SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2011 - BNDES - Profissional Básico - Comunicação Social


ID
850150
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A Unidade Estratégica de Negócios de uma empresa (UEN) detecta uma oportunidade de lançamento de um determinado serviço em um mercado em crescimento.


Nesse caso, esse novo serviço

Alternativas
Comentários
  • Para resolver a questao, podemos pensar de acordo com a matriz BCG,por ainda estar em estágio de introducao em um novo mercado, o produto vai demandar alto investimento e a principio, terá baixo retorno, pois ainda tem baixa participação no mercado. Vale a pena estudar BCG, especialmente para entender produtos e mercados. 
  • Oi Isabela,

    O que é BCG? :/

  • Matriz BCG é uma técnica utilizada para analisar portfólio de produtos, nichos de atuação e unidades de negócio, tendo como base o ciclo de vida de cada produto ou mercado.

    Esta metodologia foi criada por Bruce Henderson nos anos 70 para a empresa americana Boston Consulting Group, e tem como principal objetivo auxiliar o processo de tomada de decisão dos administradores.

    Através de uma análise do ciclo de vida dos produtos ofertados pela empresa, a Matriz BCG consiste basicamente no cruzamento do índice de market share (participação de mercado) e do índice de crescimento do produto no mercado, com o objetivo de se identificar as características e determinar as prioridades de cada produto na formação do portfólio da empresa

    A matriz BCG é dividida em quatro quadrantes que representam a combinação entres os índices de Market Share e crescimento no mercado. Os quadrantes são nomeados da seguinte forma: Estrela, Vaca Leiteira, Em Questionamento e Abacaxi.


  • Segundo Kotler e Keller (Livro Adm. de Marketing), ao tratar o Ciclo de Vida do Produto (CVP), o estágio de introdução de determinado produto/serviço é "um momento de baixo crescimento nas vendas, uma vez que o produto está sendo introduzido no mercado. Não há lucros neste estágio devido às pesadas despesas com a introdução do produto". 

  • No caso, o produto está na fase "estrela": alto investimento inicial e alto potencial de crescimento.

  • Então, é a mesma lógica de quando o avião vai decolar - gasta muito combustível e despeja potência. Em seguida, quando na velocidade 'de cruzeiro', é só manutenção.

  • Se pararmos para pensar numa situação hipotética a resolução da questão fica mais simples, por exemplo:

    O mercado de venda de banheiras está em alta, uma grande demanda de possíveis compradores. Há duas coisas a se considerar:

    1. Vou precisar investir alto se quiser ter uma boa participação de mercado.
    2. Investir alto significa ter bons resultados? Não, pois é preciso tempo para ter retornos, mesmo o mercado estando em alta é preciso cativar os clientes, se tornar conhecido no meio para conseguir prospects (clientes ideais).

    Por isso, a alternativa correta é:

    B) necessitará de um alto investimento, uma vez que sua participação no mercado é baixa mesmo lançado em um mercado crescente

  • Ciclo de vida do produto: os estágios sucessivos e encadeados de um sistema de produto, desde a aquisição da matéria-prima ou geração de recursos naturais até a disposição final. (Q452806)

    1. Desenvolvimento:  projeto ainda preso ao campo das ideias. 
    2. Introdução: fase que mais exige investimentos em marketing por parte da empresa. baixo volume de produção e de vendas.
    3. Crescimento: o produto começa a firmar-se no mercado ou período de aceitação pelo mercado. Nesse estágio surgem os concorrentes.
    4. Maturidade: alcança o seu máximo potencial e suas vendas se estabilizam. baixo crescimento nas vendas. Os níveis de lucro tornam-se estáveis ou diminuem, em função dos gastos que a empresa tem para defender o produto da concorrência.
    5. Declínio

  • Utilizando a classificação da matriz BCG, esse seria um produto interrogação, pois combina alto crescimento do mercado com baixa participação relativa do mercado.


ID
850153
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social

Ao analisar o resultado de uma ação promocional de venda, o departamento de marketing verifica que a taxa de recompensa foi baixa.


Com isso, conclui-se que a(o)

Alternativas
Comentários
  • A resposta certa é a letra D porque:

    1) Recompensa, em marketing, é algo dado ao cliente por compra repetida, ou seja, a ação promocional de venda estava voltada a quem era cliente. Segundo Dias, “fidelizar ou reter cliente é o resultado de uma estratégia de marketing que tem como objetivos gerar frequência de compra dos clientes, aumentarem as vendas por cliente e recompensá-los por compras repetidas”;

    2) O enunciado da questão diz o seguinte: "Ao analisar o resultado de uma ação promocional de venda, o departamento de marketing verifica que a taxa de recompensa foi baixa". Atentem para a palavra "recompensa", que sinaliza então que a ação de venda está voltada para clientes que já são fidelizados, que já compraram alguma vez. Se então a ação foi voltada para quem já era cliente, por eliminação, quem sobra é a D, porque:

    a) "...novos compradores" - jamais poderia ser, pois está se falando de recompensas e segundo a definição acima, a recompensa deve ser dada a quem faz compra repetida.
    b) "...poucos consumidores" - que consumidores? Como não se especifica quem são esses consumidores e aqui na questão estamos em busca de consumidores já fidelizados, então não pode ser essa alternativa.
    c) "...poucos consumidores" - mesma situação generalizante falada na B, "poucos consumidores" não nos permite saber se são consumidores fidelizados ou se são novos.
    d) "...novamente foi pequena" - a palavra "novamente" remete ao fato de consumidores já terem sido fidelizados, eles estão lá, de volta para comprar, estão lá expostos à ação promocional de vendas.
    e) nem fala de consumidores, mais genérica ainda.


ID
850156
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Ao adotar a estratégia de distribuição intensiva para seu produto, a empresa

Alternativas
Comentários
  • Se a estratégia é de distribuição intensiva é claro que a empresa deseja atingir o maior número de PDV's possível.


ID
850159
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Marketing de Busca é um dos tipos de Marketing Digital que visa, através de um conjunto de técnicas e estratégias, a converter o internauta em um cliente potencial, a partir do momento em que ele realiza uma busca na internet. Sua prática tem como foco otimizar a colocação dos sites de empresas, produtos e serviços nos resultados das pesquisas em ferramentas de busca. Uma das estratégia utilizadas neste processo é a conquista de Backlinks.

Chama-se de Backlink:


Alternativas
Comentários
  • Resposta certa: A

    Backlinks também conhecido como ligações recebidas, ligações de entrada, inlinks e ligações internas, são links de entrada para uma página do site ou web. Em terminologia básica, um backlink é qualquer ligação recebida por um nó web (página web, diretório, site ou domínio de nível superior) de outro nó web.
  • O que são backlinks?

    Os backlinks permitem rastrear outras páginas da Web que contêm links para suas postagens. Por exemplo, suponha que Alice escreva uma postagem que Bob ache interessante. Bob vai para seu próprio blog e escreve uma postagem sobre o assunto com um link para a postagem original de Alice. Agora a postagem de Alice exibirá automaticamente que Bob criou um link para essa postagem e fornecerá um pequeno trecho do texto e um link para a postagem de Bob. Essa é uma maneira de expandir o recurso de comentário de modo que discussões relacionadas em outros sites possam ser incluídas, juntamente com os comentários regulares sobre uma postagem. (Fonte: https://support.google.com/blogger/answer/42533?hl=pt-BR)

  • Gab. A

    b) Encurtamento de URL é uma técnica que torna possível que o endereço do site fique mais curto. Por exemplo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal pode ser encurtado para http://goo.gl/XNv40 .

    c) HOTWords é uma forma de “IN-TEXT ADS”(publicidade dentro do texto). Permite a inserção de publicidade dentro dos textos (normalmente em blogs) por meio de palavras chaves com “links”.

    d) ClickTAG é um método padrão do setor de rastreamento de cliques de anúncios em Flash (Adobe Flash Player). Ela permite que registremos onde um anúncio foi exibido quando ele foi clicado.
    Banner é uma caixa (imagens, animações, vídeos ou texto) com conteúdo publicitário que geralmente redireciona ao portal do anunciante.

  • Sim, e o processo de prospecção, utilização e contabilidade desses backlinks se chama "link building".

  • Backlinks são links posicionados estrategicamente em um texto para guiar o leitor até a sua página do blog ou site que tenha um conteúdo relevante ao que está lendo. O intuito é expandir o conhecimento do leitor e, ao mesmo tempo, gerar tráfego de qualidade para o blog. fonte: site rockcontent


ID
850162
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Um pequeno grupo de grandes empresas que produzem produtos pertencentes a uma mesma categoria, mas que se diferenciam em termos de qualidade, atributos, estilo e serviços, atuam em uma estrutura setorial chamada

Alternativas
Comentários
  • - Monopólio puro: somente uma empresa oferece um produto ou serviço em um país

    ou região. Um monopolista pode cobrar preços elevados, fazer pouca ou nenhuma propaganda

    e oferecer o mínimo em termos de atendimento. Um monopolista sob regulação é obrigado a

    praticar um determinado nível de preço e nível de serviço.

    - Oligopólio puro: poucas empresas fabricam o mesmo produto (commodity) e tem

    dificuldade de cobrar preços mais altos. A maneira de conseguir vantagem competitiva é

    reduzir os custos.

    - Oligopólio diferenciado: poucas empresas fabricam produtos parcialmente

    diferenciados, podendo cobrar um preço mais alto devido à diferenciação.

    - Concorrência monopolista: muitos concorrentes são capazes de diferenciar suas

    ofertas no todo ou em parte, podendo impor um preço mais alto.

    - Concorrência pura: muitas empresas oferecem o mesmo produto ou serviço

    praticando basicamente o mesmo preço.


  • Oligopólio Diferenciado

    > Segundo Possas (1985), no oligopólio diferenciado, a disputa das empresas pelo mercado se dá por meio da diferenciação de produtos. Não há concorrência via preços, pois tal competição geraria riscos à estabilidade do mercado e à sobrevivência da empresa.

    > As empresas, tendo como principal forma de concorrência a diferenciação de bens leva a implicações sobre a estrutura de mercado, ao passo de que o esforço competitivo está focado, basicamente, nas despesas de publicidade e comercialização de produtos existentes, como de novos produtos (POSSAS, 1985).

    > Neste modelo de oligopólio, as economias de escala de diferenciação dão origem às barreiras, à entrada, juntamente, com o hábito do consumidor de se apegar a marcas específicas. Assim, fazendo com que empresas que desejem ingressar no meio, tenham que dispender elevados gastos em investimento para obter uma pequena parcela do mercado consumidor. Possas (p. 187, 1985) aponta que “[...] a presença de barreiras à entrada não significa que a estrutura do oligopólio diferenciado tende a permanecer estável porque a diferenciação de produtos requer, para produzir os efeitos desejados, uma contínua renovação dos produtos”.

    > As indústrias de bens de consumo não duráveis, empresas farmacêuticas, de perfumaria, cigarros e bebidas se enquadram em oligopólio diferenciado (MATTOS, 2003)

  • Exemplos de oligopólio puro: empresas de telecom, bebidas - são poucas empresas e produzem a mesma coisa, sem muitas diferenças, mas são substitutos muito próximos.
    Exemplos de oligopólio diferenciado: empresas automobilísticas - são poucas empresas, mas seus produtos são diferenciados.

  • Um pequeno grupo de grandes empresas que produzem produtos pertencentes a uma mesma categoria, mas que se diferenciam em termos de qualidade, atributos, estilo e serviços, atuam em uma estrutura setorial chamada:

    E) Oligopólio diferenciado.

  • Existem 04 tipos de estruturas competitivas (situações concorrenciais): 

    Monopólio puro (Monopólio) 

    • ocorre quando uma única organização oferece um produto que não tem um “substituto” no mercado. Ou seja, a organização é a única fornecedora desse produto. Em outras palavras, o produto oferecido pela organização não possui concorrentes. Portanto, a organização detém forte controle sobre os preços. 
    • Nesse caso, há muitas barreiras de entrada no mercado. 

    Oligopólio puro (Oligopólio) 

    • ocorre quando poucas organizações controlam o abastecimento de grande parte de determinado produto. Ou seja, poucas empresas controlam o mercado de determinado produto. Existe essa "limitação" de empresas no mercado por diversas causas, sendo uma delas a necessidade de altos investimentos  de capital. Por exemplo: serviços de cruzeiro marítimo e aviação. 
    • Nesse caso, há algumas barreiras de entrada no mercado. 

    Competição monopolista (Concorrência pura) 

    • ocorre quando existe um grande número de organizações e nenhuma delas pode influenciar significativamente no preço dos produtos. Ou seja, existem um número grande de concorrentes e um número grande de consumidores no mercado, que estão familiarizados com os produtos que apresentam muita similaridade. Nesse caso, não é difícil entrar e sair no mercado; por isso, os concorrentes são muito numerosos. Trata-se de um mercado “ideal”, que está no lado oposto do monopólio puro. Por exemplo: agricultores locais realizam feiras informais para venderem frutas e verduras. 
    • Nesse caso, não existe qualquer barreira de entrada no mercado. 

    Competição perfeita (Concorrência monopolista) 

    • Da mesma forma que na classificação anterior, existem muitos vendedores, e os produtos também apresentam similaridade. Trata-se de um mercado em que as organizações podem buscar “diferenciar” seus produtos, com o intuito de agregar valor a eles e diferenciá-los dos demais produtos do mercado.

    Uma situação de concorrência imperfeita corresponde a uma estrutura de mercado em que existe pelo menos uma empresa ou consumidor com poder suficiente para influenciar o preço. Concorrência pura é um tipo de concorrência perfeita.


ID
850165
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Dizer que cada usuário da internet, atuando sobre a informação que recebe, modificando-a ou apropriando-se dela, encontra na navegação algo de útil ou dela retira algum lucro, é analisar o uso da internet à luz da teoria

Alternativas
Comentários
  • A teoria dos usos e gratificações apresenta um entendimento complexo e completo sobre as atividades da audiência. O paradigma surgiu como uma “segunda geração” do paradigma dominante dos efeitos limitados (Katz, 1987, p. S27), perguntando o que as audiências “fazem” com as mensagens da mídia em lugar de perguntar o que a mídia faz com suas audiências (Blumler e Katz, 1974; Rosengren et al. 1985). O enfoque tem concebido os consumidores da mídia como atores ativos e racionais que buscam e utilizam conteúdos específicos da mídia com o objetivo de atingir gratificações e satisfazer necessidades específicas.
  • Hipótese dos usos e gratificações receptor ativo, meios devem satisfazer suas necessidades

  • A Estética da Recepção ou Teoria da Recepção propõe uma reformulação da historiografia literária e da interpretação textual, procurando romper com o exclusivismo da teoria de produção e representação da estética tradicional, pois considera a Literatura enquanto produção, recepção e comunicação. wikipedia


ID
850168
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Dos veículos de comunicação, aquele que mais depende do cumprimento exato de uma pauta previamente estabelecida é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Telejornal é veículo de comunicação?
  • É um veículo de comunicação de acontecimentos trágicos, exceto o Jornal da Cultura (Tv Cultura - 21:00 - excelente).

  • "Em televisão, mais do que nos meios impressos e no rádio, organização é uma palavra-chave para manter funcionando a 'máquina de fazer notícias', como nos diz Yorke. Ao contrário dos jornais, por exemplo, onde sobrevive um dado de imponderável e do inesperado no processo de decisão do que será ou não notícia, no telejornal o recolhimento de informações é feito de maneira organizada e planejada. A pauta do telejornalismo tem mais peso do que nos demais veículos, justamente porque na TV depende-se mais de uma agenda futura, de um retrato pormenorizado do que será noticiável ou não. Uma pauta que cai ou uma entrevista que é cancelada de última hora trazem transtornos que podem colocar em risco a qualidade do noticiário televisivo." 
    Trecho extraído da página 91 do livro Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia - Teoria e Técnica, organizado por Jorge Duarte.

  • Realmente, está mal formulada a pergunta. Em vez de telejornal deveria ser televisão.



ID
850171
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Diz-se que, por permitir que “qualquer um escreva qualquer coisa”, a internet, ao mesmo tempo que permite o surgimento de novas fontes de informação, faz com que muitas sejam pouco confiáveis.


Uma dessas novas fontes de informação, cuja credibilida- de toma-se questionável devido à origem incerta da informação que divulga, são os

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Moleza... os blogs são feitos por cidadãos, muitos deles leigos, inexperientes e sem ligar para a origem ou veracidade de uma determinada informação; tendo-se esse conhecimento poder-se-ia acertar o item.

    Hoaxes são boatos, muitas vezes espalhados pela internet; hotsites são websites temáticos, geralmente de curta duração e com objetivo de divulgar algum evento (como um filme ou um festival); portais são sites com grandes conteúdos, como o UOL; virais são elementos ou arquivos que se espalham espontaneamente nas redes e mídias (como algum vídeo polêmico ou fotos de íntimas de alguma celebridade).

ID
850174
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma teoria que vê a comunicação através das ações e instâncias em que se verifica a negociação de sentidos está centrada nas chamadas

Alternativas
Comentários
  • alguém entende essa questão?
  • mediação é um procedimento para resolução de controvérsias, se enquadra como um dos métodos alternativos à clássica litigância no judiciário, uma ADR(Alternative⁄Amicable Dispute Resolution). Consiste num terceiro imparcial (mediador) assistindo e conduzindo duas ou mais partes NEGOCIANTES a identificarem os pontos de conflito e, posteriormente, desenvolverem de forma mútua propostas que ponham fim ao conflito. O mediador participa das reuniões com as partes de modo a coordenar o que for discutido, facilitando a comunicação e, em casos de impasse, intervindo de modo a auxiliar a melhor compreensão e reflexão dos assuntos e propostas, mas nunca impondo às partes uma solução ou qualquer tipo de sentença.

  • Não entendo o gabarito, mas a questão me fez buscar a diferença de semiótica e semiologia e encontrei o seguinte:

    Resumidamente: a Semiologia, também conhecida como a Lingüística saussureana, é ciência da linguagem verbal, e a Semiótica é a ciência de toda e qualquer linguagem. 
    A Semiótica é a ciência que tem por objeto de investigação todas as linguagens possíveis, ou seja, que tem por objetivo o exame dos modos de constituição de todo e qualquer fenômeno de produção de significação e de sentido." "A Semiótica peirceana não é uma ciência aplicada, nem é uma ciência teórica especial, ou seja, especializada." A Semiótica, ou lógica, "é uma ciência formal e abstrata, num nível de generalidade ímpar.

    https://www.passeidireto.com/pergunta/2798082/qual-a-diferenca-entre-semiologia-e-semiotica

  • Um receptor costuma “reconhecer mensagens”, no sentido de que as submete, para fins de interpretação, ao crivo referente aos valores sociais que defenda, ao grau de instrução escolar que possua, à experiência de vida que tenha e à lógica de raciocínio que habitualmente adote. Pelo recurso ao código, que em algum grau de domínio tem em comum com o emissor, ele decodifica a mensagem; pelo exercício de seu repertório, ele a reconhece. Pela negociação mediadora, ela a dota de sentido. Fonte: Hélia Vannucchi

  • Para entender essa questao vc precisara estudar a  teoria dos estudos culturais, teoria da mediacao, Canclini e cia. ;)


ID
850177
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

[...] não é o fim da mediação, mas a emergência de uma nova mediação feita pelos próprios produtores de informação, pelos leitores através da criação de mecanismos de reputação e votação.
LEVY, Pierre; LEMOS Andre. O Futuro da Internet: Em direção a uma Ciberdemocracia Planetária. São Paulo: Paulus, 2010. p. 95.


Esta citação aponta para formas de avaliação geradas pela internet através da possibilidade de

Alternativas
Comentários
  • Essa questão refere-se às métricas na internet e por eliminação chega-se à C, porque:

    c) Ambas estão corretas: Avaliar conteúdos interativamente - Há profissionais que trabalham exclusivamente no monitoramento das marcas no ambiente on-line usando softwares e definindo os comentários em positivos, negativos ou neutros e a partir daí estabelecendo o que vai ser feito, se vai responder, criar novo conteúdo etc. Contabilidade de acesso também engloba as métricas de atração e de conversão, como número de visitas, de visitantes recorrentes, fontes de tráfego, conteúdo compartilhado, taxa de cliques na matéria etc.
     


ID
850180
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Empresas jornalísticas e governos apresentam, muitas vezes, uma relação estreita que pode gerar uma dependência mútua. Nessa relação, por um lado, aos governos interessa o bom relacionamento com a mídia, para ser bem representado perante a opinião pública. Por outro lado, à empresa interessa

Alternativas

ID
850183
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As chamadas novas mídias apresentam um vertiginoso crescimento nos dias atuais e, com elas, vêm novos comportamentos e novas maneiras de fazer comunicação.


Verifica-se, com esse novo movimento, que a comunicação de massa, conforme descrita nos estudos feitos no século XX,

Alternativas

ID
850186
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com a difusão de novas mídias e constantes mudanças no comportamento de consumo, fica cada vez mais desafiador mensurar o retorno dos investimentos em comunicação e entender os reais efeitos de cada iniciativa, seja ela no âmbito mercadológico ou institucional.


Nesse contexto, considere as afirmações a seguir.


I - A comunicação de uma organização pode ocorrer em diferentes níveis, da massa ao individual, e quanto mais individualizada for essa comunicação, mais sofisticada e precisa será sua mensuração.


II - As ações executadas pelos gestores devem corresponder aos objetivos propostos no planejamento estratégico de comunicação, facilitando assim sua posterior mensuração e avaliação.


III - As modernas ferramentas de mensuração permitem avaliar a performance de ações direcionadas a cada um dos públicos estratégicos, definindo o peso e a influência desses stakeholders na imagem global da organização.


É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E


    Todas corretas


ID
850189
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A decisão da programação de mídia deve levar em consideração o desempenho dos veículos, além do alinhamento do seu perfil com os objetivos de comunicação do anunciante.


Sendo assim, o índice que representa o número de pessoas que uma peça publicitária pretende atingir pelo menos uma vez é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Letra E é a correta 


    GRP

    Por exemplo: um comercial é veiculado durante uma semana, três vezes, em uma novela com 60 pontos de audiência e duas vezes em um jornal com 55 pontos de audiência. Para calcular a quantidade ou volume de GRP dessa programação, basta somar as audiências de todas as inserções. Isto é: três inserções na novela com 60 pontos de audiência representam 180 GRP. Mais duas inserções no jornal com 55 pontos de audiência significam 110 GRP. Assim, temos 180 GRP mais 110 GRP, que totalizam 290 GRP.

    Qual a utilidade do GRP?

    GRP é um indicador do tamanho do esforço de comunicação de determinada programação. Ele dá dimensão daquilo que em marketing se chama de pressão de comunicação, ou seja, a intensidade com a qual o anunciante está se comunicando com o público utilizando aquela programação. Isto permite comparar programações diferentes e saber, por exemplo, qual é a mais forte. Ou escolher a alternativa que dá a maior quantidade de comunicação pelo menor custo.

    http://comercial.redeglobo.com.br/informacoes_comerciais_manual_basico_de_midia/manual_basico_grp.php




    Click-trough rate (ou taxa de cliques)

    A proporção da frequência com que as pessoas que visualizam seu anúncio clicam nele. A CTR pode ser usada para avaliar o desempenho de suas palavras-chave e de seus anúncios.

    • A CTR é o número de cliques recebidos por seu anúncio dividido pelo número de vezes que ele é exibido (impressões). Por exemplo: se você tiver cinco cliques e 1.000 impressões, sua CTR será de 0,5%.
      CTR = Cliques em seus anúncios ÷ Impressões (visualizações de anúncios)

    https://support.google.com/adwords/answer/2615875?hl=pt-BR



    Custo por mil

    Existem várias formas de escolher os melhores programas para veicular um comercial de TV. Uma das mais utilizadas pelos especialistas em mídia é a análise do custo por mil.

    O primeiro passo para essa análise é verificar o tipo de pessoa que realmente assiste a cada programa. Depois, descobrir quantas são as que interessam, isto é, aquelas que podem comprar determinado produto. O próximo passo é verificar quanto custa para anunciar em cada programa; calcular quanto custa para atingir, com o programa escolhido, cada pessoa que interessa. E escolher, comparando todos eles.


    http://comercial.redeglobo.com.br/informacoes_comerciais_manual_basico_de_midia/manual_basico_cust.php


    Alcance é o número total de pessoas diferentes atingidas com um conjunto de veiculações do comercial. É uma característica desse conjunto de inserções, isto é, da programação de mídia.

    http://comercial.redeglobo.com.br/informacoes_comerciais_manual_basico_de_midia/manual_basico_alcance.php




ID
850192
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O questionário, um dos instrumentos usados para a coleta de dados primários, consiste em um conjunto de perguntas que são feitas aos entrevistados. Na sua formulação, os questionários podem conter perguntas abertas e fechadas.


Na utilização de questionário, deve-se considerar que

Alternativas
Comentários
  • escala Likert ou escala de Likert é um tipo de escala de resposta psicométrica usada habitualmente em questionários, e é a escala mais usada em pesquisas de opinião. Ao responderem a um questionário baseado nesta escala, os perguntados especificam seu nível de concordância com uma afirmação. Esta escala tem seu nome devido à publicação de um relatório explicando seu uso por Rensis Likert.1

    Normalmente, apresenta cinco opções de resposta.
    O formato típico de um item Likert é:

    Não concordo totalmente

    Não concordo parcialmente

    Indiferente

    Concordo parcialmente

    Concordo totalmente

  • Complementando:

    b) Está errada porque a tabulação de perguntas fechadas não é feita pelo moderador. 

    c) Certa

    d) Este tipo de pergunta é aberto

    e) Existem técnicas de amostragem de imagens e figuras em perguntas abertas e fechadas.

  • Alternativa A. Errado. A escala Likert é uma escala de resposta psicométrica usada em questionários. No formato típico, essa escala possui 5 opções (1- Discordo totalmente, 2- Discordo parcialmente, 3 – Indiferente, 4- Concordo parcialmente, 5 – Concordo totalmente).

    Alternativa B. Errado. Na aplicação do questionário não existe a figura do moderador. A experiência do moderador é relevante na realização de entrevistas e grupo focal.

    Alternativa C. Certo. As questões abertas são aquelas nas quais não existem alternativas prontas. Concede-se espaço para que o inquirido construa a própria resposta. As questões abertas são úteis em pesquisas exploratórias, pesquisa que possuem o objetivo de conhecer uma realidade.

    Alternativa D. Errado. Perguntas fechadas são aquelas que o inquirido possui um conjunto de alternativas pré-definidas. No caso, como ele pode completar a lacuna livremente (sem alternativas pré-definidas), considera-se como uma questão aberta.

    Alternativa E. Errado. O uso de desempenho pode ser útil para esclarecer o que está sendo perguntado. É relevante para direcionar o entrevistado para o objetivo do questionário.

    Gabarito: C


ID
850195
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O gerente de comunicação de uma empresa de cosméticos está reunindo informações que deverão fazer parte do briefing de mídia a ser apresentado à sua nova agência de propaganda.


Entre as informações abaixo, qual NÃO faz parte das informações levantadas pelo anunciante?

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Todos os outros itens são elementos básicos informativos para um briefing; o checking de Mídia é atribuição de departamento especializado da própria agência e não do anunciante, como quis saber a questão.
  • O checking (em português, checagem) é uma atividade importante no meio publicitário. É através dele que as agências de publicidade comprovam, para o cliente, que seu anúncio foi veiculado e, principalmente, de maneira correta.
     
    Segundo José Carlos Veronezzi, no livro Mídia de A a Z, esse checking pode ser feito de duas maneiras:
     
    A partir dos documentos e comprovantes enviados pelos próprios veículos: mapas de exibições das emissoras de TV; tábuas de irradiação de emissoras de rádio; exemplares de revistas e páginas de jornal, em que foram publicados os anúncios; notas fiscais e faturas; fotos; etc.
    A partir de relatórios ou sistemas on-line, comprados de empresas que fazem trabalhos de checagem.

    Fonte: http://agenciamartte.wordpress.com/2012/08/20/checking-de-midia-como-e-porque/

ID
850198
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Qual dos grupos abaixo possui exclusivamente elementos pertinentes à estrutura de uma matéria jornalística destinada aos veículos impressos?

Alternativas
Comentários
  • Elementos não exclusivos de mídias impressas: assinatura (o nome do reporter de TV na legenda), slogan (publicidade), chamada (ou escala, o resumo das notícias do telejornal), cabeça (introdução da reportagem feita pelo apresentador de radio e TV), legenda (letreiro na TV), sonora (audio no rádio e na TV).

  • sonora em tv é uma pessoa falando e geralmente aparecendo mas podem cobrir uma sonora com imagens tbm..

  • Deveria ter sido anulada!

    O Lide não é exclusivamente de mídia impressa.

  • Discordo. Lide, sublide, título, entretítulo também são usados na web. 

  • Epílogo é uma parte de um texto, no final de uma obra literária ou dramática, que constitui a sua conclusão ou remate. Wikipédia


ID
850201
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Relatos do dia a dia do principal executivo da empresa assessorada tornam-se pauta para veículos da grande imprensa quando

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra a 

    Pensei na letra c em uma situação em que a crédibilidade e os interesses comerciais da empresa são colocados em dúvida por conta de algum fato relacionado ao diretor ou presidente da empresa.

  • Fatores inesperados e fuga do senso comum - critérios de noticiabilidade.


ID
850204
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Ao lado dos meios impressos, da TV e do rádio, as assessorias de imprensa no Brasil já ocupam uma posição de destaque como meio de referência para o exercício do jornalismo.


Qual das tarefas a seguir é de uma assessoria de imprensa?

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra : B

    Vamos as alternativas. 

    a) Administrar as informações de interesse da empresa em campanhas destinadas exclusivamente a valorizar a logo e a imagem da empresa, dos produtos ou serviços, seja pública ou privada.

    O ERRO ESTÁ NO EXCLUSIVAMENTE , a valorização da imagem da empresa é apenas umas das tarefas da assessoria de impresa

    b- Administrar informações jornalísticas das fontes para os meios de comunicações e vice-versa nas áreas públicas ou privadas, zelando pelo nome da empresa. 

    Questão correta


    c) Cuidar da agenda do administrador, seja ele de empresa privada ou pública, para que ele seja sempre pontual, zelando assim pela criação indireta de uma imagem de eficiência da empresa.

    O erro da questão está em criação indireta.

    d) Organizar a interatividade entre os funcionários da empresa, zelando pela harmonia interna por meio de material específico e atividades recreativas e coletivas.

    Atividade primaria de Relações Públicas não da assessoria de impresa

     e) Ser responsável único pela criação de frases de efeito que poderão ser usadas como a marca dessa empresa e espalhar essa ideia em variados meios de comunicação. 

    RESPONSAVÉL ÚNICO - A CRIAÇÃO DE FRASES DE EFEITO, GERALMENTE E COMPETÊNCIA DAS AGÊNCIAS DE PROPAGANDA 

    OBS: Cuidado com questões que falam em exclusivamente, único , geralmente estão erradas.


    Que o Sucesso seja alcançado por todo aquele que o Procura!


ID
850207
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os relatórios mensais do IBGE sobre produção industrial, resultados da balança comercial ou taxas de desemprego chegam de forma técnica e fria ao jornalista que será responsável por transformar aquela linguagem estatística em texto jornalístico.


Tendo em vista essa tarefa, o profissional deve

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    A despeito da redação a princípio um tanto chula, mas é exatamente essa a função do jornalista ao lidar com dados estatísticos e "economês" e transformá-los numa linguagem acessível ao grande público. Vale ressaltar que em se tratando de programas especializados, assume-se um certo grau de conhecimento prévio por parte da audiência (profissionais e estudantes do setor, por exemplo); nesse caso, é até indicado manter um padrão mais formal de comunicação, utilizando até mesmo jargões técnicos, caso necessário.

ID
850210
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um jornalista, que atua em redação de um veículo de comunicação, recebe mais de 100 releases por dia e tem um tempo exíguo para ler todo esse volume de informações diárias.


Para não ser encaminhado para a chamada editoria de “cesta” ou “cesta página”, apelido dado para a cesta de lixo, quais as principais características que esse tipo de documento deve ter?

Alternativas

ID
850213
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um assessor de imprensa foi contratado por uma grande siderúrgica que se vem destacando nas manchetes dos jornais diários, acusada pelo Ministério Público (MP) de praticar uma atividade econômica altamente poluidora. A ação do MP tem como base fatos reais.


Qual a atitude mais apropriada a ser tomada pela Assessoria de Imprensa para administrar a crise diante da opinião pública?

Alternativas
Comentários
  • Questão que pode ser resolvida pelo Bom senso.

    Resposta Letra : A

    PODEMOS ELIMINAR 3 ALTERNATIVAS SEM MUITA PREOCUPAÇÃO

    Vou destacar as partes absurdas das alternativas.

    e) Publicar uma entrevista exclusiva do presidente da siderúrgica no jornal institucional mostrando que os fatos não passam de ações políticas orquestradas contra a empresa e enviar a publicação para os principais acionistas.

    d) Publicar informes publicitários negando o fato e colocando a empresa como vítima, e espalhar outdoors valorizando qualidades da empresa não divulgadas

    c) Evitar a exposição da marca da empresa, tentando ocultar ao máximo os dirigentes, para afastar qualquer possibilidade de contato da mídia com representantes oficiais da siderúrgica


    A Letra B poderia até ser, mais ele deve explicações a toda a sociedade, não somente ao seu publico, por isso está errada

     b) Elaborar uma mala-direta que será distribuída exclusivamente para consumidores dos produtos e/ou serviços explicando as razões da ação e informando quais providências serão tomadas sobre a situação.


    Que o Sucesso seja alcançado por todo aquele que o Procura!





ID
850216
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Para transformar um assunto potencialmente importante em matéria capaz de ser veiculada pelos meios de comunicação, a Assessoria de Imprensa deve encaminhar para a mídia um(a)

Alternativas
Comentários
  • texto com características jornalísticas, contendo informações resultantes da apuração de fatos existentes na empresa. - Release


ID
850219
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A interatividade entre público-alvo e/ou cliente de um produto ou serviço com as empresas sempre esteve presente por meio de canais existentes na mídia tradicional, tais como cartas ao editor, conversas ao vivo com ouvintes e outros artifícios permitidos pelos veículos de comunicação mais antigos. Hoje, essa comunicação entre produtor e consumidor, entre empresa e público-alvo tem um elemento moderno e diferente.


A esse respeito, pode-se afirmar que:


I - A internet é, atualmente, o único veículo de comunicação realmente eficaz e capaz de dar o respaldo necessário ao trabalho desempenhado pelas assessorias de imprensa no Brasil.


II - As redes sociais tornaram-se uma importante ferramenta de divulgação e valorização da marca e da qualidade dos produtos, além de ser um veículo eficaz na aproximação entre consumidor e produtor.


III - O surgimento da transmissão de televisão digital aumentou o interesse do público-alvo nos programas televisivos, principalmente os jornalísticos, e facilitou a interatividade com os consumidores.


É correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    I - A internet é, atualmente, o único veículo de comunicação realmente eficaz e capaz de dar o respaldo necessário ao trabalho desempenhado pelas assessorias de imprensa no Brasil. Evidente que não.

    II - As redes sociais tornaram-se uma importante ferramenta de divulgação e valorização da marca e da qualidade dos produtos, além de ser um veículo eficaz na aproximação entre consumidor e produtor. (ok)

    III - O surgimento da transmissão de televisão digital aumentou o interesse do público-alvo nos programas televisivos, principalmente os jornalísticos, e facilitou a interatividade com os consumidores. Questão está quase toda correta, ao meu ver o único erro é a afirmação em destaque, pois com a qualidade de som e imagem, a princípio programas como filmes, shows, esportes e entretenimento despertaram mais o interesse que os de cunho jornalístico.
  • TÔ COM O KLAUS! Afirmar que a Interneteeee é o único é de uma generalização absurda.


ID
850222
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O uso de redes sociais, como Facebook e Twitter, é importante para a Assessoria de Imprensa por ser um(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra c


    O item a está errado porque não é indireto


ID
850225
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Nos softwares de editoração eletrônica mais utilizados, ao se criar um novo documento, a opção páginas opostas significa que as páginas serão vistas

Alternativas
Comentários
  • "Selecione a opção 'Páginas opostas' na caixa de diálogo 'Arquivo' > 'Configurar documento' para organizar as páginas do documento em páginas espelhadas. Uma página espelhada é um conjunto de páginas exibidas juntas, como as duas páginas visíveis sempre que você abre um livro ou uma revista." Fonte: Ajuda do InDesign (http://helpx.adobe.com/br/indesign/using/pages-spreads.html) 

    Portanto, a resposta certa é a letra B, lado a lado.


ID
850228
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O conceito de família tipográfica inclui fontes com o mesmo desenho e variações de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C: peso, largura e inclinação.

    Bons estudos!

  • kerning: ajuste do espaço usual entre dois caracteres tipográficos, que confere equilíbrio e legibilidade ao texto, do ponto de vista do design gráfico; ajuste de espaço.

    Kerning é o processo de adicionar ou remover espaços entre letras adjacentes, com o objetivo de melhorar o visual e, consequentemente, a legibilidade de um texto. É um conhecimento necessário de um bom diagramador.

    É importante entender que o procedimento pode ser útil somente entre um caracter e outro, mas não em uma palavra como um todo.

  • Letra C.

    As variações de fontes presentes em uma mesma família tipográfica estão relacionadas às alterações de peso, largura e inclinação dos caracteres (como versões em itálico e em negrito, por exemplo).

    Fonte: prof. Julia Branco - Estratégia


ID
850231
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O responsável por pedir os orçamentos precisa definir, entre outras coisas, a gramatura do papel. Ela é a propriedade que indica sua espessura: quanto maior for a gramatura, mais grosso e opaco será o papel, mais pesado será o impresso, mais larga será a lombada de livros ou revistas, etc.


Ela é expressa em

Alternativas
Comentários
  • Gramatura ou Gramagem é a medida da espessura e densidade de um papel, expressa em gramas por metro quadrado (g/m²). Sua especificação foi padronizada pela norma ISO 536. Quanto maior for a gramatura, mais "grosso" será o papel. A gramatura é fator preponderante na composição de custos do impresso, tanto na impressão, quanto na distribuição, principalmente quando via correio.

ID
850234
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um impresso pode receber vários tipos de acabamento com o objetivo de torná-lo mais atraente ou mais funcional.



Um deles é a vincagem do papel, que é usada para


Alternativas
Comentários
  • Vincar / Vincagem

    Traçar sulcos em algum papel espesso, como cartolina ou papelão, usando fios de aço ou lâminas rotativas, para facilitar a dobragem. O processo, chamado de vincagem, é usado quando o papel é duro ou quando a dobra é feita em sentido perpendicular à s fibras. Fazer sulcos mecanicamente no papel de forma que ele possa ser dobrado facilmente. Necessário normalmente quando o papel é moderadamente rígido ou quando a dobra é contra a direção da fibra. Produzir por pressão, mediantes de fios de aço ou discos rotativos, na cartolina ou cartão, vincos destinados a facilitar a dobragem.

    Fonte: http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com.br/


ID
850237
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O offset é um processo de impressão que garante boa qualidade para médias e grandes tiragens em praticamente qualquer tipo de papel. Ele é um processo indireto que utiliza um elemento intermediário entre a matriz e o papel, o qual garante a qualidade da impressão.


Esse elemento é chamado

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Manta geralmente constituida de borracha utilizada como veículo de transmissão da tinta para o papel em máquinas offset. Pode ser de diferentes espessuras e densidades, compressíveis ou semi.

  • sangramento - deixar que a imagem ou o texto ultrapassem o espaço reservado à margem do texto, foto ou ilustração;

    blanqueta - cilindro que transfere a tinta para o papel;

    lineatura - o número de linhas de pontos existentes em 1 centímetro ou 1 polegada linear. Quanto maior a lineatura, maiores serão os detalhes do impresso;

    meio-tom - impressões que representam gradações tonais através de minúsculos pontos que induzem a uma ilusão de óptica, com variações de posições, tamanho e cores;

    retícula - decomposição da imagem em pontos.


ID
850240
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Alguns elementos são impressos junto com o layout final com objetivos diversos como guiar o corte dos impressos. Um deles é fundamental para que o gráfico possa avaliar a qualidade do trabalho durante o andamento da impressão (quantidade de tinta, intensidade da umidade em offset, registro, etc.).


Esse elemento é a(o)

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Questão simples para quem trabalhou com gráficas e impressões. Tira de cor (ou tira de controle, ou barra de controle): outro elemento gráfico que deve fazer parte da matriz e que é impresso na folha de entrada em máquina. Trata-se de uma estreita impressão padronizada que será descartada quando da finalização do impresso, mas que é fundamental para que o gráfico possa avaliar a qualidade do trabalho durante o andamento da impressão (quantidade de tinta), intensidade da umidade no caso do processo off set, registro etc.).
  • A alternativa correta é a tira de cor, que, durante a impressão, serve para avaliarmos a qualidade das cores do que está sendo impresso.

    Quanto às outras alternativas:

    a) bobina - é o suporte do papel. Não é elemento de avaliação, é tão somente a forma em que o papel veio (bobina ou folha a folha);

    b) marca de dobra - é utilizada após a impressão estar pronta, para auxiliar na montagem do material;

    c) margem da pinça - é apenas o espaço reservado para a pinça puxar o papel;

    e) sangramento - ocorre quando uma imagem é impressa até a marca de corte do material.


ID
850243
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma expressão comum no dia a dia de uma agência - “dar unidade a uma campanha” - significa

Alternativas
Comentários
  • fonte: agencia mplan

    Uma campanha integrada reúne diversas táticas e canais de marketing em um mesmo vetor estratégico. Ou seja, todas as peças de rádio, TV, jornal, revista, outdoor, mídias sociais, Rede de Pesquisa, Display, entre outros, falarão a mesma língua. Isto é muito importante para a unidade da campanha e para que a mensagem seja consistentemente gravada na mente do consumidor.

    É só lembrar do banco Itaú, que utiliza o mesmo padrão em toda comunicação, fazendo com que qualquer peça laranjada e azul que você veja, você reconheça a marca.

    No entanto, falar da mesma maneira em diversas mídias não é algo tão simples assim.

    Isso porque, para elaborar uma campanha integrada de marketing, é preciso pensar estrategicamente, utilizando o posicionamento da empresa como base, tendo em mente a continuidade da campanha, para que o seu público consiga identificar a sua marca sempre que se deparar com seu padrão de linguagem.

    Esse padrão deve estar presente em toda a comunicação da empresa, desde os anúncios em mídias tradicionais, até as postagens na sua página do Facebook. Contudo, isso não significa que você simplesmente irá replicar uma peça para todos os meios possíveis. Você deve adequar a linguagem e o tom da mensagem com base nas características do meio.

     


ID
850246
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A publicidade é um meio de tornar conhecido um produto, serviço ou empresa, com o objetivo de

Alternativas
Comentários
  • Por eliminatória é barbada!

    Gabarito:
    c) despertar na massa consumidora o desejo pela coisa anunciada, ou criar prestígio ao anunciante.

ID
850249
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Ao ser promovido para o cargo de diretor de seu departamento, um funcionário da agência X ouviu as seguintes recomendações do presidente regional do grupo: “A partir de agora contamos com você para coordenar as reuniões que definem estratégias, táticas e prazos; analisar o potencial das contas e estudar medidas que aumentem a rentabilidade; estudar as necessidades dos clientes e motivá-los a aumentar os investimentos...”


O novo diretor pertence ao setor de

Alternativas
Comentários
  • estratégias, táticas e prazos = planejamento


ID
850252
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Fazer caber muita coisa num espaço que ninguém vai querer ler é uma falsa economia. O que importa não é o que se coloca numa página, mas o que salta dessa página para a mente do leitor. Um pouco de espaço vazio ajuda.
WHITE, Jan V. Edição e design. São Paulo: JSN 2006.


É consistente com o texto acima o cuidado, na organização da página, com a(o)

Alternativas
Comentários
  • As margens da página são o espaço em branco em volta das bordas da página, portanto, controlando a largura, você vai deixar a página "respirar", com bastante espaço branco ou abarrotada de texto, o que dificulta a leitura.

ID
850255
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No Brasil, a emissão de moeda e a política monetária são implementadas pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • 1.1 - Emissão de Moeda: Cabe ao Banco Central o monopólio da emissão de papel-moeda no país. Essa emissão precisa ser controlada, pois a sua falta pode gerar a deflação (queda generalizada dos preços) e o seu excesso, pode provocar a inflação. Executor da política monetária e cambial: é o banco central quem insere ou retira moeda do mercado, regula as taxas de juros e regula a quantidade de moeda estrangeira em circulação no país. Essas operações são conhecidas como open market ou operações de mercado aberto, e consistem principalmente na compra e venda de títulos públicos ou de moeda estrangeira para instituições financeiras previamente escolhidas.
  • Resposta:

    c) Banco Central do Brasil

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Prof. Leonardo Gadelha / Lei 4596/64 

    A política monetária trata da regulação da quantidade de moeda que circula na economia. No Brasil, ela é executada pelo Banco Central do Brasil, que detém a competência exclusiva de emissão de moeda.

    Os principais instrumentos da política monetária são as taxas de redesconto, a taxa de depósitos compulsórios e as operações no mercado aberto:

    • Taxas de Redesconto são os juros que os bancos devem pagar ao Bacen caso tomem emprestado algum valor.

    • A Reserva Compulsória é a taxa que o Banco Central recolhe dos bancos comerciais, sendo utilizada para a criação de um saldo (reserva). Assim, o Banco Central retém parte do dinheiro da economia através dos bancos comerciais.

    • É no Mercado Aberto que o Banco Central compra e vende títulos públicos já emitidos com bancos comerciais e outras instituições financeiras nacionais.
  • pensei exatamente assim.


ID
850258
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No ano de 2005, o valor do Produto Interno Bruto (PIB) nominal de certo país foi de 1000 unidades monetárias. No ano seguinte, o valor do PIB nominal foi de 1060 unidades monetárias e ocorreu um aumento do PIB real de 4%, em relação ao ano anterior.


Esses dados permitem concluir que uma estimativa da taxa de inflação no país, entre 2005 e 2006, é, aproximadamente, de

Alternativas
Comentários
  • Olá amigos do QC, questão que trata de porcentagem.
    4 % de 1000
    4/100 . 1000
    0,04 . 1000 = 40   
    Só que em 2006 o PIB nominal foi 1060, então temos: 1060 - 1040 = 20 esse valor corresponde à inflação, como as alternativas estão em porcentagem, vamos fazer a transformação:
    1000------------100 %
    20-----------------x %
    1000 x = 20 . 100
    1000 x = 2000
    x = 2000/1000
    x = 2 % que é o gabarito.
    Grande abraço e bons estudos
  • Eu fiz essa questão assim:

    De acordo com o autor "Carlos Patrício Samanez".

    (1+i) = (1+ir) x (1+I) ,

    Onde i= taxa aparente, ir= taxa real e I= taxa de inflação. 

    1060  -----  (100 + i)%
    1000  -----  100%

    Resolvendo a regra de três, "i = 6%"

    Jogando na Fórmula. --> 
    (1+i) = (1+ir) x (1+I), temos:

    (1+0,06) = (1+0,04) x (1+I) 

    1,06 = 1,04 x (1+I)  

    1,06/1,04 = 1+I  

    1+I =1,0192  

    I = 0,0192  

    I = 1,92%

    R: Aproximadamente 2%
  • Bruno Lopes, concordo 100% com você.
  • Simples e rápido!

    O aumento do PIB foi de 6% - 4%( informação do PIB real) = 2% (que foi devorada pela inflação)
  • Formula de Bruno Santos está certa.

    Famosa formula do RAI - R (Real) = A (Aparente) / I (Inflação)

    1,04 = 1,06 / I

    I= 1,06/1,04 = 1,01923


ID
850261
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O processo de industrialização da economia brasileira no período de 1900 a 1980 foi consequência direta de vários fatores.

Entre eles NÃO se inclui:

Alternativas
Comentários
  • Substituição de importações, em economia, é um processo que leva ao aumento da produção interna de um país e a diminuição das suas importações. Correto 
    B- Correto, pois o crédito fornecido pelos bancos dessa época ajudaram nos investimentos industriais.
    C- Correto, se não tem de onde importar, o páis é obrigado a melhorar sua indústria para ter os produtos necessários.
    D-errado
    e- Plano de metas - No governo de JK foi elaborado o plano de metas- Que como diz o lema - "50 anos em cinco"- trouxe desenvolvimento para o brsil principalmente na area automobilística.
  • Hoje ainda é precário isso :(


ID
850264
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Segundo uma linha de pensamento, a democracia deve ser vista como a criação sistemática de oportunidades para a discussão pública, um processo pelo qual as pessoas se vêm obrigadas a debater além dos limites de seus próprios interesses individuais.


Tal concepção implica que a democracia

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta letra e - como o p´roprio enunciado diz: a democracia é um processo pelo qual as pessoas se vêm obrigadas a debater além dos limites de seus próprios interesses individuais, ou seja, se ultrapssa o limite individual atinge a coletividade, que é a nossa resposta. 

ID
850267
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O BNDES, desde a sua criação em 1952, com o objetivo de apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do Brasil, tem atuado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    Surgiu como BNDE, em 52. O BNDE nascia com a dupla incumbência de elaborar análises de projetos e de atuar como o braço do governo na implementação das políticas consideradas fundamentais para o avanço da industrialização.

  • Senhora Dilma e senhor Lula foram vistos dando uma risadinha ao ler a alternativa C.

  • A alternativa que corretamente descreve a atuação do BNDES é a D. De fato, concede financiamentos de longo prazo, os quais incluem investimentos em máquinas e equipamentos (investimentos industriais).

    Resposta: D