A respeito do percentual do total da despesa do Poder Legislativo Municipal assinale a alternativa CORRETA.
A respeito do percentual do total da despesa do Poder Legislativo Municipal assinale a alternativa CORRETA.
Com base nas regras da Administração Pública, assinale a alternativa INCORRETA
Com referência o Organização dos Poderes, assinale a opção verdadeira.
A respeito dos direitos sociais dos trabalhadores urbanos e rurais, assinale a opção verdadeira.
Assinale, qual dos princípios da Administração Pública reconhece a validade dos atos praticados por servidor público que de alguma forma foi investido na função ou no cargo de forma irregular:
Considerando que a Administração Pública direta e indireta realize a persecução do bem comum, por meio do exercício de suas competências de forma imparcial, neutra, transparência e sem burocracia, assinala a essência do princípio da:
Em relação a responsabilidade civil do Estado, quando as pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos causam danos a terceiros, através de seus agentes, agindo nessa qualidade, presenciamos assim a responsabilidade:
Assinale a opção correta sobre o desfazimento do ato administrativo por questões de conveniência e oportunidade
No cargo público a vagância, dentre outros, transcorrerá de
Sem nenhum prejuízo, por motivo de casamento, o servidor poderá retirar-se do serviço, por:
O servidor efetivo só perderá o cargo em beneficio de:
Um dos princípios constitucionais, segundo a Constituição Federal, é
Tomando por base a Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa INCORRETA
Marque a alternativa em que as regras de pontuação foram empregadas de maneira correta.
São órgãos da administração direta do município de Patos-PB, EXCETO:
De acordo com a Lei de Organização Administrativa do Município de Patos, são atribuições dos secretários municipais, EXCETO:
Dentre as atribuições pertinentes ao Técnico Administrativo do Município de Patos-PB, assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com a Lei nº 3.816/2009, assinale a alternativa correta a respeito das competências atribuídas aos fiscais de urbanismo e obras do município de Patos-PB:
Considerando as regras de acentuação gráfica, leia os trechos abaixo e assinale o(s) correto(s):
I) Uma das maneiras de evitar situações constrangedoras ou desconfortaveis, destaca a consultora, é descobrir quando é possível obter beneficios com a própria deficiência do candidato.
II) Já deficientes auditivos podem ser alocados em áreas com grande ruído e que requéiram concentração elevada, como linhas de produção de fábricas.
III) Uma pesquisa realizada pelo órgão em 2006 detectou que quase 80% dos deficientes no Brasil têm menos de oito anos de estudo, o que dificultava às instituições financeiras a tarefa de adequar-se à legislação.
Está(ão) acentuado(s) corretamente:
No que diz respeito à Secretaria de Educação do Município de Patos – PB, analise as afirmativas abaixo e assinale a(s) correta(s).
I – Compete-lhe promover a educação, como formação de cidadão e sua inserção participativa na comunidade, ficando a cargo da Secretaria de Administração do Município formular, implementar e coordenar o Plano Municipal de Educação.
II – É de sua competência estabelecer diretrizes e orientações pedagógicas e sócio-psicológicas para a educação infantil e o ensino fundamental, de acordo com as diretrizes e os programas fixados para o sistema municipal de educação.
III – Deve manter com os órgãos regionais, estaduais e federais de coordenação e acompanhamento do ensino uma interação contínua, no que se refere a informação, orientação, estabelecimento de metas, dentre outras, visando o desenvolvimento do ensino.
Assinale a alternativa correta:
Quanto a Organização do Estado, assinale a alternativa INCORRETA
Qual a alternativa abaixo representa atributo do ato administrativo
Com o intuito de contribuir para a aproximação das normas brasileiras de contabilidade pública às regras internacionais, o Ministério da Fazenda publicou a Portaria MF nº 184, de 25/08/08. Julgue como certas ou erradas as alternativas a seguir:
I) A portaria dispõe sobre as diretrizes a serem observadas pela área pública, abrangida pelos entes públicos União e Estados.
II) A portaria dispõe sobre as diretrizes a serem observadas pela área pública, abrangida pelos entes públicos União, Estados e Municípios.
III) A portaria dispõe sobre as diretrizes a serem observadas pela área pública em relação aos procedimentos, práticas, elaboração e divulgação das demonstrações contábeis.
IV) A portaria dispõe sobre as diretrizes a serem observadas pela área pública especificamente em relação aos procedimentos de evidenciação.
V) Dispõe sobre as diretrizes a serem observadas pela área pública em relação aos procedimentos, práticas, elaboração e divulgação das demonstrações contábeis, de forma a torná-los convergentes como as do IPSAS (publicadas IFAC) e com as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público – NBCASP (editadas pelo CFC).
Assinale a sequência correta:
Assinale a alternativa INCORRETA em relação à efetividade das receitas.
Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao conceito de receitas públicas
Julgue as alternativas e assinale aquela que se relaciona totalmente com as receitas de capital:
- No que se refere ao Regime de Caixa adotado no Brasil, segundo a Lei 4.320/64, é possível afirmar que há:
Julgue como certas ou erradas as assertivas a seguir:
I) O balanço orçamentário demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.
II) A demonstração das variações patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio resultantes ou independentes da execução orçamentária e indicará o resultado patrimonial do exercício.
III) O balanço patrimonial demonstrará o ativo financeiro, o ativo permanente, o passivo financeiro e o passivo permanente.
IV) O balanço financeiro tem por finalidade demonstrar a receita e despesa orçamentária.
Assinale a sequência correta:
Julgue como certas ou erradas as afirmativas a seguir:
I - A tendência de harmonização internacional das normas contábeis parece ser uma necessidade imposta pela integração dos mercados e uma exigência de investidores e credores.
II - No Brasil, a harmonização das práticas contábeis está em discussão no âmbito do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que criou o Comitê Gestor de Convergência com o objetivo de desenvolver ações para promover a harmonização das Normas brasileiras de contabilidade.
III - As normas brasileiras de contabilidade estão sendo discutidas para entrarem em sintonia com as determinações do Conselho Internacional de Normas Contábeis (IASB – International Accounting Standards Board) e com as normas internacionais de auditoria e asseguração emitidas pela Federação Internacional de Contadores (IFAC – International Federation of Accountants).
IV - As diretrizes de harmonização abrangem também a contabilidade pública, até então afastada das discussões sobre o tema.
Assinale a alternativa correta:
A NBC T 16.2 – Patrimônio e Sistemas Contábeis - estabelece a definição de patrimônio público e a classificação dos elementos patrimoniais sob o aspecto contábil, além de apresentar o conceito de sistema e de subsistemas de informações contábeis para as entidades públicas. Conforme as definições dessa norma, avalie as afirmativas como certas ou erradas.
I) Estabelece critérios para a classificação do Ativo e Passivo em Circulante e Não-Circulante, com base nos atributos de Conversibilidade (transformação de bem ou direito em moeda) e Exigibilidade (classificação das obrigações por prazo de vencimento).
II) A norma segrega o Sistema Contábil Público em 5 (cinco) Subsistemas de Informações Contábeis: Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e de compensação, e traz como inovação a criação do subsistema de Custos.
III) O subsistema de Compensação previsto na NBC T 16.2 tem como uma de suas funções evidenciar os atos que possam vir a afetar o patrimônio público (atos potenciais), de forma que atende o artigo 105 da Lei Federal nº 4.320/64, onde prevê que o Balanço Patrimonial deve demonstrar em contas de compensação os bens, valores, obrigações e situações que, imediata ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimônio.
IV) A norma traz como inovação a criação do subsistema de Custos, a ser implementado para coletar, processar e apurar os custos da gestão de políticas públicas.
Assinale a alternativa correta:
A NBC T 16.6 – Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público enfoca os aspectos relacionados as demonstrações contábeis. Assim, assinale a alternativa correta:
Em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), analise das assertivas a seguir, e marque as certas e as erradas:
I. O principal da LRF, de acordo com o caput do art. 1º, consiste em estabelecer normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal.
II. Os instrumentos preconizados pela LRF para o planejamento do gasto público são os mesmos já adotados na Constituição Federal: o Plano Plurianual - PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO e a Lei Orçamentária Anual - LOA.
III. O que a LRF busca, na verdade, é reforçar o papel da atividade de planejamento e, mais especificamente, a vinculação entre as atividades de planejamento e de execução do gasto público, conforme será demonstrado mais adiante, quando abordarmos este assunto.
IV. Diferente do equilíbrio orçamentário, este já previsto na Lei 4.320 de 1964, a LRF traz uma nova noção de equilíbrio para as contas públicas: o equilíbrio das chamadas “contas primárias”, traduzido no resultado primário equilibrado.
Assinale a alternativa correta:
O balanço geral do “Estado Sustentável” apresentou as seguintes contas com os respectivos saldos conforme descrição a seguir:
Receita corrente da administração indireta – 5.000,00
Transferências constitucionais aos municípios – 10.000,00
Contribuições ao fundo – FUNDEF – 2.500,00
Perdas para o FUNDEF – 2.000,00
Receita corrente da administração direta – 20.000,00
Compensação financeira – 500,00
Assinale a alternativa que corresponde ao valor da Receita Corrente Líquida.
A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), na sua concepção original, tinha como função básica orientar a elaboração dos orçamentos anuais, além de estabelecer as prioridades e metas da administração, no exercício financeiro subsequente. Nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, a LDO recebe as funções abaixo, EXCETO:
De acordo com a LRF, os limites para os gastos com pessoal devem ser repartidos entre todos os Poderes públicos, com percentuais específicos para cada Poder. Assim, assinale a alternativa INCORRETA em relação aos gastos com pessoal no setor público.
Em relação a Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade segundo o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) assinale a alternativa INCORRETA:
Em relação ao pronunciamento técnico emitido pelo CPC, relacionado à estrutura conceitual básica da contabilidade, assinale a alternativa INCORRETA
Analise as alternativas abaixo, em relação a ativo e passivo, e assinale a alternativa que NÃO está correta.
Em relação aos critérios de reconhecimento de um passivo, julgue como certas ou erradas as assertivas a seguir.
I) Uma característica essencial para a existência de um passivo é que a entidade tenha uma obrigação presente.
II) Uma obrigação é um dever ou responsabilidade de agir ou fazer de uma certa maneira.
III) As obrigações podem ser legalmente exigíveis em consequência de um contrato ou de requisitos estatutários.
IV) A liquidação de uma obrigação presente geralmente implica na utilização, pela entidade, de recursos capazes de gerar benefícios econômicos a fim de satisfazer o direito da outra parte.
Assinale a alternativa correta:
As variações patrimoniais podem ser:
I. variações ativas orçamentárias – aumentam a situação líquida patrimonial e não decorrem da execução orçamentária.
II. variações ativas extra-orçamentárias – diminuem a situação líquida patrimonial e não são independentes da execução orçamentária.
III. variações passivas orçamentárias – diminuem a situação líquida patrimonial e decorrem da execução orçamentária.
IV. variações passivas extra-orçamentárias – diminuem a situação líquida patrimonial e são independentes da execução orçamentária.
Marque a alternativa correta.
Abaixo constam afirmações acerca das variações passivas orçamentárias da contabilidade pública.
I. Despesa Orçamentária - são aquelas que estão prevista na lei Orçamentária Anual. Podem ser correntes ou de capital.
II. Interferências Passivas (orçamentárias) - são valores concedidos por conta da movimentação financeira decorrente da execução orçamentária. I
II. Mutações Passivas - representam as alienações de bens e direitos (desincorporação de ativos) ou contratação de obrigações (incorporação de passivos).
Assinale a resposta correta.
Abaixo constam três enunciados relativos aos conceitos de variações patrimoniais. Assinale os verdadeiros e os falsos:
I. Fatos permutativos – fatos contábeis que não alteram a situação líquida patrimonial.
II. Fatos modificativos – fatos contábeis que não alteram a situação líquida patrimonial para maior ou menor.
III. Variação patrimonial – variação na situação líquida patrimonial para maior ou menor que pode ser decorrente de um fato permutativo ou modificativo.
Assinale a alternativa correta
Assinale a alternativa em que a sequência numérica corresponde à reestruturação correta do trecho.
(1) Alfabetizado em braile numa escola estadual comum que tinha professores especiais, encara sua rotina profissional com grande naturalidade.
(2) Sempre tive claro para mim que queria ser advogado e consegui.
(3) “Nunca senti preconceito, mas tinha dúvidas sobre como seria minha carreira.
(4) Empregado desde 2002, ano em que terminou o curso de direito, o rapaz utiliza um programa especial, chamado Virtual Vision, para ler e escrever no computador.
(5) Inscrevi-me pelo site e fiz um curso de um mês.
(6) Estou sempre à procura de coisas diferentes e desafiadoras.”
(7) Um dos alunos formados no curso da Serasa é o advogado Marcos Rodrigues, de 28 anos.