SóProvas



Prova INSTITUTO AOCP - 2018 - UFOB - Economista


ID
3379444
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                  Dança envolve corpo e mente: atividade pode ajudar no

                                      tratamento de depressão


      A vida é cheia de obstáculos, por isso é preciso dar um passo de cada vez. Assumir essa atitude é uma excelente forma de ajudar quem está sofrendo de um mal bastante comum: a depressão. Para promover a conscientização sobre o tema, a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, criou um projeto chamado Próximo Passo, que oferece aulas de dança gratuitas para pessoas com histórico de depressão.

      O objetivo dessa iniciativa é conciliar o tratamento feito no consultório médico com atividades físicas. “Dançar ajuda no reequilíbrio mental e no reconhecimento do próprio corpo, melhorando a autoestima. Além disso, a atividade promove a reintegração social, pois estimula a socialização”, comentou a psiquiatra Giuliana Cividanes, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que acompanhou todo o processo do projeto Próximo Passo.

      Após a divulgação do programa, mais de mil pessoas se inscreveram. Em seguida, a equipe realizou uma rigorosa seleção, onde foram escolhidos 40 participantes com histórias de vida diversas e com histórico de depressão em diferentes estágios. Mulheres, homens, jovens e idosos tiveram que encarar esse grande desafio que é lutar contra a depressão dançando.

      Foram quatro meses de ensaios, com aulas dadas pelo coreógrafo e educador Ivaldo Bertazzo, pelo menos três vezes por semana. Todos os participantes vivenciaram as dificuldades dessa performance, buscando dentro de si muita vontade e determinação.

      Segundo os criadores do “Próximo Passo”, a ideia é deixar claro para todos que, apesar de ser uma doença que deve ser levada com a maior seriedade, a depressão tem cura. E essa cura pode começar com um simples movimento, como a dança. “No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz, fazia muito tempo que não me sentia dessa forma. Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida”, comentou Aranai Guarabyra.

      (...)

      Entendendo a depressão

      Ansiedade, angústia, desinteresse por coisas comuns do dia a dia, falta de motivação, medo e tristeza intensa são apenas alguns dos sintomas que a depressão pode trazer. Contudo, o diagnóstico para a doença não é tão fácil. Isso porque a maioria das pessoas que sofrem com o problema tendem a rejeitar esses sinais.

      Por esse motivo, a ajuda da família é essencial para o diagnóstico e também para o tratamento. Acusar uma pessoa com depressão de que ela tem uma vida boa, saúde e dinheiro, dizendo que essa tristeza não é “nada”, só fará com que ela se sinta mais triste e culpada, podendo piorar o quadro da doença.

      A primeira coisa que um familiar deve fazer por alguém depressivo é mostrar que está presente e que podem enfrentar isso juntos. Então, para que o paciente não se sinta sozinho, os parentes e amigos podem fazer companhia durante as primeiras consultas de terapia, apoiando esse momento tão novo e desconhecido.

      Como a depressão pode ter múltiplas causalidades, com aspectos genéticos, ambientais e biológicos, antes de se iniciar qualquer tratamento, é necessário que seja feita uma investigação etiológica rigorosa. Após essa avaliação, o especialista poderá escolher o melhor tratamento, complementando o acompanhamento médico com outras atividades físicas.

      “Segundo pesquisas, a atividade física prolonga os efeitos do tratamento medicamentoso em um período médio de quatro anos”, complementa a psiquiatra.

      De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a maior causa de incapacitação do mundo. Em 2015, o número de pessoas com depressão chegou a 322 milhões pelo mundo, sendo 11,5 milhões só no Brasil.


      Primeiros passos para começar a dançar


      O “Minha Vida” esteve presente no lançamento do projeto, junto com os criadores e participantes do “Próximo Passo”, que falaram um pouco sobre o processo criativo para a coreografia, as dificuldades e a superação que viveram ao longo desse período.

      Além disso, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo realizou uma dinâmica com todos os presentes. Para atividade, recebemos dois bastões de madeira, um com aproximadamente 60 cm e outro com 1,30m. Então, ele ensinou alguns movimentos que poderiam se realizar com o objeto, controlando a respiração ao mesmo tempo.

      Essas ações com os bastões ajudam na melhora da coordenação motora, no relaxamento e alinhamento da postura em diversas situações. O manuseio do objeto amplia no cérebro a percepção do corpo, sendo importante para atividades cotidianas.

      Apesar de serem movimentos simples, esse foi o primeiro passo dado aos participantes do espetáculo, que em muitos casos nunca haviam se permitido soltar o corpo ao som da música.

Texto adaptado de: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/danca-envolve-corpo-e-mente-atividade-pode-ajudar-no-tratamento-de-de-pressao/ 

Considerando as informações do texto, julgue o item a seguir.


Para promover a conscientização sobre o tema depressão, a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, criou um projeto chamado Próximo Passo, que oferece aulas de dança gratuitas para pessoas com histórico de depressão. O primeiro passo foi a realização de uma atividade com bastões de madeira, em que é possível realizar movimentos simples controlando a respiração. É possível afirmar que muitas pessoas se sentiram bem à vontade com a atividade.

Alternativas
Comentários
  • Como posso afirmar que as pessoas sentiram-se à vontade? Que parte do texto me permite tirar tal conclusão? Justamente o contrário! Se grande parte das pessoas ali presentes nunca tiveram experiência com a dança, posso afirmar é que elas não se sentiram à vontade. Mas isso é minha opinião. A Banca é uma sem-vergonha!

  • ...em muitos casos nunca haviam se permitido soltar o corpo ao som da música. Pensando nisso da a entender que ficaram a vontade já que fizeram algo que nunca tinham feito.

  • Concordo com o amigo acima. Não tem lógica sentir-se à vontade em uma atividade em que jamais tiveram contato.

  • Oxente.... ?

  • "É possível afirmar que muitas pessoas se sentiram bem à vontade com a atividade."

    A frase acima está extrapolando o conteúdo do texto.Gabarito deveria ser errado.

  • Onde tem escrito no texto que as pessoas se sentiram a vontade?????

  • A questão é sobre interpretação de texto e quer que analisemos as afirmações abaixo. Vejamos:

    Para promover a conscientização sobre o tema depressão, a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, criou um projeto chamado Próximo Passo, que oferece aulas de dança gratuitas para pessoas com histórico de depressão.

    Certo. De acordo com o texto:

    "Para promover a conscientização sobre o tema, a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, criou um projeto chamado Próximo Passo, que oferece aulas de dança gratuitas para pessoas com histórico de depressão."

    O primeiro passo foi a realização de uma atividade com bastões de madeira, em que é possível realizar movimentos simples controlando a respiração. É possível afirmar que muitas pessoas se sentiram bem à vontade com a atividade.

    Certo. De acordo com o texto:

    "Além disso, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo realizou uma dinâmica com todos os presentes. Para atividade, recebemos dois bastões de madeira, um com aproximadamente 60 cm e outro com 1,30m. Então, ele ensinou alguns movimentos que poderiam se realizar com o objeto, controlando a respiração ao mesmo tempo.

      [...] Apesar de serem movimentos simples, esse foi o primeiro passo dado aos participantes do espetáculo, que em muitos casos nunca haviam se permitido soltar o corpo ao som da música.

    Dessa forma, como antes dessa dinâmica alguns participantes nunca haviam se permitido soltar o corpo ao som da música, e depois da dinâmica eles deram esse primeiro passo para dançar e soltaram o corpo ao som da música, é possível afirmar que eles se sentiram à vontade para realizar a atividade.

    Gabarito: CERTO

  • Extrapolou ! Como podemos afirmar algo que não esta expresso no texto e nem ficou implícito ?

    "Apesar de serem movimentos simples, esse foi o primeiro passo dado aos participantes do espetáculo, que em muitos casos nunca haviam se permitido soltar o corpo ao som da música."

    Dar o primeiro passo não quer dizer que se sentiram a vontade.

    é apenas minha humilde opinião.

  • Extrapolação pura.

    Essa aí a banca colocou pra sacanear...

  • Questão vergonhosa, 5 minutos analisando o texto para no final a Banca ter escolhido uma interpretação mais subjetiva e extrapolada que o Papai Noel.

  • Qual trecho do texto valida a frase: "É possível afirmar que muitas pessoas se sentiram bem à vontade com a atividade".

    Pelo que vejo, houve uma extrapolação, ao colocar tal item como Correto.

  • Eles têm um único objetivo com estas questões estapafúrdias: desestabilizar-nos. Não conseguirão.

  • “No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz, fazia muito tempo que não me sentia dessa forma. Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida”, comentou Aranai Guarabyra.

    Única explicação para a questão


ID
3379447
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                  Dança envolve corpo e mente: atividade pode ajudar no

                                      tratamento de depressão


      A vida é cheia de obstáculos, por isso é preciso dar um passo de cada vez. Assumir essa atitude é uma excelente forma de ajudar quem está sofrendo de um mal bastante comum: a depressão. Para promover a conscientização sobre o tema, a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, criou um projeto chamado Próximo Passo, que oferece aulas de dança gratuitas para pessoas com histórico de depressão.

      O objetivo dessa iniciativa é conciliar o tratamento feito no consultório médico com atividades físicas. “Dançar ajuda no reequilíbrio mental e no reconhecimento do próprio corpo, melhorando a autoestima. Além disso, a atividade promove a reintegração social, pois estimula a socialização”, comentou a psiquiatra Giuliana Cividanes, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que acompanhou todo o processo do projeto Próximo Passo.

      Após a divulgação do programa, mais de mil pessoas se inscreveram. Em seguida, a equipe realizou uma rigorosa seleção, onde foram escolhidos 40 participantes com histórias de vida diversas e com histórico de depressão em diferentes estágios. Mulheres, homens, jovens e idosos tiveram que encarar esse grande desafio que é lutar contra a depressão dançando.

      Foram quatro meses de ensaios, com aulas dadas pelo coreógrafo e educador Ivaldo Bertazzo, pelo menos três vezes por semana. Todos os participantes vivenciaram as dificuldades dessa performance, buscando dentro de si muita vontade e determinação.

      Segundo os criadores do “Próximo Passo”, a ideia é deixar claro para todos que, apesar de ser uma doença que deve ser levada com a maior seriedade, a depressão tem cura. E essa cura pode começar com um simples movimento, como a dança. “No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz, fazia muito tempo que não me sentia dessa forma. Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida”, comentou Aranai Guarabyra.

      (...)

      Entendendo a depressão

      Ansiedade, angústia, desinteresse por coisas comuns do dia a dia, falta de motivação, medo e tristeza intensa são apenas alguns dos sintomas que a depressão pode trazer. Contudo, o diagnóstico para a doença não é tão fácil. Isso porque a maioria das pessoas que sofrem com o problema tendem a rejeitar esses sinais.

      Por esse motivo, a ajuda da família é essencial para o diagnóstico e também para o tratamento. Acusar uma pessoa com depressão de que ela tem uma vida boa, saúde e dinheiro, dizendo que essa tristeza não é “nada”, só fará com que ela se sinta mais triste e culpada, podendo piorar o quadro da doença.

      A primeira coisa que um familiar deve fazer por alguém depressivo é mostrar que está presente e que podem enfrentar isso juntos. Então, para que o paciente não se sinta sozinho, os parentes e amigos podem fazer companhia durante as primeiras consultas de terapia, apoiando esse momento tão novo e desconhecido.

      Como a depressão pode ter múltiplas causalidades, com aspectos genéticos, ambientais e biológicos, antes de se iniciar qualquer tratamento, é necessário que seja feita uma investigação etiológica rigorosa. Após essa avaliação, o especialista poderá escolher o melhor tratamento, complementando o acompanhamento médico com outras atividades físicas.

      “Segundo pesquisas, a atividade física prolonga os efeitos do tratamento medicamentoso em um período médio de quatro anos”, complementa a psiquiatra.

      De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a maior causa de incapacitação do mundo. Em 2015, o número de pessoas com depressão chegou a 322 milhões pelo mundo, sendo 11,5 milhões só no Brasil.


      Primeiros passos para começar a dançar


      O “Minha Vida” esteve presente no lançamento do projeto, junto com os criadores e participantes do “Próximo Passo”, que falaram um pouco sobre o processo criativo para a coreografia, as dificuldades e a superação que viveram ao longo desse período.

      Além disso, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo realizou uma dinâmica com todos os presentes. Para atividade, recebemos dois bastões de madeira, um com aproximadamente 60 cm e outro com 1,30m. Então, ele ensinou alguns movimentos que poderiam se realizar com o objeto, controlando a respiração ao mesmo tempo.

      Essas ações com os bastões ajudam na melhora da coordenação motora, no relaxamento e alinhamento da postura em diversas situações. O manuseio do objeto amplia no cérebro a percepção do corpo, sendo importante para atividades cotidianas.

      Apesar de serem movimentos simples, esse foi o primeiro passo dado aos participantes do espetáculo, que em muitos casos nunca haviam se permitido soltar o corpo ao som da música.

Texto adaptado de: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/danca-envolve-corpo-e-mente-atividade-pode-ajudar-no-tratamento-de-de-pressao/ 

Considerando as informações do texto, julgue o item a seguir.


No projeto Próximo Passo, a pessoa com histórico de depressão tem a possibilidade de se tratar e ser curada com a contribuição da dança e o tratamento convencional.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    ? De acordo com o texto: Segundo os criadores do ?Próximo Passo?, a ideia é deixar claro para todos que, apesar de ser uma doença que deve ser levada com a maior seriedade, a depressão tem cura. E essa cura pode começar com um simples movimento, como a dança. ?No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz, fazia muito tempo que não me sentia dessa forma. Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida?, comentou Aranai Guarabyra.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A questão é sobre interpretação de texto e quer saber se no projeto Próximo Passo a pessoa com histórico de depressão tem a possibilidade de se tratar e ser curada com a contribuição da dança e o tratamento convencional. Vejamos:

    De acordo com o texto:

    "[...] criou um projeto chamado Próximo Passo, que oferece aulas de dança gratuitas para pessoas com histórico de depressão.

    O objetivo dessa iniciativa é conciliar o tratamento feito no consultório médico com atividades físicas. “Dançar ajuda no reequilíbrio mental e no reconhecimento do próprio corpo, melhorando a autoestima. Além disso, a atividade promove a reintegração social, pois estimula a socialização”, comentou a psiquiatra Giuliana Cividanes, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que acompanhou todo o processo do projeto Próximo Passo.

    Segundo os criadores do “Próximo Passo”, a ideia é deixar claro para todos que, apesar de ser uma doença que deve ser levada com a maior seriedade, a depressão tem cura. E essa cura pode começar com um simples movimento, como a dança. “No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz, fazia muito tempo que não me sentia dessa forma. Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida”, comentou Aranai Guarabyra."

    .

    Dessa forma, percebe-se que além do tratamento convencional no consultório médico, a pessoa depressiva, com o auxílio do projeto "Próximo Passo", pode conciliar o tratamento com a dança, a fim de ser curada da depressão, já que, conforme o texto, a depressão tem cura!

    Gabarito: CERTO 

  •  "O objetivo dessa iniciativa é conciliar o tratamento feito no consultório médico ('tratamento convencional') com atividades físicas ('dança')."

    GABARITO CERTO

  • Informaçao nao tem no texto !

  • O dizer que tem “possibilidade” torna a questão certa

  • No projeto Próximo Passo, a pessoa com histórico de depressão tem a possibilidade de se tratar e ser curada com a contribuição da dança e o tratamento convencional:

    Trechos do texto que ajudam :

    >>  O objetivo dessa iniciativa é conciliar o tratamento feito no consultório médico com atividades físicas. “Dançar ajuda no reequilíbrio mental e no reconhecimento do próprio corpo, melhorando a autoestima.

    >>   Segundo os criadores do “Próximo Passo”, a ideia é deixar claro para todos que, apesar de ser uma doença que deve ser levada com a maior seriedade, a depressão tem cura. E essa cura pode começar com um simples movimento, como a dança. “No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz, fazia muito tempo que não me sentia dessa forma. Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida”, comentou Aranai Guarabyra.

    Gabarito: certo

    A vontade não permite indisciplina.


ID
3379450
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                  Dança envolve corpo e mente: atividade pode ajudar no

                                      tratamento de depressão


      A vida é cheia de obstáculos, por isso é preciso dar um passo de cada vez. Assumir essa atitude é uma excelente forma de ajudar quem está sofrendo de um mal bastante comum: a depressão. Para promover a conscientização sobre o tema, a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, criou um projeto chamado Próximo Passo, que oferece aulas de dança gratuitas para pessoas com histórico de depressão.

      O objetivo dessa iniciativa é conciliar o tratamento feito no consultório médico com atividades físicas. “Dançar ajuda no reequilíbrio mental e no reconhecimento do próprio corpo, melhorando a autoestima. Além disso, a atividade promove a reintegração social, pois estimula a socialização”, comentou a psiquiatra Giuliana Cividanes, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que acompanhou todo o processo do projeto Próximo Passo.

      Após a divulgação do programa, mais de mil pessoas se inscreveram. Em seguida, a equipe realizou uma rigorosa seleção, onde foram escolhidos 40 participantes com histórias de vida diversas e com histórico de depressão em diferentes estágios. Mulheres, homens, jovens e idosos tiveram que encarar esse grande desafio que é lutar contra a depressão dançando.

      Foram quatro meses de ensaios, com aulas dadas pelo coreógrafo e educador Ivaldo Bertazzo, pelo menos três vezes por semana. Todos os participantes vivenciaram as dificuldades dessa performance, buscando dentro de si muita vontade e determinação.

      Segundo os criadores do “Próximo Passo”, a ideia é deixar claro para todos que, apesar de ser uma doença que deve ser levada com a maior seriedade, a depressão tem cura. E essa cura pode começar com um simples movimento, como a dança. “No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz, fazia muito tempo que não me sentia dessa forma. Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida”, comentou Aranai Guarabyra.

      (...)

      Entendendo a depressão

      Ansiedade, angústia, desinteresse por coisas comuns do dia a dia, falta de motivação, medo e tristeza intensa são apenas alguns dos sintomas que a depressão pode trazer. Contudo, o diagnóstico para a doença não é tão fácil. Isso porque a maioria das pessoas que sofrem com o problema tendem a rejeitar esses sinais.

      Por esse motivo, a ajuda da família é essencial para o diagnóstico e também para o tratamento. Acusar uma pessoa com depressão de que ela tem uma vida boa, saúde e dinheiro, dizendo que essa tristeza não é “nada”, só fará com que ela se sinta mais triste e culpada, podendo piorar o quadro da doença.

      A primeira coisa que um familiar deve fazer por alguém depressivo é mostrar que está presente e que podem enfrentar isso juntos. Então, para que o paciente não se sinta sozinho, os parentes e amigos podem fazer companhia durante as primeiras consultas de terapia, apoiando esse momento tão novo e desconhecido.

      Como a depressão pode ter múltiplas causalidades, com aspectos genéticos, ambientais e biológicos, antes de se iniciar qualquer tratamento, é necessário que seja feita uma investigação etiológica rigorosa. Após essa avaliação, o especialista poderá escolher o melhor tratamento, complementando o acompanhamento médico com outras atividades físicas.

      “Segundo pesquisas, a atividade física prolonga os efeitos do tratamento medicamentoso em um período médio de quatro anos”, complementa a psiquiatra.

      De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a maior causa de incapacitação do mundo. Em 2015, o número de pessoas com depressão chegou a 322 milhões pelo mundo, sendo 11,5 milhões só no Brasil.


      Primeiros passos para começar a dançar


      O “Minha Vida” esteve presente no lançamento do projeto, junto com os criadores e participantes do “Próximo Passo”, que falaram um pouco sobre o processo criativo para a coreografia, as dificuldades e a superação que viveram ao longo desse período.

      Além disso, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo realizou uma dinâmica com todos os presentes. Para atividade, recebemos dois bastões de madeira, um com aproximadamente 60 cm e outro com 1,30m. Então, ele ensinou alguns movimentos que poderiam se realizar com o objeto, controlando a respiração ao mesmo tempo.

      Essas ações com os bastões ajudam na melhora da coordenação motora, no relaxamento e alinhamento da postura em diversas situações. O manuseio do objeto amplia no cérebro a percepção do corpo, sendo importante para atividades cotidianas.

      Apesar de serem movimentos simples, esse foi o primeiro passo dado aos participantes do espetáculo, que em muitos casos nunca haviam se permitido soltar o corpo ao som da música.

Texto adaptado de: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/danca-envolve-corpo-e-mente-atividade-pode-ajudar-no-tratamento-de-de-pressao/ 

Considerando as informações do texto, julgue o item a seguir.


O projeto Próximo Passo oferece todo o tratamento para pessoas com depressão, realizando apenas atividades físicas, pois, conforme comentou a psiquiatra Giuliana Cividanes, “Dançar ajuda no reequilíbrio mental e no reconhecimento do próprio corpo, melhorando a autoestima. Além disso, a atividade promove a reintegração social, pois estimula a socialização”.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    ? O projeto Próximo Passo oferece todo o tratamento para pessoas com depressão, realizando apenas atividades físicas, pois, conforme comentou a psiquiatra Giuliana Cividanes, ?Dançar ajuda no reequilíbrio mental e no reconhecimento do próprio corpo, melhorando a autoestima. Além disso, a atividade promove a reintegração social, pois estimula a socialização?.

    ? Não se refere a todo tratamento (=o projeto Próximo Passo é apenas um aliado à prática medicinal e não "o todo").

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A questão é sobre interpretação de texto e quer saber se o projeto Próximo Passo oferece todo o tratamento para pessoas com depressão, realizando apenas atividades físicas. Vejamos:

    De acordo com o texto:

    "[...] criou um projeto chamado Próximo Passo, que oferece aulas de dança gratuitas para pessoas com histórico de depressão.

    O objetivo dessa iniciativa é conciliar o tratamento feito no consultório médico com atividades físicas. “Dançar ajuda no reequilíbrio mental e no reconhecimento do próprio corpo, melhorando a autoestima. Além disso, a atividade promove a reintegração social, pois estimula a socialização”, comentou a psiquiatra Giuliana Cividanes, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que acompanhou todo o processo do projeto Próximo Passo."

    .

    Dessa forma, percebe-se que o projeto "Próximo Passo" não oferece todo o tratamento para pessoas com depressão, conforme a questão disse, mas, sim, oferece apenas aulas de dança gratuita para pessoas depressivas, de modo que elas conciliem a dança com o tratamento convencional no consultório médico.

    Gabarito: ERRADO 

  • o APENAS deixou errada a questao.

  • (...)  O objetivo dessa iniciativa é conciliar o tratamento feito no consultório médico com atividades físicas. (...)

  • O objetivo dessa iniciativa é conciliar o tratamento feito no consultório médico com atividades físicas.

    Galera, o erro da questão é dizer que oferece TODO tratamento.

  • O objetivo dessa iniciativa é conciliar o tratamento feito no consultório médico com atividades físicas.

    Galera, o erro da questão é dizer que oferece TODO tratamento.

  • O projeto Próximo Passo NÃO oferece todo o tratamento para pessoas com depressão, apenas realizando atividades físicas. O projeto oferece aulas de dança gratuitas no intuito de auxiliar o tratamento médico COM atividades físicas, uma vez que a “Dançar ajuda no reequilíbrio mental e no reconhecimento do próprio corpo, melhorando a autoestima. 

  • Resposta: Texto 1 / 2º parágrafo

     >> O objetivo dessa iniciativa é conciliar o tratamento feito no consultório médico com atividades físicas.

    É um tratamento conjunto, conciliando o Próximo Passo com o feito no consultório.

    O projeto não é autossuficiente.

    Gabarito: errado

    A vontade não permite indisciplina.

  • a resposta está logo no início do texto, no título "Dança envolve corpo e mente: atividade pode AJUDAR no tratamento de depressão" quem ajuda não faz sozinho.


ID
3379453
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                  Dança envolve corpo e mente: atividade pode ajudar no

                                      tratamento de depressão


      A vida é cheia de obstáculos, por isso é preciso dar um passo de cada vez. Assumir essa atitude é uma excelente forma de ajudar quem está sofrendo de um mal bastante comum: a depressão. Para promover a conscientização sobre o tema, a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, criou um projeto chamado Próximo Passo, que oferece aulas de dança gratuitas para pessoas com histórico de depressão.

      O objetivo dessa iniciativa é conciliar o tratamento feito no consultório médico com atividades físicas. “Dançar ajuda no reequilíbrio mental e no reconhecimento do próprio corpo, melhorando a autoestima. Além disso, a atividade promove a reintegração social, pois estimula a socialização”, comentou a psiquiatra Giuliana Cividanes, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que acompanhou todo o processo do projeto Próximo Passo.

      Após a divulgação do programa, mais de mil pessoas se inscreveram. Em seguida, a equipe realizou uma rigorosa seleção, onde foram escolhidos 40 participantes com histórias de vida diversas e com histórico de depressão em diferentes estágios. Mulheres, homens, jovens e idosos tiveram que encarar esse grande desafio que é lutar contra a depressão dançando.

      Foram quatro meses de ensaios, com aulas dadas pelo coreógrafo e educador Ivaldo Bertazzo, pelo menos três vezes por semana. Todos os participantes vivenciaram as dificuldades dessa performance, buscando dentro de si muita vontade e determinação.

      Segundo os criadores do “Próximo Passo”, a ideia é deixar claro para todos que, apesar de ser uma doença que deve ser levada com a maior seriedade, a depressão tem cura. E essa cura pode começar com um simples movimento, como a dança. “No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz, fazia muito tempo que não me sentia dessa forma. Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida”, comentou Aranai Guarabyra.

      (...)

      Entendendo a depressão

      Ansiedade, angústia, desinteresse por coisas comuns do dia a dia, falta de motivação, medo e tristeza intensa são apenas alguns dos sintomas que a depressão pode trazer. Contudo, o diagnóstico para a doença não é tão fácil. Isso porque a maioria das pessoas que sofrem com o problema tendem a rejeitar esses sinais.

      Por esse motivo, a ajuda da família é essencial para o diagnóstico e também para o tratamento. Acusar uma pessoa com depressão de que ela tem uma vida boa, saúde e dinheiro, dizendo que essa tristeza não é “nada”, só fará com que ela se sinta mais triste e culpada, podendo piorar o quadro da doença.

      A primeira coisa que um familiar deve fazer por alguém depressivo é mostrar que está presente e que podem enfrentar isso juntos. Então, para que o paciente não se sinta sozinho, os parentes e amigos podem fazer companhia durante as primeiras consultas de terapia, apoiando esse momento tão novo e desconhecido.

      Como a depressão pode ter múltiplas causalidades, com aspectos genéticos, ambientais e biológicos, antes de se iniciar qualquer tratamento, é necessário que seja feita uma investigação etiológica rigorosa. Após essa avaliação, o especialista poderá escolher o melhor tratamento, complementando o acompanhamento médico com outras atividades físicas.

      “Segundo pesquisas, a atividade física prolonga os efeitos do tratamento medicamentoso em um período médio de quatro anos”, complementa a psiquiatra.

      De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a maior causa de incapacitação do mundo. Em 2015, o número de pessoas com depressão chegou a 322 milhões pelo mundo, sendo 11,5 milhões só no Brasil.


      Primeiros passos para começar a dançar


      O “Minha Vida” esteve presente no lançamento do projeto, junto com os criadores e participantes do “Próximo Passo”, que falaram um pouco sobre o processo criativo para a coreografia, as dificuldades e a superação que viveram ao longo desse período.

      Além disso, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo realizou uma dinâmica com todos os presentes. Para atividade, recebemos dois bastões de madeira, um com aproximadamente 60 cm e outro com 1,30m. Então, ele ensinou alguns movimentos que poderiam se realizar com o objeto, controlando a respiração ao mesmo tempo.

      Essas ações com os bastões ajudam na melhora da coordenação motora, no relaxamento e alinhamento da postura em diversas situações. O manuseio do objeto amplia no cérebro a percepção do corpo, sendo importante para atividades cotidianas.

      Apesar de serem movimentos simples, esse foi o primeiro passo dado aos participantes do espetáculo, que em muitos casos nunca haviam se permitido soltar o corpo ao som da música.

Texto adaptado de: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/danca-envolve-corpo-e-mente-atividade-pode-ajudar-no-tratamento-de-de-pressao/ 

A concordância verbal geralmente é estabelecida entre o verbo e o sujeito da oração. A concordância nominal é estabelecida entre o núcleo do sintagma nominal e os termos determinantes. A respeito de concordância verbal e nominal, julgue o item a seguir.


Em “A primeira coisa que um familiar deve fazer por alguém depressivo é mostrar que está presente e que podem enfrentar isso juntos.”, o verbo em destaque deveria estar no singular para concordar com “um familiar”.

Alternativas
Comentários
  • Gab: Errado

    >> a ideia é que o familiar e o sujeito depressivo enfrentem a depressão juntos.

  • Assemelha -se a silepse de número:

    Como no exemplo:

    O público chegou cedo para assistir ao show e, devido à demora na abertura dos portões, começaram a forçar a entrada, o que gerou confusão.

  • A questão é sobre concordância verbal e para resolver a questão é preciso analisar a frase abaixo deixada pelo examinador.

     “A primeira coisa que um familiar deve fazer por alguém depressivo é mostrar que está presente e que podem enfrentar isso juntos.” ( Grifos nossos)

    A palavra JUNTOS no final nos alerta que a concordância deve vir no plural, pois nos passa a ideia semanticamente que o familiar e o depressivo irão enfrentar o problema em parceira (juntos). Por isso o plural deve ser usado.

    GABARITO ERRADO.

  • Ideia de reciprocidade eles infrentam juntos esse momento dificil

  • GABARITO: ERRADO

    → “A primeira coisa que um familiar deve fazer por alguém depressivo é mostrar que está presente e que podem enfrentar isso juntos.”

    → A ideia presente é uma concordância com "familiar" e alguém depressivo" (=eles podem enfrentar conjuntamente).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    Voce que estuda para concurso, ou esteja desempregado, deseja trabalhar em casa e ganhar dinheiro ? Entao acesse lá:

    http://mon.net.br/vwg0j

  • quando o sujeito for composto, o verbo ficará no plural quando aparecer depois do sujeitos

  • Pergunta: QUEM É QUE pode enfrentar isso juntos? Resp. Um familiar E alguém depressivo. (suj. composto)

    Bons estudos.

  • Interessante a questão!

    Na verdade, o sujeito de “podem“ está oculto, correspondendo a “alguém depressivo e um familiar seu”. Eles, o doente e o familiar, podem enfrentar juntos a depressão.

    Resposta: ERRADO

  • Item CORRETO.

    No período, "podem" refere-se a um sujeito composto (um familiar e alguém depressivo), logo concordam na terceira pessoa do plural.

  • “A primeira coisa que um familiar deve fazer por alguém depressivo é mostrar que está presente e que eles podem enfrentar isso juntos.”

    eles = o depressivo e um familiar

  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

     Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia.

    Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS EM 2021!

  • Juntos (o familiar e o depressivo) podem enfrentar isso (a depressão).

    Gab: errado.


ID
3379456
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                  Dança envolve corpo e mente: atividade pode ajudar no

                                      tratamento de depressão


      A vida é cheia de obstáculos, por isso é preciso dar um passo de cada vez. Assumir essa atitude é uma excelente forma de ajudar quem está sofrendo de um mal bastante comum: a depressão. Para promover a conscientização sobre o tema, a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, criou um projeto chamado Próximo Passo, que oferece aulas de dança gratuitas para pessoas com histórico de depressão.

      O objetivo dessa iniciativa é conciliar o tratamento feito no consultório médico com atividades físicas. “Dançar ajuda no reequilíbrio mental e no reconhecimento do próprio corpo, melhorando a autoestima. Além disso, a atividade promove a reintegração social, pois estimula a socialização”, comentou a psiquiatra Giuliana Cividanes, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que acompanhou todo o processo do projeto Próximo Passo.

      Após a divulgação do programa, mais de mil pessoas se inscreveram. Em seguida, a equipe realizou uma rigorosa seleção, onde foram escolhidos 40 participantes com histórias de vida diversas e com histórico de depressão em diferentes estágios. Mulheres, homens, jovens e idosos tiveram que encarar esse grande desafio que é lutar contra a depressão dançando.

      Foram quatro meses de ensaios, com aulas dadas pelo coreógrafo e educador Ivaldo Bertazzo, pelo menos três vezes por semana. Todos os participantes vivenciaram as dificuldades dessa performance, buscando dentro de si muita vontade e determinação.

      Segundo os criadores do “Próximo Passo”, a ideia é deixar claro para todos que, apesar de ser uma doença que deve ser levada com a maior seriedade, a depressão tem cura. E essa cura pode começar com um simples movimento, como a dança. “No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz, fazia muito tempo que não me sentia dessa forma. Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida”, comentou Aranai Guarabyra.

      (...)

      Entendendo a depressão

      Ansiedade, angústia, desinteresse por coisas comuns do dia a dia, falta de motivação, medo e tristeza intensa são apenas alguns dos sintomas que a depressão pode trazer. Contudo, o diagnóstico para a doença não é tão fácil. Isso porque a maioria das pessoas que sofrem com o problema tendem a rejeitar esses sinais.

      Por esse motivo, a ajuda da família é essencial para o diagnóstico e também para o tratamento. Acusar uma pessoa com depressão de que ela tem uma vida boa, saúde e dinheiro, dizendo que essa tristeza não é “nada”, só fará com que ela se sinta mais triste e culpada, podendo piorar o quadro da doença.

      A primeira coisa que um familiar deve fazer por alguém depressivo é mostrar que está presente e que podem enfrentar isso juntos. Então, para que o paciente não se sinta sozinho, os parentes e amigos podem fazer companhia durante as primeiras consultas de terapia, apoiando esse momento tão novo e desconhecido.

      Como a depressão pode ter múltiplas causalidades, com aspectos genéticos, ambientais e biológicos, antes de se iniciar qualquer tratamento, é necessário que seja feita uma investigação etiológica rigorosa. Após essa avaliação, o especialista poderá escolher o melhor tratamento, complementando o acompanhamento médico com outras atividades físicas.

      “Segundo pesquisas, a atividade física prolonga os efeitos do tratamento medicamentoso em um período médio de quatro anos”, complementa a psiquiatra.

      De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a maior causa de incapacitação do mundo. Em 2015, o número de pessoas com depressão chegou a 322 milhões pelo mundo, sendo 11,5 milhões só no Brasil.


      Primeiros passos para começar a dançar


      O “Minha Vida” esteve presente no lançamento do projeto, junto com os criadores e participantes do “Próximo Passo”, que falaram um pouco sobre o processo criativo para a coreografia, as dificuldades e a superação que viveram ao longo desse período.

      Além disso, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo realizou uma dinâmica com todos os presentes. Para atividade, recebemos dois bastões de madeira, um com aproximadamente 60 cm e outro com 1,30m. Então, ele ensinou alguns movimentos que poderiam se realizar com o objeto, controlando a respiração ao mesmo tempo.

      Essas ações com os bastões ajudam na melhora da coordenação motora, no relaxamento e alinhamento da postura em diversas situações. O manuseio do objeto amplia no cérebro a percepção do corpo, sendo importante para atividades cotidianas.

      Apesar de serem movimentos simples, esse foi o primeiro passo dado aos participantes do espetáculo, que em muitos casos nunca haviam se permitido soltar o corpo ao som da música.

Texto adaptado de: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/danca-envolve-corpo-e-mente-atividade-pode-ajudar-no-tratamento-de-de-pressao/ 

A concordância verbal geralmente é estabelecida entre o verbo e o sujeito da oração. A concordância nominal é estabelecida entre o núcleo do sintagma nominal e os termos determinantes. A respeito de concordância verbal e nominal, julgue o item a seguir.


O verbo em destaque em “Isso porque a maioria das pessoas que sofrem com o problema tendem a rejeitar esses sinais”. poderia, sem prejuízo às regras gramaticais da língua, estar no singular.

Alternativas
Comentários
  •  “Isso porque a maioria das pessoas que sofrem com o problema tendem a rejeitar esses sinais”

    Quando temos um sujeito formado por expressão partitiva seguido de substantivo plural, a concordância é facultativa tanto com a expressão partitiva singular como com o substantivo plural.

    GABARITO. CORRETO

  • GABARITO: CERTO

    ? ?Isso porque a maioria das pessoas que sofrem com o problema tendem a rejeitar esses sinais?

    ? Temos um sujeito constituído por uma expressão partitiva, a concordância pode ser feita com a expressão partitiva (=a maioria tende OU com o termo especificado que está no plural "das pessoas tendem").

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gab: Certo

     “Isso porque a maioria das pessoas que sofrem com o problema tendem a rejeitar esses sinais”

    >> Como temos uma expressão partitiva, concorda com o núcleo sintático ou com o núcleo semântico; pode concordar tanto com "a maioria", quanto com "das pessoas".

  • Aqui há uma concordância com expressões partitivas, leia-se ; dupla possibilidade de concordância.

    A maior parte de .. A maioria de...

    A maioria dos alunos faltou / faltaram..

    Sucesso, bons estudos não desista!

  • A concordância verbal, mais usual e naturalmente, é feita entre verbo e núcleo do sujeito; todavia, nem sempre essa regra é de maneira intransigente seguida. Há casos em que a concordância se dá, também, pelos especificadores, como o em apreço:

    "(...) a maioria das pessoas que sofrem com o problema tendem (...)".

    Concordou o verbo com o especificador (pessoas) e poderia, com correção e sem ferir nenhuma regra gramatical, ser flexionado no singular a fim de concordar com o núcleo (maioria). A proposta do enunciado é legítima.

    Certo.

  • 1) Coletivo especificado ou partitivo: a metade de, a maior parte de, a maioria de, uma porção de, uma parte de, uma turba de, o resto de, um grupo de, um bando de, a metade de, o grosso de, um grande número de, um bom número de... (verbo no singular, concordando com o núcleo do sujeito, ou verbo no plural, concordando com o núcleo do adjunto).

    – A  multidão  de torcedores gritou entusiasticamente.

    – A multidão de torcedores gritaram entusiasticamente. 

    A gramática para concursos públicos / Fernando Pestana

  • a maioria - TENDE

    das pessoas - TENDEM

  • A maioria podem ou a maioria pode ser inscrita no singular ou no plural segui a assim viu

  • a maioria - TENDE

    das pessoas - TENDEM

    expressões coletiva ou parititiva + substantivo plural preposicionado: o verbo fica no singular(concordando com o núcleo singular) ou vai ao plural (concordando com a expressão preposicionada).

  • Trata-se da concordância com expressões partitivas, em que tanto é possível concordar com a expressão que indica parte - ... a maioria das pessoas ... tende a rejeitar...-, como é possível concordar com os especificadores da expressão partitiva – ... a maioria das pessoas ... tendem a rejeitar...

    Resposta: CERTO

  • GABA: CERTO

    Temos um termo partitivo especificado. Se o verbo for "tende", concordará com "maioria", se for "tendem", concordará com "pessoas": "a maioria das pessoas que sofrem com o problema tende/tendem a rejeitar".

  • CORRETA

    Trata-se de um caso com sujeito com expressão partitiva.

    Ex: "A maioria dos clientes reprovou a empresa"

    núcleo termo preposicionado (não pode ser sujeito).

  • Caso de concordância com coletivos ou partitivos especificados.

    Pode concordar tanto com o núcleo do sujeito (maioria) quanto com o determinante (das pessoas).

    Ou seja, o verbo pode ficar tanto no plural quanto no singular. Fica a critério de quem quer que seja.

  • GAB.: CERTO

    O verbo "tender" pode concordar tanto com o "a maioria" quanto com "pessoas" pois há uma partícula partitiva na composição do sujeito.

  • Complicado. Já vi questão da banca AOCP exigindo a concordância apenas com a expressão partitiva, não permitindo a opcionalidade desta questão. A princípio, foi uma questão isolada.

  • E o paralelismo sintático com a oração restritiva????? Alguém pode explicar?

    Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

     Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia.

    Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS EM 2021!

  • Achei essa questão estranha, pois, caso só o verbo "tendem" fosse modificado a frase ficaria comprometida no seu paralelismo. Vamos ver:

     “Isso porque a maioria das pessoas que sofrem com o problema tendem a rejeitar esses sinais”.

    Se eu modificar o tendem, teria que modificar também o sofrem, não? Pois, como que um verbo concordaria no plural e o outro no singular? Isso destrói o paralelismo

  • Nas partículas partitivas o verbo pode ficar tanto no singular como no plural.

    Gab: correto

  • Nas partículas partitivas (EXEMPLO: MAIORIA) o verbo pode ficar tanto no singular como no plural.

  • Partitivo + plural = concordância opcional


ID
3379459
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                  Dança envolve corpo e mente: atividade pode ajudar no

                                      tratamento de depressão


      A vida é cheia de obstáculos, por isso é preciso dar um passo de cada vez. Assumir essa atitude é uma excelente forma de ajudar quem está sofrendo de um mal bastante comum: a depressão. Para promover a conscientização sobre o tema, a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, criou um projeto chamado Próximo Passo, que oferece aulas de dança gratuitas para pessoas com histórico de depressão.

      O objetivo dessa iniciativa é conciliar o tratamento feito no consultório médico com atividades físicas. “Dançar ajuda no reequilíbrio mental e no reconhecimento do próprio corpo, melhorando a autoestima. Além disso, a atividade promove a reintegração social, pois estimula a socialização”, comentou a psiquiatra Giuliana Cividanes, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que acompanhou todo o processo do projeto Próximo Passo.

      Após a divulgação do programa, mais de mil pessoas se inscreveram. Em seguida, a equipe realizou uma rigorosa seleção, onde foram escolhidos 40 participantes com histórias de vida diversas e com histórico de depressão em diferentes estágios. Mulheres, homens, jovens e idosos tiveram que encarar esse grande desafio que é lutar contra a depressão dançando.

      Foram quatro meses de ensaios, com aulas dadas pelo coreógrafo e educador Ivaldo Bertazzo, pelo menos três vezes por semana. Todos os participantes vivenciaram as dificuldades dessa performance, buscando dentro de si muita vontade e determinação.

      Segundo os criadores do “Próximo Passo”, a ideia é deixar claro para todos que, apesar de ser uma doença que deve ser levada com a maior seriedade, a depressão tem cura. E essa cura pode começar com um simples movimento, como a dança. “No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz, fazia muito tempo que não me sentia dessa forma. Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida”, comentou Aranai Guarabyra.

      (...)

      Entendendo a depressão

      Ansiedade, angústia, desinteresse por coisas comuns do dia a dia, falta de motivação, medo e tristeza intensa são apenas alguns dos sintomas que a depressão pode trazer. Contudo, o diagnóstico para a doença não é tão fácil. Isso porque a maioria das pessoas que sofrem com o problema tendem a rejeitar esses sinais.

      Por esse motivo, a ajuda da família é essencial para o diagnóstico e também para o tratamento. Acusar uma pessoa com depressão de que ela tem uma vida boa, saúde e dinheiro, dizendo que essa tristeza não é “nada”, só fará com que ela se sinta mais triste e culpada, podendo piorar o quadro da doença.

      A primeira coisa que um familiar deve fazer por alguém depressivo é mostrar que está presente e que podem enfrentar isso juntos. Então, para que o paciente não se sinta sozinho, os parentes e amigos podem fazer companhia durante as primeiras consultas de terapia, apoiando esse momento tão novo e desconhecido.

      Como a depressão pode ter múltiplas causalidades, com aspectos genéticos, ambientais e biológicos, antes de se iniciar qualquer tratamento, é necessário que seja feita uma investigação etiológica rigorosa. Após essa avaliação, o especialista poderá escolher o melhor tratamento, complementando o acompanhamento médico com outras atividades físicas.

      “Segundo pesquisas, a atividade física prolonga os efeitos do tratamento medicamentoso em um período médio de quatro anos”, complementa a psiquiatra.

      De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a maior causa de incapacitação do mundo. Em 2015, o número de pessoas com depressão chegou a 322 milhões pelo mundo, sendo 11,5 milhões só no Brasil.


      Primeiros passos para começar a dançar


      O “Minha Vida” esteve presente no lançamento do projeto, junto com os criadores e participantes do “Próximo Passo”, que falaram um pouco sobre o processo criativo para a coreografia, as dificuldades e a superação que viveram ao longo desse período.

      Além disso, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo realizou uma dinâmica com todos os presentes. Para atividade, recebemos dois bastões de madeira, um com aproximadamente 60 cm e outro com 1,30m. Então, ele ensinou alguns movimentos que poderiam se realizar com o objeto, controlando a respiração ao mesmo tempo.

      Essas ações com os bastões ajudam na melhora da coordenação motora, no relaxamento e alinhamento da postura em diversas situações. O manuseio do objeto amplia no cérebro a percepção do corpo, sendo importante para atividades cotidianas.

      Apesar de serem movimentos simples, esse foi o primeiro passo dado aos participantes do espetáculo, que em muitos casos nunca haviam se permitido soltar o corpo ao som da música.

Texto adaptado de: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/danca-envolve-corpo-e-mente-atividade-pode-ajudar-no-tratamento-de-de-pressao/ 

A concordância verbal geralmente é estabelecida entre o verbo e o sujeito da oração. A concordância nominal é estabelecida entre o núcleo do sintagma nominal e os termos determinantes. A respeito de concordância verbal e nominal, julgue o item a seguir.


Em “...criou um projeto chamado Próximo Passo, que oferece aulas de dança gratuitas para pessoas com histórico de depressão.”, o termo em destaque deveria estar no singular para concordar com o seu antecedente.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, o adjetivo gratuitas está concordando com o substantivo aulas, por isso está no plural.

    GABARITO. ERRADO

  • GABARITO: ERRADO

    ? ?...criou um projeto chamado Próximo Passo, que oferece aulas de dança gratuitas para pessoas com histórico de depressão.?

    ? O adjetivo está corretamente flexionado ao plural para concordar com o substantivo "aulas".

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Concordância básica: sujeito + verbo.

    aulas de dança gratuitas.

    Bons estudos!

  • Quando se trata de concordância nominal, deve-se observar e identificar, na estrutura, o termo nuclear, ou seja, o que determina a flexão dos demais nomes que flutuam ao redor:

    "(...) aulas de dança gratuitas (...)"

    O termo nuclear é o substantivo "aulas". Desse modo, o adjetivo "gratuitas" concorda com ele e não com o adjunto adnominal "de dança", conforme propôs o enunciado. Dessa maneira, há erro na proposta.

    Errado.

  • Sujeito não precede proposição

  • GABARITO: ERRADO

    → “...criou um projeto chamado Próximo Passo, que oferece aulas de dança gratuitas para pessoas com histórico de depressão.”

    → O adjetivo está corretamente flexionado ao plural para concordar com o substantivo "aulas".

    Voce que estuda para concurso, ou esteja desempregado, deseja trabalhar em casa e ganhar dinheiro ? Entao acesse lá:

    http://mon.net.br/vwg0j

  • (...) AULAS (...) GRATUITAS

    Bons estudos

  • O termo “gratuitas” está no plural, pois concorda com “aulas”.

    Resposta: ERRADO

  • "aulas de dança" (adjunto adnominal)

  • GABARITO: ERRADO

    Aulas de dança gratuitas.

  • OFERECE O QUE? AULAS GRATUITAS DE DANÇA

  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

     Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia.

    Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS EM 2021!

  • "(...) aulas de dança gratuitas (...)"

    O termo nuclear é o substantivo "aulas". Desse modo, o adjetivo "gratuitas" concorda com ele e não com o adjunto adnominal "de dança", conforme propôs o enunciado. Dessa maneira, há erro na proposta.

    Errado.

    Ass: monitor

  • Questão que da para resolver interpretando o enunciado.


ID
3379462
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                  Dança envolve corpo e mente: atividade pode ajudar no

                                      tratamento de depressão


      A vida é cheia de obstáculos, por isso é preciso dar um passo de cada vez. Assumir essa atitude é uma excelente forma de ajudar quem está sofrendo de um mal bastante comum: a depressão. Para promover a conscientização sobre o tema, a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, criou um projeto chamado Próximo Passo, que oferece aulas de dança gratuitas para pessoas com histórico de depressão.

      O objetivo dessa iniciativa é conciliar o tratamento feito no consultório médico com atividades físicas. “Dançar ajuda no reequilíbrio mental e no reconhecimento do próprio corpo, melhorando a autoestima. Além disso, a atividade promove a reintegração social, pois estimula a socialização”, comentou a psiquiatra Giuliana Cividanes, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que acompanhou todo o processo do projeto Próximo Passo.

      Após a divulgação do programa, mais de mil pessoas se inscreveram. Em seguida, a equipe realizou uma rigorosa seleção, onde foram escolhidos 40 participantes com histórias de vida diversas e com histórico de depressão em diferentes estágios. Mulheres, homens, jovens e idosos tiveram que encarar esse grande desafio que é lutar contra a depressão dançando.

      Foram quatro meses de ensaios, com aulas dadas pelo coreógrafo e educador Ivaldo Bertazzo, pelo menos três vezes por semana. Todos os participantes vivenciaram as dificuldades dessa performance, buscando dentro de si muita vontade e determinação.

      Segundo os criadores do “Próximo Passo”, a ideia é deixar claro para todos que, apesar de ser uma doença que deve ser levada com a maior seriedade, a depressão tem cura. E essa cura pode começar com um simples movimento, como a dança. “No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz, fazia muito tempo que não me sentia dessa forma. Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida”, comentou Aranai Guarabyra.

      (...)

      Entendendo a depressão

      Ansiedade, angústia, desinteresse por coisas comuns do dia a dia, falta de motivação, medo e tristeza intensa são apenas alguns dos sintomas que a depressão pode trazer. Contudo, o diagnóstico para a doença não é tão fácil. Isso porque a maioria das pessoas que sofrem com o problema tendem a rejeitar esses sinais.

      Por esse motivo, a ajuda da família é essencial para o diagnóstico e também para o tratamento. Acusar uma pessoa com depressão de que ela tem uma vida boa, saúde e dinheiro, dizendo que essa tristeza não é “nada”, só fará com que ela se sinta mais triste e culpada, podendo piorar o quadro da doença.

      A primeira coisa que um familiar deve fazer por alguém depressivo é mostrar que está presente e que podem enfrentar isso juntos. Então, para que o paciente não se sinta sozinho, os parentes e amigos podem fazer companhia durante as primeiras consultas de terapia, apoiando esse momento tão novo e desconhecido.

      Como a depressão pode ter múltiplas causalidades, com aspectos genéticos, ambientais e biológicos, antes de se iniciar qualquer tratamento, é necessário que seja feita uma investigação etiológica rigorosa. Após essa avaliação, o especialista poderá escolher o melhor tratamento, complementando o acompanhamento médico com outras atividades físicas.

      “Segundo pesquisas, a atividade física prolonga os efeitos do tratamento medicamentoso em um período médio de quatro anos”, complementa a psiquiatra.

      De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a maior causa de incapacitação do mundo. Em 2015, o número de pessoas com depressão chegou a 322 milhões pelo mundo, sendo 11,5 milhões só no Brasil.


      Primeiros passos para começar a dançar


      O “Minha Vida” esteve presente no lançamento do projeto, junto com os criadores e participantes do “Próximo Passo”, que falaram um pouco sobre o processo criativo para a coreografia, as dificuldades e a superação que viveram ao longo desse período.

      Além disso, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo realizou uma dinâmica com todos os presentes. Para atividade, recebemos dois bastões de madeira, um com aproximadamente 60 cm e outro com 1,30m. Então, ele ensinou alguns movimentos que poderiam se realizar com o objeto, controlando a respiração ao mesmo tempo.

      Essas ações com os bastões ajudam na melhora da coordenação motora, no relaxamento e alinhamento da postura em diversas situações. O manuseio do objeto amplia no cérebro a percepção do corpo, sendo importante para atividades cotidianas.

      Apesar de serem movimentos simples, esse foi o primeiro passo dado aos participantes do espetáculo, que em muitos casos nunca haviam se permitido soltar o corpo ao som da música.

Texto adaptado de: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/danca-envolve-corpo-e-mente-atividade-pode-ajudar-no-tratamento-de-de-pressao/ 

Julgue o item a seguir.


Em “Dançar ajuda no reequilíbrio mental e no reconhecimento do próprio corpo, melhorando a autoestima. Além disso, a atividade promove a reintegração social, pois estimula a socialização”, dos termos em destaque, somente “reequilíbrio” está grafado inadequadamente, pois, conforme a regra, quando a vogal final do prefixo é a mesma da vogal inicial da palavra a que se agrega, deve haver hífen.

Alternativas
Comentários
  • O prefixo re se junta ao segundo elemento, ainda que este inicie pela vogal e...

    Ex: Reequilíbrio, Reintegração

    Nas formações com prefixos dissílabos, como AUTO, só se usa hífen se a última letra do prefixo for idêntica à primeira da palavra, ou se a palavra iniciar- se por H.

    Ex: autoestima, auto-hipnose, auto-observação. :)

    Gab: Errado.

  • Leve para a vida:

    Co / Re

    1) Pelo Acordo Ortográfico de 2008, o prefixo co sempre se acopla à palavra seguinte diretamente, sem intermediação de hífen. Exs.: cobeligerante, cocontratado, codemandante, cofundador, cogerência, cotutor.

    2) Não se abre exceção nem mesmo para a hipótese de ser o elemento seguinte iniciado por vogal. Exs.: coacusado, coadministrador, coapelante, coarrendante, coautor, coeditor, coeducador, coexistência, coigual, coindicação, coobrigar, cooperação, coordenação, counívoco.

    3) Para a hipótese de ser o segundo elemento iniciado por r ou s, dobram-se tais consoantes para permanência do som do vocábulo original. Exs.: correferência, correlação, corresponsabilidade, corréu, cossecante, cossegurador, cossignatário.

    4) Duas observações importantes: a) quando o segundo elemento tem h, perde-se esse h, e se juntam os elementos sem hífen (coabitar, coerdeiro); b) ainda que o segundo elemento se inicie pela mesma vogal que encerra o prefixo, mesmo assim não há hífen (coobrigado, cooperar, coordenação).

    Sucesso, Bons estudos, Não desista!

  • Gabarito Errado

    As palavras derivadas com o prefixo "RE" continuam sendo escritas sem o hífen, mesmo quando a segunda palavra começa pela vogal "E".

  • Prefixo RE = tudo junto.

  • Os termos "pre", "re" e "co" NÃO POSSUEM HÍFEN.

    Ex.: preexistir; reescrever; cooperar;

    Fonte: algum colega do QC

  • uma vez eu tava vindo do cursinho com minha colega INDESejada, daí um assaltante venho em nosa direção eu gritei...

    COrRE INDESejada...

    Nos prefixo CO RE IN DES não usa-se hífen independente da letra que se inicia a próxima palavra...

  • gente não consigo ver o erro na questão
  • Gab. "ERRADO"

    todos os grafados estão escritos corretamente..

    reequilíbrio "sempre que aparecer o prefixo re, escreve-se junto" (ex: reutilização)

    autoestima "palavras diferentes se unem" (ex: semideuses)

    reintegração "mesmo caso de reequilíbrio"

  • GAB. ERRADO

    No caso geral sim! O emprego de uma vogal no final do prefixo e a mesma vogal iniciando a palavra que se agrega, deve haver hífen, contudo existe um caso particular, e este é o que prevalece sobre o geral, que diz que o prefixo "re" deve se ligar a palavra posterior a ela, mesmo sendo ela iniciada pela mesma letra que termina o sufixo, no caso a letra "e".

    Ex: (caso geral) - COM HÍFEN -

    Anti-inflamatório

    Micro-ondas

    Ex: (caso particular) - SEM HÍFEN -

    Re + edição = Reedição

    Re + escrever = Reescrever

  • PREFIXO RE:

    Não separa quando há vogais iguais;

    Se há h no 2º elemento, TIRA o h. Ex: reumanizar;

    Dobra o R ou S.

  • A questão quer saber se em "reequilíbrio, autoestima e reintegração" somente “reequilíbrio” está grafado inadequadamente, pois, conforme a regra, quando a vogal final do prefixo é a mesma da vogal inicial da palavra a que se agrega, deve haver hífen. Vejamos:

    .

    Em "reequilíbrio" temos a grafia correta, já que nesse caso dispensa-se o emprego do hífen.

    Conforme o Novo Acordo Ortográfico, com vogais iguais usa-se o hífen quando o prefixo e o segundo elemento juntam-se com a mesma vogal, como em "micro-ondas". No entanto, os prefixos co, pro, pre, re se juntam ao segundo elemento, ainda que este inicie pelas vogais o ou e: "cooperar, preenchimento, reeleição".

     

    Já em relação à "autoestima" e "reintegração" dispensa-se o uso de hífen, pois, de acordo com o Novo Acordo Ortográfico, não se usa o hífen quando os elementos se unem com vogais diferentes, como em "autoescola, semiaberto, contraindicação, extraoficial, intraocular..."

    Gabarito: ERRADO 

  • De fato, a máxima de que os iguais se repelem e os diferentes se atraem é uma regra geral na análise de palavras formadas por prefixação. No entanto, ficaram de fora dessa regra geral os prefixos “re-“ e “co-“. Palavras formadas pela adição desses prefixos sempre serão grafadas sem hífen, mesmo se a palavra seguinte iniciar com a mesma vogal.

    Resposta: ERRADO

  • sem hífen todos os termos com prefixo RE- seguidos da letra E

  • Uso do hífen: 

    1° os opostos se atraem os iguais separam-se em grafia e som, exceto com o CO, PRO e RE.

    2° com prefixos usa-se o hífen em palavra iniciada com H.

    3° prefixo "sub" e "ab" com palavra iniciada com "r".

    4° prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.

    expósrecémsembemvicealémquém .

    5° advérbio "mal" com palavra iniciada com vogal. Se for iniada com consoante não usa hífen. 

    6° Com os prefixos “-circum” e “-pan”, com palavras iniciadas com “vogal, m, n ou h”, emprega-se o hífen.

     Circumpan 

    7° Usa-se o hífen mediante os sufixos de origem tupi-guarani, representados por “-açu”, “-guaçu”, “-mirim”.

    Não se usa hífen:

    1° palavras que perderam a noção de composição.

    Ex: mandachuva, paraquedista, paraquedas.

    2° O emprego do hífen ainda permanece em palavras compostas que não contêm elemento de ligação, como também naquelas que designam espécies botânicas e zoológicas. 

    Ex: amarelo-claro, bem-te-vi, conta-gotas, guarda-costas, erva-doce, caneta-tinteiro.

    3° Não se usa mais o hífen em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuntivas.

    Ex: café com leite, camisa de força, fim de semana.

    Exceções: cor-de-rosa, água-de-colônia, lua-de-mel.

    4° Quando a segunda palavra começar com “r” ou “s”, depois de prefixo terminado em vogal, retira-se o hífen e essas consoantes são duplicadas. Se forem  diferente de "r" ou "s" escreve-se sem hífen também.

  • Nos prefixos átonos CO- PRE-RE E PRO não se usa hífen.


ID
3379465
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                  Dança envolve corpo e mente: atividade pode ajudar no

                                      tratamento de depressão


      A vida é cheia de obstáculos, por isso é preciso dar um passo de cada vez. Assumir essa atitude é uma excelente forma de ajudar quem está sofrendo de um mal bastante comum: a depressão. Para promover a conscientização sobre o tema, a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, criou um projeto chamado Próximo Passo, que oferece aulas de dança gratuitas para pessoas com histórico de depressão.

      O objetivo dessa iniciativa é conciliar o tratamento feito no consultório médico com atividades físicas. “Dançar ajuda no reequilíbrio mental e no reconhecimento do próprio corpo, melhorando a autoestima. Além disso, a atividade promove a reintegração social, pois estimula a socialização”, comentou a psiquiatra Giuliana Cividanes, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que acompanhou todo o processo do projeto Próximo Passo.

      Após a divulgação do programa, mais de mil pessoas se inscreveram. Em seguida, a equipe realizou uma rigorosa seleção, onde foram escolhidos 40 participantes com histórias de vida diversas e com histórico de depressão em diferentes estágios. Mulheres, homens, jovens e idosos tiveram que encarar esse grande desafio que é lutar contra a depressão dançando.

      Foram quatro meses de ensaios, com aulas dadas pelo coreógrafo e educador Ivaldo Bertazzo, pelo menos três vezes por semana. Todos os participantes vivenciaram as dificuldades dessa performance, buscando dentro de si muita vontade e determinação.

      Segundo os criadores do “Próximo Passo”, a ideia é deixar claro para todos que, apesar de ser uma doença que deve ser levada com a maior seriedade, a depressão tem cura. E essa cura pode começar com um simples movimento, como a dança. “No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz, fazia muito tempo que não me sentia dessa forma. Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida”, comentou Aranai Guarabyra.

      (...)

      Entendendo a depressão

      Ansiedade, angústia, desinteresse por coisas comuns do dia a dia, falta de motivação, medo e tristeza intensa são apenas alguns dos sintomas que a depressão pode trazer. Contudo, o diagnóstico para a doença não é tão fácil. Isso porque a maioria das pessoas que sofrem com o problema tendem a rejeitar esses sinais.

      Por esse motivo, a ajuda da família é essencial para o diagnóstico e também para o tratamento. Acusar uma pessoa com depressão de que ela tem uma vida boa, saúde e dinheiro, dizendo que essa tristeza não é “nada”, só fará com que ela se sinta mais triste e culpada, podendo piorar o quadro da doença.

      A primeira coisa que um familiar deve fazer por alguém depressivo é mostrar que está presente e que podem enfrentar isso juntos. Então, para que o paciente não se sinta sozinho, os parentes e amigos podem fazer companhia durante as primeiras consultas de terapia, apoiando esse momento tão novo e desconhecido.

      Como a depressão pode ter múltiplas causalidades, com aspectos genéticos, ambientais e biológicos, antes de se iniciar qualquer tratamento, é necessário que seja feita uma investigação etiológica rigorosa. Após essa avaliação, o especialista poderá escolher o melhor tratamento, complementando o acompanhamento médico com outras atividades físicas.

      “Segundo pesquisas, a atividade física prolonga os efeitos do tratamento medicamentoso em um período médio de quatro anos”, complementa a psiquiatra.

      De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a maior causa de incapacitação do mundo. Em 2015, o número de pessoas com depressão chegou a 322 milhões pelo mundo, sendo 11,5 milhões só no Brasil.


      Primeiros passos para começar a dançar


      O “Minha Vida” esteve presente no lançamento do projeto, junto com os criadores e participantes do “Próximo Passo”, que falaram um pouco sobre o processo criativo para a coreografia, as dificuldades e a superação que viveram ao longo desse período.

      Além disso, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo realizou uma dinâmica com todos os presentes. Para atividade, recebemos dois bastões de madeira, um com aproximadamente 60 cm e outro com 1,30m. Então, ele ensinou alguns movimentos que poderiam se realizar com o objeto, controlando a respiração ao mesmo tempo.

      Essas ações com os bastões ajudam na melhora da coordenação motora, no relaxamento e alinhamento da postura em diversas situações. O manuseio do objeto amplia no cérebro a percepção do corpo, sendo importante para atividades cotidianas.

      Apesar de serem movimentos simples, esse foi o primeiro passo dado aos participantes do espetáculo, que em muitos casos nunca haviam se permitido soltar o corpo ao som da música.

Texto adaptado de: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/danca-envolve-corpo-e-mente-atividade-pode-ajudar-no-tratamento-de-de-pressao/ 

Julgue o item a seguir.


Em “Ansiedade, angústia, desinteresse por coisas comuns do dia a dia...”, as palavras em destaque possuem, respectivamente, 9, 8 e 11 fonemas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    ? Matamos somente pela primeira palavra, a questão diz que ela tem 9 fonemas, mas, na verdade, são 8 fonemas (=sons); Ansiedade (="an" ? dígrafo vocálico, som de "ã" ? 9 letras e 8 fonemas).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • 8, 7, 10, respectivamente.

  • Ãsiedade = 8 fonemas

  • A questão quer saber se em "ansiedade, angústia, desinteresse" temos respectivamente, 9, 8 e 11 fonemas. Vejamos:

    Letra é representação gráfica do fonema. Fonemas são os sons que formam as sílabas e os vocábulos.

    Letra é o sinal gráfico que representa o som. Fonema é som. Para falar, usamos fonemas; para escrever, usamos letras.

    Dígrafo é o grupo de duas letras representando um só fonema. Na palavra "chave", por exemplo, que se pronuncia "Xávi", ocorre o dígrafo "ch". Dígrafos consonantais: lh, ch, nh, rr, ss, qu, gu, sc, sç, xc, xs. Dígrafos vocálicos: am, em, im, om, um, an, en, in, on, un.

     .

    ansiedade: Letras: 9 letras. Fonemas: 8 fonemas (ã-si-e-da-de)

    angústia: Letras: 8 letras. Fonemas: 7 fonemas (ã-gús-tia)

    desinteresse: Letras: 12 letras. Fonemas: 10 fonemas (de-sî-te-re-ce)

    Gabarito: ERRADO 

  • Ansiedade: 8 fonemas

    Angústia: 7 fonemas

    Desinteresse: 10 fonemas

    GAB E

  • Paramos em Ansiedade.

    #PMCE2021

  • ansiedade tem apenas 8.

    parei aqui!

    PMCE2021

  • Gabarito: errado.

    ANSIEDADE: 9 LETRAS; Ã/C/I/E/D/A/D/E: 8 FONEMAS;

    ANGÚSTIA: 8 LETRAS; Ã/G/U/S/T/I/A: 7 FONEMAS;

    DESINTERESSE: 12 LETRAS; D/E/Z/ĩ/T/E/R/E/S/E: 10 FONEMAS.

  • Logo na primeira palavra já matamos.

    Ansiedade

    Tem 8 fonemas.

    Angústia

    Tem 7 fonemas

    desinteresse

    Tem 10 fonemas

    *Dígrafo Vocálico É o encontro de uma vogal com ou n, na mesma sílaba: amanemen, imin,omonumun. A única função do e do é indicar que a vogal é nasal. Não representam, portanto, outro som. Há, então, um dígrafo, pois existem duas letras com apenas um som.


ID
3379468
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                  Dança envolve corpo e mente: atividade pode ajudar no

                                      tratamento de depressão


      A vida é cheia de obstáculos, por isso é preciso dar um passo de cada vez. Assumir essa atitude é uma excelente forma de ajudar quem está sofrendo de um mal bastante comum: a depressão. Para promover a conscientização sobre o tema, a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, criou um projeto chamado Próximo Passo, que oferece aulas de dança gratuitas para pessoas com histórico de depressão.

      O objetivo dessa iniciativa é conciliar o tratamento feito no consultório médico com atividades físicas. “Dançar ajuda no reequilíbrio mental e no reconhecimento do próprio corpo, melhorando a autoestima. Além disso, a atividade promove a reintegração social, pois estimula a socialização”, comentou a psiquiatra Giuliana Cividanes, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que acompanhou todo o processo do projeto Próximo Passo.

      Após a divulgação do programa, mais de mil pessoas se inscreveram. Em seguida, a equipe realizou uma rigorosa seleção, onde foram escolhidos 40 participantes com histórias de vida diversas e com histórico de depressão em diferentes estágios. Mulheres, homens, jovens e idosos tiveram que encarar esse grande desafio que é lutar contra a depressão dançando.

      Foram quatro meses de ensaios, com aulas dadas pelo coreógrafo e educador Ivaldo Bertazzo, pelo menos três vezes por semana. Todos os participantes vivenciaram as dificuldades dessa performance, buscando dentro de si muita vontade e determinação.

      Segundo os criadores do “Próximo Passo”, a ideia é deixar claro para todos que, apesar de ser uma doença que deve ser levada com a maior seriedade, a depressão tem cura. E essa cura pode começar com um simples movimento, como a dança. “No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz, fazia muito tempo que não me sentia dessa forma. Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida”, comentou Aranai Guarabyra.

      (...)

      Entendendo a depressão

      Ansiedade, angústia, desinteresse por coisas comuns do dia a dia, falta de motivação, medo e tristeza intensa são apenas alguns dos sintomas que a depressão pode trazer. Contudo, o diagnóstico para a doença não é tão fácil. Isso porque a maioria das pessoas que sofrem com o problema tendem a rejeitar esses sinais.

      Por esse motivo, a ajuda da família é essencial para o diagnóstico e também para o tratamento. Acusar uma pessoa com depressão de que ela tem uma vida boa, saúde e dinheiro, dizendo que essa tristeza não é “nada”, só fará com que ela se sinta mais triste e culpada, podendo piorar o quadro da doença.

      A primeira coisa que um familiar deve fazer por alguém depressivo é mostrar que está presente e que podem enfrentar isso juntos. Então, para que o paciente não se sinta sozinho, os parentes e amigos podem fazer companhia durante as primeiras consultas de terapia, apoiando esse momento tão novo e desconhecido.

      Como a depressão pode ter múltiplas causalidades, com aspectos genéticos, ambientais e biológicos, antes de se iniciar qualquer tratamento, é necessário que seja feita uma investigação etiológica rigorosa. Após essa avaliação, o especialista poderá escolher o melhor tratamento, complementando o acompanhamento médico com outras atividades físicas.

      “Segundo pesquisas, a atividade física prolonga os efeitos do tratamento medicamentoso em um período médio de quatro anos”, complementa a psiquiatra.

      De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a maior causa de incapacitação do mundo. Em 2015, o número de pessoas com depressão chegou a 322 milhões pelo mundo, sendo 11,5 milhões só no Brasil.


      Primeiros passos para começar a dançar


      O “Minha Vida” esteve presente no lançamento do projeto, junto com os criadores e participantes do “Próximo Passo”, que falaram um pouco sobre o processo criativo para a coreografia, as dificuldades e a superação que viveram ao longo desse período.

      Além disso, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo realizou uma dinâmica com todos os presentes. Para atividade, recebemos dois bastões de madeira, um com aproximadamente 60 cm e outro com 1,30m. Então, ele ensinou alguns movimentos que poderiam se realizar com o objeto, controlando a respiração ao mesmo tempo.

      Essas ações com os bastões ajudam na melhora da coordenação motora, no relaxamento e alinhamento da postura em diversas situações. O manuseio do objeto amplia no cérebro a percepção do corpo, sendo importante para atividades cotidianas.

      Apesar de serem movimentos simples, esse foi o primeiro passo dado aos participantes do espetáculo, que em muitos casos nunca haviam se permitido soltar o corpo ao som da música.

Texto adaptado de: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/danca-envolve-corpo-e-mente-atividade-pode-ajudar-no-tratamento-de-de-pressao/ 

Julgue o item a seguir.


Em “Para promover a conscientização sobre o tema, a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, criou um projeto chamado Próximo Passo...”, a oração em destaque indica finalidade.

Alternativas
Comentários
  • Perfeito, a conjunção para é uma conjunção subordinativa adverbial final reduzida de infinitivo.

    GABARITO. CERTO

  • GABARITO: CERTO

    ? ?Para promover a conscientização sobre o tema, a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, criou um projeto chamado Próximo Passo...?

    ? Temos a preposição "para" trazendo ideia de fim, finalidade, objetivo e dando início a uma oração subordinada adverbial final reduzida do infinitivo, lembrando que a conjunção é "para que".

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Conjunção para pode ser substituída por com o objetivo de, denotando de forma mais fácil uma relação de finalidade.

  • PARA+infinitivo=finalidade

    AO+infinitivo= tempo--> Ao chegar, avise

    A+infinitivo=condição--> A persistirem os sintomas, consulte um médico.

    POR+infinitivo=causa--> Por ser muito capacitado, ganhava muito dinheiro

    "O fogo se alimenta de obstáculos"

  • A questão quer saber se em “Para promover a conscientização sobre o tema, a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, criou um projeto chamado Próximo Passo...”, a oração em destaque indica finalidade. Vejamos:

    Certo. Temos uma oração subordinada adverbial final reduzida de infinitivo introduzida pela conjunção "para".

    Oração subordinada adverbial final: exprime ideia de finalidade, intenção em relação ao fato expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções a fim de que, para que, que e porque (= para que)

    Ex.: Fazemos tudo, para que você passe nas provas.

    Gabarito: CERTO

  • Para promover a conscientização sobre o tema...

    troque por:

    A fim de promover a conscientização sobre o tema...

    gabarito: CORRETO

  •  Temos uma oração subordinada adverbial final reduzida de infinitivo introduzida pela conjunção "para".

    Oração subordinada adverbial final: exprime ideia de finalidade, intenção em relação ao fato expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções a fim de que, para que, que e porque (= para que)

    Ex.: Fazemos tudo, para que você passe nas provas.

    Gabarito: CERTO

  • Basta substituir por A FIM DE

  • Na ordem direta:

    A Libbs Farmacêutica (...) criou um projeto chamado Próximo Passo para/a fim de promover a conscientização sobre o tema...

  • Contração ao + infinitivo = tempo: Ao chegar, devolva-me os passaportes.

    Preposição por + infinitivo = causa: Por chegar tarde, foi demitido.

    Preposição para + infinitivo = finalidade: Para chegar a tempo, corra.

    Locução prepositiva apesar de + infinitivo = concessão: Apesar de ter acordado cedo, chegou atrasado.

    No caso, "Para promover a conscientização sobre o tema" indica finalidade, pois há a preposição para + verbo no infinitivo (promover).


ID
3379471
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                  Dança envolve corpo e mente: atividade pode ajudar no

                                      tratamento de depressão


      A vida é cheia de obstáculos, por isso é preciso dar um passo de cada vez. Assumir essa atitude é uma excelente forma de ajudar quem está sofrendo de um mal bastante comum: a depressão. Para promover a conscientização sobre o tema, a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, criou um projeto chamado Próximo Passo, que oferece aulas de dança gratuitas para pessoas com histórico de depressão.

      O objetivo dessa iniciativa é conciliar o tratamento feito no consultório médico com atividades físicas. “Dançar ajuda no reequilíbrio mental e no reconhecimento do próprio corpo, melhorando a autoestima. Além disso, a atividade promove a reintegração social, pois estimula a socialização”, comentou a psiquiatra Giuliana Cividanes, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que acompanhou todo o processo do projeto Próximo Passo.

      Após a divulgação do programa, mais de mil pessoas se inscreveram. Em seguida, a equipe realizou uma rigorosa seleção, onde foram escolhidos 40 participantes com histórias de vida diversas e com histórico de depressão em diferentes estágios. Mulheres, homens, jovens e idosos tiveram que encarar esse grande desafio que é lutar contra a depressão dançando.

      Foram quatro meses de ensaios, com aulas dadas pelo coreógrafo e educador Ivaldo Bertazzo, pelo menos três vezes por semana. Todos os participantes vivenciaram as dificuldades dessa performance, buscando dentro de si muita vontade e determinação.

      Segundo os criadores do “Próximo Passo”, a ideia é deixar claro para todos que, apesar de ser uma doença que deve ser levada com a maior seriedade, a depressão tem cura. E essa cura pode começar com um simples movimento, como a dança. “No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz, fazia muito tempo que não me sentia dessa forma. Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida”, comentou Aranai Guarabyra.

      (...)

      Entendendo a depressão

      Ansiedade, angústia, desinteresse por coisas comuns do dia a dia, falta de motivação, medo e tristeza intensa são apenas alguns dos sintomas que a depressão pode trazer. Contudo, o diagnóstico para a doença não é tão fácil. Isso porque a maioria das pessoas que sofrem com o problema tendem a rejeitar esses sinais.

      Por esse motivo, a ajuda da família é essencial para o diagnóstico e também para o tratamento. Acusar uma pessoa com depressão de que ela tem uma vida boa, saúde e dinheiro, dizendo que essa tristeza não é “nada”, só fará com que ela se sinta mais triste e culpada, podendo piorar o quadro da doença.

      A primeira coisa que um familiar deve fazer por alguém depressivo é mostrar que está presente e que podem enfrentar isso juntos. Então, para que o paciente não se sinta sozinho, os parentes e amigos podem fazer companhia durante as primeiras consultas de terapia, apoiando esse momento tão novo e desconhecido.

      Como a depressão pode ter múltiplas causalidades, com aspectos genéticos, ambientais e biológicos, antes de se iniciar qualquer tratamento, é necessário que seja feita uma investigação etiológica rigorosa. Após essa avaliação, o especialista poderá escolher o melhor tratamento, complementando o acompanhamento médico com outras atividades físicas.

      “Segundo pesquisas, a atividade física prolonga os efeitos do tratamento medicamentoso em um período médio de quatro anos”, complementa a psiquiatra.

      De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a maior causa de incapacitação do mundo. Em 2015, o número de pessoas com depressão chegou a 322 milhões pelo mundo, sendo 11,5 milhões só no Brasil.


      Primeiros passos para começar a dançar


      O “Minha Vida” esteve presente no lançamento do projeto, junto com os criadores e participantes do “Próximo Passo”, que falaram um pouco sobre o processo criativo para a coreografia, as dificuldades e a superação que viveram ao longo desse período.

      Além disso, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo realizou uma dinâmica com todos os presentes. Para atividade, recebemos dois bastões de madeira, um com aproximadamente 60 cm e outro com 1,30m. Então, ele ensinou alguns movimentos que poderiam se realizar com o objeto, controlando a respiração ao mesmo tempo.

      Essas ações com os bastões ajudam na melhora da coordenação motora, no relaxamento e alinhamento da postura em diversas situações. O manuseio do objeto amplia no cérebro a percepção do corpo, sendo importante para atividades cotidianas.

      Apesar de serem movimentos simples, esse foi o primeiro passo dado aos participantes do espetáculo, que em muitos casos nunca haviam se permitido soltar o corpo ao som da música.

Texto adaptado de: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/danca-envolve-corpo-e-mente-atividade-pode-ajudar-no-tratamento-de-de-pressao/ 

Julgue o item a seguir.


Em “Para promover a conscientização sobre o tema, a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, criou um projeto chamado Próximo Passo...”, as vírgulas da expressão em destaque se justificam por intercalarem aposto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    Não compreendi esse gabarito! Alguém poderia dar uma luz?! Obrigada.

  • Ao meu ver, se justifica por iniciar uma oração explicativa, não por intercalar aposto.

  • adjunto adverbial de modo....

  • A oração em destaque indica finalidade. Tem natureza de adverbial final.

  • É uma oração que está somando informação e não explicando. Ex: " Quando vou a igreja, a igreja matriz, me sinto renovado. " a igreja matriz" é aposto explicativo.
  • GABARITO: ERRADO

    "em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo" é um adjunto adverbial deslocado, de tal forma que justifica as vírgulas antes e depois do trecho destacado.

  • por não ser uma oração explicativa não pode ser aposto .

    bons estudos !

  • As virgulas separam o adjunto adverbial de companhia deslocado de sua ordem canônica(direta).

  • Essas questões estão carentes de comentário dos professores!

  • O período não está na forma direta, forçando o uso da vírgula que isola um adjunto adverbial.

  • As vírgulas foram utilizadas para intercalarem o adjunto adverbial de companhia :

    Ex : Eu estudei com a Milena.

  • na verdade isso é um adjunto adverbial de companhia

    aposto teria que estar explicando um termo anterior

  • A Libbs Farmacêutica criou um projeto chamado Próximo Passo em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo para

    SUJ VTD OD ADJ ADV

    promover a conscientização sobre o tema / que oferece aulas de dança gratuitas para pessoas com histórico de

    VTDI OD OI OSADJ REST

    depressão.

  • Essas questões realmente carecem do parecer de um professor, pois há muita discordância entre os comentários. Para mim, o termo destacado é adjunto adverbial de companhia.
  • A questão quer saber se em “Para promover a conscientização sobre o tema, a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, criou um projeto chamado Próximo Passo...”, as vírgulas da expressão em destaque se justificam por intercalarem aposto. Vejamos:

    Em "em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo" temos um adjunto adverbial que exprime circunstância de modo.

    Adjunto adverbial: é sempre um advérbio ou uma locução adverbial. Caracteriza melhor a ação expressa pelo verbo, acrescentando ou especificando uma circunstância qualquer (modo, lugar, tempo...).

    Ex.: Nós estudamos muito bem ontem no curso. (“muito” é adjunto adverbial de intensidade. “bem” é adjunto adverbial de modo. “ontem” adjunto adverbial de tempo. “no curso” adjunto adverbial de lugar.

     .

    Em relação à questão, perceba que "em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo" está INTERCALADO na oração principal "a Libbs Farmacêutica criou um projeto...", por isso o uso das vírgulas para separar o adjunto adverbial de modo. Dessa forma, podemos concluir que as vírgulas nada têm a ver com aposto, mas, sim, com o adjunto adverbial.

     .

    Para complementar:

    Aposto é um termo de caráter nominal que se junta a um substantivo ou a um pronome a título de explicação ou de apreciação. Vem isolado na frase, podendo aparecer entre vírgulas, parênteses ou travessões. Pode ser: explicativo, enumerativo, especificativo, recapitulativo, distributivo e comparativo.

     .

    Gabarito: ERRADO 

  • Aposto é função de substantivo e o que temos nessa questão é uma circunstância de modo.

  • Não se trata de um aposto, pois não há uma relação de equivalência entre “Libbs Farmacêutica” e “em parceria com o Instituto ... Bertazzo”.

    O trecho isolado por vírgulas é um adjunto adverbial intercalado. A circunstância é a de modo ou companhia.  

    Resposta: ERRADO

  • A questão quer saber se em “Para promover a conscientização sobre o tema, a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, criou um projeto chamado Próximo Passo...”, as vírgulas da expressão em destaque se justificam por intercalarem aposto. Vejamos:

    Em "em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo" temos um adjunto adverbial que exprime circunstância de modo.

    Adjunto adverbial: é sempre um advérbio ou uma locução adverbial. Caracteriza melhor a ação expressa pelo verbo, acrescentando ou especificando uma circunstância qualquer (modo, lugar, tempo...).

    Ex.: Nós estudamos muito bem ontem no curso. (“muito” é adjunto adverbial de intensidade. “bem” é adjunto adverbial de modo. “ontem” adjunto adverbial de tempo. “no curso” adjunto adverbial de lugar.

     .

    Em relação à questão, perceba que "em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo" está INTERCALADO na oração principal "a Libbs Farmacêutica criou um projeto...", por isso o uso das vírgulas para separar o adjunto adverbial de modo. Dessa forma, podemos concluir que as vírgulas nada têm a ver com aposto, mas, sim, com o adjunto adverbial.

     .

    Para complementar:

    Aposto é um termo de caráter nominal que se junta a um substantivo ou a um pronome a título de explicação ou de apreciação. Vem isolado na frase, podendo aparecer entre vírgulas, parênteses ou travessões. Pode ser: explicativo, enumerativo, especificativo, recapitulativo, distributivo e comparativo.

     .

    Gabarito: ERRADO 

    Explicação QConcursos.

  • Gente, como a professora Flávia Rita fala, nem sempre vai dar para para determinar o adjunto adverbial (se é de modo, lugar, companhia etc.) Às vezes vai ser apenas adjunto adverbial e pronto.

  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato e absurdo, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

     

    Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia.

    Para saber mais, clique no link da publicação fixada no topo da página:

    Super dicas de aprovação acelerada:

    https://www.facebook.com/carreiraspoliciais2.0

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS EM 2021!

  • GALERA A QUESTÃO TÁ BEM FÁCIL NÃO SEI O MOTIVO DA CONFUSÃO NOS COMENTARIOS

  • Para promover a conscientização sobre o tema, a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, criou um projeto chamado Próximo Passo...”

    Primeira vírgula é obrigatória, porque há uma oração adverbial final reduzida de infinitivo antes da oração principal, e a segunda e terceira vírgula isolam um adjunto adverbial de companhia.

    ***Ordem direta: A Libbs Farmacêutica criou um projeto chamado Próximo Passo em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo para promover a conscientização sobre o tema.

  • Gabarito: ERRADO

    Vejamos a análise da presente assertiva: Para promover a conscientização sobre o tema, a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, criou um projeto chamado Próximo Passo...”, as vírgulas da expressão em destaque se justificam por intercalarem aposto. --> AS VÍRGULAS NÃO SE JUSTIFICAM POR INTERCALAREM APOSTO. Vejamos:

    Primeira vírgula: Para promover a conscientização sobre o tema, (...) --> Oração subordinada adverbial final deslocada. (vírgula obrigatória);

    Segunda e terceira vírgula: (...) em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, (...) --> Adjunto adverbial modal extenso deslocado. (vírgula obrigatória);

    Logo, verifica-se que as vírgulas não se justificam pelo mesmo motivo e sequer foram utilizadas para intercalarem aposto, como aduz a assertiva em análise. Portanto, gabarito ERRADO.

  • Adjunto Adverbial deslocado

  • Questão simples para quem colocou na ordem direta.

  • Coloca na forma direta e respeita a gramática.

    Sujeito + Verbo + Objeto + Ora. Subordinada Adverbial + Adj. Adverbial.

    a Libbs Farmacêutica criou um projeto chamado Próximo Passo Para promover a conscientização sobre o tema em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo.

    Lembrando que na ordem direita o adjunto adverbial tem as virgulas facultativa, no texto da questão as virgulas são obrigatória, pois está preposicionado.

    ERRADO, É ADJ. ADVERBIAL E NÃO APOSTO!

  • É ADJUNTO ADVERBIAL DESLOCADO E NÃO APOSTO.


ID
3379474
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                  Dança envolve corpo e mente: atividade pode ajudar no

                                      tratamento de depressão


      A vida é cheia de obstáculos, por isso é preciso dar um passo de cada vez. Assumir essa atitude é uma excelente forma de ajudar quem está sofrendo de um mal bastante comum: a depressão. Para promover a conscientização sobre o tema, a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, criou um projeto chamado Próximo Passo, que oferece aulas de dança gratuitas para pessoas com histórico de depressão.

      O objetivo dessa iniciativa é conciliar o tratamento feito no consultório médico com atividades físicas. “Dançar ajuda no reequilíbrio mental e no reconhecimento do próprio corpo, melhorando a autoestima. Além disso, a atividade promove a reintegração social, pois estimula a socialização”, comentou a psiquiatra Giuliana Cividanes, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que acompanhou todo o processo do projeto Próximo Passo.

      Após a divulgação do programa, mais de mil pessoas se inscreveram. Em seguida, a equipe realizou uma rigorosa seleção, onde foram escolhidos 40 participantes com histórias de vida diversas e com histórico de depressão em diferentes estágios. Mulheres, homens, jovens e idosos tiveram que encarar esse grande desafio que é lutar contra a depressão dançando.

      Foram quatro meses de ensaios, com aulas dadas pelo coreógrafo e educador Ivaldo Bertazzo, pelo menos três vezes por semana. Todos os participantes vivenciaram as dificuldades dessa performance, buscando dentro de si muita vontade e determinação.

      Segundo os criadores do “Próximo Passo”, a ideia é deixar claro para todos que, apesar de ser uma doença que deve ser levada com a maior seriedade, a depressão tem cura. E essa cura pode começar com um simples movimento, como a dança. “No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz, fazia muito tempo que não me sentia dessa forma. Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida”, comentou Aranai Guarabyra.

      (...)

      Entendendo a depressão

      Ansiedade, angústia, desinteresse por coisas comuns do dia a dia, falta de motivação, medo e tristeza intensa são apenas alguns dos sintomas que a depressão pode trazer. Contudo, o diagnóstico para a doença não é tão fácil. Isso porque a maioria das pessoas que sofrem com o problema tendem a rejeitar esses sinais.

      Por esse motivo, a ajuda da família é essencial para o diagnóstico e também para o tratamento. Acusar uma pessoa com depressão de que ela tem uma vida boa, saúde e dinheiro, dizendo que essa tristeza não é “nada”, só fará com que ela se sinta mais triste e culpada, podendo piorar o quadro da doença.

      A primeira coisa que um familiar deve fazer por alguém depressivo é mostrar que está presente e que podem enfrentar isso juntos. Então, para que o paciente não se sinta sozinho, os parentes e amigos podem fazer companhia durante as primeiras consultas de terapia, apoiando esse momento tão novo e desconhecido.

      Como a depressão pode ter múltiplas causalidades, com aspectos genéticos, ambientais e biológicos, antes de se iniciar qualquer tratamento, é necessário que seja feita uma investigação etiológica rigorosa. Após essa avaliação, o especialista poderá escolher o melhor tratamento, complementando o acompanhamento médico com outras atividades físicas.

      “Segundo pesquisas, a atividade física prolonga os efeitos do tratamento medicamentoso em um período médio de quatro anos”, complementa a psiquiatra.

      De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a maior causa de incapacitação do mundo. Em 2015, o número de pessoas com depressão chegou a 322 milhões pelo mundo, sendo 11,5 milhões só no Brasil.


      Primeiros passos para começar a dançar


      O “Minha Vida” esteve presente no lançamento do projeto, junto com os criadores e participantes do “Próximo Passo”, que falaram um pouco sobre o processo criativo para a coreografia, as dificuldades e a superação que viveram ao longo desse período.

      Além disso, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo realizou uma dinâmica com todos os presentes. Para atividade, recebemos dois bastões de madeira, um com aproximadamente 60 cm e outro com 1,30m. Então, ele ensinou alguns movimentos que poderiam se realizar com o objeto, controlando a respiração ao mesmo tempo.

      Essas ações com os bastões ajudam na melhora da coordenação motora, no relaxamento e alinhamento da postura em diversas situações. O manuseio do objeto amplia no cérebro a percepção do corpo, sendo importante para atividades cotidianas.

      Apesar de serem movimentos simples, esse foi o primeiro passo dado aos participantes do espetáculo, que em muitos casos nunca haviam se permitido soltar o corpo ao som da música.

Texto adaptado de: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/danca-envolve-corpo-e-mente-atividade-pode-ajudar-no-tratamento-de-de-pressao/ 

Julgue o item a seguir.


Em “No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz...”, o acento gráfico no termo em destaque é um acento diferencial, ou seja, se justifica para diferenciá-lo da forma verbal de 3ª pessoa do verbo sair no presente do indicativo (sai).

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    ?  ?No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz...?

    ? Temos uma palavra acentuada devido à regra dos hiatos, "i" tônico formando hiato com a vogal anterior.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Boa!

    Complementando..

    Sai é a forma conjugada do verbo sair na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele sai) ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo (sai tu).

    Saí é a forma conjugada do verbo sair na 1.ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo (eu saí) ou na 2.ª pessoa do plural do imperativo (saí vós).

    Sair é a forma do verbo no infinitivo.

    NÃO desista!

  • é um hiato

  • Bastava saber que acentos diferencial emprega-se em apenas 5 palavras:

    Por

    Pode

    Tem

    Vem

    Forma

  • A questão quer saber se em “No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz...”, o acento gráfico em "saí" é um acento diferencial, ou seja, se justifica para diferenciá-lo da forma verbal de 3ª pessoa do verbo sair no presente do indicativo (sai).

    "Saí" é acentuado por ser um HIATO e não por ser um acento diferencial.

    Regra dos hiatos:

    Acentuam-se as vogais "i" e "u" tônicas dos hiatos, quando aparecem sozinhas na sílaba ou acompanhadas de "s".

    Ex.: ru-í-do, e-go-ís-mo, sa-ú-de, ba-ús

    Gabarito: Errado

  • CERTO

    JUSTIFICATIVA

    SA-Í

    Acentua-se I/U tônicos quando segunda vogal tônica de hiato, desde que não formem sílaba com r, l, m, n, ou não estejam seguidos de nh.

    sa-Ú-de, fa-ÍS-ca, ra-IZ, ra-I-nha.

    Hiato => encontro de 2 vogais em sílabas diferentes.

    A letra "A" é sempre vogal e como o I está acentuado, também é vogal. Logo forma um hiato.

    Fonte:

    Bechara, Evanildo, 37ª edição, pg. 107

  • O acento em “saí” se deve ao atendimento das condições para a regra do hiato: o “i” tônico forma hiato com a vogal anterior, sozinho na sílaba, sem a presença de “nh” na sílaba seguinte.

    Isso posto, não se trata de um acento diferencial, e sim de um acento justificado pela regra do hiato.

    Resposta: ERRADO

  • Bastava saber que acentos diferencial emprega-se em apenas 5 palavras:

    Por

    Pode

    Tem

    Vem

    Forma

    Sai é a forma conjugada do verbo sair na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele sai) ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo (sai tu).

    Saí é a forma conjugada do verbo sair na 1.ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo (eu saí) ou na 2.ª pessoa do plural do imperativo (saí vós).

    Sair é a forma do verbo no infinitivo.

  • "Saí" é acentuado por ser um HIATO e não por ser um acento diferencial.

    Regra dos hiatos:

    Acentuam-se as vogais "i" e "u" tônicas dos hiatos, quando aparecem sozinhas na sílaba ou acompanhadas de "s".

  • ERRADO

    Em “No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz...”, o acento gráfico no termo em destaque é um acento diferencial, ou seja, se justifica para diferenciá-lo da forma verbal de 3ª pessoa do verbo sair no presente do indicativo (sai).

    Dois erros:

    a) Sa-í - é um hiato

    b) Seguindo a lógica da justificativa seria eu "saio", sem acento.

  • Errado.

    Sa-í : hiato com segunda vogal tônica (i) ou (u), exige acento.

  • "Saí" é acentuado por ser um HIATO e não por ser um acento diferencial.

    Regra dos hiatos:

    Acentuam-se as vogais "i" e "u" tônicas dos hiatos, quando aparecem sozinhas na sílaba ou acompanhadas de "s".

    Ex.: ru-í-do, e-go-ís-mo, sa-ú-de, ba-ús

    Gabarito: Errado

    créditos: Professor do QC (melhor site de questões para concursos).

  • Acento de diferencial macete PPFTV

    Por

    Pode

    Forma

    Tem

    Vem

    glória a DEUS!

  • SAÍ = SA-Í (palavra acentuada, pois entra na regra dos hiatos tônicos).
  • Regra do I ou U sozinhos ou acompanhado da letra S são acentuados.

  • Saí é a forma conjugada do verbo sair na 1.ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo (eu saí) ou na 2.ª pessoa do plural do imperativo (saí vós).

    Saí, no pretérito perfeito do indicativo, é usado para indicar uma ação que ocorreu num momento específico do passado.

    Verbo sair - Pretérito perfeito do indicativo:

    (Eu) saí

    (Tu) saíste

    (Ele) saiu

    (Nós) saímos

    (Vós) saístes

    (Eles) saíram

    • Eu saí da festa cedo porque eu estava com sono.
    • Eu saí do grupo porque estava cansada de tanta fofoca.
    • Já saí da faculdade há dois anos.


ID
3379477
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                  Dança envolve corpo e mente: atividade pode ajudar no

                                      tratamento de depressão


      A vida é cheia de obstáculos, por isso é preciso dar um passo de cada vez. Assumir essa atitude é uma excelente forma de ajudar quem está sofrendo de um mal bastante comum: a depressão. Para promover a conscientização sobre o tema, a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, criou um projeto chamado Próximo Passo, que oferece aulas de dança gratuitas para pessoas com histórico de depressão.

      O objetivo dessa iniciativa é conciliar o tratamento feito no consultório médico com atividades físicas. “Dançar ajuda no reequilíbrio mental e no reconhecimento do próprio corpo, melhorando a autoestima. Além disso, a atividade promove a reintegração social, pois estimula a socialização”, comentou a psiquiatra Giuliana Cividanes, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que acompanhou todo o processo do projeto Próximo Passo.

      Após a divulgação do programa, mais de mil pessoas se inscreveram. Em seguida, a equipe realizou uma rigorosa seleção, onde foram escolhidos 40 participantes com histórias de vida diversas e com histórico de depressão em diferentes estágios. Mulheres, homens, jovens e idosos tiveram que encarar esse grande desafio que é lutar contra a depressão dançando.

      Foram quatro meses de ensaios, com aulas dadas pelo coreógrafo e educador Ivaldo Bertazzo, pelo menos três vezes por semana. Todos os participantes vivenciaram as dificuldades dessa performance, buscando dentro de si muita vontade e determinação.

      Segundo os criadores do “Próximo Passo”, a ideia é deixar claro para todos que, apesar de ser uma doença que deve ser levada com a maior seriedade, a depressão tem cura. E essa cura pode começar com um simples movimento, como a dança. “No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz, fazia muito tempo que não me sentia dessa forma. Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida”, comentou Aranai Guarabyra.

      (...)

      Entendendo a depressão

      Ansiedade, angústia, desinteresse por coisas comuns do dia a dia, falta de motivação, medo e tristeza intensa são apenas alguns dos sintomas que a depressão pode trazer. Contudo, o diagnóstico para a doença não é tão fácil. Isso porque a maioria das pessoas que sofrem com o problema tendem a rejeitar esses sinais.

      Por esse motivo, a ajuda da família é essencial para o diagnóstico e também para o tratamento. Acusar uma pessoa com depressão de que ela tem uma vida boa, saúde e dinheiro, dizendo que essa tristeza não é “nada”, só fará com que ela se sinta mais triste e culpada, podendo piorar o quadro da doença.

      A primeira coisa que um familiar deve fazer por alguém depressivo é mostrar que está presente e que podem enfrentar isso juntos. Então, para que o paciente não se sinta sozinho, os parentes e amigos podem fazer companhia durante as primeiras consultas de terapia, apoiando esse momento tão novo e desconhecido.

      Como a depressão pode ter múltiplas causalidades, com aspectos genéticos, ambientais e biológicos, antes de se iniciar qualquer tratamento, é necessário que seja feita uma investigação etiológica rigorosa. Após essa avaliação, o especialista poderá escolher o melhor tratamento, complementando o acompanhamento médico com outras atividades físicas.

      “Segundo pesquisas, a atividade física prolonga os efeitos do tratamento medicamentoso em um período médio de quatro anos”, complementa a psiquiatra.

      De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a maior causa de incapacitação do mundo. Em 2015, o número de pessoas com depressão chegou a 322 milhões pelo mundo, sendo 11,5 milhões só no Brasil.


      Primeiros passos para começar a dançar


      O “Minha Vida” esteve presente no lançamento do projeto, junto com os criadores e participantes do “Próximo Passo”, que falaram um pouco sobre o processo criativo para a coreografia, as dificuldades e a superação que viveram ao longo desse período.

      Além disso, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo realizou uma dinâmica com todos os presentes. Para atividade, recebemos dois bastões de madeira, um com aproximadamente 60 cm e outro com 1,30m. Então, ele ensinou alguns movimentos que poderiam se realizar com o objeto, controlando a respiração ao mesmo tempo.

      Essas ações com os bastões ajudam na melhora da coordenação motora, no relaxamento e alinhamento da postura em diversas situações. O manuseio do objeto amplia no cérebro a percepção do corpo, sendo importante para atividades cotidianas.

      Apesar de serem movimentos simples, esse foi o primeiro passo dado aos participantes do espetáculo, que em muitos casos nunca haviam se permitido soltar o corpo ao som da música.

Texto adaptado de: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/danca-envolve-corpo-e-mente-atividade-pode-ajudar-no-tratamento-de-de-pressao/ 

Julgue o item a seguir.


Em “No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz, fazia muito tempo que não me sentia dessa forma.”, o termo em destaque é um pronome relativo, pois retoma o seu antecedente “tempo”.

Alternativas
Comentários
  • A questão é sobre a palavra "que" e quer que julguemos se na frase a seguir ela é um pronome relativo: “No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz, fazia muito tempo que não me sentia dessa forma”. Vejamos:

     .

    Aqui a palavra "que" não é pronome relativo, mas, sim, partícula expletiva ou de realce.

     .

    Partícula expletiva ou de realce: é aquela que pode ser retirada da frase sem prejuízo algum para o sentido. Nesse caso, a palavra não irá exercer nenhuma função sintática.

    Ex.: O que QUE ela falou pra você? (O que ela falou pra você?)

     .

    Note que, nesse caso, o "que" pode ser retirado sem problema algum para a frase: "Fazia muito tempo não me sentia dessa forma" (na ordem direta fica melhor ainda para perceber: "não me sentia dessa forma fazia muito tempo"). O "que", na frase, foi usado apenas para dar ênfase ao substantivo "tempo".

     .

    Gabarito: Errado

  • Alguém pode explicar ?? é C. integrante ou P. expletiva ?

  • Assertiva E

    Em “No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz, fazia muito tempo que não me sentia dessa forma.”, o termo em destaque é um pronome relativo, pois retoma o seu antecedente “tempo”.

  • Faz muito tempo ISSO.

    O que atua como conjunção integrante, dando início à oração subordinada substantiva completiva nominal, pois completa o sentido da oração principal "FAZIA muito tempo"...

  • O QUE é conjunção integrante e inicia uma oraçao subordinada substantiva subjetiva.

    o verbo estará sempre na 3 pessoa do singular.

  • BIZU: Em regra, repito EM REGRA, troque o que por: o qual, a qual, os quais, as quais, se mantiver a ideia, trata-se de pronome relativo. Ademais, essa questão induz totalmente ao erro, ela joga uma situação que não se refere a um pronome relativo, mas da o conceito perfeito do que é um pronome relativo para você cair na pegadinha.

  • Nesta questão, o termo em destaque (que) é conjunção integrante e não pronome relativo.

    A palavra "que" pode ser:

    Conjunção integrante: introduz oração subordinada substantiva. É mero conectivo oracional. A oração pode ser trocada por "isso, nisso, disso". Ex.: Necessito de que me ajude. (= Necessito disso) Fazia muito tempo que não me sentia dessa forma. (= Fazia muito tempo isso)

    Pronome relativo: introduz oração subordinada adjetiva. Exerce função sintática de sujeito, obj. direto, obj. indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito ou aposto. A palavra pode ser trocada por "o qual, a qual, os quais, as quais". Ex.: O livro que li era péssimo. (que = o qual)

    Gabarito: Errado

  • Fazia muito tempo ISSO ✓ Conjunção integrante! ✍️

  • Troca por 'o qual', não ficou bom? suspeite de conjunção integrante, troque por 'isso', 'isso' fazia muito tempo. fez sentido? sujeito oracional. função do 'que'? conjunção integrante

  • Sobre a dúvida do amigo a respeito de "Partícula Expletiva" achei esse site de excelente explicação: 

    Uma partícula/expressão expletiva (ou de realce) tem o papel de realçar ou enfatizar um vocábulo ou um segmento da frase. Ela nunca exerce função sintática. Pode ser retirada da frase sem prejuízo sintático ou semântico.

    Exemplos:

    – O que QUE ela faz aqui? (O que ela faz aqui?)

    – Nós NOS ríamos ERA de nervoso. (Nós ríamos de nervoso.) 

    https://materiais.portuguescompestana.com.br/o-que-e-particulaexpressao-expletiva/

  • Não poderia ser conjunção integrante, mesmo porque, se fosse, teríamos oração subordinada subs subjetiva, ou seja, exercendo função de sujeito. E sabemos que o verbo fazer no sentido de tempo decorrido é impessoal, isto é, não tem sujeito.

    Trata-se de partícula expletiva, o que se torna evidente ao se substituir o verbo FAZER por HAVER (outro verbo impessoal, sinônimo de FAZER para esse caso). Veja:

    "Há muito tempo [que] não me sentia dessa forma."

  • Nesta questão, o termo em destaque (que) é conjunção integrante e não pronome relativo.

    A palavra "que" pode ser:

    Conjunção integrante: introduz oração subordinada substantiva. É mero conectivo oracional. A oração pode ser trocada por "isso, nisso, disso". Ex.: Necessito de que me ajude. (= Necessito disso) Fazia muito tempo que não me sentia dessa forma. (= Fazia muito tempo isso)

    Pronome relativo: introduz oração subordinada adjetiva. Exerce função sintática de sujeito, obj. direto, obj. indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito ou aposto. A palavra pode ser trocada por "o qual, a qual, os quais, as quais". Ex.: O livro que li era péssimo. (que = o qual)

    Gabarito: Errado

  • Nesta questão, o termo em destaque (que) é conjunção integrante e não pronome relativo.

  • Em “No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz, fazia muito tempo que não me sentia dessa forma.”, o termo em destaque é um pronome relativo, pois retoma o seu antecedente “tempo”.

    ACREDITO QUE SEJA PRONOME RELATIVO. No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz, fazia muito tempo que (O QUAL) não me sentia dessa forma. MAS ERRA EM AFIRMAR QUE O ANTECEDENTE SEJA TEMPO, E SIM, CHEIA DE LUZ.

  • Nessa questão, o "que" é uma conjunção integrante

    fazia muito tempo DISSO!!!

    ESSA CONJUNÇÃO INTRODUZ UMA ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA COMPLETIVA NOMINAL.

  • Errado.

    Conjunção integrante

  • GAB.: E

    Trata-se de conjunção integrante. Reescrevendo a frase na seguinte ordem " Isso fazia muito tempo"

  • QUE

    . PRONOME RELATIVO --> inicia uma oração subordinada ADJETIVA (explicativa ou restritiva)

    . CONJUNÇÃO INTEGRANTE --> inicia uma oração subordinada SUBSTANTIVA.

    Aqui, é conjunção integrante e não pronome relativo.


ID
3379480
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                  Dança envolve corpo e mente: atividade pode ajudar no

                                      tratamento de depressão


      A vida é cheia de obstáculos, por isso é preciso dar um passo de cada vez. Assumir essa atitude é uma excelente forma de ajudar quem está sofrendo de um mal bastante comum: a depressão. Para promover a conscientização sobre o tema, a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, criou um projeto chamado Próximo Passo, que oferece aulas de dança gratuitas para pessoas com histórico de depressão.

      O objetivo dessa iniciativa é conciliar o tratamento feito no consultório médico com atividades físicas. “Dançar ajuda no reequilíbrio mental e no reconhecimento do próprio corpo, melhorando a autoestima. Além disso, a atividade promove a reintegração social, pois estimula a socialização”, comentou a psiquiatra Giuliana Cividanes, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que acompanhou todo o processo do projeto Próximo Passo.

      Após a divulgação do programa, mais de mil pessoas se inscreveram. Em seguida, a equipe realizou uma rigorosa seleção, onde foram escolhidos 40 participantes com histórias de vida diversas e com histórico de depressão em diferentes estágios. Mulheres, homens, jovens e idosos tiveram que encarar esse grande desafio que é lutar contra a depressão dançando.

      Foram quatro meses de ensaios, com aulas dadas pelo coreógrafo e educador Ivaldo Bertazzo, pelo menos três vezes por semana. Todos os participantes vivenciaram as dificuldades dessa performance, buscando dentro de si muita vontade e determinação.

      Segundo os criadores do “Próximo Passo”, a ideia é deixar claro para todos que, apesar de ser uma doença que deve ser levada com a maior seriedade, a depressão tem cura. E essa cura pode começar com um simples movimento, como a dança. “No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz, fazia muito tempo que não me sentia dessa forma. Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida”, comentou Aranai Guarabyra.

      (...)

      Entendendo a depressão

      Ansiedade, angústia, desinteresse por coisas comuns do dia a dia, falta de motivação, medo e tristeza intensa são apenas alguns dos sintomas que a depressão pode trazer. Contudo, o diagnóstico para a doença não é tão fácil. Isso porque a maioria das pessoas que sofrem com o problema tendem a rejeitar esses sinais.

      Por esse motivo, a ajuda da família é essencial para o diagnóstico e também para o tratamento. Acusar uma pessoa com depressão de que ela tem uma vida boa, saúde e dinheiro, dizendo que essa tristeza não é “nada”, só fará com que ela se sinta mais triste e culpada, podendo piorar o quadro da doença.

      A primeira coisa que um familiar deve fazer por alguém depressivo é mostrar que está presente e que podem enfrentar isso juntos. Então, para que o paciente não se sinta sozinho, os parentes e amigos podem fazer companhia durante as primeiras consultas de terapia, apoiando esse momento tão novo e desconhecido.

      Como a depressão pode ter múltiplas causalidades, com aspectos genéticos, ambientais e biológicos, antes de se iniciar qualquer tratamento, é necessário que seja feita uma investigação etiológica rigorosa. Após essa avaliação, o especialista poderá escolher o melhor tratamento, complementando o acompanhamento médico com outras atividades físicas.

      “Segundo pesquisas, a atividade física prolonga os efeitos do tratamento medicamentoso em um período médio de quatro anos”, complementa a psiquiatra.

      De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a maior causa de incapacitação do mundo. Em 2015, o número de pessoas com depressão chegou a 322 milhões pelo mundo, sendo 11,5 milhões só no Brasil.


      Primeiros passos para começar a dançar


      O “Minha Vida” esteve presente no lançamento do projeto, junto com os criadores e participantes do “Próximo Passo”, que falaram um pouco sobre o processo criativo para a coreografia, as dificuldades e a superação que viveram ao longo desse período.

      Além disso, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo realizou uma dinâmica com todos os presentes. Para atividade, recebemos dois bastões de madeira, um com aproximadamente 60 cm e outro com 1,30m. Então, ele ensinou alguns movimentos que poderiam se realizar com o objeto, controlando a respiração ao mesmo tempo.

      Essas ações com os bastões ajudam na melhora da coordenação motora, no relaxamento e alinhamento da postura em diversas situações. O manuseio do objeto amplia no cérebro a percepção do corpo, sendo importante para atividades cotidianas.

      Apesar de serem movimentos simples, esse foi o primeiro passo dado aos participantes do espetáculo, que em muitos casos nunca haviam se permitido soltar o corpo ao som da música.

Texto adaptado de: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/danca-envolve-corpo-e-mente-atividade-pode-ajudar-no-tratamento-de-de-pressao/ 

Julgue o item a seguir.


Em “...esse foi o primeiro passo dado aos participantes do espetáculo, que em muitos casos nunca haviam se permitido soltar o corpo ao som da música.”, o termo em destaque é um advérbio que indica intensidade.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    ? ?...esse foi o primeiro passo dado aos participantes do espetáculo, que em muitos casos nunca haviam se permitido soltar o corpo ao som da música.

    ? Temos, em destaque, um pronome indefinido (=traz indefinição ao substantivo "casos"); o advérbio modifica um verbo, um adjetivo ou outro advérbio.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gab: Errado

    >> Muito: quando antecede substantivo, expressa quantidade e/ou qualidade indefinidas é pronome indefinido.

  • Observe que muitos está subordinado ao substantivo, ao nome, logo, não pode ser um advérbio. O advérbio se conecta com o verbo. Modificando-o.
  • Adverbio é invariável, tornando o item errado.

  • A questão quer saber se "muitos" é um advérbio que indica intensidade. Vejamos:

    Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica um adjetivo, um verbo ou outro advérbio.

    Pronome: palavra variável em gênero, número e pessoa que representa ou acompanha o substantivo, indicando-o como pessoa do discurso ou situando-o no espaço e no tempo.

    Em relação à questão, MUITOS é pronome indefinido.

    Pronome indefinido se refere à terceira pessoa do discurso, dando-lhe sentido vago ou expressando quantidade indeterminada.

    Alguns pronomes indefinidos: algum, certo, muito, nenhum, outro, todo, pouco, qual, qualquer, quanto, tanto...

    Gabarito: Errado

  • Uma questão facilmente solucionada pela regra. ADVÉRBIO É INVARIÁVEL!!!

  • GABARITO: ERRADO!

    Um ADVÉRBIO, SOMENTE faz ligação com um VERBO, COM OUTRO ADVÉRBIO OU COM UM ADJETIVO.

    Bons estudos!

  • Advérbio e uma palavra invariável sabendo isso você já mata a questão.
  • ADVÉRBIO NÃO VARIA

    ADVERTISING DOES NOT VARY

    LA PUBLICITÉ NE VARIE PAS

    La publicidad no varía

    VENDITATIO non variatur

    TIVE QUE DAR UMA DE CAPITÃO NASCIMENTO

  • Nesse contexto , muito está indicando quantidade.

  • O advérbio é invariável. Para mais fácil compreensão, basta que você substitua por "vários".

    Um jeito mais técnico também é lembrar que o advérbio modifica AVA

    Adjetivo

    Verbo

    Advérbio

    PARAMENTE-SE!

  • Temos em destaque um pronome indefinido, pois advérbio não pode ser flexionado.

  • na frase a palavra "muito" estar se referindo a quantitativo..

  • ADVERBIO NÃO VAI PARA O PLURAL

  • Advérbio é invariável.

  • Nessa questão temos um pronome indefinido devido o advérbio ser invariável.

  • Os advérbios não variam. Portanto, item errado.

  • ADVÉRBIO É INVARIÁVEL E NÃO VAI PARA O PLURAL.


ID
3379483
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                  Dança envolve corpo e mente: atividade pode ajudar no

                                      tratamento de depressão


      A vida é cheia de obstáculos, por isso é preciso dar um passo de cada vez. Assumir essa atitude é uma excelente forma de ajudar quem está sofrendo de um mal bastante comum: a depressão. Para promover a conscientização sobre o tema, a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, criou um projeto chamado Próximo Passo, que oferece aulas de dança gratuitas para pessoas com histórico de depressão.

      O objetivo dessa iniciativa é conciliar o tratamento feito no consultório médico com atividades físicas. “Dançar ajuda no reequilíbrio mental e no reconhecimento do próprio corpo, melhorando a autoestima. Além disso, a atividade promove a reintegração social, pois estimula a socialização”, comentou a psiquiatra Giuliana Cividanes, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que acompanhou todo o processo do projeto Próximo Passo.

      Após a divulgação do programa, mais de mil pessoas se inscreveram. Em seguida, a equipe realizou uma rigorosa seleção, onde foram escolhidos 40 participantes com histórias de vida diversas e com histórico de depressão em diferentes estágios. Mulheres, homens, jovens e idosos tiveram que encarar esse grande desafio que é lutar contra a depressão dançando.

      Foram quatro meses de ensaios, com aulas dadas pelo coreógrafo e educador Ivaldo Bertazzo, pelo menos três vezes por semana. Todos os participantes vivenciaram as dificuldades dessa performance, buscando dentro de si muita vontade e determinação.

      Segundo os criadores do “Próximo Passo”, a ideia é deixar claro para todos que, apesar de ser uma doença que deve ser levada com a maior seriedade, a depressão tem cura. E essa cura pode começar com um simples movimento, como a dança. “No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz, fazia muito tempo que não me sentia dessa forma. Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida”, comentou Aranai Guarabyra.

      (...)

      Entendendo a depressão

      Ansiedade, angústia, desinteresse por coisas comuns do dia a dia, falta de motivação, medo e tristeza intensa são apenas alguns dos sintomas que a depressão pode trazer. Contudo, o diagnóstico para a doença não é tão fácil. Isso porque a maioria das pessoas que sofrem com o problema tendem a rejeitar esses sinais.

      Por esse motivo, a ajuda da família é essencial para o diagnóstico e também para o tratamento. Acusar uma pessoa com depressão de que ela tem uma vida boa, saúde e dinheiro, dizendo que essa tristeza não é “nada”, só fará com que ela se sinta mais triste e culpada, podendo piorar o quadro da doença.

      A primeira coisa que um familiar deve fazer por alguém depressivo é mostrar que está presente e que podem enfrentar isso juntos. Então, para que o paciente não se sinta sozinho, os parentes e amigos podem fazer companhia durante as primeiras consultas de terapia, apoiando esse momento tão novo e desconhecido.

      Como a depressão pode ter múltiplas causalidades, com aspectos genéticos, ambientais e biológicos, antes de se iniciar qualquer tratamento, é necessário que seja feita uma investigação etiológica rigorosa. Após essa avaliação, o especialista poderá escolher o melhor tratamento, complementando o acompanhamento médico com outras atividades físicas.

      “Segundo pesquisas, a atividade física prolonga os efeitos do tratamento medicamentoso em um período médio de quatro anos”, complementa a psiquiatra.

      De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a maior causa de incapacitação do mundo. Em 2015, o número de pessoas com depressão chegou a 322 milhões pelo mundo, sendo 11,5 milhões só no Brasil.


      Primeiros passos para começar a dançar


      O “Minha Vida” esteve presente no lançamento do projeto, junto com os criadores e participantes do “Próximo Passo”, que falaram um pouco sobre o processo criativo para a coreografia, as dificuldades e a superação que viveram ao longo desse período.

      Além disso, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo realizou uma dinâmica com todos os presentes. Para atividade, recebemos dois bastões de madeira, um com aproximadamente 60 cm e outro com 1,30m. Então, ele ensinou alguns movimentos que poderiam se realizar com o objeto, controlando a respiração ao mesmo tempo.

      Essas ações com os bastões ajudam na melhora da coordenação motora, no relaxamento e alinhamento da postura em diversas situações. O manuseio do objeto amplia no cérebro a percepção do corpo, sendo importante para atividades cotidianas.

      Apesar de serem movimentos simples, esse foi o primeiro passo dado aos participantes do espetáculo, que em muitos casos nunca haviam se permitido soltar o corpo ao som da música.

Texto adaptado de: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/danca-envolve-corpo-e-mente-atividade-pode-ajudar-no-tratamento-de-de-pressao/ 

Julgue o item a seguir.


Em “Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida.”, a crase foi empregada inadequadamente, pois o termo antecedente “cor” não exige complemento, portanto, não exige preposição.

Alternativas
Comentários
  • Quem trás cor trás cor A, e o substantivo vida aceita o artigo A, crase correta.

    GABARITO. E

  • GABARITO: ERRADO

    → “Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida.”

    → Crase empregada corretamente, trouxe algo a alguma coisa (=preposição "a" + artigo definido "a" que acompanha o substantivo feminino "vida"= crase).

    ✓ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gab: Errado

    >> Trazer >> VTDI >> quem traz, traz algo a alguém > pede um complemento direto e um complemento indireto regido por preposição;

    trouxe cor à vida

    >> Cor: objeto direto;

    >> à vida: objeto indireto.

  • Crase empregada corretamente, trouxe algo a alguma coisa preposição "a" + artigo definido "a" que acompanha o substantivo feminino vida = crase.

  • A questão exige que o candidato tenha conhecimento do uso da crase.

    O comando da questão expõe uma frase com o evento da crase e quer saber se sua afirmação sobre o erro da crase está corretamente explicado.

    “Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida.”

    Temos uma afirmação que o evento da crase consta em erro, pelo motivo da palavra cor não reger a preposição "a", de fato não rege, contudo o que está fazendo com que aconteça a regência é o verbo "trazer"que é bitransitivo. Tanto cor como à vida são complementos verbais do verbo trazer. Portanto a alternativa está errada.

    Quem traz, traz algo a alguém.

    GABARITO E

  • GAB: ERRADO

    Em “Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida.”, a crase foi empregada inadequadamente, pois o termo antecedente “cor” não exige complemento, portanto, não exige preposição.

  • Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida = TROUXE SABOR AO ALIMENTO = CRASE

  • “Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida.

    uma maneira de você sair dessas questões é procurando substituir o substantivo feminino vida, por outro masculino.

    "fazer parte do projeto trouxe cor aO mundo"

    percebam que apareceu o artigo O da mesma forma que antecedente a palavra vida também aparece o A, você vê À a(prep) + a(art)= fenômeno crase À

    pertencelemos!

    insta: @patlick Aplovado

  • GABARITO: ERRADO

    ⇉ Há crase:

    ☛ Diante de palavra feminina que venha acompanhada de artigo, desde que o termo regente exija a preposição a:

    ☑ Ex: O juiz pronunciou-se favoravelmente à ré.

    ☛ Na indicação de horas:

    ☑ Ex: Combinamos de nos encontrar às seis horas.

    ☛ Diante de nomes masculinos, apenas nos casos em que é possível subentender-se palavra como moda ou maneira:

    ☑ Ex: Desenvolveu um modo de pintar à Van Gogh. (À maneira de Van Gogh).

                Apresenta programas à Chacrinha. (À moda do Chacrinha).

    ☛ Diante de nomes de lugares que geralmente não admitem artigo, quando apresentarem um elemento que os caracterize ou qualifique:

    ☑ Ex: Vou à famosa Roma.

                Finalmente chegamos à encantadora Ouro Preto.

    ☛ Diante da palavra “casa”, quando determinada:

    ☑ Ex: Você vai comigo à casa deles / dos meus amigos?

    Há crase nas locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas formadas a partir de palavras femininas, pois, nesses casos, estaremos diante da sequência constituída de preposição + artigo feminino.

     

    Locuções adverbiais: Às vezes, à noite, à tarde, às claras, à meia-noite, às três horas.

    Locuções prepositivas: À frente de, à beira de, à exceção de.

    Locuções conjuntivas: À proporção que, à medida que.

    ⇛Meus resumos dos Livros: Gramática - Ernani & Floriana / Gramática - Texto: Análise e Construção de Sentido.

  • O verbo trazer pode ser transitivo direto ou bitransitivo, a depender do contexto.

    Eu trago boas notícias.

    Ela trouxe felicidade à minha vida

  •  quem traz, traz algo a alguém = COR = CRASE !!!

  • GAB.: ERRADO

    "Trazer" é VTDI. Trouxe algo à alguém ou para alguém. Nesse caso "me(OD) trouxe à cor(OI).


ID
3379486
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                  Dança envolve corpo e mente: atividade pode ajudar no

                                      tratamento de depressão


      A vida é cheia de obstáculos, por isso é preciso dar um passo de cada vez. Assumir essa atitude é uma excelente forma de ajudar quem está sofrendo de um mal bastante comum: a depressão. Para promover a conscientização sobre o tema, a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, criou um projeto chamado Próximo Passo, que oferece aulas de dança gratuitas para pessoas com histórico de depressão.

      O objetivo dessa iniciativa é conciliar o tratamento feito no consultório médico com atividades físicas. “Dançar ajuda no reequilíbrio mental e no reconhecimento do próprio corpo, melhorando a autoestima. Além disso, a atividade promove a reintegração social, pois estimula a socialização”, comentou a psiquiatra Giuliana Cividanes, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que acompanhou todo o processo do projeto Próximo Passo.

      Após a divulgação do programa, mais de mil pessoas se inscreveram. Em seguida, a equipe realizou uma rigorosa seleção, onde foram escolhidos 40 participantes com histórias de vida diversas e com histórico de depressão em diferentes estágios. Mulheres, homens, jovens e idosos tiveram que encarar esse grande desafio que é lutar contra a depressão dançando.

      Foram quatro meses de ensaios, com aulas dadas pelo coreógrafo e educador Ivaldo Bertazzo, pelo menos três vezes por semana. Todos os participantes vivenciaram as dificuldades dessa performance, buscando dentro de si muita vontade e determinação.

      Segundo os criadores do “Próximo Passo”, a ideia é deixar claro para todos que, apesar de ser uma doença que deve ser levada com a maior seriedade, a depressão tem cura. E essa cura pode começar com um simples movimento, como a dança. “No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz, fazia muito tempo que não me sentia dessa forma. Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida”, comentou Aranai Guarabyra.

      (...)

      Entendendo a depressão

      Ansiedade, angústia, desinteresse por coisas comuns do dia a dia, falta de motivação, medo e tristeza intensa são apenas alguns dos sintomas que a depressão pode trazer. Contudo, o diagnóstico para a doença não é tão fácil. Isso porque a maioria das pessoas que sofrem com o problema tendem a rejeitar esses sinais.

      Por esse motivo, a ajuda da família é essencial para o diagnóstico e também para o tratamento. Acusar uma pessoa com depressão de que ela tem uma vida boa, saúde e dinheiro, dizendo que essa tristeza não é “nada”, só fará com que ela se sinta mais triste e culpada, podendo piorar o quadro da doença.

      A primeira coisa que um familiar deve fazer por alguém depressivo é mostrar que está presente e que podem enfrentar isso juntos. Então, para que o paciente não se sinta sozinho, os parentes e amigos podem fazer companhia durante as primeiras consultas de terapia, apoiando esse momento tão novo e desconhecido.

      Como a depressão pode ter múltiplas causalidades, com aspectos genéticos, ambientais e biológicos, antes de se iniciar qualquer tratamento, é necessário que seja feita uma investigação etiológica rigorosa. Após essa avaliação, o especialista poderá escolher o melhor tratamento, complementando o acompanhamento médico com outras atividades físicas.

      “Segundo pesquisas, a atividade física prolonga os efeitos do tratamento medicamentoso em um período médio de quatro anos”, complementa a psiquiatra.

      De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a maior causa de incapacitação do mundo. Em 2015, o número de pessoas com depressão chegou a 322 milhões pelo mundo, sendo 11,5 milhões só no Brasil.


      Primeiros passos para começar a dançar


      O “Minha Vida” esteve presente no lançamento do projeto, junto com os criadores e participantes do “Próximo Passo”, que falaram um pouco sobre o processo criativo para a coreografia, as dificuldades e a superação que viveram ao longo desse período.

      Além disso, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo realizou uma dinâmica com todos os presentes. Para atividade, recebemos dois bastões de madeira, um com aproximadamente 60 cm e outro com 1,30m. Então, ele ensinou alguns movimentos que poderiam se realizar com o objeto, controlando a respiração ao mesmo tempo.

      Essas ações com os bastões ajudam na melhora da coordenação motora, no relaxamento e alinhamento da postura em diversas situações. O manuseio do objeto amplia no cérebro a percepção do corpo, sendo importante para atividades cotidianas.

      Apesar de serem movimentos simples, esse foi o primeiro passo dado aos participantes do espetáculo, que em muitos casos nunca haviam se permitido soltar o corpo ao som da música.

Texto adaptado de: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/danca-envolve-corpo-e-mente-atividade-pode-ajudar-no-tratamento-de-de-pressao/ 

Julgue o item a seguir.


Em “Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida.”, a figura de linguagem proporcionou a explicação de uma sensação. No caso, o recurso utilizado foi a sinestesia, o que indica que a vida está melhor.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    ?  ?Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida.?

    ? A linguagem utilizada é metáfora, é feita uma comparação implícita com o substantivo "cor" simbolizando sentimentos positivos.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gab: Errado

    >> Sinestesia: é a combinação de percepções sensoriais!

    Exemplo: o bolo que minha mãe fazia tinha o cheiro doce da minha infância.

    >> por isso a questão está errada, "trouxe cor" não é uma mistura de percepções sensoriais, está mais para metáfora.

    >> Metáfora: É uma espécie de comparação subjetiva

  • GABARITO: E

     “Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida.”

    A linguagem utilizada é metáfora, é feita uma comparação implícita com o substantivo "cor" simbolizando sentimentos positivos.

  • A questão é sobre figura de linguagem e quer saber se a figura usada em “Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida.” é a sinestesia. Vejamos:

    ..

    Sinestesia: é a figura de linguagem que estabelece uma relação entre percepções sensoriais: tato, audição, olfato, paladar e visão. Ex.: A voz da professora soava docemente pela sala de aula. ("soava" está relacionado à audição. "docemente" está relacionado ao paladar)

    .

    Em relação à questão, "trouxe cor à vida" significa "trouxe um novo sentido à vida, mudou a vida", logo, temos uma metáfora e não uma sinestesia.

    Metáfora: é a comparação de palavras com significados diferentes.

    Ex.: Minha filha é uma flor. (flor = bela, delicada...)

    .

    Gabarito: ERRADO 

  • GABARITO: ERRADO

    Aliteração ⇝ Repetição de consoantes.

    Anacoluto ⇝ É a mudança repentina na estrutura da frase.

    Anáfora ⇝ Repetição de palavras em vários períodos ou orações.

    Antítese ⇝ Ideias contrárias. Aproximação sentidos opostos, com a função expressiva de enfatizar contrastes, diferenças.

    Antonomásia ou perífrase ⇝ Consiste em designar uma pessoa ou lugar por um atributo pelo qual é conhecido.

    Apóstrofe ⇝ Consiste no uso do vocativo com função emotiva.

    Assíndeto ⇝ A omissão de conectivos, sendo o contrário do polissíndeto.

    Assonância ⇝ Repetição de encontro vocálicos.

    Catacrese ⇝ Desdobramento da Metáfora. Emprega um termo figurado como nome de certo objeto, pela ausência de termo específico.

    Comparação ⇝ Compara duas ou mais coisas.

    Conotação ⇝ Sentido figurado.

    Denotação ⇝ Sentido de dicionário.

    Elipse ⇝ Omissão.

    Eufemismo ⇝ Emprego de uma expressão mais leve.

    Gradação/ Clímax ⇝ Sequência de ideias. Crescentes ou decrescente.

    Hipérbato ⇝ Inversão sintática.

    Hipérbole ⇝ Exagero em uma ideia/sentença.

    Ironia ⇝ Afirmação ao contrário.

    Lítotes ⇝ Consiste em dizer algo por meio de sua negação.

    Metáfora ⇝ Palavras usadas não em seu sentido original, mas no sentido figurado.

    Metonímia ⇝ Substituição por aproximação.

    Neologismo ⇝ Criação de novas palavras.

    Onomatopeias ⇝ Representação gráfica de ruídos ou sons.

    Paradoxo ⇝ Elementos que se fundem e ao mesmo tempo se excluem.

    Paralelismo ⇝ Repetição de palavras ou estruturas sintáticas que se correspondem quanto ao sentido.

    Paronomásia ⇝ Palavras com sons parecidos.

    Personificação/ Prosopopeia ⇝ Atribuição de sentimentos e ações próprias dos seres humanos a seres irracionais.

    Pleonasmo ⇝ Reforço de ideia.

    Polissíndeto ⇝ O uso repetido de conectivos.

    Silepse ⇝ Concordância da ideia e não do termo utilizado na frase e possui alguns tipos. Pode discordar em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e pessoa (sujeito na terceira pessoa e o verbo na primeira pessoa do plural.

    Símile ⇝ É semelhante à metáfora usada para demonstrar qualidades ou ações de elementos. Aproximação por semelhança.

    Sinestesia ⇝ Quando há expressão de sensações percebidas por diferentes sentidos. Uma sensação visual que evoca um som, uma sensação auditiva que evoca uma sensação tátil, uma sensação olfativa que evoca um sabor, etc.

    Zeugma ⇝ Omissão de uma palavra que já foi usada antes.

    ◀ Meus resumos + Resumo feito do livro "Gramática - Ernani & Floriana". 

  • Não seria uma prosopopéia, porque atribui à vida (substantivo abstrato) uma característica que não lhe pertence (ter cor)?


ID
3379489
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                  Dança envolve corpo e mente: atividade pode ajudar no

                                      tratamento de depressão


      A vida é cheia de obstáculos, por isso é preciso dar um passo de cada vez. Assumir essa atitude é uma excelente forma de ajudar quem está sofrendo de um mal bastante comum: a depressão. Para promover a conscientização sobre o tema, a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, criou um projeto chamado Próximo Passo, que oferece aulas de dança gratuitas para pessoas com histórico de depressão.

      O objetivo dessa iniciativa é conciliar o tratamento feito no consultório médico com atividades físicas. “Dançar ajuda no reequilíbrio mental e no reconhecimento do próprio corpo, melhorando a autoestima. Além disso, a atividade promove a reintegração social, pois estimula a socialização”, comentou a psiquiatra Giuliana Cividanes, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que acompanhou todo o processo do projeto Próximo Passo.

      Após a divulgação do programa, mais de mil pessoas se inscreveram. Em seguida, a equipe realizou uma rigorosa seleção, onde foram escolhidos 40 participantes com histórias de vida diversas e com histórico de depressão em diferentes estágios. Mulheres, homens, jovens e idosos tiveram que encarar esse grande desafio que é lutar contra a depressão dançando.

      Foram quatro meses de ensaios, com aulas dadas pelo coreógrafo e educador Ivaldo Bertazzo, pelo menos três vezes por semana. Todos os participantes vivenciaram as dificuldades dessa performance, buscando dentro de si muita vontade e determinação.

      Segundo os criadores do “Próximo Passo”, a ideia é deixar claro para todos que, apesar de ser uma doença que deve ser levada com a maior seriedade, a depressão tem cura. E essa cura pode começar com um simples movimento, como a dança. “No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz, fazia muito tempo que não me sentia dessa forma. Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida”, comentou Aranai Guarabyra.

      (...)

      Entendendo a depressão

      Ansiedade, angústia, desinteresse por coisas comuns do dia a dia, falta de motivação, medo e tristeza intensa são apenas alguns dos sintomas que a depressão pode trazer. Contudo, o diagnóstico para a doença não é tão fácil. Isso porque a maioria das pessoas que sofrem com o problema tendem a rejeitar esses sinais.

      Por esse motivo, a ajuda da família é essencial para o diagnóstico e também para o tratamento. Acusar uma pessoa com depressão de que ela tem uma vida boa, saúde e dinheiro, dizendo que essa tristeza não é “nada”, só fará com que ela se sinta mais triste e culpada, podendo piorar o quadro da doença.

      A primeira coisa que um familiar deve fazer por alguém depressivo é mostrar que está presente e que podem enfrentar isso juntos. Então, para que o paciente não se sinta sozinho, os parentes e amigos podem fazer companhia durante as primeiras consultas de terapia, apoiando esse momento tão novo e desconhecido.

      Como a depressão pode ter múltiplas causalidades, com aspectos genéticos, ambientais e biológicos, antes de se iniciar qualquer tratamento, é necessário que seja feita uma investigação etiológica rigorosa. Após essa avaliação, o especialista poderá escolher o melhor tratamento, complementando o acompanhamento médico com outras atividades físicas.

      “Segundo pesquisas, a atividade física prolonga os efeitos do tratamento medicamentoso em um período médio de quatro anos”, complementa a psiquiatra.

      De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a maior causa de incapacitação do mundo. Em 2015, o número de pessoas com depressão chegou a 322 milhões pelo mundo, sendo 11,5 milhões só no Brasil.


      Primeiros passos para começar a dançar


      O “Minha Vida” esteve presente no lançamento do projeto, junto com os criadores e participantes do “Próximo Passo”, que falaram um pouco sobre o processo criativo para a coreografia, as dificuldades e a superação que viveram ao longo desse período.

      Além disso, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo realizou uma dinâmica com todos os presentes. Para atividade, recebemos dois bastões de madeira, um com aproximadamente 60 cm e outro com 1,30m. Então, ele ensinou alguns movimentos que poderiam se realizar com o objeto, controlando a respiração ao mesmo tempo.

      Essas ações com os bastões ajudam na melhora da coordenação motora, no relaxamento e alinhamento da postura em diversas situações. O manuseio do objeto amplia no cérebro a percepção do corpo, sendo importante para atividades cotidianas.

      Apesar de serem movimentos simples, esse foi o primeiro passo dado aos participantes do espetáculo, que em muitos casos nunca haviam se permitido soltar o corpo ao som da música.

Texto adaptado de: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/danca-envolve-corpo-e-mente-atividade-pode-ajudar-no-tratamento-de-de-pressao/ 

A coesão se constitui pelos recursos linguísticos responsáveis pela ligação que se estabelece entre os termos de uma frase e entre as orações de um período, o que colabora para a formação dos parágrafos. A respeito de coesão textual, julgue o item a seguir.


Em “Além disso, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo realizou uma dinâmica com todos os presentes.”, a expressão em destaque, além de contribuir para a progressão do texto, retifica o que foi exposto anteriormente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    ? ?Além disso, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo realizou uma dinâmica com todos os presentes.?

    ? Temos uma ideia de soma, de adição ao que foi mencionado anteriormente e não de retificação (=correção).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gab: Errado

    >> Temos uma ratificação e não uma retificação;

  • Retificação = corrigir

    Ratificação = confirmar

  • Li ''ratificação'' corri pro abraço, do erro.

  • A questão quer saber se em “Além disso, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo realizou uma dinâmica com todos os presentes.”, a expressão em destaque, além de contribuir para a progressão do texto, retifica o que foi exposto anteriormente.

    Errado. "Além disso" traz ideia de soma, acréscimo ao que foi dito anteriormente e não retifica (corrige) o que foi dito anteriormente.

    Ratificar é sinônimo de confirmar

    Retificar é sinônimo de corrigir

    Gabarito: ERRADO

  • rEtifica = Edita

    rAtifica = Afirma

  • Lembrei lá da Contabilidade pra responder essa questão kkjkjjjk Das contas RETIFICADORAS

    Retificar= Corrigir

    Ratificar= Ressaltar


ID
3379492
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                  Dança envolve corpo e mente: atividade pode ajudar no

                                      tratamento de depressão


      A vida é cheia de obstáculos, por isso é preciso dar um passo de cada vez. Assumir essa atitude é uma excelente forma de ajudar quem está sofrendo de um mal bastante comum: a depressão. Para promover a conscientização sobre o tema, a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, criou um projeto chamado Próximo Passo, que oferece aulas de dança gratuitas para pessoas com histórico de depressão.

      O objetivo dessa iniciativa é conciliar o tratamento feito no consultório médico com atividades físicas. “Dançar ajuda no reequilíbrio mental e no reconhecimento do próprio corpo, melhorando a autoestima. Além disso, a atividade promove a reintegração social, pois estimula a socialização”, comentou a psiquiatra Giuliana Cividanes, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que acompanhou todo o processo do projeto Próximo Passo.

      Após a divulgação do programa, mais de mil pessoas se inscreveram. Em seguida, a equipe realizou uma rigorosa seleção, onde foram escolhidos 40 participantes com histórias de vida diversas e com histórico de depressão em diferentes estágios. Mulheres, homens, jovens e idosos tiveram que encarar esse grande desafio que é lutar contra a depressão dançando.

      Foram quatro meses de ensaios, com aulas dadas pelo coreógrafo e educador Ivaldo Bertazzo, pelo menos três vezes por semana. Todos os participantes vivenciaram as dificuldades dessa performance, buscando dentro de si muita vontade e determinação.

      Segundo os criadores do “Próximo Passo”, a ideia é deixar claro para todos que, apesar de ser uma doença que deve ser levada com a maior seriedade, a depressão tem cura. E essa cura pode começar com um simples movimento, como a dança. “No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz, fazia muito tempo que não me sentia dessa forma. Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida”, comentou Aranai Guarabyra.

      (...)

      Entendendo a depressão

      Ansiedade, angústia, desinteresse por coisas comuns do dia a dia, falta de motivação, medo e tristeza intensa são apenas alguns dos sintomas que a depressão pode trazer. Contudo, o diagnóstico para a doença não é tão fácil. Isso porque a maioria das pessoas que sofrem com o problema tendem a rejeitar esses sinais.

      Por esse motivo, a ajuda da família é essencial para o diagnóstico e também para o tratamento. Acusar uma pessoa com depressão de que ela tem uma vida boa, saúde e dinheiro, dizendo que essa tristeza não é “nada”, só fará com que ela se sinta mais triste e culpada, podendo piorar o quadro da doença.

      A primeira coisa que um familiar deve fazer por alguém depressivo é mostrar que está presente e que podem enfrentar isso juntos. Então, para que o paciente não se sinta sozinho, os parentes e amigos podem fazer companhia durante as primeiras consultas de terapia, apoiando esse momento tão novo e desconhecido.

      Como a depressão pode ter múltiplas causalidades, com aspectos genéticos, ambientais e biológicos, antes de se iniciar qualquer tratamento, é necessário que seja feita uma investigação etiológica rigorosa. Após essa avaliação, o especialista poderá escolher o melhor tratamento, complementando o acompanhamento médico com outras atividades físicas.

      “Segundo pesquisas, a atividade física prolonga os efeitos do tratamento medicamentoso em um período médio de quatro anos”, complementa a psiquiatra.

      De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a maior causa de incapacitação do mundo. Em 2015, o número de pessoas com depressão chegou a 322 milhões pelo mundo, sendo 11,5 milhões só no Brasil.


      Primeiros passos para começar a dançar


      O “Minha Vida” esteve presente no lançamento do projeto, junto com os criadores e participantes do “Próximo Passo”, que falaram um pouco sobre o processo criativo para a coreografia, as dificuldades e a superação que viveram ao longo desse período.

      Além disso, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo realizou uma dinâmica com todos os presentes. Para atividade, recebemos dois bastões de madeira, um com aproximadamente 60 cm e outro com 1,30m. Então, ele ensinou alguns movimentos que poderiam se realizar com o objeto, controlando a respiração ao mesmo tempo.

      Essas ações com os bastões ajudam na melhora da coordenação motora, no relaxamento e alinhamento da postura em diversas situações. O manuseio do objeto amplia no cérebro a percepção do corpo, sendo importante para atividades cotidianas.

      Apesar de serem movimentos simples, esse foi o primeiro passo dado aos participantes do espetáculo, que em muitos casos nunca haviam se permitido soltar o corpo ao som da música.

Texto adaptado de: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/danca-envolve-corpo-e-mente-atividade-pode-ajudar-no-tratamento-de-de-pressao/ 

A coesão se constitui pelos recursos linguísticos responsáveis pela ligação que se estabelece entre os termos de uma frase e entre as orações de um período, o que colabora para a formação dos parágrafos. A respeito de coesão textual, julgue o item a seguir.


Em “Ansiedade, angústia, desinteresse por coisas comuns do dia a dia, falta de motivação, medo e tristeza intensa são apenas alguns dos sintomas que a depressão pode trazer. Contudo, o diagnóstico para a doença não é tão fácil.”, o termo em destaque indica contraste e poderia ser substituído por “No entanto”.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    ? ?Ansiedade, angústia, desinteresse por coisas comuns do dia a dia, falta de motivação, medo e tristeza intensa são apenas alguns dos sintomas que a depressão pode trazer. Contudo, o diagnóstico para a doença não é tão fácil.?

    ? Temos, em destaque, uma conjunção coordenativa adversativa, ela pode ser substituída perfeitamente pela conjunção "no entanto" (=ambas com a mesma classificação e o mesmo valor semântico).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • São conectivos adversativos: contudo, no entanto, entretanto, porém, todavia, contudo. Conectivos possui a função de ligar uma oração a outra.
  • A questão quer saber se "contudo" indica contraste e se poderia ser substituído por “no entanto”. Vejamos:

    Conjunções coordenativas são as que ligam termos ou orações de mesmo valor. As conjunções coordenativas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

    Conjunções coordenativas adversativas têm o valor semântico de oposição, contraste, adversidade, ressalva...

    São elas: mas, porém, entretanto, todavia, contudo, no entanto, não obstante, inobstante, senão (= mas sim)...

    Ex.: Não estudou muito, contudo passou nas provas.

    Em relação à questão, "contudo" poderia ser perfeitamente substituído por “no entanto”!

    Gabarito: Certo

  • Adversativas -> Tomem no copo

    To davia

    M as

    Em bora

    No entanto

    Co ntudo

    Po rem

  • DECOREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

  • ✅Correta.

    Conjunções coordenadas adversativas = Mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto, e, não obstante.

    Fonte: Tabela de conectivos do Prof :Elias Santana, Gran Curso.

    CONTINUAR PARA VOAR!!!

  • adversativos: contudo, no entanto, entretanto, porém, todavia, contudo


ID
3379498
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                  Dança envolve corpo e mente: atividade pode ajudar no

                                      tratamento de depressão


      A vida é cheia de obstáculos, por isso é preciso dar um passo de cada vez. Assumir essa atitude é uma excelente forma de ajudar quem está sofrendo de um mal bastante comum: a depressão. Para promover a conscientização sobre o tema, a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, criou um projeto chamado Próximo Passo, que oferece aulas de dança gratuitas para pessoas com histórico de depressão.

      O objetivo dessa iniciativa é conciliar o tratamento feito no consultório médico com atividades físicas. “Dançar ajuda no reequilíbrio mental e no reconhecimento do próprio corpo, melhorando a autoestima. Além disso, a atividade promove a reintegração social, pois estimula a socialização”, comentou a psiquiatra Giuliana Cividanes, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que acompanhou todo o processo do projeto Próximo Passo.

      Após a divulgação do programa, mais de mil pessoas se inscreveram. Em seguida, a equipe realizou uma rigorosa seleção, onde foram escolhidos 40 participantes com histórias de vida diversas e com histórico de depressão em diferentes estágios. Mulheres, homens, jovens e idosos tiveram que encarar esse grande desafio que é lutar contra a depressão dançando.

      Foram quatro meses de ensaios, com aulas dadas pelo coreógrafo e educador Ivaldo Bertazzo, pelo menos três vezes por semana. Todos os participantes vivenciaram as dificuldades dessa performance, buscando dentro de si muita vontade e determinação.

      Segundo os criadores do “Próximo Passo”, a ideia é deixar claro para todos que, apesar de ser uma doença que deve ser levada com a maior seriedade, a depressão tem cura. E essa cura pode começar com um simples movimento, como a dança. “No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz, fazia muito tempo que não me sentia dessa forma. Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida”, comentou Aranai Guarabyra.

      (...)

      Entendendo a depressão

      Ansiedade, angústia, desinteresse por coisas comuns do dia a dia, falta de motivação, medo e tristeza intensa são apenas alguns dos sintomas que a depressão pode trazer. Contudo, o diagnóstico para a doença não é tão fácil. Isso porque a maioria das pessoas que sofrem com o problema tendem a rejeitar esses sinais.

      Por esse motivo, a ajuda da família é essencial para o diagnóstico e também para o tratamento. Acusar uma pessoa com depressão de que ela tem uma vida boa, saúde e dinheiro, dizendo que essa tristeza não é “nada”, só fará com que ela se sinta mais triste e culpada, podendo piorar o quadro da doença.

      A primeira coisa que um familiar deve fazer por alguém depressivo é mostrar que está presente e que podem enfrentar isso juntos. Então, para que o paciente não se sinta sozinho, os parentes e amigos podem fazer companhia durante as primeiras consultas de terapia, apoiando esse momento tão novo e desconhecido.

      Como a depressão pode ter múltiplas causalidades, com aspectos genéticos, ambientais e biológicos, antes de se iniciar qualquer tratamento, é necessário que seja feita uma investigação etiológica rigorosa. Após essa avaliação, o especialista poderá escolher o melhor tratamento, complementando o acompanhamento médico com outras atividades físicas.

      “Segundo pesquisas, a atividade física prolonga os efeitos do tratamento medicamentoso em um período médio de quatro anos”, complementa a psiquiatra.

      De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a maior causa de incapacitação do mundo. Em 2015, o número de pessoas com depressão chegou a 322 milhões pelo mundo, sendo 11,5 milhões só no Brasil.


      Primeiros passos para começar a dançar


      O “Minha Vida” esteve presente no lançamento do projeto, junto com os criadores e participantes do “Próximo Passo”, que falaram um pouco sobre o processo criativo para a coreografia, as dificuldades e a superação que viveram ao longo desse período.

      Além disso, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo realizou uma dinâmica com todos os presentes. Para atividade, recebemos dois bastões de madeira, um com aproximadamente 60 cm e outro com 1,30m. Então, ele ensinou alguns movimentos que poderiam se realizar com o objeto, controlando a respiração ao mesmo tempo.

      Essas ações com os bastões ajudam na melhora da coordenação motora, no relaxamento e alinhamento da postura em diversas situações. O manuseio do objeto amplia no cérebro a percepção do corpo, sendo importante para atividades cotidianas.

      Apesar de serem movimentos simples, esse foi o primeiro passo dado aos participantes do espetáculo, que em muitos casos nunca haviam se permitido soltar o corpo ao som da música.

Texto adaptado de: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/danca-envolve-corpo-e-mente-atividade-pode-ajudar-no-tratamento-de-de-pressao/ 

A variação linguística é um fenômeno natural que ocorre pela diversificação dos sistemas de uma língua em relação às possibilidades de mudança de seus elementos (vocabulário, pronúncia, morfologia, sintaxe). Ela existe porque as línguas possuem a característica de serem dinâmicas e sensíveis a fatores como a região geográfica, o sexo, a idade, a classe social do falante e o grau de formalidade do contexto da comunicação. Sobre esse assunto, julgue o item a seguir.


Variedades estilísticas são as mudanças da língua de acordo com o grau de formalidade, ou seja, a língua pode variar entre uma linguagem formal ou uma linguagem informal. Nesse sentido, o texto Dança envolve corpo e mente: atividade pode ajudar no tratamento de depressão é um texto formal, pois utilizou a linguagem formal em sua constituição.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    ? O texto é constituída em uma linguagem objetiva, clara, o objetivo é de informar sobre algo, temos um texto embasado em um linguagem formal.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gab: certo

    A diferença da linguagem formal e informal está no contexto em que elas são utilizadas e na escolha das palavras e expressões usadas para comunicar. A linguagem formal está ligada ao uso das normas gramaticais, enquanto a linguagem informal é mais livre, sendo mais utilizada em situações cotidianas.

  • Após a divulgação do programa, mais de mil pessoas se inscreveram. Em seguida, a equipe realizou uma rigorosa seleção, onde foram escolhidos 40 participantes...

    Não seria uma caso de erro gramatical ?

  • A questão quer saber se a frase abaixo é um texto formal, pois utilizou a linguagem formal em sua constituição. Vejamos:

    "Dança envolve corpo e mente: atividade pode ajudar no tratamento de depressão"

    Certo. Na frase acima foi utilizada a linguagem formal em toda sua constituição.

     .

    A linguagem formal (linguagem culta) é a que segue as regras gramaticais, a que emprega corretamente as palavras e sua pronúncia. É usada, por exemplo, em palestras, entrevistas de emprego, concursos públicos, reuniões de trabalho...

    A linguagem informal (linguagem coloquial) não apresenta restrições quanto ao uso de coloquialismos, gírias e expressões da oralidade. Se caracteriza pela despreocupação das normas, que muitas vezes apresenta erros em relação à gramática. É usada, por exemplo, em conversas do dia a dia, mensagens de celular, redes sociais...

    Gabarito: CERTO


ID
3379501
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                  Dança envolve corpo e mente: atividade pode ajudar no

                                      tratamento de depressão


      A vida é cheia de obstáculos, por isso é preciso dar um passo de cada vez. Assumir essa atitude é uma excelente forma de ajudar quem está sofrendo de um mal bastante comum: a depressão. Para promover a conscientização sobre o tema, a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Instituto Ivaldo Bertazzo, criou um projeto chamado Próximo Passo, que oferece aulas de dança gratuitas para pessoas com histórico de depressão.

      O objetivo dessa iniciativa é conciliar o tratamento feito no consultório médico com atividades físicas. “Dançar ajuda no reequilíbrio mental e no reconhecimento do próprio corpo, melhorando a autoestima. Além disso, a atividade promove a reintegração social, pois estimula a socialização”, comentou a psiquiatra Giuliana Cividanes, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que acompanhou todo o processo do projeto Próximo Passo.

      Após a divulgação do programa, mais de mil pessoas se inscreveram. Em seguida, a equipe realizou uma rigorosa seleção, onde foram escolhidos 40 participantes com histórias de vida diversas e com histórico de depressão em diferentes estágios. Mulheres, homens, jovens e idosos tiveram que encarar esse grande desafio que é lutar contra a depressão dançando.

      Foram quatro meses de ensaios, com aulas dadas pelo coreógrafo e educador Ivaldo Bertazzo, pelo menos três vezes por semana. Todos os participantes vivenciaram as dificuldades dessa performance, buscando dentro de si muita vontade e determinação.

      Segundo os criadores do “Próximo Passo”, a ideia é deixar claro para todos que, apesar de ser uma doença que deve ser levada com a maior seriedade, a depressão tem cura. E essa cura pode começar com um simples movimento, como a dança. “No dia da audição para o projeto, eu saí daqui cheia de luz, fazia muito tempo que não me sentia dessa forma. Fazer parte do projeto me trouxe cor à vida”, comentou Aranai Guarabyra.

      (...)

      Entendendo a depressão

      Ansiedade, angústia, desinteresse por coisas comuns do dia a dia, falta de motivação, medo e tristeza intensa são apenas alguns dos sintomas que a depressão pode trazer. Contudo, o diagnóstico para a doença não é tão fácil. Isso porque a maioria das pessoas que sofrem com o problema tendem a rejeitar esses sinais.

      Por esse motivo, a ajuda da família é essencial para o diagnóstico e também para o tratamento. Acusar uma pessoa com depressão de que ela tem uma vida boa, saúde e dinheiro, dizendo que essa tristeza não é “nada”, só fará com que ela se sinta mais triste e culpada, podendo piorar o quadro da doença.

      A primeira coisa que um familiar deve fazer por alguém depressivo é mostrar que está presente e que podem enfrentar isso juntos. Então, para que o paciente não se sinta sozinho, os parentes e amigos podem fazer companhia durante as primeiras consultas de terapia, apoiando esse momento tão novo e desconhecido.

      Como a depressão pode ter múltiplas causalidades, com aspectos genéticos, ambientais e biológicos, antes de se iniciar qualquer tratamento, é necessário que seja feita uma investigação etiológica rigorosa. Após essa avaliação, o especialista poderá escolher o melhor tratamento, complementando o acompanhamento médico com outras atividades físicas.

      “Segundo pesquisas, a atividade física prolonga os efeitos do tratamento medicamentoso em um período médio de quatro anos”, complementa a psiquiatra.

      De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a maior causa de incapacitação do mundo. Em 2015, o número de pessoas com depressão chegou a 322 milhões pelo mundo, sendo 11,5 milhões só no Brasil.


      Primeiros passos para começar a dançar


      O “Minha Vida” esteve presente no lançamento do projeto, junto com os criadores e participantes do “Próximo Passo”, que falaram um pouco sobre o processo criativo para a coreografia, as dificuldades e a superação que viveram ao longo desse período.

      Além disso, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo realizou uma dinâmica com todos os presentes. Para atividade, recebemos dois bastões de madeira, um com aproximadamente 60 cm e outro com 1,30m. Então, ele ensinou alguns movimentos que poderiam se realizar com o objeto, controlando a respiração ao mesmo tempo.

      Essas ações com os bastões ajudam na melhora da coordenação motora, no relaxamento e alinhamento da postura em diversas situações. O manuseio do objeto amplia no cérebro a percepção do corpo, sendo importante para atividades cotidianas.

      Apesar de serem movimentos simples, esse foi o primeiro passo dado aos participantes do espetáculo, que em muitos casos nunca haviam se permitido soltar o corpo ao som da música.

Texto adaptado de: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/danca-envolve-corpo-e-mente-atividade-pode-ajudar-no-tratamento-de-de-pressao/ 

A variação linguística é um fenômeno natural que ocorre pela diversificação dos sistemas de uma língua em relação às possibilidades de mudança de seus elementos (vocabulário, pronúncia, morfologia, sintaxe). Ela existe porque as línguas possuem a característica de serem dinâmicas e sensíveis a fatores como a região geográfica, o sexo, a idade, a classe social do falante e o grau de formalidade do contexto da comunicação. Sobre esse assunto, julgue o item a seguir.


Quanto às variedades sociais, elas possuem diferenças em nível fonológico ou morfossintático. No nível Morfossintático, tem-se, por exemplo: “prantar” em vez de “plantar”; “bão” em vez de “bom”; “pobrema” em vez de “problema”; “bicicreta” em vez de “bicicleta”. No nível fonológico, tem-se: “dez real” em vez de “dez reais”; “eu vi ela” em vez de “eu a vi”; “a gente fumo” em vez de “nós fomos”.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    ? No nível Morfossintático, tem-se, por exemplo: ?prantar? em vez de ?plantar?; ?bão? em vez de ?bom?; ?pobrema? em vez de ?problema?; ?bicicreta? em vez de ?bicicleta?. No nível fonológico, tem-se: ?dez real? em vez de ?dez reais?; ?eu vi ela? em vez de ?eu a vi?; ?a gente fumo? em vez de ?nós fomos?

    ? A questão trocou as ideias, morfossintática (=refere-se à concordância ? dez real); fonológico (=refere-se aos fonemas, aos sons ? prantar).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A questão quer que analisemos as afirmações abaixo.

    "Quanto às variedades sociais, elas possuem diferenças em nível fonológico ou morfossintático.

    No nível Morfossintático, tem-se, por exemplo: “prantar” em vez de “plantar”; “bão” em vez de “bom”; “pobrema” em vez de “problema”; “bicicreta” em vez de “bicicleta”.

    No nível fonológico, tem-se: “dez real” em vez de “dez reais”; “eu vi ela” em vez de “eu a vi”; “a gente fumo” em vez de “nós fomos”."

    Vejamos as definições:

    Fonética - Estudo dos sons da fala que considera a palavra sob o aspecto sonoro. Trata dos fonemas e da pronúncia e escrita correta das palavras.

    Morfologia - Ocupa-se das diversas classes de palavras, isoladamente.

    Sintaxe - Estuda as palavras associadas na frase. Examina a sintaxe de regência, de concordância, de colocação.

    Morfossintaxe - é a apreciação conjunta da classificação morfológica e da função sintática das palavras.

    Ex.: O fim da pandemia é um grande sonho.

    O - Função morfológica: artigo definido masculino singular

    O - Função sintática: adjunto adnominal do sujeito com função determinante

    .

    Em relação à questão, o erro aconteceu pelo fato de as definições estarem invertidas. O correto seria:

    No nível FONOLÓGICO, tem-se, por exemplo: “prantar” em vez de “plantar”; “bão” em vez de “bom”; “pobrema” em vez de “problema”; “bicicreta” em vez de “bicicleta”. No nível MORFOSSINTÁTICO, tem-se: “dez real” em vez de “dez reais”; “eu vi ela” em vez de “eu a vi”; “a gente fumo” em vez de “nós fomos”.

    Gabarito: Errado

  • De fato, há, por exemplo, muitas pessoas que falam “bão” em vez de “bom. Mas isso, quanto ao modo de falar, não de escrever. Morfossintaticamente falando, há erro de ortografia, assim como “prantar”, “bicicreta”, “pobrema”.

    A questão buscou misturar os conceitos. Não caiam nessa pegadinha!

    . Fonológico: Modo de falar.

    . Morfossintático. Escrita.

    Gab. Errado.

  •  Fonológico: Modo de falar. Brasilia: BOM! Goias: BAAAUM

    . Morfossintático. Escrita.

    a banca tentou trocar os conceitos.


ID
3379504
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

O Decreto 1.171/94 aprovou o Código de Ética Profissional para o Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, estabelecendo uma série de vedações. Sobre essas vedações, julgue o item a seguir.


É vedado ao servidor público ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração ao Decreto 1.171/94.

Alternativas
Comentários
  • XV - É vedado ao servidor público;

    c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm

  • GABARITO: CERTO

    Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

  • GABARITO: CERTO

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

    b) prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam;

    c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

  • Das Vedações ao Servidor Público

    Ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão.

    CERTO

  • Pessoal, vamos tentar interpretar para fixar mais o conhecimento ok?

    Você como servidor, acharia interessante, deixar passar despercebida conduta antiética, imoral ou ilegal por algum servidor?

    Obviamente que não né?! Pois é, além de você estar infringindo uma normatização ética, você pode em um eventual PAD ser considerado cúmplice e perder seu cargo ou sofrer punições por uma bobagem como esta.

    XV - É vedado ao servidor público;

    c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;


ID
3379507
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

O Decreto 1.171/94 aprovou o Código de Ética Profissional para o Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, estabelecendo uma série de vedações. Sobre essas vedações, julgue o item a seguir.


É vedado ao servidor público retirar da repartição pública, mesmo que esteja legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público.

Alternativas
Comentários
  • XV - É vedado ao servidor público;

    l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm

  • GABARITO: ERRADO

    Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

  • GABARITO: ERRADO

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

  • cara qconcursos ta de brincadeira
  • É vedado ao servidor público retirar da repartição pública, mesmo que esteja legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público.

    ERRADO.

  • se ele estar AUTORIZADO ENTÃO NÃO TEM NENHUM PROBLEMA.


ID
3379510
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

O Decreto 1.171/94 aprovou o Código de Ética Profissional para o Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, estabelecendo uma série de vedações. Sobre essas vedações, julgue o item a seguir.


É vedado ao servidor público desviar outro funcionário público para atender aos seus próprios interesses, exceto quando autorizado por seu superior.

Alternativas
Comentários
  • XV - É vedado ao servidor público;

    j) desviar servidor público para atendimento a interesse particular;

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm

  • GABARITO: ERRADO

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    J) Desviar servidor público para atendimento a interesse particular;

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

  • Não existe exceção, nem mesmo se autorizado pelo superior.

    gab. E

  • gabarito errado, mais uma para colecao
  • Pelo o que entendi, a resposta da questão é a segunda opção (Errado), pois a frase está errada, foi acrescentado na sentença original o trecho; "...exceto quando autorizado por seu superior."

  • É vedado ao servidor público desviar outro funcionário público para atender aos seus próprios interesses, exceto quando autorizado por seu superior.

    ERRADO

  • Será vedado, pois o Servidor Público deve representa-se contra a toda manifestação ilegal de autoridade.Não deve exercer atividade estranha que não seja o bem comum. Além de constar, explicitamente, no Código de Ética : j) Desviar servidor público para atendimento a interesse particular.
  • é errado desviar servidor de todas formas erradas.


ID
3379513
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei 12.527/2011 regula o direito constitucional de acesso à informação e sua divulgação. Sobre os dispositivos dessa lei, julgue o item a seguir.


Quando não for autorizado acesso integral à informação por ser ela parcialmente sigilosa, é assegurado o acesso à parte não sigilosa por meio de certidão, extrato ou cópia com ocultação da parte sob sigilo.

Alternativas
Comentários
  • Art. 7o O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter:

    (...)

    § 2o Quando não for autorizado acesso integral à informação por ser ela parcialmente sigilosa, é assegurado o acesso à parte não sigilosa por meio de certidão, extrato ou cópia com ocultação da parte sob sigilo.

  • Gabarito Certo.

    Art. 7º O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter:

    § 2º Quando não for autorizado acesso integral à informação por ser ela parcialmente sigilosa, é assegurado o acesso à parte não sigilosa por meio de certidão, extrato ou cópia com ocultação da parte sob sigilo.

  • o   Gabarito: Certo.

    .

    Art. 7º. §2º. Quando não for autorizado acesso integral à informação por ser ela parcialmente sigilosa, é assegurado o acesso à parte não sigilosa por meio de certidão, extrato ou cópia com ocultação da parte sob sigilo.

  • GABARITO: CERTO.

  • GAB. "CERTO"

    Art. 7º O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter:

    (...)

    § 2º Quando não for autorizado acesso integral à informação por ser ela parcialmente sigilosa, é assegurado o acesso à parte não sigilosa por meio de certidão, extrato ou cópia com ocultação da parte sob sigilo.


ID
3379516
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei 12.527/2011 regula o direito constitucional de acesso à informação e sua divulgação. Sobre os dispositivos dessa lei, julgue o item a seguir.


Quando não for autorizado o acesso por se tratar de informação total ou parcialmente sigilosa, o requerente deverá ser informado sobre a possibilidade de recurso, prazos e condições para sua interposição, devendo, ainda, ser-lhe indicada a autoridade competente para sua apreciação.

Alternativas
Comentários
  • Art. 11.

    § 4o Quando não for autorizado o acesso por se tratar de informação total ou

    parcialmente sigilosa, o requerente deverá ser informado sobre a possibilidade de recurso,

    prazos e condições para sua interposição, devendo, ainda, ser-lhe indicada a autoridade

    competente para sua apreciação.

  • CERTO

    Art. 11. O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível.

    (...)

    § 4o Quando não for autorizado o acesso por se tratar de informação total ou parcialmente sigilosa, o requerente deverá ser informado sobre a possibilidade de recurso, prazos e condições para sua interposição, devendo, ainda, ser-lhe indicada a autoridade competente para sua apreciação.

  • o   Gabarito: Certo.

    .

    Art. 11. §4º. Quando não for autorizado o acesso por se tratar de informação total ou parcialmente sigilosa, o requerente deverá ser informado sobre a possibilidade de recurso, prazos e condições para sua interposição, devendo, ainda, ser-lhe indicada a autoridade competente para sua apreciação.

  • GABARITO: CERTO.

  • GAB. CERTO

    CAPÍTULO III

    DO PROCEDIMENTO DE ACESSO À INFORMAÇÃO

    Do Pedido de Acesso

    Art. 10. Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1º desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida. 

    (...)

    § 4º Quando não for autorizado o acesso por se tratar de informação total ou parcialmente sigilosa, o requerente deverá ser informado sobre a possibilidade de recurso, prazos e condições para sua interposição, devendo, ainda, ser-lhe indicada a autoridade competente para sua apreciação.

  • O Artigo 7º parágrafo 2 diz que é assegurado o conhecimento da parte não sigilosa quando se tratar de documento parcialmente sigiloso por meio de certidão, extrato ou cópia. Então a regra é não negar mesmo no parcialmente sigiloso.


ID
3379519
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei 12.527/2011 regula o direito constitucional de acesso à informação e sua divulgação. Sobre os dispositivos dessa lei, julgue o item a seguir.


O serviço de busca e fornecimento da informação é sempre gratuito, mesmo nas hipóteses de reprodução de documentos pelo órgão ou entidade pública consultada.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Art. 12. O serviço de busca e fornecimento da informação é gratuito, salvo nas hipóteses de reprodução de documentos pelo órgão ou entidade pública consultada, situação em que poderá ser cobrado exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento do custo dos serviços e dos materiais utilizados.

  • o   Gabarito: Errado.

    .

    Art. 12. O serviço de busca e fornecimento da informação é gratuito, salvo nas hipóteses de reprodução de documentos pelo órgão ou entidade pública consultada, situação em que poderá ser cobrado exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento do custo dos serviços e dos materiais utilizados.

    Parágrafo único. Estará isento de ressarcir os custos previstos no caput todo aquele cuja situação econômica não lhe permita fazê-lo sem prejuízo do sustento próprio ou da família, declarada nos termos da Lei nº 7.115, de 29 de agosto de 1983.

    .

    Ou seja: O serviço de busca e fornecimento de informação é gratuito.

    Exceto: nas hipóteses de reprodução de documentos pelo órgão/entidade, podendo ser cobrado somente o custo dos serviços e materiais utilizados.

    Contudo: àquele que não tiver condições de arcar com tais custos sem prejudicar o sustento próprio ou familiar será concedida isenção de tal valor.

  • GABARITO: ERRADO.


ID
3379522
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O servidor público federal possui deveres perante a Administração e o administrado. Em relação aos deveres previstos na Lei 8.112/90, julgue o item a seguir.


O servidor deve cumprir as ordens superiores, não podendo, em qualquer hipótese, cogitar sua legalidade.

Alternativas
Comentários
  • Art. 116.  São deveres do servidor:

    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8112cons.htm

  • ERRADA

    ORDENS ILEGAIS NÃO GERAM DEVER DE OBEDIÊNCIA. EX: MATAR UM PRESO.

  • DESCONFIEM: em qualquer hipótese, em todo caso, em qualquer caso, sempre, apenas.

    Instagram: @oconcurseirodastrevas

  • ❌ ERRADO

    LEI Nº 8.112

    Art. 116. São deveres do servidor:

    (...)

    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

  • GABARITO: ERRADO

    Capítulo I

    Dos Deveres

    Art. 116.  São deveres do servidor:

    I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

    II - ser leal às instituições a que servir;

    III - observar as normas legais e regulamentares;

    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

    V - atender com presteza:

    a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

    b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;

    c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração;                

    VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

    VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

    IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

    X - ser assíduo e pontual ao serviço;

    XI - tratar com urbanidade as pessoas;

    XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

    Parágrafo único.  A representação de que trata o inciso XII será encaminhada pela via hierárquica e apreciada pela autoridade superior àquela contra a qual é formulada, assegurando-se ao representando ampla defesa.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990. 

  • Gabarito: Errado

    Art. 116.  São deveres do servidor:

    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

  • Art. 116 da Lei 8.112/90 (Estatuto dos Servidores Públicos Federais). São DEVERES do servidor: [...] IV - cumprir as ordens superiores, EXCETO quando manifestamente ilegais;

    Conceito semelhante aparece no art. 22 do Código Penal:

    Art. 22 do Código Penal. Se o fato é cometido sob coação irresistível ou em estrita obediência a ordem, não manifestamente ilegal, de superior hierárquico, só é punível o autor da coação ou da ordem.  

    Desse modo, se o servidor cumprir uma ordem manifestamente ilegal, serão responsabilizados o agente que forneceu a ordem E o servidor público que a cumpriu, tanto na esfera cível quanto na penal.

    GABARITO: ERRADO 

  • Com exceção das ordens manifestamente ilegais.

  • Gab E,

    O Servidor não tem o dever de cumprir ordem manifestamente ilegal.

    Manifestamente significa: "claramente", "expressamente", "visivelmente", "evidentemente", "explicitamente", "nitidamente".

    Art. 116.  São deveres do servidor:

    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

    Abraços!

  • Tá aí... o uso de uma forma anormal da palavra "cogitar"....

    Mas logrei êxito.

  • São deveres do servidor:

    I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

    II - ser leal às instituições a que servir;

    III - observar as normas legais e regulamentares;

    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

    V - atender com presteza: a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo; b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal; c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração;

    VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

     VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

    IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

    X - ser assíduo e pontual ao serviço;

    XI - tratar com urbanidade as pessoas;

    XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

  • O servidor público deverá seguir o princípio da LEGALIDADE sempre. Ele só pode fazer o que está na Lei.

  • Lei nº 8.112/90 - Art. 116.  IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

  • Art. 116.  São deveres do servidor:

    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

  • O servidor público deverá seguir o princípio da LEGALIDADE sempre. Ele só pode fazer o que está na Lei.

  • Ordens absurdas (ilegais) não se cumpre. Vá fazer isso na PM meu fi, e tu verás como funciona bem...


ID
3379525
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O servidor público federal possui deveres perante a Administração e o administrado. Em relação aos deveres previstos na Lei 8.112/90, julgue o item a seguir.


O servidor deve levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração.

Alternativas
Comentários
  • Art. 116.  São deveres do servidor:

    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração; (Redação dada pela Lei nº 12.527, de 2011)

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8112cons.htm

  • Gabarito: Certo

    Art. 116.  São deveres do servidor:

    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração;                  

  • A maioria das questões de concursos relativa aos DEVERES dos servidores públicos cobra o texto literal da lei, razão pela qual se recomenda a memorização. É exatamente esse o caso.

    Art. 116 da Lei 8.112/90 (Estatuto dos Servidores Públicos Federais). São deveres do servidor: [...]

    VI - levar as IRREGULARIDADES de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração;

    Esquematizando, observe que há 2 POSSIBILIDADES quando o servidor toma ciência de irregularidades em razão do cargo:

    1)   AUTORIDADE SUPERIOR ENVOLVIDA NAS IRREGULARIDADES – Levar ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração

    2)   AUTORIDADE SUPERIOR NÃO ENVOLVIDA NAS IRREGULARIDADES – Levar ao conhecimento da autoridade superior

    GABARITO: CERTO (literalidade do art. 116, VI da lei 8.112/90)

  • Corregedorias.


ID
3379528
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O servidor público federal possui deveres perante a Administração e o administrado. Em relação aos deveres previstos na Lei 8.112/90, julgue o item a seguir.


O servidor deve guardar sigilo sobre assuntos da repartição.

Alternativas
Comentários
  • Art. 116.  São deveres do servidor:

    VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8112cons.htm

  • CERTO. Ok Cebraspe, tô tentando entender qual foi a sua... a pessoa que estuda está acostumada com o Art. 116, V, atender com presteza, alínea "a" ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo, marca ERRADO e ERRA, como aconteceu comigo. Mas descobri que a questão traz o termo "repartição" num âmbito administrativo. Achei um texto que melhora o entendimento. Vejam...

    "A manutenção do sigilo sobre os assuntos da repartição pública constitui, para o agente estatutário, um dever disciplinar. (...)...de acordo com o objeto tutelado e, todavia, em que pese o controle rígido sobre os assuntos administrativos, não há confronto com a necessária publicidade dos atos administrativos, na medida em que, obedecidos os procedimentos oficiais para o conhecimento público, todos têm direito ao acesso de dados ou registros documentais administrativos. (...). O dever de sigilo em sentido lato corresponde ao que podemos denominar de dever de discrição ou de reserva, assim considerada a necessária atuação do agente de modo a não compartilhar de forma aleatória e desmedida, para o público em geral ou para servidores desprovidos de atribuições relacionadas, os atos ou fatos da repartição em que exerce suas funções."

    texto na íntegra em:

    https://jus.com.br/artigos/22921/o-servidor-publico-e-o-dever-de-guarda-de-sigilo

    Bons estudos...

  • Gabarito certo para os não assinantes.

    E de acordo com a Lei 8.112 a revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo será apenada com DEMISSÃO.

    ►Lembrando que a demissão prescreve em 5 anos.

  • GABARITO: CERTO

    Capítulo I

    Dos Deveres

    Art. 116.  São deveres do servidor:

    I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

    II - ser leal às instituições a que servir;

    III - observar as normas legais e regulamentares;

    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

    V - atender com presteza:

    a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

    b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;

    c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração;                

    VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

    VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

    IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

    X - ser assíduo e pontual ao serviço;

    XI - tratar com urbanidade as pessoas;

    XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

    Parágrafo único.  A representação de que trata o inciso XII será encaminhada pela via hierárquica e apreciada pela autoridade superior àquela contra a qual é formulada, assegurando-se ao representando ampla defesa.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990. 

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.112 de 1990.

    • Agentes públicos (DI PIETRO, 2018):

    - Agentes políticos: a ideia de agente político liga-se à ideia de governo e à de função política. 
    - Servidores públicos: (servidores estatutários; empregados públicos e servidores temporários). 
    - Militares: os militares abrangem os indivíduos que prestam serviços às Forças Armadas - Marinha, Exército e Aeronáutica - e às Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, Distrito Federal e Territórios. 
    - Particulares em colaboração com o Poder Público. 
    • Lei nº 8.112 de 1990:

    Art. 116 São deveres do servidor:

    VIII - guardar sigilo sobre os assuntos da repartição. 

    Referência:

    DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 31 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018. 

    Gabarito: CERTOcom base no art. 116, VIII, da Lei nº 8.112 de 1990. 
  • Art. 116. São deveres do servidor:

    I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

    II - ser leal às instituições a que servir;

    III - observar as normas legais e regulamentares;

    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

    V - atender com presteza:

    a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

    b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;

    c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

    VI - levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo;

    (Revogado)

    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração; (Redação dada pela Lei nº 12.527, de 2011)

    VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

    VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição; Gabarito: Certo.

    IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

    X - ser assíduo e pontual ao serviço;

    XI - tratar com urbanidade as pessoas;

    XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

    Parágrafo único. A representação de que trata o inciso XII será encaminhada pela via hierárquica e apreciada pela autoridade superior àquela contra a qual é formulada, assegurando-se ao representando ampla defesa.


ID
3379531
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em 20 de julho de 2017, na reunião extraordinária do Conselho Universitário da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), foi aprovado o Estatuto da referida Instituição. Sobre as mencionadas regras estatutárias, julgue o item a seguir.


A comunidade universitária é constituída exclusivamente pelo corpo docente e discente.

Alternativas

ID
3379534
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em 20 de julho de 2017, na reunião extraordinária do Conselho Universitário da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), foi aprovado o Estatuto da referida Instituição. Sobre as mencionadas regras estatutárias, julgue o item a seguir.


A UFOB, pessoa jurídica de direito público mantida pela União, criada pela Lei 12.825, de 05 de junho de 2013, de natureza multicampi, com sede e foro na cidade de Barreiras, no Estado da Bahia, é uma Autarquia com autonomia didático-científica, administrativa, patrimonial e financeira, nos termos da legislação e do seu Estatuto.

Alternativas

ID
3379537
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em 20 de julho de 2017, na reunião extraordinária do Conselho Universitário da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), foi aprovado o Estatuto da referida Instituição. Sobre as mencionadas regras estatutárias, julgue o item a seguir.


O Conselho Universitário (Consuni) é uma instância apenas consultiva.

Alternativas

ID
3379540
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Há diversas modalidades de licitação previstas na Lei 8.666/93. Em relação às modalidades Concorrência, Tomada de Preços e Concursos, julgue o item a seguir.


Concorrência é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Errado

    Conforme o §1º do art. 22 da lei de Licitações (8.666/93),

    Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    A questão em apreço está equivocada por apresentar o conceito da modalidade TOMADA DE PREÇOS como sendo o da CONCORRÊNCIA, conforme se observa no §2º do art.22.

  • tomada de preços.

  • na Concorrência qualquer um pode participar, sem cadastramento prévio, devendo apenas se enquadrar no edital.

  • ☑ GABARITO: ERRADO

    ⁂Das Modalidades, Limites e Dispensa⁂

    § 1o Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    ⇉ LEI No 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.

  • A TOMADA DE PREÇOS é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

  • A lei 8.666/93 apresenta 5 MODALIDADES DE LICITAÇÃO: concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão.

    O enunciado tentou confundir as modalidades CONCORRÊNCIA e TOMADA DE PREÇOS.

    Art. 22, § 1 da Lei 8.666/93: CONCORRÊNCIA é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    Art. 22, § 2 da Lei 8.666/93: TOMADA DE PREÇOS é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    Logo, a questão está errada, pois a descrição apresentada é da modalidade TOMADA DE PREÇOS (e não concorrência).

    GABARITO: ERRADO.

  • § 2o Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostasobservada a necessária qualificação.

  • GABARITO ERRADO

    § 1  Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    - Habilitação preliminar: aferir se possuem os requisitos mínimos, como é dentro do processo, torna-se mais amplo porque QUALQUER um pode. Pressupõe uma fase preliminar denominada habilitação , que habilita os que poderão participar da fase seguinte, a de classificação.

  • art. 22 § 1o Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    Conceito da Tomada de Preço a questão colocou

  • TOMADA DE PREÇOS. AOCP NÃO ME PEGA MAIS.


ID
3379543
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Há diversas modalidades de licitação previstas na Lei 8.666/93. Em relação às modalidades Concorrência, Tomada de Preços e Concursos, julgue o item a seguir.


Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 horas da apresentação das propostas.

Alternativas
Comentários
  • Art. 22.  São modalidades de licitação:

    § 2   Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

  • Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 horas da apresentação das propostas.

    Estaria correto se:

    Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

  • ☑ GABARITO: ERRADO

    Das Modalidades, Limites e Dispensa

    ↪ O CONCEITO DA QUESTÃO É DE CONVITE, MAS DISSE QUE ERA DE TOMADA, PORTANTO ESTÁ ERRADA.

    ↪ § 2o Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    ↪ § 3o Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    ⇉ LEI No 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.

  • A lei 8.666/93 apresenta 5 MODALIDADES DE LICITAÇÃO: concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão.

    O enunciado tentou confundir as modalidades CONVITE e TOMADA DE PREÇOS. 

    Art. 22, § 2 da Lei 8.666/93: TOMADA DE PREÇOS é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    Art. 22, § 3 da Lei 8.666/93: CONVITE é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    Logo, a questão está errada, pois a descrição apresentada é da modalidade CONVITE (e não tomada de preços).

    GABARITO: ERRADO.

  • Diretamente do post-it colado em uma das paredes do meu quarto:

    A única modalidade que obrigatoriamente deve estar cadastrado com antecedência (ou se cadastrar em até 3 dias antes) é a tomada de preço.

    Fonte: Colega do QC.

    Ajeite a postura, beba água e não desista dos seus objetivos.

  • Art. 22.  São modalidades de licitação:

    § 2o Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

  • GAB: ERRADO

    1. CONVITE é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 horas da apresentação das propostas.
  • falou em tomada de preços e tem "cadastrados ou não" pode marcar errado sem medo de ser feliz

  • TOMADA DE PREÇO - Devidamente cadastrados

    CONVITE - Cadastrados ou não.

  • Mesmo que você não se recordasse, ter atenção te ajudaria a acertar.

    Repare que a questão fala: " (...) e convidados em número mínimo de 3 pela unidade administrativa (...) "

    Abraços.


ID
3379546
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Há diversas modalidades de licitação previstas na Lei 8.666/93. Em relação às modalidades Concorrência, Tomada de Preços e Concursos, julgue o item a seguir.


Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 dias.

Alternativas
Comentários
  • Certinho! Art. 22, parágrafo 4 da lei 8.666: concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 dias.
  • GABARITO: CERTO

    Art. 22.  São modalidades de licitação:

    IV - concurso;

    § 4  Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

    LEI No 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.

  • Um exemplo de concurso foi o processo que rolou para a escolha das ilustrações e escolha dos animais das notas de real que temos hoje em dia e em caso bem especial a escolha para o projeto de iluminação de Natal da Praça da Liberdade, na minha linda Belo Horizonte ♥

    Bom estudo a todos :)

  • A lei 8.666/93 apresenta 5 MODALIDADES DE LICITAÇÃO: concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão.

    A questão se refere à modalidade CONCURSO constante do art. 22, § 4 da Lei 8.666/93:

    Art. 22, § 4º da lei 8.666/93. Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

    De acordo com José dos Santos Carvalho Filho, “Quando faz um concurso, a Administração não pretende contratar com ninguém, ao menos em princípio. Quer apenas selecionar um projeto de cunho intelectual e a seu autor conceder um prêmio ou determinada remuneração. Com o cumprimento desse ônus pela Administração, a licitação fica encerrada.”

    Logo, a questão está correta, pois cobra a literalidade do art. 22, § 4º da Lei 8.666/93.

    GABARITO: CERTO.

  • Dica: Prazos mínimos entre a publicação da licitação e o evento das propostas:

    45 dias:

    concurso

    concorrência, quando for técnica, técnica + preço e empreitada integral.

     

    30 dias:

    concorrência

    tomada de preço, quando for técnica, técnica + preço

    15 dias:

    tomada de preços

    leilão

    5 dias úteis

    convite

  • Art. 22.  São modalidades de licitação:

    IV - concurso;

    § 4  Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.


ID
3393967
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com base nos conceitos de internet e intranet, julgue o item a seguir.

A world wide web (WWW) pode ser considerada como o serviço da internet baseado em hipertextos que permite ao usuário consultar e recuperar informações distribuídas por inúmeros computadores da rede.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

  • VAI SE FUDER QC REPETINDO AS MESMAS QUESTÕES !"

  • (C)

    WWW são as iniciais de World Wide Web ( de alcance mundial), que é o de documentos de hipertexto que se encontram ligados entre si e que são acessíveis através da Internet. Através de um software conhecido sob o nome de navegador, os utilizadores podem visualizar as páginas electrónicas (que contenham , imagens, vídeos e outros conteúdos multimédia) e navegar nas mesmas por intermédio de hiperligações.

  • Alguém podia explicar a parte do " recuperar informações", por favor?

  • FILTREI QUESTÕES SOMENTE AOCP VIERAM 193 TODAS REPETIDAS!!!!

  • Já é a sexta vez que respondo essa mesma questão... Qconcursos devia filtrar melhor o banco de questões!

    É facil ter um banco de questões grande dessa forma.......

    TecConcursos >>>>>>> Qconcursos

  • meu irmão, acho que já é a 6ª questão repetida KKKKKKKKK

ID
3393970
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com base nos conceitos de internet e intranet, julgue o item a seguir.


As taxas de transmissão utilizadas no cabo de par trançado são de 5 Mbps, 50 Mbps ou 500 Mbps.

Alternativas
Comentários
  • o   Gabarito: Errado.

    .

    São 10, 100 e 1000 Mbps.

  • Tá complicado, 5º vez que passo pela mesma questão. Além dessa tem muitas outras repetidas.

  • Errado!

    As taxas usadas nas redes com o cabo par trançado são:

    ·        10 Mbps (Ethernet);

    ·        100 Mbps (Fast Ethernet);

    ·        1000 Mbps (Gigabit Ethernet).


ID
3393973
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com base nos conceitos de internet e intranet, julgue o item a seguir.


Uma rede do tipo WAN cobre áreas geograficamente dispersas, podendo abranger grandes áreas, chegando a um país ou até mesmo a um continente, possuindo uma estrutura de maior custo e complexidade, já que pode possuir interconexão de várias sub-redes de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Abrangência de rede WAN:

    WAN - Wide Area Network

    Rede de longa distância, interliga vários LANs através de grandes distâncias geográficas, aproximadamente da dimensão de um país ou de um continente.

  • Classificação de Redes

    PAN – PERSONAL AREA NETWORK

    Rede pessoal (Celular, Tablet, Notebook, etc).

    LAN – LOCAL AREA NETWORK

    Rede de lares e escritórios empresariais.

    MAN – METROPOLITAN AREA NETWORK

    Rede entre uma matriz e filiais em uma cidade.

    WAN – WIDE AREA NETWORK

    Rede de extensão entre cidades ou até países.

    FONTE: Diego Carvalho, Renato da Costa

    GAB == CERTO

  • LAN – LOCAL AREA NETWORK

    Rede de lares e escritórios empresariais. (PEQUENA)

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    WAN – WIDE AREA NETWORK

    Rede de extensão entre cidades ou até países. (GRANDE)

  • WAN – Neste grupo estão as tecnologias voltadas para redes de longas distâncias em telecomunicações, atendendo aos serviços de voz e alguns serviços de dados sem limitação geográfica.

     

     

    CESPE SPBRE O TEMA: A maioria das WANs, por serem redes de longa distância, não utiliza roteadores conectados entre as linhas de transmissão, uma vez que esses equipamentos são de difícil configuração e tornam as redes mais lentas. ERRADO


ID
3393976
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação aos conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática, julgue o item a seguir.

A memória ROM do computador é considerada uma memória secundária para armazenamento das informações no disco rígido, a qual é apagada quando o computador é desligado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    Memória primária, não volátil.

  • RAM = APAGA

  • Gabarito ERRADO

    MEMÓRIA ROM(Não Volátil), não precisa de energia. Memória Primaria.

  • Errado.

    Memórias Primárias:

    RAM -> volátil -> os dados se perdem ao desligar o computador.

    ROM -> NÃO volátil -> os dados NÃO se perdem ao desligar o computador -> utilizada para inicializar o sistema (BIOS).

    Também são memórias primárias: a) Registrados e b) Memória Cache.

    Memórias Secundárias -> NÃO voláteis:

    HD, SSD, PEN DRIVE etc...

  • Primárias são as principais RAM, ROM e processador de CPU.

    Secundárias são aquelas que o PC não precisa para funcionar; Ex.: Pen drives, HDs, CDs, DVDs.

  • a memória ROM é uma das memorias principais junto com a memória RAM.

    Memória ROM: memória não volatil gravada de fabrica, contem o firmware sorft gravado de fabrica para gerenciar um equipamento.

    Memoria RAM: memória volatil de trabalho, armazena as informações enquanto o computador estiver ligado.

    Abaixo, seguem algumas características da memória ROM.

    • memória principal (sem ela, o computador não funciona).

    • fixa/permanente (não volátil – ao desligar o computador, os dados (firmware)

    armazenados nela não serão apagados).

    • Chip que já vem de fábrica com informações gravadas – (programação embarcada – Firmware)

    • Memória responsável pela inicialização do sistema – (Carregamento do sistema operacional, boot...)

    • Tecnologia atual: flashrom. (Tecnologia dos pen drives)

    Fonte: Prof. Fabrício Melo. Gran cursos.

    Primárias são as principais RAM, ROM e processador de CPU.

    Secundárias são aquelas que o PC não precisa para funcionar; Ex.: Pen drives, HDs, CDs, DVDs.

  • A questão aborda conhecimentos acerca da diferença entre memória primária e secundária, bem como da funcionalidade da memória ROM.

     

    Antes de analisarmos o enunciado, vale destacar a diferença entre memória primária e secundária:

    As memórias primárias são as responsáveis por permitir o funcionamento e inicialização do computador, elas são utilizadas diretamente pelo processador para registrar e recuperar informações de forma mais rápida. Dentre os tipos de memórias primárias, pode-se destacar as memórias RAM, ROM e cache.

    Já as memórias secundárias, como o HD e SSD, são as que não são necessariamente necessárias para a operação do computador e que não podem acessar diretamente o processador.

     

    Memória ROM é um tipo de memória não volátil, ou seja, armazena os conteúdos mesmo sem receber energia da fonte de alimentação, que apenas realiza a leitura dos dados, que são registrados pela fabricante da memória e não podem ser apagados, e armazena as informações da BIOS, que é responsável pela inicialização do sistema.

     

    Gabarito – Errado.


ID
3393979
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação aos conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática, julgue o item a seguir.


O SSD é um dispositivo para armazenamento de dados, em que é possível escrever apenas uma vez os seus dados, porém pode-se ler o seu conteúdo várias vezes.

Alternativas
Comentários
  • É só pensar em um pendrive, pode ser escrito e lido várias vezes.

    Gabarito Errado

  • Gabarito Errado

    SSDs (Solid State Drives)  recebem esse nome para se diferenciar dos HDDs (Hard Disk Drive, que chamamos de discos rígidos), já que não utilizam partes móveis. Ou seja, não sofrem com possíveis falhas mecânicas, já que não há nada se movimentando dentro de um SSDs. Ainda que discos rígidos sejam capazes de armazenar uma grande quantidade de dados por um custo relativamente baixo, os SSDs são insuperáveis em termos de velocidade.

    Em outras palavras, SSDs não apenas acessam arquivos mais rapidamente, trazendo uma latência (tempo até acessar um arquivo) menor, como também os carregam muito (mas muito) rápido. Isso inclui a abertura do navegador até a inicialização do sistema operacional, seja ele Linux, macOS ou Windows.

    https://canaltech.com.br/hardware/o-que-e-ssd/

  • Assertiva Errada

    Esse conceito é o CD - R ou DVD - R - Eles podem ser gravados apenas uma vez, e lida varias, assim como o CD ou o DVD do seu artista preferido.

  • Pra que repetir as questões 4x? Fazer volume?

  • A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade do hardware SSD.

     

    SSD é um dispositivo de armazenamento, como, por exemplo, o HD, que possui destaque devido a sua alta velocidade, que pode chegar a ser dez vezes superior à do HD, uma vez que o SSD utiliza a memória flash em seu funcionamento. Vale destacar que o SSD permite que o usuário escreva/grave dados mais de uma vez, bem como realize a leitura diversas vezes.

     

    Gabarito – Errado.


ID
3393982
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito dos conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações, utilizando-se a suíte de escritório Microsoft Office, instalação padrão em português, julgue o item a seguir.

Utilizando o Microsoft Word 2013, com a execução do atalho Ctrl + B, são salvas as alterações realizadas em um documento já existente. Obs.: O caractere "+" foi utilizado apenas para interpretação do item.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

  • Questão repetida, e várias vezes. O bombeiro salva. Lembrem-se disso. Gabarito CERTO.
  • CTRL+A: ABRIR

    CTRL+G: ALINHAR A DIREITA

    ALT: DICAS DE ATALHOS

    CTRL+ N: NEGRITO

    CTRL+Z: DESFAZER

    ALT+CTRL+I: VISUALIZAR IMPRESSÃO

    CTRL+I: ITÁLICO

    CTRL+K: INSERIR HIPERLINK

    F1: AJUDA

    CTRL+S: SUBLINHADO

    CTRL+W: FECHAR

    F4: REPETIR A ULTIMA AÇÃO

    CTRL+J: JUSTIFICAR

    CTRL+P: IMPRIMIR

    F5: IR PARA

    CTRL+T: SELECIONAR TUDO

    CTRL+B: SALVAR

    F7: ORTOGRÁFIA E GRAMATICA

    CTRL+L: LOCALIZAR

    CTRL+SHIFT + “+”: SOBRESCRITO

    F12: SALVAR COMO

    CTRL+R: REFAZER

    CTRL+ =: SUBSCRITO

    SHIFT+ ENTER: QUEBRA DE LINHA

    CTRL+O: NOVO

    CTRL+HOME: INICIO DO DOCUMENTO

    SHIFT+F3: ALTERNAR ENTRE MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS

    CTRL+U: SUBSTITUIR

    CTRL+END: FINAL DO DOCUMENTO

    CTRL+SHIFT+D: SUBLINHADO DUPLO

    CTRL+E: CENTRALIZAR

    CTRL+ ENTER: QUEBRA DE PÁGINA

    CTRL+SHIFT+C: COPIAR FORMATAÇÃO


ID
3393985
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito dos conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações, utilizando-se a suíte de escritório Microsoft Office, instalação padrão em português, julgue o item a seguir.


Utilizando o Microsoft Excel 2013, a função =MED(A1:A10) calcula a média no intervalo de A1 até A10.

Alternativas
Comentários
  • o   Gabarito: Errado.

    .

    o   MED(VALOR1:/;VALOR2): retorna a mediana do intervalo indicado. Lembrando que mediana é o número centro de um conjunto de números.

    Como saber a mediana? Se o conjunto de números for ímpar, é só pegar o número do meio. Ex: 1, 2, 3, 4, 5. Se o conjunto de números for par, pegue os 2 números centrais, some-os e depois os divida por 2. Ex: 1, 2, 3, 4. 2+3 = 5. 5/2 = 2.5.

    o   MÉDIA(VALOR1:/;VALOR2): faz a média entre os valores das células do intervalo indicado.

    .

    Assim, no caso a fórmula aplicada é da MED, mas a descrição de sua função foi da MÉDIA, razão pela qual a questão está errada.

  • MED - MEDIANA -> É O VALOR CENTRAL DE UMA LISTA ORDENADA !

    MÉDIA -> SOMA E DIVIDE PELA QUANTIDADE QUE SOMOU !

    ESPERO TER AJUDADO ..

    PRA CIMA !!


ID
3393988
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito dos conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações, utilizando-se a suíte de escritório Microsoft Office, instalação padrão em português, julgue o item a seguir.


O Microsoft Power Point 2013 tem a opção “Slide Mestre” disponível em: Exibição > Slide Mestre. Essa opção permite que todos os elementos criados no Slide Mestre apareçam em todos os outros slides criados na apresentação.

Alternativas
Comentários
  • (C)

    Um slide mestre é o slide principal em uma hierarquia de slides que armazena todas as informações sobre o tema e os layouts de slide de uma apresentação, inclusive o plano de fundo, a cor, as fontes, os efeitos, os tamanhos de espaços reservados e o posicionamento. Cada apresentação contém pelo menos um slide mestre.

  • Gabarito certo para os não assinantes.

    Quando você quiser que todos os seus slides contenham as mesmas fontes e imagens (como logotipos), poderá fazer essas alterações em um só lugar — no Slide Mestre, e elas serão aplicadas a todos os slides. Para abrir o modo de exibição do Slide Mestre, na guia Exibir, selecione Slide Mestre.

    O slide mestre é o slide superior no painel de miniatura, no lado esquerdo da janela. Os layouts mestres relacionados são exibidos logo abaixo do slide mestre.

    https://support.office.com/pt-br/article/o-que-%C3%A9-um-slide-mestre-b9abb2a0-7aef-4257-a14e-4329c904da54

  • A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade e localização do recurso “Slide Mestre”.

     

    O slide mestre é um slide que espelha sua formatação nos slides comuns, ou seja, caso o usuário queira deixar a formatação dos slides padronizada, basta realizar a alteração no slide mestre, que, automaticamente, os outros slides ficarão com a formatação desejada. Para acessar esse comando, basta o usuário ir à guia “Exibição” e, em seguida, ao grupo “Modos de Exibição Mestres” e selecionar o comando “Slide Mestre”. 

     

    Gabarito – Certo.


ID
3393991
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando os conceitos e modos de utilização do sistema operacional Windows 7, julgue o item a seguir.

No Windows 10, utilizando o Prompt de Comandos, é possível reiniciar o computador localmente usando o comando shutdown /r.

Alternativas
Comentários
  • -r


ID
3393994
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando os conceitos e modos de utilização do sistema operacional Windows 7, julgue o item a seguir.


No Windows 7 a extensão utilizada para denominar arquivos do Microsoft Word 2013 é .xlsx.

Alternativas
Comentários
  • o   Gabarito: Errado.

    .

    Essa é a extensão do Excel. A do Word é .docx.

  • Gabarito: Errado.

    .xlsx. é do Excel. A do Word é .docx.

  • vontade de uma questão dessas na prova da PCDF

  • Extensões do Pacote Office mais recorrentes:

    →Word - DOCX

    →PowerPoint - PPTX

    →Excel - XLSX

    Extensões do Pacote Libre Office mais recorrentes:

    →Writer - ODT

    →Calc - ODS

    →Impress - ODP

    Como podemos ver, Word é DOCX e não XLSX (Excel).

    GAB E


ID
3393997
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando os conceitos e modos de utilização do sistema operacional Windows 7, julgue o item a seguir.


O Windows 7, tem por padrão uma ferramenta denominada “Restauração do Sistema”, pela qual é possível retornar o sistema a um ponto de restauração que você escolher.

Alternativas
Comentários
  • Gab (C) a Restauração do Sistema é um recurso presente no Windows que permite restaurar o estado de arquivos de sistema e configurações para momentos anteriores pré-determinados, chamados de Pontos de Restauração.Geralmente, os Pontos de Restauração são criados automaticamente pelo Windows em intervalos regulares de uma semana e também antes de operações críticas, como instalações de drivers e programas.

    Os Pontos de Restauração ficam salvos até que o espaço reservado para a Restauração do Sistema se esgote.

    Techtudo

    Enquanto tiver forças, Lute!

  • Qconcursos, precisamos de mais comentários e gabarito comentado. Por favor!!


ID
3394000
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação às noções de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico, julgue o item a seguir.

Utilizando o protocolo de transferência de e-mails IMAP, todas as mensagens são baixadas do servidor de origem, deixando assim uma cópia localmente na máquina em que o correio eletrônico está instalado e não deixando nenhuma cópia das mensagens no servidor de origem.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERADO.

    Sua

    Mensagem

    Tá

    Partindo

    SMTP (Simple Mail Transfer Protocol – protocolo de Transferência de Correio Simples) é o protocolo responsável pela transferência de emails. É utilizado para a entrega de um email a partir de um cliente de email ou de um servidor de email diretamente para um servidor de email. Porta 25. Não exige autenticação.

    POP3 (Post Office Protocol, version 3) é mais antigo e menos seguro. Utiliza o protocolo TCP na porta 110. Transfere as mensagens para o computador do usuário, removendo-as do servidor de email. Deste modo, os e-mails deixam de estar disponíveis através do webmail ou programa de e-mail (offline). Exige autenticação.

    IMAP (Internet Message Access Protocol) – Porta 143 e utiliza protocolo TCP. Melhoria do POP3. Permite o acesso de vários clientes à mesma caixa de correio, mantendo as mensagens de e-mail disponíveis no servidor para mais tarde lhes aceder através do webmail (online). Exige autenticação.

  • peste que questão repetidaa

  • IMAP — Internet Message Access Protocol — é um meio de acesso entre o servidor de e-mails e o software cliente. Essa comunicação é feita por meio do protocolo TCP/IP

    Uma das principais características do protocolo é manter as mensagens no servidor, ou seja, ao acessá-la por meio do software cliente, os e-mails descarregados não são apagados. Além disso, todas as mensagens são controladas por flags. Dessa maneira, há um eficiente controle de status, que permanece o mesmo em todos os dispositivos que acessarem a conta. 

    fONTE: HSC Brasil

  • IMAP - IMANTÉM (MATÉM NO E-MAIL)

    POP3 - PUXA (PUXA DO E-MAIL E NÃO DEIXA)

  • deixa copia nos dois.

  • Já é a quinta vez que respondo essa mesma questão... Qconcursos devia filtrar melhor o banco de questões!


ID
3394003
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação às noções de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico, julgue o item a seguir.


Dentro do navegador Google Chrome (Versão 59, em português, sistema operacional Windows 7), é possível abrir uma nova guia através das teclas de atalho Ctrl + N. Obs: O caractere “+” foi utilizado apenas para interpretação do item descrito.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO.

    CTRL+ N = Abre nova janela

    CTRL + T = Abre nova guia

    CTRL + SHIT + N = Abre janela de navegação anônima

  • VEJA PELO LADO BOM

    Bom que o cara não esquece 35° vez que repete a questão!!!!!

    CTRL+N= NOVA PAGINA CTRL+T= NOVA GUIA.

    Bons estudos.

  • CTRL + T = ABRE NOVA GUIA=ABA

    " + N = ABRE NOVA JANELA

  • CTRL + T = Abre nova TAba

    CTRL + N= abre nova JaNela

    rsrsrs memorizei assim

    "Só os fracos desistem, sem lutar"

    Deus no comando! avante....


ID
3394006
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Referente às noções de segurança e proteção: vírus, worms e derivados, julgue o item a seguir.

Na utilização de criptografias para redes sem fio, um dos tipos que pode ser usado é o WEP, que se utiliza de uma chave secreta compartilhada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo.

    Protocolos de segurança para redes sem fio

    WEP

    Wired Equivalent Privacy  (Privacidade equivalente aos fios) foi o primeiro protocolo de criptografia lançado para redes sem fio. O WEP é um sistema de criptografia adotado pelo padrão IEEE 802.11. Ele utiliza uma senha compartilhada para criptografar os dados e funciona de forma estática. Além de fornecer apenas um controle de acesso e de privacidade de dados na rede sem fio.

    WEP2 ou WPA

    Wi-fi Protected Access  (Wi-Fi de acesso protegidoé uma versão melhorada do WEP. Também é conhecido como TKIP (Temporal Key Integrity Protocol). O recurso surgiu em 2003 para aumentar a segurança do protocolo WEP. As principais mudanças foram no algorítimo de criptografia.

    WPA 2 ou 802.11i 

    O WPA2 é considerada a versão final o WPA. A principal diferença entre o WPA e o WPA2 é a forma com a qual ele criptografa os dados. Enquanto o WPA utiliza o TKIP como algoritmo de criptografia, o WPA2 utiliza o algoritmo AES (Advanced Encryption Standard). O algoritmo AES é consideravelmente mais pesado que o TKIP. Por conta disso, as placas mais antigas não suportam o WPA2, nem com um firmware atualizado.

    Fonte: site Techtudo

  • triplicada. alôoo QC!!!

    • WEP e WAP: USAM CRIPTOGRAFIA ASSIMÉTRICA (EX.: RC4)
    • WAP2: USAM CRIPTOGRAFIA SIMÉTRICA (EX.: AES)

ID
3394009
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Referente às noções de segurança e proteção: vírus, worms e derivados, julgue o item a seguir.


Umas das principais funcionalidades de um firewall é proteger uma rede local de ataques que são originados em redes internas, por exemplo, em uma intranet.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado.

    .

    Firewall: é um ponto entre duas ou mais redes, que pode ser um componente ou um conjunto de componentes, por onde passa todo o tráfego, permitindo que o controle, a autenticação e os registros de todo o tráfego sejam realizados. É como uma alfândega. Pode ser software, hardware ou uma combinação de ambos.

    .

    Protege contra tudo? Não. Há partições da rede que o firewall não consegue proteger, como ataques internos, bem como conexões que o firewall considerará seguras e o antivírus detectará como potencialmente danosas.

    Raphaela Bueno

  • Gabarito: Errado

    O Firewall, na verdade protege mais contra ataques externos, não sendo eficaz em ataques internos, por considerar estas possivelmente seguras!

  • VC SABIA QUA O FIREWALL PODE SER UM HARDWARE? VAMOS LA..

    Os firewalls em forma de hardware são equipamentos específicos para este fim e são mais comumente usados em aplicações empresariais. A vantagem de usar equipamentos desse tipo é que o hardware é dedicado em vez de compartilhar recursos com outros aplicativos. Dessa forma, o firewall pode ser capaz de tratar mais requisições e aplicar os filtros de maneira mais ágil.

  • estou vendo essa pergunta pela décima vez aqui no Qconcurso....

  • FIREWALL

    ➥ É um dispositivo de segurança da rede que monitora o tráfego de rede de entrada e saída e decide permitir ou bloquear tráfegos específicos de acordo com um conjunto definido de regras de segurança.

    ➥ Em outras palavras, um firewall pode ser conceituado como uma combinação de hardware e software que isola da Internet a rede interna de uma organização, permitindo o gerenciamento do fluxo de tráfego e dos recursos da rede e o controle - pelo administrador de rede - do acesso ao mundo externo.

    [...]

    ► CARACTERÍSTICAS:

    • Filtro de conexões;
    • Permite ou bloqueia o tráfego das portas TCP do computador;
    • Protege ou restringe o acesso aos dados armazenados em um PC;
    • Impede a passagem de vírus, worms ou cookies oriundos da internet;
    • Capaz de proteger o computador de ataques de crackers.

    [...]

    ► UTILIDADES:

    É utilizado para bloquear acessos a determinados sítios ou endereços;

    Usado para controlar os pacotes que entram e que saem da rede interna;

    Pode ser instalado tanto como software e hardware;

    • Como um software --> habilitado em cada computador da rede
    • Como um hardware --> Instalado na conexão da rede com a internet

    Aprovar pacotes de dados que atendem as exigências e bloquear os demais.

    [...]

    ► MODO DE FUNCIONAMENTO:

    • Utiliza filtro de endereçamento;
    • Utiliza criptografia e autenticação;
    • É dispensável o uso de equipamento de hardware na máquina.

    [...]

    ► O QUE ELE NÃO CONSEGUE FAZER:

    não estabelece política de comportamento; 

    ❌ não detecta sniffer (IDS que detecta sniffer);

    ❌ não bloqueia spam e nem e-mails indesejados;

    ❌ não faz varredura em anexo de e-mail;

    ❌ não impede que arquivos com vírus sejam abertos;

    ❌ não cria VPN; Nenhum firewall cria VPNs.

    ❌ não consegue evitar ataques de dentro da rede.

    ____________

    Fontes: cartilha.cert.br; Questões da CESPE; Colegas do QC.


ID
3394012
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A economia brasileira atravessou, durante os anos 1980, uma profunda crise, caracterizada por estagnação econômica e altas taxas de inflação. A esse respeito, julgue o item a seguir.

Entre 1981 e 1983, a diminuição no ritmo de crescimento foi atribuída ao esforço de ajustamento imposto pela crise da dívida.

Alternativas

ID
3394015
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A economia brasileira atravessou, durante os anos 1980, uma profunda crise, caracterizada por estagnação econômica e altas taxas de inflação. A esse respeito, julgue o item a seguir.


Entre 1984 e 1986, a balança comercial foi reequilibrada devido à valorização cambial.

Alternativas

ID
3394018
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A economia brasileira atravessou, durante os anos 1980, uma profunda crise, caracterizada por estagnação econômica e altas taxas de inflação. A esse respeito, julgue o item a seguir.


A partir de 1987, com o fracasso do Plano Cruzado e a moratória da dívida externa, a crise voltou a se manifestar.

Alternativas

ID
3394021
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A economia brasileira atravessou, durante os anos 1980, uma profunda crise, caracterizada por estagnação econômica e altas taxas de inflação. A esse respeito, julgue o item a seguir.


No início de 1985, quando se completou a transição democrática, o Brasil estava imerso em uma crise econômica de grandes proporções.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Após a decretação da moratória mexicana em 1982, o Brasil sentiu os efeitos da escassez de investimentos estrangeiros, e com isso cessou o modelo de crescimento com endividamento.

    Recorreu-se ao FMI e abaixamos a cabeça.. aceitamos as condições impostas...(redução de salários, redução de demanda agregada...), resultando em uma das piores recessões que o pais viveu.

    Então os milicos passaram a bola para um civil assumir o comando da nação tupiniquim.

    abs

    Boa sorte!


ID
3394024
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A economia brasileira atravessou, durante os anos 1980, uma profunda crise, caracterizada por estagnação econômica e altas taxas de inflação. A esse respeito, julgue o item a seguir.


A inflação já vinha sendo substancialmente reduzida desde meados da década de 70, sendo que essa tendência se acentuou a partir do início dos anos 1980.

Alternativas
Comentários
  • de 70 a 80 a inflação aumentou, começa a diminuir na década de 90 a 2000.


ID
3394027
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação aos Planos de Estabilização implementados na Economia Brasileira ao longo dos anos 1980, julgue o item a seguir.

Entre as principais medidas adotadas no Plano Cruzado, tem-se a substituição do Cruzeiro pelo Cruzado (Cz$), sendo 1 cruzado equivalente a 1.000 cruzeiros.

Alternativas

ID
3394030
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação aos Planos de Estabilização implementados na Economia Brasileira ao longo dos anos 1980, julgue o item a seguir.


O Plano Bresser visava atingir inflação zero.

Alternativas
Comentários
  • Reduzir e não atingir 0 de inflação .

    Cuidado as especificações nas questões.


ID
3394033
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação aos Planos de Estabilização implementados na Economia Brasileira ao longo dos anos 1980, julgue o item a seguir.


A reforma tributária foi uma das estratégias empregadas durante o Plano Bresser.

Alternativas
Comentários
  • A reforma Tributária ocorreu no PAEG quando foi criado o Novo Código Tributário Nacional. No PAEG, a ideia era realziar um ajuste fiscal, aumentando as receitas do governo e diminuindo seus gasto (política fiscal contracionista).


ID
3394036
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação aos Planos de Estabilização implementados na Economia Brasileira ao longo dos anos 1980, julgue o item a seguir.


A situação das contas externas do país consistiu em um fator para o declínio do Plano Cruzado.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    No cenário externo, foram acumulados déficits na balança comercial que consumiram as reservas

    internacionais do Brasil que, em 1987, fez igual o México havia feito a cinco anos atrás e decretou

    moratória de sua dívida externa (fonte Estratégia Concursos)

    P.S. Foi um fator de declínio para o Plano Cruzado mas não foi o único, e na minha opinião, outros fatores foram mais importantes.

    abs

    Boa sorte!!


ID
3394039
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação aos Planos de Estabilização implementados na Economia Brasileira ao longo dos anos 1980, julgue o item a seguir.


A política de Bresser Pereira foi denominada "política do feijão com arroz".

Alternativas
Comentários
  • A política do feijão com arroz é de Maílson da Nóbrega, propondo ajustes pontuais para evitar uma hiperinflação.

  • Errado

    Complementando:

    Mailson fez o básico para não errar.

    Mas errou... o resultado foi pior ...mas isso é outra historia.

    abs

    Boa sorte

  • • O Plano Bresser perdurou até novembro de 1987. Dessa data até janeiro de 1989, não

    vigorou, no Brasil, nenhum plano de estabilização econômica, muito devido à realiza-

    ção da Constituinte de 1988. Contudo, nesse intervalo, o então Ministro da Fazenda,

    Marcílio da Nóbrega, instituiu um “plano” 1 que ficou conhecido como “arroz com feijão”.

    O Ministro queria transmitir por meio desse “plano” que não adotaria nenhum tipo de

    medida heterodoxa (ex.: congelamento de preços, desindexação da economia etc.),

    fazendo apenas o básico, isto é, o “arroz com feijão”.

    – O “arroz com feição” consistiu basicamente em medidas ortodoxas, tais como o con-

    trole de gastos e o controle de reajuste de salários (arrocho salarial)

    Prof. Fabio Dáquilla - Gran Cursos


ID
3394042
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação aos Planos de Estabilização implementados na Economia Brasileira ao longo dos anos 1980, julgue o item a seguir.


O Plano Verão, lançado em 15 de janeiro de 1989, era um plano misto, com características heterodoxas e ortodoxas.

Alternativas
Comentários
  • Características heterodoxa (compatíveis com um diagnóstico de inflação inercial): congelamento de preços, corte nas cadernetas de poupança, nova moeda (Cruzado Novo), câmbio fixo.

    Características ortodoxas (compatíveis com um diagnóstico de inflação de demanda): políticas fiscal e monetária contracionistas.

  • Complementando, o Plano deu ênfase às medidas ortodoxas.

    Bons estudos.


ID
3394045
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma questão básica da macroeconomia é saber se as economias de mercado, quando estão operando a níveis diferentes do produto de pleno emprego, possuem mecanismos automáticos capazes de trazê-las de volta para o pleno emprego. A respeito da Teoria Keynesiana e Modelo IS/LM, julgue o item a seguir.

A Teoria Geral de Keynes pretendia demonstrar que as economias capitalistas poderiam permanecer em equilíbrio, com elevadas taxas de desemprego.

Alternativas

ID
3394048
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma questão básica da macroeconomia é saber se as economias de mercado, quando estão operando a níveis diferentes do produto de pleno emprego, possuem mecanismos automáticos capazes de trazê-las de volta para o pleno emprego. A respeito da Teoria Keynesiana e Modelo IS/LM, julgue o item a seguir.


A Teoria Keynesiana prerroga, entre outras questões, que ao governo caberia exclusivamente as funções de prover a paz e a justiça social, bem como as questões relacionadas ao ordenamento jurídico e à segurança nacional.

Alternativas

ID
3394051
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma questão básica da macroeconomia é saber se as economias de mercado, quando estão operando a níveis diferentes do produto de pleno emprego, possuem mecanismos automáticos capazes de trazê-las de volta para o pleno emprego. A respeito da Teoria Keynesiana e Modelo IS/LM, julgue o item a seguir.


As políticas monetária e fiscal, se usadas apropriadamente, podem contribuir para diminuir a amplitude dos ciclos, fazendo com que a trajetória do produto real seja mais suave, consequentemente mais próxima daquela do produto potencial.

Alternativas

ID
3394054
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma questão básica da macroeconomia é saber se as economias de mercado, quando estão operando a níveis diferentes do produto de pleno emprego, possuem mecanismos automáticos capazes de trazê-las de volta para o pleno emprego. A respeito da Teoria Keynesiana e Modelo IS/LM, julgue o item a seguir.


As curvas IS e LM são os lugares geométricos, no plano formado pelas variáveis taxa de câmbio e nível de renda real, dos pontos que asseguram equilíbrio nos mercados de bens e serviços e cambial, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • A curva IS reflete o mercado de bens e a LM o mercado monetário.

  • Errado

    A questão troca “taxa de juros” por “taxa de câmbio”, e “monetário” por “cambial”. Também a relação entre as variáveis, curvas e mercados também está invertida. 

    As curvas LM IS são os lugares geométricos, no plano formado pelas variáveis juros nível de renda, dos pontos que asseguram equilíbrio nos mercados monetário e de bens e serviços, respectivamente.

    Como o modelo supõe ausência de inflação, não é preciso especificar renda real ou nominal, que serão a mesma coisa. Mas se apenas falasse em renda real, a questão não estaria errada.

    Fonte: Professor Celso Natale (Estratégia Concursos)

  • IS -> BenS

    LM -> Monetário


ID
3394057
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma questão básica da macroeconomia é saber se as economias de mercado, quando estão operando a níveis diferentes do produto de pleno emprego, possuem mecanismos automáticos capazes de trazê-las de volta para o pleno emprego. A respeito da Teoria Keynesiana e Modelo IS/LM, julgue o item a seguir.


A curva de demanda agregada é o lugar geométrico no plano formado pelas variáveis nível de preços, ou de inflação, e nível de renda real, dos pontos que correspondem ao equilíbrio simultâneo nos mercados monetário e de bens e serviços.

Alternativas

ID
3394060
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma questão básica da macroeconomia é saber se as economias de mercado, quando estão operando a níveis diferentes do produto de pleno emprego, possuem mecanismos automáticos capazes de trazê-las de volta para o pleno emprego. A respeito da Teoria Keynesiana e Modelo IS/LM, julgue o item a seguir.


O equilíbrio de um mercado para um produto qualquer é determinado a partir da interseção jevoniana, pela interseção das duas lâminas da tesoura: a de demanda e a da oferta.

Alternativas
Comentários
  • O equilíbrio de um mercado para um produto qualquer é determinado a partir da

    interseção marshalliana, pela interseção das duas lâminas da tesoura: a de demanda e a da

    oferta.

    Fonte:http://www.fgv.br/professor/epge/fholanda/Arquivo/Macroeconomia.pdf

    (Fernando de Holanda Barbosa)

    Bons estudos.


ID
3394063
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em Microeconomia, no que concerne à Teoria do Consumidor, julgue o item a seguir.

Ao descrever as preferências de modo gráfico, tem-se as curvas de indiferença.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    De fato as curvas de indiferença são as representações gráficas das preferencias do consumidor.

    abs

    Boa sorte!


ID
3394066
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em Microeconomia, no que concerne à Teoria do Consumidor, julgue o item a seguir.


A suposição de que todas as cestas são pelo menos tão boas quanto elas mesmas, traduz-se no axioma da preferência completa.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Reflexiva: Todas as cestas são tão boas como elas mesmas. Isso equivale a dizer que nenhum consumidor estaria disposto a pagar mais por umas cesta de bens X igual a cesta Y de menor preço.

    Axioma Da Transitividade: o qual assinala que se uma combinação de bens Y é preferível a outra combinação X, e X, por sua vez, é preferível a Z, então, por transitividade, Y é preferível a Z. A violação (negação) deste axioma seria indicador de irracionalidade, ou uma situação de paradoxo, como acontece na prova desenvolvida por Maurice Allais (veja Paradoxo de Allais);

  • Axioma da completude: Para todo x e y ϵ X, temos x ≥ y ou y ≥ x. (ou ambos).Ou seja, prefere x a y ou y a x ou é indiferente.

  • Errado.

    Preferências Completas é uma das premissas da Teoria do Consumidor. Significa que o consumidor tem informações sobre todas as cestas, e então escolhe a melhor cesta de acordo com as informações que possui, fazendo uma comparação.


ID
3394069
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em Microeconomia, no que concerne à Teoria do Consumidor, julgue o item a seguir.


Dois bens são substitutos perfeitos quando o consumidor aceita substituir um pelo outro a uma taxa constante.

Alternativas
Comentários
  • Exato. A taxa marginal de substituição é constante.

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Celso Natale - Estratégia

    Dois bens são substitutos perfeitos quando o consumidor substitui um pelo outro a uma taxa constante. Nesse caso, o consumidor não se importa em diversificar ou especializar seu consumo. 

    Suponha que o consumidor considera os bens Coca-Cola e Pepsi substitutos perfeitos. Para ele, qualquer cesta com 10 desses bens será tão boa quanto a cesta A=(5,5). 

    Matematicamente falando, qualquer cesta em que q1+q2=10 ¬– ou seja, a quantidade do bem 1 mais quantidade do bem 2 seja igual a 10 – estará na mesma curva de indiferença que a cesta A.

     

    Então, se tivermos a cesta A=(5,5) e retirarmos uma unidade do bem 1, teremos de acrescentar uma unidade do bem 2 para manter o consumidor na mesma curva de indiferença, em B=(6,4). Dessa forma, a TMS será constante, em -1, durante toda a curva de indiferença.

  • Certo.

    No caso dos Bens Substitutos (quando dois bens são facilmente substituíveis um pelo outro), a Taxa Marginal de Substituição permanecerá constante.

    Ex: moedas de 5 e 10 centavos.


ID
3394072
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em Microeconomia, no que concerne à Teoria do Consumidor, julgue o item a seguir.


Preferências monotônicas implicam, no tocante à forma das curvas de indiferença, que elas tenham uma inclinação positiva.

Alternativas
Comentários
  • Preferências monotônicas implicam, no tocante à forma das curvas de indiferença, que elas tenham uma inclinação negativa.

  • Questão ERRADA.

    Monotonicidade de preferências: Destaca a premissa de que "mais é melhor".

    Implicam que as curvas de indiferença tenham, obrigatoriamente, inclinação negativa.

    Se mais é melhor, então ao reduzirmos o consumo de um bem, devemos, com certeza, aumentar o consumo de outro bem para que nos mantenhamos indiferentes entre duas cestas de consumo.


ID
3394075
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A condução da Política Monetária é um dos temas que envolvem a maior atenção de empresários, economistas e a sociedade como um todo. A esse respeito, julgue o item a seguir.

Coeteris paribus, elevadas taxas de juros diminuem a demanda e a atividade econômica, mas controlam a inflação.

Alternativas

ID
3394078
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A condução da Política Monetária é um dos temas que envolvem a maior atenção de empresários, economistas e a sociedade como um todo. A esse respeito, julgue o item a seguir.


A função básica do BACEN é ser o executor da política monetária, financeira e cambial do país, conforme diretrizes e normas estipuladas pela CVM.

Alternativas
Comentários
  • A função básica do BACEN é ser o executor da política monetária, financeira e cambial do país, conforme diretrizes e normas estipuladas pela CVM.

    Errado. CMN (Conselho Monetário Nacional) e não CVM


ID
3394081
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A condução da Política Monetária é um dos temas que envolvem a maior atenção de empresários, economistas e a sociedade como um todo. A esse respeito, julgue o item a seguir.


Com base nas funções do BACEN, é possível exemplificar um balancete sintético do Banco Central, em que, do lado do passivo, tem-se as fontes de financiamento (recursos) e, do lado do ativo, tem-se as aplicações realizadas.

Alternativas

ID
3394084
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A condução da Política Monetária é um dos temas que envolvem a maior atenção de empresários, economistas e a sociedade como um todo. A esse respeito, julgue o item a seguir.


Em alguns países, os bancos centrais utilizam-se do chamado redesconto seletivo para estimular determinados tipos de operações do sistema bancário.

Alternativas

ID
3394087
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A condução da Política Monetária é um dos temas que envolvem a maior atenção de empresários, economistas e a sociedade como um todo. A esse respeito, julgue o item a seguir.


Entre os instrumentos que são utilizados para se evitarem crises financeiras, destaca-se o seguro-depósito que permite ao BACEN regular o grau de liquidez do sistema econômico.

Alternativas

ID
3394090
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A condução da Política Monetária é um dos temas que envolvem a maior atenção de empresários, economistas e a sociedade como um todo. A esse respeito, julgue o item a seguir.


O risco-moral refere-se ao fato de os depositantes não fiscalizarem as instituições, aceitando que elas corram maiores riscos, desde que prometam maior retorno, pois seus recursos estariam garantidos; e do lado das instituições, ao fato delas buscarem maiores riscos, pois os depositantes aceitariam.

Alternativas
Comentários
  • ...O “risco moral ”, por sua vez, segundo ROTHSCHILD; STIGLITZ (1970) ,representa um problema

    de assimetria de informação que se manifesta após a transação ter ocorrido, ou seja, quando o

    emprestador corre o risco de o tomador se engajar em atividades indesejáveis, ou excessivamente

    arriscadas, reduzindo a probabilidade de recuperação de um empréstimo.

    Fonte: https://www.anpec.org.br/encontro/2013/files_I/i4-62830ee7f29f241eed5dee3729d8d663.pdf

    Bons estudos.

    .


ID
3394093
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A condução da Política Monetária é um dos temas que envolvem a maior atenção de empresários, economistas e a sociedade como um todo. A esse respeito, julgue o item a seguir.


A âncora monetária foi amplamente utilizada por diversos países que buscavam a estabilização, como o Brasil, a Argentina e o México.

Alternativas

ID
3394096
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

"A crise global de 2008 começou como costumam começar as crises financeiras em países ricos e foi causada pela desregulação dos mercados financeiros e pela especulação selvagem que essa desregulação permitiu". Acerca da temática crise global de 2008, julgue o item a seguir.


A quebra do Lehman Brothers é, efetivamente, o ponto nevrálgico de agravamento da crise financeira.

Alternativas

ID
3394099
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

"A crise global de 2008 começou como costumam começar as crises financeiras em países ricos e foi causada pela desregulação dos mercados financeiros e pela especulação selvagem que essa desregulação permitiu". Acerca da temática crise global de 2008, julgue o item a seguir.


Em setembro de 2008, diante do agravamento da crise, o Tesouro americano preparou um pacote no valor de US$ 700 bilhões para a compra dos ativos imobiliários ilíquidos (“podres”) dos bancos, com a intenção de sanear de vez seu sistema financeiro.

Alternativas

ID
3394102
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

"A crise global de 2008 começou como costumam começar as crises financeiras em países ricos e foi causada pela desregulação dos mercados financeiros e pela especulação selvagem que essa desregulação permitiu". Acerca da temática crise global de 2008, julgue o item a seguir.


As hipotecas subprime consistiam em empréstimos imobiliários concedidos a indivíduos com histórico de crédito regular.

Alternativas
Comentários
  • Histórico de crédito irregular, por isso o nome subprime.

  • Errado, pois:

    Subprime é uma modalidade de crédito de risco concedida a tomadores que não apresentam garantias suficientes para comprovar sua adimplência.

    Fonte: https://www.capitalresearch.com.br/blog/investimentos/subprime/

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Jetro Coutinho (Q970279)

    O mercado subprime é um mercado de pessoas que representam maior risco de inadimplência e, justamente por isso, a taxa de juros cobrada é maior, o que permite extrair deste mercado maiores ganhos. Diferentemente, o mercado prime é um mercado de pessoas com capacidade de pagamento de empréstimos/financiamento, o que diminui a atratividade para os emprestadores de dinheiro. Tomados pela possibilidade de altos ganhos no mercado subprime, houve aumento expressivo no crédito, até o sistema ruir, por não haver quem garantisse os empréstimos não quitados.

    ===

    TOME NOTA (!)

    • ⏩ Shadow banking é definido como sistema de intermediação de crédito que envolve atividades e entidades fora do sistema bancário tradicional. 
    • ⏩ O  Shadow  banking  é  um  fenômeno  do  mercado  financeiro  mundial  que  ganhou  destaque após a Crise do Subprime, em 2008. 
    • ⏩ São características de atividades de shadow banking: Transformação de liquidez, transferência imperfeita de risco de crédito e alavancagem.
    • ⏩ No  Brasil,  a  estimativa  de  shadow  banking  engloba  diversos  participantes  do  Sistema 
    • ⏩ Financeiro Nacional (SFN)  Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) - Fundos de investimento imobiliário (FII) - Corretoras de Câmbio - Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários. 


ID
3394105
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

"A crise global de 2008 começou como costumam começar as crises financeiras em países ricos e foi causada pela desregulação dos mercados financeiros e pela especulação selvagem que essa desregulação permitiu". Acerca da temática crise global de 2008, julgue o item a seguir.


Os bancos centrais das maiores economias mundiais atuaram comprando títulos públicos de bancos comerciais para ampliar, via multiplicador bancário, a liquidez da economia.

Alternativas
Comentários
  • Justamente o contrário, a emissão de títulos públicos que aumenta a liquidez da economia. A compra de títulos públicos pelo Banco Central reduz a base monetária.

  • Errado, mas cuidado com alguns comentários errados.

    1. Quando o governo compra títulos ele de fato AMPLIA a liquidez na economia (governo recebe o "papel" título e entrega dinheiro para o vendedor do título, que vai gastá-lo - todo o resto constante)
    2. Porém, a principal ferramenta de combate à crise de 2008 foi o quantitative easing. Grosso modo, é uma operação contábil dos bancos centrais que compra títulos podres dos bancos comerciais, mas NÃO TEM O OBJETIVO DE CRIAR LIQUIDEZ NA ECONOMIA, é só para "limpar" o sistema desses títulos podres. Só os EUA gastaram $4 trilhões de dólares nisso.

ID
3394108
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

"A crise global de 2008 começou como costumam começar as crises financeiras em países ricos e foi causada pela desregulação dos mercados financeiros e pela especulação selvagem que essa desregulação permitiu". Acerca da temática crise global de 2008, julgue o item a seguir.


O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, afirmou que o mundo precisava de uma nova arquitetura financeira internacional, ressaltando a necessidade de um novo Acordo de Bretton Woods.

Alternativas

ID
3394111
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A elaboração e a avaliação de projetos consistem em instrumentais que permitem aos agentes determinar como utilizar os recursos disponíveis da melhor forma possível. A esse respeito, julgue o item a seguir.

A avaliação social se diferencia da privada não nos procedimentos, mas nos elementos a serem considerados, a exemplo preços sociais, efeitos indiretos e externalidades.

Alternativas

ID
3394114
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A elaboração e a avaliação de projetos consistem em instrumentais que permitem aos agentes determinar como utilizar os recursos disponíveis da melhor forma possível. A esse respeito, julgue o item a seguir.


A respeito dos aspectos tributários dos projetos, tem-se que o Lease Back é uma modalidade do leasing operacional.

Alternativas

ID
3394117
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A elaboração e a avaliação de projetos consistem em instrumentais que permitem aos agentes determinar como utilizar os recursos disponíveis da melhor forma possível. A esse respeito, julgue o item a seguir.


Uma dificuldade importante para uma completa avaliação de benefícios e de custos de um recurso reside em que as cinco categorias básicas do valor econômico total apresentam diferentes graus de "tangibilidade" ou de facilidade de mensuração.

Alternativas

ID
3394120
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A elaboração e a avaliação de projetos consistem em instrumentais que permitem aos agentes determinar como utilizar os recursos disponíveis da melhor forma possível. A esse respeito, julgue o item a seguir.


A metodologia PERT-CPM de monitoramento de projetos permite o delineamento de um conjunto de tarefas ou atividades que devem ser executadas em uma ordem lógica, com definição de prazos e recursos, juntamente com a determinação do caminho crítico do projeto.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    PERT é um sistema lógico baseado em cinco elementos principais, a saber: uma rede básica, a alocação de recursos, as considerações de tempo e de espaço, a rede de caminhos e o caminho crítico. O PERT é um plano operacional que também permite acompanhar e avaliar o progresso dos programas e projetos em relação aos padrões de tempo predeterminados, constituindo também um esquema de controle e avaliação.

    Com o CPM PERT, é possível determinar melhor quanto tempo um projeto levará para ser finalizado e compreender melhor quais atividades precisam ser feitas, bem como em que ordem . O método também auxilia a direcionar melhor os recursos que serão utilizados.

  • O Pert (Programm Evaluation Review Technique) e o CPM (Critical Path Method) são técnicas de gerenciamento de projetos. 

    De acordo com Chiavenato, eles "são diagramas de flechas que identificam o caminho crítico estabelecendo uma relação direta entre os fatores de tempo e custo, indicando o “ótimo econômico” de um projeto. Esse “ótimo econômico” é alcançado por meio de uma determinada sequência das operações de um projeto que permita o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis em um prazo otimizado."

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014. (pág 439)

    GABARITO: CERTO.


ID
3394123
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A elaboração e a avaliação de projetos consistem em instrumentais que permitem aos agentes determinar como utilizar os recursos disponíveis da melhor forma possível. A esse respeito, julgue o item a seguir.


A análise de sensibilidade é utilizada para o caso em que alguns poucos componentes do fluxo de caixa estão sujeitos a certa margem de imprevisibilidade.

Alternativas

ID
3394126
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito das ações do Estado pró-inclusão no ensino superior, julgue o item a seguir.

No contexto brasileiro, mais especificamente, os desafios ligados à educação superior podem ser condensados na tríade expansão, qualidade e democratização.

Alternativas

ID
3394129
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito das ações do Estado pró-inclusão no ensino superior, julgue o item a seguir.


A garantia da isonomia no acesso e permanência na educação superior é obtida por meio do conceito de expansão.

Alternativas

ID
3394132
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito das ações do Estado pró-inclusão no ensino superior, julgue o item a seguir.


O Programa Universidade para Todos, criado por meio da Medida Provisória nº 213/2004, convertida na Lei nº 11.096/2005, tem como objetivo a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior, as quais recebem, em contrapartida, isenção de impostos federais.

Alternativas

ID
3394135
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito das ações do Estado pró-inclusão no ensino superior, julgue o item a seguir.


O Prouni demanda gastos diretos orçamentários para o Ministério da Educação.

Alternativas

ID
3394138
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O acesso às séries históricas de agregados econômicos é essencial para, entre outros objetivos, fundamentar o planejamento da formulação de políticas públicas. A esse respeito, julgue o item a seguir.

De acordo com o IBGE, a economia brasileira registrou crescimento de 1% em 2017, após dois anos de quedas consecutivas. O setor de Serviços foi o destaque em 2017, com avanço de 13%.

Alternativas

ID
3394141
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O acesso às séries históricas de agregados econômicos é essencial para, entre outros objetivos, fundamentar o planejamento da formulação de políticas públicas. A esse respeito, julgue o item a seguir.


De forma ainda mais intensa após 2008, como resposta aos efeitos da crise externa, verificou-se crescimento da participação do investimento público de 1,6%, em 2006, para 2,9%, em 2009, estimulando o investimento privado, evidente na elevação do investimento total no PIB, de 16,4%, em 2006, para 18,7%, em 2008, o que resultou em um aumento médio do produto de 5,1%, entre 2006-2008, superior à média de 3,4% dos três anos anteriores, 2003-2005, e, como resultado das políticas anticíclicas, no forte aumento do PIB em 2010, de 7,5%.

Alternativas

ID
3394144
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O acesso às séries históricas de agregados econômicos é essencial para, entre outros objetivos, fundamentar o planejamento da formulação de políticas públicas. A esse respeito, julgue o item a seguir.


No que concerne à extrema pobreza, entre 2014 e 2016, o aumento desse contingente foi de 93%, passando de 5,1 milhões para 10 milhões de pessoas. Em relação aos pobres, o patamar de 2016 – 21 milhões – é o equivalente ao de oito anos antes, em 2008, e cerca de 53% acima do menor nível alcançado no país, de 14 milhões, em 2014.

Alternativas

ID
3394147
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O acesso às séries históricas de agregados econômicos é essencial para, entre outros objetivos, fundamentar o planejamento da formulação de políticas públicas. A esse respeito, julgue o item a seguir.


Com a crise internacional de 2008, a valorização real do salário mínimo foi utilizada também como um instrumento de política anticíclica. Nesse contexto, a política de valorização do salário mínimo foi de fundamental importância, na medida da garantia do poder de compra da população mais pobre, contribuindo para sustentar a demanda.

Alternativas

ID
3394150
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Dentro da temática "Organismos Financeiros Internacionais", julgue o item a seguir.


A partir de 2001, aprofundou-se a crítica sobre o papel do FMI e do Banco Mundial, diante dos superávits em conta corrente e dos significativos volumes de reservas internacionais acumulados por algumas economias em desenvolvimento, como forma de blindagem contra as instabilidades sistêmicas.

Alternativas

ID
3394153
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Dentro da temática "Organismos Financeiros Internacionais", julgue o item a seguir.


O FMI, fundado em 1945, tem como principais funções promover o desenvolvimento sustentável das economias de países em desenvolvimento e contribuir para a redução da pobreza.

Alternativas
Comentários
  • Errado! Tem função de conceder empréstimos para países tanto desenvolvidos quanto sub.


ID
3394156
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Dentro da temática "Organismos Financeiros Internacionais", julgue o item a seguir.


A Corporação Interamericana de Investimentos (CII) é uma instituição afiliada ao BID, estabelecida em 1984, com o fim de promover o desenvolvimento econômico da África por meio de investimentos de capital, empréstimos e serviços de consultoria a empresas privadas de pequeno e médio porte da região.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    A Corporação Interamericana de Investimentos (CII) é uma organização multilateral. Iniciou suas operações em 1989, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico de seus países membros da América Latina e do Caribe, mediante o financiamento de empresas privadas.

    A CII leva a cabo sua missão mediante a concessão de finan- ciamento a projetos sob a forma de empréstimos diretos e investi- mentos de capital, linhas de crédito para intermediários financeiros locais e investimentos em fundos de investimento locais e regionais. Os principais clientes da CII são empresas pequenas e médias, em especial aquelas que encontram dificuldade para obter financiamento de outras fontes em termos razoáveis.

    Disponível em: <https://www.idbinvest.org/en/download/2944>


ID
3394159
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Dentro da temática "Organismos Financeiros Internacionais", julgue o item a seguir.


No âmbito da OMC, o Banco Central do Brasil atua nos temas referentes ao comércio de serviços financeiros que estão inseridos no Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços (GATS).

Alternativas