- ID
- 5433709
- Banca
- Instituto Consulplan
- Órgão
- Prefeitura de Colômbia - SP
- Ano
- 2021
- Provas
- Disciplina
- Matemática
- Assuntos
Sobre a crise na Argentina, que tem sido um assunto recorrente na mídia nacional e internacional, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A Argentina está atravessando uma crise econômica que já dura trinta anos.
( ) A Argentina possui altas reservas de dólares, o que faz com que a moeda torne suscetível a desvalorizações.
( ) Em 2003, a economia argentina entrou em um processo de estagnação, apresentando um crescimento econômico muito lento.
( ) A crise teve origem na década de 1990, quando iniciou o histórico déficit fiscal no país.
A sequência está correta em
O desenvolvimento sustentável é imprescindível para a manutenção do patrimônio genético e da biodiversidade brasileira. Sobre o bioma Mata Atlântica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O processo de devastação da Mata Atlântica tem contribuído para a perda da biodiversidade.
( ) O bioma Mata Atlântica é pouco ameaçado atualmente.
( ) A construção de cidades e a necessidade de terras para a agricultura também são responsáveis pela derrubada da mata original.
( ) A Mata Atlântica foi muito devastada devido às diversas formas de ocupação desta área.
A sequência está correta em
A Atenção Primária à Saúde (APS) é, geralmente, o primeiro ponto de contato, oferecendo atendimento abrangente, acessível e baseado na comunidade, que pode atender de 80% a 90% das necessidades de saúde de uma pessoa ao longo de sua vida. Em relação à Atenção Primária, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As Unidades Básicas de Saúde são as principais estruturas físicas da Atenção Básica, pois são instaladas próximas da vida dos usuários, executando um papel central na garantia de acesso a uma saúde de qualidade.
( ) É uma estratégia de organização da atenção à saúde voltada para responder, de forma regionalizada, contínua e sistematizada à maior parte das necessidades de saúde de uma população.
( ) A Atenção Primária à Saúde está bem posicionada para poder responder, de forma rápida, apenas às mudanças referentes à saúde de cada indivíduo, primando, assim, pelo atendimento exclusivo da saúde.
( ) Empoderar indivíduos, famílias e comunidades para otimizar sua saúde, como defensores de políticas que promovam e protejam a saúde e o bem-estar, como codesenvolvedores de serviços sociais e de saúde por meio de sua participação e como cuidadores de saúde de si mesmos e de outras pessoas.
A sequência está correta em
A perda de alimentos é uma questão importantíssima para a gestão de uma Unidade de Alimentação e Nutrição. Dessa maneira, a padronização de processos por meio da criação de rotinas e de procedimentos técnicos operacionais, de treinamento da equipe e de controle das atividades por meio de análises, deve ser levada em consideração para que perdas não ocorram durante o processamento. Para melhor atender a este planejamento, há ferramentas que podem auxiliar no processo de produção de refeições, como, por exemplo, fator de correção e de cocção. Sobre estes dois indicadores, analise as afirmativas a seguir.
I. O fator de correção é a razão entre o peso líquido e o peso bruto de um ingrediente, indicando a parte comestível do alimento. Pode ser utilizado como indicador no controle do desperdício porque define a quantidade de alimento a ser adquirida para determinada quantidade de refeições.
II. O fator de cocção é a relação entre a quantidade de alimento cozido, pronto para consumo, e a quantidade de alimento limpo e cru, obtido no pré-preparo. Esse fator está associado ao rendimento do alimento em determinada preparação.
III. Considerando que, no descascamento manual de 10 kg de batatas, se obtenha um fator de correção equivalente a 1.15; enquanto que no descascamento elétrico, com a mesma quantidade da hortaliça, se obtenha um fator de correção igual a 1.3; então, o descascamento manual deste produto será mais indicado que o elétrico.
Estão corretas as afirmativas
A avaliação nutricional no indivíduo adulto apresenta como objetivos a identificação de situações de risco ou de distúrbios nutricionais já estabelecidos, o estabelecimento das necessidades nutricionais individualizadas e da via mais adequada para a terapia nutricional, assim como a permissão da avaliação e o monitoramento da terapêutica proposta. Sobre a avaliação e o estado nutricional do indivíduo adulto, analise as afirmativas a seguir.
I. Um homem adulto apresenta taxa metabólica basal maior que uma mulher de mesmo peso e altura.
II. O local recomendado pela Organização Mundial da Saúde para medição da circunferência da cintura é o ponto médio entre a costela inferior e a crista ilíaca.
III. O Índice de Massa Corporal (IMC) não deve ser usado isoladamente para avaliar o estado nutricional, pois é um indicador pobre para avaliar a composição nutricional.
Estão corretas as afirmativas
O envelhecimento populacional é uma realidade mundial devido à transição demográfica que os países em desenvolvimento estão vivenciando. Torna-se imprescindível conhecer as características dos indivíduos idosos, assim como as condições de saúde com o objetivo de melhorar a sua qualidade nutricional. Em relação às alterações orgânicas, fisiológicas e metabólicas decorrentes do envelhecimento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Quanto à sensibilidade gustativa, especialmente, por gostos primários, é considerado o fator relevante, porque causa prejuízo para a alimentação adequada, devido à redução da ingestão alimentar.
( ) A ausência parcial ou total de dentes, ou o uso de próteses, a prevenção de doenças periodontais, de tumores e a ocorrência de xerostomia acarretam problemas de mastigação e de digestão dos alimentos. Esta situação faz com que estes indivíduos reduzam a ingestão de alimentos como carnes, frutas, verduras e legumes, principalmente sob a forma crua.
( ) A presença de disfagia implica riscos de aspiração de alimentos e má nutrição.
( ) O tempo de esvaziamento gástrico diminui, apresentando quase três vezes mais lento do que indivíduos jovens, tornando mais eficaz a digestão. Além disso, aumenta a sensação de saciedade, contribuindo para menor ingestão alimentar.
A sequência está correta em
O cardápio é a principal ferramenta de gestão dentro de uma Unidade de Alimentação e Nutrição e as fichas técnicas são a materialização desta ferramenta. Sobre as fichas técnicas, analise as afirmativas a seguir.
I. É um instrumento gerencial de apoio operacional, pelo qual se pode realizar: o levantamento dos custos, a ordenação do preparo e o cálculo do valor nutricional da preparação.
II. Permite a previsão adequada da mercadoria através das quantidades líquidas (quantidades compradas) e das quantidades brutas (quantidades requisitadas) de cada ingrediente.
III. Facilita o preparo; pouca necessidade de supervisão, além de racionalizar a produção com melhor administração de tempo criando rotinas de trabalho.
Estão corretas as afirmativas
A crescente valorização do setor de alimentação coletiva e a alta competitividade somadas à preocupação com a qualidade sanitária e nutricional dos alimentos alavancou a necessidade de que os estabelecimentos produtores de refeições busquem a melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Casos de doenças causadas por patógenos veiculados por alimentos ocorrem diariamente em todos os países. Doenças de origem alimentar são causadas principalmente pela ingestão de micro-organismos viáveis (infecção) ou toxinas que estes produzem (intoxicação) em quantidades suficientes para desenvolver a patologia. Os micro-organismos (protozoários, fungos, bactérias e vírus) são as principais causas de contaminação de alimentos. Sobre a microbiologia dos alimentos e contaminação alimentar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A maior parte das verduras possui pH mais alto do que as frutas e, por isso, são mais susceptíveis à degradação por bactérias do que por fungos.
( ) Os fatores que afetam o desenvolvimento bacteriano são divididos em dois grupos: parâmetros intrínsecos e extrínsecos. Atividade de água e nutrientes disponíveis são dois exemplos de fatores intrínsecos.
( ) A maioria dos micro-organismos dos alimentos utiliza, exclusivamente, açúcares e carboidratos complexos como fonte de energia.
( ) Um grupo de adolescentes apresentou vômito três horas após se alimentar em um restaurante. Eles foram para o hospital e, a partir dos questionamentos do médico, percebeu-se que o único alimento ingerido em comum foi o arroz. Sendo assim, o provável agente causador da doença transmitida pelo alimento foi Clostridium botulinum.
A sequência está correta em
Diabetes mellitus corresponde a um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia resultante de defeitos na secreção de insulina, na ação da insulina ou em ambas. Em relação às recomendações alimentares no diabetes mellitus, analise as afirmativas a seguir.
I. Em indivíduos diabéticos, as anormalidades do metabolismo de proteínas são, em geral, menos afetadas pela deficiência de insulina do que o metabolismo da glicose. Nos diabéticos tipo 2, observa-se que a manutenção crônica de hiperglicemia moderada pode contribuir para maior catabolismo proteico, sugerindo haver a necessidade de se aumentar o consumo de proteínas.
II. O objetivo primário no que se refere à gordura da dieta de indivíduos diabéticos é limitar a ingestão de gordura saturada e de colesterol, pois a gordura saturada é determinante no aumento do LDL-colesterol plasmático.
III. Os indivíduos com esta patologia devem ser motivados a escolher uma variedade de alimentos que contenham fibras, destacando as fibras insolúveis.
Estão corretas as afirmativas
Em relação ao texto lido, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) São Paulo é pioneira na implantação de regulamentações para ordenar a paisagem do município.
( ) A poluição visual está muito presente tanto nos grandes centros urbanos quanto nas pequenas cidades.
( ) O impacto da poluição visual provocada em épocas de eleições, com a distribuição dos santinhos, é irrelevante.
A sequência está correta em
A oração “Um prédio feito de vidro pode refletir a luz do sol, (...)” (3º§) contém uma locução verbal. Sobre essa locução, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O verbo flexionado é identificado como verbo auxiliar.
( ) O verbo flexionado é identificado como verbo principal.
( ) Ela é composta por um verbo principal em uma de suas formas nominais e um verbo flexionado.
A sequência está correta em
Sobre o substantivo “homem”, evidenciado no texto, analise as afirmativas a seguir.
I. O aumentativo é “homão”.
II. O diminutivo é “homúnculo”.
III. Classifica-se como derivado.
IV. Não forma nomes compostos.
Estão corretas apenas as afirmativas
Poluição visual: entenda seus impactos
Poluição visual é o excesso de elementos visuais criados pelo homem que são espalhados, geralmente, em grandes cidades e que promovem certo desconforto visual e espacial. Esse tipo de poluição pode ser causado por anúncios, propagandas, placas, postes, fios elétricos, lixo, torres de telefone, entre outros.
A poluição visual, que atua junto com a poluição luminosa, está muito presente nos grandes centros urbanos por conta da enorme quantidade de anúncios publicitários e sua não harmonia com o ambiente, desviando exageradamente a atenção dos habitantes.
Além dos danos estéticos, este tipo de poluição pode ser perigoso para motoristas e outras pessoas. Um prédio feito de vidro pode refletir a luz do sol, criando uma poluição visual que obstrui a visão de quem guia veículos nas vias. Também os anúncios publicitários situados perto de malhas viárias podem distrair os motoristas enquanto dirigem, causando acidentes.
Problemas como estresse e desconforto visual também estão relacionados com a poluição visual. Um estudo recente da Universidade A&M, do Texas, nos EUA, demonstrou como a poluição visual está relacionada a esses problemas. Depois de ter realizado situações estressantes, as pessoas estudadas utilizaram dois tipos de avenidas: uma em direção ao interior com poucos ou nenhum anúncio publicitário e a outra cheia de anúncios e demais elementos que são causas de poluição visual. Os níveis de estresse diminuíram rapidamente nos indivíduos que utilizaram o primeiro tipo de avenida, enquanto permaneceu alta naqueles que utilizaram o segundo tipo.
Outros danos negativos do excesso de anúncios publicitários são o incentivo ao consumo, que pode gerar problemas, como obesidade, tabagismo, alcoolismo e o aumento de geração de resíduos (seja por conta do anúncio em si ou do descarte dos produtos oferecidos pela publicidade). [...]
Aqui no Brasil é fácil perceber o impacto da poluição visual em épocas de eleições. Além do estresse e do incômodo gerados pela propaganda eleitoral, o peso ambiental da distribuição de panfletos com o número dos candidatos (o famoso “santinho”) é imenso. [...]
Para inibir ou controlar esse tipo de poluição, uma possibilidade é criação de leis regulamentando o uso de anúncios publicitários, que são os principais causadores desse tipo de dano. Em São Paulo e em algumas outras cidades, houve a implantação de regulamentações, que ordenam a paisagem do município e visam equilibrar os elementos que compõem a paisagem urbana, restringindo a publicidade externa como outdoors, faixas, cartazes e totens.
(Poluição visual: entenda seus impactos. Texto adaptado.
Disponível em: https://www.ecycle.com.br/2738-poluicao-visual.
Acesso em: 20/01/2019.)
Poluição visual: entenda seus impactos
Poluição visual é o excesso de elementos visuais criados pelo homem que são espalhados, geralmente, em grandes cidades e que promovem certo desconforto visual e espacial. Esse tipo de poluição pode ser causado por anúncios, propagandas, placas, postes, fios elétricos, lixo, torres de telefone, entre outros.
A poluição visual, que atua junto com a poluição luminosa, está muito presente nos grandes centros urbanos por conta da enorme quantidade de anúncios publicitários e sua não harmonia com o ambiente, desviando exageradamente a atenção dos habitantes.
Além dos danos estéticos, este tipo de poluição pode ser perigoso para motoristas e outras pessoas. Um prédio feito de vidro pode refletir a luz do sol, criando uma poluição visual que obstrui a visão de quem guia veículos nas vias. Também os anúncios publicitários situados perto de malhas viárias podem distrair os motoristas enquanto dirigem, causando acidentes.
Problemas como estresse e desconforto visual também estão relacionados com a poluição visual. Um estudo recente da Universidade A&M, do Texas, nos EUA, demonstrou como a poluição visual está relacionada a esses problemas. Depois de ter realizado situações estressantes, as pessoas estudadas utilizaram dois tipos de avenidas: uma em direção ao interior com poucos ou nenhum anúncio publicitário e a outra cheia de anúncios e demais elementos que são causas de poluição visual. Os níveis de estresse diminuíram rapidamente nos indivíduos que utilizaram o primeiro tipo de avenida, enquanto permaneceu alta naqueles que utilizaram o segundo tipo.
Outros danos negativos do excesso de anúncios publicitários são o incentivo ao consumo, que pode gerar problemas, como obesidade, tabagismo, alcoolismo e o aumento de geração de resíduos (seja por conta do anúncio em si ou do descarte dos produtos oferecidos pela publicidade). [...]
Aqui no Brasil é fácil perceber o impacto da poluição visual em épocas de eleições. Além do estresse e do incômodo gerados pela propaganda eleitoral, o peso ambiental da distribuição de panfletos com o número dos candidatos (o famoso “santinho”) é imenso. [...]
Para inibir ou controlar esse tipo de poluição, uma possibilidade é criação de leis regulamentando o uso de anúncios publicitários, que são os principais causadores desse tipo de dano. Em São Paulo e em algumas outras cidades, houve a implantação de regulamentações, que ordenam a paisagem do município e visam equilibrar os elementos que compõem a paisagem urbana, restringindo a publicidade externa como outdoors, faixas, cartazes e totens.
(Poluição visual: entenda seus impactos. Texto adaptado.
Disponível em: https://www.ecycle.com.br/2738-poluicao-visual.
Acesso em: 20/01/2019.)
Poluição visual: entenda seus impactos
Poluição visual é o excesso de elementos visuais criados pelo homem que são espalhados, geralmente, em grandes cidades e que promovem certo desconforto visual e espacial. Esse tipo de poluição pode ser causado por anúncios, propagandas, placas, postes, fios elétricos, lixo, torres de telefone, entre outros.
A poluição visual, que atua junto com a poluição luminosa, está muito presente nos grandes centros urbanos por conta da enorme quantidade de anúncios publicitários e sua não harmonia com o ambiente, desviando exageradamente a atenção dos habitantes.
Além dos danos estéticos, este tipo de poluição pode ser perigoso para motoristas e outras pessoas. Um prédio feito de vidro pode refletir a luz do sol, criando uma poluição visual que obstrui a visão de quem guia veículos nas vias. Também os anúncios publicitários situados perto de malhas viárias podem distrair os motoristas enquanto dirigem, causando acidentes.
Problemas como estresse e desconforto visual também estão relacionados com a poluição visual. Um estudo recente da Universidade A&M, do Texas, nos EUA, demonstrou como a poluição visual está relacionada a esses problemas. Depois de ter realizado situações estressantes, as pessoas estudadas utilizaram dois tipos de avenidas: uma em direção ao interior com poucos ou nenhum anúncio publicitário e a outra cheia de anúncios e demais elementos que são causas de poluição visual. Os níveis de estresse diminuíram rapidamente nos indivíduos que utilizaram o primeiro tipo de avenida, enquanto permaneceu alta naqueles que utilizaram o segundo tipo.
Outros danos negativos do excesso de anúncios publicitários são o incentivo ao consumo, que pode gerar problemas, como obesidade, tabagismo, alcoolismo e o aumento de geração de resíduos (seja por conta do anúncio em si ou do descarte dos produtos oferecidos pela publicidade). [...]
Aqui no Brasil é fácil perceber o impacto da poluição visual em épocas de eleições. Além do estresse e do incômodo gerados pela propaganda eleitoral, o peso ambiental da distribuição de panfletos com o número dos candidatos (o famoso “santinho”) é imenso. [...]
Para inibir ou controlar esse tipo de poluição, uma possibilidade é criação de leis regulamentando o uso de anúncios publicitários, que são os principais causadores desse tipo de dano. Em São Paulo e em algumas outras cidades, houve a implantação de regulamentações, que ordenam a paisagem do município e visam equilibrar os elementos que compõem a paisagem urbana, restringindo a publicidade externa como outdoors, faixas, cartazes e totens.
(Poluição visual: entenda seus impactos. Texto adaptado.
Disponível em: https://www.ecycle.com.br/2738-poluicao-visual.
Acesso em: 20/01/2019.)