SóProvas



Prova Quadrix - 2019 - CRO-AM - Assistente Administrativo Fiscal


ID
3206671
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos conceitos de redes de computadores e dos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas, julgue o item


As PANs (Personal Area Networks) são consideradas como um tipo de rede de computadores em que os dispositivos transportados pelo usuário, sejam eles eletrônicos ou digitais, são conectados por uma rede de baixo custo e baixa energia.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    PAM é uma rede doméstica de baixo custo que liga recursos diversos ao longo de uma residência. Através da tecnologia Bluetooth e/ou cabo USB.

  • # A sigla PAN significa Personal Area Network, ou em português: Rede de Área Pessoal. Esta rede tem como função ligar aparelhos de uso pessoal (computadores, notebooks, smartphones e tablets) através de uma conexão sem fio, alcançando uma área geográfica de até 10 metros.

    A rede também pode ser chamada de WPAN, já que seu funcionamento pode ocorrer perfeitamente sem o uso de nenhum fio para realizar a conexão entre os aparelhos (conceito conhecido como ), fazendo uso da tecnologia Bluetooth na maioria das vezes para realizar a ligação entre dispositivos.

    Em menores quantidades, também é possível encontrar redes de área pessoal que funcionem a partir de ligações em infravermelho ou outros meios de conexão que tornam desnecessário o uso de fios.

    PAN permite que vários dispositivos se comuniquem entre si, fazendo que seja possível que todos eles trabalhem em conjunto, focando o uso de apenas uma pessoa, o que a diferencia de outra rede pequena e específica: A LAN (Local Area Network), que foca em ser utilizada por um pequeno grupo de pessoas concentradas em um pequeno espaço físico.

    Quando as conexões deste tipo de rede são realizadas através do Bluetooth, é possível conectar até oito dispositivos a um aparelho principal, que também pode ser chamado de dispositivo mestre.

    tndbrasil

  • São redes usadas para que dispositivos se comuniquem dentro de uma distância bastante limitada (alcance de até 10 metros). Ou seja, são redes domesticas.  Ex:  redes Bluetooth, cabo USB, NFC e UWB etc.

    GAB = CERTO

  • Gabarito: Certo!

    PAN = Redes Bluetooth, cabo USB, NFC e UWB.

  • Demorei um pouco pra entender, pois o enunciado não está tão claro, mas o quando a questão se refere a "baixo custo", ela quer dizer "baixo custo de INSTALAÇÃO".

  • Perguntas sobre PAN (personal area network) e BAN (body area network) se tornarão comuns. O baixo custo é de diversas ordens, tanto para adquirir (ah, um iphone, um applewatch, um apple... é caro, tudo bem, mas tem outros chineses baratinhos, certo?), quanto para manter (baixa manutenção e custo de operação. Quanto custa para você manter o Bluetooth da MiBand ligado?), ademais, como são pequenos e dotados de alta tecnologia, o consumo energético é baixo (alta eficiência energética).

  • nossa que questão mal feita kkkk

  • PAN nao seria uma rede pessoal..PF 2018 cespe ?

  • baixa energia???

  • Ressalta-se que esse tipo de rede "sempre" existiu, mas somente ganhou notoriedade com o BLUETOOTH (802.15). Assim, é considerada uma rede de baixo custo e baixa energia tanto que antes da tecnologia bluetooth ela não era especificada como uma REDE pois era meio que algo imperceptível para o usuário final, mas sua importância está aumentando, principalmente devido a internet das coisas (IoT).

    Exemplo dessa rede: Mouses wireless, fones wireless, relógios inteligentes, etc...

    GAB: C

  • CLASSIFICAÇÃO DE REDES

    ◙ As redes podem ser classificadas quanto a sua dimensão ou quanto a sua forma (topologia): quanto à dimensão, uma rede pode ser do tipo:

    PAN (Personal Area Network);

    LAN (Local Area Network);

    MAN (Metropolitan Area Netwok;

    WAN (Wide Area Network);

    BAN (Boy Area Network);

    PAN (Personal Area Network): é uma classificação de rede por área de abrangência, na qual os equipamentos fazem parte de uma rede que pertence a uma pessoa;

    ► As PANs são consideradas como um tipo de rede de computadores em que os dispositivos transportados pelo usuário, sejam eles eletrônicos ou digitais, são conectados por uma rede de baixo custo e consomem baixa energia;

    ◙ Esse tipo de rede (PAN) sempre existiu, mas somente ganhou notoriedade com o BLUETOOH; assim, é considerada uma rede de baixo custo e baixa energia tanto que antes da tecnologia bluetooh ela não era especificada como uma REDE, pois era meio que algo imperceptível para o usuário final, mas sua importância está aumentando, principalmente devido a internet das coisas (IoT);

    Exemplos dessa rede:

    Mouses wireless;

    Fones wireless;

    Relógios inteligentes;

    ◙ São reder utilizadas para que dispositivos se comuniquem dentro de uma distância bastante limitada (alcance até 10 metros); ou seja, são redes domésticas.

    ◙ PAN = Redes Bluetooh, cabo USB, NFC e UWB;

    ◙ A sigla PAN (Rede de Área Pessoal) tem como função ligar aparelhos de uso pessoal (computadores, notebooks, smartphones e tablets) através de uma conexão sem fio, alcançando uma área geográfica de até 10 metros;

    ► A rede também pode ser chamada de WPAN, já que seu funcionamento pode ocorrer perfeitamente sem o uso de nenhum fio para realizar a conexão entre os aparelhos, fazendo uso de tecnologia Bluetooth na maioria das vezes para realizar a ligação entre dispositivos;

    ◙ A PAN permite que vários dispositivos se comuniquem entre si, fazendo com que seja possível que todos eles trabalhem em conjunto, focando o uso de apenas uma pessoa, o que a diferencia de outra rede pequena ou específica: a LAN (Local Area Network), que foca em ser utilizada por um pequeno grupo de pessoas concentradas em um pequeno espaço físico;

    ========================

    Fonte: Ramon Ahnert, TEC; Maurício Bueno, TEC; Comentários QC;

  • gab.: CERTO

    PAN (Personal Area Network) - Rede de Área Pessoal são redes de curta distância e de apenas um usuário. Todos os dispositivos envolvidos trabalham para um único usuário (por isso o nome Pessoal). Um exemplo disso são as redes Bluetooth e UWB.

    Em breve nós estaremos no CFP.

  • As redes de computadores podem ser classificadas por suas conexões, tecnologias e alcance/abrangência.

    A rede mundial de computadores, a Internet, é WAN - Wide Area Network (rede de alcance amplo), abrangendo cidades, estados e países.

    A rede metropolitana é MAN (Metropolitan Area Network), abrangendo cidades próximas, que utiliza de tecnologias de transmissão sem fio como rádio e Wi-Max.

    A rede local de computadores é LAN (Local Area Network), conectando dispositivos próximos com tecnologias de cabos (Ethernet) e wireless (Wi-Fi), com equipamentos de interconexão como switches e roteadores.

    A rede pessoal é PAN (Personal Area Network) é uma rede entre dispositivos, que não utiliza equipamentos de interconexão, e trocam informações por sinais de curto alcance, baixo custo e baixo consumo de energia, como o Bluetooth.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Baixa energia? não necessariamente, oxe

  • BAIXO CUSTO: IPHONE 12 PRO MAX, APPLE WATCH 6

  • A QUESTÃO PECA EM DIZER QUE É DE BAIXO CUSTO, JÁ VIRAM QUANTO DE ENERGIA SE GASTA COM INFRAVERMELHO?

  • Gabarito: C

    Quando você está usando sua pulseira inteligente ou smartwatch, seu celular e seus fones de ouvido, temos aí uma PAN (Personal Area Networks)

  •  é uma rede entre dispositivos, que não utiliza equipamentos de interconexão, e trocam informações por sinais de curto alcance, baixo custo e baixo consumo de energia, como o Bluetooth.


ID
3206674
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos conceitos de redes de computadores e dos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas, julgue o item


Uma rede de computadores é um conjunto de computadores interligados entre si. Logo, redes de computadores não podem ser interligadas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    "Uma rede de computadores é um conjunto de computadores interligados entre si. Logo, redes de computadores não podem ser interligadas."

    Redes de Computadores refere-se a interconexão por meio de um sistema de comunicação baseado em transmissões e protocolos de vários computadores com o objetivo de trocar informações, além de outros recursos.

  • O erro da questão é esse (NÃO).

  • "Na informática, tudo é possível!" - Questões que negam esse princípio [como essa] geralmente estão erradas!

    GABA: ERRADO!

  • O equipamento responsável por interligar as redes é o roteador, sendo que tbm pode fazer a função de controlar o tráfego de dados.

  • A própria questão advertiu kkkkkkk

  • Rede de computadores podem sim ser interligadas. O equipamento que liga redes distintas é o Roteador.

    GAB: ERRADO

  • Dilma é vc??

  • O examinador da Banca devia estar doidão nesse dia. Negando o que ele mesmo disse, logo em questão de informática.

  • GABARITO: ERRADO

    A primeira parte da questão está correta, pois uma rede pode ser um conjunto de computadores interligados entre si. Porém, a parte final está errada, pois as redes de computadores podem ser interligadas umas com as outras. O maior exemplo que temos é a Internet, que são multiplas redes interligadas pelo mundo.

    Dicas, resumos e questões comentadas de informática. Me segue lá no Instagram @juniorgaucho_

  • Alguém mais achou essa questão parecida com as de RLM? rsrs'

  • RLM ou informática? rsrsrsr

  • As redes de computadores podem ser classificadas por suas conexões, tecnologias e alcance/abrangência.

    Elas são formadas por dispositivos conectados entre si, diretamente (como na PAN - Personal Area Network), com equipamentos de interconexão como roteadores e switches (como na LAN - Local Area Network), com equipamentos de longo alcance para tecnologias sem fio (como antenas de rádio e Wi-Max em MAN - Metropolitan Area Network) e com equipamentos de longo alcance para tecnologias com fio (fibra óptica, conectando países e continentes na WAN - Wide Area Network).

    A conexão poderá ser diretamente entre os dispositivos ou através de dispositivos e meios de interconexão.

    Os dispositivos poderão ser conectados nas redes, e as redes poderão se conectar com outras redes, ampliando o alcance e troca de informações.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • A topologia "árvore" permite a ligação de outras redes em sí.

  • Outra definição...

    REDES DE COMPUTADORES

    ➥ São sistemas de comunicação construídos tanto de enlaces físicos quanto de protocolos.

    [...]

    Bons Estudos.

  • Esta questão nem faz sentido...

  • ERRADO.

    A PRÓPRIA QUESTÃO TRAZ A RESPOSTA. PORÉM PARECE QUE FAZ UMA CONFUSÃO, FAZENDO COM QUE ALGUNS POR DESATENÇÃO ERRE.

    BORA VENCER!!!

  • -.- coisa estranha

  • SANGUE DE JESUS TEM PODER!!

  • quero um pouco dessa pra ficar assim tambem

  • Mais um RLM kkkkkkkkkkkkkkk


ID
3206677
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos conceitos de redes de computadores e dos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas, julgue o item


O comando copy c:\cro_am\clinicas.xls c:\backup_cro_am\, quando executado no prompt de comando do Windows, tem a função de copiar (restaurar) o arquivo clinicas.xls da pasta backup_cro_am para a pasta cro_am, ambas armazenadas em c:\.

Alternativas
Comentários
  • copiar (restaurar) o arquivo clinicas.xls da pasta cro_am para a pasta backup_cro_am, ambas armazenadas em c:\.

  • inverteu

  • nao intendi nada.

    alguém pode explicar melhor ???

  • Pelo que entendi o comando copy c:\cro_am\clinicas.xls c:\backup_cro_am\

    tem a função de criar um backup nesse diretório e não de restaurar. visto que o conceito de backup é uma cópia ainda que seja no mesmo local

  • Essa foi no chute. rs

    #PM PA

    #PC PA

  • Erro da questão: "O comando copy c:\cro_am\clinicas.xls c:\backup_cro_am\, quando executado no prompt de comando do Windows, tem a função de copiar (restaurar) o arquivo clinicas.xls da pasta backup_cro_am para a pasta cro_am, ambas armazenadas em c:\"

    O arquivo "clinicas.xls" será copiado DE "cro_am" PARA "backup_cro_am", não o contrário.

    Bons estudos! ;)

  • O arquivo clinicas.xls está na pasta cro_am

    E pela linha de comando sugerida pela banca "copy c:\cro_am\clinicas.xls c:\backup_cro_am\" o arquivo será copiado da pasta cro_am para a backup_cro_am e não o contrário como afirma a questão.

    copy (origem) (destino)

    Quem quiser testar o comando na prática, basta apertar a tecla do windows (bandeirinha no teclado) junto com a tecla r (win + r), digitar "cmd" na tela que aparecer e por fim, já dentro do prompt de comando, testar o comando "copy" com algum arquivo que você quiser (por exemplo: copy c:\teste.docx c:\01 - sendo que nesse caso a arquivo teste.docx será copiado para a pasta 01).

  • Tá mais fácil ser juiz do que assistente administrativo.

  • Inverteu a ordem.

  • nem Bill Gates.

  • Sem noção colocar uma questão desta para cargo de Auxiliar Administrativo. Isso é para no mínimo técnico em informática.

  • MESMA UNIDADE C:/ NÃO COPIA, MOVE!!

    #PRIMEIRAVAGAEMINHA

  • Eu pensei assim: Se ele for copiar (restaurar), isso vai pra area de transferencia e vc precisa colar em algum lugar. Ou seja, o copy vai copiar e passar pra area de transferencia e nao vai criar um restauro. Não sei se esse raciocinio está correto, mas eu acertei

  • Vamos analisar a questão.

    O Windows disponibiliza o Prompt de Comandos, para linha de comandos, padrão MS-DOS.

    O MS-DOS - Microsoft Disk Operating System - sistema operacional em disco da Microsoft - foi o primeiro sistema para computadores pessoais, padrão IBM-PC, e utilizava de linhas de comandos para execução das tarefas.

    O comando copy  c:\cro_am\clinicas.xls  c:\backup_cro_am\, quando executado no prompt de comando do Windows, tem a função de copiar (restaurar) o arquivo clinicas.xls da pasta cro_am para a pasta backup_cro_am, ambas armazenadas em c:\.

    O comando copy é usado para copiar arquivos no Prompt de Comandos.

    Sua sintaxe é copy origem destino.

    A origem é c:\cro_am\clinicas.xls e o destino é c:\backup_cro_am\

    Após a execução do comando, existirão dois arquivos com o mesmo nome e tamanho, armazenados em pastas diferentes da unidade C:.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • ta é me esculhambando é?!

  • Eu sou louco para explicar as questões, mas eu não sei. Vontade eu tem, mas, porém, contudo, todavia, só que, não sei viu. DEUS É MAIS

  • acho engraçado qm comenta parecendo que sabe mesmo kkk

  • copy c:\cro_am\clinicas.xls c:\backup_cro_am\

    Isso é algum tipo de xingamento? kkkkkkkkkk

  • O comando copy tem a função de copiar um mais arquivos de um local para outro e sua sintaxe é: copy <origem> <destino>. No comando fornecido pelo item, copy c:\cro_am\clinicas.xls c:\backup_cro_am\, temos:

     

    Origemc:\cro_am\clinicas.xls

    Destinoc:\backup_cro_am\

     

    Concluímos, portanto, que O ITEM ESTÁ ERRADO pois, na verdade, ocorre o inverso do que o item afirma, já que o comando faz uma cópia do arquivo clinicas.xls que está na pasta cro_am para a pasta backup_cro_am. 

  • branco.....proxima

  • Afinal,qual é erro?

    Já li umas 3 coisas diferentes

  • Fiquei sabendo que no dia seguinte o examinador foi revisar a prova pra ver se encontrava erros e acabou errando a questão

  • nada hevr lé com crê

    #PMAL 2021


ID
3206680
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos conceitos de redes de computadores e dos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas, julgue o item


Arquivos com extensões diferentes não podem ser compactados juntos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Questão pede: Arquivos com extensões diferentes (= .pdf , .jpg ; .dwg .mp3) não podem ser compactados juntos.

    ⇢ Logico que pode, existem vários arquivos (.rar .zip) compactados com extensões variadas.

  • Gabarito: ERRADO

    As questões que contém sentenças de negação e exclusão, geralmente (não é uma regra), estão eivadas de erros, ou seja, pode estar errada.

    Professor Fernando Nishimura

  • Complementando o que o Rogério já falou:

    "Na informática, tudo é possível!" - Lembre-se disso e acertará 90% das questões.

  • Os arquivos são usados para o armazenamento de informações, e suas extensões procuram identificar o tipo de conteúdo, para que o Windows possa executar um programa que visualize ou edite o seu conteúdo.

    Os arquivos ocupam espaço no disco de armazenamento, e compactar eles, permite reduzir o espaço ocupado e juntar arquivos diferentes em um arquivo compactado.

    Os arquivos compactados podem armazenar arquivos de extensões diferentes em uma pasta compactada, que no Windows tem a extensão ZIP, que é o formato suportado nativamente pelo sistema operacional.


    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
3206683
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos conceitos de redes de computadores e dos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas, julgue o item


Uma pasta no Windows pode ser criada com um nome que contenha um ponto final (.), como, por exemplo, backup.antigo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    O uso do ponto "." é permitido. Alguns elementos não permitido são ( \ / * ? " : < > | )

  • Gabarito: Certo

    -----

    Caracteres proibidos do Windows? "BASIADO"

    Barras \|/ 

    Asterisco * 

    Setas >< 

    Interrogação ? 

    Aspas " 

    DOis pontos : 

    (mnemônico criado pelos usuários do Qc, não fui eu que criei, apenas repassando)

  • Gabarito: Certo!

    Atenção ao "BASIADO"

    (Barras; Aspas; Setas; Interrogação; Aspas; Dois pontos)

  • Caracteres que não são permitidos:

    :*

    < | >

    / ?\

  • Atenção ao "BASIADO"

    (Barras; Aspas; Setas; Interrogação; Aspas; Dois pontos)

  • o comentário do qcolega fernando está equivocado em partes.

    O número de 255 caracteres era utilizado até o windows XP. Agora é 260 bytes todo o caminho.

    Ao adicionar arquivos ou criar pastas em seu projeto, você poderá ver a seguinte mensagem: 

    O nome de pasta especificado é muito longo. O caminho completo da pasta deve ter menos de 260 caracteres.Você poderá ver esta mensagem mesmo se seu caminho tem menos de 260 caracteres devido a uma das seguintes razões: 

    Esse limite é o número de bytes tem suportado no caminho, não o número de caracteres. Se usando caracteres de byte duplo, você atingirá esse limite longo antes 260 caracteres no caminho. O que é um caracter de byte duplo? 二重木炭バイト

    A frase em Japonês acima possui 7 caracteres porém como ela usa

    caracteres duplos, ela ocupa 14 caracteres.

    Os caracteres latinos de acentuação que utilizamos, pelo que sei,

    todos usam somente 1 byte - assim acho esta regra não nos afeta.

    pertencelemos!

  • Gabarito: CERTO!

    Dica: "BASIADO"

    (Barras; Asterisco; Setas; Interrogação; Aspas; Dois pontos)

  • Gab CERTO.

    Caracteres não permitidos para nomear arquivos e pastas:

    :* beijinho

    <> losango

    /|\ vulcão

    Aspas ""

    Ponto de interrogação?

    " vulcão beijou losango" ?

  • Aquela hora que vc lembra dos nomes confusos das pastas de torrent e acerta a questão kkk

  • Os arquivos são usados para o armazenamento de informações, e suas extensões procuram identificar o tipo de conteúdo, para que o Windows possa executar um programa que visualize ou edite o seu conteúdo.

    Os arquivos poderão ser divididos em pastas (e subpastas), para facilitar a organização deles no disco de armazenamento.

    Os nomes das pastas seguem os mesmos princípios dos nomes de arquivos.

    Não podem conter caracteres especiais. Mas podem conter o ponto final.

    Os nomes de arquivos e pastas podem ser compostos por qualquer caractere disponível no teclado, à exceção dos caracteres * (asterisco, usado em buscas), ? (interrogação, usado em buscas), / (barra normal, significa opção), | (barra vertical, significa concatenador de comandos), \ (barra invertida, indica um caminho), “ (aspas, abrange textos literais), : (dois pontos, significa unidade de disco), < (sinal de menor, significa direcionador de entrada) e > (sinal de maior, significa direcionador de saída).


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • acertei por que pensei no ponto com.br loucura

  • Deus tá vendo você usando o "BASIADO" pra entrar na Polícia...

  • Deus manda mais conhecimento. Pois eu não ligo para isolamento social, já estou isolado faz quatro anos. E até agora nada de passar em concurso. Mas se DEUS quiser, vou estudar para ser cientista da NASA, ai talvez eu passo.

    DEUS É MAIS.

  • O famoso "BASIADO"

    Caracteres proibidos do Windows:

    (Barras; Aspas; Setas; Interrogação; Aspas; Dois pontos)

  •  " : " 

       *

    < | >

     / ?\

    indiozinho. caracteres proibidos.

    aspas, dois pontos, asteriscos, barra (...)


ID
3206686
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

1) Se Ana dorme, então Marcus trabalha. 2) Ana dirige o carro ou Marcus não pega um ônibus.

Considerando que as proposições acima sejam verdadeiras, julgue o item


Se Ana não dorme, então Marcus não trabalha.

Alternativas
Comentários
  • Negação do --> pode ser: Ana não dorme OU Marcos não trabalha.

  • Difícil adivinhar o que a questão quer, pois a proposição é verdadeira, mas não é equivalente e nem a negação.

  • p-->q não equivale a: ~q -->~p

  • Equivalência lógica do "Se... Então"

    Macete: Nega tudo e inverte.

    Proposição 1: Se Ana dorme, então Marcus trabalha.

    Equivalência lógica: Se Marcus não trabalha, então Ana não dorme.

  • Senhores, a questão não quer nem equivalência e nem negação.

    Ela quer saber se vc pode garantir que a preposição dada é também verdadeira.

    Ela afirma que a preposição 1 é verdadeira.

    1) Se Ana dorme, então Marcus trabalha

    P--->Q

    Logo podemos ter:

    V --> V

    F --> V

    F --> F

    Para todos esses casos a preposição será verdadeira (lembrando que V --> F é falso)

    Com essas opções é possível garantir que a preposição sugerida será tbm verdadeira?

    Não.

    Se Ana não dorme, então Marcus não trabalha.

    ~P --> ~Q

    Se usarmos a opção F --> V na primeira preposição, a preposição sugerida será falsa, pois teremos V --> F.

    Sendo assim, é impossível garantir a veracidade da preposição sugerida.

    Alternativa INCORRETA.

  • Gabarito''Errado''.

    Esta questão utiliza o conceito de operadores lógicos. Também é necessário conhecer equivalências lógicas condicionais.

    Sabe-se que os conectivos condicionais possuem as seguintes equivalências:

    ~(p → q) = p ˄ (~q);

    p → q = ~ q → ~ p;

    ~p → q = p ˅ q, entre outras (derivadas destas).

    A única equivalência condicional que converte em outra condicional é "p → q = ~ q → ~ p", e ela permite converter a frase "Se Ana dorme, então Marcus trabalha" em "Se Marcus não trabalha, então Ana não dorme". 

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!


ID
3206689
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

1) Se Ana dorme, então Marcus trabalha. 2) Ana dirige o carro ou Marcus não pega um ônibus.

Considerando que as proposições acima sejam verdadeiras, julgue o item


Se Marcus não trabalha, então Ana não dorme.

Alternativas
Comentários
  • questão de equivalência

    inverte e nega.

    Gab.: certo

  • gaarito: correto:

    equivalencia: inverte e nega, logo:

    se ana dorme ,então marcos trabalha

    se marcos não trabalha , então ana não dorme.

  • Gabarito''Certo''.

    Esta questão utiliza o conceito de operadores lógicosTambém é necessário conhecer equivalências lógicas condicionais.

    Sabe-se que os conectivos condicionais possuem as seguintes equivalências:

    ~(p → q) = p ˄ (~q);

    p → q = ~ q → ~ p;

    ~p → q = p ˅ q, entre outras (derivadas destas).

    A única equivalência condicional que converte em outra condicional é "p → q = ~ q → ~ p", e ela permite converter a frase "Se Ana dorme, então Marcus trabalha" em "Se Marcus não trabalha, então Ana não dorme".

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!


ID
3206692
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

1) Se Ana dorme, então Marcus trabalha. 2) Ana dirige o carro ou Marcus não pega um ônibus.

Considerando que as proposições acima sejam verdadeiras, julgue o item


Se Marcus trabalha, então Ana dorme.

Alternativas
Comentários
  • EQUIVALÊNCIA DO SE.... ENTÃO INVERTE E NEGA

    Na questão só inverteu

  • se ana dorme , então marcos trabalha

    equivalencia: inverte e nega, logo:

    se marcos não trabalha , então ana não dorme.

    a questão apenas inverteu a ordem ,porem não negou.

  • Percebi que a Quadrix faz muitas questões assim.

    Lembrar que P Q não significa que Q P

  • Se, então não possuem propriedade comulativa!!

    P>q não é a msm coisa que q>p

  • Posso estar equivocado, mas esse gabarito não corresponde. Existem 3 possibilidades em que a condicional pode resultar em verdadeiro na premissa 1. Vejamos:

    1ª possibilidade: Ana dorme (V) → Marcus trabalha (V). [VV = V]. Sendo assim, a ordem inversa corresponde ao gabarito:

    Marcus trabalha (V) → Ana dorme (V). [VV = V] TUDO OK!

    2ª possibilidade: Ana dorme (F) → Marcus trabalha (F) [FF = V]. Do mesmo modo, a ordem inversa corresponde ao gabarito:

    Marcus trabalha (F) → Ana dorme (F) [FF = V] TUDO OK!

    3ª possibilidade: Ana dorme (F) → Marcus trabalha (V). [FV = V] Nessa possibilidade, o gabarito NÃO CORRESPONDE, pois a inversão resultaria em FALSO:

    Marcus trabalha (V) → Ana dorme (F). [VF = F]; NÃO ATENDIDO!

    Resumindo:

    Não se pode afirmar que P→Q é o mesmo que Q→P!!!

    Se eu estiver errado e alguém puder esclarecer, agradeço!

  • a questão é exttemamente simples:

    ela lhe dá "P --> Q" como premissa e diz que a conclusão que decorre dessa premissa é "O --> P", o é absolutamente FALSO.

  • Gabarito''Errado''.

    Esta questão utiliza o conceito de operadores lógicos. Também é necessário conhecer equivalências lógicas condicionais.

    Sabe-se que os conectivos condicionais possuem as seguintes equivalências:

    ~(p → q) = p ˄ (~q);

    p → q = ~ q → ~ p;

    ~p → q = p ˅ q, entre outras (derivadas destas).

    A única equivalência condicional que converte em outra condicional é "p → q = ~ q → ~ p", e ela permite converter a frase "Se Ana dorme, então Marcus trabalha" em "Se Marcus não trabalha, então Ana não dorme".

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!


ID
3206695
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

1) Se Ana dorme, então Marcus trabalha. 2) Ana dirige o carro ou Marcus não pega um ônibus.

Considerando que as proposições acima sejam verdadeiras, julgue o item


A negação da proposição 2 é “Ana não dirige o carro ou Marcus pega um ônibus”.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    O CORRETO: Ana não dirige o carro e Marcus pega um ônibus.

    NEGAÇÕES:

    CONJUNÇÃO: nega a primeira (troca E por OU) nega a segunda 

    DISJUNÇÃO: nega a primeira (troca OU por E) nega a segunda

    DISJUNÇÃO EXCLUSIVA:  Transforma em Bicondicional    

    EX: Ou João é rico ou Pedro é Bonito.    

    NEGAÇÃO:   João é rico se e somente se Pedro é bonito

    CONDICIONAL:  repete-se a primeira parte (troca o conectivo por E) e nega-se a segunda parte

    BICONDICIONAL: Transforma em Disjunção exclusiva.

    FONTE: QC

  • Negação da Conjunção é a Disjunção e vice-versa;

    Negação da Disjunção exclusiva é a Bicondicional e vice-versa;

    Negação da Condicional: Mantém a primeira e (Conjunção) Nega a segunda. mnemônico MANE.

  • 2) Ana dirige o carro ou Marcus não pega um ônibus.

    NEGAÇÃO: Ana não dirige o carro e Marcus pega um ônibus.

  • Gabarito: Errado

    Negação do "OU" é o "E"

  • Negação do "OU" é o "E"

  • Não se Nega E com E

    Não se nega OU com OU

    Não se Nega Se...Então com Se...Então

    Mantra

  • não se nega os mesmos conectivos, viu o OU ali na negação, já pode marcar como errada!

  • GABARITO ERRADO

    Ana dirige o carro ou Marcus não pega um ônibus. P v Q

    Negação: Ana não dirige o carro e Marcus pega um ônibus ~P ^ ~Q

    Nega as duas proposições, e substitui o conectivo "ou" pelo "e".

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"

  • Gabarito''Errado''.

    Esta questão aborda as primeiras Leis de Morgan, que são ferramentas que permitem converter conectivos lógicos disjuntivos em conjuntivos, e vice-versa. 

    Elas estabelecem duas equivalências:

    ~(p e q) = ~p ou ~q;

     ~(p ou q) = ~p e ~q;

    Logo, a negativa da segunda, "Ana dirige o carro ou Marcus não pega um ônibus." é equivalente a: "Ana não dirige o carro e Marcus pega um ônibus". 

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!


ID
3206698
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Para formar uma equipe com 3 médicos e 2 enfermeiros, existem 5 candidatos a médicos (um deles se chama Caio) e 6 candidatos a enfermeiros.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item


Existem 15 maneiras distintas de se escolher 2 enfermeiros entre os 6 candidatos possíveis.

Alternativas
Comentários
  • Combinação 6,2 =  6.5.4! / 4! 2 = 15

  • dividi logo. ai errei deu 21

  • 6! /2! =15

    (6 X 5) dividindo por (2 X 1)= (30/2)= 15

  • gab certo

    C6,2 

    6,5/2,1 = 3x5 = 15


ID
3206701
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Para formar uma equipe com 3 médicos e 2 enfermeiros, existem 5 candidatos a médicos (um deles se chama Caio) e 6 candidatos a enfermeiros.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item


Existem mais de 220 maneiras distintas de se formar a equipe pretendida.

Alternativas
Comentários
  • Combinação 5,3 X Combinação 6,2

    5.4.3! / 3! 2 x 6.5.4! / 4! 2

    10 x 15

    150

  • ERRADO

    5! / 3! = 10 ( 60/6)

    6! /2! =15 (30/2)

    10 X 15 = 150 MANEIRAS

  • cara eu fiz e refiz varias vezes, mas tinha acertado de primeira... geralmente essas questões dão um numero pertinho, tipo um 215... meu deu 150 e eu refiz varias vezes achando q tava errado... dps q vim responder era 150 msm, tenso pra quem ta aprendendo o assunto mano

  • gab errado

    C6,2 x C5,3

    6,5/2,1 = 3x5 = 15

    5,4,3/3,2,1 = 5x2 = 10

    15 x 10 = 150


ID
3206704
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Para formar uma equipe com 3 médicos e 2 enfermeiros, existem 5 candidatos a médicos (um deles se chama Caio) e 6 candidatos a enfermeiros.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item


Escolhendo‐se aleatoriamente, a probabilidade de Caio estar na equipe é maior que 50%.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia confirmar se este é o jeito certo? Pensei que ele pode ser escolhido dentre os 5 primeiros OU depois dentre os 4 OU....

    Fiz 1/5 + 1/4 +1/3 = 47/60 = ~78%

  • Quantas combinações são possíveis?

    C(6,2) * C(5,3)

    15 * 10

    150 combinações.

    Quantas combinações tem o Caio?

    C(6,2) * C(4,2) -> De 4 (afinal o Caio já esta dentro), quero 2

    15 * 6

    90 Combinações

    Probabilidade é a divisão entre os eventos favoráveis e o total de possibilidades, logo:

    90/150

    9/15

    3/5

    60%.

    Gab. Correto

  • 3/5 = 0,6

    0,6 x 100 = 60%

  • Gabarito Certo.

    Porém sem resolver e olhando somente a questão já se resolveria, uma vez que são 3 vagas pra 5 candidatos. escolhendo 1 candidato específico este tem mais de 50% de chance. Se fossem 3 vagas e 6 candidatos, seria 50% (2 candidatos por vaga); 3 vagas pra sete candidatos, menos de 50% (a partir daí eu teria que fazer conta! ) rsrs

  • Errei em pensar que era para escolher Caio entre os 5 candidatos, mas na realidade escolhe 3 médicos incluindo o Caio. No caso: 3/5 = 0,6 (x100= 60%)

    Gab: Certo.

  • Para que caio seja escolhido entre os cinco médicos

    Temos três chances para Caio ingressar na equipe

    ele tem uma chance em cinco na primeira tentativa na segunda tentativa ele tem uma chance em cinco e na terceira dentativa ele tem uma chance em cinco também.

    Lembrando que ou soma .e multiplica

    1. +. 1. +. 1.      3

    --.    ---.   ----=. ---- 

    5.      5.     5.      5

    60%

  • c5,3 x c6,2 = 150 combinações possíveis

    c5,2 x c6,2 = 90 combinações possíveis com o Caio já incluso

    90/150 = 0,6 = 60%

    Gabarito certo


ID
3206707
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma caixa de água tem o formato de um bloco retangular, com medidas de altura, largura e profundidade, respectivamente, equivalentes a 3, 4 e 5 metros. Com base nesse caso hipotético, julgue o

item


Se a caixa está 75% cheia, então a altura da água ultrapassa 2 m.


Alternativas
Comentários
  • Se a altura é de 3 metros e ela está 75% cheia, ou seja, 3/4 cheia, então a altura está no nível 2,25 m.

    Também é válido pensar que 2 metros de 3 é 2/3, isto é, 66%, nível que já foi ultrapassado pela água.

  • 75% = 45 m3

    A questão indica "mais de 2m". Calcule quanto seria o volume da caixa com 2m:

    2 x 4 x 5 = 40 m3, logo está sim acima dos 2m

  • Gabarito CERTO ✔️

    Bom, eu fiz da seguinte forma.

    altura 3

    largura 4

    profundidade 5

    ------

    altura * largura * profundidade = total

    3 * 4 * 5 = 60

    -----

    Regra de 3

    60 - 100

    x - 75

    x = 45

    75% equivale a 45m³

    ------

    Para saber a altura, vamos isolar a ALTURA.

    altura * largura * profundidade = total

    X * 4 * 5 = 45

    20*X = 45

    X = 2.25m

    Talvez não seja a forma mais rápida de resolver a questão, mas poderá ajudar em outras.

  • como fazer nesse video https://www.youtube.com/watch?v=pdtUMuLvpFw

  • 3x4x5 = 60m³

    60m³ --- 3m de altura

    45m³ ---- x m de altura

    x = 2,25m


ID
3206710
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma caixa de água tem o formato de um bloco retangular, com medidas de altura, largura e profundidade, respectivamente, equivalentes a 3, 4 e 5 metros. Com base nesse caso hipotético, julgue o

item


A caixa de água tem capacidade para mais de 50.000 decalitros de água.

Alternativas
Comentários
  • Volume (retângulo) = altura x largura x profundidade

    Volume = 3m x 4m x 5m

    Volume = 60 m³

    \/

    1 m³ = 1000 L logo

    60 m³ = 60.000 L

    Mas atenção que a questão pede em decalitro, isto é, em parcelas de 10 L. Então basta dividir por 10.

    60.000/10 = 6.000 dal

    Menor que 50.000 portanto

  • Quilolitro - Hectolitro - Decalitro - Litro - Decilitro - Centilitro - Mililitro

    4x5x3 = 60m³ = 60000 L = 6000 Dal

    Gabarito errado


ID
3206713
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma caixa de água tem o formato de um bloco retangular, com medidas de altura, largura e profundidade, respectivamente, equivalentes a 3, 4 e 5 metros. Com base nesse caso hipotético, julgue o

item


Se a caixa tivesse todas as suas medidas dobradas, então o volume da caixa também dobraria.

Alternativas
Comentários
  • 3.4.5 = 60

    6.8.10 = 480

  • Também fiquei com essa impressão!

  • 1.1.1 = 1m³

    2.2.2 = 8m³

    4.4.4 = 64m³

    aumenta 8x ao dobrar todas as medidas

  • Concordo, o correto seria:

    São absolutamente inelegíveis os indivíduos que tenham menos de 18 anos de idade, os estrangeiros, os privados temporariamente dos seus direitos políticos e todos aqueles que não puderem se alistar como eleitores.


ID
3206716
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No vídeo, o atirador que abriu fogo em um dos templos religiosos em Christchurch, na Nova Zelândia, no dia 15 de março último, transmitiu o ataque ao vivo no Facebook. Ele se identifica como Brenton Tarrant, um australiano de 28 anos de idade. Pelo menos 49 pessoas morreram e 20 ficaram feridas, 12 em estado grave.

Internet:<http://www.bbc.com/> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item



Logo após os ataques, a primeira ministra da Nova Zelândia emitiu declarações que permitiram a interpretação de que o país adota uma política xenófoba, mas não preconceituosa, em relação a religiões não cristãs.

Alternativas
Comentários
  • Se é xenófoba é preconceituosa, oras.

  • Xenofobia é um tipo de preconceito caracterizado pela aversão, hostilidade, repúdio ou ódio aos estrangeiros, que pode estar fundamentado em diversos fatores históricos, culturais, religiosos, dentre outros.

    Trata-se de um problema social baseado na intolerância e/ou discriminação social, frente a determinadas nacionalidades ou culturas. Esse problema gera violência entre as nações do mundo, desde humilhação, constrangimento e agressão física, moral e psicológica. Tudo isto, promovido, principalmente, pela não aceitação das diferentes identidades culturais.

  •  Em Christchurch, na Nova Zelândia, há  duas mesquitas. O atirador Brenton Tarrant, que se intitula supremacista branco, abriu fogo em março de 2019 contra uma mesquita do bairro matando 49 pessoas e deixando 32 feridas.

    O diferencial do seu atentado foi o fato dele ter filmado os preparativos para o atentado e transmitido ao vivo os assassinatos ao vivo pelo Facebook. O atirador escreveu em sua conta da rede social Twitter que era um homem branco, de família normal e que se dizia na missão de defender o futuro do seu povo. Neste texto qualifica os imigrantes como invasores que queriam substituir os neozelandeses etnicamente, o que demonstra diretamente que o objetivo do ataque era combater os muçulmanos.

    A primeira ministra da Nova Zelândia, Jacinda Adern, após os ataques fez um pronunciamento condenando os atentados terroristas e disse que os que foram feridos eram “neozelandeses como todos nós, ao contrário dos atiradores terroristas, que não pertencem ao nosso país." Ainda alegou dizendo que as vitimas que eram imigrantes haviam confiado na Nova Zelândia para viver, pois estavam fugindo de conflitos e desejavam paz.

    O pronunciamento, que teve grande repercussão no país, foi marcado por três grandes temas: a tolerância religiosa, redes sociais e restrições às armas. Ela abriu seu discurso com as palavras em árabe que significam “que a paz esteja com você" , usou um lenço cobrindo os cabelos demonstrando respeito à comunidade muçulmana que havia sido atacada e, pediu que a dor dos muçulmanos fosse reconhecida na sexta feira próxima ao atentado que é um dia de adoração para os muçulmanos. Também apressou o trabalho das autoridades, porque reconheceu a necessidade religiosa dos muçulmanos de enterrar seus familiares o quanto antes e com seus corpos o mais compostos possível.  

    Demandou ainda que as redes sociais se responsabilizassem pelo combate ao terror e não lucrassem com esse tipo de conteúdo, uma vez que não são somente os “carteiros" e sim os “hóspedes" dessas postagens. Por fim, declarou que jamais falará o nome do atirador, porque ele é um terrorista e não merece a notoriedade que buscava e que os nomes a serem pronunciados deveriam ser o das vítimas.
    Desta forma conclui- se que a afirmativa está incorreta

    Gabarito do professor: ERRADO.

ID
3206719
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No vídeo, o atirador que abriu fogo em um dos templos religiosos em Christchurch, na Nova Zelândia, no dia 15 de março último, transmitiu o ataque ao vivo no Facebook. Ele se identifica como Brenton Tarrant, um australiano de 28 anos de idade. Pelo menos 49 pessoas morreram e 20 ficaram feridas, 12 em estado grave.

Internet:<http://www.bbc.com/> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item


As mesmas motivações dos atentados em Christchurch produziram o ataque à escola Raul Brasil, em Suzano, São Paulo, no dia 13 de março último.

Alternativas
Comentários
  • O ataque à mesquita de Christchurch na Nova Zelândia teve motivações xenofóbicas. O autor do ataque era contra a presença de imigrantes muçulmanos no país. Em sua conta do Twitter, o atirador compartilhou várias postagens de cunho xenófobo, qualificando os imigrantes como invasores. O ataque à escola Raul Brasil, em Suzano, São Paulo, não teve motivações xenofóbicas. O principal motivado apurado pela polícia é de que o ataque teve relação com o bullyng sofrido pelos dois atiradores quando frequentavam a escola.

    GAB. E

  • Graves atentados são eventos de grande repercussão midiática e constantemente abordados em provas. O atentado na Nova Zelândia chamou atenção devido a natureza tranquila dessa nação da Oceania. 

    Análise da afirmativa:

    O ataque a escola de Suzano foi motivado pela prática de bullying  entre alunos, enquanto o da Nova Zelândia foi realizado por um terrorista de extrema direita australiano que atacou uma mesquita com motivação xenófoba. Afirmativa errada.  


    Gabarito do professor: Errado.

ID
3206722
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No vídeo, o atirador que abriu fogo em um dos templos religiosos em Christchurch, na Nova Zelândia, no dia 15 de março último, transmitiu o ataque ao vivo no Facebook. Ele se identifica como Brenton Tarrant, um australiano de 28 anos de idade. Pelo menos 49 pessoas morreram e 20 ficaram feridas, 12 em estado grave.

Internet:<http://www.bbc.com/> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item


O governo neozelandês, pouco depois dos ataques mencionados, anunciou que o país pretende promover mudanças nas leis sobre armas, assunto que já vinha sendo discutido anteriormente.

Alternativas
Comentários
  • Parlamentares da  votaram de forma quase unânime a favor de mudanças nas leis de armas, nesta quarta-feira, quase um mês após o pior ataque a tiros em tempos de paz na história do país, no qual 50 pessoas foram mortas em duas mesquitas da cidade de Christchurch.

  • Graves atentados são eventos de grande repercussão midiática e constantemente abordados em provas. O atentado na Nova Zelândia chamou atenção devido a natureza tranquila dessa nação da Oceania.

    Análise da afirmativa:

    O armamento pesado utilizado no atentado facilitou o grande número de vítimas e levou a duras medidas de restrição por parte do governo de sua venda e utilização. Afirmativa correta. 

    Gabarito do professor: Certo.


ID
3206725
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No vídeo, o atirador que abriu fogo em um dos templos religiosos em Christchurch, na Nova Zelândia, no dia 15 de março último, transmitiu o ataque ao vivo no Facebook. Ele se identifica como Brenton Tarrant, um australiano de 28 anos de idade. Pelo menos 49 pessoas morreram e 20 ficaram feridas, 12 em estado grave.

Internet:<http://www.bbc.com/> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item



Além de Brenton Tarrant, a justiça da Nova Zelândia processou dezenas de integrantes da organização de extrema direita da qual ele faz parte, por participação no planejamento dos ataques

Alternativas
Comentários
  • Artigos da BBC relacionados ao assunto:

    1 - https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47586983

    2 - https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47655610

  • atentado de Christchurch, na NOVA ZELÂNDIA , foi um ATENTADO TERRORISTA  perpetrado por Brenton Tarrant, um australiano de 28 anos, militante de EXTREMA DIREITA , contra  que frequentavam a  Al Noor e o Centro Islâmico Linwood, ocorrendo por volta das 13h40 (hora local), em 15 de março de 2019 (00h40 ) na cidade de CHRISTCHURCH . Pelo menos 51 pessoas foram mortas nos tiroteios e mais de 49 ficaram feridas. A polícia encontrou dois CARROS BOMBAS, que as autoridades desarmaram. A polícia está mantendo três suspeitos sob prisão. O ataque foi descrito como um ATAQUE TERRORISTA pela primeira-ministra JACINDA ARDEM e vários governos internacionalmente.

  • Ataques terroristas é tema frequentemente abordado e com o evento descrito no texto não foi diferente. A ampla repercussão do ocorrido deveu-se principalmente ao fato de que a Nova Zelândia não é normalmente país palco desse tipo de ataque violento e o grande número de vítimas. 
    Análise da afirmativa:

    Foi realizada ampla investigação e concluído que o ataque foi efetuado por terrorista do tipo "lobo solitário" que não faz parte formal de nenhum grupo radical que ordenou o ato, mas que agiu por conta própria influenciado por ideias extremistas. Afirmativa errada. 


    Gabarito do professor: Errado.

ID
3206728
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Jair Bolsonaro e representantes de outros sete países sul‐americanos assinaram, no dia 22 de março último, um documento com proposta para a criação do fórum para o Progresso da América do Sul (Prosul), que visa à construção de relações baseadas no livre comércio.

Internet:<http://www.poder360.com.br/> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item


O Equador se manteve, por anos, alinhado ao bloco de governos de esquerda na América Latina. Com a ascensão de Lenin Moreno, aproximou‐se de governantes conservadores, sendo um dos signatários da proposta de criação do Prosul.

Alternativas
Comentários
  • Certo

  • O texto de apoio aborda notícia sobre a proposta de criação de um fórum de debates sobre o desenvolvimento econômico regional na América do Sul. 

    Análise da afirmativa:

    O atual presidente Lenin Moreno foi sucessor político do presidente Rafael Corrêa que foi ativo articulador do grupo de nações sul-americanas governadas por presidentes de esquerda,  mas, ocorreu uma guinada politica em seu governo que buscou alianças com países governados por presidentes de direita como o Brasil e a Colômbia. Alternativa correta.  



     Gabarito do professor: Correta.

ID
3206731
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Jair Bolsonaro e representantes de outros sete países sul‐americanos assinaram, no dia 22 de março último, um documento com proposta para a criação do fórum para o Progresso da América do Sul (Prosul), que visa à construção de relações baseadas no livre comércio.

Internet:<http://www.poder360.com.br/> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item


Por decisão dos integrantes do futuro fórum, a Venezuela não integrará o Prosul, haja vista o governo de Nicolás Maduro ser considerado como ilegítimo pelos mandatários presentes no encontro.

Alternativas
Comentários
  • (C)

    Venezuela não integrará o PROSUL

    https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/03/vem-ai-onda-de-transformacoes-que-pode-nos-arrastar-diz-pinera-em-cupula.shtml

  • A Venezuela não foi convidada a participar do encontro de criação do Prosul, sob a justificativa de não ser uma democracia. O governo de Nicolás Maduro é considerado ilegítimo pelos mandatários presentes no encontro.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • O texto de apoio aborda notícia sobre a proposta de criação de um fórum de debates sobre o desenvolvimento econômico regional na América do Sul.

    Análise da afirmativa:

    Os mandatários do grupo citado reconhecem como presidente da nação o presidente da assembleia nacional venezuelana Juan Guaidó, que iniciou uma grande campanha internacional que levou ao reconhecimento de seu cargo por diversos países adversários do atual governo. O impasse político não produziu questões práticas na vida dos venezuelanos que seguem liderados por Nicolás Maduro herdeiro político do Hugo Chaves.  


    Gabarito do professor: Certo.

ID
3206734
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Jair Bolsonaro e representantes de outros sete países sul‐americanos assinaram, no dia 22 de março último, um documento com proposta para a criação do fórum para o Progresso da América do Sul (Prosul), que visa à construção de relações baseadas no livre comércio.

Internet:<http://www.poder360.com.br/> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item


Com a abertura do processo de sua criação, o Prosul deverá substituir a União das Nações Sul‐Americanas (Unasul), criada em 2008, quando os governos de esquerda eram maioria na região.

Alternativas
Comentários
  • Leitura sobre o assunto: https://www.poder360.com.br/governo/bolsonaro-e-outros-6-presidentes-assinam-proposta-de-criacao-do-prosul/

  • Correto.

    "O fórum tem por objetivo substituir a Unasul (União das Nações Sul-Americanas), criada em 2008 por 12 países sul-americanos. A sede era em Quito, capital do Equador. À época, a orientação política dominante na região estava mais à esquerda... "

    fonte: https://www.poder360.com.br/governo/bolsonaro-e-outros-6-presidentes-assinam-proposta-de-criacao-do-prosul/

  • O texto de apoio aborda notícia sobre a proposta de criação de um fórum de debates sobre o desenvolvimento econômico regional na América do Sul.


    Análise da afirmativa:

    A União das Nações Sul-Americanas foi um projeto diretamente ligado a governos de esquerda na região, que propunha um bloco de integração regional com amplas atribuições, enquanto os governos atuais, que estão propondo o Prosul buscam uma área de livre comércio, que é categoria de ação de política internacional multilateral bem mais restrita.  


    Gabarito do professor: Certo.

ID
3206737
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Jair Bolsonaro e representantes de outros sete países sul‐americanos assinaram, no dia 22 de março último, um documento com proposta para a criação do fórum para o Progresso da América do Sul (Prosul), que visa à construção de relações baseadas no livre comércio.

Internet:<http://www.poder360.com.br/> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item


Bolívia e Uruguai integram o grupo de países que assinaram a declaração conjunta de criação do Prosul.

Alternativas
Comentários
  • Na reunião de Santiago também estiveram presentes representantes da Bolívia (vice-chanceler Carmen Almendra), do Uruguai (vice-chanceler Ariel Bergamino) e do Suriname (embaixador em Cuba Edgar Armaketo) que não assinaram a declaração, mas se colocaram dispostos ao diálogo. (site Politize)

  • O texto de apoio aborda notícia sobre a proposta de criação de um fórum de debates sobre o desenvolvimento econômico regional na América do Sul.

    Análise da afirmativa:
    Estes países não assinaram a declaração. A Bolívia, por estar na época ainda sob comando de um governo de esquerda que protestou informalmente pela ausência da Venezuela e o Uruguai, devido a sua orientação política de favorecer o multilateralismo e ainda defender a UNASUL como fórum adequado para tal discussão na região. Alternativa errada. 

    Gabarito do professor: Errado.

ID
3206755
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca da Lei n.º 5.081/1966, do Regimento Interno do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CRO‐AM), da Lei n.º 4.324/1964 e da Resolução CFO n.º 63/2005, julgue o item


O exercício da odontologia no território nacional só é permitido ao cirurgião‐dentista habilitado por faculdade oficial ou reconhecida após o devido registro de diploma no Ministério da Educação, sendo dispensável a inscrição no Conselho Regional de Odontologia sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º da Lei n.º 5.081/1966

    Art. 2º. O exercício da Odontologia no território nacional só é permitido ao cirurgião-dentista habilitado por escola ou faculdade oficial ou reconhecida, após o registro do diploma na Diretoria do Ensino Superior, no Serviço Nacional de Fiscalização da Odontologia, na repartição sanitária estadual competente e inscrição no Conselho Regional de Odontologia sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.

    Gabarito: ERRADO


ID
3206758
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca da Lei n.º 5.081/1966, do Regimento Interno do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CRO‐AM), da Lei n.º 4.324/1964 e da Resolução CFO n.º 63/2005, julgue o item



O CRO‐AM é dotado de personalidade jurídica de direito privado, com autonomia financeira e administrativa, sem vinculação ao Conselho Federal de Odontologia.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    REGIMENTO INTERNO CFO

    Art. 1º. O Conselho Federal de Odontologia, como unidade central, e os Conselhos Regionais de Odontologia, como unidades a ele vinculadas, criados pela Lei nº 4.324, de 14 de abril de 1964, regulamentada pelo Decreto nº 68.704, de 03 de junho de 1971, constituem em seu conjunto, por delegação do poder público, mediante autorização legislativa, uma entidade fiscalizadora da Odontologia, dotada de personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa e financeira.

    Cadernos de Revisão (Em breve)

    Drive: @naamaconcurseira

    Face: https://www.facebook.com/Aprendendo-Direito-108313743161447/

  • Gab: errado

    Os Conselhos profissionalizantes são AUTARQUIAS, assim são pessoas jurídica de direito público.


ID
3206761
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca da Lei n.º 5.081/1966, do Regimento Interno do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CRO‐AM), da Lei n.º 4.324/1964 e da Resolução CFO n.º 63/2005, julgue o item


Estão isentas do pagamento da taxa de inscrição e das anuidades fixadas pelas Assembleias Gerais dos Conselhos Regionais de Odontologia a que estejam vinculadas as empresas ou entidades que mantenham departamentos ou gabinetes próprios destinados a prestação de serviços de assistência odontológica a seus empregados, associados e respectivos dependentes.

Alternativas
Comentários
  •   LEI 4234/1964

    Art. 13. § 4º - Estão isentas do pagamento da taxa de inscrição e das anuidades, a que se refere o parágrafo anterior, as empresas ou entidades que mantenham departamentos ou gabinetes próprios destinados a prestação de serviços de assistência odontológica a seus empregados, associados e respectivos dependentes.

    GABARITO : CERTO

  • Resolução CFO n.º 63/2005

    Art. 256. As clínicas e os laboratórios de prótese dentária mantidos por sindicatos, por entidades beneficentes ou filantrópicas, por empresas para prestação de assistência odontológica a seus empregados, as clínicas sujeitas à administracão pública direta ou indireta, federal, estadual ou municipal, as pertencentes a instituições de ensino e das entidades representativas da classe, estarão isentas das anuidade e das taxas.

    Cadernos de Revisão (Em breve)

    Drive: @naamaconcurseira

    Face: https://www.facebook.com/Aprendendo-Direito-108313743161447/

  • Resolução CFO n.º 63/2005

    Art. 256 ISENTOS DE INSCRIÇÃO E ANUIDADES:

    As clínicas e os laboratórios de prótese dentária mantidos por sindicatos, por entidades beneficentes ou filantrópicas,

    As clínicas mantidas por empresas para prestação de assistência odontológica a seus empregados, 

    as clínicas sujeitas à administração pública direta ou indireta, federal, estadual ou municipal,

    as clínicas pertencentes a instituições de ensino e das entidades representativas da classe, 


ID
3206764
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca da Lei n.º 5.081/1966, do Regimento Interno do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CRO‐AM), da Lei n.º 4.324/1964 e da Resolução CFO n.º 63/2005, julgue o item



Os cirurgiões‐dentistas poderão sofrer a pena disciplinar de suspensão do exercício profissional de até trinta dias, sendo de competência do Conselho Regional em que estavam inscritos, ao tempo do fato punível, aplicar a referida sanção.

Alternativas
Comentários
  •    LEI 4234/1964

    Art. 17. O poder disciplinar de aplicar penalidades aos cirurgiões-dentistas compete ao Conselho Regional em que estavam inscritos ao tempo do fato punível.

     Art. 18. As penas disciplinares aplicáveis pelos Conselhos Regionais aos cirurgiões-dentistas inscritos são as seguintes:

        a) advertência confidencial, em aviso reservado;

        b) censura confidencial, em aviso reservado;

        c) censura pública, em publicação oficial;

        d) suspensão do exercício profissional até 30 dias;

        e) cassação do exercício profissional, "ad referendum" do Conselho Federal.

    GABARITO : CERTO


ID
3206767
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca da Lei n.º 5.081/1966, do Regimento Interno do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CRO‐AM), da Lei n.º 4.324/1964 e da Resolução CFO n.º 63/2005, julgue o item



Somente as pessoas físicas vinculam‐se à jurisdição de Conselho Regional por meio de inscrição, que é efetivada após o registro no Conselho Federal.

Alternativas
Comentários
  • Art. 105 da Resolução CFO n.º 63/2005

    Art. 105. As pessoas físicas e jurídicas, com exceção das entidades representativas da classe, vinculam-se à jurisdição de um Conselho Regional através da inscrição, que é efetivada após o registro no Conselho Federal.

    Gabarito: Errado


ID
3206770
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A respeito da ética, da moral, da democracia e da função pública, julgue o item


A moral não é algo estanque ou imutável; ao contrário, se revela dinâmica, orientada que é por fatores sociais e históricos, sendo, pois, relativa.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Ética é teoria ----------------- Moral é prática

    Ética é o princípio ------------ Moral é conduta 

    Ética é permanente ---------- Moral é temporal

    Ética é universal -------------- Moral é cultura

    Ética é regra ------------------ Moral é conduta da regra

    FONTE: QC

  • RESUMO: MORAL

    – mos (latim, plural mores): costume

    – regulação (normatização) comportamentos considerados como adequados a determinado grupo social

    – prática (pragmática), particular

    – dependência espaço-temporal (relativa); caráter histórico e social

    GAB = CERTO

  • questão de filosofia moral em prova de concurso. Como se houvesse consenso acadêmico sobre a relatividade ou absolutismo da moral.

ID
3206773
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A respeito da ética, da moral, da democracia e da função pública, julgue o item



Em linguagem ética, virtude é a qualidade do que faz bem, originando‐se do bem rumo à necessidade que aquele bem satisfaz.

Alternativas
Comentários
  • Virtude é uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo.

    Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação, virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem.

  • Gabarito ERRADO:

    Virtude é uma qualidade moral particular, uma capacidade exclusivamente humana, ausente nos outros animais, os quais são regidos apenas pelo instinto.

    Fonte:  Wikipédia

  • Questão muito mind blown

  • virtudes são disposições constantes do espírito, as quais, por um esforço da

    vontade, inclinam à prática do bem. Para Aristóteles, há duas espécies de virtudes: a

    intelectual e a moral. A virtude intelectual é adquirida por meio do ensino e, assim, necessita

    de experiência e tempo. A virtude moral é adquirida como resultado do hábito, que determina

    nosso comportamento como bom ou ruim.

    Fonte:Estratégia

  • Para Aristóteles, há duas espécies de virtudes: a

    intelectual e a moral. 


ID
3206776
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A respeito da ética, da moral, da democracia e da função pública, julgue o item



Moralmente, é esperado do servidor público a orientação de seu comportamento por princípios que se dirijam ao seu bem próprio.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum;

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

  • Que se dirijam ao bem comum.

    gab. E

  • Um princípio da Administração pública, se não o mais importante, é o da busca primordial pelo interesse público. Favorecer interesse próprio no exercício de função pública pode configurar inclusive ato de improbidade, ou seja, um ato imoral.

  • Um princípio da Administração pública, se não o mais importante, é o da busca primordial pelo interesse público. Favorecer interesse próprio no exercício de função pública pode configurar inclusive ato de improbidade, ou seja, um ato imoral.

  • Gabarito''Errado''.

    Segundo o Decreto nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994 que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

    Especificamente em sua Seção II Dos Principais Deveres do Servidor Públicos:

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum;

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • ao bem comum


ID
3206779
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A respeito da ética, da moral, da democracia e da função pública, julgue o item



É um exercício de cidadania e uma ação moral a escolha da melhor conduta à luz do bem comum.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     O exercício da cidadania, como gozo de direitos e desempenho de deveres, deve pautar-se por contornos éticos e morais, de modo que o exercício da cidadania materialize-se na escolha da melhor conduta tendo em vista o bem comum, havendo uma expectativa generalizada a respeito das ações humanas e, em especial, das ações daqueles que desempenham funções públicas.

    FONTE:https://www.editorajuspodivm.com.br/cdn/arquivos/ac054eb6de3d35a1d13c4dcbbca402cb.pdf

  • Só faltava dizer que era errada a resposta!

  • Gabarito: Certo.

     A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    Norteia-se = não se limita (CESPE)

    ___________

    Bons Estudos.


ID
3206782
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A respeito da ética, da moral, da democracia e da função pública, julgue o item


A democracia brasileira conjuga traços da democracia representativa com atributos da democracia direta.

Alternativas
Comentários
  • A participação popular.

  • Gabarito Certo

    Democracia direta: as decisões são tomadas diretamente pelo grupo. Exercida pelo cidadão por meio de voto, plebicito, referendo.

    Democracia indireta ou representativa: as decisões são tomadas por alguém reconhecido e eleito pelo grupo. (representante político)

    Democracia participativa: É a do Brasil, sendo a mistura da democracia direta com a indireta ou representativa.

  • É possível compreender o sentido da assertiva baseando-se também nesse trecho da CF/88:

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    (...)

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

  • Democracia semidireta.


ID
3206785
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Quanto à ética, à moral, à democracia e à função pública, julgue o item


A moralidade, como subordinadora da prática administrativa, impõe não apenas o respeito à legalidade, mas também que as condutas sejam eticamente aceitáveis.

Alternativas
Comentários
  • subordinadora , nao é um termo legal, ideal seria relacionado......mas ...

    gb certo

  • Certo.

    A Moral não pressupõe a ética, mas a Ética pressupõe a moral.


ID
3206788
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Quanto à ética, à moral, à democracia e à função pública, julgue o item



A deontologia exerce importante papel na ética no serviço público ao traçar caminhos, direcionando as escolhas dos indivíduos a partir do que deve ser feito.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Deontologia é uma filosofia que faz parte da filosofia moral contemporânea, que significa ciência do dever e da obrigação.

    A deontologia é um tratado dos deveres e da moral. É uma teoria sobre as escolhas dos indivíduos, o que é moralmente necessário e serve para nortear o que realmente deve ser feito.

    A deontologia também pode ser o conjunto de princípios e regras de conduta ou deveres de uma determinada profissão, ou seja, cada profissional deve ter a sua deontologia própria para regular o exercício da profissão, e de acordo com o Código de Ética de sua categoria.

    FONTE: WWW.SIGNIFICADOS.COM.BR


ID
3206791
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Quanto à ética, à moral, à democracia e à função pública, julgue o item



Em termos práticos, moralidade e probidade são expressões sinônimas.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Entende-se por moralidade a congregação de costumes, deveres e modo de proceder dos homens para com os seus semelhantes, o corpo de preceitos e regras para dirigir as ações humanas segundo a justiça e a equidade natural. A probidade, por sua vez, consiste em honradez, integridade de caráter, honestidade, pundonor.

    Fonte: https://jus.com.br/artigos/353/moralidade-e-probidade-administrativa

  • GABARITO: ERRADO

    Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade. ... As regras definidas pela moral regulam o modo de agir das pessoas, sendo uma palavra relacionada com a moralidade e com os bons costumes.

    Probidade significa agir de acordo com os princípios éticos e morais aceitos em uma sociedade. Significa ter integridade de caráter. É uma característica de pessoas que costumam agir com ética e honra nas suas decisões.

  • Moralidade está prevista no caput do art. 37 da Constituição Federal como um dos princípios da Administração Pública. (LIMPE)

    Já a Probidade é mencionada indiretamente no art. 37, § 4º, da Constituição Federal, no parágrafo que prevê as sanções aplicáveis a quem praticar atos de improbidade administrativa.

    Art. 37, § 4º Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível”.

    1ª Corrente: Moralidade é um conceito mais amplo e que engloba o de Probidade. Neste contexto, Probidade seria apenas um subprincípio da moralidade.

    2ª Corrente: Probidade é um conceito mais amplo que de Moralidade, pois a Lei nº 8.429/92, ao tipificar os atos de improbidade, prevê hipóteses não só de violação à Moralidade, mas também a todo e qualquer princípio da administração. Este é o entendimento dos autores Emerson Garcia e Rogério Pacheco Alves.


ID
3206794
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Quanto à ética, à moral, à democracia e à função pública, julgue o item


A moral política e a moral comum são distintas e dissociadas, não se confundindo.

Alternativas
Comentários
  • A moral política e a moral comum são distintas, MAS NÃO dissociadas, não se confundindo.

  • Claro que são diferentes. Um politico jamais terá a honra e o prestigio de um pai de familia. hahaha

  • EM TESE, o papel de um político é representar os anseios comuns daqueles que o elegeram. Assim, essas morais não estão dissociadas, mas sim interligadas.


ID
3206797
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Quanto à ética, à moral, à democracia e à função pública, julgue o item



Em linguagem moral, os valores são os pontos de partida e os fundamentos do agir ético.

Alternativas
Comentários
  • Em linguagem moral, os valores são os pontos de partida e os fundamentos do agir ético.

    Trata-se de ÉTICA

  • Será que o examinador sabe o que ele quis dizer?

    Quem não domina, não ensina

  • O valor é objeto de uma escolha moral, agindo assim, com moralidade, a ética é o estudo.

    Foi assim que interpretei, optando por gabarito: ERRADO

    Corrijam-me qualquer erro.

  • Os princípios que são pontos de partida e fundamentos da ação.

  • GABARITO: ERRADO.

    Em linguagem moral, os valores são os pontos de partida e os fundamentos do agir ético.

    Diz que os valores refere-se a ética, mas em questão de valores fala-se da moral.

    Valores:

    Possuem uma perspectiva moral, orientando o ser humano a direcionar suas ações para o bem.

    São objetos da escolha moral.

  • O correto seria:

    Em linguagem moral, os princípios são os pontos de partida e os fundamentos do agir ético.

    Gabarito errado

  • Os princípios que são pontos de partida e fundamentos da ação.

    Valores: Possuem uma perspectiva moral, orientando o ser humano a direcionar suas ações para o bem.

    São objetos da escolha moral.


ID
3206800
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Quanto à Resolução CFO n.º 118/2012 (Código de Ética Odontológica), julgue o item


Constituem deveres fundamentais dos inscritos no Conselho zelar pela saúde e pela dignidade do paciente e resguardar o sigilo profissional.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Art. 9º. Constituem deveres fundamentais dos inscritos e sua violação caracteriza infração ética:

    VII - zelar pela saúde e pela dignidade do paciente;

    VIII - resguardar o sigilo profissional;


ID
3206803
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Quanto à Resolução CFO n.º 118/2012 (Código de Ética Odontológica), julgue o item



Caracteriza infração ética não manter seus dados cadastrais atualizados junto ao Conselho Regional.

Alternativas
Comentários
  • DOS DEVERES FUNDAMENTAIS

    Art. 9º. Constituem deveres fundamentais dos inscritos e sua violação caracteriza infração ética:

    II - manter seus dados cadastrais atualizados junto ao Conselho Regional;


ID
3206806
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Quanto à Resolução CFO n.º 118/2012 (Código de Ética Odontológica), julgue o item


Constitui dever dos inscritos resguardar a privacidade do paciente quando for expressamente solicitado.

Alternativas
Comentários
  • Errado, tem que resguardar sempre, independente se for solicitado ou não.

    Art. 9º. Constituem deveres fundamentais dos inscritos e sua violação caracteriza infração ética:

    XV - resguardar sempre a privacidade do paciente;


ID
3206809
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Quanto à Resolução CFO n.º 118/2012 (Código de Ética Odontológica), julgue o item


É dever do profissional abster‐se da prática de atos que impliquem a mercantilização da odontologia.


Alternativas
Comentários
  • Certo

    DOS DEVERES FUNDAMENTAIS

    Art. 9º. Constituem deveres fundamentais dos inscritos e sua violação caracteriza infração ética:

    XIII - abster-se da prática de atos que impliquem mercantilização da Odontologia ou sua má conceituação


ID
3206812
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Quanto à Resolução CFO n.º 118/2012 (Código de Ética Odontológica), julgue o item


É facultativo ao inscrito no Conselho Federal de Odontologia elaborar e manter atualizados os prontuários na forma das normas em vigor, incluindo os prontuários digitais.

Alternativas
Comentários
  • Errado, Não é facultativo.

    DOS DEVERES FUNDAMENTAIS

    Art. 9º. Constituem deveres fundamentais dos inscritos e sua violação caracteriza infração ética:

    X - elaborar e manter atualizados os prontuários na forma das normas em vigor, incluindo os prontuários digitais


ID
3206815
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Quanto à Resolução CFO n.º 118/2012 (Código de Ética Odontológica), julgue o item



Não caracteriza infração ética deixar de assumir responsabilidade pelos atos praticados quando estes tenham sido solicitados ou consentidos pelo paciente.

Alternativas
Comentários
  • Errado, caracteriza SIM.

    Art. 9º. Constituem deveres fundamentais dos inscritos e sua violação caracteriza infração ética

    XIV - assumir responsabilidade pelos atos praticados, ainda que estes tenham sido solicitados ou consentidos pelo

    paciente ou seu responsável;


ID
3206818
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Segundo a Resolução CFO n.º 118/2012, julgue o item


Constitui uma infração ética adotar novas técnicas ou materiais que não tenham efetiva comprovação científica.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Art. 11º. Constitui infração ética:

    IX - adotar novas técnicas ou materiais que não tenham efetiva comprovação científica;


ID
3206821
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Segundo a Resolução CFO n.º 118/2012, julgue o item


Comete uma infração ética o profissional que deixar de esclarecer adequadamente os propósitos, riscos, custos e alternativas do tratamento.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Art. 11º. Constitui infração ética:

    IV - deixar de esclarecer adequadamente os propósitos, riscos, custos e alternativas do tratamento;


ID
3206824
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Segundo a Resolução CFO n.º 118/2012, julgue o item


O profissional na função perito ou auditor que recusar remuneração, gratificação ou qualquer outro benefício por valores vinculados ao sucesso de uma causa incorrerá em uma infração ética.

Alternativas
Comentários
  • Errado, fiquei em dúvida na interpretação da frase... pois o correto é ele recusar, e não aceitar, pela função de auditor ou perito.

    Art. 10º. Constitui infração ética:

    VI - receber remuneração, gratificação ou qualquer outro beneficio por valores vinculados à glosa ou ao sucesso da causa, quando na função de perito ou auditor;


ID
3206827
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Segundo a Resolução CFO n.º 118/2012, julgue o item


O profissional que exercer a função de perito, quando for parte interessada ou a parte for parente em linha reta ou colateral até o quarto grau, cometerá uma infração ética.

Alternativas
Comentários
  • Até segundo grau.

  • Errado

    DAS AUDITORIAS E PERÍCIAS ODONTOLÓGICAS

    Art. 10º. Constitui infração ética:

    c) for cônjuge ou a parte for parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral até o segundo grau; e,


ID
3206830
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Segundo a Resolução CFO n.º 118/2012, julgue o item



O profissional assistente poderá fornecer informações odontológicas necessárias à concessão de benefícios previdenciários, sobre seu paciente, independentemente de sua autorização.

Alternativas

ID
3206833
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

De acordo com a Resolução CFO n.º 118/2012, julgue o item


Não constitui quebra de sigilo profissional a declinação do tratamento empreendido na cobrança judicial de honorários profissionais.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Art. 15º. Não constitui quebra de sigilo profissional a declinação do tratamento empreendido, na cobrança judicial de honorários profissionais.


ID
3206836
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

De acordo com a Resolução CFO n.º 118/2012, julgue o item


Constitui infração ética oferecer serviços gratuitos a quem possa remunerá‐los adequadamente.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Art. 20º. Constitui infração ética:

    I - oferecer serviços gratuitos a quem possa remunerá-los adequadamente;

  • Concordo plenamente. Acho que esse que é o "X" da questão!

  • TBM ENTENDI DESSE JEITO. NÃO VÍ IRONIA ALGUMA ALI.

  • Eu também acertei essa questão com esse mesmo pensamento.

  • Imaginei isso tbm

  • "Fabulosa conquista" - Convenhamos, é óbvio que há ironia. Algo que destruirá várias vidas, mas que pelo menos não liberará estrôncio é fabuloso, não acham? Óbvio que não kkkkkk, o autor ainda faz uma "oposição" entre a bomba normal, "indisciplinada", "mal-educada" com a bomba n. Que tipo de bomba é indisciplinada, mal-educada? É óbvio q ele ta tirando uma, ou seja, que é uma ironia, sério, ta na cara!!

  • "Fabulosa conquista" - Convenhamos, é óbvio que há ironia. Algo que destruirá várias vidas, mas que pelo menos não liberará estrôncio é fabuloso, não acham? Óbvio que não kkkkkk, o autor ainda faz uma "oposição" entre a bomba normal, "indisciplinada", "mal-educada" com a bomba n. Que tipo de bomba é indisciplinada, mal-educada? É óbvio q ele ta tirando uma, ou seja, que é uma ironia, sério, ta na cara!!


ID
3206839
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

De acordo com a Resolução CFO n.º 118/2012, julgue o item


É facultativo ao profissional dar gratificação por encaminhamento de paciente.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Art. 20º. Constitui infração ética:

    II - receber ou dar gratificação por encaminhamento de paciente;


ID
3206842
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

De acordo com a Resolução CFO n.º 118/2012, julgue o item


É permitido divulgar ou oferecer consultas e diagnósticos gratuitos ou sem compromisso.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Art. 20º. Constitui infração ética:

    IX - divulgar ou oferecer consultas e diagnósticos gratuitos ou sem compromisso; e,


ID
3206845
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

De acordo com a Resolução CFO n.º 118/2012, julgue o item


É permitido aliciar ou desviar paciente de instituição pública ou privada para clínica particular.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Art. 20º. Constitui infração ética:

    VII - agenciar, aliciar ou desviar, por qualquer meio, paciente de instituição pública ou privada para clínica particular;


ID
3206848
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A partir da Resolução CFO n.º 118/2012, julgue o item


Avalia‐se a gravidade da infração pela extensão do dano e por suas consequências.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    DAS PENAS E SUAS APLICAÇÕES

    Parágrafo único. Avalia-se a gravidade pela extensão do dano e por suas consequências


ID
3206851
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A partir da Resolução CFO n.º 118/2012, julgue o item



Considera‐se como infração de manifesta gravidade manter atividade profissional durante a vigência de penalidade suspensiva.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Art. 53º. Considera-se de manifesta gravidade, principalmente

    VI - manter atividade profissional durante a vigência de penalidade suspensiva;


ID
3206854
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A partir da Resolução CFO n.º 118/2012, julgue o item



Ofertar serviços odontológicos em sites de compras coletivas não é infração ética.

Alternativas

ID
3206857
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A partir da Resolução CFO n.º 118/2012, julgue o item



Aproveitar‐se da fragilidade do paciente é circunstância que agrava a pena.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Art. 55º. São circunstâncias que podem agravar a pena:

    VI - aproveitar-se da fragilidade do paciente; e,


ID
3206860
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A partir da Resolução CFO n.º 118/2012, julgue o item



É irrelevante o infrator ter reparado ou minorado o dano.

Alternativas
Comentários
  • Errado, é relevante.

    Art. 56º. São circunstâncias que podem atenuar a pena:

    II - ter reparado ou minorado o dano; e,


ID
3206863
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação à Norma Regulamentadora de segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de assistência à saúde (NR 32), julgue o item


Considera‐se como risco biológico a probabilidade de exposição ocupacional a agentes biológicos como microrganismos, geneticamente modificados ou não, culturas de células, parasitas, toxinas e príons.

Alternativas
Comentários
  • 32.2.1 Para fins de aplicação desta NR, considera-se Risco Biológico a probabilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos.

    32.2.1.1 Consideram-se Agentes Biológicos os microrganismos, geneticamente modificados ou não; as culturas de células; os parasitas; as toxinas e os príons.

    32.2.1.2 A classificação dos agentes biológicos encontra-se no anexo I desta NR.

    32.2.2 Do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA:

    32.2.2.1 O PPRA, além do previsto na NR-09, na fase de reconhecimento, deve conter:

    I. Identificação dos riscos biológicos mais prováveis, em função da localização geográfica e da característica do serviço de saúde e seus setores, considerando:

    a) fontes de exposição e reservatórios;

    b) vias de transmissão e de entrada;

  • Filtro errado, o correto é NR-32 e não NR-19, mas de toda sorte, gabarito: correto!

  • Ajeita o filtro, qconcursos


ID
3206866
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação à Norma Regulamentadora de segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de assistência à saúde (NR 32), julgue o item



Na ocorrência de acidente envolvendo riscos biológicos, desde que haja afastamento do trabalhador, deverá ser emitida a comunicação de acidente de trabalho (CAT).

Alternativas
Comentários
  • não precisa ter afastamento

  • Errado

    COM ou SEM afastamento

    32.2.3.5 Em toda ocorrência de acidente envolvendo riscos biológicos, com ou sem afastamento do trabalhador, deve ser emitida a Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT.

  • 32.2.3.3 Com relação à possibilidade de exposição acidental aos agentes biológicos, deve constar do PCMSO:

    a) os procedimentos a serem adotados para diagnóstico, acompanhamento e prevenção da soroconversão e das doenças;

    b) as medidas para descontaminação do local de trabalho;

    c) o tratamento médico de emergência para os trabalhadores;

    d) a identificação dos responsáveis pela aplicação das medidas pertinentes;

    e) a relação dos estabelecimentos de saúde que podem prestar assistência aos trabalhadores;

    f) as formas de remoção para atendimento dos trabalhadores;

    g) a relação dos estabelecimentos de assistência à saúde depositários de imunoglobulinas, vacinas, medicamentos necessários, materiais e insumos especiais.

    32.2.3.4 O PCMSO deve estar à disposição dos trabalhadores, bem como da inspeção do trabalho.

    32.2.3.5 Em toda ocorrência de acidente envolvendo riscos biológicos, com ou sem afastamento do trabalhador, deve ser emitida a Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT.

  • Não somente porque está preconizado pela NR-32, mas qualquer acidente com ou sem afastamento deve-se emitir CAT em até 24h úteis.


ID
3206869
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação à Norma Regulamentadora de segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de assistência à saúde (NR 32), julgue o item



Os trabalhadores com feridas nos membros superiores só poderão iniciar suas atividades após avaliação médica obrigatória, com emissão de documento de liberação para o trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    32.2.4.4 Os trabalhadores com feridas ou lesões nos membros superiores só podem iniciar suas atividades após avaliação médica obrigatória com emissão de documento de liberação para o trabalho

  • 32.2.4.3.2 O uso de luvas não substitui o processo de lavagem das mãos, o que deve ocorrer, no mínimo, antes e depois do uso das mesmas.

    32.2.4.4 Os trabalhadores com feridas ou lesões nos membros superiores só podem iniciar suas atividades após avaliação médica obrigatória com emissão de documento de liberação para o trabalho.

    32.2.4.5 O empregador deve vedar:

    a) a utilização de pias de trabalho para fins diversos dos previstos;

    b) o ato de fumar, o uso de adornos e o manuseio de lentes de contato nos postos de trabalho;

    c) o consumo de alimentos e bebidas nos postos de trabalho;

    d) a guarda de alimentos em locais não destinados para este fim;

    e) o uso de calçados abertos.

    32.2.4.6 Todos trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos devem utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condições de conforto


ID
3206872
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação à Norma Regulamentadora de segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de assistência à saúde (NR 32), julgue o item



São vedados o reencape e a desconexão manual de agulhas.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    32.2.4.15 São vedados o reencape e a desconexão manual de agulhas.

  • 32.2.4.13.1 O revestimento não pode apresentar furos, rasgos, sulcos ou reentrâncias.

    32.2.4.14 Os trabalhadores que utilizarem objetos perfurocortantes devem ser os responsáveis pelo seu descarte.

    32.2.4.15 São vedados o reencape e a desconexão manual de agulhas.

    32.2.4.16 O empregador deve elaborar e implementar Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfurocortantes, conforme as diretrizes estabelecidas no Anexo III desta Norma Regulamentadora.

    32.2.4.16.1 As empresas que produzem ou comercializam materiais perfurocortantes devem disponibilizar, para os trabalhadores dos serviços de saúde, capacitação sobre a correta utilização do dispositivo de segurança.

    32.2.4.16.2 O empregador deve assegurar, aos trabalhadores dos serviços de saúde, a capacitação prevista no subitem 32.2.4.16.1.


ID
3206875
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação à Norma Regulamentadora de segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de assistência à saúde (NR 32), julgue o item



As instruções devem ser entregues ao trabalhador, mediante recibo, devendo este ficar à disposição da inspeção do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    32.2.4.10.1 As instruções devem ser entregues ao trabalhador, mediante recibo, devendo este ficar à disposição da inspeção do trabalho.

  • 32.2.4.9.1 A capacitação deve ser adaptada à evolução do conhecimento e à identificação de novos riscos biológicos e deve incluir:

    a) os dados disponíveis sobre riscos potenciais para a saúde;

    b) medidas de controle que minimizem a exposição aos agentes;

    c) normas e procedimentos de higiene;

    d) utilização de equipamentos de proteção coletiva, individual e vestimentas de trabalho;

    e) medidas para a prevenção de acidentes e incidentes;

    f) medidas a serem adotadas pelos trabalhadores no caso de ocorrência de incidentes e acidentes.

    32.2.4.9.2 O empregador deve comprovar para a inspeção do trabalho a realização da capacitação através de documentos que informem a data, o horário, a carga horária, o conteúdo ministrado, o nome e a formação ou capacitação profissional do instrutor e dos trabalhadores envolvidos.

    32.2.4.10 Em todo local onde exista a possibilidade de exposição a agentes biológicos, devem ser fornecidas aos trabalhadores instruções escritas, em linguagem acessível, das rotinas realizadas no local de trabalho e medidas de prevenção de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho.

    32.2.4.10.1 As instruções devem ser entregues ao trabalhador, mediante recibo, devendo este ficar à disposição da inspeção do trabalho.


ID
3206878
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), julgue o item


A fase de reconhecimento deve conter a identificação dos riscos biológicos mais prováveis, em função da localização geográfica e da característica do serviço de saúde e de seus setores.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    9.3.3 O reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter os seguintes itens, quando aplicáveis:

    a) a sua identificação;

    b) a determinação e localização das possíveis fontes geradoras;

    c) a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho;

    d) a identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos;

    e) a caracterização das atividades e do tipo da exposição;

    f) a obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do trabalho;

    g) os possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identificados, disponíveis na literatura técnica;

    h) a descrição das medidas de controle já existentes.

  • 32.2.2.1 O PPRA, além do previsto na NR-09, na fase de reconhecimento, deve conter:

    I. Identificação dos riscos biológicos mais prováveis, em função da localização geográfica e da característica do serviço de saúde e seus setores, considerando:

    a) fontes de exposição e reservatórios;

    b) vias de transmissão e de entrada;

    c) transmissibilidade, patogenicidade e virulência do agente;

    d) persistência do agente biológico no ambiente;

    e) estudos epidemiológicos ou dados estatísticos;

    f) outras informações científicas.

    II. Avaliação do local de trabalho e do trabalhador, considerando:

    a) a finalidade e descrição do local de trabalho;

    b) a organização e procedimentos de trabalho;

    c) a possibilidade de exposição;

    d) a descrição das atividades e funções de cada local de trabalho;

    e) as medidas preventivas aplicáveis e seu acompanhamento


ID
3206881
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), julgue o item


A fase de reconhecimento deve conter a avaliação do local de trabalho e do trabalhador, considerando apenas as medidas preventivas aplicáveis e seu acompanhamento.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    9.3.3 O reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter os seguintes itens, quando aplicáveis:

    a) a sua identificação;

    b) a determinação e localização das possíveis fontes geradoras;

    c) a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho;

    d) a identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos;

    e) a caracterização das atividades e do tipo da exposição;

    f) a obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do trabalho;

    g) os possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identificados, disponíveis na literatura técnica;

    h) a descrição das medidas de controle já existentes.

  • 9.3.3 O reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter os seguintes itens, quando aplicáveis:

    a) a sua identificação;

    b) a determinação e localização das possíveis fontes geradoras;

    c) a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho;

    d) a identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos;

    e) a caracterização das atividades e do tipo da exposição;

    f) a obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do trabalho;

    g) os possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identificados, disponíveis na literatura técnica;

    h) a descrição das medidas de controle já existentes.

    9.3.4 A avaliação quantitativa deverá ser realizada sempre que necessária para:

    a) comprovar o controle da exposição ou a inexistência riscos identificados na etapa de reconhecimento;

    b) dimensionar a exposição dos trabalhadores;

    c) subsidiar o equacionamento das medidas de controle. 


ID
3206884
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), julgue o item



O PPRA deve ser reavaliado a cada dois anos.

Alternativas
Comentários
  • A CADA ANO.

  • 9.2.1 O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá conter, no mínimo, a seguinte estrutura:

    a) planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma;

    b) estratégia e metodologia de ação;

    c) forma do registro, manutenção e divulgação dos dados;

    d) periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.

    9.2.1.1 Deverá ser efetuada, sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, uma análise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades.

    9.2.2 O PPRA deverá estar descrito num documento-base contendo todos os aspectos estruturais constantes do item 9.2.1. 


ID
3206887
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), julgue o item



Os documentos que compõem o PPRA deverão estar disponíveis aos trabalhadores.

Alternativas
Comentários
  • Os documentos que compõem o PPRA deverão estar disponíveis aos trabalhadores. [ CERTO ]

  • 9.2.2 O PPRA deverá estar descrito num documento-base contendo todos os aspectos estruturais constantes do item 9.2.1.

    9.2.2.1 O documento-base e suas alterações e complementações deverão ser apresentados e discutidos na CIPA, quando existente na empresa, de acordo com a NR-5, sendo sua cópia anexada ao livro de atas desta Comissão.

    9.2.2.2 O documento-base e suas alterações deverão estar disponíveis de modo a proporcionar o imediato acesso às autoridades competentes.

    9.2.3 O cronograma previsto no item 9.2.1 deverá indicar claramente os prazos para o desenvolvimento das etapas e cumprimento das metas do PPRA


ID
3206890
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), julgue o item



Fontes de exposição e reservatórios, vias de transmissão e de entrada, transmissibilidade, patogenicidade e virulência do agente e persistência do agente biológico no ambiente são aspectos a serem considerados na avaliação do trabalhador.

Alternativas
Comentários
  • Errado,

    I. Identificação dos riscos biológicos:a) fontes de exposição e reservatórios; b) vias de transmissão e de entrada; c) transmissibilidade, patogenicidade e virulência do agente; d) persistência do agente biológico no ambiente; ....

    ESTES SÃO ASPECTOS DE IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS BIOLÓGICOS.

    II. Avaliação do local de trabalho e do trabalhador, considerando: 

    a) a finalidade e descrição do local de trabalho; b) a organização e procedimentos de trabalho; c) a possibilidade de exposição; d) a descrição das atividades e funções de cada local de trabalho; e) as medidas preventivas aplicáveis e seu acompanhamento

    ESTES SÃO AS AVALIAÇÕES DO LOCAL DE TRABALHO DO TRABALHADOR.

  • 32.2.2.1 O PPRA, além do previsto na NR-09, na fase de reconhecimento, deve conter:

    I. Identificação dos riscos biológicos mais prováveis, em função da localização geográfica e da característica do serviço de saúde e seus setores, considerando:

    a) fontes de exposição e reservatórios;

    b) vias de transmissão e de entrada;

    c) transmissibilidade, patogenicidade e virulência do agente;

    d) persistência do agente biológico no ambiente;

    e) estudos epidemiológicos ou dados estatísticos;

    f) outras informações científicas.

    II. Avaliação do local de trabalho e do trabalhador, considerando:

    a) a finalidade e descrição do local de trabalho;

    b) a organização e procedimentos de trabalho;

    c) a possibilidade de exposição;

    d) a descrição das atividades e funções de cada local de trabalho;

    e) as medidas preventivas aplicáveis e seu acompanhamento. 


ID
3206893
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quanto ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), julgue o item


O PCMSO deve contemplar, entre outros aspectos, a relação contendo a identificação nominal dos trabalhadores, sua função, o local em que desempenham suas atividades, o risco a que estão expostos e o programa de vacinação.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    32.2.3.1 O PCMSO, além do previsto na NR-07, e observando o disposto no inciso I do item 32.2.2.1, deve contemplar:

    a) o reconhecimento e a avaliação dos riscos biológicos;

    b) a localização das áreas de risco segundo os parâmetros do item 32.2.2;

    c) a relação contendo a identificação nominal dos trabalhadores, sua função, o local em que desempenham suas atividades e o risco a que estão expostos;

    d) a vigilância médica dos trabalhadores potencialmente expostos;

    e) o programa de vacinação.

  • Questão correspondente a NR-32


ID
3206896
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quanto ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), julgue o item



Quando houver transferência ocasional de um trabalhador para outro posto de trabalho, implicando em mudança de risco, é recomendável a comunicação ao responsável pelo PCMSO.

Alternativas
Comentários
  • 32.2.3.2 Sempre que houver transferência permanente ou ocasional de um trabalhador para um outro posto de trabalho, que implique em mudança de risco, esta deve ser comunicada de imediato ao médico coordenador ou responsável pelo PCMSO.

  • Não é recomendável e sim obrigatória a comunicação!

    Gabarito: errado!


ID
3206899
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quanto ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), julgue o item



Com relação à possibilidade de exposição acidental aos agentes biológicos, é facultativo constar do PCMSO as medidas para descontaminação do local de trabalho e o tratamento médico de emergência para os trabalhadores.

Alternativas
Comentários
  • obrigatório

  • 32.2.3.2 Sempre que houver transferência permanente ou ocasional de um trabalhador para um outro posto de trabalho, que implique em mudança de risco, esta deve ser comunicada de imediato ao médico coordenador ou responsável pelo PCMSO.

    32.2.3.3 Com relação à possibilidade de exposição acidental aos agentes biológicos, deve constar do PCMSO:

    a) os procedimentos a serem adotados para diagnóstico, acompanhamento e prevenção da soroconversão e das doenças;

    b) as medidas para descontaminação do local de trabalho;

    c) o tratamento médico de emergência para os trabalhadores;

    d) a identificação dos responsáveis pela aplicação das medidas pertinentes;

    e) a relação dos estabelecimentos de saúde que podem prestar assistência aos trabalhadores;

    f) as formas de remoção para atendimento dos trabalhadores;

    g) a relação dos estabelecimentos de assistência à saúde depositários de imunoglobulinas, vacinas, medicamentos necessários, materiais e insumos especiais.


ID
3206902
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quanto ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), julgue o item



O PCMSO deve estar à disposição da inspeção do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    32.2.3.4 O PCMSO deve estar à disposição dos trabalhadores, bem como da inspeção do trabalho

  • 7.4.6.2 O relatório anual deverá ser apresentado e discutido na CIPA, quando existente na empresa, de acordo com a NR 5, sendo sua cópia anexada ao livro de atas daquela comissão.

    7.4.6.3 O relatório anual do PCMSO poderá ser armazenado na forma de arquivo informatizado, desde que este seja mantido de modo a proporcionar o imediato acesso por parte do agente da inspeção do trabalho.

    7.4.6.4 As empresas desobrigadas de indicarem médico coordenador ficam dispensadas de elaborar o relatório anual.


ID
3206905
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No que se refere à Norma Regulamentadora de segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de assistência à saúde (NR 32), julgue o item


É admitida a manipulação de produtos químicos que impliquem riscos à segurança e saúde do trabalhador em local não apropriado para este fim.

Alternativas
Comentários
  • Errado, NÃO é admitido

    32.3.7.1 O empregador deve destinar local apropriado para a manipulação ou fracionamento de produtos químicos que

    impliquem riscos à segurança e saúde do trabalhador. 

  • 32.3.7.1 O empregador deve destinar local apropriado para a manipulação ou fracionamento de produtos químicos que impliquem riscos à segurança e saúde do trabalhador.

    32.3.7.1.1 É vedada a realização destes procedimentos em qualquer local que não o apropriado para este fim.

    32.3.7.1.2 Excetuam-se a preparação e associação de medicamentos para administração imediata aos pacientes. 


ID
3206908
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No que se refere à Norma Regulamentadora de segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de assistência à saúde (NR 32), julgue o item



A manipulação ou o fracionamento dos produtos químicos pode ser feita por qualquer trabalhador da saúde.

Alternativas
Comentários
  • 32.3.7.1 O empregador deve destinar local apropriado para a manipulação ou fracionamento de produtos químicos que impliquem riscos à segurança e saúde do trabalhador.

    32.3.7.1.1 É vedada a realização destes procedimentos em qualquer local que não o apropriado para este fim.

    32.3.7.1.2 Excetuam-se a preparação e associação de medicamentos para administração imediata aos pacientes.

    32.3.7.1.3 O local deve dispor, no mínimo, de:

    a) sinalização gráfica de fácil visualização para identificação do ambiente, respeitando o disposto na NR-26;

    b) equipamentos que garantam a concentração dos produtos químicos no ar abaixo dos limites de tolerância estabelecidos nas NR-09 e NR-15 e observando-se os níveis de ação previstos na NR-09;

    c) equipamentos que garantam a exaustão dos produtos químicos de forma a não potencializar a exposição de qualquer trabalhador, envolvido ou não, no processo de trabalho, não devendo ser utilizado o equipamento tipo coifa;

    d) chuveiro e lava-olhos, os quais deverão ser acionados e higienizados semanalmente;

    e) equipamentos de proteção individual, adequados aos riscos, à disposição dos trabalhadores;

    f) sistema adequado de descarte.

    32.3.7.2 A manipulação ou fracionamento dos produtos químicos deve ser feito por trabalhador qualificado.

    32.3.7.3 O transporte de produtos químicos deve ser realizado considerando os riscos à segurança e saúde do trabalhador e ao meio ambiente. 

  • Falso!

    Tem que ser realizado por trabalhador qualificado.


ID
3206911
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No que se refere à Norma Regulamentadora de segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de assistência à saúde (NR 32), julgue o item


Não é permitida a instalação de mais de um equipamento de raio X por sala.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    32.4.15.3.2 Não é permitida a instalação de mais de um equipamento de raios X por sala.

  • 32.4.15 Dos serviços de radiodiagnóstico médico

    32.4.15.1 É obrigatório manter no local de trabalho e à disposição da inspeção do trabalho o Alvará de Funcionamento vigente concedido pela autoridade sanitária local e o Programa de Garantia da Qualidade.

    32.4.15.2 A cabine de comando deve ser posicionada de forma a:

    a) permitir ao operador, na posição de disparo, eficaz comunicação e observação visual do paciente;

    b) permitir que o operador visualize a entrada de qualquer pessoa durante o procedimento radiológico.

    32.4.15.3 A sala de raios X deve dispor de:

    a) sinalização visível na face exterior das portas de acesso, contendo o símbolo internacional de radiação ionizante, acompanhado das inscrições: “raios X, entrada restrita" ou "raios X, entrada proibida a pessoas não autorizadas".

    b) sinalização luminosa vermelha acima da face externa da porta de acesso, acompanhada do seguinte aviso de advertência: "Quando a luz vermelha estiver acesa, a entrada é proibida". A sinalização luminosa deve ser acionada durante os procedimentos radiológicos.

    32.4.15.3.1 As portas de acesso das salas com equipamentos de raios X fixos devem ser mantidas fechadas durante as exposições.

    32.4.15.3.2 Não é permitida a instalação de mais de um equipamento de raios X por sala.


ID
3206914
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No que se refere à Norma Regulamentadora de segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de assistência à saúde (NR 32), julgue o item



Na radiologia intraoral, os trabalhadores devem manter‐se a uma distância mínima de 1 m do cabeçote e do paciente e uma pessoa deve segurar o filme durante a exposição.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    32.4.16.1 Na radiologia intra-oral:

    a) todos os trabalhadores devem manter-se afastados do cabeçote e do paciente a uma distância mínima de 2 metros;

    b) nenhum trabalhador deve segurar o filme durante a exposição;

    c) caso seja necessária a presença de trabalhador para assistir ao paciente, esse deve utilizar os EPIs

  • 2.4.16.1 Na radiologia intra-oral:

    a) todos os trabalhadores devem manter-se afastados do cabeçote e do paciente a uma distância mínima de 2 metros;

    b) nenhum trabalhador deve segurar o filme durante a exposição;

    c) caso seja necessária a presença de trabalhador para assistir ao paciente, esse deve utilizar os EPIs.

    32.4.16.2 Para os procedimentos com equipamentos de radiografia extraoral deverão ser seguidos os mesmos requisitos do radiodiagnóstico médico.

  • 2.4.16.1 Na radiologia intra-oral:

    a) todos os trabalhadores devem manter-se afastados do cabeçote e do paciente a uma distância mínima de 2 metros;

    b) nenhum trabalhador deve segurar o filme durante a exposição;


ID
3206917
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No que se refere à Norma Regulamentadora de segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de assistência à saúde (NR 32), julgue o item



É facultativa a instalação de sistema de exaustão de ar na câmara escura.

Alternativas
Comentários
  • Errado, não é facultativo.

    32.4.15.4 A câmara escura deve dispor de:

    a) sistema de exaustão de ar localizado;

    b) pia com torneira.

  • 32.4.15.3.1 As portas de acesso das salas com equipamentos de raios X fixos devem ser mantidas fechadas durante as exposições.

    32.4.15.3.2 Não é permitida a instalação de mais de um equipamento de raios X por sala.

    32.4.15.4 A câmara escura deve dispor de:

    a) sistema de exaustão de ar localizado;

    b) pia com torneira.

    32.4.15.5 Todo equipamento de radiodiagnóstico médico deve possuir diafragma e colimador em condições de funcionamento para tomada radiográfica.

    32.4.15.6 Os equipamentos móveis devem ter um cabo disparador com um comprimento mínimo de 2 metros.

    32.4.15.7 Deverão permanecer no local do procedimento radiológico somente o paciente e a equipe necessária.


ID
3206920
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca dos direitos dos trabalhadores, julgue o item


O gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais que o salário normal é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988 (CF).

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    CAPÍTULO II

    DOS DIREITOS SOCIAIS

    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    XVII - gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal;

  • XVII - gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a

    mais do que o salário normal;

    Esse dispositivo trata do adicional de férias. O trabalhador faz jus a férias, recebendo, durante esse período, sua remuneração acrescida de, no mínimo, 1/3 do salário normal. Assim, o trabalhador poderá receber um adicional de férias superior a 1/3 do salário.

    A Constituição não dispôs sobre a duração das férias, deixando essa tarefa para a legislação infraconstitucional.

    RICARDO VALE - ESTRATÉGIA

  • Serviço extraordinário= pelo menos 50%

    Trabalho noturno= Superior ao diurno

    Férias= pelo menos 1/3 a mais que o salário normal.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Gabarito: Certo

    XVII – gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal;

  • XVII - gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal;

    CONSTITUIÇÃO 1988

  • Esse dispositivo trata do adicional de férias. O trabalhador faz jus a férias, recebendo, durante esse período,

    sua remuneração acrescida de, no mínimo, 1/3 do salário normal. Assim, o trabalhador poderá receber um

    adicional de férias superior a 1/3 do salário.

    FONTE: Estratégia.

    Gab: Correto!!!

  • Olá pessoal! questão simples e direta para ser respondida com a letra seca da Constituição. Vejamos o art. 7º, inciso XVII:

    "XVII - gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal.".

    GABARITO CERTO de acordo com a Constituição.

  • Cuidado pessoal ! Muitas bancas trocam "1/3" por "30%", o que deixa a suposta questão errada. Força !

  • gaba CERTO

    não vá para sua prova que cobre direitos sociais sem isso.

    décimo terceiro -----------> salário com base na remuneração integral

    trabalho noturno ----------> superior ao diurno

    repouso semanal ---------> preferencialmente aos domingos(banca adora trocar por obrigatoriamente)

    remuneração extraordinária (horas extras)-----------------> 50% à do normal

    gozo de férias ----------> pelo menos 1/3 a mais

    - O prazo quinquenal refere-se aos direitos que podem ser cobrados, durante a vigência do contrato;

    - O prazo bienal é contado a partir do término do pacto laboral.

    O art 7ª da CF aplica-se :

       - Trabalhadores urbanos e rurais; [TODOS]

       - Avulsos;[TODOS]

       - Domésticos; [ALGUNS, parágrafo único, art. 7º]

       - Servidores Públicos. [ALGUNS, art.37, §3º]

    Greve dos Servidores Públicos = eficácia limitada

    Grave dos Empregados Públicos = eficácia contida

    paramente-se!


ID
3206923
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca dos direitos dos trabalhadores, julgue o item



A licença à gestante e a licença ao pai da criança, sem prejuízo ao salário, será de 120 dias.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    CAPÍTULO II

    DOS DIREITOS SOCIAIS

    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    XVIII - licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias;

    XIX - licença-paternidade, nos termos fixados em lei;

  • Imagina só: Pai e mãe em casa por 120 dias... Sei que vai ter Aux Mat, mas e o AUX PATernidade, vai ter tb?

  • Só a mãe tem 120 dias já o pai... nos termos da lei que até hoje....

  • A licença-paternidade, por sua vez, é benefício que depende de regulamentação por lei: trata-se, portanto, de norma de eficácia limitada. Como essa lei não foi editada até hoje, está em vigor o mandamento previsto no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT). Segundo o art. 10, § 1º, do ADCT, "até que lei venha a disciplinar o disposto no art. 7º, XIX da Constituição, o prazo da licença-paternidade a que se refere o inciso é de cinco dias".

    No âmbito do Poder Executivo federal, a Presidente da República editou o Decreto DECRETO Nº 8737  prevendo que os servidores públicos federais (regidos pela Lei nº /90) passam a ter direito à licença-paternidade de 20 dias.

  • Licença-paternidade será definida por termos fixados em lei.

  • GABARITO: ERRADO

    Isso sim seria uma utopia!

    O pai e a mãe em casa de licença por 120 dias...

    Não desista!

    Se você está aqui é porque tem um sonho!

    Continue a caminhada!

  • Só a Mãe 120 dias artigo 7. XVII

    para o PAI (licença-Paternidade) nos termos fixados em lei

  • ERRADA!

    Licença à Gestante será de 120 dias.

    Paternidade é regulada por lei.

    O período da licença para o pai está lá nos ATOS DAS DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS TRANSITÓRIAS, Art. 10°, inc. II., sendo de 5 DIAS.

  • Licença a maternidade: 120 dias

    Licença a paternidade: 5 dias.

    Gabarito: E.

  • Gabarito: Errado

    XVIII - licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias;

    XIX – licença-paternidade, nos termos fixados em lei;

  • Pela lei 8.112 de 90 a licença paternidade ou adoção é de 5 dias consecutivos com remuneração PODENDO ser prorrogável por mais 15 dias.

  • Mulher 120 dias

    Homem nós termo da lei ( 5 dias )

  • XVIII - licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias;

    XIX – licença-paternidade, nos termos fixados em lei;

    nill

  • Uma dessa não cai não minha prova

  • Licença a maternidade: 120 dias

    Licença a paternidade: 5 dias.

  • Olá pessoal! temos aqui uma questão simples para ser respondida com a letra seca da Constituição e da lei. Vejamos o art. 7º, incisos XVIII e XIX da Constituição:

    "XVIII - licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias;
    XIX - licença paternidade, nos termos fixados em lei".

    O prazo de licença paternidade na verdade é de cinco dias, o enunciado da questão tenta confundir com o prazo de licença maternidade de 120 dias.

    GABARITO ERRADO.




  • GABARITO ERRADO

    CRFB/88: Art. 7º - São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    XVIII - licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias;

    XIX - licença-paternidade, nos termos fixados em lei;

    "Só vive o propósito quem suporta o processo".

  • Homem tem que trabalhar...

  • Homem tem que trabalhar...

  • Deveria

  • Na CF não temos o tempo de licença do pai, temos apenas da mãe (120 dias).

    Por construção doutrinária, temos que a licença do pai é de 5 dias.

  • "XVIII - licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias;

    XIX - licença paternidade, nos termos fixados em lei".

    O prazo de licença paternidade na verdade é de cinco dias.

  • Deveria ser, mas não é =D

  • Sacanagem licença paternidade era para ser pelo menos uns 15 dias

  • Já começa dai as desiguldades, kkk.

    Brincadeiras à parte; a lincença para a gestante será de 120 dias; a do pai será fixada nos termos da lei.

  • Licença à gestante: 120 dias

    Licença ao pai: 5 dias


ID
3206926
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca dos direitos dos trabalhadores, julgue o item


A remuneração do trabalho noturno será superior, em pelo menos dois terços, à do diurno.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    CAPÍTULO II

    DOS DIREITOS SOCIAIS

    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

     IX - remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;

  • Gab: E

    art.7º

    XVII - gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal;

    IX - remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;

  • IX - remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;

    Esse dispositivo garante aos trabalhadores a percepção de adicional noturno. Destaque-se que o valor do adicional noturno não é definido pela Constituição Federal, mas sim pela legislação infraconstitucional. É importante que você saiba que a previsão de remuneração do trabalho noturno superior à do diurno é devida inclusive para os empregados que trabalham em regime de revezamento.

    É o que dispõe a Súmula 213 do STF, segundo a qual:

    “É devido o adicional de serviço noturno, ainda que sujeito o empregado

    ao regime de revezamento.

  • a lei diz de quanto vai ser, não a constituição

    errado

  • O Art. 7° inciso IX diz que a remuneração do trabalho noturno será SUPERIOR à do diurno, porém, não indica nenhum valor.

  • 1/3 e não 2/3 conforme a questão

  • ERRADO. A REMUNERAÇÃO NÃO É ESTIPULADA PELA CF\88

  • A remuneração do trabalho noturno será superior, em pelo menos dois terços, à do diurno. ERRADA! Somente superior ao Diurno.

  • A remuneração do trabalho noturno será superior, em pelo menos dois terços, à do diurno. ERRADA! Somente superior ao Diurno.

  • Gabarito: Errado

    IX – remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;

  • FALSA, a CF não especifica tal percentual, mas para quem é curioso aplicaria-se ,em regra, uma taxa de 20% a mais que a remuneração diurna.

  • Pra quem é peão e já trabalhou virando a noite sabe que é uma merreca adicional noturno.

  • A CF somente estabelece que o trabalho noturno deverá ter remuneração superior, mas não fala em quanto. A matéria é regulada na CLT, sendo previsto no art. 73 que, para o trabalhador urbano, será devido um adicional de, pelo menos, 20% sobre a hora diurna. Além disso, cada hora é computada como sendo 52’30” (cinquenta e dois minutos e trinta segundos).

    Em relação ao trabalhador rural, distingue-se a atuação na lavoura e na pecuária e, nesse caso, será devido um adicional de 25% sobre a remuneração noturna.

    (Fonte: Grancursos

    Aragonê Fernandes)

  • GABARITO: Errado

    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

     IX - remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;

  • Os Direitos Sociais Individuais dos Trabalhadores (Art. 7º)

    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    IX - remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;

    GAB == ERRADO

  • Superior, não aponta valor

  • Olá pessoal! temos aqui uma questão para ser respondida diretamente com a letra seca da Constituição. Sobre trabalho noturno temos o art. 7º, IX:

    "IX – remuneração do trabalho noturno superior à do diurno"

    Ora, com a leitura da norma constitucional podemos concluir que não existe um mínimo, só precisa ser superior. Assim, a parte do enunciado que diz que deve ser superior pelo menos dois terços se encontra errada.

    GABARITO ERRADO.



  • gaba ERRADO

    não vá para sua prova que cobre direitos sociais sem isso.

    décimo terceiro -----------> salário com base na remuneração integral

    trabalho noturno ----------> superior ao diurno

    repouso semanal ---------> preferencialmente aos domingos(banca adora trocar por obrigatoriamente)

    remuneração extraordinária (horas extras)-----------------> 50% à do normal

    gozo de férias ----------> pelo menos 1/3 a mais

    - O prazo quinquenal refere-se aos direitos que podem ser cobrados, durante a vigência do contrato;

    - O prazo bienal é contado a partir do término do pacto laboral.

    O art 7ª da CF aplica-se :

       - Trabalhadores urbanos e rurais; [TODOS]

       - Avulsos;[TODOS]

       - Domésticos; [ALGUNS, parágrafo único, art. 7º]

       - Servidores Públicos. [ALGUNS, art.37, §3º]

    Greve dos Servidores Públicos = eficácia limitada

    Grave dos Empregados Públicos = eficácia contida

    paramente-se!

  • Serviço extraordinário= pelo menos 50%

     

    Trabalho noturno= Superior ao diurno

     

    Férias= pelo menos 1/3 a mais que o salário normal.

    gab: E


ID
3206929
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca dos direitos dos trabalhadores, julgue o item


O aviso prévio é proporcional ao tempo de serviço e será, no mínimo, de trinta dias.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    CAPÍTULO II

    DOS DIREITOS SOCIAIS

    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    XXI - aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de trinta dias, nos termos da lei;

  • Gabarito: Certo!

    DOS DIREITOS SOCIAIS

    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    XXI - aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de trinta dias, nos termos da lei;

  • CORRETO!

    XXI - aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de trinta dias, nos termos da lei;

  • Gabarito: Certo

    XXI - aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de trinta dias, nos termos da lei;

  • CF: Art. 7º, inciso XXI : Aviso prévio proporcional ao tempo de serviçosendo no mínimo de trinta dias, nos termos da lei;

  • XXI - aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de trinta dias, nos termos da lei;

  • GABARITO: Certo

    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    XXI - aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de trinta dias, nos termos da lei;

  • "Aviso prévio proporcional ao tempo de serviço..."

    Lei 12.506/2011: Em seu artigo 1º, estabelece que, aos 30 dias de aviso-prévio previstos na CLT, serão acrescidos três dias por ano de serviço prestado na mesma empresa, até o máximo de 60 dias.

  • Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    XXI - aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de trinta dias, nos termos da lei;

  • Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    XXI - aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de trinta dias, nos termos da lei;

  • Olá pessoal! temos aqui uma questão simples que cobra diretamente a letra seca da Constituição, por isso sempre digo que é importante manter a leitura em dia para prova. Vejamos o que nos diz o art. 7º da Constituição, inciso XXI:

    "XXI - aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de trinta dias, nos termos da lei".

    Neste sentido a questão tem como gabarito CERTO, por tratar exatamente o que diz a Constituição.


  • O aviso prévio se aplica aos contratos de trabalho por tempo indeterminado. É um instituto que tem como objetivo permitir que o trabalhador tenha um tempo para buscar um novo emprego após tomar conhecimento da intenção do empregador de demiti-lo.

    O aviso prévio deve ser proporcional ao tempo de serviço: quanto maior o tempo de serviço, maior será o prazo do aviso prévio. Deve-se observar, contudo, que o prazo mínimo do aviso prévio é de 30 dias.

  • o pagamento do aviso prévio , de forma antecipada, de modo que o colaborador não precise cumprir tal aviso, ofende a constituição ?

  • "Aviso prévio proporcional ao tempo de serviço..."

    Lei 12.506/2011: Em seu artigo 1º, estabelece que, aos 30 dias de aviso-prévio previstos na CLT, serão acrescidos três dias por ano de serviço prestado na mesma empresa, até o máximo de 60 dias.


ID
3206932
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca dos direitos dos trabalhadores, julgue o item


A ação quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho, é um direito garantido pela CF.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    CAPÍTULO II

    DOS DIREITOS SOCIAIS

    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    XXIX - ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho;

    EMENDA 28/2000

  • XXIX – ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco

    anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de

    trabalho;

    Este inciso prevê as chamadas regras de PRESCRIÇÃO TRABALHISTA. Como se pode depreender do inciso, existem dois tipos de prescrição: uma de 2 anos e outra de 5 anos. Importa distinguir a aplicação destes prazos.

    O período de 2 anos refere-se ao prazo que o trabalhador possui para ingressar com uma ação trabalhista reivindicando seus direitos. Este prazo inicia sua contagem a partir do dia em que houve a rescisão do contrato de trabalho.

    O período de 5 anos diz respeito aos anos de verbas trabalhistas vencidas que o empregado terá direito quando entrar com a ação a contar do momento em que se entra com a ação. A prescrição de 2 anos conta-se para frente e a de 5 anos conta-se para trás.

    CUIDADO! Não há previsão constitucional para a aplicação do prazo prescricional para os trabalhadores domésticos, no entanto, os tribunais têm aplicado a norma aos trabalhadores domésticos com base na analogia.

  • CORRETO!

    Art. 7°, inc, XXIX, da CF/88; ação quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de 5 ANOS para os trabalhadores urbanos e rurais, até o LIMITE DE DOIS ANOS APÓS A EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO.

    '

  • Gabarito: Certo

    XXIX – ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho.

  • 2 anos após a extinção do contrato, contados “para frente” (prescrição bienal); e

    5 anos do ajuizamento da reclamatória trabalhista, contados “para traz” (prescrição quinquenal).

  • Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    DIREITO DE AÇÃO

    XXIX - ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho;         

  • ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho.

  • Olá pessoal! temos aqui uma questão que cobra diretamente um conhecimento da letra seca da Constituição, mais especificamente sobre o art.7º, direito dos trabalhadores. Vejamos o que nos diz o inciso XXIX do artigo supracitado:

    "XXIX - ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho".

    Neste sentido, o enunciado tem como gabarito CERTO, por tratar exatamente do que diz a norma constitucional.


  • GABARITO CORRETO

    CRFB/88: Art. 7º - São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    XXIX – ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho.

    Foco na missão!

  • "XXIX - ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho".


ID
3206935
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das atribuições da vigilância sanitária, julgue o item


Incumbe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública.

Alternativas
Comentários
  • LEI No 9.782

    Art. 8o Incumbe à Agência, respeitada a legislação em vigor, regulamentar, controlar e fiscalizar os

    produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública.

  • gab certo

    dicas sobre a lei do gabarito (9.782/99)

    • sempre que falar dessa maneira (não pode ser outro modo, pois PODE ser competência da agência): Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios, circunstâncias especiais, definir o sistema e política nacional de visa é COMPETÊNCIA DA UNIÃO
    • se falar em coordenar sistema nacional de visa, intervir, coordenar (cuidar esse, pois pode ser da união), promover, proibir, fomentar, autuar...= COMPETE À AGÊNCIA
    • Não há citação de SINMETRO, INMETRO nas competências da agência

ID
3206938
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das atribuições da vigilância sanitária, julgue o item


Não se submetem ao controle e à fiscalização sanitária da Anvisa os serviços voltados para a atenção ambulatorial, seja de rotina ou de emergência.

Alternativas
Comentários
  • DA CRIAÇÃO E DA COMPETÊNCIA DA AGÊNCIA NACIONAL

    DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

    LEI No 9.782

    § 2o Consideram-se serviços submetidos ao controle e fiscalização sanitária pela Agência, aqueles

    voltados para a atenção ambulatorial, seja de rotina ou de emergência, os realizados em regime de

    internação, os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, bem como aqueles que impliquem a

    incorporação de novas tecnologias.

  • gab errado

    art 8º parágrafo 2º

    dicas sobre a lei do gabarito

    • sempre que falar dessa maneira (não pode ser outro modo, pois PODE ser competência da agência): Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios, circunstâncias especiais, definir o sistema e política nacional de visa é COMPETÊNCIA DA UNIÃO
    • se falar em coordenar sistema nacional de visa, intervir, coordenar (cuidar esse, pois pode ser da união), promover, proibir, fomentar, autuar...= COMPETE À AGÊNCIA
    • Não há citação de SINMETRO, INMETRO nas competências da agência


ID
3206941
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das atribuições da vigilância sanitária, julgue o item



Em caso de violação da legislação pertinente ou de risco iminente à saúde, compete ao Ministério da Saúde interditar, como medida de vigilância sanitária, os locais de prestação de serviços relativos à saúde.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão me lembrou da Grande Família, Lineu sempre interditava os estabelecimentos, nunca precisou do Ministério da Saúde kkkkkkkkkkkkk

  • Acredito que por bom senso você resolva a questão, imagina aí um órgão centralizado ter que interditar qualquer tipo de estabelecimento ou serviço? administrativamente, logisticamente, financeiramente, etc, é inviável.

  • adorei o comentário Rosangela Rocha kkkkkkkk


ID
3206944
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das atribuições da vigilância sanitária, julgue o item


A Anvisa terá por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população por intermédio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como do controle de portos, aeroportos e de fronteiras.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    De acordo com a LEI Nº 9.782, DE 26 DE JANEIRO DE 1999.

    Art. 6 º   A Agência terá por finalidade institucional promover   a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos e de fronteiras.

  • dica: controle de portos, aeroportos e de fronteiras = só a ANVISA que faz. Os demais dão suporte


ID
3206947
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das atribuições da vigilância sanitária, julgue o item



Consideram‐se como bens e produtos submetidos ao controle e à fiscalização sanitária da Anvisa equipamentos e materiais médico‐hospitalares, odontológicos e de diagnóstico laboratorial e por imagem.

Alternativas
Comentários
  • gab certo

    bem = tocável

    serviço = intocável


ID
3206950
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

De acordo com o Código Penal, julgue o item


Não é punido quem exerce, sem autorização legal, a profissão de dentista, sendo crime apenas o exercício ilegal da medicina.

Alternativas
Comentários
  • Exercício ilegal da medicina, arte dentária ou farmacêutica

    Art. 282 - Exercer, ainda que a título gratuito, a profissão de médico, dentista ou farmacêutico, sem autorização legal ou excedendo-lhe os limites:

    Pena - detenção, de seis meses a dois anos.

    Parágrafo único - Se o crime é praticado com o fim de lucro, aplica-se também multa.

  • Art. 282 - Exercer, ainda que a título gratuito, a profissão de MÉDICO, DENTISTA ou FARMACÊUTICO, sem autorização legal ou excedendo-lhe os limites

    pode ser tido como crime "comum" (sem autorização legal) ou crime "próprio" (excedendo-lhe os limites);

    trata-se de crime habitual e de perigo abstrato;

    processo e julgamento no Jecrim;

  • O artigo 282, do Código Penal, que tipifica a conduta de exercício ilegal da medicina, também criminaliza o exercício sem autorização da profissão de dentista, sendo denominado, inclusive, como crime de “exercício ilegal da medicina, arte dentária ou farmacêutica", senão vejamos: “exercer, ainda que a título gratuito, a profissão de médico, dentista ou farmacêutico, sem autorização legal ou excedendo-lhe os limites: Pena - detenção, de seis meses a dois anos." A afirmação constante da questão é, portanto, errada.

    Gabarito do professor: Errado


  • Medicina.

    Odontologia

    Farmácia.

  • GABARITO: ERRADO

    Exercício ilegal da medicina, arte dentária ou farmacêutica

    Art. 282 - Exercer, ainda que a título gratuito, a profissão de médico, dentista ou farmacêutico, sem autorização legal ou excedendo-lhe os limites:

    Pena - detenção, de seis meses a dois anos.

  • médico, dentista ou farmacêutico...

  • O artigo 282, do Código Penal, que tipifica a conduta de exercício ilegal da medicina, também criminaliza o exercício sem autorização da profissão de dentista, sendo denominado, inclusive, como crime de “exercício ilegal da medicina, arte dentária ou farmacêutica", senão vejamos: “exercer, ainda que a título gratuito, a profissão de médico, dentista ou farmacêutico, sem autorização legal ou excedendo-lhe os limites: Pena - detenção, de seis meses a dois anos." A afirmação constante da questão é, portanto, errada.

    Gabarito do professor: Errado


ID
3206953
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

De acordo com o Código Penal, julgue o item


A pessoa que anuncia cura por meio secreto ou infalível responde pelo crime de curandeirismo.

Alternativas
Comentários
  • Charlatanismo

           Art. 283 - Inculcar ou anunciar cura por meio secreto ou infalível:

           Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

           Curandeirismo

           Art. 284 - Exercer o curandeirismo:

           I - prescrevendo, ministrando ou aplicando, habitualmente, qualquer substância;

           II - usando gestos, palavras ou qualquer outro meio;

           III - fazendo diagnósticos:

           Pena - detenção, de seis meses a dois anos.

           Parágrafo único - Se o crime é praticado mediante remuneração, o agente fica também sujeito à multa

  • art. 283 CP-

    CHARLATANISMO= meio infaLível e secreTo

  • A conduta narrada nesta questão configura o crime de charlatanismo, tipificado no artigo 283, do Código Penal, que conta com a seguinte redação: "inculcar ou anunciar cura por meio secreto ou infalível". O crime de curandeirismo, por sua vez, vem tipificado no artigo 284 do Código Penal que assim dispõe: "Exercer o curandeirismo: I - prescrevendo, ministrando ou aplicando, habitualmente, qualquer substância; II - usando gestos, palavras ou qualquer outro meio; III - fazendo diagnósticos". Sendo assim, a assertiva contida neste item está equivocada.
    Gabarito do professor: Errado
  • GABARITO ERRADO

    Do charlatanismo (art. 283):

    Art. 283 - Inculcar ou anunciar cura por meio secreto ou infalível:

    Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

    1.      Conceitos:

    a.      Charlatão – mercador ambulante que vende drogas e elixires reputados milagrosos, atraindo e iludindo o público;

    b.     Inculcar – recomendar, influencia ou sugerir;

    c.      Anunciar – divulgar ou noticiar;

    d.     Meio secreto – de que somente o agente tenha conhecimento;

    e.      Infalível – que não há a possibilidade de falha.

    2.      Trata-se do estelionatário da medicina. Pode ser autor qualquer pessoa, inclusive o médico que anuncie cura por meio secreto ou infalível.

    3.      O sujeito ativo deve ter a ciência de que o meio por ele divulgado é ineficaz, ou seja, imprescindível é a existência de má-fé.

    Para haver progresso, tem que existir ordem. 

    DEUS SALVE O BRASIL.

    WhatsApp: (061) 99125-8039

    Instagram: CVFVitório

  • GABARITO: ERRADO

    Charlatanismo

    Art. 283 - Inculcar ou anunciar cura por meio secreto ou infalível:

    Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

  • Nélson Hungria diferencia o exercício ilegal da medicina, o charlatanismo e o curandeirismo:

    " Enquanto o exercente ilegal da medicina tem conhecimentos médicos, embora não esteja devidamente habilitado para praticar a arte de curar, e o charlatão pode ser o próprio médico que abastarda sua profissão com falsas promessas de cura, o curandeiro é o ignorante chapado, sem elementares conhecimentos da medicina, que se arvora em debelador dos males corpóreos".

  • Charlatanismo!

  • Gab. "ERRADO"

    Bizu: Falou em INFALÍVEL.. é Charlatanismo

  • Curandeirismo: ♦ prescrevendo, ministrando ou aplicando, habitualmente, qualquer substância; ♦ Usando gestos, palavras ou qualquer outro meio; ♦ Fazendo diagnósticos

    Charlatanismo: “Inculcar ou anunciar cura por meio secreto ou infalível

  • Cuidado!

    Charlatanismo não é crime Habitual - Admite tentativa

    Exercício ilegal de medicina , arte dentária, Farmacêutico - Habitual - Não admite tentativa.

  • GABARITO ERRADO

     Charlatanismo

           Art. 283 - Inculcar ou anunciar cura por meio secreto ou infalível:

           Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.


ID
3206956
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

De acordo com o Código Penal, julgue o item


O crime de omissão de notificação de doença só pode ser praticado pelo médico.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de crime próprio:

    Omissão de notificação de doença

    Art. 269 - Deixar o médico de denunciar à autoridade pública doença cuja notificação é compulsória:

    Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa.

  • OMissão

    OMédico

  • O crime de omissão de notificação de doença, tipificado no artigo 269, do Código Penal, é crime de mão própria, o que vale dizer, que só pode ser praticado pelo médico. Sendo assim, a assertiva contida neste item está correta.
    Gabarito do professor: Certo

  • Omissão de notificação de doença

     

    Art. 269 - Deixar o médico de denunciar à autoridade pública doença cuja notificação é compulsória:

    Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa.

    "Trata-se de crime próprio, que somente pode ser praticado por médico, admitindo-se a participação de terceiros estranhos à profissão" (Rogério Sanches Cunha)

  • GAB. certo

    Omissão de notificação de doença

           Art. 269 - Deixar o médico de denunciar à autoridade pública doença cuja notificação é compulsória:

           Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa.

  • GABARITO: CERTO

    Omissão de notificação de doença

    Art. 269 - Deixar o médico de denunciar à autoridade pública doença cuja notificação é compulsória:

    Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa.

  • Os demais respondem apenas administrativamente.

  • Art. 269 - Deixar o médico de denunciar à autoridade pública doença cuja notificação é compulsória.

    é crime próprio do médico, não é possível a analogia in malam partem, logo não se abrange dentista, enfermeiro e etc, uma vez que o tipo penal não menciona.

    Características: Omissivo próprio, formal, doloso, norma penal em branco (doença de notificação compulsória), crime de menor potencial ofensivo.

  • Omissão de doença - Crime próprio

    ( Admite tentativa )

    Exercício ilegal de medicina , arte dentária ou farmacêutica

    ( Não admite tentativa )

  • Art. 269 - Deixar o médico de denunciar à autoridade pública doença cuja notificação é compulsória.


ID
3206959
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

De acordo com o Código Penal, julgue o item



O dentista que infringe determinação do Poder Público destinada a impedir a propagação de doença contagiosa tem a pena aumentada.

Alternativas
Comentários
  • Art. 268 - Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:

    Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa.

    Parágrafo único - A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

  • O crime de infração de medida sanitária preventiva encontra-se previsto no artigo 268, do Código Penal, que tem a seguinte redação “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa". Nos termos do parágrafo único do mencionado dispositivo legal, “a pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro". Com efeito, a assertiva contida nesta ação está correta.

    Gabarito do professor: Certo


  • CERTO, de acordo com o Art.268 parágrafo único - A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

  • Procurando colaborar:

    Lembrando que esse crime não admite a modalidade culposa, porém, admite-se a tentativa.

    As causas de aumento são:

  • GABARITO: CERTO

    Infração de medida sanitária preventiva

    Art. 268 - Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:

    Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa.

    Parágrafo único - A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

  • Não somente os dentistas, bem como os profissionais de Saúde Pública
  • Parágrafo único d Art. 268 - A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

  • Uma conquista de cada vez, ok

    Se você aprendeu algo, hoje, fique feliz.

    Conhecimento é assim, mesmo leva tempo para fixar. Tudo vai dá certo, não desiste, ok.

    Sim, caso vc tenha dificuldade para aprender um assunto vou te dar uma dica: Entra no teu quarto fecha tua porta e pede a DEUS de joelhos que ele te abençoa, não esqueça a sabedoria vem de DEUS. ninguém tem se ele não liberar.

  • O crime de infração de medida sanitária preventiva encontra-se previsto no artigo 268, do Código Penal, que tem a seguinte redação “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa". Nos termos do parágrafo único do mencionado dispositivo legal, “a pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro". Com efeito, a assertiva contida nesta ação está correta.

    Gabarito do professor: Certo


ID
3206962
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

De acordo com o Código Penal, julgue o item


Por ser proibido o mercantilismo, os crimes contra a saúde pública não estão sujeitos à pena de multa.

Alternativas
Comentários
  • Seguem alguns crimes que preveem expressamente a pena de multa:

    CAPÍTULO III

    DOS CRIMES CONTRA A SAÚDE PÚBLICA

    Infração de medida sanitária preventiva

           Art. 268 - Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:

           Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa.

           Parágrafo único - A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

    Omissão de notificação de doença

           Art. 269 - Deixar o médico de denunciar à autoridade pública doença cuja notificação é compulsória:

           Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa.

    Fonte: Código Penal

  • Curte ai quem está EM CASA resolvendo questões na quarentena do vírus chines e só o que se fala agora é no crime do art. 268 do CP e na portaria interministerial nº 7 de 18 de março de 2020

    Infração de medida sanitária preventiva

           Art. 268 - Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:

           Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa.

           Parágrafo único - A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

    Com fé em DEUS e fazendo cada um a sua parte vamos superar essa pandemia.

  • Há diversos crimes contra a saúde pública que são apenados por pena de multa como, por exemplo, o delitos tipificados no artigo 268 (infração de medida sanitária preventiva), artigo 269 (omissão de notificação de doença), artigo 272 (falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de substância ou produtos alimentícios), artigo 273 (falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais) etc, todos do Código Penal. Sendo assim, a assertiva contida no enunciado da questão está incorreta.
    Gabarito do professor: Errado
     
  • Quase todos os crimes contra a saúde pública cominam a pena de multa, EXCETO:

    a) EPIDEMIA, art. 267.

    b) ENVENENAMENTO DE ÁGUA POTÁVEL OU DE SUBSTÂNCIA ALIMENTÍCIA OU MEDICINAL, art. 270.

    c) CORRUPÇÃO OU POLUIÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL, art. 271.

  • Comentário do Professor do QC:

    Há diversos crimes contra a saúde pública que são apenados por pena de multa como, por exemplo, o delitos tipificados no artigo 268 (infração de medida sanitária preventiva), artigo 269 (omissão de notificação de doença), artigo 272 (falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de substância ou produtos alimentícios), artigo 273 (falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais) etc, todos do Código Penal. Sendo assim, a assertiva contida no enunciado da questão está incorreta.

    Gabarito: Errado

  • Via de regra, sempre que presente intuito de lucro será aplicada multa.

  • ERRADO

    Condutas em que temos pena de multa quando o fim é lucro:

    Exercício ilegal da medicina, arte dentária ou farmacêutica

     Curandeirismo


ID
3206965
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Conforme o Código Penal, julgue o item


É considerada como lesão de natureza média a que resultar em debilidade permanente de membro, sentido ou função.

Alternativas
Comentários
  • A lesão corporal dolosa subdivide-se em:

    a) Lesões leves (art. 129, caput);

    b) Lesões graves (art. 129, § 1º);

    c) Lesões gravíssimas (art. 129, § 2º);

    d) Lesões corporais seguidas de morte (art. 129, § 3º).

    Lesão corporal de natureza grave - Artigo 129 - parágrafo primeiro - Se resulta: incapacidade para as ocupações habituais, por mais de trinta dias; perigo de vida; debilidade permanente de membro, sentido ou função; ou aceleração de parto.

    GABARITO: ERRADO

  • Natureza Média?

    kkkkkkkkkkkkkk

  • Debilidade permanente de membro, sentido ou função: GRAVE

    Deformidade permanente: GRAVÍSSIMA

    Perda ou inutilização de membro, sentido ou função: GRAVÍSSIMA

  • é grave

  • Esse termo média evita até a velha confusão debilidade (grave) x deformidade (gravíssima).

  • Alguém sabe me explicar a origem do termo médio?

  • Não existe esta classificação.

    Pode ser:

    Leve- grave -gravíssima - Culposa.

    Sucesso!

  • ERRADO

     

    Lembrando que o artigo 129 do Código Penal traz lesões graves, sendo as gravíssimas uma classificação doutrinária, elencadas no §2º. Não exitem lesões médias. Elas serão leves, graves ou gravíssimas (o CP não traz a nomenclatura gravíssima). 

  • Errado.

    As lesões corporais podem ser:

    Leves -> que é obtida por exclusão.

    Graves;

    Gravíssimas -> criação doutrinaria.

    Culposas;

    Dolosas, e;

    Preterdolosas.

    Lembrando que tão somente as lesões corporais dolosas é que admitem gradação em leve, grave e gravíssima.

  • se tratando da Quadrix, eu até considerei certa por um breve momento... bancazinha fuleira viu

  • Lesão de natureza média e 04 pontos na carteira.

  • Não existe lesão corporal de natureza média kkk

  • Erro não existe natureza média . Além disso, é considerada gravíssima.

    Força!

  • Vitor de Sousa, desculpe lhe corrigir, mas e de natureza grave e nao gravissima

  • Se a lesão corporal resultar em debilidade permanente de membro, sentido ou função, é considerada lesão de natureza grave, nos termos do artigo 129, § 1º, inciso III, do Código Penal. Sendo assim, a afirmação constante do enunciado está equivocada. 
    Gabarito do professor: Errado
  • ERRADO

     Art. 129. Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem:

           Pena - detenção, de três meses a um ano.

           Lesão corporal de natureza grave

           § 1º Se resulta:

           I - Incapacidade para as ocupações habituais, por mais de trinta dias;

           II - perigo de vida;

           III - debilidade permanente de membro, sentido ou função;

           IV - aceleração de parto:

           Pena - reclusão, de um a cinco anos.

    OBS: NÃO EXISTE LESÃO CORPORAL DE NATUREZA MÉDIA

  • eu quero saber de onde a quadrix tirou essa natureza média

  • É complicado viu.

    A doutrina, muitas vezes, nomeia um mesmo instituto jurídico de 1 milhão de formas distintas.

    Daí a banca substitui o termo "grave" por "média" e considera errada a questão.

    Existem 3 espécies de lesão: leve, grave e gravíssima. Qual o erro de considerar a grave como "média", sendo que ela está entre a leve e a gravíssima?

    Excesso de formalismo.

  • Questão errada e tranquila. Mas não poderia deixar de comentar como essa QUADRIX é uma banca fuleira.

  • Lesão corporal de natureza grave:

      

        I - Incapacidade para as ocupações habituais, por mais de trinta dias;

        II - perigo de vida;

        III - debilidade permanente de membro, sentido ou função;

        IV - aceleração de parto

     Lesão corporal de natureza gravíssima:

        I - Incapacidade permanente para o trabalho;

        II - enfermidade incurável; (HIV)

        III perda ou inutilização do membro, sentido ou função;

        IV - deformidade permanente;

        V - aborto

  • GAB. ERRADO

    Não existe crime de lesão corporal média, somente leve, grave, gravíssimo, privilegiada, culposa e qualificada no caso de violência domestica.

    LEMBRE-SE: deformidade é pior que debilidade, logo:

    1 - Debilidade = Lesão Corporal Grave;

    2 - Deformidade = Lesão Corporal Gravíssima.

  • Não existe crime de lesão corporal média,

  • deBilidade permanente = grave

    deFormidade permanente = Gravíssima

    no 129

    primeiro ele descreve a GRAVE

    depois ele descreve a GRAVÍSSIMA

    no alfabeto

    primeiro vem o B

    depois vem o F

    PERTENCELEMOS!

    JUIZES 8,4.

  • § 1º Se resulta: (LC GRAVE) - PIDA

    Perigo de vida.

    Incapacidade para as ocupações habituais, por +30 dias

    Debilidade permanente de membro, sentido ou função.

    Aceleração de parto.

    Pena - reclusão, de 1 a 5 anos.

    § 2° Se resulta: (LC GRAVÍSSIMA) - PEIDA

    Perda ou inutilização do membro, sentido ou função;

    Enfermidade incurável;

    Incapacidade permanente para o trabalho;

    Deformidade permanente

    Aborto

    Pena - reclusão, de 2 a 8 anos.

  • "média" kkkkkkkkk

  • Lesões corporais GRAVES:

    ---

    P A D I

    -

    erigo de vida:

    celeração de parto;

    ebilidade permanente de membro,sentido ou função;

    ncapacidade para as ocupações habituais por mais de 30 dias.

    Lesões corporais GRAVÍSSIMAS:

    ---

    P E I D A

    -

    erda ou inutilização de membro,sentido ou função;

    nfermidade incurável;

    ncapacidade permanente para o trabalho;

    eformidade permanente;

    borto.

    Fundamento legal:

    Lesão corporal

           Art. 129. Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem:

           Pena - detenção, de três meses a um ano.

           Lesão corporal de natureza grave

           § 1º Se resulta:

           I - Incapacidade para as ocupações habituais, por mais de trinta dias;

           II - perigo de vida;

           III - debilidade permanente de membro, sentido ou função;

           IV - aceleração de parto:

           Pena - reclusão, de um a cinco anos.

           § 2° Se resulta:

           I - Incapacidade permanente para o trabalho;

           II - enfermidade incuravel;

           III perda ou inutilização do membro, sentido ou função;

           IV - deformidade permanente;

           V - aborto:

           Pena - reclusão, de dois a oito anos.

  • GRAVE

    #SALVE #SELVA

  • Não existe Lesão de natureza média! São modalidades: LEVE,GRAVE, GRAVÍSSIMA
  • Gabarito: Errado.

    É considerada como lesão de natureza média a que resultar em debilidade permanente de membro, sentido ou função.

    Não existe lesão corporal de natureza média. O correto seria: lesão corporal de natureza grave (art. 129, §1º, III, CP).

    Bons estudos.

  • Média estaria entre Leve e Gravíssima não?

  • Média estaria entre Leve e Gravíssima não?

  • banca Quadrix e suas pérolas...

  • Minha contribuição.

    LESÕES CORPORAIS GRAVES

    LESÕES GRAVES (Doutrina):

    ▪ Incapacidade para as ocupações habituais, por mais de trinta dias;

    ▪ Perigo de vida;

    ▪ Debilidade permanente de membro, sentido ou função;

    ▪ Aceleração de parto.

    PENA – 01 a 05 anos de reclusão

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    LESÕES GRAVÍSSIMAS (Doutrina)

    ▪ Incapacidade permanente para o trabalho;

    ▪ Enfermidade incurável;

    ▪ Perda ou inutilização do membro, sentido ou função;

    ▪ Deformidade permanente;

    ▪ Aborto.

    PENA – 02 a 08 anos de reclusão

    Abraço!!!

  • Lesão corporal de natureza grave.

    art.129 CP

  • Lesão corporal de natureza grave.

    art.129 CP

  • Debilidade GRAVE

    Deformidade GRAVÍSSIMA

  • Não exitem a modalidade MÉDIA, apenas leve, grave e gravíssima.

  • ERRADA

    POR UM INSTANTE PENSEI QUE FOSSE QUESTÃO DO CTB KKKKK

  • Errei kkkkkkk
  • Simples e Objetivo

    Gabarito Errado

    RESUMÃO PARA MEMORIZAÇÃO

    Lesão Corporal Leve (129, caput): é a Simples

    Lesão Corporal Grave (129, § 1°) = PIDA

    Perigo de Vida;

    Inabilitação para o Trabalho por + 30 dias;

    Debilidade (lembrando que “B” vem antes de “F”) Permanente de Membro, Sentido ou Função; e

    Aceleração de parto.

    Lesão Corporal Gravíssima (129, § 2°) = PEIDA

    Perda ou inutilização do membro, sentido ou função;

    Enfermidade incurável;

    Incapacidade permanente para o trabalho;

    Deformidade Permanente (lembrando que “F” vem depois de “D”); e

    Aborto 

    Não pude deixar de lembrar de um professor de Cursinho da minha cidade que falava:

    "Se tu nunca ouviu falar nessa palavra, por que quer marcar ela? Pq ta em dúvida? Pula essa desgraçado e vai pra que tu já ouviu falar kkkkkkkk

    “Quem Não Ler Com Paciência Não Decide Com Precisão” By: Ferreira 2020

    “Tu te tornas eternamente responsálvel pelo saldo da tua conta bancária” By: Ferreira 2020

    FOCO, FORÇA e FÉ!

    DELTA ATÉ PASSAR!

  • LESÃO GRAVE

    >Perigo de vida

    >Incapacidade para as ocupações habituais, por mais de 30 dias

    >Debilidade permanente de membro, sentido ou função

    >Aceleração do parto

    LESÃO GRAVÍSSIMA

    >Perda ou inutilização do membro, sentido ou função

    >Enfermidade incurável

    >Incapacidade permanente para o trabalho

    >Deformidade permanente

    >Aborto

  • Ou é leve ou grave ou gravíssima.

  • Leve; Grave; Gravíssima.

  • As classificações de lesões são: Leve, Grave e Gravíssima.

    • Leve (Art. 129, caput): ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem.

    • Grave (Art. 129, § 1º): PIDA

    Perigo de vida

    Incapacidade para ocupações habituais, por mais de 30 dias.

    Debilidade permanente de membro, sentido ou função

    Aceleração de parto

    • Gravíssima (Art. 129, § 2º): PEIDA

    Perda ou inutilização do membro, sentido ou função

    Enfermidade incurável

    Incapacidade permanente para o trabalho

    Deformidade permanente

    Aborto

  • Lesão de natureza média?

    Nem nunca vi...

  • NATUREZA MÉDIA ?

    SÓ SE FOR TRANSGRESSÃO DISCIPLINAR KKKKKKK

  • Grave = PIDA

    Perigo de vida

    Incapacidade para as ocupações habituais, por mais de trinta dias;

    Debilidade permanente de membro, sentido ou função;

    Aceleração de parto

    Gravíssima = PEIDA

    Perda ou inutilização do Membro, sentido ou função;

    Enfermidade incuravel;

    Incapacidade permanente para o trabalho;

    Deformidade permanente;

    Aborto

  • Tá de sacanagem né!

  • GABARITO ERRADO

    Não existe crime de lesão corporal média.

    Lesão corporal de natureza grave - Artigo 129 - parágrafo primeiro - Se resulta: incapacidade para as ocupações habituais, por mais de trinta dias; perigo de vida; debilidade permanente de membrosentido ou função; ou aceleração de parto.

    Debilidade permanente de membro, sentido ou função: GRAVE

    Deformidade permanente: GRAVÍSSIMA

    Perda ou inutilização de membro, sentido ou função: GRAVÍSSIMA

  • Temos:

    • Lesão Corporal leve: de 3 meses a 1 ano, detenção
    • lesão é culposa:  de 2 meses a 1 ano, detenção
    • lesão corporal seguida de morte reclusão de 4 a 12
    • lesão corporal de natureza grave reclusão 1 a 5 anos
    • lesão corporal de natureza gravíssima reclusão de 2 a 8 anos
    • lesão corporal no âmbito doméstico e familiar detenção de 3 meses a 3 anos
  • Se a banca fosse Cespe eu teria receio em responder!!!


ID
3206968
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Conforme o Código Penal, julgue o item


Não é crime deixar de prestar assistência, quando impossível fazê‐lo sem risco pessoal, à pessoa inválida ou ferida, ao desamparado ou em grave e iminente perigo.

Alternativas
Comentários
  • Omissão de socorro

    Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública:

    GABARITO: CORRETO

  • CERTO

    OMISSÃO DE SOCORRO

    Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública:

    Crime Unissubsistente - é aquele que é realizado por ato único, não sendo admitido o fracionamento da conduta, portanto não se admite a tentativa

    UM AUTOR TEM QUE ESTAR PRESENTE - ADMITE PARTICIPAÇÃO

    SE OCORRER UM ACIDENTE DE TRÂNSITO E O AGENTE ESTIVER ENVOLVIDO NO ACIDENTE E OMITIR SOCORRO, ELE NÃO RESPONDE PELO ARTIGO 135 DO CP, MAS SIM PELA LEGISLAÇÃO DE TRANSITO

    AGORA SE O AGENTE NÃO ESTIVER ENVOLVIDO NO ACIDENTE E SE OMITIR A PRESTAR SOCORRO RESPONDE PELO 135 DO CP

    AUMENTO DE PENAS:

    1/2 - LESÃO CORPORAL GRAVE

    3X - MORTE

  • Para complementar, achei esse artigo muito interessante, não vou copiar o inteiro teor porque não há espaço disponível nos caracteres, porém segue o link: https://henriquebarroso.jusbrasil.com.br/artigos/604570273/quando-ocorre-o-crime-de-omissao-de-socorro

  • GAb C

    Quando impossível de fazê-lo ñ é crime.

  • O crime de omissão de socorro, ao qual o enunciado faz referência, está previsto no artigo 135, do Código Penal, que tem a seguinte redação: “deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública". Para que se configure, é exigida a presença do elemento normativo do tipo, traduzido na expressão "quando possível fazê-lo sem risco pessoal". Isso é evidente, pois o direito não pode exigir que alguém, que não tem o dever legal para tanto, coloque a sua própria segurança e integridade física em risco para salvar alguém que esteja em quaisquer tipos de apuros. Com efeito, a assertiva constante do presente enunciado está correta. 
    Gabarito do professor: Certo
  • Assertiva C

    Não é crime deixar de prestar assistência, quando impossível fazê‐lo sem risco pessoal, à pessoa inválida ou ferida, ao desamparado ou em grave e iminente perigo.

    Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública:

    Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

    Parágrafo único - A pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte.

  • NÃO ESQUECER:

    Vale ressaltar o detalhe...

    É diferenciado o tratamento dado aos agentes de segurança pública (policiais militares e bombeiros militares, polícia federal, polícia civil, polícia rodoviária federal),esses possuem o dever de agir ao se depararem em uma situação ( prestar socorro). ---> RESPONDE POR OMISSÃO

    Em outras palavras, será agente de segurança por 24 h

  • Complementando (135,del 2.848/40)

    I) Não sendo possível prestar o socorro ao menos deve-se comunicar a autoridade pública.

    O agente, inicialmente, se puder fazê-lo sem risco pessoal, deve prestar socorro à vítima. Somente e quando não tiver condições de prestar diretamente o socorro, em face de risco pessoal, deve pedir o auxílio da autoridade pública. 

    II) Sendo sujeito passivo idoso = Especialidade = 10.741/03 (E.I)

    III) Algumas doutrinas entendem que Não há delito em caso de morte instantânea

    Não há crime de omissão de socorro quando alguém deixa de prestar assistência a uma pessoa manifestamente morta.

    IV) Como o crime é omissivo próprio ou pura NÃO ADMITE TENTATIVA

    V) Não esquecer a diferença muito cobrada entre a omissão de socorro do CPB( 135) e a ada lei 9.503/97 (C.T.B)

    Quem não é envolvido no acidente não responde pela omissão de socorro do CTB.

    Sucesso, Bons estudos, Não desista!

  • IMPOSSÍVEL! hahahahaha

  • Errei pois considerei as duas hipóteses que o crime traz, uma vez que não sendo possível realizar a primeira opção, deve realizar a segunda, ou seja, comunicar à autoridade competente.

    1ª - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo;

    OU

    - não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública:

  • Certo, porém é importante dizer que ainda se houver o risco pessoal o agente está obrigado a chamar socorro da autoridade pública, senão irá responder pela omissão.

  • Gab C. Porém questão incompleta.

    Omissão de socorro

    Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-

    lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou

    à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e

    iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da

    autoridade pública:

    Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

    Parágrafo único - A pena é aumentada de metade, se da omi

    ssão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se

    resulta a morte.

  • GABARITO: CERTO

    Omissão de socorro

    Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública:

    Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

  • Cheia de gracinha essa "banca"!

  • Questão incompleta não quer dizer que esteja errada.

    GABARITO C

  • Omissão de socorro

     Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública:

     Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.(Crime de menor potencial ofensivo)

    MAJORANTES

    Parágrafo único - A pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte.

    OBSERVAÇÃO

    CRIME FORMAL

    CRIME COMUM

    CRIME OMISSIVO PRÓPRIO

    NÃO ADMITE TENTATIVA

    SE O AGENTE NÃO PRESTAR A ASSISTÊNCIA MAS PEDI SOCORRO A AUTORIDADE PUBLICA NÃO É CRIME

  • GAB C

    EX: SERIA A UMA ACIDENTE DE TRANSITO O CARRO PEGANDO FOGO,VOCÊ NÃO PODER FAZER NADA!

  • Gab. C

    pouco mais de mil guerreiros dariam a própria vida para salvar o próximo.

  • Cuidado! Quando é impossível fazê-lo não será crime!!!
  • Gabarito: Certo.

    Acrescentando para MINHAS revisões:

    Comparando os tipos penais de omissão de socorro:

    Se alguém se envolver em um acidente de trânsito e deixar de prestar socorro à (s) vítima(s), podendo fazê-lo, responde nos termos do art. 304, CTB.

    Caso terceiros, não envolvidos no mesmo acidente, estiverem passando pelo local e, podendo fazê-lo, não socorrerem as vítimas, responderão pelo crime do art. 135, CP.

    Art. 304, Código de Trânsito Brasileiro:

    Art. 304. Deixar o condutor do veículo, na ocasião do acidente, de prestar imediato socorro à vítima, ou, não podendo fazê-lo diretamente, por justa causa, deixar de solicitar auxílio da autoridade pública:

    Penas - detenção, de seis meses a um ano, ou multa, se o fato não constituir elemento de crime mais grave.

    Parágrafo único. Incide nas penas previstas neste artigo o condutor do veículo, ainda que a sua omissão seja suprida por terceiros ou que se trate de vítima com morte instantânea ou com ferimentos leves.

    Art. 135, Código Penal:

    Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública:

    Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

    Parágrafo único - A pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte.

  • Minha contribuição.

    Omissão de socorro: Aqui o sujeito ativo pode ser qualquer pessoa (crime comum), podendo ser qualquer pessoa, também, o sujeito passivo, desde que se enquadre numa das situações previstas no tipo penal. Não há necessidade de que haja nenhum vínculo específico entre os sujeitos. A conduta somente pode ser praticada na forma omissiva (Crime omissivo puro). A Doutrina exige, ainda, que o sujeito ativo esteja presente na situação de perigo, ou seja, que esteja presenciando a situação em que a vítima se encontra e deixe de prestar socorro, quando podia prestar socorro sem risco pessoal. Assim, se o agente apenas sabe que outra pessoa está em risco, mas não se move até o lugar para salvá-la, não há crime de omissão de socorro.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • CERTO, DESDE QUE LIGUE PARA A AUTIRDADE COMPETENTE PARA SALVAR O MESMO!

  • Certo.

    Omissão de socorro

        Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública:

        Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

    Observações:

    • Não cabe tentativa;
    • É unissubsistente;
    • Crime comum;
    • Crime omissivo próprio.

    Lembrar que pode ser praticado por qualquer pessoa.

  • A própria questão esta dizendo que é impossível.. quem sou eu na fila do pão.

  • Ii rápido e entendi " possível "
  • e se a pessoa for garante?


ID
3206971
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Conforme o Código Penal, julgue o item


Caracteriza maus‐tratos expor a perigo a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, para fim de educação, ensino, tratamento ou custódia, quer privando‐a de alimentação ou cuidados indispensáveis, quer abusando de meios de correção ou disciplina.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    A tortura-castigo está prevista no inciso  do artigo  da Lei /97:

    Art. 1º, II - submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo.

    A tortura-castigo configura-se por causar intenso sofrimento físico ou mental. Assim, é necessário que o delegado tente apurar a intensidade do sofrimento, da mesma forma como promotor de justiça e juiz deverão comprová-la na denúncia e sentença, respectivamente. Assim não sendo possível, ou seja, se não houver comprovação do intenso sofrimento o caso amolda-se no crime de maus tratos.

    Maus-tratos

    Art. 136 - Expor a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, para fim de educação, ensino, tratamento ou custódia, quer privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis, quer sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado, quer abusando de meios de correção ou disciplina:

  • Gabarito Certo, letra de lei

    Art. 136 . Expor a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, para fim de educação, ensino, tratamento ou custódia, quer privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis, quer sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado, quer abusando de meios de correção ou disciplina.

    Qual a diferença entre o crime de tortura-castigo e o crime de maus tratos?

    Tortura: intenso sofrimento físico ou mental

    Maus Tratos: Corretivo moderado 

  • Gabarito: CERTO.

    MAUS TRATOS

    O dolo de maus tratos é de expor a perigo. Conforme Guilherme de Souza Nucci, “Expor, neste contexto, significa colocar em risco, sujeitar alguém a uma situação que inspira cuidado, sob pena de sofrer um mal. É preciso destacar que tudo gira em torno da finalidade especial do agente, tratando do elemento subjetivo do tipo específico, de ter alguém sob sua autoridade, guarda ou vigilância, maltratando-a.”

    Exemplo: um pai tentando “ensinar uma lição” ao seu filho deixando-o trancado no quarto por um dia apenas com pão e água. Além disso, no crimes de maus-tratos, qualquer resultado além da mera exposição a perigo é considerado culposo.

    TORTURA CASTIGO

    O dolo na tortura é o de dano. A intenção não seria expor a perigo, mas sim causar o dano em si. O elemento subjetivo não é apenas maltratar, é causar dor ou sofrimento intenso com o objetivo de punir.

    Não obstante, há quem opte por diferenciar ambos os delitos pela intensidade da punição. Logo, em consonância com quem defende este entendimento, a tortura-castigo seria uma modalidade mais incisiva de maus-tratos.

  • Certo.

    O crime de maus-tratos absolve as lesões corporais. É crime próprio de dolo específico. Finalidade de ensino, educação, tratamento ou custódia.

  • ATENÇÃO.

    TORTURA VS. MAUS TRATOS.

    Por vezes as questões nos confundem com esses 2 crimes, mas, na TORTURA CASTIGO teremos a figura do INTENSO SOFRIMENTO físico e mental. No crime de MAUS TRATOS teremos a EXPOSIÇÃO A PERIGO DA VIDA OU DA SAÚDE.

    A diferença da tortura para o crime de maus-tratos, do Art. 136, do CP, está exatamente na intensidade do sofrimento da vítima.

  • O crime de maus tratos encontra-se previsto no artigo 136, do Código Penal, que conta com a seguinte redação: "expor a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, para fim de educação, ensino, tratamento ou custódia, quer privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis, quer sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado, quer abusando de meios de correção ou disciplina". Desta forma, a proposição contida no enunciado da questão está correta.
    Gabarito do professor: Certo
  • Assertiva C

    Caracteriza maus‐tratos expor a perigo a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, para fim de educação, ensino, tratamento ou custódia, quer privando‐a de alimentação ou cuidados indispensáveis, quer abusando de meios de correção ou disciplina.

  • Pontuando alguns detalhes importantes:

    I) A correção de filhos pode ser encaixada em exercício regular do direito:

    Nas palavras de C. Masson; "O uso do direito de correção e de disciplina é importante, quiçá fundamental, para a educação, ensino, tratamento ou custódia de pessoa que se encontra sob a autoridade, guarda ou vigilância de alguém, e nesse ponto a conduta é lícita, pois presente o exercício regular de direito (CP, art. 23)".

    Surge o crime de maus-tratos, porém, quando o titular do direito de correção ou de disciplina dele abusa. Em outras palavras, o exercício do direito transmuda-se de regular para “irregular”. É o que se dá, por exemplo, quando um pai – que tem o direito de castigar seu filho, desde que com moderação – decide espancá-lo, colocando em perigo sua vida ou sua saúde, ou ainda quando, com o objetivo de impedir o namoro de sua filha menor de idade, acorrenta-a ao pé da cama

    II) Sendo o sujeito passivo IDOSO = opera-se especialidade = Art.99, 10.741/03 (E.I)

    III) Prevalece que a principal diferença entre a tortura castigo (9.455/97) x Maus tratos é a intensidade do sofrimento

    isto porque e é suficiente a exposição a perigo da vida ou da saúde da pessoa. Ademais, o delito de maus-tratos é de perigo (dolo de perigo), e o de tortura, de dano (dolo de dano).

    C. Masson

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Quem ta estudando pra PC-RJ e passou por aqui por falta de questão da banca sobre o assunto dá um "oi". kkkkkkk
  • A diferença do crime de maus-tratos para o crime de tortura está na elementar "sofrimento físico e mental",presente no último delito.

  • GABARITO: CERTO

    Maus-tratos

    Art. 136 - Expor a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, para fim de educação, ensino, tratamento ou custódia, quer privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis, quer sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado, quer abusando de meios de correção ou disciplina:

    Pena - detenção, de dois meses a um ano, ou multa.

  • MAUS-TRATOS

    Art. 136 - Expor a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, para fim de educação, ensino, tratamento ou custódia, quer privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis, quer sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado, quer abusando de meios de correção ou disciplina:

     Pena - detenção, de dois meses a um ano, ou multa.

    OBSERVAÇÃO

    CRIME PRÓPRIO- AUTORIDADE,GUARDA OU VIGILÂNCIA

    FINALIDADES

    EDUCAÇÃO

    ENSINO

    TRATAMENTO

    CUSTÓDIA

    QUALIFICADORA

    § 1º - Se do fato resulta lesão corporal de natureza grave:

    Pena - reclusão, de um a quatro anos.

     QUALIFICADORA     

     § 2º - Se resulta a morte:

     Pena - reclusão, de quatro a doze anos.

     MAJORANTES    

    § 3º - Aumenta-se a pena de um terço, se o crime é praticado contra pessoa menor de 14 (catorze) anos.         

  • REFORÇANDO:

    Prova: FUNIVERSA - 2015 - SEAP-DF - Agente de Atividades Penitenciárias

    Pratica crime de tortura o agente que expõe a perigo a saúde de pessoa sob sua autoridade, para fim de educação, ensino, tratamento ou custódia, sujeitando-a a trabalho excessivo ou abusando de meios de correção ou disciplina. ERRADO

  • Minha contribuição.

    CP

    Maus-tratos

    Art. 136 - Expor a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, para fim de educação, ensino, tratamento ou custódia, quer privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis, quer sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado, quer abusando de meios de correção ou disciplina:

    Pena - detenção, de dois meses a um ano, ou multa.

    § 1º - Se do fato resulta lesão corporal de natureza grave:

    Pena - reclusão, de um a quatro anos.

    § 2º - Se resulta a morte:

    Pena - reclusão, de quatro a doze anos.

    § 3º - Aumenta-se a pena de um terço, se o crime é praticado contra pessoa menor de 14 (catorze) anos. 

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    O crime de maus-tratos é um crime próprio (só pode ser praticado por quem detenha a guarda ou vigilância da vítima). Tutela-se, aqui, a saúde e a vida da pessoa sob guarda ou vigilância de outrem. O elemento subjetivo exigido é o dolo, devendo haver A FINALIDADE ESPECIAL DE AGIR (Dolo específico), consistente NA INTENÇÃO DE EDUCAR, ENSINAR, TRATA OU CUSTODIAR.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • CERTO, OU COPIANDO A LETRA DA LEI NA SECA!KKKKK

  • O TIPO OBJETIVO É PLURINUCLEAR, OU SEJA, PRATICADO DE VÁRIAS MANEIRAS:

    EXPOSIÇÃO DE PERIGO À VIDA OU À SAÚDE

    --> SOB 

    A GUARDA

    A VIGILÂNCIA

    --> FINS 

    DE EDUCAÇÃO

    DE ENSINO

    DE TRATAMENTO

    DE CUSTÓDIA

    --> PRIVAÇÃO

    DE ALIMENTOS

    DE CUIDADOS INDISPENSÁVEIS

    --> SUJEIÇÃO

    A TRABALHO EXCESSIVO

    A TRABALHO INADEQUADO

    --> ABUSO 

    DE MEIOS DE CORREÇÃO

    DE MEIOS DE DISCIPLINA.

    .

    GABARITO CERTO

  • eu jurava que era tortura. nossa estou confusa.

    1. PM CE 2021

  • Certo.

    Maus-tratos:

        Art. 136 - Expor a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, para fim de educação, ensino, tratamento ou custódia, quer privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis, quer sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado, quer abusando de meios de correção ou disciplina:

    Pena - detenção, de dois meses a um ano, ou multa.

  • Maus-Tratos

    • crime de perigo
    • dolo de repreensão
    • não exige intenso sofrimento físico ou mental
    • finalidade: educação, ensino, tratamento ou custódia
    • competência: JECRIM (IMPO)

    Tortura-Castigo

    • crime de dano
    • dolo de padecimento
    • exige intenso sofrimento físico ou mental
    • finalidade: castigo, medida de caráter preventivo
    • competência do juízo comum

    Fonte: Legislação Bizurada


ID
3206974
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Conforme o Código Penal, julgue o item


Caracteriza o crime de calúnia imputar a alguém fato ofensivo à sua reputação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Esse é o conceito do crime de Difamação.

    Art. 138 CP - Calúnia - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente um fato definido como crime.

    Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa.

    Art. 139 CP - Difamação - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação.

    Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

  • ERRADO

    Calúnia - Imputacão falsa de crime à vítima

    Difamação - Ofensa à reputação da vítima ( não pode ser crime, mas inclui contravenção )

    Injúria - Atribuição de qualidade negativa à vítima

    OBS: Somente CD possui a oportunidade de JUÍZO DE RETRATAÇÃO e a EXCEÇÃO DA VERDADE

    CD - Honra OBJETIVA

    I - Honra SUBJETIVA

  • Na verdade trata-se de Difamação.

    Art. 139 CP - Difamação - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação.

  • Gabarito: Errado.

    O crime citado é o de difamação.

    Complementando:

    Informações quanto à retratação nos crimes contra a honra:

    1) O que é Retratação?

    É desmentir os fatos imputados à vítima; desdizer o que foi dito contra a vítima.

    Desse modo, só é possível Retratação na CALÚNIA e na DIFAMAÇÃO!  

    Por que?

    Porque só na Calúnia e na Difamação haverá imputação de FATOS, a saber:

    - Calúnia - Imputação de fato (certo e determinado) definido como crime.

    - Difamação - Imputação de fato ofensivo (certo e determinado, que não é crime) à reputação da vítima.

    Conclusão: Não cabe na Injúria, pois nela não há imputação de fatos! Na injúria há ofensas, xingamentos, acusações vagas!

    2) A Retratação só cabe antes da sentença de 1º grau!

    Obs: Durante o recurso NÃO É CABÍVEL Retratação!

    3) A Retratação é INCOMUNICÁVEL no caso de vários acusados (concurso de pessoas).

    Ex: "A" e "B" cometem crime de calúnia contra "C"

    Se "A" se retratar e "B" não se retratar, haverá extinção de punibilidade apenas de "A"! Não se comunica à B!

    4) É possível a Retratação de parte dos fatos imputados!

    Não é necessário que abarque tudo que foi imputado à vítima.

    --> EVITE COMENTÁRIOS REPETIDOS. TENTE SOMAR!

  • Gab. ERRADO!

    Calúnia (crime descrito no artigo 138 do Código Penal) é acusar alguém publicamente de um crime – sabendo que a pessoa não o cometeu. A pena para calúnia envolve multa e até prisão, de 6 meses a dois anos. Se a acusação virar uma denúncia falsa, que gera uma investigação policial e um monte de custos à justiça, a coisa fica mais grave, e muda de nome. Vira denunciação caluniosa (que é o artigo 339 no Código Penal), e pode dar cadeia por mais tempo: de 2 a 8 anos.

    Difamação (art. 139) é dizer que a pessoa foi autora de um ato desonroso – ou seja, sair espalhando algo sobre alguém que prejudica sua reputação. Interessante aqui é que o acusado não precisa estar mentindo. Ele pode ser acusado de difamação mesmo que esteja falando a verdade. Agora, se será condenado ou não... aí vai depender da situação.

    Por último, a injúria (art. 140) é basicamente uma difamação que os outros não ouviram: é chegar e dizer para um sujeito algo que esse sujeito considere prejudicial.

  • calunia = fato criminoso

    difamação = contravenção, e fato não criminoso

    injuria == xingar

  • Algumas observações importantes:

    1o Possuem exceção da verdade: Calúnia/ Difamação (Contra funcionário público no exercício das suas funções)

    2o Tanto a calúnia quanto a difamação referem-se a um fato.

    3o Quanto a calúnia: é imprescindível a imputação da prática de um fato determinado, 155 isto é, de uma situação concreta, contendo autor, objeto e suas circunstâncias. Nesse sentido, não basta chamar alguém de “ladrão”, pois tal conduta caracterizaria o crime de injúria. A tipificação da calúnia reclama, por exemplo, a seguinte narrativa: “No dia 10 de fevereiro de 2015, por volta das 20h 00, ‘A’, com emprego de arma de fogo, ameaçou de morte a vítima ‘B’, dela subtraindo em seguida seu relógio”.(Masson)

    4o é fundamental que a ofensa se dirija contra pessoa certa e determinada.

    5o A calúnia precisa ser referente a fato verdadeiro a injúria refere-se a fato falso ou verdadeiro.

    6o Ação penal:

    Em regra os crimes contra a honra são de ação penal privada.

    Praticado contra presidente ou chefe de estrangeiro = Condicionada à representação do m. da justiça

    Contra funcionário público no exercício das suas funções-privada ou condicionada à representação (Súm 714, STF)

    Injúria real = com lesões corporais= Incondicionada

    Sem lesões corporais- Privada

    Injúria preconceito= 140, §3o= condicionada à representação.

  • Errado

    Calúnia = fato Criminoso

    Difamação = fato Ofensivo

    Calúnia e difamação têm fato, a injúria não.

  • Difamação!

  • PARA SER CALUNIA, O FATO TEM QUE SER DEFINIDO COMO CRIME.

  • O crime de calúnia encontra-se tipificado no artigo 138, do Código Penal, que assim dispõe: "Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime". A conduta de imputar a alguém fato ofensivo à sua reputação configura crime de difamação, previsto no artigo 139, do Código Penal. Sendo assim, a assertiva contida no enunciado descrito está errada.
    Gabarito do professor: Errado
  • Não é tudo a mesma coisa, não.

    Calúnia (crime descrito no artigo 138 do Código Penal) é acusar alguém publicamente de um crime – sabendo que a pessoa não o cometeu. A pena para calúnia envolve multa e até prisão, de 6 meses a dois anos. Se a acusação virar uma denúncia falsa, que gera uma investigação policial e um monte de custos à justiça, a coisa fica mais grave, e muda de nome. Vira denunciação caluniosa (que é o artigo 339 no Código Penal), e pode dar cadeia por mais tempo: de 2 a 8 anos.

    Difamação (art. 139) é dizer que a pessoa foi autora de um ato desonroso – ou seja, sair espalhando algo sobre alguém que prejudica sua reputação. Interessante aqui é que o acusado não precisa estar mentindo. Ele pode ser acusado de difamação mesmo que esteja falando a verdade. Agora, se será condenado ou não… aí vai depender da situação.

    Por último, a injúria (art. 140) é basicamente uma difamação que os outros não ouviram: é chegar e dizer para um sujeito algo que esse sujeito considere prejudicial.

    CPP fonte..

  • Gabarito E

    Esse é o conceito do crime de Difamação.

    Art. 138 CP - Calúnia - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente um fato definido como crime.

    Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa.

    Art. 139 CP - Difamação - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação.

    Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

  • Calúnia - Crime (C) e (C)
  • ERRADO

    Foi colocado o conceito de `Difamação´ no lugar da calúnia.

  • Gab. ERRADO.

    (C)alúnia= fato definido como (C)rime.

  • GABARITO: ERRADO

    Calúnia: Imputar falsamente fato definido como crime

    Difamação: Imputar fato ofensivo à sua reputação

    Injúria: Atribuição de qualidade negativa à vítima

  • Art. 139 CP -

     Difamação - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação

    #Foconosucesso

  • Art. 139 CP - Difamação - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação.

    Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

  • futurobm_rumoaocfo

  • ERRADO

    A pessoa que imputa fato ofensivo à reputação de outrem responde pelo crime de DIFAMAÇÃO.4

    Foco, força e fé!

  • É difamação que imputa fato ofensivo à sua reputação.

  • GABARITO: ERRADO

    Calúnia: Imputar falsamente fato definido como crime

    Difamação: Imputar fato ofensivo à sua reputação

    Injúria: Atribuição de qualidade negativa à vítima

  • GABARITO: ERRADO

    Caracteriza o crime de injúria imputar a alguém fato ofensivo à sua reputação.

  • ERRADO

    Corrigindo: "Caracteriza o crime de DIFAMAÇÃO imputar a alguém fato ofensivo à sua reputação."

  • Calúnia = Crime

    Difamação = reputação

    Injúria = dignidade

    Injúria consistente em ofender a dignidade ou o decoro de alguém. Distingue-se da calúnia porque, ao contrário desta, não há necessidade de que o agente atribua fato à vítima, bem como é indiferente que a imputação seja verdadeira ou não ou esteja definida como crime

  • CALUNA=CRIME

    INJURIA= FATO OFENSIVO

  • GAB E.

    Calúnia é imputar falsamente crime a alguém.

  • Calúnia: Fato criminoso falso

    Honra: Objetiva

    Admite retratação

    Difamação: Fato desabonador ofensivo à sua reputação

    Honra: Objetiva

    Admite retratação

    Injúria: Ofender a dignidade ou o decoro

    Honra: Subjetiva

    Não admite retratação

  • Errado

    Calúnia - Crime

    ReputaÇÃO - DifamaÇÃO

  • Minha contribuição.

    CP

    Calúnia

     Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime:

    ___________________________________________________________________________________________

    Difamação

    Art. 139 - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação:

    ___________________________________________________________________________________________

    Injúria

    Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:

    Abraço!!!

  • FIZ UM APANHADO DE TUUUDO QUE DEVEMOS SABER SOBRE O CRIME CONTRA HONRA.

    .

    CALÚNIA

    IMPUTAR FATO FALSAMENTE CRIMINOSO

    1 - É POSSÍVEL EXCEÇÃO DA VERDADE (REGRA).

    2 - EXCEÇÃO: ABSOLVIDO POR SENTENÇA IRRECORRÍVEL.

    3 - CONDENADO POR SENTENÇA IRRECORRÍVEL.

    4 - SE PRATICADO CONTRA PRESIDENTE DA REPÚBLICA OU CHEFE DE GOVERNO ESTRANGEIRO.

    5 - O FATO IMPUTADO PRECISA UM CRIME FALSO.

    6 - PREVALECE QUE É POSSÍVEL EXCEÇÃO DA NOTORIEDADE.

    7 - PODE SER PRATICADA CONTRA A HONRA DE FALECIDOS.

    .

    DIFAMAÇÃO

    IMPUTAR FATO OFENSIVO À REPUTAÇÃO

    1 - É CABÍVEL EXCEÇÃO DA VERDADE (FUNCIONÁRIO PÚBLICO EM FUNÇÃO).

    2 - É CABÍVEL RETRATAÇÃO.

    3 - PREVALECE QUE PODE SER PRATICADA CONTRA PESSOA JURÍDICA.

    4 - O FATO PODE SER FALSO OU VERDADEIRO.

    5 - TUTELA-SE A HONRA OBJETIVA (REPUTAÇÃO).

    6 - A OFENSA IRROGADA EM JUÍZO NÃO A CONSTITUI.

    .

    INJÚRIA

    ATRIBUIÇÃO DE QUALIDADE NEGATIVA

    1 - NÃO CABE EXCEÇÃO DA VERDADE.

    2 - NÃO CABE RETRATAÇÃO.

    3 - NÃO HÁ AUMENTO DE PENA SE FOR CONTRA MAIOR DE 60 OU DEFICIENTE.

    4 - PREVALECE QUE NÃO PODE SER PRATICADA CONTRA PESSOA JURÍDICA.

    5 - TUTELA-SE A HONRA SUBJETIVA (DIGNIDADE / DECORO).

    6 - PREVALECE QUE NÃO É ACEITA A EXCEÇÃO DA NOTORIEDADE.

    7 - A OFENSA IRROGADA EM JUÍZO NÃO A CONSTITUI.

    .

    GABARITO ERRADO

  • Resolução: aqui, meu amigo(a), havendo imputação de fato ofensivo a reputação de alguém, o crime será de difamação.

    Gabarito: Errado.

  • Gab e!

    calúnia: fato narrado, falso, crime. Admite prova da verdade salvo presidente ou ofendido não condenado.

    Difamação: fato narrado, ofensivo. Não admite-se prova da verdade, salvo funcionário público.

    Injuria: ofender honra subjetiva. Há exclusão se recíproca ou provocada. Há qualificadora se preconceito ou vias de fato)

    Exclusão do crime: somente para injúria e difamação. (juízo, procurado, crítica literária, fp em parecer)

    Retratação do crime: somente para calúnia e difamação. (antes da sentença isenta pena. (Usar o mesmo meio de comunicação) ps. aqui não cabe a injúria porque não há como se retratar de um xingamento.

  • ERRADO.

    Isto é Difamação!

  • Dica rápida, simples e objetiva sobre injúria, calúnia e difamação.

    https://youtu.be/xGi1Oe1WI7I

    siga @direitocombonfim


ID
3206977
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Conforme o Código Penal, julgue o item


A conduta de atribuir‐se falsa identidade para obter vantagem é subsidiária, ou seja, só responde por este crime o acusado se o fato não constituir elemento de infração penal mais grave.

Alternativas
Comentários
  • Falsa identidade

    Art. 307 - Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem:

           Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.

  • Gab.: Certo

    Falsa identidade

    Art. 307 - Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem:

           Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.

    O crime tipificado no art. 307 (falsa identidade) possui como uma das condutas do núcleo o verbo “atribuir-se”, consistente na simples atribuição de falsa identidade, sem utilização ou apresentação de documento algum (seja falso ou verdadeiro). O sujeito se passa por uma pessoa que realmente não é, seja oralmente (passa-se por outra pessoa em um evento), seja por escrito (preenche formulário se passando por terceiro), seja por gesto (levanta a mão quando perguntado quem fez determinada contribuição filantrópica). Aqui não há utilização de documento algum de identificação, não pense que a “falsa identidade” aventada no tipo se refere a documento de identidade, pois não é.

  • Um exemplo dessa questão é o sujeito que falsifica documento para ter acesso a certo local com a intensão de cometer um homicidio. Ele n responderá porfalsificação, mas só por homicídio.

    Qualquer erro, comuniquem-me

  • O princípio da subsidiariedade, juntamente com os princípios da especialidade e da consunção, é uma fórmula jurídica empregada para solucionar o conflito aparente de normas, que se apresenta quando há dúvida quanto à qual norma será aplicada a determinado fato delitivo. De um modo bem resumido, assim a doutrina e a jurisprudência tratam os mencionados princípios, vejamos:

    1 - o princípio da especialidade, segundo o qual a norma especial predomina sobre a norma geral;

    2 - o princípio da subsidiariedade, segundo o qual a norma primária prevalece sobre a subsidiária, que apenas se aplica quando a norma primária, que é mais abrangente e abarca um fato mais grave, não é aplicável ao caso concreto e; 

    3 - o princípio da consunção, segundo o qual a norma que abarca um fato mais amplo e mais grave consome, isto é, absorve a norma que tipifica outros fatos menos amplos e graves, que funcionam como fase normal de preparação, de execução, ou como mero exaurimento.

    Com efeito, quando uma falsidade for praticada, mas não estiverem presente todos os elementos configuradores do crime de estelionato, por exemplo, caso o agente tenha atribuído-se ou atribuido a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem, subsidiariamente aplica-se o tipo penal constante do artigo 307 do Código Penal. 

    Diante dessas considerações, conclui-se que a assertiva contida nesta questão é verdadeira.

    Gabarito do professor: Certo


  • Com todo respeito, mas não acho que o exemplo dado pela colega Jane Oliveira esteja correto.

    No caso, o agente falsificou um documento, fez o uso dele para conseguir acesso a determinado local e praticar o homicídio. O agente que falsifica um documento e faz uso dele, não responde pelo uso, esse é pós fato impunível,ele responde apenas pela falsificação. O homicídio não vai absorver a falsificação, haja vista que a falsificação não é crime meio para o homicídio. No exemplo da colega, o agente vai responder pela falsificação e pelo homicídio em concurso material.

    Se eu me equivoquei, por favor me avisem para que eu possa estar apagando o comentário.

  • Errei!!!!!

  • GABARITO: CERTO

    Falsa identidade

    Art. 307 - Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem:

    Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.

  • CONDUTA DE FALSA IDENTIDADE É SUBSIDIÁRIO

  • Crime de falsa identidade não há uso de nenhum documento!

  • A título de curiosidade, STJ já entendeu que não se pode alegar alto defesa em razão de falsa identidade.

  • Não esquecer :

    Súmula 522 do STJ: A conduta de atribuir-se falsa identidade perante autoridade policial é típica, ainda que em situação de alegada autodefesa.

  • Art. 307 - Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem

    Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.

    correto

  • ☠️ GABARITO CERTO ☠️

    Falsa identidade

    Art. 307 - Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem:

           Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.

  • ☠️ GABARITO CERTO ☠️

    Falsa identidade

    Art. 307 - Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem:

           Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais

  • O crime de falsa identidade é, expressamente, um crime subsidiário; portanto, só será feito se não tiver vistas à consumação de um delito ainda mais grave.

  • GAB. CERTO

    Falsa identidade

    Art. 307 - Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem:

    Súmula 522 do STJ: A conduta de atribuir-se falsa identidade perante autoridade policial é típica, ainda que em situação de alegada autodefesa.

  • Art. 307, CP, Falsa Identidade = Consiste na simples atribuição de falsa identidade, sem a utilização de documento falso. O crime DE FALSA IDENTIDADE se consuma com o ato efetivo de imputar-se ou atribuir a outrem a falsa identidade. Cabe ressaltar que trata-se de crime formal e, portanto, estará consumado independente da obtenção de vantagem ou dano a terceiros.

    Art. 304, CP, Uso de documento falso = há obrigatoriamente o uso de documento falso.

  • A PUNIÇÃO É DETERMINADA SOMENTE SE A FALSA IDENTIDADE NÃO CONSTITUI ELEMENTO PARA CRIME MAIS GRAVE, TRATA-SE DE CRIME SUBSIDIÁRIO, FICANDO ABSOLVIDO SE A INTENÇÃO DO AGENTE É PRATICAR CRIME MAIS GRAVE (ESTELIONATO, VIOLAÇÃO SEXUAL MEDIANTE FRAUDE, SIMULAÇÃO DE CASAMENTO...) NESSES CASOS, A IDENTIFICAÇÃO MENTIROSA CONSTITUI O MEIO PARA A PRÁTICA DO CRIME QUE É MAIS GRAVE.

    LEMBRANDO QUE ESSA NATUREZA SUBSIDIÁRIA SE ESTENDE TAMBÉM AO CRIME DE USO OU CESSÃO PARA USO DE DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO CIVIL DE TERCEIRO EM QUE O AGENTE FAZ O USO DE DOCUMENTO, COMO PRÓPRIO FOSSE.

    .

    .

    .

    GABARITO CERTO

  • GABARITO: CERTO.

    O art. 307, do CP, tipifica o crime de falsa identidade, cujo preceito primário é “atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem”.

    O crime é subsidiário, pois o seu preceito secundário é expresso ao definir que a conduta típica é apenada com detenção, de 3 meses a 1 ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.

  • Se uma pessoa se passa por oficial da policia para intimidar um agente a não lhes multar ele comete crime de falsa identidade ??

  • O crime de atribuir falsa identidade (art. 307, do CP) não deve ser confundido com o crime que envolve o uso de documento falso (art. 304, do CP). Ou seja, atribuir-se falsa identidade é diferente de apresentar um documento de identidade falso.

    Assim, vale lembrar que o crime de falsa identidade é subsidiário, ou seja, somente será imputado esse crime ao agente se a sua conduta não configura um crime mais grave. 

  • A conduta de atribuir‐se falsa identidade para obter vantagem é subsidiária, ou seja, só responde por este crime o acusado se o fato não constituir elemento de infração penal mais grave.

  • O estelionato exaure o falso