SóProvas



Prova FAURGS - 2013 - UFRGS - Assistente em administração


ID
1542382
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Conforme a Constituição Federal, considere as afirmativas abaixo.

I - A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal.

II - Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, por assembleia geral convocada pelo Presidente.

III - Um dos princípios adotados pela República Federativa do Brasil para reger suas relações internacionais é o reconhecimento da desigualdade dos povos e o alinhamento internacional e ideológico dos Estados.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A - Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

    V - o pluralismo político.

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

    Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I - independência nacional;

    II - prevalência dos direitos humanos;

    III - autodeterminação dos povos;

    IV - não-intervenção;

    V - igualdade entre os Estados;

    VI - defesa da paz;

    VII - solução pacífica dos conflitos;

    VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

    X - concessão de asilo político.


  • Porque o erro da questão ja está sublinhado logo na pergunta? assim fica fácil, essa questão foi de graça.

  • É serio isso??? os sublinhados tao errado!!!! se for dolo da Banca, kkkkkkkk 

  • A I está correta, apesar de que já vi assertiva idêntica ser considerada errada em outras provas, por conta de a "União" não figurar entre os entes políticos formadores da República Federativa do Brasil.


    A II, conforme já vimos na questão, tem seu erro no "assembléia geral", pois, na verdade, encontramos no art 14 as maneiras que do povo pode exercer o poder diretamente.

    Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

    I - plebiscito;

    II - referendo;

    III - iniciativa popular.


    A III erra ao colocar um principio inexistente como adotado pelo Brasil no cenário internacional.

  • Essa banca é uma mãe 

  • Poxa, eles sublinharam os erros da questão...assim fica fácil.

  • Reposta: A

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre princípios fundamentais.

    Análise das assertivas:

    Assertiva I - Correta! É exatamente o que dispõe a Constituição em seu artigo 1º: "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo político (...)".

    Assertiva II - Incorreta. Quando o povo exerce o poder indiretamente, o faz por meio de seus representantes eleitos, não poder assembleia geral convocada pelo Presidente. Art. 1º, parágrafo único, CRFB/88: "Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição".

    Assertiva III - Incorreta. O Brasil não pretende apenas reconhecer a desigualdade social, mas reduzi-la, e tal atitude não é princípio que rege o país em suas relações internacionais, mas sim objetivo fundamental da República. Art. 3º, CRFB/88: "Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação". Art. 4º, CRFB/88: "A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional; II - prevalência dos direitos humanos; III - autodeterminação dos povos; IV - não-intervenção; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - solução pacífica dos conflitos; VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; X - concessão de asilo político. Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações".

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A (apenas I).

  • A questão exige conhecimento acerca dos princípios fundamentais e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    I - A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal.

    Correto. Inteligência do art. 1º, caput, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    II - Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, por assembleia geral convocada pelo Presidente.

    Errado. Na verdade, a soberania popular é exercida por meio de plebiscito, referendo ou iniciativa popular, conforme arts. 2º, caput e 14, CF: Art. 2º, Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

    I - plebiscito; II - referendo; III - iniciativa popular.

    III - Um dos princípios adotados pela República Federativa do Brasil para reger suas relações internacionais é o reconhecimento da desigualdade dos povos e o alinhamento internacional e ideológico dos Estados.

    Errado. Não se tratam de princípios que o Brasil adota em suas relações internacionais. Vide art. 4º, CF: Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional; II - prevalência dos direitos humanos; III - autodeterminação dos povos; IV - não-intervenção; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - solução pacífica dos conflitos; VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; X - concessão de asilo político.

    Portanto, apenas o item I está correto.

    Gabarito: A

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Constituição Federal. Vejamos:

    I. CERTO.

    “Art. 1º, CF. A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:”

    II. ERRADO.

    “Art. 2º, Parágrafo único, CF. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”

    “Art. 14, CF. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

    I - plebiscito;

    II - referendo;

    III - iniciativa popular.”

    III. ERRADO.

    Art. 4º, CF. A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    Mnemônico: AInDa Não ComPreI ReCoS

    I - Independência nacional; In

    II - Prevalência dos direitos humanos; Pre

    III - Autodeterminação dos povos; A

    IV - Não-intervenção; Não

    V - Igualdade entre os Estados; I

    VI - Defesa da paz; D

    VII - Solução pacífica dos conflitos; S

    VIII - Repúdio ao terrorismo e ao racismo; Re

    IX - Cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; Co

    X - Concessão de asilo político. Co

    Desta forma:

    A. CERTO. Apenas I.

    GABARITO: ALTERNATIVA A.


ID
1542385
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Conforme a Constituição Federal, considere as afirmativas abaixo.

I - As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

II - É garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical.

III - Os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    Item I - Art. 37 V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;

    Item II - Art. 37 VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;

    Item III - Art. 37 XIV - os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores;
  • Gabarito E - Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 

     - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;

    XIV - os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores;
  • Gabarito E.

    I, II e III.

  • Quanto à Administração Pública, em relação aos servidores públicos:

    I. CORRETA.

    Conforme o disposto no art. 37, inciso V, da CRFB/88, in verbis:

    Art. 37, V, da CRFB/88: as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

    Assim:

    FUNÇÕES DE CONFIANÇA: exclusiva de servidores ocupantes de cargo efetivo.

    CARGO EM COMISSÃO: pode ser ocupado por servidores ocupantes de cargo efetivo ou não. É de livre nomeação e exoneração. 

    Tanto a função de confiança quanto o cargo em comissão se destinam apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

    DICA: função de confiança > efetivo = só confio no efetivo (que é concursado!).

    >>> Esse inciso deve ser memorizado. EXTREMAMENTE cobrado.

    II. CORRETA.

    É garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical (art. 37, VI, CF/88).

    Reproduz os exatos termos do diploma constitucional.

    CUIDADO: muito cuidado, não raro as bancas colocam “servidor público civil e militar”.

    III. CORRETA

    Os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores (art. 37, XIV, CF/88).

    Reproduz os exatos termos do diploma constitucional.

    Fonte: CF 88.

    Gabarito da questão: E.


ID
1542388
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a alternativa que, segundo a Constituição Federal, contém direito social aplicado aos servidores públicos integrantes do regime jurídico único da Administração Direta, autárquica e fundacional (estatutários).

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)

    Art. 7º XVII - gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal;


    a), b), c), e e) - CLT

  • Gabarito D - Art. 39. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão conselho de política de administração e remuneração de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes.(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) (Vide ADIN nº 2.135-4)

    § 3º Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7º, IV, VII, VIII, IX, XII, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXII e XXX, podendo a lei estabelecer requisitos diferenciados de admissão quando a natureza do cargo o exigir. 

    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    XVII - gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal;


  • ART. 39, § 3º Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7, incisos:

    IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

    VII - garantia de salário, nunca inferior ao mínimo, para os que percebem remuneração variável;

    VIII - décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria;

    IX – remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;

    XII - salário-família pago em razão do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei;

    XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho

    XV - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos;

    XVI - remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em cinqüenta por cento à do normal

    XVII - gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal;

    XVIII - licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias;

    XIX - licença-paternidade, nos termos fixados em lei;

    XX - proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei;

    XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança;

    XXX - proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil;

     podendo a lei estabelecer requisitos diferenciados de admissão quando a natureza do cargo o exigir. 

  • Gabarito letra d).

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL

     

    Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7º, IV, VII, VIII, IX, XII, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXII e XXX.

     

    IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

     

    VII - garantia de salário, nunca inferior ao mínimo, para os que percebem remuneração variável;

     

    VIII - décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria;

     

    IX - remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;

     

    XII - salário-família pago em razão do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei;

     

    XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho;

     

    XV - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos;

     

    XVI - remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em cinqüenta por cento à do normal; 

     

    XVII - gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal;

     

    XVIII - licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias;

     

    XIX - licença-paternidade, nos termos fixados em lei;

     

    XX - proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei;

    Destaque para esse inciso, pois é o único que o servidor público possui e a doméstica não dentre os direitos sociais (Art. 7°).

     

    XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança;

     

    XXX - proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil;

     

     

    * RECOMENDO A RESOLUÇÃO DA Q650336 PARA COMPLEMENTAR OS ESTUDOS, POIS SABENDO OS DIREITOS QUE A DOMÉSTICA NÃO POSSUI, JÁ É POSSIVEL SABER MUITOS QUE O SERVIDOR PÚBLICO TAMBÉM NÃO POSSUI.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • mnmemônico para responder a esta questão sobre os direitos sociais que cabem ao servidor público:
     

    MULHER COM 5 SALARIOS FAZ 2 LIPRO SE FERE E HAJA REPOUSO

    Salário mínimo / Salário nunca inferior ao mínimo / Decimo terceiro salario / Salario Família / Salario / Licença maternidade de 120 dias / Licença paternidade / proteção a mulher no mercado de trabalho / Ferias remuneradas com um terço do salário / Redução dos riscos à saúde / Hora extra com 50% a mais de salário / Adicional noturno de 25% / Jornada de trabalho de 8 horas diárias e 40 semanais / Repouso remunerado preferencialmente aos domingos.

  • Frase para memorizar só com as iniciais 

    Hoje é o Dia de Garantir o Futuro, Jesus é Leal e Prosperá para Todo o Sempre Ricamente.

    HORA EXTRA

    DÉCIMO 13º

    GARANTIA DE SALÁRIO NUNCA INFERIOR AO MÍNIMO 

    FÉRIAS

    JORNADA

    LICENÇA MATERNIDADE/PATERNIDADE

    PROTEÇÃO DO MERCADO DO TRABALHO DA MULHER

    PROIBIÇÃO DE DIFEREÇA DE SALÁRIOS

    TRABALHO NOTURNO

    SALÁRIO FAMÍLIA 

    REPOUSO SEMANAL

    REDUÇÃO DOS RISCOS DE TRABALHO

     

  • NÃO SE APLICA AOS SERVIDORES PÚBLICOS:

     

    - adicionais insalubridades, periculosidade e de atividades penosas

     

    - Piso Salarial

     

    - Seguro Desemprego

     

    - assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré-escola.

     

    - Participação nos Lucros

     

    - Acordo Coletivo (servidor é regido por LEI)

     

    - Seguro contra acidentes de trabalho

     

    - Jornada de 6 horas turno ininterrupto de revezamento

     

    - Irredutibilidade SALARIAL ( servidor tem vencimento, não salário)

  • GABARITO: D.

    Gozo de férias anuais remuneradas com pelo menos, um terço a mais do que o salário normal.


ID
1542391
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme a Constituição Federal, considere as afirmativas abaixo.

I - É possível a acumulação remunerada de quaisquer cargos públicos, desde que haja compatibilidade de horários e a carga horária semanal não exceda 60 horas.

II - A possibilidade de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público.

III - Na hipótese de acúmulo, o servidor público fará jus apenas a 50% (cinquenta por cento) do vencimento básico de cada cargo acumulado.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B;

    I- ERRADA 2 vezes rsrsrsr; 

    CF888 ... XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:

    a) a de dois cargos de professor; 

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;

    Lei 8.112 ... Art. 19. Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente.

    III-ERRADA; Essa, ao meu ver, além de não ter nada parecido para justificar, ainda é ilógica. Se o as pessoas buscam trabalhar mais para ganhar mais, pra que acumular se só receberia 50 % de cada?! Era melhor trabalhar só em um... rsrsrrs.

    Bons estudos! ;)


  • Todas as alternativas estão erradas:

    A) Artigo 37, XVI, a,b e c da CF/88.

    B) Proibição e não possibilidade, Artigo 37, XVII, da CF/88.

    C) Acúmulo de cargos, acúmulo de vencimentos.

  • Tamara, 

    se há a proibição de acumular para tais entidades citadas, as possibilidades de acumulação, também, se estendem. Concorda?
      Pelo menos foi esta a forna que entendi.
  • Parecer-AGU nº GQ-145/1998:

    Com o objetivo de disciplinar a matéria, a Advocacia Geral da União (AGU) emitiu o parecer nº GQ-145, vinculante, afirmando que o servidor somente poderá acumular cargos se houver compatibilidade de horário e desde que a jornada máxima não ultrapasse 60 horas semanais. Assim, para a AGU, mesmo que exista compatibilidade de horários, se a jornada semanal ficar acima de 60 horas, a acumulação não seria permitida, considerando que o servidor estaria muito cansado e isso atrapalharia seu desempenho funcional, em prejuízo ao princípio constitucional da eficiência.

    Fonte Dizer o Direito

  • Houve troca de PROIBIÇÃO por POSSIBILIDADE, na assertiva II. Segue a letra da lei :
    "A proibição de acumular cargos públicos estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público."

  • Gabarito  B       (Somente a acertiva II está correta).

    CF/88 Art. 37 XVII "A proibição de acumular cargos públicos estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público."

    OBS.: Tanto a PROIBIÇÃO quanto as POSSIBILIDADES de acumulação se estende aos cargos, funções e entidades acima citadas.


ID
1542394
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme a Lei Federal n.º 8.112/1990, considere as assertivas abaixo.

I - O concurso público terá validade de até 3 (três) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

II - Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.

III - A posse ocorrerá impreterivelmente até 45 (quarenta e cinco) dias contados da entrada em exercício no cargo.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    Item II Art. 12  § 2o Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.



    Item I - Art. 12. O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

    CF.88 Art. 37 III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;



    Item III Art. 13 § 1o A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.

  • Gabarito B - Art. 12. O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

      § 1o O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação.

    § 2o Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.

     Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    § 1o A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.


  • Questão de honra para ninguém zerar a prova.

  • Todo concurseiro sabe isso, porque é praticamente a vida do concurseiro ficar esperando o edital de um concurso vencer para esperar a realização da prova Hehehehe

     

    Por outro lado, depois de aprovado, o camarada fica rezando pra ser nomeado dentro do prazo.

     

    Vida longa e próspera, C.H.

  • NA CF:

    IV - durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira;

     

    LEI 8.112:

    § 2o  Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.

     

    LEI COMPLEMENTAR 10.098:

    Parágrafo único - Enquanto houver candidatos aprovados em concurso público com prazo de validade não expirado, em condições de serem nomeados, não será aberto novo concurso para o mesmo cargo,

  • Pessoal, para a letra B estar correta mesmo, não deveria deixar claro que seria servidor público aprovado para o mesmo cargo?

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Tal lei dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está incorreto, pois, conforme o caput, do artigo 12, da citada lei, "o concurso público terá validade de até 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período."

    Item II) Este item está correto, pois, conforme o § 2º, do artigo 12, da citada lei, "não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado."

    Item III) Este item está incorreto, pois dispõem o caput e o § 1º, do artigo 13, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    § 1º A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento."

    Gabarito: letra "b".


ID
1542397
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme a Lei Federal n.º 8.112/1990, considere as assertivas abaixo.

I - O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

II - O servidor em estágio probatório não poderá exercer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação.

III - O servidor poderá ser removido, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D; (I e III - corretas)

    Literal da lei...

    Erro da II: § 3o O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    Bons estudos! ;)

  • Gabarito: Letra D

    Lei 8.112/90

    1ª afirmativa (V) - Art. 18 caput

    2ª afirmativa (F) - Art. 20 §3º

    3ª afirmativa (V) - Art. 36 caput

  • Assertiva I - CORRETA - Literalidade do art. 18, da lei 8.112/90. O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

    Assertiva II - ERRADA - O servidor em estágio probatório NÃO poderá exercer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação. 

    Art. 20, § 3o,, lei 8.112/90. O servidor em estágio probatório PODERÁ exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. 

    Assertiva III - CORRETA - De acordo com o art. 36, da lei 8.112/90, remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Gabarito: d) Apenas I e III.

  • Assertiva I - O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

    Assertiva II - O servidor em estágio probatório PODERÁ exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. 

    Assertiva III - Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

     Art. 37.  Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos: I - interesse da administração; 

  • Gabarito: D

    I - Correta
    Lei 8112/90
    Art. 18. O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

    II - Errada
    Lei 8812/90
    Art. 20
    § 3o O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    III - Certa
    Lei 8112/90
    Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Tal lei dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está correto, pois, conforme o caput, do artigo 18, da citada lei, "o servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede."

    Item II) Este item está incorreto, pois, conforme o § 3º, do artigo 20, da citada lei, "o servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes."

    Item III) Este item está correto, pois dispõe o artigo 36, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:

    I - de ofício, no interesse da Administração;

    II - a pedido, a critério da Administração;

    III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração:

    a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;

    b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;

    c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados."

    Gabarito: letra "d".


ID
1542400
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme a Lei Federal n.º 8.112/1990, o servidor estável reinvestido no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, estará

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B; Lei 8.112...

    Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    Bons estudos! ;)

  • Gab: B

    É o retorno do REI (reintegrado).
    Ele volta para o mesmo cargo e recebe todas as vantagens que deixou de ganhar no período que ficou afastado.
     

    Lei 8.112/90

    Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     

  • GABARITO: LETRA B

    Da Reintegração

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • Questão deve ser respondida segundo o que dispõe o estatuto dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei nº 8.112/90).

    O conhecimento exigido diz respeito sobre as formas de provimento de cargo público. Nesse sentido, José dos Santos Carvalho Filho afirma que (2015, p. 641), “Provimento é o fato administrativo que traduz o preenchimento de um cargo público”.

    Eis o dispositivo legal necessário para a resolução:

    Reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens (art. 28).

    O conceito exposto no enunciado caracteriza reintegração. Logo, o candidato deverá assinar a alternativa que a mencione. Passemos à análise individual das assertivas com os dispositivos legais necessários para a resolução:

    A) Incorreta: será reintegrado.

    B) Correta: consoante o art. 28 sobredito.

    C) Incorreta: se o cargo de origem não mais existir, o servidor será colocado em disponibilidade. Contudo, a questão não entrou nesse mérito.

    D) Incorreta: a redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder (art. 37).

    E) Incorreta: será reintegrado.

    GABARITO: B.

    Referência:

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 641.


ID
1542403
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme a Lei Federal n.º 8.112/1990, considere as assertivas abaixo.

I - O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.

II - O servidor sempre perderá a remuneração do dia em que faltar ao serviço.

III - As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D (corretas I e III);
    I-CERTA; Art 41...     § 3o O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.


    II-ERRADA

     

     Art. 44. O servidor perderá:

      I - a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado;

      II - a parcela de remuneração diária, proporcional aos atrasos, ausências justificadas, ressalvadas as concessões de que trata o art. 97, e saídas antecipadas, salvo na hipótese de compensação de horário, até o mês subseqüente ao da ocorrência, a ser estabelecida pela chefia imediata.

     

     III-CERTA; Parágrafo único. As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício.


    Bons estudos! ;) 


  • Gab: D

    I - CERTA
    Lei 8112/90
    Art. 41.  Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.
    § 3o  O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.

    II - ERRADA
    Lei 8112/90
    Art. 44.  O servidor perderá:
    I - a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado; 

    III - CERTA
    Lei 8112/90 
    Art 44
    Parágrafo único.  As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício. 

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Tal lei dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está correto, pois, conforme o § 3º, do artigo 41, da citada lei, "o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível."

    Item II) Este item está incorreto, pois dispõe o artigo 44, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 44. O servidor perderá:

    I - a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado;

    II - a parcela de remuneração diária, proporcional aos atrasos, ausências justificadas, ressalvadas as concessões de que trata o art. 97, e saídas antecipadas, salvo na hipótese de compensação de horário, até o mês subsequente ao da ocorrência, a ser estabelecida pela chefia imediata.

    Parágrafo único. As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício."

    Item III) Este item está correto, devido ao contido no Parágrafo único, do artigo 44, da lei 8.112 de 1990, elencado acima, já que o item em tela transcreveu, literalmente, o previsto em tal artigo.

    Gabarito: letra "d".


ID
1542406
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Regimento Interno

Conforme o Regimento Geral da UFRGS, o órgão executivo da administração superior que coordena e supervisiona todas as atividades administrativas da Universidade é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ''C''

    Reitoria - Departamento Central de uma Universidade. 

  • Art. 9º - São órgãos da Administração Superior da Universidade: I - Conselho Universitário; II - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão; III - Conselho de Curadores; IV - Reitoria.

    Art. 10 - O Conselho Universitário - CONSUN - é o órgão máximo de função normativa, deliberativa e de planejamento da Universidade.

    Art. 14 - O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, órgão técnico, com funções deliberativa, normativa e consultiva sobre ensino, pesquisa e extensão, é integrado por Plenário e Câmaras de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, cujas competências serão definidas em seu Regimento Interno.

    Art. 18 - O Conselho de Curadores - CONCUR - é órgão fiscalizador da gestão econômicofinanceira, na forma da lei.

    Art. 22 - A Reitoria é o órgão executivo que coordena e supervisiona todas as atividades universitárias.


ID
1542409
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Regimento Interno

Conforme o Regimento Geral da UFRGS, considere as assertivas abaixo.

I - A representação da categoria docente no Conse- lho Universitário – CONSUN, com mandato de 4 (quatro) anos, será em número de 16 (dezesseis).

II - A representação da categoria dos servidores técnico-administrativos no Conselho Universitário – CONSUN, com mandato de 3 (três) anos, será em número de 9 (nove).

III - O Conselho Universitário – CONSUN poderá avocar o exame e a deliberação sobre qualquer matéria de interesse da Universidade pelo voto de 2/3 (dois terços) da totalidade de seus membros.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • § 2º- A representação da categoria docente, com mandato de 2 (dois) anos, será em número de 18 (dezoito)

    § 3º - A representação da categoria dos servidores técnico-administrativos, com mandato de 2 (dois) anos, será em número de 9 (nove).
  • No Regimento Interno os itens estão no Artigo 4º, § 1º, §2º, §3º e Artigo 7º, inciso VIII


ID
1542412
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Regimento Interno

Conforme o Regimento Geral da UFRGS, considere as assertivas abaixo.

I - A UFRGS poderá constituir órgãos responsáveis por ministrar educação básica.
II - A educação básica na UFRGS será ministrada pelo Colégio de Aplicação, sem prejuízo de outros órgãos que vierem a ser criados.
III - À Universidade é vedado manter cursos de ensino fundamental, ensino médio e educação profissional.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Art. 102

    -

    A UFRGS poderá constituir órgãos responsáveis por ministrar educação básica.

    §1º

    -

    Os órgãos p

    revistos no

    caput

    , vinculados à Reitoria, definirão em seus respectivos

    Regimentos Internos a estrutura didática e administrativa necessárias ao seu funcionamento,

    obedecidos o Estatuto e o Regimento Geral da UFRGS.

    §2º

    -

    A educação básica na UFRGS será mi

    nistrada pelo Colégio de Aplicação, sem

    prejuízo de outros órgãos que vierem a ser criados.

  • Art. 64 - A Universidade poderá manter ensino fundamental, ensino médio e educação profissional, regulamentados no Regimento Geral da Universidade.


ID
1542415
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Regimento Interno

Conforme o Regimento Geral da UFRGS, considere as assertivas abaixo.

I - Compete ao CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) estabelecer as normas específicas de organização dos cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão, bem como daqueles referentes à educação básica.

II - A Universidade, nos termos de Resolução do CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), poderá promover a revalidação ou reconhecimento de diplomas estrangeiros, bem como a validação ou aproveitamento de estudos de um para outro curso, quando idênticos ou equivalentes.

III - As férias escolares anuais serão distribuídas em dois períodos entre os períodos letivos regulares, totalizando, no mínimo, 30 (trinta) dias e, no máximo, 60 (sessenta) dias.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Art. 116 - As férias escolares anuais serão distribuídas em dois períodos, entre os períodos letivos regulares, totalizando, no mínimo 45 (quarenta e cinco) dias.

  • Gabarito: D

    Art. 112 - Compete ao CEPE estabelecer as normas específicas de organização dos cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão, bem como daqueles referentes à educação básica.
    Art. 113 - A Universidade, nos termos de Resolução do CEPE, poderá promover a revalidação ou reconhecimento de diplomas estrangeiros, bem como a validação ouapro ve itamento de estudos de um para outro curso, quando idênticos ou equivalentes.

    Período mínimo de férias total, distribuidos entre os dois períodos letivos regulares será de 45 e não 30 dias.


ID
1542418
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A Gestão de Pessoas procura ajudar o administrador a desempenhar as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar. A Gestão de Pessoas refere-se às políticas e práticas necessárias para administrar o trabalho das pessoas. Essas políticas podem ser resumidas em seis processos básicos, processos esses que dentro de uma organização constituem um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos, conhecidos como processos de

Alternativas
Comentários
  • Os seis processos de Gestão de Pessoas: A GP é um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. Os seis processos básicos de GP são os seguintes:

    1, Processos de Agregar Pessoas.

    2. Processos de Aplicar Pessoas

    3. Processos de Recompensar Pessoas

    4. Processos de Desenvolver Pessoas

    5. Processos de Manter Pessoas

    6. Processos de Monitorar Pessoas


    CHIAVENATO (2010)


  • Pra decorar: AADDMM (agregar, aplicar, dar recompensa, desenvolver, manter, monitorar)! 

  • Gabarito letra C

     

     Gestão de pessoas é um "DRAMMA"

     

    4. Desenvolvimento de pessoas; 

    3.  Recompensar pessoas; 

    1.  Agregação de novas pessoas; 

    6.  Monitorar pessoas; 

    5.  Manter pessoas; 

    2.  Aplicação de pessoas ao trabalho. 

  • Chiavenato  (1999)  destaca  seis  processos  básicos  da Gestão  de  Pessoas: os Processos de Agregar Pessoas  (que são os processos  de  incluir  novas  pessoas),  os  Processos  de Aplicar  Pessoas  (que  são os processos que modelam as atividades que os funcionários  irão  realizar  na  organização,  acompanhar  e  orientar  seu  desempenho),  os  Processos  de  Recompensar  Pessoas  (que   motivam e  incentivam as pessoas a  satisfazer suas necessidades  individuas),  os  Processos  de  Desenvolver  Pessoas  (usados  para capacitar, treinar e desenvolver pessoas), os Processos de Manter  Pessoas  e  os  Processos  de  Monitorar  Pessoas  (usados  para  acompanhar e controlar o trabalho dos funcionários e analisar os  resultados). 

  • Processo de agregar pessoas: também conhecido como processo de provisão ou suprimentos de pessoas, esse processo envolve práticas de recrutamento e seleção, e pode ser compreendido como qualquer atividade da empresa para encontrar e estabelecer uma relação de trabalho com pessoas capazes de atender as necessidades da organização e contribuir para o sucesso organizacional.


    Processo de aplicar pessoas: é o meio utilizado para desenhar as atividades que um profissional desempenhará na organização, orientar e acompanhar o seu desenvolvimento na execução de suas tarefas. Envolve a integração do funcionário na empresa, o desenho do cargo a ser desenvolvido e a avaliação de desempenho do funcionário no cargo.


    Processo de recompensar pessoas: por ser um dos principais elementos de motivação e incentivo, esse processo constitui um papel de destaque para a gestão de pessoas, já que os funcionários trabalham em busca de certas expectativas e resultados. Compreende: remuneração, programas de incentivo ao pessoal e programas de benefícios e serviços. As empresas precisam desenvolver sistemas de remuneração eficazes para proporcionar motivação, retenção e interesse das pessoas em permanecer na organização por longo prazo.


    Processo de desenvolver pessoas: Inclui treinamento e desenvolvimento de pessoas, programas de mudanças e desenvolvimento de carreira. É um meio de capacitar e aperfeiçoar o desenvolvimento pessoal e profissional.


    Processo de manter pessoas: é utilizado para manter as pessoas da organização satisfeitas e motivadas, com condições ambientais e psicológicas satisfatórias, despertando o interesse do funcionário em permanecer na empresa por longo prazo. Inclui relações com empregados, higiene, segurança e qualidade de vida do trabalhador.


    Processo de monitorar pessoas: acompanhar, orientar e manter o comportamento das pessoas de acordo com o planejamento da empresa, garantindo que o mesmo seja bem executado e que os objetivos sejam alcançados. Esse processo compreende os bancos de dados e sistemas de informações gerenciais.

     

    Fonte: http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/os-seis-processos-da-gestao-de-pessoas/

  • Aula de Gestão de Pessoas - Processos -  Prof. Marco Ferrari

    Link: https://www.youtube.com/watch?v=YPezmILO-Vc

  • LEIAM O COMENTÁRIO DA Vanessa_IPD

  • agregar, aplicar, dar recompensa, desenvolver, manter, monitorar É UM DRAMMA

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os processos básicos que integram a gestão de pessoas. Dentre as alternativas, vejamos qual apresenta os processos básicos da Gestão de Pessoas.

    Segundo Chiavenato (2014), a Gestão de Pessoas é um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. Seus seis processos básicos podem ser vistos a seguir, conforme o autor supracitado:

    1. Processos de agregar pessoas: utilizados para incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados processos de provisão ou de suprimento de pessoas. Incluem recrutamento e seleção de pessoas.
    2. Processos de aplicar pessoas: utilizados para desenhar as atividades que as pessoas realizarão na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Incluem desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação do desempenho.
    3. Processos de recompensar pessoas: utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Incluem recompensas, remuneração e benefícios, e serviços sociais.
    4. Processos de desenvolver pessoas: utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas. Envolvem treinamento e desenvolvimento das pessoas, gestão do conhecimento e gestão de competências, aprendizagem corporativa, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicações e consonância.
    5. Processos de manter pessoas: utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem administração da cultura organizacional, clima, disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida e manutenção de relações sindicais.
    6. Processos de monitorar pessoas: utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados e sistemas de informações gerenciais.

    Após verificarmos os itens acima, concluímos que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    Chiavenato, I. Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP : Manole, 2014.


ID
1542421
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A maioria das organizações dá preferência ao recrutamento interno, recorrendo ao recrutamento externo somente quando se esgotam as possibilidades do primeiro. Podemos citar como algumas das vantagens do recrutamento interno:

Alternativas
Comentários
  • No interno você tem maior economia pois nao tem gastos com um recrutamento externo, voce conhece melhor os funcionários o que confere maior rapidez no processo, e tambem motiva seus funcionários porque eles podem participar e subir de cargo por exemplo.

  • Aulas de Gestão de Pessoas - Recrutamento Interno, Externo e Misto - Professor Petronio Castro

    Parte 1 

    https://www.youtube.com/watch?v=l5TtB_otNFk

    Parte 2 

    https://www.youtube.com/watch?v=xlY5KDU0r9o

  • Gabarito: A

     

    A única alternativa onde foram citadas somente vantagens foi a "A", as demais, no mínimo uma desvantagem foi citada.

     

    Bons estudos!!! 

  • BITOLAMENTO = que tem ideias, opiniões ou conhecimentos estreitos, rígidos, limitados, ultrapassados; quadrado, careta.

     

  • "VANTAGENS" desde quando gerar conflito é uma vantagem? A questão pode ser muito interpretativa.

    LETRA A


ID
1542424
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Muitas organizações estão ampliando sua visão estratégica. Todo processo produtivo somente se realiza com a participação conjunta de diversos parceiros, cada qual contribuindo com algum recurso. Nesse sentido, podemos classificar as pessoas como recursos ou parceiros da organização.
Dos itens abaixo, quais são considerados “Pessoas como parceiros da organização"?

Alternativas
Comentários
  • A noção de 'parceiro da organização' afasta um pouco a ideia de chefe - subordinado; quem manda - quem obedece.

    Então termos como 'mão de obra, empregados isolados no cargo, alienação, subordinação ao chefe' coisas assim afastam a ideia de parceria.

    A alternativa que traz a ideia proposta é a letra C.

    qqr erro, corrijam.

  • fácil.


ID
1542427
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Como chamamos o anúncio publicado pelas empresas para busca de candidatos, quando a mesma identifica-se nominalmente, mas não fornece endereço para comparecimento pessoal, apenas solicitando envio de currículos para análise prévia?

Alternativas
Comentários
  • Anúncio aberto: No anúncio aberto o empregador é identificado, contendo


    - Nome da organização;

    - Endereço;

    - Setor para contato;

    - Horário de atendimento.



    Anúncio semiaberto: Visando evitar os eventuais inconvenientes decorrentes do anúncio aberto, por exemplo, vinculados à corrida de candidatos, o anúncio semiaberto desenvolve uma pré-triagem, apesar de ter o nome da empresa divulgado.

    Trata-se da opção por exigir que os candidatos enviem seus currículos para um endereço fornecido, que pode ser da própria empresa ou de uma agência responsável pela divulgação do anúncio.



    Anúncio fechado: O anúncio fechado caracteriza-se pela não identificação da empresa patrocinadora da vaga. O candidato não recebe informações sobre a empresa e o recrutador irá examinar as propostas que lhe são enviadas.

    Após a avaliação é realizada a seleção dos melhores currículos e um chamado para a pré-seleção (entrevistas).

    Desse modo, busca-se evitar a demanda exagerada de candidatos.

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO  
    http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/30770/tipos-de-anuncios-para-recrutamento#ixzz3bdIGkEi8

  • Gabarito: E - Anúncio semiaberto.


ID
1542430
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Segundo Chiavenato (2010), o salário representa a principal forma de recompensa organizacional. Existe o salário nominal e o salário real. O salário nominal representa o volume de dinheiro fixado em contrato individual pelo cargo ocupado. O salário real representa a quantidade de bens que o empregado pode adquirir com o volume de dinheiro que recebe mensal ou semanalmente. Existe também o salário mínimo, que é a menor remuneração permitida por lei. Assim, o salário pode ser considerado sob vários aspectos diferentes. Nesse sentido, o salário

Alternativas
Comentários
  • Assim, o salário pode ser considerado sob vários aspectos diferentes:

    1 . É o pagamento de um trabalho.

    2 . Constitui uma medida do valor de um indivíduo na organização.

    3. Coloca a pessoa em uma hierarquia de status dentro da organização.

    4. Define o padrão de vida do colaborador.

    5. Representa um investimento para a organização que produz retorno.


  • Nessa questão, especialmente, você deveria se ater à frase "o salário representa a principal forma de recompensa organizacional". Por isso a resposta é letra D, já que exemplifica essa recompensa com hierarquia de status dentro da organização.

  • O salário pode ser considerado sob vários aspectos:
    • É o pagamento de um trabalho ou de alguma atividade.
    • Constitui a medida do valor de um indivíduo na organização.
    • Coloca a pessoa em uma hierarquia de status na organização.
    • Define o padrão de vida do funcionário.
    • Representa um investimento para a organização que produz retorno.

    O salário é o núcleo das relações de intercâmbio entre as pessoas e as organizações. As pessoas aplicam tempo e esforço nas organizações e, em decorrência, recebem a remuneração, que representa a troca entre direitos e responsabilidades recíprocos entre empregado e empregador.
    A administração salarial é o processo de administrar o programa de remuneração da empresa.

    Fonte: Livro Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações / Idalberto Chiavenato, 4ª ed. Barueri, SP : Manole, 2014. 


ID
1542433
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os salários são compostos por fatores internos e externos. Dentre as alternativas abaixo, qual pode ser considerada um fator interno?

Alternativas
Comentários
  • São os fatores internos e externos que condicionam os salários determinando seus valores

    Fatores Internos
    Tipologia de cargos na administração
     Política salarial da empresa
     Capacidade financeira da empresa 
    Desempenho geral da organização 
    Competitividade da empresa 
    Fatores Externos
    Situação do mercado de trabalho 
    Conjuntura econômica (inflação, recessão, custo de vida)
    Poder dos sindicatos e negociação
    Legislação trabalhista
    Situação do mercado de clientes
    Concorrência no mercado

  • Fatores Internos e Externos

     

    São os fatores internos e externos que condicionam os salários determinando seus valores. 
    1º)  Fatores Internos

                            a)      Tipologia de cargos na administração

                            b)      Política salarial da empresa 

                            c)      Capacidade financeira da empresa 

                            d)      Desempenho geral da organização 

                            e)      Competitividade da empresa

    2º)  Fatores Externos

                            a)      Situação do mercado de trabalho

                            b)      Conjuntura econômica (inflação, recessão, custo de vida)

                            c)      Poder dos sindicatos e negociação

                            d)      Legislação trabalhista

                            e)      Situação do mercado de clientes

                            f)       Concorrência no mercado

  • Ótimos comentários pessoal, ajudam e muito,mas se possível postem as fontes.

  • Fatores Internos: 
    >Tipologia de cargos na administração; 
    >Política salarial da empresa ; 
    >Capacidade financeira da empresa ; 
    >Desempenho geral da organização ; 
    >Competitividade da empresa/organização.
     
    **************************** 
    Fatores Externos: 
    *Situação do mercado de trabalho ; 
    *Conjuntura econômica (inflação, recessão, custo de vida); 
    *Poder dos sindicatos e negociação; 
    *Legislação trabalhista; 
    *Situação do mercado de clientes; 
    *Concorrência no mercado.


ID
1542436
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale uma das razões pelas quais os sistemas de avaliação de desempenho podem ser não efetivos.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

     

    A principal dificuldade na implementação e manutenção de um processo de avaliação de desempenho refere-se aos erros e às distorções
    cometidas pelos avaliadores. A maioria dos erros de avaliação de desempenho ocorre devido às falhas do avaliador.

     

    Dentre os principais erros ou distorções da avaliação de desempenho, tem-se o EXCESSO DE RIGOR, que caracteriza-se pelo fato de o avaliador apresentar-se muito rigoroso na avaliação, atribuindo, geralmente, notas muito baixas nos itens avaliados por maximinizar os erros do avaliado.

     

     

    Andreia Ribas.

  • E A LETRA D está certa??? me parece meio estranha.

  • GABARITO C.

    Justificativa de não ser a letra "D": as avaliações por escrito, apesar de algumas vezes possuírem certa subjetividade do avaliador, podem ser efetivas sim e refletir os resultados reais do avaliado, ou seja, nem sempre é uma técnica falha, razão pela qual ainda são utilizadas nas organizações. Já a ênfase excessiva em desempenho fora do padrão prejudica a avaliação de desempenho, não refletindo a real situação dos avaliados em nenhuma hipótese.

  • Está mais relacionado ao aspecto negativo da avaliação do desempenho , que a torna não efetiva.  Quando a avaliação do desempenho começa a ser percebida como injusta , ou como uma ferramenta apenas para justificar punissões por desempenhos passados , a ferramenta passa a ser vista negativamente e perde sua efetividade.


ID
1542439
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A dialética das Teorias X e Y, concebida por McGregor, não é propriamente uma teoria da motivação, mas sim um modelo para a administração de Recursos Humanos baseado na motivação.
Das premissas abaixo, qual pode ser considerada uma premissa da Teoria X?

Alternativas
Comentários
  • Os princípios básicos da Teoria X são:

    • Um indivíduo comum, em situações comuns, evitará sempre que possível o trabalho;
    • Alguns indivíduos só trabalham sob forte pressão. Eles precisam ser forçados, controlados e às vezes ameaçados com punições severas para que se esforcem em cumprir os objetivos estabelecidos pela organização;
    • O ser humano ordinário é preguiçoso e prefere ser dirigido, evita as responsabilidades, tem ambições e, acima de tudo, deseja sua própria segurança.

    Os princípios básicos da Teoria Y são:

    • O esforço físico e mental empregado no trabalho é tão natural quanto o empregado em momentos de lazer;
    • O atingimento dos objetivos da organização está ligado às recompensas associadas e não ao controle rígido e às punições;
    • O indivíduo comum não só aceita a responsabilidade do trabalho, como também as procura.
    • Os indivíduos são criativos e inventivos, buscam sempre a solução para os problemas da empresa;
    • Os trabalhadores tem a capacidade de se auto-gerirem nas tarefas que visam atingir objetivos pessoais e estratégicos da organização. Sem a necessidade de ameaças ou punições;
    • O trabalhador normalmente não faz aquilo que não acredita. Por isso exige cada vez mais benefícios para compensar o incômodo de desempenhar uma função desagradável.

  • Características da Teoría X:

    • Concepção tradicional de direção e controle;
    • O ser humano tem uma aversão natural ao trabalho;
    • A maioria das pessoas precisa ser controlada, dirigida, coagida e punida, para que finalmente trabalhe;
    • O homem é um ser carente, que se esforça para satisfazer uma hierarquia de necessidades;
    • O ser humano não consegue assumir responsabilidades;
    • A participação dos funcionários é um instrumento de manipulção dos mesmos;
    • O líder adota um estilo autocrático.

    Características da Teoría Y:

    • Integração entre objetivos individuais e organizacionais; querer se esforçar fisicamente e mentalmente no trabalho é uma atitude tão natural quanto descansar;
    • A maioria das pessoas busca naturalmente se auto-corrigir, para atingir os objetivos que propuserem alcançar;
    • O compromisso com um objetivo depende das recompensas que se espera receber com a sua consecução;
    • O ser humano não só aprende a aceitar as responsabilidades, como passa a procurá-las;
    • A participação dos funcionários é uma forma de valorizar suas potencialidades intelectuais como: imaginação, criatividade e engenhosidade;
    • O líder adota um estilo participativo.

     

  • GABARITO A

  • Y = Yes = Sim = Algo positivo

    X = Algo negativo

     

    Mata a questão.

     

    Letra A

  • TEORIA X

    > vigilância e fiscalização das pessoas

    > desconfiança nas pessoas

    > imposição de regras e regulamentos

    > descrédito nas pessoas

    > centralização das decisões na cúpula

    > atividade rotineira 

    > autocracia e comando

    > pessoas como recursos produtivos

     

    TEORIA Y

    > autocontrole e autorealização

    > confiança nas pessoas

    > liberdade e autonomia

    > delegação de responsabilidade

    > descentralização das decisões na base

    > atividade criativa para as pessoas

    > democracia e participação

    > pessoas como parceiros da organização

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó

  • GABARITO A

    Teoria X - O ser humano médio tem aversão pelo trabalho e irá procurar evitá-lo sempre que puder.

  • Parafraseando Douglas McGregor na Teoria X: "O trabalho é oneroso por si só, para a maioria das pessoas".

  • GABARITO: LETRA A

    Em seus estudos, Douglas McGregor relatou que os seres humanos, nas suas relações no trabalho, podem ser divididos em dois tipos antagônicos:

    • HOMEM X: apático, indolente, trabalha forçado somente pela retribuição financeira, entende que o homem médio vê o trabalho como um grande esforço, necessitando de uma supervisão constante e autoritária para que possa realizar as suas atividades de forma satisfatória;

    • HOMEM Y: para ele o trabalho é tão natural e prazeroso quanto o descanso, é autodirigido, auto responsável, auto motivado e criativo, necessitando de um líder participativo, que forneça os meios para que atinja os objetivos organizacionais;

    DIREÇÃO CONCURSOS.


ID
1542442
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A entrevista de seleção é a técnica seletiva mais utilizada. Entretanto ela apresenta vantagens e desvantagens.
Qual das alternativas apresenta uma vantagem da entrevista de seleção?

Alternativas
Comentários
  • As vantagens da entrevista de seleção são:
    1. Permite contato face a face com o candidato.
    2. Proporciona interação direta com o candidato.
    3. Focaliza o candidato como pessoa.
    4. Permite avaliar como o candidato se comporta e suas reações.

    As desvantagens da entrevista de seleção são:
    1. Técnica altamente subjetiva e grande margem de erro e variação.
    2. Nem sempre o candidato se sai bem na entrevista.
    3. Difícil comparar vários candidatos entre si.
    4. Exige treinamento do entrevistador.
    5. Exige conhecimento a respeito do cargo e suas características básicas.

  • obrigada pelo comentário. mas só para posteriormente pessoal sempre que comentarem coloquem  a fonte  da resposta.

  •  a) Há dificuldade de comparar vários candidatos. DESVANTAGEM

     b) Ela é altamente subjetiva, com forte margem de erro e variação. DESVANTAGEM

     c) Ela focaliza o candidato como pessoa humana. VANTAGEM

     d) Ela exige treinamento por parte do entrevistador. DESVANTAGEM

     e) Nem sempre o candidato se sai bem na entrevista. DESVANTAGEM

    Conforme Chiavento:

    "Prós e Contras: entrevista de seleção
    A entrevista de seleção é a técnica seletiva mais uti lizada. Entretanto, ela apresenta vantagens e desvantagens:

    Prós
    •» Permite contato direto e face a face com o candidato.

    •» Proporciona interação direta com o candidato.

    •» Focaliza o candidato como pessoa humana e suas diferenças individuais.

    •» Permite avaliar como o candidato se comporta e suas reações.

    Contras

    •» Técnica altamente subjetiva e forte margem de erro e variação.

    •» Nem sempre o candidato se sai bem na entrevista.

    •» Difícil comparar vários candidatos entre si.

    •» Exige treinamento do entrevistador.

    •» Exige conhecimento a respeito do cargo e suas características básicas."

    Fonte: Gestão de pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações - 4ª edição 

  • Conforme CHIAVENATTO:

    "Prós e Contras: entrevista de seleção
    A entrevista de seleção é a técnica seletiva mais uti lizada. Entretanto, ela apresenta vantagens e desvantagens:

    Prós
    •» Permite contato direto e face a face com o candidato.

    •» Proporciona interação direta com o candidato.

    •» Focaliza o candidato como pessoa humana e suas diferenças individuais.

    •» Permite avaliar como o candidato se comporta e suas reações.

    Contras

    •» Técnica altamente subjetiva e forte margem de erro e variação.

    •» Nem sempre o candidato se sai bem na entrevista.

    •» Difícil comparar vários candidatos entre si.

    •» Exige treinamento do entrevistador.

    •» Exige conhecimento a respeito do cargo e suas características básicas."

    Fonte: Gestão de pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações - 4ª edição 


ID
1542445
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As organizações estão interessadas em investir em recompensas para as pessoas desde que delas possam receber contribuições ao alcance de seus objetivos. A remuneração total de um funcionário é constituída de três componentes principais.
Qual a alternativa que lista corretamente esses três componentes?

Alternativas
Comentários
  • Os Três Componentes Da Remuneração Total

    1- Remuneração Básica

    Pagamento fixo que o funcionário recebe de maneira regular na forma de salário mensal ou na forma de salário por hora.
    É a remuneração em dinheiro recebida pelo trabalhador pela venda de sua força de trabalho. 

    2- Incentivos Salariais
    São programas desenhados para recompensar funcionários com bom desempenho.
    Os incentivos são concedidos sob diversas formas, como bônus e participação nos resultados a título de recompensa por resultados alcançados. 

    3- Benefícios
    Quase sempre denominada remuneração indireta.
    Muitas empresas além de ter uma política de tabela de salários, oferecem uma série de benefícios, que diretamente influenciam no ganho do profissional. 


    Fonte: http://cursosnocd.com.br/recursos-humanos/remuneracao.htm
  • A remuneração total, conforme CHIAVENATO, inclui: remuneração básica, os incentivos e, por fim, os benefícios.

     

    Remuneração Básica: Salário Mensal, Salário por hora;
    Incentivos Salariais: Bônus, Participação nos lucros;
    Benefícios: Seguro-saúde, Seguro alimentação;

     

  • Aula de Gestão de Pessoas - O Processo de Recompensar - Remuneração Total - Prof. Marco Ferrari - Editora Atualizar

    Link: https://www.youtube.com/watch?v=DLOk2x1l-Y8


ID
1542448
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O Recrutamento pode ser interno ou externo, apresen- tando vantagens e desvantagens. Assinale a alternativa que apresenta uma desvantagem do recrutamento externo:

Alternativas
Comentários
  • a) Vantagem

    b) Na verdade incentiva sim.

    c) Vantagem

    d) Vantagem

    e) Desvantagem no recrutamento externo (GABARITO)


ID
1542451
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A seleção de pessoal comporta alguns modelos de decisão sobre candidatos. O modelo pelo qual há um só candidato e uma só vaga a ser preenchida por aquele candidato não inclui a alternativa de rejeitar o candidato. O candidato apresentado deve ser admitido sem qualquer rejeição. O conceito acima apresentado refere-se ao modelo de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B —  1. Modelo de colocação. Há um só candidato e uma só vaga a ser preenchida por aquele candidato. Este modelo não inclui a alternativa de rejeitar o candidato. O candidato apresentado deve ser admitido sem sofrer qualquer rejeição.


    CHIAVENATO (2010)

  • Como processo de decisão, convém lembrar que a seleção de pessoal implica três modelos de comportamento (CASSARRO, 2003): 


    Modelo de colocação: quando não se contempla o aspecto de rejeição. Nesse modelo há apenas um candidato para uma vaga que deve ser preenchida.

    Modelo de seleção: quando há vários candidatos para cobrir uma vaga. As características de cada candidato comparam-se com os requisitos que o cargo a ser provido exija. Podem ocorrer duas alternativas: aprovação ou rejeição. Se o candidato não for aceito (rejeição), simplesmente sai do processo, porque há outros aspirantes ao cargo e só um deles poderá ser admitido. Parte-se do princípio de que as vagas devem ser preenchidas com pessoas idôneas. 

    Modelo de classificação: é o enfoque amplo e situacional, nele há vários candidatos que podem aspirar a várias vagas. As características de cada candidato comparam-se aos requisitos exigidos pelo cargo.


    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO
    http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/44643/a-selecao-de-pessoal-como-processo-de-decisao#ixzz3d3xugJRi

  • Aula sobre Modelos de Decisão no Processo de Seleção - Gestão de Pessoas - Prof. Fábio Toledo - CONCURSO VIRTUAL

    Link: https://www.youtube.com/watch?v=Vs24ZSrRYxg

  • COLOCAÇÃO -> 1 VAGA - 1 CANDIDATO

    SELEÇÃO-> 1 VAGA - VÁRIOS CANDIDATOS

    CLASSIFICAÇÃO-> VÁRIAS VAGAS - VÁRIOS CANDIDATOS


ID
1542454
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A administração é definida de muitas maneiras por estudiosos desse assunto. Com o passar dos anos, as definições foram se adaptando ao processo de evolução, e definições mais modernas estão surgindo como, por exemplo,
“Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros” (Montana, 2003).

Podemos destacar como um aspecto importante nessa definição

Alternativas
Comentários
  • Resposta é letra D. Embora desnecessário esse tipo de comentário. 


ID
1542457
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Planejamento, em uma organização, pode ser visto de três maneiras diferentes: planejamento estratégico, tácito e operacional. O planejamento estratégico e o estabelecimento de objetivos apresentam algumas etapas. Uma delas é

Alternativas
Comentários
  • gab. E (questão, em minha humilde opinião, mal elaborada)

  • também achei

  • Basicamente a b tá errada pois o verbo da alternativa não foi conjugado da mesma forma do que o da fonte da banca( deve e não deveria) não que isso mude de alguma forma o sentido da informação, mas para a banca, se você não decorar fotograficamente as afirmações você se rala. 

    1- Identificação do que a organização pode fazer. Isso pode ser determinado pelo ambiente, principalmente em termos da oportunidade de mercado; 2- Avaliação do que a organização deve fazer em termos de seus recursos e capacidades; 3- Decidir o que a organização deveria fazer em termos de valores e das aspirações da administração; 4- Determinar o que a organização deveria fazer em termos de suas obrigações para com os segmentos da sociedade e seus acionistas.; 5- Relacionar as oportunidades, as capacidades, os valores e as obrigações para com a sociedade, a um nível aceitável de risco, em busca da missão da organização.

     

    http://www.professorcezar.adm.br/Textos/DecorrenciaTeoriaNeoclassica.pdf

  • Acho administração MTO SUBJETIVA. Têm muitos conceitos parecidos, a gente se atrapalha. No direito é ou não é.

    Sei lá... 

  • mas hein? super subjetiva hein. inventanda da cabeça do examinador.

  • O processo de planejamento, ou a determinação da estratégia, e o
    estabelecimento de objetivos podem ser divididos em cinco etapas principais:


    1- Identificação do que a organização pode fazer. Isso pode ser determinado pelo
    ambiente, principalmente em termos da oportunidade de mercado;
    2- Avaliação do que a organização deve fazer em termos de seus recursos e
    capacidades;
    3- Decidir o que a organização deveria fazer em termos de valores e das
    aspirações da administração;
    4- Determinar o que a organização deveria fazer em termos de suas obrigações
    para com os segmentos da sociedade e seus acionistas.;

    5- Relacionar as oportunidades, as capacidades, os valores e as obrigações para
    com a sociedade, a um nível aceitável de risco, em busca da missão da
    organização.
     

    Fonte: http://www.professorcezar.adm.br/Textos/DecorrenciaTeoriaNeoclassica.pdf

  • Essa é aquela questão que a pessoa que faz, decide qual vai ser o gabarito de acordo com o humor dela.

  • Questão interpretativa:

    Planejamento estratégico é direcionado ao logo prazo,formalizado na alta administração e considera o ambiente interno e externo

    GAB: E "...organização deveria fazer em termos de suas obrigações para com os segmentos da sociedade e seus acionistas."

  • É planejamento! Então não cabe usar verbos como "deveria"... Se está planejando então "deve" alguma coisa.

    Em controle é que se pode usar "deveria". Em planejamento não!

    Não entendi...

  • É planejamento! Então não cabe usar verbos como "deveria"... Se está planejando então "deve" alguma coisa.

    Em controle é que se pode usar "deveria". Em planejamento não!

    Não entendi...


ID
1542460
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Nos princípios gerais da administração, “o controle” pode assumir alguns significados na organização. O controle como função coercitiva é considerado

Alternativas
Comentários
  • 1-Controle como função coercitiva: é negativo limitativo, coercitivo, delimitativo, manipulativo.

    2- Controle como sistema automático de regulação: funcionamento automático de um sistema.

    3-Controle como função administrativa:é o controle como parte do processo administrativo.

  • como ja citei anteriormente gabrielli, você não precisa dar o gabarito, se quer deixar algum comentário que ele seja útil , pois até então só a vejo postando o gabarito,sem necessidade alguma!


  • Dizer que o controle nao faz parte de um processo administrativo, aí é fim né...

  • Anderson Pereira,

    um comentário citando o gabarito da questão é útil para aqueles que não são usuários pagantes.

  • Ga: B

     


ID
1542463
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

“Arquivo” pode ser definido como a entidade ou órgão administrativo responsável pela custódia, pelo tratamento documental e pela utilização dos arquivos sob sua jurisdição. Os arquivos podem ser classificados em públicos e privados. Fazem parte dos privados

Alternativas
Comentários
  • Arquivos Públicos: são aqueles mantidos por entidades de caráter público, seja na esfera federal, estadual ou
    municipal. Ex: arquivo do STJ, arquivo da Prefeitura de São Paulo e arquivo do Senado Federal.
    Arquivos Privados: são mantidos por instituições de caráter particular. Ex: arquivo do Bradesco, arquivos das
    Lojas Americanas.

    Obs.: confesso que não concordo muito com o gabarito da banca (c), acredito que o correto seria a letra (d).

  • Gente essa questão deveria ter sido anulada. O correto mesmo seria a letra D.

  • eu tambem discordo da alternativa c. pra mim , a correta é a d

  • Alternativa correta C.

    Também pensei na D. Porém, particular e pessoal são a mesma coisa.

    Já com relação a alternativa correta (C) :

    Institucionais: Mantidos por associações , Igrejas ou entidades sem fins lucrativos;

    Pessoais ou familiares: Quando mantidos por pessoas físicas.
  • Classificação quanto às entidades mantenedoras

     Esta classificação parte do entendimento acerca da origem dos documentos de arquivo, em face das características das organizações. De acordo com Paes (2007, p.21), quanto à entidade mantenedora, os arquivos podem ser classificados da seguinte forma:

     PÚBLICO Federal Central Regional Estadual / DF Municipal 

    INSTITUCIONAIS Instituições Educacionais Igrejas Corporações nãolucrativas Sociedades, associações 

    COMERCIAIS Firmas Companhias 

    FAMILIAIS OU PESSOAIS


    Públicos: são aqueles produzidos e mantidos por instituições públicas nas esferas federal, estadual e municipal, no desempenho de suas atribuições administrativas, legislativas e/ou judiciárias. Também são considerados públicos os arquivos acumulados por empresas privadas encarregadas da gestão de serviços públicos.

     Privados: consideram-se arquivos privados os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades.

  • Tipos de Arquivos

    Baseados nas primeiras definições podemos dizer que existem vários tipos de Arquivos, tudo depende dos objetivos e competências das entidades que os produzem.

     Os Arquivos podem ser classificados:

    Segundo as entidades criadoras/mantenedoras

    • Públicos (federal, estadual, municipal)

    • Privados

    – Institucional (empresas, escolas, igrejas, sociedades, clubes, associações).

    - Pessoais (fotos de família, cartas, originais de trabalhos, etc.).

    vide http://www.siarq.unicamp.br/siarq/images/siarq/pesquisa/textos_tecnicos/organizacao_arquivos_correntes_intermediarios.pdf


ID
1542466
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A finalidade da mensagem é um fator importante que o redator de atos oficiais deve levar em consideração, pois quem recebe uma mensagem deve saber o seu propósito. O redator de atos oficiais deve preocupar-se com determinadas peculiaridades semânticas da terminologia administrativa.

Com base nos cuidados que o redator de atos oficiais deve ter, considere as medidas abaixo.

I - Estar informado de certas praxes do estilo oficial.

II - Valer-se de algumas das modernas conquistas da ciência da comunicação.

III - Considerar o destinatário antes de emitir a mensagem.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Ridícula questão, pois em primeiro lugar não existe "praxe" nenhuma, muito menos "estilo oficial", o que existe é linguagem padrão, padrão ofício e demais informações que devem ser levadas em conta para encaminhar qualquer documento oficial.

  • Concordo com a colega, e pesquisando o manual de redação da presidência da republica nada diz sobre "praxe" e de "modernas conquistas da ciência.."

    Questão muito ordinária !!!

  • Correta "E"

    O redator deve estar informado sobre as formas especias que requerem a edição de documentos oficiais, assim como, usufruir de benefícios da comunicação como "correio eletrônico" e atender as peculiaridades do destinatário.

  • As bancas não utilizam somente o MRPR, utiliza-se muito Kaspary (2007) e Martins (2010). 

  • I - Estar informado de certas praxes do estilo oficial. 

    sim, praxe no sentido de jeitos, procedimentos...

    II - Valer-se de algumas das modernas conquistas da ciência da comunicação. 

    sim, usa-se computador hoje pra digitar docs etc..

    III - Considerar o destinatário antes de emitir a mensagem. 

    sim.

    Gabarito E

  • Questão de elaboração duvidosa. 

     

  • III - considerar... Vocativo.


ID
1542469
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Segundo Hely Lopes Meirelles, Atestados Administrativos "são atos pelos quais a Administração comprova um fato ou uma situação de que tenha conhecimento por seus órgãos competentes". Segundo o conceito acima, o atestado comprova fatos ou situações transeuntes, passíveis de modificações frequentes. O atestado, portanto, é uma mera __________ e, como ato administrativo enunciativo, é, em síntese, uma _____________.

Qual a alternativa que apresenta as expressões corretas para o preenchimento das lacunas, respectivamente?

Alternativas
Comentários
  • O atestado é uma declaração sobre algo temporário, enquanto a certidão se dá a respeito de algo permanente.

    Ex de atestado: um atestado para provar que você faltou ao serviço por motivos médicos.

    Ex de certidão (caráter permanente): certidão de óbito/nascimento.

    Assim, o atestado é uma declaração, uma afirmação oficial de que algo ocorreu (ex denovo: provar que você faltou ao serviço por motivos de saúde).

    gabarito letra B.

  • Atestado é o documento mediante o qual a autoridade comprova um fato ou situação de que tenha conhecimento em razão do cargo que ocupa ou da função que exerce.

    O atestado comprova fatos ou situações não necessariamente constantes em livros, papéis ou documentos em poder da Administração. Destina-se, basicamente, à comprovação de fatos ou situações transeuntes, passíveis de modificações frequentes.

    Tratando-se de fatos ou situações permanentes e que constam nos arquivos da Administração, o documento apropriado para comprovar sua existência é a certidão.

    O atestado é mera declaração, ao passo que a certidão é uma transcrição.

    Ato administrativo enunciativo, o atestado é, em síntese, afirmação oficial de fatos.


ID
1542472
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No nível de decisões a serem tomadas na organização, descentralizar é conceder aos funcionários mais próximos do problema uma oportunidade para resolvê-lo.

Com base nessa premissa, considere as afirmações abaixo.

I - A descentralização permite que os funcionários tenham oportunidade de explorar os problemas.

II - Na descentralização, eles podem discutir soluções viáveis e resolver como implementá-las.

III - Com a descentralização, as decisões seriam tomadas por poucos e a solução encaminhada para aqueles que executam o trabalho.

Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Item I - Como, dentro da contextualização do propósito da descentralização, dizer que não permite? que o objetivo da descentralização não é motivar o trabalhar para buscar soluções aos problemas? a sentir-se parte da empresa? 


     No nível de decisões a serem tomadas na organização, descentralizar é conceder aos funcionários mais próximos do problema uma oportunidade para resolvê-lo.



    Item II - Na descentralização, eles podem discutir soluções viáveis e resolver como implementá- las. Correta, simplesmente por que tem a mesma lógica da alternativa I e da abordagem neoclássica, da descentralização, do empowerment. 



    Item III - Esta lógica preserva o modelo de centralização, ou seja, decisão tomada por poucos (alta cúpula ou média), repassada aos operários/trabalhadores da base, a quem compete a execução.

  • A torcida do Flamengo em peso colocou "d". kkk .

  • Esse conceito de descentralização não está errado hein? Certo deveria ser desconcentração, já que é dentro de uma mesma PJ.

  • HAHAHAHA ja cansado marquei as corretas, fiz todo raciocinio certo. Não vou errar no dia da prova!  ;)


ID
1542475
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Conforme Di Pietro, serviço público é “toda atividade material que a Lei atribui ao Estado para que exerça diretamente ou por meio de seus delegados, com o objetivo de satisfazer concretamente às necessidades coletivas, sob regime jurídico total ou parcialmente público”. Podemos então dizer que “serviço público” é aquele que a Administração Pública presta à ____________________, porque reconhece a sua ___________________ para a sobrevivência do grupo social e do próprio Estado.

Qual a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas acima?

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Atividade da Administração Pública que tem por fim assegurar de modo permanente, contínuo e geral, a satisfação de necessidades essenciais ou secundárias da sociedade, assim por lei consideradas, e sob as condições impostas unilateralmente pela própria Administração. (MOREIRA NETO, 2000, p. )


    Pode-se dizer que serviço público é aquele que a Administração Pública presta à comunidade porque reconhece a sua essencialidade para a sobrevivência do grupo social e do próprio Estado.


  • Questão confusa. :~ #umdiachegamoslá #maispertoquelonge o/

  • Algumas definições sobre os serviços públicos...

    Serviços Públicos - são os que a Administração presta diretamente à comunidade, por reconhecer sua essencialidade e necessidade para a sobrevivência do grupo social e do próprio Estado. Por isso mesmo, tais serviços são considerados privativos do Poder Público, no sentido de que só a Administração deve prestá-los, sem delegação a terceiros. Ex.: defesa nacional, de polícia, de preservação da saúde pública.

    Serviços de Utilidade Pública - Serviços de utilidade pública são os que a Administração, reconhecendo sua conveniência (não essencialidade, nem necessidade) para os membros da coletividade, presta-os diretamente ou aquiesce em que sejam prestados por terceiros (concessionários, permissionários ou autorizatários), nas condições regulamentadas e sob seu controle, mas por conta e risco dos prestadores, mediante remuneração dos usuários. Ex.: os serviços de transporte coletivo, energia elétrica, gás, telefone.

    Serviços próprios do Estado - são aqueles que se relacionam intimamente com as atribuições do Poder Público (Ex.: segurança, polícia, higiene e saúde públicas etc.) e para a execução dos quais a Administração usa da sua supremacia sobre os administrados. Não podem ser delegados a particulares. Tais serviços, por sua essencialidade, geralmente são gratuitos ou de baixa remuneração.

    Serviços impróprios do Estado - são os que não afetam substancialmente as necessidades da comunidade, mas satisfazem interesses comuns de seus membros, e, por isso, a Administração os presta remuneradamente, por seus órgãos ou entidades descentralizadas (Ex.: autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações governamentais), ou delega sua prestação.

    Serviços Gerais ou “uti universi” - são aqueles que a Administração presta sem Ter usuários determinados, para atender à coletividade no seu todo. Ex.: polícia, iluminação pública, calçamento. Daí por que, normalmente, os serviços uti universi devem ser mantidos por imposto (tributo geral), e não por taxa ou tarifa, que é remuneração mensurável e proporcional ao uso individual do serviço.

    Serviços Individuais ou “uti singuli” - são os que têm usuários determinados e utilização particular e mensurável para cada destinatário. Ex.: o telefone, a água e a energia elétrica domiciliares. São sempre serviços de utilização individual, facultativa e mensurável, pelo quê devem ser remunerados por taxa (tributo) ou tarifa (preço público), e não por imposto.

    Serviços Industriais - são os que produzem renda mediante uma remuneração da utilidade usada ou consumida. Ex.: ITA, CTA.

    Serviços Administrativos - são os que a administração executa para atender as suas necessidades internas. Ex.: Imprensa Oficial

    FONTE:http://www.tudosobreconcursos.com/materiais/direito-administrativo/classificacao-dos-servicos-publicos

  • GAB.: A

    Serviços Públicos - são os que a Administração presta diretamente à comunidade, por reconhecer sua essencialidade e necessidade para a sobrevivência do grupo social e do próprio Estado. Por isso mesmo, tais serviços são considerados privativos do Poder Público, no sentido de que só a Administração deve prestá-los, sem delegação a terceiros. Ex.: defesa nacional, de polícia, de preservação da saúde pública.

    Serviços de Utilidade Pública - Serviços de utilidade pública são os que a Administração, reconhecendo sua conveniência (não essencialidade, nem necessidade) para os membros da coletividade, presta-os diretamente ou aquiesce em que sejam prestados por terceiros (concessionários, permissionários ou autorizatários), nas condições regulamentadas e sob seu controle, mas por conta e risco dos prestadores, mediante remuneração dos usuários. Ex.: os serviços de transporte coletivo, energia elétrica, gás, telefone.

    Serviços próprios do Estado - são aqueles que se relacionam intimamente com as atribuições do Poder Público (Ex.: segurança, polícia, higiene e saúde públicas etc.) e para a execução dos quais a Administração usa da sua supremacia sobre os administrados. Não podem ser delegados a particulares. Tais serviços, por sua essencialidade, geralmente são gratuitos ou de baixa remuneração.

    Serviços impróprios do Estado - são os que não afetam substancialmente as necessidades da comunidade, mas satisfazem interesses comuns de seus membros, e, por isso, a Administração os presta remuneradamente, por seus órgãos ou entidades descentralizadas (Ex.: autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações governamentais), ou delega sua prestação.

    Serviços Gerais ou “uti universi” - são aqueles que a Administração presta sem Ter usuários determinados, para atender à coletividade no seu todo. Ex.: polícia, iluminação pública, calçamento. Daí por que, normalmente, os serviços uti universi devem ser mantidos por imposto (tributo geral), e não por taxa ou tarifa, que é remuneração mensurável e proporcional ao uso individual do serviço.

    Serviços Individuais ou “uti singuli” - são os que têm usuários determinados e utilização particular e mensurável para cada destinatário. Ex.: o telefone, a água e a energia elétrica domiciliares. São sempre serviços de utilização individual, facultativa e mensurável, pelo quê devem ser remunerados por taxa (tributo) ou tarifa (preço público), e não por imposto.

    Serviços Industriais - são os que produzem renda mediante uma remuneração da utilidade usada ou consumida. Ex.: ITA, CTA.

    Serviços Administrativos - são os que a administração executa para atender as suas necessidades internas. Ex.: Imprensa Oficial


ID
1542478
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Os poderes inerentes à administração pública decorrem de princípios que, antes de serem vistos como faculdade, devem ser entendidos como poder-dever. Entre os principais poderes, tem-se:

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    Os poderes da Administração decorrem dos princípios da Administração como, por exemplo, o da moralidade e legalidade. “Tais poderes são inerentes à Administração Pública pois, sem eles, ela não conseguiria fazer sobrepor –se a vontade da lei à vontade individual, o interesse público ao interesse privado.” (DI PIETRO, p.86). Apesar de o vocábulo “poder” dar a impressão de faculdade, na realidade trata-se de um “poder-dever”, pois, é reconhecido ao poder público que seu exercício em favor da coletividade e os poderes são irrenunciáveis. Cabe ressaltar de que como são prerrogativas de autoridade, só podem ser exercidos nos limites da lei. Maria Sylvia Zanella di Pietro usa nomenclatura diferente da aprendida na sala de aula, ela define como poderes o normativo, o disciplinar, os decorrentes da hierarquia e o poder de polícia.


  • Existe diferença entre "poderes" e "Poderes".

     


ID
1542481
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Não definido

Os servidores públicos constituem uma das quatro categorias de agentes da administração pública. Os demais são:

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    Os particulares em colaboração com o Poder Público não fazem parte do Estado, eles exercem função pública, entretanto, não deixam de ser particulares. O autor Celso Antônio Bandeira de Mello define estes particulares em colaboração da seguinte forma: em primeiro lugar, os requisitados, que exercem munus público e são os recrutados para o serviço militar obrigatório; os jurados e os que trabalham nos cartórios eleitorais, quando das eleições; os gestores de negócios públicos que assumem a gestão da coisa pública livremente, em situações anormais e urgentes; os contratados por locação civil de serviços; os concessionários e os permissionários de serviços públicos, os delegados de função ou ofício público, os que praticam atos que são de competência do Estado e têm força jurídica oficial.



    São militares as pessoas físicas que prestam serviços às Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), e às Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, Distrito Federal e Territórios, com vínculo estatutário sujeito a regime jurídico próprio, mediante remuneração paga pelo Governo.


    Segundo Celso Antônio Bandeira de Mello, “Agentes políticos são os titulares dos cargos estruturais à organização política do Estado, isto é, são os ocupantes dos cargos que compõem o arcabouço constitucional do Estado”.

    São agentes políticos os Chefes dos Poderes executivos de todas as esferas de governo e seus auxiliares, além dos Senadores, Deputados e Vereadores. Existe uma tendência de se reconhecer também como agentes políticos os membros da Magistratura e do Ministério Público. 


  • Acho que a pergunta foi mal elaborada. Por que como o cara referiu acima particulares em colaboração nao fazem parte do quadro da administração pública, eles podem se enquadar em agentes delegados ou credenciados. Ainda, a ente político não entra no quadro da adm pública.]

     

     

    namoral... essas coisas mais atrapalham que ajudam.

  • São nesses momentos que eu começo a eliminar as opções por exclusão e razoabilidade.

    Servidor Público pode ser Estatutário. A letra (a) está errada, pois estatutário está dentro da categoria "servidor público".

    Letra (b), idem à letra (a). E servidor temporário é servidor público, mesmo raciocínio.

    Gestor de negócios é uma hipótese desalinhada com a idéia de servidor público, letra (c) absurda.

    letra (e) idem à letra (b).

    DEMAIS ESCLARECIMENTOS JÁ ESTÃO NO COMENTÁRIO DO COLEGA TIAGO COSTA.

    Sucesso e excelentes estudos.

     


ID
1542484
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

________________ consiste em determinar as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos planejados na organização, com atribuição de autoridade e responsabilidade.

Assinale a alternativa que preenche a lacuna correta- mente.

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    Organizar consiste em:

    • Determinar as atividades específicas necessárias aoalcance dos objetivos planejados (especialização).

    • Agrupar as atividades em uma estrutura lógica(departamentalização). Consiste em agrupar e integrar,com base em critérios racionais, tarefas, atividades e funcionários.

    • Designar as atividades às específicas posições e pessoas (cargos e tarefas).

ID
1542487
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Para o administrador executar o processo administrativo, é necessária uma adequada combinação de três tipos de habilidades. Para que esse processo ocorra de forma eficaz, estarão envolvidas habilidades conceituais, técnicas e humanas.

Com base na correta relação entre o nível hierárquico e as habilidades, considere as afirmativas abaixo.

I - Em nível institucional relacionado à alta direção, por ser um cargo de alto nível, mais habilidade técnica será requerida.

II - Quanto mais operacional o cargo a ser ocupado, mais habilidade técnica será requerida.

III - Quanto mais operacional o cargo a ser ocupado, mais habilidade conceitual será requerida.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Nível estratégico = habilidades conceituais;

    Nível tático = habilidades humanas;

    Nível operacional = habilidades técnicas.


    Habilidades segundo Robert L. Katz.

  • Gabarito: Letra B

    Quanto mais operacional o cargo a ser ocupado, mais habilidade técnica será requerida.

  • Amigo, o Cespe não adota o entendimento de que o instituto da transação penal seja direito subjetivo do acusado, na verdade é um poder dever do Estado. É o que tenho visto nas questões da banca que venho resolvendo.