SóProvas



Prova Quadrix - 2021 - CRM-MS - Assistente Administrativo


ID
5068789
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Por meio da Internet das Coisas (IoT), agora é possível conectar objetos do dia a dia, como, por exemplo, eletrodomésticos, carros, termostatos, babás eletrônicas e outros equipamentos, à Internet, com uma comunicação perfeita entre pessoas, processos e coisas. Embora a ideia da IoT já exista há muito tempo, uma coleção de avanços recentes, em várias tecnologias diferentes, tornou isso muito mais prático. Considerando essas informações, assinale a alternativa que não apresenta um desses avanços.

Alternativas
Comentários
    • Líderes empresariais afirmam que o atual sistema de ERP não atende aos requisitos de hoje, muito menos aos planos futuros. Então, a base sobre a qual você opera precisa ser modernizada para competir e crescer mais.
    • Os aplicativos do ERP em nuvem combinam tecnologia moderna, melhores práticas e conectividade com conhecimento adquirido durante décadas de experiência.

  • GABARITO LETRA B

  • Nunca ouvi falar desse treco, vou nele!

    Não é que deu certo.. rs

  • Quadrix, Quadrix...

  • LETRA B

    ERPs (Enterprise Resource Planning – Planejamento de Recursos Empresariais ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial) 

    O ERP são baseados em softwares que coletam os dados de preferencias dos clientes e auxilia a empresa nas tomadas de decisões.

    De dados sobre a saúde da pessoa, até suas preferências de luminosidade, temperatura, rotina alimentar e vida pessoal em geral, a IoT permite às empresas entrarem em contato com muitas informações sobre os seus consumidores e utilizarem isso a favor de sua estratégia de negócio.

    E para que isso seja feito de maneira assertiva e eficiente, é necessário adotar as técnicas de inteligência de negócio (Business Intelligence – BI) — e os softwares ERP são ferramentas essenciais para praticar esta realidade.

    Há grande fluxo de dados fornecidos pela IoT. Isso permite aos ERPs a possibilidade de funcionar como um centralizador de dados e direcionador de tomadas de decisão, sendo essencial na vida dos gestores de todos os setores.

    Com este tipo de ferramenta ao seu lado, os líderes têm acesso a novas possibilidades de gestão iniciando um ciclo de comunicação e atualização de dados em tempo real.

    Acredito que o erro seja a questão afirmar que esse sistema tem ESTABILIDADE, quando na verdade estão continuamente sendo atualizados e alterados a cada instante.

  • ACREDITO QUE O ERRO ESTÁ EM DIZER "ESTABILIDADE".

    TODOS OS DIAS VEMOS UMA INOVAÇÃO NA CONEXÃO DAS REDES...

    ENTÃO ESTÁ SEMPRE ATUALIZANDO O SISTEMA E A QUALQUER MOMENTO PODE SER INVADIDO POR UM MALWARE.

  • Como estudar informática, pqp.......

  • A transformação digital é um conjunto de inovações que impactam diretamente no mundo moderno.

    Através de novos equipamentos, rotinas e serviços são automatizados com ganho de produtividade e eficiência.

    Através de novas soluções de softwares, equipamentos são atualizados com novos recursos.

    Quando os equipamentos e softwares são desenvolvidos para operarem em rede, interligando objetos físicos como sensores para coleta de dados sem intervenção humana, é criada uma rede conhecida como IoT (Internet das Coisas, do inglês Internet of Things).

    É possível observar alguns avanços importantes com a transformação digital proporcionada pelo IoT, como:

    - Aprendizado de máquina.
    - Inteligência artificial conversacional (os dispositivos 'conversam' entre si).
    - Acesso à tecnologia de sensores de baixo custo e baixa potência.
    - Conectividade proporcionada pela Internet, com protocolos e identificações no formato IPv6.
    - Plataforma de processamento na nuvem, oferecendo elasticidade e expansibilidade para a rede.

    A questão deseja saber qual é a alternativa que não apresenta uma característica do IoT. A letra B não é um avanço relacionado ao tema.

    Estabilidade, alcançada pelos sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) está relacionado com aplicações empresariais de análise de dados e informações, para produção de relatórios consolidados que auxiliem a tomada de decisão.

    No IoT, os sensores informam e os sistemas tomam as decisões que foram programadas.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • estabilidade, alcançada pelos sistemas ERP (Enterprise Resource Planning)

  • B.

    Enterprise Resource Planning é um sistema para fazer diagnósticos aprofundados sobre as medidas necessárias para reduzir custos e aumentar a produtividade.

  • essa questão eu não conseguir nem chutar. essa prova foi para téc. de informática ?

  • Saber Inglês já é meio caminho andado... Quadrix está cada vez mais sem noção na elaboração das questões para nível médio. Já resolvi questões de nível superior muito mais simples que essa. Bom senso não faz mal a ninguém, Sr.(a) Examinador(a).

  • Nada haver dizer que estabilidade é um erro. temos vários serviços estáveis que passam por atualizações para manutenção, Uma coisa não interfere na outra.

    Erro pra mim é dizer que dispositivos IOT são de baixo custo e baixa potência, temos dispositivos baratos que têm alta performance.


ID
5068795
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o objetivo da função Gerenciador de Nomes, no programa MS Excel 365.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Use a caixa de diálogo Gerenciador de nomes para trabalhar com todos os nomes definidos e nomes de tabela em uma pasta de trabalho.

    Por exemplo, você pode querer localizar nomes com erros, confirmar o valor e a referência de um nome, exibir ou editar comentários descritivos ou determinar o escopo. Você também pode classificar e filtrar a lista de nomes e facilmente adicionar, alterar ou excluir nomes de um local.

    Para abrir a caixa de diálogo Gerenciador de Nomes, na guia Fórmulas, no grupo Nomes Definidos, clique em Gerenciador de Nomes.

    Fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/office/usar-o-gerenciador-de-nomes-no-excel-4d8c4c2b-9f7d-44e3-a3b4-9f61bd5c64e4#:~:text=Use%20a%20caixa%20de%20di%C3%A1logo,descritivos%20ou%20determinar%20o%20escopo.

  • A- permitir a criação, a edição, a exclusão e a localização de todos os nomes usados na pasta de trabalho

  • Gerenciador de Nomes : CTRL + F3

    Inserir Função: SHIFT + F3

  • O Microsoft Excel é o editor de planilhas de cálculos do pacote Microsoft Office. A versão 365 é a opção atual, para aquisição mediante assinatura mensal ou anual, com atualizações recorrentes.

    Nas planilhas de cálculos, as células possuem nomes que são as suas referências.



    Fonte: Cedido pelo professor.

    Para utilizar um valor existente em uma célula (ou valores em um intervalo), podemos utilizar suas referências em fórmulas, como =SOMA(A1;A2;A3) ou =SOMA(A1:A3).

    O Gerenciador de Nomes é um recurso que permite atribuir nomes para as células ou intervalos de células, permitindo personalização e liberdade para o uso dos valores existentes neles.

    Ao invés de usar A1:A3 para o intervalo A1 até A3, podemos atribuir um nome, como "TRIO", e em fórmulas seria informado =SOMA(TRIO) ao invés de =SOMA(A1:A3).

    E qual a vantagem?

    Se as células A1 até A3 forem movidas para outro local, não precisaremos procurar por elas, pois o nome TRIO irá buscar os valores onde quer que estejam armazenados.

    O Gerenciador de Nomes permite a criação, a edição, a exclusão e a localização de todos os nomes usados na pasta de trabalho (Alternativa A).

    Vamos ver as outras alternativas:

    B) O controle de alterações de uma planilha compartilhada permite a rastreabilidade dos usuários que participam do desenvolvimento de uma planilha em um ambiente colaborativo.

    C) A associação das colunas da planilha em uso com as colunas de um relatório de consulta, em tabelas dinâmicas é realizada no controle de Tabela Dinâmica, na guia Inserir.

    D) Para salvar o arquivo do Excel no formato PDF, acione Arquivo/Salvar como ou a tecla de atalho F12.

    E) O Gerenciador de Nomes, assim como a seleção de células, não permite associar as células utilizadas em fórmulas escritas em diferentes planilhas, apenas na atual.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • O Gerenciador de Nomes permite a criação, a edição, a exclusão e a localização de todos os nomes usados na pasta de trabalho (Alternativa A).

  • Para não assinantes resposta correta letra A


ID
5068798
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para se aumentar a segurança do computador, removendo as senhas ao acessar o Windows 10 com contas Microsoft, foi desenvolvido o serviço

Alternativas
Comentários
  • O Windows Hello é uma maneira mais pessoal de iniciar sessão usando seu rosto, sua impressão digital ou um PIN. Você pode usar o Windows Hello para iniciar sessão na tela de bloqueio do seu dispositivo e na sua conta na Web.

  • GABARITO: E

    O que é o Windows Hello? O Windows Hello é uma maneira mais pessoal de iniciar sessão usando seu rosto, sua impressão digital ou um PIN. Você pode usar o Windows Hello para iniciar sessão na tela de bloqueio do seu dispositivo e na sua conta na Web.

    Fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/windows/entrar-na-sua-conta-microsoft-com-o-windows-hello-ou-uma-chave-de-seguran%C3%A7a-800a8c01-6b61-49f5-0660-c2159bea4d84

  • PS: Leitura Biométrica é uma função, não um serviço desenvolvido.

  • E- Windows Hello.

  • GAB: E

    #PRACIMADELES!

  • GABARITO - E

    Windows Hello > é uma maneira mais pessoal de iniciar sessão usando seu rosto, sua impressão digital ou um PIN.

    Chave de segurança > dispositivo físico que você pode usar em vez do seu nome de usuário e senha para entrar. Pode ser uma chave USB que você pode manter em seu conjunto de chaves ou um dispositivo NFC, como um smartphone ou um cartão de acesso. 

    Windows Cortana > assistente de produtividade pessoal da Microsoft 

  • Mostrar a cabeça.

  • GABARITO E

    Windows Hello: recurso que permite realizar logon no sistema com a conta do usuário, sem a necessidade de utilizar uma senha. Recurso de autenticação biométrica que ajuda a reforçar a autenticação e proteger contra a falsificação em potencial, por meio da correspondência de impressão digital e de reconhecimento facial. Use sua câmera para reconhece seu rosto ou experimente o leitor de impressão digital.

  • -Windows hellou: autenticação facial, íris e biométrica. (Rápido, é instantâneo). 

  • O Windows 10 oferece diferentes formas de acesso, entre elas o login e senha de uma conta Microsoft.

    Outras formas de acesso ao computador com Windows 10:

    - PIN - código numérico de quatro dígitos definido pelo usuário.
    - Windows Hello - acesso ao sistema através de recursos de biometria (rosto ou impressão digital).
    - Chave de segurança.
    - Chave de segurança com imagem.

    Conferindo as alternativas, atenção para a letra A.

    A) O enunciado da questão informa que serão removidas as senhas, e a verificação do PIN do Windows, é um tipo de verificação de senhas que seria desabilitada.

    B) O Windows ainda não oferece este tipo de acesso, por códigos enviados por SMS. Existe outro sistema, o Microsoft Autenticator, usado para contas corporativas, que produz um código de validação, porém ainda não é enviado por SMS, e apenas exibido no smartphone do usuário.

    C) O nome do recurso que realizada a leitura biométrica é Windows Hello.

    D) Windows Next não existe.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Windows Hello é o serviço.

    Leitura biométrica é a função.

  • Windows Hello: recurso que permite realizar logon no sistema com a conta do usuário, sem a necessidade de utilizar uma senha.

  • O Windows Hello oferece suporte para autenticação biométrica (usando seu rosto, sua impressão digital ou um PIN). O recurso Windows Hello do Windows 10 é uma credencial de acesso sem senha que oferece um modo mais rápido e seguro de desbloquear seus dispositivos Windows.

    A opção de leitura biométrica é uma função e não um serviço desenvolvido.

    Gabarito: Letra E.

  • PIN é uma senha. Dentro do Windows Hello, há a opção de biometria. É como se o Windows Hello fosse um gênero. A biometria é um dos serviços.

  • Gabarito: Letra E.

    O Windows 10 oferece diferentes formas de acesso, entre elas o login e senha de uma conta Microsoft.

    Outras formas de acesso ao computador com Windows 10:

    - PIN - código numérico de quatro dígitos definido pelo usuário.

    Windows Hello - acesso ao sistema através de recursos de biometria (rosto ou impressão digital).

    - Chave de segurança.

    - Chave de segurança com imagem.

    Conferindo as alternativas, atenção para a letra A.

    A) O enunciado da questão informa que serão removidas as senhas, e a verificação do PIN do Windows, é um tipo de verificação de senhas que seria desabilitada.

    B) O Windows ainda não oferece este tipo de acesso, por códigos enviados por SMS. Existe outro sistema, o Microsoft Autenticator, usado para contas corporativas, que produz um código de validação, porém ainda não é enviado por SMS, e apenas exibido no smartphone do usuário.

    C) O nome do recurso que realizada a leitura biométrica é Windows Hello.

    D) Windows Next não existe.

  • O que é o Windows Hello? O Windows Hello é uma maneira mais pessoal de iniciar sessão usando seu rosto, sua impressão digital ou um PIN. Você pode usar o Windows Hello para iniciar sessão na tela de bloqueio do seu dispositivo e na sua conta na Web.


ID
5068801
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Integrada ao navegador Firefox, a ferramenta que permite ao usuário salvar páginas da web para que sejam vistas depois é a

Alternativas
Comentários
  • GAB: D.

      é integrado ao navegador Firefox, permitindo salvar diversos conteúdos (como blogs, fontes de notícias, páginas web e vídeos) em um único lugar com o clique de um botão, para que você possa acessar mais tarde em qualquer dispositivo.

  • Gabarito: D

    O Pocket é integrado ao navegador Firefox, permitindo salvar diversos conteúdos (como blogs, fontes de notícias, páginas web e vídeos) em um único lugar com o clique de um botão, para que você possa acessar mais tarde em qualquer dispositivo.

    Para começar, crie uma conta gratuita do Pocket. Você pode até usar sua Conta Firefox existente para se cadastrar. Após criar sua nova conta do Pocket, você pode instalar em seus dispositivos e adicionar ao navegador Firefox. Ao adicionar ao Firefox, você terá sempre acesso a ele na barra de ferramentas para poder gerenciar o conteúdo.

    Fonte: https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/o-que-e-o-pocket#:~:text=O%20Pocket%20%C3%A9%20integrado%20ao,uma%20conta%20gratuita%20do%20Pocket.

  • D- Pocket.

  • Boa tarde, e o favorito oque faz ??

  • Favoritos deletam ?

  • Galera andei pesquisando na internet e encontrei uma coisa comum entre as definições de favoritos dos principais navegadores web.

    Google Chrome: "Com os Favoritos do Google, você pode salvar atalhos para suas páginas da Web favoritas e navegar até elas em segundos, a partir de qualquer lugar."

    Mozilla Firefox: "Favoritos são atalhos para páginas web que facilitam retornar a seus locais preferidos."

    Bookmarks é o termo em inglês para favoritos.

  • A função POCKET permite salvar páginas web para serem revisitadas posteriormente sem a necessidade de adicioná-las aos favoritos.

  • LETRA D

  • Marquei Favoritos é o tombo veio

  • Gabarito: D

    Pocket é integrado ao navegador Firefox, permitindo salvar diversos conteúdos (como blogs, fontes de notícias, páginas web e vídeos) em um único lugar com o clique de um botão, para que você possa acessar mais tarde em qualquer dispositivo.

    O Google Bookmarking Manager é uma bem-vinda reformulação do gerenciador de favoritos do Chrome que deixa a experiência muito mais agradável visualmente. Por meio de uma organização em cards, é possível acessar rapidamente os links favoritos, que ganham imagens de rótulo, inclusive nas pastas.

  • Olhem a estatística das respostas... estou no percentual maior kkkkkkkk

  • Só fazendo uma observação no comentário do colega:

    Bookmarks não é o termo "favoritos" em inglês.. Bookmarks é uma extensão, ou seja, não vem nativamente. É como se fosse o favoritos, mas muito melhor visualmente.. Ele salva os links, porém em forma de cartão e você pode organizar e compartilhar.. É totalmente realizado na nuvem

  • Gabarito D

    Resumindo: os Favoritos salvam links e o Pocket salvam páginas da web.

  • questão chacina !

  • Essa prova quem fez 40% de info já está no lucro!

  • Recurso semelhante tem agora no Chrome, mas lá é chamado de lista de leitura. Clique na estrela, da barra de ferramentas, para ver o que eu disse.

  • Show de bola essa função Poket, não sabia dessa!

  • Duas funções muito recorrentes desse navegador:

    SYNC :

    Recurso de sincronização de navegadores dos navegadores Firefox. Ele permite que os usuários sincronizem parcialmente os favoritos, histórico de navegação, preferências, senhas, formulários preenchidos, complementos e as últimas 25 guias abertas em vários computadores.

    POCKT:

     integrado ao navegador Firefox, permitindo salvar diversos conteúdos (como blogs, fontes de notícias, páginas web e vídeos) em um único lugar com o clique de um botão, para que você possa acessar mais tarde em qualquer dispositivo.

    Bons estudos!

  • Favoritos são atalhos para páginas web que facilitam retornar a seus locais preferidos.

    O Pocket salva páginas da web para você assistir, ler ou ouvir mais tarde, sem distrações. É como os favoritos, mas melhor.

    https://support.mozilla.org/pt-BR/products/firefox/basic-browsing-firefox/bookmarks

    https://mozillabr.org/2017/07/07/pocket-melhor-que-os-favoritos/

  • É A POCKET ,POIS PERCEBE-SE QUE É IMPOSSIVEL SER FAVORITOS ,AFINS DE LINGUA PORTUGUESA HAVERIA PROBLEMA .

  • E como já dizia meu avô: o costume do cachimbo deixa a boca torta. Essa questão se encaixa certinha com esse ditado :)

  • O que é o Pocket?

    O Pocket é integrado ao navegador Firefox, permitindo salvar diversos conteúdos (como blogs, fontes de notícias, páginas web e vídeos) em um único lugar com o clique de um botão, para que você possa acessar mais tarde em qualquer dispositivo.

    Para começar, crie uma conta gratuita do Pocket. Você pode até usar sua Conta Firefox existente para se cadastrar. Após criar sua nova conta do Pocket, você pode instalar em seus dispositivos e adicionar ao navegador Firefox. Ao adicionar ao Firefox, você terá sempre acesso a ele na barra de ferramentas para poder gerenciar o conteúdo.

    https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/cadastre-se-no-pocket-usando-sua-conta-firefox

  • Poxaaaa fui sequinho nos Favoritos !!

  • O Mozilla Firefox é um navegador de Internet que permite a navegação com uma conta Firefox, que compartilha as informações com outros dispositivos conectados na mesma conta.

    O Pocket é integrado ao navegador Mozilla Firefox, permitindo salvar diversos conteúdos (como blogs, fontes de notícias, páginas web e vídeos) em um único lugar.

    Na barra de endereços do site que está sendo acessado, com o clique de um botão, será possível possa acessar mais tarde em qualquer dispositivo conectado na sua conta Firefox.


    Fonte: Imagem cedida pelo professor.

    A) Favoritos. 

    Este recurso armazena apenas o endereço da página.

    B) Bookmarks.

    Sinônimo de Favoritos, armazena apenas o endereço da página.

    C) Histórico.

    Armazena os endereços das páginas visitadas, mas não o seu conteúdo.

    E) Biblioteca.

    Usado para gerenciar os Favoritos e Histórico.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • O Pocket é integrado ao navegador Mozilla Firefox, permitindo salvar diversos conteúdos (como blogs, fontes de notícias, páginas web e vídeos) em um único lugar.

    FONTE: NISHIMURA

  • O Pocket é integrado ao navegador Firefox, permitindo salvar diversos conteúdos (como blogs, fontes de notícias, páginas web e vídeos) em um único lugar com o clique de um botão, para que você possa acessar mais tarde em qualquer dispositivo.

  • Gabarito D

    Pocket salvam páginas da web.

    A função POCKET permite salvar páginas web para serem revisitadas posteriormente sem a necessidade de adicioná-las aos favoritos.

    Pocket é integrado ao navegador Firefox, permitindo salvar diversos conteúdos (como blogs, fontes de notícias, páginas web e vídeos) em um único lugar com o clique de um botão, para que você possa acessar mais tarde em qualquer dispositivo.

  • Eu caí igual um patinho pra marcar Favoritos. Não passei nesse concurso por causa da informática

  • Resumindo: os Favoritos salvam links e o Pocket salvam páginas da web.

  • Eles colocaram FAVORITOS logo na letra A, como armadilha. Sacanas.

  • Fala meu aluno(a)!

    Gabarito: Letra D

    QUESTÃO: Integrada ao navegador Firefox, a ferramenta que permite ao usuário salvar páginas da web para que sejam vistas depois é a: D) Pocket.

    Professor, o que é favorito? A) Favoritos.

    R.  são hiperligações (ou links) que se guardam em um navegador, para serem consultados, abertos ou enviados, mais tarde.

    Professor, o que é Bookmark? B) Bookmarks

    R.  É o mesmo conceito de adicionar um site aos seus favoritos do Internet Explorer ou qualquer outro navegador.

    Professor, o que é histórico? C) Histórico.

    R. É onde fica salva todas as páginas acessadas da internet;

    Professor, o que é Pocket? D) Pocket.

    R.  é integrado ao navegador Firefox, permitindo salvar diversos conteúdos (como blogs, fontes de notícias, páginas web e vídeos) em um único lugar com o clique de um botão, para que você possa acessar mais tarde em qualquer dispositivo.

    Professor, o que são Biblioteca? E) Biblioteca.

    R. A Biblioteca mostra informações de todos os seus arquivos baixados, a menos que você os tenha removido do histórico.

    Rumo à aprovação meu aluno(a)!

    Bons Estudos!

  • cai, porém cai atirando.


ID
5068804
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos malwares, dos vírus e dos worms, julgue os itens  a seguir. 

I Os  worms  precisam  de  um  programa  host  para  serem  executados,  replicados  e  propagados.  Depois  que  um  worm entra no sistema, ele pode se copiar várias vezes e  se  propagar  pela  rede  ou  pela  conexão  de  Internet,  infectando outros computadores e servidores. 
II Uma distinção importante entre vírus e worms é que os  vírus  precisam  de  um  programa  host  ativo  ou  de  um  sistema  operacional  ativo  já  infectado  para  serem  executados,  para  causar  danos  e  para  infectar  outros  documentos  ou  arquivos  executáveis,  enquanto  os  worms  são  programas  maliciosos  autônomos,  que  se  replicam  e  se  propagam  por  redes  de  computadores,  sem a ajuda das pessoas. 
III Os  vírus  costumam  ser  anexados  a  um  arquivo  executável ou a um documento do Word. Muitas vezes,  eles  se  propagam  por  compartilhamento  de  arquivos  P2P, por sites infectados e pelos downloads de anexos de  e‐mail.  Depois  que  um  vírus  encontra  uma  passagem  pelo sistema, ele permanece dormente até que o arquivo  ou o programa host infectado seja ativado. 

Assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Correta, E

    I - Errada - Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm NÃO se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    II - Correta - Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

    III - Correta - Atualmente, as mídias removíveis tornaram-se novamente o principal meio de propagação, não mais por disquetes, mas, principalmente, pelo uso de pen-drives.

    Fonte: Cartilha de Segurança.

    Diferenças importantes -> MALWARES (gênero):

    A. Vírus -> não se executam automaticamente / para serem ativos, dependem da execução do arquivo hospedeiro, o qual foi infectado / inserem cópias de si mesmo em outros programas

    B. Worms -> se propagam automaticamente por redes / executam diretamente suas cópias pela exploração automática de programas / não se propagam por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos.

    A fé na vitória tem que ser inabalável !

  • ( E )

    WORM - NÃO PRECISA DE HOSPEDEIRO

    Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    VÍRUS - PRECISA

    Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

  • Assertiva E

    II Uma distinção importante entre vírus e worms é que os vírus precisam de um programa host ativo ou de um sistema operacional ativo já infectado para serem executados, para causar danos e para infectar outros documentos ou arquivos executáveis, enquanto os worms são programas maliciosos autônomos, que se replicam e se propagam por redes de computadores, sem a ajuda das pessoas.

    III Os vírus costumam ser anexados a um arquivo executável ou a um documento do Word. Muitas vezes, eles se propagam por compartilhamento de arquivos P2P, por sites infectados e pelos downloads de anexos de e‐mail. Depois que um vírus encontra uma passagem pelo sistema, ele permanece dormente até que o arquivo ou o programa host infectado seja ativado.

  • Gabarito: Letra E

    ♪ ♫ ♩ ♫

    ...o WORM é um verme autorreplicante,

    nem carece de hospedeiro e ataca num instante;

    já o VÍRUS apresenta uma função basilar,

    necessita de hospedeiro pra poder se propagar... ♪ ♫ ♩ ♫

    ---

    (CESPE, 2013) Os vírus, ao se propagarem, inserem cópias de seu próprio código em outros programas, enquanto os worms se propagam pelas redes, explorando, geralmente, alguma vulnerabilidade de outros softwares.

    [...]

    ____________

    Bons Estudos!

  • Virus precisa arquivo ativo já infectado para serem executados ?? Desde quando . quer dizer se não tiver infectado não pega virus

  • P2P ou peer-to-peer (ponto a ponto, em livre tradução) é uma rede de computadores que compartilham arquivos pela internet. Não há um servidor geral que os armazene e sim usuários que ao mesmo tempo que fazem download, os disponibilizam para que outros busquem arquivos em sua máquina. Nesse sistema cada computador funciona como servidor e cliente ao mesmo tempo.

  • RESUMÃO

    VÍRUS:

    • Infectam arquivos
    • Se propagam para outros arquivos
    • Precisam ser executados
    • Inserem cópias de seu código em outros arquivos
    • Necessitam de um hospedeiro

    WORMS

    • Infectam dispositivos
    • Se propaga AUTOMATICAMENTE pelas redes
    • Executam automaticamente
    • NÃO necessitam de hospedeiro
    • Envia cópias de si mesmo de computador para computador (redes de computadores)
    • E-mail é seu principal canal de distribuição 
    • Combatemos com antispyware
    • Propagação: Execução direta de suas cópias; Exploração de vulnerabilidades (programas instalados no computador)
    • Problemas: Consumo de muitos recursos; Deixa computador lento
  • Apenas os itens II e III estão certos.

  • II Uma distinção importante entre vírus e worms é que os vírus precisam de um programa host ativo ou de um sistema operacional ativo já infectado para serem executados, para causar danos e para infectar outros documentos ou arquivos executáveis, enquanto os worms são programas maliciosos autônomos, que se replicam e se propagam por redes de computadores, sem a ajuda das pessoas.

    então se ele tiver limpo nao pegaria o vírus ? tem que ter algum malware antes ? fiquei na duvida

  • Letra E

    O examinador copiou e colou do site da Kaspersky.

    Os vírus costumam ser anexados a um arquivo executável ou documento do Word. Muitas vezes, eles se propagam por compartilhamento de arquivos P2P, sites infectados e downloads de anexos de e-mail. Depois que um vírus encontra uma passagem pelo sistema, ele permanece dormente até que o arquivo ou programa host infectado seja ativado. Assim, o vírus é ativado e pode ser executado e replicado no sistema.

    Por outro lado, os worms não precisam de um programa host para serem executados, se replicarem e propagarem. Depois que o worm entra no sistema, em geral via conexão de rede ou arquivo baixado, ele pode se copiar várias vezes e se propagar pela rede ou pela conexão de Internet, infectando todos os computadores e servidores mal protegidos. Como cada cópia subsequente de um worm de rede também pode se replicar, as infecções conseguem se propagar com muita velocidade pela Internet e pelas redes de computadores.

    https://www.kaspersky.com.br/resource-center/threats/computer-viruses-vs-worms

    Cansado de ficar tentando decorar prazos de lei, teclas de atalho ou classificações de doutrinadores usando mnemônicos malucos que apenas quem os inventou entende?

    Use Anki, um programa de flashcards totalmente gratuito e open-source (Código Aberto), disponível para Windows, Mac, Linux, iOS e Android.

    https://apps.ankiweb.net/

  • Em Segurança da Informação, os códigos maliciosos são os responsáveis pelos ataques que comprometem a privacidade do usuário.

    Desenvolvidos por pessoas mal intencionadas, os malwares poderão ter alvos específicos nos dispositivos computacionais ou serem ameaças que poderão obter dados do usuário caso sejam acessados.

    A questão apresenta três itens, a saber:

    - O item I está errado.

    Os worms são vermes, códigos maliciosos que se auto replicam para outros dispositivos da rede através da execução remota do código. Eles não utilizam um programa host (hospedeiro), mas um dispositivo host.

    - O item II está correto.

    Os worms não utilizam um programa hospedeiro, mas um dispositivo hospedeiro.

    Os vírus de computadores utilizam um programa hospedeiro.

    - O item III está correto.

    O vírus de computador insere o seu código em um programa ou arquivo, e aguarda ser executado para entrar em ação.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • A segunda alternativa responde a primeira kkk

    Importante saber:

    O vírus, em regra, requer sua execução para poder realizar seus danos. O vírus de scriptno entanto, é bem peculiar, pois, em virtude de ser interpretado pelo navegador web, dependendo de suas configurações, pode ser executado pelo próprio navegador. Em não havendo a intervenção do usuário, que apenas acessou o site, isto configura execução automática. 

    capaz de enviar cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos--> virus

    programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador-->Worm 

  • como assim já infectados?

  • Lembra que worm significa VERME.

  • Na alternativa II fala que precisa de um sistema operacional ativo já infectado para serem executado? Como assim? O sistema só vai ser infectado depois que o virus for ativado.

    Faz sentido isso não.


ID
5068807
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Manoela trabalha no departamento de recursos humanos de uma empresa e a ela foi solicitada a elaboração de um aviso sobre os modos de prevenção da covid‐19. O texto por ela elaborado contém 100 palavras.

Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que, no texto elaborado por Manoela,

Alternativas
Comentários
  • Eu vou até tomar um café ....

  • Alguém explica essa questão pelo amor de Deus :(

  • Direto ao ponto!

    Alfabeto possui 26 letras.

    Logo, se você digitar um texto com 100 letras/caracteres, no mínimo, repetirá 3 vezes uma mesma letra.

    Justificativa: pois mesmo que eu digite = 26 + 26 + 26 (letras diferentes) não ultrapassará 100 letras, ou seja, pelo menos uma letra repetirá mais 3 vezes. (ÚNICA CERTEZA)

    Obs.: Uma ou mais letra repetirá bem mais que 3x, pois a soma de 26+26+26 dá 78 letras diferentes e foram digitadas 100 caracteres.

    GABARITO: C)

    pelo menos uma letra foi utilizada mais de 3 vezes.

    Analisando as outras:

    A) Todas as letras do alfabeto foram utilizadas. (Pode ser ou não = NÃO TENHO CERTEZA)

    B) há palavras repetidas. (Pode ser ou não = NÃO TENHO CERTEZA)

    Obs.: Palavras são diferente de letras repetidas!

    D) uma das letras do alfabeto não foi utilizada. (Pode ser ou não = NÃO TENHO CERTEZA)

    E) não há palavras repetidas. (Pode ser ou não = NÃO TENHO CERTEZA)

    Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para fuvio10@outlook.com ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.

  • Essa banca é terrível affff

  • tem cada uma que parece piada........... :/

  • Alternativa B) Se temos 26 letras no alfabeto e utilizei 100. Como não repetir. ????

  • Eu deduzi que a letra o se repetiria pelo menos mais de 3 vezes analisando o título:

    Modos de prevenção da covid‐19.

    Foi o jeito que eu encontrei para resolver a questão.

  • gaba C

    galera, teoria da casa dos pombos. Vou tentar explicar!

    conceito:

    O princípio do pombal ou princípio da casa dos pombos é a afirmação de que se n pombos devem ser postos em m casas, e se n > m, então pelo menos uma casa irá conter mais de um pombo

    ______________________________________________________________________________________.

    explicando.

    Se eu tenho 13 pombos(n), mas o número de casas para colocar os pombos(m) for 12, então pelo menos uma casa haverá 2 pombos.

    repare bem essa é a única certeza que eu tenho

    ______________________________________________________________________________________

    resolvendo a questão:

    eu tenho um texto com 100 letras(n) e o número de letras que eu tenho no alfabeto são 26 letras(m), então o número de letras que eu vou usar é maior que o número de letras disponíveis.

    Vamos imaginar o pior cenário, AINDA QUE EU ESCREVA ABCD..... E USE AS 26, AINDA RESTARÃO 74 LETRAS.. explico

    A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z - A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z - A B C...

    perceba que eu só usei 55 letras e o A já se repetiu 3 vezes.

    Eu sei o que você tá pensando... "AAAH mas e se eu colocar 99 letras iguais HAHAHAHAH" ¬¬'

    AÍ TU JÁ TERÁ COLOCADO AS 3(esse era o melhor cenário) rs

    espero ter te ajudado...

    pertencelemos!

  • (A,B,C,D...) 26 Letras, se têm 100 letras na carta, então 26 + 26 + 26 + 22 = 100 tenho de repetir letras .

  • Cara, há gente aqui confundindo palavras com letras; o enunciado diz haver 100 PALAVRAS, não 100 letras

  • De qualquer forma, a questão está errada, foi uma questão ridícula e veja o motivo, acompanhe: se pelo princípio da casa dos pombos, admito q ocorra a hipótese pior, isto é, q eu utilizei todas as letras do alfabeto, e portanto, algumas foram usadas mais de 3 vezes, então seria verdade tb a resposta da letra A q diz q todas as letras do alfabeto foram utilizadas, ou seja, a questão foi feita por um incompetente pq para admitir q alguma letra foi utilizada mais de 3 vezes, necessariamente e implicitamente, significa dizer q tive q usar todas as letras do alfabeto

  • LETRA C

  • eu mifo porque imaginei que num anúncio de covid não se usariam W em Y. erro meu em pensar que a banca pensa igual a minha vida cotidiana guerreira.,...

  • Essa banca se supera

  • Não é preciso usar todas as letras do alfabeto. Se cada palavra possuir apenas uma letra e apenas 22 letras do alfabeto utilizadas, Já se chegaria ao resultado 100/22=4,5.

  • Mesmo se usarmos k, w e y. Retirarmos uma ainda sim seria mais de 3 vezes

  • Mano, eu acertei analisando as proprias questões e fui por eliminação kkk a unica que nao se excluia foi a letra C ;)

  • Mano, eu acertei analisando as proprias questões e fui por eliminação kkk a unica que nao se excluia foi a letra C ;)

  • A banca misturou palavras e letras. meu deus kkkkkk

    Pra mim, não teria gabarito.

    Eu acertei pq percebi o tipo da redação da questão, típica de questão com teoria da casa dos pombos. Aí fui na malandragem tbm.

  • Gente, é sobre a prevenção da COVID. A palavra "máscara" precisa aparecer. Logo, pelo menos a letra "a" vai ser repetida três vezes! É o mesmo raciocínio do "tomei cloroquina e sarei": pensei assim e acertei!!! ;o)

  • sem lógica. quem escreve um texto de 100 palavras e não repete nenhuma???

  • Levando em conta que ela vai utilizar o título:

    "Modos de prevenção da covid‐19"

    Só a letra o já apareceu 3 vezes, fora em mãos, álcool, etc

    A letra d já apareceu 3 vezes também.

    De todo modo, que questão mal elaborada viu.

  • Princípio da casa dos pombos.


ID
5068813
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um hospital, a proporção entre médicos e enfermeiros é de 1 para 4. 1 desses profissionais, dentre médicos e enfermeiros, será sorteado para representar a instituição em um congresso que acontecerá na região Centro‐Oeste do Brasil.

Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que a probabilidade de o profissional sorteado ser um médico é igual a

Alternativas
Comentários
  • A cada 5 profissionais, 1 é médico

    Então fica 1/5= 20%

    GAB: A

  • M/E = 1/4

    1x + 4x = 100

    5x = 100

    x = 100/5

    x= 20.

    sabendo que o 1 está para o médico, multiplicaremos com o valor de X

    1 . 20 = 20% (médicos).

    4 . 20 = 80% (enfermeiros).

    Gab. A.

  • Regra do K

    Sabemos que:

    M = 1

    E= 4

    Logo:

    1k/4k = 100 (aqui é 100 pq a questão não deu o total)

    Soma-se:

    1k +4k = 100

    5k = 100

    k =20

    Pegamos o profissional que o enunciado pediu (Médico):

    20 x 1 =

    20 (letra A)

  • 1 médico, para 4 enfermeiros = 5 profissionais

    Se queremos 1 médico, temos 1/5 = 20%

    GAB A

  • A proporção é ¼, ou seja, para cada 1 médico há 4 enfermeiros: total 5 pessoas.

    Probabilidade = Quero/Tenho

    Probabilidade = 1/5

    Probabilidade = 0,20 * (100)

    Probabilidade = 20%. 

  • Gabarito A

    1/4 fiz → 1 médico + 4 enfermeiros = 5 profissionais ao total. Sorteando 1 entre os 5 profissionais: 1/5 = 20%.

    Não sei se está correto meu raciocínio, se foi na "sorte".

  • Pra cada 4 enfermeiros, 1 é médico. Logo, queremos 1 possibilidade entre 5 existentes.

    P = 1/5 = 0,2 = 20%

    Gabarito: Letra A

  • Marquei 25%. Caí na pegadona.


ID
5068816
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma empresa precisa preencher 4 vagas de certo departamento. Após anunciar as vagas em um jornal on‐line, recebeu 30 candidatos interessados nelas. Dentre eles, 12 são do sexo masculino, 13 são fumantes e 9 são mulheres que não fumam.


Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que, para preencher as 4 vagas, podem ser selecionados 2 homens e duas mulheres, dentre os não fumantes, de

Alternativas
Comentários
  • H+M= 30 pessoas.

    H=12, logo M=18.

    M( que não fumam)= 9, logo M( que fumam)=9 para totalizar o total de 18 mulheres.

    Fumantes= 13 e 9 mulheres fumam, faltam 4 homens fumantes para completar esse total.

    Agora temos a seguinte distribuição:

    M(fumante)=9

    M( não fumante)=9

    H(fumante)=4

    H(não fumante)=8

    Agora a questão pede a combinação de 2H e 2M( ambos não fumantes) = C8,2 x C9,2.

    Realizando o cálculo se chega ao resultado 1.008( letra B).

  • Eu resolvi como arranjo e a resposta deu 4032 :(, Banca danada. Era pra resolver como combinação.

  • Gabarito B

    Dos 30 candidatos, 12 são homens, logo: 30 - 12 = 18 mulheres.

    Das 18 mulheres, 9 fumam, Logo: 18 - 9 = 9 mulheres não fumam. Já que 9 não fumam então 9 fumam.

    São 13 fumantes no total, então: 13 - 9 mulheres fumantes = 4 homens fumam. Então, 12 homens - 4 homens que fumam = 8 não fumam.

    • Como a ordem não importa e desempenham a mesma função (que é ocupar apenas os 2 cargos) então é Combinação:

    Homens não fumantes→ C8,2 = 8.7 / 2.1 = 56/2 = 28

    Mulheres não fumantes → C9,2 = 9.8 / 2.1 = 72/2 = 36

    • 28 x 36 = 1008 para preencher o cargo.
  • 30 candidatos.Se 12 são homens, então temos 18 mulheres. 9 são mulheres que não fumam, então 9 fumam. Se só temos 13 fumantes e 9 mulheres, então 4 homens são fumantes .Dessa forma, totalizamos os 13 fumantes da questão. Se temos 12 homens e 4 são fumantes, o resto não é fumante, que totaliza homem não fumante 8. Resumindo: 18 M = 9 Não fumante+ 9 fumam 12 H= 8 Não fumante + 4 fumam Agora faz o que a questão pede: C9,2 . C 8,2 = 1008 Algum erro ,reportem!!!
  • boa questão.

  • conjuntos + análise combinatória

ID
5068819
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No ano de 2020, um instituto do Mato Grosso do Sul realizou uma pesquisa com 1.000 indivíduos, perguntando sobre sua rejeição em relação aos candidatos A e B, que concorriam à prefeitura de Campo Grande. Verificou‐se que quinhentas pessoas rejeitavam o candidato A, que seiscentas pessoas rejeitavam o candidato B e que 100 pessoas não tinham nenhuma rejeição.

Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que o número de indivíduos que rejeitavam os 2 candidatos era igual a

Alternativas
Comentários
  • Resolvi da seguinte forma:

    Primeiro subtraí o total que rejeita o candidato A pelo total (500-1000= 500);

    Depois subtraí o total que rejeita o candidato B pelo total (600- 1000=400);

    Então somei o 500 e o 400= 900 e subtraí pelo total ( 900-1000= 100);

    E somei esse 100 com o 100 das pessoas que não rejeitam nenhum candidato ( 100+100= 200);

    Chego ao resultado que 200 pessoas rejeitavam os 2 candidatos.

    Caso esteja errada, por favor corrijam-me.

  • prontokbou

  • Fix assim: fiz os dois conjuntos colocando X na interserceçao, e em seguida subtraindo de cada valor e igualando a 900 (100 pessoas não tinham nenhuma rejeição por isso ficou 900) ficou asssim:

    500-X+X+600-X=900

    500+600-900=X

    1100-900=X

    X=200

    OBS: corta -X COM +X e ai fica so um X

  • C

    1000-100 = 900

    500+600=1100

    só posso ter 900 nos conjuntos, então 1100-900 = 200 pessoas na intercessão


ID
5068822
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma gráfica possui 5 máquinas de mesmo rendimento, que imprimem um certo número de cópias, de diversos documentos, em 8 h de funcionamento.

Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que, se duas das máquinas quebrassem, as máquinas restantes fariam o mesmo serviço em

Alternativas
Comentários
  • 8 x 5 = 3y

    40 = 3y

    y = 40/3

    Y = resultado 13h resto 1h (precisa dividir essa hora que restou)

    Resposta 13h e 20 minutos.

    Resposta C

  • 5×8=40

    40/3=13,33

    13,33×60= 800minutos

    13×60= 13 horas, com mais 20 que faltam para fechar os 800 minutos= 13 horas e 20 minutos.

    Gabarito C.

  • é inversa

  • https://www.youtube.com/watch?v=l5k0tt553B4

  • Gabarito C

    5 máquinas — 8 horas

    3 máquinas — x horas

    3x = 5 . 8 → 3x = 40 → x = 13,33... horas.

    Deve passar de horas para minutos, como 1 hora só vale 60 minutos, então pega a parte quebrada e multiplica por 60 → 0,33 x 60 = 19,8 ≅ 20 minutos.

    Fonte: Matemática Zé Vitor

  • Quanto à conversão das horas...

    Faz a divisão enquanto der número inteiro (40 ÷ 3 = 13 horas. Resta 1)

    Quando sobra resto, multiplica por a próxima

    unidade de medida (quantos minutos têm dentro de 1 hora? 60 minutos) e continua a divisão (60 ÷ 3 = 20 minutos).

    40 /_3_

    R 1 13h20m

    x 60 (minutos)

    60

    Se for dia: Quantas horas têm dentro de 1 dia? 24. Multiplica o resto por 24, lembrando de sempre colocar a unidade após a divisão de número inteiro para não se confundir

    Espero q entendam rs.

  • Fala galera !!!

    to vendo muitos comentários com cálculos confusos e até equivocados e que se a pessoa tiver dificuldade na matéria n vai entender nada.

    pra começar temos uma regra de três simples, 2 grandezas: Maquina x Hora

    obs: transformei pra minutos pra facilitar o calculo e ser mais rápido

    temos 5 maquinas trabalhando em 8 horas, 8 horas em minutos vc vai encontrar 480 minutos

    2 maquinas quebraram, logo, 3 estão trabalhando agora, ou seja, a quantidade de horas/minutos é aumentada?! (então de cara vc elimina letra A e B)

    significa dizer q temos uma regra de três inversamente proporcional:

    5 -------------- > 480 minutos

    (diminuiu) 3 -------------- > X (aumenta) => (inverso)

    * inversamente multiplica - se em paralelo (=)

    5*480

    3*X

    5*480 = 2400 / 3 = 800

    nossa resposta é 800, porém, as assertivas estão em horas, devemos transformar novamente dessa vez de minutos pra horas: (com a eliminação das letras A e B, ficamos com C, D e E)

    na letra E: temos 20 horas q em minutos fica 1200, então elimina

    restaram C e D

    se pegarmos 13 e multiplicarmos por 60 = 780.

    nossa resposta foi 800 minutos, faltam 20 minutos para a resposta, então, encontramos o resultado final de: 13 h e 20 minutos = 800 minutos

    Gabarito: C

    espero ter ajudado vcs

    forte abraço e sejam firmes !!!!


ID
5068825
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a ferramenta da qualidade que é utilizada para relacionar as causas e o efeito de um problema de qualidade, utilizando um diagrama cujo formato lembra uma espinha de peixe.

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de Causa e Efeito (Ishkawa)

    Conhecido como espinha de peixe. Esse diagrama é utilizado quando precisamos estudar as possíveis causas de um problema. Ele auxilia a entender essa relação entre as causas e os efeitos

  • Gabarito D

    O diagrama de causa e efeito, criado por Ishikawa, apresenta, de forma gráfica e hierárquica, as possíveis causas de determinado problema.

  • LETRA D CORRETA

    Diagrama de Ishikawa, é uma ferramenta gráfica utilizada pela Administração para o gerenciamento e o Controle da Qualidade em diversos processos

  • O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe, é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial.

    O propósito do Diagrama de Causa e Efeito é descobrir os fatores que resultam em uma situação indesejada na organização. Por ser uma representação visual, ele auxilia a equipe a chegar nas causas-raiz que diminuem a produtividade da organização.

    O diagrama foi criado pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa, no ano de 1943, e também pode ser chamado de diagrama de espinha de peixe ou 6M. Esses nomes se justificam devido ao objetivo, formato e categorias do próprio método.

    diagrama de causa efeito considera que os problemas sejam classificados em seis categorias de causas, os famosos 6M:

    - Método

    - Matéria-Prima

    - Mão de obra

    - Máquinas

    - Medição

    - Meio Ambiente

    Fonte: blog do robsoncamargo

    #Um dia chegaremos lá

  • Para a resolução da questão, vamos à análise das alternativas:


    A) ERRADA. O Fluxograma é uma representação gráfica que permite a fácil visualização dos passos de um processo. Essa ferramenta apresenta uma sequência lógica e encadeada de atividades e decisões.


    B) ERRADA. O Histograma é uma representação gráfica, em colunas, de um conjunto de dados divididos em classes. É uma ferramenta que permite visualizar a distribuição de frequências de determinados dados.


    C) ERRADA. O Diagrama de Pareto é uma ferramenta criada por Vilfredo Pareto, no século XIX. Através desse diagrama, um indivíduo seleciona vários itens ou fatores, de acordo com a ordem de importância. Ele está baseado no princípio de Pareto ou regra dos 80/20 que significa que 80% dos problemas são ocasionados por 20% das causas, ou seja, são poucas causas que originam a maioria dos problemas. O gráfico mostra a ordem de prioridades que um gestor deve utilizar para resolver as causas. Essa ferramenta pode ser utilizada quando se está diante de problemas e busca-se identificar quais são os itens responsáveis pela maior parcela deles.


    D) CERTA. O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito, é uma ferramenta da qualidade, desenvolvida por Kaoru Ishikawa na década de 1960, que, segundo RENNÓ (2015), possibilita entender melhor um processo ou um problema. Nessa metodologia, todo problema tem causas específicas, ou seja, podemos analisar determinadas causas que estão gerando determinados efeitos. Portanto, essa alternativa é o gabarito da questão em análise.


    E) ERRADA. O Diagrama de Dispersão ou gráficos de dispersão consiste numa representação num plano cartesiano de variáveis representadas por pontos.



    Gabarito do Professor: Letra D.


ID
5068828
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de diagrama que é utilizado para ilustrar as etapas de um processo de fabricação.

Alternativas
Comentários
  • Gab A

    Fluxograma de Processos

    descreve os passos sequenciais de determinado processo. Permite a análise de limites e fronteiras e oferece a visão sobre por onde se passa o produto.

  • Gabarito A

    Fluxograma de processo uma representação gráfica que descreve os passos e etapas sequenciais de um determinado processo.

  • GUT - Matriz GUT ( gravidade, urgência, tendência)

    Diagrama de dispersão - representação gráfica que utiliza eixos de causa e efeito para analisar duas váriáveis e provar a relação entre elas que podem ser : positiva, negativa ou nula.

    Diagrama de causa e efeito - conhecida também como Espinha de Peixe - Ishikawa

    Histograma - são gráficos com FREQUÊNCIA de dados

    Força e Coragem, pessoal !

  • LETRA A CORRETA

    FLUXOGRAMA: A ferramenta consiste em um conjunto de notações gráficas, ou seja, um conjunto de símbolos padronizados que servem para que possamos descrever e redesenhar um processo. É utilizada para efetuar o mapeamento e a modelagem dos processos e também para descrever o processo através do uso de símbolos e linhas.

  • Para a resolução da questão, vamos à análise das alternativas:


    A) CERTA. O Fluxograma é uma representação gráfica que permite a fácil visualização dos passos de um processo. Essa ferramenta apresenta uma sequência lógica e encadeada de atividades e decisões. Portanto, essa alternativa representa o conceito apresentado na introdução da questão, e é o gabarito da questão em análise.


    B) ERRADA. A Matriz GUT – é a representação de problemas, ou riscos potenciais, através de quantificadores que buscam estabelecer prioridades para abordá-los, visando minimizar impactos (FGV, 2012). Os problemas são analisados sob os seguintes aspectos: gravidade (G), urgência (U) e tendência (T).


    C) ERRADA. O Diagrama de Dispersão ou gráficos de dispersão consiste numa representação num plano cartesiano de variáveis representadas por pontos.


    D) ERRADA. O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito, é uma ferramenta da qualidade, desenvolvida por Kaoru Ishikawa na década de 1960, que, segundo RENNÓ (2015), possibilita entender melhor um processo ou um problema. Nessa metodologia, todo problema tem causas específicas, ou seja, podemos analisar determinadas causas que estão gerando determinados efeitos.


    E) ERRADA. O Histograma é uma representação gráfica, em colunas, de um conjunto de dados divididos em classes. É uma ferramenta que permite visualizar a distribuição de frequências de determinados dados.



    Gabarito do Professor: Letra A.

  • Conceito da própria banca:

    Q1700673 | Quadrix | CRP-MS | 2021

    Um fluxograma de processo é um conjunto de símbolos gráficos conectados de forma lógica, formando uma sequência de passos que demonstram a execução de um trabalho. Em um fluxograma, o símbolo losango representa o processo, que indica a série de etapas ou atividades necessárias para se entregar um resultado. (ERRADO)

    A definição de fluxograma dada pela questão está correta, o que a torna errada é a parte sublinhada. O símbolo losango representa decisão.

    • A

    Fluxograma


ID
5068831
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Ao analisar a execução de uma determinada tarefa em um processo de produção, um cronoanalista encontrou o tempo médio de execução de 2,5 minutos. Porém, durante a análise, para obter o tempo‐padrão para a execução da tarefa, ele precisava acrescentar, no tempo de execução, 5%, devido a fatores que causam fadiga no operador durante o turno de trabalho.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta o valor do tempo‐padrão para a execução da tarefa.

Alternativas
Comentários
  • Regra de três

    2,5 está para 100%

    x está para 105%

    (2,5 x 105) dividido por 100= 2,625

    GAB: D

  • Passa a vírgula para frente do 2; achará 0,25 que equivale a 10%

    Então 5% é a metade de 0,25; portanto, é 0,125.

    Aí é só somar acrescentando 00 depois do 2,5 pra não se embananar.

    2,500

    + 0,125

    = 2,625

  • 2,5 ------------ 100%

     X ------------ 105%

    100x = 2,5.105

    X = 2,5.105/100

    X = 2,625 minutos.

  • Maneira mais EASY de resolver:

    2.5 x 5%

    12.5 ------ Volte duas casas para encontrar o valor em porcentagem

    0.125

    Agora é só somar e ser feliz

    2.625


ID
5068834
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Uma das principais atividades durante a gestão de um projeto consiste em enumerar as tarefas a serem executadas nesse projeto, incluindo os prazos para sua execução e a interdependência entre elas. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta o nome de uma ferramenta que pode ser utilizada para essa atividade.

Alternativas
Comentários
  • ✅Gabarito(E)

    Outra afirmação correta:

    Na proposta de projeto, o elemento que contém as informações relativas à estimativa de tempo necessário para a realização de cada atividade do projeto corresponde ao cronograma.

    Fonte: Q312640

  • Lembre-se do Gráfico de Gantt.

  • Estratificação é a ferramenta mais adequada para separação de dados e informações. Isso contribui para a identificação de faltas e compreender melhor a situação apresentada.

    Histograma é uma representação gráfica, em colunas, de um conjunto de dados divididos em classes. É uma ferramenta que permite visualizar a distribuição de frequências de determinados dados.

    Controle Estatístico de Processos, ou simplesmente CEP, é considerado uma das ferramentas da qualidade, e é um método de coleta e verificação de amostra de resultados de um processo, a fim de controlar seu funcionamento e diminuir as falhas decorrentes da sua execução.

  • É o Grego KHRONOS, “tempo”, mais GRAMMA, “algo escrito ou desenhado”


ID
5068837
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Parte da atividade de gestão de uma empresa consiste em determinar os cargos e as funções necessários para se executar todos os processos que mantêm essa empresa em funcionamento. Outra tarefa, não menos importante, consiste em determinar a hierarquia existente entre esses cargos e essas funções. A partir dessas informações, assinale a alternativa que apresenta o diagrama que pode ser utilizado para demonstrar os níveis hierárquicos de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Organograma é a representação gráfica da estrutura organizacional.

  • O organograma é um gráfico da síntese da estrutura organizacional. Dentre os elementos contidos nele, tem-se a cadeia de comando (número de níveis).

  • GAB LETRA B

  • Para a resolução da questão, vamos à análise das alternativas:


    A) ERRADA. O Fluxograma é uma representação gráfica que permite a fácil visualização dos passos de um processo. Essa ferramenta apresenta uma sequência lógica e encadeada de atividades e decisões.


    B) CERTA. O organograma é uma ferramenta que possibilita a visualização da estrutura hierárquica de uma empresa. Portanto, ele permite hierarquizar os cargos e funções existentes em uma empresa. Sendo assim, essa alternativa é o gabarito da questão em análise.


    C) ERRADA. O Histograma é uma representação gráfica, em colunas, de um conjunto de dados divididos em classes. É uma ferramenta que permite visualizar a distribuição de frequências de determinados dados.


    D) ERRADA. A estratificação é a ferramenta mais adequada para separação de dados e informações. Isso contribui para a identificação de faltas e compreender melhor a situação apresentada.


    E) ERRADA. O cronograma é uma ferramenta que auxilia a organização de agendas e o estabelecimento de prazos e de datas para a execução de tarefas.



    Gabarito do Professor: Letra B.

  • Gabarito : B

  • E

    Organogramas representam como a organização encontra-se estruturada, apresentando áreas, funções e principais cargos (e sua hierarquia).


ID
5068840
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao se investigar um problema de qualidade em um processo de fabricação, muitas vezes é necessário organizar os dados coletados, separando‐os por turno de trabalho, por tipo de operação, por fornecedor de matéria‐prima e por operador, entre outras possibilidades. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta a ferramenta da qualidade que pode ser utilizada para essa organização dos dados.

Alternativas
Comentários
  • Estratificação: Levantamento por categoria, grupos ou estrato.

    Exemplo: Acidentes constantes em uma organização.

    Para compreender o problema pega o total de ocorrências e estratifica por departamento, turno, dias, semana, tipo ou categoria para analisar o motivo dos acidentes e corrigir falhas.

    Erros, favor informar.

    Estuda que a vida muda.

    Foco, força, fé.

  • A estratificação é uma FERRAMENTA DE QUALIDADE que tem por objetivo separar os dados levantados em grupos distintos, como por exemplo, estratificação por local, por data, por turno, por tipo, etc. 

  • LETRA D CORRETA

    Estratificação: Permite analisar os dados separadamente para descobrir onde realmente está a verdadeira causa de um problema. Como por exemplo, estratificação por local, por data, por turno, por tipo, etc.

  • Conhecida como uma ferramenta de qualidade, a estratificação evita que  de diferentes fontes sejam tratados igualmente, sem distinção.

    Usada para organizar os dados para análise, encontrar a raiz do problema e coletar elementos sobre o desempenho de um processo, há três tipos de estratificação:

    1. Tempo – os resultados do problema são diferentes de manhã, à tarde ou à noite?
    2. Local – os resultados variam de acordo com o local?
    3. Indivíduo – os resultados dependem do funcionário responsável?

    Ao isolar o problema, a estratificação como ferramenta de qualidade age diretamente na causa e auxilia na solução

    Gab: D

  • a) diagrama de Ishikawa

    Diagrama de Ishikawa,

    • também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe -
    • Originalmente proposto pelo  químico  em  Karou Ishikawa
    • O diagrama foi desenvolvido com o objetivo de representar a relação entre um “efeito” e suas possíveis “causas”.
    • Esta técnica é utilizada para descobrir, organizar e resumir conhecimento de um grupo a respeito das possíveis causas que contribuem para um determinado efeito.
    • Em sua estrutura, as prováveis causas dos problemas (efeitos) podem ser classificadas como sendo de seis tipos diferentes quando aplicada a metodologia 6M:
    • Método
    • Material
    • Mão-de-obra
    • Máquina
    • Medida
    • Meio ambiente.

    B) diagrama de dispersão

    • O diagrama de dispersão é conhecido como uma das principais ferramentas da qualidade que podem ser utilizadas por uma empresa.
    • Trata-se de uma representação gráfica que analisa a relação entre duas variáveis quantitativas — uma de causa e uma de efeito. Quando você tem uma hipótese do que causou algo, mas ainda deseja comprová-la por meio de uma análise mais aprofundada.
    • Esse tipo de diagrama traz números simultâneos das duas variáveis, deixando visível se o que acontece em uma variável causou interferência na outra. Ao estudar a correlação, você tem uma variável dependente Y (efeito), que se relaciona a variáveis independentes X (causas).

    C) organograma

    • Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal de uma . Ou seja, é a representação gráfica clássica de uma estrutura organizacioanal.
    • Os organogramas mostram como estão dispostas unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre estes.

    E) cronograma

    Cronograma é uma ferramenta de planejamento e controle de atividades que organiza as tarefas a serem realizadas dentro de um período de tempo para alcançar um objetivo final.

  • a estratificação identifica uma variação dentro de uma população de dados.

  • Vamos analisar a questão.

    Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento das ferramentas da Gestão da Qualidade, sendo mais especificamente cobrada a Estratificação.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Estratificação consiste no desdobramento de dados, a partir de um levantamento ocorrido, em categorias e/ou grupos para direcionar ações de melhoria.

    Nesta esteira, entendemos que o objetivo de estratificar é ajudar na análise e na pesquisa para o desenvolvimento de oportunidades de melhoria, dado que com a estratificação conseguiremos ver as partes que compõem o todo, ou seja, seus estratos. Como exemplo de estratificação temos o número de mortes por país, estado ou município.

    Outro exemplo que já foi cobrado em prova, é quando um agente público, a fim de fazer um relatório da situação atual, adota na primeira fase da análise a divisão em dois subgrupos, com base em características distintivas:

    a) reclamações que competem ao órgão;
    b) demais reclamações.


    Ante o exposto, a alternativa que apresenta a ferramenta da qualidade que pode ser utilizada para organização dos dados é a estratificação (letra D), que consiste no desdobramento de dados, em categorias e grupos, para determinar sua composição.

    Deste modo, é possível organizar os dados coletados, separando-os por turno de trabalho, por tipo de operação, por fornecedor de matéria-prima e por operador, entre outas possibilidades.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Gabarito: D

    • D

    Estratificação

  • Gabarito: D

  • estratificação é uma ferramenta da qualidade que tem por objetivo separar os dados levantados em grupos distintos, como por exemplo, estratificação por local, por data, por turno, por tipo, etc. ... Não existe uma regra para o tipo de estratificação a ser realizado.

    #VCVAICONSEGUIR

  • A estratificação é uma ferramenta da qualidade que tem por objetivo separar os dados levantados em grupos distintos, como por exemplo, estratificação por local, por data, por turno, por tipo, etc. ... Na busca por maiores informações, pode-se estratificar estes dados.


ID
5068843
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em uma estrutura organizacional moderna, é muito comum se preparar um organograma no qual um colaborador responda hierarquicamente a um gerente funcional, ou seja, a um gerente do departamento no qual ele está alocado, e também se reporte, de forma simultânea, por exemplo, a um gerente de projeto de cuja equipe faça parte e para o qual preste serviços. Essa situação é um exemplo de estrutura organizacional

Alternativas
Comentários
  • Estrutura Matricial/ Matricial-funcional

    • Funcional + Projeto/ Cliente/Produto/ Processo/Geográfica
    • Dupla subordinação
    • Aproveita a especialização dos gestores
    • CENTRO DE RESULTADOS / ÓRGÃOS COM DURAÇÃO LIMITADA
    • Atende melhor o prazo do projeto/ A necessidade do cliente
    • Na departamentalização matricial, a empresa mantém a estrutura funcional para atividades internas e adota a departamentalização divisional para os projetos ou produtos/serviços ofertados.

     Matricial e Divisional: ambas são desenhos de estruturas organizacionais (NÃO É DEPARTAMENTALIZAÇÃO).

    ☂ A Matricial é orgânica e não há unidade de comando. Pode ser um mix de função com produto/projeto.

    Q970253

    Q1700670

    Fonte: minhas anotações + colegas Qc.

  • matricial: funcional + projetos ou

    funcional +produtos ou

    Funcional + processos.....

    ela é híbrida

    possui 2 cadeias de comando.

    GAB E

  • GAB E

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO MATRICIAL=Composta por duas departamentalizações: funcional + produtos, processos ou projetos.

    • Seu maior defeito é que o pessoal envolvido venha a ter dois ou mais chefes (dupla cadeia de comando) verticalmente, têm as ordens de seu chefe de departamento funcional; horizontalmente, as ordens do coordenador ou gerentes do projeto.
    • Embora confira dinamicidade aos projetos de uma organização, o modelo de departamentalização matricial costuma gerar múltiplas subordinações e ambiguidade na definição de papeis e relações.
    • CUIDADO. No caso da departamentalização matricial, o princípio da unidade de comando não é observado, pois os empregados normalmente possuem dois gerentes ou supervisores.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Estrutura Matricial = Funcional + Projetos

  • Gabarito E

    Organização Matricial (Estrutura Matricial ou “em grade”)

    Trata-se de um tipo híbrido que mistura a departamentalização “FUNCIONAL+ PROJETOS”.

    Normalmente é decorrência da fusão:

    Estrutura baseada em funções estrutura de apoio “permanente” + estrutura baseada em projetos ou produtos – estrutura “temporária” (limitada à duração dos projetos).

  • Vamos analisar a questão.

    Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Estrutura Matricial ou híbrida.

    Diante disso, vamos a uma breve conceituação:

    A estrutura matricial é fruto de uma junção entre a estrutura funcional (vertical) e estrutura divisional (horizontal), geralmente de projeto ou produto, para conseguir melhor adaptação ao ambiente e resultados. É bastante utilizada em projetos ou produtos que demandem a utilização de pessoas com diferentes habilidades. 

    Contudo, dificulta a coordenação por causa da autoridade dual, o que pode causar frustrações e confusão.

    Segundo Sobral (2008), lista as principais vantagens e desvantagens da estrutura matricial, que são descritas na tabela abaixo:



    Fonte: Sobral e Peci, 2008, pág. 277.

    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra E, uma vez que a lógica da estrutura matricial é a autoridade dual, dado que neste tipo de estrutura não há unidade de comando, ou seja, o empregado deverá obedecer a dois chefes, um funcional e outro referente ao projeto ou produto.


    Fonte:

    SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Prentice Hall, 2008.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • GABARITO E

    A estrutura matricial é também denominada matriz ou organização em grade. A essência da matriz é combinar as duas formas de departamentalização - a funcional com a departamentalização de produto ou projeto - na mesma estrutura organizacional.

    Trata-se, portanto, de uma estrutura mista. Ou melhor, híbrida. O desenho matricial apresenta duas dimensões: gerentes funcionais e gerentes de produtos ou de projeto.

    Fonte: Introdução à teoria geral da administração/ Idalberto Chiavenato - 7. ed. rev. e atual. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003


ID
5068846
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Um gestor de projetos verificou, ao analisar o diagrama de rede de um projeto, contendo as atividades, a duração de cada atividade e a interdependência entre essas atividades, que o “caminho” mais longo para a execução desse projeto teria um tempo total de 45 dias. Ele chegou à conclusão, então, de que deveria informar a seu cliente que o prazo de entrega do projeto seria de 45 dias.

Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que o método de análise do projeto utilizado foi o método de

Alternativas
Comentários
  • PERT (Program Evaluation and Review Tecnique) - calcula o tempo de execução a partir da média ponderada das estimativas otimista, pessimista e a mais provável.

    CPM (Critical Path Method) – todas as atividades com tempo estimado. Caminho crítico é o mais longo. Valores determinísticos.

  • O método do caminho crítico é usado para estimar a duração mínima do projeto e determinar o grau de flexibilidade nos caminhos lógicos da rede dentro do modelo de cronograma. Essa técnica de análise de rede do cronograma calcula as datas de início mais cedo, término mais cedo, início mais tarde e término mais tarde de todas as atividades sem considerar quaisquer limitações de recursos, através da realização de uma análise de caminhos de ida e de volta através da rede do cronograma. (...)  O caminho crítico é a sequência de atividades que representa o caminho mais longo de um projeto, que determina a menor duração possível do mesmo. 

    FONTE: PMBOK 6ª EDIÇÃO

  • B

    O Método do Caminho Crítico (em inglês Critical Path Method, CPM) surgiu, inicialmente, para gerenciar projetos mais extensos e complexos, como a fabricação de produtos que necessitam de grande infraestrutura e geralmente são construídos no sistema de layout fixo (navios e aviões por exemplo).

    No CPM, caminho é a ordem em que as tarefas são feitas, indicando uma sequência a ser seguida. Caminho Crítico é, então, a sequência que leva mais tempo para ser finalizada, indicando o tempo máximo que um projeto levará.

  • GAB B

    MODELO PERT/CPM

    PERT ou Técnica de Avaliação e Revisão de Programas ou Método da Estimativa de Três Pontos é uma técnica utilizada para estimar a duração das atividades de um projeto, baseando-se em incertezas probabilísticas. Ou seja, a PERT é probabilística em relação aos prazos.

    CPM ou Método do Caminho Crítico adota apenas uma única estimativa de duração para cada atividade do projeto. Ou seja, o CPM é determinístico em relação aos prazos. O método CPM tem por objetivo determinar a menor duração possível do projeto (estimar a duração mínima de um projeto).

    Na aplicação do CPM, consideram-se tempos determinísticos, Já na PERT, trabalha-se com tempos probabilísticos, com o emprego de três estimativas de tempo: otimista, pessimista e mais provável.

    1. A PERT é probabilística em relação aos prazos.
    2. O CPM é determinístico em relação aos prazos. 

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
5068849
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de gestão que consiste em definir todas as atividades necessárias para o funcionamento de uma organização e, em seguida, os indicadores que irão monitorar o desempenho de cada uma dessas atividades, gerenciando a organização como um todo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management) é uma disciplina que representa uma nova forma de visualizar as operações de negócio que vai além das estruturas funcionais tradicionais. Essa visão compreende todo o trabalho executado para entregar o produto ou serviço do processo, independente de quais áreas funcionais ou localizações estejam envolvidas.

  • Gab: A

    Acrescentando... A Gestão por Processos é.

    • Dinâmica;
    • Flexível;
    • Horizontalizada - achatada;
    • Visa a obtenção de resultados;
    • Satisfazer os Clientes é o foco;
    • Investir na qualidade total.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Viu que a questão está falando a respeito de ATIVIDADES pode ir na alternativa que tem o nome PROCESSOS, vi isso em um comentário em outra questão semelhante e realmente deu certo, faça isso obviamente quando não fizer a mínima ideia da resposta.

  • Mata a questão quando fala de gerir a organização como um todo.
  • gestão de processos:

    significa que existem processos mapeados, sendo monitorados, mantidos sob controle e que estão funcionando conforme planejado;

     gestão por processos:

    procura-se ver a organização de forma mais ampla, com as áreas se inter-relacionando. Vários processos estão interagindo e a gestão monitora isso como um todo, garantindo a satisfação do cliente.


ID
5068852
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Ao se iniciar um projeto, é importante definir, por escrito, todas as “entregas” do projeto, ou seja, quais serão as atividades, os produtos e os serviços que o cliente espera receber ao término do projeto. Essas “entregas” do projeto correspondem

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    O PMBOK define que existem cinco grupos de processos de gerência de projetos que descrevem a natureza dos processos. Os grupos de processos não são fases do projeto.

    Iniciação: definir o projeto ou uma nova fase do projeto através da obtenção de autorização;

    Planejamento: definir escopo, refinar objetivos, desenvolver curso de ação para alcançar objetivos;

    Execução: executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto conforme especificações;

    Monitoramento e controle: verificar o progresso e o desempenho, áreas de mudança no plano e iniciar mudanças;

    Encerramento: para finalizar todas as atividades, para encerrar o projeto.

  • Escopo, em gerenciamento de projetos, é a soma total de todos os produtos do projeto e seus requisitos ou características, e possui dois usos distintos: Escopo do Projeto e Escopo do Produto. 

  • GAB B

    Gerenciamento do escopo do projeto: inclui os processos necessários para assegurar que o projeto contemple todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para que o mesmo termine com sucesso. Os processos que fazem parte desse conjunto são: 1) planejar o gerenciamento de escopo; 2) coletar os requisitos; 3) definir o escopo; 4) criar a EAP (estrutura analítica do projeto); 5) validar o escopo; e 6) controlar o escopo.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
5068855
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O princípio que nasceu com o Estado de direito e constitui uma das principais garantias de respeito aos direitos individuais é o da

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Maria Sylvia di Pietro, majestosamente, leciona que o princípio da legalidade nasceu com o Estado de Direito e constitui uma das principais garantias de respeito aos direitos individuais. Para a ilustre autora, a lei, ao mesmo tempo em que os define, estabelece também os limites da atuação administrativa que tenha por objeto a restrição ao exercício de tais direitos em benefício da coletividade.

    FONTE: https://www.conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/46200/o-principio-da-legalidade-no-ambito-administrativo

  • jurava que era impersoalidade.

  • Gabarito: Letra B

    Tão óbvio que errei. Fiquei entre legalidade e moralidade. :(

  • É só pensarmos que o Estado de direito nasceu por meio de uma norma/lei que visa garantir o respeito aos direitos individuais.

  • A questão exige do candidato conhecimento sobre os princípios da Administração Pública.

    Os princípios expressos da Administração Pública estão previstos no caput do art. 37 da Constituição Federal. Neste sentido, vamos fazer a transcrição do texto constitucional e fazer uma breve explicação de cada um deles.

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte.

    Legalidade - o princípio da legalidade pressupõe a conformação dos atos praticados com as previsões legais. No entanto, não impede o  Poder Executivo de editar atos normativos, desde que tais atos estejam em conformidade com a legislação, surge assim um limitador da atuação do Estado, que se vê autorizado a atuar apenas nos estritos limites da lei.

    Impessoalidade - o princípio da impessoalidade está expresso no art. 37 da Constituição Federal.  Segundo José dos Santos Carvalho Filho este princípio remete à ideia de não pertencimento a ninguém, ou seja, aquilo que não pode ser voltado especialmente para determinadas pessoas em detrimento de outras. O objetivo final deste princípio é o tratamento igualitário para com os administrados, sem qualquer distinção ou privilégio, retratando, portanto, o trecho descrito no enunciado. (CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Atlas, 2018, p. 20).

    Moralidade - é um princípio expressamente previsto no art. 37 da Constituição Federal e impõe ao administrador público deve atuar conforme preceitos éticos exigidos, devendo, não apenas analisar os critérios de conveniência, oportunidade, e justiça das ações, mas também de ser honesto. 

    Publicidade - o princípio da publicidade é considerado um princípio expresso e prega a necessidade de ampla publicidade dos atos administrativos entre os administrados, permitindo, inclusive que estes possam exercer o controle social das ações administrativas, se, mostrando assim como elemento indispensável à participação democrática.

    Eficiência - o princípio da eficiência implementou o modelo de administração pública gerencial voltada para um controle de resultados na atuação estatal. Segundo José dos Santos Carvalho Filho o núcleo do princípio é a busca pela produtividade e economicidade, e, o mais importante, a necessidade de redução de desperdícios de dinheiro público, o que impõe a a execução de serviços com presteza, perfeição e rendimento funcional.(CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Atlas, 2018, p. 31).

    Diante do exposto, vamos a análise das alternativas:

    A - ERRADA
    B - CORRETA
    C - ERRADA
    D - ERRADA
    E - ERRADA

    GABARITO: Letra B
  • Princípio da legalidade

    É o princípio que, de maneira mais íntima, representa o Estado de Direito, revelando a supremacia da lei e, dessa maneira, ainda, constitui-se em importantíssima forma de tutela dos direitos fundamentais.

    Leandro Bortoleto, Direito Administrativo.

  • LIMPE= Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiencia


ID
5068858
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito dos princípios da Administração Pública, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Objetivamente:

    A) Administração Pública só pode fazer o que está na Lei [INCORRETO]

    B) De fato este é o princípio da autotutela. Está em conformidade com a Súmula 473 do STF [CORRETO]

    C) Nem todos os atos devem ser publicitados pela administração pública. Alguns exemplos sobre atos que podem ter seu acesso restrito: informações referentes a projetos de pesquisa e desenvolvimento científicos ou tecnológicos cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado. Em conformidade com a LAI. [INCORRETO]

    D) A publicidade norteia a Administração Direta e Indireta. Vide o Art. 37 da CF/88. [INCORRETO]

    E) O princípio da eficiência está expressamente na CF/88. [INCORRETO]

    Além da súmula do STF, a autotutela pode ser vista na Lei do Processo Administrativo Federal. Vou deixá-las aqui pra quem quiser ler.

    • Súmula 473¹: A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.

    • Lei 9.784 - Art. 53²: A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

    Fonte¹: http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/menuSumarioSumulas.asp?sumula=1602

    Fonte²: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9784.htm

    Bons Estudos!

  • GABARITO: LETRA B

    Princípio da autotutela:

    O princípio da autotutela consagra o controle interno que a Administração Pú​blica exerce sobre seus próprios atos. Como con​sequência da sua independência funcional (art. 2º da CF), a Administração não precisa recorrer ao Judiciário para anular seus atos ilegais e revogar os atos inconvenientes que pratica. Consiste no poder-dever de retirada de atos administrativos por meio da anulação e da revogação. A anulação envolve problema de legalidade, a revogação trata de mérito do ato.

    Está consagrado no art. 53 da Lei n. 9.784/99: “A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos”. O dispositivo enfatiza a natureza vinculada do ato anulatório (“deve anular”) e discricionária do ato revocatório (“pode revogá-los”).

    O princípio da autotutela é decorrência da supremacia do interesse público e encontra-se consagrado em duas súmulas do Supremo Tribunal Federal:

    a) Súmula 346: “A administração pública pode declarar a nulidade dos seus próprios atos”.

    b) Súmula 473: “A Administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial”.

    FONTE: Manual de Direito Administrativo (2019) - Alexandre Mazza.

  • duplicidade de resposta. letra B está correta e a D tbm Já que o princípio da Eficiência NÃO está expresso na constituição de 88
  • GABARITO: B

    Princípio da autotutela: Abrange a possibilidade de o Poder Público anular ou revogar seus atos administrativos, quando estes se apresentarem, respectivamente, ilegais ou contrários à conveniência ou à oportunidade administrativa. Em qualquer dessas hipóteses, porém, não é necessária a intervenção do Poder Judiciário, podendo a anulação/revogação perfazer-se por meio de outro ato administrativo autoexecutável.

    Fonte: http://www.sintese.com/doutrina_integra.asp?id=1237

  • Legalidade pública e legalidade privada: "na administração particular é lícito fazer tudo que a lei não proíbe, na Administração Pública só é permitido fazer o que a lei autoriza" (MAZZA, 2020). 

  • A questão indicada está relacionada com os princípios da Administração Pública.

    - Princípios:

    Inicialmente, cabe informar que a doutrina realiza a distinção entre regras e princípios. As regras consistem em um comando com estrutura definida. Robert Alexy entende que os princípios possuem aplicação “tudo ou nada".

    Os princípios, por sua vez, não são restritos a um determinado fato. Pode-se dizer que os princípios incidem de maneira simultânea em diversas situações. O intérprete e o aplicador do direito muitas vezes realizam a ponderação entre os princípios em cada caso concreto.

    - Administração Pública:

    Administração Pública Direta compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. O artigo 4º, Inciso I, da Constituição Federal de 1988 dispõe sobre a Administração Direta.

    Administração Pública Indireta engloba as Autarquias, as Sociedades de Economia Mista, as Empresas Públicas e as Fundações Pública. O artigo 4º, Inciso II, da Constituição Federal de 1988 trata da Administração Indireta.

    O artigo 37, caput, da Constituição Federal 1988 traz princípios importantes norteadores da atividade administrativa, tais como, o princípio da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência.

    Salienta-se que existem ainda princípios implícitos, como o princípio da supremacia do interesse público e o princípio da indisponibilidade do interesse público.

    Após essa breve revisão, vamos analisar as alternativas:

    A)    INCORRETA. De acordo com o princípio da legalidade a Administração Pública apenas pode fazer o que for permitido por lei. Nas relações entre particulares, aplica-se a autonomia da vontade, que possibilita fazer o que não for proibido por lei.


    B)    CORRETA. Com base no princípio da autotutela, nos termos do artigo 53, da Lei nº 9.784 de 1999 e da Súmula 473 do STF, a Administração Pública pode anular seus atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, já que deles não se originam direitos. Além disso, a Administração Pública por revogar seus os atos por motivo de conveniência ou de oportunidade, respeitados os direitos adquiridos e, ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.


    C)    INCORRETA. De acordo com o princípio da publicidade, os atos praticados pela Administração Pública devem ser divulgados, já que a atuação administrativa deve ser transparente, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas em lei.

    Exceções ao princípio da publicidade: é inviolável a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, sendo aplicado a quem as violar o dever de indenizar por danos morais e materiais, nos termos do artigo 5º, Inciso X, da Constituição Federal de 1988; é garantido o acesso à informação, ressalvadas as informações imprescindíveis à segurança da sociedade e do Estado, nos termos do artigo 5º, Inciso XXXIII, da Constituição Federal de 1988; a lei pode restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social exigirem, nos termos do artigo 5º, LX, da Constituição Federal de 1988.

    D)    INCORRETA. A publicidade norteia as atividades da Administração Pública Direta e Indireta, nos termos do artigo 37, caput, da Constituição Federal de 1988.

    E)     INCORRETA. O princípio da eficiência encontra-se disposto no artigo 37, caput, da Constituição Federal de 1988.


    Gabarito do Professor: B)
  • " De acordo com o princípio da autotutela, a Administração Pública pode anular seus próprios atos quando eivados de vícios que os tornem ilegais."

    Não sei se concordam comigo, mas essa questão está errada pela palavra "pode". Quando um ato é ilegal, ele DEVE ser anulado.

    Enquanto a letra E, me parece mais correta afinal, princípio da eficiência foi incluído na Constituição Federal pela Emenda Constitucional n° 19/1998.

    Mas originalmente não constava nela...

  • Gabarito B

    Acerca da E: O Princípio da Eficiência NÃO nasceu com a CF/88, mas foi incluída como um dos Princípios Expressos com a Emenda Constitucional Nº 19/98.

  • Apesar do principio da eficiência não ter sido expresso de forma explicita, entre os princípios originários na CF em 88, o legislador quando emendou em 99, argumentou que este era um princípio implícito. o princípio da eficiência portando é um princípio derivado mas que compõe a CF hoje.

  • B +- CERTA

    visto que a administração DEVE ANULAR os atos ilegais

  • Discordo da Letra B.

    "Que os tornem ilegais", Não são somente os atos ilegais que podem ser anulados, atos lícitos também podem, de acordo com o interesse publico.

  • GABARITO - B

    A) Legalidade para a administração - Subordinação da vontade -

    Só pode fazer o que não está previsto

    Legalidade para o particular - Autonomia da vontade

    Pode fazer tudo aquilo que não está previsto

    __________________________________________________________

    B) Súmula 473

    A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.

    ___________________________________________________________

    C) Art. 5º, LX - a lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem;

    ____________________________________________________________

    D) A publicidade norteia a direta e a indireta.

    _____________________________________________________________

    E) L.I.M.P.E

  • A) 2.1 LEGALIDADE

    O princípio da legalidade, que é uma das principais garantias de direitos individuais, remete ao fato de que a Administração Pública só pode fazer aquilo que a lei permite, ou seja, só pode ser exercido em conformidade com o que é apontado na lei, esse princípio ganha tanta relevância pelo fato de não proteger o cidadão de vários abusos emanados de agentes do poder público. Diante do exposto, Meirelles (2000, p. 82)


ID
5068861
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação ao provimento dos cargos públicos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    É o que está descrito no art.37:

    V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

    outras alternativas:

    B - estabilidade é após 3 anos.

    C - A remuneração será proporcional.

    D - A idade mínima é de 18 anos.

    E - A lei dirá o percentual de cargos que serão reservados às pessoas com deficiência.

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 37. V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento; 

    FONTE: CF 1988

  • Segundo a CF:

    função de confiança >>> CARGO EFETIVO

    cargo em comissão >>> SERVIDORES DE CARREIRA

  • A) Funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e destinadas às atribuiçoes de chefia, direção e assessoramento.

    B) Estabilidade: Após 3 anos.

    C) O servidor estável que tiver seu cargo extinto, não estará fora da Administração Pública, porque a norma constitucional lhe garante estabilidade no serviço e não no cargo. O servidor será colocado em disponibilidade remunerada seguindo o disposto no art. 41, Parag, 3º da Constituição sendo sua remuneração calculada de forma proporcional ao tempo de serviço;

    D) 18 anos

    E)20% (ART5º PARAGRÁFO 3º LEI 8.112)

  • A) FC --> SÓ EFETIVO --> CDA 

    B) ESTAB --> 3A

    C) CARGO EXTINTO --> DISPONIB --> % (PROPORCIONAL)

    D) 18 A 

    E) ATÉ 20%

  • Gabarito A

    Função confiança → efetivo;

    Cargo em comissão → funções de chefia, direção e assessoramento (servidores de carreira).

  • Gabarito: Letra A

    Só confio no efetivo

  • A questão demanda conhecimento acerca do provimento de cargos e funções públicas. Vejamos as alternativas da questão:

    A) Segundo a Constituição, as funções de confiança serão exercidas apenas por servidores ocupantes de cargo efetivo.

    Correta. As funções de confiança são funções de livre nomeação e exoneração. No entanto, só podem exercer tais funções servidores públicos ocupantes de cargos efetivos, na forma do artigo 37, V, da Constituição Federal.

    Vale conferir o mencionado dispositivo constitucional:
    Art. 37 (...)

    V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.
    B) O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade ao completar um ano de efetivo exercício.

    Incorreta. Os servidores públicos ocupantes de cargos efetivos só adquiriram estabilidade após três anos de efetivo exercício.

    Nesse sentido, o artigo 41 da Constituição Federal determina que “são estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público".

    C) Na hipótese de extinção de determinado cargo público, o servidor estável ocupante desse cargo ficará em disponibilidade, com remuneração integral, até o seu adequado aproveitamento em outro cargo.

    Incorreta. Em caso de extinção de cargo público efetivo ocupado, o servidor ocupante do cargo ficará em disponibilidade até ser aproveitado em outro cargo com remuneração. A remuneração, todavia, não será integral, mas sim proporcional ao tempo de serviço.

    Nesse sentido dispõe o artigo 41, §3º, da Constituição da República o seguinte:



    Art. 41 (...)

    § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

    D) Um dos requisitos para a investidura em cargo público é a idade mínima de dezesseis anos.

    Incorreta. De acordo com o artigo 39, §1º, II, da Constituição de 1988, a lei deve determinar os requisitos para investidura em cargo público. Em âmbito federal, esses requisitos são determinados pelo artigo 5º da Lei nº 8.112/1990 e são os seguintes: I - a nacionalidade brasileira; II - o gozo dos direitos políticos; III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais; IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo; V - a idade mínima de dezoito anos; VI - aptidão física e mental. A idade mínima para investidura em cargo público é de 18 anos e não 16 anos.

    E) Às pessoas portadoras de deficiência serão reservados, no máximo, 10% das vagas oferecidas no concurso.

    Incorreta. Em âmbito federal, são reservadas às pessoas com deficiência até 20% - e não 10% - das vagas em concurso público, nos termos do artigo 5º, §2º, da Lei nº 8.112/1990, in verbis:

    Art. 5º

    § 2o Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.
    Gabarito do professor: A. 
  • A) Correto. É o que se extrai do art. 37, V, da CF88:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;

    B) Incorreto. São estáveis após três anos de efetivo exercício, conforme o art. 41 da CF88:

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    C) Incorreto. Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo, conforme o art. 41, § 3º, da CF88:

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

    D) Incorreto. De acordo com o que dispõe o artigo 5º da lei 8.112/1990, um dos requisitos para a investidura em cargo público é a idade mínima de dezoito anos:

    Art. 5o São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    V - a idade mínima de dezoito anos;

    E) Incorreto. Para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso, conforme o artigo 5º, § 2o, da Lei 8.112/1990:

    Art. 5o São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    § 2 o Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

  • CARGOS EM COMISSÃO - PESSOA COMUM

    CARGOS DE CONFIANÇA - APENAS SERVIDORES EFETIVOS

  • FIQUEI EM DUVIDA NA C


ID
5068864
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A atribuição conferida à Administração Pública para limitar o exercício dos direitos individuais, em benefício do interesse público, está relacionada ao poder

Alternativas
Comentários
  • Concordo! E a participação popular é um dos princípios da administração pública do DF:

    Art. 19. A Administração Pública direta e indireta de qualquer dos poderes do Distrito Federal obedece aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, razoabilidade, motivação, participação popular, transparência, eficiência e interesse público, e também ao seguinte:

  • Para Hely Lopes Meirelles poder de polícia é: a faculdade que dispõe a administração pública de condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades, e direitos individuais em benefício da coletividade ou do próprio Estado.

    Gab: Letra E

    Bons Estudos!

  • GABARITO: LETRA E

    PODER DE POLÍCIA:

    Hely Lopes Meirelles: “poder de polícia é a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado”

    Celso Antônio Bandeira de Mello: “a atividade da Administração Pública, expressa em atos normativos ou concretos, de condicionar, com fundamento em sua supremacia geral e na forma da lei, a liberdade e propriedade dos indivíduos, mediante ação ora fiscalizadora, ora preventiva, ora repressiva, impondo coercitivamente aos particulares um dever de abstenção a fim de conformar-​lhes os comportamentos aos interesses sociais consagrados no sistema normativo”.

    Maria Sylvia Zanella Di Pietro: “atividade do Estado consistente em limitar o exercício dos direitos individuais em benefício do interesse público”.

    José dos Santos Carvalho Filho: “prerrogativa de direito público que, calcada na lei, autoriza a Administração Pública a restringir o uso e o gozo da liberdade e da propriedade em favor do interesse da coletividade”.

    O art. 78 do Código Tributário Nacional apre​senta a seguinte conceituação: “Considera​-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos”.

    FONTE: Manual de Direito Administrativo (2019) - Alexandre Mazza.  

  • Poder de POLÍCIA - é a atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. (Art. 78 do CTN).

     O poder de polícia NÃO PODE SUPRIMIR o núcleo essencial dos direitos fundamentais.

    Poder HIERÁRQUICO -  pode ser entendido como o poder de organizar e distribuir as funções de seus órgãos, estabelecendo a relação de subordinação entre os servidores do seu quadro de pessoal. Tem como objetivo ordenar, coordenar, controlar e corrigir as atividades administrativas, no âmbito interno da Administração Pública. HIERARQUIA é F O D A: Fiscaliza / Ordena / Delega / Avoca.

    Poder DISCIPLINAR - é a poder de punir internamente as infrações cometidas pelos agentes administrativos, o poder disciplinar é exercido no âmbito dos órgãos e serviços da Administração. O poder disciplinar será sempre um poder interno da Administração Pública e por isso não se confunde com sanções penais.

    - O poder disciplinar autoriza que a Administração aplique SANÇÕES A PARTICULARES que pratiquem infrações e que a ela estejam vinculados por um VÍNCULO JURÍDICO ESPECÍFICO.

    Poder disciplinar = servidores e PARTICULAR COM VÍNCULO (PRESO, UNIVERSIDADE, DESCUMPRIMENTO CONTRATO POR PARTICULAR).

    Poder de polícia = particular em geral

    O poder disciplinar alcança pessoas que, em razão de livre consentimento, se sujeitam ao âmbito interno da Administração Pública.

    Ex.: Um tenente da Marinha do Brasil determinou que um grupo de soldados realizasse a limpeza de um navio, sob pena de sanção se descumprida a ordem. Nesse caso, o poder a ser exercido pelo tenente, em caso de descumprimento de sua ordem, é disciplinar e deriva do poder hierárquico.

    Poder REGULAMENTAR - é um poder que tem como pressuposto a existência de lei que o institua. através dele, se tem a autorização para que o Chefe do Executivo possa expedir decretos e outros instrumentos regulamentadores e sua principal finalidade é viabilizar a efetiva execução das leis. (Art. 84, IV da CF). Ex.: a edição do referido decreto que concedeu fiel execução da lei caracteriza o exercício do PR.

    Poder VINCULADO  ou regrado é aquele que o Direito Positivo - a lei - confere à Administração Pública para a PRÁTICA DE ATO DE SUA COMPETÊNCIA, determinando os elementos e requisitos necessários à sua formalização. É o exercício de um ato cuja autonomia do agente para deliberar sobre ele inexiste, pois a própria lei estabelece todas as condutas a serem praticadas. Neste caso, quando não há margem de liberdade, o ato resultante é um "ato vinculado". 

  • GAB=E

    MEIRELLES

    "Poder de polícia é a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado".

    Explica o autor que poder de polícia é o mecanismo de frenagem de que dispõe a Administração Pública para conter os abusos do direito individual.

    ....................................................................

    Poder DISCIPLINAR

    Faculdade de punir internamente as infrações funcionais dos servidores, o poder disciplinar é exercido no âmbito dos órgãos e serviços da Administração. É considerado como supremacia especial do Estado.

    Correlato com o poder hierárquico, o poder disciplinar não se confunde com o mesmo. No uso do primeiro a Administração Pública distribui e escalona as suas funções executivas. Já no uso do poder disciplinar, a Administração simplesmente controla o desempenho dessas funções e a conduta de seus servidores, responsabilizando-os pelas faltas porventura cometidas.

    Marcelo CAETANO já advertia:

    "o poder disciplinar tem sua origem e razão de ser no interesse e na necessidade de aperfeiçoamento progressivo do serviço público."(3)

    O poder disciplinar da Administração não deve ser confundido com o poder punitivo do Estado , realizado por meio da Justiça Penal. O disciplinar é interno à Administração, enquanto que o penal visa a proteger os valores e bens mais importantes do grupo social em questão.

    A punição disciplinar e a penal têm fundamentos diversos. A diferença é de substância e não de grau.

  • GABARITO: E

    Poder de polícia é a faculdade que dispõe a administração pública de condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades, e direitos individuais em benefício da coletividade ou do próprio Estado.

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/o-que-saber-sobre-o-poder-de-policia/

  • Questão assim vindo da quadrix, fico até com medo

  • A questão indicada está relacionada com a Administração Pública.

     

    A)     INCORRETA. O Poder Normativo se refere ao poder conferido ao administrador público de editar normas complementares à lei.

     

    B)     INCORRETA. O Poder Hierárquico atribuído ao administrador público para distribuir e escalonar as funções dos seus órgãos, ordenar e rever a atuação dos agentes.

     

    C)     INCORRETA. O Poder Vinculado é aquele em que o administrador público não possui liberdade de escolha, ou seja, a conduta vem delimitada na lei e não há juízo de conveniência ou de oportunidade.

     

    D)    INCORRETA. O Poder Regulamentar é uma espécie do gênero normativo – para editar decretos regulamentares.

     

    E)     CORRETA. Com base no artigo 78, do Código Tributário Nacional, o Poder de Polícia pode ser entendido como a atividade da administração pública que, limita ou disciplina direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou a abstenção de fato, em virtude de interesse público relacionado com a segurança, a higiene, a ordem, os costumes, a disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas, que dependem de concessão ou de autorização do poder público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.

     

    Gabarito do Professor: E) 

  • Gab: E

    De acordo com o conceito moderno que aponta a fundamentação das prerrogativas desse poder no interesse público, enquanto que o conceito clássico diz que a fundamentação é a segurança pública.

    .

    .

    .

    Se Deus fizer Ele é Deus e se não fizer continua sendo Deus, lindo, perfeito e suficiente.


ID
5068867
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Suponha‐se que determinado servidor público, aposentado há poucos meses e sabendo do interesse da Administração Pública, tenha solicitado o retorno às atividades do cargo que desempenhava. Nesse caso, a solicitação é de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    II - no interesse da administração, desde que:

    a) tenha solicitado a reversão;

  • reVersao- retorno do Velho

  • GABARITO: LETRA E

    Reversão.

  • ReVersão: Vovô voltou

  • ERRADO

    ReVersão - Véi Volta

    Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria;

    ou

    II - no interesse da administração, desde que:

    a) tenha solicitado a reversão;

    b) a aposentadoria tenha sido voluntária;

    c) estável quando na atividade;

    d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação;

    e) haja cargo vago.

    § 1º A reversão far-se-á no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformação.

    § 2º O tempo em que o servidor estiver em exercício será considerado para concessão da

    aposentadoria.

    § 3º No caso do inciso I [reversão compulsória], encontrando-se provido o cargo, o servidor

    exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.

    § 4º O servidor que retornar à atividade por interesse da administração perceberá, em substituição

    aos proventos da aposentadoria, a remuneração do cargo que voltar a exercer, inclusive com as

    vantagens de natureza pessoal que percebia anteriormente à aposentadoria.

    § 5º O servidor de que trata o inciso II somente terá os proventos calculados com base nas regras

    atuais se permanecer pelo menos cinco anos no cargo.

    § 6º O Poder Executivo regulamentará o disposto neste artigo.

  • A presente questão trata de tema afeto aos agentes públicos, conforme disciplinado na lei 8.112/1990.

     

    Para responder ao questionamento, importante conhecer a literalidade do seguinte dispositivo:

     

    “Art. 25.  Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:            

     

    I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou                

     

    II - no interesse da administração, desde que:             

     

    a) tenha solicitado a reversão;

     

    b) a aposentadoria tenha sido voluntária;           

     

    c) estável quando na atividade;               

     

    d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação;

     

    e) haja cargo vago”.              

     

     

    Ainda sobre o instituto da reversão, cabe destacar que a mesma far-se-á no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformação (§1º). Ademais, o tempo em que o servidor estiver em exercício será considerado para concessão da aposentadoria (§2º).              

     

    Por fim, não poderá reverter o aposentado que já tiver completado 70 (setenta) anos de idade (art. 27).

     

     

    Deste modo, a alternativa correta é a letra E.

     

     

    Sobre as demais alternativas, cabe trazer os respectivos conceitos de forma breve:

     

    Ø    Recondução - é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de: I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; II - reintegração do anterior ocupante (art. 29).

     

    Ø    Aproveitamento - o retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado (art. 30).

     

    Ø    Promoção – trata-se de forma de provimento derivado decorrente do desenvolvimento do servidor na carreira. Pode ocorrer por antiguidade ou por merecimento (art. 10).

     

    Ø    Reintegração - é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens (art. 28).

     

     

     

     

     

     

    Gabarito da banca e do professor: letra E

  • Peguei de um colega aqui do QC

    Readaptação ---> a volta do machucado

    Reversão ---> a volta do aposentado

    Recondução ---> a volta do azarado

    Reintegração ---> a volta do demitido

    Promoção ---> a conquista do merecido

    Aproveitamento > o uso do disponível

    Nomeação ---> o chamado do aprovado (Essa vai ser a nossa!!!) e a invocação do comissionado

  • Recondução - A Recondução é em decorrência da Reintegração pois ocorre quando o ocupante atua do cargo volta (é reconduzido) para o seu cargo, pois o Servidor é reintegrado ao seu cargo de origem, já que provou que a sua exoneração foi ilícita.

    Aproveitamento: Ocorre quando um cargo é extinto e o servidor é colocado em disponibilidade. Assim que houver vaga em um cargo compatível, esse servidor, em disponibilidade, será aproveitado nesse cargo. Obs: Enquanto estiver em disponibilidade esse servidor recebe seu salário proporcional ao tempo de serviço.

    Promoção: O servidor "sobe" na carreira aumentando seu salário e suas responsabilidades.

    Reintegração: O Servidor consegue provar que sua exoneração ou demissão foi injusta, assim será reintegrado ao seu cargo público.

    Reversão: V de "vovô voltou". É quando o servidor público aposentando retorna ao serviço público.

  • RerVersão -> V de Véio

    Mnemômico criado pelo grande professor Thallius Moraes

  • Readaptação ---> a volta do machucado

    Reversão ---> a volta do aposentado

    Recondução ---> a volta do azarado

    Reintegração ---> a volta do demitido

    Promoção ---> a conquista do merecido

    Aproveitamento > o uso do disponível

    Nomeação ---> o chamado do aprovado (Essa vai ser a nossa!!!) e a invocação do comissionado

  • Recondução - A Recondução é em decorrência da Reintegração pois ocorre quando o ocupante atua do cargo volta (é reconduzido) para o seu cargo, pois o Servidor é reintegrado ao seu cargo de origem, já que provou que a sua exoneração foi ilícita.

    Aproveitamento: Ocorre quando um cargo é extinto e o servidor é colocado em disponibilidade. Assim que houver vaga em um cargo compatível, esse servidor, em disponibilidade, será aproveitado nesse cargo. Obs: Enquanto estiver em disponibilidade esse servidor recebe seu salário proporcional ao tempo de serviço.

    Promoção: O servidor "sobe" na carreira aumentando seu salário e suas responsabilidades.

    Reintegração: O Servidor consegue provar que sua exoneração ou demissão foi injusta, assim será reintegrado ao seu cargo público.

    Reversão: V de "vovô voltou". É quando o servidor público aposentando retorna ao serviço público.

  • Gabarito E

    Provimento Originário:

    Nomeação

    Provimento Derivado:

    Aproveito o Disponível.

    Reintegro o Demitido.

    Reverto o Aposentado.

    Reconduzo o Inabilitado

    Readapto o Incapacitado.

  • Peguei de um colega aqui do QC

    Readaptação ---> a volta do machucado

    Reversão ---> a volta do aposentado

    Recondução ---> a volta do azarado

    Reintegração ---> a volta do demitido

    Promoção ---> a conquista do merecido

    Aproveitamento > o uso do disponível

    Nomeação ---> o chamado do aprovado (Essa vai ser a nossa!!!) e a invocação do comissionado

  • A volta do aposentado é a reversão.


ID
5068870
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto ao controle da Administração Pública, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Conforme Maria Sylvia Zanella Di Pietro:

    "O Poder Judiciário pode examinar os atos da Administração Pública, de qualquer natureza, sejam gerais ou individuais, unilaterais ou bilaterais, vinculados ou discricionários, mas sempre sob o aspecto da legalidade e, agora, pela Constituição, também sob o aspecto da moralidade".

    Complementando:

    Prova: CESPE - 2010 - MS - Analista Técnico - Administrativo - PGPE 1Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Controle da administração pública; Controle administrativo, judicial e legislativo; 

    No controle dos atos discricionários, os quais legitimam espaço de liberdade para o administrador, o Poder Judiciário deve, em regra, limitar-se ao exame da legalidade do ato, sendo vedada a análise dos critérios de conveniência e oportunidade adotados pela administração.

    GABARITO: CERTO

  • Gabarito A

    O controle do Poder Judiciário envolve a legalidade e legitimidade.

    O Poder Judiciário não poderá adentrar no mérito da decisão, ou seja, em nenhuma hipótese o controle judicial adentrará no juízo de conveniência e oportunidade da autoridade administrativa que editou o ato, pois a esse Poder só cabe avaliar a legalidade e legitimidade, mas não o mérito.

    *******Não se deve confundir mérito com discricionariedade. O Poder Judiciário pode sim analisar os atos discricionários, verificando se eles encontram-se dentro dos parâmetros definidos na lei e no Direito. Se, eventualmente, um ato discricionário mostrar-se desarrazoado ou desproporcional, o Poder Judiciário poderá anulá-lo em virtude de sua ilegalidade ou ilegitimidade.

  • CONTROLE

    Legalidade/Legitimidade

    • Administração Pública, Judiciário e Legislativo;
    • Ilegalidade do ato
    • Ato anulado
    • Controle Hierárquico

    Mérito

    • Administração Pública e Legislativo (art. 49, IX CF/88)
    • Conveniência e oportunidade
    • Ato revogado
    • Controle Finalístico
    • *NUNCA o judiciário

  • ERROS EM VERMELHO, CORREÇÃO EM AZUL

    A)CORRETO.

    B)INCORRETO. Segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), os atos administrativos dos servidores da administração pública indireta não são passíveis de controle jurisdicional. (na verdade todos os atos da administração pública são sujeitos ao controle judicial no que tange a legalidade/constitucionalidade).

    C)INCORRETO: Com base em critérios de conveniência e oportunidade, (quando se fala em conveniência e oportunidade estamos adentrando no mérito do ato ato administrativo -discricionariedade do administrador público-, o judiciário não detem poder para analisar o mérito dos atos administrativos praticados pelo poder executivo oque poder ser analisando e somente sua legalidade) o Poder Judiciário pode anular atos administrativos praticados por autoridades do Poder Executivo.

    D)INCORRETO: A coisa julgada administrativa impede a revisão judicial (O Brasil adota o sistema de jurisdição Uno que se contrapõe ao modelo Frances do Contecioso Administrativo. No sistema as decisões administrativas podem ser revistas pelo poder judiciário -regra geral, mas há exceções-, no contecioso administrativo as decisões administrativas não podem ser revistas pelo poder judiciário) do ato administrativo e da decisão proferida em sede administrativa.

    E)INCORRETO: Os atos discricionários da Administração Pública não se sujeitam, em nenhuma hipótese, (os atos administrativos discricionários se sujeitam ao controle de legalidade/constitucionalidade perante o poder judiciário) à apreciação judicial.

    Bons estudos!

    Carvalho Filho 34° edição pag. 111

  • No controle dos atos discricionários, os quais legitimam espaço de liberdade para o administrador, o Poder Judiciário deve, em regra, limitar-se ao exame da legalidade do atosendo vedada a análise dos critérios de conveniência e oportunidade adotados pela administração.

  • GABARITO - A

    A) O controle do judiciário é de legalidade e não de mérito.

    OBS: O judiciário pode fazer o controle de atos discricionários, mas não adentra o mérito.

    Também é possível que ele revogue atos de forma excepcional, todavia são os atos praticados por ele em

    função atípica de adm.

    ______________________________________________________________

    C) Anulação - recai sobre ato ilegal

    Revogação - recai sobre ato legal ( Inoportuno ou inconveniente )

    _________________________________________________________

    D) A coisa julgada administrativa impede a revisão judicial do ato administrativo e da decisão proferida em sede administrativa.

    Coisa julgada administrativa diz respeito a determinadas matérias que não podem mais ser tratadas na

    seara administrativa, entretanto isso não impede a revisão do judiciário.

    ___________________________________________________________

    E) Em relação à legalidade , por exemplo.

  • Gab: A

    outras questões do assunto:

    1. O Poder Judiciário pode examinar os atos administrativos, inclusive os discricionários, mas sempre sob o aspecto da legalidade, não podendo analisar o aspecto da moralidade e tampouco o mérito administrativo. Errado! O mérito administrativo não pode ser analisado pelo Poder Judiciário, no entanto, o aspecto da moralidade pode! ato imoral é ato ilegal que deverá ser anulado.
    2. No controle dos atos discricionários, os quais legitimam espaço de liberdade para o administrador, o Poder Judiciário deve, em regra, limitar-se ao exame da legalidade do ato,sendo vedada a análise dos critérios de conveniência e oportunidade adotados pela administração. Certa
  • A questão demanda conhecimento acerca do controle judicial de atos administrativos. O controle judicial dos atos administrativos é um controle de legalidade, cabe ao Poder Judiciário verificar se o ato é compatível com as normas constitucionais e legais que regem sua edição.

    Sobre o controle judicial dos atos administrativos afirma José dos Santos Carvalho Filho o seguinte:


    O controle judicial sobre atos da Administração é exclusivamente de legalidade. Significa dizer que o Judiciário tem o poder de confrontar qualquer ato administrativo com a lei ou com a Constituição e verificar se há ou não compatibilidade normativa. Se o ato for contrário à lei ou à Constituição, o Judiciário declarará a sua invalidação de modo a não permitir que continue produzindo efeitos ilícitos. (CARVALHO FILHO. J. S. Manual de Direito Administrativo. 28ª ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 1056).
    Atos administrativos vinculados são atos cujos elementos – competência, forma, motivo, objeto e finalidade – estão todos estabelecidos em lei, logo, todos os elementos podem ser examinados no controle do ato judicial de atos administrativo.

    Atos administrativos discricionários são atos em que a lei deixa ao gestor público margem de liberdade para realização de um juízo de conveniência e oportunidade do ato administrativo. Os elementos competência, forma e finalidade são sempre vinculados. O juízo de conveniência e oportunidade se refere sempre aos motivos e ao objeto do ato administrativos que são elementos que constituem o chamado mérito do ato administrativo.

    No controle judicial de atos administrativos discricionários, os elementos vinculados do ato podem ser apreciados pelo Poder Judiciário, bem como a legalidade do motivo e objeto do ato, isto é, do mérito do ato administrativo. Não pode a autoridade judiciária, contudo, rever o mérito do ato administrativo, impondo seu juízo de conveniência e oportunidade acerca dos motivos ou objeto do ato, em substituição ao juízo da Administração Pública.

    Feitas essas considerações, vejamos as alternativas da questão:

    A) O Judiciário poderá examinar os atos discricionários da Administração Pública, mas sempre sob o aspecto da legalidade.

    Correta. O controle judicial dos atos administrativos inclui o exame de atos discricionários, mas sob o aspecto da legalidade do ato, sem interferência judicial no juízo de conveniência e oportunidade da Administração Pública acerca do mérito do ato administrativo.

    B) Segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), os atos administrativos dos servidores da administração pública indireta não são passíveis de controle jurisdicional.

    Incorreta. Tanto os atos administrativos praticados por servidores da Administração Pública Direta quanto os atos praticados por servidores públicos da Administração Pública Indireta estão sujeitos a controle jurisdicional.

    C) Com base em critérios de conveniência e oportunidade, o Poder Judiciário pode anular atos administrativos praticados por autoridades do Poder Executivo.

    Incorreta. O Poder Judiciário pode anular atos administrativos em razão de vícios de legalidade. Apenas a própria administração pública pode revogar seus atos com fundamento em critérios de conveniência e oportunidade.

    Importante lembrar que tanto anulação quanto a revogação de atos administrativos são formas de extinção de atos administrativos, mas essas duas formas de extinção de atos administrativos não se confundem. A anulação é a extinção do ato em decorrência de vícios de legalidade pode ser promovida pela própria Administração Pública ou pelo Poder Judiciário. Já a revogação de ato administrativo é a extinção deste por motivo de oportunidade e conveniência e só pode ser promovida pela própria Administração Pública. 

    D) A coisa julgada administrativa impede a revisão judicial do ato administrativo e da decisão proferida em sede administrativa.

    Incorreta. Coisa julgada administrativa ocorre quando de uma decisão administrativa não cabem mais recursos administrativos, de modo que a decisão se torna imutável no âmbito da Administração Pública. A coisa julgada administrativa, todavia, não torna a decisão imutável pelo poder judiciário e, mesmo que não caibam mais recursos administrativos, a decisão ainda pode ser objeto de exame judicial e, em caso de ilegalidade, de alteração pelo Poder Judiciário.

    E) Os atos discricionários da Administração Pública não se sujeitam, em nenhuma hipótese, à apreciação judicial.

    Incorreta. Os atos discricionários da Administração Pública se sujeitam à apreciação pelo Poder Judiciário, sob o aspecto da sua legalidade.

    Gabarito do professor: A. 


  • Fui seca na E, falta de atenção rsrsrsrs


ID
5068873
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere às entidades da administração pública indireta, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A empresa pública é a pessoa jurídica criada por força de autorização legal como instrumento de ação do Estado, dotada de personalidade de direito privado, mas submetida a certas regras especiais decorrentes da finalidade pública que persegue.

    E constituída sob quaisquer das formas admitidas em direito, com capital formado unicamente por recursos públicos, de pessoas da Administração Direta ou Indireta. Poderá ser federal, estadual ou municipal, a depender da predominância acionária.; Pode prestar serviços públicos ou explorar atividade econômica.

    FONTE: Fernanda Marinela.

  •     ADM DIRETA (MUDE)

    • Municípios
    • União
    • DF
    • Estados

    - ADM INDIRETA (FASE)

    • Fundação Pública
    • Autarquias
    • Sociedade de Economia Mista
    • Empresas Públicas

    ·       Autarquia       Direito Público ------------  Criada por Lei

    ·       Fundação         Direito Público ou Privado   --------- Criada por Lei

     ·      Empresa Pública    Direito Privado      ----------    AUTORIZADA por Lei

    ·       Sociedade de Economia Mista       Direito Privado  ----------  AUTORIZADO por Lei

      A administração pública DIRETA é composta por órgãos e agentes públicos que, no âmbito federal, constituem serviços integrados na estrutura administrativa da presidência da República e dos ministérios.

    ADM INDIRETA: Para os fins desta lei, considera-se: Art 4º e 5º     DL 200/67        

    I - Autarquia – DIREITO PÚBLICO o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.

    II - Emprêsa Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de DIREITO PRIVADO, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criado por lei para a exploração de atividade econômica que o Govêrno seja levado a exercer por fôrça de contingência ou de conveniência administrativa podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito.       

    III - Sociedade de Economia Mista - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta.            

    IV - Fundação Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público.

                     DES      -    CENTRALIZAÇÃO =  (ENTIDADES)

    ADM INDIRETA -  DISTRIBUIÇÃO EXTERNA TEM CNPJ (INSS) criação de pessoas jurídicas integrantes da Administração       

    ·        Possui    VINCULAÇÃO  /   NÃO TEM HIERARQUIA  (SEM subordinação e SEM hierarquia).         Existe entre elas apenas um CONTROLE FINALÍSTICO.

    Vide   Q436487       Q602516

    ·        NÃO tem autonomia política !!!!  Possui autonomia ADMINISTRATIVA, FINANCEIRA e OPERACIONAL        

    -  NÃO POSSUI COMPETÊNCIA LEGISLATIVA

    ·        Fenômeno EXTERNO de distribuição – NASCE UMA NOVA PESSOA JURÍDICA - pressupõe a criação, MEDIANTE LEI, de uma NOVA pessoa jurídica de direito público ou privado, à qual se atribui a titularidade e a execução de determinado SERVIÇO PÚBLICO, e não apenas a execução.

      O Poder Judiciário e o Poder Legislativo podem criar AUTARQUIA e FUNDAÇÃO      (Q558969       Q559101  Q854972)

        O TRE e TJ DF integram a ADM DIRETA FEDERAL !!!        VIDE Q606730   Q558969

  • GABARITO - D

    A)

    Na história do direito brasileiro já foram registrados casos de autarquias que não se ligam ao Poder Executivo, como as autarquias que são ligadas a outras autarquias. Por exemplo, o Hospital das Clínicas de São Paulo é uma autarquia, vinculada à Universidade de São Paulo, que é outra autarquia.

    Existem também autarquias ligadas a outros poderes. Exemplo, Caixa de Assistência Parlamentar, autarquia vinculada ao Poder Legislativo destinada a custear a previdência dos legisladores. 

    - Prof. Alexandre Mazza

    ----------------------------------------------

    B) As entidades da administração indireta não se sujeitam ao controle positivo do Estado.

    Aos entes da administração Indireta aplica-se o controle positivo do Estado que tem por finalidade verificar se a entidade está cumprindo os fins para os quais foi criada.

    Os entes da Administração Indireta, se sujeitam a Controle pela Administração Direta da pessoa política à qual são vinculados. O que existe é um controle de legalidade.

    ------------------------------------------------------

    C) A administração pública indireta é composta por órgãos e pessoas administrativas submetidas a regime jurídico de direito privado.

    Desconcentração - Criação de órgãos

    Descentralização - Distribuição externa de competências externamente para pessoas jurídicas externas e com personalidade jurídica.

    Adm Indireta : F.A.S.E.

    Pessoas jurídicas de direito público :

    Autarquias

    Fundações públicas de direito público

    Pessoas jurídicas de direito privado:

    Emp

    Sem

    Fundações públicas

    -------------------------------------

    Bons estudos!

  • gabarito D.

    a)O texto constitucional veda a criação de entidades da administração indireta, como autarquias e fundações, vinculadas às estruturas dos Poderes Legislativo e Judiciário.

    Errado. Art. 37, inciso XIX, CF - somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação (...)

    b)As entidades da administração indireta não se sujeitam ao controle positivo do Estado

    Errado. Administração Indireta - constituída por pessoas jurídicas distintas do estado, cuja função típica é a atividade administrativa pública, por determinação do direito positivo. (fonte: Resumão jurídico/Antonio Cecílio Moreira Pires).

    c)A administração pública indireta é composta por órgãos e pessoas administrativas submetidas a regime jurídico de direito privado.

    Errado. A que é composta por órgãos é a Administração Direta.

    d)As empresas públicas são entidades da administração indireta, dotadas de personalidade jurídica de direito privado.

    Gabarito.

    e)As pessoas administrativas que integram a administração pública indireta são as dotadas de personalidade jurídica de direito público.

    Errado. Algumas pessoas administrativas são ou podem vir a ser de direito público, mas majoritariamente são de direito privado.

    Erros, corrijam-me no privado.

  • GABARITO: D

    Entre as principais características das empresas públicas, podemos começar destacando que, por serem parte da Administração Pública Indireta, elas surgem a partir da descentralização do Estado. Assim, permanece com o mesmo, a titularidade dos serviços prestados, tendo em vista que cabe a essas somente a sua respectiva execução.

    A constituição diz que uma empresa estatal só pode ser criada a partir de uma lei específica. Assim, poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública. A extinção das empresas públicas acontece da mesma forma, pela mesma via legal.

    Outra característica diz respeito à exigência de seu capital ser majoritariamente estatal.

    No caso das empresas públicas, a exploração de atividade econômica pelo Estado só é permitida quando há motivos de segurança nacional envolvidos ou haja relevante interesse coletivo. Logo, as empresas públicas somente podem ser criadas visando resguardar o interesse público.

    Fonte: https://www.capitalresearch.com.br/blog/investimentos/empresa-publica/

  • A questão indicada está relacionada com a Administração Pública Indireta.

     

    - Administração Pública Direta: União, Estados, Distrito Federal e Municípios (artigo 4º, Inciso I, do Decreto-lei nº 200 de 1967).

     

    - Administração Pública Indireta: Autarquias, Fundações Públicas, Sociedades de Economia Mista e Empresas Públicas (artigo 4º, Inciso II, do Decreto-lei nº 200 de 1967).

     

    A)    INCORRETA. Com base no artigo 37, Inciso XIX, da Constituição Federal de 1988, apenas por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabe à lei complementar definir as áreas de sua atuação.

     

    B)    INCORRETA. As entidades da Administração Pública Indireta estão sujeitas ao controle finalístico exercido pela Administração Pública Direta. O referido controle é denominado de tutela administrativa.

     

    C)    INCORRETA. Algumas pessoas administrativas que integram a Administração Pública Indireta são pessoas jurídicas de direito público, como a autarquia.

     

    D)    CORRETA. De acordo com o artigo 3º, da Lei nº 13.303 de 2016, a empresa pública se refere à entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cuja capital social integral é detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios.

     

    E)     INCORRETA. Algumas pessoas administrativas que integram a Administração Pública Indireta são pessoas jurídicas de direito privado, como a empresa pública, nos termos do artigo 3º, da Lei nº 13.303 de 2016.

     

    Gabarito do Professor: D)

  • A questão indicada está relacionada com a Administração Pública Indireta.

     

    - Administração Pública Direta: União, Estados, Distrito Federal e Municípios (artigo 4º, Inciso I, do Decreto-lei nº 200 de 1967).

     

    - Administração Pública Indireta: Autarquias, Fundações Públicas, Sociedades de Economia Mista e Empresas Públicas (artigo 4º, Inciso II, do Decreto-lei nº 200 de 1967).

     

    A)    INCORRETA. Com base no artigo 37, Inciso XIX, da Constituição Federal de 1988, apenas por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabe à lei complementar definir as áreas de sua atuação.

     

    B)    INCORRETA. As entidades da Administração Pública Indireta estão sujeitas ao controle finalístico exercido pela Administração Pública Direta. O referido controle é denominado de tutela administrativa.

     

    C)    INCORRETA. Algumas pessoas administrativas que integram a Administração Pública Indireta são pessoas jurídicas de direito público, como a autarquia.

     

    D)    CORRETA. De acordo com o artigo 3º, da Lei nº 13.303 de 2016, a empresa pública se refere à entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cuja capital social integral é detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios.

     

    E)     INCORRETA. Algumas pessoas administrativas que integram a Administração Pública Indireta são pessoas jurídicas de direito privado, como a empresa pública, nos termos do artigo 3º, da Lei nº 13.303 de 2016.

     

    Gabarito do Professor: D)

  • SIMPLIFICANDO!

    Adm. DIRETA: Orgãos da União, Estados, DF, Municípios.

    Adm. INDIRETA: Autarquias, Empresas públicas, Sociedade de Economia Mista, Fundações Públicas (esta de direito Público ou Privado).

  • Sobre o item A:

    "Uma importante ressalva é que, não necessariamente, a pessoa administrativa está vinculada a órgão do Poder Executivo, pois é possível a existência de pessoas administrativas vinculadas a órgãos do Poder Judiciário, do Poder Legislativo, do Ministério Público ou do Tribunal de Contas, pois o art. 37 da Constituição Federal se refere à administração indireta de qualquer dos poderes."

    Leandro Bortoleto, Direito Administrativo, pg 91, 7a ed.


ID
5068876
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

A entidade administrativa com personalidade jurídica de direito privado, criada sob a forma de sociedade anônima e com conjugação de capital público e privado,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Art. 5º Para os fins desta lei, considera-se:

    III - Sociedade de Economia Mista - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta.

    FONTE: DECRETO-LEI Nº 200, DE 25 DE FEVEREIRO DE 1967

    Art. 2º A exploração de atividade econômica pelo Estado será exercida por meio de empresa pública, de sociedade de economia mista e de suas subsidiárias.

    Art. 4º Sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta.

    FONTE: LEI Nº 13.303, DE 30 DE JUNHO DE 2016.

  • A entidade administrativa com personalidade jurídica de direito privado, criada sob a forma de sociedade anônima e com conjugação de capital público e privado = a questão versa sobre a SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA, decorrente da descentralização administrativa, integrante da administração indireta. Essa pessoa respeita os princípios constitucionais do LIMPE (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência), podendo exercer atividades econômicas e prestar serviços públicos.

    a) integra a administração direta.

    b) tem natureza de fundação.

    c) pode desempenhar atividade de natureza econômica. = Gabarito

    d) não se submete ao princípio da publicidade.

    e) é exemplo de desconcentração administrativa.

  • A questão tem por objeto tratar da sociedade de economia mista. A sociedade de economia mista é regulada pelo Decreto 200/1967 e Lei 6.404/76. 

             
    Letra A) Alternativa Incorreta. Dispõe o art. 4°, Decreto 200/1967 que a Administração Federal compreende: I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios. II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria: a) Autarquias; b) Empresas Públicas; c) Sociedades de Economia Mista, d) fundações públicas.      


    Letra B) Alternativa Incorreta. As fundações não exercem atividade com finalidade lucrativa.     


    Letra C) Alternativa Correta. Nos termos do art. 5º, III, Decreto 200/1967, dispõe que as sociedades de Economia Mista são entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta. (Redação dada pelo Decreto-Lei nº 900, de 1969).


    Letra D) Alternativa Incorreta. Sem correspondência.       


    Letra E) Alternativa Incorreta.  Sem correspondência.


    Gabarito do Professor: C


    Dica: As Sociedade de economia mista são entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta.

  • GABARITO: C

    A questão exige conhecimento acerca das Empresas Estatais que são as sociedades empresariais que compõem a Administração Indireta e nas quais o Estado possui o controle acionário. Elas podem assumir a forma de Empresa Pública ou de Sociedade de Economia Mista, que é a descrita no enunciado da questão.

    Sociedade de economia mista é pessoa jurídica de direito privado, sempre com forma de S/A constituída por capital público e privado, sendo que a maioria das ações deve pertencer ao Poder Público. Possui, em regra, a finalidade de prestar serviço público e, em caráter excepcional, explorar atividade econômica.

    A. INCORRETA.

    A Sociedade de Economia Mista integra a administração indireta.

    B. INCORRETA.

    Possui natureza de Sociedade de Economia Mista.

    C. CORRETA.

    Sim, em caráter excepcional, pode explorar atividade econômica conforme previsão constitucional (Art. 173).

    D. INCORRETA.

    A SEM integra a administração indireta e, assim, submete-se a todos os príncípios da Administração Pública, inclusive ao princípio da publicidade.

    E. INCORRETA.

    É exemplo de descentralização administrativa.

    Fonte: Marina Lourdes


ID
5068879
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da responsabilidade civil do Estado, julgue os itens subsequentes.

I A responsabilidade civil das pessoas jurídicas de direito público baseia‐se no risco administrativo, sendo objetiva.
II O Poder Público não responde pelos danos que seus agentes causarem a terceiros.
III A pessoa jurídica de direito público responderá pelos danos causados a terceiros, desde que comprovada a existência de dolo ou culpa.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • I - Correta

    II -Errada - 37, § 6º da Constituição Federal de 1988: “as pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa”.

    III - Errada - Não depende de comprovação, a responsabilidade é objetiva.

  • GABARITO - A

    Consagração da RESPONSABILIDADE OBJETIVA

    Consoante explicitado, a responsabilidade civil das pessoas jurídicas de direito público e das prestadoras de serviços públicos não depende da comprovação de elementos subjetivos ou ilicitude, baseando-se, somente em três elementos, quais sejam conduta de agente público, dano e nexo de causalidade

  • Previsão constitucional da responsabilidade civil do estado 

    Art 37.§ 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

    Responsabilidade civil do estado 

    Responsabilidade objetiva

    •Independe de dolo ou culpa, bastando que fique configurado o nexo causal daquela atividade com o objetivo atingido.

    Responsabilidade civil do servidor público 

    Responsabilidade subjetiva

    •O dever de indenizar se dará quando o causador de determinado ato ilícito atingir este resultado em razão do dolo ou da culpa em sua conduta

    Ação regressiva

    Responsabilidade subjetiva

    Responsabilidade objetiva (adotada)

    Conduta + nexo causal + dano 

    Responsabilidade subjetiva 

    Conduta + nexo causal + dano + dolo ou culpa

    Excludentes de responsabilidade civil do estado 

    •Culpa exclusiva da vítima 

    A ocorrência do evento danoso decorreu somente por parte da vítima

    Caso fortuito ou força maior 

    Situações imprevisíveis e inevitáveis

    Atenuantes de responsabilidade civil do estado

    •Culpa recíproca ou concorrente 

    O particular e o estado contribui para a ocorrência do evento danoso

    Teorias sobre a responsabilidade civil do estado 

    Teoria do risco administrativo (adotada em regra)

    Responsabilidade objetiva 

    •Admite excludentes e atenuantes de responsabilidade civil do estado 

    Teoria do risco integral 

    Responsabilidade objetiva 

    •Não admite excludentes e atenuantes de responsabilidade civil do estado 

    •Aplicada em danos de acidentes nucleares, danos ambientais e atentado terrorista a bordo de aeronave de matrícula brasileira.

    Teoria da culpa administrativa 

    Responsabilidade subjetiva 

    •Omissão estatal (danos decorrentes por omissão do Estado)

    •Ocorre quando o estado é omisso quanto ao seu dever legal

    Evolução histórica da responsabilidade civil do estado 

    1- Teoria da irresponsabilidade civil do estado

    2- Teoria da responsabilidade civilista

    3- Teoria da responsabilidade civil objetiva (posição atual)

    Responsabilidade civil do estado por atos praticado por multidões

    Regra

    •Não responde

    Exceção

    •Responde quando o estado não adota as providências necessárias para evitar o confronto. (fica caracterizado a omissão específica)

    Responsabilidade civil do estado por atos nucleares 

    Responsabilidade objetiva

    Responsabilidade civil do estado por atos legislativos 

    Regra

    Não responde

    Exceção

    Lei declarada inconstitucional

    •Lei de efeitos concretos

    •Omissões legislativas

    Responsabilidade civil do estado por atos judiciais 

    Regra

    Não responde

    Exceção

    Erro judiciário

    •Prisão além do tempo fixado na sentença 

    •Juiz agir com dolo ou fraude

    •Falta objetiva injustificada na prestação jurisdicional

    Empresas pública e sociedade de economia mista 

    Prestadora de serviço público 

    Responsabilidade objetiva 

    Exploradora de atividade econômica 

    Responsabilidade subjetiva

  • GAb A

    A responsabilidade civil das pessoas jurídicas de direito público e das prestadoras de serviços públicos não depende de comprovação de elementos subjetivos ou ilicitude, baseando-se, somente em três elementos, quais sejam conduta de agente público, dano e nexo de causalidade.

  • A questão demanda conhecimento acerca da responsabilidade civil do Estado. A responsabilidade civil das pessoas jurídicas de direito público e das pessoas jurídicas privadas prestadoras de direito público é regulada pelo §6º do artigo 37 da Constituição da República que determina o seguinte:

    Art. 37 (...)

    § 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.
    Vemos que, de acordo com o dispositivo constitucional, as pessoas jurídicas de direito público e as pessoas jurídicas de direito privado prestadora de serviços públicos respondem pelos danos causados a terceiros por seus agentes.

    A responsabilidade das pessoas jurídicas de direito público e de direito privado prestadoras de serviço público é objetiva. Isto é, a responsabilidade fica configurada se presentes os seguintes elementos objetivos: i) fato administrativo (ação ou omissão do agente); ii) dano; iii) nexo causal entre o fato e o dano.

    Para configuração da responsabilidade do Estado ou de pessoas jurídicas privadas prestadoras de serviço público é desnecessária, portanto, a comprovação de elementos subjetivos, como o dolo ou culpa do agente causador do dano.

    O fundamento da responsabilidade objetiva do Estado é a teoria do risco administrativo segundo a qual o Estado por possui mais poderes e prerrogativas deve responder pelos riscos decorrentes as atividades administrativas.

    Sobre a teoria do risco administrativo como fundamento da responsabilidade objetiva do Estado afirma José dos Santos Carvalho Filho o seguinte:

    (...) por ser mais poderoso, o Estado teria que arcar com um risco natural decorrente de suas numerosas atividades: à maior quantidade de poderes haveria de corresponder um risco maior. Surge, então, a teoria do risco administrativo, como fundamento da responsabilidade objetiva do Estado. (CARVALHO FILHO. J. S. Manual de Direito Administrativo. 28ª ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 574). 
    Feitas essas considerações vejamos os itens propostos na questão:

    I A responsabilidade civil das pessoas jurídicas de direito público baseia‐se no risco administrativo, sendo objetiva.

    Correta. A responsabilidade civil das pessoas jurídicas de direito público é objetiva, na forma do artigo 37, §6º, da Constituição Federal e o fundamento desta responsabilidade objetiva é o risco administrativo.

    II O Poder Público não responde pelos danos que seus agentes causarem a terceiros.

    Incorreta. O poder público responde pelos danos que seus agentes, nessa condição, causarem a terceiros, na forma do artigo 37, §6º, da Constituição da República.

    III A pessoa jurídica de direito público responderá pelos danos causados a terceiros, desde que comprovada a existência de dolo ou culpa.

    Incorreta. As pessoas jurídicas de direito público respondem pelos danos causados por seus agentes a terceiros, independentemente da comprovação de dolo ou culpa.

    O único item correto, portanto, é o item I, logo, a resposta da questão é a alternativa A.

    Gabarito do professor: A.


  • Gab. A

    Lembrando que a comprovação do Dolo ou Culpa do agente público, quando da conduta praticada, será analisada na ação regressiva, ou seja, aquela em que o Estado promove contra o agente público, a fim de reaver os valores pagos à titulo de indenização.

    A luta continua !


ID
5068882
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Será inexigível a licitação

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

    As outras alternativas estão elencadas no artigo 24.

  • GABARITO: LETRA D

    INEXIGÍVEIS

    Produtor exclusivo

    Natureza singular

    Artista consagrado

  • INEXIGÍVEIS

    Produtor exclusivo

    Natureza singular

    Artista consagrado

  • ATENÇÃO

    Inexigível (Está incluído)

    Art. 13 Serviços Técnicos Profissionais Especializados

    VII - restauração de obras de arte e bens de valor histórico.

    Porém, quando há o termo " de autenticidade certificada", entra no Rol de dispensáveis.

    Art. 24.  É dispensável a licitação: 

    XV - para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada..

  • Cuidado!

    Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

    Art. 13.  Para os fins desta Lei, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a:

    VII - restauração de obras de arte e bens de valor histórico.

    -------------

    Art. 24.  É dispensável a licitação: 

    XV - para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada.

  • LETRA D CORRETA

    LEI 8.666

    Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

  • Lei 14.133-21 NOVA LEI DE LICITAÇÕES

    INEXIGIBILIDADE

    Art. 74. É inexigível a licitação quando inviável a competição, em especial nos casos de:

    I - aquisição de materiais, de equipamentos ou de gêneros ou contratação de serviços que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivos;

    II - contratação de profissional do setor artístico, diretamente ou por meio de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública;

    III - contratação dos seguintes serviços técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação:

    a) estudos técnicos, planejamentos, projetos básicos ou projetos executivos;

    b) pareceres, perícias e avaliações em geral;

    c) assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias;

    d) fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços;

    e) patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas;

    f) treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;

    g) restauração de obras de arte e de bens de valor histórico;

    h) controles de qualidade e tecnológico, análises, testes e ensaios de campo e laboratoriais, instrumentação e monitoramento de parâmetros específicos de obras e do meio ambiente e demais serviços de engenharia que se enquadrem no disposto neste inciso;

    IV - objetos que devam ou possam ser contratados por meio de credenciamento;

    V - aquisição ou locação de imóvel cujas características de instalações e de localização tornem necessária sua escolha.

    (...)

  • Para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou da entidade. (licitação dispensável) 

    Quando a aquisição ou restauração de obras de arte for compatível com a finalidade do órgão será dispensável 

    ex: obras de artes de museu, universidades..

    Agora, quando a aquisição ou restauração de obras de arte não for compatível com a finalidade do órgão será inexigível 

    ex: obra de arte de um tribunal

  • DISPENSÁVEL

    nos casos de guerra ou perturbação da ordem.

    quando o Poder Público tiver que intervir no domínio econômico para a regulação de preços ou a normalização do abastecimento.

    quando houver comprometimento da segurança nacional.

    para a aquisição ou a restauração de obras de arte e de objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis com as finalidades do órgão contratante.

    INEXIGÍVEL

    para a contratação de serviços técnicos especificados em lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização.