SóProvas



Prova CESPE - 2010 - SEDU-ES - Professor P — Pedagogo


ID
1513051
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      A Terra tremeu, rachou, congelou, esquentou e gerou ondas gigantes. Milhares de pessoas morreram e milhões perderam casa, saúde e sustento. Tudo em três meses. O começo de 2010 foi marcado por uma combinação de desastres naturais.

                                                                                          O Globo , Planeta Terra , mar /2010 , p. 3.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item seguinte.

Nesta década, a ação conjunta de governos e de organismos internacionais obteve pleno êxito na preservação dos recursos hídricos, fazendo da escassez de água um problema restrito ao passado.

Alternativas
Comentários
  •  Ao contrário do que está afirmado na questão, a escassez de água é um problema atual que afeta diferentes países em quase todos os continentes. As razões dessa escassez de recursos hídricos variam: alguns países sofrem de escassez física, como o Nordeste do Brasil, onde a água do subsolo é salobra e os rios temporários; outros países apresentam uma escassez econômica, pois não tem recursos para administrar suas bacias hidrográficas.

     De acordo com dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), em 2025, cerca de 1,8 bilhão de pessoas estarão vivendo em países ou regiões com escassez de água absoluta. Além disso, mais da metade da população mundial poderia estar vivendo sob estresse hídrico, o que corresponde a um desequilíbrio entre a oferta e a demanda de água em determinada região.

    Resposta: ERRADO
  • Ao contrário do que está afirmado, a escassez de água é um problema atual que afeta diferentes países em quase todos os continentes. As razões dessa escassez de recursos hídricos variam: alguns países sofrem de escassez física, como o Nordeste do Brasil, onde a água do subsolo é salobra e os rios temporários; outros países apresentam uma escassez econômica, pois não tem recursos para administrar suas bacias hidrográficas.
      De acordo com dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), em 2025, cerca de 1,8 bilhão de pessoas estarão vivendo em países ou regiões com escassez de água absoluta. Além disso, mais da metade da população mundial poderia estar vivendo sob estresse hídrico, o que corresponde a um desequilíbrio entre a oferta e a demanda de água em determinada região. A questão está errada. 

  • GABARITO ERRADO!

    PMAL 2021!


ID
1513069
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de noções de informática.

Disco rígido externo pode ser usado para realização de cópia de segurança. Nesse caso, é desnecessário manter uma cópia dos arquivos no disco rígido do computador de origem.

Alternativas
Comentários
  • O disco rígido externo pode ser usado para realizar cópia de segurança.

    Não é desnecessário manter uma cópia de segurança, pois, como o nome diz, se é cópia de segurança, o arquivo principal tem que estar no computador de origem.

  • Onde gravar os backups ( copias de segurança) : você pode usar mídias (como CD, DVD, pen-drive, disco de Blu-ray e disco rígido interno ou externo) ou armazená-los remotamente (online ou off-site)


    Fonte: Cartilha de Segurança para internet

  • Questão ERRADA

    Disco rígido externo pode ser usado para realização de cópia de segurança. Nesse caso, é desnecessário manter uma cópia dos arquivos no disco rígido do computador de origem.

    Se não houver o arquivo no computador não haverá o backup e se por algum motivo o arquivo do HD EXTERNO se perder não terá uma cópia de segurança.  


  • Por mais comentários em vídeos assim, QC.

  • A partir do momento que você remove o origninal não é mais cópia. Questão de lógica.

  • Cara, a Cespe é bem FDP... a questão não falou em deixar o ORIGINAL no PC, e sim uma CÓPIA.

  • ERRADO

     

    Se o seu HD externo for roubado, danificado etc...Logo, é recomendável que se mantenham os arquivos no computador, não é obrigatório, apenas recomendável.

  • Bem filha da puta mesmo, na realidade não é necessário mesmo, por segurança recomenda-se que sim, pode ser que aconteça um roubo ou pane no seu pc, ou pode ser que não aconteça, portanto, afirmar que seja necessário deixar os dados no seu pc depois de feito uma cópia no pen drine, faça-me o favor, nada a ver essa questão, deveria ser anulada.

  • tipo de questão q o examinador escolhe se deixa certa ou errada.

     

  • aquela questão que vc fica com medo de marcar na prova rsrsrsr

  • Gab. ERRADO

    Uma vez que você grava uma cópia de segurança no HD externo (Pen drive, Cd, DVD), por ser uma mídia física, você corre o risco do mesmo estragar. Por conta disso, é necessário sim você manter a cópia original salva no seu computador.

  • Se você apaga o original a cópia não é mais uma cópia. ¯\_(ツ)_/¯

  • Uma vez que você grava uma cópia de segurança no HD externo (Pen drive, Cd, DVD), por ser uma mídia física, você corre o risco do mesmo estragar. Por conta disso, é necessário sim você manter a cópia original salva no seu computador.

    Gab E

  • Comentário medíocre desse professor

  • Disco rígido externo pode ser usado para realização de cópia de segurança. Nesse caso, é desnecessário manter a versão original dos arquivos no disco rígido do computador de origem. Errado.

    Acho que assim ficaria mais fácil de responder. Do jeito que a questão veio dava para entender que seria feito um backup externo e um interno, no próprio disco, o que não faz o menor sentido.

  • pra que eu vou manter uma cópia no mesmo HD dos arquivos originais?
  • Errado. Para ser backup deve estar em dois locais distintos, então além do disco rígido externo deve continuar com os arquivos no disco rígido do computador.

  • Acredito que o examinador usou os termos incorretos na questão.

    • No momento que ele falou: "Manter uma cópia". Entende-se que além dos arquivos originais, existe um cópia deles dentro do HD do computador, o que realmente seria desnecessário.
  • SE VOCÊ APAGA O ORIGINAL E FAZ A PROEZA DE PERDER O EXTERNO A SUA VIDA VAI FICA LINDA TA!

  • Ai você perde o HD Externo e está sem o original na máquina porque a questão falou que não era necessário kkkkk

    GABA: E

  • Nesse caso, é desnecessário manter uma cópia dos arquivos no disco rígido do computador de origem.

    SIM! é desnecessário, pois essa cópia já está no HD externo.

    GAB. BANCA: ERRADO

    GAB. SENSATO: CERTO

  • A galera procura pelo em ovo!

    Se o intuito da cópia dos arquivos em uma unidade externa é justamente ter um "plano b" em caso de perca de arquivos, seria totalmente inviável excluir esses arquivos do computador de origem mantendo apenas na unidade externa, aí você perde essa unidade externa vai recuperar os arquivos aonde? plmdds, vamos ser mais responsáveis nos comentários

  • E se perder o disco rígido externo? Nunca é desnecessário ter cópias, sejam elas onde for.

  • ERRADO.

    Quanto mais cópias, melhor.


ID
1513072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de noções de informática.

Uma das formas de se organizar o disco rígido de um computador é por meio da criação de partições. Por exemplo, um disco rígido de 60 GB pode ser dividido em 3 partições de 20 GB cada, às quais é possível atribuir letras como D:, G:, H:, de forma a facilitar a gravação e a localização de arquivos para diversas finalidades.

Alternativas
Comentários
  • Correto e uma outra questão do Cespe ajuda responder a pergunta acima: 

    (CESPE/2011/TRE-ES/Técnico Judiciário) Considerando a manutenção de equipamentos de informática, julgue o item subsecutivo. Para a recuperação de arquivos em HD danificado, um dos procedimentos normalmente utilizados é o Particionar.

    Comentários:  Nem pense em fazer isto para recuperar os dados de um HD com   problemas! Esta afirmação está errada! Criar uma partição fará com que  todos os dados do disco sejam perdidos. Particionar um disco é dividir o mesmo em partes. Uma partição é uma parte do disco rígido que funciona como um disco separado. Estas partições separadas permitem, por exemplo, instalar mais de um sistema operacional no computador. GABARITO: E.


  • Gabarito Correto. Segundo o livro Informática para Concursos (5ª Edição, João Antonio) — As unidades A: e B: sempre serão destinadas a dispositivos de disquete (até o presente momento, pelo menos) e é justamente por isso que não aparece nenhuma unidade com essas letras no Meu Computador mostrado acima! Não existem mais unidades de disquete!

    A unidade denominada C: está reservada para uma partição de Disco Rígido (HD) – mais precisamente, a primeira partição do primeiro disco rígido. As demais letras das unidades serão destinadas aos outros equipamentos que serão instalados no computador (ou demais partições do disco rígido).

    É justamente nas unidades que estão os arquivos e as pastas do seu computador.

    Alguns computadores apresentarão mais unidades, outros apresentarão menos unidades (isso dependerá, exclusivamente, do número de equipamentos de memória auxiliar que foram instalados em seu computador).

    Quanto ao exemplo mostrado na figura anterior, temos duas unidades de Disco Rígido (HD), sendo C: e F:, além de uma unidade de BD/DVD/CD (chamada de D:) e finalmente uma unidade de Cartão de Memória do tipo SD (intitulada E:).

  • Correto. Quando o disco rígido possui uma partição (divisão lógica), as cabeças de leitura e gravação precisam buscar a informação em uma área ‘grande’. Dividindo o disco em partições, diminui-se o espaço de busca destas informações. Com menor área de pesquisa, e menos arquivos na tabela de alocação de arquivos, a localização da informação e a gravação de novas informações poderá ser realizada de forma mais rápida.

  • Está CORRETA. fiz isso no computador do trabalho. Tenho minha própria partição contendo meus arquivos e outra partição p/ pessoal diverso.

  • Na minha opinião está incorreto, ao colocar um HD de 60 GB em uma máquina o sistema operacional não reconhece 60 GB, ele reconhece menos que isso, portanto, não seria possível dividir em 3 partições de 20 GB cada.

  • No meu entendimento um HD com a capacidade de 60GB jamais irá conseguir dividir o mesmo em 3 partições de 20GB,seria logicamente impossível por conta do espaço reservado ao sistema e o mesmo não reconhece 60GB,agora se o comando da questão tivesse especificado 60GB LIVRES o gabarito estaria correto.

    gabarito ERRADO

  • CERTO

    Na teoria, está correto. Já na prática, nem tanto.

  • Gaba: CERTO

    Essa questão derruba quem tem um pouco mais de conhecimento! juro que fiquei na dúvida!

    #Bruno Jesus , cuidado colega, pra não aprofundar muito no conhecimento e errar a questão.

    neste tipo de questão temos que para respirar e ler umas 3 vezes antes de responder.

    Podem ignorar apartir daqui: vou colocar um exemplo anvançado, apenas para curiosidade.

    Uma das formas de se organizar o disco rígido de um computador é por meio da criação de partições. Por exemplo, um disco rígido de 60 GB pode ser dividido em 3 partições de 20 GB cada, às quais é possível atribuir letras como D:, G:, H:, de forma a facilitar a gravação e a localização de arquivos para diversas finalidades.

    note que a questão foi bem superficial em tudo, e não falou em unidade de armazenamento, se ela entre nesse merito seria muito dicifil responder, por exemplo:

    Uma das formas de se organizar o disco rígido de um computador é por meio da criação de partições. Por exemplo, um disco rígido de 60 GB, sabendo que 1 byte = 8 bits e 1 gigabyte = 1024 megabytes, então 3 partições de 20 GB cada.

    desta forma a questão estaria errada: pois o calculo de 3 partições não seriam 20GB e sim 20.480 GB.

    Fhod@, aprendi de uma forma na faculdade e vem a cespe e diz que é totalmente diferente! vontade de rasgar o diploma!

  • FOI ?


ID
1513075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de noções de informática.

O conceito de intranet refere-se a um ambiente semelhante ao da Internet e ambos os tipos de rede permitem ofertar os mesmos serviços, como acesso a páginas web, mas os protocolos de comunicação usados por essas redes são diferentes

Alternativas
Comentários
  • A definição de internet é um conglomerado de redes locais espalhadas pelo mundo, o que torna possível e interligação entre os computadores utilizando o protocolo de internet. A internet é uma das melhores formas de pesquisa hoje encontrada, de fácil acesso e capacidade de assimilação do que é buscado.


    A intranet é um espaço restrito a determinado público utilizado para compartilhamento de informações restritas. Geralmente utilizado em servidores locais instalados na empresa.

  • Só complementando

    Internet e INTRAnet apresentam finalidades distintas, contudo ressalta-se que uma pegadinha clássica das bancas organizadoras é a utilização de protocolos de transporte.  

  • ERRADA.

    A questão está errada porque os protocolos usados pelas 2 redes são os mesmos. Tanto na internet quanto na extranet.

  • Questão ERRADA!  ...os protocolos de comunicação usados por essas redes NÃO são diferentes.


    INTERNET X INTRANET


    Internet: é um conglomerado de redes locais espalhadas pelo mundo, o que torna possível e interligação entre os computadores utilizando o protocolo de internet (TCP/IP ), permitindo a transferência de dados através dos protocolos HTTP(Hyper Text Transfer Protocol – Protocolo de transferência de Hipertexto) e FTP(File Transfer Protocol – Protocolo de transferência de arquivos).


    Intranet: É uma rede de computadores privada, que trabalha com os protocolos da Internet e, portanto, é capaz de oferecer os mesmos serviços que a Internet oferece. 


    Fonte: Estratégia Concursos



  • Os protocolos utilizados tanto na internet quanto na intranet ambos são do tipo TCP ( protocolo de controle de transmissão ) e IP ( protocolo de internet).TCP/IP são protocolos de envio e recebimento de dados como endereço/nome e localização do outro computador.

    O que diferencia a internet da intranet é o seu tratamento de informação, na primeira são informações  publicas e de diversos tipos de assuntos, já a segunda, as informações atendem ás necessidades especificas e assuntos de uma empresa, por exemplo.

  • Errado, usam o mesmo protocolo, acesso via paginas web.
    Intranet tem o acesso restrito a uma  rede especifica( de uma empresa por exemplo) 

  • So protocolos utilizados para ambos são iguais do tipo TCP/IP.

  • A CESPE agora achou implicância entre Intranet e Internet, dizendo que a Intranet não usa TCP-IP do mesmo jeito que achou implicância acusando o Firewall de ser antivírus...

    Cespe, olhe as honras objetivas... Kkkkk

  • Usam os mesmos protocolos, a diferença é que na intranet não há comunicação com a rede mundial de computadores apenas com a rede empresarial (seria uma rede local robusta, geograficamente limitada). Inclusive oferece os mesmos recursos que a internet. 

  • O protocolo é o mesmo TCP/IP.

  • O protocolo TCP/IP é usado tanto na internet quanto na intranet.

  • armaria...inverteu tudo.

  • armaria...inverteu tudo.

  • A Intranet é uma rede corporativa que utiliza as mesmas tecnologias, protocolos e serviços da internet.

  • GABARITO ERRADO

    Essa é uma pegadinha recorrente em provas.

    Vamos memorizar de uma vez por todas: Internet e Intranet utilizam os mesmos protocolos!

    Boa aprovação!

  • GABARITO ERRADO

    O CESPE cobra muito esse assunto!

    Então é sempre bom lembrar também que a Internet e a intranet fazem o uso dos mesmos protocolos de comunicação e mesmas tecnologias para funcionar.

    "A persistência realiza o impossível"

  • As duas utilizam o mesmo protocolo.

  • TCP/IP as duas!

  • Pessoal, fiquem atentos, pois esta é uma queridinha da banca CESPE: afirmar que a INTRANET e a INTERNET utilizam diferentes protocolos! quando, na verdade, UTILIZAM OS MESMOS PROTOCOLOS!
  • GAB E

    SERVIÇOS DIFERENTES.

  • Gab. ERRADO

    Não há diferenças técnicas entre ambas. A diferença está em quem tem acesso a cada uma. Seus Protocolos são iguais, suas linguagens são iguais, assim como os serviços também são iguais.

  • Intranet e internet --> Protocolos IGUAIS!

  • Minha contribuição.

    Intranet

    -Rede privada;

    -Faz uso da mesma tecnologia da Internet;

    -Utiliza os mesmos protocolos;

    -Oferta os mesmos serviços: e-mail, web, redes sociais etc.

    -Acesso restrito aos funcionários / colaboradores.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Gab E

    INTRANET

    Também é uma rede de computadores, que disponibiliza um conjunto de serviços análogo à Internet, também baseada na pilha de protocolos TCP/IP.

    Porém, é restrita a um local físico. Ou seja, é uma rede fechada, interna e exclusiva.

    INTERNET

    É a rede mundial de computadores composta por todos os computadores do mundo ligados em rede. Seu funcionamento é baseado na Pilha de Protocolos TCP/IP.

    A Internet possibilita que computadores e outros dispositivos inteligentes troquem dados e informações entre si, por meio de uma infinidade de serviços.

    *Portanto, corrigindo a questão temos que:

    "O conceito de intranet, apesar de possuir serviços semelhantes aos da internet, refere-se a um ambiente diferente desta. Entretanto, possui os mesmos protocolos de comunicação." CERTO

    _______________

    Bons Estudos.

  • Internet e intranet são baseados na pilha TCP/IP.

  • Cespe não é uma megera como muita gente pensa, ela também é boazinha em muitas questões.

  • BEM DIRETO;

    São protocolos utilizados para ambos são iguais do tipo TCP/IP.

    ERRADO

  • GAB: ERRADO

    O funcionamento da Intranet também é baseado na família de protocolos TCP/IP.

  • INTRANET: funcionários/terceirizados, independente de estar acessando de dentro ou fora da empresa (EMPREGADOS). EXTRANET: clientes, fornecedores, parceiros de compra (NÃO EMPREGADOS).

  • Usam os mesmos protocolos, mas não usam os mesmos aplicações. Internet (rede pública) intranet (rede privada)

ID
1513078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de noções de informática.

No Internet Explorer, no menu Favoritos, há recurso que auxilia a localização dos sítios mais visitados pelo usuário. Esses sítios ficam automaticamente cadastrados no computador após o quinto acesso realizado pelo usuário, e uma lista de histórico de páginas visitadas com frequência é disponibilizada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito incorreto. Perceba a afirmação incorreta: "Esses sítios ficam automaticamente cadastrados no computador após o quinto acesso realizado pelo usuário, e uma lista de histórico de páginas visitadas com frequência é disponibilizad

  • Os sítios ficam cadastrados automaticamente, independente da quantidade de acessos após esse cadastro.
  • O que me fez marcar errado nesse item? o Internet Explorer, no menu Favoritos, há recurso que auxilia a localização dos sítios mais visitados pelo usuário. Esses sítios ficam automaticamente cadastrados no computador após o quinto acesso realizado pelo usuário, e uma lista de histórico de páginas visitadas com frequência é disponibilizada

  • ''sítios mais visitados pelo usuário'' -> Não tem relação com Favoritos. primeiro erro.
    automaticamente cadastrados no computador após o quinto -> Falso; Armazena-se todas as urls ( endereços)

  • "restringiu" rpzzzz o metodo nishimura é implacavel

  • estes caras inventam cada coisa...

  • Uma das principais políticas da internet e sua segurança é exatamente a privacidade das informações. Imagine aí aquela garotada que se amarra em ver conteúdos adultos no PC do pai srsrsrs os favoritos ficariam com conteúdos infinitos kkkk

  • Ser Favorito não é a mesma coisa que ser mais visitado.

    Pensa que você pode ter um filme favorito e só ter o assistido uma vez.

    Sucesso!

  • O erro do enunciado foi dizer, que ficam cadastrados ''automaticamente''!

  • "Os sítios ficam cadastrados automaticamente, independente da quantidade de acessos após esse cadastro."

    ''sítios mais visitados pelo usuário'' -> Não tem relação com Favoritos."

    Suelen piergentile

    Kleber Johnny

  • No Internet Explorer, no menu Favoritos, há recurso que auxilia a localização dos sítios mais visitados pelo usuário. Esses sítios ficam automaticamente cadastrados no computador após o quinto acesso realizado pelo usuário, e uma lista de histórico de páginas visitadas com frequência é disponibilizada.

    Fica gravado no primeiro acesso e o nome deste recurso é histórico de navegação.

    Resposta: Errado


ID
1513081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de noções de informática.

Nos navegadores de Internet, é possível acessar sítios digitando-se diretamente na barra correspondente o endereço do sítio que se deseja acessar ou a partir de uma lista de links disponíveis em um hipertexto.

Alternativas
Comentários
  • A CESPE sempre utiliza "sítio" quando faz referência a site.

  • É possível acessar sítios (sites) da Internet de diversas formas: digitando diretamente na barra de endereços, copiando e colando urls na barra de endereço, clicando em links dentro e fora do navegador (em hipertextos, por ex.), etc.


    Gabarito: Correta

  • Bem simples, gostei!

  • Só eu que prefiro "comentário do professor" escrito ao invés de vídeo? Alô QC

ID
1513084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de noções de informática.

Uma das opções de correio eletrônico denomina-se webmail. Nesse caso, o acesso ocorre via web por meio de uma conta pessoal de cada usuário.

Alternativas
Comentários
  • Questão CERTA!


    O webmail é uma forma de acessar o correio eletrônico por meio da Web, usando um navegador (browser). Em outras palavras, o Webmail é uma interface da World Wide Web que permite ao usuário ler e escrever (gerenciar) e-mail usando um navegador.


    A maioria dos sistemas de e-mail baseados na Web funciona assim: você se inscreve em uma conta de correio no sistema. Sempre que você quiser “ir ao correio”, você faz o login na sua conta por meio de uma janela do browser.


    Bons exemplos deste serviço são: Hotmail, Gmail e Yahoo.


    Fonte: Estratégia concursos



  • Correto.

    O acesso ocorre via web (utilizando um navegador de Internet), por meio de uma conta pessoal de cada usuário.

    Dica CESPE: incompleto não é errado.

  • Correto. É uma opção interessante para aqueles que pegam suas mensagens de e-mail de vários computadores diferentes. Todo acesso é feito através de aplicações que acessam a caixa postal, leem seu conteúdo e o mostram ao usuário. As caixas postais dos “webmails” (Gmail, Yahoo, Hotmail entre outros) usam o IMAP, pois os usuários têm acesso através de uma página Web, que mostra as mensagens e dá direitos de lê-las, apagá-las, respondê-las e tudo mais. O protocolo IMAP usa a porta 143.


    João Antonio — Informática para Concursos (5ª Edição, p. 546)

  • WEBEMAIL: acesso à internet por meio de sites

    Cliente de Email: programas baixados para o PC.

  • GABARITO CERTA:


    Webmail é um serviço da e-mail que permite ao usuário enviar e receber mensagens usando um navegador de internet.

    Exemplo de Webmail’s existentes: Gmail, Hotmail e Yahoo.

    Vantagens do Webmail:

    Mobilidade – permite acessar o e-mail em qualquer dispositivo com acesso à internet; Economia de espaço em disco – o usuário não irá ocupar espaço no computador com as mensagens do e-mail.

    Desvantagens do Webmail:

    Só é possível acessar o e-mail mediante conexão com a internet;



    FONTE:https://www.cursosdeinformaticabasica.com.br/o-que-e-webmail/

  • Certo

    O acesso ocorre via web (utilizando um navegador de Internet), por meio de uma conta pessoal de cada usuário.

  • Tem questão que da pra acertar vendo o nível do cargo.

  • Resposta:Certo

    #Sistema webmail

    São sites que permitem por meio do serviço WWW,ou seja,utilizando de um navegador para oferecer serviços de correio eletrônico.Exemplos: Gmail,Hotmail,Yahoo,Bol e outros.

    FONTE:Aula escrita/ Prof.Léo Matos

  • Minha contribuição.

    Provedor de e-mail: Empresa que hospeda e disponibiliza serviços de e-mail para outras empresas ou usuários finais. 

    Ex.: Gmail, Outlook, Yahoo, Uol

    Cliente de e-mailAplicação geralmente instalada em uma máquina local que permite enviar/receber e-mails. 

    Ex.: Mozilla Thunderbird, Microsoft Outlook

    Webmail: Aplicação hospedada em um servidor web remoto que permite enviar/receber e-mails. 

    Ex.: Outlook.com, Gmail.com, Yahoo.com, Uol.com

    Fonte: Colaboradores do QC

    Abraço!!!


ID
1513087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de noções de informática.

Por meio do Microsoft Outlook, o usuário pode baixar suas mensagens para o computador em uso, confeccionar a resposta a essas mensagens enquanto está desconectado da rede, e enviá-las aos devidos destinatários quando se conectar de novo. Uma cópia dessas mensagens pode ser armazenada no servidor para que o usuário as acesse a partir de outras localidades.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    As mensagens permanecem armazenadas na Caixa de Saída.

    No modo de conexão SMTP/POP3 as mensagem podem ser removidas ou não do servidor de mensagens, basta configurar.

  • GABARITO CERTO

     

     

    Outlook

     

    Rascunhos: Se você criar ou responder uma mensagem, mas não conseguir terminá-la imediatamente, ela será salva automaticamente na sua pasta Rascunhos. Você pode retornar à mensagem mais tarde, continuar a editar e depois enviá-la.

     

    Caixa de entrada :Armazena as mensagens recebidas.

     

    Caixa de saída: Armazena as mensagens redigidas e prontas para serem enviadas.

     

    Itens enviados :Armazena as mensagens já enviadas.

    _____________________________________________________________________________________________________

     

    Acesso offline permite que você use Outlook.com em seu laptop ou computador desktop quando não estiver conectado à internet. Depois de habilitar o acesso offline, Outlook.com funciona em um modo offline conforme necessário dependendo de sua conexão de rede. Quando você estiver online, o Outlook.com atualizará automaticamente as informações offline. Para usar o acesso offline, você precisa de pelo menos Internet Explorer 10, Safari 5 ou Chrome 24.

     

    O que posso fazer quando estiver offline?

    A maioria das tarefas que você pode fazer online estão disponíveis quando você está offline. Tarefas que você executa enquanto está offline incluem, mas não se limitam a:

    *Ler e responder a mensagens

    *Enviar novas mensagens

    *Exibindo e editando seu calendário

    *Responder a solicitações de reunião

    *Exibindo e editando seus contatos

     

     

    bons estudos

     

  • Uma cópia dessas mensagens pode ser armazenada no servidor para que o usuário as acesse a partir de outras localidades??? No Outlook???

  • Pode sim Bruno. É só configurar o servidor IMAP no outlook

  • Certo

    As mensagens permanecem armazenadas na Caixa de Saída.

    No modo de conexão SMTP/POP3 as mensagem podem ser removidas ou não do servidor de mensagens, basta configurar.

  • Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: FUB Provas: Conhecimentos Básicos - Exceto Cargo 2 

    Com relação ao Windows, ao Microsoft Office e aos programas de correio eletrônico, julgue o item a seguir.

    O Outlook Express dispõe de recursos que permitem manter os emails no servidor para que os usuários possam ler suas mensagens de quaisquer lugares ou máquinas que tiverem acesso a esse servidor.

    R: Correta.

    Comentários do prof. Leandro Rangel (do QC):

    Manter os emails no servidor para que os usuários possam ler suas mensagens de quaisquer lugar é um recurso permitido no Outlook Express, desde que sua caixa esteja configurada com o protocolo IMAP.

    Ademais, para complementar, comentários do colega Luiz Felipe (do QC):

    Ele refere-se ao IMAP.

    IMAP: RECEBIMENTO, as mensagens ficam armazenadas no servidor e o utilizador pode ter acesso a suas pastas e mensagens em qualquer computador, tanto por webmail como por cliente de correio eletrônico (como o Mozilla Thunderbird, Outlook Express ou o Evolution). Outra vantagem deste protocolo é o compartilhamento de caixas postais entre usuários membros de um grupo de trabalho.

    OBS: IMAP nao baixa as mensagens para sua maquina, só quando você clica nelas para ver, o POP baixa tudo para sua maquina, a vantagem do POP é que você pode ler com o pc desconectado da internet. Jáh o IMAP não, você só consegue ler offline o que já baixou para sua maquina (ou seja, o que já leu).

    CORRETO

    Avante!

  • Gaba: CERTO

    Nunca vi utilidade nesse negócio de baixar email (para ocupar mais espaço no disco rígido e dar mais trabalho), mas se está disponível, então é porque deve ser útil para alguém. Hehehe!!

  • Correto, através do IMAP.

    O IMAP baixa as mensagens e as mantém no PC.

  • Meu chefe escrevia mensagens de e-mail no avião e elas eram enviadas assim que ele acessava alguma rede.

  • É um ótimo recurso


ID
1513090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de noções de informática.

É possível selecionar um trecho de um documento em edição no Microsoft Word e, após essa seleção, excluí-lo, formatá-lo ou copiá-lo, entre outras tarefas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

  • Dica: quando o assunto é Word / Excel, e o Cespe vem com "é possível", muito provavelmente estará certo. Word e Excel só não faz café, mas quando é texto e planilha meu amigo... é possível tanta coisa que nem imaginamos.

    Ps: obviamente é melhor saber o conteúdo, mas a dica é um refúgio quando não se tem certeza da resposta e quer chutar.

  • Minha contribuição.

    Word, Excel e PowerPoint são interoperáveis.

    Abraço!!!


ID
1513093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de noções de informática.

No Microsoft Excel, para se atribuir uma função a um intervalo de células, é correto utilizar o sinal de três pontos entre a referência inicial e a referência final do intervalo, como, por exemplo, em =SOMA(C3...C20).

Alternativas
Comentários
  • Adicione os valores em um intervalo usando uma função

    A função SOMA é útil quando você deseja adicionar ou subtrair valores de diferentes intervalos ou combinar valores numéricos com intervalos de números. Use a função SOMA para adicionar todos os referência externa que você especificar na abertura e fechamento parênteses. Cada argumento pode ser um intervalo, uma referência de célula, ou um valor numérico positivo ou negativo.

    Para inserir uma fórmula simples, digite =SOMA em uma célula, seguido por um parêntese de abertura. Em seguida, digite um ou mais números, referências de células, ou intervalos de células, separadas por vírgulas. Em seguida, digite um parêntese de fechamento e pressione ENTER para exibir o resultado. Você também pode usar o mouse para selecionar as células que contenham dados que você deseja somar

    = SOMA (C3,C20)

  • : intervalo até (Shift)

    Ex: A1:A4 – A1 até A4

    ; intervalos variados (Control)

    Ex: A1;J3;M28 – individual (e), células A1, J3, M28

    Shift e control – seleção de intervalos

  • desatualizada

  • É correto utilizar dois pontos, mas se digitarmos 3 pontos, o Excel aceita. Experimente.

    =SOMA(C3:C20)

    =SOMA(C3..C20)

    =SOMA(C3...C20)

  • A função de intervalos e feita pelo seguinte sinal: = SOMA ( C3 : C20 )

  • Alguém me ajuda por favor!

    Pois de acordo com as aulas do prof João Antônio (EVP) e os meus testes no Excel os três pontos (...) também funcionam como intervalo de células.

    =SOMA(A1...A20) ou =SOMA(A1:A20) os dois funcionaram. E agora?

  • Fernando, então isso não tornaria a questão Certa?

  • Atenção: A questão esta desatualizada-hoje a qq é correta

  • O certo seria:

     =soma(C3:C20)

  • =SOMA(C3.C20)
     =SOMA(C3..C20)
     =SOMA(C3...C20)
     =SOMA(C3....C20)
     =SOMA(C3.....C20)
     =SOMA(C3.......C20)
     =SOMA(C3........C20)
     =SOMA(C3.........C20)
     =SOMA(C3..........C20)
     =SOMA(C3...........C20)
     =SOMA(C3............C20)
     =SOMA(C3.............C20)
     =SOMA(C3..............C20)
     =SOMA(C3...............C20)

    AUTOMATICAMENTE ELE CORRIGE PARA:   =SOMA(C3:C20)
  • Com certeza, PedroMatos .! 

  • Fernando NishimuradeAragao

    Ele trnasforma para :. Não é correto usar 3 pontos como o exemplo que você expôs.

    =SOMA(A1...A20)

    Pelo menos nas versões 2007 e 2010 não funciona

  • Hoje o excel já reconhece dessa forma.

  • Questão desatualizada!!

    Pode iniciar as FÓRMULAS com o sinal de IGUAL (sinal de igual), ADIÇÃO (sinal de mais), SUBTRAÇÃO (sinal de menos).

    Pode iniciar as FUNÇÕES com o sinal de IGUAL (sinal de igual), ADIÇÃO (sinal de mais), SUBTRAÇÃO (sinal de menos), ou ARROBA (sinal de arroba).

    Somar uma COLUNA toda =(A:A)

    Somar uma LINHA toda =(1:1)

    DOIS pontos (referente de... até), pode ser substituído por: .(ponto) ..(dois pontos) ...(pontos).

    PONTO E VÍRGULA (referente e).

    ESPAÇO entre DUAS células (interseção).

  • Resumo: NÃO EXISTE "O SINAL " de três pontos.


ID
1513120
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990

Julgue o item que se segue, acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Visando à proteção dos menores, encontra sustento no estatuto a expedição de portaria firmada pela autoridade judiciária local proibindo menores de idade desacompanhados dos pais ou responsáveis de circular pelas ruas após determinado horário, medida esta que ficou conhecida na sociedade como toque de recolher.

Alternativas
Comentários
  • Capítulo II

    Da Prevenção Especial

    Seção I

    Da informação, Cultura, Lazer, Esportes, Diversões e Espetáculos

    Art. 74. O poder público, através do órgão competente, regulará as diversões e espetáculos públicos, informando sobre a natureza deles, as faixas etárias a que não se recomendem, locais e horários em que sua apresentação se mostre inadequada.

    Parágrafo único. Os responsáveis pelas diversões e espetáculos públicos deverão afixar, em lugar visível e de fácil acesso, à entrada do local de exibição, informação destacada sobre a natureza do espetáculo e a faixa etária especificada no certificado de classificação.

    Art. 75. Toda criança ou adolescente terá acesso às diversões e espetáculos públicos classificados como adequados à sua faixa etária.

    Parágrafo único. As crianças menores de dez anos somente poderão ingressar e permanecer nos locais de apresentação ou exibição quando acompanhadas dos pais ou responsável.


  • Somente complementando, hodiernamente, o STJ entende que se a portaria que estabelece o " toque de recolher" for demasiadamente aberta, abstrata e sem fundamentação definida esta gera constrangimento ao direito ambulatório do menor. Ressalte-se que há ofensa ao art. 149, § 2º, do ECA.

    Art. 149, § 2º, do ECA As medidas adotadas na conformidade deste artigo deverão ser fundamentadas, caso a caso, vedadas as determinações de caráter geral.


    ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. HABEAS CORPUS. PORTARIA EDITADA POR JUÍZO DA COMARCA. RESTRIÇÃO DO DIREITO DE PERMANÊNCIA E LOCOMOÇÃO DE MENORES DESACOMPANHADOS DOS PAIS OU RESPONSÁVEL LEGAL EM RUAS E LOGRADOUROS PÚBLICOS. NORMA DE CARÁTER GENÉRICO, ABSTRATA E SEM FUNDAMENTAÇÃO. ART. 149 DO ECA. ILEGALIDADE. ORDEM CONCEDIDA.

    1. O entendimento firmado em ambas Turmas que compõem a Primeira Seção desta Corte Superior é no sentido de que "é preciso delimitar o poder normativo da autoridade judiciária estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, em cotejo com a competência do Poder Legislativo sobre a matéria" (HC 207.720/SP, Rel. Min. HERMAN BENJAMIN, Segunda Turma, DJ de 23/2/12).

    2. "Nos termos do art. 149 do ECA (Lei n. 8.069/1990), a autoridade judiciária pode disciplinar, por portaria, a entrada e permanência de criança ou adolescente desacompanhados dos pais ou responsáveis nos locais e eventos discriminados no inciso I, devendo essas medidas ser fundamentadas, caso a caso, vedadas as determinações de caráter geral, ex vi do § 2º" (REsp 1.292.143/SP, Rel. Min. TEORI ALBINO ZAVASCKI, Primeira Turma, DJe de 21/6/12).

    3. Na caso em exame, a Portaria 17/04-DF que instituiu horário máximo de permanência de menores desacompanhados dos pais ou responsável legal nas ruas da Comarca de Itaporã/MS é de caráter geral, abstrata e sem nenhuma fundamentação de sua necessidade, razão pela qual não deve subsistir, por ofensa ao art. 149 do ECA.

    4. Ordem concedida para declarar a ilegalidade da Portaria 017/2004-DF, de 5/5/04, editada pelo Juízo da Única Vara da Comarca de Itaporã/MS.

    (HC 251.225/MS, Rel. Ministro ARNALDO ESTEVES LIMA, PRIMEIRA TURMA, julgado em 13/11/2012, DJe 22/11/2012)


  • Apesar de o gabarito ter considerado o item como CERTO, o Superior Tribunal de Justiça tem entendido que o Estatuto da Criança e do Adolescente, especificamente o artigo 149, abaixo transcrito, não dá sustento para a expedição de portaria firmada pela autoridade judiciária local proibindo menores de idade desacompanhados dos pais ou responsáveis de circular pelas ruas após determinado horário, pois essas portarias trazem determinações de caráter geral, vedadas pelo §2º do mesmo dispositivo legal. A medida ficou realmente conhecida como "toque de recolher", mas tem sido considerada ilegal:

    Art. 149. Compete à autoridade judiciária disciplinar, através de portaria, ou autorizar, mediante alvará:

            I - a entrada e permanência de criança ou adolescente, desacompanhado dos pais ou responsável, em:

            a) estádio, ginásio e campo desportivo;

            b) bailes ou promoções dançantes;

            c) boate ou congêneres;

            d) casa que explore comercialmente diversões eletrônicas;

            e) estúdios cinematográficos, de teatro, rádio e televisão.

            II - a participação de criança e adolescente em:

            a) espetáculos públicos e seus ensaios;

            b) certames de beleza.

            § 1º Para os fins do disposto neste artigo, a autoridade judiciária levará em conta, dentre outros fatores:

            a) os princípios desta Lei;

            b) as peculiaridades locais;

            c) a existência de instalações adequadas;

            d) o tipo de freqüência habitual ao local;

            e) a adequação do ambiente a eventual participação ou freqüência de crianças e adolescentes;

            f) a natureza do espetáculo.

    § 2º As medidas adotadas na conformidade deste artigo deverão ser fundamentadas, caso a caso, vedadas as determinações de caráter geral.

    Segue abaixo ementa de um dos julgados do STJ:

    ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. PODER NORMATIVO DA AUTORIDADE JUDICIÁRIA. LIMITES. LEI 8.069/90, ART. 149.
    1. Ao contrário do regime estabelecido pelo revogado Código de Menores (Lei 6.697/79), que atribuía à autoridade judiciária competência para, mediante portaria ou provimento, editar normas "de ordem geral, que, ao seu prudente arbítrio, se demonstrarem necessárias à assistência, proteção e vigilância ao menor" (art. 8º), atualmente é bem mais restrito esse domínio normativo. Nos termos do art. 149 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), a autoridade judiciária pode disciplinar, por portaria, "a entrada e permanência de criança ou adolescente, desacompanhada dos pais ou responsável" nos locais e eventos discriminados no inciso I, devendo essas medidas "ser fundamentadas, caso a caso, vedadas as determinações de caráter geral" (§ 2º). É evidente, portanto, o propósito do legislador de, por um lado, enfatizar a responsabilidade dos pais de, no exercício do seu poder familiar, zelar pela guarda e proteção dos menores em suas atividades do dia a dia, e, por outro, preservar a competência do Poder Legislativo na edição de normas de conduta de caráter geral e abstrato.
    2. Recurso Especial provido.
    (STJ. 1ª T. R.Esp. nº 1.046.350/RJ (2008/0075667-0). Rel. Min. Teori Albino Zavaski. J. em 15/09/2009).

    Logo, caberia recurso para fins de modificação do gabarito ou mesmo anulação da questão.
  • Apesar de o gabarito ter considerado o item como CERTO, o Superior Tribunal de Justiça tem entendido que o Estatuto da Criança e do Adolescente, especificamente o artigo 149, abaixo transcrito, não dá sustento para a expedição de portaria firmada pela autoridade judiciária local proibindo menores de idade desacompanhados dos pais ou responsáveis de circular pelas ruas após determinado horário, pois essas portarias trazem determinações de caráter geral, vedadas pelo §2º do mesmo dispositivo legal. A medida ficou realmente conhecida como "toque de recolher", mas tem sido considerada ilegal:

    Art. 149. Compete à autoridade judiciária disciplinar, através de portaria, ou autorizar, mediante alvará:

            I - a entrada e permanência de criança ou adolescente, desacompanhado dos pais ou responsável, em:

            a) estádio, ginásio e campo desportivo;

            b) bailes ou promoções dançantes;

            c) boate ou congêneres;

            d) casa que explore comercialmente diversões eletrônicas;

            e) estúdios cinematográficos, de teatro, rádio e televisão.

            II - a participação de criança e adolescente em:

            a) espetáculos públicos e seus ensaios;

            b) certames de beleza.

            § 1º Para os fins do disposto neste artigo, a autoridade judiciária levará em conta, dentre outros fatores:

            a) os princípios desta Lei;

            b) as peculiaridades locais;

            c) a existência de instalações adequadas;

            d) o tipo de freqüência habitual ao local;

            e) a adequação do ambiente a eventual participação ou freqüência de crianças e adolescentes;

            f) a natureza do espetáculo.

    § 2º As medidas adotadas na conformidade deste artigo deverão ser fundamentadas, caso a caso, vedadas as determinações de caráter geral.

    Segue abaixo ementa de um dos julgados do STJ:

    ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. PODER NORMATIVO DA AUTORIDADE JUDICIÁRIA. LIMITES. LEI 8.069/90, ART. 149.
    1. Ao contrário do regime estabelecido pelo revogado Código de Menores (Lei 6.697/79), que atribuía à autoridade judiciária competência para, mediante portaria ou provimento, editar normas "de ordem geral, que, ao seu prudente arbítrio, se demonstrarem necessárias à assistência, proteção e vigilância ao menor" (art. 8º), atualmente é bem mais restrito esse domínio normativo. Nos termos do art. 149 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), a autoridade judiciária pode disciplinar, por portaria, "a entrada e permanência de criança ou adolescente, desacompanhada dos pais ou responsável" nos locais e eventos discriminados no inciso I, devendo essas medidas "ser fundamentadas, caso a caso, vedadas as determinações de caráter geral" (§ 2º). É evidente, portanto, o propósito do legislador de, por um lado, enfatizar a responsabilidade dos pais de, no exercício do seu poder familiar, zelar pela guarda e proteção dos menores em suas atividades do dia a dia, e, por outro, preservar a competência do Poder Legislativo na edição de normas de conduta de caráter geral e abstrato.
    2. Recurso Especial provido.
    (STJ. 1ª T. R.Esp. nº 1.046.350/RJ (2008/0075667-0). Rel. Min. Teori Albino Zavaski. J. em 15/09/2009).

    Logo, caberia recurso para fins de modificação do gabarito ou mesmo anulação da questão.
  • Apesar de o gabarito ter considerado o item como CERTO, o Superior Tribunal de Justiça tem entendido que o Estatuto da Criança e do Adolescente, especificamente o artigo 149, abaixo transcrito, não dá sustento para a expedição de portaria firmada pela autoridade judiciária local proibindo menores de idade desacompanhados dos pais ou responsáveis de circular pelas ruas após determinado horário, pois essas portarias trazem determinações de caráter geral, vedadas pelo §2º do mesmo dispositivo legal. A medida ficou realmente conhecida como "toque de recolher", mas tem sido considerada ilegal:

    ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. PODER NORMATIVO DA AUTORIDADE JUDICIÁRIA. LIMITES. LEI 8.069/90, ART. 149.
    1. Ao contrário do regime estabelecido pelo revogado Código de Menores (Lei 6.697/79), que atribuía à autoridade judiciária competência para, mediante portaria ou provimento, editar normas "de ordem geral, que, ao seu prudente arbítrio, se demonstrarem necessárias à assistência, proteção e vigilância ao menor" (art. 8º), atualmente é bem mais restrito esse domínio normativo. Nos termos do art. 149 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), a autoridade judiciária pode disciplinar, por portaria, "a entrada e permanência de criança ou adolescente, desacompanhada dos pais ou responsável" nos locais e eventos discriminados no inciso I, devendo essas medidas "ser fundamentadas, caso a caso, vedadas as determinações de caráter geral" (§ 2º). É evidente, portanto, o propósito do legislador de, por um lado, enfatizar a responsabilidade dos pais de, no exercício do seu poder familiar, zelar pela guarda e proteção dos menores em suas atividades do dia a dia, e, por outro, preservar a competência do Poder Legislativo na edição de normas de conduta de caráter geral e abstrato.
    2. Recurso Especial provido.
    (STJ. 1ª T. R.Esp. nº 1.046.350/RJ (2008/0075667-0). Rel. Min. Teori Albino Zavaski. J. em 15/09/2009).

    Logo, caberia recurso para fins de modificação do gabarito ou mesmo anulação da questão.

  • Questão antiga, não vale a pena questionar.


ID
1513132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com base nas disposições contidas na Constituição Federal de 1988 (CF) acerca da educação, cultura e desporto, assim como na Emenda Constitucional (EC) n.° 53/2006, julgue o  item.

A CF determina que os estados e o Distrito Federal (DF) apliquem, no mínimo, 25% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, em manutenção e desenvolvimento do ensino.

Alternativas
Comentários
  • Certo


    Art. 212. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.



  • Gabarito CERTO

    Art. 212. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino

    bons estudos

  • De acordo com o art. 212, da CF/88, a União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino. Portanto, correta a afirmativa.

    RESPOSTA: Certa
  • Certo


    O caput do art. 212 da Constituição, exige que Estados, Distrito Federal e Municípios apliquem no ensino, anualmente, o mínimo de 25% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências.

  • Assertiva CORRETA. 


    Errei por conta da porcentagem, e essa questão deveria estar em AFO. Via de regra não podem ser vinculadas receitas de impostos, mas educação é uma exceção. 
  • Se a questão fala que " A CF determina que..." deveria ser a LETRA DA LEI, esta faltando "MUNICIPIOS"!

    O caput do art. 212 da Constituição, exige que Estados, Distrito Federal e Municípios apliquem no ensino, anualmente, o mínimo de 25% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências. 

  • E os MUNICIPIOS, não fazem parte do percentual para exigencia da receita resultantes de impostos. Pra mim, essa questão caberia recurso.

  • Concurseiros, essa questão da banca CESPE não caberia recurso, pois  não restringiu a assertiva, as questões dessa banca têm esses detalhes, com resoluções de muitas questões vocês perceberão.

    Só tornaria errada se estivesse assim: 

    A CF determina que (somente\apenas) os estados e o Distrito Federal (DF) apliquem, no mínimo, 25% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, em manutenção e desenvolvimento do ensino.

    Bons estudos!!!

     

  • cabe recurso  mesmo pois no art 212  esta bem claro que é responsabilidade dos municipios também.

  • CERTO

    Art. 212. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

     

  • Para lembrar dos percentuais:

    SAÚDE: 

    - União: mínino 15% da Receita Corrente Líquida

    - E; DF; M: produto da arrecadação de impostos.

     

    EDUCAÇÃO:

    - União: mínimo de 18% da receita resultante de impostos

    - E; DF; M: mínimo de 25% da receita resultante de impostos. 

  • Art. 212. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

     

    decoreba:

    UNIÃO | 18%

    ESTADO2, DF | 25%

     

    1. de transferências; 

    2. na manutenção;

    3. desenvolvimento do ensino.

     

     

  • Atualizem, por favor
  • A questão está desatualizada!


ID
1513135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com base nas disposições contidas na Constituição Federal de 1988 (CF) acerca da educação, cultura e desporto, assim como na Emenda Constitucional (EC) n.° 53/2006, julgue o  item.

As cotas estaduais e municipais da arrecadação da contribuição social do salário-educação serão distribuídas proporcionalmente ao número de menores com idade estipulada para ingressar na educação básica na respectiva localidade.

Alternativas
Comentários
  • Errado


    Art. 212


    § 6º As cotas estaduais e municipais da arrecadação da contribuição social do salário-educação serão distribuídas proporcionalmente ao número de alunos matriculados na educação básica nas respectivas redes públicas de ensino

  • Gabarito ERRADO

    Art. 212. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino

    § 5º A educação básica pública terá como fonte adicional de financiamento a contribuição social do salário-educação, recolhida pelas empresas na forma da lei

    § 6º As cotas estaduais e municipais da arrecadação da contribuição social do salário-educação serão distribuídas proporcionalmente ao número de alunos matriculados na educação básica nas respectivas redes públicas de ensino

    bons estudos

  • De acordo com o art. 212, § 6º, da CF/88, as cotas estaduais e municipais da arrecadação da contribuição social do salário-educação serão distribuídas proporcionalmente ao número de alunos matriculados na educação básica nas respectivas redes públicas de ensino. Não há restrição de idade. Portanto, incorreta a afirmativa.

    RESPOSTA: Errado
  • De acordo com o art. 212, § 6º, da CF/88, as cotas estaduais e municipais da arrecadação da contribuição social do salário-educação serão distribuídas proporcionalmente ao número de alunos matriculados na educação básica nas respectivas redes públicas de ensino. Não há restrição de idade. Portanto, incorreta a afirmativa.

    RESPOSTA: Errado
  • As cotas estaduais e municipais da arrecadação da contribuição social do salário-educação serão distribuídas proporcionalmente ao número de alunos matriculados na educação básica nas respectivas redes públicas de ensino.

    Esta fonte adicional de financiamento trata-se da contribuição social do salário-educação, recolhida pelas empresas na forma da lei. (Resumo de Direito Constitucional Descomplicado, 6ª. ed, 2015)


    --


    Vamos deixar suor pelo caminho..

  • Gabarito Errado

    Não é na "respectiva localidade", mas sim " nas respectivas redes públicas de ensino". 

    Conforme Art. 212 § 6º As cotas estaduais e municipais da arrecadação da contribuição social do salário-educação serão distribuídas proporcionalmente ao número de alunos matriculados na educação básica nas respectivas redes públicas de ensino. 

  • O § 6º do art. 212 da CF menciona os alunos matriculados e não limita a idade como sugere a questão quando se refere a menores matriculados.

  • GAB: Errado

    ERROS EM NEGRITO:

    Assertiva Cespe:As cotas estaduais e municipais da arrecadação da contribuição social do salário-educação serão distribuídas proporcionalmente ao número de menores com idade estipulada para ingressar na educação básica na respectiva localidade.

    Art 212 § 6º As cotas estaduais e municipais da arrecadação da contribuição social do salário-educação serão distribuídas proporcionalmente ao número de alunos matriculados na educação básica nas respectivas redes públicas de ensino. 

  • Gabarito errado.

     

    Não há idade estipulada.

     

    Art 212 § 6º As cotas estaduais e municipais da arrecadação da contribuição social do salário-educação serão distribuídas proporcionalmente ao número de alunos matriculados na educação básica nas respectivas redes públicas de ensino. 

     

     

  • nas respectivas redes públicas de ensino.


ID
1513153
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo os princípios da gestalt, a percepção é um elemento importante na compreensão do comportamento humano. Com relação à gestalt, julgue os itens que se seguem. 

Os princípios da gestalt estão voltados explicitamente para o estudo do fracasso escolar.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    De acordo com Gestalt, a aprendizagem representa uma estruturação do campo da percepção para a superação de problemas.

    1.aprende-se na totalidade das coisas e não nos fragmentos.

    2. aprende-se aos poucos ( aprendizagem por gradação );

    3. aprendizagem por diferenciação;

    4. aprendizagem por assimilação;

    5. aprendizagem por redefinição.

    fonte : Conhecimentos Pedagógicos 


ID
1513156
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo os princípios da gestalt, a percepção é um elemento importante na compreensão do comportamento humano. Com relação à gestalt, julgue os item que se segue .

No processo ensino-aprendizagem, o contexto em que o estímulo ocorre e é percebido pelo aluno é considerado elemento importante.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    De acordo com Gestalt, a aprendizagem representa uma estruturação do campo da percepção para a superação de problemas.

    1.aprende-se na totalidade das coisas e não nos fragmentos.

    2. aprende-se aos poucos ( aprendizagem por gradação );

    3. aprendizagem por diferenciação;

    4. aprendizagem por assimilação;

    5. aprendizagem por redefinição.

    fonte : Conhecimentos Pedagógicos 


ID
1513168
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao fracasso escolar, julgue o item abaixo.

Atualmente, as políticas voltadas para erradicação do fracasso escolar são estruturadas em tomo de projetos de ação que favorecem a criação de espaços para reflexão e intervenção na prática docente concreta por meio da formação continuada dos professores.

Alternativas
Comentários
  • CERTO


ID
1513174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativos à avaliação escolar.

A atribuição de notas é preponderante na avaliação formativa.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com os estudos de Bloom (1993) a avaliação do processo ensino-aprendizagem, apresenta três tipos de funções: diagnóstica (analítica), formativa (controladora) e somativa (classificatória).

    A avaliação somativa (classificatória), tem como função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao final de um curso ou unidade de ensino. Classificando os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.

    Atualmente a classificação dos estudantes se processa segundo o rendimento alcançado, tendo por base os objetivos previstos. Para Bloom (1983), a avaliação somativa "objetiva avaliar de maneira geral o grau em que os resultados mais amplos têm sido alcançados ao longo e final de um curso". 

    É através deste tipo de avaliação que são fornecidos aos estudantes os chamados feedback que informa o nível de aprendizagem alcançado, se este for o objetivo central da avaliação formativa; e presta-se à comparação de resultados obtidos, visando também a atribuição de notas.


    GABARITO: ERRADO

  • somativa

  • Preponderante: que tem mais peso,importância, influência ou força.

     

  • A nota é uma forma de sintetizar um desempenho observado em um processo avaliativo. Ela é especialmente útil para a tomada de decisões que têm a ver com a certificação dos alunos, para prosseguimento de seus estudos, por exemplo. Mas a nota não pode ser confundida com o processo avaliativo em si, que deve incluir a análise dos desempenhos frente a critérios de sucesso fortemente conectados com os objetivos de aprendizagem que se deseja avaliar. Assim, é perfeitamente possível avaliar sem atribuir notas.

  • Somativa


ID
1513177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativos à avaliação escolar.

Defesas de projetos, dissertações e teses são instrumentos válidos de avaliação.

Alternativas
Comentários
  • Como dissertação e tese estaria correto para avaliação escolar? Na minha concepção está errado.
  • Acredito que a palavra ESCOLAR esteja em seu sentido amplo, abrangendo qualquer tipo de instituição de ensino.


ID
1513183
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativos à avaliação escolar.

A avaliação formativa tem por objetivo informar, ao professor, ao longo do processo de ensino-aprendizagem, sobre a forma como conduz a disciplina e as competências do aluno em cada fase. Por meio dessa avaliação podem-se sugerir mudanças nos métodos ou nas abordagens utilizadas pelo professor.

Alternativas
Comentários
  • A avaliação formativa(controladora) é aquela que tem como função controlar, devendo ser realizada durante todo o período letivo, com o intuito de verificar se os estudantes estão alcançando os objetivos propostos anteriormente.Esta função da avaliação visa, basicamente, avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem, antes de avançar para outra etapa subsequente de ensino-aprendizagem.

    É com a avaliação formativa que o aluno toma conhecimento dos seus erros e acertos e encontra estimulo para continuar os estudos de forma sistemática. Para que esta forma de avaliação ocorra é necessário que seja controlada, porque orienta o estudo do aluno ao trabalho do professor, também podemos dizer que é motivadora porque evita as tensões causadas pela as avaliações tradicionais.

    A avaliação formativa permite ao professor detectar e identificar deficiências na forma de ensinar, auxiliando na reformulação do seu trabalho didático, visando aperfeiçoá-lo. Para que seja realizada com eficiência, ela deve ser planejada em função de todos os objetivos, deste modo o instrutor continuará seu trabalho ou irá direcionar de modo que a maioria dos alunos alcance plenamente todos os objetivos propostos.

    Por depender mais da sensibilidade e do olhar técnico do educador, esse formato de avaliação fornece mais informações que permitem a customização do trabalho do professor com base nas necessidades de cada aluno. Nesse sentido a avaliação é um instrumento de controle da qualidade, tendo como maior objetivo um ensino de excelência em todos os níveis.

  • A avaliação formativa(controladora) é aquela que tem como função controlar, devendo ser realizada durante todo o período letivo, com o intuito de verificar se os estudantes estão alcançando os objetivos propostos anteriormente.Esta função da avaliação visa, basicamente, avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem, antes de avançar para outra etapa subsequente de ensino-aprendizagem.

    É com a avaliação formativa que o aluno toma conhecimento dos seus erros e acertos e encontra estimulo para continuar os estudos de forma sistemática. Para que esta forma de avaliação ocorra é necessário que seja controlada, porque orienta o estudo do aluno ao trabalho do professor, também podemos dizer que é motivadora porque evita as tensões causadas pela as avaliações tradicionais.

    A avaliação formativa permite ao professor detectar e identificar deficiências na forma de ensinar, auxiliando na reformulação do seu trabalho didático, visando aperfeiçoá-lo. Para que seja realizada com eficiência, ela deve ser planejada em função de todos os objetivos, deste modo o instrutor continuará seu trabalho ou irá direcionar de modo que a maioria dos alunos alcance plenamente todos os objetivos propostos.

    Por depender mais da sensibilidade e do olhar técnico do educador, esse formato de avaliação fornece mais informações que permitem a customização do trabalho do professor com base nas necessidades de cada aluno. Nesse sentido a avaliação é um instrumento de controle da qualidade, tendo como maior objetivo um ensino de excelência em todos os níveis.


ID
1513204
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da relação educação e sociedade, julgue o item a seguir.

A visão sociológica de Durkheim se fundamenta em pressupostos progressistas que vêem na educação um fator de desenvolvimento e de superação de estruturas societárias arcaicas.

Alternativas
Comentários
  • pressupostos funcionalistas

  • Durkheim foi o fundador do funcionalismo defendeu a ideia de uma sociedade harmônica que deveria ser preservada.

    Logo a questão está errada.
     

  • Educação em uma perspectiva conservadora, de integração social, estruturas preestabelecidas. Escolas como instrumento de manutenção das estruturas sociais vigentes.

  • Essa questão cobra o pensamento de Durkheim. Vamos analisa-la.

    A visão sociológica de Durkheim se fundamenta em pressupostos progressistas...

    Errado! A visão deste autor é conservadora, tal como sua base ideológica, que é a doutrina positivista.

    ... que veem na educação um fator de desenvolvimento e de superação de estruturas societárias arcaicas.

    Errado! Para Durkheim a educação é um fator de manutenção das estruturas sociais e não de desenvolvimento.

    GABARITO: questão “ERRADA”

  • Se fundamenta em pressupostos LIBERAIS. ( manutenção do status quo, contrário a transformação.)

    Questão ERRADA .

  • A visão de Durkheim é conservadora, tal como sua base ideológica, que é a doutrina positivista.

    Para Durkheim a educação é um fator de manutenção das estruturas sociais e não de desenvolvimento.


ID
1513207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da relação educação e sociedade, julgue o item a seguir.

Para Dewey, a escola deve assumir as características de uma comunidade democrática artificial na qual a criança aprenda, pela própria vivência, as práticas da democracia, habilitando-se a transferi-las, futuramente, em sua vida adulta, à sociedade democrática.

Alternativas
Comentários
  • CERTO. Para John Dewey, "a escola deveria reproduzir a comunidade em miniatura, apresentando de forma mais simplificada, para depois entender o mundo complexo."

    Fonte: Livro- Conhecimentos Pedagógicos para conncursos públicos. Pg.18

     

  • Segundo o pensamento pedagógico de Dewey, a escola deveria assumir as características de uma comunidade democrática artificial, como se fosse um laboratório, no qual a criança aprendesse, pela própria vivência, as práticas da democracia, habilitando-se a transferi-las, futuramente, em sua vida adulta, à sociedade democrática, esta não mais como um laboratório, mas sim na “vida real”.

    GABARITO: questão “CERTA”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - direção concursos

    Segundo o pensamento pedagógico de Dewey, a escola deveria assumir as características de uma comunidade democrática artificial, como se fosse um laboratório, no qual a criança aprendesse, pela própria vivência, as práticas da democracia, habilitando-se a transferi-las, futuramente, em sua vida adulta, à sociedade democrática, esta não mais como um laboratório, mas sim na “vida real”.

    GABARITO: questão “CERTA”


ID
1513210
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da relação educação e sociedade, julgue o item a seguir.

Gramsci, em uma perspectiva conservadora da relação educação e sociedade, fornece elementos que permitem conceber uma teoria dialética para a educação.

Alternativas
Comentários
  • Os adeptos da educação adulta popular tomam Gramsci como referência. Seu sistema educacional pode ser definido dentro do âmbito da pedagogia crítica e a educação popular teorizadas e praticadas mais contemporaneamente por Paulo Freire.

  • Acredito que o erro da questãoe esteja em associar Gramsci a uma perspectiva conservadora. 

  • Gramsci, ao contrário da maioria dos teóricos que se dedicaram à interpretação e à continuidade do trabalho intelectual do filósofo alemão Karl Marx (1818-1883), que concentraram suas análises nas relações entre política e economia, Gramsci deteve-se particularmente no papel da cultura e dos intelectuais nos processos de transformação histórica. Suas ideias sobre Educação surgem desse contexto.

    Conceitos que remete a Gramsci: Unificação do mundo trabalho e o mundo cultural, contra-hegemonia, os intelectuais orgânicos.

    Resposta errada.

  • Pegadinha! Embora Gramsci tenha de fato fornecido elementos para uma teoria dialética para a educação, a abordagem deste pensador não era conservadora, mas sim, revolucionária.

    GABARITO: questão “ERRADA”

  • Henri Walon: por uma teoria dialética na educação.

    Marx - Teoria da Dialética - Contribuição original à filosofia de Hegel.

  • Imagino que o erro está perspectiva conservadora.

    Gramsci, faz parte da teoria da educação transformadora.


ID
1513213
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas e a função social atribuída à escola, julgue o item que se segue.

A pedagogia liberal, que sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, busca a superação das diferenças de oportunidades e da desigualdade de condições sociais.

Alternativas
Comentários
  • As tendências pedagógicas  são divididas em liberais e progressistas. A pedagogia liberal acredita que aa escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais. Dessa forma, o indivíduo deve adaptar-se aos valores e normas da sociedade de classe, desenvolvendo sua cultura individual. Com isso as diferenças entre as classes sociais não são consideradas, já que, a escola não leva em consideração as desigualdades sociais. Existem quatro tendências pedagógicas liberais: Tradicional; Renovada; Renovada não-diretiva; Tecnicista.

    SAVIANI. Dermeval. Escola e democracia. 31 ed. Campinas: Autores Associados, 1997.


  • Segundo LIBÂNEO (1990), a pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. Isso pressupõe que o indivíduo precisa adaptar-se aos valores e normas vigentes na sociedade de classe, através do desenvolvimento da cultura individual. Devido a essa ênfase no aspecto cultural, as diferenças entre as classes sociais não são consideradas, pois, embora a escola passe a difundir a ideia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições. 

  • A tendência pedagógica liberal não busca a superação das desigualdades sociais.

  • Muito pelo contrario, a mesma busca a manutenção das desigualdades.


ID
1513216
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas e a função social atribuída à escola, julgue o item que se segue.

A perspectiva progressista, sustentando as finalidades sociopolíticas da educação, define que a escola tem a função social de formar o cidadão mediante um processo de construção de conhecimento, de atitudes e de valores que o tomem um sujeito solidário, crítico, ético e participativo.

Alternativas
Comentários
  • Questão certa. As tendências progressistas têm como intuito transformar a sociedade a o indivíduo.


ID
1513219
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas e a função social atribuída à escola, julgue o item que se segue.

As tendências pedagógicas libertadora, libertária e crítico- social dos conteúdos são manifestações da pedagogia liberal.

Alternativas
Comentários
  • O termo liberal não tem o sentido de "avançado", ''democrático", "aberto", como costuma ser usado. A doutrina liberal apareceu como justificativa do sistema capitalista que, ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais na sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção, também denominada saciedade de classes. A pedagogia liberal, portanto, é uma manifestação própria desse tipo de sociedade.

    A pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papeias sociais, de acordo com as aptidões individuais. Para isso, os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes, através do desenvolvimento da cultura individual. A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes, pois, embora difunda a idéia de igualdade de oportunidades,não leva em conta a desigualdade de condições. Historicamente, a educação liberal iniciou-se com a pedagogia tradicional e, por razões de recomposição da hegemonia da burguesia, evoluiu para a pedagogia renovada (também denominada escola nova ou ativa), o que não significou a substituição de uma pela outra, pois ambas conviveram e convivem na prática escolar.

  • ERRADA!!

    Pedagogia progressivista - libertadora, libertária e crítico social dos conteúdos ou histórico-crítica
  • Progressivista-(diferente)-Progressista

  • Uma questão dessa não cai na minha prova

  • O comentário da Ana Moraes está errado. Não pode confundir Progressivista com Progressista.

    TENDÊNCIAS LIBERAIS = Tradicional, Renovada Progressivista, Renovada Não diretiva e Tecnicista

    TENDÊNCIAS PROGRESSISTAS= Libertadora, Libertária e Crítico Social dos Conteúdos.

  • Progressista

  • TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL - A Pedagogia liberal acredita que o papel da instituição de ensino é preparar as pessoas pra que elas desempenhem papéis sociais, tendo como base pra isso algumas habilidades e competências. Ao contrário do que muitos pensam, o liberal nesse caso não é considerado algo aberto ou democrático. Aqui, existe uma necessidade de se adaptar aos valores e normas que a sociedade coloca como verdade.

    Dentro desse modelo, a gente destaca 3 exemplos:

    1. TRADICIONAL;
    2. ESCOLA NOVA E NÃO DIRETIVA;
    3. TECNICISTA

    Na Pedagogia progressista, o progresso faz parte de sua metodologia de ensino. A inspiração vem da teoria do conhecimento marxista.

    Dá pra ver facilmente como essa formação pedagógica estimula rupturas, pra chegar num local teórico e abstrato. Pra isso, o aluno vira o protagonista do seu processo de aprendizado.

    Se liga nas 3 principais vertentes nas quais se dividem!

    1. LIBERTÁRIA;
    2. LIBERTADORA;
    3. HISTÓRICO CRÍTICO.


ID
1513222
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas e a função social atribuída à escola, julgue o item que se segue.

Na concepção pedagógica de Paulo Freire, a educação é uma experiência de libertação humana que se realiza no diálogo crítico entre o educador e o educando.

Alternativas
Comentários
  • Que questão linda! Que afirmação linda!

  • Paulo freire era da tendência libertadora, que via o professor em igualdade com o aluno.

  • Representante da PEDAGOGIA PROGRESSISTA LIBERTADORA, Paulo Freire traz a ideia da RELAÇÃO DIALÓGICA, onde alunos e professores estão em um mesmo patamar.

    Paulo Freire dizia:

    " Ninguém educa ninguém,

    assim como ninguém educa a si mesmo,

    todos nós somos educados em comunhão mediatizados pelo mundo."

    Paulo Freire, "Pedagogia do Oprimido"


ID
1513225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas e a função social atribuída à escola, julgue o item que se segue.

As garantias de padrão de qualidade no ensino ministrado, de igualdade de acesso e de permanência na escola, princípios constitucionais e legais da educação nacional, são desafios que se apresentam, na atualidade, à escola de educação básica.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Contituição 1988

    Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida
    e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da
    pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
    Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
    I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
    II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
    III – pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições
    públicas e privadas de ensino;
    IV – gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
    V – valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei,
    planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos,
    aos das redes públicas; (Redação dada pela EC n. 53/2006)
    VI – gestão democrática do ensino público, na


ID
1513228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à atuação do pedagogo na escola, julgue o seguinte item.

A articulação do trabalho do pedagogo com a comunidade escolar centrada no projeto político pedagógico, no exercício da democracia participativa e no fortalecimento dos espaços democráticos da escola contribui para a melhoria da qualidade da educação.

Alternativas
Comentários
  • CERTO


ID
1513231
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à atuação do pedagogo na escola, julgue o seguinte item.

A partir da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.° 9.394/1996, o desenvolvimento profissional dos professores tem-se constituído em objetivo de políticas que valorizam a formação docente com base na racionalidade técnica.

Alternativas
Comentários
  • Esta parte "com base na racionalidade técnica" remete ao Tecnicismo, o que se contrapõe aos objetivos da LDB.

  • E


ID
1513234
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à atuação do pedagogo na escola, julgue o seguinte item.

A transformação da prática docente se efetiva à medida que o professor amplia sua consciência quanto à própria prática, com base em conhecimentos teóricos e críticos acerca da realidade.

Alternativas

ID
1513237
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à atuação do pedagogo na escola, julgue o seguinte item.

A implantação de conselhos escolares constitui uma estratégia de gestão democrática da educação pública na busca de garantir a efetiva participação das comunidades local e escolar na gestão da escola.

Alternativas
Comentários
  • resposta CERTA

     

    Um dos princípios da gestão democrática fala que deve existir a participação da comunidade nas decisões da escola


ID
1513240
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à atuação do pedagogo na escola, julgue o seguinte item.

A gestão democrática, como princípio norteador da gestão da escola pública, pressupõe o envolvimento da comunidade escolar interna na organização, execução e avaliação do trabalho ah desenvolvido, prescindindo da participação da família na vida escolar.

Alternativas
Comentários
  • Prescindir = desprezar a participação da familia?? NÃO NEHHH

     

  • cuidado pra nao confundir  prescindir = desprezar/ dispensar

    com

    imprescindir = indispensável

     

    resposta certa : ERRADO

  • A CESPE adora essa palavra.

    Prescindir = dispensar


ID
1513243
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto à liderança e às relações humanas no trabalho, julgue o item a seguir.

A liderança democrática contrapõe-se à liderança autoritária, sobretudo pela forma de condução compartilhada do processo decisório.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA


    Na liderança democrática, o líder pede a opinião dos subordinados e decide (consultivo) e os subordinados opinam e decidem conjuntamente com o líder (participativo). Estilo de liderança voltado para o Líder e o Subordinado.

    Na liderança autoritária/autocrática, por sua vez, o chefe decide sozinho, sem delegar autoridade para seus subordinados. Estilo de liderança voltado para o Líder.

    RENNÓ

  • GABARITO: C.

    Teoria dos Estilos Gerenciais

    → Autocrático/restritivo/orientado para a tarefa: centralizador. Não divide poder de decisão com a equipe, oferece o máximo de suporte e o mínimo de liberdade. Ideal para a produtividade, porém nem sempre impacta na qualidade.

    Obs.: Focado no líder, que centraliza em si o processo de tomada de decisão. O líder determina quem realizará, o que realizará e quando realizará determinada atividade. Não há participação dos liderados, e se tem é a mínima possível.

    → Democrático/ orientado para pessoa e tarefas: participativo (também chamado de consultivo). Divide poder de decisão com o grupo. Oferece o suporte e a liberdade. Ideal para tarefas complexas.

     É o estilo que incentiva a participação dos liderados nas decisões da organização. O líder orienta, consulta, valoriza e ouve aqueles sob sua liderança. A liderança democrática pode ser:

    ◼ Consultiva: o líder busca a opinião dos liderados para que possa decidir.

    ◼ Participativa: o líder dá orientações aos liderados para que eles possam decidir, conforme a orientação dada.

    → Liberal ou laissez-faire (deixar fazer)/ pessoas: oferece o mínimo de suporte e a máxima liberdade. O líder atua somente quando é solicitado.

    • Nesse modelo a participação do líder é mínima, o líder delega tudo o que for possível. Os liderados possuem total liberdade para tomas as decisões.


ID
1513246
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto à liderança e às relações humanas no trabalho, julgue o item a seguir.

A liderança centrada nas pessoas preocupa-se em controlá-las para que elas se mantenham atuantes conforme padrões de trabalho e de produtividade preestabelecidos

Alternativas
Comentários
  • Quem for assinante, pede comentário do professor

  • GABARITO: E.

    "A liderança centrada nas pessoas preocupa-se em controlá-las para que elas se mantenham atuantes conforme padrões de trabalho e de produtividade preestabelecidos."

    Liderança centrada é característica da liderança autocrática que tem o foco em tarefa.

    → Autocrático/restritivo/orientado para a tarefa: centralizador. Não divide poder de decisão com a equipe, oferece o máximo de suporte e o mínimo de liberdade. Ideal para a produtividade, porém nem sempre impacta na qualidade.

    Obs.: Focado no líder, que centraliza em si o processo de tomada de decisão. O líder determina quem realizará, o que realizará e quando realizará determinada atividade. Não há participação dos liderados, e se tem é a mínima possível.

    → Democrático/ orientado para pessoa e tarefas: participativo (também chamado de consultivo). Divide poder de decisão com o grupo. Oferece o suporte e a liberdade. Ideal para tarefas complexas.

     É o estilo que incentiva a participação dos liderados nas decisões da organização. O líder orienta, consulta, valoriza e ouve aqueles sob sua liderança. A liderança democrática pode ser:

    ◼ Consultiva: o líder busca a opinião dos liderados para que possa decidir.

    ◼ Participativa: o líder dá orientações aos liderados para que eles possam decidir, conforme a orientação dada.


ID
1513249
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto à liderança e às relações humanas no trabalho, julgue o item a seguir.

Nas organizações de qualquer tipo, a autoridade do cargo prevalece sobre a capacidade de liderança como fator primordial do sucesso gerencial.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. A visão moderna é de que para cada tipo de situação existe um estilo ideal de liderança a ser exercido. Ou seja, o estilo de liderança relaciona-se com os aspectos naturais humanos, não tendo relação com a autoridade do cargo, isto é, ser chefe/gestor não garante que a pessoa será líder e irá influenciar pessoas. Não existe, portanto, essa "prevalência" da autoridade do cargo sobre a capacidade de liderança como fator primordial de sucesso. ANDREIA RIBAS/CHIAVENATO


ID
1513252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando o planejamento como um processo de organização do trabalho escolar, julgue o próximo item.

Em uma perspectiva transformadora, o planejamento deve refletir um conjunto de ações coordenadas entre si, buscando garantir o alcance de resultados certos, previsíveis e imutáveis para atender às dificuldades, problemas e potencialidades identificados no cotidiano escolar.

Alternativas
Comentários
  • Os resultados são MUTÁVEIS.

  • IMUTÁVEL

    Que não se pode mudar, alterar; sem possibilidades de mudança, de alteração; permanente.


ID
1513255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando o planejamento como um processo de organização do trabalho escolar, julgue o próximo item.

O planejamento, que pode ser de longo, médio ou curto prazo, tem como elementos de sua expressão, planos, programas, projetos, ações e eventos, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • Plano- Programa- Projeto

    Indo de maior para menor abrangencia.

    Tmb pode pensar assim:

    Vamos planejar para construir um plano, que faça do programa algo produtivo, sendo possível concretizar nossos projetos.

    Nível   estratégico (Longo prazo):  Compreende  os  altos  executivos  da  organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos de uma empresa.   É realizado a longo prazo.

    Nível tático (Medio prazo): É utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicos. O principal desafio nesse nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e o nível operacional.

    Nível operacional(Curto prazo): Nesse nível o processo é de menor amplitude. O grau de incerteza é menor. É o que podemos chamar de “mão na massa” ou simples execução. É realizado a curto prazo.

    FONTE: COLHIDA EM DEPOIMENTOS AQUI DO QC.


ID
1513258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando o planejamento como um processo de organização do trabalho escolar, julgue o próximo item.

O projeto político-pedagógico de uma escola, além de ser um documento formal, deve explicitar o compromisso com a formação do cidadão com base em princípios de autonomia da escola, de solidariedade entre os agentes educativos e de estímulo à participação de todos em um projeto comum e coletivo.

Alternativas

ID
1513261
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando o planejamento como um processo de organização do trabalho escolar, julgue o próximo item.

O estabelecimento de objetivos e a definição de critérios de avaliação da aprendizagem são, entre outras, etapas básicas do planejamento de ensino.

Alternativas
Comentários
  • certo. 

    Planejamento  de Ensino

    É a previsão das ações e procedimentos que o professor vai realizar junto a seus alunos, e a organização das atividades discentes e das experiências de aprendizagem, visando atingir os objetivos educacionais estabelecidos.


ID
1513264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando o planejamento como um processo de organização do trabalho escolar, julgue o próximo item.

A seleção de conteúdos deve estar vinculada aos objetivos propostos e à explicitação dos conhecimentos mais significativos a serem trabalhados em uma dada situação de aprendizagem.

Alternativas

ID
1513267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando o planejamento como um processo de organização do trabalho escolar, julgue o próximo item.

Em sua fünção diagnostica, a avaliação permite controlar o processo de interação professor-aluno antes das aulas, ou antes do desenvolvimento das unidades didáticas.

Alternativas
Comentários
  • A avaliação diagnóstica (analítica) é adequada para o inicio do o período letivo, pois permite conhecer a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem vai acontecer. O professor tem como principal objetivo verificar o conhecimento prévio de cada aluno, tendo como finalidade de constata os pré-requisitos necessários de conhecimento ou habilidades imprescindíveis de que os estudantes possuem para o preparo de uma nova etapa de aprendizagem.

    "Para que a avaliação diagnóstica seja possível, é preciso compreendê-la e realizá-la comprometida com uma concepção pedagógica. No caso, considerarmos que ela deva estar comprometida com uma proposta pedagógica histórico-crítica, uma vez que esta concepção está preocupada com a perspectiva de que o educando deverá apropriar-se criticamente de conhecimentos e habilidades necessárias à sua realização como sujeito crítico dentro desta sociedade que se caracteriza pelo modo capitalista de produção. A avaliação diagnostica não se propõe e nem existe uma forma solta isolada. É condição de sua existência e articulação com uma concepção pedagógica progressista". (LUCKESI 2003, p.82).

     Esta forma de avaliação é utilizada objetivando pré-determinar a maneira pela qual o educador deverá encaminhar, através do planejamento, a sua ação educativa. Terá como função estabelecer os limites para tornar o processo de aprendizagem mais eficiente e eficaz. Esta didática pode ser considerada como o ponto de partida para todo trabalho a ser desenvolvido durante o ano pelo educador.

    Esta forma de avaliação pode ser utilizada antes e durante o processo ensino-aprendizagem, tendo diferentes finalidades. Sendo realizada antes do processo, tem como foco sondar se o aluno apresenta os conhecimentos necessários para que a aprendizagem possa ser iniciada. Se ocorrer durante o processo, será utilizada para identificar as causas das falhas de aprendizagem e possibilitar a implementação de recursos para corrigi-las.

    É possível observar que a avaliação diagnóstica possui três objetivos. O primeiro é identificar a realidade de cada aluno que irá participar do processo. O segundo é verificar se o aluno apresenta ou não habilidades e pré-requisitos para o processo. O terceiro objetivo está relacionado com a identificação das causas, de dificuldades recorrentes na aprendizagem. Assim é possível rever a ação educativa para sanar os problemas.

  • controlar NÃO! Permite conhecer a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem vai acontecer ou que está acontecendo.

    (Item errado)

  • AVALIAÇÃO DIAGNOSTICA ela identifica e quem controla é a Somativa.


ID
1513270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando o planejamento como um processo de organização do trabalho escolar, julgue o próximo item.

A metodologia de projetos de aprendizagem favorece a cooperação entre os alunos, centrada em trocas recíprocas e no respeito mútuo, independentemente da mediação pedagógica do professor.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado. Precisa da mediação do professor.


ID
1513273
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto ao desenvolvimento das funções cognitvas, julgue o item subsequente.

Para Piaget, a aprendizagem depende do nível de desenvolvimento da criança, enfatizando a ideia de que só é possível aprender quando há um nível de amadurecimento das fünções cognitivas compatível com o nível da aprendizagem requerido.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Para Piaget primeiro vem o desenvolvimento e depois a aprendizagem.


ID
1513276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto ao desenvolvimento das funções cognitvas, julgue o item subsequente.

Na abordagem de Vygotsky, como em Piaget, as curvas do aprendizado coincidem com as do desenvolvimento, o que corresponde ao conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP).

Alternativas
Comentários
  • Nessa teoria há uma complexa relação entre o aprendizado e o desenvolvimento, ao contrário do que se tem em Piaget, onde a curva do desenvolvimento antecede em grande escala para que ocorra o aprendizado. Em Vygotsky, as curvas do aprendizado não coincidem com as do desenvolvimento, sendo que quando a criança aprende algum conceito, por exemplo: aritmética, o desenvolvimento dessa operação ou conceito apenas começou. Não há paralelismo entre aprendizagem e o desenvolvimento das funções psicológicas correspondentes. Tal relação é um processo extremamente complexo, dialético, não linear se dá aos saltos, mediante o surgimento de caos.

    A aprendizagem dos alunos vai sendo assim construída mediante processo de relação do indivíduo com seu ambiente sócio-cultural e com o suporte de outros indivíduos mais experientes. É na zona de desenvolvimento proximal (ZDP) que a interferência desses outros indivíduos é mais transformador. O conceito de ZDP é relativamente complexo, ele compreende a região de potencialidade para o aprendizado. No caso da criança, representa uma situação cognitiva em que ela só consegue resolver determinada tarefa psicointelectual com auxílio de alguém mais experiente.

  •      À grosso modo, Vygotsky dava ênfase na apredizagem da interação social e cultural, enquanto Piaget focava nos processos biológicos/cognitivos do ato de aprender. Resumindo, Vygotsky citava a aprendizagem como antes do desenvolimento (aspectos biológico) e Piaget, ao contrário, os aspectos orgânicos antes da aprendizagem.

    Keep on...


ID
1513279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto aos cursos de educação profissional técnica de nível médio, julgue o próximo item.

Em 2003, o Ministério da Educação retomou a discussão acerca da educação politécnica, compreendendo-a como uma educação que deixa explícita a dualidade entre cultura geral e cultura técnica para formação profissional em cursos técnicos específicos.

Alternativas

ID
1513282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto aos cursos de educação profissional técnica de nível médio, julgue o próximo item.

A formação dos profissionais da educação profissional e tecnológica deve contemplar três eixos fundamentais: os conhecimentos específicos de uma área profissional, a formação didático-político-pedagógica e a integração entre a educação profissional técnica e a educação básica.

Alternativas

ID
1513285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto aos cursos de educação profissional técnica de nível médio, julgue o próximo item.

Os processos de produção de cada área de conhecimento estruturam o currículo atrelado às disciplinas da área de formação. Dessa forma, em se tratando da formação profissional no ensino médio, os conhecimentos específicos de uma área profissional são suficientes para proporcionar a compreensão da realidade.

Alternativas

ID
1513288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

     O documento do MEC Indagações sobre currículos tem como principal obj etivo deflagrar, em âmbito nacional, um processo de debate, nas escolas e nos sistemas de ensino, acerca da concepção de currículo e seu processo de elaboração. No momento em que ocorre a implementação do ensino fundamental de nove anos e a divulgação dos documentos consolidados da política nacional de educação infantil, é necessário retomar a reflexão com relação às diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental e às diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil — ação já desencadeada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). A liberdade de organização conferida aos sistemas por meio da legislação vincula-se à existência de diretrizes que os orientem e lhes possibilitem a definição de conteúdos de conhecimento em conformidade à base nacional comum do currículo, bem como à parte diversificada, como estabelece o art. 26 da vigente Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei n.° 9.394/1996). Os currículos dos ensinos fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

                                                          Indagações sobre currículo , Brasília : Ministério da Educação ,
                                                                                                   Secretaria de Educação Básica , 2 007.

Considerando o texto acima como referência, julgue o item a seguir, com relação ao currículo.

A forma de conceber a organização curricular em detrimento às necessidades de mercado rompe com a visão pragmatista, utilitarista, parcializada e segmentada do conhecimento.

Alternativas
Comentários
  •  Errado

    A meu ver, o currículo dinâmico não rompe com a segmentação do conhecimento, as disciplinas continuam separadas, matemática, português, história... A ideia de uma organização curricular em movimento traz um perspectiva de inclusão, uma crítica ao modelo tradicional de ensino que discrimina as pessoas que não se enquadram em um conjunto de regras estabelecidas pela maioria.

    Pouco a pouco...

  • Entendo que organizar o currículo em detrimento às necessidades do mercado, ao invés de romper (como a questão afirma), faz é perpetuar essa visão de currículo tradicional, voltado à técnica, ao pragmatismo.

  • Eu sinceramente achei difícil interpretar essa questão.
  • preconiza deixou a questao errada>??? esse qc n amplia as questoes vou sair daqui e ir pro estrategia

  • Eu entendi nada com nada mais nada. QC, podia algum professor comentar essa questão.

  • A forma de conceber a organização curricular em detrimento (recomendar, aconselhar, pregar)às necessidades de mercado rompe com a visão pragmatista, utilitarista, parcializada e segmentada do conhecimento.

    Recomendar as necessidades de mercado rompe com a visão pragmatista? Eu acho que não.

  • Educar para a vida, cidadania e para o mundo do trabalho. Não há como pensar, sob as bases atuais, em educação brasileira em detrimento às necessidades de mercado

  • A forma de conceber a organização curricular em detrimento às necessidades de mercado rompe com a visão pragmatista, utilitarista, parcializada e segmentada do conhecimento.

    Não rompe com a visão pragmatista, utilitarista, parcializada e segmentada do conhecimento.


ID
1513291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

    O documento do MEC Indagações sobre currículos tem como principal obj etivo deflagrar, em âmbito nacional, um processo de debate, nas escolas e nos sistemas de ensino, acerca da concepção de currículo e seu processo de elaboração. No momento em que ocorre a implementação do ensino fundamental de nove anos e a divulgação dos documentos consolidados da política nacional de educação infantil, é necessário retomar a reflexão com relação às diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental e às diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil — ação já desencadeada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). A liberdade de organização conferida aos sistemas por meio da legislação vincula-se à existência de diretrizes que os orientem e lhes possibilitem a definição de conteúdos de conhecimento em conformidade à base nacional comum do currículo, bem como à parte diversificada, como estabelece o art. 26 da vigente Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei n.° 9.394/1996). Os currículos dos ensinos fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

                                                          Indagações sobre currículo , Brasília : Ministério da Educação ,
                                                                                                     Secretaria de Educação Básica , 2 007.

Considerando o texto acima como referência, julgue o item a seguir, com relação ao currículo.

À luz do imperativo ético, priorizar o desenvolvimento pleno dos educandos, como sujeitos de direitos, possibilita romper com a estrutura escolar e sua organização curricular, guiada pela lógica excludente, hierárquica e seletiva.

Alternativas
Comentários
  • esse priorizar ficou meio estranho nao qc???

  • QC por favor esclareça essa questão. Não entendi porque PRIORIZAR


ID
1513294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

       O documento do MEC Indagações sobre currículos tem como principal objetivo deflagrar, em âmbito nacional, um processo de debate, nas escolas e nos sistemas de ensino, acerca da concepção de currículo e seu processo de elaboração. No momento em que ocorre a implementação do ensino fundamental de nove anos e a divulgação dos documentos consolidados da política nacional de educação infantil, é necessário retomar a reflexão com relação às diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental e às diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil — ação já desencadeada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). A liberdade de organização conferida aos sistemas por meio da legislação vincula-se à existência de diretrizes que os orientem e lhes possibilitem a definição de conteúdos de conhecimento em conformidade à base nacional comum do currículo, bem como à parte diversificada, como estabelece o art. 26 da vigente Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei n.° 9.394/1996). Os currículos dos ensinos fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

                                                       Indagações sobre currículo , Brasília : Ministério da Educação ,
                                                                                                  Secretaria de Educação Básica , 2007.

Considerando o texto acima como referência, julgue o item a seguir, com relação ao currículo.

Elaborar currículos culturalmente orientados implica determinar a cultura a ser privilegiada no espaço escolar.

Alternativas
Comentários
  • Elaborar currículos culturalmente orientados NÃO implica determinar a cultura a ser privilegiada no espaço escolar, pois a ideia do currículo em movimento é exatamente o contrário, paltada na gestão democrática, abre-se espaço, garantido por lei (LDB), para o pluralismo de ideias. 

     

    Pouco a pouco...


ID
1513297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

        O documento do MEC Indagações sobre currículos tem como principal obetivo deflagrar, em âmbito nacional, um processo de debate, nas escolas e nos sistemas de ensino, acerca da concepção de currículo e seu processo de elaboração. No momento em que ocorre a implementação do ensino fundamental de nove anos e a divulgação dos documentos consolidados da política nacional de educação infantil, é necessário retomar a reflexão com relação às diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental e às diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil — ação já desencadeada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). A liberdade de organização conferida aos sistemas por meio da legislação vincula-se à existência de diretrizes que os orientem e lhes possibilitem a definição de conteúdos de conhecimento em conformidade à base nacional comum do currículo, bem como à parte diversificada, como estabelece o art. 26 da vigente Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei n.° 9.394/1996). Os currículos dos ensinos fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

                                                      Indagações sobre currículo , Brasília : Ministério da Educação ,
                                                                                                Secretaria de Educação Básica , 2 007.

Considerando o texto acima como referência, julgue o item a seguir, com relação ao currículo.

O currículo básico comum determina um conteúdo básico para cada disciplina, de maneira a propiciar a formação da cidadania a todos os alunos da educação básica.

Alternativas
Comentários
  • Para compreender essa questão, o artigo 1º da LDB:

    A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações cultutais. 

    Esse artigo espande a ideia de educação, é uma crítica ao modelo de "educação bancária", na qual se deposita o conhecimento no aluno, desconsiderando as apredizagens que ocorrem fora do ambiente escolar. Os processos formativos relacionam-se com a ideia de cidadania, de educação ampliada, não apenas receber conhecimento pronto.

    Pouco a pouco...

  •  A exigência de um currículo com base nacional comum já estava previsto na primeira versão da LDB e no Plano Nacional da Educação para os ensinos fundamental e médio. Em 2017, mudanças ainda mais objetivas foram feitas, trazendo à tona a urgência de se determinar as condutas que trariam uniformidade à educação brasileira e a discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) instrumento de referência dos conhecimentos indispensáveis a todos os alunos da educação básica, independentemente de sua origem, classe social ou local de estudo. A BNCC pretende reduzir as desigualdades de aprendizado, estabelecendo as habilidades e competências fundamentais em cada etapa da educação básica através da obrigatoriedade de seu cumprimento.


ID
1513300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os atuais marcos legais para oferta do ensino médio, consubstanciados na LDBEN, representam um divisor na construção da identidade da terceira etapa da educação básica brasileira. O grande avanço determinado p ortais diretrizes consiste na possibilidade objetiva de pensar a escola a partir de sua própria realidade, privilegiando o trabalho coletivo.

Orientações curriculares para o ensino médio -vol . l Secretaria de Educação Básica . Brasília : Ministér io da Educação , 2 006.

A partir do texto acima, julgue o próximo item, com relação às orientações curriculares para o ensino médio.

A finalidade do ensino médio é exclusivamente preparar mão de obra para as necessidades do mercado de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:

    I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

    II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

    III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

    IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

    Art. 36. O currículo do ensino médio observará o disposto na Seção I deste Capítulo e as seguintes diretrizes:

    I - destacará a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes; o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura; a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania;

    II - adotará metodologias de ensino e de avaliação que estimulem a iniciativa dos estudantes;

    III - será incluída uma língua estrangeira moderna, como disciplina obrigatória, escolhida pela comunidade escolar, e uma segunda, em caráter optativo, dentro das disponibilidades da instituição.

    IV – serão incluídas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio.(Incluído pela Lei nº 11.684, de 2008)

    § 1º Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação serão organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre:

    I - domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna;

    II - conhecimento das formas contemporâneas de linguagem;

    § 3º Os cursos do ensino médio terão equivalência legal e habilitarão ao prosseguimento de estudos.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L9394.htm

  • Filosofia e Sociologia não são mais disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio, de acordo com a Medida Provisória 746.

    Keep on...

  • De acordo com o art. 35, II, trata-se de finalidade do ensino médio:

    A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.

    Preparação básica para o trabalho não é a mesma coisa que “preparar mão de obra para as necessidades do mercado de trabalho”. Preparação para o trabalho tem um significado muito mais amplo do que para o mercado de trabalho.

    Além disso, a questão trouxe a palavra “exclusivamente”, limitando, dessa forma, as finalidades do ensino médio constantes no art. 35, I ao IV.

    GABARITO: questão “errada”


ID
1513303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os atuais marcos legais para oferta do ensino médio, consubstanciados na LDBEN, representam um divisor na construção da identidade da terceira etapa da educação básica brasileira. O grande avanço determinado p ortais diretrizes consiste na possibilidade objetiva de pensar a escola a partir de sua própria realidade, privilegiando o trabalho coletivo.

Orientações curriculares para o ensino médio -vol . l Secretaria de Educação Básica . Bra sília : Ministér io da Educação , 2006.

A partir do texto acima, julgue o próximo item, com relação às orientações curriculares para o ensino médio.

A organização curricular prevê uma base nacional comum; um planejamento e desenvolvimento orgânico do currículo; articulação entre os conhecimentos; proposta pedagógica a ser executada pelo estabelecimento de ensino e participação docente na elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

Alternativas
Comentários
  • A questão cita os princípios norteadores do currículo em movimento, sendo eles: desenvolvimento orgânico, ou seja, um currículo vivo, em movimento, condizente com a realidade do ensino em escolas públicas. Articulação entre os conhecimentos, a ideia de interdisciplinaridade, relação entre as disciplinas. Gestão Democrática, colocada em prática pela participação docente na elaboração da proposta pedagógica. 

     

    Pouco a pouco...


ID
1513306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

     A questão do conhecimento necessário à inclusão democrática e cidadã no mundo globalizado e, em conseqüência, no mercado de trabalho cada vez mais exigente e excludente, nos últimos anos, esteve mais presente na mobilização das escolas para a construção de projetos político-pedagógicos. Porém, como na sua essencialidade um projeto político-pedagógico opera com relações de conhecimento e de poder, são as discussões em tomo de uma mudança paradigmática que centralizam as preocupações dos educadores no processo de reestruturação curricular demandado pela exigência do próprio projeto em construção e pelas atuais políticas educacionais.

Santiago Projeto político - pedagógico e organização curricular : desafios de um novo paradigma In. I Veiga ( Orgs ) As dimensões do projeto político - pedagógico . Campinas , SP , Papir us , 2001 , p. 142 ( com adaptações ).

No que concerne a currículo, julgue o item que se segue, tendo como referência o texto acima. .

As normas, as regras, os conhecimentos, as relações, os espaços e o tempo são estruturantes e organizam a vida na escola, traduzindo-se na condução política do projeto pedagógico. O currículo, como elemento dinâmico da proposta pedagógica, deve ser gestado na comunidade escolar em permanente diálogo para que se articulem os elementos de organização interna com os aspectos externos da sociedade, da cultura e da própria história.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    CURRÍCULO = ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR

     

    Pontos básicos para a organização curricular:

    1) currículo não é um instrumento neutro.

    2)currículo não pode ser separado do contexto social.

    3)currículo integração: visa reduzir o isolamento entre as diferentes disciplinas curriculares, procurando agrupá-las num todo mais amplo.


ID
1513309
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A questão do conhecimento necessário à inclusão democrática e cidadã no mundo globalizado e, em conseqüência, no mercado de trabalho cada vez mais exigente e excludente, nos últimos anos, esteve mais presente na mobilização das escolas para a construção de projetos político-pedagógicos. Porém, como na sua essencialidade um projeto político-pedagógico opera com relações de conhecimento e de poder, são as discussões em tomo de uma mudança paradigmática que centralizam as preocupações dos educadores no processo de reestruturação curricular demandado pela exigência do próprio projeto em construção e pelas atuais políticas educacionais.

Santiago Projeto político - pedagógico e organização curricular : desafios de  um novo paradigma In. I Veiga ( Orgs ) As dimensões do projeto político - pedagógico . Campinas , SP , Papir us , 2001 , p. 142 ( com adaptações ).

No que concerne a currículo, julgue o item que se segue, tendo como referência o texto acima.

O currículo, como eixo da proposta pedagógica, é entendido como espaço de transmissão de conhecimentos.


Alternativas
Comentários
  • Acredito que a palavra transmissão torne a questão errada.


  • Como a próprio enunciado diz: o currículo é o eixo da proposta pedagógica, ou seja, ele é a diretriz. O erro está em dizer que o currículo é o espaço de transmissão de conhecimentos. Ele não é o espaço, ele é o eixo - o espaço para transmissão de conhecimentos é mais abrangente - o professor poderá ir além da proposta curricular, ele deverá estar atento às contingências para produção e/ou aprimoramento de conhecimentos. Da mesma forma, o aluno, em suas pesquisas, pode e deve ir além em busca de conhecimentos.

  • O que Torna a questão errada e que o Curriculo é conhecido como Conjunto de Princípios Educacionais, Grupo de Valores fundamentais e Completude de Atitudes fundamentais Relações sociais.

    O unico local que remete a curriculo como apenas trasmissão de conhecimentos e a LDB.

    A questão fala em sentido amplo, ou seja de acordo com a doutrina.

     

  • Transmissão, assimilação e construção de conhecimentos. A questão traz exatamente a concepção paradgmática de currículo.


ID
1513312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A questão do conhecimento necessário à inclusão democrática e cidadã no mundo globalizado e, em conseqüência, no mercado de trabalho cada vez mais exigente e excludente, nos últimos anos, esteve mais presente na mobilização das escolas para a construção de projetos político-pedagógicos. Porém, como na sua essencialidade um projeto político-pedagógico opera com relações de conhecimento e de poder, são as discussões em tomo de uma mudança paradigmática que centralizam as preocupações dos educadores no processo de reestruturação curricular demandado pela exigência do próprio projeto em construção e pelas atuais políticas educacionais.

Santiago Projeto político - pedagógico e organização curricular : desafios de um novo paradigma In. I Veiga ( Orgs ) As dimensões do projeto político - pedagógico . Campinas , SP , Papir us , 2001 , p. 142 ( com adaptações ).

No que concerne a currículo, julgue o item que se segue, tendo como referência o texto acima.

Optar por uma estrutura que, segundo a LDBEN, poderá ser de séries anuais, ciclos, etapas, grupos organizados segundo critérios diversos, implica, certamente, imprimir significações à dinâmica curricular em uma perspectiva de inclusão.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

  • Um dos princípios da educacao integral e inclusiva está em respeitar os rtimos, tempos e espaços de aprendizagem de cada educando.. ao propor esta flexibilização do currículo, de fato corrobora com uma proposta inclusiva


ID
1513315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca do currículo básico da escola pública do estado do Espírito Santo, julgue o item subsequente.

Um projeto educacional cuja formação humana promova a construção do conhecimento, deve privilegiar o princípio da ciência em detrimento do trabalho e da cultura, pelo simples fato da sociedade contemporânea estar vivendo uma revolução tecnológica.

Alternativas

ID
1513318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca do currículo básico da escola pública do estado do Espírito Santo, julgue o item subsequente.

O currículo compreende apenas a sistematização dos conhecimentos a serem transmitidos no processo educativo.

Alternativas

ID
1513321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca do currículo básico da escola pública do estado do Espírito Santo, julgue o item subsequente.

O currículo na escola, pensado a partir da valorização dos saberes e das práticas cotidianas não exclui a perspectiva dos programas e(ou) conteúdos de ensino no currículo escolar.

Alternativas
Comentários
  • certo

     


ID
1513324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca do currículo básico da escola pública do estado do Espírito Santo, julgue o item subsequente.

Competência é a capacidade de agir em situações previstas e não previstas, com rapidez e eficiência, articulando conhecimentos tácitos e científicos à experiências de vida e laborais vivenciadas ao longo da vida. As habilidades são entendidas como desdobramentos das competências, como partes que as constituem. Nessa perspectiva, não há uma relação hierárquica entre competências e habilidades.

Alternativas
Comentários
  • C

    possíveis duvidas:

    1. tácito → não formalmente expresso.
    2. "Não há uma relação hierárquica entre competências e habilidades". Afirmar o contrário poderia contradizer "habilidades são entendidas como desdobramentos das competências".

    → Você falar que uma coisas se desdobra de outra não implica diretamente uma hierarquização.


ID
1513327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

      A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.

                                                                    Política nacional de educação especial na perspectiva
                                                                                       da educação inclusiva .
MEC \S EESP 2 007 .

Com relação à educação inclusiva, abordada no texto acima, julgue o item.

O atendimento educacional especializado é realizado mediante a atuação de profissionais com conhecimentos específicos no ensino da língua brasileira de sinais, da língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua, do sistema braille, do soroban, da orientação e mobilidade, das atividades de vida autônoma, da comunicação alternativa, do desenvolvimento dos processos mentais superiores, dos programas de enriquecimento curricular, da adequação e produção de materiais didáticos e pedagógicos, da utilização de recursos ópticos e não ópticos, da tecnologia assistiva entre outros.

Alternativas

ID
1513330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.

Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva . MEC \S EESP 2 007 .

Com relação à educação inclusiva, abordada no texto acima, julgue o item.

A política nacional de educação especial, na perspectiva da educação inclusiva, prevê um único atendimento educacional especializado em clínicas e instituições especializadas àqueles alunos que apresentarem algum diagnóstico.

Alternativas
Comentários
  • resposta certa= Errado

  • O ERRO da questão está em citar a política nacional de educação especial, prevê um único atendimento educacional especializado em clínicas, NA VERDADE O ATENDIMENTO É NA ESCOLA e na sociedade como um todo, ja que inclusivo. Não clínica de atendimento.

    Vejamos o resumo abaixo:

    IV - OBJETIVO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino; transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior; oferta do atendimento educacional especializado; formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão; participação da família e da comunidade; acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação; e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas. 

    Como podemos ver, o atendimento é multiplo, ja que é educação inclusiva.

    Espero ter ajudado ;)

  • A política nacional de educação especial, na perspectiva da educação inclusiva, prevê um único atendimento educacional especializado em clínicas e instituições especializadas àqueles alunos que apresentarem algum diagnóstico.

    A atendimento deve ser adequado para a necessidade especial do aluno. Também deve ser realizado preferencialmente em escolas regulares.


ID
1513333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.

Política nacional de educação espec ia l na perspectiva da educação inclusiva . MEC \S EESP 2 007 .

Com relação à educação inclusiva, abordada no texto acima, julgue os itens de 112 a 116.

O acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com alguma deficiência nas escolas regulares, fazem parte dos objetivos da educação inclusiva com a finalidade de atender às necessidades educacionais especiais.

Alternativas

ID
1513336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.

Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva . MEC \S EESP 2 007 .

Com relação à educação inclusiva, abordada no texto acima, julgue os itens de 112 a 116.

De acordo com a LDBEN os sistemas de ensino devem assegurar aos educandos com necessidades especiais: currículos, métodos e recursos específicos; terminalidade específica; professores especializados; acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais e educação para o trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Questão CORRETA.

    Art. 59. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação:

    I - currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;

    II - terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados;

    III - professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;

    IV - educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora;

    V - acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.

  • certa.

     


ID
1513339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.

Política nacional de educação espec ia l na perspectiva da educação inclusiva . MEC \S EESP 2 007 .

Com relação à educação inclusiva, abordada no texto acima, julgue os itens de 112 a 116.

Os estudos mais recentes no campo da educação especial enfatizam que as definições e as classificações devem ser padronizadas e não contextualizadas, por caracterizar uma especificação do quadro de deficiência, transtorno, distúrbio, síndrome ou aptidão.

Alternativas
Comentários
  • Devem ser contextualizadas e não padronizadas.


ID
1513342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base na LDBEN, julgue o item a seguir, com relação à formação profissional técnica de nível médio.

Com as possibilidades oferecidas pela LDB visando incorporar a formação profissional e tecnológica à educação básica para atender às demandas não apenas do trabalho, mas da própria sociedade contemporânea, a escola tende progressivamente a se transformar, propiciando a aquisição de princípios científicos gerais, habilidades instrumentais básicas, categorias de análise que facilitam a compreensão histórico-crítica da sociedade e das formas de atuação do ser humano e capacidade nstrumental de exercitar o pensar.

Alternativas
Comentários
  • CERTO


ID
1513345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base na LDBEN, julgue o item a seguir, com relação à formação profissional técnica de nível médio.

É importante recuperar o papel fundamental do ensino médio de estabelecer a relação entre o conhecimento e a prática de trabalho. Trata-se de explicitar como a ciência se converte em potência material no processo de produção. Sem a estreita ligação à educação básica, a educação profissional corre o isco de se tomar mero fragmento de treinamento em benefício exclusivamente do mercado e dos interesses isolados dos segmentos produtivos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO


ID
1513348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base na LDBEN, julgue o item a seguir, com relação à formação profissional técnica de nível médio.

Segundo a LDBEN, a educação profissional, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, permite conduzir o homem ao desenvolvimento integral por valores éticos, sociais e políticos, de maneira a preservar a sua dignidade e a desenvolver ações junto à sociedade com base nos mesmos valores.

Alternativas
Comentários
  • CERTO


ID
1513351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base na LDBEN, julgue o item a seguir, com relação à formação profissional técnica de nível médio.

O propósito norteador da educação profissional e tecnológica está vinculado ao ensino médio, com vistas a propiciar apenas o domínio das técnicas produtivas.

Alternativas
Comentários
  • rt. 39.  A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.          

    § 1o  Os cursos de educação profissional e tecnológica poderão ser organizados por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos, observadas as normas do respectivo sistema e nível de ensino.        (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    § 2o  A educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos:    

    I – de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;      

    II – de educação profissional técnica de nível médio;         

    III – de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação. 

     

  • Realmente a educação profissional tecnológica também possui vinculação com o ensino médio, porém não “apenas para proporcionar o domínio das técnicas produtivas”. Vejamos os termos da LDB:

    Art. 39. A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação (inclusive ao ensino médio) e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.

    § 1º Os cursos de educação profissional e tecnológica poderão ser organizados por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos.

    Note que não será apenas uma formação relacionada ao domínio de técnicas produtivas, mas sim baseada em diferentes itinerários formativos.

    GABARITO: questão “errada”

  • CAPÍTULO III

    Da Educação Profissional e Tecnológica

    Art. 39. A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.          

    § 1º Os cursos de educação profissional e tecnológica poderão ser organizados por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos, observadas as normas do respectivo sistema e nível de ensino.         

    § 2º A educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos:        

    I – de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;        

    II – de educação profissional técnica de nível médio;         

    III – de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.         

    § 3º Os cursos de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação organizar-se-ão, no que concerne a objetivos, características e duração, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação.             

    Art. 40. A educação profissional será desenvolvida em articulação com o ensino regular ou por diferentes estratégias de educação continuada, em instituições especializadas ou no ambiente de trabalho.                  

    Art. 41. O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.          

    Art. 42. As instituições de educação profissional e tecnológica, além dos seus cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade.          


ID
1633945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

        Mais de 150.000 pessoas vão às ruas, no Rio de Janeiro, protestar contra uma emenda que reduz drasticamente os ganhos do estado com o petróleo — e faz refletir sobre a melhor maneira de dividir tamanha riqueza. O Rio, que detém 83% da produção nacional, perderia algo como 7,3 bilhões de reais por ano, dinheiro suficiente para pôr em xeque obras de infraestrutura que o governo do estado já garantiu que colocaria de pé até 2016, ano em que se realizarão os jogos olímpicos na cidade.

                                                                                                  Veja, 24/3/2010, p. 76 (com adaptações).


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele tratado, julgue o item que se segue. 


A passeata citada no texto sugere que o Rio de Janeiro seria o único estado brasileiro a ser prejudicado pela emenda que promove nova divisão dos royalties relativos à extração de petróleo no Brasil. 

Alternativas
Comentários
  •   A nova divisão dos royalties relativos à extração de petróleo geraram muitas críticas de todos os Estados e municípios produtores, que de acordo com a lei brasileira, têm direito a essa divisão. Os Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo foram os críticos mais ferrenhos a essa emenda, apontando falhas jurídicas no texto, assim como a perda financeira acarretada aos Estados.

        É importante esclarecer que o royalty é um valor cobrado pelo proprietário de uma patente ou ainda por uma pessoa ou empresa que detém o direito exclusivo sobre determinado produto ou serviço. No caso do petróleo, os royalties são cobrados das concessionárias que exploram a matéria-prima, de acordo com sua quantidade, e o valor arrecadado fica com o poder público, sendo repartido entre os Estados e municípios produtores e a União.


    Resposta: ERRADO 


  • A nova divisão dos royalties relativos à extração de petróleo gerou muitas críticas de todos os Estados e municípios produtores, que de acordo com a lei brasileira, têm direito a essa divisão. Os Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo foram os críticos mais ferrenhos a essa emenda, apontando falhas jurídicas no texto, assim como a perda financeira acarretada aos Estados.
    É importante esclarecer que o royalty é um valor cobrado pelo proprietário de uma patente ou ainda por uma pessoa ou empresa que detém o direito exclusivo sobre determinado produto ou serviço. No caso do petróleo, os royalties são cobrados das concessionárias que exploram a matéria-prima, de acordo com sua quantidade, e o valor arrecadado fica com o poder público, sendo repartido entre os Estados e municípios produtores e a União. A questão está errada.

  • Errada. O RJ não detém 100% para ser o ÚNICO.


  • (E)

    " O Rio, que detém 83% da produção nacional, perderia algo como 7,3 bilhões de reais por ano, dinheiro suficiente para pôr em xeque obras de infraestrutura que o governo do estado já garantiu que colocaria de pé até 2016, ano em que se realizarão os jogos olímpicos na cidade."

  • Extrapolação... Típico do cespe !!

  • Extrapolação do texto.

    Gab:Errado.


ID
1633969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de noções de informática. 


Antivírus corretamente instalados e funcionando adequadamente na máquina em uso previnem a contaminação por vírus e realizam, automaticamente, cópias de segurança dos arquivos salvos no computador. 


Alternativas
Comentários
  • A  questão peca na seguinte afirmação "automaticamente, cópias de segurança dos arquivos salvos no computador."

  • Errado.

    Antivírus não faz backup (cópia de segurança)

  • Errado. Cópia de segurança refere-se à terminologia do Backup. 

  • ERRADO

     

    O erro da questão está em afirmar que os antivírus realizam backups automáticos - o que não é verdade. Nos antivírus atuais, há ferramentas para backup, mas depende da ação do usuário em configurá-lo adequadademente para essa finalidade.

  • Para que o antivirus faça becape ele deve ser configurado pra isso.

  • Antivírus até faz backup, porém depende da configuração do usuário para esse fim.

  • Mesmo que o Antivírus realiza-se a ação de um bacape, essa ação dependeria da execução do usuário.

    GAB. ERRADO

  • Minha contribuição.

    Antivírus => Ferramenta para remoção de vírus existentes no computador e para combater a infecção por novos vírus.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Mesmo que o Antivírus realiza-se a ação de um bacape, essa ação dependeria da execução do usuário.

  • Errado.

    As funções principais do antivírus são:

    A identificação, o isolamento e a eliminação de arquivos que contenham códigos maliciosos ou algum comportamento suspeito - vírus. Há aqueles que possam também ter função antispyware. Os que realizam becape, este ocorre à vontade do usuário.

  • GAB ERRADO

    ANTIVIRUS NÃO TEM FUNÇÃO DE BECAPE

  • O antivírus é algum tipo de mordomo que gosta do patrão e faz as coisas sem precisar receber ordem?

  • Bom demais pra ser verdade!

  • ANTIVIRUS

    Varre o computador 

    Remove vírus e wors

    Detecta através de assinatura dos antivírus, mas detecta invasores através do comportamento dele - heurística

    Verificar arquivos que contenham códigos maliciosos.

    Não tem função de becape

  • Misturou antivírus com backup!

  • Será?

  • Muita cautela aos enunciados com as palavras " automaticamente" e "exclusivamente" na maioria dos casos elas estão erradas por equivocarem a definição.

  • os vírus realizam cópias de SI MESMOS

  • Letra E

    AntivÍRus não faz becape!

    Rumo à PCAL 2021!

  • Errado:

    Antivírus não faz backup.

  • Errado:

    Antivírus não faz backup.

  • Antivírus não faz backup.

  • ERRADO.

    Antivírus não realiza backups, muito menos automaticamente, fica a critério do usuário.


ID
1633978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A cerca do disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) — Lei n.° 9.394/1996 — e suas alterações, julgue o item subsequente. 


A Lei n.° 11.274/2006 alterou dispositivos da LDB, dispondo sobre a duração de nove anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos seis anos de idade.


Alternativas
Comentários
  • Redação anterior:

    Art. 32. O ensino fundamental, com duração mínima de oito anos, obrigatório e gratuito na escola pública a partir dos seis anos, terá por objetivo a formação básica do cidadão mediante: (Redação dada pela Lei nº 11.114, de 2005)

    Nova redação:

    Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:(Redação dada pela Lei nº 11.274, de 2006)


    Antes o ensino obrigatório do ensino fundamental eram de 8 anos, a partir dos 6 anos. Atualmente ele tem duração de 9 anos, iniciando-se TAMBÉM aos 6 anos de idade.

  • A matrícula obrigatória não é à partir dos 4 anos de idade? Confusa...

  • 6 anos , letra da lei.

  • O ensino fundamental  obrigatório com 6 anos 

     Ensino Infantil Obrigatório aos 4 anos.

    Educação Basica com matricula Obrigatoria  iniciando aos 4 anos  !

     

  • SIM O ENSINO FUNDAMENTAL POSSUI DURAÇÃO DE 9 ANOS, TENDO INÍCIO AOS 6 ANOS DO DISCENTE: MAS, A MATRÍCULA É OBRIGATORIA APARTIR DOS 4 ANOS DE IDADE DO DISCENTE.

  • Art. 6o  É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 (quatro) anos de idade.  (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

    X – vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade. (Incluído pela Lei nº 11.700, de 2008).

    Atualizado

  • LEI Nº 11.274, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2006.

    Mensagem de veto

    Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade.

    Art. 3o O art. 32 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:

    "Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão...

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11274.htm

    LEMBRANDO QUE A QUESTÃO FALA DO ENSINO FUNDAMENTAL NÃO SE REFERINDO AO INFANTIL.

  • Está certo mesmo? A matrícula é obrigadória a partir dos 4 anos de idade, e não a partir dos seis (artigo 6).

  • CUIDADO!!! Questão DESATUALIZADA pessoal!

  • creio q está desatualizada.
  • Está correta! A matrícula obrigatória a partir dos 4 anos seria se a questão considerasse toda a Educação Básica. No caso, referiu-se apenas ao ensino fundamental, que se inicia aos 6 anos.


ID
1633993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base no que estabelece a Resolução n.° 1.286/2006, do Conselho Estadual de Educação, que fixa normas para a educação no sistema estadual de ensino do estado do Espírito Santo, julgue o item a seguir. 


O ensino médio constitui direito de todos e dever do Estado com progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade, cabendo ao poder público estadual oferecer, prioritariamente, o ensino médio público. 


Alternativas
Comentários
  • Marquei errado por causa da palavra prioritariamente, o estado tabmém ofererce o Ensino Fundamental. Será que o erro está pelo motivo do aposto?

  • marquei errado também pelo prioritário. qc vcs têm que colocar a opção comentário do peofessor.

ID
1634008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com base nas disposições contidas na Constituição Federal de 1988 (CF) acerca da educação, cultura e desporto, assim como na Emenda Constitucional (EC) n.° 53/2006, julgue o item. 


O ensino religioso é obrigatório para todos os alunos com inscrição efetivada em escolas públicas em razão de a CF estipular ser o Brasil um estado confessional.


Alternativas
Comentários
  • Errado


    Art. 210. Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.


    § 1º - O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.


  • Gabarito ERRADO

    Art. 210. Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.

    § 1º O ensino religioso, de matrícula FACULTATIVA, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.


    bons estudos

  • CF estipular ser o Brasil um estado LAICO

  • A Constituição brasileira prevê em seu art. 210, § 1º, que o ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental. Portanto, apesar de a matrícula ser facultativa, o ensido religioso faz parte das disciplinas do ensino fundamental. Cabe destacar o art. 11, do decreto 7107/2010: A República Federativa do Brasil, em observância ao direito de liberdade religiosa, da diversidade cultural e da pluralidade confessional do País, respeita a importância do ensino religioso em vista da formação integral da pessoa. §1º. O ensino religioso, católico e de outras confissões religiosas, de matrícula facultativa, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, em conformidade com a Constituição e as outras leis vigentes, sem qualquer forma de discriminação. A Constituição brasileira estipula que o Brasil é um Estado laico e não confessional. Portanto, incorreta a afirmativa.

    RESPOSTA: Errado

  • A Constituição brasileira prevê em seu art. 210, § 1º, que o ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental. Portanto, apesar de a matrícula ser facultativa, o ensido religioso faz parte das disciplinas do ensino fundamental. Cabe destacar o art. 11, do decreto 7107/2010: A República Federativa do Brasil, em observância ao direito de liberdade religiosa, da diversidade cultural e da pluralidade confessional do País, respeita a importância do ensino religioso em vista da formação integral da pessoa. §1º. O ensino religioso, católico e de outras confissões religiosas, de matrícula facultativa, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, em conformidade com a Constituição e as outras leis vigentes, sem qualquer forma de discriminação. A Constituição brasileira estipula que o Brasil é um Estado laico e não confessional. Portanto, incorreta a afirmativa.

    RESPOSTA: Errado
  • Assertiva ERRADA. 


    Ensino religioso é facultativo, ocorrendo no mesmo horário das aulas. Se o aluno (ou os pais) não desejarem ter essa disciplina a escola deve fornecer atividade alternativa no mesmo horário.
  • Art. 210 : § 1o O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.     Questão Errada

  • Pra quem ficou em dúvida segue um resumo sobre estado laico, teocrático, ateu e confessional.

     

     

    Estado laico - o Estado é OFICIALMENTE NEUTRO em relação às questões religiosas, não apoiando e nem se opondo a nenhuma religião devendo garantir e proteger a liberdade religiosa e filosófica de cada cidadão e respeitar também o direito à descrença religiosa.

     

    Estado teocrático - é um Estado onde há uma UNÍCA RELIGIÃO OFICIAL (como é o caso do Irã). O Estado teocrático é caracterizado pela predominância do poder da religião sobre o poder politico.

     

     

    Estado ateu - OPÕE-SE A QUALQUER PRATICA DE NATUREZA RELIGIOSA (como é o caso da Coreia do Norte). Normalmente, apenas os governos comunistas procuraram promover o ateísmo como uma lei pública.

     

    Estado confessional - É AQUELE QUE POSSUI UMA RELIGIÃO OFICIAL. É o caso do Reino Unido, cuja religião oficial é o Anglicanismo. No Estado confessional predomina o poder político sobre o religioso

     

     

    ---> O Brasil é um Estado Laico é não um Estado confessional como erroneamente afirma a assertiva.

     

    DEUS...

  • Encontra-se tal tema também na LDB:

     

    LDB, Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.

  • O país é considerado Oficialmente NEUTRO em relação a questões religiosas. Portanto o ensino religioso é de matricula FACULTATIVA aos alunos matriculados na rede publica de ensino 

  • Kkkkkkk, tem pastor deputado sonhando/tentando com que essa assertiva se torne verdadeira. DEUS ME LIVRE!

  • Questão errada, o ensino religioso será de matrícula facultativa, nos termos do art. 210, parágrafo 1º da CF.

  • Só pra complementar:

    "O Estado, observado o binômio Laicidade do Estado (art. 19, I) / Consagração da Liberdade religiosa (art. 5º, VI) e o princípio da igualdade (art. 5º, caput), deverá atuar na regulamentação do cumprimento do preceito constitucional previsto no art. 210, §1º, autorizando na rede pública, em igualdade de condições, o oferecimento de ensino confessional das diversas crenças, mediante requisitos formais e objetivos previamente fixados pelo Ministério da Educação.

    Dessa maneira, será permitido aos alunos que voluntariamente se matricularem o pleno exercício de seu direito subjetivo ao ensino religioso como disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, ministrada de acordo com os princípios de sua confissão religiosa, por integrantes da mesma, devidamente credenciados e, preferencialmente, sem qualquer ônus para o Poder Público." 

    STF. Plenário. ADI 4439/DF, rel. orig. Min. Roberto Barroso, red. p/ o ac. Min. Alexandre de Moraes, julgado em 27/9/2017 (Info 879).

     

    Para ler na íntegra: https://www.dizerodireito.com.br/2017/11/o-ensino-religioso-nas-escolas-publicas.html 

  • O ensino religioso é obrigatório para todos os alunos com inscrição efetivada em escolas públicas em razão de a CF estipular ser o Brasil um estado confessional. Resposta: Errado.

     

    Comentário: CF/88, Art. 210, §1º, o ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.

  • Errada!! O ensino religioso é de matricula FACULTATIVA AOS ALUNOS, E NÃO OBRIGATÓRIO como a questão diz! E o Brasil é um ESTADO LAICO !!

  • Facultado

  • ENSINO RELIGIOSO!

    • PODE ter nat. CONFESSIONAL
    • PODE ter PROSELITISMO
    • NÃO é OBRIGATÓRIO (FACULTATIVO)
    • MATÉRIA normal no ENSINO FUNDAMENTAL

    (CESPE) O Supremo Tribunal Federal firmou posição no sentido de que o ensino religioso nas escolas públicas deve ter caráter não confessional, sendo vedada a admissão de professores na qualidade de representantes das religiões para ministrar os cursos. ERRADO

    (CESPE) O ensino religioso é de matrícula facultativa. CERTO

    (CESPE) Lei federal que previr o oferecimento, em escolas públicas, de ensino religioso de natureza confessional ferirá o princípio da laicidade do Estado. ERRADO

    (CESPE) Ainda que assegure a liberdade de crença religiosa, a CF prevê que o ensino religioso é disciplina de matrícula obrigatória nas escolas públicas de ensino fundamental. ERRADO

    (CESPE) O ensino religioso nas escolas públicas é facultativo e constituirá disciplina nos ensinos fundamental e médio. ERRADO (MÉDIO NÃO)

    (CESPE) O ensino religioso é obrigatório para todos os alunos com inscrição efetivada em escolas públicas em razão de a CF estipular ser o Brasil um estado confessional. ERRADO...

    ESTUDE, POIS A CANETA É MAIS LEVE QUE A PÁ.

  • O art. 33 da Lei n.º 9.394/1996 dispõe que “O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo”.

    proselitismo: tentativa de convencimento a certa ideologia


ID
1634020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à Lei n.° 11.494/2007, que regulamenta o FUNDEB, julgue o próximo item.


A lei instituiu em cada estado e no DF um fundo de natureza contábil, com receita discriminada, que se destina à manutenção e ao desenvolvimento da educação básica pública e à valorização dos trabalhadores em educação, com vigência até o ano de 2014.


Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Art. 48.  Os Fundos terão vigência até 31 de dezembro de 2020. (Fonte: planalto.gov.br).


ID
1634023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à Lei n.° 11.494/2007, que regulamenta o FUNDEB, julgue o próximo item.


É vedada a utilização dos recursos como garantia ou contrapartida de operações de crédito, internas ou externas, contraídas pelos estados, pelo DF ou pelos municípios que não se destinem ao financiamento de projetos, ações ou programas considerados como ação de manutenção e desenvolvimento do ensino para a educação básica.


Alternativas
Comentários
  • Lei 11.494/07:

     

    Art. 23.  É vedada a utilização dos recursos dos Fundos:

    I - no financiamento das despesas não consideradas como de manutenção e desenvolvimento da educação básica, conforme o art. 71 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996;

    II - como garantia ou contrapartida de operações de crédito, internas ou externas, contraídas pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios que não se destinem ao financiamento de projetos, ações ou programas considerados como ação de manutenção e desenvolvimento do ensino para a educação básica.

     

    Gab.: Certo.

  • Não desista! acredite em você!

     


ID
1634068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto aos instrumentos e aos objetivos da avaliação, julgue o item subsequente.


Os resultados da avaliação somativa configuram importantes instrumentos de avaliação da instituição educacional, visto que podem nortear decisões de política educacional, de formação docente e de inovações metodológicas, que contribuam para melhorar a qualidade do ensino. 


Alternativas
Comentários
  • Avaliações somativas

    Elas são muito importantes para avaliar o desempenho escolar dos alunos como um todo e mostrar aos educadores quais as principais dificuldades dos alunos, de maneira mais abrangente. As avaliações somativas podem ser usadas, inclusive, para comparar o resultado da escola ano a ano. Isso é importante porque dá um panorama geral à escola do que precisa ser melhorado para que o resultado da instituição seja satisfatório e que, assim, ela consiga se destacar em sua região.

    Disponível em: https://educacao.imaginie.com.br/avaliacao-formativa-e-somativa/

    Gabarito: correto


ID
1634074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto aos instrumentos e aos objetivos da avaliação, julgue o item subsequente.


Ao propor a discussão sobre determinado assunto, o professor, por meio das opiniões expressas, pode avaliar os valores éticos que norteiam os comportamentos dos alunos. Pelas notas atribuídas às falas, o professor pode determinar o nível de conhecimento dos alunos.


Alternativas
Comentários
  • Alguém me explica essa questão.

  • A nota não determina o que o aluno sabe ou não. As vezes ele sabe muito mas não sabe transferir. Acaba falando menos que sabe.

  • Apenas pela nota não é possivel determinar o conhecimento dos alunos, o resultado de uma avaliação isolada não reflete a inteligência dos estudantes.


ID
1634278
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Terra tremeu, rachou, congelou, esquentou e gerou ondas gigantes. Milhares de pessoas morreram e milhões perderam casa, saúde e sustento. Tudo em três meses. O começo de 2010 foi marcado por uma combinação de desastres naturais.
                                                                                                  

O Globo, Planeta Terra, mar/2010, p. 3



Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item seguinte. 


Cientistas demonstram preocupação com as variações climáticas que envolvem o planeta nos últimos tempos, conferindo especial destaque ao fenômeno do aquecimento global.




Alternativas
Comentários
  •   O principal órgão responsável pela sistematização e divulgação de estudos relacionados ao aquecimento global é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Esse grupo de especialistas reitera que o aumento das temperaturas médias do planeta ao longo dos últimos tempos é causado, principalmente, pela ação humana não sustentável, ou seja, que não se preocupa com a preservação dos recursos e do meio ambiente para as próximas gerações. A intensificação do efeito estufa, decorrente da permanência de práticas como queimadas e desmatamento, dá forças ao fenômeno de aquecimento global.

       Atualmente, a preocupação sobre o tema está na pauta da comunidade internacional. Em dezembro, será realizada em Paris uma grande conferência internacional (a COP 21), cuja agenda é chegar a um acordo global sobre mudanças climáticas, para entrar em vigor em 2020. Esse novo acordo deverá substituir o Protocolo de Kyoto, de 1997, que teve resultados decepcionantes em relação à diminuição da emissão de gases de efeito estufa.


    Resposta: CERTO
  • O principal órgão responsável pela sistematização e divulgação de estudos relacionados ao aquecimento global é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Esse grupo de especialistas reitera que o aumento das temperaturas médias do planeta ao longo dos últimos tempos é causado, principalmente, pela ação humana não sustentável, ou seja, que não se preocupa com a preservação dos recursos e do meio ambiente para as próximas gerações. A intensificação do efeito estufa, decorrente da permanência de práticas como queimadas e desmatamento, dá forças ao fenômeno de aquecimento global.
      Atualmente, a preocupação sobre o tema está na pauta da comunidade internacional. Em dezembro, será realizada em Paris uma grande conferência internacional (a COP 21), cuja agenda é chegar a um acordo global sobre mudanças climáticas, para entrar em vigor em 2020. Esse novo acordo deverá substituir o Protocolo de Kyoto, de 1997, que teve resultados decepcionantes em relação à diminuição da emissão de gases de efeito estufa.  A questão está correta. 


  • Questão antiga, mas ainda atual. Aliás, ao se tratar de questões sobre meio ambiente, sustentabilidade e aquecimento global, infelizmente o conteúdo não costuma variar muito...

    (...) Atualmente, as temperaturas médias globais de superfície são as maiores dos últimos cinco séculos, pelo menos. A temperatura média global de superfície aumentou cerca de 0,74ºC, nos últimos cem anos. Caso não se atue neste aquecimento de forma significativa, espera-se observar, ainda neste século, um clima bastante incomum, podendo apresentar, por exemplo, um acréscimo médio da temperatura global de 2ºC a 5,8°C, segundo o 4° Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), de 2007.

    Em resumo, a primeira parte do 4º relatório do IPCC, que compila os estudos sobre base científica da mudança do clima, considera o aquecimento global um fenômeno inequívoco e, muito provavelmente, causado pelas atividades antrópicas. A comunidade científica tem tido um papel importante para subsidiar os países em sua tomada de decisão, fornecendo projeções da mudança do clima sob diferentes cenários futuros, dentro de margens de erro aceitáveis, indicando desafios e apontando oportunidades.

    Efeito estufa e aquecimento global - Ministério do Meio Ambiente.

    Fonte: https://www.mma.gov.br/informma/item/195-efeito-estufa-e-aquecimento-global

  • Na minha opinião a questão ficou meia controversa, pois fala que Cientistas demonstram preocupação com as variações climáticas em especial aquecimento global, sendo que boa parte deles nem se quer acredita em aquecimento global, generalizou.

  • errei pq achei que estava extrapolando do texto.


ID
1634284
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Terra tremeu, rachou, congelou, esquentou e gerou ondas gigantes. Milhares de pessoas morreram e milhões perderam casa, saúde e sustento. Tudo em três meses. O começo de 2010 foi marcado por uma combinação de desastres naturais.
                                                                            

O Globo, Planeta Terra, mar /2010, p. 3. 



Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item seguinte. 


Há consenso entre os cientistas de que o aquecimento global é o fator determinante para a existência de terrem otos e tsunamis

Alternativas
Comentários
  • Os terremotos são provocados por fortes deslocamentos de placas tectônicas. Quando esse movimento ocorre, a energia acumulada no local é liberada, provocando ondas elásticas que se espalham por todas as direções, provocando tremores na terra. Quando esses tremores ocorrem no mar podem gerar tsunamis, que são ondas gigantescas que ganham energia toda vez que bate contra o solo submarino.

    Resposta: ERRADO 

  • Os terremotos são provocados por fortes deslocamentos de placas tectônicas. Quando esse movimento ocorre, a energia acumulada no local é liberada, provocando ondas elásticas que se espalham por todas as direções, provocando tremores na terra. Quando esses tremores ocorrem no mar podem gerar tsunamis, que são ondas gigantescas que ganham energia toda vez que bate contra o solo submarino. A questão está errada. 

  •  ERRADO

     

    DICA

     

    Quando o comando da questão iniciar com “Há consenso entre cientistas e pesquisadores...” existe uma probabilidade altíssima da questão está errada, pelo simples fato de que dificilmente haverá consenso entre cientistas e pesquisadores.

  • Gente, na ciência em nada há consenso.

  • Não existe um consenso de todos.... uns falam que sim e outros falam que não.

    Resposta ERRADA

  • Segundo Karr Poper, a ciência só "funciona" com princípios de incertezas e hipóteses contrárias.

  • Sobre o aquecimento global não há consenso sobre nada

ID
1634287
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Terra tremeu, rachou, congelou, esquentou e gerou ondas gigantes. Milhares de pessoas morreram e milhões perderam casa, saúde e sustento. Tudo em três meses. O começo de 2010 foi marcado por uma combinação de desastres naturais.
                                                                                                

O Globo, Planeta Terra, mar /2010, p. 3. 



Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item seguinte. 


No período citado no texto, o Hemisfério Norte viveu a experiência de um inverno bastante rigoroso.

Alternativas
Comentários
  •  Em 2010, durante o inverno no Hemisfério Norte, vários países sofreram com baixíssimas temperaturas e fortes nevascas. Na época, foi publicado um estudo de um universidade alemã que afirmava que a ocorrência de invernos rigorosos na Europa e nos EUA estava intrinsecamente relacionado com o aquecimento global, responsável pelo degelo das calotas polares.

    Resposta: CERTO



  • Em 2010, durante o inverno no Hemisfério Norte, vários países sofreram com baixíssimas temperaturas e fortes nevascas. Na época, foi publicado um estudo de um universidade alemã que afirmava que a ocorrência de invernos rigorosos na Europa e nos EUA estava intrinsecamente relacionado com o aquecimento global, responsável pelo degelo das calotas polares. A resposta está correta. 
  • No texto não mencionou inverno rigoroso, porém foi um fato acontecido.

    O cespe foi maldoso nessa questão.

  • Sem comentários, tem coisas que só o Cespe faz pra vc.

  • essa questão é de português ou atualidades?

  • Na verdade o texto nem falou sobre o Hemisfério Norte viveu a experiência de um inverno bastante rigoroso.


ID
1634290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Terra tremeu, rachou, congelou, esquentou e gerou ondas gigantes. Milhares de pessoas morreram e milhões perderam casa, saúde e sustento. Tudo em três meses. O começo de 2010 foi marcado por uma combinação de desastres naturais.
                                                                                                

O Globo, Planeta Terra, mar /2010, p. 3.
 


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item seguinte. 


Entre os desastres naturais a que o texto alude, podem ser destacados os terremotos que abalaram gravemente dois países americanos, o Haiti e o Chile.

Alternativas
Comentários
  •  Em relação ao Haiti, um forte terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter atingiu o país no dia 12 de janeiro de 2010. Esse desastre natural deixou muitos feridos, desabrigados e mortos. A região da capital haitiana, Porto Príncipe, foi bastante afetada, estimando-se que metade das construções foram destruídas.

      No mesmo ano, em 27 de fevereiro, o Chile também foi atingido por um forte tremor de 8,8 graus. Com seu hipocentro localizado a 35 quilômetros abaixo do nível do mar, o terremoto desencadeou um tsunami, que provocou ondas que invadiram até 300 metros de terra firme.

    Resposta: CERTO

  • Em relação ao Haiti, um forte terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter atingiu o país no dia 12 de janeiro de 2010. Esse desastre natural deixou muitos feridos, desabrigados e mortos. A região da capital haitiana, Porto Príncipe, foi bastante afetada, estimando-se que metade das construções foram destruídas.

    No mesmo ano, em 27 de fevereiro, o Chile também foi atingido por um forte tremor de 8,8 graus. Com seu hipocentro localizado a 35 quilômetros abaixo do nível do mar, o terremoto desencadeou um tsunami, que provocou ondas que invadiram até 300 metros de terra firme.

    A resposta está correta.
  • O Censo da Vida Marinha ofereceu os primeiros vislumbres de criaturas insólitas que desafiam a capacidade de classificação dos cientistas. Muitas delas são microscópicas, mas nem por isso desimportantes - não custa lembrar que o plâncton marinho é o maior sorvedouro de CO2 do planeta. No Golfo do México, por exemplo, foram descritos pela primeira vez crustáceos tão pequenos que sua densidade é de 12 mil indivíduos por metro quadrado. Já no Pacífico, próximo à costa do Chile, o Censo encontrou bactérias gigantes que não precisam de luz ou oxigênio para sobreviver. O anúncio despertou o interesse de astrobiólogos (estudiosos de possível vida extraterrestre) que vêem nelas características para viver em outros planetas.


    https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/oceanos-abrigam-maior-diversidade-da-terra-3036406


    CERTA

  • CORRETA!! Questão de interpretação textual. O texto começa fazendo alusões aos desastres naturais "a terra tremeu, rachou", alusões essas de desastres naturais ligados a tremores, ou seja terremotos. e no ano de 2010 aconteceram tanto o terremoto no Haiti como no Chile!

    Foca nos estudos + Fé no seu corre= SUA VAGA NO CONCURSO!!! Bons estudos!!!!


ID
1634293
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

       Mais de 150.000 pessoas vão às ruas, no Rio de Janeiro, protestar contra um a emenda que reduz drasticamente os ganhos do estado com o petróleo — e faz refletir sobre a melhor maneira de dividir tamanha riqueza. O Rio, que detém 83% da produção nacional, perderia algo como 7,3 bilhões de reais por ano, dinheiro suficiente para pôr em xeque obras de infraestrutura que o governo do estado já garantiu que colocaria de pé até 2016, ano em que se realizarão os jogos olímpicos na cidade.


                                                                                                      Veja, 24/3/2010, p. 76 (com adaptações). 


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tem a por ele tratado, julgue o item que se segue. 


Uma das razões para a rediscussão em tom o da distribuição do dinheiro proveniente dos royalties do petróleo é a estimativa hoje existente a respeito das gigantescas jazidas sob a área do pré-sal. 


Alternativas
Comentários
  • As jazidas do pré-sal estão localizadas entre o litoral do Espírito Santo a Santa Catarina, ao longo de 800 km de extensão por até 200 km de largura. Elas englobam três bacias sedimentares : Santos, Campos e Espírito Santo. Até os especialistas mais pessimistas estimam que o potencial do pré-sal aumentaria em cerca de quatro vezes as reservas do país, podendo gerar em torno de 30 a 50 bilhões de barris de petróleo. Diante desse potencial, a questão sobre a distribuição do dinheiro provenientes dos royalties do petróleo passou a ser uma das mais debatidas.

    Resposta: CERTO 

  • As jazidas do pré-sal estão localizadas entre o litoral do Espírito Santo a Santa Catarina, ao longo de 800 km de extensão por até 200 km de largura. Elas englobam três bacias sedimentares : Santos, Campos e Espírito Santo. Até os especialistas mais pessimistas estimam que o potencial do pré-sal aumentaria em cerca de quatro vezes as reservas do país, podendo gerar em torno de 30 a 50 bilhões de barris de petróleo. Diante desse potencial, a questão sobre a distribuição do dinheiro provenientes dos royalties do petróleo passou a ser uma das mais debatidas. A resposta está correta. 

  • CERTO, CONHECIMENTO: Os royalties são tributos pagos ao governo federal pelas empresas que exploram petróleo, como forma de compensação por possíveis danos ambientais causados pela extração. http://portal.mec.gov.br › tags › tag royalties - MEC

ID
1634299
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

       Mais de 150.000 pessoas vão às ruas, no Rio de Janeiro, protestar contra um a emenda que reduz drasticamente os ganhos do estado com o petróleo — e faz refletir sobre a melhor maneira de dividir tamanha riqueza. O Rio, que detém 83% da produção nacional, perderia algo como 7,3 bilhões de reais por ano, dinheiro suficiente para pôr em xeque obras de infraestrutura que o governo do estado já garantiu que colocaria de pé até 2016, ano em que se realizarão os jogos olímpicos na cidade.


                                                                                                      Veja, 24/3/2010, p. 76 (com adaptações). 


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tem a por ele tratado, julgue o item que se segue. 


Uma característica marcante dos dias atuais é a mudança de orientação das passeatas populares, agora voltadas para a contestação dos regimes politicamente autoritários. 



Alternativas
Comentários
  •  A partir de 2013, percebe-se uma nova onda de manifestações populares no Brasil que defendem diferentes temas. Em decorrência da maior adesão de um público jovem e não militante de partidos, as manifestações atuais contestam situações e problemas pelos quais o país está passando como corrupção, crítica a determinados políticos e/ou projetos de leis, questões relacionadas a direitos sexuais e gênero, grupos minoritários, entre outros. A participação de um público mais diversificado, com demandas diversas, nas manifestações contribui imensamente para a consolidação democrática do país. 

    Resposta: ERRADO

  • A partir de 2013, percebe-se uma nova onda de manifestações populares no Brasil que defendem diferentes temas. Em decorrência da maior adesão de um público jovem e não militante de partidos, as manifestações atuais contestam situações e problemas pelos quais o país está passando como corrupção, crítica a determinados políticos e/ou projetos de leis, questões relacionadas a direitos sexuais e gênero, grupos minoritários, entre outros. A participação de um público mais diversificado, com demandas diversas, nas manifestações contribui imensamente para a consolidação democrática do país. A questão está errada. 
  • SE VC ENTROU AQUI É PORQUE VC ESTÁ EM BUSCA DE CONHECIMENTO. PARABÉNS, DEUS VAI HONRAR O TEU ESFORÇO.

ID
1634302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

       Mais de 150.000 pessoas vão às ruas, no Rio de Janeiro, protestar contra um a emenda que reduz drasticamente os ganhos do estado com o petróleo — e faz refletir sobre a melhor maneira de dividir tamanha riqueza. O Rio, que detém 83% da produção nacional, perderia algo como 7,3 bilhões de reais por ano, dinheiro suficiente para pôr em xeque obras de infraestrutura que o governo do estado já garantiu que colocaria de pé até 2016, ano em que se realizarão os jogos olímpicos na cidade.


                                                                                                      Veja, 24/3/2010, p. 76 (com adaptações). 


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tem a por ele tratado, julgue o item que se segue. 


Diferentemente do que ocorre no Oriente Médio, a quase totalidade do petróleo brasileiro é extraída em terra, restando muito pouco a ser explorado na plataforma marítima.

Alternativas
Comentários
  • Grande parte das reservas e campos de petróleo extraídos no Brasil encontram-se na plataforma marítima. O país figura como um dos maiores produtores do planeta, com o terceiro maior poço do mundo, Pão de Açucar,  descoberto em 2008 e localizado na bacia de Campos. Seu potencial gira em torno de 700 milhões de barris de óleo de boa qualidade e 3 trilhões de pés cúbicos (545 milhões de barris de óleo equivalente).

    Resposta: ERRADO
  • Grande parte das reservas e campos de petróleo extraídos no Brasil encontram-se na plataforma marítima. O país figura como um dos maiores produtores do planeta, com o terceiro maior poço do mundo, Pão de Açucar,  localizado na bacia de Campos e descoberto em 2008. Seu potencial gira em torno de 700 milhões de barris de óleo de boa qualidade e 3 trilhões de pés cúbicos (545 milhões de barris de óleo equivalente). A questão está errada.

ID
1634305
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

       Mais de 150.000 pessoas vão às ruas, no Rio de Janeiro, protestar contra um a emenda que reduz drasticamente os ganhos do estado com o petróleo — e faz refletir sobre a melhor maneira de dividir tamanha riqueza. O Rio, que detém 83% da produção nacional, perderia algo como 7,3 bilhões de reais por ano, dinheiro suficiente para pôr em xeque obras de infraestrutura que o governo do estado já garantiu que colocaria de pé até 2016, ano em que se realizarão os jogos olímpicos na cidade.


                                                                                                      Veja, 24/3/2010, p. 76 (com adaptações). 


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tem a por ele tratado, julgue o item que se segue. 


O domínio da tecnologia para a extração do óleo em águas profundas faz da PETROBRAS referência internacional no setor. 

Alternativas
Comentários
  • A Petrobras é referência internacional na exploração de petróleo em águas profundas, para a qual desenvolveu tecnologia própria, pioneira no mundo, sendo a líder mundial deste setor. Isso a levou a exportar tecnologia de exploração em águas profundas para vários outros países . No pré-sal, houve um investimento nas mais avançadas tecnologias, como as bóias que tiram o peso dos tubos gigantescos ligando as plataformas aos poços no fundo do mar.

    Resposta: CERTO 

  • A Petrobras é referência internacional na exploração de petróleo em águas profundas, para a qual desenvolveu tecnologia própria, pioneira no mundo, sendo a líder mundial deste setor. Isso a levou a exportar tecnologia de exploração em águas profundas para vários outros países . No pré-sal, houve um investimento nas mais avançadas tecnologias, como as bóias que tiram o peso dos tubos gigantescos ligando as plataformas aos poços no fundo do mar. A questão está certa.

ID
1634338
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia

A cerca do disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) — Lei n.° 9.394/1996 — e suas alterações, julgue o item subsequente. 



A igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola e a garantia do padrão de qualidade são princípios orientadores do ensino brasileiro previstos na LDB.


Alternativas
Comentários
  • Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

    III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;

    IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;

    V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

    VII - valorização do profissional da educação escolar;

    VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;

    IX - garantia de padrão de qualidade;

    X - valorização da experiência extra-escolar;

    XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

    (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)


  • Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

    III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;

    IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;

    V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

    VII - valorização do profissional da educação escolar;

    VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;

    IX - garantia de padrão de qualidade;

    X - valorização da experiência extra-escolar;

    XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

    (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)


  • Está escrito na lei. Se garante já é outra coisa..

    Bora estudar mais.


ID
1634341
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia

A cerca do disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) — Lei n.° 9.394/1996 — e suas alterações, julgue o item subsequente. 



Quanto ao ensino médio, etapa final da educação básica, a LDB enfatiza seu caráter de terminalidade, deixando de disciplinar, entre suas finalidades e diretrizes, a possibilidade e a habilitação para o prosseguimento de estudos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:

    I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

    II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;



ID
1634344
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia

A cerca do disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) — Lei n.° 9.394/1996 — e suas alterações, julgue o item subsequente. 



Entre as incumbências dos professores, a LDB estabelece a participação docente na elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

Alternativas
Comentários
  • Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de:

    I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

    II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

    III - zelar pela aprendizagem dos alunos;

    IV - estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;

    V - ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;

    VI - colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.


  • LDB

    Art. 13. Os DOCENTES incumbir-se-ão de:

    I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;


ID
1634353
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base no que estabelece a Resolução n.° 1.286/2006, do Conselho Estadual de Educação, que fixa normas para a educação no sistema estadual de ensino do estado do Espírito Santo, julgue o item a seguir. 


A avaliação do aluno do ensino fundamental e médio incidirá sobre sua aprendizagem, aferida com prevalência dos aspectos qualitativos e dos resultados ao longo do período letivo, sem levar em conta sua assiduidade ou frequência.


Alternativas
Comentários
  • Eu não compreendi essa questão, se alguém poder me explicar o motivo que ela está errada, eu ficaria agradecido.

  • Leva em conta afrequncia, basta lembrar q se o launo faltar suficientemente, ele será reprovado por falta


ID
1634356
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base no que estabelece a Resolução n.° 1.286/2006, do Conselho Estadual de Educação, que fixa normas para a educação no sistema estadual de ensino do estado do Espírito Santo, julgue o item a seguir. 


O estabelecimento de ensino poderá recusar a matrícula, no ensino fundamental, de crianças que não disponham de documentos de identificação e de escolarização anterior. 

Alternativas

ID
1634359
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990

Julgue o item que se segue, acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente.


Em razão da liberdade que é conferida ao professor para elaborar seus próprios critérios de avaliação, não é permitido aos alunos recorrer às instâncias escolares superiores para pedir revisão das regras estabelecidas. 


Alternativas
Comentários
  • GABARITO (ERRADO)

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

  • O item está errado. Conforme artigo 53, inciso III, da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), é assegurado à criança e ao adolescente o direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores:

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

    Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

    RESPOSTA: ERRADO.

  • O item está errado. Conforme artigo 53, inciso III, da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), é assegurado à acriança e ao adolescente o direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores:

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

    Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

    RESPOSTA: ERRADO.
  • Eca: Capítulo IV

    Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

    Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

  • Aos pais ou responsáveis cabem o direito de ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

    A criança e adolescente cabem o direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.


ID
1634365
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990

Julgue o item que se segue, acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente.


A adoção, como modalidade artificial de filiação, é considerada medida excepcional e poderá ser revogada a qualquer tempo, desde que preenchidos os requisitos legais.


Alternativas
Comentários
  • Subseção IV

    Da Adoção - (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009)

      § 1o  A adoção é medida excepcional e irrevogável, à qual se deve recorrer apenas quando esgotados os recursos de manutenção da criança ou adolescente na família natural ou extensa, na forma do parágrafo único do art. 25 desta Lei. 

  • Errado!

    Art. 39. A adoção de criança e de adolescente reger-se-á segundo o disposto nesta Lei.

      § 1o  A adoção é medida excepcional e irrevogável, à qual se deve recorrer apenas quando esgotados os recursos de manutenção da criança ou adolescente na família natural ou extensa, na forma do parágrafo único do art. 25 desta Lei.

  • O item está errado, pois a adoção, modalidade de colocação em família substituta, é medida excepcional, porém irrevogável, conforme artigo 39 da Lei 8.069/90 (ECA):

    Art. 39. A adoção de criança e de adolescente reger-se-á segundo o disposto nesta Lei.

    § 1o  A adoção é medida excepcional e irrevogável, à qual se deve recorrer apenas quando esgotados os recursos de manutenção da criança ou adolescente na família natural ou extensa, na forma do parágrafo único do art. 25 desta Lei. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009)  Vigência

    § 2o  É vedada a adoção por procuração. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009)  

    RESPOSTA: ERRADO.



  • O item está errado, pois a adoção, modalidade de colocação em família substituta, é medida excepcional, porém irrevogável, conforme artigo 39 da Lei 8.069/90 (ECA):

    Art. 39. A adoção de criança e de adolescente reger-se-á segundo o disposto nesta Lei.

    § 1o  A adoção é medida excepcional e irrevogável, à qual se deve recorrer apenas quando esgotados os recursos de manutenção da criança ou adolescente na família natural ou extensa, na forma do parágrafo único do art. 25 desta Lei. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009)  Vigência

    § 2o  É vedada a adoção por procuração. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009)  

    RESPOSTA: ERRADO.
  • O examinador quis confundir adoção e guarda


    GUARDA : Art. 35. A guarda poderá ser revogada a qualquer tempo, mediante ato judicial fundamentado, ouvido o Ministério Público.


ID
1634377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com base nas disposições contidas na Constituição Federal de 1988 (CF) acerca da educação, cultura e desporto, assim como na Emenda Constitucional (EC) n.° 53/2006, julgue o item.


Uma das novidades trazidas pela EC n.° 53/2006 foi estabelecer o dever do Estado em garantir a educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças de até 5 anos de idade. 


Alternativas
Comentários
  • Justificativa CESPE

    "De acordo com art. 208, inciso IV, da CF: “O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: - educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade”. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006). Embora o gabarito preliminar não esteja equivocado, a assertiva trouxe o termo "Estado" no sentido amplo, qualificando "Poder Público", o que terminou por provocar dúvida nos candidatos, de forma a comprometer a avaliação do seu conteúdo, vez que a obrigação constitucional é dos municípios. Em razão do exposto, opta-se pela anulação do item."

  • Acredito que o que está errado nessa questão é a Garantia do EI entre 0 e 5 anos, mas o Estado/poder publico deve garantir a pré-escola entre 4 e 5 anos; deve ofertar a creche (0-3 anos), mas é ensino obrigatório, não é garantia.

    A confusão entre Estado x entidade federativa estado é comum, mas deve ficar atento, pois está muito presente nos nossos normativos. Não acho que seja esse o motivo da anulação.


ID
1634386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As teorias da aprendizagem podem ser reunidas em duas categorias: as teorias do condicionamento e as teorias cognitivistas. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.


Para as teorias comportamentalistas, a aprendizagem é uma experiência que não deve ser entendida como uma resposta a estímulos.

Alternativas
Comentários
  • Errada

     

    Pois a aprendizagem é uma experiência que É  entendida como uma resposta a estímulos. UM representante desta teoria foi Burrhus Frederic Skinner. Conduziu trabalhos pioneiros em psicologia experimental e foi o propositor do behaviorismo radical, abordagem que busca entender o comportamento.

  • As teorias comportamentalistas, ou o behaviorismo, são uma corrente que afirma que o único objecto de estudo da psicologia é o comportamento observável e susceptível de ser medido. De acordo com esta corrente, o comportamento dos indivíduos é observável, mensurável e controlável cientificamente, tal como acontece com os factos estudados pelas ciências naturais e exactas.

  • Behaviorismo = estímulo e resposta.


ID
1634392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo os princípios da gestalt, a percepção é um elemento importante na com preensão do com portamento humano. Com relação à gestalt, julgue o item que se segue. 


A gestalt considera importante como o aluno percebe os estímulos fornecidos em sala de aula, porém não considera esses dados importantes para o desenvolvimento da aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • Um dos modos de aprendizagem, conforme a psicologia da GESTALT, é a redefinição. Perceber um estímulo de forma diferente  e usá-lo significativamente para o desenvolvimento da aprendizagem.

  • ERRADA

    De acordo com Gestalt, a aprendizagem representa uma estruturação do campo da percepção para a superação de problemas.

    1.aprende-se na totalidade das coisas e não nos fragmentos.

    2. aprende-se aos poucos ( aprendizagem por gradação );

    3. aprendizagem por diferenciação;

    4. aprendizagem por assimilação;

    5. aprendizagem por redefinição.

    fonte : Conhecimentos Pedagógicos 


ID
1634398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As teorias de Piaget e Vigotsky abordam o desenvolvimento mental do ser humano, contudo sob perspectivas diferentes. Enquanto Piaget adota um modelo biológico de  desenvolvimento, Vigotsky  enfatiza o modelo sócio-interacionista. Com relação a esse assunto, julgue o item subsequente. 


Tanto na abordagem construtivista de Piaget, quanto na sócio-interacionista de Vigotsky, a aprendizagem é considerada a força propulsora para o desenvolvimento intelectual da criança.


Alternativas
Comentários
  • O ser humano, na teoria interacionista, interage com o meio ambiente respondendo aos estímulos externos, analisando, organizando e construindo seu conhecimento a partir do “erro”, através de um processo contínuo de fazer e refazer (COLL, 1992, p. 164). Essas construções dependem das relações que estabelecem com o ambiente numa dada situação. Podemos empregar o termo construtivismo como sinônimo de interacionismo, uma vez que existe a “construção” do conhecimento considerada a verdadeira aprendizagem. 

    Classificada como interacionista, a teoria construtivista é em sentido geral, o processo pelo qual um indivíduo desenvolve sua própria inteligência adaptativa e seu próprio conhecimento, interagindo com o meio.


    Dentre as teorias interacionistas destacam-se: a Teoria Interacionista Piagetiana e a Teoria Sócio interacionista de Vygotsky.

  • Podemos fazer essa afirmativa para Vigotsky, onde o mesmo prega que a aprendizagem é considerada a força propulsora para o desenvolvimento intelectual da criança. Já Piaget enfatiza o contrário, o desenvolvimento intelectual é a força propulsora para o aprendizado. Só aprende quando evolui as suas estruturas congnitivas (mentais). 

  • Para Piaget, desenvolvimento vem antes da aprendizagem.

    Para Vigotsky, aprendizagem vem antes do desenvolvimento.

  • O que é uma força propulsora?

    Que ou o que produz propulsão; que impele para a frente. ... O tubo captura o ar normalmente lançado lateralmente pelo propulsor, o que aumenta a pressão do ar atrás das lâminas do propulsor, aumentando em consequência sua força de propulsão.


ID
1634401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As teorias de Piaget e Vigotsky abordam o desenvolvimento mental do ser humano, contudo sob perspectivas diferentes. Enquanto Piaget adota um modelo biológico de  desenvolvimento , Vigotsky  enfatiza o modelo sócio-interacionista. Com relação a esse assunto, julgue o item subsequente. 


A assimilação é um processo cognitivo em que uma pessoa integra novo conhecimento, conceito, ideia, experiência ou dado perceptual aos esquemas ou padrões de comportamentos já existentes.


Alternativas
Comentários
  • DESCORDO DA QUESTÃO. O PROCESSO CITADO É O DE ACOMODAÇÃO.

  • Assimilação: processo de incorporação de acontecimentos e experiências em nossas estratégias e sistemas já existentes.

    Acomodação: modificar e ajustar as próprias estratégias ou conceitos em resultado de novas experiências ou informações.

  • Assimilação é tomada como a capacidade de o sujeito incorporar um novo objeto ou ideia a um esquema, ou seja, às estruturas já construídas ou já consolidadas pela criança.

    Acomodação seria a tendência do organismo de ajustar-se a um novo objeto e assim, alterar os esquemas de ação adquiridos, a fim de se adequar ao novo objeto recém-assimilado.


ID
1634404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a teoria behaviorista, o com portamento é resultante da interação entre aquilo que o indivíduo faz e o ambiente onde o seu fazer acontece. A esse respeito, julgue o próximo item.


O uso do reforço positivo, na prática de ensino, é uma estratégia adotada pelos professores para aumentar a probabilidade de o aluno dar respostas de acordo com os objetivos esperados.

Alternativas
Comentários
  • A questão está correta, aqui deixo alguns termos que pesquisei que são importantes para ter o conhecimento da resposta da questão.

    Teoria Behaviorista ou Behaviorismo, também conhecido como Comportamentismo ou Comportamentalismo, estuda a psicologia por meio do comportamento do ser humano.

    O Reforço Positivo é a forma de incentivar a pessoa, ou puni-la para ir ao caminho que se deseja.

    Como fazer elogios de maneira ponderada e assertivas ao demonstrar progresso em suas atividades, ou aplicar determinadas sanções ao decorrer de algum desvio de rota no seu objetivo.


ID
1634410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No sistema de ensino, a prática de compartimentalização do saber e da inteligência e a visão reducionista das coisas rompem com a complexidade do mundo. A cerca desse assunto, julgue o próximo item.


A educação deve favorecer a aptidão natural da mente em formular e resolver problemas essenciais e deve estimular o uso da inteligência geral, predominante no período da infância e extinta na adolescência em razão do aprendizado dos princípios reducionistas das coisas.

Alternativas
Comentários
  • Morin (2006) acredita que é preciso desenvolver a inteligência geral que é uma aptidão natural de nossa mente durante a infância e adolescência e que muitas vezes fica desestimulada ao longo da escolarização com as especializações disciplinares.

    Logo, a educação deve favorecer a aptidão natural da mente em formular e resolver problemas essenciais e, de forma correlata, estimular o uso total da inteligência geral. Este uso total pede o livre exercício da curiosidade, a faculdade expandida e a mais viva durante a infância e a adolescência, que com frequência a instrução extingue. 

    Portanto, questão CORRETA.

    MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 11. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2006.


ID
1634416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à avaliação escolar.


A avaliação diagnostica é utilizada para identificar as patologias que impedem a criança de aprender na escola. 


Alternativas
Comentários
  • A avaliação diagnóstica é uma ação avaliativa realizada no início de um processo de aprendizagem, que tem a função de obter informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos estudantes com vista à organização dos processos de ensino e aprendizagem de acordo com as situações identificadas.

  • Patologia é o ramo da ciência médica que estuda doenças ou alterações que esta provoca no organismo, não é função da avaliação diagnóstica. 

  • INterpretação


ID
1634425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à avaliação escolar.


A avaliação deve acontecer sempre ao final do conteúdo ministrado para que o professor possa descobrir o que o aluno não aprendeu. 


Alternativas
Comentários
  • A avaliação citada na questão é a somativa ou classificatória que ocorre ao final do processo, porém a avaliação mais indicada é a processual que ocorre durante todo o processo de ensino-aprendizagem.

  • GABARITO "ERRADO"


ID
1634428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto aos instrumentos e aos objetivos da avaliação, julgue o item subsequente. 


Provas orais ou escritas, questionários e redações são instrumentos da avaliação formal. Os juízos de valor emitidos pelo professor sobre as competências dos alunos fazem parte do plano da avaliação informal. 


Alternativas
Comentários
  • Avaliações informais são os tipos de avaliação naturalistas. Estes procedimentos de avaliação ocorrem no ambiente de sala de aula durante situações típicas de aprendizagem precoce, tornando-as mais autênticas do que os testes padronizados, que devem acontecer em um ambiente controlado.

    Métodos de avaliação informais incluem: portfolios, registros anedóticos, registros de funcionamento, tempo de amostragem, amostragem de eventos, listas de verificação, escalas de avaliação e entrevistas com os pais. Cada tipo de avaliação tem vantagens e desvantagens.


ID
1634434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Quanto aos instrumentos e aos objetivos da avaliação, julgue o item subsequente. 


A LDB prevê a avaliação do aluno pelo professor, assim como a avaliação do sistema educacional. 


Alternativas
Comentários
  • LDB

    Art. 7º O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:

    II - autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público; Art. 9º A União incumbir-se-á de:

    VI - assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino;

    VIII - assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino;

    Art. 24. A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

    V - a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:

    a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais; Art.

    31. A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

    I - avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental;

  •  

    Art. 24. A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

    V - a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:

    a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;

    b) possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar;

    c) possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado;

    d) aproveitamento de estudos concluídos com êxito;

    e) obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos;

     

    Art. 31.  A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:        (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

    I - avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental; 

  • infecção hospitalar nao quebra o nexo causal ( stj, 2017)

  • Na verdade quebra, "quando por si só produziu" o resultado, conforme Art. 13 § 1º do CP.

        § 1º - A superveniência de causa relativamente independente exclui a imputação quando, por si só, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou.


ID
1634440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto aos instrumentos e aos objetivos da avaliação, julgue o item subsequente. 


A LDB recomenda que o professor escolha, logo no início do ano, o tipo de avaliação que utilizará ao final do conteúdo ministrado, pois, assim, garantirá a segurança dos resultados alcançados. 


Alternativas
Comentários
  • Questão repetida 3 vezes :/

  • § 1o  As instituições informarão aos interessados, antes de cada período letivo, os programas dos cursos e demais componentes curriculares, sua duração, requisitos, qualificação dos professores, recursos disponíveis e critérios de avaliação, obrigando-se a cumprir as respectivas condições, e a publicação deve ser feita, sendo as 3 (três) primeiras formas concomitantemente:         (Redação dada pela lei nº 13.168, de 2015)

  • Critérios de avaliação!

  • "...garantirá a segurança dos resultados alcançados."  Não há como!!!!!

  • A ideia que a LDB traz é de uma avaliação FORMATIVA, em detrimento da SOMATIVA. Sendo assim, o ideal não é estabelecer uma avaliação "de cara", mas no decorrer do contato com a turma e de forma acumulativa. Portanto, o item está errado tanto por dizer que a LDB recomenda que o professor escolha, logo no início do ano, e que isso garantirá resultados.