SóProvas



Prova IF-RJ - 2010 - IF-RJ - Administrador - Arraial


ID
1676164
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Leia estas afirmações e assinale a que melhor demonstra o contexto da Burocracia para o desenvolvimento administrativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Alternativas
Comentários
  • C) Administração Pública burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese: o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso são sempre necessários controles rígidos dos processos, como, por exemplo, na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas (Pdrae, 1995)

  • A A Burocracia não ajuda no desenvolvimento administrativo uma vez que sua existência, no contexto administrativo, gera morosidade e falta de objetividade no desempenho das tarefas.

    B A Burocracia auxilia na rapidez das decisões pois, uma vez que cada um sempre sabe exatamente o que deve ser feito, nunca haverá divergências acerca das tomadas de decisão relacionadas a contingências administrativas.

    C A Burocracia permite que se evitem situações de atrito interpessoal uma vez que, através das definições de cargos e tarefas, cada servidor conhece o que lhe é exigido, assim como os limites de sua responsabilidade.

    D A Burocracia evita o nepotismo, pois as pessoas passarão a ocupar as funções disponíveis exclusivamente pelo critério antiguidade.

    E A Burocracia parte da premissa da racionalidade, o que evita decisões passionais nos momentos decisórios, decorrentes das organizações formais existentes entre os servidores.

    Por isso é importante ler mais de uma vez! Acabei de errar e somente depois analisei cuidadosamente a questão.


ID
1676167
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assim que assume o cargo de Administrador, um servidor público recebe a função de Gerente do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), departamento responsável pela integração dos projetos institucionais relacionados à Inovação Tecnológica – uma recente exigência às Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). Responsável pela composição da equipe de trabalho que deverá ter um perfil multidisciplinar e pró-ativo, esse Gerente resolve adotar o modelo administrativo denominado APO (Administração Por Objetivos).

Nesse contexto da APO, assinale a alternativa que NÃO descreve corretamente as atitudes e as práticas a serem adotadas pelo Gerente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A



    Erro da opção A
    - Segundo Chiavenato, um dos pontos do esquema de funcionamento da APO é o de que "o gerente se compromete a proporcionar apoio. direção e recursos para que o subordinado possa trabalhar eficazmente orientado para o alcance de objetivos. O gerente cobra resultados e garante os meios e recursos (treinamento, habilidades, equipamentos etc.) para que o subordinado possa alcançá-los."

    Sendo assim, concluo que a atitude descrita na opção A não é compatível com a APO, pois um Administrador APO cobra resultados compatíveis com os meios e recursos, bem como prazos, que são disponibilizados para os funcionários.

    Fonte da citação em itálico: Chiavenato, Intro a TGA, 7a edição, pags 228/229.
  • TEORIA NEOCLÁSSICA E APO

    Minuto do Concurseiro APO - Grancursos: https://www.youtube.com/watch?v=vO89jX9FB7Y

    Teoria Neoclássica (onde surge a APO):

    https://www.youtube.com/watch?v=AjNFJZ1dCBI&list=PLyVrgvIdU2yFoPYKF_-RUa0j_dBxaI8wP&index=12

    APO: https://www.youtube.com/watch?v=rU0fYZNODtU

    Mapas mentais Teoria Neoclássica

    https://www.mindmeister.com/pt/914283331?t=6MUTYAxGna

    https://www.mindmeister.com/pt/914281971?t=EYCQVTgdOe

    https://www.mindmeister.com/pt/914295468?t=CtdWPN8Mbq

  • Mas como você sabe que não foi moderado? A questão não falou como foi a injusta agressão sofrida. 10 facadas dependendo da situação pode ser moderado.

  • Exatamente, Tommy. É um absurdo cogitar o número de facadas necessárias para cessar uma atual ou iminente agressão, tão quão é contar o número de disparos efetuados, utilizando uma arma de fogo, contra um agressor. O cessar das facadas deverá ocorrer quando o agente, que está se defendendo, não mais correr riscos diante de seu agressor.


ID
1676170
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No desenho infraestrutural adotado pelos antigos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs), havia unidades gestoras denominadas sedes e polos ligados a esta unidade, denominadas Unidades Descentralizadas de Ensino (UNEDs), com um só CNPJ e todo o processo administrativo das UNEDs ocorria pelas sedes. Com a transformação dos CEFETs em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), cada UNED passou a ser uma unidade gestora administrativamente independente com, inclusive, CNPJ próprio.

Assim, indique o desenho departamental mais adequado para essas duas situações distintas, respectivamente

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D) —  Departamentalização Territorial ou Geográfica
    A departamentalização geográfica é interessante quando a empresa está distribuída em um território muito grande. Nesse caso, é importante a empresa descentralizar recursos específicos para cada região.
    Outro aspecto que pode apontar a necessidade de um tipo desses de departamentalização é quando existem uma diferença e especificidade grande de acesso a mercados consumidores e a pessoas qualificadas, bem como a matérias-primas.
    Nesses casos, os administradores podem ficar especializados nas demandas e especificidades de cada região. Como exemplo, uma empresa poderia ter gerências nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste etc.
    Assim, quando a empresa estiver “cobrindo” áreas muito grandes e diferentes, a departamentalização pode ser indicada. Cada setor poderá, através da melhor compreensão de cada região, atingir mais facilmente os objetivos da organização.

    Departamentalização Funcional
    É o critério mais usual na administração. Os departamentos são agrupados de acordo com a função organizacional, ou seja, são formados departamentos de Marketing, de Finanças, de Recursos Humanos etc.
    Nesse tipo de departamentalização, o agrupamento é feito tendo em vista a semelhança das tarefas, habilidades e recursos para a execução de cada função específica.

     

    RENNÓ (2013)

  • Questão de conteúdo fácil, porém a banca a torna difícil. 

  • A DEPARTAMENTELIZAÇÃO GEOGRÁFICA É APLICÁVEL QUANDO A EMPRESA PRETENDE DAR COBERTURA A UM MERCADO DE CONSUMIDORES OU USUÁRIOS (POR MEIO DA ÁREA MERCADOLÓGICA DESCENTRALIZADA) OU A UM MERCADO DE FORNECEDORES DE RECURSOS DE PRODUÇÃO (POR MEIO DA ÁREA DE PRODUÇÃO DESCENTRALIZADA). QUANTO À DEPARTAMENTELIZAÇÃO FUNCIONAL, FOI A ÚNICA QUE ME PARECEU SER ATRIBUÍDA POR UMA ESTRUTURA INDEPENDENTE .

     

     

     

    GABARITO ''D''

  • Bem já dava para matar as alternativas A,B e E pois na parte final da questão diz que passou a ser uma unidade gestora administrativamente independente, pois quando se trata de independência é algo marcante na funcional, já quando ela diz que havia unidades gestoras denominadas sedes e polos ligados a esta unidade quer dizer que atuavam em outros lugares dando margem para departamentalização geográfica...


ID
1676173
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O novo administrador do IFRJ precisa descrever graficamente os processos de dois departamentos: o Departamento de estágio, onde há um funcionário desempenhando um determinado número de tarefas pré-definidas, e o Departamento de compras, onde há vários funcionários processando uma grande quantidade de processos, que envolvem diversos departamentos.

Então, a alternativa que apresenta a melhor ferramenta de descrição de procedimentos, considerando-se o mínimo necessário, é a seguinte: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito dado como E:  O fluxograma é a principal ferramenta de mapeamento e desenho de processos. A ferramenta consiste em um conjunto de notações gráficas, ou seja, um conjunto de símbolos padronizados que servem para que possamos descrever e redesenhar um processo.
    Assim, essa é a ferramenta utilizada para efetuar o mapeamento e a modelagem dos processos. Dessa forma, ele é utilizado para descrever, de modo gráfico, um processo através do uso de símbolos e linhas. Com ele fica mais fácil visualizar e conhecer melhor um processo, de forma que possamos propor melhorias e mudanças. O objetivo, portanto, da utilização dessa ferramenta é simplificar o trabalho de mapeamento e facilitar o entendimento de como os processos de trabalho funcionam.

     

    Renno (2013)

  • Departamento de Estágio – Fluxograma Vertical 

    Trata-se do fluxograma mais utilizado no estudo de processos produtivos, do tipo linha de produção, no qual se pode dividir um grande processo em vários outros, mais simples, com poucas áreas envolvidas e com número restrito de operações que se encaixam nos símbolos, previamente, estabelecidos pelo fluxograma. 

    Departamento de Compras – Fluxograma Horizontal

    Chiavenato (2010) expõe que, em termos gráficos, o fluxograma horizontal diferencia do fluxograma vertical apenas na direção do deslocamento da sequência, que nesse caso, é horizontalmente, mantendo-se os mesmos símbolos e convenções do fluxograma vertical. Quanto ao objetivo, o fluxograma horizontal volta-se para a análise das pessoas, em contraste com o foco na rotina, que é enfatizado pelo fluxograma vertical.

    Logo, gabarito é E mesmo.


ID
1676176
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao se aplicar o Diagrama de Ishkawa, para verificar as possíveis causas da pouca eficiência de um determinado departamento com tarefas mais rotineiras, de um determinado IF, chegou-se a um fator inicial: a grande variação de duração no desempenho das tarefas pelos diversos funcionários do departamento.

Logo, indique qual destes estudos poderia efetivamente colaborar para a solução desse problema. 

Alternativas
Comentários
  • O estunidense Frederick Winslow Taylor (1856-1915) é o fundador da Administração Científica.


    O primeiro período de Taylor corresponde à época da publicação de seu livro Shop Management1 (1903), sobre as técnicas de racionalização do trabalho do operário, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos (Motion-time Study). Taylor começou por baixo, junto com os operários no nível de execução, efetuando um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo os seus movimentos e processos de trabalho para aperfeiçoá-los e racionalizá-los.


    Fonte: Introdução à teoria geral da administração. Chiavenato, 2003.


ID
1676179
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A área de TI influencia diretamente na eficiência dos processos administrativos. O conhecimento dessa área, por parte do Administrador, permite que ele tenha senso crítico e capacidade de opinar sobre as características e funcionalidades da infraestrutura que será sua ferramenta de trabalho diária.

Com base na Instrução Normatíva N° 04, de 19 de maio de 2008, que dispõe sobre o processo de contratação de serviços de Tecnologia da Informação pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e, ainda, conforme a sabida necessidade de se realizar um Planejamento para a Contratação dos serviços de TI, analise, as etapas desse planejamento:

I. Análise de Viabilidade da Contratação, que compreende a avaliação das necessidades do requisitante, a explicitação da motivação da contratação e a especificação dos requisitos.

II. Análise do histórico de uso de sistemas de TI similares, por Instituições Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), nos últimos cinco anos.

III. Plano de Sustentação, que abrange a segurança da informação, os recursos materiais e humanos, a transferência de conhecimento, a transição contratual e continuidade dos serviços em eventual interrupção contratual.

IV. Estratégia de Contratação, elaborada a partir da Análise de Viabilidade da Contratação.

V. Análise de Riscos em que o Gestor do Contrato, entre outras ações, busca identificar os principais riscos que possam: comprometer o sucesso do processo de contratação; e os que possam fazer com que os serviços prestados não atendam às necessidades do contratante, podendo resultar em nova contratação; identificar possibilidades de ocorrência e dos danos potenciais de cada risco identificado.

Logo, a alternativa que contempla somente as etapas corretas do planejamento é 

Alternativas

ID
1676182
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Conforme Guia Livre, novos paradigmas da “Sociedade da Informação" solicitaram uma especial atenção do Governo Eletrônico, principalmente aqueles relacionados à Inclusão Digital, que ampliam a dimensão da participação do cidadão nas relações com o Governo. Esta especial atenção se reflete, em termos práticos, em uma recomendação do Governo Federal à adoção e uso de Softwares Livres nas Instituições Federais, buscando atender a novas vertentes que surgem com a expansão do mercado na economia virtual: a inclusão digital voltada para a cidadania; a inserção das camadas mais pobres no mercado de trabalho; a inclusão digital voltada para a Educação e o fomento de uma inteligência coletiva capaz de assegurar inserção autônoma do País na sociedade da informação. Nesse contexto, o Governo Eletrônico define suas diretrizes através de 07 (sete) princípios, que foram concebidos “[...] como referência geral para estruturar as estratégias de intervenção […] para todas as ações de […] gestão do conhecimento e gestão da TI no governo federal".

Estes constituem alguns dos princípios concebidos, EXCETO o relacionado na seguinte alternativa:

Alternativas

ID
1676185
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O Administrador precisa desenvolver documentos de texto que contenham normas, regulamentos e procedimentos administrativos. No desenvolvimento desses documentos, faz-se necessário o trabalho colaborativo, que exige o intercâmbio do mesmo documento, através de um arquivo digital, entre diversos membros da equipe. Conforme Guia Livre, há diversos riscos ao serem adotados padrões proprietários, em detrimento de padrões livres (.XML)

Assinale a alternativa que NÃO representa um desses riscos.

Alternativas

ID
1676188
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Conforme Guia Livre, assinale a explicação INCORRETA de uso para ferramentas baseadas em software livre, utilizadas para tarefas de gestão de processos administrativos e gerenciais.

Alternativas
Comentários
  • Internet Explorer não é um software livre

     

    Resposta: Letra b

  • Software livre é um a expressão utilizada para designar qualquer programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuários gratuitamente. Os usuários possuem livre acesso ao código-fonte do software e fazem alterações conforme as suas necessidades.

    Alguns exemplos de software livre para uso pessoal com grande distribuição são: Linux (sistema operacional GNU/Linux), The GIMP (editor de imagens), Mozilla Firefox (navegador web), entre outros.


ID
1676191
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base no Art. 3º da Lei Nº 8.666/93, que regulamenta o Art.37, Inciso XXI, da Constituição Federal, e institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências, supõe-se uma situação em que diversas pessoas jurídicas participaram de uma licitação para fornecimento de equipamentos eletroeletrônicos para o Curso de Eletrônica do IFRJ.

Nesse processo, ocorreu uma situação de empate de preços entre 

I. Empresa X – indústria estrangeira – com capital estrangeiro

II. Empresa Y– importadora – com capital nacional

III. Empresa Z – empresa de pesquisa e indústria nacional – com parte de capital estrangeiro

IV. Empresa W– indústria nacional – com capital nacional

Conforme os critérios de desempate da referida lei, assinale a alternativa que indica o resultado do desempate.

Alternativas

ID
1676194
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Numa licitação de âmbito internacional, assinale a alternativa INCORRETA, de acordo com o § 2º do Art. 42 da Lei Nº 8.666/93.

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    a) Incorreta. Art. 42, § 2o O pagamento feito ao licitante brasileiro eventualmente contratado em virtude da licitação de que trata o parágrafo anterior será efetuado em moeda brasileira, à taxa de câmbio vigente no dia útil imediatamente anterior à data do efetivo pagamento.


    b) Art. 42 § 1º. Quando for permitido ao licitante estrangeiro cotar preço em moeda estrangeira, igualmente o poderá fazer o licitante brasileiro.


    c) Art. 42 § 3o As garantias de pagamento ao licitante brasileiro serão equivalentes àquelas oferecidas ao licitante estrangeiro.


    d) Art. 42 § 4o Para fins de julgamento da licitação, as propostas apresentadas por licitantes estrangeiros serão acrescidas dos gravames conseqüentes dos mesmos tributos que oneram exclusivamente os licitantes brasileiros quanto à operação final de venda.


    e) Art. 42 § 6o As cotações de todos os licitantes serão para entrega no mesmo local de destino.

  • Letra (a).

    A taxa de câmbio terá como referência a que tiver no dia útil anterior ao pagamento.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa INCORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.666/93. Vejamos:

    A. ERRADO.

    Art. 42, Lei 8.666/93. Nas concorrências de âmbito internacional, o edital deverá ajustar-se às diretrizes da política monetária e do comércio exterior e atender às exigências dos órgãos competentes.

    § 2º. O pagamento feito ao licitante brasileiro eventualmente contratado em virtude da licitação de que trata o parágrafo anterior será efetuado em moeda brasileira, à taxa de câmbio vigente no dia útil imediatamente anterior à data do efetivo pagamento.     

    B. CERTO.

    Art. 42, Lei 8.666/93. Nas concorrências de âmbito internacional, o edital deverá ajustar-se às diretrizes da política monetária e do comércio exterior e atender às exigências dos órgãos competentes.

    § 1º. Quando for permitido ao licitante estrangeiro cotar preço em moeda estrangeira, igualmente o poderá fazer o licitante brasileiro.

    C. CERTO.

    Art. 42, Lei 8.666/93. Nas concorrências de âmbito internacional, o edital deverá ajustar-se às diretrizes da política monetária e do comércio exterior e atender às exigências dos órgãos competentes.

    § 3º. As garantias de pagamento ao licitante brasileiro serão equivalentes àquelas oferecidas ao licitante estrangeiro.

    D. CERTO.

    Art. 42, Lei 8.666/93. Nas concorrências de âmbito internacional, o edital deverá ajustar-se às diretrizes da política monetária e do comércio exterior e atender às exigências dos órgãos competentes.

    § 4º. Para fins de julgamento da licitação, as propostas apresentadas por licitantes estrangeiros serão acrescidas dos gravames consequentes dos mesmos tributos que oneram exclusivamente os licitantes brasileiros quanto à operação final de venda.

    E. CERTO.

    Art. 42, Lei 8.666/93. Nas concorrências de âmbito internacional, o edital deverá ajustar-se às diretrizes da política monetária e do comércio exterior e atender às exigências dos órgãos competentes.

    § 6º. As cotações de todos os licitantes serão para entrega no mesmo local de destino.

    Gabarito: ALTERNATIVA A.


ID
1676197
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em conformidade com o disposto no Art. 9º da Lei Nº 8.666/93, analise estas afirmações.

I. Poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obra ou serviço e do fornecimento de bens a eles necessários, o autor do projeto.

II. Poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obra ou serviço e do fornecimento de bens a eles necessários, a empresa, isoladamente ou em consórcio, responsável pela elaboração do projeto básico ou executivo.

III. É vedado participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obra ou serviço e do fornecimento de bens a eles necessários, ao servidor ou dirigente de órgão ou entidade contratante ou responsável pela licitação.

Pode-se afirmar que é plenamente verdadeira a alternativa

Alternativas
Comentários
  • Conforme Lei 8666/93:

    Art. 9. Não poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obra ou serviço e do fornecimento de bens a eles necessários:

    I - o autor do projeto, básico ou executivo, pessoa física ou jurídica;

    II - empresa, isoladamente ou em consórcio, responsável pela elaboração do projeto básico ou executivo ou da qual o autor do projeto seja dirigente, gerente, acionista ou detentor de mais de 5% (cinco por cento) do capital com direito a voto ou controlador, responsável técnico ou subcontratado;

    III - servidor ou dirigente de órgão ou entidade contratante ou responsável pela licitação.

    § 1 - É permitida a participação do autor do projeto ou da empresa a que se refere o inciso II deste artigo, na licitação de obra ou serviço, ou na execução, como consultor ou técnico, nas funções de fiscalização, supervisão ou gerenciamento, exclusivamente a serviço da Administração interessada.

    § 2 - O disposto neste artigo não impede a licitação ou contratação de obra ou serviço que inclua a elaboração de projeto executivo como encargo do contratado ou pelo preço previamente fixado pela Administração.

    § 3 - Considera-se participação indireta, para fins do disposto neste artigo, a existência de qualquer vínculo de natureza técnica, comercial, econômica, financeira ou trabalhista entre o autor do projeto, pessoa física ou jurídica, e o licitante ou responsável pelos serviços, fornecimentos e obras, incluindo-se os fornecimentos de bens e serviços a estes necessários.

    § 4 - O disposto no parágrafo anterior aplica-se aos membros da comissão de licitação.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA, após a análise de três itens. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Lei 8.666/93. Vejamos:

    I. ERRADO.

    Art. 9º, Lei 8.666/93. Não poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obra ou serviço e do fornecimento de bens a eles necessários:

    I - o autor do projeto, básico ou executivo, pessoa física ou jurídica.

    II. ERRADO.

    Art. 9º, Lei 8.666/93. Não poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obra ou serviço e do fornecimento de bens a eles necessários:

    II - empresa, isoladamente ou em consórcio, responsável pela elaboração do projeto básico ou executivo ou da qual o autor do projeto seja dirigente, gerente, acionista ou detentor de mais de 5% (cinco por cento) do capital com direito a voto ou controlador, responsável técnico ou subcontratado.

    III. CERTO.

    Art. 9º, Lei 8.666/93. Não poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obra ou serviço e do fornecimento de bens a eles necessários:

    III - servidor ou dirigente de órgão ou entidade contratante ou responsável pela licitação.

    Dito isso, pode-se afirmar que é plenamente verdadeira a alternativa

    E. III.

    GABARITO: ALTERNATIVA E.


ID
1676200
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo o Art. 10 da Lei Nº 8.666/93, NÃO representa uma forma de execução de obras e serviços, EXCETUANDO-SE a execução

Alternativas
Comentários
  • Art. 10.  As obras e serviços poderão ser executados nas seguintes formas: (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

    I - execução direta;

    II - execução indireta, nos seguintes regimes: (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

    a) empreitada por preço global;

    b) empreitada por preço unitário;

    c) (Vetado). (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

    d) tarefa;

    e) empreitada integral.

     

    GABARITO: b

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA, sendo esta a que não represente uma forma de execução de obras e serviços. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Lei 8.666/93. Vejamos:

    Art. 10, Lei 8.666/93. As obras e serviços poderão ser executados nas seguintes formas:

    I - execução direta;

    II - execução indireta, nos seguintes regimes:

    a) empreitada por preço global;

    b) empreitada por preço unitário;

    d) tarefa;

    e) empreitada integral.

    Assim:

    A. ERRADO. Indireta no regime de empreitada por preço global.

    Conforme art. 10, II, a, Lei 8.666/93.

    B. CERTO. Indireta no regime de empreitada parcial por diária.

    Não há previsão legal.

    C. ERRADO. Indireta no regime de empreitada por tarefa.

    Conforme art. 10, II, d, Lei 8.666/93.

    D. ERRADO. Indireta no regime de empreitada por preço unitário.

    Conforme art. 10, II, b, Lei 8.666/93.

    E. ERRADO. Direta.

    Conforme art. 10, I, Lei 8.666/93.

    GABARITO: ALTERNATIVA B.


ID
1676203
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em conformidade com o disposto no Art.13 da Lei Nº 8.666/93, NÃO se consideram serviços técnicos profissionais especializados, os trabalhos relativos a(à)

Alternativas
Comentários
  •  

    SERVIÇOS TÉCNICOS PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS:

    I - estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos/executivos

    II - pareceres, perícias e avaliações em geral

    III - assessorias/consultorias técnicas e auditorias financeiras/tributárias

    IV - fiscalização/supervisão/gerenciamento de obras ou serviços

    V - patrocínio/defesa de causas judiciais ou administrativas

    VI - treinamento/aperfeiçoamento de pessoal

    VII - restauração de obras arte e bens valor histórico

  • Seção IV
    Dos Serviços Técnicos Profissionais Especializados

    Art. 13.  Para os fins desta Lei, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a:

    I - estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos;

    II - pareceres, perícias e avaliações em geral;

    III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias; (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

    IV - fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços;

    V - patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas;

    VI - treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;

    VII - restauração de obras de arte e bens de valor histórico.

    VIII - (Vetado). (Incluído pela Lei nº 8.883, de 1994)

    § 1o Ressalvados os casos de inexigibilidade de licitação, os contratos para a prestação de serviços técnicos profissionais especializados deverão, preferencialmente, ser celebrados mediante a realização de concurso, com estipulação prévia de prêmio ou remuneração.

    § 2o Aos serviços técnicos previstos neste artigo aplica-se, no que couber, o disposto no art. 111 desta Lei.

    § 3o A empresa de prestação de serviços técnicos especializados que apresente relação de integrantes de seu corpo técnico em procedimento licitatório ou como elemento de justificação de dispensa ou inexigibilidade de licitação, ficará obrigada a garantir que os referidos integrantes realizem pessoal e diretamente os serviços objeto do contrato.

     

    GABARITO: d

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA, sendo esta a que não representa serviços técnicos profissionais especializados. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Lei 8.666/93. Vejamos:

    Art. 13, Lei 8.666/93. Para os fins desta Lei, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a:

    I - estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos;

    II - pareceres, perícias e avaliações em geral;

    III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias;             

    IV - fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços;

    V - patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas;

    VI - treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;

    VII - restauração de obras de arte e bens de valor histórico.

    Dito isso:

    A. ERRADO. Fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços.

    Conforme art. 13, IV, Lei 8.666/93.

    B. ERRADO. Pareceres, perícias e avaliações em geral.

    Conforme art. 13, II, Lei 8.666/93.

    C. ERRADO. Assessorias e auditorias financeiras ou tributárias.

    Conforme art. 13, III, Lei 8.666/93.

    D. CERTO. Reparos emergenciais em equipamentos de informática.

    Não apresenta previsão legal.

    E. ERRADO. Estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos.

    Conforme art. 13, I, Lei 8.666/93.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.


ID
1676206
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em conformidade com o disposto na Lei Nº 8.666/93, NÃO se pode afirmar que

Alternativas
Comentários
  • aproveitar as peculiaridades do mercado, visando à economicidade. ERRADA!
    O correto: " IV ser subdivididas em tantas parcelas quantas necessárias para aproveitar as peculiaridades do

    mercado, visando economicidade;"  (art.15, IV, Lei 8666/93)

    b) nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento. (art. 14, Lei 8666/93)
     c) as compras, sempre que possível, deverão submeter-se às condições de aquisição e pagamento semelhantes às do setor privado. (art.15, III, Lei 8666/93)

    d) as compras, sempre que possível, deverão balizar-se pelos preços praticados no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública. (art.15, V, Lei 8666/93)

    e) as compras, sempre que possível, deverão ser processadas através de sistema de registro de preços. (art.15, § 1, Lei 8666/93)




  • Art. 14. Nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa. B

     

    Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão:

    II - ser processadas através de sistema de registro de preços;  E

    III - submeter-se às condições de aquisição e pagamento semelhantes às do setor privado; C

    IV - ser subdivididas em tantas parcelas quantas necessárias para aproveitar as peculiaridades do mercado, visando economicidade; A

    V - balizar-se pelos preços praticados no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública. D

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa INCORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Lei 8.666/93. Vejamos:

    A. ERRADO.

    Art. 15, Lei 8.666/93. As compras, sempre que possível, deverão:

    IV - ser subdivididas em tantas parcelas quantas necessárias para aproveitar as peculiaridades do mercado, visando economicidade.

    B. CERTO.

    Art. 14, Lei 8.666/93. Nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa.

    C. CERTO.

    Art. 15, Lei 8.666/93. As compras, sempre que possível, deverão:

    III - submeter-se às condições de aquisição e pagamento semelhantes às do setor privado.

    D. CERTO.

    Art. 15, Lei 8.666/93. As compras, sempre que possível, deverão:

    V - balizar-se pelos preços praticados no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública.

    E. CERTO.

    Art. 15, Lei 8.666/93. As compras, sempre que possível, deverão:

    II - ser processadas através de sistema de registro de preços.

    Gabarito: ALTERNATIVA A.


ID
1676209
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação às licitações públicas, com base nos Art. 20 e 21 da Lei Nº 8.666/93, pode-se afirmar que

Alternativas

ID
1676212
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale qual destas alternativas indica a definição INCORRETA das modalidades de licitação, previstas na Lei Nº 8.666/93.

Alternativas
Comentários
  • Conforme o Art. 22, § 2, da Lei 8666/93: "Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação."

  • Lei 8.666/93 [ http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8666cons.htm ]

     

    Art. 22.  São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

    § 1o  Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    § 2o  Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    § 3o  Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    § 4o  Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

    § 5o  Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.      (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

  • Gabarito letra e).

     

    Algumas palavras-chave sobre licitação e suas modalidades para a resolução de questões.

     

     

    Convite = "Com 24 horas de antecêdencia" + "número mínimo de 3".

     

     

    Tomada de preços = Terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas.

     

     

    Concorrência = habilitação preliminar + quaisquer interessados.

     

    * Destaco um princípio aplicado à concorrência que está sendo cobrado nas provas: a concorrência tem como um de seus requisitos o princípio da universalidade, que é a possibilidade que se oferece à participação de quaisquer interessados na concorrência, independente de registro cadastral na Administração que a realiza ou em qualquer outro órgão público.

     

    Fontes:

     

    http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=1352

     

    https://www.portaleducacao.com.br/direito/artigos/27814/modalidades-da-licitacao

     

     

    Leilão = Apenas para Venda + quaisquer interessados + oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação (maior lance ou oferta).

     

     

    Concurso = trabalho técnico, científico ou artístico + "prêmio" + antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

     

     

    Pregão (Lei 10.520/2002) = aquisição de bens e serviços comuns + será adotado o critério de menor preço.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o sétimo dia útil anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.(terceiro dia anterior)

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção INCORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca das modalidades de licitação. Vejamos:

    Art. 22, Lei 8.666/93. São modalidades de licitação:

    I – concorrência – (Art. 22, §1º, Lei 8.666/1993 – Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.);

    II – tomada de preços – (Art. 22, § 2º, Lei 8.666/93 – Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. Dica: Tomada de preços - Terceiro dia.);

    III – convite – (Art. 22, §3º, Lei 8.666/93 – Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.);

    IV – concurso – (Art. 22, §4º, Lei 8.666/93 Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 dias.);

    V – leilão – (Art. 22, § 5ª, Lei 8.666/93 Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. Somente poderá ser utilizado quando a Administração almejar alienar bens, devendo-se, obrigatoriamente, nessa modalidade, usar o tipo maior lance para a seleção da proposta mais vantajosa).

    E o pregão, conforme lei 10.520/02:

    Art. 1º. Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.

    Parágrafo único. Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.

    A. CERTO. Conforme art. 22, §5º, Lei 8.666/93.

    B. CERTO. Conforme art. 22, §1º, Lei 8.666/93.

    C. CERTO. conforme art. 22, §3º, Lei 8.666/93.

    D. CERTO. Conforme art. 22, §4º, Lei 8.666/93.

    E. ERRADO. Conforme art. 22, §2º, Lei 8.666/93. Lembrar – Tomada de preços – Três Dias.

    Gabarito: ALTERNATIVA E.


ID
1676215
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Empowerment ou empoderamento é um conceito, muito difundido atualmente nas Organizações, que se baseia na transmissão de responsabilidade e recursos para todas as pessoas a fim de obter a sua energia criativa e intelectual. Empoderar é dar poder aos funcionários para aproveitar ao máximo o talento coletivo.

Assim sendo, assinale a alternativa que NÃO se relaciona aos princípios para a promoção do Empowerment das pessoas nas Organizações.

Alternativas
Comentários
  • Empowerment é uma ação da gestão estratégica que visa o melhor aproveitamento do capital humano nas organizações através da delegação de poder. Devemos entender este poder como sendo o resultado do compartilhamento de informações fundamentais sobre o negócio e seus projetos, da delegação de autonomia para a tomada de decisões, e da participação ativa dos colaboradores na gestão do negócio, assumindo responsabilidades e liderança de forma compartilhada. A prática do empowerment é fundamental para libertar a empresa do vício da centralização das decisões, que a torna lenta e burocrática.

  •  c)

    Estimular a competição interna entre os colaboradores com foco na melhoria dos resultados.


ID
1676218
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Cultura Organizacional é uma complexa mistura de pressuposições, crenças e comportamentos que representam a maneira particular de uma organização funcionar e trabalhar. Os componentes visíveis e observáveis são normalmente orientados para aspectos operacionais e de tarefas, enquanto os componentes invisíveis e encobertos são orientados para aspectos sociais e psicológicos.

Então, a alternativa que NÃO se relaciona aos aspectos formais e abertos da cultura organizacional é a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Dá-se o nome de organização formal à estrutura de relações profissionais entre pessoas, planejada no sentido de facilitar a realização dos objetivos globais da organização. A organização formal é a organização oficialmente adotada e é geralmente caracterizada pelo organograma e pelos manuais de organização. Os principais aspectos apresentados pela organização formal são: Os órgãos, como departamentos, divisões, seções, setores etc.

    - Os cargos, de diretores, de gerentes, se supervisores, de funcionários, de operários etc.

    - A hierarquia de autoridade, como autoridade e responsabilidade previamente definidas.

    - Os objetivos e os planos definidos para alcançá-los adequadamente.

    - A tecnologia, que constitui o modo de realizar o trabalho dentro da organização.

    A organização formal espelha a maneira lógica e racional como a organização se estrutura a fim de coordenar e integrar os esforços de todos os membros.

     

     

    As principais características da organização informal são:

    - Grupos informais que se desenvolvem de acordo com os interesses comuns e a identificação entre as pessoas. Podem ser blocos de interesses, círculos de amizades, "panelas" etc.

    - Atitudes e comportamentos que manifestam percepções favoráveis ou desfavoráveis as práticas administrativas.

    - Normas de trabalho que os diversos grupos estabelecem como padrão de desempenho aceitável nas suas atividades e que são impostas a todos os seus membros, independentemente das normas formais e oficiais da organização.

    - Padrões de liderança que podem conferir autoridade informal e certas pessoas, independentemente de sua posição na organização formal.

     


     http://www.webartigos.com/artigos/a-organizacao-formal-e-a-organizacao-informal/36855/#ixzz48eaDfTxT

     

     

  • Alguém pode comentar? 

    Força, foco e fé que dá certo! 

  • São aspectos formais e abertos da organização:

    - Estrutura organizacional

    - Títulos

    - Descrições de cargos

    - Tecnologia

    - Produtividade

     

    Gabarito Letra (b)

  • GABARITO B

    Aspectos formais e abertos:

    o  Estrutura organizacional;

    o  Títulos e descrições de cargos;

    o  Objetivos e estratégias;

    o  Tecnologia e práticas operacionais;

    o  POLÍTICAS E DIRETRIZES de pessoal;

    o  Métodos e procedimentos;

    o  Medidas de produtividade física e financeira.

    Aspectos informais e ocultos:

    o  Padrões de influenciação e de poder;

    o  Percepções e atitudes das pessoas;

    o  Sentimentos e NORMAS GRUPAIS;

    o  Crenças, valores e expectativas;

    o  Padrões de integração informais;

    o  Relações afetivas.


ID
1676221
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O desenvolvimento de programas de Higiene do Trabalho vem ganhando força no Universo Organizacional em função da necessidade de criar condições físicas e psicológicas apropriadas para o desempenho adequado dos colaboradores.

Analise estas afirmações. 

I. A aplicação de princípios de Ergonomia envolvem a adaptação das máquinas e equipamentos às características humanas, além de ajustar mesas e instalações ao tamanho das pessoas.

II. O estímulo à adoção de estilo de gerenciamento democrático e participativo podem influenciar de maneira positiva a saúde mental do trabalhador.

III. O mapeamento dos riscos de acidentes é um aspecto fundamental para a minimização das condições inseguras do ambiente de trabalho.

IV. O estabelecimento de um sistema de indicadores, abrangendo estatísticas de afastamentos e acompanhamento de doenças é a base para um programa de saúde ocupacional.

Logo, a alternativa que contempla corretamente todas as afirmações relacionadas a um programa de Higiene no Trabalho é a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. Sério, a BioRio consegue superar, hein. Cada questão hein.  III não está absolutamente incorreta.

    PROGRAMAS DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
    Os programas de qualidade de vida no trabalho e a satisfação no trabalho envolvem quatro categorias principais: organizacional, social, psicológica e biológica. Cada categoria divide-se em diferentes indicadores específicos que correspondem a práticas das empresas em cada uma dessas categorias.
    CATEGORIAS DE INDICADORES
    INDICADORES ESPECÍFICOS
    Organizacional
    • Tratamento ético dos funcionários.
    • Planos de carreira igualitários.
    • Clareza das políticas e procedimentos.
    Social
    • Investimento na educação formal dos funcionários.
    • Benefícios familiares.
    • Atividades culturais e esportivas.
    Psicológico
    • Valorização do funcionário.
    • Apoio psicológico.
    • Desafio e outros fatores motivacionais.
    Biológica
    • Ginástica laboral.
    • Controle dos acidentes de trabalho.
    • Conforto físico e eliminação da insalubridade.
    • Alimentação.
    • Controle de doenças.
    Questão de Concurso
    (Cespe/Embasa/Administração/2010) A relação existente entre a qualidade de vida, a motivação e a liderança pode ser vista no modelo de qualidade de vida no trabalho (QVT) proposto Hackman e Oldhan, principalmente no que tange à retroação extrínseca.
    Gabarito: certo. Tanto a motivação quanto a liderança no que tange à retroação extrínseca são vistas no modelo de qualidade de vida no trabalho proposto Hackman e Oldhan.

     

     

  • essa questao deveria ser anulada , prq B esta correta tbm.

  • A questão se baseia em Gestão de Pessoas, de Chiavenato.

    Programa de Higiene do Trabalho:

    -Ambiente físico do trabalho

    -Ambiente psicológico do trabalho

    -Aplicação de princípios de ergonomia

    -Saúde Ocupacional

    Segurança no trabalho:

    -Prevenção de acidentes [Conjunto de medidas de ordem técnica, educacional, médica e psicológica utilizadas para prevenir acidentes]

    -Prevenção de incêndios

    -Prevenção de roubos

    Qualidade de Vida no Trabalho

    -Reivindicação dos colaboradores (bem-estar e satisfação no trabalho)

    -Interesse das organizações (produtividade e qualidade)

    -Modelos de: Nadler e Lawer; Hackman e Oldhan; Walton.

  • Pessoal sobre a alternativa B, atente-se para a palavra "INseguras". errado

  • Para mim, é a letra C!


ID
1676224
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A Organização XYZ adota um modelo de Avaliação do Desempenho Humano feita de modo circular por todos os elementos que interagem com o avaliado, dentre eles, o chefe, clientes internos e externos, subordinados e fornecedores.

O modelo de avaliação que possui os referenciais em questão é o da(o)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D: 

    graus ou circular
    A avaliação 360 graus é uma forma contemporânea de avaliação que está diretamente ligada à visão estratégica, em que a preocupação é com o desempenho e o atendimento das necessidades dos stakeholders (agentes relacionados com a organização).
    Nesse método, o avaliado recebe feedbacks (retornos) de todas as pessoas com quem se relaciona e, nesse caso, o critério para escolha dos avaliadores é a proximidade com o avaliado.


     CUIDADO!
    A autoavaliação é inerente ao processo de avaliação 360 graus. Dessa forma, todas as avaliações baseadas nesse método devem apresentar a autoavaliação como componente do processo.
    Esse método tem como vantagem a redução do efeito Halo, a facilidade de compreensão do processo e a possibilidade de obtenção de diversas perspectivas sobre o desempenho do avaliado.
    Como desvantagem, pode apresentar problemas de autoridade, uma vez que várias pessoas avaliam um funcionário, exige investimento em tecnologia e treinamento para funcionar e o retorno pode intimidar e provocar ressentimentos no avaliado. Outro ponto delicado está no fato de que, para implementação da avaliação 360 graus, é necessário que os envolvidos no processo apresentem bastante maturidade

     

    Fonte: RIBAS e SALIM (2014)


ID
1676227
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A administração dos conflitos é um dos grandes desafios dos gestores modernos e, apesar de serem comuns no universo organizacional, precisam ser gerenciados, minimizando sua conotação destrutiva, principalmente com foco preventivo, isto é, reduzindo as condições antecedentes de sua ocorrência.

Assim, aponte a alternativa que NÃO representa um aspecto antecedente de conflitos. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D: Conceito de conflito
    De acordo com o Dicionário Aurélio, conflito é definido como luta, combate, guerra, enfrentamento, oposição entre duas ou mais partes, desavença entre pessoas, grupos. Divergências de ideias, de opiniões, de atitudes e de crenças.
    Questão de Concurso
    (Cespe/TRE/ES/Analista RP/2011) A existência de uma situação marcada por interesses divergentes e, em um primeiro momento, incompatíveis, é um traço comum aos diversos conceitos de conflito.
    Gabarito: certo. Interesses divergentes, em um primeiro momento, formam a base de um conflito.
    O conflito no ambiente organizacional, por sua vez, pode ser definido como a divergência entre duas ou mais partes sobre como melhor alcançar as metas da organizaçã 

     

    Fonte: RIBAS (2014)

  • Achei essa E tão estranha.

     e)A interdependência das atividades pode ser utilizada como argumento para justificar o não atingimento de um objetivo organizacional.

     

    Pode no sentido de alguém pode usar essa desculpa, mas nao deve, é isso?

    o "pode" me confundiu, como se pudesse realmente usar. rsrs

     

     

  • Gab: D

     

    3 ABORDAGENS PARA ADMINISTRAR CONFLITOS:

     

    1. Estrutural - Quando há uma percepção de diferenciação, não há igualdade. O gestor precisa agir:

    Na ambiguidade de papéis

    Nos objetivos concorrentes

    Nos recursos compartilhados

    Na interdependência das atividades

     

    2. De Processo - O conflito ocorre pelo episódio do conflito em si. O gestor pode desativar o conflito - promovendo um acordo; fazer uma reunião de confrontação entre as partes e promover a colaboração)

     

    3. Mista -Estrutural + Processo 

     

    5 ESTILOS DE ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITO:

    1. Competição (GANHA X PERDE)

    2. Acomodação (Alguém cede em detrimento dos interesses do outro)

    3. Afastamento (Há uma fuga do conflito)

    4. Acordo (GANHA/PERDE X GANHA PERDE - Troca de concessões, meio termo)

    5. Colaboração (GANHA X GANHA)


ID
1676230
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No cenário atual, onde a gestão das competências figura como um mecanismo que proporciona aumento na competitividade organizacional, o treinamento das pessoas se coloca como uma ação estratégica, pois é o processo de desenvolvimento de competências orientado para o presente, focando o cargo atual. Algumas mudanças comportamentais podem ser promovidas por meio da aplicação de treinamentos.

Dessa maneira, assinale a alternativa que NÃO se refere a um tipo/categoria de treinamento orientado para mudanças comportamentais.

Alternativas
Comentários
  • O conteúdo do treinamento pode envolver quatro tipos de mudança de comportamento, a saber: CHIAVENATO (2000)



    Transmissão de informações: o elemento essencial em muitos programas de treinamento é o conteúdo: repartir informações entre os treinandos como um conjunto de conhecimentos. Normalmente, as informações são genéricas, de preferência sobre o trabalho como informações sobre a empresa, seus produtos e serviços, sua organização e políticas, regras e regulamentos, etc.



    Desenvolvimento de habilidades: principalmente as habilidades, competências e conhecimentos diretamente relacionados com o desempenho do cargo atual ou de possíveis ocupações futuras. Trata-se de um treinamento orientado diretamente para as tarefas e operações a serem executadas.



    Desenvolvimento ou modificação de atitudes: geralmente mudança de atitudes negativas em mais favoráveis, aumento da motivação, desenvolvimento da sensibilidade do pessoal de gerência e supervisão quanto ao sentimento e reações das pessoas.



    Desenvolvimento de conceitos
    : o treinamento pode ser conduzido no sentido de elevar o nível de ideias, seja para facilitar a aplicação de conceitos na prática administrativa ou para elevar o nível de desenvolvimento de gerentes.


    Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/17327/conceito-de-treinamento-e-desenvolvimento#ixzz3ula1ZcYM

  • GABARITO B


ID
1676233
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em uma perspectiva ampla da moderna Gestão de Pessoas, os programas de relações com empregados estão incluídos no processo de manter pessoas, pois nada melhor para a funcionalidade desse processo que manter boas relações com a força de trabalho.

Nesse contexto, as recomendações para o desenho de um efetivo programa de relações com empregados devem incluir

Alternativas
Comentários
  • Ainda acho que a melhor opção seria a letra B.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...aiaiaiai...essa banca baseou-se onde? em um baseado?..Só pode!

    Também acredito que a B seria mais indicada.

  • Porque não a letra B?

  • Acredito que tenha faltado a palavra EXCETO na questão.

    As principais decisões dos executivos de linha para desenhar um programa de relações com empregados devem incluir:

    Comunicação: a organização deve comunicar e explicitar a sua filosofia aos funcionários e solicitar deles sugestões e opiniões sobre assuntos do trabalho. A comunicação deve ser de mão dupla: ida e volta.

    Cooperação: a organização deve compartilhar o processo decisório com os funcionários para obter cooperação e comprometimento.

    Proteção: o local de trabalho deve oferecer bem-estar às pessoas do ponto de vista físico e proporcionar um ambiente agradável do ponto de vista psicológico. As pessoas devem sentir que seu local de trabalho é agradável e seguro.

    Assistência: a organização deve responder às necessidades especiais de cada funcionário dando-lhes suporte e apoio para atender às suas expectativas.

    Disciplina e conflito: a organização deve ter regras claras para lidar com a disciplina e a resolução de possíveis conflitos.

    Fonte: (Gestão de pessoa, o novo papel. CHIAVENATO, cap.14 pg 378/379)

  • Mais alguém acha que deveria ser B? Porque não é possível :/

  • Penso que o gabarito está certo, pois quanto mais bem relacionadas as pessoas forem, mais o trabalho flui. Foi por esse pensamento que acertei a questão. Mas confesso que é bem subjetivo.


ID
1676236
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Rensis Likert, ao estudar a administração das pessoas nas organizações, propõe quatro estilos administrativos que se demonstram progressivamente abertos. Um deles envolve uma confiança condescendente nos subordinados que não se sentem a vontade para discutir os problemas com os superiores. O fluxo de informação é vertical e as políticas são definidas primariamente no topo da organização.

Esse estilo administrativo descrito é o

Alternativas
Comentários
  • O modelo desenvolvido por Rensis Likert no seu best seller New Patterns of Management, e ainda hoje amplamente divulgado e utilizado, divide os estilos de liderança em quatro tipos diferentes consoante o grau de uso de autoridade pelo líder, nomeadamente:

     * Sistema I - Autoritário Coercivo:

    - autocrático, fortemente arbitrário e que organiza e controla rigidamente o que ocorre dentro da organização.

    - Uso de ameaças e punições, a comunicação é rara e o trabalho de grupo é inexistente.

    - As principais consequências negativas deste tipo de liderança são a submissão, a dependência, a inibição e a desmotivação. Pode ter algumas consequências positivas principalmente ao nível da rapidez na tomada de decisões. Verifica-se geralmente em organizações de mão-de-obra intensiva e não especializada e com pouca tecnologia.

    * Sistema II - Autoritário Benevolente:

    - autoritário e impositivo mas mais condescendente e menos rígido que o Sistema I.

    - Neste sistema existe já alguma consulta e delegação e, a par das ameaças, existem também recompensas. As consequências são semelhantes às dos Sistema Autoritário Coercivo, embora menos intensas. Acontece em organizações industriais com alguma tecnologia e mão-de-obra mais especializada.

      *Sistema III - Consultivo:

    - mais participativo e menor arbitrariedade organizacional; os objectivos e as tarefas são discutidas previamente, existe alguma comunicação de baixo para cima e existe algum encorajamento do trabalho de grupo.

    - Permite alguma segurança colectiva e motivação dos trabalhadores, tornando-se, contudo, mais moroso que os anteriores. Usualmente empregue em empresas de serviços e em algumas áreas de empresas industriais mais organizadas.

     * Sistema IV - Participativo:

    - democrático, onde todos participam democraticamente na tomada de decisões; existe boa comunicação em todos os sentidos e atinge-se um bom nível de motivação.

    - Das principais consequências destacam-se o sentimento de segurança colectiva e de interdependência e uma maior motivação, podendo, contudo, o processo de decisão tornar-se mais demorado. Localizada em empresas de elevada tecnologia e pessoal especializado, onde os profissionais desenvolvem actividades complexas.

    fonte: http://old.knoow.net/cienceconempr/gestao/estilosliderancalikert.htm

  • Estilos de Liderança de Likert

    *

    Autoritário Benevolente

    *

    Processo Decisional - O processo decisional está centralizado na cúpula, existindo apenas delegação de decisões simples e rotineiras.

    *

    Sistema de Comunicações - O sistema de comunicações é relativamente precário, prevalecendo as comunicações verticais descendentes sobre as ascendentes.

    *

    Relações Inter-pessoais - São toleradas relações interpessoais com alguma condescendência.

    *

     


ID
1676239
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma das características importantes do empreendedor é a criatividade que pode ser estimulada por meio de algumas técnicas. Dentre elas, destaca-se o Brainstorming (Tempestade cerebral), que se baseia no estímulo das pessoas à geração de novas ideias.

Para um melhor rendimento do grupo, algumas regras básicas precisam ser traçadas para a aplicação do Brainstorming , como as relacionadas a seguir, EXCETUANDO-SE a que define que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A: De acordo com Maximiniano:10
    Os princípios básicos na geração de ideias são dois: a suspensão do julgamento e a reação em cadeia. Esses dois princípios asseguram que pessoas se exprimam livremente, sem receio de críticas, e que as ideias se associem e gerem novas ideias, num processo em que o objetivo é assegurar primeiro a quantidade de alternativas.
    Vamos ver como isso já foi cobrado?
    6. (FCC/TCE/GO/Desenv. org./2009) O brainstorming, ou tempestade cerebral, é uma técnica de trabalho em grupo na qual os participantes apresentam ideias de forma espontânea sobre um determinado problema, e, numa primeira etapa, é necessário enfatizar a qualidade das ideias e não a quantidade.
    A frase está incorreta, pois na primeira etapa do brainstorming o importante é buscar a quantidade das ideias, e não sua qualidade.
    Portanto, o conceito principal do brainstorming é criar um processo em que as pessoas sejam livres para emitir suas ideias, sem serem criticadas por isso, em um curto espaço de tempo.11
    Entretanto, nem sempre isso acontece de maneira fácil. Existe uma alternativa que é derivada do brainstorming e que costuma funcionar bem: o brainwriting. Nessa ferramenta, as ideias não são passadas de modo oral, e sim através de papéis que são trocados entre a equipe, sem que as pessoas fiquem sabendo quem escreveu cada sugestão.
    Vamos imaginar uma situação. Você acabou de ser contratado para uma empresa e em seu primeiro mês de serviço é chamado para uma reunião com todos os seus chefes. Nessa reunião, é apresentado um problema e o diretor pede a opinião das pessoas presentes na sala.
    Por mais que tenha uma ideia que seja interessante, você vai pensar duas vezes antes de falar, não é mesmo? O medo de ser criticado ou ridicularizado será grande. Dessa maneira, muitas vezes o brainstorming não funciona por esse receio da crítica.
    Com o brainwriting, isso não ocorre. Como as sugestões são passadas de modo anônimo, as pessoas não ficam sabendo quem disse o que, facilitando a geração de ideias.

  • NÃO IMPORTA A QUALIDADE. IMPORTA A QUANTIDADE DE IDEIAS.


ID
1676242
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Schumpeter (1949), numa visão clássica, define o Empreendedor como aquele que ...destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais. Partindo desse conceito, compreendem-se melhor as especificidades do domínio empreendedor e suas diferenças com o domínio administrativo.

Logo, pode-se afirmar que a seguinte alternativa se relaciona a um aspecto do domínio Empreendedor: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C: A primeira que veremos é a escola empreendedora. Aqui, o processo de planejamento é visto como resultado de uma visão de longo prazo do principal executivo, ou seja, toda a estratégia deriva de um processo visionário desse indivíduo!
    Dessa forma, é um processo baseado nas experiências anteriores, vivências e pontos de vista desse executivo. Assim, é baseado na intuição e análise pessoal das capacidades e do destino que essa organização deve almejar.
    Com isso, o planejamento deve ser controlado e comunicado pelo chefe máximo, e toda a estratégia deve ser revisada constantemente por esse executivo.


ID
1676245
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O perfil do Gerente tradicional difere em vários aspectos do Empreendedor, sendo algumas características de ambos, quase antagônicas. Avalie as afirmativas que se relacionam às características empreendedoras, considerando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) As transações e acordos são a base do relacionamento.

( ) Membros da família possuem pequenas empresas ou já criaram algum negócio.

( ) Preocupa-se com o status e como é visto na empresa.

( ) Assume riscos calculados.

( ) Tendência à delegação e supervisão das atividades organizacionais.

Logo, a ordenação correta das respostas está contemplada na seguinte alternativa:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra B


ID
1676248
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública

O código de Ética do profissional em administração prevê algumas questões que são vedadas ao administrador e estão destacadas no capítulo II que versa sobre as Proibições.

Identifique os tópicos que se relacionam a esse aspecto das proibições e escolha a alternativa que os reúna. 

I. Afastar-se de suas atividades profissionais, mesmo temporariamente, sem razão fundamentada e sem notificação prévia ao cliente ou empregador.

II. Informar e orientar o cliente a respeito da situação real da empresa a que serve.

III. Permitir a utilização de seu nome e de seu registro por qualquer instituição pública ou privada onde não exerça pessoal ou efetivamente função inerente à profissão.

IV. Facilitar, por qualquer modo, o exercício da profissão a terceiros, não habilitados ou impedidos.

V. Assinar trabalhos ou quaisquer documentos executados por terceiros ou elaborados por leigos alheios à sua orientação, supervisão e fiscalização.

Portanto, a alternativa plenamente correta é a

Alternativas
Comentários
  • Confesso que só li as duas primeiras afirmações.
    A primeira está correta e a segunda não...

    Só restou a opção A

  • Essa questão é especifica do Código de Ética do administrador? Pois, não se trata do Decreto 1.171


ID
1676251
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Federal

O Administrador João Roberto tomou conhecimento de algumas infrações cometidas por alguns colegas no ambiente de trabalho, que feriam o Código de Ética do Profissional em Administração – CEPA. Por isso, tratou de denunciar aos gestores da Organização, de maneira cautelosa, todas as irregularidades. 

O próprio João foi questionado, posteriormente, sobre o caráter ético de sua conduta ao denunciar colegas de profissão, mas amparou as suas ações em um parágrafo da CEPA que preconiza o (a)

Alternativas

ID
1676254
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

São direitos do Administrador, segundo o Código de Ética Profissional, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Código de Ética dos profissionais de administração

    Art. 2º É vedado ao Profissional de Administração:

    I - anunciar-se com excesso de qualificativos, admitida a indicação de títulos, cargos e especializações



ID
1676257
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O sistema de informações logísticas – SIL é um subsistema do sistema de informações gerenciais – SIG, que providencia a informação especificamente necessária para a administração logística. As necessidades logísticas podem ser separadas em alguns níveis da organização, que contemplam a natureza da atividade e a sua abrangência.

Assim, é INCORRETO afirmar que o(s)

Alternativas
Comentários
  • gabarito A   

  • Nível 1 – Transações (portanto operacional) - nível mais baixo da organização observa as transações e as consultas. O que ele faz? Exemplos de atividades do nível mais baixo são consultas sobre andamento de pedidos, verificação de estoque, cotações de frete.

    Nível 2 - controle de gestão (portanto tático – MAS ‘supervisor’, algo como “sendo uma extensão do nível operacional”) – O que ele faz? Segundo nível, de baixo para cima, envolve o uso de informação pelos supervisores de primeira linha. Supervisores de depósitos devem controlar a utilização de espaço, estoques e produtividade da mão-de-obra nas operações de atendimento de pedidos.

    Nível 3 - análise de decisão – um nível de gestão acima, ex: gestor da área.

    Nível 4 - , o que ele faz? Planejamento estratégico envolve a definição de metas, políticas e objetivos, decidindo toda a estrutura logística e, portanto, os recursos necessários para executar a distribuição e o suprimento.

    Errada: “terceiro nível pertence ao planejamento e controles táticos, sendo uma extensão do nível operacional à medida que seu ciclo de replanejamento for geralmente menor que um ano e maior que um dia”. Seria o segundo nível que faz isso. 

  • "O terceiro nível, análise de decisão, enfatiza o uso da informação no processo de tomada de decisão para auxiliar os executivos a identificar, avaliar e comparar alternativas logísticas táticas e estratégicas."

    Não fala em controle no terceiro nível, o que invalidaria a alternativa "a".

    Fonte: Logística Empresarial, BOWERSOX, pág. 177


ID
1676260
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Segundo Ballou (1993), a efetiva administração de materiais preconiza a coordenação da movimentação de suprimentos em função das necessidades das operações.

Portanto, a administração de materiais tem como objetivo principal 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C) Corre. PETRACHINI: 

    E qual o significado prático daquele emaranhado teórico?

    O significado é previsível: não basta aos materiais simplesmente existir ou

    encontrarem-se à disposição da empresa. Estes materiais precisam existir, mas no

    momentocerto, na quantidadecerta e no localcerto, porque somente assim o

    processo produtivo se verá servido de maneira adequada.

  • GABARITO C.

    Prover ao custo mínimo.

    Não basta aos materiais simplesmente existir ou

    encontrarem-se à disposição da empresa. Estes materiais precisam existir, mas no

    momento certo, na quantidade certa e no local certo, porque somente assim o

    processo produtivo se verá servido de maneira adequada.


ID
1676263
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Para Ballou (1993), manter o nível de serviço desejado requer algum esforço gerencial. Pressões normais de mudanças nas condições de negócios tornam difícil estocar para manter níveis de serviço pré-planejados, a menos que sejam tomadas medidas para controlá-los. Apesar de o nível de serviço ser estabelecido no projeto e na operação do sistema logístico, os administradores, muitas vezes, consideram necessário prover metas visíveis para avaliar o desempenho medido. Essas metas usualmente tomam duas formas: padrões e políticas de serviço.

Então, assinale a alternativa que NÃO contextualiza as formas apresentadas

Alternativas
Comentários
  • Seria eficiente proporcionar um nível de serviço adequado e com a relação custo benefício adequada.


ID
1676266
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Segundo Dias (1993), para a organização de um setor de controle de estoques, o administrador deve preocupar-se com as funções principais desse setor.

Assinale a alternativa em DESACORDO com as funções do setor de controle de estoque.

Alternativas
Comentários
  • B) 

    Para organizar um setor de controle de estoques, inicialmente deveremos descrever

    seus objetivos principais, que são:

    a) determinar “o que” deve permanecer em estoque: número de item;

    b) determinar “quando” se devem reabastecer os estoques: periodicidade;

    c) determinar “quanto” de estoque será necessário para um período predeterminado:

    quantidade de compra;

    d) acionar o departamento de compras para executar aquisição de estoque:

    solicitação de compras;

    e) receber, armazenar e guardar os materiais estocados de acordo com as

    necessidades;

    f) controlar os estoques em termos de quantidade e valor; fornecer informações

    sobre a posição do estoque;

    g) manter inventários periódicos para avaliação das quantidades e estados

    dos materiais estocados;

    h) identificar e retirar do estoque os itens obsoletos e danificados.

  • Simples: quem pode iniciar um processo licitatório é o setor de compras.

  • Para Dias (2010),

    Para organizar um setor de controle de estoques, inicialmente deveremos descrever seus objetivos principais, que são: 

    - Determinar O QUE deve permanecer em estoque: número de itens.

    - Determinar QUANDO se devem reabastecer os estoques: periodicidade.

    - Determinar QUANTO de estoque será necessário para um período predeterminado: quantidade de compra.

    - Acionar o departamento de compras para executar aquisição de estoque: solicitação de compras.

    - Receber, armazenar e guardar os materiais estocados de acordo com as necessidades.

    - Controlar os estoques em termos de quantidade e valor; fornecer informações sobre a posição do estoque.

    - Manter inventários periódicos para avaliação das quantidades e estados dos materiais estocados.

    - Identificar e retirar do estoque os itens obsoletos e danificados. 

     

    DIAS, M. A. Administração de materiais: uma abordagem logística. São Paulo: Atlas, 2010.

  • Principais funções do CONTROLE DE ESTOQUES

    1. Determinar o que deve permanecer em estoque. Número de itens; 2. Determinar quando se deve reabastecer o estoque. Prioridade; 3. Determinar a quantidade de estoque que será necessário para um período pré-determinado; 4. Acionar o departamento de compras para executar a aquisição de estoque; 5. Receber, armazenar e atender os materiais estocados de acordo com as necessidades; 6. Controlar o estoque em termos de quantidade e valor e fornecer informações sobre sua posição; 7. Manter inventários periódicos para avaliação das quantidades e estados dos materiais estocados; 8. Identificar e retirar do estoque os itens danificados.

    fonte: http://www.coladaweb.com/administracao/controle-de-estoques-de-materiasprimas