SóProvas



Prova FCC - 2009 - TRT - 3ª Região (MG) - Analista Judiciário - Fisioterapia


ID
69328
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considere:

I. Atos do Congresso Nacional destinados ao tratamento de matérias de sua competência exclusiva, para as quais a Constituição dispensa a sanção presidencial, disciplinando, de regra, matéria externa aos órgãos do Poder Legislativo.

II. Espécie normativa que disciplina matéria especialmente reservada pelo texto constitucional e exige maioria absoluta para a sua aprovação.

Esses atos normativos, dizem respeito, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Atenção: dispõe o art. 69 da CF/88: As Leis complementares serão aprovadas por maioria absoluta. Já a Emenda à Constitucional poderá ser proposta por um terço de seus membros.
  • Decreto legislativo = são atos destinados a regular matérias de competência exclusiva do Congresso Nacional (Constituição, art. 49) que tenham efeitos externos a ele,sendo o objeto deste as matérias enunciadas no art. 49 da CF.Leis Complementares = serão aprovadas por maioria absoluta (Art. 69, CF).Emenda Constitucional = exige votação em dois turnos em cada casa do Congresso Nacional, sendo necessário 3/5 votos dos respectivos membros para sua APROVAÇÃO, ou seja, maioria qualificada. Nao se deve confundir as exigências para aprovação da EC com os requisitos de sua proposta.
  • CF - Art. 111-A. O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo: (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)I um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94; II os demais dentre juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura da carreira, indicados pelo próprio Tribunal Superior. § 1º A lei disporá sobre a competência do Tribunal Superior do Trabalho.§ 2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho: I a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira;II o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante.
  • Decretos Legislativos são atos destinados a regular matérias de competência exclusiva do Congresso Nacional (Constituição, art. 49) que tenham efeitos externos a ele.As leis complementares constituem um terceiro tipo de leis que não ostentam a rigidez dos preceitos constitucionais, e tampouco comportam a revogação por força de qualquer lei ordinária superveniente. Com a instituição de lei complementar buscou o constituinte resguardar certas matérias de caráter paraconstitucional contra mudanças céleres ou apressadas, sem lhes imprimir uma rigidez exagerada, que dificultaria sua modificação. A lei complementar deve ser aprovada pela maioria absoluta de cada uma das Casas do Congresso (Constituição, art. 69).
  • kkkkkkkkkkkkkkk, fala sério, a mesma questão repetida 4 vezes consecutivamente ´elasca! é pro cabra nunca mais esquecer a resposta.
  • RESUMÃO para facilitar os estudos:
    - As matérias de competência do Congresso Nacional com sanção do Presidente (art. 48 CF/88) = Lei ordinária - Quorum de aprovação: Maioria simples.
    - As matérias de competência EXclusiva do Congresso Nacional sem sanção do Presidente (art. 49 CF/88) = Decreto Legislativo- Quorum de aprovação: Maioria simples - Matérias de efeitos EXternos, via de regra.
    - As matérias de competência privativa da Câmara dos Deputados sem sanção do Presidente (art. 51 CF/88) = Resolução- Quorum de aprovação: Maioria simples - Matérias de efeitos internos, via de regra.
    - As matérias de competência privativa do Senado Federal sem sanção do Presidente (art. 52 CF/88) = Resolução- Quorum de aprovação: Maioria simplesMatérias de efeitos internos, via de regra.

ID
69340
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, o dever da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários

Alternativas
Comentários
  • Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.
  • A administração tem um prazo de 5 anos para anular atos que geraram efeitos favoráveis a terceiros, como disse a colega. Caso a adm não o faça, entende-se que o ato foi convalidado tacitamente.
  • 5 anos (Anulação Geral de Atos). (Art. 54): prazo decadencial; passados os 5 anos, não havendo anulação, considera-se o ato convalidado (Convalidação Tácita).

     

    Obs.1: O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai, em regra, em 5 anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

     

    Obs.2: Os atos administrativos, quando importem anulação, revogação, suspensão ou convalidação de ato administrativo, deverão ser motivados, com indicação dos fatos e dos fundamentos jurídicos.

  • GABARITO: LETRA C

    Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

    FONTE:  LEI Nº 9.784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999.


ID
69343
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei n o 9.784, de 29 de janeiro de 1999, têm legitimidade para interpor recurso administrativo

Alternativas
Comentários
  • Art. 58. Têm legitimidade para interpor recurso administrativo: I - os titulares de direitos e interesses que forem parte no processo; II - aqueles cujos direitos ou interesses forem indiretamente afetados pela decisão recorrida; III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; IV - os cidadãos ou associações, quanto a direitos ou interesses difusos.
  • DICA:

    No art. 58, em nenhum momento fala em "direitos individuais".

    Já eliminaria A e C.

  • a) os titulares de direitos e interesses que forem parte no processo, em relação a direitos individuais, e, em se tratando de direitos difusos, aqueles direta ou indiretamente afetados pela decisão recorrida.

    b) apenas os titulares dos direitos e interesses que forem parte no processo.

    c) as associações, no tocante a direitos individuais e interesses coletivos.

    d)apenas os titulares dos direitos e interesses que forem parte no processo e, em relação a interesses difusos e coletivos, o Ministério Público.

    e)

    os titulares dos direitos e interesses que forem parte no processo, bem como aqueles cujos direitos ou interesses forem indiretamente afetados pela decisão recorrida.

  • GABARAITO: E

  • GABARITO: LETRA E

    Art. 58. Têm legitimidade para interpor recurso administrativo:

    I - os titulares de direitos e interesses que forem parte no processo;

    II - aqueles cujos direitos ou interesses forem indiretamente afetados pela decisão recorrida;

    III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;

    IV - os cidadãos ou associações, quanto a direitos ou interesses difusos.

    FONTE:  LEI Nº 9.784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999.


ID
69346
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais do Trabalho (TST e TRTs)
Assuntos

Considere:

I. Posse.

II. Idade.

III. Tempo de serviço na magistratura do Trabalho na 3º Região.

IV. Tempo de serviço público.

V. Classificação no concurso.

VI. Data da publicação do ato de nomeação ou de promoção.

A antiguidade dos Magistrados será determinada, sucessivamente, pelas condições constantes em

Alternativas
Comentários
  • Questãozinha chata.....mas dava pra solucionar apenas sabendo-se que a idade é SEMPRE o último critério de desempate...
  • ART 9 REGIMENTO INTERNO TRT 3 REGIAO
  • Regimento Interno do TRT da 3ª Região

    Art. 9º Determinar-se-á a antiguidade dos Magistrados, sucessivamente:

      I – pela posse;

      II – pela data da publicação do atode nomeação ou de promoção;

      III – pelo tempo de serviço namagistratura do trabalho na 3ª Região;

      IV – pela classificação no concurso;

      V – pelo tempo de serviço público;

      VI – pela idade.

  • Atualizando...
    Art. 9º Determinar-se-á a antiguidade dos Magistrados, sucessivamente:  
    I - pela posse; 
     II - pela data da publicação do ato de nomeação ou de promoção; 
     III - pelo tempo de serviço na magistratura do trabalho na 3ª Região; 
     IV - pela classificação no concurso;
      V - pelo tempo de serviço público; 
     VI - pela data de abertura da vaga; e 
    VII - pela idade. - 
    Parágrafo único. O exercício prevalecerá sobre a posse, desde que não seja com ela concomitante.

  • Basta lembrar que a posse é o primeiro critério, a publicacão do ato de nomeacão ou promocão o segundo  e a idade o último critério.
    Nesta questão bastava saber que a idade é a última pois já achava a alternativa correta.

  • Macete: PDT CTI

  • Para complementar...

    No Regimento atualizado houve a inserção do critério da "data de abertura da vaga", ocupando o sexto critério; consequentemente, o critério de "idade"passou a ocupar o sétimo lugar.


ID
69349
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais do Trabalho (TST e TRTs)
Assuntos

Julgar, originariamente, os mandados de segurança impetrados contra os atos do Presidente e julgar, originariamente, os mandados de segurança contra atos praticados pelos membros de Comissão de Concurso são de competência do

Alternativas
Comentários
  • Regimento Interno do TRT da 3ª Região

    Art. 21. Compete ao Tribunal Pleno, além de outras atribuições fixadas em lei e neste Regimento:

    [...]

    V – julgar, originariamente os mandados de segurança impetrados contra seus próprios atos, contra os do Presidente e aqueles impetrados por Desembargadores;


    Art. 23. Compete ao Órgão Especial, além de outras atribuições fixadas neste Regimento:

      I – julgar originariamente os mandados de segurança contra atos praticados pelos membros de Comissão de Concurso;

  • Alternativa a) Tribunal Pleno e do Órgão Especial, respectivamente.

    Art. 15. Compete ao TRIBUNAL PLENO, além de outras atribuições fixadas em lei e neste Regimento:

    II - EM MATÉRIA JUDICIÁRIA:

    a) julgar:

    8) os mandados de segurança impetrados contra seus atos, contra os do presidente do Tribunal, dos desembargadores que atuam por delegação do presidente e dos respectivos substitutos regimentais, bem como os impetrados por desembargadores;

    ----------------------------------

    Art. 22. Compete ao ÓRGÃO ESPECIAL, além de outras atribuições fixadas neste Regimento:

    e) os mandados de segurança contra atos praticados pelos membros de COMISSÃO DE CONCURSO;


ID
69481
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em relação à Justiça do Trabalho, é certo que

Alternativas
Comentários
  • a) Correta - C.F. - Art. 111-A. - II – o Conselho Superior de Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante.b) Errada - Art. 111-A. O Tribunal Superior do Trabalho, compor-se-á de 27 Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de 35 e menos de 65 anos, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do SENADO FEDERAL, sendo: (...) c) Errada - Art. 111-A § 2º - Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho:I – a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira;d) Errada: Art. 115 – Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, 7 juízes recrutados, quando possível, na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de 35 e menos de 65 anos, sendo:I – 1/5 dentre advogados com mais de 10 anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de 10 anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94;II – os demais, mediante promoção de juízes do trabalho por antigüidade e merecimento, alternadamente.
  • § 2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho: I a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira;--> II o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante.
  • § 2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho: I a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira;--> II o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante.
  • b) A idade mínima para ingresso nos Tribunais Superiores é 35 anos e nos Regionais é 30;c) as Escolas de Formação e Aperfeiçoamento funcionam junto aos respectivos Tribunais Superiores;d) o quinto constitucional se aplica sim, ao TST;e) a composição mínima dos Tribunais Regionais é de sete juízes e a idade máxima para ingresso é de menos de 65 anos.
  • § 2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho: I a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira;----> II o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante.
  • Art. 111-A. O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo: I um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94; II os demais dentre juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura da carreira, indicados pelo próprio Tribunal Superior. § 1º A lei disporá sobre a competência do Tribunal Superior do Trabalho. § 2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho: I a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira; II O CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO, CABENDO-LHE EXERCER, NA FORMA DA LEI, A SUPERVISÃO ADMINISTRATIVA, ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA E PATRIMONIAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAUS, COMO ÓRGÃO CENTRAL DO SISTEMA,CUJAS DECISÕES TERÃO EFEITO VINCULANTE.
  • Art. 111- O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo: (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)I um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94;II os demais dentre juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura da carreira, indicados pelo próprio Tribunal Superior. § 2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho:I a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira; Art. 115. Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos, sendo: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)I um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94;II os demais, mediante promoção de juízes do trabalho por antigüidade e merecimento, alternadamente.§ 1º Os Tribunais Regionais do Trabalho instalarão a justiça itinerante, com a realização de audiências e demais funções de atividade jurisdicional, nos limites territoriais da respectiva jurisdição, servindo-se de equipamentos públicos e comunitários.§ 2º Os Tribunais Regionais do Trabalho poderão funcionar descentralizadamente, constituindo Câmaras regionais, a fim de assegurar o pleno acesso do jurisdicionado à justiça em todas as fases do processo.
  • A resposta correta é o item a, conforme o disposto no art. 111-A, §2º, II da CF, a seguir:"§2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho:II - o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante."A letra b está errada pois os membros do TST terão idade mínima de 35 anos e máxima de 65, conforme art. 111-A, CF.A letra c é incorreta porque uma única Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho funcionará junto ao Tribunal Superior do Trabalho (Art. 111-A, §2º, I, CF)A letra d está errada pois a regra do quinto constitucional também é aplicável ao TST (art. 111-A, I, CF).A letra e é incorreta tendo em vista que os TRT's compõem-se de, no mínimo, sete juízes, escolhidos, quando possível, na respectiva região e nomeados pelo Presidente da República (art. 115, CF).
  • A resposta correta é o item a, conforme o disposto no art. 111-A, §2º, II da CF, a seguir:"§2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho:II - o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante."A letra b está errada pois os membros do TST terão idade mínima de 35 anos e máxima de 65, conforme art. 111-A, CF.A letra c é incorreta porque uma única Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho funcionará junto ao Tribunal Superior do Trabalho (Art. 111-A, §2º, I, CF)A letra d está errada pois a regra do quinto constitucional também é aplicável ao TST (art. 111-A, I, CF).A letra e é incorreta tendo em vista que os TRT's compõem-se de, no mínimo, sete juízes, escolhidos, quando possível, na respectiva região e nomeados pelo Presidente da República (art. 115, CF).
  • O Conselho Superior da Justiça do Trabalho, criado pela Emenda Constitucional n. 45, de 08/12/2004, tem como função a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, atuando como órgão central do sistema. Suas decisões têm efeito vinculante, conforme estabelecido no art. 111-A, § 2º, inciso II, da Constituição Federal.
  • O Conselho Superior da Justiça do Trabalho funciona junto ao TST, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho, de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante.
  • § 2º - Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho:I - a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções,regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira;II - o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa,orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema,cujas decisões terão efeito vinculante.
  • ART:111-A§ 2º - Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho:I - a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções,regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira;
  • Erros das demais:B) idade mínima: 35 anos. C) supervisionadas pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho e funcionarão junto ao TST, não TRT. Não são indicados pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (órgão administrativo, nunca indica nada) mas, sim, pelo próprio tribunal, além da observância do quinto constitucional.D) o quinto constitucional é observado também pelo TST e não é composto por juízes do trabalho, explicação na próxima alternativaE) mínimo de 7 juízes, observado o quinto constitucional (1/5 dentre advogados com + de 10 anos de efetiva atividade profissional e membros do MPT com + de 10 anos de efetivo exercício) e os demais mediante promoção dos juízes das varas do trabalho, por antiguidade e merecimento, alternadamente. Não há indicação do TST.
  • gostaram dessa questão, repetiu mil vezes!
  • b) ...entre brasileiros com mais de 35 e menos de 65, indicados pelo Presidente da República após aprovação do Senado Federal por maioria absoluta.

    c) ... funcionarão junto ao TST

    d)...o quinto constitucional é aplicável ao TST

    e)... compõem-se de no mínimo sete juízes. ... com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos

  • Não sei pra que tantos comentários idênticos..MEU DEUS!!!!
  • Quero aproveitar o espaço e pedir um esclarecimento sobre uma dúvida que surgiu.

    Os juízes são PROMOVIDOS de acordo com a Antiguidade e Merececimento, correto?!
    Mas de acordo com o inciso II do art. 111-A, "os demais juízes dos TRTs, oriundos da magistratura da carreira, INDICADOS pelo próprio Tribunal Superior??

    Então os juízes são dos TRTs são INDICADOS para o TST e não promovidos?


    Se alguém puder me esclarecer essa dúvida enviando uma mensagem, agradeciria.
    Bons Estudos.
  • Oi Daniel

    A promoção vincula-se a ideia de ENTRÂNCIA, que em suma são os degraus na carreira de um juiz. Fica mais claro quando percebemos o JUIZ DE DIREITO, que geralmente quando lotado em comarcas do interior está na sua primeira entrância e aí, pelos critérios próprios de promoção, chega a capital do Estado, que será a terceira entrância. Esse entendimento vale para chegar-se até um Tribunais Regionais e ao próprio TJ.

    Quando falamos de Tribunal Superior realmente não há essa promoção, pois não há mais ENTRÂNCIA alguma. Aí sim entra a questão da INDICAÇÃO que vc mencionou.

    Espero ter ajudado.
  • Esse é o chamado QUINTO CONSTITUCIONAL

     

    * Advogados com mais de 10 anos de atividade.

     

    * Membros do MP com mais de 10 anos de efetivo exercício.

     

    Possuem 1/5 constitucional ---> TRF ; TST ; TRT e TJ

     

    Não possuem 1/5 constitucional ---> STF ; STM ; TSE e TRE

     

    Possui 1/3 constitucional ---> STJ

  • GABARITO: A

    a) CERTO: Art. 111-A. § 2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho: II o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante. 

    b) ERRADO: Art. 111-A. O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo: 

    c) ERRADO: Art. 111-A. § 2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho: I a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira; 

    d) ERRADO: Art. 111-A. O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo: I um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94; 

    e) ERRADO: Art. 115. Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos, sendo: I um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94; II os demais, mediante promoção de juízes do trabalho por antigüidade e merecimento, alternadamente.

  • GABARITO LETRA A

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 111-A. O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo:        

              
    § 2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho:          

         

    I - a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira;        

         

    II - o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante.


ID
70003
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Tendo em vista os direitos individuais e coletivos, considere as assertivas abaixo:

I. O princípio da igualdade veda que a lei estabeleça tratamento diferenciado entre pessoas que guardem distinções de grupo, de sexo, de profissão, de condição econômica ou de idade, entre outras.

II. Não se pode cogitar de ofensa ao princípio da igualdade quando as discriminações são previstas no próprio texto constitucional.

III. O princípio constitucional da isonomia não autoriza o Poder Judiciário a estender vantagens concedidas a um grupo determinado de indivíduos a outros grupos não contemplados pela lei.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I- O princípio da igualdade versa que deve-se tratar os iguais, igualmente, e os desiguais, desigualmente.II- Correto, como na própria constituição defende e privilégia o direito do trabalho pra a mulher, nos direitos sociais.III-Correto, pois só é concedida a equiparação quando são estabelecidos os pré requisitos de igualidade, e não de acordo com o entendimento do judiciário
  • I- O princípio da igualdade não veda que a lei estabeleça tratamentto diferenciado entre pessoas, oque não se admite é que o paraametro diferenciador seja arbitrário, desprovido de razoabilidade tranformando sua desigualdade negativa numa desigualdede positiva.II- corretíssimo,III-Orintação do STF segundo o qual o princípio constitucional da isonomia não autoriza o poder judiciário a estender vantagens concedidas a um grupo determinado de indivíduos a outros grupos, não comtemplados pela lei, sob pena de ofensa ao prncípio da separação dos poderes(o poder judiciário, no exercício de sua função jurisdicional, não pode legislar positivamente, criando regras naõ pretendidas pelo poder legislativo;cabe ao judiciário tão somente, legislar negativamente, isto é, erradicar normas inconstitucionais do ordenamento jurídico).
  • I - ERRADA
    I. O princípio da igualdade veda que a lei estabeleça tratamento diferenciado entre pessoas que guardem distinções de grupo, de sexo, de profissão, de condição econômica ou de idade, entre outras.
    "O princípio da igualdade não veda que a lei estabeleça tratamento diferenciado entre pessoas que guardem distinções de grupo social, de sexo, de profissão, de condição econômica ou de idade, entre outras; o que não se admite é que o parâmetro diferenciador seja arbitrário, desprovido de razoabilidade, ou deixe de atender a alguma relevante razão de interesse público. Em suma, o princípio da igualdade não veda o tratamento discriminatório entre indivídios, quando há razoabilidade para a discriminação."

    II - CERTA
    II. Não se pode cogitar de ofensa ao princípio da igualdade quando as discriminações são previstas no próprio texto constitucional.
    "Deve-se observar que não se pode cogitar de ofensa ao princípio da igualdade quando as discriminações são previstas no próprio texto constitucional. Nessas hipóteses, o próprio legislador constituinte determinou, explicitamente, que um dado critério deve ser adotado para efeito de desigualamento jurídico entre as pessoas."

    III - CERTA
    III. O princípio constitucional da isonomia não autoriza o Poder Judiciário a estender vantagens concedi- das a um grupo determinado de indivíduos a outros grupos não contemplados pela lei.
    "É relevante registrar que, segundo orientação do Supremo Tribunal Federal, o princípio constitucional da isonomia não autoriza o Poder Judiciário a estender vantagens concedidas a um grupo determinado de indivíduos a outros grupos não contemplados pela lei, sob pena de ofensa ao princípio da separação de Poderes (...)."

    Fonte: PAULO, Vicente; ALEXANDRINO, Marcelo. Direito Constitucional descomplicado. 3ª ed. Editora Método. Pg 109-110
  •  

    Pra usar no item III...

    STF Súmula nº 339
     - 13/12/1963 - Súmula da Jurisprudência Predominante do Supremo Tribunal Federal - Anexo ao Regimento Interno. Edição: Imprensa Nacional, 1964, p. 148.

    Cabimento - Poder Judiciário - Função Legislativa - Aumento de Vencimentos de Servidores Públicos - Fundamento de Isonomia

        Não cabe ao Poder Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos de servidores públicos sob fundamento de isonomia.













     

  • Quanto ao item III, cumpre ressaltar a conversão da STF/339 na Súmula Vinculante 37, aprovada pelo Plenário do STF em 16/10/2014:

    Não cabe ao poder judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos de servidores públicos sob o fundamento de isonomia.


ID
70006
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os postos de trabalho planejados para satisfazer as necessidades de adequação dimensional da maioria da população utilizam os percentis

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    9050/2020

    4 Parâmetros antropométricos

    Para a determinação das dimensões referenciais, foram consideradas as medidas entre 5 % a 95 % da população brasileira, ou seja, os extremos correspondentes a mulheres de baixa estatura e homens de estatura elevada


ID
70009
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

As pressões medidas no disco intervertebral L3 durante a posição deitado em decúbito dorsal, em pé, sentado ereto e sentado inclinado para frente correspondem, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Essa questão foi retirada do livro "manual de ergonomia - Adaptando o trabalho ao homem". Grandjean, 1998.
  • Se não me engano esta foi uma das questões que foi anulada neste concurso!
  • vim em um livro que de pé a pressão é de 60% entre outros pontos da questão? alguém sabe dizer se está realmente correta mesmo?

  •  Bem no link de um artigo sobre posturas sentadas q comentei na questões anterior ( Q 23335) a esta tem a referencia deste livro q a colega comentou ai em cima (o primeiro comentario) e concorda com o gabarito da questão.
  • Questão mal formulada, pois em DD com apoio é uma pressão e sem apoio é outra...
  • FCC é só decoreba tá louco coisa horrível



ID
70012
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A posição de trabalho na qual ocorre a maior pressão intradiscal em L3-L4 é

Alternativas
Comentários
  • Estranho... sempre me pareceu que a posição de maior pressão seria a da alternativa b... alguém saberia responder minha dúvida?
  • tbm errei a questão pq sempre vi nos livros que sentado e inclinado pra frente comprime mais...gostaria tbm q alguém me tirasse essa dúvida

  • Tenho dúvida sobre esta questão,pois eu recebi o gabarito desta prova da FCC, TRT 3° região , onde a resposta correta seria a alternativa A, , sentado ereto, emtarefa de digitação. Por favor ajude a rever esta questão, obrigada.
  • e inportante que reveja esta questão a resposta  correta não seria em pe - letra e?
  • Eles corrigiram o gabarito oficial e a resposta correta é a  letra d .
  • oi , colei este link  q é de um artigo que estuda os efeitos da postura sentada sobre a coluna vertebral muito bom e nele varios autores afirmam q a sentado a pressão discal é maior q em pé.
    http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=3&sqi=2&ved=0CC4QFjAC&url=http%3A%2F%2Fwww.consultoriasb.com.br%2Fartigos%2Fginastica-
  • Amigos, realmente na posição sentada tem-se um aumento de pressão sobre a coluna lombar, em comparação com a posição ereta em bipedestação.

    Inclinar-se para frente acarreta maior pressão sobre os discos em relação à posição das costas a 90º.

    Mas levantar peso significa que a coluna sofre não somente a carga do peso do corpo do indivíduo, como também o peso adicional que está sendo carregado.

    Se, além de segurar um peso adicional, o indivíduo inclinasse para frente, a pressão seria ainda maior, portanto maior o risco de uma herniação discal para trás.

    Portanto, acredito que a letra D seja a resposta correta.
  • A questão deixa dúvida entre as letras b e d. Isso porque a banca não foi suficientemente clara nas opções-
    o corpo levemente inclinado para frente - relaxado ou com ação muscular (mais relaxado, maior pressão intradiscal), e também em relação ao peso - deveria ter quantificado de alguma forma, pois podemos imaginar um objeto de 300g ou um bebê de 6Kg. Na primeira hipótese seria a letra b e na segunda a letra d.

    A meu ver, questão passível de recurso.

ID
70015
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O ângulo entre o assento e o encosto considerado ergonômico varia entre

Alternativas
Comentários
  • segundo a NR17 "É preferível assento com inclinação para
    trás em torno de 5o graus com relação à horizontal. Isso impede que a
    pessoa escorregue para frente, o que pode acontecer em assentos
    paralelos ao solo."  fonte: NR17 em http://www.trabalhoseguro.com/NR/Manual_NR_17.pdf

ID
70018
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Sobre o Ondas Curtas é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • - A atração e repulsão das moléculas com carga aumentam a energia cinética, a qual é transformada em calor- Tecidos ricos em moléculas carregadas serão, teoricamente, os mais aquecidos pelo OC
  • Resposta: letra D

    Referência: Eletroterapia Prática Baseada em Evidências.

    a) O tecido adiposo é um mau condutor e, portanto, a magnitude da corrente produzida na gordura será mínima.

    b) As moléculas dipolares encontradas nos tecidos vivos consistem principalmente em água e algumas proteínas. As moléculas dipolares rodam à medida que o campo elétrico oscila.

    c) Os fluidos iônicos dos tecidos agem como correntes iônicas que podem conduzir substâncias com cargas tais como nutrientes e
    resíduos de um lado para outro e alterar as pressões osmóticas dos tecidos.

    d) O tecido que contém altas proporções de moléculas com carga apresentará maior aquecimento durante sua utilização.

    e) Tanto o metal quanto o suor são bons condutores. Isso significa que, se um implante de metal ou uma gota de suor estiverem dentro do campo elétrico, eles criarão uma área de campo com alta densidade e os tecidos adjacentes poderão ser expostos a uma grande carga térmica.


ID
70021
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

São características da radiação do laser terapêutico:

Alternativas
Comentários
  • * A monocromaticidade indica que a radiação é constituída por fótons com um único comprimento de onda e, portanto uma só cor, esta característica determina quais biomoléculas absorverão a radiação incidente.
    * A colimação significa que os raios são todos paralelos, o que mantém a potência agrupada numa área pequena e percorre grandes distâncias.
    * As depressões e picos das ondas de luz emitidas combinam-se perfeitamente no tempo e
    no espaço, isto determina a coerência do laser
     (Kitchen S, ed. Eletroterapia: prática baseada em evidências. 11ª ed. Barueri: Manole;2003. )
  • Resposta: letra E

    Referência: Eletroterapia Prática Baseada em Evidência.

    A radiação gerada pelos aparelhos a laser terapêutico difere daquela produzida por outras fontes similares nos três aspectos a seguir:

    Monocromaticidade
    A luz produzida por um laser é de "cor única", sendo a maior parte da radiação emitida pelo dispositivo de tratamento agrupado em torno de um único comprimento de onda com uma largura de banda muito estreita.

    Colimação

    Na luz laser, os raio de luz ou fótons produzidos pelo aparelhos laser são para todos os propósitos práticos paralelos, quase sem divergência da radiação emitida com a distância. Essa propriedade mantém a potência óptica do aparelho "agrupada" em uma área relativamente pequena durante distâncias consideráveis e, em certo grau, mesmo quando passando através dos tecidos.

    Coerência
    A luz emitida pelos aparelhos laser também apresenta a mesma fase, de modo que junto com as duas propriedades únicas já descritas, as depressões e picos das ondas de luz emitidas se combinam perfeitamente no tempo (coerência temporal) e no espaço (coerência espacial).


ID
70024
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A fotoquimioterapia com psoraleno é o tratamento combinado de distúrbios da pele com esta droga fotossensibilizadora e radiação ultravioleta

Alternativas
Comentários
  • PUVA é uma terapia usada na dermatologia no manejo da psoríase e vitiligo desde 1947. Outras afecções dermatológicas mais raras também podem ser tratadas com esta técnica. A sigla PUVA significa: Psolareno + UVA. Psoraleno é uma substância química sensível a radiação. UVA é a radiação ultravioleta A. O tratamento é feito com acompanhamento médico regular. Pode apresentar efeitos colaterais e intolerância. É considerada uma boa opção terapêutica.FONTE:Dermatologia Básica. Sampaio & Rivitti, 1999. Artes Médicas, São Paulo.

ID
70027
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Durante o trabalho de parto, entre e durante as contrações, a modulação da TENS deve ser respectivamente

Alternativas
Comentários
  • Durante as contrações... Usa-se o breve-intenso: alta frequencia e alta intensidade.
  • Não sei de onde eles tiraram essas recomendações. Eu encontrei esta revisão bilbiográfica de estudos usando esstimulação elétrica para analgesia durante o parto e o resultádo é tcharam....

    Conclusões: A utilização da EET não demonstrou nenhum impacto sobre a mãe ou concepto e nenhuma influência no trabalho de parto. De acordo com os resultados desta revisão, não há evidência de que a EET reduz o uso de analgesia complementar.

    O estudo é de 2010, mas como o que eles fazem normalmente em provas de concurso é usar uma bibliografia desatualizada o jeito é decorar. Abraço
  • O uso do TENS no parto diminui o uso de drogas, além de ser não invasivo é eficiente, barato, de fácil aplicação e ter o mínimo de efeito adverso. Apresentando como principal efeito a analgesia e consequente relaxamento da paciente. Geralmente se utiliza intensidade alta durante as contrações e baixa entre elas. A única opção que contém esse parâmetro é o gabarito E.

  • Que questão ridícula. 

  • A referência está em SHEILA KITCHEN.

  • GABARITO: E


ID
70030
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A frequência da corrente interferencial é de cerca de

Alternativas
Comentários
  • "...a corrente interferencial consiste basicamente de uma corrente de média freqüência, de aproximadamente 4000 Hz."

    Fonte:http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/eletro/terapia_interferencial.htm

  • questão mal elaborada!!!
    o autor devia ter dito com qual objetivo seria a corrente interferencial!!!
    Analgesia = 4000Hz
    Fortalecimento musular = 2000Hz

  • A corrente interferencial é o cruzamento de duas diferentes ondas de média frequência, em geral na faixa de 4000 e 4100 Hz. Apresenta uma vantagem terapêutica de encontrarem menor resistência na pele, o que permite penetrarem em tecidos mais profundos e menos desconforto.

    Gabarito B.


ID
70033
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A queda de temperatura na pele após a aplicação de uma bolsa de gelo em uma temperatura de contato que varia entre 0° e 3°, aplicada durante 10 minutos, é de cerca de

Alternativas
Comentários
  • Questãozinha,hein!!!
    De acordo com Placzek e Boyce (2004) o gelo aplicado em extremidades,principalmente em pacientes com pouco tecido subcutaneo 
    por um periodo de 5 a 10 minutos a temperatura da pele cai cerca de 20°C e a do tecido subcutaneo cai 15°C, já a temperatura muscular a uma profundidade de 2cm cai em 5°C.

ID
70036
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

As propriedades acústicas do agente acoplante utilizado na terapia por ultrassom devem

Alternativas
Comentários
  • a diferneça na impedancia acustica entre a agua e os tecidos moles é pequena, o que significa que ocorre apenas aproximadamente0,2% de reflexão na interface entre os dois. correta letra A
  • Resposta: letra A

    Referência: Eletroterapia Prática Baseada em Evidência.

    Contudo, o ultra-som se propaga através da água, um meio no qual a velocidade do som é de 1500 m/s. A 1,5 MHz o comprimento de onda na água é 1 mm. Esse fato é usado na medicina já que a maioria dos tecidos corporais são constituídos principalmente de água e os comprimentos de onda milimétricos nas baixas freqüências de megahertz usadas (0,75-10 MHz) são comparáveis ao tamanho das estruturas tissulares com as quais é necessária a interação. Por isso

    As propriedades acústicas do agente acoplante utilizado na terapia por ultrassom devem ter impedância semelhante à da água.



ID
70039
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

São mecanismos físicos envolvidos na produção dos efeitos não-térmicos do ultrassom, além das correntes acústicas, a

Alternativas
Comentários
  • cavitação, correntes acusticas e ondas estacionarias sao mecanismos fisicos presentes nos efeitos nao termicos do ultrassom.
  • Existem muitas situações em que o US produz efeitos físicos, sem envolvimento de uma temperatura significativa. Supõe-se que alguns mecanismos físicos estão envolvidos na produção destes efeitos atérmicos, como cavitação, correntes acústicas e ondas estacionárias (LOW & REED, 2001; TAYLOR et al., 2004).
  • Resposta: letra E

    Referência: Eletroterapia Prática Baseada em Evidência.

    a) A rotação de dipolos e distorção molecular ocorrem com a utilização de microondas gerando o aquecimento dos tecidos.
    Ultra-som.
    Os mecanismos físicos que parecem estar envolvidos na produção desses efeitos não-térmicos são um ou mais dentre estes: cavitação, correntes acústicas e ondas estacionadas.
    Cavitação:
    O ultra-som pode causar a formação de bolhas ou cavidades comdimensões de micrômetros em fluidos contendo gases. Dependendo da amplitude de pressão da energia, as bolhas resultantes podem ser úteis ou perigosas. Amplitudes de baixa pressão resultam na formação de bolhas que vibram até um grau em que são produzidas alterações reversíveis na permeabilidade das membranas celulares perto do evento cavitacional.
    Correntes acústicas
    Referem-se ao movimento unidirecional do fluido em um campo de ultrasom. Desenvolvem-se gradientes de alta velocidade perto das fronteiras entre os fluidos e estruturas como células, bolhas e fibras de tecidos.
    Ondas estacionárias
    Quando uma onda de ultra-som atinge a interface entre dois tecidos com impedâncias acústicas diferentes (por ex., osso e músculo), ocorre reflexão de uma porcentagem da onda. As ondas refletidas podem interagir com as ondas incidentes que estão chegando para formar um campo de ondas estacionárias.


ID
70042
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A técnica de massoterapia conhecida como effleurage corresponde a

Alternativas
Comentários
    • EFFLEURAGE
     
    É um movimento de deslizamento lento, realizado com pressão crescente e na direção do fluxo venolinfático (direção centrípeta). Sempre que possível o movimento termina com uma pausa definida, em um grupo de nodos linfáticos superficiais. 
  • GABARITO: B


ID
70045
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A ginástica laboral aplicada no meio do expediente de trabalho é denominada

Alternativas
Comentários

  • Tipos de Ginástica Laboral

    Preparatória - para atividades que exigem esforço físico intenso.

    Ginásticacom duração de 10 a 15 minutos, realizada antes do início da jornada detrabalho. Tem como o objetivo principal o corpo do trabalhador,aquecendo os grupos musculares que serão solicitados nas suas tarefas edespertando-os para que se sintam mais dispostos ao iniciar o trabalho.

    Compensatória – para atividades que exigem esforço físico repetitivo.

    Ginásticacom duração de 5 a 8 minutos, realizada durante a jornada de trabalhopara executar exercícios específicos de compensação aos esforçosrepetitivos e às posturas inadequadas, solicitadas nos postosoperacionais.

    fonte: http://www.mundoergonomia.com.br/website/artigo.asp?id=3163&cod=1847&idi=1&moe=74

  • A Ginástica Compensatória é realizada no meio da jornada de trabalho, como uma pausa ativa para executar exercícios específicos de compensação.
    Praticada junto às máquinas, mesas do escritório e eventualmente no refeitório ou em espaço livre, utilizando exercícios de descontração muscular e relaxamento, visando diminuir a fadiga e prevenir as enfermidades profissionais crônicas.
     

  • A ginástica laboral tem sido classificada por diversos autores de forma diferente, observar-se-á neste presente trabalho classificada pelos autores Maciel, 2005; Albuquerque, 2005; Melzer, 2005; Leônidas (2005) pelas seguintes formas: preparatória, compensatória, de relaxamento e corretiva:


    Ginástica laboral preparatória
    Realizada no início da jornada de trabalho, ela ativa fisiologicamente o organismo, prepara para o trabalho físico e melhora o nível de concentração e disposição, elevando a temperatura do corpo, oxigenando os tecidos e aumentando a freqüência cardíaca. Tem a duração aproximada de 10 a 12 minutos. Inclui exercícios de coordenação, equilíbrio, concentração, flexibilidade e resistência muscular (Maciel, 2005; Albuquerque, 2005; Melzer, 2005; Leônidas , 2005).

    Ginástica laboral compensatória
    Com duração de 5 a 10 minutos durante a jornada de trabalho, sua principal finalidade é compensar todo e qualquer tipo de tensão muscular adquirido pelo uso excessivo ou inadequado das estruturas musculoligamentares. Tem o objetivo de melhorar a circulação com a retirada de resíduos metabólicos, modificar a postura no trabalho, reabastecer os depósitos de glicogênio e prevenir a fadiga muscular. São sugeridos exercícios de alongamento e flexibilidade, respiratórios e posturais (Maciel, 2005; Albuquerque, 2005; Melzer, 2005; Leônidas , 2005).

    Ginástica laboral de relaxamento
    Realizada no final da jornada de trabalho durante 10 ou 12 minutos, tem como objetivo a redução do estresse, alívio das tensões, redução dos índices de desavenças no trabalho e em casa, com conseqüente melhora da função social. São realizadas auto-massagens, exercícios respiratórios, exercícios de alongamento e flexibilidade e meditação (Maciel, 2005; Albuquerque, 2005; Melzer, 2005; Leônidas , 2005).
    Ginástica laboral de compensação
    Tem o objetivo de evitar vícios posturais e o aparecimento da fadiga, principalmente por posturas extremas, estáticas ou unilaterais. Podem ser realizados movimentos simétricos de alongamento dentro do próprio setor ou ambiente de trabalho entre 5 a 10 minutos (Maciel 2005; Albuquerque, 2005; Melzer, 2005; Leônidas , 2005).

    Ginástica laboral corretiva
    A finalidade da Ginástica Laboral Corretiva é estabelecer o antagonismo muscular, utilizando exercícios que visam fortalecer os músculos fracos e alongar os músculos encurtados, destinando-se ao indivíduo portador de deficiência morfológica, não patológica, sendo aplicada a um grupo reduzido de pessoas. Entretanto, a Ginástica Laboral Corretiva visa combater e, principalmente, atenuar as conseqüências decorrentes de aspectos ecológicos ergonômicos inadequados ao ambiente de trabalho (Maciel, 2005; Albuquerque, 2005; Melzer, 2005; Leônidas , 2005).    http://ginasticalaboral.chakalat.net/2011/05/tipos-de-ginastica-laboral.html
  • Resposta: letra C

ID
70048
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Ao traçarmos um plano terapêutico visando a melhora da movimentação do paciente, deve-se pensar num conceito mais amplo de movimentação, ou seja, na interação de 3 fatores:

Alternativas
Comentários
  • Letra D, a A seria mais completa!
  • O enunciado da questão pede um conceito mais amplo de movimento com a interação de três fatores. Ora, quem está com patologia geralmente - não é regra - tem sua mobilidade reduzida, correto? Além disso ningém interage com a patologia, mas pode interagir com o ambiente através de uma tarefa  (exercício). Dessa forma, pensando em um conceito mais amplo de movimentação e na interação dos fatores, a questão mais apropriada seria a alternativa D de dado.

    Espero ter contribuido.

  • O Movimento emerge da interação entre três fatores: o indivíduo, a tarefa e o ambiente. O movimento é específico à tarefa e restrito pelo ambiente. O indivíduo produz um movimento para obedecer a demandas da tarefa que está sendo executada dentro de um ambiente específico. A habilidade de uma pessoa de cumprir tarefas por meio de uma interação com o ambiente determina sua capacidade funcional. Logo, se desejamos organizar um plano terapêutico. Devemos considerar essa tríade.

    Controle Motor Teoria e aplicações práticas, Shumway-Cook, 3ª edição, editora: Manole.


ID
70051
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Paciente, sexo masculino, 43 anos, relata que torceu o tornozelo esquerdo ao descer de uma escada para um solo irregular, dois dias antes da consulta, e que não consegue andar sem mancar, desde a lesão. O exame revela que o paciente apresenta edema e dor localizadas sobre a face lateral do tornozelo esquerdo. Nesse caso, visando a analgesia e diminuição do edema, deve-se indicar para o paciente

Alternativas
Comentários
  • Lesões agudas:

    Protocolo PRICE:

    - Proteção

    - Repouso

    - Gelo: Crioterapia

    - Compresssão

    - Elevação

  • O paciente em questão provavelmente se encontra na fase inflamatória, em transição para a fibroblástica. E deve ter tido uma lesão grau II.

    Nesse caso a recomendação seria o PRICE, poderíamos incluir contração isométrica e posicionamento do pé.

    Pelas opções dadas pela a mais correta seria a letra D, a mobilização passiva estaria contraindicada, pois pode aumentar a lesão, ou somente atrapalhar a cicatrização de cáspula, ligamento. Fazendo perpetuar a fase aguda-inflamatória.
    A única mobilização passiva que poderia ser aceita seria no movimento de dorsoflexão e eversão - provavelmente contrários ao mecanismo de lesão.

    A melhor resposta para analgesia e diminuição de edema = gelo, compressão, elevação - repouso articular + contração isométrica.

    Recurso na certa para essa questão.
  • Questão A

    Não é recomendado realizar exercício resistido em lesões agudas.

    Mobilizações artrocinemáticas grau 1 e 2 pode ser feitas para reduzir edema.

    Questão mal formulado ao meu ver.


ID
70054
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os cuidados com as áreas de pressão na confecção de órteses de membro superior têm como prioridade

Alternativas
Comentários
  • A prótese deve proporcionar ao paciente o desempenho da função do membro amputado, 
    e considerar as condições que se encontra o coto, por isso, observar as alterações circulatorias
    e as alterações de sensibilidade
    deve ser prioridade na confecção da prótese
    evitando complicações pelo uso da mesma,
    como as escaras decorrentes da pressão sobre a pele.
  • A questão diz ORTESE e não PROTESE.

  • Caro colega Fernando, mas analisando os pontos colocados pela Anne percebe-se que também são importantes e porque não prioritários para a colocação de ÓRTESE.

  • GABARITO: E

  • observar áreas com alterações circulatórias e de sensibilidade


ID
70057
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Próteses são dispositivos destinados a complementar a ausência de um membro ou parte dele. A complementação visa a substituir função, composição e sustentação corporal. Com base na protetização é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Tipos de próteses para amputação transtibial  -  são 5 no total:
    1.   PTB
    2.   PTS
    3.   KBM
    4.   Prótese (PTB, PTS, ou KBM) com coxal (manguito de coxa) 
    5.   “Prótese ajoelhada”

    OBS: o que determina o “tipo” da prótese, é o perfil / detalhe / modelo do encaixe (soquete).
     

    1.  PTB = Patellar Tendon Bearing - origem americana em 1956.

    2.  PTS = Prothese Tibiale Supracondylien  - origem francesa em 1958 (inicialmente foi denominada  
                     Prothese Tibiale a Emboitage Supracondylien  - PTES).

    3.  KBM = Kondylen Bettung Münster - origem alemã em 1970 

  • A alternativa C está errada pois:            

    KBM, PTB e PTS são siglas para diferentes tipos de encaixe de próteses ABAIXO do joelho.



  • São próteses transtibiais.

    PTS: não é mais usada;

    KBM: é a mais usada pois deixa a patela livre engloba os côndilos femorais com suspensão acima deles.

    PTB: tem descarga de peso no tendão patelar e tem suspensão realizada por correia de couro ou plástico.


  • KBM, PTB e PTS são siglas para diferentes tipos de encaixe de próteses acima do joelho


ID
70060
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Uma jovem de 17 anos fraturou a vértebra C7 em acidente de mergulho, há 2 meses. Apresenta sensibilidade intacta na cabeça, pescoço e parte lateral dos MMSS, e insensibilidade na parte medial dos MMSS, tronco, abaixo do ângulo esternal e nos MMII. Todos os movimentos da cabeça e ombros têm força normal, exceto os de extensão de ombro. Os flexores do cotovelo e os extensores radiais do punho têm força normal, e o restante dos músculos dos MMSS, do tronco e dos MMII não apresentam qualquer vestígio de movimentos voluntários. O sinal de Babinski está presente bilateralmente. Sem equipamento de a- daptação, a jovem é incapaz de cuidar de si mesma. Com o uso do equipamento de adaptação, é capaz de comer, se vestir e atender a sua higiene, de forma independente. Usa cadeira de rodas. Não consegue, voluntariamente, controlar a bexiga e o reto. O objetivo da fisioterapia para essa paciente, além de evitar complicações secundárias à lesão, é

Alternativas
Comentários
  • A letra B está errada pois NÃO HÁ MUSCULATURA ÍNTEGRA NO TRONCO: "o restante dos músculos dos MMSS, do tronco e dos MMII não apresentam qualquer vestígio de movimentos voluntários". Portanto, não será possível fortalecimento algum nessa região.
  • A insensibilidade da musculatura do tronco está abaixo do nível esternal, portanto há como fortalecer sim... 
  • eu nunca acerto essa questão, principalmente pq nos meus tratamentos de TRM, eu trabalho toda a musculatura do paciente, global, utilizo todos os reflexos de estiramento possíveis do corpo do paciente para que ele possa ter esperança de melhora e nunca desista. Fortalecer musculatura para treinar apenas a entrada e saída da cadeira de rodas é um tratamento monótono, estático e que desmotiva o paciente. Discordo parcialmente da questão... Utilizo reflexos de estiramento, comandos verbais além de que lá na clinica escola utilizava o turbilhão com esse tipo de paciente e dentro da máquina, peço pra ele "empurrar" os MMII, com meia hora depois do tratamento, o paciente consegue extensão de joelho a 45 graus com o auxílio do tronco. Apesar de não trazer TANTAS funcionalidades para o paciente, isto o motiva, melhora sua QV. É a minha verdade, mas é uma pena que nem sempre nossos esforços de tratamento são devidamente reconhecidos. O que faz a diferença é um bom profissional. 

  • Não entendi o porquê de deslocar a cadeira estar relacionado apenas a locais planos??


ID
70063
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os pacientes com Síndrome de Parkinson apresentam rigidez, também descrita como hipertonia plástica. Neste tipo de hipertonia, tanto a musculatura agonista como a antagonista são comprometidas. Para pacientes com essa sintomatologia NÃO é indicado alongamento

Alternativas
Comentários
  • alguém pode me explicar pq não podemos fazer alongamento passivo em pcts com parkinson??
  • Galera, perguntei sobre a questão ao professor Aurélio, superinteligente, da UEG. Ele me respondeu o seguinte: 
    Renata,

    O grande problema de questões de concursos é que são tiradas de trechos de livros. Geralmente o profissional que elabora as questões, seja ele um fisioterapeuta ou um médico, vai nos livros que são indicados na bibliografia do edital do concurso, e pega trechos dos livros e elabora questões.
    O ideal para te responder essa dúvida seria consultar a bibliografia indicada por esse concurso com essa questão e achar o trecho que trata desse assunto, o tratamento. Provavelmente a questão foi tirada do Sullivan ou do Reabilitação Neurológica da Umphread.

    Mas posso lhe adiantar o que penso. Assim, sobre exercícios de alongamento em pacientes parkinsonianos, a princípio que eu saiba não existe nenhuma contra-indicação de qualquer um desses alongamentos que são referidos nessa questão, muito menos o alongamento passivo. O alongamento balístico não deve ser feito jamais em pacientes com hipertonia elástica (espasticidade), pois deixa o músculo mais tenso, mais hipertônico, e vc não consegue alongar o músculo. Mas o alongamento lento ou balístico em hipertonia plástica não aumenta o tônus, pois a velocidade não interfere na tensão muscular. Entretanto o alongamento balístico não é muito utilizado pois pode promover lesão muscular. Sempre se usa alongamento lento, seja ativo ou passivo. o problema é que o exercício de alongamento serve para aumentar ADM. Se o paciente tem ADM normal, não se indica alongamentos. Mas é comum os fisioterapeutas utilizarem alongamentos em pacientes neurológicos, pois eles promovem relaxamento do tônus, com diminuição da hipertonia.
    Dessa maneira, concordo com vc, seria a opção E a contra-indicada. Mas concursos são assim sempre há questões mal-feitas, cuja resposta causam opiniões paradoxais. Cabe a quem presta o concurso fazer um recurso e apelar pela questão, para que esta seja anulada ou modificado o gabarito. Mas sempre deve haver bibliografia respaldando.
    Adorei o comentário dele. Espero que tenha ajudado a vocês como ajudou a mim :)
  • Alongamento balístico não é contraindicado em todas as situações?
    Achei que já havia caído em desuso...
  • Ultrapassei meu limite de questões diárias. E pelos comentários vi que a resposta não é balístico (seria minha resposta).
    Qual é a alternativa então? Alguém pode me ajudar, fazendo favor?

  • Achei que a questão tinha erro, fui checar nas alterações da banca e não tem. Ainda não consegui entender essa resposta. Se alguém souber coloca aqui! Agradecida!


ID
70066
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Homem, 52 anos, apresentou fraqueza no hemicorpo D e tombou no solo, enquanto trabalhava na lavoura. Foi encontrado após algumas horas e transportado ao hospital local. Recebeu diagnóstico de acidente vascular encefálico (AVE) resultante de bloqueio súbito de uma artéria, impedindo o fluxo de sangue para uma região cerebral. Foi encaminhado à fisioterapia e, na avaliação, o paciente apresentava a face direita alterada, incapacidade de mover o braço e a perna direitos, e diminuição da sensibilidade no lado direito do corpo, necessitando de assistência máxima para se movimentar. Nesse caso, com base na incapacidade decorrente da lesão (sequela), o quadro deste paciente pode ser classificado de

Alternativas
Comentários
  • Hemiparesia é a perda parcial dos movimentos em um lado do corpo

    Hemiplegia é a paralisia total dos movimentos em um lado do corpo

    Essas disfunções podem ser classificadas em:

    Completa: quando há comprometimento os movimentos da face.

    Incompleta: quando NÃO há comprometimento da face

    Proporcionada: quando MMII e MMSS são acomentidos em intensidade igual

    Desproporcionada: quando MMII estão mais prejudicados em relação aos MMSS, ou vice e versa.
  • A FCC errou ao dizer q a face direita estava alterada.
    seria a esquerda., nervo facial não troca o lado.
  • Concordo plenamente com o Angelo Grevizirsky Moraes, aliás fui votar e sem querer votei na primeira estrela... foi sem querer mesmo!!!
  •  O nervo facial inerva ipsilateralmente os quadrantes superiores e contralateralmente os quadrantes inferiores. Quando ocorre a lesão periférica as manifestações são percebidas do mesmo lado da lesão.  

  • GABARITO: D


ID
70069
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Uma criança com diagnóstico de mielomeningocele poderá apresentar, associado, um quadro clínico de

Alternativas
Comentários
  • Mais de 80% dos portadores de mielomeningocele têm hidrocefalia associada.

  • 90%, e 100% com a mal formação de Arnold-Chiari II
  • Minha namorada linda tá acertando tudo :D

  •  a)

    hidrocefalia.

  • Uma par de anomalias associadas a mielomeningocele são

    quase constantes: a hidrocefalia e a malformação de Chiari tipo

    II. A dilatação do sistema ventricular é vista em praticamente

    todas as crianças, no entanto a hidrocefalia com hipertensão intracraniana

    e dilatação ventricular progressiva com necessidade

    de colocação de válvula de derivação ventrículo-peritoneal

    está presente em aproximadamente 80% a 90% das crianças

    com mielomeningocele.

    O desenvolvimento de hidrocefalia costuma ocorrer após o

    fechamento da mielomeningocele. Apenas 15% dos pacientes

    com mielomeningocele nascem com sinais clínicos de hidrocefalia;

    contudo, oitenta por cento dos que não a manifestam

    ao nascimento irão desenvolver hidrocefalia precocemente,

    muitas vezes dentro de uma ou duas semanas. Esses pacientes

    necessitam de derivação ventrículo-peritoneal, que permite a

    diminuição da pressão liquórica, diminuindo a tensão na ferida

    cirúrgica e reduzindo o risco de vazamento de líquor.

    Fonte: Bizzi JWJ, Machado A - Mielomeningocele: conceitos básicos e avanços recentes J Bras Neurocirurg 23 (2): 138-151, 2012


ID
70072
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Doença de Perthes ou Legg-Calvé-Perthes é uma necrose idiopática juvenil da cabeça do fêmur. Há um infarto seguido por um colapso, fragmentação da cabeça do fêmur e, por fim, uma cicatrização gradual. As crianças com doença de Perthes tendem a desenvolver uma postura em flexão e adução de quadril. Nesses quadros, o programa de exercícios, além de encorajar o quadril a remodelar como uma articulação congruente, deverá focar o ganho de força e a manutenção da amplitude de

Alternativas
Comentários
  • Se há uma tendência em Flexão e Adução de Quadril... Deve ser trabalhada a Abdução e Extensão de Quadril...

  • Especialmente a abdução de quadril aumenta a congruência articular, melhorando a biomecânica do quadril, por conseguinte diminuindo as complicações da doença.
    Além disso, a extensão de quadril é fundamental para a manutenção funcional da marcha, corrida, salto, etc. O plano sagital deve ser priorizado, do ponto de vista funcional.

    ps. Algumas crianças com essa doença ficam um período com os quadris imobilizados em abdução.
  • GABARITO: E


ID
70075
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Considere:

I. Orientação à linha média.

II. Assimetria.

III. Variação do posiciomento para promover um bom formato da cabeça.

IV. Consideração das necessidades respiratórias em oposição às necessidades de desenvolvimento.

Para auxiliar a respiração, minimizar a deformidade postural, promover a estabilidade fisiológica e facilitar as estra- tégias de autorregulação de bebês de uma UTI neonatal devem ser utilizados os princípios de posicionamento constantes APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Letra D, questão muito mal feita.
  • Alguém pode explicar o que entendeu sobre: "IV. Consideração das necessidades respiratórias em oposição às necessidades de desenvolvimento."   Porque, ao meu ver, esse " em oposição" deixa o item errado.

  • Fábio Silva, já no enunciado da questão começa falando assim: Para auxiliar a respiração, evitar deformidade postural,.... ou seja, a própria questão diz diretamente ao candidato: A FUNÇÃO RESPIRATÓRIA deve ser considerada, portanto a letra D, de fato atende aos requisitos . PAZ E LUZ ;)


ID
70078
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Nos últimos anos, geriatras e gerontólogos adotaram o termo fragilidade para caracterizar os idosos mais debilitados e vulneráveis. A causa mais importante do ciclo da fragilidade é

Alternativas
Comentários
  • Sarcopenia (do Grego, "pobreza de carne") é a perda degenerativa de massa e força nos músculos com o envelhecimento. Cerca de um terço da massa muscular perde-se com a idade avançada(cerca de 1% ao ano, a partir dos 65 anos de idade). 
     O nível de sarcopenia pode ser prejudicial a ponto de impedir que uma pessoa idosa tenha uma vida independente, necessitando de assistência e cuidado constantes. A sarcopenia é um importante indicador de fragilidade nas pesquisas feitas com pessoas, ligada a reduçaõ do equilíbrio, perda de agilidade, quedas e fraturas. 
  • A tríade da fragilidade se consistem em
    sarcopenia
    baixa imunológica
    desequilíbrios hormonais
  • GABARITO: B


ID
70081
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Considere:

I. A promoção da qualidade de vida e o estímulo constante para a preservação da autonomia e independência funcional.

II. A participação do paciente e da família como agentes ativos e responsáveis pelo tratamento.

III. Uma maior proteção contra os fatores de risco para agravos à saúde (quedas, imobilidade, confusão mental).

Dentre os benefícios da assistência domiciliar à população idosa, incluem-se os constantes em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C


ID
70084
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Manipulação articular vertebral pelo fisioterapeuta é a aplicação de movimentos

Alternativas
Comentários
  • A palavra manipulação pode ser usada em dois sentidos diferentes. No primeiro sentido, refere-se a qualquer tipo de movimento passivo, utilizado no exame ou tratamento. No segundo sentido, quando restrito, refere-se a um movimento rápido de pequena amplitude, no qual o paciente não consegue impedir.

  • Mobilização é diferente de Manipulação. Ambos são passivos entretando o primeiro é feito de forma lenta e o segundo, apenas movimentos bruscos e rápidos.

    Att.
  • Osteopatia usa manipulação articular vertebral, o chamado grau V de mobilização articular - alta velocidade sem possibilidade de controle voluntário pelo paciente - pode ser chamado de thrust tmb!

  • GABARITO: E

  • Como a questão informa que a manipulação é PELO fisioterapeuta, dar a entender que se é ele quem faz é pq é ativo... sei lá. Viajei. rsrs


ID
70087
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A terapia com pressão positiva expiratória (PEP) pode auxiliar no tratamento de atelectasia, pois

Alternativas
Comentários
  • PEEP (Pressão positiva ao fina da expiração)...

    Promove a insuflação de alvéolos colabados através da ventilação colateral... Previne o colapso dos alvéolos ao final da expiração... O ar sai, porém com a PEEP o alvéolo não colaba... e tb devido ao NitrogÊnio que é o gás responsável pela estabilidade alveolar... Por isso a importância de não manter por muito tempo Frações Inspiradas de Oxigênio Elevadas...(>60%)


ID
70090
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

São modalidades de pressão positiva indicadas para a terapia de expansão pulmonar no paciente sem via aérea artificial:

Alternativas
Comentários
  • EPAP: é um aparelho composto por uma máscara, uma válvula unidirecional e um gerador de PEEP, geralmente uma válvula SPRING LOADED.

    Os aparelhos específicos de CPAP (portáteis) possuem um compressor interno capaz de gerar fluxo e PEEP.

    a) Máscara de PEP e RPPI trabalham expansão pulmonar e são por pressão positiva! Já o inspirômetro de incentivo tb trabalha expansão pulmonar, porém não utiliza pressão positiva.

    b) Oscilação oral de alta frequencia: Desobstrução

    c) idem

    d) CPAP, EPAP e Máscara de PEP trabalham expansão pulmonar com pressão positiva.

    e) Flutter (desobstrução) , SIMV (é em paciente com TOT ou TQT, ventilação invasiva) .

  • flutter também é usado para reexpansão pulmonar, não? principalmente para desobstrução, mas a PEEP provocada por ele tmb ajuda.
  • TEP é diferente de terapia de higiêne brônquica
  • Oscilação oral de alta frequência também gera pressão positiva.

    "Atualmente, existem três modelos distintos no mercado: Flutter, Shaker e Acapella. (VOLSKO et al 2003). CARVALHO (2001) ressalta que a pressão positiva oscilatória, atua promovendo a dilatação dos brônquios até as estruturas periféricas, facilitando deslocamento do muco e inibindo o colapso precoce brônquico, tendo como conseqüência, uma diminuição da resistência respiratória e o aumento do volume de reserva  expiratória." http://terapiadomovimento.blogspot.com.br/2010/12/oscilacao-oral-de-alta-frequencia-ooaf.html


ID
70096
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Com relação ao equilíbrio ácido-base, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • HCO3-: 22 - 26/28

    PH: 7,35 - 7,45

    PaCO2: 35 - 45

    a) HCO3- < 22

    PH< 7,30

    PaCO2 nl

    ACIDEMIA METABÓLICA DESCOMPENSADA

    b) Aumento do HCO3: Base: Alcalose

    c) hipoventilação: retem CO2 (acidose, ou seja corrige Alcalemia)... hiperventilação: libera, "lava" CO2 (básico, corrige Acidose)

    d) Aumento da excreção do bicarbonato==> Ácido

    e) HCO3> 28

    PH> 7,50

    PaCO2 nl

    ALCALEMIA METABÓLICA DESCOMPENSADA

  • Pensando na regra didática básica: 

    PCO2 => Alteração RESPIRATÓRIA
    HCO3 => Alteração METABÓLICA

    CO2 é ÁCIDO, logo, se Aumenta = Acidose Respiratória;
                                     se Reduz = Alcalose Respiratória.

    HCO3 é BASE, logo, se Aumenta = Alcalose metabólica;
                                       se Reduz = Acidose metabólica.

    PH - q 7,3 = Ácido; PH + q 7,3= Básico


    Vamos agora à questão:

    Com relação ao equilíbrio ácido-base, é INCORRETO afirmar: 


    a) Quando o concentrado de bicarbonato é menor que 22 mEq/L, o pH é menor que 7,30 e a PaCO está normal, a resultante é a acidemia metabólica descompensada. (CORRETA)

    b) Quando os rins reduzem a excreção de bicarbonato (SE SAI POUCO HCO3...), ocorre o aumento do bicarbonato seroso (CERTO) e o pH torna-se alcalótico. (CORRETA)

    c) Os pulmões hipoventilam para auxiliar na correção da acidemia metabólica ou hiperventilam para auxiliar na correção da alcalemia metabólica.(INCORRETA)

    d) Quando os rins aumentam a excreção de bicarbonato, ocorre a redução do bicarbonato seroso e o pH torna-se acidótico.(O MESMO QUE DIZ A ALTERNATIVA b MAS DE MODO INVERSO) (CORRETA)

    e) Quando a concentração de bicarbonato seroso é maior que 28 mEq/L, o pH é maior 7,50 e a PaCO está normal, a resultante é a alcalemia metabólica descompensada. (O MESMO QUE DIZ A ALTERNATIVA a MAS DE MODO INVERSO) (CORRETA).

    RESP: Letra C





     

  • Letra C

    Acidose respiratória caracteriza-se por elevação primária da pressão parcial do dióxido de carbono (Pc2), com ou sem aumento compensatório no HCO3−; o pH geralmente é baixo, mas pode estar próximo do normal. A causa é a diminuição da frequência respiratória e/ou no volume (hipoventilação), tipicamente em razão de condições iatrogênicas, pulmonares ou do sistema nervoso central. A acidose respiratória pode ser aguda ou crônica; a forma crônica é assintomática, mas a forma aguda, ou mais grave, causa cefaleia, confusão e tonturas. Os sinais incluem tremor, abalos mioclônicos e asterixe. O diagnóstico é clínico, com gasometria e eletrólitos séricos. A causa é tratada; em geral, são necessários oxigênio (O2) e ventilação mecânica.

    Alcalose respiratória é a diminuição primária da pressão parcial de dióxido de carbono (PCO2) com ou sem redução compensatória do bicarbonato (HCO3−); o pH pode estar alto ou quase normal. A causa é o aumento da frequência respiratória e/ou do volume (hiperventilação). A alcalose respiratória pode ser aguda ou crônica. A forma crônica é assintomática, mas a aguda causa tonturas, confusão, parestesias, cãibras e síncope. Os sinais incluem hiperpneia ou taquipneia e espasmo carpopodal. O diagnóstico é clínico, com gasometria e eletrólitos séricos. O tratamento é direcionado para a causa.


ID
70099
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A insuficiência respiratória

I. aguda pode ser causada pelas alterações da capa- cidade de carreamento do oxigênio até as células, como ocorre em situações de choque, mesmo em pulmões normais.
II. é classificada quanto ao tempo de instalação da doença em aguda e crônica, podendo a forma agu- da ocorrer em pacientes com pulmões previamente sadios ou se sobrepor a uma insuficiência crônica.
III. crônica tem instalação lenta e gera poucos sinto- mas devido aos mecanismos compensatórios que minimizam as alterações fisiopatológicas.
IV. hipoxêmica está invariavelmente associada à hipo- capnia secundária e ao aumento do volume minuto.
V. aguda tem como alteração mais importante a redu- ção da ventilação alveolar, definida como a porção da ventilação minuto que efetivamente alcança os alvéolos e participa das trocas gasosas. Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
70102
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Durante o suporte ventilatório mecânico, a pressão positiva ao final da expiração (PEEP) é um recurso utilizado para o suporte dos pacientes com insuficiência respiratória aguda. NÃO são considerados benefícios diretos da apli- cação da PEEP

Alternativas
Comentários
  • EFEITOS PULMONARES DA PEEP:

    - Aumento da CRF

    - Aumento da complacência

    - Aumento da PO2

    - Redução do efeito Shunt

    - Redistribuição do líquido alveolar para o espaço vascular

    - Recrutamento alveolar

    - Desloca o ponto de igual pressão.

  • a melhora da ventilação alveolar é conseguida com uso de BIPAP.

  • GABARITO: E


ID
70105
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

São objetivos do tratamento fisioterapêutico para o paciente traqueostomizado dependente do ventilador mecânico:

Alternativas
Comentários
  • Paciente traqueostomizado...

    Possui espaço morto anatômico, menor que quando comparado ao paciente com TOT...

    Esses pacientes com TQT têm maior facilidade de formar "rolhas"...

    Pcte em VM, traqueostomizado:

    - deve ser trabalhada a musculatura INSP e EXP (tosse eficaz)...

    - trabalhar o desmame lento... fortalecendo musculatura através de PSV (modalidade espontânea), através de aumento de sensibilidade ...tubo T...

    - trabalhar a umidificação de secreção pra facilitar a manobra de higiene brônquica e evitar a formaçaõ de obstruções _rolhas de secreção!

  • Elisabeth, como treinar a musculatura ins/ex de um paciente em VM sem ao menos saber se está em modo assistido ou controlado?

    não tenho acesso ao gabarito, e minha cota diaria de respostas acabou.
  • É so olhar o prontuario dele Miguel.
    Ta de bricandeira neh?
    Quem diz se o paciente ta no modo assistido ou controlado é ele mesmo pq nao existe modo apenas controlado.
    RESPOSTA LETRA A

ID
70108
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em relação à pneumonia, considere:

I. O termo pneumonia abrange entidades distintas em sua fisiopatologia, apresentação e gravidade, e seus germes causadores são de fácil identificação.

II. Pneumonia trata-se de inflamação das vias aéreas proximais, dos alvéolos e do interstício pulmonar.

III. A pneumonia aspirativa ocorre pela aspiração gros- seira de conteúdo contaminado da orofaringe, se- cundária à falha importante de fechamento da glote.

IV. A pneumonia nosocomial se instala em 48 a 72 horas após a internação e é similar às adquiridas na comunidade em relação aos patógenos.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Mais uma questão da FCC na qual o raciocínio ajuda bastante. O item IV não pode contar dentre as assertivas corretas, pois os agentes no meio hospitalar são bem diferentes dos da comunidade. Com isso, ficamos entre C e E. O item II tbm não pode estar sobre porque: de acordo com Kisner e Colby ( 1998) “pneumonia é uma inflamação do parênquima pulmonar , caracterizada por consolidação e exsudação”.  
    http://www.capscursos.com.br/docs/artigoPNEUMONIA-%20Alet%E9a.pdf

ID
70111
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em um paciente com diagnóstico de pneumotórax extenso à direita observa-se expansibilidade torácica

Alternativas
Comentários
  • PNEUMOTÓRAX

    - Expansibilidade torácica assimétrica

    - percussão timpânica à direita

    - MV abolido à direita

  • GABARITO: B


ID
70114
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Quanto à avaliação dos músculos respiratórios, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A pressão transdiafragmática: é a diferença entre a pressão abdominal e a pressão pleural,quando + indica uma contração ativa do diafragma. Acredito que o erro da letra E, foi afirmar que esta pressão é muito utilizada na prática clínica.

  • A alternativa c está correta, porém, pode induzir ao erro, pois as pressões geradas no SR também dependem das propriedades resistivas. 


ID
70117
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A ventilação não-invasiva NÃO está indicada em

Alternativas
Comentários
  • INDICAÇÕES DA VNI:

    I resp A Hipoxêmica (Tipo I)

    -Edema Agudo Pulmonar Cardiogênico (EAP)

    - Lesão Pulmonar Aguda (LPA)

    - Pneumonia/ Infecções respiratórias

    - Atelectasia

    - Insuficiência Cardíaca (fase inicial da descompensação)

    I resp A Hipercápnica e I resp C com agudização

    - Exacerbação da DPOC

    - Crise Asmática

    - Dças Neuromusculares

    - Alterações da Caixa Torácica

    - Agudização da Fibrose Cística

    - Obesidade

    - Obstrução das VAS

    Desmame da VM

    - Aceleração da interrupção do suporte ventilatório

    - Falha na interrupção da VM

     

  • VNI só deve ser utilizada naqueles pacientes capazes de manter a permeabilidade da via aérea superior, assim como a integridade dos mecanismos de deglutição e a capacidade de mobilizar secreções. Instabilidade hemodinâmica grave, caracterizada pelo uso de aminas vasopressoras, e arritmias complexas são consideradas contra-indicações para o uso da VNI pela maioria dos autores. Pacientes com distensão abdominal ou vômitos não devem utilizar VNI pelo risco de aspiração. Pós-operatório imediato de cirurgia do esôfago é contra-indicação para VNI, entretanto dúvidas persistem acerca da segurança do seu uso no pós-operatório de cirurgias gástricas. Trauma de face, lesão aguda e/ou sangramento de via aérea são também consideradas limitações para o uso da VNI.fonte:III Consenso Brasileiro de Ventilação MecânicaJ
  • Contra indicado em caso de instabilidade hemodinâmica


  • GABARITO: B


ID
70120
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os critérios de finalização da fase inspiratória dos modos ventilatórios: volume controlado, pressão controlada e pressão de suporte são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  •  

    CICLAGEM (fase insp para fase exp)

    Pressão: se Bird Mark 7

    Volume: no Modo Volumétrico

    Tempo: No Modo Pressórico

    Fluxo: PSV (Modo pressórico)


ID
70123
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

NÃO é condição para iniciar o desmame da ventilação mecânica:

Alternativas
Comentários
  • ao meu ver a resposta certa seria a de letra c- a pergunta diz não e condição  e a letra d e condição de desmame
    aguardo resposta .
  • Concordo com Isabella. Dentro da minha experiência, enquanto o paciente estiver sob uso de sedativos, não podemos dar início ao desmame, principalmente considerando aqueles que já estão sob ventilação mecânica há mais de uma semana, os quais ficam algo-dependentes do ventilador. O desmame inicia a partir do momento em que tem-se um organismo mais estável, sem a necessidade de sedativos e drogas vaso-ativas.

    Troca gasosa adequada com normalização da imagem radiológica pulmonar dão idéia de um paciente que está bem - pode-se iniciar o desmame, considerando que os demais fatores estão corrigidos (como pH, eletrólitos, hemodinâmica). Não entendi bem esta questão.
  • Concordo com os colegas no ponto em que dizem que a questão é falha. Porém, na letra C não necessariamente o RX do pcte precisa estar normalzinho, às vezes o pcte, mesmo tendo alguma alteração raiológica, pode evoluir para o desmame. E realmente na C os agentes sedativos devem ser zerados e não mínimos para o desmame. Questão passível de recurso.
  • Todas as alternativas são requisitos para iniciar o desmame, ou seja nenhuma alternativa é INCORRETA.
    Questão muito mal elaborada.
  • Na minha opinião, a questão está ok, pois a única opção que não se considera para o início do desmame é a normalização da imagem pulmonar (que, com frequência, não retorna ao padrão de "normalidade"). E o desmame da ventilação mecânica sempre, ou quase sempre, vai começar com doses baixas de sedativos e o uso de vasopressores em dose baixa (e estabilidade hemodinâmica) não impede o desmame.

  • A questão está correta. Pode-se perfeitamente iniciar desmame com sedativos. Inclusive é possível extubar o paciente em uso deles. O erro está em normalização da imagem radiológica.


ID
70126
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A prática de atos administrativos, balizando-se pelo princípio da legalidade a que se encontra submetida a Administração Pública, traz como consequência a

Alternativas
Comentários
  • O ato administrativo é a declaração unilateral do Estado dotada de auto-executoriedade. Constitui-se de vários elementos, que, nos termos da Lei 4.717/65, que regula a ação popular, são: o agente competente (pessoa que pratica o ato, dotada de competência, sempre originária da expressa disposição legal), o motivo (fatos pelos quais um ato é praticado e sua respectiva valoração jurídica, que deve ser existente, lícito e exato), o conteúdo ou objeto (prescrição ou mandamento do ato), a forma (maneira pela qual o ato se tornará público) e a finalidade (objetivo último do ato que, em regra, é o interesse público).A presença de todos esses elementos é obrigatória para que o ato administrativo exista, seja perfeito, válido e produza efeitos jurídicos. Uma vez existente, goza de pressupostos típicos, quais sejam a presunção de legitimidade, a imperatividade e a coercibilidade.
  • No dizer de Cláudio José da Silva, o princípio da legalidade é o instrumento que permite ao cidadão-administrado controlar os atos praticados pela Administração. A vontade da Administração é a vontade da lei, mesmo quando se trata de atos discricionários, embora a discricionariedade decorra de um espaço aberto pela própria lei. Assim sendo, dentro desta margem que a lei lhe garante, o administrador tem liberdade para manifestar-se pela conveniência e pela oportunidade do ato a ser praticado, o que torna certa a assertiva A, e errada a B.
  • A questão está mal redigida: "...sem importar, contudo, A supressão do juízo...". Isso dá a entender que se balizar pela legalidade independe de se seguir um juízo de conveniência e oportunidade. O correto seria "...sem importar, contudo, EM supressão do juízo ...", do qual fica muito mais claro deduzir que balizar-se pela legalidade não significa não ter juízo de conveniência e oortunidade!
  • Fundamentos da DiscricionariedadeEmbora a Administração Pública esteja adstrita à observância à lei quando da realização de suas atividades, muitas vezes se faz necessário que se atribua certa margem de liberdade de escolha ao administrador, do contrário, sua atuação se reduziria meramente a algo mecânico: ao simples cumprimento de ordens do legislador. Dessa forma, a discricionariedade é conferida ao gestor público, não para que este a utilize como um poder, uma prerrogativa pessoal, mas para que este exerça seu mister na busca pela realização do interesse público da melhor maneira possível.Kelsen, na sua obra Teoria Pura do Direito, discorre acerca da necessária distinção entre a elaboração de normas e a sua aplicação: A norma do escalão superior não pode vincular em todas as direções (sob todos os aspectos) o ato através do qual é aplicada. [...] Mesmo que uma ordem o mais pormenorizada possível tem de ter àquela que a cumpre ou executa uma pluralidade de determinações a fazer. Se o órgão A emite um comando para que o órgão B prenda o súdito C, o órgão B tem de decidir, segundo o seu próprio critério, quando, onde e como realizará a ordem de prisão, decisões essas que dependem de circunstâncias externas que o órgão emissor do comando não previu, e, em grande parte, nem sequer podia prever.Infere-se, portanto, do entendimento colacionado acima, que muitas vezes a execução ou a aplicação de uma norma envolve a avaliação de certos elementos, de acordo com o caso concreto, os quais não podem ser previstos pela norma geral e abstrata editada pelo legislador.Para justificar ou fundamentar a existência da discricionariedade administrativa Maria Sylvia Zanella Di Pietro e Rita Tourinho apontam três critérios: material, lógico e jurídico.
  • pq a B n está certa????
    por causa do 'específica'????