SóProvas



Prova UFBA - 2011 - UFBA - Vestibular de Arquivologia


ID
1565497
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Marque C, se a proposição é certo; E, se a proposição é errado.


Do ponto de vista do Marketing, as observações, as crenças, as informações, as experiências, os valores, os sentimentos, os preconceitos e as atitudes são características que compõem a identidade da unidade de informação.


Alternativas
Comentários
  • Errado

    O conceito refere-se à Cultura Organizacional.


ID
1565500
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Marque C, se a proposição é  certo;  E, se a proposição é errado.

O Marketing deve ser aplicado como forma de gerenciar estrategicamente os recursos disponíveis na unidade de informação.


Alternativas

ID
1565503
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Marque C , se a proposição é certo ; , se a proposição é errado.

De modo geral, o termo “marketing" significa “vendas", enquanto arquivos e bibliotecas são considerados organizações de cunho social, assim sendo, a essas organizações não se aplica o conceito de marketing.


Alternativas

ID
1565506
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ; E , se a proposição é errado.


Bibliotecas e arquivos são considerados organizações, porque apresentam as seis variáveis defendidas pela TGA: as tarefas, as pessoas, o ambiente, a tecnologia, a estrutura e o produto.


Alternativas
Comentários
  • Bibliotecas e arquivos são considerados organizações? Considerei o item incorreta por causa da premissa anterior.

  • Gabarito ERRADO Não é Produto e sim COMPETITIVIDADE

     

    A Teoria Geral da Administração começou com o que chamaremos de “ênfase nas tarefas" (atividades executadas pelos operários em uma fábrica), com a Administração Científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a “ênfase na estrutura" com a Teoria Clássica de Fayol e com a Teoria da Burocracia de Weber, seguindo-se mais tarde a Teoria Estruturalista. A reação humanística surgiu com a “ênfase nas pessoas", por meio da Teoria das Relações Humanas, mais tarde desenvolvida pela Teoria Comportamental e pela Teoria do Desenvolvimento Organizacional. A "ênfase no ambiente" surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela Teoria da Contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a "ênfase na tecnologia". No século XXI surge a teoria da competitividade, capaz de levar a empresa ao sucesso e desenvolvimento permanente. Cada uma dessas seis variáveis – tarefas, estrutura, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade provocaram há seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA.

    Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas seis variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.

  • Bibliotecas e arquivos são considerados organizações, porque apresentam as seis variáveis defendidas pela TGA: as tarefas, as pessoas, o ambiente, a tecnologia, a estrutura e o produto. Resposta: Errado.


    Comentário: bibliotecas e arquivos não são consideradas organizações, pois não possuem capacidade jurídica.

  • As organizações pela sua natureza são públicas( sem fins lucrativos/prestam serviços essenciais providos pelo Estado), privadas (fins lucrativos/empresas), filantrópicas, não-governamentais (ONGs)

    As bibliotecas, semelhante aos arquivos, constituem organismos em crescimento, no entanto, armazenam uma coleção de documentos bibliográficos (livros, periódicos etc.) e não bibliográficos (gravuras, mapas, filmes, discos etc.) organizada e administrada para formação, consulta e recreação de todo o público ou de determinadas categorias de usuários

  • A questão versa sobre as seis variáveis básicas da Teoria Geral da Administração.

    De acordo com Chiavenato (2014), a organização está ligada às seguintes variáveis:

    • Competitividade.
    • Ambiente.
    • Pessoas.
    • Estrutura.
    • Tecnologia.
    • Tarefa.

    Mnemônico: C.A.P.E.T.TA

    A assertiva questiona se bibliotecas e arquivos podem ser consideradas organizações. Depende. A biblioteca municipal da capital X pode ser sim considerada uma organização. Mas no sentido que a questão citou, mais pareceu que eles (bibliotecas e arquivos) são partes de uma organização maior, funcionando como setores ou departamentos desse. Exemplo: arquivo de uma fundação Y. Biblioteca de uma UF.

    De qualquer maneira, considerando isso ou não, a questão traz outro erro: as variáveis apresentadas estão incorretas. Produto não é uma das variáveis da TGA. As variáveis corretas são: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade.

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO: ERRADO.


ID
1565509
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Marque C , se a proposição é certo;  E, se a proposição é errado.

Para dinamizar a comunicação entre os membros de sua equipe, as unidades de informação utilizam, em suas instalações, redes do tipo workgroup (grupo de trabalho), que são redes remotas, que interligam computadores de vários locais.


Alternativas
Comentários
  • Errado. Pegadinha. Equipes virtuais. 

  • ou intranet?

  • Definicão de Equipes Virtuais: são profissionais que trabalham juntos a distância por meio da internet e de outros recursos de comunicação eletrônica, para que possam atingir seus objetivos comuns.

     

    Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre


ID
1565524
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Marque  C , se a proposição é certo;  E , se a proposição é errado.

As unidades de informação consideradas como organizações precisam ser planejadas, organizadas, dirigidas e controladas, segundo o ciclo do processo administrativo.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo. Segundo o professor Carlos Xavier:  Ao conjunto das funções administrativas, consideradas como um todo integrado, dá-se o nome de processo administrativo. Ele serve de base para a literatura neoclássica da administração, que busca explicar como as funções administrativas são desenvolvidas pelas organizações. As funções do processo administrativo são: 1. Planejamento; 2. Organização; 3. Direção; 4. Controle.


ID
1565527
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Marque C, se a proposição é certo;  E, se a proposição é errado.


a fase do controle, o gerente, após aferir o desempenho funcional da unidade de informação e observar a necessidade de adotar alguma ação corretiva — em virtude, por exemplo, de mudanças políticas — não pode fazê-lo, porque o plano estratégico já está em execução.

Alternativas
Comentários
  • O controle eh continuo.

  • ERRADO.

    O controle eh continuo.

  • a fase do controle, o gerente, após aferir o desempenho funcional da unidade de informação e observar a necessidade de adotar alguma ação corretiva — em virtude, por exemplo, de mudanças políticas — não pode fazê-lo, porque o plano estratégico já está em execução.

    Errado.

    Ele poderá fazer tais ações corretivas no plano estratégico seguinte, melhorando toda a sistemâtica para o problema não se apresentar novamente na posterior fase de controle.

  • De modo a responder corretamente à questão, o conhecimento sobre a função de Controle é necessário. Vamos lá.

    Chiavenato (2014, p. 183) diz que: "afinalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos. A essência do controle reside na verificação, ou seja, se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados."

    Sobre a função de controlar as ações e resultados, é preciso termo em mente as seguintes características:

    • A abrangência do controle também pode ser feita nos níveis global, departamental e operacional, respectivamente, dentro dos planos estratégico, tático e operacional."

    • O objetivo do controle é manter as operações dentro dos padrões estabelecidos, para que os objetivos sejam alcançados da melhor maneira. Assim, as variações, erros ou desvios devem ser corrigidos para que as operações sejam normalizadas. A ação corretiva visa a fazer tudo de acordo com o que se pretendia inicialmente. 

    Sabendo que a função de controle ocorre dentro do planejamento estratégico também, podemos marcar a questão apresentada como incorreta.

    GABARITO: ERRADO

    Fonte:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014


ID
1565530
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Marque C, se a proposição é certo;  E, se a proposição é errado.


O controle engloba as funções de acompanhamento e avaliação do processo administrativo, constituindo a quarta fase desse processo.


Alternativas
Comentários
  • Sequência das Fases: PODC

    Planejamento

    Organização

    Direção

    Controle

    Gabarito: Certo

  • GABARITO: CERTO

     

    Complementando...

     

    O controle analisa os resultados obtidos verificando se foram os planejados. Monitora as atividades, determinando se a organização está ou não em direção a suas metas.

    Ele estabelece, mede, compara e corrige.

     

    Bons estudos.

  • Gabarito: CERTO.

    O controle constitui a quarta fase desse processo. O controle analisa os resultados obtidos verificando se foram os planejados. Monitora as atividades, determinando se a organização está ou não em direção a suas metas.

    Ele estabelece, mede, compara e corrige.

  • controle engloba as funções de acompanhamento e avaliação do processo administrativo, constituindo a quarta fase desse processo.

    Correto.

    P.O.D.C

  • O processo administrativo é composto pela funções:

    1-PLANEJAMENTO ➡ 2-ORGANIZAÇÃO ➡ 3-DIREÇÃO ➡ 4-CONTROLE.

    função de controle é aquela que monitora e compara os resultados com aquilo que foi planejado e faz a correção dos possíveis desvios.

    O processo de controle possui 4 fases (Chiavenato, 2014), apenas para acrescentar, citaremos essas etapas do controle:

    1ª etapa: Estabelecimento de critérios ou definição de padrões: padrões se relacionam ao desempenho que se busca obter. São meios comparativos. Os tipos de padrões são os de: quantidade, de qualidade, de tempo e de custos.

     etapa: Monitoramento do desempenho ou coleta das informações: refere-se à observação do desempenho.

    3ª etapa: Comparação dos resultados para verificar os possíveis desvios: é o confronto entre o desempenho e o padrão estabelecido.

    4ª etapa: Medidas ou ações corretivas: ações que buscam manter o desempenho dentro do padrão esperado.

    Portanto, a assertiva está correta.

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO: CERTO.


ID
1565533
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Marque C, se a proposição é certo;  E, se a proposição é errado.


                                    Planejamento — Organização — Direção — Controle


Apesar de o ciclo do processo administrativo ter sido classicamente construído seguindo as fases indicadas em destaque, há autores que consideram como terceira fase a Execução e não a Direção.


Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Princípios da Administração Científica: Planejamento, Preparo, Execução e Controle.

  • Classicamente ou neoclassicamente?

  • A Direção como função administrativa relaciona-se diretamente com a maneira pela qual o objetivo deve ser alcançado através das atividades que devem ser realizadas, ou seja, Execução 


ID
1565536
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marque  C, se a proposição é certo;  E, se a proposição é errado.


Para proceder à avaliação do desempenho das unidades de informação e produzir informações gerenciais que alimentem o processo de replanejamento, as unidades de informação mantêm sistemas de informação para gerir os dados coletados, conhecidos como “sistemas de informação técnica".


Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia dizer o erro ?

  • Talvez a referência seja ao SIG - Sistema de Informações Gerenciais.

  • Errado.

    Para proceder à avaliação do desempenho das unidades de informação e produzir informações gerenciais que alimentem o processo de replanejamento, as unidades de informação (as organizações) mantêm sistemas de informação para gerir os dados coletados, conhecidos como “Sistema de informação de gestão ou sistema de informações gerenciais (SIG)"

  • Concordo com o Daniel Azevedo. Esse sistema é chamado de SIG - Sistema de Informações Gerenciais.


ID
1565539
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Marque C, se a proposição é certo;  E, se a proposição é errado.


          Eficiência e eficácia são indicadores de desempenho das organizações e, obviamente, das unidades de informação.

Nesse sentido, a eficácia indica se a unidade de informação utiliza produtiva e economicamente os recursos disponíveis no cumprimento de seus objetivos, e a eficiência significa que a organização atingiu seus objetivos.


Alternativas
Comentários
  • Conceitos trocados 

  • ERRADO 

    É justamente o contrário, eficácia é alcançar os objetivos e eficiência é utilizar dá melhor forma possível os recursos.

     

  • ERRADO

    Eficiência: Boa utilização dos recursos / Fazer da maneira correta;

    Eficácia: Alcançar os resultados (objetivos pretendidos);

    Efetividade: Impacto social causado pelo ato praticado.

  • GABARITO: ERRADO

    Houve inversão dos conceitos

    Eficiência =Utilizar da melhor forma os recursos disponíveis

    Eficácia = Atingimento de resultados


ID
1565542
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Marque  C, se a proposição é certo;  E, se a proposição é errado.


As estatísticas coletadas e os relatórios de desempenho elaborados pelas unidades de informação são elementos essenciais tanto para a fase de avaliação, quanto para o planejamento, tendo em vista que há uma retroalimentação entre as duas fases.


Alternativas

ID
1565545
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Marque C , se a proposição é certo;  E, se a proposição é errado.

Os resultados do processo de avaliação das unidades de informação permitem corrigir os fluxos e as rotinas de trabalho que não estejam funcionando de modo eficaz.


Alternativas
Comentários
  • CERTO.


ID
1565548
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Marque C, se a proposição é certo;  E, se a proposição é errado.

A informação tem papéis importantes na administração da unidade de informação, dentre os quais, apoiar o processo decisório, situar o administrador em seu ambiente, avaliar a situação histórica da unidade de informação e controlar e acompanhar as atividades em execução.


Alternativas
Comentários
  • CHIAVENATO (2009) —  A TI modifica profundamente o trabalho dentro das organizações e fora delas. A ligação com a Internet e a adoção da Intranet e redes internas de comunicação intensificam a globalização da economia por meio da globalização da informação. A Internet — com suas avenidas digitais ou infovias e a democratização do acesso à informação — um sinal disso. Nessa nova era, quanto mais poderosa a tecnologia da informação, tanto mais informado e poderoso se toma o seu usuário, seja ele uma pessoa, organização ou país. A informação torna-se a principal fonte de energia da organização: seu principal combustível e o mais importante recurso ou insumo. A informação direciona todos os esforços e aponta os rumos a seguir

  • Achei a questão bem mal redigida. Como uma informação controla alguma coisa? Eu acertei pq inferi que isto era o Administrador que faria, usando a informação...


ID
1565551
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Marque C, se a proposição é certo;  E, se a proposição é errado.

Para gerir uma unidade de informação, o profissional precisa ter as mais diversas competências, dentre as quais a competência conceitual, que compreende a capacidade de comunicação com os membros de sua equipe.


Alternativas
Comentários
  • Errado. 

    A competência interpessoal é habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada à necessidade de cada uma delas e às exigências da situação.

    Para Argyris (1968), competência interpessoal refere-se à habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais de acordo com três critérios:

    1. Percepção acurada da situação interpessoal, de suas variáveis relevantes e respectiva inter-relação.

    2. Habilidade de resolver realmente os problemas de tal modo que não haja regressões.

    3. Soluções alcançadas de tal forma que as pessoas envolvidas continuem trabalhando juntas tão eficientemente, pelo menos, como quando começaram a resolver seus problemas.


  • HABILIDADE: 


    1. CONCEITUAL

    2. HUMANA
    3. TÉCNICA
    A capacidade de comunicação está mais relacionada à habilidade humana.
  • Gabarito ERRADO, a questão esta conceituando a Habilidade Humana e não a Conceitual

    As 3 Habilidades Administrativas

    As habilidades administrativas são essenciais na vida do empreendedor. São elas que possibilitam a plena execução das atividades do dia-a-dia e nos ajudam a compreender que o administrador não é um ser onipotente e onisciente.
    Essas habilidades foram formuladas pelo pesquisador Robert L. Katz em meados da década de 70 e se dividem em 3 principais:

    * Habilidades Técnicas
    * Habilidades Humanas
    * Habilidades Conceituais

    Habilidades Técnicas

    São aquelas relacionadas à alguma atividade específica que demanda um conhecimento mais aprofundado. É a habilidade de domínio dos métodos, técnicas e equipamentos. Em alguns casos pode ser descrita também como um conhecimento mais especializado sobre a etapa de determinado processo.
    É geralmente desempenhada por pessoas com formação técnica ou tecnológica.
    Fazem parte do nível operacional da empresa e tem o supervisor como responsável pela liderança e controle.

    Habilidades Humanas

    São aquelas que lidam com a capacidade de se relacionar bem com as outras pessoas e de se trabalhar em equipe de forma coesa e democrática. É aqui que se tornam cruciais os conceitos de motivação e liderança, uma vez que as pessoas, em sua maioria, precisam de um direcionamento e um certo apoio emocional.
    As habilidades humanas estão ganhando uma importância cada vez maior no cenário organizacional devido à valorização do capital humano no ambiente de trabalho atual.
    Fazem parte da área tática da empresa e são fundamentais no processo de arranjo organizacional, de delegação e acompanhamento de pessoas.
    O gerente é o responsável por essa área, e tem entre outras funções, o desenvolvimento do capital humano e o incentivo à participação dos funcionários.

    Habilidades Conceituais

    São as habilidades que envolvem a capacidade de visão holística da organização. Visão do todo e das partes, de como as peças se encaixam no processo geral de produção. Envolvem a capacidade de planejamento e estabelecimento de metas, de seleção de informações relevantes que influenciarão o rumo da empresa através da tomada de decisões.
    Essas habilidades são requeridas no nível estratégico da empresa e são exigidas para ocupação do cargo de diretoria.

    Conclusão

    A medida que se sobe na hierarquia empresarial, se torna necessário o desenvolvimento das habilidades humanas e conceituais. Um empreendedor tem que se aprofundar em ambas (e às vezes até saber um pouco das habilidades técnicas) para ter sucesso. Se isso não é possível, torna-se interessante a busca por um sócio que apresente alguma dessas habilidades.

  • GABARITO: ERRADO A habilidade conceitual é a capacidade cognitiva de enxergar a organização como um todo e as inter-relações entre as suas partes, envolvendo a capacidade de pensamento, processamento de informações e planejamento do administrador.

ID
1565554
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Marque , se a proposição é  certo ; E, se a proposição é errado.

O diagrama de Ishikawa tem como finalidade identificar os efeitos de um problema, já que é uma técnica de análise de causa e efeito, aplicada na fase de diagnóstico do processo de resolução dos problemas.


Alternativas
Comentários
  • Errado


    É uma ferramenta para identificação das possíveis causas que levam a determinado efeito. A partir dos efeitos dos problemas, as possíveis causas são agrupadas por categorias e semelhanças e colocadas, em grau de importância, da esquerda para a direita. Dessa forma, fica mais fácil identificar as causas dos problemas, de forma a atuar de modo específico e direcionado no tratamento destas causas.

  • Essa acho que até o Ishikawa errava.

  • O diagrama de Ishikawa tem a finalidade de identificar as possíveis causas relativo a um efeito e não o contrario. a questão fala em identificar os efeitos sendo q o diagrama tem o objetivo de identificar as causas.

    Diagrama de Ishikawa

    Resumo

    O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como espinha de peixe ou Diagrama de Causa-Efeito, é um instrumento utilizado para identificar e organizar a relação entre um determinado efeito e as possíveis causas para que o mesmo ocorra.

    O que é

    O Diagrama de Causa-Efeito foi utilizado pela primeira vez em 1953 pelo engenheiro químico e professor da Universidade de Tóquio, Kaoru Ishikawa, um grande nome do movimento de qualidade total no Japão, de maneira a simbolizar graficamente as opiniões dos trabalhadores de uma fábrica em relação à qualidade (ou falta dela) em seus processos.

    A maior vantagem da utilização do Diagrama de Ishikawa é sua compreensão gráfica simples. Seu visual, no formato de uma espinha de peixe, permite facilmente destacar um efeito e listar os possíveis fatores que contribuem para esse fenômeno ocorrer. Com ele é possível ampliar a visão das possíveis causas de um problema, analisando-o de forma mais detalhada e identificando possíveis soluções, além de analisar processos de maneira a buscar melhorias em seu funcionamento.

  • ..."é uma técnica de análise de causa e efeito, aplicada na fase de diagnóstico do processo de resolução dos problemas"  esta parte está correta.....

  • identificar as possíveis causas relativo a um efeito

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, o conhecimento sobre o diagrama de Ishikawa se faz necessário.

    O diagrama de Ishikawa tem como finalidade identificar as causas de um problema, não os seus efeitos (como afirmara a questão), já que é uma técnica de análise de causa e efeito.

    Método conhecido também como gráfico espinha de peixe, tem como autor engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943. Esse gráfico representa a relação entre um efeito e sua causa. Sua aplicação é vantajosa por demonstrar graficamente todos os fatores que contribuem para o problema. É um método que representa graficamente a relação entre um efeito e suas causas. Apresenta seis possíveis causas para o problema, são elas:

    • Mão de obra;
    • Métodos;
    • Máquina;
    • Material;
    • Meio Ambiente;
    • Medida.

    Após verificarmos o assunto, concluímos seguramente que a questão está incorreta.

    GABARITO: ERRADO

    Fonte:

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.


ID
1565557
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


Todo plano deve conter a definição de objetivos, de recursos e de meios de controle.


Alternativas
Comentários
  • Item correto!

     

    Um plano é um guia para a ação no futuro e deve conter pelo ao menos: objetivosmeios de realização (de recursos), e meios de controle.

     

    At.te, CW.

    AMARU MAXIMIANO. Administração para Concursos. Editora Método-Gen, 2016.

  • CERTO.

    Um plano é um guia para uma ação no futuro e deve conter pelo ao menos: objetivos, meios de realização (de recursos), e meios de controle.

  • A questão exigiu conhecimento sobre o conteúdo de um plano.

    De acordo com Maximiano (2013), um plano é aquilo que registra as decisões que foram produtos de uma análise das informações da situação.

    De acordo com o autor: " É um guia para a ação no futuro. O plano estabelece qual situação deverá ser alcançada, o que precisa ser feito para alcançá-la e os recursos que serão aplicados nesse esforço. Os planos também devem incluir uma previsão dos meios de controle da ação e do consumo dos recursos, para assegurar a realização dos objetivos. De forma geral, um plano contém pelo menos os seguintes componentes: objetivos, meios de realização e meios de controle"

    Esquematizando a visão do autor sobre os elementos do plano:

    1. objetivos
    2. meios de realização
    3. meios de controle.

    Portanto, a assertiva está correta.

    FfONTE: MAXIMIANO, A. C A. Introdução à Administração.  8ª edição. Atlas. São Paulo. 2013.

    GABARITO: CERTO.


ID
1565560
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


Os objetivos da unidade de informação são definidos no planejamento operacional.


Alternativas
Comentários
  • Errado


    A definição dos objetivos da unidade de informação é condicionada pelos objetivos da instituição, a fim de garantir a necessária coerência, e pela missão da organização,entendida como a linha de atividades ou o campo de atuação desta.

  • PLANEJAMENTO É O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES.

    NELE HÁ A DEFINIÇÃO DE O QUE DEVE SER FEITO (objetivos) E COMO SER FEITO (planos).

     

    PLANEJAMENTO:

     

    ESTRATÉGICO --> PLANOS INSTITUCIONAIS, ESTABELECIMENTO DE METAS E OBJETIVOS.

    TÁTICO --> PLANOS FUNCIONAIS, ESTABELECIMENTO DAS POLÍTICAS E DAS DIRETRIZES. (unidades organizacionais)

    OPREACIONAL --> PLANOS DE AÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ATIVIDADES.

     

     

    Fonte: PedroMatos (Aluno do Qc)

  • ERRADO

    O planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação mercadológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao melhor grau de interação com os fatores externos - não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciada. Ele é, normalmente, responsabilidade dos níveis mais altos da organização. Assim,

    o planejamento estratégico:

    · É projetado para o longo prazo;

    · Envolve a empresa como um todo;

    · É definido pela cúpula organizacional;

    · É voltado para a eficácia;

    · É voltado para o atendimento do cliente.


ID
1565563
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Marque C, se a proposição é certo;  E, se a proposição é errado.

Os recursos a serem usados na execução do plano e dos meios de controle são definidos no plano estratégico


Alternativas
Comentários
  • Este planejamento está fortemente voltado para o ambiente externo, apesar de considerar também o ambiente interno em suas decisões.  O planejamento estratégico deve dar as diretrizes que permitirão os seus membros tomar as decisões apropriadas na alocação de pessoas e recursos de modo que os objetivos estratégicos sejam alcançados.  As principais etapas do planejamento estratégico são: a definição da missão, valores, negócio e visão de futuro da organização; o diagnóstico estratégico; a formulação da estratégia; a execução e a avaliação e controle de todo o processo. Desta maneira, devemos ter em mente quais são os valores e os princípios norteadores da atuação da organização, como ela se vê no futuro e qual é sua situação atual, para que possamos construir uma estratégia para alcançar sua visão de futuro.  


    8 (Sobral & Peci, 2008)

    9 (Daft, 2005)


  • A etapa responsável por ALOCAR OS RECURSOS é a ORGANIZAÇÃO. 

    Ainda, o planejamento estratégico é genérico, voltado ao longo prazo e focado no futuro da organização.

  • Os recursos a serem usados na execução do plano e dos meios de controle são definidos no plano estratégico. Resposta: Errado.

     

    Comentário: as atividades e recursos usados na execução (planejamento operacional) do plano (planejamento estratégico e tático) e dos meios de controle são fundamentais para alcançar os objetivos e metas da organização. É um plano de curto prazo que tem por finalidade controlar as rotinas de uma unidade da organização.

  • ERRADO

    P.O.D.C

    PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.

    ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor

    DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas

    CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os níveis de planejamento. Dito isso, vejamos como a questão pode ser julgada. Antes de bater o martelo e dar o gabarito, vamos ver qual são as funções e suas definições.

    O planejamento possui três diferentes níveis:

    Planejamento estratégico: é o planejamento mais amplo e abrange toda a organização.

    • Projetado para o longo prazo, tendo seus efeitos e consequências estendidos a vários anos pela frente.
    • Envolve a empresa como uma totalidade, abrange todos os recursos e áreas de atividade, e preocupa-se em atingir os objetivos em nível organizacional.
    • Definido pela cúpula da organização (no nível institucional) e corresponde ao plano maior ao qual todos os demais estão subordinados.

    Planejamento tático: abrange cada departamento ou unidade da organização. Suas características são:

    • Projetado para o médio prazo, geralmente para o exercício anual.
    • Envolve cada departamento, abrange seus recursos específicos e preocupa-se em atingir os objetivos departamentais.
    • Definido no nível intermediário, em cada departamento da empresa.

    Planejamento operacional: abrange cada tarefa ou atividade específica. Suas características são:

    • Projetado para o curto prazo, para o imediato.
    • Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas.

    Dito isso, atribuo o erro a indicar uma característica do planejamento tático ao estratégico.

    GABARITO: ERRADO

    Fonte:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.


ID
1565566
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Marque C , se a proposição é certo;  E, se a proposição é errado.


O documento resultante do planejamento estratégico é o plano operacional, no qual se definem a missão, os objetivos, as estratégias e os recursos da organização.


Alternativas
Comentários
  • Errado!  Resulta o planejamento estratégico e não o operacional.


    Planejamento Estratégico


    Este planejamento está fortemente voltado para o ambiente externo, apesar de considerar também o ambiente interno em suas decisões.


    O planejamento estratégico deve dar as diretrizes que permitirão os seus membros tomar as decisões apropriadas na alocação de pessoas e recursos de modo que os objetivos estratégicos sejam alcançados.


    As principais etapas do planejamento estratégico são: a definição da missão, valores, negócio e visão de futuro da organização; o diagnóstico estratégico; a formulação da estratégia; a execução e a avaliação e controle de todo o processo.


    Prof. Rodrigo Rennó

  • ERRADO

    O planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação mercadológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao melhor grau de interação com os fatores externos - não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciada. Ele é, normalmente, responsabilidade dos níveis mais altos da organização. Assim,

    o planejamento estratégico:

    · É projetado para o longo prazo;

    · Envolve a empresa como um todo;

    · É definido pela cúpula organizacional;

    · É voltado para a eficácia;

    · É voltado para o atendimento do cliente.

  • O Planejamento Estratégico precisa ser inspirador e motivador. Um bom planejamento estratégico é uma das formas mais poderosas para engajar os colaboradores com os objetivos da empresa e gerar grande satisfação com o alcance dos resultados.


ID
1565569
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Marque C, se a proposição é certo;  E, se a proposição é errado.


Ao declarar seu negócio no plano estratégico, a unidade de informação está definindo sua missão.


Alternativas
Comentários
  • Este planejamento está fortemente voltado para o ambiente externo, apesar de considerar também o ambiente interno em suas decisões.  O planejamento estratégico deve dar as diretrizes que permitirão os seus membros tomar as decisões apropriadas na alocação de pessoas e recursos de modo que os objetivos estratégicos sejam alcançados.  As principais etapas do planejamento estratégico são: a definição da missão, valores, negócio e visão de futuro da organização; o diagnóstico estratégico; a formulação da estratégia; a execução e a avaliação e controle de todo o processo. Desta maneira, devemos ter em mente quais são os valores e os princípios norteadores da atuação da organização, como ela se vê no futuro e qual é sua situação atual, para que possamos construir uma estratégia para alcançar sua visão de futuro.  

    8 (Sobral & Peci, 2008)

    9 (Daft, 2005)


  • Passo 1: Definição da missão da empresa : Se sua empresa não souber para que ela existe, não conseguirá definir uma estratégia de crescimento, porque os objetivos da empresa não serão claros. A declaração da missão serve como base para a construção da estratégia (com objetivos, indicadores e metas). Uma boa definição de missão deve esclarecer o benefício gerado pela empresa para o seu público-alvo. Em outras palavras, uma empresa deve existir não para produzir o produto ou prestar o serviço que consta em seu contrato (ou estatuto) social, mas sim, para levar o benefício (do produto ou serviço) ao seu público-alvo. Uma boa definição de missão também deve ser inspiradora e desafiadora, para que haja o engajamento de seus colaboradores e parceiros, comprometidos em levar um benefício cada vez melhor para um (maior) público-alvo. Muitos especialistas defendem que a declaração da missão deve ser curta para que seja lembrada, vivenciadabe transmitida por todos os envolvidos com o negócio.

    Passo 2: Definição da visão da empresa: Definida a missão, é o momento de a empresa determinarbuma visão de futuro para o seu negócio, ou seja, ter objetivos para atingir nos próximos anos. É fundamental que eles tenham indicadores e metas. Se a empresa quer ser a maior, a melhor e/ou a mais admirada de seu segmento, deveria definir indicadores e metas para saber se está alcançando seus objetivos. Ao contrário da missão, é muito difícil encontrar uma definição da visão de uma companhia que contenha os objetivos, os indicadores e as metas. Em geral, tais informações não são divulgadas publicamente e outras são impedidas de “prometer” resultados para os investidores. No fundo, deve servir com um mantra, uma crença que orienta a existência da organização.

    Passo 3: Definição dos valores (princípios): Nem todas as empresas que definem missão e visão chegam a elaborar uma lista de valores que orienta o comportamento da organização. Outras já usam sua lista de valores nos processos seletivos, nos processos de avaliação de desempenho dos colaboradores e na relação da empresa com clientes, fornecedores e parceiros.

    Se, por um lado, esse trio é vital para o planejamento do negócio, por outro, é um compromisso que exige disciplina do empreendedor e de seu time

  • Alternativa Certa

  • CERTO

    O planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação mercadológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao melhor grau de interação com os fatores externos - não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciada. Ele é, normalmente, responsabilidade dos níveis mais altos da organização. Assim,

    o planejamento estratégico:

    · É projetado para o longo prazo;

    · Envolve a empresa como um todo;

    · É definido pela cúpula organizacional;

    · É voltado para a eficácia;

    · É voltado para o atendimento do cliente.

  • é preciso conhecer o chão de fábrica, ouvir os envolvidos na montagem e nas etapas mais operacionais para que seja possível conhecer as necessidades do negócio e desenvolver ações estruturadas com a realidade.


ID
1565572
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


O planejamento operacional da unidade de informação subentende a análise dos objetivos organizacionais, o planejamento do uso do tempo, o planejamento dos recursos, a avaliação dos riscos e a previsão de pessoal.


Alternativas
Comentários
  • E

     

    Planejamento estratégico

    O planejamento estratégico é o mais conhecido e lembrado entre os três tipos de planejamento. Como o nome diz, esse objetivo organizacional é focado nas decisões estratégicas que observam aqueles fundamentos pensados para a empresa: missão, valores e visão.

    Em cima disso e do posicionamento de mercado é que são traçados os objetivos, de curto, médio e longo prazo. Nesse processo, é importante levar em consideração os fatores internos e externos que podem afetar o trabalho da organização.

    Analisar a economia global, do país e local, por exemplo, é uma forma de traçar o planejamento, considerando mudanças de cenário que podem afetar as suas vendas. Analise quais suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e gere uma série de informações estratégicas sobre o seu negócio.

    O planejamento estratégico envolve sócios, gestores, diretores e todos os colaboradores com poder de decisão. Afinal, as principais decisões serão tomadas por eles e serão determinantes para a empresa alcançar os seus objetivos, além de fornecer o subsídio para a elaboração e a execução dos outros planejamentos.

    Planejamento tático

    Aqui, é muito importante o entendimento de administração. As pessoas envolvidas no planejamento tático devem saber lidar com metas e objetivos e, ainda, coordenar colaboradores e equipes de trabalhos.

    Esse objetivo organizacional fará a ponte entre o nível estratégico e o operacional e envolve gerentes, coordenadores, supervisores e líderes de projetos. Enquanto o planejamento estratégico considera a companhia como um todo, o planejamento tático é mais focado nos diferentes setores, ou seja, como cada área irá contribuir para que o objetivo da companhia possa ser alcançado. Por isso, permite um trabalho projetado para médio prazo – onde estão os planos de marketing, produção, planejamento pessoal e planejamento financeiro.

    Planejamento operacional

    No planejamento operacional, por sua vez, se reúnem as pessoas que estão na ponta de operação de uma empresa. São elas que vão executar o planejamento tático – que foi pensado conforme o planejamento estratégico – para que a empresa possa alcançar os objetivos e metas de cada um dos seus setores.

    São os técnicos e operadores os responsáveis por executarem esse planejamento. Com ações de curto prazo, o planejamento operacional é mais detalhado e tem a descrição das funções a serem executadas por cada colaborador (responsabilidades, atividades, funções, divisão de tarefas etc.).

    Esse objetivo organizacional é de grande importância para que a empresa atinja a sua meta global, que foi definida no planejamento estratégico.

  • O planejamento Operacional é a etapa mais detalhada do planejamento como um todo. Nessa etapa como será definido de fato o que será realizado. É no planejamento operacional que são definidos quais colaboradores estarão envolvidos em determinada atividade e suas respectivas responsabilidades conforme suas funções e pela divisão de tarefas. 


ID
1565575
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.

No ciclo do processo administrativo, durante a fase de organização, as unidades de informação estabelecem a estrutura organizacional que levam ao cumprimento das tarefas.


Alternativas
Comentários
  • ORGANIZAÇÃOé o processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado.

     

    Referente a estrutura organizacional

  • a estrutura é criado na organização? sempre q penso em estrutura acabo pensando na fase de planejamento.

  • CERTO

    ORGANIZAÇÃO “é o processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado.”

     

    Referente a estrutura organizacional


ID
1565578
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


A finalidade de uma equipe é tornar eficazes as forças de cada um de seus membros e tornar irrelevante as fraquezas.


Alternativas
Comentários
  • Trabalho em equipe é quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema. O trabalho em equipe pode ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa ou determinado trabalho, por obrigação, ou não

  • Segundo Peter Drucker (1909-2005 apud Silverstein, 2013), “a tarefa da gestão é fazer com que as pessoas sejam capazes de trabalhar em conjunto; é tornar as suas forças eficazes, e as suas fraquezas, irrelevantes”.

  • A finalidade de uma equipe é tornar eficazes as forças de cada um de seus membros e tornar irrelevante as fraquezas.


ID
1565581
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


Dentre as muitas funções que exerce, o líder de uma unidade de informação deve conhecer sua equipe, saber repassar instruções de trabalho e definir padrões de produtividade.


Alternativas
Comentários
  • Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos. A liderança pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, sem possuir forçosamente um cargo de liderança

  • O "X" da questão em minha opinião não é a definição da liderança, mas saber se ele pode definir padrão de produtividade, tendo em vista que essa função percente ao planejamento.


ID
1565584
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Não definido

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


Atividade é a parte indivisível de execução de uma tarefa.


Alternativas
Comentários
  • MACROPROCESSO

    PROCESSO

    SUBPROCESSO

    ATIVIDADE

    TAREFA


ID
1565587
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


Em uma unidade de informação, a aplicação de um modelo de organização matricial pressupõe a existência de programas e projetos multidisciplinares propostos pela instituição.


Alternativas
Comentários
  • Segundo o professor Carlos Xavier:   estrutura matricial geralmente combina a departamentalização funcional com a departamentalização por projetos. Além dessa possibilidade, toda estrutura que combinar dois tipos de departamentalização em um só poderá ser chamada de matricial.


  • ESTRUTURA MATRICIAL

     

    A estrutura matricial é uma estrutura mista com a finalidade de obter o máximo de rendimento da organização. A organização mantém a estrutura funcional para as funções internas e agrega a estrutura divisional aos produtos ou serviços a serem realizados.

    Por ser constituída de dois tipos de departamentalização, cria-se a duplicidade de comando onde os funcionários passam a subordinar-se a dois chefes, indo de encontro ao princípio da unidade de comando.

  • CERTO

    Matricial : resulta da união da departamentalização por funções (funcional) e por projetos, nasceu para solucionar a incompatibilidade da estrutura funcional com atividades que exigissem interação entre áreas funcionais; assim sendo, ela contraria a unidade de comando, há uma dupla subordinação (gerente funcional e gerente de projetos), o organograma não será uma pirâmide e sim possuíra duas bases de departamentalização operando simultaneamente.


ID
1565590
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.

A modelagem da unidade de informação é seu traçado organizacional, ou seja, sua divisão em departamentos e setores, entre outros, e considerando algumas características — tais como funções, produtos, processos, clientes — que poderão ser representadas por organogramas.


Alternativas
Comentários
  • E

     

    Organograma é uma representação gráfica da estrutura hierárquica de uma empresa, isto é, do desenho organizacional que, por sua vez, consiste na configuração global dos cargos e da relação entre as funções, autoridade e subordinação no ambiente interno de uma organização.

  •  tais como funções, produtos, processos, clientes — que poderão ser representadas por organogramas. OI?? ISSO TA CERTO MESMO?? ORGANOGRAMA NÃO E A REPRESENTAÇÃO GRAFICA DA ESTRUTURA HIERARQUICA??Alguem me explica pq ta certo??

  • A modelagem da unidade de informação é seu traçado organizacional, ou seja, sua divisão em departamentos e setores, entre outros, e considerando algumas características que poderão ser representadas por organogramas. CORRETO

    SÓ DESCONSIDERAR O QUE ESTÁ ENTRE OS TRAÇOS QUE FICA MAIS FÁCIL COMPREENDER A QUESTÃO.

    O principal objetivo do organograma é ajudar a esclarecer dúvidas sobre a organização da empresa, seja para os próprios membros da empresa, para parceiros, fornecedores ou clientes.

  • Desde quando ORGANOGRAMA e usado para indicar/característica processo???!


ID
1565593
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


Funcionagrama é o tipo de gráfico que descreve a estrutura de uma organização.


Alternativas
Comentários
  • Errado


    FUNCIONOGRAMA - É uma espécie de desenho similar a um organograma que detalha somente as atividades que compõem uma função, um órgão do organograma, com suas atividades , equipe e recursos humanos por segmento. Dá uma visão ampla e esquematizada do órgão.


  • Funcionagrama = Fluxograma ?

  • É só colocar no google para ver a diferença da imagem de cada um.

  • ERRADO

    FUNCIONOGRAMA

     1.Conceito: é um gráfico de organização que tem por objetivo demonstrar detalhadamente as principais atividades desempenhadas em cada órgão do organograma.

     É como se pudéssemos abrir cada um dos órgãos representados no organograma, visualizando como estão compostos em termos de colaboradores e quais atividades são desenvolvidas em cada um deles. Portanto, é um gráfico derivativo do organograma – não há funcionograma se não existir organograma.

     2.Objetivo: Detalhar e demonstrar as atividades desenvolvidas em cada órgão da empresa;


ID
1565596
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.

As unidades de informação têm a finalidade de prestar serviços de informação aos usuários, portanto é recomendável que a avaliação de desempenho dessas organizações considere o nível de satisfação do usuário quanto à eficácia dos serviços prestados.


Alternativas
Comentários
  • GAB:C


ID
1565599
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


Nas unidades de informação, um modo de controlar a documentação é o gerenciamento eletrônico de documentos, que prescinde de que essa documentação esteja em suporte digital.


Alternativas
Comentários
  • A sigla GED significa Gerenciamento Eletrônico de Documentos ou Gestão Eletrônica de Documentos.

    Em linhas gerais, podemos descrever GED como um conjunto de tecnologias que permite a uma empresa gerenciar seus documentos em forma digital. Esses documentos podem ser das mais diversas origens, tais como papel, microfilme, imagem, som, planilhas eletrônicas, arquivos de texto etc.

    ...que dispensa que essa documentação esteja em suporte digital. Não é necessário que um documento esteja em suporte digital para ser gerenciado. Um documento em suporte de papel pode ser gerenciado eletrônicamente. Entretanto a tendência na administração pública é a não utilização de documentos em suporte de papel.
     

  • Vestibular de arquivologia rs... vale tudo...


ID
1565602
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.

O técnico do Programa Geral de Informação da UNESCO, Montviloff, acentua a importância da formulação de políticas nacionais de informação, cuja finalidade é

assegurar, com vistas à sua utilização, o acesso aos conhecimentos especializados e profissionais, às informações científicas, técnicas e econômicas assim como à soma dos saberes produzidos e reunidos no país e em outras partes do mundo, a fim de auxiliar a solução de problemas concretos e ao desenvolvimento de todos os setores da sociedade. (MONTVILOFF. In: JARDIM, 1995, p. 25).


Sob tal objetivo, a perspectiva de sistemas nacionais de informação persiste no discurso da UNESCO, norteada pela formulação de uma ou várias políticas de informação, cujos domínios de aplicação incluem aspectos como o desenvolvimento de recursos e serviços de informação.


Alternativas
Comentários
  • Para quem não é assinante, gabarito CORRETO

  • Quando não se conhece o assunto e acerta na sorte é a melhor resposta a ser postada: "Para quem não é assinante, gabarito CORRETO"


ID
1565605
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.

O técnico do Programa Geral de Informação da UNESCO, Montviloff, acentua a importância da formulação de políticas nacionais de informação, cuja finalidade é

assegurar, com vistas à sua utilização, o acesso aos conhecimentos especializados e profissionais, às informações científicas, técnicas e econômicas assim como à soma dos saberes produzidos e reunidos no país e em outras partes do mundo, a fim de auxiliar a solução de problemas concretos e ao desenvolvimento de todos os setores da sociedade. (MONTVILOFF. In: JARDIM, 1995, p. 25).


Os aspectos relacionados aos meios de acesso e difusão da informação não fazem parte de políticas de informação.


Alternativas
Comentários
  • Para os que não são assinantes, Gab: ERRADO

  • Quando não se conhece o assunto e acerta na sorte é a melhor resposta a ser postada: "Para quem não é assinante, gabarito CORRETO"


ID
1565608
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.

Schellenberg definiu os campos de atuação das bibliotecas e dos arquivos, estabelecendo um paralelo entre essas áreas, sobre as quais, é correto afirmar:

Nos arquivos, os documentos são colecionados de fontes diversas, adquiridos por compra ou doação.


Alternativas
Comentários
  • Arquivo: É o conjunto de documentos que forma criados ou recebido por acumulação em uma instituição ou pessoa, no exercício de sua atividade administrativa ou função, preservados e conservados para garantir a apresentação de seus objetivos;

    Biblioteca: É o conjunto de material, em sua maioria impresso e que não seja produzido pela instituição que detém sua guarda. Normalmente constituída de coleções temáticas e seus documentos são adquiridos por meio de COMPRA, DOAÇAO ou PERMUTA.

  • Gabarito: errado

    Fonte: fragmentos de outras questões CESPE

    --

    "O acervo das bibliotecas e museus é formado, via de regra, por compra, doação ou permuta de fontes múltiplas."

    "Ao contrário dos museus, bibliotecas e centros de documentação, que formam seus acervos a partir do mecanismo de coleção, os documentos de arquivo são reunidos por processo de acumulação."


ID
1565611
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.

Schellenberg definiu os campos de atuação das bibliotecas e dos arquivos, estabelecendo um paralelo entre essas áreas, sobre as quais, é correto afirmar:


Os métodos de classificação tanto para os arquivos como para as bibliotecas são os mesmos.


Alternativas
Comentários
  • Arquivo guarda documentos com objetivo funcional

    biblioteca guarda documentos com objetivo cultural

  • Segundo Marilena Leite Paes:

     

     

     No que concerne à método de classificação a biblioteca utiliza métodos predeterminados ao passo que o arquivo estabelece classificação específica para cada instituição, ditada pelas suas particularidades.

     

     

    Fonte: Arquivo - teoria e prática - Marilena Leite Paes.

  • Gabarito: errado

    Fonte: minhas anotações CESPE

    --

    O método de classificação usado nos arquivos difere dos métodos de utilização usados em bibliotecas.

    Arquivos -> classificação específica para cada instituição;

    Biblioteca -> classificação pré-determinadas.


ID
1565614
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.

No que se refere às entidades mantenedoras, de acordo com as características das organizações, os arquivos produzidos pelas corporações pertencem ao tipo institucional.


Alternativas
Comentários
  • São COMERCIAIS os arquivos produzidos pelas corporações e firmas. São INSTITUCIONAIS os arquivos escolares, de igreja e de associações.

  • A título de conhecimento são 4 as classificações dos arquivos

    1) Entidade mantenedora: Público e Privado

    2)  Natureza: Especial e Especializado

    3) Estágio de Evolução: Corrente, Intermediário e Permanente

    4) Extensão: Setorial e Central(geral)

     

  • Comerciais= corporações e firmas.


ID
1565617
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


Quanto à classificação, um documento em suporte sintético, contendo imagens estáticas, como os desenhos, pertence ao gênero iconográfico.


Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     

    GÊNERO DOS ARQUIVOS

       Os documentos podem ser classificados quanto ao gênero, segundo o modo em que a informação foi registrada.

       Dessa maneira, pode-se destacar o seguinte esquema classificatório referente ao gênero documental: documentos textuais, documentos iconográficos, documentos sonoros, documentos filmográficos, documentos audiovisuais, documentos informáticos, documentos cartográficos e documentos micrográficos. (Obs.: Estas categorias classificatórias podem ocorrer simultaneamente em alguns casos)

     

    • Documentos iconográficos: são os que têm suas informações em forma de imagem estática.

    •• Exemplos: fotografia, negativos, diapositivos, slides, desenhos e demais gravuras, em modo estático.

     

    (Fonte: Arquivologia Facilitada – João Tiago e Leonardo Reis, 2013 ⇨ Capítulo 5 – Tipologia Documental)

  • Gabarito: certo

    --

    Classificação dos documentos:

    Quanto ao gênero:

    Iconográfico: fotografias, gravuras, diapositivos e desenhos. São documentos em suportes sintéticos, em papel emulsionado ou não, com imagem fixas/estáticas.


ID
1565620
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


Correspondência oficial é aquela que trata de assunto de serviço ou de interesse pessoal de servidores de uma instituição.


Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    A correspondência oficial é a espécie formal de comunicação mantida entre os órgãos ou entidades da Administração Pública Federal ou destes para outros órgãos públicos ou empresas privadas.

    A correspondência particular é a espécie informal de comunicação utilizada entre autoridades ou servidores e instituições ou pessoas estranhas à Administração Pública Federal.

  • ERRADO

    A correspondência oficial é a espécie formal de comunicação mantida entre os órgãos ou entidades da Administração Pública Federal ou destes para outros órgãos públicos ou empresas privadas.

  • Direto ao ponto

    Correspondência oficial é aquela que trata de assunto de serviço ou de interesse pessoal de servidores (INTERESSE PESSOAL NÃO) de uma instituição.

    GABARITO: ERRADO


ID
1565623
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.

As fases de organização de arquivos acontecem na seguinte ordem: planejamento — levantamento de dados — implantação e acompanhamento — análise dos dados coletados.


Alternativas
Comentários
  • Questão ERRADA. 

    As fases de organização de arquivos acontecem na seguinte ordem: 

    1 - Levantamento de dados

    2 - Análise de dados coletados

    3 - Planejamento 

    4 - Implatação

    5 - Acompanhamento.

    #Avante! 

  • Nao podemos nos esquecer.A sequencia e LAPIA.

ID
1565626
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


A sequência de operações: análise, avaliação, seleção e eliminação está relacionada ao estabelecimento de prazo de vida dos documentos, de acordo com seus valores.


Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     

    ANÁLISE, AVALIAÇÃO, SELEÇÃO E ELIMINAÇÃO

    "   Essa sequência de operações consiste em estabelecer o prazo de vida dos documentos, de acordo com seus valores probatório ou informativo. Assim como os museus não conservam em seu poder todas as pinturas existentes, da mesma forma os torna-se destituído de lógica que uma instituição conserve indefinidamente todos os documentos que receba ou produza."

     

    (Fonte ⇨ Arquivo: Teoria e Prática – Marilena Leite Paes, 1997)


ID
1565629
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


São considerados instrumentos básicos de destinação de documentos a tabela de temporalidade e os sistemas de classificação.


Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

    Apenas a tabela de temporalidade é um instrumento de destinação de documentos. Os sistemas de classificação estão relacionados com a fase de utilização dos documentos.

     

    ⇨ Lembrando as fases da gestão de documentos (PUAD):

    1. Produção: elaboração dos documentos em decorrência das atividades de um órgão.

    2. Utilização: protocolo (recebimento, classificação, registro, distribuição, tramitação), organização, arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, e elaboração de normas de acesso à documentação (empréstimo, consulta) e à recuperação de informações.

    3. Avaliação e Destinação: análise e avaliação dos documentos acumulados nos arquivos com vistas a estabelecer seus prazos de guarda e sua destinação (guarda permanente, descarte ou eliminação).

     

    (Fonte: Arquivologia Facilitada – João Tiago e Leonardo Reis, 2013 ⇨ Capítulo 2 – Gestão de Documentos)

  • Gabarito: Errado.

     

     

    Complementando a resposta do colega, ainda existem um outro instrumento de destinação, também chamado de instrumento arquivístico, trata-se da "Lista de Eliminação". Onde contém a relação de documentos a serem eliminados em uma única operação. Sendo necessário ser aprovada por uma autoridade competente.

     

     

    Ex: 

    ESPECIFICAÇÃO DO DOCUMENTO -- DATAS -- QUANTIDADES

    Convites -- 2005 a 2007 -- 3 caixas

    Recortes de Jornais -- 2013 a 2014 -- 20 caixas

     

  • ERRADA

     

    SÓ TEM A VER COM A TABELA DE TEMPORALIDADE.


ID
1565632
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


Os instrumentos de pesquisa, nos arquivos, destinam-se a orientar os usuários na recuperação dos documentos.

Consideram-se exemplos de instrumentos de pesquisa: a tabela, o dossiê, o arranjo e a descrição.


Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

    ARQUIVOS PERMANENTES

    "  Os arquivos permanentes (...) são aqueles que deverão ser arquivados definitivamente e que, portanto, não podem ser eliminados jamais. (...) Esta idade é também chamada de inativa, tendo como principais atividades a reunião da documentação histórica, o arranjo – isto é, a classificação desses arquivos –, a conservação e a descrição dos documentos. (...)"

     

    • DESCRIÇÃO

    "  Nos arquivos permanentes, é realizado o programa descritivo do acervo, ou seja, é feita uma descrição através dos instrumentos de pesquisa. Estes permitem a identificação, localização ou consulta a documentos ou a informações nele contidas."

    Exemplos de instrumentos de pesquisa: guia, inventário, catálogo, repertório, índice, tabela de equivalência/concordância e edição de fontes.

     

    (Fonte: Arquivologia Facilitada – João Tiago e Leonardo Reis, 2013 ⇨ Capítulo 1 – Introdução à Arquivologia)


ID
1565635
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.

Nos arquivos, o índice é um tipo de instrumento de pesquisa auxiliar.


Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     

    Instrumentos de pesquisa básicos: guia, inventário, catálogo e repertório.

    Instrumentos de pesquisa auxiliares: índice e tabela de equivalência ou concordância.

  • Índice
    É umna lista sistemática, pormenorizada, dos elementos do conteúdo de
    um documento ou grupo de documentos, disposta em determinada ordem
    para indicar sua localização no texto. Sua finalidade é remeter rapidamente o
    leitor ao contexto onde se acha inserido o termo indexado e apresenta-se de
    duas formas: como obra independente ou como parte integrante da obra
    indexada.

    Fonte: Marilena Paes


ID
1565638
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


A conservação compreende os cuidados prestados aos documentos.

Nesse sentido, durante a operação de conservação, o item “banho de gelatina" é um método de limpeza que visa à conservação dos documentos.


Alternativas
Comentários
  • banho de gelatina = RESTAURAÇÃO

  • "Consiste em mergulhar o documento em banho de gelatina ou cola, o que aumenta a sua resistência, não prejudica a visibilidade e a flexibilidade e proporciona a passagem dos raios ultravioletas e infravermelhos. Os documentos, porém, tratados por esse processo, que é manual, tornam-se suscetíveis ao ataque de insetos e dos fungos, além de exigir habilidade do executor."

    PAES, Marilena Leite. ARQUIVO, Teoria e Prática; p.143. 3ª edição revista e ampliada. FGV

  • é referente a restauração e sua desvantagem está relacionada aos insetos. 

  • Questão meio duvidosa, eu acho, porque o banho de gelatina é uma restauração, e a restauração é uma conservação. Alguém discorda?

  • Questão meio duvidosa, eu acho, porque o banho de gelatina é uma restauração, e a restauração é uma conservação. Alguém discorda?

  • Eu acho que essa questão pode gerar discussão e dúvidas, pois o banho de gelatina é uma restauração, e a restauração é uma conservação. Alguém discorda?


ID
1565641
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


Para o desenvolvimento e a evolução dos arquivos, faz-se necessária a adoção de políticas públicas na área.

Para atender a isso, foi promulgada, em 8 de janeiro de 1991, a Lei no 8.159 que dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados, cabendo ao Sistema Nacional de Arquivos — SINAR, definir essas políticas.


Alternativas
Comentários
  • Quem define é o CONARQ.

  • CONARQ= Define!

    SINAR = Implementa!

  • CONARQ-Define!

    SINAR - Implementa!

  •  quem define é o Conarq.

    Resposta: errada


ID
1565644
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.

O documento de arquivo só tem sentido se estiver relacionado ao meio que o produziu.

A partir desse elemento, pode-se afirmar que essa é a base da teoria de “fundos", a qual preside a organização dos arquivos permanentes.


Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     

    PRINCÍPIOS DE ARQUIVOLOGIA (proveniência, organicidade, indivisibilidade, unicidade e cumulatividade)

     

    "Proveniência – É o princípio teórico-metodológico fundamental da teoria arquivística. De acordo com esse princípio, os arquivos devem ser
    organizados por fundos de documentos, de modo a se respeitar a origem dos documentos. Também chamado de princípio do respeito aos fundos. Estes não podem ser misturados a outros fundos, isto é, devem ser organizados pela origem dos arquivos. A partir desse princípio básico, tem-se a ideia de pertinência territorial, segundo a qual os arquivos devem ficar custodiados em seu território de produção."

     

    (Fonte: Arquivologia Facilitada – João Tiago e Leonardo Reis, 2013)

  • A partir desse elemento, pode-se afirmar que essa é a base da teoria de “fundos", a qual preside a organização dos arquivos permanentesResposta: Certo.

     

    Comentário: essa teoria ou princípio é utilizada tanto no arquivo permanente quanto no corrente e intermediário.
     


ID
1565647
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


O homem chega ao final do século tão impactado pelas transformações que vêm ocorrendo em seus ambientes social, cultural, laboral, econômico e político. [...] essas transformações são, em grande parte, trazidas pela constante evolução das tecnologias de informação, um termo que compreende em si muitos conceitos e que vai moldando uma nova organização e um novo funcionamento da sociedade, a sociedade da informação. (AGUIAR. In: LUBISCO e BRANDÃO, 2000, p. 37 e 38).

Com base nessas afirmações, pode-se concluir:

A nova realidade afeta, de forma especial, a qualidade, a eficiência e a rapidez do processo de geração do conhecimento científico e tecnológico.


Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     

    É óbvio que a evolução da tecnologia da informação influi bastante na melhoria do processo de geração do conhecimento.


ID
1565650
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


O homem chega ao final do século tão impactado pelas transformações que vêm ocorrendo em seus ambientes social, cultural, laboral, econômico e político. [...] essas transformações são, em grande parte, trazidas pela constante evolução das tecnologias de informação, um termo que compreende em si muitos conceitos e que vai moldando uma nova organização e um novo funcionamento da sociedade, a sociedade da informação. (AGUIAR. In: LUBISCO e BRANDÃO, 2000, p. 37 e 38).

Com base nessas afirmações, pode-se concluir:

Os mecanismos através dos quais o conhecimento do esforço de execução de pesquisa em ciência e tecnologia é comunicado e difundido não são afetados.


Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

    Os mecanismos de difusão do conhecimento são sim afetados. Existe uma melhora, que é diretamente proporcional ao avanço da tecnologia da informação.


ID
1565653
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


Os idealizadores das novas estruturas informacionais, no contexto da globalização e da sociedade do conhecimento, devem reconhecer o fato de que a simples existência da informação em redes de computadores, atrelada aos melhores estoques e aos mais habilidosos fornecedores, são a garantia de sua distribuição em termos social e politicamente corretos e equitativos.


Alternativas
Comentários
  • Os idealizadores das novas estruturas informacionais, no contexto da globalização e da sociedade do conhecimento, devem reconhecer o fato de que a simples existência da informação em redes de computadores, atrelada aos melhores estoques e aos mais habilidosos fornecedores, são a garantia de sua distribuição em termos social e politicamente corretos e equitativos. Resposta: Errado.

    Comentário: não há como ter garantia de sua distribuição por estar na rede de computadores! Responda: e se a luz acabar?


ID
1565656
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


O termo “digitalização" designa o processo de representar a imagem com uma matriz de códigos binários, em que o “zero" indica o espaço em branco, e o “um" representa os pontos cheios.


Alternativas
Comentários
  • Entendemos a digitalização como um processo de conversão dos documentos arquivísticos em formato digital, que consiste em unidades de dados binários, denominadas de bits - que são 0 (zero) e 1 (um), agrupadas em conjuntos de 8 bits (binary digit) formando um byte, e com os quais os computadores criam, recebem, processam, transmitem e armazenam dados.

    De acordo com a natureza do documento arquivístico original, diversos dispositivos tecnológicos (hardware) e programas de computadores (software) serão utilizados para converter em dados binários o documento original para diferentes formatos digitais. No entanto, o produto dessa conversão não será igual ao original e não substitui o original que deve ser preservado.

    A digitalização, portanto é dirigida ao acesso, difusão e preservação do acervo documental.

    Fonte: Recomendações para Digitalização de Documentos Arquivísticos Permanentes (CONARQ)


ID
1565659
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.

É um pressuposto da Arquivologia, afirmar que o Princípio da Proveniência é a base teórica, a lei que rege todas as intervenções arquivísticas.

Nesse sentido, o respeito a esse princípio, na organização e no tratamento dos arquivos, somente é permitido, quando se tratar de arquivos correntes.


Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

    O princípio da proveniência se aplica a todas as idades documentais (corrente, intermediária e permanente).

  • corrente, intermediária e permanente


ID
1565662
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


As noções de valor primário e secundário dos documentos fornecem o relevo indispensável para a prática da teoria das três idades.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo.

    Portanto, pela Teoria das Três Idades os arquivos são considerados correntes, intermediários ou permanentes, de acordo com a frequência de uso por suas entidades produtoras e identificação de seus valores administrativo ou histórico.
    Por oportuno, vale registrar que o valor primário está diretamente relacionado ao motivo pelo qual o documento foi criado (utilidade administrativa imediata) e é característico das fases corrente e intermediária. Por outro lado, o valor secundário, refere-se ao valor atribuído aos documentos em função do interesse que eles possam ter para fins diferentes daqueles para os quais foram originariamente produzidos.

    fonte: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjfmbj2laTOAhWDQpAKHVhrB_EQFggjMAI&url=https%3A%2F%2Fwww.pontodosconcursos.com.br%2FArtigo%2FVisualizarArquivo%3Fid%3D4&usg=AFQjCNFhv4Y2TUFQlIAkp4DVvuijCCeSbw&bvm=bv.128617741,d.Y2I


ID
1565665
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


A organização dos documentos ativos é feita nos arquivos intermediários.


Alternativas
Comentários
  • A organização dos documentos ativos, ou seja, consultados com frequência, é feita nos arquivos CORRENTES

  • A organizacai e feita no proprio arquivo corrente.Dai pode eliminar o documento,se continuara sendo usado com frequencia ou se sera transferido para o arquivo intermediario.
  • ativo = corrente

  • Discordo do gabarito! Um arquivo ativo pode ser tanto corrente quanto intermediário.

  • Correntes

  • ativo: corrente

    semi-ativo: intermediario

    inativo: permanente

    Fonte: Doutrina majoritária


ID
1565668
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


A difusão da informação requer a utilização de suportes variados, desde os estabelecidos pelo computador até aquele que é ainda o mais conhecido e mais divulgado, o papel.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Segundo Rousseau e Couture a função arquivística de difusão, em um arquivo público, pode ser realizada tanto por meio de instrumentos de pesquisa quanto pela produção de outras publicações.

    Existem 3 enfoques para DIFUSÃO de acervo

    a)      A difusão cultural é promovida através de palestras, debates, lançamentos de obras, eventos populares, comentários na imprensa, filmes, documentários, folhetos publicitários, exposição de documentos, entre outras ações.

    b)     A difusão editorial ocorre com a publicação do conteúdo do acervo, das atividades e dos programas, através da publicação de catálogos informativos, manuais, edições comemorativas, publicações que referenciam o acervo, entre outras iniciativas.

    c)      A difusão educativa é desenvolvida com a realização de exposições a estudantes no arquivo, reprodução de documentos, visitas guiadas aos arquivos, entre outras ações devidamente planejadas.

     

    (CESPE) Difusão é definida como a divulgação, o ato de tornar público, de dar a conhecer o acervo de uma instituição, assim como, os serviços que esta coloca a disposição dos seus usuários (é maior que disseminação, pois espalha a informação para as pessoas leigas e para os especialistas);

    (CESPE/TRT21/2010) A difusão dos arquivos concretiza-se por meio da promoção de eventos como exposições, palestras e visitas guiadas, que têm como público-alvo o cidadão (Certo).

    (CESPE/PF/2014) A preparação de catálogos, guias e inventários é considerada atividade de difusão (Errado, pois a atividade de CRIAÇÃO de catálogos... é uma atividade de descrição e não de difusão).

    (CESPE/MPOG-Arq./2015) A difusão, em um arquivo público, pode ser realizada tanto por meio de instrumentos de pesquisa quanto pela produção de outras publicações (Certo).

    (IADES/HEMOCENTRO/2017)   Quanto à função arquivística aplicada aos arquivos permanentes, assinale a alternativa correta. A) Difusão;

  • Só lembrando que DOCUMENTO = SUPORTE + INFORMAÇÃO 

     

    Gabarito: CORRETO


ID
1565671
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


Os documentos inativos que não adquiram um valor secundário devem ser eliminados pelas próprias unidades administrativas, dispensando consulta às Normas e às Leis.


Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

    No caso de documentos públicos, é necessário observar a lei n° 8.159/91 antes da eliminação:

    "Art. 9°. A eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público será realizada mediante autorização da instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência."

     

    (Leitura recomendada: Arquivologia Facilitada – João Tiago e Leonardo Reis, 2013 ⇨ Capítulo 9 – Legislação Arquivística Comentada)


ID
1565674
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


De acordo com a teoria arquivística, para se evitar que os documentos fiquem amontoados nas repartições e dificultem a execução dos trabalhos, ocupando espaços valiosos, os administradores devem implementar a gestão de documentos e transferi-los para os arquivos permanentes.


Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

    O arquivo permanente tem a finalidade de manter documentos de valor secundário (valor histórico-cultural, informativo/probatório ou científico). No caso de perda significativa de valor primário e para economia de espaço, os documentos devem ser transferidos para o arquivo intermediário.

     

    (Obs.: a passagem do documento para o arquivo intermediário se chama transferência. Já se o destino for o arquivo permanente, acontece o recolhimento do documento.)

  • De acordo com a teoria arquivística, para se evitar que os documentos fiquem amontoados nas repartições e dificultem a execução dos trabalhos, ocupando espaços valiosos, os administradores devem implementar a gestão de documentos e transferi-los para os arquivos permanentes INTERMEDIÁRIOS.

     

    Gabarito: ERRADO
     

  •  Arquivos permanentes----> RECOLHIMENTO

     

    GAB''ERRADO

  • Intermediarios

  • Gabarito: errado

    Fonte: minhas anotações CESPE

    --

    Corrente -> intermediário = transferir;

    Intermediário -> permanente = recolher;

    Corrente -> permanente = recolher.

    Portanto, a questão estaria certa assim:

    De acordo com a teoria arquivística, para se evitar que os documentos fiquem amontoados nas repartições e dificultem a execução dos trabalhos, ocupando espaços valiosos, os administradores devem implementar a gestão de documentos e transferi-los para os arquivos intermediários.

  • INTERMEDIÁRIOS.


ID
1565677
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


Dentre os pontos essenciais para a administração dos arquivos correntes, destacam-se três fatores — as características dos documentos, as atividades inerentes e o tipo de órgão que deve executar esse trabalho — a que está condicionada a sua eficiência.


Alternativas
Comentários
  • Conceito perfeito! Gabarito: CERTO


ID
1565680
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


O arquivista da atualidade deve levar em consideração dois fatores que afetam a preservação do material sob sua custódia, fatores esses apontados pela Repartição de Normas Técnicas (Bureau of Standards) como agentes “externos" e “internos" de deterioração. (SCHELLENBERG, 2006, p. 231).

Com base na afirmação de Schellenberg, pode-se concluir:

O arquivista, em suas ações de preservação, deve dar atenção ao tipo e à qualidade do suporte do documento.


Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     

    ⇨ A preservação envolve as atividades de conservação, armazenamento e restauração dos documentos. Para um correto armazenamento, é necessário levar em consideração o tipo e a qualidade do suporte dos documentos.

    Exemplo: os filmes em bases de nitrato e de acetato de celulose devem ser armazenados separadamente, de acordo com sua base e condição de preservação.

  • Só lembrando que DOCUMENTO = SUPORTE + INFORMAÇÃO

     

    Gab: CERTO


ID
1565683
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


A criação da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), elaborada pela Câmara Técnica de Normalização de Descrição Arquivística (CTNDA) do Conarq, foi uma iniciativa que visa separar essa atividade dos preceitos das normas estrangeiras ISAD(G) e ISAAR(CPF).


Alternativas
Comentários
  • A NOBRADE é uma adaptação da ISAD (G) e da ISAAR (CPF) e é compatível com ambas as normas, além de ter sido riada para fazer o intercâmbio nacional e internacional de dados. 

  • A NOBRADE é uma adaptação da ISAD (G) e da ISAAR (CPF) e é compatível com ambas as normas, além de ter sido criada para fazer o intercâmbio nacional e internacional de dados. 

    Resposta: errada


ID
1565686
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


O arquivamento de dossiês funcionais utilizando-se o método numérico simples, visando à segurança da informação, requer um índice auxiliar para consulta dos documentos.


Alternativas
Comentários
  • Gab. CORRETO

     

     

    Método Numérico -> O método numérico simples é organizado pelo número relativo ao documento. Posteriormente, para se localizar o documento, necessita-se antes consultar um índice ou um código.

  •  Consultar um índice ou um código POIS É UM MÉTODO INDIRETO.

     

    CERTO..

  • Gab. CERTO!

    O método numérico simples se utiliza da atribuição de um número a cada correspondente, cliente, fornecedor, etc., para arquivar os documentos a eles relacionados nessa pasta/arquivo de número que lhe corresponde. O foco não é a ordem alfabética, que não precisa ser respeitada, dado que haverá um índice remissivo (onomástico) apresentado em ordem alfabética e relacionando o número de cada correspondente para localização no arquivo.

  • Direto ao Ponto!

    O arquivamento de dossiês funcionais utilizando-se o método numérico simples, visando à segurança da informação, requer um índice auxiliar para consulta dos documentos.

    Justificativa: é um método indireto, logo, precisa de um índice.

    DIGAdireto = GEOGRÁFICO ALFABÉTICO (NÃO índice)

    INIindireto NUMÉRICO IDEOGRÁFICO (ÍNDICE)

    GABARITO: CERTO


ID
1565689
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.

Segundo Paes (2007), a finalidade para a qual os arquivos foram criados é tornar disponíveis as informações contidas no acervo documental sob sua guarda.


Alternativas
Comentários
  • gab. errado

    na verdade o que está descrito ai é a função. Finalidade do arquivo é servir a administração.
  • Servir à administração. Ponham sempre na cabeça: a finalidade dos arquivos é sempre a de SERVIR À ADMINISTRAÇÃO!
  • Atenção FINALIDADE(administrativa e histórica) é diferente de FUNÇÃO(dar acesso a informação). Nada de cair na pegadinha galera!!!

  • Segundo Paes (2007), a finalidade para a qual os arquivos foram criados é tornar disponíveis as informações contidas no acervo documental sob sua guarda. Resposta: Errado.

     

    Comentário: a finalidade do arquivo é servir à Administração.

  • que distinção ridícula, pois dá na mesma:

    tornar disponíveis as informações = servir a administração

    servir a administração = tornar disponíveis as informações


ID
1565692
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


      Os documentos digitais são armazenados fisicamente em um suporte, seja ele magnético ou óptico, por meio de símbolos binários.

Dentre os suportes, pode-se afirmar que o DVD pertence à categoria dos ópticos.


Alternativas
Comentários
  • Sim, DVD/CD... dispositivos de armazenamento de mídia óptica(é mais uma questão de informática(tipos de hardware) do que de arquivologia).

  • Magnético seria o HD, por exemplo.

  • sim, assim como um CD.

    Resposta: certa


ID
1565695
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.

       O nascimento dos arquivos e da arquivística está associado ao aparecimento da escrita que permitiu se produzir obras literárias, mas também serviu à administração.


Com base nesse percurso histórico, é correto afirmar que, na Península Ibérica, é que foram encontrados os primeiros registros.


Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

    A escrita teve origem por volta de 3500 a.C (fim da pré-história e início da antiguidade). Os registros mais antigos encontrados foram na região da Mesopotâmia (onde fica atualmente o Iraque).


ID
1565698
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


Os autores que se preocupam em estabelecer as imersões históricas relativas à evolução das práticas arquivísticas, ainda que de forma breve e superficial, afirmam a longevidade dessa prática, considerando que a história dos registros arquivísticos confunde-se com a história pós-escrita das civilizações humanas e que os arquivos, ainda que em forma preliminar, surgiram por volta do sexto milênio a.C.


Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     

    "Os vestígios mais antigos de escrita são as Tábuas Tártaras descobertas na Romênia, com datação estimada de 5500 a.C. O significado dos símbolos é desconhecido, e sua natureza tem sido objeto de debates calorosos.

    É geralmente aceito que a escrita verdadeira da linguagem (não apenas números) foi inventada independentemente em pelo menos dois locais: na Mesopotâmia (especificamente na antiga Suméria) em torno de 3200 a.C. e na Mesoamérica volta de 600 a.C."

     

    (Fonte: Wikipédia)


ID
1565701
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.


A sociedade da informação é aquela que valoriza o capital, o trabalho e a indústria como fatores de produção e progresso.


Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

    "(...) A sociedade não é um elemento estático, muito pelo contrário, está em constante mutação e como tal, a sociedade contemporânea está inserida num processo de mudança em que as novas tecnologias são as principais responsáveis. Alguns autores identificam um novo paradigma de sociedade que se baseia num bem precioso, a informação, atribuindo-lhe várias designações, entre elas a Sociedade da Informação.

       Este novo modelo de organização das sociedades assenta num modo de desenvolvimento social e econômico onde a informação, como meio de criação de conhecimento, desempenha um papel fundamental na produção de riqueza e na contribuição para o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos. Condição para a Sociedade da Informação avançar é a possibilidade de todos poderem aceder às Tecnologias de Informação e Comunicação, presentes no nosso cotidiano que constituem instrumentos indispensáveis às comunicações pessoais, de trabalho e de lazer."

     

    (Fonte: Wikipédia)


ID
1565704
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Marque C , se a proposição é  certo ;  E, se a proposição é  errado.

No início da Idade Contemporânea, especificamente na França, promulgou-se o primeiro ato que garantia o direito do cidadão ao acesso à informação arquivística.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    A revolução Francesa proporcionou (SCHELLENBERG)

    1.     Criação de uma administração nacional e independente dos arquivos;

    2.     Centralização dos arquivos (maior controle);

    3.     Normas de Triagem, divulgação e proteção do acervo;

    4.     Proclamação do princípio de acesso do público aos arquivos (ou seja, possibilidade legal de consulta aos arquivos pelos cidadãos);;

    5.     Reconhecimento da responsabilidade do Estado pela conservação dos documentos de valor, do passado;

    6.     Criou a Concepção dos arquivos nacionais (mantenedores da memória na perspectiva do significado histórico dos documentos);

    7.     Criou a Hierarquização dos depósitos (criação de uma regra legal onde se prevê: a criação de depósitos e o desenvolvimento de uma hierarquia entres estes depósitos, ou seja, uma lógica  de arquivamento (de acordo com a entidade Estatal que o produziu);

     

    Segundo Malheiro da Silva, a Lei 7 de Messidor, de 1789, foi uma reação ao Antigo Regime levada a cabo pela Revolução Francesa, e teve aspectos inovadores positivos, dentre os quais podemos destacar: O estabelecimento do princípio da territorialidade dos documentos no plano nacional e a democratização do acesso aos arquivos.

     

    (CONSULPLAN/TRF2-A.Arq/2017) O decreto de Messidor da legislação de arquivos de Revolução francesa é considerado como  princípio da acessibilidade dos arquivos públicos (Certo, foi a lei que criou os depósitos de arquivos e a ideia de centralização da documentação dos Arquivos Nacionais).