Assinale a alternativa que corresponda à correta interpretação da reportagem acima.
Assinale a alternativa que corresponda à correta interpretação da reportagem acima.
Após cada alternativa, há uma análise sobre o trecho apontado. Assinale a alternativa cujo comentário esteja incorreto.
No texto, algumas palavras estão destacadas e numeradas. Identifique as que são classificadas como pronome relativo.
O texto, Ronald McDonald é expulso de hospital na Escócia, servirá de apoio para a questão.
Empresas
Ronald McDonald é expulso de hospital na Escócia
Sexta, 17 de Março de 2006, 11h48
Fonte: INVERTIA
Ronald McDonald, personagem-símbolo da rede de fast food McDonald's, foi expulso de um hospital da Escócia onde (1) trabalhava para alegrar crianças doentes internadas na instituição.
O Raigmore Hospital, localizado em Inverness, considerou que (2) era "inapropriada" a distribuição de tickets de vale-lanche aos doentes. "Parecia que (3) o hospital estava promovendo esse tipo de alimentação nada saudável, enquanto nós médicos tentamos justamente combater os efeitos desses hábitos", afirmou a pediatra Eleanor Scott. "Distribuir esses tickets é tornar a bomba da obesidade ainda mais explosiva", completou.
"Eu aprecio a iniciativa do McDonalds de gratificar
as crianças que (4) muitas vezes estão passando por
muita dor e por procedimentos médicos dolorosos",
afirmou Garry Coutts, diretor do hospital. "Mas há
outros meios de se fazer o mesmo", endossou.
Assinale a alternativa cuja classificação do termo
destacado esteja correta.
Analise as frases abaixo e assinale a alternativa em que a classificação da partícula se esteja correta:
I- Voltarei cedo se você desejar.
II- A modelo deixou-se admirar.
III- Precisa-se de técnicos qualificados.
IV- Vendem-se imóveis de alto padrão.
As frases obedecem às regras de concordância nominal, exceto em:
Assinale a alternativa cuja regência verbal esteja de acordo com a norma culta.
Em todas as alternativas, a expressão destacada pode ser substituída pelo pronome lhe, exceto em:
O alimento serve para nutrir o corpo, mas também a imaginação, o relacionamento. “Comer e evacuar, tomar e dar, receber e doar, ser enchido e esvaziado, ou seja, nutrir e limpar: a maior parte do relacionamento com a criança pequena passa através desses gestos, aparentemente inócuos e naturais, como a nutrição e a evacuação” (Bondioli, Anna e Mantovani, Susanna. Manual de Educação Infantil – de 0 a 3 anos).
Assinale a alternativa que registra uma rotina da creche, envolvendo a dimensão do “cuidar e educar”- dimensões indissociáveis – na hora do almoço.
A professora Lara inicia todos os encontros com as crianças contando histórias, a chamada “leitura compartilhada” que faz parte do acolhimento. Lê para as crianças procurando desenvolver a emoção, a sensibilidade, a imaginação e a fantasia. A profª. desenvolve atividades com as crianças antes, durante e depois da leitura, a saber:
I - Mostra o livro, conta a história do autor, onde vivia, como escreve; leva até transparências do desenho que acompanha a história pedindo que as crianças imaginem um conto;
II - Lê a história, narrando-a;
III- Por último, pede para as crianças recontarem a história e pergunta: -” há possibilidades de haver um outro final para a história?”
Assinale a alternativa que explica os procedimentos descritos nos itens.
Atender a criança com profissionais especializados capazes de fazer a mediação entre o que a criança já conhece e o que pode conhecer, significa investir no desenvolvimento humano. Hoje se sabe que há períodos cruciais no desenvolvimento e a infância é um deles, durante os quais o ambiente, as interações e as intervenções didáticas dos profissionais de educação podem influenciar a maneira como o cérebro é ativado para exercer funções em áreas como a matemática, a linguagem, a música. A aprendizagem contribui para o desenvolvimento na medida em que aprender não é copiar ou reproduzir a realidade.
Aprendemos quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto da realidade. A aprendizagem tem um caráter ativo, é fruto de uma construção pessoal, mas na qual não intervém apenas o sujeito que aprende; os outros significativos, os agentes culturais, são peças imprescindíveis para essa construção pessoal, para esse desenvolvimento. Aprendizagem, hoje, segundo esta concepção é entendida como
As teorias do desenvolvimento, que embasam a própria concepção de “criança” e do desenvolvimento infantil, podem ser classificadas a partir de três concecpções: inatista, ambientalista e a interacionista.
Assinale a alternativa cujas afirmativas expressam (em parte) tais concepções na ordem citada acima, ou seja, respectivamente:
“Lúdico, criança, lazer, escola. São essas as palavras centrais deste livro. (...) Para mim, o reconhecimento dessa relação de interdependência exige uma nova pedagogia, embasadora de uma nova prática educativa e realimentada através dessa própria prática, considerando as possibilidades do lazer como canal viável de atuação no plano cultural, de modo integrado com a escola. (...) Procurarei defender, assumindo todos os riscos que isso possa significar, a dimensão “utópica” da pedagogia da animação, fundada no lúdico, do jogo, da festa, do brinquedo – do lazer, inclusive como crítica ao antilazer que se manifesta hoje, na nossa sociedade, dominada pelos critérios da utilidade e produtividade” In: Nélson Carvalho Marcellino, Pedagogia da Animação.
O autor, anteriormente citado, reflete sobre as relações lazer-escola-processo educativo e a vinculação entre o lúdico e a educação. Apresenta razões para a escola valorizar as brincadeiras infantis, como
“A sociedade tem direito de pedir conta a todos os agentes quanto à sua administração”.
A respeito do preceito acima, pode-se afirmar que a expressão “pedir conta”
Segundo a doutrina, considera-se Agente Público todo aquele que atua em nome do Poder Público.
Antônio, estudante de medicina, é convocado para atuar como mesário na eleição para Presidente da República, no ano de 2006.
Enquanto está no exercício dessa função pública, Antônio será enquadrado na categoria de