SóProvas



Prova UFSJ - 2015 - UFSJ - Auxiliar em Administração


ID
1639048
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme o Parágrafo único do Art. 2º da Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, nos processos administrativos, no âmbito da Administração Pública, diversos critérios serão observados.

Assinale, dentre as opções a seguir, aquela que NÃO se refere a um critério a ser observado nos processos administrativos.

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Art 2º VIII – observância das formalidades essenciais à garantia dos direitos dos administrados;

  • Art. 2º, l. 9784 XI - proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei;

  • Proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei

  •  proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei;

  • GABARITO LETRA C 

     

    LEI Nº 9784/1999 

     

    Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

     

    XI - proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei;

  • A questão exigiu conhecimento acerca da Lei 9.784/99 (Lei do Processo Administrativo Federal) e o examinador deseja obter a opção incorreta:

    A- Correta. Art. 2º, Parágrafo Único, IV da lei 9.784/99: “Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de: I - atuação conforme a lei e o Direito; [...] IV - atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé.”

    B- Correta. Art. 2º, Parágrafo Único, V da lei 9.784/99: “Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de: [...] V - divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição.”

    C- Incorreta. A primeira parte da assertiva está correta, conforme o art. 2º, Parágrafo Único, VIII da lei 9.784/99: “Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de: [...] VIII - observância das formalidades essenciais à garantia dos direitos dos administrados.” Já a segunda parte da assertiva se encontra equivocada, pois não é vedada em qualquer hipótese a cobrança de despesas processuais. Vejamos o art. 2º, Parágrafo Único, XI da lei 9.784/99: “proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei.”

    D- Correta. Art. 2º, Parágrafo Único, X da lei 9.784/99: “Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de: [...] X - garantia dos direitos à comunicação, à apresentação de alegações finais, à produção de provas e à interposição de recursos, nos processos de que possam resultar sanções e nas situações de litígio.”

    GABARITO DA MONITORA: “C”


ID
1639051
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Considere os itens a seguir que, de acordo com o Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, que aprovou o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, indicam o que é vedado ao servidor público.

I. Usar cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências para obter qualquer favorecimento para si ou para outrem.

II. Exercer atividade no setor privado.

III. Utilizar avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.

IV. Desviar servidor público para atendimento a interesse particular.

V. Iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos.

Estão CORRETOS os itens

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    XV - E vedado ao servidor público;

    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

    i) iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos;

    j) desviar servidor público para atendimento a interesse particular;


  • Letra B

    I. é Vedado -> Usar cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências para obter qualquer favorecimento para si ou para outrem.

    II. Não configura vedação o Exercício de atividade no setor privado.

    III. é vedado se o servidor não Utilizar avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.

    IV. Jamais pode ser desviado servidor público para atendimento a interesse particular.

    V. Em nenhuma hipótese dever ser Iludido ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos.

  • o servidor publico pode trabalhar na iniciativa priva apenas como comandatário (responsavel apenas pelo capital inicial), cotista ou acionista - 8.112


ID
1639054
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Considerando o expresso no Decreto nº 1.171/94, assinale cada afirmativa a seguir como verdadeira (V) ou falsa (F).

( ) O servidor público não pode omitir ou falsear a verdade, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.

( ) O servidor público deve zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva.

( ) Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público apenas aquele que, por força de lei, preste serviço de natureza permanente e esteja ligado diretamente a qualquer órgão do poder estatal.

( ) A ética no serviço público exige do servidor uma conduta não apenas de acordo com a lei, mas, também, com os valores de justiça e honestidade.

( ) É proibido ao servidor público, no ambiente de trabalho, usar símbolos que destaquem sua crença religiosa.

Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • errei por conta da segunda alternativa que achei ser falsa

    no decreto 1171, - principios e deveres do servidor publico

    XIV- são deveres fundamentais:

    J)j) zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva

  • Gabarito: d) V, V, F, V e F.

  • (V) O servidor público não pode omitir ou falsear a verdade, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.

    VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação. (REGRA DEONTOLÓGICA)



    (V) O servidor público deve zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva.

    j) zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva; (DEVER)



    (F) Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público apenas aquele que, por força de lei, preste serviço de natureza permanente e esteja ligado diretamente a qualquer órgão do poder estatal.

    XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado. (COMISSÕES DE ÉTICA)



    (V) A ética no serviço público exige do servidor uma conduta não apenas de acordo com a lei, mas, também, com os valores de justiça e honestidade.

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.



    (F) É proibido ao servidor público, no ambiente de trabalho, usar símbolos que destaquem sua crença religiosa.



  • Gabarito "D"

    Contribuindo com a colega Lydia Santos e esclarecendo a dúvida da Adriana Marques.

    Quanto a letra "e", conforme Lei 8.112/90.

    Art. 239.  Por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, o servidor não poderá ser privado de quaisquer dos seus direitos, sofrer discriminação em sua vida funcional, nem eximir-se do cumprimento de seus deveres.

    Bons estudos!

    Acreditar sempre...


ID
1639057
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Consuelo Seixas, aprovada no concurso público da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), teve sua portaria de nomeação publicada no Diário Oficial da União do dia 1º de agosto de 2014. No dia 6 de agosto do mesmo ano, recebeu correspondência da Instituição com as informações e documentos necessários para sua posse.

Considerando a situação e o expresso na Lei nº 8.112/90, é CORRETO afirmar que a posse de Consuelo Seixas deveria acontecer até o dia

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Lei 8.112

    Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    § 1o A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento

    publicação do ato de provimento: 1º de agosto de 2014 + 30 dias  = 30 de agosto de 2014

    bons estudos

  • Posse - 30 dias

    Exercício - 15 dias 

  • Se a publicação do ato foi no dia 1o a posse não deveria ser até o dia 31 de Agosto?

  • se a posse ocorre 30 dias após a nomeação, então o prazo para que ela tomasse posse seria dia 04 de setembro

    questão maluca essa

  • Pegadinha essa da carta porque começa a conta dia 1 de agosto dia da nomeação 

  • LETRA A CORRETA 

    LEI 8.112

     Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

            § 1o  A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento. 

  • Publicou no Diário é correr (literalmente) pro abraço. (30 dias)


ID
1639060
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere os casos a seguir.

Caso 1. João Pinheiro é servidor efetivo da Universidade Federal de São João delRei (UFSJ), estando lotado no Campus Sete Lagoas. Com a proximidade de seu casamento com Luana, que reside e trabalha na cidade de Belo Horizonte, João deseja ir trabalhar na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Campus Pampulha.

Caso 2. Margarida Dias é servidora efetiva há 10 anos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), estando lotada no Campus Dom Bosco, na cidade de São João del-Rei. Ultimamente, Margarida está querendo ir trabalhar no Campus CentroOeste Dona Lindu da UFSJ, em Divinópolis, porque seu marido conquistou um emprego nessa cidade.

Nesse contexto e em conformidade com o expresso na Lei nº 8.112/90, eles devem requerer, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    Art. 37. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC,  observados os seguintes preceitos


    Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

  • Essa questão deveria ser anulado. O comando da questão no caso 1 não dar para responder nenhuma das alternativas. De acordo com a lei 8.112/90 é remoção os dois casos. 

    Se alguém poder me esclarecer diferente, agradeço.
  • A redistribuição não ocorre a pedido. Ocorre somente de ofício.
    O enunciado é claro ao dizer "eles devem requerer".

    A questão deveria ser anulada, pois não há resposta válida.

  • Essa banca não sabe a diferença entre redistribuição e remoção

    Questão muito mal formulada e deve ser anulada

  • Aham, redistribuição à pedido!? Isso pode, meu povo?

  • Simplesmente impressionante como uma pessoa pode fazer uma questão dessas... 

  • Na primeira hipótese é sim redistribuição pois o servidor foi de um Órgão (UFSJ) para outro (UFMG) - são autarquias, mas de diferentes estados - então o correto é a distribuição! 


    No segundo caso, é remoção pois é para o mesmo órgão(autarquia) a UFSJ. O servidor foi removido, ficou no mesmo cargo!


    Ex nunc.

  • Ar t.  37.    Redistribuição  é  o  deslocamento  de  car go  de  pr ovimento  efetivo,  ocupado  ou  vago  no  âmbito  do

    quadr o  ger al  de  pessoal,  par a  outr o  ór gão  ou  entidade  do  mesmo  Poder ,  com  pr évia  apr eciação  do  ór gão  centr al

    do SIPEC,     obser vados os seguintes pr eceitos.


     §  1

    o

        A  r edistr ibuição  ocor r er á  ex  officio  par a  ajustamento  de  lotação  e  da  for ça  de  tr abalho  às

    necessidades  dos  ser viços,  inclusive  nos  casos  de  r eor ganização,  extinção  ou  cr iação  de  ór gão  ou  entidade.

    ( Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)


  • Eles devem requerer?! Redistribuição a pedido?! Trocou a garrafa de pinga pela de querosene?!

  • Questão bosta, precisava ser anulada pra não atrapalhar os estudos.

  • questão patética pessoal

    não estressem por isto 
    o examinador deixou que o estagiário fizesse a questão.
  • Desrespeito para com o candidato.

  • Se você quer perder tempo, tente responder esta questão.

  • Trocou a garrafa de pinga pela de querosene ha ha ha

  • UFA..... Passei um tempão tentando responder esta questão, desisti e vim para os comentários e tive a certeza que a sem noção é a banca e não eu rsrsrsr

  • Uma das questões mais absurdas que vi nesse site... Anulação seria o mínimo!

  • Indiquem para comentário.

  • Redistribuição é de cargos e não de pessoas. O movimento de pessoas é chamado de remoção. Observe: 1:"João deseja ir trabalhar..."; 2:"Margarida está querendo ir trabalhar...". Redistribuição vem unicamente da vontade da ADM Pública. Não existe redistribuição a pedido, redistribuição é a ADM Pública organizando a localização dos cargos, das "vagas". Como nos dois casos, a pessoa quer isso e a pessoa quer aquilo, como se falar em redistribuição? Seria remoção os dois.

  • Tentar responder essa questão absurda é perca de tempo.

  • examinador cheirou coentro. art.37,I: a redistribuição sempre será pelo interesse da administração, ou seja, eu futura servidora não poderei requere-la.

  • Lei 8.112 /90 Art 37 Paragrafo 1º A Redistribuição ocorrerá de ex officio para ajustamento de lotação e de força de trabalho às necessidades dps serviços, inclusive nos casos de reorganização, extinção ou criação de orgão ou entidade.

    Ou não pode ocorrer redistribuição a pedido.

  • aviso:

    pulem esta bosta de questão

  • Não me envergonhe minha querida UFSJ.

  • Acabei de ficar mais burra ao tentar fazer essa questão rsrsrs....

    GABARITO B 

  • QUE QUESTÃO MALUCA

  • É B pq não tinha outra opção.  Mas os dois casos são de remoção. 

  • Passível de anulação, uma vez que Redistribuição é somente de ofício anulando assim as assertivas dadas na questão. As duas situações são de REMOÇÃO. Na dúvida, vai na mais certa hehe.

    FOCO , FOCO e FOCO!!!

    A nossa vaga nos espera, basta perseverá.

    Bons estudos!!

  • O comentário do Ramalho Júnior soa convincente. 

     

    http://www.ufrgs.br/progesp/progesp-1/manual-do-servidor/manual/redistribuicao/redistribuicao

  • Quem criou essas questões deve ser um professor de direito da UFSJ, coitado dos alunos de um professor desses, o cara nem sabe interpretar uma lei simples, quanto mais um código penal ou civil.

  • Esse examinador tomou uma CERTEZA kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Questão ridícula. Anulação já!

  • Erro de banca, 

    Pra nunca mais esquecer, tudo sobre remoção:

    https://youtu.be/Fy02KH8_UEE

  • Meu Deus! Que absurdo! Ambos os casos trata-se de remoção!

     

    Redistribuição: Delocamento do cargo

    Remoção: deslocamento do servidor: de ofício, no Interesse público da Ad. Pública; a pedido do servidor, no interesse da administração da Ad. Pública e a pedido do servidor, independentemente do interesse da Ad. Pública.

     

    Art. 37. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC,  observados os seguintes preceitos

     

    Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

     

    Acredito que ambas as opções se referem ao deslocamento a pedido do servidor, independentemente do interesse da Ad. Pública.

     

     

     

     

     

  • Eles não anularam essa questão obviamente errada, pois no primeiro caso NAO CABE REDISTRIBUIÇÃO.

     

    Segundo L 8112/90 art.37. §1º . A REDISTRIBUIÇÃO OCORRERÁ EX OFFICIO ( a administração que faz por obrigação e regimento ). Então como o servidor vai solicitar ? 

     

    Se eu ficasse por uma questão nessa prova entraria com ação juducial, em regra, o Judicário não pode intervir em questões de concurso pôs as comissões examinadoras organizam e avaliam as provas com discricionariedade técnica” (REsp 11211, DJU 26/09/94).

     

    Mas o  STJ, todavia, abrandando o rigor da exegese limitativa que predomina nos seus arestos, firmou precedente segundo o qual, na hipótese de erro material, “considerado aquele perceptível primo ictu oculi, de plano, sem maiores indagações, poder o Poder Judiciário, excepcionalmente, declarar nula questão de prova objetiva de concurso público” (REsp 722586/MG, DJ de 3/10/2005).

     

    GABARITO: ''NAO TEM''

  • Mano!

  • Marquei a certa pra não ferrar minhas estatísticas!!!

  • Gente, eu acertei a questão, mas confesso que a achei super esquisita.

  • @Rhuan Ferreira, é comum esse fato acontecer. De maneira interna, a administração tem interesse em saber a opinião do servidor. Isso acontece muito com servidores que possuem articulações políticas e desejam ir para outras cidades, por meio da redistribuição.


ID
1639063
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação à fixação da jornada de trabalho dos servidores públicos, a Lei nº 8.112/90 estabelece, como regra geral, que a duração máxima do trabalho semanal será de

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Art. 19. Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente

  •  

    Art. 19. Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente

  • LETRA C CORRETA 

    LEI 8.112

         Art. 19.  Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente.

  • A questão tem 3 comentários.

    Idênticos!

    Um basta!


ID
1639066
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando o disposto na Constituição da República Federativa do Brasil, analise as seguintes afirmativas a respeito dos princípios fundamentais e dos direitos e garantias fundamentais.

I. Um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil é erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

II. O registro civil de nascimento e a certidão de óbito são gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da lei.

III. Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.

IV. A prática de racismo, a prática de tortura e o terrorismo constituem crimes inafiançáveis e imprescritíveis.

V. Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização ou de prévio aviso às autoridades, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local.

Estão CORRETAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Item I - Art. 3º III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    Item II - Art. 5º LXXVI - são gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da lei:

    a) o registro civil de nascimento;

    b) a certidão de óbito;

    Item III - Art. 5º XXXIII - todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado


    Item IV - Art. 5º XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei

    XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem;


    Item V - Art. 5º XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;

  • Macete TTTC - RA todos inafiançáveis. Agora o TTTC (tortura, trafico, terrorismo, crimes hediondos) insuscetíveis; RA (racismo e ação de grupos armados) imprescritíveis. Bjokinhas e boa sorte para todos nos. 

  • Macete: T3 H - Tráfico, tortura e terrorismo; crime Hediondo.

  • Poderiam explicar melhor qual o erro da IV?

  • Ricardo, apenas Racismo é imprescritível, os demais são insuscetíveis de Graça ou Anistia 

  • IV-

    Inafiançáveis - Todos

    Imprescritíveis - R AÇÃO - Racismo e Ação de Grupos...

    Insuscetibilidade de Graça e Anistia - TTTH - Tortura, Terrorismo, Tráfico e Hediondos

    V - Exigido, somente, prévio aviso.

  • pra quem estudou um pouco e começou debaixo pra cima percebeu que essa é uma das questões mais fáceis do mundo. A V já eliminou tudo só sobrou a A kkkkkk

  • Botem isso na sua cabeça, só existem dois crimes imprescritiveis...


    Racismo e a ação de grupos armados, civis ou militares, contra ordem constitucional etc.


    o resto é mentira!

  • Tipo de questão só para o candidato não zerar a prova. Porque mesmo não contendo muitos conhecimentos do tópico, já se mata a questão pela alternativa V está incorreta e todas as alternativa, fora a A, a incluir com correta.

    Tipo de questão que se mata de cara e mesmo com pouco conhecimento.

  • Gabarito: A

     

    Item I - Art. 3º III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    Item II - Art. 5º LXXVI - são gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da lei:

     

    a) o registro civil de nascimento;

    b) a certidão de óbito;

    Item III - Art. 5º XXXIII - todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado

     

    Item IV - Art. 5º XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei

    XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem;

     

    Item V - Art. 5º XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;

  • Quem leu a questão de baixo pra cima, sabendo que as autoridades competentes têm que serem comunicadas acerca de reuniões pacíficas e sem armas, se deu bem. Nem perdeu tempo. Alternativa A.

  • Precisamos de atenção em questão assim pouco fácil 

     

  • Errei por falta de atenção.

  • prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos são crimes imprescritiveis ou não?

  • GABARITO ITEM A

     

     

    ESQUEMA QUE VAI AJUDAR A LEMBRAR PARA SEMPRE:

     

     

    BIZU 1 : RAÇÃO                                                                                           BIZU 2: 3T + H

    RACISMO                                                                                                      TERRORISMO,TORTURA,TRÁFICO

    AÇÃO DE GRUPOS ARMADOS...                                                                    HEDIONDOS  

     

     

    JOGA NA TABELA AGORA...

     

     

         IMPRESCRITÍVEIS                                     INAFIANÇÁVEIS                              INSUSCETÍVEIS DE GRAÇA OU ANISTIA

     

             RAÇÃO                                                        RAÇÃO                                                               3T  

                                                                                 3T  

  • É assim:

    TODOS SÃO INAFIANÇÁVEIS

     

    IMPRESCRITÍVEIS: RACISMO E AÇÃO DE GRUPOS ARMADOS, CIVIS OU MILITARES CONTRA A ORDEM CONSTITUCIONAL E O ESTADO DEMOCRÁTICO- RA ÇÃO

     

    INSUSCETÍVEIS DE GRAÇA E ANISTIA: TORTURA/TRÁFICO ILÍCITO DE ENTORPECENTES OU DROGAS AFINS/ TERRORISMO / HEDIONDOS - 3TH

     

    "Os sonhos não têm pernas, mas vc tem. Então corra atrás".  

     Bora estudar galeraaa

  • Se prestar atenção e souber a resposta do itemresolveria a questão rapidamente, pois o item é falso o que excluiria a letra B,C e D, pois a quetão pede a correta.

  • gabarito Letra A

     

     

    Considerando o disposto na Constituição da República Federativa do Brasil, analise as seguintes afirmativas a respeito dos princípios fundamentais e dos direitos e garantias fundamentais.

     

    I. Um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil é erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais. CERTO

     Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:                                                                                   

    III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais

     

    II. O registro civil de nascimento e a certidão de óbito são gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da lei.CERTO

    LXXVI - são gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da lei

    a) o registro civil de nascimento

    b) a certidão de óbito

     

    III. Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.CERTO

    IV. A prática de racismo, a prática de tortura e o terrorismo constituem crimes inafiançáveis e imprescritíveis.ERRADA

    Art5° XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem; 

     

    V. Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização ou de prévio aviso às autoridades, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local.ERRADA

    Art 5° XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente

  • RAÇÃO é imprescritível – racismo e ação de grupos armados é imprescritível;

    TTTH não tem graça – tortura, terrorismo, tráfico e hediondos é vedado a graça.

  • A PRATICA DA TORTURA, TRÁFICO ILÍCITO DE ENTORPECENTES E DROGAS AFINS, TERRORISMO SÃO CRIMES INAFIANÇÁVEIS E INSUSCETÍVEIS.

  • A questão exige conhecimento acerca dos direitos e garantias fundamentais assegurados na Constituição Federal. Nesse sentido, vejamos as assertivas comentadas:

    I. CORRETO. A Constituição tem como um de seus OBJETIVOS FUNDAMENTAIS a ERRADICAÇÃO da pobreza/marginalização e a REDUÇÃO das desigualdades sociais e regionais (até porque isso é impossível numa sociedade capitalista). Vejamos o art. 3º, III, da CF:

    Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    [...] III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    II. CORRETO. Aos RECONHECIDAMENTE POBRES é concedida a gratuidade no registro civil de nascimento e na certidão de óbito. Vejamos o art. 5º, LXXVI, Constituição Federal:

    Art. 5º [...] LXXVI - são gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da lei: 

    a) o registro civil de nascimento;

    b) a certidão de óbito;

    III. CORRETO. A TODOS é assegurado o direito de receber INFORMAÇÕES de interesse PARTICULAR, COLETIVO ou GERAL, à EXCEÇÃO daquelas cujo SIGILO seja INDISPENSÁVEL à segurança da sociedade/do Estado, senão vejamos:

    Art. 5º [...] XXXIII - todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado;                    

    IV. FALSO. Há disposição legal expressa na Constituição Federal determinando que o RACISMO É CRIME INAFIANÇÁVEL E IMPRESCRITÍVEL (art. 5º, XLII, CF). 

    Art. 5º. [...] XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei; [...]

    Tanto a tortura quanto o terrorismo, ainda que crimes INAFIANÇÁVEIS, NÃO são imprescritíveis. Por outro lado, são INSUSCETÍVEIS DE GRAÇA OU ANISTIA. (Art. 5º, XLIII, CF):

    Art. 5º. [...] XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem; 

    V. FALSO. Há previsão legal do direito de reunião INDEPENDENTEMENTE de autorização, devendo apenas haver COMUNICAÇÃO PRÉVIA da autoridade competente. (art. 5º, XVI, CF).

    Art. 5º. [...] XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;

    Dessa forma, vejamos as alternativas comentadas abaixo:

    a) CORRETO.

    b) ERRADO. IV e V são falsas.

    c) ERRADO. V é falsa.

    d) ERRADO. IV e V são falsas.

    GABARITO: LETRA “A”

  • Gabarito: letra A.

    I - Certo.

    II - Certo.

    III - Certo.

    IV - Errado. Imprescritíveis: Racismo e ação de grupos armados, apenas.

    V - Errado. Precisa de prévio aviso.


ID
1639069
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com seu Estatuto, são objetivos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Art. 5o São objetivos da UFSJ:

    I. estimular o desenvolvimento do espírito científico e da reflexão crítica;

    II. incentivar a pesquisa científica e tecnológica e a produção cultural;

    III. promover ampla divulgação dos conhecimentos culturais, científicos e técnicos, tanto aqueles que constituem patrimônio da humanidade, quanto os produzidos pela Universidade Federal de São João del-Rei;

    IV. incentivar o permanente aperfeiçoamento científico, cultural e profissional.

     

    Art. 2o A autonomia didático-científica, administrativa, disciplinar e de gestão financeira e patrimonial é o princípio que norteia a atuação desta instituição federal de ensino superior e é exercida nos termos do art. 207 da Constituição da República Federativa do Brasil, da Lei 9.394/96, em seus artigos 43 e 54, e demais dispositivos aplicáveis.


ID
1639072
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Conforme o Art. 43 do Regimento Geral da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), o Colegiado de Curso de graduação é o órgão responsável pela fixação das diretrizes didático-pedagógicas do curso, bem como pela definição do perfil acadêmico-profissional do estudante.

Compõem o Colegiado de Curso de graduação, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Art. 44. O Colegiado de Curso de graduação é composto:

    I – pelo coordenador de curso que a ele preside;

    II – pelo vice-coordenador de curso;

    III – por três docentes do curso;

    IV – por um discente do curso, indicado pelo órgão representativo e, na falta desse órgão, eleito pelos seus pares.

    Parágrafo único. Os docentes a que se refere o inciso III deste artigo são:

    a) docentes do curso no semestre ou que o foram no semestre anterior e

    b) eleitos pelos docentes que ministram aulas no semestre em curso


ID
1639075
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) possui Pró-reitorias, que são órgãos auxiliares da Reitoria, e seus titulares são designados e empossados pelo reitor para exercerem suas funções em cargo de confiança.
Considerando o Estatuto e o Regimento Geral da UFSJ, analise as afirmativas a seguir e assinale-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A UFSJ possui atualmente sete Pró-reitorias, sendo que a composição e as competências de cada uma delas estão especificadas no Regimento Geral e em regimentos próprios.

( ) A Comissão Permanente de Licitação encontra-se subordinada à Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento.

( ) Ao pró-reitor de Ensino compete, entre outros, coordenar programas de fomento, intercâmbio e divulgação da graduação e de pesquisas.

( ) O pró-reitor de Administração tem como uma de suas competências gerenciar os recursos humanos de sua Pró-reitoria, propondo programas de treinamento para os seus servidores.

( ) Executar o controle sistêmico das operações de processamento de dados para a elaboração da folha de pagamento dos servidores é atribuição do pró- reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.

Assinale a opção que contempla a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • (V)

    (F) Parágrafo único. Encontra-se alocada na Pró-Reitoria de Administração, a Comissão Permanente de Licitação, constituída na forma da lei. (Art.19 do Regimento)

    (F) Art. 12. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, órgão responsável pela gestão institucional da pesquisa, tem por finalidade a identificação, o registro, a certificação dos grupos de pesquisa; bem como a coordenação de programas de fomento, intercâmbio, avaliação e divulgação das atividades e produtos de pesquisa e de programas de qualificação. (Regimento)

    (V)

    (V)


ID
1639078
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com o caput do Art. 37 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a administração pública direta e indireta obedecerá, entre outros, aos princípios de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B


    CF/88

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)


    I

    M

    P

    E



    Achou a questão fácil? 

    Então, guarde essa sensação para você, pois existem diversas pessoas que estão iniciando seus estudos! 

    Dessa forma, você já está contribuindo, sem publicar comentários insossos, anódinos e pífios.

  • LETRA B CORRETA 

    CF/88

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 

  • L.I.M.P.E.

  • LETRA B CORRETA 

    CF/88

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 

  • GABARITO: LETRA B

    DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

    Seção I

    DISPOSIÇÕES GERAIS

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    FONTE: CF 1988

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la exige-se do candidato conhecimento acerca dos princípios constitucionais expressos, que devem ser memorizados pelos alunos, por representarem tema recorrente em provas dos mais variados níveis.

    Conforme expresso na Constituição Federal Brasileira de 1988:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:          

    Ou seja, a Constituição Federal dedica um capítulo específico ao estudo da administração pública e, logo no artigo inaugural desta parte, menciona de forma expressa os princípios que devem ser observados pelos administradores – União, Estados, Distrito Federal, Municípios Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista.

    Trata-se do famoso LIMPE.

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

    Assim:

    A. ERRADO.  Igualdade e efetividade. (erro em negrito).

    B. CERTO. Publicidade e eficiência.

    C. ERRADO. Conveniência e pessoalidade. (erros em negrito).

    D. ERRADO. Razoabilidade e transparência. (erros em negrito).

    Gabarito: ALTERNATIVA B.


ID
1639081
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando as disposições gerais sobre a Administração Pública, expressas na Constituição da República Federativa do Brasil, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) errado, pois no Art. 37, VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;


    b) correto, pois no Art. 37 III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;


    c) correto, pois no Art. 37 IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;


    d) correto, pois no Art. 37 - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;

  • Art. 37     

    VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;

  • LETRA A INCORRETA 

    CF/88

    ART. 37 VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;

  • Só é vedado ao militar!

  • SÓ PARA OS MILITARES.

  • A C.F. não veda ao servidor público o direito à livre associação, e sim a GARANTE!

     

     

    BONS ESTUDOS! NUNCA DESISTAM!

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 37. VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;

    FONTE: CF 1988


ID
1639084
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quando consideradas em um todo integrado, as funções administrativas formam o processo administrativo. Quando consideradas isoladamente, o planejamento, a direção, a organização e o controle constituem funções administrativas.

Quanto ao planejamento, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • D) -CHIAVENATO (2009) - 

    A primeira das funções administrativas - o planejamento - é um processo de estabelecer

    objetivos e definir a maneira como alcançá-los. Objetivos são os resultados específicos

    ou metas que se deseja atingir. Um plano é uma colocação ordenada daquilo que é necessário

    fazer para atingir os objetivos. Os planos identificam os recursos necessários, as tarefes

    a serem executadas, as ações a serem tomadas e os tempos a serem seguidos. Os planos

    servem para facilitar a ação requerida e as operações da organização. Geralmente, prevêem

    como as ações que apontam para os objetivos devem ser tomadas. Na verdade, os planos

    consistem em ações consistentes dentro de uma estrutura adequada de Operações que focalizam

    os fins desejados. Sem planos, a ação organizacional se tornam meramente casual

    e randômica, aleatória e sem rumo, conduzindo simplesmente ao caos.2

  • a)envolve diretamente tanto a divisão do trabalho como a coordenação deste.   característa da organização

     b)é a função administrativa que monitora e avalia as atividades e os resultados.  característica do controle

     c)se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com os seus subordinados. característica da direção 

     d) essa é  a alternatica correta 

    bons estudos!

  • PODC - GABA D

    a)  envolve diretamente tanto a divisão do trabalho como a coordenação deste. (ORGANIZAÇÃO)

     b) é a função administrativa que monitora e avalia as atividades e os resultados.(CONTROLE)

     c) se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com os seus subordinados.(DIREÇÃO)

     d) é a função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente.(PLANEJAMENTO)

  • Apenas complementando:

    Objetivos & Metas SEMELHANÇAS

    Reais e alcançáveis

    Estabelecem Prazos

    Devem ser desafiadoras

    Específicos

    Objetivos & Metas DIFERENÇAS

    OBJETIVOS são + qualitativos; + abrangentes ( Ex: Objeitvo é ser servidor público federal)

    METAS são + quantitativas; + detalhadas ( Estudar 6 h/dia de segunda a sexta e 8h/dia sábados e domingos)

  • LETRA D CORRETA 

    PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações 

    ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor

    DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas

    CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões.

  • A questão exigiu conhecimento sobre a função administrativa "planejamento".

    Para escolhermos a alternativa correto, é importante revisarmos todas as quatro funções administrativas:

    PLANEJAMENTO é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los. São palavras-chave da função planejamento: primeira função, objetivos, planos, missão, influenciar o futuro.

    As atividades típicas dessa função, de acordo com Chiavenato, são: definir missão; formular objetivos; definir planos e programar atividades.

    ORGANIZAÇÃO é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional. São palavras-chave da função organização: recursos, estrutura, atividades, posições.

    São atividades da organização: dividir o trabalho; designar as atividades; agrupar as atividades em órgão e cargos; Definir ou atribuir autoridade e responsabilidade a pessoas. (Chiavenato, 2014)

    DIREÇÃO é a função, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização. São palavras-chave da função direção: pessoas, motivação, ação, liderança, comunicação, coordenação.

    São atividades da direção: designar pessoas; coordenar esforços; comunicar; motivar.

    CONTROLE é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação. São palavras-chave da função controle: comparar, corrigir, padrões, monitorar.

    São atividades (e fases) do controle: Definir padrões, monitor desempenho, avaliar desempenho e agir corretivamente.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:

    A) "envolve diretamente tanto a divisão do trabalho como a coordenação deste."

    ➡ INCORRETO. Dividir o trabalho é atividade da função organização. Já a coordenação do trabalho é função da direção.

    B) "é a função administrativa que monitora e avalia as atividades e os resultados".

    ➡ INCORRETO. A alternativa está se referido à função controle.

    C) "se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com os seus subordinados".

    ➡ INCORRETO. A alternativa está se referido à função direção.

    D) "é a função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente".

    ➡ CORRETO. O item corresponde à função planejar. A decisão sobre os recursos é feita nela, de acordo com Maximiano. Já a divisão desses é atividade de organização.

    Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014

    GABARITO: LETRA D.


ID
1639087
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas é um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. Para o autor Idalberto Chiavenato, são cinco os processos básicos de gestão de pessoas: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoração.

O processo de provisão é utilizado para

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C


    PROVISÃO : Quem irá trabalhar na organização. Atividades envolvidas: Pesquisa de mercado de recursos humanos(rh), recrutamento e seleção de pessoas;


    APLICAÇÃO: O que as pessoas farão na organização. Atividades envolvidas: Integração de pessoas, desenho de cargos, descrição e análise de cargos, avaliação de desempenho;


    MANUTENÇÃO: Como manter as pessoas trabalhando na organização. Atividades envolvidas: Remuneração e compensação, benefícios e serviços sociais, higiene e segurança do trabalho, relações sindicais;


    DESENVOLVIMENTO: Como preparar e desenvolver as pessoas. Atividades envolvidas: Treinamento, desenvolvimento organizacional;


    MONITORAÇÃO: Como saber o que são e o que fazem as pessoas. Atividades envolvidas: Banco de dados, sistemas de informações, controles de frequência, balanço social.


    Livro : Gestão de pessoas - Idalberto Chiavenato

  • a) promover a socialização dos novos empregados. (APLICAÇÃO)

    b) tornar as pessoas mais capacitadas e habilitadas para o trabalho. (DESENVOLVIMENTO)

    c) abastecer a organização dos talentos humanos necessários para o seu funcionamento. (PROVISÃO)

    d) recompensar os comportamentos considerados adequados e punir os comportamentos indesejáveis. (MONITORAÇÃO)


ID
1639090
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A todo momento, avalia-se o desempenho de coisas e de pessoas de acordo com esquemas de valores e expectativas. Ou seja, a avaliação do desempenho é fato corriqueiro na vida, assim como nas organizações.

Nas organizações, a avaliação do desempenho pode ter os seguintes objetivos, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    A avaliação da responsabilidade social de uma organização envolve seu relacionamento com o mundo externo. As questões éticas devem ser enfrentadas em todos os níveis da atividade empresarial, pois a ética empresarial esta relacionada com as regras básicas do comportamento individual, das empresas e da sociedade.


    Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABHrgAD/etica-responsabilidade-socio-ambiental

  • resposta letra D

    avaliar e delimitar a responsabilidade social da organização.

    Lembrando que Delimitar significa Restringir


ID
1639093
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A Administração de Materiais pode ser definida, em sentido amplo, como a coordenação das atividades de aquisição e distribuição de materiais.
Com relação a esse assunto, analise as afirmativas a seguir e assinale-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Um dos objetivos da Administração de Materiais é determinar quando e quanto adquirir para repor o estoque.

( ) Estoques são recursos ociosos que possuem valor econômico, os quais representam um investimento destinado a incrementar as atividades de produção e servir aos clientes.

( ) Uma das razões para a existência dos estoques é a segurança contra os riscos de produção do mercado fornecedor.

( ) A definição do estoque de segurança é um procedimento que evita o desabastecimento.

( ) O inventário físico é uma contagem periódica dos materiais existentes, a fim de comparar a quantidade existente no registro do estoque e a quantidade real existente nas prateleiras.

Assinale a opção que contém a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  •  Um dos objetivos da Administração de Materiais é determinar quando e quanto adquirir para repor o estoque. 
    Certinho, pessoal. Das três doutrinas - Chiavenato, Gonçalves, Dias - nós iremos encontrar uma das funções precípuas da ARM como afirmado acima.
    Estoques são recursos ociosos que possuem valor econômico, os quais representam um investimento destinado a incrementar as atividades de produção e servir aos clientes.  Chiavenato, certa vez, afirmou estoque pode significar dinheiro empatado, isto é, investimento parado. Meu antigo patrão não falava isso. :p

    ( ) Uma das razões para a existência dos estoques é a segurança contra os riscos de produção do mercado fornecedor. 
    Sim, mas devemos ter cuidado com a dicotomia: estoque pode antecipação, estoque de segurança. São conceitos distintos.
    ( ) A definição do estoque de segurança é um procedimento que evita o desabastecimento. 
    Está OK. Questões como esta sempre ajudam revisar os conceitos.

    ( ) O inventário físico é uma contagem periódica dos materiais existentes, a fim de comparar a quantidade existente no registro do estoque e a quantidade real existente nas prateleiras. 
    Tá aí um tópica que gera muitos conceitos, mas esta mescla com uma parecida da IN SEDAP 205. 
  • Confesso que a palavra "ociosos" da segunda assertiva me encheu de dúvida, mas como as outras estavam muito certas, acabei acertando por eliminação.

  • Acredito que o gabarito correto seria este: V, F, V, V e V.

  • Gabarito letra A

  • Gabarito letra A.

    V,V,V,V,V.

  • entao estoque é investimento, tá serto

  • GABARITO:A.

    Os estoques são recursos ociosos que possuem valor econômico, os quais representam um investimento destinado a incrementar as atividades de produção e servir aos clientes. Entretanto, a formação dos estoques consome capital de giro, o que pode não estar tendo nenhum retorno do investimento efetuado e, por outro lado, pode ser necessitado com urgência em outro segmento da empresa, motivo pelo qual o gerenciamento deve projetar níveis adequados, objetivando manter o equilíbrio entre estoque e consumo. 


ID
1639096
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Muitas são as barreiras que dificultam a comunicação humana e impedem que uma mensagem seja emitida e recebida sem problemas.

Assinale, dentre as opções a seguir, aquela que NÃO se refere a uma barreira à comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra d, pois a objetividade facilita a comunicação.

  • BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO : Emoções, linguagem, percepção seletiva, excesso de informação, ansiosidade, filtragem.

     

    GABARITO "'D"


ID
1639099
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Dentre as várias responsabilidades, atribuições e tarefas do servidor público, uma das mais importantes é prestar um bom atendimento ao cidadão.

Assinale a opção que NÃO caracteriza um bom atendimento telefônico.

Alternativas
Comentários
  • Pode pedir para repetir, mas atenção: não faça o cliente repetir várias vezes o recado. Ninguém suporta isso!

    Avante!

  • mesmo que em atendimento telefônico o servidor precisa demonstrar Empatia.


ID
1639102
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No desempenho de suas atribuições, o servidor público, muitas vezes, precisa atender diretamente ao cidadão. Na relação direta com o indivíduo que está sendo atendido, o servidor responsável pelo atendimento deve observar uma série de regras para desempenhar bem seu trabalho.

Analise as opções a seguir e assinale a que corresponde a uma dessas regras.

Alternativas
Comentários
  • Grande ajuda essa sua Rosana.

  • Rosana muito dedicada

  • cade a rosana?


ID
1639105
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

A administração de compras ou gestão de compras é a atividade responsável pela aquisição de materiais e matérias-primas dentro de uma empresa de acordo com as políticas específicas de cada organização.

Entre os fatores básicos que fazem parte de uma operação de compras de uma organização, NÂO se enquadra

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B,  guerreiros. Só que devemos ponderar uma coisa: há autores que discordam disso. 

  • Raciocínio para a resolução da questão:

    Fatores que vão definir o processo de compras: preciso saber que tipo de material preciso para a produção ( o quê, em que quantidade, cor, tamanho, entre outras características), o preço do produto (vai influenciar se vou comprar com este ou aquele fornecedor), e o prazo de entrega. Ora, se eu não tenho previsão de uso do produto, não preciso comprá-lo. Se eu tenho um prazo mais longo de entrega, vai influenciar se vou comprar com meu fornecedor habitual ( que faz um preço camarada, mas demora um pouco a entregar). Se o prazo for muito curto, tenho que comprar material emergencialmente, provavelmente vou pagar mais caro e fico dependente das condições do forncecedor.


  • Se pensarmos pelo lado do fornecedor, a distribuição é relevante, pois vai influenciar no prazo de entrega. Acho que não teria alternativa correta.

  • Bruno,
    o fornecedor não compra, ele vende ... O comando da questão é bem claro ao dizer " fazem parte de uma operação de compras de uma organização" ... Logo,  não há que se pensar no lado do fornecedor ... Quem compra nãopensa na distribuição, mas sim na entrega...
    Entendi assim, se eu estiver errada .. me corrijam por favor! 



  • Verdade Joelma, entendi, obrigado!

  • Que "beleza" há mais consenso sobre vida alienígena do que sobre administração!Eh...concursos...

  • Comentário simples e objetivo. Parabéns!

  • sábias palavras meu amigo

  • Os objetivos da gestao compras sao:

    • Obter mercadorias e serviços na quantidade e com qualidade necessárias ao menor custo.

    • Garantir o melhor serviço possível e pronta entrega por parte do fornecedor.

    • boas relações com os fornecedores e fornecedores potenciais.


ID
1639108
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Idalberto Chiavenato, a liderança é um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais e nas organizações. Com relação à liderança, analise as afirmativas a seguir.

I. Liderança é a habilidade de influenciar pessoas em direção ao alcance das metas organizacionais.

II. Liderança é uma característica exclusiva das pessoas que ocupam cargos de chefia.

III. Um líder democrático caracteriza-se por delegar autoridade aos subordinados, orientando e incentivando a participação de todos.

IV. O líder autocrático centraliza todas as decisões sem pedir a participação dos seus subordinados.

V. O estilo liberal é aquele em que o líder dá maior liberdade aos subordinados, ficando com a função de responder às dúvidas dos funcionários e fornecer os recursos necessários para o trabalho.

Estão CORRETAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • A maioria já deve saber, mas vou comentar, o erro, do item dois, se dá pois  pode haver liderança mesmo em grupos informais. Ao contrário da liderança formal que só ocorre nas relações formais, ou seja, estabelecidas pela estrutura organizacional.

     

    Vamos deixar suor pelo caminho!

  • Gabarito: letra C

    3 estilos de liderança: macete: A...LIDE

    A - Autocrática ou Job centered: o líder centraliza as decisões sem pedir a participação dos seus subordinados.

     

    LI - Liberal ou Laissez Faire: o líder dá maior liberdade aos subordinados, ficando com a função de responder às dúvidas dos funcionários e fornecer os recursos necessários para o trabalho.

    DE - Democrático: o líder delega autoridade aos subordinados, orientando e incentivando a participação de todos.

    Bons estudos!

  • item III ele delega autoridade!? como assim ? não seria só dar a oportunidade de particapação do grupo.. isso não é delegar autoridade.

     

  • Eu também, achei estranho esse trecho que diz que o lider delega autoridade, ele delega a tarefa, só se a questão quis dizer que é delegada a autoridade para realizar determinada tarefa. Ficou difícil pra reponder. 

  • Pessoal que ficou com dúvida: Delegar é o mesmo que ceder, transferir, transmitir. Portanto, um líder democrático caracteriza-se por transferir, ceder, transmitir autoridade aos subordinados. Gabarito C correto.

  • como que delega autoridade? delega-se somente responsabilidade. se é pra delegar autoridade, esse líder serve pra quê mesmo?

  • como que delega autoridade? empowerment neles.. 

  • No estilo autocrático, o líder centraliza todas as decisões, sem pedir a participação dos seus
    subordinados. Esse líder determina como o trabalho será feito, quem o fará, quando o fará etc. A
    participação dos funcionários no processo de tomada de decisão é muito limitada!

      

    (...) estilo democrático caracteriza-se pela delegação de autoridade aos subordinados, que são
    incluídos no processo de tomada de decisão pelo líder. A decisão então é tomada em conjunto pelo
    líder e seus liderados.

      

    (...) liberal ou laissez-faire é o estilo em que o líder dá total liberdade aos subordinados
    para decidirem como acharem melhor! O líder tem somente a função de responder as perguntas ou
    dúvidas dos funcionários e fornecer os recursos necessários para o trabalho
      

    Administração Geral para Concursos - Rodrigo Rennó - 2013 (Pág. 148)


     

  • II. Liderança é uma característica exclusiva das pessoas que ocupam cargos de chefia.


    Teorias dos Estilos de Liderança

    A Escola de Relações Humanas representa um grande impulso para as abordagens do comportamento organizacional. Deixam de ser predominantes as características inatas de personalidade, para serem enfatizados os comportamentos necessários ao exercício da liderança. Com base nos estudos de Kurt Lewin, da década de 1930, foi proposta a existência de três estilos de liderança distintos: a liderança autocrática, a democrática e a liberal (laissez-faire).

    White procuravam criar estruturas que permitissem compreender a dinâmica interna de grupo. A partir desses estudos, Kurt Lewin (1890-1947) propôs alguns modelos que caracterizam diferentes formas de liderança (MAXIMIANO, 2000):

    ▪ Liderança autocrática está ligada a líderes mais autoritários no exercício da liderança. Está voltada para o líder. Pode-se dizer que ela produz mais resultados, porém a frustração dos indivíduos e sua agressividade tendem a ser maiores.

    ▪ Liderança democrática se refere ao estilo que considera a opinião e participação dos liderados no processo de liderança. Está voltada para os liderados e o líder.

    ▪ Liderança liberal (laissez-faire) dá grande liberdade ao grupo – apresenta as alternativas para o grupo mas cabe a eles tomar decisões. O líder só participa quando solicitado pelo grupo. Trata-se de uma liderança voltada para os liderados.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes

  • GABARITO LETRA C.

    O líder democrático delega autoridade.

  • LETRA C CORRETA

    1 – Liderança Autocrática (ou centralizador): Este tipo de liderança é focado nos resultados. Seu estilo concentra a maior parte dos trabalhos em si, seja por paixão pelo que faz, ou por falta de confiança. Às vezes leva em consideração as opiniões do grupo, mas a sua opinião tem peso maior. Firme em suas decisões e comentários, e não tolera membros descomprometidos. Uma das figuras mais marcantes deste tipo é o co-fundador da Apple, Steve Jobs.

    2 – Liderança Democrática: Tipo de liderança voltada para o grupo e suas decisões. Para o líder democrático os membros da equipe têm voz e podem e devem dar sua opinião nos assuntos abordados. O líder democrático possui um ótimo jogo de cintura e possui a capacidade de mediar conflitos. Respeitador e ligado a questões morais, sabe fazer política.

    3 – Liderança Liberal: Esse tipo de liderança é indicada quando o líder está à frente de uma equipe madura e autossuficiente, onde os membros da equipe possuem liberdade para tomar decisões. Porém, se a equipe não possuir tal maturidade, este tipo de liderança pode ser prejudicial para o andamento dos objetivos, uma vez que este tipo de líder não possui pulso para punir erros.

  • Causa estranheza por essa palavra delegar. Mas administração é isso, mt subjetividade e um campo aberto e possibilidade, "mil autores" Algum deles pensou e escreveu dessa forma.

    DELEGAR: conferir a (alguém) poder e representatividade para; enviar.

    Creio que o item quer nos levar a pensar que a liderança democrática ao delegar autoridade dá oportunidade aos liderados de tomar decisões tbm, participar nas decisões.

    Sei não, mas sei lá.


ID
1639111
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Genésio Tavares, servidor público efetivo da Universidade Federal de São João delRei (UFSJ), retirou do seu local de trabalho, sem estar legalmente autorizado, 20 folhas de papel ofício para que seu filho pudesse fazer um trabalho de escola.

Sobre o fato acima, é CORRETO afirmar que Genésio

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;

  • DECRETO 1.171

    Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;


  • É correto afirmar que Genésio praticou conduta vedada pelo Código de Ética Profissional do Poder Executivo Federal.

    É vedado ao servidor 

    público;

    l) retirar da repartição pública, 

    sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente 

    ao patrimônio público;

  • A alternativa correta é bem clara...


ID
1639114
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Conforme disciplinado pelo Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, Laurinda Mathias, servidora pública federal lotada no Ministério da Educação, tem deveres fundamentais a cumprir.

Analise as opções a seguir e assinale a que NÃO se refere a esses deveres fundamentais.

Alternativas
Comentários
  • Dec 1171/94

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    e) tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público; (Letra C)

    i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las; (letra D)

    o) participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo a realização do bem comum; (Letra B)

    t) exercer com estrita moderação as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos; (letra A)

  • a) Utilizar-se, a todo tempo, das vantagens funcionais que lhe sejam atribuídas.

  • XIV  t   Exercer com estrita moderação as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuáriosm do serviço públic e dos jurisdicionados administrativos


ID
1639117
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Analise os itens a seguir, referentes ao que é vedado ao servidor público, de acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994.

I. Solicitar ou receber qualquer tipo de ajuda financeira para o cumprimento da sua missão.

II. Alterar o teor de documentos que deva encaminhar para providências.

III. Fornecer informações privilegiadas, obtidas dentro do seu ambiente de serviço, a um amigo de infância.

IV. Desviar servidor público para atendimento a interesse particular.

V. Permitir que simpatias ou antipatias interfiram no trato com o público ou com colegas.

Estão CORRETOS os itens

Alternativas
Comentários
  •  

    Gabarito: Letra D

     

    Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público

     

    f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores;

    g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim;

    h) alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providências;

    j) desviar servidor público para atendimento a interesse particular;

    m) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros;

     


ID
1639120
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Prestar um atendimento de qualidade ao público, em geral, é dever de todo servidor público.

Pode-se dizer que as opções a seguir são fundamentais para a qualidade do atendimento ao público, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C


    dec 1171/94

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário; (LETRA A)

    g) ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral; (LETRA B)

    n) manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os métodos mais adequados à sua organização e distribuição; (LETRA D)


    XV - E vedado ao servidor público;

    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem; (LETRA C)

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm 

  •  de forma bem resumida: a qualidade no atendimento público requer que o atendente seja objetivo, ou seja,  rápido , breve;  requer CORTESIA ,por exemplo, bom dia , boa tarde , boa noite; requer um  ambiente limpo , organizado para que possa trabalhar de forma eficiente.

    espero ter ajudado !


ID
1639123
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A redação oficial é a maneira peculiar de redigir, seguindo normas e técnicas estabelecidas.

Das características relacionadas a seguir, a única que NÃO pode ser considerada na elaboração da redação oficial é

Alternativas
Comentários
  • A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem (D), clareza, concisão (C), formalidade e uniformidade (A). Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)". Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais.


ID
1639126
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República, deve-se utilizar o seguinte fecho:

Alternativas
Comentários
  • Para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República, deve-se utilizar o seguinte fecho: Respeitosamente

  • O Manual diz:

    2.2. Fechos para Comunicações

    O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:

    a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:

    Respeitosamente,


    b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:

    Atenciosamente,


    Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores.

  • Esta questão não me pareceu muito clara... Uma ambiguidade talvez!?

    "Para autoridades superiores..."

    Remetente ou destinatário?

  • Para quem é superior hierarquicamente, você dá RESPEITO. Para quem é igual ou inferir, você dá só ATENÇÃO. :P

  • respeitosamente: superior

    atenciosamente: igual ou inferior


ID
1639129
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando a redação de correspondência e atos oficiais, analise as afirmativas a seguir e assinale-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O emprego do pronome de tratamento “Vossa Excelência" é usado para autoridades diversas do Poder Executivo, tais como Presidente da República, Ministros de Estado, Procurador Geral da República e Governadores de Estado e do Distrito Federal.

( ) O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é “Excelentíssimo Senhor" e, para as demais autoridades, usa-se o vocativo “Senhor".

( ) O uso do pronome de tratamento “Vossa Magnificência", empregado por força da tradição, é adequado em comunicações dirigidas a reitores e vice-reitores de universidades.

( ) “Doutor" não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Portanto, deve-se evitar usá-lo indiscriminadamente.

( ) O uso do pronome de tratamento “Vossa Senhoria" é indicado para autoridades como Deputados, Senadores, Juízes e Desembargadores.

Assinale a opção que contempla a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode comentar porque a 3° alternativa está errada?
  • Vice-reitores é senhoria ?

  • Conforme descrito no manual, o pronome de tratamento é aplicado apenas ao reitor e não ao vice. :)

  • Qual o erro da penúltima?


    “Doutor" não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Portanto, deve-se evitar usá-lo indiscriminadamente.

  • Pâmela, não há erro, o gabarito marca ela como VERDADEIRA.

  • Acredito que a terceira frase foi considerada errada pelo fato de afirmar: " ...por força da tradição..."

  • Mencionemos,  ainda,  a  forma  Vossa Magnificência, empregada  por força da tradição,  em  comunicações

    dirigidas a reitores de universidade. Corresponde-lhe o vocativo:

    Magnífico Reitor,


    (não é pra vice). fonte MRPR

  • Não Gabriela, o erro foi afirmar que serve para vice-reitores também!

  • PGR é cargo do executivo?????

     


ID
1639132
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia

Por seu valor, os documentos podem ser classificados em permanentes-vitais, permanentes e temporários.

Consideram-se como documentos permanentes

Alternativas

ID
1639135
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere à frequência do uso ou consulta, existem três tipos de arquivos: ativo, inativo e morto.

Os arquivos são inativos quando guardam documentos e papéis

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Arquivo Ativo: mantém arquivados os documentos e papéis de uso, consulta e referência constante e atuais, ou que se encontram em fase de conclusão.

    Arquivo Inativo: guarda documentos e papéis que oferecem menor frequência de uso, consulta ou referência.

    Arquivo Morto: armazena documentos de frequência de uso, consulta ou referência quase nulas, mas mesmo assim são significantes e precisam ser guardados, e inclusive organizados como um arquivo ativo.

  • É um absurdo a denominação arquivo morto. Todos os estudiosos da arquivologia atual repudiam tal denominação... Em concursos mais sérios e de certo ou errado, essa questão já estaria errada só pelo fato de ta escrito "arquivo morto".

  • Gabarito B

    A) arquivo morto

    B) arquivo inativo

    C) arquivo ativo

    D) arquivo reservado

  • Arquivo morto. Hahahah Tenso!!
  • Questão muito mal formulada! 

  • Essa questão deveria ser anulada. Para João Tiago e Leonardo Reis, existem os arquivos ativos, os semiativos e os inativos. Os inativos são conhecidos também como permanentes, ou histórico, ou secundário, e também mortos. Arquivos inativos e mortos são sinônimos! Portanto, a banca errou ao colocá-los como sendo distintos.


    Fonte: Arquivologia Facilitada, pág. 13.

  • Sem OR. 


  • OBS:

    A expressão "Arquivo Morto" é impropriamente utilizada, ou seja, a banca errou em utilizá-la. Segundo M. Paes. 

  • Expressão arquivo morto não se usa mais.

    Arquivo morto = inativo

    Ativo - semiativo - inativo

    Inativo

    1.que não tem atividade, que não está ativo; parado, paralisado.

  • O arquivo morto não é mais utilizado.. :P 

  • Letra B

    Eles apenas trocaram as palavras corrente, intermediário e permanente por: ATIVO, INATIVO E MORTO.

  • Se o arquivo é morto então então ele tinha que ser eliminado, ai quando precisarem dele, por causa de alguma informação, pra ter acesso so atraves de centro espírita ou sei la, só assim a expressão ''arquivo morto'' faria sentido pra mim, ninguém guarda um morto pra depois ir lá conversar com ele. Essa expressão devia ser abobinada. :-P

  • KKKKK

  • B] com menor frequência de uso, consulta ou referência  GABARITO

     

    Porém eu discordo dessa nomenclatura, uma vez que um arquivo cujos documentos são utilizados com pouca frequência não necessáriamente está inativo!

     

  • Arquivo Morto... Até desisti de fazer a questão.

     

  • Arquivo Morto 

    queima de arquivo?? ahuhah

  • Engraçado é que a questão, além de usar o termo "arquivo morto", parece ter feito referência ao arquivo intermediário utilizando o termo "arquivo inativo", quando este, na vdd, é o arquivo semiativo.

  • Os professores dizem que arquivo morto e proibi em arquivologia, vai intender,rs.


ID
1639138
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à organização e gestão de documentos e arquivos, analise as afirmativas a seguir.

I. O arquivo deve oferecer garantia de precisão na consulta a documentos e assegurar a localização de qualquer documento arquivado ou de qualquer documento que tenha sido dele retirado.

II. O arquivo deve apresentar condições mínimas de segurança, incluindo-se medidas de prevenção contra incêndio, extravio, roubo e deterioração.

III. O número e a variedade de documentos de uma instituição exigem necessariamente um arquivo complexo e de difícil entendimento para os usuários.

IV. O arquivo deve acompanhar o desenvolvimento ou crescimento da instituição, ajustando-se ao aumento do volume e à complexidade dos documentos a serem arquivados.

V. As normas de classificação dos documentos não devem ser muito rígidas, para facilitar a atividade de arquivamento.

Estão CORRETAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C


    Organização de Arquivos:

    SEGURANÇA: O arquivo deve apresentar condições mínimas de segurança, incluindo-se medidas de prevenção contra incêndio, extravio, roubo e deterioração. dependendo da natureza do arquivo é importante cuidar do sigilo, impedindo ou dificultando o livre acesso a documentos confidenciais. (OPÇÃO II)


    PRECISÃO: O arquivo deve oferecer garantia de precisão na consulta a documentos e assegurar a localização de qualquer documento arquivado, ou de qualquer documento que tenha sido retirado. (OPÇÃO I)


    SIMPLICIDADE: O arquivo precisa ser simples e de fácil compreensão. As possibilidades de erro são reduzidas em arquivos simples e funcionais. O número e variedade de documentos não exigem necessariamente um arquivo complexo e de difícil entendimento. (OPÇÃO III).


    FLEXIBILIDADE: O arquivo deve acompanhar o desenvolvimento ou o crescimento da empresa ou órgão público, ajustando-se ao aumento do volume e a complexidade dos documentos a serem arquivados. (OPÇÃO IV)


    ACESSO: O arquivo deve oferecer condições de consulta imediata, proporcionalmente pronta localização dos documentos. (OPÇÃO V)



ID
1639141
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEP) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) é o órgão superior de coordenação e supervisão das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Quem o preside é o

Alternativas
Comentários
  • Art. 14. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão é o órgão superior de coordenação e supervisão das atividades de ensino, pesquisa e extensão, com funções normativa, deliberativa e consultiva no campo didático, científico, cultural, artístico e de interação com a sociedade, e é composto:

    I. do Reitor, que o preside;


ID
1639144
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o Estatuto da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), o seu órgão máximo, normativo, deliberativo e consultivo é

Alternativas
Comentários
  • Art. 10. O Conselho Universitário é o órgão máximo, normativo, deliberativo e
    consultivo da Universidade, e é composto:
    I. do Reitor, que o preside;
    II. do Vice-reitor;
    III. de um docente por departamento, eleito pelos seus pares no respectivo
    departamento;
    IV. de cinco membros do Corpo Técnico-administrativo, eleitos pelos seus
    pares;
    V. de um docente por curso de graduação dos Centros da UFSJ, eleitos pelos
    seus pares nos respectivos cursos;
    VI. pelo Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD;
    VII. de um membro da classe empresarial não pertencente aos quadros da UFSJ;
    VIII. de um membro das classes trabalhadoras do Ensino não pertencente aos
    quadros da UFSJ;
    IX. de quatro membros do Corpo Discente da graduação, eleitos pelos seus
    pares;
    X. por um membro do Corpo Discente da pós-graduação, eleito pelos seus
    pares


ID
1639147
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o Estatuto da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), a Congregação é o órgão consultivo, normativo e de deliberação superior da Pró- reitoria de

Alternativas
Comentários
  • Art. 28. A Congregação, órgão consultivo, normativo e de deliberação superior da Pró-reitoria de Ensino de Graduação, sob a presidência do Pró-reitor, é composta:
    I. pelos Coordenadores de Curso de graduação;
    II. pelos Chefes de Departamento;
    III. por dois membros do Corpo Discente, indicados pelo órgão representativo
    dos estudantes, na forma prescrita no seu Estatuto e, na falta desse órgão,
    eleito por seus pares;
    IV. de dois membros do Corpo Técnico-administrativo, eleitos pelos seus pares.


    Parágrafo único. A organização e as competências da Congregação são estabelecidas no Regimento Geral.


ID
1639150
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o Estatuto da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), são competências do reitor, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Art. 24. Ao Reitor compete:
    I. representar a Universidade em juízo ou fora dele;
    II. presidir os Conselhos Superiores;
    III. dirigir, coordenar e supervisionar as atividades da Universidade;
    IV. designar, empossar ou exonerar ocupantes de cargos de confiança;
    V. submeter anualmente ao Conselho Diretor a prestação de contas correspondente ao exercício anterior, para aprovação deste;
    VI. tomar decisões ad referendum dos Conselhos Superiores, submetendo-as à apreciação do respectivo conselho na primeira reunião subseqüente;
    VII. convocar e presidir os Órgãos Colegiados Superiores, com direito a voz e voto;
    VIII. administrar os recursos financeiros da UFSJ, de acordo com o orçamento aprovado;
    IX. firmar contratos, convênios e ajustes com pessoas ou instituições públicas ou privadas;
    X. conferir grau e assinar diplomas ou certificados;
    XI. baixar portarias, ordens de serviço e normas de aplicação;
    XII. encaminhar aos Conselhos Superiores as matérias a serem apreciadas;
    XIII. responsabilizar-se pela elaboração e pelo encaminhamento da proposta orçamentária da UFSJ;
    XIV. exercer a função de Ordenador de Despesa, podendo delegar esta competência, de acordo com a legislação pertinente;
    XV. exercer o poder disciplinar, na forma da Lei, deste Estatuto e do Regimento Geral;
    XVI. exercer outras competências inerentes à sua função, e que não foram especificadas neste Estatuto.