SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2019 - UNIRIO - Produtor Cultural


ID
3228625
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Segundo a Microsoft, o Windows 8 disponibiliza a possibilidade de armazenar em cache os arquivos ou fazer backups de diferentes versões dos mesmos. Esse recurso se chama Histórico de Arquivos e vem desabilitado por default.


Esse recurso exige um(a)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    O Histórico de Arquivos faz o backup regular das versões de seus arquivos nas pastas Documentos, Músicas, Imagens, Vídeos e Área de Trabalho e dos arquivos do OneDrive disponíveis offline em seu computador. Com o tempo, você terá um histórico completo dos seus arquivos. Se os originais forem perdidos, danificados ou excluídos, você poderá restaurar todos eles. Também é possível procurar e restaurar as diferentes versões de arquivos. Por exemplo, para restaurar uma versão mais antiga de um arquivo (mesmo que ela não tenha sido excluída ou perdida), você pode procurá-la em uma linha do tempo, escolher a versão desejada e restaurá-la. 

    FONTE: SUPPORT.MICROSOFT.COM

    FELIZ NATAL

  • LETRA B

  • O histórico de arquivos permite ter uma gestão de diferentes versões de um arquivo.

    Este é um recurso que o ONEDRIVE já oferece para os arquivos que estão dentro da pasta.

    No entanto, para aplicar isto a todo o computador, é necessário ter um disco externo ou um disco em rede. Neste caso, não exige-se o OneDrive.

    Resposta certa, alternativa b).

  • ENTÃO COMO SE TIVESSE UMA CAIXA ESCONDIDA GUARDANDO TUDO QUE VC POSTAR OU POR NO COMPUTADOR, QUANDO VC PERDER ALGO, NÃO PERDERAR Q VERDADE.

  • É um fato típico da CESGRANRIO disponibilizar alternativas bem parecidas em sentido, como por exemplo B, C e D. Quando alternativas como estas forem a maioria, se tratando desta banca, eu já descarto as demais.

  • Dica de material pra galera que vai fazer a prova do Concurso BB dia 26/09 e ainda não se sente preparada:

    https://abre.ai/c6yq

    Lembre-se: Um dia sem estudar é um dia a mais entre você e seu objetivo!


ID
3228631
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao analisar uma reclamação sobre uma aplicação Web que não funcionava bem em um computador específico, cuja configuração de software é muito antiga, um atendente de Help Desk suspeitou que o problema fosse a versão do JavaScript disponível no navegador Chrome desse computador.

Para obter um relatório que inclui a versão do JavaScript sendo executado (Como em “JavaScript: V8 7.5.288.30”), o que esse atendente deve digitar no campo destinado à URL?

Alternativas
Comentários
  • CHROME://VERSION ------> Será exibido um relatório com diversas informações referentes ao chrome.

  • Assertiva E

    chrome://version

  • Caí que nem uma pata na letra A.

  • Essa foi boa, temos que ser até profissional de TI pra fazer as provas.

  • LETRA E

  • o navegador Chrome nao suporta mais Java , questao desatualizada

  • Gabarito: alternativa E

    De início você acha que é uma questão para profissional de T.I., mas depois de outra lida vê que a resposta tá no enunciado:

    " suspeitou que o problema fosse a versão do JavaScript "

    Bons estudos

  • QUESTAO PARA ROLAR CABEÇAS. KKK

  • você estuda e estuda informática, mas sempre terá algo que não saberá

  • Questão de lógica, também de obviedade Perguntou a versão, versão, versão do Java no Browser Logo... Crhome version, version, version. Simples assim
  • Queria que questões como essas caíssem em minha prova.

  • eu caí bem direitinho na pegadinha kkkkkkkkk

  • Pensei que version daria a versão do Chrome e status daria mais informações do que está sendo rodado no chrome...


ID
3228634
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um cliente de correio-eletrônico, como o Mozilla Thunderbird, pode acessar suas caixas de mensagem por dois protocolos básicos.

Qual protocolo realiza o sincronismo entre o cliente e o servidor de e-mail, replicando as ações de leitura ou troca de diretório no servidor e permitindo que as mensagens sejam guardadas tanto na máquina local quanto no servidor?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    IMAP: (Internet Message Access Protocol) é o protocolo de e-mail que acessa a caixa de e-mail e SINCRONIZA todas as Caixas, Pastas e Subpastas da Conta de E-mail. O IMAP é ideal para Clientes que possui a conta de e-mail Configurada em vários computadores e Smartphones.

    Este é um protocolo de comunicação de via dupla, uma vez que as alterações feitas no cliente de e-mail são transmitidas ao servidor. Ultimamente, este protocolo ganhou mais popularidade entre os gigantes provedores de e-mail, como o Gmail. 

    FONTE: WWW.INFORMÁTICANOTA10.COM.BR

    FELIZ NATAL

  • Gab.: A - IMAP (porta 143 ou 993 "para conexões criptografadas") - Protocolo de acesso à mensagem da internet que permite o acesso aos emails de uma conta diretamente no servidor. Baixando apenas as mensagens para a máquina do usuário quando solicitado, ou seja, apenas baixa a mensagem quando clica nela.

    Dessa forma, o cliente pode acessar as mensagens sem excluí-las do servidor, permitindo o acesso de vários clientes em diversos dispositivos.

    PS:

    -POP3 (porta 110 ou 995 "para conexões criptografadas") - Protocolo que permite baixar as mensagens para a máquina do usuário, apagando-as do servidor.

    -SMTP (portas 25 e 587) - Protocolo de ENVIO das mensagens "não criptografa e nem as autentica" quando enviadas. Para que isso ocorra ele deve ser associado ao protocolo TLS ou seu antecessor SSL, transformando-se em SMTPs (o s após o P é de seguro). Passando a utilizar a porta 465 para o envio de mensagens criptografadas.

    -Por fim, resumidamente, o protocolo NNTP armazena num banco de dados uma vasta gama de informações em que o usuário pode, seletivamente, baixar parte dessa informação que for de seu interesse. Já o TCP/IP é um CONJUNTO ou PILHA de protocolos de comunicação.

  • Felipe (AFT), Por padrão, o protocolo IMAP não baixa as mensagens para o computador. Mas nada impede que o usuário possa baixá-las manualmente. Permitindo, assim, que as mensagens possam ficar armazenadas tanto no servidor (por padrão) quanto na máquina do usuário (manualmente).

  • Þ   IMAP: (Internet Message Access Protocol - Protocolo para Acesso de Mensagens via Internet) utilizado em substituição ao POP3 para permitir que uma mensagem seja lida diretamente pelo browser (navegador) ou em um programa cliente de e-mail (Microsoft Outlook, Mozilla Thunderbird, etc.) SEM que ela seja retirada do servidor de entrada (servidor de recebimento das mensagens). O protocolo IMAP usa a porta 143. Dessa forma, você pode acessar o seu Gmail (por exemplo) da sua residência, do seu smartphone, ou de qualquer computador do mundo, e sua mensagem estará disponível para leitura. 

    GAB = A

  • Assertiva A

    IMAP -> Para recepção/envio de email

    Eu imaginei um "i" bem grande no meio do MAPa enviando e recebendo e-mails.

  • cuidado com os comentários pois, a diferensa entre os protocolos ''POP3 e o IMAP '' é que:

    o POP3=obriga que a msg seja baixada no pc / já o IMAP= o padrão e que as msgs fiquem no servidor POREM, SE A PESSOA QUISER BAIXAR PRO PC A PESSOA PODERÁ.

  • LETRA A

  • uma característica a ser levada em concideraçao é o fato de que o IMAP é o único que pode gerenciar as propriedade dos dados no servidor.

  • O POP3 pode deixar as mensagens salvas no servidor, basta marcar a opção "manter cópias no servidor".

    O IMAP pode ser baixado manualmente para o computador.

    QUESTÃO COM DOIS GABARITOS!

  • Aqui é válido o mnemônico muito utilizado: O Pop 3 Puxa para a máquina.Protocolo que permite baixar as mensagens para a máquina do usuário, apagando-as do servidor.

  • Por padrão, ao usar POP3 para receber as mensagens, elas são apagadas do servidor de recebimento.

  • Quando configuramos um cliente de e-mail exemplo Outlook com o protocolo IMAP, por padrão fica uma cópia da mensagem no servidor.

    Quando configuramos com o protocolo POP ele baixa todas em mensagem do servidor e apaga por padrão!, para que isso não aconteça é necessário ir em configurações avançadas do outlook e marca par deixar uma cópia no servidor,

    como por padrão o IMAP deixar uma cópia no servidor o gabarito é A

  • O POP3 é quem baixa automaticamente e deleta da provedora.

    O IMAP, em regra, acessa e gerencia na provedora, mas nada impede que a mensagem possa ser baixada, só não será apagada da provedora de forma automática.

  • O Protocolo IMAP é o protocolo que permite manipular a mensagem mantendo sincronismo entre cliente e provedor de email.

    Resposta certa, alternativa a).

  • Lembre-se:

    POP => Puxa (a mensagem não é mantida no servidor);

    IMAP => Mantém (a mensagem é mantida no servidor).

  • "[...] e, por fim, também é possível acessar servidores de notícias NNTP por meio dos navegadores. O protocolo NNTP é um antigo protocolo de compartilhamento de notícias em grupos da Internet, na antiga rede USENET. Tal serviço era acessado por meio de aplicativos clientes específicos de notícias. Porém, com o advento da Web, esse serviço passou a ser acessado por meio dos navegadores também."

    https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2019/02/05084756/Recurso-Inform%C3%A1tica-PRF.pdf

  • IMAP - Ao ler uma mensagem de email usando IMAP, você não está realmente baixando ou armazenando em seu computador; em vez disso, você está lendo a partir do serviço de email.

    NNTP - é um protocolo muito antigo utilizado na Usenet para envio de notícias.

    POP3 - é um protocolo que permite que um computador local faça a conexão em um servidor e baixe as mensagens no cliente de e-mail, como Outlook (Windows), Mail (Mac OS X), entre outros.

    SMTP - No Hotmail (atual Outlook) e similares, os servidores SMTP são responsáveis por empacotar as mensagens enviadas pelo usuário e enviá-las de forma segura.

    TCP/IP - protocolo de comunicação padrão para todos os computadores.

  • A             

    POP       IMAP

                 A

    G              N

    A                T

                      É

                  M


ID
3228637
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A Autoridade Certificadora (AC) emite certificados digitais com o objetivo de atestar a associação entre uma chave pública e uma entidade que pode ser uma pessoa física, pessoa jurídica, cliente de rede ou servidor de rede.


Quando um certificado é emitido para uma pessoa física, o certificado digital contém a assinatura digital apenas da(o)

Alternativas
Comentários
  • Gab. B.

    ***

    Geralmente o certificado digital irá conter

    -Nome da pessoa ou entidade associada à chave;

    -Chave pública;

    -Validade do documento;

    -Nome e assinatura da entidade emissora - Autoridade Certificadora;

    -Número de série.

    ***

    O certificado digital garante CIA.-Confidencialidade-Integridade-Autenticidade.

  • Gaba: B

    Os dados básicos que compõem um certificado digital são:

     ~> Versão e número de série do certificado;

    ~> Dados que identificam a AC que emitiu o certificado;

    ~> Dados que identificam o dono do certificado (para quem ele foi emitido);

    ~> Chave pública do dono do certificado;

    ~> Validade do certificado (quando foi emitido e ate quando é válido);

    ~> Assinatura digital da AC emissora e dados para verificação da assinatura

    (Fonte:https://cartilha.cert.br/livro/cartilha-seguranca-internet.pdf página 86)

  • Gabairto Leltra B

     

    * Certificado digital permite a identificação segura do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos.

    I) É gerado e assinado por uma terceira parte confiável, autoridade Certificadora (AC). GABARITO

    II) associa uma entidade ( pessoa, processo, servidor) a um par de chaves criptográficas.

    III)criptografia: processo de embaralhamento dos dados codificação e garante a confidencialidade (sigilo).

  • LETRA B

  • Certificado digital garante a CONFIDENCIALIDADE?

  • Certificado digital é um documento eletrônico assinado digitalmente por uma terceira parte confiável - chamada autoridade certificadora.

  • Quando compramos Certificado Digital seja PF ou PJ, apenas a AC- Autoridade certificadora passa a assinar os documentos digitais, pois não é necessário assinar manual.

  • Marquei como: C

    Errei

  • Os Dados e a Chave Pública são informações do portador do certificado.

    A Assinatura Digital será da AC emissora.

  • Certificado Digital é um documento eletronico assinado digitalmente por uma terceira parte confiável, chamada Autoridade certificado, e que cumpre a função de associar uma entidade (pessoa, processo, servidor) um part de chaves criptográficas com o intuito de tornar as comunicações mais confiáveis e auferindo maior confiabilidade na autenticidade.

    Quando utilizado em conjunto com outros recursos, a certificação digital é capaz de garantir a AUTENTICIDADE, INTEGRIDADE E NÃO-REPÚDIO, E ATÉ CONFIDENCIALIDADE.

  • Questão confusa, acredito que passível de anulação conforme o gabarito.

    Quando diz que o certificado foi emitido PARA, o nome que aparece é do possuidor do CD, ou seja, nesse caso específico poderia ser a letra A. Agora quando diz EMITIDO POR aí sim seria da AC.

    Em outra interpretação poderia ser alternativa C, quando é verificado os dado do certificado.

    Se mais algum colega tem o mesma linha de racíocinio por favor comenta!

  • ✅Gabarito letra B.

    Certificado digital contém a assinatura digital apenas da AC

    Os certificados digitais são emitidos por autoridades certificadoras que são as entidade que dão autenticidade a informação. Para que seja feita essa validação é preciso saber qual foi a autoridade certificadora que emitiu aquele certificado, por isso os certificados digitais são assinados digitalmente pelas AC que os emitiram.

    • Emitiu = Assinatura da AC.

    Autoridade certificadora.

    É uma entidade pública ou privada, subordinada à hierarquia da ICP-Brasil, que consiste em:

    • Emitir
    • distribuir
    • revogar
    • gerenciar certificados digitais.

    Informações presentes no certificado digital ( IMPORTANTE! )

    • Nome da pessoa ou entidade a ser associada à chave pública
    • Período de validade do certificado
    • Chave pública
    • Nome e assinatura da entidade que assinou o certificado
    • número de série

    Use-as com sabedoria

    Bons estudos!✌

  • Quando existe uma assinatura digital em algum elemento, o objetivo da assinatura é você ser capaz de atestar que realmente aquela parte assinou o elemento apresentado.

    Ora, em um certificado digital, emitido por uma Autoridade Certificadora, a única assinatura necessária é a da própria AC, pois é necessário saber se o certificado é verdadeiro, não é mesmo?

    Logo, a assinatura digital da AC servirá para atestarmos a veracidade do certificado digital.

    Resposta certa, alternativa b).


ID
3228640
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

P obtém aprovação para ingressar no serviço público federal, tendo tomado posse e entrado em exercício nos prazos legais. Sendo profissional altamente qualificado na sua área de conhecimento, logo após entrar em exercício, também logra aprovação para cursar mestrado no exterior do país. Baseado na Lei n° 8.112/1990, P requer licença com vencimentos para manter seu vínculo com o serviço público.


O referido estatuto do servidor, no caso de período em que ocorre o estágio probatório, veda a concessão de licença para

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    O servidor em estágio probatório NÃO pode abrir a MATRACA!

    Licenças que NÃO poderão ser concedidas ao servidor em estágio probatório.

    MA - Mandato classista;

    TRA - Tratar de assunto particular; e

    CA – Capacitação.

    FONTE: WWW.ESPAÇOJURÍDICO.COM.BR

    FELIZ NATAL

  • Gabarito: A

    A Lei 8.112 prevê 10 licenças. Para capacitação e mestrado, o servidor terá de completar 5 anos de efetivo exercício na função e ainda dependerá que o mestrado seja considerado de interesse da administração.

    As licenças previstas são:

    I ? Da licença por motivo de doença em pessoa da família (artigo 83)

    II ? Da licença por motivo de afastamento do cônjuge (artigo 84)

    III ? Da licença para o serviço militar (artigo 85)

    IV ? Da licença para atividade política (artigo 86)

    V ? Da licença para capacitação (artigo 87)

    VI ? Da licença para tratar de interesses particulares (artigo 91)

    VII ? Da licença para o desempenho de mandato classista (artigo 92)

    VIII ? Da licença para tratamento de saúde (artigo 202)

    IX ? Da licença à gestante, à adotante e da licença-Paternidade (artigo 207)

    X ? Da licença por acidente de serviço (artigo 211)

     

    Lei 8.112, Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    Parágrafo único.  Os períodos de licença de que trata o caput não são acumuláveis. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     

  • GABARITO: A

    Conforme a Lei 8112/90, a cada 5 anos de efetivo exercício no serviço público o servidor tem direito a até 3 meses de licença para participar de curso de capacitação profissional, no interesse da Administração Pública. Estes 3 meses não configuram uma garantia, mas sim o limite definido ao servidor público. Dessa forma, se o curso do qual o agente decidiu participar, tiver duração de 2 (dois) meses, este será o prazo da sua licença. Os períodos são inacumuláveis (art. 87). 

    A licença capacitação será concedida sem prejuízo da remuneração do servidor. Para cálculo do período de 5 (cinco) anos, será computado todo o tempo de exercício de cargo, no serviço público federal, inclusive o compreendido no estágio probatório, não obstante a licença não possa ser concedida ao servidor durante o período do estágio

    (Carvalho, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 4. ed. - Salvador: JusPODIVM, 2017. fl. 870).

  • É vedado ao servidor público federal em estágio probatório:

    MA - Mandato classista;

    TRA - Tratar de assunto particular; e

    CA – Capacitação.

    Fica suspenso o estágio probatório nos seguintes casos:

    Doença em pessoa da família

    Afastamento do cônjuge

    Atividade política

    Organismo que o Brasil coopere

    Participação de curso de formação para outro cargo federal

  • MA TRA CA....

  • Em se tratando de servidor em estágio probatório, aplica-se a norma do art. 20, §4º, da Lei 8.112/90, que assim estabelece:

    "Art. 20 (...)
    § 4o  Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal."

    De seu turno, o art. 81 traz o rol de licenças a que fazem jus os servidores públicos. Confira-se:

    "Art. 81.  Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    III - para o serviço militar;

    IV - para atividade política;


    V - para capacitação;

    VI - para tratar de interesses particulares;

    VII - para desempenho de mandato classista."

    Da conjugação destes preceitos legais, percebe-se que, dentre as licenças indicadas pela Banca, a única que não pode ser fruída pelo servidor em estágio probatório é aquela contida na letra A (para capacitação), porquanto prevista no inciso V. Logo, não contemplada dentre aquelas que podem ser objeto de gozo pelo servidor durante tal estágio.


    Gabarito do professor: A


ID
3228643
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

F é servidor da UNIRIO e tem ciência de que ocorrerá vacância simultânea dos cargos de Reitor e de Vice-Reitor. Para emitir nota com informações para seus colegas, consulta o Estatuto da UNIRIO e verifica que o referido instrumento normativo determina que a indicação para responder pela reitoria cabe ao

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Art. 14, § 3º, do Estatuto da Unirio.

  • Mais uma questão cuja classificação não tem nada a ver com o assunto!!!


ID
3228646
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Q é servidor público e postulou readaptação por ter sofrido limitações que impediriam o exercício no cargo público originário que ocupava. Ao submeter-se à inspeção de saúde, foi diagnosticado como totalmente incapaz para o serviço público.

Nesse caso, nos termos da Lei n° 8.112/1990, o servidor Q será

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Seção VII

    Da Readaptação

    Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    § 1  Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

    FELIZ NATAL

  • D) Aposentadoria por invalidez permanente.

  • GABARITO:D

     

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

     

    Da Readaptação

     

            Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

     

            § 1o  Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado. [GABARITO]

     

            § 2o  A readaptação será efetivada em cargo de atribuições afins, respeitada a habilitação exigida, nível de escolaridade e equivalência de vencimentos e, na hipótese de inexistência de cargo vago, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.               (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Conforme disposto no Art. 24, §1º, da Lei 8.112/90:

    Art. 24 - Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    §1º - Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

    GAB: D

  •         Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • APOSENTADO

  • Em se tratando de servidor considerado totalmente incapaz para o serviço público, a única alternativa viável para a Administração consistiria na concessão de aposentadoria por invalidez, que tem apoio no art. 186, I, da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 186.  O servidor será aposentado:

    I - por invalidez permanente, sendo os proventos integrais quando decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, especificada em lei, e proporcionais nos demais casos;"

    Logo, dentre as opções fornecidas, a única correta está na letra D.


    Gabarito do professor: D


ID
3228649
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O servidor público W foi demitido do serviço público, após processo administrativo disciplinar. Inconformado, ele propôs ação judicial, buscando o retorno ao serviço público, tendo obtido decisão favorável, após dez anos de duração do processo.


Nos termos da Lei n° 8.112/1990, quando invalidada a demissão por decisão judicial, ocorre a denominada

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Seção IX

    Da Reintegração

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

    FELIZ NATAL

  • Reintegração – é a volta de servidor estável (para a LC nº 840/11 não necessita ser estável) para a esfera da administração quando invalidada a sua demissão através de sentença judicial transitada em julgado.
  • GABARITO:B

     

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

     

    Da Reintegração

     

            Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. [GABARITO]

     

            § 1o  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

     

            § 2o  Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

  • ReINtegração: retorno do servidor INjustiçado;

    Sempre funciona comigo! Rs

  •       Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

  • GABARITO: B

    Aproveito o Disponível;

    Reintegro o Demitido;

    Reverto o Aposentado;

    Reconduzo o Inabilitado;

    Readapto o Incapacitado.

  • Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    *********** Reintegração é o retorno do cargo por invalidação da demissão******************

  • Seção IX

    Da Reintegração

           Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

           § 1  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

           § 2  Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

    GABARITO - B

  • Questão deve ser respondida segundo o que dispõe o estatuto dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei nº 8.112/1990).

    O conhecimento exigido diz respeito ao instituto da reintegração. Reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens (art. 28).

    Dito isso, e considerando que o enunciado requer que o candidato assinale a alternativa que esteja em consonância com a referida situação hipotética, passemos à análise individual das assertivas:

    A) Incorreta: a anulação da demissão impõe a reintegração do servidor (art. 28).

    B) Correta: nos exatos termos do art. 28.

    C) Incorreta: a anulação da demissão impõe a reintegração do servidor (art. 28). Por seu turno, recondução é a volta do servidor reprovado em Estágio probatório ou decorrente de reintegração do anterior ocupante (Art. 29).

    D) Incorreta: nos termos comentados na “A”.

    E) Incorreta: nos termos comentados na “A”. Por seu turno, repristinação é o "fenômeno" por meio do qual ocorre a revogação de uma lei que havia revogado outra, fazendo com que esta última volte a ter vigência.

    GABARITO: LETRA B.

  • Olá, pessoal. Postei parte da lei 8.112 em áudio/vídeo toda atualizada até 2021, referenciada, com anotações e resumos no meu canal do youtube, que se chama "tio san concurseiro" (a foto do canal é um boneco do Saitama usando óculos e mochila de estudo). Além dela também tenho áudio/vídeo da lei de improbidade administrativa, da lei do processo administrativo federal e outras. Espero que ajude e bons estudos a todos!


ID
3228652
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

K, cidadão no pleno exercício dos seus direitos políticos, requereu a um certo órgão público o reconhecimento de determinado benefício a que, no seu entender, faria jus. Ao procurar informações no órgão competente, recebeu a noticia de que seu requerimento tinha grande probabilidade de ser deferido, embora o agente público que havia fornecido tal informação já tivesse ciência de que houvera o seu indeferimento.

Nesse caso, consoante as normas do Decreto n° 1.171/1994, o tal agente público que prestou essa informação a K violou o direito à

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Das Regras Deontológicas

    VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

    FELIZ NATAL

  • GABARITO: LETRA C

    Das Regras Deontológicas

    VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.


ID
3233683
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As atividades do profissional de Produção Cultural têm grande relação com as teorias das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional.

O composto da Comunicação Organizacional Integrada deve articular ações de comunicações

Alternativas
Comentários
  • Segundo a filosofia de Margarida Kunsch, a comunicação organizacional é formada por alguns tipos de comunicação:

    1. comunicação administrativa

    2. comunicação interna

    3. comunicação institucional

    4. comunicação mercadológica

  • O restante que aparece nas questões se refere a fluxos de comunicação.

    Fluxo ascendente, descendente, informal, formal, horizontal e vertical.


ID
3233686
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As normas de Cerimonial e Protocolo da Presidência da República, estabelecidas pelo Decreto 70.274, de 9 de março de 1972, determinam procedimentos para o hasteamento e o arriamento da Bandeira Nacional nos órgãos públicos federais e em outros estabelecimentos.

No dia 19 de novembro, a que horas o hasteamento deve ser realizado, em casos de solenidades especiais?

Alternativas
Comentários
  • Art. 27 A Bandeira Nacional pode ser hasteada e arriada a qualquer hora do dia ou da noite.

    § 2º No dia 19 de novembro, Dia da Bandeira, o hasteamento é realizado às 12 horas, com solenidades especiais.


ID
3233689
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O tipo de mediação pública que estabelece um fluxo informativo entre Estado e cidadãos denomina-se comunicação

Alternativas

ID
3233692
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A identidade corporativa reflete e projeta a real personalidade da organização. É a manifestação tangível, o autorretrato da organização ou a soma total de seus atributos, sua comunicação, suas expressões.
KUNSCH, Margarida. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003, p. 172.

Já a imagem corporativa diz respeito a como a organização é percebida pelo público, assim como seus produtos.
O conjunto de estratégias de criação ou fortalecimento de determinada marca, a partir de diferentes ações de comunicação e de marketing, como os eventos, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Branding é a gestão de marca com o objetivo de torná-la mais conhecida, desejada e positiva na mente dos seus consumidores. O Branding, ou brand management, envolve ações relacionadas ao propósito, valores, identidade e posicionamento da marca.

    Fonte: blog Rockcontent

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    O Branding um conjunto de estratégias que tem como objetivo tornar a marca mais “positiva” (e também mais “desejada”) na mente dos indivíduos, através de diversas ações de comunicação e de marketing (como, por exemplo, realização de eventos). 

    O Brand equity (letra B), por sua vez, é o “valor da marca”. De acordo com Axelrod, “É a importância a mais que um consumidor paga para obter a sua marca preferida e não um produto parecido sem o nome de sua marca”. 

    Por fim, o Brand loyalty (letra D) é um conceito relacionado à “fidelização” (lealdade) do cliente. Consiste em um “padrão de comportamento” do consumidor, que é “fiel” (um fã da marca), e se compromete com determinada marca e faz compras repetidas daquela marca.

  • A identidade corporativa reflete e projeta a real personalidade da organização. É a manifestação tangível, o autorretrato da organização ou a soma total de seus atributos, sua comunicação, suas expressões.

    Já a imagem corporativa diz respeito a como a organização é percebida pelo público, assim como seus produtos. 

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    Branding um conjunto de estratégias que tem como objetivo tornar a marca mais “positiva” (e também mais “desejada”) na mente dos indivíduos, através de diversas ações de comunicação e de marketing (como, por exemplo, realização de eventos). 

    O Brand equity (letra B), por sua vez, é o “valor da marca”. De acordo com Axelrod, “É a importância a mais que um consumidor paga para obter a sua marca preferida e não um produto parecido sem o nome de sua marca”. 

    Por fim, o Brand loyalty (letra D) é um conceito relacionado à “fidelização” (lealdade) do cliente. Consiste em um “padrão de comportamento” do consumidor, que é “fiel” (um fã da marca), e se compromete com determinada marca e faz compras repetidas daquela marca.


ID
3233695
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os eventos são veículos de comunicação dirigida que devem ser planejados estrategicamente de forma a aproximar a organização ou o produto de seus públicos.

Entre os eventos institucionais tradicionais, consta a cerimônia de oficialização de uma autoridade para o exercício de cargo ou função pública, que se denomina

Alternativas

ID
3233698
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto às normas de cerimonial público do Governo Federal e a ordem geral de precedência, relacionadas no Decreto 70.274, de 9 de março de 1972, o artigo 1º determina que o Presidente da República presidirá sempre a cerimônia a que comparecer. Já a precedência entre os Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios é determinada, no artigo 8º, pela ordem de constituição histórica dessas entidades.

Sendo assim, o primeiro Estado é

Alternativas
Comentários
  • Decreto 70.274/ 72

    Art . 8º A precedência entre os Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios é determinada pela ordem de constituição histórica dessas entidades, a saber: Bahia, Rio de Janeiro, Maranhão, Pará, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba, Espirito Santo, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Alagoas, Sergipe, Amazonas, Paraná, Acre, Mato Grosso do Sul , Distrito Federal, e Territórios: Amapá, Fernando de Noronha, Rondônia e Roraima.

  • Pra ajudar a memorizar:

    BA RI MA PA PE SA MI

    GO MA RI CE PA ES PI

    RI SA AL SE AM PA AC

    MA DI AM FE RO RA TO

  • é música, Igor? tem ritmo? kkkk


ID
3233701
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na organização de um evento, a ferramenta de gestão, geralmente em forma de tabela ou gráfico, que especifica os períodos de tempo em que as atividades devem ser executadas, denomina-se

Alternativas

ID
3233704
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As pesquisas e auditorias de opinião e de imagem são importantes ferramentas de relacionamento com públicos estratégicos. Há vários tipos de pesquisas no gerenciamento dos programas de comunicação com os públicos da organização.

Ao trabalharem a partir de sua intuição e de seu julgamento artístico, os técnicos de comunicação e de produção cultural utilizam a abordagem

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B

    A chave da questão está em "intuição".

    Em regra, as pesquisas usam técnicas.

    Abordagem da não-pesquisa: é realizada com base na intuição dos profissionais de comunicação que desenvolverão programas nas organizações. Ela não trabalha com pesquisas para monitoramento e gerenciamento de atividades, mas sim com ações rotineiras para permitir a comunicação no meio corporativo. O fluxo de informações, em geral, ocorre da gerência para as outras áreas da organização, com poucos dados na direção do ambiente para a organização.

    Abordagem informal: como o próprio nome já diz, o processo de pesquisa é feito de maneira informal, sem uma estruturação clara e sem padronizações. As pessoas são entrevistadas, no entanto, não seria possível afirmar que trata-se de uma opinião representativa de grupos maiores, devido às amostras inconsistentes. Os dados não devem ser usados como base para o desenvolvimento de programas, mas podem ser uma fase inicial para pesquisas mais elaboradas e organizadas.

    Abordagem da administração científica: é a pesquisa realizada em todo o processo de comunicação organizacional. Ela terá como ponto de partida a definição de um problema, fará um monitoramento dos programas, implementará novas ações e permitirá o acompanhamento dos resultados.

    Abordagem de evento midiático: trata-se do desenvolvimento de pesquisas com base em temas que seriam de interesse da imprensa, ou seja, buscando a publicação dos resultados em plataformas de comunicação e mídia espontânea. Os gestores conhecem os assuntos que podem ser relevantes para os jornalistas e, portanto, usam isso como uma ferramenta para conduzir pesquisa com esse fim.

    Abordagem exclusivamente de avaliação: a pesquisa é pouco utilizada na fase de planejamento, mas tem como foco as fases de implementação e de avaliação de resultados. Há um receio dos gestores em verificar que os índices desejados não foram alcançados e que, portanto, suas iniciativas não foram bem sucedidas.

    Essas classificações foram desenvolvidas pelos autores Glen Broom e David Dozier (1990).

    Fonte: Prof Julia Branco - Estratégia


ID
3233707
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na recepção de delegações estrangeiras em um evento no Brasil, é importante levar em consideração as tradições religiosas, uma vez que

Alternativas

ID
3233710
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Há uma discussão importante sobre a imutabilidade das cidades históricas consideradas patrimônios culturais. Por serem patrimônios ambientais, tornam-se locais inalteráveis e tendem a perder a possibilidade de mutação que lhes confere vitalidade.

No Brasil, são declarados “Patrimônio Mundial”, pela UNESCO, os seguintes lugares:

Alternativas

ID
3233713
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O produto cultural tende a ser a expressão de atitudes, criatividade e ideias, com a finalidade de oferecer informação e entretenimento de origem popular ou não.

Já o bem cultural se diferencia do produto cultural por sua (seu)

Alternativas
Comentários
  • Valor simbólico, já que Sausurre acreditava que nossa experiência com os signos era essencial, pra mim, o bem cultural nasce organicamente durante nossa vida social.

    experiências opostas eram o que davam o significado para ele, então...

    Pedra raríssima de 100000 anos aleatória: meh

    Diamante que é usado por nós para bijuterias: que lindo :0

  • Por um bem cultural , podemos entender toda a produção simbólica, material e imaterial de uma sociedade que expressa e alimenta a memória e as atividades culturais individuais e coletivas.

    Bens culturais e produtos culturais não são sinônimos. Dependendo de como irá trabalhar, podem ser antagônicos. A Respeito do desenvolvimento da economia criativa , o desejo é exatamente o de se garantir que os produtos culturais sejam potencializados de nossos bens culturais, por meio de articulação entre : inovação, criatividade e diversidade.


ID
3233716
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Após o término de um evento institucional NÃO faz parte das ações a realização do seguinte procedimento:

Alternativas

ID
3233719
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na captação de recursos por meio da Lei Rouanet, a empresa doadora recebe que tipo de benefício?

Alternativas
Comentários
  • Dedução fiscal

  • O incentivo previsto na Lei Rouanet permite a empresa doadora ou patrocinadora de projeto cultural deduzir os valores investidos do Imposto de Renda devido.

    Fonte: Agência Câmara de Notícias


ID
3233722
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A elaboração de um projeto cultural tem a função principal de ser um instrumento de planejamento e gestão, indo além do papel de servir como material para solicitação de recursos financeiros. O ciclo de vida de um projeto cultural é composto por quatro etapas.

Tais etapas, na respectiva ordem, são:

Alternativas
Comentários
  • a captação de recursos não é uma etapa, então?

    mas mesmo assim é preciso ter prestação de contas, pelo visto..


ID
3233725
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Uma chance maior de sucesso de um produto cultural ocorre quando se tem bem definido o público-alvo. A partir dessa definição, é possível buscar patrocínio e/ou apoio que dialoguem com esse público e iniciar o trabalho de divulgação desse produto. Para iniciar a divulgação, é preciso enviar algumas peças e materiais como, por exemplo, release, cartão de visita, fotos, portfólio, serviço, dentre outros.

Esse conjunto de materiais enviado para os meios de comunicação é chamado de

Alternativas

ID
3233728
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Do ponto de vista histórico, as políticas de Cultura, assim como as de outros campos da vida nacional, oscilam, no Brasil, ao sabor dos governos. Desde a instauração da República, a Cultura oscilou de status, ora como “cereja-do-bolo”, algo supérfluo, ora como política de governo.

A nação foi, de fato, contemplada com uma Política Nacional de Cultura, estabelecida por um ordenamento democrático, a partir de

Alternativas
Comentários
  • Com a Lei 12.343/2010 que instituiu o Plano Nacional de Cultura - PNC, cria o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais - SNIIC

  • Canclini (2006) define políticas culturais como o conjunto de intervenções do Estado, instituições civis e grupos comunitários organizados para orientar o desenvolvimento simbólico, atender às necessidades culturais da população e construir consenso para um tipo de ordem ou transformação social.

    Rubim (2010) resume a trajetória das políticas culturais no Brasil em quatro grandes momentos:  (1) Da chegada da corte portuguesa em 1888 ao início da década de 1960: visão bastante patrimonialista de cultura, quando se criou as primeiras instituições culturais do país; (2) Do golpe militar em 1964 à abertura política em 1990: período marcado pelo sentido de controle político e censura cultural, toda produção artístico-cultural passava pelos instrumentos de censura antes de serem veiculadas. (3) De 1990 a 2002, com os projetos neoliberais para a cultura, com incentivos fiscais para financiamento privado da cultura e arte; (4) De 2003 a 2010, com a construção e estruturação do Sistema Nacional de Cultura – SNC: marca a abertura de diálogo com sociedade e a admissão de um conceito antropológico, econômico e simbólico de cultura. Particularmente em 2010, a nação foi contemplada com uma Política Nacional de Cultura, estabelecida por um ordenamento democrático, e que se pressupõe participação e controle social.

    Com base nessa explicação, podemos afirmar que a alternativa E (2010) é a certa.

    Gabarito do professor: Letra E.

    Bibliografia:

    - Canclini, Nestor Garcia. Culturas Híbridas. São Paulo: Edusp, 2006.

    - Rubim, A. A. C. (Orgs.). Políticas culturais no governo Lula. Coleção CULT. Salvador: EDUFBA,

    2010.

ID
3233731
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Convenção da UNESCO de 2003 estabeleceu parâmetros para a proteção e o reconhecimento (dito “registro”) do patrimônio imaterial, ao lado da proteção e do reconhecimento do patrimônio material (dito “tombamento”).

NÃO se configura como um típico exemplo de patrimônio imaterial brasileiro o(a)

Alternativas

ID
3233734
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

“Arte é o que eu e você chamamos arte”.


Tal formulação, feita pelo crítico de arte e escritor Frederico Morais, reflete uma postura que

Alternativas
Comentários
  • espelha a impossibilidade de confinamento conceitual da arte.


ID
3233737
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 preconiza, no caput de seu Artigo 215, que “O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais”.

Tais direitos culturais, a que o Artigo 215 da Constituição Federal se refere, embora ainda não tipificados e regulamentados, têm como foco os

Alternativas

ID
3233740
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

No Brasil, em 1972, durante o Governo Médici, foi apresentada uma proposta de Política Pública Cultural.

Somente após 14 anos, por meio de um decreto, foi finalmente oficializada a primeira Lei de Incentivo Fiscal, que ficou conhecida como Lei

Alternativas
Comentários
  • A Lei 7.505, batizada de Lei Sarney, criou as bases de uma parceria entre o poder público e o setor privado para dinamizar a produção cultural. Ela estabeleceu uma isenção de até 10% do Imposto de Renda devido pelas empresas, desde que tais recursos fossem investidos em produções artísticas brasileiras.  

    A Lei Sarney foi revogada pelo presidente seguinte, Fernando Collor de Mello, que em 1991 sancionou a Lei Rouanet, em vigor até hoje com algumas atualizações. A Lei 7.505, entretanto, foi um marco nas relações entre o Estado e a cultura depois de uma ditadura que censurou e asfixiou a produção artística e intelectual e da histórica ausência de políticas para o setor.


ID
3233743
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um dos maiores desafios do produtor cultural é a divulgação, pois o público não acorre ao espetáculo se não receber informações sobre a realização do evento, onde e quando está ocorrendo, e por quanto tempo permanecerá em cartaz.

Recurso frequentemente empregado pelo produtor cultural para fazer frente a esse desafio, a chamada mídia espontânea consiste na(o)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C - Mídia espontânea é o espaço conquistado por marcas em veículos ou canais de comunicação de terceiros sem que haja recompensa financeira. É normalmente o resultado dos esforços dos trabalhos de relações públicas e assessoria de comunicação.


ID
3233746
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A questão do comissionamento do captador de recursos é um dos problemas cruciais do financiamento de iniciativas culturais, algo que envolve a transparência na prestação de contas de projetos e programas, sobretudo os incentivados, que se submetem ao escrutínio do Tribunal de Contas da União.

Uma grande contribuição nesse sentido foi o Código de Ética do Captador de Recursos, estabelecido pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos, a qual implementou uma mudança de cultura nesse campo ao preconizar

Alternativas

ID
3233749
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Historicamente, a expressão ‘mecenato’ remete ao final da era antes de Cristo. Mecenas, ministro e fonte de inspiração de Caio Julio Augusto, imperador de Roma, estrategista de talentos múltiplos, é o responsável por uma política inédita de relacionamento entre governo e sociedade dentro do império. Para Mecenas, as questões do poder e da cultura são indissociáveis e cabe ao governo a proteção às diversas manifestações da arte.
LISBOA, Simone Marília. Razão e paixão dos mercados. Belo Horizonte, Fundação João Pinheiro. 1998. p. 21-22.

O termo ‘mecenato’, tal como empregado na área cultural, designa, mais especificamente,

Alternativas

ID
3233752
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Um colecionador particular busca incentivos governamentais para apresentar, em determinados circuitos, algumas obras que administra.

Ao consultar a Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991, esse colecionador verificou que, de acordo com o §2º, incluído pela Lei nº 11.646, de 2008, é vedada a concessão de incentivo a obras, produtos, eventos ou outros decorrentes, destinados ou circunscritos a coleções particulares ou a circuitos privados, que estabeleçam limitações de

Alternativas

ID
3233755
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Nos termos da Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991, fica autorizada a constituição de Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficart), sem personalidade jurídica, caracterizando comunhão de recursos destinados à aplicação em projetos culturais e artísticos.

Tais fundos serão constituídos sob a forma de

Alternativas
Comentários
  • Art. 8° Fica autorizada a constituição de Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficart), sob a forma de condomínio, sem personalidade jurídica, caracterizando comunhão de recursos destinados à aplicação em projetos culturais e artísticos.


ID
3233758
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Na escolha de imagens para usar no material de divulgação de um evento, além da qualidade estética, deve-se levar em consideração se a resolução do arquivo digital está adequada à sua reprodução impressa em gráfica.

Para evitar problemas na definição das imagens impressas, o ideal é que o arquivo digital esteja em

Alternativas
Comentários
  • Para impressão, imagens abaixo de 300 DPI ou PPI ficam com baixa qualidade o que faz com que a imagem fique com aspecto quadriculado.


ID
3233761
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Nessa circulação acelerada de formas e processos culturais, as apropriações e as hibridizações envolvem tanto conteúdos como formatos. [...] Os jovens são particularmente abertos e sensíveis a essas possibilidades, e a indústria cultural investe nisso [...]
Disponível em: <https://www.itaucultural.org.br/entrevista-politicas-culturais-e-as-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao>. Acesso em: 29 jul 2019.

O depoimento acima foi retirado de uma entrevista concedida ao Observatório Itaú Cultural por Marco Antônio de Almeida, Professor de Ciências da Informação e Documentação, na USP, e faz parte de um raciocínio que reconhece a importância da juventude no atual momento social.

Sobre esses jovens, a afirmação que mais representa o contexto destacado acima é:

Alternativas
Comentários
  • Trecho do texto: "Os jovens são particularmente abertos e sensíveis a essas possibilidades" - resposta: D

  • Possibilidade está correlacionada com oportunidade.

    Geração Agora (alternativa "e" é uma extrapolação pois não consta no texto).


ID
3233764
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sob a ótica de uma realidade social permeada pelo crescimento e desenvolvimento de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), as políticas culturais atuantes podem ser consideradas em duas frentes: acesso ao patrimônio cultural existente e produção/expressão cultural. A partir daí observa-se uma nova lógica de consumo e produção de conteúdo que reorganizou os papéis e os atores nesse cenário.

Nesse contexto, verifica-se que a(o)

Alternativas

ID
3233767
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um produto midiático, uma rádio na internet desenvolvida por professores de uma universidade, foi o pioneiro em oferecer para o ouvinte módulos jornalísticos em que o internauta escolhia o que ia ouvir, quando e em que ordem, além de poder repetir o conteúdo, caso o desejasse.

Esse formato muito se assemelha ao, atualmente, tão conhecido

Alternativas
Comentários
  • Podcast: Forma de publicação de arquivos de média digital (áudio, vídeo, foto) pela internet, através de um feed RSS, que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização.Com isso é possível o acompanhamento ou download automático do conteúdo do poadcast.


ID
3233770
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em um ambiente virtual, em que o consumidor escolhe livremente como e onde receber informações, cresceu a produção de informações falsas, disseminadas sob o verniz de notícias.

Esse tipo de informação é conhecido por

Alternativas

ID
3233773
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O ativismo on-line apresenta-se como uma mídia alternativa em hardnews, ao oferecer informações usualmente não disponíveis nas mídias que apresentam as coberturas factuais.

Um exemplo do que foi acima descrito é o site

Alternativas
Comentários
  • Hard news: Designa o relato objetivo de fatos e acontecimentos relevantes para a vida política, econômica e cotidiana. Opõe-se a "soft news" e "feature", textos mais leves e saborosos que não precisam ter relação imediata com a descrição de um acontecimento.

    “Mídia Ninja passou a simbolizar uma forma individual de colher e transmitir informações, notícia em estado bruto, sem passar pela cosmética da edição. Para alguns, Mídia Ninja é também um jornalismo ativista, militante, capaz de romper o conformismo dos meios tradicionais” (Observatório da Imprensa).


ID
3233776
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A reversão completa ou parcial dos tons de uma imagem, como consequência de uma superexposição exagerada, é o efeito fotográfico chamado de

Alternativas

ID
3233779
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A propaganda faz uso intenso da conotação.

A construção da mensagem persuasiva é, inclusive, muito mais conotativa do que denotativa porque

Alternativas

ID
3233782
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Blogues distanciam-se das mídias dos séculos XIX e XX por possibilitarem, entre outras opções, a divulgação de textos sem a interferência de um editor, sem corte de caracteres por limitação do espaço físico ou de tempo e sem a(o)

Alternativas

ID
3233785
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O assessor de imprensa é uma ponte entre duas partes interessadas na divulgação de determinado fato que desperte, principalmente, o interesse do público. Diante da complexidade da atividade, agravada pelo avanço tecnológico, o profissional que ocupa essa função precisa ter diversos atributos.

NÃO é um dos atributos desse profissional a capacidade de ser

Alternativas

ID
3233788
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A criação de uma imagem que defina uma Identidade Corporativa, quer seja das embalagens de produtos de uma indústria, quer seja do projeto gráfico de uma mídia impressa, cabe a um profissional responsável pela comunicação de um conceito ou ideia, por meio de recursos visuais.

Esse profissional é o

Alternativas
Comentários
  • Eu sou designer gráfico, se eu errasse seria complicado


ID
3233791
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A internet revolucionou a comunicação no mundo, criando uma verdadeira aldeia global conectada em rede.

A facilidade é também uma armadilha para a circulação das notícias; por isso, é recomendável ao comunicador profissional, ao buscar uma informação, sempre

Alternativas

ID
3233794
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma das funções do assessor de imprensa é descobrir que produto ou ação do assessorado efetivamente cumpre os requisitos para ser considerado apto a ser objeto de cobertura jornalística e virar notícia.

Isso significa que esse produto ou ação tem valor-notícia, em que são avaliados os

Alternativas
Comentários
  • caí nesse critérios de relevância que sugerem o que deve ser realçado ou omitido.


ID
3233797
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O texto informativo deve ser de fácil compreensão para que a comunicação seja efetivamente realizada.

Para tal, o redator deve prezar por criar frases com o uso da(o)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? ordem direta, com palavras precisas

    ? Usando a ordem direta a comunicação será facilitada e a objetividade terá prioridade; facilitando, dessa forma, a comunicação entre o leitor.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3233800
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Para que a divulgação de um evento cultural tenha êxito nos veículos jornalísticos, são necessárias várias ações das equipes de assessoria de imprensa.

Uma delas é o envio de releases, cujo texto deve ser

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CERTA: A

    O RELEASE deve ser direto, com o emprego da técnica do lide.

    Release: Material de divulgação produzido pela assessoria de imprensa com destino aos veículos de comunicação. Redigido com características do texto jornalístico factual, conciso e direto - com lide de até cinco linhas respondendo às seis perguntas básicas - e escrito em apenas uma página com, no máximo, 30 linhas, com título curto e atraente.

    Lide ou lead: A primeira parte de uma notícia, o primeiro parágrafo que fornece ao leitor informação básica sobre o conteúdo. O lide deve responder às seis perguntas básicas:

    1. o quê (a ação);

    2. quem (o agente);

    3. quando (o tempo);

    4. onde (o lugar);

    5. como (o modo);

    6. por que (o motivo) se deu o acontecimento central da história.