contém 68 g de açúcar de cana, C12 H22O11, em 1000 g de água é:
(Dados: C=12 / H=1 e O = 16)

Alternativas
Comentários
  • (Ppuro)Pressão de valor do solvente puro = 28,35 torr

    Psolução = X solvente. Ppuro

    XH20 = n H2O / n H2O + n C12H22O11

    n H2O = mH2O/MM

    nH2O = 1000/18 = 55,55 g/mol

    n C12H22O11 = 68/342 = 0,199

     

    X H2O = 55,55 / (55,55+0,199) = XH2O = 0,996

    Psolução = XH2O . Ppuro

    Psolução = 0,996 . 28,35 = 28,25 torr ----> letra d

  • Resolução bem fundamentada pelo comentário da Adryana.

    De qualquer forma, quero ser chata em uma coisa...acho que a pergunta não deveria ter sido "a pressão de vapor, a 28 ºC, em torr, de uma solução" e sim, "a pressão de vapor da água, a 28ºC na solução".


ID
1165537
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em uma experiência, necessita-se 100 cm3 de ácido sulfúrico a 20% de densidade 1,1 g/cm3 . O volume, em cm3 , de ácido concentrado de densidade 1,8 g/cm3 e contendo 98% em peso de ácido sulfúrico que deve ser diluída, com água, para preparar 100 cm3 de ácido com a concentração requerida é de:
(Dados: C = 12 / H = 1 e O = 16)

Alternativas
Comentários
  • DADOS:

     

    H2SO4 ----> 98 g/mol

     

    100 cm3  ---- 100 mL --- 0,1 L

     

     

    1 - CÁLCULO DA MOLARIDADE INICIAL DO ÁCIDO

     

    Mi = ( 1000 x d x T% ) / MM

     

    Mi = ( 1000 x 1,8 x 0,98 ) / 98

     

    Mi = 18 mol / L

     

    2 - CÁLCULO DA MOLARIDADE FINAL DO ÁCIDO SULFÚRICO

     

    Mf = ( 1000 x d x T% ) / MM

     

    Mf = ( 1000 x 1,1 x 0,18 ) / 98

     

    Mf = 2,25 mol / L

     

     

    3 - CÁLCULO DO VOLUME INICIAL

     

    Mi x Vi = Mf x Vf

     

    18 x Vi = 2,25 x 0,1

     

    Vi =  0,225 / 18

     

    Vi = 0,0125L ou 12,5 cm3

     

    Vi = 12,7 cm3 ( aproximadamente )

     

     

    ALTERNATIVA A !!!!!!