SóProvas



Prova IF-SC - 2015 - IF-SC - Professor - Administração


ID
1748068
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa em que a afirmativa sobre a Educação Profissional e Tecnológica, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, está CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • letra D

    Art. 41. O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos

  •  Letra D

    Art. 41. 9394- LDB- O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.(Redação dada pela Lei nº 11.741, de 2008).

  • d) O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.

  • d)

    O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.

  • Alternativa D

    LDB, art. 41. O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.


ID
1748071
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Questão 3 Leia com atenção as afirmativas sobre a História da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e, a seguir, marque com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas. 

( ) A transformação das Escolas de Aprendizes Artífices em Liceus Industriais deu-se a partir da necessidade de implantação de cursos técnicos de nível médio.

( ) O ingresso em qualquer curso superior para o aluno concluinte de um curso técnico de nível médio só foi possível a partir da aprovação da Lei nº 9.394, de 20 de fevereiro de 1996.

( ) O processo de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia deu-se por meio da Lei nº 11.892, de 29/12/2008 e o IFSC foi criado mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina.

( ) A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é vinculada ao Ministério da Educação e é constituída pelos Institutos Federais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, os Centros Federais de Educação Tecnológica de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, as Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais e pelo Colégio Pedro II.

( ) Em 1978, todas as Escolas Técnicas Federais existentes foram transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica com a atribuição de formar engenheiros de operação e tecnólogos.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • A transformação das Escolas de Aprendizes Artífices em Liceus Industriais deu-se a partir da necessidade de implantação de cursos técnicos de nível médio.(FALSA) Em 13 de janeiro de 1937, foi assinada a Lei 378 que transformava as Escolas de Aprendizes e Artífices em Liceus Profissionais, destinados ao ensino profissional, de todos os ramos e graus.

     

    O ingresso em qualquer curso superior para o aluno concluinte de um curso técnico de nível médio só foi possível a partir da aprovação da Lei nº 9.394, de 20 de fevereiro de 1996. (FALSA) O Decreto nº 4.127, de 25 de fevereiro de 1942 transforma as Escolas de Aprendizes e Artífices em Escolas Industriais e Técnicas, passando a oferecer a formação profissional em nível equivalente ao do secundário. A partir desse ano, inicia-se, formalmente, o processo de vinculação do ensino industrial à estrutura do ensino do país como um todo, uma vez que os alunos formados nos cursos técnicos ficavam autorizados a ingressar no ensino superior em área equivalente à da sua formação.

     

    O processo de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia deu-se por meio da Lei nº 11.892, de 29/12/2008 e o IFSC foi criado mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina. (VERDADEIRA)



    A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é vinculada ao Ministério da Educação e é constituída pelos Institutos Federais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, os Centros Federais de Educação Tecnológica de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, as Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais e pelo Colégio Pedro II. (VERDADEIRA)

     

    Em 1978, todas as Escolas Técnicas Federais existentes foram transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica com a atribuição de formar engenheiros de operação e tecnólogos. (FALSA) Em 1978, com a Lei nº 6.545, três Escolas Técnicas Federais (Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro) são transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica - CEFETs.Em 1994 a Lei nº 8.948, de 8 de dezembro dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica, transformando, gradativamente, as Escolas Técnicas Federais e as Escolas Agrotécnicas Federais em Centros Federais de Educação Tecnológica – CEFETs, mediante decreto específico para cada instituição e em função de critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação, levando em conta as instalações físicas, os laboratórios e equipamentos adequados, as condições técnico-pedagógicas e administrativas, e os recursos humanos e financeiros necessários ao funcionamento de cada centro.

  • a) F, F, V, V, F

  • A questão aborda o tema história da educação profissional no Brasil. Analisando cada item:

    ( F ) A transformação das Escolas de Aprendizes Artífices em Liceus Industriais deu-se a partir da necessidade de implantação de cursos técnicos de nível médio. Essa transformação ocorreu com a finalidade de uma propagação do ensino profissional de todos os ramos e graus. Essa ideia de educação profissional foi apresentada pela lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937.

    ( F ) O ingresso em qualquer curso superior para o aluno concluinte de um curso técnico de nível médio só foi possível a partir da aprovação da Lei nº 9.394, de 20 de fevereiro de 1996. A permissão dos alunos concluintes dos cursos de educação profissional para cursar o ensino superior veio acontecer em 1961 pela primeira LDB de nº 4029/61. Essa LDB de 1961 tenta romper com o dualismo da educação, isto é, uma educação propedêutica para a classe mais favorecida e uma técnica apenas para os trabalhadores.

    ( V ) O processo de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia deu-se por meio da Lei nº 11.892, de 29/12/2008 e o IFSC foi criado mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina. Correta.

    ( V ) A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é vinculada ao Ministério da Educação e é constituída pelos Institutos Federais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, os Centros Federais de Educação Tecnológica de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, as Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais e pelo Colégio Pedro II. Correta.

    ( F ) Em 1978, todas as Escolas Técnicas Federais existentes foram transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica com a atribuição de formar engenheiros de operação e tecnólogos. Apenas as Escolas Técnicas Federais do Paraná, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais foram transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), pela Lei nº 6.545, de 30 de junho.

    Espero ter contribuído.

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/68731-historico-da-educacao-profissional-e-tecnologica-no-brasil


ID
1748074
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Todas as alternativas abaixo estão previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSC (2015-2019), EXCETO UMA, assinale-a.

Alternativas

ID
1748077
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas sobre a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, de acordo com a Resolução CNE/CEB nº 6, de 20/09/2012 e verifique sua veracidade.

I. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio.

II. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos e têm suas cargas horárias mínimas indicadas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

III. Possibilita atividades não presenciais de até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária diária dos cursos técnicos de nível médio, desde que haja suporte tecnológico e atendimento pedagógico especializado.

IV. Estabelece a possibilidade de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma articulada com o Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • I) Art. 36-B.  A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas: (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    I - articulada com o ensino médio; (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    II - subseqüente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.(Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)


    II) § 3o  Os cursos de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação organizar-se-ão, no que concerne a objetivos, características e duração, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação. (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    Parecer CNE/CEB nº 39/2004 e Resolução CNE/CEB nº 1/2005, a carga horária total do curso deve ser ampliada, a fim de assegurar, simultaneamente, o cumprimento das finalidades estabelecidas para a formação geral e as condições de preparação específica para o exercício das profissões técnicas. Assim, como regra geral, tem a carga horária total de, no mínimo, 3.200, 3.400 ou 3.600 horas, conforme o número de horas para as respectivas habilitações profissionais indicadas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, além da carga horária eventualmente destinada a estágio profissional supervisionado e/ou a trabalho de conclusão de curso ou similar, e a avaliações finais

    III) ERRADO - Quanto à carga horária obrigatória para os momentos presenciais, devem ser estabelecidos parâmetros, distinguindo-se os cursos do segmento da saúde dos demais. Os da saúde requerem um mínimo de 50% (cinquenta por cento) de atividades presenciais. Nos demais cursos, admite-se uma variação entre 20% (vinte por cento) e 50% (cinquenta por cento), dependendo da natureza tecnológica do curso e do perfil profissional de conclusão desejado para cada curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

    IV) Art. 37 - § 3o  A educação de jovens e adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento. (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)


  • Art. 30: a carga horária mínima, para cada etapa com terminalidade de qualificação profissional prevista em um itinerário formativo de curso técnico de nível médio, é de 20% (vinte por cento) da carga horária mínima indicada para a respectiva habilitação profissional no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos instituído e mantido pelo MEC.

  • GAB. Letra C (I, II e IV)

     

    Art. 33 Os cursos técnicos de nível médio oferecidos, na modalidade de Educação a Distância, no âmbito da área profissional da

    Saúde, devem cumprir, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de carga horária presencial, sendo que, no caso dos demais eixos

    tecnológicos, será exigido um mínimo de 20% (vinte por cento) de carga horária presencial, nos termos das normas específicas

    definidas em cada sistema de ensino.

     

     

     

  • Art. 26 A carga horária mínima de cada curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio é indicada no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, segundo cada habilitação profissional.
    Parágrafo único. Respeitados os mínimos previstos de duração e carga horária total, o plano de curso técnico de nível médio pode prever atividades não presenciais, até 20% (vinte por cento) da carga horária diária do curso, desde que haja suporte tecnológico e seja garantido o atendimento por docentes e tutores.

    O percentual é de 20% e não 25% como propoe o item III.

  • Capítulo I
    Formas de Oferta
    Art. 7º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio:

    Capítulo II
    Organização Curricular

    Art. 12 Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos constantes do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, instituído e organizado pelo Ministério da Educação ou em uma ou mais ocupações da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

    Art. 4º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e com as dimensões do trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura.
    Parágrafo único. A Educação de Jovens e Adultos deve articular-se, preferencialmente, com a Educação Profissional e Tecnológica, propiciando, simultaneamente, a qualificação profissional e a elevação dos níveis de escolaridade dos trabalhadores.

    Questão equivocada!

  • Gab: C

    III. Possibilita atividades não presenciais de até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária diária dos cursos técnicos de nível médio, desde que haja suporte tecnológico e atendimento pedagógico especializado.

    art 26, parágrafo único: "... até 20% da carga horária diária do curso..."


ID
1748080
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O art. 1º da Lei nº 12.711/2012 estabelece que “as instituições federais de educação superior, vinculadas ao Ministério da Educação, reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas".

Em relação ao preenchimento dessas vagas, 50% deverão ser reservadas aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a quanto?

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     

     

     

     

    Comentários

     

     

    A Lei de Cotas - 12.711/2012, garante no mínimo a reserva de 50% das matrículas, por curso e turno, a alunos oriundos integralmente do ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos. Os demais 50% das vagas permanecem para ampla concorrência.

     

     

    As vagas reservadas às cotas (50% do total de vagas da instituição) serão subdivididas:

     

     

             1. Metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5

             (um salário mínimo e meioper capita; e,

     

     

             2. Metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio.

     

     

    Em ambos os casos, também será levado em conta percentual mínimo correspondente ao da soma de pretos, pardos e indígenas no Estado, de acordo com o último censo do IBGE

  • complementando o comentário do juan aguiar, a lei 13.409/2016 alterou os artigos 3º, 5º e 7º.

    dentro dessas alterações foram incluídas as pessoas com deficiência, na proporção dessas na população, segundo o último censo do IBGE.


ID
1748083
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O direito de um aluno contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores, está garantido em que documento?

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima. 

Alternativas
Comentários
  • Na CF/88 fala apenas do direito à defesa e amplo contraditório, e no ECA traz de forma explicita:

    - Artigo 53, inciso III, da lei federal n.8069/90 (ECA)

    III – direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

    Neste caso o aluno tem direito de recorrer a instâncias superiores para compreender critérios avaliativos de suas provas ou recorrer de decisão de reprovação.

  • Se os alunos conhecessem os seus direitos, provavelmente as taxas de reprovação e evasão seriam reduziadas...

  • d) Estatuto da Criança e do Adolescente.

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

    Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.


ID
1748086
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto.

Os Objetos de Aprendizagem são elementos de uma nova metodologia de ensino e aprendizagem baseada no uso do computador e da Internet. É uma tecnologia recente que abre caminhos na educação a distância, trazendo inovações e soluções que podem beneficiar todos os envolvidos no processo.

Acerca dos objetos de aprendizagem, marque as afirmações verdadeiras com (V) e as falsas com (F). 

( ) Os objetos de aprendizagem são recursos digitais que podem ser usados, reutilizados e combinados com outros objetos para formar um ambiente de aprendizado rico e flexível.

( ) Os objetos de aprendizagem podem ser produzidos em qualquer mídia ou formato, podendo ser simples como uma apresentação de slides ou complexos como uma simulação.

( ) Os repositórios dos objetos de aprendizagem possibilitam atender somente aos professores do ensino superior, com recursos de alta qualidade que podem ser identificados e reutilizados em sua prática pedagógica.

( ) A Interoperabilidade e a flexibilidade não constituem características para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem.

( ) A utilização de objetos de aprendizagem representa um novo modo de aprender mediada pelo computador, dessa forma constitui um recurso pedagógico que propicia a participação ativa do aprendiz, eliminando a mediação do professor.

( ) Os objetos de aprendizagem que se utilizam das potencialidades interativas de multimídia e hipermídia representam uma comunicação didática entre professor-estudante e estudante-estudante.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • B correta!

    ( ) Os objetos de aprendizagem são recursos digitais que podem ser usados, reutilizados e combinados com outros objetos para formar um ambiente de aprendizado rico e flexível. verdadeiro

    ( ) Os objetos de aprendizagem podem ser produzidos em qualquer mídia ou formato, podendo ser simples como uma apresentação de slides ou complexos como uma simulação. verdadeiro

    ( ) Os repositórios dos objetos de aprendizagem possibilitam atender somente aos professores do ensino superior, com recursos de alta qualidade que podem ser identificados e reutilizados em sua prática pedagógica. Falso

    ( ) A Interoperabilidade e a flexibilidade não constituem características para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem. Falso

    ( ) A utilização de objetos de aprendizagem representa um novo modo de aprender mediada pelo computador, dessa forma constitui um recurso pedagógico que propicia a participação ativa do aprendiz, eliminando a mediação do professor. Falso

    ( ) Os objetos de aprendizagem que se utilizam das potencialidades interativas de multimídia e hipermídia representam uma comunicação didática entre professor-estudante e estudante-estudante. verdadeiro

  • A utilização de objetos de aprendizagem representa um novo modo de aprender mediada pelo computador, dessa forma constitui um recurso pedagógico que propicia a participação ativa do aprendiz, eliminando a mediação do professor. Falso!


ID
1748089
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia atentamente o texto a seguir:

“Promover a inclusão e formar cidadãos, por meio de educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural" (PDI/IFSC – 2015/2019, p. 27)

De que se trata o texto acima?

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima. 

Alternativas
Comentários
  • Missão => Promover a inclusão e formar cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural.

    Visão => Ser instituição de excelência na educação profissional, científica e tecnológica, fundamentada na gestão participativa e na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    Valores

    • ÉTICA, pautada por princípios de transparência, justiça social, solidariedade e responsabilidade com o bem público.

    • COMPROMISSO SOCIAL, pautado pelo reconhecimento às diferenças históricas, econômicas, culturais e sociais.

    • EQUIDADE, pautada pelos princípios de justiça e igualdade nas relações sociais e nos processos de gestão.

    • DEMOCRACIA, pautada pelos princípios de liberdade, participação, corresponsabilidade e respeito à coletividade.

    • SUSTENTABILIDADE, pautada pela responsabilidade social e ambiental.

    • QUALIDADE, pautada no princípio de dignificação humana, por meio do trabalho, do conhecimento e do aprimoramento das relações individuais e sociais. 

  • Gabarito A

    MISSÃO/VALORES/VISÃO

    ·       Missão – a razão pela qual a instituição existe.

    ·       valores – princípios (éticos, crença...) que norteiam a conduta da instituição.

    ·       Visão - o que a instituição pretende alcançar no futuro.


ID
1748092
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto.

A inclusão escolar propõe um modo de organização do sistema educacional que considera as necessidades de todos os alunos, assim a inclusão não atinge apenas alunos com deficiência e ou necessidades específicas, mas todos os demais, promovendo o acesso e a permanência, independentemente de suas necessidades e possibilidades de aprendizagem (Rodrigues, 2008).

Em relação à educação inclusiva, todas as alternativas abaixo são corretas, EXCETO UMA, assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • A lei de nº 9.394/1996, em seu art. 4º, inciso III, diz que o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino. {O erro dessa alternativa foi usar a palavra exclusivamente. A oferta é preferencial.}

    Gabarito: letra (E)
  • O erro é em dizer que a Educação Educaional e oferecida EXCLUSIVAMENTE. Onde no texto da LDB, diz que é PREFERENCIALMENTE.

  • É Preferencialmente e não exclusivamente na rede regular de ensino.

  • Na duas alternativas estão incorretas, Letra A, onde a oferta do curso de LIBRAS é parte integrante dos PCNs nos cursos de magistério (Médio) e Educação Especial e fonoaudiologia (Superior) Lei 10.436/2002 LEI DO SURDO

    e

    LDB onde fala Preferencialmente.

    Portanto: há um erro na formulação da questão, passível de ser anulada!!!

  • A letra A esta correta. O Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, determina a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) “como disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior [...]"

    Se na prática isso não acontecesse, é outra história.


ID
1748095
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Libâneo (2003, p. 323), “a organização e os processos de gestão escolar assumem diferentes modalidades, conforme a concepção que se tenha das finalidades sociais e políticas da educação em relação à sociedade e à formação dos alunos".

Considerando as diferentes concepções de organização escolar associe corretamente as colunas.

(1) Técnico-Científica

(2) Autogestionária

(3) Interpretativa

(4) Democrática Participativa 

( ) Recusa as normas e os sistemas de controles, acentuando a responsabilidade coletiva.

( ) A organização escolar é concebida como uma realidade objetiva, neutra que funciona racionalmente, devendo ser planejada e controlada para alcançar maiores índices de eficiência e eficácia.

( ) A ação organizadora valoriza as interpretações, os valores, as percepções e os significados subjetivos, destacando o caráter humano.

( ) Fundamenta-se na responsabilidade coletiva, na ausência de direção centralizada e na ênfase da participação direta e por igual de todos os participantes da instituição.

( ) Baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe, defendendo uma forma coletiva de tomada de decisões.

( ) Todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados.

( ) Predomina uma visão burocrática e tecnicista da escola, dando ênfase à estrutura organizacional.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo

Alternativas
Comentários
  • Revista portaleducacao:

    Gestão escolar:. De acordo com Libâneo (2012, p. 411), em relação à organização e gestão escolar:

     

    "No caso da escola, a organização e a gestão referem-se ao conjunto de normas, diretrizes, estrutura organizacional, ações e procedimentos que asseguram a racionalização do uso de recursos humanos, materiais, financeiros e intelectuais assim como a coordenação e o acompanhamento do trabalho das pessoas.

     

    Entende-se hoje a constituição de uma equipe de Gestão Escolar eficiente como sendo composta por: administrador escolar (diretor); supervisor escolar (coordenador pedagógico); orientador educacional. Cada cargo desempenha uma função específica, mas também atua de acordo com as necessidades da escola e em parceria com outros profissionais para que o trabalho pedagógico possa se desenvolver de maneira qualitativa.

    Existem, também, diferentes concepções de Gestão Escolar, sendo as três mais representativas:

    técnico-científica, autogestionária e democrático-participativa.

    Na primeira, técnico-científica, a direção é centralizada em apenas uma pessoa e as decisões são tomadas sem a participação efetiva de todos os profissionais.

    A segunda autogestionária baseia-se na responsabilidade coletiva, sem uma direção centralizada, com participação igual de todos os membros da instituição.

    Na terceira democrático-participativa concepção a tomada de decisões se dá coletivamente através da busca de objetivos comuns assumidos por todos.

     As concepções de gestão escolar refletem diferentes posições políticas e pareceres acerca do papel das pessoas na sociedade. Portanto, o modo pelo qual uma escola se organiza e se estrutura tem dimensão pedagógica, pois tem que ver com os objetivos mais amplos da instituição relacionados a seu compromisso com a conservação ou com a transformação social (LIBÂNEO, 2012, p. 447).

    Fonte : link:

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/compreendendo-o-processo-de-gestao-escolar/67392#


ID
1748098
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto.

“O planejamento, em relação aos diversos níveis, deve ser o instrumento direcional de todo o processo educacional, pois ele tem condições de estabelecer e determinar as grandes urgências, de indicar as prioridades básicas e de ordenar e determinar todos os recursos e meios necessários para a consecução de metas da educação." (Menegolla e Sant'Anna, 2001, p.31)

Considerando as características dos diferentes níveis de planejamento, associe a coluna da direita com a da esquerda.

(1) Planejamento Educacional

(2) Planejamento da Escola

(3) Planejamento curricular

(4) Plano de curso

(5) Plano de disciplina

(6) Plano de aula 

( ) É de fundamental importância para a escola e para o aluno, pois determina os objetivos, relaciona as disciplinas, os conteúdos, as atividades e experiências que possibilitarão o alcance dos objetivos de aprendizagem.

( ) Define a organização de um conjunto de disciplinas que serão ministradas e desenvolvidas em uma escola.

( ) Torna-se necessário, tendo em vista as finalidades da educação, constituindo o instrumento básico para que todo o processo educativo se concretize.

( ) Constitui uma atividade que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição.

( ) Expressa a proposta de trabalho do professor, constituindo a previsão do desenvolvimento do conteúdo. Corresponde ao nível de maior detalhamento do processo de planejamento didático.

( ) Sistematiza a ação do professor, pois expressa a previsão de conhecimentos e conteúdos que serão ministrados, a definição dos objetivos e a seleção de procedimentos e técnicas de ensino.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo

Alternativas
Comentários
  • Planejamento Educacional = também denominado "Planejamento do Sistema de Educação", é o de maior abrangência.

     

    Planejamento Escolar ou Planejamento da Escola = atividade que envolve o processo de reflexão , de tomada de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição (escola).

     

    Planejamento Curricular = é o "[...] processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno". Nesse momento a preocupação é com a aprendizagem  através dos diversos componentes curriculares.

     

    Planejamento de Ensino = é o processo de decisão sobre a atuação concreta dos professores no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações em constante interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos.

  • muito difícil essa questão..

  • ORDENANDO PARA FACILITAR A REVISÃO:

    (Planejamento Curricular) É de fundamental importância para a escola e para o aluno, pois determina os objetivos, relaciona as disciplinas, os conteúdos, as atividades e experiências que possibilitarão o alcance dos objetivos de aprendizagem. 

    (Plano de Curso) Define a organização de um conjunto de disciplinas que serão ministradas e desenvolvidas em uma escola. 

    (Planejamento Educacional) Torna-se necessário, tendo em vista as finalidades da educação, constituindo o instrumento básico para que todo o processo educativo se concretize.

    ( Planejamento da Escola) Constitui uma atividade que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. 

    (Plano de Aula) Expressa a proposta de trabalho do professor, constituindo a previsão do desenvolvimento do conteúdo. Corresponde ao nível de maior detalhamento do processo de planejamento didático. 

    (Plano de Disciplina) Sistematiza a ação do professor, pois expressa a previsão de conhecimentos e conteúdos que serão ministrados, a definição dos objetivos e a seleção de procedimentos e técnicas de ensino. 
     


ID
1748101
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto.

“Isto é um currículo: um ser falante, como nós, efeito e derivado da linguagem […] Um ser sem coerência e sem profundidade. Que experimenta razões fracionadas, construídas ao redor de pedaços de falas de cada um. Que pode (pode?) ser qualquer coisa, em qualquer momento. Que não sabe mais para onde vai, mas que mesmo assim, continua em frente, querendo saber das condições históricas e políticas, que produzem as verdades linguajeiras de um currículo" (CORAZZA, 2002, p.14).

Assinale a alternativa que indica a concepção de currículo destacada pelo texto acima. 

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Segundo a concepção pós-estruturalista, o currículo é visto como uma linguagem e, portanto, derivado dela. O texto de Corazza diz que o currículo é "derivado da linguagem".

  • Tenho tanta dificuldade em compreender o que seria um currículo pós-estruturalista! Sempre achei sua pretenciosidade bastante difusa e difícil de definir. Sempre que vejo questões sobre currículo, com um texto bastante vago (como esse da questão), já sei que se trata de um modelo pós-estruturalista.

     

    Espero contar com a sorte na hora da prova... rs

  • Currículo pós estruturalista ou pós crítico: Envolvem relação de gênero, multiculturalismo, alteridade, cultura, sexualidade, verdade, ou seja é a tentativa de dar voz aos excluídos de um sistema padronizado.


ID
1748104
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, em seu art. 8º, determina que “A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino".

A partir dessa premissa, associe as colunas abaixo, analisando as responsabilidades da União, Estados, Distrito Federal e Municípios em relação aos sistemas da educação brasileira. 

(1) União

(2) Estados

(3) Distrito Federal

(4) Municípios 

( ) Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas.

( ) Coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação.

( ) Aplicam-se as competências referentes aos Estados e aos Municípios.

( ) Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio. 

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 9º A União incumbir-se-á de: 

    (1) V - coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação;

    Art. 10. Os Estados incumbir-se-ão de:

    (2) VI - assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem, respeitado o disposto no art. 38 desta Lei;

    (3) Parágrafo único. Ao Distrito Federal aplicar-se-ão as competências referentes aos Estados e aos Municípios.

    Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de:

    (4) II - exercer ação redistributiva em relação às suas escolas;




  • Queao errada pois cabe a uniao a acao redestribuitiva e nso ao município

  • Eloi Alcântara

     

    Lei 9.394/96

    Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de:

     

    II - exercer ação redistributiva em relação às suas escolas;

  • 4, 1, 3, 2

  • Você está enganado Eloi, veja na lei e  confirmará.


ID
1748107
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“A História da Educação amplia a memória e a experiência, o leque de escolhas e de possibilidades pedagógicas, o que permite um alargamento do repertório dos educadores e lhes fornece uma visão da extrema diversidade das instituições escolares do passado. Para além disso, revela que a educação não é um 'destino', mas uma construção social, o que renova o sentido da ação quotidiana de cada educador" (CAMBI, 1999, p.13).

A partir da leitura do texto acima, analise as afirmações que seguem e marque com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas. 

( ) A preocupação com o ensinar é antiga e já a encontramos no século XVI, com o “pai da Didática", o autor Jan Amos Comênio que escreveu uma grande obra conhecida como a Didática Magna que marca o início da organização da didática.

( ) O conhecido movimento da Escola Nova opôs-se ao ensino tradicional e agregou muitos teóricos da educação, entre eles Paulo Freire, Pestalozzi e Foucault.

( ) John Locke foi o fundador do empirismo, representante de um pensamento crítico que pretendia submeter todo pensamento a uma prova de experiência. Além disso, contestava práticas de autoritarismo e punições corporais como métodos educativos.

( ) A Paideia relaciona-se à ideia de educação integral, desenvolvida por Henry Wallon e que tem como exemplo a educação da Grécia Antiga.

Assinale a alternativa que indica a ordem CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Os precursor da "Escola Nova"foi John Dewey e no Brasil citamos os representantes Anísio Teixeira e Godofredo Rangel do movimento "Manifesto dos pioneiros".

    Paideia: Modelo ideal de educação grega, que tem como objetivo geral construir o homem como homem e cidadão. Platão define Paidéia da seguinte maneira “(...) a essência de toda a verdadeira educação ou Paidéia é a que dá ao homem o desejo e a ânsia de se tornar um cidadão perfeito e o ensina a mandar e a obedecer, tendo a justiça como fundamento”. 

  • Paidéia: o seu nascimento

     A partir do século V a. C., exige-se algo mais da educação. Para além de formar o homem, a educação deve ainda formar o cidadão. A antiga educação, baseada na ginástica, na música e na gramática deixa de ser suficiente.

     Surge então o modelo ideal de educação grega, que aparece como Paidéia*, que tem como objetivo geral construir o homem como homem e cidadão. Platão define Paidéia da seguinte maneira “(...) a essência de toda a verdadeira educação ou Paidéia é a que dá ao homem o desejo e a ânsia de se tornar um cidadão perfeito e o ensina a mandar e a obedecer, tendo a justiça como fundamento”.

      A noção de Paidéia se afirma de modo orgânico e independente na época dos sofistas e de Sócrates e assinala a passagem explícita – da educação para a Pedagogia, de uma dimensão teórica, que se delineia segundo as características universais e necessárias da filosofia. Nasce a Pedagogia como saber autônomo, sistemático, rigoroso; nasce o pensamento da educação como episteme*, e não mais como éthos* e como práxis* apenas.

    *Paidéia: nas suas origens e na sua acepção comum, indica o tipo de formação da criança (pais), mais idôneo a fazê-lo crescer e tornar-se homem, assume pouco a pouco nos filósofos o significado de formação, de perfeição espiritual, ou seja, de formação do homem no seu mais alto valor. Portanto, podemos dizer que a Paidéia, entendida ao modo grego, é a formação da perfeição humana.
    * Episteme: conhecimento verdadeiro, de natureza científica, em oposição à opinião infundada ou irrefletida.
    * Éthos: conjunto dos costumes e hábitos fundamentais, no âmbito do comportamento e da cultura, característicos de uma determinada época ou região.
    * Práxis: prática.

     
    http://www.pedagogia.com.br/historia/grego3.php

  • Paideia (em grego antigo: παιδεία) é a denominação do sistema de educação e formação ética da Grécia Antiga, que incluía temas como ginástica, gramática, retórica, música, matemática, geografia, história natural e filosofia, objetivando a formação de um cidadão perfeito e completo, capaz de liderar e ser liderado e desempenhar um papel positivo na sociedade. O conceito surgiu nos tempos homéricos e permaneceu em sua essência inalterado ao longo dos séculos, embora variando suas formas de aplicação e as disciplinas envolvidas, e continua a interessar muitos educadores e pensadores contemporâneos.

  • Questão anulada pela banca! 


ID
1748110
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária

Uma ferramenta de apoio à gestão financeira das empresas é o orçamento de caixa que demonstra as entradas e saídas de caixa planejadas da empresa, estimando suas necessidades de caixa em um determinado período.

Todas as alternativas abaixo indicam os componentes dos recebimentos e pagamentos que podem ser considerados no orçamento de caixa, em determinado exercício financeiro, EXCETO UMA, assinale-a. 

Alternativas
Comentários
  • Depreciação e bens permanentes não representam entradas ou saídas de caixa, portanto não são considerados no orçamento de caixa.

  • Os Fluxos de Caixa, que são responsáveis por integrar o Orçamento de Caixa, podem ser dos tipos:

    Fluxos de Caixa Operacionais: entradas/saídas de caixa + diretamente relacionados com à venda e produção de bens e serviços;

    Fluxo de Caixa Livre: o resultado positivo implica que a Empresa gerou caixa para pagar seus Investidores (Credores e Proprietários). Ele abrange:

    ---------> Fluxos de Investimento: associados à compra/venda de ativo imobilizado + investimentos em participações societárias;

    ---------> Fluxos de Financiamento: provêm de transações financeiras + com capital de terceiros (dívidas) ou capital próprio. Incluem a obtenção e devolução do capital de terceiros, entradas pelas vendas de ações e saídas para pagamento de dividendos ou recompra de ações.

    Depreciação é parte dos Custos do Ativo Imobilizado. É uma alocação de Custos históricos ao longo do tempo. É uma “despesa não desembolsável” (é lançada na DRE mas não constitui desembolso efetivo de caixa).


ID
1748113
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Em se tratando das técnicas mais conhecidas de orçamento de capital, correlacione as colunas a seguir. 

(1) Técnica obtida subtraindo-se o investimento inicial de um projeto do valor presente de suas entradas de caixa, descontadas a uma taxa igual ao custo de capital da empresa.

(2) Técnica que indica o tempo necessário para que a empresa recupere seu investimento inicial em um projeto, calculado com suas entradas de caixa; é considerada pouco sofisticada porque não leva em consideração explicitamente o valor do dinheiro no tempo.

(3) Técnica que permite à empresa mensurar o percentual de retorno anual se concretizasse um projeto e se recebesse as entradas de caixa previstas; considerada uma técnica sofisticada de orçamento de capital, porque leva explicitamente em consideração o valor do dinheiro no tempo. 

( ) Payback.

( ) Taxa interna de retorno.

( ) Valor presente líquido. 

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de correlação, de cima para baixo

Alternativas
Comentários
  • (1) Técnica obtida subtraindo-se o investimento inicial de um projeto do valor presente de suas entradas de caixa, descontadas a uma taxa igual ao custo de capital da empresa. VPL

    (2) Técnica que indica o tempo necessário para que a empresa recupere seu investimento inicial em um projeto, calculado com suas entradas de caixa; é considerada pouco sofisticada porque não leva em consideração explicitamente o valor do dinheiro no tempo.PAYBACK

    (3) Técnica que permite à empresa mensurar o percentual de retorno anual se concretizasse um projeto e se recebesse as entradas de caixa previstas; considerada uma técnica sofisticada de orçamento de capital, porque leva explicitamente em consideração o valor do dinheiro no tempo. TIR

    GABARITO E
     


ID
1748116
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os serviços possuem características específicas que os diferenciam dos bens manufaturados. Essas características devem ser consideradas, pois trazem implicações no gerenciamento dos serviços.

Assim, pode-se considerar que os serviços possuem as particularidades descritas em todas as alternativas abaixo, EXCETO EM UMA. Assinale-a. 

Alternativas
Comentários
  • C) 

    Significado de Homogeneidade

    s.f. Particularidade, característica ou condição daquilo que é homogêneo; homogenia. 

    Cosmologia. Teoria hipotética de acordo com a qual o Universo seria homogêneo e, por sua vez, todos os pontos do espaço teriam o mesmo valor e/ou compatibilidade, assim, os observadores teriam a mesma percepção do universo, independentemente do lugar em que estivessem.

    (Etm. homogene(o) + i + dade)

  • Homogeneidade é o contrário de variabilidade. Tenho um conhecido que presta serviço de limpeza residencial e, nunca um serviço é feito da mesma forma. Afinal, seres humanos é que prestam o serviço.

  • Letra Correta: C

    O serviço é:

    Intangível: Você não vê, não pega, mas percebe. Exemplo: Uma consultoria oferece sugestões, idéias, conselhos... que são perceptíveis quando aplicados na empresa, quando transformados em processos.

    Perecível: Você não pode armazenar e nem guardar, a fim de usar mais tarde. Exemplo: um corte de cabelo, uma palestra.

    Indivisível / Inseparabilidade: O serviço não pode ser separado do seu prestador. Exemplo: a massagem não pode ser separada do massagista.

    Variável: Pois depende de pessoas, consequentemente suas ideias mudam, seu humor altera. Portanto, um atendimento em um médico em um dia pode ser mais rápido, no outro você poderá esperar por meia hora.

  • A única alternativa que não descreve uma das características inerentes aos serviços é a alternativa C (homogeneidade). Os serviços possuem, na verdade, variabilidade.

    Gabarito: C

  • Variabilidade ou heterogeneidade

    homogeneidade é o antônimo de heterogeneidade.


ID
1748119
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O mercado consumidor das empresas não é homogêneo, difere-se em vários aspectos e pode ser agrupado em uma ou mais características. Refletindo sob esse aspecto, as ações de marketing precisam estar em consonância com essa diferenciação para promover o sucesso organizacional.

Dentre os aspectos que podem ser considerados pela empresa no momento de seleção de mercados-alvo tem-se:

___________ : consiste na identificação de um grande grupo de consumidores que possuem as mesmas preferências.

___________ : grupo definido de clientes que têm um conjunto de necessidades distintas.

___________ : divisão do mercado a partir de variáveis básicas como classe social e grau de instrução.

___________ : proposta de atender cada cliente individualmente, ofertando produtos e serviços em uma base um para um.

___________ : grupo definido de compradores identificados com base no estilo de vida, na personalidade e nos valores. 

Assinale a alternativa CORRETA que contenha a sequência, de cima para baixo, dos elementos que preenchem as lacunas das afirmações acima. 

Alternativas
Comentários
  • A segmentação de mercado consiste em identificar num mercado heterogéneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos. Isto deve ser observado como um poderoso instrumento que auxiliará departamentos de marketing e de design, no intuito de apresentar propostas que atendam aos desejos deste público-alvo. Esta deve ser a base que suporta toda a estratégia de marketing de um produto

     

    Nicho de mercado

    Em administração, e marketing, nicho é a porção específica de um mercado, geralmente uma parte pequena, com necessidades e hábitos específicos, com consumidores exigentes, normalmente. Nicho de mercado é um segmento de público, que muitas vezes suas necessidades não são bem exploradas.

     

    Demográfica

    Envolve dividir o mercado com base em características da população. Este critério segmenta os consumidores de acordo com variáveis como idade, rendimento, sexo, tamanho da família, religião, escolaridade, ocupação, etc. O exemplo das fraldas descartáveis é interessante, pois coloca em evidência a criação de oportunidades de negócio através da segmentação. Encontramos atualmente no mercado fraldas para menino ou menina (critério género), para diferentes fases de crescimento (critério idade) e para diferentes preços (critério rendimento).

     

    Customerização – combina a customização em massa com o marketing customizado dando aos consumidores autonomia para desenhar o produto e o serviço de sua escolha [...] ela (empresa) fornece uma plataforma e ferramentas e, assim, "aluga" aos clientes os meios para desenharem os próprios produtos...

     

    Psicográfica

    Diz respeito ao comportamento, estilo de vida, personalidade: extrovertido, conservador, impulsivo, tímido, rude, etc. A classe social exerce uma profunda influência nas decisões de consumo relativamente a automóveis, vestuário, móveis, lazer, práticas culturais, frequência de lojas e outros locais, etc. O estilo de vida tem a ver com o modo distintivo e característico de fazer as suas escolhas. Os fabricantes de automóveis preocupam-se já com este tipo de segmentação e procuram ter na sua carteira de produtos, quer modelos que privilegiam a segurança e o conforto, quer modelos para quem gosta da vida desportiva e de ar livre, nos quais o conforto e a segurança são vistos de forma completamente diferente, quer ainda os modelos que permitem elevadas performances para os amantes das velocidades. Quanto à personalidade, existem diferenças substanciais entre os consumidores, por exemplo, no que diz respeito às inovações: os mais conservadores mostram-se relutantes em aceitar produtos inovadores, enquanto outros são mais receptivos a tudo o que seja inovador. Reconhecendo este facto, muitas empresas quando lançam um produto inovador, dirigem os seus esforços de comunicação para aqueles que apresentam uma predisposição natural para as inovações, procurando seduzir a sua própria natureza inovadora.

     

     

     


ID
1748122
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os autores Joseph Juran, Edwards Deming, Armand Feigenbaum, Philip Crosby e Kaoru Ishikawa são autoridades reconhecidas internacionalmente na área de gestão da qualidade.

Nas alternativas a seguir é indicada a abordagem da qualidade em serviços dada por esses autores, EXCETO EM UMA, assinale-a. 

Alternativas
Comentários
  • D) Armand Vallin Feigenbaum é um americano expert do controle da qualidade e homem de negócios, ele concebeu o conceito de Controle Total da Qualidade (Total Quality Control), posteriormente conhecido como Gerenciamento Total da Qualidade (Total Quality Management). Feigenbaum recebeu grau de bacharel do Union College e seu grau de mestre e doutor do MIT. Ele foi diretor de operações de manufatura da General Electric no período de 1958 a 1968 e é agora Presidente e CEO da General Systems Company of Pittsfield, Massachussets, uma firma de engenharia que projeta e instala sistemas de operações. Feigenbaum escreveu vários livros e serviu como presidente da ASQ (American Society for Quality) de 1961 a 1963.

    De acordo com sua abordagem, a qualidade é um instrumento estratégico que deve preocupar todos os trabalhadores. Mais do que uma técnica de eliminação de defeitos nas operações industriais, a qualidade é uma filosofia de gestão e um compromisso com a excelência. É voltada para o exterior da empresa, baseado na orientação para o cliente, e não para o seu interior, redução de defeitos.

    Suas contribuições para o corpo de conhecimento da qualidade incluem: - Controleda Qualidade Total é um sistema eficiente que visa integrar esforços para desenvolvimento, manutenção e aperfeiçoamento da qualidade de vários grupos numa organização, de forma a permitir marketing, engenharia, produção e assistência dentro dos níveis mais econômicos e que possibilitem satisfação integral do consumidor.

    Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgMVkAE/armand-vallin-feigenbaum

  • Feigenbaum :  atendimento às expectativas do cliente ,

     

    gabarito letra D.

  • Fundamenta-se numa forte mudança de postura das pessoas e das empresas - isso foi proposto por DEming

     


ID
1748125
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa de pequeno porte da área do vestuário, que produz roupas para o público masculino, quer se reposicionar no mercado, mudando sua estratégia de liderança em custos para uma estratégia de diferenciação, com foco na geração de valor para o cliente. Para que isso ocorra, a área de Gestão de Pessoas da empresa deverá planejar ações que promovam a mudança da cultura organizacional.

Qual ação de mudança na cultura organizacional deve ser sugerida pela área de RH da empresa?

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima

Alternativas
Comentários
  • Resposta C) Diferenciação – Uma empresa também pode ter vantagens competitivas tendo produtos com características únicas na percepção de seus clientes, que lhe possibilitem cobrar um preço mais alto sem perder sua clientela. Um exemplo atual é a Apple. Essa empresa, com seus produtos inovadores como o iPhone e o iPad, tem conquistado uma maior lealdade de seus clientes e maior lucratividade. A diferenciação pode ocorrer na qualidade do produto, no atendimento, no estilo do produto, na marca et

    Fonte: PORTER (1986)
  • mudando o foco de custo para valor, culturalmente deve-se investir em 'motivação' dos funcionários, para que haja um melhor desempenho em relação ao cliente, questão,em seu enunciado,pede uma mudança cultural com foco em produtos reduzindo os custos

     

     


ID
1748131
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com a preocupação de trabalhar sob uma ótica mais ampliada e sistêmica, a Gestão de Pessoas da Empresa XYZ Plásticos quer adotar a Gestão por Competências.

Para isso, pode justificar sua decisão ao grupo de diretores com base nas vantagens organizacionais listadas em todas as alternativas abaixo, EXCETO EM UMA. Assinale-a. 

Alternativas
Comentários
  • alguém identificou o erro??

  • Entendo que o erro está em aceitar como vantagem organizacional a avaliação do desempenho individual por meio de comparação com o desempenho anterior ou de outros funcionários. Esta forma restringe a avaliação alem de favorecer alguns efeitos (avaliação congelada, tendência ao centro, etc). A avaliação deve ser individual, com base nos critérios definidos para desempenho.

  • O erro da Letra D é no fim da frase "tendo como base a lógica do posto de trabalho.",  ou seja, tendo como base o cargo que a pessoa ocupa. O correto seria "tendo como base a lógica das competências apresentadas ou tendo como base a capacidade de entrega que as competências apresentadas possibilitam mediante a mobilização dos conhecimentos, habilidades e atitudes."

     

    Bons Estudos,

  • Além dos outros motivos, a comparação com outra pessoa é algo muito subjetivo para servir de base em uma avaliação! Pra mim esse é o grande erro da questão!

  • Marquei a letra (D) (gabarito) apenas por achar que referia-se a benchmarking, o qual é uma forma de pesquisa externa.

     

    At.te, CW.


ID
1748134
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Devido à variação do dólar ocorrida nos últimos meses, uma empresa de bebidas da região quer garantir uma melhor compra de seus insumos, levando em consideração sua demanda registrada nos últimos 9 meses. Nesse período, a empresa apresentou o seguinte histórico de vendas: 

    Período (mês)                   1      2     3     4       5      6      7      8      9

Demanda (por mil litros)        39    41   37    35     29    29    30    31    34 

A partir desses dados, a previsão para o 10º mês, empregando o método de média móvel com 4 períodos, é de que a empresa compre insumos para produzir ___________________ .

Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.


    Aqui o candidato vai ter que um pouco mais de atenção. Repare que o examinador já assinala o tempo do cálculo - 4 últimos períodos. Por conseguinte, teríamos que pegar os valores de 6 , 7 , 8 e 9. Some todos e divida-os por 4. Pronto, nós temos a respostas E.


  • Período (mês) 1 2 3 4 5 6 7 8 9

    Demanda (por mil litros) 39 41 37 35 29 29 30 31 34

    some a demanda correspondente dos 4 últimos períodos:

    29 + 30 + 31 + 32 = 124.

    agora divide pelos períodos somados, que foram 4:

    124 / 4 = 31.

    Resultado: 31 mil litros.

    Gab: E


ID
1748137
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em uma visão empreendedora, para uma ideia tornar-se oportunidade superior, os mais bem-sucedidos empreendedores, capitalistas de risco e investidores privados entendem que ela deve apresentar certas características. Assinale a alternativa que contenha CORRETAMENTE essas características.

Alternativas
Comentários
  • gabarito C de sabonete


ID
1748140
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A abordagem humanística desencadeou um desafio às organizações na década de 1920, com a preocupação com a forma de como os administradores interagiam com seus subordinados. Essa abordagem deu ênfase ao movimento das relações humanas, dentro das organizações, ____________________________________________________________________ . Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima.

Alternativas
Comentários
  • ABORDAGEM CLÁSSICA= HOMEM ECONÔMICO

    ABORDAGEM HUMANISTA= HOMEM SOCIAL

    ABORDAGEM ESTRUTURALISTA/BUROCRÁTICA= HOMEM ORGANIZACIONAL

    ABORDAGEM COMPORTAMENTAL= HOMEM ADMINISTRATIVO

    TEORIA DOS SISTEMAS= HOMEM FUNCIONAL

    TEORIA CONTIGENCIAL= HOMEM COMPLEXO


ID
1748143
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação ao planejamento nas organizações, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  •  d) O planejamento estratégico consiste na formulação do objetivo amplo da organização, que justifica a existência da empresa durante um período.


    Quem justifica a razão da existência da organização é a MISSÃO


ID
1748146
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A gestão da cadeia de abastecimento ou supply chain management diz respeito às práticas de gestão que são necessárias para que todas as empresas agreguem valor ao cliente.

Assinale a alternativa que APRESENTA um dos objetivos da visão da supply chain

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

  • Gab: C

     

    a) Classificação de materiais - trata-se de um procedimento de aglutinação de materiais por características semelhantes, servindo de informação gerencial ao administrador de materiais, que se torna capaz de voltar sua atenção a determinada(s) categorias(s) de material(is), em vez de tentar, em vão lidar com uma infinidade de itens de materiais

     

    b) Efeito chicote (ou Forrester) - é o resultado da discrepância entre a demanda real e a prevista, programada em uma cadeia de suprimentos. As causas para tanto são informações insuficientes, dados de merdado deficientes, tempos de ressuprimentos longos etc.

     

    c) Cadeia Logística de Suprimentos - é o conjunto de atividades utilizadas de forma a tornar eficiente a integração dos fornecedores, dos centros de distribuição e de estocagem, de forma que a comecialização dos produtos seja realizada na quantidade certa, no local correto e no momento oportuno, com foco na reduçao de custos e na alta satisaçao nos níveis de serviços prestados aos clientes

  • Aumentar a produção não, mas sim mantê-la em nível adequado. Nem sempre aumentar é o que se quer.

  • GABARITO: LETRA C

    O Supply Chain Management (Gestão da Cadeia de Suprimentos) é um processo que consiste em gerenciar os fluxos, de bens, serviços, finanças, informações de forma estratégica entre empresas e consumidores finais, visando alcançar vantagens competitivas e criação de valor para os clientes. O Supply Chain Management é a interação de diferentes processos e atividades que visam à criação de valor dos produtos e serviços para o cliente final, assim planejando e controlando o fluxo de mercadorias, informações e recursos, visando à alimentação de todo Lead Time, incluindo estratégias para focalizar a satisfação do cliente, retenção dos atuais e obtenção de novos clientes. (CHING, 2010, p. 51).

    Supply Chain Management tem representado uma nova e promissora estratégia organizacional para obtenção de vantagens competitivas, assim trazendo para as empresas uma nova mudança no desenvolvimento da visão de competição no mercado, cujo objetivo final é maximizar os potencias relacionamentos da cadeia produtiva, de forma a encantar o consumidor final. (POZO, 2010, p. 16 e 17).

    FONTE: ADMINISTRADORES.COM.BR


ID
1748149
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária

A tabela a seguir apresenta os custos operacionais e as receitas estimadas de um fluxo de caixa de um projeto que prevê um investimento de R$ 30.000,00. O diretor da empresa pediu para o seu Gerente Financeiro Felipe completar o fluxo de caixa do projeto, ou seja, calcular e lançar o saldo e o saldo acumulado de caixa. O diretor também pediu para Felipe calcular o PayBack, pois ele quer saber o tempo necessário para recuperar o capital que será investido no respectivo projeto.

Faça aquilo que Felipe teria que fazer e, em seguida, marque com (V) as afirmativas verdadeiras e com (F) as falsas. 

Fluxo de caixa do projeto. 

Ano  Investimentos       Custos               Receitas        Saldo de     Saldo de 
                                    Operacionais                             Caixa        Caixa Acumulado 

0         30.000,00                  -                           -          -30.000,00       -30.000,00 
1                                    16.000,00          25.600,00

2                                    18.400,00          25.900,00

3                                    18.700,00         26.200,00

4                                    18.500,00         26.500,00

5                                    19.250,00         26.700,00

6                                    19.350,00         26.800,00 

( ) O saldo acumulado do projeto no final do sexto ano será de R$ 18.500,00.

( ) O PayBack do projeto é de 3 anos, 8 meses e 3 dias.

( ) O saldo acumulado do projeto no final do quarto ano será de R$ 2.600,00 e o PayBack de será de 3 anos, 8 meses e 3 dias.

( ) O PayBack do projeto é 3 anos, 8 meses e 21dias.

( ) No final do quinto ano, o saldo de caixa do projeto será de R$ 7.450,00 e o saldo acumulado de 10.500,00

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia dar dicas de como resolver essa questão em uma prova de concurso, sem calculadora?

  • Ano --Investimentos Custos Receitas Saldo Saldo Acumulado

    0 -R$ 30.000,00     -R$ 30.000,00  R$  30.000,00

    1 -R$ 30.000,00  R$  16.000,00  R$  25.600,00 -R$ 20.400,00  

    2 -R$ 20.400,00  R$  18.400,00  R$  25.900,00 -R$ 12.900,00  

    3 -R$ 12.900,00  R$  18.700,00  R$  26.200,00 -R$    5.400,00  

    4 -R$    5.400,00  R$  18.500,00  R$  26.500,00  R$    2.600,00  

    5   R$    2.600,00  R$  19.250,00  R$  26.700,00  R$  10.050,00  

    6   R$  10.050,00  R$  19.350,00  R$  26.800,00  R$  17.500,00  

    A conta começa com o saldo negativo de 30 mil ai somando os custos e diminuindo a receita para chegar ao saldo. no inicio do ano 4 o saldo é -5400 mas fechou positivo em 2600 somando os dois verifica que o resultado do período foi de 8 mil. ai divide por 12 vai dar um resultado de 666,67 por mês. Em 8 meses o saldo atinge o Zero e recupera os 30 mil investidos


ID
1748152
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A Empresa XY analisa as necessidades dos clientes internos e externos para avaliar se pode atendê-los a partir dos estoques existentes ou se terá que realizar uma reposição de estoques. Para auxiliar nesse processo a Empresa XY utiliza o sistema de reposição contínua, também chamado de sistema do ponto de reposição. O mês de janeiro de 2015, com 21 dias úteis, apresentou uma demanda constante de 30 unidades por dia e o tempo de reposição foi de 10 dias. Qual foi o ponto de reposição dos materiais?

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima.

Alternativas
Comentários
  • O ponto de pedido é a quantidade em estoque que uma vez atingida, inicia o processo de compra ou produção, considerando o consumo médio mensal, o tempo de reposição e o estoque de segurança.

    Dessa forma, a fórmula para cálculo do ponto de pedido é PP = (CM*TR) + ES.          

    em que:

    CM  = consumo médio

    TR  = tempo de reposição, que é  o prazo de entrega do cadastro do produto

    ES  = estoque de segurança

    PP  = ponto de pedido

     

    PP= (30*10)+0 = 300

    Como a questão não cita estoque de segurança consideramos que seja 0.

  • Obg pelo comentário Fernando ..sei a fórmula mas errei porque não me atentei q não tinha ES.

ID
1748155
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao utilizarem o modelo racional de tomada de decisões, as organizações dispõem de quatro etapas para ajudar os administradores a pesar alternativas e escolher a que tiver melhor chance de sucesso.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA do processo racional de tomada de decisão. 

Alternativas
Comentários
  • Da série: "minhas anotações e bizus"

    1) Percepção do problema

    2) Estabelecer Objetivos

    3) Diagnosticar causa do problema

    4) Procurar soluções alternativas

    5) avaliar conseq. esperadas

    6) avaliar cons. esperadas *

    7Escolher melhor opção

    8) implementar a escolha.

    9) Avaliar solução do Problema

     

    * volta para (2) se necessário. 

  • Gabarito da banca: Letra D

    d) Examinar a situação – criar alternativas – avaliar as alternativas e selecionar a melhor – implementar e monitorar a decisão.

  • Gabarito da banca: Letra D

    d) Examinar a situação – criar alternativas – avaliar as alternativas e selecionar a melhor – implementar e monitorar a decisão.


ID
1748158
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Michel Porter identificou cinco forças competitivas que determinam a atratividade intrínseca, no longo prazo, de um mercado ou segmento de mercado. A alternativa CORRETA que define essas cinco forças.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

     

    As cinco forças de Porter são:

    Rivalidade entre os Concorrentes.

    Poder de Negociação dos Clientes.

    Poder de Negociação dos Fornecedores.

    Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes.

    Ameaça de Produtos Substitutos.

     

    O modelo das Cinco Forças de Porter, concebido por Michael Porter, foi publicado na forma do artigo "As cinco forças competitivas que moldam a estratégia", em 1979, na Harvard Business Review e destina-se à análise da competição entre empresas. Considera cinco fatores, as "forças" competitivas, que devem ser estudados para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. Porter refere-se a essas forças como microambiente, em contraste com o termo mais geral macroambiente. Utilizam dessas forças em uma empresa que afeta a sua capacidade para servir os seus clientes e obter lucros. Uma mudança em qualquer uma das forças normalmente requer uma nova pesquisa (análise) para reavaliar o mercado.

     

    Fonte: (Serra, Torres & Torres, 2004)

     

     

  • As 5 Forças de Porter são um framework de análise setorial que permite entender o nível de competitividade de um mercado. O modelo apresenta os atores envolvidos (concorrentes, fornecedores, compradores, novos entrantes e substitutos), como eles se relacionam e como influenciam o sucesso dos negócios.

    Gabarito Letra E.

    Fonte: https://rockcontent.com/br/blog/5-forcas-de-porter/

  • A questão versou acerca do tema “Modelos das cinco forças competitivas de Porter”. Para Porter (apud Chiavenato e Sapiro, 2020), cada uma dessas forças contribuem que haja um nível de competividade setorial.

    _______________________________(1) NOVOS ENTRANTES 

    (2) FORNECEDORES ____ (5) CONCORRENTES NO MERCADO_____((3) COMPRADORES

    ______________________________(4) PRODUTOS SUBSTITUTOS 

    1- Ameaça de novos entrantes: Quando novas organizações entram no negócio, isso força as demais a serem mais eficazes e a concorrerem em um nível mais elevado. Algumas barreiras de entrada são as seguintes:

    • a) Economia de escala (maior quantidade produzida ao preço final menor);
    • b) Diferenciação (produtos únicos e exclusivos na visão do cliente causam fidelidade);
    • c) Capital (Recursos iniciais);
    • d) Custos de mudança;
    • e) Acesso a canais de distribuição.
    • f) desvantagens de custo independente de escala (refere-se ao jeito que empresa já faz sua produção e suas vantagens já estabelecidas: tecnologia patenteada, localização, acesso à melhor matéria prima, bons fornecedores);
    • g) Políticas governamentais: regulações;
    • h) Retaliação Prevista: dificuldade que as empresas existentes irão criar para a entrante. Por exemplo: baixar os preços dos produtos próximos ao lançamento dos produtos do novato.

    2- Poder de barganha ou negociação dos fornecedores: São poderosos se: são poucos, não há substitutos, se a organização não for prioridade do fornecedor.

    3- Poder de barganha ou negociação dos compradores: Os clientes são poderosos quando não há diferenciação de produtos; quando o cliente adquire uma grande parcela da produção da organização e etc.

    4- Ameaça de produtos substitutos: Produtos diferente que vem fora do setor e podem prejudicar a organização. Exemplo: café x chá.

    5- Intensidade da rivalidade entre os concorrentes.

    Analisando as alternativas:

    A-INCORRETA. Defensores está incorreto. O certo é novo concorrente potencial (novos entrantes) e não novo comprador.

    B-INCORRETA . O certo é novo concorrente potencial e não novo comprador potencial.

    C-INCORRETA . Defensores está incorreto.

    D-INCORRETA . Parceiros e defensores estão incorretos.

    E-CORRETA . A alternativa trouxe corretamente as cinco forças competitivas, de acordo com Porter.

    Fonte: CHIAVENATO, I; SAPIRO, A. Planejamento Estratégico: da intenção aos resultados. 4ª ed. São Paulo, Atlas. 2020.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA E


ID
1748161
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Na gestão da produção de bens e serviços, faz-se necessário atentar para as diversas técnicas que são utilizadas para planejar, programar e controlar a produção, os suprimentos e os estoques. Segundo Slack et. al. (2009), o MRP (Material Requirements Plannin) e o JIT (Just In-Time) são sistemas de administração da produção, utilizados para o processo de planejamento e controle de suprimentos na indústria.

Considerando os sistemas de administração da produção, utilizados para o processo de planejamento e controle de suprimentos apresentadas por Slack et al. (2009), marque com (V) as afirmativas verdadeiras e com (F) as falsas. 

( ) O sistema JIT permite a entrega de produtos e serviços apenas quando são necessários.

( ) O sistema MRP permite que as indústrias calculem quantos materiais de determinado tipo são necessários e em que momento devem ser providenciados.

( ) O sistema JIT permite que a indústria adote uma política de estoques mínimo de produtos acabados.

( ) O sistema MRP permite que a indústria produza sem estoques.

( ) No sistema tradicional de manufatura, os estoques separam os estágios do processo de produção. Já na abordagem JIT de produção, os componentes são produzidos e passados diretamente para o próximo estágio de processamento.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • ( V ) O sistema JIT permite a entrega de produtos e serviços apenas quando são necessários. 

    ( V ) O sistema MRP permite que as indústrias calculem quantos materiais de determinado tipo são necessários e em que momento devem ser providenciados. 

    ( F ) O sistema JIT permite que a indústria adote uma política de estoques mínimo de produtos acabados. Segundo JIT, não existem estoques. Produziu, vendeu

    ( F ) O sistema MRP permite que a indústria produza sem estoques. Existem estoques iniciais de matéria-prima e insumos

    ( V ) No sistema tradicional de manufatura, os estoques separam os estágios do processo de produção. Já na abordagem JIT de produção, os componentes são produzidos e passados diretamente para o próximo estágio de processamento. 


ID
1748164
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O exercício de liderança contribui de forma decisiva para o pleno aproveitamento da capacidade de trabalho e da criatividade das pessoas, visando alcançar os objetivos organizacionais. Conforme Ribeiro (2006), uma das formas de conhecer o tipo e os estilos de liderança é observar como o líder ou gerente atua junto aos seus subordinados. O autor apresenta os seguintes tipos de liderança: coercitiva, controladora, orientadora, integradora e situacional.

RIBEIRO, Antônio de Lima. Teorias da administração. São Paulo: Saraiva, 2006.

Considerando os estilos de liderança apresentados por Ribeiro (2006), marque com (V) as afirmativas verdadeiras e com (F) as falsas.

( ) No exercício de uma liderança do estilo coercitiva, o subordinado é considerado uma engrenagem e não pode opinar, tendendo apresentar baixo nível de produtividade.

( ) No exercício de uma liderança do estilo controladora, predomina o poder descentralizador. Nele, o colaborador cumpre mecanicamente as funções que lhes são atribuídas.

( ) No exercício de uma liderança do estilo orientadora, o líder tende incentivar a cooperação, permitindo-se a livre integração entre os subordinados.

( ) No exercício de uma liderança do estilo integradora, o indivíduo é visto pelo seu líder como capaz de contribuir para o alcance dos objetivos da empresa, independentemente da sua posição na estrutura organizacional, estimula-se o feedback e a compatibilização dos objetivos individuais e organizacionais.

( ) No exercício de uma liderança do estilo situacional, leva-se em consideração que cada indivíduo tem seu tempo próprio no processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C)   RIBAS E SALIM (2014)

    3.2.1 Estilos clássicos de liderança – Kurt Lewin

    Kurt Lewin orientou, na década de 1930, uma pesquisa que envolvia três grupos clássicos de crianças submetidas a lideranças diferentes: autocrática, democrática e liberal (laissez-faire).

    Questão de Concurso

    (Consulplan/TSE/Analista Judiciário/2012) Em relação à teoria de estilos de liderança, é correto afirmar que:

    a) o líder democrático se preocupa com o relacionamento entre as pessoas, fornece alguma estrutura, compartilha responsabilidade com os liderados, envolvendo-os no planejamento e execução das tarefas.

    b) o líder autocrático dá o mínimo de direção e o máximo de liberdade aos liderados.

    c) a estrutura permissiva (laissez-faire) tem como principal preocupação a realização das tarefas e a centralização do poder.

    d) a liderança carismática se caracteriza pelo reduzido fascínio exercido pelo líder em relação aos liderados.

    Gabarito: a. O compartilhamento de responsabilidades e a preocupação com os relacionamentos são as principais características da liderança democrática.

  • O estilo de liderança coercitivo apesar de ser muitas vezes desmotivador , ele não tende a ter nivel baixo de produtividade , por incrivel que pareça, estudos revelam que este tipo de liderança é o mais produtivo , porém o que gera mais desmotivação , portanto , não concordo com o gabarito da banca.

  • V ) No exercício de uma liderança do estilo coercitiva, o subordinado é considerado uma engrenagem e não pode opinar, tendendo apresentar baixo nível de produtividade. 

    ( F ) No exercício de uma liderança do estilo controladora, predomina o poder descentralizador. Nele, o colaborador cumpre mecanicamente as funções que lhes são atribuídas. Apoia-se num poder centralizador moderado, embora use eventualmente o poder de coerção. Nesse tipo de liderança, as pessoas ficam limitadas às ordens determinadas pelo líder, cumprindo mecanicamente as funções que lhes são atribuídas.

    ( V ) No exercício de uma liderança do estilo orientadora, o líder tende incentivar a cooperação, permitindo-se a livre integração entre os subordinados. 

    ( V) No exercício de uma liderança do estilo integradora, o indivíduo é visto pelo seu líder como capaz de contribuir para o alcance dos objetivos da empresa, independentemente da sua posição na estrutura organizacional, estimula-se o feedback e a compatibilização dos objetivos individuais e organizacionais. 

    ( V) No exercício de uma liderança do estilo situacional, leva-se em consideração que cada indivíduo tem seu tempo próprio no processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional.

     

    Fonte:https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/estilos-de-lideranca-no-trabalho/43325

  • Questão ridícula, a coerção ao trabalhador aumenta sua produtividade, pode sim ter elementos negativos, mas não quanto a produtividade do trabalhador.


ID
1748167
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Conforme descreve Pontes (2005), a gestão de pessoas em uma empresa envolve uma série de processos, sendo um deles, a administração de cargos e salários.

Associe a coluna da direita com os enunciados apresentados na coluna da esquerda que versam sobre o processo da administração de cargos e salários. 

(1) Consiste em coligir informações sobre as tarefas que compõe um cargo e as especificações exigidas da pessoa que for ocupá-lo.

(2) Permite ordenar os cargos em ordem de importância, estabelecendo uma hierarquia adequada e contribui para o estabelecimento da estrutura salarial para cada cargo.

(3) Tem por objetivo fornecer elementos importantes para se definirem critérios da política de remuneração dos trabalhadores de uma empresa.

(4) Incluem mecanismos que permitem realizar promoções, reclassificações e atualizações dos salários em decorrência de mudanças no mercado de trabalho ou da perda de poder de compra motivada pela inflação.

(5) Permite definir a trajetória do colaborador com a ocupação dos cargos existentes na estrutura organizacional da empresa.

(6) Participação nos Resultados. 

( ) Planejamento de carreiras

( ) Estrutura e política salarial

( ) Remuneração variável

( ) Avaliação de cargos

( ) Análise de cargos

( ) Pesquisa salarial 

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Planejamento de carreiras -  Permite definir a trajetória do colaborador com a ocupação dos cargos existentes na estrutura organizacional da empresa.  


     Estrutura e política salarial  - Incluem mecanismos que permitem realizar promoções, reclassificações e atualizações dos salários em decorrência de mudanças no mercado de trabalho ou da perda de poder de compra motivada pela inflação.

     Remuneração variável - Participação nos Resultados.  
     
    Avaliação de cargos  - Permite ordenar os cargos em ordem de importância, estabelecendo uma hierarquia adequada e contribui para o estabelecimento da estrutura salarial para cada cargo.  

     Análise de cargos - Consiste em coligir informações sobre as tarefas que compõe um cargo e as especificações exigidas da pessoa que for ocupá-lo. 

     Pesquisa salarial  - Tem por objetivo fornecer elementos importantes para se definirem critérios da política de remuneração dos trabalhadores de uma empresa. 

ID
1748170
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Antônio é responsável pelo processo de desenvolvimento de produtos em uma metalúrgica que fabrica escapamentos para automóveis. A gerência de vendas apresentou uma demanda significativa de um escapamento para um automóvel importado. Antônio solicitou ao gerente de vendas que providenciasse um escapamento do tipo que estava sendo demandado pelos clientes da metalúrgica. De posse do escapamento, Antônio e a sua equipe de trabalho realizaram um desmanche cuidadoso do mesmo, de modo que as peças fossem separadas uma a uma. Em seguida, Antônio e a sua equipe desenvolveram o projeto do novo escapamento que será produzido pela metalúrgica.

Ao se valer dos procedimentos acima descritos, Antônio utilizou _______________________ .

Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima. 

Alternativas
Comentários
  • Engenharia reversa é o processo de descobrir os princípios tecnológicos e o funcionamento de um dispositivo, objeto ou sistema, através da análise de sua estrutura, função e operação. Objetivamente aengenharia reversa consiste em, por exemplo, desmontar uma máquina para descobrir como ela funciona.

     

    Gabarito letra [ D ]

  • Fonte para o comentário do Dimas:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_reversa

  • A logística reversa é um "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada".

     

    http://sinir.gov.br/web/guest/logistica-reversa

  • Benchmarking está mais relacionado com processos e práticas mais competitivas, diferente da Engenharia Reversa que foca mais na estrutura do produto.


ID
1748173
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os itens de A a E a seguir apresentam ferramentas utilizadas para se controlar e gerir processos de um programa de gestão da qualidade.

entre as ferramentas utilizadas para se controlar e gerir processos em programas de gestão da qualidade, apresentadas a seguir, assinale apenas aquela que NÃO UTILIZA DADOS DESCRITIVOS quando da sua aplicação. 

Alternativas
Comentários
  • Eu já vi 700 definições diferentes para o Gráfico de Pareto. Impressionante. Erro todas.

  • LETRA C

    a) Diagrama de Ishikawa, Causa e Efeito ou Espinha de Peixe. O diagrama de ishikawa, também conhecido como diagrama de causa e efeito ou espinha de peixe é uma ferramenta utilizada para a análise de dispersões no processo.

    b)  é deixar vir à tona todas as idéias possíveis sem criticar durante a sua exposição. O objetivo é obter o maior número possível de sugestões, para fazer posteriormente o julgamento ou análise, um tema é exposto e que através de livre associação de pensamento começam surgir idéias associadas a este tema.

    c) é um gráfico de colunas que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas

    d) PDCA: é um método amplamente aplicado para o controle eficaz e confiável das atividades de uma organização, principalmente àquelas relacionadas às melhorias,possibilitando a padronização nas informações do controle de qualidade e a menor probabilidade de erros nas análises ao tornar as informações mais entendíveis.

    e)

  • Apenas lembrar que Gráfico de Pareto é quantitativo, ou seja, possui dados númericos.

  • Letra C.

    Gráfico de Pareto não utiliza dados descritivos. Utiliza dados numéricos.

    c) é um gráfico de colunas que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre algumas ferramentas utilizadas para se controlar e gerir processos de um programa de gestão da qualidade. Neste caso, marquemos a alternativa que contempla a ferramenta que NÃO UTILIZA DADOS DESCRITIVOS quando da sua aplicação. 

    A - incorreta. DIAGRAMA DE ISHIKAWA: também conhecida como gráfico espinha de peixe, representa a relação entre um efeito e sua causa. Sua aplicação é vantajosa por demonstrar graficamente todos os fatores que contribuem para o problema.

    É um método que representa graficamente a relação entre um efeito e sua(s) causas. Apresenta seis possíveis causas para o problema, são elas:

    • Mão de obra; Métodos; Máquina; Material; Meio Ambiente e Medida.

    B - incorreta. Brainstorming ou tempestade de ideias é uma técnica usada para incentivar a geração de ideias, alternativas, sem qualquer análise crítica. Pode ser aplicado de duas formas:

    • Brainstorming estruturado: as pessoas do grupo sugerem uma ideia em cada sequência ou agudam até a próxima rodada, se não surgir nenhuma ideia;
    • Brainstorming não-estrutrado: os integrantes do grupo expõem suas ideias conforme elas surgem.

    C - correta. DIAGRAMA DE PARETO: é uma ferramenta utilizada para destacar a importância das variáveis consideradas mais importantes em oposição com aqueles assuntos de menor relevância.

    Utiliza como pilar, a regra 80/20, reconhecida como maiorias triviais, minorias essenciais (trivial many/vital few), que ordena e agrupa causas e problemas, de modo que 80% dos problemas possuem apenas 20% de causas, uma pequena quantidade de situações concentra a maior parte dos desafios e problemas que a ser enfrentados. O diagrama de Pareto, diferente de outros métodos que utilizam dados descritivos, faz uso de dados numéricos.

    D - incorreta. PDCA (também conhecido por ciclo de melhoria contínua) é uma ferramenta que busca a melhoria contínua dos processos e correção de problemas (Rennó, 2013) e garantir o alcance de metas organizacionais. Os resultados obtidos em uma passagem do ciclo são considerados no planejamento da passagem seguinte. Representa uma sequência de atividades (Plan, Do, Check, Act) que buscam a melhoria contínua dos processos de trabalho.

    E - incorreta. O diagrama da Árvore é uma ferramenta que possibilita a identificação dos passos necessário para o alcance de determinado objetivo. Através de um mapa, esse diagrama mostra as etapas, causas, alternativa ou ações a serem adotada , hierarquicamente, como ramos de uma árvore, para implementar as soluções almejadas ou necessárias à obtenção de um objetivo.

    Tendo visto as opções, podemos concluir que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    MOREIRA, Elisabete de Abreu e Lima. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.


ID
1748176
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na busca constante da competitividade no ambiente empresarial, torna-se imprescindível a adoção e implantação de sistemas de qualidade capazes de fazer frente as demandas relacionadas com a contínua melhoria da qualidade dos produtos, envolvendo aspectos relacionados à gestão ambiental e de atendimento aos clientes internos e externos.

Associe a coluna da direita com os enunciados apresentados na coluna da esquerda que versam sobre as normas internacionais de gestão e garantia da qualidade. 

(1) ISO 9000

(2) ISO 14000

(3) OHSAS 18000

(4) SGIs 

( ) Permite a obtenção de benefícios que vão deste a redução de custos de auditorias e documentação, até avantagem de aumentar a integração funcional entre os diversos setores da empresa.

( ) Oferecem diretrizes que permitem o desenvolvimento e implementação de princípios e sistemas de gestão ambiental (SGA).

( ) Busca minimizar o risco, procurando reduzir os acidentes e as doenças ocupacionais dos colaboradores, os tempos de paragem por esses motivos, proporcionando consequente redução de custos financeiros e, sobretudo, humanos.

( ) Representam as certificações que as organizações adquirem após passarem por auditorias que qualificam o seu Sistema da Qualidade.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • 4,2, 3, 1

  • GABARITO (A)

    ISO 9000 - Gestão da qualidade.

    ISO 14000 - Normas que definem parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental para as empresas.

    OHSAS 18001- Série de normas para orientação de formação de um Sistema de Gestão e certificação da segurança e saúde ocupacionais.

    SIG (Sistema Integrado de Gestão) - É um sistema que combina processos, procedimentos e práticas  para tornar mais eficiente a organização por meio de múltiplos sistemas de gestão. 

  • "Na busca de diferenciais competitivos, as empresas têm adotado sistemas de gestão da qualidade, de gestão ambiental e de gestão da saúde e segurança do trabalhador. Como forma de evidenciar a terceiros sua preocupação simultânea com estas três disciplinas, as empresas têm buscado a certificação integrada destes sistemas por meio das normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. Surgem, assim, os Sistemas de Gestão Integrados (SGIs) (...). "

    Fonte: Implementação de sistemas de gestão integrados no setor de construção: estudo de casos brasileiros de Ivete Rodrigues (2006)


ID
1748179
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Conforme Maximiano (2011, p.62), o “planejamento estratégico é o processo de definir a estratégia da empresa". No processo de planejamento estratégico, segundo Hooley et. al. (2011), umas das tarefas mais importantes é a definição da missão da empresa. Os autores destacam que a missão “… pode ajudar a gerar um senso de propósito comum e também proporcionar orientação sobre como as decisões serão tomadas e como priorizar a alocação de recursos no futuro". Conforme os autores, a missão da empresa é composta por cinco componentes a saber: intenção estratégica; definição do mercado; posicionamento competitivo; valores da empresa; e, competências distintivas.

Associe a coluna da direita com a da esquerda de acordo com o significado de cada componente que integra a missão de uma empresa, apresentados por Hooley et. al. (2011)

(1) Intenção estratégica.                 ( ) Princípios orientadores 

(2) Definição do mercado.              ( ) Consumidores-alvo

(3) Posicionamento competitivo.     ( ) Habilidades essenciais. 

(4) Valores da empresa.                 ( ) Uma visão daquilo que você quer ser.

(5) Competências distintivas.          ( ) Vantagem competitiva.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo. 

Alternativas

ID
1748182
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

José precisa decidir sobre uma oportunidade de investimento no valor de R$ 25.000,00, cujo retorno será em duas parcelas: uma em 30, e outra em 60 dias no valor de R$ 12.900,00, totalizando R$ 25.800,00. Ele vai analisar a proposta utilizando o método do Valor Presente Líquido (VPL). José considera necessário obter uma Taxa Mínima Atrativa de Retorno (TMAR) de 4% ao mês.

Considerando o problema apresentado, marque com (V) as afirmativas verdadeiras e com (F) as falsas.

( ) Com uma TMAR de 4%, o VPL será negativo no valor de R$ - 669,38, ou seja, o investimento não será atrativo.

( ) Com uma TMAR de 4%, o VPL será positivo no valor de R$ 669,38, ou seja, o investimento será atrativo.

( ) Caso José reduzisse a TMAR de 4% para 2%, o investimento seria atrativo, pois o VPL seria positivo no valor de R$ 46,14.

( ) Com uma TMAR de 2% e 4%, o investimento mostra-se não atrativo, pois ambas resultam em VPL negativo.

( ) Com uma TMAR de 2%, o investimento mostra-se atrativo, pois o VPL obtido é positivo no valor de R$ 96,14.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • Pela ordem faríamos primeiro o cálculo com a taxa de 4% e depois com 2%. Se invertermos a ordem, conseguimos responder fazendo apenas 1 cálculo. Veja-se que na letra "e" há uma afirmação sobre o cálculo a 2%, que não se repete nas outras alternativa. Ei-lo: (R$ 12.900 / 1,02) + (R$ 12.900 / (1,02 x 1,02)) = R$ 12.647,06 + R$ 12.399.07 = R$ 25.046,14. Esse é o VPL dos fluxos de recebimentos. Como a afirmativa é de que o VPL seria positivo em  R$ 96,14, então ela é falsa. Assim, verdadeiras são a terceira e quarta afirmações, resultando na alternativa "d"

  • Não precisa fazer cálculos....observe que uma alternativa responde a outra...exemplo: A primeira é verdadeira (todas alternativas são V), logo ela diz que  a Segunda é F...as duas não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo...as demais segue essa metodologia...


ID
3041665
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme o estabelecido pela Lei nº 8112/90, associe as colunas.


I. Reversão

II. Readaptação

III. Reintegração

IV. Recondução

V. Remoção

VI. Redistribuição


( ) É o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

( ) É o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder.

( ) É o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado.

( ) É a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial.

( ) É o retorno à atividade de servidor aposentado.

( ) É a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    L8112


    V - Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.


    VI - Art. 37. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC,  observados os seguintes preceitos


    IV - Art. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de


    III - Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.


    I - Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado


    II - Art. 24. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • Sabendo somente a alternativa I-Reversão  é possível acertar a questão.

  • Acerte a última opção e vá sem medo hehehe.

  • Só acerte a última :-)
  • Banca pequena já dá mole pra candidato.

  • Só lembrei do meu professor falando da reVersao (do V de Viagra) para fazer associação com aposentado. Hahahaha

    Dai foi fácil ver que a opção era a letra C. 

  • Gabarito: C

    Questão massa para relembrar TODAS!

  • ASSERTIVA C

    MACETES:

    I, II, III e IV - São PROVIMENTOS:

    I - reVersão - VELHO - reingresso;

    II - reaDaptação - DEFICIENTE - horizontal; (PS: ESPÉCIE DE VACÂNCIA, também);

    III - reinTegração - TUDO DE VOLTA (sentença judicial);reingresso;

    IV - reCondução - COITADO - reingresso.

    V e VI - São VACÂNCIAS:

    V - reMoção - DESLOCAMENTO DO SERVIDOR - MESMO QUADRO ;

    VI - redistribuiÇÃO - DESLOCAMENTO DE CARGO EFETIVO - mesmo QUADRO GERAL - OUTRO ÓRGÃO ou ENTIDADE - MESMO PODER.

     

  • Que maravila de questão..

    Matou as questões na primeira assertiva

  • c) V, VI, IV, III, I, II

     

     

    Bizu

     

    Eu APROVEITO o disponível

     

     

    Eu REINTEGRO o demitido

     

     

    Eu READAPTO o incapacitado

     

     

    Eu REVERTO o aposentado

     

     

    Eu RECONDUZO o inabilitado e o ocupante do cargo do reintegrado

     

     

    Eu REDISTRIBUIU o cargo de provimento efetivo

  • Quanto ao deslocamento do servidor essas aulas irão ajudar muito:
    Aula 1 Remoção:
    https://youtu.be/Fy02KH8_UEE
    Aula 2 Redistribuição
    https://youtu.be/VAG1Z_eUh-E
    Aula 3 Substituição
    https://youtu.be/L4stCF4duX0

  • V, VI, IV, III, I, II

  • Não precisa perder muito tempo

    ReMOÇÃo: deslocamento da moça, da servidora.

    Mate a questão com isso... Próxima!?

  • GABARITO: C

    Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Art. 37. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC,   observados os seguintes preceitos:

    Art. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de: I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; II - reintegração do anterior ocupante.

    Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou II - no interesse da administração, desde que: a) tenha solicitado a reversão; b) a aposentadoria tenha sido voluntária; c) estável quando na atividade; d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação; e) haja cargo vago.  

    Art. 24. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção que relaciona adequadamente as colunas. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos. Vejamos:

    I. Reversão

    II. Readaptação

    III. Reintegração

    IV. Recondução

    V. Remoção

    VI. Redistribuição

    (V)- Art. 36, Lei 8.112/90. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    (VI)- Art. 37, Lei 8.112/90. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos:

    (IV)- Art. 29, Lei 8.112/90. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    Parágrafo único. Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.

    (III)- Art. 28, Lei 8.112/90. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    § 1º Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

    § 2º Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

    (I)- Art. 25, Lei 8.112/90. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    § 2º O tempo em que o servidor estiver em exercício será considerado para concessão da aposentadoria.     

    (II)- Art. 24, Lei 8.112/90. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    Assim:

    C. V, VI, IV, III, I, II.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.