SóProvas



Prova FUNIVERSA - 2012 - CFM - Assistente Administrativo


ID
1397086
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

As páginas de informações disponíveis na Internet, conhecidas como home pages, são acessadas por meio de endereços únicos que seguem um padrão de nomenclatura, como no caso da página “www.cfm.org.br”. Assinale a alternativa que apresenta o nome do sistema utilizado na Internet para localizar o computador hospedeiro de uma home page, a partir de seu endereço único.

Alternativas
Comentários
  • O protocolo DNS é o tradutor de IP´s. Através dele o computador faz a conversão do endereço que digitamos,

    exemplo www.qcconcursos.com.br, para seu respectivo endereço IP, exemplo 255.1.83.128, que seria o destino/endereço que se deseja acessar.

  • "

    HTTP (Hypertext Transfer Protocol): é um protocolo de comunicação (na camada de aplicação segundo o Modelo OSI) utilizado para sistemas de informação de hipermídia, distribuídos e colaborativos. Ele é a base para a comunicação de dados da World Wide Web (WWW);



    FTP (File Transfer Protocol): é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (Portugal: conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na Internet;



    Endereçamento IP (Internet Protocol): é um protocolo de comunicação usado entre todas as máquinas em rede para encaminhamento dos dados. Tanto no Modelo TCP/IP, quanto no Modelo OSI, o importante protocolo da internet IP está na camada intitulada camada de rede;



    DNS (Domain Name System): é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído para computadores, serviços ou qualquer recurso conectado à Internet ou em uma rede privada.

    "

  • Letra (E) SERVIÇOS DE REDE

    ➥ DNS --> Domain Name System.

    O Domain Name System ( DNS ) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído para computadores, serviços ou qualquer recurso conectado à Internet ou em uma rede privada. Ele baseia-se em nomes hierárquicos e permite a inscrição de vários dados digitados além do nome do host e seu IP. Ou seja, é o serviço de nomes de domínios (sites)

    • DÁ NOME AO SITE !

    [...]

    JOGANDO O JOGO DA CESPE!!!

    1} Suas informações estão distribuídas em várias máquinas e o tamanho de sua base de dados é ilimitado.(CERTO)

    2} Os servidores DNS estão espalhados ao redor do mundo, replicando as tabelas de nomes e endereços IP's, permitindo que um usuário que digite uma URL consiga acessar o recurso identificado com um número de IP único.(CERTO)

    3} Sistema utilizado para a resolução de nomes na Internet, transforma um nome em um endereço IP e um endereço IP em um nome.(CERTO)

    [...]

    CURIOSIDADES

    ➥ Ele converte os endereços da web em seus endereços IP para que os usuários não precisem lembrar as sequências de números de todos os sites que desejam visitar.

    Sistema utilizado na Internet para localizar o computador hospedeiro de uma home page.

    [...]

    CONCLUSÃO → O DNS:

    Pode expandir de forma flexível.

    Pode expandir em vários servidores ao mesmo tempo.

    É capaz de traduzir endereços numéricos em nomes, e vice-versa.

    Converte endereços da web em seus endereços IP.

    [...]

    ____________

    Fontes: Questões da CESPE; Colegas do QC.


ID
1397089
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Software livre é o nome dado aos programas de computador distribuídos com seus códigos fonte, com permissão para uso, cópia, estudo e redistribuição. Em outras palavras, um software livre deve dar condições totais de modificação à pessoa que o adquire. Assinale a alternativa que apresenta apenas nomes de softwares livres.

Alternativas
Comentários
  • Software Livre é uma forma de manifestação de um software em que, resumidamente, permite-se adaptações ou modificações em seu código de forma espontânea, ou seja, sem que haja a necessidade de solicitar permissão ao seu proprietário para modificá-lo. 

    Exemplos: Linux, firefox, openoffice, LibreOffice, Apache e etc.


    Gabarito: D

  • Software livre é o nome dado aos programas de computador distribuídos com seus códigos fonte, com permissão para uso, cópia, estudo e redistribuição. Em outras palavras, um software livre deve dar condições totais de modificação à pessoa que o adquire.


ID
1397092
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Hardware e software são os componentes que fazem funcionar um computador. Um deles refere-se aos programas e sistemas, e o outro, aos componentes físicos da máquina. Assinale a alternativa que apresenta apenas itens de software de um computador.

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    Memória virtual é um espaço do disco rígido alocado para auxiliar a memória RAM. Disco rígido é um hardware de armazenamento permanente. Teclado é um hardware de entrada de dados, assim como o mouse. Monitor é o periférico de saída de dados.

  • Simplificando as coisas, hardware você chuta, software você xinga.

  • Sistema de estoque e sistema financeiro????

  • ...intrigante! o.O

  • Sistema financeiro ?? 

  • MEMÓRIA VIRTUAL NÃO É SOFTWARE .

  • Questãozinha filha da puta.

     

    Qualquer palavra que eles colocassem valeria como software.

  • "Memória virtual é um espaço do disco rígido alocado para auxiliar a memória RAM. Disco rígido é um hardware de armazenamento permanente. "
    obs: (comentário do professor do qconcursos)

    LOGO, Memória Virtual é um hardware.


ID
1397095
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um jogo, são encontrados dois dispositivos. Um deles faz a escolha aleatória de um número natural a cada rodada do jogo, e o outro é uma luz amarela que, no início do jogo, encontra-se apagada e, a partir daí, pode ou não estar acesa. Nas regras do jogo, há a seguinte determinação: se, e somente se, for sorteado um número primo, a luz amarela se acenderá. Em certo momento do jogo, um jogador observa que a luz amarela está acesa. Nesse caso, a conclusão logicamente correta é a de que

Alternativas
Comentários
  • O exercício diz que a luz acende quando um número primo é sorteado, mas em nenhum momento diz que essa luz se apaga.

  • Luz acender - A; 

    Número primo sorteado - B.


    Representação lógica


    (A <> B) = (A ^ B) v (~A ^ ~B).


    Agora se vc quiser de forma simples, tenha:


    Se a luz acente, foi sorteado número primo.

    Se a luz não acende, não foi sorteado número primo. 


    Simples assim.

    Espero ter ajudado. 

  •  ficar atento ao que o Luiz diz, porque na tabela verdade do se, somente se (bicondicional),

    falso e falso resulta em verdadeiro, ou seja,

    se nas assertivas tivesse disposto que não foi sorteado número par, e a luz não acendeste

    a assertiva estaria correta.

  • Se, e somente se, a luz ter acendido significa o número primo sorteado, então tanto dizer que o ultimo número sorteado foi primo (a)  como dizer que algum número primo foi sorteado anteriormente (d) podem significar a mesma coisa; neste caso, as duas alternativas estariam certo, ou não?

  • é. isto é verdade, não podemos ter certeza da resposta A, a única que se pode afirmar com certeza é de fato a resposta D. Ok.

  • Qual o erro da alternativa "B"?


    Ela diz que "não foi sorteado um número não primo". Temos uma dupla negação, logo podemos concluir que foi sorteado um número primo.

  • Questão deveria ser anulada, pois existem duas respostas iguais.

    a letra B é uma dupla negação....'' não foi sorteado um número não primo '', dessa forma FOI SORTEADO UM PRIMO.

    a letra D a mesma coisa.

  • Como bem disse o colega Gabriel, o exercício só diz q a luz acende quando um número primo é sorteado, mas em nenhum momento diz que ela se apaga... outro fato é: de acordo com o enunciado, "em um certo momento do jogo um jogador nota a luz acesa..." vamos ao itens:

    a) o último número sorteado foi primo (errado) quem garante que a luz já n estava acesa antes do último número ser sorteado?!?!
    b) não foi sorteado um número não primo (errado) seria a mesma coisa q dizer que todos os números sorteados foram primos... não podemos afirmar isso de forma alguma!
    c) todos os números sorteados são primos (errado) mesmo q o item anterior...
    d) algum número primo foi sorteado anteriormente (certo) ou seja, em algum momento do jogo um número primo foi sorteado, e eu posso afirmar isso pq a luz está acesa! pode ter sido o último número sorteado, o penúltimo, não importa... o enunciado da questão diz q em um momento do jogo um jogador nota a luz acesa, não diz que ele viu ela se acender naquele momento, se tivesse sido essa a afirmação, aí sim, poderíamos dizer que o último número sorteado foi um primo ;)
    e) apenas números não primos foram sorteados (errado) item absurdo, estaria negando uma das prerrogativas, que diz que a luz só se acende se um número primo for sorteado!!!
  • Entendendo alternativa B (ERRO)

    "NÃO FOI SORTEADO UM NÚMERO NÃO PRIMO"

    'número não primo' = "número comum".

    logo, a alternativa B afirma: NÃO FOI SORTEADO UM NÚMERO COMUM (em nenhum momento?! quem pode alegar isso?)

  •  

     

    B) NÃO FOI SORTEADO UM NÚMERO NÃO PRIMO -> Digamos que, hipotéticamente, foi sorteado os números : 4,6,17,18,1 e 20. A luz acendeu no número 17, pois é um número primo. Mas anteriormente a ele, foram sorteados o 4 e o 6, que são números não primos. Logo, a afirmação está errada.

    D) ALGUM NÚMERO PRIMO FOI SORTEADO ANTERIORMENTE -> Tendo e mente a mesma sequência hipotética acima; antes do número 20, foi sorteado o número 1, que é um número primo. Logo, algum número primo foi sorteado anteriormente ao momento em que o jogador viu a luz amarela acesa. Afirmação correta.

  • A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

  • A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

  • A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

  • A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

  • A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

  • A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

  • A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

  • A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

  • A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

  • A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

  • A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

  • A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

  • A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

  • é cada uma que a gente tem que passar estudando...

  • Como que a luz acenderá (ação futura), se ela já estiver acesa? Se a luz não se apaga, durante a partida, o jogo não tem como cumprir uma das premissas do enunciado: a luz se acenderá. Na minha opinião, a alternativa correta é a letra "a".

  • O pessoal aí dizendo que a letra B quer dizer que "um número primo foi sorteado" está enganado. Não se trata de dupla negação porque "não primo" é um tipo de número, que a alternativa diz que não foi sorteado.

  • A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

    prof arthur lima

  • o pega da questao e n atentar q a luz vai acender quando um numero primo for sorteado, e assim permanecerá. Ou seja, pode ter saido esse numero no 1 sorteio, e o jogador percebido na 5 sorteio. N TEM COMO SABER EM QUAL RODADA SAIU ESSE NUMERO PRIMO..SOMENTE Q FOI ANTERIORMENTE.

  • Arthur Lima | Direção Concursos

    18/10/2019 às 10:32

    A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

  • Será que alguém aparece pra me dar uma explicação diferente? Eu acertei a questão mas tenho dúvidas: a alternativa A e a D não podem ter o mesmo entendimento? O que eu não consigo enxergar que elas não terão o mesmo entendimento?

  • Observando a regra: se, e somente se - Para ser verdade ou VV ou FF

    P: A Se e somente se B

    P: Acende se e somente se for ímpar

    Acende (V) - Impar (V) = V

    Não Acende (F) - Par (F) = V

    Números Naturais = (0, 1, 2, 3, 4, ...)

    A) Errada - Poderia ser o número 0 - no qual nada acontece

    B) Errada - Foi Sorteado número par - Não temos informação para afirmar isto (N de jogadas)

    C) Errada - Todos foram Primos - Não temos informação para afirmar isto (N de jogadas)

    D) Correto - Pois a lâmpada estava acesa - inicialmente estava apagada

    E) Errada - Pois a lâmpada estava acesa - inicialmente estava apagada

  • para mim tem duas respostas, a questão não fala que tem varias luzes então a luz teria que apagar a cada inicio de jogo... então logicamente se ele esta acesa o ultimo numero sorteado foi numero primo.

  • A frase do enunciado é uma bicondicional. Ela nos diz que a luz amarela se acende caso tenha sido sorteado um número primo, e não se acende caso não tenha sido sorteado nenhum número primo. Portanto, se esta luz está acesa, é porque já foi sorteado um número primo anteriormente. Não é obrigatório que TODOS os números sorteados sejam primos, ou que o último número sorteado seja primo. Basta que algum número anterior seja primo para a luz se acender.

    RESPOSTA: D

  • Essa questão tá um pouco tanto confusa...


ID
1397098
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um paciente faleceu, vítima de enfarto. Depois de sua morte, foram encontrados, entre seus documentos pessoais, oito registros de eletrocardiogramas, todos sem indicação da data de realização, da clínica onde foram realizados e, até mesmo, do nome do paciente. Nesse caso, o número total de conjuntos desses eletrocardiogramas que podem ser do paciente falecido é igual a

Alternativas
Comentários
  • 2^8=

    =2x2x2x2x2x2x2x2=256

  • não entendi a origem do número 2. Por favor alguém me explique. 

  • Cada exame vc tem duas possibilidades ser do paciente ou não ser do paciente em questão.

  • Aqui para cada exame, temos sempre 2 possibilidades: do exame ser do paciente ou não ser do paciente. Chamando de "n" a quantidade de exames, usaremos a seguinte fórmula: 2(lembando que a origem da base 2 vem do fato de termos sempre duas possibilidades para cada um dos 8 exames).
    Logo: 28 = 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 256 possibilidades.

    Resposta: Alternativa E.
  • 2 = duas possibilidades, ser do paciente ou não!

  • qual seria a lógica? porque o número 2?

  • Ta mas esse numero não seria a representação total das possibilidades? Ser e não ser do paciente? Não teria que dividir por 2 e ai sim teremos só a possibilidade de ser do paciente (128)? Não entendi!

  • Aqui para cada exame, temos sempre 2 possibilidades: do exame ser do paciente ou não ser do paciente. Chamando de "n" a quantidade de exames, usaremos a seguinte fórmula: 2n (lembando que a origem da base 2 vem do fato de termos sempre duas possibilidades para cada um dos 8 exames).

    Logo: 2^8 = 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 256 possibilidades.

     

    Resposta: Alternativa E.

    OBS.: COMENTÁRIO PROFESSOR QCONCURSOS

  • Apesar disso, segundo alguns estudiosos, a palavra infarto deverá ser utilizada para indicar a lesão causada pela parada da circulação arterial e a palavra enfarte deverá ser utilizada para indicar o estado de quem está farto, com excesso de comida: O paciente sofreu um infarto do miocárdio.

    Lamentável, uma banca que não sabe nem escrever enunciados de questões


ID
1397104
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A ministra Maria do Rosário Nunes, da Secretaria de Direitos Humanos, em entrevista ao jornal O Globo, afirmou: “A Comissão da Verdade tem como tarefa institucional estabelecer quais as circunstâncias em que as mortes, a tortura, a violência de Estado foram realizadas no Brasil. Apurar a responsabilidade dos militares e dos servidores públicos da época, que teriam participado de atos perversos da ditadura, mas também dos próprios civis que participaram de estruturas não governamentais, empresariais, que participaram disso. Acredito que a sociedade brasileira — porque não é um ato de governo — vai contribuir para que esse quebra-cabeças seja redesenhado e formado. Creio que até agentes daquele período poderão contribuir, porque acredito nas pessoas, que elas possam reconhecer que a democracia é muito melhor para o Brasil”.

A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Exemplo:

    http://politica.estadao.com.br/blogs/roldao-arruda/comissao-convoca-coronel-para-depor-sobre-operacao-limpeza/

  • verdade contada pelos comunistas


ID
1397107
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Brasil chegou ao fim de 2011 como o dono da sexta maior economia do mundo, ultrapassando pela primeira vez a Inglaterra — o país que ergueu um império onde o sol nunca se punha, berço da Revolução Industrial e do capitalismo moderno. Até 2015, de acordo com as projeções mais recentes do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deverá superar também o da França, tornando-se então o quinto maior do mundo.

In: Veja, edição 2.250, ano 45, n.º 1, 4/1/2012, p. 76 (com adaptações).

A respeito do assunto mencionado na reportagem e de outros temas a ele relacionados, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Ta aí uma novidade...

    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-emprestara-us-10-bilhoes-e-passara-a-ser-credor-do-fmi,385718


ID
1397110
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O jornal Correio Braziliense publicou, em 3 de março último, no caderno Cidades, à página 23, matéria com o título Pacote para o fim do caos no transporte, na qual eram abordadas a preocupação do governo em tornar o transporte coletivo de passageiros mais eficiente e confortável e as propostas para solucionar esse problema, que afeta o cotidiano dos moradores da cidade.

Entre as medidas adotadas pelo Governo do Distrito Federal, em 2012, para a consecução desse objetivo, está o(a)

Alternativas
Comentários
  • O projeto do Brasília Integrada prevê a implementação de quatro corredores viários com faixas exclusivas para ônibus e VLP ou BRT (Veículo Leve Sobre Pneus, ou Bus Rapid Transit), vias marginais e faixas de tráfego adicional, para aumento da capacidade viária. São eles:

    Linha Verde (corredor oeste) - ligará a Asa Sul e a Zona Central de Brasília às cidades de Águas Claras, Guará, Taguatinga e Ceilândia, a partir da reforma das rodovias EPTG, EPIG e EPPM, e das avenidasComercial Norte e Hélio Prates. Terá 38,7 km de extensão.

    Linha Laranja (corredor sul) - ligará a Asa Sul e o Setor Noroeste de Brasília às cidades de Santa Maria e Gama, por meio de reforma das rodovias EPIA, EPIP e trecho da BR-040. Contará com 39,5 km de extensão.

    Linha Amarela (corredor norte) - ligará a Asa Norte de Brasília às cidades de Sobradinho e Planaltina, por meio de reforma das rodovias EPIA e trecho da BR-020. Terá 42 km de extensão.

    Linha Vermelha (via Interbairros) - nova rodovia ligará a Asa Sul de Brasília às cidades de Águas Claras e Samambaia. Contará com 22 km de extensão.

    O Brasília Integrada contempla também a ampliação do Metrô de Brasília, com novas estações na Asa Norte, Samambaia e Ceilândia, bem como a construção do VLT, ligando o Aeroporto à Asa Norte. O programa prevê, ainda, a construção de um túnel na região central de Taguatinga e a criação do Anel Rodoviário do Distrito Federal, com reforma e adequação de rodovias próximas à região do Entorno. Fonte: Wikipédia


ID
1397113
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei n.º 3.268/1957, que dispõe sobre os Conselhos de Medicina, sofreu importantes alterações pela Lei n.º 11.000/2004, tendo sido dada nova redação a diversos pontos da redação original, com a inclusão de alguns e a revogação de outros. Assinale a alternativa que apresenta dispositivo vigente previsto na redação da Lei n.º 11.000/2004.

Alternativas
Comentários
  • Art . 5º São atribuições do Conselho Federal:

    ...

    j) fixar e alterar o valor da anuidade única, cobrada aos inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina;          (Incluído pela Lei nº 11.000, de 2004)

  • A letra B está correta - OK
    Mas acredito que a Letra E também está correta - conforme Art. 11. A renda do Conselho Federal será constituída de:
    a) 20% (vinte por cento) da totalidade do imposto sindical pago pelos médicos;

  • Procurei o erro na letra e não consegui identificar. Concordo com Aloísio Bordin. 

     

    a) Art. 4o O Conselho Federal de Medicina compor-se-á de 28 (vinte e oito) conselheiros titulares, sendo: (Redação dada pela Lei nº 11.000, de 2004) 
    I – 1 (um) representante de cada Estado da Federação; (Incluído pela Lei nº 11.000, de 
    2004) 
    II – 1 (um) representante do Distrito Federal; e (Incluído pela Lei nº 11.000, de 2004) 
    III – 1 (um) representante e respectivo suplente indicado pela Associação Médica Brasileira. (Incluído pela Lei nº 11.000, de 2004) 
    § 

    d) Art 11, l) normatizar a concessão de diárias, jetons e auxílio de representação, fixando o valor máximo para todos os Conselhos Regionais. (Incluído pela Lei nº 11.000, de 2004) 

     

     

     

     

     

     

  • ESTÃO CORRETAS AS LETRAS B e E.

    a)     O Conselho Federal de Medicina (CFM) compor-se-á de dez membros e outros tantos suplentes, de nacionalidade brasileira. ERRADO

    O Conselho Federal de Medicina compor-se-á de 28 (vinte e oito) conselheiros titulares, sendo:

    I – 1 (um) representante de cada Estado da Federação;

    II – 1 (um) representante do Distrito Federal; e

    III – 1 (um) representante e respectivo suplente indicado pela Associação Médica Brasileira.

    b)     Entre as atribuições do CFM, inclui-se a de fixar e alterar o valor da anuidade única, cobrada aos inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs). CORRETO

    c)     O presidente e o secretário-geral residirão no Distrito Federal durante todo o tempo do mandato de cada um deles. ERRADO - REVOGADO

    d)     É assegurada a autonomia administrativa e financeira dos CRMs, cabendo a estes normatizar a concessão de diárias, jetons e auxílios de representação, fixando o valor máximo de cada um, no âmbito de suas atribuições. ERRADO

    Art . 5º São atribuições do Conselho Federal:

    l) normatizar a concessão de diárias, jetons e auxílio de representação, fixando o valor máximo para todos os

    Conselhos Regionais.

    e)     A renda do CFM será constituída, entre outras receitas, de 20% da totalidade do imposto sindical pago pelos médicos. CORRETO TAMBÉM!!!

    Art . 11. A renda do Conselho Federal será constituída de:

    a) 20% (vinte por cento) da totalidade do impôsto sindical pago pelos médicos;

  • A lei a que se refere a questão (11.000) fala:

    "j) fixar e alterar o valor da anuidade única, cobrada aos inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina;"

    Os 20% de anuidade são da lei 3.268.

     

    A alternativa correta é a letra B.

  • Pessoal, prestem atenção no comando da questão, que pede a alternativa cuja redação consta na Lei 11.000/2004. Dessa forma, a única alternativa correta é a letra B. A redação da letra E está, de fato, correta, mas a Lei 11.000/2004 não trata da renda do CFM. Tal dispositivo é abordado pela Lei 3.268/1957. 

  • Maldade da banca. Questão exige não o conhecimento geral das leis, mas a disposição de cada tópico em cada uma das leis.

  • A QUESTÃO ESTÁ CORRETA!

    A banca quer a alternativa que foi incluída pela Lei 11.000/2004.

    Muita maldade da banca, pois requer que você saiba as alterações trazidas pela lei.

    A alternativa "E" está correta, contudo não foi acrescentada pela Lei 11.000/2004, pois já constava no texto original.

    GABARITO: B.

    Art. 5º São atribuições do Conselho Federal:

    j) fixar e alterar o valor da anuidade única, cobrada aos inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina;          


ID
1397116
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da composição dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), o Decreto n.º 44.045/1958 prevê que o número de membros eleitos para a representação pode variar

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Art. 24. do Decreto Lei 44.045 -  Os Conselhos Regionais de Medicina serão instalados nas Capitais de todos os Estados e Territórios, bem como no Distrito Federal, onde terão sede, e serão constituídos por:

    a) cinco membros, quando a região possuir até cinqüenta (50) médicos inscritos;

    b) dez (10) até cento e cinqüenta (150) inscrições;

    c) quinze (15), até trezentas (300); e finalmente;

    d) vinte e um (21) membros, quando houver mais de trezentas.


  • Considerando q 5 membros é para iniciar e 21 para quando a quantidade de médicos inscritos for superior a 300

  • tb na lei 3.268

    Art. 12. (...) sendo compostos de:

    5 membros --> até 50 médicos inscritos

    10 --> 150

    15 --> 300

    21 --> mais de 300.

  • Art. 24. Os Conselhos Regionais de Medicina serão instalados nas Capitais de todos os Estados e Territórios, bem como no Distrito Federal, onde terão sede, e serão constituídos por:

    a) cinco membros, quando a região possuir até cinquenta (50) médicos inscritos;

    b) dez (10) até cento e cinquenta (150) inscrições;

    c) quinze (15), até trezentas (300); e finalmente;

    d) vinte e um (21) membros, quando houver mais de trezentas.

    Letra C


ID
1397119
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A Resolução CFM n.º 1.897/2009 dispõe sobre os processos eticoprofissionais e as sindicâncias a que, no âmbito disciplinar, estão submetidos os médicos perante os Conselhos de Medicina. Segundo essa resolução, o prazo prescricional em relação à punibilidade por falta ética sujeita a processo eticoprofissional é de

Alternativas
Comentários
  • Art. 52 da Resolução CFM n.º 1.897/2009. A punibilidade por falta ética sujeita a processo ético-profissional prescreve em 5 (cinco) anos, contados a partir da data do conhecimento do fato pelo Conselho Regional de Medicina.


ID
1397122
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com base na Resolução CFM n.º 1.931/2009, que dispõe sobre o Código de Ética Médica, assinale a alternativa que apresenta uma publicidade possível perante a ética profissional do médico.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o art. 113 é vedado ao médico: 

    Divulgar, FORA DO meio científico, processo de tratamento ou descoberta cujo valor ainda não esteja expressamente reconhecido cientificamente por órgão competente.

  •  É vedado ao médico:

    Art. 113. Divulgar, fora do meio científico, processo de tratamento ou descoberta cujo valor ainda não esteja expressamente reconhecido cientificamente por órgão competente. (letra a)

    Art. 116. Participar de anúncios de empresas comerciais qualquer que seja sua natureza, valendo-se de sua profissão. (letra b)

    Art. 118. Deixar de incluir, em anúncios profissionais de qualquer ordem, o seu número de inscrição no Conselho Regional de Medicina.

    Parágrafo único. Nos anúncios de estabelecimentos de saúde devem constar o nome e o número de registro, no Conselho Regional de Medicina, do diretor técnico. (letra c)

    Art. 112. Divulgar informação sobre assunto médico de forma sensacionalista, promocional ou de conteúdo inverídico. (letra d)

    Art. 114. Consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa. (letra e)

     

  • Não entendi esta questão, pois como é possível  "assinalar a alternativa que apresenta uma PUBLICIDADE POSSÍVL perante a ética profissional do médico", sendo que todas as alternativas listadas são VEDADAS?????? A letra "A" está como certa, mas é uma das vedações.

  • Na verdade Lilian Rodrigues, existe uma pegadinha na alternativa "A". 

    O que é vedado pelo código de ética é ""Divulgar, FORA DO meio cientfco, processo de tratamento ou descoberta cujo valor ainda não esteja expressamente reconhecido cientfcamente por órgão competente."

    A alternativa A diz "Divulgar, NO meio científico, processo de tratamento ou descoberta cujo valor ainda não esteja expressamente reconhecido cientificamente por órgão competente."

    Por esse detalhe, essa é a alternativa correta.

  • se pensarmos bem, claro que pode ser divulgado no meio cientifico


ID
1397125
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A Resolução CFM n.º 1.753/2004, que dispõe sobre o Regimento Interno do Conselho Federal de Medicina (CFM), estabelece a organização, o funcionamento e o rito dos procedimentos do referido ente, de conhecimento indispensável aos seus empregados. Com base nessa resolução, assinale a alternativa que apresenta, nessa ordem, a periodicidade das reuniões ordinárias plenárias do CFM e o respectivo quórum para aprovação da alteração do seu regimento.

Alternativas
Comentários
  • Resolução 1998/2012

    Art. 29, Art. 31, Art. 61

  • Das Reuniões Plenárias

     

    Art. 29. O CFM realizará reuniões plenárias ordinárias mensais, por convocação do presidente, cujas datas serão previamente divulgadas.

     

    Art. 30. O CFM poderá reunir-se, extraordinariamente, por convocação do presidente, com objetivo expresso e antecedência de pelo menos três dias.

     

    Parágrafo único. Sempre que, no mínimo, 14 conselheiros efetivos solicitarem uma reunião não previamente agendada, o presidente convocará sessão extraordinária a realizar-se no prazo de 3 a 7 dias a partir da data do recebimento do pedido.

     

    Art. 31. O CFM funcionará com a maioria absoluta de seus membros efetivos e deliberará com a maioria dos presentes, salvo os casos previstos nos artigos 36, 47 e 61 deste Regimento, que exigem a deliberação por dois terços dos presentes.

     

    Resposta: E

     


ID
1479694
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação à administração pública, assinale a alternativa correta. Com relação à administração pública, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. 

    A Administração é a ciência que trata das organizações, e sua história remonta ao ano 5.000 a.C. Segundo Granjeiro (2006), a ideia central de administração é a ação corretamente calculada para realizar determinados objetivos desejados. A administração é a ação humana cooperativa com alto grau de racionalidade.O termo administração é utilizado tanto para designar funções de planejamento e direção, como para designar as atividades de execução. O administrador, por sua vez, é o profissional (agente público) que atua nas organizações e exerce as funções de planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar. A altaadministração corresponde aos agentes com poder de decisão, que deverão tomar as decisões certas e a tempo, a fim de conduzir a  rganização ao alcancedos objetivos institucionais, ao crescimento e a sustentabilidade. A Administração compreende todo o aparato existente (estrutura e recursos; órgãos e agentes; serviços e atividades) à disposição dos governos para a realização de seus objetivos políticos e do objetivo maior e primordial do Estado: a promoção do bem comum da coletividade. 

    Atenção → A administração pública em sentido amplo compreende: o governo (que toma as decisões políticas), a estrutura administrativa, e a administração (que executa essas decisões). Em sentido estrito compreende apenas as funções administrativas de execução dos programas de governo e demais atividades. 


    PALUDO (2012)

  • Administração Pública em sentido formal, subjetiva ou orgânica, nas palavras de Dirley da Cunha Júnior, “corresponde a um conjunto de pessoas ou entidades jurídicas (de direito público ou de direito privado), de órgãos públicos e de agentes públicos, que formam o aparelhamento orgânico ou estrutura formal da Administração. Vale dizer, leva em conta o sujeito da Administração”.

    Administração Pública em sentido material, objetivo ou funcional, representa o conjunto de atividades que são consideradas típicas da atividade administrativa, uma vez que são usualmente desempenhadas pela Administração Pública brasileira. Dentre tais atividades, destacam-se a atividade de serviço público, que tem por finalidade executar, direta ou indiretamente, sob regime de predominância pública, para satisfação imediata de uma necessidade ou utilidade pública; polícia administrativa, caracterizada pela imposição às atividades privadas em prol da coletividade; fomento, de forma à incentivar a atuação privada nos vários setores da administração pública e a atividade de intervenção, abrangendo toda forma interventiva do Estado no setor privado, exceto a sua atuação direta como agente econômico.

  • A única alternativa correta é a da letra ‘a’, pois realmente a ADC poderá ser proposta, dentre outros legitimados, pelo Presidente da República, pela Mesa do Senado Federal, pela Mesa da Câmara dos Deputados ou pelo Procurador-Geral da República (nos termos do art. 103, CF/88).

    - Letra ‘b’: é falsa, pois, os Prefeitos Municipais e os cidadãos não são legitimados para o ajuizamento, no STF, de ADI. Quanto aos partidos políticos, lembremos que só são legitimados se estiverem representados no Congresso Nacional. No que tange ao MP, lembremos que o PGR, que é o chefe do MPU (art. 128, § 1º, CF/88) é que é o legitimado.

    - Letra ‘c’: é falsa, vez que a ADPF será apreciada pelo STF, consoante prevê o art. 102, § 1º, CF/88.

    - Letra ‘d’: é falsa, pois, tal ciência será dada ao Poder competente para a adoção das providências necessárias e, em se tratando de órgão administrativo, para fazê-lo em trinta dias (art. 103, § 2º, CF/88).

    - Letra ‘e’: é falsa, pois, a oitiva do PGR nesses casos é indispensável, conforme determina o art. 103, § 1º, CF/88.


ID
1479697
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A administração pública é regida por princípios que devem ser seguidos por todos os seus agentes, quando estes situarem-se como representantes públicos, praticando atos em nome da Administração. Acerca desses princípios, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra "E".

    Prevê expressamento o artigo 37 "caput" da CF:  "A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (...)"

    O princípio da impessoalidade significa que toda a atuação pública deve ter como finalidade a satisfação do interesse público de modo que, veda perseguições, discriminações, e favorecimentos injustificado de pessoas. Outra vertente desse mesmo princípio é a que prevê que os atos não serão imputados a quem os pratica, mas sim à entidade à qual está vinculado.


ID
1479700
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere uma urna com 60 bolinhas, numeradas de 1 a 60. Dessa urna, retira-se uma bolinha, anota-se o número e coloca-se a bolinha novamente na urna. Repetindo-se esse procedimento 10 vezes, obtém-se a seguinte sequência: 1, 13, 27, 59, 22, 13, 20, 45, 33 e 7.

Com base nessas informações, assinale a alternativa que indica, respectivamente, a média, a mediana e a moda dessa sequência.

Alternativas
Comentários
  • média =  soma dos valores dividido pelo número de valores somados.

    mediana = Depois de ordenados os valores por ordem crescente ou decrescente, a mediana é:

     - o valor que ocupa a posição central, se a quantidade desses valores for ímpar;

     - a média dos dois valores centrais, se a quantidade desses valores for par.

    moda = Moda é o valor mais frequente de um conjunto de dados.(o que mais se repete).


ID
1479703
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Acerca da classificação ABC, utilizada no planejamento e no controle de estoques, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.  DIAS [2010: p. 78] —

    Classe A: Grupo de itens mais importantes que devem ser tratados com uma atenção bem especial pela administração.
    Classe B: Grupo de itens em situação intermediária entre as classes A  e C.
    Classe C: Grupo de itens menos importantes que justificam pouca atenção por parte da administração.

  • CLASSIFICAÇÃO/ REGRA/ CURVA ABC

    PRINCÍPIO/ DIAGRAMA DE PARETO

    REGRA 80/20

    20% dos itens 80% do valor (80/20)

    30% dos itens 15% do valor

    50% dos itens 5% do valor


ID
1479706
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma vantagem de uma organização matricial.

Alternativas
Comentários
  • Especificamente, a Departamentalização Matricial caracteriza-se pela fusão entre a Departamentalização Funcional com a Departamentalização de Projeto ou Produto. Na Departamentalização Matricial, uma equipe de trabalho é estabelecida e cruza as fronteiras organizacionais. Um gerente de projeto é definido para cada projeto, e estes são geridos como atividades distintas, focadas em seus objetivos. Os problemas de coordenação que atormentam outras estruturas de projetos, são minimizados pela Departamentalização Matricial, pois as pessoas mais importantes para a consecução de um objetivo, trabalham em grupo com hierarquia definida na matriz de projetos. Nesta estrutura, as pessoas permanecem vinculadas as suas respectivas unidades funcionais e movimentam-se na organização apenas para desenvolver um determinado projeto.

    Este organismo dinâmico permite o reaproveitamento das equipes de trabalho, pois os projetos acontecem em grande quantidade e os profissionais seguem de um para o outro, desempenhando diferentes papeis em cada um deles, de acordo com sua especialização e as habilidades necessárias a cada empreendimento. A grande vantagem que existe nesta abordagem, é que são otimizados recursos e especialistas, pois finalizada a fase de projeto –- enquanto o produto final segue para a produção –- estes profissionais retornam aos seus respectivos órgãos funcionais, ou são remanejados para novos projetos.

    Os investigadores alertam também para o fato de que a adoção de um modelo matricial requer uma mudança revolucionária no modo de pensar e nos comportamentos dos colaboradores.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Departamentaliza%C3%A7%C3%A3o_matricial

  • A única vantagem nas alternativas e a letra E. nem precisava saber para acerta a questão.

  •  a) Exige funcionários com boas qualidades interpessoais e treinamento extensivo. Desvantagem

     b) Exige conhecimento do processo e das relações colegiadas em vez da de tipo vertical. Desvantagem

     c) Exige grande esforço para manter o equilíbrio de poder. Desvantagem

     d) Consome tempo, pois envolve frequentes reuniões e sessões de resolução de conflitos. Desvantagem

     e) Possibilita a coordenação necessária para atender a demandas duais de clientes. Vantagem


ID
1479709
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O papel administrativo interpessoal de ligação

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    Questão estranha...

  • Oiee? mais uma questão de algum artigo da internet...

  • essa banca tem cheirinho de estrume.

     

  • GAB:C

    Nada de estranho. 

    a) assume deveres cerimoniais e simbólicos, representa a organização, acompanha visitantes e assina documentos legais.
    SÍMBOLO

     b) dirige e motiva pessoas, treina, aconselha, orienta e comunica-se com os subordinados.
    LÍDER

     c) mantém redes de comunicação dentro e fora da organização, usa malotes, telefonemas e reuniões.
    LIGAÇÃO

     d) decide a quem atribuir recursos. Programa, orça e estabelece prioridades.
    ADMINISTRADOR DE RECURSOS

     e)  representa os interesses da organização em negociações com sindicatos, em vendas, compras ou financiamentos.
    NEGOCIADOR

    10 PAPEIS GERENCIAIS SEGUNDO MINTZBERG:

    São três categorias:
    PAPAEIS INTERPESSOAIS
    PAPEIS DE INFORMACÕES
    PAPEIS DE DECISÃO
    -
    desdobrando as categorias...(SLL DPM NECA)
    PAPEIS INTERPESSOAIS: 
    símbolo
    líder
    ligação


    PAPEIS DE INFORMAÇÕES:
    monitor
    dissiminador
    porta-voz


    PAPEIS DE DECISÃO
    empreeendedor
    controlador de distúrbios
    administrador de recursos
    negociador
     

    Ligação:

    O papel de ligação envolve a teia de relacionamento que o administrador deve manter, principalmente com seus pares. Nesses relacionamentos, ele vincula sua equipe com outras, a fim de fazer intercambio de recursos e informações que lhe permitam trabalhar.
    ----
    aconselho ler o livro SAFARI DA ESTRATÉGIA(do teórico). ou o livro do MAXIMIANO voltado para concursos.
    Mintzberg é mt cobrado em prova, tem que conhecê-lo a fundo

    Para pesquisar mais: http://www.portal-administracao.com/2014/05/henry-mintzberg-e-os-papeis-gerenciais.html

  • a) Interpessoal - Ligação;

    b) Interpessoal - Liderança;

    d) Decisorial - Alocador de Recursos;

    e) Decisorial - Negociador;


ID
1479712
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma ideia relacionada à abordagem clássica da administração, segundo Fayol.

Alternativas
Comentários
  • d) Ênfase no fato de que os processos e os princípios desenvolvidos poderiam ser aplicados a qualquer tipo de organização.???

  • Uma das críticas a Teoria Clássica é seu extremo racionalismo na concepção da administração:



    A insistência sobre a concepção da Administração como um conjunto de princípios universalmente aplicáveis provocou a denominação Escola Universalista.


    Chiavenato. 2004. Pág 89

  • a) ERRADA - Administração Científica (Taylor) - ênfase nas tarefas. "One best way" - única maneira de fazer certo, por isso, o uso de réguas.

    b) ERRADA - Administração Científica (Taylor)

    c) ERRADA - visão da Administração Científica - homem econômicod) 

    d) CERTA - Fayol tinha como ênfase a estrutura, por isso acreditava que os processos e os princípios desenvolvidos poderiam ser aplicados a qualquer tipo de organização.

    e)  ERRADA - ORT - Administração Científica de Taylor - análise de trabalho, estudo de tempos e movimentos, ênfase nas tarefas, divisão e especialização do trabalho, etc.

  • Estranho o gabarito não ser a B, pois a Teoria Clássica tinha ênfase nas tarefas e estrutura 

  • Colega Marilia, acho que você se confundiu

    ABORDAGEM CLÁSSICA inclui:

    - Abordagem cientifica : ênfase nas tarefas

    - Teoria clássica: ênfase na estrutura

     

     


ID
1479715
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os documentos são transferidos aos arquivos intermediários por

Alternativas
Comentários
  • a partir do momento que ele tem pouco movimentação passa para a fase intermediaria, ou seja decrescente.

  • a)

    terem valor primário decrescente.

  • “Na segunda idade – intermediários – os documentos podem ter valor primário reduzido, guardados em pequenos depósitos próximos à administração (...). Em uma segunda etapa dos intermediários, o valor primário estaria enfraquecido, seria usado como referência ocasional e, por isso, o acervo respectivo deveria estar guardado em um depósito localizado no exterior da fonte acumuladora.”

    (LOPES, Luis Carlos. A nova Arquivística na modernização administrativa, 2000)

  • Tem valor descrecente, ou seja, seu valor diminui, dessa forma sendo transferindo a fase INTERMEDIÁRIA.

  • uma questão do cespe ajuda:

     

    A transferência dos documentos dos arquivos correntes para os arquivos intermediários justifica-se pela diminuição do valor primário dos documentos.

     

    Ano: 2014Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: Agente Administrativo

     

  • Valor primário: correntes e intermediários.

    Valor secundário: permanentes

  • GABARITO: LETRA A

    Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário.

    FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.


ID
1479718
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No início de 2011, foi verificado que o ativo e o passivo de determinada empresa valiam, respectivamente, R$ 232.535,75 e R$ 167.315,25. Após essa verificação, durante o exercício de 2011, essa mesma empresa obteve R$ 20.713,95 de receitas e teve despesas de R$ 7.893,45. Com base nesses dados, assinale a alternativa que apresenta o valor, em reais, do patrimônio líquido dessa empresa no final de 2011.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Equação patrimonial: A = P + PL
    ativo R$ 232.535,75
    passivo R$ 167.315,25

    232.535,75 = 167.315,25 + PL
    PL = 65.220,50

    PL                 65.220,50
    Receitas        20.713,95
    Despesas      (7.893,45)
    Novo PL        78.041,00

    bons estudos


ID
1479721
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma empresa de capital aberto, cujo patrimônio líquido vale R$ 723.435,67, por exigência da Lei n.º 6.404/1976, deve apresentar relatórios contábeis específicos ao final de cada exercício. Assinale a alternativa que apresenta todos os relatórios que essa empresa deverá apresentar ao término de 2012.

Alternativas
Comentários
  • Com base na Lei n.º 6.404/1976:


    Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na

    escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras,

    que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as

    mutações ocorridas no exercício:


    I - balanço patrimonial;

    II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

    III - demonstração do resultado do exercício; e

    IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)

    V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei nº 11.638, de 2007)

    § 6o A companhia fechada com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) não será obrigada à elaboração e publicação da demonstração dos fluxos de caixa.

  • A companhia fechada com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a dois milhões de reais não será obrigada à elaboração e publicação da demonstração dos fluxos de caixa.


ID
1479724
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Os recursos públicos podem ser obtidos por diversos meios, tais como: arrecadação de impostos, aluguéis de terrenos públicos, empréstimos, entre outros. Esses recursos são necessários para que o governo possa atuar em diversas situações. Assinale a alternativa em que todos os exemplos apresentados correspondem a alocações obrigatórias de recursos públicos.

Alternativas
Comentários
  • a)Gastos com saúde e com educação.


ID
1479727
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com relação às finanças públicas e às funções de governo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    A) Errado, a função alocativa relaciona-se à alocação de recursos por parte do Governo a fim de oferecer bens e serviços públicos puros (ex.: rodovias, segurança, justiça) que não seriam oferecidos pelo mercado ou seriam em condições ineficientes, ou seja, se o serviço já é servido eficientemente pela iniciativa privada, não há o que se falar em função alocativa.

    B) A função distributiva tem por finalidade manter os níveis de classes sociais de forma bem distribuída, de tal maneira que os pobres não fiquem mais pobres e os ricos não fiquem mais ricos

    C) Errado, Função estabilizadora é a aplicação das diversas políticas econômico-financeiras a fim de ajustar o nível geral de preços, melhorar o nível de emprego, estabilizar a moeda e promover o crescimento econômico, mediante instrumentos de política monetária, cambial e fiscal, ou outras medidas de intervenção econômica

    D) Errado, de modo bem sintetizado, a atividade tributária se preocupa em obter receitas por meio de tributos, ao passo que a atividade financeira objetiva disciplinar o seu modo de gastar.

    E) CERTO: A teoria das finanças públicas, ao tratar dos fundamentos do Estado e das chamadas funções de governo, encontra justificativa para a intervenção do Estado na economia como forma de corrigir as imperfeições de mercado, entendidas estas como fenômenos que impedem que a sociedade alcance o estágio de bem estar necessário, sem que o estado exerça alguma forma de ajuste sobre os fatores econômicos (renda, poupança, produção, consumo, etc).

    Assim, as imperfeições de mercado podem ser atribuídas aos seguintes motivos:
       Necessidade de que existam bens públicos
       Falhas de competição
       Existência de externalidades
       Insuficiência de renda, desabastecimento, desemprego, desigualdade


    http://www.apostila.com.br/apostila/3008/financas-publicas-curso-basico.html

    bons estudos

  • Essa letra B foi cruel. 


ID
1479730
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com relação ao histórico do orçamento público, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Até o exercício de 1986, o Governo Federal convivia com uma série de problemas de natureza administrativa que dificultavam a adequada gestão dos recursos públicos e a preparação do orçamento unificado, que passaria a vigorar em 1987 :


    - Emprego de métodos rudimentares e inadequados de trabalho, onde, na maioria dos casos, os controles de disponibilidades orçamentárias e financeiras eram exercidos sobre registros manuais;


    - Falta de informações gerenciais em todos os níveis da Administração Pública e utilização da Contabilidade como mero instrumento de registros formais;


    - Defasagem na escrituração contábil de pelo menos, 45 dias entre o encerramento do mês e o levantamento das demonstrações Orçamentárias, Financeiras e Patrimoniais, inviabilizando o uso das informações para fins gerenciais;


    - Inconsistência dos dados utilizados em razão da diversidade de fontes de informações e das várias interpretações sobre cada conceito, comprometendo o processo de tomada de decisões;


    - Despreparo técnico de parte do funcionalismo público, que desconhecia técnicas mais modernas de administração financeira e ainda concebia a contabilidade como mera ferramenta para o atendimento de aspectos formais da gestão dos recursos públicos;


    - Inexistência de mecanismos eficientes que pudessem evitar o desvio de recursos públicos e permitissem a atribuição de responsabilidades aos maus gestores;


    - Estoque ocioso de moeda dificultando a administração de caixa, decorrente da existência de inúmeras contas bancárias, no âmbito do Governo Federal. Em cada Unidade havia uma conta bancária para cada despesa. Exemplo: Conta Bancária para Material Permanente, Conta bancária para Pessoal, conta bancária para Material de Consumo, etc. 


    A solução desses problemas representava um verdadeiro desafio à época para o Governo Federal. O primeiro passo para isso foi dado com a criação da Secretaria do Tesouro Nacional - STN, em 10 de março de 1986., para auxiliar o Ministério da Fazenda na execução de um orçamento unificado a partir do exercício seguinte. 

    Saiba mais: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/modelo-artigo-siafi/-/asset_publisher/G4pwX6fShrZj/content/historia

  • GAB. LETRA D

    ERROS:

    A) Em 1890, um ano após a proclamação da República, devido às riquezas herdadas do período monárquico, o Brasil ainda vivia uma época de austeridade fiscal, com receitas superiores às despesas da época.

    B) A crise de 1929 pouco afetou o Brasil, pois ele ainda não tinha dívidas externas, visto que, ao proclamar a independência em 1822, as dívidas permaneceram com a Coroa portuguesa, e não com a nova nação.

    C) Antes da Constituição de 1988, convivia-se com três orçamentos: o fiscal, o monetário e o das estatais. Esses três orçamentos sempre foram equilibrados e fechavam-se entre si.

    E) A criação do Plano Real, em 1998, é fato marcante no reordenamento de finanças públicas no Brasil. 


ID
1479733
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação a bens públicos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra "B".

    a) Os bens públicos são divididos em três tipos: os de uso comum, os dominicais e os dominiais.

    De acordo com o artigo 99 do CC, são bens públicos: os de uso comum do povo, os de uso especial e os dominicais.

    b) Nenhum dos bens públicos está sujeito a usucapião. CORRETA

    Preleciona o artigo 191 do CC em seu parágrafo único: "Os imóveis públicos não serão adquiridos por usucapião"

    c) Todos os bens públicos são inalienáveis.

    Em regra, os bens públicos não podem ser alienados (vendidos, permutados ou doados).

    Exceção: Os bens públicos podem ser alienados se atenderem alguns requisitos:

    Caracterização do interesse público, realização de pesquisa prévia de preços, nos casos de desafetação dos bens de uso comum e de uso especial. Os bens de uso comum e de uso especial são inalienáveis enquanto estiverem afetados. - “Os bens públicos de uso comum do povo e os de uso especial são inalienáveis, enquanto conservarem a sua qualificação, na forma que a lei determinar” (art. 100 do CC).Os bens dominicais não precisam de desafetação para que sejam alienados. - “Os bens públicos dominicais podem ser alienados, observadas as exigências da lei” (art. 101 do CC).

    d) Não se pode cobrar uma retribuição pelo uso de um bem público de uso comum.

    Art. 103. O uso comum dos bens públicos pode ser gratuito ou retribuído, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administração pertencerem. 

    e) Um bem público dominical será sempre dominical.

    Dominical - Relativo a quem tem o domínio. = DOMINIAL.

    Bens públicos dominicais não estão destinados nem a uma finalidade comum e nem a uma especial. “Constituem o patrimônio das pessoas jurídicas de direito público, como objeto de direito pessoal ou real, de cada uma dessas entidades” (art. 99, III do CC). Os bens dominicais representam o patrimônio disponível do Estado, pois não estão destinados e em razão disso o Estado figura como proprietário desses bens. Ex: Terras devolutas



    "dominical", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/dominical [consultado em 20-04-2015].






ID
1479736
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Em relação aos direitos básicos do empregado, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA: Dispõe o artigo 134, parágrafo 1º, da Consolidação das Leis do Trabalho:

    “As férias serão concedidas por ato do empregador, em um só período, nos 12 meses subsequentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito.
    § 1º- Somente em casos excepcionais serão as férias concedidas em dois períodos, um dos quais não poderá ser inferior a dez dias corridos”.

    Portanto, a regra geral é a concessão de férias em um só período, podendo, em casos excepcionais, ser fracionadas em dois períodos, mas um deles não poderá ser inferior a dez dias corridos.

    b) ERRADA: Art. 7º XXI da CF:São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: XXI - aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de trinta dias, nos termos da lei; 

    c) ERRADA: Art. 18 da lei 8036/90. Ocorrendo rescisão do contrato de trabalho, por parte do empregador, ficará este obrigado a depositar na conta vinculada do trabalhador no FGTS os valores relativos aos depósitos referentes ao mês da rescisão e ao imediatamente anterior, que ainda não houver sido recolhido, sem prejuízo das cominações legais. (Redação dada pela Lei nº 9.491, de 1997)

    § 1º Na hipótese de despedida pelo empregador sem justa causa, depositará este, na conta vinculada do trabalhador no FGTS, importância igual a quarenta por cento do montante de todos os depósitos realizados na conta vinculada durante a vigência do contrato de trabalho, atualizados monetariamente e acrescidos dos respectivos juros.

    d) ERRADA:  Art. 1º da lei 4090/62: Art. 1º - No mês de dezembro de cada ano, a todo empregado será paga, pelo empregador, uma gratificação salarial, independentemente da remuneração a que fizer jus.

    e) CORRETA: Atente-se ao Principio da Irrenunciabilidade dos Direitos Trabalhistas.


  • GABARITO: E

    FGTS é um direito irrenunciável....

  • Em regra,os direitos trabalhistas saõ irrenunciáveis(PRINCÍPIO DA IRRENUNCIABILIDADE DOS DIREITOS). Professor Rogério Renzetti 

    GABARITO: E

     

  • Atualização: Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017

     

    Art. 134 - As férias serão concedidas por ato do empregador, em um só período, nos 12 (doze) meses subseqüentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito.                         (Redação dada pelo Decreto-lei nº 1.535, de 13.4.1977)

    § 1o  Desde que haja concordância do empregado, as férias poderão ser usufruídas em até três períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a quatorze dias corridos e os demais não poderão ser inferiores a cinco dias corridos, cada um. (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017)

    § 2o  (Revogado).  (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017)

    § 3o  É vedado o início das férias no período de dois dias que antecede feriado ou dia de repouso semanal remunerado.                (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017)

  • Art. 134, §1º da CLT: Desde que haja concordância do empregado, as férias poderão ser usufruídas em até três períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a quatorze dias corridos e os demais não poderão ser inferiores a cinco dias corridos, cada um.     

  • FGTS o roubo estatal

ID
1479739
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Considerando o que disciplinam a Constituição Federal e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), assinale a alternativa correta a respeito dos direitos trabalhistas dos empregados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    A) Errado, consoante o Art. 71 §1, o intervalo é de 15 minutos.

    Art. 71 - Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

    § 1º - Não excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a duração ultrapassar 4 (quatro) horas

    B) CERTO:  CF Art. 7 IX – remuneração do trabalho noturno superior à do diurno

    C) Art. 29 - A Carteira de Trabalho e Previdência Social será obrigatoriamente apresentada, contra recibo, pelo trabalhador ao empregador que o admitir, o qual terá o prazo de quarenta e oito horas para nela anotar, especificamente, a data de admissão, a remuneração e as condições especiais, se houver, sendo facultada a adoção de sistema manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho

    D) CF Art. 7 XVI - remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em cinqüenta por cento à do normal

    E) Errado, o seguro-desemprego NÃO É devido a quem pede demissão
    Art. 7 II - seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntário

    bons estudos

  • GABARITO LETRA B.

     

    MESMO COM A REFORMA TRABALHISTA, NÃO HOUVE MUDANÇA NESSE ASPECTO NA CLT, VEJAMOS:

     

    Art. 73 - Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno terá remuneração superior à do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 20% (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna. 

    § 1º - A hora do trabalho noturno será computada como de 52 (cinqüenta e dois) minutos e 30 (trinta) segundos.

     

    Informação adicional: 

    Súmula nº 60 do TST - ADICIONAL NOTURNO. INTEGRAÇÃO NO SALÁRIO E PRORROGAÇÃO EM HORÁRIO DIURNO (incorporada a Orientação Jurisprudencial nº 6 da SBDI-1) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005

    I - O adicional noturno, pago com habitualidade, integra o salário do empregado para todos os efeitos. (ex-Súmula nº 60 - RA 105/1974, DJ 24.10.1974)

    II - Cumprida integralmente a jornada no período noturno e prorrogada esta, devido é também o adicional quanto às horas prorrogadas. Exegese do art. 73, § 5º, da CLT. (ex-OJ nº 6 da SBDI-1 - inserida em 25.11.1996)

    (SIGNIFICA QUE MESMO SE O EMPREGADO ENCERRAR SUAS ATIVIDADES AS 6H DA MANHÃ, POR EXEMPLO, ESSA 1 HORA EXCEDENTE, TAMBÉM SERÁ COMPUTADO COMO ADICIONAL NOTURNO, MUITA ATENÇÃO!)


ID
1479742
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Considere que a União tenha criado o serviço de fiscalização de saúde suplementar, ao qual, entre outras atividades, compete a fiscalização das atividades das operadoras de planos privados de assistência à saúde: o seu funcionamento, mesmo com relação à abrangência das coberturas de patologias e procedimentos; o cumprimento da legislação referente aos aspectos sanitários e epidemiológicos; os aspectos relativos à prestação de serviços médicos e hospitalares no âmbito da saúde suplementar; e, ainda, o estabelecimento de prestação pecuniária compulsória para as operadoras dos referidos planos privados a fim de custear as despesas advindas da fiscalização. Em face dessa situação hipotética, tal valor pecuniário tem a natureza jurídica de

Alternativas
Comentários
  • fato gerador da TAXA = exercício regular do:

    - poder de polícia; (o ato de fiscalizar, no local mesmo!)

    - serviço público

    bons estudos!


ID
1479745
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O doutrinador Aires F. Barreto, em Comentários ao Código Tributário Nacional, vol. I, Coordenação Ives Gandra da Silva Martins, Ed. Saraiva, 1998, p. 537, afirmou que “Tem a doutrina como incontroverso que a Constituição Federal não cria tributos, limitando-se tão somente à outorga de competência, através da qual o ente público se investe das condições para instituí-lo.” Assim, é correto afirmar que a Constituição Federal outorgou competência para

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    A) Art. 149. Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas, observado o disposto nos arts. 146, III, e 150, I e III, e sem prejuízo do previsto no art. 195, § 6º, relativamente às contribuições a que alude o dispositivo

    B) ICMS é competência dos Estados
    Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre
    II - operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior

    C) CERTO: Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre
           III - propriedade de veículos automotores

    D) ITCMD é competência dos Estados
    Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre
    I - transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos

    E) IPTU é de competência dos Municípios
    Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre
    I - propriedade predial e territorial urbana

    bons estudos

  • Na verdade, a opção do gabarito é a menos errada, mas está pois:

    A opção diz: UM estado instituir imposto incidente.. A CF deu a competência de instituir o IPVA a todos os Estados, o DF e quando o caso aos Territórios...


ID
1479748
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com referência à redação oficial, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão apresenta apenas uma alternativa correta. 

    A letra (A) está incorreta porque "as comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) – ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea (o público)". Não é frequentemente, pois ele é o único emissor, logo é sempre.

    A letra (C) está incorreta porque a impessoalidade não é estritamente demonstrada a partir das outras características como clareza, concisão, objetividade e formalidade. Todas elas são independentes e não há relação de dependência entre elas.

    A letra (D) está incorreta porque segundo o Manual de Redação Oficial, "o padrão culto nada tem contra a simplicidade de expressão, desde que não seja confundida com pobreza de expressão. De nenhuma forma o uso do padrão culto implica emprego de linguagem rebuscada, nem dos contorcionismos sintáticos e figuras de linguagem próprios da língua literária".

    A letra (E) está incorreta porque a padronização diz respeito também à formalidade e uniformidade do texto.


    A resposta correta é a letra (B).

  • A Impessoalidade
    A finalidade da língua é comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. Para que haja comunicação, são necessários: a)
    alguém que comunique, b) algo a ser comunicado, e c) alguém que receba essa comunicação. No caso da redação oficial,
    quem comunica é sempre o Serviço Público (este ou aquele Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção);
    o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; o destinatário dessa
    comunicação ou é o público, o conjunto dos cidadãos, ou outro órgão público, do Executivo ou dos outros Poderes da
    União.

    A concisão, a clareza, a objetividade e a formalidade de que nos valemos para elaborar os expedientes oficiais
    contribuem, ainda, para que seja alcançada a necessária impessoalidade.

  • Também não entendi o erro da letra C.

  • O ERRO DA LETRA C:

    Pessoal, a Impessoalidade NÃO é estritamente demonstrada na linguagem concisa, clara, objetiva e formal. Embora ela seja um dos princípios das comunicações oficiais, é a CLAREZA que é estritamente demonstrada na linguagem da impessoalidade, do padrão culto de linguagem, da formalidade e padronização e da concisão.

    A questão inverteu CLAREZA com IMPESSOALIDADE. 

    Boa sorte e bons estudos à todos! 

  • Concordo com a Fabiana Costa.

    Do Manual de Redação da Presidência da República: 

    "A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial, conforme já sublinhado na introdução deste capítulo. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. No entanto a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial. Para ela concorrem:

    a) a impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto;

    b) o uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão;

    c) a formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos;

    d) a concisão, que faz desaparecer do texto os excessos lingüísticos que nada lhe acrescentam."

  • Com o intuito de ajudar àqueles que não podem pagar assinatura, gostaria de sugerir que todos os comentários remetessem ao gabarito oficial pois nem sempre fica claro qual é a alternativa correta. Força e foco que o resultado vem logo!!

  • AOS NÃO ASSINANTES, segue o comentário da professora

     

    A questão apresenta apenas uma alternativa correta. 

    A letra (A) está incorreta porque "as comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) – ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea (o público)". Não é frequentemente, pois ele é o único emissor, logo é sempre.

    A letra (C) está incorreta porque a impessoalidade não é estritamente demonstrada a partir das outras características como clareza, concisão, objetividade e formalidade. Todas elas são independentes e não há relação de dependência entre elas.

    A letra (D) está incorreta porque segundo o Manual de Redação Oficial, "o padrão culto nada tem contra a simplicidade de expressão, desde que não seja confundida com pobreza de expressão. De nenhuma forma o uso do padrão culto implica emprego de linguagem rebuscada, nem dos contorcionismos sintáticos e figuras de linguagem próprios da língua literária".

    A letra (E) está incorreta porque a padronização diz respeito também à formalidade e uniformidade do texto.


    A resposta correta é a letra (B)

     

    Comentário da professora Verônica Ferreira do Qconcursos.


ID
1479751
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Quanto à redação oficial, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Pede-se que seja marcada a alternativa correta. 

    A letra (A) está incorreta porque falta concordância. O correto é "V. Ex.ª será comunicada a respeito das decisões desse conselho".

    A letra (B) está incorreta porque o correto é "Sabemos ser do seu conhecimento tal fato".

    A letra (D) está incorreta porque "em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD), às autoridades arroladas na lista anterior. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação".

    A letra (E) está incorreta porque "os ofícios, memorandos e anexos destes poderão ser impressos em ambas as faces do papel. Neste caso, as margens esquerda e direita terão as distâncias invertidas nas páginas pares (“margem espelho")".



    A resposta correta é a letra (C).
  • a) Não se abrevia V. Exª quando for para o PR

    b) "sabemos ser do seu conhecimento..."
    c) correto
    d) não se utiliza "digníssimo" 
    e) os ofícios, memorandos e anexos destes poderão ser impressos em ambas as faces do papel. Neste caso, as margens esquerda e direta terão as distâncias invertidas nas páginas pares ("margem espelho")
  • A letra A não está incorreta pela abreviação, mas sim pelo erro de concordância de gênero: "à atual presidente do Brasil" se refere ao genero feminino, então o correto seria: "V. Ex.ª será COMUNICADA"

  • Pede-se que seja marcada a alternativa correta. 

    A letra (A) está incorreta porque falta concordância. O correto é "V. Ex.ª será comunicada a respeito das decisões desse conselho".

    A letra (B) está incorreta porque o correto é "Sabemos ser do seu conhecimento tal fato".

    A letra (D) está incorreta porque "em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD), às autoridades arroladas na lista anterior. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação".

    A letra (E) está incorreta porque "os ofícios, memorandos e anexos destes poderão ser impressos em ambas as faces do papel. Neste caso, as margens esquerda e direita terão as distâncias invertidas nas páginas pares (“margem espelho")".



    A resposta correta é a letra (C).

    (COMENTÁRIO PROFESSOR QCONCURSOS)