SóProvas



Prova UFSBA - 2014 - UFSBA - Técnico em Assuntos Educacionais


ID
1450123
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

[...] o Estado realiza a função administrativa por meio de órgãos, agentes e pessoas jurídicas, adotando duas formas básicas de organização e atuação administrativas: centralização e descentralização. (JUND, 2006, p. 49).

A análise do texto e os conhecimentos sobre a função administrativa do Estado permitem afirmar:

Quando o Estado centraliza, pressupõe a existência de duas pessoas jurídicas distintas: o Estado e a entidade que executará o serviço, por ter recebido essa atribuição.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: Errado.

    É quando ele descentraliza =  há 2 pess. distintas = Estado (U, DF, E, M)pessoa q executará o serviço (entidade)


  • Resposta: errada

    CENTRALIZAÇÃO: é a prestação de serviços diretamente pela pessoa política prevista constitucionalmente, sem delegação a outras pessoas. Diz-se que a atividade do Estado é centralizada quando ele atua diretamente, por meio de seus órgãos.

    Obs.: Órgãos são simples repartições interiores da pessoa do Estado, e, por isso, dele não se distinguem. São meros feixes de  atribuições – não têm responsabilidade jurídica própria – toda a sua atuação é imputada às pessoas a que pertencem. São divisões da Pessoa Jurídica.

    Se os serviços estão sendo prestados pelas Pessoas Políticas constitucionalmente competentes, estará havendo centralização.

    Centralização e descentralização

    Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro, descentralização é a distribuição de competências de uma para outra pessoa, física ou jurídica. Já desconcentração consiste na distribuição interna de competências dentro da mesma pessoa jurídica.

    Na descentralização política encontramos a presença de atribuições ou competências próprias não decorrentes do ente central. É o caso da federação brasileira. Na descentralização administrativa as atribuições ou competências distribuídas decorrem do poder central.

  • Errado!   O correto seria descentralização


    Descentralização ocorre quando o ente político – União, Estados, DF ou Municípios - desempenha algumas de suas funções por meio de outras pessoas jurídicas. A descentralização pressupõe duas pessoas jurídicas distintas: o Estado e a entidade que executará o serviço, por ter recebido do Estado essa atribuição.


    Fonte: Prof. Daniel Mesquita - Estratégia Concursos

  • Ué... nunca vi tudo escrito junto assim nas questões! Tive que decifrar para saber o que a assertiva falava...

  • Basta pensar que na Administração Centralizada há apenas uma pessoa jurídica.


    Logo, questão Errada.

  • O Estado quando DESCENTRALIZA - ai ok

  • ERRADO!!

    Mesma pessoa juridica.

    Orgão público não tem personalidade juridica própria, é vinculado ao seu ente criador.

    Desconcentração é a divisão interna de competências.

  • GABARITO: ERRADO

    Centralização é a técnica de cumprimento de competências administrativas por uma única pessoa jurídica governamental. É o que ocorre, por exemplo, com as atribuições exercidas diretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

    Já na descentralização, as competências administrativas são distribuídas a pessoas jurídicas autônomas, criadas pelo Estado para tal finalidade. Exemplos: autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista.

    FONTE:  Manual de Direito Administrativo (2019) - Alexandre Mazza.  

  • A questão cobrou conhecimento sobre Centralização e Descentralização da Administração Pública.

    De acordo com Mazza (2019),

    descentralização trabalha com as competências administrativas de forma distribuídas para outras pessoas jurídicas. Essas figuras autônomas são criadas com essa finalidade pelo Estado. Exemplos de descentralização: autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista. (Fonte: Mazza, 2019)

    Já em relação à centralização, Mazza afirma que "é a técnica de cumprimento de competências administrativas por uma única pessoa jurídica governamental. É o que ocorre, por exemplo, com as atribuições exercidas diretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios."

    Portanto, o item está incorreto pois é na descentralização que há uma segunda figura com personalidade jurídica própria.

    FONTE: MAZZA, Alexandre “Manual de direito administrativo” 9. ed. São Paulo. Saraiva Educação. 2019.

    GABARITO: ERRADO.


ID
1450126
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

[...] o Estado realiza a função administrativa por meio de órgãos, agentes e pessoas jurídicas, adotando duas formas básicas de organização e atuação administrativas: centralização e descentralização. (JUND, 2006, p. 49).

A análise do texto e os conhecimentos sobre a função administrativa do Estado permitem afirmar:

Uma das características dos órgãos da Administração Direta é a ausência de patrimônio próprio, uma vez que não dispõem de aptidão para ter bens.

Alternativas
Comentários
  • Não possuem patrimônio próprio(bens), uma vez que o patrimônio utilizado pelos órgãos é de propriedade da pessoa jurídica a que pertencem.

  • GABARITO: ERRADO!


    - Os órgãos públicos são entes despersonalizados. 

    - São unidades de atuação despersonalizadas instituídas para o desempenho de função pública e cujas realizações são imputadas à pessoa jurídica a que pertencem. 

    - São as repartições internas tanto das pessoas jurídicas políticas quanto das pessoas administrativas. 

    - Não possuem patrimônio e não dispõem de capacidade processual (capacidade para estar em juízo), salvo determinados órgãos e em situações excepcionais.

    Obs. órgãos não podem ser confundidos com entidades.


    Fonte: Prof. Flávio Germano

  • Certo

    Os órgãos, como foi falado, não possuem personalidade jurídica, nem detém patrimônio próprio (pertencente à pessoa jurídica ao qual o órgão faz parte), não possuem capacidade processual nem podem ser sujeitos passivos em ações, ex. o Ministério do Meio Ambiente não pode ser parte numa ação, e sim a União.

  • Cuidado Klaus, elas podem ter capacidade processual ativa, se lei assim o dispuser..

     

    Um exemplo é o órgão "câmara de vereadores" poder figurar no polo ativo, desde que tenha lei, é totalmente possível, inclusive demandar contra o ente da qual é vinculado (Município). 

     

    Fonte: Matheus Carvalho, Curso carreiras jurídicas, CERS).

  • Não possuem Patrimônio próprio;

    São Hierarquizados;

    São frutos de descOcentração;

    Criação e extinção por meio de Lei;

    Não possuem Personalidade Jurídica;

     

    Sexta Feira; 16/09 

    04:33 da madrugada;

  • Não possuem Patrimônio próprio;

    São Hierarquizados;

    São frutos de descOcentração;

    Criação e extinção por meio de Lei;

    Não possuem Personalidade Jurídica;

  • Aqui espera-se que o aluno julgue a afirmação como certa ou errada e para resolvê-la exigia-se do aluno conhecimento acerca dos órgãos públicos.

    Inicialmente, importante entendermos que a Administração Pública é composta por dois tipos diferentes de estruturas: a direta e a indireta:

    Decreto Lei 200/1967. Art. 4° A Administração Federal compreende:

    I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.

    II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

    a) Autarquias;

    b) Empresas Públicas;

    c) Sociedades de Economia Mista.

    d) fundações públicas. 

    Assim, precisamos também entender os fenômenos da desconcentração e da descentralização. Quando se fala da descentralização, há uma repartição externa de funções, determinada pessoa jurídica irá repassar, por lei, contrato ou ato administrativo, a execução de determinado serviço para outra pessoa.

    Quando se fala da desconcentração, por sua vez, entende-se que há uma repartição interna de funções, assim, temos uma única pessoa jurídica que distribui suas diversas atribuições entre diversos órgãos.

    Pergunta-se, qual a diferença entre pessoas e órgãos?

    As pessoas, ou entidades, possuem personalidade jurídica, e, portanto, são titulares de direitos e obrigações. Já os órgãos, por sua vez, são entes despersonalizadas, não possuindo personalidade jurídica, logo, não podendo ser sujeitos de direitos e obrigações. Vejamos o que a lei do processo administrativo federal afirma:

    Art. 1o § 2o Para os fins desta Lei, consideram-se:

    I - órgão - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;

    II - entidade - a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica;

    Assim, temos como exemplo de pessoa jurídica a União, e como órgão, o Ministério das Relações Exteriores. Assim, o Ministério das Relações Exteriores é uma pessoa diferente da União? Evidente que não. Trata-se, na verdade, de um órgão da União. Assim, tudo que for realizado pelo Ministro das Relações Exteriores será considerado como realizado pela própria União, pois é ela a detentora da personalidade e titular de direitos e obrigações.

    Visto isso, analisemos agora a assertiva da questão:

    Uma das características dos órgãos da Administração Direta é a ausência de patrimônio próprio, uma vez que não dispõe de aptidão para ter bens.

    Tal afirmativa, conforme já explicado, encontra-se correta. Órgãos não possuem personalidade jurídica, logo não são sujeitos de direitos e obrigações, portanto, por exemplo, a sede do Ministério Público, suas mesas, cadeiras, computadores, fazem parte do seu patrimônio? Não. Fazem parte do patrimônio da União, ela sim pessoa jurídica de direito público, capaz de possuir bens.

    GABARITO: CERTO.

    Campos, Ana Cláudia. Direito Administrativo Facilidade. São Paulo: Método; Rio de Janeiro: Forense, 2019.

  • RESOLUÇÃO COMPLETA:

    A questão versa sobre os órgãos públicos, os quais podem ser definidos como

    centros de atribuições dentro de uma pessoa jurídica criadora, tendo por objetivo a

    especialização e a celeridade das funções estatais. Sobre o tema, é importante

    destacarmos a definição dada pela professora Di Pietro (2018):

    “pode-se definir o órgão público como uma unidade que congrega

    atribuições exercidas pelos agentes públicos que o integram com o objetivo

    de expressar a vontade do Estado".

    Não menos importante, ressalta-se as palavras do professor Matheus Carvalho,

    que assim disciplina:

    "o órgão público não tem personalidade jurídica, logo, não tem vontade

    própria. Todos eles são meros instrumentos de ação do Estado, não podendo

    ser sujeitos de direitos e obrigações. Pode-se dizer que são centros de

    competência especializada, dispostos, na intimidade de uma pessoa jurídica,

    com a intenção de garantir especialização nas atividades prestadas, e

    consequentemente, maior eficiência".

    Realizada a conceituação inicial, passamos a abordar as características básicas

    dos órgãos públicos, sendo tal ponto da matéria explorado demasiadamente em

    questões de concursos. Sobre o tema, podemos resumidamente explanar as palavras

    dos professores Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, que assim sintetizam as

    características dos órgãos públicos:

    - "integram a estrutura de uma pessoa política (União, estado, Distrito

    Federal ou município) ou de uma pessoa jurídica administrativa (autarquia,

    fundação pública, empresa pública ou sociedade de economia mista);

    - não possuem personalidade jurídica;

    - são resultado da desconcentração;

    - alguns possuem autonomia gerencial, orçamentária e financeira;

    - podem firmar, por meio de seus administradores, contratos de gestão

    com outros órgãos ou com pessoas jurídicas (CF, art. 37, §8º);

    - não têm capacidade para representar em juízo a pessoa jurídica que

    integram;

    - alguns têm capacidade processual para defesa em juízo de suas

    prerrogativas funcionais;

    - não possuem patrimônio próprio".

    Assim, podemos verificar que a questão está correta, uma vez que os órgãos

    públicos não possuem patrimônio próprio, sendo esses de titularidade do ente a qual

    estão vinculados.

    Gabarito: “Certo”.

    fonte: alfacon


ID
1450129
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marque C, se  a proposição é verdadeira; E, se a proposição  é falsa.

Sabendo-se que a Lei n o 8112/1990 prevê, por ocasião da morte do servidor público, pensões para seus beneficiários, podendo ser vitalícias ou temporárias, pode-se afirmar que o irmão órfão do funcionário que comprovar dependência econômica do servidor público receberá uma pensão vitalícia.

Alternativas
Comentários
  • Era. O item foi revogado. Atenção: a MP 664/2014 trouxe novas observações.

  • Primeiro: A pensão por morte da Lei n.° 8.112/90 possuía uma peculiaridade: o próprio legislador a dividia, quanto à sua natureza, em dois grupos:

    a) Pensão por morte vitalícia;

    b) Pensão por morte temporária.

    Assim, não se deve mais falar em pensão por morte vitalícia e temporária enquanto modalidades distintas. A nomenclatura correta atualmente é apenas “pensão por morte”.

    Segundo: A Lei n.° 13.135/2015 também melhorou a redação na parte em que prevê o irmão do servidor público como um 

    dos possíveis beneficiários da pensão:


    Art. 217.  ...................................................................

    IV - o filho de qualquer condição que atenda a um dos seguintes requisitos:

    (...)

    VI - o irmão de qualquer condição que comprove dependência econômica do servidor e atenda a um dos requisitos previstos no inciso IV.


    Desse modo, é beneficiário da pensão por morte o irmão do servidor público falecido, 
    desde que esse irmão comprove que era dependente economicamente do servidor e:

    a)  seja menor de 21 anos;

    b)  seja inválido;

    c) tenha deficiência grave; ou

    d) tenha deficiência intelectual ou mental, nos termos do regulamento;

    Repare que agora a Lei não mais  exige que o irmão seja órfão para ter direito à pensão.


  • Questão desatualizada.

    O artigo 217 da lei 8112/1990 o qual se baseia a questão foi alterado devido a nova redação dada pela Lei nº 13.135, de 2015.

  •   Art. 217.  São beneficiários das pensões:

    I - o cônjuge;

    II - o cônjuge divorciado ou separado judicialmente ou de fato, com percepção de pensão alimentícia estabelecida judicialmente; (Redação dada pela Lei nº 13.135, de 2015)

    III - o companheiro ou companheira que comprove união estável como entidade familiar;    (Incluído pela Medida Provisória nº 664, de 2014)       (Vigência)

    (...)

     

     VII - em relação aos beneficiários de que tratam os incisos I a III do caput do art. 217: (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

      a) o decurso de 4 (quatro) meses, se o óbito ocorrer sem que o servidor tenha vertido 18 (dezoito) contribuições mensais ou se o casamento ou a união estável tiverem sido iniciados em menos de 2 (dois) anos antes do óbito do servidor; (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

      b) o decurso dos seguintes períodos, estabelecidos de acordo com a idade do pensionista na data de óbito do servidor, depois de vertidas 18 (dezoito) contribuições mensais e pelo menos 2 (dois) anos após o início do casamento ou da união estável: (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

     1) 3 (três) anos, com menos de 21 (vinte e um) anos de idade; (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

     2) 6 (seis) anos, entre 21 (vinte e um) e 26 (vinte e seis) anos de idade; (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

     3) 10 (dez) anos, entre 27 (vinte e sete) e 29 (vinte e nove) anos de idade; (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

     4) 15 (quinze) anos, entre 30 (trinta) e 40 (quarenta) anos de idade; (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

     5) 20 (vinte) anos, entre 41 (quarenta e um) e 43 (quarenta e três) anos de idade; (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

     6) vitalícia, com 44 (quarenta e quatro) ou mais anos de idade. (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

     

             

  • poderia ser corretamente reescrito

  • Não fala de sentido, sim de corretamente reescrito.


ID
1450132
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Para melhor gerenciar os resultados, o processo de gestão de uma organização deve ser dinâmico e proativo, permitindo se antecipar às mudanças que ocorrem no ambiente. Para ter esta característica, é necessário um modelo de gestão que vise, simultaneamente, um resultado econômico positivo para a organização e a criação de valor aos usuários dos serviços prestados. Assim, a sua base de atuação deve ser calcada em um processo de gestão estratégica, ou seja, baseado em estratégias que visam criar para a organização a possibilidade de maximização do seu resultado econômico no longo prazo. (MAUSS; SOUZA, 2008, p. 71).

A análise do texto e os conhecimentos sobre gestão organizacional permitem afirmar:

Um processo de gestão estratégica implica o uso eficiente dos recursos públicos no atendimento das necessidades da sociedade, de forma que, em longo prazo, os objetivos traçados sejam alcançados.

Alternativas
Comentários
  • Correto. PALUDO (2012):  A Gestão Estratégica vai além da definição de macrodesafios, da consistência estratégica e da avaliação da execução: constitui também uma base para repactuação permanente das condições de governabilidade e implementação do

    Plano, seja intra ou intergovernamental, ou seja com a sociedade civil organizada e demais atores. Inclui ainda a estratégia de financiamento dos investimentos e programas temáticos, com identificação das principais fontes de recursos, das parcerias potenciais, dos mecanismos de alavancagem financeira e de redução de riscos, e a participação da sociedade no processo de elaboração, monitoramento, avaliação e revisão. 


ID
1450135
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se aproposição é falsa.

Para melhor gerenciar os resultados, o processo de gestão de uma organização deve ser dinâmico e proativo, permitindo se antecipar às mudanças que ocorrem no ambiente. Para ter esta característica, é necessário um modelo de gestão que vise, simultaneamente, um resultado econômico positivo para a organização e a criação de valor aos usuários dos serviços prestados. Assim, a sua base de atuação deve ser calcada em um processo de gestão estratégica, ou seja, baseado em estratégias que visam criar para a organização a possibilidade de maximização do seu resultado econômico no longo prazo. (MAUSS; SOUZA, 2008, p. 71).

A análise do texto e os conhecimentos sobre gestão organizacional permitem afirmar:

O instrumento de planejamento, criado pela Constituição Federal de 1988, que reflete os objetivos estratégicos do organismo público, é a Lei de Diretrizes Orçamentárias–LDO.

Alternativas
Comentários
  • A questão estava correta até fundamentar objetivos com o instrumento de diretrizes orçamentárias.   Aqui o item fica incorreta. Perceba a letra vazada pela CRFB/1988:

    § 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

  • PPA: estratégico;
    LDO: tático;
    LOA: operacional
  • estratégico

    O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.

    tático

    LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias: compreende as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

    operacional

    Lei Orçamentária Anual (LOA) que o governo define as prioridades contidas no PPA e as metas que deverão ser atingidas naquele ano. A LOA disciplina todas as ações do Governo Federal. Nenhuma despesa pública pode ser executada fora do Orçamento, mas nem tudo é feito pelo Governo Federal. As ações dos governos estaduais e municipais devem estar registradas nas leis orçamentárias dos Estados e Municípios. No Congresso, deputados e senadores discutem, na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), a proposta enviada pelo Executivo, fazem as modificações que julgam necessárias por meio das emendas e votam o projeto. Depois de aprovado, o projeto é sancionado pelo Presidente da República e se transforma em Lei.


ID
1450138
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Para melhor gerenciar os resultados, o processo de gestão de uma organização deve ser dinâmico e proativo, permitindo se antecipar às mudanças que ocorrem no ambiente. Para ter esta característica, é necessário um modelo de gestão que vise, simultaneamente, um resultado econômico positivo para a organização e a criação de valor aos usuários dos serviços prestados. Assim, a sua base de atuação deve ser calcada em um processo de gestão estratégica, ou seja, baseado em estratégias que visam criar para a organização a possibilidade de maximização do seu resultado econômico no longo prazo. (MAUSS; SOUZA, 2008, p. 71).

A análise do texto e os conhecimentos sobre gestão organizacional permitem afirmar:

A maximização do resultado econômico a que se refere o texto é conseguida mediante a remuneração mais elevada, a ser cobrada do contribuinte pelo uso dos serviços públicos.

Alternativas
Comentários
  • Segundo KAPLAN e NORTON, 1997, no desenvolvimento do BSC (balanced scorecard) para a Gestão Pública, a missão (objetivo central) da atuação de uma organização pública é a perspectiva do CLIENTE, o atendimento de suas necessidades e expectativas.
    Esse posicionamento difere do BSC no modelo tradicional para o setor privado, posto que este tem como missão a perspectiva FINANCEIRA, com a maximização do resultado econômico.

    Bons estudos.


ID
1450141
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Foi divulgado, recentemente, na mídia televisa, que o prefeito de um determinado município efetuou um processo de licitação para aquisição de material escolar, visando a sua distribuição com os alunos no início do ano letivo. A empresa vencedora não entregou o material e o executivo providenciou a aquisição dos itens necessários, sem licitação, porque ficou caracterizado como medida emergencial, em decorrência do começo das aulas e da falta do material adequado para as atividades dos estudantes. A reportagem anunciou que o material foi adquirido por valores três vezes mais caros que o preço cobrado por livrarias da cidade e que fora fornecido pela mesma empresa que venceu a licitação e não entregou o material.

Sobre essa situação, é correto afirmar:

O caso retratado pode ser caracterizado como típico de inexigibilidade do processo licitatório, argumento utilizado pelo referido gestor público.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO!

    As bancas sempre trocam os conceitos entre inexigibilidade X dispensa de licitação. 

    DICA: inexigibilidade há apenas 3 hipóteses. Grave estas! (afinal, dispensa são 31 hipóteses diferentes...)


    Lei 8666, Art. 25. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.


    Bons estudos!




  • GABARITO ERRADOColega Karen B., data vênia, discordo do posicionamento inicial em que vc afirma serem possíveis apenas 3 tipos de inexigibilidade de licitação. Com efeito, o rol do art. 25 lei8666/93 é exemplificativo enquanto o rol do art. 24 da mesma lei é taxativo.Acredito que erro encontra-se no fato de não existir apenas uma empresa "... A empresa vencedora" o que viabilizaria a chamada do segundo classificado, portanto não caracterizando caso de inexigibilidade"

    espero ter ajudado!

  • Bizu da Babi :)  -> Diferenças básicas de dispensa e inexigibilidade:

     

    1) LICITAÇÃO DISPENSADA -------------> A lei DISPENSA a licitação. NEGÓCIOS JURÍDICOS ( dação, doação, permuta, investidura, alienação)

    2) LICITAÇÃO DISPENSÁVEL ------------> PODE ou NÃO ocorrer a licitação. (fica a critério da administração) - COMPRAS, CONTRATAÇÕES, ALUGUÉIS e AQUISIÇÕES. Também para os casos de LICITAÇÃO DESERTA.

     

    INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO------------> IMPOSSIBILIDADE de competição. Fornecedor EXCLUSIVO, profissionais ou empresas de NOTÓRIA ESPECIALIZAÇÃO, artista CONSAGRADO, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação.

    Nos casos de INEXIGIBILIDADE , a contratação será DIRETA.

  • No caso hipotético não há inexigibilidade, senão improbidade administrativa! 

  • Gabarito: errado

    --

    Lei 8666. Art. 24, IV - nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos;

  • Aqui nesta questão espera-se que o aluno julgue a afirmação como certa ou errada e para resolvê-la, exigia-se do aluno conhecimento do conteúdo da Lei 8.666/1993.

    Observa-se que apesar de a regra geral que disciplina as contratações públicas possuir como premissa a exigência da realização de licitação para a obtenção de bens e para a execução de serviços e obras, há, na própria Lei de Licitações exceções.

    Na licitação dispensável, rol taxativo presente no art. 24 da Lei 8.666/93, há para o administrador uma faculdade, que poderá realizar o processo licitatório ou não, dependendo das particularidades do caso concreto (ato discricionário).

    A licitação dispensada, rol taxativo presente no art. 17 da Lei 8.666/93, por sua vez, está relacionada às alienações de bens públicos tanto móveis quanto imóveis, não cabendo ao administrador nenhum tipo de juízo de valor, pois há na lei uma imposição (ato vinculado) da contratação direta.

    Por fim, a inexigibilidade de licitação, rol exemplificativo presente no art. 25 da Lei 8.666/93, faz referência aos casos em que o administrador também não tem a faculdade para licitar, porém, aqui o motivo é a ausência de competição em relação ao objeto a ser contratado, condição indispensável para um procedimento licitatório. Tornando, assim, a licitação impossível.

    Agora, vejamos:

    Art. 24. É dispensável a licitação:

    XI - na contratação de remanescente de obra, serviço ou fornecimento, em consequência de rescisão contratual, desde que atendida a ordem de classificação da licitação anterior e aceitas as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor, inclusive quanto ao preço, devidamente corrigido.

    Portanto, observa-se que seria caso de licitação dispensável, e não exigibilidade de licitação, pois não há que se falar em ausência de competição, a licitação não é impossível, tanto que, de fato, ela anteriormente ocorreu. No entanto, conforme descrito no enunciado da questão, o caso encontra-se eivado de ilegalidades, uma vez que o material foi adquirido por valores três vezes mais caros que o preço cobrado por livrarias da cidade e fornecido pela mesma empresa que venceu a licitação e não entregou o material.

    Gabarito: ERRADO.


ID
1450144
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Foi divulgado, recentemente, na mídia televisa, que o prefeito de um determinado município efetuou um processo de licitação para aquisição de material escolar, visando a sua distribuição com os alunos no início do ano letivo. A empresa vencedora não entregou o material e o executivo providenciou a aquisição dos itens necessários, sem licitação, porque ficou caracterizado como medida emergencial, em decorrência do começo das aulas e da falta do material adequado para as atividades dos estudantes. A reportagem anunciou que o material foi adquirido por valores três vezes mais caros que o preço cobrado por livrarias da cidade e que fora fornecido pela mesma empresa que venceu a licitação e não entregou o material.

Sobre essa situação, é correto afirmar:

O fato descrito merece a abertura de uma ação do Ministério Público, uma vez que, o atendimento ao interesse público deve prevalecer.

Alternativas
Comentários
  • Galera, essa questão dá para responder com um raciocínio cartesiano e de senso comum. O caso narrado cheira a alguma treta/irregularidade, então, claro que irá MERECER a abertura de ação pelo MP.

    Forte abraço!

  • Sinto um revertério com essa situação hipotética 

  • A competência do MP está descrita na lei nº 8.666/93:

    Art. 100. Os crimes definidos nesta Lei são de ação penal pública incondicionada, cabendo ao Ministério Público promovê-la


    Art. 101. Qualquer pessoa poderá provocar, para os efeitos desta Lei, a iniciativa do Ministério Público, fornecendo-lhe, por escrito, informações sobre o fato e sua autoria, bem como as circunstâncias em que se deu a ocorrência.

     

    Gabarito: CERTO


ID
1450147
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Artigo 74: Os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno... (CONSTITUIÇÃO, 1988).

Tal controle pressupõe a existência de um único órgão de controle a que denominamos CONTROLADORIA ou ÓRGÃO CENTRAL DE CONTROLE INTERNO – nos moldes existentes em outros países [...] (SILVA, 2008, p. 213).

Uma das atribuições da Controladoria é servir de instrumento de auxílio a um processo decisório, por meio de documentos e relatórios.

Alternativas
Comentários
  • O Sistema de controle interno das entidades públicas deve ficar a cargo de um órgão independente e autônomo, com seus titulares se reportando diretamente ao gestor público. Esse órgão é a Controladoria. É necessário esclarecer que a criação de uma Controladoria no setor público não difere da empresa privada, ambas mantém os princípios fundamentais do controle e geração de informações para tomada de decisões.


    Na implantação da Controladoria não pode deixar de ter, entre outras, as seguintes atribuições:


    -A prestação de contas ao Poder Legislativo, por meio do Tribunal de Contas;
    -Servir, por meio de documentos e relatórios, de instrumento de auxilio no processo decisório;

    Produzir avanços no uso dos sistemas tradicionais de controle orçamentário, financeiro e patrimonial, estabelecendo um elenco de indicadores financeiros, econômicos e sociais que permitam a melhoria do processo decisório;


    -Abandonar gradativamente a preocupação com o montante gasto para enfatizar os resultados alcançados pelos gestores nos aspectos da economicidade, eficiência e eficácia.

    Tendo estas e muitas outras atribuições, a Controladoria estará efetivamente melhorando os controles gerenciais para que o Gestor Público atenda plenamente aos programas propostos na aprovação do orçamento.

    Como responsáveis pelo Sistema de Controle Gerencial os Controllers devem ter autonomia e independência, verificando o grau de adesão dos agentes públicos às políticas determinadas, mediante análise do desempenho da gestão administrativa e dos controles existentes.

  • Para quem não tem acesso ao gabarito.

    Gaba: certo

  • As controladorias são órgãos de controle interno dos entes federativos. A CGU é o órgão de controle em âmbito federal. Nos Estados, temos as Controladorias Gerais dos Estados (CGEs)

    A banca cobrou os requisitos nas atribuições das Controladorias, de acordo com a doutrina de Lino Martins da Silva (Apud Kalife, M.A, 2014) são os seguintes:

    "Prestação de contas apresentadas anualmente pelo Governo ao Poder Legislativo, por meio do Tribunal de Contas;

    Servir, por meio de documentos e relatórios, de instrumento de auxílio no processo decisório;

    Produzir avanços no uso dos sistemas tradicionais de controles orçamentário, financeiro e patrimonial, estabelecendo um elenco de indicadores financeiros, econômicos e sociais que permitam a melhoria do processo decisório."

    Fonte: Kalife. M. A "Administração Pública: Lei de Responsabilidade Fiscal e a Controladoria". Revista Eletrônica de Contabilidade. vol. 1. UFSM. 2014

    GABARITO: CERTO.


ID
1450150
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

As inovações introduzidas pela Constituição brasileira de 1988 refletiram no aumento do grau de autonomia fiscal dos estados e municípios e na descentralização dos recursos tributários disponíveis.

Alternativas
Comentários
  • Correto: A Constituição de 1988 revelava a intenção de institucionalizar o processo de descentralização fiscal em curso, ao conceder autonomia de gestão e ao estabelecer a participação dos governos subnacionais na receita disponível. Contudo, novas

    circunstâncias impõem mudanças nas relações entre as diferentes esferas de poder e estas distorcem o espírito constitucional. O processo de descentralização é revertido pelas conseqüências do agravamento do desequilíbrio financeiro dos estados e pelo contigenciamento dos gastos referentes ao Orçamento da Seguridade. A descentralização e a autonomia, constituída por meio constitucional, foram gradualmente contestadas por relações que se baseiam em poder real. 


    Fonte: http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/Premio_TN/vpremio/financas/MH2tefpVPTN/mhtfp.pdf


ID
1450153
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

A estruturada UFSB combinará,de modo orgânico, tanto no plano acadêmico quanto no administrativo, a descentralização da gestão de rotina com a centralização dos processos de regulação,de avaliação e de controle de qualidade.

Alternativas

ID
1450156
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Uma inovação introduzida pela UFSB é a criação de um Conselho Estratégico Social,com alto grau de representatividade externa, que viabilizará um fórum permanente de discussões.

Alternativas

ID
1450165
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Sabendo-se que o Plano Orientador da UFSB especifica que o contexto geral de criação de uma universidade nos seus moldes é definido,entre outros, por dois blocos de fatores,os intrínsecos e os externos à instituição universitária, é correto afirmar que os fatores intrínsecos são característicos do mundo contemporâneo e,no plano particular, referem-se aos efeitos da conjuntura da globalização no contexto brasileiro e regional.

Alternativas

ID
1450168
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Dadas quais que proposições p  e  q,a proposição composta (p∧q) ∨(~ p ∧ ~q) é uma tautologia.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO 

    Técnica do professor Josimar Padilha: "Quando a questão quiser uma Tautologia, que tem valor lógico (V), negue, tente provar que é falso.

    (p  ∧  q)  ∨  (~ p   ∧   ~q) = F

     V  ∧  F=F       F   ∧    V=F

    ---------           ------------

        F        ∨         F   =    F

    Provei que é falso quaisquer que sejam os valores de p ou q.

     

     

    MANTENHA-SE FIRME! BONS ESTUDOS.

     

  • isso é uma contradição...

    resultado final dá tudo "F"

  • Resposta errada

    É uma contingência     VFFV

  • Confesso que não entendi muito bem a solução dos colegas. Consigo resolver assim:

    (p ^ q) = V e V = Verdadeiro

    V (ou)

    (~p ^ ~q)= F e F = Falso

    V ou F = Falso

  • Contigência (VFFV)

  • Montar tabela verdade:

    _________________________________RESULTADO

    P------ Q ~P----~Q (P^Q) (~P ^~Q) (P~Q)V(~P^~Q)

    V-------V__F------F____V______F__________V

    V-------F__F------V____F______F__________F

    F-------V__V------F____F______F__________F

    F-------F__V------V____F______V__________V

    Para a tautologia ser verdadeira é necessário o resultado ser Verdadeiro. Seria verdadeiro se o resultado fosse V,V,V,V.

  • nas minhas contas deu contradição, f f


ID
1450171
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Sendo p, q e r proposições quaisquer, na tabela-verdade da proposição composta (p ∧q)∨ ( ~ p ∧ r) ∨ (~ q∧ ~ r)existem exatamente três linhas nas quais p é falsa,e essa proposição composta é verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • TABELA DA VERDADE EM HORIZONTAL. 

    p - v v v v f f f f     ~p - f f f f v v v v

    q - v vf f v v f f    ~q  - f f v v f f v v

    r - v f v f v f v f     ~r - f v f v f v f v

    p ∧ q -  v v f f f f f f

    ~ p ∧ r - f f f f v f v f

    ~ q ∧ ~ r - f f f v f f f v

    (p ∧ q) ∨ ( ~ p ∧ r) - v v f f v f v f 

    (p ∧ q) ∨ ( ~ p ∧ r) ∨ (~ q∧ ~ r) - v v f v v f v v

     

    p - v v v v f f f f Existe em p, pelo menos, três linhas falsas, nas quais o resultado final  v v f v v f v v será verdadeiro.

    Questão correta.

     

     

  • Não entendi. Alguém poderia explicar por favor? A eplicação acima não ficou muito clara para mim. 

  • Fiz a tabela certinha, mas não entendi o que a questão está pedindo!!!

  • A questão diz "existem exatamente três linhas nas quais p é falsa" e na verdade existem 4.
    Para mim a questão é incorreta.

  • Lá não diz pelo menos, mas "exatamente".

  • Essa questão não foi anulada? Não entendi nada.....como pode?

  • CERTO

    Ao fazer a tabela verdade poderão notar que exatamente em três linhas que a proposição P é falsa (e não nas quatro) a proposição composta, ou seja, a resposta da tabela verdade é verdadeira. 

    p -     (p ∧ q) ∨ ( ~ p ∧ r) ∨ (~ q∧ ~ r) 

    v                          v

    v                          v

    v                          f

    v                          v 

    f                 v

    f                          f

    f                 v

    f                 v

  • Entendi foi nada. 

  • Atencao: essa questão foi anulada!!!!
  • correto com ressalvas. Ha 4 linhas em que p = F. Destas 4, 3 resultam em proposições verdadeiras. A tabela para p é:

    v v v v f f f f 

    Para a resposta:

    v v f v v f v v


ID
1450174
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

A expressão simbólica (∀ x ∈ R) (∀ n ∈ N) [(x ≥ 0) ∧ (n ≠ 0) ⇒ (∃ y ∈ R) (y n =x)],em que R e N denotam os conjuntos dos números reais e dos números naturais,respectivamente,representa a proposição “para todo número real não negativo x e todo número natural não nulo n existe um número real y, tal que y n =x"

Alternativas

ID
2275948
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
A memória principal útil, ou seja, aquela disponível para ser utilizada pelas diversas aplicações dos usuários e seus respectivos dados, é a que sobra depois da alocação do Sistema Operacional e dos diversos utilitários.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Antonio (5ª      edição, Informática para Concursos): Memória Principal
    É aquela memória onde ficam guardadas as informações dos programas utilizados naquele exato momento. A memória principal é usada não para guardar alguma coisa “para a posteridade”, mas para armazenar informações atuais: aquelas que fazem parte das janelas abertas – os programas em execução no computador.
    “Tudo o que você vê na sua tela está na memória principal” – guarde isso!
    A CPU e a MP (memória principal) se comunicam o tempo todo! Elas trocam informações constantemente enquanto o computador estiver funcionando. (Na verdade, a comunicação entre a CPU e a MP é o que faz o computador funcionar!) Se a CPU e a MP não conseguissem se comunicar, o computador nem ligaria! Vamos entender esse “caso de amor” entre elas mais adiante.
    Fisicamente, a memória principal dos computadores é fabricada na forma de pequenas placas de circuitos (chamadas pentes ou módulos) contendo chips (circuitos) de um tipo de memória chamado RAM.

  • Correto. A memória útil é o espaço disponível na memória RAM após a cópia da ROM-BIOS, carregamento do kernel do sistema operacional e disponibilização da interface do usuário.

  • Resposta: CERTA

    A memória principal do computador é aquela composta por todos os programas em execução. É muito comum citar apenas a memória RAM como sendo a principal, uma vez que sua ordem de grandeza é bem maior que as demais. Porém, sendo literal, compõem a memória principal do computador os registradores, a memória cache e a memória RAM.
     

    "Estude, pois a caneta é mais leve que a pá. - Marcos Roberto"


ID
2275951
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Um pendrive é uma memória auxiliar que funciona como dispositivo de entrada e saída de dados.

Alternativas
Comentários
  • Pen Drive ou Memória USB Flash Drive é um dispositivo de memória constituído por memória flash (EEPROM), com aspecto semelhante a um isqueiro e uma ligação USB tipo A, permitindo a sua conexão a uma porta USB de um computador ou outro equipamento com uma entrada USB

  • Certo.

     

    Também chamada de memória de massa ou memória secundária. É usada para armazenar dados a longo prazo e fazer cópias de segurança. Mais barata, maior capacidade e não é acessada diretamente pela CPU.

     

    Exemplos: Disco rígido, CD-R/RW, Pen Drive, Cartão de Memória, etc.

     

    Fonte: Professor Mauro Pereira

  • Memórias PRIMÁRIAS: ou memórias principais, são memória de "leitura".

    - ROM - somente leitura, memória não volátil

    - RAM - leitura e gravação, memória volátil

    Memória INTERMEDIÁRIAS: memórias "não físicas", intermediárias do processo, dispositivos de acesso rápido;

    - CACHE

    - Virtual

    Memórias SECUNDÁRIAS: memórias de armazenamento, memórias auxiliares;

    - Pendrive / Cartão SD

    - HD, CD, DVD


ID
2275954
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Um processador de dois núcleos (dual-core), rodando a 3,2 GHz, equivale a um processador de um único núcleo (single-core) de 6,4 GHz.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    De forma simplista, um processador de dois núcleos que opera em 3,2GHz, pode ser composto por núcleos individuais de 1,6GHz ou mais.

  • errado - ha mais detalhes que afetam velocidade do que o numero de cores. 

  • (...) Cada core é uma unidade de processamento separada capaz de lidar com tarefas independentes, mas aumentar a quantidade de núcleos traz somente uma parcela de aumento de desempenho. Por exemplo, um processador de 2 núcleos rodando a 3,2 GHz não é o mesmo que um single-core de 6,4 GHz, assim como um quad-core rodando a 2,0 GHz não é o mesmo que um single-core de 8 GHz.
     

    Matéria completa:

    https://canaltech.com.br/o-que-e/processador/o-que-e-um-processador-dual-core-ou-quad-core/

     

  • Errado.

    De forma simplista, um processador de dois núcleos que opera em 3,2GHz, pode ser composto por núcleos individuais de 1,6GHz ou mais.

     

    Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

  • Meu Deus. É cada questãozinha em, olha o cargo do cara. Zoação com ele né, kk


ID
2275957
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Sobre o ambiente do sistema operacional Microsoft Windows, é correto afirmar:
A identificação de um arquivo é composta por duas partes: a primeira refere-se ao nome do arquivo e a segunda, denominada extensão do arquivo, determina o tipo do arquivo, sendo dois exemplos de extensão de arquivo o .exe, que define aplicativos, e o .txt, que define arquivos do tipo texto.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO REPETIDA! 

  • Correto. O nome é obrigatório, a extensão é opcional.

     

    Respeitando o uso dos caracteres e símbolos permitidos, o nome do arquivo poderá conter até 250 caracteres e mais a extensão.

    Existem arquivos sem extensões, como o hosts, outros com 1 letra como programa.c, com duas letras como Thumbs.db, 3 letras é o mais comum como texto.txt, 4 letras como documento.docx, 5 letras como bancodedados.accdb.

     

     


ID
2275960
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Sobre o ambiente do sistema operacional Microsoft Windows, é correto afirmar:
Através da opção"Formatar Disco",é possível excluir todos os dados de um dispositivo de armazenamento, sendo que essa opção permite que apenas os arquivos do Windows possam ser recuperados na Lixeira, enquanto os outros tipos de arquivos são excluídos permanentemente.

Alternativas
Comentários
  • Formatação de disco não recupera arquivos excluídos por meio do uso da lixeira, uma vez que esses arquivos não são encaminhados para ela.

  • Formatação de disco -> Todos os arquivos são apagados.

    Formatar disco removível= USB por exemplo

    Disco Rígido= HD do PC.

  • Errado. Formatar significa que todos os dados serão apagados, não serão armazenados na Lixeira, e não poderão ser recuperados.

    Fonte: Prof. Fernando Nishimura.


ID
2275963
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
No processador de texto MS-Word, utilizando-se o recurso Hiperlink, é possível incluir, em um documento, um link para acessar uma página na WEB, enviar um e-mail, acessar outra parte do mesmo documento ou acessar outro documento.

Alternativas
Comentários
  • Uma hiperligação, um liame/ligâme, ou simplesmente uma ligação (também conhecida em português pelos correspondentes termos ingleses, hyperlink e link), é uma referência dentro de um documento em hipertexto a outras partes desse documento ou a outro documento.

  • Não sabia da opção "enviar e-mail" e cai igual um pato


ID
2275975
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Ao visualizar uma página no Internet Explorer, é possível localizar um texto ou palavras inseridos em figuras dessa página, pressionando-se simultaneamente as teclas "Ctrl" e "F".

Alternativas
Comentários
  • Somente Texto.

  • Gab. ERRADO!

     

    Somente é possivel localizar palavras em textos e nao em figuras...

  • Ao visualizar uma página no Internet Explorer, é possível localizar um texto ou palavras inseridos em FIGURAS  dessa página, pressionando-se simultaneamente as teclas "Ctrl" e "F" - ERRADO

  • Apenas textos podem ser inseridos

  • Para quem não entendeu: por exemplo, se houver uma palavra em uma figura, e a opção de localizar foi selecionada, não será exibida como resultado da busca essa palavra da figura. Se houver a mesma palavra em formato de texto, no entanto, aí será.


ID
2275978
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Uma vez apagado o Histórico de navegações no Mozila Firefox ou Internet Explorer, é possível restaurá‑lo através de comandos fornecidos pelo navegador.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errad segundo a banca, mas uma breve pesquisa constatou que é possível sim: https://productforums.google.com/forum/#!category-topic/chrome-pt/f%C3%B3rum-geral/windows-7/pPFYeeh93IM

     

  • Histórico não se restaura!

  • apagou , acabou!  fonte... comentarios de algum colega do QC.

  • Questão repetida 4 vezes, pô Qc

    Q703629

    Q750440

    Q447870


ID
2275981
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
O Microsoft Outlook converte, automaticamente, os arquivos JPG ou GIF, anexados na mensagem, para o tipo BMP, cujo objetivo é a redução do tamanho total da mensagem.

Alternativas
Comentários
  • Outlook não tem essa funçao. 

  • COMENTÁRIO ERRADO!!!

  • AUTOMATICAMENTE

  • Gabarito = Errado

    No outlook não ocorre a compactação automática, até por que o BMP é mais pesado comparado aos JPG E GIF, não reduz o tamanho do arquivo.


ID
2275984
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
A utilização da linguagem HTML, no Microsoft Outlook, permite o uso de recursos avançados de formatação do texto, como marcadores e links.

Alternativas
Comentários
  • HTML é uma das linguagens que utilizamos para desenvolver websites. O acrônimo HTML vem do inglês e significa Hypertext Markup Language ou em português Linguagem de Marcação de Hipertexto.

    Outlook contém várias opções que você pode controlar para afetar o conteúdo das mensagens de email que enviar e receber. Por exemplo, você pode controlar como copiar e colar o conteúdo em uma mensagem de email, se o Outlook usa AutoCompletar conforme você digita, a formatação de tabela e sombreamento de campo. Você pode encontrar muitas dessas opções selecionando arquivo Opções.

  • Questão Correta.


    Tanto a internet, quanto os serviços de e-mail usam a liguagem HTML.

  • HTML é uma linguagem de marcação utilizada na construção de páginas na Web. Documentos HTML podem ser interpretados por navegadores. A tecnologia é fruto da junção entre os padrões HyTime e SGML. HyTime é um padrão para a representação estruturada de hipermídia e conteúdo baseado em tempo.


ID
2275987
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Sobre vírus de computador e malwares, é possível afirmar:
Spyware é um software que tem como objetivo monitorar atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros, mas, se utilizado de forma mal-intencionada, pode ser considerado um vírus de computador.

Alternativas
Comentários
  • Spyware

     

    Tipo específico de código malicioso. Programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. Keylogger, screenlogger e adware são alguns tipos específicos de spyware.

     

    http://cartilha.cert.br/malware/

  • Gabarito: C.

     

    Mas Spyware não é tipo de vírus.

     

    Se fosse o Cespe, acredito que o gabarito seria E, apesar de já ter visto o Cespe também cometer esse tipo de erro na comparação entre vírus e outros malwares.

     

    De qualquer forma, só acertei porque em outras questões a UFBA adotou o mesmo critério.

  • Spyware não é tipo de vírus! 

  • Certo

     

    O  Spyware pode ser usado tanto de forma legítima quanto maliciosa, dependendo de como é instalado, das ações realizadas, do tipo de informação monitorada e do uso que é feito por quem recebe as informações coletadas.

  • Spyware é um software espião de computador, que tem o objetivo de observar e roubar informações pessoais do usuário que utiliza o PC em que o programa está instalado, retransmitido-as para uma fonte externa na internet, sem o conhecimento ou consentimento do usuário.


ID
2275990
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Sobre vírus de computador e malwares, é possível afirmar:
Alguns tipos de vírus de computador conseguem danificar componentes de hardware.

Alternativas
Comentários
  • É lamentável uma questão dessas, pois antigamente existiam vários vírus que danificavam hardware. Eu mesmo já me ferrei por causa disso. Ademais, basta pesquisar nas notícias do google para ver, por exemplo os vírus que danificam a BIOS. "A BIOS é uma parte lógica da placa-mãe, mas consertar o chip poderia ser algo bem complicado, envolvendo, sim, um tratamento físico com a troca do chip da BIOS danificado para que ele pudesse ser reprogramado." 

     

    Alguns tipos de vírus podem danificar hardware = SIM 
    Todos os vírus danificam hardware = NÃO 
    Nenhum vírus pode danificar hardware = NÃO


     - Minha opinião

  • Existiam os vírus que faziam abrir e fechar a bandeja do drive de CD, o que poderia ocasionar em dano no equipamento.

     

    Que banquinha mequetrefe. Já não bastasse dizer que o spyware é um tipo de vírus. que decadência.

  • O cara que fez essa questão não deve saber nada de  informatica, eu trabalho na área e ja peguei várias  máquinas danificadas por virus, hoje é menos que antigamente, mais ainda existem. 

  • Questão desatualizada. Stuxnet é um exemplo de malware capaz de danificar hardware.

  • Questão antiga...vou relevar.

  • Questão não é tão antiga assim...A banca que é péssíma mesmo.

  • Rapaz, essa banca é muito horrível, na moral.


ID
2276002
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
C só iria à festa se R fosse, mas R só iria se M também fosse. M só iria se T a levasse, e T só iria levá-la se D não fosse à festa. Assumindo que essas premissas sejam verdadeiras e sabendo que M foi à festa, é correto concluir que C também foi à festa, mas D não.

Alternativas
Comentários
  • errado, acredito que nao seja possivel determinar se C foi a festa.

  • Premissas: Todas são Verdadeiras! e  M foi a Festa então M é Verdadeiro. C foi a Festa? D não foi a Festa?

    Vamos responder primeiro se D foi a Festa.

    M(V) -> T(V)= V {1º Se M é V, T não pode ser F, pois as premissas são verdadeiras, Logo T é Verdadeiro.)

    T(V) -> ~D(V) = V {2º Se T é Verdadeiro, ~D não pode ser F, pois as premissas são verdadeiras, Logo ~D é Verdadeiro.

    PODEMOS GARANTIR QUE D NÃO FOI A FESTA.
     

    Vamos responder Agora se C foi a Festa;

    R(V ou F) -> M(V) = V {1º Observe que se M for verdadeiro não importa o Valor de R, a premissa sempre será verdadeira).

    C -> R(V ou F) = V {2º Assumindo que R é Verdadeiro, é impossível garantir que C foi a festa, pois a premissa continuaria verdadeira independentemente do valor de C. Se assumirmos que R é Falso, C não poderia ser Verdadeiro, pois como sabermos V -> F = F, O que invalidaria a premissa.)

    NÃO É POSSÍVEL GARANTIR QUE C FOI A FESTA.

    GABARITO ERRADO

  • Discordo do gabarito. Pela maneira como está escrito temos inúmeras bicondicionais (se, somente), e não condicionais simples (se, então). Ou então há uma dupla interpretação do enunciado, o que tornaria anulável a questão.

    O que justifica isso?

    "C iria à festa se R fosse" isso é uma bicondicional (só ~ somente "C somente iria à festa se R fosse")

    " Se C for à festa, então R irá também" isso é uma condicional

    " Se R for a festa, então C irá também" isso é uma condicional

  • Discordo do Gabarito, pra mim é CERTO ou a questão deverá ser anulada.

    Se todas estão verdadeiras não há porque ficar analisando se é verdadeira ou não.

    Se M foi, D não foi, porque T só levaria M se D não fosse.

    Partindo de M ter ido na festa, ele abre precedentes para a ida de C.

    se a M fosse, R ia também, e a ida de R faria com que C fosse também.


ID
2276005
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Uma empresa de entregas só aceita trabalhar com caixas retangulares que satisfaçam as seguintes condições:
• se a largura for menor do que 50cm, a altura deve ser menor do que 20cm.
• se o comprimento for maior do que 50cm, a largura deve ser menor do que 40cm.
• se a altura for menor do que 25cm, o comprimento deve ser menor do que 30cm.
Desse modo, é correto concluir que essa empresa só aceita trabalhar com caixas retangulares de, no máximo, meio metro de comprimento.

Alternativas
Comentários
  • Se o comprimento for maior do que 50cm, a largura deve ser menor que 40cm.

    Mas se a largura for menor do que 40cm (40<50), a altura deve ser menor do que 20cm.

    Mas se a altura for 20cm (20<25), o comprimento deve ser menor do que 30cm. 

  • Dário não faz sentido essa resposta que você deu. Você foi contraditório no começo e no fim. Como o comprimento pode ser maior que 50 cm no começo e depois você conclui no final que deve ser menor de 30 cm?

    Alguém tentou fazer essa questão no viés RL, usando verdadeiro ou falso?Pois eu fiquei em dúvida numa linha de pensamento.

    L = largura

    H = altura

    C = comprimento

    a) Se L < 0,5, então H < 0,2

    b) Se C > 0,5, então L > 0,4

    c) Se H < 0,25, então C < 0,3

    d) C <= 0,5

    (a, b, c) são minhas premissas

    (d) é minha conclusão

    Para o argumento ser válido eu tenho duas possibilidades para trabalhar: 1) considero a conclusão verdadeira e tento chegar em premissas verdadeiras, apenas. Se haver possibilidade de chegar em uma premissa falsa, mesmo que como uma possibilidade, argumento inválido. 2) Começo com a conclusão falsa e tento chegar em premissas obrigatoriamente verdadeiras. Se for possível, argumento inválido.

    Gosto da segunda opção

    (V) a) (F) Se L < 0,5 então H < 0,2 (F)

    (F) b) (V) Se C > 0,5 então L > 0,4 (F, pois eu penso que a caixa poderia ser 0,42 por exemplo, sendo portanto menor que 0,5)

    (V) c) (F) Se H < 0,25 então C < 0,3 (F)

    (F) d) C <= 0,5 (assim C > 0,5 é V)

    A minha única dúvida foi no L > 0,4 da premissa b. Se eu considero L > 0,5, aquele argumento seria verdadeiro ou falso? Se for do jeito que eu fiz, o argumento seria inválido e gabarito correto, mas se não for, o gabarito seria errado. Essa é minha dúvida.


ID
2276008
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Sobre os candidatos a uma vaga de emprego, sabe-se que:
• 10% deles falam inglês e espanhol;
• 32 candidatos não falam nem inglês nem espanhol;
• O número dos candidatos que falam inglês é o dobro do número dos que falam espanhol.
Assim, pode-se deduzir corretamente que há 160 candidatos, dos quais 96 falam inglês e 48 falam espanhol.

Alternativas
Comentários
  • 10 % 160 = 16

    96 - 16 = 80 / 48-16 = 32

    16+80+32+ (32 que não fala Inglês nem espanhol) = 160

    Porém, 80 não é o dobro de 32


ID
2276014
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Um fiscal da prefeitura trabalha por amostragem: de um grupo de 20 empresas, serão sorteadas 5 para uma fiscalização no local. Se, nesse grupo, há duas empresas em situação irregular, é correto afirmar que a probabilidade de ambas serem sorteadas é quatro vezes menor do que a probabilidade de apenas uma delas ser sorteada. 

Alternativas
Comentários
  • Probabilidade de as duas serem sorteadas: C(2,2) * C(18,3) / C(20,5) = 0,05

    Probabilidade de uma ser sorteada: C(1,1) * C(19,4) / C(20,5) = 0,25

    0,25/0,05 = 5 , ou seja, a probabilidade de AMBAS serem sorteadas é 5x menor e não 4x como o enunciado diz.


ID
2276017
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Quatro amigos, que estavam organizando uma festa, discutiram sobre quantas pessoas achavam que haveria nela, dizendo o seguinte:
J: “Haverá, no máximo, 19 pessoas.”
F: “Haverá, pelo menos, 25 pessoas.”
L: “F está errado, pois haverá mais do que 16 pessoas.”
H: “J está errado, a menos que só haja casais.”
Após a festa, perceberam que apenas um deles tinha dado a opinião errada. Logo é correto deduzir que o número de pessoas na festa foi um múltiplo de 3.

Alternativas
Comentários
  • a galera acerta e eu pergunto cadê os comentários?

  • Vamos assumir que o número de pessoas nessa festa seja N

    J diz: N <= 19

    F diz: N >= 25

    L diz: F está mentindo, pois N > 16

    H diz: J está mentindo, exceto se houver casais

    1) O que H quis dizer "somente casais"? Ele diz que J não estará mentindo se o número de pessoas na festa for um múltiplo de 2 (casal até onde eu saiba são 2 pessoas).

    2) Olhando novamente as sentenças, vemos claramente que J e F jamais poderiam ser verdadeiros ao mesmo tempo.

    A partir dessas duas observações o que eu pensei? Vou assumir que J disse a verdade e F disse uma mentira. Usando isso, tentarei ver se L e H também dizem a verdade (visto que o enunciado disse que apenas 1 deles estava mentindo).

    J disse a verdade, logo N deve ser 1, 2, 3,...,19

    F disse a mentira, até aqui beleza

    L disse verdade, pois de fato (pela minha suposição) F estaria mentindo. Se L disse a verdade, então N deve também ser maior que 16. Assim N pode ser ou 17, ou 18, ou 19.

    H disse a verdade também. Mas como? Pois aqui, caímos na exceção dos casais, já que há uma possibilidade na qual haveria apenas casais, caso N seja 18.

    18 é múltiplo de 3, assim, gabarito Certo.

  • F FALOU : HAVERA PELO MENOS 25.OU SEJA ELE É O UNICO QUE DIVERGE DOS DEMAIS PORQUE: J DISSE NO MAX 19. PELO MENOS 25 QUER DIZER NO MINIMO 25. L FALOU: MAIOR QUE 16. CASO SEJA 17 , 18 OU 19 PESSOAS ESTA DENTRO DO QUE J FALOU. H DISSE SE FOREM CASAIS PODERAO TER NO MAX 19. MAS OBSERVE QUE SE FOREM CASAIS O MAX SERÁ 18. QUE É MULTIPLO DE 3. GABARITO :CERTO

ID
2276020
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Sabendo-se que tanto o primeiro quanto o último dia de certo mês, em um dado ano, caíram em domingos, é correto afirmar que tal ano começou em uma quinta-feira.

Alternativas
Comentários
  • Olha galera eu resolvi essa questão assim!!!

     

    1 ano tem 365 dias e 1 mês tem 30 dias certo?

    então fiz a divisão 365/30

    vc pega o resto dessa divisão que é 5 Sabendo-se que tanto o primeiro quanto o último dia de certo mês,em um dado ano,caíram em domingos..

    então fiz assim.

     

    domingo(1), segunda(2), terça(3), quanta(4), quinta(5).      tal ano começou em uma quinta-feira.      olha ai bateu certim!  

     

    "ESSE TIPO DE QUESTÃO RESULVE ASSIM CHAMADA DIVISÃO EUCLIDEANA"

     

    GABARITO: CERTO

     

  • Entendi o pensamento do Neylon Moraes, mas pensei tbm, e se fosse um ano bissexto. O enunciado apenas diz um ano qualquer. cabendo assim o ano bisexto e mudando o gabarito.

  • Pensei que a única possibilidade de um mês começar e terminar no mesmo dia da semana é se o mês tiver 29 dias (portanto, fevereiro em um ano bissexto). Em seguida, testei o que a questão propôs: se 01/01  for quinta-feira, 31/01 será sábado. Logo, 01/02 será domingo e consequentemente 29/02 tb.


ID
2276023
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
O Programa de Extensão Universitária (ProExt), criado em 2003, tem como objetivo principal apoiar as instituições públicas e privadas de Ensino Superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para o desenvolvimento da vida social, cultural e profissional dos brasileiros.

Alternativas
Comentários
  • O Programa de Extensão Universitária (ProExt) tem o objetivo de apoiar as instituições PÚBLICAS de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas.

     

    O erro está em PRIVADAS.

  • ProExt somente nas PÚBLICAS.


ID
2276026
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 

De acordo com a LDBEN e suas atualizações, pode-se afirmar:

As universidades, no exercício de sua autonomia, podem receber subvenções, doações e heranças.

Alternativas
Comentários
  • Art. 53. No exercício de sua autonomia, são asseguradas às universidades, sem prejuízo de outras, as seguintes atribuições:

    X - receber subvenções, doações, heranças, legados e cooperação financeira resultante de convênios com entidades públicas e privadas.

     

  • Exatamente o que discorre no artigo 53 da LDBEN "no exercício de sua autonomia, são asseguradas às universidades, sem prejuízo de outras, as seguintes atribuições:

    X - receber subvenções, doações, heranças, legados e cooperação financeira resultante de convênios com entidades públicas e privadas.


ID
2276029
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 

De acordo com a LDBEN e suas atualizações, pode-se afirmar:

Na educação superior, os alunos que tenham extraordinário aproveitamento nos estudos, demonstrado por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos aplicados por banca examinadora especial, poderão ter abreviada a duração dos seus cursos de acordo com normas estabelecidas pelos sistemas de ensino.

Alternativas
Comentários
  • Lei 9.394

    Art. 47. Na educação superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo, 200 dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

    § 2º Os alunos que tenham extraordinário aproveitamento nos estudos, demonstrado por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora especial, poderão ter abreviada a duração dos seus cursos, de acordo com as normas dos sistemas de ensino.


ID
2276032
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 

De acordo com a LDBEN e suas atualizações, pode-se afirmar:

A transferência ex officio é uma prerrogativa apenas de militar estudante ou de seu dependente e será efetivada entre instituições vinculadas a qualquer sistema de ensino, em qualquer época do ano e independentemente da existência de vaga, se requerida em razão de comprovada remoção ou transferência de ofício.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

     

    "A transferência ex-officio será efetivada, entre instituições vinculadas a qualquer sistema de ensino, em qualquer época do ano e independente da existência de vaga, no mesmo curso ou em curso de área afim, quando se tratar de servidor público federal civil ou militar estudante, ou seu dependente estudante, se requerida em razão de comprovada remoção ou transferência de ofício, que acarrete mudança de domicílio para o município onde se situe a instituição de ensino recebedora. Essa regra não se aplica quando o interessado na transferência se deslocar para assumir cargo efetivo em razão de concurso público, cargo comissionado ou função de confiança."

     

    Fonte: UFBA


ID
2276035
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 

De acordo com a LDBEN e suas atualizações, pode-se afirmar:

O brasileiro nato, ao defender tese de doutorado em instituição de ensino superior estrangeira, está isento de qualquer procedimento formal para reconhecimento de seu título no Brasil, podendo atuar livremente nas organizações brasileiras.

Alternativas
Comentários
  • Tem de ser reconhecido por IFE.

    § 3º Os diplomas de Mestrado e de Doutorado expedidos por universidades estrangeiras só poderão ser reconhecidos por universidades que possuam cursos de pós-graduação reconhecidos e avaliados, na mesma área de conhecimento e em nível equivalente ou superior.


ID
2276038
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 

De acordo com a LDBEN e suas atualizações, pode-se afirmar:

UFF, UFRGS e UFC são exemplos de universidades especializadas por campo do saber.

Alternativas
Comentários
  • Art. 44. A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas:       (Regulamento)

     

    I - cursos seqüenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente;            (Redação dada pela Lei nº 11.632, de 2007).

    II - de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo;

    III - de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino;

    IV - de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.

  • As Universidades atuam sempre em mais de um campo do saber. As especificidades ficam por conta de algumas Faculdades: faculdade de direito, faculdade de medicina, etc.


ID
2276041
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 

De acordo com a LDBEN e suas atualizações, pode-se afirmar:

O orçamento das Universidades Federais está diretamente atrelado à arrecadação do IPI – Imposto sobre Produto Industrializado –, ou seja, quanto mais imposto for arrecadado pela União, mais recursos serão repassados às instituições pelo Tesouro Nacional.

Alternativas
Comentários
  • Art. 68. Serão recursos públicos destinados à educação os originários de:

    I - receita de impostos próprios da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;

    II - receita de transferências constitucionais e outras transferências;

    III - receita do salário-educação e de outras contribuições sociais;

    IV - receita de incentivos fiscais;

    V - outros recursos previstos em lei.

  • Questão DESATUALIZADA


    Art. 69. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, vinte e cinco por cento, ou o que consta nas respectivas Constituições ou Leis Orgânicas, da receita resultante de impostos, compreendidas as transferências constitucionais, na manutenção e desenvolvimento do ensino público.              (Vide Medida Provisória nº 773, de 2017)   (Vigência encerrada)


    Então, quanto maior o imposto, maior será o repasse.

    Porém, a lei só não vincula o financiamento da educação a um imposto específico.

    Ainda saliento que o termo "Vigência encerrada" deixou-me com dúvidas quanto a efetiva aplicação deste artigo atualmente. Agradeceria se alguém do ramo jurídico pudesse esclarecer.


ID
2276044
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 

De acordo com a LDBEN e suas atualizações, pode-se afirmar:

As instituições públicas de educação superior são regidas pelo princípio da gestão democrática, levando‑se em consideração a participação dos segmentos da comunidade institucional, local e regional, e a existência de órgãos colegiados deliberativos.

Alternativas
Comentários
  • Gestão Democrática: todos participam

    Art. 56. As instituições públicas de educação superior obedecerão ao princípio da gestão democrática, assegurada a existência de órgãos colegiados deliberativos, de que participarão os segmentos da comunidade institucional, local e regional.

  • Hora da pausa, li rígidas em vez de geridas kkkk

    questão correta!


ID
2276047
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 

De acordo com a LDBEN e suas atualizações, pode-se afirmar:

ALDBEN fundamenta e especifica os padrões de eficiência, eficácia e efetividade social que medem a qualidade de ensino no Brasil, bem como as sanções para os gestores públicos que negligenciam as determinações legais.

Alternativas
Comentários
  • A LDB naõ traz um rol especificativo desses detalhes,

  • Na LDB, está expresso o "padrão de qualidade do ensino", e não padrões de eficiência, eficácia e efetividade.

    Art. 3º  O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    (...)

    IX - garantia de padrão de qualidade;

    Art. 5º O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo.

    § 4º Comprovada a negligência da autoridade competente para garantir o oferecimento do ensino obrigatório, poderá ela ser imputada por crime de responsabilidade.


ID
2276050
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
“Ciência sem Fronteiras” é um programa do Governo Federal, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), que visa promover a consolidação, a expansão e a internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira através do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Alternativas
Comentários
  • Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

    O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.


ID
2276053
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Amparado na LDBEN, o título de notório saber poderá suprir a exigência de título acadêmico, desde que seja reconhecido por universidade que tenha curso de doutorado em área afim.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    Art. 66 Parágrafo único. O notório saber, reconhecido por universidade com curso de doutorado em área afim, poderá suprir a exigência de título acadêmico.


ID
2276056
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
De acordo com Resolução do CNE, os cursos de pós-graduação lato sensu têm duração mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas, não computado o tempo de estudo individual ou em grupo sem assistência docente, e o reservado, obrigatoriamente, para elaboração individual de monografia ou trabalho de conclusão de curso.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    Art. 5° Os cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, têm duração mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas, nestas não computado o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente, e o reservado, obrigatoriamente, para elaboração individual de monografia ou trabalho de conclusão de curso.

     

    Fonte: RESOLUÇÃO N° 1, DE 8 DE JUNHO DE 2007


ID
2276059
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Apenas metade das Universidades Federais e dos Institutos Federais de Educação aderiu ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI.

Alternativas
Comentários
  • O REUNI tem como metas globais, a serem cumpridas ao longo dos cinco anos de adesão de cada universidade:

    Para atingir as metas estabelecidas, as  são:

    Para atingir as metas estabelecidas, as  são:


ID
2276062
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Em 2013, o Governo Federal sancionou leis que criaram quatro novas universidades federais: duas na Bahia, uma no Ceará e uma no Pará.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    A Universidade Federal da Bahia transfere o campus Barreiras para a Ufoba, a Universidade Federal do Ceará transfere três de seus campi para a Universidade Federal da Região do Cariri e a Universidade Federal do Pará transfere para a Unifesspa o campus Marabá. 


ID
2276065
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
As instituições de Ensino Superior mantidas pelo poder público municipal fazem parte do sistema de ensino dos municípios.

Alternativas
Comentários
  • As IES públicas mantidas e criadas pelos Estados, Distrito Federal ou Municípios são vinculados ao respectivo sistema de ensino.

     

     

    Obs: Se as IES foram criadas antes da Contituição e são mantidas e Administradas por pessoa jurídica de direito público, ainda que não gratuitas, são vinculadas ao respectivo sistema de ensino estadual.

  • Art 17. Os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal compreendem:

    I - as instituições de ensino mantidas, respectivamente, pelo Poder Público estadual e pelo Distrito Federal;

    II - as instituições de educação superior mantidas pelo Poder Público municipal;

    III - as instituições de ensino fundamental e médio criadas e mantidas pela iniciativa privada;

    IV - os órgãos de educação estaduais e do Distrito Federal, respectivamente.

    Parágrafo único. No Distrito Federal, as instituições de educação infantil, criadas e mantidas pela iniciativa privada, integram seu sistema de ensino.


    Fonte: LDB 9394/96


ID
2276068
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
A legislação brasileira não proíbe um indivíduo de ocupar, na condição de estudante, duas vagas, simultaneamente, em curso de graduação em instituições públicas de Ensino Superior em todo o território nacional.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. 

    Lei 12.089/2009

    Art. 1o  Esta Lei visa a proibir que uma mesma pessoa ocupe, na condição de estudante, 2 (duas) vagas, simultaneamente, no curso de graduação, em instituições públicas de ensino superior em todo o território nacional. 
    Art. 2o  É proibido uma mesma pessoa ocupar, na condição de estudante, simultaneamente, no curso de graduação, 2 (duas) vagas, no mesmo curso ou em cursos diferentes em uma ou mais de uma instituição pública de ensino superior em todo o território nacional. 

  • Mais uma que não sabia , anotado ✅

  • É PROIBIDO o mesmo estudante ocupar, simultaneamente, no curso de graduação:

    > DUAS VAGAS no mesmo curso ou cursos diferentes

    > Em uma ou mais instituições PÚBLICA em todo território nacional


ID
2276071
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é uma plataforma on-line, criada recentemente pelo MEC, na qual os estudantes que realizaram o ENEM concorrem gratuitamente, após divulgação dos resultados da prova, a vagas oferecidas exclusivamente por universidades públicas.

Alternativas
Comentários
  • O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

  • Dá para errar esta questão, pois não é exclusivamente por universidades públicas, e sim as instituições federais.

  • Questão mal elaborada.

  • Dois assuntos em um único parágrafo


ID
2276074
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
As universidades estaduais paulistas USP, UNICAMP e UNESP, por força de legislação estadual, têm seus orçamentos vinculados, sobretudo, à arrecadação do ICMS do Estado de São Paulo.

Alternativas

ID
2276077
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
O fenômeno do Neoliberalismo influenciou os rumos econômicos e o desenvolvimento de políticas sociais em dezenas de países, especialmente nas nações subdesenvolvidas, e, assim sendo, no que se refere aos impactos na educação brasileira, a atuação dele foi limitada até a primeira metade da década de 1990.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : ERRADO

    Pedi comentário do Professor, mas acertei a questão . Vide essa parte do conteúdo do curso "Estratégia":

    "A era da industrialização neoclássica: nesse período, o mundo começou a mudar e houve

    um forte desenvolvimento industrial. Os negócios tomaram amplitude cada vez maior,

    chegando ao nível de atuação mundial, típico do fenômeno da globalização. Com isso, as

    organizações buscaram novos modelos estruturais para fazer face ao aumento da

    complexidade no ambiente, sendo a estrutura matricial a típica estrutura organizacional

    dessa era. As antigas teorias administrativas são questionadas e novas teorias tomam o seu

    lugar, dando prioridade ao enfoque sistêmico e à relativização das coisas na organização.

    • A era da Informação: trata-se de uma época que começou na década de 1990, sendo a que

    vivemos atualmente. A tecnologia da informação e comunicação evoluiu rapidamente e

    trouxe diversos desdobramentos para o mundo organizacional. As mudanças se tornaram

    ainda mais rápidas, imprevistas, turbulentas e radicais. A complexidade do ambiente se

    tornou muito maior, demandando maior agilidade da organização na resposta aos

    imperativos ambientais. O desenho orgânico e horizontal da estrutura é tido como símbolo

    dessa era, pois este possibilita maior flexibilidade estrutural, melhores comunicação e

    interação interna e externa, e maior capacidade de adaptação, entre outros. A gestão de

    pessoas dessa época é mais integrada, aproveitando da evolução tecnológica para reduzir o

    trabalho braçal do departamento de pessoal, podendo até realizar o outsourcing

    (terceirização integral) desse trabalho.

    Essas diferentes eras mudam o contexto das organiza..."

  • Achei estranha essa questão, porque fala de neoliberalismo, que acredito ser diferente de industrialização neoclássica.

  • neoliberalismo e políticas sociais na mesma frase. Errado

  • alguém tem a fundamentação?

ID
2276080
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 

Características da produção industrial na primeira metade do séc.XX

Características I

 Gerenciamento científico;

• Divisão dos processos industriais em tarefas simples que pudessem ser cronometradas e organizadas;

• Conclusão rápida e precisa do trabalho envolvendo monitoramento da gerência.


Características II

• Sistema de produção em massa atrelada ao desenvolvimento dos mercados em massa;

• Construção de linha de montagem com esteira rolante.

A descrição das características I está de acordo com os princípios do Taylorismo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

     

    - Taylorismo: é sinônimo de Administração Científica. Muitos chamam essa teoria pelo nome de seu principal autor: Frederick Taylor.

     

    - Ele passou a estudar então a “melhor maneira” de se fazer as tarefas. Esse trabalho foi chamado de estudo de tempos e movimentos.

     

    - O trabalho do operário era analisado e cronometrado, de modo que os gerentes pudessem determinar a maneira mais eficiente – “the one best way” ou a maneira certa de se fazer uma tarefa.

     

     

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • GAB C

     

    PROPOSIÇÃO I = TAYLOR, THE BEST WAY

    PROPOSIÇÃO II = HENRY FORD = PRODUÇÃO EM MASSA


ID
2276083
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 

Características da produção industrial na primeira metade do séc.XX

Características I

• Gerenciamento científico;

• Divisão dos processos industriais em tarefas simples que pudessem ser cronometradas e organizadas;

• Conclusão rápida e precisa do trabalho envolvendo monitoramento da gerência.


Características II

• Sistema de produção em massa atrelada ao desenvolvimento dos mercados em massa;

• Construção de linha de montagem com esteira rolante.

A descrição das características II está de acordo com os princípios do Toyotismo.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado

     

    Fordismo – seguidor de Taylor, Henry Ford tornou os carros produtos de consumo. Ele conseguiu reduzir os preços através da produção em massa de produtos padronizados, com forte mecanização do trabalho.

     

    Uma das principais características do fordismo foi o aperfeiçoamento da linha de montagem. Os veículos eram montados em esteiras rolantes, que se movimentavam enquanto o operário ficava praticamente parado. Buscava-se assim a eliminação do movimento inútil: o objeto de trabalho era entregue ao operário, em vez de ele ir buscá-lo. Cada operário realizava apenas uma operação simples ou uma pequena etapa da produção. Desta forma não era necessária quase nenhuma qualificação dos trabalhadores.

     

    Fonte: Rodrigo Rennó e Wikipédia.

     

  • O Toyotismo – também conhecido como acumulação flexível – é um modelo de produção industrial idealizado por Eiji Toyoda (1913-2013) com base na estocagem dos produtos conforme a demanda, em virtude das condições geográficas do país e das transformações históricas da segunda guerra mundial.

    Podemos dizer que o Toyotismo surgiu no Japão. Assim, dispondo de um espaço geográfico reduzido e de um mercado consumidor menor do que o das potências ocidentais, o Japão não conseguia se adequar ao modelo fordista de produção em massa, bem ser necessário, devido a essas condições geográficas reduzidas, de um avançado sistema tecnológico nos meios de transporte e comunicação, para que ocorresse o consumo sem atrasos. Assim, uma das técnicas mais utilizadas por esse modelo industrial foi o Just in time (“em cima da hora” ou de acordo com a demanda).

    Outro ponto importante referente ao sistema toyotista é a diminuição da oferta de empregos, haja vista que o processo de trabalho também se flexibiliza e, ao longo do processo produtivo, um mesmo trabalhador realiza diversas funções, diferentemente do fordismo, em que o trabalho era mecânico e repetitivo.

  • GAB E

     

    PROPOSIÇÃO I = TAYLOR, THE BEST WAY

    PROPOSIÇÃO II = HENRY FORD = PRODUÇÃO EM MASSA

  • Sistema de produção = Fordismo

    Gabarito Errado


ID
2276086
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
A partir das constatações da teoria do capital humano, em meados da segunda metade do século XX, vários países, especialmente aqueles em desenvolvimento, passaram a incluir no discurso governamental e no planejamento educacional a universalização e a qualificação da Educação Básica.

Alternativas
Comentários
  • TEORIA DO CAPITAL HUMANO

     

    Sua origem está ligada ao surgimento da disciplina Economia da Educação, nos Estados Unidos, em meados dos anos 1950. Theodore W. Schultz, professor do departamento de economia da Universidade de Chigago à época, é considerado o principal formulador dessa disciplina e da idéia de capital humano. Esta disciplina específica surgiu da preocupação em explicar os ganhos de produtividade gerados pelo “fator humano” na produção. A conclusão de tais esforços redundou na concepção de que o trabalho humano, quando qualificado por meio da educação, era um dos mais importantes meios para a ampliação da produtividade econômica, e, portanto, das taxas de lucro do capital. Aplicada ao campo educacional, a idéia de capital humano gerou toda uma concepção tecnicista sobre o ensino e sobre a organização da educação, o que acabou por mistificar seus reais objetivos. Sob a predominância desta visão tecnicista, passou-se a disseminar a idéia de que a educação é o pressuposto do desenvolvimento econômico, bem como do desenvolvimento do indivíduo, que, ao educar-se, estaria “valorizando” a si próprio, na mesma lógica em que se valoriza o capital. O capital humano, portanto, deslocou para o âmbito individual os problemas da inserção social, do emprego e do desempenho profissional e fez da educação um “valor econômico”, numa equação perversa que equipara capital e trabalho como se fossem ambos igualmente meros “fatores de produção” (das teorias econômicas neoclássicas). Além disso, legitima a idéia de que os investimentos em educação sejam determinados pelos critérios do investimento capitalista, uma vez que a educação é o fator econômico considerado essencial para o desenvolvimento. Em 1968, Schultz recebeu o prêmio Nobel de Economia pelo desenvolvimento da teoria do capital humano.

    Para o estudo da Teoria do capital humano é fundamental consultar as obras de Theodore Schultz, O valor econômico da educação (1963) e O capital humano – investimentos em educação e pesquisa (1971); Frederick H. Harbison e Charles A. Myers, Educação, mão-de-obra e crescimento econômico (1965). No Brasil, destaca-seCláudio de Moura Castro, Educação, educabilidade e desenvolvimento econômico (1976);

    Para uma crítica à teoria do capital humano, é fundamental consultar as obras de José Oliveira Arapiraca, A USAID e a educação brasileira (1982); Gaudêncio Frigotto, Educação e capitalismo real (1995), Wagner Rossi, Capitalismo e educação: contribuição ao estudo crítico da economia da educação capitalista (1978).

     


ID
2276089
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
A Declaração de Bolonha, de 1999, assinada por diversos ministros da educação de países da União Europeia e ratificada sucessivas vezes, visa incentivar a mobilidade acadêmica internacional, orientando a padronização e o compartilhamento de créditos acadêmicos e a criação de uma arquitetura curricular comum do Ensino Superior nos países envolvidos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Correto

     

    "Em 1999, os ministros de educação dos países membros da União Européia assinaram um tratado internacional, conhecido como Declaração de Bolonha, em que se comprometeram a implantar, até 2010, compatibilidade plena entre os sistemas universitários europeus. Esse acordo marcou o lançamento do chamado Processo de Bolonha, que tem desencadeado uma gigantesca e complexa reforma universitária em todos os países signatários e aderentes (já totalizando 46 nações) no sentido de adotar princípios e critérios comuns e compartilhados de creditação, avaliação, estruturas curriculares e mobilidade estudantil, na esfera da educação superior."

     

    Fonte: A Universidade do Século XXI


ID
2276092
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Durante o período do Brasil Colônia, a Universidade de Coimbra, em Portugal, foi o principal destino dos jovens brasileiros para a realização de sua formação acadêmica.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Correto

     

    "Ao contrário das outras potências coloniais que dominaram o continente americano, Portugal detinha com mão-de-ferro o monopólio da formação
    superior, tornando absolutamente interdito ministrar “ensino superior” nas colônias. Por isso, os colonizadores portugueses jamais permitiram o estabelecimento de instituições de educação universitária no Brasil – sua maior e mais bem guardada colônia – até o começo de século XIX. Aristocratas e funcionários de alta hierarquia em busca de educação superior, por obrigação ou como única opção, normalmente eram enviados a estudar na Universidade de Coimbra, em Portugal."

     

    Fonte: Universidade do século XXI


ID
2276095
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Nas últimas décadas, o fenômeno da “reestruturação produtiva” vem realizando intensas mudanças na organização do trabalho, especialmente pela introdução de inovações tecnológicas, organizacionais e de gestão, tendo como efeitos negativos a precarização das relações de trabalho e o desemprego.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    reestruturação produtiva é o processo de consolidação do modelo flexível do trabalho industrial. A Reestruturação Produtiva – também chamada de capitalismo flexível – é um processo que se iniciou na segunda metade do século XX e que correspondeu ao processo de flexibilização do trabalho na cadeiaprodutiva.

     

    Fonte: Mundo educação uol


ID
2276098
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 

Sobre o censo da Educação Superior 2011, divulgado pelo INEP, pode-se afirmar:

As instituições de Ensino Superior privadas representam pouco mais de 50% das matrículas nos cursos de graduação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

     

    "Na categoria pública, 86,7% das matrículas de graduação presencial estão em universidades, enquanto na categoria privada, as faculdades respondem por 44,3% das matrículas de graduação presencial e as universidades, por 37,4%."

     

    Fonte: INEP


ID
2276101
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 

Sobre o censo da Educação Superior 2011, divulgado pelo INEP, pode-se afirmar:

A maioria dos cursos de graduação garante condições de acessibilidade às pessoas com deficiência.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    "O percentual de 80,7% dos cursos de graduação garante condições de acessibilidade às pessoas com deficiência. Considerando-se os tipos de tecnologia assistiva disponíveis, verifica-se que os cursos tecnológicos, em seu conjunto, encontramse mais bem preparados, comparativamente aos bacharelados e às licenciaturas."

     

    Fonte: INEP


ID
2276104
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 

Sobre o censo da Educação Superior 2011, divulgado pelo INEP, pode-se afirmar:

Na educação presencial, predominam alunos do sexo masculino que cursam bacharelado no turno matutino, em instituição pública.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

     

    A única informação que encontrei no censo foi: ” na educação superior brasileira é, predominantemente, do sexo masculino, tanto nas IES públicas, quanto nas privadas."


ID
2276107
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
[Na] tentativa de minorar o apartheid social brasileiro, o Plano Nacional de Educação (PNE) surgiu com o compromisso de tornar prioritária a educação [no Brasil].
O plano inclui metas audaciosas para os próximos dez anos, como universalizar o atendimento escolar, erradicar o analfabetismo, além de ampliar a oferta de educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas.
Após tramitar por três anos, foi aprovado no Senado Federal [...], com um texto que – lamentavelmente – restringe alguns dos avanços. Aguarda agora votação na Câmara dos Deputados. O retrocesso mais significativo foi a alteração da meta de número 20, que prevê ampliar o investimento público na área para 7% do PIB em cinco anos e 10% no final [do prazo de vigência].
[...]
A redução do apartheid educacional no Brasil depende de mecanismos efetivos para destinar mais para os que estão em situação de vulnerabilidade. Portanto não cabe ao governo barrar avanços como os propostos no PNE, mas pavimentar o futuro menos excludente.
É o que se espera em respeito a um direito constitucional – o da Educação Inclusiva – motivo principal que levou milhares de jovens às ruas no ano passado e que está vinculado ao principio da dignidade do ser humano. (EDUCAÇÃO e entraves, 2014, p. A3).
Sobre o Plano Nacional de Educação, pode-se afirmar:

Trata-se de um plano decenal, que objetiva articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração, definindo diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a atividade educacional no seu conjunto.

Alternativas
Comentários
  • Certo 


ID
2276110
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
[Na] tentativa de minorar o apartheid social brasileiro, o Plano Nacional de Educação (PNE) surgiu com o compromisso de tornar prioritária a educação [no Brasil].
O plano inclui metas audaciosas para os próximos dez anos, como universalizar o atendimento escolar, erradicar o analfabetismo, além de ampliar a oferta de educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas.
Após tramitar por três anos, foi aprovado no Senado Federal [...], com um texto que – lamentavelmente – restringe alguns dos avanços. Aguarda agora votação na Câmara dos Deputados. O retrocesso mais significativo foi a alteração da meta de número 20, que prevê ampliar o investimento público na área para 7% do PIB em cinco anos e 10% no final [do prazo de vigência].
[...]
A redução do apartheid educacional no Brasil depende de mecanismos efetivos para destinar mais para os que estão em situação de vulnerabilidade. Portanto não cabe ao governo barrar avanços como os propostos no PNE, mas pavimentar o futuro menos excludente.
É o que se espera em respeito a um direito constitucional – o da Educação Inclusiva – motivo principal que levou milhares de jovens às ruas no ano passado e que está vinculado ao principio da dignidade do ser humano. (EDUCAÇÃO e entraves, 2014, p. A3).
Sobre o Plano Nacional de Educação, pode-se afirmar:

Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios estão isentos de elaborar seus respectivos planos de educação.

Alternativas
Comentários
  • Desnecessário esse textão para essa pergunta. Só pra tomar o tempo do concursando. Pura maldade da Banca.

  • Art. 8 Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas neste PNE, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação desta Lei.


ID
2276113
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
[Na] tentativa de minorar o apartheid social brasileiro, o Plano Nacional de Educação (PNE) surgiu com o compromisso de tornar prioritária a educação [no Brasil].
O plano inclui metas audaciosas para os próximos dez anos, como universalizar o atendimento escolar, erradicar o analfabetismo, além de ampliar a oferta de educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas.
Após tramitar por três anos, foi aprovado no Senado Federal [...], com um texto que – lamentavelmente – restringe alguns dos avanços. Aguarda agora votação na Câmara dos Deputados. O retrocesso mais significativo foi a alteração da meta de número 20, que prevê ampliar o investimento público na área para 7% do PIB em cinco anos e 10% no final [do prazo de vigência].
[...]
A redução do apartheid educacional no Brasil depende de mecanismos efetivos para destinar mais para os que estão em situação de vulnerabilidade. Portanto não cabe ao governo barrar avanços como os propostos no PNE, mas pavimentar o futuro menos excludente.
É o que se espera em respeito a um direito constitucional – o da Educação Inclusiva – motivo principal que levou milhares de jovens às ruas no ano passado e que está vinculado ao principio da dignidade do ser humano. (EDUCAÇÃO e entraves, 2014, p. A3).
Sobre o Plano Nacional de Educação, pode-se afirmar:

Para a Pós-graduação stricto sensu, a meta estabelecida é elevar progressivamente o número de matrícula, visando atingir titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores.

Alternativas
Comentários
  • Meta 14 PNE: elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu, de modo a atingir a titulação anual de sessenta mil mestres e vinte e cinco mil doutores.

  • O referido texto não ajuda muito. Questão completamente constituída a partir da lei seca.

    Questão Certa


ID
2276116
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 

Em relação a Conferência Nacional de Educação 2014 – CONAE –, pode-se afirmar:

A CONAE 2014 terá como objetivo geral a proposição de política nacional de educação, com a indicação de responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Correto 

     

    Art. 2o A II CONAE tem por objetivos:

     

    I – OBJETIVO GERAL: Propor política nacional de educação, indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.


ID
2276119
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 

Em relação a Conferência Nacional de Educação 2014 – CONAE –, pode-se afirmar:

A CONAE 2014 ignora completamente as discussões em torno do PNE 2011-2020, já que o foco do seu documento-referência está relacionado aos aspectos operacionais do trabalho pedagógico nas escolas e ao desenvolvimento sustentável no Brasil atual.

Alternativas

ID
2276122
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Na lei que instituiu o SINAES, a avaliação das instituições de educação superior objetiva identificar o perfil e o significado da atuação delas, envolvendo diferentes dimensões, entre elas, obrigatoriamente, a missão e o plano de desenvolvimento institucional e a comunicação com a sociedade.

Alternativas
Comentários
  • A avaliação das instituições de educação superior terá por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais, dentre elas obrigatoriamente as seguintes:
    I - a missã o e o plano de desenvolvimento institucional;
    ...
    IV - a comunicação com a sociedade;

  • Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos, principalmente o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente e as instalações.

    Os principais objetivos da avaliação envolvem melhorar o mérito e o valor das instituições, áreas, cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação; melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da oferta, além de promover a responsabilidade social das IES, respeitando a identidade institucional e a autonomia de cada organização


ID
2276125
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
O SINAES não prevê protocolo de compromisso e aplicação de penalidade para instituições de Ensino Superior com resultados de avaliação considerados insatisfatórios.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: errado

    Lei 10.861/2004 art 10


ID
2276128
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 

A proposta [...] denominada Universidade Nova aponta para uma transformação radical da atual arquitetura acadêmica da universidade brasileira, visando superar desafios e corrigir alguns defeitos [...]. Isso implica os seguintes desdobramentos:

• Introduzir na educação superior temas relevantes da cultura contemporânea, o que, considerando a diversidade multicultural do mundo atual, significa pensar em culturas, no plural;

• Dotar a educação superior de maior mobilidade, flexibilidade, eficiência e qualidade, visando à compatibilização com as demandas e os modelos da educação superior do mundo contemporâneo.

(SANTOS; ALMEIDA, 2008, p.199-200). 


Uma ação concreta dessa proposta foi a implantação dos Bacharelados Interdisciplinares (BI) no Ensino Superior brasileiro, contribuindo para sua inovação curricular, sendo a UFBA uma das instituições pioneiras na adoção dessa proposta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    " O Bacharelado Interdisciplinar compreende uma nova modalidade de curso de graduação que se caracteriza por agregar formação geral humanística, científica e artística a um aprofundamento num dado campo do saber, constituindo etapa inicial dos estudos superiores. Tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências e habilidades que possibilitarão ao egresso a aquisição de ferramentas cognitivas que conferem autonomia para a aprendizagem ao longo da vida, bem como uma inserção mais plena na vida social, em todas as suas dimensões."

     

    Fonte: A universidade do século XXI

     

     


ID
2276131
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 

A proposta [...] denominada Universidade Nova aponta para uma transformação radical da atual arquitetura acadêmica da universidade brasileira, visando superar desafios e corrigir alguns defeitos [...]. Isso implica os seguintes desdobramentos:

• Introduzir na educação superior temas relevantes da cultura contemporânea, o que, considerando a diversidade multicultural do mundo atual, significa pensar em culturas, no plural;

• Dotar a educação superior de maior mobilidade, flexibilidade, eficiência e qualidade, visando à compatibilização com as demandas e os modelos da educação superior do mundo contemporâneo.

(SANTOS; ALMEIDA, 2008, p.199-200). 


A proposta da Universidade Nova prevê reestruturação financeira e administrativa da Educação Superior no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

     

    Por esse motivo, para viabilizar o projeto de uma Universidade Nova, precisamos de uma reestruturação profunda e radical na arquitetura acadêmica da educação universitária brasileira.

  • Na descrição da " Universidade Nova" trazida pela questão não se encontra a questão de orçamentos, ou seja, não fala da questão financeira. Então não se pode dizer que a proposta trazida contempla uma reestruturação financeira e administrativa.


ID
2276134
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 

A proposta [...] denominada Universidade Nova aponta para uma transformação radical da atual arquitetura acadêmica da universidade brasileira, visando superar desafios e corrigir alguns defeitos [...]. Isso implica os seguintes desdobramentos:

• Introduzir na educação superior temas relevantes da cultura contemporânea, o que, considerando a diversidade multicultural do mundo atual, significa pensar em culturas, no plural;

• Dotar a educação superior de maior mobilidade, flexibilidade, eficiência e qualidade, visando à compatibilização com as demandas e os modelos da educação superior do mundo contemporâneo.

(SANTOS; ALMEIDA, 2008, p.199-200). 


A arquitetura curricular mais comum no Ensino Superior brasileiro é pautada nos postulados e pressupostos dos modelos de estrutura curricular norte-americana e unificado europeu, sendo esse último conhecido como “Processo de Bolonha”.

Alternativas
Comentários
  • https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/processo-de-bolonha-bacharelado-interdisciplinar-e-algumas-implicacoes-para-o-ensino-superior-privado-no-brasil


ID
2276137
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 

O parecer nº 977/1965, do extinto Conselho Federal de Educação, conhecido como “Parecer Sucupira”, regulamentou a Pós-Graduação brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Correto

     

    " Definição dos cursos de pós-graduação O sr. ministro da Educação e Cultura, considerando a necessidade de implantar e desenvolver o regime de cursos-pós-graduação em nosso ensino superior e tendo em vista a imprecisão, que reina entre nós, sobre a natureza desses cursos, solicita ao Conselho pronunciamento sobre a matéria que defina e, se for o caso, regulamente os cursos de pós-graduação a que se refere a letra b do art. 69 da Lei de Diretrizes e Bases."


ID
2276140
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
O currículo da universidade medieval era composto de um ciclo básico, que envolvia o ensino das sete artes liberais divididas em dois blocos: o trivium (Gramática, Retórica e Dialética) e o quadrivium (Aritmética, Geometria, Astronomia e Música)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    "A arquitetura curricular da universidade medieval era bastante simples, em tese articulando todo o saber legitimado da época em um ciclo básico composto pelo ensino das sete artes liberais, divididas em dois blocos: o trivium (Gramática, Retórica e Dialética) e o quadrivium (Aritmética, Geometria, Astronomia e Música)."

     

    Fonte: A universidade do século XXI

  • Liberal seria o termo mais preciso para caracterizar esses conhecimentos nesse contexto histórico?

  • Liberal seria o termo mais preciso para caracterizar esses conhecimentos nesse contexto histórico?