SóProvas



Prova MOURA MELO - 2015 - ARSEP - Analista Técnico - Administrativo


ID
2037067
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma organização pode ser dividida em três níveis principais, de baixo para cima: operacional, intermediário e institucional. Tendo em vista que, na medida em que se sobe para os níveis mais elevados da organização, novas habilidades são exigidas do profissional, assinale a alternativa que contenha a habilidade que é desejada no em cada nível, de baixo para cima respectivamente: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B: As habilidades técnicas são as necessárias para executarmos uma tarefa. São relacionadas com a capacidade de utilizar uma ferramenta, ter conhecimentos especializados em uma indústria e executar um procedimento, por exemplo.
    Quando um supervisor monta uma planilha de controle de estoque, por exemplo, ele está utilizando uma habilidade técnica. Usamos uma habilidade técnica também quando construímos um organograma, um fluxograma ou um fluxo de caixa.
    Essas habilidades são normalmente adquiridas através do treinamento formal e depois são desenvolvidas durante a experiência e a vivência do profissional. De certa forma, são as mais importantes no começo da carreira de um administrador.
    Já as habilidades humanas são relacionadas com a capacidade do gestor de se relacionar e de cooperar com outras pessoas.17 Quando necessitamos motivar, comunicar e liderar outras pessoas, essas habilidades são fundamentais!Finalmente, as habilidades conceituais são relacionadas à capacidade de pensar, montar conceitos e analisar situações abstratas e complexas. Quando um gestor na cúpula da empresa está analisando a conjuntura econômica e as ações de diversos concorrentes para montar um planejamento estratégico, por exemplo, ele está utilizando a habilidade conceitual.

  • DIVISÃO DOS MEMBROS DENTRO DE UMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

     

     - POR HABILIDADE: Conceitual, Humana e técnica.

     - POR HIERARQUIA: Estratégico, Tático e Operacional.

     

     

     

    GABARITO ''B''

  • GABARITO: B

     

    Estratégico (Institucional): Genérico e Abrangente - Direção;

    - Nível Gerencial - Habilidade Conceitual;

     

    Tático (Intermediário): Menos Genérico e mais detalhado - Gerência;

    - Nível Intermediário - Habilidades Humanas;

     

    Operacional: Detalhado, Específico e Analítico - Supervisão de primeira linha.

    - Nível Operacional - Habilidade Técnica.

     

     

    Fonte:

    minhas anotações.

     

    Bons estudos.


ID
2037070
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Mintzberg identificou dez papéis específicos do administrador, dividindo-os em três categorias: interpessoal, informacional e decisorial. Analisando os papéis de representação, liderança e empreendimento, podemos dizer que estes pertencem às categorias: 

Alternativas
Comentários
  • Papéis do administrador

     

    Papéis Interpessoais: Símbolo, Ligação, Líder

    Papéis Informacionais: Monitor, Disseminador, Porta-voz

    Papéis Decisoriais: Controlador de distúrbios, Alocador de recursos, Negociador, Empreendedor. 

     

    Gabarito A

  • Papéis do administrador segundo Mintzberg

     

    Papel Interpessoal: Representação, Liderança e Ligação.

    Papel Informacional: Monitor, Disseminador, Porta-voz

    Papel Decisorial: Empreendedor, Resolução de Conflitos, Alocação de Recursos e Negociador. 

  • GABARITO: LETRA A

    OS PAPÉIS DO ADMINISTRADOR

    Mintzberg identifica dez papéis específicos do administrador divididos em três categorias: INTERPESSOAL, INFORMACIONAL E DECISORIAL. Por papel entende-se conjunto de expectativas da organização a respeito do comportamento de uma pessoa. Cada papel representa atividades que o administrador conduz para cumprir as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar e que serão estudadas mais adiante.

    1. PAPÉIS INTERPESSOAIS: representam as relações com outras pessoas e estão relacionados às habilidades humanas. Mostram como o administrador interage com as pessoas e influencia seus subordinados.

    2. PAPÉIS INFORMACIONAIS: descrevem as atividades para manter e desenvolver uma rede de informações. Um administrador no nível institucional passa em média cerca de 75% do seu tempo trocando informações com outras pessoas dentro e fora da organização. Mostram como o administrador intercambia e processa a informação.

    3. PAPÉIS DECISÓRIOS: envolvem eventos e situações em que o administrador deve fazer uma escolha. Esses papéis requerem tanto habilidades humanas como conceituais. Mostram como o administrador utiliza a informação em suas decisões.

    INTERPESSOAL – REPRESENTAÇÃO – Assume deveres cerimoniais e simbólicos, representa a organização, acompanha visitantes e assina documentos.

    INTERPESSOAL – LIDERANÇA – Dirige e motiva pessoas, treina, aconselha, orienta e se comunica com os subordinados.

    INTERPESSOAL – LIGAÇÃO – Mantém redes de comunicação dentro e fora da organização, usa malotes, telefonemas e reuniões.

    INFORMACIONAIS – MONITORAÇÃO – Manda e recebe ligações, lê revistas e relatórios e mantém contatos pessoais.

    INFORMACIONAIS – DISSEMINAÇÃO – Envia informações para membros de outras organizações, envia memorandos e relatórios, telefonemas e contatos.

    INFORMACIONAIS – PORTA-VOZ -Transmite informações para pessoas de fora, por meio de conversas, relatórios e memorandos.

    DECISORIAL – EMPREENDIMENTO – Inicia projetos, identifica novas ideias, assume riscos, delega responsabilidades de ideia para outros.

    DECISORIAL -RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS – Toma ação corretiva em disputas ou crises, resolve conflitos entre subordinados, adapta o grupo a crises e mudanças.

    DECISORIAL – ALOCAÇÃO DE RECURSOS – Decide a quem atribuir recursos. Programa, orça e estabelece prioridades.

    DECISORIAL – NEGOCIAÇÃO – Representa interesses da organização em negociações com sindicatos, em vendas, compras ou financiamentos.

    MEUS RESUMOS DAS AULAS DO PROF. PETRONIO CASTRO.

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os papeis dos administradores. A alternativa correta deverá nos apresentar a quais categorias pertencem os papéis de representação, liderança e empreendimento.

    Chiavenato (2014) nos apresenta os papéis do administrador segundo Mintzeberg, divididos em três categorias: interpessoal, informacional e decisorial.

    Papéis interpessoais: representam as relações com outras pessoas e estão relacionados às habilidades humanas. Mostram como o administrador interage com as pessoas e influencia seus subordinados. Compõem-se pelos seguintes:

    1. Representação: assume deveres cerimoniais e simbólicos, representa a organização, acompanha visitantes e assina documentos legais 
    2. Liderança: dirige e motiva as pessoas, treina, aconselha, orienta e se comunica com o subordinados 
    3. Ligação: mantém redes de comunicação dentro e fora da organização, usa malotes, telefonemas e reuniões

    Papéis informacionais: descrevem as atividades para manter e desenvolver uma rede de informações. Um administrador no nível institucional passa em média cerca de 75% do seu tempo trocando informações com outras pessoas dentro e fora da organização. Mostram como o administrador intercambia e processa a informação. Neste grupo, há os seguintes papeis:

    1. Monitoração: manda e recebe informação, lê revistas e relatórios e mantém contatos pessoais 
    2. Disseminação: envia informação para es membros de outras organizações, envia memorandos e relatórios, telefonemas e contatos.
    3. Porta voz: transmite informações para pessoas de fora, por melo de conversas, relatórios e memorando

    Papéis decisórios: envolvem eventos e situações em que o administrador deve fazer uma escolha. Esses papéis requerem tanto habilidades humanas como conceituais. Mostram como o administrador utiliza a informação em suas decisões. Composto por:

    1. Empreendimento: Inicia projetos, identifica novas ideias, assume riscos, delega responsabilidades de ideias pata outros 
    2. Resolução de conflitos: Toma ação corretiva em disputas ou crises, resolve conflitos entre subordinados, adapta o grupo a crises e mudanças 
    3. Alocação de recursos: decide a quem atribuir recursos, programa, orça e estabelece prioridades 
    4. Negociação: representa interesses da organização em negociações com sindicatos, em vendas, compras ou financiamentos 

    Visto os pontos acima, concluímos que as atividades mencionadas no enunciado pertencem às categorias de papéis interpessoais e decisoriais, descritos na alternativa "A".

    GABARITO: A

    Fonte:

    CHIAVANATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.


ID
2037073
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Sobre Comportamento Organizacional (CO), qual alternativa não está correta?

Alternativas
Comentários
  • 2- O que é, e qual a importância do comportamento organizacional

    Comportamento organizacional é o estudo e a aplicação do conhecimento sobre como as pessoas agem dentro das organizações, ou seja, é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura tem sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização. Disciplinas como psicologia, sociologia, psicologia social, antropologia e a ciência política também contribuem para o estudo do comportamento organizacional.

    Muitas vezes analisamos o comportamento humano através da intuição e não em fatos e é ai que entra o estudo sistemático, que vai buscar nossas conclusões em evidências científicas, como diz ROBBINS (p.8,2002), “O estudo sistemático substitui a intuição, aquela sensação sobre o porque faço o que faço e o que move as demais pessoas”.

     

    Fonte: http://www.classecontabil.com.br/artigos/o-novo-perfil-do-comportamento-organizacional-nas-empresas-diante-da-ti

  • A banca pede a alternativa incorreta. A única frase que não faz sentido é a letra D.

     

    O Comportamento Organizacional é um campo de estudos, não uma "ferramenta humana". O CO é o estudo sobre o comportamento das pessoas, grupos e estruturas nas organizações e a aplicação desse conhecimento para a melhoria das mesmas. O gabarito é, portanto, a letra D.


ID
2037076
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As principais características do Comportamento Organizacional (CO) são:

I. É uma disciplina científica aplicada;
II. Adota uma abordagem frequente;
III. Utiliza métodos científicos;
IV. Recebe contribuições de duas ciências comportamentais.

Qual alternativa apresenta apenas as informações incorretas sobre a CO? 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B)

    Segundo Robbins (2005), o comportamento organizacional é o ramo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional, partindo do entendimento de que os executivos realizam trabalhos por meio do trabalho de outras pessoas.
    É uma ciência que descreve o que fazem os executivos, explica a importância do estudo sistemático do comportamento organizacional, lista as principais oportunidades e desafios no uso dos conceitos do comportamento organizacional, identifica as contribuições das principais disciplinas das ciências do comportamento ao estudo do comportamento organizacional, explica por que os executivos precisam de conhecimentos sobre comportamento organizacional.
    Compreender o comportamento organizacional é importante, pois permite manutenção e melhoria da gestão de pessoas ao fornecer insumos para o trabalho dos líderes, possibilitando que eles prevejam e evitem problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.


ID
2037079
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Dentre as opções abaixo, qual alternativa não apresenta um dos principais objetivos da administração financeira?

Alternativas
Comentários
  • Acredito que tenha ocorrido um equívoco, Brasil. Gabarito dado como B (???)

    1.1. Atividade financeira do Estado
    O Direito Financeiro compreende a disciplina jurídica da atividade financeira do Estado, envolvendo receita, despesa, orçamento e crédito público. Ele disciplina a organização e a administração das finanças públicas, ou seja, disciplina a atividade financeira do Estado: é mais amplo que o Direito Tributário. Já o Direito Tributário trata da disciplina jurídica apenas dos tributos (receitas tributárias: impostos, taxas e contribuições) – compreende o conjunto de normas que regulam a instituição e arrecadação desses tributos e a relação jurídica do Estado com os Contribuintes.

    A atividade financeira é exercida pelo Estado visando ao bem comum da coletividade. Ela está vinculada à arrecadação de recursos destinados à satisfação de necessidades públicas básicas inseridas na ordem jurídico-constitucional, atendidas mediante a prestação de serviços públicos, a intervenção no domínio econômico, o exercício regular do poder de polícia e o fomento às atividades de interesse público/social.
    ATENÇÃO  Toda atividade pública deve concorrer para o alcance do objetivo maior do Estado: a promoção do bem-estar da coletividade.
    É aplicada no âmbito Federal, estadual e municipal, e, segundo o mestre Aliomar Baleeiro, consiste em:
    • obter recursos: receita pública;
    • despender os recursos: despesa pública;
    • gerir e planejar os recursos: Orçamento Público;
    • criar crédito: empréstimo público.1

     

    FONTE: BALEEIRO, Aliomar. Uma introdução às ciências das finanças, 9a ed. Rio de Janeiro, Forense: 1973, p. 18.

  • Gabarito letra B

    A administração financeira e orçamentária é uma área que trata dos assuntos relacionados às operações financeiras das organizações, tais como as operações de fluxo de caixa, transações financeiras, operações de crédito, pagamentos, etc.

    Pode-se dizer que a administração financeira e orçamentária possui três objetivos distintos, que são:

     

    Criar valor para os acionistas;

     

    Maximizar o valor de mercado;

     

    Maximizar a riqueza

     

     


ID
2037082
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Analise as informações abaixo sobre a Contabilidade Gerencial (CG):

I. Seu usuário é interno;

II. Utiliza análise de valores históricos;

III. Tem base nos princípios administrativos da empresa;

IV. Elabora relatórios para auxiliar nas tomadas de decisões.

Podemos dizer que:

Alternativas

ID
2037085
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O objetivo fundamental de uma organização; o conjunto de sentimentos que estrutura a cultural organizacional; a priorização dos principais objetivos são definições de alguns dos seis pontos específicos do planejamento estratégico. Estes conceitos são referentes à, respectivamente: 

Alternativas
Comentários
  • (B)

    Fazem parte do planejamento estratégico: a missão, visão, valores, objetivos e estratégia da organização e os desdobramentos dessa mesma estratégia. Por fim, após observar a situação atual da companhia e as possíveis ameaças e oportunidades, obtêm-se o feedback do plano estratégico, findando no controle e prováveis reajustes que venham a ocorrer.

    http://www.portal-administracao.com/2014/06/planejamento-gestao-estrategica-o-que-e.html

  • Por favor, mais comentários sobre essa questão! Achei-a muito confusa e confesso que a palavra objetivo está mais com cara de visão do que de missão!

  • Complementando! 

    Missão - “A missão é, em essência, o propósito da organização". É tida como  detalhamento de ser ser da empresa.

    Valores - “Princípios que guiam a vida da organização”.

    Estratégia - A estratégia pode ser definida como o conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais e os planos para atingir os objetivos.

    Gabarito B

  • Gab: B

    > Missão: É o objetivo fundamental de uma organização, pois traduz a finalidade última da empresa e consiste na definição dos seus fins estratégicos gerais. É o enunciado dos propósitos gerais que expressam intenções fundamentais da gestão global. Basicamente, se trata do ponto de partida para a definição dos objetivos, sendo formalmente expressa e servindo de guia para os colaboradores da empresa.

     

    > Visão: É o estado futuro desejado e alinhado com as aspirações de uma organização, algo que a organização pode definir e redigir após decidir "para onde pretende ir".  A visão compreende algo que ainda não se tem, podendo ser um sonho, ou algo que se acredita que pode vir a ser real. Além de utópica a visão deve ser também, motivadora e mobilizadora, conduzindo a organização para o futuro.

     

    > Valores: São o conjunto de sentimentos que estrutura, ou pretende estruturar a cultura organizacional e a prática de uma empresa. Comumente, os valores surgem agregados à missão como uma simples relação, ou de forma mais elaborada, como crenças ou políticas organizacionais. Os valores representam um conjunto de princípios que informam como as pessoas devem reger seus comportamentos na empresa.

     

    > Objetivos: No geral, os objetivos traduzem os resultados essenciais a serem atingidos pela organização no cumprimento da sua missão, seguindo de acordo com a forma que sua visão se comunica. Eles são resultados qualitativos ou quantitativos que a empresa pretende alcançar num determinado período. Os objetivos são definidos de forma concreta e devem apresentar determinadas características que totalizam cinco e formam o anagrama (SMART): specific (específico), measurable (mensuráveis), achievable (alcançáveis), realistics (realistas) e time bound (temporais). Quando os objetivos satisfazem as características acima, contribuem de forma significativa para a criação de diversas vantagens para a organização.


    > Estratégia: As estratégias são descritas com base na análise de ambiente levantada após o agrupamento por temas e da priorização dos principais objetivos. A estratégia precisa estar voltada para o futuro da empresa, como também estar de acordo com as etapas anteriores (missão, visão e valores). No geral, é uma ação de médio e longo prazo necessária para atingir a visão de futuro da organização. Pode ser desdobrada em três níveis: corporativo, empresarial e unidade estratégica de negócio (UEN).

  • A questão versou sobre o tema planejamento estratégico.

    Os conceitos que podem ser úteis na resolução da questão são os seguintes:

    • Missão: É a razão de ser e de existir da organização. Traz individualidade para a empresa. Ex: A missão da Disney é "Fazer as pessoas felizes"
    • Visão: Objetivo organizacional de longo prazo. A inspiração. Lugar no futuro em que ela quer chegar. Ex: A visão da Disney é "Criar um mundo onde todos possam ser crianças."
    • Valores: Representam os princípios e crenças com base na cultura organizacional. Ex: "Qualidade, Serviço. Limpeza. Valor." (são os valores do McDonald's)
    • Estratégia: "mobilização de todos os recursos da organização em âmbito global, visando a atingir objetivos globais a longo prazo. Uma estratégia define um conjunto de táticas" (Chiavenato, 2014)
    • Objetivos: resultados futuros que são almejados pela empresa.

    Logo, verifica-se que as definições trazidas no enunciado referem-se, respectivamente a: missão, valores e estratégia.

    Fontes:

    MOREIRA. Elisabete de Abreu e Lima. Administração Geral e Pública para Concursos. Juspodium. 2019. (Pág 443 e 444)

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA B


ID
2037088
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com a "Teoria dos Dois Fatores", de Herzberg, o conteúdo e o contexto de um cargo geram a motivação para trabalhar em uma empresa. Levando-se em conta apenas o conteúdo do cargo, podemos dizer que este analisa o sentimento do funcionário:

Alternativas
Comentários
  • 5.1.3. Teoria dos Dois Fatores de Herzberg
    A teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg é uma das mais importantes no estudo da Administração e uma das que mais se presta a “pegadinhas” de bancas de concurso. A teoria basicamente diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação, daí o nome da teoria: dois fatores!
    Fique atento: Para Herzberg, nem dinheiro nem pessoas motivam os trabalhadores.
    Os fatores motivacionais seriam os relacionados a necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade.
    Herzberg disse que quando esses fatores motivacionais não existem, as pessoas são neutras em relação à motivação (não ficam motivadas nem desmotivadas). Mas quando esses fatores estão presentes geram um alto nível de motivação no profissional.
    Já os fatores higiênicos influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Entre esses fatores estão relacionadas: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão.

  • Pra quem não assina: Gab letra D

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a teoria dos dois fatores. A alternativa a ser marcada deve conter como se apresenta o sentimento do funcionário se levar em conta apenas o conteúdo do cargo.

    Antes de marcar uma das alternativas, vejamos alguns pontos da teoria que nos ajudarão a responder corretamente. Vamos lá.

    Teoria dos dois fatores ou teoria bifatorial – F. Herzberg

    Fatores higiênicos/ insatisfacientes – estão relacionados aos aspectos em torno trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não geram satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Por exemplo; salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho

    Fatores motivacionais/ satisfacientes – estão ligados ao conteúdo do trabalho, ao que o indivíduo desempenha. Se atendidos, levam a satisfação. São fatores motivacionais: natureza do trabalho, possibilidade de crescimento, reconhecimento e sentido de prestígio e realização.

    Para Herzberg, os fatores responsáveis pela satisfação profissional são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional.

    Tendo os pontos acima como referência, podemos concluir que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fonte

    DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016


ID
2037091
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O profissional de marketing deve estar sempre atento a três aspectos fundamentais de sua área. Quais são eles?

Alternativas
Comentários
  • Segundo Philip Khotler,

     

    "O profissional de Marketing é alguém que sempre busca a resposta. Portanto, esse profissional deve sempre estar atento a três aspectos fundamentais da área, que são: a necessidade, o desejo e a demanda. Sabendo identificar e satisfazer cada um especificadamente.

     

    GABARITO A


ID
2037094
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um sistema de informação, apesar de possuir vários elementos inter-relacionados, apresenta quatro níveis distintos entre os tipos de sistemas: estratégico, tático, conhecimento e operacional. Alguns exemplos dos sistemas presentes nestes níveis são:

I. Sistema de Processamento de Transações (SPT);

II. Sistema de Apoio a Decisão (SAD);

III. Sistema de Informação para Executivos (SAE).

Tendo em vista os sistemas acima, pode-se dizer que eles pertencem, respectivamente, aos níveis: 

Alternativas
Comentários
  • C) Já o planejamento operacional irá determinar as ações específicas necessárias para cada atividade ou tarefa importante da organização. Seus objetivos são bem detalhados e específicos. Esse planejamento também é um desdobramento do planejamento tático, pois irá estabelecer como as tarefas devem ser cumpridas para que, somadas, os objetivos táticos (e os estratégicos) sejam atingidos. Nesse nível, o planejamento é focado no curto prazo e é constantemente revisto.

    Portanto, ele irá planejar a execução daquela tarefa específica, daquela atividade de recrutamento, que foi derivada das decisões tomadas no nível estratégico e no nível tático. Dessa forma, o planejamento estratégico se refere à organização de modo global e é focado no longo prazo.9 Esse tipo de planejamento tem uma visão forte no ambiente externo, ou seja, em como preparar a organização para os desafios do meio ambiente (economia, clientes, governos, concorrentes, fornecedores etc.). Os objetivos nesse nível devem ser mais gerais, ou seja, pouco detalhados

    . Um planejamento tático costuma ser focado no médio prazo. O planejamento tático deve observar as diretrizes gerais estipuladas no planejamento estratégico e determinar os objetivos específicos de cada unidade ou departamento.
    Dessa forma, os gerentes devem detalhar os objetivos de cada setor (Gerência de Finanças, por exemplo) para que os objetivos estratégicos da empresa se realizem. Um planejamento tático costuma ser focado no médio prazo.

  • I. Sistema de Processamento de Transações (SPT); >>>> São sistemas voltados para execução das tarefas. Portanto, Operacionais.

     

    II. Sistema de Apoio a Decisão (SAD); >>> São sistemas voltados para a auxiliar os gestores na parte tática do planejamento, Portanto, tática.

     

    III. Sistema de Informação para Executivos (SAE). >>>> São sistemas que auxiliam os executivos na formulação de planejamento de longo prazo, em especial no planejamento estratégico

     

    GABARITO LETRA C


ID
2037097
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Ana percebeu que sua empresa estava com alguns problemas no setor de produção e resolveu propor algumas idéias para melhorar a atividades que eram realizadas lá. Dentre as atividades que ela propôs estavam:

I. Elaborar um cronograma para conversar com os funcionários;

II. Realizar reunião com a equipe do setor;

III. Verificar se os funcionários conhecem os procedimentos;

IV. Providenciar cursos de capacitação, caso necessário.

Tendo em vista que Ana utilizou a análise PDAC, podemos dizer que as propostas se encaixam, respectivamente, nas etapas:

Alternativas
Comentários
  • A) As etapas do PDCA são as seguintes:
    Plan (planejar) – nesta etapa devem-se estabelecer os objetivos e as metas, de forma que seja estabelecido quais serão as ações e métodos para que os objetivos sejam alcançados.
    Do (executar) – nesta fase o que foi planejado será executado, ou seja, entrará em ação. Além disso, nesta fase deverão ser coletados os dados para que possamos analisar os dados na próxima fase. Além desse fato, nesta fase devem-se treinar os funcionários nas atividades e tarefas específicas que devem executar.
    Check (verificar) – nesta etapa existe a verificação dos resultados das ações implementadas na fase anterior. Para isso, será utilizada uma série de ferramentas para a tomada de decisão, como histogramas, diagramas de Ishikawa, cartas de controle, entre outras.
    Act (agir de forma corretiva) – nesta etapa podem ocorrer duas coisas distintas. Se os resultados forem bons, deve existir um esforço de padronização das ações e dos planejamentos adotados, já que alcançaram o objetivo. Entretanto, se os resultados forem ruins, devem-se buscar as razões para as falhas, de modo a revisar o processo e evitar que os problemas voltem a acontecer

  • I. Elaborar um cronograma para conversar com os funcionários; (Planejamento)

    II. Realizar reunião com a equipe do setor; (Desenvolver)

    III. Verificar se os funcionários conhecem os procedimentos; (Controle)

    IV. Providenciar cursos de capacitação, caso necessário. (Ajuste)

  • Esta súmula já foi superada.

  • Daniele, o comentário dele é de 2013


ID
2037100
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Qual a meta primordial na administração de materiais?

Alternativas
Comentários
  • D) Assim sendo, a gestão de materiais engloba o planejamento, a execução e o controle de todas as atividades que possibilitam o adequado suprimento para a organização desses recursos materiais necessários ao seu funcionamento. De acordo com Viana, a administração de materiais é,1
    o planejamento, a coordenação, a direção e o controle de todas as atividades ligadas à aquisição de materiais para a formação de estoques, desde o momento de sua concepção até seu consumo final.
    A Administração de Materiais é fundamental em qualquer entidade pública e privada, pois é através dela que a organização adquire os insumos de que necessitará para produzir um produto ou fornecer um serviço.
    Dessa forma, a ARM é um conjunto de processos dentro de uma organização que devem assegurar que esta consiga adquirir os diversos materiais necessários para seu funcionamento.
    No caso do setor público, essa função adquire ainda uma importância maior, pois os valores comprados são muito altos. Assim, uma boa administração é importante para evitar desvios de recursos e possibilitar a maximização dos recursos da coletividade.

    VIANA, 2010.

  • Ess "0" confundiu a resposta. No lugar do "0" colocar "o".

     

    Bons estudos!!!

  • Eu teria acertado se tivessem colocado a LETRA O e não o NÚMERO 0...

  • Eu teria acertado se tivesse a letra O ao invés do número 0. Affs

  • Essa deve ter pego muitos!

    A questão fala da Política de Estoque......Gerir estoques economicamente consiste essencialmente na procura da racionalidade e equilíbrio com o consumo, de tal maneira que: 

    a) As necessidades efetivas de seus consumidores sejam satisfeitas com mínimo custo e menor risco de falta possível;

    b) Seja assegurada a seus consumidores a continuidade de fornecimento;

    c) O valor obtido pela continuidade de fornecimento deve ser inferior a sua própria falta.

    FONTE;ESTRATÉGIA


ID
2037103
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Qual das alternativas abaixo não é uma das etapas da Gestão de Qualidade?

Alternativas
Comentários
  • C) Gestão da Qualidade
    Antes de vermos o que é gestão da qualidade, precisamos saber exatamente o que é qualidade. O conceito de qualidade é bastante antigo, mas apenas recentemente assumiu seus significados atuais. Consideremos algumas definições:
    Tuchman – “Qualidade é atingir ou buscar o padrão mais alto em vez de se contentar com o malfeito ou fraudulento.”1
    Edwards – “Qualidade consiste na capacidade de satisfazer desejos.”2
    Gilmore – “Qualidade é o grau em que o produto específico está de acordo com o projeto ou especificação.”3
    Inicialmente se pensava em gestão da qualidade como algo reativo e voltado para inspeções. Atualmente, essas atividades estão mais abrangentes e são vistas como centrais para a estratégia de uma organização.4
    De acordo com Garvin,5 a evolução da qualidade pode ser classificada em quatro eras.

  • Plan, Do, Check e Act. Planejar, Executar, Controlar e Agir Corretivamente.

  • Que banca fuleira é essa minha gente!

  • Ciclo PDCA = Plan (planejar), Do (executar), check (verificar), act (agir corretamente).


ID
2037106
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dentre os tipos de líderes existentes, qual aquele considerado efetivamente o agente de mudança nas organizações?

Alternativas
Comentários
  • Pra quem não assinante gab letra d

  • Em qual livro o examinador se baseou para formular tal questão?

  • Em algum gibi provavelmente.

  • É o tipo de questão que vc precisa de poderes paranormais para resolver...

  • E de que vale tanta direção e comando sem SEGUIDORES?

  • GABARITO: LETRA D

    ps: que banca é essa meu pai?


ID
2037109
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com relação a um orçamento de custos, não é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Não foca no custo apenas... "Permite que os gastos estejam ajustados aos objetivos " https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/orcamento-de-custos-como-instrumento-de-planejamento-e-controle-da-empresa/16359

ID
2037112
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dentre as opções abaixo, qual aquela que não corresponde a um exemplo de Sistema de Informação Gerencial (SIG) utilizado pela gerência intermediária de uma empresa?

Alternativas
Comentários
  • A questão pede a alternativa que não corresponde a um exemplo de SIG utilizado pela gerência INTERMEDIÁRIA de uma empresa.

     

    Confesso que fui por eliminação, pois "Contas a pagar" é uma atividade muito específica, se posicionando em nível operacional, e não em nível gerencial.

     

    Gab. B


ID
2037118
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

A empresa de Pedro possui R$ 50.000,00 para aplicações.

Ele resolveu aplicar 25% desse montante em um investimento que rende, a juros simples, 0,2% ao dia, por um período de 150 dias. Ele, então, aplicou 0 restante do dinheiro em outro investimento que rende, também a juros simples, 3% ao mês por 3 meses. O lucro desses investimentos foram postos em uma caderneta, que rendeu 5% ao mês, por um prazo de 5 meses. Ao final desse período, Pedro possuirá: 

Alternativas
Comentários
  • o ucro final não seria de 8906,25 ??? ou seja M=58.906 ?

  • Questão mal escrita, deveria ser o montante resultante e não lucro que seria aplicado em poupança.


ID
2037121
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Dentre as atividades abaixo, qual aquela que não pertence às atividades de apoio da logística empresarial?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    As atividades de Logística podem ser divididas entre as atividades-chave e as atividades de apoio:

    Atividades-chave:

    Padrão de serviço ao cliente

    Transporte

    Fluxo de informações e processamento de pedidos

     

    Atividades de apoio

    Armazenagem

    Manuseio de materiais

    Compras

    Embalagem

    Produção e operação

    Gestão das informações

    Administração de Recursos Materiais para Concursos,2014, Rodrigo Rennó, pg. 285

       

     

  • Atividades chave/principais: TPM

    Transporte: agrega valor de lugar 

    Processamento de pedidos: atividade que dá início à movimentação de produtos e entrega de serviços

    Manutenção/Gestão de estoques: agrega valor de tempo

    Apoio ou secundária:

    Armazenagem: adm do espaço p/ manter estoque, estrutura física.

    Manuseio de material: movimentação de produto, escolhas dos equipamentos para movimentação.

    Programação do produto: na indústria fica a cargo do PCP, fluxo de saída do produto, separação (picking)

    Obtenção: fluxo de entrada de produtos (diferente de compras!)

    Manutenção de informação: info de custo de desempenho, adm da info.

    Embalagem de proteção: sem danificar, mas razoavelmente econômica. 

     

  • Transporte é uma atividade primaria e a questão solicita aquela que não pertence às atividades de apoio da logística empresarial

    RESPOSTA: C


ID
2037124
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As informações Contábeis Gerenciais têm como características:

I. Utilizam técnicas e procedimentos da contabilidade financeira;

II. São voltadas para o modelo decisório do fornecedor;

III. Consideram ações futuras com bases em situações passadas e presentes;

IV. Utilizam técnicas de outras áreas de conhecimentos.

Qual das alternativas apresenta apenas as definições corretas? 

Alternativas

ID
2037127
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A empresa, após definir o seu escopo de marketing, deve decidir sobre a sua orientação para o mercado. Kotler (2000) define cinco orientações concorrentes que marcam o modo pelo qual as organizações conduzem suas atividades. Qual das opções abaixo não representa uma dessas orientações? 

Alternativas
Comentários
  • A) As estratégias possíveis são as seguintes:29
    Ø Penetração de mercado – Nesses casos em que a empresa já dispõe dos produtos e os mercados já estão sendo atendidos, ela deve buscar ampliar a sua presença e ganhar “espaço” (participação de mercado, ou market-share) diante dos seus concorrentes.
    Ø Desenvolvimento de mercado – Essa estratégia ocorre quando tentamos utilizar produtos existentes em novos mercados. Desse modo, buscamos ganhar mercado em mercados ainda não explorados pela empresa.
    Ø Desenvolvimento de produtos – Nessa situação, a empresa busca lançar novos produtos para vender aos clientes atuais e mercados em que ela já atua. A ideia é inovar e atender a demandas novas dos clientes que a companhia já tem.
    Ø Diversificação – Essa é a estratégia mais arriscada, pois a empresa lançará um produto novo em um mercado que ainda não está presente.

     

  • Orientações da Empresa para o Mercado

    Definido o escopo de marketing, a empresa deve decidir sobre sua orientação para o mercado. Kotler (2000) define cinco orientações concorrentes que marcam a maneira com que organizações conduzem suas atividades: 1) Orientação de produção, 2) orientação de produto, 3) orientação de vendas, 4)orientação de marketing e 5)orientação de marketing social.
    http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/administracao-de-marketing/25633/ 

  • Orientação para o mercado diz respeito ao modo de uma organização concentrar seus esforços para realizar suas ações de marketing. De acordo com Kotler (2012), existem cinco orientações: para produção, para produto, para vendas, para marketing e marketing holístico.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção errada, que não representa uma orientação para o mercado:

    A) Errado. Não existe uma orientação de armazenamento. Armazenar mercadoria pode ser considerada uma estratégia ao orientar as atividades para a produção, a fim de ter produtos em estoque, fáceis de encontrar e com baixo custo.

    B) Certo. A orientação para produção defende que os consumidores preferem produtos fáceis de encontrar e que sejam de baixo custo. Com base nisso, as organizações se empenham em alcançar alta eficiência de produção, distribuição em massa e expansão de mercado.

    C) Certo. Na orientação para produto, o foco é a oferta de produtos com qualidade e desempenho superiores ou que tenham características inovadoras.

    D) Certo. Na orientação para vendas o enfoque é vender, mesmo que de forma mais agressiva, as mercadorias produzidas por uma organização. Entende-se que é necessário um esforço efetivo para persuadir o cliente a adquirir o produto ofertado.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa A é a errada.

    Gabarito do professor: Letra A.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.


ID
2037130
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Os serviços públicos de saneamento básico serão prestados com base nos seguintes princípios fundamentais:

(_)- Integralidade, compreendida como o conjunto de todas as atividades e componentes de cada um dos diversos serviços de saneamento básico, propiciando à população o acesso na conformidade de suas necessidades e maximizando a eficácia das ações e resultados;

(_ )- Disponibilidade, em todas as áreas urbanas, de serviços de drenagem e de manejo das águas pluviais adequados à saúde pública e à segurança da vida e do patrimônio público e privado;

(_ )- Utilização de tecnologias apropriadas, considerando a capacidade de pagamento dos usuários e a adoção de soluções graduais e progressivas;

(_)- Transparência das ações, baseada em sistemas de informações e processos decisórios institucionalizados;

Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso nas asserções acima e marque a opção que apresenta a sequência correta: 

Alternativas
Comentários
  • C) 

    DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

    Art. 1o  Esta Lei estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico.

    Art. 2o  Os serviços públicos de saneamento básico serão prestados com base nos seguintes princípios fundamentais:

    I - universalização do acesso;

    II - integralidade, compreendida como o conjunto de todas as atividades e componentes de cada um dos diversos serviços de saneamento básico, propiciando à população o acesso na conformidade de suas necessidades e maximizando a eficácia das ações e resultados;

    III - abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos realizados de formas adequadas à saúde pública e à proteção do meio ambiente;

    IV - disponibilidade, em todas as áreas urbanas, de serviços de drenagem e de manejo das águas pluviais adequados à saúde pública e à segurança da vida e do patrimônio público e privado;

    IV - disponibilidade, em todas as áreas urbanas, de serviços de drenagem e manejo das águas pluviais, limpeza e fiscalização preventiva das respectivas redes, adequados à saúde pública e à segurança da vida e do patrimônio público e privado;           (Redação dada pela Lei nº 13.308, de 2016)

    V - adoção de métodos, técnicas e processos que considerem as peculiaridades locais e regionais;

    VI - articulação com as políticas de desenvolvimento urbano e regional, de habitação, de combate à pobreza e de sua erradicação, de proteção ambiental, de promoção da saúde e outras de relevante interesse social voltadas para a melhoria da qualidade de vida, para as quais o saneamento básico seja fator determinante;

  • Gabarito: "C"

    DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

    Art. 1o Esta Lei estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico.

    Art. 2o Os serviços públicos de saneamento básico serão prestados com base nos seguintes princípios fundamentais:

    I - universalização do acesso;

    II - integralidade, compreendida como o conjunto de todas as atividades e componentes de cada um dos diversos serviços de saneamento básico, propiciando à população o acesso na conformidade de suas necessidades e maximizando a eficácia das ações e resultados;

    III - abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos realizados de formas adequadas à saúde pública e à proteção do meio ambiente;

    IV - disponibilidade, em todas as áreas urbanas, de serviços de drenagem e de manejo das águas pluviais adequados à saúde pública e à segurança da vida e do patrimônio público e privado;

    IV - disponibilidade, em todas as áreas urbanas, de serviços de drenagem e manejo das águas pluviais, limpeza e fiscalização preventiva das respectivas redes, adequados à saúde pública e à segurança da vida e do patrimônio público e privado;     (Redação dada pela Lei nº 13.308, de 2016)

    V - adoção de métodos, técnicas e processos que considerem as peculiaridades locais e regionais;

    VI - articulação com as políticas de desenvolvimento urbano e regional, de habitação, de combate à pobreza e de sua erradicação, de proteção ambiental, de promoção da saúde e outras de relevante interesse social voltadas para a melhoria da qualidade de vida, para as quais o saneamento básico seja fator determinante;


ID
2037133
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Integram o serviço de saneamento básico o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais, exceto de:

Alternativas
Comentários
  • LEI 11.445/2007 preconiza em seu art 4º :

    "Os recursos hídricos não integram os serviços públicos de saneamento básico."

  • Art. 4º Os recursos hídricos não integram os serviços públicos de saneamento básico.


ID
2037136
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal

Com base .no Plano Nacional de Saneamento Básico de Mauá, avalie os itens a seguir:

I. O município de Mauá já está praticamente todo. urbanizado, apresentando poucos espaços disponíveis para expansão urbana.

II. Um terço do município de Mauá é área pertencente ao Parque Estadual da Serra do Mar.

Essas afirmações: 

Alternativas

ID
2037139
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A União, no estabelecimento de sua política de saneamento básico, observará as seguintes diretrizes, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Creio que o erro está no exclusive, que significa "sem inclusão"
  • Esse "exclusive" forçou a barra!kkkk

  • BANCA: MOURA  MELO. KKKKKKKK MELHOREM 

    a)Prioridade para as ações que promovam a equidade social e territorial no acesso ao saneamento básico. CERTO ART.48 I

     b)Adoção da bacia hidrográfica como unidade de referência para o planejamento de suas ações. CERTO ART. 48 X

     c)Estímulo ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de equipamentos e métodos economizadores de água. CERTO ART. 48 XII

     d)Garantia de meios adequados para o atendimento da população rural dispersa, exclusive mediante a utilização de soluções compatíveis com suas características econômicas e sociais peculiares. ERRADO ART. 48 VII - INCLUSIVE


ID
2037142
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal

Acerca da Lei Orgânica do Município de Mauá, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Lei Orgânica do Município de Mauá :

    Art. 5º O Poder Legislativo é exercido pela Câmara Municipal, composta de 23 (vinte e três) vereadores eleitos pelo sistema proporcional, para exercerem mandato de 4 (quatro) anos, na forma da Constituição Federal e observada a legislação eleitoral sobre a matéria.

    Gabarito: A


ID
2037145
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal

A Lei Orgânica poderá ser emendada, mediante proposta, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Do Presidente da Câmara.

  • Legislação Orgânica do Município de Mauá:

    Art. 28. A Lei Orgânica poderá ser emendada, mediante proposta:

    I - do Prefeito;

    II - de no mínimo 1/3 (um terço) dos membros da Câmara;

    III - de iniciativa popular, subscrita por no mínimo 5% (cinco por cento) dos eleitores

    do Município.

    Gabarito: C


ID
2037148
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal

Nos termos do Regimento Interno da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Mauá/SP - ARSEP, indique a alternativa incorreta: 

Alternativas

ID
2037151
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal

De acordo com o Regimento Interno da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Mauá/SP - ARSEP, acerca do processo administrativo, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas

ID
2037154
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal

Acerca das disposições do Regimento Interno da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Mauá/SP - ARSEP, o prazo máximo para decisão de pedido de providência oriundo de usuário e demais órgãos à ARSEP, ressalvado o disposto em legislação específica, será de:

Alternativas

ID
2037157
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Indique a alternativa em que há termo escrito em desacordo com a norma culta da língua:

Alternativas
Comentários
  • IMPULCIONAR ERRADO: impulsionar

  •  

    d)

    Até sexta-feira, os empresários devem definir a agenda de trabalho para aprofundar as discussões, de forma a encontrar saídas para impulcionar a atividade produtiva 

    IMPULSIONAR IMPULSO )

     

    CAVEIRA !!

  • LETRA D  IMPULSIONAR.

  • IMPULSIONAR.

  • Na letra D tem erro crase diante de palavra no plural.

  • GABARITO: LETRA D

    im.pul.si.o.nar 

    verbo transitivo

    1.

    dar impulsão ou impulso a

    2.

    fazer mover através de força propulsora

    3.

    ativar; estimular; incitar

    FONTE: INFOPEDIA.PT

  • letra C tem erro de crase né?


ID
2037160
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O termo em destaque foi empregado de forma incorreta em:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: A

     

    Aceso - acender.

    Ex.: Acendeu a vela.

     

    Acesso - ingressar, admitir.

    Ex.: Teve acesso ao local. admitiu novo funcionário.


ID
2037163
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A devida classificação sintática do termo em destaque é:


Apesar da cirurgia, estou apto para o trabalho. 

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    A expressão trabalho está ligado ao termo abstrato(apto), o que caracteriza complemento nominal.

  • Nossa não entendi essa questão, acho que preciso estudar mais.

  • GABARITO D

     

     

     

    Complemento nominal: completa substantivos abstratos (natureza passiva, sofre a ação), adjetivos ou advérbios.

     

     *  É obrigatóriamente preposicionado.

     

  • apto para algo

    apto a algo

  • (Eu) estou apto(adjetivo) para o trabalho.>>>Complemento nominal.

  • Ótimo obrigado

  • Apesar da cirurgia, estou apto para o trabalho.

    Como foi destacado apenas a palavra "trabalho", então não pode ser complementonominal, pois o complemento nominal é "para o trabalho", sendo "trabalho" o núcleo do complemento nominal, o artigo "o" o adjunto adnominal do complemento nominal e o "para" um preposição exigida pelo adjetivo "apto" (quem está apto, está apto para alguma coisa).

  • GABARITO -D

    estou apto para o trabalho.

    Apto é adjetivo ... Termo que complementa adjetivo por meio de preposição = Complemento Nominal.

  • top

  • SHow!


ID
2037166
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As normas de concordância verbal estão plenamente respeitadas em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A: 7) Querendo-se indeterminar o sujeito (3a pessoa do plural).
    – Estudo para não me considerarem um inútil.
    8) Infinitivo pessoal composto: locução verbal formada por verbo auxiliar ter ou haver no infinitivo pessoal simples + o principal no particípio, indicando ação passada em relação ao momento da fala; segue as mesmas regras acima.
    – Para vocês terem adquirido este conhecimento todo, precisou de muito estudo?
    Falemos agora sobre os casos de não flexão do infinitivo (infinitivo não flexionado):
    1) Nas locuções verbais (como auxiliar ou principal):
    – Devo continuar trabalhando neste projeto.
    – Elas não poderiam ter feito isso comigo.
    – Tornou a discutir devaneios e vãs filosofias.
    – Acabou de passar na prova.

  • GABARITO A

     

    Vamos lá pessoal, analisando cada alternativa bem rapidinho:

     

     

     a) Com o aumento do valor, dois mil dólares é muito.  GABARITO.

     

     b) Era três horas da manhã quando te acordei.

         Eram três horas da manhã [...]  Verbo SER deve concordar com "três horas", estando no PLURAL, deverá também flexionar para o PLURAL

     

     c) Cerca de 80% dos infectados contrai dengue em casa. 

         Cerca de 80% dos infectados CONTRAEM dengue em casa. Verbo CONTRAIR debe concordar com seu sujeito (80% dos infectados) que está no PLURAL.

     

     d) Haviam alguns dias que ela estava internada.

         HAVIA alguns dias que ela estava internada. Verbo HAVER no sentido de existir, SEMPREEEEEEE deverá estar no SINGULAR, sem flexionar. 

     

     

    bons estudos !

  • Só uma observação na letra A. Quando o sujeito indicar quantidade, preço ou medida (no plural), o verbo “ser” fica no singular quando aparece nas expressões “é muito”, “é pouco”, “é demais”, “é mais que”, “é menos que”… Por isso: Dois mil dólares é pouco.

    O segredo é nunca desistir !!!

    Deus é Soberano !!!


ID
2037169
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Acerca da concordância nominal, analise as afirmativas abaixo:


I. À tarde, há menos trânsito na região central de Mauá.


II. A cidade se desenvolve a olhos vistos.


III. A enfermeira vacinou o maior número de crianças possível.

Alternativas
Comentários
  • TODAS CERTAS

  • d) I, II e III estão corretas.

     

     

     

    I. À tarde, há menos trânsito na região central de Mauá.

    Menos: é palavra invariável.

     

     

    II. A cidade se desenvolve a olhos vistos.

    A olhos vistos: é uma locução adverbial invariável. Significa "visivelmente".

     

     

     

    III. A enfermeira vacinou o maior número de crianças possível.

    Possível: usado em expressões superlativas, este adjetivo ora aparece invariável, ora flexionado. O singular é de rigor quando a expressão superlativa inicia com a partícula o (o mais, o menos, o maior, o menor...).


ID
2037172
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Há forma verbal flexionada de forma incorreta em:

Alternativas
Comentários
  • Haver no sentido de existir.

    Letra B, aos não assinantes.


ID
2037175
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Na frase "Estamos trabalhando fortemente na redução dos custos dos automóveis enquanto esperamos a crise passar", a palavra em destaque exprime ideia de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    A conjunção "enquanto" no contexto dá ideia de TEMPO

     

     "Estamos trabalhando fortemente na redução dos custos dos automóveis enquanto esperamos a crise passar"

          Eles trabalham fortemente na redução dos custos ATÉ QUE A CRISE passe. 

     

    Temporais: Quando, enquanto, apenas, mal, desde que, logo que, até que, antes que, depois que, assim que, sempre que, senão quando, ao tempo que.

     

     

    bons estudos !

     


ID
2037178
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as assertivas abaixo acerca da regência dos termos:

I. O noivo chegou à igreja atrasado.

II. A retificação deste contrato implica multa.

III. O empreiteiro permitiu-o que entrasse. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A: 

    Transitivo indireto: implicar com /  

    Transitivo direto (= resultar)

  • Implicar, troçar, provocar rixa, amoldar, hostilizar (VTI - com)

     - O pai vive implicando com o filho.

    Envolver (alguem ou a si mesmo), comprometer (VTDI - em)

     - O policial se implicou na conspiração. 

    Acarretar, produzir como consequência (VTD)

     - Segundo uma das Leis de Newton, toda ação implica uma reação de igual ou má intensidade.

    Fenando Pestana

  • PERMITIR É TRANSITIVO INDIRETO

  • PERMITIR

    verbo transitivo direto e bitransitivo

    Dar o poder para dizer ou fazer; dar o consentimento ou a liberdade para; consentir: o estabelecimento não permite animais; o pai permitiu-lhe o casamento.

    verbo transitivo direto

    Autorizar; dar autorização para: o juiz não permite atrasos.

    Possibilitar; tornar possível: seu esforço permitiu o sucesso.

    verbo pronominal

    Assumir a responsabilidade por; tomar a liberdade: hoje é dia de festa, vamos nos permitir!

  • permitiu lhe


ID
2037181
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Aponte a alternativa em que o emprego da crase está correto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

     

    Ocorre CRASE quando:

    ·  Antes de palavras femininas

    ·  Na indicação de horas exatas

    ·  Com os demonstrativos aquilo, aqueles (s), aquela (s)

    ·  Com locuções adverbiais prepositivas e conjuntivas (femininas)

    ·  Antes dos relativos que, qual e quais, quando o A ou AS puderem ser substituídos por AO ou AOS

    ·  Quando se subentende à moda de, à maneira de.

    ·  Os pronomes de tratamento senhora senhorita (Sempre usa)

    ·  O pronome de tratamento dona, quando vem modificado por adjetivo

    Exemplo: O médico dirigiu-se à bela dona que esperava na recepção

    ·  Antes das palavras casa e distância, quando determinadas.

    Exemplo: Faça seu preparatório para concurso à distância de um click

    ·  Antes da palavra terra em oposição a bordo

    ·  Exemplo: Os turistas voltaram à terra depois de um mês inteiro no cruzeiro 


ID
2037184
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O presidente do conselho afirma que trouxe para a indústria de manufaturados toda a tecnologia para lidar com o mercado volátil do câmbio.

Na frase acima, o termo em destaque tem o mesmo significa do que:' 

Alternativas
Comentários
  • volátil

    adjetivo de dois gêneros

    1.

    que voa ou pode voar; voador.

    "as aves são animais v."

    2.

    fig. cuja opinião ou ponto de vista muda com facilidade; inconstante, volúvel.

    "mulher v."


ID
2037187
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Há erro de pontuação na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Não se separa sujeito de verbo.

    Hotéis,  agentes de viagem e o setor de eventos = sujeito composto

     

     

     

     

  • entre "eventos sentiram(...)" não pode ter vírgula.


ID
2037190
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Aponte a alternativa em que todos os termos estão escritos de acordo com a norma culta da língua:

Alternativas
Comentários
  • a) recesão

    b) moxíla;

    c) porquê

    d) CORRETA;

     

    [Gab. D]

     

    bons estudos

     

  • recessão

    mochila

    porque

  • GABARITO D


    Leandro Holmes, cuidado para não confundir os colegas. O "porque" utilizado é esse: porque. Pois tem sentido de explicação e pode ser substituído por uma vez que, visto que, pois.


    bons estudos

  • Eu errei pq eu vi o verbo no infinitivo, aí achei que tivesse correto.

  • Eu errei pq eu vi o verbo no infinitivo, aí achei que tivesse correto.


ID
2037193
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Analise:

[Na tentativa de "pôr a casa em ordem", o maior risco é a procura por soluções fáceis, segundo afirmou nesta terça-feira (29) o ministro da Fazenda, para quem as estratégias de recuperação da economia brasileira têm de passar pelo aumento das receitas e pelo corte dos gastos. (...)]

Fonte: Adaptado, http://gl.globo.com/economia. 29/09/2015.


A notícia acima se refere ao Ministro da Fazenda:

Alternativas
Comentários
  • Joaquim Levy.

     


ID
2037196
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um número tem dois algarismos, sendo que o algarismo das dezenas é maior que o das unidades. Se dividirmos esse número pela soma dos seus algarismos, o quociente obtido será 7 e o resto 9, se invertermos a ordem dos algarismos desse número e dele subtrairmos 6 unidades, e desse número resultante dividirmos pela diferença dos algarismos, o quociente será 5 e o resto 3. Qual é o número?

Alternativas
Comentários
  • 93/12 = 7 e resto 9

  • https://brainly.com.br/tarefa/6248038


ID
2037202
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leo e Bruno receberam juntos R$ 8.500,00, em duas partes desiguais. Leo gastou 2/3 da sua parte, Bruno gastou 5/6 da sua e verificaram que o resto da quantia de Leo era igual ao triplo do resto da quantia de Bruno. Então, Leo e Bruno receberam respectivamente:

Alternativas

ID
2037205
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual caractere abaixo não podemos usar na nomenclatura de um arquivo no Windows?

Alternativas
Comentários
  • Arquivos e pastas não podem ser nomeados com '.' ou '..' nem podem conter nenhum dos caracteres a seguir:

     

    Não é possível nomear arquivos e pastas como '.', '.. '. ou '..'. Por exemplo, um nome de arquivo como ..sql é incorreto. Da mesma forma, arquivos e pastas não podem conter os seguintes caracteres:

    Libra (#).

    Porcentagem (%)

    “E” comercial (&)

    Asterisco (*).

    Barra vertical (|).

    Barra invertida (\)

    Dois-pontos (:).

    Aspas duplas (").

    Menor do que (<).

    Maior do que (>).

    Ponto de interrogação (?).

    Barra (/).

    Espaços à esquerda e espaços à direita (' '). Esses espaços são eliminados.

    Nomes reservados do Windows ou DOS ("nul", "aux", "con", "com1", "lpt1", entre outros).

     

    o & já pode ser usado?

  • GABARITO A 

     

    BONS ESTUDOS 

  • Gabarito A

    Bizú de alguém aqui do QC que nunca mais esqueci!

    /|\  <>  :*  ?"

    Vulcão, losango, beijinho no ombro, vai chover?, ih, choveu!

     


ID
2037208
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual atalho (teclado) pressionamos no navegador de internet, para localizar informações na página aberta?

Alternativas
Comentários
  • Esse atalho serve para o Firefox

  • a) Localizar na página aberta

    b) selecionar tudo

    c) foco na barra de endereço

    o) abre "área de trabalho"

     

    Testado no Firefox

  • GABARITO A


    A tecla F3 também localiza na página aberta.


    bons estudos


ID
2037211
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No MS-Excel qual a função do sinal para condição "<> "?

Alternativas
Comentários
  • Fui pela dedução, pois "<>" , não é

    Menor é igual ao símbolo: < 

    Maior é igual ao símbolo:>

    Maior e igual é o símbolo >=

  • <> diferente


ID
2037214
Banca
MOURA MELO
Órgão
ARSEP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Das alternativas abaixo, qual é um dispositivo de Entrada e Saída do computador?

Alternativas
Comentários
  • (C)

    (A)Saída

    (B)Entrada

    (C) pendrive, ou simplesmente pen, é um periférico misto, por permitir a inserção de dados, bem como a obtenção destes. é colocada na entrada USB do computador, e assim podemos utilizá-la para guardar documentos, fotografias, entre outros

    (D)Saída

  • GABARITO: LETRA C

    ENTRADA

    Teclado, Mouse, Webcam, Microfone, Scanner, Joystick, Drive de CD/DVD-ROM, Câmera filmadora, Câmera digital, Tela sensível ao toque, Mesa gráfica, Caneta ótica ...

     

    SAÍDA

    Switch, Impressora, Monitor de vídeo, Caixa de som, Drive de CD-ROM, Plotter (traçador gráfico), Datashow, Placa de som ...

     

    ENTRADA/SAÍDA

    Impressora multifuncional, Pendrive, HD externo, DVD RW, Zip drive, Blu-ray, Modem, CD-R, CD-RW ...