SóProvas



Prova VUNESP - 2015 - SAEG - Auxiliar de Serviços Administrativos - Financeiro


ID
1780375
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia a crônica “Beijos", de Ivan Angelo, para responder à questão.

   Beijo era coisa mágica. A bela beijava o sapo e ele virava príncipe. O príncipe beijava a Branca de Neve e ela acordava de seu sono enfeitiçado. A mãe beijava o machucado dos filhos e a dor sumia. O mocinho beijava a mocinha e o filme acabava em final feliz.
   Muitas gerações – não faz tanto tempo assim – incorporaram alguma coisa dessa noção de que o beijo tinha uma força poderosa, misteriosa, e lidavam com ele, principalmente com o primeiro, de um modo carregado de expectativas. Uma sensação imersa na ambiguidade: aquilo podia ser uma coisa benfazeja e ao mesmo tempo podia ser pecado. Dado ou recebido era precedido de dúvidas, suores frios, ansiedade, curiosidade e desejo. E o quase melhor de tudo: era secreto, escondido. Só a melhor amiga ficava sabendo; irmãos, nem pensar; pai, mãe – jamais.
   Os jovens chegavam ao beijo após uma paciente escalada de resistências e manobras envolventes. “Já beijou?" – queriam saber as amigas dela, como quem diz: “capitulou"?; e perguntavam os amigos dele, espírito corporativo, com o sentido de: “venceu a batalha?" Como resultante desse clima, surgiu um atalho, verdadeiro ataque de guerrilha: o beijo roubado.
   Hoje tudo isso não tem mais sentido. Uma antiga marchinha de Carnaval dizia: “A Lua se escondeu, o guarda bobeou, eu taquei um beijo nela e ela quase desmaiou". A emoção era tanta que as moças desfaleciam. Já não é o caso.
   Por quê? Perdeu o segredo. Beija-se por toda parte, e em público. A meninada “fica" nas festas e “ficar" é beijar à vontade, até desconhecidos. 
   Isso é bom ou é ruim? Não cabe a pergunta. É como se perguntassem se a evolução das espécies é boa ou não. Cada geração vive seu momento com tudo a que tem direito. Mas existe uma diferença tênue entre naturalidade e exibicionismo. Neste, o estímulo é o olhar dos outros. Cada um sabe qual é a sua.
   Representar variantes e significados do beijo é arte que tem milênios. Uma escultura de Rodin, representando o beijo amoroso de um par desnudo, é apreciada até pelos pudicos. Na época dele era ousada. Hoje...
   No Dia dos Namorados fui passear na internet à procura de curiosidades sobre a data. Encontrei uma pesquisa mostrando que o beijo é a carícia preferida pelos brasileiros. A informação, de certa forma, derrubou meus temores. Nada, nem a facilidade, abala o prestígio mágico do beijo.

(Veja SP, 18.06.2003. Adaptado)

A gradação é um recurso de linguagem caracterizado pela exposição de ideias por meio de uma sequência de palavras ou expressões, cuja progressividade pode dar maior ou menor intensidade à situação narrada.

Na crônica, um exemplo de gradação encontra-se no trecho:

Alternativas
Comentários
  • Gradação

      Consiste em dispor as ideias por meio de palavras, sinônimas ou não, em ordem crescente ou decrescente. Quando a progressão é ascendente, temos o clímax; quando é descendente, o anticlímax. Observe este exemplo:

    Havia o céu, havia a terra, muita gente e mais Joana com seus olhos claros e brincalhões...

    O objetivo do narrador é mostrar a expressividade dos olhos de Joana. Para chegar a esse detalhe, ele se refere ao céu, à terra, às pessoas e, finalmente, a Joana e seus olhos. Nota-se que o pensamento foi expresso em ordem decrescente de intensidade. Outros exemplos:

    "Vive só para mim, só para a minha vida, só para meu amor". (Olavo Bilac)
    "O trigo... nasceu, cresceu, espigou, amadureceu, colheu-se." (Padre Antônio Vieira)
    http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil7.php


    Alt: B
  • Gabarito letra B: 

    Só a melhor amiga ficava sabendo; irmãos, nem pensar; pai, mãe – jamais.

    Perceba que na frase ocorre uma gradação progressiva, ou seja, há uma sequência de palavras intensificando progressivamente a ideia da frase.

  • Não consegui ver graduação clara na B.

  • Gradação
    Enumeração que denota crescimento ou diminuição (clímax ou anticlímax).
    – É um pássaro, é um avião, não... é o super-homem.
    – O primeiro milhão possuído excita, acirra, assanha a gula do milionário.
    – O amor é esfuziante, grande, perturbador, uma tragédia.

     

     

    Gabarito B /Pestana (2012)

  • Só a melhor amiga ficava sabendo; irmãos, nem pensar;(intensidade maior) pai, mãe – jamais(intensidade ainda maior).

     

    GAB. LETRA B

  • AS EXPRESSÕES "NEM PENSAR" E "JAMAIS" DÃO A GRADAÇÃO, PARA QUEM NÃO TÁ CONSEGUINDO VER CLARAMENTE

  • Art. 18, CF/88 - Caput. Lá está a fundamentação, você confundiu os institutos.

  • Art. 18, CF/88 - Caput. Lá está a fundamentação, você confundiu os institutos.

  • Art. 18, CF/88 - Caput. Lá está a fundamentação, você confundiu os institutos.


ID
1780396
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

   O saneamento básico é o conjunto de infraestruturas e medidas adotadas pelo governo a fim de gerar melhores condições de vida para a população, compreendendo serviços estruturais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e limpeza e drenagem de lixo e águas pluviais urbanos.
   Podemos dizer que nos últimos 20 anos a difusão dos serviços de saneamento básico no Brasil conheceu profundos avanços. Porém, ainda existem muitos problemas, principalmente relacionados com as desigualdades regionais, um reflexo do desenvolvimento desigual do território brasileiro.
   Dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 98% da população brasileira possui acesso à água potável, mas cerca de 17% do total de domicílios não possui o fornecimento hídrico encanado, tendo acesso a esse recurso por meio de cisternas, rios e açudes. Em uma divisão entre cidade e campo, constata-se a diferença: 99% da população urbana tem acesso à água potável, enquanto, no meio rural, esse índice cai para 84%.
   Já a população com acesso à rede sanitária ou fossa séptica é menor, cerca de 79% em 2010, o que revela o grande número de domicílios situados em localidades onde o esgoto é a céu aberto. Além disso, cerca de 14% dos habitantes do país não são contemplados pelo serviço de coleta de lixo, e 2,5% não contam com o fornecimento de eletricidade.
   As desigualdades regionais são marcantes. Enquanto as cidades mais desenvolvidas do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, apresentam índices de tratamento de esgoto de 93%, outras capitais, como Belém (7,7%) e Macapá (5,5%), não gozam do mesmo privilégio. Além disso, há também uma desigualdade intraurbana (ou seja, dentro das cidades), com ausência de serviços de água, esgoto e até eletricidade em periferias e favelas.
   De acordo com as premissas internacionais dos Direitos Humanos, nações que privam pessoas de serviços básicos como esses pelo simples fato de não serem proprietárias legais de suas terras praticam uma agressão à humanidade.
   Não obstante, o peso das taxas e impostos cobrados por alguns países para a manutenção desses serviços não segue uma proporção devidamente estabelecida. Para a Organização das Nações Unidas, o ideal seria que essas cobranças não ultrapassassem 5% do orçamento familiar, o que atualmente não ocorre na maioria dos casos.

(Rodolfo Alves Pena. http://www.brasilescola.com/brasil/saneamento-basico-nobrasil.htm. Adaptado)

De acordo com a norma-padrão, a concordância verbal e nominal está correta na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o porquê da alternativa C ser a correta.
  • Vou tentar ajudar:

    Nos últimos anos = adj. adverbial de tempo, como está deslocado, a vírgula é obrigatória.

    Houve, no sentido de existir é invariável, ou seja, permanece no singular.

    letra C é o gabarito da questão.

  • Na verdade o houve neste caso pode ser substituído por ocorrer. 
    Ocorreram muitos avanços. 

    Houve no sentido de existir, ocorrer e acontecer é invariável.
  • por que a letra "e" está errada?

  • Haver(no sentido de existir ou tempo decorrido) - SEMPRE 3°pessoal do singular

    E) As desigualdades dentro da mesma cidade RECEBEM o nome de INTRAURBANAS (desigualdades intraurbanas)

    acho q eh isso :)

  • a) Cisternas, rios e açudes são recursos que permiteM a captação de água.

     b) Na área de saneamento, problemas relacionados às desigualdades regionais ainda permaneceM.

    c) Nos últimos anos, houve muitos avanços na difusão dos serviços de saneamento. Gabarito

    d) Os dados colhidos pelo IBGE tornam possível um estudo detalhado sobre o Brasil.e) As desigualdades dentro da mesma cidade recebe o nome de intraurbana.Acredito que os erros são esses.Alt: C

  • Por gentileza , qual seria o correto da alternativa D?

  • A- o correto seria PERMITEM,concordando com RECURSOS - Recursos permitem...

    B- o correto seria PERMANECEM, concordando com Problemas -Problemas ainda permanecem
    D- o correto seria POSSÍVEL,concordando com UM ESTUDO - Os dados colhidos pelo IBGE tornam um estudo detalhado POSSÍVEL  sobre o Brasi E- O comentário de Rodrigo Salles é pertinente e esclarecedor.
  • Leonardo Greco a alternativa D esta incorreta pois possível só flexiona se vier precedido de artigo ''os'' ''as''

  • Muito bom, Thiago. Porém tenho a impressão de que, para o item "D", o correto seria:  "As desigualdades dentro da mesma cidade RECEBEM o nome de INTRAURBANAS"; já que o termo "intraurbanas" funciona como adjetivo do substantivo "desigualdades". Desigualdades intraurbanas. Me corrijam se eu estiver errado, por favor.

  • Obrigado 

  •  a) Cisternas, rios e açudes são recursos que permite a captação de água. (PERMITEM, pois, concorda com Cisternas, rios e açudes, ou seja, no plural)

     b) Na área de saneamento, problemas relacionados às desigualdades regionais ainda permanece. (PERMANECEM, pois, concoda com os problemas relacionádos às desigualdades regionais que estão no plural) 

     c) Nos últimos anos, houve muitos avanços na difusão dos serviços de saneamento. (CORRETA)

     d) Os dados colhidos pelo IBGE tornam possíveis um estudo detalhado sobre o Brasil. (TORNOU, pois veja bem houve um deslocamento de sujeito diferente do que se espera, pois o que torno possível? UM ESTUDO DETALHADO, logo, no singular)

     e) As desigualdades dentro da mesma cidade recebem o nome de intraurbana. (RECEBE, pois, está concordando com O Intraurbana que está no singular)

  • Gustavo Rocha, gostei da sua explicação, mas analisando a letra D, não só está errada a palavra tornam como a possíveis, pois deveria estar TORNARAM caso o restante da frase estivesse no plural, e corrigindo o verbo TORNAM para TORNOU a palavra POSSÍVEIS precisaria vir para o singular, ficando: TORNOU POSSÍVEL

  • Pessoal mas vcs tem q falar porq a questão está certa, ajuda mais assim, vlw
  • Questão simples, vejamos os erros:

    a) Cisternas, rios e açudes são recursos que permite permitem a captação de água.

    b) Na área de saneamento, problemas relacionados às desigualdades regionais ainda permanece permanecem.

    c) Nos últimos anos, houve muitos avanços na difusão dos serviços de saneamento. (verbo haver impessoal não se flexiona)

    d) Os dados colhidos pelo IBGE tornam possíveis possível um estudo detalhado sobre o Brasil.

    e) As desigualdades dentro da mesma cidade recebem o nome de intraurbana intraurbanas.

    Gabarito letra C.

  • A) Permitem.
    B) Permanecem.
    C) GABARITO.
    D) Os dados do IBGE TORNARAM / Possível um estudo.
    E) Intraurbanas.

  • a banca ama o verbo Haver, muito cuidado galera...

     

  • Gustavo rocha, seu comentário está equivocado. 

    "e) As desigualdades dentro da mesma cidade recebem o nome de intraurbana. (RECEBE, pois, está concordando com O Intraurbana que está no singular)"

    Recebe não pode concordar com o intraurbana, visto que o sujeito não pode ser preposicionado, o sujeito precisa ter valor de substantivo.. 

    (termo regente) O nome de intraurbana. ( termo regido )

    Termo regido é aquele que completa o sentido de outro, no caso o intraurbana está completando o sentido "o nome", logo não poderia ser sujeito. 

    Abraços bons estudos. .. 

  • A) PERMITEM
    B)PERMANECEM 
    C)GAB
    D)TORNA POSSIVEL 
    E) RECEBE

  • Por isso que detesto português. 

    Na alternativa "E" o sujeito ao meu ver é "As desigualdades dentro da mesma cidade", então o verbo deveria concordar com o sujeito.

    Não vejo o porquê de o verbo ter que concordar com "Intraurbana".

  • O verbo haver, quando utilizado como sinônimo de existir, é um verbo impessoal, devendo ser conjugado apenas na 3.ª pessoa do singular: há, houve, havia, haverá, haveria..

    Sempre trocar o verbo haver pelo existir se couber, será singular ;)

  • E) As desigualdades dentro da mesma cidade recebem o nome de intraurbana.

    A letra E que gerou dúvidas:

    Está errado intraurbana, pois deveria estar no plural, o recebem está correto.

  • gab. C


ID
1780402
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um jantar, foram servidas duas tortas. Cada torta foi dividida em quatro partes iguais, e cada uma das partes foi dividida em três fatias. Sabe-se que cada participante do jantar comeu 1/12 do número total de fatias, e que restou 1/6 desse total. O número de pessoas que participaram desse jantar foi

Alternativas
Comentários
  • 2 tortas  / 4 ped. = ao total 8 pedaços. Cada pedaço foi dividido em 3, logo se tem 24 pedaços. ( 3*8 = 24)

    1/6 de 24 é 4. ( multiplica o numerador por numerador e divide pelo denominador.) Sobraram 4 fatias.

    1/12 de 24 é 2. Então cada pessoa comeu 2 fatias. Logo, se era 24 pedaços, sobrou 4 fatias, então foram comidos 20 pedaços,

     20 /2=10 pessoas. 

    Letra D


  • Tata Cristina, o gabarito não seria Letra D, correspondente a 10 pedaços?

  • 24F - 4F = 20F

    20F / 2F = 10

  • Sim, Eduardo, a letra correta é a D. Corrigido, obrigada!
     E são 10 pessoas, conforme a questão pedi e não 10 pedaços.

  • Letra D

    Havia 2 tortas cada uma dividida em 4 pedaços = 8 pedaços. Cada parte foi dividida em 3 portanto 3*8 = 24 portanto,  24 pedaços. 


    Cada participante comeu 1/12 de 24 que é igual a 2 pedaços por pessoa.

    Sobraram 1/6 de 24 que é 4 pedaços

    Portanto, se eram 24 pedaços e sobraram 4 pedaços, foram consumidos 20 pedaços.


    20/2= 10 pessoas


  • 2 tortas / 4 partes cada = 8 partes
    Cada parte / 3 fatias = 8*3 = 24 fatias

    24 - (1/12*24*x) = 24/6
    24 - 2x = 4
    x = 10 pessoas


  • 2 tortas x 4 fatias cada = 8 fatias totais, que por sua vez serão divididas em 3, portanto 8 x 3 = 24 fatias totais.

    Se cada convidado comeu 1/12 (24/12 = 2) total de fatias, isto significa que cada convidado comeu 2 fatias de torta cada um, e se do total de 24 fatias sobraram 1/6 (24/6 = 4), ou seja, sobraram 4 pedaços, isto significa que foram consumidos 20 pedaços, que dividido pela quantidade de torta consumida por pessoa dá um total de 10 pessoas no jantar.
  • https://brainly.com.br/tarefa/3305610

    4 partes x 3 fatias = 12 fatias x 2 tortas = 24 fatias

    1 pessoa comeu 1/12 x 24 = 2 fatias

    restou 1/6 de 24 fatias = 4 fatias

    do total de 24 - 4 que restou = 20 fatias comidas

    cada pessoa comeu 2 fatias então 20/2 = 10 pessoas.

  • (4.3).2 = 24

    CONVIDADO = 1/12 . 24 = 24/12 = 2

    SOBRA = 1/6 . 24 = 24/6 = 4

    Nº DE PEDAÇOS COMIDOS = 24 - 4 = 20

    Nº DE CONVIDADOS: 2.X = 20 = X = 20/2 = X = 10

  • GABARITO:   D

     

     

     

    Se você utilizar porcentagem para resolver fração fica tudo mais fácil

    1/6 = 0,166...7

    0,166...7 x 12 = 2 P.restantes

     

    Conclui-se que 10 pedaços foram comidos, e que a cada 1 pedaço de 12, foi dado a uma pessoa, então tinham 10 pessoas!

  • https://youtu.be/Dio_00J7jE8?t=3537

  • 2 tortas, 8 pedaços x3 fatias = 24 fatias

    cada um comeu 1/12 do total 24= 2 pedaços

    sobraram 4 pedaços , foram comidas 20 fatias cada um comeu 2 portanto são 10 pessoas


ID
1780408
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Para aviar uma receita, em um farmácia de manipulação, 160 drágeas de uma vitamina e 176 drágeas de outra deverão ser repartidas e distribuídas em vários frascos, de modo que cada frasco contenha o mesmo e o maior número possível de drágeas de cada vitamina, sem restar nenhuma. Nessas condições, o número total de frascos necessários será igual a

Alternativas
Comentários
  • MDC
    Faça o MDC de 160 e 176, quando ambos não der para dividir por 2, soma o resto, 10 +11 que é igual a 21.

  • tomara que VC esteja em todas as questões pra explicar ueheueheueheheue
  • Redação ruim. Eu só entendi nos comentários o que a questão deseja. Eu estava fazendo frascos com um pouco de uma drágea e um pouco de outra. Acho que dá para entender isso do enunciado. Mas agora entendi que é para separar as drágeas em frascos de cada tipo e não misturar.

    Mesmo n° = 16, que é o máximo divisor comum.

    10 frascos com 16 drágeas do tipo A.

    11 frascos com 16 drágeas do tipo B.

    = 21 frascos.

  • MDC 160,176

    10+11=21

  • alternativa E

    MDC 160 e 176


    160, 176  /2 

    80, 88     /2 

    40, 44    /2

    20, 22   /2 

    10,11       Veja que não ha mais divisores COMUNS entre o 10 e o 11  


    Quando não dividir mais soma-se os restos


    10+11= 21 frascos    

  • Olá, gente! As questões de matemática necessitam serem sempre visualizadas. 

    Explico: Todo mundo sabe que é questão de MDC . Só pra constar mmc e mdc se fazem do mesmo jeito = fatoração. Entretanto, na primeira modalidade você multiplica todos os valores que foram fatorados, enquanto que no outro, somente multiplicará o que for fator comum para todos os números. MDC geralmente é a MAIOR QUANTIDADE.... e o mmc é o MÍNIMO (assim que aparecerá no seu problema). Uma vez que identificamos do que se trata a questão, então vamos fatorar: 160,176/ 280,88 / 240, 44 / 2 20,22 / 2 10 , 11 ... epa, não cabe mais divisores comuns! Assim, meus amigos, vamos raciocinar. Qual o mdc aqui? Ou seja, o maior número que divide os dois? 16 (2*2*2*2)Mas o que representa este 16? Eu sempre gosto de colocar na forma da divisão clássica (com divisor, dividendo e quociente) para identificarmos: 160/16 = 10 Então das 160 drágenas divididas pelo mesmo número nos dois casos (divisor) gerará 10 frascos com a primeira vitamina. 176/16 = 11 Então das 176 drágenas divididas pelo mesmo número nos dois casos (divisor) gerará 11 frascos com a segunda vitamina. E o que ele pede? Justamente o número de frascos. Logo, 10+11= 21!
  • nossa, redação ruim mesmo, pois pede "contenha o mesmo e o maior número possível de drágeas de cada vitamina", estava procurando um numero igual, pois pede o mesmo e maior!!!!! deveria ser cancelada....

  • Max Divisor Comum ( 160 , 176 )  =  16

    160 / 16  =  10 frascos

    176 / 16  =  11 frascos

    ________________________

                         21 frascos

  • vitamina A = 160

    vitamina B = 176

     

    total = 336

     

    obs: se e para não sobrar nada e só pegar o total (336) e dividir por 21 (frascos) =  16 ............ 21 x 16 = 336 (não sobrando nenhum)

     

    obs: se pegar 336/30 =  11,2  ( essa parte depois da vígula seria algumas drágeas restante... então o resultado teria que ser um número inteiro

  • Para responder rapidamente a questão.

    SOMA Vitamina A + Vitamina B = 336

    DIVIDE pelas alternativas, como não pode sobrar NENHUMA, o resultado da divisão deve ser um número INTEIRO.

    Sendo assim, a única opção que dá um número inteiro é a letra E. 336/21 = 16 FRASCOS.

    Bons Estudos! Rodrigo

  • MDC

    Vit A         Vit B

    160          176 | 2

    80             88 | 2

    40             44 | 2

    20             22 | 2

    10     +      11 | 16 Drageas em cada frasco

    21 Frascos

  • QUESTÃO MUITO MAL ELABORADA!!!

    Poderiam dizer: "De modo que nos frascos do tipo A, contenham a mesma quantidade de drágeas dos fracos do tipo B, quantos frascos teremos?" Muito melhor assim, mas preferem botar "banca" na questão kkk'


ID
1780423
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Transportando uma carga especial, um caminhoneiro levou quatro dias para percorrer certa distância. Sabe-se que no primeiro dia ele percorreu um determinado número de quilômetros, que no segundo dia ele percorreu 4/5 do número de quilômetros percorridos no primeiro, e que no terceiro e no quarto dia ele percorreu o mesmo número de quilômetros percorridos no segundo e no primeiro dia, respectivamente. Se a média aritmética do número de quilômetros percorridos diariamente foi 36, então o número de quilômetros percorridos no terceiro dia foi igual a

Alternativas
Comentários
  • Essa questão está incompleta. Fui na prova e percebi que está faltando informações.


  • Alguém poderia ajudar com a resolução?

  • Total de dias: 4

    Distâncias percorrida em cada dia:
    1º dia: x
    2º dia: 4/5x
    3º dia: 4/5x
    4º dia: x
    Obs: Preste atenção ao formular o quadro acima, pois o examinador tenta enganar ao colocar que o terceiro dia é respectivo ao segundo dia e que o quarto é respectivo ao primeiro.
    Média aritmética diária: 36 km; portanto, se foram 4 dias, ele percorreu o total de 144 km. 
    Então, sabemos que a soma das distâncias diárias (quadro acima) totalizam 144 km.Vamos sistematizar isso:
    x + 4/5x +4/5x +x = 144
    x/1 +4/5x +4/5x +x/1 = 144/1
    Temos que simplificar o denominador; sabemos que entre 5 e 1, é 5. Então, vou pegar o 5, dividir pelo debaixo e multiplicar pelo de cima:
    5x +4x +4x +5x = 720
    18 x = 720
    x=720/18
    x=40
    Sabendo o valor de x=40 e atendendo ao que foi questionado (nº de km percorridos no terceiro dia), vamos fazer a substituição:4/5 de x; sabendo que x é 40, o resultado de 4/5*40 = 32 (Alternativa A).

  • Desculpem. FIcou bem enrolado acima, tentei editar, mas não consegui, o sistema não deixa.


  • (X + 4/5X + 4/5X + X) / 4 = 36

    X = 40

    3° DIA = 4/5X = 32.

  • Vou tentar ajudar....espero conseguir...

    Primeiro dia:- x

    Segundo dia:- 4/5x

    terceiro e no quarto dia ele percorreu o mesmo número de quilômetros percorridos no segundo e no primeiro dia

    Terceiro dia:- 4/5x

    Quarto dia:- X

    Ele disse que a média desses 4 dias é 36.....então o valor do somatorio da 36*4=144

    Conta.........x + 4/5x + 4/5x +x =144

    Aplica MMC e vamos chegar ao valor:- 18x/5=144

    Joga o 5 pro outro lado, se ele ali está dividindo passa multiplicando

    18x=144*5

    18x= 720

    x=720/18

    x=40


    Agora vamos saber qtos KM ele percorreu:

    1 dia 40

    2 dia 4/5 de 40:- 32

    Terceiro dia:32

    Quarto dia:- 40

    GABARITO 32 KM



  • Dia I - X

    Dia II - 0,8X (4/5X)

    Dia  III - 0,8X

    Dia IV - X



    (X + 0,8X + 0,8X + x) / 4 = 36

    0,9X = 36

    X = 40


    Como ele pediu o Dia III, então -> 0,8 * 40 = 32

    Resposta A

  • 36*4 = 144

    x+4/5x+4/5x+x = 144

    5x+4x+4x+5x= 720

                 5

    18x = 720

    X = 720/18

    x = 40

    4/5 . 40 = 160/5 = 32


  • A questão apresentou os valores de 4/5 de km  e 36km de média dos 4 dias. Então resolvi desse jeito.

    1º dia 40km ( percorreu 5/5 ou 5 dividido por 5 = 1   (1*4= 4 ou 40km)  ) achei o km do 1º dia.

    2º dia 32km (percorreu 4/5 do km rodado no 1º dia, então fica 4 dividido por 5= 0,8 (0,8*4= 32km) )

    3º dia 32km ( percorreu o mesmo km do 2º dia )

    4º dia 40km ( percorreu o mesmo km do 1º dia)

    total de 40+32+32+40 = 144km total dos 4 dias. média aritmética 144/4=36 km diários      certo!

    Pessoal! espero que entendam a resolução, não sou bom com fórmulas, mas consigo resolver as questões assim.

  • 1º dia = x

    2º dia = 4x/5

    3º dia = 2º dia   E    4º dia = 1º dia   RESPECTIVAMENTE, logo:

    3º dia = 4x/5

    4º dia = x

    Média  => (x + 4x/5 + 4x/5 + x) / 4 = 36
    x = 40

    3º dia  => 4*40/5 = 32

  • x = 1° dia

    36 * 4 = 144 (média * total de dias)


    x + 4/5x + 4/5x + x = 144
    MMC
    5x + 4x + 4x + 5x = 720
    18x = 720
    x = 720 : 18
    x = 40

    ________________________


    40 * 4/5 = 32 (2° e 3° dia)
  • https://brainly.com.br/tarefa/3427221

     

    O número de quilômetros eu vou chamar de ''x''.
    o primeiro dia ele percorreu x 
    no segundo ele percorreu 4/5 vezes o número de quilômetros que percorreu no primeiro = 4x/5
    no terceiro ele percorreu o mesmo que o segundo = 4x/5
    e no quarto ele percorreu o mesmo que o primeiro= x
     
    na montagem fica:

    x + 4x + 4x + x
           5      5        = 36    ∴    x + 4x + 4x + x . = 36 
               4                                    5     5          4

    Tirando o MMC, o resultado é 20.

    20x + 16x + 16x + 20x = 720    ∴   72x = 720  ∴   x = 10

    No terceiro dia ele percorreu 4x, se x = 10,
                                               5

    Portanto o terceiro dia ele percorreu 8 Km

  • Leonardo que bixiga de resolução é essa? Como que você coloca como resultado algo que nem está entre as alternativas?

  • x = Distância percorrida     x/4 = 36 → x=144

    a= km do 1º dia

    a + 4/5.a + 4/5.a + a = x

    5a + 4a + 4a + 5a = 5.144

    18.a = 720  → a=40

    3º dia = 4/5.a → 4/5 x 40 = 32 km

    32 km → resp a)

  • 1ª informação importante > MÉDIA 36

    2ª NO SEGUNDO DIA , A QUESTÃO NOS TRAZ QUE FOI FEITO 4/5 DO 1°, SENDO A MÉDIA DE 36 POR DIA, PODEMOS FAZER O SEGUINTE> 36 : 4 = 9 ...... 1/5 = 9   E   5/5 = 40 VALOR DO 1º DIA.

    ENTÃO TEMOS 1° DIA 40 KM = 5/5

     

    2° DIA 32 KM = 4/5 DE 40KM

  • Eu errei porque fiz 36 km como total, mas na verdade é cada dia , então fica 36 * 4 = 144 


ID
1786645
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia a crônica “Beijos”, de Ivan Angelo, para responder à questão.

   Beijo era coisa mágica. A bela beijava o sapo e ele virava príncipe. O príncipe beijava a Branca de Neve e ela acordava de seu sono enfeitiçado. A mãe beijava o machucado dos filhos e a dor sumia. O mocinho beijava a mocinha e o filme acabava em final feliz.
   Muitas gerações – não faz tanto tempo assim – incorporaram alguma coisa dessa noção de que o beijo tinha uma força poderosa, misteriosa, e lidavam com ele, principalmente com o primeiro, de um modo carregado de expectativas. Uma sensação imersa na ambiguidade: aquilo podia ser uma coisa benfazeja e ao mesmo tempo podia ser pecado. Dado ou recebido era precedido de dúvidas, suores frios, ansiedade, curiosidade e desejo. E o quase melhor de tudo: era secreto, escondido. Só a melhor amiga ficava sabendo; irmãos, nem pensar; pai, mãe – jamais.
   Os jovens chegavam ao beijo após uma paciente escalada de resistências e manobras envolventes. “Já beijou?” – queriam saber as amigas dela, como quem diz: “capitulou”?; e perguntavam os amigos dele, espírito corporativo, com o sentido de: “venceu a batalha?” Como resultante desse clima, surgiu um atalho, verdadeiro ataque de guerrilha: o beijo  roubado.
   Hoje tudo isso não tem mais sentido. Uma antiga marchinha de Carnaval dizia: “A Lua se escondeu, o guarda bobeou, eu taquei um beijo nela e ela quase desmaiou”. A emoção era
tanta que as moças desfaleciam. Já não é o caso.
   Por quê? Perdeu o segredo. Beija-se por toda parte, e em público. A meninada “fica” nas festas e “ficar” é beijar à vontade, até desconhecidos.
   Isso é bom ou é ruim? Não cabe a pergunta. É como se perguntassem se a evolução das espécies é boa ou não. Cada geração vive seu momento com tudo a que tem direito. Mas existe uma diferença tênue entre naturalidade e exibicionismo. Neste, o estímulo é o olhar dos outros. Cada um sabe qual é a sua.
   Representar variantes e significados do beijo é arte que tem milênios. Uma escultura de Rodin, representando o beijo amoroso de um par desnudo, é apreciada até pelos pudicos. Na época dele era ousada. Hoje...
   No Dia dos Namorados fui passear na internet à procura de curiosidades sobre a data. Encontrei uma pesquisa mostrando que o beijo é a carícia preferida pelos brasileiros. A informação, de certa forma, derrubou meus temores. Nada, nem a facilidade, abala o prestígio mágico do beijo.
(Veja SP, 18.06.2003. Adaptado)

Pela leitura do texto, é correto afirmar que para o cronista

Alternativas
Comentários
  • ben·fa·ze·jo |â| ou |ê| ou |âi| 

    adjetivo

    Que gosta de fazer bem.



  • A infrmação, de certa forma, derrubou meus temores. Nada, nem a facilidade, ABALA O PRESTÍGIO MÁGICO DO BEIJO.

  • Gabarito C

     

    c) o beijo ainda preserva sua aura de magia, embora tenha deixado de ser um momento íntimo e secreto vivenciado pelos casais.

     

     No Dia dos Namorados fui passear na internet à procura de curiosidades sobre a data. Encontrei uma pesquisa mostrando que o beijo é a carícia preferida pelos brasileiros. A informação, de certa forma, derrubou meus temores. Nada, nem a facilidade, abala o prestígio mágico do beijo.

  • Benfazejo: favorável, conveniente, benéfico, positivo.

    Pudicos: que tem pudor, que sente vergonha, 

  •  c) o beijo ainda preserva sua aura de magia, embora tenha deixado de ser um momento íntimo e secreto vivenciado pelos casais.

     

    "Por quê? Perdeu o segredo. Beija-se por toda parte, e em público."

    "A informação, de certa forma, derrubou meus temores. Nada, nem a facilidade, abala o prestígio mágico do beijo."


ID
1786648
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia a crônica “Beijos”, de Ivan Angelo, para responder à questão.

   Beijo era coisa mágica. A bela beijava o sapo e ele virava príncipe. O príncipe beijava a Branca de Neve e ela acordava de seu sono enfeitiçado. A mãe beijava o machucado dos filhos e a dor sumia. O mocinho beijava a mocinha e o filme acabava em final feliz.
   Muitas gerações – não faz tanto tempo assim – incorporaram alguma coisa dessa noção de que o beijo tinha uma força poderosa, misteriosa, e lidavam com ele, principalmente com o primeiro, de um modo carregado de expectativas. Uma sensação imersa na ambiguidade: aquilo podia ser uma coisa benfazeja e ao mesmo tempo podia ser pecado. Dado ou recebido era precedido de dúvidas, suores frios, ansiedade, curiosidade e desejo. E o quase melhor de tudo: era secreto, escondido. Só a melhor amiga ficava sabendo; irmãos, nem pensar; pai, mãe – jamais.
   Os jovens chegavam ao beijo após uma paciente escalada de resistências e manobras envolventes. “Já beijou?” – queriam saber as amigas dela, como quem diz: “capitulou”?; e perguntavam os amigos dele, espírito corporativo, com o sentido de: “venceu a batalha?” Como resultante desse clima, surgiu um atalho, verdadeiro ataque de guerrilha: o beijo  roubado.
   Hoje tudo isso não tem mais sentido. Uma antiga marchinha de Carnaval dizia: “A Lua se escondeu, o guarda bobeou, eu taquei um beijo nela e ela quase desmaiou”. A emoção era
tanta que as moças desfaleciam. Já não é o caso.
   Por quê? Perdeu o segredo. Beija-se por toda parte, e em público. A meninada “fica” nas festas e “ficar” é beijar à vontade, até desconhecidos.
   Isso é bom ou é ruim? Não cabe a pergunta. É como se perguntassem se a evolução das espécies é boa ou não. Cada geração vive seu momento com tudo a que tem direito. Mas existe uma diferença tênue entre naturalidade e exibicionismo. Neste, o estímulo é o olhar dos outros. Cada um sabe qual é a sua.
   Representar variantes e significados do beijo é arte que tem milênios. Uma escultura de Rodin, representando o beijo amoroso de um par desnudo, é apreciada até pelos pudicos. Na época dele era ousada. Hoje...
   No Dia dos Namorados fui passear na internet à procura de curiosidades sobre a data. Encontrei uma pesquisa mostrando que o beijo é a carícia preferida pelos brasileiros. A informação, de certa forma, derrubou meus temores. Nada, nem a facilidade, abala o prestígio mágico do beijo.
(Veja SP, 18.06.2003. Adaptado)

No primeiro parágrafo, as orações iniciadas pela conjunção e

Alternativas
Comentários
  • Beijo era coisa mágica. A bela beijava o sapo E ele virava príncipe. O príncipe beijava a Branca de Neve E ela acordava de seu sono enfeitiçado. A mãe beijava o machucado dos filhos E a dor sumia. O mocinho beijava a mocinha E o filme acabava em final feliz.

    Alt: B
  • LETRA B

    A bela beijava o sapo e ele virava príncipe.
           CAUSA                 CONSEQUÊNCIA 

     

    O príncipe beijava a Branca de Neve e ela acordava de seu sono 
            CAUSA                                         CONSEQUÊNCIA

     

    A mãe beijava o machucado dos filhos e a dor sumia.
            CAUSA                                         CONSEQUÊNCIA

  • CAUSA - EFEITO

    GABARITO -> [B]

  • Causa e consequência, em todos os exemplos citados!

  • A bela beijava o sapo e (consequentemente) ele virava príncipe. O príncipe beijava a Branca de Neve e (consequentemente) ela acordava de seu sono enfeitiçado....

  • O FATO DE...                   FAZ COM QUE...

       Causa                            Consequência

  • TEXTO MASSA!

  • A conjunção leva o nome que vem APÓS O CONECTIVO.

    1a. parte (Causa) /// 2a. parte (Consequência)

    Bons estudos.


ID
1786654
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia a crônica “Beijos”, de Ivan Angelo, para responder à questão.

   Beijo era coisa mágica. A bela beijava o sapo e ele virava príncipe. O príncipe beijava a Branca de Neve e ela acordava de seu sono enfeitiçado. A mãe beijava o machucado dos filhos e a dor sumia. O mocinho beijava a mocinha e o filme acabava em final feliz.
   Muitas gerações – não faz tanto tempo assim – incorporaram alguma coisa dessa noção de que o beijo tinha uma força poderosa, misteriosa, e lidavam com ele, principalmente com o primeiro, de um modo carregado de expectativas. Uma sensação imersa na ambiguidade: aquilo podia ser uma coisa benfazeja e ao mesmo tempo podia ser pecado. Dado ou recebido era precedido de dúvidas, suores frios, ansiedade, curiosidade e desejo. E o quase melhor de tudo: era secreto, escondido. Só a melhor amiga ficava sabendo; irmãos, nem pensar; pai, mãe – jamais.
   Os jovens chegavam ao beijo após uma paciente escalada de resistências e manobras envolventes. “Já beijou?” – queriam saber as amigas dela, como quem diz: “capitulou”?; e perguntavam os amigos dele, espírito corporativo, com o sentido de: “venceu a batalha?” Como resultante desse clima, surgiu um atalho, verdadeiro ataque de guerrilha: o beijo  roubado.
   Hoje tudo isso não tem mais sentido. Uma antiga marchinha de Carnaval dizia: “A Lua se escondeu, o guarda bobeou, eu taquei um beijo nela e ela quase desmaiou”. A emoção era
tanta que as moças desfaleciam. Já não é o caso.
   Por quê? Perdeu o segredo. Beija-se por toda parte, e em público. A meninada “fica” nas festas e “ficar” é beijar à vontade, até desconhecidos.
   Isso é bom ou é ruim? Não cabe a pergunta. É como se perguntassem se a evolução das espécies é boa ou não. Cada geração vive seu momento com tudo a que tem direito. Mas existe uma diferença tênue entre naturalidade e exibicionismo. Neste, o estímulo é o olhar dos outros. Cada um sabe qual é a sua.
   Representar variantes e significados do beijo é arte que tem milênios. Uma escultura de Rodin, representando o beijo amoroso de um par desnudo, é apreciada até pelos pudicos. Na época dele era ousada. Hoje...
   No Dia dos Namorados fui passear na internet à procura de curiosidades sobre a data. Encontrei uma pesquisa mostrando que o beijo é a carícia preferida pelos brasileiros. A informação, de certa forma, derrubou meus temores. Nada, nem a facilidade, abala o prestígio mágico do beijo.
(Veja SP, 18.06.2003. Adaptado)

Muitas gerações conservaram alguma coisa dessa concepção de que o beijo tinha uma força poderosa e mágica,________ lidavam com ele de um modo carregado de expectativas. O beijo dividia-se entre ser algo prazeroso e pecaminoso,________ provocava intensa sensação de ambiguidade nas pessoas.

Para que o texto expresse, respectivamente, as ideias de causa e conclusão, as lacunas devem ser preenchidas por:

Alternativas
Comentários
  • As palavras que expressam ideias de causa e conclusão são pois e portanto.

    Alt: A

  • Conjunção Causal: Sentido de causa, motivo

    Exemplos: porque (="pelo fato de"), como (="porque"  início da frase), já que, visto que, pois, porquanto...

    Conjunção Conclusiva: Sentido de conclusão, explicação.

    Exemplos: logo, portanto, então, assim, por isso, pois (depois do verbo), por consequência...

  • Conjunções de Causa:
    Porque, pois, como, já que... por...

    Conjunções de Consequência:
    Que... Portanto...de forma que, de sorte que, tanto que,


  • Quando o comando da questão pede ideia de causa e conclusão, ela está pedindo conjunção adverbial CAUSAL e conjunção coordenada CONCLUSIVA, que é diferente de conjunção de consequência (que no caso são as conjunções adverbiais consecutivas).

     

    >>> conjunções adverbiais CAUSAIS: já que, visto que, visto como, como, uma vez que, pois, pois que, porque, por isso, por isso que, que, na medida em que, porquanto, etc.

     

    >>> conjunções coordenadas CONCLUSIVAS: logo, portanto, entao, por isso, assim, por conseguinte, pois (depois do verbo), etc.

  • CAUSAIS:

    -> porque,
    -> que,
    -> como (= porque),
    -> pois que,
    -> uma vez que,
    -> visto que,
    -> porquanto,
    -> já que,
    -> por isso,
    -> pois.

    CONCLUSIVAS:
    -> logo,
    -> pois,
    -> portanto,
    -> por conseguinte,
    -> por isso,
    -> assim.

    GABARITO -> [A]

     

  • Galera bizu: o ( POIS ) no inicio da oração será explicativa, e geralmente vem depois do imperativo.

    EX: Venha para dentro, pois está começando a chover.

    Força,Fé,Foco. Abraço.


ID
1786657
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia a crônica “Beijos”, de Ivan Angelo, para responder à questão.

   Beijo era coisa mágica. A bela beijava o sapo e ele virava príncipe. O príncipe beijava a Branca de Neve e ela acordava de seu sono enfeitiçado. A mãe beijava o machucado dos filhos e a dor sumia. O mocinho beijava a mocinha e o filme acabava em final feliz.
   Muitas gerações – não faz tanto tempo assim – incorporaram alguma coisa dessa noção de que o beijo tinha uma força poderosa, misteriosa, e lidavam com ele, principalmente com o primeiro, de um modo carregado de expectativas. Uma sensação imersa na ambiguidade: aquilo podia ser uma coisa benfazeja e ao mesmo tempo podia ser pecado. Dado ou recebido era precedido de dúvidas, suores frios, ansiedade, curiosidade e desejo. E o quase melhor de tudo: era secreto, escondido. Só a melhor amiga ficava sabendo; irmãos, nem pensar; pai, mãe – jamais.
   Os jovens chegavam ao beijo após uma paciente escalada de resistências e manobras envolventes. “Já beijou?” – queriam saber as amigas dela, como quem diz: “capitulou”?; e perguntavam os amigos dele, espírito corporativo, com o sentido de: “venceu a batalha?” Como resultante desse clima, surgiu um atalho, verdadeiro ataque de guerrilha: o beijo  roubado.
   Hoje tudo isso não tem mais sentido. Uma antiga marchinha de Carnaval dizia: “A Lua se escondeu, o guarda bobeou, eu taquei um beijo nela e ela quase desmaiou”. A emoção era
tanta que as moças desfaleciam. Já não é o caso.
   Por quê? Perdeu o segredo. Beija-se por toda parte, e em público. A meninada “fica” nas festas e “ficar” é beijar à vontade, até desconhecidos.
   Isso é bom ou é ruim? Não cabe a pergunta. É como se perguntassem se a evolução das espécies é boa ou não. Cada geração vive seu momento com tudo a que tem direito. Mas existe uma diferença tênue entre naturalidade e exibicionismo. Neste, o estímulo é o olhar dos outros. Cada um sabe qual é a sua.
   Representar variantes e significados do beijo é arte que tem milênios. Uma escultura de Rodin, representando o beijo amoroso de um par desnudo, é apreciada até pelos pudicos. Na época dele era ousada. Hoje...
   No Dia dos Namorados fui passear na internet à procura de curiosidades sobre a data. Encontrei uma pesquisa mostrando que o beijo é a carícia preferida pelos brasileiros. A informação, de certa forma, derrubou meus temores. Nada, nem a facilidade, abala o prestígio mágico do beijo.
(Veja SP, 18.06.2003. Adaptado)

Observando o emprego do sinal indicativo de crase, assinale a alternativa que completa corretamente a frase: Cada geração tem direito...

Alternativas
Comentários
  • Apenas com os casos proibitivos podemos resolver esta questão:

    a) à oportunidades (não emprega crase antes de palavras no plural)

    b) à construir (não emprega crase antes de verbo no infinitivo)

    c) à uma (não emprega crase antes de artigo indefinido)

    d) à comportamentos (não emprega crase antes de palavras no plural)

    E) CORRETA

    bons estudos !

  • Gabarito letra E


    Não coloca crase Diante de:


    A) "A" no singular + palavra no plural

    B) Antes de verbo no infinitivo

    C) Antes de artigo indefinido

    D) "A" no singular + palavra no plura

    E) Gabarito 

  • a) à oportunidades (plural)

    b) construir (verbo)

    c) uma ( artigo indefinido)

    d)  comportamentos (plural)

  •  GABARITO E

     

    Cada geração tem direito...

    e) à escolha de seus próprios valores.

  • Questão repetida: Q626612.

  • Mesma questão repetida novamente?? :(

  • DICA PRA ESTUDAR CRASE: ESTUDE ONDE ELA NÃO É USADA! MATA 90% DAS QUESTÕES

  • a) NÃO OCORRE CRASE ANTES DE PALAVRAS NO PLURAL QUE NÃO SÃO DEFINIDAS PELO ARTIGO.

    b) NÃO OCORRE CRASE ANTES DE VERBO.

    c) NÃO OCORRE CRASE ANTES DE PRONOMES INDEFINIDOS.

    d) NÃO OCORRE CRASE ANTES DE PALAVRAS MASCULINAS.

    e) GABARITO.

  • De mão beijada.

  • Cada geração tem direito A ALGO: À ESCOLHA. Lembrando que a palavra “escolha” não está no sentido do verbo “escolher” muita gente pode errar achando que é verbo e antes de verbo nunca tem crase, neste caso “escolha” é substantivo!
  • a vunesp na parte da crase cobra mais 

    1)cobra a regencia (crase no singular e subsantivo no plural)
    2)crase antes de verbo
    3)crase antes de artigo ou pronome indefinido
    4)crase antes de nomes masculinos

    sabendo isso provavelmente ganhara a questão na prova 

  • a) plural

    b) verbo

    c) pronome indefinido

    d) plural

    E) Gabarito

  • a) oportunidades (plural) não tem crase

    b) construir (verbo) antes de verbo não tem crase

    c) uma - (pronome indefinido) não tem crase

    d) comportamentos (palavra masculina) não tem crase

    e) escolha (palavra feminina) GABARITO

  • letra a no singular mais uma palavra no plural

    Gabarito E

  • gab. E

  • gab. E

  • GABARITO: LETRA E

    os principais casos em que a crase NÃO ocorre:

    - Diante de substantivos masculinos:

    Andamos cavalo.

    Fomos a pé.

    Passou a camisa a ferro.

    Fazer o exercício lápis.

    - Diante de verbos no infinitivo:

    A criança começou a falar.

    Ela não tem nada a dizer.

    Estavam a correr pelo parque.

    Estou disposto a ajudar.

    Obs.: como os verbos não admitem artigos, constatamos que o "a" dos exemplos acima é apenas preposição, logo não ocorrerá crase.

    - Diante da maioria dos pronomes e das expressões de tratamento, com exceção das formas senhora, senhorita e dona:

    Diga a ela que não estarei em casa amanhã.

    Entreguei a todos os documentos necessários.

    Ele fez referência a Vossa Excelência no discurso de ontem.

    Peço Vossa Senhoria que aguarde alguns minutos.

    Mostrarei vocês nossas propostas de trabalho.

    Quero informar a algumas pessoas o que está acontecendo.

    Agradeci a ele, quem tudo devo.

    - Diante de numerais cardinais:

    Chegou a duzentos o número de feridos.

    Daqui a uma semana começa o campeonato.

    FONTE: SÓPORTUGUÊS.COM.BR


ID
1786660
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia a crônica “Beijos”, de Ivan Angelo, para responder à questão.

   Beijo era coisa mágica. A bela beijava o sapo e ele virava príncipe. O príncipe beijava a Branca de Neve e ela acordava de seu sono enfeitiçado. A mãe beijava o machucado dos filhos e a dor sumia. O mocinho beijava a mocinha e o filme acabava em final feliz.
   Muitas gerações – não faz tanto tempo assim – incorporaram alguma coisa dessa noção de que o beijo tinha uma força poderosa, misteriosa, e lidavam com ele, principalmente com o primeiro, de um modo carregado de expectativas. Uma sensação imersa na ambiguidade: aquilo podia ser uma coisa benfazeja e ao mesmo tempo podia ser pecado. Dado ou recebido era precedido de dúvidas, suores frios, ansiedade, curiosidade e desejo. E o quase melhor de tudo: era secreto, escondido. Só a melhor amiga ficava sabendo; irmãos, nem pensar; pai, mãe – jamais.
   Os jovens chegavam ao beijo após uma paciente escalada de resistências e manobras envolventes. “Já beijou?” – queriam saber as amigas dela, como quem diz: “capitulou”?; e perguntavam os amigos dele, espírito corporativo, com o sentido de: “venceu a batalha?” Como resultante desse clima, surgiu um atalho, verdadeiro ataque de guerrilha: o beijo  roubado.
   Hoje tudo isso não tem mais sentido. Uma antiga marchinha de Carnaval dizia: “A Lua se escondeu, o guarda bobeou, eu taquei um beijo nela e ela quase desmaiou”. A emoção era
tanta que as moças desfaleciam. Já não é o caso.
   Por quê? Perdeu o segredo. Beija-se por toda parte, e em público. A meninada “fica” nas festas e “ficar” é beijar à vontade, até desconhecidos.
   Isso é bom ou é ruim? Não cabe a pergunta. É como se perguntassem se a evolução das espécies é boa ou não. Cada geração vive seu momento com tudo a que tem direito. Mas existe uma diferença tênue entre naturalidade e exibicionismo. Neste, o estímulo é o olhar dos outros. Cada um sabe qual é a sua.
   Representar variantes e significados do beijo é arte que tem milênios. Uma escultura de Rodin, representando o beijo amoroso de um par desnudo, é apreciada até pelos pudicos. Na época dele era ousada. Hoje...
   No Dia dos Namorados fui passear na internet à procura de curiosidades sobre a data. Encontrei uma pesquisa mostrando que o beijo é a carícia preferida pelos brasileiros. A informação, de certa forma, derrubou meus temores. Nada, nem a facilidade, abala o prestígio mágico do beijo.
(Veja SP, 18.06.2003. Adaptado)

De acordo com a norma-padrão, a colocação pronominal está empregada corretamente em:

Alternativas
Comentários
  • Sobre emprego do pronome oblíquo átono:

    a) ERRADA! Quando é palavra atrativa. O correto seria: Quando SE machucam.b) ERRADA! Não pode usar ÊNCLISE ao particípio. O correto seria: LHE DADO.c) ERRADA! NÃO é palavra atrativa. O correto seria: Não SE UNEM.d) CORRETA! Que é palavra atrativa.e) ERRADA! Não podemos usar ÊNCLISE ao FUTURO. O correto seria: Branca de Neve LIBERTAR-SE-IA.
  • a) Quando se machucam, as crianças recorrem aos cuidados da mãe.
    Verbo no indicativo, o pronome fica antes do verbo

     

    c) Em muitas histórias, a mocinha e o mocinho não se unem no final. 
    Palavra negativa antes do verbo

     

    d) Algumas pessoas apreciam filmes que lhes proporcionem um desfecho impactante.
    Pronome indefinido (algumas)

     

    e) Segundo a lenda, Branca de Neve libertar-se-ia do feitiço se fosse beijada por um príncipe.
    Correto: LIBERTAR-SE-IA (libertaria + se) é uma mesóclise

  • A) "Quando" -> Conjunção subordinativa temporal, próclise.
    B) NUNCA PODE HAVER ÊNCLISE A VERBOS NO PARTICÍPIO.
    C) Palavras ou expressões negativas, próclise.
    D) "que" -> Pronome relativo, próclise. [GABARITO]
    E) Ocorre mesóclise, pois o verbo está no futuro do pretérito.

  • Na Letra E temos um caso facultativo de colocação pronominal, pois temos o sujeito explícito (Branco de Neve).

    Portanto, são admitidas as construções > Branca de Neve libertar-se-ia do feitiço ou Branca de Neve se libertaria do feitiço. A ênclise nesse caso é proibida, POIS JAMAIS SE USA ÊNCLISE QUANDO OS VERBOS ESTIVEREM NO FUTURO DO PRETÉRITO OU NO FUTURO DO PRESENTE DO INDICATIVO.

  • Quando SE machucam, as crianças recorrem aos cuidados da mãe.

    O sapo virava príncipe somente depois de a bela ter LHE dado um beijo. 

    Em muitas histórias, a mocinha e o mocinho não  SE unem no final.

    Algumas pessoas apreciam filmes que lhes proporcionem um desfecho impactante. ( GABARITO )

    Segundo a lenda, Branca de Neve libertar-SE-ia do feitiço se fosse beijada por um príncipe.

  • Quando machucam-se, as crianças recorrem aos cuidados da mãe.

    Conjunção subordinativa temporal > atrai o pronome.

    Quando se machucam, as crianças recorrem aos cuidados da mãe.

    ..........

    O sapo virava príncipe somente depois de a bela ter dado-lhe um beijo.

    NÃO se P.O.A depois do verbo no particípio.

    O sapo virava príncipe somente depois de a bela ter lhe dado um beijo.

    ..........

    Em muitas histórias, a mocinha e o mocinho não unem-se no final.

    Caso OBRIGATÓRIO de próclise > palavras atrativas ( não, jamais, nunca...)

    Em muitas histórias, a mocinha e o mocinho não se unem no final.

    ..........

    Algumas pessoas apreciam filmes que lhes proporcionem um desfecho impactante.CORRETO

    ..........

    Segundo a lenda, Branca de Neve libertaria-se do feitiço se fosse beijada por um príncipe.

    Ocorre mesóclise, pois o verbo está no futuro do pretérito

    Segundo a lenda, Branca de Neve libertar-se-ia do feitiço se fosse beijada por um príncipe.

    ..........

    > a PRÓCLISE com o QUE tem que ocorrer, seja PRONOME ou CONJUNÇÃO

  • Letra D

  • Verbo no particípio

    Futuro do pretérito

    Gabarito: D

  • OBS: não é "ter lhe dado" e sim "lhe ter dado", isso porque trata-se de uma locução verbal que tem termos atrativos e por isso é próclise.

    locuções verbais onde tenha termos atrativos pode ser usado de maneira facultativa o pronome nas extremidades e não entre o verbo auxiliar e o principal, sendo usado próclise ou ênclise desde que o verbo principal não esteja no particípio, caso esteja no particípio somente próclise

  • No caso da E, a regra da mesóclise ganha da regra facultativa ( suj. explícito ). Cuidado em pensar na mesóclise apenas em início de oração ou após pontuação. CUIDADO.


ID
1786669
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

   O saneamento básico é o conjunto de infraestruturas e medidas adotadas pelo governo a fim de gerar melhores condições de vida para a população, compreendendo serviços estruturais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e limpeza e drenagem de lixo e águas pluviais urbanos.
   Podemos dizer que nos últimos 20 anos a difusão dos serviços de saneamento básico no Brasil conheceu profundos avanços. Porém, ainda existem muitos problemas, principalmente relacionados com as desigualdades regionais, um reflexo do desenvolvimento desigual do território brasileiro.
   Dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 98% da população brasileira possui acesso à água potável, mas cerca de 17% do total de domicílios não possui o fornecimento hídrico encanado, tendo acesso a esse recurso por meio de cisternas, rios e açudes. Em uma divisão entre cidade e campo, constata-se a diferença: 99% da população urbana tem acesso à água potável, enquanto, no meio rural, esse índice cai para 84%.
   Já a população com acesso à rede sanitária ou fossa séptica é menor, cerca de 79% em 2010, o que revela o grande número de domicílios situados em localidades onde o esgoto
é a céu aberto. Além disso, cerca de 14% dos habitantes do país não são contemplados pelo serviço de coleta de lixo, e 2,5% não contam com o fornecimento de eletricidade.
   As desigualdades regionais são marcantes. Enquanto as cidades mais desenvolvidas do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, apresentam índices de tratamento de esgoto de
93%, outras capitais, como Belém (7,7%) e Macapá (5,5%), não gozam do mesmo privilégio. Além disso, há também uma desigualdade intraurbana (ou seja, dentro das cidades), com ausência de serviços de água, esgoto e até eletricidade em periferias e favelas.
   De acordo com as premissas internacionais dos Direitos Humanos, nações que privam pessoas de serviços básicos como esses pelo simples fato de não serem proprietárias legais de suas terras praticam uma agressão à humanidade. Não obstante, o peso das taxas e impostos cobrados por alguns países para a manutenção desses serviços não segue uma proporção devidamente estabelecida. Para a Organização das Nações Unidas, o ideal seria que essas cobranças não ultrapassassem 5% do orçamento familiar, o que atualmente não ocorre na maioria dos casos.

(Rodolfo Alves Pena. http://www.brasilescola.com/brasil/saneamento-basico-
-nobrasil.htm. Adaptado)

De acordo com as informações do texto,

Alternativas
Comentários
  • Gab. B
    [...] como São Paulo e Rio de Janeiro, apresentam índices de tratamento de esgoto de 93%, outras capitais, como Belém (7,7%) e Macapá (5,5%), não gozam do mesmo privilégio.

  • Discrepância = s.f. Discordância; que demonstra desigualdade, quando comparado com outra coisa ou pessoa.

    "As desigualdades regionais são marcantes. Enquanto as cidades mais desenvolvidas do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, apresentam índices de tratamento de esgoto de 93%, outras capitais, como Belém (7,7%) e Macapá (5,5%), não gozam do mesmo privilégio."
    Alt: B
  • São Paulo e Rio de Janeiro com 93% do esgoto tratado. Será mesmo? É só passar na marginal Tietê pra sentir o cheiro terrível de esgoto!

  •    As desigualdades regionais são marcantes. Enquanto as cidades mais desenvolvidas do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, apresentam índices de tratamento de esgoto de 93%, outras capitais, como Belém (7,7%) e Macapá (5,5%), não gozam do mesmo privilégio. Além disso, há também uma desigualdade intraurbana (ou seja, dentro das cidades), com ausência de serviços de água, esgoto e até eletricidade em periferias e favelas.

    GABARITO -> [B]


ID
1786672
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

   O saneamento básico é o conjunto de infraestruturas e medidas adotadas pelo governo a fim de gerar melhores condições de vida para a população, compreendendo serviços estruturais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e limpeza e drenagem de lixo e águas pluviais urbanos.
   Podemos dizer que nos últimos 20 anos a difusão dos serviços de saneamento básico no Brasil conheceu profundos avanços. Porém, ainda existem muitos problemas, principalmente relacionados com as desigualdades regionais, um reflexo do desenvolvimento desigual do território brasileiro.
   Dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 98% da população brasileira possui acesso à água potável, mas cerca de 17% do total de domicílios não possui o fornecimento hídrico encanado, tendo acesso a esse recurso por meio de cisternas, rios e açudes. Em uma divisão entre cidade e campo, constata-se a diferença: 99% da população urbana tem acesso à água potável, enquanto, no meio rural, esse índice cai para 84%.
   Já a população com acesso à rede sanitária ou fossa séptica é menor, cerca de 79% em 2010, o que revela o grande número de domicílios situados em localidades onde o esgoto
é a céu aberto. Além disso, cerca de 14% dos habitantes do país não são contemplados pelo serviço de coleta de lixo, e 2,5% não contam com o fornecimento de eletricidade.
   As desigualdades regionais são marcantes. Enquanto as cidades mais desenvolvidas do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, apresentam índices de tratamento de esgoto de
93%, outras capitais, como Belém (7,7%) e Macapá (5,5%), não gozam do mesmo privilégio. Além disso, há também uma desigualdade intraurbana (ou seja, dentro das cidades), com ausência de serviços de água, esgoto e até eletricidade em periferias e favelas.
   De acordo com as premissas internacionais dos Direitos Humanos, nações que privam pessoas de serviços básicos como esses pelo simples fato de não serem proprietárias legais de suas terras praticam uma agressão à humanidade. Não obstante, o peso das taxas e impostos cobrados por alguns países para a manutenção desses serviços não segue uma proporção devidamente estabelecida. Para a Organização das Nações Unidas, o ideal seria que essas cobranças não ultrapassassem 5% do orçamento familiar, o que atualmente não ocorre na maioria dos casos.

(Rodolfo Alves Pena. http://www.brasilescola.com/brasil/saneamento-basico-
-nobrasil.htm. Adaptado)

Assinale a alternativa em que o pronome relativo onde foi empregado corretamente, a exemplo do que ocorre no trecho do quarto parágrafo: o que revela o grande número de domicílios situados em localidades onde o esgoto é a céu aberto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: d. 

    "Muitas cidades do interior, onde a vida é mais tranquila, têm recebido novos moradores vindos das grandes metrópoles."


  • Gabarito D

     antecedente de ONDE

    Muitas Cidades do interior ==> Lugar físico 

     

    d) Muitas cidades do interior, onde a vida é mais tranquila, têm recebido novos moradores vindos das grandes metrópoles.

  •                                                                                        "Onde" ou "Aonde"? 

     

    1 - "Onde" indica o lugar em que algo ou alguém está. Refere-se, normalmente, a verbos que indicam estados de permanência. Equivale à expressão "em que lugar". Por exemplo:


    Onde está seu filho?
    Onde iremos nos hospedar?
    Não sei onde ficaremos nas férias de inverno.
    Onde você estacionou o carro?



    2 - "Aonde" indica movimento, aproximação. Equivale à expressão "a que lugar". Por exemplo:


    Aonde ele vai?
    Aonde você quer chegar?
    Aonde devo ir para comprar esses produtos?
    Não sei aonde ir para vê-la.

     

    Fonte: http://www.soportugues.com.br/

  • A) Ideia de tempo (Quando)
    B) Antecedente coisa = a qual
    C) Ideia de tempo (Quando)
    D) Ideia de lugar [GABARITO]
    E) Ideia de tempo (Quando)

  • Não se emprega ONDE e nem AONDE, quando o termo antecedente não é um LUGAR.

  • Creio que a letra "A" não seja ideia de tempo, pois o pronome está retomando "atividades esportivas".

    Eu entendi desta forma:   Nós sempre participamos das atividades esportivas.

    Então: Durante o verão as atividades esportivas, das quais nós sempre participamos, têm recebido o apoio de várias instituições.

  • nao to conseguindo pensar direito nas respostas..falta de treino e de mais leitura.

  • "Onde" => sua função é de adjunto adverbial de lugar, portanto, só deve ser utilizada nesse caso;

     

    Muitas cidades do interior, onde a vida é mais tranquila, têm recebido novos moradores vindos das grandes metrópoles.

  • Onde - só para lugar fixo 

    Tem regência EM.

    Morar, permanecer, estar, ficar, continuar, residir, entregar..... 

  • O que vem antes do onde tem que estár indicando lugar?é isso?

  • a - das quais /b - cujas /c- em que/ e- quando 

  • substitui por "quando"

  • Onde X Aonde 

    https://www.youtube.com/watch?v=OOfFyN7jIhI

    Alternativa D

  • onde = lugar

    aonde = movimento

  • Alexandre Henrique, o correto na letra "B" é o pronome cujo e não "a qual". Cuidado! Ideia de posse

    A multinacional de autopeças, onde as ações perderam valor na Bolsa, teve os pedidos de empréstimo recusados pelos bancos = Ações da multinacional. Conseguem perceber a ideia de posse ? Ações DELA. 

    Corrigindo: A multinacional de autopeças, cujas ações perderam valor na Bolsa ... 

    Fonte: Minhas anotações, rs. 



    ' Vambora pq é longa a caminhada, mas a vitória, eu sei, será de goleada.

  • Conseguiu substituir  "onde" por "em que"? Se refere a lugar físico? Achou o gabarito! 

    Letra D

  • Galera, acertei a questão, mas eu fiquei com uma dúvida..

    Multinacional de autopeças não é um lugar?

    tudo depende da frase seguinte, é isso?

    e porque nessa frase da questão , considera córtex pré-frontal como lugar e multinacional não?

    Observe o emprego do pronome relativo onde no trecho do terceiro parágrafo: Mas o estresse prejudica especificamente o funcionamento do córtex pré-frontal,onde os pensamentos ocorrem…

    Esse pronome também está corretamente empregado em: (alternativas)

  • Galera, acertei a questão, mas fiquei com uma dúvida..

    Multinacional de autopeças não é um lugar?

    tudo depende da frase seguinte, é isso?

    e por que nessa frase da questão Q518204 , considera córtex pré-frontal como lugar , mas multinacional não?

    Observe o emprego do pronome relativo onde no trecho do terceiro parágrafo: Mas o estresse prejudica especificamente o funcionamento do córtex pré-frontal,onde os pensamentos ocorrem…

    Esse pronome também está corretamente empregado em: (alternativas)

    Agradeço desde já se alguém responder.

  • Mesma dúvida!
  • Assertiva d

    Muitas cidades do interior,"em que" = onde 

  • Gabarito D

     antecedente de ONDE

    Muitas Cidades do interior ==> Lugar físico 

     

    d) Muitas cidades do interior, onde a vida é mais tranquila, têm recebido novos moradores vindos das grandes metrópoles.


ID
1786675
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

   O saneamento básico é o conjunto de infraestruturas e medidas adotadas pelo governo a fim de gerar melhores condições de vida para a população, compreendendo serviços estruturais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e limpeza e drenagem de lixo e águas pluviais urbanos.
   Podemos dizer que nos últimos 20 anos a difusão dos serviços de saneamento básico no Brasil conheceu profundos avanços. Porém, ainda existem muitos problemas, principalmente relacionados com as desigualdades regionais, um reflexo do desenvolvimento desigual do território brasileiro.
   Dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 98% da população brasileira possui acesso à água potável, mas cerca de 17% do total de domicílios não possui o fornecimento hídrico encanado, tendo acesso a esse recurso por meio de cisternas, rios e açudes. Em uma divisão entre cidade e campo, constata-se a diferença: 99% da população urbana tem acesso à água potável, enquanto, no meio rural, esse índice cai para 84%.
   Já a população com acesso à rede sanitária ou fossa séptica é menor, cerca de 79% em 2010, o que revela o grande número de domicílios situados em localidades onde o esgoto
é a céu aberto. Além disso, cerca de 14% dos habitantes do país não são contemplados pelo serviço de coleta de lixo, e 2,5% não contam com o fornecimento de eletricidade.
   As desigualdades regionais são marcantes. Enquanto as cidades mais desenvolvidas do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, apresentam índices de tratamento de esgoto de
93%, outras capitais, como Belém (7,7%) e Macapá (5,5%), não gozam do mesmo privilégio. Além disso, há também uma desigualdade intraurbana (ou seja, dentro das cidades), com ausência de serviços de água, esgoto e até eletricidade em periferias e favelas.
   De acordo com as premissas internacionais dos Direitos Humanos, nações que privam pessoas de serviços básicos como esses pelo simples fato de não serem proprietárias legais de suas terras praticam uma agressão à humanidade. Não obstante, o peso das taxas e impostos cobrados por alguns países para a manutenção desses serviços não segue uma proporção devidamente estabelecida. Para a Organização das Nações Unidas, o ideal seria que essas cobranças não ultrapassassem 5% do orçamento familiar, o que atualmente não ocorre na maioria dos casos.

(Rodolfo Alves Pena. http://www.brasilescola.com/brasil/saneamento-basico-
-nobrasil.htm. Adaptado)

A pontuação está empregada corretamente em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A


    É agressão à humanidade, segundo as premissas internacionais dos Direitos Humanos, privar um cidadão que não é proprietário de terras de ter acesso aos serviços básicos.


    Veja que se tirarmos a parte em negrito, a frase continua com sentido completo. Este é um dos macetes/regras para fazer questões de pontuação.

  • perfeito adorei a ideia!


  • Parabéns! Você acertou!


ID
1786693
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Trabalhando de forma simultânea e ininterrupta, 12 máquinas iguais produziram um lote de peças em 5 dias. O número de máquinas necessárias para produzir um novo lote com o mesmo número de peças, nas mesmas condições operacionais, mas com prazo reduzido para 3 dias, será igual a

Alternativas
Comentários
  • 12máq  1lote   5 dias ( Inversa)

    x            1lote   3 dias


    12   3

    x      5

    3x=60  

    x= 60/3

    x=20

    Letra C


  • Inversamente proporcional e não diretamente...

    Tem que perceber que se diminuir o n° de dias, vai ter que aumentar o n° de máquinas e não diminuir.

    3X = 12 x 5

    X = 20 máquinas.

  • alternativa C


    máquinas    dias

         12             5  

          x              3 - inversamente 


    3x= 12*5 = 60/3

     x=20 

  • maquinas     dias

    12                  5

    x                   3

     

    inversamente proporcional , sendo assim e de  (lado a lado )

     

    3x = 12 . 5

    3x = 60

    x = 60/3

    x = 20

     

  • Regra de Três Simples

     

    Máquinas         Dias

    12                       5

    x                         3         OBS. Quanto mais Máquinas trabalhando menos dias para concluir, logo será inversamente Propocional   x/12

     

    x/12 * 5/3

    3x= 60

    x= 20 Máquinas

     

    Gabarito: C

  • Trata-se de uma questão envolvendo regra de três composta. Para iniciar a resolução, precisamos analisar as variáveis envolvidas tendo como referência a variável que nós queremos descobrir, número de máquinas, então:

    Se aumentarmos o número de máquinas reduz-se a quantidade de dias trabalhados, variável inversamente proporcional;

    Se aumentarmos o número de máquinas aumenta-se a quantidade de lotes produzidos, variável diretamente proporcional;

    Máquinas

    Lote

    Dias

    12

    1

    5

    X

    1

    3

    Após análise das grandezas, deixamos a fração de referência de um lado da igualdade e do outro lado colocamos as demais frações multiplicando-as, lembrando que invertemos as grandezas inversamente proporcionais, quando for o caso, temos:

    12/x = 1/1*3/5

    12/x = 3/5

    x/12 = 5/3

    x=20

    Portanto, precisaremos de 20 máquinas para produzir um novo lote com o mesmo número de peças, nas mesmas condições operacionais, mas com prazo reduzido para 3 dias.

    Gabarito: Letra “C”.

  • OBS: Quanto maior o número de máquinas, menor será o tempo para concluir o trabalho, deverá multiplicar na linha horizontal, assim temos:

    Máquinas         Dias

          12      -        5

           x       -        3  
    _________________
              3x = 12x5
               x= 60/3
               x = 20

    Gabarito: C

  • Por ser grandezas inversamente proporcionais, INVERTE:

    De

    12 – 5

    X - 3

    PARA

    X – 5

    12 – 3

    3x = 60

    X = 20

  • 12M ------ 5d

      x -------- 3d

    Menos dias, mais máquinas, ou seja, inversamente proporcional.

    12.5=3.x

    60=3x

    x=20

  • Gabarito''C''.

    Inversamente proporcional

    12/x = 3/5

    x/12 = 5/3

    x=20

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • A questão nos diz que 12 máquinas iguais produziram um lote de peças em 5 dias, e pergunta quantas máquinas são necessárias para produzir um novo lote com o mesmo número de peças em 3 dias.

    Sendo assim, temos:

    Máquinas -------------- Dias para produção de um lote de peças

    12 ------------------------ 5

    x ------------------------ 3

    OBS.: Se 12 máquinas necessitam de 5 dias para fazer um lote, então a quantidade de máquinas necessárias para fazer o mesmo lote em apenas 3 dias precisa ser maior, ou seja, mais máquinas são necessárias para fazer o lote em menos dias. Assim, é uma regra de três inversamente proporcional.

    12 / x = 3 / 5

    3x = 12*5

    3x = 60

    x = 60 / 3 = 20

    Então, são necessárias 20 máquinas para produzir esse lote de peças em apenas 3 dias.

    || Alternativa C ||

    Abraços.

  • Inversamente proporcional

    ENTÃO: multiplicar na horizontal; basta!

    Fica 12 --- 5

    x ---- 3

    RESULTADO: 3x = 60

    x = 60/3

    x=20

    INVERSAMENTE PROPORCIONAL: quando encima e embaixo forem desproporcionais. Neste caso (12 para 5), por exemplo, quer dizer que quanto mais máquinas, menor o número de dias necessários para concluir a produção. Embaixo (x ---- 3) é diferente: quanto menos máquinas, mais dias necessários. No diretamente proporcional todos devem diminuir ou aumentar e não um diminuir e outro aumentar.

  • 12/X = 5/3 COMO É INVERSAMENTE AI FICA 12 x 5 =60 dividido por 3x que é = a 20dias

  • (Grandeza inversamente proporcional, multiplica em linha)

    Trabalhadores . dias

    12 ------------------- 5

    x --------------------- 3

    3x = 12 . 5

    x = 60/3

    x = 20 dias

    ''Um dia sem estudar é um dia a mais entre você e seu objetivo''

  • 12 maquinas.................... 5 dias

    x maquinas ..................... 3 dias

    inversamente proporcional.

    3x= 12*5

    x =12*5

    3

    x = 20

  • regra de 3 simples inversamente proporcional

    máquinas ........ dias

    12 .......................5

    x ...........................3

    se 12 maquinas levam 5 dias, com menos dias será preciso mais máquinas para fazer a mesma quantidade, então: (menos dias mais máquinas) = ( inversamente proporcional)

    fixa a grandeza com a incógnita e inverte as indiretas, assim:

    12 ....................3

    x.......................5

    multiplica em cruz

    3x=12.5

    3x=60

    60/3 ( divide 60 por 3)

    x=20

    será preciso 20 máquinas


ID
1786699
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sabendo-se que os termos da sequência (20, x, 50) são inversamente proporcionais aos termos da sequência (40, 20, y), é correto afirmar que a razão y x é igual a

Alternativas
Comentários
  • A questão diz que as sequencias são inversamente proporcionais.

    Definição: Dois conjuntos  de números são inversamente proporcionais se o produto dos elementos correspondentes for sempre o mesmo.

    Então: 20 x 40 = 800

                X x  20 = 800

                50 x Y = 800

    Então fica que X = 40 e Y = 16.

    O questão pede Y/X que é 16/40, dividindo os dois termos por 8, fica 2/5.

    Alt:E

    tário...
  • Fiz diferente..

    Peguei 20/x = y/50 ► 20y/50x ► 2/5

      

  • ALTERNATIVA E


    20 * 40 = 800

     x *  20 = 800

     50 * y = 800

    Portanto:  x= 40 e

                    y= 16.


    A razão y/x é igual a: 16/40 = 2/5




  • Não entendi ainda a resposta para essa questão.

  • Inversamente proporcional:


    20 / 1/40 = x / 1/20 = 50 / 1/y


    20. 40 = x . 20 = 50 . y


    800 = 20x = 50y


    Logo como 20x e 50y são iguais a 800 podemos achar o valor dos dois termos assim:


    800 = 20x


    x = 800 / 20 


    x = 40


    800 = 50y


    y = 800 / 50


    y = 16


    A razão de y / x = 16 / 40 (divide os dois termos por 8) temos = 2 / 5


    Resposta E

  • Gabarito letra E

    Quando se fala de proporção / razão, fala-se de uma divisão.

    Vamos chamar os termos de A,B,C,D,E,F, onde A = 20, B = x, C = 50, D = 1/40, E = 1/20 e F = 1/y

    Montando as proporções: A/1/D = B/1/E = C/1/F (pois conforme o enunciado, são inversamente proporcionais). Substituindo os valores, chegamos a: 20.40 = x.20 = 50.y => isso quer dizer que 800 = 20x = 50y, que quer dizer que tanto 20x como 50y valem 800 também. Portanto, 800 = 20x => x = 40  e 800 = 50y => y = 16.

    y/x = 16/40 = 2/5
  • 20,x,50

    40,20,y

    lógica:menor em cima, maior embaixo no 20 - 40, inverte na sequência do meio, (x)40 - 20 e volta menor em cima e maior embaixo na mesma proporção 50 - (y)100 - que é dobro do 50, mesma regra dos demais conjuntos.
    logo: 

    20,40,50

    40,20,100

    y/x = 100/40 = 10/4 = 2,5 (2/5, opção E)
  • Um pouco de teoria...

    Duas sucessões de números são inversamente proporcionais se o produto de um elemento de uma, pelo correspondente elemento da outra, for constante.

    Bosquilha, Alessandra. Minimanual compacto de matemática : teoria e prática : ensino funda-
    mental. -- 2. ed. rev. -- São Paulo : Rideel, 2003.

    Um abraço.
  • Thiago Fereira, sua resposta deu 2,5 mas o gabarito é 2 dividido por 5. Não está correto esse modo de resolução.

  • 20/[1/40] = x/[1/20]=50/[1/y]
    800 = 20x  ⇒ x = 800/20     ⇒  x = 40
    800 = 50y    ⇒ y =  800/50   ⇒  y = 16
    y/x = 16/40    ⇒    y/x = 4/10 ⇒ y/x = 2/5 
    Resposta: y/x = 2/5

    https://brainly.com.br/tarefa/3304746

  • E)

     

    x=1/20

    y=1/50

    R=y/x

    y/x=1/50/1/20  =  1/50 *20/1 = 20/50 = 2/5

  • 1º (20, x, 50)  2º (1/40, 1/20, 1/y) inversamente. 

     

    x= 1/20   y= 1/50  

     

    y/x = 1/50 : 1/20 = 1/50*20/1= 2/5

     

    A questão pediu a razão de y/x, sabemos que divisão de fração repete a 1º e multiplica pelo inverso da segunda, corta zeros e os "1"

     

    GABARITO E


ID
1786702
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere a, b, c três números naturais consecutivos cuja soma é igual a 3,2 a. Nesse caso, é correto afirmar que (a . b) vale

Alternativas
Comentários
  • alternantiva B


    n +  n + 1 +  n+ 2 = 3,2n 


    3n + 3 = 3,2n 

    3 = 3,2n - 3n 

    3 = 0,2n  n=3/0,2n = 15 


    15 + 1 = 16

    15*16= 240



  • Gabarito B 240


    a = x; b = x+1; c = x+1 +1a + b+ c = 3,2a => substituindo a,b e c:  x + x + 1 + x + 1 + 1 = 3,2a => x = 15. 

    Portanto: a= 15 e b= 16 => a.b = 240

  • a+(a+1)+(a+2)=3,2a
    3a+3=3,2a
    3=3,2a - 3a
    3=0,2a
    3/0,2=a
    a=15

    a=15    b=15+1=16     c=16+1=17
    a.b= 15.16=240

    ConceiçãoHP http://brainly.com.br/tarefa/3267282

  • Tem que pegar o pulo do gato. Números CONSECUTIVOS. 

    Bia Berti deixou bem explicado.

  • https://www.youtube.com/watch?v=KbWX6jgUd2U&list=PLXlL4prddRzbVn5nIr7nd3AsyuWj-Gt9a&index=180


ID
1786708
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em janeiro, um estacionamento ao lado de uma nova estação do metrô tinha um determinado número de vagas. Em abril, o aumento do movimento fez com que o número de vagas fosse aumentado em x%. Em julho, a estação passou a operar em horário integral, e o número de vagas no estacionamento teve um aumento de 40% em relação a abril. Se o número de vagas em julho passou a ser 75% maior que o de janeiro, então x% corresponde a

Alternativas
Comentários
  • Supondo que em Janeiro meu número de vagas era de 100, logo: Janeiro = 100 Em abril teve um aumento de x% em relação a janeiro, ou seja: Abril = janeiro + x% de janeiro Abril = (100+ 100x) Em julho teve um aumento de 40% em relação à abril, então: Julho = abril + 40% Julho = (100+100x) . 0,4 E diz que julho teve uma aumento de 75% em relação a janeiro, ou seja, se janeiro tinha 100, em julho terá 175 Então ficará: 175 = abril + julho 175 = (100+ 100x) + (100+100x) . 0,4 175 = (100+100x) + 40 + 40x 35 = 140x X = 0,25 0,25 . 100 = 25 % Alternativa D
  • Fiz quase igual ao João.

    Janeiro = 100 vagas

    Abril = (100 + 100X) vagas

    Julho = (100 + 100X) 0,4  vagas. Obs: aumentou 40%.

    Julho é 75% maior que janeiro, então julho fica 175.

    janeiro + abril + julho= 175

    Então fica assim:

    (100+100X) + (100 + 100X)0,4 = 175

    (100 + 100X) + 40 + 40X = 175

    140 + 140X = 175

    140X + 35

    X = 35/140

    X = 1/4 que é igual a 0,25.

    Alt:D

  • Janeiro = 100 vagas (fictício)

    Abril = x vagas

    Julho = 100 vagas + 75% = 175 vagas

    Regra de 3:

    140% = 175 vagas
    100% = x vagas ( AGORA O MÊS DE ABRIL É EQUIVALENTE A 100%)

    100% = 125 vagas (x vagas)
    tivemos um aumento de 25 vagas, logo 25% de aumento em relação a janeiro.





  • Use 100 como sendo o número de vagas em Janeiro. Em julho teve um aumento de 75% em relação a Janeiro, ou seja 175 vagas.
    O texto fala que de Abril para Julho o aumento foi de 40 %.   Então podemos achar quantas vagas existiam no mês de Abril : 140% --- 175 vagas  e  100% ------ Xvagas. Faz regra de três  X= 125 vagas no mês de Abril, como em Janeiro existia 100 vagas, logo o aumento que o exercicio pede ´foi de """25 % ""
  • a...........ax...........1,4ax

    1,4ax = 1,75a

    a = 1,25

    25%

  • Imaginemos hipoteticamente que o número inicial de vagas é de 100 (para facilitar). Em relação a janeiro o mês de julho teve aumento de 75%, portanto passamos a ter 175 vagas.

    Agora o x da questão:

    sabemos que em relação a abril, julho teve aumento de 40% ou seja:  Abril +40% =175, entretanto precisamos achar quantas vagas existiam em abril:

    Equação: Qual o número que aumentando em 40% dá 175?

    x+ (x.40/100)=175

    x+ 0,40x= 175

    1,40x=175

    x= 175/1,40

    x= 125 (vagas em abril)

    Portanto fica:

    janeiro: 100 vagas

    Abril: 125 vagas, ou seja aumentou 25 vagas.

    Julho: 175 vagas, ou seja aumentou 50 vagas, em relação abril (40%) e 75 em relação a janeiro ( 75%)

    Entretanto a questão é sobre o percentual de aumento de abril, ora regra de três simples. Se 100% da vagas iniciais são 100 vagas,  25 vagas são quantos % das 100 vagas?

    100 --------  >100%

     25   ------>       x%?

    R 25%

  • Muito bom Thiago, obrigado por compartilhar.

  • Valor = x = 1 = 100%
    [Jan ---- Jul]  => (x + 75%) = 1,75x

    [Jan  --- Abr  --- Jul]  => (x*x%) * 1,4 => 1,75x

    x% = 1,75 / 1,4 = 1,25 
    ou seja, aumento de 25 %

  • Resumindo: a melhor forma de resolver questões de calcular porcentagem onde não se fornece números, é usar 100 que facilita bastante.

  • janeiro = 100 (então julho é 175)
    x = abril


    x + 0,40x = 175
    1,40x = 175
    x = 175 : 1,40
    x = 125

    janeiro = 100
    abril = 125
    julho = 175


  • Gabarito: D

     

     

    Janeiro - 100

    Abril - 100 + x

    Julho - (100 + x) * 1,4

     

    (100 + x)*1,4 = 100 (janeiro) + 75%

    (100 + x)*1,4 = 175

    140 + 1,4x = 175

    1,4x = 35

    x = 35 / 1,4 ---> x = 25 

  • essa maldita questão me tirou mais de uma hora tentando resolver, ahhhhh q ódio

    daí entro aqui e vejo galera resolvendo com regra de três....

    05 garrafas de whisky, por favor

  • eu queria saber pq 1,4


ID
1786717
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sabe-se que o custo de um litro do produto x é R$ 15,00, e que o custo de um litro do produto y é R$ 6,00. Se o custo de um litro de uma mistura de determinadas quantidades desses dois produtos é igual a R$ 8,70, então o número de litros do produto x necessários para preparar 7 litros dessa mistura será igual a

Alternativas
Comentários
  • PODEMOS FAZER POR SISTEMAS
    X+Y=1  "representa um litro"
    15X+6Y=8,7  "representa um litro da mistura"
    MULTIPLICANDO POR -15 TEMOS 
    -15X-15Y=-15
    15X+6Y=8,7
    SUBTRAINDO TEMOS:
    -9Y=-6,3
    Y=-6,3/-9
    Y=0,7

    COMO X+Y = 1
    X=1-0,7
    X=0,3

    LOGO PARA PREPARAR 7 LITROS DA MISTURA  USAREMOS 
    0,3 * 7 = 2,1 LITROS DO PRODUTO X

    ALT: B
  • Alternativa B.

    Façamos o mmc de 15 e 6 que dará o resultado de 30. Após isso dividimos o preço de cada produto por esse valor, ou seja, 15/30 e 60/30. Fazendo as contas chegamos ao valor de 0,50 para o produto x e 0,20 para o produto y.Se vamos fazer uma solução de 7 litros basta multiplicar 0,50 x 7 que dará 3,50 (produto X) e 0,20 x 7 que dará 1,40 (produto Y). A questão pede o numero de litros de X utilizado. Basta subtrair 3,50 - 1,40 que chegará ao resultado da questão: 2,10.

  • x+y=1litro   então x=1-y

    15.x+6.y= 8,70                                                                                                                                                                       substituindo:                                                                                                                                                                                    15.(1-y)+6y=8,70  

    15-15y+6y= 8,70                                                                                                                                                                         
     15-8,70 = 15y-6y                                                                                                                                                                                  y= 0,7    x=0,3  
       Logo:  7litros x 0,3 = 2,10                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                
  • x+y=1litro   então x=1-y                                                                                                                                                                  

    15.x+6.y= 8,70                                                                                                                                                                                            substituindo:                                                                                                                                                                                                         15.(1-y)+6y=8,70                                                                                                                                                                              
    15-15y+6y= 8,70                                                                                                                                                                                          15-8,70 = 15y-6y                                                                                                                                                                                               y= 0,7    x=0,3    Logo:  7litros x 0,3 = 2,10 

  • Gabarito=B

        x+  y =1
    15x+6y=8,70

        x+  y =1            (-6)
    15x+6y=8,70

    -6x-6y=-6
    15x+6y=8,70
    9x=2,70

    2,70/9=0,3
    0,3=x

    0,3*7 = 2,1


  • Porque x+y é igual a 1 , isso eu não entendi, onde está implicito isto? 

  • Dados do enunciado:

    1 litro de x = R$15,00

    1 litro de y = R$ 8,70

    1 litro de x+y = R$8,70

    O primeiro passo é descobrir quanto de x e de y tem em 1 litro da mistura. Eu fiz por tentativa e pra facilitar considerei 1 litro= 10 

    Então temos as seguintes possibilidades:

    X + Y = 10 

    5 + 5 (1)

    7 + 3 (2)

    3 + 7 (3)

    Sabemos que um litro da mistura vale R$8,70 então substituímos nas possibilidades (fazer regra de 3):

    (1) 7,50 + 3,00 = 10,50 - passou o valor que estamos procurando então descarte;

    (2) 10,50 (nem precisa fazer o de y

    (3) 4,50 + 4,20 = 8,70

    Sabemos que em 1 litro de XY = 0,3 de x + 0,7 de Y, então para descobrir quanto tem de x em 7 litros vc faz uma regrinha de 3 e acha 2,10!

  • produto x = r$ 15/ litro

    produto y = r$ 6/litro

     

    qto para 7 litros da mistura?

    x = 15 . 7 = r$ 105

    y = 6 . 7 = r$ 42

     

    105 + 42 = 147

     

    147/7 = 2,1

  • Para termos 7 litros de mistura, usaremos a parte proporcional que cabe à x:

    0,3p+0,7p=7 litros

    1p=7

    p=7

    a parte proporcional que cabe à x é: 0,3p-->0,3x7=2,1 litros

    Gabarito B

     

  • Rafael acertou essa na sorte,

    Veja:

     

    Ele multiplicou o valor de cada litro por 7, que é o total de litros da mistura que o exercício pede, em seguida, somou esses dois valores.

    105 +  42 = 147

     

    Blz, sabemos que para comprar 7 litros dos produtos X e Y é igual a 147.

    Deste valor, ele dividiu pelos mesmos 7 e coincidentemente deu o gabarito 2,1.

     

    A pergunta do exercicio é:"Quantos litros do produto X é preciso para fazer 7 litros da mistura X+Y ? "

     

    Esse 2,1 que foi achado não quer dizer isso. Acertou o tiro o escuro..rs

     

  • Por sistema fica assim:

     

    x + y = 1 Litro

    y = 1 - x (Substituir na fórmula abaixo)  

     

    15x + 6y = 8,70

    15x + 6 (1 - x) = 8,70

    15x + 6 - 6x = 8,70

    9x = 8,70 - 6

    9x = 2,70

    x = 0,3 

     

    1 L ------- 8,70

    7 L ------ ?

    8,7 x 7 = 60,90

     

    0,3 ------ 8,70

    x --------- 60,90

    8,70x = 18,27

    x = 2,10

     

     

     

     

  •       1 litro da mistura = 8,70      7 litros:  7 . 8,70 = 60,90        x + y = 7 litros ⇒ y = 7 – x     

     

          Equacionando o problema, temos:  15x + 6 . (7 – x) = 60,9  ⇒  x = 2,1 litros


ID
1786720
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um piso com área de 24 m2 foi totalmente revestido com ladrilhos quadrados. Sabe-se que foram colocadas 10 fileiras de ladrilhos, e que em cada fileira há 15 ladrilhos. Considerando-se desprezíveis os espaços para rejuntamentos, é correto afirmar que o perímetro de cada ladrilho é, em centímetros, igual a

Alternativas
Comentários
  • Questão simples de resolver com um pouco de atenção

    O piso tem 24m2 de área, então L x L = 24m, ou 240cm


    Como os ladrilhos são quadrados, basta dividirmos as respostas por 4 para sabermos qual seria a medida dos lados desse ladrilho.

    A - 120 / 4 = 30cm

    B - 140 (não é divisivel por 4)

    C - 160 / 4 = 40cm

    D - 180 (não é divisivel por 4)

    E - 200 / 4 = 50cm


    Só aí ja eliminamos duas respostas.  Agora que temos as supostas medidas dos lados, temos que "montar" o piso conforme diz o enunciado. Perceba que o enunciado diz que o piso tem 10 fileiras de 15 ladrilhos, ou seja, o piso é um retangulo com 10 ladrilhos de um lado e 15 do outro. 

    Agora basta multiplicarmos  as respostas encontradas por 10 e por 15, e após isso, multiplicar os resultados por si, até encontrarmos o valor de 240cm

    A - 3 * 10 = 30              3 * 15 =    45             45 * 30 = 1350

    C - 4 * 10 = 40              4 * 15 = 60                 40 * 60 = 2400

    E - 5 * 10 = 50              5 * 15 =   75               50 * 75 = 3750

  • Gabarito: 160 cm

    Resolução: 10 ladrilhos X 15 ladrilhos = 24 cm², Logo, 150 L² = 24 m² --> 150 L² = 24.000 cm² --> cada lado do ladrilho equivale a 40 cm. O perímetro é a soma dos lados, ou seja, 4 x Lado = 4 x 40 --> 160 cm

  • Fiz como a monique

    PS: o Matheus falou que 24m = 240cm isso está errado -> 240 cm é 2,4m ;)
  • X sendo 1 ladrilho, temos que a quantidade total de ladrilhos constitui a área de 24m2

    Logo,
    24m2 = 10.15x
    24m2 = 150x

    Visto que a resposta será dada em cm, converteremos 24m2 para cm2, resultando em 24000cm2 (OBS: VISTO QUE COMO A MEDIDA ESTÁ ELEVADA AO QUADRADO SERÃO 4 CASAS PARA A DIREITA E NÃO DUAS). 

    24000 = 150x
    x = 24000/150
    x = 160cm2 (área do ladrilho), então o lado do ladrilho é igual a 40cm. Como o enunciado pede o perímetro do ladrilho, é só multiplicar o lado por 4. 

    4.40cm = 160cm

  • Pessoal, as explicações acima estão corretas, só houve um erro na transformação de 1m2 para 1cm2, segue a transformação correta

    10 ladrilhos X 15 ladrilhos = 24 cm²

    150 L² = 24 m²

    1 m²= 1 m x 1 m= 100 cm x 100 cm= 10000 cm²

    150 L² = 24.0000 cm²

    L²=24.0000/150=1600

    L=40

    Perímetro =4*40=160

     

  • Pessoal, pra quem não sabe transformar as unidades:

    1m=100 cm

    1m=10²cm (certo?)

    Quer elevar ao ² ou ao ³? Eleva tudo ao ² ou ao ³, inclusive as unidades (m, cm, etc)

    Vamos elevar tudo ao ² então:

    1²m²=(10²)² cm²

    1m²=10^4 cm² (10 elevado à quarta, certo?)

    Gabarito C

    Bons estudos!

  • 10 x 15 fileiras = 150 ladrilhos
    Área do piso 24m²
    24 / 150 = 0,16m² cada ladrilho (que é quadrado)
    Área quadrado = L²
    0,16m² = L²
    Raiz 0,16 = L
    L = 0,4 m > 40cm
    Perímetro = 40x4 = 160 cm
     

  • 24 = 15x.10x

    24 = 150x²

    24/150 = x²

    x² = 0,16

    x = 0,4 -----------------0,4*4 = 1,6

    Gabarito "c"


ID
1786726
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Multiplicando-se por 20 a diferença entre os números naturais x e y obtém-se 1 600.
Se y é igual a 4 ⁄ 5 x , então (x + y) vale

Alternativas
Comentários
  • É de boa se você ler pausadamente, o exercício nos da:

    20.(x-y)=1600 e y=4x/5

    ele quer saber quanto que é X+5 

    20.(x-4x/5) = 1600
    20. x/5 = 1600

    x=400

    y=4.400/5      y=320

    X+Y=720

  • Descrição...

    (x-y)20=1.600

    y=4/5x

    x+y=?

    Assim...

    (x-y)20=1.600____(x-4/5x)20=1.600____20x-20(4/5x)=1.600____20x-80/5x=1.600____20x-16x=1.600____4x=1.600____x=1.600/4=400

    Fechando a questão...

    x=400____ y=4/5x=4/5(400)=320_____x+y=400+320=720 Resp A

  • De onde você tirou que é x + 5???????????

  • No enunciado diz: y é igual a 4 ⁄ 5 x


    Não dá pra saber se é 4/5 de x, que seria 4.x/5 ou se é 4/5.x


  • eu fiz diferente:

    4/5 é a mesma coisa que 80% (0,8)


    (x - 0,8x) * 20 = 1600
    20x - 16x = 1600
    4x = 1600
    x = 1600 : 4
    x = 400

    ________________________

    0,8 * 400 = 320 (y)
    ________________________

    400 + 320 = 720


  • Legal sua conta é a que faz mais sentido...

    Simples. 

    Dividiu 4/5 resultado 0,8

    Resumindo 0,8x

    Raciocínio lógico. 

    Show

     

     

     

  • Estou sofrendo aqui,  não entendi

  • Porque multiplicar 0,8 por 400?

  • Alguém pode me explicar (lembrar) porque tem que dividir o 1600/4 = 400

    Porque tem que ser pelo 4 e não pelo 20?

     

  • 20.(x-4x/5)= 1600 > 20.(x-0,8)= 1600 > 20x-16x= 1600 > 4x= 1600 > x= 1600/4 > x=400

    20.(400-y)= 1600 > 8000-20y= 1600 > -20y= 1600-8000 > -20y= -6400 (-1) > 20y= 6400 > y= 6400/20 > y= 320

    -----------------

    20. (400 - 320)= > 20.80= > 1600

    400 + 320= 720

     

  • 20.(x-y)=1600

    20.(x-4/5x)=1600 agora o 20 vai multiplicar tudo que ta dentro do parentesis ficando assim...

    20x-80/5=1600 agora resolve logo a divisão de 80/5 depois subtrai o 20 pelo resultado dessa divisão...

    20x-16=1600 >  4x=1600    agora o 4 muda de lado passando a ser o dividendo de 1600...

    x=1600/4=400>   x=400

    se x é a igual a 400 e y é igual a 4/5 de x eu descubro assim...

    400/5= 80> 80.4=320, ou seja, y=320

    assim: x+y=400+320=720 letra a

     

  • Vamos detalhar um pouco..... ?

    Dados do enunciado:

    Multiplicando-se por 20 a diferença entre os números naturais x e y obtém-se 1 600, ou seja:

    ( x - y ) . 20 = 1600
     

    Se y é igual a 4 ⁄ 5 x, então:

    y =    x
            5
      

     

    Agora, precisamos substiuir o Y da segunda equação no Y da primeira equação. Vamos lá.....

    ( x -  4  x )  . 20 = 1600
            5

    Agora, fazemos a multiplicação distributiva 

     

    20 x - 80  x  = 1600
              5

     

    Nesta etapa, tiramos o MMC dos dois lados do igual, assim, podemos eliminar o denominador em ambos os lados.

    100 x - 80 x = 8000
                 5

    100 x - 80 x = 8000

    20 x = 8000
    x = 400   ---> Aqui é o valor do X, agora precisamos voltar a segunda equação, que está em azul lá em cima, e substituir o X.

     

    y =  4  x 
           5

     

    y =    . 400
           5       1

     

    y = 4 . 80
    y= 320    --> Esse é o Y 

     

    Vamos para o que realmente interessa??

     

    X + Y = ?

    400 + 320 = 720

    GAB A

     

    May the force be with you.

  • 1600/20=80

    4x80=320

    5x80=400

    320+400=720


ID
1786729
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um terreno é vendido à vista por R$ 90.000,00, ou a prazo, em duas parcelas de R$ 46.000,00 cada uma, sendo a primeira dada como entrada, no ato da compra, e a outra 30 dias depois. A taxa mensal de juros efetiva desse financiamento é de, aproximadamente,

Alternativas
Comentários
  • Vc paga no ato 46.000 certo?
    Restará 44.000...
    Mas em 30 dias terá acréscimo de 2.000 (Juros) ok?

    BORA PRA REGRA DE 3:

    44.000. ta para 100%
    2.000 ta para X
    = 4,5% aproximado

  • //////// OUTRA FORMA /////
    Você pega o Juros e divide pelo valor restante.
    Juros: 2000
    Valor restante: 44.000
    0,04545
    Pra transformar em porcentagem, basta multiplicar por 100.

  • Eu utilizei a fórmula do JURUS, (matemática é meu ponto fraco)...

    J=CIT

    2000 = (46.000 x i x 1)/100

    2000 = 460i

    i = 2000/460

    i= 4,34... o mais próximo seria a letra B, fiz correto? 

  • Vc paga no ato 46.000 certo?
    Restará 44.000...                                                                                                                       

    Agora é só jogar na fórmula:                                                                                                                                                                                   J = CIT                   

    2000 = 44.000 . i . 1           

    2000 = 44.000 i                                                                                                                                         

    i =    0,045

    Logo: 0,045 x 100

    = 4,5%                                                                                                                                                                                                                                                                            

  • Como assim 44.000? Se fosse parcelado sem juros, daria 2 de 45. Com juros (e como a assertiva fala), seria 2 de 46. De onde saiu esse 44? Sendo que 44+46 não dá o valor total da compra (com juros).

    Acho que é assim... aplica a fórmula J=Pin considerando que o juros não recai sobre o valor total, mas sim em cima daquilo que você deixou para pagar depois (R$ 45.000).

    i=(J)/(Pn)

    i=2000/45000

    i=4,44%

  • Kaio TH pelo que eu entendi foi assim que acharam os 44.000
    90.000 à vista certo?
    No enunciado fala que a seriam duas de 46.000 a prazo.
    Então 46.000 na primeira e fica 46.000 para segunda.
    Mas o capital inicial é 90.000 então:
    90.000 - 46.000 (da primeira parcela) = 44.000 (do restante do capital que vou pagar na segunda parcela) + 2.000 (de juros, já que o enunciado afirma que a segunda parcela também é de 46.000).
    Sendo Assim 46.000 na 1° e 46.000 na segunda parcela.

  • Matemática e português são seus pontos fracos né "JURUS"?...

  • 90 a vista

    92 a prazo2 de juros2 são 4,5% de 90. Juros simples, um só período... sem complicação.
    Ou aplica a Fórmula de Jesus = Cristo . Indo . Trabalhar... nunca mais esquecerá esse mnemônico... 
    J = C. i . T 

     2000 = 90000.i.1 
     i = 90/2  
    i = 4,5%
  • Valor à vista = 90.000
    Valor a prazo = 92.000
    Entrada = 46.000
    Valor do financiamento = 90.000 - 46.000 = 44.000. Ou seja, vai pagar juros de 1 mês sobre 44.000, logo:

    M = C(1+ i n)
    46.000 = 44.000(1+ i*1)  => 46 = 44 + 44 i  => i = 0,045 = 4,5%

  • Valor à vista: 90.000

    (-) 1ª parcela: 46.000

    = valor a pagar 44.000  -------30 dias ----------> Valor a pagar 46.000

    Ou seja, juros de 2.000 sobre o capital inicial de 44.000

    J = C.i.t

    2000 = 44000. i. 1 (mês)

    i = 4,5% (aproximadamente)

     

  • MARIA LOPES, OBRIGADA PELA EXPLICAÇAO....

    ESTAVA AQUI QUEBRANDO A CABEÇA PRA TENTAR ENTER PORQUE 44,00 REAIS.

     

    VALEUUUUUUUUU

  • Tinha certeza de que a maioria iria fazer em cima dos $90 mil!

     

    Ié Ié pegadinha malandro!

     

    Valor total da dívida = 90 mil

     

    Pagou => 46 mil

     

    Restou => 44 mil que foi pago com um acrescimo de 2 mil, ou seja, 46 mil

     

    Logo pra nunca mais errar ,meus amores!

     

    44 mil ------100%

    2 mil --------- X

     

    X = 4,5... aproximadamente

  • Gabarito:B

    Principais Dicas:

    • Simples: Separa as duas variáveis e faz uma análise de quem é diretamente (quando uma sobe, a outra sobe na mesma proporcionalidade) ou inversa (quando uma sobe, a outra decresce na mesma proporcionalidade). Se for direta = meio pelos extremos e se for inversa multiplica em forma de linha.
    • Composta: Separa as três variáveis ou mais. Fez isso? Coloca a variável que possui o "X" de um lado e depois separa por uma igualdade e coloca o símbolo de multiplicação. Posteriormente, toda a análise é feita com base nela e aplica a regra da setinha. Quer descobrir mais? Ver a dica abaixo.

     

    FICA A DICA: Pessoal, querem gabaritar todas as questões de RLM? Acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam lá pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias. Vamos em busca juntos da nossa aprovação juntos !!

  • Não é inimputável colega! E sim isento de pena.


ID
1786744
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com o tema repercutindo, a sociedade está dividida entre os que são a favor e os que se manifestam contrários à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93, com argumentos convincentes de ambos os lados. Leia dois desses argumentos:

Em um país de diferenças sociais enormes, é um crime a sociedade querer punir ao invés de tratar. Principalmente, se motivada por um sentimento de vingança. É um discurso fácil, mas que não resolve o problema.
(Disponível em http://www.gazetadopovo.com.br. Adaptado)

A sociedade não aceita mais a impunidade e não deseja mais sentir o medo, o pavor e o receio que vem sentindo no dia a dia.
(Disponível em http://g1.globo.com. Adaptado)

A PEC polêmica trata

Alternativas
Comentários
  • Maioridade Penal - diminuição da idade 


ID
1786765
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Nos termos da Lei no 11.445/07, os serviços públicos de saneamento básico serão prestados com base em determinados princípios fundamentais, dentre os quais se inclui a

Alternativas
Comentários
  • Valeu pela ajuda, concordo com vc. Só achei que em uma leitura rápida a questão possa ter gerado muita dúvida. A propósito, não vou mais me diminuir, kkkkk.
  • Art. 2o  Os serviços públicos de saneamento básico serão prestados com base nos seguintes princípios fundamentais:

    I - universalização do acesso;

    II - integralidade, compreendida como o conjunto de todas as atividades e componentes de cada um dos diversos serviços de saneamento básico, propiciando à população o acesso na conformidade de suas necessidades e maximizando a eficácia das ações e resultados;

    III - abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos realizados de formas adequadas à saúde pública e à proteção do meio ambiente;

    IV - disponibilidade, em todas as áreas urbanas, de serviços de drenagem e de manejo das águas pluviais adequados à saúde pública e à segurança da vida e do patrimônio público e privado;

    V - adoção de métodos, técnicas e processos que considerem as peculiaridades locais e regionais;

    VI - articulação com as políticas de desenvolvimento urbano e regional, de habitação, de combate à pobreza e de sua erradicação, de proteção ambiental, de promoção da saúde e outras de relevante interesse social voltadas para a melhoria da qualidade de vida, para as quais o saneamento básico seja fator determinante;

    VII - eficiência e sustentabilidade econômica;

    VIII - utilização de tecnologias apropriadas, considerando a capacidade de pagamento dos usuários e a adoção de soluções graduais e progressivas;

    IX - transparência das ações, baseada em sistemas de informações e processos decisórios institucionalizados;

    X - controle social;

    XI - segurança, qualidade e regularidade;

    XII - integração das infra-estruturas e serviços com a gestão eficiente dos recursos hídricos.

    XIII - adoção de medidas de fomento à moderação do consumo de água. 

  • rt. 2o  Os serviços públicos de saneamento básico serão prestados com base nos seguintes princípios fundamentais:

    I - universalização do acesso;

    II - integralidade, compreendida como o conjunto de todas as atividades e componentes de cada um dos diversos serviços de saneamento básico, propiciando à população o acesso na conformidade de suas necessidades e maximizando a eficácia das ações e resultados;

    III - abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos realizados de formas adequadas à saúde pública e à proteção do meio ambiente;

    IV - disponibilidade, em todas as áreas urbanas, de serviços de drenagem e de manejo das águas pluviais adequados à saúde pública e à segurança da vida e do patrimônio público e privado;

    IV - disponibilidade, em todas as áreas urbanas, de serviços de drenagem e manejo das águas pluviais, limpeza e fiscalização preventiva das respectivas redes, adequados à saúde pública e à segurança da vida e do patrimônio público e privado;           (Redação dada pela Lei nº 13.308, de 2016)

    V - adoção de métodos, técnicas e processos que considerem as peculiaridades locais e regionais;

    VI - articulação com as políticas de desenvolvimento urbano e regional, de habitação, de combate à pobreza e de sua erradicação, de proteção ambiental, de promoção da saúde e outras de relevante interesse social voltadas para a melhoria da qualidade de vida, para as quais o saneamento básico seja fator determinante;

    VII - eficiência e sustentabilidade econômica;

    VIII - utilização de tecnologias apropriadas, considerando a capacidade de pagamento dos usuários e a adoção de soluções graduais e progressivas;

    IX - transparência das ações, baseada em sistemas de informações e processos decisórios institucionalizados;

    X - controle social;

    XI - segurança, qualidade e regularidade;

    XII - integração das infra-estruturas e serviços com a gestão eficiente dos recursos hídricos.

    XIII - adoção de medidas de fomento à moderação do consumo de água. 

  • Questão dada !

  • Esse povo que fala "questão dada", "questão fácil", "essa foi para não zerar", creio que já esteja devidamente nomeado(a), porque já sabe de tudo.

    É cada uma...

  • Art. 2o

    IX - transparência das ações, baseada em sistemas de informações e processos decisórios institucionalizados;

  • GABARITO: "B"

    Art. 2o Os serviços públicos de saneamento básico serão prestados com base nos seguintes princípios fundamentais:

    IX - transparência das ações, baseada em sistemas de informações e processos decisórios institucionalizados;


ID
1786768
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Segundo a lei que disciplina a matéria, o Plano Nacional de Saneamento Básico (PNSB) será elaborado pela União, sob a coordenação do Ministério

Alternativas
Comentários
  • Art. 52.  A União elaborará, sob a coordenação do Ministério das Cidades:

    I - o Plano Nacional de Saneamento Básico - PNSB que conterá: (...)

  • Essa questão fica bem exemplificada no Decreto 7217/10, qual regulamenta a lei 11.445/07

    Art 57. União elaborará, sob a coordenação do Ministério das Cidades:
    I - o Plano Nacional de Saneamento Básico - PNSB

  • Gabarito: E.

    Art. 57 do Decreto 7.217/10 (e art. 52 da Lei 11.445/07):

    A União elaborará, sob a coordenação do Ministério das Cidades:

    I - o Plano Nacional de Saneamento Básico - PNSB; e

    II - planos regionais de saneamento básico. 

  • QUESTÃO DESATUALIZADA!!

    Art. 52. A União elaborará, sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Regional:        

    I - o Plano Nacional de Saneamento Básico, que conterá: (Redação pela Lei nº 14.026, de 2020)

  •  Art. 52. A União elaborará, sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Regional:        (Redação pela Lei nº 14.026, de 2020)

    I - o Plano Nacional de Saneamento Básico, que conterá:            (Redação pela Lei nº 14.026, de 2020)


ID
1786771
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal

No Município de Guaratinguetá, o Decreto no 6.135/2003 regula a licitação na modalidade pregão. De acordo com referido Decreto, a competência para autorizar a abertura da licitação, após apreciação da justificativa de necessidade da contratação, pertence

Alternativas

ID
1786774
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

As subvenções sociais e as econômicas, nos termos da Lei Geral do Orçamento (Lei no 4.320/64), são consideradas como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C)  § 2º Classificam-se como Transferências Correntes as dotações para despesas as quais não corresponda contraprestação direta em bens ou serviços, inclusive para contribuições e subvenções destinadas a atender à manifestação de outras entidades de direito público ou privado.

    § 3º Consideram-se subvenções, para os efeitos desta lei, as transferências destinadas a cobrir despesas de custeio das entidades beneficiadas, distinguindo-se como:

    I - subvenções sociais, as que se destinem a instituições públicas ou privadas de caráter assistencial ou cultural, sem finalidade lucrativa;

    II - subvenções econômicas, as que se destinem a emprêsas públicas ou privadas de caráter industrial, comercial, agrícola ou pastoril.

  • Art. 13.  (..) A discriminação ou especificação da despesa por elementos, em cada unidade administrativa ou órgão de governo, obedecerá ao seguinte esquema:

    Transferências Correntes

    Subvenções Sociais
    Subvenções Econômicas

    Inativos
    Pensionistas
    Salário Família e Abono Familiar
    Juros da Dívida Pública
    Contribuições de Previdência Social
    Diversas Transferências Correntes.


  • GABARITO LETRA C

     

    LEI 4320

    Art. 12.

    § 2º Classificam-se como Transferências Correntes as dotações para despesas as quais não corresponda contraprestação direta em bens ou serviços, inclusive para contribuições e subvenções destinadas a atender à manifestação de outras entidades de direito público ou privado.

    § 3º Consideram-se subvenções, para os efeitos desta lei, as transferências destinadas a cobrir despesas de custeio das entidades beneficiadas, distinguindo-se como:

    I - subvenções sociais, as que se destinem a instituições públicas ou privadas de caráter assistencial ou cultural, sem finalidade lucrativa;

    II - subvenções econômicas, as que se destinem a emprêsas públicas ou privadas de caráter industrial, comercial, agrícola ou pastoril.

  • Subvenção:

     

    Substantivo feminino


    1    Diacronismo: antigo.
    ação de socorrer; ajuda, socorro, auxílio


    2    subsídio ou auxílio pecuniário, em geral conferido pelos poderes públicos; incentivo

  • Gab. C

    Classificam-se como TRANSFERÊNCIAS CORRENTES as dotações para despesas as quais não corresponda contraprestação direta em bens ou serviços, inclusive para contribuições e subvenções destinadas a atender à manutenção de outras entidades de direito público.

  • As subvenções (sejam elas sociais ou econômicas) são classificadas, de acordo com a Lei

    4.320/64, como transferências correntes (origem que faz parte da categoria econômica despesas

    correntes, segundo a classificação por natureza da despesa) no ente transferidor. Observe:

    Art. 12, § 2º Classificam-se como Transferências Correntes as dotações para despesas as

    quais não corresponda contraprestação direta em bens ou serviços, inclusive para

    contribuições e subvenções destinadas a atender à manifestação de outras entidades de

    direito público ou privado.

    Gabarito: C

  • Atenuar é sinônimo de reduzir, no caso concreto.

  • Atenuar é sinônimo de reduzir, no caso concreto.

  • Atenuar é sinônimo de reduzir, no caso concreto.

  • Não, Rulian. Atenuar não pode ser sinônimo de reduzir, é impropriedade técnica. Ainda mais quando se trata de prova para um cargo jurídico.

  • Não, Rulian. Atenuar não pode ser sinônimo de reduzir, é impropriedade técnica. Ainda mais quando se trata de prova para um cargo jurídico.

  • Atenuar é sinônimo de reduzir? kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Ta sabendo muito de aplicação da pena.


ID
1786777
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

A proposta orçamentária que o Poder Executivo encaminhará ao Poder Legislativo, nos prazos estabelecidos nas Constituições e nas Leis Orgânicas dos Municípios, será composta pelas partes estabelecidas pela Lei no 4.320/64. Nesse sentido, a exposição circunstanciada da situação econômico-financeira, documentada com demonstração da dívida fundada e flutuante, saldo de créditos especiais, restos a pagar e outros compromissos financeiros exigíveis, bem como a exposição e justificação da política econômico-financeira do Governo e a justificação da receita e despesa, particularmente no tocante ao orçamento de capital, estarão contidas

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320/64


    TÍTULO II


    Da Proposta Orcamentária


    CAPÍTULO I


    Conteúdo e Forma da Proposta Orçamentária


    Art. 22. A proposta orçamentária que o Poder Executivo encaminhará ao Poder Legislativo nos prazos estabelecidos nas 

    Constituições e nas Leis Orgânicas dos Municípios, compor-se-á:


    I - Mensagem, que conterá: exposição circunstanciada da situação econômico-financeira, documentada com demonstração da 

    dívida fundada e flutuante, saldos de créditos especiais, restos a pagar e outros compromissos financeiros exigíveis; exposição e 


    justificação da política econômica-financeira do Govêrno; justificação da receita e despesa, particularmente no tocante ao orçamento 

    de capital;

    Resposta letra B

  • TÍTULO II

    Da Proposta Orcamentária

    CAPÍTULO I

    Conteúdo e Forma da Proposta Orçamentária

    Art. 22. A proposta orçamentária que o Poder Executivo encaminhará ao Poder Legislativo nos prazos estabelecidos nas Constituições e nas Leis Orgânicas dos Municípios, compor-se-á:

    I - Mensagem, que conterá: exposição circunstanciada da situação econômico-financeira, documentada com demonstração da dívida fundada e flutuante, saldos de créditos especiais, restos a pagar e outros compromissos financeiros exigíveis; exposição e justificação da política econômica-financeira do Govêrno; justificação da receita e despesa, particularmente no tocante ao orçamento de capital;

    II - Projeto de Lei de Orçamento;

    III - Tabelas explicativas, das quais, além das estimativas de receita e despesa, constarão, em colunas distintas e para fins de comparação:

    a) A receita arrecadada nos três últimos exercícios anteriores àquele em que se elaborou a proposta;

    b) A receita prevista para o exercício em que se elabora a proposta;

    c) A receita prevista para o exercício a que se refere a proposta;

    d) A despesa realizada no exercício imediatamente anterior;

    e) A despesa fixada para o exercício em que se elabora a proposta; e

    f) A despesa prevista para o exercício a que se refere a proposta.

    IV - Especificação dos programas especiais de trabalho custeados por dotações globais, em têrmos de metas visadas, decompostas em estimativa do custo das obras a realizar e dos serviços a prestar, acompanhadas de justificação econômica, financeira, social e administrativa.

    Parágrafo único. Constará da proposta orçamentária, para cada unidade administrativa, descrição sucinta de suas principais finalidades, com indicação da respectiva legislação.

  • b) na mensagem.

  • LEI 4.320/1964

    Art. 22. A proposta orçamentária que o Poder Executivo encaminhará ao Poder Legislativo nos prazos estabelecidos nas Constituições e nas Leis Orgânicas dos Municípios, compor-se-á:

    I - Mensagem, que conterá: exposição circunstanciada da situação econômico-financeira, documentada com demonstração da dívida fundada e flutuante, saldos de créditos especiais, restos a pagar e outros compromissos financeiros exigíveis; exposição e justificação da política econômica-financeira do Govêrno; justificação da receita e despesa, particularmente no tocante ao orçamento de capital;

    Gabarito: Letra B


ID
1786780
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Nos termos da Lei Geral do Orçamento,__________ da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

Preenche corretamente a lacuna:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C) Art. 63. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

  • Estágios de execução da despesa:

    Empenho: É o ato emanado de autoridade competente que vincula a dotação de créditos orçamentários para pagamento de obrigação decorrente de lei, contrato ou ajuste.

    Liquidação: É o ato que verifica o direito adquirido pelo credor, ou seja, que a despesa foi regularmente empenhada e que a entrega do bem ou serviço foi realizada de maneira satisfatória, tendo por base os títulos e os documentos comprobatórios da despesa.

    Pagamento: Último estágio da etapa de execução da despesa. É o ato do Estado de extinguir sua obrigação para com o credor. É quando se efetiva o pagamento ao ente responsável pela prestação do serviço ou fornecimento do bem, recebendo a devida quitação.


  • Resumo com base nos vídeos do canal universo estudantil / youtube

     

    Despesa

     

    Fixação : Definição do limite dos gastos, também chamada de dotação.

    Programação : Cronograma mensal de desembolso.

    Empenho* : Comprometimento da dotação orçamentária.

    Liquidação : Verificação do direito adquirido pelo credor do empenho e consequente assunção de compromisso a pagar.

    Pagamento : Extinção da obrigação a pagar.

  • Lei 4320

    A) Art. 58. O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição

    B) Art. 61. Para cada empenho será extraído um documento denominado "nota de empenho" que indicará o nome do credor, a representação e a importância da despesa bem como a dedução desta do saldo da dotação própria

    C) Correta. Art. 63

    D) Art. 111. O Conselho Técnico de Economia e Finanças do Ministério da Fazenda, além de outras apurações, para fins estatísticos, de interêsse nacional, organizará e publicará o balanço consolidado das contas da União, Estados, Municípios e Distrito Federal, suas autarquias e outras entidades, bem como um quadro estruturalmente idêntico, baseado em dados orçamentários

    E) Art. 64. A ordem de pagamento é o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga


ID
1786783
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Tratando-se da contabilidade orçamentária e financeira, os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida, os serviços da dívida a pagar, os depósitos e os débitos da tesouraria, estarão compreendidos

Alternativas
Comentários
  • Lei 4.320/64


    Art. 92. A dívida flutuante compreende:

    I - os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida;

    II - os serviços da dívida a pagar;

    III - os depósitos;

    IV - os débitos de tesouraria.

    Parágrafo único. O registro dos restos a pagar far-se-á por exercício e por credor distinguindo-se as despesas processadas das não processadas.


  • DÍVIDA FLUTUANTE

    4320/64 = Art. 92. A dívida flutuante compreende:

    I - os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida;

    II - os serviços da dívida a pagar;

    III - os depósitos;

    IV - os débitos de tesouraria.

    Parágrafo único. O registro dos restos a pagar far-se-á por exercício e por credor distinguindo-se as despesas processadas das não processadas.

     

    DÍVIDA FUNDADA

    4320/64 = Art. 98. A divida fundada compreende os compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contraídos para atender a desequilíbrio orçamentário ou a financeiro de obras e serviços públicos

     LRF = Art. 29. Para os efeitos desta Lei Complementar, são adotadas as seguintes definições:

            I - dívida pública consolidada ou fundada: montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses;

  • A dívida flutuante é aquela contraída pela Administração Pública, por um breve e determinado período de tempo.

    Segundo a Lei nº 4.320/64, a dívida flutuante compreende os restos a pagar, excluídos os serviços de dívida a pagar, os depósitos e os débitos de tesouraria.


ID
1786786
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

De acordo com o que estabelece a Lei Complementar no 101/00, a despesa corrente derivada da lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por período superior a dois exercícios considera-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B) 

    Art. 17.Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.

  • CAPÍTULO IV

    DA DESPESA PÚBLICA

    Subseção I

    Da Despesa Obrigatória de Caráter Continuado

    Art. 17. Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.

  • CAPÍTULO IV

    DA DESPESA PÚBLICA

    Subseção I

    Da Despesa Obrigatória de Caráter Continuado

    Art. 17. Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.

  • Art.17.despesas obrigatórias de caráter continuado.


ID
1786789
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Os créditos adicionais, quando destinados ao reforço de dotação orçamentária, são classificados como

Alternativas
Comentários
  • Art. 41 I - da lei 4.320 "Os créditos adicionais classificam-se em: I - suplementares, os destinados a reforço de dotação orçamentária II - especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica; III - extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.
  • Art. 41. Os créditos adicionais classificam-se em:

     I - SUPLEMENTARES, os destinados a refôrço de dotação orçamentária;

    II - ESPECIAIS, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica;

    III - EXTRAORDINÁRIOS, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.

     

    A lei não cita créditos "Complementares" ou "Compensatórios"

     

    Gabarito: Letra B

  • Suplemento = Reforço


ID
1786792
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

As despesas empenhadas, mas não pagas até o dia 31 de dezembro de cada exercício, distinguindo-se as processadas das não processadas, são consideradas, nos termos da Lei no 4.320/64, como

Alternativas
Comentários
  • Resto a pagar de acordo com o art. 36
  • Lei no 4.320/64:

    Art. 36. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas.

      Parágrafo único. Os empenhos que sorvem a conta de créditos com vigência plurienal, que não tenham sido liquidados, só serão computados como Restos a Pagar no último ano de vigência do crédito.

  • Os Restos a Pagar são despesas que foram empenhadas, mas não foram pagas até o dia 31

    de dezembro.

    Agora:

    Se a Administração Pública somente empenhou, não liquidou e não pagou:

    chamaremos isso de Restos a Pagar Não Processados – RPNP (porque não passou

    pelo estágio da liquidação);

    Se a Administração Pública empenhou, liquidou, mas não pagou: chamaremos isso de

    Restos a Pagar Processados – RPP (porque passou pelo estágio da liquidação).

    Vejamos o que diz a Lei 4.320/64, só para fixar e para confirmar o gabarito da questão:

    Art. 36. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia

    31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas.

    Gabarito: D


ID
1842538
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os líderes da Zona do Euro chegaram a um acordo “unânime” sobre um terceiro pacote de resgate e um plano de reformas para a Grécia nesta segunda-feira, 13.07, em Bruxelas, afirmaram vários participantes da reunião de cúpula.

Após cerca de 17 horas de discussão, o presidente do Conselho Europeu confirmou o acordo e uma extensa agenda de compromissos para combater a crise na Grécia.

(Disponível em http://www.cartacapital.com.br. Adaptado)

O novo pacote de ajuda à Grécia

Alternativas
Comentários
  • Europa

    Zona do Euro fecha acordo sobre nova ajuda à Grécia

    Líderes afirmam que acordo é alcançado por unanimidade e que está tudo pronto para um terceiro programa de ajuda. Comissão Europeia assegura que Grécia fica no euro.

    por Deutsche Welle — publicado 13/07/2015 09h38

     

    Os líderes da Zona do Euro chegaram a um acordo "unânime" sobre um terceiro pacote de resgate e um plano de reformas para a Grécia nesta segunda-feira 13, em Bruxelas, afirmaram vários participantes da reunião de cúpula.

    Após cerca de 17 horas de discussão, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, confirmou o acordo e uma extensa agenda de compromissos para combater a crise na Grécia. Com isso está "tudo pronto" para um terceiro programa de apoio, por via do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), com "reformas sérias e apoio financeiro", disse.

    O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou que, com o acordo, o "Grexit" (saída da Grécia do euro) foi evitado. Ele disse que um compromisso foi alcançado e que não há vencedores nem perdedores. Juncker ainda destacou que um programa de 35 bilhões de euros para estimular o crescimento e gerar empregos faz parte do compromisso.

    Segundo o chefe do Eurogrupo (grupo dos ministros das Finanças dos países do euro), Jeroen Dijsselbloem, o Parlamento grego deve aprovar o pacote até esta quarta-feira, além de medidas individuais prioritárias. A aprovação de outros parlamentos nacionais, incluindo o alemão, também será necessária.

    A Grécia terá de implementar medidas prioritárias, incluindo mudanças no imposto sobre valor agregado (VAT) e o sistema de aposentadorias. Merkel afirmou que não haverá perdão da dívida.

     

    http://www.cartacapital.com.br/internacional/zona-do-euro-fecha-acordo-sobre-nova-ajuda-a-grecia-4513.html

     

    ALTERNATIVA B

     


ID
1842544
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em junho de 2015, foi lançado um novo relatório que divulga o Índice Global da Paz no mundo. De acordo com o relatório, o Brasil caiu 11 posições no ranking dos países mais pacíficos do mundo, e ocupa a 103ª posição de um total de 162 nações.

Na América do Sul, o Brasil só está à frente de dois países, dentre os quais

Alternativas
Comentários
  •  Na América do Sul, o Brasil só está à frente de Venezuela e Colômbia, que enfrentam, respectivamente, uma grave crise social e política e um conflito armado que já dura décadas entre o Exército e movimentos guerrilheiros ligados ao tráfico de drogas.

  • De chute eu diria Colômbia, pelo fato de aparecer tanto nos noticiários. Agora as alternativas citam a Venezuela. Acertei mesmo assim. Algumas questões poderemos resolver unindo um pouco de história e raciocínio.

  • GABARITO: Alternativa "D"

  • Na América do Sul, o Brasil só está à frente de dois países, Venezuela e Colombia.

  • Brasil cai em ranking da paz e eleva ‘custo’ mundial da violência

    No total, o país gasta 255 bilhões de dólares por ano como consequência da violência

     

    O Brasil é um país pacífico e assim continuará”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff no final do ano passado, durante uma cerimônia da Comissão Nacional da Verdade. O Índice Global da Paz, lançado nesta quarta-feira pelo Institute of Economics & Peace, no entanto, mostra um cenário diferente. De acordo com o relatório, o Brasil caiu 11 posições no ranking dos países mais pacíficos do mundo, e ocupa a 103a posição de um total de 162 nações - atrás de Haiti, Cuba, Argentina e Serra Leoa. O estudo leva em conta dezenas de variáveis, como acesso a armas, taxa de encarceramento da população, atividade terrorista, crimes violentos, desigualdade de gênero e PIB.

    Os quatro países mais pacíficos do mundo, de acordo com o índice, seriam Islândia, Dinamarca, Áustria e Nova Zelândia, enquanto que no final da tabela estão Síria, Iraque, Afeganistão e Sudão do Sul. Na América do Sul, o Brasil só está à frente de Venezuela e Colômbia, que enfrentam, respectivamente, uma grave crise social e política e um conflito armado que já dura décadas entre o Exército e movimentos guerrilheiros ligados ao tráfico de drogas.

     

    http://brasil.elpais.com/brasil/2015/06/16/politica/1434476173_966307.html

     

    ALTERNATIVA D)

     

     

  • Venezuela Ferve !!!


ID
1842553
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Por unanimidade, o STF (Supremo Tribunal Federal) liberou nesta quarta-feira (10.06) uma questão que se estendeu por vários anos e envolveu inúmeros artistas.

Relatora do caso, a ministra Carmem Lúcia considerou que o direito à ampla liberdade de expressão não pode ser suprimido pelo direito das pessoas públicas à privacidade e intimidade.

(Disponível em http://www1.folha.uol.com.br. Adaptado)

O caso decidido pelo STF se relaciona à

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    O título da notícia (http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2015/06/1640353-por-maioria-stf-decide-pela-liberacao-de-biografias-nao-autorizadas.shtml) é: "Por 9 a 0, STF decide pela liberação de biografias não autorizadas".

  • Boa tarde! 
    A questão se refere à publicação de biografias não autorizadas, conforme o link abaixo: 

    http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2015/06/1640353-por-maioria-stf-decide-pela-liberacao-de-biografias-nao-autorizadas.shtml

    Boa sorte e bons estudos!


  • LETRA B)

     

    STF decide liberar publicação de biografias sem autorização prévia

    Decisão unânime libera biografias publicadas em livros, filmes e novelas.
    Ministros destacaram que abusos poderão levar a medidas de reparação.

     

    Por unanimidade, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram nesta quarta-feira (10) derrubar a necessidade de autorização prévia de uma pessoa biografada para a publicação de obras sobre sua vida. A decisão libera biografias não autorizadas pela pessoa retratada (ou por seus familiares) publicadas em livros ou veiculadas em filmes, novelas e séries.

    Todos os nove ministros que participaram do julgamento acompanharam a relatora da ação, ministra Cármen Lúcia, que condenou em seu voto a censura prévia sobre biografias. "Pela biografia, não se escreve apenas a vida de uma pessoa, mas o relato de um povo, os caminhos de uma sociedade", afirmou, em defesa da liberdade de expressão e do direito à informação.

     

    http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2015/06/stf-decide-liberar-publicacao-de-biografias-sem-autorizacao-previa.html

     

     


ID
1842562
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 09 de julho, o FMI (Fundo Monetário Internacional) divulgou novas projeções econômicas para vários países do mundo. Para o Brasil, as previsões do FMI são semelhantes às estimativas dos analistas ouvidos semanalmente pelo Banco Central (BC).

(Disponível em http://www.valor.com.br. Adaptado)

O ponto central das previsões econômicas para o Brasil é

Alternativas
Comentários
  • PIB do Brasil deve recuar 1,5% em 2015, prevê ONU, Só a Rússia deve ser pior que o Brasil, conforme O Estadão.

    economia.estadao.com.br/noticias/geral,pib-do-brasil-deve-recuar-1-5-em-2015--preve-onu,1775420