SóProvas



Prova Exército - 2011 - EsFCEx - Oficial - Adminstração


ID
803284
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Qual a denominação dada ao arranjo físico, no qual os recursos transformados, entrando na operação, são pré-selecionados para movimentarem-se até uma parte específica da operação e nesta, todos os recursos transformadores necessários para atender as suas necessidades imediatas de processamento, se encontram?

Alternativas
Comentários
  • LETRA A: Layout Celular
    Arranjo Físico: Posicionamento físico dos recursos transformadores de uma empresa (instalações, equipamentos, pessoal).
    Layout em Grupo (ou Layout Celular - Cellular Layout): O arranjo físico celular é aquele em que os recursos transformados, entrando na operação, são pré-selecionados (ou pré-selecionam-se a si próprios) para movimentar-se para uma parte específica da operação (ou célula) na qual todos os recursos transformadores necessários a atender suas necessidades imediatas de processamento se encontram.

    A célula em si pode ser arranjada segundo um arranjo físico por processo ou por produto. Depois de serem processados na célula, os recursos transformados podem prosseguir para outra célula. De fato, o arranjo físico celular é uma tentativa de fazer alguma ordem para a complexidade de fluxo que caracteriza o arranjo físico por processo. Embora a ideia do arranjo físico celular seja em geral associada à operação de manufatura, os mesmos princípios podem ser, e são, usados em serviços.

    Exemplo de arranjo físico celular: Algumas empresas manufatureiras de componentes de computador – a manufatura e a montagem de alguns tipos de peças para computadores podem necessitar de alguma área dedicada à produção de peças para clientes em particular que tenham requisitos especiais como, por exemplo, níveis mais altos de qualidade (Slack, 2009).

  • Tipo de Arranjo Físico: 

     

    Arranjo Físico Posicional - É o tipo de arranjo onde o produto a ser transformado fica parado, enquanto os agentes transformadores movimentam-se ao redor do produto. 

     

    Arranjo Físico por Processo - Consiste em um arranjo físico em que processos similares são posicionados juntos uns dos outros.

     

    Arranjo Físico Celular - É aquele em que os recursos transformados são selecionados previamente para movimentar-se para uma localidade específica onde se encontram todos os recursos transformadores necessários a atender suas necessidades imediatas.

     

    Arranjo Físico por Produto - Também conhecido como linear ou linha de produção, envolve localizar os recursos produtivos transformadores, segundo a melhor conveniência do recurso que está sendo transformado.

     

  • ALTERNATIVA A (CORRETA): No arranjo em célula, os materiais a serem processados são encaminhados a uma área onde ocorrerão várias etapas do seu processamento. A célula concentra os recursos necessários para as transformações e a intenção é concentrar o fluxo de movimentação dos insumos a uma área reduzida e determinada.

    ALTERNATIVA B: No arranjo físico funcional, os recursos transformados entram na operação e seguem um roteiro de processo a processo de acordo com suas necessidades. Recursos transformadores são organizados conforme as funções que desempenham (fresas, tornos, por exemplo) e de possíveis necessidades comuns que os insumos têm. Os itens se movem de acordo com as operações necessárias e operações de mesmo tipo são feitas na mesma área.

    ALTERNATIVA C: Esse tipo de arranjo (posicional) também é conhecido como arranjo de posição fixa, pois o recurso transformado não se move, permanece fixo enquanto os recursos transformadores se movimentam ao seu redor.

    ALTERNATIVA D: Nesse tipo de arranjo (por produto), os recursos transformadores são dispostos de forma a melhor atender às necessidades dos recursos transformados, que entram na operação e seguem um fluxo definido e sequencial.

    ALTERNATIVA E: O arranjo por processo também é conhecido como arranjo funcional.

    Fonte: https://www.editora2b.com.br/blog/administrador-e-se-a-prova-fosse-hoje-confira-a-resposta-10


ID
803287
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Tecnicamente o estoque que ocorre quando um ou mais estágios na operação não podem fornecer todos os itens que produzem simultaneamente denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Estoque de ciclo 
    O estoque de ciclo ocorre principalmente nas empresas que operam com vários produtos, ou porque as operações possuem múltiplos estágios. Considere que uma empresa fabrique os produtos A, B, C e D. Ela não pode fabricar os quatro simultaneamente, mas comercializa os quatro simultaneamente. Portanto, deve programar sua produção de maneira a produzir os quatro tipos de produtos numa quantidade tal que supra completamente a demanda. Ela fabrica 100 unidades de cada produto em 1 hora, mas não pode fabricar todos eles ao mesmo tempo, é necessário fabricar um de cada vez. Entretanto, ela vende 25 unidades de cada produto por hora. 

    O estoque de ciclo existe porque a operação não pode fornecer simultaneamente todos os itens que produz. 

  • ESTOQUE DE CICLO-  empresas que operam com vários produtos, ou porque as operações possuem múltiplos estágio, portanto devem se programar de maneira que atenda a demanda desses vários tipos de produto. 

  • a) (gabarito): O estoque de ciclo acontece quando um mesmo recurso de produção gera vários produtos diferentes e que serão oferecidos aos clientes ao mesmo tempo. Logo, quantidades maiores devem ser produzidas em cada ciclo para que os diferentes produtos possam ser ofertados ao mesmo tempo, mesmo que não sejam produzidos ao mesmo tempo (por exemplo, uma panificadora produzindo cinco tipos diferentes de pão, em um mesmo forno) as produções ocorrem em batelada, um tipo por vez.

    b) O estoque isolador ou de segurança existe para isolar (ou minimizar) as incertezas de recebimento e fornecimento. Existe para compensar possíveis altas na demanda acima do esperado ou atraso de entregas de fornecedores.

    c) O estoque de canais ocorre quando não é possível ou viável que um produto seja transportado imediatamente do seu ponto de fornecimento ao seu ponto de demanda. Estoques são gerados em pontos ao longo da rede de distribuição.

    d) O estoque estratégico é criado para atender um consumo futuro, tendo a expectativa que ele possa ser maior, ou ainda assumir a função de uma resposta contingencial.

    d) Estoque de antecipação gerado por estímulo ao mercado, normalmente em datas comemorativas. O produto deve ser mantido em estoque no mercado quando em um determinado período a demanda cresce de forma abrupta.

    Fonte: https://www.editora2b.com.br/blog/administrador-e-se-a-prova-fosse-hoje-confira-a-resposta-11


ID
803290
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Quanto aos aspectos da qualidade percebida pelos clientes na prestação de serviços, àquela ligada às habilidades e conhecimentos para a execução dos serviços e relacionada com as necessidades técnicas dos clientes, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Competência: refere-se a habilidade e ao conhecimento do fornecedor para executar o serviço, relacionando-se às necessidades “técnicas” dos consumidores. Importante para serviços profissionais, nos quais o cliente procura uma capacitação da qual não dispõe;

     

    GABARITO: LETRA D

    FONTE; http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1998_ART123.pdf

  • ALTERNATIVA A: Há uma diferença entre custo para o fornecedor e preço pago pelo cliente. Os aspectos de custo dizem mais respeito à operação do prestador de serviço. Uma empresa pode até ter uma estratégia de diferenciação ou liderança em custo, mas a percepção do cliente está atrelado ao item preço.

    ALTERNATIVA B: A consistência é a capacidade do fornecedor em atender aos requisitos do cliente de forma constante como prazos de entrega, cumprimento de condições comerciais ou quaisquer níveis de desempenho operacionais planejados e esperados pelo cliente.

    ALTERNATIVA C: Flexibilidade é a capacidade da empresa prestadora do serviço em se adequar às necessidades do cliente, quanto a pedidos especiais, de urgência, alteração nos tamanhos dos lotes de entrega padrão e disponibilidade especial para horários de coleta e entrega customizados.

    ALTERNATIVA D (CORRETA): As competências podem ser expressas pelo conjunto de conhecimentos (saber teórico), habilidade (prática adquirida na atividade) e atitude (predisposição a realizar o trabalho). A competência é, portanto, a capacidade demonstrada para aplicar conhecimento e habilidades.

    ALTERNATIVA E: O conhecimento é apenas um dos componentes do atributo “competência”, estando, portanto, a resposta incompleta.

    Fonte: https://www.editora2b.com.br/blog/administrador-e-se-a-prova-fosse-hoje-confira-a-resposta-15


ID
803293
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Os layouts que utilizam tipicamente máquinas especializadas configuradas uma única vez para executar uma operação específica, durante um longo período de tempo, denominam-se:

Alternativas
Comentários
  • “Em todo planejamento de arranjo físico, irá existir sempre a preocupação básica: tornar mais fácil e suave o movimento do trabalho através do sistema, quer esse movimento se refira ao fluxo de pessoas ou de materiais” (MOREIRA,1996, p. 259).

    LETRA D - Layout por Produto.

    Arranjo físico por Produto (Layout por Produto ou Layout em Linha): Utilizada para produção de produtos padronizados e de forma sequencial, em operações repetitivas, de elevada produção (produção em lotes), produção em série. Os equipamentos do processo são fixos, o transporte é contínuo.

    “O arranjo físico por produto é mais adequado a operações que processam grandes volumes de fluxo que percorrem uma sequência muito similar”( CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A., 2004, p.412).

    Neste tipo de arranjo o fluxo ocorre com eficiência máxima focando principalmente a quantidade produzida. Muito utilizada em operações de produção em massa (operações que produzem altos volumes de um ou poucos produtos ou indústrias de processos em fluxo contínuo, geralmente produtoras de matérias-primas como aço, papel, alumínio. Também linhas de montagem automática.

  • 1 - Posicional: o Recurso a ser transformado não se movimenta. Ex: Navio.

    2 - Processo: onde os processos com necessidades similares são organizados ou posicionados juntos, para facilitar todo o processo de transformação.

    3 - Por produto (ou por fluxo, ou por linha): produção em massa, com pouca variedade.

    4- Celular: Recurso a ser transformado é selecionado e direcionado a sua parte especifica do processo ou operação. Ex: Carro

    5 - Mista: Junção de 2 ou + processos.

    Logo, Letra D.


ID
803296
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Gerenciamento pelas Diretrizes é um sistema administrativo que envolve todas as pessoas da empresa na busca pela qualidade do produto/serviço. Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.


I. Quanto mais se sobe na hierarquia da empresa, mais sua ação se concentra na manutenção da qualidade.


II. O planejamento da qualidade é importante, pois quanto mais instável é um ambiente mais é necessário um plano como referência.


III. O gerenciamento da qualidade pelas diretrizes é conduzido pela alta administração da empresa que tem como meta o controle da qualidade para garantir a sobrevivência da empresa em longo prazo.

Alternativas
Comentários
  • O gerenciamento pelas diretrizes são atividades que tem prioridade de manter a empresa competitiva através do alcance de metas por todos os participantes da organização seja ele estratégico, tático ou operacional (Campos, 1992). Também se traduz em uma forma de unificar a visão ou direcionar todos os esforços das diversas áreas da organização para o mesmo objetivo de buscar o atingimento da visão estratégica colocado pelo nível mais alto.

     

    Por: Júnior Oliveira

  • I. Quanto mais se sobe na hierarquia da empresa, mais sua ação se concentra no Planejamento e Melhoria da qualidade (a manutenção fica nos níveis mais baixos da organização).

    II. Certo.

    III. Certo.

     

    Gabarito: E


ID
803299
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir, colocando entre parênteses a letra “V” quando se tratar de proposição verdadeira e a letra “F” quando se tratar de proposição falsa. A seguir, assinale a alternativa que indica a sequência correta.


( ) Objetiva-se com a Logística integrada alcançar um nível de serviço de excelência, mas ao menor custo total possível.


( ) Um nível de serviço de excelência é aquele que “encanta” o fornecedor pela pontualidade no pagamento.


( ) Entende-se por cadeia logística, a sequência de elementos e eventos desde a expedição até a entrega do produto/serviço.


( ) Pela ótica da Logística integrada, o ponto ótimo é o que se consegue a maior receita possível.

Alternativas
Comentários
  • ( V ) Objetiva-se com a Logística integrada alcançar um nível de serviço de excelência, mas ao menor custo total possível. 
    A logística integrada facilita uma visão geral e completa do todo, otimizando processos de melhoria contínua. Assim possibilitando diminuir processos e atrasos desnecessários, reduzindo custos.


    F ) Um nível de serviço de excelência é aquele que “encanta” o fornecedor pela pontualidade no pagamento. 
    Assertiva confusa, talvez o correto estaria em dizer: "Um nível de serviço de excelência é aquele que “encanta” o consumidor pela pontualidade na entrega.Lembrando dos cinco objetivos de desempenho: preço, qualidade, confiabilidade, rapidez e flexibilidade.

    ( V ) Entende-se por cadeia logística, a sequência de elementos e eventos desde a expedição até a entrega do produto/serviço. 
    A cadeia logística é o canal de movimento do produto ao longo do processo industrial até os clientes. Desde a matéria-prima, conjuntos semi-elaborados, até chegar ao cliente final.

    ( ) Pela ótica da Logística integrada, o ponto ótimo é o que se consegue a maior receita possível. 
    Como já dito anteriormente no ítem I, a logistica integrada busca a redução de custos.

  • Acredito que a banca esteja errada ao considerar a terceira alternativa como verdadeira, uma vez que a expedição é etapa já da distribuição. Como a assertiva dá a entender que a cadeia logísitca é apenas as sequências desde a expedição até a entrega, ela estaria errada, pois deve iniciar desde a matéria-prima. 

  • Expedição é uma das fases de Distribuição (Recebimento, Armazenagem e Expedição – RAE). Na verdade, as etapas da Cadeia Logística são: Fornecedor – Produção – Distribuição – Consumidor. Portanto, a alternativa correta seria a letra D.


ID
803302
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Perseguindo-se a qualidade, são necessários alguns cuidados em relação aos materiais exigidos. Analise as afirmativas a seguir, colocando entre parênteses a letra “V” quando se tratar de proposição verdadeira e a letra “F” quando se tratar de proposição falsa. A seguir, assinale a alternativa que indica a sequência correta.


( ) Os materiais são solicitados seguindo os padrões estabelecidos pelos programas de produção.


( ) Fornecedores são selecionados e contratos são estabelecidos.


( ) A análise do fornecedor é feita com base na localização da sua empresa.


( ) Na recepção do material solicitado, conferem-se as quantidades e os registros são feitos, cabendo, posteriormente, ao responsável pela produção a conferência das especificações desejadas.

Alternativas
Comentários
  • ( V) Os materiais são solicitados seguindo os padrões estabelecidos pelos programas de produção.

    ( V) Fornecedores são selecionados e contratos são estabelecidos.

    ( F) A análise do fornecedor é feita com base na localização da sua empresa.

    ( F) Na recepção do material solicitado, conferem-se as quantidades e os registros são feitos, cabendo, posteriormente, ao responsável pela produção a conferência das especificações desejadas.

    Gabarito letra D


ID
803308
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Constitui-se em um dos objetivos operacionais de um projeto de gerenciamento de sistemas logísticos, que visa evitar que qualquer fato inesperado perturbe ou venha perturbar o desempenho do sistema:

Alternativas
Comentários
  • Resposta rápida: cumprimento do prazo e atendimento rápido.

    Variância mínimo: serviço padronizado.

    Estoque mínimo: uso do estoque apenas em emergências.

    Consolidação da movimentação: consolidar os processos e torna-los competitivos.

    Qualidade: atendimento aos parâmetros exigidos pelo cliente.

    Apoio ao ciclo de vida: estender o ciclo de vida do produto.

     

    Fonte: https://osmarvincifilho.com.br/blog/aprenda-sobre-logistica-e-o-que-sao-os-modais-de-transporte/


ID
803311
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No desempenho operacional de uma empresa, como se chama a capacidade em executar seus serviços dentro dos prazos de entrega esperados?

Alternativas
Comentários
  • Nível de Serviço

    Fatores fundamentais do serviço ao cliente:

     

    Disponibilidade
    Esse fator diz respeito a disponibilidade do produto para o cliente. Dessa forma, as organizações adotam estratégias a fim de está sempre com produtos disponíveis para fornecer ao cliente sem que isso gere um custo alto.

     

    Desempenho
    Esse fator desempenho operacional está associado a: velocidade, consistência, flexibilidade de falha de recuperação.
    A velocidade é medida no ciclo de atividades de acordo com o tempo que o pedido é feito até o recebimento pelo cliente. A disponibilidade do estoque e a velocidade de entrega são diretamente proporcionais uma vez que tendo disponibilidade do produto em estoque é mais rápido chegar até o cliente. Esse comprometimento perante o cliente  aumenta a consistência no serviço.
    A entrega precisa ser de acordo com o compromisso firmado pela empresa e o cliente. Se o produto for enviado em um prazo menor que o estipulado pode ser tão prejudicial para a empresa quanto atraso na entrega. Isso porque o cliente pode não ter disponibilidade de recebimento da mercadoria, por falta de espaço.

     

    Confiabilidade
    A maioria dos clientes escolhe um fornecedor pela qualidade do produto e confiabilidade passada no período da pré-transação. Na logística qualidade é sinônimo de confiabilidade.
    Para manter uma boa qualidade é essencial ter uma avaliação constante do serviço que está sendo oferecido ao cliente e da satisfação do mesmo com os serviços fornecidos. Esse comprometimento pode aumentar o grau de satisfação e confiabilidade do cliente na aquisição de produtos ou serviços de uma empresa.

     

    Por: Alana Ramires

  • Consistência : ausência de variabilidade/ grau de conformidade com experiências anteriores. Dessa forma que conheço o conceito de consistência.Mas no livro de Bowersox ( logística), nos fatores de desempenho operacional, ele cita consistência como capacidade em executar seus serviços dentro dos prazos de entrega esperados.

  • grande parte dos autores consideram a definição de consistência da seguinte forma:

    ausência de variabilidade/ grau de conformidade com experiências anteriores

    entretanto, no livro de bowersox, ele cita consistência como:

    a capacidade da empresa em executar seus serviços dentro dos prazos de entrega esperados


ID
803314
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Constitui um dos princípios necessários para a informação em logística. Além disso, trata de oferecer dados adaptáveis às necessidades dos clientes:

Alternativas
Comentários
  • Flexibilidade

    Têm de ser flexíveis de modo a conterem capacidade para cumprir as necessidades tanto dos utilizadores do sistema como dos clientes. Os sistemas de informação logística têm que ser capazes de fornecer informação à medida das necessidades de clientes específicos.

     

    FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_informa%C3%A7%C3%A3o_log%C3%ADstica#Funcionalidade_da_informa%C3%A7%C3%A3o_e_princ%C3%ADpios

  • trata de oferecer dados adaptáveis às necessidades dos clientes ---> flexibilidade

  • Kkkkkkkkk ridículo, o gabarito dessa questão é a letra E, é só olharem a prova da Esfcex do ano de 2011.


ID
803317
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A fase de evolução da logística caracterizada pela integração dinâmica e flexível entre os agentes da cadeia de suprimento, na forma duas a duas, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Novaes (Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição - Ed. Atlas) existem 4 fases importantes na evolução da logística.

    1º fase - Atuação Segmentada

    Origem na segunda guerra mundial, não havia sofisticados sistemas de comunicação e informática, o estoque era elemento chave para o balanceamento da cadeia de suprimentos (eram geradas grandes quantidades, com freqüentes revisões), não havia preocupação com estoques e sim com lotes econômicos para transporte, redução de custo: Guerra de Fretes de cada empresa.

    2º fase - Atuação Rígida

    Iniciou-se na década 70, com a utilização do MRP e MRP II, Os processos produtivos tornaram-se mais flexíveis, com maior variedade Marketing de Produto.

    Crise do Petróleo o que encareceu a movimentação + Mão de Obra, fazendo-se necessário a racionalização da cadeia de suprimentos, diminuição de custos e aumento da eficiência, Iniciou-se o emprego da multimodalidade no transporte de mercadorias e a introdução da informática.

    3º fase - Integração Flexível

    Início nos anos 80, com os recursos tecnológicos permitindo a integração dinâmica e flexível entre os componentes da cadeia de abastecimento, mas somente em dois níveis, par a par, ou seja, dentro da empresa entre cliente e fornecedor. Utilização do EDI (eletronic data interchance) para intercambio eletrônico de dados. Inaugurando um canal que permitia ajustes no processo de fabricação e maior preocupação com a satisfação do cliente.

    Busca permanente na redução de estoque como elemento de redução de custos.


    Busca da diferenciação - integração de forma abrangente e cobrindo toda a cadeia de suprimentos. O tratamento das questões logísticas passa a ser estratégico, de fundamental importância para a competitividade. Surgimento de empresas virtuais, utilização da internet e TI. SCM (Supply Chain Management)


    Fonte:

    http://logisticaparatodos-com-b.webnode.com.br/news/as-quatro-fases-da-logistica/

    Novaes - Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição - Ed. Atlas


  • Gab.: D

     

    Supply chain ou cadeia de suprimentos ou cadeia logística consiste num conceito que abrange todo o processo logístico de determinado produto ou serviço, desde a sua matéria-prima (fabricação) até a sua entrega ao consumidor final.

     

    Integração Segmentada

    O estoque é o elemento chave para o balanceamento da cadeia de suprimentos (geradas grandes quantidades, com freqüentes revisões), não havia preocupação com estoques e sim com lotes econômicos para transporte, redução de custo: Guerra de Fretes de cada empresa

     

    Integração Rígida

    Iniciou-se na década 70, com a utilização do MRP e MRP II, Os processos produtivos tornaram-se mais flexíveis, com maior variedade Marketing de Produto. Fazendo-se necessário a racionalização da cadeia de suprimentos, diminuição de custos e aumento da eficiência, Iniciou-se o emprego da multimodalidade no transporte de mercadorias e a introdução da informática.

     

     Integração Flexivel

    Início com os recursos tecnológicos permitindo a integração dinâmica e flexível entre os componentes da cadeia de abastecimento, mas somente em dois níveis, par a par, ou seja, dentro da empresa entre cliente e fornecedor. Utilização do EDI (eletronic data interchance) para intercambio eletrônico de dados. Inaugurando um canal que permitia ajustes no processo de fabricação e maior preocupação com a satisfação do cliente. Busca permanente na redução de estoque como elemento de redução de custos.

     


ID
803320
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Quando se discute a logística dos fluxos, surge a necessidade das empresas conceberem suas redes de instalações mundiais como uma única entidade. O conceito mais adequado a essa concepção é denominado integração:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. Segundo RENNÓ:  A departamentalização geogrÁFICA é interessante quando a empresa está distribuída em um

    território muito grande. Nesse caso, é importante a empresa descentralizar recursos ESPECÍFICOS para cada região.


  • Conceito relacionado a OPERAÇÕES GLOBAIS:

    A) INTEGRAÇÃO SETORIAL;

    B) INTEGRAÇÃO FUNCIONAL; e

    C) INTEGRAÇÃO GEOGRÁFICA.


ID
803323
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Pode ser percebido tanto pela sazonalidade na demanda, quanto pelos erros de previsão que podem aumentar à medida que se prossegue a montante na cadeia de suprimentos. Esse fenômeno é definido como efeito:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Petrônio G. Martins (2ª Edição):  Com a nova visão de supply chain, passa-se a enxergar todo o processo de geração de produtos e serviços (desde a entrada da matéria-prima até a entrega do produto ao cliente) e a monitorar e te processo de maneira integrada.

     Isso possibilita diversas vantagens, enlre as quai o desaparecimento do efeito Forrester ou efeito chicote que faz com que pequenas oscilações na demanda final termÍJl m por produzir grandes o cilações nos primeiros estágios das empre a que forn"lam a supply chain

  • Um dos problemas estudados e enfrentados por uma SCM é o efeito chicote. Esse efeito é a variação ou a impossibilidade de alinhamento da demanda à oferta. Em outras palavras, o efeito chicote é o resultado de uma expectativa de demanda ou oferta que não se realiza, por diversos motivos, entre elas a incapacidade de prever a demanda dos clientes, e que se propaga por todas as empresas da cadeia, influenciando os níveis de estoques, os tamanhos dos pedidos e a produtividade.

     

    GABARITO: LETRA D

    FONTE: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos07/1167_Artigo%20-%20Efeito%20Chicote%20-%20SeGet.pdf


ID
803326
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Qual o nome técnico dado a integração que procura determinar a amplitude do leque de processos internos de uma empresa e suas ligações e relacionamentos em cada ponto do espectro do processo com fornecedores, distribuidores e clientes?

Alternativas
Comentários
  • Gab.: B

     

    Integração vertical é o processo de agregação de dois ou mais elos de uma cadeia de valor. Na produção de um determinado produto, a integração vertical ocorre quando uma empresa passa a controlar operações a montante (fornecedores) ou a jusante (clientes).

     

    Integração funcional é uma espécie de cerimônia de iniciação e de aculturamento às práticas e filosofias predominantes na organização. (TJ/SC)

     

    Integração horizontal envolve a aquisição por parte de uma empresa de atividades de negócios da mesma indústria e que estão no mesmo nível de produção da empresa adquirente. Uma vez que as empresas estão envolvidas na mesma fase de produção, a integração horizontal permite que compartilhem recursos a este nível. (Aquisição, fusão, controle com concorrentes)


ID
803329
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“Será possível planejar organizações de tal forma que tenham a capacidade de ser tão flexíveis e engenhosas ao mesmo tempo?”. Com essa frase pode ser caracterizada a visão metafórica da organização como:

Alternativas
Comentários
  • Dentre as possobilidades, ao se mencionar em flexíveis pode-se pensar em organismos vivos, porém quando se coloca engenhosa, já está trabalhando, além da adaptação, com a inteligência aí entra o cérebro.


ID
803332
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Complete a lacuna abaixo assinalando a alternativa que dá sentido ao parágrafo:


A(O) _______________ envolve os processos de reciclagem, reutilização de embalagens e retornos de produtos por problemas de especificações, avarias etc. A preocupação com o meio ambiente, originou a(o) _______________, que visa reduzir os impactos provocados no meio ambiente com os serviços da organização.

Alternativas
Comentários
  • A logística reversa é um "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada".

     

    Resposta letra b.

  • Gab.: B

     

    Logística reversa é um conjunto de procedimentos e meios para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação correta de resíduos. 

     

    Logística verde possui aspectos mais amplos, como a preocupação com a redução de embalagens e do impacto ambiental das indústrias.

     

    Reciclagem é o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em um novo produto igual ou sem relação com o anterior. O material que foi transformado é chamado de reciclado.

     

    Impacto ambiental é a alteração no meio ambiente ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade humana.

     

    Logística empresarial é uma área da Administração que se dedica em organizar os processos de produção da empresa.

     

    Gestão da cadeia de suprimentos de negócios (em inglês) Supply chain management (SCM) é o gerenciamento de uma rede interligada de negócios envolvidos na provisão final de pacotes produto e serviço requeridos por clientes finais (Harland, 1996).

     

    Análise dos Resíduos é um conjunto de técnicas utilizadas para investigar a adequabilidade de um modelo de regressão com base nos resíduos.

     

    Processo logístico envolve toda a sequência de atividades da logística. Envolve, portanto, os subprocessos de suprimento, produção e distribuição (inbound e outbound) e todo o fluxo de informações e finanças.


ID
803338
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Complete as lacunas abaixo e assinale a alternativa que dá sentido correto ao parágrafo:


Na logística, pode-se considerar como ___________ os custos de transporte e armazenagem. O _____________ é um custo imputado, não registrado contabilmente, mas que deve ser contemplado nos relatórios gerenciais, pois são imprescindíveis à gestão da Logística. O(s) ____________ contempla(m) aspectos físicos e monetários, dentro da normalidade, e é(são) aplicado(s) aos produtos/serviços ou à atividade.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: C

     

    Custos controláveis como os itens de custo que podem ser controlados por alguém dentro de sua escala hierárquica. Esses custos podem ser previstos, realizados e organizados pelo responsável daquela unidade, que poderá vir a ser cobrado por desvios apurados. Por sua vez, os custos não controláveis seriam os que fogem ao controle do chefe do departamento. (Galloro e Associados 1992, p. 20)

     

    Custo de oportunidade é um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada.

     

    Custo-padrão é um custo pré-atribuído, tomado como base para o registro da produção antes da determinação do custo efetivo.

     

    Custo irrecuperável é um conceito da Economia no qual, recursos empregados na construção de seus ativos que uma vez realizados não podem ser recuperados ou o custo de oportunidade destes recursos é próximo do zero.

     

    Custo-meta é uma estratégia de gestão de custos que, a partir do preçode mercado e de uma margem de lucro desejada, estabelece um teto de custo para os produtos ou serviços.

     

    CUSTOS ESTIMADOS: São pré-determinados e se destinam a resolver certos problemas de controle e planejamento. São computados na base das informações disponíveis anteriormente, à produção e à compra. Quando a empresa deseja realizar alguma operação e quer prever sua rentabilidade ou a relação custo-benefício, solicita ao contador de custos a estimação dos custos relacionados.


ID
803353
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Os impostos, de acordo com o fato gerador, podem ser classificados em três categorias:

- IP - Impostos sobre Patrimônio
- IR - Imposto sobre a Renda
- IMS - Impostos sobre Mercadorias e Serviços

Identifique a classificação dos impostos abaixo e depois assinale a sequência correta.

( ) Imposto sobre Operações Financeiras

( ) Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores

( ) Imposto sobre Prestação de Serviços

( ) Imposto Territorial Rural


Alternativas
Comentários
  • Antes mesmo de utilizar todo seu conhecimento tributário, é suficiente o conhecimento sobre do que se refere cada imposto. Basta utilizar palavras chaves.


    ( ) Imposto sobre Operações Financeiras renda

    ( ) Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores propriedade

    ( ) Imposto sobre Prestação de Serviços mercadoria/serviço

    ( ) Imposto Territorial Rural propriedade


ID
803356
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

É correto afirmar que nem todas as despesas passam por todos os estágios. A exceção se aplica a despesas realizadas:

Alternativas
Comentários
  • Etapas da despesa:

    a) etapas de pela planejamento : 1° fixação ou programação;

    b) etapas de execução : 2° empenho, 3° liquidação e 4° pagamento.

    No caso de créditos extraordinários não havia planejamento dessa despesa, portanto não ocorre a etapa de fixação ou programação.


ID
803359
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa.
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe ação planejada e transparente para prevenir riscos e corrigir desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas.


( ) A lei 4320/64 estabelece as normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal.


( ) Não serão objeto de limitação as despesas que constituem obrigações constitucionais e legais do ente público.


( ) A despesa total com pessoal, em cada período de apuração e em cada ente da Federação, não poderá exceder 40% da receita corrente líquida.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. Comentando cada questão:

    (V ) A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe ação planejada e transparente para prevenir riscos e corrigir desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas. 


    (F) A lei 4320/64 estabelece as normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. 
    Bem,  uma lei ordinária recepcionada pela Carta Magna vigente como uma lei complementar de caráter geral sobre finanças públicas. Clara que ela em alguns artigos aponta nuances da Gestão Fiscal, mas não é sua finalidade. Deixe para LRF. 

    (V) Não serão objeto de limitação as despesas que constituem obrigações constitucionais e legais do ente público. 


    (F) A despesa total com pessoal, em cada período de apuração e em cada ente da Federação, não poderá exceder 40% da receita corrente líquida. 

    Parta do pressuposto que cada ente político segue uma porcentagem específica conforme o artigo 19, I, II e III.


  • (V ) A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe ação planejada e transparente para prevenir riscos e corrigir desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas. 


    (F) A lei 4320/64 estabelece as normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. 

     

    (LEI 4.320/64) Art. 1º Esta lei estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e contrôle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, de acôrdo com o disposto no art. 5º, inciso XV, letra b, da Constituição Federal.


    (V) Não serão objeto de limitação as despesas que constituem obrigações constitucionais e legais do ente público. 


    (F) A despesa total com pessoal, em cada período de apuração e em cada ente da Federação, não poderá exceder 40% da receita corrente líquida. 

     

    Art. 5º A Lei de Orçamento não consignará dotações globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, serviços de terceiros, transferências ou quaisquer outras, ressalvado o disposto no artigo 20 e seu parágrafo único.

     

    GABARITO: LETRA C

    FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l4320.htm

     

     

     

     

     


ID
803365
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) A liquidação compreende o estágio da despesa em que se emite o empenho para a efetuação do seu pagamento.


( ) A antecipação de receita é um caso de dívida fundada.


( ) A fixação da despesa é realizada na promulgação da Lei Orçamentária Anual.

Alternativas
Comentários
  • (F) A liquidação compreende o estágio da despesa em que se emite o empenho para a efetuação do seu pagamento. 

     

    Segundo Estágio: Liquidação

    O segundo estágio da despesa pública é a liquidação, que consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

    Ou seja, é a comprovação de que o credor cumpriu todas as obrigações constantes do empenho. A finalidade é reconhecer ou apurar a origem e o objeto do que se deve pagar, a importância exata a pagar e a quem se deve pagar para extinguir a obrigação e é efetuado no SIAFI pelo documento Nota de Lançamento – NL.



    (F) A antecipação de receita é um caso de dívida fundada. 


    Art. 98. A divida fundada compreende os compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contraídos para atender a desequilíbrio orçamentário ou a financeiro de obras e serviços públicos.

     

     Art. 7° A Lei de Orçamento poderá conter autorização ao Executivo para: II - Realizar em qualquer mês do exercício financeiro, operações de crédito por antecipação da receita, para atender a insuficiências de caixa.​

    (V) A fixação da despesa é realizada na promulgação da Lei Orçamentária Anual. 

     

    GABARITO: LETRA E

    FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l4320.htm


ID
803368
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Balanced Scorecard é uma metodologia voltada à gestão estratégica das empresas. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, identificando medidas organizacionais dentro de cada perspectiva do BSC. A seguir, assinale a sequência correta:

Perspectivas
1. Perspectivas dos Processos Internos
2. Perspectiva Financeira
3. Perspectivas de Criação de Valor
4. Perspectivas do Cliente
5. Perspectivas de Aprendizado e Crescimento


Impactos
(a) Aumento de participação em segmentos-alvo
(b) Treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.
(c) Incorporação de processos de inovação
(d) Melhoria do retorno do capital empregado

Alternativas
Comentários
  • 1. Perspectivas dos Processos Internos........................ (c) Incorporação de processos de inovação
    2. Perspectiva Financeira.............................................. (d) Melhoria do retorno do capital empregado

    3. Perspectivas de Criação de Valor.............................. Não faz parte das quatro perspectivas básicas do Balanced Scorecard
    4. Perspectivas do Cliente............................................. (a) Aumento de participação em segmentos-alvo
    5. Perspectivas de Aprendizado e Crescimento............ (b) Treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.

     

     

  • A questão cobrou conhecimento sobre o Balanced ScoreCard.

    O Balanced scorecard (BSC) “é um sistema de gestão estratégica que foca na implementação e acompanhamento estratégico, permitindo alinhar o planejamento estratégico ao operacional, integrando as unidades de negócios, de apoio, equipes e indivíduos em torno das metas organizacionais gerais, a partir da utilização de um conjunto equilibrado de indicadores financeiros e não financeiros”. (MOREIRA, 2019, PÁG. 473)

    Esse sistema possui quatro perspectivas: a financeira, a de processos internos, a de crescimento e aprendizagem e a de clientes.

    Analisando cada perspectiva separadamente podemos resumi-las da seguinte forma:

    • Financeira: trata da visão dos investidores, como por exemplo, a lucratividade do negócio.
    • Processos internos: tem relação com os processos já existentes na organização. São exemplos: a qualidade e a produtividade.
    • Crescimento e Aprendizagem: Relaciona-se com a gestão de pessoas, liderança, motivação, clima e cultura.
    • Clientes: Relaciona-se com o consumidor. Exemplos: prospecção de clientes, retenção e satisfação.

    Associando as colunas, temos que:

    Perspectivas

    1. Perspectivas dos Processos Internos: (c) Incorporação de processos de inovação

    2. Perspectiva Financeira. d) Melhoria do retorno do capital empregado

    3. Perspectivas de Criação de Valor (não é uma das 4 perspectivas do BSC, por isso não tem correspondente de impacto)

    4. Perspectivas do Cliente: (a) Aumento de participação em segmentos-alvo

    5. Perspectivas de Aprendizado e Crescimento: (b) Treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.

    Com isso, confirmamos que a sequência correta é: 1 – c; 2 – d; 4 – a; 5 – b

    Fonte: MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. 4ed. Jusposdium (pág. 474 a 476)

    GABARITO: LETRA E


ID
803371
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O alinhamento estratégico obtido pelo Balanced Scorecard determina o valor dos ativos intangíveis. Esses ativos podem ser classificados em três categorias. Complete as lacunas abaixo e assinale a alternativa que dá sentido correto ao parágrafo:



As habilidades, talento e conhecimento dos colaboradores constituem o ________________. O ______________ é composto pelos bancos de dados, sistemas de informação, redes e infra-estrutura tecnológica. A cultura, liderança, alinhamento da equipe e gestão do conhecimento são componentes do _____________________.

Alternativas

ID
803374
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

É caracterizado tecnicamente pelo conjunto de ferramentas de marketing que as empresas utilizam para perseguir seus objetivos de marketing, orientando-se para o mercado-alvo.

Alternativas
Comentários
  •  Philip Kotler, a maior autoridade em Marketing da atualidade,  mantém o composto de Marketing com “apenas” 4 Ps. Ele define o composto de Marketing como “o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado alvo”.

  • 4 Ps - Produto, Preço, Promoção e Praça. 

  • Estratégia de MKT não caberia? .-.

  • composto de marketing --> 4p's


ID
803377
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Complete a lacuna abaixo e assinale a alternativa que dá sentido correto ao parágrafo.


No fundamento da _____________ está a sustentação de que a chave para o alcance das metas organizacionais está no fato da empresa precisar ser mais efetiva que a concorrência na criação, entrega e comunicação de valor para os clientes, em seus mercados-alvos selecionados.

Alternativas

ID
803380
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Dentro do tema remuneração, aquela que possui como um dos principais objetivos reduzir a distância entre líderes e liderados, por meio de uma mudança organizacional caracterizada pela descentralização das decisões, autonomia operacional e mediação dos resultados, denomina-se remuneração por:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    REMUNERAÇÃO POR HABILIDADES

    Oliveira e Ribeiro (2002) destacam que a remuneração por habilidades tem o objetivo de valorizar os funcionários por sua capacidade e o aperfeiçoamento delas. Nesse tipo de remuneração o que vale não é o cargo que o individuo ocupa, mas sim o uso de suas habilidades para o trabalho. Minamide (2008) argumenta que neste tipo de remuneração, os aumentos de salários estão vinculados ao processo de certificação, onde o funcionário deve demonstrar o domínio exigido para desempenhar a função ao cargo. O tempo de permanência no cargo é irrelevante para o aumento, o mais importante realmente são as habilidades desenvolvidas.

    REMUNERAÇÃO POR COMPETÊNCIA

    Minamide (2008) coloca que a remuneração por competência cresceu por diversos fatores como o crescimento do setor de serviços, aumento por profissionais qualificados, redução da estrutura hierárquica rígida. Para Oliveira e Ribeiro (2002), a remuneração por competência abrange o trabalho administrativo, que se caracteriza pela incerteza, abstração e criatividade. A empresa que deseja implantar tal modelo de remuneração deverá descobrir que habilidades e competências são essenciais para a organização. Determinar essas habilidades e competências não é tarefa fácil para a organização, porém depois que for identificada, a organização deverá buscar tais competências nos indivíduos ou grupos dentro da organização.

    PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS

    Para Silva (2008), o Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PPLR) se tornou uma forma de mobilização interna e de compartilhar responsabilidades entre os colaboradores a fim de difundir a comunicação da filosofia de gestão e das estratégias da empresa.

    Silva (2008) ainda destaca que PPLR moderno e bem sucedido é aquele que possui uma estrutura simples e muito bem definida. Ele tem que ser entendido por todos os setores da empresa e seus funcionários, a empresa deverá demonstrar total transparência e ética na condução do processo de implantação, manutenção e distribuição desta nova política na empresa.

    Basso, Krauter e Kimura (2008) esclarecem que nesse tipo de plano os valores pagos aos funcionários são retirados do lucro da empresa. A empresa pode pagar uma porcentagem fixa de seus lucros contábeis, ou podem pagar uma porcentagem sobre o lucro excedido, de um valor estabelecido anteriormente. Esses valores ainda podem ser pagos diretamente ao trabalhador assim que apurado o lucro, ou podem ser creditados em conta corrente, mas liberados apenas quando o trabalhador se aposentar, ou ainda um misto dos dois.

    Fonte: www.rhportal.com.br/artigos-rh/tipos-de-remunerao


ID
803383
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com base nas teorias das organizações, quando se fala em “modelo da racionalidade limitada” está se referindo a:

Alternativas
Comentários
  • teoria dos dois fatores de Herzberg aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas. O objetivo era entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles que seriam os responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho.

    Nesta teoria, Herzberg afirmava que existiam dois fatores que afetavam o individuo:

    Fatores motivacionais: INTRÍNSECOS (que levam a satisfação): a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo. São fatores que estão sob o controle dos indivíduos, pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha. Envolvem sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto-realização;

    Fatores higiênicos: EXTRÍNSECOS (que levam a insatisfação): São fatores administrados e decididos pela empresa, estão fora do controle das pessoas. Os principais fatores são: salário, tipos de supervisão, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, regulamento interno, , etc.

    A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais, a insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos.

    [GABARITO]

     assinala que a maioria das pessoas são só parcialmente  e que estas atuam através de impulsos emocionais não totalmente racionais em muitas de suas ações (DECISOES)

    Ao deparar-se com algum tipo de problema que seja mais complexo do que outros problemas do dia a dia, a reação natural de todo indivíduo é reduzir o problema a um modelo que seja de mais fácil compreensão. O motivo pelo qual, é a limitação de absorção de todas as informações e o tempo para sintetizá-las e processá-las. Por conseguinte, contenta-se com as decisões que sejam o bastante satisfatórias e que atendam as devidas expectativas, porém não necessariamente a decisão ideal.

  • TEORIA DA DECISÃO - O argumento de racionalidade limitada foi proposto por Herbert Simon como alternativa à visão neoclássica de racionalidade, fundamentada na imposição de axiomas para a compreensão das motivações dos agentes econômicos. Na busca de elementos que permitam a interpretação da tomada de decisão dos agentes, o argumento de racionalidade substantiva ou maximizadora, desenvolvido no âmbito da corrente neoclássica, admite que os resultados das ações humanas possam ser inteiramente antecipados. A incorporação da incerteza no processo de raciocínio que assume racionalidade substantiva existe apenas como incerteza sobre a probabilidade de ocorrência dos eventos futuros (incerteza estrutural). A incerteza gerada como consequência da interação entre agentes, por outro lado, torna a abordagem de Simon bastante adequada para a análise de sistemas complexos.

    TEORIA DOS DOIS FATORES - Nas teorias organizacionais há uma busca por elementos que possam auxiliar ao tomador de decisão minimizar, de forma considerável, os efeitos da racionalidade limitada, conforme proposta por Simon (1957).

    TEORIA DE REDES NEURAIS - Redes neurais são algoritmos de reconhecimento. Ou seja, sua função principal é a de receber um conjunto de dados, achar padrões dentre eles e definir o que aquele padrão significa. O cientista de dados, nesse caso, pegaria cada pixel do input e o transformaria em uma matriz de valores. A rede neural descobriria padrões dentro dessa matriz que diriam se ali está escrito um “A” ou um “B”. 

    TEORIA DO CAOS - A partir da teoria dos sistemas dinâmicos ficou demonstrado que os sistemas complexos formam a maioria dos sistemas encontrados na natureza e nas sociedades, como por exemplo: o tráfego numa rodovia, as atividades dos neurônios no cérebro, as funções fisiológicas na saúde ou doença, fenômenos climáticos e geológicos, o funcionamento de uma sociedade ou de uma organização etc. Esses sistemas complexos não podem ser compreendidos e tratados pelos pressupostos das ciências clássicas (LEWIN, 1994; CAPRA, 1998; GUERRINI, 1998).

    Fontes:

    https://www.scielo.br/j/rep/a/SZq8Tj3JLNsxHbx44Pn8H6H/?lang=pt&format=pdf

    https://www.conjur.com.br/2018-jun-16/diario-classe-juiz-ignorar-lei-teoria-decisao-contribuicoes-chd#:~:text=A%20teoria%20da%20decis%C3%A3o%20proposta,obras%20do%20professor%20Lenio%20Streck.

    https://www.conhecer.org.br/enciclop/seminario/estudo%20sobre.pdf

    https://medium.com/turing-talks/turing-talks-19-modelos-de-predi%C3%A7%C3%A3o-redes-neurais-1f165583a927

    https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos06/834_Caos%20e%20Complexidade%20Seget.pdf


ID
803386
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de aprendizagem proposto no modelo Pós-Industrial (informacional) que envolve a percepção e exploração das possibilidades do ambiente é denominado de aprendizagem:

Alternativas
Comentários
  • A aprendizagem em circuito simples costuma ser associada ao modelo “Industrial” e a aprendizagem de circuito duplo ao modelo “Pós-Industrial” ou Informacional.

     

    - A aprendizagem de circuito simples refere-se ao indivíduo que incorpora novas práticas à medida que elas não contradigam os seus pressupostos e valores de base.

    - A aprendizagem de circuito duplo envolve um processo de percepção e exploração das possibilidades do ambiente.

     

    Fonte: Motta e Vasconcelos; Teoria Geral da Administração.

     

    Gabarito: C


ID
803389
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Das teorias ambientais, aquela que parte do pressuposto de que ambientes são realidades socialmente construídas, foca os aspectos relacionais do ambiente, salienta os aspectos políticos e o estudo do poder é denominada teoria:

Alternativas
Comentários
  • A Perspectiva das Organizações em Rede foca o aspecto Relacional do ambiente e com isso salienta o aspecto político das organizações, bem como o estudo do poder, partindo do pressuposto que ambientes são realidades socialmente construídas com base no estabelecimento de acordos, links, vínculos e contratos entre os diversos grupos organizacionais.


ID
803392
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“Os atores sociais resistem ao controle social”.


Com a afirmação acima é sugerido que as organizações estão inseridas em uma matriz institucional e que o ambiente exerce forças que fazem as estruturas organizacionais estarem continuamente se ajustando. Nesse contexto, o mecanismo que pode ser tratado como um processo de absorção de novos elementos pela coalizão que detém o poder em uma organização é chamado de:

Alternativas

ID
803395
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O movimento Behaviorista da Administração propõe a descentralização e o redesenho de atividades e tarefas de modo a permitir o aprendizado e o desenvolvimento dos indivíduos. Essa proposta foi denominada de:

Alternativas