SóProvas



Prova FAPERP - 2012 - TJ-PB - Analista Judiciário - Psicologia


ID
814087
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sejam u, v e w três retas coplanares, duas a duas paralelas. A negação desse fato equivale a:

Alternativas

ID
814090
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Os 22 dirigentes de uma empresa estão reunidos, sentados ao redor de uma mesa circular. Fernando preside a reunião. Quando se conta o número de dirigentes, tanto no sentido horário quanto no sentido anti-horário, começando por Fernando, observa-se que Antonio, um dos dirigentes, aparece na mesma posição. Qual das alternativas corresponde à posição de Antonio, a partir de Fernando?

Alternativas
Comentários
  • Há duas alternativas idênticas, a correta é a décima segunda.

  • concordo.

  • O correto é décima segunda.... creio que questão deva ter sido anulada ou digitada errada...


ID
1068928
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Na seqüência infinita (1,3,5,7,1,3,5,7,1,3,5,7,...) a posição 15.618 é ocupada pelo algarismo:

Alternativas

ID
1068946
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação a Internet e Intranet, assinale a alternativa incorreta

Alternativas
Comentários
  • Acredito que deva começar com http.

  • A letra C tambem ta errada,pois o acesso não é restrito para dentro da empresa.

  • Atenção! Estamos querendo a alternativa incorreta

    Gabarito: B

    Pelo que estudei entendi que não necessariamente a URL precisa está acompanhada do www para sabermos que o endereço está publicado na internet, porque podemos encontrar sites principais na internet sem precisar colocar o www, por exemplo, conseguimos encontrar o site do youtube sem colocar o www, certo? Então é isso.

    Ah e www quer dizer que é ligado a rede mundial de computadores.

    Segue o link que usei para estudar. https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/02/o-que-e-url-entenda-o-endereco-de-sites-mobile-e-portais-da-internet.ghtml

    Espero ter ajudado.

    Fica firma, aguenta mais um pouco, e no tempo de Deus ele vai te levar a lugares que você nunca imaginou chegar.


ID
1068949
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens a seguir sobre hardware e assinale a alternativa correta.

I. Uma entrada USB permite conectar um teclado, mouse ou um webcam ao computador.

II. A memória de armazenamento volátil, também conhecida como ROM, permite armazenar grandes volumes de dados e são expansíveis em qualquer computador.

III. Quanto maior a quantidade de pixels de um monitor, melhor será sua resolução.

IV. Um computador apenas com placa-mãe, processador e memória RAM já é suficiente para executar programas.

Alternativas
Comentários
  • Cadê o item IV ? 

  • Francisco Cardoso, o item IV vem logo a seguir do final do III

  • (C)

    II.(ERRADA) A memória de armazenamento volÁtil=RAM

    III.(ERRADA) Não necessáriamente.


ID
1068952
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre tipos de arquivos e pastas no Sistema Operacional Windows, e assinale a alternativa correta.

I. As extensões ".jpg" e ".png" são características de arquivos de imagens, muito encontrados na Web.

II. A partir do Microsoft Excel 2007, a extensão padrão das planilhas de trabalho passou de ".xls" para ".xlsx".

III. A principal característica de uma pasta oculta é que ela não pode ser apagada por um usuário sem privilégios de Administrador.

IV. Um atalho na área de trabalho representa uma referência para o arquivo ou para a pasta original

Alternativas
Comentários
  • I - Correta.

    II - Só está correta se, ao invés de escrever "xis", tivesse sido escrito "xls". Como acredito que foi um erro de digitação, ok, mas a resposta é xls.

    III - A principal característica de uma pasta oculta é ocultar a pasta para que outros usuários não possam vê-la.

    IV - Correta.


    Gabarito: d

  • pedi para arrumarem.


ID
1068955
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

"Trata-se de estratégia que busca reverter a tendência crescente de internação dos adolescentes bem como confrontar a sua eficácia invertida, uma vez que se tem constatado que a elevação do rigor das medidas não tem melhorado substancialmente a inclusão social dos egressos do sistema socioeducativo" (SINASE). O trecho acima refere-se a:

Alternativas
Comentários
  • Outrossim, priorizou-se as medidas em meio aberto (prestação de serviço à comunidade e liberdade assistida) em detrimento das restritivas de liberdade (semiliberdade e internação em estabelecimento educacional, haja vista que estas somente devem ser aplicadas em caráter de excepcionalidade e brevidade. Trata-se de estratégia que busca reverter a tendência crescente de internação dos adolescentes bem como confrontar a sua eficácia invertida, uma vez que se tem constatado que a elevação do rigor das medidas não tem melhorado substancialmente a inclusão social dos egressos do sistema socioeducativo.

    Sinase - pag 13

ID
1068958
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Na relação com a comunidade, as instituições e os espaços sociais, as crianças e adolescentes se deparam com o coletivo, expressam sua individualidade e encontram importantes recursos para seu desenvolvimento. Se o afastamento do convívio familiar for necessário, as crianças e adolescentes devem, na medida do possível:

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    Do direito à convivência familiar e comunitária.

    >> Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta.

    Bons estudos!


ID
1068961
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

O cotidiano das famílias é constituído por outros tipos de vínculos que pressupõem obrigações mútuas, mas não de caráter legal e sim de caráter simbólico e afetivo. São relações de apadrinhamento, amizade e vizinhança e outras correlatas. A estes diversos arranjos constituídos no cotidiano para dar conta da sobrevivência, do cuidado e da socialização de crianças e adolescentes, dá-se o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Rede social é um sistema composto por "...vários objetos sociais (pessoas), funções (atividades dessas pessoas) e situações (contexto)" (Lewis, 1987, p. 443-444), que oferece apoio instrumental e emocional à pessoa, em suas diferentes necessidades. Apoio instrumental é entendido como ajuda financeira, ajuda na divisão de responsabilidades, em geral, e informação prestada ao indivíduo. Apoio emocional, por sua vez, refere-se à afeição, aprovação, simpatia e preocupação com o outro e, também, a ações que levam a um sentimento de pertencer ao grupo (Craig & Winston, 1989).

    Várias são as pessoas que oferecem suporte à família e ao indivíduo, promovendo, assim, uma melhoria na qualidade de vida daqueles beneficiados (Brito-Dias, 1994; Ferreira, 1991; Lewis, 1987). Dentre elas, destacam-se os próprios membros familiares, outros parentes da família extensa (avós, tios, primos), amigos, companheiros, vizinhos e profissionais, que podem auxiliar de diversas maneiras: (a) fornecendo apoio material ou financeiro, (b) executando tarefas domésticas, (c) cuidando dos filhos, (d) orientando e prestando informações e (e) oferecendo suporte emocional.

     

    Gabarito: Letra C


ID
1068964
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Um dos objetivos do Plano Nacional de Promoção Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária é fomentar a implementação de Programas de Famílias Acolhedoras. Estes programas visam oferecer proteção integral:

Alternativas
Comentários
  • O Programa Famílias Acolhedoras vem garantir o cumprimento do capítulo 3 do artigo 19 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que diz que toda criança e adolescente tem direito a ser criado e educado no seio de sua família e excepcionalmente em família substituta, assegurando a convivência familiar e comunitária. 

  • O Plano tem como foco: REINTEGRAÇÃO FAMILIAR. 

    Atenção: ADOÇÃO é medida excepcional! Somente deferida após esgotadas todas as possibilidades de reinserção familiar ( família de origem ou extensa)

    Fonte: PNCFC E ECA

  • letra B

    "O Programa de Famílias Acolhedoras caracteriza-se como um serviço que organiza o acolhimento, na residência de famílias acolhedoras, de crianças e adolescentes afastados da família de origem mediante medida protetiva. Representa uma modalidade de atendimento que visa oferecer proteção integral às crianças e aos adolescentes até que seja possível a reintegração familiar.

    Ressalta-se que este Programa não deve ser confundido com a adoção. Trata-se de um serviço de acolhimento provisório, até que seja viabilizada uma solução de caráter permanente para a criança ou adolescente – reintegração familiar ou, excepcionalmente, adoção. É uma modalidade de acolhimento diferenciada, que não se enquadra no conceito de abrigo em entidade, nem no de colocação em família substituta, no sentido estrito. As famílias acolhedoras estão vinculadas a um Programa, que as seleciona, prepara e acompanha para o acolhimento de crianças ou adolescentes indicados pelo Programa. Dentro da sistemática jurídica, este tipo de acolhimento possui como pressuposto um mandato formal – uma guarda fixada judicialmente a ser requerida pelo programa de atendimento ao Juízo, em favor da família acolhedora. A manutenção da guarda – que é instrumento judicial exigível para a regularização deste acolhimento – estará vinculada à permanência da família acolhedora no Programa".


ID
1068967
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

De acordo com o art. 42 do ECA, não podem adotar:

Alternativas
Comentários
  • A adoção não faz discriminação quanto o estado civil,opção sexual, quantidade de filhos,sejam biológicos ou adotados, tampouco o idade máxima. E sim a idade minima de 18 anos e diferença de adotando para adotado de no minimo 16 anos.

    Porém, segundo o ECA, não será permitida a adoção de avós para com netos e irmãos do adotado. De acordo com o MP, a adoção de pessoas com vínculo de ascendência e descendência geraria confusão patrimonial e emocional, em prejuízo do menor.
    Contudo, Vejam abaixo uma decisão que achei no STJ:
    A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve decisão que permitiu a adoção de neto por seus avós, reconhecendo a filiação socioafetiva entre ele e o casal. O colegiado concluiu que os avós sempre exerceram e ainda exercem a função de pais do menor, concebido por uma mãe de oito anos de idade que também foi adotada pelo casal.

    “A adoção foi deferida com base na relação de filiação socioafetiva existente”, afirmou o relator do recurso, ministro Moura Ribeiro, para quem não se trata de um caso de simples adoção de descendente por ascendentes – o que é proibido pela Lei8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA).


  • Art. 42. Podem adotar os maiores de vinte e um anos, independentemente de estado civil. 
    § 1º. Não podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando. 
    § 2º. A adoção por ambos os cônjuges ou concubinos poderá ser formalizada, desde que um deles tenha completado vinte e um anos de idade, comprovada a estabilidade da família. 
    § 3º. O adotante há de ser, pelo menos, dezesseis anos mais velho do que o adotando. 
    § 4º. Os divorciados e os judicialmente separados poderão adotar conjuntamente, contanto que acordem sobre a guarda e o regime de visitas, e desde que o estágio de convivência tenha sido iniciado na constância da sociedade conjugal.
     § 5º. A adoção poderá ser deferida ao adotante que, após inequívoca manifestação de vontade, vier a falecer no curso do procedimento, antes de prolatada a sentença. 

  • já internalizei, mas jamais entenderei esta regra.

  • Art. 42.  Podem adotar os maiores de 18 (dezoito) anos, independentemente do estado civil.

    § 1º Não podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando.

    § 2o  Para adoção conjunta, é indispensável que os adotantes sejam casados civilmente ou mantenham união estável, comprovada a estabilidade da família.

    § 3º O adotante há de ser, pelo menos, dezesseis anos mais velho do que o adotando.

    § 4o  Os divorciados, os judicialmente separados e os ex-companheiros podem adotar conjuntamente, contanto que acordem sobre a guarda e o regime de visitas e desde que o estágio de convivência tenha sido iniciado na constância do período de convivência e que seja comprovada a existência de vínculos de afinidade e afetividade com aquele não detentor da guarda, que justifiquem a excepcionalidade da concessão.

    § 5o  Nos casos do § 4o deste artigo, desde que demonstrado efetivo benefício ao adotando, será assegurada a guarda compartilhada, conforme previsto no art. 1.584 da Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002 - Código Civil.

    § 6o  A adoção poderá ser deferida ao adotante que, após inequívoca manifestação de vontade, vier a falecer no curso do procedimento, antes de prolatada a sentença.

  • A questão exige o conhecimento acerca da Lei n. 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pede ao candidato que assinale o item incorreto, marcando quem não pode adotar.

    a) os divorciados e os judicialmente separados

    Correto. Os divorciados e os judicialmente separados podem adotar, nos termos do art. 42, § 4º, ECA: Art. 42.  § 4 Os divorciados, os judicialmente separados e os ex-companheiros podem adotar conjuntamente, contanto que acordem sobre a guarda e o regime de visitas e desde que o estágio de convivência tenha sido iniciado na constância do período de convivência e que seja comprovada a existência de vínculos de afinidade e afetividade com aquele não detentor da guarda, que justifiquem a excepcionalidade da concessão.

    b) maiores de 60 anos.

    Correto. Os idosos podem adotar, nos termos do art. 42, caput, ECA: Art. 42. Podem adotar os maiores de 18 (dezoito) anos, independentemente do estado civil.

    c) os ascendentes e os irmãos do adotando.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. Não podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando. Aplicação do art. 42, § 1º, ECA: Art. 42, § 1º Não podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando.

    Atenção: Excepcionalmente, o STJ admitiu a adoção de neto pelos seus avós. Nesse sentido: "Admitiu-se, excepcionalmente, a adoção de neto por avós, tendo em vista as seguintes particularidades do caso analisado: os avós haviam adotado a mãe biológica de seu neto aos oito anos de idade, a qual já estava grávida do adotado em razão de abuso sexual; os avós já exerciam, com exclusividade, as funções de pai e mãe do neto desde o seu nascimento; havia filiação socioafetiva entre neto e avós; o adotado, mesmo sabendo de sua origem biológica, reconhece os adotantes como pais e trata a sua mãe biológica como irmã mais velha; tanto adotado quanto sua mãe biológica concordaram expressamente com a adoção; não há perigo de confusão mental e emocional a ser gerada no adotando; e não havia predominância de interesse econômico na pretensão de adoção." [ STJ - 3ª Turma - REsp 1.448.969-SC - Rel.: Min. Moura Ribeiro - D.J.: 21.10.2014 (Info 551)]

    d) os que já possuem filho adotivo.

    Correto. Não há nenhum impedimento de quem já tenha adotado possa adotar novamente. Basta que o adotante seja, pelo menos, 16 anos mais velho que o adotado e não seja ascendente ou irmão do adotando.

    Gabarito: C

    Fonte: CAVALCANTE, Márcio André Lopes. Vade Mecum de Jurisprudência dizer o direito: 2019. Salvador: JusPodivm, 2019.


ID
1068970
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Síndrome de Alienação Parental acomete a:

Alternativas
Comentários
  • A SAP é uma espécie de sindrome desenvolvida através da pratica de Alienação Parental, estudada a princípio pelo Gardner, psiquiatra norte americano. Se expressa através da indução de um dos genitores, progenitores e/ou parentes próximos que possuem convivência com a criança para que ocorra o repudio a um de seus genitores. Geralmente possui a figura do genitor alienador e do alienado. O filho é usado como objeto de vingança tendo seus direitos enquanto criança que necessita de proteção integral violados. 


ID
1068973
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Historicamente os maiores clientes do psicólogo jurídico são:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:C

    crianças, adolescentes e doentes mentais.


ID
1068976
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em um processo de interdição, o psicólogo pode ser solicitado para emitir laudo psicológico do interditando a fim de assistir na decisão judicial de incapacidade civil. Podem ser considerados incapazes:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     


ID
1068979
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quando solicitado a realizar uma avaliação psicológica no âmbito jurídico, o psicólogo deve:

Alternativas
Comentários
  • Na avaliação psicológica o psicólogo (a) deve estar sempre atendo a solicitação a qual a mesma foi feita para não utilizar instrumentos e técnicas inadequadas ao caso em questão.

  • Utilizar instrumentos que irão embasar à pratica sob domínio: comportamental, afetivo e cognitivo. Um bom psicodiagnóstico de inicio pode ser extremamente importante. 

  • GABARITO: A

    escolher os instrumentos e as técnicas adequadas ao fenômeno psicológico que se propõem a investigar

  • Os instrumentos devem ser escolhidos baseados nos propósitos e contextos para os quais é indicado. Cabe ao psicólogo e somente a este escolher os instrumentos com os quais irá trabalhar. A subordinação do perito ao juiz é apenas administrativa, nunca técnica.

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: A

  • Procurei, mas não encontrei.


ID
1068982
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os testes são uma forma de complementar o diagnóstico psicológico. Qual dos seguintes testes pode ser utilizado de forma a auxiliar em uma avaliação neuropsicológica?

Alternativas
Comentários
  • O Wisc III pode ser utilizado para: avaliação psicoeducacional, diagnósticos de crianças excepcionais em idade escolar, avaliação clínica, neuropsicológica  e pesquisa. 


ID
1068985
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ao profissional que trabalha no atendimento com famílias, é imprescindível ter conhecimento de recursos institucionais e comunitários para os quais se possa encaminhar as famílias a fim de que estas sejam acompanhadas sistematicamente em suas multideterminações. Nos âmbitos da Saúde e da Assistência Social, respectivamente, realizam atividades de acompanhamento familiar os profissionais atuantes no(a):

Alternativas

ID
1068988
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O crack é uma droga obtida a partir da cocaína e tem como seus efeitos: insônia, hiperatividade, falta de apetite, sensação de euforia e poder. Por sua ação sobre o Sistema Nervoso Central, o crack é considerado uma droga:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    "Estas substâncias aumentam a atividade cerebral, uma vez que imitam ou cooperam com os neurotransmissores estimulantes do organismo do indivíduo, como a epinefrina e dopamina. Assim, dão sensação de alerta, disposição e resistência, mas que, ao fim de seus efeitos, conferem cansaço, indisposição e depressão, devido à sobrecarga que o organismo se expôs.

    Algumas delas são:

    nicotina

    cafeína

    anfetamina

    cocaína

    crack

    merla"


ID
1068991
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A dependência química é um problema que vem crescendo no Brasil e atinge a todos os setores e áreas de atuação. O simples encaminhamento para clínicas de reabilitação não tem se mostrado eficaz. Neste contexto, a redução de danos aparece como uma estratégia que visa:

Alternativas

ID
1068994
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considera-se inscrito no campo da Psicologia Jurídica o profissional de psicologia que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : D

    Todas as alternativas estão corretas.

  • A fundamentação para esta questão está no documento do Crepop "Referências Técnicas para a Atuação do Psicólogo em Varas de Família". Vejamos:

    "Cabe esclarecer, portanto, que, na designação psicólogos que atuam em Varas de Família, estão sendo considerados profissionais lotados em Varas de Família, assim como aqueles que não possuem vínculo empregatício no Poder Judiciário, mas são indicados por juízes para ser peritos, bem como os contratados por uma das partes como assistentes técnicos. Incluem-se também nessa designação os que são cedidos por órgãos públicos para desempenhar atividade profissional perante as Varas de Família, bem como aqueles lotados em outras instituições, mas que produzem trabalhos endereçados ao Juízo de Família. Salienta-se que os psicólogos jurídicos que integram equipes interprofissionais nos Tribunais de Justiça podem ser lotados nas Varas da Infância e Juventude, atendendo separada ou cumulativamente as Varas de Família" (p. 13).

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: D


ID
1068997
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

São setores mais recentes da Psicologia Jurídica:

Alternativas
Comentários
  • Humilhou hum
  • É nooooooox
  • d) CORRETA.

    Nos casos de Separação e Divórcio, por exemplo, o Psicólogo pode atuar na Mediação de modo a tentar encontrar um acordo entre as partes, pois são processos que envolvem partilha de bens, guarda de filhos, estabelecimento de pensão alimentícia e direito à visitação.

     

    No caso da Vitimologia ele avalia o comportamento e a personalidade da vítima, traçando o perfil e compreendendo as reações das vítimas perante a infração penal, onde se busca averiguar se a prática do crime foi estimulada pela atitude da vítima, o que pode denotar uma cumplicidade passiva ou ativa para o criminoso. Portanto, a análise é feita desde a ocorrência até as consequências do crime. A Vitimologia também se dedica à aplicação de medidas preventivas e à prestação de assistência às vítimas, visando à reparação de danos causado pelo delito.

  • mediação e vitimologia.


ID
1069000
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

A Justiça Comum, em sua completude, é composta por:

Alternativas

ID
1069003
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

Os magistrados que regem o Superior Tribunal de Justiça, os Tribunais de Justiça do Estado e as Varas de Famílias são denominados, respectivamente:

Alternativas

ID
1069006
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Costumam compor o quadro do Poder Judiciário os profissionais de psicologia, serviço social e pedagogia, sendo a existência de equipe interprofissional determinada pelo ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente - nos casos de Justiça da Infância e da Juventude. Dentre as competências da equipe interprofissional, está:

Alternativas
Comentários
  • ECA - Art. 151. Compete à equipe interprofissional dentre outras atribuições que lhe forem reservadas pela legislação local, fornecer subsídios por escrito, mediante laudos, ou verbalmente, na audiência, e bem assim desenvolver trabalhos de aconselhamento, orientação, encaminhamento, prevenção e outros, tudo sob a imediata subordinação à autoridade judiciária, assegurada a livre manifestação do ponto de vista técnico.

    Letra da lei........


ID
1069009
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

Um recurso alternativo utilizado em situações de litígio para solucionar ou prevenir a disputa judicial é a chamada mediação. A mediação tem por objetivo:

Alternativas
Comentários
  • No proceso de mediação, já existia uma amizade e, esta foi quebrada em virtudo do caso gerador do conflito. O papel do mediador, como bem fundamentou o elaborador da questão é restabelecer o diálogo das partes; diferentemente da conciliação em que as partes não se conheciam antes da geração do conflito, neste caso não há o restabelecimento delas e sim, apenas da solução do conflito levado ao conciliador.

  • LETRA C


    Mediação é um método extrajudicial de resolução de conflitos, em que uma terceira pessoa, o mediador, escolhido pelas partes envolvidas no conflito, atua como facilitador da interação e do diálogo entre as partes. As pessoas envolvidas são conduzidas a uma maior compreensão das respectivas posições e interesses, o que contribui para que elas mesmas, de forma cooperativa, encontrem as melhores soluções para satisfazer os seus respectivos interesses, preservando o relacionamento.

    O Mediador busca sempre ser imparcial e neutro, estabelecendo atitudes de respeito e cooperação entre as partes, de maneira que estas possam criar, avaliar e escolher as melhores alternativas para a solução do conflito

    O mediador tem o dever de conduzir o processo da mediação, mas às partes cabe a incumbência de buscar suas próprias soluções para o conflito. O mediador não decide nem sugere, mas promove um processo de reflexão das partes para que elas tenham a melhor compreensão do conflito e, uma vez este compreendido, possam buscar alternativas de solução em ações cooperativas.


    FONTE: http://www.imapr.com.br/conceito-de-mediacao/


  • mediação é um procedimento voluntário para solução de conflitos no qual as partes encontram-se na presença de um Mediador e podem chegar a acordo.

    O objetivo da mediação é resolver ou prevenir um conflito pelo diálogo entre as partes com a colaboração de um terceiro imparcial, o mediador. A visão positiva do conflito e a cooperação são os caminhos para alcançar o objetivo de resolver ou evitar um conflito na mediação. 

    Ressaltando que as partes decidem se o conflito está resolvido ou prevenido na mediação, portanto, esse é um método de solução de conflitos de solução autocompositiva.

    É imprescindível que o Mediador não tome lado e seja realmente imparcial para que a mediação tenha sucesso. 


ID
1069012
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

"O casamento, apesar de tudo, ainda faz parte da subjetividade da maioria dos indivíduos que mantêm o sonho de uma união feliz. Quando, porém, um casal decide-se pela separação, essa escolha representa a resposta final a um conjunto de frustrações pessoais provocadas pela não-realização de esperanças e anseios mútuos" (Schabbel, 2005). De que forma o psicólogo pode ajudar em um processo de separação consensual?

Alternativas

ID
1069015
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

"(...) responsabilização conjunta e o exercício de direitos e deveres do pai e da mãe que não vivam sob o mesmo teto, concernentes ao poder familiar dos filhos comuns" (Lei No. 11.698/98). Esta definição diz respeito à:

Alternativas
Comentários
  • § 1o  Compreende-se por guarda unilateral a atribuída a um só dos genitores ou a alguém que o substitua (art. 1.584, § 5o) e, por guarda compartilhada a responsabilização conjunta e o exercício de direitos e deveres do pai e da mãe que não vivam sob o mesmo teto, concernentes ao poder familiar dos filhos comuns.

  • LEI 13.058/2014

    Art 1.583 - ...

    • §1º Compreende-se por guarda compartilhada a responsabilização conjunta e o exercício de direitos e deveres do pai e da mãe que não vivam sob o mesmo teto, concernentes ao poder familiar dos filhos comuns;

    Gabarito: B


ID
1069018
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O regime de visitação estipulado para a guarda compartilhada é:

Alternativas
Comentários
  • O princípio da guarda compartilhada é resguardar o pleno desenvolvimento da criança e assegurando uma convivência familiar sadia com ambos os genitores. Não interferindo dessa forma em seu desenvolvimento a separação dos pais. Dessa forma, ao ser instituída a guarda compartilhada esta se expressa de forma flexível contando que ambos tenham um regime de convivência com a criança.

  • LEI 13.058/2014

    Art 1.583 - ...

    §2º. Na guarda compartilhada, o tempo de convívio com os filhos deve ser dividido de forma equilibrada com a mãe e com o pai, sempre tendo em vista as condições fáticas e os interesses dos filhos.

    • a) trata-se da guarda alternada;
    • c) trata-se da guarda unilateral;

    Gabarito: B


ID
1069021
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Durante o processo psicodiagnóstico com a criança, pode ser que a mesma requeira a participação do psicólogo em seu jogo. Neste caso, o analista deve:

Alternativas

ID
1069024
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A abordagem sistêmica pode ser usada na mediação de conflitos familiares. Nesta abordagem terapêutica, a família é vista como:

Alternativas

ID
1069027
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Sobre a sociedade conjugal, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: "A".

    Sociedade conjugal e casamento são institutos diferentes.

    A sociedade conjugal que começa com o casamento e compreende o regime de bens e as obrigações de fidelidade e de morar junto. Ela termina com: a) morte de um dos cônjuges; b) anulação do casamento (o casamento existiu, teve efeitos durante certo tempo, porém foi anulado, como na hipótese de casamento de menores sem autorização); c) nulidade do casamento (ele não poderia ter acontecido em razão de impedimento legal; é como se nunca tivesse existido, como no exemplo de casamento de pessoa já casada; d) separação judicial; e) divórcio. Portanto está correto afirmar que a sociedade conjugal começa com o casamento e pode ser dissolvida (independente deste) através de separação judicial.

    Já o casamento válido (que não é nulo ou anulável) só se dissolve pela morte de um dos cônjuges ou pelo divórcio, permitindo que os cônjuges possam casar-se novamente. Lembrando que a separação não extingue o casamento (só desfaz a sociedade conjugal).

    Erro da letra "b": a sociedade conjugal não se dissolve somente quando ocorre morte e divórcio (essas são hipóteses de dissolução do casamento).

    Erro da letra "c": a sociedade conjugal não é correlata à união estável, sendo que o seu início se dá com a casamento.

    A letra "d" conceitua a união estável.


ID
1069030
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A posição que o Conselho Federal de Psicologia defende acerca da proposta de redução da maioridade penal no Brasil é fundamentada por 10 razões, entre as quais encontra-se:

Alternativas

ID
1069033
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A resolução do Conselho Federal de Psicologia nQ 010/2010, em relação às situações de violência:

Alternativas
Comentários
  • http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2010/07/resolucao2010_010.pdf 


ID
1069036
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O exame do estado mental, realizado durante entrevistas clínicas iniciais, caracteriza-se por ser:

Alternativas
Comentários
  • exame do estado mental é a pesquisa sistemática de sinais e sintomas de alterações do funcionamento mental, durante a entrevista psiquiátrica. Trata-se do exame das funções mentais e avalia os diferentes parâmetros da função cognitiva através da observação do paciente.

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: D


ID
1069039
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ao contrário de um diagnóstico para doença física, o psicodiagnóstico possui condições específicas, sendo possível afirmar que:

Alternativas

ID
1069042
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em um texto de 1912 sobre recomendações aos médicos que exercem a psicanálise, S. Freud orienta a:

Alternativas
Comentários
  • A primeira recomendação é que não sejam feitas anotações durante o atendimento de cada paciente, mesmo que seja necessário atender vários ao mesmo dia. Não deve ser dedicada atenção especial a qualquer informação trazida pelo paciente. deve-se manter "atenção uniformemente suspensa, em face de tudo que se escuta".  (pag.125)


ID
1069045
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

As medidas sócio-educativas, cujas disposições gerais encontram-se previstas nos artigos 112 a 130 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n? 8.069/90), são aplicáveis aos adolescentes que incidirem na prática de atos infracionais. Assim, o artigo 122 da mencionada lei, verificada a prática de ato infracional, prevê a aplicação ao adolescente das seguintes medidas:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A 

    Art. 112 ECA Verificada a prática de ato infracional, a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente as seguintes medidas:

    I - advertência;

    II - obrigação de reparar o dano;

    III - prestação de serviços à comunidade;

    IV - liberdade assistida;

    V - inserção em regime de semi-liberdade;

    VI - internação em estabelecimento educacional;

    VII - qualquer uma das previstas no art. 101, I a VI.

  • Trata-se do Art. 112 e não do Art. 122 como a questão afirmou

     

    LEI Nº 8.069/1990

     

    Art. 112 – ...

     

    I – advertência;
    II – obrigação de reparar o dano;
    III – prestação de serviços à comunidade;
    IV – liberdade assistida;
    V – inserção em regime de semiliberdade;
    VI – internação em estabelecimento educacional;
    VII – qualquer uma das previstas no art. 101, I a VI.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: A

  • A questão exige o conhecimento acerca da Lei n. 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pede ao candidato que assinale o item correto, marcando a alternativa que traz todas as medidas socioeducativas. Vejamos:

    a) advertência; obrigação de reparar o dano; prestação de serviços à comunidade; liberdade assistida; inserção em regime de semiliberdade; internação em estabelecimento educacional.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 112, ECA: Art. 112. Verificada a prática de ato infracional, a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente as seguintes medidas: I - advertência; II - obrigação de reparar o dano; III - prestação de serviços à comunidade; IV - liberdade assistida; V - inserção em regime de semi-liberdade; VI - internação em estabelecimento educacional; VII - qualquer uma das previstas no art. 101, I a VI.

    b) advertência; obrigação de reparar o dano; prestação de serviços à comunidade; liberdade assistida; inserção em regime de semiliberdade; internação em estabelecimento prisional.

    Errado. A internação ocorre em estabelecimento educacional e não prisional, vide item "A".

    c) obrigação de reparar o dano; prestação de serviços à comunidade; liberdade assistida; criar o hábito do trabalho

    Errado. Criar o hábito do trabalho não é uma medida socioeducativa.

    d) obrigação de reparar o dano; prestação de serviços à comunidade; liberdade assistida; gerar renda para auxiliar no sustento de sua família.

    Errado. Gerar renda para auxiliar no sustento de sua família não é uma medida socioeducativa.

    Gabarito: A


ID
1069048
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação à técnica psicoterápica cujos princípios foram sistematizados a partir de um famoso manifesto datado de 1913, que reagia às práticas de introspecção que dominaram a Psicologia, pode-se dizer que:

Alternativas

ID
1069051
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os Psicólogos, ao elaborar documentos escritos, devem basear-se em:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA A

    Os Psicólogos, ao elaborar documentos escritos, devem basear-se em:

     a) instrumentais técnicos que se configurem como métodos e técnicas psicológicas para a coleta de dados, estudos e interpretações de informações a respeito da pessoa ou grupo atendidos.

    RESOLUÇÃO 007/2013: Os psicólogos, ao produzirem documentos escritos, devem se basear exclusivamente nos instrumentais técnicos (entrevistas, testes, observações, dinâmicas de grupo, escuta, intervenções verbais) que se configuram como métodos e técnicas psicológicas para a coleta de dados, estudos e interpretações de informações a respeito da pessoa ou grupo atendidos, bem como sobre outros materiais e grupo atendidos e sobre outros materiais e documentos produzidos anteriormente e pertinentes à matéria em questão. Esses instrumentais técnicos devem obedecer às condições mínimas requeridas de qualidade e de uso, devendo ser adequados ao que se propõem a investigar.

     b) observações assistemáticas que levem em consideração as impressões pessoais sobre o cliente, assim como a utilização de técnicas de avaliação psicológica sistematizadas.

     c) diferentes formas de avaliação, incluindo dados fisiológicos, anamnese, exames laboratoriais e o histórico da família

     d) um amplo conjunto de observações sistemáticas sobre a conduta do sujeito avaliado, incluindo informações informais sobre a pessoa atendida

  • RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003

     

    2.2 – Os psicólogos, ao produzirem documentos escritos, devem se basear exclusivamente nos instrumentais técnicos (entrevistas, testes, observações, dinâmicas de grupo, escuta, intervenções verbais) que se configuram como métodos e técnicas psicológicas para a coleta de dados, estudos e interpretações de informações a respeito da pessoa ou grupo atendidos, bem como sobre outros materiais e grupo atendidos e sobre outros materiais e documentos produzidos anteriormente e pertinentes à matéria em questão;

     

    b) não deve se basear em observações assistemáticas que levem em consideração as impressões pessoais sobre o cliente;

    c) dados fisiológicos e exames laboratoriais não fazem parte do escopo de instrumentos de avaliação;

    d) informações informais sobre a pessoa atendida não fazem parte do escopo de instrumentos de avaliação;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    -------------------

    Gabarito: A


ID
1069054
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicólogo soviético L. S. Vigotski afirma que o desenvolvimento humano ocorre a partir:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B) dos objetos humanos desenvolvidos pela sociedade durante a história do desenvolvimento da humanidade

    Piaget: Só passaria a haver desenvolvimento humano quando houvesse maturidade biólogica no ser ( teoria maturacionista de desenvolvimento)

    Vigotsky: O desenvolvimento humano depende do ambiente social onde o ser convive ( teoria interacionista de desenvolvimento).


ID
1069057
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para o filósofo A. S. Vásquez, a presença da violência na sociedade capitalista se dá de forma:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    "intrínseca, uma vez que o capitalismo é fundado na exploração do homem pelo homem."


ID
1069060
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde a um dos princípios fundamentais do Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: b) O Psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural

    III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.


ID
1069063
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Nas situações em que se configure conflito entre a exigência de proteção da intimidade de pessoas ou instituições, caracterizada como sigilo profissional na prática do Psicólogo, e os princípios fundamentais do Código de Ética Profissional, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFP Nº 010/05

     

    Art. 9º – É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional;

     

    Art. 10 – Nas situações em que se configure conflito entre as exigências decorrentes do disposto no Art. 9º e as afirmações dos princípios fundamentais deste Código, excetuando-se os casos previstos em lei, o psicólogo poderá decidir pela quebra de sigilo, baseando sua decisão na busca do menor prejuízo.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    -------------------

    Gabarito: A

  • Está expressa sim no artigo 112 do CPP. É que faltou ao examinador a interpretação sistemática da lei.


ID
1069066
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Segundo a Lei Maria da Penha, a violência familiar se configura abrangendo:

Alternativas
Comentários
  • Dispõe o art. 5º, III, da r. Lei, in verbis:

    Art. 5o  Para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial:

    I - no âmbito da unidade doméstica, compreendida como o espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas;

    II - no âmbito da família, compreendida como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa;

    III - em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação.

    Parágrafo único.  As relações pessoais enunciadas neste artigo independem de orientação sexual.

  • ART. 5

    III- em qualquer relação íntima de afeto, na qual

    o agressor conviva ou tenha convivido com a

    ofendida, independentemente de coabitação.

  • Lembrem-se: o que não precisa é de coabitaçãomas é necessário que tenha havido o convívio em algum momento!

  • Gab C

     

    Art 5°- Para os efeitos desta lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher, qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial. 

     

    I- No âmbito da unidade doméstica, compreendida como espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamentes agregadas. 

     

    II- No âmbito da família, compreendida como a comunidade formda por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa. 

     

    III- Em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação. 

     

    Parágrafo Único: As relações pessoas enunciadas neste artigo independem de orientação sexual. 

  • LEI Nº 11.340/2006

     

    Art. 5º - ...

     

    III - em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação.

     

    ------------------- 

    Gabarito: C

  • GABARITO C

    L11340

    Finalidade:

    Coibir/prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, no âmbito:

     I- DA UNIDADE DOMÉSTICA E FAMILIAR;

    II- DA FAMÍLIA

    III- DE QUALQUER RELAÇÃO ÍNTIMA DE AFETO (pode ser namorado ou ex-namorado, e independe de coabitação – não precisa ter morado ou morar juntos).

     A violência doméstica e familiar contra a mulher constitui uma das formas de violação dos DIREITOS HUMANOS.

    A violência é baseada no gênero – na condição de mulher, e pode se dar das seguintes formas:

                    Violência FÍSICA (agressão)

                    Violência MORAL (calunia, injuria e difamação)

                    Violência PSICOLOGICA (Exemplo: dano emocional, seguir a mulher, controlar suas ações etc.).

                    Violência PATRIMONIAL (ex.: quebrar um celular.)

                    Violência SEXUAL

    Obs.: Independe de orientação sexual (a orientação sexual da mulher não pode servir de parâmetro para determinar se ela sofreu ou não violência domestica e familiar. Ou seja, uma mulher pode ser vítima de outra mulher no âmbito de aplicação da lei Maria da Penha).


    Bons estudos

  • GB C

    PMGOOO


ID
1069069
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a teoria da sexualidade descrita por Freud em 1905, existe uma sexualidade infantil, cujas características são:

Alternativas

ID
1069072
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A teoria da personalidade elaborada pelo psicólogo norte-americano Carl Rogers tem entre seus conceitos principais:

Alternativas
Comentários
  • a) id, ego e superego (Conceitos relativos à teoria de Freud)

    b) inconsciente coletivo, inconsciente pessoal, símbolo e sincronicidade (Conceitos relativos à teoria de Jung)

    c) couraça do caráter, função do orgasmo e orgone (Conceitos relativos à teoria de Reich)

    d) self, self ideal, congruência e incongruência e auto-atualização (Conceitos relativos à teoria de Rogers)

  • a) Freud;

    b) Jung;

    c) Reich;

     

    self: é a visão que o sujeito tem de si próprio, baseada em experiências passadas, estimulações presentes e expectativas futuras;

    self ideal: conjunto das características que o sujeito gostaria de ter (uma visão ideal de si mesmo);

    congruência: o grau de exatidão entre as nossas observações e as de um observador externo acerca de nós;

    incongruência: o grau de discrepância entre as nossas observações e as de um observador externo acerca de nós;

    auto-atualização: impulso inerente que conduz todo organismo a desenvolver-se, tornar-se autônomo, amadurecer, expressar-se, ser responsável por ativar todas as capacidades do organismo;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: D


ID
1069075
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a resolução 007/2003 do CFP - Conselho Federal de Psicologia, o relatório ou laudo psicológico pode ser caracterizado como:

Alternativas
Comentários
  • O relatório ou laudo, deve conter no mínimo 5 itens:

    identificação

    descrição da demanda

    procedimento

    análise

    conclusão

  • RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003

     

    3.1 – O relatório ou laudo psicológico é uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica;

     

    a) determinações biológicas e neurológicas não estão inclusas e a entrevista não é o único meio de coleta de dados;

    c) é uma apresentação descritiva e detalhada;

    d) não somente dos resultados, mas do procedimento, da análise, da identificação e da descrição da demanda;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    -------------------

    Gabarito: B


ID
1069078
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo o psicólogo Carl Rogers, o self ideal pode ser compreendido como:

Alternativas
Comentários
  • Self ideal é a imagem do que gostaríamos de ser.

    Faz parte do Self ( autoconceito - visão que apessoa tem de si própria, baseada em experiências passadas, estimulações presentes e expectativas futuras)
  • Self ideal pode ser conceituado como o conjunto de características que o indivíduo gostaria de ter, isto é, uma visão ideal de si mesmo.

  • Hall, Lindzey e Campbeel (2007) afirmam q há o self estrutura (é o autoconceito que sujeito tem de si) e self ideal (aquilo que ele gostaria de ser).

  • O que é o self para Rogers?

    Então, o conceito de self, também chamado de autoconceito e de noção de eu, é a percepção de si e da realidade pela própria pessoa (ROGERS, 1992; ROGERS e KINGET, 1977). ... O organismo tem uma influência singular na forma como a pessoa concebe a si e a sua realidade, ou seja, na maneira como constitui seu self.

    Resposta: A


ID
1069081
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicólogo Norte americano Abraham Maslow definiu a neurose como:

Alternativas
Comentários
  • Maslow é o autor da teoria das necessidades básicas. Portanto, gabarito letra D. 

  • "necessidades básicas" é um termo mencionado nos textos de Abraham Maslow,


ID
1069084
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

McGregor, após uma pesquisa extensa sobre tipos de gestores nas empresas, caracterizou os modos de liderança a partir de duas modalidades: a "teoria x" e a "teoria y". Indique a alternativa que identifica as características da "teoria x":

Alternativas
Comentários
  • Teoria X - “O trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas.”

    Gestores utilizam artifícios para tentar gerar um empenho maior do colaborador: ordens diretas acompanhadas de punição, elogios, dinheiro, coação etc.; porque parte-se do pressuposto que as massas são medíocres e não gostam de trabalhar.

     

    Teoria Y  - “O trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis”.

    Na teoria Y, os funcionários são encarados como pessoas competentes e criativas, que gostam de trabalhar e o ambiente é de estímulo positivo para que todos possam dar o seu melhor.

  • GABARITO: 

    b) os gestores acreditam num gerenciamento com controle rígido, supervisão dos subordinados e direção firme.


ID
1069087
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que define a Psicologia nas Organizações .

Alternativas

ID
1069090
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

É verdadeiro afirmar que o psicodiagnóstico na perspectiva da psicanálise lacaniana inclui definir se o sujeito possui estrutura:

Alternativas
Comentários
  • O psicodiagnóstico na perspectiva da psicanálise Lacaniana busca incluir o sujeito em um dos três grandes grupos de estruturas psíquicas, quais sejam: neurose, psicose ou perversão.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: B


ID
1069093
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a abordagem de desenvolvimento infantil de Jean Piaget, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • as crianças crescem em etapas predeterminadas ao longo dos estágios: sensório-motor, pensamento pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.


ID
1069096
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação à resolução 07/2003 do CFP - Conselho Federal de Psicologia, é correto afirmar que as declarações emitidas pelo psicólogo:

Alternativas
Comentários
  • Pode ter sido anulada por algumas razões:

    A palavra DECLARAÇÃO no plural deixou ambiguo o entendimento, não deixando claro ser um documento do psicologo, parecendo ser uma manifestação oral ou escrita, um pronunciamento...

    Sendo corretamente entendido o enunciado, haveria, na minha percepção, duas alternativas corretas: não deve conter registro de sintomas (C), nem ao estado psicológico (D).

  • a) devem conter somente dados importantes para a tomada de decisões concernentes ao sujeito atendido. Laudo relatório

     

     b) devem somente informar os sintomas ou estados psicológicos relevantes para a tomada de decisões concernentes ao sujeito atendido. Estados psicológicos são registrado nos atestado, mas não tem objetivo de referenciar tomadas de decisões

     

     c)não devem conter o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos. Declaração

     

     d) não elevem conter informações relativas ao estado psicológico imediato do atendido.

    Declaração não deve conter estados psicológicos, e sim informações sobre situações objetivas.

    "estado psicológico imediato do atendido." Não há o termo "imediato"na resolução.

     

     

    " Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha."
    ( Autor Desconhecido ) 


ID
1069099
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o atestado psicológico é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  GABARITO: d) pode ser emitido em papel timbrado; deve conter o nome completo do psicólogo e inscrição no CRP

    2 – ATESTADO PSICOLÓGICO: O atestado deve expor: - Registro do nome e sobrenome do cliente; - Finalidade do documento; - Registro da informação do sintoma, situação ou condições psicológicas que justifiquem o atendimento, afastamento ou falta – podendo ser registrado sob o indicativo do código da Classificação Internacional de Doenças em vigor; - Registro do local e data da expedição do atestado; - Registro do nome completo do psicólogo, sua inscrição no CRP e/ou carimbo com as mesmas informações;  - Assinatura do psicólogo acima de sua identificação ou do carimbo. RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003

  • a) Ser emitido em papel timbrado OU apresentar na subscrição do documento o carimbo, em que conste o nome e sobrenome do psicólogo, acrescido de sua inscrição profissional (“Nome do psicólogo / N.º da inscrição”).

  • Alguém sabe o erro da "B"?


ID
1069102
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O termo "demência precoce", cunhado por Kraepelin, foi substituído na literatura após a edição do DSM III em prol do termo "esquizofrenia", de Bleuler. Considera-se o termo esquizofrenia mais adequado em função:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Dalgalarrondo (2000), "haveria, então, dimensões como, por exemplo, o espectro esquizofrênico, que incluiria desde formas muito graves, tipo “demência precoce” (com grave deterioração da personalidade, embotamento afetivo, muitos sintomas residuais) a formas menos deteriorantes de esquizofrenia". (p.37)

     

    ------------------- 

    Gabarito: B


ID
2413165
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                 Manchetes

                                                                                                                             Sírio Possenti

[1] Ler manchetes é uma aventura. Jornais têm um contrato com seus leitores, dizem estudiosos do discurso. O fundamental é o da veracidade: o leitor deveria poder acreditar que o que lê no jornal é verdadeiro. Trata-se de uma "verdade" precária, de fato. Não sei o que seria dos historiadores se sua única fonte fosse a mídia. Ainda bem que podem analisar as guias de importação e de exportação e outros documentos.

[2] Além de acharem que sustentam esse contrato, jornalistas são levados a crer que as línguas podem ser exatas: bastaria alguma competência e um pouco de caráter para tornar as notícias objetivas. Ledo engano. É claro que línguas, às vezes, podem ser objetivas. Melhor dizendo: alguns textos podem até ser objetivos, considerado um contexto histórico e um conjunto de pressupostos.

[3] Mas os jornais parecem fazer um esforço especial para dar trabalho aos leitores. Uma das manchetes da Folha de 8/11/2011, por exemplo, é "DILMA NOMEIA PARA VAGA DO SUPREMO GAÚCHA DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO". Um estudioso de processamento mental de sequências mais ou menos "simples" testaria esta manchete contra esta outra: DILMA NOMEIA GAÚCHA DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO PARA VAGA DO SUPREMO. Creio que obteria resultados interessantes sobre maiores ou menores dificuldades de interpretação de estruturas mais ou menos "diretas".

[4] Mas uma manchete desse tamanho é um escândalo - quase não é manchete. Um chefe [de redação] poderia propor DILMA NOMEIA GAÚCHA DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO PARA O SUPREMO, deixando para o leitor a "descoberta" de que se trata de preencher uma vaga.

[5] Parênteses: ritmo e relevância deveriam ser os traços fundamentais da manchete: MORRE AOS 67 ANOS JOE FRAZER, LENDA DO BOXE MUNDIAL, na Folha do dia 9/11/2011, é o fim da picada! Por que não "MORRE JOE FRAZER, LENDA DO BOXE"? Alguém vai achar que é brasileiro? E por que informar a idade na manchete, a não ser que fosse de relevância extrema?

[6] O jornal gosta de correr riscos. Em outro caderno, cravou EMBRAER É ALVO DE PROTECIONISMO NOS EUA. A xícara parou a meio caminho. Me perguntei se era isso mesmo: o que poderia significar "alvo de protecionismo"? Os EUA estariam protegendo a Embraer? Não podia ser isso, não porque esse não pudesse ser o sentido da manchete. Simplesmente, achei que o fato seria incompatível com posições americanas típicas.

[7] Ser alvo de protecionismo significa, considerado o texto, que a Embraer é atacada para que empresas americanas sejam protegidas. Ou seja, empresas americanas são objeto de protecionismo. A Embraer ser alvo significa que é combatida com medidas de proteção (protecionistas) a suas concorrentes?

[8] O texto informa que a Embraer está sendo combatida nos EUA para que não vença uma licitação. Ou seja, os EUA estão protegendo companhias americanas (na verdade, atacando a Embraer). O protecionismo dos EUA é a proteção de suas empresas.

[9] Peço ajuda aos universitários...

                                                 Disponível em <http://terramagazine.terra.com.br> (adaptado). 

Segundo autor, a manchete sobre a Embraer (parágrafo 6):

Alternativas

ID
2413171
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                 Manchetes

                                                                                                                             Sírio Possenti

[1] Ler manchetes é uma aventura. Jornais têm um contrato com seus leitores, dizem estudiosos do discurso. O fundamental é o da veracidade: o leitor deveria poder acreditar que o que lê no jornal é verdadeiro. Trata-se de uma "verdade" precária, de fato. Não sei o que seria dos historiadores se sua única fonte fosse a mídia. Ainda bem que podem analisar as guias de importação e de exportação e outros documentos.

[2] Além de acharem que sustentam esse contrato, jornalistas são levados a crer que as línguas podem ser exatas: bastaria alguma competência e um pouco de caráter para tornar as notícias objetivas. Ledo engano. É claro que línguas, às vezes, podem ser objetivas. Melhor dizendo: alguns textos podem até ser objetivos, considerado um contexto histórico e um conjunto de pressupostos.

[3] Mas os jornais parecem fazer um esforço especial para dar trabalho aos leitores. Uma das manchetes da Folha de 8/11/2011, por exemplo, é "DILMA NOMEIA PARA VAGA DO SUPREMO GAÚCHA DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO". Um estudioso de processamento mental de sequências mais ou menos "simples" testaria esta manchete contra esta outra: DILMA NOMEIA GAÚCHA DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO PARA VAGA DO SUPREMO. Creio que obteria resultados interessantes sobre maiores ou menores dificuldades de interpretação de estruturas mais ou menos "diretas".

[4] Mas uma manchete desse tamanho é um escândalo - quase não é manchete. Um chefe [de redação] poderia propor DILMA NOMEIA GAÚCHA DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO PARA O SUPREMO, deixando para o leitor a "descoberta" de que se trata de preencher uma vaga.

[5] Parênteses: ritmo e relevância deveriam ser os traços fundamentais da manchete: MORRE AOS 67 ANOS JOE FRAZER, LENDA DO BOXE MUNDIAL, na Folha do dia 9/11/2011, é o fim da picada! Por que não "MORRE JOE FRAZER, LENDA DO BOXE"? Alguém vai achar que é brasileiro? E por que informar a idade na manchete, a não ser que fosse de relevância extrema?

[6] O jornal gosta de correr riscos. Em outro caderno, cravou EMBRAER É ALVO DE PROTECIONISMO NOS EUA. A xícara parou a meio caminho. Me perguntei se era isso mesmo: o que poderia significar "alvo de protecionismo"? Os EUA estariam protegendo a Embraer? Não podia ser isso, não porque esse não pudesse ser o sentido da manchete. Simplesmente, achei que o fato seria incompatível com posições americanas típicas.

[7] Ser alvo de protecionismo significa, considerado o texto, que a Embraer é atacada para que empresas americanas sejam protegidas. Ou seja, empresas americanas são objeto de protecionismo. A Embraer ser alvo significa que é combatida com medidas de proteção (protecionistas) a suas concorrentes?

[8] O texto informa que a Embraer está sendo combatida nos EUA para que não vença uma licitação. Ou seja, os EUA estão protegendo companhias americanas (na verdade, atacando a Embraer). O protecionismo dos EUA é a proteção de suas empresas.

[9] Peço ajuda aos universitários...

                                                 Disponível em <http://terramagazine.terra.com.br> (adaptado). 

Assinale a alternativa pontuada corretamente.

Alternativas
Comentários
  • c) Lenda do boxe mundial, Joe Frazer morre aos 67 anos.

    Pontuação corretamente empregada.

    Lenda do boxe mundial é um aposto explicativo.

     

  • Qual o erro da A?

  • Na alternativa A está faltando a vírgula após Joe Frazer, está omitindo ''que foi uma" lenda...

  • Ordem direta: Sujeito + Verbo + Acessórios

    Quando se altera a ordem direta, a vírgula se faz necessária. Além disso, a frase da questão possui um predicativo ("lenda do boxe mundial") mas nenhum verbo de ligação, logo, esse predicativo precisa vir separado por vírgulas para se tornar um aposto explicativo ou precisa qualificar o verbo para se tornar adjunto.

    Letra A

    Verbo + , + Adjunto + , + Sujeito + Predicativo

    correto: Morre, aos 67 anos, Joe Frazer, lenda do boxe mundial.

    Letra B

    Predicativo + , + Verbo + Adjunto + , + Sujeito

    correto: Joe Frazer, lenda do boxe mundial, morre aos 67 anos.

    Letra C

    Aposto + , + Sujeito + Verbo + Adjunto

    alternativa correta

    Letra D

    Sujeito + Adjunto + , + Verbo + Adjunto

    correto: Joe Frazer, aos 67 anos, morre lenda do boxe mundial. (morre como lenda etc..)


ID
2413195
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quando utilizamos a internet para realizar transações financeiras no site de um banco (Internet Banking), devemos tomar alguns cuidados essenciais para evitar roubos de identidade e ações criminosas de hackers. Julgue as dicas abaixo e indique a alternativa correta quanto às ações relativas a esse tipo de precaução:

I. Utilizar um antivírus instalado no computador e atualizado.

II. Observar atentamente que a URL do site está utilizando o protocolo HTTP em vez do HTTPS.

III. Desabilitar os cookies no Internet Explorer antes de acessar o banco.

IV. Caso desconfie da autenticidade do site, utilizar propositadamente uma senha incorreta a para verificar se o sistema gera um erro.

Alternativas
Comentários
  • Estranho, todas me parecem corretas, menos a III desabilitar os cookies no Internet Explorer antes de acessar o banco

  • GABARITO A

    I - Sim. É muito importante ter o antivírus instalado no computador. Porem, nada adiantaria ter antivírus, se ele não estivesse devidamente atualizado. 

    II- Errado. O único protocolo confiável é o HTTPS que é com criptografia (seguro) 

    III- Essa na verdade eu não sabia. Porém, fui para as alternativas e a III encontrava-se junto com a IV que no caso, eu sabia que estava errada. Logo, a eliminei.

    IV- Errada. Caso desconfiem do site, denunciem. Jamais, se deve brincar com bandidos.