SóProvas



Prova IADES - 2018 - CFM - Serviços Operacionais


ID
2638069
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

De acordo com a Lei n° 3.268/1957, que dispõe a respeito dos Conselhos de Medicina, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Art. 5º São atribuições do Conselho Federal de Medicina:

    j) fixar e alterar o valor da anuidade única, cobrada aos inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina;

     

    B) Art . 2º O conselho Federal e os Conselhos Regionais de Medicina são os órgãos supervisores da ética profissional em toda a República e ao mesmo tempo, julgadores e disciplinadores da classe médica, cabendo-lhes zelar e trabalhar por todos os meios ao seu alcance, pelo perfeito desempenho ético da medicina e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exerçam legalmente.

     

    C) Art . 6º O mandato dos membros do Conselho Federal de Medicina será meramente honorífico e durará 5 (cinco) anos.

     

    D) Art . 15. São atribuições dos Conselhos Regionais: 

    f) expedir carteira profissional;

     

    E) Art. 22. § 6º As denúncias contra membros dos Conselhos Regionais só serão recebidas quando devidamente assinadas e acompanhadas da indicação de elementos comprobatórios do alegado.

     

  • Marcar a correta (1 certa e 4 erradas):

    A) Os Conselhos Regionais de Medicina têm a atribuição de fixar e alterar o valor da anuidade cobrada aos seus inscritos.

    Errada. Fixar e alterar o valor da anuidade é atribuição do Conselho Federal.

    B) O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Medicina são os órgãos supervisores da ética profissional.

    Certa.

    C) O mandato dos membros do Conselho Federal de Medicina terá duração de 1 (um) ano.

    Errada, o mandato terá duração de 5 anos.

    D) Ao Conselho Federal compete expedir a carteira profissional dos inscritos.

    Errada, porque compete ao Conselho Regional.

    E) Para resguardar a ética profissional, denúncias anônimas contra membros dos Conselhos Regionais serão recebidas para que ocorra a devida apuração.

    Errada, porque as denúncias contra os membros deverão ser assinadas e acompanhadas de provas.


ID
2638072
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O Regimento Interno do Conselho Federal de Medicina é regido pela Resolução CFM n° 1.998/2012. Com base nessa resolução, é correto afirmar que o Conselho Federal de Medicina

Alternativas
Comentários
  • Apesar da questão se referiar a uma resolução do CFM e não às matérias tradicionalmente cobradas em Direito Administrativo (acho que o QC a classificou errada). Dá pra matar a questão apenas com base nos conhecimentos em administrativo.

    Os conselhos de classe, entre eles o Conselho Federal de Medicina, são autariquias, sendo assim já eliminariamos a alternativa A, visto que autarquias não são subordinadas hierarquicamente, apenas podem ter um controle finalístico de suas funções definidas em lei. Também, pelo mesmo fato, eliminamos a alternativa C, visto que autarquias são dotadas de personalidade de direito público.

    Uma das principais características das autarquias, é o fato delas possuierem autonomia administrativa e financeira, sendo assim, a alternativa D se mostra interessantíssima para ser assinalada.

    Mesmo sem conhecer o teor da resulução dá pra eliminar as alternativas B e E pois não faria sentido nenhum um órgão federal regulador de uma profissão não ter jurisdição em todo o território nacional e também não seria lá muito lógico a sede desse órgão ser em outro lugar que não Brasília(ok, aí já não dá pra ter certeza, mas é que comparando com a alternativa D que está "muito certa", dá pra descartar essas duas com segurança)

  • Nenhuma entidade da administração indireta é subordinada a administração direta.

    O que existe é uma vinculação, logo as entidades da administração direta possuem autonomia financeira e administrativa; porém essas entidades submetem-se a controle finalístico, este também pode ser chamado de tutela ou supervisão ministerial.


ID
2638075
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

De acordo com o Título III, Capítulo III, da Resolução CFM n° 1.998/2012, a Diretoria do CFM é composta por: presidente; 1° , 2° e 3° vice-presidentes; secretário-geral; 1° e 2° secretários; 1° e 2° tesoureiros; corregedor e vice-corregedor.


Com relação a esse tema, é correto afirmar que é competência do conselheiro corregedor

Alternativas
Comentários
  • Resolução CFM n° 1.998/2012, Art. 20. Ao conselheiro corregedor compete:

    II - ordenar e dirigir os recursos em sindicâncias e processos éticos;

  • De acordo com o Título III, Capítulo III, da Resolução CFM n° 1.998/2012, a Diretoria do CFM é composta por: presidente; 1° , 2° e 3° vice-presidentes; secretário-geral; 1° e 2° secretários; 1° e 2° tesoureiros; corregedor e vice-corregedor.

     

    Com relação a esse tema, é correto afirmar que é competência do conselheiro corregedor 

     

     a)  ordenar e dirigir os recursos em sindicâncias e processos éticos. 


ID
2638078
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Os princípios fundamentais do Código de Ética Médica (Resolução CFM n° 1.931/2009) estão previstos no respectivo Capítulo I. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) A medicina deve ser exercida como comércio. 

    Errado.

     IX - A Medicina não pode, em nenhuma circunstância ou forma, ser exercida como comércio.

     

     b) O médico não é obrigado a exercer serviços que não deseje, inclusive em caso de urgência. 

    Errado.

    VII - O médico exercerá sua profissão com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames de sua consciência ou a quem não deseje, excetuadas as situações de ausência de outro médico, em caso de urgência ou emergência, ou quando sua recusa possa trazer danos à saúde do paciente.

     

     c)O médico tem a discricionariedade de renunciar à própria liberdade profissional. 

    Errado.

    VIII - O médico não pode, em nenhuma circunstância ou sob nenhum pretexto, renunciar à sua liberdade profissional, nem permitir quaisquer restrições ou imposições que possam prejudicar a eficiência e a correção de seu trabalho.

     

     d) O médico comunicará às autoridades competentes quaisquer formas de deterioração do ecossistema, prejudiciais à saúde e à vida.

    Correto.

     XIII - O médico comunicará às autoridades competentes quaisquer formas de deterioração do ecossistema, prejudiciais à saúde e à vida.

     

     e) Nas situações clínicas terminais, o médico deve abster-se de propiciar cuidados paliativos. 

    Errado.

     XXII - Nas situações clínicas irreversíveis e terminais, o médico evitará a realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos desnecessários e propiciará aos pacientes sob sua atenção todos os cuidados paliativos apropriados.


ID
2638081
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

De acordo com o Regulamento do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Medicina, previsto no Decreto n° 44.045/1958, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. "E"

     

    Conforme Decreto nº 44.045/1958: 

    Art. 6º Fica o médico obrigado a comunicar ao Conselho Regional de Medicina em que estiver inscrito a instalação do seu consultório ou local de trabalho profissional, assim como qualquer transferência de sede, ainda quando na mesma jurisdição.
     

    #DeusnoComando

  • Alternativa A
    art. 1º, Parágrafo único. A obrigatoriedade da inscrição a que se refere o presente artigo abrange todos os profissionais militantes, sem distinção de cargos ou funções públicas.

    Alternativa B

    Art. 3º, Parágrafo único. Para todos os Conselhos Regionais de Medicina serão uniformes as normas de processar os pedidos de inscrição, os registros e as expedições da Carteira Profissional, valendo esta como prova de identidade e cabendo ao Conselho Federal de Medicina, disciplinar, por "atos resolutórios", a matéria constante dêste artigo.

    Alternativa C
     

    Art. 4º O pedido de inscrição a que se refere o artigo anterior, poderá ser feito por procurador quando o médico a inscrever-se não possa deslocar-se de seu local de trabalho. Nesses casos, ser-lhe-ão enviados registrados pelo Correio, por intermédio do Tabelião da comarca os documentos a serem por êle autenticados a fim de que o requerente, em presença do Tabelião, os assine e nêles aponha a impressão digital do polegar da mão direita, dentro do prazo máximo de três (3) dias, devolvendo-os com a firma reconhecida ao Presidente do Conselho Regional que então autorizará a expedição da carteira e a inscrição.

    Alternativa D

    Art. 5º O pedido de inscrição do médico será denegado quando:

    a) o Conselho Regional de Medicina ou, em caso de recurso, o Conselho Federal de Medicina não julgarem hábil ou considerarem insuficiente o diploma apresentado pelo requerente;

    b) nas mesmas circunstâncias da alínea precedente, não se encontrarem em perfeita ordem os documentos complementares anexados pelo interessado;

    c) não tiver sido satisfeito o pagamento relativo à taxa de inscrição correspondente

    alternativa E

    Art. 6º Fica o médico obrigado a comunicar ao Conselho Regional de Medicina em que estiver inscrito a instalação do seu consultório ou local de trabalho profissional, assim como qualquer transferência de sede, ainda quando na mesma jurisdição.


ID
2638084
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Segundo o Código de Ética Médica, previsto na Resolução CFM n° 1.931/2009, é direito do médico

Alternativas
Comentários
  •  a) internar e assistir os próprios pacientes em hospitais privados com caráter filantrópico, exceto se não fizer parte do corpo clínico da instituição. 

    Errado.  Capítulo II - DIREITOS DOS MÉDICOS

    É direito do médico:

     VI - Internar e assistir seus pacientes em hospitais privados e públicos com caráter filantrópico ou não, ainda que não faça parte do seu corpo clínico, respeitadas as normas técnicas aprovadas pelo Conselho Regional de Medicina da pertinente jurisdição.

     

     b) assumir responsabilidade por ato médico que não praticou ou do qual não participou. 

    Errado. Capítulo III - RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL

     É vedado ao médico:

     Art. 5º Assumir responsabilidade por ato médico que não praticou ou do qual não participou.

     

     c) recusar-se a realizar atos médicos que, embora permitidos por lei, sejam contrários aos ditames da própria consciência.

    Correto.  Capítulo II - DIREITOS DOS MÉDICOS

    É direito do médico:

     IX - Recusar-se a realizar atos médicos que, embora permitidos por lei, sejam contrários aos ditames de sua consciência.

     

     d) intervir sobre o genoma humano com vista à modificação dele.

    Errado. Capítulo III - RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL

     É vedado ao médico:

     Art. 16. Intervir sobre o genoma humano com vista à sua modificação, exceto na terapia gênica, excluindo-se qualquer ação em células germinativas que resulte na modificação genética da descendência.

     

     e) deixar de esclarecer o paciente a respeito dos determinantes ambientais da doença dele.

    Errado. Capítulo III - RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL

     É vedado ao médico:

    Art. 13. Deixar de esclarecer o paciente sobre as determinantes sociais, ambientais ou profissionais de sua doença.

  • Eu queria saber quem foi o responsável filho de uma mãe que organizou essas questões do CFM que não param de aparecer nos meus filtros de Direto Administrativo

  • E eu quero saber de porra de direito dos médicos,tava empolgado fazendo as questões sobre ADM pública e vem isso kk


ID
2638087
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A sindicância e o processo ético-profissional (PEP) nos Conselhos Regionais de Medicina (CRM) e no Conselho Federal de Medicina (CFM) são regidos pelo Código de Processo Ético-Profissional (CPEP), previsto na Resolução CFM n° 2.145/2016. Com base nesse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LEGENDA: CORRETO - ERRADO

    a) A sindicância pode ser instaurada de ofício pelo próprio Conselho Regional de Medicina. 

    Art. 12. A sindicância será instaurada:

    I − de ofício pelo próprio CRM;

    II − mediante denúncia escrita ou verbal, com identificação completa do denunciante, na qual conste o relato circunstanciado dos fatos, e quando possível, a qualificação completa do médico denunciado, com a indicação das provas documentais.

     

     b) O conselheiro sindicante poderá propor a conciliação entre as partes, sendo responsável por arbitrar qualquer acerto pecuniário existente. 

    art. 18, § 2º É vedado qualquer acerto pecuniário no âmbito da conciliação

     

     c) O conselheiro relator do processo ético-profissional pode fundamentar a própria decisão exclusivamente nos elementos informativos colhidos na sindicância. 
    Art. 49. O conselheiro-relator formará sua convicção pela livre apreciação das provas produzidas nos autos do PEP, não podendo fundamentar sua decisão exclusivamente nos elementos informativos colhidos na sindicância.

     

     d) Em determinados casos, as provas ilícitas podem ser admitidas nos processos ético-profissionais.

    Art. 52. São inadmissíveis, devendo ser desentranhadas dos autos do PEP, as provas ilícitas, assim entendidas as obtidas em violação a normas constitucionais ou legais.

     

     e) No processo ético-profissional, os depoimentos das testemunhas podem ser levados por escrito por elas. 

    Art. 69. O depoimento será prestado oralmente, não sendo permitido à testemunha trazê-lo por escrito, não sendo vedada, entretanto, breve consulta a apontamentos.


ID
2638090
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No tocante ao tema da relação com pacientes e familiares, previsto no Capítulo V do Código de Ética Médica (Resolução CFM n° 1.931/2009), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) É direito do médico abandonar o paciente sob os próprios cuidados se este for portador de moléstia incurável.

    ErradoÉ vedado ao médico:

     Art. 36. Abandonar paciente sob seus cuidados.

     

     b) É vedado ao médico realizar atendimento médico a distância. 

    ErradoÉ vedado ao médico:

    Art. 37. Prescrever tratamento ou outros procedimentos sem exame direto do paciente, salvo em casos de urgência ou emergência e impossibilidade comprovada de realizá-lo, devendo, nesse caso, fazê-lo imediatamente após cessar o impedimento.

     Parágrafo único. O atendimento médico a distância, nos moldes da telemedicina ou de outro método, dar-se-á sob regulamentação do Conselho Federal de Medicina.

     

     c) É vedado ao médico desrespeitar o direito do paciente de decidir livremente a respeito do método contraceptivo. 

    Correto. É vedado ao médico:

     Art. 42. Desrespeitar o direito do paciente de decidir livremente sobre método contraceptivo, devendo sempre esclarecê-lo sobre indicação, segurança, reversibilidade e  risco de cada método.

     

     d) É direito do médico opor-se à realização de junta médica ou a uma segunda opinião solicitada pelo paciente. 

    Errado. É vedado ao médico: 

     Art. 39 Opor-se à realização de junta médica ou segunda opinião solicitada pelo paciente ou por seu representante legal.

     

     e)Em casos de doenças incuráveis, desde que haja pedido do paciente, o médico pode abreviar a vida do doente. 

    Errado. É vedado ao médico:

    Art. 41. Abreviar a vida do paciente, ainda que a pedido deste ou de seu representante legal.

     Parágrafo único. Nos casos de doença incurável e terminal, deve o médico oferecer todos os cuidados paliativos disponíveis sem empreender ações diagnósticas ou terapêuticas inúteis ou obstinadas, levando sempre em consideração a vontade expressa do paciente ou, na sua impossibilidade, a de seu representante legal.

  • MAS QUE DIABOS ESTAS QUESTOES DE ETICA MEDICA ESTÃO DANDO BOBEIRA NAS MATERIAS DE ORGANIZACAO DA ADM PUBLICA?!?!?!?!?! 

    SAAAAAACO

  • Já notifiquei ao QC.

     

  • KKKKKKKKK VAMOS, GALERA, AQUI ATÉ ÉTICA MÉDICA  TA TENDO! SIMBORA.

     

  • Questão útil! Para novos concursos médicos.

ID
2638093
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma equipe formada por assistentes administrativos de um órgão público, trabalhando 5 horas por dia, realizou um certo trabalho administrativo em 32 dias. Se o número de horas diárias de serviço fosse aumentado para 8, nas mesmas condições de dificuldade, em quantos dias essa equipe de assistentes faria o mesmo trabalho?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : LETRA E

     

    Organizando os dados informados no enunciado, temos:

     

    5 Horas/ dia....................................................................32 dias( Para realizar o trabalho administrativo)

    8 Horas / dia....................................................................  X (Quanto tempo será necessário)

     

    Veja que se aumentarmos o número de horas diárias trabalhadas, teremos um tempo menor para realizar o trabalho.

    Então são grandezas inversamente proporcionais, basta alterarmos as posições da coluna (Horas / dia), que é a coluna que não tem a incógnita procurada, e multiplicarmos os meios pelos extremos.

    8 H/ dia..........................................32 dias

    5H/ dia........................................... X

     

    8x = 160

    X = 20 dias

  • vamos colocar os dados que temos:

    Equipe                                                   Horas   dias

    temos 1                                                   5           32

    continuamos com 1 equipe                     8           X

     

    se aumenta o numero de dias, então aumenta ou diminui o numero de equipe? diminui! (vamos inverter)

    se aumenta o numero de dias, então aumenta ou diminui as horas trabalhadas? diminui! (vamos inverter)

    a variavel (onde tem o X sempre invertemos)

     

    Montando novamente:

    Equipe  horas  dias

    1            8         x

    1            5         32

     

    1.8.x = 1.5.32

    8x = 160

    x= 20

  • Inversamente proporcional

  • Gab. E 

    5h- 32 dias
    8h - x

    +      -

    Inversamente proporcional então pode multoplicar reto.

    8x= 32x5

    x= 20

     

     

  • Gabarito E

     

    Trata-se da regra de três simples.

     

    Dica para regra de três (simples ou composta):

     

    -Homem com tempo= inversa

    -Tempo com tempo= inversa

    - Aquilo que se quer comer, produzir, fabricar = direta

     

    Quando a regra de três simples for DIRETA X (cruza)

    Quando a regra de três  simples for Inversa ---- (em linha)

     

    Eu resolvi assim:

    Horas        Dias (lembra? Tempo com tempo= inversa)

    5     ----------  32 ( em linha)

    8     ---------- x

    8x= 5.32

    8x=160

    x= 160 dividido por 8
    x= 20

    Obs.: sou péssimo em Exatas, mas espero ter ajudado os colegas.

     

    Graça e Paz 

  • HORAS  -  DIAS

    5     - 32

    8   -    X

    PERGUNTA: Se com 5 horas eu realizo o trabalho em 32 dias, com MAIS horas eu vou precisar de MENOS dias, LOGO É INVERSAMENTE PROPORCIONAL

    8  - 32

    5 -  X

     

    8X = 160

    X= 160 / 8

    X = 20 

     

  • Bizu: sem esse negócio de inversamente e diretamente proporcional.

    https://www.youtube.com/watch?v=NVLx8lWGeDE

     

  • 5 x 4= 20 

  • Inversamente proporcionais!

     

    HORAS              DIAS

      5  ---------------    32

      8 ----------------    x

     

    8x = 32.5

    8x = 160

    x= 160/8

    x= 20 dias

     

    Pelo método Telles fica mais fácil de resolver!

     

    PS: Questões como essa na minha prova, nunca nem vi .-.

  • GABARITO: E 

     

    1 - Entender os dados da questão:

     

    5horas - 1 dia 

            x - 32 dias

     x = 160 horas (foi necessária 160 horas para conseguir realizar em 32 dias)

     

    2- Aplicação para descobrir o resultado

     

    (160 = horas diarias . 32 dias)

     

    160 horas - 32 dias

             8 . z - 32 dias

    z = 20 (quantidade de dias)

     

  • Grandezas inversamento proporcionais

    5 ---- 32

    8 ---- x

    5.32=160

    x= 160/8 = 20

  • muita onda, para coisa simples, 32dias x5 horas = 160horas

    32 dias x 8 horas = 256 horas

    160 horas (menos) 256 horas = 96 horas

    96 horas (divido) 8 horas = 12 dias de trabalho

    32 dias (menos) 12 dias = 20 dias kkkkkk

    bons estudos! Concurso não é inteligencia, mas sim sabedoria e velocidade de pensamento.

     

  • As grandezas são inversamente proporcionais. 

  • A questão exigiu conhecimentos sobre regra de três simples.

    Montando a regra de três simples, conforme os dados do enunciado, temos:

    Horas ------------- dias

    5 -------------------- 32

    8 --------------------- x

    Após a montagem da regra de três, precisamos analisar as grandezas. Veja:

    Aumentando-se a capacidade de horas (de 5 p/ 8), diminui-se a quantidade de dias --- Grandezas inversamente proporcionais;

    Como as grandezas são inversamente proporcionais, então basta multiplicar "de lado". Veja:

    8 . x = 5 . 32

    8 x = 160

    x = 20

    Gabarito do monitor: Letra E


ID
2638096
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Determinada empresa tem 11 funcionários e resolveu sortear entre eles uma viagem no final do ano. A regra para o sorteio consiste em distribuir entre eles, aleatoriamente, uma ficha numerada, com os números inteiros de 2 a 12. Posteriormente serão lançados dois dados perfeitos, ao mesmo tempo, e será verificada a soma dos números das faces voltadas para cima. O ganhador será o funcionário que tiver a ficha com o número coincidente com essa soma. Marcos está com a ficha de número 2, Renata com a de número 4, Beatriz com a de número 8, Fernando com a de número 10 e João com a de número 12.


Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que indica a (o) funcionária(o) com maior probabilidade de ganhar o prêmio.

Alternativas
Comentários
  • Gab A

     

    Marcos (ficha de número 2): Tem apenas uma possibilidade de sucesso, um dado sair com o n° 1 e o outro tb com 1.

     

    Renata (ficha de número 4): Tem duas possibilidades de sucesso. A primeira: um dado sair com o n° 1 e o outro com o n° 3. A segunda: um dado sair com o n° 2 e o outro com o n° 2. 

     

    Beatriz (ficha de número 8): Tem três possibilidades de sucesso. A primeira: um dado sair com o n° 2 e o outro com o n° 6. A segunda: um dado sair com o n° 3 e o outro com o n° 5. A terceira: um dado sair com o n° 4 e o outro tb com 4. 

     

    Fernando (ficha de número 10): Tem duas possibilidades de sucesso. A primeira: um dado sair com o n° 4 e o outro com o n° 6. A segunda: um dado sair com o n° 5 e o outro com o n° 5. 

     

    João (ficha de número 12): Tem apenas uma possibilidade de sucesso, um dado sair com o n° 6 e o outro tb com 6.

  • POSSIBILIDADES: 

     

    Marcos (n° 2): 1-1.

    Renata (n° 4): 1-3 , 2-2, 3-1.

    Beatriz (n° 8): 2-6 , 3-5 , 4-4, 5-3 , 6-2.

    Fernanda (n° 10): 4-6 , 5-5 , 6-4.

    João (n° 12): 6-6.

     

  • Marcos está com a ficha nª 2

    Renata está com a ficha nª 4

    Beatriz está com a ficha nª 8

    Fernando está com a ficha nª 10

    João está com a ficha nª 12


    Precisamos agora definir os possíveis resultados do lançamento dos dados:

    (1,1) (1,2) (1,3) (1,4) (1,5) (1,6)

    (2,1) (2,2) (2,3) (2,4) (2,5) (2,6)

    (3,1) (3,2) (3,4) (3,4) (3,5) (3,6)

    (4,1) (4,2) (4,3) (4,4) (4,5) (4,6)

    (5,1) (5,2) (5,3) (5,4) (5,5) (5,6)

    (6,1) (6,2) (6,3) (6,4) (6,5) (6,6)

    Amostragem = 36


    Agora temos que ver quais os lançamentos resultam nas fichas dos participantes:

    Marcos está com a ficha de nº 2, sendo assim as possibilidades de sair soma 2 nos dados são: (1,1), ou seja 1/36;

    Renata está com a ficha nº 4. As possibilidades de sair soma 4 nos dados são: (1,3) (2,2) (3,1), ou seja 3/36;

    Beatriz está com a ficha nº 8. As possibilidades de sair soma 8 nos dados são: (2,6) (3,5) (4,4) (5,3) (6,2), ou seja 5/36

    Fernando está com a ficha nº 10. As possibilidades de sair soma 10 nos dados são: (4,6) (5,5) (6,4), ou seja 3/36

    João está com a ficha nº 12. As possibilidades de sair soma 12 nos dados são: (6,6), ou seja 1/36


    Portanto, Beatriz é quem tem maior possibilidade de ganhar o premio, pois ela tem 5 chances em 36.

    Resposta A


  • O mais seguro nesse tipo de questão é montar uma tabelinha

    + 1 2 3 4 5 6

    1 2 3 4 5 6 7

    2 3 4 5 6 7 8

    3 4 5 6 7 8 9

    4 5 6 7 8 9 10

    5 6 7 8 9 10 11

    6 7 8 9 10 11 12

    Estão ai todas as possibilidades de soma com os números dos dados possíveis

  • Item A correto.

    Mais uma daquelas questões que todo mundo vai acertar, só serve para roubar tempo.

    Quem tem a ficha 2 só tem uma chance: 1+1

    Quem tem a ficha 4 tem duas chances: 2+2 ou 3+1

    Quem tem a ficha 8 tem três chances: 4+4 ou 5+3 ou 6+2 (maior probabilidade de ganhar)

    Quem tem a ficha 10 tem duas chances: 5+5 ou 6+4

    Quem tem a ficha 12 só tem uma chance: 6+6


ID
2638099
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Deseja-se eleger uma equipe de 7 conselheiros efetivos para o biênio 2019/2020 de determinada empresa. A equipe será formada por 3 médicos, 2 advogados e 2 assistentes administrativos. Candidataram-se para participar das eleições da equipe 6 médicos, 5 advogados e 4 assistentes administrativos.


Considerando que as candidaturas são individuais, sem a formação de chapas, de quantas maneiras diferentes essa equipe pode ser eleita?

Alternativas
Comentários
  •  Letra C

    combinação de 6 medicos em 3

    combinação de 5 adv em 2

    vcombinação de 4 assistentes em 2

     

     

  • Médicos: C6,3

    Advogados: C5,2

    Assistentes: C4,2

     

    (C6,3) x (C5,2) x (C4,2) = (20) x (10) x (6) = 1200

  • Alguém poderia me explicar o pq q fica (20)x(10)x(6)?

  • Grupo menor dentro do maior, depois multiplica os resultados = GAB:  1200

  • Gaba: C

     

    1. A ordem não importa, portanto se usa combinação, cuja fórmula é:  C n,p = n! / p! ( n - p)!

     

    2. Aplica-se a fórmula para a combinação de:

     

    6 médicos para 3 vagas:   C 6,3 = 6! / 3! ( 6 - 3!) = 20 

     

    5 advogados para 2 vagas: C 5,2 = 5! / 2! ( 5 - 2)! = 10

     

    4 assistentes para 2 vagas: C 4,2 = 4! / 2! ( 4 - 2 )! = 6

     

    Multiplicando tudo: 20 * 10 * 6 = 1.200 possibidades

     

     

     

  • GAB. C

    Como é formação de grupo, usa-se a COMBINAÇÃO

    Equipe com 7, sendo 3 médicos, 2 advogados e 2 assis. adm.

    Candidatos: 6 médicos; 5 advogados e 4 assi. adm

    Médicos                e                    advogados  e        ass. adm

    C6,3                    X(regra do E)     C5,2        X       C4,2 =

    6X5X4 / 3X2X1                             5X4/2X1             4X3/2X1 = 1200 possibilidades

  • Uma dica maravilhosa para saber quando utilizar combinação ou arranjo

     

    Pergunte-se a ordem importa ?

     

    AHAN ? "AHANJO"

    NÃO ? COMBINAÇÃO

     

    Bons estudos

  • Thais Rimkus, não sei bem a explicação matemática pra isso (kkkkk), mas quando lemos que ele quer formar uma equipe com 3 médicos E 2 advogados E 2 assistentes administrativos, o em matemática significa multiplicação. Situação diferente seria se a equipe desejada fosse de 3 médicos OU 2 advogados OU 2 assistentes administrativos, nesse caso, o OU te diz que você tem que somar. 

  • QUANDO O PROBLEMA FALAR O NUMERO DE... QUANTIDADE DE MANEIRAS... COM ALGUMAS RESTRIÇÕES É ANALISE COMBINATORIA

  • Galera, grupos de pessoas, equipes, comissoes... é combinaçao

     

    _ _ _        _ _       _ _

    6x5x4  5x4  4x3 / 3! 2! 2!

     

    = 1200

  • Nos problemas de analise combinatória devemos analisar se a ordem interfere na formação do grupo, se não interferir é Combinação, se interferir e estivermos usando todos os elementos é Permutação, se  interferir e não estivermos usando todos os elemntos é Arranjo. 

  • C6,2 * C5,2 * C4,2

    20 * 10 * 6 = 1.200

  • Questões envolvendo grupos de pessoas SEMPRE SERÁ COMBINAÇÃO!. Pois a ordem não importa.

    Então, calcula-se primeiro as combinações de grupos menores depois multiplica todas para achar o grupo maior.

    Comb. de médicos * Comb. de advogados * Comb. de assistentes.

    C6,3 * C5,2 * C4,2

    20 * 10 * 6 = 1.200

    Bons estudos, forte abraço!

    @rumboraestudar


ID
2638105
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Apenas 56,6% do público-alvo recebeu vacina contra a gripe no DF


Um levantamento do Ministério da Saúde mostrou que, até a última quarta-feira (17/5/2016), apenas 56,6% do públicoalvo se imunizou durante a 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe no Distrito Federal. Foram 312,3 mil pessoas vacinadas, segundo os dados divulgados nesta quinta-feira (18/5/2016), após o Dia D da campanha, no último sábado (13/5/2016).

Disponível em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidade /2017/05/18/interna_cidadesdf,596048/apenas-56-6-do-publico-alvo-recebeuvacina-contra-a-gripe-no-df.shtml > . Acesso em: 13 mar. 2018, com adaptações.


Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa que apresenta a melhor aproximação para o número de indivíduos do público-alvo à época da reportagem.

Alternativas
Comentários
  • 56,6% -------312.300 pessoas

    100% ------ x

    56,6x = 312.300×100

    X=551.766,784

    Aproximadamente 552.000

  • Não precisa nem fazer regra de 3, já que imunizou 56,6% (312,3 mil pessoas), ou seja mais da metade exclui-se logo as assertivas A, C ,D e E.

    Para conferir basta diminuir pela população já imunizada, se o resultado for menor que 312,3 mil é a reposta.
    Só a título de ilustração:

    552.000 - 312.300 = 239.700 ( gabarito)

    648.000 - 312.300= 335.700 ( não pode ser, pois mais da metade da população já foi imunizada e mais da metade corresponde a 312,3 mil)

     

  • Mas foram 312,3 mil pessoas vacinadas, entre elas publico alvo e população normal. Não foram 312,3 pessoas SOMENTE DE publico alvo! Ou estou enganado?


ID
2638108
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Hoje em dia, é quase impossível falar a respeito de segurança da informação e não inserir o armazenamento de dados na pauta. O backup sempre se fez necessário a todo usuário de computadores; porém, com o ambiente corporativo cada dia mais informatizado e transmitindo informações cada vez mais relevantes para a empresa, o cuidado de se prevenir contra possíveis perdas de dados originais passou a ser ainda mais importante.

Disponível em:<https://www.alertasecurity.com.br/> . Acesso em: 23 jan. 2018, com adaptações.


Em se tratando de segurança para o armazenamento de dados, qual das formas a seguir é a mais segura do mercado?

Alternativas
Comentários
  • Achei um pouco "forçado" o "mais seguro do mercado", pois em se tratando de informática/TI isso é muito relativo. 

    Enfim, gabarito E 

     

     

    O armazenamento na nuvem é definido como uma forma de armazenar dados na Internet, em vez de recursos de armazenamento locais. Esse armazenamento é adquirido como serviço e fornecido sob demanda, oferecendo capacidade e custos just-in-time. O armazenamento na nuvem elimina a compra e o gerenciamento de sua própria infraestrutura de armazenamento, aumenta a agilidade, oferece escala global e entrega dados “em qualquer lugar, a qualquer momento”.

     

     

    Fonte:amazon what is cloud storage

  • Alternativa E seria Cloud Storage  e não  cloud computing como menciona a alternativa.

  • Eu penso se fosse uma questão de certo ou errado e tivesse afirmando que o armazenamento de nuvem fosse O MAIS SEGURO. Eu mesmo marcaria errado sem medo, mas se a banca entende assim. Penso que é sim uma ferramente segura, agora a mais segura do mercado, já penso ser um pouco forçado.

  • ate hoje essa questão de nuvem ser a mais segura e bem discutida e não a um consenso sobre a questão acredito que se entrar com um recurso de anulação bem feito a banca aceite 

  • Seguro em aspectos de acessibilidade remota. Em caso de incêndio, perda, roubo, desastres da natureza, demolição do local em que os entes físicos estão instalados a informação é preservada mais apropriadamente na nuvem. Acredito que a palavra "segurança", aí, se aplica no sub-aspecto "integralidade dos dados".

  • É o mais seguro?

  • Fiz essa prova e errei a questão por pensar como os senhores. Achei forçado demais afirmar que o armazenamento em nuvem é o mais seguro. Na minha prova essa alternativa veio como a Letra A, daí eu imaginei mesmo que era uma pegadinha. As pessoas mais leigas no assunto marcaram a alternativa correta (segundo a banca) sem medo. As vezes saber demais atrapalha...

  • Questão um pouco louco. 

  • Galera, acontece que mesmo que a mídia física seja mais segura, nessa questão ele apresenta 3 opções de mídia física, que de certa forma são equivalentes, e uma diferente que é a nuvem. Portanto numa questão de múltipla escolha essa tem que ser marcada!
  • Revelações da Vigilância pela NSA

    Em outubro de 2013 a imprensa publicou, com base nos documentos revelados por Edward Snowden, que através do Programa MUSCULAR, o GCHQ britânico e a NSA secretamente invadiram os principais enlaces de comunicação dos centros de processamento de dados do Yahoo! e do Google ao redor do mundo, tendo acesso aos dados da nuvem de ambos.

     

  • Nenhum desses procedimento é 100% seguro, apenas lembrar isso, caso uma questão afirme que um sistema ou back up é 100% seguro, estará errada.

  • GABARITO: E

     

    Não acho que "os mais leigos" foram na "E".

    No meu caso, usei experiência própria. Tinha um HD externo e ele queimou, perdi todo conteúdo. 

    Tenho arquivos há bem mais de dois anos em nuvem e tá lá, flutuando e seguro. 

    PORÉMMMMMM, tb concordo com o fato de que nada é 100% quando se trata de TI.

     

    Bons estudos.

  • Examinador desgraçado!, concordo contigo! também não acho que "os mais leigos" foram na "E".  

    questão de lógica, imagine que uma pessoa tenha um conteúdo seu dentro da casa dela, e a pessoa armazenou  cópias em cada um dos dispositivos mencionado nas alternativas para nao perder esse conteudo, e você queira deletar esses arquivos, quais seria o mais dificil de você apagar?

    óbvio que o contéudo armazenado na nuvem.  E outro que a questão nao perguntou qual tem 100% de segurança, perguntou qual o mais seguro entre eles.

  • O problema desse tipo de questão é ter que pensar conforme a banca, que no caso citou um site nessa questão. Não nessesariamente esta é a melhor opção. O mais justo seria essa banca citar esse site na bibliografia de estudo para prova, mas ae já é querer demais também hehe.

  • Esse acertei por eliminação a única resposta diferente e essa Gab.E 

     

  • Jeferson, não gosto de usar os comentários para tratar de assunto que não seja pertinente à questão, mas tenho que abrir uma exceção para te elogiar. Parabéns, cara, pelo raciocínio inteligente... Acerta questões não necessariamente quem conhece a bem a matéria, mas quem sabe resolver questões. Sucesso!

  • A cópia de segurança dos dados do usuário poderá ser realizada em diferentes mídias.
    Uma recomendação importante, é que a mídia de armazenamento não seja armazenada no mesmo local do original. Em caso de sinistro, original e cópia seriam perdidos.
    Portanto:
    - letra A está errada (original + backup no mesmo computador)
    - letra B está correta, mas poderá armazenar no mesmo local do original.
    - letra C está correta, mas poderá armazenar no mesmo local do original.
    - letra D está correta, mas poderá armazenar no mesmo local do original.

    O armazenamento de dados em nuvem, guardará a cópia dos arquivos em servidores remotos.

    Gabarito: Letra E.
  • A questão oborda prevenção contra perdas e não contra ataques. 

  • Vamos compreender o seguinte pensamento: “O que é mais fácil de ser danificado; um HD, pen drive, ou seja, todos esses meios comuns de armazenamento de dados, ou então, um servidor na nuvem com tecnologia de ponta, onde os dados ficam armazenados e possuem backups automatizados que estão embutidos dentro do próprio serviço. Sem duvida, a nuvem é o meio mais seguro atualmente. No entanto, nada é 100%.” Espero ter ajudado a sanar as dúvidas! (Analista)

  • O Jeferson Fickel  falou tudo!

     

    Os outros colegas estão certos em suas considerações, mas temos que raciocinar como concurseiros! se as outras opções são formas de armazenamento equivalentes, temos que ir na diferente. Infelizmente é assim pessoal...

  • Gabarito: E

    O examinador foi meio sacana nessa...
    Consigo imaginar a cara dele rindo, olhando o monitor de lado enquanto digitava as alternativas.

    Considerou o CLOUD STORAGE (e não cloud computing, que é genérico sobre clouding) como o armazenamento seja por serviço de Storage ou seja pelos grandes back-ups empresariais onde vão sendo atualizados os back-ups redundantes.

  •  

    Wandeson Santos fala isso pro pessoal do MEGAUPLOAD ou do MINHATECA! 

  • Absurdo esse gabarito...

  • Caro, Eduardo Morais, leve em consideração o tema do conceito acima citado: "Procedimento de Segurança e Back up,  Segurança da Informação". Porque a resposta mais coerente, do ponto de vista técnico, seria essa. (Apesar de não existir nada 100% seguro em TI.) Todavia, nesse caso a resposta foi mais técnica. Não sei se já percebeu, mas as grandes bancas estão cada vez mais utilizando termos técnicos e bem abranges e até muitas vezes profundos em relação à informática. O pessoal que gosta de "decorar termos" ou estudar informática em livros de concurso, os quais nem sempre trazem o conceito correto e atualizado sobre o tema, deveriam mudar esse posicionamento, pois, TI está cada vez mais presente e complexo em grandes provas de concurso público. Aproveite as dicas não lhe farão nenhum mal! (Professor Fraklin é um excelente profissional, o melhor professor de concurso público na area de TI, em minha humilde opnião, e temos ele ao nossos dispor aqui na QC; aproveitem). 

  • Onde foi que a alternativa afirmou que era 100% seguro? Tem gente que mantém o péssimo defeito da extrapolação na hora de interpretar. A alternativa apenas comparou e disse que dentre todos os métodos apresentados, o na núvem é o mais seguro. E é porque embora o assunto seja polêmico há um consenso na doutrina de que é extremanente seguro e eficaz, mas em nenhum lugar está dizendo que é 100% seguro. 

     

    Nada é 100% seguro. 

  • Leandro Neves, no caso, vc sabe de menos, isso atrapalha mais ainda

    Kkkkkkkkk

  • Não vi nada de absurdo no gabarito,se pegar todas as outras tem a possibilidade real de perder o equipamento,pegar fogo,roubarem e por ai vai kkk,na nuvem não vai acontecer isso,pode ocorrer outras coisas que não sei e nem interessa kkk

  • Também errei. Mas de fato sob a ótica do texto do enunciado, a computação da nuvem é mais segura. Se formos falar da "impossibilidade" de ter acesso a esses arquivos não se confirma, um serviço de nuvem pode sofrer ataques de invasões.

  • Armazenamento de dados na nuvem.

    Letra E.

  • Ainda bem que eu não sei demais e, por isso, acertei a questão. :)

  • A midia fisica quebra, arranha, deteriora-se. Já a nuvem é um tanto quanto complicado de ocorrer algo do tipo

    Obviamente o conhecimento de fato é superficial, já que a nuvem está suscetível a outros problemas, mas a banca esperava o conhecimento generico do assunto

  • A questão só quer saber qual é o mais "Seguro" entre as opções. No caso, sem sombra de dúvidas, é a nuvem. Meios de armazenamento físicos podem queimar, sumir, extraviar, apresentar defeitos etc. Já na nuvem, seus dados apresentam alta disponibilidade, pois as empresas responsáveis realizam backups diariamente para manter a redundância da informação.

    GAB. LETRA E

  • Gab. "E"

    Eu acredito que o Armazenamento na nuvem seja mais seguro, pois, um HD externo ou pen drive, você ainda pode perder ou quebrar, o que não acontece com a nuvem.

  • Gabarito letra E para os não assinantes.

    Gabarito letra E para os não assinantes.

    A perda de arquivos digitais é um problema bastante recorrente em muitas empresas. A única forma de se proteger contra isso é escolher entre os diferentes tipos de backup para garantir uma cópia segura e protegida dos dados.

    O  backup em nuvem não necessita de drives físicos, mas de servidores online. O custo deste tipo de backup costuma ser mais baixo do que manter um servidor próprio, pois este último demanda constantes manutenções e ajustes na sua capacidade de armazenamento.

    O Google Docs, o iCloud da Apple e o Dropbox são alguns exemplos de sistemas de armazenamento em nuvem famosos.

    Além dos servidores, o desempenho deste backup vai depender da velocidade de conexão da sua internet. Se for alta, os dados vão ser carregados mais rapidamente. Neste tipo de backup, os novos arquivos podem ser salvos em tempo real.

    fonte: https://blog.hdstore.com.br/tipos-de-backup-para-minha-empresa

  • Veja como são as coisas: hoje em dia, o armazenamento que é considerado o mais seguro é o backup na nuvem, pois as empresas que oferecem tal serviço garantem que não irão perder os seus dados, e o acesso é restrito mediante autenticação.

    Todas as demais formas de armazenamento sugeridas, com uma mídia alternativa, correm dois riscos piores do que a nuvem. 1 – roubarem a cópia de segurança e 2 – a mídia estragar, perdendo a informação.

    Ah, professor, mas se roubarem minha senha podem acessar meus dados na nuvem” – sim, é verdade, mas é um risco menor.

    Resposta certa, alternativa e).

  • Galera, a questão fala em perdas e não em ataques, logo, não a nem discussão, nuvem é a melhor opção.

ID
2638114
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Atualmente, é forte o apelo no sentido de evitar o desperdício de energia e realizar a correta utilização dos equipamentos de informática, principalmente os computadores, o que pode contribuir com a economia, especialmente nos ambientes corporativos. Nesse sentido, os computadores que utilizam o sistema operacional Windows têm, pelo menos, duas formas de economizar energia, quando estiverem em inatividade: suspender e desligar.


Em relação a essas duas funcionalidades, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra C

     

    a) No modo suspenso, o PC fica no nível de consumo de energia mais baixo possível, mas ainda há consumo. As informações ainda estão salvas na memória RAM (memória essa que é volátil - desligou, perdeu). OBS.: diferente é o modo HIBERNAR, no qual as informações são salvas no HD (não na RAM) e o PC é DESLIGADO MESMO, não consome energia.

     

    b) Não. Quando você desliga o PC, não ficam salvos os processos, programas abertos etc que você estava fazendo. Na verdade, o Windows te obriga a fechá-los para que possa desligar. No modo suspensão os processos e programas abertos continuam lá.

     

    c) Não sabia essa, mas acertei por saber que todas as outras estavam erradas.

     

    d) É, sim, necessário. Afinal, não iria querer que alguém invadisse meu PC só porque ele estava suspenso e não desligado.

     

    e) Não. Consome mais energia, logo não é o recomendado.

  • Marquei a letra D porque não li o "não" no meio da frase. Na hora da prova a atenção é fundamental!

  • A) ERRADA! coloca o computador em estado de baixo consumo de energia para alguns componentes, porém permanece ligado.

    B) ERRADA! Desligar -> fecha todos os aplicativos e delisga o computador. SUSPENDER -> O computador permanece ligado e não fecha os aplicativos.

    C) GABARITO!

    D) É necessário inserir.

    E) Pergunta muito subjetiva, cada um sabe o que quer fazer.

  • Assim como o Lucas, marquei C por eliminação. 

    Suspender:

    coloca o computador em estado suspenso (estado de baixo consumo de energia): monitor, discos rígidos e outros equipamentos são desligados, mas o sistema continua sendo executado na memória principal. Lembre-se de que neste estado, o processador e a memória principal continuam funcionando (além, claro, da placa-mãe), mas os circuitos desnecessários são desligados. Ou seja, o micro continua ligado! (Prof. João Antônio) 

    Quanto a letra é, na minha opinião é mais prático desligar logo, se pensarmos em consumo de energia, pois mesmo no modo suspenso há consumo, e como a alternativa trata de um tempo logo, optaria pelo desligamento. 

  • C.

     

    -A respeito da D, nas opções de energia é possível sim desabilitar a necessidade de senha quando retorna do modo de suspensão.

  • A matéria de informática é fantástica, é infinita... por eliminação eu marquei a alternativa correta, só porque um dia eu marquei quanto tempo demoraria para ficar suspenso novamente.

  • Sempre deixo meu computador suspenso e nunca precisei inserir senha para voltar a usa-lo,,, sei que há opção para colocar senha, porém não é uma regra....

  • AFF, INFORMÁTICA É DUNI-DUNI-TÊ

  • Gente por eliminação e por as outras conterem pedaginhas eu marquei a C. Acredito que a primeira está errada porque no modo suspender o consumo de energia diminui, a B as duas formas não são iguais, uma desliga encerrando completamente o uso de energia e a suspensão diminui o uso da energia, a D quando volta a reeligar tem computadores que pede a senha, depende da configuração e a E vai depender da pessoa, no meu caso com certeza prefiro desligar o computador de um dia para o outro. Se tiver errado alguma coisa ai, me corrijam, please...kkkk. 

  • A alternativa E está falsa , e não tem como contestar.

     

    " Entre uma jornada e outra, das 18 horas de um dia até as 8 horas do dia seguinte, é mais prático e econômico suspender o computador, em vez de desligar.  "

     

    A questão afirma ser mais econômico suspender do que desligar , isso é totalmente falso , uma vez que desligado o computador não consome energia (teoricamente não , mas na prática consome sim); em modo de suspensão , por sua vez , consome energia.

  • FUNÇÕES DO BOTÃO DE ENERGIA: WIN. 10

     

    SUSPENDER --> A opção “Suspender” do botão de energia do Windows coloca o PC em modo de baixo consumo de energia, não o desligando completamente. Essa função permite que você inicie o dispositivo mais rapidamente quando voltar a utilizá-lo, uma vez que o sistema e os apps não foram removidos da memória RAM. Eles ficam ali esperando serem novamente acessados. Tudo fica do jeito que você deixou, porém em suspensão.

    DESLIGAR --> Ela fecha todos os apps que estão em execução no Windows, encerra o próprio SO e finaliza a atividade de todos os componentes do seu dispositivo. O PC então fica completamente desligado.

    HIBERNAR --> A hibernação pode ser encarada como um estágio de suspensão mais profundo. Ela salva seu trabalho do ponto em que você parou, mas o PC fica completamente desligado. Diferente da suspensão, entretanto, seus programas abertos ficam armazenados em forma de arquivo temporário no HD, e não na memória RAM. Com isso, seu PC pode ficar desligado e, ainda assim, voltar ao mesmo ponto de antes de ser hibernado.

    Fonte: https://www.tecmundo.com.br/windows-10/96311-desligar-suspender-hibernar-entenda-diferencas.htm

     

     
  • O famoso caso de na informática "quase tudo é possível" fica a dica

     

  • Fui por eliminação

     a)

    No modo suspenso, não há consumo de energia. (Há consumo de energia)

     b)

    Quanto ao encerramento dos softwares e aplicativos, as duas formas são iguais(São diferentes, um encerra tudo, o outro mantém tudo aberto)

     c)

    No Windows 7, é possível programar o horário da suspensão, no intervalo de até 5 horas. (Essa alternativa poderia gerar dúvidas, mas as outras estão muito erradas, então da pra ir por eliminação).

     d)

    Ao se religar o computador que está suspenso, não é necessário inserir as credenciais de usuário, tal como a senha. (É necessário)

     e)

    Entre uma jornada e outra, das 18 horas de um dia até as 8 horas do dia seguinte, é mais prático e econômico suspender o computador, em vez de desligar. (Sem dúvida é prático, mas não é economico, ja que um consome energia e o outro não).

  • Fiquei em dúvida com relação a letra D - ao se religar o computador que está suspenso, não é necessário inserir as credenciais de usuário, tal como a senha. Porque no meu computador windows 7 starter quando suspendo e religo não preciso inserir novamente meu usuário e senha :( :(

  • Essa foi na visão do Prof. Xavier prevendo a chegada do Magneto... X Acerto

  • Essa questão é muito ruim...
    É possível que o usuário desabilite o uso de credenciais para (re)iniciar o sistema.
    Logo, não é NECESSÁRIO inserir credenciais.

  • Acertei por eliminação. Mas a questão deveria ser anulada, pois fala em programar horário, isso não existe, é possível programar o tempo.

  • Segundo o prof. Frank a alternativa D também estaria correta pois não é necessário reinserir as credenciais quando o pc está suspenso.


    Basta fazer o teste suspenda seu pc e verá não é necessário digitar novamente a senha.

  • Pessoal, sobre a questão de reinserir a senha ao suspender o PC, acho que por PADRÃO é preciso sim, mas existe a possibilidade de desabilitar isso.


    Questões de informatica sempre pedem na configuração padrão, se for dar margem para as milhares de personalizações que são possíveis para cada usuário, fica impossível cobrar qualquer coisa de informatica.

  • É possível programar a suspensão em configuração de energia a partir do win 7.


ID
2642596
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A mais forte tendência contrária à departamentalização tradicional tem sido o esforço de algumas empresas em implementar o trabalho em equipe.


Com base no exposto, é correto afirmar que uma característica positiva da forma de trabalho em equipe equivale ao fato de que tal configuração constitui uma

Alternativas
Comentários
  •               GRUPOS                              X                     EQUIPES

    Objetivo é trocar informações                       Objetivo é o desempenho coletivo

    Não tem sinergia                                           Sinergia positiva

    Responsabilidade é individual                       Responsabilidade coletiva

    Habilidades aleatórias e variáveis                 Habilidades complementares

    Relacionamento é informal e solto               Relacionamento é coeso e firme

    FONTE: PDF DO ESTRATÉGIA

  • A estrutura baseada em equipes  promove o autogerencialismo pelos própios funcionários, além de proporcionar rapidez nas decisões.
    Fonte: giovanna carranza

  • Gabarito: Letra D "maneira de tornar as organizações mais flexíveis e ágeis para funcionar em um ambiente dinâmico."

  • O trabalho em equipe consiste na união de algumas pessoas em prol de um mesmo objetivo. Trabalhar em equipe exige alguns critérios das pessoas que ali estão envolvidas. A princípio, você estará lidando com pessoas diferentes de você, e por ora até com opiniões distintas da sua. E cabe à equipe chegar a um único acordo, que seja proveniente de ideias de soluções.


    Veja abaixo quais são as vantagens e desvantagens desse modo de trabalhar:


    Vantagens:

    • Quanto mais gente na equipe, mais informações, mais fontes e mais ideias. Pois junta-se a ideia de todos os membros para que se solidifiquem um acordo entre todos.

    • No que concerne à criatividade, há muitas ideias, propostas e contrapropostas, cada qual com o seu pensamento e conhecimento.

    • Há muito para aprender com o trabalho em equipe, o que implica na reavaliação de suas verdades e o seu ponto de vista.


    Desvantagens:

    • Pode ocorrer opressão sob algum indivíduo, ou seja, ele pode ser pressionado a aceitar a ideia da maioria.

    • Algum dos membros pode querer falar mais, não dando espaço e passe de palavra aos outros para expressarem suas opiniões;

    • Pode haver sobrecarga de tarefas para um só membro enquanto outros ficam com poucas;

    • O tempo gasto deve ser levado em conta também, pois é maior devido à quantidade de pessoas, as opiniões contrárias e discussões e por fim, a decisão.


    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/trabalho-em-equipe-vantagens-e-desvantagens/49027


ID
2642599
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que representa fator positivo de uma estrutura de trabalho em equipe.

Alternativas
Comentários
  • B)

     

    De acordo com Clock e Goldsmith,3 para que uma equipe tenha sucesso são necessárias algumas habilidades:
    Habilidades de Comunicação – sem uma comunicação eficaz entre os membros da equipe, será muito difícil atingir os resultados desejados. Os canais de comunicação devem estar sempre abertos.
    Habilidade de Autogerenciamento – A equipe deve, em conjunto, ultrapassar obstáculos por meio da construção de um senso de propriedade, responsabilidade, compromisso e eficiência de cada membro, encorajando a total participação e a autocrítica para melhorar incessantemente as condições de trabalho.
    Habilidades de Liderança – Devem existir oportunidades para que todos exerçam a liderança. Cada membro deve aprender a organizar, colaborar, planejar, facilitar, relacionar e servir como coach e mentor.
    Habilidades de Responsabilidade – Cada membro da equipe é responsável não só pelo seu trabalho, mas também pelo trabalho dos seus colegas. A responsabilidade do trabalho é compartilhada por todos.
    Habilidade de Apoio à Diversidade – Quanto mais diversificada a equipe, tanto maior sua habilidade de responder a novos problemas e apresentar novas soluções. Os preconceitos devem ser evitados. Pessoas com “perfis” diferentes trazem novas ideias e pontos de vista que podem acrescentar e enriquecer o trabalho da equipe.
    Habilidade de Retroação e Avaliação – Sem aprender com os erros passados, nenhuma equipe cresce. Devemos incentivar a autocrítica e a busca pelo autoaprendizado constante.
    Habilidade de Planejamento Estratégico – Em vez de responder a problemas com respostas isoladas, a equipe deve utilizar o planejamento estratégico para mapear os desafios e as oportunidades de modo participativo.
    Habilidade de Conduzir Reuniões Bem-sucedidas – Não deve existir perda de tempo com reuniões longas e pouco produtivas. A equipe deve aprender a utilizar técnicas de modo que as reuniões sejam curtas e produtivas.
    Habilidade de Resolver Conflitos – A equipe deve aprender a resolver problemas, negociar colaborativamente, responder a situações difíceis e resolver conflitos internos.
    Habilidades de Desfrutar – O trabalho não deve ser encarado como uma “pena” para os membros da equipe. Aprender a gostar do trabalho que é feito e desfrutar dos momentos juntos é importante para que a equipe tenha sucesso


ID
2642602
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em nenhuma outra época na história das organizações, as pessoas com suas competências e talentos foram tão valorizadas como atualmente. De fato, se há um ponto em relação ao qual poucos se opõem é que, com o intuito de fazerem frente às atuais transformações do mundo dos negócios, as empresas têm necessitado de indivíduos cada vez mais talentosos e competentes.


MARQUARDT, M. J.; ENGEL, D. W. Globo human resource development. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1993, apud SANT’ANNA, Anderson de Souza et al. Competências individuais, modernidade organizacional e satisfação no trabalho: um estudo de diagnóstico comparativo.

Disponível em: <www.scielo.br/sciello.php?script=sci_arttext&pid=s1676-56482005000100001 >. Acesso em: 2 mar. 2018.


Considerando o texto apresentado, assinale a alternativa que corresponde a uma competência valorizada pelas organizações modernas.

Alternativas
Comentários
  • Resposta-  a) Capacidade de comunicação e de relacionamento. 

    Essa é para ninguém zera a prova =D 

  • habilidade musical kkkk

  • As questões de administração são 8 ou 80. Ou são ridiculamente fáceis ou ninguém entende nada. kkkk

  • pohaaa...certeza que era habilidade musical!!!!


    Brincadeira...Nem pra ser cantor precisa desse atributo hoje em dia, os funks estão ai pra provar isso.

  • Alisson Ferreira Queiroz exatamente


ID
2642605
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A estrutura de uma organização se constitui em uma fonte potencial de conflitos. Com base no exposto, assinale a alternativa que identifica uma das principais razões pelas quais “a paz é quebrada” em uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Se um grupo quer aumentar a quantidade de reursos outro grupo terá de perder ou abrir mao de uma parcela. Isso provoca a percepção de objetos e interesses diferentes e talvez incompatieis e incongruentes.(andrea ribas)

    GAB c

  • Segue outra relacionada:

     

    QUESTÃO CERTA: Quebras na comunicação, recursos escassos e ambiguidades jurisdicionais são exemplos de causas de conflitos nas organizações, que geram interações antagonistas entre as pessoas e as equipes de trabalho.

     

    Fonte: Qconcursos. 

     

    Resposta: Letra C. 

  • Gab. C

    Competição em função de recursos escassos. 

  • Sobre a letra E, se as pessoas não tiverem relação para a realização da tarefa, não há motivo para ter conflito entre elas. Ex: O carinha que faz o balanço contábil da empresa não está nem um pouco preocupado com a decisão entre treinar ou não os vendedores da empresa em tal estabelecimento. Então são duas atribuições que, provavelmente, não entrarão em conflito.

  • Gabarito: c)

     

    Causas dos Conflitos

     

    De acordo com Schermerhorn e Daft, algumas condições podem aumentar a chance de um conflito ocorrer:

     

    Papel Ambíguo – Ocorre quando o empregado não sabe o que é esperado dele, ou o que deve fazer exatamente. Pode levar a uma situação em que as pessoas estejam fazendo trabalhos conflitantes, ou estejam em tarefas que levem a um conflito com outras pessoas na organização.

     

    Recursos Escassos – Se faltam recursos para todos na organização, alguém ficará insatisfeito! Disputas por recursos são causas muito comuns de conflitos em uma organização!

     

    Interdependências – Quando dependemos do trabalho de outras pessoas para fazer nosso trabalho, existe um conflito em potencial! Em toda organização existem interdependências entre setores e pessoas. Dessa forma, uma pessoa deve cumprir seu papel de forma eficiente para que a outra possa fazer o mesmo.

     

    Objetivos Conflitivos – Quando os objetivos da organização não são bem desenhados, ou são ambíguos (setor de vendas recebe bônus por vendas maiores, mas setor de materiais recebe bônus por investimento em estoque menor, por exemplo), existe uma chance grande de haver conflitos dentro da organização.


    Diferenciação – Diferenças na estrutura da organização ou no perfil das pessoas de áreas diferentes podem causar conflitos, pois as visões de mundo e do trabalho poderão ser conflitantes (por exemplo, imagine um setor de finanças com pessoas com média de idade de 55 anos interagindo com o setor de marketing recheado de pessoas com média de idade de 25 anos? A diferença de idade e experiência por si só poderá gerar conflitos!).


    Falhas de Comunicação – Uma comunicação deficiente pode levar a desentendimentos e interpretações incorretas de parte a parte. Principalmente em equipes que trabalham a distância, uma falha de comunicação pode gerar e aumentar conflitos.

     

    Choque de Personalidades – Muitas vezes as pessoas simplesmente não se “bicam”. Personalidades, valores e atitudes muito diferentes (ou iguais) podem gerar um conflito única e exclusivamente derivado dos estilos de vida das pessoas. Muitas vezes a única solução é separar as pessoas envolvidas.


    Conflitos Anteriores – Quando já ocorreram conflitos entre algumas pessoas e estes não foram bem resolvidos, existirão ressentimentos. Portanto, estes sempre poderão ressurgir em novos conflitos!

     

    Fonte: Administração Geral para Concursos - Rodrigo Rennó.

  • Caso, você tenha irmão, só lembrar de quando vocês brigavam para ver quem iria comer o "chocolate", sei lá, associem hahahah

  • Gab. C

    Competição em função de recursos escassos. 


ID
2642608
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considere um recurso patrimonial com depreciação linear anual equivalente a 5% do respectivo valor contábil no momento da aquisição. Em quantos anos esse bem terá valor contábil igual a zero?

Alternativas
Comentários
  • Depreciação Linear de 5% ano ano. Então teremos:

    Depois de um ano de uso, o recurso patrimonial valerá 95%,

    Depois de 2 anos de uso, valerá 90%. 

    Assim, depois de 10 anos de uso, valerá 50% do valor contábil. 

    Para completar os outros 50% de depreciação: 10x2 = 20 anos

    Gabarito Letra E

  • 100/5= 20 anos

  • Segundo o enunciado a taxa de depreciação do item é de 5%. Assim:

    Com isso, correta a alternativa E.

  • Você poderia pensar da forma q a Camila disse.

    Mas se você quiser a fórmula: Taxa de Depreciação = 100%/vida últil

    Nessa questão: (100%) / (5%) = 20 anos - a unidade ficou em "anos" pq o 5% dado no enunciado estava em anos tbm.

  • Aquelas perguntas que dá até medo de responder de tão óbvia para uma questão de concurso


ID
2642611
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Assinale a alternativa que indica um recurso patrimonial móvel.

Alternativas
Comentários
  •  

    A- Gabarito

         Bens móveis são todos os bens que podem se locomover.

     

    B, C, D, E- Erradas

       Bens imóveis são insuscetíveis de moviemento.

  • Guindaste  - MÓVEL


    B Terreno  - IMÓVEL


    C Projeto  - INTANGÍVEL/ ABSTRATOS/ INCORPÓREOS


    D Patentes - INTANGÍVEL/ ABSTRATOS/ INCORPÓREOS


    E Jazidas - IMÓVEL


  • Gab A

    Guindaste--> máquina usada para erguer ou deslocar cargas e volumes muito pesados; grua.

     

    Bens móveis são os bens que podem ser removidos de sua posição sem que sua substância seja destruída.

     

    Bens imóveis "o solo e tudo quanto se lhe incorporar natural ou artificialmente".

    Não podem ser removidos de sua posição original sem que com isto sua substância seja destruída ou sua finalidade desvirtuada.

  • que merda de questão heim

  • Entendi foi nada. Só chutei.

  • Classificação dos recursos patrimoniais

    Bens tangíveis podem ser classificados em:

    • Bens móveis - Movimentam eles sem gerar dano ou modificar suas características originais (mobiliário, dinheiro, veículos).
    • Fungíveis - Podem ser substituídos por outros da mesma espécie sem qualquer alteração das características originais (dinheiro, commodities)
    • Infungíveis - Bens que não podem ser substituídos com o mesmo valor e uso
    • Bens imóveis - ativos imobilizados de natureza permanente para a organização (terreno, fazenda, jazida mineral).

    Quanto à existência física:

    • Corpóreos/tangíveis
    • Incorpóreos/intangíveis - marca, patente, direito de exploração do solo

    Quanto à mobilidade

    • Divisíveis - pode ser divididos em partes sem que percam suas características
    • Indivisíveis - perdem suas características

    Quanto à disponibilidade

    • Disponíveis - uso imediato é possível
    • Indisponíveis - não é possível o seu uso imediato

    Na área contábil-financeira e fiscal classifica-se os bens em:

    • Bens de capital - usa para gerar novos produtos e serviços. ex: máquinas, ferramentas.
    • Bens de consumo
    • Bens de consumo duráveis - carro, geladeira.
    • Bens de consumo não duráveis - refeição, copo de suco.

    No manual SIAFI e portaria 448/2002 da STN

    Material permanente - em razão de seu uso corrente, não perde sua identidade física, e/ou tem uma durabilidade superior a dois anos.

    Material de consumo - em razão de seu uso corrente perde normalmente sua identidade física e/ou tem sua utilização limitada a dois anos. Precisa atender pelo menos um dos seguintes critérios (permanente não pode nenhum deles):

    1. Durabilidade - o material em uso normal perde ou tem reduzidas as suas condições de funcionamento, no prazo máximo de dois anos;
    2. Fragilidade - cuja estrutura esteja sujeita a modificação, por ser quebradiço ou deformável, caracterizando-se pela irrecuperabilidade e/ou perda de sua identidade;
    3. Perecibilidade - sujeito a modificações (químicas ou físicas) ou que se deteriora ou perde sua característica normal de uso;
    4. Incorporabilidade - destinado à incorporação a outro bem, não podendo ser retirado sem prejuízo das características do principal;
    5. Transformabilidade - adquirido para fim de transformação.”

    Quanto à singularidade

    • Singulares
    • Coletivos
    • Universalidade de fato
    • Universalidade de direito - complexo de relações jurídicas de uma pessoa, dotado de valor econômico. Ex: herança.

    Numerários: trata-se de dinheiro e títulos de liquidez imediata;

    Semoventes: são os animais, que se movem por si só, sem necessidade de motorização.


ID
2642614
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Existe um sistema de classificação e codificação de recursos patrimoniais que utiliza uma sequência lógica de números inteiros para representar atributos, como tipo de uso, finalidade, data de aquisição, propriedades e sequência de aquisição.


Com base nessas informações, é correto afirmar que o enunciado se refere ao sistema

Alternativas
Comentários
  • Numeros inteiros = Decimal

  • CDD, Classificação Decimal de Dewey, pesquisem. 

  • Qual matéria e assunto dessa questão ?

  • Uai!! Essa questão é da materia de recursos materiais!

  • Quem estuda recursos materiais acertou!

  • Tipo de classificação e codificação são estudados em adm de recursos materiais e em arquivologia.

  • Decimal.

  • A codificação de mercadorias é a segunda etapa da classificação de materiais e consiste na atribuição de um código representativo ao produto, possibilitando a identificação da mercadoria e suas características.

    Sistemas de codificação de materiais utilizados com maior frequência:

    Sistema alfabético: constituído unicamente por um conjunto de letras, em sua maioria estruturadas de forma mnemônica mediante associação das letras que permite identificar cada material.

    Sistema alfanumérico: é um método de codificação que mescla números e letras para representar cada material. Esse sistema de codificação é muito utilizado na indústria de autopeças, por exemplo.

    Sistema numérico OU decimal: consiste em atribuir uma composição lógica de números para identificar cada material. Este sistema de codificação teve origem na Classificação Decimal Universal, criada por Melwille Louis Komoth Dewey, que foi aplicada originalmente na organização de bibliotecas.

    OUTROS TIPOS DE SISTEMA DE CODIFICAÇÃO:

    *Código de barras - que é uma marcação gráfica/leitura digital

    *RFID - Identificação por rádio frequência

  • Decimal

  • "sequencia lógica de NUMEROS INTEIROS..." "...é correto afirmar, CONFORME ENUNCIADO..."

    A)decimal -

    DESDE QUANDO NUMEROS DECIMAIS SÃO NÚMEROS INTEIROS... comlicado

    Apesar de se referir a um sistema que consta na literatura, acho que o legislador não deveria se referir a números inteiros no enunciado


ID
2642617
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a melhor definição para “delegação de autoridade”.

Alternativas
Comentários
  • a mais completa é a C

  • Delegação

    Processo de transferência de determinado nível de autoridade. Maior motivação dos funcionários. Amplitude de controle mais adequada. Ligada à Pessoa. Informal. Um nível hierárquico. Curto prazo

  • complicado as referências dessas bancas, pois segundo o material do Prof Carlos Xavier, delegação transmite competência mas não responsabilidade, que continua atribuída ao superior (transitória), já na descentralização existe a transferência de competêcia e responsabilidade (sendo de modo permanente). 

     

    "Devemos lembrar sempre ainda que a competência pode ser
    delegada, mas a responsabilidade não. Assim, na delegação de
    competência, a autoridade que delega continua responsável pela tarefa que foi
    repassada para o subordinado. Enquanto isso, na descentralização, tanto a
    competência quanto a responsabilidade são entregues a uma parte específica
    da organização por meio da própria estrutura organizacional, sendo visível em
    questões como organogramas, funcionogramas, regimentos internos, etc".

     

    "Há diferenças, entretanto, entre descentralização e delegação. A
    descentralização ocorre através de mudanças estruturais na organização,
    enquanto a delegação é um simples ato de um superior de delegar, mediante
    documento formal apropriado (quando for necessário), a competência para
    algo".

     

    "Deste modo, a descentralização possui caráter permanente e é
    impessoal, enquanto a delegação possui caráter transitório e é, na maioria das
    vezes, pessoal e nominal a alguém".

     

    bons estudos!

     

     

     

  • Na delegação ocorre a transferência de responsabilidade e autoridade ao subordinado. Contudo, o chefe não se livra da responsabilidade.

  • Letra:C. Uma boa definição!

  • Gabarito C

    na delegação eu transfiro autoridade e responsabilidade a um subordinado

    na descentralição eu transfiro autoridade e responsabilidades aos níveis de baixo.

  • Que cachorrada é essa. Já errei questões porque li que delegação transferia responsabilidade. Fui ler Carlos Xavier, chego aqui e agora delegação é atribuição de responsabilidade... Essas bancas...

  • Pro Cespe, não há transferencia de responsabilidade não. 

  • Gabarito: C

    É uma espécie de delegação parcial da responsabilidade, onde o gestor imediato é o responsável final.

  • Não se transfere responsabilidade. Ela é partilhada.

  • GAB:C

    Acertei, porém infelizmente a questão deveria ser anulada, os amigos acima já citaram o erro.


ID
2642620
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Qual é o primeiro passo que deve ser considerado no processo de tomada de decisões em uma organização?

Alternativas
Comentários
  • O mais correto seria identificar o problema.

  • Segundo a banca, o mais importente é: DEFINIR O PROBLEMA

    GAB: (A)

  • GAB - A

    É possível trabalhar o processo decisório em 5 etapas: 

    1ª ETAPA: RECONHECIMENTO /  DEFINIÇÃO
    • Reconhecer um problema ou oportunidade; 
    2ª ETAPA: ELABORAÇÃO 
    • Elaboração de alternativas de ação; 
    3ª ETAPA: PLANEJAMENTO 
    • Avaliação das vantagens e desvantagens das alternativas; 

    4ª ETAPA: DECISÃO E IMPLEMENTAÇÃO 
    • Selecionar a alternativa escolhida; 
    5ª ETAPA: CONTROLE 
    • Avaliação dos resultados da decisão; 
     

    fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/etapas-para-uma-boa-tomada-de-decisao/20906/

  • De acordo com Chiavenato, o processo decisório tem sete etapas:

    • Percepção da situação que envolve algum problema

    • Análise e definição do problema

    • Definição dos objetivos

    • Procura de alternativas de solução ou de cursos de ação

    • Escolha (seleção) da alternativa mais adequada ao alcance dos objetivos

    • Avaliação e comparação das alternativas

    • Implementação da alternativa escolhida

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • O mais importante é: DEFINIR O PROBLEMA

    GAB: (A)

  • Sobral e Peci dividem o processo de tomada de decisão nas seguintes etapas:

    *Identificação da situação;

    *Diagnóstico da situação

    *Desenvolvimento de alternativas

    *Avaliação de alternativas

    *Seleção e implementação

    *Monitoramento e feedback

    Fonte: Sobral e Peci, Administração - Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. p. 153.

  • Você só consegue tomar uma decisão, se o problema (ou oportunidade) tiver sido definido. Assim, essa definição precede as demais etapas.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • A questão exige conhecimento sobre o processo decisório e pediu a única alternativa correta em relação ao primeiro passo desse processo.

    As etapas do processo decisório podem variar de acordo com a visão do autor. Traremos aqui três diferentes opiniões:

    Para Chiavenato são sete as etapas:

    1. Percepção da situação que envolve algum problema.
    2. Análise e definição do problema.
    3. Definição dos objetivos.
    4. Procura de alternativas de solução ou de cursos de ação.
    5. Escolha (seleção) da alternativa mais adequada ao alcance dos objetivos.
    6. Avaliação e comparação das alternativas.
    7. Implementação da alternativa escolhida.

    Já para Robbins as fases são as cinco a seguir:

    1. Definir o problema.
    2. Identificar os critérios da decisão.
    3. Atribuir pesos específica para cada critério.
    4. Desenvolver alternativas.
    5. Avaliar as alternativas.
    6. Escolher a melhor.

    Para o autor Maximiano, as etapas são essas:

    1. Identificação do problema ou oportunidade.
    2. Diagnóstico.
    3. Geração de alternativas.
    4. Escolha de uma alternativa.
    5. Avaliação da decisão.

    Portanto, de acordo com Robbins e Maximiano, o primeiro passo é a identificação do problema (ou oportunidade), para Chiavenato o primeiro passo é perceber que o problema existe.

    Fontes:

    CHIAVENATO, I Administração geral e pública. 2.ed. Elsevier, 2008.

    MAXIMIANO, A. C A. Introdução à Administração 8.ed. Atlas. São Paulo. 2013.

    ROBBINS, S. P. , JUGDE, T. A, SOBRAL, S. Comportamento organizacional 14. ed. - São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2010

    GABARITO: LETRA A


ID
2642623
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que concerne a hierarquia e autoridade, assinale a alternativa que apresenta uma vantagem correspondente à descentralização de autoridade em uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Descentralização:

    Ganha em rapidez na tomada de decisões, mas perde em padronização de procedimentos.

  • Letra E

     

  • Descentralização

    Menor concentração de poder decisório na alta administração. Proporciona maior participação. Especializa níveis mais baixos. Facilidade na definição de metas. Ligada ao cargo. Formal. Vários níveis hierárquicos. Longo prazo

    As vantagens da Descentralização: 

    - As decisões são tomadas mais rapidamente pelos próprios executores da ação.
    - Tomadores de decisão são os que têm mais informação sobre a situação
    - Maior participação no processo decisório promove motivação e moral elevado entre os administradores médios
    - Proporciona excelente treinamento para os administradores médios

    As desvantagens da Descentralização:

    - Pode ocorrer falta de informação e coordenação entre os departamentos envolvidos
    - Maior custo pela exigência de melhor seleção e treinamento dos administradores médios
    - Risco da subobjetivação: os adm podem defender mais os objetivos departamentais do que os empresarias.
    - As políticas e procedimentos podem variar enormemente nos diversos departamentos.

  • Ao contrário da centralização que há demora na resolução, pois há muitos níveis hierárquicos envolvidos.

  • Uma estrutura descentralizada:

                 Vantagens                                                                                                           Desvantagens

    Maior autonomia para os gerentes                                                                Maior heterogeneidade das operações

    Facilidade de avaliar os gerentes                                                                  Tendência ao desperdício e duplicação

    Competição positiva entre unidades                                                              Comunicação menos eficiente

    Criatividade na busca de soluções                                                                 Dificuldade de localizar responsáveis

    Agilidade na tomada de decisões  *                                                                 Dificuldade de controle e avaliação

     

     

    Gabarito: ( E )

    Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.


ID
2642626
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A eficiência pode ser entendida como a utilização de uma quantidade mínima de recursos para o cumprimento das metas. Já a eficácia é a capacidade para produzir o bem ou resultado desejado.


Acerca desse tema, assinale a alternativa relacionada apenas às atividades de gerenciamento que resultam em eficiência e eficácia organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • Planejamento e Liderança estão atrelados à eficiência

    Organização e controle estão atrelados à eficácia

  • Gabarito : B

    Questão confusa . Acertei por eliminção, por ser tratarem das 4 funçõe sprincipais da ADM : Planejamento, Organização, Direção e Controle.

  • AS ATIVIDADES DE GERENCIAMENTO ESTÃO DIRETAMENTE LIGADAS AO PROCESSO ADMINISTRATIVO DE UMA ORGANIZAÇÃO: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE.

  • Parece estar invertida a ordem das funções administrativas.

    Planejar

    Organizar

    Dirigir

    Controlar

  • liderança =  direção. Só marcar as funções da adm neoclássicas (PODC)

  • GABARITO B.

    Planejamento, Organização, Direção e Controle - Funções da adm neoclássicas (PODC).

  • "...atividades de gerenciamento..." --> Atividades de gestão --> Planejar, organizar, dirigir e controlar

  • Não entendi a questão...

  • É o famoso "PLOC".
  • Fui eliminando .. eliminando e PÁ

    Achei PODC mas fiquei sem entender a questão.

  • Gab: B

    Lembre que a função direção do processo organizacional abrange motivar e liderar.

  • Fui na menos confusa letra B

  • Planejamento, liderança, organização e controle.


ID
2642629
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em certo restaurante, alguns empregados são responsáveis por anotar e encaminhar os pedidos. Outro grupo é responsável por preparar as refeições. Há os encarregados pela limpeza do ambiente. Determinado grupo faz a manutenção dos equipamentos e, por fim, um funcionário supervisiona todos os demais.


Com base no exposto, assinale a alternativa que indica em quantas partes menores o trabalho total desse restaurante está dividido.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    não me pergunte o por quê

  • Eu entendo assim:

    Grupo 1: Pedidos

    Grupo 2: Preparo de refeições

    Grupo 3: Limpeza

    Grupo 4: Manutenção de Equipamentos

    Grupo 5: Demais (sob a supervisão de um só)

    Gabarito B

  • Raciocínio lógico dentro de Administração.

  • Gab.B

    Tem que interpretar a questão. Os empregados são divididos em grupos, podemos supor que cada atividade é feita por apenas um indivíduo, o que nos leva a entender que precisaríamos, no mínimo, de 5 pessoas para exercer tais atividades:

    1º anotar e encaminhar os pedidos.

    2ºpreparar as refeições

    3ºlimpeza do ambiente

    4ºmanutenção dos equipamentos

    5º supervisiona todos os demais

  • tem horas que as questões são tão idiotas que você fica logo pensando que só pode ser pegadinha

  • Pensei a mesma coisa. Acertei, mas a questão é muito fraca de tal modo que não agrega nada ao candidato. Acredito que as questões, além da função de filtrar os futuros servidores, devem ter a função de agregar conhecimento.

  • partes menores....hmmmm...massa!!! errei por causa de menores!!!
  • a gente procura estudar num nivel alto esperando dificuldade, e qdo cai uma questao dessas erramos pensando q é pgadinha, é  a vida kk

  • meu deus... q questão bizarra!

  • questões que fazem você repensar muitas coisas...

  • gente que questão mal feita onde vai medir conhecimento do candidato ????

    :(

  • Pensei que os 4 grupos faziam parte da amplitude de controle do supervisor, sendo assim, seriam as 4 partes menores. Se a banca afirmou que existem 5 partes, então quer dizer que o supervisor está "lado a lado" com as outras partes.

    Vai entender, né?

  • COMO DIZ O GRANDE MISTER DO FLAMENGO "SINCÓ" KKKKKKK

  • A palavra partes menores tá ali pra induzir todo mundo (e também me induziu) ao erro e não contar com a Supervisão kkkkk.

    grupo 1: anotar e encaminhar pedidos

    grupo 2: fazer as refeições

    grupo 3: limpeza

    grupo 4: manutenção

    grupo 5: o bendito


ID
2642632
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com os conhecimentos relativos aos serviços operacionais, é correto afirmar que “padrões de desempenho” são os (as)

Alternativas
Comentários
  • E)

     

    O processo de controle é formado por quatro etapas:
    Ø Estabelecimento dos padrões – definição dos objetivos da atividade, ou seja, o desempenho esperado. Sem definir quais são as expectativas da empresa para determinada atividade seria impossível controlá-la.
    Ø Monitoramento do desempenho – acompanhamento dos resultados decorrentes das atividades. Basicamente é um trabalho de coleta de informações. Nessa fase, iremos determinar o que será medido, como iremos medir (fontes de informação) e quando iremos medir e com que frequência.3
    Ø Comparação do resultado com o padrão – análise dos resultados reais em comparação com o objetivo previamente estabelecido. Quase todas as atividades, naturalmente, terão algum tipo de desvio (sejam desvios positivos ou negativos). Entretanto, uma avaliação dos motivos que levaram ao desvio também é importante.
    Ø Medidas corretivas – nesse momento, devemos tomar as decisões que levem a organização a atingir os resultados desejados, se estes não tiverem sido alcançados. Dessa forma, podem acontecer três coisas: não mudar nada, buscar corrigir o desempenho ou alterar os padrões de desempenho (se tiverem sido maldefinidos).

    Figura 7.1 – Fases do processo de controle
    Vamos ver agora uma questão de um concurso recente sobre esse tema?
    1. (FCC/ TRT/PA – Analista adm./2010) O processo administrativo possui quatro funções básicas − planejamento, organização, direção e controle. A função de controle é um processo cíclico composto de quatro fases:
    a) análise dos resultados; definição de metas; ações de reforço para aplicação de boas práticas e acompanhamento;
    b) definição de objetivos; acompanhamento da execução; avaliação e ações de melhoria;
    c) acompanhamento da execução; identificação de inconformidades; definição de novos processos e implantação;
    d) monitoração dos processos definidos; identificação de inconsistências; implantação e avaliação;
    e) estabelecimento de padrões de desempenho; monitoração do desempenho; comparação do desempenho com o padrão e ação corretiva.
    Como vimos, a função controle envolve quatro fases: a definição dos padrões de desempenho, o monitoramento dos resultados, a comparação desses resultados com o padrão e as ações corretivas. Assim sendo, o nosso gabarito é a alternativa E.

  • Gab. E

    e) níveis de desempenho que a empresa pretende alcançar, com base nos planos estratégicos, táticos e operacionais. ( Todos os padrões e objetivos organizacionais são interligados -SEMPRE.)

    explicando a letra A

     a) parâmetros técnicos exigidos em normas técnicas específicas. - Os padrões de desempenho de cada empresa têm que estarem vinculados aos planejamentos estratégicos de cada nível, para que consiga alçar o objeitvo específico de cada empresa, por isso não pode ser baseado em parâmetros técnicos exigidos em normas técnicas específicas, cada empresa formula seus padrões. 


ID
2642635
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta somente requisitos para um atendimento de boa qualidade.

Alternativas
Comentários
  • A) Pontualidade, autoridade e liderança. 

    B) Criatividade, liderança e higiene. 

    C) Profissionalismo, pontualidade e autoridade

    D) Boa vontade, profissionalismo e respeito ao público. 

    E) Informalidade, assiduidade e respeito ao público. 

  • Como prestar um atendimento de qualidade?

    Com boa vontade, profissionalismo e, acima de tudo, respeito ao público, buscando sempre ouvir o que as pessoas têm a dizer. Além disso, é importante conhecer a estrutura organizacional e as atividades realizadas pelos funcionários. Tais informações são fundamentais para tornar um atendimento eficiente.

    Fonte: Manual de Atendimento ao Público da UDESC

  • Princípios de Gestão da Qualidade

    • Foco no cliente,

    • liderança,

    • envolvimento das pessoas,

    • abordagem de processo,

    • abordagem do sistema para gestão,

    • melhora contínua,

    • abordagem dos fatos e

    • benefícios mútuos com fornecedores.

    (Fonte: Sebrae Nacional - 06/06/2014)

  • Sérgio Almeida (2001) indica as atitudes ativas que conduzem ao atendimento de excelência:

    ü Apresentação impecável: mais que atitude, deve ser um hábito do servidor público.

    ü Postura: deve-se manter a postura adequada no atendimento ao cidadão.

    ü Humor/astral/simpatia: indispensáveis, pois nenhum cidadão tolera o mau humor.

    ü Empatia: tentar se colocar no lugar do outro para compreendê-lo.

    ü Escutar: ouvir o cidadão sem interrompê-lo prestando atenção nos detalhes.

    ü Ser gentil: a gentileza facilita a excelência no atendimento.

    ü Disposição: ir ao encontro do cidadão e resolver o problema como se fosse seu.

    ü Rapidez: fazer rápido e certo.

    ü Tranquilidade: mesmo que o cidadão esteja ansioso ou estressado.

    ü Sinceridade: a sinceridade faz com que o cidadão acredite na instituição e no servidor.

    ü Comunicação correta: utilizar linguagem adequada para cada cidadão.

    ü Precisão: cidadãos não toleram ser enganados.

    ü Compromisso: comprometer-se com a solução adequada para o cidadão.



ID
2642638
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com base nos conhecimentos relativos aos serviços operacionais, é correto afirmar que liderança consiste em

Alternativas
Comentários
  • B)

     

    Liderança
    O conceito de liderança é relacionado com a utilização do poder para influenciar o comportamento de outras pessoas.1 O bom líder deve buscar se comunicar com seus subordinados e guiá-los em direção aos objetivos da organização.
    Dessa forma, um dos aspectos mais importantes para um gestor é a capacidade de liderar seus colaboradores, pois a liderança envolve a habilidade de influenciar pessoas para que sejam alcançados os objetivos desejados.
    Liderar é, basicamente, mostrar o caminho a ser seguido. É incentivar a equipe em direção às metas que devem ser atingidas. Mas liderar pessoas não é fácil. Cada indivíduo tem uma maneira de pensar diferente, experiências diversas, traumas etc.
    Dessa maneira, a capacidade de liderança demanda diversas habilidades diferentes, como saber se comunicar, ter paciência, manter o equilíbrio emocional etc.
    Portanto, a liderança é dinâmica. É um aspecto que envolve o relacionamento humano e aborda o uso do poder para que as metas sejam atingidas. Para Daft,2 a liderança pode ser definida como:
    “Liderança é a habilidade de influenciar pessoas em direção ao alcance das metas organizacionais.”
    Já Chiavenato3 define liderança como:
    um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais e nas organizações. A liderança é exercida como uma influência interpessoal em uma dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.
    Um aspecto muito cobrado em concursos é a relação entre a liderança e os cargos de chefia ou gerência. É muito comum que as pessoas liguem a liderança de certas pessoas ao cargo de chefe (como um gerente, um general, um governante etc.).

  • B] saber definir objetivos, orientar tarefas, combinar métodos, estimular pessoas no rumo das metas traçadas e favorecer relações equilibradas dentro da equipe de trabalho

     

  • A questão se baseia no livro "Empreendedorismo" de Evandro Paes dos Reis e Álvaro Cardoso Armond.


ID
2642641
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que define “a correta adequação das atividades do negócio no seu microambiente”.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi.... alguém pode explicar?

  • a) Moti​vação não é a adequação das atividades ao ambiente, é o incentivo para a produção, podendo ser interna ou externa, como fazer algo que gosta e ganhar bem por isso;

    b) Gestão da Qualidade. Esse seria o mais razoável, e o que eu marquei e errei. A gestão da qualidade visa não a adequação das atividades ao ambiente, mas sim o foco nos clientes, no produto, ou seja, eu já tenho a decisão da atividade, do ambiente, agora eu preciso produzir de forma satisfazer esse cliente, nesse ambiente.

    c) Controle é uma das formas de gerenciamento de processo, onde é feita uma análise dos resultados alcançados com os objetivos pretendidos;

    d) Informação não é adequar atividade ao ambiente. São dados. O máximo que posso fazer é usar de informações para depois me tornar competitivo. Não sou competitivo só porque tenho informações, se não sei, por exemplo, como usá-las.

     

    "Competitividade é a base do sucesso ou fracasso de um negócio onde há livre concorrência. Aqueles com boa competitividade prosperam e se destacam dos seus concorrentes, independente do seu potencial de lucro e crescimento... Competitividade é a correta adequação das atividades do negócio no seu microambiente". ( DEGEN, 1989, p.106-107).

     

    Fonte das demais: Estudos pessoais.

    Citação em: .

  • Gab. D

    COMPETITIVIDADE -  “a correta adequação das atividades do negócio no seu microambiente”

     

  • Microambiente

    Divide-se em microambiente interno e externo. Faz parte desse ambiente interno à empresa e do ambiente externo os mercados. Na empresa podem ser citados como integrantes os funcionários, a produção, o setor financeiro, de vendas, comercial, marketing, etc. Já nos mercados se encontram os concorrentes, fornecedores, clientes, etc.

    É importante salientar que no microambiente interno, no qual se encontra à empresa, as variáveis são controláveis, ou seja, é possível controlar todas às ações internas de uma empresa. Por exemplo: você pode fazer cortes de pessoal, melhorar processos, aumentar salários, etc. E será nesse ambiente que você encontrará às forças e às fraquezas que irão beneficiar ou prejudicar os negócios da empresa, às quais você poderá controlar.

    Por sua vez, no ambiente externo – onde se encontram os mercados –, às variáveis são consideradas incontroláveis, pois às empresas não podem controlar a concorrência, os fornecedores, os clientes, etc.

    (...)Portanto, a diferença entre microambiente e o macroambiente empresarial é que no primeiro fazem parte à empresa e o mercado. Porém, somente, podem ser controladas às variáveis da empresa, pois, as referentes aos mercados são incontroláveis.

    Ao passo que, no macroambiente empresarial todas às variáveis são incontroláveis, uma vez que as empresas e os mercados não têm controle sobre as ações que ocorrem nesses ambientes. Como já foi dito, no microambiente não tem como controlar as medidas que são tomadas pelos governos, tais como a promulgação das leis, etc.

    Assim, a análise do microambiente e do macroambiente empresarial levam às empresas a buscarem uma estratégia efetiva para a garantia de uma vantagem competitiva e que tenham rentabilidade.

    Fonte https://administradores.com.br/artigos/voce-sabe-qual-e-a-diferenca-entre-microambiente-e-o-macroambiente-empresarial

  • o problema é entender o que a questão tá pedindo.  não ficou claro para mim.

  • Competitividade é a capacidade da empresa sobreviver no mercado.

    Microambiente, segundo Elisabete de Abreu e Chiavenatto, refere-se aos clientes, usuários, fornecedores, concorrentes e Agências Reguladoras. Já o macroambiente refere-se às políticas econômicas, sociais, demográficas, tecnológicas, ambientais e legais.

    Ainda, segundo Chiavenatto, o microambiente é o ambiente da tarefa.

    Segundo Giovanna Carranzza, para ter competitividade a empresa precisa ser eficiente. Eficiência, por sua vez, é a capacidade de realizar atividades ou tarefas com perdas mínimas, com o melhor aproveitamento possível de recursos.

    Elisabete de Abreu ainda informa que uma das formas de se analisar o ambiente da tarefa é através do estudo das arenas competitivas- que define a gama de produtos ou serviços; segmentos de clientes; escopo geográfico e atividades realizadas.

    Nesse contexto, de fato, a correta adequação das atividades do negócio do seu microambiente seria a competitividade.

  • Competitividade não seria a adequação das atividades no MACROambiente?

    Microambiente não seria internamente à organização e macro para além da organização, externamente?


ID
2642644
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Periodicamente, as organizações efetuam a contagem física dos próprios itens em estoque ou dos respectivos recursos patrimoniais, como os equipamentos de escritório. O processo tem diferentes finalidades, entre elas, a verificação da situação de conservação do patrimônio.


Considerando-se essas informações e o tipo de contagem “inventário rotativo”, é correto afirmar que este ocorre

Alternativas
Comentários
  • ➢ Inventário Geral ou Periódico: Estes são feitos no final do exercício fiscal, e a contagem e verificação se faz de uma única vez para todos os itens do estoque ou patrimônio. Como você deve ser capaz de imaginar, isto levará um tempo considerável para ser feito, e desta forma, a execução do inventário geral normalmente paralisa as atividades da área inventariada. É o famoso fechado para balanço! Com certeza você já ouviu essa expressão, não é mesmo? Uma expressão popular utilizada quando as empresas paralisam as suas atividades para fazer o inventário, mas atenção: essa é apenas uma expressão popular que nada tem a ver com o balanço patrimonial da empresa.

    Inventário Rotativo: haverá um cronograma periódico a se seguido, fazendo-se a contagem mês a mês de cada área pretendida, de maneira que ao final do exercício, todas as áreas tenham sido inventariadas. A vantagem do método está justamente em não paralisar a atividade da instituição.

    Estratégia Concursos

  • Inventário Rotativo ou Inventário Físico é um processo de recontagem física e contínua de todo o estoque. Este processo exige que o estoque seja contado em uma frequência pré-determinada (diária, semanal, mensal), sendo assim organizada em períodos cíclicos que acontecerão de acordo com a demanda de cada negócio. Dessa forma, o item mais correto é a letra A, visto que pode ser realizada o ano todo na organizão e não há necessidade de parar nenhum processo organizacional. 

  • Vale lembrar no contexto dessa questão o conceito de CUT-OFF, que é uma paralisação em toda movimentação de materiais (real ou teórica) a fim de que o material podda ser contato.

  • Os inventários rotativos distribuem essa contagem ao longo do ano, concentrando menores contagens, reduzindo o tempo da operação, melhorando as condições de análise das causas de ajuste e também melhoram o controle.

  • Prof. Renato Fenili: 

     

    No inventário rotativo estamos permanentemente contando os itens. O método consiste no levantamento rotativo, contínuo e seletivo dos materiais existentes em estoque ou daqueles permanentes distribuídos para uso. Sua vantagem é que não implica a necessidade de paralisação das atividades da organização, elaborando-se um cronograma de trabalho (de acordo com os interesses da empresa) que abranja todos os itens dentro de um período fiscal.


    No inventário periódico/anual efetua-se a contagem de todos os itens em determinados períodos. Quando essa rotina é realizada no encerramento do exercício fiscal (o que é comum), o inventário é também chamado de geral

  • Gabarito Letra A

  • Letra A

    No inventário rotativo, estamos permanentemente contando os itens. O método consiste no levantamento rotativo, contínuo e seletivo dos materiais existentes em estoque ou daqueles permanentes distribuídos para uso. Sua vantagem é que não implica a necessidade de paralisação das atividades da organização, elaborando-se um cronograma de trabalho (de acordo com os interesses da empresa) que abranja todos os itens dentro de um período fiscal.


ID
2642647
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Tendo em vista as técnicas inteligentes de armazenagem de produtos, assinale a alternativa que corresponde ao procedimento no qual o primeiro item que entra será o primeiro que sairá.

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

  • Gab. C

    FIFO: First in, First out = Primeiro a entrar, primeiro a sair -> PEPS

    LIFO: Last in, First out = Último a entrar, primeiro a sair -> UEPS

  • Rapaz, eu sabia dessa técnica, só não sabia o nome, abreviação, no inglês.

  • O examinador ainda meteu um FOFA pra confudir! Que no caso FOFA é a matriz SWOT.

  • Só faltou o examinador meter um FIOFÓ nas alternativas! kkk

  • FOFA - Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças (SWAT)

    TIFO - ?

    FIFO - First In, First Out (PEPS)

    LIFO - Last In, First Out (UEPS)

    FIFA - Federation Internationale de Football Association

  • Namoral FIFA e sacanagem kkkk

  • Tem que decorar até o do inglês. Então criei um macete:

    FIFO = PEPS -> 2 F, 2 P.

    LIFO = UEPS -> 1 F, 1 P

  • Monteiro, confundisse bacana. Fiquem com Sabryna.

  • Gabarito. B.

    FIFO - First in, First out.

  • Fofa! Que meigo.

  • Método PEPS significa “Primeiro a Entrar é o Primeiro a Sair” (ou FIFO – First In, First Out).

    Nesse método, numa eventual venda iremos considerar, e contabilizar, que a saída realizada refere-se às mercadorias mais antigas, ficando nos estoques as mais recentes.

    Com isso, correta a alternativa C.

  • GABARITO: LETRA C

    PEPS ou FIFO:

    No método PEPS (o primeiro a entrar é o primeiro a sair) ou FIFO (first in, firstout), adota-se como valor de saída de um item de material os preços dos itens que deram entrada em data mais remota (ou, em outras palavras, o preço dos exemplares mais “antigos”).

    FONTE: Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.  

  • A questão em análise exige que saibamos qual o nome da técnica correspondente ao procedimento no qual o primeiro item que entra será o primeiro que sairá. Vejamos as alternativa em busca da correta.

    A – INCORRETA. FOFA é a sigla para Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, típicas da matriz SWOT.

    B – INCORRETA. TIFO não tem a ver com a nossa disciplina. Na administração de materiais não há uma técnica que seja conhecida por essa sigla.

    C – CORRETA. O método FIRST IN, FIRST OUT (FIFO), Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair (PEPS), avalia os estoques pela ordem cronológica das entradas de material nos estoques. Sairá o material que entrou primeiro, sendo substituído pela mesma ordem cronológica em que foi recebido, devendo seu custo real ser aplicado.

    D – INCORRETA. O método LAST IN, FIRST OUT (LIFO), Último a Entrar, Primeiro a Sair (UEPS) consiste em dar saída as peças que entraram por último no estoque. Ou seja, aqueles itens que mais recentes no estoque têm prioridade na hora de deixar os estoques.

    E – INCORRETA. FIFA não é uma sigla que tenha relação com a nossa disciplina.

    Após analisar as alternativas, podemos marcar a letra “C” como correta. A sigla FIFO corresponde ao procedimento no qual o primeiro item que entra será o primeiro que sairá.

    GABARITO: C

  • tava apanhando...com ingles agora e q ferrou

  • TIFO é uma doença infecciosa, causadora da febre TIFÓIDE.


ID
2642650
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considere um tipo de arquivo que guarda a documentação mais atual e mais frequentemente consultada pelos funcionários de uma organização.


Essa informação se refere ao arquivo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, arquivo corrente é o conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, pelo seu valor primário, é objeto de consultas freqüentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração.

  • GABARITO: E

     

    CORRENTES: ARQUIVOS COM ALTA FREQUENCIA DE USO.

  • GABARITO: E 

     

     

    Arquivos correntes – são documentos em curso, de uso frequente e exclusivo da fonte geradora. “Também chamado de ativo ou de momento que, como indica o próprio nome, é o conjunto de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos ou recebidos no cumprimento de atividades-meio e atividades-fim, e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da frequência com que são consultados”

     

    fonte: http://blogdodocumento.com.br/2017/01/04/gestao-documental-arquivos-corrente-intermediario-permanente/

  • Teoria das 3 idades dos arquivos

     

    Correntes -> consultas frequentes; valor administrativo primário

    Intermediários -> valor administrativo primário

    Permanentes -> valor histórico-cultural secundário; não podem ser eliminados

     

    Corrente -> Intermediário: transferência

    Corrente/Intermediário -> Permanente: recolhimento

     

  • Arquivo corrente ou arquivo de primeira idade - Essa é a primeira fase do ciclo de vida dos documentos de arquivo. Ela é composta pelos conjuntos documentais em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas frequentes. São arquivos que devem permanecer próximos aos produtores e serem de fácil acesso, pois existem em função do cumprimento de sua finalidade administrativa.

    Arquivo intermediário - Corresponde à segunda fase do ciclo vital. São os conjuntos documentais que, não sendo mais de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de ordem administrativa, legal ou financeira, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente. Esses arquivos não precisam ficar próximos aos setores de trabalho, pois têm uso menos frequente que os arquivos correntes. Os arquivos intermediários são transitórios e, também, são conhecidos como "limbo" ou "purgatório".

    Arquivo permanente - Essa representa a terceira e última fase do ciclo de vida dos documentos de arquivo. É composta pelos conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados pela instituição. Quando o documento chega à fase permanente, deve ser arquivado de forma definitiva e jamais poderá ser eliminado.

    Nesta fase do ciclo vital ele passa a interessar mais aos pesquisadores (fins científicos, sociais e culturais) do que aos produtores. Os arquivos dessa natureza situam-se em lugares acessíveis e dotados de salas de pesquisas para atender ao público.

     

  • Boa noite,guerreiros(as)

    Segue meu resumo...

    CICLO VITAL ARQUIVISTICO (TEORIA DAS 3 IDADES)

    >Definida por meio da tabela temporalidade  (proviniência,cespe gosta de colocar essa casca de banana)

    1º IDADE(ARQUIVOS CORRENTES).

    >Consulta frequente

    > Acesso restrito

    >Descentralizado

    >Devem ficar próximos

    >Podem ser recolhidos ou eliminados

    >>VALOR

    >Administrativo

    >Fiscal

    >Legal

    >>PRAZO DE GUARDA

    >Será definido por uma unidade de tempo,como ano ou vigência do documento.

    OBS:Prazos de guarda nos arquivos correntes e intermediários são definidos a partir do valor primário.

    >>CESPE\FUB-2015

    > A identificação do valor primário dos documentos de arquivo fornece as informaçoes necessárias para determinar o prazo da guarda nos arquivos correntes e intermediários. CERTO.

    >>ATIVIDADES DOS ARQUIVOS CORRENTES (PEACE)

    >Protocolo

    >Expedição

    >Arquivamento

    >Consulta

    >Empréstimo

    >>>2º IDADE (INTERMEDIÁRIOS)

    > Centralizados

    >Criados em razão da economicidade

    >Acesso restrito

    >Podem ficar distantes

    >Valor primário

    >Aguarda recolhimento ou eliminação

    .>>> 3º IDADE(PERMANENTES)

     > Jamais serão eliminados

    >Aguarda recolhimento

    >Valor secundário

    >Imprescritiveis e inalienáveis

    > Devem ser produzidos em papel alcalino

    >> ATIVIDADES (DECORA)

    > Descreve

    >COnserva

    >Referência

    > Arranja

    obs. VALOR SECUNDÁRIO

    Histórico

    >Informativo

    >Probatório

    >Não há prazo prescricional

    CESPE\FUB-2015

    > O valor secundário dos documentos é identificado quando esses documentos apresentam probatório ou informativo.CERTO

    Obs.

    DIFUSÃO ----> LEIA-SE PERMANENTE!

    >>Não há hierarquia entre valores 

    >>Documentos não nascem com valor secundário

    Bons estudos a todos! 

    caso esteja enganado,corrijam-me msg! 

    Fonte: outras questões  e comentários dos colegas. 

    Força,guerreiro!

  • Quanto á idade documental, os arquivos podem ser classificados em 3:

    Corrente - guardam documentos frequentemente consultados e utilizados, pois são essenciais ao desenvolvimento das funções administrativas.
    Intermediário - guardam documentos que são pouco utilizados e consultados, e aguardam prazo para sua destinação final.
    Permanente - guardam documentos que não possuem mais valor administrativo, mas foram avaliados como importantes para outras áreas do conhecimento, com História, Cultura ou Pesquisa Científica.

    Portanto documentos atuais e frequentemente consultados pertencem ao arquivo corrente.

    Gabarito do professor: Letra "E"
  • Solicito manutenção da versão antiga


ID
2642653
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Há determinada transação bancária na qual o valor da transferência de um banco para o outro é creditado na conta do favorecido no mesmo dia, se a transferência for realizada dentro do horário do atendimento bancário.


A esse respeito, é correto afirmar que a referida transação bancária denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    Fica a dica, mesmo dia em bancos diferentes: TED.

     

    No DOC o dinheiro vai amanhã.

  • DOC (Documento de Ordem de Crédito): 

    NÃO cai no mesmo dia. Cai após 1 dia útil. É uma operação efetuada para bancos diferentes e o valor máximo de transferência é R$4.999,00.

     

    TED (Transferência Eletrônica Disponível): 

    Para valores acima de R$ 5000,00. O dinheiro cai praticamente na mesma hora, no mesmo dia (dias úteis). 

  • Agora é possível fazer TED até de 250 reais só pra lembrar, n precisa mais ter um valor exorbitante.
  • Agora com o PIX tudo fica mais fácil, em qualquer dia, em qualquer hora... Melhor invenção dos últimos tempos! kkk


ID
2642656
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Notarial e Registral
Assuntos

Existe um tipo de cartório responsável pela lavratura dos instrumentos públicos, tais como: escrituras de compra e venda, escrituras de testamento e escrituras de emancipação.


Com base no exposto, é correto afirmar que o enunciado se reporta aos cartórios de

Alternativas
Comentários
  • A questão exige do candidato o conhecimento sobre competências exclusivas de um tipo de serventia extrajudicial, aquela responsável pela lavratura dos instrumentos públicos, tais como escrituras de compra e venda, escrituras de testamento e escrituras de emancipação.


    A serventia extrajudicial responsável pela prática dos citados atos é a do tabelionato de notas. Por não ser uma questão específica de concurso de cartório, a alternativa correta, prevista na letra D, apresenta uma impropriedade técnica ao mencionar de modo genérico tabelionatos,uma vez que a resposta correta é tabelionato de notas, mas há tabeliães de outra ordem, como por exemplo tabeliães de protestos.  


    Gabarito do Professor: Letra D.





  • GABARITO DO PROFESSOR LETRA D

    A questão exige do candidato o conhecimento sobre competências exclusivas de um tipo de serventia extrajudicial, aquela responsável pela lavratura dos instrumentos públicos, tais como escrituras de compra e

    venda, escrituras de testamento e escrituras de emancipação.

    A serventia extrajudicial responsável pela prática dos citados atos é a do tabelionato de notas. Por não ser uma questão específica de concurso de cartório, a alternativa correta, prevista na letra D, apresenta uma impropriedade técnica ao mencionar de modo genérico tabelionatos,uma vez que a resposta correta é tabelionato de notas, mas há tabeliães de outra ordem, como por exemplo tabeliães de protestos.  

    Gabarito do Professor: Letra D.

  • a) Cartórios de Notas: Também chamado de “Tabelionato de Notas”, é o cartório que lavra escrituras públicas, reconhece firmas e autentica cópia de documentos. Nele se lavram, por exemplo, divórcios, inventários e partilhas, escrituras de compra e venda, doação, união estável, hipoteca, etc. Há um ato bastante útil que ganhou espaço no novo CPC, em seu art. 385, mas que ainda é pouco conhecido: a ata notarial, a qual comprova fatos (o tabelião dá fé pública de que constatou determinado fato e isso serve como prova inclusive em juízo). Quanto a transmissões de imóveis é importante lembrar-se de que não basta lavrar a escritura pública de alienação de imóvel. Ela deve ser registrada no cartório de Registro de Imóveis. Só a partir desse registro é que quem consta como adquirente na escritura passa realmente a ser proprietário do imóvel. Você pode escolher qualquer cartório de notas do país para lavrar a sua escritura. Em Goiânia há doze cartórios com esta atribuição.

    http://4registro.com.br/site/quais-tipos-de-cartorios-existem-no-brasil-e-o-que-cada-um-faz/


ID
2642659
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

No que tange à responsabilidade socioambiental, assinale a alternativa que corresponde ao conceito do princípio da prevenção.

Alternativas
Comentários
  • Princípio da prevenção

    Necessariamente associada ao princípio da precaução apresenta-se o princípio da prevenção, como instrumento da justiça ambiental e do direito ambiental. A diferença entre os princípios da precaução e da prevenção está na avaliação do risco ao meio ambiente. Este se aplica aos impactos ambientais já conhecidos e que tenham uma história de informação sobre eles.

    O princípio da prevenção supõe riscos conhecidos, seja porque previamente identificados, seja porque os danos já ocorreram anteriormente. Ou seja, o perigo abstrato foi reconhecido, transformando-se em perigo concreto; a decisão pela assunção do risco já foi tomada, impondo-se a adoção de medidas preventivas para evitar a produção do dano ou a sua repetição. Comparando-se o princípio da precaução com o da prevenção, observa-se que o princípio da prevenção exige que os perigos comprovados sejam eliminados. Já o princípio da precaução determina que a ação para eliminar possíveis impactos danosos ao ambiente seja tomada antes de um nexo causal ter sido estabelecido com evidência científica absoluta.

    http://www3.pucrs.br/pucrs/files/uni/poa/direito/graduacao/tcc/tcc2/trabalhos2011_2/thiago_braga.pdf

  • Acho q a letra A refere-se ao princípio da precauçao, mas nao tenho certeza.

  • letra C, pois a prevenção e a melhor solução! se vc tem a oportunidade prevenir (previna), e bem melhor que depois achar uma solução para determinado problema!


ID
2642662
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A cidadania pode ser definida simplesmente como o gozo de direitos civis e o cumprimento de deveres de acordo com as leis de determinada sociedade. É um conceito que pode deixar certas pessoas confusas não só pela sua complexidade, como também em relação ao seu uso, principalmente em sociedades nas quais as necessidades básicas, como o alimento, nem sempre são satisfeitas. Esse é o caso da sociedade brasileira, em que essa situação pode envergonhar muitos daqueles para quem a cidadania é melhor realizada. Esta emoção de vergonha é parte também do verdadeiro cidadão que se preocupa com a sociedade e sente-se solidário para com aqueles que estão nesse imenso “barco continental”.

BONIN, Luiz Fernando Rolim. Educação, consciência e cidadania. In: Cidadania e Participação Social. 1. ed. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008, com adaptações.


Considerando-se as informações do texto, é correto afirmar que, para o autor, a (o) 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito, B

  • Gab B

    É um conceito que pode deixar certas pessoas confusas não só pela sua complexidade, como também em relação ao seu uso, principalmente em sociedades nas quais as necessidades básicas, como o alimento, nem sempre são satisfeitas. Esse é o caso da sociedade brasileira...

  • Cidadania pode ser definida como exercício de direitos e deveres, mas quando um dos componentes dessa dicotomia é infrigida pode vir a tornar essa definição um tanto quanto confusa, como é o caso do nosso país. 

  • Questão mal feita: não é o conceito EM SI que é confuso, mas sua apreensão por algumas pessoas no Brasil. Banca fuleira!

  • Gabarito, letra B

  • A) cidadania é um conceito simples. --> "...É um conceito que pode deixar certas pessoas confusas não só pela sua complexidade,..."

    B) conceito de cidadania pode ser confuso, principalmente no Brasil. --> "..É um conceito que pode deixar certas pessoas confusas não só pela sua complexidade, como também em relação ao seu uso, principalmente em sociedades nas quais as necessidades básicas, como o alimento, nem sempre são satisfeitas. Esse é o caso da sociedade brasileira,..."

    C) cidadania é aplicada como um instrumento de navegação. --> A expressão "barco continental" no final do texto é usada no sentido figurado (conotativo, irreal)

    D) conceito de cidadania é amplo e transcende os direitos e deveres civis. --> "A cidadania pode ser definida simplesmente como o gozo de direitos civis e o cumprimento de deveres de acordo com as leis..."

    transcende = vai além, superior

    E) cidadania é uma emoção de vergonha. --> "...Esta emoção de vergonha é parte também do verdadeiro cidadão que se preocupa com a sociedade e sente-se solidário para com aqueles que estão nesse imenso “barco continental”."

    Ou seja, essa "emoção de vergonha" é um sentimento que um ser humano que segue os preceitos da cidadania pode vir a expressar.

  • É um conceito confuso, pois, no Brasil, muitas pessoas vivem à margem de seus direitos, sendo assim, acaba havendo um choque entre as leis constitucionais e a realidade


ID
2642665
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O envolvimento de cada categoria profissional para a discussão dos pontos estratégicos no processo de administração de medicamento é a chave para torná-lo mais seguro e com menor risco para o usuário do sistema de saúde. Além das atribuições específicas de cada um, todos são responsáveis para que o paciente certo receba a medicação certa, na dose certa, pela via certa e no tempo certo, conhecidos como os Cinco Certos.


D’INNOCENZO, Maria. Indicadores, auditorias, certificações: ferramentas de qualidade para gestão em saúde. 1. ed. São Paulo: Martinari, 2006, com adaptações.


Com base no exposto, é correto afirmar que o texto apresentado define o que, na área de gestão em saúde, é chamado de

Alternativas
Comentários
  • PROCESSO DE ENFERMAGEM

     

    E o Processo de enfermagem é uma ferramenta metodológica utilizada para tornar a assistência de enfermagem sistemáticaorganizada em fases, com o objetivo de orientar o cuidado profissional de enfermagem, de promover a qualidade no cuidado prestado.

    O processo de enfermagem é uma atividade intelectual, que quando realizada de maneira adequada, contribui para o fortalecimento da profissão enquanto ciência, pois passamos do cuidado empírico (realizado pelo “achismo” ou intuição), para o cuidado baseado em evidências. Este trabalho intelectual é o que norteia o raciocínio clínico e a tomada de decisão diagnóstica, de resultados e de intervenções. A utilização desta ferramenta possibilita a documentação dos dados relacionada às etapas do processo, favorecendo a visibilidade das ações de enfermagem e, consequentemente, da sua relevância na sociedade.

     

     

    Avaliação de Enfermagem

     

    Processo sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade em um determinado momento do processo saúde-doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado; e verificação da necessidade de mudanças ou adaptações em alguma das etapas do Processo de Enfermagem.

    São utilizados indicadores para qualificação de avaliação:

    Ausente ou Presente;

    Melhorado ou Piorado;

    Mantido ou Resolvido.

    Nesta etapa está a evolução de enfermagem, que é a avaliação do paciente a cada 24 horas.

     

     

    http://www.enfermeiroaprendiz.com.br/o-processo-de-enfermagem-pe-e-a-sistematizacao-da-assistencia-de-enfermagem-sae/

  • Comportamento desorganizacional não existe, o que existe é comportamento organizacional.

    Gestão de responsabilidade socioambiental está relacionado ao meio ambiente, como gerir uma empresa de modo sustentável, sem agredir o meio ambiente.

    Monitoramento do Programa Saúde da Família (PSF) está relacionado principalmente a indicadores de qualidade que leva em consideração a infra-estrutura das unidades, gestão e processo de trabalho das equipes.

    Erro de medicação: um indicador de gestão ambiental. Os cinco certos é para prevenção do erro de medicação para segurança do paciente e não uma gestão ambiental.

    Monitoramento da qualidade do processo. Quando faz-se a conferencia dos cinco certos pela equipe multidisciplinar está-se trabalhando com o monitoramento da qualidade do processo, ou seja, para uma eficaz segurança do paciente.

    Portanto a alternativa E está correta.



    Bibliografia

    http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/pro...

    Kurcgant P. Coordenadora. Gerenciamento em Enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.


  • monitoramento da qualidade do processo.  


ID
2642668
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere à gestão de qualidade, assinale a alternativa que descreve corretamente o gerenciamento dos erros como medida de qualidade.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

     

    Independentemente de qual técnica for adotada, seja para detecção ou análise, ela deve estar apropriada à cultura institucional e trabalhar com as informações oriundas de uma análise crítica, servindo para melhorar os processos e envolver as pessoas na própria prevenção. 

  • Gabarito: Letra C


    Exemplo: Erro na gestão da qualidade/ adaptar procedimentos de outras organizações.

    O sucesso de determinados procedimentos noutras organizações leva a que, frequentemente, se transporte tais procedimentos para a própria organização. No entanto, trata-se de um erro. A disponibilidade de recursos, a capacitação da equipa e mesmo a cultura organizacional são pontos fundamentais no sucesso dos procedimentos e variam de organização para organização.

    A adaptação ao contexto da organização, a criação de procedimentos em função dos recursos que tem disponíveis e da cultura organizacional são vitais para que assegurar o sucesso da gestão da qualidade.