SóProvas



Prova IF-ES - 2016 - IF-ES - Auxiliar em Administração


ID
2282734
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere a sequência abaixo:

(1 2 3 4 5 4 3 2 1 2 3 4 5 4 3 2 1 2 3 4 5 4 3 2 ...)

Qual é o termo que ocupa a 211ª posição?

Alternativas
Comentários
  • gabarito C

    Percebi que trata-se de uma sequencia de 8 números que se repetem: 1 2 3 4 5 4 3 2

    Para encontrar o 211º número primeiro precisaria saber aproximadamente quantas vezes eu precisaria repetri a sequencia.

    Então,  dividi 211/8 e encontrei 26,375

    Como nao é um numero inteiro considerei ter repetido os 8 numeros por apenas 26 vezes. Correspondendo á 208 números. (8*26=208)

    Partindo então da posição 208º ---- repeti a sequencia 1 2 3 4 5 4 3 2

    1 - 209º

    2- 210º

    3 - 211º

     

  • Percebe-se que a sequencia será: 12345  4321  2345  4321... Então o total de algarismos será 17. Divide 211 por 17 e terá resto igual a 7.

    Conta onde vai cair a 7º posição 12345 43.

     

  • DIVIDINDO 211 POR 8 ,  ENCONTRARA  26 GRUPOS COM 8 COMPLETOS E 1 GRUPO COM TRES INCOMPLETO AI SO CONTAR 123 O TERCEIRO SERA O 211 POSIÇAO

     

  • Primeiro passo é identificar quantos numeros tem a sequência

    no caso 1 2 3 4 5 4 3 2 a partir desse ponto começa repetir os números ou seja temos 8 numeros então

    Dividindo pelo total de termos 211/8 temos o resultado 26 com resto 3

    Ou seja essa sequência se repete 26 vezes por inteiro e até a 3º posição novamente.

    Sendo o numero que o ocupa a  3º posição o numero 3

  • Fiz da seguinte forma: 

    1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 - aqui contando normal
    1 2 3 4 5 4 3 2 1 2   - sequência dada pela questão.

    (veja que a cada 10, o número 2 se repete) ou seja, 210 será o número 2. O seguinte = 3. 

  • Posição  211/ dividido por números repetidos 8

     

    Resto 3                         quociente 26

     

    Gabarito letra C


ID
2282758
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

( ) Poderá a Administração Pública contratar pessoal transitório, por tempo determinado, se justificada necessidade de serviço.
( ) A diferença entre os valores pagos aos servidores públicos detentores dos cargos do Poder Executivo e do Poder Judiciário justifica-se dada a vinculação constitucional ao vencimento básico do Presidente da República e do Ministro do Superior Tribunal de Justiça, respectivamente.
( ) A proibição de acumular cargos públicos, prevista na Constituição Federal para os cargos da Administração Direta, não alcança a situação do servidor público que atue junto a um município e a uma autarquia federal.
( ) Os requisitos de idade e de tempo de contribuição serão reduzidos em cinco anos, para o professor que comprove tempo de efetivo exercício das funções de magistério exclusivamente na educação infantil.
( ) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário.

A Constituição Federal da República de 1988 prevê, com relação à Administração Pública Federal, alguns princípios e regramentos de observância cogente. Com base nas assertivas acima, marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO  A

    1º-FALSO CF/88-> IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;

    2º-FALSO  CF/88->XII - os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo

    3º-FALSO CF/88-> Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:         

     a) a de dois cargos de professor;  

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;              

    c) a de dois cargos privativos de médico;          

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;   

    4º-FALSO CF/88-> § 5º Os requisitos de idade e de tempo de contribuição serão reduzidos em cinco anos, em relação ao disposto no  § 1º, III, "a", para o professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exercício das funções de magistério na educação infantil e no ensino fundamental e médio. 

    5º-VERDADEIRO CF/88-> § 4º Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.   

     

  • I) INCORRETA. O art. 37, IX da CF estabelece que a lei vai determinar os casos de contratação por tempo determinado,  a fim de atender a necessidade temporária de excepcional INTERESSE PÚBLICO.

    II) INCORRETA. A remuneração ou subsídio dos ocupantes de cargo, função e emprego público e dos detentores de mandato eletivo, em âmbito federal, não poderão exceder ao subsídio mensal, em espécie, do Ministro do STF.

    III) INCORRETA. A proibição de acumulação de cargos é extensível tanto para servidores da administração direta quanto da indireta, bem como para a Administração Pública de todos os entes, conforme art. 37, caput e inciso XV da CF.

    IV) INCORRETA. Conforme art. 40, parágrafo 5º da CF, os requisitos de idade e de tempo de contribuição serão reduzidos em cinco anos para professor que comprove exclusivamente o exercício da função de magistério na educação infantil, no ensino fundamental e médio.

    V) CORRETA. A assertiva está de acordo com os ditames do art. 37, parágrafo 4º da CF.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A










  • atualizando sobre o item 4: § 8º O requisito de idade a que se refere o inciso I do § 7º será reduzido em 5 (cinco) anos, para o professor que comprove tempo de efetivo exercício das funções de magistério na educação infantil e no ensino fundamental e médio fixado em lei complementar.        


ID
2282773
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a redação dada pela Emenda Constitucional nº. 19/1998, o art. 37 da Constituição Federal de 1988 dispõe que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios deverá obedecer a alguns princípios constitucionais. Nas opções que se segue, a alternativa que NÃO consta um desses princípios é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C

     

    LIMPE -  Princípios encontrados na Constituição Federal da República Federativa do Brasil. São eles, respectivamente, os princípios:

     

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

  • GABARITO LETRA D

    O PRINCÍPIO DA ELETIVIDADE NAO CONSTA NO ARTIGO 37º CF/88

    NEM MESMO implicitamente

  • PRINCÍPIO DA ELETIVIDADE

     

     As regras que decorrem do princípio da eletividade são aquelas que disciplinam, de modo a tornar o mais equânime que for possível (dentro das limitações impostas pelas diferenças de força, riqueza e conhecimento existentes na sociedade em questão), a escolha dos governantes pelos governados, o que compreende o direito de voto para eleger representantes legislativos (parlamentares) e executivos (governamentais) pelo sistema universal, direto e secreto, em eleições livres, periódicas e isentas (limpas), atribuindo-se a todos os cidadãos em condições legais de votar o igual direito de ser votados (e a exigência adicional de que os cidadãos devam pertencer a partidos é, como se pode ver, um contrabando autocrático que atenta contra a transitividade do princípio da eletividade, mas que ainda vige em boa parte dos regimes democráticos).

     

    GABA   D

  • CF 88

     

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 

  • Questão indicada está relacionada com os Princípios da Administração Pública. Nesse sentido, vejamos o diploma constitucional requerido: “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência” (art. 37, caput). Mnemônico: L I M P E: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

    Ante o exposto, a única opção que diverge dos princípios elencados no art. 37, da CF/88, é aquele mencionado na alternativa “d”, cujo teor remete a eletividade. Contudo, a moralidade mencionada constitui uma dos princípios legitimados no rol constitucional.   

    GABARITO: D.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção INCORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos princípios constitucionais expressos, que devem ser memorizados pelos alunos, por representarem tema recorrente em provas dos mais variados níveis.

    Conforme expresso na Constituição Federal Brasileira de 1988:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:         

    Trata-se do famoso LIMPE.

    Legalidade

    O Administrador não pode agir, nem deixar de agir, senão de acordo com a lei, na forma determinada.

    Impessoalidade

    A Administração deve atuar de forma a servir a todos, independente de preferências ou aversões partidárias ou pessoais. Encontra-se diretamente relacionado ao princípio da impessoalidade a ideia de igualdade/isonomia. Assim, por exemplo, os concursos públicos representam uma forma de que todos tenham a mesma possibilidade (igualdade formal) de conquistar um cargo público, independentemente de favoritismos e/ou nepotismo. No entanto, o princípio da impessoalidade também se encontra diretamente ligado à ideia de finalidade das ações organizacionais, ou seja, as ações da Administração Pública devem atingir o seu fim legal, a coletividade, não sendo utilizada como forma de beneficiar determinados indivíduos ou grupos apenas.

    Moralidade

    Trata-se aqui não da moral comum, e sim da moral administrativa ou ética profissional, consistindo no conjunto de princípios morais que devem ser observados no exercício de uma profissão.

    Publicidade

    Segundo o princípio da publicidade, os atos públicos devem, como requisito de sua eficácia, ter divulgação oficial, com as exceções previstas em lei (segurança nacional, certas investigações policiais, processos cíveis em segredo de justiça etc.). Quando os atos e contratos tornam-se públicos, há uma maior facilidade de controle pelos interessados e pelo povo de uma maneira geral, e este controle faz referência tanto aos aspectos de legalidade quanto de moralidade.

    Eficiência

    O princípio da eficiência foi introduzido expressamente pela Emenda Constitucional 19 de 4/06/1998, que afirma que não basta a instalação do serviço público. Além disso, o serviço deve ser prestado de forma eficaz e atender plenamente à necessidade para a qual foi criado, através da otimização dos meios para atingir o fim público colimado.

    Assim:

    D. ERRADO. Moralidade e eletividade.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.


ID
2282776
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Segundo a Constituição Federal de 1988, a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá:


I) Ter um caráter educativo e informativo.

II) Ser de orientação social.

III) Ter a identificação através de nomes, símbolos ou imagens que caracterizam a autoridade pública ou o servidor público responsável por ela.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

     

    Princípio da Publicidade

     

    Na Publicidade, o gerenciamento deve ser feito de forma legal, não oculta. A publicação dos assuntos é importante para a fiscalização, o que contribui para ambos os lados, tanto para o administrador quanto para o público. Porém, a publicidade não pode ser usada de forma errada, para a propaganda pessoal, e, sim, para haver um verdadeiro controle social.

     

    Fonte: http://principios-constitucionais.info/direito-administrativo/principios-da-administracao-publica.html

  • GABARITO B

    CF/88-> § 1º A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

  • Gabarito letra b).

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL

     

    Art. 37, § 1º A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

     

    * Destaco um mnemônico que me ajudou a memorizar esse parágrafo: "CEIOS"

     

    "CE" = CARÁTER EDUCATIVO

    "I" = INFORMATIVO

    "OS" = ORIENTAÇÃO SOCIAL

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • LETRA B CORRETA 

    ITEM III INCORRETO

    CF/88

    ART. 37 § 1º A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

  • Comentando a questão:
    Consoante art. 37, parágrafo 1º da CF, a publicidade do atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação, bem como não se pode constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizam promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

    I) CORRETA. 

    II) CORRETA.

    III) INCORRETA. Vide explicação acima, além da vedação expressa na Constituição Federal,  o candidato poderia utilizar o princípio da impessoalidade, o qual estabelece também a vedação de promoção pessoal perante a Administração Pública, ou seja, os atos praticados devem estar em nome da Administração Pública e não em nome de autoridades e/ou pessoas que queiram promover-se com a realização do ato.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B








ID
2282779
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Os atos de improbidade administrativa, de acordo com o § 4º, do art. 37, Capítulo VII, da CF/1988, importará, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

     

    Art. 37 § 4º Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

  • Gabarito:

     

     

     

     

    ComentárioSanções nos termos do art. 37, § 4º da CF = (P A R I S)

     

     

    P erda da função pública


    A ção penal 


    R essarcimento ao erário


    I ndisponibilidade dos bens

     

    S uspensão dos direitos políticos

  • Comentando a questão:

    A) INCORRETA. Os atos de improbidade administrativa não acarretam a suspensão dos direitos civis, mas apenas a suspensão dos direitos políticos. Além da suspensão do direitos políticos ocasionam a perda da função pública, indisponibilidade dos bens e ressarcimento ao erário, vale destacar que todas essas sanções devem respeitar a proporcionalidade. 

    B) CORRETA. É uma das sanções decorrente dos atos de improbidade, conforme art. 37, parágrafo 4º da CF.

    C) CORRETA. É uma das sanções decorrente dos atos de improbidade, conforme art. 37, parágrafo 4º da CF.

    D) CORRETA. É uma das sanções decorrente dos atos de improbidade, conforme art. 37, parágrafo 4º da CF.

    E) CORRETA. É uma das sanções decorrente dos atos de improbidade, conforme art. 37, parágrafo 4º da CF.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A








  • LETRA A

  • não entendi o comentário do colega acima, quando ele compartilha o macete: PARIS e fala sobre ação penal. No artigo 37, o ressarcimento do erário está previsto SEM PREJUIZO DE AÇÃO PENAL.


ID
2282782
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dentre as funções administrativas, segundo Lacombe (2011), a que se refere ao processo de identificar; dividir e alocar o trabalho; definir responsabilidade e autoridades e estabelecer as relações entre os grupos de trabalho, de modo a possibilitar que as pessoas trabalhem eficazmente para atingir os objetivos, é a definição da função de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Decidir formas de alcançar as metas: PLANEJAMENTO

    Agrupar e coordenar funcionários e tarefas: ORGANIZAÇÃO

    Influenciar, motivar e estimular as pessoas: DIREÇÃO

    Adotar ações corretivas: CONTROLE

  • A organização é a função da administração que faz a distribuição das tarefas e dos recursos entre os membros da organização, define quem tem autoridade sobre quem e quando e onde devem tomar decisões. A organização procura distribuir o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros da organização para que estes alcancem os objetivos estabelecidos eficientemente. O resultado do processo de organização é a estrutura organizacional.

  • GAB. B 

     

    ORGANIZAÇÃO COMO PARTE DO PROCESSO ADMINISTRATIVO (Chiavenato )        

    - Agrupar, estruturar e integrar os recursos organizacionais.

    - Dividir o trabalho a ser feito

    - Agrupar os órgão e as atividades em uma estrutura lógica

    - Designar as pessoas para a sua execução

    - Coordenar os diferentes esforços

  • ORGANIZAÇÃO = DIVIDE AS RESPONSABILIDADES E AUTORIDADES. ALOCA RECURSOS. 

  • alocou ? organizou!

  • Grande Lacombe!!! Não é por nada não, mas minha antiga prof do curso Administração, Rosangela Madruga, do IFPB de João Pessoa, amava esse cara kkkkkkk. Saí dele mas só de lembrar a cara da veia quando ia falar que Lacombe era um dos mais renomados autores da área bate até sdd kkkkkkkkkkk

  • A questão cobra conhecimento sobre as funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle.

    A questão quer saber qual função atua no processo de identificar; dividir e alocar o trabalho; definir responsabilidade e etc.

    Vamos à análise das alternativas:

    A- Incorreta. Planejamento é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los. São palavras-chave da função planejamento: primeira função, objetivos, planos, missão, influenciar o futuro. As atividades típicas dessa função, de acordo com Chiavenato, são: definir missão; formular objetivos; definir planos e programar atividades.

    B- Correta. Organização é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional. São palavras-chave da função organização: recursos, estrutura, atividades, posições. São atividades da organização: dividir o trabalho; designar as atividades; agrupar as atividades em órgão e cargos; Definir ou atribuir autoridade e responsabilidade a pessoas. (Chiavenato, 2014)

    C- Incorreta. Coordenação não é um função administrativa isolada, de acordo com a maioria dos autores.

    D- Incorreta. Controle é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação. São palavras-chave da função controle: comparar, corrigir, padrões, monitorar. São atividades (e fases) do controle: Definir padrões, monitor desempenho, avaliar desempenho e agir corretivamente.

    E- Incorreta. Avaliar não é um função administrativa.

    Fonte: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Manole. 2014

    GABARITO: LETRA B


ID
2282785
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assegurar que as atividades da organização estejam levando-a em direção aos objetivos, medindo o desempenho, comparando o desejado com o realizado e tomando as medidas corretivas necessárias, é o conceito da função de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    Decidir formas de alcançar as metas: PLANEJAMENTO

    Agrupar e coordenar funcionários e tarefas: ORGANIZAÇÃO

    Influenciar, motivar e estimular as pessoas: DIREÇÃO

    Adotar ações corretivas: CONTROLE

  • GAB. E - CONTROLE

     

    ''Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados da melhor maneira possível.  

    O controle está relacionado com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados por meio da atividade das pessoas que compõem a organização.

    O controle serve para que todas as coisas está de acordo com o que foi planejado.'' (Chiavenato)

     

    “O processo de monitorar as atividades de forma a assegurar que elas estejam sendo realiz adas conf orme o planejado e corrigir quaisquer desvios signif icativos.” ( Robbins )

     

    '' O processo de controle consiste em fazer a comparação e tomar a decisão de confirmar ou modificar os objetivos e os recursos empregados em sua realização" ( Maximiano )

  • CONTROLE = MEDIÇÃO, COMPARAÇÃO, CORREÇÃO.

  • GABARITO - E.

    CONTROLE = MEDIÇÃO, COMPARAÇÃO, CORREÇÃO.

  • A questão exige conhecimento sobre as funções administrativas e quer saber qual a função relacionada a esse conceito: "Assegurar que as atividades da organização estejam levando-a em direção aos objetivos, medindo o desempenho, comparando o desejado com o realizado e tomando as medidas corretivas necessárias"

    As funções administrativas são as seguintes:

    ◾ PLANEJAMENTO é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los. São palavras-chave da função planejamento: primeira função, objetivos, planos, missão, influenciar o futuro. As atividades típicas dessa função, de acordo com Chiavenato, são: definir missão; formular objetivos; definir planos e programar atividades.

    ◾ ORGANIZAÇÃO é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional. São palavras-chave da função organização: recursos, estrutura, atividades, posições. São atividades da organização: dividir o trabalho; designar as atividades; agrupar as atividades em órgão e cargos; Definir ou atribuir autoridade e responsabilidade a pessoas. (Chiavenato, 2014)

    ◾ DIREÇÃO é a função que, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização. São palavras-chave da função direção: pessoas, motivação, ação, liderança, comunicação, coordenação. São atividades da direção: designar pessoas; coordenar esforços; comunicar; motivar.

    ◾ CONTROLE é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação. São palavras-chave da função controle: comparar, corrigir, padrões, monitorar. São atividades (e fases) do controle: Definir padrões, monitor desempenho, avaliar desempenho e agir corretivamente.

    Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014

    A) planejar.

    INCORRETO. Não corresponde ao conceito do enunciado.

    B) coordenar.

    INCORRETO. Não corresponde ao conceito do enunciado. É uma das 5 funções administrativas de Fayol (prever, comandar, coordenar, controlar e organizar)

    C) organizar.

    INCORRETO. Não corresponde ao conceito do enunciado. Refere-se à alocação de recursos.

    D) prover recursos humanos.

    INCORRETO. Não corresponde ao conceito do enunciado. Prover recursos humanos não é considerada uma função administrativa.

    E) controlar.

    CORRETO. Corresponde ao conceito do enunciado.

    GABARITO: LETRA E


ID
2282788
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao planejamento, analise as sentenças abaixo:


I) O planejamento não se refere a decisões futuras. Ele é executado no presente: são seus resultados que se projetam no futuro.

II) Planejamento é a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado.

III) O planejamento deve identificar antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer.


De acordo com Lacombe (2011), assinale a alternativa que apresenta somente a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • Bem contraditório esse gabarito. Ao meswmo tempo que diz que "planejamento não se refere a decisões futuras", diz tambem que "planejamento identifica antecipadamente o que fazer."

    Agora eu pergunto, identificar ANTECIPADAMENTE o que fazer não se assemelha a uma decisão futura?

    Por favor me corrijam se eu estiver errado.

  • Cara, o III) diz: quem deve fazer ? Isso é função da organização...

    Enquanto a I) Julgou ser o planejamento algo exclusivo do presente, e ignorou a característica de prever...

  • Esse gabarito ta errado "planejamento não se refere a decisões futuras", Toda questão que fala em planejamento ja se vem a ideia de futuro.

  • GAB. E 

     

    Questão foi copiado do livro do Lacombe (Teoria Geral da Administração).

     

    ''O planejamento não se refere a decisões futuras. Ele é executado no presente: seus resultados é que se projetam no futuro. Todo plano requer um prazo para sua implantação. Se não planejarmos no presente, não teremos condições de implantarmos o que desejamos no futuro. Não existem decisões futuras, decisões são sempre tomadas no presente. Seja em relação a pesquisas, ou à construção de novos prédios, ou ao projeto de um novo produto, ou uma nova forma de comercialização, qualquer decisão administrativa importante leva anos para se tornar realidade. E deve ser produtiva du- rante anos para obter retorno sobre o investimento em pessoas e em bens materiais.''  (nesse trecho Lacombe citou Drucker) 

    (...)

     

    Planejamento é a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado. É a determinação consciente de cursos de ação e engloba decisões com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa disponível. Planejar é, portanto, decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer. O planejamento deve identificar antecipadamente: (a) os custos e os benefícios do que vai ser feito; (b) os recursos necessários para se fazer o que se deseja.''

     

    OBS: a assertiva coloca alguns trechos do livro do Lacombe de forma não contextualizada e isso causa estranheza ao colegas que comentaram acima. Conclusão: que a banca foi infeliz ao elaborar essa questão.

  • Pronto, mais um Téorico IMBECIL para a lista ja´grande de teóricos IMBECIS. As bancas agradecem.

  • Cara, como eu amo o André Pereira!

  • Questao idiota, ou melhor, quem à formulou. 

  • Cara... tudo bem que um teórico disse e talz... mas aí vc pega uma idéia que o teórico citou para impactar, por pura retórica em um texto encadeado e a transforma em um mandamento, uma frase referência. Acho que o cara que declamou isso deve ficar bem macho vendo este tipo de questão... só acho

  • Forçou a barra o examinador.

  • Devemos filtrar as questões que estudamos, como essa aí, por exemplo.

    Examinador zé roéla

  • foi um Ctrl C Ctrl V do livro Administração fácil.

    https://books.google.com.br/books?id=EStrDwAAQBAJ&lpg=PT71&ots=-YdKmLPgO_&dq=O%20planejamento%20n%C3%A3o%20se%20refere%20a%20decis%C3%B5es%20futuras.%20Ele%20%C3%A9%20executado%20no%20presente%3A%20s%C3%A3o%20seus%20resultados%20que%20se%20projetam%20no%20futuro.&hl=pt-BR&pg=PT71#v=onepage&q=O%20planejamento%20n%C3%A3o%20se%20refere%20a%20decis%C3%B5es%20futuras.%20Ele%20%C3%A9%20executado%20no%20presente:%20s%C3%A3o%20seus%20resultados%20que%20se%20projetam%20no%20futuro.&f=false

  • Meu Deus, esse examinador elaborou essa questão em Nárnia, só pode!

    Aliás, se o planejamento não se refere a decisões futuras, ele serve para identificar ANTECIPADAMENTE o que fazer em relação ao q??? (decisões futuras, óbvio).

    Às vezes o indivíduo o está louco nas drogas.


ID
2282791
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para Franck M. Knox (CURY, 2005, P. 374), as empresas têm uma ideia geral de que os formulários devem ser controlados. No entanto, poucas se engajam, efetivamente, num programa com esse objetivo. Sobre os obstáculos ao controle dos formulários, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.


( ) A crença falsa de que o controle de formulários consiste em possuir um número de estoque, com o respectivo controle, com uma programação anual de compras, centralizada, e que o formulário só pode ser impresso se autorizado pelo diretor.

( ) A direção da empresa tem muitas outras coisas importantes em que pensar.

( ) A maioria dos formulários é pouco usada e muitos desses papelórios são impressos pelos próprios usuários. Desta forma, algumas vezes, nem a direção, nem o órgão de sistemas e métodos conhecem a existência desses formulários que são impressos nas máquinas copiadoras dos usuários.

( ) A ênfase do controle de formulário deve dirigir-se principalmente ao uso administrativo do formulário mais do que a sua produção.

( ) O órgão de controle de formulários tem como responsabilidade primária centralizar o programa de controle para que não haja proliferação de formulários quase idênticos.

( ) Alguns dirigentes não acreditam que o controle de impressos seja suficientemente importante para merecer atenção.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas

ID
2282794
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A sequência de elaboração de formulários compreende algumas etapas. A primeira fase é conhecida como _____________________.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna da frase acima.

Alternativas
Comentários
  • O formulário é um importante meio de comunicação, transmissão e registro de informações, principalmente as baseadas em dados quantitativos.

    Tanto o usuário quanto o analista de sistemas, organização e métodos devem saber que formulário é um assunto a ser tratado com muita atenção, pois os sistemas são apoiados por documentos cuja clareza, formato e conteúdo tornam esses documentos eficientes e eficazes, contribuindo de forma funda­mental para o bom funcionamento dos sistemas e métodos administrativos.

     

    METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO DE FORMULÁRIOS

     

    Quando o analista de sistemas, organização e métodos ou, numa situação mais específica, o analista de formulários for elaborar um novo formulário, deve seguir quatro etapas:

     

    a) levantamento e análise das necessidades;

    b) elaboração do novo formulário;

    c) trabalhos de gráfica; e

    d) recebimento, treinamento e controle.

     

    LEVANTAMENTO E ANÁLISE DAS NECESSIDADES

    O analista de sistemas, organização e métodos, ou o analista de formu­lários, deve ser o mais crítico e minucioso possível nesta etapa, pois será a base para todo o trabalho desenvolvido a seguir. Antes de se preocupar com o tempo gasto na análise, o analista deve preocupar-se com a qualidade do trabalho.

    É conveniente que o resultado dessa análise seja apresentado de forma escrita e apoiado por fluxogramas, anexando, quando existir, exemplares dos formulários que estão, atualmente, atendendo ao sistema nos assuntos con­siderados.

    Nessa etapa, o analista deve listar todos os requisitos a serem solicitados pelo novo formulário (forma de manuseio, número de vias, tamanho, campos de preenchimento etc.).

    Para o adequado estabelecimento das necessidades de novos formulário ou de alterações dos existentes, o analista pode usar uma técnica de levantamento e formular as perguntas apropriadas.

  • GABARITO: D

     

    Respondi essa questão com base no entendimento de Chiavenato.

     

    - Definir objetivos;

    - Determinar situação atual;

    - Desenvolver premissas sobre o futuro;

    - Analisar e escolher entre as alternativas;

    - Implementar o plano e avaliar os resultados.

     

    Adm. Geral e Pública, 2008, Chiavenato.

  • GABARITO: D

    SEQUÊNCIA PARA A ELABORAÇÃO DE FORMULÁRIOS:

    -levantamento das necessidades
    -crítica do levantamento 
    -planejamento da solução 
    -crítica do planejamento
    -implantação e controle dos resultados.

  • GABARITO D.

    Vejam a questão Q482722

  • D

    Para a elaboração de um formulário é necessário seguir quatros etapas o levantamento e análise das necessidades, elaboração do novo formulário, trabalho gráfico e recebimento, treinamento e controle.

  • A elaboração de formulários segue as seguintes etapas: levantamento das necessidades, crítica do levantamento, planejamento da solução, crítica do planejamento e implantação e controle dos resultados. Assim, a primeira fase é o levantamento das necessidades, por isso nosso gabarito é a alternativa D

    Gabarito: D


ID
2282797
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Para entender onde o valor é agregado em um processo, é preciso colocar-se no lugar do cliente, seja ele interno ou externo. A pergunta “as exigências dos clientes estão claras para todos na equipe?” faz parte de uma etapa dos seis passos da estrutura de redesenho de processo de Ballé (CURY, 2005, p. 330), e é conhecida como _____________________.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna da frase acima.

Alternativas
Comentários
  • Para ter uma estrutura do redesenho de processos é preciso seguir seis passos básicos que são:


    1) Encomendar os produtos é o passo inicial para se colocar no lugar do cliente (externo e interno) procurando vender o seu produto transmitindo segurança.
    2) Esboçar o processo é seguir a seqüência das atividades desde o pedido inicial até a entrega do produto final para obter uma melhor noção das seqüências das atividades desenvolvidas, ou seja, é detalhar passo a passo as tarefas reunindo cópias de todos os formulários o que dará uma idéia de trabalho burocratizado e padronizado.
    3) Mapear fluxos de trabalho é a representação das áreas dos processos por meio de post-it que deve ser checado quanto a compreensão colocado em um quadro em seqüência permitindo que os fluxos do trabalho apareçam apartir do posicionamento.
    4) Redesenhar o processo é a simplificação as atividades desnecessárias visualizadas no processo mapeado.
    5) Verificar e testar é receber comentários a respeito deste redesenho de todos os envolvidos no processo tais como: pessoal, fornecedores e clientes como feedback e expor em um quadro.

    6) Implementar e padronizar é preciso exigir a participação dos clientes para ser concluído a implementação de um novo processo

     


ID
2282800
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O fluxograma ____________ é normalmente destinado à representação de rotinas simples e é o mais utilizado para identificar as rotinas existentes num setor de trabalho qualquer. Como exemplo de vantagem, este fluxograma pode ser impresso como formulário padronizado e de fácil preenchimento.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna da frase acima.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C:

     

    Fluxograma Vertical

    Publicado em 29/09/2012

    O fluxograma vertical, também denominado diagrama do processo, folha do processo, é um fluxograma em um formato diferente, é formado por colunas verticais, onde se tem as simbologias referente ao processo, descrição, e outras informações referentes as operações.

     

    A característica do fluxograma vertical é a sua facilidade de  entendimento devido a sua maior clareza, e por ter mais informações do que um fluxograma comum ou “horizontal”.

    Suas 4 principais vantagens são:

    1 Consiste em poder ser impresso como formulário padronizado.
    2 Rapidez de preenchimento, pois os símbolos e convenções já se
    acham impressos.
    3 Maior clareza de apresentação.
    4 Grande facilidade de leitura por parte dos usuários.

    É o formato mais usado nas empresas para visualização do processo, justamente por ser mais completo.

  • O fluxograma vertical -  diagrama do processo  - folha do processo,

    é um fluxograma formado por colunas verticais, onde se tem as simbologias referente ao processo, descrição, e outras informações  das operações.

     principais vantagens são:

    1 impresso como formulário padronizado.
    2 Rapidez de preenchimento
    3 Maior clareza de apresentação.
    4 Grande facilidade de leitura por parte dos usuários.

    É o formato mais usado nas empresas para visualização do processo, justamente por ser mais completo.

  • Segundo Cury (2010) há três tipos de fluxogramas:

    Vertical - o mais usado para identificar as rotinas existentes em um setor de trabalho qualquer;

    Administrativo - utiliza os mesmo símbolos que o vertical, porém pode adotar alguns recursos técnicos que permitem uma apresentação mais compreensível da rotina. Qualquer trabalho, mesmo os mais complexos, pode ser subdivido em elementos simples;

    Global ou Colunas - visão global do fluxo de trabalho e apresenta os órgãos nas colunas.

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini 

    Fluxograma

    O Fluxograma, também chamado de Diagrama de Processos, é uma técnica que permite visualizar graficamente o fluxo das atividades de determinado processo.

    Os fluxogramas podem ser de diferentes tipos:

    Fluxograma  Vertical:  É  um  fluxograma  baseado  em  um  formulário  padronizado,  de  fácil preenchimento

    Fluxograma  Administrativo  (de  rotinas  de  trabalho):  Esse  tipo  de  fluxograma  utiliza  os mesmos  símbolos  do  fluxograma  vertical.  Contudo,  o  fluxograma  administrativo  tem  a vantagem de poder ser elaborado com a adoção de alguns recursos técnicos adicionais, que permitem uma apresentação mais compreensível da rotina, facilitando, assim, a análise da rotina e sua posterior otimização / racionalização

    Fluxograma Global (de colunas): Esse fluxograma fornece uma visão “global” do fluxo de trabalho. Diferentemente dos anteriores, no fluxograma global os órgãos aparecem no fluxo sob a forma de “colunas”.


ID
2282803
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre cultura organizacional, assinale a afirmativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A:

    cultura organizacional de uma empresa está relacionada às normas, regras de conduta, comportamentos, valores, missão e visão que a regem. Ela é fundamental dentro de uma empresa, pois norteia quais deveres, obrigações e comportamentos os profissionais deverão respeitar e seguir dentro da corporação. Cada empresa deve ter uma cultura clara e objetiva, que ressalte todos os seus valores e esteja presente diariamente na rotina dos profissionais e colaboradores. É ela que fará com que os colaboradores acreditem na empresa, sintam-se parte dela e, principalmente, se empenhem na busca por bons resultados.

     

    Fonte para consulta: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/tipos-de-cultura-organizacional-de-uma-empresa/

  • Letra A e C são antagônicas, então só poderia ser uma das duas.

    O conceito da letra A tem mais relação com o Clima Organizacional.

     

    GAB: LETRA A

  • A cultura organizacional é algo palpável.  ( FALSO)

     

    A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização.

    Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.

     

  • CULTURA PALPÁVEL já é suficiente para parar de ler a questão,marcar letra A e partir para próxima. Não há como ter pegadinha, cultura tangível(palpável) nem em Marte, meus amigos. Clima tangível, nem o clima de romance é. Bons estudos.

  • aí o caboco pode confundir por alguns artefatos serem palpáveis, a cultura que eles formam também pode ser

  • Eu discordo quando diz que a cultura não pode ser tocada, e os simbolos?

     

    de qualquer forma o gabarito é A

  • Como dizer que a cultura não é algo palpável sendo que em uns dos nível deste contém algo que se pode tocar?

    A cultura organizacional é composta tanto por aspectos formais como por aspectos informais. Na concepção de Chiavenato (2010), esses aspectos formais e informais da cultura organizacional podem ser analisados, classificados e detalhados em três níveis:

    Artefatos: este é o primeiro nível da cultura organizacional, que se refere aos aspectos objetivos e que são facilmente perceptíveis dentro de uma organização.

    Os artefatos são elementos concretos como produtos, serviços ou até mesmo padrões de comportamento dos membros de uma empresa. Instalações, equipamentos ou até mesmo o modo como as pessoas se vestem e gesticulam são artefatos que podem transparecer como é a cultura de uma determinada organização.

    Logo, em uma instituição: a arquitetura, os móveis, o espaço físico e, até mesmo, a decoração compõem a cultura organizacional.


ID
2282806
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação ao clima organizacional, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) O conceito de clima organizacional traduz a influência ambiental sobre a motivação dos participantes e é um importante aspecto do relacionamento entre pessoas e organizações.

( ) Quando há elevada motivação entre os participantes, o clima organizacional tende a ser baixo; quando há baixa motivação entre os membros, o clima organizacional tende a aumentar.

( ) O clima organizacional pode ser descrito como a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional, que é percebida ou experimentada pelos membros da organização, e que influencia o comportamento dos participantes.

( ) O termo refere-se aos valores dominantes, que são os principais valores que a organização advoga e espera que seus participantes compartilhem, tais como: qualidade do produto, baixo absenteísmo, alta eficiência, entre outros.

( ) No fundo, o clima organizacional influencia o estado motivacional das pessoas e é por ele influenciado: é como se houvesse uma retroação recíproca entre o estado motivacional das pessoas e o clima organizacional.

( ) O clima organizacional reflete a maneira como cada organização aprendeu a lidar com o seu ambiente. 

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

     

    Ribas e Salim: 1.2 Clima organizacional
    Refere-se a um conjunto de percepções, opiniões e sentimento que se expressam no comportamento de um grupo ou uma organização, em determinado momento ou situação, sendo, portanto, passageiro e superficial. Caracteriza-se como um fenômeno geralmente de caráter menos profundo e que pode mudar em menor tempo. Diferente da cultura, o clima é avaliativo e descritivo, uma vez que, além de poder ser descrito, pode ser avaliado quanto ao grau de intensidade dos itens que o compõem, por meio da pesquisa de clima organizacional.
    Segundo George Litwin (apud, ROBBINS, 2007) clima organizacional: “É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia o seu comportamento”.

    Questão de Concurso
    (Cespe/MPU/Analista Administrativo/2010) Clima organizacional é um fenômeno relacionado às percepções e interpretações comuns das dimensões das atividades, do ambiente e das políticas que caracterizam a organização.
    Gabarito: certo. Trata-se do conceito de clima organizacional.

  • (V ) O conceito de clima organizacional traduz a influência ambiental sobre a motivação dos participantes e é um importante aspecto do relacionamento entre pessoas e organizações.

    (F ) Quando há elevada motivação entre os participantes, o clima organizacional tende a ser baixo; quando há baixa motivação entre os membros, o clima organizacional tende a aumentar.

    ( V) O clima organizacional pode ser descrito como a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional, que é percebida ou experimentada pelos membros da organização, e que influencia o comportamento dos participantes.

    ( F) O termo refere-se aos valores dominantes, que são os principais valores que a organização advoga e espera que seus participantes compartilhem, tais como: qualidade do produto, baixo absenteísmo, alta eficiência, entre outros.

    (V ) No fundo, o clima organizacional influencia o estado motivacional das pessoas e é por ele influenciado: é como se houvesse uma retroação recíproca entre o estado motivacional das pessoas e o clima organizacional.

    ( F) O clima organizacional reflete a maneira como cada organização aprendeu a lidar com o seu ambiente. 

     

    d)

    V, F, V, F, V, F


ID
2282809
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas sobre organogramas.

I) Ao fazer um organograma, é importante usar abreviações e siglas, pois o uso de legendas é facilitado e aconselhável em folha separada.

II) O organograma busca demonstrar, por meio do gráfico, a relação superior-subordinado, o que deixa implícitos os procedimentos relativos à delegação de autoridade e de responsabilidade.

III) Um dos objetivos do organograma é o de permitir a análise organizacional.

IV) No processo de elaboração do organograma, é provável que o profissional se defronte com uma organização que não corresponda àquela que ele conheceu: trata-se da organização informal.

V) O uso de nomes no interior dos retângulos do organograma funcional é obrigatório para que as pessoas que ocupam os cargos, em organizações de grande porte, sejam devidamente identificadas.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D:

    Segundo Chiavenato (1999), o cargo é uma composição de atividades desempenhadas por uma pessoa – o ocupante – que podem ser englobadas em um todo unificado e que figura em certa posição formal do organograma da empresa. A posição do cargo no organograma define o seu nível hierárquico, a subordinação (a quem presta responsabilidade), os subordinados (sobre quem exerce autoridade) e o departamento ou divisão onde está localizado. Um cargo constitui uma unidade da organização e consiste em um conjunto de deveres e responsabilidades que o tornam separado e distinto dos demais.

    A maneira como as pessoas trabalham nas organizações depende, basicamente, de como seu trabalho foi planejado, modelado e organizado; em suma, como foi feita a distribuição das tarefas. Dentro dessa definição é necessário identificar a diferença entre cargo, função e tarefa.

    • Tarefa: refere-se à menor unidade componente do trabalho e pode ser definida como as atividades executadas por determinado profissional.
    • Função: é formada pelo conjunto de tarefas desempenhadas por uma ou mais pessoas.
    • Cargo: indica a posição hierárquica que uma pessoa ocupa na empresa e o conjunto de atribuições a ela conferido.
    A estrutura de cargos é condicionada pelo desenho organizacional em que ela está contida. Os cargos são parte integrante do formato estrutural da organização, que, por sua vez, condiciona e determina a distribuição, a configuração e o grau de especialização dos cargos.

  • Organograma - Formulação e Análise Estrutural

    Objetivos

    - O organograma é um gráfico representativo da estrutura formal da organização em dado momento. Procura demonstrar por meio de gráfico:

    - A divisão do trabalho mediante o fracionamento da organização em unidades, assessorias, conselhos, gerências, etc

    - A relação superior-subordinado, o que deixa implícito os procedimentos relativos à delegação de autoridade e responsabilidade;

    - O trabalho desenvolvido pelas frações organizacionais podendo apresentar:

    o detalhamento do tipo de trabalho;

    os cargos existentes;

    os nomes dos titulares das unidades;

    a qtde. de pessoas por unidade;

    a relação funcional e a relação hierárquica;

    - Permitir a análise organizacional, facilitada por uma boa elaboração do organograma.

    - O organograma deve possibilitar uma leitura fácil e boa interpretação dos componentes da organização.

     


ID
2282812
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para Araújo (2011, p. 164-165), o organograma é um gráfico representativo da estrutura formal da organização e busca demonstrar, entre outros objetivos, a divisão do trabalho. De acordo com o autor e as definições de técnicas de elaboração de organogramas, associe a segunda coluna com a primeira.


I) Organograma circular ou radial

II) Organograma funcional

III) Organograma estrutural

IV) Organograma matricial


( ) É o que representa a estrutura mais sofisticada e a mais recente técnica de organogramação, pois resulta da estrutura tradicional mais a formulação estrutural fundamentada no planejamento e na execução de projetos

( ) A apresentação estética é superior aos demais modelos de elaboração gráfica, pois oferece visual suave.

( ) O funcionário não tem um chefe hierárquico. A subordinação é às pessoas que ocupam a função correspondente ao que está sendo executado naquele momento.

( ) Essa técnica é utilizada para representar a maioria das organizações conhecidas.

( ) A técnica reduz a possibilidade de conflitos entre superiores e subordinados, pois as linhas de autoridade ficam difíceis de serem identificadas.

( ) Este organograma deve ser feito por agrupamento de unidades, partindo das unidades de direção, apoio superior até as de cunho operacional.

( ) A movimentação de personagens de um grupo para outro dá uma dimensão de flexibilidade e adaptabilidade que outras estruturas não permitem, em função, quase sempre, do rígido padrão hierárquico estabelecido.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associações de características, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Organograma circular ou radial ?

    não seria circular ou setorial - setograma  e radial ou solar - sistema solar 

  • Discordo da terceira assertiva. Existe sim uma chefia hierárquica no organograma funcional!

     

    alguém explica?!

  • Alternativa Correta: Letra B

    ( IV ) É o que representa a estrutura mais sofisticada e a mais recente técnica de organogramação, pois resulta da estrutura tradicional mais a formulação estrutural fundamentada no planejamento e na execução de projetos

    ( I ) A apresentação estética é superior aos demais modelos de elaboração gráfica, pois oferece visual suave.

    (II ) O funcionário não tem um chefe hierárquico. A subordinação é às pessoas que ocupam a função correspondente ao que está sendo executado naquele momento.

    ( III ) Essa técnica é utilizada para representar a maioria das organizações conhecidas.

    ( I ) A técnica reduz a possibilidade de conflitos entre superiores e subordinados, pois as linhas de autoridade ficam difíceis de serem identificadas.

    (III  ) Este organograma deve ser feito por agrupamento de unidades, partindo das unidades de direção, apoio superior até as de cunho operacional.

    ( IV ) A movimentação de personagens de um grupo para outro dá uma dimensão de flexibilidade e adaptabilidade que outras estruturas não permitem, em função, quase sempre, do rígido padrão hierárquico estabelecido.

  • I) Organograma circular ou radial

    -A apresentação estética é superior aos demais modelos de elaboração gráfica, pois oferece visual suave.

    -A técnica reduz a possibilidade de conflitos entre superiores e subordinados, pois as linhas de autoridade ficam difíceis de serem identificadas.

    II) Organograma funcional

    -O funcionário não tem um chefe hierárquico. A subordinação é às pessoas que ocupam a função correspondente ao que está sendo executado naquele momento.

    III) Organograma estrutural

    -Essa técnica é utilizada para representar a maioria das organizações conhecidas.

    -Este organograma deve ser feito por agrupamento de unidades, partindo das unidades de direção, apoio superior até as de cunho operacional.

    IV) Organograma matricial

    -É o que representa a estrutura mais sofisticada e a mais recente técnica de organogramação, pois resulta da estrutura tradicional mais a formulação estrutural fundamentada no planejamento e na execução de projetos

    -A movimentação de personagens de um grupo para outro dá uma dimensão de flexibilidade e adaptabilidade que outras estruturas não permitem, em função, quase sempre, do rígido padrão hierárquico estabelecido

    .


ID
2282815
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma boa estratégia para amortizar os efeitos negativos da comunicação informal é____________________.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna da frase acima.

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

     

    Conforme OLIVEIRA (2002), uma boa estratégia para amortizar os efeitos negativos da comunicação informal é cada chefe fazer parte de seu fluxo. E deve-se considerar que a alta administração da empresa pode aumentar ou diminuir a comunicação informal, com o uso de determinados artifícios, entre os quais são citados:

    > Alteração de arranjo físico;

    > Utilização de pequenas salas de reunião ou de café;

    > Alteração da estrutura organizacional;

    > Prática de competições esportivas.

    @adm.mapeada

    Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.

    Sigam e aproveitem!

  • Colocar o chefe no grupo do whatsApp 

  • Dalilia muito engraçado. Uma criatividade e tanto.

  • De acordo com Oliveira (2011, p. 80),

    Uma boa estratégia para amortizar os efeitos negativos da comunicação informal é cada chefe fazer parte de seu fluxo.

    Deve-se considerar que a alta administração da empresa pode aumentar ou diminuir a comunicação informal, com o uso de determinados artifícios, entre os quais são citados:

    • Alteração de arranjo físico;
    • Utilização de pequenas salas de reunião ou de café;
    • Alteração da estrutura organizacional; e
    • Prática de competições esportivas.

    OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas, organizações e métodos: uma abordagem gerencial. São Paulo: Atlas, 2011.


ID
2282818
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre a função administrativa “organização”, no nível departamental da empresa, também chamado de “departamentalização”, leia as afirmativas.


I) O público interno da organização, principalmente os grupos afetados diretamente pelas modificações, deve ser informado do início da departamentalização, mesmo que não participem ativamente das diversas fases do processo.

II) Departamentalizar é criar órgãos – empresas, departamentos, divisões, seções, entre outros – dividindo o trabalho apenas em agrupamentos de atividades heterogêneas.

III) Um dos fatores a ser considerado no processo de departamentalização, na área formal, é a ênfase na especialização, para que se assegure maior efetividade à organização e se desenvolva maior atenção do funcionário em uma especialização, a fim de obter melhor técnica e mais experiência.

IV) No desenvolvimento do processo de departamentalização, devem ser considerados os fatores políticos no encaminhamento da solução final, pois envolve atos de poder quanto aos aspectos informais.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • C)

     

    Segundo Chiavenato (1997), os autores clássicos definem que a especialização é dividida em especialização vertical e horizontal. A especialização vertical ocorre quando existe um aumento dos níveis hierárquicos, ocasionado pela necessidade de aumentar a qualidade da supervisão. Trata-se de uma divisão de trabalho em termos de autoridade e responsabilidade. Por sua vez, a especialização horizontal ocorre quando existe a necessidade de aumentar a eficiência do trabalho, podendo-se dizer que ela ocorre quando aumenta o nível de especialização das tarefas. Neste caso, existe o aumento do número de órgãos especializados, que se encontram no mesmo nível hierárquico, caracterizando-se por uma diferenciação entre as tarefas executadas pelos diversos departamentos. De forma oposta à especialização vertical, a especialização horizontal se caracteriza pelo aumento horizontal do organograma (representação gráfica de uma estrutura formal) e é conhecida como departamentalização, pois, uma das conseqüências do aumento da especialização na execução das tarefas é o crescimento do número de departamentos. Desta forma, o conceito de departamentalização, segundo Chiavenato (1997), é o meio pelo qual se atribuem e agrupam tarefas, buscando obter uma homogeneidade das atividades, a partir da especialização dos órgãos. A finalidade é obter melhores resultados das tarefas a serem executadas. Vasconcellos e Hemsley (1997), por sua vez, definem departamentalização como: “o processo de agrupar indivíduos em unidades para que possam ser administrados”

  • Elimina-se o item (II) somente pela palavra "Heterogênea" quando o correto seria "Homogênea",assim elimina o item A,B,D e E.

  • DEPARTAMENTALIZAR É CRIAR ATIVIDADES HOMOGÊNEAS!!

  • I) O público interno da organização, principalmente os grupos afetados diretamente pelas modificações, deve ser informado do início da departamentalização, mesmo que não participem ativamente das diversas fases do processo (Bem como ter participação ativa nas diversas fases do processo)

    Antonio Cury, Organização e Métodos.

  • Ssabendo que o item II está errado, acerta a questão.

  • Não entendi o item I 

  • Luiza Choairy eu creio que o erro da assertiva I deve ser informado do início da departamentalização, mesmo que não participem ativamente das diversas fases do processo, pois a própria questão não informa qual tipo de departamentalização, visto que a funcional por exemplo, tem como uma de suas desvantagens Comunicação e cooperação deficiente entre departamentos ou seja o que matou a questão foi a sua forma genérica espero que tenhas entendido ....obs. se caso eu estiver errado por favor me corrijam!

  • Sem consistência doutrinária esse gabarito !


ID
2282821
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre os objetivos da higiene do trabalho, assinale a afirmativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Acidente é uma coisa que acontece acidentalmente 

    Gabarito Letra E

  • Acho que o erro da E está em usar "psicológicas".. alguém pra ajudar?

  • caramba jean , nem tinha percebido isso , obrigado pelo esclarecimento kkkk

  • Repare que em todas questões HIGIENE tem a ver com promover saúde e eliminar doenças.

    A letra E é a única que destoa das demais quando se refere a acidentes.


    (A) CERTO - Eliminar as causas das doenças profissionais.


    (B) CERTO - Reduzir os efeitos prejudiciais que o trabalho provoca em pessoas doentes ou portadoras de defeitos físicos.


    (C) CERTO - Prevenir o agravamento de doenças e de lesões.


    (D) CERTO - Promover a manutenção da saúde dos trabalhadores e o aumento da produtividade por meio de controle do ambiente de trabalho.


    (E) ERRADO - Implantar medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas para eliminar acidentes.



  • O erro da letra E .

    Implantar medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas para eliminar acidentes. - NÃO ESTÁ RELAIONADO AOS OBJETIVOS DA HIGIENE NO TRABALHO, MAS SIM NA SEGURANÇA.

  • Diferença de Higiene do Trabalho e Segurança do Trabalho

    De modo genérico, Higiene e Segurança do Trabalho compõem duas atividades intimamente relacionadas, no sentido de garantir condições pessoais e materiais de trabalho capazes de manter certo nível de saúde dos empregados.

    Segundo o conceito emitido pela Organização Mundial de Saúde, a saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social e que não consiste somente na ausência de doença ou de enfermidade.

    A higiene do trabalho refere-se ao conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.

    Segurança e higiene do trabalho são atividades interligadas que repercutem diretamente sobre a continuidade da produção e sobre a moral dos empregados.

    (RESPOSTA DA LETRA E)

    Segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas da implantação de práticas preventivas.


ID
2282824
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Para Chiavenato (2009, p. 353), como as necessidades humanas variam conforme as pessoas e a cultura organizacional, a qualidade de vida no trabalho não é determinada apenas pelas características individuais, ou situacionais, mas, principalmente ___________________________.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna da frase acima.

Alternativas
Comentários
  • GAB: E.

     

    A QVT não é determinada apenas pelas características individuais (necessidades, valores, expectativas) ou situacionais (estrutura organizacional, tecnologia, sistemas de recompensas, políticas internas), mas sobretudo pela atuação sistêmica dessas características individuais e organizacionais.

    @adm.mapeada

    Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.

    Sigam e aproveitem!

  • não sou de reclamar com questão, mas cobrar o que um autor específico falou num livro específico e numa página específica, é foda!!!

  • LETRA E

    Pela atuação sistêmica das características individuais e organizacionais.


ID
2282827
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação aos conceitos fundamentais da arquivologia, o instrumento arquivístico resultante da avaliação, que tem por objetivos definir prazos de guarda e destinação de documentos com vista a garantir o acesso à informação a quantos dela necessitam, é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

  • O instrumento resultante da avaliação e cuja função é determinar os prazos de guarda dos documentos é a Tabela de Temporalidade.

    Ademais disso, as demais alternativas não apresentam instrumentos utilizados pela Arquivística.

    Gabarito do professor: Letra "C"
  • Gabarito: C

     

    Tabela de temporalidade
    • A tabela de temporalidade é o instrumento que define os prazos de guarda e a destinação final dos documentos da instituição;
    • É criada por uma Comissão Permanente de Avaliação de documentos e deve ser aprovada por uma autoridade competente para ser aplicada na
    instituição.

  • Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

     

    O instrumento resultante da avaliação e cuja função é determinar os prazos de guarda dos documentos é a Tabela de Temporalidade.

    Ademais disso, as demais alternativas não apresentam instrumentos utilizados pela Arquivística.

    Gabarito do professor: Letra "C"


ID
2282830
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Relacione as colunas abaixo de acordo com o Manual de Classificação, Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo Relativos às Atividades-meio da Administração Pública, do Conarq, referente aos prazos de guarda e destinação Final:


I) Fase corrente

II) Fase intermediária

III) Eliminação

IV) Guarda Permanente


( ) Período em que o documento é frequentemente consultado, exigindo sua permanência junto às unidades organizacionais.

( ) Quando as informações contidas no documento são consideradas importantes para fins de prova, informação e pesquisa.

( ) Período em que o documento ainda é necessário à administração, porém com menor frequência de uso, podendo ser transferido para depósito em outro local, embora à disposição desta.

( ) Quando o documento não apresenta valor secundário (probatório ou informativo).

Qual a alternativa que apresenta a sequência CORRETA?

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    (I) FASE CORRENTE: Período em que o documento é frequentemente consultado, exigindo sua permanência junto às unidades organizacionais.

    (IV) GUARDA PERMANENTE: Quando as informações contidas no documento são consideradas importantes para fins de prova, informação e pesquisa.

    (II) FASE INTERMEDIÁRIA: Período em que o documento ainda é necessário à administração, porém com menor frequência de uso, podendo ser transferido para depósito em outro local, embora à disposição desta.

    (III) ELIMINAÇÃO: Quando o documento não apresenta valor secundário (probatório ou informativo).


ID
2282836
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Com relação ao armazenamento de materiais, de acordo com Laugeni (2005) é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • No livro do autor, na pág 265, 

     

    9.6 Armazenamento de materiais
         O armazenamento de materiais é necessário para reduzir os custos de produção e fretes e para garantir um melhor atendimento aos clientes.(a)


    9.6.1 Objetivos de um bom armanezamento

         Um bom armazenamento de materiais é aconselhável para permitir o correto funcionamento do sistema PEPS. A área de armazenamento não deve interferir na qualidade dos materiais (c), como a existência de goteiras na área de estoque de materiais eletroeletrôncos. Ai estocagem deve ser planejada, para não alterar as características dos materiais e, também. para manter uma visualização e identificação clara dos itens estocados. Isso é importante para identificar materiais sem movimentação, materiais idênticos estocados sob difereme denominações, materiais inservíveis e materiais estocados em excesso com relação às necessidades.
         O bom armazenamento também ajuda a DIMINUIR o espaço alocado. a estocagem do materiais e conseqüentemente os custos relacionados a ela. Outro objetivo do bom armazenamento é a manutenção de um sistema de informações rápido e eficaz para os clientes dos materiais (e) .

     

    Portanto o gabarito é a letra  D como diz a questão!!

     

     

  • Jesus! Tá Tenso... Há quantos autores de Adm. Materiais
  • kkkk piada

  • Pelo visto qualquer um escreve livro de adm de materiais..... a lógica do cara não faz o menor sentido

  • Questão de Lógica, eu estou sendo organizado, armazeno meus itens de forma correta logo a tendência é que eu precise de menos espaço e por consequencia gaste menos com o armazenamento (Custos com pessoal, perdas por obsolecência e gasto com a estrutura).

    GABARITO: LETRA D

  • A QUESTÃO ESTÁ FALANDO QUE DEVIDO A UM BOM ARMAZENAMENTO O CUSTO AUMENTA, O QUE É MENTIRA POIS SE FOR ARMAZENADO DE FORMA EFICAZ O CUSTO DIMINUI.

  • A letra D, que é a errada, está redigida de forma a confundir-nos.

    d) O bom armazenamento ajuda a aumentar o 1-espaço alocado, 2- a estocagem dos materiais e consequentemente os 3- custos relacionados a ela.

    Ela quer dizer que: --> Bom armazenamento ajuda a aumentar:

    1- o espaço alocado OK

    2- estocagem dos materiais OK

    3- custos relacionados NÃOOOO

    ( O bom armazenamento vai reduzir os custos e desperdícios aumentando a eficiência ).

    Que os deuses antigos e novos nos ajudem a interpretar melhor.


ID
2282839
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Segundo Martins (2005), as principais atribuições da área de materiais são, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • No livro do autor, pág 262, diz:

     

    9.2 Organização da área de materiais


    Dado que as atividades da área de materiais devem ser integradas, argumenta-se que todas as decisões precisam ser concentradas em um único órgão. As principais atribuições da área de materiais são: compra, programação da produção, armazenamento e logística. No caso de empresa, de pequeno ou médio porte, essas atribuiçõe, p dem se encontrar subordinadas a um único órgão de administração ou de gestão de materiais e suprimentos.

     

    Gabarito B

     

    Entretanto, esse conceito não deve ser usado em todas as bancas, pois a grande maioria utiliza o conceito de que, quem é responsável pela função compra é o setor de compras, o pagamento pelo departamento financeiro, a produção pela area de produção. A logística envolve um campo amplo de entendimento, que PODE ser exercido pela area de materiais.  

    Pacifico é o entendimento de que o armazenamento é feito pela área de materiais. 

  • Gab. B.

    Pagamento.


ID
2282842
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Eventuais divergências entre o pedido de compra e o material recebido necessitam da intervenção do órgão de compra, ou do cliente do material, para que possam ser esclarecidas. De acordo com Martins e Laugeni (2005), divergências com relação aos dizeres da nota fiscal, em alguns casos, podem ser corrigidas utilizando-se:

Alternativas
Comentários
  • No livro do autor, pág 264, diz:

     

    9.5.2 Divergência nos recebimentos

       Eventuais divergência entre o pedido de compra e material recebido necessitam da intervenção do órgão de compras ou do cliente do material, para que possam ser esclarecidas.
       Divergências com relação aos dizeres a nota fiscal em algun casos, podem ser corrigidas utilizando-se as cartas de correção. que podem ser emitidas apó o recebimento. Em casos mais complexos, deve-se recorrer ao órgão contábil da empresa para as devidas correções.
    Uma vez recebido o material, este deve ser contabilizado no estoque da empresa, ou caso de materiais não estocáveis, entregue diretamente ao cliente.

     

    Gab. A

  • Respondi essa por ter trabalhado com logística e frequentemente eu tinha que solicitar cartas de correção de notas fiscais aos laboratórios. 

  • Carta de Correção de Notas Fiscais

    A fiscalização registrará no sistema a exigência de apresentação de "carta de correção" para erros verificados na conferência aduaneira e que forem passíveis de correção ao amparo daquele documento, conforme definições do Ajuste Sinief 01/2007.

    O Ajuste Sinief (Sistema Nacional Integrado de Informações Econômico-Fiscais, do Conselho Nacional de Política Fazendária - Confaz) nº 01, de 30 de março de 2007, estabelece:

    "§ 1º - A - Fica permitida a utilização de carta de correção, para regularização de erro ocorrido na emissão de documento fiscal, desde que o erro não esteja relacionado com:

    I - as variáveis que determinam o valor do imposto tais como: base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da operação ou da prestação;

    II - a correção de dados cadastrais que implique mudança do remetente ou do destinatário;"

     

    NOTA FISCAL ELETRÔNICA

    Enquanto não for implementada a carta de correção eletrônica, será aceita a carta de correção impressa, observadas as condições contidas no Ajuste SINIEF nº 01/2007.

     

    https://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/aduaneira/manuais/despacho-de-exportacao/topicos/conferencia-aduaneira/divergencias-e-exigencias/carta-de-correcao-de-notas-fiscais

  • Fiquei tão feliz quando vi essa questão. Trabalho com isso no dia a dia e já solicitei tantas cartas de correção! A aprovação vem! FÉ EM DEUS e MUITO ESTUDO!


ID
2282845
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

De acordo com Dias (2010), independente do porte da empresa, os princípios básicos da organização de compras constituem-se de normas fundamentais assim consideradas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D:

     

    Organização de compras
    Pelo histórico início da vida de uma empresa, a administração cabe a um
    único homem, o dono, que cuida das três responsabilidades: vendas, produção
    e finanças. Com o crescimento dos negócios, toma-se necessário adicionar uma
    assistência mais profissional, e delegar autoridade e responsabilidade. Continuando
    o crescimento, o dono passa a responder pela adoção de diretrizes de ação e
    toma-se o dirigente do empreendimento. Até este ponto as três funções têm sido
    subordinadas, mas estão tomando-se responsabilidades executivas separadas, coordenadas
    em hierarquia, reportando-se a um órgão administrativo geral comum
    e sendo coordenadas pelo mesmo.
    Independente do porte da empresa, os princípios básicos da organização de
    compras constituem-se de normas fundamentais assim consideradas:
    • autoridade para compra;
    • registro de compras;
    * registro de preços;
    * registro de estoques e consumo;
    * registro de fornecedores;
    • arquivos e especificações;
    ♦ arquivos de catálogos.

     

    (DIAS, 2010)

  • O setor de compras não faz registro de prioridade de pagamentos. Isso é encargo do setor financeiro.

  • A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre os princípios básicos da organização de compras. Neste caso, devemos indicar qual das alternativas não apresenta um princípio.

    Segundo Dias (2018), não importa o porte da empresa, os princípios básicos de organização constituem-se em normas fundamentais, sendo elas:

    • autoridade para compra;
    • registro de compra;
    • registro de preços;
    • registro de estoques e consumo;
    • registro de fornecedores;
    • arquivos e especificações;
    • arquivos de catálogos.

    Sabendo desses fundamentos, podemos verificar que a alternativa que dispensa um dos princípios é a "D".

    GABARITO: D

    Fonte:

    DIAS, Marco Aurélio P. Administração de Recursos Materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.


ID
2295031
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um caminhão tem uma capacidade máxima de 700 kg de carga. Saulo precisa transportar 35 sacos de cimento de 50 kg cada um. Utilizando-se esse caminhão, o número mínimo de viagens que serão necessárias para realizar o transporte de toda a carga é de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    - Carga máxima 700kg

    - 35 sacos de 50kg = carga total de 1.750 kg

    Em uma carga não dá né!! 700 kg

    Em duas também não! 1.400kg

    Já em tres cargas, até sobra espaço, pois comportaria: 2.100 kg 

  • Gabarito: Letra E

    1) Um caminhão tem uma capacidade máxima de 700 kg de carga. Saulo precisa transportar 35 sacos de cimento de 50 kg cada um. Logo:

    35 (sacos) x 50 de Kg (cada) = 1750 Kg

    2) Será necessário dividir o total de Kg total, ou seja 1.750Kg pela carga máxima do caminhão que é de 700Kg, com isso:
    1750/700 = 2,5 viagens

    3) Será preciso 2,5 viagens para levar o total da carga, logo, será acima de duas viagens, portanto nossa resposta será um total de 3 viagens.


    FORÇA E HONRA.

  • Questão fraca, deveria dizer se considera 1 viagem de ida e volta ou só de ida e só de volta!

  • MESMO SENDO UMA QUESTÃO BÁSICA MINHA DEFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA É TAMANHA FUI MATUTANDO ATÉ ACERTAR!

    FORÇA E HONRA!

  • Carga máxima por viagem = 700kg.

    ------> 50 - Peso do saco de cimento

    ----> x35 - Sacos de cimento

    ----> 1750kg - Peso total a ser transportado


    Peso -------- Viagens

    700kg ----------- 1

    1400kg --------- 2

    1750kg --------- 3 ----> Número mínimo de viagens para realizar o transporte de toda a carga!


    Alternativa "D"


ID
2295040
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Seja uma função g(x) definida de R -> R tal que g(x) = 2x − k. Se o par ordenado P(p; k) é uma solução de g(x), então a relação entre p e k é:

Alternativas
Comentários
  • 1) P(p; k)

    2) g(p) = 2p - k

    3) g(k) = 2k - k

    4) 2p - k = 2k - k → 2p = 2k → p = k

  • g(x)=2x-k

    P=(p,k)

    g(x)=k

    x=p

    2p-k=k

    2p=k+k

    2p=2k

    p=2k/2

    p=k

  • alguns colocam tanto mistério nas questões, resolvendo de forma simples

     

    Função que temos g(x) = 2x - k

     

    O problema diz que o ponto P (p, k) é uma solução da função, ou seja, ele me diz que quando x = p então y =k

     

    Colocando isso na função

     

    k = 2 (p) - k

    k + k = 2p

    2k = 2p

    k=p

     

    GABARITO LETRA B)

  • Detalhando o comentário do Rhuan:

     

    O g(x) corresponde ao Y, ou seja, poderia ser g(x) ou simplesmente Y. Logo, se g(x) é Y, então o Y é o K, porque o X, de 2x, será o P, já que na fórmula 2x - K já existe o K. 
    Ou de outro modo, dados os números, por ex. A(2,3), aquele será o X e este o Y. 

     

    Assim: 

     

    g(x) = 2x - K 
    Y = 2x - K 
    K = 2p - k 
    k + k = 2p 
    2k = 2p 
    k = p


ID
2295052
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre a Internet, marque a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • (D) INCORRETA:

    Internet Explorer é uma série de navegadores web gráficos desenvolvidos pela Microsoft e inclusos como parte da linha de sistemas operacionais Microsoft Windows, iniciado em 1995.

  • Resposta D

    Cada lugar no ambiente web da internet, versando sobre pessoas ou empresas, é denominado website ou site. Cada site tem um endereço eletrônico virtual particular, denominado URL – Uniform Resource Location.

  •  d)

    Cada lugar no ambiente WEB da Internet é denominado Internet Explorer ou simplesmente Explorer.

  • O Internet Explorer (IE) é um navegador ou browser que permite a visualização de páginas na WEB. Foi desenvolvido nativamente para a plataforma windows, mas pode ser emulado em outras plataformas. 

    FONTE: Informática para concursos, Emannuelle Gouveia.

  • Por eliminação você ja mata a questão..

  • Concordo com a D, no entanto a B também está incorreta já que o skype é um programa de ligação para outro skype gratuito, as licações para telefone são cobradas a parte.
    Obrigado


ID
2295055
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O ____________________ é capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima

Alternativas
Comentários
  • (E)

    (A) Rootkit3 é um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido.

    (B) Backdoor é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.

    (C) Adware: projetado especificamente para apresentar propagandas. Pode ser usado para fins legítimos, quando incorporado a programas e serviços, como forma de patrocínio ou retorno financeiro para quem desenvolve programas livres ou presta serviços gratuitos. Também pode ser usado para fins maliciosos, quando as propagandas apresentadas são direcionadas, de acordo com a navegação do usuário e sem que este saiba que tal monitoramento está sendo feito.

    (D) Screenlogger: similar ao keylogger, capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição onde o mouse é clicado. É bastante utilizado por atacantes para capturar as teclas digitadas pelos usuários em teclados virtuais, disponíveis principalmente em sites de Internet Banking.

    (E) Keylogger: capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking.


    Fonte: Cartilha CERT

  • Keylogger: capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking.

     

    https://cartilha.cert.br/malware/

  • Keylogger -> Monitoramento de teclas digitadas pelo usuário.

    Screenloger -> Monitoramento das regiões da tela próximas ao clique do mouse.

  • O keylogger é o capturador de teclas do usuário.

    Resposta certa, alternativa e).


ID
2295061
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais, Lei nº 8112/90, dispõe que:

Alternativas
Comentários
  • qual o erro da letra D mesmo???????

  •  Art. 8o  São formas de provimento de cargo público:

            I - nomeação;

            II - promoção; -------------- vacancia

            V - readaptação; -------------- vacancia

            VI - reversão;

            VII - aproveitamento;

            VIII - reintegração;

            IX - recondução.-------------- vacancia

     

     

  • d) ERRADA: No ato da posse, o servidor técnico-administrativo deverá apresentar declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração de que não exerce outro cargo, emprego ou função pública. Art. 13 §5º... quanto ao exercício OU não de outro cargo, emprego ou função pública. A CF admite o exercício de outro cargo, emprego ou função pública (art. 37, XVI, "b").

     

  • Ah sim, serve qualquer tipo de procuração? Não precisa mesmo ser específica? Entendi!

  • § 5º O estágio probatório ficará suspenso durante as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 83, 84, § 1o, 86 e 96, bem assim na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado a partir do término do impedimento. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    Licenças:
    Por doença em pessoa da família*; 
    Pelo afastamento do cônjuge *; 
    Para o serviço militar; 
    Para atividade política*; 
    Para tratamento de saúde; 
    À gestante e à adotante; 
    Paternidade; 
    Para adoção ou guarda; 
    Por acidente em serviço.

     

    Afastamentos: 
    Para exercício de mandato eletivo; 
    Para estudo ou missão no exterior; 
    Para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere*; 
    Para participar de curso de formação exigido para ingresso em outro cargo na administração pública federal*.

    (*) Casos em que o estágio probatório ficará suspenso, sendo retomado a partir do término do impedimento.


    Fonte: Lei 8.112-90 Atualizada e Esquematizada, dos profs. Herbert Almeida e Erick Alves

  • Gab. "E"

    A) Errada. Não existe mais a transferência na 8112.

     

    B) Errada. Conta como tempo de serviço e NÃo ficará suspenso o estágio probatório.

     

    C) Errada. Redistribuição é o deslocamento do cargo

     

    D) Errada. Art. 13

            § 5o  No ato da posse, o servidor(não só o técnico administrativo) apresentará declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública.

     

    E) 

            § 3o  A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

     

  • Posse mediante procuração pode, efetivo exercicio NÃO..

  • Gente, que questão FDP!

    minha dúvida era entre B e E.

    Meu entendimento é que a letra B ele errou na palavra "interrompido", onde deveria ser "suspenso".

    E a letra E faltou a palavra "específica" após procuração, que causa ambiguidade e gera dúvidas.

     

    Gabarito da banca: letra E 

     

  • Se o estágio fosse interrompido ele voltaria a contar do zero; mas, como é suspenso, a contagem é de onde parou.

    Questão casca de banana jurídica  :D

  • No ato da posse, o servidor técnico-administrativo deverá apresentar declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração de que não exerce outro cargo, emprego ou função pública.

    Não consigo ver essa letra D como errada, ele delimitou dizendo que SOMENTE o servidor técnico-administrativo deve apresentar a declaração..

     

    a LETRA E tbm não me parece totalmente certa pq já vi questão da FCC que considerou errada justamente pq não tinha a palavra ESPECÍFICA-->> É possível que servidor seja empossado em cargo público mediante procuração.??????

  • O erro da "D" ?

  • Em relação à alternativa D:

    Artigo 13. § 5° No ato da posse, o servidor apresentará declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública.

  • Questão ridicula.

  • No ato da posse, ainda não se é considerado servidor público, somente depois. 

  • A letra "D" está errada , pois entre a nomeação e a posse ainda não se é "Servidor técnico Administrativo" , somente depois, por isso, a questão frisou "servidor técnico-administrativo". Isso explica o fato de que nesse periodo entre nomeação e posse, não ser possivel ser exonerado, e sim torna o ato sem efeito.

     

  • Cai igual um pato na B --' 

  • QUESTAO SEM NOCÃO

  • NÃO É POR PROCURAÇÃO

    MAS PROCURAÇÃO ESPECÍFICA!

    QUESTÃO HORRÍVEL!!

  • Fernanda M, segundo o art. 33 da lei 8.112/91, RECONDUÇÃO não se encontra no rol das possibilidades de vacância.

    PROMOÇÃO, READAPTAÇÃO e POSSE EM OUTRO CARGO INACUMULÁVEL representam, simultaneamente, a vacância em um cargo e o provimento em outro.

  • nao sou de reclamar de questoes, mas essa ficou muito imprecisa e ambigua...

  • Acertei, mas confesso que não respondi com segurança. Questão não muito bem elaborada. A banca deixou a desejar. A alternativa correta, ao meu ver, está incompleta e a D também não estava errada, pois não restringiu somente àquele quadro de servidores. Enfim... O que importa é marcar a correta para banca. Fazendo e aprendendo. Bora rumo à apovação!

  • O erro da B é que não é interrompido. É suspenso.

  • letra E

    Questão mal elaborada.

    A alternativa E, na minha opinião, está incompleta: é por PROCURAÇÃO ESPECÍFICA, e não qualquer procuração!

    De acordo com o art. 13, §3º, da Lei 8.112/90 diz: "A posse poderá dar-se mediante procuração específica."

    A alternativa D: "No ato da posse, o servidor técnico-administrativo deverá apresentar declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração de que não exerce outro cargo, emprego ou função pública."

    O correto seria: "declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública". (art. 13, §5º)

    Espero ter ajudado!!!

     

     

    Aff...tem que ter muita paciência com esses examinadores!!!

  • Creio que o erro da letra D esteja no fato de ter que declarar "que não exerce outro cargo, emprego ou função pública.

    " A lei diz: "declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública. Logo, não há que se declarar que não exerce outro cargo, mas sim declarar se exerce ou não.

  • A letra D foi um pegadinha e daquelas! Candidato q vem respondendo na prova umas anteriores mais fáceis, acaba caindo nessa casca de banana!! Na questão, o candidato já é servidor em outro cargo, ja que específica que é tecnico adm, pois entre a nomeação e a posse ele ainda nao é servidor (no cargo em que esta tomando posse) em teoria, ele passa a ser servidor após a posse, e na questão especifica de q ele tem que declarar (na posse) de que NÃO EXERCE OUTRO CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO, e na literalidade da lei (exerce OU não) e na prática da questão ele ja exerce o cargo de técnico adm, então não tem como ele declarar que não exerce outro cargo sendo que ele já exerce Assim eu penso que seja o erro da alternativa.
  • Essa questão deveria ter sido anulada, tanto D quanto a e tem a lei modificada, então seria o caso de buscar não a correta, mas a menos errada.



    No ato da posse, o servidor apresentará declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública. art.5 8112

    /D

    No ato da posse, o servidor técnico-administrativo deverá apresentar declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração de que não exerce outro cargo, emprego ou função pública.



     A posse poderá dar-se mediante procuração específica. art 3º


     possível que servidor seja empossado em cargo público mediante procuração.





  • Casos em que o estágio probatório é SUSPENSO (e não interrompido, como foi usado na questão):

    -Licença por Motivo de Doença de Pessoa da Família;

    -Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge ou Companheiro;

    -Licença para Atividade Política;

    -Afastamento para Serviço em organismo internacional de que o Brasil faz parte.

  • Minha gente, a Roberta tá com razão...

    Se a questão diz "o servidor técnico-administrativo" significa que ele já era técnico e tentou tomar posse novamente! Sendo assim, como ele pode dar declaração de que não tem outro cargo público se ele já é técnico?

  • D- Art 13

    $5º - No ato da posse, o servidor apresentará declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração quanto AO EXERCÍCIO OU NÃO de outro cargo, emprego ou função pública.

    Ele omitiu um termo.

  • GABARITO: E

    Art. 13. § 3o  A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

  • erro da letra A

    Art. 17. A promoção não interrompe o tempo de exercício, que é contado no novo posicionamento na carreira a

    partir da data de publicação do ato que promover o servidor. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • GABARITO: LETRA E

    Da Posse e do Exercício

    Art. 13.  § 3   A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

  • Se a alternativa D está errada por falar em servidor técnico-administrativo, sendo que é qualquer servidor, a E também deveria ser considerada errada, pois não é por qualquer PROCURAÇÃO.

  • A - transferência nem existe;

    B - estágio é SUSPENSO e não interrompido;

    C - redistribuição não é forma de provimento;

    D - não se nasce servidor. torna-se. como q alguém q já é servidor toma posse?

    E - gabarito.

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre o regime jurídico dos servidores públicos federais, estabelecido pela Lei nº. 8.112/1990.

    Como a questão exige do candidato, conhecimentos sobre diversos aspectos da lei, vamos á análise das alternativas e explicação do conteúdo exigido.

    A) ERRADA - a questão exige conhecimentos sobre as formas de provimento em cargos públicos. Pois, com tal conhecimento o candidato já saberia que a transferência não mais é considerada forma de provimento e assim identificaria que a alternativa está errada.

    O provimento é um ato administrativo que, dependente de ato da autoridade administrativa competente, vai preencher determinado cargo público. O provimento pode ser classificado em dois tipos: (I) originário, pois dá início a uma nova relação estatutária, seja porque não pertencia ao serviço público anteriormente ou, porque pertencia ao quadro funcional de estatuto diverso do que fora provido no momento; (II) derivado, aquele em que o cargo é preenchido por alguém que já tinha vínculo em outro cargo.
     
    As formas de provimento estão previstas no art. 8º  da Lei Federal nº. 8.112/1990, e são: nomeação, promoção, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração e recondução. A ascensão e a transferência também eram formas de provimento, mas foram revogadas pela Lei Federal nº. 9.527/1997.

    Nomeação > a nomeação ocorre após aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, e é uma forma originária de provimento.

    Promoção > é a elevação de um servidor de uma classe para outra dentro de uma mesma carreira.

    Readaptação > é a passagem do servidor para outro cargo compatível com a debilidade física que ele venha a apresentar.

    Reversão > é o retorno servidor aposentado por invalidez ao serviço ativo quando os motivos da aposentadoria não tiverem razão.

    Aproveitamento > é o reingresso de servidor público em disponibilidade para preencher determinado cargo.

    Reintegração > ocorre quando a demissão do servidor é considerada ilegal via processo, seja ele administrativo ou judicial, e então ele é reintegrado ao serviço público.

    Recondução > é a volta do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado.

    B) ERRADA -  no caso em tela, o estágio ficará suspenso. A licença para exercício de atividade política está no art. 81, IV , já no art. 20, §4º e 5º, está disposto que o estágio probatório será suspenso e não interrompido.
    Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguintes fatores: 
    (...) 
    § 4o  Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal. 
    § 5o  O estágio probatório ficará suspenso durante as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 83, 84, § 1o, 86 e 96, bem assim na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado a partir do término do impedimento
    .
    C) ERRADA - conforme explicado na alternativa "a", a redistribuição não é uma forma de provimento.

    D) ERRADA - muita atenção nesta alternativa. Existe na lei nº. 8.112/1990, art. 13, §5º, a previsão para que no ato da posse, o servidor apresente declaração de bens bem como declaração quanto a acumulação ou não de outro cargo, emprego ou função pública. Mas na questão trata-se de indivíduo que já é servidor público, deste modo ele deverá apresentar declaração de que exerce cargo público, e não de que não exerce como tratado na questão.

    Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    (...)

    § 5o  No ato da posse, o servidor apresentará declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública.

    E) CORRETA - a alternativa não está errada, mas estaria incompleta. O ideal seria a banca, ao formular a proposição falar "seria possível o empossamento mediante procuração específica". No entanto, mesmo não estando completa, não está errada, conforme previsão do art. 13, §3º.

    Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    (...)

    § 3o  A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

    Gabarito do Professor: LETRA E

ID
2295064
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

É possível afirmar, com base na Lei nº 8112/90, que:

Alternativas
Comentários
  • Letra "B".

    Art.25° LEI 8112/90

    Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria.

    Bons Estudos!

  • Art. 25. § 4º O servidor que retornar à atividade por interesse da administração perceberá, em substituição aos proventos da aposentadoria, a remuneração do cargo que voltar a exercer, inclusive com as vantagens de natureza pessoal que percebia anteriormente à aposentadoria.

  • (B)

    (A)ERRADA: Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    (B)Art. 25.  Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria

    (C)ERRADA: Art. 30.  O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.

    (D)ERRADA: terá sim alteração

    (E)ERRADA:Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;


    II - reintegração do anterior ocupante.


    Parágrafo único.  Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.

  • ReVersão é a volta do Véio;

     

    Reintegração é a volta do injustiçado!

     

    Próxima.

  • RECONDUÇÃO - é o retorno do "CÃO" . Daquele que realmente é um CÃO que passou em outro concurso e reprovou ou desistiu do estágio probatório e RECONDUZIDO irá tomar o coitado q acabou de ser nomeado; OU o retorno daquel que foi demitido como um "CÃO", mas que conseguiu provar, judicialmente ou em processo administrativo, sua inocência e, portanto, faz jus à RECONDUÇÃO ao seu cargo.

    REVERSÃO - é como o fusca que tinha sido aposentado e retorna a ativa  numa nova VERSÃO, 

    REINTEGRAÇÃO - é o retorno do INTEgro  INjustiçado que foi demitido por uma INjustiça e volta a REINTEGRAr à equipe  após processo judicial ou administrativo prova sua INTEgridade e fica determinado que o INTEgro tenha sua REINTEGRAÇÃO.

    READAPTAÇÃO - servidora com limitações físicas ou mentais, mas ainda APTA ao trabalho, será ADAPTADA  em outro cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação, a ideia é NÃO APOSENTAR  um servidor APTO deixando-o sem fazer nada em seu APTO

    .

  • reINtegração - INvalidade da demissão

  • a) Readaptação

    b) Certo

    c) Aproveitamento= retorno à atividade de servidor em disponibilidade em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado

    d) terá alterações no vencimento, voltará a receber a remuneração do cargo que exercia Paragrafo 4 do art 25

    e) Reintegração

  • É possível afirmar, com base na Lei nº 8112/90, que: 

    a) A investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental é um provimento de recondução ERRADA, TRATASSE DE PROVIMENTO DERIVADO DE READAPTAÇÃO.

    b) Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria. CORRETA, se a junta médica declarar que não existe mais o motivo da aposentadoria por invalidez, a administração pública é obrigada a praticar o provimento derivado de reversão(ato vinculado), mesmo se não tiver cargo vago, o servidor que sofreu reversão ficará como excedente.

    c) Aproveitamento é o retorno do servidor reprovado em estágio probatório. ERRADA, Aproveitamento é para servidor estável que teve o seu cargo extinto e foi colocado em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço. Servidor reprovado em estágio probatório será EXONERADO(sempre, todas as vezes).

    d) O servidor aposentado que retornar à atividade por interesse da administração não terá alteração nos vencimentos.

    e) A recondução é a investidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial. ERRADA, recondução é quando o servidor já é estável no serviço público e passa em outro concurso sendo necessário nova aprovação em estágio probatório, caso não seja aprovado nesse novo estágio ele será RECONDUZIDO ao cargado anterior, visto que já é estável no serviço público.

  • Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    Art. 25.  Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado (...)

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de (...)

    Art. 30.  O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.                       

  • GABARITO: LETRA B

    Da Reversão

     Art. 25.  Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre as formas de provimento em cargos públicos.

    O provimento é um ato administrativo que, dependente de ato da autoridade administrativa competente, vai preencher determinado cargo público. O provimento pode ser classificado em dois tipos: (I) originário, pois dá início a uma nova relação estatutária, seja porque não pertencia ao serviço público anteriormente ou porque pertencia ao quadro funcional de estatuto diverso do que fora provido no momento; (II) derivado, aquele em que o cargo é preenchido por alguém que já tinha vinculo em outro cargo.
     
    As formas de provimento estão previstas no art. 8º  da Lei Federal nº. 8.112/1990, e são: nomeação, promoção, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração e recondução. A ascensão e a transferência também eram formas de provimento, mas foram revogadas pela Lei Federal nº. 9.527/1997.

    Nomeação > a nomeação ocorre após aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, e é uma forma originária de provimento.

    Promoção > é a elevação de um servidor de uma classe para outra dentro de uma mesma carreira.

    Readaptação > é a passagem do servidor para outro cargo compatível com a debilidade física ou mental que ele venha a apresentar.

    Reversão > é o retorno servidor aposentado por invalidez ao serviço ativo quando os motivos da aposentadoria não tiverem razão.

    Aproveitamento > é o reingresso de servidor público em disponibilidade para preencher determinado cargo.

    Reintegração > ocorre quando a demissão do servidor é considerada ilegal via processo, seja ele administrativo ou judicial, e então ele é reintegrado ao serviço público.

    Recondução > é a volta do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado em razão da reprovação no estágio probatório do segundo concurso.

    Feita esta explicação, vamos à análise das alternativas:

    A) ERRADA - está equivocado, o conceito apresentado é o de readaptação e não de recondução.

    B) CORRETA - está em conformidade com o explicado na introdução.

    C) ERRADA -  no caso de servidor que foi reprovado em estágio probatório o que ocorre é a recondução ao cargo anterior e não o aproveitamento.

    D) ERRADA - trata-se de previsão do art. 25, §4º da lei nº. 8.112/1990:

    Art. 25.  Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: 
    (...)
    § 4o  O servidor que retornar à atividade por interesse da administração perceberá, em substituição aos proventos da aposentadoria, a remuneração do cargo que voltar a exercer, inclusive com as vantagens de natureza pessoal que percebia anteriormente à aposentadoria.    
     

    E) ERRADA - recondução é a volta do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado em razão da reprovação no estágio probatório do segundo concurso.


    Gabarito do Professor: LETRA B

ID
2295067
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Leia as afirmativas acerca dos Institutos Federais de Educação, instituídos na Lei nº 11.892/08.

I) A oferta de curso superior de licenciatura é finalidade dos Institutos Federais, na medida em que o que se pretende é a formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional.

II) É um objetivos dos Institutos Federais a ministração de cursos técnicos de nível médio prioritariamente integrados.

III) Uma das finalidades dos Institutos Federais é ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os níveis e modalidades.

IV) O Instituto Federal deverá garantir até cinquenta por cento de suas vagas para o ensino médio técnico.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • I) Não é finalidade, é objetivo. ERRADO

     

    II) Art. 7º Observadas as finalidades e características definidas no art. 6o desta Lei, são objetivos dos Institutos Federais:

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos; CORRETO

     

    III) Art. 6º  Os Institutos Federais têm por finalidades e características:

    I - ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional; CORRETO

     

    IV) A questão diz que é ATÉ 50%, mas na verdade é NO MÍNIMO 50%. ERRADO

  • Em 24/08/2017, às 15:43:28, você respondeu a opção E.Certa!

    Em 22/08/2017, às 17:07:41, você respondeu a opção B.Errada!

    Em 18/08/2017, às 00:39:03, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 30/05/2017, às 16:54:32, você respondeu a opção C.Errada!

     

     

    Não desista!

  • Dos Objetivos dos Institutos Federais

    Art. 7o  Observadas as finalidades e características definidas no art. 6o desta Lei, são objetivos dos Institutos Federais:

    VI - ministrar em nível de educação superior:

    b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

  • Gab.: E

    II, III


ID
2295070
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação dispõe acerca da organização da educação básica. Assinale a assertiva que apresenta regras comuns previstas na Lei nº 9394/96.

Alternativas
Comentários
  • a) art 24 V - a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:

    a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;

    b) possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar;

    c) possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado;

    d) aproveitamento de estudos concluídos com êxito;

    e) obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos;

     

    b) art 24 II - a classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita:

    a) por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola;

    b) por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas;

     

    C) c) independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino;

     

    d) Art. 24. A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

    "I - a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver; ( Revogado)"

    I - a carga horária mínima anual será de oitocentas horas para o ensino fundamental e para o ensino médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver;            (Redação dada pela Lei nº 13.415, de 2017)

     

    e) IV - poderão organizar-se classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, para o ensino de línguas estrangeiras, artes, ou outros componentes curriculares;

  • Não entendi o propósito da questão..

  • a)  A verificação do rendimento escolar do educando acarreta na aceleração de estudos.

     

    Art. 24. V - a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:

    a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;

    b) possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar;

    c) possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado;

    d) aproveitamento de estudos concluídos com êxito;

    e) obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos;

     

    b)  A classificação em qualquer série ou etapa depende da comprovação de escolarização anterior.

     

    II - a classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita:

    a) por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola;

    b) por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas;

    c) independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino;

     

    c)  O controle de frequência fica a cargo da escola, mas é exigida a frequência mínima de setenta e cinco por cento do total de horas letivas, incluídas as horas destinadas às avaliações finais.

     

    VI - o controle de frequência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de setenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação;

     

    d)  A carga horária mínima anual será de até oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar.

     

    Art. 24. A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

     

    I - a carga horária mínima anual será de oitocentas horas para o ensino fundamental e para o ensino médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver;

     

    e)  Poderá organizar-se em classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, para o ensino de línguas estrangeiras, artes, ou outros componentes curriculares.

     

    IV - poderão organizar-se classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, para o ensino de línguas estrangeiras, artes, ou outros componentes curriculares;

  • Na verdade não tem nenhuma correta se for olhar a lei literalmente



    E

    Poderá organizar-se em classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, para o ensino de línguas estrangeiras, artes, ou outros componentes curriculares.


    o correto como está na lei é


     poderão organizar-se classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, para o ensino de línguas estrangeiras, artes, ou outros componentes curriculares;



    mais uma questão que você tem que decorar a lei palavra por palavra

    a banca exige que você decore a lei mas a própria banca escreve errado.

  • A alternativa D não está correta porque a questão menciona "regras comuns", e as cargas horárias mínimas da alternativa não se aplicam as educações infantil e superior.

    Esta é a razão de estar errada, e não por faltar o complemento sobre excluindo-se exames.