SóProvas



Prova FUNDATEC - 2010 - CEEERS - Administrador


ID
1068712
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo MAXIMIANO (2004), os conhecimentos administrativos são produzidos pela observação e pela análise crítica da experiência prática das organizações e de seus administradores. Para o autor, as principais fontes desses conhecimentos são:

I. Premissas.
II. Experiência prática de administradores e todos os tipos de organizações.
III. Métodos científicos.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Segundo maxiamano (2004), o conhecimento administrativo é formado pelos relatos da experiência prática ( ex: experiências registradas por Taylor, Fayol, Steve Jobs) e pelos métodos científicos ( experimento científico  e levantamento simples: como entrevistas, questionários observação direta, medir a produtividade de uma máquina ou pessoa)


ID
1068715
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Conforme CHIAVENATO (2006), sigma é uma medida de variação estatística, e ela se refere à frequência com que cada operação ou transação utiliza mais do que os recursos mínimos para satisfazer o cliente. Uma organização está no nível “6-Sigma” quando registra apenas três defeitos em um milhão, traduzindo em uma redução de custos significativa. Para o autor, o “6-Sigma” busca a eficácia organizacional nas seguintes dimensões conjuntas:

I. Redução do desperdício.
II. Redução dos defeitos.
III. Envolvimento das pessoas.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • E__)

     

     programa Seis Sigma (Six Sigma) foi desenvolvido pela empresa Motorola nos anos 1980. Após essa empresa, muitas outras adotaram o programa, pela sua capacidade de reduzir custos, aumentar a qualidade e atingir resultados significativos.
    Basicamente, o objetivo direto do programa é a redução da variabilidade dos processos de trabalho, de modo que estes atinjam uma redução significativa dos seus defeitos.
    A expressão Seis Sigma indica um objetivo principal do programa, que é atingir um nível de defeitos de 3,4 peças por milhão, ou seja, quase defeito zero .23 Quanto maior o número de “sigmas”, menor o número de problemas no processo. O programa busca gerar um processo com um percentual de 99,9997% de sucesso.24
    A implantação do Seis Sigma envolve uma série de projetos de melhoria que utiliza uma técnica chamada DMAIC (que deriva das palavras inglesas: define, measure, analyze, improve e control). Essa é uma técnica muito semelhante ao PDCA, que já vimos. De acordo com Carvalho e Paladini,25
    Diversas ferramentas são utilizadas de maneira integrada às fases do DMAIC, constituindo um método sistemático, disciplinado, baseado em dados, e no uso de ferramentas estatísticas para se atingir os resultados almejados pela organização.
    Naturalmente, as fases do DMAIC podem demandar ferramentas estatísticas e de análise diferentes, de acordo com a situação e especificidades dos processos de trabalho a serem melhorados. Basicamente, todas as ferramentas da gestão da qualidade podem ser utilizadas no DMAIC, como o diagrama de Ishikawa, o diagrama de Pareto, o gráfico de controle, entre outros.
    A seguir vocês podem ver os principais passos do DMAIC:

    Figura 13.14 – DMAIC
     (Baseado em: Mello 2011)
    As equipes de trabalho que serão responsáveis pelo programa são formadas por diversos níveis “hierárquicos” de acordo com a experiência e os conhecimentos do programa. Os principais níveis são:26 Sponsors, Champions, Master Black Belts, Black Belts, Green Belts e White Belts.

    Figura 13.15 – Níveis do Six Sigma
    Essa hierarquia de responsabilidades ou de papéis define a participação de cada membro no programa, mas mesmo os que não estão diretamente envolvidos no Seis Sigma devem participar da busca pela qualidade, pois esta deve envolver todos os membros da organização

  • Cuidado para não jogar qualquer texto aqui e tentar justificar a resposta.

    A questão saiu do livro Administração da Produção do Chiavenato.

    Chiavenato (p. 68 - 69):

    Sigma é uma medida de variação estatística que se refere à frequência com que determinada operação de um processo produtivo utiliza mais do que os recursos mínimos para satisfazer o clientes.

    [...]

    O 6-sigma busca a eficácia organizacional em três dimensões que devem funcionar em conjunto:

    Redução do desperdício: por meio do conceito de empreendimento enxuto (lean enterprise), ou esforço de tempo futuro, ou redução do ciclo de tempo ou ainda eliminação do desperdício do sistema ou de coisas que não têm valor para o cliente, imprimindo velocidade à empresa.

    Redução dos defeitos: é o 6-sigma em si.

    Envolvimento das pessoas: as pessoas trabalham em equipes de maneira conjunta e integrada e totalmente envolvidas com as metas de melhoria.


ID
1068718
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

WRIGHT, KROLL e PARNELL (2007) definem a administração estratégica como um processo contínuo de determinação da missão e dos objetivos da empresa. Conforme os autores, a administração estratégica envolve os seguintes níveis de análise:

I. O macroambiente da empresa.
II. O setor em que ela opera.
III. A própria empresa.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • E__)

     

    Planejamento e Estratégia
    A administração (ou gestão) estratégica é um conceito abrangente e novo. De acordo com Pearce e Robinson,1
    é um processo que consiste no conjunto de decisões e ações que visam proporcionar uma adequação competitivamente superior entre a organização e seu ambiente, de forma a permitir que a organização alcance seus objetivos.
    Desse modo, a administração estratégica é um conceito que é mais abrangente do que um simples planejamento estratégico. Existem algumas diferenças entre a doutrina com relação à ordem das fases principais, mas os principais modelos separam essa gestão em três fases: o planejamento estratégico, a execução (ou implementação) estratégica e o controle estratégico.

    Figura 3.1 – Fases da Gestão Estratégica
    Já Sobral e Peci citam mais fases do processo de Administração Estratégica.2 Eles fazem um “desdobramento” das fases do planejamento estratégico: diagnóstico da situação atual, análise estratégica, formulação estratégica, implementação estratégica e controle estratégico.

    Figura 3.2 – Fases da Administração Estratégica. (Adaptado de Sobral e Peci 2008)
    De certa forma, a fase do planejamento estratégico (que no modelo de Sobral engloba as três primeiras fases) monta um diagnóstico da situação da organização e das oportunidades e ameaças que a cercam. Com isso, podemos formular uma estratégia adequada às possibilidades da empresa.
    Estando a estratégia “montada”, a organização poderia partir para a execução, ou implementação estratégica. Nessa fase, os planos são cumpridos e as atividades e processos da empresa seguem o que foi definido na etapa de formulação.
    Continuando, durante e após a execução estratégica, o gestor deve monitorar o desempenho da organização e avaliar se o que foi planejado está sendo “cumprido”. Esse processo é chamado de controle estratégico.
    Com a fixação das metas qualitativas e quantitativas, e os dados fornecidos pelos instrumentos de controle, serão possíveis a correção dos erros e a disseminação das práticas que deram certo. Portanto, o feedback (realimentação ou retroalimentação) fornecido nessa fase auxilia o aprendizado organizacional.


ID
1068721
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O planejamento é a função administrativa que define quais os objetivos devem ser atingidos e como se deve fazer para atingi-los. O planejamento produz um resultado imediato: o plano. Para CHIAVENATO (2006), o plano é o produto do planejamento e tem um propósito comum: previsão, programação e coordenação lógica de eventos. Conforme o autor, os tipos de planos são os seguintes:

I. Relacionados a métodos – procedimentos.
II. Relacionados a dinheiro – orçamentos.
III. Relacionados a tempo – regras.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • B)

    O planejamento tático deve observar as diretrizes gerais estipuladas no planejamento estratégico e determinar os objetivos específicos de cada unidade ou departamento.
    Dessa forma, os gerentes devem detalhar os objetivos de cada setor (Gerência de Finanças, por exemplo) para que os objetivos estratégicos da empresa se realizem. Um planejamento tático costuma ser focado no médio prazo.
    Já o planejamento operacional irá determinar as ações específicas necessárias para cada atividade ou tarefa importante da organização. Seus objetivos são bem detalhados e específicos.
    Esse planejamento também é um desdobramento do planejamento tático, pois irá estabelecer como as tarefas devem ser cumpridas para que, somadas, os objetivos táticos (e os estratégicos) sejam atingidos. Nesse nível, o planejamento é focado no curto prazo e é constantemente revisto.
    Vamos ver como isso já foi cobrado?
    1. (Cespe/Serpro/Gestão empresarial/2008) Há consenso entre as metodologias de que o planejamento estratégico deve ter início com o estabelecimento dos objetivos gerais da organização.
    Não existe esse consenso. Como já mencionamos anteriormente, Chiavenato12 acredita que o planejamento se inicia com a definição dos objetivos. Já Oliveira13 acredita que este se inicia com o diagnóstico estratégico.
    Dessa forma, não existe um consenso sobre a ordem dessas fases. O gabarito é questão errada.

  • Procedimentos  - métodos;

    Orçamento ou Budgets - dinheiro;

    Programas - tempo;

    Regulamentos - pessoas.

     

    Fonte: Maximiano

  • GABARITO: LETRA B

    TIPOS DE PLANOS

    1. Procedimentos: são planos relacionados a métodos de trabalho ou de execução. Quase sempre, os procedimentos são planos operacionais. São representados por gráficos denominados fluxogramas.

    2. Orçamentos: são planos relacionados a dinheiro, receita ou despesa, dentro de um determinado espaço de tempo. os orçamentos são planos estratégicos quando envolvem a empresa como uma totalidade e abrangem um período longo, como é o caso do planejamento financeiro estratégico. São planos táticos quando cobrem determinada unidade ou departamento da empresa por médio prazo, como são os orçamentos departamentais de despesas e que envolvem o exercício anual, ou os orçamentos anuais de despesas de propaganda etc. São planos operacionais quando a dimensão é local e sua temporalidade é de curto prazo, como é o caso do fluxo de caixa (cash flow), dos orçamentos de reparos ou de manutenção etc.

    3. Programas ou programações: são os planos relacionados a tempo. Os programas se baseiam na correlação entre duas variáveis: tempo e atividades a serem executadas. os métodos de programação variam, indo desde programas simples (nos quais se utiliza um simples calendário para programar atividades, como uma agenda) até programas complexos (que exigem técnicas matemáticas avançadas ou processamento de dados por computador para correlacionar interdependências entre variáveis). A programação — seja simples ou complexa — constitui uma ferramenta básica no planejamento. O programa mais simples é o cronograma: um gráfico de dupla entrada no qual as linhas representam as tarefas ou atividades e as colunas definem espaços de tempo (horas, dias ou meses). os programas complexos utilizam técnicas complicadas, como pert (program evaluation review technique) — técnica de avaliação e revisão de programas.

    4. Regras ou regulamentos: são planos operacionais relacionados a comportamentos solicitados às pessoas. Especificam como as pessoas devem se comportar em determinadas situações. visam substituir o processo decisório individual, restringindo o grau de liberdade das pessoas em determinadas situações previstas de antemão.

    MEUS RESUMOS DAS AULAS DO PROF. PETRONIO CASTRO.

  • orçamento - dinheiro

    programa - tempo

    procedimento - método

    regulamentos - comportamento

    LETRA B

  • A questão cobrou conhecimento sobre os tipos de planos (produtos do planejamento) e com que cada um deles é relacionado.

    De acordo com Chiavenato, há quatro tipos de planos:

    1- Orçamentos. Por orçamento, logo podemos associar a dinheiro. Tem relação com a receita/despesa da organização em um período determinado. De acordo com Chiavenato: "planos relacionados com dinheiro, receita ou despesa, dentro de um determinado período. Conforme suas dimensões e efeitos, os orçamentos são planos estratégicos quando envolvem a empresa como uma totalidade e abrangem um período longo, como é o caso do planejamento financeiro estratégico. São planos táticos quando cobrem uma determinada unidade ou departamento da empresa por médio prazo, como os orçamentos departamentais de despesas e que envolvem o exercício anual, os orçamentos anuais de despesas de propaganda, etc. São planos operacionais quando sua dimensão é local e sua temporalidade é de curto prazo, como fluxo de caixa (cash flow), orçamentos de reparos ou manutenção, etc." (CHIAVENATO, 2014, PÁG 180)

    2- Procedimentos. Possui relação com métodos de trabalho, com a execução. Chiavenato cita que " planos relacionados com métodos de trabalho ou execução. Quase sempre os procedimentos são planos operacionais. São representados por gráficos denominados fluxogramas." (CHIAVENATO, 2014, PÁG 180)

    3- Programas ou programações. Relaciona-se com o tempo! "Os programas se baseiam na correlação entre duas variáveis: tempo e atividades que devem ser executadas. Os métodos de programação podem variar amplamente, desde programas simples (em que se pode utilizar um simples calendário para programar atividades, como uma agenda) até programas complexos (que exigem técnicas matemáticas avançadas ou processamento de dados por meio de computador, para correlacionar as interdependências entre as variáveis)." (CHIAVENATO, 2014, PÁG 180)

    4- Regulamentos. relaciona-se com o comportamento requerido. "Especificam como elas devem se comportar em determinadas situações. Visam a substituir o processo decisorial individual, restringindo o grau de liberdade das pessoas em determinadas situações previstas de antemão". (CHIAVENATO, 2014, PÁG 180)

    I. CERTO. Os procedimentos referem-se a métodos.

    II. CERTO. Os orçamentos referem-se a dinheiro.

    III. ERRADO. Relacionados a tempo são os programas ou programações.

    Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ed. Manole. 2014

    Logo, estão corretos apenas I e II.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA "B".


ID
1068724
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A competição que está ocorrendo hoje no mundo empresarial faz com que as empresas cada vez mais se preocupem com a administração financeira. Um dos aspectos a ser considerado são a administração e as principais transações que afetam o caixa (disponível). Para Marion (2005), as seguintes transações aumentam o caixa (disponível), exceto:

Alternativas

ID
1068727
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Porter argumenta que o potencial de lucro de um setor depende de cinco forças competitivas: a ameaça de novos concorrentes, a intensidade da rivalidade entre os concorrentes existentes, a ameaça de produtos ou serviços substitutos, o poder de barganha dos compradores e dos fornecedores. Segundo WRIGHT, KROLL e PARNELL (2007), a probabilidade de novas empresas entrarem em um setor depende de dois fatores: barreiras de entrada e retaliação esperada por parte dos concorrentes existentes. Para os autores, são barreiras de entrada, exceto

Alternativas
Comentários
  • GAB. A

    Barreiras de entrada: "PECADE"

    Políticas governamentais

    Economia de escala

    Custo de mudança

    Acesso aos canais de distribuição

    Diferenciação do produto

    Exigência de capital

  • A questão tratou do tema “Modelos das cinco forças competitivas de Porter”. Para Porter (apud Chiavenato e Sapiro, 2020), cada uma dessas forças contribuem que haja um nível de competividade setorial. A questão pede o item que NÃO CORRESPONDE A UMA BARREIRA DE ENTRADA.

    ________________________________(1) NOVOS ENTRANTES 

    (2) FORNECEDORES ____ (5) CONCORRENTES NO MERCADO______((3) COMPRADORES

    ________________________________(4) PRODUTOS SUBSTITUTOS 

    AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES. Quando novas organizações entram no negócio, isso força as demais a serem mais eficazes e a concorrerem em um nível mais elevado. Algumas barreiras de entrada (dificultadores de entrada) são as seguintes:

    a) Economia de escala (maior quantidade produzida ao preço final menor);

    b) Diferenciação (produtos únicos e exclusivos na visão do cliente causam fidelidade);

    c) Capital (Recursos iniciais);

    d) Custos de mudança;

    e) Acesso a canais de distribuição.

    f) desvantagens de custo independente de escala (refere-se ao jeito que empresa já faz sua produção e suas vantagens já estabelecidas: tecnologia patenteada, localização, acesso à melhor matéria prima, bons fornecedores...);

    g) Políticas governamentais: regulações;

    h) Retaliação Prevista*: dificuldade que as empresas existentes irão criar para a entrante. Por exemplo: baixar os preços dos produtos próximos ao lançamento dos produtos do novato. *Alguns autores citam “retaliação” como um “fator prejudicial à entrada” e não como barreira.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:

    A)     Crédito abundante.

    CORRETA. A limitação de crédito é que é considerada uma barreira aos novos entrantes. A abundância é um fator positivo para quem quer adentrar em um mercado.

    B)     Economias de escala.

    INCORRETA . É uma das barreiras de entrada. As organizações já pertencentes ao ramo possuem capacidade de produzir mais produtos e isso faz com que a custos final unitário seja menor. Fica difícil da nova empresa competir com isso.

    C)     Exigências de capital.

    INCORRETA . A exigência de um capital grande é uma barreira de entrada.

    D)    Custos de mudança.

    INCORRETA . Custo de mudança alto é uma barreira de entrada.

    E)     Políticas governamentais.

    INCORRETA . A regulação governamental pode representar uma barreira de entrada para novos entrantes. Exemplo: uma empresa de mineração nova vai ter que se adequar a toda a legislação ambiental para conseguir entrar no mercado.

    FONTE: CHIAVENATO, I; SAPIRO, A. "Planejamento Estratégico: da intenção aos resultados". 4ª ed. São Paulo, Atlas. 2020.

    GABARITO: LETRA A.


ID
1068730
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com CHIAVENATO (2006), para a Teoria da Contingência não existe uma universalidade dos princípios de administração nem uma única e melhor maneira de estruturar as organizações. Umas das maneiras encontrada pelas organizações é a estrutura em rede (network organization), em que há transferência de algumas de suas funções tradicionais para empresas ou unidades separadas, que são interligadas através de um órgão coordenador, sendo esse o núcleo central. Para o autor, são vantagens da organização em rede:

I. Flexibilidade da força de trabalho e habilidade em fazer as tarefas onde elas são necessárias.
II. Enfraquecimento da cultura corporativa.
III. Custos administrativos reduzidos.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C 

    VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ESTRUTURA EM REDE 

    Vantagens

    Competitividade global.

    Contratação de serviços somente quando necessário.

    Custos administrativos baixos.

    Dois ou três níveis hierárquicos.

    Desvantagens

    Sem uma cultura corporativa corre-se o risco dos profissionais não terem o comprometimento desejado.

    Falhas eletrônicas podem interferir com o andamento do projeto.

    Organização não tem controle imediato de todas as operações da empresa.

  • A questão solicitou que o candidato soubesse as VANTAGENS da organização em rede.

    O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO EM REDE?

    As redes dinâmicas é uma abordagem que prega que a organização não está ligada diretamente as funções tradicionais, que por sua vez, são exercidas por empresas colaboradoras terceirizadas

    Chiavenato (2014) afirma o seguinte:

    "A estrutura em rede (network organization) significa que a organização desagrega as suas funções tradicionais e as transfere para empresas ou unidades separadas que são interligadas por uma pequena organização coordenadora, que passa a constituir o núcleo central. Assim, produção, vendas, engenharia e contabilidade passam a constituir serviços prestados por unidades separadas que trabalham sob contrato e que são conectadas eletronicamente a um escritório central para efeito de coordenação e integração. A companhia central retém o aspecto essencial do negócio, enquanto transfere para terceiros as atividades que as outras companhias podem fazer melhor e mais barato. Coca-Cola, Pepsico, Nike, McDonald’s, KFC são exemplos de empresas organizadas em redes no mundo todo. Trata-se de uma abordagem revolucionária e que torna difícil reconhecer onde começa e onde termina a organização em termos tradicionais."

    QUAIS AS VANTAGENS DISSO?

    1. Competitividade em escala global, pois aproveita as vantagens no mundo todo e alcança qualidade e preço em seus produtos e serviços.

    2. Flexibilidade da força de trabalho e habilidade em fazer as tarefas onde elas são necessárias. Apresenta flexibilidade para mudar rapidamente sem restrições ou limitações de fábricas próprias ou de equipamentos fixos. A organização pode redefinir-se continuamente em direção a novos produtos e novas oportunidades de mercado.

    3. Custos administrativos reduzidos, pois pode ter uma hierarquia simples de apenas dois ou três níveis hierárquicos contra dez ou mais das organizações tradicionais.

    Fonte: Chiavenato (2014, pág. 524)

    ANALISANDO OS ITENS APRESENTADOS:

    I. CORRETO. "Flexibilidade da força de trabalho e habilidade em fazer as tarefas onde elas são necessárias".

    É uma das vantagens dessa estrutura.

    II. INCORRETO. "Enfraquecimento da cultura corporativa".

    Está errado pois é uma DESVANTAGEM dessa estrutura e não uma vantagem como pede a questão.

    "A lealdade dos empregados é enfraquecida, pois as pessoas sentem que podem ser substituídas por outros contratos de serviços. A cultura corporativa torna-se frágil. Com produtos e mercados mutáveis, a organização pode precisar mudar os empregados para poder adquirir o composto adequado de novas habilidades e competências humanas". Chiavenato (2014, pág. 524)

    III. CORRETO. "Custos administrativos reduzidos".

    É uma das vantagens dessa estrutura.

    FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.

    Estão corretos apenas os itens I e III.

    GABARITO: LETRA C


ID
1068733
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise os conceitos emitidos por GITMAN (2004).

I. O retorno é o ganho ou a perda total sofrido por um investimento em certo período.
II. A análise de sensibilidade recorre a diversas estimativas de retornos possíveis para oferecer uma noção de variabilidade dos resultados.
III. Risco é a possibilidade de ganho financeiro.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • RESPOTA LETRA (b) Apenas I e II.

     

    I. O retorno é o ganho ou a perda total sofrido por um investimento em certo período. (CERTO)
    II. A análise de sensibilidade recorre a diversas estimativas de retornos possíveis para oferecer uma noção de variabilidade dos resultados. (CERTO)
    III. Risco é a possibilidade de ganho financeiro. (ERRADO) - Risco é a possibilidade de perda financeira.

     

    FONTE : Gitman (2010)


ID
1068736
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Conforme ROSS, WESTERFIELD e JAFFE (2008), fazem parte do balanço patrimonial da empresa, exceto:

Alternativas

ID
1068739
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Para ROSS, WESTERFIELD e JAFFE (2008), os índices capazes de demonstrar as informações contidas nas demonstrações financeiras de uma empresa são, exceto:

Alternativas

ID
1068742
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O BSC (Balanced Scorecard) é uma ferramenta, desenvolvida por Kaplan e Norton, de administração estratégica focada no equilíbrio organizacional e, para Chiavenato (2006) se baseia nas seguintes perspectivas:

I. Financeira.
II. Processos internos dos negócios.
III. Aprendizagem e crescimentos.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • (Fonte: Kaplan e Norton 1996)
    Nesse contexto, as perspectivas podem ser descritas assim:
    Ø Perspectiva financeira – analisa o negócio do ponto de vista financeiro. Relaciona-se normalmente com indicadores de lucratividade,46 como receita líquida, margem líquida, retorno sobre o investimento, entre outros. Indica se a estratégia da empresa está se traduzindo em resultados financeiros.
    Ø Perspectiva dos clientes – nesse ponto de vista, busca-se identificar os segmentos (de clientes e de mercados) em que a empresa atuará e as medidas de desempenho que serão aceitas. Geralmente envolve indicadores como: satisfação dos clientes, retenção de clientes, lucro por cliente e participação de mercado. Essa perspectiva possibilita ao gestor as estratégias de mercado que permitirão atingir resultados superiores no futuro.
    Ø Perspectiva de processos internos – identifica os processos críticos que a empresa deve focar para ter sucesso. Ou seja, mapeia os processos que causam o maior impacto na satisfação dos consumidores e na obtenção dos objetivos financeiros da organização.47 Devem ser melhorados os processos existentes e desenvolvidos os que serão importantes no futuro.
    Ø Perspectiva do aprendizado e do crescimento – identifica as medidas que a empresa deve tomar de modo a se capacitar para os desafios futuros. As principais variáveis são as pessoas, os sistemas e os procedimentos organizacionais. Dessa forma, as empresas devem treinar e desenvolver seu pessoal, desenvolver sistemas melhores e procedimentos que alinhem os incentivos aos objetivos corretos.

  • Balanced Scorecard (BSC)

    Conforme Kaplan e Norton (2004) o BSC auxilia as organizações a planejar e entender sua estratégia de forma “balanceada”, não se limitando somente à definição de objetivos e metas estratégicas únicas e exclusivamente financeiras. É mais do que um novo sistema de indicadores. Empresas inovadoras o utilizam como a estrutura organizacional básica de seus processos gerenciais (KAPLAN e NORTON, 2004, p.20). Desta forma, o Balanced Scorecard tornou-se um instrumento importante para esclarecer e traduzir a visão e a estratégia, comunicar e unir objetivos estratégicos e, para mensurar, planejar, estabelecer metas e promover sintonia das iniciativas, definir prioridades, fomentar o feedback estratégico por meio da monitoração contínua e reavaliação da estratégia com base em resultados e custos da capacidade produtiva (LIMA, 1997).

    Para Michael Hammer (apud LIMA, 1997, p. 59) "a principal virtude do Balanced Scorecard é desmistificar a mensuração do desempenho, integrando-a ao gerenciamento estratégico."

    O Balanced Scorecard é um Painel Balanceado de Indicadores, conceito desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton que detectaram que o controle dos resultados baseados em indicadores financeiros não mais atendia. A geração de valor dependia do acompanhamento do desempenho estratégico organizacional através da medição de indicadores de desempenho. Serve como instrumento de alinhamento entre o planejamento estratégico e o operacional. Compreende a tradução da visão e da estratégia de uma organização em um conjunto integrado de objetivos e indicadores de desempenho que formam a base para um sistema de gerenciamento estratégico e de comunicação.

    Perspectivas do BSC - Kaplan e Norton (2004) apresentam quatro perspectivas de mensuração do desempenho: financeira, do cliente, dos processos internos da empresa e de aprendizagem e crescimento.

    Fonte: Prof. Heron Lemos – Tiradentes online - Apostila de Administração

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o Balanced Scorecard (BSC) . A alternativa a ser marcada deve conter a sequência dos itens que correspondem às perspectivas do BSC.

    Segundo seus autores, Kaplan e Norton, O Balanced Scorecard é uma técnica que visa integrar e balancear todos os principais níveis de desempenho existentes. O BSC está disposto em 4 perspectivas, são elas:

    • Financeira: Envolve indicadores e medidas financeiras e contábeis, visando trazer lucro.

    • Cliente: responsável por identificar quais fatores são importantes para os clientes. Entre as variáveis dessa perspectiva estão: participação no mercado, crescimento, retenção, captação, tempo, qualidade e desempenho do serviço.

    • Processos internos: atua na identificação dos processos críticos e em como podem ser aprimorados, visando a excelência. Envolve, basicamente, os processos operacionais e de inovação. É a perspectiva que possui como um dos seus indicadores os custos baixos dos processos.

    • Aprendizagem e crescimento: refere-se aos ativos intangíveis das organizações, à base para o alcance dos seus objetivos, de modo a melhorar continuamente e se preparar para obter sucesso no futuro, por meio de: retenção e satisfação das pessoas, motivação, liderança, clima e cultura organizacional, sistemas de informação e infraestrutura tecnológica.

    Tendo visto as perspectivas acima, podemos concluir que a alternativa "E" é a correta.

    GABARITO: E

    Fontes:

    FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3. ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016


ID
1068745
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Conforme MAXIMIANO (2004), a teoria dos dois fatores, de Herzberg, explica como o ambiente de trabalho e o próprio trabalho interagem para produzir motivação: fatores relacionados ao trabalho e fatores relacionados às condições de trabalho. Para o autor, os fatores relacionados com as condições de trabalho (higiênicos) são os seguintes, exceto:

Alternativas
Comentários
  • RESUMO

     

    Fatores motivacionais - ESTAO SOB O CONTROLE do individuo. (autorealização, crescimento individual...) "vc precisa se motivar, outros não o farão por vc"

     

    Fatores higiênicos - estão FORA DO CONTROLE do individuo. (salário, clima organizacional...) "higiêne está no ambiente, é externo..."

    ___________________________________________________________________________________________

    a)

    Relações pessoais com os colegas.

    >> NÃO TENHO CONTROLE SOBRE ISSO, ENTÃO É FATOR  HIGIÊNICO

    b)

    Possibilidade de crescimento.

    >> TENHO CONTROLE POIS SE EU TRABALHAR DURO TENHO COMO CRESCER ( AQUI É FATOR MOTIVACIONAL )

    >> RESPOSTA

    c)

    Salário.

    >> ESTÁ FORA DE CONTROLE NÃO DEPENDE SOMENTE DOS MEUS ESFORÇOS >> FATO HIGIENICO

    d)

    Políticas de administração de pessoal.

    NÃO ESTÁ SOBRE O MEU CONTROLE ENTÃO TBM É FATORES HIGIENICOS

    e)

    Condições físicas e segurança do trabalho.

    NÃO TENHO CONTROLE SOBREM POIS É AMBIENTE EXTERNO , PORTANTO É FATO HIGIENICO

     

     

    Fatores Higiênicos:

     

     

     

    > referentes ao ambiente de trabalho; 

     

    > também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos;

     

    >  eles evitam a insatisfação caso estejam presentes; 

     

    > Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego.

     

     

     

     

     Fatores Motivacionais:

     

     

     

    > referentes ao próprio trabalho;

     

    > também chamados de fatores intrínsecos;

     

    > são responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários;

     

    > Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.

     

     EXEMPLOS

     

     

    Banca:CESPE - Órgão:SEBRAE/BA Ano: 2008

     

    MOTIVAÇÃO pode ser definida como aquilo que é suscetível de mover o indivíduo, de levá-lo a agir para atingir algo (o objetivo) e de proporcionar-lhe um comportamento orientado.(CERTO)

     

    Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: MJ Prova: Administrador

     

    A motivação, um processo coletivo que atinge a equipe de trabalho, envolve a intensidade, a direção e a persistência dos esforços das pessoas para o alcance de metas (ERRADO)

     

    >> Motivação é um fenômeno individual e Liderança é um fenômeno grupal.

     

    >> Se você está satisfeito no trabalho, a tendência é faltar menos (absenteísmo).

     

    >> Se você está insatisfeito no trabalho, a tendência é faltar mais.

     

    Absenteísmo ---> Padrão habitual de ausências no processo de trabalho, seja por faltas ou atraso devido a motivos intervenientes.

     

  • Teoria dos Dois Fatores de Herzberg

    ▪ Fatores Motivacionais: Referentes ao CONTEÚDO DO CARGO, ou seja, próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.

    Ausentes: Não satisfação

    Presentes: satisfação

    ▪ Fatores Higiênicos: Referentes ao AMBIENTE DE TRABALHO, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego;

    Ausentes: Insatisfação

    Presentes: Não insatisfação

    A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe os seguintes aspectos:

    ✔ A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais ou satisfacientes. O conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa.

    ✔ A insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfacientes. O ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado.

    Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes Online

  • internos - motivacionais - C.RE.P T (GERAM SATISFAÇÃO OU NÃO SATISFAÇÃO)

    crescimento pessoal

    realização

    reconhecimento

    responsabilidade

    promoção (chance)

    trabalho em si

    EXTERNOS- HIGIÊNICOS - AMBIENTAIS (INSATISFAÇÃO OU NÃO INSATISFAÇÃO)

    SALÁRIO/SEGURANÇA/SUPERVISÃO

    POLÍTICA

    RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

    CONDIÇÕES DE TRABALHO

    LETRA B.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a Teoria dos Dois Fatores. A alternativa a ser marcada deve apresentar um exemplo que não está relacionado aos fatores higiênicos.

    Segundo os estudos de Herzberg, existem dois fatores que atuam sobre os indivíduos no exercício das suas atividades nas organizações. São eles:

    • Fatores higiênicos/ insatisfacientes – estão relacionados aos aspectos em torno trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não geram satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Por exemplo; salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho

    • Fatores motivacionais/ satisfacientes – estão ligados ao conteúdo do trabalho, ao que o indivíduo desempenha. Se atendidos, levam a satisfação. São fatores motivacionais: natureza do trabalho, possibilidade de crescimento, reconhecimento e sentido de prestígio e realização.

    Para Herzberg, os fatores responsáveis pela satisfação profissional são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional.

    Sendo assim, podemos concluir que a alternativa "B" é a correta, já que a possibilidade de crescimento pertence aos fatores motivacionais.

    GABARITO: B

    Fonte

    DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.


ID
1068748
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A área de recursos humanos tem papel preponderante no sucesso das organizações. Nesse contexto, o papel da liderança é fundamental, pois, de acordo com VERGARA (2007), as empresas, assim como a coletividade, são movidas por movimentos contrários de cooperação e de conflito. Para o autor, os estilos de liderança são:

I. Autocrático.
II. Democrático.
III. Laissez-faire.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • e)

     

    Capital humano
    O conceito de talento humano conduz necessariamente
    ao conceito de capital humano - o patrimônio
    inestimável que uma organização pode reunir
    para alcançar competitividade e sucesso. O capital
    humano é composto de dois aspectos principais:
    1. Talentos. Dotados de conhecimentos, habilidades
    e competências que são constantemente
    reforçados, atualizados e recompensados. Contudo,
    não se pode abordar o talento isoladamente
    como um sistema fechado. Sozinho ele
    não vai longe, pois precisa existir e coexistir
    dentro de um contexto que lhe permita liberdade,
    autonomia e retaguarda para poder se
    expandir.
    2. Contexto. É o ambiente interno adequado para
    que os talentos floresçam e cresçam. Sem esse
    contexto, os talentos murcham ou fenecem. O
    contexto é determinado por aspectos como:
    a. Arquitetura organizacional com um desenho
    flexível, integrador e com uma divisão
    do trabalho que coordene as pessoas e o
    fluxo dos processos e das atividades de maneira
    integrada. A organização do trabalho
    deve facilitar o contato e a comunicação
    com as pessoas.
    b. Cultura organizacional democrática e participativa
    que inspire confiança, comprometimento,
    satisfação, espírito de equipe.
    Uma cultura baseada em solidariedade e
    camaradagem entre as pessoas.
    c. Estilo de gestão baseado na liderança renovadora
    e no coaching, com descentralização
    do poder, delegação e empowerment.

  • Liderança Liberal ou Lasseiz-faire. Neste modelo de liderança, o líder permite total liberdade para a tomada de decisões individuais ou em grupo, participando delas apenas quando solicitado. A liderança liberal enfatiza somente o grupo.

  • A questão versou sobre “liderança" e cobrou conhecimento em relação aos três estilos clássicos de liderança.

     A teoria dos três estilos de liderança de White e Lippitt classifica os líderes em:

    1. AUTOCRÁTICO: o líder centraliza as decisões sem participação do grupo. Ordena e determina cada tarefa. É dominador.
    2. LIBERAL (LAISSEZ-FAIRE): há total liberdade por parte dos membros. E como se o líder não existisse ou pregasse uma liderança totalmente frouxa. A participação do líder é bem limitada, surge quando é solicitada.
    3. DEMOCRÁTICO: há debates das diretrizes e decisões pois o líder é considerado mais um membro do grupo. O líder dá suporte, assistência e estimula decisões.

    Fonte: Chiavenato I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Manole. 2014. 

    Logo, os três estilos são considerados nos estudos da liderança na organização e não apenas 1 ou 2 deles.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA E


ID
1068751
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho

Segundo o artigo 189 da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos. Já o artigo 191, da mesma CLT, descreve que a eliminação ou a neutralização da insalubridade ocorrerá

I. com a adoção de medidas insalubres.
II. com a adoção de medidas que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância.
III. com a utilização de equipamentos de proteção individual ao trabalhador, que diminuam a intensidade do agente agressivo a limites de tolerância.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     

    Art. 191. A eliminação ou a neutralização da insalubridade ocorrerá:


    I – com a adoção de medidas que conservem
    o ambiente de trabalho dentro dos limites de
    tolerância;


    II – com a utilização de equipamentos de
    proteção individual ao trabalhador, que diminuam
    a intensidade do agente agressivo a
    limites de tolerância.


    Parágrafo único. Caberá às Delegacias
    Regionais do Trabalho, comprovada a insalubridade,
    notificar as empresas, estipulando
    prazos para sua eliminação ou neutralização,
    na forma deste artigo.


ID
1068754
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho

A CLT – Consolidação das Leis do Trabalho - trata do contrato individual de trabalho no artigo 443. Segundo o § 1º, considera-se como prazo determinado o contrato de trabalho cuja vigência dependa de termo prefixado, ou da execução de serviços especificados, ou, ainda, da realização de certo acontecimento suscetível de previsão aproximada. O § 2º relata que o contrato por prazo determinado só será válido, tratando-se:

I. De serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo. II. De atividades empresariais de caráter transitório.
III. De contrato de experiência.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

     

    (redação alterada pela Lei 13.467 de 2017)

     

    Art. 443. O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito, por prazo determinado
    ou indeterminado, ou para prestação de trabalho intermitente.


    § 1o Considera-se como de prazo determinado
    o contrato de trabalho cuja vigência
    dependa de termo prefixado ou da execução
    de serviços especificados ou ainda da realização
    de certo acontecimento suscetível de previsão
    aproximada.


    § 2o O contrato por prazo determinado só
    será válido
    em se tratando:
    a) de serviço cuja natureza ou transitoriedade
    justifique a predeterminação do prazo
    ;


    b) de atividades empresariais de caráter
    transitório
    ;


    c) de contrato de experiência.


ID
1068757
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Um dos principais objetivos dos sistemas de informações, segundo TURBAN, RAINER e POTTER (2007), é transformar economicamente os dados em informações e conhecimento. Analise as assertivas descritas abaixo, de acordo com as ideias dos autores, e assinale a incorreta.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADO. O Hardware de computador: é um dispositivo, como processador, monitores, teclado e impressora, juntos recebem dados e informações, os processam e os exibem. O software; é um programa ou conjunto de programas que permite que o hardware processe os dados. Banco de dados; é uma coleção de arquivos ou tabelas relacionados contendo dados. Rede; é um sistema de conexão com fio ou sem fio que permite os computadores a compartilhem recursos.


ID
1068760
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

TURBAN, RAINER e POTTER (2007) definem um sistema de apoio à decisão (SAD) como um sistema de informação computadorizado que combina modelos e dados em uma tentativa de resolver os problemas semi- estruturados e alguns não-estruturados, com intenso envolvimento do usuário. Os SAD’s podem manipular dados, aprimorar o aprendizado e contribuir para todos os níveis de tomada de decisão. Conforme os autores, podem-se realizar as seguintes análises:

I. Sensibilidade – estudo do impacto que as mudanças em uma ou mais partes de um modelo de tomada de decisões acarretam sobre as outras partes.

II. Verificações – estudo das variações de uma tomada de decisão.

III. Busca de metas – representação de um método de solução “retroativa”, em que se tenta descobrir o valor das entradas necessárias para alcançar determinado nível de saída.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • HABILIDADES DOS SAD'S

    - Análise de sensibilidade: é o estudo do impacto que as mudanças em uma ou mais parte de um modelo de tomada de decisões acarretam sobre as outras partes.

    - Análise de variações hipotéticas: tenta determinar o impacto que uma mudança nas suposições (dados de entrada) causa sobre a solução proposta, os resultados dependem dessas suposições , que podem ser altamente subjetivas.

    - Análise de busca de metas: representa um método de solução retroativa, tenta descobrir o valor das entradas necessárias para alcançar determinado nível de saída.

    GABARITO: C

    1. - Análise de sensibilidade: é o estudo do impacto que as mudanças em uma ou mais parte de um modelo de tomada de decisões acarretam sobre as outras partes.
    2. - Análise de variações hipotéticas: tenta determinar o impacto que uma mudança nas suposições (dados de entrada) causa sobre a solução proposta, os resultados dependem dessas suposições , que podem ser altamente subjetivas.
    3. - Análise de busca de metas: representa um método de solução retroativa, tenta descobrir o valor das entradas necessárias para alcançar determinado nível de saída.

ID
1068763
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise os conceitos emitidos pelos autores TURBAN, RAINER e POTTER (2007), descritos a seguir.

I. Os sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP) integram o planejamento, o gerenciamento e o uso de todos os recursos de uma organização.

II. O gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) inclui planejar, organizar e otimizar as atividades da cadeia de suprimentos.
III. A gestão do relacionamento com o cliente (CRM) integra todos os departamentos de uma organização.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • B

  • Técnica usada para garantir que todas as funções organizacionais com foco no consumidor (vendas, marketing, suporte técnico) sejam eficientes e sincronizadas. O principal objetivo é prestar atendimento personalizado para atrair tanto quem já compra quanto potenciais interessados.

    Quatro pilares:  pessoas, estratégia, processos e tecnologia


ID
1068766
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Conforme KOTLER e ARMSTRONG (2007), diariamente os consumidores tomam diversas decisões de compra. De acordo com os autores, essas compras são influenciadas pelos seguintes fatores, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Para Philip Kotler (2003), diariamente os consumidores tomam diversas decisões de compra e muitas grandes empresas pesquisam essas decisões detalhadamente para saber o que, onde, como, quanto, quando e por que os consumidores compram. A identificação do perfil do consumidor não é tarefa fácil, pois, as respostas estão trancadas na cabeça dos consumidores. O referido autor aponta alguns fatores que acabam influenciando o perfil do consumidor.

    I. Fatores psicológicos: relacionados a aprendizagem, percepção, motivação, crenças e atitudes.

    II. Fatores culturais: relacionados a classes sociais, cultura e subcultura.

    III. Fatores sociais: relacionados a família e seus parentes, grupos de referência, papéis e posições sociais.

    IV. Fatores pessoais: relacionados ao estilo de vida, idade e estágio do ciclo de vida, personalidade, ocupação, condições econômicas, personalidade.

  • A questão diz fatores e não sujeitos/agentes


ID
1068769
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O mix de marketing, segundo KOTLER e ARMSTRONG (2007), é o conjunto de ferramentas táticas e controláveis que a empresa combina para produzir a resposta que deseja no mercado-alvo. As diversas possibilidades podem ser agrupadas em quatro grupos de variáveis, conhecidos como os 4P’s, identificados a seguir, exceto:

Alternativas
Comentários
  • PRODUTO: Nesta análise, aspectos como função, aparência, design, embalagem, serviço, garantia, entre outros, são objetos de estudo.

    PREÇO:  dependem do segmento de mercado a atingir, do perfil dos consumidores, do ambiente de negócios, aspectos culturais, da competição, entre outros fatores.

    PROMOÇÃO: envolve propaganda e publicidade (promover o produto), relações públicas, diferentes tipos de mídias, feiras e eventos, patrocínios, entre outros pontos.

    PRAÇA (pessoas):  definir níveis de atendimento e aprimoramento das qualidades e especialidades dos colaboradores para criar um impacto com os clientes e uma diferenciação com a competição.

  • Faz um joguinho na cabeça...

    " É um conjunto de ferramentas táticas e controláveis que a empresa combina para produzir a resposta que deseja no mercado-alvo "

    Você vai comprar um produto para vender, beleza?

    Primeiro você olha o PRODUTO

    Segundo o PREÇO

    Terceiro a PRAÇA ( onde vai vender )

    Quarto a PROMOÇÃO ( se vai fazer ou não )

    Só para ajudar a memorizar .

    Valeu !


ID
1068772
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A pesquisa de marketing, para KOTLER e ARMSTRONG (2007), é a elaboração, coleta, análise e registros sistemáticos de dados relevantes sobre uma situação específica de marketing com a qual uma organização se depara. Uma vez definido cuidadosamente o problema, o administrador e o pesquisador devem estabelecer os objetivos da pesquisa. Conforme os autores, um projeto de pesquisa de marketing pode conter um dos seguintes objetivos:

I. O objetivo da pesquisa exploratória é coletar informações preliminares que ajudarão a definir o problema e a sugerir hipóteses.
II. O objetivo da pesquisa causal é testar hipóteses sobre as relações de causa e efeito.
III. O objetivo da pesquisa descritiva é descrever fatores como o potencial do mercado para determinado produto ou os dados demográficos e as atitudes dos consumidores que compram o produto.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
1068775
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O programa “5S”, desenvolvido pelas organizações nos seus programas de qualidade, conforme PALADINI (2004), investe em mudanças de hábitos e pensamentos. São eles:

I. Senso de utilização: refere-se à utilização dos recursos da organização, evitando excessos, desperdícios ou emprego inadequado.
II. Senso de ordenação: refere-se à conservação de ambientes de trabalho.
III. Senso de autodisciplina: refere-se à definição e à manutenção de valores e à atenção permanente a eles.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • II - Senso de limpeza: refere-se à conservação de ambientes de trabalho. 

    Gabarito: C (I e III)

  • 5S da Qualidade - do japonês

    Seiri (senso de utilização) - organização, priorização, utilização

    Seiton (senso de organização) - arrumação, ordenação

    Seiso (senso de limpeza) - limpeza

    Seiketsu (senso de saúde e higiene) - padronização, higiene e saúde

    Shitsuke (senso de autodisciplina) - disciplina, autodisciplina e comprometimento


ID
1068778
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O círculo da qualidade é um grupo de voluntários que se reúnem regularmente para estudar e propor a solução de problemas que estejam comprometendo a qualidade e a eficiência de produtos. Para MAXIMIANO (2004), o funcionamento baseia-se na metodologia criada pelo Dr. Kaoru Ishikawa, sendo apoiada pelo princípio de Pareto e pela espinha de peixe (ou diagrama de Ishikawa). Para o autor, a metodologia consiste em:

I. Identificar os problemas na qualidade que causam prejuízos.
II. Identificar os problemas prioritários.
III. Propor soluções e formas de implementá-las.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • E)

    13.4. Diagrama de Causa e Efeito ou de Ishikawa
    O diagrama de Ishikawa, que também é conhecido como espinha de peixe ou diagrama de causa e efeito, é uma ferramenta que nos possibilita “entender” melhor um processo ou um problema.
    No diagrama, pode-se estruturar e hierarquizar as principais causas que podem estar gerando um determinado efeito que queremos estudar. Ou seja, analisamos os efeitos e quais seriam as principais causas dele.
    Vamos imaginar um caso concreto? Caiu um avião em um aeroporto e você foi escolhido para investigar o acidente. Com o diagrama de Ishikawa, como vemos a seguir, teríamos de definir qual foi o efeito. O efeito nesse caso foi: o avião teve um acidente.
    Após definirmos o que estudaremos (o efeito e suas potenciais causas), temos de “mapear” os principais fatores que podem ter levado a essa situação. No caso, escolhi os fatores: a infraestrutura, os equipamentos, o pessoal e o controle de voo.
    Cada fator pode conter diversos aspectos diferentes, que serão anexados abaixo dos fatores principais (ex.: Pista defeituosa está “inserida” dentro do fator infraestrutura). Dessa forma, cada fator principal pode ter diversos fatores “secundários”.
    No caso que descrevi, dentro de um fator (o pessoal, por exemplo) podem existir diversas deficiências. No caso do fator pessoal poderiam ser: a falta de motivação, o treinamento inadequado, um perfil inadequado das pessoas, a falta de pessoal, o cansaço etc.

  • e)I, II e III.


ID
1068781
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A administração de materiais envolve um controle eficaz do estoque. Conforme FRANCISCHINI e GURGEL (2004), um dos problemas é encontrar um nível de estoque que permita atender adequadamente aos seus usuários e obedeça às restrições impostas. Para os autores:

I. Tempo de reposição de estoque é definido como o período entre a detecção de que o estoque de determinado item precisa ser reposto até a efetiva disponibilidade do item para consumo.
II. Ponto de pedido é o parâmetro que resume as transações de entrada e saída de determinado item de estoque.
III. Giro de estoque é definido como o número de vezes em que o estoque é totalmente renovado em um período de tempo, geralmente anual.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

    De acordo com Chiavenato (1991), o ponto de pedido ocorre quando uma determinada quantidade de produto é atingida e provoca um novo pedido de compra para reposição de estoque.

    Corroborando tal pensamento, Viana (2002), aponta que o ponto de pedido é determinado quando certo quantitativo em estoque é atingido, acionando-se então um novo processo de compra.

  • Gabarito: C

    O ponto do pedido corresponde à quantidade de material que justificará um novo pedido de compra. 


ID
1068784
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Conforme Francischini e Gurgel (2004):

I. Logística de abastecimento – atividade que administra o transporte de materiais dos fornecedores para a empresa, o descarregamento no recebimento e o armazenamento das matérias-primas e componentes.
II. Logística de manufatura – atividade que administra a movimentação para abastecer os postos de conformação e montagem, segundo ordens e cronogramas estabelecidos pela programação de produção.
III. Logística de distribuição – administração do centro de distribuição.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Conforme Francischini e Gurgel (2004):

    I. Logística de abastecimento – atividade que administra o transporte de materiais dos fornecedores para a empresa, o descarregamento no recebimento e o armazenamento das matérias-primas e componentes.

    II. Logística de manufatura – atividade que administra a movimentação para abastecer os postos de conformação e montagem, segundo ordens e cronogramas estabelecidos pela programação de produção.

    III. Logística de distribuição – administração do centro de distribuição.

    TODOS CORRETOS LETRA E


ID
1068787
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Financeiro

Segundo o artigo 4 da Lei Complementar 101/2000, a lei de diretrizes orçamentárias atenderá o disposto no § 2° do art. 165 da Constituição e disporá também sobre:

I. Desequilíbrio entre receitas e despesas.
II. Normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos.
III. Demais condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    LRF

     

    Art. 4o A lei de diretrizes orçamentárias atenderá o disposto no §2o do art. 165 da Constituição e:

    I - disporá também sobre:

    a) equilíbrio entre receitas e despesas;

    b) critérios e forma de limitação de empenho, a ser efetivada nas hipóteses previstas na alínea b do inciso II deste artigo, no art. 9o e no inciso II do §1o do art. 31;

    c) (VETADO)

    d) (VETADO)

    e) normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos;

    f) demais condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.

  • COLABORANDO - "Mnemônicas"

    LDO

    art. 165, CF-88 "D.O.D.E /// AFOF"

    art.4o.LRF - "E.CRI.NO DEMAIS"

    Bons estudos.


ID
1068790
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

De acordo com a Lei Federal 4.320/64, a Lei do Orçamento não admite, conforme seu artigo 33, emendas que visem:

I. Alterar a dotação solicitada para despesa de custeio, salvo quando provada, nesse ponto a inexatidão da proposta.
II. Conceder dotação para contratação de servidores.
III. Conceder dotação para finalizar obra.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

     

    Art. 33. Não se admitirão emendas ao projeto de Lei de Orçamento que visem a:

    a) alterar a dotação solicitada para despesa de custeio, salvo quando provada, nesse ponto a inexatidão da proposta;

    b) conceder dotação para o início de obra cujo projeto não esteja aprovado pelos órgãos competentes;

    c) conceder dotação para instalação ou funcionamento de serviço que não esteja anteriormente criado;

    d) conceder dotação superior aos quantitativos prèviamente fixados em resolução do Poder Legislativo para concessão de auxílios e subvenções.


ID
1068793
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Financeiro

O artigo 59, da Lei Complementar 101/2000, relata que o Poder Legislativo, diretamente ou com o auxílio dos Tribunais de Contas, e o sistema de controle interno de cada Poder e do Ministério Público, fiscalizarão o cumprimento das normas desta Lei Complementar, com ênfase no que se refere:

I. Ao atingimento das metas estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias.
II. Aos limites e condições para realização de operações de crédito e inscrição em Restos a Pagar.
III. À despesa e à assunção de compromisso, que serão registradas segundo o regime de previsão.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    LRF

     

    Art. 59. O Poder Legislativo, diretamente ou com o auxílio dos Tribunais de Contas, e o sistema de controle interno de cada Poder e do Ministério Público, fiscalizarão o cumprimento das normas desta Lei Complementar, com ênfase no que se refere a:

    I - atingimento das metas estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias;

    II - limites e condições para realização de operações e inscrição em Restos a Pagar;

    III - medidas adotadas para o retorno da despesa total com pessoal ao respectivo limite, nos termos dos arts. 22 e 23;

    IV - providências tomadas, conforme o disposto no art. 31, para recondução dos montantes das dívidas consolidada e mobiliária aos respectivos limites;

    V - destinação de recursos obtidos com a alienação de ativos, tendo em vista as restrições constituicionais e as desta Lei Complementar;

    VI - cumprimento do limite de gastos totais dos legislativos municipais, quando houver.


ID
1068796
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Financeiro

Segundo a Lei Federal nº 4320/64 em seu artigo 2º, a Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade. Serão consideradas receitas, de acordo com o artigo 11º, à exceção de:

Alternativas
Comentários
  • Art.11, § 4º - A classificação da receita obedecerá ao seguinte esquema:  

    RECEITAS CORRENTES

    RECEITA TRIBUTÁRIA

    RECEITA DE CONTRIBUIÇÕES

    RECEITA PATRIMONIAL

    RECEITA AGROPECUÁRIA

    RECEITA INDUSTRIAL

    RECEITA DE SERVIÇOS

    TRANSFERÊNCIAS CORRENTES

    OUTRAS RECEITAS CORRENTES

    RECEITAS DE CAPITAL


ID
1068799
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei 8.429/92 relata, em seu artigo 11, que constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições e à exceção de:

I. Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício.
II. Dar publicidade aos atos oficiais.
II. Frustrar a licitude de concurso público.

Quais estão corretas?

Alternativas