Leia as duas frases abaixo.
I. Enviei um e-mail para meu irmão que mora na Itália.
II. Enviei um e-mail para meu irmão, que mora na Itália.
A alternativa CORRETA é
Leia as duas frases abaixo.
I. Enviei um e-mail para meu irmão que mora na Itália.
II. Enviei um e-mail para meu irmão, que mora na Itália.
A alternativa CORRETA é
Preencha as lacunas abaixo, respeitando a norma culta.
I - A rua virava um campo, __________ jogávamos futebol.
II - Este é o lugar _____________ eles se referem.
III - Conheço a cidade ___________ você visitou.
IV - Os prefeitos só chamarão as empresas ________ contratos tenham sido entregues dentro do prazo.
A alternativa que contém a sequência CORRETA é:
Com relação ao uso de mala direta no Word 2013 e considerando a versão 15.0.4551.1509, parte do Microsoft Office 365 Home Premium, em Português, avalie as seguintes afirmativas:
I. É possível inserir textos automáticos, como saudações, encerramentos, assinatura, etc.
II. É possível inserir a data de confecção do documento e solicitar que ela seja atualizada automaticamente pelo Word.
III. Os destinatários são as pessoas que receberão a mala direta. Seus dados (nome, endereço, sexo, empresa, etc.) são usados para personalizar o texto da mala direta e gerar etiquetas.
IV. Os dados dos destinatários podem ser obtidos de várias fontes, como a lista de contatos do Outlook, uma planilha Excel, um banco de dados Access, etc. Não é possível criar a lista de destinatários no próprio Word.
É CORRETO o que se afirma em:
De acordo com Sarmento (2002), julgue as afirmações abaixo sobre Plantões Sociais, colocando V para as forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) Com a modernização do Estado, os Plantões Sociais vêm sendo desorganizados por serem identificados com práticas assistencialistas, paternalistas e reprodutoras das relações de poder inerentes aos processos de atendimentos básicos.
( ) O próprio Estado não vem conseguindo reconstruir novas formas de atendimento e/ou criar novas condições e alternativas para que a população encontre mecanismos efetivos de garantia de sobrevivência, principalmente, por meio de programas de geração de trabalho e renda.
( ) Identificam-se práticas profissionais que, ao privilegiarem ações coletivas, descaracterizaram o Plantão Social como serviço emergencial para atendimento direto e como mobilizador de recursos, quando necessários. Assim, se, por um lado, optaram por reduzir os mecanismos assistencialistas buscando alcançar novos direitos sociais, por outro, desprestigiaram o atendimento direto de situações imediatas e/ou emergenciais específicas de parcela significativa da população.
( ) Compreende-se que as possibilidades de superação das tradicionais práticas de triagem e encaminhamento realizadas por meio do Plantão Social implicam: a) compreender a realidade destas práticas e suas contradições, do ponto de vista de um espaço político para a população que não tem mais aonde recorrer; b) destacar a prática investigativa como resgate e registro vivo do cotidiano de vida da população atendida ou não, e c) avaliar as demandas e necessidades que não estão sendo supridas, a partir da ótica dos direitos sociais, que permite rever os programas e serviços que se destinam a essas situações, possibilitando, ainda, a qualificação da infraestrutura e dos serviços.
( ) O Plantão Social continua sendo um serviço necessário ao atendimento direto, concreto e emergencial da população, sob o qual está abrigado um conjunto de ações educativas (político-ideológicas) por meio do qual é garantida uma parcela das necessidades básicas, sem necessariamente serem elas entendidas ou efetivadas como direitos sociais.
A alternativa que apresenta a sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é
Sobre as atribuições privativas do Assistente Social, julgue as afirmações abaixo, colocando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas:
( ) Coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social.
( ) Realizar estudos socioeconômicos com usuários para fins de benefícios e serviços sociais.
( ) Realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social.
( ) Encaminhar providências e prestar orientação social a indivíduos, grupos e populações.
( ) Dirigir e coordenar Unidades de Ensino e Cursos de Serviço Social, de graduação e pós-graduação.
A alternativa que apresenta a sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é
Correlacione a Coluna I com a Coluna II, com base nas concepções de Iamamoto (2009):
Coluna I
(1) Competência
(2) Atribuição
(3) Espaço ocupacional
(4) Exercício profissional
Coluna II
( ) Expressa racionalidades e funções distintas da divisão social e técnica do trabalho, porquanto implicam relações sociais de natureza particular, capitaneadas por diferentes sujeitos sociais, que figuram como empregadores e condicionam o caráter do trabalho realizado, suas possibilidades e limites, assim como o significado social e efeitos na sociedade.
( ) Expressa capacidade para apreciar ou dar resolutividade a determinado assunto em função da capacitação dos sujeitos profissionais.
( ) Participa tanto dos mecanismos de exploração e dominação, quanto, ao mesmo tempo e pela mesma atividade, da resposta às necessidades de sobrevivência das classes trabalhadoras e da reprodução do antagonismo dos interesses sociais.
( ) É prerrogativa exclusiva ao ser definida enquanto matéria, área e unidade de Serviço Social.
A alternativa que apresenta a sequencia CORRETA de respostas, de cima para baixo, é
Com base em Barroco (2009), julgue as afirmativas abaixo sobre a Ética Profissional, marcando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas:
( ) A ética profissional é uma dimensão específica do Serviço Social; suas determinações são mediadas pelo conjunto de necessidades e possibilidades, de demandas e respostas que legitimam a profissão na divisão social do trabalho da sociedade capitalista, marcando a sua origem e a sua trajetória histórica.
( ) Historicamente, a ética profissional busca na filosofia e/ou em teorias sociais o suporte para fundamentar a sua reflexão e teorização éticas, necessárias à compreensão e sistematização da ética profissional, fornecendo a concepção de homem e a fundamentação para os valores e dando elementos para a intervenção profissional nas situações em que se colocam questões morais e éticas.
( ) A legitimação da ética profissional será garantida a partir de seu código de ética, o que remete a uma questão de consciência ética e política cuja ampliação requer estratégias da categoria profissional, no sentido de mobilização, de incentivo à participação e à capacitação, de ampliação do debate e de acesso à informação.
( ) O que dá materialidade e organicidade à consciência ética dos profissionais é o pertencimento a um projeto profissional que possa responder aos seus ideais, projeções profissionais e societárias, enquanto profissionais, cidadãos e categoria organizada. Os profissionais participam eticamente de um projeto profissional quando assumem, individual e coletivamente, a construção do projeto, sentindo‐se responsáveis pela sua existência, como parte integrante dele.
A alternativa que apresenta a sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é
Relacione CORRETAMENTE os modelos de política social, constantes na Coluna I, com as respectivas características, apresentadas na Coluna II.
Coluna I
(1) Modelo bismarckiano de política social
(2) Modelo beveridgiano de política social
Coluna II
( ) Tem como principal objetivo a luta contra a pobreza.
( ) Baseado na garantia compulsória de prestações de substituição de renda em momentos de riscos sociais derivados da perda do trabalho. Reduzido às categorias profissionais.
( ) Baseado na lógica do seguro social e na contribuição direta de empregados e empregadores.
( ) Os direitos sociais são universais, destinados a todos os cidadãos incondicionalmente.
( ) Seus princípios fundamentais são a unificação institucional e a uniformização dos benefícios.
A alternativa que apresenta a sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é
Sobre os caminhos do permanente e gradual desmonte da seguridade social brasileira, de acordo com Boschetti (2009), julgue as afirmativas abaixo, marcando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) Deu-se a desconfiguração dos direitos previstos constitucionalmente, que não foram nem uniformizados e nem universalizados.
( ) Ocorreu a ampliação da participação indireta nos espaços de controle social das políticas sociais.
( ) O princípio de seletividade e distributividade é o único que não é colocado em prática pelo governo.
( ) Foram fragilizados os espaços de participação e controle democrático previstos na Constituição, como conselhos e conferências. Enquanto instâncias deliberativas e participativas, os conselhos não estão sendo consolidados.
( ) As fontes de recurso não foram diversificadas, contrariando o dispositivo constitucional, e permanece a arrecadação predominantemente sobre folha de salários. Em relação ao financiamento, quem paga a conta da seguridade social é, majoritariamente, a contribuição dos empregadores e dos trabalhadores sobre folha de salário, o que torna o financiamento regressivo, já que sustentado nos rendimentos do trabalho.
A alternativa que apresenta a sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é
No que diz respeito aos aspectos para análise e avaliação das
políticas sociais propostas por Boschetti (2009), correlacione as variáveis constantes na
Coluna I com as definições apresentadas na Coluna II.
Coluna I
(1) Configuração e abrangência dos direitos e benefícios
(2) Análise do financiamento
(3) Gestão e controle social democrático
Coluna II
( ) Variável que demonstra como está estruturada a organização e a gestão da política e/ou programa avaliado, tendo como parâmetro os princípios contemporâneos de gestão federada estabelecidos na Constituição Federal, e como ocorre a participação e o controle popular.
( ) Variável que leva em consideração fatores como relação entre as esferas governamentais, relação entre Estado e organizações não governamentais e participação e controle democrático.
( ) Variável que possibilita compreender a estrutura orçamentária e seus impactos na natureza e no alcance dos direitos.
( ) Variável que explicita elementos que possam explicar determinada política social, levando em consideração sua natureza, função, abrangência, critérios de acesso e permanência, assim como a forma de articulação com as demais políticas econômicas e sociais.
( ) Variável que contempla a análise e a avaliação das fontes dos recursos, bem como o montante dos gastos na política e/ou programa avaliado, de modo a verificar se possui caráter regressivo ou progressivo e quais são as implicações na abrangência e concepção dos direitos.
A alternativa que apresenta a sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é
Com base em Mioto (2009), julgue as afirmativas abaixo no que tange à discussão sobre estudos socioeconômicos/estudos sociais numa perspectiva crítica no Serviço Social, colocando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os estudos sociais subsidiam pareceres sociais que são instrumentos de viabilização de direitos. Também a sistematização e a análise do conjunto de informações contidas no conjunto dos estudos realizados geram possibilidades de discussão do processo de fruição dos direitos relativa tanto à garantia como à sua ampliação.
( ) O estudo social é realizado quando um cliente solicita um auxílio. Para isso, dois grupos de informações são importantes: aquelas inerentes ao indivíduo (aparência física, capacidade mental, habilitações específicas) e aquelas próprias do ambiente (tipo de casa, tipo de emprego, etc.).
( ) Operacionalmente, os estudos socioeconômicos/estudo social podem ser definidos como o processo de conhecimento, análise e interpretação de uma determinada situação social. Sua finalidade imediata é a emissão de um parecer – formalizado ou não – sobre tal situação, do qual o sujeito demandante da ação/usuário depende para acessar benefícios, serviços e/ou resolver litígios. Essa finalidade é ampliada quando se incluem a obtenção de análise de dados sobre as condições econômicas, políticas, sociais e culturais da população atendida em programas ou serviços, para subsidiar o planejamento e a gestão de serviços e programas, bem como a reformulação ou a formulação de políticas sociais.
( ) Para realizar estudos sociais, é necessário aproximar-se da realidade social dos sujeitos demandantes da ação a fim de compreender com precisão a sua situação e poder analisá-la, avaliá-la ou emitir um parecer sobre ela, processo que deve ser conduzido de acordo com os princípios dispostos no Código de Ética Profissional do Assistente Social.
( ) Nos estudos socioeconômicos, são mais comuns as abordagens individuais e grupais, realizadas por meio de instrumentos tradicionalmente definidos pela profissão: a entrevista, a observação, a reunião, a visita domiciliar e a análise de documentos referentes à situação.
A alternativa que apresenta a sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é
No que se refere aos componentes que materializam o Projeto Ético-Político da Profissão de Assistente Social, relacione as dimensões da Coluna I com as informações da Coluna II.
Coluna I
(1) Dimensão da produção de conhecimentos no interior do Serviço Social
(2) Dimensão político-organizativa da profissão
(3) Dimensão jurídico-política da profissão
Coluna II
( ) Envolve um conjunto de leis e resoluções, documentos e textos consagrados no seio profissional. Há, nessa dimensão, duas esferas diferenciadas, porém articuladas: um aparato de caráter estritamente profissional (Lei 8.662/93, Código de Ética Profissional, Diretrizes Curriculares) e um de caráter mais abrangente (leis advindas da Constituição de 1988).
( ) É a esfera de sistematização das modalidades práticas da profissão, onde se apresentam os processos reflexivos do fazer profissional e especulativos e prospectivos em relação a ele. Essa dimensão da profissão tem como parâmetro a afinidade com as tendências teórico-críticas do pensamento social.
( ) Nessa dimensão, estão incluídos os fóruns consultivos e deliberativos das entidades representativas da profissão, em que são tecidos os traços gerais do projeto, quando são reafirmados (ou não) determinados compromissos e princípios. Assim, o projeto ético-político pressupõe um espaço aberto, democrático, em construção e em permanente tensão e conflito.
A alternativa que apresenta a sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é
Sobre a pesquisa em Serviço Social, conforme discutido por Netto (2009), marque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas.
( ) A pesquisa é indispensável ao Serviço Social, se a profissão quiser se manter com um estatuto efetivamente universitário. É impossível imaginar o desenvolvimento profissional sem que, na categoria profissional, exista um segmento dedicado expressamente à pesquisa.
( ) É mais ou menos consensual que o Serviço Social brasileiro desconheceu a pesquisa – como parte constitutiva do perfil profissional – até o final dos anos 1970.
( ) A própria alocação socioprofissional dos Assistentes Sociais impede o exercício sistemático da pesquisa por todos os profissionais.
( ) Todo Assistente Social, no seu campo de trabalho e intervenção, deve desenvolver um atitude investigativa: o fato de não ser um pesquisador em tempo integral não o exime de acompanhar os avanços dos conhecimentos pertinentes ao seu campo de trabalho e de procurar conhecer concretamente a realidade da sua área particular de trabalho.
( ) É preciso democratizar os resultados das investigações conduzidas pelos Assistentes Sociais que estão alocados no espaço específico da pesquisa, encontrando meios, canais e modos de coletivizar os avanços teóricos e técnico-operativos alcançados pelos pesquisadores.
A alternativa que apresenta a sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é
Faça a correlação da Coluna I com a Coluna II.
Coluna I
(1) Plantão Social
(2) Socialização das informações referentes aos direitos sociais
(3) Encaminhamento
(4) Levantamentos socioeconômico
Coluna II
( ) Compreendido como a busca de uma solução para os problemas e situações vivenciadas pela população, como garantia de seus direitos.
( ) Instrumento consolidado de informações quantitativas e qualitativas sobre as condições de vida e respostas socioinstitucionais à população atendida.
( ) Serviço destinado exclusivamente a atendimentos emergenciais daqueles que têm interrompidas suas condições de reprodução social.
( ) Ação profissional que fortalece o usuário no acesso e processo de mudança da realidade na qual se insere, na direção de ampliação dos direitos e na ampliação da cidadania.
A alternativa que apresenta a sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é
O Decreto nº 6.833, de 29 de abril de 2009, institui
Complete CORRETAMENTE as lacunas do seguinte texto com os termos constantes das alternativas abaixo:
Nem o __________________, nem o __________________ constituem teorias sociais. _________________caracteriza-se por ser uma visão de mundo abrangente fundada na fé em dogmas, constituindo-se de um conjunto de princípios e crenças que servem como suporte a um sistema religioso, filosófico, político, entre outros. ___________________, como forma de pensamento e experiência prática, é resultado de um contramovimento aos avanços da modernidade, e, nesse sentido, suas reações são restauradoras e preservadoras, particularmente da ordem capitalista. _____________________, por sua vez constitui conjunto explicativo totalizante, ontológico, e, portanto, organicamente vinculado ao pensamento filosófico acerca do ser social na sociedade burguesa e a seu processo de constituição e de reprodução.
A alternativa que completa CORRETAMENTE o texto é:
Tomando por base a concepção sobre a qualidade da educação, expressa no documento “Subsídios para a atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação”, julgue as afirmativas abaixo, colocando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) A garantia da qualidade da educação que deve pautar a atuação profissional se ancora na perspectiva de uma educação que contribua para a emancipação humana.
( ) A qualidade da educação, ao mesmo tempo em que envolve uma densa formação intelectual, com domínio de habilidades cognitivas e conteúdos formativos, também engloba a produção e a disseminação de um conjunto de valores e práticas alicerçadas no respeito à diversidade humana e aos direitos humanos, na livre orientação e expressão sexual, na livre identidade de gênero, de cunho não sexista, não racista e não homofóbica/lesbofóbica/transfóbica, fundamentais à autonomia dos sujeitos singulares e coletivos e ao processo de emancipação humana.
( ) A preocupação com a qualidade a partir da “pedagogia das competências” inclui os paradigmas do “empreendedorismo” e da “empregabilidade”, bem como os investimentos em projetos pedagógicos voltados para se alcançar “eficiência” e “eficácia” na gestão educacional.
( ) A qualidade da Educação a ser assegurada não se alcança como resultado da ação de um único profissional. Portanto, os trabalhos interdisciplinares, interinstitucionais e intersetoriais contribuem para a qualidade da educação, na medida em que eles convirjam em uma construção coletiva, profissional e política.
A alternativa que apresenta a sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é