“O Balanced Scorecard materializa a visão e a estratégia da empresa por meio de um mapa com objetivos e indicadores de desempenho, organizados segundo quatro perspectivas diferentes: financeira; clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento. Estes indicadores devem ser interligados para comunicar um pequeno número de temas estratégicos amplos, como o crescimento da empresa, a redução de riscos ou o aumento da produtividade.” (Kaplan & Norton, 1997).
“O Balanced Scorecard é um modelo de avaliação da atuação da empresa que equilibra os aspectos financeiros e não financeiros na gestão e planificação estratégica da organização. É um quadro de direção, coerente e multidimensional, que supera as avaliações tradicionais da contabilidade." (J.Alvarez, 1999).
Segundo Kaplan e Norton (1997, p. 2), “O Balanced Scorecard permite que as Empresas acompanhem o desenvolvimento financeiro, monitorando, ao mesmo tempo, o progresso na construção de capacidades e na aquisição dos ativos intangíveis necessários para o crescimento futuro”.
De acordo com Herrero Filho, (2005, p. 26) “O BSC pode ser entendido, de uma forma mais objetiva, em duas dimensões”:
É um sistema de gestão que traduz a estratégia de uma empresa em objetivos, medidas, metas e iniciativas de fácil entendimento pelos participantes da organização; É uma ferramenta gerencial que permite capturar, descrever e transformar os ativos intangíveis de uma organização em valor para os stakeholders. Conclui-se que, o BSC permite que os executivos avaliem suas unidades de negócio, criando um valor para os clientes atuais e futuros, sem desviar do foco do desempenho financeiro da organização.
" O BSC cria um contexto para que as decisões relacionadas às operações cotidianas possam ser alinhadas com a estratégia e a visão organizacional, permitindo divulgá-las e promover o consenso e o espírito de equipe, integrando as partes da organização e criando meios para envolver todos os promadas do negócio, catalisar esforços e motivar as pessoas." (Chiavenato).
GAB: LETRA E
Complementando!
Fonte: KARINA FURLANETE
Sequem análises e correções das assertivas:
a) apresentar duas(quatro) dimensões: perspectiva financeira e governamental(, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento). (ERRADA)
- O BSC apresenta 4 dimensões e não apresenta a perspectiva governamental.
b) apresentar três(quatro) dimensões: perspectiva financeira, do cliente e governamental(,dos processos internos e do aprendizado e crescimento). (ERRADA)
O BSC apresenta 4 dimensões e não apresenta a perspectiva governamental.
c) apresentar quatro dimensões: perspectiva financeira, do cliente, interna e governamental(do aprendizado e crescimento). (ERRADA)
O BSC não apresenta a perspectiva governamental.
d) d) enfatizar(considerar) o resultado financeiro final (em conjunto com outras perspectivas não financeiras). (ERRADA)
Um dos motivos do sucesso do BSC não se deve ao fato de enfatizar o resultado financeiro final (perspectiva financeira) e sim considerar mais 3 perspectivas além da financeira.
Porém, cuidado com essa assertiva, pois de acordo com a metodologia do BSC as 4 perspectivas são dispostas em níveis, na seguinte ordem:
- Perspectiva Financeira;
- Perspectiva do Cliente;
- Perspectiva dos Processos Internos;
- Perspectiva do Aprendizado e Crescimento.
Portanto, a perspectiva financeira assume um papel mais relevante que as demais (serve de foco para as outras perspectivas), porém isso não pode ser interpretado como um fator de sucesso do BSC, dado que um dos propósitos dessa ferramenta foi justamente trazer novos indicadores além dos financeiros.
e) procurar fornecer a visão de conjunto dos fatores críticos de sucesso. (CERTA)
Os fatores críticos de sucesso, no âmbito o BSC, são os objetivos estratégicos, que refletem o foco da organização em cada uma das 4 perspectivas.
Segundo Kaplan e Norton, o BSC visa à integração e balanceamento de todos os principais níveis de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros até os relativos a processos internos, estabelecendo indicadores (objetivos de qualidade) para funções relevantes dentro das organizações, ou seja, desdobrando setorialmente estes indicadores em metas. Assim, a visão e a estratégia da organização são traduzidas em metas tangíveis.
Ademais, o principal produto final do BSC é o Mapa Estratégico, que resume graficamente a missão, a visão, os principais objetivos estratégicos e os indicadores envolvidos.