SóProvas



Prova FCC - 2010 - TRF - 4ª REGIÃO - Técnico Judiciário - Informática


ID
110017
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Particularidades sociais ajudam ...... compreender o cenário de desestímulo ...... alfabetização, que se reflete nos dados estatísticos, associando o analfabetismo ...... porcentagem de desempregados no Brasil.

As lacunas da frase acima estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • ...... compreender( NÃO USAR-SE O SINAL INDICATIVO DE CRASE ANTES DE VERBO).
  • I - Não se usa crase antes de verbo;II - Desistímmulo A alguma coisa + Artigo = Crase;III - Associando isso A isso + Artigo = Crase.
  • Trocando alfabetização por aprendizado
         Desestimulo ao aprendizado. há crase

    Trocando porcentagem por percentual
        associando o analfabetismo ao percentual. há crase
  • AO crase Há, O crase se ferrou. Decorem e não errem mais.

    Particularidades sociais ajudam O.

    O cenário de desestímulo  AO.

    Associando o analfabetismo AO.



  • cada acerto é um orgasmo diferente!!!!
    BONS ESTUDOS

  • GABARITO: LETRA B

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoalmente

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita


ID
110020
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Luzia, com 11.500 anos, é o fóssil mais antigo de um brasileiro.

O rosto de Luzia foi mostrado ao mundo por um especialista em reconstituição facial.

O especialista revela agora como seria a face do primeiro europeu.

A semelhança entre as duas reconstituições mostra que um grupo reduzido de homens deu origem às diversas etnias do planeta.



As frases acima estão articuladas com lógica, clareza e correção no período:

Alternativas
Comentários
  • A RESOLUÇÃO DE QUESTÃO DESSE TIPO E ÚTIL O SEGUINTE MÉTODO;SUJEITO + COMPLEMENTOS NOMINAIS + VERBO + COMPLEMENTOS VERBAIS + PREDICADO + APOSTO.

ID
110023
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A nomeação do Procurador-Geral da República, que é precedida de aprovação pelo Senado Federal, é classificada como um ato administrativo

Alternativas
Comentários
  • Ato Composto: É aquele produzido por um órgão, mas que, como condição de exequibilidade, está sujeito à homologação, aprovação, visto ou autorização de outro.OBS: Di Pietro afirma que há 2 atos: o principal e o secundário.Ato Complexo: É aquele resultante da manifestação (conjugação) de vontade de dois ou mais órgãos públicos.
  • Ato adminstrativo simples: decorre da manifestação de vontade de um único órgão (unipessoal ou colegiado), tornando-se completo apenas com essa manifestação.Ato administrativo complexo: é o que necessita, para a sua formação, da manifestação de vontade de pelo menos dois órgãos. Isoladamente, nenhum dos órgãos é suficiente para dar existência ao ato. Mas de qualquer forma é um único ato e não uma série de atos encadeados. (ex. portaria conjuntas - SRF/PGFN).Ato administrativo composto: é aquele que o conteúdo resulta da manisfestação de um órgão, mas a produção de seus efeitos depende de um outro ato que o aprove, sendo a função deste segundo ato meramente instrumental e seu efeito é tornar o primeiro ato (o ato principal) eficaz. Não é a conjugação de diversas vontades, seu conteúdo tem a vontade de um úncio órgão. (ex. nomeação de dirigentes para entidades de Adminsitração Indireta que a CF/88 ou lei exige autorização legislativa).(Direito Adminsitrativo Descomplicado)
  • Agora eu fiquei bem confusa... Já fiz uma prova (não estou conseguindo achar ) que pedia o tipo de ato para a nomeação de ministro. A resposta era : COMPLEXO (justificativa : nomeação de Ministro que depende de aprovação pelo Senado é ato complexo, pois nestes casos, o Senado não somente ratifica o ato como no composto, mas aprova, pois se o senado não aprovar, tem que convocar outro !!!)E então ? é ou não é o mesmo caso ? Alguém me ajuda ?
  • COMPLEMENTANDO : OLHA A QUESTÃO DA esAF QUE EU ACHEI NO cANAL DOS cONCURSOS :QUESTÃO COMENTADAAGU 1998 - ESAFA nomeação de ministro do Superior Tribunal de Justiça, porque a escolha estásujeita a uma lista tríplice e aprovação pelo Senado federal, contando assim com a participação de órgãos independentes entre si, configura a hipótese específica de um ato administrativo:Resposta : complexoCOMENTÁRIOO gabarito foi letra A, seguindo Hely Lopes Meirelles (independência entre os órgãos).Vontades independentes  complexo; vontades dependentes  composto.
  • "Enquanto no ato complexo temos um único ato, integrado por manifestações homogêneas de vontades de órgãos diversos, sem que se possa falar em principal e secundário, no ato composto existem dois atos, um principal e outro acessório. Esse segundo ato, o ato acessório, tem por conteúdo tão-somente a aprovação do ato principal, visando a dar-lhe eficácia, a torná-lo exeqüível. Para a Professora Maria Sylvia Di Pietro, seriam exemplos de atos compostos as nomeações de autoridades ou dirigentes de entidades da Administração sujeitas à aprovação prévia pelo Poder Legislativo. A autora cita como exemplo de ato composto a nomeação de Procurador-Geral da República, precedida de aprovação pelo Senado" (Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo).
  • Segundo José dos Santos C. Filho: ATOs COMPLEXOS são aqueles cuja vontade final da Administração exige a intervenção de agentes ou órgãos diversos, havendo certa autonomia, ou conteúdo próprio, em cada uma das manifestações. ATOS COMPOSTOS não se compõem de vontades autônomas, embora mútiplas. Há, na verdade, uma só vontade autônoma, ou seja, se conteúdo próprio. As demais são meramente instrumentais, pq se limitam à verificação de legitimidade do ato de conteúdo próprio. Para o autor, a nomeação de Procurador-Geral da República é ato composto. Mas, ele mesmo cita a divergência sobre o tema, dizendo que para Maria Silvia Di Pietro seria um ato complexo. Questão muito confusa essa!
  • Na pag. 420 do livro Direito Adm. Descomplicado, cita este mesmo exemplo da questao como ato composto..

    Gabarito correto....
  • Atos compostos são concebidos por mais de um órgão administrativo. Esses órgãos devem emitir vontades parciais que somados integram a vontade administrativa final.

    Vontade
     autônoma do Presidente + Vontade autônoma do Senado = Aprovação (Ato Composto)

  • COMPOSTO-->Existem 2 atos, um principal e outro acessório. Esse ato acessório visa a aprovar o ato principal, dando-lhe eficácia, tornando exequível.
    Exemplo(ponto dos concursos):A nomeação de ministro do STF pelo presidente da república depende de aprovação do Senado federal, o mesmo procediento ocorre na nomeação do Procurador-Geral da República. A nomeação é o ato principal e a aprovação prévia é o ato acessório.

    COMPLEXO--> resulta da manifestação de vontade de dois ou mais órgãos diferentes. Todas as vontades exprimidas são principais, ou seja, não há vontade acessória. Isso significa que isoladamente nenhum dos órgãos é capaz de produzir o ato.
    Exemplo (ponto dos concursos) : investidura de ministro do STJ, que resulta na soma da vontade do próprio tribunal , na formação da lista tríplice, com a vontade do Presidente da República na escolha de um nome dessa lista.
  • Para quem faz prova pela banca CESPE fique atento!!!! Questão idêntica o CESPE adota posição divergente da eminente professora MARIA SYLVIA DI PIETRO e considera nomeação do PGR como ATO COMPLEXO!!!!! Jurisprudência CESPIANA!!!!
  • Dica:

    Pessoal, já sofri muito com esse tipo de questão. Todos sabemos o que são Atos Simples, Compostos e Complexos, mas muitas vezes as bancas se posicionam de maneira divergente quanto ao tema.

    Bom, acerca do posicionamento das principais bancas quanto ao ato de nomeação do PGR após aprovação do Senado (e atos similares), temos:

    CESPE: Ato Complexo
    ESAF: Ato Complexo
    FCC: Ato Composto

  • Acho um desrespeito, com o candidato que estuda, o que as bancas fazem. Cada uma tem um posicionamento diferente sobre o mesmo assunto e nós,estudantes, perdermos, muitas vezes, questões como essa por não conseguir advinhar o pensamento das bancas. Eu, por exemplo, venho estudao pelo livro do autor José dos Santos Carvalho Filho e para este autor o que está descrito na questão é um ato complexo. 

    Só Deus para nos ajudar a ficarmos espertos. 
  •  

     Quanto à formação da vontade, os atos administrativos podem ser simples, complexos e compostos.

    Atos simples--> são os que decorrem da declaração de vontade de um único órgão, seja ele singular ou colegiado. Exemplo: a nomeação pelo Presidente da República; a deliberação de um Conselho.

    Atos complexos -->são os que resultam da manifestação de dois ou mais órgãos, sejam eles singulares ou colegiados, cuja vontade se funde para formar um ato único. As vontades são homogêneas; resultam de vários órgãos de uma mesma entidade ou de entidades públicas distintas, que se unem em uma só vontade para formar o ato; há identidade de conteúdo e de fins. Exemplo: o decreto que é assinado pelo Chefe do Executivo e referendado pelo Ministro de Estado; o importante é que há duas ou mais vontades para a formação de um ato único.

    Ato composto--> é o que resulta da manifestação de dois ou mais órgãos, em que a vontade de um é instrumental em relação a de outro, que edita o ato principal. Enquanto no ato complexo fundem-se vontades para praticar um ato só, no ato composto, praticam-se dois atos, um principal e outro acessório; este último pode ser pressuposto ou complementar daquele. Exemplo: a nomeação do Procurador Geral da República depende da prévia aprovação pelo Senado


    fica o bizu para fazer a diferenciação entre atos compostos e complexos:
    Sempre que o ato que depender de: aprovação, homologação,proposta,parecer técnico será ATO COMPOSTO.





     





     





     
     

  • Ato administrativo complexo é aquele que depende da
    manifestação de vontade dedois ou mais órgãos para que seja
    editado. Apesar de ser um único ato, é necessário que exista um
    consenso entre diferentes órgãos para que possa produzir os
    efeitos desejados.
    É possível citar como exemplos os atos normativos editados
    conjuntamente, por dois ou mais órgãos, tais como as Portarias
    Conjuntas editadas pela Procuradoria Geral da Fazenda
    Nacional e Receita Federal do Brasil (a exemplo da Portaria
    Conjunta nº 01, de 10 de março de 2009, que dispõe sobre
    parcelamento de débitos para com a Fazenda Nacional); 
    Nesse caso, deve ficar bem claro que existe uma
    manifestação  conjunta  de  vontade de todos os órgãos
    envolvidos antes de o ato ser editado.

    Por outro lado,ato administrativo composto é aquele em
    que apenas
    um órgão manifesta a sua vontade, todavia, para que
    se torne exequível, é necessário que outro órgão também se
    manifeste com o objetivo de ratificar, aprovar, autorizar ou
    homologar o ato.
    Atenção: Lembre-se de que, no ato composto, o seu
    conteúdo é definido por apenas um órgão, mas, para que o ato
    produza os seus efeitos, é necessária a manifestação de outro ou
    outros órgãos.
    Como exemplo de ato composto, podemos citar a nomeação
    dos Ministros do Supremo Tribunal Federal. Nesse caso, nas
    palavras da professora Maria Sylvia Zanela Di Pietro, teríamos um
    ato principal(nomeação efetuada pelo Presidente da República) e
    outro ato acessório ou secundário (aprovação do Senado
    Federal). 


     

    Fonte: ponto dos concursos.

      
     

  • Procurador-Geral da República: é
    (escolhido e nomeado pelo presidente da República) + (
    precedida de aprovação pelo Senado). Composto.
  • Concordo com os colegas...
    É um total desrespeito para com os candidatos esse tipo de conduta adotado pela bancas examinadoras...
    Cada uma tem a sua posição com relação a temas polêmicos e controversos, tanto na doutrina como na jurisprudência...
    Já não basta termos que decorar infinitas leis, ainda temos que sucumbir a caprichos e vaidades pessoais dos inúmeros examinadores por esse Brasil afora...
    Mas, agora 'seus pobremas se acabaram-se':
    É só colocar em prática uma norma praticamente esquecida editada pelo CNJ em 2009...
    É uma ferramenta apta a combater essas arbitrariedades praticadas, diuturna e inescrupulosamente pelas bancas, qual seja, a resolução CNJ 75/09:
    Art. 33. As questões da prova objetiva seletiva serão formuladas de modo a que, necessariamente, a resposta reflita a posição doutrinária dominante ou a jurisprudência pacificada dos Tribunais Superiores.
    Em que pese a clareza solar da resolução acima destacada, muitas vezes, vemos decisões isoladas sendo exigidas pelas bancas como se  fosse a maior das jurisprudências brasileiras; ou ainda, muitas vezes, vemos a exigência de determinado tema, sobre o qual pairam sérias divergências doutrinárias, longe, muito longe de serem pacíficas ou majoritárias. É o caso da presente questão. Onde, se digladiam, os dois maiores ícones do Direito Administrativo Brasileiro (Hely Lopes Meirelles e Maria Sylvia Zanella di Pietro), com entendimentos díspares e antagônicos acerca da disciplina conceitual dos atos complexos...

  • Depois minha mãe pergunta porque estou com dor de cabeça, vou favoritar esta página para ela ter uma ideia das confusões que caem sobre nós estudantes de concurso hehehe
    Todo mundo sabe os conceitos, mas numa questão dessa eu também marquei complexo, afinal Presidência da República é um órgão, Senado é outro órgão, até de Poderes distintos, e se o Senado não aprovar não há o ato, poder-se-ia concluir que são duas manifestações de vontade, e não uma só, como se uma fosse acessória da outra (aí seria composto). É FOD*, sabe...
    Agora tenho que decorar que para a FCC, essa entidade supra-humana e com poderes jurisdicionais, é ato composto e ponto final.
  • VOU DEIXAR AQUI UMA DEFINIÇÃO DE ATO COMPOSTO DADA POR WILLIAN DOUGLAS, PROVAVELMENTE QUEM TEM DÚVIDA AINDA, NÃO TERÁ MAIS:

    Melhor comparar o ato composto a uma porta guarnecida com uma fechadura apenas, mas também com duas chaves; estas chaves ficarão em mão de duas pessoas (físicas ou jurídicas).
    Vejamos o que acontece quando qualquer uma das pessoas coloca a chave na fechadura e abre a porta. Este ato já começa a gerar efeitos desde então, isto é, as pessoas já podem passar através dela.
    Cogitemos agora a seguinte situação: Esta primeira pessoa que abriu a porta faz saber à segunda pessoa que detém a outra chave, que a porta está aberta. Duas hipóteses podem ocorrer:
    a) Esta pessoa diz: Muito bem, apoiado! e dá mais uma volta de chave para travar a porta na posição aberta, de modo que os efeitos prossigam, isto é, que as pessoas continuem a passar pela porta... ou
    b) Esta segunda pessoa diz: Lamento, mas entendo que a porta não deva permanecer aberta e usa sua chave, na mesma e única fechadura, para fechar a porta. Então quem passou, passou, quem não passou, não passa mais.
    O que se nota é que esse ato composto gera efeitos desde a atuação da primeira pessoa (física ou jurídica). Obsserva-se que no ato composto a primeira pessoa não precisa de autorização prévia da segunda pessoa. A palavra básica é REFERENDO. A segunda pessoa apenas referenda ou não referenda o ato da primeira pessoa.
  • Entendo que seria complexo e não composto. Até porque o Senado faz sabatina e pode não autorizar a nomeação. Não é uma simples ratificação. Tem manifestação de vontade do Senado. Discordo da FCC !!! 
  • Ato composto é aquele que resulta da "vontade de um órgão, mas depende da verificação por parte de outro, para se tornar exeqüível. Exemplo: uma autorização que dependa do visto de uma autoridade superior. Em tal caso a autorização é o ato principal e o visto é complementar que lhe dá exeqüibilidade. O ato composto distingue-se do complexo porque este só se forma com a conjugação de vontades de órgãos diversos, ao passo que aquele é formado pela manifestação de vontade de um único órgão, sendo apenas ratificado por outra autoridade" (Meirelles, 2007, p. 173). O segundo ato pode ser aprovação, autorização, ratificação, visto ou homologação. Ex.: os Ministros do STF são indicados pelo Presidente da República e aprovados pelo Senado para que possam ser finalmente nomeados pelo Presidente.
  • Prova da FCC marque composto
    Prova da CESPE marque complexo
    É desrespeito e etc é, mas ficar discutindo brigando não vai lhe ajudar em nada pois nada pode ser feito, só é mais uma informação pra acrescentar a seus estudos e bola pra frente.
  • SÓ COMPLEMENTANDO O QUE FOI DITO PELOS AMIGOS:

    EU PENSO DA SEGUINTE FORMA:


    ATO COMPOSTO
    - UM ÓRGÃO PRODUZ E FICA NA DEPENDÊNCIA DE APROVAÇÃO DE OUTRO.

                                                                                                 DIFERENTE DE:                 

    ATO COMPLEXO - MANIFESTAÇÃO CONJUNTA DE ÓRGÃOS

    ESPERO TER COOPERADO, GRANDE ABRAÇO !!!
  • Um macete idiota, mas sempre me ajuda a acertar:

    Complexo - lembra SEXO (faça analogia ao homem e à mulher), ou seja, precisa de mais de um órgão, que são independentes entre si e se fundem para a formação de um ato  - Ex: Expedição de decreto, que exige manifestação do chefe do poder Executivo e Ministro de Estado

    Composto- São dois atos, um principal e outro acessório. - Ex: uma autorização que dependa da homologação de um superior





  • A classificação acima é realizada por Maria Sylvia diPietro, que inclusive utiliza a nomeação de Procurador-Geral como exemplo de ato composto. No entanto, o professor Alexandre Mazza, citando José dos Santos Carvalho, concorda com este, no sentido de que diPietro está equivocada (ele usa esse termo) em tal classificação.

    O autor afirma que não são os termos "aprovação" ou "homologação" que vão determinar se o fato é composto ou complexo, mas sim o papel desempenhado pela "segunda vontade". No ato composto, a segunda vontade é condição de exequibilidade, e é feita dentro do próprio órgão. No ato complexo, a manifestação do segundo órgão não é condição de exequibilidade, mas elemento de existência do ato.

    Além de estudarmos, temos que ser videntes e adivinhar qual a doutrina utilizada pela banca. Lamentável...

  • Questão idiota, é classificação doutrinária, isso nem é pedido nos editais de nível técnico.

    Falta um tanque de roupa suja para lavar à essa banca da FCC

  • Celso Antônio diz que esse ato é COMPLEXO mas como a FCC ama DiPietro temos que saber que esse ato é COMPOSTO.

    obs. acho que falta problema na vida desses administrativistas... O estudo se tornaria mais tranquilo se eles chegassem a um consenso...

  • Nós, concurseiros, deveríamos fazer um protesto em prol da uniformização das correntes doutrinárias do direito administrativo, especificamente no quesito atos administrativos!!!

  • Que isso....essa eu choquei! Sempre aprendi que é complexo!!

  • E quando a própria banca já considerou como correto o conceito de Ato Complexo?

  • Segundo Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, 

    Ato complexo temos um único ato, integrado por manifestações homogêneas de vontades de órgãos diversos LEMBRE-SE SEXO 2 ÓRGÃOS),  no ato composto existem dois atos, um principal e outro acessório ou instrumental. 

    Esse ato acessório tem por conteúdo a aprovação do ato principal, tão somente: quando a aprovação é prévia, sua função é autorizar a pratica do ato principal.

    Para Di Pietro: seriam exemplos de atos compostos as nomeações de autoridades ou dirigentes de entidades da administração sujeitas à aprovação do Poder Legialativo, sendo assim exemplo a nomeação  (ATO PRINCIPAL) do PGR, precedida de aprovação pelo Senado Federal  (ATO ACESSÓRIO)

    Fonte: Direiro Adm Descomplicado  (SE FOR ESAF EU ERRARIA POR SEMPRE SABER QUE ERA COMPOSTO, PELO QUE JÁ RESOLVI DO CESPE NÃO VI ESSA TAL DIVERGÊNCIA, POR ISSO O TREINO/FIXAÇÃO NOS EXERCÍCIOS QUANTO À  SUA BANCA) SABEMOS QUE SÃO VÁRIAS CLASSIFICAÇÕES DOS ATOS, UNS ABORDAM UMA COISA OUTROS OUTRAS, MAS PROCURE UNIFICAR E IR NO QUE A BANCA PEDE)

    GAB LETRA A


  • Retirado do site "Pegadinhas de Concurso":

    "Para que você nunca mais se esqueça da diferença entre atos complexos e atos compostos imagine as situações a seguir:

    Você e sua esposa ou marido resolvem comprar um apartamento novo para onde pretendem se mudar. Juntam as economias e saem por aí pesquisando um imóvel adequado.

    Para que o ato (isto é a compra do apartamento) seja finalizado de forma adequada é preciso que ambos estejam de acordo, isto é, a sua vontade e a da sua esposa ou marido se somem para tomar a decisão final. Logo, trata-se de um ato complexo.

    Agora digamos, que você resolva alugar um apartamento. Procura e descobre um que é ideal, muito bem localizado que você simplesmente adorou. O problema é que o proprietário ou a imobiliária insiste em só alugar caso você apresentem um fiador. Você então conversa com aquele amigo do peito (desses que não se encontra mais hoje em dia) que também é proprietário e que concorda em assinar um documento em que se compromete a ser o seu fiador.

    O ato de alugar e responsabilizar-se pelo pagamento do aluguel foi resultado apenas da sua vontade mas só foi possível finalizá-lo e efetivamente receber as chaves depois que uma outra pessoa (o seu amigo fiador) manifestou a vontade de colaborar com você e responsabilizar-se solidariamente pela quitação dos aluguéis caso você venha a faltar com a sua palavra. Trata-se portanto de um ato composto".

    - See more at: http://pegadinhas-de-concursos.com.br/portfolio-item/direito-administrativo-2/#sthash.HM0dnNfi.dpuf
  • Minha humilde opinião/desabafo...

    Enquanto o Direito Administrativo não for codificado e continuar essa "bagunça" de um pouquinho de leis daqui e outras mais de lá, vamos (principalmente, nós concurseiros!) continuar a mercê das bancas organizadoras e dos doutrinadores.

    :/

  • Segundo Marcelo Alexandrino: "Ato Administrativo Composto é aquele cujo conteúdo resulta de manifestação de um só órgão, mas a sua edição ou a produção de seus efeitos depende de um outro ato que o aprove."
    Gabarito: A

  • Mesma definição de Hely Lopes Meirelles.
    Ato composto:
    -VONTADE DE UM ÓRGÃO
    -DOIS ATOS (UM ATO PRINCIPAL, UM ATO COMPLEMENTAR QUE RATIFICA O PRINCIPAL)

    Ou seja, a nomeação do PGR é feita pela vontade do Presidente da República (ato principal), necessitando da ratificação do Senado Federal (ato que ratifica o principal).
    Já pirei com essa questão, pois as bancas e autores entendem de forma diferente.
    Para FCC:
    Hely Lopes Meirelles
    Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino
    Maria Sylvia Zanella Di Pietro.

  • Essa questão é de acordo com a DI Pietro.

    Maria Sylvia Zanella Di Pietro menciona dois exemplos de atos compostos: 1) nomeação do Procurador-Geral da República, que depende de prévia aprovação do Senado; 2) dispensa de licitação, pois depende de homologação pela autoridade superior.

    No caso o ato é complexo, pela doutrina majoritária, Mazza, Hely Lopes Meireles.
    Atos complexos são formados pela conjugação de vontades de mais de um órgão ou agente. A manifestação do último órgão ou agente é elemento de existência do ato complexo. Somente após ela, o ato torna-se perfeito, ingressando no mundo jurídico. Com a integração da vontade do último órgão ou agente, é que o ato passa a ser atacável pela via judicial ou administrativa.

     

    Dependendo de qual foi a indicação bibliiográfica, teria de ser anulada.

  • E lá vai a FCC cobrando (de novo, novamente, repetidamente) até os exemplos dados pela Di Pietro...

  • Segundo Hely Lopes Meirelles,

    "O ato composto distingue-se do ato complexo porque este só se forma com a conjugação de vontades de órgãos diversos, ao passo que aquele é formado pela vontade única de um órgão, sendo apenas ratificado por outra autoridade."

    Segundo Di Pietro

    "Enquanto no ato complexo fundem-se vontades para praticar um ato só, no ato composto, praticam-se dois atos, um principal e outro acessório; este último pode ser pressuposto ou complementar daquele. Exemplo: a nomeação do Procurador Geral da República depende da prévia aprovação pelo Senado (art. 128, § 1 º, da Constituição) ; a nomeação é o ato principal, sendo a aprovação prévia o ato acessório, pressuposto do principal."
     

  • Por favor, alguém poderia me identificar nesta questão quais seriam os dois órgãos?

  • COMPLEXO - lembra SEXO: 2 órgãos, 1 ato

    COMPOSTO - 2 órgãos, 2 atos

    SIMPLES - 1 órgão, 1 ato

    Ocorreram 2 atos: nomeação e aprovação, logo o gabarito é a letra A

  • ASSIM VC ME MATA FCC !Não fala nem "de acordo com fulano de tal ou com beltrano de tal..."

    Essa questão é altamente divergente na doutrina, pois alguns autores renomados citam o ato como sendo COMPLEXO, enquanto que outros entendem ser COMPOSTO... Provavelmente no Edital a banca deve ter indicado qual a orientação bibliográfica, caso contrário essa questão deveria ter sido anulada,

  • "CUIDADO: Maria Sylvia Zanella Di Pietro menciona dois exemplos de atos compostos: 1) nomeação do PRG, que depende de prévia aprovação do Senado; 2) dispensa de licitação, pois depende de homolohação pela autoridade superior. Na verdade, trata-se de dois exemplos de atos complexos. Não são os nomes "aprovação" e "homologação" que transformam o ato em composto, mas o papel desempenhado pela vontade do segundo órgão. No ato composto, a segunda vontade é condição de exequibilidade. Nos exemplos mencionados, a manifestação do segundo órgão não é condição de exequibilidade, mas elemento de existência. Equivocou-se a autora" (Alexandre Mazza, Manual de Direito Administrativo, 4ª ed., p. 258).

     

    Apenas para indicar a divergência...

  • THALITA QUEIROZ;

     

    Os dois órgãos seriam:

     

    sabatina promovida pelo SENADO FEDERAL;

     

    nomeação do(a) PGR pela PRESIDÊNCIA DA REPÚBRICA; 

     

    A nova PGR se chama Raquel Dodge.

    KKK

  • Essa questão ai deve ter sido anulada, se não foi provavelmente o edital deu a biografia para estudos. Do contrário é uma saca....

  • CUIDADO!

    Existe divergência na doutrina quanto à classificação do ato de nomeação dos Ministros dos Tribunais Superiores, Procurador Geral da República (ou do Presidente do Banco Central e outros casos similares em que é necessária a prévia aprovação pelo Senado Federal para posterior nomeação pelo Presidente da República).

     

    Di Pietro defende expressamente em sua obra que este é um exemplo de ato composto, vez que a aprovação pelo Senado Federal é o ato acessório e a nomeação pelo Presidente da República é o ato principal, havendo, portanto, dois atos (e não um ato único).  Cita como exemplo a nomeação do Procurador-Geral da República e das demais autoridades previstas no art. 52 da CF/88.

     

    Diversamente para Hely Lopes Meirelles, aquele seria um exemplo de ato complexo, vez que se conjugam as vontades do Senado Federal e da Presidência da República (vontades de dois órgãos independentes), não podendo ser o mesmo classificado como ato composto, uma vez que o Senado Federal não tem o papel apenas de dar um ‘visto’ para a nomeação, exercendo sua análise e manifestando sua vontade.

     

    No mesmos sentido de Hely Lopes entende Carvalho Filho, a investidura de Ministro do STF configura ato complexo e Celso Bandeira de Mello parece seguir a mesma linha de pensamento, uma vez que cita como exemplo de ato complexo a nomeação procedida por autoridade de um órgão, que deve recair sobre pessoa cujo nome consta da lista tríplice elaborada por outro órgão.

     

    RESUMINDO

    CESPE: Ato Complexo – adotando a linha de Carvalho Filho nas últimas provas

    ESAF: Ato Complexo

    IADES: Ato Complexo

    FCC: Ato Composto (Di Pietro)

     

    Q878170 - Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: PGE-PE Prova: Procurador do Estado

    CORRETA: b) A nomeação dos ministros de tribunais superiores no Brasil é um ato administrativo complexo.

     

    Q37390 - Ano: 2009 Banca: CESPE Órgão: PGE-AL Prova: Procurador do Estado

    ERRADA: c) A nomeação de ministro do STF é um ato composto, pois se inicia pela escolha do presidente da República e passa pela aprovação do Senado Federal.

     

    Q36672 - Ano: 2010 Banca: FCC Órgão: TRF - 4ª REGIÃO Prova: Técnico Judiciário - Segurança e Transporte

    CORRETA: A nomeação do Procurador-Geral da República, que é precedida de aprovação pelo Senado Federal, é classificada como um ato administrativo: a) composto.

     

    Q866139 - Ano: 2017 Banca: IADES Órgão: CREMEB Prova: Técnico de Atividade de Suporte

    CORRETA: [...] aqueles cuja vontade final da Administração exige a intervenção de agentes ou órgãos diversos, havendo certa autonomia, ou conteúdo próprio, em cada uma das manifestações. Exemplo: a investidura do Ministro do STF se inicia pela escolha do Presidente da República; passa, após, pela aferição do Senado Federal; e culmina com a nomeação (art. 101, parágrafo único, CF). CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28a ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 132, fragmento.  A definição apresentada refere-se aos atos: a) complexos.

  • Obrigado Danielle. Muito bom!

  • Sao 2 órgãos= 2 atos

    a eficácia do primeiro ato depende de outro ato que aprove seu conteúdo. Exemplo: o Presidente da República indica uma pessoa para ser ministro do STF, para isso deverá ter o ato do Senado (sabatina) a fim de concretizar o ato.

  • GABARITO: A

    Ato administrativo composto é o ato que resulta da vontade de um órgão, mas depende da verificação por parte de outro, para se tornar exeqüível


ID
110026
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A anulação do ato administrativo

Alternativas
Comentários
  • Anulação é o desfazimento do ato administrativo ilegal pela própria Administração, no exercício do seu poder-dever de autotutela, ou pelo Poder Judiciário, no exercício de sua função típica. É a supressão, com eficácia retroativa (ex tunc), do ato praticado em desconformidade com o ordenamento jurídico, bem como da relação jurídica a partir dele formado.
  • A anulação é uma forma de extinção de atos addminstrativos. Ela deve ocorrer quando há vício no ato, relativo à legalidade ou legitimidade (ofensa à lei ou ao Direito). Será sempre um controle de legalidade e nunca um controle de mérito. Se o vício for insanável, o ato é nulo e a anulação é obrigatória, quando o vício for sa´nável, ele será anulável e poderá ser anulado ou convalidado (isto é privativo da Adminsitração). Tanto o ato vinculado ou discricionário poderá ser anulado. Essa anulação retroage seus efeitos ao momento da prática do ato, ou seja, atos nulos não gera direitos ou obrigações para as partes.Porém, em homenagem ao princípio da boa-fé e à presunção de legitimidade dos atos administrativos, devem ser resguardados os efeitos produzidos aos terceiros de boa-fé. isso não diz que o ato nulo produz direitos adquiridos, o que ocorre é que os efeitos produzidos aos terceiros de boa-fé nçao serão desfeitos.A anulação poderá ser de ofício ou por requerimento da parte pela Adminsitração, ou por solicitação pelo Poder Judiciário..O prazo para anulação é de 5 anos, para aqueles praticados de boa-fé. (Lei 9784/99, art. 54).(Direito Administrativo Descomplicado)
  • Observar, também a súmula 473 do STF:A ADMINISTRAÇÃO PODE ANULAR SEUS PRÓPRIOS ATOS, QUANDO EIVADOS DE VÍCIOS QUE OS TORNAM ILEGAIS, PORQUE DELES NÃO SE ORIGINAM DIREITOS; OU REVOGÁ-LOS, POR MOTIVO DE CONVENIÊNCIA OU OPORTUNIDADE, RESPEITADOS OS DIREITOS ADQUIRIDOS, E RESSALVADA, EM TODOS OS CASOS, A APRECIAÇÃO JUDICIAL.
  • Valhe sempre ressaltar para aqueles que têm dificuldades que atos sao REVOGADOS por mérito (conveniência e oportunidade) e geram efeitos EX NUNC (desde agora/não retroagem) e são revogados pela própria ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA! (EM VIRTUDE DE SUA CONVENIÊNCIA E OPORTUNIDADE CITADA ANTERIORMENTE)Ja os atos são ANULADOS, por vicios de LEGALIDADE e geram efeitos EX TUNC(desde sua criação/retroage), a nulidade dos atos pode ser provocada pela própria administração pública (de oficio) pelo poder judiciário(no exercício de suas funções típicas)!OBS: Atos considerados de "BOA FÉ" que sofrem nulidade, so deixam de ter seus efeitos válidos a partir da ANULAÇÃO do mesmo, nao afetando retroativamente os direito adquiridos de beneficiários desse ato!
  • Anulação --> pela administração pública de oficio ou provocado, e pelo judiciário APENAS provocado.
     
    Revogação --> em regra apenas pela administração pública

    **Lembrando que o judiciário pode sim revogar SEUS próprios atos qdo na função atípica de administração.
  • ANULAÇÃO
    *Motivo: ilegalidade
    *Atos vinculados ou discricionários
    *Efeitos: EX TUNC
    *Adm. Pública e Poder Judiciário

    REVOGAÇÃO
    *Motivo: conveniência e oportunidade
    *Atos discricionários apenas
    *Efeitos: EX NUNC
    *Somente a Adm. Pública
  • GABARITO "D"

    -  pela Administração Pública = DE OFÍCIO ou PROVOCAÇÃO


    -  pelo Judiciário = somente se for PROVOCADO

  • Letra A - Errado. A anulação do ato administrativo pode ser feita tanto pela própria Administração Pública quanto pelo Poder Judiciário de forma vinculada, já que o ato é ilegal, obrigatoriamente ele deverá ser anulado.


    Letra B - Errado. A anulação do ato administrativo tanto pode se feita pelo Poder Judiciário quanto pela própria Administração Pública, esta tem apenas a titularidade no tocante à revogação.


    Letra C - Errado. A anulação do ato administrativo poderá ser feita tanto pelo Poder Judiciário quanto pela própria Administração Pública com efeitos ex tunc, ou seja, retroativos.


    Letra D - Correto. A Administração Pública baseada no seu poder de autotutela poderá anular seus próprios atos independentemente de autorização do Poder Judiciário, de oficio ou mediante provocação com efeitos ex tunc.


    Letra E - Errado. De acordo com a Súmula 473, STF, “A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.


ID
110029
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere os conceitos sobre o ato administrativo:

I. Toda manifestação bilateral de vontade da Administração Pública que, agindo na esfera jurídica, tenha por fim mediato declarar, modificar ou extinguir direitos ou impor obrigações aos administrados.

II. Declaração do Estado, ou de quem o represente, que produz efeitos jurídicos imediatos, com observância da lei, sob regime jurídico de direito público e sujeito a controle pelo Poder Judiciário.

III. Declaração do governo, no exercício de suas funções, com exclusão das empresas estatais, manifestada mediante providências políticas e administrativas, sem necessidade de controle jurisdicional.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Assertiva I - INCORRETANão é uma manifestação bilateral, mas sim unilateral.Assertiva II - CORRETAAssertiva III - INCORRETA1 - As empresas estatais também praticam atos administrativos.2 - Estão sujeitos ao controle jurisdicional.
  • Os atos administrativos estão sujeitos ao controle jurisdicional! (que pode ocasionar a nulidade dos atos administrativos eivados de vicios de legalidade)
  • Letra B
    Conceito de ATO “é a declaração do Estado ou de quem o represente que produz efeitos jurídicos imediatos com observância da lei, sob regime jurídico de direito público e sujeita a controle pelo Poder Judiciário”. (Maria Sylvia Zanella Di Pietro)
    “toda manifestação unilateral da vontade da Administração Pública que, agindo nesta qualidade, ter por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigações aos administradores ou a si próprias.” ( Hely Lopes Meirelles. )
  • O ato administrativo é aquele que se forma com a vontade única da administração, através do uso de sua supremacia do Poder Publico, contendo manifestação de vontade apta a produzir efeitos jurídicos para os administrados, para a própria administração ou para seus servidores, provido de agente competente, com finalidade pública e revestido de forma legal.

  • definição de Hely Lopes Meirelles:

    " Toda manifestação unilateral de vontade da Administração Pública que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigações aos administrados ou a si própria."

    definição de Maria Sylvia Zanella Di Pìetro:

    " Declaração do Estado ou de quem o represente, que produz efeitos jurídicos imediatos, com observância da lei, sob regime jurídico de direito público e sujeita a controle pelo Poder Judiciário."

    definição de Celso antônio Bandeira de Mello:

    " Declaração do Estado, ou de quem lhe faça as vezes, no exercício de prerrogativas públicas, manifestada mediante providências jurídicas complementares da lei a título de lhe dar cumprimento, e sujeitas a controle de legitimidade por órgãos jurisdicionais."

    definição de José dos Santos Carvalho Filho:

    "A exteriorização da vontade dos agentes da Administração Pública ou de seus delegatários, nessa condição, que, sob regime de direito público, vise à produção de efeitos jurídicos, com o fim de atender ao interesse público."
  • No item III, quanto às empresas públicas praticarem atos administrativos, até concordo, mas os atos terem a NECESSIDADE de controle jurisdicional, aí, não. Estão SUJEITOS ao controle jurisdicional mediante provocação, jamais de ofício, mas isso não implica dizer que o controle jurisdicional é NECESSÁRIO. Caso contrário, o controle jurisdicional seria um elemento essencial do ato.
  • Queridos, entidade da Administração Indireta de direito privado (SEP e EP) também pratica Ato Administrativo, certo?

  • Com certeza, cara colega Danielle B., pois os atos administrativos são praticados por todos que integram a Administração Pública (seja direta - União, Estados, DF e Municípios, através de seus órgãos: MINISTÉRIOS / SECRETARIAS - seja indireta - Pessoas Jurídicas Administrativas: Autarquias, Fundações Públicas de Direito Público, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista). 


    Bons estudos!  

  • Dúvida. Na terceira afirmativa, além do erro ao ser declarado que atos administrativos não são praticados pelas empresas estatais e que não há necessidade de controle jurisdicional, o fato da afirmatica ter falado em governo ao invés de Estado faz alguma diferença?

  • Ato -> unilateral

    Contrato -> bilateral


ID
110032
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

NÃO é requisito básico para a investidura em cargo público

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.112/90Art. 5º São requisitos básicos para investidura em cargo público:I - a nacionalidade brasileira;II - o gozo dos direitos políticos;III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;V - a idade mínima de dezoito anos;VI - aptidão física e mental.
  • Essa foi outra questão fácil. Praticamente precisava saber somente do conteúdo do art. 5.º e dos seus parágrafos na Lei n.º 8.112/90, pois esse é o trecho da lei que trata sobre os requisitos básicos para a investidura em cargo público.

    O enunciado pede, dentre as alternativas apontadas, qual é um requisito da lei para a investidura em cargo público. Então, vamos atrás da alternativa verdadeira. O método da eliminação das alternativas falsas também poderá servir de ajuda para encontrar a resposta certa. Vamos empregá-lo para resolver essa questão.

    A alternativa letra “e” trata sobre o requisito da idade mínima para ser admitido em cargo público. De fato, há esse requisito de idade mínima, abaixo da qual a pessoa não poderá tomar posse. A questão agora é: Qual é essa idade mínima? Será realmente 16 anos?
     

    É verdade que com 16 anos de idade a pessoa está habilitada para fazer várias coisas. Por exemplo, já pode ser um eleitor, embora seja um eleitor facultativo, não estando obrigado a isso (CF, art. 14, § 1.º, II, c). Pode também servir como testemunha (Cód. Civil, art. 228, I); pode ser mandatário, ou seja, pode ser designado como procurador de alguém (Cód. Civil, art. 666); pode casar, com a autorização dos pais ou de seus representantes legais (Cód. Civil, art. 1517, caput); pode fazer um testamento no qual dirá o que deve ser feito com os seus bens depois de sua morte (Cód. Civil, art. 1517). No entanto, será que alguém com 16 anos pode assumir um cargo público?
    O inciso V do art. 5.º da Lei n.º 8.112/90 deixa claro que não. A idade mínima estabelecida na lei como requisito para a assunção de um cargo público é de 18 anos. Dessa forma, a alternativa letra “e” está falsa, não respondendo corretamente a questão.

    Fonte: http://www.cursoaprovacao.com.br/cms/artigo.php?cod=608
    Com adptações

  • Acredito que essa questão deveria ser anulada porque na citada lei consta a possibilidade de estrangeiros poderem se investir de cargo público.
  • Só para lembrar:
       Art. 14.  A posse em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial.
  • Misericórdia!!!!!

  • Essa questão de certeza precisa ser anulada!!! Controversias com a lei!

  • A maioria dos concursos públicos exige que o candidato tenha pelo menos 18 anos até a data da posse. Outros, ainda, requerem idade máxima de 65 anos. Porém, de acordo com a Constituição Federal (artigo 7º, inciso XXX), não há limite de idade: “Art. 7º. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:  (...) XXX – proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil”.



    “O critério de idade geral é de 18 a 69 anos. Porém, algumas profissões, em função das atividades, têm um limite de idade diferente como na Marinha, Exército, Aeronáutica e Polícia Militar”, explica Carlos Alberto de Lucca, coordenador geral do curso preparatório Siga Concursos.



    Ele complementa dizendo que o candidato pode se inscrever em concursos públicos com qualquer idade, porém, para tomar posse é necessário ter, no mínimo, 18 anos. Assim, existem candidatos que se inscrevem com 17 anos, prestam, passam e completam 18 anos antes de serem empossados no cargo público. Muitos jovens fazem isso, principalmente em concursos com prazos de validade mais longos em que há possibilidade de serem convocados posteriormente.

     

    Fique atento:

     

    A Lei 10.741 de 2003 (Estatuto do Idoso) em seu artigo 27 estabelece que: “Na admissão do idoso em qualquer trabalho ou emprego, é vedada a discriminação e a fixação de limite máximo de idade, inclusive para concursos, ressalvados os casos em que a natureza do cargo o exigir".


ID
110035
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O prazo para a conclusão da sindicância administrativa disciplinar NÃO excederá

Alternativas
Comentários
  • Art. 145.Parágrafo único. O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.
  • Sindicância é o meio sumário de apuração de infrações administrativas e de imposição de penalidades leves. Deve ser realizada no prazo de 30 dias, que poderá ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior. Por meio da sindicância poderão ser aplicadas as penalidades de advertência ou suspensão de até 30 dias.
  • Prazo dos procedimentos administrativos:SINDICÂNCIA: 30+30 >>> punição até 30 dias;PAD SUMÁRIO: 30+15 >>> punição de 31 a 90 dias;PAD ORDINÁRIO: 60+60 >>> punição maior que 90 dias;
  • Parágrafo único.  O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

            Art. 146.  Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

  • - Sindicância 30 + 30 dias (casos – Advertência; Suspensão até 30 dias)

    - PAD Sumário 30 + 15 dias (casos – DEMISSÃO por abandono de cargo, inassiduidade habitual e acumulação ilegal de cargos/empregos/funções públicas)

    - PAD Ordinário 60 + 60 dias (casos – Suspensão de + de 30 dias; Outros casos de Demissão; Cassação de Aposentadoria ou Disponibilidade; Destituição de Cargo em Comissão)
  • PAD SUMÁRIO (MENOR) 30 DIAS +15 DIAS (ABANDONO , INASSIDUIDADE, ACUMULAÇÃO) = 45 dias

    SINDICÂNCIA (MÉDIO) 30 DIAS + 30 DIAS (ADVERTENCIA E SUSPENSÃO ATÉ 30 DIAS)= 60 dias

    PAD ORDINÁRIO (MAIOR) 60 DIAS + 60 DIAS  (SUSPENSÃO de mais de 30 dias, cassação, demissão, destituição ...)= 120 dias

ID
110038
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A exploração dos serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros compete

Alternativas
Comentários
  • Art. 21. Compete à União:XII - explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão:e) os serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros;
  • Lembrando que impostoso das... "II - operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior" são competência dos Estados e DF.
  • lembre-setransporte local = municipiostransporte intermunicipal = estadotransporte interstadual e internacional = uniao
  • Gabarito letra E

    Art. 21 - Compete à União:


    XII - explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão:

    e) os serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros;
  • A exploração dos serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros compete à União.

    Conforme art. 21, CF/88 – “Compete à União: XII - explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão: e) os serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros”.

    A alternativa correta, portanto, é a letra “e”.


  • Gabarito letra e).

     

     

    Transporte interestadual e internacional = Competência da União;

     

    Transporte intermunicipal = Competência dos Estados;

     

    Transporte intramunicipal (dentro do mesmo município) = Competência dos Município.

     

     

    DICA: RESOLVER A Q699244.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • rt. 21 - Compete à União:

    XII - explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão:

    e) os serviços de transporte rodoviário
    interestadual e internacional de passageiros;

    Reportar abuso

  •  União:

  • GABARITO: E.

     

    Art. 21. Compete à União:

     

    XII - explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão:

     

    e) os serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros;

  • Compete à União explorar os serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional.

    Compete aos estados explorar os serviços de transporte rodoviário intermunicipal.

    Compete aos municípios explorar os serviços de transporte rodoviário municipal.

  • GABARITO LETRA E

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 21. Compete à União:

     

    XII - explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão:

     

    a) os serviços de radiodifusão sonora, e de sons e imagens;         

     

    b) os serviços e instalações de energia elétrica e o aproveitamento energético dos cursos de água, em articulação com os Estados onde se situam os potenciais hidroenergéticos;

     

    c) a navegação aérea, aeroespacial e a infra-estrutura aeroportuária;

     

    d) os serviços de transporte ferroviário e aquaviário entre portos brasileiros e fronteiras nacionais, ou que transponham os limites de Estado ou Território;

     

    e) os serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros;

     

    f) os portos marítimos, fluviais e lacustres;


ID
110041
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre os direitos políticos, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o art. 14 §1° b:O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os maiores de 70 anos.
  • § 1º - O alistamento eleitoral e o voto são:I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;II - facultativos para:a) os analfabetos;b) os maiores de setenta anos;c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.
  • CFart. 14 (...)§ 1º - O alistamento eleitoral e o voto são:I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;II - facultativos para:a) os analfabetos;b) os maiores de setenta anos;c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.§ 2º - Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos.§ 3º - São condições de elegibilidade, na forma da lei:I - a nacionalidade brasileira;II - o pleno exercício dos direitos políticos;III - o alistamento eleitoral;IV - o domicílio eleitoral na circunscrição;V - a filiação partidária;VI - a idade mínima de:a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal;c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz;d) dezoito anos para Vereador.§ 4º - São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos.
  • § 1º - O alistamento eleitoral e o voto são:

    I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;

    II - facultativos para:

    a) os analfabetos;

    b) os maiores de setenta anos;

    c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.

  • Segundo o art. 14 §1° b: O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os maiores de 70 anos.
  • Gabarito letra C

    Art. 14 §1º II- O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para:

    b)  os maiores de 70 anos
  • OBSERVAÇÃO: O art. 14, § 4º, CF, estabelece que: São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos.

    Sendo assim, a alternativa 'd' encontra-se completamente errada. Das duas uma, ou a questão foi anuladA ou a alternativa 'd' foi redigida no site de forma equivocada.

  • CARO NSNETO

    ATENÇÃO POIS A QUESTÃO PEDE A INCORRETA, LOGO, O ERRO ESTÁ  NA ALTERNATIVA C.
  • C - acima de 70anos

  • Colega Nilo S,

    A alternativa "d" está correta (portanto não é a que nós procuramos neste questão), pois como você mesmo disse:

    "OBSERVAÇÃO: O art. 14, § 4º, CF, estabelece que: São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos." => alternativa: d) Os inalistáveis e os analfabetos são inelegíveis



  • Ave o cara viajou na interpretação da D hein


  • FACINHO, FACINHO...RS

  • GABARITO ITEM C

    + DE 70 ANOS

  • Análise das assertivas:

    Alternativa “a": está correta. Conforme art. 14, § 3º - “São condições de elegibilidade, na forma da lei: I - a nacionalidade brasileira; II - o pleno exercício dos direitos políticos; III - o alistamento eleitoral; IV - o domicílio eleitoral na circunscrição;  V - a filiação partidária;   VI - a idade mínima de a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador; b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal; c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz; d) dezoito anos para Vereador".

    Alternativa “b": está correta. Conforme art. 14 § 1º O alistamento eleitoral e o voto são: I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos; II - facultativos para: a) os analfabetos; b) os maiores de setenta anos; c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos" .

    Alternativa “c": está incorreta. Conforme art. 14 § 1º O alistamento eleitoral e o voto são: I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos; II - facultativos para: a) os analfabetos; b) os maiores de setenta anos; c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos" .

    Alternativa “d": está correta. Conforme, art. 14, § 4º, “São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos".

    Alternativa “e": está correta. Conforme art. 14 § 1º O alistamento eleitoral e o voto são: I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos; II - facultativos para: a) os analfabetos; b) os maiores de setenta anos; c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos".

    O gabarito, portanto, é a letra “c".


  • Gabarito: letra C

     

    Art. 14: § 1º O alistamento eleitoral e o voto são:

    II - facultativos para:

    b) os maiores de setenta anos;

     

  • GABARITO: C.

     

    Art. 14, § 1º O alistamento eleitoral e o voto são:

     

    I - obrigatórios para os +18;

     

    II - facultativos para:

         a) os analfabetos;

         b) os +70;

         c) os +16 e -18.

  • Letra C

    O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para maiores de 70 anos;

  • GABARITO LETRA C

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

     

    § 1º O alistamento eleitoral e o voto são:

     

    I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;

    II - facultativos para:

     

    a) os analfabetos;

    b) os maiores de setenta anos;

    c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.


ID
110044
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio

Alternativas
Comentários
  • Art. 46. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.
  • Para não confundir...Senado - MajoritárioCâmara - ProporcionalArt. 45. A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal.
  • Art. 46. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário. "Sistema de sublegenda para a eleição de Senador. Alegação de incompatibilidade com o princípio majoritário a que alude o art. 41 na redação dada pela Emenda Constitucional 25/1985. Sendo as sublegendas listas autônomas de vários candidatos de um só partido ao mesmo cargo cujas votações individuais se somam como se fossem um candidato único para o efeito de que sejam, pelo princípio majoritário, confrontadas entre si e com os candidatos isolados para a determinação dos vencedores, sendo que nas sublegendas majoritárias está eleito o candidato que nela tenha obtido individualmente o maior número de votos, não há dúvida de que se respeita o princípio majoritário." (RE 115.492, Rel. Min. Moreira Alves, julgamento em 21-6-1991, Plenário, DJ de 2-4-1993.)
  • PODER EXECUTIVO + SENADOR = MAJORITÁRIO
  • Disposto no art. 46 da CF:

    O Senado Federal compõe-se de representantes dos estados e do DF, eleitos segundo o princípio MAJORITÁRIO.
  • Majoritário (simples). 

  • Parece questão para juiz... impossível decorar isso... rsrs! Jota Quest fez uma música depois de fazer essa prova: "fácil, extremamente fácil, pra vc, eu e todo mundo acertar junto"

  • Conforme o art. 46, CF/88 – “O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário".

    O gabarito, portanto, é a letra “d".


  • GABARITO ITEM D

     

    SENADO--> PRINCÍPIO MAJORITÁRIO

     

    CÂMARA--> SISTEMA PROPORCIONAL

  • Gabarito letra d).

     

    Sistema eleitoral adotado para cada cargo eletivo

     

     

    1°) Majoritário: Desdobra-se em Absoluto e Relativo.

     

    a) Absoluto: Candidato deve possuir 50%+1 dos votos, não computados os brancos e nulos, para ser eleito. Se não conseguir, realiza-se 2° turno entre os dois mais votados. Seguem essa regra o Presidente da República, Governadores e Prefeitos (cujos municípios possuam mais de 200.000 eleitores. Bancas trocam "eleitores" por "habitantes", portanto muita atenção com essa informação).

     

    b) Relativo: Candidato que possuir a maior quantidade de votos válidos, não computados os brancos e nulos, será eleito. Não há 2° turno. Seguem essa regra os Senadores e Prefeitos (cujos municípios possuam até 200.000 eleitores)

     

     

    2°) Proporcional: É utilizado para os que "sobram", ou seja, Deputados Estaduais, Deputados Federais, Deputados Distritais e Vereadores. Sofreu uma notável mudança com a reforma eleitoral. Deixo no seguinte link os passos que devem ser obedecidos para se fazer o cálculo. Mais informações se encontram nos artigos 105 a 113 do Código Eleitoral (Lei 4.737/65)

     

    Link: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2016/Setembro/saiba-como-calcular-os-quocientes-eleitoral-e-partidario-nas-eleicoes-2016

     

     

    IMPORTANTE E MUITO COBRADO:

     

    Senador = Senado Federal = Majoritário Relativo

     

    Deputado Federal = Câmara dos Deputados = Proporcional

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • GABARITO LETRA D

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 46. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.


ID
110047
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Compete privativamente à Câmara dos Deputados dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na

Alternativas
Comentários
  • Art. 51. Compete privativamente à Câmara dos Deputados:IV - dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias;
  • LETRA A.

    art 51 - Compete privativamente à Câmara dos Deputados

    iv - dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos NA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS;
  • Art. 51. Compete privativamente à Câmara dos Deputados:

    IV - dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observada os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias

    BoNs EsTuDoS!!!!

  • GABARITO - A

     

    Art. 51. Compete privativamente à Câmara dos Deputados:

     

    IV - dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva REMUNERAÇÃO, observada os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes ORÇAMENTÁRIAS.

     

    Eu associo geração

    CARGO ,EMPREGO,FUNÇÃO,REMUNERAÇÃO À DESPESA/CUSTO LOGO ======= ORÇAMENTO 

  • Conforme art. 51, CF/88 –“Compete privativamente à Câmara dos Deputados: IV - dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias".

    O gabarito, portanto, é a letra “a".


  • Esta questão foi dada. Fácil.

  • Bons tempos de questões fáceis da FCC

  • GABARITO LETRA A

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 51. Compete privativamente à Câmara dos Deputados:

     

    I - autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado;

     

    II - proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa;

     

    III - elaborar seu regimento interno;

     

    IV – dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias;            

     

    V - eleger membros do Conselho da República, nos termos do art. 89, VII.

  • assistam o canal CANTIOLEGIS no youtube: tem a CF cantada (partes) e atualizada!!


ID
110050
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos, sendo que a sustação do processo

Alternativas
Comentários
  • Art. 53.§ 5º A sustação do processo suspende a prescrição, enquanto durar o mandato.
  • CF/88Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos. § 3º Recebida a denúncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido após a diplomação, o Supremo Tribunal Federal dará ciência à Casa respectiva, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação.§ 4º O pedido de sustação será apreciado pela Casa respectiva no prazo improrrogável de 45dias do seu recebimento pela Mesa Diretora.§ 5º A sustação do processo suspende a prescrição, enquanto durar o mandato. :)
  • FCC - letra fria da lei...

    Estudar ... Estudar....
  • ART5 52 S 5

  • Corrigindo Kleyton Costa:  Art. 53 &5º

  • SUStação SUSpende a prescrição

  • De acordo com o Art. 53, §5º, CF/88:

    Art. 53 – “Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos. [...]§ 3º Recebida a denúncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido após a diplomação, o Supremo Tribunal Federal dará ciência à Casa respectiva, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação. § 4º O pedido de sustação será apreciado pela Casa respectiva no prazo improrrogável de quarenta e cinco dias do seu recebimento pela Mesa Diretora. § 5º A sustação do processo suspende a prescrição, enquanto durar o mandato".

    Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos, sendo que a sustação do processo suspende a prescrição, enquanto durar o mandato.

    O gabarito é a letra “b".


  • § 4º O PEDIDO DE SUSTAÇÃO será apreciado pela Casa respectiva no prazo improrrogável de quarenta e cinco dias do seu recebimento pela Mesa Diretora. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 35, de 2001)

    § 5º A SUSTAÇÃO do processo SUSPENDE A PRESCRIÇÃO, enquanto durar o mandato

  • GABARITO: B

    Art. 53. § 5º A sustação do processo suspende a prescrição, enquanto durar o mandato.

  • GABARITO LETRA B

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.         

     

    § 5º A sustação do processo suspende a prescrição, enquanto durar o mandato.  

  • CANAL CANTIOLEGIS NO YOUTUBE TEM VÁRIAS PARTES DA CF CANTADA! VÍDEOS ATUALIZADOS! CONHECI HÁ POUCO TEMPO E ESTOU ADORANDO!


ID
110053
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Seja X um número inteiro compreendido entre 1 e 60, que satisfaz as seguintes condições:

- é ímpar;

- é divisível por 3;

- a soma e o produto de seus dígitos são números compreendidos entre 8 e 15.

É correto afirmar que X é um número

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, o nº é 27, que é 3^3 (um cubo perfeito)Eu não sei se tem fórmula para resolver essa questão, mas eu resolvi na tentando os números mesmo...Usando-se as 3 informações não sobram tantos números:1º O segundo dígito vai ser 1, 3, 5, 7 ou 9 - "X é ímpar"2º A soma dos 2 algarismos deve dar um resultado divisível por 3 - "X é divisível por 3"Não sei se ajudei muito, mas fiz o que estava ao meu alcance...:|
  • É um raciocínio muito simples:Comece pelo menor múltiplo de 3 (condição mais restritiva), que seja ímpar (segunda condição mais restritiva) e que a soma e o produto dos seus algarismos (é uma dica de que o número possui dois algarismos) estajam nos intervalos entre 8 e 15.21 (não atende a dica apenas), 27 (atende todas as condições) e trata-se de um cubo perfeito (3^3). Vai por tenativa e erro mesmo. Não há fórmula para isso, apenas racicínio matemático. RESPOSTA: LETRA (B)
  • Questão para ser resolvida por tentativa e erro Começando pela alternativa mais fácil Letra c )Múltiplos possíveis = 7 e 49 = Não são divisíveis por 3 = alternativa eliminadaLetra b )Cubo perfeito = Número elevado a 3° potência Possíveis números ( cubo perfeito ) entre 1 e 602 ^ 3 = 83 ^ 3 = 27o números 8 não satifaz ,de imediato ,as condições acima por ser par Testando o número 27>> é impar>> é divisível por 3>> a soma e o produto de seus dígitos são números compreendidos entre 8 e 15.soma = 9 produto = 14logo a letra b está correta
  • Comecei pegando que era ímpar e divisível por 3

    então:

    3x1=3   -> soma 3
    3x5=15 > soma 1+5  = 4
    3x7=21 > soma 2+1 = 3

    3x9=27 >

    soma    2+7     = 9  (ok)    maior que 8
    produto 2 * 7    = 14 (ok) menor que 15
    cubo perfeito   = 3*3*3
    27 é impar
    27 é divisível por 3
    27 maior que 1 menor que 60

    Correta letra: B

  • Na hora da prova o raciocínio trava e a gente fica olhando a questão meio embassada, mas não dá pra perder uma questão desse tipo.
    Então a gente usa o lápis e copía tudo, claro a questão permite, se nos dessem um número maior não dária. Mas vamos lá:

    nº de 1 ao 60 divisível por 3:...3,6,9,12,15,18,21,24,27,30,33,36,39,42,45,48,51,54,57 e 60.( não é trabalhoso, não posso errar essa questão)

    é impar: dái é so cortar os pares...: 3,9,15,21,27,33,39,45,51 e 57.( com uma questão a mais a gente passa vários concorrentes, hehehe)

    Agora vejam só, diz que a soma e o produto de seus dígitos são números compreendidos entre 8 e 15. Pessoa soma todo mundo sabe, e produto é multiplicação, o único nº que somado e multiplicado que se encaixa entre 8 e 15 é o "27".

    Pronto, mais uma correta!

  • Seja X um número inteiro compreendido entre 1 e 60, que satisfaz as seguintes condições:

    ? é divisível por 3; 

    ? é ímpar; 

    ? a soma e o produto de seus dígitos são números compreendidos entre 8 e 15. 

    1º passo:

     
    números compreendidos entre 1 e 60 e divisíveis por 3:
    3,6,9,12,15,18,21,24,27,30,33,36,39,42,45,48,51,54,57 e 60


    2º passo:

     esses números devem ser ímpares; logo teremos:
    3,9,15,21,27,33,39,45,51 e 57

    3º passo:

     A soma e o produto dos dígitos devem ser números compreendidos entre 8 e 15; logo restam apenas para a:


    soma: 27,39,45 e 57 
    produto: 27



    Logo, X=27


    4º passo: 

    Analisando as alternativas:

     
    a) maior que 40. (FALSO)

    b) cubo perfeito. (VERDADEIRO, pois 33=3x3x3=27)

    c) múltiplo de 7. (FALSO)

    d) quadrado perfeito. (FALSO)

    e) menor que 25.(FALSO)  (FALSO)FA(FA

  • 3

    9

    15

    21

    27 (2 + 7 = 9) e (2 x 7 = 14)

    33

    39

    45

    51

    57


    27 = 3 x 3 x 3

  • X é um nº inteiro entre 1 e 60, onde de o mesmo é ímpar, é divisível por 3, ou seja, a soma dos valores absolutos dos seus algarismos é divisível por 3. E a soma e o produto de seus dígitos são números compreendidos entre 8 e 15.

      Com esses dados, vamos separar os números compreendidos entre 1 a 60 que respeitem as condições impostas pelo enunciado: X = (3, 9, 27).

      Logo, vemos que X é um cubo perfeito.

    Letra B.






  • AS CONDIÇÕES SE RELACIONAM ENTRE SI

    # ÍMPAR = FINAL 1, 3, 5, 7, 9

    # SOMA + DIVISÍVEL POR 3 = FINAL 9, 12, 15

    # PRODUTO + DIVISÍVEL POR 3 = 8, 9, 10 ,11 , 12, 13, 14, 15

    # MAIS DE UM DÍGITO

    _________________________________

    TESTE DA SOMA

    FINAL 1 = 8 + 1 = 9

    FINAL 3 = 6 + 3 = 9

    FINAL 5 = 4 + 5 = 9

    FINAL 7 = 2 + 7 = 9

    FINAL 9 = 0 + 9 = 9

    _________________________________

    TESTE DO PRODUTO

    FINAL 1 = 8 × 1 = 8 =======> DESCARTO, PORQUE O NÚMERO É MAIOR QUE 60.

    FINAL 3 = 6 × 3 = 24 ======> DESCARTO, PORQUE O NÚMERO É MAIOR QUE 60.

    FINAL 5 = 4 × 5 = 20 ======> DESCARTO, PORQUE O PRODUTO É MAIOR QUE 15

    FINAL 7 = 2 × 7 = 14

    FINAL 9 = 0 × 9 = 0 =======> DESCARTO, PORQUE O PRODUTO É MENOR QUE 8

    ________________________________


ID
110056
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um furgão, com capacidade para o transporte de 1 500 kg, fez três viagens para transportar um lote de caixas, cada qual com um mesmo volume: na primeira viagem, ele levou 2/3 do total de caixas; na segunda, 1/5 da quantidade transportada na primeira; na terceira as 72 caixas restantes. Considerando que ele poderia ter transportado todas as caixas do lote em uma única viagem e, se assim o fizesse, ainda haveria espaço para o transporte de mais 265 caixas do mesmo tipo, a massa de cada caixa, em quilogramas, era

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá galera:Primeiro passo: encontrar o número de caixas (vou chamar de "C")=> basta somar 2/3*C + 1/5*(2/3*C) + 72 = C => 360 caixas (Matemática básica)Segundo passo: encontrar a massa de cada caixa sabendo que a caminhonete tem capacidade de 1500 kg ou 625 caixas => 360*M + 265*M = 1500 kg => M = 2,4 kgMuito fácil não é?Resposta certa é a letra (C)!
  • 1° 2/3 de 100   %  = 66,666 %
    2° 1/5 de 66,66 % = 13,332 %
    3° 72 cx                 =    ?
    --------------------------------
      66,666
    +13,332
    ------------
     79,999 %   1° e 2°
     20        %   3°  que são 72 cxs.
    -----------------------
    99,999 % total da carga.

    3°    72 cxs  =   20%
         144 cxs   =  40%
         216 cxs   =  60%
         288 cxs   =  80%  

    Devo somar as 288 caixas do 1° e 2° com as 72 caixas do 3° =  total das 3 viagens  360 caixas.

    Considerando que ele poderia ter transportado todas as caixas do lote (360) em uma única viagem e, se assim o fizesse, ainda haveria espaço para o transporte de mais 265 caixas do mesmo tipo, a massa de cada caixa, em quilogramas, era

    Soma-se as 360 com as 265 = 625 caixas.

    1500kg / 625 caixas =  2,4 kg  letra C.




  • Vamos dizer que são 100 caixas
    2/3 na forma decimal 0,6666666666666667
    Entao na primeira viagem transportou 0,6666666666666667 caixas
    na segunda, 1/5 da quantidade transportada na primeira 1/5 = 0,2
    0,6666666666666667*20%= 0,1333333333333333
    0,1333333333333333 + 0,6666666666666667= 0,8
    Na primeira e na segunda viagem ele levou 0,8 que é 80% das caixas
    E na terceira o restante 72 caixas  ai vem o macete
    72 eu divido pelo restante ----se na primeira e na segunda viagem eu fiz 80% resta 20% ----  72/0,2= 360 caixas
    360 caixas + ainda haveria espaço para o transporte de mais 265 caixas do mesmo tipo
    360 + 625=625
    1500kg / 625 = 2,4 kg
     
  • Como  eu fiz..
    1.500 kg
    3 viagens
    1ª viagem  2x/3
    2ª viagem 1/5 . 2x/3 (ele pede um quinto da primeira viagem)
    3ª viagem 72 caixas restantes.
    Então:
    2x/3 + 1/5 . 2x/3
    2x/3 + 2x/15 = 0,666x + 0,1333x = 0,799, aprox. 0,8 ; ou seja, 80% das caixas são levadas na 1ª e na 2ª viagem.
    Se 80% das caixas são levadas na 1ª e 2ª viagem, o restante, 20% é levado na 3ª, que corresponde a 72 caixas, então para achar o total de caixas:
    x ----- 100%
    72 ----- 20%
    x = 360 caixas
    (360 + 265)c = 1.500
    625c = 1.500
    c = 1.500/625
    c = 2,4
    LETRA C)
  • C = 2/3C + 1/5C(2/3C) + 72

    C = 2/3C + 2/15C + 72

     

    MMC:

    1 , 3 , 15 , 1 | 3

    1 , 1 , 5 , 1 | 5

    1 , 1 , 1 , 1

    3 x 5 = 15 (MMC)

     

    15C = 10C + 2C + 1080

    15C = 12C + 1080

    3C = 1080

    C = 360

     

    360 + 265 = 625

     

    1500kg -- 625C

    x -- 360C

    x = 864kg

     

    864/360 = 2,4

     

  • De acordo com o enunciado, considera-se o número de caixas igual a N.

    Assim, tem-se:

    1ª viagem: 2N/3

    2ª viagem: 1/5 (2N/3) = 2N/15

    3ª viagem: 72 caixas.

    Somando as viagens:

    2N/3 + 2N/15 + 72 = N

    10N + 2N + 1080 = 15N

    3N = 1080

    N = 360 caixas

    Como o furgão tem capacidade para transportar 1500kg, de acordo com o enunciado tem-se:

    360 caixas + 265 caixas = 625 caixas

    625 caixas --------------- 1500kg

      1 caixa ---------------  X

    625 X = 1500

    X = 2,4kg

    Resposta C.


  • Na minha modesta opinião o exercício poderia ser anulado, uma vez que o enunciado confunde as grandezas MASSA e VOLUME.

    podemos chegar ao resultado de 625 para o total de caixas que caberá no furgão(VOLUME).Mas o enunciado não deixa claro que preenchendo este volume máximo estará preenchendo seu capacidade máxima em quilos. 
  • Quem é tapado como eu em Matemática deve ter feito mais ou menos assim pra não se complicar:

    1ª viagem: 2/3 de x ( x=número de caixas )

    2ª viagem: 1/5 de 2/3 de x = 1/5 x 2/3 = 2/15 de x

    3ª viagem: 72 caixas

    Como x é tudo isso aí somado, temos:

    2/3x + 2/15x + 72 = x

    Tirando o m.m.c entre 3 e 15

    10x + 2x + 1080/15 = 15x/15 (e aí nóis corta o 15!)

    10x + 2x + 1080 = 15x

    12x + 1080 = 15x --> 3x = 1080 --> x = 360

    Como ele fala que ainda é possível acrescentar mais 265 caixas para chegar à capacidade máxima do furgão, temos:

    360 + 265 = 625 --> 1500/625 = 2,4 kg por caixa

  • Perfeita explicação Guilherme. Parabéns!!!
    Sou tapada, assim como vc. =D
    Obrigada.

  • Perfeito Guilherme!

  • De acordo com o enunciado, considera-se o número de caixas igual a N.

    Assim, tem-se:

    1ª viagem: 2N/3

    2ª viagem: 1/5 (2N/3) = 2N/15

    3ª viagem: 72 caixas.

    Somando as viagens:

    2N/3 + 2N/15 + 72 = N

    10N + 2N + 1080 = 15N

    3N = 1080

    N = 360 caixas
     

    Como o furgão tem capacidade para transportar 1500kg, de acordo com o enunciado tem-se:

    360 caixas + 265 caixas = 625 caixas

    625 caixas --------------- 1500kg

      1 caixa ---------------  X

    625 X = 1500

    X = 2,4kg
     

    Resposta C.

     

  • Só observando os coleguinhas colarem do professor, e comentar como se eles tivessem feito!!! depois falam dos políticos!!! Sugiro quando copiar do professor colocar a fonte, o mérito é do mestre!!


ID
110059
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Comparando os registros de entrada e saída de pessoas de certa Unidade do Tribunal Regional Federal, relativos aos meses de janeiro de 2010 e dezembro de 2009, observou-se que o número de visitantes em janeiro ultrapassava o de dezembro em 40%. Sabendo que, se essa Unidade tivesse recebido 350 visitantes a menos em janeiro, ainda assim, o total de pessoas que lá estiveram nesse mês excederia em 12% o total de visitantes de dezembro. Nessas condições, o total de visitantes de janeiro foi

Alternativas
Comentários
  • Só precisa tomar cuidado para equacionar corretamente o enunciado:d=dezembroj=janeiroj = d + (40/100 x d)j-350 = d + (12/100 x d)Depois é só substituir uma pela outra, para encontrar o resultado.Esse procedimento todo o mundo sabe fazer...Resultados:d= 1250 e j=1750 ;)
  • Sejam J ==> jan. e D ==>dez.
    .
    De acordo com o enunciado:
    .
    J=1,4D
    J-350=1,12D
    .

    Fazendo a substituição, temos que:
    .
    1,4D-350=1,12D
    1,4D-1,12D=350
    0,28D=350 ==> (isolando o D, fica 350/0,28; como, na prova, a conta será feita "no braço", cortamos a vírgula e acrescentamos dois zeros no dividendo, tornando a divisão bem tranquila ==> 35000 : 28)
    D=35000:28  
    D=1250
    ---------------------------------------
    J=1,4D
    J=1,4 * 1250
    J==>1750
    .
    Alternativa E
  • OBJETIVAMENTE:
    112% ------------------------------------- x-350
    140% ------------------------------------  x

    112x=140(x-350)
    112x= 140x - 49000 (arrumando)
    140x - 112x = 49000
    28x = 49000 (divide por 7 para simplificar)
    4x = 7000
    x = 1750

    LETRA E
  • Visitantes de Dezembro=> VD = X
    Visitantes de Janeiro=> VJ = X + 40% * VD = X + 1,4 * X = 1,4 * X

    VJ – 350 = (X + 12% * VD)
    VJ – 350 = X + 0,12 * X = 1,12 * X
    1,4 * X – 350 = 1,12 * X
    0,28 * X =350 => X = 1250

    VJ =1,4 * X = => VJ = 1750

    Letra E.

ID
110389
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A máquina proposta por John Von Newman conta com o componente Unidade Aritmética e Lógica (ULA), cujos dados, após processados,

Alternativas
Comentários
  • Acredito que esta questão está com o gabarito errado, após pesquisar a resposta encontrei em duas fontes que os dados após processados são armazenados em registradores de saída.

    Muitas das ações dos computadores são executadas pela ULA. Esta recebe dados dos registradores, que são processados e os resultados da operação são armazenados nos registradores de saída. Outros mecanismos movem os dados entre esses registradores e a memória. Umunidade de controle controla a ULA, através de circuitos que dizem que operações a ULA deve realizar.

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Unidade_l%C3%B3gica_e_aritm%C3%A9tica

    "Os dados são fornecidos à ULA em registradores e os resultados de uma operação são armazenados em registradores".

    Arquitetura e Organização de Computadores, William Stallings, Pág. 291.

     

  • Serei obrigado a montar um caderno de questões chamado "TI - FCC - John Von Newman".
  • A Arquitetura de von Neumann - de John von Neumann (pronunciado Nóimann) - é uma arquitetura de computador que se caracteriza pela possibilidade de uma máquina digital armazenar seus programas no mesmo espaço de memória que os dados, podendo assim manipular tais programas. Esta arquitetura é um projeto modelo de um computador digital de programa armazenado que utiliza uma unidade de processamento (CPU) e uma de armazenamento ("memória") para comportar, respectivamente, instruções e dados.

    fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_de_von_Neumann
  • Questão dúbia. Conforme Tanembaum, Org. Estruturada de computadores 5ª Ed., pag 30: "A ALU em si efetua adição. subtração e outras operações simples sobre suas entradas, produzindo assim um resultado no registrador de saída. Esse registrador de saída pode ser armazenado em um registrador. Mais tarde ele poder ser escrito (Isto é, armazenado) na memória, se desejado."

    Ou seja, a ALU produz uma unica saída que é Um resultado no Registrador de saída e este, poderá ser armazenado em memória. Dizer que a própria ALU que faz esse armazenamento é duvidoso!
  • Me parece que os resultados, a depender da arquitetura do processador, podem ser armazenados nos registradores ou na RAM. Não sabia que os dados poderiam ser enviado diretamente para um periférico (de saída). Ver referência: 
    "Uma característica muito importante de nota é que a arquitetura de um processador pode ser orientada de dois tipos: por registrador ou para a memória.

    Se for orientada para registradores como no caso da arquitetura Intel, a ULA, após executar qualquer operação lógica ou aritmética, sempre vai armazenar o resultado no registrador acumuladorNo caso de ser orientado para memória, como é o caso dos microprocessadores da Motorola, nem sempre o resultado é armazenado no acumulador, podendo esse ser armazenado em qualquer posição de memória. Terminada a primeira instrução, a unidade de controle auto incrementa um contador, chamado de contador de programa e vai para a próxima instrução (tipicamente localizada na próxima posição da memória (endereço de memória), a menos que a instrução seja uma instrução de desvio informando o computador que a próxima instrução está em outra posição)."

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Unidade_de_controle

  • Saiu da ULA, vai pra um registrador. Qualquer um que pagou disciplina básica de infra de hardware sabe disso. Só o examinador que não. Ou a ambiguidade foi intencional....

  • Letra A.

     

    Pessoal, atenção.

    Quando a alternativa disse "enviados para um dispositivo de saída.". "Dispositivo de saída" seria o dispositivo responsável por receber o resultado da operação realizada dentro da ALU. Mais especificamente, aqui ela está se referindo ao Acumulador, que é um registrador dentro da ULA. Este é o dispositivo que a questão está mencionado.

    Caso a ULA não tenha um Acumulador, então o resultado da operação é armazenado diretamente na MP.

     


ID
110392
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

ASSEMBLER é o programa utilizado para executar os códigos fontes criados em ASSEMBLY. No contexto da arquitetura de computadores em camadas, esses termos estão fortemente associados à camada de nível

Alternativas
Comentários
  • Assembly ou linguagem de montagem  é uma notação legível por humanos para o código de máquina que uma arquitetura de computador específica usa. A linguagem de máquina, que é um mero padrão de bits, torna-se legível pela substituição dos valores em bruto por símbolos chamados mnemónicos.

    Fonte [http://pt.wikipedia.org/wiki/Assembly]
  • Nível 5 - Linguagens de alto nível (C, Java etc.)
    Nível 4 - Assembler
    Nível 3 - Sistema Operacional.
    Nível 2 - ISA
    Nível 1 - Microprogramação 
    Nível 0 - Lógica digital

ID
110395
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em termos de armazenamento de dados, Blu-Ray e HD-DVD diferem do disco de DVD tradicional

Alternativas
Comentários
  • " Blu-ray, também conhecido como BD (de Blu-ray Disc) é um formato de disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e ao DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade. O disco Blu-Ray faz uso de um laser de cor azul-violeta, cujo comprimento de onda é 405 nanômetros, permitindo gravar mais informação num disco do mesmo tamanho usado por tecnologias anteriores (o DVD usa um laser de cor vermelha de 650 nanômetros). "PONTO DOS CONCURSOS
  • Pits são depressões ou covas na superficie do disco.
    Land é a área lisa que fica entre um Pit e outro.

    Assim, dá pra perceber que a letra B ao falar de sulcos e áreas lisas está se referindo aos pits e lands, sendo igual, portanto à letra D.

    Tanto o Blue-Ray, como o CD e DVD tem pits e lands, e o tamanho fisico dos discos são iguais.

    A) CORRETO
    B) ERRADO - Não diferem
    C) ERRADO - Não diferem  no tamanho fisico dos discos
    D)ERRADO - Não diferem
    E) ERRADO - Não diferem  no tamanho fisico dos discos
  • Os discos blu-ray e HD-DVD têm o mesmo tamanho físico dos discos de DVD (e cds), 12 cm de diâmetro.
    O ponto chave das tecnologias BLU-RAY e HD-DVD são a utilização de um laser azul-violeta usado para ler e gravar dados nos discos. Este laser tem um comprimento de onda menor do que o laser vermelhos usado pelos aparelhos de DVD, o que permite uma maior densidade de gravação.

ID
110398
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Tecnologia que aumenta a frequência do clock para melhorar o desempenho dos núcleos ativos, quando o processador detecta que está abaixo de sua capacidade, temperatura ou limites:

Alternativas
Comentários
  • A tecnologia Turbo Boost da Intel® é um dos muitos recursos novos interessantes que a Intel integrou à mais recente geração da microarquitetura Intel® (codinome Nehalem). Ela automaticamente permite que os núcleos do processador trabalhem mais rápido que a frequência básica de operação quando estiverem operando abaixo dos limites especificados para energia, corrente e temperatura.
  • Infelizmente essa banquinha insiste em questoes assim.

    Retirada daqui: http://www.intel.com/portugues/technology/turboboost/

    "Tecnologia Intel® Turbo Boost 2.0 permite que, automaticamente, os núcleos do processador trabalhem mais rápido que a frequência básica de operação quando estiverem operando abaixo dos limites especificados para energia, corrente e temperatura."
  • Questão muito  mal feita!
    Turbo Boost da Intel® é  uma tecnologia proprietária e que pelo edital não há como alguém saber que algo assim seria cobrado!

  • Turbo boost é parte do i 5 (2 a 4 cores) e é como se fosse um auto-overclock que se ativa sozinho quando há necessidade


ID
110401
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

É um modelo de memória que trabalha com voltagem de 1,5 V e possui um buffer de 8 bits, elevando, dessa forma, seu pico de taxa de transferência a 6400 MB/s:

Alternativas
Comentários
  • DDR2-800 Vs DDR3-800 1,8v / 1,5v 6400MB/s / 6400MB/sbuffer de 4 bits / buffer de 8 bits;)
  • d)DDR3-800.

    Todo DDR3 é 1.5 V. com frequencias que variam de 800 MHz (1600 MB/s) & 1067 MHz.DDR2 é 1.8 V., com 4 accessos/cicle cin tax tgransfer até 6.4 GB/s (200Mhz * 64b * 4)

  • Memoras DDR executam 2 instruções por ciclo de clock.

    Memorias DDR 3 executam 8 instruções por ciclo de clock.

    para se saber a frequência de transferência = Capacidade de transmissão / velocidade de transmissão = 8/6400 = 800.

    Entao temos DDR3 - 800 - Resposta D.


ID
110404
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação ao armazenamento básico e armazenamento dinâmico no Windows Server 2003, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • E) CORRETOA), B) ERRADONo armazenamento dinâmico os discos rígidos são chamados de Discos dinâmicos. Os discos dinâmicos usam volumes ao invés de partições. Os discos dinâmicos usam todo o espaço do disco para criar um único volume, e a principal diferença entre os discos básicos é que com discos dinâmicos podemos criar um número ilimitado de volumes.C), D) ERRADOArmazenamento Básico: No armazenamento básico os discos rígidos são chamados de Discos básicos.Os Discos básicos usam partições para "dividir" o disco rígido e têm um limite de quatro partições primárias por disco, ou três partições primárias e uma partição estendida. Para cada partição primária criada é atribuída uma letra de unidade por exemplo C:,D:. Cada uma destas letras pode ser considerada um driver lógico, ou seja, uma porção do único disco físico existente.

ID
110407
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação à criptografia num ambiente de rede com Windows Server 2003 e Windows XP, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • D) CORRETOA) ERRADOSomente arquivos NTFS permitem a utilização de criptografia.B) o arquivo criptografado somente poderá ser acessado pelo usuário que o criptografou.C) proteção contra exclusão não tem nada a ver com criptografia.D)CORRETOE) pastas e arquivos compactados não podem ser criptografados, PORTANTO arquivos marcados para criptografia serão necessariamente DESCOMPACTADOS PRIMEIRAMENTE.

ID
110410
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Como resultado do comando ls, o Linux exibiu o arquivo: -rw-rw-r-- tucano users 5,3 K Jun 9 9:40 exemplo.doc

A respeito das informações contidas no arquivo acima, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  no caso de arquivos, como a questão está se referindo, temos: Três agrupamentos (rwx), para representar as permissões (leitura, escrita e execução). A ordem é a seguinte -rw-rw-r--. 

    Podemos notar que (-) na frente do primeiro grupo de três representa um arquivo e não um diretório, se fosse um diretório teria a letra (d).  o Primeiro grupo de três se refere ao dono (tucano), com permissões de leitura e escrita, somente, o segundo ao grupo (users), com permissões de leitura e escrita, somente, e o terceiro aos demais usuários, com permissões somente de leitura. Portanto, nenhum dos grupos citados acima tem permissões para execução desse arquivo. 

     


ID
110413
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Linux, para que o arquivo "exemplo.doc" tenha as permissões de acesso configuradas, de modo que o dono tenha direitos totais, o grupo dono somente tenha direito de leitura e os demais usuários nenhum direito, o comando chmod, com números octais, que deve ser utilizado é:

Alternativas
Comentários
  • Correta "e" 3 algarismos binários representa um dos níveis entre usuário (u), grupo (g) e outros (o)
    Para arquivos (-)
     rwx (r-read/leitura; w-write/gravação; x-execute/execução)
    000 0 (zero) permissão negada
    001 1 permissão de execução
    010 2 permissão de gravação
    011 3 permissão de gravação e execução
    100 4 permissão de leitura
    101 5 permissão de leitura e execução
    110 6 permissão de leitura e gravação
    111 7 soma de todas as permissões
  • Não precisa nem saber todos o número OCTAIS para resolver a questão:

    Como a questão informa que a permissão para os demais usuários será nenhuma, apenas a alternativa "e) chmod 740 exemplo.doc", contém essa configuração, corresponde ao terceiro algarismo "0".

  • • Leitura, Gravação, Execução: RWX → 111 = 7

    • Somente Leitura: R - - → 100 = 400

    • Nenhuma permissão: - - - → 000

    Resposta: chmod 740, alternativa E.


ID
110416
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Desde a última reformulação da política de backups, realizada pela empresa JáVai, há alguns meses, a rotina baseia-se em backups normais e incrementais. Se dados forem perdidos, o processo de recuperação necessitará

Alternativas
Comentários
  • Vamos começar pela criação dos BACKUPs normal e incremental. Faz-se um backup normal que salvará TODOS os arquivos deixando-os marcados como já copiados. Ao alterar um desses arquivos ele é desmarcado, mostra que possui informações novas.Ao fazer o Backup Incremental ele copiará todos os arquivos NOVOS e todos aqueles que ESTÃO DESMARCADOS. Depois deste tipo de backup todos os arquivos voltam a serem marcados. Desta forma, é feito um BACKUP NORMAL e vários BACKUPS INCREMENTAIS cada um com informações complementares, pois aquilo que foi salvo ontem não será salvo hoje e assim por diante.Sendo assim, ao precisar das informações será necessário o BACKUP NORMAL somado a todos os outros INCREMENTAIS. Na questão acima a única alternativa que pode ser a correta é a letra B, ou seja, será necessário pelo menos o ÚLTIMO BACKUP NORMAL.
  • Acho que para haver recuperação é obrigatório o último backup normal e todos os incrementais posteriores a ele. Pois, se os dados que foram perdidos estiverem nos backups incrementais (que incluem arquvos novos e os alterados) ao utilizar-se do último backup normal apenas, não haverá uma restauração produtiva. Em minha opinião, não há resposta correta para a questão.
    abç,
  • Concordo plenamente com o colega Elton. A questão não possui alternativa correta.

    Num plano de backups:

    NORMAL + INCREMENTAL = Ao recuperar as informações, o administrador deverá restaurar o último backup NORMAL + TODOS os backups INCREMENTAIS subsequentes. 

    NORMAL + DIFERENCIAL = Ao recuperar as informações, o administrador deverá restaurar o último backup NORMAL + o último backup DIFERENCIAL

    Complementando:

    INCREMENTAL: Salva os dados criados os modificados desde o último backup NORMAL ou INCREMENTAL. "Marca" os arquivos, informando que eles passaram por backup (desmarcando o atributo de arquivo), portanto, no próximo backup INCREMENTAL, somente os dados criados ou alterados desde o último INCREMENTAL serão salvos.

    Ex.: 
    Backup:
    Seg          Ter                  Qua               Qui               Sex
    Normal     Incremental      Incremental   Incremental   Incremental
    Restore:
    A falha ocorre no sábado, então: Restaurar o Backup NORMAL de Segunda + os INCREMENTAIS de Terça, Quarta, Quinta e Sexta, nessa ordem.

    DIFERENCIAL: Salva todos os dados criados ou modificados desde o último backup NORMAL, mas não marca os arquivos como que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado), portanto, no próximo backup DIFERENCIAL, o sistema irá realizar o backup completo desde o último backup NORMAL, somando todos os dados criados ou modificados num só arquivo de backup DIFERENCIAL.

    Ex.: 
    Backup:
    Seg          Ter                  Qua               Qui               Sex
    Normal     Diferencial      Diferencial  Diferencial   Diferencial
    Restore:
    A falha ocorre no sábado, então: Restaurar o Backup NORMAL de Segunda + o DIFERENCIAL da Sexta, nessa ordem.
  • b) pelo menos do último backup normal. - CORRETÍSSIMA

    Porque vamos supor um cenário em que 10 arquivos tenham sido modificados e na hora em que vc precisar restaurar seu backup, vc apenas necessite desses 10 arquivos gravados no último backup incremental. Isso tornaria a acertiva 'B' correta, porque ela diz pelo menos do último e para restaurar seus arquivos nesse cenário hipotético, vc apenas precisou do último backup incremental, uma vez que todos os arquivos foram gravados nele.
  • Concordo com o Milton em parte. A questão fala de pelo menos do último bakcup normal, não do último incremental. Das opções, achei a letra B mais certa, vejamos porque:
    Qualquer backup incremental tem como referência sempre o último backup normal ou último incremental (na prática, o incremental anterior precisará de um backup normal no final das contas). Então, impreterivelmente, backup normal será necessário para pelo menos inicializar o processo.  
    A expressão "pelo menos" não indica que ele é suficiente para restauração, mas que pelos menos para iniciar qualquer restore, precisará dele.

    T+
  • E completando o comentário de Wagner:

    Caso não haja nenhuma mudança desde o último backup normal, nenhum backup incremental precisará ser feito. Portanto, nesse caso, só o último backup normal é necessário. O "pelo menos" dessa questão é a chave para acertá-la.
  • Backup Incremental: realiza um backup dos arquivos que foram alterados ou novos desde o último backup, de qualquer tipo. Em suma, é um backup de atualização.


    Backup Diferencial: realiza um backup dos arquivos que foram alterados desde o último backup completo. É um backup intermediário entre o incremental e o completo.


    Backup Completo: como o próprio nome diz, todos os arquivos e pastas na unidade sofrem o backup, ou seja, é criada uma cópia de segurança para todos esses arquivos.

  • Achei essa questão uma sacanagem!!
    Concordei que a alternativa B é correta pelos comentários dos colegas, mas não vejo o porque a d não pode estar certa também
    MAAAS se tratando de FCC, vale a menos errada, ou a mais certa, né?

  • Gab.B

    Mais uma vez vale a interpretação.

    Todas as outras não são suficientes, então, "pelo menos" indica que ainda que fique incompleto será necessário para iniciar o processo de restauração.

    Obs: Eu erreiiiii, marquei a D. Enfim. Apredizado.


ID
110419
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Se no ambiente Windows um arquivo foi marcado com o "atributo de arquivamento" significa que

Alternativas
Comentários
  •  A estrutura com a qual o Windows grava seus arquivos define 3 (três) atributos possíveis a qualquer arquivo:

    • Somente Leitura: define que o arquivo não poderá ser salvo, apenas lido. Ou seja, um arquivo marcado com esse atributo não pode ser modificado a menos que se retire a definição de Somente Leitura.
    • Oculto: define que o arquivo não será visto nas janelas do Windows Explorer. Só é possível acessar esse arquivo se o nome dele for conhecido.
    • Arquivo Morto, no XP (ou Arquivamento, nos Windows anteriores): define que o arquivo em questão participará do próximo backup a ser realizado no computador. Este atributo só é interessante para programas de backup.

    Resposta letra E

  • O atributo de arquivamento do Windows indica que o arquivo deve fazer parte do backup atual. Ele é modificado para ativo, sempre que o arquivo sofre alguma alteração. Com isso, em relação aos tipos de backup, temos os seguintes comportamentos:
    • Backup normal: o atributo é desmarcado. 
    • Backup incremental: o atributo é desmarcado.
    • Backup diferencial: o atributo não é modificado.

ID
110422
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Há desktops que, por sua arquitetura, são projetados especificamente para ambiente de virtualização. Nesse contexto, considere:

I. o gerenciamento é centralizado e as instalações são simplificadas.

II. há dependência de hardware e dificuldade para a execução de backups.

III. há muito consumo de disco e de memória RAM.

IV. os desktop podem ter recursos de hardware limitados.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A virtualização reduz a dependência do hardware ao criar sua própria camada de abstração de hardware.

  • Esta pergunta peca na formulacao uma vez que o item III se relaciona exclusivamente ao consumo de disco e RAM nos servidores mas pergunta se baseia no desktop onde praticamente o consumo de ram e de disco 'e insignificante.

  • Moacir


    Dizer que há dependência está correto. Na questão não aborda se a dependência é maior ou menor.


    []'s

  • GAB. B

    I. o gerenciamento é centralizado e as instalações são simplificadas.

    III. há muito consumo de disco e de memória RAM.

    IV. os desktop podem ter recursos de hardware limitados.

  • E se ele comprou o documento? Ganhou? Achou? Enfim, se o enunciado só diz que ele portava o documento falso, não autoriza presumir que foi ele quem falsificou.


ID
110425
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No LDAP, o modelo que define como os clientes podem acessar, manipular e alterar as informações num diretório é o

Alternativas
Comentários
  • Existem 4 modelos no LDAP:

    - Modelo de Informação: define o tipo de informação que pode ser armazenada em um diretório LDAP;
    - Modelo de Nomes: define como a informação no diretório LDAP pode ser organizada e referenciada;
    - Modelo Funcional: define o que pode ser feito com a informação no diretório LDAP e como ela pode ser acessada e alterada;
    - Modelo de Segurança: define como a informação no diretório LDAP pode ser protegida de acessos ou modificações não autorizadas;

    Referência:

    http://www.rnp.br/_arquivo/sci/2004/curso_LDAP.pdf
    Página 25
     

  • a)de segurança. [ERRADO. Define como a informação no diretório LDAP pode ser protegida de acessos ou modificações não autorizadas]
    b)de informação. [ERRADO. define o tipo de informação que pode ser armazenada em um diretório LDAP]
    c)funcional. [CORRETO]
    d)de nomes. [ERRADO. define como a informação no diretório LDAP pode ser organizada e referenciada]
    e)de esquema. [ERRADO. Não existe]

  • O "Modelo de Esquema"... é a base do LDAP!

    .

    "LDAP Schema Model

    O modelo de esquema LDAP define os tipos de dados e elementos de informação que você pode armazenar em um diretório. A unidade básica de informações em um diretório é uma entrada, que contém informações sobre um objeto específico, como uma pessoa ou computador. As entradas são compostas de atributos, que consistem em um tipo e um ou mais valores. Cada atributo obedece a uma sintaxe que determina o tipo de valores que cada atributo pode conter. Exemplos de tipos de atributos são seqüência de caracteres unicode, binário e inteiro. LDAP permite que você codificar a maioria dos elementos dados protocolo como seqüências de caracteres comuns."

    .

    Fonte: https://notloaded.wordpress.com/2011/09/04/ldap-lightweight-directory-access-protocol/

  • Information model

    The information model provides the structures and data types necessary for building an LDAP directory tree. An entry is the basic unit in an LDAP directory. You can visualize an entry as either an interior or exterior node in the Directory Information Tree (DIT). An entry contains information about an instance of one or more es. These es have certain required or optional attributes. Attribute types have defined encoding and matching rules that govern such things as the type of data the attribute can hold and how to compare this data during a search. This information model will be covered extensively in the next chapter when we examine LDAP schema.

    Naming model

    The naming model defines how entries and data in the DIT are uniquely referenced. Each entry has an attribute that is unique among all siblings of a single parent. This unique attribute is called the relative distinguished name (RDN). You can uniquely identify any entry within a directory by following the RDNs of all the entries in the path from the desired node to the root of the tree. This string created by combining RDNs to form a unique name is called the node’s distinguished name (DN).

    In , the directory entry outlined in the dashed square has an RDN of . Note that the attribute name as well as the value are included in the RDN. The DN for this node would be  .

    Functional model

    The functional model is the LDAP protocol itself. This protocol provides the means for accessing the data in the directory tree. Access is implemented by authentication operations (bindings), query operations (searches and reads), and update operations (writes).

    Security model

    The security model provides a mechanism for clients to prove their identity (authentication) and for the server to control an authenticated client’s access to data (authorization). LDAPv3 provides several authentication methods not available in previous protocol versions. Some features, such as access control lists, have not been standardized yet, leaving vendors to their own devices.

    fonte:

    https://www.oreilly.com/library/view/ldap-system-administration/1565924916/ch01s03.html

    Gab, letra C


ID
110428
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em redes de computadores, é o tipo de ataque em que o espião intercepta a comunicação entre dois usuários, de forma que o usuário A comunique-se com ele mesmo pensando ser o usuário B, e o usuário B também o faz, pensando ser o usuário A. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • C) CORRETOO ataque “man in the middle” (literalmente “ataque do homem no meio” ou “ataques do interceptor”), às vezes chamado MITM, é um cenário de ataque no qual um pirata ouve uma comunicação entre dois interlocutores e falsifica as trocas a fim de fazer-se passar por uma das partes. A maior parte dos ataques de tipo “man in the middle” consiste em ouvir a rede com a ajuda de um instrumento chamado sniffer.
  • Para complementar

    Em informática Pharming é o termo atribuído ao ataque baseado na técnica DNS cache poisoning (envenenamento de cache DNS) que, consiste em corromper o DNS (Sistema de Nomes de Domínio ou Domain Name System) em uma rede de computadores, fazendo com que a URL (Uniform Resource Locator ou Localizador Uniforme de Recursos) de um site passe a apontar para um servidor diferente do original.

    Ao digitar a URL (endereço) do site que deseja acessar, um banco por exemplo, o servidor DNS converte o endereço em um número IP, correspondente ao do servidor do banco. Se o servidor DNS estiver vulnerável a um ataque de Pharming, o endereço poderá apontar para uma página falsa hospedada em outro servidor com outro endereço IP, que esteja sob controle de um golpista.

    Os golpistas geralmente copiam fielmente as páginas das instituições, criando a falsa impressão que o usuário está no site desejado e induzindo-o a fornecer seus dados privados como login ou números de contas e senha que serão armazenados pelo servidor falso.
    ______________________________________________________________________________________________________________________

    SYN flood ou ataque SYN é uma forma de ataque de negação de serviço (também conhecido como Denial of Service - DoS) em sistemas computadorizados, na qual o atacante envia uma seqüência de requisições SYN para um sistema-alvo visando uma sobrecarga direta na camada de transporte e indireta na camada de aplicação do modelo OSI.

    Quando um cliente tenta começar uma conexão TCP com um servidor, o cliente e o servidor trocam um série de mensagens, que normalmente são assim:

    O cliente requisita uma conexão enviando um SYN (synchronize) ao servidor. O servidor confirma esta requisição mandando um SYN-ACK(acknowledge) de volta ao cliente. O cliente por sua vez responde com um ACK, e a conexão está estabelecida.

    Isto é o chamado aperto de mão em três etapas (Three-Way Handshake).

    Um cliente malicioso, que implemente intencionalmente um protocolo TCP errado e incompleto, pode não mandar esta última mensagem ACK. O servidor irá esperar por isso por um tempo, já que um simples congestionamento de rede pode ser a causa do ACK faltante.

    Esta chamada conexão semi-aberta explora a boa-fé do protocolo TCP que espera por um certo tempo e algumas tentativas de restabelecimento de um sinal ACK válido para retomar a comunicação. A resposta maliciosa ao comando SYN gerada pelo cliente pode ocupar recursos no servidor (memória e processamento) ou causar prejuízos para empresas usando softwares licenciados por conexão (aumento de conexões "ativas"). Pode ser possível ocupar todos os recursos da máquina, com pacotes SYN. Uma vez que todos os recursos estejam ocupados, nenhuma nova conexão (legítima ou não) pode ser feita, resultando em negação de serviço. Alguns podem funcionar mal ou até mesmo travar se ficarem sem recursos desta maneira.

  • nem sempre se pode pensar que se sabe uma questão por saber sua tradução de uma palavra ou expressão num outro idioma, porém se man in the middle estava no meio é porque ele interceptava A e B.
  • Pessoal, a forma conceitual do ataque com as características citadas é o "Man-In-The_Middle". Porém, é importante termos em mente que há várias formas de executar o conceito Man-In-The-Middle, dependendo o objetivo malicioso. Por exemplo, "o ataque do tipo ARP-Poisoning (ou ARP-Spoofing) é o meio mais eficiente de executar o ataque conhecido por Man-In-The-Middle, que permite que o atacante intercepte informações confidenciais posicionando-se no meio de uma conexão entre duas ou mais máquinas."

    Fonte da parte entre aspas: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/ARP-Poisoning-compreenda-os-principios-e-defendase?pagina=1.
    Bons estudos!
  •  O ataque Man in the Middle (homem-do-meio) refere-se à forma de ataque em que uma comunicação entre duas pessoas é interceptada por uma terceira. O atacante simplesmente recebe e, opcionalmente, repassa as informações do transmissor para o receptor, sem que ambos percebam que a comunicação não está sendo, de fato, direta.


ID
110431
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um filtro de pacotes é incapaz de

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETOPhishing é o ato de atrair alguém para um website falso. Um método comum é mandar um e-mail que aparenta ter sido enviado de uma fonte segura, mas que contém um link para um site malicioso. O site malicioso é projetado para aparentar o site legítimo no esforço de enganar você a revelar informação pessoal ou fazer o dowlnoad de um vírus.

ID
110434
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Na criptografia assimétrica

Alternativas
Comentários
  • Criptografia Assimetrica utiliza duas chaves: uma Pública que faz o processo da encriptação e outra privada que faz a descriptação.Logo, quando se quer utilizar criptografia, o remetente da msg envia a sua chave pública para o destinatário.
  •  Questão incorreta.

    O remetente pode encriptar a mensagem utilizando tanto a chave pública quanto a privada.
    Se encriptar com a chave pública, garante a confidencialidade, sendo que somente o portador da chave privada conseguirá descriptografar.
    Se encriptar com a chave privada, sendo dela o único portador, qualquer um com a chave pública poderá descriptografar, não existindo assim a confidencialidade, mas neste caso o objetivo é a autenticidade e não-repúdio, pois o remetente só poderá ser uma única pessoa, que é o portador da chave privada.

    Acho que meu raciocínio está correto né?

    Alguém sabe se essa questão não foi anulada?

    Abraços
  • Daniel,

    A questão está correta. O fato de ser possível criptografar com a chave privada, não causa ambiguidade para nenhuma das respostas. E dentre as alternativas a B) está totalmente correta. Dica: Para responder questões (em especial da FCC), em alguns momentos temos que sermos restritivos, nao fazer muita interpretação, e trabalhar apenas com o que está na questão (meio como LEIGO).

    Espero ter ajudado.
  • Questão bem estranha. Nesse caso, fui por eliminação, e a única que não parecia absurda era a B.

  • Também fiquei na dúvida, mas por eliminação cheguei a B, vamos lá.


    A) usa-se uma única chave para encriptar e decriptar mensagens. ERRADA

    É assimétrico, já eliminamos.


    B) apenas a chave de encriptação é compartilhada. CERTA

    Para garantir a confidencialidade usamos da chave publica do destinatário, que por sua vez será o único a descriptografar a mensagem com sua chave privada.


    C) encriptação e decriptação são processos simples que exigem pouco processamento. ERRADA

    Não, são processos complexos e exigem em regra, muito processamento.


    D) há suscetibilidade a quebras de segredo por meio da autenticação do algoritmo 3DES. ERRADA

    3DES é simétrico, invalidando a alternativa.


    E) a chave de encriptação é gerada pelo seu titular, por meio da função hash MD5, exclusivamente. ERRADA

    "Exclusivamente" já nos deixa com pé atrás em 99% das questões, nessa não seria diferente. O RSA por exemplo também poderia ser usado, não somente o MD5.

  • Questão Ridículaaaaa!

    A chave pública é compartilhada querido, que pode ser tanto a usada para encriptação, quanto à usada para decriptação.

  • Só se criptografia assimétrica for sinônimo de confidencialidade

  • a) Errado. Simétrica;

     

    b) Certo. A chave de encriptação do destinatário é publica e utilizada para encriptar uma mensagem enviada a ele que usará sua chave privada para decifrar a mensagm.

     

    c) Errado.

     

    d) Errado. Esse algoritmo é utilizado na criptografia simétrica;

     

    e) Errado. "Exclusivamente";


ID
110437
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação ao conteúdo dos dados de um certificado digital, nele NÃO consta

Alternativas
Comentários
  • A chave do titular que consta no certificado digital é a chave pública.
  • A chave privada deve ficar somente com o requerente do certificado. 

    Nem mesmo a AC ou algum órgao do governo estão autorizados a ter a chave privada do cidadao.

  • Dentro do CD há apenas uma chave e a chave lá dentro é apenas a chave pública da Entidade (pessoa física, pessoa jurídica, uma aplicação ou um servidor).
    A chave privada evidentemente não está dentro do certificado por uma razão de segurança.
    E claro, o CD não é uma informação privada!
    O certificado é uma informação ostensiva, pois seu propósito é divulgar livremente sua chave pública para os demais!!!

     

  • Gab . A

    Informações de um Certificado Digital:

    Identificação do proprietário (Nome. RG, CPF, CNPJ...)

    Informações sobre a entidade emissora;

    Assinado digitalmente pela entidade emissora

    Possui chave pública do proprietário e chave privada da AC;

    Data de validade do certificado...


ID
110440
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na comunicação de dados, os pacotes são individualmente encaminhados entre nós da rede de computadores, por meio de ligações de dados tipicamente partilhadas por outros nós. Tais pacotes são também denominados

Alternativas
Comentários
  • DATAGRAMA 

  • Pacote/Datagrama = PDU da camada de Rede


ID
110443
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na comunicação de dados, é um protocolo orientado à conexão que contém operações para estabelecer, reinicializar/ encerrar conexão e transmitir dados:

Alternativas
Comentários
  •  Gabarito: C

    - TCP: Transmission Control Protocol é um dos protocolos sob os quais assenta o núcleo da Internet nos dias de hoje. O TCP é um protocolo do nível da camada de transporte (camada 4) do Modelo OSI e é sobre o qual assentam a maioria das aplicações cibernéticas, como o SSH, FTP, HTTP — portanto, a World Wide Web. A versatilidade e robustez deste protocolo tornou-o adequado para redes globais, já que este verifica se os dados são enviados de forma correta, na sequência apropriada e sem erros, pela rede.

    - ICMP: Internet Control Message Protocol, é um protocolo integrante do Protocolo IP, utilizado para fornecer relatórios de erros à fonte original. Qualquer computador que utilize IP precisa aceitar as mensagens ICMP, e alterar o comportamento em resposta ao erro relatado. Os gateways devem estar programados para enviar mensagens ICMP quando receberem datagramas que provoquem algum erro.

    - HDLC: High-level Data Link Control.Trata-se de um protocolo orientado a bit, utilizado na recomendação X.25, que opera de modo síncrono. É orientado a conexão, contendo operações para estabelecer conexão, transmitir dados, reinicializar conexão e encerrar conexão. Possui os modos de transmissão half-duplex e full-duplex, além de transmitir dados através de frames

    - FDDI: O padrão FDDI (Fiber Distributed Data Interface) foi estabelecido pelo ANSI (American National Standards Institute) em 1987, e também atual nos níveis 1 e 2. As redes FDDI adotam uma tecnologia de transmissão idêntica às das redes Token Ring, mas utilizando, vulgarmente, cabos de fibra óptica, o que lhes concede capacidades de transmissão muito elevadas (na casa dos 100 Mbps ou mais) e a oportunidade de se alargarem a distâncias de até 200 Km, conectando até 1000 estações de trabalho. Por essas características, é indicado para a interligação de redes através de um backbone.

    fonte: http://sites.google.com/site/pdscefetsp/tcpipcamada2

  • Pegadinha da FCC:

    O TCP, apesar de ser um protocolo orientado à conexão que contém operações para estabelecer,  e encerrar conexão e transmitir dados, não tem operações para reinicializar a conexão.

    Mais uma questão da FCC tirada do wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/HDLC:

    "Protocolo orientado a conexão, contendo operações para: Estabelecer conexão Transmitir dados Reinicializar conexão Encerrar conexão"
  • Nunca utilizei o Wikipédia para estudar questões de Informática

    Mas vejo a necessidade, devido as cópias feitas pela FCC

    Vamos em frente
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/HDLC

    Bons Estudos!!!!

  • Table de Flags TCP.


    URG - O pacote contem dados importantes

    ACK - Certificação que recebeu o ultimo pacote ou outra resposta.

    PSH - Envia imediatamente mesmo se o buffer não estiver cheio.

    RST - Reseta a conexão ( ocorreu erro ou coisa parecida ).

    SYN - Inicia conexão.

    FIN - Termina conexão


    Obs: O Flag RST não seria referente à reiniciar a conexão??!!


    Fonte: http://www.informabr.com.br/tcpconexao.htm



ID
110446
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Cut-through e store-and-forward são modos de operação típicos do

Alternativas
Comentários
  • switches possuem modos de operaçãoCut-through - comutação acelerada - os frames são encaminhados logo após de analisado o endereço destino, sem fazer nenhum outro processamento, reduzindo a latencia de processamento.store-and-forward - Como o nome já diz, primeiro é processado todo o frame para depois então ser encaminhado.
  • É, ok! Dois pesos duas medidas
    Em outra questão a FCC pergunta a mesma coisa e a resposta é Switch e Roteador. Detalhe: a opção que contemplava a Bridge estava errada. Ou seja, para FCC é o seguinte:

    Usa Cut-through e store-and-forward com CERTEZA: switch
    Usa Cut-through e store-and-forward , mas pode ficar fora da lista: roteador
    Nãu usa Cut-through e store-and-forward apesar de sabermos que usa sim! : bridge
  • Caro Leoh,
      Estava resolvendo questões relacionadas com métodos de switching e fiquei com a mesma impressão sua. Acho que você se refere à questão Q61252, do TRE-RS (Técnico). Todavia, voltei para analisar o enunciado da referida questão e lá consta "Stored-and-Forward é um método de encaminhamento de pacotes de utilização comum em", ou seja, a questão neste caso não trata do método cut-through.
      Não sei afirmar ao certo se o cut-throught seria aplicável a roteamento, mas até acredito que a bridge ambos os métodos citados nesta questão aqui possam ser.
      Nas questões da FCC é preciso atenção às "sutilezas" e pequenas diferenças entre os enunciados e, como muitos dizem, ir sempre na "mais certa" das respostas.
      Enfim, só para tentar colaborar.

    Abs,
    Diego.
  • Switching Cut-Through é um método para sistemas de comutação de frames, em que o switch começa encaminhando um frame (ou pacote) antes dele ser totalmente recebido, normalmente, esse processo acontece assim que o endereço destino é reconhecido. Ao contrário de Switching Store-and-forward, o Cut-Through reduz o tempo de atraso durante o switching e deixa que dispositivos de outras camadas façam o reconhecimento de erros. Embora esse fator, a técnica pode ocupar uma maior largura de banda, uma vez que não descarta quadros danificados e inválidos.

    resumo:

    store-and-forward: + integridade & latencia

    cut-through: - latencia & integridade


ID
110449
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na arquitetura TCP/IP, diversas camadas de software interagem somente com as camadas acima e abaixo, por meio de seus respectivos protocolos. Numa comunicação típica dessa arquitetura a utilização dos protocolos ocorre na sequência

Alternativas
Comentários
  • >> Aplicação, Transporte, Rede, Enlace
  • No modelo da arquitetura OSI e TCP/IP a camada superior utiliza os serviços disponibilizados nas camadas inferiores. Não ocorrendo o inverso. Sendo assim, o FTP encontra-se na camada de aplicação utiliza os recursos da camada de transporte (onde encontra-se o TCP), o TCP utiliza os recursos da camada abaixo, camada de rede (onde encontra-se o IP), o IP utiliza os recursos disponibilizados da camada abaixo, enlace (onde encontra-se o PPP). Por isso a sequência correta é: FTP, TCP, IP, PPP.
  • A Comunicação ocorreria de cima para baixo no modelo TCP/IP.

  • muito boa a questão

     


ID
110452
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No ITIL, registrar e descrever todos os componentes da infraestrutura de TI é uma atividade do Gerenciamento

Alternativas
Comentários
  • Item correto: letra B
    Gerenciamento de Configuração
    O objetivo do Gerenciamento de Configuração é fornecer informação segura e atualizada sobre os itens de configuração (IC's) em uso, desse modo assegura-se o inter-relacionamento direto com as demais disciplinas de gerenciamento de serviços da TI.
    Cada empresa depende da provisão econômica serviços da TI. Do ponto da vista de aspectos apenas legais e financeiros, a operação e a administração de recursos de TI estão tornam-se sempre mais problemáticos. O Gerenciamento de Configuração neste momento torna possível para o gerenciamento de TI controlar os elementos da TI e os ativos (por exemplo: hardware, software, documentação, licenças, etc..). De acordo com a terminologia da ITIL, tais elementos são chamados da "itens de configuração" (ICs). Os CIs mostram o inter-relacionamento dos elementos individuais da infra-estrutura da TI.
  • Uma resalva.  O Gerenciamento de Configuração não registra e descreve "todos", pois se aumentar muito os itens registrados torna-se difícil controlar atualizações. Então não é necessário por exemplo registrar mouses, teclados etc.
  • Essas questões de antigamente eram muito mamão com açúcar, infelizmente hoje não é mais assim. Se eu voltasse no tempo uns 8 anos, com o conhecimento que tenho hoje, seria primeiro lugar em qualquer concurso.


ID
110455
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No ITIL, um Erro Conhecido pode ser fechado

Alternativas
Comentários
  •  Gabarito: C

    O diagnóstico bem sucedido de um problema resulta em um Erro Conhecido. Baseado neste Erro Conhecido, uma requisição de mudança pode ser aberta. O registro do Erro Conhecido pode ser fechado quando a revisão das mudanças levou a um resultado satisfatório.

     

    font: http://gsti.blogspot.com/2009/09/simulado-itil-v2_25.html


ID
110458
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No ITIL, interrupções de serviços relatadas pelos usuários são classificadas pelo Gerenciamento

Alternativas
Comentários
  • Item correto: letra C
    Incidentes:
    O Gerenciamento de Incidentes tem como foco principal restabeler o serviço o mais rápido possível minimizando o impacto negativo no negócio, uma solução de contorno ou reparo rápido fazendo com que o cliente volte a trabalhar de modo alternativo.
    Garantir que os melhores níveis de disponibilidade e de qualidade dos serviços, sejam mantidos conforme os acordos de nível de serviço é também uma tarefa da gerência de incidentes.
  • Ficou um pouco vago essa afirmação do enunciado. Afinal, são que tipo de interrupções? Planejadas ou não planejadas?


    Enunciado: "No ITIL, interrupções de serviços relatadas pelos usuários são classificadas pelo Gerenciamento"
    Definição de incidente: Interrupção não planejada ou redução na qualidade de um serviço de TI.

    Como mostrado acima, incidente não é qualquer interrupção, mas apenas as não planejadas. Interrupções planejadas, como manutenções, não são incidentes.

ID
110461
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

É uma atividade típica do Gerenciamento de Problemas:

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito. Acredito que a letra C também poderia ser considera correta, conforme atribuições listadas abaixo para o gerenciamento de problemas:

    Eliminar incidentes recorrentes

    Minimizar o impacto de incidentes que não possam ser evitados
    Principais atividades
    Diagnóstico da causa de incidentes
    Determinação da solução (de contorno ou definitiva)
    Acompanhamento da aplicação da solução

    Documentação da solução (erro conhecido)

  • Concordo com o colega... gaba errado... o item C também é uma atividade típica.

    Envolve:  Diagnosticar, Determinar Solução...

  • Isso é típico da FCC, o candidato ter que buscar a alternativa "menos errada" ou mais completa.
    Errei a questão justamente porque marquei letra C. ;/
  • Pessoal,

    Gerência de Problema investiga e realiza diagnóstico de problemas.

    Na ITIL, problema e incidente são conceitos completamente distintos.
  • Concordo com você christiano, contudo a questão está muito mal elaborada. A análise de problemas parte justamente da ocorrência de incidentes. Temos problemas derivados da ocorrencia de um ou mais incidentes, de RDM's ou eventos. Quando a questão fala que é uma função do Ger. de problemas investigar e diagnosticar incidentes ao meu ver está correto, tanto que marquei a letra C também.

    Se formos analisar com mais calma a "menos errada" realmente é a alternativa A, mas questões como essa me chateiam muito. Caso eu esteja errado podem comentar.

    ;D
  • Discordo dos dois colegas acima, seria investigar e diagnosticar incidentes mesmo!! Isso o prof. Gledson deixa bem claro nas suas vídeo aulas lá do Cathedra.

  • O gerenciamento de incidentes faz a investigação e o diagnóstico de incidentes de maneira a oferecer mais rapidamente uma solução de contorno ao usuário.  O gerenciamento de problemas entra quando verifica-se que certos incidentes nao são pontuais e que tem relacionamento com um problema específico. Então trata-se isso como problema e realiza-se a investigação da causa-raíz. Porém a gestão de problemas tem também esse caratér pró-ativo ao realizar análise de tendências.
  • O Gerenciamento de Problemas investiga a "causa" dos incidentes e não os incidentes. Quem faz isso é o Gerenciamento de Incidentes.
    Por isso a letra C está errada.
  • O pessoal reclama tanto que a FCC copia e cola (concordo também), mas quando cai uma questão que envolve o raciocínio, acabam errando. Com certeza é umas das atividades do Gerenciamento de Problemas, se possível, prevenir os incidentes (aqui nem precisava do proativamente, se já estamos falando de prevenção).

  • Já que a FCC julga o item mais correto, a resposta teria que ser a C.

    Essa estória de análise de tendência não ajuda em nada, uma vez que precisamos encontrar uma solução para aquele incidente e não vermos quantos existem em cada categoria...

  • O que invalida a C e E é a palavra incidente, mas, em ambos os ciclos de vida, tem as etapas apresentadas nas alternativas.


ID
110464
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

DROP é um comando utilizado para apagar um objeto do banco de dados e é parte integrante do subconjunto da linguagem SQL denominado

Alternativas
Comentários
  • Gatilhos DDL e DML são usados com finalidades diferentes.

    Gatilhos DML operam em instruções INSERT, UPDATE e DELETE e ajudam a impor regras de negócio e integridade de dados estendida, quando os dados são modificados em tabelas ou exibições.

    Gatilhos DDL operam em instruções CREATE, ALTER, DROP e outras instruções DDL e procedimentos armazenados que executam operações similares a DDL. São usados para executar tarefas administrativas e impor regras de negócio que afetam bancos de dados. Aplicam-se a todos os comandos de um mesmo tipo em todo o banco de dados ou servidor.

    fonte: http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms189599.aspx

  • DML - Linguagem de Manipulação de Dados
    INSERT
    UPDATE
    DELETE

    DDL - Linguagem de Definição de Dados
    ALTER TABLE
    CREATE INDEX
    ALTER INDEX
    DROP INDEX
    CREATE VIEW
    DROP VIEW
     

    DCL - Linguagem de Controle de Dados
    GRANT
    REVOKE
    ALTER PASSWORD
    CREATE SYNOMYM

    DTL - Linguagem de Transação de Dados
    BEGIN WORK / START TRANSACTION
    COMMIT
    ROLLBACK
     


ID
110467
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Num banco de dados relacional,

Alternativas
Comentários
  • a) Errado! Um campo pode assumir um valor nulo.
    b) Errado! Ele é uma chave estrangeira na tabela X.
    c) Errado! Um registro é uma instância (ou tupla) de uma tabela.
    d) Errado!Uma tabela são todas as colunas.
    e) Correto! Podem existir campos nulos.
  • Basta entender que "registro" refere-se LINHA na tabela. 
    Sabe-se que as linhas não precisam conter informações em todas as colunas; pode haver campos NULL, conforme alternativa E.

  • Questão muito simples, quem já trabalhou com banco de dados pelo menos uma vez na vida, sabe que nem todas as colunas precisam ser preenchidas. A não ser que todos os campos sejam "not null", aí sim você teria que ter um valor!

  • Quando nao ha um registro preenchido, ele recebe valor null (a menos que seja PK, o qual devera receber um valor unico)


ID
110470
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

A estrutura de dados composta por nós que apontam para o próximo elemento da lista, com exceção do último, que não aponta para ninguém, é denominada

Alternativas
Comentários
  • lembrando que FILAS e PILHAS são tipos de listas, logo, a estrutura de dados de ambas é a LISTA.

     

  •  A questão entrega o resultado ...

  • Como assim lucas?uma pilha também é uma lista, a questão não entrega o resultado por falar "o próximo elemento da lista".

    []´s
  • Não entendi porquê a resposta não poderia ser fila ou pilha. Não entendo muito do assunto, mas pelo que estudei, em todos os 3 tipos de estrutura cada nó aponta para o próximo elemento. A diferença é que na fila só entra por um lado e sai pelo lado oposto, na pilha só entra e sai pelo mesmo lado e na lista pode-se inserir ou remover elementos de qualquer posição. A situação em que "o último não aponta pra ninguém" só restringiria a lista circular, mas esta nem foi mencionada.


    Alguém pode explicar?


    A única explicação que vejo é o que o Lucas falou, que a questão deixa explícito que a estrutura de dados que está sendo mencionada é a lista. Embora as pilhas sejam também conhecidas como listas LIFO e as filas como listas FIFO.

  • Tayse CA, você tem razão. Lucas Simão, a questão não entrega resultado nenhum. Se o gab fosse a ou b? Então não entrega resultado menhum. Acertei porque fui na mais correta. Questão mal feita.

  • Substantivo???


ID
110473
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em UML, ele é uma variação do diagrama de classes e utiliza quase a mesma notação, exceto que os objetos são escritos com seus nomes sublinhados e todas as instâncias num relacionamento são mostradas. Trata-se do diagrama de

Alternativas
Comentários
  • O diagrama de objetos é uma variação do diagrama de classes e utiliza quase a mesma
    notação. A diferença é que o diagrama de objetos mostra os objetos que foram instanciados
    das classes. O diagrama de objetos é como se fosse o perfil do sistema em um certo momento
    de sua execução. A mesma notação do diagrama de classes é utilizada com 2 exceções: os
    objetos são escritos com seus nomes sublinhados e todas as instâncias num relacionamento
    são mostradas. Os diagramas de objetos não são tão importantes como os diagramas de
    classes, mas eles são muito úteis para exemplificar diagramas complexos de classes ajudando
    muito em sua compreensão. Diagramas de objetos também são usados como parte dos
    diagramas de colaboração, onde a colaboração dinâmica entre os objetos do sistema são
    mostrados.
  • Diagrama de objeto é uma instância do diagrama de classe
  • ficar atento à palavra instância


ID
110476
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

É uma tag HTML que conta com os atributos href e name para possibilitar o estabelecimento de hiperligações (link), para outro trecho de um documento, para outra página de Internet ou mesmo um endereço de e-mail:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    A Tag "a" define um link. É no atributo "href" onde definimos o endereço de destino quando o link for clicado.

  • a (anchor)

    Anchor em html define um link para outra parte do texto ou um html externo

  • b) O <b> tag especifica o texto em negrito.

    c) A tag <meta> fornece metadados sobre o documento HTML. Metadados não será exibido na página, mas será parsable máquina.

    d) <head> elemento pode incluir um título para o documento, scripts, estilos, informações meta, e muito mais.

    e) A <i> tag define uma parte do texto em uma voz alternativa ou humor. O conteúdo da tag geralmente é exibido em itálico.

    A tag pode ser usado para indicar um termo técnico, uma frase de outro idioma, um pensamento, ou um nome do navio, etc.


ID
130807
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O nascimento da humanidade em jardins verdejantes
com árvores frutíferas faz parte da mitologia de muitas religiões.
Também inspirou grandes pintores, como o renascentista
Hieronymus Bosch, autor de Jardim do Éden. A maior
pesquisa já feita sobre a diversidade genética da África, berço
da espécie humana há 200.000 anos, muda esse cenário para
um amontoado de areia, pedras e arbustos. O estudo, realizado
pela Universidade da Pensilvânia, concluiu que o homem
moderno surgiu numa região que hoje se situa na fronteira entre
Angola e Namíbia, no sudoeste do continente africano. Nessa
área vivem os 100.000 integrantes do povo san, ainda hoje
formado por caçadores e coletores.

Nenhum povo africano tem uma variedade genética tão
grande quanto os sans, e foi justamente isso que levou os
pesquisadores a concluir que seus antepassados deram origem
à humanidade. Sabe-se que, quanto mais distante da África,
menor a diferenciação de genes das populações que hoje
habitam os quatro cantos do mundo. A explicação é simples. A
população original teve mais tempo para acumular variações em
seu genoma. Chama-se a isso "efeito fundador". As populações
mais distantes da África são descendentes de grupos
migratórios pequenos e relativamente recentes, o que se traduz
num conjunto genético mais homogêneo.

A pesquisa conclui que os antepassados dos sans se
espalharam pela África. Também calcula o ponto exato em que
um grupo deles - talvez um bando tribal com não mais que 150
integrantes - teria deixado a África, há 50.000 anos, cruzando o
Mar Vermelho em direção à Ásia, e daí ganhando o mundo. A
descoberta reforça a tese, consolidada nas últimas décadas
pelas pesquisas genéticas, de que a humanidade descende de
um pequeno grupo de "Evas" e "Adãos".

A conclusão de que os sans se espalharam pela África e
se tornaram nossos antepassados é reforçada pelo fato de
certas características da língua falada por eles estarem
presentes em diversas outras do leste da África, próximo de
onde o homem moderno deixou o continente. Uma pesquisa de
2003 concluiu que o idioma dos sans pode guardar a chave
para explicar a origem da própria linguagem humana. Por fim,
os pesquisadores descobriram que todos os africanos
descendem de catorze populações. Para obterem esse
resultado, eles compararam os padrões genéticos com a etnia,
a cultura e a língua dos povos pesquisados. Descobriram fortes
relações entre os traços genéticos e a cultura de cada povo,
com poucas exceções. O estudo foi festejado como peça-chave
para a compreensão da origem da humanidade, das migrações
que povoaram o planeta e das adaptações do homem ao meio.

(Leandro Beguoci. Veja, 13 de maio de 2009, pp. 110-111, com
adaptações)

A concordância verbal e nominal está inteiramente correta na frase:

Alternativas
Comentários
  • CORRIGINDO AS FRASES: * a) Os dados obtidos nas pesquisas levam os especialistas à conclusão de que um pequeno grupo de uma das tribos africanas teria saído em busca de melhores condições de vida em lugares mais distantes. * b) Pesquisas genéticas ABREM caminho para a descoberta do tratamento de certas doenças, pois SABE-SE que pessoas de grupos diferentes reagem de forma diferenciada aos medicamentos. * c) O mapeamento genético de povos africanos TEM sido NEGLIGENCIADO porque, segundo pesquisadores, o acesso aos locais onde vivem é difícil e ocorre limitações em razão de hábitos e de crenças. * d) SERÃO importantes para o tratamento de doenças genéticas de populações, até mesmo as que se LOCALIZAM em regiões distantes e de difícil acesso, os resultados obtidos nas mais recentes pesquisas. * e) A reconstituição feita a partir de fósseis faciais MOSTRA como deveria ser o rosto dos homens primitivos, ou seja, daqueles que TERIAM dado origem às atuais populações dos países europeus.
  • LETRA A. 

    a) Os dados (núcleo do sujeito)obtidos nas pesquisas levam os especialistas à conclusão de que um pequeno grupo (núcleo do sujeito) de uma das tribos africanas teria saído em busca de melhores condições de vida em lugares mais distantes. CORRETO 

      b) Pesquisas genéticas (sujeito)  ABREM caminho para a descoberta do tratamento de certas doenças, pois SABE-se que pessoas de grupos diferentes reagem de forma diferenciada aos medicamentos. ERRADO 

    PESQUISAS... ABREM

    SABE-SE ISSO  (SUJEITO ORACIONAL)

      c) O mapeamento (núcleo do sujeito) genético de povos africanos TEM (Singular sem acento) sido NEGLIGENCIADO porque, segundo pesquisadores, o acesso aos locais onde (eles) vivem é difícil e OCORREM limitações  (SUJEITO)em razão de hábitos e de crenças. ERRADO 

    ...O MAPEAMENTO... TEM

    ...LIMITAÇÕES OCORREM ...

      d) SERÃO importante para o tratamento de doenças genéticas de populações, até mesmo as (populações) que se LOCALIZAM em regiões distantes e de difícil acesso, os resultados obtidos nas mais recentes pesquisas. (SUJEITO)  ERRADO

    ordem direta: Os resultados obtidos .... SERÃO importante. 

    as populações que se LOCALIZAM 

      e) A reconstituição feita a partir de fósseis faciais MOSTRA como deveria ser o rosto dos homens primitivos, ou seja, daqueles que TERIAM dado origem às atuais populações dos países europeus. ERRADO 

    A reconstituição... MOSTRA como o rosto dos homens primitivos deveria ser. 

    Daqueles que TERIAM dado origem 

  • GABARITO: A.

     

    a) Os dados obtidos nas pesquisas levam os especialistas à conclusão de que um pequeno grupo de uma das tribos africanas teria saído em busca de melhores condições de vida em lugares mais distantes.

     

    b) Pesquisas genéticas abrem caminho para a descoberta do tratamento de certas doenças, pois sabem-se que pessoas de grupos diferentes reagem de forma diferenciada aos medicamentos.

     

    c) O mapeamento genético de povos africanos tem sido negligenciados porque, segundo pesquisadores, o acesso aos locais onde vivem é difícil e ocorre limitações em razão de hábitos e de crenças.

     

    d) Serão importantes para o tratamento de doenças genéticas de populações, até mesmo as que se localizam em regiões distantes e de difícil acesso, os resultados obtidos nas mais recentes pesquisas.

     

    e) A reconstituição feita a partir de fósseis faciais mostra como deveria ser o rosto dos homens primitivos, ou seja, daqueles que teria dado origem às atuais populações dos países europeus.