SóProvas



Prova FUNDATEC - 2021 - CRA-RS - Fiscal


ID
5071831
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A licitação é considerada dispensável quando a lei autoriza, ficando a autoridade livre para fazer ou não a licitação. Nesse sentido, segundo o Art. 24 da Lei nº 8.666/1993, é dispensável a licitação:


I. Quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional.


II. Para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.


III. Para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Art. 24 da Lei nº 8.666/1993, é dispensável a licitação:

    I. Quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional.

    III. Para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.

  • Por que a 2 esta errada?

  • A II está incorreta pois a questão pediu casos de licitações DISPENSÁVEIS, a assertiva II trata sobre INEXIBILIDADE de licitação.

    Gabarito: C

    POLÍCIA CIVIL!

  • LETRA C

    DISPENSA I. Quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional.

    INEXIGIBILIDADE II. Para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

    DISPENSA III. Para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.

    Adendo...

    Contratação de serviços técnicos profissionais especializados pode ser por:

    -Inexigibilidade: Nesse caso, deverá ainda ser de natureza singular prestado por empresa de notória especialização

    -Concurso: Modalidade preferencial, mas não obrigatória

    -Outras modalidades: Nesse caso, deverá ser do tipo melhor técnica ou técnica e preço

    Restauração de obras de arte e bens de valor histórico é um serviço técnico profissional especializado;Nesse caso, a licitação é dispensável se a obra for de autenticidade certificada; a contratação deve ser compatível com as finalidades do órgão ou entidade.

  • GABARITO LETRA C

    I. Art. 24.  IX - Quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional. CERTO.

    DISPENSA DE LICITAÇÃO

    --------------------------------------------------

    II.Art. 25. III - Para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública. ERRADA.

    INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO.

    --------------------------------------------------

    III. Art. 24. XV - Para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.CERTO.

    DISPENSA DE LICITAÇÃO.

  • DISPENSÁVEL -  aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.

    INEXIGÍVEL - restauração de obras de arte e bens de valor histórico

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA, após a análise de três itens. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.666/1993.

    Observa-se que apesar de a regra geral que disciplina as contratações públicas possuir como premissa a exigência da realização de licitação para a obtenção de bens e para a execução de serviços e obras, há, na própria Lei de Licitações exceções.

    Na licitação dispensável, rol taxativo presente no art. 24 da Lei 8.666/93, há para o administrador uma faculdade, que poderá realizar o processo licitatório ou não, dependendo das particularidades do caso concreto (ato discricionário).

    A licitação dispensada, rol taxativo presente no art. 17 da Lei 8.666/93, por sua vez, está relacionada às alienações de bens públicos tanto móveis quanto imóveis, não cabendo ao administrador nenhum tipo de juízo de valor, pois há na lei uma imposição (ato vinculado) da contratação direta.

    Por fim, a inexigibilidade de licitação, rol exemplificativo presente no art. 25 da Lei 8.666/93, faz referência aos casos em que o administrador também não tem a faculdade para licitar, porém, aqui o motivo é a ausência/inviabilidade de competição em relação ao objeto a ser contratado, condição indispensável para um procedimento licitatório. Tornando, assim, a licitação impossível.

    Agora, vejamos:

    I. CERTO.

    Art. 24, Lei 8.666/93. É dispensável a licitação:

    IX - quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional.

    II. ERRADO.

    Art. 25, Lei 8.666/93. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada o pela opinião pública.

    III. CERTO.

    Art. 24, Lei 8.666/93. É dispensável a licitação:

    XV - para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.

    Assim, estão corretas:

    C. Apenas I e III.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.

  • GABARITO - C

    Casos de Inexigibilidade:

    INEXIBILIDADE DE LICITAÇÃO = ARTISTA EXNObe

    ARTISTA consagrado pela crítica;

    EXclusivo representante comercial;

    NOtória especialização (profissionais ou empresas - serviços técnicos).

    ou

    bizu de um chapa :

    PENSA

    Produtor

    Exclusivo

    Natureza

    Singular

    Artista consagrado

    Bons estudos!

  • GABARITO: LETRA C

    I. Quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional. CORRETO.

    II. Para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública. ERRADO, inexigível.

    III. Para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade. CORRETO, obra certificada.

  • 70% das questões da Fundatec sobre essa lei giram em torno desses artigos de dispensa e inexigibilidade de licitação

  • 8.666: - quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional;  

    14.133: para contratação que possa acarretar comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos pelo Ministro de Estado da Defesa, mediante demanda dos comandos das Forças Armadas ou dos demais ministérios;


ID
5071834
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base na Lei nº 12.527/2011, que regula o acesso a informações, analise as seguintes assertivas, assinalando C, se corretas ou I, se incorretas.


( ) A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada.


( ) O prazo máximo de restrição de acesso à informação ultrassecreta é de 30 (trinta) anos.


( ) As informações que puderem colocar em risco a segurança do Presidente e Vice-Presidente da República e respectivos cônjuges e filhos(as) serão classificadas como secretas e ficarão sob sigilo por 15 (quinze) anos.


( ) O prazo máximo de restrição de acesso à informação reservada é de 5 (cinco) anos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Ordem correta:

    C - Art. 24. A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada.

    I - Art. 24 - § 1º Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes:

    I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos;

    I - Art.24 - § 2º As informações que puderem colocar em risco a segurança do Presidente e Vice-Presidente da República e respectivos cônjuges e filhos(as) serão classificadas como reservadas e ficarão sob sigilo até o término do mandato em exercício ou do último mandato, em caso de reeleição.

    C - Art. 24 - § 1º Os prazos máximos de restrição[...] III - reservada: 5 (cinco) anos.

  • gab A

    LAI

    Art. 24. A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada.

    § 1º Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes:

    I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos;

    II - secreta: 15 (quinze) anos; e

    III - reservada: 5 (cinco) anos.

    § 2º As informações que puderem colocar em risco a segurança do Presidente e Vice-Presidente da República e respectivos cônjuges e filhos(as) serão classificadas como reservadas e ficarão sob sigilo até o término do mandato em exercício ou do último mandato, em caso de reeleição.

    § 3º Alternativamente aos prazos previstos no § 1º , poderá ser estabelecida como termo final de restrição de acesso a ocorrência de determinado evento, desde que este ocorra antes do transcurso do prazo máximo de classificação.

    § 4º Transcorrido o prazo de classificação ou consumado o evento que defina o seu termo final, a informação tornar-se-á, automaticamente, de acesso público.

    § 5º Para a classificação da informação em determinado grau de sigilo, deverá ser observado o interesse público da informação e utilizado o critério menos restritivo possível, considerados:

    I - a gravidade do risco ou dano à segurança da sociedade e do Estado; e

    II - o prazo máximo de restrição de acesso ou o evento que defina seu termo final.

  • U SE RESERVA de 25 15 05.

    "Presidente é reservado até o final do mandato."

  • A.

    ASSERTIVA I – CORRETA

    A assertiva está correta, pois encontra-se em perfeito acordo com o que preceitua o artigo 24 da Lei nº 12.527/2011, vejamos:

    ‘’Art. 24. A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada.’’

    ASSERTIVA II – INCORRETA

    A assertiva está incorreta, uma vez que o prazo máximo é de 25 anos, conforme artigo 24, §1º incisos I, II e III da Lei nº 12.527/2011, vejamos:

    ‘’Art. 24. A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada.

    § 1º Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes:

    I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos;

    II - secreta: 15 (quinze) anos; e

    III - reservada: 5 (cinco) anos.’’

    ASSERTIVA III - INCORRETA

    O item está equivocado, uma vez que encontra-se em discordância com o §2º, do art. 24 da legislação em comento. Aduz o dispositivo:

    "Art. 24 § 2o As informações que puderem colocar em risco a segurança do Presidente e Vice-Presidente da República e respectivos cônjuges e filhos (as) serão classificadas como reservadas e ficarão sob sigilo até o término do mandato em exercício ou do último mandato, em caso de reeleição."

    ASSERTIVA IV - CORRETA

    O item está de acordo com o art. 24, §1º, III da Lei 12.527/11, vejamos:

    "Art. 24. A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada.

    § 1o Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes:

    I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos;

    II - secreta: 15 (quinze) anos; e

    III - reservada: 5 (cinco) anos."


ID
5071837
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Segundo a Lei nº 12.855/2007, o Dia do Administrador no Estado do Rio Grande do Sul é comemorado anualmente na data de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C - 09/09


ID
5071840
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo as disposições do Art. 2º do Regulamento de Registro de Pessoas Físicas e de Registro de Pessoas Jurídicas, o registro profissional de pessoa física compreende:


I. Registro Profissional Principal.

II. Registro Profissional Secundário.

III. Registro Profissional de Estrangeiro.

IV. Registro Profissional Jubileu.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 462, DE 22 DE ABRIL DE 2015

    (Alterada pela RN 500, 10/05/2017; Alterada pela RN 517, 29/06/2017

    Art. 2º O registro profissional de pessoa física compreende:

    I - REGISTRO PROFISSIONAL PRINCIPAL - é o concedido pelo CRA da jurisdição do domicílio profissional;

    II - REGISTRO PROFISSIONAL SECUNDÁRIO - é o concedido por CRA de jurisdição diversa daquela onde o profissional possui seu registro principal, para que possa exercer suas atividades em outra(s) jurisdição(ões), sem alteração do domicílio profissional;

    III – REGISTRO PROFISSIONAL DE ESTRANGEIRO – é o concedido ao profissional estrangeiro que possua Autorização de Trabalho concedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, publicada no D.O.U., cujas atividades profissionais estejam compreendidas nos campos de atuação privativos do Administrador, previstos no artigo 2° da Lei nº 4.769/65 e legislação conexa.

    IV - (***) Inciso IV derrogado pela RN CFA nº 483, de 09/06/2016

    Parágrafo único. O registro profissional de estrangeiro poderá ser concedido também àquelas pessoas físicas que obtiverem grau acadêmico no Brasil ou que tiveram seu diploma obtido no exterior revalidado pelo MEC e que residem e trabalham com autorização na região de fronteira.

  • A questão exige do candidato o conhecimento da RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 462, DE 22 DE ABRIL DE 2015 que aprovou o Regulamento de Registro Profissional de Pessoas Físicas e de Registro de Pessoas Jurídicas.

    O artigo 2º indica que o registro profissional compreende o registro profissional principal, que é aquele concedido pelo CRA da jurisdição do domicílio profissional, o registro profissional secundário que é aquele concedido por CRA de jurisdição diversa daquela onde o profissional possui seu registro principal, para que possa exercer suas atividades em outra(s) jurisdição(ões), sem alteração do domicílio profissional e registro profissional de estrangeiro que é aquele  concedido ao profissional estrangeiro que possua Autorização de Trabalho concedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, publicada no D.O.U., cujas atividades profissionais estejam compreendidas nos campos de atuação privativos do Administrador, previstos no artigo 2° da Lei nº 4.769/65 e legislação conexa.

    Destaca-se que anteriormente havia a categoria de registro profissional remido, a qual foi revogada pela RN CFA 483/2016.

    Portanto, a resposta correta é a prevista na letra B.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
5071843
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Regulamento de Fiscalização do Sistema CFA/CRAs define que as notificações, intimações e o auto de infração serão entregues diretamente por colaborador do CRA à parte ou seu representante legal, mediante recibo, ou enviados pela via postal com aviso de recebimento. Segundo o referido Regulamento, a entrega das notificações, intimações e o auto de infração, também poderão ser realizadas por um dos seguintes meios:


I. Por notificação extrajudicial.

II. Por meio eletrônico, com confirmação ou manifestação sobre o recebimento.

III. Por publicação no Diário Oficial da União.


Quais estão corretos?

Alternativas
Comentários
  • Art. 20. As notificações, intimações e o auto de infração serão entregues diretamente à parte ou seu representante legal, ou enviados pela via postal com aviso de recebimento.

    § 1º A entrega dos documentos de que trata o caput deste artigo será realizada por um dos seguintes meios:

    I - pela via postal, com aviso de recebimento;

    II - pessoalmente, por colaborador do CRA, mediante recibo;

    III - por notificação extrajudicial;

    IV - por meio eletrônico, com confirmação ou manifestação sobre o recebimento.

    V - por publicação no Diário Oficial da União.


ID
5071846
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

O Regimento do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul define que na estrutura básica do CRA-RS, entre os órgãos executivos, estão:


I. Plenário e Assessorias.

II. Vice-Presidente Administrativo e Vice-Presidente Financeiro.

III. Vice-Presidente de Relações Externas e Grupos de Trabalho.

IV. Vice-Presidente Institucional e Vice-Presidente de Fiscalização e Registros.


Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5071849
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com base nas disposições do Art. 47 do Regulamento de Registro de Pessoas Físicas e de Registro de Pessoas Jurídicas, que define as normas para expedição da Carteira de Identidade Profissional pelos CRAs, analise as seguintes assertivas, assinalando C, se corretas ou I, se incorretas.


( ) Aos bacharéis em Administração, bacharéis em Gestão Pública, bacharéis em Gestão de Políticas Públicas e aos profissionais provisionados, a Carteira de Identidade Profissional será expedida na cor azul.


( ) Aos bacharéis egressos de cursos superiores conexos à Administração, aos diplomados em Cursos Superiores de Tecnologia conexos à Administração e aos diplomados em Cursos Sequenciais de Formação Específica conexos à Administração, a Carteira de Identidade Profissional será expedida na cor verde.


( ) Aos Estrangeiros autorizados a trabalhar no Brasil, a Carteira de Identidade Profissional será expedida na cor amarela.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Analisando cada assertiva separadamente, temos que:

    (C) De acordo com o Art. 47 da Resolução Normativa CFA n.º 462, de 22 de abril de 2015, em seu inciso I, temos que “Art. 47 A Carteira de Identidade Profissional será expedida pelos CRAs:

    I - Aos bacharéis em Administração, bacharéis em Gestão Pública, bacharéis em Gestão de Políticas Públicas e aos profissionais provisionados:

    a) cor azul".

    (C) De acordo com o Art. 47 da Resolução Normativa CFA n.º 462, de 22 de abril de 2015, em seu inciso II, temos que “Art. 47 A Carteira de Identidade Profissional será expedida pelos CRAs:

    II – Aos bacharéis egressos de cursos superiores conexos à Administração, aos diplomados em Cursos Superiores de Tecnologia conexos à Administração e aos diplomados em Cursos Sequenciais de Formação Específica conexos à Administração: a) cor verde;".

    (I) De acordo com o Art. 47 da Resolução Normativa CFA n.º 462, de 22 de abril de 2015, em seu inciso III, temos que “Art. 47 A Carteira de Identidade Profissional será expedida pelos CRAs:

    III - aos Estrangeiros autorizados a trabalhar no Brasil;

    a) cor cinza;".

    Ou seja, está em desacordo com a assertiva da questão que estabelece a cor amarela.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
5071852
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A violação aos preceitos e regras do Código de Ética dos Profissionais de Administração importam na aplicação das seguintes penas, garantida a ampla defesa e o contraditório: Advertência escrita e reservada; Censura pública; Suspensão do exercício profissional; Cancelamento do registro profissional. Segundo o Art. 15 do referido Código, a advertência é aplicável nos seguintes casos de infração disciplinar:


I. Permitir a utilização de seu nome ou de seu registro profissional por organização onde não ocupe cargo ou não exerça atividade profissional típica de profissional de Administração.


II. Obstar ou dificultar a fiscalização do Conselho Regional de Administração.


III. Assinar documentos elaborados por terceiros sem a sua orientação ou supervisão.


Quais estão corretos?

Alternativas
Comentários
  • Não Assinantes: Gabarito D

  • A PRIMEIRA AFIRMATIVA É PUNIDA COM CENSURA


ID
5071855
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com a tabela divulgada através da Resolução Normativa CFA nº 588/2020, a multa devida por Pessoa Física ao Conselho Regional de Administração por sonegação de informações/documentos – embaraço à fiscalização – é no valor de:

Alternativas
Comentários
  • Das Multas

    e) Sonegação de informações/documentos–Embaraço à Fiscalização R$ 3.635,40.

    Fonte: https://documentos.cfa.org.br/arquivos/resolucao_normativa_588_2020_744.pdf

    Gab. E

  • Vamos analisar a questão.

    A luz da Resolução Normativa CFA n.º 588, de 27 de outubro de 2020, em seu Art. 3º, inciso III, letra b), nos diz que “b) Sonegação de informações/documentos – Embaraço à Fiscalização R$ 3.635,40".


    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
5071858
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com base capítulo do Poder Executivo, do Título da Organização dos Poderes, da Constituição da República Federativa do Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • EXAMINADOR TROCOU A ORDEM: DA CAMARA, SENADO E STF. (CORRETA). LETRA D.

    FICAVA BOLADO ACHANDO QUE ERA O SENADO PRIMEIRO. ACHAVA QUE TINHA MAIS FORÇA.

  • Conforme artigo 80, CF:

    Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente:

    da Câmara dos Deputados;

    do Senado Federal e;

    o do Supremo Tribunal Federal.

  • Pessoal, uso um bizu para lembrar dessa sucessão em caso de vacância/impedimento do cargo de P.R:

    Lembre que ocorre a sucessão na ordem alfabética:

    ~>Câmara

    ~>Senado

    ~>Supremo

    (lembrando que, como as duas últimas começam com "s", partimos para a letra seguinte).

    Bom estudo a todos!

  • GABARITO - D

    Segue a ordem alfabética :

    Presidente da câmara - Senado - Supremo Tribunal Federal

    OBS:

    Dupla vacância = Novas eleições

    2 primeiros anos = diretas / 90 dias

    2 últimos anos = Indiretas / 30 dias pelo Congresso Nacional

    _____________________________-

    a) O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado.

    ( Correto )

    Cuidado :

    O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelo vice presidente da República.

    () certo (x) errado

    _________________________

    b) Art. 79. Substituirá o Presidente, no caso de impedimento, e suceder-lhe-á, no de vaga, o Vice-Presidente.

    __________________________

    c) Art. 82. O mandato do Presidente da República é de quatro anos e terá início em primeiro de janeiro do ano seguinte ao da sua eleição. 

    __________________________

    e)   Art. 83. O Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do País por período superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo.

    Cuidado:

    O Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do País por período de quinze dias, sob pena de perda do cargo.

    () certo (x) errado

    O Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão, sem Autorização do Congresso Nacional, ausentar-se do País por período superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo.

    () certo (x) errado

  • ✅Letra D

    Linha sucessória do Presidente da República e do Vice-Presidente, nos casos de impedimento...

    Presidente da Câmara dos Deputados -----------> Presidente do Senado Federal -----------> Pres. do STF.

    Fonte: Estratégia Concursos!! Erros? Só avisar!! Bons estudos e GARRA NO TREINOO!!

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre Poder Executivo. Atenção: a questão deseja que o candidato assinale a incorreta.

    A– Correta - É o que dispõe o art. 76 da CRFB/88: "O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado".

    B– Correta - É o que dispõe o art. 79 da CRFB/88: "Substituirá o Presidente, no caso de impedimento, e suceder-lhe-á, no de vaga, o Vice-Presidente".

    C- Correta - É o que dispõe o art. 82 da CRFB/88: "O mandato do Presidente da República é de quatro anos e terá início em primeiro de janeiro do ano seguinte ao da sua eleição".

    D- Incorreta - A ordem está incorreta, pois o Presidente da Câmara é o primeiro a ser chamado, não o Presidente do Senado. Art. 80, CRFB/88: "Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal".

    E- Correta - É o que dispõe o art. 83 da CRFB/88: "O Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do País por período superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa D (já que a questão pede a incorreta).

  • GABARITO: LETRA D

    TODAS AS ALTERNATIVAS FORAM RETIRADAS DA CRFB. COMENTÁRIOS ABAIXO.

    ALTERNATIVA A - CORRETA

    Art. 76. O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado.

    ALTERNATIVA B - CORRETA

    Art. 79. Substituirá o Presidente, no caso de impedimento, e suceder-lhe-á, no de vaga, o Vice-Presidente.

    Atenção: cuidar as palavras "SUBSTITUIRÁ" e "SUCEDER-LHE-Á", que, não poucas vezes, são invertidas pelas bancas.

    ALTERNATIVA C - CORRETA

    Art. 82. O mandato do Presidente da República é de quatro anos e terá início em primeiro de janeiro do ano seguinte ao da sua eleição.

    ALTERNATIVA D: INCORRETA e resposta da questão

    Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

    Não é, portanto, o presidente do STJ o terceiro a poder exercer a presidência da república no impedimento ou vacância.

    Além disso, na ordem de chamamento, primeiro vem o representante do povo (CÂMARA), não o dos estados (SENADO).

    ALTERNATIVA E: CORRETA

    Art. 83. O Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do País por período superior quinze dias, sob pena de perda do cargo.

    Notar as palavras LICENÇA, SUPERIOR (não inferior ou igual) e PAÍS (algumas questões trazem DISTRITO FEDERAL)

    Siga no instagram para dicas de concursos ----> instagram.com/omanualdoconcurseiro

  • A fim de encontrarmos a resposta correta, iremos analisar cada uma das alternativas a seguir:

    A) O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado.

    CERTO. Art. 76. O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado.

    B) Substituirá o Presidente, no caso de impedimento, e suceder-lhe-á, no de vaga, o Vice-Presidente.

    CERTO. Art. 79. Substituirá o Presidente, no caso de impedimento, e suceder-lhe-á, no de vaga, o Vice-Presidente.

    C) O mandato do Presidente da República é de quatro anos e terá início em primeiro de janeiro do ano seguinte ao da sua eleição.

    CERTO. Art. 82. O mandato do Presidente da República é de quatro anos e terá início em primeiro de janeiro do ano seguinte ao da sua eleição.

    D) Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente do Senado Federal, o da Câmara de Deputados e o do Superior Tribunal de Justiça.

    ERRADO. A ordem é: 1º Presidente do Senado; 2º Presidente da Câmara; 3º Presidente do STF.

    Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

    E) O Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do País por período superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo.

    CERTO. Art. 83. O Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do País por período superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo.

    GABARITO DO PROFESSOR: letra D.

  • Gab: D

    Câmara

    Senado

    STF

  • GABARITO: D

    a) CERTO: Art. 76. O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado.

    b) CERTO: Art. 79. Substituirá o Presidente, no caso de impedimento, e suceder- lhe-á, no de vaga, o Vice-Presidente.

    c) CERTO: Art. 82. O mandato do Presidente da República é de quatro anos e terá início em primeiro de janeiro do ano seguinte ao da sua eleição.

    d) ERRADO: Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

    e) CERTO: Art. 83. O Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do País por período superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo.

  • Qual é casa que representa o povo? Câmara dos Deputados ou Senado? É a Câmara, logo o seu presidente será o primeiro na linha sucessória depois do vice-presidente da República.

  • O erro da letra D:

    Não seguiu a sequência respectivamente dos presidentes: Câmara dos Deputados, Senado Federal e STF.

  • PRESIDENTE

    DA CAMARA DOS DEPUTADOS

    DO SENADO

    DO STF

    2 PRIMEIROS ANOS 90 DIAS ELEIÇÕES DIRETAS

    2 ULTIMOS ANOS 30 DIAS ELEIÇÕES INDIRETAS

    MANDATO TAMPÃO SÓ COMPLETA O RESTANTE NÃO É POR 4 ANOS. JA CONTA COMO SE FOSSE UM COMPLETO SÓ PODENDO O Q GANHOU SE REELEGER CONSECUTIVAMENTE POR MAIS UM MANDATO.

  • Bem capciosa.

  • Gabarito - Letra D.

    CF

    Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

  • IMPEDIMENTO E VACÂNCIA

    Impedimento - afastamentos temporários (substituição)

    Vacância - afastamento definitivo (secessão)

    • Nos 2 primeiros anos de mandato: eleições DIRETAS, 90 DIAS após aberta a última vaga.
    • Nos 2 últimos: eleições INDIRETAS, 30 DIAS após aberta a última vaga, pelo CONGRESSO NACIONAL.

    LINHA SUCESSÓRIA DO PRESIDENTE:

    1. Vice- Presidente
    2. Presidente da Câmara dos Deputados
    3. Presidente do Senado
    4. Presidente do STF

    HIPÓTESES:

    1. Não comparecer em 10 DIAS p/ a POSSE.
    2. Morte, renúncia, perda ou suspensão dos direitos políticos e perda da nacionalidade
    3. Crime de Responsabilidade ou Comum
    4. Ausência do país por > 15 DIAS SEM autorização do CONGRESSO NACIONAL.
  • 15 comentários falando a mesma coisa...

  • Gab C

    Art. 76. O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado.

    Art. 79. Substituirá o Presidente, no caso de impedimento, e suceder-lhe-á, no de vaga, o Vice-Presidente.

    Art. 82. O mandato do Presidente da República é de quatro anos e terá início em primeiro de janeiro do ano seguinte ao da sua eleição.

    Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

    OBS: De forma sucessiva:

    --> Presidente da Câmara

    --> Presidente do Senado

    --> Presidente do STF

    Art. 83. O Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do País por período superior quinze dias, sob pena de perda do cargo.

  • Gab - D

    ART 80

  • CUIDADO COM A ATUALIZAÇÃO !!

    ALTERNATIVA C HOJE ESTARIA ERRADA TAMBÉM!

    Art. 82. O mandato do Presidente da República é de 4 (quatro) anos e terá início em 5 de janeiro do ano seguinte ao de sua eleição

  • Gab D

    OBSERVAÇÃO:

    A LETRA C TAMBÉM ESTA INCORRETA.

    Art. 82. O mandato do Presidente da República é de 4 (quatro) anos e terá início em 5 de janeiro do ano seguinte ao de sua eleição.     

    EC n°111 de 2021

  • Questão desatualizada:

    Art. 82. O mandato do Presidente da República é de 4 (quatro) anos e terá início em 5 de janeiro do ano seguinte ao de sua eleição.     

  • Acertei mas já sabendo da emenda 111, qopresidente tomará posse no dia 5 de janeiro e não dia 1
  • QUESTÃO DESATUALIZADA!

    Hoje, a alternativa C estaria incorreta também.

    Art. 82. O mandato do Presidente da República é de 4 (quatro) anos e terá início em 5 de janeiro do ano seguinte ao de sua eleição.

  • A questão encontra-se Desatualizada , agora possuindo duas respostas: D como Gabarito da prova e agora a Letra C

    Pois agora o artigo 82 da CF possui a seguinte redação : " Art. 82. O mandato do Presidente da República é de 4 (quatro) anos e terá início em 5 de janeiro do ano seguinte ao de sua eleição.      "


ID
5071861
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A tão esperada vacina contra o novo Coronavírus já é uma realidade e vários países iniciaram a imunização. Qual foi o primeiro país do Ocidente a aplicar a vacina contra a Covid-19?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    No dia 8 de dezembro de 2020, o Reino Unido se tornou o primeiro país do Ocidente a vacinar a população contra o novo coronavírus. O imunizante aprovado para o uso emergencial foi o desenvolvido pela parceria entre a farmacêutica americana Pfizer e a empresa de biotecnologia alemã BioNTech.

    Pouco tempo depois, a aprovação também ocorreu nos Estados Unidos, no Canadá, na União Europeia e assim em diante. 

    Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/12/24/quais-os-paises-que-ja-comecaram-a-vacinacao-contra-a-covid-19

  • ALTERNATIVA: A

    No começo podemos fazer por eliminação:

    Dentro desses 5 países nas alternativas, 2 deles são do ocidente: Reino Unido e EUA, então eliminamos os restante.

    Agora, devemos ter um pouco de conhecimento sobre a atual situação em que vemos nos jornais, onde o Reino Unido diminuiu 81% dos casos de covid-19

  • A pandemia de Covid19 é o maior desafio sanitário da humanidade no século XXI com impactos globais sobre a saúde pública, economia, relações internacionais e as sociedades em geral. Apesar da esperança de contenção da pandemia com a vacinação em massa, seus efeitos de longo prazo sobre todos os aspectos mencionados ainda são desconhecidos. Seus efeitos devem ser acompanhados com base no que foi divulgado que ocorreu, evitando o estudo de notícias falsas, provenientes de fontes muito diversas das que normalmente fundamentam as questões do tipo nas principais organizadoras. Sobre o país pioneiro na aplicação de vacinas no Ocidente buscamos a alternativa correta.

    A) Foi o primeiro país ocidental a aplicar vacinas por que foi o primeiro país a concluir os testes clínicos de segurança para a aplicação de uma vacina produzida em seu território que mais tarde foi exportada e produzida sob licença em várias partes do mundo inclusivo no Brasil. 

    B)A China não é um país ocidental. 

    C)Enfrentaram o início da pandemia sob um governo francamente negacionista dos efeitos da Covid19, posteriormente derrotado nas urnas, o que dificultou consideravelmente o início da vacinação em massa com a colaboração entre o Estado e a iniciativa privada. 

    D) Devido a sua pequena população e extensão geográfica assim como sua bem desenvolvida indústria farmacêutica e boa situação econômica foi um dos primeiros países a imunizar a maioria de sua população. 

    E) Outro país do Oriente.



    GABARITO DO PROFESSOR: A 
  • A

    No dia 8 de dezembro de 2020, o Reino Unido se tornou o primeiro país do Ocidente a vacinar a população contra o novo coronavírus. O imunizante aprovado para o uso emergencial foi o desenvolvido pela parceria entre a farmacêutica americana Pfizer e a empresa de biotecnologia alemã BioNTech. Pouco tempo depois, a aprovação também ocorreu nos Estados Unidos, no Canadá, na União Europeia e assim em diante.

    A China, Japão e Israel não são países do Ocidente.


ID
5071864
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em relação aos acontecimentos do ano de 2020, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Em janeiro, o Brasil se assustou com algumas mortes que foram causadas por uma cerveja artesanal contaminada por dietilenoglicol.


( ) O então presidente da Venezuela, Evo Morales, anuncia renúncia ao cargo, depois de três semanas de protestos contra a polêmica reeleição e depois de perder o apoio das Forças Armadas e da polícia.


( ) Ao final do ano, Joe Biden vence a eleição presidencial dos Estados Unidos.


( ) Depois de mais de três anos de negociações, o Reino Unido deixou a União Europeia oficialmente no final de janeiro.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • letra c

    V - Um laudo da Polícia Civil divulgado no fim da tarde de hoje revelou, após exames preliminares, a presença da substância tóxica dietilenoglicol em dois lotes de amostras da cerveja Belorizontina, principal marca da cervejaria artesanal Backer, com sede em Belo Horizonte.... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/01/09/doenca-misteriosa-em-mg-investigacao-acha-substancia-toxica-em-cerveja.htm?cmpid=copiaecola

    F - Após 13 anos no poder, Evo Morales renuncia à Presidência da Venezuela (https://www.bbc.com/portuguese/internacional-50370055) Morales justificou sua renúncia para evitar a continuação da violência no país após três semanas de confrontos entre seus apoiadores e críticos. "A vida não acaba aqui, a luta continua", afirmou no final de seu discurso.

    V - Joe Biden foi eleito neste sábado (7) o 46º presidente dos Estados Unidos. A vitória foi anunciada após projeções de institutos e meios de comunicação indicarem a vitória do democrata na Pensilvânia. (https://g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos-eua/2020/noticia/2020/11/07/joe-biden-vence-na-pensilvania-e-garante-votos-para-ser-eleito-presidente-dos-eua-aponta-projecao-da-ap.ghtml)

    V - É oficial — o chamado Brexit se concretizou e o Reino Unido deixou a União Europeia (UE). (https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51335145)

  • Evo Morales renuncia à Presidência da BOLÍVIA

  • Venezuela = Maduro

    Bolivia = Ex Evo Morales

    Atual Luis Arce

  • A minha dúvida era sobre a brexite

  • E

    Evo Morales foi presidente da Bolívia

  • O formato da questão reforça a importância do acompanhamento contínuo e atento do noticiário. Sobre acontecimentos do ano de 2020 julgamos as afirmativas.

    I - Não foram exatamente algumas, mas vinte e nove pessoas contaminadas, sendo dez mortos e dezesseis gravemente afetados com sequelas. O caso está em andamento na justiça enquanto as vítimas aguardam suas indenizações e a responsabilização dos culpados. - Afirmativa correta.
    II - A interrupção não constitucional do processo eleitoral levou a uma onda de protestos com motim de forças policiais e a sugestão de renúncia por parte de comandantes militares do presidente boliviano Evo Morales. O atual governo, democraticamente eleito, está processando a senadora que assumiu o governo provisório pelo crime de "golpe de Estado".  -  Afirmativa errada.
    III - Derrotou Donald Trump em processo eleitoral extremamente polarizado e com a tentativa de judicialização dos resultados sob infundadas alegações de fraudes por parte do perdedor sendo a eleição norte-americana mais conturbada desde o ano de 2000 com a eleição de George W. Bush. - Afirmativa correta.  
    IV - Num longo e complexo processo de negociações conhecido pelo acrônimo de Brexit sendo o Br de Britânia e o "exit" da palavra saída em inglês a Inglaterra votou em aprovou a saída do bloco e agora sofre com as dificuldades impostas pela obrigatória relação com seus antigos e geograficamente próximos parceiros de bloco. - Afirmativa correta.




    GABARITO DO PROFESSOR: C
  • V – F – V – V.

    C

  • RUMO A BRIGADA MILITAR !!!

    • O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.


ID
5071867
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“Eu tenho um sonho, só um sonho: continuar sonhando”, gritou o reverendo Martin Luther King (1929-1968) em Washington em 1963.


Data considerada feriado nos Estados Unidos, em 20 de janeiro de 2021, foi celebrado o Dia de Martin Luther King, dia que homenageia o homem como grande referência por ser:

Alternativas
Comentários
  • Martin Luther King recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1964. Seu ativismo levou a que fosse mundialmente conhecido e reconhecido. Seu discurso “Eu tenho um sonho" , proferido ante uma gigantesca multidão em Washington, em 1964, tornou-se uma símbolo de ativismo pacífico em pról de comunidades oprimidas. Foi assassinado com um tiro em 1968 quando descansava na sacada de um hotel em Memphis.
    Há bastante material sobre Luther King em português, em livros de História dos EUA e publicações digitais. 
    Uma das opções descreve corretamente quem foi Martin Luther King 
    A) INCORRETA- George Washington foi quem presidiu a Convenção Constitucional dos EUA , em 1787, que elaborou a Constituição e estabeleceu o governo federal. Isso foi no século XVIII. Luther King viveu na segunda metade do século XX. 
    B) INCORRETA- O ex-presidente dos EUA que decretou o final da escravidão nos EUA foi Abraham Lincoln , em 1865, através da 13ª emenda à constituição. 
    C) INCORRETA O escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi projetou a Estátua da Liberdade. Baseou-se Colosso de Rodes para edificá-la e , ela foi construída pelo engenheiro Gustave Eiffel. Sua construção ocorreu em Paris e as 350 partes do monumento foram enviadas de navio para os Estados Unidos. Ela foi concluída em julho de 1884 na França e inaugurada em 28 de outubro de 1886, em Nova York. 
    D) CORRETA – O pastor batista Martin Luther King foi um dos mais importantes defensores dos direitos civis dos afro-americanos nos EUA , na década de 1950 e início da década e 1960. Sua luta pelo reconhecimento dos direitos civis dos negros norte-americanos começou em 1955, com métodos pacíficos, inspirado na figura de Mahatma Gandhi e na teoria da desobediência civil de Henry David Thoreau, as mesmas fontes que inspiraram a luta de Nelson Mandela contra a Apartheid, na África do Sul. 
    E) INCORRETA – A independência da América, se entendemos como Estados Unidos da América, não foi efetivada ou decretada somente por um líder. A história apresenta os chamados “Founding Fathers" que assinaram a declaração da independência. Entre eles estão Benjamin Franklin, George Washington e Thomas Jefferson. Isso no século XVIII 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Gabarito: D

    Martin Luther King Jr. foi um dos principais líderes negros dos Estados Unidos contra a segregação racial e pela igualdade social. Entre as décadas de 1950 e 1960, Luther King teve atuação de destaque ao se posicionar de forma pacífica contra a segregação racial, que em muitos estados era lei.

    Pastor protestante e dono de uma oratória ímpar, ele conseguiu agregar multidões em torno da luta pela igualdade racial e pelos direitos civis para os negros. Sua morte em 1968 foi lamentada pelo mundo todo e, apesar das várias conquistas, como a aprovação dos direitos civis para negro, havia muito a ser feito para acabar com o racismo nos Estados Unidos. O dia do seu nascimento, 15 de janeiro, transformou-se em feriado nacional, uma forma de homenageá-lo e recordar sua luta pelo fim da desigualdade.

    Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/martin-luther-king.htm


ID
5071870
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia a seguinte matéria publicada no jornal Brasil de Fato de 04/10/2020: “A terceira encíclica escrita pelo Papa Francisco foi divulgada pelo Vaticano. O documento intitulado Fratelli tutti (‘Todos irmãos’ em italiano), é fruto de reflexões do pontífice em meio à pandemia da Covid-19 e apresenta duras críticas às políticas neoliberais e ao individualismo”.


Conforme historiadores, os neoliberais defendem que a economia deve ser baseada no livre jogo das forças do mercado. Segundo eles, isso garantiria o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. As características do Neoliberalismo são:


I. Privatização de empresas estatais.

II. Livre circulação de capitais internacionais.

III. Abertura econômica para a entrada de empresas multinacionais.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • O movimento neoliberal defendia a tese de que a crise das décadas de 1970 e 1980 decorria do mau funcionamento do Estado, evidenciado na falta de efetividade e no crescimento distorcido, além dos altos custos operacionais, do excesso de endividamento público e da incapacidade de se adequar ao processo de globalização em curso, que teria reduzido a autonomia e a capacidade dos estados nacionais para gerirem suas próprias políticas econômicas e sociais. 

    Confira as principais características do neoliberalismo:

    • Pouca intervenção do governo no mercado de trabalho;

    • A política de privatização de empresas estatais, ou seja, a privatização de todos os setores da economia nacional;

    • Desregulamentação do sistema financeiro;

    • Transferência de serviços públicos ao setor privado;

    • Redução dos encargos e direitos sociais como um todo;

    • A abertura da economia para a entrada de empresas multinacionais;

    • Defesa dos princípios econômicos do capitalismo e também ênfase na globalização.

    Letra E


ID
5071873
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

É a taxa básica de juros da economia e o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. Influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras. Trata-se da taxa:

Alternativas
Comentários
  • Taxa Selic

    ​A Selic é a taxa básica de juros da economia.

    É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.

    A taxa Selic refere-se à taxa de juros apurada nas operações de empréstimos de um dia entre as instituições financeiras que utilizam títulos públicos federais como garantia. O BC opera no mercado de títulos públicos para que a taxa Selic efetiva esteja em linha com a meta da Selic definida na reunião do Comitê de Política Monetária do BC (Copom)

    Portanto, alternativa B

     Siga minha assinatura para acompanhar novos comentários

    Questões de atualidades requer fontes seguras 

    Fonte: https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/taxaselic


ID
5071879
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

João e Maria são casados e sempre dividem sua conta quando vão ao restaurante, exceto em situações em que apenas um comeu um certo item. Em uma ocasião, em um restaurante que cobra 10% de serviço, eles comeram juntos o prato principal, mas João comeu sobremesa e Maria não, que por sua vez tomou uma garrada d’água e João não tomou nada. Na hora de pagar a conta, tentavam explicar ao garçom como seria feito o pagamento. A alternativa que contempla a maneira correta de pagar a parte de João é:

Alternativas
Comentários
  • como eles comeram o prato principal juntos, o mais correto seria dividir o valor para os dois

    depois soma a sobremesa para o cara e a agua para a moça, logo os dois pagarão 1,1; 10% do prato principal e mais 10% dos respectivos itens.

  • Total = [(Água + Prato/2) + (Sobremesa + Prato/2)] . 1,1

    João é a segunda parte da equação, e o "1,1" multiplica todo mundo.

    João = (Sobremesa + Prato/2) . 1,1.

    Maria = (Água + Prato/2) . 1,1.

  • O que significa o 1,1? É os 10% do serviço?


ID
5071882
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O proprietário de uma lavagem de carros resolveu fazer uma promoção em horários alternativos e com menor movimento para que seu estabelecimento lucre mais e bata sua meta diária de receita de no mínimo R$ 600,00. Se o valor da lavagem é de R$ 50,00 e a nova promoção seja de uma cobrança com 10% de desconto na primeira faixa de horário promocional, das 10h às 11h e com 15% de desconto na segunda faixa de horário promocional, das 15h às 16h, ele baterá sua meta se:

Alternativas
Comentários
  • Coletando os dados:

    Meta diária: R$ 600

    Valor da lavagem: R$ 50

    Os descontos:

    10% de 50 reais entre 10 e 11 horas: R$ 45

    15% de 50 reais entre 15 e 16 horas: R$ 42,5

    Vamos as alternativas:

    A) Realizar 4 lavagens fora das faixas promocionais, 5 dentro da primeira faixa promocional e 5 dentro da segunda faixa promocional.

    CERTO: 4 * 50 + 5 * 45 + 5 * 42,5 = 637,5

    B) Realizar 5 lavagens fora das faixas promocionais, 3 dentro da primeira faixa promocional e 5 dentro da segunda faixa promocional.

    ERRADO: 5 * 50 + 3 * 45 + 5 * 42,5 = 597,5

    C) Realizar 3 lavagens fora das faixas promocionais, 4 dentro da primeira faixa promocional e 6 dentro da segunda faixa promocional.

    ERRADO: 3 * 50 + 4 * 45 + 6 * 42,5 = 585

    D) Realizar 2 lavagens fora das faixas promocionais, 10 dentro da primeira faixa promocional e 1 dentro da segunda faixa promocional.

    ERRADO: 2 * 50 + 10 * 45 + 1 * 42,5 = 592,5

    E) Realizar 3 lavagens fora das faixas promocionais, 3 dentro da primeira faixa promocional e 5 dentro da segunda faixa promocional.

    ERRADO: 3 * 50 + 3 * 45 + 5 * 42,5 = 497,5

    Gabarito: A

    Encontrou algum erro? Me mande mensagem e eu retifico a explicação. Bons estudos!


ID
5071885
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Dentre as alternativas abaixo, aquela que NÃO representa uma proposição lógica é a de:

Alternativas
Comentários
  • O que é proposição?

    É toda sentença aberta que tem sujeito e verbo e pode-se valorar (V) ou (F).

    Importante salientar que você não precisa saber se, no caso concreto, aquilo verdadeiramente ocorre, mas o que você tem que se atentar é analisar se é possível valorar (V) ou (F), nada mais que isso. EX:

    José é policial.

    Maria é mãe.

    OBS: não são proposições;

    ~>PERGUNTAS

    ~>EXCLAMAÇÃOES

    ~>ORDENS

    ~>INCÓGNITAS.

    ---------------------

    No caso da (B), é uma oração exclamativa.

  • discordo craque! (para ser exclamação deve ter sinal de exclamação)
  • Questão sem gabarito, a B é uma preposição lógica. O amor pode ou não ser maior que a dor.

  • A b é opinativa, por isso é incorreta.

    O amor é maior que a dor, é uma opiniao.

    Para ser exclamativa tem que haver o ponto de exclamaçao.

  • OPINIÃO: GABARITO ERRADO ( QUESTÃO PASSÍVEL DE ANULAÇÃO POR NÃO TER RESPOSTA )

    NÃO TEM NENHUM SINAL DE PONTUAÇÃO EVIDENCIANDO QUE SEJA UMA EXCLAMAÇÃO( ! ) OU UMA INTEROGAÇÃO( ? )

    TANTO EU POSSO AFIRMA QUE O AMOR É MAIOR QUE A DOR, COMO TAMBÉM POSSO AFIRMA QUE O AMOR NÃO É MAIOR QUE A DOR, OU SEJA, POSSO ATRIBUIR VERDADEIRO OU FALSO.

  • Vão estudar, que povo ch@to

  • O amor é maior que a dor.

    Uma polegada é maior que um centímetro.

    QUAL É A DIFERENÇA? Porque uma é proposição e outra não?

    Questão passível de anulação!

  • peçamos comentário!

  • Gabarito B

    ⨠ É proposição: frases declarativas (verdadeira ou falsa).

    ⨠ Não é proposição:

    Frases: interrogativas (?), imperativas (ordem/pedido), exclamativas (sentimentos/emoções) e sentenças paradoxais abertas (frases que leva à contradição ou não pode afirmar ou negar. ex: "só sei que nada sei", "a frase dentro dessas aspas é mentira", x+7=10)

  • Também não entendi esse gabarito.

    Alguém ajuda???

  • Como vi na outra questão, basta perguntarmos-nos. Que amor? De que amor estamos falando ? Isso a torna sentença aberta.

  • Não entendi, pois a sentença traz uma informação completa.

    Alguém pode me ajudar, por favooor?

  • Questão SEM GABARITO. Letra B é uma proposição.

  • Acertei pelo tom poético da alternativa, mas a B é visivelmente uma proposição.

    Se fosse questão do Cespe eu deixava em branco e entrava com recurso depois.

  • A alternativa do gabarito trás um paradoxo, galera.

    De resto ele atribuiu características comuns.

    Por mais que tenha valor lógico Falso.

  • não tem gabaritos - anulação- banca lixo!
  • Gabarito B

    ⨠ É proposição: frases declarativas (verdadeira ou falsa).

    ⨠ Não é proposição:

    Frases: interrogativas (?), imperativas (ordem/pedido), exclamativas (sentimentos/emoções) e sentenças paradoxais abertas (frases que leva à contradição ou não pode afirmar ou negar. ex: "só sei que nada sei", "a frase dentro dessas aspas é mentira", x+7=10)

    Repliquei: @Clara Sá

  • Mais uma questão bastante polêmica, concordo com os que dizem que não tem resposta correta, e sem comentário de professor (o que é cada vez mais comum no QC, as fáceis todas com comentários, as polêmicas nenhuma)

  • A meu ver, questão tranquila e tudo OK.

    Ora, pra ser proposição lógica, tem que ser possível, com objetividade (SEM SUBJETIVIDADE), atribuir verdadeiro ou falso. O fato de atribuir tamanho a um sentimento/emoção, por sí só, é profundamente subjetivo. Pergunte-se: o que é um amor maior ou menor, grande ou pequeno? É diferente de dizer que uma polegada é maior ou menor que um cm, em que a medida é objetiva, e a proposição pode ser ou verdadeira, ou falsa.

    Outra coisa importantíssima: a proposição precisa ser OU verdadeira, OU falsa, independentemente do observador.

    No caso da B, pode ser verdadeira para alguns e falsa para outros. Esse é mais um motivo porque NÃO representa uma proposição lógica.

    Todas as outras alternativas, independentemente do observador, serão OU verdadeiras OU falsas para todos. Não tem como uma polegada ser maior que um cm pra você e menor que um cm pra mim, por exemplo. Não tem como 3 ser um número ímpar pra você e um número par pra mim. Não importa o que o mundo inteiro pense sobre Carlos, OU ele é programador, OU ele não é. Entendeu?

    Agora, o amor pode ser maior que a dor pra você e menor que a dor pra mim, tranquilamente... Sejá lá o que isso quer dizer. Uma coisa é certa: não é proposição lógica.

  • Passiva de anulação.

  • O professor do Qc acredita que a questão deve ser anulada!


ID
5071888
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Duas crianças se encontram em um parque de diversões, ambas com tênis que piscam luzes, mas de marcas diferentes. Uma das marcas pisca luz a cada 4 segundos e a outra pisca uma luz a cada 7 segundos. Eles tiveram a ideia de realizar uma brincadeira na qual cada uma falaria sozinha sem interrupção até que as luzes dos seus tênis piscassem juntas novamente e a outra só poderia falar quando piscassem juntas mais uma vez. A brincadeira durou exatamente 5 minutos. Sendo assim, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Sem comentários raciocínio lógico não tem lógica. bons estudos.
  • Gabarito letra E.

    5 min x 60 seg = 300 segundos

    a cada 28 segundos as luzes piscam juntas.

    dividindo-se 300 seg por 28 seg = 10,71 que é aproximadamente 11.

    então se elas alternavam a cada 28 seg uma falou 5 e a outra 6 vezes durante estes 5 minutos.

    Resolvi desta maneira.

  • se a cada 28 segundos uma começasse a falar... ok, correto! ... uma 5x e a outra 6X. O problema na questão é que se fala que uma começaria sua vez até completar 28s (momento que se piscam as luzes) e só na próxima vez, iniciaria-se a outra. Olhem o texto: "sem interrupção até que as luzes dos seus tênis piscassem juntas... e a outra só poderia falar quando piscassem juntas mais uma vez " . A expressão "Mais uma vez" promove um intervalo de mesmo período. Achei mal escrito.

  • Como já explicado pelo colega Renato, as luzes piscam juntas a cada 28 segundos, isso pode ser obtido realizando-se o mmc de 4 e 7. No intervalo de 5 minutos (300 segundos) elas piscarão juntas 10 vezes (parte inteira de 10,71, obtido pela divisão de 300/28). Uma das meninas falará no momento inicial em que as luzes piscarem juntas, seria o tempo "0" segundos, dando início a brincadeira. Após isso, inicia-se a contagem do tempo e durante os próximos 5 minutos, cada menina falará 5x. Como a menina que iniciou a brincadeira já havia falado uma vez, uma falará 6 vezes e a outra 5. Espero ter contribuído com os comentários que já haviam sido feitos. Bons estudos!

  • pessimamente mal escrito. não consegui entender até agora, porque sei português.

  • Bizu galera: Quando a questão pedir o encontro entre dois tempos, usa-se o M.M.C.:

    4 7 | 2

    2 7 | 2

    1 7 | 7

    1 1 | 2.2.7 = 28.

    Ou seja, a cada 28 segundos os tênis piscarão ao mesmo tempo.

    Como o total é de 300 segundos (5 minutos), basta fazer a divisão: 300/28 = Aproximadamente 11 encontros.

    Por fim, analisando as assertivas, a única que contempla 11 encontros é a letra E.

    Bons estudos!!


ID
5071891
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Sobre os diversos métodos que podem ser utilizados para avaliação de desempenho, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Escolha forçada: técnica tradicional e mais subjetiva. tenta reduzir o efeito halo. Usa frases para definir o comportamento do funcionário e avaliador é obrigado a escolher uma.

    Incidente crítico: técnica tradicional e mais subjetiva. O parâmetro é cargo e suas exigências. Traços de personalidades não devem ser destacados.

  • https://www.google.com/url?sa=i&url=http%3A%2F%2Fwww.n5treinamentos.com.br%2Fartigos%2F102-avaliacao-de-desempenho-e-performance&psig=AOvVaw2QXblZ9JPKd424i6QbZ9WW&ust=1616015310418000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCOiEl6fcte8CFQAAAAAdAAAAABAO

    GAB E

  • qual seria o método descrito no item B?
  • A) A distribuição forçada consiste em definir previamente a proporção de funcionários a serem incluídos em categorias de desempenho, buscando aproximar-se da curva de distribuição normal. Assim, a maioria dos funcionários passa a receber conceitos próximos à média e poucos recebem avaliações muito boas ou muito ruins.

    B) O método da escalas gráficas do consiste num formulário de dupla entrada, no qual as linhas representam os fatores que estão sendo avaliados e as colunas, os graus de avaliação.

    C) A escolha forçada consiste em avaliar o desempenho dos funcionários mediante a escolha de frases que descrevem seu desempenho individual. O avaliador recebe formulários organizados em blocos de duas ou quatro frases. Em cada bloco, ele deverá escolher uma ou duas que melhor se aplicam ao desempenho do funcionário avaliado.

    D) No método do incidente crítico, o avaliador mantém um registro para cada funcionário durante o período considerado para avaliação e anota os eventos mais importantes relacionados à eficiência do funcionário em suas atribuições. Ao final do período, o avaliador consulta o registro dos incidentes mais importantes tanto positivos quanto negativos e os utiliza para fundamentar sua avaliação.

    E) A lista de avaliação comportamental consiste numa lista de sentenças que descrevem o comportamento do funcionário no exercício de suas atribuições. Ao avaliador cabe apenas indicar “sim” ou “não” se cada sentença corresponde ao desempenho de cada funcionário.

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimento sobre os métodos de avaliação de desempenho. Vejamos quais das alternativas está correta no que afirma sobre os métodos de avaliação de desempenho.

    A - incorreta. O método da distribuição forçada (não se confunde com o método da escolha forçada), citado por Gil (1994), consiste em definir previamente a proporção de funcionários a serem incluídos em categorias de desempenho, buscando aproximar-se da curva de distribuição normal. Assim, a maioria dos funcionários passa a receber conceitos próximos à média e poucos recebem avaliações muito boas ou muito ruins.

    B - incorreta. O método das escalas gráficas avalia o desempenho das pessoas por meio de fatores de avaliação previamente definidos e graduados. Para tanto, utiliza um formulário de dupla entrada, no qual as linhas horizontais representam os fatores de avaliação do desempenho, enquanto as colunas verticais representam os graus de variação daqueles fatores.

    C - incorreta. O método da escolha forçada consiste em avaliar o desempenho das pessoas por meio de blocos de frases descritivas que focalizam certos aspectos do comportamento. Cada bloco é composto de duas, quatro ou mais frases. O avaliador escolhe forçosamente apenas uma ou duas frases em cada bloco que mais se aplicam ao desempenho do avaliado. Ou então, escolhe a frase que mais representa o desempenho do funcionário e a frase que mais se distancia dele. 

    D - incorreta. O método dos incidentes críticos se baseia nas características extremas (incidentes críticos) que representam desempenhos altamente positivos (sucesso) ou altamente negativos (fracasso) . O método não se preocupa com o desempenho normal, mas com desempenhos excepcionais, sejam positivos ou negativos.

    E - correta. A lista de avaliação comportamental consiste numa lista de sentenças que descrevem o comportamento do funcionário no exercício de suas atribuições. Ao avaliador cabe apenas indicar “sim” ou “não” se cada sentença corresponde ao desempenho de cada funcionário.

    Após verificarmos as alternativas apresentadas, concluímos que a letra "E" é a correta.

    GABARITO: E

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

    GIL, A. C. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 1994.

  •  Distribuição forçada categorias de desempenho----se é bom,ruim,excelente

    escalas gráficasformulário de dupla entrada– fatores e grau de variação

    escolha forçadafrases descritivas que focalizam certos aspectos do comportamento

    incidentes críticosse baseia nas características extremas

    lista de avaliação comportamental— lista de sentenças que descrevem ---apenas indicar “sim” ou “não”


ID
5071894
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para proceder à avaliação de cargos, ou seja, ao estabelecimento de seu valor relativo no âmbito da organização, existem diferentes métodos, que variam segundo sua complexidade. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os métodos para avaliação de cargos e salários com suas respectivas características.


Coluna 1

1. Método de avaliação por pontos.
2. Método Hay.
3. Método de avaliação por ordenamento.
4. Método de avaliação por comparação de fatores.


Coluna 2

( ) Consiste em classificar os cargos existentes numa organização, do mais alto ao mais baixo, segundo seu valor ou importância, a partir das médias dos julgamentos de uma comissão de avaliadores.

( ) Método desenvolvido por Eugene J. Benge, Samuel L. H. Burk e Edward N. Hay (1941) fundamenta-se no confronto de cargo com cargo, segundo a importância relativa dos fatores inerentes a cada um deles.

( ) Consiste num esquema analítico baseado em pontos que possibilita medir a importância relativa do trabalho para a organização. É utilizado principalmente para a avaliação de cargos executivos e gerenciais.

( ) Fundamenta nos trabalhos iniciados por Merril R. Lott (1926), consistindo basicamente em comparar as descrições e especificações dos diversos cargos com modelos predeterminados, a fim de atribuir a cada cargo certo número de pontos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Não encontrei o material com essas informações, agradeço quem disponibilizar.

  • tb nunca nem vi...mas de pra matar através de alguns pontos chaves

    1. classificar = método de avaliação por ordenação (ordenar=classificar)
    2. confronto = Método de avaliação por comparação de fatores
    3. foi o que sobro
    4. pontos = Método de avaliação por pontos.
  • Gestão de Pessoas:

    A avaliação dos cargos.

    Esta prática tem como objetivo atribuir valor para cada cargo da organização, conforme o seu grau de relevância, assim como, inseri-los em uma hierarquia, que posteriormente norteará a estrutura de salários. (CHIAVENATO, 2010).

    Existem vários métodos que podem ser adotados neste processo, sendo recomendável uma análise prévia que possibilite a escolha adequada para cada organização.

    Pontes (2011) divide os métodos em não quantitativos, por escalonamento ou graus determinados; e quantitativos, por meio de pontos ou comparação de fatores. Segundo o autor, os métodos quantitativos garantem maior precisão nos resultados, uma vez que os métodos qualitativos, embora de aplicação menos complexa, sugerem maior subjetividade na aplicação.

    O método de escalonamento pode ser realizado de três formas: escalonamento simples, por comparação binária ou por meio de comparação binária pontuada. O primeiro é o mais fácil e consiste na análise isolada realizada pelos membros do comitê que, posteriormente, se reúnem e fazem o consenso sobre o escalonamento do cargo. A comparação binária permite a comparação de cargos pares a fim de possibilitar a sua hierarquização. Para cada comparação são adicionados ou subtraídos valores que resultarão no escalonamento final. A comparação binária pontuada é semelhante à comparação binária, porém, para cada adição ou subtração, um número de pontos é atribuído.

    O método por graus determinados parte de uma estrutura de graus crescentes em níveis de complexidade. Por exemplo, o grau I reflete atividades repetitivas, enquanto o grau V contempla atividades complexas. Assim, se houver o comitê de avaliação, este avalia os cargos e posteriormente é realizado o consenso.

    A avaliação quantitativa por meio de pontos consiste na atribuição de valores aos fatores, de acordo com a quantidade de graus aplicados. Se estivéssemos pontuando o grau I e o grau V, do exemplo acima, certamente o grau I teria uma pontuação menor que do grau V. Este processo resulta em uma pontuação final para cada cargo. Torna-se necessário também atribuir pesos aos fatores de forma que possibilite classificá-los de acordo com o grau de relevância.

    Por fim, a avaliação quantitativa por comparação de fatores é um método que combina em alguns aspectos com a avaliação por pontos, mas também leva em consideração os salários de mercado. Trata-se de um método mais indicado para planos operacionais, e por sua aplicação ser complexa, é pouco utilizado. (PONTES, 2011).

    GAB.: C

  • 1. Método de avaliação por pontos: Fundamenta nos trabalhos iniciados por Merril R. Lott (1926), consistindo basicamente em comparar as descrições e especificações dos diversos cargos com modelos predeterminados, a fim de atribuir a cada cargo certo número de pontos.

     2. Método Hay: Consiste num esquema analítico baseado em pontos que possibilita medir a importância relativa do trabalho para a organização. É utilizado principalmente para a avaliação de cargos executivos e gerenciais.

    3.Método de avaliação por ordenamento: Consiste em classificar os cargos existentes numa organização, do mais alto ao mais baixo, segundo seu valor ou importância, a partir das médias dos julgamentos de uma comissão de avaliadores.

    4. Método de avaliação por comparação de fatores: Método desenvolvido por Eugene J. Benge, Samuel L. H. Burk e Edward N. Hay (1941) fundamenta-se no confronto de cargo com cargo, segundo a importância relativa dos fatores inerentes a cada um deles.


ID
5071897
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Para uma correta gestão de estoques, é necessário conhecer o momento correto de realizar um pedido. Em uma indústria, suponha que uma peça seja consumida no processo produtivo a uma razão de 40 unidades por mês, sendo seu tempo de reposição igual a dois meses. Calcule o ponto de pedido, uma vez que o estoque mínimo deve ser de um mês de consumo. O ponto de pedido é:

Alternativas
Comentários
  • PP-> ponto do pedido =TRxC + EM > 2x40 + 40= 120

    *TR= tempo de reposição

    C=consumo

    EM= estoque mínimo

  • PONTO DE PEDIDO = consumo x tempo de reposição + estoque de segurança ou mínimo

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre como calcular o ponto pedido. Vejamos como o cálculo pode ser montado, em seguida podemos indicar a alternativa que apresenta corretamente a quantidade do ponto de pedido.

    Ponto de Pedido: é a quantidade de itens que quando atingida implica um novo pedido de compra. Pode ser obtido a partir do seguinte cálculo: PP = (C x TR) + ES; em que:

    • C: Consumo Médio;
    • TR: Tempo de reposição (em meses).
    • ES: estoque de segurança/mínimo;

    De acordo com as informações apresentadas, vejamos qual é nosso Ponto de Pedido.

    No caso da questão, o consumo é de 40 unidades por mês; o tempo é de 2 meses, o estoque de segurança equivale a 1 mês de consumo, ou seja, 40 unidades, ou seja:

    PP = (40x2) + 40

    PP = 80 + 40

    PP = 120

    Logo, podemos concluir que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

  • fórmula Ponto de Pedido = (Consumo Médio x Tempo de Reposição ) + Estoque de Mínimo.

    (CMxTR) + EM

    CM= 40 por mês 

    TR= 2 meses

    EM= 40

    Logo, (40x2)+40 = 120

    g: D

  • GABARITO: LETRA D

    COMENTÁRIO DO MONITOR PARA QUEM NÃO TEM ACESSO

    Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre como calcular o ponto pedido. Vejamos como o cálculo pode ser montado, em seguida podemos indicar a alternativa que apresenta corretamente a quantidade do ponto de pedido.

    Ponto de Pedido: é a quantidade de itens que quando atingida implica um novo pedido de compra. Pode ser obtido a partir do seguinte cálculo: PP = (C x TR) + ES; em que:

    • C: Consumo Médio;
    • TR: Tempo de reposição (em meses).
    • ES: estoque de segurança/mínimo;

    De acordo com as informações apresentadas, vejamos qual é nosso Ponto de Pedido.

    No caso da questão, o consumo é de 40 unidades por mês; o tempo é de 2 meses, o estoque de segurança equivale a 1 mês de consumo, ou seja, 40 unidades, ou seja:

    PP = (40x2) + 40

    PP = 80 + 40

    PP = 120

    Logo, podemos concluir que a alternativa "D" é a correta.

  • FICO FELIZÃO QUANDO ACERTO FAZENDO A CONTA CERTINHO, USANDO A FÓRMULA! AÍ SIM!


ID
5071900
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O efeito chicote é um dos fenômenos que podem ocorrer em uma cadeia de suprimentos, que tem impacto negativo sobre a regularidade e a estabilidade dos pedidos recebidos. Em particular, observa-se esse fenômeno quando a variação da procura aumenta à medida que se avança ao longo da cadeia. O efeito chicote tem algumas causas, quais sejam:


I. Processamento das variações na procura.

II. Jogo do racionamento.

III. Extinção de lotes de compra e de produção.

IV. Variações de preço.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • No gerenciamento da cadeia de suprimentos, uma coisa importante a ser evitada é o chamado efeito chicote, ou efeito Forrester. Neste caso, como num chicote, uma pequena variação de demanda na ponta do consumo pode levar a uma grande variação da produção na origem da cadeia, gerando excesso de produção. 

    Fonte: Apostila Estratégia - Prof. Carlos Xavier

  • O efeito chicote acontece quando existe uma disparidade entre as reais demandas dos consumidores e o que foi previsto. Empresas dependem de informações corretas sobre as necessidades dos clientes a fim de preparar seus estoques e alimentar sua produção para, assim, poder atender a todos. 

    Entretanto, quando a informação é distorcida ou simplesmente quando a previsão de demanda não se concretiza, uma sucessão de eventos pode atrapalhar o fluxo da cadeia de suprimentos: excesso ou falta de produtos no estoque, prejuízos, confusão no sistema de logística, falha ao cumprir o cronograma de produção, entre outros aspectos.

    Imagine que uma pessoa vai ao supermercado comprar uma caixa de pasta de dentes. Chegando lá, se depara com uma grande promoção e acaba levando 10 caixas de pastas de dentes em vez de uma só. Provavelmente, ela não voltará a comprar esse produto tão cedo, pois adquiriu mais do que realmente precisava e estava apenas aproveitando uma oportunidade.

    Contudo, para a empresa, esse dado pode ser interpretado como um aumento repentino na demanda do cliente. Isso pode fazer com que os gestores decidam comprar mais insumos para produzir mais pastas de dentes. Consequentemente, podem acabar tendo um encalhe no estoque, pois planejaram suas compras baseados em uma falsa impressão.

    O contrário também pode acontecer: se não conseguir fazer uma previsão correta da demanda, uma empresa pode sofrer com falta de insumos para a produção e, assim, não conseguir suprir seus pedidos.

    gab:D

  • Uma vez que existe um alto custo incorrido para as empresas devido aos estoques, e considerando que o efeito chicote é um dos propulsores da sua variação, deve-se identificar as causas deste efeito.

    Existem quatro causas principais para o efeito chicote:

    • Processamento da previsão de demanda;
    • “Jogo” da escassez ou racionamento;
    • Acúmulo de pedidos / tamanho dos pedidos;
    • Flutuações de preços;

    fonte: https://www.nortegubisian.com.br/blog/efeito-chicote-e-a-gestao-de-estoques

  • Extinção é uma palavra muito forte! O material é racionado, mas extinto, não!.

    Gab. Letra D.


ID
5071903
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os contratos administrativos no âmbito da Administração Pública são regidos pela Lei nº 8.666/1993, que prevê algumas situações em que pode haver alteração unilateral desses contratos, por parte da Administração, com as devidas justificativas:


I. Quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica aos seus objetivos.


II. Quando conveniente a substituição da garantia de execução.


III. Quando necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos pela Lei.


IV. Quando necessária a modificação do regime de execução da obra ou serviço, bem como do modo de fornecimento, em face de verificação técnica da inaplicabilidade dos termos contratuais originários.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GAB: B

    Art. 65.  Os contratos regidos por esta Lei poderão ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos:

    I - unilateralmente pela Administração:

    a) quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica aos seus objetivos; (I)

    b) quando necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei; (III)

    II - por acordo das partes:

    a) quando conveniente a substituição da garantia de execução; (II)

    c) quando necessária a modificação da forma de pagamento, por imposição de circunstâncias supervenientes, mantido o valor inicial atualizado, vedada a antecipação do pagamento, com relação ao cronograma financeiro fixado, sem a correspondente contraprestação de fornecimento de bens ou execução de obra ou serviço; (IV)

  • Questão de 2010 quase idêntica a essa: Q66606

    Olha a importância de fazer muitas questões com qualidade...

  • Eu mudando a resposta certa pela errada : (emoji do palhaço)

  • Substituir garantia e Regime de execução só bilateral

  • ✅ Letra B

    Sendo bem direta...

    Alteração unilateral é quando a modificação for do PROJETO E DO VALOR CONTRATUAL.

    A alteração terá que ser com acordo das partes quando falar de GARANTIA DE EXECUÇÃO, REGIME DE EXECUÇÃO, FORMA DE PAGAMENTO E MANUTENÇÃO DO EQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO.

    Fonte: Minhas anotações + colegas aqui do QC.

    Erros? Só avisar!! BONS ESTUDOS E CONTINUE NO TREINO!!!

  • Alteração unilateral:

    Modificação do Projeto ou especificações.

    Modificação do valor (Acréscimos e reduções)

    Por acordo das parte:

    1. Substituição da garantia.
    2. Modificação do regime ou modo de fornecimento.
    3. Restabelecer a relação pactuaram inicialmente entre os encargos do contratado e a retribuição da administração.
    4. Para a justa remuneração, objetivando a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro inicial do contrato, na hipótese de:
    • a) Sobrevirem fatos imprevisíveis ou previsíveis porém de consequências incalculáveis, retardadores ou impeditivos da execução do ajustado.
    • b) Em caso de força maior, caso fortuito ou fato do príncipe.

  • Os contratos administrativos podem ser definidos como os contratos de Direito Público celebrados pela Administração Pública, em que predominam as normas de Direito Público.

    A principal característica desses contratos é a presença das cláusulas exorbitantes, que garantem diversas prerrogativas à Administração Pública em face do contratado.

    Uma das principais cláusulas exorbitantes é a alteração unilateral, prevista no artigo 65. Assim, a Administração Pública pode fazer alterações durante a execução contratual de forma unilateral, vale dizer, independentemente da vontade do contratado.

    Posto isso, podem sofrer alteração unilateral:

    I – CORRETA. Quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica aos seus objetivos (alteração qualitativa).

    II – ERRADA. Quando conveniente a substituição da garantia de execução, a alteração deverá ser feita em comum acordo.

    III – CORRETA. Quando necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos pela Lei (alteração quantitativa)

    IV- ERRADA. Quando necessária a modificação do regime de execução da obra ou serviço, bem como do modo de fornecimento, em face de verificação técnica da inaplicabilidade dos termos contratuais originários, a alteração deverá ser feita em comum acordo.

    I e III CORRETAS.

    Gabarito da professora: B


ID
5071906
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

A respeito dos sistemas de informação, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Os SAD (sistema de apoio à decisão) São sistemas de informação computadorizados que fornecem aos gerentes apoio interativo de informações durante o processo de tomada de decisão.

    Concentra-se em fornecer informações de forma interativa para apoiar tipos específicos (não usuais) de decisões por parte de cada gerente. − Oferece suporte à tomada de decisão de problemas específicos, que se alteram com rapidez e que não são facilmente especificados com antecedência.

    Sistema de Processamento de Transações (SPT) : ajuda a tratar de assuntos operacionais.

    Sistema de apoio ao executivo (SAE): auxilia em questões estratégicas.

    Tanto os sistemas de informações gerenciais (SIG) e sistemas de apoio à decisão (SAD): auxiliam na monitoração, controle e tomada de decisões nas atividades administrativas. 

    → O SIG auxilia os gerentes operacionais na tomada de decisões utilizando dados do SPT

    Qualquer erro é só responder aqui.

    Bons estudos.

  • Os SADs apoiam as decisões operacionais, em contraposição às estratégicas, e são construídos para possibilitar apoio às decisões gerenciais semiestruturadas e não estruturadas, em cenários dinâmicos ou que não podem ser especificados a priori com facilidade. Se diferenciam dos SIG, pois têm muito mais capacidade analítica, permitindo ao usuário empregar vários modelos diferentes para análise de informação.

  • Gabarito: letra B

     

    b) Os SADs apoiam as decisões operacionais,  em contraposição às estratégicas, e são construídos para possibilitar apoio às decisões gerenciais semiestruturadas e não estruturadas, em cenários dinâmicos ou que não podem ser especificados a priori com facilidade. Se diferenciam dos SIG, pois têm muito mais capacidade analítica, permitindo ao usuário empregar vários modelos diferentes para análise de informação.

     

    O enunciado pergunta a respeito dos sistemas de informação e pede para assinalarmos a alternativa INCORRETA.

     

    Antes, vamos ver um pouco sobre cada um dos sistemas de informação que, em geral, foram divididos de acordo com as funções administrativas, nos mais diversos níveis hierárquicos, para ajudar na tomada de decisão:

     

    1. Sistemas de Informação para Executivos (SIE): voltados para apoio nas atividades dos executivos;
    2. Sistemas de Informação Gerencial (SIG): em geral, são orientados para eventos internos. Servem às funções de planejamento, controle e tomada de decisão de nível gerencial. Fornecem de relatórios sumarizados de rotina e exceção. Possuem pouca capacidade analítica e usam modelos de apresentação de dados;
    3. Sistema de apoio à decisão (SAD): fornecem, normalmente, suporte às decisões gerenciais semiestruturadas e não-estruturadas. Em geral, trata sobre assuntos dinâmicos, em constantes mudanças de cenário ou que não podem ser facilmente especificados. Apresentam maior capacidade analítica, o que permite empregar vários modelos diferentes para análise de informação.

     

    Os SADs apoiam as decisões operacionais, mas não em contraposição às estratégicas. Na realidade, eles fornecem suporte às decisões estratégicas também.

     

    A letra B está, portanto, incorreta.

      

     

    Fonte: TecConcursos


ID
5071909
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Charles Perrow, William Roth e Robert K. Merton são alguns pesquisadores que se propuseram a catalogar as disfunções da burocracia. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as disfunções burocráticas com suas respectivas características e consequências.


Coluna 1

1. Particularismo.
2. Mecanicismo.
3. Patrimonialismo.
4. Individualismo.


Coluna 2

( ) Palavra usada para designar a prática em que o funcionário usa a organização para realizar objetivos pessoais ou utiliza recursos da organização em benefício próprio.


( ) Segundo Roth, o profissionalismo das organizações formais exige que as pessoas desempenhem papéis limitados, com responsabilidades limitadas e autonomia reduzida. Cada pessoa ocupa um cargo, que tem competências bem definidas, pouco relacionados com suas aptidões e interesses.


( ) Surge porque a organização burocrática oferece muitas vantagens para as pessoas que são alçadas às posições de chefia, como símbolos diferenciadores e vantagens materiais. Isso incentiva o conflito entre as pessoas que desejam essas posições por causa de suas vantagens e realça a vaidade de seus ocupantes, prejudicando a qualidade da administração.


( ) Segundo Perrow, é o que acontece quando as pessoas levam para dentro das organizações os interesses dos grupos de que participam fora dela. Muitas pessoas estão voluntária ou involuntariamente afiliadas a grupos externos, ou fazem parte de grupos sociais.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E.

    Individualismo - A organização burocrática oferece muitas vantagens para as pessoas que são alçadas às posições de chefia, como símbolos diferenciadores e vantagens materiais. Consequentemente, a burocracia incentiva o conflito entre as pessoas que desejam essas posições por causa de suas vantagens e realça a vaidade de seus ocupantes, prejudicando a qualidade da administração.

    Particularismo - É o que acontece quando as pessoas levam para dentro das organizações os interesses dos grupos de que participam fora dela. Perrow aponta vários casos de particularismo, desde as panelinhas de pessoas formadas por uma escola, até a situação em que o funcionário contrata os serviços de uma empresa porque o proprietário e ele frequentam a mesma igreja ou clube.

    Mecanicismo - O profissionalismo das organizações formais exige que as pessoas desempenhem papeis limitados, com responsabilidades limitadas e autonomia reduzida. Cada pessoa ocupa um cargo, que tem competências bem definidas. Frequentemente, as pessoas ocupam cargos que nada têm a ver com suas aptidões e interesses. As organizações burocráticas tornam-se contingentes de pessoas cujos talentos são subaproveitados.

    Patrimonialismo - É a palavra usada para designar a prática em que o funcionário usa a organização para realizar objetivos pessoas ou utiliza recursos da organização em benefício próprio.

    Fonte: Max Weber e a Teoria das Organizações. Disponível em https://www.passeidireto.com/arquivo/70058248/capitulo-5-max-weber-a-a-teoria-das-organizacoes

  • A questão em análise aborda assuntos relacionados à Teoria Burocrática da Administração.


    Essa Teoria surge com as ideias de Max Weber de buscar a máxima eficiência e previsibilidade das organizações. Para Weber, a burocracia é a forma mais racional de exercício de dominação, porque nela se alcança tecnicamente o máximo de rendimento em virtude de precisão, continuidade, disciplina, rigor, confiabilidade, intensidade, extensibilidade dos serviços prestados à sociedade. Com isso, ela trouxe a ideia de profissionalização, carreira, hierarquia funcional, impessoalidade, controle rígido de processos e formalismo.


    Contudo, o excesso desses ideais levou ao surgimento das chamadas disfunções da burocracia. Essas disfunções surgiram pelo fato de a Administração Burocrática não levar em conta as organizações informais existentes em qualquer tipo de instituição. Assim, um sociólogo americano e professor da Columbia University , Robert K. Merton (1910 – 2003), aprofundou o estudo das disfunções da burocracia e apresentou as principais disfunções: internalização das regras e apego aos regulamentos; excesso de formalismo e de papelório; resistência a mudanças; despersonalização dos relacionamentos; categorização como base de processo decisorial; superconformidade às regras e aos procedimentos; exibição de autoridade; e dificuldade no atendimento ao cliente e conflitos com o público.


    Portanto, para respondermos à questão, precisamos conceituar as características na coluna 1: Individualismo – a burocracia excessiva pode realçar ou fortalecer o sentimento de prepotência ou de vaidade ou o ego de pessoas que chegam a cargos de chefia; Particularismo  – é a mistura do privado com o público, os servidores inserem no trabalho assuntos do seu cotidiano particular; Mecanicismo – é o subaproveitamento das competências dos servidores. Sua atuação fica limitada ou contida pelo excesso de burocracia; Patrimonialismo – é a utilização do bem público em proveito particular, para benefício próprio.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a sequência correta das alternativas é: 3, 2, 4 e 1.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • ahh, fui na "a"


ID
5071912
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a Lei nº 4.320/1964, os créditos adicionais podem ser classificados em suplementares, especiais ou extraordinários. Sobre os créditos adicionais assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Art. 41. Os créditos adicionais classificam-se em:

     I - suplementares, os destinados a refôrço de dotação orçamentária;

    II - especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica;

    III - extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.

    O erro é tratar o especial como fonte para lidar com as despesas urgentes. O Extraordinário é o específico para tal situation.

  • Questão Incorreta A

    Os créditos adicionais especiais são os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.

    A descrição apresentada se trata de crédito extraordinário, e não especial como foi apresentado.

    CRÉDITOS ADICIONAIS ESPECIAIS: os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica

    CRÉDITOS ADICIONAIS EXTRAORDINÁRIOS: os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.

  • Essa questão versa sobre créditos adicionais.

    Vejamos um resumo esquemático sobre o assunto:


    Fonte: elaboração própria.

    Agora vamos analisar as alternativas:

    A) Essa alternativa está incorreta, pois essa é a definição de créditos extraordinários.

    B) Essa alternativa está correta, pois está de acordo com o art. 45 da Lei n.º 4.320/1964:

    "Art. 45. Os créditos adicionais terão vigência adstrita ao exercício financeiro em que forem abertos, salvo expressa disposição legal em contrário, quanto aos especiais e extraordinários."

    C) Essa alternativa está correta, pois está de acordo com o art. 40 da Lei n.º 4.320/1964:

    "Art. 40. São créditos adicionais, as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento."

    D) Essa alternativa está correta, pois está de acordo com o art. 44 da Lei n.º 4.320/1964:

    "Art. 44. Os créditos extraordinários serão abertos por decreto do Poder Executivo, que deles dará imediato conhecimento ao Poder Legislativo."

    E) Essa alternativa está correta, pois está de acordo com o art. 43 da Lei n.º 4.320/1964:

    "Art. 43. A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa."


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
5071915
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Balanced Scorecard é uma abordagem para medição e gestão de desempenho criada por Robert Kaplan e David Norton. Sobre o Balanced Scorecard, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    Algumas medidas genéricas utilizadas na perspectiva de processos internos são qualidade, tempo de resposta, custo e lançamento de novos produtos.

    • A
    • Algumas medidas genéricas utilizadas na perspectiva de processos internos são qualidade, tempo de resposta, custo e lançamento de novos produtos (CORRETA).
    • B
    • Na perspectiva dos clientes, existem três temas que norteiam a estratégia empresarial: crescimento e mix da receita, redução de custos & melhoria da produtividade e utilização dos ativos & estratégia de investimento.(PERSPECTIVA FINANCEIRA)
    • C
    • A perspectiva de aprendizado e crescimento traduz a missão e a estratégia da empresa em objetivos específicos para segmentos focalizados de clientes e mercados que podem ser comunicados para toda a organização.(PERSPECTIVA DO CLIENTE OU MERCADO).
    • D
    • A perspectiva financeira compreende a cadeia de valor que envolve inovação, operações e serviço pós-venda.(PERSPECTIVA DO CLIENTE OU MERCADO).
    • E
    • Na perspectiva de processos internos, é importante medir a satisfação dos funcionários, a retenção de colaboradores e a produtividade dos recursos humanos. (PERSPECTIVA DE APRENDIZADO E CRESCIMENTO).

  • Perspectiva Processos Internos refere-se ao negócio em si. Essa perspectiva analisa todos os processos de gestão que criam valor para os clientes, que podem aumentar a produtividade e que trazem melhores resultados para a empresa. São indicadores dessa perspectiva: qualidade, produtividade, inovação, logística, etc

  • GABARITO LETRA A

    4 PERSPECTIVAS DA BSC (PROCESSOS INTERNOS, FINANCEIRA, CLIENTE OU MERCADO E APRENDIZADO/CRESCIMENTO)

  • O Balanced Scorecard – BSC (traduzido como Indicadores Balanceados de Desempenho) é uma metodologia de gestão estratégica desenvolvida, em 1992, por dois professores da Havard Business School (HBS): Robert Kaplan e David Norton.

    Essa metodologia está voltada para o futuro da empresa, uma vez que alinha missão, visão e estratégia em um conjunto equilibrado de indicadores (financeiros e não financeiros). O BSC prioriza o equilíbrio organizacional com um mecanismo de implementação da estratégia. Para isso, ele prioriza quatro perspectivas: financeira; clientes; processos internos; e aprendizado e crescimento. 

    Assim, para resolvermos a questão em análise, vamos às alternativas:

    A) CERTO.  A terceira perspectiva, Processos Internos, refere-se ao negócio em si. Essa perspectiva analisa todos os processos de gestão que criam valor para os clientes, que podem aumentar a produtividade e que trazem melhores resultados para a empresa. São indicadores dessa perspectiva: qualidade, produtividade, inovação, logística etc. Portanto, podemos afirmar que a alternativa em análise está correta.

    B) ERRADO.  A segunda perspectiva aborda aspectos do mercado, ou seja, como o cliente vê a organização. Nessa análise dos clientes, verifica-se se os produtos e serviços estão de acordo com a missão da organização ou se atendem às necessidades dos clientes. Essa perspectiva não analisa redução de custos, pois essa função é da perspectiva financeira.

    C) ERRADO. A Perspectiva de Aprendizado e Crescimento refere-se à capacidade de a empresa melhorar continuamente. Essa perspectiva abarca principalmente os ativos intangíveis da organização, como: pessoas, informações, conhecimento, clima e motivação. Portanto, essa perspectiva não focaliza nos clientes, nem em mercados, mas nas melhorias da organização.

    D) ERRADO. A perspectiva financeira não compreende a cadeia de valor que envolve inovação, operações e serviço pós-venda, esse foco cabe aos processos internos. A perspectiva financeira observa questões relacionadas à saúde financeira da empresa, como: lucratividade, fluxo de caixa e retorno sobre investimentos.

    E) ERRADO. Conforme explicado anteriormente, a perspectiva de processos internos não avalia a satisfação dos funcionários ou a retenção de colaboradores, pois essa função compete à perspectiva de mercado e clientes.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • A. Algumas medidas genéricas utilizadas na perspectiva de processos internos são qualidade, tempo de resposta, custo e lançamento de novos produtos.

    CERTA - Embora haja ambiguidade em qualidade e lançamento de novos produtos que podem ser abordados na perspectiva Clientes, é possível que ambas sejam contempladas em Processos Internos, assim como custo e tempo de resposta.

    B. Na perspectiva dos clientes, existem três temas que norteiam a estratégia empresarial: crescimento e mix da receita, redução de custos & melhoria da produtividade e utilização dos ativos & estratégia de investimento.

    ERRADA - Crescimento e mix de receita pertencem a perspectiva Clientes, redução de custo e melhoria da produtividade são da perspectiva Processos Internos, e utilização de ativos e estratégia de investimento pertencem a perspectiva Financeira.

    C. A perspectiva de aprendizado e crescimento traduz a missão e a estratégia da empresa em objetivos específicos para segmentos focalizados de clientes e mercados que podem ser comunicados para toda a organização.

    ERRADA - A perspectiva de Aprendizado e Crescimento trabalha dentro do desenvolvimento das competências individuais e organizacionais para o alcance dos objetivos traçados no Planejamento Estratégico. São indicadores extremamente ligados à área de Gestão de Pessoas.

    D. A perspectiva financeira compreende a cadeia de valor que envolve inovação, operações e serviço pós-venda.

    ERRADA - Inovação e serviços pós-venda fazem parte da perspectiva Clientes, enquanto operações compõe a perspectivas de Processos Internos.

    E. Na perspectiva de processos internos, é importante medir a satisfação dos funcionários, a retenção de colaboradores e a produtividade dos recursos humanos.

    ERRADA - Satisfação dos funcionários, a retenção de colaboradores e a produtividade dos recursos humanos estão associados à perspectiva Crescimento e Aprendizado.

    Marcos Vinícius


ID
5071918
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Sobre um determinado orçamento, analise as características abaixo:


  • Não é levado em consideração o passado, especialmente para não carregar para o período futuro eventuais ineficiências que possam existir na empresa.
  • Em sua elaboração, analisa-se a real necessidade de cada gasto ou estrutura sempre que se elabora um novo orçamento.
  • Tem a vantagem de ser uma solução negociada de baixo para cima, obtida por consenso, transparente e, por isso mesmo, altamente motivadora.
  • Com a eliminação de focos de desperdício, os recursos são adequadamente alocados, impactando positivamente os resultados.


As características acima definem o orçamento do tipo:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra C

    Trata-se de uma forma de elaboração do orçamento.

    Orçamento Base-Zero: esse tipo não foca no passado para prever o orçamento, mas parte de uma base zerada, assim, não há direitos adquiridos sobre verbas outorgadas em exercícios passados (precisa justificar).

  • Questão sobre tipos/técnicas orçamentárias.

    Os métodos de elaboração orçamentária compreendem um conjunto de teorias, características e classificações próprias, que classificam o orçamento público de determinado período.

    O orçamento público passa ao decorrer dos anos por um contínuo processo de reforma, influenciado pelo setor privado, com efeitos importantes nas práticas e processos, começando pelo antigo orçamento tradicional, um mero instrumento de controle político, até o moderno orçamento programa, instrumento de administração e planejamento.

    Feita a revisão, já podemos analisar cada uma das alternativas, procurando pelo orçamento que apresenta as características do enunciado:

    A) Errada, o orçamento estático é um tipo de orçamento realizado no setor privado, em que, basicamente os valores planejados e pré-fixados do orçamento permanecem estáticos ao decorrer do tempo, sem sofrer alterações ou ajustes.

    B) Errada, o orçamento flexível se contrapõe ao orçamento estático. Orçamentos flexíveis levam em consideração possíveis ajustes no orçamento previamente fixado com base nas variações da atividade da entidade.

    C) Certa, no orçamento base zero o orçamento é feito “do zero" a cada período. Existe a necessidade de justificativa de todos os programas cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário, com análise das alternativas possíveis, eliminando os possíveis desperdícios.

    D) Errada, no orçamento baseado em atividades utiliza-se o método de custeio por atividades (ABC Costing) para associar os custos às atividades da entidade através dos direcionadores de custos. Assim, é possível realizar o orçamento por atividade da empresa (ex.: produção, armazenamento, venda, entrega, etc.).

    E) Errada, orçamento colaborativo, também conhecido como orçamento descentralizado ou participativo, tem como característica principal a descentralização da tomada de decisão, ampliando a participação de agentes: Sejam os cidadãos no caso do setor público, sejam os trabalhadores no caso de uma empresa privada.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Orçamento Base-Zero

    Toda despesa é considerada uma despesa nova – independentemente de trata-se de despesa continuada oriunda do período passado ou se trata de uma despesa inédita/nova. A ênfase é na eficiência, e não há preocupação com as classificações orçamentárias, mas com o porquê de se realizar determinada despesa. O Base-Zero surgiu para combater/reduzir o aumento dos gastos e a ineficiência na utilização/alocação dos recursos.

    OBS: Esse tipo de orçamento é incompatível com qualquer planejamento de médio ou longo prazo.

    Fonte: Meu resumos ⚡

    Gab. C

  •  Letra C- No Orçamento BZ não existe preocupação com direito adquirido, ou plano anterior, nesse caso, a prioridade é a tomada de decisão .

  • Letra C

  • Já mata a questão no início

    "não leva em consideração o passado"

    Orçamento Base Zero

    Todas as despesas de todos os órgãos sejam justificadas detalhadamente, sem permitir que uma despesa

    que já estivesse no orçamento do ano anterior fosse repetida, tratando cada gasto demandado como um

    novo gasto.

    Letra C