SóProvas



Questões de Processo da Comunicação


ID
50782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca de relações públicas.

Tendo em vista a boa imagem da organização e o bom relacionamento com o público, deve-se orientar os atendentes a adotarem formas de tratamento carinhosas, que estabeleçam empatia com esse público, por exemplo: meu caro ou minha amiga.

Alternativas
Comentários
  • De jeito nenhum! Meu caro e minha amiga é forçar a barra. Tem de ser simplesmente natural.


ID
50785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca de relações públicas.

Caso enfrente uma situação de silêncio constrangedor, no atendimento a um cliente ou usuário, o atendente deve conversar com ele sobre qualquer assunto, para preencher o silêncio.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    O erro está em dizer "qualquer assunto". Na realidade, o atendente deve entabular conversa sobre assuntos relacionados à política externa brasileira, história da administração pública nacional ou mesmo assuntos ligados ao quotidiano, como futebol e até mesmo contar piadas em caso de clientes visivelmente mau humorados.
  • O colega abaixo, que por sinal possui um certo charme, esqueceu de mencionar que também fazer parte dos assuntos que o servidor deve comentar com a audiência os principais pontos dos editais de concursos públicos com inscrições abertas, a situação sócio-política na Síria, participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, além das principais articulações que estão ocorrendo no parlamento Soviético visando as próximas eleições ditatoriais.

ID
63046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em relações públicas, a comunicação integrada pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação corporativa e da comunicação organizacional, formando um conjunto harmonioso, apesar das diferenças e das especificidades de cada setor e dos respectivos subsetores

Alternativas
Comentários
  • A comunicação tem papel preponderante frente aos desafios comunicacionais enfrentados pelas organizações. É nesse palco que teremos que trabalhar com a comunicação organizacional e criar estratégias para uma interação entre os diferentes públicos a serem entendidos e atendidos pelas demandas das organizações.Para que isso aconteça, teremos que dispor de todas as armas disponíveis no mercado, pensando, principalmente, em realizar uma comunicação integrada.

     Sendo assim, a comunicação integrada não é uma JUNÇÃO das diversas áreas comunicacionais, e sim uma INTERAÇÃO entre elas, que trabalharão juntas, porém, cada qual com com seu método.


     

     
  • Defende a tese da Comunicação Integrada, entendendo-a como “uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica.”(KUNSCH, 2003, p. 150).
    Sob essa perspectiva pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica, da comunicação interna, comunicação administrativa, que formam uma mix, o composto da comunicação organizacional”.
  • De acordo com Kunsch, a comunicacao organizacional integrada compreende comunicação interna, administrativa, mercadológica e institucional. 
  • Comunicação institucional, corporativa e organizacional são usados, em grande parte das vezes, como sinônimos. Já a comunicação integrada está bem definida nos comentários abaixo.

  • Comunicação Integrada: comunicação interna, comunicação mercadológica, comunicação institucional e comunicação administrativa


ID
63052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Feedback ou retroalimentação é o processo de comunicação que se estabelece com o objetivo de oferecer a uma pessoa ou grupo informações acerca do grau de adequação de suas ações às expectativas de quem emite esse retorno.

Alternativas

ID
63055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação descendente liga-se ao processo de informações da cúpula diretiva da organização para os subordinados, isto é, a comunicação de cima para baixo, traduzindo a filosofia, as normas e as diretrizes dessa mesma organização.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Certo

    A comunicação descendente tem por finalidade comunicar de cima para baixo, ou seja, da direção até os subordinados. Os meios mais utilizados nesse tipo de comunicação são: manual para empregados, boletins informativos, cartas pessoais dirigidas aos empregados, dentre outros. Quanto ao conteúdo, poderá abordar questões sobre o pessoal, sobre o posto de trabalho ou sobre a organização. Em relação ao pessoal, os temas podem ser: salário e gratificações, oportunidade de ascensão, procedimentos disciplinares, entre outros. Com relação ao posto de trabalho, podem ser questionados: qualidade exigida do trabalho, normas de segurança, desempenho do pessoal ou outros similares. Tratando-se da organização, alguns itens podem ser discutidos, como: história e desenvolvimento da empresa, políticas de comercialização, cultura da empresa, sua posição em relação à concorrência e assim por diante.

ID
63064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em relações públicas, os veículos aproximativos são definidos como aqueles que permitem qualquer aproximação física entre os públicos e a instituição.

Alternativas
Comentários
  • Entende-se por veículos aproximativos aqueles que permitem qualquer aproximação física entre os públicos e a instituição.

    Exemplos: congresso, convenções, reuniões de informação ou discussão; conferências, palestras, conversas, discursos, entrevistas, treinamentos; visitas, feiras, exposições; eventos; acontecimentos especiais, inaugurações, datas cívicas, comemorações.
  • De acordo com Teobaldo de Souza Andrade em sua obra "Dicionário Profissional de Relações Públicas e Comunicação e Glossário de Termos Anglo-Americanos", os veículos de comunicação dirigida aproximativa "permitem estabelecer relações pessoais diretas entre a instituição e o público ou segmento de público."


ID
145609
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção Incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A resposta certa é a letra "D"

    O planejamento é sim uma prática do profissional de RP.

ID
145630
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Analise os textos a seguir e, ao final, assinale a resposta que contém a ordem correta dos instrumentos para os quais foram redigidos.

1. Acaba de ser assinado o convênio com a Universidade Beta que tanto esperávamos. A partir de 2009, todos os funcionários interessados em fazer um curso superior terão desconto de 30% nas mensalidades. Os interessados deverão procurar nossa colega Maria Silva, da Diretoria de Recursos Humanos, clicando no link abaixo ou ligar no ramal 4554 para obter mais informações.

2. O plenário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou ontem, ao final da reunião, o quarto e último processo referente à venda do grupo Madox à Brasilíssima. O processo refere-se especificamente à aquisição dos ativos de distribuição de combustíveis da Madox ao Grupo Brasilíssima nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País.

O grupo Brasilíssima terá de assinar um termo de compromisso de desempenho com o Cade pelo qual ficará acordado o cumprimento de algumas exigências feitas pelo órgão para aceitar a operação. O relator do processo, conselheiro José Silva, destacou que, nas análises feitas pelos órgãos de defesa da concorrência, observou-se que os mercados do Distrito Federal, do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul eram mais delicados do ponto de vista da concorrência. Assim, a principal exigência feita pelo Cade é de que a Brasilíssima venda toda a estrutura de tancagem de derivados que comprou da Madox no Distrito Federal.

A venda da Madox para o grupo Brasilíssima afeta diretamente nossa empresa, principalmente os mercados do Centro-Oeste onde esta fusão deverá tornar a Brasilíssima a empresa mais forte do mercado. A Diretoria de Mercado já está preparando os estudos necessários para uma reunião geral de Diretores e Gestores de Projetos que deverá ser realizada até o final desta semana para discutirmos as novas estratégias que deveremos seguir frente ao novo cenário.

3. Nem sempre é uma boa idéia abrir o caderno Cotidiano logo cedo. Já pulam umas notícias ruins na sua cara. Ontem, a pior coisa foi ler sobre os voluntários de Santa Catarina que estavam furtando as doações. Bem, prefiro pensar que eles faziam parte das famílias dos desabrigados e estavam levando as doações para conhecidos porque temiam que as coisas iriam demorar muito para chegar.

E hoje, já na capa do jornal, outra notícia ruim: mais enchentes em Santa Catarina e início da cobrança de pedágio no Rodoanel, a partir de hoje. Mas, como sou otimista, fiquei procurando uma notícia boa no jornal e nada. Bem não procurei em todos os cadernos. Mais tarde vou olhar nos classificados para ver se acho. Se eu fosse dono do jornal baixaria uma ordem para que todos os dias tivessem boas notícias logo na capa. Assim a gente ia se enganando um pouco mais. Escrito por João Pacheco. Às 10h15

4. O recesso das festas de final de ano começa no dia 22 próximo e vai até o dia 02 de janeiro. Neste período, a empresa estará fechada e haverá apenas uma equipe de plantão para atender às urgências. Desejamos a todos um Natal de muita paz e um Ano Novo de muita felicidade. Até 2009!

A Diretoria

Alternativas

ID
152263
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre a atuação do profissional de Relações Públicas no contexto das empresas, é correto afirmar que

Alternativas

ID
215455
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Organizações de grande visibilidade devem planejar-se para a crise. É fundamental que haja uma equipe preparada para entrar em ação nesses momentos. As atribuições de uma equipe de gerenciamento de crise não incluem

Alternativas
Comentários
  • Acho que essa questão seria passível de recurso. Eu acredito que em momentos de crise devemos manter relacionamento com a imprensa até mesmo para evitar rumores. Eu marcaria a D. 

  • Cecília, 

    seu pensamento está correto, um gerente de crise DEVE manter um relacionamento direto, aberto com a imprensa, o erro do item "E" está na palavra estreito, que significa algo restrito, limitado, que vai contra aos principios da comunicação integrada, e assim ao gerenciamento de crise. 

    Espero ter ajudado. 

  • Concordo com a colega Cecília. Estreito, em sentido figurado, pode significar próximo! A questão é anulável.

    1. Estreito

    Significado de Estreito Por josé luiz (SP) em 24-11-2009

    1- diz-se do que tem pouca largura.
    2- aquilo que é apertado demais.
    3- o que é restrito, limitado.
    4- bitolado; mesquinho; tacanho (VIDE)
    5- (Fig.) - íntimo.

    1- Caminho estreito
    2- Manga da camisa estreita.
    3- Fulano dispõe de estreitos recursos.
    4- Fulano tem um pensamento estreito.
    5- Eles têm uma amizade estreita.

  • O que eu entendi da questão é exatamento que o relacionamento não pode ser estreito (pequeno), tem que ser largo (grande).


ID
270235
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca do papel das relações públicas nas organizações modernas,
julgue os itens que se seguem.

As relações públicas obedecem a determinados modelos, entre os quais se destacam o assimétrico de duas mãos e o da informação pública.

Alternativas
Comentários
  • O primeiro modelo proposto por Grunig e Hunt é considerado o mais antigo e predominante. É o que poderíamos chamar de "agência /assessoria de imprensa", ou publicidade "divulgação jornalística" – a publicity no modo norte-americano de ver as coisas. Visa publicar notícias sobre a organização e despertar a atenção da mídia. É uma comunicação de mão única, sem troca de informações, que se utiliza de técnicas propagandísticas. Exemplifica o primeiro estágio histórico de Relações Públicas: divulgar a organização e seus produtos ou serviços.

    O segundo modelo, que se caracteriza como modelo jornalístico, dissemina informações objetivas por meio da mídia em geral e meios específicos. Pode ser chamado "difusão de informações" ou "informações ao público".

    O terceiro modelo é o "assimétrico de duas mãos" e inclui o uso da pesquisa e outros métodos de comunicação. Utiliza esses instrumentos para criar mensagens persuasivas e manipular os públicos. A expectativa de mudanças beneficia a organização e não os públicos. É uma visão mais egoísta, pois visa tão somente os interesses da organização, não se importando com os interesses dos públicos. O feedback é usado para determinar quais atitudes do público são favoráveis à organização e como podem ser modificadas.

    O quarto modelo é o "simétrico de duas mãos" e representa a visão mais moderna de Relações Públicas. Ele busca um equilíbrio entre os interesses da organização e os de seus respectivos públicos. Baseia-se em pesquisas e utiliza a comunicação para administrar conflitos. Melhora o entendimento com os públicos estratégicos e, portanto, dá mais ênfase aos públicos prioritários do que à mídia. Há um engajamento nas transações entre a organização (fonte) e os públicos (receptores).


    Fonte: Margarida Maria Krohling Kunsch, artigo: RELAÇÕES PÚBLICAS E EXCELÊNCIA EM COMUNICAÇÃO

     

  • Há ainda quem afirme que exista uma quinto modelo de Relações Públicas. Esse modelo combinaria o Modelo Assimétrico de Duas Mãos e o Modelo Simétrico de Duas Mãos, resultando no que se denomina MODELO DE MOTIVOS MISTOS. Esse modelo reconhece que pode haver persuasão científica e negociação,  mas sempre sob direção de princípios éticos e de justiça. (professor Luiz Campos - Ponto dos Concursos - material para a ANTT).

ID
532525
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Adorno e Horkheimer propuseram o conceito de Indústria Cultural ao analisar criticamente os efeitos dos meios de comunicação de massa sobre os indivíduos. Entre esses efeitos não está a:

Alternativas
Comentários
  • rei.fi.ca.ção

    1. considerar algo abstrato como coisa material
    2. representar o ser humano como objeto físico privado de qualidades pessoais ou de individualidade
      • De acordo com Marx, considerar o trabalho como uma mercadoria (commodity) exemplifica a reificação do indivíduo.
    3. transformar o homem ou algo em coisa - objeto de consumo
  • "O imperativo categórico da indústria cultural não tem nada a ver com liberdade, muito pelo contrário, é um dever adaptar-se sem reflexão, através de sua ideologia, a adaptação toma lugar da consciência. A indústria cultural vai dizer que o importante é adaptar-se àquilo que propicie vantagens aos mais potentes interesses. Assim é que todos acabam aceitando o mundo como é preparado pela indústria cultural. O objetivo último da indústria cultural é a dependência e o servilismo dos homens. E para ilustrar essa última frase Adorno cita uma pesquisa de opinião pública americana que diz que “as dificuldades de nossa época deixariam de existir se as pessoas se decidissem simplesmente a fazer tudo aquilo que personalidades eminentes sugerem”. Em síntese a indústria cultural trabalha para que o mundo seja ordenado precisamente do modo que ela sugere, impedindo a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e decidir conscientemente."
    http://www.educacaoliteratura.com.br/index%20128.htm
  • Não está de acordo com o pensamento de Adorno e Horkheimer sobre a Indústria Cultural nada que contribua para a emancipação crítica do indivíduo; pelo contrário, é parte da Indústria Cultural tudo aquilo que tolhe a consciência das massas e promove a mecanização do indivíduo e dos processos comerciais.
    Assim, coadunam com este pensar as alternativas (A), (B) (C)e (E).
    Nada na Indústria Cultural se propõe à conscientização; restando a alternativa (D)a ser marcada como correta.
    STN 2013 – COMUNICAÇÃO
    PROFESSORAS: CINTIA MORENO E JANAINA CARVALHO
    Prof. Cintia Moreno e Janaina Carvalho www.pontodosconcursos.com.br 4

  • A indústria cultural, segundo Adorno e Horkheimer consiste em “moldar” toda a produção artística e cultural, de modo que elas assumam os padrões comerciais e que possam ser facilmente reproduzidas. Dessa forma, as manifestações de arte não são vistas somente como únicas, extremamente belas, mas principalmente como “mercadorias”, que incentivam uma reificação (ou transformação em coisa), e a alienação da arte feita para poucos e carentes de uma visão crítica a respeito.


ID
532564
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A relação entre repórteres e assessores de imprensa nem sempre é fácil, principalmente em situações de crise de imagem. Nesse contexto, o assessor deve:

Alternativas
Comentários
  • gabarito D
    d) planejar entrevistas coletivas, orientando as fontes da empresa a fornecer informações claras e objetivas em relação às demandas dos repórteres.

    em momentos de crises é interessante tentar reunir todos os interessados para ouvir a versão oficial da empresa e responder as dúvidas dos jornalistas de modo mais objetivo e claro (isso não quer dizer que não seja enviezado)
  • Em questões assim, sempre ver a alternativa que prima pela transparência e ética.


ID
564592
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma opinião minoritária que é vista como majoritária, com o auxílio da mídia, pode acabar por tornar-se dominante, já que o indivíduo, ameaçado pelo isolamento, prefere calar-se a manifestar uma opinião que julga minoritária. Essa é uma descrição do efeito da

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    Espiral do silêncio é uma teoria da ciência política e comunicação de massa proposta em 1977 pela cientista alemã Elisabeth Noelle-Neumann.

    BONS ESTUDOS


ID
564697
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Atuando em diversos países, uma empresa como a Petrobras enfrenta numerosos desafios ao desenvolver programas de comunicação global, com EXCEÇÃO de ter que

Alternativas

ID
564700
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma pesquisa junto a profissionais liberais, a respeito da linha de comunicação de uma distribuidora de combustíveis, selecionou alguns comentários. Relacione cada opinião apresentada à esquerda às ferramentas do mix de comunicação da empresa, listadas à direita.
I – As notícias, na imprensa, parecem exagerar nos adjetivos para a própria organização.
II – Ganhei um lindo CD de bossa nova quando abasteci meu carro e gostei muito da seleção musical.
III – Os frentistas deveriam nos explicar as vantagens e desvantagens de cada óleo lubrificante.
IV – Vi um outdoor da companhia e achei atraente e dinâmico, mas pouco funcional.

P – Relações Públicas
Q – Propaganda
R – Promoção
S – Vendas pessoais
T – Marketing direto
A relação correta é

Alternativas

ID
564715
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um dos itens de avaliação da eficácia organizacional, na gestão contemporânea, é a capacidade de se projetar e manter uma imagem forte. Para isso, é fundamental que uma empresa conte com um(a)

Alternativas

ID
564718
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Estudos sobre a comunicação organizacional demonstram elementos de extrema importância para as corporações, nos dias de hoje, com EXCEÇÃO de que uma reputação favorável

Alternativas

ID
631726
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em Comunicação é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gatekeeping - as notícias são filtradas por um responsável de acordo com critérios de noticiabilidade.

    Agenda Setting - as pessoas tendem a comentar/ repercutir em suas conversas os assuntos veiculados pela mídia.

    Dissonância cognitiva - o indivíduo entra em conflito - ou desconforto psicológico - em função de suas próprias crenças quando se vê numa situação em que seus valores mais intrínsecos possam se modificar. A partir disso, ele cria meios de enfatizar a necessidade de manter-se "fiel" à sua primeira ideia, pensamento, crença ou comportamento. Como exemplo disto, temos a famosa fábula "A raposa e as uvas".  


  • O conceito, desenvolvido nos anos 1970 por um grupo de pesquisadores liderados pela alemã Elizabeth Noelle-Neumann, utiliza conceitos da psicologia social e estudos sobre opinião pública para mostrar como uma opinião divulgada pelos meios de comunicação tende a se tornar pública. A ideia da Espiral do Silêncio mostra que uma opinião, uma vez disseminada pela mídia, tende a ser progressivamente aceita como pública.
    (...)
    A percepção de uma opinião como dominante não significa, em absoluto, que esa opinião seja a dominante. No entanto, na medida em que é percebida como tal, os indivíduos tendem a agir guiados por essa percepção mais do que por qualquer outra coisa. Assim, uma opinião percebida como dominante tem chantes de se tornar dominante. 
    (...)
    A regra da maioria progressivamente inibe a manifestação de qualquer pensamento contrário. E isso leva ao conceito de "silêncio".
    Noelle-Neumann parte do princípio de que os seres humanos têm medo do isolamento social. O isolamento é um comportamento a se evitar e, para isso, torna-se necessário compartilhar algm tipo de elemento comum com outras pessoas.

     

    Luís Mauro Sá Martino, Teoria da Comunicação, p. 212/213


ID
787345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma das principais preocupações da arte retórica e da teoria da argumentação consiste em prescrever uma boa relação entre orador e auditório. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Eu até estava na dúvida da letra D, que é a resposta, mas não marquei em função da palavra "normais". Como assim seres humanos normais? Os demais são anormais? Eu hein!!!

  • Elementos básicos que formam o processo de comunicação:

    Orador (emissor); discurso argumentativo: tese e argumentos (mensagem); auditório (receptor).

    Outros pontos importantes:

    Retórica – arte de bem falar a fim de persuadir os outros. 

    Discurso argumentativo – ato comunicativo que apresenta provas ou razões para defesa de uma opinião, as quais visam persuadir o receptor e influenciar nas suas atitudes e comportamentos. 

    Auditório – pessoa ou conjunto de pessoas que o orador deseja persuadir, convencer com o seu discurso. 

    Só para constar, também achei muito estranho o uso da palavra "normal". Adultos e normais? Acredito que bastaria ter parado na palavra "adultos", a não ser que eu não tenha entendido algum outro significado que a questão tenha. 

    Bons estudos e boa sorte!




ID
787348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sabendo que a eficácia do discurso depende da estratégia de argumentação adotada e de pressupostos da ética discursiva, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • alternativa E - A capacidade de convencer prevalece no discurso.

  • Público focal é sinônimo de público-alvo.

    Fonte: http://www.comuniqueiro.com/dicionario/publico-focal


ID
800941
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Na sociedade contemporânea assistimos uma simbiose dos fluxos de informação e dos processos de comunicação, fazendo das mídias digitais um dos componentes estratégicos dos ambientes corporativos. Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. As trocas comunicacionais em ambientes digitalizados assumem características como: a multiplicidade, a não linearidade das mensagens, a flexibilização do tempo e a virtualização dos relacionamentos.
II. Todo processo comunicacional de uma organização contemporânea pode ser feito hoje através de mídias digitais, independente da sua relação com seus públicos.
III. As ações de comunicação nos ambientes corporativos, a exemplo de qualquer outra ação de comunicação, requerem investimentos e geram custos, mas são de fácil mensuração quanto aos resultados.
IV. O comunicador, ao enveredar pelo mundo da comunicação digital corporativa, tem diante de si uma tarefa complexa que se apresenta constantemente em uma relação indissolúvel entre planejamento, gerenciamento e governança.

Alternativas

ID
829129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O efeito perverso dos sistemas de informação é fazer que se acredite que a realidade é bem conhecida. A hipermidiatização funciona como um sistema de autointoxicação no seio dos meios dirigentes. Quando uma crise social explode, a lógica do acontecimento ocupa espaço demais em uma economia da comunicação. Dominique Wolton. Pensar a comunicação. Brasília: Editora UnB, 2004, p. 212 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e o conceito de
hipermidiatização mencionado pelo autor, julgue o item que se
segue.

A lógica do acontecimento midiático tende a acelerar o processo político decisório, levando os dirigentes políticos a saírem da inércia e a apresentarem, o quanto antes, explicações ao público e as providências que serão tomadas sobre os problemas noticiados.

Alternativas
Comentários
  • Não é o quanto antes. É na medida do possível com brevidade...


ID
829228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O que muitos chamam, hoje, de mídia social refere-se a um fenômeno complexo, que compreende o conjunto de novas tecnologias de comunicação mais interativas, mais rápidas e mais populares e as apropriações sociais que foram e que são geradas com o uso dessas ferramentas. É um momento de hiperconexão em rede, à qual estamos não apenas conectados, mas na qual transcrevemos nossos grupos sociais e geramos novas formas de circulação, filtragem e difusão de informações. A. Branbilla (Org.). Para entender as mídias sociais. Internet: (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e o assunto nele
abordado, julgue o item que se segue, acerca das mídias sociais
e das novas tecnologias de comunicação.

Os mecanismos de busca e localização de amigos e de sugestões de amizade disponíveis nas redes sociais se incluem entre os recursos que fizeram que as redes sociais criassem uma nova era nos relacionamentos no meio digital.

Alternativas

ID
849796
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em Planejamento das Relações Públicas na Comunicação Integrada, Margarida Kunsch defende que a Comunicação Integrada se constitui de um mix formado pelas comunicações

Alternativas
Comentários
  • Livro : " plan de RP na Com Integrada" - pág 151

  • Comunicação integrada: comunicação interna, administrativa, mercadológica e institucional. 

     


ID
852226
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação a cerimonial e protocolo, julgue os itens a seguir.

Cerimonial refere-se às normas de conduta que orientam o exercício de atos relativos a atividades oficiais.

Alternativas
Comentários
  • Esse é o conceito de PROTOCOLO.

  • Geralmente:

    PROTOCOLO -> NORMAS

    CERIMONIAL -> FORMALIDADES, ORDEM


ID
929818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com o que se tem formulado no âmbito das principais
correntes teóricas do pensamento comunicacional do século XX,
julgue os itens a seguir.

No contexto das investigações que constituíram o pensamento comunicacional do século XX, produziu-se grande dicotomia entre dois conjuntos de tendências, a pesquisa administrativa e a pesquisa crítica.

Alternativas
Comentários
  • Mass Comunication Research = Pesquisa administrativa

  • Mass Comunication Resear virou uma pesquisa administrativa? 

  • GABARITO: CERTO

     

    "No entanto, na discussão de há alguns anos, e num plano mais específico, a tradicional oposição entre a pesquisa 'administrativa' e a pesquisa 'crítica' - isto é, entre a pesquisa americana, por um lado, acentuadamente empírica e caracterizada por objetivos cognoscitivos inerentes ao sistema dos mass media e a pesquisa europeia, por outro lado, teoricamente orientada e atenta às relações gerais existentes entre o sistema social e os meios de comunicação de massa - motivou uma especificação e uma interpretação diversas dessa crise".  

     

    Livro: Teorias da Comunicação. Mauro Wolf. 4.ed. Lisboa: Editorial Presença, 1995. p.14.

     

    "dicotomia = divisão de um conceito cujas partes, geralmente, são opostas."


ID
974248
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Dados os itens seguintes sobre os tipos de comunicação, I. A comunicação consumatória decorre da necessidade de expressar um estado emocional do indivíduo. II. A comunicação acidental ocorre quando um indivíduo fornece informações a outro sem intenção de fazê - lo III. A comunicação intensiva ocorre em situações de crise. IV. A comunicação instrumental busca produzir uma resposta do receptor. V. A comunicação multiplicativa busca induzir o indivíduo a produzir feedback. verifica-se que estão corretos



Alternativas

ID
974278
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em seu livro Arte Retórica, Aristóteles afirma que, para ser coerente, o discurso deve ter quatro etapas básicas:

Alternativas

ID
974311
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Qual o primeiro estágio de recuperação da mensagem transmitida, que coloca a mensagem recuperada em estado de ser utilizada como fonte para transmissão de novas mensagens?


Alternativas

ID
1171831
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A visão de que sua opinião é minoritária pode levar o indivíduo a não expressá-la, o que torna a opinião pública, na verdade, uma expressão do que se percebe ser a opinião da maioria.

Esse pensamento demonstra uma das conclusões da chamada hipótese da

Alternativas
Comentários
  • Teoria da comunicação – Espiral do silencio

    “O resultado é um processo em espiral que incita os indivíduos a perceber as mudanças de opinião e a segui-las até que uma opinião se estabelece como atitude prevalecente, enquanto as outras opiniões são rejeitadas ou evitadas por todos, à exceção dos duros de espírito”

    Nessa teoria o importante são as opiniões dominantes, e estas tendem a se refletir nos meios, a opinião individual passa por um processo de crivo do coletivo para ganhar a força. Sobre essa teoria é importante lembrar que existe um enclausuramento dos indivíduos no silêncio quando estes tem opiniões diferentes dos vinculados pela mídia.No momento em que uma opinião individual difere da maioria ou do pensamento coletivo, pode ocorrer uma reação de isolamento social do indivíduo, em que as pessoas alteram a sua forma de pensar ou sãosilenciadas.Por exemplo o preconceito racial, ele  existe mas está “camuflado” na sociedade.

    Noelle-Neuman dizia que para entender melhor como funciona a Espiral do Silêncio, é preciso conhecer os três mecanismos pelos quais a teoria influencia a mídia sobre o público:

    1) Acumulação: excesso de exposição de determinados temas na mídia

    2) Consonância: forma semelhante como as notícias são produzidas e veiculadas

    3) Ubiqüidade: presença da mídia em todos os lugares.

    http://teoriasdacomunicacao2.wordpress.com/teoria-espiral-do-silencio/

  • O conceito, desenvolvido nos anos 1970 por um grupo de pesquisadores liderados pela alemã Elizabeth Noelle-Neumann, utiliza conceitos da psicologia social e estudos sobre opinião pública para mostrar como uma opinião divulgada pelos meios de comunicação tende a se tornar pública. A ideia da Espiral do Silêncio mostra que uma opinião, uma vez disseminada pela mídia, tende a ser progressivamente aceita como pública.
    (...)
    A percepção de uma opinião como dominante não significa, em absoluto, que esa opinião seja a dominante. No entanto, na medida em que é percebida como tal, os indivíduos tendem a agir guiados por essa percepção mais do que por qualquer outra coisa. Assim, uma opinião percebida como dominante tem chantes de se tornar dominante. 
    (...)
    A regra da maioria progressivamente inibe a manifestação de qualquer pensamento contrário. E isso leva ao conceito de "silêncio".
    Noelle-Neumann parte do princípio de que os seres humanos têm medo do isolamento social. O isolamento é um comportamento a se evitar e, para isso, torna-se necessário compartilhar algm tipo de elemento comum com outras pessoas.

     

    Luís Mauro Sá Martino, Teoria da Comunicação, p. 212/213


ID
1255666
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Leia o texto a seguir

“Este não é um serviço de imprensa secreto. Todo nosso trabalho é feito às claras. Pretendemos fazer a divulgação de notícias. Isto não é agenciamento de anúncios. Se acharem que o nosso assunto ficaria melhor na seção comercial, não usem. Nosso assunto é exato. Maiores detalhes, sobre qualquer questão, serão dados prontamente. E qualquer diretor de jornal interessado será auxiliado, com o maior prazer, na verificação direta de qualquer declaração de fato. Em resumo, nosso plano é divulgar, prontamente, para o bem das empresas e das instituições públicas, com absoluta franqueza, à imprensa e ao público dos Estados Unidos, informações relativas a assuntos de valor e de interesse para o público.”

É correto afirmar que o texto é um(a) .

Alternativas
Comentários
  • Correta C

    http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/memoria/0095.htm

  • letra c

    Comunicação Organizacional

    Breve Histórico

    - No início do século XX ocorreram as primeiras ações de Comunicação Empresarial nos Estados Unidos

    - Em 1906, o jornalista Ivy Lee, que atuava em Nova Iorque, decidiu deixar a profissão de lado para montar o primeiro escritório de Relações Públicas (RP) de que se tem notícia

    - O objetivo era concentrar esforços para recuperar a credibilida de do empresário John D. Rockfeller, acusado de combater impiedosamente as pequenas e médias organizações

    - Rockfeller buscava lucro a qualquer preço - modelo praticamente inaceitável décadas mais tarde, e isso era uma ameaça à sua reputação

    - A idéia de Ivy Lee era garantir a publicação de notícias empresariais nos espaços editoriais, deixando de lado o já tradicional espaço publicitário comprado por grande parte das empresas

    - Mas como seria possível convencer a imprensa sobrea novidade? Ivy Lee adotou certos princípios básicos para a comunicação empresarial (organizacional), sintetizados numa carta:

    “Este não é um serviço de Assessoria secreto. Todo o nosso trabalho é feito às claras. Nós pretendemos fazer a divulgação de notícias. Isto não é um gerenciamento de anúncios. Se acharem que o nosso assunto ficaria melhor na seção comercial, não o use. Nosso assunto é exato. Mais detalhes, sobre qualquer questão, serão dados oportunamente e qualquer diretor de jornal interessado será auxiliado, com o maior prazer, na verificação direta de qualquer declaração de fato. Em resumo, nosso plano é divulgar prontamente, para o bem das empresas e das instituições públicas, com absoluta franqueza, à Assessoria e ao público dos Estados Unidos, informações relativas a assuntos de valor e de interesse para o público”

    fonte: http://igepp.com.br/uploads/arquivos/igepp_-_bacenii_aula_-_comunicacao_org_e_relacionamento_das_org_final_roberto_rondon_170713.pdf


ID
1296850
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Na década de 1980, o modelo difusionista foi substituído pela teoria da análise da rede de comunicação, a qual definia a comunicação como um(a)

Alternativas

ID
1297348
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A morte do emissor, possibilidade associada a estudos sobre a Internet, está ligada à ideia de que

Alternativas

ID
1297354
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A ideia de mundanidade usada por alguns autores para pensar a mídia e a modernidade refere-se à

Alternativas
Comentários
  • modernismo:

    1- RACIONALIDADE E PENSAMENTO CIENTIFICO
    2- PERSPECTIVA HISTOPRICA E IDEIA Q ACUMULO DE CONHEC -> PROGRESSO
    3- SUJEITO MODERNO TEM IDENTIDADE FIXA E INDIVUALISMO
    4- VA,ORIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES, IDENTIDADE NACIONAL E ORGANIZAÇÃO TERRITORIAL RIGIDA (SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO E ESTRANGERISMO)

     

    pos-modernismo:
    1- redefinção de identifdades
    2- declinio do individuo e tribos
    3- crise das instituições modernas
    4- organizacao de territorio em rede


ID
1321984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Segundo Torquato do Rego, a nova comunicação organizacional é fruto do clima externo e impõe maior rapidez, clareza na transmissão de mensagens e bilateralidade, o que significa maior engajamento e participação dos empregados. No que se refere à comunicação organizacional, julgue o item.


Rapidez e interatividade são aspectos das tecnologias digitais que potencializam a comunicação organizacional.

Alternativas

ID
1322026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de relações públicas, julgue o item.


Com a publicação do seu livro, na década de 20 do século passado, Edward Bernays buscava mostrar a influência dos meios de comunicação na sociedade a partir da publicidade.

Alternativas
Comentários
  • Propaganda, não publicidade. 

    vale a pena conferir: http://edwardbernaysrp.blogspot.com.br/2011/04/propaganda-o-segundo-livro-de-bernays.html


ID
1322059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em 1994, James Grunig e Todd Hunt sistematizaram as práticas profissionais de relações públicas em quatro grandes modelos que passaram a ser utilizados como base teórica para novos estudos e avaliação das práticas de relações públicas. A respeito desses modelos, julgue o item subsequente. 

 
O modelo de promoção de imprensa representa o início das relações públicas. O objetivo, nesse caso, é disseminar informação de maneira unilateral por meio da imprensa.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    O primeiro modelo, considerado o mais antigo, é o imprensa/propaganda. Visa publicar notícias sobre a organização de mão única, não havendo troca de informações. Utiliza técnicas propagandísticas.

    O segundo modelo é o de informação pública. Caracterizado como jornalístico, dissemina informações relativamente objetivas por meio da mídia em geral e de meios específicos. A abordagem das relações públicas segue os parâmetros das escolas de jornalismo.

    O terceiro modelo é o assimétrico de duas mãos, que inclui o uso da pesquisa e outros métodos de comunicação. Vale-se desses instrumentos para desenvolver mensagens persuasivas e manipuladoras. É uma visão mais egoísta, pois visa aos interesses somente da organização, não se importando com os dos públicos.

    O quarto modelo é o simétrico de duas mãos, a visão mais moderna de relações públicas, em que há uma busca de equilíbrio entre os interesses da organização e dos públicos envolvidos. Baseia-se em pesquisas e utiliza a comunicação para administrar conflitos e melhorar o entendimento com os públicos estratégicos. Portanto, a ênfase está mais nos públicos prioritários do que na mídia.



ID
1322062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em 1994, James Grunig e Todd Hunt sistematizaram as práticas profissionais de relações públicas em quatro grandes modelos que passaram a ser utilizados como base teórica para novos estudos e avaliação das práticas de relações públicas. A respeito desses modelos, julgue o item subsequente. 

 
O modelo de informação pública, o primeiro a se caracterizar como simétrico, busca disseminar informação objetiva.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    O primeiro modelo é o simétrico de duas mãos, a tendência das RPs modernas.

    O primeiro modelo, considerado o mais antigo, é o imprensa/propaganda. Visa publicar notícias sobre a organização de mão única, não havendo troca de informações. Utiliza técnicas propagandísticas.

    O segundo modelo é o de informação pública. Caracterizado como jornalístico, dissemina informações relativamente objetivas por meio da mídia em geral e de meios específicos. A abordagem das relações públicas segue os parâmetros das escolas de jornalismo.

    O terceiro modelo é o assimétrico de duas mãos, que inclui o uso da pesquisa e outros métodos de comunicação. Vale-se desses instrumentos para desenvolver mensagens persuasivas e manipuladoras. É uma visão mais egoísta, pois visa aos interesses somente da organização, não se importando com os dos públicos.

    O quarto modelo é o simétrico de duas mãos, a visão mais moderna de relações públicas, em que há uma busca de equilíbrio entre os interesses da organização e dos públicos envolvidos. Baseia-se em pesquisas e utiliza a comunicação para administrar conflitos e melhorar o entendimento com os públicos estratégicos. Portanto, a ênfase está mais nos públicos prioritários do que na mídia.


  • Informação pública é o segundo modelo.


ID
1322065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em 1994, James Grunig e Todd Hunt sistematizaram as práticas profissionais de relações públicas em quatro grandes modelos que passaram a ser utilizados como base teórica para novos estudos e avaliação das práticas de relações públicas. A respeito desses modelos, julgue o item subsequente. 

 
O modelo assimétrico de duas-mãos é considerado a maneira mais efetiva de praticar relações públicas, pois permite um equilíbrio mais efetivo para a viabilização dos interesses da organização e de seus públicos.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a questão se refere ao modelo simétrico de duas-mãos

  • SIMÉTRICO = EQUILÍBRIO

     
    O modelo simétrico de duas-mãos é considerado a maneira mais efetiva de praticar relações públicas, pois permite um equilíbrio mais efetivo para a viabilização dos interesses da organização e de seus públicos.


ID
1322068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação aos fundamentos e teorias da comunicação, julgue o item.


O significado conotativo de uma comunicação é dado por associação, enquanto o significado denotativo caracteriza a definição explícita de um termo.

Alternativas
Comentários
  • vem... #PMPE

  • Conotação : associação ou analogia.


ID
1363357
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Dentro dos principais conceitos da Teoria da Comunicação, tem-se que

Alternativas
Comentários
  • Sintonia – é a ligação, a conexão psicológica que deve existir entre emissor e receptor. O problema se coloca na recepção, que precisa estar ligada, atenta a mensagem. Conectada. 

  • A comunicação se dá com a intenção de romper com o isolamento - não é qualquer relação - é intencional, troca.


ID
1364335
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As novas tecnologias trouxeram à Comunicação uma nova perspectiva, principalmente devido às redes sociais. Conceitos, como aldeia global e os meios de Comunicação como extensões do homem, tornam-se realidade na sociedade atual. Para o profissional de Comunicação, estes conceitos pertencem a uma escola de Comunicação desenvolvida no Canadá, cujo principal nome completou 100 anos, em 2011. Assim, é correto afirmar que estes conceitos foram desenvolvidos por

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    McLuhan defende que a partir do advento e do desenvolvimento tecnológico dos novos meios de comunicação (como a TV e o telefone, por exemplo), o mundo se interligaria completamente, havendo, assim, uma intensa troca cultural entre os diversos povos, aproximando-os como se estivessem numa grande aldeia inteiramente conectada.

    Bons estudos!!


ID
1487023
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Qual o conceito que representa os estudos acadêmicos que pesquisam os efeitos, origens e funcionamento do fenômeno da Comunicação Social em seus aspectos tecnológicos, sociais, econômicos, políticos e cognitivos?

Alternativas

ID
1487038
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Diferente da abordagem hipodérmica, a Teoria da Persuasão afirma que a mensagem da mídia não é prontamente assimilada pelo indivíduo, sendo submetida a vários filtros chamados de

Alternativas
Comentários
  •  A Teoria da Persuasão é baseada em aspectos psicologicos e defende que a mensagem enviada pela mídia não é assimilada imediatamente pelo individuo, depende de varias perspectivas individuais.  

  • A teoria da persuasão é conhecida também como a Teoria Empírico-Experimental.

    A teoria defende o elemento da persuasão, porém, deve-se adequar aos efeitos do destinátario, não as tornando irrelevantes no processo.

    São utilizados alguns itens para aplicação da teoria, o destinátario e fatores ligados à mensagem:

     

    Um dos vários fatores em relação ao destinatário:

    > Percepção Seletiva: A bagagem psicológica trazida pelos indivíduos é exposta aos meios de comunicação, como ideologias, valores, crenças e preconceitos.

     

    Fonte: Apostila do Bacen, Área 6, Vestcon.

  • GAB A

    Teoria da Persuasão que, diferentemente da Hipodérmica, é baseada em aspectos psicológicos, e defende que a mensagem enviada pela mídia não é assimilada imediatamente pelo indivíduo, dependendo de várias perspectivas individuais. Portanto essa Teoria não seria de dominação ou manipulação como a Hipodérmica e sim de persuasão, pois o indivíduo tende a se interessar por informações que estejam inseridas em seu contexto sócio-cultural e político, e com as quais ele esteja de acordo.

    BONS ESTUDOS!!


ID
1487089
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Que modelo(s) traz(em) a dimensão estratégica das comunicações humanas, quer seja com seus iguais, quer seja com qualquer outro elemento de seu ambiente?

Alternativas
Comentários
  • Maria Schuler apresenta didaticamente os diversos modelos de comunicação desenvolvidos a partir da década de 40, que fundamentaram e ainda fundamentam algumas ações comunicativas que realizamos:

    Modelo Mecanicista desenvolvido pelos matemáticos Shannon e Weaver em 1949; o Modelo Psicológico,que trata de relacionar ‘a parte física da comunicação com os processos mentais das pessoas que se comunicam’; o Modelo Sociológico, que trouxeram a noção de que os significados e os sentidos são socialmente construídos; o Modelo Antropológico, que coloca a comunicação na esfera da cultura; o Modelo Semiológico de análise dos signos; o Modelo Sistêmico, que traz a dimensão estratégica das comunicações humanas, ‘quer seja com seus iguais, quer seja com qualquer outro elemento de seu ambiente’; o Modelo Dialético-estruturais dos ‘fatores dinâmicos e interatuantes’; e finalmente, o Modelo de Administração Estratégica da Comunicação desenvolvido pela autora e seus colaboradores que propõe: “para que haja comunicação, é necessária a presença, num sistema, de elementos, tais como o emissor, o receptor, o canal e a mensagem, e de processos como a composição, a interpretação e a resposta” .


    Fonte: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2009/resumos/R16-0837-1.pdf


ID
1490224
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Ao se afirmar que, atualmente, o tempo da informatização é acelerado, imediatista e mutante, uma concepção de tempo linear estará chegando ao fim para que se assuma a de um tempo pontual, permanentemente focado no presente.

Produto desse momento transitório, a informação assume, cada vez mais, um caráter

Alternativas

ID
1575166
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito da relação entre usos e propósitos da comunicação e da função sociocomunicativa dos gêneros textuais, julgue o próximo item.


A paródia é a estilização evocativa e enaltecedora de personagens ou de personalidades de conduta modelar, a quem se quer atribuir feitos exemplares.


Alternativas
Comentários
  • Errado. 


    Significado de Paródia

    s.f. Imitação burlesca, irônica.

    Escrito satírico que imita uma obra literária.

    Sinônimos de Paródia

    Sinônimo de paródia: arremedo, imitação e reprodução

    Definição de Paródia

    Classe gramatical: substantivo feminino

    Separação das sílabas: pa-ró-dia

    Plural: paródias


  • Na verdade, ele é usada para bater em determinada personagem. Por exemplo, o gasto do leite moça que inventaram no governo Bolsonaro. Teve um apoiador do Bolsonaro que comprou uma lata gigante para tirar um sarro das acusaçõs, as quais ficou demostrada que cada pessoa, por ano, consumia de 6 a 7 latas de leite moça.


ID
1575169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito da relação entre usos e propósitos da comunicação e da função sociocomunicativa dos gêneros textuais, julgue o próximo item.

O sermão de um orador, quando escrito, perde a sua característica de gênero persuasivo, visto já não haver a presença física de interlocutores.


Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO.

    Mesmo sem interlocutores o sermão é capaz de impactar aquele que o lê.

  • Só lembrar que a escrita foi feita para substituir a fala.


ID
1602340
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A partir dos anos 1940 foram acrescentadas ao paradigma clássico da Comunicação (as perguntas: quem, o quê, para quem) duas novas interrogações: como e para quê. Esse novo contexto teórico demonstrou interesse no funcionamento da circulação das mensagens.


O acréscimo dessas duas novas perguntas revela a preocupação com a(o)

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    As duas novas perguntas: COMO e PARA QUÊ? Como: de que forma? Por que meio? Já para quê dá uma ideia de dúvida, impacto, efeito...

  • Nada a ver. Cadê a fonte desse comentário?


ID
1625395
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Nos estudos organizacionais e considerando as teorias da comunicação, a ênfase nos temas “mensagens da organização”, “estratégias de persuasão empregadas nas mensagens” e “propósitos pretendidos para a comunicação” referem-se à

Alternativas
Comentários
  • Perspectiva retórica: centrada no processo persuasivo.

  •  

    Perspectiva Retórica: Mensagens da organização, estratégias de persuasão empregadas nestas mensagens, propósitos pretendidos para a comunicação.

     

    Perspectiva de Transmissão: Redes de comunicação, canal, codificação e decodificação, direção dos fluxos de comunicação.

     

    Perspectiva Psicológica: Comunicação interpessoal, filtros conceituais individuais como atitudes, crenças e valores.

     

    Perspectiva Interacionista: Foco na sociedade, eu e mente; desenvolvimento em grupo do eu, papéis.

     

    Perspectiva Transacional: Padrão (sistema) de trocas entre duas pessoas, relacionamentos diádicos.

     

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/resr/v52n3/a05v52n3.pdf


ID
1648507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

É função desenvolvida pelo profissional de comunicação


assessorar a imprensa e relacionar-se com a mídia.

Alternativas
Comentários
  • O autor Fábio França diz que é essa divisão... Interno, Externo e Misto.


ID
1648510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

É função desenvolvida pelo profissional de comunicação


organizar eventos para públicos específicos, conforme os objetivos estratégicos do plano de comunicação.

Alternativas

ID
1648570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito do atendimento, da relação da organização com o consumidor e da comunicação direta, julgue o item subsequente.

As instalações de uma organização — espaço físico, ambientação, sinalização — são um componente importante do atendimento ao público.

Alternativas
Comentários
  • Questão óbvia: receber bem o público na própria empresa é fundamental.


ID
1648597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das relações humanas, julgue o item a seguir.


As relações humanas consistem em um modo especial de administrar e valorizar o ser humano.

Alternativas
Comentários
  • Erro por extrapolação: relações humanas é o que acontece correntemente todos os dias entre as pessoas; esse modo especial de administrar e valorizar o ser humano é só um tipo de relação humana.


ID
1648639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito das relações humanas nas organizações, julgue o item a seguir.

Se uma organização é um fenômeno social, então é correto afirmar que uma das suas principais características é a interação humana.

Alternativas

ID
1648642
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a comunicação organizacional e relações humanas, julgue o item que se segue.

A comunicação interna incentiva o diálogo e a troca de informações entre níveis hierárquicos distintos.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Kunsch, além de níveis (pessoal, interpessoal, interdepartamental, hierárquico), a com. interna também se dá em fluxos (ascendentes, descendentes, transversais, circulares) e em redes (formal e informal)

  • A comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores. Para isto utiliza-se ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (endomarketing). Wilson Costa Bueno ressalta a importância de não restringir a comunicação interna apenas à chamada comunicação descendente, ou seja, aquela que flui de cima para baixo na hierarquia empresarial. Uma boa comunicação organizacional interna é feita de forma descendente, ascendente e horizontalmente. O próprio conceito básico de comunicação já remete a uma via de mão dupla.

    Fonte: https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/


ID
1648645
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a comunicação organizacional e relações humanas, julgue o item que se segue.

O sistema de comunicação das organizações inclui redes formais e informais.

Alternativas
Comentários
  • Vide Kunsch

  • Gláucio Saraiva: "De acordo com Kunsch, além de níveis (pessoal, interpessoal, interdepartamental, hierárquico), a com. interna também se dá em fluxos (ascendentes, descendentes, transversais, circulares) e em redes (formal e informal)"

  • Vide Gaudêncio Torquato.


ID
1648654
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das técnicas de negociação e de tomada de decisões, julgue o item subsequente.

O modelo de interação comunicacional denominada dialógica gera dificuldades para a negociação e para o entendimento dos relacionamentos que a organização pode estabelecer.

Alternativas
Comentários
  • Erro por contradição: o modelo de interação comunicacional denominada dialógica na verdade facilita a negociação e o entendimento dos relacionamentos que a organização pode estabelecer.


  • dialógica -> em que há diálogo

  • O modelo que foi baseado na teoria de ação comunicativa e com o modelo de comunicação simétrica de mão dupla de James Grunig, é sustentado em duas bases: a empírica (dados obtidos a partir da pesquisa) e teórica (estrutura-se a partir das teorias e dos paradigmas do campo da comunicação). Pretende-se através dela a reflexão sobre o espaço comum estabelecido no modelo e enfatiza os processos dialógicos e relacionais que caracterizam a comunicação e a interação entre os atores sociais e as organizações.

    Fonte: Modelo de Interação Comunicacional dialogica


ID
1671811
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Fabio França (Conceituação Lógica de Públicos e Relações Públicas), estabelece uma definição de públicos de uma organização que se pretende “aplicável a todos os tipos de relacionamento" de uma organização. Os “essenciais" são definidos pelo grau de dependência que a organização tem desses públicos; os “não essenciais" são identificados pela sua participação/envolvimento nas atividades-fim da organização, enquanto os públicos de “redes de interferência" são aqueles que podem afetar a organização e seus negócios. O relacionamento com a imprensa, nessa definição lógica, é uma ação com um público

Alternativas
Comentários
  • Na categoria dos públicos de rede de interferência incluem -se a rede de concorrentes e a rede de comunicação de massa 

  • 1 - Públicos Essenciais:

    - Divididos em constitutivos e não constitutivos, estão ligados juridicamente à organização e são fundamentais para sua constituição, manutenção, estrutura, sobrevivência e execução das atividades-fim, como investidores, acionistas, sócios, empregados, fornecedores, clientes e/ou consumidores, etc.;

    - São definidos pelo grau de dependência que a organização tem desses públicos.

     

    2 - Públicos Não-essenciais:

     

    - Divididos em públicos de consultoria, setores associativos, setoriais sindicais e setoriais da comunidade, não estão ligados aos fatores produtivos da organização, mas aos de prestação de serviços, podendo atuar externamente na promoção institucional e mercadológica da organização ou intermediando relacionamentos políticos ou sociais, como as agências de publicidade e propaganda, de relações públicas, conselhos profissionais, sindicatos, associações da comunidade, partidos políticos, escolas, universidades, etc...

     

    - FCC:  São identificados pela sua participação/envolvimento nas atividades-fim da organização

     

    3 - Públicos de Redes de interferência:

     

    - Divididos em concorrentes e os de comunicação de massa (mídia impressa e mídia eletrônica), são representados por públicos especiais do cenário externo das organizações e podem exercer fortes influências (negativas ou positivas) junto ao mercado e à opinião pública – o que pode favorecer ou prejudicar a organização – tendo em vista seu poder de liderança operacional ou representativa.

    - São aqueles que podem afetar a organização e seus negócios. O relacionamento com a imprensa, nessa definição lógica, é um exemplo de ação com um público de redes de interferência.

     

    http://www.coloquiomoda.com.br/anais/anais/6-Coloquio-de-Moda_2010/71368_Mapeamento_de_Publicos_-_estrategia_de_Relacoes_Public.pdf

  • Segundo a teoria de Fábio França, podemos classificar os públicos em três categorias.

     

    Públicos essenciais – aqueles ligados ou não juridicamente à organização e dos quais ela depende para sua constituição, manutenção, sobrevivência e execução de suas atividades. Essa categoria se divide em dois segmentos de classificação: os constitutivos e os não – constitutivos ou de sustentação:

       -> Os constitutivos são os públicos que possibilitam a existência da organização, como, investidores, sócios, conselhos administrativos e governos com seu poder de autorizar ou não seu funcionamento.

       -> Os não constitutivos ou de sustentação são aqueles imprescindíveis para que a organização se consolide e se mantenha no cenário de atuação. Exemplo, os clientes e funcionários. Ainda, estes públicos de sustentação podem ser classificados em duas categorias: primários e secundários.

          * Os primários são os quais a organização depende para viabilizar seu empreendimento. Os fornecedores se enquadram nessa categoria.

          * Os secundários contribuem para sua viabilização em menor nível de envolvimento. Empresas de terceirização são um exemplo disso.

     

    Públicos não essenciais estes não participam das atividades fim da organização, mas da prestação de serviços ou intermediação política e social. Para estes, existem quatro subdivisões:

       -> Redes de consultoria, divulgação e promoção da organização;

       -> Redes de setores associativos organizados;

       -> Redes de setores sindicais

       -> Redes de setores da comunidade.

     

    Redes de interferência Nela, se inclui todos os públicos do cenário externo da organização e que possuem algum poder ou representação para formação da opinião pública. Aqui podemos listar os concorrentes, parceiros, redes de relacionamentos internacionais, ativistas, redes de comunicação de massa.

     

    Fonte: www.ideiademarketing.com.br/2013/05/03/publicos-a-sua-empresa-tem-muito-mais-do-que-imagina/


ID
1760698
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Analise as afirmativas sobre os modelos de Relações Públicas, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O modelo de informação pública se caracteriza pela implementação de programas de comunicação baseados em pesquisas e reflexão estratégica.

( ) O modelo de agência de imprensa/divulgação se caracteriza pela obtenção de publicidade favorável para uma organização, através dos meios de comunicação de massa.

( ) O modelo simétrico de duas mãos baseia-se na pesquisa e utiliza a comunicação para administrar conflitos e aperfeiçoar o entendimento com públicos estratégicos.

( ) O modelo assimétrico de duas mãos oferece maiores resultados quando o grau de conflito no sistema organização-públicos é elevado, especialmente quando o público percebe a obtenção de benefícios com as alterações propostas para a resolução dos conflitos.

( ) O modelo assimétrico de duas mãos propõe que as alterações necessárias para a resolução de conflitos no sistema organização-públicos devem ser realizadas pelo público. 

Alternativas

ID
1777972
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O ambiente organizacional é uma realidade social vivenciada por pessoas que nela convivem. Estas necessitam ser consideradas e valorizadas no fazer comunicativo diário, sem ser sufocadas pelo excesso de Comunicação técnica e instrumental, focada somente nos resultados e nos interesses dos negócios das empresas. Entende-se que iniciativas como a abertura de canais diretos de diálogo entre a alta direção e os trabalhadores possam ser um caminho para valorização das pessoas nas organizações. Nosso grande interesse, no momento, é exatamente aprofundar os estudos sobre como a Comunicação poderá contribuir para a humanização das organizações em um mundo complexo onde as pessoas sofrem pressões de todos os lados, não sendo diferente no âmbito das organizações.
Atentar para a humanização das organizações nunca foi tão necessário como no mundo globalizado e desigual de hoje, no qual o emprego é privilégio de poucos e esses poucos precisam, muitas vezes, trabalhar para muitos se quiserem continuar empregados. Essa dicotomia é muito problemática para a vida do indivíduo no trabalho.


(KUNSCH, Margarida M. Krohling. As dimensões humana, instrumental e estratégica da Comunicação Organizacional: recorte de um estudo aplicado no segmento corporativo. In: Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun., São Paulo, v. 35, n. 2, p. 267-289, dez. 2012)  

A fundamentação teórico-metodológica atual na área de Relações Públicas pressupõe que se realize uma atividade para 

Alternativas

ID
1855897
Banca
IBEG
Órgão
Prefeitura de Mendes - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:

Afirmativa I - A barreira para utilização de equipes é a resistência das pessoas. O sucesso do funcionário não é mais definido em termos de seu desempenho individual. Há necessidade para ser membro de uma equipe, de ser capaz de estabelecer uma comunicação honesta e aberta, confrontar diferenças e resolver conflitos e sublimar suas metas e objetivos pessoais para o bem comum.

Assim,

Afirmativa II - O desafio enfrentado pelo executivo na formação de equipes efetivas é menor quando a implantação dessas equipes ocorre em culturas nas quais os colaboradores possuem fortes valores coletivistas. Pode-se também, alcançar melhor performance, através de seleção de pessoas com maiores habilidades de trabalhar em e quipe, pelo treinamento e pelas recompensas oferecidas.

É correto afirmar que:

Alternativas

ID
1869058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das atividades e técnicas de relações públicas, julgue o item subsequente.

Um público focal é o destino privilegiado de uma mensagem institucional ou mercadológica, podendo ser interno, externo e misto.

Alternativas
Comentários
  • certa

    Embora menos usado, o termo “público focal” é equivalente a “público-alvo”, que significa o grupo de pessoas para o qual determinada mensagem será dirigida preferencialmente – ele pode, sim, ser interno externo ou misto.

    fonte: estratégia concursos


ID
2028502
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

MATTERLART, em sua obra “História das teorias da comunicação”, afirma o processo de comunicação responde a um esquema linear que faz da comunicação um processo eletrocástico. Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) as afirmativas abaixo, que esclarecem esse processo.

( ) Processo estático, onde o emissor é limitado a modificar a mensagem.

( ) Sofre fenômenos aleatórios, entre um emissor que tem liberdade de escolher a mensagem que envia a um destinatário que recebe essa informação com suas exigências.

( ) O emissor toma-lhe de empréstimo as noções de informação, de transmissão de informação, codificação, decodificação, recodificação, redundância, ruído, disruptor e liberdade de escolha.

( ) A teoria da mensagem leva em conta a significação absoluta dos sinais.

Alternativas

ID
2028565
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Shannon propõe um esquema do "sistema geral de comunicação". O problema da comunicação consiste, segundo ele, em “reproduzir em um ponto dado, de maneira exata ou aproximativa, uma mensagem selecionada em outro ponto” (...). Nesse esquema linear, cujos pólos definem uma origem e assinalam um fim, a comunicação repousa sobre as cadeias dos seguintes componentes: _________________ (de informação), que produz uma mensagem (a palavra ao telefone), ____________________ ou emissor, que transforma a mensagem em sinais a fim de torná-la transmissível (o telefone transforma a voz em oscilações elétricas), _______________, que é o meio utilizado para transportar os sinais (cabo telefônico), _______________ ou receptor, que reconstrói a mensagem a partir dos sinais, e a destinação, pessoa ou coisa à qual a mensagem é transmitida.  

Alternativas

ID
2028589
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Segundo Rabaça & Barbosa, os meios de comunicação de massa se classificam em quatro características básicas, uma delas a “Comunicação Unilateral”. Assinale a alternativa que corresponde a essa característica.

Alternativas

ID
2151775
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Teóricos e estudiosos da área da Comunicação se apropriam de diversas correntes e conceitos para compreender os processos comunicacionais. Sobre os modelos teóricos para o estudo da Comunicação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Errado, Sociologia e não psicologia experimental

    B) Errado. Os funcionalistas estão voltados para a pesquisa administrativa

    C) Errado. Os autores citados são das áreas da semiótica, semiologia e linguagem.

    D) CORRETO. A base dos Estudos Culturais e da Teoria Cultorológica são a linguagem e o conceito de significação.

    E) ERRADO. Dialógica, como a própria palavra diz, envolve diálogo. O receptor também é ativo no processo.


ID
2151808
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Os meios de comunicação de massa são usados como difusores e consolidadores de tendências e ideias, cristalizando, em determinados momentos históricos e espaços, um conceito ou juízo sobre elementos da cultura. A respeito da comunicação como criadora de realidades, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2157898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere às técnicas utilizadas pelo profissional de relações públicas, julgue o item que se segue.


No contexto da sociedade contemporânea, o grande desafio dos profissionais da área de relações públicas é empregar suas técnicas para gerenciar a comunicação entre as organizações e o público.

Alternativas

ID
2197531
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma das funções do profissional de Relações Públicas dentro das organizações é pautar meios de comunicação com informações sobre as ações desenvolvidas pela empresa. Uma das formas de fornecer essas informações é através de um texto chamado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    "O press release é uma das principais ferramentas de uma assessoria de imprensa quando o assunto é comunicação externa. Ele consiste basicamente em um texto, de cunho jornalístico, sobre um cliente específico ou sobre o tema do cliente. O press release não é enviado ao público em geral, mas, sim, diretamente ao jornalista, via e-mail. Justamente por isso, o material deve ser pensado para chamar a atenção logo no título, entre outras ações para otimizar essa ferramenta."


ID
2254711
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Na década de 1940, quando Claude Shannon e Warren Weaver desenvolveram os primeiros conceitos acerca da Teoria da Informação, os Estados Unidos viviam um momento de intenso desenvolvimento tecnológico, sobretudo dos meios de comunicação de massa. Ali foram lançadas as bases para a evolução da informatização. A respeito dessa teoria, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • E - a) Não se importavam com aspectos socias.

    E - b) O foco era analisar a quantidade de informações transmitidas sem distorções - é técnica, e não semântica.

    E - c) O teórico da teoria cibernética é Wiener. 

    C - d) 

    E - e) A teoria não despreza a existência de ruídos, muito pelo contrário, é um importante conceito do estudo.


ID
2265985
Banca
AOCP
Órgão
Sercomtel S.A Telecomunicações
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação pode ser manifestada por meio de um gesto, palavra, símbolo, sinal sonoro, escrita e contato físico etc. Para que exista a comunicação, é necessário compreender a função de cada um dos elementos do processo de comunicação. Sobre os elementos da comunicação, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GAB D

    Emissor ou destinador: alguém que emite a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo, uma empresa, uma instituição.

    Receptor ou destinatário: a quem se destina a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo ou mesmo um animal, como um cão...

    Canal de comunicação: meio físico ou virtual, que assegura a circulação da mensagem, por exemplo, ondas sonoras, no caso da voz. O canal deve garantir o contato entre emissor e receptor.

    Código: a maneira pela qual a mensagem se organiza. O código é formado por um conjunto de sinais, organizados de acordo com determinadas regras, em que cada um dos elementos tem significado em relação com os demais. 

    BONS ESTUDOS!!

  • Letra D

    O erro está na definição de canal, que é o meio físico ou virtual. A decifração é a decodificação.


ID
2284591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação às teorias da comunicação, julgue o item que se segue.

Para Edgard Morin, a cultura de massa é construída a partir de variações sobre o mesmo tema, os chamados “clichês da indústria cultural”.

Alternativas
Comentários
  • certa

    Características da cultura de massa que compunham os clichês da indústria cultural, de acordo com Edgar Morin:

    - Exagero
    - Trama simples
    - Exaltação de valores conservadores
    - Final feliz com a vitória do herói
    - Sentimentalismo Kitsch
    - Discurso e estrutura previsíveis
    - Amor romântico
    - Erotismo
    - Violência
    - Culto das celebridades;
    - Necessidade de um final feliz


ID
2284633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca de comunicação organizacional, julgue o item subsequente.

As informações pertinentes a uma empresa ou instituição só devem ser consideradas pelo gestor de comunicação caso estejam em seus canais formais de comunicação interna; qualquer outra informação que surja em caráter informal deve ser por ele ignorada.

Alternativas

ID
2284726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito do papel do ombudsman como agente de relacionamento com os públicos estratégicos das organizações, julgue o item a seguir.
O ombudsman, um representante do consumidor junto à organização, tem atuação basicamente reativa, provocada por solicitações de clientes.

Alternativas
Comentários
  • Ombudsman: Profissional contratado por uma organização (empresarial, governamental etc.) para observar, receber e investigar reclamações do público ou consumidor e apresentar críticas às falhas da organização. Fazendo parte do próprio quadro de empregados da organização ou atuando de modo terceirizado, o ombudsman precisa, necessariamente, de apoio e da confiança e seus superiores hierárquicos. Diz-se também ouvidor. 

    Profissional encarregado de fazer a crítica interna de uma publicação jornalística, bem como receber, avaliar e encaminhar as ponderações dos leitores. Esse profissional, contratado pela empresa que edita o jornal ou revista, surgiu na imprensa americana a partir da década de 1960, embora sua função já existisse em países como a Noruega e Suécia, com objetivos voltados para a administração pública.

    Dicionário Essencial de Comunicação, Barbosa & Rabaça, p. 193/194

    GAB E


ID
2284741
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A opinião pública pode ser entendida como um fenômeno cuja origem está ligada à discussão coletiva de um tema de relevância pública. A esse respeito, julgue o item subsequente.

Um tema de relevância pública deve abranger toda a sociedade. Caso contrário, a discussão gerada a partir do tema proposto se tornará inconsistente e não representativa do todo social.

Alternativas
Comentários
  • ITEM ERRADO, só vc pensar no quesito amostra de uma parte para representar um todo!!!


ID
2318005
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As massas têm o direito de exigir uma transformação do regime de propriedade; o fascismo quer permitir que se expressem, mas conservando esse regime. O resultado é que tende, naturalmente, para uma estetização da vida política.
[...] Fiat ars, pereat mundus [Deixe a arte ser criada, deixe o mundo perecer]: é essa a palavra de ordem do fascismo, que, como Marinetti o reconhece, espera obter na guerra a satisfação artística de uma percepção sensível modificada pela técnica. Reside aí, evidentemente, a perfeita realização da arte pela arte. Na época de Homero a humanidade se oferecia em espetáculo aos deuses do olimpo; ela agora se converteu no seu próprio espetáculo. Tornou-se tão alienada de si mesma que consegue viver sua própria destruição como um prazer estético de primeira ordem.
(Epílogo: BENJAMIN, Walter: A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: LIMA, Luiz Costa: Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000, p. 252-254)
Neste clássico texto nos estudos das teorias da comunicação social e da cultura de massa, Walter Benjamin realiza uma crítica e propõe uma solução para evitar que a arte faça propaganda para a autodestruição humana. Este autor defende

Alternativas

ID
2318026
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Ao emitir uma mensagem, toda pessoa tem um julgamento peculiar e sua impressão subjetiva sobre situações e interlocutores do seu relacionamento pessoal e profissional, que afetarão o seu comportamento das mais diversas formas de manifestação, que poderão expressar: paciência, compreensão, amor; ódio, tolerância, simpatia, antagonismo, divergências; superioridade, submissão, subserviência, obediência, insubordinação, revolta, cinismo, preconceito etc.
Na comunicação humana, o emissor seleciona o que vai transmitir conforme as suas necessidades, desejos e idiossincrasias. Muito do que poderia apresentar é sonegado com o intuito de favorecer o que é melhor para o seu lado. Tanto um indivíduo como uma empresa costumam revelar apenas as informações que lhe convêm no momento.
(MATOS, Gustavo Gomes: Comunicação Empresarial sem Complicação: como facilitar a comunicação na empresa pela via da cultura e do diálogo. 2. ed. Barueri: Manole, 2009, p. 15)
Para este autor, a comunicação pessoal é

Alternativas
Comentários
  • Dotada de intencionalidades.

  • Get in!


ID
2321845
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação é feita por um processo de cinco elementos, sendo que um dos elementos chama-se Receptor. Referente a este elemento, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • questão deve ser anulada. pois a opção correta seria a C

  • A questão C também está correta

  • RECEPTOR - É O equipamento situado entre o canal e o destino, isto é, que decodifica a mensagem para o destino.


ID
2321848
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Existem três conceitos preliminares que são importantes para a compreensão da comunicação. Os conceitos são: Dado, Informação e Comunicação. Referente ao conceito de Informação, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2338729
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Gaudêncio Torquato em seu Tratado de Comunicação Organizacional e Política (São Paulo: Cengage Learning) aponta que as mensagens nas publicações internas devem contemplar os mais variados conteúdos e tipos de matérias. Segundo o autor, aquelas matérias que tratam de “segurança, higiene, saúde, conselhos úteis, programas de treinamento” recebem o nome de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

     

    A mensagem na publicação interna deve abranger os mais diferentes conteúdos e tipos de matérias, envolvendo as áreas do jornalismo, educação, lazer etc. Exemplo:
    1 . Matérias institucionais — normas, regulamentos, portarias, avisos, produtos, serviços, projetos de expansão, recordes de produção etc.
    2. Matérias de motivação — planos assistenciais, benefícios, promoções, concursos, prêmios, planos de sugestões.
    3. Matérias de orientação profissional — segurança, higiene, saúde, conselhos úteis, programas de treinamento.
    4. Matérias educativas — história, geografia, conhecimentos gerais.
    5. Matérias associativas — esportes, festas, concursos, bailes, casamentos, nascimentos, falecimentos.
    6. Interesse feminino — culinária, conselhos de beleza, moda.
    7. Entretenimento — cruzadas, quadrinhos, curiosidades, adivinhações, testes.
    8. Matérias operacionais — processos de fabricação, inovações técnicas.
    9. Família do empregado — além das matérias de interesse feminino, concursos infantis etc.

     

    Livro: Comunicação empresarial/comunicação institucional: conceitos, estratégias, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. Francisco Gaudêncio Torquato do Rego. São Paulo: Summus, 1986. p.115


ID
2338765
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A partir de uma perspectiva da empresa, vários são os públicos de interesse, ou stakeholders, que podem ser mapeados em função do seu grau de influência sobre a empresa, que são dependência, participação e interferência. São stakeholders no grau de interferência:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

     

    "Grau de interferência dos públicos sobre a organização e os seus negócios. Esses públicos não participam nem da constituição, nem da manutenção da empresa. Podem interferir no desenvolvimento de seus negócios e até na sua sobrevivência. 

    Públicos:

    Rede de concorrentes: local, regional, nacional, internacional.  Prioridade  variável; definida pelo maior ou menor conflito de interesses.

    Rede de comunicação de massa: Poder da imprensa – interfere na legitimação ou descrédito da empresa junto à opinião pública."

     

    Livro: Públicos: como identificá-los em nova visão estratégica: business relatioship. Fábio França. 3.ed. São Caetano do Sul, SP: Yendis Editora, 2012.

     


ID
2372308
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma outra teoria formulada para estudar de que forma os meios de comunicação atuam sobre a sociedade foi a chamada teoria crítica. Acerca da referida teoria, é correto afirmar que ela surgiu no(a)

Alternativas
Comentários
  • E - Escola de Frankfurt, baseada em teorias marxistas, que encaram a mídia como instrumento de atuação social capitalista, decorrente da indústria cultural, sob cuja influência a obra de arte perde a própria natureza artística e passa a ter um caráter de consumo, manipulação e dominação.


ID
2372311
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Para explicar a influência que os meios de comunicação exercem sobre a construção social da realidade, muitas teorias foram criadas por semiólogos e estudiosos de diversas áreas. Uma dessas teorias preconizava que uma mesma mensagem midiática destinada a um público de massa afetava, da mesma forma, todos os indivíduos, com efeitos uniformes e homogêneos. Com base no exposto, é correto afirmar que se trata da teoria

Alternativas
Comentários
  • D- hipodérmica, cujos objetivos giravam em torno da procura por uma forma de entender as influências da comunicação no comportamento social para – a partir disso – ser possível pensar em estratégias para exercer influência comportamental sobre a população.


ID
2407615
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O gerenciamento das Relações Públicas, de acordo com Ehling, White e Grunig (apud KUNSCH, 2003) , tem como fundamento quatro teorias essenciais. Entre essas teorias, aquela que ajuda a compreender os conceitos gerais e as interdependências entre indivíduos, grupos e organizações, trata das relações e interações no mundo da sociedade organizacional e no interior de cada organização, é a teoria

Alternativas

ID
2407864
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Os quatro modelos de prática das relações públicas preconizadas por Grunig e Hunt (1984), segundo Ferrari (apud Kunsch, 2009), foram intensamente utilizados em pesquisas em diversos países. Nesse contexto, assinale a opção em que todas as características estão relacionadas ao modelo assimétrico de duas mãos.

Alternativas

ID
2413441
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As Relações Públicas pelo fato de trabalharem com grande variedade de público usam comunicação dirigida para cada um deles. Assim sendo, é INCORRETO afirmar que a comunicação:

Alternativas

ID
2413453
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma auditora de comunicação resume-se à coleta de informações para avaliar a comunicação com os seus diversos públicos de interesse.
Aconselha-se que na fase de pré-auditoria se expliquem os seguintes assuntos na organização, EXCETO:

Alternativas

ID
2413465
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Segundo Kunsch (1986), o planejamento de Relações Públicas desenrola-se em quinze fases. Considerando-se seis fases do planejamento, marque a sequência CORRETA:

Alternativas

ID
2670073
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em sua obra Arte Retórica, Aristóteles estabelece a separação entre ciência e ética, bem como elabora uma proposta de como se realizar construções discursivas. Nesse trabalho, o autor analisa os meios possíveis para atingir o objetivo da retórica, que é a

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

     

    Fonte: http://revistaalceu.com.puc-rio.br/media/Alceu19_Karam.pdf

     

    A persuasão, que integra o processo de argumentação retórica, já envolvia, então, um modelo de organização do discurso que expunha os fatos, os demonstrava e concluía. Estes valores da narração, que no Ocidente surgiram na Grécia e Roma antigas, prosseguiram valorizados dentro do campo do discurso oral e, posteriormente, escrito, sendo apropriados pela moderna retórica e por algumas atividades profissionais que a utilizam rotineiramente, como o direito e o jornalismo.

  • letra b

    Retórica é a técnica de uso da linguagem para se expressar bem e ser persuasivo.

  • A retórica é a disciplina que estuda o modo como comunicamos persuasivamente com os outros. A persuasão pode ser definida como "o processo simbólico no qual os comunicadores procuram convencer outras pessoas a alterar as suas atitudes ou comportamento em relação a um assunto através da transmissão de uma mensagem, num ambiente de liberdade" (Perloff, 2003: 8).

ID
2687404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca da formação da opinião pública, julgue o item que se segue.


A opinião pública substituiu as intensas demonstrações das multidões instadas por oradores brilhantes, que, por meio da retórica e de símbolos, determinavam o comportamento coletivo.

Alternativas
Comentários
  • Afirmativa retirada do livro Relações Públicas: Processos, Funções, Tecnologia e Estratégias - Waldyr Gutierrez Fortes.

  • certa

    A opinião pública é o resultado da interação das opiniões entre indivíduos, quando comportamentos são manifestados de forma coletiva a partir de opiniões não homogêneas. Diferente do comportamento das multidões, formadas por agrupamentos anônimos de indivíduos reunidos em torno de uma ação comum.


ID
2687446
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere à comunicação, julgue o item subsequente.


De modo simplificado, o processo da comunicação pode ser representado pelo seguinte esquema: um transmissor dirige uma mensagem através de alguma forma ou meio para um receptor, sobre o qual ela, mensagem, causa determinado efeito.

Alternativas
Comentários
  • Esse é o modelo de Harold D. Laswell:

     

    EMISSOR ------------------ MENSAGEM --------------------- MEIO ----------------------- RECEPTOR --------------------- EFEITOS

    (estudo de produção)     (análise de conteúdo)       (análise de mídia)             (estudos de audiência)                 (estudos de efeito)

     

    O modelo de Lasswell se tornou a base para uma dezena de outros, seja apesar de sua simplicidade ou por conta de sua simplicidade.

    Martino, Luís Mauro Sá. Teoria da Comunicação. p. 28

  • certa

    O processo da comunicação pode ser representado pelo seguinte esquema: um transmissor dirige uma mensagem através de alguma forma ou meio para um receptor, sobre o qual ela, mensagem, causa determinado efeito.


ID
2687449
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere à comunicação, julgue o item subsequente.


A audiência é composta por um grande número de pessoas que podem ou não ter algo em comum, exceto o fato de todas estarem recebendo a mesma comunicação transmitida, para serem caracterizadas como tal.

Alternativas
Comentários
  • Rabaça & Barbosa, p. 19:

    Audiência: Conjunto das pessoas que, em dado momento, são receptores de uma mensagem transmitida por determinado meio de comunicação.

  • Certa

    Segundo o Manual de Mída da Globo, audiência é o "total de pessoas que leem o conteúdo editorial de uma publicação (ou parte), ouvem ou veem um programa (ou parte), transitam por onde há cartazes de rua e de pontos de venda, acessam a internet e que, portanto, têm a oportunidade de ler, ver ou ouvir as mensagens colocadas em cada um desses meios." 

    Audiência é o conjunto homogêneo ou heterogêno de pessoas que são impactadas diretamente por algum tipo de mensagem transmitida por um meio de comunicação qualquer.


ID
2687455
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere à comunicação, julgue o item subsequente.


Massa designa um número significativo de pessoas que são consideradas como um bloco homogêneo que é impactado pelos sistemas de comunicação que operam em larga escala, com um volume grande de mensagens e baixa velocidade, para atingir o sucesso na transmissão da mensagem.

Alternativas
Comentários
  • Errado

     

  • Rabaça & Barbosa, p 173:

    Massa - Número considerável de indivíduos que, apesar de heterogêneos, são considerados como um bloco homogêneo enquanto público consumidor da indústria cultural.

  • Acho que o erro aí é em “baixa velocidade”
  • errada

    Massa - apesar de ser associado à ideia de multidão, o aglomerado de pessoas que formam a massa não tem nenhuma motivação para estar próximo, mas participa anonimamente de um mesmo comportamento coletivo ou atividade. A massa é formada de maneira totalmente espontânea, podendo ser um bloco homogêneo ou heterogêneo de pessoas.

     

    Multidão - agrupamento no qual as pessoas têm motivo para estarem muito próximas. Observa-se um amálgama que não responde racionalmente, agindo por impulso ou emoção. Na sua formação não há distinção ou preconceito de pessoas, sexo, raça, cor, credo, idade ou classe social.

     

    Público - é um tipo de agregado social cuja característica é a interação, mesmo sem contato físico - como ocorre com a massa. Porém sua estrutura é mais organizada e, quando reunido, é de forma intencional. Para o público é possível a manifestação elaborada de opinião, elogio, crítica e outras expressões. Um mesmo indivíduo pode pertencer a diferentes públicos.


ID
2736040
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação aos termos utilizados em relações públicas, segundo Neto (2015), correlacione os conceitos às suas respectivas definições e assinale a opção que apresenta a sequência correta.

CONCEITOS:
I - Free publicity
II - Public affairs
III - Governança corporativa
IV - Cidadania corporativa
V - Disclosure

( ) Abrange outros modos de "intervenção" de uma empresa na comunidade, como a filantropia e o mecenato.
( ) Atributo que redunda em transparência, ou seja, submeter decisões e seus resultados originalmente no campo contábil-financeiro ao escrutínio do público.
( ) Detentores de quotas de uma empresa de responsabilidade limitada ao capital.
( ) Conjunto de regras que garantem transparência na administração e na divulgação de informações relevantes.
( ) Matéria não paga, publicada em veículos de comunicação a partir de esforços de divulgação.
( ) Denominação do setor das organizações em que estavam alocados os relações-públicas, na tradição estadunidense.

Alternativas

ID
2795551
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.

A Teoria da Agulha Hipodérmica pressupõe que as reações e comportamentos são definidos pela estrutura ________ dos sujeitos, que agem de modo _______________e de maneira mais ou menos uniforme. Essa visão fundamenta os dois pressupostos da teoria: o da ____________ dos meios de comunicação e o da _______________ das pessoas. O comportamento dos indivíduos se estabelece num sistema mecânico de estímulo-resposta.

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • Letra C


ID
2795563
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Para que se estabeleça uma comunicação organizacional sinérgica, é preciso levar em conta algumas variáveis da comunicação.

Correlacione os elementos que permitem classificar os atos comunicativos, listados a seguir, às suas respectivas subdivisões.

1. Dimensões
2. Níveis
3. Fluxos
4. Redes
5. Categoria das mensagens

( ) interpessoal, intrapessoal, grupal ou coletiva.
( ) ascendente, descendente ou lateral.
( ) interna ou externa.
( ) formal ou informal.
( ) comportamental, social ou cibernética.

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Alternativas
Comentários
  • Letra A


ID
2795581
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.

“Na era digital e das redes e ou midia sociais, as organizações não têm mais controle quando os públicos se veem afetados. Se não houver coerência por parte dos discursos institucionais e se não houver verdade naquele seu certificado de sustentabilidade ou naquele seu balanço social, isso é passível de ser colocado em xeque e ir parar nas redes sociais. As pressões vêm de fora – da sociedade, da legislação etc.”

Sobre esse cenário de novas tecnologias, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes, Gabarito:

    D) Os fluxos informativos lineares e unidirecionais são substituídos pelos interativos e a comunicação que acontece no âmbito das organizações passa por novos paradigmas.


ID
2795590
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A atividade de Relações Públicas está baseada na gestão dos relacionamentos mediante o uso do processo de comunicação. As opções a seguir apresentam indicadores de qualidade em relacionamento corporativo, à exceção de um. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Letra C