-
Fatores Motivacionais, ou fatores intrínsecos, estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa. Estão sob controle do indivíduo, pois estão relacionados com o que ele faz. Envolve sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto-realização, e dependem das tarefas que o indivíduo realiza no seu trabalho.
-
Matéria vastamente cobrada nos concursos atuais, segue um mapa mental para resolver essa e outras questões correlacionadas. Clique para ampliar.
-
Letra D
O item I refere-se aos fatores higiênicos, segundo o modelo de Herzberg.
-
RESPOSTA: LETRA D
I - Fatores Higiênicos (ERRADO)
II - Fatores Motivacionais (CERTO)
III - Fatores Motivacionais (CERTO)
Explicando resumidamente a Teoria de Herzberg (Teoria Bifatorial):
1. Fatores Higiênicos: são aquelas necessidades que se encontram no ambiente exterior as pessoas e que, quando são os únicos a promover motivação, podem causar insatisfação (quando são precárias), não sendo suficientes para causar a satisfação nos funcionários em longo prazo. Exemplos: salário, benefícios sociais, tipos de chefia, supervisão, condições físicas de trabalho, diretrizes etc.
2. Fatores Motivacionais: são fatores intrínsecos, estão relacionados com o conteúdo das tarefas e seus efeitos são profundos e em longo prazo, podendo provocar a satisfação nos participantes, quando são fatores ótimos. Exemplos: reconhecimento profissional e individual, e auto-realização.
-
Somente os itens II e III referem-se a fatores motivacionais.
Os fatores citados no Item I são Higiênicos
Conforme tabela abaixo:
Imagem de http://dc242.4shared.com/doc/jCTif854/preview.html
-
Da Wikipedia:
Na administração e na psicologia, a teoria dos dois fatores de Herzberg é a teoria proposta por Frederick Herzberg que aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas. O objetivo era entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles que seriam os responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho.1
Nesta teoria, Herzberg afirmava que existiam dois fatores que afetavam o individuo:2
- "Fatores motivadores" (que levam a satisfação): a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo;
- "Fatores higiênicos"(que levam a insatisfação): a insatisfação no cargo é função do ambiente, do salário, da supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo, enriquecimento do cargo (ampliar as responsabilidades).
Herzberg, verificou e evidenciou através de muitos estudos práticos a presença de que dois fatores distintos devem ser considerados na satisfação do cargo; são eles: os Fatores Higiênicos e os Motivacionais.
Fatores que levam à insatisfação(Higiênicos) | Fatores que levam à satisfação(Motivadores) |
Política da Empresa | Crescimento |
Condições do ambiente de Trabalho | Desenvolvimento |
Relacionamento com outros funcionários | Responsabilidade |
Segurança | Reconhecimento |
Salário | Realização |
-
Nesta teoria, os fatores intrínsecos ou
motivacionais são aqueles que nascem internamente com a satisfação do indivíduo,
para entender melhor, a pessoa consegue motivar-se só em ocupar um cargo que
exija responsabilidade devido ao seu conteúdo e atribuição, oferecendo
reconhecimento quando bem executado, ou seja, sem necessidade de participação
da empresa para motivar a pessoa, sendo esta percebida no item I.
-
Fatores internos. II e III
A única que não é externa é " condição do ambiente.."
-
Teoria dos Dois Fatores de Herzberg
▪ Fatores Motivacionais: Referentes ao CONTEÚDO DO CARGO, ou seja, próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.
Ausentes: Não satisfação
Presentes: satisfação
▪ Fatores Higiênicos: Referentes ao AMBIENTE DE TRABALHO, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego;
Ausentes: Insatisfação
Presentes: Não insatisfação
A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe os seguintes aspectos:
✔ A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais ou satisfacientes. O conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa.
✔ A insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfacientes. O ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado.
Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes Online
-
Comentário:
A questão pede para assinalarmos somente os fatores motivacionais. De acordo com a Teoria Bifatorial de Herzberg, podemos dividir as necessidades dos indivíduos em 2 (dois) grandes grupos:
· FATORES MOTIVADORES (satisfacientes) - intrínsecos: referem-se à qualidade do próprio trabalho, das tarefas desenvolvidas no labor, ao conteúdo do cargo. São a realização, o reconhecimento, metas desafiadoras, responsabilidade, desenvolvimento profissional, etc.
· FATORES HIGIÊNICOS (insatisfacientes) - extrínsecos: referem-se ao ambiente do trabalho, ao retorno financeiro, boas relações interpessoais, benefícios sociais, etc.
Portanto, analisando os itens propostos pela questão, temos:
I. condições gerais do ambiente laboral como iluminação, limpeza, ruído, remuneração e relações com superiores e colegas. = FATORES HIGIÊNICOS
II. nível de responsabilidade, conteúdo e atribuições do cargo. = FATORES MOTIVADORES
III. nível de responsabilidade do cargo, nível de reconhecimento do trabalho executado. = FATORES MOTIVADORES
Então os itens que tratam de fatores motivadores são o II e III, item d).
Gabarito: D