Entre 1968 e 1973, o PIB real apresentou extraordinário  crescimento no Brasil. Relativamente a esse período,  conhecido como o do "milagre brasileiro", é correto a?  rmar  que:
  
Entre 1968 e 1973, o PIB real apresentou extraordinário  crescimento no Brasil. Relativamente a esse período,  conhecido como o do "milagre brasileiro", é correto a?  rmar  que:
  
O período 1981-1984 foi especialmente difícil para a  economia brasileira. Sobre esse período, pode-se dizer  que: 
 
Com relação ao Plano Cruzado, não é correto afirmar que:
 
Ao longo dos anos 1990, o Brasil passou por profundas  transformações estruturais. Assinale a opção que não foi  uma consequência destas transformações, sentida na  segunda metade desta década.
 
Indique qual das opções a seguir não fez parte da  concepção e implementação do Plano Real.
 
A partir da crise cambial sofrida pelo Brasil em 1999, um  forte ajuste fiscal foi promovido na economia. Fazem parte  deste ajuste fiscal uma elevação do superávit primário e a  promulgação da Lei de Responsabilidade Fiscal. Indique  qual das seguintes opções não descreve características  deste ajuste fiscal.
 
Desde o Plano Real, estabilidade monetária tem sido  um dos objetivos centrais da política econômica. Indique  qual dos seguintes itens não faz parte dos poderes e  instrumentos que têm sido usados ativamente pelos  governos para garantir o controle da inflação. 
 
A Lei de Reponsabilidade Fiscal foi promulgada no ano  2000 com o objetivo de promover maior controle do gasto  público e maior transparência na gestão  fiscal.  Indique  qual das seguintes restrições sobre Estados, Municípios  e/ou União não consta da Lei de Responsabilidade Fiscal.
 
Indique qual das seguintes opções de fato contribuiu para  a notável expansão da produção e exportação agrícola a  partir de 1999 no Brasil.
 
Contribuíram diretamente para a queda da desigualdade  brasileira a partir de 1993 todos os seguintes determinantes,  exceto:
 
As instituições são importantes para o desenvolvimento  econômico porque:
 
Por definição, a presença de externalidades significa que o  nível de bem-estar de um consumidor ou as possibilidades  de produção de uma  firma são afetados pelas ações de  outros agentes econômicos. Assim,
 
Quando uma empresa gera externalidade negativa, pode-se  dizer que: 
 
No modelo em que os agentes são racionais e o mercado  opera dentro de uma estrutura perfeitamente competitiva,  a quantidade ótima que uma firma deve ofertar no mercado  é aquela que iguala a sua receita marginal ao seu custo  marginal. No caso de bens públicos, pode-se dizer que:
 
Supondo que os agentes econômicos são idênticos em  suas preferências e que os mercados são independentes,  a adoção da Regra de Ramsey para tributação ótima  significa que:
 
Em relação às Necessidades de Financiamento do Setor  Público (NFSP), pode-se dizer que:
 
A sustentabilidade da política  fiscal está associada ao  tamanho do déficit público. Com base nessa afirmação,  podemos considerar que:
 
A relação entre alíquotas de tributo e receitas obtidas com  o tributo, conhecida como curva de Laffer:
 
Segundo a teoria convencional da dívida pública:
 
Em relação às formas de organização do Estado, pode-se  dizer que:
 
As opções de compra de ações negociadas no pregão da  BM&FBovespa são do tipo americano, o que signifiica que:
 
Uma das principais características da metodologia de  cálculo do Índice Bovespa é a determinação das ações  componentes da carteira teórica:
 
Caracteriza-se como carteira eficiente a carteira que:
 
As curvas de indiferença entre risco e retorno esperado  resultam da suposição de que os investidores possuem  preferências descritas por funções utilidade com inclinação  positiva, porém decrescente. Essas características  correspondem à suposição de que os investidores:
 
De acordo com a versão simplificada do CAPM, aplicada  a qualquer ativo, o beta de um ativo representa:
 
 Se o mercado da ação de uma empresa for eficiente, pode  ser afirmado que:
 
A teoria da preferência pela liquidez explica o formato  da estrutura a termo das taxas de juros usando, como  principal premissa, a de que os investidores: 
 
Conforme indicado pela duração de um título de renda  fixa com cupom, mas no qual não há opções implícitas, a  exposição do preço unitário do título a um deslocamento  paralelo da curva de taxas de juros de mercado é tanto  maior quanto, supondo outros fatores constantes:
 
Em geral, a precificação de derivativos (opções e contratos  futuros) é feita com base num raciocínio de arbitragem.  Isso quer dizer que o derivativo assim precificado:
 
Caso se eleve o nível geral dos coeficientes de correlação  entre retornos das ações negociadas no mercado, as  carteiras de investidores diversificados, que queiram  atingir uma determinada meta de risco e só possam  assumir posições compradas em ações:
 
De acordo com a Teoria Clássica de determinação da  renda, supondo plena flexibilidade de preços e salários, de  tal forma que o salário real de equilíbrio seja alcançado, a  economia encontra-se:
 
A curva LM mostra combinações de
 
Considere o modelo keynesiano básico para uma  economia fechada e sem governo.  Admitindo que a  economia esteja em equilíbrio a tal ponto que uma  elevação de 50 unidades monetárias no investimento  provoca um aumento de 250 unidades monetárias no  produto, nesse caso:
 
Considere o modelo IS/LM. Em uma situação conhecida  como “Armadilha da Liquidez”, um aumento no consumo:
 
A hipótese de expectativas racionais considera que:
 
De acordo com o modelo IS/LM/BP com perfeita mobilidade  de capitais e regime de câmbio  fixo, e admitindo que a  economia esteja em equilíbrio (interseção entre as curvas  IS, LM e BP), uma elevação do gasto público:
 
O modelo pós-keynesiano de fragilidade  financeira,  desenvolvido por Hyman Minsky, aponta que os bancos,  como captadores de depósitos a vista (obrigações), estão  sempre sujeitos a ter que financiar seus passivos a todo  instante, o que leva estas instituições a diversificar suas  fontes de captação para mitigar o risco de descasamento  entre ativo e passivo em situações de retiradas excessivas  de recursos pelos depositantes. Um dos principais pilares  desse modelo é:
 
Um indivíduo pode decidir entre consumir no presente  ou postergar seu consumo, com base na sua renda  permanente. Considere que sua renda no presente seja  y0  e sua renda futura seja representada por y1 . Suponha  também que este indivíduo tenha acesso a crédito à taxa  de juros r.
 
De acordo com o modelo de crescimento econômico de  Solow:
 
No que concerne às hipóteses de Ciclo de Vida e de  Renda Permanente (HCV-RP), todas as informações a  seguir estão corretas, exceto:
 
Um consumidor típico, fazendo escolhas com vistas  a maximizar sua utilidade, vai sempre se ver diante do  problema de escolher quanto consumir hoje e quanto  consumir no futuro (amanhã). Ele sabe que, quanto maior  o consumo hoje (t), menor o estoque de riqueza carregado  para amanhã (t+1) e, portanto, menor seu consumo  amanhã. Assim, o acréscimo no valor da sua utilidade em  t (Vt) decorrente da postergação parcial do consumo será  igual ao:
 
Se o público retém 80% dos meios de pagamentos em  depósitos a vista nos bancos comerciais, supondo que  alíquota de depósito compulsório de 30% e que, além  disso, os bancos retêm 7,5% dos depósitos a vista como  reserva para contingência e se o saldo de papel moeda  em circulação for de 5 trilhões de unidades monetárias,  pode-se afirmar que:
 
O regime de metas de inflação, que começou a ser  implementado em diversos países no início da década de  1990, teve como um dos pressupostos o fracasso do regime  de expansão monetária ao estilo Friedman pelo FED no  final da década de 1970, em função, sobremaneira, da  impossibilidade de prever o comportamento da demanda  por moeda em um sistema  financeiro com inovações  financeiras e mobilidade de capitais. Pode-se considerar  também como um pressuposto teórico que serviu como  ponto de partida para o regime de metas de inflação:
 
O  financiamento do gasto público por intermédio da  criação de moeda de alta potência gera uma espécie de  tributação explícita. Sendo assim, o governo pode obter  montantes significativos de recursos ano após ano pela  emissão de moeda.
 
Sobre a teoria do consumidor, é correto afirmar que:
 
De acordo com as condições gerais da teoria da produção  com um insumo variável, pode-se afirmar que:
 
Considere uma firma que produz de acordo com a seguinte  função de produção: q = x1 0,5 x2 0,5 , onde q  representa o total  produzido pela firma, x1  a quantidade utilizada do insumo  um e x2  a quantidade utilizada do insumo dois. O insumo  um custa R$ 4,00 por unidade e o insumo dois custa R$  16,00 por unidade. Suponha que a firma deseja escolher  as quantidades que vai usar de cada insumo de modo a  produzir 80 unidades do produto ao menor custo possível.  Assinale a opção a seguir que indica quanto a firma deve  escolher de cada insumo.
 
Sobre escolha envolvendo risco, pode-se afirmar:
 
Assinale a opção a seguir que representa a relação entre  custo marginal, receita marginal e preços de uma  firma  que opera como monopolista.
 
Considere um mercado e suponha diferentes formas de  organização deste mercado. Assinale qual das opções a  seguir está correta.
 
Considere um jogo em que dois amigos vão ao estádio  assistir a um jogo de futebol, os dois gostam de ir ao  estádio, mas não torcem pelo mesmo time. A torcida do  time do amigo A fica do lado direito do estádio, e a torcida  do time do amigo B fica do lado esquerdo do estádio. Se  ambos foram para o lado direito, o jogador A recebe o  equivalente em utilidade a dois reais e o jogador B recebe  o equivalente a um real. Se ambos escolherem o lado  esquerdo, então o jogador A recebe o equivalente a um  real e o jogador B recebe o equivalente a dois reais. Se for  cada um para um lado, eles recebem utilidade equivalente  a zero. Assinale a opção correta.
 
Considere uma atividade econômica na qual existam  externalidades positivas na produção e assinale a opção  correta.
 
Considere um mercado em que existem externalidades.  Indique qual das afirmativas abaixo é correta.
 
 Sobre os bens públicos, bens rivais e bens excludentes,  pode-se afirmar:
 
Considere duas firmas que operam em um oligopólio de  Cournot. As duas firmas trabalham com custos marginais  constantes e iguais a c. Suponha que a demanda inversa  deste mercado é dada por:  p(y) = a  –  by, onde  p(y) é o  preço cobrado pelas firmas  e y é a quantidade ofertada  no mercado (a soma da quantidade produzida por cada  firma). Indique a opção correta.
 
Considere a teoria de equilíbrio geral em uma economia  de trocas com dois produtos e dois indivíduos (chame-os  de indivíduo A e indivíduo B). Assinale a opção correta.
 
Assinale a afirmação correta.