- 
                                Gabarito: A.   ~EGFr v MGFe ^ MGA   Para encontrar a negação de conjunção ou disjunção, basta negar as proposições e inverter os sinais:   EGFr ^ ~MGFe v ~MGA   A banca inverteu a ordem para tentar confundir. 
- 
                                Para negar o "E", nega tudo e troca pelo "OU" e vice-versa: para negar o OU, nega tudo e troca pelo "E". "Edson não gosta de frango ou Marilda gosta de feijão e gosta de arroz." Nega tudo e troca "E" por "OU" e vice-versa "Edson GOSTA de frango E Marilda NÃO gosta de feijão OU NÃO gosta de arroz"   Olhando as opções, eles inverteram para confundir, mas basta olhar qual opção tem essas proposições. É o item "A": "Marilda não gosta de arroz ou não gosta de feijão e Edson gosta de frango." 
- 
                                Não vejo como correto a banca ter invertido a ordem das proposições para confundir. Até o que sei a primeira afirmativa (p) deve estar na forma de negação em relação a seunga afirmativa (q), ficando assim: p v q -> ~p ^ ~q   Trocando em miudos já na negação equivalente: Edson _ gosta de frango E Marilda NÃO gosta de feijão OU NÃO gosta de arroz.   O gabarito está dando como certo a seguinte negação equivalente: ~q ^ ~p Isso não é correto.     
- 
                                Bo@ noite! Alexandre S., muito boa a sua colocação,concordo com vc. Infelizmente, enquanto não existir uma normatização para regular os concursos públicos, o que se deve ou não ser adotado pelas bancas,  essas gafes vão existir, espero que, num futuro próximo, consigamos essa conquista. O que nos resta é dançar conforme a música, e anotar o posicionamento da banca, para não sermos pegos de surpresa.   Como anda dizendo um colega por aí, "alguns de nós somos faca na caveira". rsrs   
- 
                                Edson não gosta de frango ou Marilda gosta de feijão e gosta de arroz.    Como temos uma disjunção,devemos negar ambas as proposições e trocar a disjunção "ou" pela conjunção "e".   Ficaria assim: Edson gosta de frango e Marilda não gosta de feijão ou não gosta de arroz.   Como não temos nenhuma alternativa assim,vem o conhecimento a mais que a CESPE tá cobrando.Precisamos aplicar acima a PROPRIEDADE COMUTATIVA DA EQUIVALÊNCIA que diz que p /\ q = q /\ p ; p v q = q v p e p se e somente se q é igual a q se somente se p.POR ISSO A QUESTÃO INVERTEU AS PROPOSIÇÕES E NÃO COMO FALARAM AQUI PARA TENTAR CONFUNDIR!   Resposta: Marilda não gosta de arroz ou não gosta de feijão e Edson gosta de frango.   Gabarito : Letra A   Ps: Muitas pessoas utilizam os comentários para entender melhor o assunto,então não faça comentários em vão,pois estará prejudicando o próximo. 
- 
                                A letra D estaria correta se assim estivesse escrita:     Se Marilda não gosta de feijão e (não gosta de) arroz, então Edson gosta de frango. A falta do "não gosta de" altera a estrutura da proposição, tornando a proposição simples.   Como cheguei a essa conclusão?   Inicial :   ~Fr  V  ( Fe ^ Ar)     Isso é equivalente a:     Fr --> (Fe ^ A)   e  também a  ~Fe V ~A --> ~Fr  (que é o que a letra D induz, mas de forma errada)       
- 
                                Questão pode ser anulada. Pois a negação do `ou` é "e"
                            
- 
                                Questão excelente! cobra alem daquela simples negação direta (dificil). Tem que fazer 2 equivalencia e 1 negação = resposta.   
- 
                                Achei a questão inteligente. Cobrou negação e equivalência. Não há nada de errado em inverter as proposições.   q V r equivale a r V q, assim como q ^ r equivale a r ^ q.   Lembrar: não dá para inverter assim nas condicionais...  q -> r não equivale a r -> q.     
- 
                                quando estou em dúvida eu volto negando tudo, sempre dá certo kkkkk   
- 
                                excelente questão, a dificuldade era entender o enunciado, que pedia a equivalência da negação da proposição dada. 
- 
                                ufa rs 
- 
                                Bom  Senhores fiz assim e deu certo! Edson não gosta de frango ou Marilda gosta de feijão e gosta de arroz. ~MGA V ~MGF V EGF 
- 
                                ~ EGFrango v MGFeijão ^ MGArroz   (~p v q ^ r ) EGFrango ^ ~MGFeijão v ~MGArroz (p ^ ~q v ~r)   Letra A) só inverteu: Marilda não gosta de arroz ou não gosta de feijão e Edson gosta de frango. (~MGArroz v ~MGFeijão ^ EGFrango) 
 
 
- 
                                ENUNCIADO:   Edson não gosta de frango ou Marilda gosta de feijão e gosta de arroz. Uma afirmação que corresponda à negação lógica dessa é:   ASSERTIVA CORRETA:   a. Marilda não gosta de arroz ou não gosta de feijão e Edson gosta de frango.   JUSTIFICATIVA:   Trata-se de uma questão puramente de negação, não há que se falar em equivalência, como apontaram alguns colegas. O que houve foi, a bem da verdade, uma simples inversão da frase, o que não é vedado quando o conectivo for ou (v)  ou  e (^). De fato, dizer que inverter é tornar equivalente é de todo errado, ao menos do ponto de vista lógico. Exemplifico em uma questão:   Q420073. Considere a afirmação: “Se Antônio é analista de redes, então Sônia não é”. 
 
 Uma afirmação equivalente à apresentada está contida na alternativa:
    b) Se Sônia é analista de redes, então Antônio não é. GABARITO (inverteu e negou)  c) Se Sônia não é analista de redes, então Antônio é. (ERRADA, pois apenas inverteu).   Logo, colegas, repito, a questão não envolveu equivalência, apenas negação, houve a negação do ou para e e do e para ou INVERTENDO-SE A FRASE, o que não gera prejuízo algum, pois comer ou lanchar é semanticamente igual a lanchar ou comer.       
- 
                                UM JEITO SIMPLES DE RESOLVER!!
 P = FRANGO
 Q = FEIJÃO
 R = ARROZ
 ENUNCIADO: Edson não gosta de frango ou Marilda gosta de feijão e gosta de arroz.
 ~P v Q ^ R
 SIMPLES, RETIRE A PROPOSIÇÃO (v Q ).
 FICANDO  =  ~ P ^ R   GABARITO A.
 A) Marilda não gosta de arroz ou não gosta de feijão e Edson gosta de frango.
 ~R v ~ Q ^ P
 RETIRE A PROPOSIÇÃO (~Q ^) DA LETRA A TAMBÉM.
 FICANDO = ~ R v P 
 AGORA COMPARE =  ~P ^ R <=> ~R v P
 
 P   R  ~P    ~R    ~P ^ R    ~R v P
 V    V    F      F          F            V
 V    F    F      V          F           V
 F    V    V      F          V           F
 F    F    V      V          F           V
 
 
- 
                                Edson não gosta de frango ou Marilda gosta de feijão e gosta de arroz. Uma afirmação que corresponda à negação lógica dessa é Maneira bem simples de resolver: Negação do ^ e do v é : nega tudo e troca o sinal, e é exatamente o que temos na alternativa a), apenas trocou a posição das sentenças. a) Marilda não gosta de arroz ou não gosta de feijão e Edson gosta de frango. 
- 
                                Por que  letra B está errada, já que corresponde a negação das proposições?   
- 
                                Gustavo Pacheco, Cometi o mesmo erro que você, mas relendo com mais atenção a frase, observe que na sentença original temos um "ou" que precisa ser substituido por um "e" (conforme faz a letra b), mas temos também um "e", logo adiante que precisa ser substituido por "ou", MARILDA GOSTA DE FEIJÃO "E" GOSTA DE ARROZ. Portanto, não pode ser letra b. Resposta é mesmo letra a 
- 
                                Alexandre S. e *゚¨゚゚・♫*:..。♡ ♫*:..。♡*゚¨゚゚・, concordo com vocês! : (   
- 
                                a- negações: nao - '/0' afirmação - negação ou - e em - ou 
- 
                                KKKKK PRIMEIRA VEZ QUE EU VEJO NEGA OU COM OU KKKK 
- 
                                A questão aceitou 3 proposições. 1° Edson não gosta de frango ou 2 ° Marilda gosta de feijão e 3° gosta de arroz. ~E V M ^A... Negando fica: E ^ ~M v ~A 
- 
                                TROCA TUDO 
- 
                                Alfred Morais perfeita  a tua análise. 
- 
                                Concordo com a análise do Marcelo Mendes. 
- 
                                Gente!! caramba! errei essa questão , mas depois que li o comentário do Allan deu para perceber que só questão de atenção mesmo , a questão certa só inverteu a ordem da resposta  
- 
                                GAB: A   O unico operador lógico que não não aceita a propiedade comutativa é o da condicional( P-->Q). Porque se alterar a ordem das proposiçoes irá alterar o resultado. Nos demais operadores isso não acontece, pq se eu disser,por exemplo:  P v Q , ou  Q v P não vai fazer diferença,isto tbm se aplica para a conjunção e o se e somente se.   Pra quem ainda não viu esse detalhe:A propriedade comutativa é quando a sequência das operações não afecta o resultado.   Fonte: Aprendi no livro do prof. Josimar Padilha.
 
 
- 
                                vídeo com a resolução da questão no link: https://youtu.be/BXHDSSF883A 
- 
                                Muito simples essa questão, basta vc lembrar que  ou = e  /     e = ou. Ou troca pelo e ,  nega as 2 frases.    Edson não gosta de frango ou Marilda gosta de feijão e gosta de arroz.   1ª frase: Edson não gosta de frango .  negação: Edson gosta de frango.   ( d uma olhadinha nas alternativas para ir eliminando.) já elimina C e E  c) Se Edson não gosta de frango, então Marilda gosta de feijão e arroz.  e) Edson gosta de arroz e Marilda gosta de frango e feijão.      2ª frase: Marilda gosta de feijão e gosta de arroz. ( lembra troca E pelo OU  e nega os 2 lados ) negação: Marilda NÃO gosta de feijão  OU NÃO gosta de arroz.   ( já elimina a alternativa       a) Marilda não gosta de arroz ou não gosta de feijão e Edson gosta de frango. (CORRETA)  b) Edson gosta de frango e Marilda não gosta de feijão e não gosta de arroz.( o erro é o conectivo E tinha que ser o OU )   d) Se Marilda não gosta de feijão e arroz, então Edson gosta de frango.  ( já elimina de cara )    
- 
                                Gabarito: "A"   - A negação do e (^) =  ou(v) - A negação do ou (v) = e(^) - Comutaçao= troca de posiçao das proposições simples.   - No caso da acertiva "A" a frase está invertida, mas lembre-se que a única que não aceita a comutaçao é a condicional (se, então) e no caso em tela se trata da conjução  e(^) e da dijunção ou(v) podendo sim ser comutadas, ou seja, trocada as posições. 
- 
                                Complementando alguns comentários: - as proposições conjuntas (e), disjuntas (ou) e as bicondicionais (se somente se) podem comutar sem sofrerem alterações no sentido. Daí, nessa questão, a inversão, na verdade, comutação. Logo  *  p e q = q e p  * p ou q = q ou p   * p se somente se q = q se somente se p 
- 
                                
                            
- 
                                Eu não conhecia a Comutação de proposições simples, porém foi ótimo eu correr atrás e aprender nos exercícios! Ótimo!
                            
- 
                                Edson não gosta de frango ou Marilda gosta de feijão e gosta de arroz. PvQ^R ficará ~P^~Qv~R, logo Edson gosta de frango e Marilda não gosta de feijão ou não gosta de arroz.   A ordem na questão não importa, o único que não permite inverter ordem é o da condicional (-->).   
- 
                                Pessoal, não tem nada de equivalência na questão. Tem gente que comenta errado para passar vergonha. O que foi feito é a inversão da frase, por isso a dúvida. Gab.A 
- 
                                Tem equivalência sim, gente boa. 
 
 ~E  v   (MF ^ MA) < ==>  E --> (MF ^ MA) < ===>  (~MF v  ~MA) ---> ~E
 
 Negando a última proposição composta obtida USANDO EQUIVALÊNCIAS (mantém a 1ª E nega a 2ª)
 
 (~MF v ~MA)  ^ E  (GAB)
 
- 
                                Amei a questão   Tenham fé, pois ela é nosso alimento de dia e de noite    gab a 
- 
                                Resposta: A
 
 ~a e (~b ou ~c) Escrevendo esta proposição: 
 “Edson GOSTA de frango E Marilda NÃO gosta de feijão OU NÃO gosta de arroz”
 
- 
                                Gente, não desista! Antes eu apanhava em RLM, odiava com todas as minhas forças. Mas aí eu decidir aprender, eu decidir! Hoje colho os frutos, pois acertei uma questão que 50% das pessoas erraram,que antes eu erraria e ficaria me lamentando. Resumindo: Não precisar ser gênio pra aprender RLM, o que você precisa é querer aprender! Continue firme que você vai conseguir!!!!!! 
- 
                                Edson não gosta de frango (¬Ef) v (Marilda gosta de feijão (Mf) ˄ gosta de arroz (Ma)). Leis de De Morgan: Ef ˄ ¬Mf v ¬Ma ¬Mf v ¬Ma ˄ Ef 
- 
                                Edson não gosta de frango ou Marilda gosta de feijão e gosta de arroz.  ~p: Edson não gosta de frango q: Marilda gosta de feijão r: (Marilda) gosta de arroz.   ~p OU q E r  Lembrar que: ~p OU q = p -> q Então: p->q E r   Negando a anterior: ~[(p->q) E r] = p E ~q OU ~r =  Edson gosta de frango E Marilda não gosta de feijão OU não gosta de arroz.   Gabarito: A   RLM é treino. Puro treino. Muito treino. 
- 
                                São duas conjunções OU e E Edson gosta de frango E Marilda não gosta de feijão OU não gosta de arroz. As bancas para difcultar o que é simples (negar é simples) quase sempre invertem a ordem para dificultar.  
- 
                                Fiquei perdido nos conectivos.   
- 
                                poh ae me confundi um pouco!, coloquei a letra B, pq aprendi que na negação lógica com conectivos você nega todas e troca o E pelo OU e vice-versa, porem é a primeira questão que eles trocam a ordem também, me deixou confuso pq na questão ele não pede equivalência.   
- 
                                A sacada da questões RLM é eliminar logo as alternativas absurdas vc logo elimina de cara a letra E "Edson gosta de arroz e Marilda gosta de frango e feijão". Não se pode concluir que Edson gosta de arroz.   Agora aprenda a usar a linguagem de símbolos no começa e difícil mas depois que vc aprende se tornar uma ferramenta para vc acertar mais rápido questões mais complexas em RLM.   1º existe 3 verbos então há 3 variáveis: P, Q, R   Transformando: ~P v ( Q ^ R ) - olha essa sacada agora !   Considere ( Q ^ R ) = A, portanto ~P v A   Negando -------.>      P ^ ~A    Troca-se : A pelo ( Q ^ R ) , Veja que eu já neguei ( Q ^ R ) Então, substitua:     Negando -------.>      P ^ ~A  = P ^ ~ (Q ^ R)  Agora negue   P ^ ~Q  v ~R   Edson  gosta de frango e Marilda gosta não de feijão ou não gosta de arroz      LETRA  - A   
- 
                                A banca inverteu tudo :/ 
- 
                                Percebi que essa banca gosta muito de fazer a "comutação" das proposições. Uma ótima dica é estudar pelo curso MPP (Matemática pra passar) dos Prof. Marcos e Renato, eles falam muito sobre a comutação dos termos, distributivas e colocação de termos em evidência. 
- 
                                Temos a disjunção “a ou (b e c)” no enunciado, onde:   a = Edson não gosta de frango b = Marilda gosta de feijão c = gosta de arroz   A negação de uma disjunção “p ou q” é dada por “~p e ~q”. Analogamente, a negação de “a ou (b e c)” é dada por “~a e ~(b e c)”. Como ~(b e c) é o mesmo que (~b ou ~c), podemos dizer que a negação da proposição do enunciado é: ~a e (~b ou ~c) Escrevendo esta proposição: “Edson GOSTA de frango E Marilda NÃO gosta de feijão OU NÃO gosta de arroz” Resposta: A 
- 
                                GABARITO: LETRA A   ? Edson não gosta de frango ou Marilda gosta de feijão e gosta de arroz   ? Negação do conectivo "ou" é o conectivo "e":   ? Logo: Edson GOSTA de frango E Marilda NÃO gosta de feijão OU NÃO gosta de arroz.   ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2   FORÇA, GUERREIROS(AS)!!  
- 
                                Letra A   Resolução no vídeo https://www.youtube.com/watch?v=BXHDSSF883A&feature=youtu.be 
- 
                                Inverter preposições deveria ser crime! 
- 
                                Pra quem tá aprendendo agora e conseguiu ver de cara o erro nessa inversão...to começando bem rsrsrs   Inverter o '' ou'' tanto faz, não altera em nada o significado. Porém, exige mais atenção do candidato rsrs 
- 
                                primeiro nega, depois comuta, e depois comuta o primeiro termo. exige conhecimento de negação da disjunção simples e também de comutação
                            
- 
                                Temos a disjunção “a ou (b e c)” no enunciado, onde: a = Edson não gosta de frango b = Marilda gosta de feijão c = gosta de arroz A negação de uma disjunção “p ou q” é dada por “~p e ~q”. Analogamente, a negação de “a ou (b e c)” é dada por “~a e ~(b e c)”. Como ~(b e c) é o mesmo que (~b ou ~c), podemos dizer que a negação da proposição do enunciado é: ~a e (~b ou ~c) Escrevendo esta proposição: “Edson GOSTA de frango E Marilda NÃO gosta de feijão OU NÃO gosta de arroz” Resposta: B   FONTE: DIREÇÃO CONCURSOS - PROF. ARTHUR LIMA.  
- 
                                A - gabarito B - não negou a segunda C - equivalência D - equivalência E - trocou a ordem das proposições _________ Edson gosta e Marilda não  gosta ou não  gosta (negação) Se Edson gosta,  então  Marilda gosta e gosta (equivalência) 
- 
                                Gabarito:A Principais Regras: Se...Então 1) Mantém o conectivo + E + Nega a 2º Frase OU x E 1) Regra do vira vira. Ou vira E + nega a frase e o contrário ocorre. NENHUM 1) Algum/Existe/Pelo Menos um + nega a frase   Lembre se que se tiver outro conectivo, você deve negar também FICA A DICA: Pessoal, querem gabaritar todas as questões de RLM? Acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam lá pois tem diversos cadernos de questões de outras matérias. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !! 
- 
                                GAB. A  Marilda não gosta de arroz ou não gosta de feijão e Edson gosta de frango. 
- 
                                Edson e Marilda sao dois frescos