SóProvas



Prova NC-UFPR - 2019 - Prefeitura de Curitiba - PR - Analista de Desenvolvimento Organizacional


ID
2965969
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Uma espécie comum na fauna das redes sociais é o comentarista que não se conforma com os gastos em ciência que não se revertem diretamente em descobertas classificadas como “úteis”. Por “úteis”, entenda a cura do câncer, a solução para a miséria na África ou algo do tipo. Esse leitor acha que não tem cabimento apontar antenas para o céu em busca de ETs enquanto os hospitais públicos do Rio não têm antibióticos.

      Logo de cara, o argumento não é tão ruim assim. Afinal, utilidade prática é um ótimo critério para investir dinheiro público. Pena que ele quase nunca foi adotado. Prova disso é que, de 1940 em diante, os EUA, sozinhos, gastaram pelo menos 5,48 trilhões de dólares em armamento nuclear. Isso foi só 7% do custo total da birra com a União Soviética. Também foi necessário projetar os mísseis e aviões que levariam essas bombas por aí, é claro. Cada unidade do bombardeiro “invisível” B-2 Spirit (que só foi terminado em 1997, anos após a queda do Muro de Berlim) saiu por 2,1 bilhões de dólares. […]

      Hoje, na feliz ausência de um conflito armado de grande escala, um dos jeitos mais fáceis de unir pessoas de diferentes especialidades é buscar alienígenas – ou tentar imaginar como eles seriam, uma área de pesquisa conhecida como astrobiologia.

      Fomentar um ambiente produtivo assim não é nem de longe tão caro quanto parece. Uma das pedras fundamentais da astrobiologia foi o telescópio Kepler, o caçador de exoplanetas da Nasa – que já encontrou bem mais de 3 mil mundos fora do Sistema Solar, vários com potencial para abrigar vida como a conhecemos (ou vida como não a conhecemos, que é justamente o foco da astrobiologia). Ele custou 550 milhões de dólares – um quarto do valor de um único B-2 Spirit. Questão de prioridades?

(Adaptado de: https://super.abril.com.br/opiniao/porque-procurar-ets-e-bom-para-a-ciencia-e-a-sociedade/) 

O autor emite sua opinião a partir de uma perspectiva:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ------> o autor utiliza uma perspectiva econômica, representado por dados numéricos: os EUA, sozinhos, gastaram pelo menos 5,48 trilhões de dólares em armamento nuclear. Isso foi só 7% do custo total da birra com a União Soviética/ ada unidade do bombardeiro “invisível” B-2 Spirit (que só foi terminado em 1997, anos após a queda do Muro de Berlim) saiu por 2,1 bilhões de dólares/  Ele custou 550 milhões de dólares.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Prova disso é que, de 1940 em diante, os EUA, sozinhos, gastaram pelo menos 5,48 trilhões de dólares em armamento nuclear. Isso foi só 7% do custo total da birra com a União Soviética. Também foi necessário projetar os mísseis e aviões que levariam essas bombas por aí, é claro. Cada unidade do bombardeiro “invisível” B-2 Spirit (que só foi terminado em 1997, anos após a queda do Muro de Berlim) saiu por 2,1 bilhões de dólares. […]

    GABARITO= D

  • GABARITO "D"

    Mais fácil que fazer pipoca!

    “Lembre sempre que a sua vontade de triunfar é mais importante do que qualquer outra coisa”.

    RUMO #PCPR

  • já respondi essa questão mais de 20 x entre simulados e QC kkk

  • Ele menciona diversas vezes, valores gastos. Deduzindo, assim, uma perspectiva econômica

  • O texto todo falando sobre dinheiro.

    Gabarito D.

  • Perceba que o enfoque do autor é $$$$$$$$$$$$$ , logo a perpectiva abordada com maior ÊNFASE é econômica.

    Gab letra D


ID
3022015
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em entrevista à Revista Veja, Claire Wardle, pesquisadora da Universidade de Harvard que lidera o First Draft, projeto de combate à desinformação na internet, fala sobre notícias falsas que circulam na internet. Quanto a um trecho dessa entrevista, numere a coluna da direita, relacionando as respostas com as respectivas perguntas.


1. Diz a máxima que não existe publicidade ruim. A verificação não pode acabar servindo como divulgação para informações deturpadas?

2. E qual é o ambiente em que essas habilidades deveriam ser ensinadas?

3. A senhora já afirmou que o WhatsApp está sob pressão no Brasil. Como lidar com a questão da poluição informativa na plataforma?

4. Qual foi o ponto de virada que fez o tema da desinformação se tornar tão central? 


( ) No Brasil, poderia haver uma telenovela com um enredo sobre isso. Deveríamos falar disso em Hollywood, nas escolas, nas casas de repouso, em todo lugar, porque todo mundo é afetado por isso.

( ) Há muita pesquisa acadêmica que sugere que dar oxigênio a um rumor é danoso. É preciso ter cuidado, porque um rumor sem amplificação não é problemático.

( ) Quando Duterte foi eleito, nas Filipinas, houve um questionamento sobre a desinformação no Facebook, mas poucos pesquisadores estavam examinando a questão de perto. Então Trump foi eleito e as pessoas passaram a se questionar do porquê de um resultado eleitoral tão surpreendente. Começaram a investigar, e encontraram, por exemplo, sites de notícias enganosas feitas por adolescentes macedônios.

( ) Precisamos pensar em um processo de dispersão de baixo para cima, achar influenciadores que tenham participação em muitos grupos de WhatsApp por todo o país. Precisamos mapear o país dessa maneira, de forma mais estratégica. 


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    2 - E qual é o ambiente em que essas habilidades deveriam ser ensinadas?

    R: DEVERIAM SER ENSINADAS [...] em Hollywood, nas escolas, nas casas de repouso, em todo lugar, porque todo mundo é afetado por isso.

    ------> ficamos em B e D, com a resposta a seguir achamos o gabarito da questão.

    3. A senhora já afirmou que o WhatsApp está sob pressão no Brasil. Como lidar com a questão da poluição informativa na plataforma?

    R: PARA LIDAR COM A QUESTÃO DA POLUIÇÃO INFORMATIVA NA PLATAFORMA Precisamos pensar em um processo de dispersão de baixo para cima, achar influenciadores que tenham participação em muitos grupos de WhatsApp por todo o país. Precisamos mapear o país dessa maneira, de forma mais estratégica.

    Força, guerreiros(as)!!

  • O sangue de jesus tem poder !!!

  • Quase meia hora pra resolver essa questão O_O

  • a chave para responder esse tipo de questão é encontrar ao menos duas respostas, pois normalmente o gabarito tem duas alternativas com a sequência de números muito parecidas, quando encontramos as duas respostas, conseguimos eliminar as outras opções. Garantindo dessa forma o gabarito. Tenho feito assim, e está dando certo.

  • 2. E qual é o ambiente em que essas habilidades deveriam ser ensinadas?

    No Brasil, poderia haver uma telenovela com um enredo sobre isso. Deveríamos falar disso em Hollywood, nas escolas, nas casas de repouso, em todo lugar, porque todo mundo é afetado por isso.

    Os ambientes a que a pergunta se refere são Hollywood, nas escolas, nas casas de repouso, em todo lugar.

     

    1. Diz a máxima que não existe publicidade ruim. A verificação não pode acabar servindo como divulgação para informações deturpadas?

    Há muita pesquisa acadêmica que sugere que dar oxigênio a um rumor é danoso. É preciso ter cuidado, porque um rumor sem amplificação não é problemático.

    A pesquisadora responde que é preciso ter cuidado para não usar a verificação como forma para aumentar a divulgação de informações deturpadas, pois dar oxigênio a um rumor é danoso.

     

    4. Qual foi o ponto de virada que fez o tema da desinformação se tornar tão central?

    Quando Duterte foi eleito, nas Filipinas, houve um questionamento sobre a desinformação no Facebook, mas poucos pesquisadores estavam examinando a questão de perto. Então Trump foi eleito e as pessoas passaram a se questionar do porquê de um resultado eleitoral tão surpreendente. Começaram a investigar, e encontraram, por exemplo, sites de notícias enganosas feitas por adolescentes macedônios.

    Pontos da virada: Trump foi eleito e as pessoas passaram a se questionar do porquê de um resultado eleitoral tão surpreendente.

    3. A senhora já afirmou que o WhatsApp está sob pressão no Brasil. Como lidar com a questão da poluição informativa na plataforma?

    Precisamos pensar em um processo de dispersão de baixo para cima, achar influenciadores que tenham participação em muitos grupos de WhatsApp por todo o país. Precisamos mapear o país dessa maneira, de forma mais estratégica.

    Na resposta a pesquisadora dá uma sugestão de como fazer para controlar a poluição informativa no whatsApp

  • Graças a Deus peguei as manhas de resolver esse tipo de questão, bizu: achem as perguntas menores que é mais fácil de ler e lembrar e encontrem a resposta delas, nesse caso a 2 e a 3
  • 2 minutos bem gastos


ID
3022018
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                          O aplauso de pé, por Ruy Castro


      Glenda Jackson, a atriz britânica, acaba de estrear com “Rei Lear” na Broadway. Ela é danada. Nos anos 90, trocou sua carreira no cinema e no teatro por uma cadeira no Parlamento, candidatou-se a prefeita de Londres pelos trabalhistas e foi cogitada para o cargo de ________. Voltou ao palco e, ________ tempos, foi homenageada numa cerimônia em que estavam presentes diversas categorias de cabeças coroadas. Quando seu nome foi anunciado e ela surgiu no palco, a ________ a aplaudiu de pé por longos minutos. Glenda esperou os aplausos silenciarem, sorriu e disse: “Em Londres, não aplaudimos de pé”.

      Aplausos, tudo bem – ela diria –, mas ________ de pé? Representar direito o papel é a obrigação do ator. O aplauso sentado é mais que suficiente.

      Sempre foi assim. Ao surgir no cinema, com filmes como “Delírios de Amor” (1969) e “Mulheres Apaixonadas” (1971), de Ken Russell, e “Domingo Maldito” (1971), de John Schlesinger, foi como se viesse de um planeta mais adulto que o nosso. De saída, ganhou dois Oscars – que aceitou, mas não foi receber. E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu seus ________ pelo que lhe renderiam em dinheiro, mas pelo que exigiriam dela como atriz. Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatro, sim.

      Se fosse uma atriz brasileira de teatro, Glenda Jackson teria de repetir todas as noites sua advertência sobre aplaudir de pé. No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas. Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo?

      Neste momento, haverá outra atriz no mundo disposta a encarar o papel de Rei Lear? É uma peça de três horas e meia e serão oito récitas por semana. Glenda está com 82 anos. Isto, sim, é caso para aplaudir de pé.

(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2019/04/o-aplauso-de-pe.shtml) 

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    1) foi cogitada para o cargo de PRIMEIRA-MINISTRA. --->Os compostos formados por um adjetivo (primeira) e um nome (ministra) são hifenizados.

    2) Voltou ao palco e, tempos → há tempo (tempo decorrido, tempo passado)

    3) a PLATEIA a aplaudiu de pé por longos minutos. ---> plateia ---> os ditongos abertos "ei", "oi" em palavras paroxítonas perderam o acento → jiboia, ideia, geleia, plateia, boia.

    4) mas POR QUE de pé? → "por que" equivale a "por qual motivo".

    5) escolheu seus PAPÉIS pelo → aqui temos uma oxítona terminada em ditongo e as oxítonas terminadas em ditongos continuam sendo acentuadas.

    Força, guerreiros(as)!!☻

  • Eliminar-se-iam três sem voltar ao texto. Plateia, papéis, primeira-ministra.

  • COMPOSTOS FORMADOS POR ADJETIVOS LEVAM HÍFEN, SABENDO ISSO JÁ DA PARA ELIMINAR AS LETRAS B e E.

    CASO HAJA DÚVIDAS NOS OUTROS COMPLEMENTOS, VAMOS OLHAR PARA A PALAVRA PAPÉIS, OXÍTONAS TERMINADAS EM DITONGO SÃO ACENTUADAS.. DIFERENTEMENTE DAS PAROXÍTONAS... CHEGANDO AO GABARITO DA LETRA A

    #PMBA2019

    FORÇA GUERREIROS

  • Dá para resolver sem nem voltar ao texto:

    Primeira-ministra: usa-se hífen nas palavras compostas em que os elementos formam uma unidade significativa;

    Há: indicando tempo decorrido (nesse precisaria voltar para entender o contexto);

    plateia: perdeu-se o acento os ditongos abertos -éi, ói, éu- em posição paroxítona;

    por que: indicando causa/motivo - por qual motivo/pelo qual (tb precisaria voltar ao texo);

    papéis: continuam acentuados as oxítonas terminadas em ditongo aberto -éi, ói, éu-

  • GAB: A

    1) PRIMEIRA-MINISTRA > Os compostos formados por um adjetivo (primeira) + nome (ministra) são hifenizados.

    2) HÁ tempos > "há" é utilizado para tempo decorrido.

    3) PLATEIA > os ditongos abertos "ei", "oi" em palavras paroxítonas perderam o acento, ex: jiboia, bocaiuva.

    4) POR QUE > "por que" equivale a "por qual motivo".

    5) PAPÉIS> Oxítona terminada em ditongo são acentuadas;

  • Compostos formados por adjetivo e nome são hifenizados!

    Gabarito:A

  • USO DOS PORQUE, POR QUE, PORQUÊ, POR QUÊ

    1) Porque --- equivale a pois, já que, visto que, uma vez que

    2) Por que -- existem duas regras:

    a) Quando poder ser subentendida as palavras motivo ou razão.

    b) Quando poder ser substituído -- pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais

    3) Porquê - é um substantivo e vem sempre precedido de artigo

    4) Por quê - subentender as palavras motivo ou razão, após o termo e houver uma pausa na ideia representada por pontuação.

  • Por que - Separado e sem acento: PERGUNTA.

    Por quê - Separado e com acento: PERGUNTA, MAS DEVE SER COLOCADO NO FIM DA FRASE.

    Porque - Junto e sem acento: RESPOSTA

    Porquê - Junto e com acento: SUBSTANTIVO.

    Há - indicativo de tempo.

    Plateia - Paroxítonas terminadas em ditongos abertos (ei, oi) e de forte pronúncia, não são acentuadas.

    Papéis - Oxítona terminada em ditongo seguido de S.

  • CUIDADO! Mesmo se houver alguma alternativa com regra que você desconheça, ainda assim preste atenção e elimine algumas alternativas.

    1.Com exceção dos verbos, a acentuação das demais palavras não são alteradas pelo contexto singular ou plural. Sendo assim, platéia está errado, pois se trata de uma paroxítona com ditongo aberto.

    2.Oxítonas com ditongo aberto são acentuadas, desse modo, papéis leva acento gráfico.

    Veja que só usando as regras de acentuação foi suficiente pra você ficar entre apenas duas alternativas, portanto não se desespere :)

  • 1) foi cogitada para o cargo de PRIMEIRA-MINISTRA. --->Os compostos formados por um adjetivo (primeira) e um nome (ministra) são hifenizados.

    2) Voltou ao palco e, HÁ tempos → há tempo (tempo decorrido, tempo passado)

    3) a PLATEIA a aplaudiu de pé por longos minutos. ---> plateia ---> os ditongos abertos "ei", "oi" em palavras paroxítonas perderam o acento → jiboia, ideia, geleia, plateia, boia.

    4) mas POR QUE de pé? → "por que" equivale a "por qual motivo".

    5) escolheu seus PAPÉIS pelo → aqui temos uma oxítona terminada em ditongo e as oxítonas terminadas em ditongos continuam sendo acentuadas.

  • Acertei sem precisar acessar ao texto associado. Apenas com regras de ortografia foi possível responder a questão.

  • R: Gabarito A

  • Macete decisivo: Comparei PLATEIA com COLMEIA e lembrei que os ditongos abertos em palavras paroxítonas perderam o acento.

  • gab A

    dava para matar somente pelo uso do ''por que'' (substituindo-o por '' por qual motivo'', preposição com pronome), e tb pelo uso do Há ou ''a''.

    Usamos Há para tempo decorrido no passado. ex: ele parou de estudar há anos.

    O ''a'' usamos para tempo futuro, ex: daqui a 2 anos saberei.

  • A primeira é uma palavra composta, uso do hífen obrigatório, segunda é tempo decorrido "há". Na terceira "plateia" não recebe acento pela nova regra ortográfica. Na quarta usa-se "por que" = Por qual. Na quinta usa-se papéis, oxítona terminada em ditongo aberto "éis".

    GAB: A

  • Daria para resolver a questão somente com o uso do "por que" , fica a dica:

    Perguntas = por que

    Respostas = porque

    Perguntas no fim das frase = por quê

    Substantivo = (o) porquê

    Bora estudar!!!

  • Perguntas = por que

    Respostas = porque

    Perguntas no fim das frase = por quê

    Substantivo = (o) porquê

  • ESSA QUESTÃO FOI BOA. DEU CERTO. BRASIL!!

  • o uso dos porquês me salvou nessa kkkk
  • A questão exige o conhecimento de norma culta da língua. Vejamos:

    Primeira-ministra⇢ Emprega-se o hífen nas palavras compostas por justaposição que não contêm formas de ligação e cujos elementos, de natureza nominal, adjetival, numeral ou verbal, constituem uma unidade sintagmática e semântica e mantêm acento próprio, podendo dar-se o caso de o primeiro elemento estar reduzido: ano-luz, arcebispo-bispo, arco-íris, decreto-lei, és-sueste, médico-cirurgião, rainha-cláudia, tenente-coronel, tio-avô, turma-piloto; alcaide-mor; amor-perfeito, guarda-noturno, mato-grossense, norte-americano, porto-alegrense, sul-africano; afro- -asiático, afro-luso-brasileiro, azul-escuro, luso-brasileiro, primeiro-ministro, primeiro-sargento, primo-infeção, segunda-feira; conta-gotas, finca-pé, guarda-chuva..

    Há tempos⇢ Para indicar tempo passado usa-se o verbo haver na terceira pessoa do singular. Para indicar tempo futuro usa-se o "a". Como a oração acima indica tempo passado, será usado o "há".

    Plateia⇢ O novo Acordo Ortográfico aboliu o acento agudo nos ditongos -ei/-oi abertos das palavras paroxítonas. Por isso, o correto é o uso da palavra "plateia" sem o acento ( pla- te- ia)

    Aplausos, tudo bem – ela diria –, mas por que de pé?Em perguntas diretas ou indiretas, o uso correto do porquê é separado e sem acento "por que".

    Papéis⇢ Continua acentuado os ditongos abertos das oxítonas. Por isso, "papéis" continua tendo acento (pa- péis).

    Portanto, a sequência correta ficou assim: primeira-ministra – há – plateia – por que – papéis.

    Referência bibliográfica: ROCHA LIMA, C. H. Gramática normativa da língua portuguesa. 49. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.

    Gabarito: A

  • A palavra "papéis" trata-se de um ditongo aberto que deve ser acentuado, ou seja, acentuam-se a sílaba tônica de uma oxítona ou no monossílabo tônico terminados em ÉI(S), ÓI(S), ÉU(S).

    OBS: Quando esses ditongoa abertos estão na sílaba tônica de uma paroxítona, NÃO MAIS APRESENTARÃO ACENTO. Ex: Ideia.

  • Questão boa e justa.


ID
3022021
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                          O aplauso de pé, por Ruy Castro


      Glenda Jackson, a atriz britânica, acaba de estrear com “Rei Lear” na Broadway. Ela é danada. Nos anos 90, trocou sua carreira no cinema e no teatro por uma cadeira no Parlamento, candidatou-se a prefeita de Londres pelos trabalhistas e foi cogitada para o cargo de ________. Voltou ao palco e, ________ tempos, foi homenageada numa cerimônia em que estavam presentes diversas categorias de cabeças coroadas. Quando seu nome foi anunciado e ela surgiu no palco, a ________ a aplaudiu de pé por longos minutos. Glenda esperou os aplausos silenciarem, sorriu e disse: “Em Londres, não aplaudimos de pé”.

      Aplausos, tudo bem – ela diria –, mas ________ de pé? Representar direito o papel é a obrigação do ator. O aplauso sentado é mais que suficiente.

      Sempre foi assim. Ao surgir no cinema, com filmes como “Delírios de Amor” (1969) e “Mulheres Apaixonadas” (1971), de Ken Russell, e “Domingo Maldito” (1971), de John Schlesinger, foi como se viesse de um planeta mais adulto que o nosso. De saída, ganhou dois Oscars – que aceitou, mas não foi receber. E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu seus ________ pelo que lhe renderiam em dinheiro, mas pelo que exigiriam dela como atriz. Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatro, sim.

      Se fosse uma atriz brasileira de teatro, Glenda Jackson teria de repetir todas as noites sua advertência sobre aplaudir de pé. No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas. Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo?

      Neste momento, haverá outra atriz no mundo disposta a encarar o papel de Rei Lear? É uma peça de três horas e meia e serão oito récitas por semana. Glenda está com 82 anos. Isto, sim, é caso para aplaudir de pé.

(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2019/04/o-aplauso-de-pe.shtml) 

No trecho “E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu [...]”, a expressão sublinhada estabelece uma relação de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     “E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu

    Outra caracteristica importante é o verbo no subjuntivo trazido junto com a conjunção concessiva.

    Concessivas: introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto

  • GABARITO: LETRA B

    E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu

    → temos em destaque uma conjunção subordinativa concessiva, podendo sr substituída por: ainda que, mesmo que, posto que, conquanto.

    Força, guerreiros(as)!! ☻

  • Gabarito B!

    Outro exemplo:

    Ele foi trabalhar, embora estivesse doente.

  • GAB B

    Idéia de contraste

  • E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu seus ________ pelo que lhe renderiam em dinheiro, mas pelo que exigiriam dela como atriz.

    da idéia de contrariedade , mesmo vindo de família pobre , não priorizou o dinheiro

    logo ideia de concessão.

  • Embora é uma conjunção subordinativa concessiva.

    Introduz uma ideia de contraste à oração principal.

    Pode ser substituída por:

    Conquanto;

    Posto que;

    Apesar de que;

    Ainda que.

  • Gabarito B

    “E, embora(entretanto) fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu [...]”

  • O macete é: Não tem macete. Tem que gravar as conjunções!!!! Se tiver gravado, não precisa nem ler o texto. Viu a conjunção, já marca.

  • CONCESSIVA

    embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, se bem que, por mais que, por menos que, apesar de que, nem que, que, conquanto

  • Gab b! concessivas.

    Ps. o ''não obstante'' pode ser concessiva ou adversativa. Dependerá de contexto. Fazer o teste por substituições , ex: trocar por ''mas'' (adversativa) ou por ''embora'' (concessiva)


ID
3022024
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                          O aplauso de pé, por Ruy Castro


      Glenda Jackson, a atriz britânica, acaba de estrear com “Rei Lear” na Broadway. Ela é danada. Nos anos 90, trocou sua carreira no cinema e no teatro por uma cadeira no Parlamento, candidatou-se a prefeita de Londres pelos trabalhistas e foi cogitada para o cargo de ________. Voltou ao palco e, ________ tempos, foi homenageada numa cerimônia em que estavam presentes diversas categorias de cabeças coroadas. Quando seu nome foi anunciado e ela surgiu no palco, a ________ a aplaudiu de pé por longos minutos. Glenda esperou os aplausos silenciarem, sorriu e disse: “Em Londres, não aplaudimos de pé”.

      Aplausos, tudo bem – ela diria –, mas ________ de pé? Representar direito o papel é a obrigação do ator. O aplauso sentado é mais que suficiente.

      Sempre foi assim. Ao surgir no cinema, com filmes como “Delírios de Amor” (1969) e “Mulheres Apaixonadas” (1971), de Ken Russell, e “Domingo Maldito” (1971), de John Schlesinger, foi como se viesse de um planeta mais adulto que o nosso. De saída, ganhou dois Oscars – que aceitou, mas não foi receber. E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu seus ________ pelo que lhe renderiam em dinheiro, mas pelo que exigiriam dela como atriz. Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatro, sim.

      Se fosse uma atriz brasileira de teatro, Glenda Jackson teria de repetir todas as noites sua advertência sobre aplaudir de pé. No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas. Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo?

      Neste momento, haverá outra atriz no mundo disposta a encarar o papel de Rei Lear? É uma peça de três horas e meia e serão oito récitas por semana. Glenda está com 82 anos. Isto, sim, é caso para aplaudir de pé.

(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2019/04/o-aplauso-de-pe.shtml) 

Em qual dos trechos a seguir a vírgula foi empregada para marcar a omissão do verbo?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatrosim”.

    → ocorreu o zeugma (omissão de um termo já dito anteriormente, no caso, foi omitido um verbo --- foi) O teatro FOI sim.

    Força, guerreiros(as)!! ☻

  • No final dos 45 do segundo tempo achei a vírgula escondida.

  • https://youtu.be/1a8nNL4L1A0

    Ainda não tinha visto esse tipo de questão

    Acertei essa questão através desse vídeo

  • GABARITO: E

    e) o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatrosim”.

    Existe a zeugma - omissão de um termo já dito anteriormente - o verbo omitido: (O teatro FOI sim).

  • GABARITO: E

    e) o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatrosim”.

    Existe a zeugma - omissão de um termo já dito anteriormente - o verbo omitido: (O teatro FOI sim).

  • GABARITO: E

    e) o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatrosim”.

    Existe a zeugma - omissão de um termo já dito anteriormente - o verbo omitido: (O teatro FOI sim).

  • Pra variar, não me atentei no enunciado que pediu o VERBO omisso.

    Marquei a A pela omissão da palavra TODOS.

    “[...] assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, TODOS começam a bater palmas”

  • Zeugma

  • Sem sombra de dúvidas, a alternativa correta é a letra E. Senão, vejamos:

    “[…] o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatro, sim”.

    Ao final da narrativa, ocorre a espécie de elipse, usado na omissão de mais de um termo de uma oração.

    EX.: Uns diziam que se matou, outros, que fora para o Acre. [= outros diziam que fora para o Acre.]

    Fonte: Cegalla, Domingos Paschoal.

  • O cinema nunca foi/ já o teatro foi.

  • "tenham gostado ou não tenham gostado"

    Aqui também não seria um caso de zeugma?

  • “[…] o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatro, foi sim”.

    GAB E


ID
3022027
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                          O aplauso de pé, por Ruy Castro


      Glenda Jackson, a atriz britânica, acaba de estrear com “Rei Lear” na Broadway. Ela é danada. Nos anos 90, trocou sua carreira no cinema e no teatro por uma cadeira no Parlamento, candidatou-se a prefeita de Londres pelos trabalhistas e foi cogitada para o cargo de ________. Voltou ao palco e, ________ tempos, foi homenageada numa cerimônia em que estavam presentes diversas categorias de cabeças coroadas. Quando seu nome foi anunciado e ela surgiu no palco, a ________ a aplaudiu de pé por longos minutos. Glenda esperou os aplausos silenciarem, sorriu e disse: “Em Londres, não aplaudimos de pé”.

      Aplausos, tudo bem – ela diria –, mas ________ de pé? Representar direito o papel é a obrigação do ator. O aplauso sentado é mais que suficiente.

      Sempre foi assim. Ao surgir no cinema, com filmes como “Delírios de Amor” (1969) e “Mulheres Apaixonadas” (1971), de Ken Russell, e “Domingo Maldito” (1971), de John Schlesinger, foi como se viesse de um planeta mais adulto que o nosso. De saída, ganhou dois Oscars – que aceitou, mas não foi receber. E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu seus ________ pelo que lhe renderiam em dinheiro, mas pelo que exigiriam dela como atriz. Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatro, sim.

      Se fosse uma atriz brasileira de teatro, Glenda Jackson teria de repetir todas as noites sua advertência sobre aplaudir de pé. No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas. Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo?

      Neste momento, haverá outra atriz no mundo disposta a encarar o papel de Rei Lear? É uma peça de três horas e meia e serão oito récitas por semana. Glenda está com 82 anos. Isto, sim, é caso para aplaudir de pé.

(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2019/04/o-aplauso-de-pe.shtml) 

Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:


1. No primeiro parágrafo, “cabeças coroadas” faz menção a diferentes títulos da nobreza.

2. No início do terceiro parágrafo, a expressão “sempre foi assim” retoma a ideia presente em “o aplauso sentado é mais que suficiente”.

3. No terceiro parágrafo, “de saída” significa que ela foi premiada com o Oscar só mais ao final da carreira.

4. No terceiro parágrafo, o autor fez uso de travessão em vez de vírgula para realçar um gesto importante no processo descritivo da personalidade da atriz.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "Categorias de cabeças coroadas" remete a diversas pessoas que receberam alguma premiação.

  • Gabarito''A''.

    O travessão [ — ] é um sinal de pontuação usado, maioritariamente, no início das falas no discurso direto. É também usado para substituir a vírgula ou os parênteses em orações intercaladas ou no destaque de alguma parte da frase.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • GABARITO ALTERNATIVA A

    1. No primeiro parágrafo, “cabeças coroadas” faz menção a diferentes títulos da nobreza.

    Errado. Na verdade, o termo “cabeças coroadas” faz menção a diversos artistas premiados que estavam presente na cerimônia.

    2. No início do terceiro parágrafo, a expressão “sempre foi assim” retoma a ideia presente em “o aplauso sentado é mais que suficiente”.

    Errado. Nota-se que a expressão retoma a ideia de que a boa representação de um ator é obrigação.

    3. No terceiro parágrafo, “de saída” significa que ela foi premiada com o Oscar só mais ao final da carreira.

    Errado. Ela foi premiada quando da exibição dos filmes em sua época.

    4. No terceiro parágrafo, o autor fez uso de travessão em vez de vírgula para realçar um gesto importante no processo descritivo da personalidade da atriz.

    Correto. O autor do texto utilizou o recurso do travessão para enfatizar a aceitação de Glenda ao Oscar e que não foi receber o seu prêmio.

    Adendo: Poderia ter sido utilizado a vírgula, mas para que o trecho ganhasse destaque na frase, o autor utilizou o travessão. 

  • 1. No primeiro parágrafo, “cabeças coroadas” faz menção a diferentes títulos da nobreza = FAZE MENÇÃO AS PESSOAS QUE GANHARIAM OS TÍTULOS. ERRADA.

    3. No terceiro parágrafo, “de saída” significa que ela foi premiada com o Oscar só mais ao final da carreira. DE SAÍDA NO CONTEXTO SIGNIFICA= GANHOU DE PRIMEIRA OS TÍTULOS. ERRADA

    4- No terceiro parágrafo, o autor fez uso de travessão em vez de vírgula para realçar um gesto importante no processo descritivo da personalidade da atriz. CORRETO.

    TRAVESSÕES UTILIZADO EM FALAS.

    GABARITO= A

    AVANTE

  • 2. No início do terceiro parágrafo, a expressão “sempre foi assim” retoma a ideia presente em “o aplauso sentado é mais que suficiente”.

    Ao meu ver, esse item encontra-se errado por mencionar que o trecho "sempre foi assim" retoma "aplauso sentado é mais que suficiente". Entendo que o trecho retoma a ideia da personalidade Glenda Jackso, que ela era danada... Ao observar o período que vem logo em seguida fico ainda mais convencido disso, veja:

    "Ao surgir no cinema, com filmes como “Delírios de Amor” (1969) e “Mulheres Apaixonadas” (1971), de Ken Russell, e “Domingo Maldito” (1971), de John Schlesinger, foi como se viesse de um planeta mais adulto que o nosso."

    at.te.

    Janilson

  • De saída???? Isso seria um regionalismo? De saída pra mim seria como algo que ocorreu no fim.

  • De saída, na minha opinião, equivale ao DE QUEBRA .Ou seja, além de atuar muito bem nos filmes citados a atriz levou de quebra dois Oscars.

  • Cara, não vejo sentido em "de saída" ser equivalente a "de primeira', acho que você forçou nessa justificativa aí, sinceramente,

  • Concordo com o janilson lima.

  • Opinião é que nem você sabe o que, temos que acertar, aceite!

  • 1. Errado. “Cabeças coroadas” faz menção a outros artistas premiados.

    2. Errado. O “sempre foi assim” (que seria melhor compreensível se viesse marcado por dois pontos – e não por ponto final) tem valor catafórico, ou seja, remete a algo que será dito posteriormente: à excelência em tudo o que fazia e às suas escolhas peculiares como artista (“nunca escolheu seus papeis pelo que lhe renderiam em dinheiro, mas pelo que exigiriam dela como atriz”).

    3. Errado. “De saída” quer dizer “assim que estreou”, ou seja, logo no início da carreira.

    4. Certo. ---> O travessão foi utilizado para marcar a introdução de uma oração subordinada adjetiva explicativa, a qual, como regra, deveria estar pontuada com vírgula. Entre outras funções, o travessão é utilizado, no lugar da vírgula, para realçar, dar ênfase à parte final de um enunciado ou a uma conclusão – caso, este, do trecho em análise, que põe em evidência a humildade de Glenda Jackson (que, embora tivesse ganhado e aceitado os dois Óscares, não foi recebê -los).

    GAB: A

    FORÇA, GUERREIROS!!

  • Eu interpretei "De saída" como sendo "logo de cara", na chegada, Tanto que antes desse trecho é mencionado a estréia dela no cinema. Estreiou e de saída já levou dois oscars, na largada!! esse é o sentido.

  • Repetindo um guerreiro: “O sangue de Jesus tem poder”.

    o Banquinha miserável

  • "Sempre foi assim" é sobre a personalidade e as atitudes da atriz, não tem nada a ver com os aplausos em pé. A expressão faz referência a fala dela.

ID
3022030
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                          O aplauso de pé, por Ruy Castro


      Glenda Jackson, a atriz britânica, acaba de estrear com “Rei Lear” na Broadway. Ela é danada. Nos anos 90, trocou sua carreira no cinema e no teatro por uma cadeira no Parlamento, candidatou-se a prefeita de Londres pelos trabalhistas e foi cogitada para o cargo de ________. Voltou ao palco e, ________ tempos, foi homenageada numa cerimônia em que estavam presentes diversas categorias de cabeças coroadas. Quando seu nome foi anunciado e ela surgiu no palco, a ________ a aplaudiu de pé por longos minutos. Glenda esperou os aplausos silenciarem, sorriu e disse: “Em Londres, não aplaudimos de pé”.

      Aplausos, tudo bem – ela diria –, mas ________ de pé? Representar direito o papel é a obrigação do ator. O aplauso sentado é mais que suficiente.

      Sempre foi assim. Ao surgir no cinema, com filmes como “Delírios de Amor” (1969) e “Mulheres Apaixonadas” (1971), de Ken Russell, e “Domingo Maldito” (1971), de John Schlesinger, foi como se viesse de um planeta mais adulto que o nosso. De saída, ganhou dois Oscars – que aceitou, mas não foi receber. E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu seus ________ pelo que lhe renderiam em dinheiro, mas pelo que exigiriam dela como atriz. Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatro, sim.

      Se fosse uma atriz brasileira de teatro, Glenda Jackson teria de repetir todas as noites sua advertência sobre aplaudir de pé. No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas. Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo?

      Neste momento, haverá outra atriz no mundo disposta a encarar o papel de Rei Lear? É uma peça de três horas e meia e serão oito récitas por semana. Glenda está com 82 anos. Isto, sim, é caso para aplaudir de pé.

(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2019/04/o-aplauso-de-pe.shtml) 

Com base no texto, é correto inferir que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Se fosse uma atriz brasileira de teatro, Glenda Jackson teria de repetir todas as noites sua advertência sobre aplaudir de pé. No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas. Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo?

    → o quê concluímos? No Brasil SEMPRE se aplaude de pé, logo se um espetáculo é bom ou ruim, o ato de aplaudir de pé não tem nenhum significado especial.

    Força, guerreiros(as)!! ☻

  • Gabarito''C''.

    Conclui-se do texto que aplaudir de pé, no Brasil, não tem significado especial essa análise ocorre de modo subjetivo=>A resposta está no primeiro parágrafo do texto.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas.

    Logo, não tem significado especial.

  • todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas.C

  • GABARITO C

    Se fosse uma atriz brasileira de teatro, Glenda Jackson teria de repetir todas as noites sua advertência sobre aplaudir de pé. No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas. Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo?

  • A questão é sobre compreensão textual. Vejamos:

    a) só tem sentido aplaudir de pé quando o público é qualificado.

    Incorreta. Aplaudir de pé não tem nada a ver com a qualificação do público e sim com o evento.

    b) o público de teatro londrino é mais exigente que o brasileiro.

    Incorreta. Não há essa comparação no texto.

    c) aplaudir de pé, no Brasil, não tem significado especial.

    Correta. Vejam o que diz o texto: No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas.

    d) os brasileiros que frequentam teatro não consideram que representar bem seja obrigação do ator.

    Incorreta. Não tem como inferir isso, pois o texto apenas fala que o brasileiro aplaude qualquer um e não o que a alternativa afirmou acima.

    e) o público brasileiro considera desrespeito ao trabalho do ator não o aplaudir de pé.

    Incorreta. Não é mencionado isso no texto, apenas que o brasileiro aplaude qualquer um mesmo sem gostar.

    GABARITO: C


ID
3022033
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                          O aplauso de pé, por Ruy Castro


      Glenda Jackson, a atriz britânica, acaba de estrear com “Rei Lear” na Broadway. Ela é danada. Nos anos 90, trocou sua carreira no cinema e no teatro por uma cadeira no Parlamento, candidatou-se a prefeita de Londres pelos trabalhistas e foi cogitada para o cargo de ________. Voltou ao palco e, ________ tempos, foi homenageada numa cerimônia em que estavam presentes diversas categorias de cabeças coroadas. Quando seu nome foi anunciado e ela surgiu no palco, a ________ a aplaudiu de pé por longos minutos. Glenda esperou os aplausos silenciarem, sorriu e disse: “Em Londres, não aplaudimos de pé”.

      Aplausos, tudo bem – ela diria –, mas ________ de pé? Representar direito o papel é a obrigação do ator. O aplauso sentado é mais que suficiente.

      Sempre foi assim. Ao surgir no cinema, com filmes como “Delírios de Amor” (1969) e “Mulheres Apaixonadas” (1971), de Ken Russell, e “Domingo Maldito” (1971), de John Schlesinger, foi como se viesse de um planeta mais adulto que o nosso. De saída, ganhou dois Oscars – que aceitou, mas não foi receber. E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu seus ________ pelo que lhe renderiam em dinheiro, mas pelo que exigiriam dela como atriz. Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatro, sim.

      Se fosse uma atriz brasileira de teatro, Glenda Jackson teria de repetir todas as noites sua advertência sobre aplaudir de pé. No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas. Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo?

      Neste momento, haverá outra atriz no mundo disposta a encarar o papel de Rei Lear? É uma peça de três horas e meia e serão oito récitas por semana. Glenda está com 82 anos. Isto, sim, é caso para aplaudir de pé.

(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2019/04/o-aplauso-de-pe.shtml) 

No trecho “Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes”, a oração grifada indica:

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda o assunto conjunções e queremos encontrar o valor que desempenha na oração.

    “Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes.

    A consequência do cinema nunca ter sido sua primeira opção foi:Ter feito poucos filmes.

    Temos uma oração subordinativa expressando valor consecutivo sobre a oração principal.

    GABARITO B

  • GABARITO: LETRA B

    → Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes.

    → Pelo cinema não ser a sua primeira opção → consequência → ele fez poucos filmes.

    → O joguinho do O FATO DE...FEZ QUE → O FATO DE (CAUSA) o cinema nunca ter sido sua primeira opção FEZ QUE (CONSEQUÊNCIA) tenha feito poucos filmes.

     

    Força, guerreiros(as)!! ☻

  • A CONSEQUÊNCIA DO CINEMA NUNCA TER SIDO........ É ISSO

    #PMBA2019

    FORÇA GUERREIROS

  • O fato de o cinema nunca ter sido sua primeira opção (CAUSA), fez com que tenha feito poucos filmes (CONSEQUÊNCIA).

  • Daí ter feito poucos filmes

    Em outras palavras: Por conta disso fez poucos filmes.

    Portanto, trata-se de uma consequência.

    Gabarito: B.

    Bons estudos.

  • Daí = Por isso... ideia de conclusão ou consequência

  • “Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, POR CONSEQUENCIA DISSO poucos filmes”

  • PC-PR 2021


ID
3022036
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a pontuação correta, conforme a língua padrão escrita.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A) Outra consequência é que a pirâmide etária brasileira seria invertida, ou seja, haveriamais idosos e menos jovens; processo que estamos atravessando para valer agora. → Errado, pois não se separa o complemento do verbo com pontuação.

    B) Outra consequência, é que a pirâmide etária brasileira seria invertida ou seja, haveria mais idosos, e menos jovens. Processo que estamos atravessando para valer, agora. → Errado, pois não se separa o sujeito do verbo com pontuação e ainda faltou a pontuação para isolar a expressão "ou seja".

    C) Outra consequência é que a pirâmide etária brasileira seria invertida. Ou seja haveria mais idosos e menos jovens, processo que estamos atravessando, para valer agora. → Errado, pois faltou a vírgula apos a expressão (ou seja).

    D) Outra consequência é que a pirâmide etária brasileira seria invertida, ou seja, haveria mais idosos e menos jovens – processo que estamos atravessando para valer agora.

    E) Outra consequência é que, a pirâmide etária brasileiraseria invertida, ou seja: haveria mais idosos, e menos jovens (processo que estamos atravessando para valer, agora). → Errado, pois não se separa o complemento do verbo com pontuação.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • GABARITO D

    #PMBA2019

    FORÇA GUERREIROS

  • Na letra A os dois pontos empregados depois do verbo é permitido sim quando sugerir uma enumeração.

    Mas nesse caso específico o erro está no nos ":" e no ";"

    "haveria: a) mais idosos e menos jovens; b) processo que estamos atravessando para valer agora."

    Ficaria errado pq sugere que o haveria "processo que..." quando o "processo" na verdade retoma aos termos anteriores.

  • Gab. D

    #CFOPM-BA 2019

    "Quando você arrumar briga no carnaval de Salvador, em 2020, eu estarei lá"

  • Uma dica: a UFPR adora usar travessão sem ser no discurso direto.

  • coloca essas questões facies para cargo na prefeitura no PC-PR vai pegar pesado

  • depois do bizu do bigode chinês que o arthur carvalho passou, não errei mais kkkkkkk obrigado arthurzão.

  • GABARITO LETRA D

    Com expressões explicativas, retificadores o uso da vírgula é obrigatório.

    -tendo isso em mente, sobraria apenas duas alternativas: a letra A e a D.


ID
3022042
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Uma espécie comum na fauna das redes sociais é o comentarista que não se conforma com os gastos em ciência que não se revertem diretamente em descobertas classificadas como “úteis”. Por “úteis”, entenda a cura do câncer, a solução para a miséria na África ou algo do tipo. Esse leitor acha que não tem cabimento apontar antenas para o céu em busca de ETs enquanto os hospitais públicos do Rio não têm antibióticos.

      Logo de cara, o argumento não é tão ruim assim. Afinal, utilidade prática é um ótimo critério para investir dinheiro público. Pena que ele quase nunca foi adotado. Prova disso é que, de 1940 em diante, os EUA, sozinhos, gastaram pelo menos 5,48 trilhões de dólares em armamento nuclear. Isso foi só 7% do custo total da birra com a União Soviética. Também foi necessário projetar os mísseis e aviões que levariam essas bombas por aí, é claro. Cada unidade do bombardeiro “invisível” B-2 Spirit (que só foi terminado em 1997, anos após a queda do Muro de Berlim) saiu por 2,1 bilhões de dólares. […]

      Hoje, na feliz ausência de um conflito armado de grande escala, um dos jeitos mais fáceis de unir pessoas de diferentes especialidades é buscar alienígenas – ou tentar imaginar como eles seriam, uma área de pesquisa conhecida como astrobiologia.

      Fomentar um ambiente produtivo assim não é nem de longe tão caro quanto parece. Uma das pedras fundamentais da astrobiologia foi o telescópio Kepler, o caçador de exoplanetas da Nasa – que já encontrou bem mais de 3 mil mundos fora do Sistema Solar, vários com potencial para abrigar vida como a conhecemos (ou vida como não a conhecemos, que é justamente o foco da astrobiologia). Ele custou 550 milhões de dólares – um quarto do valor de um único B-2 Spirit. Questão de prioridades?

(Adaptado de: https://super.abril.com.br/opiniao/porque-procurar-ets-e-bom-para-a-ciencia-e-a-sociedade/) 

Considere as seguintes estratégias discursivas:


1. demonstrar que o princípio da utilidade não costuma orientar a destinação de recursos econômicos.

2. demonstrar que pesquisas para encontrar alienígenas não só atendem o princípio da utilidade como envolvem menos recursos.

3. demonstrar que a utilidade não deve ser um critério para nortear a destinação de recursos para a pesquisa.


É/São estratégia(s) do autor para debater com os internautas identificados na primeira linha do texto:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: C

  • Considerando que é um artigo de opinião, utilidade prática se torna beeem ambíguo...

  • Logo de cara, o argumento não é tão ruim assim. Afinal, utilidade prática é um ótimo critério para investir dinheiro público. (III errada) Pena que ele quase nunca foi adotado. (I correta);

    Hoje, na feliz ausência de um conflito armado de grande escala, um dos jeitos mais fáceis de unir pessoas de diferentes especialidades é buscar alienígenas – ou tentar imaginar como eles seriam, uma área de pesquisa conhecida como astrobiologia. Fomentar um ambiente produtivo assim não é nem de longe tão caro quanto parece. (II correta);

  • Questão interessante.

    O examinador quer a alternativa em que o autor possa debater com os internautas que acham que os gastos com ciência são desperdícios de dinheiro.

    1. demonstrar que o princípio da utilidade não costuma orientar a destinação de recursos econômicos.

    Correta. De fato, aqui há a possibilidade de abir uma discussão de que se é, ou não, possível que o princípio da utilidade oriente a destinação de recursos.

    2. demonstrar que pesquisas para encontrar alienígenas não só atendem o princípio da utilidade como envolvem menos recursos.

    Correta. Neste trecho o autor abre campo para discussão sobre se é útil investir em pesquisas para encontrar alienígenas.

    3. demonstrar que a utilidade não deve ser um critério para nortear a destinação de recursos para a pesquisa.

    Errada. Nota-se que se trata de uma afirmação equivocada, que aliás, ambos (autor e internautas) concordam. Por isso, não abre margem para discussão.

    GABARITO ALTERNATIVA C

  • Primeira linha? Seria primeiro parágrafo.

  • Para confirmar a procedência do argumento 2 é necessário a leitura de todo o texto, porém o avaliador se limitou a primeira linha.

  • A)  Afinal, utilidade prática é um ótimo critério para investir dinheiro público. Pena que ele quase nunca foi adotado. 

    Correta.

    B) Fomentar um ambiente produtivo assim não é nem de longe tão caro quanto parece

    Correta

    C) Contradiz a letra A

    Errada

  • O autor não se limitou a primeira linha, mas ele se referiu aos internautas da primeira linha.

  • Não identifiquei esse segundo argumento no texto.. Mas vida que segue..

  • 1. demonstrar que o princípio da utilidade não costuma orientar a destinação de recursos econômicos.

    "Afinal, utilidade prática é um ótimo critério para investir dinheiro público. Pena que ele quase nunca foi adotado."

    2. demonstrar que pesquisas para encontrar alienígenas não só atendem o princípio da utilidade como envolvem menos recursos.

    "[...] um dos jeitos mais fáceis de unir pessoas de diferentes especialidades é buscar alienígenas [...]"

    "Fomentar um ambiente produtivo assim não é nem de longe tão caro quanto parece."

    (Adaptado de: https://super.abril.com.br/opiniao/porque-procurar-ets-e-bom-para-a-ciencia-e-a-sociedade/) 

    3. demonstrar que a utilidade não deve ser um critério para nortear a destinação de recursos para a pesquisa.

    Não há nenhum argumento no texto que permita inferir isso.

  • Vai você fazer uma questão da CESPE que pede para você se limitar à primeira linha, lendo o texto inteiro.

    Questão @#$!@ demais, eu considerei apenas a primeira linha, que daria alternativa B

  • ambiguidade, extrapolaçao....que canalhice de questao!

  • É/São estratégia(s) do autor para debater com os internautas, identificados na primeira linha do texto:

    Acho que a questão deveria por uma virgula após internautas, para dar um cunho explicativo ao trecho seguinte. Da forma que foi proposta deu a entender que a estratégia do autor se limitava na primeira linha.

  • Gustavo de Carvalho Pinheiro, no caso do segundo argumento... logo no início do texto o autor deixa evidente a diferença de princípio de utilidade para ele e para os "comentaristas das redes sociais" com um sutil tom de ironia que usa para classificar esses comentaristas e, o que é útil para eles

    2. demonstrar que pesquisas para encontrar alienígenas não só atendem o princípio da utilidade (evidenciado quando diz que "um telescópio encontrou bem mais de 3 mil mundos fora do sistema solar e que vários tem potencial de abrigar vida como conhecemos". isso me parece bem útil rsrsrs,) como envolvem menos recursos. (aqui ele faz uma referência comparando o valor do telescópio (550 milões) com o valor de um, ÚNICO, caça invisível (2,1 bilhões) que em tempos de paz não tem uma utilidade real)

    e ainda o uso do NÃO SÓ... COMO... traz o sentido de soma

    espero ter ajudado! também tenho dificuldades com essas questões e vasculho os comentários para tentar entender

    ps: outra coisa que ajuda nessas questões é ver o título do texto e onde foi publicado...

  • 2. demonstrar que pesquisas para encontrar alienígenas não só atendem o princípio da utilidade como envolvem menos recursos.

    "[...] um dos jeitos mais fáceis de unir pessoas de diferentes especialidades é buscar alienígenas [...]"

    ERREI por não achar util reunir pessoas de diferentes especialidades

    "Fomentar um ambiente produtivo assim não é nem de longe tão caro quanto parece."

  • O autor NÃO se limitou a primeira linha.

    Ele se referiu aos internautas da primeira linha.

  • GABARITO LETRA "C"

    Questão interessante e que requer do candidato MUITA ATENÇÃO!.

    1. demonstrar que o princípio da utilidade não costuma orientar a destinação de recursos econômicos.

    Correta.

    Afinal, utilidade prática é um ótimo critério para investir dinheiro público. Pena que ele quase nunca foi adotado. Prova disso é que, de 1940 em diante, os EUA, sozinhos, gastaram pelo menos 5,48 trilhões de dólares em armamento nuclear. Isso foi só 7% do custo total da birra com a União Soviética.

    2. demonstrar que pesquisas para encontrar alienígenas não só atendem o princípio da utilidade como envolvem menos recursos.

    Correta. 

    Hoje, na feliz ausência de um conflito armado de grande escala, um dos jeitos mais fáceis de unir pessoas de diferentes especialidades é buscar alienígenas – ou tentar imaginar como eles seriam, uma área de pesquisa conhecida como astrobiologia.

       Fomentar um ambiente produtivo assim não é nem de longe tão caro quanto parece. Uma das pedras fundamentais da astrobiologia foi o telescópio Kepler, o caçador de exoplanetas da Nasa – que já encontrou bem mais de 3 mil mundos fora do Sistema Solar, vários com potencial para abrigar vida como a conhecemos (ou vida como não a conhecemos, que é justamente o foco da astrobiologia). Ele custou 550 milhões de dólares – um quarto do valor de um único B-2 Spirit. Questão de prioridades?

    3. demonstrar que a utilidade não deve ser um critério para nortear a destinação de recursos para a pesquisa.

    Errada.

    Esse leitor acha que não tem cabimento apontar antenas para o céu em busca de ETs enquanto os hospitais públicos do Rio não têm antibióticos.

       Logo de cara, o argumento não é tão ruim assim. Afinal, utilidade prática é um ótimo critério para investir dinheiro público. Pena que ele quase nunca foi adotado.

  • Alternativa correta: LETRA C

    1. demonstrar que o princípio da utilidade não costuma orientar a destinação de recursos econômicos.

    Correta, pois no trecho " Logo de cara, o argumento não é tão ruim assim. Afinal, utilidade prática é um ótimo critério para investir dinheiro público. Pena que ele quase nunca foi adotado. Prova disso é que, de 1940 em diante, os EUA, sozinhos, gastaram pelo menos 5,48 trilhões de dólares em armamento nuclear. [...)" vai demonstrando que o princípio da utilidade não costuma ser usado

    2. demonstrar que pesquisas para encontrar alienígenas não só atendem o princípio da utilidade como envolvem menos recursos.

    Correta

    trecho que demostra o princípio da utilidade "Uma das pedras fundamentais da astrobiologia foi o telescópio Kepler, o caçador de exoplanetas da Nasa – que já encontrou bem mais de 3 mil mundos fora do Sistema Solar, vários com potencial para abrigar vida como a conhecemos (ou vida como não a conhecemos, que é justamente o foco da astrobiologia)."

    Entenda que o telescópio não é feito com a finalidade única de achar extraterrestres, mas sim explorar o universo que é imenso, isso traz informações para a ciência, o que tangencia o princípio da utilidade. (minha análise)

    Trecho que demostra envolver menos recursos: " Ele custou 550 milhões de dólares – um quarto do valor de um único B-2 Spirit. "

    3. demonstrar que a utilidade não deve ser um critério para nortear a destinação de recursos para a pesquisa.

    O trecho "Logo de cara, o argumento não é tão ruim assim. Afinal, utilidade prática é um ótimo critério para investir dinheiro público." refuta o argumento 3.

    Espero que tenha ajudado ;)

  • A questão é integralmente sobre compreensão textual. Vejamos:

    O enunciado nos deixa a informação que quer saber quais foram as estratégias usadas para debater com o internauta que aparece na primeira linha do texto.

    1. demonstrar que o princípio da utilidade não costuma orientar a destinação de recursos econômicos.

    Correta. Vejam que por meio dos 4 primeiros períodos do 2º parágrafo é mostrado exatamente a ideia que a utilidade não costuma orientar a destinação de recursos econômicos:

     Logo de cara, o argumento não é tão ruim assim. Afinal, utilidade prática é um ótimo critério para investir dinheiro público. Pena que ele quase nunca foi adotado. Prova disso é que, de 1940 em diante, os EUA, sozinhos, gastaram pelo menos 5,48 trilhões de dólares em armamento nuclear. Isso foi só 7% do custo total da birra com a União Soviética.

    2. demonstrar que pesquisas para encontrar alienígenas não só atendem o princípio da utilidade como envolvem menos recursos.

    Correta. O último parágrafo inteiro nos mostra que tem utilidade e que pesquisas para estudos de alienígenas não é tão caro. Vejam:

     Fomentar um ambiente produtivo assim não é nem de longe tão caro quanto parece. Uma das pedras fundamentais da astrobiologia foi o telescópio Kepler, o caçador de exoplanetas da Nasa – que já encontrou bem mais de 3 mil mundos fora do Sistema Solar, vários com potencial para abrigar vida como a conhecemos (ou vida como não a conhecemos, que é justamente o foco da astrobiologia). Ele custou 550 milhões de dólares – um quarto do valor de um único B-2 Spirit. Questão de prioridades?

    3. demonstrar que a utilidade não deve ser um critério para nortear a destinação de recursos para a pesquisa.

    Incorreta. Não, esse não é o objetivo e nem a intenção do texto. Isso é demonstrado nos 1º períodos do 2º parágrafo. Vejam:

     Logo de cara, o argumento não é tão ruim assim. Afinal, utilidade prática é um ótimo critério para investir dinheiro público.

    As assertivas 1 e 2 estão corretas.

    GABARITO: C

  • 1. demonstrar que o princípio da utilidade não costuma orientar a destinação de recursos econômicos.

    O autor citou vários exemplos onde a destinação dos recursos era absurdamente grande e não atendia o principio da utilidade.

    2. demonstrar que pesquisas para encontrar alienígenas não só atendem o princípio da utilidade como envolvem menos recursos.

    Quando ele fala: "um dos jeitos mais fáceis de unir pessoas de diferentes especialidades é buscar alienígenas", demonstra que atende o principio da utilidade.

    Quando ele fala: "Fomentar um ambiente produtivo assim não é nem de longe tão caro quanto parece" demonstra que envolve menos recursos.

    3. demonstrar que a utilidade não deve ser um critério para nortear a destinação de recursos para a pesquisa.

    Em nenhum momento é possível identificar isso no texto. Trata-se de uma extrapolação.

  • Falta de interpretação já começa no enunciado, é bizarro com interpretam errado e saem xingando a banca.

ID
3022045
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte trecho:


Há quem diga que um dos sonhos das mães que têm filhos homens é poder levá-los ao altar. Dona Zenaide, porém, talvez não __________. Internada na UTI do Hospital Santa Catarina com câncer no pulmão, ela __________ ausente da cerimônia em que o filho, Marcos Zimmermann, __________ a união com Jaqueline Sadzinski.

Mas Marcos não __________ admitir que no dia de seu casamento dona Zenaide não __________ ali.

E foi assim, como o apoio de médicos, enfermeiros, que ele começou a organizar uma logística para que a mãe pudesse participar do matrimônio, que ocorreu na Paróquia São Pedro Apóstolo, no Centro de Gaspar. Deu certo. Mesmo com dificuldades por conta das questões que envolvem a saúde da mulher de 59 anos, ela entrou na igreja empurrada pela filha, e ao lado do noivo, o filho.

(Disponível em:<https://www.nsctotal.com.br/noticias/com-apoio-de-medicos-mae-sai-da-uti-para-ir-ao-casamento-do-filho-em-gaspar> . Acesso em 25, mar. 2019)


Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima na ordem em que aparecem no texto.  

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → Dona Zenaide, porém, talvez não CONSEGUISSE.  → o "talvez" é a chave de ouro, indicando uma possibilidade:

    → correlação verbal que despenca nos concursos: Pretérito imperfeito do subjuntivo(CONSEGUISSE) + futuro do pretérito do indicativo.(FICARIA)

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Dona Zenaide está no campo da possibilidade

  • Gabarito: B

    Há quem diga que um dos sonhos das mães que têm filhos homens é poder levá-los ao altar. Dona Zenaide, porém, talvez não conseguisse. Internada na UTI do Hospital Santa Catarina com câncer no pulmão, ela ficaria ausente da cerimônia em que o filho, Marcos Zimmermann, celebraria a união com Jaqueline Sadzinski.

    Mas Marcos não poderia admitir que no dia de seu casamento dona Zenaide não estivesse ali.

  • essa correlação verbal é uma das mais cobradas em concursos.

    Pretérito Imperfeito do Subjuntivo + Futuro do Pretérito (simples ou composto) do Indicativo (Recorrente em Prova)

    Ex.: Se eu passasse por ela, apresentaria/teria apresentado a você.

  • dá uma vontade de mandar ir tomar no buraco negro quando erro uma questão assim.

  • Há quem diga que um dos sonhos das mães que têm filhos homens é poder FAZE-LOS SAIREM DE CASA CONCURSADOS. kkk

  • Dica do Professor do Estratégia, Felipe Lucas, para as correlações que mais caem em prova. Anotem, pois vale muito.

    Se eu pudesse, faria. ( Pretérito imperfeito do subjuntivo correlaciona com Futuro do pretérito do indicativo)

    Se eu puder, farei ( futuro do subjuntivo correlaciona com futuro do presente do indicativo)

    Caso eu possa, farei ( Presente do subjuntivo correlaciona com futuro do presente do indicativo )

  • Assim que vir o talvez e sabendo que a Correlação Verbal do Pretérito Imperfeito do Subjuntivo (SSE) é o Futuro do Pretérito do Indicativo (RIA), mata-se a questão tranquilamente.

    Gab.: B

  • Fiquei triste cm o texto :/

  • Errei porque fiquei com preguiça de ler o último parágrafo.

    Após errar e ficar p da cara o li, e tudo ficou mais claro.

    Na prova não da pra cometer esse tipo de erro nem de ter preguiça.

    Bons Estudos!!!

  • Há quem diga que um dos sonhos das mães que têm filhos homens é poder levá-los ao altar. Dona Zenaide, porém, talvez não __________. Internada na UTI do Hospital Santa Catarina com câncer no pulmão, ela __________ ausente da cerimônia em que o filho, Marcos Zimmermann, __________ a união com Jaqueline Sadzinski.

    Mas Marcos não __________ admitir que no dia de seu casamento dona Zenaide não __________ ali.

    E foi assim, como o apoio de médicos, enfermeiros, que ele começou a organizar uma logística para que a mãe pudesse participar do matrimônio, que ocorreu na Paróquia São Pedro Apóstolo, no Centro de Gaspar. Deu certo. Mesmo com dificuldades por conta das questões que envolvem a saúde da mulher de 59 anos, ela entrou na igreja empurrada pela filha, e ao lado do noivo, o filho.

    conseguisse – ficaria – celebraria – poderia – estivesse.

    ESSAS PALAVRAS MOSTRAM UMA POSSIBILIDADE:

    conseguisse – ficaria – celebraria – poderia – estivesse. = LOGO, PODE SER QUE ELA CONSIGA, LENDO O TEXTO PERCEBE QUE NO FINAL ELA CONSEGUE, PRONTO MATA A QUESTÃO.

    AVANTE

    GABARITO= B

  • A chave para essa questão é ler o texto inteiro primeiro e perceber que o casamento já ocorreu e a mãe conseguiu ir.

  • gab B.

    Modos verbais.

    INDICATIVO = fatos, e certezas.

    SUBJUNTIVO = Possibilidades.

  • A correlação verbal do SSERIA (Pretérito imperfeito do subjuntivo -SSE- correlaciona-se com Futuro do pretérito do indicativo -RIA))

  • Vem bem suave.

  • Gabarito letra B

     

    Conseguisse/ estivesse

    Pretérito Imperfeito do Subjuntivo

    No modo subjuntivo, o pretérito imperfeito é utilizado para expressar desejos e acontecimentos que são determinados por outros. Seu uso pode indicar uma ação do presente, do passado ou do futuro.

     

    Ficaria/celebraria/poderia

    O futuro do pretérito do indicativo se refere a um fato que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação passada. É utilizado para indicar uma ação que é consequente de outra, encontrando-se condicionada.

    Expressa também incerteza, surpresa e indignação. Confere um caráter mais polido a pedidos e afirmações.

  • Senhores, a resposta está no texto.

    "do matrimônio, que ocorreu na Paróquia São Pedro Apóstolo..."

    "... ela entrou na igreja empurrada pela filha, e ao lado do noivo, o filho."

    Se o matrimônio ocorreu e ela entrou, nada do que veio antes faz sentido que ocorra no futuro.

    Todas as assertivas, salvo a B, possuem algum verbo conjugado no futuro do presente.

    Ainda, todas possuem FICARÁ ou CELEBRARÁ como resposta. Experimentem fazer a troca e seguir na leitura e depois perceber que o evento já ocorreu. Não pode haver certeza (futuro do presente) na fala anterior.

  • Que lindo. Fiquei emocionada.

  • LETRA B

    B) conseguisse – ficaria – celebraria – poderia – estivesse.

    Todos estão no Pretérito Imperfeito.

  • QUE BANCA FDP VEI, TO CANSADO DE FAZER QUESTÕES DESSE TIPO E ME LASCAR KKK

  • GABARITO: LETRA B.

    Bastava saber a regência de um verbo e o resto você saberia. O verbo no caso é o TALVEZ.

    → Dona Zenaide, porém, talvez não CONSEGUISSE. → o "talvez" é a chave de ouro, indicando uma possibilidade:

  • apesar do barulho do meu vizinho atrapalhando minha concentração acertei a questão pqp

  • Futuro do pretérito combina com pretérito imperfeito do subjuntivo o qual ambos dão ideia de hipótese.

  • amigos !!!!

    Macete

    ordem cronológica dos tempos verbais

    passado presente futuro

    conseguisse – ficaria – celebraria – poderia – estivesse.

  • Ardida, heim...

  • Correlações Clássicas.

    Se eu Puder ... Farei

    Caso eu Possa ... Farei

    Se eu Pudesse ... Faria

    Obs: Da para utilizar em outros verbos que tenha a mesma terminação!

  • gab b

    Todos na relação futuro do pretérito indicativo (ria) com pretérito imperfeito subjuntivo (sse)

    conseguisse – ficaria – celebraria – poderia – estivesse.

    desejo bons estudos, pessoal =)

  • Deus é bom o tempo todo. O tempo todo Deus é bom!

    Força Guerreiros!!

  • A questão exige conhecimento sobre correlação verbal. Vejamos:

    Dona Zenaide, porém, talvez não conseguisse Internada na UTI do Hospital Santa Catarina com câncer no pulmão,

    Notem que o adjunto adverbial de dúvida nos mostra que estamos diante de uma situação hipotética e para essas ocasiões se usa o subjuntivo. O verbo da alternativa B, C, estão conjugados como pretérito imperfeito do modo subjuntivo e da alternativa A,D, E como futuro do pretérito do indicativo ( A e E) e pretérito perfeito do indicativo. Portanto, eliminamos essas alternativas com verbos que não apresentam hipótese.

    ela ficaria ausente da cerimônia em que o filho,

    O verbo que acompanha pretérito imperfeito do modo subjuntivo e é explorado por provas é futuro do pretérito do indicativo . Dessa forma, já eliminamos a alternativa C, pois o verbo ficar está no futuro do presente do indicativo.

    Marcos Zimmermann, celebraria a união com Jaqueline Sadzinski.

    Já sabemos o gabarito, agora é só preencher com os verbos que faz a casadinha de hipótese que é o futuro do pretérito do indicativo + pretérito imperfeito do modo subjuntivo.

    Mas Marcos não poderia admitir que no dia de seu casamento dona Zenaide não estivesse ali.

    futuro do pretérito do indicativo + pretérito imperfeito do modo subjuntivo respectivamente para fechar todo o contexto de hipótese.

    A sequência ficou assim: conseguisse – ficaria – celebraria – poderia – estivesse

    GABARITO: B

  • Que Deus abençoe essa guerreira que é a dona Zenaide, amém!

  • Na linguagem culta formal, deve-se respeitar a correspondência temporal, combinando o pretérito imperfeito do subjuntivo com o futuro do pretérito do indicativo.

    Se Pedro fosse competente, a empresa o contrataria ( certo)

    Se Pedro fosse competente a empresa o contratava (errado)

    ++

    Deve-se usar ´´havia´´ (= fazia) e não ´´há´´ em frases do tipo:

    A quadrilha roubava carros havia muitos anos.

    roubava = pretérito imperfeito do indicativo

    havia = pretérito inperfeito do indicativo

    há = presente do indicativo

    O casal se mudara para Curitiba havia pouco tempo.

    F: Cegalla

  • SEMPRE abra os olhos quando tiver SSE e RIA, são um casal chiclete...


ID
3022048
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte início de um texto adaptado da Folha de S. Paulo (03/2019):


Como tratar o refluxo?


O refluxo acomete entre 10% e 20% da população e costuma estar relacionado a histórico familiar, obesidade, idade, tabagismo e alimentação.


Numere os parênteses a seguir, identificando a ordem das ideias que dão sequência lógica ao trecho acima.

( ) Também deve-se evitar comer e deitar em seguida. O ideal é dormir somente duas ou três horas após a última refeição, segundo Eduardo Antônio André, diretor da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

( ) A doença e seus sintomas, como azia e regurgitação – além de asma, rouquidão, tosse, mau hálito e erosão de dente em alguns casos –, ocorre quando o líquido do estômago retorna para o esôfago e irrita suas paredes.

( ) Para casos crônicos, podem ser usados medicamentos. A última opção, e somente para alguns casos, é cirúrgica, mas ela tem efeito limitado a longo prazo, além da possibilidade de complicações no pós-operatório.

( ) “Doença do refluxo é doença boa para saúde”, diz André, brincando por conta do problema exigir hábitos saudáveis para o seu controle. “Não pode comer muito, não pode deitar depois de comer, precisa perder peso”.

( ) A primeira medida para cuidar do problema são alterações no estilo de vida, com controle na ingestão de café, álcool e gorduras, alimentos que podem facilitar o refluxo. Não é necessário cortar alimentos, mas vale evitar comê-los como se não houvesse amanhã.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

    Acredito que seja uma questão de coesão e coerência textual.

    Respondi baseada na lógica do texto: o autor apresenta a tese, a explica e a defende.

    Atenção aos conectivos!!!

    O refluxo acomete entre 10% e 20% da população e costuma estar relacionado a histórico familiar, obesidade, idade, tabagismo e alimentação.

    A doença e seus sintomas, como azia e regurgitação – além de asma, rouquidão, tosse, mau hálito e erosão de dente em alguns casos –, ocorre quando o líquido do estômago retorna para o esôfago e irrita suas paredes.

    A primeira medida para cuidar do problema são alterações no estilo de vida, com controle na ingestão de café, álcool e gorduras, alimentos que podem facilitar o refluxo. Não é necessário cortar alimentos, mas vale evitar comê-los como se não houvesse amanhã.

    Também deve-se evitar comer e deitar em seguida. O ideal é dormir somente duas ou três horas após a última refeição, segundo Eduardo Antônio André, diretor da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

    “Doença do refluxo é doença boa para saúde”, diz André, brincando por conta do problema exigir hábitos saudáveis para o seu controle. “Não pode comer muito, não pode deitar depois de comer, precisa perder peso”.

    Para casos crônicos, podem ser usados medicamentos. A última opção, e somente para alguns casos, é cirúrgica, mas ela tem efeito limitado a longo prazo, além da possibilidade de complicações no pós-operatório.

  • Está de sacanagem!

    Explicação da doença, como tratar, como evitar. kkkkk

  • Eu queria entender como é que se consegue responder uma pergunta como essa? Alguma técnica?

  • O sangue de Jesus tem poder!!!!

  • pelo que entendi era pra construir um texto... e errei.

  • NESSE TIPO DE QUESTÃO A ATENÇÃO DEVE SER REDOBRADA. SEMPRE RESPONDER POR ELIMINAÇÃO.

    ( ) Também deve-se evitar comer e deitar em seguida. O ideal é dormir somente duas ou três horas após a última refeição, segundo Eduardo Antônio André, diretor da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

    ( ) A doença e seus sintomas, como azia e regurgitação – além de asma, rouquidão, tosse, mau hálito e erosão de dente em alguns casos –, ocorre quando o líquido do estômago retorna para o esôfago e irrita suas paredes. REPARE QUE AQUI É UMA INTRODUÇÃO DO QUE FOI DITO NO PERÍODO. JÁ SABEMOS QUE É A PRIMEIRA E COM ISSO ELIMINAMOS A B C

    ( ) Para casos crônicos, podem ser usados medicamentos. A última opção, e somente para alguns casos, é cirúrgica, mas ela tem efeito limitado a longo prazo, além da possibilidade de complicações no pós-operatório.

    ( ) “Doença do refluxo é doença boa para saúde”, diz André, brincando por conta do problema exigir hábitos saudáveis para o seu controle. “Não pode comer muito, não pode deitar depois de comer, precisa perder peso”.

    ( ) A primeira medida para cuidar do problema são alterações no estilo de vida, com controle na ingestão de café, álcool e gorduras, alimentos que podem facilitar o refluxo. Não é necessário cortar alimentos, mas vale evitar comê-los como se não houvesse amanhã. ESSA, QUE É A SEGUNDA, TEM RELAÇÃO COM A OUTRA QUE ESTÁ EM VERDE. SÓ OBSERVAR O QUE DEVE SER FEITO PARA EVITAR OU CUIDAR DO REFLUXO. COM ISSO ACHAMOS A RESPOSTA.

  • eu ainda cheguei a sequencia> 3 – 4 – 5 – 1 – 2, que nem sequer existe e está mais proximo até que de outras, ou seja, nem matematicamente mais proximo de outras mais longe segundo o calculo do elaborador, eu acertaria, kkk.

    Na vida, as vezes é isso, agora entendo: nem sempre o que está perto é o que está longe, porém não entendo como uma alteração dessa muda a vida do cidadão, kkkkkkk. Obrigado banca examinadora, por me faze continuar desempregado.

  • CRI,CRI,CRIIIIIIIIIIII.

  • sem entender até agora...

    mesmo olhando para o gabarito,

    somente na sorte mesmo

  • kkkkkkkk eu não entendi o que a questão queria, depois de muito pensar, acho que ela queria que reconstruíssemos o texto com as alternativas kkk

  • Uma dica, que para mim fez sentido, quando a reportagem cita pela primeira vez um entrevistado, é preciso colocar o nome dele. Por isso, com certeza, a citação que apresenta "Eduardo Antônio André, diretor da Federação Brasileira de Gastroenterologia" precisa vir antes no texto da parte que fala - “Doença do refluxo é doença boa para saúde”, diz André.

  • Essa banca usa sempre textos dos sites uol e folha de são paulo, na sua maioria são textos péssimos de difícil compreensão. Daí dão o gabarito no cara e coroa, aff.

  • Respondi utilizando a lógica entre os primeiros e os últimos parênteses:

    ( ) Também deve-se evitar comer e deitar em seguida. O ideal é dormir somente duas ou três horas após a última refeição, segundo Eduardo Antônio André, diretor da Federação Brasileira de Gastroenterologia. - Como essa é a segunda medida, deve receber um número maior do que a primeira medida.

    ( ) ...

    ( ) ...

    ( ) ...

    ( ) A primeira medida para cuidar do problema são alterações no estilo de vida, com controle na ingestão de café, álcool e gorduras, alimentos que podem facilitar o refluxo. Não é necessário cortar alimentos, mas vale evitar comê-los como se não houvesse amanhã. - Como essa é a primeira medida, deve receber um número menor do que a segunda medida.

    Então, busquei nas alternativas alguma que trouxesse o primeiro número maior (e imediatamente seguinte) do que o último: 3 - - - 2

  • Questão feita pelos estudantes de química
  • https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2019/03/como-tratar-o-refluxo.shtml

  • Gabarito letra E, Pessoal!

  • Banca inventando moda....

  • GABARITO= E

    ESSAS QUESTÕES SÃO DESNECESSÁRIAS E SEM GRAÇA.

    AVANTE

  • Resolver essas questões não é bem uma questão de sorte.

    Todo texto tem uma certa "hierarquia", tem uma lógica de desenvolvimento textual.

    Sempre que vou resolver questões assim eu busco por trechos que são continuação um do outro vide o (2) e o (3)

    O 3 começa com da seguinte forma: também deve-se evitar......

    O trecho anterior a ele, por óbvio deve estar falando de algo que deve ser evitado, certo? Olhe o que fala o trecho (2):

    A primeira medida para cuidar do problema são alterações no estilo de vida, com controle na ingestão de café, álcool e gorduras, alimentos que podem facilitar o refluxo. Não é necessário cortar alimentos, mas vale evitar comê-los como se não houvesse amanhã.

    Dessa forma, cabe analisar onde esses trechos, nas afirmativas, são complementares um do outro, ou seja, onde preenchendo as lacunas eles ficam em ordem. Que vem a ser a letra E.

  • Trata-se de questão de coesão/construção textual.

    Grande problema é o tempo que se leva para fazer uma questão assim. Tempo vale ouro em concurso!

  • Tentei responder perguntas dos anunciados com os próprios anunciados

    O refluxo acomete entre 10% e 20% da população e costuma estar relacionado a histórico familiar, obesidade, idade, tabagismo e alimentação.

    A doença e seus sintomas, como azia e regurgitação – além de asma, rouquidão, tosse, mau hálito e erosão de dente em alguns casos –, ocorre quando o líquido do estômago retorna para o esôfago e irrita suas paredes.

    A primeira medida para cuidar do problema são alterações no estilo de vida, com controle na ingestão de café, álcool e gorduras, alimentos que podem facilitar o refluxo. Não é necessário cortar alimentos, mas vale evitar comê-los como se não houvesse amanhã.

    Também deve-se evitar comer e deitar em seguida. O ideal é dormir somente duas ou três horas após a última refeição, segundo Eduardo Antônio André, diretor da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

    “Doença do refluxo é doença boa para saúde”, diz André, brincando por conta do problema exigir hábitos saudáveis para o seu controle. “Não pode comer muito, não pode deitar depois de comer, precisa perder peso”.

    Para casos crônicos, podem ser usados medicamentos. A última opção, e somente para alguns casos, é cirúrgica, mas ela tem efeito limitado a longo prazo, além da possibilidade de complicações no pós-operatório.

  • Vai na sorte, não é possível.

  • Apesar da questão não ser uma redação que é cobrada comumente nos concursos, visto que se trata de um texto publicado em jornal oficial, ela é um bom parâmetro para medir o conhecimento de coerência e ideias textuais dos candidatos. Achei uma questão muito boa por parte da banca.

    Ordem correta: 3-1-5-4-2.

    Gabarito: E.

    Bons estudos!

  • Tem gente comentando a questão, dizendo que tá certo, mas o gabarito ta invertido, kkkk. Realmente vocês acertaram a questão, kkkk.

  • Tipo de questao sem sentido, posso mudar a sequencia, neste caso, e manter a coerencia do texto, banca pessima.

    Em outras questoes da mesma banca eu consegui encontrar algo bem relacionado com outro paragrafo, mas neste caso é vergunhosa a questao, falta criatividade para explorar o conhecimento do candidato.

    Só de lembrar que essa banca vai formular a prova da policia civil do paraná me dá desanimo, mas irei fazer para atingir um sonho, prefiro mil vezes a cespe.

    Desculpa pela ausencia dos acentos graficos, meu not esta com algumas teclas sem funcionar..

  • Deu certo pra mim. Li as alternativas e procurei duas que COM CERTEZA seriam Seguidas uma da outra. Então percebi que a ÚLTIMA vem à frente da PRIMEIRA. Então Deduzi que a última seria um Numero (menor) e a primeira seria o número imediatamente (seguido) maior . A única alternativa que que sobre é a 'E', em que há o 2 na última e o 3 primeira.

  • Vai na fé kk

  • Essa pegou pesado, extremamente na sorte.

  • Antes de começar a questão faça uma oração

  • Pessoal, era p colocar os parágrafos do texto em ordem. Dá p ir pelos conectivos e sempre que vc vai numerando, vc vai lendo p ver se faz sentido.

    "O refluxo acomete entre 10% e 20% da população e costuma estar relacionado a histórico familiar, obesidade, idade, tabagismo e alimentação"

    O texto começa assim, então conclui que na sequência provavelmente viria a explicação da doença: A doença e seus sintomas, como azia e regurgitação – além de asma, rouquidão, tosse, mau hálito e erosão de dente em alguns casos –, ocorre quando o líquido do estômago retorna para o esôfago e irrita suas paredes.

    Depois, ele começa a falar do tratamento: A primeira medida para cuidar do problema são alterações no estilo de vida, com controle na ingestão de café, álcool e gorduras, alimentos que podem facilitar o refluxo. Não é necessário cortar alimentos, mas vale evitar comê-los como se não houvesse amanhã. (tem um 'primeira' ali, logo não poderia estar no final do texto.)

    Também deve-se evitar comer e deitar em seguida. O ideal é dormir somente duas ou três horas após a última refeição, segundo Eduardo Antônio André, diretor da Federação Brasileira de Gastroenterologia. (Percebam que aqui ele apresenta quem é o 'André', a quem ele vai se referir depois)..

    “Doença do refluxo é doença boa para saúde”, diz André, brincando por conta do problema exigir hábitos saudáveis para o seu controle. “Não pode comer muito, não pode deitar depois de comer, precisa perder peso”. (Ele se refere ao "André" do páragrafo anterior...).

    Para casos crônicos, podem ser usados medicamentos. A última opção, e somente para alguns casos, é cirúrgica, mas ela tem efeito limitado a longo prazo, além da possibilidade de complicações no pós-operatório.

  • Questão tranquila! bem elaborada.

  • Sequência lógica em português? ok. Como vou manter uma sequência lógica se a propria lingua possui recursos de interposição de termos, frases e etc? Já vi algumas questões iguais a essa em outras provas dessa banca. Preparem-se, pois é bem capaz de cair uma nesse modelo na PC-PR. O pior é que é possível manter a coesão e coerência do texto alterando a estrutura proposta pelo gabarito... por isso creio que seria uma questão anulável. Não tem jeito, vamos estudar!

  • ESSA QUESTÃO PARECE QUE SE INVERTEMOS A ORDEM, IREMOS RESPONDER CERTO DE QUALQUER JEITO. BOM ACHO QUE DEVERIA SER ANULADA.

  • OUTRO GABARITO ERRADO NESTE TIPO DE QUESTÃO

    Achei o texto original na reportagem da folha.

    .

    correto: 2 - 5 - 1 - 4 - 3

  • Para responder uma questão como essa,primeiramente diminua o zoom da tela do PC kkkk pois assim não precisa ficar voltando ao texto

  • Pô, se você acertou essa questão, lamento informar, mas a sua lógica tá errada kkkkkkkkk, o texto original se inicia com a parte 2! Lamentável o fato da banca ficar passando gabaritos loucos.

  • É eita atrás de vixe..kkk

  • https://www.medplan.com.br/fique-por-dentro/como-combater-o-refluxo,47959

  • Pessoal vejo muita gente errando o básico!

    cada numero tem relação com a ordem das alternativas.

    exemplo:

    3 – 1 – 4 – 2.

    ( )3

    ( )Essa é a primeira

    ( )4

    ( )2

    Muitas pessoas querem fazer de baixo para cima ou vice versa e ainda querem culpa a banca. Depois que vc já aprendeu o básico, aí sim a brincadeira começa.

  • ahhhh muleque peguei as manhas !! vai ter uns 30 comentários meus nesse tipo de questão dizendo que eu errei, MAS dessa vez não kkkkk BIZU: tentem encontrar 2 trechos que se completem, nesse caso eu vi que 5-4 era uma sequência, como só havia uma alternativa com essa sequência, só poderia ser ela gab E. pode ser que em outras questões a sequência se repita, mas aí é só analisar a qual faz mais sentido.
  • o segred nesse tipo de questão é encontrar pelo menos 2 parágrafos que possuem uma conectividade lógica e olhar as alternativas, depois seguir a sequência da alternativa escolhida, não é fácil, mas é possível.

    No meu caso identifiquei que:

    (2 ) A primeira medida para cuidar do problema são alterações no estilo de vida, com controle na ingestão de café, álcool e gorduras, alimentos que podem facilitar o refluxo. Não é necessário cortar alimentos, mas vale evitar comê-los como se não houvesse amanhã.

    (3 ) Também deve-se evitar comer e deitar em seguida. O ideal é dormir somente duas ou três horas após a última refeição, segundo Eduardo Antônio André, diretor da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

    Vejam que esses dois trechos são sequenciais, logo, devemos procurar as alternativas que mostram isso. a única opção é a letra E

    3 – 1 – 5 – 4 – 2.

  • Acredito que ir direto ao gabarito ajuda muito. Veja as possibilidades da 1 e 2 opção e vá tentando encaixar a resposta e ver se tem sentido.
  • https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2019/03/como-tratar-o-refluxo.shtml

    QUESTÃO TROCADA. BANCA DE MERD** Gabarito correto é a letra D

  • demoro mto tempo em questões assim, menos é mais, deixar uma de lado para gastar o tempo com questões melhores de fazer e resolver.

  • AVANTE PM-PR!!!

  • PARTIU PMPR

  • Nessas questões da UFPR, se vocês notarem, sempre da para eliminar uma alternativa logo de cara.

    A alternativa que tem somente 1 opção para a 1ª sentença.

    Pois, todas as questões que fiz desse tipo, sempre a sentença 1 aparece no mesmo local em mais de uma alternativa diferente.

    Ou seja, dava pra eliminar a alternativa B logo de cara.

    Sabendo disso, só ver a que mais se encaixa como primeira opção e mandar bala na interpretação.

  • "Faça sua parte e coloque o resto nas mãos de Deus e ele proverá"

    #PCPR


ID
3022051
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte texto:


Quantos anos você tem (de acordo com seu intestino)?


O número de voltas que a Terra deu ao redor do Sol desde que você nasceu é apenas uma das formas de medir a sua idade. O envelhecimento, afinal, é uma medida de quanto o seu organismo já se desenvolveu – e, depois de uma certa fase, de quanto ele já se deteriorou.

Há quem envelheça num ritmo muito mais rápido que o normal, e quem mantenha um corpinho relativamente jovem, apesar de sua data de nascimento. Para calcular essa idade biológica, a ciência conta com truques como medir, por exemplo, as pontinhas dos cromossomos, chamados telômeros. Quanto mais curtos, em geral, maior o nível de envelhecimento celular de alguém. Agora, porém, cientistas acreditam que encontraram outra medida importante – no intestino. Usando inteligência artificial, eles descobriram que a coleção de bactérias que vive no intestino de cada pessoa (o microbioma) sofre variações típicas para cada faixa etária. Desse padrão, emerge também o fato de que algumas pessoas têm a “idade intestinal” incompatível com a data de nascimento – o microbioma pode estar numa fase mais “velha” ou mais “jovem” que o esperado para a idade do indivíduo. Essas descobertas são essenciais para cientistas que estudam a longevidade. Ao entender as características (inclusive microbióticas das pessoas que envelhecem melhor, eles podem investigar como melhorar a velhice de todo mundo.

(Revista Superinteressante, ed. 400, março 2019)


Com base no texto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):


( ) O autor menciona 3 maneiras de calcular a idade de uma pessoa.

( ) A nova forma de medir a idade das pessoas encontradas pelos cientistas vai permitir retardar a velhice.

( ) Nenhum dos modos de medir a idade mencionados elimina a possibilidade de discrepância entre as condições físicas apresentadas e a idade biológica efetiva.


Assinale a alternativa correta que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    (V) O autor menciona 3 maneiras de calcular a idade de uma pessoa. ------> O número de voltas que a Terra deu ao redor do Sol desde que você nasceu é apenas uma das formas de medir a sua idade. O envelhecimento, afinal, é uma medida de quanto o seu organismo já se desenvolveu – e, depois de uma certa fase, de quanto ele já se deteriorou. [...] Agora, porém, cientistas acreditam que encontraram outra medida importante – no intestino.

    (F) A nova forma de medir a idade das pessoas encontradas pelos cientistas vai permitir retardar a velhice. ------> não vai retardar e sim investigar como melhorar a velhice de todo mundo.

    (V) Nenhum dos modos de medir a idade mencionados elimina a possibilidade de discrepância entre as condições físicas apresentadas e a idade biológica efetiva. -----> correto, o autor diz claramente que com os estudos científicos a velhice será melhorada, mas a diferença irá continuar.

    Força, guerreiros(As)!!

  • Gabarito''C''.

    Com base no texto:

    ( V ) O autor menciona 3 maneiras de calcular a idade de uma pessoa.=> está no primeiro parágrafo e na linha 5 do texto.

    ( F ) A nova forma de medir a idade das pessoas encontradas pelos cientistas vai permitir retardar a velhice.=> está na última linha do texto a resposta correta.

    ( V ) Nenhum dos modos de medir a idade mencionados elimina a possibilidade de discrepância entre as condições físicas apresentadas e a idade biológica efetiva.=>Está na linha 8 e 9 do texto.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • A última assertiva me deixou embananado .. Mais comentários sobre a questão nos ajudará.

  • O que ele quer dizer, na ultima alternativa, é que indiferente do método utilizado, as discrepâncias continuarão a existir, até por que é justo para medir esta discrepância que os estudos estão sendo feitos.

  • pra tu ver como uma palavrinha mágica pode naquele momento de cansaço da prova, ruido da porta, ou barulho da rua, por os dois acertos anteriores a perder, foco galera!

  • A terceira afirmativa é verdadeira:

    Data de Nascimento: Possibilidade de Discrepância evidenciada em "Há quem envelheça num ritmo muito mais rápido que o normal, e quem mantenha um corpinho relativamente jovem, apesar de sua data de nascimento"

    Pontinhas dos Cromossomos: Possibilidade de Discrepância evidenciada no expressão 'em geral', significando nem sempre : "Quanto mais curtos, em geral, maior o nível de envelhecimento celular de alguém".

    Idade Intestinal: Possibilidade de Discrepância evidenciada na passagem: "o microbioma pode estar numa fase mais “velha” ou mais “jovem” que o esperado para a idade do indivíduo."

  • A terceira afirmativa é verdadeira:

    Data de Nascimento: Possibilidade de Discrepância evidenciada em "Há quem envelheça num ritmo muito mais rápido que o normal, e quem mantenha um corpinho relativamente jovem, apesar de sua data de nascimento"

    Pontinhas dos Cromossomos: Possibilidade de Discrepância evidenciada no expressão 'em geral', significando nem sempre : "Quanto mais curtos, em geral, maior o nível de envelhecimento celular de alguém".

    Idade Intestinal: Possibilidade de Discrepância evidenciada na passagem: "o microbioma pode estar numa fase mais “velha” ou mais “jovem” que o esperado para a idade do indivíduo."

  • Nenhum dos modos de medir a idade mencionados elimina a possibilidade de {discrepância}>desigualdade em comparação com outra coisa}}} entre as condições físicas apresentadas e a idade biológica efetiva.

  • Medidas de idade:

    1) Voltas ao redor do Sol;

    2)O quanto o organismo já se desenvolveu;

    3) O quanto o organismo já se deteriorou;

    4) "pontinhas dos cromossomos";

    5) Medida usando o intestino.

    Não entendi o porquê da primeira alternativa ser verdadeira.

  • Sobre a terceira alternativa: Ele quis dizer que nas 3 hipóteses existe a possibilidade de inconsistência nos resultados e nas condições físicas.

    ( ) Nenhum dos modos de medir a idade mencionados elimina a possibilidade de discrepância entre as condições físicas apresentadas e a idade biológica efetiva.

    São 3 os meios de análise:

    1 - Anos de vida.

    R: "Há quem envelheça num ritmo muito mais rápido que o normal, e quem mantenha um corpinho relativamente jovem" <- Confirma a discrepância.

    2 - Cromossomos: "...pontinhas dos cromossomos, chamados telômeros. Quanto mais curtos, em geral, maior o nível de envelhecimento celular de alguém" <- O termo "em geral" confirma que não são 100% dos casos, confirmando, portanto, a discrepância.

    3 - Intestino: "emerge também o fato de que algumas pessoas têm a “idade intestinal” incompatível com a data de nascimento" <- Confirma a discrepância.

  • V) O autor menciona 3 maneiras de calcular a idade de uma pessoa.

    1. O número de voltas que a Terra deu ao redor do Sol desde que você nasceu ...

    2. medir as pontinhas dos cromossomos, chamados telômeros.

    3. coleção de bactérias que vive no intestino de cada pessoa (o microbioma) sofre variações típicas para cada faixa etária

     

    (F) A nova forma de medir a idade das pessoas encontradas pelos cientistas vai permitir retardar a velhice.

    Em nenhum momento ele diz que que a nova forma de medir a idade das pessoas vai permitir retardar a velhice, o que ele diz é que “....

    Essas descobertas são essenciais para cientistas que estudam a longevidade. Ao entender as características (inclusive microbióticas das pessoas que envelhecem melhor, eles podem investigar como melhorar a velhice de todo mundo.”

     

    (V) Nenhum dos modos de medir a idade mencionados elimina a possibilidade de discrepância entre as condições físicas apresentadas e a idade biológica efetiva.

    Em todos, ele encontra essa discrepância ente as condições físicas apresentadas e a idade biológica efetiva.

    “Há quem envelheça num ritmo muito mais rápido que o normal, e quem mantenha um corpinho relativamente jovem, apesar de sua data de nascimento. Para calcular essa idade biológica, a ciência conta com truques..”

  • Há quem envelheça num ritmo muito mais rápido que o normal, e quem mantenha um corpinho relativamente jovem, apesar de sua data de nascimento. Para calcular essa idade biológica, a ciência conta com truques como medir, por exemplo, as pontinhas dos cromossomos, chamados telômeros. 

    Essa não seria a justificativa da assertiva 3?

  • Sobre a alternativa C

    C) Nenhum dos modos de medir a idade mencionados elimina a possibilidade de discrepância entre as condições físicas apresentadas e a idade biológica efetiva.

    Isso é evidente e corrobora a ideia do texto. Não são os modos de medir que irão influenciar na saúde de uma pessoa e, consequentemente, em suas idades (cromossômica, intestinal e de nascimento), mas sim os seus hábitos. Portanto, independentemente DOS MODOS adotados para observar a idade biológica, idade intestinal ou cromossômica NÃO será impedido que ocorram DISCREPÂNCIAS, dado que a mesma deriva do estilo de vida, fatores genéticos, etc e não de COMO é auferida.

  • ( V ) O autor menciona 3 maneiras de calcular a idade de uma pessoa.

    1) O número de voltas que a Terra deu ao redor do Sol desde que você nasceu é apenas uma das formas de medir a sua idade;

    2) Para calcular essa idade biológica, a ciência conta com truques como medir, por exemplo, as pontinhas dos cromossomos, chamados telômeros;

    3) Agora, porém, cientistas acreditam que encontraram outra medida importante – no intestino.

    ( F ) A nova forma de medir a idade das pessoas encontradas pelos cientistas vai permitir retardar a velhice.

     Ao entender as características (inclusive microbióticas das pessoas que envelhecem melhor, eles podem investigar como melhorar a velhice de todo mundo.

    ( V ) Nenhum dos modos de medir a idade mencionados elimina a possibilidade de discrepância entre as condições físicas apresentadas e a idade biológica efetiva.

    1) O número de voltas que a Terra deu ao redor do Sol: Há quem envelheça num ritmo muito mais rápido que o normal, e quem mantenha um corpinho relativamente jovem, apesar de sua data de nascimento;

    2) As pontinhas dos cromossomos: não está no texto;

    3) Intestino: Desse padrão, emerge também o fato de que algumas pessoas têm a “idade intestinal” incompatível com a data de nascimento.

  • Discordância; que demonstra desigualdade em comparação com outra coisa

  • A questão é de compreensão textual. Assinalemos como verdadeiro ou falso o item. Vejamos:

    (V) O autor menciona 3 maneiras de calcular a idade de uma pessoa.

    1.  O número de voltas que a Terra deu ao redor do Sol desde que você nasceu é apenas uma das formas de medir a sua idade.
    2. Para calcular essa idade biológica, a ciência conta com truques como medir, por exemplo, as pontinhas dos cromossomos, chamados telômeros.
    3. Agora, porém, cientistas acreditam que encontraram outra medida importante – no intestino

    Essas são as três formas de calcular a idade mostrada pelo texto.

    (F ) A nova forma de medir a idade das pessoas encontradas pelos cientistas vai permitir retardar a velhice.

    Não fala que vai retardar a idade e sim investigar como melhorar o envelhecimento. Vejam o último parágrafo: Essas descobertas são essenciais para cientistas que estudam a longevidade. Ao entender as características (inclusive microbióticas das pessoas que envelhecem melhor, eles podem investigar como melhorar a velhice de todo mundo.

    (V ) Nenhum dos modos de medir a idade mencionados elimina a possibilidade de discrepância entre as condições físicas apresentadas e a idade biológica efetiva.

    O autor no último parágrafo fala que vai melhorar a velhice de todo mundo e não na possibilidade de discrepância, o autor não propõe nenhum tipo de fonte da juventude. Vejam o último parágrafo: Essas descobertas são essenciais para cientistas que estudam a longevidade. Ao entender as características (inclusive microbióticas das pessoas que envelhecem melhor, eles podem investigar como melhorar a velhice de todo mundo.

    A sequência correta é: V, F, V

    GABARITO: C


ID
3022069
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Para o desenvolvimento da ciência e de inovações tecnológicas a pesquisa é um instrumento fundamental. De acordo com a metodologia científica, existem diversas técnicas para a realização de uma pesquisa. Sobre as técnicas de pesquisa, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3022072
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para o desenvolvimento e implantação de processos administrativos, devem ser observadas cinco fases básicas, adequando a realidade de cada organização Assinale a alternativa que identifica corretamente essas fases.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    Comprometimento

    Estruturação

    Análise

    Desenvolvimento e

    Implantação

  • Qual o embasamento para a questão? Estudar administração é um saco.

  • É muita maconha! Concurso para Prefeitura... kkkkkkkkkk.... Segue o bonde

  • Metodologia de Desenvolvimento e Implantação dos Processos Administrativos: proposta por Oliveira (2009) consiste em cinco fases: comprometimento, estruturação, análise, desenvolvimento e implantação. Estas fases devem ser adaptadas à realidade de cada empresa. Esta metodologia é extensa e cobre as diversas dimensões que devem ser consideradas para a diminuição de erros e surpresas na implementação da gestão por processos. 

    Difícil, errei, fui procurar e achei esse trecho em um trabalho.

    GAB: A

  • Acho que o espanto vem porque colocaram essa questão misturada com questões de funções administrativas. Daí é uma questão muito específica, e o único jeito de se preparar certinho pra ela é se o assunto estiver no edital mesmo.


ID
3022075
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A técnica de fluxograma tem sido muito utilizada para documentar o processo existente e fazer o redesenho do novo processo. São utilizados símbolos desenhados da esquerda para a direita e/ou de cima para baixo. O mapeamento através do fluxograma possibilita saber em qual unidade organizacional é realizada a atividade e tomada a decisão. No mapeamento do processo utilizando o fluxograma, quais são os símbolos utilizados para caracterizar uma decisão e uma atividade, respectivamente?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

    Retângulo = Atividade.

    Losango = Decisão

  • GAB B

     

    Para quem for fazer algum certame que cairá organização, sistemas e métodos é bom revisar esse tópico, examinadores tentam pegar nos detalhes.

     

    LOSANGO = INDICA UM PONTO DE TOMADA DE DECISÃO.

    Em todo processo existe um ponto de decisão que dependendo da situação ou decisão tomada poderão sinalizar dois ou mais caminhos. Um exemplo prático poderia ser após a verificação de um produto antes da sua liberação. Nesta situação poderíamos ter um símbolo de decisão com o questionamento: "O produto está conforme?". Caso positivo, o produto poderia ser entregue ao cliente, caso negativo, o produto não pode ser liberado.

     

    RETÂNGULO = INDICA CADA ATIVIIDADE QUE PRECISA SER EXECUTADA

     

    Revise mais síimbolos principais em: https://certificacaoiso.com.br/o-que-e-fluxograma-de-processos/

     

  • Símbolos utilizados no Fluxograma:

    Losango → decisão

    Quadrado/Retângulo → operação ou atividades de execução ou inspeção

    Seta (→) → fluxo de dados

    Seta → movimento/transporte

    Círculo → início e fim do processo

    Gabarito: Letra B


ID
3022081
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Atualmente muitas organizações, tanto no setor privado quanto no setor público, trabalham com a abordagem de projetos. O gerenciamento de projetos é uma tarefa que exige conhecimentos tanto técnicos quanto de gestão e de recursos humanos. Sobre as técnicas de gestão de projetos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

    Estrutura Analítica do Projeto (Escopo): Corresponde pelo detalhamento das entregas do Projeto.

  • a) O diagrama de Gantt é um gráfico feito pra gente ver o avanço de todas as etapas de um projeto no decorrer do tempo.

    b) O Escopo não se restringe apenas aos custos de um projeto. Ele é feito na fase de planejamento e compreende a descrição de todo o trabalho essencial para entregar os resultados do projeto (produtos ou serviços).

    c) Acredito que, para ser bem-sucedido, o projeto precisa ser eficiente e eficaz. Ou seja, não é só uma questão de ter sido rápido e barato, pois é necessário também atingir os resultados a que se propôs.

    d) O caminho crítico é mais conhecido como CPM (Critical Path Method) e identifica as atividades mais críticas do projeto. Aquela que, caso atrase, compromete todos o cronograma. Já o FMEA, pelo que vi na Internet, é uma ferramenta utilizada mais especificamente na engenharia de produção.

    e) É isso aí.

  • . FMEA (previne falhas e analisa riscos de um processo)


ID
3022084
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O treinamento é um processo cíclico e contínuo, composto por quatro etapas. Essas etapas precisam ser sequenciais, para permitir que o resultado esperado com o treinamento ajude a organização, pública ou privada, a melhorar os seus resultados, o ambiente de trabalho e, acima de tudo, o relacionamento com seus clientes e fornecedores. Segundo Chiavenato, as etapas sequenciais do processo de treinamento são:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    Diagnóstico - Da situação

    Desenho

    Implementação e

    Avaliação.

  • Bom dia Galera! comprei esse suporte e não sinto mais dores nas contas na hora de estudar com o vade mecum e meu notebook... comprem, vale a pena... link abaixo

    .

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1218025847-suporte-para-livros-tablet-e-notebook-em-mdf-_JM

  • De acordo com Chiavenato, treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de quatro fases:

    1.Diagnóstico: levantamento das necessidades ou carências (passadas, presentes ou futuras) de treinamento a serem atendidas e satisfeitas.

    2.Desenho: elaboração do projeto ou do programa de treinamento para atender às necessidades diagnosticadas.

    3.Implementação: execução e condução do programa de treinamento.

    4.Avaliação: verificação dos resultados obtidos com o treinamento.

  • Eu uso o mnemônico DDIA para o processo de treinamento, segundo Chiavenato.

    1. LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES
    2. DESENHO
    3. IMPLEMENTAÇÃO
    4. AVALIAÇÃO

    Lembre-se do PODC e faça referência para essas quatro fases que você irá acertar.

    Nunca desista! Lá na frente, tudo valerá a pena.

  • GAB E

    O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de quatro fases:

    1. Diagnóstico: levantamento das necessidades ou carências de treinamento a serem atendidas e satisfeitas. Essas necessidades podem ser passadas, presentes ou futuras.
    2. Desenho OU programação: elaboração do projeto ou do programa de treinamento para atender às necessidades diagnosticadas.
    3. Implementação OU execução: execução e condução do programa de treinamento.
    4. Avaliação: verificação dos resultados obtidos com o treinamento.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
3022087
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O funcionário fica ansioso ao ingressar num novo emprego, pois não sabe o que encontrará no ambiente de trabalho. A organização, por sua vez, precisa ter um funcionário que seja produtivo e que assimile os valores e a cultura organizacional, esperando que isso possa levá-lo a se sentir comprometido e motivado. Em geral, os programas de integração do novo funcionário apresentam o histórico da organização, a sua missão, os seus princípios e valores, o seu organograma, as suas políticas de recursos humanos, os seus principais produtos e serviços oferecidos ao público externo e as suas responsabilidades perante a sociedade. Algumas organizações têm adotado a criação de um contrato psicológico a ser apresentado no primeiro dia de trabalho. Esse contrato psicológico se caracteriza por:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    Um contrato psicológico é um acordo não escrito entre o funcionário e a organização, determinando as expectativas da organização em relação ao funcionário e as expectativas do funcionário em relação à organização.

  • Bom dia Galera! comprei esse suporte e não sinto mais dores nas contas na hora de estudar com o vade mecum e meu notebook... comprem, vale a pena... link abaixo

    .

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1218025847-suporte-para-livros-tablet-e-notebook-em-mdf-_JM

  • Pra responder esta questão, imaginei os exames psicológicos e psicotécnicos adotados por alguns concursos militares. No psicotécnico, ocorrem entrevistas e os examinadores falam da instituição militar e os perfis esperados pelos futuros ocupantes da função militar e a expectativa do candidato em relação a instituição militar. Trata-se de um acordo não escrito e, por isso, imaginei que se trata de um contrato psicológico.

    Resolvi a questão pensando neste exemplo que vivenciei.

    Bons estudos a todos.


ID
3022090
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A definição dos objetivos e metas em uma organização precisa ser estabelecida a partir dos anseios e expectativas humanas quanto a uma situação futura que satisfaça esses anseios. Existem dois elementos importantes no estabelecimento dos objetivos: um é de natureza psicológica, envolvendo valores, atitudes, motivações e desejos dos indivíduos; o outro é um conjunto intrínseco de instrumentos, compostos de recursos humanos, financeiros, materiais etc. A forma que se dá para o objetivo/meta “aumentar em 5% as receitas da organização” é:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C - DETERMINÍSTICA;

    Nessa alternativa, entende-se que busca de forma Quantitativa aumentar os resultados da organização.


ID
3022093
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Muitas organizações têm feito um bom planejamento, entretanto, em alguns casos, a execução dos planos acaba não acontecendo, em decorrência da ausência de princípios específicos. Na percepção de Ackoff, é necessário que ocorra:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    Na percepção de Ackoff, para que ocorra um bom planejamento é necessário que haja: planejamento participativo, coordenado, integrado e permanente.

  • Gabarito: Letra A.

    São princípios específicos: 

    a) Planejamento participativo: o principal benefício do planejamento não é seu resultado final, mas sim o processo desenvolvido

    b) Planejamento coordenado: todos os aspectos envolvidos devem ser projetados de forma interdependente, todos são ligados, a empresa deve ser pensada como um todo.

    c) Planejamento integrado: os vários escalões de uma empresa, seja de porte médio ou grande, devem ter seus planejamentos integrados.

    d) Planejamento permanente: nenhum plano mantém seu valor e utilidade com o tempo.

     

    São princípios gerais: 

    a) O princípio da contribuição aos objetivos, visando sempre os objetivos máximos da empresa.

    b) O principio da precedência do planejamento, que seria a função administrativa que antecede as outras (organização, direção e controle).

    c) O princípio das maiores influência e abrangência, já que o planejamento provoca mudanças nas características e nas atividades da empresa, diretamente nas pessoas, tecnologia e sistemas.

    d) O princípio das maiores eficiência, eficácia e efetividade, procurando elevar os resultados e diminuir as falhas pelas empresas.

     

    FONTE: https://www.linkedin.com/pulse/princ%C3%ADpios-do-planejamento-e-gest%C3%A3o-estrat%C3%A9gica-thales-henrique


ID
3022096
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos – humanos, financeiros, materiais e equipamentos – em unidades organizacionais. São características das departamentalizações modernas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

    Flexibilidade irrestrita para ajustes no processo - A própria reengenharia implica em abandonar procedimentos consagrados e reexaminar o trabalho necessário para criar os produtos e serviços de uma empresa e proporcionar valor aos clientes. É o repensar fundamental e a restruturação radical dos processos empresariais, que visem alcançar drásticas melhorias e indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, tais como: qualidade, custo, atendimento e velocidade.

  • C) As departamentalizações modernas são flexíveis.

  • Alguém poderia explicar a letra E?

  • GAB C

    As estruturas modernas são altamente flexíveis, sem restrições nesse aspecto

  • hahahah concordar com a banca é fácil.

  • MOTIVO DA LETRA E SER CORRETA =

    As organizações atuais vivem na era da informação, onde as mudanças são rápidas e turbulentas, demandando um alto grau de adaptabilidade e abordagem contingencial para contornar as incertezas de um futuro pautado na constante inovação.

  • O colega Urian Faber traz a "explicação" da resposta da banca, porém não diz de que fonte tira tal texto. Explicar o gabarito depois que a questão é respondida é fácil. Quero ver mostrar a fonte onde já tinha tal informação antes da questão ser formulada. Esse conhecimento, que de fato, contribui.


ID
3022099
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A departamentalização funcional ainda continua sendo uma das formas mais utilizadas pelo setor público para definir a sua estrutura organizacional. Assinale a alternativa que caracteriza uma vantagem da departamentalização funcional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

    Quando fiz a prova, marquei letra C. Depois da publicação do gabarito, eu pedi anulação da questão, pois entendia que a única alternativa incorreta, seria a letra B (uma vantagem da departamentalização por processos), contudo a banca manteve o gabarito preliminar.

    A departamentalização por funções apresenta as seguintes vantagens:

    a. Permite agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada.

    b. Garante plena utilização das habilidades técnicas das pessoas.Isso porque se baseia no princípio da especialização ocupacional.

    c. Permite economia de escala pela utilização integrada de pessoas, máquinas e produção em massa.

    d. Orienta as pessoas para uma específica atividade concentrando sua competência de maneira eficaz e simplifica o treinamento do pessoal.

    e. É indicada para circunstâncias estáveis de poucas mudanças e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras. 

    f. Aconselhada para empresas que tenham produtos ou serviços que permaneçam inalterados por longo prazo.

    g. Reflete elevado nível de auto-orientação e de introversão administrativa por parte da organização

     

  • Qual o erro da E?

  • GABARITO: LETRA A. Departamentalização por Funções Consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as principais funções desenvolvidas dentro da empresa. Compreende a criação de alguma utilidade dentro de uma economia de troca e as funções fundamentais de qualquer empresa consistem em produção, venda e financiamento, nada mais lógico do que agrupar tais atividades básicas em departamento: de produção, de vendas e de finanças. Se em função da divisão do trabalho em uma organização se departamentalizam os seus órgãos, agrupando-os de acordo com o critério de semelhança de funções, todas as atividades similares são agrupadas e identificadas pela mesma classificação funcional, como produção, vendas e finanças. A departamentalização por funções, contudo, é o critério mais empregado para organizar atividades empresariais e existe em todas as empresas, em algum nível da estrutura da organização. Vantagens A departamentalização por funções pode apresentar as seguintes vantagens: • Quando há uma tarefa especializada ou sequência ou uma sequência de tarefas que exijam um acompanhamento mais intenso que permite agrupar os especialistas sob uma única chefia comum. • Quando há uma exigência de produto ou serviço de qualidade superior, a departamentalização funcional garante o máximo de utilização das habilidades técnicas atualizadas das pessoas. • Permite uma economia pela utilização máxima de pessoas, máquinas e produção em massa. • Orienta as pessoas para uma específica atividade, concentrando sua competência de maneira eficaz e simplifica o treinamento pessoal. A departamentalização funcional é mais indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras. Aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos ou serviços e que permaneçam inalterados por longo tempo. A departamentalização funcional reflete um dos mais altos níveis de auto orientação de uma organização, de introversão administrativa.
  • Qual o erro da C?


ID
3022102
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O cargo é um conjunto de funções de mesmo grau de complexidade em tarefas e requisitos. O cargo é composto por duas partes: a descrição do cargo, que corresponde aos aspectos intrínsecos, definindo as tarefas e a posição do cargo no organograma; e a análise do cargo, que corresponde aos aspectos extrínsecos, definindo requisitos, responsabilidades e condições de trabalho. Os fatores mentais que devem ser considerados na análise de cargos são, além da instrução:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    experiência, iniciativa e aptidões necessárias.

  • Gabarito: Letra B.

    Fatores de especificação:

    a) Requisitos mentais: Habilidades mentais requeridas; Instrução necessária; Experiência anterior; Iniciativa; Aptidões;

    b) Requisitos físicos: Esforço físico; Concentração visual ou mental; Destrezas ou habilidades físicas; Compleição física;

    c) Responsabilidades: Supervisão de pessoas; Material, equipamento ou ferramental; Dinheiro, títulos ou documentos; Contatos internos ou externos

    d) Condições de trabalho: Ambiente físico de trabalho e Riscos de acidentes.

  • Requisitos mentais
    • Instrução necessária;
    • Experiência anterior;
    • Iniciativa;
    • Aptidões.
    Requisitos físicos
    • Esforço físico;
    • Concentração visual ou mental;
    • Destrezas ou habilidades;
    • Compleição física
    Responsabilidades
    • Supervisão de pessoas;
    • Material, equipamento ou ferramental;
    • Dinheiro, títulos ou documentos;
    • Contratos.
    Condições de trabalho
    • Ambiente físico do trabalho;

    fonte:AR

  • GAB B

    A análise de cargos preocupa-se com as especificações do cargo em relação ao ocupante que deverá preenchê-lo, analisando os seguintes fatores:

    1. Requisitos físicos: esforço físico; concentração visual ou mental; destrezas ou habilidades; compleição física.
    2. Requisitos mentais: instrução; experiências anteriores; iniciativa; aptidões.
    3. Responsabilidades: envolve a responsabilidade por: supervisão de pessoas; contatos internos ou externos; material, equipamento ou ferramenta; dinheiro, títulos ou documentos.
    4. Condições de trabalho: ambiente físico de trabalho; riscos de acidentes.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
3022105
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A estrutura salarial é elaborada após a definição da política salarial, tanto nas organizações do setor público quanto nas do setor privado. A adoção de uma tabela salarial com regras claras facilita o gerenciamento dos salários, criando um processo de gestão transparente para os tomadores de decisão. Em geral, os cargos são agrupados em função do grau de importância para a organização. Em alguns casos, a estrutura de cargos está vinculada à instrução exigida pelo cargo, mais precisamente cargos de escolaridade de grau superior, cargos de escolaridade de grau técnico ou médio e cargos de escolaridade fundamental, também chamados de cargos operacionais. Os dois componentes necessários para a elaboração de uma tabela salarial são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

    Estrutura Salarial: É uma matriz a partir da criação dos níveis e faixa. Esta matriz faz parte da Política de Administração Salarial, ou Plano de Cargos e Salários.

    Níveis Salariais (Graus): A definição do número de níveis salariais depende da estratégia de Cargos e Salários, tipo de carreira, variedade e diferenciação de cargos.

    Faixa Salarial: Define a amplitude salarial, que pode ser: poucas e amplas ou muitas e pequenas.


ID
3022108
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Considerando a Lei nº 1.656, de 21 de agosto de 1958 (Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba), que regula o provimento dos cargos públicos, os direitos, as garantias e as vantagens, bem como os deveres e as responsabilidades dos funcionários públicos municipais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    a) os vencimentos são idênticos

    c) até 8 dias consecutivos

    d) a pena de repreensão será escrita

    e) a apuracão será feita em dias

  • Estatuto dos Servidores Públicos de Curitiba

    A) Art. 5º Classe é o agrupamento de cargos de mesma especialização e de igual padrão de vencimentos.

    B) Art. 72 Função gratificada é a instituída em lei para atender encargos de chefia e outros que não justifiquem a criação de cargo.

    C) Art. 89 Sem prejuízo do vencimento, remuneração ou de qualquer outro direito ou vantagem legal, o servidor poderá faltar ao serviço:

    a) por 8 dias consecutivos, por motivo de casamento ou falecimento dos cônjuges, companheiros, pais, filhos, avós, netos e irmãos;

    D) Art. 216 A pena de repreensão será aplicada por escrito em caso de desobediência ou falta de cumprimento de deveres.

    E) Art. 81 A apuração do tempo de serviço, para efeitos de promoção, aposentadoria ou disponibilidade, licença prêmio e gratificação adicional, será feita em dias.


ID
3022111
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.666/93 estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Sobre as modalidades de licitação previstas nessa lei, considere as seguintes afirmativas:


1. Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

2. Tomada de preços é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

3. Concorrência é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

4. Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.


Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.666/1993, no artigo 22:

    § 1  Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto. (item 3)

    § 2  Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. (item 2)

    § 3  Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    § 4  Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias. (item 1)

    § 5  Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.          (item 4)

  • Habilitação preliminar + Requisitos mínimos > Temos a concorrência

    TECA (téc. + Científico + Artístico) tem no mínimo 45 dias para publicar -> Temos concurso

    Cadastrados + Não cadastrados (3º dia) -> Tomada de preços

    Interessados + Cadastrados/não + Cadastrados Convintequatro horas -> Temos convite

    Interessados (qualquer) + Bens móveis inservíveis ou produtos/alienação + maior lance -> Leilão

  • Art. 22.  São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

    § 1  Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    § 2  Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    § 3  Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    § 4  Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

    § 5  Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

  • Corretos apenas os itens 1 e 4.

    1. Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

    2. Tomada de preços é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto. (...) cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    3. Concorrência é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    4. Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

  • Trocou as modalidades nos itens 2 e 3.

  • Gabarito: B

  • ART. 19 - A ALIENAÇÃO DO BEM IMÓVEL (DECORRENTE DE PROCEDIMENTO JUDICIAL OU DAÇÃO EM PAGAMENTO) PODE SER FEITA POR CONCORRÊNCIA OU LEILÃO.

  • Mnemônico: CoToCo Con Lei

    Art. 22.  São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão

    Bons estudos!!

  • A questão exige conhecimento da Lei de Licitações (Lei 8666/93), em especial das modalidades de licitação nela previstas: concorrência (art. 22, §1º), tomada de preços (art. 22, §2º), convite (art. 22, §3º), concurso (art. 22, §4º), leilão (art. 22, §5º).

    Existem outras modalidades de licitação em outros diplomas, como o “pregão” (art. 1º, da Lei 10520/02), a “consulta” (art. 55, da Lei 9472/97) e o procedimento especial “Regime Diferenciado de Contratação” (RDC), da Lei 12462/11 (considerado uma modalidade de licitação por parte da doutrina), todas com suas particularidades.

    Passamos às afirmativas.

    Assertiva 1: correta. A assertiva descreve corretamente a modalidade de licitação concurso, nos termos do art. 22, §4º, da Lei 8666/93: “Art. 22 (...) §4º Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias”.

    Assertiva 2: incorreta. Concorrência (e não tomada de preços) é a “modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto” (art. 22, §1º, da Lei 8666/93).

    Assertiva 3: incorreta. Tomada de preços (e não concorrência) é a “modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação” (art. 22, §2º, da Lei 8666/93). DICA: Tomada de Preços – “até o Terceiro dia(...)”.

    Assertiva 4: correta. A assertiva descreve corretamente a modalidade de licitação leilão, nos termos do art. 22, §5º, da Lei 8666/93: “Art. 22 (...) §5º Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação”. DICA: “venda“ + “maior lance”.

    Logo, temos 1 e 4 corretas.

    Gabarito: Letra B.


ID
3022114
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O método de avaliação de desempenho pela escala gráfica, apesar de ser muito utilizado nas organizações, é sujeito a certas propensões do avaliador, decorrentes da dificuldade de separar, no momento da avaliação, a pessoa do seu comportamento. Mesmo com treinamento, o avaliador poderá desenvolver mais simpatia ou antipatia em relação à pessoa que está sendo avaliada. A esse efeito é dado o nome de:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D - HALO

    Efeito Halo é um termo criado pelo psicólogo americano chamado Edward Thorndike, que afirmava que o cérebro humano julga, analisa e tira conclusões de uma pessoa a partir de uma única característica, e formula um estereótipo global do indivíduo com este único fator — como aparência, vestimenta, postura, fala e etc

  •  Escalas Gráficas (método quantitativo): representado em uma tabela de dupla entrada, em que os fatores de avaliação são postos em linha e os graus de avaliação do desempenho em colunas. Simples e de fácil execução; mais comum de aparecer o efeito Halo. Ex.: tabela com alguns quesitos e o avaliador vai marcar se o avaliado é ótimo, bom, regular, ruim, péssimo.

    GAB: D

  • Efeito Halo é a possível interferência ocasionada devido à simpatia ou antipatia que o avaliador possui pelo profissional que está sendo avaliado, muitas vezes ocasionada por um fato específico e isolado.


ID
3022117
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Reduzir acidentes de trabalho deveria ser uma preocupação constante das organizações, pois as pessoas precisam estar seguras no ambiente de trabalho. Criar condições adequadas para o trabalho é responsabilidade da área de gestão de pessoas e de todos os gestores. A maneira correta de eliminar as condições inseguras no ambiente de trabalho é por meio de:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E

    Mapeamento de áreas de risco


ID
3022120
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) é frequentemente utilizado por empresas e órgãos públicos para a melhoria dos resultados da organização. A respeito do MASP, analise as seguintes afirmativas:


1. Na etapa de observação do problema, também denominada análise do processo, busca-se a descoberta das características do problema por meio da coleta de dados históricos. É ao final dessa fase que deve ser estabelecido o plano de ação com todas as ações definidas e os responsáveis nomeados.

2. Na etapa da identificação do problema, o objetivo é definir claramente qual é o problema a ser solucionado, bem como as principais ações para a sua solução.

3. A busca das causas do problema ocorre apenas na etapa denominada análise do processo. Segundo o Método, é importante não antecipar a busca das causas nas etapas anteriores, que consistem na identificação do problema e na observação do problema.

4. A etapa de conclusão do MASP é de fundamental importância, pois tão relevante quanto a solução do problema em si é a reflexão e a documentação a respeito do trabalho realizado, para futuras consultas.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Bom dia Galera! comprei esse suporte e não sinto mais dores nas contas na hora de estudar com o vade mecum e meu notebook... comprem, vale a pena... link abaixo

    .

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1218025847-suporte-para-livros-tablet-e-notebook-em-mdf-_JM

  • O MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) propõe a seguinte ordem na tratativa de problemas:

    Problema: identificar o problema;

    Observação: analisar as características do problema;

    Análise: determinar as causas principais;

    Plano de ação: conceber um plano para eliminar as causas;

    Ação: agir para eliminar as causas;

    Verificação: confirmar a eficácia da ação;

    Padronização: eliminar definitivamente as causas;

    Conclusão: recapturar as atividades desenvolvidas e planejar para o futuro.

     

    Fonte: blogdaqualidade

     

     

    Análise da questão: 

     

    1. Na etapa de observação do problema, também denominada análise do processo, busca-se a descoberta das características do problema por meio da coleta de dados históricos. É ao final dessa fase que deve ser estabelecido o plano de ação com todas as ações definidas e os responsáveis nomeados. (a etapa análise do processo é independente, conforme mostrado acima)

    2. Na etapa da identificação do problema, o objetivo é definir claramente qual é o problema a ser solucionado, bem como as principais ações para a sua solução. (as principais ações para a sua solução são realizadas na etapa de plano de ação)


ID
3022123
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações têm exigido a elevação do nível de qualidade dos produtos e dos serviços de seus fornecedores. Uma das formas empregadas pelas organizações para a manutenção e melhoria do nível da qualidade de seus produtos e serviços é a utilização das ferramentas da qualidade. Sobre as ferramentas da qualidade, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) O diagrama de Ishikawa, também conhecido como diagrama espinha de peixe, tem como objetivo principal a identificação das causas de um problema. O diagrama busca explicitar a relação entre causa e efeito.

( ) O fluxograma é um gráfico com dois eixos cartesianos, x e y. No eixo x (abcissas), encontra-se a variável independente, e no eixo y (ordenadas), encontra-se a variável dependente, que é determinada pela variável x. O fluxograma permite então a identificação de relações de causalidade entre variáveis.

( ) O diagrama (ou gráfico) de Pareto apresenta tanto a frequência absoluta das ocorrências (problemas ou causas de problemas) quanto a frequência relativa acumulada (%) das ocorrências. O objetivo principal do diagrama é facilitar a visualização dos problemas (ou causas) que ocorrem com maior frequência.

( ) As folhas de verificação, também denominadas cartas de controle, exibem os limites de especificação e os limites de controle definidos segundo as especificações de um produto ou serviço, bem como apresentam o cálculo da capacidade do processo, denominado Cpk.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    V-F-V-F

  • FLUXOGRAMA - Utiliza simbologias para descrever as tarefas que ligam um processo. É uma ferramenta de gestão de qualidade.

    FOLHAS DE VERIFICAÇÃO - Realiza uma análise quantitativa do estado do item.

  • II - Gráfico de dispersão.

    IV - Carta de controle, apenas.

  • Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito, é uma ferramenta da qualidade que ajuda a levantar as causas-raízes de um problema, analisando todos os fatores que envolvem a execução do processo.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as ferramentas da qualidade. Neste caso, julguemos as afirmativas como Verdadeiras ou Falsas.

    (VERDADEIRA) O diagrama de Ishikawa, também conhecido como diagrama espinha de peixe, tem como objetivo principal a identificação das causas de um problema. O diagrama busca explicitar a relação entre causa e efeito.

    (FALSA)

    • FLUXOGRAMA: é a ferramenta da qualidade responsável por representar a sequência lógica dos passos necessários para a realização de determinada atividade ou processo. Essa sequência é representada por meio de símbolos padronizados e textos, permitindo, assim, uma visualização gráfica do processo.

    (VERDADEIRA) O diagrama (ou gráfico) de Pareto apresenta tanto a frequência absoluta das ocorrências (problemas ou causas de problemas) quanto a frequência relativa acumulada (%) das ocorrências. O objetivo principal do diagrama é facilitar a visualização dos problemas (ou causas) que ocorrem com maior frequência.

    (FALSA)

    • FOLHA DE VERIFICAÇÃO: busca realizar uma análise quantitativa sobre o estado ou a situação de certos itens. Sua construção se dá de forma bem simples, em uma coluna são relacionados os itens a serem observados, e na outra, os principais defeitos ocorridos.

    Tendo visto como as afirmativas podem ser julgadas, concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B


ID
3022126
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O art. 56 da Lei nº 8.666/93 institui que, a critério da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatório, poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.666/93

    Art. 56.  A critério da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatório, poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras.

    ...

    § 4  A garantia prestada pelo contratado será liberada ou restituída após a execução do contrato e, quando em dinheiro, atualizada monetariamente.

    Bons estudos.

  • O que tem de errado com a alternativa A ?

  • ART. 56, LEI Nº 8.666/93

    Garantia → contratações de obras, serviços e compras

    * A critério da autoridade competente;

    * Prevista no instrumento convocatório;

    * Modalidades:

    → Caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública;

    → Seguro-garantia;

    → Fiança bancária;

    * Percentual:

    → Regra: até 5% do valor do contrato

    → Exceção: elevado até 10% - grande vulto envolvendo alta complexidade e riscos $ (demonstrados em parecer)

    * Garantia será liberada após execução do contrato (quando em prestada em dinheiro, será atualizada monetariamente)

  • Gabarito D.

    A garantia poderá ser feita por caução em dinheiro ou títulos da dívida pública ou seguro-garantia ou fiança bancária.

    § 1º Caberá ao contratado optar por uma das seguintes modalidades de garantia:

    I - caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública, devendo estes ter sido emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia autorizado pelo Banco Central do Brasil e avaliados pelos seus valores econômicos, conforme definido pelo Ministério da Fazenda;

    II - seguro-garantia;

    III - fiança bancária.

    Se não me engano, a banca escreveu como resposta aos recursos (para considerar a letra A - incorreta), que há outras formas de garantias, além daquelas citadas na Lei.

  • Não sei se estou engada mais acho que o erro da Letra A é porque está incompleta? ou não

  • A letra A está errada por faz entender que o seguro-garantia e a fiança são formas de CAUÇÃO, e não modalidade de GARANTIA - que é exatamente a pergunta.

  • A) (ERRADA) - Gabarito considerou alternativa errada, contudo, discordo. Já fiz várias questões que consideraram a caução em dinheiro ou títulos de dívida pública, o seguro garantia e a fiança bancária como modalidade de garantia. (Ex: Q16027) - Art. 56, § 1º, I, II e III.

    B) (ERRADA) - Art. 56 - § 3º Para obras, serviços e fornecimentos de grande vulto envolvendo alta complexidade técnica e riscos financeiros consideráveis, demonstrados através de parecer tecnicamente aprovado pela autoridade competente, o limite de garantia previsto no parágrafo anterior (5%) poderá ser elevado para até DEZ POR CENTO DO VALOR DO CONTRATO.

    C) (ERRADA) - Art. 56 - § 2º A garantia a que se refere o caput deste artigo NÃO EXCEDERÁ A CINCO POR CENTO do valor do contrato e terá seu valor atualizado nas mesmas condições daquele, ressalvado o previsto no parágrafo 3º deste artigo.

    D) (CORRETA) - Art. 56 - § 4º A garantia prestada pelo contratado será liberada ou restituída após a execução do contrato e, quando em dinheiro, atualizada monetariamente.

    E) (ERRADA) - Existe o limite de 10 % Art. 56 - § 3º.

  • Letra A também está certa:

    Art. 56. A critério da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento

    convocatório, poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e

    compras.

    § 1º Caberá ao contratado optar por uma das seguintes modalidades de garantia:

    I - caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública, devendo estes ter sido emitidos sob a

    forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia

    autorizado pelo Banco Central do Brasil e avaliados pelos seus valores econômicos, conforme

    definido pelo Ministério da Fazenda;

    II - seguro-garantia;

    III - fiança bancária.

    Simplesmente ridículo não aceitá-la como correta.

  • Ao meu ver, a letra A está correta. Talvez a banca tenha considerado errada por dizer que a garantia poderá ser feita por caução em dinheiro ou títulos da dívida pública, seguro-garantia E fiança bancária. (dá a impressão de cumulação, quando na verdade deveria ser OU)

    Sei lá, achei ridícula essa question

  • A banca colocou a alternativa correta como errada e a errada como correta. vejamos

    A alternativa A esta correta, pois a garantia poderá ser feita por caução em dinheiro ou títulos da dívida pública, seguro-garantia e fiança bancária.

    D esta errada, pois a garantia prestada pelo contratado será liberada ou restituída após o recebimento definitivo da obra ou serviço e não simplesmente após a execução do contrato.

  • Rosa Maria,

    O erro da alternativa A é que está se acumulando as garantias, quando na verdade o contratado pode optar por uma delas. Veja:

    questão: A garantia poderá ser feita por caução em dinheiro ou títulos da dívida pública, seguro-garantia e fiança bancária.

    lei: art. 56.

    § 1° -  Caberá ao contratado optar por uma das seguintes modalidades de garantia:  

    I - caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública....

    II - seguro-garantia;

    III - fiança bancária.  

    Força na peruca e não pare!

  • GAB 'D'

    O erro da letra 'A' reside no conectivo da sentença. Da forma como foi redigida a questão, entende-se que é cumulativo. O que não é verdade, deve-se optar por uma. Extremamente capciosa.

    A letra 'D' é ipsi litteris ao § 4o deste mesmo artigo.

    Audaces Fortuna Juvat

  • Espero que tenha sido anulada, elaborador cagou no #$!

  • ADAPTADA - MATERIAL ESTRATEGIA CONCURSOS

    A) EXIGENCIA GARANTIA - VENCEDOR DA LICITAÇÃO(CONTRATADO) ESCOLHE/OPTA PELA MODALIDADE: CAUÇÃO EM DINHEITO, TITULOS DA DIVIDA PUBLICA, SEGURO GARANTIA E FIANÇA PUBLICA;

    B) REGRA - GARANTIA NÃO SUPERIOR A 5% CONTRATO;

    EXCEÇÃO- CONTRATOS GRADES VULTOS - PODE ATE 10%

    C) REGRA - GARANTIA NÃO SUPERIOR A 5% CONTRATO;

    EXCEÇÃO- CONTRATOS GRADES VULTOS- ALTA COMPELXIDADE TEC E RISCOS FINANCEIROS CONSIDERAVEIS - PODE ATE 10%

    D) GARANTIA SERA LIBERADA OU RESTITUIDA APOS A EXECUÇÃO DO CONTRATO E QUANDO EM DINHEIRO ATUALIZADA MONETARIAMENTE .

    E) LER LETRA "C" - EXISTE LIMITE

    OBS: GARANTIA

    1-QUEM OPTA PELA MODALIDADE É O CONTRATADO

    2-A ADMÇÃO NÃO PODE INFLUENCIAR E EXIGIR SUBSTITUIÇÃO

    3-O CONTRATADO PODE SOLICITAR SUBSTITUIR A GARANTIA, A ADMÇÃO PODE OU NÃO ACEITAR.

  • Sério que a banca considerou a letra A incorreta por conta do "E" no lugar do "OU"?

    SEM ORRRRRRR! --'

  • A letra A não pode de jeito algum estar certa pelo simples motivo das conjunções E e OU, no caso seria OU intercalado pra cada proposição e não E.

  • Erro da letra A é o seguinte: redação original do §1º do art. 56 Lei 8666 era:

    § 1º São modalidades de garantia: I - caução em dinheiro, em títulos de dívida pública ou fidejussória;

    Em 1994 passou a ser:

    § 1  Caberá ao contratado optar por uma das seguintes modalidades de garantia: I - caução em dinheiro ou títulos da dívida pública;

    Em 2004 o inciso I voltou a sofrer alteração e passou a ser: I - caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública, devendo estes ter sido emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia autorizado pelo Banco Central do Brasil e avaliados pelos seus valores econômicos, conforme definido pelo Ministério da Fazenda;

    Repare que não há nenhum erro quanto as conjunções e, portanto, este não seria o motivo do erro conforme explanado pelos colegas abaixo.

    Portanto, conforme a alternativa A seria todo e qualquer título de dívida pública, quando na verdade deve ser observado as condições do referido inciso.

    QUESTÃO nota 0 em avaliação de conhecimento útil.

    GABARITO D.

    FONTE: Lei 8666 ou Arial,12

    Bons estudos e que venha a esperada nomeação.

  • Questão anulável.

  • Essa questão faltou inspiração do examinador copiou e trocou o ou pelo e.

  • Ficamos com raiva do examinador, mais SÃO essas as questões que nos darão a APROVAÇÃO Por isso, que segui o conselho de um professor que vi no You Tube: LEIA A QUESTÃO PENSANDO QUE VALE DINHEIRO:

    Ou seja, LER com atenção!!!

    Não vamos desistir

    ;)

  • Muita sacanagem uma questão dessa!

    Respondendo aqui é possível reconhecer os erros (mínimos) contidos na alternativa A. Quero ver é na hora da prova, com tanta tensão e adrenalina. Sem sombra de duvidas eu iria na A de cara! afffff

  • Gab: D

    A: errado

    O que os olhos não veem a banca cobra, existe uma diferença entre OU e E

  • § 1  Caberá ao contratado optar por uma das seguintes modalidades de garantia

    I - caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública, devendo estes ter sido emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia autorizado pelo Banco Central do Brasil e avaliados pelos seus valores econômicos, conforme definido pelo Ministério da Fazenda OU

    II - seguro-garantia OU

    III - fiança bancária. 

    § 2  A garantia a que se refere o caput deste artigo não excederá a cinco por cento do valor do contrato e terá seu valor atualizado nas mesmas condições daquele, ressalvado o previsto no parágrafo 3 deste artigo. 

    § 3  Para obras, serviços e fornecimentos de grande vulto envolvendo alta complexidade técnica e riscos financeiros consideráveis, demonstrados através de parecer tecnicamente aprovado pela autoridade competente, o limite de garantia previsto no parágrafo anterior poderá ser elevado para até dez por cento do valor do contrato.

    § 4  A garantia prestada pelo contratado será liberada ou restituída após a execução do contrato e, quando em dinheiro, atualizada monetariamente.

  • 8.666

    § 1  Caberá ao contratado optar por uma das seguintes modalidades de garantia:   

    I - caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública, devendo estes ter sido emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia autorizado pelo Banco Central do Brasil e avaliados pelos seus valores econômicos, conforme definido pelo Ministério da Fazenda;               

    II - seguro-garantia;                   

    III - fiança bancária.   

  • achei q fosse a A
  • Exigência de garantia:

     Garantia de proposta: máximo 1% do valor estimado

     Garantia contratual: máximo de 5% (ou 10%, se grande vulto)

     Modalidades:

    o caução em dinheiro ou títulos da dívida pública

    o seguro-garantia

    o fiança bancária

    Fonte: Resumos ESTRATÉGIA CONCURSOS.

  • (Não liguem para essas provas tristes, fingindo que a gente não existe)..... Somente brincando mesmo.

  • É engraçado ver as pessoas dando nó em pingo d'água pra justificar um gabarito absurdo desses.

    A letra "D" está incompleta, mas a "A" está ipsis literis com o art. 53. A justificativa da banca é absurda e sem nexo. De qualquer forma, continuem. Se vc errou, é sinal que vc sabe o art. 53 e está no caminho certo.

  • A alternativa A está incompleta. Mas alternativa D também está. Questão mal elaborada.
  • E a eficiência no Serviço Público sobe mais um nível.

  • I - caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública, devendo estes ter sido emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia autorizado pelo Banco Central do Brasil e avaliados pelos seus valores econômicos, conforme definido pelo Ministério da Fazenda

  • É inimaginável precisar conhecer as Clearing House (Câmera de Compensação) para responder questões de direito administrativo... Basicamente, O Sistema Especial de Liquidação e Custódia, mais conhecido como Selic, é o sistema responsável pelos títulos públicos Federais. No entanto, há outras Câmara de Compensação responsáveis pela regulamentação da compra e venda de títulos públicos, como a Cetic - usualmente responsáveis pelos títulos Estaduais e Municipais, bem como pelos títulos privados.

    Os títulos públicos para fins de garantia são registrados no Setic e não na Cetic ou em outras Câmeras de Compensação, conforme o Art. 56 da Lei 8.666/93. Mesmo com esse conhecimento, não arriscaria em deixar de marcar a questão como certa caso não mencionasse esse detalhe - até porque, nas milhares de questões que resolvi, essa informação foi irrelevante.

    *Uma Clearing House, mais conhecida como Câmara de Compensação, é um sistema que viabiliza a relação entre compradores e vendedores em um mercado financeiro, registrando e processando as transações existentes. O sistema que envolve a clearing house regulamenta a compensação e a liquidação de ordens de compra e venda, realiza o acerto de contas e entrega os instrumentos financeiros aos compradores e o pagamento aos vendedores.-

    ----------

    A banca entendeu que a alternativa A engloba todos os títulos da dívida pública e não somente os que constam no art. 56, §1º, I da L. 8666/93, quais sejam: os títulos emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia autorizado pelo Banco Central do Brasil e avaliados pelos seus valores econômicos. Por outro lado, a alternativa D é a literalidade do art. 56, §4º desta lei

  • Que bobeira essa letra A.

  • a questão A também está correta.

    questão passivel de anulação

  • Dificil mesmo quando a banca bota questões com dois gabaritos kkk, vamos no criterio de desempate como o sorteio kkk

    Dificil questões assim

  • Se fosse a banca CESPE até poderia acreditar num trocadilho entre E e OU, no tocante a letra A.

    Mas, considerando a UFPR, acredito que foi erro mesmo. Questão passível de anulação, a seu tempo.

  • Pessoal, o erro da alternativa A foi a omissão da redação composta no artigo, conforme a Redação dada pela Lei nº 11.079, de 2004, que expõe:

    I - Caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública, devendo estes ter sido emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia autorizado pelo Banco Central do Brasil e avaliados pelos seus valores econômicos, conforme definido pelo Ministério da Fazenda;

    Força, pessoal!

  • Analisemos cada assertiva:

    a) Certo:

    Foi considerada incorreta pela Banca. No entanto, não vislumbro qualquer equívoco, considerando que as modalidades de garantia expostas estão de acordo com o rol do art. 56, §1º, da Lei 8.666/93:

    "Art. 56 (...)

    § 1o  Caberá ao contratado optar por uma das seguintes modalidades de garantia:

    I - caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública, devendo estes ter sido emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia autorizado pelo Banco Central do Brasil e avaliados pelos seus valores econômicos, conforme definido pelo Ministério da Fazenda;

    II - seguro-garantia;  

    III - fiança bancária."

    Logo, divirjo da opinião externada pela Banca, no sentido de que esta letra A estaria equivocada.

    b) Errado:

    Na verdade, o limite máximo é de 10%, e não de 15%, no que se refere a obras, serviços e fornecimentos de grande vulto envolvendo alta complexidade técnica e riscos financeiros consideráveis.

    A propósito, eis o teor do art. 56, §3º, da Lei 8.666/93:

    "Art. 56 (...)
    § 3o  Para obras, serviços e fornecimentos de grande vulto envolvendo alta complexidade técnica e riscos financeiros consideráveis, demonstrados através de parecer tecnicamente aprovado pela autoridade competente, o limite de garantia previsto no parágrafo anterior poderá ser elevado para até dez por cento do valor do contrato."

    c) Errado:

    Em rigor, a regra geral é que a garantia seja de 5% do valor do contrato, consoante art. 56, §2º, da Lei 8.666/93:

    "Art. 56 (...)
    § 2o  A garantia a que se refere o caput deste artigo não excederá a cinco por cento do valor do contrato e terá seu valor atualizado nas mesmas condições daquele, ressalvado o previsto no parágrafo 3o deste artigo."

    d) Certo:

    Esta proposição está de acordo com o teor do art. 56, §4º, da Lei 8.666/93:

    "Art. 56 (...)
    § 4o  A garantia prestada pelo contratado será liberada ou restituída após a execução do contrato e, quando em dinheiro, atualizada monetariamente."

    e) Errado:

    Os §§2º e 3º estabelecem, sim, os limites máximos das garantias, tendo em vista os valores dos contratos.


    Gabarito do professor: A e D

    Gabarito oficial: D

  • Realizei breve pesquisa no site do edital. Eis a resposta da banca:

    "Analista de Desenvolvimento Organizacional

    Questão 38: Gabarito alterado

    "A alternativa A está incorreta, pois nem todos os títulos da dívida pública são aceitos como garantia. Por outro lado, a alternativa D é correta. A alternativa D está correta, visto que, pela Lei nº 8.666/94, art. 56, §4º: “A garantia prestada pelo contratado será liberada ou restituída após a execução do contrato e, quando em dinheiro, atualizada monetariamente.” (resposta da banca).

    A banca s referiu a emissão de títulos do modo cartular, todavia, acredito que o cartular não é mais emitida há uns 40 anos (regra geral, já estão prescritos, por isso não dá pra usar como garantia. A disposição na lei 8666/93 fez todo sentido)

    Tenho certeza que a banca não queria esse tipo de conhecimento, apenas mudou de birra pra não anular a questão.

  • Letra A está errada porque a lei 8.666/93 não prevê CAUÇÃO EM TÍTULOS DA DÍVIDA PÚBLICA exceto na forma escritural.

    A lei que prevê é a lei 13.303/16. Tem que ter atenção pois ele cita a lei 8.666/93 no caput.

    Alternativa correta LETRA "D". Apesar de ser somente no caso de dinheiro, por uma razão óbvia.

    Espero ter ajudado.


ID
3022129
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A lei orgânica de um município é de fundamental importância, podendo ser considerada a “constituição municipal”. De fato, as leis orgânicas enquadram-se, em termos de importância, entre as leis constitucionais e as leis ordinárias. Em relação à Lei Orgânica do Município de Curitiba, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) O número de vereadores que compõem a Câmara Municipal de Curitiba é definido na lei orgânica do município.

( ) A competência da Câmara Municipal de Curitiba é estabelecida na lei orgânica do município.

( ) As situações que podem levar à perda do mandato de vereador são estabelecidas na lei orgânica do município.

( ) Segundo a lei orgânica do município de Curitiba, o Poder Executivo é exercido pelo Prefeito, auxiliado pelos secretários municipais.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Lei Orgânica do Município de Curitiba

    A) Art. 18 O número de Vereadores será estabelecido em lei complementar, observadas as normas constitucionais quanto à proporcionalidade em relação à população. (Redação dada pela Emenda à Lei Orgânica nº 15/2011).

    B) Art. 19 Compete à Câmara Municipal deliberar, sob forma de projetos de lei, sujeitos à sanção do Prefeito, sobre as matérias de competência do Município, especialmente sobre:

    I - matéria financeira, tributária e orçamentária: Plano Plurianual, Diretrizes Orçamentárias e Orçamento Anual; abertura de créditos especiais e suplementares, remissão de dívidas, concessão de isenções e anistias fiscais, auxílios e subvenções.

    II - matéria urbanística, especialmente o Plano Diretor, matéria relativa ao uso e ocupação do solo, parcelamento, edificações, denominação de logradouros públicos e estabelecimento do perímetro urbano e dos bairros. (Redação dada pela Emenda à Lei Orgânica nº 15/2011)

    III - regime jurídico dos servidores municipais, criação, transformação e extinção de cargos, empregos e funções públicas, planos de carreira, fixação e aumento de remuneração dos servidores municipais, da administração direta e indireta.

    IV - organização dos serviços municipais e sua forma de prestação.

    V - bens públicos, aquisição e alienação de bens imóveis, outorga de direito real e concessão de uso. (Redação dada pela Emenda à Lei Orgânica nº 15/2011)

    VI - criação, estruturação e atribuições dos órgãos da administração direta e das entidades da administração indireta.

    Parágrafo Único - Os projetos a que se refere o caput desse artigo serão analisados por órgão técnico da Câmara Municipal de Curitiba, na forma da lei. (Redação dada pela Emenda à Lei Orgânica nº 15/2011)

    C) Art. 22 Perderá o mandato o Vereador:

    I - que infringir qualquer das proibições estabelecidas no artigo anterior.

    II - cujo procedimento for declarado incompatível com o decoro parlamentar.

    III - que deixar de comparecer, em cada Sessão Legislativa, à terça parte das sessões ordinárias, salvo se em licença ou missão autorizada pela Câmara.

    IV - que perder ou tiver suspensos os direitos políticos.

    V - quando o decretar a Justiça Eleitoral, nos casos previstos na Constituição Federal.

    VI - que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado.

    D) Art. 65 O Poder Executivo é exercido pelo Prefeito, auxiliado pelos secretários municipais. (Redação dada pela Emenda à Lei Orgânica nº 15/2011)

  • D.


ID
3022132
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Com base no Estatuto do Quadro Próprio do Magistério da Prefeitura Municipal de Curitiba, considere as seguintes afirmativas:


1. A jornada semanal de trabalho do Magistério é constituída somente por horas-aula.

2. A jornada do trabalho do integrante do Quadro Próprio do Magistério será cumprida na mesma escola, salvo necessidade do serviço.

3. Estágio Probatório é o período de 1 (ano) ano de efetivo exercício, dentro do qual apurar-se-ão os requisitos de idoneidade, domínio metodológico, domínio de conteúdo, pontualidade, assiduidade e disciplina.

4. Considerando a necessidade de constante necessidade de renovação do corpo docente, é vedado o reingresso de aposentados no Quadro Próprio do Magistério.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar