SóProvas



Prova UFU-MG - 2019 - UFU-MG - Assistente em Administração


ID
2917702
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Fusca 60 anos: veja curiosidades sobre o carro queridinho no Brasil


Nem precisa ser apaixonado por automóveis para se render ao charme do Fusca. O modelo conquistou os brasileiros por décadas com o seu design arredondado e uma "cara simpática". [...] Meu nome é Fusca. O modelo chegou no Brasil com o nome Volkswagen Sedan. Em alemão, o V soa parecido com "fau" e o W como "Vê". O Fauvê virou fulque, que virou fulca, e segundo o historiador Alexander Gromow, em São Paulo ganhou um 'S' e virou fusca. Só 20 anos depois da chegada do modelo no Brasil foi que a Volkswagen adotou o nome oficialmente.

Diferentemente dos carros que a gente vê na rua atualmente, o Fusca tinha um charme especial na hora de colocar a bagagem. O porta-malas dele ficava na parte da frente, onde normalmente fica o motor. Já o motor, na parte de trás.

Fuscão Preto. Muito tempo antes de Gabriel Gava "jogar a gata no fundo da Fiorino", outro carro já era usado como ninho de amor. Era em um "Fuscão Preto" que uma mulher encontrava o amante, na música de Almir Rogério, também lá nos anos 1980. A traição sobrou para o fusquinha que foi acusado de ter "seu ronco maldito. Meu castelo tão bonito, você fez desmoronar". É justo isso? […]


Disponível em http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/verso/online/fusca-60-anos- veja-curiosidades-sobre-o-carro-queridinho-no-brasil Acesso em 03 jan.2019. (Fragmento)



Em relação aos recursos enunciativos mobilizados no trecho acima, assinale a alternativa INCORRETA.


Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A.

    A O recurso das aspas é mobilizado no texto sempre para cumprir a função de delimitar trechos citados de outro texto.

    As aspas têm como função destacar uma parte do texto. São empregadas: - Antes e depois de citações ou transcrições textuais.

    FONTE:

    As aspas são usadas para: citações; destacar palavras pouco usadas (palavras estrangeiras incomuns ou todas as palavras estrangeiras (embora, para este caso, seja preferível o itálico);

    FONTE:

  • GABARITO: LETRA A.

    Não é sempre que as aspas possuem a função de introduzir citações de outros textos.

  • Só para Relembrar..

    Contextualizar consiste na ação de inserir uma situação, um acontecimento ou um discurso que tenha algum sentido em conjunto com o ambiente ou tema em questão.

    O fato de contextualizar é importante para atribuir um melhor sentido a determinado assunto, de maneira que este fique totalmente esclarecido. Ele mostra as circunstâncias que estão ao redor de algo.

    Exemplo: “O advogado da empresa buscou contextualizar todas as provas do caso”.

  • Primeiro uso das aspas no texto foi para denotar uma ironia.

ID
2917705
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sou feliz só por preguiça. A infelicidade dá uma trabalheira pior que doença: é preciso entrar e sair dela, afastar os que nos querem consolar, aceitar pêsames por uma porção da alma que nem chegou a falecer. – Levanta, ó dono das preguiças. É o mando de minha vizinha, a mulata Dona Luarmina. Eu respondo: – Preguiçoso? Eu ando é a embranquecer as palmas das mãos. – Conversa de malandro…– Sabe uma coisa, Dona Luarmina? O trabalho é que escureceu o pobre do preto. E, afora isso, eu só presto é para viver…Ela ri com aquele modo apagado dela. A gorda Luarmina sorri só para dar rosto à tristeza. – Você, Zeca Perpétuo, até parece mulher…– Mulher, eu?– Sim, mulher é que senta em esteira. Você é o único homem que eu vi sentar na esteira. – Que quer vizinha? Cadeira não dá jeito para dormir. Ela se afasta, pesada como pelicano, abanando a cabeça.

Minha vizinha reclama não haver homem com miolo tão miúdo como eu. Diz que nunca viu pescador deixar escapar tanta maré:– Mas você, Zeca: é que nem faz ideia da vida. – A vida, Dona Luarmina? A vida é tão simples que ninguém a entende. É como dizia meu avô Celestiano sobre pensarmos Deus ou não Deus… Além disso, pensar traz muita pedra e pouco caminho. Por isso eu, um reformado do mar o que me resta fazer? Dispensado de pescar, me dispenso de pensar. Aprendi nos muitos anos de pescaria: o tempo anda por ondas. A gente tem é que ficar levezinho e sempre apanhar boleia numa dessas ondeações. – Não é verdade, Dona Luarmina? A senhora sabe essas línguas da nossa gente. Me diga, minha Dona: qual é a palavra para dizer futuro? Sim, como se diz futuro? Não se diz, na língua deste lugar de África. Sim, porque futuro é uma coisa que existindo nunca chega a haver. Então eu me suficiento do atual presente. E basta. – Só eu quero é ser um homem bom, Dona. – Você é mas é um aldrabom. A gorda mulata não quer amolecer conversa. E tem razão, sendo minha vizinha desde há tanto.


COUTO, Mia. Mar Me Quer. Portugal: Editorial Caminho, 2015. (Fragmento)


A partir da leitura do texto, é correto afirmar que o narrador revela

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    O narrador revela: aceitação do seu jeito de ser, mesmo diante da implicância da vizinha.

    Partes que comprovam:  Por isso eu, um reformado do mar o que me resta fazer? Dispensado de pescar, me dispenso de pensar. Aprendi nos muitos anos de pescaria: o tempo anda por ondas. A gente tem é que ficar levezinho e sempre apanhar boleia numa dessas ondeações.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Que louco, eu fiz uma leitura completamente diferente.Acho que o meu entendimento da palavra aceitação é um tanto negativo. Eu o vi como uma pessoa bem resolvida e convicta do que falava. Se havia alguma aceitação ali, não era de seu jeito de ser (achei que ele em momento algum se questionou para então se aceitar), no máximo ele carregava uma aceitação da vida, como se fosse melhor aceitar o que vem e viver do presente. Então achei que como reformado do mar, ele era um pescador aposentado e usou de sarcasmo ao dizer que o trabalho foi que escureceu o pobre do preto (ok, ele não falou que foi o trabalho que o escureceu...tirei do particular e levei para o geral). Como a questão me pareceu mais de interpretação do que compreensão, fui de letra C e errei. Tenho que viajar menos nesse tipo de questão, só não sei como.


ID
2917708
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As mudanças nas configurações familiares brasileiras — baixo índice de natalidade e inserção da mulher no mercado de trabalho — deixam cada vez menos espaço para a tradição de os pais serem cuidados pela família na velhice. A experiência de viver em uma instituição de longa permanência de idoso (ILPI), porém, não precisa ser negativa, explica a enfermeira Renata Alessandra Evangelista, professora da Universidade Federal de Goiás. Na pesquisa Percepções e vivências dos idosos residentes de uma instituição asilar, publicada na Revista da Escola de Enfermagem da USP, ela entrevistou homens e mulheres de 60 a 92 anos que vivem nesse tipo de residência. Muitos relataram solidão, sensação de abandono, ingratidão, mágoa e percepção de estarem excluídos do mundo. Contudo, não excluíram aspectos positivos, como bom relacionamento com outros moradores e possibilidade de se envolverem com atividades diárias. [...]


Disponível em http://especiais.correiobraziliense.com.br/solidao-maltrata-o-corpo-e-a-mentedos- idosos. Acesso em 02 jan. 2019 (Fragmento)


Em “As mudanças nas configurações familiares brasileiras — baixo índice de natalidade e inserção da mulher no mercado de trabalho — deixam cada vez menos espaço para a tradição de os pais serem cuidados pela família na velhice”, a passagem destacada pode ser parafraseada, sem prejuízo de sentido, por

Alternativas
Comentários
  • Gab B

    entendi assim:

     “As mudanças nas configurações familiares brasileiras — baixo índice de natalidade e inserção da mulher no mercado de trabalho — deixam cada vez menos espaço para a tradição de os pais serem cuidados pela família na velhice”,

    perceba que é devido a: baixo índice de natalidade e inserção da mulher no mercado de trabalho é que faz as mudanças nas nas configurações famílias brasileiras. Assim a única alternativa que vem “denotando esse laço de culpa” é a B. As outras só fazem paralelo.

    indo mais afinco poderíamos entrar na área dás ORAÇÃO SUBORDINADO ADJETIVA mas boa leitura da pra matar.

  • Esse estudante solitário tem que se tocar. Deve ser um senhor cristalizado em suas filosofias arcaicas de paternalismo que não sabe separar momentos oportunos para conselhar.

    Digo que vc ajuda mais estudante solitário comentando questões ou argumentos pra ajudar, frases de auto ajuda vou no Google e resolvo minha carência.


ID
2917711
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

        Morar na periferia é tudo, tudo de ruim em matéria de transporte coletivo. Não seria tanto se eu tivesse um carrinho para me levar ao trabalho, mas esse é um sonho distante. O pior é que o bairro onde moro foi tomado pelas vans, ou melhor, lotações mesmo, elas estão maiores, mas não comportam a quantidade de infelizes (estou incluída nessa) que precisa ir trabalhar e enfrentar o balanço das vans. Confesso que esta não é das sensações mais agradáveis desse mundo. Perceber que a dita cuja da lotação vai encostar no próximo ponto para pegar mais passageiros é ainda pior. Eu que não acordo mal-humorada (me orgulho disso), mas ainda tô com sono, tiro forças não sei de onde para ser simpática e me espremo, com o cuidado de não cair sobre o indivíduo sentado à minha frente, para deixar os novos infelizes passarem. Passa boi, passa boiada, até que um dos últimos da fila acha ótimo o espacinho vazio que tem logo atrás de você, sem desconfiar que aquele é justamente o lugar que você estava ocupando e que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço. O infeliz teima em ficar logo ali. Seu braço já está com cãimbra pela posição sem jeito de quem se espreme e precisa voltar à posição normal o mais rápido possível. O jeito é rezar para todos os santos e orixás que você conhece e esperar que o indivíduo inconveniente tenha algum semancol e saia logo do seu lugar. Mas o infeliz prefere ficar ali esbarrando em você - não há nada mais irritante do que fazer isso com um desconhecido na lotação logo cedo. Você tenta tirá-lo de lá, usa o cotovelo para esbarrar sem querer, faz cara feia... Nada adianta. Ainda bem que trabalho próximo de casa. Odeio "lotações lotadas" logo de manhã.       


                                 Disponível em: http://mundinhodarosi.blogspot.com/ Acesso em 05 jan. 2019 (Adaptado)

A partir da leitura do texto, é correto afirmar que o principal objetivo do relato é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C.

    TRECHO

     "[...]pior é que o bairro onde moro foi tomado pelas vans, ou melhor, lotações mesmo, elas estão maiores, mas não comportam a quantidade de infelizes (estou incluída nessa) que precisa ir trabalhar e enfrentar o balanço das vans. Confesso que esta não é das sensações mais agradáveis desse mundo. Perceber que a dita cuja da lotação vai encostar no próximo ponto para pegar mais passageiros é ainda pior."

  • Resposta: C

    Alguns trechos que servem de referência:

    ..."O pior é que o bairro onde moro foi tomado pelas vans, ou melhor, lotações mesmo, elas estão maiores, mas não comportam a quantidade de infelizes (estou incluída nessa) que precisa ir trabalhar e enfrentar o balanço das vans".

    "Confesso que esta não é das sensações mais agradáveis desse mundo"

    "Perceber que a dita cuja da lotação vai encostar no próximo ponto para pegar mais passageiros é ainda pior."

    "até que um dos últimos da fila acha ótimo o espacinho vazio que tem logo atrás de você, sem desconfiar que aquele é justamente o lugar que você estava ocupando e que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço"

    "Seu braço já está com cãimbra pela posição sem jeito de quem se espreme e precisa voltar à posição normal o mais rápido possível"

    "Odeio "lotações lotadas" logo de manhã"


ID
2917714
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

        Morar na periferia é tudo, tudo de ruim em matéria de transporte coletivo. Não seria tanto se eu tivesse um carrinho para me levar ao trabalho, mas esse é um sonho distante. O pior é que o bairro onde moro foi tomado pelas vans, ou melhor, lotações mesmo, elas estão maiores, mas não comportam a quantidade de infelizes (estou incluída nessa) que precisa ir trabalhar e enfrentar o balanço das vans. Confesso que esta não é das sensações mais agradáveis desse mundo. Perceber que a dita cuja da lotação vai encostar no próximo ponto para pegar mais passageiros é ainda pior. Eu que não acordo mal-humorada (me orgulho disso), mas ainda tô com sono, tiro forças não sei de onde para ser simpática e me espremo, com o cuidado de não cair sobre o indivíduo sentado à minha frente, para deixar os novos infelizes passarem. Passa boi, passa boiada, até que um dos últimos da fila acha ótimo o espacinho vazio que tem logo atrás de você, sem desconfiar que aquele é justamente o lugar que você estava ocupando e que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço. O infeliz teima em ficar logo ali. Seu braço já está com cãimbra pela posição sem jeito de quem se espreme e precisa voltar à posição normal o mais rápido possível. O jeito é rezar para todos os santos e orixás que você conhece e esperar que o indivíduo inconveniente tenha algum semancol e saia logo do seu lugar. Mas o infeliz prefere ficar ali esbarrando em você - não há nada mais irritante do que fazer isso com um desconhecido na lotação logo cedo. Você tenta tirá-lo de lá, usa o cotovelo para esbarrar sem querer, faz cara feia... Nada adianta. Ainda bem que trabalho próximo de casa. Odeio "lotações lotadas" logo de manhã.       


                                 Disponível em: http://mundinhodarosi.blogspot.com/ Acesso em 05 jan. 2019 (Adaptado)

A partir da leitura do texto, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Esta questão foi anulada, segundo o gabarito final deste concurso.

  • Qual a causa da anulação?


ID
2917717
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sempre tive cachorros, mas, como tinha filhos, eles ocupavam um lugar secundário no ranking amoroso da família e dormiam fora de casa. Até o pequenino Pumpy, um fox “pelo duro” cheio de personalidade, dormia ao relento, apesar do frio. Acho que dormia enroscado no Funk, pastor alemão que tinha o papel de cuidar da casa, mas, quando os dois fugiam pela rua, era o pastor que seguia o fox.

Os filhos cresceram, a família mudou, os netos nasceram e os cachorros continuaram. Ângela tinha um Weimaraner, o Otto, que só faltava falar. Mas eu não gostava que dormisse no nosso quarto. Ele sacudia as orelhas quando acordava e, com isso, me acordava também. Agora sou obrigado a conviver com um bulldog francês, o Joca, que passou a fazer parte da família apesar das minhas advertências.

Mas eu mordi a língua. Joca foi entrando devagarinho na minha vida com aquele jeitinho de cão rejeitado, porque, apesar de ter “pedigree”, ele é todo diferente. Os dentes são tortos, o focinho é mais comprido e ele parece uma mistura de morcego com bezerro. Mas é lindo. [...]

A relação com os animais também estabelece um vínculo afetivo forte, uma interação amorosa de dois seres que dependem um do outro. Já está provado que o contato com animais traz benesses terapêuticas e ajuda no tratamento da solidão e da rejeição. Pessoas têm animais domésticos para dar e receber esse afeto.

Portanto, eu, que alertava para os problemas de dependência que um cachorro pode trazer, hoje sou vítima dele. Vítima no bom sentido. Adoro minha relação com Joca e me sinto muito bem quando ele se enrosca em mim ou vem com a patinha pedir que eu coce suas costas. [...] E eu juro, que se ele falar, não vou me espantar, vou responder.


PAIVA, Miguel Disponível em: https://www.jb.com.br/colunistas/visto_de_fora_mundo-cao. Acesso em 11 jan.2019. (Adaptado)


Considerando o emprego dos verbos no texto apresentado, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Na 'c':

    "...indica uma ação que ocorre no mesmo momento que o locutor a enuncia."

    Acredito que para chegar nisso seria o "estabelecendo", mas não "estabelece" (como a questão diz).

  • Este tema é o meu calcanhar de aquiles. A cada 10 questões eu erro 11. :( Alguma alma bondosa para indicar aulas sobre o tema?

  • Você pode chegar em sua casa e descrever uma situação presente dizendo: Eu cresci, meus irmãos cresceram, meus avós morreram, tive filhos e minha casa mudou.

    EMBORA os verbos estejam no pretérito, informa uma situação presente.

  • Questão um pouco subjetiva.

    Mas segue.

  • alguma alma explica cada alternativa, por favor. esse assunto é meu ponto fraco :(

  • Resolvi assim:

    A) No trecho “Sempre tive cachorros, mas, como tinha filhos, eles ocupavam um lugar secundário no ranking amoroso da família e dormiam fora de casa”, o emprego dos verbos “tive” e “tinha” mostra que o locutor, no tempo presente, tem cachorros, mas não tem filhos. ERRADO - "tive" está conjugado no pretérito perfeito do indicativo o qual exprime um fato passado e concluído no tempo, sendo assim não é possível inferir somente por essa conjugação verbal que o locutor possui cachorros no tempo presente. É necessário buscar outras referências no texto para fazer essa afirmação.

    B)Os verbos no pretérito perfeito indicam uma ação acabada, mas, no trecho “Os filhos cresceram, a família mudou, os netos nasceram e os cachorros continuaram”, a sequência verbal de verbos conjugados no pretérito perfeito tem um efeito de descrição de um estado presente. CORRETA

    C) No trecho “A relação com os animais também estabelece um vínculo afetivo forte [...]”, o verbo conjugado no presente do Indicativo indica uma ação que ocorre no mesmo momento que o locutor a enuncia. ERRADO- O presente do indicativo está sendo utilizado para indicar um fato atemporal, uma verdade científica, absoluta ...

    D)No trecho “E eu juro, que se ele falar, não vou me espantar, vou responder”, os verbos “falar”, “espantar” e “responder” estão no infinitivo e, por isso, não indicam nem presente, nem futuro. ERRADO- Os verbos citados estão conjugados no futuro do subjuntivo, utilizado para indicar uma eventualidade no futuro

  • Rapaz, questão genial.

    Carrega uma necessidade interpretativa sim, mas não há margem pra dúvidas quanto ao gabarito.

    A) essa nem precisa comentar muito né? só ver o que os colegas aí já disseram

    B) aqui sim, um efeito interessante. Vários verbos no pretérito perfeito empregados com a finalidade de demonstrar uma situação que perdura no presente - a permanência dos cachorros. Quando li, segurei essa e fui verificar se as outras realmente tinham erros:

    C) errou ao dizer "mesmo momento". Essa é apenas uma das nuances do presente do indicativo, mas não é o que ocorre no caso da questão. Como bem disse a colega Gabriela, "está sendo utilizado para indicar um fato atemporal, uma verdade científica, absoluta ..."

    D) Tem que dar uma interpretada para perceber os tempos verbais escondidos por trás do infinitivo - sugiro a seguinte substituição: "E eu juro, que se ele falasse (pretérito imperfeito do subjuntivo), não me espantaria (futuro do pretérito do indicativo), responderia (futuro do pretérito do indicativo)”. Ou seja, podem até não indicar presente, mas tem futuro implícito aí.

    Gabarito B

  • Mais ou menos uns 5 minutos para resolver essa questão!!! Beo Deeeeos

  • GABARITO B

    A ideia de tempo presente se refere ao momento em que a pessoa narra a história.

  • Questão top, exige uma análise semântica e gramátical.


ID
2917720
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

[...] Sabemos que o chiclete, desde que seja sem açúcar, pode ser vantajoso à higiene bucal. Ele estimula a salivação em até dez vezes, aumentando a lubrificação local e neutralizando os ácidos produzidos pelas bactérias que causam cárie. Dessa forma, promove uma limpeza mecânica na boca.

Nesse sentido, é importante observar no rótulo da goma de mascar se ela contém xilitol ou sorbitol. Na presença desses adoçantes, as bactérias não conseguem fazer a fermentação como acontece normalmente com o açúcar. Sorte dos dentes [...]

Quando o chiclete não cai bem.

Pessoas com problemas na articulação temporomandibular (ATM), aquela responsável pelo abrir e fechar da boca, devem ter cautela no consumo das gomas. É que o mastigar excessivo pode causar um desequilíbrio muscular, resultando em dores crônicas de cabeça, ouvido e na própria região da boca.

Indivíduos com problemas gástricos também devem evitar ou fazer uso moderado dos chicletes. Isso porque toda vez que o mascamos, o corpo entende que vai receber algum alimento e, com isso, prepara enzimas e ácidos para atuar na digestão. Mas, como não há alimento – só uma goma na boca –, existe a possibilidade de uma superprodução de ácido no estômago, o que compromete a sua capacidade de produzir secreções digestivas quando o sujeito realmente ingerir comida. Tudo isso pode acabar em sensação de empachamento, azia etc.[...]

Independentemente dos prós e contras, e do fato de que o chiclete sem açúcar pode ser um aliado da salivação e da higiene bucal, é fundamental e unânime deixar claro que ele nunca substituirá uma boa escovação, com uso da pasta de dente fluoretada, e o fio dental. A goma de mascar só deve ser recomendada com essa finalidade esporadicamente, nos casos em que não é possível fazer a limpeza correta da boca.


REZENDE, Karla Mayra. Chicletes, eles fazem bem aos dentes? Saúde. 25 dez.2018. Disponível em: https://saude.abril.com.br/blog/cuide-da-sua-boca/chicletes-eles-fazem-bem-aos-dentes/ Acesso em 07 jan. 2019.


É INCORRETO afirmar que, no texto,o enunciado “Quando o chiclete não cai bem” cumpre a função de

Alternativas
Comentários
  • O texto não acentua a importância de se mastigar chiclete. Tanto isso é verdade que há esta passagem: "Independentemente dos prós e contras".

    Letra D

  • GABARITO: LETRA D - “Quando o chiclete não cai bem” 

    garantir a coesão textual, reforçando o argumento de que há vantagens em se mascar um chiclete sem açúcar.

    INCORRETO - Reforça o argumento que há DESVANTAGENS e não vantagens.

    Força, guerreiros(as)!!

  • GABARITO LETRA D.

    O texto não acentua a importância de se mastigar chiclete. Tanto isso é verdade que há esta passagem: "Independentemente dos prós e contras".

  • e eu igual um bizonho achando estranho porque tinha muitas certas...

  • Não vi coesão textual na letra D não. Mas a letra C me indica que a aberturas para novas informações, que inclusive ele dá.

    "Quando o chiclete não cai bem.

    Pessoas com problemas na articulação temporomandibular (ATM), aquela responsável pelo abrir e fechar da boca, devem ter cautela no consumo das gomas. É que o mastigar excessivo pode causar um desequilíbrio muscular, resultando em dores crônicas de cabeça, ouvido e na própria região da boca. "

    Alguem mais concorda comigo??

  • Concordo com a Claudiana, marquei a opção C porque logo em seguida ele começa com outra informação.... :/

  • No meu ponto de vista, todas estão corretas. A letra D (Gabarito), é menos correta, pois "Quando o chiclete não cai bem" reforça a ideia de que o chiclete é bom, e não necessariamente o ato de mascá-lo como afirma a letra D.

    Fui na C, mas ,realmente, ele começa informações novas a partir do "Quando o chiclete não cai bem". Antes ele só falara bem.

  • Acho que a letra D está errada porque ela diz que o autor reforça o argumento de que há vantagem em mascar chiclete, mas o texto não é argumentativo, logo ele não está defendendo nenhuma ideia, apenas introduz informações que sinalizam as desvantagens da goma de mascar. Gabarito A


ID
2917723
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Cheia de gordura. É assim que a carne de porco é encarada por boa parcela da população. Mas, segundo o nutricionista João Motarelli, da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), há muitos mitos em relação ao alimento – e a história de que é gorduroso demais está entre eles.

Na verdade, a carne suína reúne, sim, gorduras saturadas. “Ocorre que a versão mais presente no alimento tem menor impacto na saúde cardiovascular do que aquela encontrada na carne bovina”, relata o especialista. “Por isso, a carne do porco poderia tranquilamente aparecer mais na rotina do brasileiro”, completa. Motarelli só faz questão de lembrar que a escolha do corte faz toda a diferença. Na opinião dele, o lombo é o grande destaque. “Ele tem menos gordura saturada do que uma sobrecoxa de frango, por exemplo”, compara.

Outras boas opções são pernil e bisteca – mas na versão grelhada e sem capa de gordura. Aliás, por falar em modo de preparo, esse é um ponto que merece atenção. Afinal, não adianta escolher um corte magrinho e preparar no óleo em imersão, certo? “O ideal é apostar na carne grelhada, assada ou cozida”, enumera Motarelli. Já os embutidos e o toucinho devem ser evitados. O motivo: ambos têm excesso de gordura e, no caso de salsichas e linguiças, há substâncias capazes de aumentar o risco de câncer.

Em termos de proteínas, pode ficar tranquilo: esse nutriente está garantido na carne suína, e é de ótima qualidade. Além disso, o alimento concentra vitaminas e minerais. Não tem desculpa mesmo para lombo e companhia não aparecerem à mesa com certa regularidade.


MANARINI, Thaís. Carne de porco: pode consumir numa boa?18 out. 2018. Disponível em: https://saude.abril.com.br/blog/boa-pergunta/carne-de-porco-pode-consumir-numa-boa/Acesso em07jan.2019.


Em “Outras boas opções são pernil e bisteca – mas na versão grelhada e sem capa de gordura. Aliás, por falar em modo de preparo, esse é um ponto que merece atenção”, o termo em destaque tem a função de

Alternativas
Comentários
  • Não precisa sequer analisar a palavra "aliás". Note que na primeira parte da estrutura menciona-se dois gêneros de carnes, ao passo que, na segunda parte, o modo de preparado. O referido advérbio adita nova informação.

    Letra C

  • GABARITO: LETRA C

    “Outras boas opções são pernil e bisteca – mas na versão grelhada e sem capa de gordura. Aliás, por falar em modo de preparo, esse é um ponto que merece atenção”

    Aliás --- nesse caso, é sinônimo de: "além disto" "além do mais", servindo para acrescentar uma informação a uma ideia já apresentada.

    Força, guerreiros(as)!!

  • GABARITO: LETRA C.

    Acrescentar uma nova informação.


ID
2917726
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As empresas do futuro estão nascendo com o objetivo de solucionar problemas que o poder público não consegue resolver. Será mais comum a ideia de que um negócio venha a partir dos anseios da população, do que a ideia de que ele surge pela criação de desejo no consumidor, como fazia o antigo marketing, que trabalhava no sentido de despertar desejos.

Elon Musk é um dos grandes expoentes desse movimento, ao buscar soluções que podem mudar nossa forma de enxergar o mundo. A Tesla Motors, que desenvolve carros elétricos, se tornou a montadora mais valiosa do mundo em 2017 e alimenta o sonho de que podemos diminuir o uso de combustíveis fósseis que trazem danos ao meio ambiente e aumentam o aquecimento global. Já sua nova iniciativa, o Hyperloop, pode revolucionar nossos conceitos de transporte de alta velocidade para distâncias de até 1.500km, com risco de acidentes e impacto ambiental muito menor do que os trens atuais ou aviões. Ao viajar em um tubo de ar pressurizado, o Hyperloop poderia alcançar velocidades de 1.200km/h. A ideia é ligar Los Angeles a San Francisco, cidades cuja distância é similar entre São Paulo e Belo Horizonte, em apenas 30 minutos, com custo de 20 dólares.

Se esse sonho der certo – e há grandes chances de que dará –, teremos uma integração forte entre cidades que hoje parecem distantes e um crescimento exponencial do fluxo de turistas, gerando negócios e empregos.


PASCOAL, Candice. Cinco revoluções nos negócios tradicionais que você precisa conhecer. Revista Cláudia. Disponível em: https://claudia.abril.com.br/blog/candice-pascoal/cinco-revolucoesnos-negocios-tradicionais-que-voce-precisa-conhecer/ Acesso em 06 jan. 2019. (Adaptado)


Com base no texto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Em “Se esse sonho der certo – e há grandes chances de que dará –, teremos uma integração forte entre cidades que hoje parecem distantes [...]”, a oração negritada expressa uma condição para que o sonho dê certo.

    A frase em negrito, que está entre travessões, serve para indicar a mudança de interlocutores, mostrando uma expectativa, um mero comentário.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Na alternativa C, parece haver tom de otimismo. Não se expressa condição para que se realize o intento.

    Letra C

  • A assertiva D) não expressa uma informação adicional, mas sim uma oração explicativa em relação à tesla motors, ou seja, tipo como se fosse um aposto. Tipo da seguinte forma: o carro de joão, que é vermelho, está estacionado.

    A assertiva B) apresenta uma causa e não uma razão. buscar soluções que podem mudar nossa forma de enxergar o mundo é a causa que faz com que elon musk seja um dos grandes expoentes do movimento (consequência).

  • Gabarito: C

    Sobre a letra D, “A Tesla Motors, que desenvolve carros elétricos, se tornou a montadora mais valiosa do mundo em 2017 [...]”, a oração negritada expressa uma informação adicional sobre a Tesla Motors.

    Acredito que a ideia de informação adicional diz respeito ao fato de que podemos tirar a oração adjetiva explicativa e montarmos uma oração da seguinte maneira: "A Tesla Motors se tornou a montadora mais valiosa do mundo em 2017", ou seja, a explicação está adicionando uma informação.


ID
2917729
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O fim do mundo

A primeira vez que ouvi falar no fim do mundo, o mundo para mim não tinha nenhum sentido, ainda; de modo que não me interessava nem o seu começo nem o seu fim. Lembrome, porém, vagamente, de umas mulheres nervosas que choravam, meio desgrenhadas, e aludiam a um cometa que andava pelo céu, responsável pelo acontecimento que elas tanto temiam.

Nada disso se entendia comigo: o mundo era delas, o cometa era para elas: nós, crianças, existíamos apenas para brincar com as flores da goiabeira e as cores do tapete.

Mas, uma noite, levantaram-me da cama, enrolada num lençol, e, estremunhada, levaram-me à janela para me apresentarem à força ao temível cometa. Aquilo que até então não me interessava nada, que nem vencia a preguiça dos meus olhos pareceu-me, de repente, maravilhoso. Era um pavão branco, pousado no ar, por cima dos telhados? Era uma noiva, que caminhava pela noite, sozinha, ao encontro da sua festa? Gostei muito do cometa. Devia sempre haver um cometa no céu, como há lua, sol, estrelas. Por que as pessoas andavam tão apavoradas? A mim não me causava medo nenhum. Ora, o cometa desapareceu, aqueles que choravam enxugaram os olhos, o mundo não se acabou, talvez eu tenha ficado um pouco triste – mas que importância tem a tristeza das crianças? […]


MEIRELES, Cecília. Quatro Vozes. Record: Rio de Janeiro, 1998, p. 73. (Fragmento)


Em relação à coesão do texto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    O ponto final existente entre “Gostei muito do cometa. Devia sempre haver um cometa no céu [...] pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por “no entanto”.

    Incorreto --- "No entanto" é uma conjunção adversativa, esse tipo de conjunção serve para quebrar uma expectativa --- A conjunção correta seria: logo, portanto --- com valor conclusivo. Gostei muito do cometa, logo devia sempre haver um cometa.

    Força, guerreiros(as)!!

  • GABARITO: LETRA A

    O ponto final existente entre “Gostei muito do cometa. Devia sempre haver um cometa no céu [...] pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por “no entanto”.

    Incorreto --- "No entanto" é uma conjunção adversativa, esse tipo de conjunção serve para quebrar uma expectativa --- A conjunção correta seria: logo, portanto --- com valor conclusivo. Gostei muito do cometa, logo devia sempre haver um cometa.

  • Resposta: A

    O ponto final existente entre “Gostei muito do cometa. Devia sempre haver um cometa no céu [...] pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por “no entanto”.

    As conjunções coordenadas adversativas (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto e não obstante) dão ideia de oposição, contraste em relação ao que foi dito anteriormente.

    No caso da questão, a intenção seria de concluir a ideia de que a menina gostou muito do cometa, sendo o mais correto acrescentar uma vírgula no lugar do ponto final seguido de uma conjunção conclusiva (logo, portanto).


ID
2917732
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação ao uso e aos recursos do MS Windows 7, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) O MS Windows 7 possui um recurso denominado Área de Transferência, que é uma região de memória que armazena de forma temporária os objetos copiados ou recortados, enquanto aguardam para serem colados.

( ) O Aero Shake é aplicado para minimizar rapidamente todas as janelas abertas, exceto aquela que se deseja manter aberta. Depois, podem-se restaurar todas as janelas, com a mesma facilidade.

( ) Organizar os arquivos em bibliotecas tem por consequência dificultar pesquisá-los posteriormente, uma vez que eles são hierarquizados em pastas.

( ) A Barra de Tarefas do MS Windows 7 não pode ser bloqueada para impedir alterações em sua aparência.

( ) No MS Windows 7, para se trocar rapidamente o usuário no sistema, pode-se aplicar a sequência de teclas de atalho Win + L.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Shake – Ao clicar na parte de cima de painel de uma janela e sacudir o mouse, todas as janelas abertas desaparecem, exceto a que você escolheu. Sacuda de novo - e todas as janelas voltam.

  • A barra de tarefas do Windows pode ser movida para qualquer canto do monitor como uma forma de personalização do Windows, porém em determinados micros pode ser conveniente efetuar o bloqueio desta barra para que usuários inexperientes não a mudem de lugar acidentalmente e posteriormente não consigam colocá-la no correto local.

    1° – Clique com o botão direito do mouse sobre qualquer parte vazia da barra de tarefas.

    2° – Clique sobre o item “Bloquear a barra de tarefas”.

  • Tecla do Logotipo do Windows + L = Bloquear seu computador ou mudar de conta.

  • Win+L eu não conhecia. Bacana.

  • Gab letra D - V, V, F, F, V.

    (F) Organizar os arquivos em bibliotecas tem por consequência dificultar pesquisá-los posteriormente, uma vez que eles são hierarquizados em pastas. 

    (F ) A Barra de Tarefas do MS Windows 7 não pode ser bloqueada para impedir alterações em sua aparência. 

    OBS: Quando organizamos os arquivos em diretórios o objetivo é ajudar na localização e manter organizado. A barra de tarefas pode ser alterada sim.

  • Aero Shake? Nunca nem vi, só conheço Milkshake.

  • Aero Shake - teclas WINKEY + HOME (abra varias telas pequenas uma em cima da outra para testar)

  • No meu micro tento executar o Aero Shake, porém nada acontece.

  • Boa!

    Em relação ao AERO SHAKE, eu não sabia que poderiam ser restauradas com o mesmo processo de agitação, sacudindo.

  • Aero Shake==> https://www.youtube.com/watch?v=xXEHDsVqmhs

  • (V) A área de transferência/clipboard armazena objeto copiado ou recortado de modo que o mesmo possa ser colado

    (V) O Aero Shake é um recurso em que você minimiza as outras janelas "sacudindo" a janela que está em uso.

    (F) A Biblioteca permite o acesso a arquivos e pastas de discos diferentes (internos e externos) a partir de um único local.

    (F) Clicando o botão direito do mouse em cima da barra de tarefas é possível habilitar o bloqueio da mesma.

    (V)A sequência de teclas Win + L bloqueia o computador, exibindo a tela de boas-vindas e exigindo que seja feito novo logon para continuar (seja com a sessão atual ou trocando de usuário).

    gaba. D


ID
2917735
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação ao uso do software MS Word 2007, as quebras de seção são ferramentas poderosas no design e na formatação de documentos, sendo consideradas uma boa opção, EXCETO, para

Alternativas
Comentários
  • LAYOUT > QUEBRAS > QUEBRAS DE SEÇÃO >

    próxima página;

    contínuo;

    página par; e

    página ímpar.

  • Gab letra B - separar linhas de uma tabela grande.

    Separar linhas de uma grande tabela não é função para quebras de seção. Usa-se marcação de linhas ou distanciamento entre linhas para isso.


ID
2917741
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere as seguintes informações:

Os sistemas de computadores estão expostos a um tipo de código malicioso (malware) que impede o acesse ao equipamento infectado e torna inacessíveis os dados armazenados no equipamento, geralmente usando criptografia, seguido de uma exigência de pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário proprietário.

Com base no exposto acima, o malware descrito é do tipo:

Alternativas
Comentários
  • A) Ransomware.

    .

    B) Spyware.

    -Malware que coleta algumas informações suas como número de cartões de crédito, e geralmente usa a internet para passar estas informações a terceiros.

    .

    C) Screenloggers

    -É um tipo de spyware que que tira prints da tela do seu computador, informando onde o cursor do mouse foi clicado, pegando informações de senhas e outras informações privadas.

    .

    D) Phishing.

    -É uma forma que criminosos usam para enganar os usuários e conseguir informações pessoais como senhas, CPF etc. Normalmente usam emails falsos ou direcionam para sites falsos.

    .

    Qualquer erro me avisem, por favor

  • Os sistemas de computadores estão expostos a um tipo de código malicioso (malware) que impede o acesse ao equipamento infectado e torna inacessíveis os dados armazenados no equipamento, geralmente usando criptografia, seguido de uma exigência de pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário proprietário.

    Característica do RANSOMWARE.

    LETRA A

    Gostei (

    0

    )

  • Ransomware

    "Os sistemas de computadores estão expostos a um tipo de código malicioso (malware) que impede o acesse ao equipamento infectado e torna inacessíveis os dados armazenados no equipamento, geralmente usando criptografia, seguido de uma exigência de pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário proprietário."

    Completando o texto; tal exigência de pagamento normalmente é pedido em criptomoedas (Bitcoin, Ethereum), pois é mais difícil rastreamento.

    Algo que pode ser feito para amenizar os danos pelo Ransomware é a realização de backups.

  • Há uma diferença legal entre os spywares e os screenslogers eles são comparados aos espiões da vida real

    Spyware é aquele espião que fica só de tocaia com o rádio passando a informação a um terceiro; e

    Screelogers é aquele tipo de espião que tira fotos e manda a um terceiro, nesta fotos contendo informações confidenciais.

  • GABARITO A

    Ransomware é um tipo de malware que restringe o acesso ao sistema ou certos arquivos e cobra um valor de “resgate” para que o acesso possa ser restabelecido.

    As mensagens de e-mail de sites que se fingem legítimos ou de empresas confiáveis que contêm anexos em formatos como .docx, .doc, .pdf, .jpg, etc. podem estar infetadas. Um sério sinal de alarme do ataque ransomware ao abrir anexos de e-mail é o requerimento de ativação de Macros.

    Além destes e-mails spam, os usuários podem baixar malware através de websites JavaScript infetados, falsas atualizações de software ou aplicações maliciosas distribuídas em websites ilegais.

     _______________________________________

    O pagamento do resgate dos dados, na maioria das vezes, só podem ser feitos em Bitcoin, uma moeda digital descentralizada, que não é emitida por nenhum governo e é transferida diretamente de uma pessoa para outra sem intermédio de nenhum banco ou sistema de transferência online, uma conta Bitcoin não pode ser cancelada e não existe requisitos de abertura nem limite de crédito.

    Essa moeda é facilmente adquirida em sites de compra de Bitcoins, necessitando apenas um cadastro com e-mail, após isso qualquer pessoa pode transformar moedas como Real ou Dólar em Bitcoin. O diferencial dessa moeda virtual é a transação não rastreável, que permite o anonimato dos usuários, sendo assim, pessoas mal intencionadas utilizam esta tecnologia para praticar atividades criminosas como venda ilegal de armas e drogas, serviços de matadores de aluguel e crimes virtuais.

    Em razão da alta segurança da moeda Bitcoin, os criminosos que espalham o ransomware dificilmente serão encontrados e punidos, aumentando a incidência do sequestro de dados. 

     

    fontes:

    https://am3solucoes.com.br/blog/ransomware-o-malware-que-sequestra-dados/

    https://www.baboo.com.br/seguranca/novo-ransomware-zenis-criptografa-arquivos-e-apaga-backups/

    bons estudos

  • RANSOMWARE

    Bizu:

    RAMSOM do inglês que significa RESGATE

  • O Ransomware é um tipo de código malicioso que tornam inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente utilizando criptografia, e que exige pagamento de um resgate (ransom, em inglês) para restabelecer o acesso ao usuário – trata-se de uma espécie de extorsão virtual. Existem dois tipos de ransonware:

    - Ransomware Locker: impede que você acesse o equipamento infectado.

    - Ransomware Crypto: impede que você acesse dados no equipamento infectado.

    Fonte: professores Diego Cavalho e Renato da Costa.

  • DICA que peguei de alguém aqui no QC e nunca mais esqueci

     

    RansomwarE. ResgatE

     

     

  • extorsão mediante sequestro na informática = ransomware!

  • Gab: A

    Ransomware.: Resgate

  • A. Ransomware. correta - resgate

  • O enunciado traz a definição de Ransomware.

    Resposta certa, alternativa a).

    Quanto aos demais:

    Spyware: programa que monitora atividades de um sistema e envia a terceiros.

    Screenloggers - tipo de spyware que registra os movimentos de mouse de um usuário.

    Phishing: também chamado de scam, é o tipo de fraude no qual um golpista tenta obter dados pessoais e financeiros, combinando meios técnicos e engenharia social.

  • Considere as seguintes informações:

    Os sistemas de computadores estão expostos a um tipo de código malicioso (malware) que impede o acesse ao equipamento infectado e torna inacessíveis os dados armazenados no equipamento, geralmente usando criptografia, seguido de uma exigência de pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário proprietário.

    Com base no exposto acima, o malware descrito é do tipo:

    Gab: A

  • PALAVRAS CHAVES: CRIPTOGRAFIA+ RESGATE= RANSOMWARE!

    E corra pro abraço! as bancas geralmente copia e cola!

    ;)

  • Ransomware.

  • Ransomware é um tipo de software nocivo que restringe o acesso ao sistema infectado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate em criptomoedas para que o acesso possa ser restabelecido.

  • Assertiva A

    o malware descrito é do tipo: Ransomware.

  • Ransomware Locker: impede que você acesse o equipamento infectado.

    Ransomware Crypto: impede que você acesse aos dados armazenados no equipamento infectado, geralmente usando criptografia.

  • Ransomware é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário.

    O pagamento do resgate geralmente é feito via bitcoins.

    Fonte: Cartilha de Segurança para Internet. Disponível em: https://cartilha.cert.br/ransomware/

    Algumas bancas costumam cobrar essa cartilha.

    Resposta: A

  • BIZU: para quem for fazer PPMG

    Caiu um questão dessa aplicada pela banca SELECON para inspetor de equipamentos.

    Ano: 2021 Banca:  Órgão:  Provas:  

    Resolvi certo!

    No que diz respeito à segurança na internet, um tipo de código malicioso torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e exige pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário. Esse tipo de código malicioso é conhecido por:

    A-adware

    B-spyware

    C-middleware

    D-ramsonware

    #quantomaioronúmerodequestõesfeitasmaiorseráasorte


ID
2917747
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que concerne à carreira dos servidores públicos federais, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Formas de provimento

    -nomeação, promoção, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração e recondução.

    .

    A nomeação é a única forma de provimento originária, pois pressupõe a inexistência de uma relação jurídica anterior mantida entre o Servidor e a Administração.

    O resto = derivada

    .

    Gabarito -> D

    .

    Qualquer erro me avisem, por favor =)

  • Letra A: CORRETA

    Art. 5º, § 1   As atribuições do cargo podem justificar a exigência de outros requisitos estabelecidos em lei.

    Letra B: CORRETA

    Art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de:

    VIII - posse em outro cargo inacumulável;

    Letra C: CORRETA

    Art. 12.  O concurso público terá validade de até 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

    Letra D: ERRADA

    Provimento originário é aquele que não resulta de vínculo anterior com a Administração Pública.

     

    A ÚNICA forma de provimento originário é a NOMEAÇÃO.

    Fontes: Lei nº 8.112/90 + Aulas do IMP

    Gabarito da banca: Letra C, mas acredito que seja a Letra D a INCORRETA

  • Comentários:

    Letra a) correta: Art. 5º, § 1o - As atribuições do cargo podem justificar a exigência de outros requisitos estabelecidos em lei.

    Letra b) correta: Art.33 A vacância do cargo público decorrerá de: VIII – posse em outro cargo inacumulável.

    Letra c) correta: Art. 12.  O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

    Letra d) errada: A única forma de provimento originário existente é a nomeação.

     

    Perceba que a regra geral é que as bancas (todas elas) exijam o conhecimento da letra da lei. Por isso é tão importante a leitura da lei seca. Em média, 70% de todas as questões sobre 8.112/90 exigem apenas o conhecimento da lei seca.

    ===============================================

    Bons estudos

    Prof. Evandro Zillmer

    https://www.youtube.com/c/ProfEvandroZillmer

    https://www.facebook.com/groups/165864320751489/

    https://www.instagram.com/evandrozillmer/

  • A nomeação é a única forma de provimento originária prevista na Lei 8.112.

  • GAB: E.

    PROVIMENTO

    1 - ORIGINÁRIO

    >> Nomeação.

    2 - DERIVADO

    2.1 - VERTICAL:

    >> Promoção.

    2.2 - HORIZONTAL:

    >> Readaptação.

    2.3 - POR REINGRESSO:

    >> Reversão;

    >> Reintegração;

    >> Recondução;

    >> Aproveitamento.

  • Letra D.

    A nomeação é a única forma de provimento originário.

  • GAB D

     

    [PROVIMENTO]

     

    PANR4:

    PROMOÇÃO =  ÚNICA FORMA DE PROVIMENTO VERTICAL;
    APROVEITAMENTO;
    NOMEAÇÃO = ÚNICA FORMA DE PROVIMENTO ORIGINÁRIO;
    READAPTAÇÃO;
    REVERSÃO;
    REINTEGRAÇÃO;
    RECONDUÇÃO.

     

     

    [VACÂNCIA]

     

    PADRE PF

    PROMOÇÃO = FORMA DE PROVIMENTO E VACÂNCIA;

    APOSENTADORIA;

    DEMISSÃO;

    READAPTAÇÃO = FORMA DE PROVIMENTO E VACÂNCIA;

    EXONERAÇÃO;

     

    POSSE EM OUTRO CARGO INACUMULÁVEL

    FALECIMENTO

     

     

     

  • NOMEAÇÃO é a UNICA forma de provimento ORIGINÁRIO.

  • achei que a C, também estivesse errada, pois faltou "prorrogável uma única vez, por igual período"..

  • A questão exige conhecimento de alguns dispositivos da Lei 8.112/90 e solicita que o candidato assinale a alternativa incorreta.

    Alternativa "a": Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 5o, § 1o, da Lei 8.112/90: " As atribuições do cargo podem justificar a exigência de outros requisitos estabelecidos em lei".

    Alternativa "b": Correta. O art. 33, inciso VIII, da Lei 8.112/90 dispõe que A vacância do cargo público decorrerá de (...) posse em outro cargo inacumulável".

    Alternativa "c": Correta. O art. 12, caput, da Lei 8.112/90 indica que "O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período".

    Alternativa "d": Incorreta. O ordenamento jurídico brasileiro reconhece a nomeação como a única forma de provimento originário, sendo o primeiro provimento do agente em determinada carreira.

    Gabarito do Professor: D

  • Nomeação é a única originário.

  • Gabarito d

    No vídeo, há a questão resolvida.

    Assistir a partir de 04:25:30

    https://www.youtube.com/watch?v=AWiqGIHeOJs&t=15671s

    fonte: Super Revisão UNILAB - Administração Geral, Português, Direito Administrativo, Lei 8.112 - Curso Prime - Prof. Lucas Martins

  • Tudo bem a D estar claramente incorreta mas a letra C não poderia ser considerada certa em hipótese alguma.
  • nomeação===forma de provimento originário

  • A nomeação é a única forma de provimento originária!

  • Letra D. Nomeação é provimento originário.

    A B está correta porque se vc vai entrar em um cargo X inacumulável já estando em um cargo Y, você terá que sair do Y e isso será uma vacância. Como afirma o art. 33. da 8.112, a vacância do cargo público decorrerá de, entre outros casos, posse em outro cargo inacumulável.

    .

    .

    .

    Foco, força e fé. Vai dar tudo certo.


ID
2917750
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação ao exercício do comércio, pelo servidor público federal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LEI 8.112

    Art. 117.  Ao servidor é proibido: 

    X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;

    Parágrafo único. A vedação de que trata o inciso X do caput deste artigo não se aplica nos seguintes casos: 

    I - participação nos conselhos de administração e fiscal de empresas ou entidades em que a União detenha, direta ou indiretamente, participação no capital social ou em sociedade cooperativa constituída para prestar serviços a seus membros;

    II - gozo de licença para o trato de interesses particulares, na forma do art. 91 desta Lei, observada a legislação sobre conflito de interesses.

  • GABARITO C

     

    A licença para tratar de assuntos de interesse particular, concedida ao servidor, suspende o vínculo funcional pelo prazo da licença e, por esse motivo, constitui uma exceção para que o servidor possa participar da gerência ou da administração de sociedade privada. 

  • Art. 117.  Ao servidor é proibido:                       

    X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;                       

    Parágrafo único.  A vedação de que trata o inciso X do caput deste artigo não se aplica nos seguintes casos:                          

    II - gozo de licença para o trato de interesses particulares, na forma do art. 91 desta Lei, observada a legislação sobre conflito de interesses. 

    Perceba o seguinte:

    (i)                  sem estar de licença para tratar de interesse particular o servidor poderá participar de sociedade privada na qualidade de acionista, cotista ou comanditário.

    (ii)                Quando estiver de licença, poderá ainda participar de gerência ou administração de sociedade privada (além de acionista, cotista ou comanditário)

    (iii)               Em qualquer dos casos, não pode haver conflito de interesses.

    ===============================================

    Bons estudos

    Prof. Evandro Zillmer

    https://www.youtube.com/c/ProfEvandroZillmer

    https://www.facebook.com/groups/165864320751489/

    https://www.instagram.com/evandrozillmer/

  • Das Proibições:

     

    Art. 117. Ao servidor é proibido:

    X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário.

     

    Então o servidor não pode ser gerente ou administrador de nenhuma empresa, seja ela personificada ou não. Também não pode exercer o comércio. Mas pode possuir ações, cotas ou ser comanditário na hipótese de comandita por ações.

     

    Mas atenção! O Parágrafo Único abre exceções quanto à proibição deste inciso:

     

    Parágrafo único.  A vedação de que trata o inciso X do caput deste artigo não se aplica nos seguintes casos: 

     

            I - participação nos conselhos de administração e fiscal de empresas ou entidades em que a União detenha, direta ou indiretamente, participação no capital social ou em sociedade cooperativa constituída para prestar serviços a seus membros; e 

     

            II - gozo de licença para o trato de interesses particulares, na forma do art. 91 desta Lei, observada a legislação sobre conflito de interesses. - Ou seja, se o servidor estiver em gozo de licença para o trato de assuntos partliculares (art. 91), aí sim ele poderá exercer a gerência ou administração de sociedade privada, inclusive o comércio.

  • GABARITO C.

  • O servidor que estiver gozando de licença para tratar de assuntos particulares, desde que observada a legislação sobre conflito de interesses, poderá participar da gerência ou da administração de sociedade privada PERSONIFICADA OU NÃO PERSONIFICADA, EXERCER O COMÉRCIO, EXCETO NA QUALIDADE DE ACIONISTA, COTISTA OU COMANDITÁRIO.

    GABA: C de Com fé "nós passa"!

  • O art. 117, inciso X, da Lei 8.112/90 estabelece que ao servidor é proibido participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário. 

    Todavia, o parágrafo único do mesmo artigo indica que tal proibição não se aplica em duas situações: 1) participação nos conselhos de administração e fiscal de empresas ou entidades em que a União detenha, direta ou indiretamente, participação no capital social ou em sociedade cooperativa constituída para prestar serviços a seus membros; 2)  gozo de licença para o trato de interesses particulares, desde que observada a legislação sobre conflito de interesses.

    Portanto, a alternativa C está correta.

    Gabarito do Professor: C

  • Gabarito c

    No vídeo, há a questão resolvida.

    Assistir a partir de 04:21:25

    https://www.youtube.com/watch?v=AWiqGIHeOJs&t=15671s

    fonte: Super Revisão UNILAB - Administração Geral, Português, Direito Administrativo, Lei 8.112 - Curso Prime - Prof. Lucas Martins

  • Gabarito: C

    É vedado atuar na gerência ou administração de empresa privada personificada ou não, exceto na condição de acionista, cotista ou comanditário.

    Agora, se ele estiver em licença por interesse particular e observada a legislação sobre conflitos de interesses, tal vedação não se aplica.

    .

    .

    .

    Foco, força e fé.


ID
2917753
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o disposto no Código de Ética Profissional que rege o exercício das atribuições do cargo de servidor público federal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • (D)


    (A)A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional

    (B)j) zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva;

    (C)XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

    (D)h) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;


    #QC,FAVOR MANTER A VERSÂO ANTIGA DO SITE#

  • (d).

  • DECRETO Nº 1.171/1994

     

    XIV – São deveres fundamentais do servidor público:

    h) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;

     

    O Código de Ética não faz nenhuma ressalva ou distinção quanto aos servidores que estejam em período probatório. Aliás, de acordo com o inciso XXIV do referido Código, podemos observar que o conceito de servidor público, para fins de apuração do comprometimento ético, é muito abrangente.

     

    Vejamos os erros das demais assertivas:

     

    a) poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional (inciso VI);

    b) deve zelar pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva (inciso XIV, alínea j);

    c) toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público (inciso XII);

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: D

  • Questão mal formulada, estágio probatório não está no decreto 1.171

  • Onde que fala de estágio probatório no código de ética dona UFU?

  • Gente eu fique em duvida nesta letra C) quando diz que toda ausencia, AINDA QUE JUSTIFICADA....

    a dúvida é: existe uma diferença entre ausencia justificada para ausencia injustificada não é? No decreto fala que toda ausencia INJUSTIFICADA é fator de desmoralização.... portanto Eu marquei esta letra por conta disso. Ficou meio confuso pra mim

  • Otavio, a ausência do decreto é a injustificada, apenas!

    Imagine-se servidor público e que precisarás ausentar-te do trabalho porque vais ao médico. Nesse caso avisarás com antecedência a teu superior que irá se programar pra substituir temporariamente você e não irá gerar desordem na repartição. Isso não entra no decreto porque todos estão sujeitos a milhares de imprevistos no dia a dia.

    O serviço público não pode parar!

  • Gabarito: D

  • interessante a regência do verbo representar nessa questão. no sentido apresentado é intransitivo, por isso representar sua chefia é uma forma correta.


ID
2917756
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que diz respeito à situação de a Administração tomar uma decisão administrativa em relação ao administrado ou requerer, por parte dele, o cumprimento de uma espécie de diligência.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    --> Indicar os fatos e fundamentos legais pertinentes, que justifiquem aquela tomada de decisão ou requerimento de diligência: trata-se do princípio da legalidade. 

    LIMPE: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. 

  • Bruno Mendes, acho que tá mais ligado ao princípio da motivação, pois fala em indicar o que justifica a tomada de decisão...

  • Art 26- Parágrafo 1º - A intimação deverá conter:

    Inciso VI- indicação dos fatos e fundamentos legais pertinentes.

  • Gabarito - Letra A

    Complementando as outras respostas, deve-se ter em mente que, em respeito ao devido processo legal, o administrado tem o direito de saber quais os motivos (fatos e fundamentos jurídicos) da aplicação de determinadas sanções ou requerimento de diligências, para que, assim, possa exercer o seu direito de defesa plenamente.

  • Gabarito - Letra A

    Complementando as outras respostas, deve-se ter em mente que, em respeito ao devido processo legal, o administrado tem o direito de saber quais os motivos (fatos e fundamentos jurídicos) da aplicação de determinadas sanções ou requerimento de diligências, para que, assim, possa exercer o seu direito de defesa plenamente.

  • Art. 26. O órgão competente perante o qual tramita o processo administrativo determinará a intimação do interessado para ciência de decisão ou a efetivação de diligências.

    § 1 A intimação deverá conter:

    I - identificação do intimado e nome do órgão ou entidade administrativa;

    II - finalidade da intimação;

    III - data, hora e local em que deve comparecer;

    IV - se o intimado deve comparecer pessoalmente, ou fazer-se representar;

    V - informação da continuidade do processo independentemente do seu comparecimento;

    VI - indicação dos fatos e fundamentos legais pertinentes.

  • Gabarito - Letra A

    Complementando as outras respostas, deve-se ter em mente que, em respeito ao devido processo legal, o administrado tem o direito de saber quais os motivos (fatos e fundamentos jurídicos) da aplicação de determinadas sanções ou requerimento de diligências, para que, assim, possa exercer o seu direito de defesa plenamente.

  • LETRA A CORRETA

    LEI 9.784

    Art. 26. O órgão competente perante o qual tramita o processo administrativo determinará a intimação do interessado para ciência de decisão ou a efetivação de diligências.

    § 1 A intimação deverá conter:

    I - identificação do intimado e nome do órgão ou entidade administrativa;

    II - finalidade da intimação;

    III - data, hora e local em que deve comparecer;

    IV - se o intimado deve comparecer pessoalmente, ou fazer-se representar;

    V - informação da continuidade do processo independentemente do seu comparecimento;

    VI - indicação dos fatos e fundamentos legais pertinentes.

  • A Administração deverá informar ao administrado sobre todos os atos administrativos ou diligências a serem cumpridas, por meio de um advogado, ainda que esse não esteja habilitado no processo.

    IV - se o intimado deve comparecer pessoalmente, ou fazer-se representar;

  • A questão está relacionada com o processo administrativo e solicita que o candidato assinale a alternativa correta. Vamos analisar cada uma das assertivas: 

    Alternativa "a": Correta. O interessado deve ser informado de todos os atos que sejam praticados no processo administrativo, devendo ser intimado para a realização de qualquer providência a ser adotada.

    Alternativa "b": Errada. Conforme mencionado no comentário da alternativa anterior, o interessado deve ser informado sobre os atos administrativos e diligências a serem cumpridas. Entretanto, os particulares possuem a faculdade de se fazerem representar por advogado, não sendo indispensável a presença de um advogado em todas as fases do processo administrativo. Aliás, a Súmula Vinculante 5 do Supremo Tribunal Federal estabelece que "A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição".

    Alternativa "c":Errada. O art. 28 da Lei 9.784/99 estabelece que "Devem ser objeto de intimação os atos do processo que resultem para o interessado em imposição de deveres, ônus, sanções ou restrição ao exercício de direitos e atividades e os atos de outra natureza, de seu interesse".

    Alternativa "d": Errada. Ao contrário do que afirma a assertiva, a intimação cabe em todos os processos administrativos.

    Gabarito do Professor: A
  • Ninguém contemplou as opções erradas ainda…

    B) Art. 26. § 3º. A intimação pode ser efetuada por ciência no processo, por via postal com aviso de recebimento, por telegrama ou outro meio que assegure a certeza da ciência do interessado.

    C) Art. 28. Devem ser objeto de intimação os atos do processo que resultem para o interessado em imposição de deveres, ônus, sanções ou restrição ao exercício de direitos e atividades e os atos de outra natureza, de seu interesse.

  • A - Art. 26. O órgão competente perante o qual tramita o processo administrativo determinará a intimação do interessado para ciência de decisão ou a efetivação de diligências.

    § 1 A intimação deverá conter:

    I - identificação do intimado e nome do órgão ou entidade administrativa;

    II - finalidade da intimação;

    III - data, hora e local em que deve comparecer;

    IV - se o intimado deve comparecer pessoalmente, ou fazer-se representar;

    V - informação da continuidade do processo independentemente do seu comparecimento;

    VI - indicação dos fatos e fundamentos legais pertinentes.

    B - Art. 26. § 3. A intimação pode ser efetuada por ciência no processo, por via postal com aviso de recebimento, por telegrama ou outro meio que assegure a certeza da ciência do interessado.

    C - Art. 28. Devem ser objeto de intimação os atos do processo que resultem para o interessado em imposição de deveres, ônus, sanções ou restrição ao exercício de direitos e atividades e os atos de outra natureza, de seu interesse.

    D – Cabe em qualquer Processo Administrativo.

    GABARITO: A

  • GABARITO: LETRA A

    DA COMUNICAÇÃO DOS ATOS

    Art. 26. O órgão competente perante o qual tramita o processo administrativo determinará a intimação do interessado para ciência de decisão ou a efetivação de diligências.

    § 1 A intimação deverá conter:

    I - identificação do intimado e nome do órgão ou entidade administrativa;

    II - finalidade da intimação;

    III - data, hora e local em que deve comparecer;

    IV - se o intimado deve comparecer pessoalmente, ou fazer-se representar;

    V - informação da continuidade do processo independentemente do seu comparecimento;

    VI - indicação dos fatos e fundamentos legais pertinentes.

    FONTE:  LEI Nº 9.784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999.  

  • Gabarito: A

    Art. 26. O órgão competente perante o qual tramita o processo administrativo determinará a intimação do interessado para ciência de decisão ou a efetivação de diligências.


ID
2917759
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

Em relação à Lei de Improbidade Administrativa, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Esta questão foi anulada, segundo o gabarito final deste concurso.


ID
2917762
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Controle é uma função administrativa que consiste em um processo de coleta de informações para auxiliar na tomada de decisões.

Sobre as etapas do processo de controle descritas por Sobral e Peci (2013), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

  • Gab. D

    Para poder efetuar o controle, é necessário realizar algumas atividades, que têm uma seqüência lógica. Dependendo do autor que a banca organizadora utilizar, o processo pode conter 3, 4 ou 6 etapas. Essas as fases estão todas relacionadas e devem ser vistas como um processo cíclico.

    1) estabelecimento de objetivos/metas (o que se pretende alcançar com o controle);

    2) definição dos padrões de desempenho (para poder identificar um problema, é necessário primeiro estabelecer o que é o correto);

    3) avaliação ou mensuração do desempenho atual (obtenção de informações de como o trabalho está sendo executado);

    4) comparação do desempenho atual com os objetivos ou padrões estabelecidos;

    5) identificação de erros / problemas / desvio;

    6) ação corretiva / decisão / ação.

    GIOVANNA CARRANZA

  • Gabarito D.

    Basta interligar com a Função controle.

    Palavras mágicas: Monitora o desemprenho e ação corretiva.

  • A) A medição de desempenho real coleta as informações, mas não as produz.

    B) A avaliação do desempenho real coleta todas as informações, não comportando, assim, exceções.

    C) A tomada de medidas corretivas ocorre após a instauração do problema. O plano de contingência é um controle preventivo, e não corretivo.

  • Tenho que estabelecer padrões para saber se estou no caminho certo ou não e a partir daí poder corrigir o que está errado.

  • Sobre a D: Entendo que estabelecer padrões de desempenho é uma condição necessária (mas não suficiente) para uma avaliação futura. No entanto, se o gabarito dessa questão fosse A, todos justificariam o erro dizendo que aqui está havendo a mistura de duas etapas diferentes.

    Sobre a A: esse termo "produção" poderia ser a produção automática de um relatório, por exemplo, fica difícil entender que essa produção está se referindo à informação propriamente dita.

  • a) a medição de desempenho real é a etapa do processo de contrrole que consiste na produção e na coleta diárias de informações de todas as atividades que compõem os processos organizacionais, com base em critérios bem definidos e utilizando-se de fontes de informações confiáveis.

    ERRADO, a medição de desempenho real é a produção e a coleta de informações, porém a questão erra quando diz que a produção e coleta de informações são DIÁRIAS de TODAS as atividades. O administrador deve definir o foco do controle (o que vai ser medido?), as fontes de informação (como se vai medir?) e o tempo do controle (quando e com que frequência). Nem tudo pode e deve ser controlado, tendo em vista que o controle tem custos econômicos para organização.

    b) na avaliação do desempenho real em comparação com os parâmetros estabelecidos, o princípio de exceção deve ser observado pelo administrador, pois, assim, ele pode concentrar-se nos casos que acontecem com maior frequência e economizar recursos importantes.

    ERRADO, a questão erra quando diz que são em casos de maior frequência, o princípio da exceção diz que administrador deve se concentrar em exceções ou desvios significativos, e não em todas as ocorrências, dessa forma ele não desperdiça tempo e recursos focando em desvios que não são relevantes.

    c) a tomada de medidas corretivas são previamente definidas nos planos de contingência, elaborados para prever os erros e os desvios que poderão ocorrer.

    ERRADO, as medidas corretivas são definidas no MOMENTO EM QUE OCORREM OS DESVIOS, poderão existir planos de contingência, mas eles não conseguem prever todos erros que poderão acontecer.

    OBS.: todas as respostas foram retiradas do livro que a banca citou.

  • LETRA D

  • Alguns processos de controle são:

    1) estabelecimento de objetivos / metas ( o que se pretende alcançar com o controle);

    2) Definição dos padrões de desempenho (para poder identificar um problema, é necessario primeiro estabelecer o que é o correto); 

    3) Avaliação ou mensuração do desempenho atual (obtenção de informações de como o trabalho está sendo executado); 

    4) Comparação do desempenho atual com os objetivos ou padrões estabelecidos; 

    5) identificação de erros / problemas / desvios; 

    6) Ação corretiva / decição / ação. 

    Fonte: 5ª edição revista atualizada, administração geral e pública (editora jusPODIVM).

     

  • estabelecer parâmetros de desempenhopossibilita avaliar o desempenho de maneira eficaz e aplicar ações corretivas sempre que se verifiquem desvios.

    Para avaliar o desempenho de forma eficaz, é necessário que se tenham parâmetros de desempenho e isso possibilita também, corrigir desvios que possam surgir.


ID
2917765
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações são sistemas de recursos que buscam alcançar objetivos. Nesse sentido, o desempenho organizacional deve ser avaliado pela eficácia na realização dos objetivos organizacionais e pela eficiência na utilização de recursos. Para isso, os administradores utilizam diferentes instrumentos e ferramentas gerenciais.

Considerando-se os instrumentos para controle do desempenho organizacional destacados por Sobral e Peci (2013), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

  • Macete que vi aqui no QC:

     

    Falou em BSC , Processe a FCC!

     

    Processe -> Processo interno (mapear os processos críticos)

    Financeira (receita, produtividade,lucratividade)

    Clientes (satisfação dos clientes)

    Conhecimento e aprendizado

     

    Conceito de Bechmarking:

     

    O Benchmarking é um processo importante para que a empresa possa identificar alguma atividade
    ou processo que outra organização esteja executando de uma maneira mais eficiente e  adaptar esta
    eventual melhor prática para sua própria empresa.

     

    Estratégia Concursos.

  • BSC:

    É uma ferramente moderna, criada para ser usada no planejamento e na gestão estratégica, desenvolvida por Kaplan e Norton.

    O BSC traduz a estratégia em termos operacionais, estabelecendo indicadores para acompanhamento dos planos.

    Integra a estratégia empresarial em objetivos de longo, médio e curto prazo adotando indicadores para os funcionários, para os setores e para a organização como um todo.

    Considera que a visão, a estratégia e a alocação dos recursos acontecem de cima para baixo (top-dow).

    O BSC considera quatro perspectivas:

    1) Perspectiva financeira

    2) Perspectiva do cliente

    3) Perspectiva dos processos internos

    4) Perspectiva aprendizagem e crescimento

    Fonte: professor Carlos Xavier

  • O erro da "C" é que o uso da ferramenta não é para imitar, mas sim para se inspirar, comparar, etc.

  • GAB B

    a) Auditoria é um exame cuidadoso e sistemático (não é limitado) das atividades desenvolvidas em determinada empresa, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e adequadas à consecução dos objetivos.

    b) Blanced Scorecard está diretamente ligado ao controle do desempenho empresarial. Propõe uma gestão mais eficiente das organizações e possibilita ver além do financeiro e garantir ao mesmo tempo que a empresa conseguirá alcançar os objetivos traçados. Surgiu em 1990 através de um estudo realizado entre diversas empresas, denominado “Measuring Performance in the Organization of the Future”, patrocinado pelo Instituto Nolan e Norton. Este estudo foi motivado pela crença de que os métodos existentes de medição de desempenho empresarial, em geral apoiados nos indicadores contábeis e financeiros, estavam se tornando insuficientes. O porquê de indicadores balanceados? Esta metodologia pressupõe que a escolha dos indicadores para a gestão de uma empresa não deve se restringir a informações econômicas ou financeiras, pois estes não são suficientes para garantir que a empresa está caminhando na direção correta. É preciso monitorar, juntamente com resultados econômico-financeiros, desempenho de mercado junto aos clientes, desempenho dos processos internos e pessoas, inovações e tecnologia. Sem falar que o BSC também promove o alinhamento dos objetivos estratégicos com indicadores de desempenho, metas e planos de ação. Desta maneira, é possível gerenciar a estratégia de forma integrada e garantir que os esforços da organização estejam direcionados para a estratégia.

    c) Benchmarking não é uma imitação da concorrência. Trata-se de uma análise aprofundada, muitas vezes com liberação do próprio concorrente em busca de absorver características gerenciais e operacionais.Tipos: interno, competitivo, funcional e cooperação.

    d) O controle do desempenho da empresa vai além do controle financeiro, pois esse ponto de vista é tradicional.

  • A alternativa B estava redondinha, mas fui na C de alegre e caí no "imitar"... aff

  • Alternativa B

    O Balancedscorecard integra vários tipos de controle.

  • Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas.

    é como se fosse uma espiadinha na grama do vizinho kkk

  • Benchmarking não imita. Compara. E outra: não são todas as empresas que permitem que suas práticas sejam expostas a outras para que elas se progridam.  Algumas empresas possuem a chamada contracultura. A contracultura pode ser traduzida em certos funcionários liberais que são financiados por determinadas empresas  para trabalharem em outras empresas com o objetivos de furtar suas ideias, praticas e modos de produção. Funciona assim: a empresa X paga uma certa quantia para uma pessoa se infiltrar em outra empresa e conhecer todo o seu modo de operação. Após participar do processo seletivo e ser contratado, ele passa a trabalhar na empresa Y e suga o conhecimento dessa empresa e passa para a empresa X. Esses contraculturistas são os chamados mercenários do século XXI. São uma elite de alto nível e são leais apenas a si próprios. Usam a empresa para galgarem seus objetivos e não são usados pelas empresas. 

  • LETRA B CORRETA

    O BSC, ou Balanced Scorecard, é uma metodologia de medição e gestão de desempenho, baseada em quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado/crescimento. Por outro lado, a análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenários (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa


ID
2917768
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A motivação para o trabalho é resultado de uma interação complexa entre os motivos internos das pessoas e os estímulos externos da situação ou ambiente, tendo sido objeto de estudo de diversas teorias.

Sobre as teorias da motivação para o trabalho, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Frederick Herzberg afirma que a motivação para o trabalho pode ser explicada por dois fatores que agem de forma integrada: as condições de trabalho e as características individuais do empregado.(fatores motivacionais e fatores higiênicos)

    Teoria dos Dois Fatores de Herzberg

    ▪ Fatores Motivacionais: Referentes ao CONTEÚDO DO CARGO, ou seja, próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.

    Ausentes: Não satisfação

    Presentes: satisfação

    ▪ Fatores Higiênicos: Referentes ao AMBIENTE DE TRABALHO, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego;

    Ausentes: Insatisfação

    Presentes: Não insatisfação

    A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe os seguintes aspectos:

    ✔ A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais ou satisfacientes. O conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa.

    ✔ A insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfacientes. O ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado.

    Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes Online

  • De forma sucinta:

    Hezberg : Teoria bifatorial

    Fatores higiênicos/insatisfacientes/extrínsecos: Tem a ver com o ambiente de trabalho (segurança do ambiente, políticas, salário...) -> Insatisfação ou não insatisfação

    Fatores motivacionais/satisfacientes/intrínsecos: tem a ver com o conteúdo do cargo (reconhecimento, responsabilidade, progresso...) -> Satisfação ou não satisfação

  •                            PIRÂMIDE DE MASLOW 

     

                              ****AUTOREALIZAÇÃO****                                   5ª 

                   ***************ESTIMA******************                     4ª

            *******************SOCIAIS************************             3ª         

        ********************SEGURANÇA************************              2ª

    ***********************FISIOLOGICA****************************        1ª

     

     

     

                               PIRÂMIDE DE ALDEFER

     

                                 ****CRESCIMENTO****                                   3ª 

                      *********RELACIONAMENTO***********                     2ª

            *******************EXISTÊNCIA************************          1ª         

        

    FCC TRT 2ª REGIÃO SP 2018

    A hipótese central da teoria de motivação de Abraham Maslow é a existência de e) uma hierarquia das necessidades humanas.

    UFU-MG 2019 Q972587

    De acordo com a teoria de Maslow sobre as necessidades humanas, se uma necessidade em qualquer ponto da hierarquia não for satisfeita, a pessoa ficará estacionada nesse nível de motivação. [C]

    FCC SABESP 2018

    Entre as teorias mais divulgadas acerca da motivação, insere-se a desenvolvida por Abraham Maslow, conhecida como hierarquia das necessidades humanas, a qual, em linhas gerais, sustenta que  a) o indivíduo somente vai se sentir estimulado a buscar a satisfação de necessidades mais elevadas, como de autorrealização, se outras básicas, como de subsistência, já estiverem satisfeitas.

    FCC METRÔ SP 2010 Segundo Abraham Maslow, uma necessidade satisfeita deixa de b) motivar o comportamento.

    FCC TRF 5ª REGIÃO 2017 De acordo com Abraham Maslow, uma necessidade satisfeita deixa de motivar o comportamento. Quando uma necessidade muito intensa foi satisfeita, pode-se dizer que ela está c) saciada.

     

     

     

    FCC TRT 19 2014

    Clayton Alderfer propôs uma modificação na teoria de Maslow em um esforço para simplificá-la e para responder às críticas a  ausência de verificação empírica. Essa teoria identificou três categorias de necessidades: de existência, de relacionamento e de a) crescimento

    Existência > relacionamento > crescimento

  • O erro da letra C é afirmar que na Teoria Bifatorial de Herzberg os fatores motivacionais e higiênicos agem de forma integrada.

  • A alternativa A fala sobre a Teoria da Expectância de Vroom.

    MOTIVAÇÃO = ESFORÇO (expectativa) x DESEMPENHO (instrumentalidade) x RECOMPENSA (valência)

    Sendo assim, elas são diretamente proporcionais.

  • Deus, me protege dessa matéria. :/

    Eu chego a 95% de acerto das demais matérias do edital, mas chega esse IN-FER-NO de administração geral e destrói meu psicológico.

  • Q699988

    A teoria dos dois fatores, proposta por Frederick Herzberg, trata da motivação para o trabalho e é também chamada de teoria dos fatores higiênicos e motivacionais ou teoria da higiene-motivação. Sobre esse tema, marque a opção incorreta:

    a- Para Herzberg, a satisfação no trabalho é um conceito unidimensional que varia do sim ao não. Suas conclusões indicam que satisfação e insatisfação são conceitos unidimensionais representados por dois contínuos dependentes.

    São bidimensionais!

    São independentes!

    Não posso afirmar continuidade.

  • LETRA C

  • Os fatores da Teoria Bifatorial não agem de forma integrada.

    lembrando que...

    -Fatores motivacionais são intrínsecos e estão relacionados ao trabalho em si(contexto)

    -fatores Higiênicos são extrínsecos e estão relacionados ao ambiente de trabalho.

  • Gabarito C

    TEORIAS MOTIVACIONAIS:

    ·       McClelland faz R.A.P  - Realização(desafios), Afiliação(relação pessoais), Poder(influenciar).

    ·       Teoria das necessidades de MASLOW - fisiológica(sono, sexo), segurança(estabilidade no emprego), sociais(amizade), estima(reconhecimento), autorrealização(autonomia)

    ·       Teoria VROON: Valência(Recompensa-Desempenho),instrumentalidade(Desempenho-Recompensa), Expectância(Esforço-Desempenho).

    ·       FREDERICK HERZBERG teoria dos dois fatores: higiênicos(insatisfação – EXTRÍNSECOS Ex.: dinheiro, contexto do cargo) e motivacionais(satisfação - INTRÍNSECOS Ex.: desafios, conteúdo do cargo)

    Teoria de MCGREGOR: X e Y

  • Gabarito: C

  • O erro está em dizer que os dois fatores agem de forma integrada. Não agem de forma integrada! " Os dois fatores - higiênicos (extrínseco) e motivacionais (intrínsecos) não se vinculam e são independentes (CHIAVENATO, 2012, P.212).


ID
2917771
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, sendo essencial em todas as funções da administração.

Para Chiavenato (2012), a liderança pode ser reconhecida de várias formas, EXCETO, como

Alternativas
Comentários
  • Sobre a B, já gerou polêmica na banca Inst. AOCP, vejam:

     

    Q730192

     

    Ano: 2015 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH Prova: Assistente Administrativo (HC-UFG)

     

    Todas as organizações precisam de líderes, em todos os seus níveis e em todas as suas áreas de atuação. Dessa forma, pode-se definir liderança como 

     

    d)um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais e nas organizações. (GABARITO)

    Nessa questão ela afirmou que a liderança ocorre TAMBÉM nas organizações.

     

    Já em outra questão ela afirmou que ocorre EXLUSIVAMENTE em grupos sociais:

     

    Q729254

    Ano: 2014 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: UFS Prova: Assistente em Administração

    Não se deve confundir liderança com direção. Um bom dirigente deve ser um bom líder e nem sempre um bom líder é um bom dirigente. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um conceito de liderança.

     

    a)Liderança é interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá-los. (GABARITO)

    c)Liderança é um fenômeno social e ocorre exclusivamente em grupos sociais. (A banca considerou essa afirmação correta)

     

      "A liderança é um fenômeno social e que ocorre exclusivamente em grupos sociais e nas organizações."
       Chiavenato, 2004. (A não ser que ele tenha dito outra coisa em 2012, kkkkk)

     

     

    Conclusão: NÃO SEI O QUE ESSAS BANCAS ENTENDEM POR EXCLUSIVAMENTE!!!

  • Liderança:

    "A liderança ocorre como um fenômeno social e exclusivamente nos grupos sociais. Ela é decorrente dos relacionamentos entre as pessoas em uma determinada estrutura social. Nada tem a ver com os traços pessoais de personalidade do líder. "

    Fonte: Teoria geral da administração - Idalberto Chiavenato

    De acordo com essa mesma obra + rabiscos meu:

    # liderança é um fenômeno de influência interpessoal -> Numa situação e através da comunicação;

    # Fenômeno social + Exclusivamente nos grupos sociais;

    # Não tem a ver com traços pessoais de personalidade;

    # Significa uma força psicológica, uma transação interpessoal -> Modifica comportamento intencionalmente;

    # Poder (pode ou não exercer influência) e autoridade (poder legal e socialmente aceito, estrutura org.);

    # Liderança -> Processo para reduzir incerteza;

    # líder é o tomador de decisões ou que ajuda o grupo a tomar;

    # liderança é o processo contínuo de escolha que permite que a empresa caminhe em direção a sua meta;

    # Líder é um estrategista que sabe indicar os rumos para as pessoas -> Relação funcional -> Possuidor ou controlador dos meios para a satisfação das necessidades dos grupos;

    # Liderança como um processo em função do líder, dos seguidores e de variáveis da situação.

  • Chiavenato realmente usa o termo ''exclusivamente'' e cita os grupos sociais e as organizações também. Porém essa questão falou da teoria dos traços na alternativa A, essa teoria é reconhecidamente ultrapassada e falha, portanto não há dúvidas.

  • GABARITO: "A".

    Segundo Chiavenato (2009):

    Liderança é a influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. A liderança ocorre como um fenômeno social e exclusivamente nos grupos sociais (LETRA B). Ela é decorrente dos relacionamentos entre as pessoas em uma determinada estrutura social. Nada tem a ver com os traços pessoais de personalidade do líder (LETRA A).

    -

    Bons estudos!

  • Se você considerar a Teoria dos Traços obsoleta, você enxergará o erra da letra A.

  • LETRA A

  • Independentemente do termo exclusivamente e das questões da AOCP apresentadas pelo amigo, a letra A afirma que a liderança depende dos traços do líder (um processo em função do líder, em que a liderança depende das características pessoais do líder e seus esforços para realizar os objetivos organizacionais.) e a gente sabe que a Teoria dos Traços de Personalidade era pregada lá pelos anos de 1940 e dizia que a liderança era considerada algo nato, não podendo ser desenvolvida. Ela não é aceita nos dias atuais, por isso a letra A tem um erro, sendo a resposta da questão.

  • Gabarito: A

  • a Teoria dos Traços já era.

  • Vamos analisar:

    um processo em função do líder, em que a liderança não depende das características pessoais do líder e sim dos seus esforços para realizar os objetivos organizacionais.

    Vou citar o comentário do Professor Cesar Bullara na ISE BUSINESS SCHOOL:

    É bem verdade que existem pessoas com uma forte Vocação de Liderança, porém, na maior parte dos casos, alguns aspectos da Liderança podem ser desenvolvidos e aprimorados por todos nós. Trata-se de crescer em conhecimento próprio, de crescer em humanidade. Ainda que exista um componente temperamental inato que facilite o seu exercício, também é verdade que todos podemos, através do Desenvolvimento de Habilidades pessoais, tornar-nos líderes em alguns aspectos.

    Gabarito letra A

  • GAB. A

    A letra B está correta, segundo Chiavenato (2012, p. 130):

    "A liderança é um fenômeno que ocorre exclusivamente em grupos sociais."


ID
2917774
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A perspectiva comportamental da liderança tem como foco o comportamento dos líderes.

Sobre essa abordagem, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Pesquisas de Ohio

    Os estudiosos da Universidade de Ohio identificaram duas dimensões distintas do comportamento do líder, conhecidas como "Estruturas de Iniciação", referentes à capacidade do líder em estruturar o seu próprio trabalho e dos liderados em busca do alcance de objetivos, incluindo comportamento para organizar o trabalho, as relações de trabalho e as metas, delegando tarefas específicas e exigindo cumprimento dos prazos; e "Consideração", referentes à habilidade do líder em manter relacionamentos de mútua confiança e respeito às ideias e sentimentos dos liderados, sendo amigável, disponível e tratando os subordinados como iguais.

    Os estudos apontaram que líderes com índices altos nas duas dimensões conseguem desempenho e satisfação em maior nível dos seus colaboradores, mas houve problemas verificados como reclamações, absenteísmo, turnover e insatisfação entre funcionários que efetuam atividades operacionais em relação a líderes com alto nível de estruturas de iniciação. Líderes com alto nível de consideração tinham avaliação negativa por seus superiores. Isso indicava a necessidade de fatores situacionais agregados à teoria.

    http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-evolucao-do-pensamento-sobre-a-lideranca/57335/

  • Alguém consegue estabelecer uma relação entre os estudos das universidades e as abordagens da administração?

  • Estrutura de iniciação: Líder voltado às tarefas.

    Estrutura de consideração: Líder voltado aos liderados.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Com relação a D

     

    Não existe estilo de liderança mais eficas, existe um estilo de liderança que vai se adequar ao momento.

     

    Bons estudo.

  • Na teoria comportamental, existe sim um estilo mais eficaz, de onde procede as críticas. Segundo blake e mouton, o estilo mais eficaz é aquele tanto voltado para tarefas (dimensão horizontal) quanto para pessoas (dimensão vertical), chamado líder-equipe no managerial grid, ou grade gerencial.

  • A) ERRADO . Líderes orientados para relacionamento obtiveram maior produtividade e satisfação, esses líderes exibem comportamentos com estilo participativo estimulador e apoiador . Nos comportamentos dos líderes orientados para tarefas estão os estilos autocrático, dominante, autoritário, diretivo e persuasivo. Esses líderes estavam relacionados a índices menores de produtividade e satisfação.

    B)CERTO

    C)ERRADO. Na liderança liberal, os grupos não apresentam bons resultados quanto a qualidade e quantidade do trabalho.

    D) ERRADO. Blake e Mounton consideram que os aspectos de orientação para pessoas e orientação para tarefas são complementares, e não mutuamente exclusivos. Os resultados eficazes são obtidos através da união das duas dimensões. A excelência gerencial ocorre com alta orientação para pessoas e alta orientação para tarefas.

  • Estrutura de Iniciação: Capacidade de um líder definir e estruturar o seu papel e dos funcionários na busca do alcance dos objetivos (líder orientado p/ tarefa).

    Estrutura de Consideração: Obtém confiança mútua dos liderados, adquirindo respeito e consideração (líder orientado p/ pessoas).

  • LETRA B

  • Segundo as universidades de Michigan, Ohio, Iowa e os pesquisadores Blake e Mouton, os líderes precisam assumir uma perspectiva bidivisional: Orientação para as pessoas + Foco para a produtividade.

  • O Examinador fez uma salada de liderança na alternativa D, vejam:

    Na teoria de Grade Gerencial de Robert Blake e Jane Mouton concluíram que o líder de equipe (9,9) é o estilo de liderança mais eficaz uma vez que proporciona maior desempenho, maior satisfação, menor absenteísmo e menor rotatividade. Já o líder de pessoas (1,9): orientado para as necessidades dos funcionários, promove um ambiente amigável e um ritmo de trabalho confortável.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia!

  • LETRA B

  • Forma que encontrei pra nunca mais confundir Ohio com Michigan foi a frase:

    O QUE OHIO INICIA, OHIO CONSIDERA.

    Ohio: Iniciação x Consideração

    Michigan: Líder voltado para as tarefas x Líder voltado para as pessoas

  • Bruno Lima, sua linha de raciocínio não se aplica à questao.

    Se não existisse um "melhor estilo", falando aqui das teorias COMPORTAMENTAIS, o item B estaria equivocado, uma vez que ele fala que o líder que tem o melhor resultado é aquele com alta estrutura de iniciação e consideração.

    O seu raciocínio só deve ser usado quando se estiver falando das teorias contingenciais.

  • Amanda Silva Teodoro,

    No meu de livro de Gestão de Pessoas, tem uma nota assim; "É possível fazer uma ligação importante entre as teorias. Um líder orientado para as tarefas possui o mesmo perfil que o líder autocrático de Lewin (Líderança clássica) e do administrador da Teoria X de McGregor. São teorias diferentes, mas que descrevem aspectos semelhantes. Assim, essas teorias podem ser relacionadas durante uma prova. O líder orientado para pessoas assemelha-se ao perfil do líder democrático de Lewin e do administrador da Teoria Y de McGregor.

    A priori, achei muito interessante essa colocação da autora, o que mostra a importância do conhecimento das abordagens da adminsitração e de como ela evoluiu na história. Assim, na minha opinião, é possível estabelecer mais relações, como por exemplo: aborgagem de Taylor voltada para a tarefa, assim como a Iniciação. E também, a abordagem de Elton Mayo direcionada às pessoas.

    Espero ter ajudado, bons estudos.

    Qualquer erro ou discussão, só mandar uma mensagem.

  • Alguém tem os estudos destas Universidades ( Michigan, Ohio, Lowa, e Blake e Mountan)?

  • Acho que os estudos das universidade na questão foi só pra confundir o candidato, questão puramente interpretativa, onde o líder focado nas tarefas e nas pessoas é o que trás melhores resultados e satisfação.

  • o estilo alto-alto pode ser eficaz, mas nem sempre, pois os fatores situacionais vão acabar influenciando em certos momentos.

  • CONSIDERE EM OHIO a ESTRUTURA de INICIAÇÃO

    OS FUNCIONÁRIOS de MICHIGAN Gostam de PRODUÇÃO

    Nunca mais você erra essa joça.

  • Os diversos estudos conduzidos permitiram concluir que líderes com alta estrutura de iniciação e consideração eram associados pelos subordinados a um melhor desempenho e à uma maior satisfação. Diferente dos que tinham alta estruturação OU consideração que nem sempre eram eficazes, sugerindo que fatores situacionais também deviam ser levados em consideração na avaliação do estilo de liderança mais apropriado.

    Sobral e Peci, 2014, pág 346 - Administração teoria e prática no contexto brasileiro


ID
2917777
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para compreender as características do estilo brasileiro de administração, Sobral e Peci (2013) empreendem uma relevante aproximação entre a cultura brasileira e a gestão empresarial. Fazem-no com base na pesquisa sobre estilo brasileiro de administrar, conduzida por Betânia Barros e Marco Aurélio Prates na década de 1990. O resultado é um sistema de ação cultural brasileiro que considera não somente os traços culturais típicos isoladamente, mas, principalmente, a interação entre os traços culturais de nossa nação, formando uma rede de causas e de efeitos que se reforçam e se realimentam nas práticas administrativas e gerenciais. O modelo é constituído por subsistemas: o institucional (ou formal) e o pessoal (ou informal), o de líderes e o dos liderados. A articulação entre os subsistemas permite identificar traços culturais como a “concentração de poder”, a “aversão ao conflito”, o “paternalismo”, a “flexibilidade”, o “formalismo”, a “lealdade pessoal”, dentre outros.


A respeito dos traços do sistema de ação cultural brasileiro e seus impactos para a administração das organizações brasileiras, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Resposta C

    Ela não trata da 'flexibilidade' mas sim do "paternalismo"

  • Questão chata pra carvalho!

  • é mais uma questão de português do que de Adm. Geral...

  • Gabarito C

    Banca do Capeta - texto p caray.

  • As questões dos IF são um livros e péssima. mau elaboradas

  • O estilo brasileiro de administrar:

    - Concentração

    - Personalismo

    - Postura de espectador

    - Aversão ao conflito

    - Formalismo

    - Lealdade pessoal

    - Paternalismo

    - Flexibilidade

    - Impunidade

    PATERNALISMO ›› O paternalismo é o traço cultural que permite a articulação entre a concentração de poder e o personalismo do líder perante os liderados, manifestando-se no patriarcalismo – assumindo o papel de pai e protetor, atendendo às necessidades de seu grupo – e no patrimonialismo – assumindo o papel de líder supremo e absoluto, impondo sua vontade aos membros do grupo. A principal consequência para a administração desse traço cultural brasileiro reflete-se na influência das relações pessoais e de confiança nas nomeações para posições e cargos, em detrimento do mérito individual.

    As demais alternativas estão corretas.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia!

  • Pensei que era concurso e não o enem. Kkkkk

    Banca chata. Quer vencer o candidato pelo cansaço. Aff!!!

  • o que é isso?

  • Dupla sertaneja: Não Ly & Nem Lerey.

    Tem banca que é muito sem noção!!!

  • Essa questão explorou mais a interpretação.

  • Que formalismo é esse onde as regras não são necessariamente conhecidas?
  • O estilo brasileiro de administrar:

    - Concentração

    - Personalismo

    - Postura de espectador

    - Aversão ao conflito

    - Formalismo

    - Lealdade pessoal

    - Paternalismo

    - Flexibilidade

    - Impunidade

    PATERNALISMO ›› O paternalismo é o traço cultural que permite a articulação entre a concentração de poder e o personalismo do líder perante os liderados, manifestando-se no patriarcalismo – assumindo o papel de pai e protetor, atendendo às necessidades de seu grupo – e no patrimonialismo – assumindo o papel de líder supremo e absoluto, impondo sua vontade aos membros do grupo. A principal consequência para a administração desse traço cultural brasileiro reflete-se na influência das relações pessoais e de confiança nas nomeações para posições e cargos, em detrimento do mérito individual.

    As demais alternativas estão corretas.


ID
2917780
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Toys “R” Us, Inc. é uma empresa estadunidense de atuação internacional varejista de brinquedos, roupas, videogames e produtos para bebês, fundada em 1948. Antes da decadência, a empresa operava cerca de 800 lojas nos EUA e de 800 fora dos EUA. Expandiuse como uma cadeia, tornando-se dominante em seu negócio. No auge, foi empresa imbatível e número um no setor mundial de varejo em brinquedos. Com a ascensão de varejistas on-line e outras formas de concorrência, a empresa perdeu vertiginosamente sua participação de mercado. Em 2018, a empresa anunciou o fechamento de todas as suas lojas nos EUA e na Inglaterra. As operações nos EUA registraram queda das vendas para um quarto entre 2011 e 2016. Na mesma época, a empresa registrou perda líquida de US$ 163 milhões nos últimos trimestres do período. A companhia encontrava-se mergulhada em dívidas de US$ 5 bilhões, após uma aquisição que a incapacitou de fazer investimentos. Mais de 30 mil funcionários ficaram desempregados em decorrência do fechamento das lojas nos EUA. Suas operações no Canadá, partes da Europa e Ásia foram vendidas a terceiros. Seu braço australiano fechou todas as suas lojas em 2018.

Com base nos conceitos apresentados por Maximiano (2011) sobre eficiência e eficácia, é correto afirmar que a Toys “R” Us, Inc, tendo por base as condições ambientais e a atuação empresarial, ocorrida no período entre 2011 e 2018, pode ser considerada uma organização

Alternativas
Comentários
  • A falta de bons gestores implica nisso. Uma ferramenta consagrada como o PDCA e o uso da análise SWOT sistematicamente evitaria esse declínio. 

  • "As operações nos EUA registraram queda das vendas para um quarto entre 2011 e 2016." Geralmente, o objetivo maior de uma empresa comercial é o lucro. Como não vendeu, não atingiu os objetivos. Se não atingiu o objetivo, foi ineficaz.

    "Na mesma época, a empresa registrou perda líquida de US$ 163 milhões nos últimos trimestres do período. A companhia encontrava-se mergulhada em dívidas de US$ 5 bilhões, após uma aquisição que a incapacitou de fazer investimentos." Se ela fez uma má aquisição, utilizou mal seus recursos financeiros. Se utilizou mal seus recursos, foi ineficiente.

  • Em suma, temos:

    ·        Eficiência: é quando algo é realizado da melhor maneira possível, ou seja, com menos desperdício ou em menor tempo.

    ·        Eficácia: é quando um projeto/produto/pessoa atinge o objetivo ou a meta.

    ·        Efetividade: é a capacidade de fazer uma coisa (eficácia) da melhor maneira possível (eficiência).

  • Gabarito B

    EFICIÊNCIA-EFICÁCIA-EFETIVIDADE:

    •      Eficiência= fazer mais com menos/recursos/meios/ Fazer bem alguma tarefa.

    •      Eficácia= alcance de metas/resultados/global.

    •      Efetividade= impacto.

  • Tem hora que a resposta certa está tão óbvia, que da até medo de marcar.

  • Questão bem elaborada

  • Questão muito bem elaborada, porém com um grau de dficuldade um pouco elevado para nível médio.

  • Questão muito bem elaborada, porém com um grau de dficuldade um pouco elevado para nível médio.

  • Pra mim, a B traz um conceito muito mais relacionado à efetividade.
  • cada TEXTO nessa prova.... Jesus

  • Mamão com açúcar. Letra B.

    Coragem pessoal.


ID
2917783
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A estrutura organizacional do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) da cidade X, localizada no Sudeste brasileiro, uma autarquia municipal, compreende uma estrutura orgânica básica de mais de 225 cargos de provimento em comissões e funções de confiança. A Diretoria Geral é constituída pelo diretor geral e por sete diretores assim nomeados: 1) administrativo; 2) financeiro; 3) suprimentos; 4) técnico; 5) planejamento; 6) gestão de resíduos sólidos e 7) drenagem pluvial. Na Diretoria Técnica, há cinco gerências operacionais e mais de trinta e um núcleos, sendo a grande maioria desses núcleos considerada como núcleos operacionais especializados. As gerências da Diretoria Técnica são assim denominadas: a) ambiental; b) tratamento de água e operações; c) tratamento de esgoto; d) abastecimento de água e esgotamento sanitário e e) projetos e obras. De acordo com a legislação da cidade X, as gerências e os núcleos operacionais especializados da Diretoria Técnica executam suas atividades considerando, predominantemente, toda a abrangência geográfica do município, de modo que não há segmentação geográfica para a atuação desses órgãos, com raras exceções. O mesmo ocorre para as gerências e núcleos das demais diretorias. O princípio da unidade de comando é seguido em toda a organização.

Com base nas informações apresentadas e na teoria sobre o desenho estrutural das organizações de Sobral e Peci (2013), assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Essas são as vantagens da estrutura matricial. O caso em tela trata-se de uma organização que possui uma estrutura funcional (Observe o comando da questão).

  • GAB --> C

    Única errada.

    1º Identificar qual tipo de estrutura.

    --> A questão fala em sete tipos de setores divididos por funções

    1) administrativo; 2) financeiro; 3) suprimentos; 4) técnico; 5) planejamento; 6) gestão de resíduos sólidos e 7) drenagem pluvial.

    --> Opaaaa... Estamos diante de uma estrutura funcional, tudo dividido certinho pelas funções.

    2º No final da questão fala em Unidade de comando.

    O que é isso?

    -Resumindo;só existe um comando, cada colaborador só tem um chefe para obedecer. Chefe único mandando em tudo.

    3º Quais vantagens e desvantagens de uma estrutura funcional?

    Vantagens:

    A principal que sempre nas questões está ligado a funcional --> Economia de escala e tornar mais eficiente o uso de recursos.

    --> processo decisório centralizado facilitando a direção unificada

    --> controle da organização aos administradores do topo.

    Desvantagens

    --> Colabores ficam tão focados naquele setor específico que não conseguem mais ver a empresa, para eles a empresa é aquele departamento.

    --> Respostas são lentas, vão subindo devagar até o chefe e voltando devagar.

  • As alternativas B e C se anulam, vejam:

     

     b)São desvantagens da estrutura organizacional do DMAE da cidade X: diminuir a velocidade de resposta às mudanças externas em função da centralização de tomada de decisão; dificultar a apuração, com precisão, dos responsáveis por um problema ou decisão.

     

    c)São vantagens da estrutura organizacional do DMAE da cidade X: promover o conflito construtivo entre os membros da organização; facilitar a cooperação interdisciplinar; permitir maior flexibilidade e adaptabilidade da organização ao ambiente mutável.

     

     

  • GAB C

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL

    Especialistas em uma determinada função trabalham em departamentos específicos;

    Tipo de departamentalização mais comum nas organizações;

    Indicada para ambientes estáveis;

    Conhecida como departamentalização pelo uso de recursos organizacionais ou estrutura funcional.

    DESVANTAGENS:

    ● Cooperação e comunicação intradepartamental/intradisciplinar e reduzida com dep. diferentes;

    Dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas, pois a abordagem é interna e não visualiza o que acontece no ambiente externo da organização ou de outro departamento. É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.

    ● Devido à focalização interna de cada departamento e não sobre os objetivos globais da organização, existe uma carência de estruturas próprias de coordenação do andamento do trabalho, levando os problemas de coordenação para os níveis mais elevados da organização.

    ● A estrutura funcional tende a ser muito burocratizada, o que requer uma estrutura administrativa mais elaborada, com um número maior de níveis hierárquicos.

    VANTAGENS:

    ● Melhora a coordenação intradepartamental, que é a facilidade de contatos e comunicações dentro de um mesmo departamento, pois existe um compartilhamento de um mesmo conhecimento técnico.

    ● Incentiva à especialização técnica, pois estabelece carreiras para os especialistas dentro de sua área de especialização, supervisionando-os por meio de pessoas de sua própria especialidade.

    ● Orienta as pessoas para uma específica atividade, concentrando sua capacidade de maneira eficaz, garantindo o máximo de utilização das habilidades técnicas, simplificando o treinamento do pessoal.

    Ocorre uma redução de custos, devido ao trabalho em um mesmo tipo de tarefa em conjunto. Economia de escala. Ex.: uma mesma máquina de xerox usada por vários departamentos.

    Fonte: meus resumos

    Avante :)

  • C) São vantagens da organização orgânica. Como a organização DMAE é mais rígida, não apresenta essas vantagens listadas.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Por ser uma organização com estrutura funcional, os setores são muito técnicos e especializados. Isso implica que eles podem entrar em conflitos por divergência de entendimentos em relação a uma situação. Além disso, por conta da alta especialização, cada setor cuida do seu interesse e, por isso, como regra, não há cooperação entre os setores. Gabarito: Alternativa C (incorreta)
  • A letra C eu parei quando li " promover conflito".

  • LETRA C

  • Conflito contrutivo citado no ITEM C é caracteristica MATRICIAL q possui duplo comando. O enunciado cita UNIDADE de comando. ITEM C errado !!!


ID
2917786
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O ramo de negócios de serviços de transporte urbano por aplicativo é recente no mundo, existe apenas desde 2009, ocasião da fundação do Uber nos EUA, um dos pioneiros. Ao empregar o Modelo das Cinco Forças de Michael Porter, um especialista em estratégica chegou às seguintes constatações sobre o ramo no Brasil: a) as barreiras à entrada de novos concorrentes são moderadas, devido à existência de barreiras criadas por economia de escala e necessidade de capital; a rentabilidade do ramo é baixa, mas tende a crescer; b) o nível de rivalidade entre concorrentes existentes é alto, devido ao elevado número de concorrentes; c) a ameaça de serviços substitutos é pequena, devido à variabilidade da proposição de valor dos serviços substitutos (carro próprio, compartilhamento de carro, transporte público, bicicleta etc.); d) o poder de pressão dos clientes é alto, devido ao grande número de opções de serviços concorrentes, ao baixo custo de mudança, ao alto valor percebido, à alta disponibilidade de informações e e) o poder de pressão dos fornecedores é baixo, pois os motoristas apresentam baixo poder de barganha, baixo custo de mudança e baixa barreira de entrada ao sistema.


Considerando a análise do ambiente segundo modelo de Porter, descrita por Maximiano (2011), e a análise do ambiente do ramo de negócios de serviços de transporte urbano por aplicativo, assinale a alternativa INCORRETA, em relação à formulação de estratégia.

Alternativas
Comentários
  • A) Alta ameaça de produtos substitutos. O Metrô, nesta situação, é um exemplo de produto substituto.

    As 5 forças competitivas de Porter são:

    1) Poder de negociação de fornecedores.

    2) Poder de negociação de clientes.

    3) Rivalidades entre os concorrentes.

    4) Ameaça de produtos entrantes.

    5) Ameaça de produtos substitutos.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • À MEDIDA QUE O TEMPO PASSA,OS CLIENTES VÃO TER MAIS OPÇÕES PARA OPTAR EM QUAL SERVIÇO UTILIZAR OU NÃO.

  • Típica questão que só serve para cansar o candidato.

  • LETRA A

  • Baixa rentabilidade do ramo?! Tá Serto. ¬¬

  • Baixa rentabilidade só se for pro motorista de aplicativo.

  • Gab letra A.

    É possível considerar, para os próximos cinco anos, o aumento do nível de rivalidade entre as empresas, tendo em vista a baixa ameaça de serviços substitutos, pois há a oportunidade desses serviços serem oferecidos pelas próprias empresas concorrentes, atuantes no ramo.


ID
2917789
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com Sobral e Peci (2013), uma forma de manifestação de poder em organizações consiste na legitimidade do uso do poder por membros organizacionais e não somente por administradores. Sob essa perspectiva, o sistema legítimo da autoridade que permeia a estrutura organizacional é, em geral, tido como aceito e adequado. No entanto, os autores reconhecem que outros recursos de poder são usados por pessoas em organizações. Por exemplo, um funcionário totalmente desprovido de recursos e completamente confrontado pelas adversidades da vida organizacional utiliza a comunicação sutil e hábil de suas próprias realizações pessoais para consolidar uma posição de poder mais favorável e evoluir na estrutura hierárquica em seu percurso profissional. Mediante a propagação da informação, o resultado esperado é chamar a atenção dos administradores preocupados em assegurar a ascensão do funcionário. Uma pesquisa científica analisou esse jogo de poder organizacional e revelou que o procedimento a ser seguido para que funcione é jamais comunicar diretamente as realizações pessoais aos principais interessados, mas intercalar um intermediário entre o agente e o destinatário com quem o agente tem proximidade informal.

Considerando as informações apresentadas e a argumentação de Sobral e Peci (2013) sobre poder e estrutura organizacional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B,

    a) O funcionário, ao executar o jogo de poder organizacional, vale-se de sua própria autoridade de assessoria, que consiste na capacidade de influenciar, aconselhando e prestando assistência aos gestores de linha na execução de suas funções.

    Errado, poder organizacional não é sinônimo de autoridade, o funcionário pode exercer seu poder, mesmo não tendo autoridade.

    b) O funcionário, ao executar o jogo de poder organizacional, demonstra ter noção de poder organizacional, assim como iniciativa para a colocar em prática, com vistas a exercer influência sobre pessoas ou grupos e alterar o comportamento dessas pessoas ou grupos.

    Certo, exatamente como está no livro, conceito de poder: "o poder se refere a capacidade de exercer influência sobre uma pessoa ou grupo e de alterar seu comportamento".

    c) O funcionário, ao executar o jogo de poder organizacional, faz uso direto da cadeia de comando da sua organização, isto é, da linha de autoridade formal que define a estrutura hierárquica de relações entre os membros e unidades organizacionais.

    Errado, nem todo poder deriva de autoridade, visto que pessoas com nenhuma autoridade têm muito poder.

    d) O funcionário, ao executar o jogo de poder organizacional, utiliza (CERTO) o poder de recompensa, isto é, um tipo de poder resultante da capacidade de galardoar (RECOMPENSAR)os outros, influenciando o comportamento desses pelo controle de sistema de retribuição.

    Errado, ao executar o poder organizacional nem sempre vai utilizar o poder de recompensa. Tudo depende da relação de dependência entre o detentor e o receptor do poder. Existem outros tipos de poder, como: poder coercitivo, poder de recompensa, poder legítimo, poder referente e poder de competência.

    Fonte: Livro Administração no contexto Brasileiro, autores Sobral e Peci.

  • LETRA B

  • Nossa!

    Li três vezes, mas consegui \0/

    Gabarito B.

  • O erro das 3 alternativas é achar que o funcionário necessariamente precisa estar em um certo cargo ou saber certas funções para exercer jogo de poder, quando na verdade ele só precisa saber entender como funcionam as relações de poder daquela organização

  • PESSOAS, PODER e INFLUÊNCIA.


ID
2917792
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O correio eletrônico (e-mail) é, sem dúvida, atualmente um dos mecanismos mais utilizados para a troca de mensagens entre órgãos e instituições e para o envio de documentos oficiais.

Considerando-se as regras da redação oficial para este gênero, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     

    Um dos atrativos de comunicação por CORREIO ELETRÔNICO é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial. É preciso respeitar as regras gramaticais. O texto deve ser simples, completo e entendido por TODOS! Não pode ser um texto complexo.

    Para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental e para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir CERTIFICAÇÃO DIGITAL que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.

  • Valor documental

     

    Nos termos da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, para que o e-mail tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, segundo os parâmetros de integridade, autenticidade e validade jurídica da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICPBrasil. O destinatário poderá reconhecer como válido o e-mail sem certificação digital ou com certificação digital fora ICP-Brasil; contudo, caso haja questionamento, será obrigatório a repetição do ato por meio documento físico assinado ou por meio eletrônico reconhecido pela ICP-Brasil. Salvo lei específica, não é dado ao ente público impor a aceitação de documento eletrônico que não atenda os parâmetros da ICP-Brasil.

  • Segundo o MPRP (2018):

    Correio eletrônico (e-mail)

    Definição e finalidade

    A utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública. O termo e-mail pode ser empregado com três sentidos. Dependendo do contexto, pode significar gênero textual, endereço eletrônico ou sistema de transmissão de mensagem eletrônica.

    Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício. Portanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.

    Como endereço eletrônico utilizado pelos servidores públicos, o e-mail deve ser oficial, utilizando-se a extensão “.gov.br”, por exemplo.

    Como sistema de transmissão de mensagens eletrônicas, por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública.

    Forma e estrutura

    Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir padronização da mensagem comunicada. No entanto, devem-se observar algumas orientações quanto à sua estrutura.

  • Alguém me explica o erro da alternativa A por favor?

  • Máximo Albane, a usuária GI MARAVILHA já deu a reposta:

    Segundo o MPRP (2018) - página 64

    6.4.3 Forma e estrutura

    Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir padronização da mensagem comunicada. No entanto, devem-se observar algumas orientações quanto à sua estrutura.

    Ou seja, Não deve seguir uma estrutura padrão - como afirma a letra A). Observar orientações quanto à sua estrutura difere de padronizar estrutura.

    Espero ter ajudado.

  • Não existe uma estrutura padrão para os email.

  • Gabarito D

    http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf

    página 46 do Manual

    6.4.3 Forma e estrutura

    Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir padronização da mensagem comunicada. No entanto, devem-se observar algumas orientações quanto à sua estrutura.

  • A afirmativa (A) está equivocada, pois a estrutura do e-mail - em se tratando de redação oficial - tem certa flexibilidade, aproximando-se dos e-mails cotidianos. Isso não significa, porém, que seu conteúdo possa desrespeitar as regras da Redação oficial.  A (B) está equivocada, pois os pronomes de tratamento, por exemplo, devem ser respeitados.   A (C) está equivocada porque a certificação digital é indispensável. 

     A afirmativa (D) está inteiramente correta.
  • GABARITO: D.

  • GABARITO: D

    Uma observação importante em relação ao valor documental do e-mail, é que o Manual diz o seguinte:

    "O destinatário poderá reconhecer como válido o e-mail sem certificação digital ou com certificação digital fora da ICP-Brasil; contudo caso haja questionamento, será obrigatório a repetição do ato por meio de documento físico assinado ou por meio eletrônico reconhecido pela ICP-Brasil".

    Portanto, caso nos deparáramos com alguma questão perguntando se "é possível um e-mail ser reconhecido como válido pelo destinatário sem que tenha certificação digital" devemos marcar como correta.

    "Não pare até que tenha terminado aquilo que começou". - Baltasar Gracián.

    Bons estudos!

  • SOBRE A LETRA C

    Para ser aceito como documento original, é necessário a CERTIFICAÇÃO DIGITAL (emitida pelo ICP - BRASIL). A Certificação digital atesta identidade, integridade, autenticidade e validade jurídica. 

    MAS

    o destinatário poderá reconhecer como válido o email sem certificação ou com certificação FORA do ICP - Brasil. 

    CONTUDO, caso haja questionamento, será OBRIGATÓRIA a repetição do ato por doc. físico ou eletrônico reconhecido pelo ICP-Brasil.

    *Entidade Pública não pode impor aceitação de doc. eletrônico que não atenda os parâmetros da ICP - Brasil, salvo por lei específica.

    FONTE: anotações do Manual de Redação, 2018

  • A afirmativa (A) está equivocada, pois a estrutura do e-mail - em se tratando de redação oficial - tem certa flexibilidade, aproximando-se dos e-mails cotidianos. Isso não significa, porém, que seu conteúdo possa desrespeitar as regras da Redação oficial. 

    A (B) está equivocada, pois os pronomes de tratamento, por exemplo, devem ser respeitados.  

    A (C) está equivocada porque a certificação digital é indispensável.  

  • Para que o e-mail tenha valor documental ou para que possa ser aceito como documento original, faz-se necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, segundo os parâmetros de integridade, autenticidade e validade jurídica da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil. O destinatário poderá reconhecer como válido o e-mail sem certificação digital ou com certificação digital fora ICP-Brasil; contudo, caso haja questionamento, será obrigatória a repetição do ato por meio de documento físico assinado ou por meio eletrônico reconhecido pela ICP-Brasil.

    Isso valida a LETRA C!!!!

  • Interpretei a letra A como quem fala que deve existir dois e-mails, o pessoal e o oficial/trabalho e já assinalei. Quando vi que apareceu erro fui ler as demais kkk. Gabarito D.

  • Qual o erro da letra A?


ID
2917795
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial

Alguns documentos que transitam nos órgãos públicos são agrupados no que se convencionou chamar "padrão ofício". Esses documentos apresentam similitudes na forma, na finalidade, mas diferenças no escopo.

Em relação à forma desses documentos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O padrão ofício

    Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam 

    antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de 

    uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamosm de padrão ofício. 

    A distinção básica anterior entre os três era:

    a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma 

    hierarquia;

    b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e

    c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

    Atenção:Nesta nova edição ficou abolida aquela distinção e passou-se a utilizar o termo ofício nas trêshipóteses.

    Manual de Redação versão 2021

  • Esta questão foi anulada, segundo o gabarito final deste concurso.


ID
2917798
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial

Os documentos que compõem o chamado padrão ofício diferenciam-se antes pela finalidade do que pela forma.

Com relação a esses documentos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Esta questão foi anulada, segundo o gabarito final deste concurso.


ID
2917801
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A Redação Oficial caracteriza-se pela maneira como o Poder Público redige atos normativos e comunicações.

A seu respeito é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     

    A COMUNICAÇÃO OFICIAL deve ser necessariamente UNIFORME, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações OU é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) OU o conjunto de cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea (o público).

  • Nem sempre haverá um único receptor. Nas circulares, por exemplo, o assunto é dirigido a várias repartições ou pessoas ao mesmo tempo.

     

    Gabarito: A.

  • QUEM comunica: Serviço Público

    A quem se DESTINA: Instituição privada ou outro órgão ou entidade pública, do Poder Executivo ou dos outros Poderes.

    gab. A

  • Comunicador temos apenas um (pode público), agora receptor nós podemos ter tanto o particular quanto o próprio poder público.

     

    Bons estudos

  • A) Errado. Nem sempre o receptor será integrante do Serviço Público , já o remetente obrigatoriamente será .

    B) Correto

    C) Correto

    D) Correto

  • A questão instrui que se marque a afirmativa errada. Analisemos cada uma.

      A afirmativa (A) está errada e, portanto, é a resposta. 

    Isso porque, em se tratando de correspondências oficiais, o emissor é sempre um órgão público, mas o destinatário pode ser um particular.   As demais alternativas estão inteiramente corretas.
  • Não é um único receptor.

    GABARITO: LETRA A

  • GAB A

     

    A questão instrui que se marque a afirmativa errada. Analisemos cada uma.

    A afirmativa (A) está errada e, portanto, é a resposta. 

    Isso porque, em se tratando de correspondências oficiais, o emissor é sempre um órgão público, mas o destinatário pode ser um particular.   As demais alternativas estão inteiramente corretas.

     

    Autor: Arenildo Santos , Prof. de Português

     

    *Não sei vocês, mas pelo meu app eu não consigo visualizar nenhum comentário do prof. seja escrito ou em video. Avante! 

  • Gabarito: A

    No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o serviço público (este/esta ou aquele/aquela Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; e o destinatário dessa comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública, do Poder Executivo ou dos outros Poderes. Além disso, deve-se considerar a intenção do emissor e a finalidade do documento, para que o texto esteja adequado à situação comunicativa.

  • GAB. A

    "Quem comunica é sempre o serviço público (este/esta ou aquele/aquela Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; e o destinatário dessa comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública, do Poder Executivo ou dos outros Poderes." 

    FONTE: Manual de Redação Oficial da Presidência da República, 3ª Ed.


ID
2917804
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A respeito do emprego dos pronomes de tratamento em comunicações oficiais, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     

    REITORES:

    PRONOME DE TRATAMENTO: Vossa Magnificência

    VOCATIVO:  Magnífico Reitor

  • Vossa Magnificência, empregada por força da tradição, em comunicações dirigidas a reitores de universidade. Corresponde-lhe o vocativo: Magnífico Reitor,

                  

    Os pronomes de tratamento para religiosos, de acordo com a hierarquia eclesiástica, são:

    Vossa Santidade, em comunicações dirigidas ao Papa. O vocativo correspondente é: Santíssimo Padre,

    Vossa Eminência ou Vossa Eminência Reverendíssima, em comunicações aos Cardeais.

    Vossa Excelência Reverendíssima é usado em comunicações dirigidas a Arcebispos e Bispos.

    Vossa Reverendíssima ou Vossa Senhoria Reverendíssima para Monsenhores, Cônegos e superiores religiosos.

    Vossa Reverência é empregado para sacerdotes, clérigos e demais religiosos.

  • Não constam no novo MRPR os pronomes para referência ao Papa (Vossa Santidade), Sacerdotes, Bispos, Clérigos, etc (Vossa Reverência) e para Reitor (Vossa Magnificência).

    Por isso o gabarito é a letra D. Já não se usa mais.

    No tratamento dispensado a reitores, a tradição remete à forma "Vossa Magnificência", correspondendo-lhe o vocativo "Magnífico Reitor".

  • A questão pede que se marque a afirmativa correta; isso significa que há três alternativas erradas. Vejamos cada uma.  A alternativa (A) está equivocada, pois os referidos tratamentos - "mestre" e "doutor" - devem ser evitados, a não ser que o destinatário de fato tenha tais títulos, e o teor da correspondência diga respeito a alguma atividade a eles relacionados.  A alternativa (B) também traz equívoco, pois a objetividade das correspondências oficiais não coaduna com formas desnecessariamente pomposas como "Ilustríssimo" e "Digníssimo". A alternativa (C) está equivocada, pois, segundo o MROPR, "Na redação oficial, é necessário atenção para o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto."  Quando se trata, por exemplo, de correspondência ao Presidente da República, no endereçamento se usa "A Sua Excelência o Senhor"; como vocativo, usa-se "Excelentíssimo Senhor Presidente da República"; no corpo do texto, "Vossa Excelência". 

    A resposta é a alternativa (D), inteiramente correta.

  • Dispensado - que obteve dispensa; liberado, desobrigado.

    Não existe mais a obrigação de se usar Vossa Magnificência para reitores.

  • Gabarito: D

    V. Mag.ª - Vossa Magnificência - Usado em tratamentos a reitores de Universidades.


ID
2917807
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Conforme a teoria das três idades, os documentos de arquivo passam por fases distintas e sucessivas durante seu ciclo vital, de acordo com a frequência de uso e a identificação de seus valores. Trata-se das fases corrente, intermediária e permanente.

Considerando-se as características dos documentos em cada uma de suas fases, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    Valor primário ---> Arquivos correntes e intermediários

     

    Possuem valor:

    Administrativo

    Fiscal

    Legal

     

    --------------------------------------------------

     

    Valor secundário ---> Arquivos permanentes

     

    Possuem valor:

    Histórico

    Cultural

    Probatório

    Informativo

     

    Fonte: Professor Ronaldo Fonseca - Estratégia

  • Valor primário do documento => É a importância do documento para a atividade ou finalidade para a qual o mesmo foi produzido. (Corrente e intermediário)

    Valor secundário do documento => É permanente. Está ligado a importância do documento para a pesquisa científica, histórica ou cultural. Pode ser probatório ou informativo. (Permanente)

  • CORRENTE.VALOR= 1ª= VALOR ADM.

    INTERMEDIÁRIO= 1ª =VALOR ADM.

    PERMANENTE= =VALOR HISTÓRICO

  • Vamos analisar os itens um por vez:

    A - No arquivo intermediário os documentos são pouco ou nada consultados, devido ao seu baixo valor administrativo. Errado.
    B - No arquivo corrente os documentos possuem alto valor administrativo, e por isso são frequentemente consultados e utilizados. Correto.
    C - No arquivo permanente os documentos possuem valor secundário, ou seja, são importantes para outras áreas do conhecimento, como História, Ciência ou Cultura. Errado.
    D - No arquivo corrente os documentos possuem valor primário, ou seja, são essenciais para as atividades administrativas. Errado.

    Gabarito do professor: Letra "B"
  • CORRENTE -> VALOR PRIMÁRIO -> USADO COM FREQUÊNCIA

    INTERMEDIÁRIO -> VALOR PRIMÁRIO -> USADO COM MENOS FREQUÊNCIA

    PERMANENTE -> VALOR SECUNDÁRIO -> QUASE NUNCA É USADO

  • GABARITO: LETRA B Um arquivo corrente ou arquivo de gestão é o conjunto de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e frequência de uso. São muito usados pela administração.
  • Gabarito: B

    § 1º - Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes.

    § 2º - Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    § 3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.


ID
2917810
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

    No ano de 2012, o Conselho Nacional de Arquivos publicou o documento “Diretrizes para a presunção de autenticidade de documentos arquivísticos digitais”.

     Considerando-se os conceitos apresentados nesse documento, estabeleça a relação correta entre o termo e seu significado.


1. Documento digital 

2. Documento arquivístico

3. Documento autêntico

4. Documento arquivístico digital 


( ) Documento produzido ou recebido por uma pessoa física ou jurídica, no decorrer das suas atividades, qualquer que seja o suporte, e retido para ação ou referência.

( ) Documento que teve sua identidade e integridade mantidas ao longo do tempo. 

( ) Documento digital reconhecido e tratado como um documento arquivístico.

( ) Informação registrada, codificada em dígitos binários, acessível e interpretável por meio de sistema computacional.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

     

    Documento autêntico: documento que teve sua identidade e integridade mantidas ao longo do tempo.

     

    Documento arquivístico: documento produzido ou recebido por uma pessoa física ou jurídica, no decorrer das suas atividades, qualquer que seja o suporte, e retido para ação ou referência.  

     

    Documento digital: informação registrada, codificada em dígitos binários, acessível e interpretável por meio de sistema computacional.

     

    Documento arquivístico digital: documento digital reconhecido e tratado como um documento arquivístico.

     

    Fonte: DIRETRIZES PARA A PRESUNÇÃO DE AUTENTICIDADE DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS - Conarq

  • Uma forma bacana de a galera ajudar quem tem dúvida seria NÃO colocar o gabarito de cara, e sim alguns conceitos rápidos e diretos, após isso poderiam se quisessem colocar o gabarito. Não queria a resposta de mão beijada não me ajuda a aprender, aprendo com os comentários q colocam os conceitos no inicio e as vezes nem colocam o gabarito. Bem melhor

  • Vamos analisar os conceitos apresentados em Diretrizes para a Presunção de Autenticidade de Documentos Arquivísticos Digitais, muito embora as definições apresentadas acima possam ser deduzidas apenas com nossos conhecimentos sobre arquivística:

    O primeiro conceito apresentado é o de Documento Arquivístico (2);
    O segundo conceito apresentado é o de Documento Autêntico (3);
    O terceiro conceito apresentado é o de Documento Arquivístico Digital (4);
    O último conceito apresentado é o de Documento Digital (1).

    Então a nossa sequência correta de resposta é 2, 3, 4 e 1. Vale ressaltar que ligamos as definições segundo o que se apresenta no documento citado na questão.

    Gabarito do professor: Letra "C"
  • niceia, entendo mas prefiro que coloquem o gabarito logo.. as vezes acerto e só quero confirmar

  • LETRA C

  • (2) Documento produzido ou recebido por uma pessoa física ou jurídica, no decorrer das suas atividades, qualquer que seja o suporte, e retido para ação ou referência.

    O que é documento arquivístico? É um documento produzido e/ou recebido e mantido por pessoa física ou jurídica, no decorrer das suas atividades, qualquer que seja o suporte, e dotado de organicidade. (e-Arq Brasil)

    (3) Documento que teve sua identidade e integridade mantidas ao longo do tempo.

    Documento autêntico é aquele que foi produzido como deveria ser. Pense em uma Ata de Reunião. Uma ata tem um formato específico: é numerada, possui uma introdução, deve ter um trecho que resume o encontro, deve ter as assinaturas dos participantes, etc. Essas características tornam a ata de reunião autêntica. Repare que não estou falando do conteúdo do documento. Se eu estiver escrito a letra de uma música na ata, não importa, o que importa são as características que tornam o documento o que ele é. O conteúdo tem a ver com a veracidade e não com a autenticidade. (e-Arq Brasil)

    (4) Documento digital reconhecido e tratado como um documento arquivístico.

    O que é documento arquivístico digital? É um documento digital que é tratado e gerenciado como um documento arquivístico, ou seja, incorporado ao sistema de arquivos. (e-Arq Brasil)

    (1)  Informação  registrada,  codificada  em  dígitos  binários,  acessível  e  interpretável  por  meio  de  sistema computacional.

    O que é documento digital? É a informação registrada, codificada em dígitos binários e acessível por meio de sistema computacional. (e-Arq Brasil)


ID
2917813
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Ao definir procedimentos para o desenvolvimento de atividades de protocolo para a Administração Pública Federal, a Portaria Interministerial MJ/MP Nº 1.677, de 7 de Outubro de 2015, trata da “juntada”, que é a união de processo(s) a processo ou de documento(s) avulso(s) a processo, realizada por anexação ou apensação.

Em relação a esse procedimento, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • JUNTADA. “1. Apensação ou anexação de um processo a outro. 2. Junção de documentos a um processo.” (ARQUIVO NACIONAL, Dicionário..., 2005.)  Gabarito : letra A

  • GAB - A 

    JUNTADA  - JUNÇÃO DE PROCESSOS

    APENSAÇÃO  - PROVISÓRIA

    ANEXAÇÃO - PERMANENTE

    BONS ESTUDOS!!

  • GAB: A

    A juntada por apensação de processo(s) a processo ocorre em caráter permanente e tem por objetivo o estudo, a instrução e a uniformidade de tratamento em matérias semelhantes, pertencentes a um mesmo interessado ou não. Cada processo conserva sua identidade e independência

     

    A juntada por apensação é temporária

    Bons estudos ;)

     

  • GAB-A

    JUNTADA DE DOCUMENTOS POR;

    APENSAÇÃO- Juntada de documentos, temporários, conservado cada processo a sua identidade e independência.

    Precedentes-->recentes-->pessoas diferentes-->provisório.

    ANEXAÇÃO- juntada de documentos, em caráter definitivo, no qual prevalece para referência, o número do processo mais ANTIGO.

    Antecedente -->antigo-->mesma pessoa-->permanente

    VOCÊ É CAPAZ!

  • Vamos responder a esta questão tomando por base os Procedimentos Gerais para o Desenvolvimento das Atividades de Protocolo no Âmbito dos Órgãos e Entidades da Administração Pública Federal, que está anexo à Portaria Interministerial MJ/MP Nº 1.677/15, em especial no que se refere à juntada de documentos e processos:

    A - A juntada por apensação é de caráter temporário. Significa que, ao final do trâmite, os documentos e processos apensados serão desapensados, voltando cada um a seu fluxo normal na gestão de documentos. Errado.
    B - A juntada por anexação tem caráter permanente, e por esse motivo os documentos e processos anexados devem possuir o mesmo interessado e tratar do mesmo assunto. Correto.
    C - Considerando que a anexação deve unir documentos que tratam do mesmo assunto, os mesmos serão tratados como apenas um, tendo início no mais antigo. Exemplo: auto de infração de trânsito (principal) e recurso contra auto de infração na penalidade de multa (acessório). Correto.
    D - Considerando que a juntada é uma atividade da gestão de documentos, a mesma precisa ser identificada e controlada, sendo esta a função do protocolo. Caso a instituição disponha de sistema informatizado que permita tal controle, a juntada então pode ser realizada por qualquer colaborador devidamente autorizado. Correto.

    Gabarito do professor: Letra "A"
  • LETRA A

  • GAB A 

     

    JUNTADA PERMANENTE É POR ANEXAÇÃO.

  • Gabarito A

    APENSAR/ANEXAR

    •      Desentranhamento é a retirada de peças de um processo, que poderá ocorrer quando houver interesse da Administração ou a pedido do interessado;

    •      Desmembramento é a separação de parte da documentação de um ou mais processos para formação de novo processo;

    •      Desapensação  é a separação física de processos apensados;

    •      Aditamento é o ato de acrescentar, adicionar novos dados;

    APENSAÇÃO: união Provisório                 ANEXAÇÃO: união Definitivo

  • LETRA A

  • Letra A

    Ótimo comentário, Babizonaa!!

    Gravo assim:

    AnExação = PErmamte.

    APensaçao = Provisória.


ID
2917816
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia

No ano de 2011, o Brasil aprovou a lei 12.527, conhecida como lei de acesso à informação. De acordo com essa norma jurídica, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Esta questão foi anulada, segundo o gabarito final deste concurso.


ID
2917819
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia

Em relação à destinação de documentos e à tabela de temporalidade e destinação de documentos, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) A tabela de temporalidade e destinação de documentos é o instrumento resultante do processo de classificação de documentos.

( ) A listagem de eliminação de documentos é a relação de documentos cuja eliminação foi autorizada por autoridade competente do órgão ou da entidade e aprovada pelo Arquivo Nacional.

( ) A avaliação de documentos é responsabilidade exclusiva do arquivista, que deverá realizá-la individualmente.

( ) O recolhimento de documentos refere-se à passagem de documentos do arquivo corrente para o arquivo intermediário.

( ) Entre os documentos de guarda temporária incluem-se aqueles que, embora sejam originais, tenham interesse administrativo apenas por determinado período.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão foi anulada, segundo o gabarito final deste concurso.