SóProvas



Prova IF-TO - 2021 - IF-TO - Auditor


ID
5534443
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I 

Cringe: entenda o termo e saiba como ele virou
polêmica nas redes sociais

     Se até esta quarta-feira (23) você não se deparou com uma discussão na internet sobre o que é cringe, ou não faz ideia do que essa palavra significa para jovenzinhos na rede, talvez o cringe seja você. [...] Cringe, para os integrantes da geração Z, é um adjetivo usado para classificar pessoas que fazem coisas fora de moda, ultrapassadas, cafonas mesmo. Eles também costumam classificar atitudes ou objetos. Nesse caso, ela é usada como sinônimo de vergonha alheia.
     Munida dessa palavra, parte da geração Z, formada por jovens nascidos entre o final dos anos 1990 e os anos 2010, passou a classificar os millennials, nascidos entre 1980 e 1996, como cafonas e antiquados: super cringe. E enumerou vários hábitos millennials que dão muita vergonha alheia para os novinhos: tomar café da manhã, tomar café no geral, falar litrão ou boleto, usar calça skinny, não superar o amor por Harry Potter ou filmes da Disney; partir o cabelo de lado, usar sapatilha de bico redondo… a lista é extensa.
    A crítica bastou para acender uma guerra geracional, com pessoas defendendo os colegas e criticando os gostos alheios. No Instagram, a hashtag #cringe já tem mais de 23 milhões de publicações. No Tiktok, vídeos com a mesma hashtag já ultrapassaram 10,5 bilhões de visualizações. E no Google, a busca pelo termo aumentou 70% nesta última semana.
Mas de onde veio o cringe? A palavra inglesa é, na verdade, um verbo. E tem dois significados, segundo o dicionário de Cambridge: i) sentir-se muito envergonhado ou constrangido; ii) encolher-se ou recuar com medo de alguém ou algo que pareça poderoso e perigoso.
Como a treta começou? [...] A palavra já vinha sendo utilizada há um tempinho, ainda discretamente. Mas o assunto estourou de vez após um tuíte de Carol Rocha, publicitária e apresentadora de podcast, pedindo para a geração Z listar os hábitos que achava cringe nos millennials
     Foi aí que eles se sentiram à vontade para criticar uma série de comportamentos, roupas, séries, filmes, livros e costumes. Além dos já citados, tem também: rir com emoji ou rs, gostar de "Friends" ou "A Usurpadora" e ser saudosista.
    Os millennials resolveram rebater. Na lista de mico dos novinhos, eles colocaram: dancinhas do TikTok, usar fancam (vídeos com melhores momentos dos ídolos) para fazer postagens nas redes sociais, usar emojis como ironia e cabelo partido no meio.

Fonte: MATOS, Thais. In: Pop & Arte. 26 jun. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/poparte/noticia/2021/06/23/cringe-entenda-o-termo-e-saibacomo-ele-virou-polemica-nas-redes-sociais.ghtml. Acesso em: 25 set. 2021 (fragmento adaptado)

Sobre o uso de cringe no texto I, analise as afirmativas.

I. É um anglicismo verbal que foi importado para o português como adjetivo.
II. Seus sinônimos podem ser: vergonha alheia, cafona e antiquado.
III. Pessoas, atitudes e objetos podem ser adjetivados como cringe
IV. É termo procedente de outra língua e deve ser usado acompanhado do símbolo cerquilha: #cringe.

Marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Eu acho tão cringe quem usa esse termo.

    Questão pra não zerar.

    Gabarito A.

  • Anglicismo - substantivo masculino

    modo de falar ou escrever próprio da língua inglesa; maneira, fala, costume ou procedimento próprio dos ingleses.

    Fonte:Dicio.com

  • A questão é de morfologia e interpretação de texto e quer que identifiquemos as alternativas corretas. Vejamos:

     .

    I. É um anglicismo verbal que foi importado para o português como adjetivo. 

    Certo. O estrangeirismo se denomina anglicismo quando a procedência é do inglês. "Cringe" é um adjetivo.

    • Estrangeirismo: uso de palavras, expressões ou construções próprias de línguas estrangeiras. Conforme a proveniência, o estrangeirismo se denomina: galicismo ou francesismo (do francês), anglicismo (do inglês), germanismo (do alemão), castelhanismo (do espanhol), italianismo (do italiano).

     .

    II. Seus sinônimos podem ser: vergonha alheia, cafona e antiquado. 

    Certo. De acordo com o texto, "Cringe, para os integrantes da geração Z, é um adjetivo usado para classificar pessoas que fazem coisas fora de moda, ultrapassadas, cafonas mesmo. Eles também costumam classificar atitudes ou objetos. Nesse caso, ela é usada como sinônimo de vergonha alheia".

     .

    III. Pessoas, atitudes e objetos podem ser adjetivados como cringe.  

    Certo. De acordo com o texto, "Cringe, para os integrantes da geração Z, é um adjetivo usado para classificar pessoas que fazem coisas fora de moda, ultrapassadas, cafonas mesmo. Eles também costumam classificar atitudes ou objetos.

     .

    IV. É termo procedente de outra língua e deve ser usado acompanhado do símbolo cerquilha: #cringe.

    Errado. O termo não deve ser usado com hashtag. Ele é usado assim na rede social Instagram, por exemplo. Em outros lugares não precisa ser usado com a cerquilha (#).

     .

    Gabarito: Letra A

  • Quem diria que saber dessas modinhas inuteis ia servir para concurso .

    sigam @diaadiaavante no insta a rotina imperfeita de uma concurseira .


ID
5534452
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando a regra ortográfica em vigor, em qual alternativa o hífen está empregado corretamente

Alternativas
Comentários
  • Afro- é forma reduzida de africano. Pede hífen em duas ocasiões:

    1. na formação dos adjetivos pátrios: afro-americano, afro-brasileiro, afro-germânico, afro-asiático, afro-baiano.

    2. quando for seguido de h ou o: afro-histórico, afro-organização.

    No mais, é tudo colado: afrodescendente, afrofobia, afronegro.

    Com as formas adjetivas afro, anglo, euro, franco, indo, luso, sino e assemelhadas, use hífen quando o segundo elemento é outro adjetivo pátrio, e a palavra, dessa forma, envolve mais de uma nacionalidade, etnia ou região de origem. Exemplos: afro-brasileiro, anglo-saxão, ibero-americano, euro-asiático, luso-brasileiro.

    Na letra A, o correto seria afrodescendente.

    Na letra C: O correto seria malmequer. Lembrando que o correto é bem-me-quer.

    Na letra D, o correto seria socioeconômico.

    Na letra E, o correto seria antessala, suprarrenal, macrorregião e contrassenha.

  • errei pois achei que porta-retrato se escrevia portarretrato por causa da regra de que não se usa hífen em palavras compostas que o primeiro elemento termina por vogal e o segundo elemento inicia por R ou S devendo estas duplicarem-se;

    Ex: ultrassonogragfia, antirreligioso, antessaia, contrassenha

  • GAB-B

    Médico-cirurgião, azul-escuro, conta-gotas, porta-retrato.

    LEMBRANDO QUE É SÓ MARCAR O GABARITO.

    LETRA-B

    SE TRANQUE NA SUA CASA E ESTUDE. TENHA DISCIPLINA!!!

  • PORTA-RETRATO, NÃO SERIA- PORTARRETRATO ? NÃO DEVEMOS DUPLICAR NÃO ENTENDI?????

    No enunciado pede a opção correta.

  • Portar, Contar não são prefixos, são verbos.

    Gabarito B

  • Se utiliza o hífen nos compostos por justaposição, sem elemento de ligação, quando o primeiro termo está representado por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal.

    Exemplos:

    amor-perfeito

    decreto-lei

    boa-fé

    azul-escuro

    primeiro-ministro

    guarda-noturno

    médico-cirurgião

    conta-gotas

    porta-retrato (aqui não se duplica porque porta é um substantivo e não um prefixo)

    A duplicação das consoantes r e s ocorre quando o prefixo (ab, ante, contra, pos, semi, tri, dis, hiper, para, pro) termina por vogal e 2° elemento começa por "r" ou "s"

    Exemplos:

    ultrassonografia

    antirreligioso

    antesala

    autorregulação

    contrarregra

    contrassenha

    aessol (aero+solúvel --> duplicando o 's' se garante o fonema!)

    Fonte: A melhor professora da língua portuguesa, Isabel Vega.

  • E- Ante-sala, supra-renal, macro-região, contra-senha (incorreta)

    prefixos iniciados com vogais + radical iniciado com R ou S= sem hífen e duplica o R e S: antessala, suprarrenal, macrorregião e contrassenha.

  • Esta questão avalia se o candidato sabe empregar o hífen corretamente. Vale lembrar que algumas alterações no uso do hífen foram introduzidas com a entrada oficial em vigor do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em 2016. Portanto, é necessário estar sempre atento.

     

    O enunciado da questão pede para apontarmos qual alternativa apresenta todas as palavras com o hífen sendo empregado corretamente. Portanto, basta que uma palavra esteja com uso errado do hífen para que toda a alternativa seja descartada. Analisemos caso a caso:

     

    A) Afro-descendente, afro-brasileiro, eurodeputado, euro-asiático.

     

    Incorreta. O hífen só deve ser usado em palavras que compõem adjetivos pátrios, como “afro-brasileiro" e “euro-asiático". “Afrodescendente" não leva hífen. Como basta que uma palavra esteja com uso errado dom hífen, podemos eliminar toda a alternativa.

     

     

     

    B) Médico-cirurgião, azul-escuro, conta-gotas, porta-retrato.

     

    Correta. Outro emprego do hífen está relacionado às palavras compostas, como “vice-prefeito", “guarda-chuva" e “porta-voz". “Médico-cirurgião" tem status de palavra composta e as outras também. Quanto ao hífen, ele está empregado corretamente em todos os vocábulos.

     

    C) Mal-me-quer, coco-da-baía, joão-de-barro, couve-flor.

     

    Incorreta. A grafia correta da primeira palavra, de acordo com as regras gramaticais, é “malmequer", sem hífen. Como basta que uma palavra esteja com uso errado do hífen, podemos eliminar toda a alternativa.

     

    D) Micro-ondas, anti-inflamatório, contraindicação, sócio-econômico.

     

    Incorreta. A grafia correta da última palavra da alternativa D é “socioeconômico", sem hífen. Como basta que uma palavra esteja com uso errado do hífen, podemos eliminar toda a alternativa.

     

    E) Ante-sala, supra-renal, macro-região, contra-senha.

     

    Incorreta. Aqui todos os hifens foram empregados de forma errada. Quando as palavras que sucedem os prefixos “ante", “supra", “macro" e “contra" começarem com R ou S a consoante inicial deve ser dobrada e o hífen descartado. Sendo assim, as grafias corretas são: “antessala", “suprarrenal", “macrorregião" e “contrassenha".

     

    Gabarito do Professor:  Letra B.

  • Para os que ficaram na mesma dúvida que eu (por que malmequer se escreve junto e bem-me-quer hifenizado) aqui vai uma explicação encontrada: "Quanto ao uso do hífen, deves lembrar que a regra que se aplica ao prefixo bem é diferente da que se aplica a mal: bem vai ser hifenizado sempre que formar um composto com outro vocábulo de existência independente em nosso idioma (bem-estar, bem-aventurado, bem-querer, bem-vindo, etc.), enquanto mal só vai ter hífen quando se ligar a palavras iniciadas por ou por vogalmal-estar, mal-assombrada, mal-arranjado (mas malfeitomalmequer, etc.). Abraço. Prof. Moreno"

    Fonte: https://sualingua.com.br/malmequer/#:~:text=Quando%20a%20express%C3%A3o%20foi%20substantivada,chove%2Dn%C3%A3o%2Dmolha%E2%80%9C.

  • NOTAS SOBRE O HÍFEN:

    • O hífen é usado quando o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com a mesma vogal. 

    Anti-inflamatório

    Anti-inflacionário

    Micro-ondas

    Micro-organismo

     

    Nota importante:

    Essa regra padroniza algumas exceções já vigentes antes do Acordo, como auto-observação, auto-ônibus e contra-atacar.

    • Tal regra não se aplica aos prefixos “-co”, “-pro”, “-re”, mesmo que a segunda palavra comece com a mesma vogal que termina o prefixo.

    Coobrigar

    Coadquirido

    Coordenar

    Reedita

    Proótico

    Proinsulina

     

    • Com prefixos, emprega-se o hífen diante de palavras iniciadas com “h”.

    anti-higiênico

    anti-histórico

    extra-humano

    pró-hidrotrópico

    super-homem

     

    • Emprega-se o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante.

    inter-regional

    sub-bibliotecário

    super-resistente

     

    • Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen.

    sub-regional

    sub-raça

    sub-reino

     

    • Diante dos prefixos -além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice, usa-se o hífen.

    além-mar

    aquém-mar

    recém-nascido

    sem-terra

    vice-diretor

    bem-humorado

     

    • Diante do advérbio “mal” , quando a segunda palavra começar por vogal ou “h”, o hífen está presente.

    mal-humorado

    mal-intencionado

    mal-educado

     

    • Com os prefixos “-circum” e “-pan”, diante de palavras iniciadas por “vogal, m, n ou h”, emprega-se o hífen.

    circum-navegador

    pan-americano

    circum-hospitalar

    pan-helenismo

    FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/emprego-do-hifen.htm

  • Não entendi.

    Não se usa hífen em quando o prefixo termina em consoante e o segundo elemento começa com vogal, correto?

    Então por que azul-escuro tem hífen?

  • E a alternativa C, pq está errada? Não tem a regra que espécies botânicas e zoológicas o hífen se mantém?

  • Achei que mal-me-quer se referisse à planta (insira emoji do palhaço)

  • Ainda não entendi porque a letra B está correta.

    Médico-cirurgião, azul-escuro, conta-gotas, porta-retrato.

  • Esse mal-me-quer complicou tudo, mas pesquisando deu para entender.

    Se for utilizar a regra,sobre "mal", onde diz que utiliza o hífen quando a próxima palavra começar com vogal ou h.

    Então seria malmequer mesmo?

    Pesquisando essa expressão, mostra que existe uma planta chamada "malmequer" e que mesmo após a reforma, se manteve assim. Então anotem ai, não tem jeito kkkkkkk

    No caso, do azul-escuro trata-se de palava composta por justaposição. E a regrinha dos prefixos não se aplica aqui.

    E a mesma coisa vale para médico-cirurgião.


ID
5534455
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise os versos da música de Chico Buarque.

Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia”

          Fonte: HOLLANDA, Chico Buarque de. Apesar de você.
                        São Paulo: Marola Edições Musicais Ltda, 1970.

O termo em destaque é:

Alternativas
Comentários
  • 【BIZU】:

    Olhe a terminação da locução

    Se terminou com preposição 》》》 Locução Prepositiva Ex.: Abaixo de, Acerca de, Acima de, Devido a, Em frente de, Graças a, Junto de, Perto de, Por entre, Por trás de, Quanto a (...)

    Se terminou com conjunção 》》》 Locução conjuntiva Ex.: Contanto que, Apesar de que, à medida que, a fim de que, à proporção que, de maneira que, uma vez que

    Locução Adverbial (Atenção!!! Sempre começa com preposição)

    Preposição + Substantivo: De novo.

    Preposição + Adjetivo: Em breve.

    Preposição + Advérbio: Por ali.

    Qualquer Erro, Corrijam-me e complementem o que faltar!!!

    "Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a DEUS." Romanos 8:28

  • Nesta questão o candidato deve demonstrar que possui conhecimentos sobre as locuções. Em linhas gerais, locução é o conjunto de duas ou mais palavras que desempenham a função sintática de apenas uma.

     

    Existem vários tipos de locução e cada uma delas é classificada conforme a função exercida na oração. Vejamos alguns exemplos:

     

    ·         Locução adjetiva (preposição + palavra na função sintática de advérbio): exerce função de adjetivo, isto é, temos duas ou mais palavras exercendo a função um advérbio. Ex.: Avise o chefe que passarei no escritório de manhã (“de" – preposição + “manhã" – substantivo feminino na função sintática de advérbio de tempo).

     

    ·         Locução prepositiva (preposição + palavra na função sintática de preposição): trata-se da junção de duas ou mais palavras que exercem a função de preposição. Ex.: Embora isso não seja minha responsabilidade, farei a tarefa. (“embora" – conjunção na função sintática de preposição + “isso" – pronome demonstrativo na função sintática de preposição). Vejam que, apesar de “embora" e “isso" serem, respectivamente, conjunção e pronome, as duas palavras podem exercer a função sintática de uma preposição quando juntas.

     

    ·         Locução adjetiva (preposição + palavra na função sintática de adjetivo): junção de duas palavras que exercem a função de um adjetivo. Ex.: Teremos camarão no cardápio de hoje (“de" – preposição + hoje – advérbio de tempo na função sintática de adjetivo). Vejam que, apesar da palavra “hoje" ser, originalmente, um advérbio, ela pode exercer a função sintática de um adjetivo (no caso, o adjetivo é “hodierno").

     

    ·         Locução verbal (verbo auxiliar + verbo principal): junção de dois ou mais verbos (um auxiliar + um principal) que exercem a função de apenas um. Ex.: Estou indo agora (“estou" – verbo auxiliar + “indo" – verbo principal).

     

    Agora, vamos à resolução. O enunciado nos coloca a seguinte situação:

     

    Analise os versos da música de Chico Buarque.

     

    Apesar de você

    Amanhã há de ser

    Outro dia"

     

    Aqui temos uma situação semelhante à descrita na explicação da locução prepositiva. Naquele caso, usamos o exemplo da locução “embora isso". Mesmo que essas duas palavras sejam, respectivamente, conjunção e pronome, elas, quando juntas, podem exercer a função sintática de uma preposição. Notem que o trecho destacado da letra da música de Chico Buarque também começa com uma conjunção: “apesar". E, logo depois, vem a preposição “de". Portanto, temos a junção de duas palavras que exercem a função sintática de uma só preposição.

     

    Importante: o trecho destacado no enunciado não é uma locução conjuntiva, pois, geralmente, esse tipo de locução é formado pela junção de uma conjunção + pronome relativo na função de conjunção. Ex.: Pretendo viajar, ainda que chova (“ainda" – conjunção + “que" – pronome relativo na função de conjunção).

     

    Gabarito do Professor:  Letra A

  • EXPLICAÇÃO DO PROFESSOR DO QC:

    Nesta questão o candidato deve demonstrar que possui conhecimentos sobre as locuções. Em linhas gerais, locução é o conjunto de duas ou mais palavras que desempenham a função sintática de apenas uma.

     

    Existem vários tipos de locução e cada uma delas é classificada conforme a função exercida na oração. Vejamos alguns exemplos:

     

    ·         Locução adjetiva (preposição + palavra na função sintática de advérbio): exerce função de adjetivo, isto é, temos duas ou mais palavras exercendo a função um advérbio. Ex.: Avise o chefe que passarei no escritório de manhã (“de" – preposição + “manhã" – substantivo feminino na função sintática de advérbio de tempo).

     

    ·         Locução prepositiva (preposição + palavra na função sintática de preposição): trata-se da junção de duas ou mais palavras que exercem a função de preposição. Ex.: Embora isso não seja minha responsabilidade, farei a tarefa. (“embora" – conjunção na função sintática de preposição + “isso" – pronome demonstrativo na função sintática de preposição). Vejam que, apesar de “embora" e “isso" serem, respectivamente, conjunção e pronome, as duas palavras podem exercer a função sintática de uma preposição quando juntas.

     

    ·         Locução adjetiva (preposição + palavra na função sintática de adjetivo): junção de duas palavras que exercem a função de um adjetivo. Ex.: Teremos camarão no cardápio de hoje (“de" – preposição + hoje – advérbio de tempo na função sintática de adjetivo). Vejam que, apesar da palavra “hoje" ser, originalmente, um advérbio, ela pode exercer a função sintática de um adjetivo (no caso, o adjetivo é “hodierno").

     

    ·         Locução verbal (verbo auxiliar + verbo principal): junção de dois ou mais verbos (um auxiliar + um principal) que exercem a função de apenas um. Ex.: Estou indo agora (“estou" – verbo auxiliar + “indo" – verbo principal).

     

    Agora, vamos à resolução. O enunciado nos coloca a seguinte situação:

     

    Analise os versos da música de Chico Buarque.

     

    Apesar de você

    Amanhã há de ser

    Outro dia"

     

    Aqui temos uma situação semelhante à descrita na explicação da locução prepositiva. Naquele caso, usamos o exemplo da locução “embora isso"Mesmo que essas duas palavras sejam, respectivamente, conjunção e pronome, elas, quando juntas, podem exercer a função sintática de uma preposição. Notem que o trecho destacado da letra da música de Chico Buarque também começa com uma conjunção: “apesar". E, logo depois, vem a preposição “de". Portanto, temos a junção de duas palavras que exercem a função sintática de uma só preposição.

     

    Importante: o trecho destacado no enunciado não é uma locução conjuntiva, pois, geralmente, esse tipo de locução é formado pela junção de uma conjunção + pronome relativo na função de conjunção. Ex.: Pretendo viajar, ainda que chova (“ainda" – conjunção + “que" – pronome relativo na função de conjunção).

     

    Gabarito do Professor:  Letra A


ID
5534461
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a concordância está aplicada corretamente

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B - Quando o núcleo do sujeito é um substantivo coletivo (=grupo, bando, manada...), o verbo fica no SINGULAR

    Ter cuidado com a letra E, pois "a parte" nao é expressao partitiva :)

  • A letra A também não está correta?

    "Foram vacinados 1% dos jovens" ---- no meu entendimento, o verbo poderia concordar tanto com o numeral percentual e ficar no singular, quanto com o especificador "dos jovens" e ficar no plural, conforme foi redigido. Me tirem essa dúvida, por favor

  • Gabarito na alternativa B

    Solicita-se indicação da frase com escorreita concordância verbal:

    Deve-se salientar que em alguns casos existem gramáticos que asseveram facultatividade na concordância dos termos, devendo-se tomar aqui o que a norma culta prescreve como preferencial.

    A) Foram vacinados um por cento dos jovens.

    Incorreta. O verbo anteposto ao sujeito formado por percentual, mesmo que presente determinante plural, deve ocorrer com o numeral (foi vacinado).

    B) Um grupo de pessoas andava pela rua.

    Correta. A concordância ocorre corretamente com o termo "um grupo".

    C) Foi desmatado trinta por cento do Pantanal.

    Incorreta. O verbo anteposto ao sujeito formado por percentual, mesmo que presente determinante singular, deve ocorrer com o numeral (foram desmatados).

    D) Cada um dos concorrentes devem preencher corretamente a ficha de inscrição.

    Incorreta. A expressão gradativa "cada um" indica individualização, levando a concordância verbal sempre para o singular.

    E) A parte dos jovens que o diretor surpreendeu na briga serão punidos.

    Incorreta. O sujeito da forma verbal "serão punidos" é a construção "a parte dos jovens", devendo a concordância com ela se estabelecer em firma singular.


ID
5534467
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No seguimento “A democracia não é ditadura da maioria, e sim o nome do regime político que dá voz aos que não conseguem falar tão alto” a vírgula foi empregada para:

Alternativas
Comentários
  • “A democracia não é ditadura da maioria, e sim o nome do regime político que dá voz aos que não conseguem falar tão alto”

    “A democracia não é ditadura da maioria, mas sim (adversativo) o nome do regime político que dá voz aos que não conseguem falar tão alto”

    O sentido permanece!

    Vamos que vamos!!!!

  • nao vi adversidade. a primeira oracao ja diz que a democracia nao é uma ditadura, e a outra so confirma isso

  • Na dúvida troque o "e" por "mas".

    Conjunção adversativa: mas, porém, contudo, todavia......


ID
5534473
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os feijões

Será que entre os feijões
Existe o preconceito?
Será que o feijão branco
Não gosta do feijão preto?
Será que o feijão preto é revoltado
Com seu predominador?
Percebe que é subjugado?
O feijão branco será um ditador?

Será que existem rivalidades
Cada um no seu lugar?
O feijão branco é da alta sociedade,
Na sua casa o feijão preto não pode entrar?
Será que existem desigualdades
Que deixam o feijão preto lamentar?
Nas grandes universidades
O feijão preto não pode ingressar?
Será que existem as seleções,
Preto pra cá e branco pra lá?
E nas grandes reuniões
O feijão preto é vedado entrar?
Creio que no núcleo dos feijões
Não existem as segregações

JESUS, Carolina Maria de. Clíris: Poemas Recolhidos. Rio
de Janeiro: Desalinho, Ganesha Cartonera, 2019.

Após a leitura do texto acima, julgue os seguintes itens.

I. Considerando a subjetividade e a linguagem figurada utilizada pela autora para abordar a temática da segregação racial, a linguagem predominante no texto é a conotativa.
II. O eu lírico faz uso de linguagem figurada, com função apelativa, para convencer o leitor de que as segregações por cor podem existir até mesmo entre os feijões.
III. A temática da segregação racial é construída no texto a partir das relações antitéticas que se estabelecem entre as imagens personificadas do feijão preto e do feijão branco.
IV. Por se tratar de um texto que, conforme aponta o título, apresenta concepções sobre dois tipos específicos de feijão, percebe-se a predominância da função referencial da linguagem.
V. Apesar das rimas e da estrutura de escrita em versos e estrofes, o texto não pode ser considerado um poema, pois a linguagem predominante é a literal e a coloquial.

Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • Nota para ñ esquecermos, poema pode sim ser escrito Literal e coloquial...

  • Por que a 2 esta errada?

  • II - O Eu lírico ( o narrador) induz nessa frase uma pessoa e não de fato o feijão. Quem participa de reunião são pessoas. "E nas grandes reuniões O feijão preto é vedado entrar?"

  • Pra quem ficou curioso. A "II" está errada porque o eu-lírico pretende convencer que a segregação NÃO pode existir, e a opção diz que podem existir, visto que a função conotativa quer convencer, qual é o objetivo do autor, o que ele quer convencer, é justamente o oposto dessa opção.


ID
5534476
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a Constituição Federal de 1988, em regra, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos. Todavia, o próprio texto constitucional traz algumas hipóteses como exceção a tal regra, quando houver compatibilidade de horários.
Com base nisso, assinale a alternativa que traz um exemplo de possibilidade de acúmulo de cargos permitida pelo legislador.

Alternativas
Comentários
  • XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI (o teto remuneratório):

    a) a de dois cargos de professor; 

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; 

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas; 

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da acumulação de cargos e funções dos agentes públicos. Vejamos:

    Art. 37, CF. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:

    a) a de dois cargos de professor;

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas. 

    Exemplos de acumulações permitidas constitucionalmente:

    Dois cargos de professor (Ex: professor da USP e da UNICAMP);

    Um cargo de professor e outro de técnico científico (Ex: professor da Faculdade de Medicina da UFPR e médico do Hospital de Clínicas);

    Dois cargos ou empregos privados de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas (Ex. Psicólogo da UFPR e Psicólogo na Prefeitura de Curitiba);

    Um cargo de juiz e outro de professor;

    Um cargo de membro do Ministério Público e outro de professor;

    Um cargo público com o exercício de mandato eletivo de vereador;

    Um cargo de militar com outro cargo ou emprego privativo de profissionais de saúde, com profissão regulamentada.

    Assim:

    D. CERTO. Acúmulo de um cargo de Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins com um cargo de Economista na Fundação Universidade Federal do Tocantins.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.

  • Que engraçado a alternativa A..kkkkkk
  • Pq a alternativa E esta errada?

  • Uma das permissões da CF é: "de um cargo de professor com outro técnico ou científico;" sendo cargo considerado "técnico" qualquer um que precise de conhecimentos específicos, como é o caso da letra D (Economista). Por isso a letra E está errada: Assistente Adm não é cargo técnico, logo não pode acumular com cargo de professor. Fonte: lembrei a aula do prof. Erick do Direção

ID
5534479
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando os ditames previstos na Lei n° 9.784/99, que regula o Processo Administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABA: B

    a) CERTO: Art. 18 da L9.784/99: É impedido de atuar em PA o servidor ou autoridade que: I- tenha interesse direto ou indireto na matéria; II- tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o 3º grau; III- esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

    b) ERRADO: Art. 13 da L9.784/99: Não podem ser objeto de delegação: I- a edição de atos de caráter normativo, II- a decisão de recursos administrativos; III- as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade;

    c) CERTO: Art. 22. Os atos do PA não dependem de forma determinada, senão quando a lei expressamente a exigir

    d) CERTO: Art. 27. O desatendimento da intimação não importa o reconhecimento da verdade dos fatos, nem a renúncia a direito pelo administrado.

    e) CERTO: Art. 51. O interessado poderá, mediante manifestação escrita, desistir total ou parcialmente do pedido formulado ou, ainda, renunciar a direitos disponíveis.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa INCORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 9.784/99. Vejamos:

    A. CERTO.

    “Art. 18. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

    II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau.”

    B. ERRADO.

    Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:

    I - a edição de atos de caráter normativo;

    II - a decisão de recursos administrativos;

    III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.”

    Aqui, vale qualquer mnemônico para ajudar a decorar importante dispositivo legal, presente frequentemente em provas. Um deles é o famoso CENORA.

    CE - competência exclusiva

    NO - edição de atos normativos

    RA - recurso administrativo

    C. CERTO.

    “Art. 22. Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.”

    D. CERTO.

    “Art. 27. O desatendimento da intimação não importa o reconhecimento da verdade dos fatos, nem a renúncia a direito pelo administrado.”

    E. CERTO.

    “Art. 51. O interessado poderá, mediante manifestação escrita, desistir total ou parcialmente do pedido formulado ou, ainda, renunciar a direitos disponíveis.”

    Gabarito: ALTERNATIVA B.

  • GABARITO: B

    a) CERTO: Art. 18. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que: II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

    b) ERRADO: Art. 13. Não podem ser objeto de delegação: II - a decisão de recursos administrativos;

    c) CERTO: Art. 22. Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.

    d) CERTO: Art. 27. O desatendimento da intimação não importa o reconhecimento da verdade dos fatos, nem a renúncia a direito pelo administrado.

    e) CERTO: Art. 51. O interessado poderá, mediante manifestação escrita, desistir total ou parcialmente do pedido formulado ou, ainda, renunciar a direitos disponíveis.

  • A presente questão deve ser respondida à luz da Lei n. 9.784/99 e exige conhecimento acerca do tema processo administrativo.

    O conteúdo aqui cobrado é unicamente "letra de lei" e, para responder ao questionamento apresentado pela banca, passemos a analisar as assertivas, lembrando que a banca solicita a alternativa errada:

     
    A – CORRETA – É impedido de atuar em processo administrativo federal o servidor ou autoridade que tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau.

    “Art. 18. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

    (...) II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau."

    B – ERRADA – A decisão de recursos administrativos em um processo administrativo federal pode ser delegada à autoridade hierarquicamente inferior.

    Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:

    I - a edição de atos de caráter normativo;

    II - a decisão de recursos administrativos;

    III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade."

    C – CORRETA – Os atos do processo administrativo federal não dependem de forma determinada, senão quando a lei expressamente a exigir.

    “Art. 22. Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir."


    D – CORRETA – O desatendimento da intimação no processo administrativo federal não importa o reconhecimento da verdade dos fatos, nem a renúncia do direito pelo administrado.

    “Art. 27. O desatendimento da intimação não importa o reconhecimento da verdade dos fatos, nem a renúncia a direito pelo administrado."

    E – CORRETA – O interessado no processo administrativo poderá, mediante manifestação escrita, desistir total ou parcialmente do pedido formulado ou, ainda, renunciar a direitos disponíveis. 

     “Art. 51. O interessado poderá, mediante manifestação escrita, desistir total ou parcialmente do pedido formulado ou, ainda, renunciar a direitos disponíveis."

    Gabarito do professor: letra B.

ID
5534482
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei n° 14.133/2021, que estabelece normas gerais de licitação e contratação para a Administração Pública direta, autárquica e fundacional dos entes federativos, o processo licitatório possui alguns objetivos pretendidos pela administração.
Com base nisso, analise as afirmativas a seguir, para posterior julgamento.

I. Assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para a Administração Pública, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto.
II. Assegurar tratamento diferenciado entre os licitantes, bem como a justa competição.
III. Incentivar a inovação e o desenvolvimento internacional sustentável.
IV. Evitar contratações com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis e superfaturamento na execução dos contratos.

 Em quais afirmativas estão contidos, de maneira correta, os objetivos do processo licitatório?

Alternativas
Comentários
  • Art. 11. O processo licitatório tem por objetivos:

    I - assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para a Administração Pública, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto;

    II - assegurar tratamento isonômico entre os licitantes, bem como a justa competição;

    III - evitar contratações com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis e superfaturamento na execução dos contratos;

    IV - incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável.

  • Curte quem também não leu o “in” do internacional
  • Vi a palavra sustentável e fui com força! rs

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Lei 14.133/2021. Vejamos:

    Inicialmente, importante fazermos menção que a nova lei de licitações – Lei 14.133/2021 – foi sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros dois anos, teremos a aplicação do diploma legal nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar qualquer uma das duas, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis.

    Dito isso:

    “Art. 11, Lei 14.133/21. O processo licitatório tem por objetivos:

    I - assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para a Administração Pública, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto;

    II - assegurar tratamento isonômico entre os licitantes, bem como a justa competição;

    III - evitar contratações com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis e superfaturamento na execução dos contratos;

    IV - incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável.

    Parágrafo único. A alta administração do órgão ou entidade é responsável pela governança das contratações e deve implementar processos e estruturas, inclusive de gestão de riscos e controles internos, para avaliar, direcionar e monitorar os processos licitatórios e os respectivos contratos, com o intuito de alcançar os objetivos estabelecidos no caput deste artigo, promover um ambiente íntegro e confiável, assegurar o alinhamento das contratações ao planejamento estratégico e às leis orçamentárias e promover eficiência, efetividade e eficácia em suas contratações.”

    Assim:

    I. CERTO.

    Conforme art. 11, I, Lei 14.133/21.

    II. ERRADO.

    Conforme art. 11, II, Lei 14.133/21.

    III. ERRADO.

    Conforme art. 11, IV, Lei 14.133/21.

    IV. CERTO.

    Conforme art. 11, III, Lei 14.133/21.

    Desta forma:

    C. CERTO. I e IV.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.

  • Cuida-se de questão cuja resolução demandou, expressamente, conhecimento acerca da redação do art. 11 da Lei n. 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações), que trata do processo licitatório, vejamos:

    “Art. 11. O processo licitatório tem por objetivos:

    I - assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para a Administração Pública, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto;

    II - assegurar tratamento isonômico entre os licitantes, bem como a justa competição;

    III - evitar contratações com sobre preço ou com preços manifestamente inexequíveis e superfaturamento na execução dos contratos;

    IV - incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável.

     Parágrafo único. A alta administração do órgão ou entidade é responsável pela governança das contratações e deve implementar processos e estruturas, inclusive de gestão de riscos e controles internos, para avaliar, direcionar e monitorar os processos licitatórios e os respectivos contratos, com o intuito de alcançar os objetivos estabelecidos no caput deste artigo, promover um ambiente íntegro e confiável, assegurar o alinhamento das contratações ao planejamento estratégico e às leis orçamentárias e promover eficiência, efetividade e eficácia em suas contratações."

    Passemos a analisar as assertivas:

    I. – CORRETA – Assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para a Administração Pública, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto.
    Conforme art. 11, I, Lei n. 14.133/21.

     II. – ERRADA – Assegurar tratamento diferenciado entre os licitantes, bem como a justa competição.

     Conforme art. 11, II, Lei n. 14.133/21.

     III. – ERRADA – Incentivar a inovação e o desenvolvimento internacional sustentável.

    Conforme art. 11, IV, Lei n. 14.133/21.


     IV. – CORRETA – Evitar contratações com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis e superfaturamento na execução dos contratos.

    Conforme art. 11, III, Lei n. 14.133/21.

    Do exposto, as assertivas I e IV são corretas.

    Gabarito do professor: letra C

ID
5534485
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Em atenção ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, previsto no Decreto n° 1.171/94, assinale a alternativa que traz a (s) penalidade (s) que pode (m) ser aplicada (s) aos servidores pela Comissão de Ética.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Segundo o Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto 1.171/94):

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm>

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura


ID
5534488
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em atenção às responsabilidades previstas na Lei n° 8.112/90, a qual dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, julgue os itens a seguir.

I. A responsabilidade penal não abrange os crimes e contravenções imputadas ao servidor, nessa qualidade.
II. A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.
III. As sanções civis, penais e administrativas não poderão cumular-se, sendo independentes entre si.
IV. Nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública.

Estão corretas as seguintes afirmativas.

Alternativas
Comentários
  • Questão referente à 8.112/90

    I. A responsabilidade penal não abrange os crimes e contravenções imputadas ao servidor, nessa qualidade. (errada)

    Art. 123.  A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenções imputadas ao servidor, nessa qualidade.

    II. A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros. (correta)

    Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

    Gab: E

    Complementando:

    III. As sanções civis, penais e administrativas não poderão cumular-se, sendo independentes entre si. (errada)

    Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    IV. Nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública. (correta)

    Art. 126-A. Nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos. Vejamos:

    I. ERRADO.

    “Art. 123, Lei 8.112/90. A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenções imputadas ao servidor, nessa qualidade.

    II. CERTO.

    “Art. 122, Lei 8.112/90. A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.”

    III. ERRADO.

    “Art. 125, Lei 8.112/90. As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.”

    IV. CERTO.

    “Art. 126-A, Lei 8.112/90. Nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública.”

    Desta forma, estão corretas as seguintes afirmativas:

    E. CERTO. II e IV.

    Gabarito: ALTERNATIVA E.

  • GABARITO: E

    I - ERRADO: Art. 123. A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenções imputadas ao servidor, nessa qualidade.

    II - CERTO: Art. 122. A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

    III - ERRADO: Art. 125. As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    IV - CERTO: Art. 126-A. Nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública.

  • A presente questão deve ser respondida à luz da Lei n. 8.112/90 e exige conhecimento acerca das responsabilidades dos servidores públicos.

    Para responder ao questionamento apresentado pela banca, importante analisar cada uma das assertivas.

    I. – ERRADA – A responsabilidade penal não abrange os crimes e contravenções imputadas ao servidor, nessa qualidade.
    Conforme teor do art. 123 da Lei 8.112/90: "A responsabilidade  penal abrange os crimes e contravenções imputadas ao servidor, nessa qualidade."
     
    Logo, o “não" torna a assertiva errada.
     
    II. – CORRETA – A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

    Trata-se da literalidade do disposto no art. 122 da Lei 8.112/90, vejamos: “A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros."



    III. – ERRADA – As sanções civis, penais e administrativas não poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    Cuida-se da norma contida no art. 125 da Lei 8.112/90, que consagra o princípio da independência das esferas civil, penal e administrativa. Confira-se: "As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo  independentes entre si."

     Logo, o “não" torna a assertiva errada.

    IV. – CORRETA – Nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública.

    Trata-se da literalidade do disposto no art. 126-A da Lei 8.112/90, vejamos: “Nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública."

    Do exposto, apenas as assertivas II e IV estão corretas.

     
    Gabarito do professor: letra E.
  • COMENTÁRIO DA PROFESSORA PARA QUEM NÃO TEM ACESSO

    A presente questão deve ser respondida à luz da Lei n. 8.112/90 e exige conhecimento acerca das responsabilidades dos servidores públicos.

    Para responder ao questionamento apresentado pela banca, importante analisar cada uma das assertivas.

    I. – ERRADA – A responsabilidade penal não abrange os crimes e contravenções imputadas ao servidor, nessa qualidade.

    Conforme teor do art. 123 da Lei 8.112/90: "A responsabilidade  penal abrange os crimes e contravenções imputadas ao servidor, nessa qualidade."

    Logo, o “não" torna a assertiva errada.

    II. – CORRETA – A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

    Trata-se da literalidade do disposto no art. 122 da Lei 8.112/90, vejamos: “A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros."

    III. – ERRADA – As sanções civis, penais e administrativas não poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    Cuida-se da norma contida no art. 125 da Lei 8.112/90, que consagra o princípio da independência das esferas civil, penal e administrativa. Confira-se: "As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo  independentes entre si."

    Logo, o “não" torna a assertiva errada.

    IV. – CORRETA – Nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública.

    Trata-se da literalidade do disposto no art. 126-A da Lei 8.112/90, vejamos: “Nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública."

    Do exposto, apenas as assertivas II e IV estão corretas.

    FONTE: Camila Morais Costa, Advogada, Especialista em Processo Civil – PUC/SP, aprovada na PGM Cachoeira Paulista/SP (1º lugar); SAAE Águas de Lindóia/SP (2º lugar); PGM Amparo/SP (3º Lugar); PGM Itaí/SP (4º lugar); Câmara de Mauá/SP (7º Lugar). , de Direito Administrativo


ID
5534491
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em atenção à estrutura organizacional dos Institutos Federais, contida na Lei nº 11.892/08, assinale a alternativa incorreta

Alternativas
Comentários
  • Reitor.

    Serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 anos, permitida UMA recondução, após processo de CONSULTA à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal, atribuindo-se o peso de:

    UM TERÇO para a manifestação do corpo docente;

    UM TERÇO para a manifestação dos servidores técnico-administrativos;

    UM TERÇO para a manifestação do corpo discente.

    O mandato de Reitor EXTINGUE-SE pelo decurso do prazo ou, antes desse prazo, pela aposentadoria, voluntária ou compulsória, pela renúncia e pela destituição ou vacância do cargo.

    Requisitos para candidatar-se ao cargo de Reitor: DOCENTES pertencentes ao Quadro de Pessoal ATIVO Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, DESDE QUE possuam o mínimo de 5 anos de efetivo exercício EM instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, UM dos seguintes requisitos: 

    Possuir o título de DOUTOR;

    Estar posicionado nas Classes D4 ou D5, da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior.

  • Gabarito: B

    O erro desta questão foi dizer 3 anos.

    O certo seria: DESDE QUE possuam o mínimo de 5 anos de efetivo exercício...


ID
5534494
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O Regimento Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins somente poderá ser modificado:

I. por motivo de lei ou de alterações do Estatuto do IFTO.
II. por proposição do Reitor.
III. por proposição de 2/3 (dois terços) dos membros do Conselho Superior.
IV. por iniciativa de 1/3 (um terço) do Corpo Técnico-Administrativo.

Com base nas proposições acima, assinale a sequência correta, atribuindo a elas o valor de verdadeiro (V) ou falso (F).

Alternativas

ID
5534497
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

No caso de indeferimento de acesso à informação ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão, conforme prevê a Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação). Isso posto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) O recurso será dirigido à autoridade hierarquicamente superior à que exarou a decisão impugnada, que deverá se manifestar no prazo de cinco dias.

    Art. 15

    B) Negado o acesso à informação pelos órgãos ou entidades do Poder Executivo Federal, o requerente poderá recorrer ao Tribunal de Contas da União CGU, que deliberará no prazo de dez 5 dias se o acesso à informação NÃO classificada como sigilosa for negado.

    Art. 16, I.

    D) Os órgãos do Poder Judiciário e do MP informarão ao Conselho Nacional de Justiça e ao CNMP, respectivamente, sobre as decisões que, em grau de recurso, negarem acesso a informações de interesse exclusivamente pessoal público.

    Art. 18, parágrafo 2º

  • LETRA A).

    Apenas para fins de complemento, os prazos tanto de recursos tanto da Lei 12.527/2011 quanto do Decreto 7.724/2012 são basicamente: 10 dias para apresentação de recurso e 5 dias para manifestação/deliberação.

    A ultima instância recursal no âmbito de indeferimento de acesso a informações ou de razões de negativa de acesso é a COMISSÃO MISTA DE REAVALIAÇAO DE INFORMAÇÕES (CMRI).

  • LEI Nº 12.527/2011 – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

    Art. 15. No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência.

    Parágrafo único. O recurso será dirigido à autoridade hierarquicamente superior à que exarou a decisão impugnada, que deverá se manifestar no prazo de 5 (cinco) dias.

    Art. 16. Negado o acesso à informação pelos órgãos ou entidades do Poder Executivo Federal, o requerente poderá recorrer à Controladoria-Geral da União, que deliberará no prazo de 5 (cinco) dias se:

    Art. 16, § 1º O recurso previsto neste artigo somente poderá ser dirigido à Controladoria-Geral da União depois de submetido à apreciação de pelo menos uma autoridade hierarquicamente superior àquela que exarou a decisão impugnada, que deliberará no prazo de 5 (cinco) dias.

    Art. 16, § 3º Negado o acesso à informação pela Controladoria-Geral da União, poderá ser interposto recurso à Comissão Mista de Reavaliação de Informações, a que se refere o art. 35.

    GABARITO: A.

  • Analisemos cada alternativa proposta, à procura da correta, à luz das disposições vazadas na Lei 12.527/2011:

    a) Certo:

    Esta proposição encontra apoio direto no teor do art. 15, parágrafo único, de tal diploma, in verbis:

    "Art. 15. (...)
    Parágrafo único. O recurso será dirigido à autoridade hierarquicamente superior à que exarou a decisão impugnada, que deverá se manifestar no prazo de 5 (cinco) dias."

    Assim sendo, por perfeita subsunção à norma de regência da matéria, inexistem equívocos a serem aqui apontados.

    b) Errado:

    A possibilidade de recurso referida neste item, na verdade, não se destina ao Tribunal de Contas da União, e sim à Controladoria-Geral da União, como se vê do art. 16, caput:

    "Art. 16. Negado o acesso a informação pelos órgãos ou entidades do Poder Executivo Federal, o requerente poderá recorrer à Controladoria-Geral da União, que deliberará no prazo de 5 (cinco) dias se:"

    c) Errado:

    Em rigor, é possível a interposição de recurso contra o indeferimento de acesso a informações ou, ainda, às razões da negativa de acesso, como se vê do art. 15, caput, abaixo transcrito:

    "Art. 15. No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência."

    d) Errado:

    Na realidade, as informações de se que cuida na presente afirmativa não são de caráter estritamente pessoal, tal como foi asseverado pela Banca, de modo incorreto, mas sim informações de interesse público, como se vê do art. 19, §2º, da referida lei:

    "Art. 19 (...)
    § 2º Os órgãos do Poder Judiciário e do Ministério Público informarão ao Conselho Nacional de Justiça e ao Conselho Nacional do Ministério Público, respectivamente, as decisões que, em grau de recurso, negarem acesso a informações de interesse público."

    e) Errado:

    Na verdade, após decisão da CGU, a lei ainda contempla a possibilidade de interposição de recurso à Comissão Mista de Reavaliação de Informações, como se vê do art. 16, §3º:

    "Art. 16 (...)
    § 3º Negado o acesso à informação pela Controladoria-Geral da União, poderá ser interposto recurso à Comissão Mista de Reavaliação de Informações, a que se refere o art. 35."


    Gabarito do professor: A


ID
5534500
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A diretoria de tecnologia da informação do IFTO mantém uma política de segurança digital que define os direitos e as responsabilidades de cada usuário em relação à segurança dos recursos computacionais que utiliza e as penalidades às quais está sujeito, caso não a cumpra. Nesse sentido, são consideradas medidas fundamentais de segurança que devem ser aplicadas por todos os usuários de sistemas computacionais corporativos quando navegar pela Internet: 

Alternativas
Comentários
  • A letra D, me deixou na dúvida.

    ... executar arquivos ou ativar links anexos ao e-mail.( Não auxilia na segurança)


ID
5534503
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A utilização de sistemas computacionais conectados a redes locais (Intranet) ou a redes de longa distância (Internet) é uma realidade em todos os campis e departamentos do IFTO. Essas conexões trazem inúmeros benefícios para a execução das atividades acadêmicas e administrativas. Entre esses benefícios listados a seguir destacam-se, exceto:

Alternativas
Comentários
  • A velocidade de gravaçãonas mídias digitais com certeza não é um benefício do uso da intranet ou internet, isso porque a velocidade de gravação é muito mais rápida quando se usa conectores físicos como um hd, ou ssd, assim a velocidade de upload e download da internet para a gravação de mídias digitais deixam a desejar no quesito velocidade.

  • GAB-B

    o aumento da velocidade de gravação nas mídias digitais das estações de trabalho.


ID
5534506
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A coordenação de patrimônio do IFTO é encarregada pela gestão de todos os bens móveis e imóveis da instituição. O coordenador de patrimônio foi incumbido de criar o inventário de todo o patrimônio do instituto. Para isso, deverá identificar e relacionar cada item desse patrimônio em um software que permita realizar cálculos, registrar os movimentos dos bens e a apresentação de informações na forma de gráficos. Os softwares adequados para o coordenador realizar essa tarefa são:

Alternativas
Comentários
  • realizar cálculos, registrar os movimentos dos bens e a apresentação de informações na forma de gráficos

    Ele precisa do Excel OU do BrOffice Calc. 

    GABARITO C)

  • GAB-C

    Microsoft Excel ou BrOffice Calc. 

    INSERIR>GRÁFICOS

    SER CONCURSEIRO É SE TRANCAR NO QUARTO E FAZER QUESTÕES, NADA DE FACE, WATS, TINDER, INST, ORKUT, FREE FIRE, APAGA TUDO!!!!


ID
5534512
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Os computadores que equipam os laboratórios de informática do IFTO destinados às atividades acadêmicas possuem instalados os sistemas operacionais Windows e Linux. Na lista a seguir, marque a opção que não representa uma função ou serviço oferecido aos usuários de um sistema operacional. 

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A é a correta, pois quem imprime é impressora, quem edita texto é o software destinado a tal(word, wordpad, libreoffice etc.) e quem scaneia é Scanner.

    Fonte: Eu mesmo.

  • GAB-A

    Imprimir documentos, editar textos e scanear imagens. 

    WORD

    WRITER

    SUPERE SEUS MEDOS. FAÇA RAPEL DE UM PRÉDIO DE 50 ANDARES PARA COMEÇAR. VÁ ESTUDAR!!!


ID
5534515
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Auditoria, segundo a etimologia da palavra, possui derivação do latim audire com significado de ouvir. A ideia de “ouvir” evidências para avaliar os atos foi aplicada como inspiração para o termo auditing, que por criação inglesa se refere à aplicação das técnicas de auditoria para emitir avaliação entre as condições encontradas e os critérios desejados e estabelecidos para o objeto auditado. Em sua conformação atual, segundo as normas nacionais vigentes, assinale a alternativa correta em relação ao conceito de auditoria.

Alternativas

ID
5534518
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

São finalidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, exceto

Alternativas
Comentários
  • A questão pede oq não está previsto no Segundo Artigo do DECRETO 3591 - que Dispõe sobre o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal e dá outras providências.

    Vejamos:

    DAS FINALIDADES

    Art. 2  O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal tem as seguintes finalidades:

    I - avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União;

    II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e à eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e nas entidades da Administração Pública Federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;

    III - exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União;

    IV - apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

    VIDA QUE SEGUE! UMA DIA DE CADA VEZ.


ID
5534521
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca das caraterísticas da auditoria interna governamental, assinale a alternativa que explica corretamente o aspecto apresentado.

Alternativas
Comentários
  • Independência e objetividade

    A independência e a objetividade são dois pressupostos fundamentais para o exercício da auditoria interna, tanto na condução dos trabalhos quanto na emissão de opinião pela UAIG. Estão associados o primeiro, à UAIG, e o segundo, à atitude do auditor em relação à Unidade Auditada.

    Adição de valor

    A proposta de adicionar valor está diretamente vinculada à questão de a auditoria interna considerar, no planejamento dos trabalhos da UAIG, as estratégias, os objetivos, as metas da organização, os riscos a que os processos da Unidade Auditada estão sujeitos, além das expectativas dos destinatários dos trabalhos de auditoria, quais sejam: a alta administração, os gestores das organizações e das entidades públicas federais e a sociedade, de modo geral.

    Abordagem sistemática e disciplinada

    À medida que os objetos auditados se tornam mais complexos, as exigências para a realização do trabalho de auditoria se tornam maiores. Como resposta para esse novo desafio, a abordagem exige maior envolvimento da equipe de auditoria e maior conhecimento das áreas de negócio da Unidade Auditada, além de maior domínio dos procedimentos e das técnicas de auditoria. O trabalho de auditoria, portanto, deve ser metodologicamente estruturado, baseado em normas e padrões técnicos e profissionais e estar sempre suficientemente evidenciado.

    Avaliação e consultoria

    A avaliação e a consultoria são as duas vertentes típicas da atividade de auditoria interna e, por esse motivo, serão abordadas em seções específicas a seguir, ainda neste capítulo. Ambas se complementam para atingir o objetivo de agregar valor às organizações.


ID
5534524
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Sobre o Sistema Federal de Controle Interno do Poder Executivo Federal, julgue as seguintes afirmações.

I. Segundo a CF/88, a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, à legitimidade, à economicidade, à aplicação das subvenções e à renúncia de receitas, além do controle externo, será atribuição do Sistema de Controle Interno (SCI), de cada Poder.
II. O conjunto das Secretarias de Controle Interno (Ciset) da Presidência da República, da Advocacia-Geral da União, do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Defesa, constitui seu órgão central.
III. As auditorias internas singulares (Audin) dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal Direta e Indireta e o Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus) do Ministério da Saúde atuam como órgãos auxiliares ao SCI.
IV. A Secretaria Federal de Controle Interno é o órgão central do SCI do Poder Executivo Federal.
V. A atuação do SCI abrange todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, incluindo as empresas estatais e qualquer pessoa física ou jurídica que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos sob a responsabilidade do Poder Executivo Federal.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    IN 3º/17

    V. 4. A atuação do SCI abrange todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, incluindo as empresas estatais e qualquer pessoa física ou jurídica que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos sob a responsabilidade do Poder Executivo Federal.

    25. Integram o SCI:

    IV. a) como órgão central: a Secretaria Federal de Controle Interno(SFC) do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU);

    II. b) como órgãos setoriais: as Secretarias de Controle Interno (Ciset) da Presidência da República, da Advocacia-Geral da União, do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Defesa; e

    c) como unidades setoriais da Ciset do Ministério da Defesa:as unidades de controle interno dos comandos militares.

    III. 26. As auditorias internas singulares (Audin) dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal Direta e Indireta e o Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde(Denasus) do Ministério da Saúde atuam como órgãos auxiliares ao SCI.

    I. CF/88. Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!


ID
5534527
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Segundo a metodologia COSO-ERM – Gerenciamento de riscos corporativos – Estrutura Integrada, risco é representado pela possibilidade de que um evento ocorrerá e afetará negativamente a realização dos objetivos. Nesse sentido, o Comitê de Governança de um órgão da administração pública federal, durante o processo de mapeamento e avaliação dos riscos a nível estratégico institucional, se depara com duas situações. Na primeira constata o risco que a organização terá de enfrentar na falta de medidas que a administração possa adotar para alterar a probabilidade ou o impacto dos eventos. Na segunda situação identifica o risco que ainda permanece após a resposta da administração.

Na situação hipotética descrita, as duas espécies de risco identificadas pelo comitê são denominadas pelo COSO-ERM, respectivamente, como (assinale a alternativa correta): 

Alternativas
Comentários
  • COSO ERM - Gabarito letra E

    Risco Inerente e Residual

    A administração leva em conta tanto o risco inerente quanto o residual. Risco inerente é o risco que uma organização terá de enfrentar na falta de medidas que a administração possa adotar para alterar a probabilidade ou o impacto dos eventos. Risco residual é aquele que ainda permanece após a resposta da administração. A avaliação de riscos é aplicada primeiramente aos riscos inerentes. Após o desenvolvimento das respostas aos riscos, a administração passará a considerar os riscos residuais.

  • RISCO INERENTE = RISCO DE NEGÓCIO, DO PROCESSO OU DA ATIVIDADE

    RISCO RESIDUAL = RISCO FINAL, PERMANECE APÓS A AVALIAÇÃO DOS CONTROLES


ID
5534530
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Um auditor, lotado na UAIG de um instituto federal, em observância aos trabalhos e objetos de auditoria selecionados no Paint ano 2020 para sua organização, inicia os procedimentos de auditoria. Durante o planejamento de um dos trabalhos a ele designados, não considerou a existência do denominado “risco de auditoria” e procedeu à seleção das técnicas e procedimentos de execução a serem empregados sem observância desse aspecto.

Considerando a situação descrita e os conceitos de auditoria baseada em riscos, assinale a alterativa que apresenta a correta descrição de risco de auditoria, bem como a possível consequência de sua inobservância para o trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra A

    NBC TA 200:

    72. Risco do trabalho é o risco de o auditor independente expressar uma conclusão inadequada quando a informação do objeto estiver distorcida de forma relevante. O risco do trabalho não se refere nem inclui os riscos de negócio do auditor independente, tais como perdas em litígios, publicidade adversa, ou outros eventos que surjam em conexão com a informação específica do objeto.


ID
5534533
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Segundo o modelo de gerenciamento de riscos ABNT - NBR ISO 31000, são princípios da gestão de risco, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Os princípios e diretrizes de gerenciamento de riscos ISO 31000 são uma norma de gerenciamento de riscos concebida para ajudar pequenas e grandes organizações públicas e privadas a gerir de modo eficaz os riscos associados a suas operações.

    Princípios e diretrizes:

    • identificar, avaliar e reagir às oportunidades e ameaças  
    • melhorar sua eficiência operacional através da gerenciamento de riscos proativo
    • melhorar a prevenção de perdas
    • aplicar uma maior compreensão das normas de segurança, saúde e meio ambiente 
    • melhorar a resiliência da sua operação, quando confrontada com desafios de qualquer natureza

  • Letra D para não.assinantes


ID
5534536
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre o processo de auditoria e suas etapas, relacione corretamente as colunas de etapa e descrição e assinale a alternativa que expresse essa correspondência:

                                                                   Etapas
1) Planejamento
2) Execução
3) Comunicação dos resultados
4) Monitoramento

                                                                  Descrição
I) Deve demonstrar os objetivos do trabalho, a extensão dos testes aplicados, as conclusões obtidas, as recomendações emitidas e os planos de ação propostos. Deve ser clara, completa, concisa, construtiva, objetiva, precisa e tempestiva.
II) Recomendações emitidas nos trabalhos de auditoria devem ser acompanhadas de forma dinâmica e independente do instrumento de comunicação que as originou, podendo ser alteradas ou canceladas em decorrência de alterações no objeto da recomendação ou no contexto da Unidade Auditada.
III) Deve estabelecer os principais pontos de orientação das análises a serem realizadas, incluindo, entre outras, informações acerca dos objetivos do trabalho, do escopo, das técnicas a serem aplicadas, das informações requeridas para os exames, do prazo de execução e da alocação dos recursos ao trabalho. Requer a alocação de tempo e recursos suficientes para sua elaboração.
IV) Contempla a aplicação dos testes de auditoria, análise e avaliação e documentação, que devem ser apropriadamente supervisionadas com a finalidade de cumprir os objetivos do trabalho de auditoria.

Alternativas
Comentários
  • I) Deve demonstrar os objetivos do trabalho, a extensão dos testes aplicados, as conclusões obtidas, as recomendações emitidas e os planos de ação propostos. Deve ser clara, completa, concisa, construtiva, objetiva, precisa e tempestiva (comunicação dos resultados).

    II) Recomendações emitidas nos trabalhos de auditoria devem ser acompanhadas (monitoramento) de forma dinâmica e independente do instrumento de comunicação que as originou, podendo ser alteradas ou canceladas em decorrência de alterações no objeto da recomendação ou no contexto da Unidade Auditada.

    III) Deve estabelecer os principais pontos de orientação das análises a serem realizadas, incluindo, entre outras, informações acerca dos objetivos do trabalho (planejamento), do escopo, das técnicas a serem aplicadas, das informações requeridas para os exames, do prazo de execução e da alocação dos recursos ao trabalho. Requer a alocação de tempo e recursos suficientes para sua elaboração.

    IV) Contempla a aplicação dos testes (execução) de auditoria, análise e avaliação e documentação, que devem ser apropriadamente supervisionadas com a finalidade de cumprir os objetivos do trabalho de auditoria.

    Gabarito: C


ID
5534539
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Papéis de trabalho (ou documentação de auditoria) são os documentos que suportam o trabalho de auditoria, contendo o registro das informações utilizadas pelos auditores internos governamentais, das verificações realizadas e das conclusões a que chegaram.

Sobre os papéis de trabalho em auditoria, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra E

    NBC TA 230

    A14. A documentação não se limita aos registros elaborados pelo auditor, mas podem incluir outros registros apropriados, como minutas de reuniões elaboradas pelo pessoal da entidade e acordadas com o auditor. O auditor pode discutir assuntos significativos com outros empregados da entidade e terceiros, como pessoas que prestam serviço de consultoria 

  • Gab . E

    5.7 PAPÉIS DE TRABALHO

    Papéis de trabalho(ou documentação de auditoria) são os documentos que suportam o trabalho de auditoria, contendo o registro das informações utilizadas pelos auditores internos governamentais, das verificações realizadas e das conclusões a que chegaram.

    Consideram-se papéis de trabalho aqueles preparados pelo auditor, pela Unidade Auditada ou por terceiros, tais como, planilhas, formulários, questionários preenchidos, fotografias, arquivos de dados, de vídeo ou de áudio, ofícios, memorandos, portarias, documentos originais ou cópias de contratos ou de termos de convênios, confirmações externas, programas de trabalho de auditoria e registros de sua execução.

    Os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciar a compreensão do planejamento, da natureza e da extensão do trabalho (A), bem como para suportar as conclusões alcançadas. Dessa forma, as análises realizadas e as evidências produzidas ou coletadas pelos auditores internos governamentais em decorrência dos exames devem ser devidamente documentadas em papéis de trabalho.

    Constituem objetivos dos papéis de trabalho:

    a) auxiliar no planejamento, na execução e na supervisão dos trabalhos de auditoria (C);

    b) fornecer suporte para os resultados do trabalho de auditoria;

    c) documentar o cumprimento dos objetivos e do programa de trabalho;

    d) dar suporte à precisão e à integridade do trabalho realizado;

    e) servir como base para o PGMQ da UAIG (B);

    f) facilitar revisões por parte de terceiros (D);

    Fonte: MTO 2017, CGU.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!


ID
5534542
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Sobre a prestação de contas e demais disposições da Instrução Normativa nº 84, de 22 de abril de 2020, TCU-Plenário.

A indicação da existência de indício de irregularidade ou conjunto de indícios de irregularidades materialmente relevantes ou que apresentem risco de impacto relevante na gestão, sem existência de débito, comunicada pelo sistema de controle interno ou identificada diretamente pelo controle externo, exige a autuação de processo de (assinale a alternativa correta):

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º, § 2º, IN 84/2020, TCU.

    Tomada de contas é o instrumento de controle externo mediante o qual o Tribunal de Contas da União apura a ocorrência de indícios de irregularidades ou conjunto de irregularidades materialmente relevantes ou que apresentem risco de impacto relevante na gestão, que não envolvam débito, com a finalidade de apurar os fatos e promover a responsabilização dos integrantes do rol de responsáveis ou do agente público que tenha concorrido para a ocorrência, definido nos termos desta instrução normativa.

    Letra A.


ID
5534545
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

As evidências de auditoria são as informações coletadas, analisadas e avaliadas pelo auditor para apoiar os achados e as conclusões do trabalho de auditoria. Constituem meio de informação ou de prova para fundamentar a opinião da UAIG e, ao mesmo tempo, reduzir o risco de auditoria a um nível aceitável.

Sobre os atributos das evidências de auditoria, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • morria mas não sabia!!! para mim, sendo evidências, de quanto mais lugares viessem, mais robusta e embasada seria. Enfim, não erro mais

  • Gab. B

    5.3.1 ATRIBUTOS DAS EVIDÊNCIAS

    Os atributos das evidências estabelecidos pela IN SFC nº 03, de 2017, são a suficiência, a confiabilidade, a fidedignidade, a relevância e a utilidade. A suficiência é uma medida de quantidade de evidência da auditoria; as demais, são medidas de qualidade (adequação).

    A evidência suficiente é aquela concreta, adequada e convincente (A). Uma evidência suficiente permite que qualquer pessoa prudente e informada chegue às mesmas conclusões que o auditor interno governamental. Esse atributo é afetado pelo risco de auditoria e também pelos demais atributos de qualidade. Quanto maior o risco de auditoria, mais provável será a necessidade de uma quantidade maior de evidências. E quanto melhor for a qualidade, menor a quantidade de evidências necessárias. Não obstante, apenas a obtenção de mais evidências não compensará a má qualidade das provas obtidas. Informações confiáveis podem ser entendidas como as melhores possíveis de serem obtidas por meio da utilização de técnicas de auditoria apropriadas. Para que sejam confiáveis, as evidências devem ser também fidedignas, ou seja, válidas e representarem de forma precisa os fatos, sem erros ou tendências (B). (...)

    Embora não haja regras rígidas para determinar a confiabilidade das evidências, existem diretrizes gerais que podem ser utilizadas pelos auditores internos governamentais, quais sejam:

    e) evidência corroborada por informações oriundas de outras fontes tende a ser mais confiável do que aquela que é obtida em uma única fonte (C). (...)

    O atributo da relevância assegura que a evidência esteja diretamente relacionada aos objetivos e ao escopo do trabalho (D). A avaliação do que seja uma informação relevante é também uma questão de lógica e de julgamento profissional. 

    A utilidade da informação registrada como evidência relaciona-se com a sua capacidade de auxiliar a Unidade Auditada a atingir os seus objetivos (E). Ou seja, deve agregar valor e permitir a melhoria das operações organizacionais. Para tanto, ela deverá ser útil para a construção dos achados e para a formação da opinião emitida pelo auditor.

    Fonte: MOT 2017, CGU.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • @calango Tango mas é justamente isso. A questão pede a alternativa errada e o errado é afirmar que a evidência de apenas uma fonte se sobressai sobre evidência coletada de diversas fontes

ID
5534548
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A sistemática de planejamento, execução e apresentação de resultados das atividades das unidades de auditoria interna governamental sujeitas à supervisão técnica do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, tem como elemento de planejamento das UAIG’s o Plano Anual de Auditoria Interna – PAINT. Possui a finalidade de estabelecer quais trabalhos de auditoria serão desenvolvidos no exercício a que se refere, com previsão realista das atividades.

A elaboração do PAINT deve considerar alguns aspectos atinentes ao contexto da instituição, exceto:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA D

    O tempo de experiência na área dos gestores integrantes da alta administração do órgão não é relevante para a elaboração do Plano Anual de Auditoria Interna – PAINT, já que a finalidade desse plano é estabelecer quais trabalhos de auditoria serão desenvolvidos no exercício.


ID
5534551
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Sobre a apreciação técnica realizada pela unidade de supervisão em relação à proposta de PAINT, assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • O Controle Interno do Poder Executivo Federal é apoiado por um sistema composto de órgãos de auditoria interna governamental, tendo a Controladoria-Geral da União (CGU) como órgão central, cujo papel e executado pela Secretaria Federal de Controle Interno. As unidades que compõe o sistema, além da CGU, são as unidades setoriais e as unidades singulares de auditoria interna dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo.

    Art. 3º O PAINT deve ser elaborado com a finalidade de definir os trabalhos prioritários a serem realizados no período objeto do plano, devendo considerar:

    I - o planejamento estratégico e as expectativas da alta administração da unidade auditada e demais partes interessadas;

    II - os riscos significativos a que a unidade auditada está exposta e os seus processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos;

    III - a complexidade do negócio, a estrutura e outros fatores da unidade auditada;

    IV - a estrutura e os recursos humanos, logísticos e financeiros disponíveis na unidade de auditoria interna governamental. 


ID
5534554
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

O Relatório Anual de Auditoria interna - RAINT tem a finalidade de consolidar e dar publicidade às informações sobre a execução do PAINT, bem como à análise dos resultados decorrentes dos trabalhos de auditoria. Sobre o conteúdo do RAINT, este deve abordar no mínimo os seguintes itens, exceto:

Alternativas
Comentários
  • INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 9, DE 9 DE OUTUBRO DE 2018

    Art. 17. O RAINT conterá, no mínimo:

    I - quadro demonstrativo do quantitativo de trabalhos de auditoria interna, conforme o PAINT, realizados, não concluídos e não realizados;

    II - quadro demonstrativo do quantitativo de trabalhos de auditoria interna realizados sem previsão no PAINT;

    III - quadro demonstrativo do quantitativo de recomendações emitidas e implementadas no exercício, bem como as finalizadas pela assunção de riscos pela gestão, as vincendas, e as não implementadas com prazo expirado na data de elaboração do RAINT;

    IV - descrição dos fatos relevantes que impactaram positiva ou negativamente nos recursos e na organização da unidade de auditoria interna e na realização das auditorias;

    V - quadro demonstrativo das ações de capacitação realizadas, com indicação do quantitativo de auditores capacitados, carga horária e temas;

    VI - análise consolidada acerca do nível de maturação dos processos de governança, de gerenciamento de risco e de controles internos do órgão ou da entidade, com base nos trabalhos realizados;

    VII - quadro demonstrativo dos benefícios financeiros e não financeiros decorrentes da atuação da unidade de auditoria interna ao longo do exercício por classe de benefício; e,

    VIII - análise consolidada dos resultados do Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade - PGMQ.

    Parágrafo único. Deve estar disponível, de preferência eletronicamente, o detalhamento das informações consolidadas no RAINT, bem como as justificativas para a não execução dos trabalhos previstos no PAINT.


ID
5534557
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

O Reitor de uma instituição federal de ensino, insatisfeito com a atuação do titular da unidade de auditoria interna, realizou sua exoneração de ofício, sem consultar nenhuma outra instância ou órgão, sob a justificativa de excesso de rigor do ocupante quanto aos procedimentos. Na visão do gestor, o titular atrapalhava o desempenho da instituição, e isso o autorizaria a realizar o ato independentemente de manifestação adicional.

Sobre a situação hipotética descrita, assinale a alternativa que contém a afirmação correta

Alternativas
Comentários
  • §1º É nula a nomeação, designação, exoneração ou dispensa do cargo ou função de titular de auditoria interna sem a prévia aprovação da CGU.

    PORTARIA Nº 2.737, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2017

    Gab: D

    Foco!


ID
5534560
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Para ocupar o cargo ou função de titular da unidade de auditoria interna, o indicado deverá atender alguns requisitos e não estar sob situações impeditivas listadas na Portaria nº 2.737, de 20 de dezembro de 2017, do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União. Tais situações, para configurarem impeditivo, devem possuir anterioridade máxima de oito anos em relação a indicação.

Diante das informações acima, assinale a alternativa que descreva situação que não impede a ocupação do cargo ou função de titular de unidade de auditoria interna, considerando para todas as afirmações a ocorrência dentro da anterioridade mencionada na portaria.

Alternativas

ID
5534563
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em relação às unidades de auditoria interna governamental, o Decreto nº 3.591/2000 estabelece algumas disposições para sua existência, organização e vinculação.

Sobre as UAIG’s, assinale a alternativa correta com base no decreto mencionado.

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Decreto nº 3.591/2000. Art. 15.  As unidades de auditoria interna das entidades da Administração Pública Federal indireta vinculadas aos Ministérios e aos órgãos da Presidência da República ficam sujeitas à orientação normativa e supervisão técnica do Órgão Central e dos órgãos setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, em suas respectivas áreas de jurisdição.  

    § 3   A auditoria interna vincula-se ao conselho de administração ou a órgão de atribuições equivalentes

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!


ID
5534566
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação ao orçamento público, dentre as disposições sobre despesa e suas categorias econômicas, assinale a alternativa correta segundo a Lei nº 4.320/64. 

Alternativas
Comentários
  • Gab: Letra C - Despesas de Custeio são espécie de Despesas Correntes.

    A) Errado - Transferências correntes são classificadas como despesas de capital. CORRENTES.

    B) Errado - Investimentos são categorizados como despesas correntes. de CAPITAL

    C) GABARITO

    D) Errado - Inversões financeiras são consideradas despesas correntes. de Capital

    E) Errado - Despesas de custeio são consideradas na categoria despesas de capital. CORRENTES

    Bons estudos!!

  • DESPESAS CORENTES

    • Despesas de custeio
    • Transferências correntes

    DESPESAS DE CAPITAL

    • Investimentos
    • Inversões financeiras
    • Transferências de capital

    Fonte: Art.12 da lei 4.320/64

    @emanuel.s.martins


ID
5534569
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Sobre o monitoramento das recomendações de auditoria de que trata a Instrução Normativa nº 3/2017 da Secretaria Federal de Controle Interno, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Seção IV - Monitoramento

    177.A implementação das recomendações comunicadas à Unidade Auditada deve ser permanentemente monitorada pela UAIG, devendo essa atividade ser prevista no Plano de Auditoria Interna.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Atividades da Auditoria Interna ocorrem de forma permanente, enquanto a Externa é ocasional.


ID
5534572
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em relação aos critérios para seleção de objetos de auditoria, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    • Processo de seleção dos objetos de auditoria :

    22 O processo de seleção deve estar integrado simultaneamente ao planejamento estratégico e ao sistema de planejamento anual (ISSAI 3000/3.2, 2004; BRASIL, 2005, art. 2°).

    Fonte: Manual de Auditoria Operacional

    https://portal.tcu.gov.br/data/files/3E/36/43/A1/5435671023455957E18818A8/Manual_auditoria_operacional_3_edicao.pdf

    • 89. O auditor deve selecionar temas de auditoria com base no processo de planejamento estratégico da EFS, analisando temas em potencial e realizando pesquisa para identificar riscos e problemas de auditoria.

    Fonte: ISSAI 3000


ID
5534575
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Sobre a expedição de Nota de Auditoria, assinale a alternativa que expressa corretamente situação na qual ela possa ser utilizada.

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    5.1.5 NOTA DE AUDITORIA

    É o documento emitido pela UAIG, no decorrer dos exames, nas seguintes situações:

    a) identificação de providência a ser adotada imediatamente pela Unidade Auditada, de modo que aguardar a finalização do trabalho para expedir a recomendação necessária poderá resultar em danos aos cidadãos ou à administração pública. Esse registro deverá ser acrescentado posteriormente ao relatório ou a outro documento de comunicação dos resultados dos trabalhos;

    b) identificação de falha meramente formal ou de baixa materialidade, que não deva constar no relatório, mas para a qual devam ser adotadas providências para saneamento.

    Fonte: MOT 2017, CGU.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!


ID
5534578
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Sobre as disposições da Instrução Normativa nº 3/2017 da Secretaria Federal de Controle Interno acerca do Programa de Trabalho de auditoria, assinale a alternativa que não constitua um requisito mínimo que o deva compor. 

Alternativas
Comentários
  • 139.Nos trabalhos de avaliação, o programa de trabalho deveconter as questões de auditoria formuladas, os critérios adotados, astécnicas, a natureza e a extensão dos testes necessários para identificar,analisar, avaliar e documentar as informações durante a execuçãodo trabalho de modo a permitir a emissão de opinião.

  • Orçamento detalhado não está previsto na IN 03 / 2017 como REQUISITO presente no programa de trabalho.


ID
5534581
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Sobre as técnicas de auditoria, relacione corretamente cada técnica e sua descrição e assinale a alternativa que expresse corretamente essa correspondência.

                                            Técnicas
1) Inspeção
2) Benchmarking
3) Reexecução
4) Amostragem

                                            Descrição
I) Técnica que consiste na obtenção de informações a respeito de uma população a partir da investigação de apenas uma parte dela.
II) Envolve a execução independente pelo auditor de procedimentos ou controles que foram originalmente realizados como parte do controle interno da Unidade Auditada.
III) Consiste na verificação de registros, de documentos ou de ativos, que proporcionará ao auditor interno governamental a formação de opinião quanto à existência física do objeto ou do item examinado.
IV) Consiste basicamente em comparar algum aspecto do desempenho de uma organização com o de outra organização, ou mesmo com outra área da própria organização, cujo desempenho positivo possa ser considerado uma referência.

Alternativas
Comentários
  •  I) Técnica que consiste na obtenção de informações a respeito de uma população a partir da investigação de apenas uma parte dela. Amostragem.

    II) Envolve a execução independente pelo auditor de procedimentos ou controles que foram originalmente realizados como parte do controle interno da Unidade Auditada. Reexecução.

    III) Consiste na verificação de registros, de documentos ou de ativos, que proporcionará ao auditor interno governamental a formação de opinião quanto à existência física do objeto ou do item examinado. Inspeção.

    IV) Consiste basicamente em comparar algum aspecto do desempenho de uma organização com o de outra organização, ou mesmo com outra área da própria organização, cujo desempenho positivo possa ser considerado uma referência. Benchmarking .


ID
5534584
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Um auditor, titular de sua UAIG, no exercício de suas funções, executou algumas ações que são papéis fundamentais da auditoria interna no apoio à gestão de riscos, bem como também assumiu papéis que não devem ser efetuados pela Audin. As ações empreendidas por ele foram as seguintes:

I. avaliar o processo de reporte dos riscos-chaves.
II. avaliar o processo de gestão de risco.
III. estabelecer o processo de gestão de risco.
IV. tomar decisões sobre respostas a riscos.
V. definir apetite ao risco.

Dentre as ações listadas acima, quais não devem ser assumidas pela auditoria interna (assinale a alternativa correta).

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    Papéis fundamentais da auditoria interna na Gestão de Riscos (GR):

    • Avaliar o processo de GR
    • Dar garantia dos processos de GR
    • Avaliar o processo de reporte dos riscos-chaves
    • Dar garantia de que os riscos são corretamente estimados
    • Revisar a gestão de riscos-chaves

    Papéis legítimos da auditoria interna (com salvaguardas):

    • Desenvolver estratégia de GR
    • Defender a implantação da GR
    • Manter e desenvolver a estrutura de GR
    • Coordenar as atividades de GR
    • Facilitar a identificação e avaliação de riscos
    • Reportar riscos de forma consolidada
    • Orientar a administração na resposta aos riscos

    Papéis que a auditoria interna NÃO deve assumir

    • Responsabilizar-se pela GR
    • Estabelecer o processo de GR 
    • Definir o apetite a risco
    • Tomar decisões sobre respostas a riscos
    • Implantar respostas a riscos em nome da administração
    • Garantir a administração de riscos

    Fonte: Referencial básico de GESTÃO DE RISCOS. Disponível em: https://portal.tcu.gov.br/data/files/21/96/61/6E/05A1F6107AD96FE6F18818A8/Referencial_basico_gestao_riscos.pdf


ID
5534587
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Segundo o sistema de governança pública em órgãos e entidades da administração pública, o posicionamento da auditoria interna dentro dessa estrutura se dá como (assinale a alternativa correta).

Alternativas
Comentários
  • AOS NÃO ASSINANTES

    B

    instância interna de apoio à governança.ÃO ASSINANTES

  • Instâncias internas são responsáveis por definir ou avaliar a estratégia e as políticas, bem como monitorar a conformidade e o desempenho destas, e por garantir que a estratégia e políticas formuladas atendam ao interesse público. Integram a organização (Conselho de Administração ou Alta Administração);

    As instâncias internas de apoio realizam a comunicação entre as partes interessadas internas e externas e auditorias internas para avaliar e monitorar riscos e controles internos (Auditoria Interna, Ouvidoria, Comitês).

    Administração Pública, Paludo. (com base no Referencial de Governança do TCU).

    Portanto, Gab. B.

  • Gabarito: letra b

    Instâncias de governança

    • externas - fiscalização, controle e regulação

    Ex: Congresso Nacional e Tribunal de Contas

    • externas de apoio - avaliação, auditoria e monitoramento independente

    Ex: Controle social

    • Internas - definir e avaliar as políticas

    Ex: Conselhos de Administração e Alta Administração

    • Internas de apoio - comunicação, auditorias internas (gabarito)

    Ex: Corregedoria, Ouvidoria, auditoria interna, comissões e comitês

    Fonte: material do Estratégia Concursos

  • Isso é auditoria ou adm pública ? Coloquei no filtro adm ;P
    • Instâncias internas de apoio à governança:realizam a comunicação entre partes interessadas internas e externas à administração, bem como auditorias internas que avaliam e monitoram riscos e controles internos, comunicando quaisquer disfunções identificadas à alta administração. Exemplos: Corregedoria, a Ouvidoria, a auditoria interna, as comissões e os comitês.

    Fonte: GOVERNABILIDADE,GOVERNANÇA E ACCOUNTABILITY - ESTRATÉGIA CONCURSOS.

  • Governança pública é conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle voltado para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução e geração de resultados nas políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.

    O sistema de governança de um órgão é a representação de todos os órgãos envolvidos no processo de governança, a qual inclui desde a sociedade, os conselhos, as auditorias internas e externas, a alta administração do órgão, gestores e a base de operações.

    Quanto às auditorias internas, podemos afirmar que se trata de instâncias de apoio à governança, uma vez que a própria atividade de auditoria não é de decisão, mas de suporte ou aconselhamento à alta administração.

    Sendo assim, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra B.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
5536660
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I 

Cringe: entenda o termo e saiba como ele virou
polêmica nas redes sociais 

   Se até esta quarta-feira (23) você não se deparou com uma discussão na internet sobre o que é cringe, ou não faz ideia do que essa palavra significa para jovenzinhos na rede, talvez o cringe seja você. [...] Cringe, para os integrantes da geração Z, é um adjetivo usado para classificar pessoas que fazem coisas fora de moda, ultrapassadas, cafonas mesmo. Eles também costumam classificar atitudes ou objetos. Nesse caso, ela é usada como sinônimo de vergonha alheia.
Munida dessa palavra, parte da geração Z, formada por jovens nascidos entre o final dos anos 1990 e os anos 2010, passou a classificar os millennials, nascidos entre 1980 e 1996, como cafonas e antiquados: super cringe. E enumerou vários hábitos millennials que dão muita vergonha alheia para os novinhos: tomar café da manhã, tomar café no geral, falar litrão ou boleto, usar calça skinny, não superar o amor por Harry Potter ou filmes da Disney; partir o cabelo de lado, usar sapatilha de bico redondo… a lista é extensa.
   A crítica bastou para acender uma guerra geracional, com pessoas defendendo os colegas e criticando os gostos alheios. No Instagram, a hashtag #cringe já tem mais de 23 milhões de publicações. No Tiktok, vídeos com a mesma hashtag já ultrapassaram 10,5 bilhões de visualizações. E no Google, a busca pelo termo aumentou 70% nesta última semana. 
Mas de onde veio o cringe? A palavra inglesa é, na verdade, um verbo. E tem dois significados, segundo o dicionário de Cambridge: i) sentir-se muito envergonhado ou constrangido; ii) encolher-se ou recuar com medo de alguém ou algo que pareça poderoso e perigoso.
Como a treta começou? [...] A palavra já vinha sendo utilizada há um tempinho, ainda discretamente. Mas o assunto estourou de vez após um tuíte de Carol Rocha, publicitária e apresentadora de podcast, pedindo para a geração Z listar os hábitos que achava cringe nos millennials.
   Foi aí que eles se sentiram à vontade para criticar uma série de comportamentos, roupas, séries, filmes, livros e costumes. Além dos já citados, tem também: rir com emoji ou rs, gostar de "Friends" ou "A Usurpadora" e ser saudosista.
   Os millennials resolveram rebater. Na lista de mico dos novinhos, eles colocaram: dancinhas do TikTok, usar fancam (vídeos com melhores momentos dos ídolos) para fazer postagens nas redes sociais, usar emojis como ironia e cabelo partido no meio.
Fonte: MATOS, Thais. In: Pop & Arte. 26 jun. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/poparte/noticia/2021/06/23/cringe-entenda-o-termo-e-saibacomo-ele-virou-polemica-nas-redes-sociais.ghtml. Acesso em: 25 set. 2021 (fragmento adaptado)

Sobre a interpretação do texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Errado, não somente nas duas plataformas, mas também a evidências que 70% de busca na 3° plataforma.

    b) A Geração mais nova que começou a ofender a geração mais velha, e foi induzida pela Carol Rocha a continuarem.

    c) As redes sociais expões, mas que provoca a repressão é a geração Z.

    d) Perfeita interpretação.

    e) O texto não da para extrapolar que a Geração Z tem mais habilidades com as tecnologias.


ID
5536684
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português

Assinale a alternativa em que o acento grave foi utilizado como acento diferencial para evitar ambiguidade, não por ter ocorrido propriamente a crase. 

Alternativas

ID
5536690
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português

Após a leitura do trecho abaixo, assinale a alternativa que responde corretamente a pergunta que se segue.

A morte brinca com balas nos dedos gatilhos dos meninos. Dorvi se lembrou do combinado, o juramento feito em voz uníssona, gritado sob o pipocar dos tiros:
- A gente combinamos de não morrer!

Evaristo, Conceição. Olhos d'água. Rio de Janeiro. Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016

Que figura de linguagem é utilizada pela autora Conceição Evaristo para enfatizar a ideia contida na oração destacada?

Alternativas

ID
5536729
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A gerência de compras do IFTO adquiriu computadores para implantar um novo laboratório de informática para a biblioteca central. Esses computadores apresentam a seguinte configuração:

I. placa mãe Asus Thunderbolt EX 3-TR.
II. monitor de vídeo de 22 polegadas com resolução Full HD e 120 Hz de frequência.
III. processador Intel Core i7 1075J0H.
IV. memória RAM Kingston: 16 GB.
V. armazenamento interno: SSD NVMe de 120 GB.
VI. placa de vídeo: GeForce RTX 2060 com 6 GB de memória dedicada.
VII. sistema operacional: Windows 10.

De acordo com esta configuração marque a opção incorreta:

Alternativas