SóProvas



Prova FGV - 2008 - Senado Federal - Bibliotecário Documentalista


ID
154606
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

As questões de 17 a 20 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.

Assinale a alternativa incorreta quanto ao uso de maiúsculas e minúsculas, segundo o Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C


    Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal
    .

    3.2 Inicial minúscula

    j) nos nomes próprios tornados comuns (por antonomásia)

    Exemplos:

    O ditador daquele país comportou-se como um nero.

  • A frase que compõe a alternativa A  está correta???

     

    Alguém poderia comentar?

     

    Agradeço.

  • Letra A:

    Trata-se do uso da Maiúscula de Ênfase ou de Realce.

    Segundo M. T. Piacentini, "O Formulário Ortográfico de 1943 não foi suficientemente explícito e claro nesta matéria. Em conseqüência, encontram-se muitas divergências na prática, até mesmo entre as duas maiores revistas de circulação nacional, só para início de conversa. E inclusive dentro de uma mesma instituição se adotam procedimentos díspares, pois as normas oficiais dão margem a essa flexibilidade quando, em mais de uma ocasião, permitem o uso da inicial maiúscula por "especial relevo" (caso de língua portuguesa, idioma, português), por "deferência, consideração, respeito", ou quando "se queira realçar", ou na designação de "alto conceito", "altos cargos, dignidades ou postos".

  • Em relação à letra A, o manual do Senado diz que a palavra capital vai receber inicial maiúscula tão somente quando se referir à cidade que aloja a alta administração do País. Ou seja, apenas quando se referir a Brasília, no caso do Brasil, por exemplo.

    Nesse sentido, eles querem que a gente adivinhe que capital na frase está se referindo à capital do país...tsc

  • Não sei qual a fonte que o colega João utilizou, porém no manual encontramos a seguinte justificativa para o uso de "Capital":

    n) nos nomes comuns, quando personificados ou individualizados, e de seres
    morais ou fictícios
    Exemplos: A Capital da República, a Transbrasiliana, moro na Capital

    Notem que inclusive o exemplo da questão consta no Manual.
  • Ridícula essa questão e caberia recurso.  A palavra capital só deixa de ser substantivo comum se se referir à capital da qual se acabou de falar, uma capital específica.  É como a palavra país.  Se for usada para se referir a qualquer país, é um substantivo comum.  Se estiver se referindo ao nosso país, ou a algum país que se acabou de citar, aí sim devemos grafar com maiúsculas.  Apesar de estar no exemplo do manual, a frase assim, solta, pede a inicial em minúscula.  Ou seja, duas questões erradas.
  • No item b), não faltou o termo "" antes de 292?
    O Manual exemplifica sempre o com "n°", mas não achei nenhuma regra específica quanto a isso.
  • Gabarito C

    quem comporta-se, comporta-se com / como algo. 

    Se = pronome apassivador do sujeito. O sujeito sofre a ação do verbo.


    O governante comportou-se como um Nero.

  • O erro da letra (C) é Governante com letra minúscula.

  • Embora a letra C contenha um uso inadequado de preposição, é certo que esse item contém todos os itens escritos com maiúsculas e minúsculas corretamente. Notem nesse texto que a atividade governante não está contemplada como estaria de fosse Governador:

    g) nos nomes que designam altos cargos, dignidades ou postos Exemplos: Papa, Cardeal, Arcebispo, Bispo, Patriarca, Vigário, Vigário-Geral, Presidente da República, Ministro da Educação, Governador do Estado, Embaixador, Almirantado, Secretário de Estado.

    Observações: Justifica-se o emprego de iniciais maiúsculas em tais nomes pela deferência especial que merecem os ocupantes desses cargos, dignidades ou postos. O emprego não se justifica, entretanto, quando os termos são usados de modo vago ou geral: Sonha ser papa; Candidatou-se a governador do Estado do Pará; Aspira ao cargo de presidente da república; Será promovido a embaixador. No caso de termos compostos, todas as palavras devem ser grafadas com iniciais maiúsculas, exceto as partículas (artigos, preposições, advérbios, conjunções e palavras inflexivas): Capitão-de-Mar-e-Guerra, Consultor-Geral. 

    O único item que contém erro, mas não de uso de letras maiúsculas e minúsculas é a alternativa B.

    n) nos nomes comuns, quando personificados ou individualizados, e de seres morais ou fictícios Exemplos: A Capital da República, a Transbrasiliana, moro na Capital, o Natal de Jesus, o Poeta Camões, a ciência da Antigüidade, os habitantes da Península, a Bondade, a Virtude, o Amor, a Ira, o Medo, o Lobo, o Cordeiro, a Cigarra, a Formiga. Observação: Incluem-se nesta norma os nomes que designam atos das autoridades públicas, quando empregados em correspondência ou documentos oficiais, desde que devidamente identificados: A Lei de 13 de maio, o Decreto-Lei nº 292, o Decreto nº 20.108, a Portaria de 15 de junho, o Regulamento nº 737, o Acórdão de 3 de agosto. Se o ato for designado por palavra composta, todos os seus termos componentes (exceto as partículas) devem ser grafados com inicial maiúscula: Decreto-Lei.

    Seria bom pedirmos à equipe do Q Concursos a posição de seus professores.

  • No meu modesto entendimento:

    A alternativa:

    A). Está correta, pois inicio de período inicia com letra Maiúscula, e a palavra Capital está com letra maiúscula devida a essa regra abaixo:

    LETRAS MAIÚSCULAS:

    n) nos nomes comuns, quando personificados ou individualizados, e de seres morais ou fictícios Exemplos: A Capital da República, a Transbrasiliana, moro na Capital, o Natal de Jesus, o Poeta Camões, a ciência da Antigüidade, os habitantes da Península, a Bondade, a Virtude, o Amor, a Ira, o Medo, o Lobo, o Cordeiro, a Cigarra, a 

    O ERRO da alternativa C, é devido a seguinte regra:

    Letra Minúscula :

    j) nos nomes próprios tornados comuns (por antonomásia)

    Exemplos:

    O ditador daquele país comportou-se como um nero.

    A atriz apresentou-se como uma eva.

    Cantava feito uma diva.

  • Excelente comentário Juliana.!

  • DECRETO LEI Nº,  faltou a numeração como a letra B pode estar certa?


ID
154609
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

As questões de 17 a 20 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.

A respeito das regras para grafia de numerais, com base no Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal, analise os itens a seguir.

I. Não se inicia período com algarismo arábico, devendo o número ser grafado por extenso, independentemente de ser cardinal ou ordinal.
II. Grafam-se por extenso os numerais expressos num único vocábulo e em algarismos aqueles que exigem mais de uma palavra para serem veiculados.
III. Nas datas escritas por extenso, indicam-se o dia e o ano em algarismos arábicos e o mês pelo nome correspondente. Nas abreviadas, os três elementos são expressos em algarismos arábicos e aparecem separados por hífen ou barra.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra e)

    Itens descritos na integra , conforme o Manual 
  • Resposta certa:  letra e)

    No Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal o item 4.3 letra a)            faz referência à alternativa I: "não se inicia período com algarismo arábico, devendo o número ser grafado por extenso, independentemente de ser cardinal ou ordinal"

    Exemplo: Dezesseis anos era a idade da moça que trazia o céu nos olhos.

    O item 4.3 letra b) faz referência à alternativa II: "Grafam-se por extenso os numerais expressos num único vocábulo e em algarismos aqueles que exigem mais de uma palavra para serem veiculados."

    Exemplo: Mais de quinhentas pessoas compareceram à cerimônia de posse do Presidente da República, mas apenas 250 tinham sido convidadas. Destas, apenas vinte representavam Estados estrangeiros.

    O item 4.3 letra f) faz referência à alternativa III: "Nas datas escritas por extenso, indicam-se o dia e o ano em algarismos arábicos e o mês pelo nome correspondente. Nas abreviadas, os três elementos são expressos em algarismos arábicos e aparecem separados por hífen ou barra."

    Exemplo: 14 de março de 1997; 5 de julho de 1995; 12 de outubro de 1984; 1º de maio de 1999; 13-12-41; 27/1/92.

  • Não concordo que o item II esteja correto, tendo em vista que este é o "modelo" a ser utilizado apenas em textos TÉCNICOS. O próprio manual menciona que:

    i)No caso de minuta de proposição legislativa, deve-se grafar sempre por extenso toda e qualquer referência a número e percentual.

    ii)Na hipótese da elaboração de discursos e outros textos destinados à 
    leitura em voz alta, a grafia dos numerais é balizada, sobretudo, pelo critério da 
    melhor visualização para o leitor/orador. - Creio que este ponto não entre no mérito da questão uma vez que ela menciona ao final: "palavras veiculadas", porém fica como ensinamento...

    Como a questão deixou aberta o tipo de texto, não se pode generalizar a forma de escrita...


    abs!
  • Então a regra de grafia de numerais do Manual do Senado é diferente dos melhores manuais de redação (Folha, Estadão etc).  Neles, o correto é o seguinte:

    1 - De um a dez, escreva os números por extenso; a partir de 11, inclusive, em algarismos: dois amigos, seis operadores, 11 jogadores, 18 pessoas. Exceção: cem e mil.

    2 - Proceda da mesma forma com os ordinais: primeira hora, terceiro aniversário, 15.ª vez, 23.º ano consecutivo

    (Manual de Redação do Jornal O Estado de São Paulo)


    Portanto, você que trabalha com comunicação social, esqueça a regra mais usual e adote a do Manual do Senado, onde se escreve vinte  e 21.
  • De acordo com o Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal, "não se inicia período com algarismo arábico, devendo o número ser grafado por extenso, independentemente de ser cardinal ou ordinal" em textos técnicos; "grafam-se por extenso os numerais expressos num único vocábulo e em algarismos aqueles que exigem mais de uma palavra para serem veiculados"; e "nas datas escritas por extenso, indicam-se o dia e o ano em algarismos arábicos e o mês pelo nome correspondente. Nas abreviadas, os três elementos são expressos em algarismos arábicos e aparecem separados por hífen ou barra".


    A resposta é correta.


ID
154612
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

As questões de 17 a 20 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.

A respeito do Padrão Ofício, conforme ensina o Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir.

I. Todos os tipos de documentos do Padrão Ofício devem ser impressos em papel ofício.
II. Para facilitar a localização, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira: tipo do documento + número do documento + palavras-chave do conteúdo.
III. Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Resposta : Letra D )

    Todos os tipos de documentos do Padrão Ofício devem ser impressos em papel de tamanho A-4, ou seja, 29,7 x 21,0 cm



     

     

     



     

  • De acordo com o Manual, os documentos do Padrão Ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação:

    I - [ERRADA]
    Todos os tipos de documentos do Padrão Ofício devem ser impressos em papel de tamanho A-4, ou seja, 29,7 x 21,0 cm;

    II - [CORRETA]
    Para facilitar a localização, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira:
    tipo do documento + número do documento + palavras-chaves do conteúdo
    Ex.: “Of. 123 - relatório produtividade ano 2002”

    III - [CORRETA]
    Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé.
    Entre outras formas de diagramação.

    Bons estudos!!!
  • papel a4

  • Desatualizada.

    Fonte: Calibri ou Carlito; 

    pag30 manual de redacao oficial.

    Não existe mais memorando, aviso, fax, telegrama.

    nome do arquivo: para facilitar a localização, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira:

    tipo do documento + número do documento + ano do documento (com 4 dígitos) + palavras-chaves do conteúdo. 

    Exemplo:

    Ofício 123_2018_relatório produtividade anual 

  •  Complementando o comentário dos colegas, sob o ponto do vista do Manual de Redação da Presidência da República 3ª Edição (o mais recente até Aqui)

    Fonte (Comentários Abaixo): http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf

    I – ERRADA

    _Fonte Específica:

    _ _5 O Padrão Ofício [pág 27]

    _ _ _ _5.2 Formatação e Apresentação [pág 32]

    _Erro: em papel ofício

    _Correção: em papel de tamanho A4 (29,7 cm x 21 cm)

    II – CERTA (conforme comentário dos colegas), Mas Desatualizada

    _Fonte Específica: 5.2 Formatação e Apresentação [pág 32]

    _Erro: tipo do documento + número do documento + palavras-chave do conteúdo. 

    _Correção: tipo do documento + número do documento + ano do documento (com 4 dígitos) + palavras-chaves do conteúdo

    III – CERTA (conforme comentário dos colegas), Mas Desatualizada

    _Fonte Específica:

    _ _ _Texto em Geral

    _ _ _ _ _6.4.5 Recomendações [pág 48]

    _ _ _Citações + Rodapé

    _ _ _ _ _5.1.6 Texto do documento [pág 30]

    _Erro: Times New Roman

    _Correção: Calibri ou Carlito

    _Observação: os tamanhos - 12 (texto em geral), 11 (citações) e 10 (rodapé) estão ainda corretos, segundo o Manual atualmente em vigor


ID
154615
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A agricultura é, atualmente, um dos setores mais protegidos do comércio mundial e figura no centro das negociações multilaterais no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Com relação ao protecionismo agrícola e seus efeitos no comércio mundial é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • OCDE

    A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) articula políticas de educação, saúde, emprego e renda entre os países ricos. Fundada em 1961, substitui a Organização Europeia para a Cooperação Econômica, criada em 1948 no quadro do Plano Marshall.

    Membros da OCDE: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Chile, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Portugal,Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Suíça e Turquia. O Brasil não é membro da OCDE.

    Prof. Leandro Signori


ID
154618
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Transita atualmente na Câmara dos Deputados uma proposta de Projeto de Lei encaminhada pelo Governo Federal que estabelece diretrizes para a gestão integrada dos resíduos sólidos no país. A necessidade de regulamentação do setor torna-se evidente quando se observam os resultados da Pesquisa de Saneamento Básico realizada no ano de 2000 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Com relação às informações divulgadas pela pesquisa relativas à situação da limpeza urbana e à gestão de resíduos sólidos no Brasil, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra D.

    Por exclusão.

ID
154621
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação ao Estado, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra E:

    O  ART. 37, § 6º, DA CF: RESPONSABILIDADE OBJETIVA

             Reza tal dispositivo:
    “§ 6º - As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.”
             Esse dispositivo regula a responsabilidade objetiva da Administração, na modalidade do risco administrativo, pelos danos causados pelos seus agentes. Não alcança os danos ocasionados por atos de terceiros ou por fenômenos da natureza.
        
  • Por que a letra "B" está errada? Uma pessoa que não é servidora pública, mas que esteja cumprindo funções públicas gera o direito de indenização por parte do Estado ao lesado?
    É isso?
    Felicidades! Muito obrigado!
  • Exatamente, Alberto Dias.

    É o caso do empregado da empresa concessionária, do empregado público, entre outros.





    bons estudos!!!
  • Qual o erro da "A" ?
  • o Estado só é civilmente responsável se a conduta decorrer de culpa ou dolo de seu agente.


    A Constituição Federal de 1988 adotou a Teoria da Responsabilidade Objetiva do Estado, teoria que se fundamenta no risco administrativo e que isenta o lesado de provar a culpa do agente estatal, bastando que este aponte o nexo causal entre o fato administrativo e o dano.
  • Letra "E" é a correta. Pode confiar!

     

  • a) Errado. Foi adotada a teoria da responsabilização objetiva , ou seja , independe de dolo ou culpa na indenização do lesado , bastando a comprovação do nexo causal entre a conduta do agente e o prejuízo/dano do lesado

    B) Errado. é necessário que o órgão/entidade que este pertença preste serviços públicos à administração , e não atividade econômica

    C)Errado . Neste caso , se a Adm comprovar que a culpa foi inteiramente do lesado , poderá contrair para si uma excludente do dever indenizatório

    d) Errado. Como regra foi adotada a responsabilização objetiva , sendo a responsabilização subjetiva adotada para aferição do cabimento da ação regressiva

    e) Correto. As ações regressivas terão cabimento com base da responsabilização subjetiva ( Presença de dolo ou culpa no atuar do agente )


ID
154624
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que concerne à Administração Pública, não é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A letra b está errada ao afirmar que os atos administrativos discricionários são insuscetíveis de controle pelo Poder Judiciário, quando na verdade eles podem sofrer controle de legalidade pelo PJ tendo em vista os elementos competência, finalidade e forma, elementos esses SEMPRE vinculados. Diferente do que ocorre com os elementos motivo e objeto, que formam o mérito do ato administrativo.

  • INCORRETA
    b)o poder discricionário propicia a prática de atos administrativos insuscetíveis de controle pelo Poder Judiciário.SIMPLES,BASTA SUBSTITUIR O DISCRICIONARIO POR PODER DE POLICIA QUE CLARO FICARÁ O NOSSO ENTENDIMENTO,já que um dos atributos deste é:a autoexecutoriedade,onde a adm. publica goza da prerrogativa de executar seus atos,por meios própios, sem a necessidade de Intervenção do Poder Judiciário
  • Com relação a letra E

     

    Realmente nas atividades discricionárias o administrador público não está inteiramente livre para decidir sobre qual a melhor opção a ser feita em relação aos objetivos da Administração, uma vez que, mesmo nos atos discricionários existem requisitos que são vinculados e direcionam a atuação administrativa.

     

    JESUS!!!!

  • Show!! Obrigado pela excelente explicação Nina.

  • A - CORRETO - PODER REGULAMENTAR DÁ FIEL EXECUÇÃO SEM QUE INOVE NO ORDENAMENTO JURÍDICO.


    B - ERRADO - GABARITO TODO ATO É POSSÍVEL DO CONTROLE JUDICIÁRIO, COM BASE NO PRINCÍPIO NA INAFASTABILIDADE DA JUNÇÃO JURISDICIONAL QUANTO À LEGALIDADE DO ATO. 


    C - CORRETO -
    POLÍCIA ADMINISTRATIVA INCIDE SOBRE BENS (propriedade), DIREITOS (liberdade) E ATIVIDADES.


    D - CORRETO - PODER REGULAMENTAR EXERCIDO PELOS CHEFES DO EXECUTIVO, COMPETÊNCIA PARA EDITAR ATOS NORMATIVOS (REGULAMENTOS) SOB FORMA DE DECRETO, CUJO CONTEÚDO É O DETALHAMENTO, A EXPLICAÇÃO, A PORMENORIZAÇÃO DA NORMAS CONTIDAS NAS LEIS ADMINISTRATIVAS, DE MODO A PERMITIR SUA APLICAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO.


    E - CORRETO - A MARGEM DE LIBERDADE - PREVISTA NO PODER DISCRICIONÁRIO - É EXPRESSA PELA LEI, NÃO PODENDO O ADMINISTRADOR ATUAR DE FORMA LITERALMENTE LIBERADA. 





    GABARITO ''B''
  • Na Q97631 de 2008, para o Senado, caiu exatamente a mesma afirmativa dessa questão:
    "I. O poder de polícia implica restrições e condicionamentos à liberdade e à propriedade. "

  • Gab. B - É função do Poder Judiciário avaliar a legalidade do ato administrativo.
  •  b)

    o poder discricionário propicia a prática de atos administrativos insuscetíveis de controle pelo Poder Judiciário.

  • Letra ( B) iNCORRETA. Os atos praticados sob o poder discricionários , não são insuscetíveis de controle pelo Poder Judiciário , este poder público só não poderá ponderar o mérito destes atos , porém a legalidade ainda poderá ser julgada

  • Os atos discricionários também estão sujeitos à análise de legalidade pelo Poder Judiciário, que, em regra, não poderá se manifestar em relação ao mérito (salvo se violar os princípios da moralidade, razoabilidade e proporcionalidade).

  • No poder discricionário cabe controle de aspectos de legalidade, legitimidade e razoabilidade/proporcionalidade da medida aplicada. O que não pode haver é a invasão do mérito administrativo. A competência, a forma prescrita e a finalidade dos atos administrativos sempre podem ser analisados judicialmente.


ID
154627
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  •  - Sociedade de economia mista: sociedade na qual há colaboração e participação no capital entre o Estado e particulares, ambos investindo recursos para a oferta de um bem ou serviço, sempre de objetivo econômico. É instituída por um Ente Estatal (União, Estado ou Município), com a finalidade prevista em lei. A sociedade de economia mista é uma pessoa jurídica de direito privado e não se beneficia de isenções fiscais ou de foro privilegiado, nem de qualquer outra vantagem não extensível às empresas privadas, pois isso poderia acarretar um desequilíbrio no sistema e vantagens competitivas indevidas. Exemplos de sociedades de economia mista: Banco do Brasil, Petrobrás, Eletrobrás.

  • Letra D: INCORRETA!

    Comentário oportuno sobre a LETRA E:

    EMPRESA PÚBLICA FEDERAL: Foro processual -> Justiça Federal

    EMPRESA PÚBLICA ESTADUAL E MUNICIPAL: Foro processual -> Justiça Estadual


    * * *      * * *     * * *

    SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL: Foro processual -> Justiça Estadual




     

    Fonte:
     

  • Os Municípios podem sim, instituir sociedades de economia mista.

    Vejamos algumas características de SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA:

    * Colaboração entre o Estado e Particulares, sempre com objetivos econômicos;

    * Reunem recursos com finalidade comum;

    * Pessoa Jurídica de Direito Privado;

    * É uma sociedae anônima;

    * Não se beneficía de isenções fiscais ou de foro privilegiado;
  • Adm. Direta: composta por órgãos. Estes não possuem personalidade jurídica própria.

    Adm Indireta: possuem personalidade jurídica própria
    Autarquias; direito público;
    Fundações Públicas; direito público ou privado;
    Empresas Públicas; foro na Justiça federal; direito privado;
    Sociedades de economia mista; foro na Justiça Estadual;  direito privado;

    União, Estados e Municipios podem criar qq ente da Adm Indireta.
  • Não podem? o que faço com a BHtrans em BH? alguém poderia explicar a diferença entre a BHTRANS - SEM  e o erro da questão?

  • marco almeida, a questão pede a errada. Portanto a errada é a letra D.

  • Causas envolvendo:

    1. EP Federal: Justiça Federaç;

    2. EP de Estado ou Município: Justiça Estadual

    3. SEM: Justiça Estadual

    4. SEM, mas que a União intervenha como assistente ou oponente: Justiça Federal

  • SÚMULA 556 STF

    É competente a Justiça comum para julgar as causas em que é parte sociedade de economia mista.


    SÚMULA 517 STF

    As sociedades de economia mista só têm fôro na Justiça Federal, quando a União intervém como assistente ou opoente.


  • Não entendi o porquê de a alternativa D estar errada... Então um ente da ADM. Direta não pode criar/registrar uma entidade da ADM. Indireta???
  • Não pode? Venha para Caucaia, aqui até os chefes de facções criaram BANCOS !!! kkkkkk

  • por isso que eu i marcar umas 3 kkkk...era a incorreta.

ID
154630
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito do regime constitucional de acesso a cargos, empregos e funções públicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Informação complementar em relação à alternativa "d":

    A Lei 7.853/89 e o Decreto 3.298/99 definem em 5% o valor mínimo de reserva das vagas em concursos públicos para os portadores de deficiência.

    Abraços!
  • A título de retificação do comentário da colega, acredito que o erro da alternativa "c" se refere ao termo "Lei Complementar". De acordo com a CF, o acesso aos cargos públicos cujo acesso dependerá de aprovação prévia em concurso de provas ou de provas e títulos depende de forma  prevista em LEI (leia-se: lei ordinária). b) Lei complementar estabelecerá quais são os cargos públicos cujo acesso dependerá de aprovação prévia em concurso de provas ou de provas e títulos.

    Art. 37, II da CF:  a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

    Abraço!
  • Qual é o erro da letra E ?

  • Alternativa correta: C.

    CF/88, art. 37, IV - durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira;

  • a) Incorreta pois estrangeiros podem ter investidura em cargos ou empregos públicos desde que tenham autorização legal.

    b) Incorreta pois há possibilidade de provimento de cargos em comissão de livre nomeação e livre exoneração sem prévio concurso público.

    c) Correta.

    d) Incorreta pois a reserva para deficientes de acordo com a lei 8112/90 é de até 20%. E segundo a jurisprudência, deverá ser no mínimo de 5%.

    e) Incorreta, pois em regra, não é permitido concurso interno.

  • GABARITO: LETRA C

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    IV - durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira;

    FONTE: CF 1988

  • A letra B está incompleta . E a letra C a literariedade .

    O único dia fácil foi ontem !


ID
154633
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito do regime constitucional de estabilidade de servidores públicos, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Percebe-se que a assertiva do item B) é recorrente na FGV, presente em outras questões.

    Mas esta questão tem outro erro também, o que implicou a anulação da questão, por haver mais de uma alternativa que atenda o enunciado;
    por exemplo:

    A) A estabilidade é assegurada aos servidores nomeados para o cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    A estabilidade não é assegurada. Ela precisa de 3 anos de efetivo exercício e aprovação no estágio probatório, conforme atesta a própria opção C)

  • não sei... não vejo isso como erro, a estabilidade é sim uma garantia ASSEGURADA ao servidor  pela 8.112. (após 3 anos de exercício mas sim, é assegurada, assim como licenças, décimo terceiro, férias, motivo político.
    não é porque não explícitou que ela o deixara de ser.

    leia-se  - "(férias, licenças, estabilidade)  não é assegurada ao servidor nomeado para cargo efetivo pela 8.112", soa incorreto para quem já leu isso umas 300 vezes.

    se quiser aprofundar um pouco mais então deveriamos analisar:  servidor nomeado x empossado -efetivado no cargo- ... mas isso não é o feitio da fgv e sim cespe
    entretanto é só oque eu penso...

  • Questão repleta de erros, vejamos:

    a) Errado. A simples nomeação não garante estabilidade, pois é necessário trascorrer 3 anos de efetivo exercício no cargo ( estágio probatório) e ainda passar pela comissão avaliadora de desempenho, sendo passível de exoneração caso reprovado.

    b) Errado. Além de sentença judicial transitada em julgado( observa-se aqui também o direito a ampla defesa pelo servidor), o servidor estável também perderá ser exonerado na avaliação periódica de desempenho( também é assegurado ampla defesa), caso reprove.

    c) Errado. O simples trancorrer não garante mais a estabilidade ao servidor, sendo necessária a avaliação de desempenho ao final do estágio probatório. É passível de exoneração caso reprove nesse quesito.

    d) Correto.

    e) Correto parcialmente. Pois, não ficou explícito na alternativa o transcorrer de 3 anos de efetivo exercício no cargo/função pública.

    Devido a esses e talvez outros erros que deixei passar, a questão foi anulada.

ID
154636
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

No processo de eleição dos membros da Mesa do Senado Federal, não é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Regimento Interno do Senado Federal.

    Art 59 - Os membros da Mesa serão eleitos para mandato de 2 anos, vedada a reeleição para o período imediatamente subsequente.

    $1 - Na constituição da Mesa é assegurada, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos e blocos parlamentares que participam do Senado Federal.

    $2 - Para os fins de cálculo de proporcionalidade, as bancadas partidárias são consideradas pelos seus quantitativos a data da diplomação.

    $3 - No caso de vaga definitiva, o preenchimento far-se-á, dentro de 5 cinco dias úteis, pela forma estabelecida pelo art 60, salvo se faltarem menos de 120 dias para o término do mandato da Mesa.

    $4 - Enquanto não eleito o novo presidente, os trabalhos do Senado serão dirigidos pela Mesa do período anterior.

    Art 60 - As eleições dos membros da Mesa será feito em escrutínio secreto, exigida maioria dos votos, presente a maioria da composição do Senado e assegurada, tanto quanto possível, a participação proporcional das representações partidárias ou dos blocos parlamentares com atuação no Senado.

  • Ou então pelo mais velho entre os senadores
  • É possível questionar o item "a" dessa questão, já que o enunciado não expressou explicitamente se basearia o fundamento na Constituição Federal ou Regimento Interno do Senado Federal, sendo que o art. 57, § 4º, da CF está escrito de maneira diversa, além de que já estava em vigor na época da questão (2008):

    art. 57. § 4º Cada uma das Casas reunir-se-á em sessões preparatórias, a partir de 1º de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros e eleição das respectivas Mesas, para mandato de 2 (dois) anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subseqüente. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 50, de 2006)
  • Dizer que recondução para o mesmo cargo não é o mesmo que reeleição é como dizer que um prefeito que sai de seu segundo mandato não poderia se candidatar a vereador, já que seria candidato a reeleição, só que para um cargo diferente.
  • Enquanto não eleito o novo presidente, os trabalhos do Senado serão difigidos pela Mesa anterior.
  • ARTIGO 59 AO 60 DO REGIMENTO INTERNO

  • Enquanto não for eleito o Presidente, os trabalhos são dirigidos pela Mesa anterior. Não há nada relacionado ao Suplente do Senador presidente.

    Art. 59, § 4º Enquanto não eleito o novo Presidente, os trabalhos do Senado serão dirigidos pela Mesa do período anterior.

     

    Os demais itens são bem literais, característica da banca:

    Art. 59. Os membros da Mesa serão eleitos para mandato de dois anos, vedada a reeleição para o período imediatamente subsequente. (opção A)

    § 1º Na constituição da Mesa é assegurada, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos e blocos parlamentares que participam do Senado (opção E).

    § 2º Para os fins do cálculo de proporcionalidade, as bancadas partidárias são consideradas pelos seus quantitativos à data da diplomação. (opção C)

    Art. 60. A eleição dos membros da Mesa será feita em escrutínio secreto, exigida maioria de votos, presente a maioria da composição do Senado (...).(opção B)

    Resposta: D

  • Apenas o item “d” está errado e, na sequência, veremos os artigos do Regimento Interno que fundamentam cada alternativa.

    a) Certo. Art. 59, caput, RISF - Os membros da Mesa serão eleitos para mandato de dois anos, vedada a reeleição para o período imediatamente subsequente (Const., art. 57, § 4º). 

    b) Certo. Art. 60. A eleição dos membros da Mesa será feita em escrutínio secreto, exigida maioria de votos, presente a maioria da composição do Senado e assegurada, tanto quanto possível, a participação proporcional das representações partidárias ou dos blocos parlamentares com atuação no Senado.

    c) Certo. Art. 59, § 2º, RISF - Para os fins do cálculo de proporcionalidade, as bancadas partidárias são consideradas pelos seus quantitativos à data da diplomação. 

    d) Ao contrário do que afirma a alternativa em análise, o art. 59, § 4º, do RISF determina que, enquanto não eleito o novo Presidente, os trabalhos do Senado serão dirigidos pela Mesa do período anterior. 

    e) Certo. Art. 59, § 1º, do RISF - Na constituição da Mesa é assegurada, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos e blocos parlamentares que participam do Senado (Const., art. 58, § 1º).

    GABARITO: D

  • Fiquei na dúvida na "a", mas infelizmente está escrito assim no regimento

  • Letra D é a incorreta, até pela obviedade:

    "enquanto não eleito o novo presidente, os trabalhos do Senado serão dirigidos por seu suplente;"

  • Se o Presidente não foi eleito, como o suplente de presidente não eleito vai dirigir os trabalhos???

ID
154639
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

Em relação às sessões conjuntas, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) RCCN, Art. 27. As sessões serão públicas, podendo ser secretas se assim o deliberar o Plenário, mediante proposta da Presidência ou de Líder, prefixando-se-lhes a data.

    b) RCCN, Art. 28. As sessões somente serão abertas com a presença mínima de 1/6 (um sexto) da composição de cada Casa do Congresso.

    c) RCCN, Art. 23. Ouvido o Plenário, o prazo de duração da sessão poderá ser prorrogado:
                          a) por proposta do Presidente;
                          b) a requerimento de qualquer Congressista.


    d) RCCN, Art. 22. A sessão conjunta terá a duração de 4 (quatro) horas.

    e) RCCN, Art. 26. No recinto das sessões, somente serão admitidos os Congressistas, funcionários em serviço no plenário e, na bancada respectiva, os representantes da imprensa credenciados junto ao Poder Legislativo.
  • Para os não assinantes

    Gabarito: C

  • A) Serão secretas por requerimento do presidente ou por algum líder

    B) Errado . Serão abertas com a presença de 1/6 de ambas as casas

    C) Correto

    D)Errado. Terá duração de 4h

    E) Errado . Essa disposição se aplica às sessões conjuntas secretas

  • sessão secreta:

    líder ou presidente propõe

    plenário decide


ID
154642
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo:

I. Compete ao Primeiro-Secretário da Mesa do Senado assinar os autógrafos dos projetos e emendas a serem remetidos à Câmara dos Deputados.
II. O Primeiro Vice-Presidente da Mesa do Senado tem a atribuição exclusiva de substituir o Presidente nas suas faltas ou impedimentos.
III. É ao Presidente da Mesa do Senado que cabe a atribuição de convocar Suplente de Senador.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Regimento Interno do Senado Federal:
     

    Art 48 - Ao presidente compete:
    XXVII - Assinar os autógrafos dos projetos e emendas a serem remetidos a Câmara dos Deputados, e dos projetos destinados a sanção.
    Art 52 - Ao primeiro vice-presidente compete:
    I - Substituir o presidente nas suas faltas ou impedimentos
    II - Exercer as atribuições estabelecidas no art 66 $6 da CF, quando não as tenha exercido o presidente. Tal art e inciso diz respeito ao prazo para deliberação do veto do Presidente da República sobre projeoto de lei em sessão conjunta do CN. Nesse caso esgotado o prazo de trinta dias a contar do recebimento do veto e não houver deliberação a respeito o veto será colocado na ordem do dia da sessão imediata, sobrestatadas as demais proposições até a sua votação final. Caso o presidente se omita de tal dever, o primeiro vice-presidente terá tais atribuições. Lembrando que existem 2 vice-presidentes.
    Art 52 - Compete ao presidente:
    XVI - Convocar suplente de Senador.
     

  • Entendo que o ítem II está correto, pois o único que substitui o presidente é o vice-presidente. O 2º vice-presidente substitui o vice-presidente e não o presidente, ainda que o vice-presidente esteja exercendo as funções de presidente.
  • O erro da questão refere-se ao termo "atribuição exclusiva", já que:

    Art 52 - Ao primeiro vice-presidente compete:
    I - Substituir o presidente nas suas faltas ou impedimentos
    II - Exercer as atribuições estabelecidas no art 66 § 7° da CF (e não 6°, como dito em comentário anterior), quando não as tenha exercido o presidente.
  • I - Quem assina os autógrafos dos projetos e encendas a serem remetidos à Câmara dos Deputados é o presidente do Senado;
    II - Quem tem atribuição exclusiva de substituir alguém é o segundo vice-presidente, que substitui o primeiro vice-pres. nas suas faltas ou impedimentos;

    O item III é o único certo mesmo.
  • * Alternativa CORRETA: "e" (somente a afirmação III)

    ---

    * EMBASAMENTO LEGAL

    I) RISF, art. 48. "Ao Presidente compete: XXVII ‒ assinar os autógrafos dos projetos e emendas a serem remetidos à Câmara dos Deputados, e dos projetos destinados à sanção";

    II)

    RISF, art. 46, § 4º. "Não se achando presentes o Presidente e seus substitutos legais, inclusive os Suplentes, assumirá a Presi­dência o Senador mais idoso. [lógica: outros podem vir a ter essa atribuição].

    RISF, Art. 52. "Ao Primeiro Vice-­Presidente compete: I ‒ substituir o Presidente nas suas faltas ou impedi­mentos; II ‒ exercer as atribuições estabelecidas no art. 66, § 7º, da Constituição, quando não as tenha exercido o Presi­dente". [lógica: ele tem + que apenas a atribuição de substituir o Presidente].

    III) RISF, art. 48. "Ao Presidente compete: XVI ‒ convocar Suplente de Senador";

    ---

    Até a próxima.

  • Os dois vice presidentes - e até os demais membros da mesa e suplentes - podem substituir o Presidente, em caso de ausência ou impedimento. Ao contrário do que um colega falou, o segundo vice Presidente não substitui o primeiro vice, mas o Presidente na impossibilidade do primeiro vice assim o fazer. A substituição é ao PResidente, tanto que ele assume a presidência do Senado e dos trabalhos.

  • I- Errado. Tal atribuição é do Presidente do Senado

    II- Errado. Não é exclusiva do 1º VP , qualquer um na linha sucessória da mesa poderá assumir a preidência , em caso de impedimento do Presidente

    III - Certo

  • Felipe , no item II não é exclusiva .

  • Vamos analisar os itens:

     

    I. ERRADO. Assinar os autógrafos é competência do Presidente:

    Art. 48. Ao Presidente compete:

    XXVII - assinar os autógrafos dos projetos e emendas a serem remetidos à Câmara dos Deputados, e dos projetos destinados à sanção;

     

    II. ERRADO. O regimento apresenta duas atribuições para o Primeiro Vice-Presidente. A questão mencionou uma delas e disse que era a única (“tem a atribuição exclusiva de”). Por isso ficou incorreta.

    Art. 52. Ao Primeiro Vice-Presidente compete:

    I - substituir o Presidente nas suas faltas ou impedimentos;

    II - exercer as atribuições estabelecidas no art. 66, § 7º, da Constituição, quando não as tenha exercido o Presidente.

     

    III. CERTO. Quem convoca os Suplentes realmente é o Presidente:

    Art. 48. Ao Presidente compete:

    XVI - convocar Suplente de Senador;

     

    Resposta: E

  • Questão que só se acerta na cagada. Eu duvido que alguém saiba desse item I aí.


ID
522472
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

As questões de 17 a 20 referem-se ao Manual de
Redação da Presidência da República e ao Manual de
Elaboração de Textos do Senado Federal
.


Com base no Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir:

I. Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento “digníssimo”. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.

II. Em comunicações oficiais, é correto usar o vocativo “Excelentíssimo Senhor Senador”.

III. É recomendável evitar expressões como “Tenho a honra de”.

Assinale:

Alternativas
Comentários

  • I. Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento “digníssimo”. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação. ( Correto ) Todo funcionário é digno do cargo que ocupado, e caso não o seja não pdoeria ocupá-lo. Ser digno não é uma qualidade é um dever de todo os integrantes da administração público.

    II. Em comunicações oficiais, é correto usar o vocativo “Excelentíssimo Senhor Senador”. ( errado ) O correto seria o uso apenas de Senhor , o excelentíssimo é usado para  chefe de poder. Presidente do excutivo, presidente do congresso nacional, presidente do STF.

    III. É recomendável evitar expressões como “Tenho a honra de”. ( correto) O uso desse termo seria desnecessário, não é uma informação relevante no documento. Sendo assim, perderia a concissão do texto.
     
  • ALTERNATIVA A. 
    I - Correta. O tratamento "Digníssimo" foi realmente abolido.
    II - Incorreta. No vocativo, o tratamento  "Excelentíssimo Senhor"  não cabe a senadores, apenas para Chefes dos Poderes, ou seja, Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional e Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal. Aos demais, utiliza-se somente SENHOR + CARGO, ou seja, Senhor Senador, Senhor Juiz, Senhor Ministro, Senhor Deputado e por aí vai...
    III - Correta. As expressões "Tenho a honra de", "Tenho o prazer de", "Cumpre-me informar que", devem ser evitadas, dando lugar a forma direta,como por exemplo: "Informamos que", "Declaramos que", indo direto ao assunto, solictamos, encaminhamos ou solicito, encaminho....
  • B (INCORRETA)
      O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo:

    Excelentíssimo Senhor Presidente da República,

    Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,

    Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.

            As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo:

    Senhor Senador,

    Senhor Juiz,

    Senhor Ministro,

    Senhor Governador,

  • I. Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento “digníssimo”. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação. CERTO
    II. Em comunicações oficiais, é correto usar o vocativo “Excelentíssimo Senhor Senador”. ERRADO. Usa-se "Excelentíssimo senhor + cargo" somente para chefes dos poderes públicos (Exec, Leg, Jud). Para o Senador é utilizado o vocativo "Senhor + cargo", sendo no caso "Senhor Senador".
    III. É recomendável evitar expressões como “Tenho a honra de”. CERTO. Basicamente é para evitar bajulações e ter um texto mais conciso. 
  • I -  De acordo com o Manual de Redação: "Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD), às autoridades arroladas na lista anterior. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação." CORRETA

    II- Só é utilizado Excelentíssimo senhor para os Chefes de Poder, e não senador 
    Excelentíssimo Senhor Presidente da República,
    Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,
    Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal. ERRADA

    III- "– introdução, que se confunde com o parágrafo de abertura, na qual é apresentado o assunto que motiva a comunicação. Evite o uso das formas: "Tenho a honra de", "Tenho o prazer de", "Cumpre-me informar que", empregue a forma direta;" CORRETA!
  • I - correta- Pois, digníssimo foi abolido pelos motivos que constam no primeiro item, conforme está também, no Manual de Redação da Presidência da República

    II - errada- Excelentíssimo Senhor é somente para Chefes do Poder Exemplo- 
    Excelentíssimo Senhor Presidente da república, 
    Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional, 
    Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal

    III - errada- "Tenho a honra"- o verbo ter está empregado na primeira pessoa do singular, deixando assim impressões pessoais no texto.
    Deve-se também evitar Preciosismos (delicadeza ou sutilaza excessi
    va ao escrever). 
    -> Conforme o Manual de Redação da Presidência da República 
  • interessante nao ficarmos repetindo a mesma resposta que o outro já deu. abraços!!
  • Concordo com todos. Mas uma coisa a se pensar é: O presidente do Senado Federal não deixa de ser Senador. Errei a questão devido a tal interpretação por entender que ele seria chefe do poder legislativo.

  • O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é

    Excelentíssimo Senhor, seguido

    do cargo respectivo:

    Excelentíssimo Senhor Presidente da República,

    Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,

    Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.

    As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo:

    Senhor Senador,


  • O vocativo "Excelentíssimo Senhor (...) só empregado para Presidente da República, Presidente do Congresso Nacional e Presidente do Supremo Tribunal Federal.

    gab. A


ID
523273
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em se tratando das “Cinco Leis de Ranganathan”, a 5ª e última lei indica que a biblioteca deve estar pronta para:

Alternativas
Comentários
  • "5 - Uma biblioteca é um organismo em crescimento - o bibliotecário deve controlar esse crescimento, verificando qual a informação que está sendo usada, através de estatísticas da consulta e empréstimo. Decorre da explosão bibliográfica que exige atualização das coleções e previsão do crescimento da área ocupada pela biblioteca."
  • A quinta lei de Ranganathan diz que   "A biblioteca é uma organização em crescimento" produção de conhecimento é um ato contínuo e dinâmico
    do ser humano. Para que a instituição Biblioteca possa acompanhar esse crescimento, fazem-se necessários bibliotecários com postura mais dinâmica e criativa, pois novos assuntos surgem, bem como novos usuários com características diversas. Isto exige a todo momento, um repensar sobre as práticas e instrumentos utilizados e sobre as atividades realizadas.
  • Opção a) encontrar seus leitores potenciais, nada mais é que a terceira lei: a cada livro seu leitor.
    Opção b - CORRETA) se adaptar às condições sociais cambiantes e aos desenvolvimentos tecnológicos; nada mais é do que considerar que a biblioteca é um organismo em crescimeto e tem que sempre está se adaptando aos desevolvimetos tecnólogicos e sociais.
    Opção c) promover a acessibilidade aos itens de seu acervo está ligado a primeira lei que é os livros são para usar.
    Opção d) atender às necessidades informacionais de seus leitores está relacionado a segunda lei que é para cada leitor seu livro
    Opção e) considerar o tempo despendido pelo usuário no atendimento das suas necessidades, como a opção já está falando a lei relacionada a esse item é poupe o tempo do leitor.
  • A biblioteca abriga registros do conhecimento humano, que é produzido e renovado constantemente. Dessa forma, a biblioteca, para que possa atingir seus objetivos, é induzida a acompanhar essa dinâmica.

    Gabarito: B

  • Acrescentando...

    Conforme Lancaster (2004, p. 19):

    A quinta e última lei - A Biblioteca é um Organismo em Crescimento: indica que a biblioteca deve estar pronta para se adaptar a novas condições. Isto incluiria a adaptabilidade a condições sociais cambiantes e aos desenvolvimentos tecnológicos.

    Gab. B

    LANCASTER, F. W. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília, DF : Briquet de Lemos / Livros, 2004.


ID
523276
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No mundo “24/7”, o termo que representa achar, retirar e transportar determinadas coisas significativas, que podem ser desde objetos concretos até elementos abstratos como a informação, é:

Alternativas
Comentários
  • A resposta é zapear. É a única alternativa que traz uma palavra que lembre o mundo “24/7″, que é o mundo “aberto o tempo todo”. 24/7 é uma expressão que significa 24 horas por dia, 7 dias por semana. É pouco usada por aqui, mas é comum nos artigos dos americanos

ID
523279
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No formato MARC 21, o campo 490 é reservado para a:

Alternativas
Comentários
  • No formato MARC, a organização dos campos se dá, basicamente, da seguinte maneira:

    0xx = Numeros e códigos de controle
    1xx = Entrada Principal
    2xx = título, edição, publicação
    3xx = Descrição Física
    4xx = Série
    5xx = notas
    6xx = Assuntos
    7xx = Entradas Secundárias
    8xx = Entrada secundária de série

    Dessa forma, o número 245, por exemplo, é o campo par ao Título principal. 

    Sabendo-se os números que iniciam cada campo, pode-se acertar a questão!
    Se o campo pedido foi 490, iniciado em 4, só pode ser algum campo relacionado com a série!

    Única resposta possível: Letra A - indicação de série.
  • 490 = indicação da série

    100 = entrada principal – nome pessoal.

    260 = data estimada de publicação

    110 = entrada principal – nome corporativo.

    246 = forma variante do título.

  • 490 INDICAÇÃO DE SÉRIE (R)

    O campo 490 é utilizado para indicação de série e indicações secundárias de série, sendo que estas últimas, em associações com os campos 800-830, obrigatoriamente.

    Resposta: A

  • 490 INDICAÇÃO DE SÉRIE (R)

    O campo 490 é utilizado para indicação de série e indicações secundárias de série, sendo que estas últimas, em associações com os campos 800-830, obrigatoriamente.

    Indicadores

    • Primeiro - Política de desdobramento de série
    • Um valor que indica se a série apresentará secundária ou não.
    • 0 - Título não desdobrado
    • Indica que a série não terá entrada secundária.
    • 1 - Título desdobrado
    • Indica que os campos 800-830 farão parte do registro bibliográfico, para fornecer a entrada secundária de série.
    • Segundo - Indefinido
    • # - Indefinido

    Subcampos

    • $a - Título da série (R)
    • Contém o título da série como aparece na publicação e pode incluir também a indicação de responsabilidade ou outras informações sobre o título.
    • Observar que neste campo não são informadas separadamente, em subcampos, nomes e partes de uma série.
    • Repetimos este subcampo quando uma subsérie é separada da série principal por uma numeração ou ISSN, ou quando a série tem um título paralelo.
    • $l - Número de chamada da LC (NR)
    • Número de chamada de séries da LC quando este for parte do título da série.
    • $v - Número do volume ou designação sequencial da série (R)
    • Número do volume ou qualquer outra designação sequencial ou sistemas de numeração alternativos precedidos pelo sinal de igual (=) usados no título da série.
    • $x - ISSN (R) (Alterado, 2009)
    • $3 - Material especificado (NR)
    • $6 - Ligação (NR)
    • $8 - Campo de ligação e número de sequência (R)

    http://www.dbd.puc-rio.br/MARC21/conteudo.html


ID
523282
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O protocolo com arquitetura cliente-servidor, especialmente criado para busca e recuperação de informação em bases de dados distintas, chama-se:

Alternativas
Comentários
  • "O Protocolo Z39.50 é um protoclo cliente servidor de padrão internacional que permite pesquisa e recuperação de informação em redes de computadores distribuídos."
    Fonte: 
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Z39.50


ID
523285
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O acervo primário de toda biblioteca é constituído por:

Alternativas
Comentários
  • "A decisão de comprar ou não determinado item é, portanto, ditada pelo volume esperado de uso desse item e seu custo. [...]
    A conclusão lógica disso seria a possibilidade de afirmar que o acervo primário de toda biblioteca consiste nos itens que serão usados tantas vezes que merecem ser comprados de imediato, enquanto o acervo secundário é qualquer outro recurso informacional, em qualquer formato, que pode ser adquirido ou acessado quando dele se necessita." (LANCASTER, 1993, p. 264)
  • o acervo primário de toda biblioteca consiste nos itens que serão usados tantas vezes que merecem ser comprados de imediato, enquanto o acervo secundário é qualquer outro recurso informacional, em qualquer formato, que pode ser adquirido ou acessado quando dele se necessita.

    (LANCASTER, 2004, p. 223-224).

  • Basicamente Lancaster ( o livro de Avaliação, não o de Indexação) disserta sobre o uso compartilhado dos recursos e alternativas de acesso que vão além da mera compra para "posse" do item (ex: empréstimo entre bibliotecas):

    [...] as decisões quanto à

    aquisição implicam atualmente duas alternativas gerais:

    Fazer investimento de capital na posse de um item e

    investimento de custeio (por exemplo, em processamento,

    armazenamento) para mantê-lo nas estantes. Isso pode ser

    visto como um investimento em ‘acesso’ - compra-se um livro

    ou outro item para que esteja prontamente acessível aos

    usuários.

    Obter acesso ao item, ou parte dele, como e quando surja a

    necessidade. Tal acesso pode ser por meio de empréstimo,

    aquisição de fotocópia/páginas retiradas do

    original/separatas, ou (no caso de certas publicações)

    acessando o item em linha.

    A conclusão lógica disso seria a possibilidade de afirmar que o

    acervo primário de toda biblioteca consiste nos itens que serão usados

    tantas vezes que merecem ser comprados de imediato, enquanto o

    acervo secundário é qualquer outro recurso informacional, em qualquer

    formato, que pode ser adquirido ou acessado quando dele se necessita.

    O corolário disso, naturalmente, é que o ‘orçamento de material’ de

    uma biblioteca deverá, portanto, transformar -se, ao contrário, num

    ‘orçamento de acesso’, dando-se ao bibliotecário inteira autonomia para

    decidir se um item deve ser possuído ou tornado acessível de alguma

    outra forma." (LANCASTER, 2004, p. 224)

    (a paginação do PDF está diferente, mas está no capítulo 13 - Uso compartilhado de recursos)

    LANCASTER, F. W. Avaliação de Serviços de Bibliotecas. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.


ID
523288
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A atividade de treinamento de usuários dentro do processo de automação de uma biblioteca pode privilegiar três níveis: técnico, gerencial e operacional. O nível técnico objetiva:

Alternativas
Comentários

  • REQUISITOS GERAIS: Treinamento

    O processo de automação de bibliotecas possui certa complexidade que pode ser minimizada com um treinamento adequado. Não se trata, simplesmente, da instalação de um produto, e sim da implantação de uma nova filosofia de trabalho em que todas as atividades do ciclo documental estão refletidas. É um item importante no processo de escolha, pois habilitará o usuário na utilização do produto, devendo abranger os seguintes níveis:

    a) nível técnico: possibilitar aos analistas de sistemas a perfeita compreensão da filosofia de funcionamento do produto, capacitando-os a efetuar a parametrização e disponibilização do sistema para o usuário final;

    b) nível gerencial: possibilitar à gerência da Biblioteca a perfeita compreensão dos procedimentos gerenciais oferecidos pelo sistema;

    c) nível operacional: possibilitar aos bibliotecários a perfeita compreensão dos procedimentos e rotinas específicos de cada módulo do sistema, inclusive capacitando-os a realizar o treinamento aos usuários, nos módulos pertinentes.

    Fonte: 

    CORTE, Adelaide Ramos e et al . Automação de bibliotecas e centros de documentação: o processo de avaliação e seleção de softwares. Ciência da Informação,  Brasilia,  v. 28,  n. 3, Dec.  1999 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651999000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 27  Jan.  2012.  


ID
523291
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O critério conhecido como fator de impacto, que apóia a decisão de aquisição ou cancelamento de títulos de periódicos de uma coleção, refere-se à(ao):

Alternativas
Comentários
  •                             - Fator de impacto   Proposto por Eugene Garfield em 1955, o Fator de Impacto (FI) começou a ser utilizado como instrumento de avaliação da qualidade das publicações a partir dos anos sessenta  tendo sido usado como critério de seleção dos periódicos a serem indexados pelo Science Citation Index(SCI). Desde então o FI firmou-se como meio de avaliação dos periódicos nas mais variadas instâncias. É calculado anualmente pelo Institute for Scientific Information(ISI)  para as revistas indexadas em sua base de dados, e publicado pelo Journal Citations Reports (JCR), uma publicação do ISI.   Hoje, todo autor considera o valor do FI para escolher o periódico que possa dar maior visibilidade ao seu trabalho.
    Os bibliotecários vêem o FI como um parâmetro de seleção dos títulos de maior interesse científico, e que, portanto deverão compor o acervo de suas instituições. Não diferente, os editores acompanham atentos os FI de seus periódicos conscientes da importância deste índice como fator de influência na captação de recursos financeiros e atração de bons trabalhos a serem publicados.  Nas agencias de fomento, os responsáveis pela elaboração das políticas cientificas também utilizam o índice para selecionar pesquisadores e instituições de maior mérito e que melhor atendam as demandas das instituições.  Para o cálculo do FI leva-se em consideração o número de citações recebidas pelos artigos publicados em um periódico em determinado ano, divido pelo número de artigos publicados no mesmo periódico nos dois anos anteriores. 
  • a. FRENTE DE PESQUISA 

    freqüência de citação dos títulos pelos usuários em seus trabalhos acadêmicos.

    b. LOTKA (Lei do Quadrado Inverso)

    número de autores que publicam numa determinada área do conhecimento.

    c. FATOR DE IMPACTO

    número de citações recebidas por um periódico em relação ao número de artigos publicados por esse periódico.

    d. ESTUDO DE USUÁRIO.

    resultado de pesquisa de opinião realizada na comunidade de usuários.

    e. BRADFORD

    número de vezes que o periódico foi citado em fontes nacionais e internacionais.


ID
523294
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O vetor que representa os principais valores sucessivamente agregados aos produtos de informação, de forma a permitir que eles sejam vistos como um ponto num espaço vetorial cujas dimensões variam em graus diferenciados de acordo com o produto, e determina o valor de mercado e sua contribuição para o preço da mercadoria é o(a):

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me dizer que documento possui algo parecido com essa pergunta?
  • Gabarito d) conteúdo informacional.
  • kkkkk Será que existe algum?!?!?

  • não sei de onde a banca tirou esta afirmação, todos sempre bebem na fonte do Kotler quando se trata de marketing, derrepente está lá, mas usando a expressão "conteúdo informacional", duvido muito, fatalmente em uma obra da Amaral que eu não tenha lido ainda, ou até mesmo algum artigo de periódico, já que a FGV É UMA BANCA CANALHA,RS.

  • eu nem entendi a pergunta ainda!

  • Só nos resta pedir MUITOS comentários do professor....

  • Livro: Informação e informática.

    Organizado por Nídia M. L. Lubisco; Lídia M. B. Brandão

    Página 162.

    https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/129/5/Informacao%20e%20Informatica.pdf

    "Os cinco vetores que representam os principais valores sucessivamente agregados aos produtos de informação de forma a permitir que eles sejam vistos como um ponto num espaço vetorial cujas dimensões variam em graus diferenciados de acordo com o produto são os seguintes:

    Conteúdo informacional Conteúdo informacional [...] Armazenamento [...], Processamento [...], Distribuição [...], Apresentação"

    "O conteúdo informacional é um vetor que determina o valor de mercado e sua contribuição específica para o preço da mercadoria está relacionada ao seu custo de desenvolvimento e à percepção de seu valor econômico por parte dos usuários potenciais."

    GABARITO D - Conteúdo informacional


ID
523297
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No planejamento estratégico de uma unidade de informação, a busca pela eficiência procura:

Alternativas
Comentários
  • A eficiência refere-se ao processo; à relação entre os recursos (finaceiros, materiais e humanos) aplicados e os benefícios alcançados. Exemplo: a gestão de um projeto ou serviço de informação será tão ou mais EFICIENTE, quanto MENOR for o seu custo e MAIOR o seu benefício alcançado. Ou seja, se um projeto consumir + recursos do que o necessário será considerado INEFICIENTE.
    Para gravar bem isso sempre utilizo essa forma:
    < custo, > benefío =  EFICIÊNCIA (Lê-se: menor custo, implica maior benefício, obtendo EFICIÊNCIA






  • ANÁLISE DE SWOT/ FFOA

    Ambiente INTERNO= Forças e Fraquezas;

    Ambiente EXTERNO= Oportunidades e Ameaças;

  • Eficiente (adj.) - Quando a tarefa é executada da melhor maneira possível, com o menor desperdício de tempo, esforço e recursos.

    Eficaz (adj.) - É algo adequado para atingir um propósito, de modo a alcançar o resultado pretendido ou esperado.


ID
523300
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O enorme volume de informações publicadas em cada área do conhecimento representa uma dificuldade para os técnicos e especialistas manterem-se constantemente atualizados. Diante disso, os modernos centros de informação trabalham na preparação de estudos críticos condensados sobre aspectos relevantes, que possibilitem aos leitores obter uma visão abrangente sobre um determinado assunto.

No ciclo documentário, esse processo é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Vamos analisar opão à opção.


    Interrogação e busca está relacionado ao processo de entrevista com o usuário.
    Disseminação seletiva da informação visa a comunicação direncionado as necessidades individualizadas - pegadinha da questão.

    Recuperação da informação é a busca automática de informações, busca por metadados que descrevam documentos

    Recodicionamento da Informação (opção certa) visa apresentar informações especializas aos usuários que não têm formação 
    especializada. (o que eu consegui encontar de resposta)

    Descrição da informação está relacionado a catalogação - descrição do documento físico.

    Fiquei na dúvida mesmo foi na opção b...
    Alguém consegue me explicar melhro essa situação.
    Obrigada!
  • Recondicionamento ou reempacotamento da informação – seleção de informações relevantes, estudos críticos condensados sobre determinados aspectos de interesse e relevância, que facilitem ao tomador de decisão ou ao cliente, uma visão rápida e abrangente do estado dos conhecimentos, num determinado momento, sobre um certo assunto. (Robredo & Cunha, 1986, p.9-10)

  • GABARITO: D

     

    Interrogação e busca: a pesquisa bibliográfica ou busca retrospectiva consiste em selecionar, a partir de um conjunto muito maior de referências, aquelas que podem interessar, num determinado momento (ROBREDO; CUNHA, 1986).

     

    Disseminação seletiva da informação (DSI): serviço personalizado que canaliza para o usuário informações selecionados correntes, de acordo com seu perfil de interesse (ROBREDO; CUNHA, 1986).

     

    Recuperação da Informação: constitui o aspecto fundamental – e a finalidade – do trabalho documentário. Como consequência das operações realizadas no processo de interrogação e busca, podem selecionar-se documentos que parecem ser de interesse (ROBREDO; CUNHA, 1986). 

     

    Recondicionamento ou reempacotamento da informação: consiste em preparar estudos críticos condensados sobre determinados aspectos de interesse e relevância, que facilitem a atualização dos técnicos e especialistas frente ao enorme volume de informações constantemente publicadas (ROBREDO; CUNHA, 1986).

     

    Descrição bibliográfica: anotam-se as características descritivas do documento (ROBREDO; CUNHA, 1986). 


ID
523303
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O livro, como qualquer outro objeto presente em nosso universo, é passível de desgaste. Os fatores biológicos que atuam no desgaste de um livro são:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Certa: Letra C / Os agentes biológicos são: microorganismos, insetos, roedores e o homem / Agentes químicos: poluição ambiental e poeira / Agentes físicos mecânicos são: guarda inadequada, manuseio incorreto e desastres (naturais, por ex.) / Agentes Físicos são: luz e temperatura


     

  • Atenção que a questão especifica os fatores BIOLÓGICOS. 

    Por isso a resposta é a letra C.

  • Alguem me explica por que a letra D está errada?

  • Thayna Portela a letra D esta errada porque na questão é pedido agentes biológicos e a opção D refere-se a agentes físicos mecânicos. Agentes físicos mecânicos: guarda inadequada, manuseio incorreto e desastres.



ID
523306
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Uma nova tecnologia para organizar, analisar, descrever e resumir os documentos levou à adoção de técnicas não- -convencionais de organização e análise, não mais apenas de livros, mas de qualquer tipo de documento. A técnica que acompanhou o crescimento da Documentação, em particular nos EUA, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • A pegadinha da questão está na palavra tecnologia, logo, a única opção que é uma ferramenta tecnológica é a microfilmagem. As demais opções estão relacionadas a indexação do documento em diferentes formas.

ID
523309
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na Classificação Decimal de Dewey, a notação correspondente ao assunto “Processos legislativos no Brasil” é:

Alternativas
Comentários
  • 328.81.

    328 – Processo legislativo

  • Por ser do Direito, podemos eliminar todas as alternativas que não são da classe 300. Posteriormente, a banca exigia um conhecimento um pouco mais detalhado sobre as classes da CDD:

    320 Ciência política

    360 Problemas sociais e serviços sociais

    Alternativa C.

  • a) Para descartar essa alternativa de antemão, não precisamos saber, de forma muito específica, sobre as subdivisões. Basta sabermos sobre as classes principais: a classe 600 pertence à engenharia e 610 pertence à medicina, então essa alternativa passou longe. INCORRETA.

    b) Para responder essa questão, a única coisa que precisaríamos saber diz respeito às classes mais utilizadas daquelas 100 em que eu especifiquei no quadro. A classe 360 – que é sobre problemas e serviços sociais – não é muito famosa, mas a 320 é famosa, por abrigar ciência política. Então, mesmo que não soubéssemos que a subdivisão .81 diz respeito ao Brasil, já poderíamos eliminar essa também. INCORRETA.

    c) Sabemos que a classe correspondente às ciências sociais é 300: para responder corretamente essa questão, precisamos entender que a classe 320 é sobre ciência política, que abriga claramente o tema sobre processos legislativos no Brasil. Inclusive, não precisaríamos sequer saber que a as subdivisões entre .4 e .9 da classe 328 diria respeito aos continentes, regiões e países, sendo o -81 o número do Brasil. Precisaríamos somente, na verdade, saber da classe 320, o que não é difícil, pois se trata de uma classe bem conhecida e bastante utilizada. CORRETA.

    d) Para eliminar de vez essa alternativa também não precisamos saber de muito: na classe 500, estão a matemática, a física, a química, a biologia... Não precisaríamos sequer saber que o número 530 corresponde à física para eliminarmos de vez essa questão. INCORRETA.

    e) Na classe 400, estão as línguas, então também não precisaríamos conhecer muito bem as subdivisões das classes para eliminar essa alternativa de antemão. INCORRETA.

    Gabarito: C

  • 320 Ciência Política

    328 Processo legislativo

    328.8 América do Sul

    328.81 Brasil


ID
523312
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

DEMO, Pedro. Ambivalências da sociedade da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 37-42, ago. 2000. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2003.
De acordo com a NBR 6023 “Informação e documentação – Referências – Elaboração”, da ABNT, o tipo de publicação da referência acima é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B. Queria uma questão dessa no meu concurso. Como tem v. 29, n. 2, p. 37-42, ago. 2000 só pode ser artigo de periódico.


ID
523315
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O grau de especificidade na indexação de um documento corresponde à:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Certa: A. O mais importante é escolher o termo mais específico, e não uma grande quantidade de termo, pois senão seria exaustiva e não específica.
    Princípio principal da Especificidade na indexação: documento deve ser indexado sob o termo mais específico que o abranja completamente. Numa indexação seletiva utiliza-se  apenas, ou até, 5 termos. Já na indexação exaustiva emprega-se termos em número suficiente para abranger o conteúdo temático do documento de modo bastante completo.
  • De acordo com o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia:

     

    Especificidade: 1. grau de precisão de um sistema de indexação, quando este é aplicado ao(s) assunto(s) de um documento. 2. proporção entre o número de documentos não pertinentes que não foram selecionados e o número total de documentos não pertinentes que se encontram registrados no sistema; grau de indexação,profundidade de indexação. 


ID
523318
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A NBR 6021 “Informação e documentação – Publicação periódica científica impressa – Apresentação” indica que fazem parte dos elementos pré-textuais desse tipo de obra os seguintes itens:

Alternativas
Comentários
  • Os elementos pré-textuais são constituídos de:
    a)  folha de rosto;
    b)  errata;
    c)  sumário;
    d)  editorial.
  • Resposta D 5.3 Elementos pré-textuais A ordem dos elemento s pré-textuais deve ser conforme 5.3.1 a 5.3.4.

    5.3.1 Folha de rosto

    5.3.2 Errata Quando houver, deve ser inserida logo após a folha de rosto, antecedida da referência da publicação.

    5.3.3 Sumário  Recomenda-se que os títulos dos artigos contidos na publicação sejam relacionados, no sumário, na(s) língua(s) de seus respectivos conteúdos e conforme a NBR 6027.

    5.3.4 Editorial Deve ser Deve ser colocado após o sumário.


  • Os elementos pré-textuais

    Folha de rosto;

    Errata;

    Sumário;

    Editorial.

     Os elementos Textuais:

    Artigos, revisões, estudos de casos, entre outros que podem ser agrupados em seções, conforme o assunto ou gênero do trabalho.

     Os elementos Pós textuais:

    Índice e Instruções editoriais para os autores


ID
523321
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No processo de seleção de acervo, as considerações que devem ser enfocadas seguem os seguintes critérios:

Alternativas
Comentários
  • No processo de seleção de acervo, as considerações que devem ser enfocadas seguem os critérios de;

    - assunto;

    - usuário;

    - documento;

    - preço.
  • [...]. Todas as bibliotecas iniciam o processo de seleção com considerações abrangentes, que são depois refinadas e adequadas a cada uma delas em particular. Essas considerações vão referir ao assunto, ao usuário, ao documento em si e a seu preço. (VERGUEIRO, 2010, p. 12)

    Gab. B


ID
523324
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na atividade de catalogação, se uma fonte principal apresenta tanto um título coletivo como os títulos de obras individuais, essas informações são transcritas como:

Alternativas
Comentários
  • Regra 1.1B10 Se uma fonte principal de informação apresenta tanto um título coletivo como os títulos de obras individuais, transcreva o título coletivo como título principal e os títulos das obras individuais em nota de conteúdo.
  • R. 21.7A1 Coletâneas de obras por diferentes pessoas ou entidades. Aplique esta regra a:

    a) coletâneas de obras independentes por pessoas ou entidades distintas

    b) coletâneas que consistem em extratos de obras independentes por pessoas ou entidades distintas

    c) obras que consistem, em parte, de obras independentes e, em parte, de contribuições por diferentes pessoas ou entidades.

    R. 21.7B1 Faça a entrada de uma obra que pertença a uma das categorias mencionadas em 21.7A por seu título, se tiver um título coletivo. Faça entradas secundárias sob os cabeçalhos estabelecidos para os compiladores/coordenadores, se não houver mais de três e se estiverem citados com destaque no item que está sendo catalogado. Se figurarem mais de três compiladores/coordenadores com destaque, faça entrada secundária sob o cabeçalho estabelecido para o principal compilador/coordenador e/ou para aquele mencionado em primeiro lugar.

    Resposta: D


ID
523327
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No Brasil, o serviço de fornecimento de cópias criado em 1980, muito utilizado no meio acadêmico, é mantido com recursos alocados pela CAPES, pela SESU, pela FINEP e pelo IBICT. Esse serviço utiliza como principal subsídio para seu funcionamento a rede conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • "II - CCN O Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN), coordenado pelo IBICT, é uma rede cooperativa de unidades de informação de instituições localizadas no Brasil. Possibilita o acesso a publicações periódicas científicas e técnicas e reúne informações de centenas de catálogos, produzidos pelas principais bibliotecas do país, em um único catálogo nacional de acesso público. O CCN visa otimizar os recursos disponíveis nas bibliotecas e serviços de documentação que participam de sua rede e a melhorar os serviços para o usuário final proporcionando os meios indispensáveis para: - a difusão, identificação e localização das publicações seriadas em C&T, nacionais e estrangeiras, existentes no país; - o estabelecimento de políticas coordenadas de aquisições; - o intercâmbio entre bibliotecas, por meio do sistema de comutação bibliográfica; - a padronização de entradas de títulos. O CCN é aberto à livre participação das bibliotecas que possuam acervos automatizados e relevantes de publicações periódicas em C&T. As instituições interessadas em colocar a informação sobre as suas coleções com o intuito de disponibilizá-las neste Catálogo deverão seguir as normas de seu Regimento Interno. O acesso ao CCN pode ser feito via Internet na URL : http://www.ct.ibict.br:82/ccn/owa/ccn_consulta"
    Em http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/m%C3%B3dulos/pesquisando-bibliografia-internet/o-que-%C3%A9-o-comut-e-o-ccn
     
  • fornecimento de cópias: foi aí que me pegaram

     


ID
523330
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Entre os softwares gerenciadores de serviços de bibliotecas listados a seguir, o que tem como representante no Brasil a empresa Ex-Libris e que opera em melhores condições no ambiente ORACLE, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Software - Empresa

    Sofia    -    Prima
    Thesaurus - Via Appia
    Aleph - Ex-Libris
    Ortodocs - Portiron
    Bibvirtua - ???
  • Eu também não conheço o Bibvirtua... pode ser uma "pegadinha", talvez ele sequer exista! 


ID
523333
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A base de dados TRADEMARKSCAN – de marcas registradas – é classificada como uma base de dados:

Alternativas
Comentários
  • Um conjunto de bases de dados de nome TRADEMARKSCAN® é produzido pelas empresas Thompson & Thompson e Compu-Mark, incluindo informações sobre marcas registradas (trademarks) e marcas de serviço (service marks) usadas em países da Europa e Estados Unidos. Esse tipo de base serve como ferramenta para verificar a disponibilidade de nomes para novos produtos e serviços. Os registros incluem a marca registrada, seu proprietário, códigos de classificação, descrição, estado do registro da marca, número do registro da marca, demandas e reivindicações etc. Alguns registros podem incluir imagens e logotipos. 

    Ciência da Informação Ci. Inf. vol.31 no.2 Brasília May/Aug. 2002 Bases de dados de informação para negócios* Beatriz Valadares Cendón


    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652002000200004

    F
    iquei em dúvida pois o artigo fala que essa é uma base de dados que pode possuir alguns registros de imagens e a questão afirma que a base é classificada como de imagens, porém a única alternativa plausível é a letra A.

ID
523336
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os métodos de estudos de usuários, nos quais são realizadas entrevistas apoiadas por planos estruturados, coletas de dados e outros instrumentos, constituem os métodos de pesquisa:

Alternativas
Comentários
  • Alguém ajuda? Não entendo porque a B está errada...

  • Para desenvolver estudos de usos e usuários, em geral, utilizam-se métodos de pesquisa psicossociologica aplicados por meio de entrevistas e questionários planejados previamente (usos e usuários da informação / Maria Matilde Kronka dias; Daniela Pires, 2004)

    Métodos qualitativos de estudos de usuários: entrevista estruturadas, observação, grupo focal.




  • No caso, a alternativa "E" foi usada como sinônimo de "qualitativa"..


ID
523339
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No processo de indexação automática, seja com ou sem o uso de Thesaurus, a modalidade mais usada para recuperação dos conceitos tratados no documento, valendo-se da relação “custo X benefício”, é a efetuada no:

Alternativas
Comentários
  • B, C e D não se enquadram nos requisitos, sobrando A e E. Como o Resumo é obviamente menor e mais objetivo que o texto integral, sua indexação automática será feita de forma mais rápida e barata. Logo, a alternativa certa é a alternativa E.
  • acertei por exclusão ..

    texto integral.- trabalhoso, não.? (já que estão perguntando MODALIDADE MAIS usada). parece que não é essa

    título.(muito menos essa - Indexar pelo título )

    antidicionário. - sem possibilidade

    conjunto de palavras não-significativas. --sem possibilidade

    resumo.- certa


ID
523342
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O acesso à literatura cinzenta – documentos que têm pouca probabilidade de serem adquiridos pelos canais usuais de venda de publicações – foi facilitado com a criação, em 1980, do sistema conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • "Sistema de Informação sobre Literatura cinzenta na Europa" (Sigle) EM INGLÊS: System for Information on Grey Literature in Europe foi criada em 1980, dois anos após um seminário sobre literatura cinzenta organizado pela Comissão Europeia em York (Reino Unido). Operado por uma rede de informações nacionais ou centros de documentação fornecimento activo na recolha e promoção da literatura cinzenta, era um sigle on line, pan-europeu eletrônicos de banco de dados bibliográficos e entrega de documentos do sistema.

ID
523345
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a afirmativa que indique uma vantagem na elaboração do resumo de uma publicação por parte do próprio autor.

Alternativas

ID
523348
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O AACR2R 2002 recomenda o seguinte procedimento: “se a indicação de responsabilidade de uma obra menciona mais de três pessoas ou entidades, seja(m) registrada(s)”:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a regra 1.1F5 da AACR2:
    Quando uma única indicação de responsabilidade mencionar mais de três pessoas ou entidades exercendo a mesma função, ou com o mesmo grau de responsabilidade, omita todos os nomes exceto o primeiro de cada grupo dessas pessoas ou entidades. Indique a omissão por meio de reticências ( ... ) e acrescente, entre colchetes, et al.
    Resp. D
  • Regra 1.1F5 Sendo mais de três pessoas ou entidades, registre a primeira de cada grupo de pessoas ou entidades, seguida de espaço, reticências (...), espaço e a abreviatura latina [et al.], entre colchetes.
  • R. 1.1F5 Quando uma única indicação de responsabilidade mencionar mais de três pessoas ou entidades exercendo a mesma função, ou com o mesmo grau de responsabilidade, omita todos os nomes exceto o primeiro de cada grupo dessas pessoas ou entidades. Indique a omissão por meio de reticências (...) e acrescente, entre colchetes, et al. (ou seu equivalente em alfabeto não latino. 

    Resposta: D


ID
523351
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Avalie as afirmativas apresentadas a seguir sobre o tema Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED):

I. Um sistema de GED economiza espaço físico e minimiza o custo de armazenamento do acervo.

II. A “Sociedade sem Papel” foi criada após o uso dos sistemas de GED.

III. Um sistema de GED deve garantir acesso irrestrito a todas as informações.

IV. Os softwares de OCR são capazes de identificar caracteres alfa-numéricos pelo seu formato.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I. Um sistema de GED economiza espaço físico e minimiza o custo de armazenamento do acervo. Verdade. Usando o GED haverá a redução de espaço físico necessário para o armazenamento de toda a papelada empresarial.

    II. A “Sociedade sem Papel” foi criada após o uso dos sistemas de GED. Falso. O PaperLess Office ainda está em fase de amadurecimento e mesmo em organização que faz uso do GED ainda existe a necessidade de armazenamento de documentação impressa, contudo, de forma reduzida.

    III. Um sistema de GED deve garantir acesso irrestrito a todas as informações. Absurdamente Incorreta. Existe todo o controle de acesso aos arquivos (Segurança). Obs: Sabendo que este item está incorreto, pelo gabarito já dava pra acertar por eliminação.

    IV. Os softwares de OCR são capazes de identificar caracteres alfa-numéricos pelo seu formato. Correto, são os Optical Character Recognition. Reconhecimento óptico de caracteres. Reconhece fontes padronizadas 



ID
523354
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em uma base de dados que contenha documentos sobre “legislação”, na estratégia de busca para recuperar documentos específicos para atender à pergunta “Preciso de documentos que tratem de Medidas Provisórias e Decretos- Lei, mas não de Resoluções”, a operação booleana a ser empregada é:

Alternativas
Comentários
  • Livro A
    Livro B
    Livro C 

    E/AND: A e B
    Ou/OR: A ou B
    Não/NOT: A não B
  • 1. Estratégia de busca rápida – é aquela que utiliza E para recuperar apenas alguns artigos, correspondendo a tudo que é necessário.

    2. Estratégia de elementos componentes – aquele em que a consulta original é expandida tomando-se cada um dos conceitos numa consulta sucessivamente e incluindo os sinônimos e termos relacionados a OU.

    3. Estratégias de frações sucessivas – utilizada para diminuir um conjunto grande mediante a seleção a que é submetido com o emprego de E e NÃO.

    4. Estratégia de desdobramento de uma citação matriz – emprega um pequeno conjunto de registros ou somente um registro como inspiração de termos de busca adequada, realizando-se as buscas sob esses termos.


ID
523357
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Nas bibliotecas públicas, a função informativa é muito visível quando são estabelecidas parcerias com outras entidades para fornecer informações que respondam às necessidades do dia-a-dia da comunidade.

Nesse caso, essas bibliotecas funcionam como um:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa (A) é a resposta.


ID
523360
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Apoiando-se na NBR 10520 “Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação”, a citação de citação é aquela em que um autor:

Alternativas
Comentários
  • NBR:10520:2002
    3.2 citação de citação: Citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original.

ID
523363
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na Classificação Decimal Universal (CDU), o símbolo = (igual) tem a finalidade de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Certa : Letra C
    O sinal de = indica o IDIOMA da obra. Porém, se o sinal de igualdade vier entre parênteses, assim (=), estará representando RAÇA
  • Número CDU 1/9                             Tabela Principal
    .01/.09                                                Auxiliares Especiais com Ponto Zero
    -0/-9                                                   Auxiliares Especiais com Hífen                          
    .00                                                      Ponto de vista
    "..."                                                   Tempo
    (1/9)                                                   Lugar
    (=...)                                                   Raça
    (0...)                                                   Forma
    =                                                         Língua
  • Auxiliares independentes CDU: 

     

    (0...) Forma

    =      Língua

    (=  ) Raça

    "   "  Tempo 

    (    ) Lugar

     


ID
523366
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O aumento da produção de livros e principalmente de periódicos, como instrumentos de divulgação da ciência, a partir do séc. XVII, levou os serviços de indexação e resumos a editarem nessa época instrumentos para reunir, organizar e disseminar a produção dos diferentes setores da humanidade. Esses instrumentos são chamados de:

Alternativas
Comentários
  • " instrumentos para reunir, organizar e disseminar a produção dos diferentes setores da humanidade”. Em outras palavras, bibliografias, ainda mais a partir do século XVII


ID
523369
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A comunidade científica consiste no grupo social formado por indivíduos cuja profissão é a pesquisa científica e tecnológica. Entretanto, a produtividade desses cientistas é muito desigual; assim, um número n de autores que publicou x artigos em determinado campo, durante determinado período, é igual a 1/xn , onde o expoente n mede as proporções relativas dos grandes e pequenos produtores. Um índice elevado revela uma distorção da produção: 20% dos cientistas produziram, por exemplo, 80% da literatura.
Essa descrição expressa a lei de:

Alternativas
Comentários
  • LEI DO ELITISMO: tem haver com amostragem populacional;

    Lei de Lotka: produtividade científica de autores;

    Leis de Zipf: freqüência de palavras;
      lei de vida média: tem haver com leis da física;

    Lei de Bradford: produtividade de periódicos.
  • → Lei de LOTKA – Está relacionada à produtividade de autores e fundamentada na premissa básica de que “alguns pesquisadores publicam muito e muitos publicam pouco” (VOOS, 1974), enuncia que “a relação entre o número de autores e o número de artigos publicados por esses, em qualquer área científica, segue a Lei do Inverso do Quadrado 1/n2 . Isto é, em um dado período de tempo, analisando um número n de artigos, o número de cientistas que escrevem dois artigos seria igual a ¼ do número de cientistas que escreveram um. O número de cientistas que escreveram três artigos seria igual a 1/9 do número de cientistas que escreveram um, e assim sucessivamente. O mesmo autor revela que Price, em “Little Science, Big Science2, observou que, para as ciências em geral, o número de autores decresce mais rapidamente que o inverso do quadrado, mais aproximadamente à Lei do Inverso do Cubo 1/n3. (TARAPANOFF, 1995, p. 90).

  • A Lei de Lotka é conhecida como Lei do Quadrado Inverso. Visa aferir a produtividade dos autores. Esta Lei também serve para conhecer a “elite”, os autores mais importantes de determinado campo científico.⠀

    ⠀⠀

    A Lei de Bradford também é conhecida como Lei de dispersão do conhecimento científico. Ela mede a dispersão do conhecimento científico em publicações periódicas. Uma de suas aplicações é auxiliar no desenvolvimento de coleções da biblioteca.⠀

    ⠀⠀

    A Lei de Zipf é conhecida como Lei do menor esforço. Ela verifica a distribuição de frequência de palavras em um texto. Além disso, contribui na determinação de termos de indexação.

    Fonte: postagem do Profº Wesley Oliveira: https://www.instagram.com/p/CIgX1wGC4AN/


ID
523372
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Uma das causas relevantes para o pequeno número de usuários nas bibliotecas públicas, levando-os a buscar outros espaços de leitura, é a:

Alternativas
Comentários
  • Questão fácil, a questão mais condizente é a letra B, pois investimento em acervos é um dos muitos problemas enfrentados pelas BPs.
  • O fato é que praticamente todas as alternativas são relevantes para a diminuição no número de usuários em Bibliotecas Públicas! Contudo, de fato, a questão B é a que representa com mais ênfase..


ID
523375
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na indústria da informação, os produtores de bancos e bases de dados que produzem uma ou mais bases, distribuídas por vários serviços de bancos de dados para assegurar a maior difusão possível, são conhecidos como produtores:

Alternativas

ID
523378
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com referência ao sistema de ordenação de referências numérico, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Está na NBR 6023:
    "O sistema numérico não pode ser usado concomitantemente para notas de referência e notas explicativas".
  • Alternativa B e C, mata com essa: "Se for utilizado o sistema numérico no texto, a lista de referência deve seguir a mesma ordem numérica crescente".

    Letra D afirma que: A grafia na lista de referências deve obedecer às chamadas no texto. NBR diz: Sistema alfabético: As chamadas no texto devem obedecer à forma adota na referência, com relação à escolha da entrada,mas não necessariamente quanto à grafia, conforme a NBR-10520. É para entender que ´pode escrever de um jeito no texto e de outro na referência? ah......!
    Bons estudos!
  • Hoje:

    9 Ordenação das referências

    Os sistemas mais utilizados são: alfabético e numérico (ordem de citação no texto).

    As referências dos documentos citados em um trabalho devem ser ordenadas de acordo com o 

    sistema utilizado para citação no texto, conforme a ABNT NBR 10520.

    9.1 Sistema alfabético

    As referências devem ser reunidas no final do trabalho, do artigo ou do capítulo, em ordem alfabética 

    de seus elementos. Se houver numerais, considerar a ordem crescente.

    9.2 Sistema numérico

    As referências devem ser numeradas de acordo com a ordem sequencial em que aparecem no texto

    pela primeira vez e colocadas em lista nesta mesma ordem.


ID
523381
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com a NBR 6027 “Informação e documentação – Sumário – Apresentação”, o sumário de uma publicação deve:

Alternativas
Comentários
  • NBR6027:2003

    3.3 sumário: Enumeração das divisões, seções e outras partes de uma publicação, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede.
  • DICA: Bom observar que a norma de 2003 não é mais a atual... exite a publicada em 2012, válida a partir de 2013, que tem algumas poucas mudanças, mas que podem ser exploradas em prova.
  • a) Definição do índice. INCORRETA

    b)  Definição do sumário. CORRETA

    c)  Quase definição do sumário, com algumas incorreções como afirmar que são especificadas apenas as principais divisões e são identificadas por letras maiúsculas consecutivas. INCORRETA

    d) Essa definição não corresponde a nenhum elemento na NBR 6027. INCORRETA

    e) Novamente o erro de dizer que apenas as principais divisões do trabalho são relacionadas. INCORRETA

    Resposta: B

  • Informação e documentação — Sumário — Apresentação

    3.4 Sumário

    enumeração das divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede.

    -----------------------

    Gabarito: B

    => Fonte: ABNT NBR 6027


ID
523384
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A instituição que provê um serviço de comutação bibliográfica, fornecendo cópias de documentos indexados em suas bases de dados, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • De onde eles tiram essas questões? O que medem de um candidato?

  • questão de 2008, espero que o estilo de questões tenha mudado de lá para cá.


ID
523387
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com a finalidade de avaliar e melhorar o desempenho dos sistemas de recuperação da informação, os primeiros testes executados nos Estados Unidos e na Inglaterra, na década de 1950, se intitularam, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • "As origens da pesquisa para avaliar e melhorar a performance de sistemas de recuperação da informação são encontradas em 1953, com a execução de testes, separadamente na Grã-Bretanha e nos Estado Unidos, sobre o desempenho de um sistema de indexação (...) o Uniterm, criado por Mortimer Taube. Esse sistema representava  documentos por termos únicos retirados do título ou resumo, ao contrário de abordagens mais tradicionais para a indexação de assunto. Os teste de avaliação foram executados (...) pelo Armed Services Technical Information Agency (ASTIA), nos Estados Unidos (chamados de testes Uniterm) e pelo College of Aeronautics in Cranfield, no Reino Unido (chamado de "os teste Cranfield-Uniterm").

    Fonte: https://books.google.com.br/books?id=UGrv24g0-u8C&printsec=frontcover&hl=pt-BR


ID
523390
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Dentre os pontos a considerar na elaboração de um projeto, a estimativa do quantum dos bens ou serviços provenientes da implantação de uma nova unidade de informação, que a comunidade usuária está disposta a adquirir, está inserida nos aspectos:

Alternativas
Comentários
  • Essa dar pra responder por eliminação das demais alternativas. Resposta certa: Letra D
  • O termo quantum pode dar uma idéia de contábil mas o trecho "que a comunidade usuária está disposta a adquirir" é pra matar a questão: Letra D - Mercadológico.