-
a) Quanto às instituições mantenedoras: público ou privado
b) Quanto ao estágio de evolução: corrente, intermediário, permanentec) Quanto à natureza dos documentos: especial ou especializadod) Quanto à extensão de atuação: são setoriais ou gerais e centrais.e) correta
-
O comentário de Charlotte está errado.
Classificação quanto à natureza do assunto
Quanto à natureza do assunto, os documentos de arquivo podem ser classificados de duas formas distintas:
Ostensivo ou ordinário: documento sem qualquer restrição de acesso e cuja divulgação não é prejudicial à administração ou às partes.
Sigiloso: documento que pela natureza de seu conteúdo sofre restrição de acesso.
fonte: http://www.arquivologiaparaconcurso.com/
-
É preciso tomar cuidado para não confundir natureza do assunto com a natureza dos documentos de arquivo.
Natureza do assunto: ostensivo ou sigiloso.
Natureza dos documentos de arquivo: especial ou especializado.
-
Esqueminha para a classificação de arquivos quanto:
-frequencia de uso. Atividade fim. Atividade meio
-extenção de atuação. Arquivo setorial. Arquivo geral ou central.
-entidade mantenedora. Público. Privado
-acesso. Franqueado. Restrito. Confidencial.
-valor. Primário. Secundário.
-natureza dos documentos. Arquivo especial. Arquivo Especializado.
-finalidade dos doscumentos. Funcional. Cultural
-estágio de evolução. Corrente. Intermediário. Permanente.
-
-Atividade fim é o conjunto de operações que a instituição usa para desempenhar suas atividades específicas. O que leva à acumulação de documentos de caráter substantivo.
Atividade meio é o conjunto de operações que a instituição usa para auxiliar e viabilizar o desempenho de suas atribuições. O que leva à acumulção de documentos de caráter instrumental e acessório.
-Arquivo setorial. é aquele que está junto ao órgão operacional. Originado de um determinado setor da organização, cumprindo a função de arquivo corrente. Ex. arquivo do depertamento pessoal.
Arquivo geral ou central. é aquele que recebe os documentos correntes oriundos dos diversos órgãos que integram a estrutura da instituição, centralizando as atividades do aqruivo corrente. Logo, é formado por documentos dos arquivos setoriais.
-Arquivo privado. é formado por documentos de instituições particulares: comercial (firmas, corporações) institucional (igrejas, associações,sociedade) familiar/pessoal.
Arquivo público. formado por documentos provenientes de órgãos federais (central/regional), municipais, estaduais ou do DF.
-Franqueado. documento disponibilizado ao público. Ex. arquivo nacional
Restrito. refere-se à segurança nacional e à ordem pública. Ex. arquivo do ministerio da defesa.
Confidencial. documento de posse do MRE e que só são acessados por pessoas credenciadas.
-Valor primário ou administrativo ou imediato. é o valor pelo qual o documento foi criado, já que todos nascem com objetivo administrativo. Possui valor temporário e funcional, perdendo o valor administrativo quando atingir todas as finalidade possíveis. Ex, valor jurídico, probatório, fiscal. *fase corrente e intermediária.
Valor secundário ou histórico ou de arquivo ou mediato. é a possibilidade do uso dos documentos para fins diferentes daqueles para os quais foram criados. Já que torna-se fonte de pesquisa e de informação para a própria instituição criadora e para terceiros. Após perder o seu valor administrativo, o documento pode ou não adquirir valor histórico. Se adquirir, este valor torna-se definitivo não podendo ser eliminado/destruído. *fase permanente Ex. valor científico, probatório, publicações oficiais, documento sobre adm. de pessoal, relatórios anuais, doc. que criam ou extinguem órgãos (resoluções,decretos,leis, portarias)
-Arquivo especial é aquele que tem sob sua guarda doc. em diversos suportes e formas físicas. O que exige tratamento especial para armazenamento, registro, acondicionamento, controle e conservação.
Arquivo especializado é o "arquivo técnico", que foca num assunto/campo científico específico. E não importa em qual suporte ou forma física que ele se encontra. Ex. arquivos médicos; de imprensa.
-Funcional. são os arquivos de 1º(corrente) e 2º (intermediário) idade que servem à Administração Pública.
Cultural. são arquivos de 3º (permanente) idade que servem à cultura, à história.
-
--Arquivo corrente/ativo. são os doc. de uso frequente ou em curso, conservados no próprio escritorio/repartição que os receberam e produziram. Eles são organizados e classificados até que cumpram o seu tempo de vida útil especidicado na tabela de temporalidade.
Arquivo intermediário. são aqueles doc. que deixaram de ser frequentemente consultados. Não é preciso guardar próximo à operação, pois a sua permanencia no arquivo é transitória, pois, geralmente, são transferidos dos arq. corrente e aguardam o prazo para a microfilmagem ou reprodução em outro suporte. Ou são eliminados.
Arquivo permanente/de custódia. São os doc. que perderam seu valor administrativo, mas são conservados pelo seu valor legal ou historico. Estes são os arquivos propriamente ditos, geralmente guardados distantes do local de trabalho e acondicionados em outras mídias, para racionar o espaço.
-
O comentário da Charlotte S está correto sim.A questão pede, no item "c" ,a classificação dos arquivos quanto à natureza dos documentos e não quanto à natureza do assunto,que é ostensivo ou sigiloso.Ver comentário do coega Khan Sei.
-
LETRA (e)
a) Quanto às instituições mantenedoras: são federais, estaduais e municipais. (o certo seria institucional, pessoal, público e comercial)
b) Quanto ao estágio de evolução: são administrativos ou históricos. ( o certo seria corrente, intermediário e permanente)
c) Quanto à natureza dos documentos: são públicos e privados. (o certo seria especial e especializado)
d) Quanto à extensão de atuação (o certo seria Evolução): são correntes, intermediários e permanentes.
e) Quanto à extensão de atuação: são setoriais ou gerais e centrais.
-
esse "ou" tá no lugar errado
-
Vamos analisar uma a uma as alternativas:
A - Quanto às instituições mantenedoras: são públicos ou privados (sendo estes comerciais, institucionais ou pessoais).
B - Quanto ao estágio de evolução: são correntes, intermediários e permanentes.
C - Quanto à natureza dos documentos: são especiais e especializados.
D - Quanto ao estágio de evolução: são correntes, intermediários e permanentes.
E - Quanto à extensão de sua atuação: são setoriais ou centrais (ou gerais).
Então está correta a classificação informada na alternativa de letra "E".
Gabarito do professor: Letra "E"
-
Gabarito: E
Quanto à Extensão de sua atuação (abrangência)
• Setoriais – são os localizados junto aos órgãos operacionais, devido ao grande número de consulta aos documentos armazenados pelos diversos setores. Esses arquivos setoriais são, como já foi dito no capítulo anterior, descentralizados. Pelo fato de os documentos serem muito consultados, tais arquivos são considerados correntes. Os arquivos setoriais podem descartar documentos que não possuem valor administrativo e jurídico para eles, considerados, por isso, documentos de guarda eventual.
• Centrais ou Gerais – como o próprio nome sugere, esses arquivos centralizam as atividades dos arquivos correntes. Recebem os documentos oriundos dos vários setores integrantes de uma instituição. Eles servem para atenuar um pouco o problema de espaço existente nos órgãos que fazem parte dessa estrutura organizacional, pois sabemos que os documentos são produzidos e recebidos com bastante frequência na 1ª idade, tendendo a se acumularem nos setores com o passar do tempo.
Não se esqueça:
Arquivos descentralizados – documentos em diversos locais.
Exemplo: arquivos setoriais.
Arquivos centralizados – documentos concentrados em um determinado local.
Exemplo: arquivo central, arquivo intermediário.
Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.
-
PELO AMOR DE ODIN, alguém me explique isso.
Segundo Paes (2002), os documentos podem ser classificados da seguinte maneira:
I. Por seus mantenedores:
a) Públicos - federal, estadual e municipal;
b) Institucionais - instituições educacionais, igrejas, corporações não lucrativas, sociedades e associações;
c) Comerciais - empresas, corporações e companhias;
d) Famílias ou pessoais.
Fonte: Gestão de Documentos e Arquivística, Zélia Freiberger
-
I. O arquivo permanente (Intermediário), constituído por documentos que perderam todo valor administrativo, são também conhecidos como limbo ou purgatório.
II. A função básica do arquivo é tornar disponível as informações contidas no acervo documental sob sua guarda.
III. Os documentos relacionados à origem e aos objetivos da instituição possuem valor primário (Secundário) e, na terceira fase do ciclo vital, são de guarda permanente.
IV. Os arquivos centrais (Setoriais) são aqueles estabelecidos junto aos órgãos operacionais, cumprindo funções de arquivo intermediário.