SóProvas



Prova VUNESP - 2015 - PM-SP - Aspirante da Polícia Militar


ID
1723708
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A fórmula utilizada por letrados europeus da primeira metade do século XVIII não era nova. A dualidade do Iluminismo está na própria raiz do Renascimento moderno, entre os séculos XV e XVI, sobretudo em sua crítica à Europa da Idade Média.

(Rodrigo Elias, Os filósofos do século XVIII. Disponível em: . Adaptado)




Em relação às aproximações entre o Renascimento e o Iluminismo, é correto destacar:

Alternativas
Comentários
  • Em seus escritos, os pensadores iluministas insistiam que somente a partir do uso da razão científica os homens atingiriam o progresso, em todos os sentidos. A razão permitiria instaurar no mundo uma nova ordem, caracterizada pela felicidade ao alcance de todos. Universalidade, individualidade e autonomia eram o lema desse projeto civilizatório proposto pelos filósofos. Essas ideias também estavam presentes durante o Renascimento, que contrapunha luz e trevas, sendo que este último se referia à ignorância predominante no período da Idade Média.

    A resposta correta é a letra D.

  • GABARITO D

     

  • A razão científica seria o cientificismo entrando em ação.
     
    Cientificismo: é a tendência intelectual ou concepção filosófica de matriz positivista que afirma a superioridade da ciência sobre todas as outras formas de compreensão humana da realidade (religião, filosofia, metafísica etc.), por ser a única capaz de apresentar benefícios práticos e alcançar autêntico rigor cognitivo. Assim, preconiza o uso do método científico, tal como é aplicado às ciências naturais, em todas as áreas do saber (filosofia, ciências humanas, artes etc.)

    Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cientificismo

  • renascimento---iluminismo= razão

    APMBB

  • O Renascimento marcou o início da Idade Moderna, características fundamentais: Humanismo - valorização do homem, observação e experimentação que criaram os alicerces da ciência moderna. Antropocentrismo - o homem passa a ser o grande indagador dos fenômenos que ocorrem consigo e na natureza.

  • Gab D

    O movimento intelectual iluminista tinha como um dos seus princípios a crença na razão que seria a própria luz do ser humano cujo a função passava a ser a de explicar os fenômenos da natureza mediante ao uso do racionalismo que já estava presente no renascimento do século XV e XVI que condenava a estrutura de pensar da escolástica daí a oposição luz (modernidade) e trevas (medievalidade)


ID
1723711
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A guerra ou as guerras holandesas assistiram ao emprego crescente dos recursos locais, e decrescente dos da metró­ pole, tendência que se acentuou durante a restauração.

(Evaldo Cabral de Mello, Olinda restaurada. Disponível em: . Adaptado)




Contribuiu(íram) para tal tendência

Alternativas
Comentários
  • Em 1640, Portugal rompe com a União Ibérica e se separa da Espanha. Neste momento, os recursos portugueses serão, majoritariamente, utilizados na guerra contra espanhóis nas fronteiras do Reino. O conflito brasileiro contra os holandeses não ganha o apoio das tropas portuguesas, mas diversos latifundiários, insatisfeitos com a cobrança de empréstimos pelos holandeses, passam a aderir ao conflito. As holandeses só irão sair definitivamente após a Batalha de Guararapes.

    A resposta correta é a letra A.

  • GUERRAS DO AÇÚCAR:


    1640 - Fim da União Ibérica - Episódio conhecido como RESTAURAÇÃO que deu Início da Dinastia de Bragança - D. João IV no Poder.

    Reconquistada a Independência de seu país, os portugueses negociaram um acordo de PAZ de 10 anos com os HOLANDESES, que ainda ocupavam a Capitania de Pernambuco. Entretanto, esse acordou encerrou-se antes do esperado.


    INSURREIÇÃO PERNAMBUCANA:

    Depois da saída de NASSAU do Brasil, a administração holandesa intensificou a busca por lucros. Os Ocidentais passaram a pressionar os senhores de ENGENHO para que aumentassem a produção de açúcar e pagassem mais impostos.

    Em 1645, inicia-se a luta pela expulsão dos holandeses - INSURREIÇÃO PERNAMBUCANA:

    * Senhores de Engenho, Grupos Indígenas e africanos, uniram-se momentaneamente. --- Várias batalhas foram travadas, como as baralhas de GUARARAPES, com vitória dos luso-brasileiros.


    Depois de sucessivas derrotas, os holandeses renderam-se - 1654.


    Devido ao acordo de PAZ feito por Portugal, este teve que pagar uma pesada multa para os holandeses.

  • Gab A

    Entre 1580 e 1640, durante a chamada União Ibérica, a cora espanhola dominou o Estado português. É durante este momento, por desavenças entre Espanha e Holanda que esta invade e domina, parcialmente, o nordeste brasileiro. Ao longo do período da permanência holandesa na região de Pernambuco (1630-1654), não foram poucos os conflitos entre os lusobrasileiros e os invasores, sendo que os colonos pouco ou nada puderam contar com o auxílio metropolitano nessas lutas travadas contra os holandeses, tal que espanhóis e portugueses estavam muito ocupados disputando o trono de Portugal, culminando no processo conhecido como Restauração portuguesa (1640).


ID
1723717
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Estrada de Ferro São Paulo Railway pôs fim ao isolamento do planalto paulista, rompendo as dificuldades de transpor a grande inclinação da Serra do Mar, facilitando o transporte de mercadorias e o contato cultural e comercial com a Europa por meio do Porto de Santos.

(Silvia Helena Passarelli, Vitrines da cidade. Disponível em: . Adaptado)




Um dos objetivos centrais da construção da estrada de ferro discutida no trecho foi

Alternativas
Comentários
  • A construção de ferrovias que ligava o planalto paulista ao porto de Santos, servia para atender à produção cafeeira do Oeste Paulista, escoando os sacos de cafés e impulsionando o comércio entre os municípios do estado.

       Cabe ressaltar que a cafeicultura no Oeste Paulista, na região de terras roxas, ocorreu depois do esgotamento político e econômico dos barões do café do Vale do Paraíba , no Rio de Janeiro.

    A resposta correta é a letra E. 

  • Pegadinha...caí

  • questão  boa , porém da espaço para um debate !

  • A questão te leva a pensar de maneira lógica.. marcar letra rsrsrs mas na verdade a resposta E 

    A ferrovia foi idealizada, em 1864, por um grupo de fazendeiros, negociantes e capitalistas que necessitavam de um meio de escoar o café cultivado no interior do estado de São Paulo. Estes pretendiam que a São Paulo Railway, a "Inglesa" ou "Santos-Jundiaí", levasse seus trilhos até a então São João do Rio Claro (atual Rio Claro), já que detinha a concessão para tal.

  • A construção de ferrovias que ligava o planalto paulista ao porto de Santos, servia para atender à produção cafeeira do Oeste Paulista, escoando os sacos de cafés e impulsionando o comércio entre os municípios do estado.

      Cabe ressaltar que a cafeicultura no Oeste Paulista, na região de terras roxas, ocorreu depois do esgotamento político e econômico dos barões do café do Vale do Paraíba , no Rio de Janeiro.

    A resposta correta é a letra E. 

  • Alternativa correta: e

    As primeiras ferrovias brasileiras entraram em operação a partir de meados do século XIX, tendo como um dos seus principais objetivos o escoamento da produção cafeeira da região sudeste. A Estrada de Ferro São Paulo Railway é a primeira que efetiva esse objetivo. Inaugurada em 1867, ligava a região de Jundiaí à zona portuária de Santos, que se tornou o principal porto brasileiro ao longo do século XIX, sobrepondo-se inclusive o porto da própria capital (Rio de Janeiro). Essa ascensão da região de São Paulo deu-se em função da decadência das áreas produtoras localizadas na região do Vale do Paraíba que foi sobreposto pelos cultivos do Oeste Paulista.


ID
1723720
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sua entrada em cena na história do Brasil começa em 1934, quando é destacada para ajudar Luiz Carlos Prestes a retornar ao país e servir como sua guarda-costas. Viajam, então, passando-se por marido e mulher e, quando chegaram ao Rio de Janeiro em 1935, já eram de fato um casal. Após o fracasso do levante comunista no mesmo ano, são ambos presos. Grávida de sete meses e separada de Prestes, Olga é deportada para a Alemanha em 1936, e tem a filha alguns anos antes de morrer em um campo de concentração.

(Bruno Garcia, Uma explosão de estereótipos. Disponível em: . Adaptado)




O levante citado no trecho foi utilizado como pretexto para a

Alternativas
Comentários
  • O levante comunista teve início em novembro de 1935, mas por falta de coordenação entre os diversos núcleos comunistas acabou que cada capital envolvida começou o levante em dia diferente.Em Pernambuco, o golpe fracassou, enquanto no Rio Grande do Norte durou 3 dias, inclusive com a instalação de um governo revolucionário.

       No Rio de Janeiro, houve a sublevação da Escola de Aviação no Campo dos Afonsos e do Terceiro Regime de Infantaria na Praia Vermelha. Após intensos combates, os rebeldes acabaram se rendendo. Fracassava a Intentona Comunista. Em todo o episódio, a tão esperada adesão popular não aconteceu, limitando-se a algumas iniciativas isoladas.
        O movimento foi pretexto para que o governo desencadeasse violenta repressão. Foi aprovada pelo Congresso a decretação do estado de sítio, além da criação do Tribunal de Segurança Nacional e a Comissão Nacional de Repressão ao Comunismo.

       A resposta correta é a letra B. 



  •  b)

    escalada autoritária que levou ao golpe do Estado Novo em 1937, tendo sido utilizado como justificativa para a aplicação do mecanismo do estado de sítio por parte de Vargas.

  • A Intentona Comunista influenciou e muito a implantação do Estado Novo.

  • E anos mais tarde, Esse mesmo viúvo se alia ao carrasco de sua esposa...

  • Pretexto, também, à realização do plano Cohen.

  • mas a justificativa da implantação do estado de sitio não foi o plano Cohen ...

  • "Após o fracasso do levante comunista no mesmo ano, são ambos presos"...

    Acredito que o contexto representa a intentona comunista que foi um pretexto para introduzir o governo totalitário de vargas. Conhecido, principalmente, como o plano cohen.

    APMBB

  • GABARITO - B

    escalada autoritária que levou ao golpe do Estado Novo em 1937, tendo sido utilizado como justificativa para a aplicação do mecanismo do estado de sítio por parte de Vargas.


ID
1723723
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O grupo extremista islâmico autodenominado “Estado Islâ­ mico" (EI) começou a destruir mais um sítio arqueológico no norte do Iraque, segundo fontes curdas. No início desta semana, militantes do grupo haviam começado a demolir as ruínas da cidade de Nimrud, antiga capital do império assírio, situada no norte da Mesopotâmia e fundada no século 13 a.C..

(UOL, 7 mar.15. Disponível em: Adaptado)




Em relação à cidade citada no trecho, é correto afirmar que ficava localizada em uma região

Alternativas
Comentários
  •    Segundo o texto, a cidade de Nimrud está situada no norte da Mesopotâmia. Esta palavra significa, em grego, “terra entre rios", uma vez que se localiza entre os rios Tigre e Eufrates, onde atualmente é o Iraque.

       A Mesopotâmia foi berço de diversos povos antigos, como os assírios, babilônicos e sumérios. Estes últimos contribuíram para o desenvolvimento da escrita cuneiforme, por volta de 4000 a.C.

       A resposta correta é a letra D. 

  • por que a E é errada ????

  • ''As principais obras hidráulicas construídas pelos povos mesopotâmicos foram os sistemas de irrigação, com canais e diques, e obras monumentais, como os Jardins Suspensos da Babilônia.

    Estas obras serviam para garantir que a base da economia da Mesopotâmia,a agricultura, funcionasse durante o ano inteiro e em regiões que, anteriormente, eram pouco condutivas para a agricultura.

    Graças a estas tecnologias, que os próprios mesopotâmios desenvolveram, foram capazes de formar as mais antigas civilizações humanas, tendo produzido as primeiras obras escritas, o primeiro código de leis e feito importantes descobertas técnicas e científicas.''

    obras hidráulicas eram sim necessárias para reservar água nos períodos de estiagem também. Por isso a alternativa E esta errada

  • Alternativa correta: d

    A região de Nimrud está localizada numa importante região do início da civilização humana que é a Mesopotâmia que teve como uma de suas principais características geográficas o fato de ser banhada por dois importantes rios o Tigre e o Eufrates que possibilitaram o desenvolvimento de uma série de povos que criaram as bases do mundo civilizado como: as cidades, a escrita, o exército etc,. Atualmente essa região ocupa o território do iraquiano.

  • GABARITO - D

    No texto é possível ver que a cidade situavasse na Mesopotâmia, local banhado pelos rios Tigre e Eufrates, além de ser um lugar em que houve um grande desenvolvimento.

    CAVEIRA!


ID
1723726
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Se o homem moderno não consegue viver sem dinheiro, o homem medieval mal conhecia seu significado, afirma Jacques Le Goff (um dos maiores medievalistas vivos). O historiador francês demonstra como, numa sociedade dominada pelo cristianismo, a Igreja doutrinou a atitude que um cristão deveria ter perante o dinheiro, tendo em vista as obras de teólogos e as várias passagens bíblicas que o condenam. Para ele, a moeda começa a se desenvolver na Europa medieval apenas nos séculos XII e XIII.

(Carolina Ferro, A Idade Média e o dinheiro. Disponível em: . Adaptado)




O que explica esse desenvolvimento é

Alternativas
Comentários
  • Durante a Baixa Idade Média (séculos IX ao XV), a Europa passou por profundas mudanças econômicas, políticas, sociais e culturais, com as quais se iniciou o processo de desintegração do sistema feudal. Há o renascimento comercial, que tornou as feiras de troca de mercadorias em algo permanente. Essa mudança só foi possível, devido aos avanços tecnológicos adquiridos pela troca de conhecimentos no Oriente, desenvolvendo a produção agrícola e possibilitando a venda do excedente nas feiras de mercadorias. Algumas dessas feiras acabaram dando origem a burgos (cidades) que ofereciam trabalho assalariado e possibilidades de enriquecimento aos que os procuravam. Cristaliza-se, assim, o renascimento urbano. Os negócios aumentaram e o dinheiro passou a ter importância, o uso de moedas tornou-se essencial, substituindo o escambo ou a troca de mercadorias.

    A resposta correta é a letra C.

  • GABARITO C

     

  • Gabarito (C) para os não assinantes.

    O dinheiro, enquanto forma de se obter produtos, superou uma consciência e moral teológicas e se transformou em moeda de troca somente a partir dos séculos XII e XIII, no período que conhecemos como o Renascimento Urbano. O Renascimento Urbano está diretamente associado ao Renascimento Comercial, uma vez que o crescimento dos burgos ganhou corpo quando o comércio passou a se expandir. Assim sendo, o sistema feudal, o qual era baseado nas trocas de mercadorias, foi substituído pelas relações comerciais (venda dos produtos excedentes), fortalecidos no desenvolvimento das cidades e do sistema econômico (o surgimento das moedas). 

    Fonte: Estratégia Concursos.

    Foco e Perseverança!! Bons Estudos!!

  • O precursor da transição entre Idade Média e Moderna foi o Renascimento Urbano, pois ,com a instauração dos burgos e as trocas comercias , o ambiente já estava propicio para o Mercantilismo

  • Século XI-XV na baixa idade média , época de desestruturação de ordens econômicas, políticas , culturais e sociais na Europa. Nesse contexto surge o renascimento comercial e urbano com o surgimento da classe burguesa e consequentemente o desenvolvimento do capitalismo comercial. Além disso , expressa o fim do feudalismo.

    APMBB

  • O Renascimento Urbano está diretamente associado ao Renascimento Comercial, uma vez que o crescimento dos burgos ganhou corpo quando o comércio passou a se expandir. Assim sendo, o sistema feudal, o qual era baseado nas trocas de mercadorias, foi substituído pelas relações comerciais (venda dos produtos excedentes), fortalecidos no desenvolvimento das cidades e do sistema econômico (o surgimento das moedas). 

    LETRA C

  • Alternativa correta: c

    O comércio e o uso da moeda quase que desapareceu durante a Idade Média; sua volta só voltou a ocorrer a partir do final das Cruzadas que trouxe consigo o renascimento comercial e urbano que introduziu de forma gradativa uma economia monetária na Europa Ocidental.


ID
1723732
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“Nenhuma ética tradicional nos instrui sobre as normas do 'bem' e do 'mal', às quais se devem submeter as modalidades inteiramente novas do poder e de suas criações possíveis. O novo continente da práxis coletiva que adentramos com a alta tecnologia ainda constitui, para a teoria ética, uma terra de ninguém."

(Hans Jonas, O princípio responsabilidade. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006)

Esse texto procura evidenciar que

Alternativas
Comentários
  • O trecho afirma que com o advento das novas tecnologias surgiu um desafio para a ética tradicional. Os novos dilemas trazidos pelo “novo continente da práxis coletiva" exigem uma rápida e urgente adaptação da teoria ética, que, todavia, não sabe lidar com essas novas modalidades.


     A resposta correta é a letra C. 
  • Gabarito: Letra C.


    "a moldura da ética tradicional não responde inteiramente aos dilemas trazidos pelo desenvolvimento da alta tecnologia".

  • alternativa A, esta correta, te ilude no contexto das nossas vidas, porém, encaixando ela no texto, fica totalmente perdida e sem nexo algum
  • O novo continente da práxis coletiva que adentramos com a alta tecnologia ainda constitui, para a teoria ética, uma terra de ninguém.

    Para a teoria ética que temos agora, ou seja, a tradicional, o adentramento em questões transhumanistas que envolvem alta tecnologia se torna um caminho no escuro, pois se trata de uma terra de ninguém.

    Logo, a etica que portamos não é capaz, pelo menos AINDA, de explicar e chegar a uma conclusão a respeito desses conceitos.

    Gab. C

  • Alternativa correta: c

    Hans Jonas aponta para o fato de que os modos pelos quais os homens se relacionam entre si e com o mundo são abalados com o surgimento da alta tecnologia. Com isto, a reflexão acerca dos valores da ação humana, a ética, também é fortemente atingida, pois tem que lidar com problemas sobre os quais não cabem mais antigas referências, tornando a ética tradicional incapaz de dar respostas satisfatórias às novas questões


ID
1723735
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A epopeia, a tragédia, assim como a poesia ditirâmbica e a maior parte da aulética e da citarística, todas são, em geral, imitações. Diferem, porém, umas das outras, por três aspectos: ou porque imitam por meios diversos, ou porque imitam objetos diversos ou porque imitam por modos diversos e não da mesma maneira. Pois tal como há os que imitam muitas coisas, exprimindo-se com cores e figuras (por arte ou por costume), assim acontece nas sobreditas artes: na verdade, todas elas imitam com o ritmo, a linguagem e a harmonia, usando estes elementos separada ou conjuntamente. Por exemplo, só de harmonia e ritmo usam a aulética e a citarística e quaisquer outras artes congêneres, como a siríngica; com o ritmo e sem harmonia, imita a arte dos dançarinos, porque também estes, por ritmos gesticulados, imitam caracteres, afetos e ações."

(Aristóteles, Poética. São Paulo: Abril Cultural, 1984)


A partir do texto, pode-se concluir que, segundo Aristóteles,

Alternativas
Comentários
  • No trecho, Aristóteles afirma expressamente que “a epopeia, a tragédia, assim como a poesia ditirâmbica e a maior parte da aulética e da citarística, todas são, em geral, imitações." Ou seja, ela se utilizam do mimetismo seja na linguagem, no ritmo ou na harmonia.


    A resposta correta é a letra A. 


  • a "arte mimética" consiste na revelação do que é real em forma de arte.

  • Alternativa "A" está correta. Você pode não entender todos os termos, mas percebe que Aristóteles está falando das mais variadas manifestações de arte da sua época e ele afirma "todas são, em geral, imitações". (Ditirambos eram as metrificações da poesia; aulética e citarística se referiam à teoria dominada por quem tocava aulo e cítara (instrumentos musicais).

    Alternativa "B" está incorreta. O autor deixa claro na segunda frase do texto, que essas artes diferem entre si.

    Alternativa "C" está incorreta. Se a arte imita a natureza, ela não a altera; quem altera a natureza é a arte mecânica - agricultura e medicina.

    Alternativa "D" está incorreta. A tragédia mencionada logo no início do texto não tem nada de cômica.

    Alternativa "E" está incorreta. O autor não menciona o limite da arte e nem diz que existe uma adequação na imitação da realidade.

    Gabarito: A

  • “A epopeia, a tragédia, assim como a poesia ditirâmbica e a maior parte da aulética e da citarística, todas são, em geral, imitações.

  • Alternativa correta: a

    Aristóteles caracteriza o elemento comum entre todas as artes poéticas – o que hoje chamaríamos belas artes, tais como o teatro, a música, a pintura etc. – seu constante propósito de imitar a realidade. Embora as artes diferenciem-se entre si, o mimetismo é fator comum a todas. Assim, todas as artes poéticas são artes miméticas.

    Termo de origem grega que significa imitar. A mimese é a imitação ou representação de algo.


ID
1723738
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“Agora, pois, que meu espírito está livre de todos os cuidados, e que consegui um repouso assegurado numa pacífica solidão, aplicar-me-ei seriamente e com liberdade em destruir em geral todas as minhas antigas opiniões. Ora, não será necessário, para alcançar esse desígnio, provar que todas elas são falsas, o que talvez nunca levasse a cabo; mas, uma vez que a razão já me persuade de que não devo menos cuidadosamente impedir-me de dar crédito às coisas que não são inteiramente certas e indubitáveis, do que às que nos parecem manifestamente ser falsas, o menor motivo de dúvida que eu nelas encontrar bastará para me levar a rejeitar todas. E, para isso, não é necessário que examine cada uma em particular, o que seria um trabalho infinito; mas, visto que a ruína dos alicerces carrega necessariamente consigo todo o resto do edifício, dedicar-me-ei inicialmente aos princípios sobre os quais todas as minhas antigas opiniões estavam apoiadas. Tudo o que recebi, até presentemente, como o mais verdadeiro e seguro, aprendi-o dos sentidos ou pelos sentidos: ora, experimentei algumas vezes que esses sentidos eram enganosos, e é de prudência nunca se fiar inteiramente em quem já nos enganou uma vez."

(René Descartes, Meditações metafísicas. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011)


Nesse texto, René Descartes submete à crítica o conhecimento derivado dos sentidos e com isso justifica a assim chamada “dúvida metódica". Esta última consiste em

Alternativas
Comentários
  •  No texto, Descartes explica que a “dúvida metódica" consiste em impedir-se “de dar crédito às coisas que não são inteiramente certas e indubitáveis". Assim, diante da menor dúvida sobre algum fato ou ideia, cabe ao indivíduo rejeitá-lo.

     A resposta correta é a letra D.
  • "mas, uma vez que a razão já me persuade de que não devo menos cuidadosamente impedir-me de dar crédito às coisas que não são inteiramente certas e indubitáveis, do que às que nos parecem manifestamente ser falsas, o menor motivo de dúvida que eu nelas encontrar bastará para me levar a rejeitar todas."


    gabarito letra D

  • "REJEITAR COMO FALSO" >>>>>> Seria o mesmo que "ACEITAR COMO VERDADEIRO", correto???

    Alguém pode esclarecer, pois se for isso estaria errada essa alternativa!

  • (TEXTO)''o menor motivo de dúvida que eu nelas encontrar bastará para me levar a rejeitar todas''

    René Descartes é o responsável pela duvida metódica cartesiana, que seria '' duvidar de tudo que restar a menor duvida, até encontrar algo indubitável''. Sendo a nossa própria duvida algo indubitável, pois, ao duvidarmos; o ser humano duvida ( = duvida existe), sendo essa sinônimo de um ser pensante e se o ser é pensante , significa dizer que ele existe; então '' ''penso logo existo''

    LETRA D kkk

    APMBB

  •  " Uma vez que a razão já me persuade de que não devo menos cuidadosamente impedir-me de dar crédito às coisas que não são inteiramente certas e indubitáveis"

    Acredito que essa parte do texto reflete a resposta D.

    APMBB

  • O método de Descartes é o método da dúvida: a dúvida metódica ou dúvida cartesiana. Para a razão bem funcionar, é necessário limpar o terreno da mente de todo preconceito, é preciso, num primeiro momento duvidar de tudo, principalmente o que já se tem estabelecido como verdade absoluta. A partir de então, devem-se buscar verdades elementares, verdades que se bastem a si, e não precisem de outras verdades precedentes. Pois, duvidando de tudo, aquilo que conseguir se estabelecer como verdade depois disso, ter necessariamente que ser uma verdade absoluta. O que se quer com esse método é a garantia de idéias claras e distintas

    Fonte: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/filosofia/o-metodo-cartesiano.htm

  • Alternativa correta: d

    O propósito de René Descartes em suas Meditações Metafísicas é o de fundar novos procedimentos que assegurem a validade dos conhecimentos adquiridos, questão essencial para o século XVII, período de grandes transformações na cultura ocidental e surgimento do método científico. Para tanto, esse filósofo elaborará um método inspirado na matemática, pois é esta, entre todas as formas de conhecimento, que demonstra um grau de clareza que torna suas conclusões isentas de dúvidas. No referido trecho, Descartes expõe a parte negativa de seu método: recusar todas as certeza obtidas anteriormente por meio do procedimento da “dúvida radical” ou “dúvida hiperbólica”, que consiste em tomar como falso tudo aquilo que apresente a menor possibilidade de dúvida, buscando com isso encontrar uma certeza indubitável. Trajeto que culminará no cogito “Penso, logo existo”.

  • Pura interpretação, a letra certa soa muito estranha mas basta ver o trecho:

    ''o menor motivo de dúvida que eu nelas encontrar bastará para me levar a rejeitar todas.''

    GAB D

    APMBB


ID
1723741
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Aqui, portanto, está a complexidade, o fascínio e a tragédia de toda vida política. A política é composta de dois elementos – utopia e realidade – pertencentes a dois planos diferentes que jamais se encontram. Não há barreira maior ao pensamento político claro do que o fracasso em distinguir entre ideais, que são utopia, e instituições, que são realidade. O comunista, que lançava o comunismo contra a democracia, pensava normalmente no comunismo como um ideal puro de igualdade e fraternidade, e na democracia como uma instituição que existia na Grã-Bretanha, França ou Estados Unidos, e que apresentava os interesses escusos, as desigualdades e a opressão inerentes a todas as instituições políticas. O democrata, que fazia a mesma comparação, estava de fato comparando um padrão ideal de democracia existente no céu, com o comunismo, como uma instituição existente na Rússia Soviética, com suas divisões de classes, suas caças aos hereges e seus campos de concentração. A comparação, feita, em ambos os casos, entre um ideal e uma instituição, é irrelevante e não faz sentido. O ideal, uma vez incorporado numa instituição, deixa de ser um ideal e torna-se a expressão de um interesse egoístico, que deve ser destruído em nome de um novo ideal. Esta constante interação de forças irreconciliáveis é a substância da política. Toda situação polí­tica contém elementos mutuamente incompatíveis de utopia e realidade, de moral e poder."

(E. H. Carr, Vinte Anos de Crise: 1919-1939. Uma Introdução ao Estudo das Relações Internacionais. Editora Universidade de Brasília, 2001)


Nesse texto, o historiador, jornalista e teórico das relações internacionais britânico E. H. Carr reflete sobre a complexidade da política. Segundo o texto,

Alternativas
Comentários
  • Por meio da interpretação do texto, pode-se afirmar que “ o fenômeno político apresenta traços diversos, contraditórios" uma vez que ele contrapõe ideais e instituições ou utopia e realidade. Esse embate é ainda mais difícil de ser compreendido por aqueles que são contemporâneos ao momento político analisado.

    A resposta correta é a letra C. 


  • a utopia é a perfeita adequação das igualdades entre os povos, garantindo-se o bem estar, a coletividade e leis justas.

  • Alternativa correta: c

    O texto faz referência à complexidade da política, como fenômeno que é sempre constituído pelo elemento ideal, denominado pelo autor “utopia”, e o concreto, chamado “realidade”. Simpatizantes de uma ou outra forma de organização política tendem a privilegiar o elemento utópico no tipo de sistema que defendem e a supervalorizar a parte negativa dos sistemas políticos que desaprovam. No entanto, o fenômeno político sempre apresenta esses caracteres imbricados, “utopia e realidade, moral e poder”, tornando difícil muitas vezes distinguir o que pertence a um ou a outro campo no momento mesmo da ação política.


ID
1723744
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Talvez chegue o dia em que o restante da criação animal venha a adquirir os direitos dos quais jamais poderiam ter sido privados, a não ser pela mão da tirania. Os franceses já descobriram que o escuro da pele não é motivo para que um ser humano seja abandonado, irreparavelmente, aos caprichos de um torturador. É possível que algum dia se reconheça que o número de pernas, a vilosidade da pele ou a terminação dos os sacrum são motivos igualmente insuficientes para se abandonar um ser sensível ao mesmo destino. O que mais deveria traçar a linha insuperável? A faculdade da razão, ou, talvez, a capacidade de falar? Mas para lá de toda comparação possível, um cavalo ou um cão adulto são muito mais racionais, além de bem mais sociáveis, do que um bebê de um dia, uma semana, ou até mesmo um mês. Imaginemos, porém, que as coisas não fossem assim; que importância teria tal fato? A questão não é saber se são capazes de raciocinar, ou se conseguem falar, mas, sim, se são passíveis de sofrimento."
(J. Bentham. Uma introdução aos princípios da moral e da legislação. São Paulo: Abril Cultural, 1979. Adaptado)

Nesse texto, Jeremy Bentham, filósofo britânico do século XVIII, chama a atenção para

Alternativas
Comentários
  • O argumento principal do texto é a questão da sensibilidade e do sofrimento com o outro como elemento primordial para se entender o direito à igualdade.

     A resposta correta é letra D. 
  • Alternativa correta: d

    O texto faz referência à necessidade de um critério que torne possível caracterizar os seres que merecem respeito por parte dos homens. Tirando o peso da racionalidade, característica exclusiva do ser humano, como elemento distintivo que permite diferenciar aqueles que não devem ser submetidos a situações de dor, o autor advoga em prol da capacidade de “ser passível de sofrimento”, o que inclui os animais como seres que não merecem ser maltratados.

  • quase chorei


ID
1723747
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia o texto a seguir.


      Falar da contribuição das raças humanas para a civilização mundial poderia assumir um aspecto surpreendente numa coleção de brochuras destinadas a lutar contra o preconceito racista. Resultaria num esforço vão ter consagrado tanto talento e tantos esforços para demonstrar que nada, no estado atual da ciência, permite afirmar a superioridade ou a inferioridade intelectual de uma raça em relação a outra […].

(Claude Lévi-Strauss. Raça e História. 3a Edição. Lisboa, Editorial Presença,1980. Adaptado)

O que determina a diferença cultural entre os povos?


Alternativas
Comentários
  • Por muito tempo, vigorou uma visão determinista sobre a diferença  cultural entre os povos, acreditando-se que alguns deles seriam raças inferiores intelectualmente. Agora, entretanto, sabe-se que um povo está imerso em uma construção histórica e social. Por essa razão, a história cultural de um povo, que determina hábitos e costumes, é o principal fator que diferencia culturalmente os povos.

     A resposta correta é a letra B.

  • Gabarito (B)

    A história cultural de um povo, que determina hábitos e costumes, é o principal fator que diferencia culturalmente os povos.

    Bons estudos!

  • Relativismo cultural é o oposto de etnocentrismo, ou seja, significa observar uma cultura sem fazer alterações (respeitando e sem se achar superior)

  • Outrora, o que nos diferenciava como povos era o Determinismo Geográfico ou, até mesmo, Determinismo Biológico, com o avanço da antropologia, houve a superação de tais ideias e a fundamentação que a HERANÇA CULTURAL é o que nos diferencia ENTRE OS POVOS..

    LETRA B

    APMBB

  • A história cultural de cada individuo é o que o diferencia. No macro dessa história estende-se a analise de cultura de países . A ferramenta que se utiliza para realizar tal analise é o relativismo cultural que inibe a visão etnocêntrica do pesquisador em relação ao pesquisado. Portanto, o que define a diferença cultural é a sua diversidade de histórias.

    APMBB

  • Alternativa correta: b

    A diferença cultural entre os povos é fundamentada na História cultural que segundo Lévi Strauss tem como maior fator o estruturalismo que contrapunha o pensamento de superioridade defendido por algumas correntes científicas. 

  • Acredito que a resposta está na própria pergunta. Mas pra não ficar em dúvida lembra sempre que desde os primórdios a gente pode se diferenciar pela cultura (conjunto de valores que constituem uma população)

    GAB B

    APMBB


ID
1723756
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia

Leia o texto a seguir.


      A televisão se tornou ubíqua e está tão arraigada na rotina da vida cotidiana que a maioria das pessoas simplesmente a considera uma parte integral da vida social. Assistimos TV, falamos sobre programas com amigos e familiares, e organizamos nosso tempo de lazer em torno do horário da televisão. A 'caixa no canto' fica ligada enquanto estamos fazendo outras coisas e parece proporcionar um pano de fundo essencial para a vida que transcorre.

(Anthony Giddens. Sociologia. 6a Ed. Porto Alegre: Penso, 2012)

* Ubíqua – que está ou existe ao mesmo tempo em toda parte; onipresente


Qual o papel da mídia na sociedade contemporânea?


Alternativas
Comentários
  • Nos dias atuais, a mídia é uma das instituições responsáveis pela formação da opinião pública, trazendo tanto benefícios como malefícios. Nesse sentido, os meios de comunicação não se restringem à simples transmissão de informações. São, na verdade, importantes formadores e propagadores de valores e padrões de conduta, socializando muitas famílias. Manipulada por interesses industriais e de publicidade, a mídia é utilizada como meio para estimular o consumismo nas sociedades capitalistas modernas.


    A resposta correta é a letra B. 


  • Ferramenta para alienação .

  • Alternativa correta: b

    O papel da mídia na sociedade contemporânea esta relacionada com o mercado consumidor sendo esse o principal fator para forjar os valores. 


ID
1723759
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Muitos sociólogos pesquisaram extensivamente a respeito das consequências potenciais da divisão do trabalho – tanto para os trabalhadores em termos individuais, quanto para toda a sociedade. Para Karl Marx, a industrialização e o assalariamento dos trabalhadores resultaram na

Alternativas
Comentários
  • Para Marx, com o aperfeiçoamento da divisão do trabalho, o trabalhador foi gradativamente deixando de ser responsável pela produção integral de determinado objeto e passou a se dedicar unicamente a uma atividade. Assim, o produto passa por vários trabalhadores, cada um acrescentando alguma coisa a ele e, no final do processo, o produto é o resultado não de um trabalhador individual, mas de um coletivo de trabalhadores. Esta especialização das funções torna o trabalhador dependente, limitando suas habilidades. Isso gera uma alienação entre os trabalhadores, que perderiam todo o controle sobre o que produzem, ficando restritos a desempenhar tarefas monótonas, de rotina, carentes de valor criativo. O trabalho passa a ter um viés estritamente instrumental, uma forma de ganhar a vida e sobreviver.

     A resposta correta é a letra D. 

  • QUEM FEZ ESSA PROVA É COMUNISTA. FATO.

  • Letra D

  • Falar em Karl Max e procurar alienação nas alternativas é questão certa.

     

  • a vunesp puxa para o socialismo, então que for fazer PMSP ja espere esses tipos de questoes

  • Alternativa correta: d

    Segundo Karl Marx, a industrialização e o assalariamento dos trabalhadores resultaram na alienação dos trabalhadores. Transformando em forma principal das relações de trabalho com o advento do capitalismo industrial, caracteriza também a transformação da força de trabalho em mercadoria.

  • Po Karl Max, com certeza é alienação dos trabalhadores, ele vai contra o capitalismo, mamão com açúcar.

    GAB D

    APMBB


ID
1723762
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Quatro séculos atrás, 66% da superfície terrestre era coberta de florestas. Atualmente somente 1/3. Segundo pesquisas do WRI (World Resources Institute), cerca de 80% da cobertura florestal original do mundo já foi derrubada ou degradada, principalmente nas 3 últimas décadas.
Atualmente, as áreas florestais mais afetadas pelo desmatamento são as que cobrem as regiões

Alternativas
Comentários
  •  Presente no mundo todo, com predomínio nas florestas tropicais, o desmatamento coloca em risco a biodiversidade de fauna e flora desses locais.As principais razões para o aumento deste tipo de degradação ambiental nas áreas naturais do planeta são: a produção agrícola e pastoril, com a abertura de novas áreas de lavoura e pastagens; o crescimento urbano, a mineração e o extrativismo animal, vegetal e mineral.


     A resposta correta é a letra C.



  •  c)

    tropicais, que são reduzidas, entre outras causas, pela expansão da agropecuária.

  • Por que não é a B? 

  • Nem toda grande cidade foi construída em cima de florestas ,ou a base de desmatamento , olhe Dubai, construída no deserto, Talvez uma das hipóteses de não ser a B.

  • A expansão do agronegócio é considerada uma das principais causas do aumento do desmatamento no mundo todo. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), só na América Latina, a expansão da agricultura e da pecuária comercial é responsável por aproximadamente 70% do desmatamento.

    Letra C

  • GABARITO - C

    Podemos assimilar com o Brasil, de maneira mais específica, no Centro-oeste, que vem ganhando um aumento grande da pecuária e também do agronegócio. Para realizar essas atividades, é necessário retirar grande parte da cobertura vegetal, o que gera diversos prejuízos à biodiversidade e ao mundo.

    CAVEIRA!

  • As florestas tropicais são as áreas em maior perigo de destruição. Historicamente devastadas pela atividade madeireira, os hoje poucos remanescentes estão sendo dizimados pela agricultura, fazendas de gado e para acomodar as necessidades da alta taxa de crescimento populacional.


ID
1723771
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No Brasil, este tipo de clima é controlado pelas massas de ar tropicais e polares. Nele, há uma certa regularidade anual na distribuição das chuvas. As médias anuais da temperatura situam-se entre 14 e 22 ºC. Em regiões mais elevadas, durante o inverno, podem ocorrer temperaturas negativas.

Trata-se do clima

Alternativas
Comentários
  •  Trata-se do clima subtropical, que apresenta quatro estações bem definidas e distribuição regular de chuva durante o ano. Podem ocorrer geadas nas regiões com este clima, principalmente em áreas mais altas. Entre os lugares que apresentam este tipo de clima, destacam-se: região sul da América do Norte, sul e centro da China, e sul da América do Sul.

    A resposta correta é a letra B.



  •  Trata-se do clima subtropical, que apresenta quatro estações bem definidas e distribuídas. .

  • clima subtropical é uma transição do clima tropical para o temperado, e ocorre em partes das Américas do Norte, do Sul e na Ásia. Com temperatura média anual inferior a 18ºC, e chuvas bem distribuídas no ano, que acarreta estações bem demarcadas, com um verão quente e inverno frio. Nessas regiões podem ocorrer os fenômenos de geadas e até mesmo neve.

     

    GAB: LETRA B

    FONTE: https://www.infoescola.com/geografia/clima-subtropical/

  • SUBTROPICAL: BAIXA AMPLITUDE TÉRMICA E CHUVAS DISTRIBUÍDAS DURANTE O ANO (PAMPAS, SUL DO PAÍS)

    SEMIÁRIDO: POUCA CHUVA E MUITO QUENTE (CAATINGA, NORDESTE)

    TROPICAL: CHUVA NOS MESES DE VERÃO E INVERNO SECO (CERRADO, BRASIL CENTRAL)

    TROPICAL DE ALTITUDE: CHUVA NOS MESES DE VERÃO, INVERNO SECO E ALTA AMPLITUDE TÉRMICA (SUDESTE, MATA ATLÂNTICA)

    EQUATORIAL: CHUVA DURANTE O ANO INTEIRO, QUENTE E ÚMIDO. ( AMAZÔNIA)

  • Clima SUL-BTROPICAL

  • clima subtropical é característico das áreas de  compreendida entre 25° e 45°, com   anuais nunca superiores a 20 °C e em que a temperatura mínima do mês mais frio nunca é menor que -2 °C.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_subtropical

  • SUBTROPICAL: BAIXA AMPLITUDE TÉRMICA E CHUVAS DISTRIBUÍDAS DURANTE O ANO (PAMPAS, SUL DO PAÍS)

    SEMIÁRIDO: POUCA CHUVA E MUITO QUENTE (CAATINGA, NORDESTE)

    TROPICAL: CHUVA NOS MESES DE VERÃO E INVERNO SECO (CERRADO, BRASIL CENTRAL)

    TROPICAL DE ALTITUDE: CHUVA NOS MESES DE VERÃO, INVERNO SECO E ALTA AMPLITUDE TÉRMICA (SUDESTE, MATA ATLÂNTICA)

    EQUATORIAL: CHUVA DURANTE O ANO INTEIRO, QUENTE E ÚMIDO. ( AMAZÔNIA)

  • Alternativa correta: b

    O clima subtropical é influenciado pelas massas tropical atlântica e tropical continental, além da massa polar atlântica. A proximidade com o litoral destacam a maritimidade que produz interferência da umidade oceânica sobre este tipo climático, nas áreas serranas do sul do país a presença do clima frio e úmido contribui para a queda de temperatura nessa região.


ID
1723777
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A partir dos anos de 1990, estados e municípios articularam-se em busca de investimentos estrangeiros, patrocinados pelo governo central, agências federais, fundos estaduais e bancos oficiais, como o BNDES, e ofereceram a devolução do imposto recolhido (ou o devido) às próprias empresas, por meio das mais variadas formas de financiamento, sempre a taxas mais generosas que às do mercado.
A guerra foi chamada “fiscal" por estar baseada no jogo com a receita e a arrecadação futura do ICMS. Envolvia, porém, diferentes taxas e financiamento para capital de giro e infraestrutura, incluindo terraplanagem, vias de acesso,terminais portuários, ferroviários e rodoviários, assim como malhas de comunicação e mesmo a diminuição das tarifas de energia elétrica. Nos municípios, as taxas, o IPTU e o ISS foram oferecidos por até trinta anos.
(http://www.scielo.br. Adaptado)

Um dos setores industriais mais beneficiados pela guerra fiscal foi o

Alternativas
Comentários
  • Durante a década de 1990, o principal elemento que impulsionou a economia brasileira foi a atração de investimentos estrangeiros. Ocorre que as regras para se atingir esse objetivo não eram muito claras e atendiam, basicamente, demandas de curto prazo e corporativas, devido à falta de uma política pública industrial no período. Por essa razão, o principal mecanismo de atração de investimentos, utilizado por municípios e estados, foram os benefícios fiscais, promovendo uma verdadeira guerra fiscal no país. 

       Um dos maiores beneficiários, nesse momento, foi o setor automotivo. Após 1993, houve uma entrada gigantesca de multinacionais produtoras de veículos automotores e também um processo de realocação das que já produziam no Brasil.  Todas as empresas que investiram no país receberam diversos benefícios, destacando-se a renúncia fiscal, deferimento de impostos, crédito fácil e farto, obras de infra-estrutura e doações governamentais. 

     A resposta correta é a letra B. 

  • foram maldosos nesta questão.

  • Durante a década de 1990, o principal elemento que impulsionou a economia brasileira foi a atração de investimentos estrangeiros. Ocorre que as regras para se atingir esse objetivo não eram muito claras e atendiam, basicamente, demandas de curto prazo e corporativas, devido à falta de uma política pública industrial no período. Por essa razão, o principal mecanismo de atração de investimentos, utilizado por municípios e estados, foram os benefícios fiscais, promovendo uma verdadeira guerra fiscal no país. 

      Um dos maiores beneficiários, nesse momento, foi o setor automotivo. Após 1993, houve uma entrada gigantesca de multinacionais produtoras de veículos automotores e também um processo de realocação das que já produziam no Brasil. Todas as empresas que investiram no país receberam diversos benefícios, destacando-se a renúncia fiscal, deferimento de impostos, crédito fácil e farto, obras de infra-estrutura e doações governamentais. 

     A resposta correta é a letra B. 

  • Alternativa correta: b

    Na década de 1990 como resultado das políticas de desconcentração industrial e reestruturação produtiva, os governos estaduais e municipais intensificam a disputa de oferta de vantagens comparativas as empresas para instalação de suas plantas produtivas, conhecida como guerra fiscal ou dos lugares. Como exemplo dessa disputa um setor que foi extremamente beneficiado pela guerra fiscal no Brasil foi o automobilístico, como exemplo a instalação da Ford na Bahia como resultado da disputa dos governos do Rio Grande do Sul e da Bahia.


ID
1723792
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Número de armas

    Em boa hora uma pesquisa realizada pelo Ministério Público de São Paulo e pelo instituto Sou da Paz vem solapar ao menos dois argumentos tão incorretos quanto frequentes nas discussões relativas à área da segurança pública.

    Primeiro, a maior parte das armas com as quais se praticam crimes em território paulista não tem sua origem no exterior, mas na própria indústria brasileira.

    De acordo com o levantamento, consideradas 10 666 armas de fogo apreendidas em 2011 e 2012, nada menos que 78% delas tinham fabricação nacional – proporção que sobe para 82% quando se levam em conta somente artefatos confiscados vinculados a roubos e 87% no caso de homicídios.

    O segundo argumento atingido pelo relatório costuma ser usado por quem apregoa a facilitação do comércio de armas sustentando que as restrições afetam só o “cidadão de bem”,deixando-o indefeso diante de bandidos armados.

   Ocorre que, se os artefatos utilizados nos crimes são nacionais, isso significa que um dia eles foram vendidos legalmente no país.

    Ou seja, se há muitos criminosos armados, isso se deve,em larga medida, ao comércio legal de armas, que abastece o mercado ilegal; obstruir esse duto resulta num benefício à população, e não o contrário.

    Daí a importância de campanhas como a “DNA das Armas”, promovida pelo Ministério Público e  pelo Sou da Paz a fim de implantar, no Brasil, um sistema de marcação indelével dos artefatos de fogo.

(Folha de S.Paulo, 05.06.2015. Adaptado)

O objetivo do texto é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: e

    Questão que envolve compreensão textual. Nesse caso, o objetivo do texto (ideia principal) é “discutir questões relativas à segurança pública à vista de uma pesquisa realizada pelo Ministério Público de São Paulo e pelo instituto Sou da Paz”, como se apresenta a própria alternativa correta. 


ID
1723795
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Número de armas

    Em boa hora uma pesquisa realizada pelo Ministério Público de São Paulo e pelo instituto Sou da Paz vem solapar ao menos dois argumentos tão incorretos quanto frequentes nas discussões relativas à área da segurança pública.

    Primeiro, a maior parte das armas com as quais se praticam crimes em território paulista não tem sua origem no exterior, mas na própria indústria brasileira.

    De acordo com o levantamento, consideradas 10 666 armas de fogo apreendidas em 2011 e 2012, nada menos que 78% delas tinham fabricação nacional – proporção que sobe para 82% quando se levam em conta somente artefatos confiscados vinculados a roubos e 87% no caso de homicídios.

    O segundo argumento atingido pelo relatório costuma ser usado por quem apregoa a facilitação do comércio de armas sustentando que as restrições afetam só o “cidadão de bem”,deixando-o indefeso diante de bandidos armados.

   Ocorre que, se os artefatos utilizados nos crimes são nacionais, isso significa que um dia eles foram vendidos legalmente no país.

    Ou seja, se há muitos criminosos armados, isso se deve,em larga medida, ao comércio legal de armas, que abastece o mercado ilegal; obstruir esse duto resulta num benefício à população, e não o contrário.

    Daí a importância de campanhas como a “DNA das Armas”, promovida pelo Ministério Público e  pelo Sou da Paz a fim de implantar, no Brasil, um sistema de marcação indelével dos artefatos de fogo.

(Folha de S.Paulo, 05.06.2015. Adaptado)

De acordo com o texto, os dois argumentos incorretos e frequentes nas discussões relativas à área da segurança pública são:

Alternativas
Comentários
  • Atenção ao enunciado:

    De acordo com o texto, os dois argumentos incorretos

  • Alternativa correta: c

    O texto apresenta informações que desconstituem o argumento de que as armas usadas nos crimes vêm do exterior (elas são produzidas nacionalmente), e também a ideia de que tais armas ainda teriam procedência de comercialização ilegal (incorreto, pois elas têm origem no comércio legal).


ID
1723798
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Número de armas

    Em boa hora uma pesquisa realizada pelo Ministério Público de São Paulo e pelo instituto Sou da Paz vem solapar ao menos dois argumentos tão incorretos quanto frequentes nas discussões relativas à área da segurança pública.

    Primeiro, a maior parte das armas com as quais se praticam crimes em território paulista não tem sua origem no exterior, mas na própria indústria brasileira.

    De acordo com o levantamento, consideradas 10 666 armas de fogo apreendidas em 2011 e 2012, nada menos que 78% delas tinham fabricação nacional – proporção que sobe para 82% quando se levam em conta somente artefatos confiscados vinculados a roubos e 87% no caso de homicídios.

    O segundo argumento atingido pelo relatório costuma ser usado por quem apregoa a facilitação do comércio de armas sustentando que as restrições afetam só o “cidadão de bem”,deixando-o indefeso diante de bandidos armados.

   Ocorre que, se os artefatos utilizados nos crimes são nacionais, isso significa que um dia eles foram vendidos legalmente no país.

    Ou seja, se há muitos criminosos armados, isso se deve,em larga medida, ao comércio legal de armas, que abastece o mercado ilegal; obstruir esse duto resulta num benefício à população, e não o contrário.

    Daí a importância de campanhas como a “DNA das Armas”, promovida pelo Ministério Público e  pelo Sou da Paz a fim de implantar, no Brasil, um sistema de marcação indelével dos artefatos de fogo.

(Folha de S.Paulo, 05.06.2015. Adaptado)

Nas passagens “... vem solapar ao menos dois argumentos..."(primeiro parágrafo) e “... um sistema de marcação indelével dos artefatos de fogo." (último parágrafo), os termos em destaque significam, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • SOLAPAR

    verbo transitivo direto

    Aniquilar as bases de algo: suas críticas solapavam o artista.

    [Figurado] Deixar oculto; ocultar dos demais; esconder: solapou a verdade.

    INDELÉVEL

    adjetivo

    Que não pode ser apagado: tinta indelével.

    Que não se pode extinguir ou destruir; indestrutível.

    Lute até o fim!

    @Viniivila

  • Alternativa correta: b

    Teste que envolve compreensão e também o próprio vocabulário do candidato, por selecionar passagens do texto que empregam português mais rebuscado do que o usual.

  • https://www.sinonimos.com.br/solapar/


ID
1723801
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Número de armas

    Em boa hora uma pesquisa realizada pelo Ministério Público de São Paulo e pelo instituto Sou da Paz vem solapar ao menos dois argumentos tão incorretos quanto frequentes nas discussões relativas à área da segurança pública.

    Primeiro, a maior parte das armas com as quais se praticam crimes em território paulista não tem sua origem no exterior, mas na própria indústria brasileira.

    De acordo com o levantamento, consideradas 10 666 armas de fogo apreendidas em 2011 e 2012, nada menos que 78% delas tinham fabricação nacional – proporção que sobe para 82% quando se levam em conta somente artefatos confiscados vinculados a roubos e 87% no caso de homicídios.

    O segundo argumento atingido pelo relatório costuma ser usado por quem apregoa a facilitação do comércio de armas sustentando que as restrições afetam só o “cidadão de bem”,deixando-o indefeso diante de bandidos armados.

   Ocorre que, se os artefatos utilizados nos crimes são nacionais, isso significa que um dia eles foram vendidos legalmente no país.

    Ou seja, se há muitos criminosos armados, isso se deve,em larga medida, ao comércio legal de armas, que abastece o mercado ilegal; obstruir esse duto resulta num benefício à população, e não o contrário.

    Daí a importância de campanhas como a “DNA das Armas”, promovida pelo Ministério Público e  pelo Sou da Paz a fim de implantar, no Brasil, um sistema de marcação indelével dos artefatos de fogo.

(Folha de S.Paulo, 05.06.2015. Adaptado)

No trecho do sexto parágrafo “... obstruir esse duto resulta num benefício à população, e não o contrário.", a expressão em destaque refere-se

Alternativas
Comentários
  • "Ou seja, se há muitos criminosos armados, isso se deve, em larga medida, ao comércio legal de armas, que abastece o mercado ilegal; obstruir esse duto resulta num benefício à população, e não o contrário."

    Conforme texto, o comércio ilegal só existe devido ao abastecimento do comércio legal.

  • Alternativa correta: a

    A questão não exigia muito esforço, pois o anafórico esse + o substantivo duto remetiam ao que abastecia o mercado ilegal: o comércio legal de armas. Era um exercício comum em nossas aulas de redação. Ou seja, se há muitos criminosos armados, isso se deve, em larga medida, ao comércio legal de armas, que abastece o mercado ilegal; obstruir esse duto resulta num benefício à população, e não o contrário


ID
1723804
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Número de armas

    Em boa hora uma pesquisa realizada pelo Ministério Público de São Paulo e pelo instituto Sou da Paz vem solapar ao menos dois argumentos tão incorretos quanto frequentes nas discussões relativas à área da segurança pública.

    Primeiro, a maior parte das armas com as quais se praticam crimes em território paulista não tem sua origem no exterior, mas na própria indústria brasileira.

    De acordo com o levantamento, consideradas 10 666 armas de fogo apreendidas em 2011 e 2012, nada menos que 78% delas tinham fabricação nacional – proporção que sobe para 82% quando se levam em conta somente artefatos confiscados vinculados a roubos e 87% no caso de homicídios.

    O segundo argumento atingido pelo relatório costuma ser usado por quem apregoa a facilitação do comércio de armas sustentando que as restrições afetam só o “cidadão de bem”,deixando-o indefeso diante de bandidos armados.

   Ocorre que, se os artefatos utilizados nos crimes são nacionais, isso significa que um dia eles foram vendidos legalmente no país.

    Ou seja, se há muitos criminosos armados, isso se deve,em larga medida, ao comércio legal de armas, que abastece o mercado ilegal; obstruir esse duto resulta num benefício à população, e não o contrário.

    Daí a importância de campanhas como a “DNA das Armas”, promovida pelo Ministério Público e  pelo Sou da Paz a fim de implantar, no Brasil, um sistema de marcação indelével dos artefatos de fogo.

(Folha de S.Paulo, 05.06.2015. Adaptado)

Assinale a alternativa em que o termo destacado estabelece uma relação de oposição entre as informações.

Alternativas
Comentários
  • Os conectivos que dão idéia de oposição: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, senão, ao passo que, etc.
     Claro que o contexto deve ser observado. MAs nesse caso, o "mas" exprime perfeitamente a ideia de oposição. 
     outros exemplos. tirados da gramática CEGALLA
     Querem ter dinheiro, mas não trabalham.
    Ela não era bonita, contudo cativava pela simpátia.

      

  • Alternativa correta: b

    Tratava-se de uma questão muito simples, que exigia o conhecimento do período composto por coordenação. A relação de oposição é dada pela conjunção “mas”.


ID
1723807
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Número de armas

    Em boa hora uma pesquisa realizada pelo Ministério Público de São Paulo e pelo instituto Sou da Paz vem solapar ao menos dois argumentos tão incorretos quanto frequentes nas discussões relativas à área da segurança pública.

    Primeiro, a maior parte das armas com as quais se praticam crimes em território paulista não tem sua origem no exterior, mas na própria indústria brasileira.

    De acordo com o levantamento, consideradas 10 666 armas de fogo apreendidas em 2011 e 2012, nada menos que 78% delas tinham fabricação nacional – proporção que sobe para 82% quando se levam em conta somente artefatos confiscados vinculados a roubos e 87% no caso de homicídios.

    O segundo argumento atingido pelo relatório costuma ser usado por quem apregoa a facilitação do comércio de armas sustentando que as restrições afetam só o “cidadão de bem”,deixando-o indefeso diante de bandidos armados.

   Ocorre que, se os artefatos utilizados nos crimes são nacionais, isso significa que um dia eles foram vendidos legalmente no país.

    Ou seja, se há muitos criminosos armados, isso se deve,em larga medida, ao comércio legal de armas, que abastece o mercado ilegal; obstruir esse duto resulta num benefício à população, e não o contrário.

    Daí a importância de campanhas como a “DNA das Armas”, promovida pelo Ministério Público e  pelo Sou da Paz a fim de implantar, no Brasil, um sistema de marcação indelével dos artefatos de fogo.

(Folha de S.Paulo, 05.06.2015. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a reescrita do texto está coerente com seu sentido original e em conformidade com a norma-padrão.

Alternativas
Comentários
  • o termo "se" na alternativa "A" na frase original exerce qual função???

    com as quais se pratica crimes (frase original)

    com o qual se pratica crimes (reescrita)

    a pergunta que tenho é: A frase original não está com a concordância correta? o certo seria, com as quais se praticam crimes???

  • A alternativa “A” exigia muita atenção, e o erro
    residia na falta de flexão do verbo praticar, que
    deveria concordar com o sujeito plural crimes. O
    verbo está na voz passiva; portanto se praticam
    crimes. Na alternativa “B”, o verbo subir deveria
    concordar com o antecedente do sujeito que:
    valores, ou seja, valores que sobem. Na alternativa
    “D” também o verbo deveria estar flexionado
    para concordar com o sujeito esses artefatos. Na
    alternativa “E”, ao trocar o verbo impessoal haver
    pelo verbo existir, a oração passa a ter sujeito
    (muitos criminosos armados), o que exigia o verbo
    no plural.

  • A alternativa “A” exigia muita atenção, e o erro

    residia na falta de flexão do verbo praticar, que

    deveria concordar com o sujeito plural crimes. O

    verbo está na voz passiva; portanto se praticam

    crimes. (concordo).




    Porém a minha duvida é quanto a frase original " a maior parte das armas com as quais se pratica crimes em território paulista... (segundo parágrafo)" na frase original o verbo praticar não deveria estar no plural também??? Alguém pode me tirar essa dúvida???


  • Alternativa correta: c

    A alternativa “A” exigia muita atenção, e o erro residia na falta de flexão do verbo praticar, que deveria concordar com o sujeito plural crimes. O verbo está na voz passiva; portanto se praticam crimes. Na alternativa “B”, o verbo subir deveria concordar com o antecedente do sujeito que: valores, ou seja, valores que sobem. Na alternativa “D” também o verbo deveria estar flexionado para concordar com o sujeito esses artefatos. Na alternativa “E”, ao trocar o verbo impessoal haver pelo verbo existir, a oração passa a ter sujeito (muitos criminosos armados), o que exigia o verbo no plural.


ID
1723813
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Tabacaria


Não sou nada.

Nunca serei nada.

Não posso querer ser nada.

À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.


Janelas do meu quarto,

Do meu quarto de um dos milhões do mundo que ninguém sabe quem é

(E se soubessem quem é, o que saberiam?),

Dais para o mistério de uma rua cruzada constantemente por gente,

Para uma rua inacessível a todos os pensamentos,

Real, impossivelmente real, certa, desconhecidamente

[certa,

Com o mistério das coisas por baixo das pedras e dos

[seres,

Com a morte a pôr umidade nas paredes e cabelos

[brancos nos homens,

Com o Destino a conduzir a carroça de tudo pela estrada

[de nada.

(Fernando Pessoa, Obra Poética)

O poema revela

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    a inquietude metafísica e existencial do eu lírico, marcada pela desesperança

  • Alternativa correta D

    A leitura atenta do poema permite identificar a inquietação diante do incompreensível, daquilo que vai além dos sentidos (metafísica), e também de certo pessimismo e falta de esperança do eu-lírico. Aliás, características bem típicas deste heterônimo de Fernando Pessoa.


ID
1723816
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Tabacaria


Não sou nada.

Nunca serei nada.

Não posso querer ser nada.

À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.


Janelas do meu quarto,

Do meu quarto de um dos milhões do mundo que ninguém sabe quem é

(E se soubessem quem é, o que saberiam?),

Dais para o mistério de uma rua cruzada constantemente por gente,

Para uma rua inacessível a todos os pensamentos,

Real, impossivelmente real, certa, desconhecidamente

[certa,

Com o mistério das coisas por baixo das pedras e dos

[seres,

Com a morte a pôr umidade nas paredes e cabelos

[brancos nos homens,

Com o Destino a conduzir a carroça de tudo pela estrada

[de nada.

(Fernando Pessoa, Obra Poética)

Nos três primeiros versos do poema (“Não sou nada. / Nuncaserei nada. / Não posso querer ser nada."), a gradação presente assinala

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: c

    O conteúdo dos três primeiros versos conduz ao sentimento de desalento, desânimo, e também a certa crise existencial.


ID
1723819
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Tabacaria


Não sou nada.

Nunca serei nada.

Não posso querer ser nada.

À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.


Janelas do meu quarto,

Do meu quarto de um dos milhões do mundo que ninguém sabe quem é

(E se soubessem quem é, o que saberiam?),

Dais para o mistério de uma rua cruzada constantemente por gente,

Para uma rua inacessível a todos os pensamentos,

Real, impossivelmente real, certa, desconhecidamente

[certa,

Com o mistério das coisas por baixo das pedras e dos

[seres,

Com a morte a pôr umidade nas paredes e cabelos

[brancos nos homens,

Com o Destino a conduzir a carroça de tudo pela estrada

[de nada.

(Fernando Pessoa, Obra Poética)

Conforme os versos mostram, o heterônimo Álvaro de Campos caracteriza-se por ser

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: d

    O heterônimo Álvaro de Campos caracterizase por ser contestador, ainda que pensar o faça sofrer, tranformando-se numa pessoa pessimista e angustiada perante a vida


ID
1723822
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Tabacaria


Não sou nada.

Nunca serei nada.

Não posso querer ser nada.

À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.


Janelas do meu quarto,

Do meu quarto de um dos milhões do mundo que ninguém sabe quem é

(E se soubessem quem é, o que saberiam?),

Dais para o mistério de uma rua cruzada constantemente por gente,

Para uma rua inacessível a todos os pensamentos,

Real, impossivelmente real, certa, desconhecidamente

[certa,

Com o mistério das coisas por baixo das pedras e dos

[seres,

Com a morte a pôr umidade nas paredes e cabelos

[brancos nos homens,

Com o Destino a conduzir a carroça de tudo pela estrada

[de nada.

(Fernando Pessoa, Obra Poética)

De acordo com o Dicionário Houaiss, a antítese corresponde a uma “figura pela qual se opõem, numa mesma frase, duas palavras ou dois pensamentos de sentido contrário". Essa definição pode ser aplicada ao seguinte verso do poema:

Alternativas
Comentários
  • (a) "À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo." ---> Ninguém tem em si "todos os sonhos do mundo" isso é um exagero, ou seja, uma Hipérbole.

    (b) "E se soubessem quem é, o que saberiam?" ---> Quando há repetições de expressões, Pleonasmo.

    (c) "Para uma rua inacessível a todos os pensamentos," Se é inacessível não deveria ser acessado pelos pensamentos, Paradoxo, se refere a algo “contrário".

    (d) "Com o mistério das coisas por baixo das pedras e dos seres," ---> O mistério não entra por debaixo de alguma coisa, Metáfora.

    (e) "Com o Destino a conduzir a carroça de tudo pela estrada de nada." ----> A Antítese representa uma oposição, TUDO e NADA são palavras opostas, portanto, alternativa (E).

  • Alternativa correta: e

    O teste da presente questão é identificação de uma alternativa cujo trecho selecionado apresente uma antítese. A figura aparece no contraste entre o tudo e o nada, que estão presentes na alternativa E.


ID
1723825
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Tabacaria


Não sou nada.

Nunca serei nada.

Não posso querer ser nada.

À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.


Janelas do meu quarto,

Do meu quarto de um dos milhões do mundo que ninguém sabe quem é

(E se soubessem quem é, o que saberiam?),

Dais para o mistério de uma rua cruzada constantemente por gente,

Para uma rua inacessível a todos os pensamentos,

Real, impossivelmente real, certa, desconhecidamente

[certa,

Com o mistério das coisas por baixo das pedras e dos

[seres,

Com a morte a pôr umidade nas paredes e cabelos

[brancos nos homens,

Com o Destino a conduzir a carroça de tudo pela estrada

[de nada.

(Fernando Pessoa, Obra Poética)

No verso “À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.", a expressão “do mundo" estabelece com o termo antecedente o mesmo tipo de relação que se identifica na expressão destacada em:

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de um complemento nominal. Função passíva em relação ao termo a que se refere.

  • Na verdade é um adjunto adnominal. Pois o termo se refere a um substantivo concreto, e indica ideia de posse.

    Os desenhos da estrada. (Da estrada) são os desenhos.

    Por tanto, alternativa A

  • Questão estranha, dei uma pesquisa e percebi que algumas pessoas consideram "sonho" como substantivo concreto. Olhando também por um outro lado, ainda que "sonho" fosse um substantivo abstrato, o mundo seria o agente da ação, ou seja, o dono do sonho e assim o termo sublinhado continuaria a ser um adjunto adnominal.

  • Bicho, só acertei isso eliminando as outras alternativas.

  • Não consigo entender a lógica de considerar sonho como um substantivo concreto.

    Para o sonho existir, alguém precisa sonhar!! Ele não existe por si só.

  • No caso do adjunto Adnominal ele modifica tanto substantivo abstrato como concreto...

  • achei que sonho fosse substantivo abstrato ! kkk

  • Ae gigantes, À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo. Da ideia de possessividade, tenho todos sonhos que são do mundo.

    A letra A é a única que da o mesmo sentido,O desenho da estrada mostrava um caminho de curvas. o desenho da estrada, que é da estrada, tendeu?

  • função de adjunto adnominal identificado pela ideia de posse na alternativa A .

  • Vamos lá como fazer essa questão rápido....

    "À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo." ( Substitua do mundo por do Cadu) perceba que da ideia de posse oq caracteriza um Adj Adn, agora vamos analisar as asssertivas

    a) O desenho da estrada mostrava um caminho de curvas.

    Correta, podemos observa que aqui da uma ideia de posse, ou seja, o desenho pertence a estrada oq caracteriza um Adj Adn

    b) Vislumbro esta estrada que leva ao centro da cidade.

    Errada, substitua " esta estrada " por DO CADU caso mantenha o sentido tá correta, quando você substitui verá que não mantém o sentido portanto elliminada essa

    c) Ele estava exausto, saiu da estrada e resolveu descansar.

    Errada, caso eu não esteja errado aqui seria O.I pq quem sai sai de algum lugar, saiu de onde? Da estrada

    d) Ele andava pela estrada absorto em seus pensamentos.

    Errada, Pela estrada aqui tem função de C.N pq tá sendo paciente e não praticando a ação como o Adj Adn

    e) O jeito era pegar a estrada e chegar logo à casa paterna.

    Errada, caso não esteja errado novamente aqui é O.D pq quem pega pega algo ou alguma coisa, pega o que? A estrada

  • A ideia de posse contida no sonho, caracteriza-o como adjunto nominal, veja que não é qualquer sonho, e sim , o sonhos que são do mundo O mesmo ocorre na Letra A: " caminho de curvas, caminhos que tem curvas> não é qualquer caminho. Letra A APMBB
  • Alternativa correta: a

    A questão era relativa à análise sintática, portanto era preciso identificar a função do termo do mundo. Tratava-se de um adjunto adnominal, isto é, transmitia uma relação de posse, a mesma encontrada na alternativa ‘A’ em da estrada.


ID
1723831
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   Bem vejo que me podeis dizer, Senhor, que a propagação de vossa Fé e as obras de vossa glória não dependem de nós, nem de ninguém, e que sois poderoso, quando faltem homens, para fazer das pedras filhos de Abraão. Mas também a vossa sabedoria e a experiência de todos os séculos nos têm ensinado que depois de Adão não criastes homens de novo, que vos servis dos que tendes neste Mundo, e que nunca admitis os menos bons, senão em falta dos melhores.Assim o fizestes na parábola do banquete. Mandastes chamar os convidados que tínheis escolhido, e porque eles se escusaram e não quiseram vir, então admitistes os cegos e mancos, e os introduzistes em seu lugar: Caecos et claudo sintroduc huc. E se esta é, Deus meu, a regular disposição de vossa providência divina, como a vemos agora tão trocada em nós e tão diferente conosco? Quais foram estes convidadose quais são estes cegos e mancos? Os convidados fomos nós, a quem primeiro chamastes para estas terras, e nelas nos pusestes a mesa, tão franca e abundante, como de vossa grandeza se podia esperar. Os cegos e mancos são os luteranos e calvinistas, cegos sem fé e mancos sem obras,na reprovação das quais consiste o principal erro da sua heresia. Pois se nós, que fomos os convidados, não nos escusamos nem duvidamos de vir, antes rompemos por muitos inconvenientes em que pudéramos duvidar; se viemos e nos assentamos à mesa, como nos excluís agora e lançais fora dela e introduzis violentamente os cegos e mancos, e dais os nossos lugares aos hereges? Quando em tudo o mais foram eles tão bons como nós, ou nós tão maus como eles, por que nos não há-de valer pelo menos o privilégio  e prerrogativa da Fé? Em tudo parece, Senhor, que trocais os estilos de vossa providência e mudais as leis de vossa justiça conosco.

(Padre Antonio Vieira, Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra as de Holanda)

Caecos et claudos introduc huc. = Traze para aqui os cegos e os coxos.

O orador interpela Deus para

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: e

    A indignação aparece no tom questionador e de insatisfação que se verifica no texto do Padre Antônio Vieira. Sua postura de analisar a justiça divina tentando encontrar uma resposta que lhe aplaque a insatisfação é visível no texto


ID
1723834
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   Bem vejo que me podeis dizer, Senhor, que a propagação de vossa Fé e as obras de vossa glória não dependem de nós, nem de ninguém, e que sois poderoso, quando faltem homens, para fazer das pedras filhos de Abraão. Mas também a vossa sabedoria e a experiência de todos os séculos nos têm ensinado que depois de Adão não criastes homens de novo, que vos servis dos que tendes neste Mundo, e que nunca admitis os menos bons, senão em falta dos melhores.Assim o fizestes na parábola do banquete. Mandastes chamar os convidados que tínheis escolhido, e porque eles se escusaram e não quiseram vir, então admitistes os cegos e mancos, e os introduzistes em seu lugar: Caecos et claudo sintroduc huc. E se esta é, Deus meu, a regular disposição de vossa providência divina, como a vemos agora tão trocada em nós e tão diferente conosco? Quais foram estes convidadose quais são estes cegos e mancos? Os convidados fomos nós, a quem primeiro chamastes para estas terras, e nelas nos pusestes a mesa, tão franca e abundante, como de vossa grandeza se podia esperar. Os cegos e mancos são os luteranos e calvinistas, cegos sem fé e mancos sem obras,na reprovação das quais consiste o principal erro da sua heresia. Pois se nós, que fomos os convidados, não nos escusamos nem duvidamos de vir, antes rompemos por muitos inconvenientes em que pudéramos duvidar; se viemos e nos assentamos à mesa, como nos excluís agora e lançais fora dela e introduzis violentamente os cegos e mancos, e dais os nossos lugares aos hereges? Quando em tudo o mais foram eles tão bons como nós, ou nós tão maus como eles, por que nos não há-de valer pelo menos o privilégio  e prerrogativa da Fé? Em tudo parece, Senhor, que trocais os estilos de vossa providência e mudais as leis de vossa justiça conosco.

(Padre Antonio Vieira, Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra as de Holanda)

Caecos et claudos introduc huc. = Traze para aqui os cegos e os coxos.

No contexto da narrativa, os convidados pelo Senhor foram os

Alternativas
Comentários
  • (Padre Antonio Vieira, Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra as de Holanda), tirei minha resposta desse trecho :)

  • (Padre Antonio Vieira, Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra as de Holanda), tirei minha resposta desse trecho :)

  • Gabarito letra C

    No contexto da narrativa, os convidados pelo Senhor foram os: portugueses.

  • Alternativa correta: c

    Em sua fala o Padre procura comparar os portugueses aos convidados de um banquete citado na passagem bíblica, como sinônimo privilégio e legitimidade. Esta é a compreensão correta que leva à alternativa C.


ID
1723837
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   Bem vejo que me podeis dizer, Senhor, que a propagação de vossa Fé e as obras de vossa glória não dependem de nós, nem de ninguém, e que sois poderoso, quando faltem homens, para fazer das pedras filhos de Abraão. Mas também a vossa sabedoria e a experiência de todos os séculos nos têm ensinado que depois de Adão não criastes homens de novo, que vos servis dos que tendes neste Mundo, e que nunca admitis os menos bons, senão em falta dos melhores.Assim o fizestes na parábola do banquete. Mandastes chamar os convidados que tínheis escolhido, e porque eles se escusaram e não quiseram vir, então admitistes os cegos e mancos, e os introduzistes em seu lugar: Caecos et claudo sintroduc huc. E se esta é, Deus meu, a regular disposição de vossa providência divina, como a vemos agora tão trocada em nós e tão diferente conosco? Quais foram estes convidadose quais são estes cegos e mancos? Os convidados fomos nós, a quem primeiro chamastes para estas terras, e nelas nos pusestes a mesa, tão franca e abundante, como de vossa grandeza se podia esperar. Os cegos e mancos são os luteranos e calvinistas, cegos sem fé e mancos sem obras,na reprovação das quais consiste o principal erro da sua heresia. Pois se nós, que fomos os convidados, não nos escusamos nem duvidamos de vir, antes rompemos por muitos inconvenientes em que pudéramos duvidar; se viemos e nos assentamos à mesa, como nos excluís agora e lançais fora dela e introduzis violentamente os cegos e mancos, e dais os nossos lugares aos hereges? Quando em tudo o mais foram eles tão bons como nós, ou nós tão maus como eles, por que nos não há-de valer pelo menos o privilégio  e prerrogativa da Fé? Em tudo parece, Senhor, que trocais os estilos de vossa providência e mudais as leis de vossa justiça conosco.

(Padre Antonio Vieira, Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra as de Holanda)

Caecos et claudos introduc huc. = Traze para aqui os cegos e os coxos.

Quanto à ideia que encerra, a passagem “Quando em tudo o mais foram eles tão bons como nós, ou nós tão maus como eles, por que nos não há-de valer pelo menos o privilégio e prerrogativa da Fé? Em tudo parece, Senhor, que trocais os estilos de vossa providência e mudais as leis de vossa justiça conosco." pode ser associada aos seguintes versos de Camões:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: d

    A alternativa D apresenta um conhecido verso camoniano que questiona os desconcertos do mundo pelo contraste da prosperidade daqueles que são maus diante dos tormentos enfrentados pelos bons. Esta antítese também é raiz da indignação de Padre Antônio Vieira, que não entende o avanço da fé Luterana e Calvinista, além de seus avanços territoriais. 


ID
1723840
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   Bem vejo que me podeis dizer, Senhor, que a propagação de vossa Fé e as obras de vossa glória não dependem de nós, nem de ninguém, e que sois poderoso, quando faltem homens, para fazer das pedras filhos de Abraão. Mas também a vossa sabedoria e a experiência de todos os séculos nos têm ensinado que depois de Adão não criastes homens de novo, que vos servis dos que tendes neste Mundo, e que nunca admitis os menos bons, senão em falta dos melhores.Assim o fizestes na parábola do banquete. Mandastes chamar os convidados que tínheis escolhido, e porque eles se escusaram e não quiseram vir, então admitistes os cegos e mancos, e os introduzistes em seu lugar: Caecos et claudo sintroduc huc. E se esta é, Deus meu, a regular disposição de vossa providência divina, como a vemos agora tão trocada em nós e tão diferente conosco? Quais foram estes convidadose quais são estes cegos e mancos? Os convidados fomos nós, a quem primeiro chamastes para estas terras, e nelas nos pusestes a mesa, tão franca e abundante, como de vossa grandeza se podia esperar. Os cegos e mancos são os luteranos e calvinistas, cegos sem fé e mancos sem obras,na reprovação das quais consiste o principal erro da sua heresia. Pois se nós, que fomos os convidados, não nos escusamos nem duvidamos de vir, antes rompemos por muitos inconvenientes em que pudéramos duvidar; se viemos e nos assentamos à mesa, como nos excluís agora e lançais fora dela e introduzis violentamente os cegos e mancos, e dais os nossos lugares aos hereges? Quando em tudo o mais foram eles tão bons como nós, ou nós tão maus como eles, por que nos não há-de valer pelo menos o privilégio  e prerrogativa da Fé? Em tudo parece, Senhor, que trocais os estilos de vossa providência e mudais as leis de vossa justiça conosco.

(Padre Antonio Vieira, Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra as de Holanda)

Caecos et claudos introduc huc. = Traze para aqui os cegos e os coxos.

A prosa religiosa de Padre Vieira caracteriza-se pelo estilo

Alternativas
Comentários
  • Padre Vieira condenava o cultismo, pois "afastava o povo da palavra de Deus"

  • isso ai não é raciocinio lógico nem aqui nem na casa do chapéu.

  • Alternativa correta: a

    A prosa religiosa do Padre Viera caracterizase pelo estilo conceptista, ao qual se pressupõe convencer o interlocutor por meio do raciocínio lógico. O conceptismo era uma das vertentes da escola Barroca, que foi muito utilizado pelo Padre Vieira

  • Pessoal, vamos para a ideia do texto, mesmo que não saibamos o que é conceptismo. Veja:

    E se esta é, Deus meu, a regular disposição de vossa providência divina, como a vemos agora tão trocada em nós e tão diferente conosco? Quais foram estes convidados e quais são estes cegos e mancos? Os convidados fomos nós, a quem primeiro chamastes para estas terras, e nelas nos pusestes a mesa, tão franca e abundante, como de vossa grandeza se podia esperar.

    O Padre interage com o leitor com perguntas, respostas e coloca o leitor como parte do raciocínio, para que este seja convencido, ou seja, busca convencer o interlocutor por meio do raciocínio lógico

    Bons estudos, pessoal!

    Veja, você chegou até aqui, persista e vença!

    #AVANTEPICAFUMO

    FOCO, FORÇA E FÉ!


ID
1723843
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   Bem vejo que me podeis dizer, Senhor, que a propagação de vossa Fé e as obras de vossa glória não dependem de nós, nem de ninguém, e que sois poderoso, quando faltem homens, para fazer das pedras filhos de Abraão. Mas também a vossa sabedoria e a experiência de todos os séculos nos têm ensinado que depois de Adão não criastes homens de novo, que vos servis dos que tendes neste Mundo, e que nunca admitis os menos bons, senão em falta dos melhores.Assim o fizestes na parábola do banquete. Mandastes chamar os convidados que tínheis escolhido, e porque eles se escusaram e não quiseram vir, então admitistes os cegos e mancos, e os introduzistes em seu lugar: Caecos et claudo sintroduc huc. E se esta é, Deus meu, a regular disposição de vossa providência divina, como a vemos agora tão trocada em nós e tão diferente conosco? Quais foram estes convidadose quais são estes cegos e mancos? Os convidados fomos nós, a quem primeiro chamastes para estas terras, e nelas nos pusestes a mesa, tão franca e abundante, como de vossa grandeza se podia esperar. Os cegos e mancos são os luteranos e calvinistas, cegos sem fé e mancos sem obras,na reprovação das quais consiste o principal erro da sua heresia. Pois se nós, que fomos os convidados, não nos escusamos nem duvidamos de vir, antes rompemos por muitos inconvenientes em que pudéramos duvidar; se viemos e nos assentamos à mesa, como nos excluís agora e lançais fora dela e introduzis violentamente os cegos e mancos, e dais os nossos lugares aos hereges? Quando em tudo o mais foram eles tão bons como nós, ou nós tão maus como eles, por que nos não há-de valer pelo menos o privilégio  e prerrogativa da Fé? Em tudo parece, Senhor, que trocais os estilos de vossa providência e mudais as leis de vossa justiça conosco.

(Padre Antonio Vieira, Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra as de Holanda)

Caecos et claudos introduc huc. = Traze para aqui os cegos e os coxos.

Tratando o interlocutor como Você e passando os verbos para o futuro, a passagem “... se viemos e nos assentamos à mesa, como nos excluís agora e lançais fora dela e introduzis violentamente os cegos e mancos, e dais os nossos lugares aos hereges?" assume a seguinte redação:

Alternativas
Comentários
  • gab b

    Futuro do subjuntivo

    Fica mais fácil descobri o tempo no futuro do subjuntivo, acrescentado o QUANDO, antes do verbo.

    EX:

    Quando eu for

    Quando nós formos

  • Passos

    1ª Analisar a frase - Observe o "se" antes do verbo, denotando a ideia de probabilidade. Dessa forma, ideia de probabilidade futura, seria o subjuntivo.

    2ª Conjugar o verbo vir, para facilitar adicionar o "quando" antes do verbo.

    (quando eu...) - Vier

    (quanto tu...) - Vieres

    (quando ele...) - Vier

    (quando nós...) - Viermos

    (quando vós...) - Vierdes

    (quando eles...) Vierem

  • Alternativa correta: b

    Primeiramente, é preciso verificar em que pessoas estão os verbos da frase original: vir pretérito perfeito do indicativo. O primeiro verbo (vir) é crucial na solução da questão, pois a conjunção se exigirá o verbo no futuro do subjuntivo (vier). Assim somente restarão as alternativas “B” e “E”, que trazem a opção se viermos. Os demais verbos estão no presente do indicativo. Assim, ao proceder à substituição do tratamento ao interlocutor, da 2a pessoa do plural para 3a pessoa do singular, visto que os pronomes de tratamento exigem o verbo na terceira pessoa, os verbos passarão a estar no futuro do presente do indicativo (excluirá, lançará, introduzirá e dará).


ID
1723846
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   Bem vejo que me podeis dizer, Senhor, que a propagação de vossa Fé e as obras de vossa glória não dependem de nós, nem de ninguém, e que sois poderoso, quando faltem homens, para fazer das pedras filhos de Abraão. Mas também a vossa sabedoria e a experiência de todos os séculos nos têm ensinado que depois de Adão não criastes homens de novo, que vos servis dos que tendes neste Mundo, e que nunca admitis os menos bons, senão em falta dos melhores.Assim o fizestes na parábola do banquete. Mandastes chamar os convidados que tínheis escolhido, e porque eles se escusaram e não quiseram vir, então admitistes os cegos e mancos, e os introduzistes em seu lugar: Caecos et claudo sintroduc huc. E se esta é, Deus meu, a regular disposição de vossa providência divina, como a vemos agora tão trocada em nós e tão diferente conosco? Quais foram estes convidadose quais são estes cegos e mancos? Os convidados fomos nós, a quem primeiro chamastes para estas terras, e nelas nos pusestes a mesa, tão franca e abundante, como de vossa grandeza se podia esperar. Os cegos e mancos são os luteranos e calvinistas, cegos sem fé e mancos sem obras,na reprovação das quais consiste o principal erro da sua heresia. Pois se nós, que fomos os convidados, não nos escusamos nem duvidamos de vir, antes rompemos por muitos inconvenientes em que pudéramos duvidar; se viemos e nos assentamos à mesa, como nos excluís agora e lançais fora dela e introduzis violentamente os cegos e mancos, e dais os nossos lugares aos hereges? Quando em tudo o mais foram eles tão bons como nós, ou nós tão maus como eles, por que nos não há-de valer pelo menos o privilégio  e prerrogativa da Fé? Em tudo parece, Senhor, que trocais os estilos de vossa providência e mudais as leis de vossa justiça conosco.

(Padre Antonio Vieira, Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra as de Holanda)

Caecos et claudos introduc huc. = Traze para aqui os cegos e os coxos.

Assinale a alternativa em que a reescrita do texto mantém o sentido original e a correção gramatical.

Alternativas
Comentários
  • Mandastes chamar os convidados que tínheis escolhido,e porque eles se escusaram...

    = Mandastes chamar os convidados que tínheis escolhido,e como eles se escusaram...

  • Alternativa correta: c

    A questão envolvia correspondência de relação semântica. Porque e como transmitem relação de causa. As demais apresentavam relações muito distantes

  • Porque e como são conjunções subordinativas adverbiais causais.

    Para mim é um pouco confuso, então eu substitui esse como pelo porque e encaixou, logo é a alternativa correta.


ID
1723855
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

That is the question

Dois e dois são quatro.
Nasci cresci
para me converter em retrato?
em fonema? Em morfema?

Aceito
ou detono o poema?

(Ferreira Gullar, Muitas vozes)
That is the question = Eis a questão

O poema é inquestionavelmente metalinguístico, pois o eulírico

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: b

    Neste teste é essencial observar que o próprio enunciado da questão já aponta para o fator determinante da interpretação, nesse caso, o uso da metalinguagem. Nesta função da linguagem, o efeito das relações de sentido se dá pelo uso da linguagem tratando de aspectos de sua própria estrutura ou funcionamento (a linguagem falando de si mesma). A alternativa B menciona uma solução razoável, pois nela o poeta realmente questiona sua própria criação fazendo emprego de terminologias que são típicas da ordem da linguagem escrita. Além disso, toda a articulação semântica permite compreender que também há outro um questionamento do eu lírico em relação à sua condição.


ID
1723858
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

That is the question

Dois e dois são quatro.
Nasci cresci
para me converter em retrato?
em fonema? Em morfema?

Aceito
ou detono o poema?

(Ferreira Gullar, Muitas vozes)
That is the question = Eis a questão

No contexto, os dois últimos versos do poema são entendidos como

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: a

    A leitura dos dois últimos versos permite concluir que o poeta realça a dúvida como um dos tons do poema. Por esta interpretação chegamos à ideia da possibilidade da contestação.


ID
1723861
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Quem se lembra ainda de Victor Hugo: “Rápidos voamos tempos, nascem muitos poetas todos os dias”. Não são poetas apenas que nascem, mas romancistas, críticos, e ninguém quer saber mais do que passou: todos querem ser atuais, atualíssimos, numa febre de futuro que tem o erro de proporção das visões de todas as febres: pois, ai de nós!,o futuro de hoje é o passado de amanhã e, quando já não estivermos vivos, para defender com unhas e dentes as nossas obras, elas terão de comparecer sozinhas diante do tribunal do mundo.

     Rápidos voam os tempos, e não podemos dispor dos lazeres dos nossos avós, que não liam tanto, mas liam certamente melhor. Boa gente, que podia acompanhar folhetins,letra por letra, embora na atualidade ainda haja quem acompanhe novelas de rádios (não tão boas), suspiro por suspiro e lágrima por lágrima...

(Cecília Meireles, Escolha o seu sonho. Adaptado)

A autora discorre sobre

Alternativas
Comentários
  • Celeridade: característica do que é célere; agilidade, rapidez, velocidade.

  • Alternativa correta: b

    A celeridade do tempo é uma ideia simples de se observar no texto. Já a crítica, utilizada na formação das distratoras, deve ser compreendida como a falta de vínculo com o passado que as novas produções literárias tinham.


ID
1723864
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Quem se lembra ainda de Victor Hugo: “Rápidos voamos tempos, nascem muitos poetas todos os dias”. Não são poetas apenas que nascem, mas romancistas, críticos, e ninguém quer saber mais do que passou: todos querem ser atuais, atualíssimos, numa febre de futuro que tem o erro de proporção das visões de todas as febres: pois, ai de nós!,o futuro de hoje é o passado de amanhã e, quando já não estivermos vivos, para defender com unhas e dentes as nossas obras, elas terão de comparecer sozinhas diante do tribunal do mundo.

     Rápidos voam os tempos, e não podemos dispor dos lazeres dos nossos avós, que não liam tanto, mas liam certamente melhor. Boa gente, que podia acompanhar folhetins,letra por letra, embora na atualidade ainda haja quem acompanhe novelas de rádios (não tão boas), suspiro por suspiro e lágrima por lágrima...

(Cecília Meireles, Escolha o seu sonho. Adaptado)

Nas passagens “... todos querem ser atuais, atualíssimos..."e “... pois, ai de nós!, o futuro de hoje é o passado de amanhã...",as expressões em destaque remetem, respectivamente,para o sentido de

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: a

    Uma questão simples que exige o mínimo de compreensão e capacidade de estabelecer relações semânticas no texto. O uso do superlativo já deixa o candidato atento à ideia de intensidade.


ID
1723867
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Quem se lembra ainda de Victor Hugo: “Rápidos voamos tempos, nascem muitos poetas todos os dias”. Não são poetas apenas que nascem, mas romancistas, críticos, e ninguém quer saber mais do que passou: todos querem ser atuais, atualíssimos, numa febre de futuro que tem o erro de proporção das visões de todas as febres: pois, ai de nós!,o futuro de hoje é o passado de amanhã e, quando já não estivermos vivos, para defender com unhas e dentes as nossas obras, elas terão de comparecer sozinhas diante do tribunal do mundo.

     Rápidos voam os tempos, e não podemos dispor dos lazeres dos nossos avós, que não liam tanto, mas liam certamente melhor. Boa gente, que podia acompanhar folhetins,letra por letra, embora na atualidade ainda haja quem acompanhe novelas de rádios (não tão boas), suspiro por suspiro e lágrima por lágrima...

(Cecília Meireles, Escolha o seu sonho. Adaptado)

O texto retrata uma modernidade que não corresponde à do século XXI. Isso se comprova com o trecho:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: e

    A modernidade que não corresponde mais à do século XXI comprova-se através do seguinte trecho: ... ainda haja quem acompanhe novelas de rádios ..., já que hoje em dia esse uso antigo não é mais seguido por ninguém.


ID
1723870
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

What do police officers do? 
By Emma Woolley 

    The primary responsibility of police officers is to protect the public, or if commissioned, the person, group or organization to which they are assigned. Through detecting and preventing crime, police officers strive to maintain law and order in their respective jurisdictions. 
    Most new police officers work in general duty in patrol divisions, which provides a broad range of experiences and assignments. General duty policing involves patrolling assigned areas to enforce laws, protect public safety, and arrest criminal suspects – either by car, foot, bicycle, or in some cases, horse. 
    Police officers can also do some or all of the following: Investigate accidents and crime scenes; secure evidence and interview witnesses; testify in court; collect notes and reports; provide emergency assistance to victims of natural disasters, crime, and accidents; engage in crime prevention, safety, and public information programs; participate in media relations; and supervise and manage the work of other police officers. 
    Working as a police officer can be one of the most diverse career experiences, as specializations ranging in the hundreds are available. With a few years of service (usually four or more), he or she can move into areas such as criminal identification, drug investigations, sexual assault, fraud, major case and/or crime management, surveillance, aircraft security, explosives disposal, police dog services, and many more. 
    Police officers must be available for shift work at any time of day and any day of the week, including holidays. Shifts tend to be longer than the standard eight-hour office day. Even though many regular police duties are routine in nature, the job can also be dangerous, as well as physically and emotionally stressful. 
(http://careerbear.com/police-officer/article/ what-do-police-officers-do. Adaptado)

De acordo com o texto, os oficiais de polícia em início de carreira usualmente

Alternativas
Comentários
  • "Most new police officers work in general duty in patrol divisions, which provides a broad range of experiences and assignments. General duty policing involves patrolling assigned areas to enforce laws, protect public safety, and arrest criminal suspects – either by car, foot, bicycle, or in some cases, horse."

    " A maioria dos novos policiais trabalham em funções gerais  nas divisões de patrulha o que oferece uma ampla gama de experiências e atribuições. O policiamento em funções gerais  envolve o patrulhamento  de zonas designadas para  fazer cumprir as leis, proteger a segurança pública, e prender suspeitos de crimes - tanto de carro, a pé, de bicicleta ou em alguns casos,  a cavalo"

    Segundo tradução do segundo parágrafo, podemos inferir que os oficiais de polícia em início de carreira, geralmente trabalham em patrulhamento, desempenhando diversas tarefas.
    Alternativa D


  • Gabarito alternativa D

    Most new police officers work in general duty in patrol divisions (linha 3 do texto)

    A maioria dos novos policiais trabalha em serviço geral nas divisões de patrulha.


ID
1723873
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

What do police officers do? 
By Emma Woolley 

    The primary responsibility of police officers is to protect the public, or if commissioned, the person, group or organization to which they are assigned. Through detecting and preventing crime, police officers strive to maintain law and order in their respective jurisdictions. 
    Most new police officers work in general duty in patrol divisions, which provides a broad range of experiences and assignments. General duty policing involves patrolling assigned areas to enforce laws, protect public safety, and arrest criminal suspects – either by car, foot, bicycle, or in some cases, horse. 
    Police officers can also do some or all of the following: Investigate accidents and crime scenes; secure evidence and interview witnesses; testify in court; collect notes and reports; provide emergency assistance to victims of natural disasters, crime, and accidents; engage in crime prevention, safety, and public information programs; participate in media relations; and supervise and manage the work of other police officers. 
    Working as a police officer can be one of the most diverse career experiences, as specializations ranging in the hundreds are available. With a few years of service (usually four or more), he or she can move into areas such as criminal identification, drug investigations, sexual assault, fraud, major case and/or crime management, surveillance, aircraft security, explosives disposal, police dog services, and many more. 
    Police officers must be available for shift work at any time of day and any day of the week, including holidays. Shifts tend to be longer than the standard eight-hour office day. Even though many regular police duties are routine in nature, the job can also be dangerous, as well as physically and emotionally stressful. 
(http://careerbear.com/police-officer/article/ what-do-police-officers-do. Adaptado)

Ao longo da carreira, o oficial de polícia

Alternativas
Comentários
  • "Working as a police officer can be one of the most diverse career experiences,..... With a few years of service (usually four or more), he or she can move into areas such as criminal identification, drug investigations, sexual assault, fraud, major case and/or crime management, surveillance, aircraft security, explosives disposal, police dog services, and many more." 

    "Trabalhar como um policial pode ser uma das experiências de carreira mais diversas...... Com poucos anos de serviço (geralmente quatro ou mais), ele ou ela pode passar para áreas como  identificação criminal, investigações de drogas, agressão sexual, fraude, caso importante e / ou gestão da criminalidade, vigilância, segurança de aeronave,  eliminação de explosivos,  serviços de cão de polícia, e muito mais."

    Conforme trecho traduzido do quarto parágrafo, podemos destacar a alternativa B como correta, por mostrar que oficiais de polícia poderão escolher dentre uma grande diversidade de especializações. 
  • Working as a police officer can be one of the most diverse career experiences, as specializations ranging in the hundreds are available. With a few years of service (usually four or more), he or she can move into areas such as criminal identification, drug investigations, sexual assault, fraud, major case and/or crime management, surveillance, aircraft security, explosives disposal, police dog services, and many more. 

    Em resumo,o oficial,após um período de tempo no cargo(5 anos para ser exato),poderar optar em trabalhar em diversas possibilidades de especializações dentro da carreira policial.

    Logo,Gabarito Letra B)

  • With a few years of service (usually four or more), he or she can move into areas such as criminal identification, drug investigations, sexual assault, fraud, major case and/or crime management, surveillance, aircraft security, explosives disposal, police dog services, and many more

    Após um período de 4 anos de serviços ou mais , o policial poderá se mudar para diversas áreas.

    LETRA B

    APMBB


ID
1723876
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

What do police officers do? 
By Emma Woolley 

    The primary responsibility of police officers is to protect the public, or if commissioned, the person, group or organization to which they are assigned. Through detecting and preventing crime, police officers strive to maintain law and order in their respective jurisdictions. 
    Most new police officers work in general duty in patrol divisions, which provides a broad range of experiences and assignments. General duty policing involves patrolling assigned areas to enforce laws, protect public safety, and arrest criminal suspects – either by car, foot, bicycle, or in some cases, horse. 
    Police officers can also do some or all of the following: Investigate accidents and crime scenes; secure evidence and interview witnesses; testify in court; collect notes and reports; provide emergency assistance to victims of natural disasters, crime, and accidents; engage in crime prevention, safety, and public information programs; participate in media relations; and supervise and manage the work of other police officers. 
    Working as a police officer can be one of the most diverse career experiences, as specializations ranging in the hundreds are available. With a few years of service (usually four or more), he or she can move into areas such as criminal identification, drug investigations, sexual assault, fraud, major case and/or crime management, surveillance, aircraft security, explosives disposal, police dog services, and many more. 
    Police officers must be available for shift work at any time of day and any day of the week, including holidays. Shifts tend to be longer than the standard eight-hour office day. Even though many regular police duties are routine in nature, the job can also be dangerous, as well as physically and emotionally stressful. 
(http://careerbear.com/police-officer/article/ what-do-police-officers-do. Adaptado)

Among the many tasks, mentioned in the third paragraph, a police officer may perform in the line of duty, is to “secure evidence". The phrase means, in Portuguese, the same as

Alternativas
Comentários
  • Dentre as muitas tarefas, mencionadas no terceiro parágrafo, que um policial pode realizar como dever,  está a "evidência segura". A frase significa, em Português

    "secure evidence" - provas seguras, evidências seguras

    Exemplo:
    [...]  those which would enable competent authorities quickly to secure evidence and to seize assets which are easily movable
    .
     
    [...] aquelas que permitiriam às autoridades competentes atuar rapidamente para assegurar provas e apreender os bens que possam desaparecer facilmente. 

    Alternativa E
  • Jurava que seria " proteger evidências". e fiquei em dúvida entre guardar evidências e colher provas. 

     

    Gabarito E) COLHER PROVAS

     

  • bom falso cognato, mas caso a alternativa E fosse a C, muito menos pessoas errariam. Você le as questões, chega na C, marca e erra kkk

  • A - assegurar propriedades - secure properties.

    B - proteger testemunhas - protect witnesses.

    C - guardar evidências - keep evidence.

    D - garantir segurança - ensure safety.

    E - colher provas - secure evidence.

    secure = obter; adquirir; colher; coletar; garantir; assegurar; conseguir.

    evidence = prova; evidência; comprovação.


ID
1723879
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

What do police officers do? 
By Emma Woolley 

    The primary responsibility of police officers is to protect the public, or if commissioned, the person, group or organization to which they are assigned. Through detecting and preventing crime, police officers strive to maintain law and order in their respective jurisdictions. 
    Most new police officers work in general duty in patrol divisions, which provides a broad range of experiences and assignments. General duty policing involves patrolling assigned areas to enforce laws, protect public safety, and arrest criminal suspects – either by car, foot, bicycle, or in some cases, horse. 
    Police officers can also do some or all of the following: Investigate accidents and crime scenes; secure evidence and interview witnesses; testify in court; collect notes and reports; provide emergency assistance to victims of natural disasters, crime, and accidents; engage in crime prevention, safety, and public information programs; participate in media relations; and supervise and manage the work of other police officers. 
    Working as a police officer can be one of the most diverse career experiences, as specializations ranging in the hundreds are available. With a few years of service (usually four or more), he or she can move into areas such as criminal identification, drug investigations, sexual assault, fraud, major case and/or crime management, surveillance, aircraft security, explosives disposal, police dog services, and many more. 
    Police officers must be available for shift work at any time of day and any day of the week, including holidays. Shifts tend to be longer than the standard eight-hour office day. Even though many regular police duties are routine in nature, the job can also be dangerous, as well as physically and emotionally stressful. 
(http://careerbear.com/police-officer/article/ what-do-police-officers-do. Adaptado)

Na expressão “sexual assault", que ocorre no quarto parágrafo,a palavra “assault" tem, em português, sentido semelhante a

Alternativas
Comentários
  • (...) he or she can move into areas such as criminal identification, drug investigations, sexual assault, fraud, major case and/or crime management, surveillance, aircraft security,...

    (...) ele ou ela pode transferir-se para áreas como a identificação criminal, investigações de drogas, agressão sexual, fraude, caso importante e / ou gestão da criminalidade, vigilância, segurança da aeronave,...


    O termo "assault" no quarto parágrafo, tem o significado de agressão.
    "sexual assault" - agressão sexual

    Alternativa C





  • PROF QC. Silvana Faria, Professora de Inglês, de Inglês.

    (...) he or she can move into areas such as criminal identification, drug investigations, sexual assault, fraud, major case and/or crime management, surveillance, aircraft security,...

    (...) ele ou ela pode transferir-se para áreas como a identificação criminal, investigações de drogas, agressão sexual, fraude, caso importante e / ou gestão da criminalidade, vigilância, segurança da aeronave,...

    O termo "assault" no quarto parágrafo, tem o significado de agressão.

    "sexual assault" - agressão sexual

    Alternativa C

  • (A) insinuação = hint, suggestion, insinuation

    (B) assalto = assault, attack, robbery.

    (C) agressão = assault

    (D) espancamento. - battering

    (E) suspeita. - suspicion

    LETRA C

  • assault sexual= agressão sexual

    gab c


ID
1723882
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

What do police officers do? 
By Emma Woolley 

    The primary responsibility of police officers is to protect the public, or if commissioned, the person, group or organization to which they are assigned. Through detecting and preventing crime, police officers strive to maintain law and order in their respective jurisdictions. 
    Most new police officers work in general duty in patrol divisions, which provides a broad range of experiences and assignments. General duty policing involves patrolling assigned areas to enforce laws, protect public safety, and arrest criminal suspects – either by car, foot, bicycle, or in some cases, horse. 
    Police officers can also do some or all of the following: Investigate accidents and crime scenes; secure evidence and interview witnesses; testify in court; collect notes and reports; provide emergency assistance to victims of natural disasters, crime, and accidents; engage in crime prevention, safety, and public information programs; participate in media relations; and supervise and manage the work of other police officers. 
    Working as a police officer can be one of the most diverse career experiences, as specializations ranging in the hundreds are available. With a few years of service (usually four or more), he or she can move into areas such as criminal identification, drug investigations, sexual assault, fraud, major case and/or crime management, surveillance, aircraft security, explosives disposal, police dog services, and many more. 
    Police officers must be available for shift work at any time of day and any day of the week, including holidays. Shifts tend to be longer than the standard eight-hour office day. Even though many regular police duties are routine in nature, the job can also be dangerous, as well as physically and emotionally stressful. 
(http://careerbear.com/police-officer/article/ what-do-police-officers-do. Adaptado)

No trecho do último parágrafo – Police officers must be available for shift work at any time of day and any day of theweek, including holidays. –, a palavra em destaque transmite a ideia de

Alternativas
Comentários
  • Os policiais devem estar disponíveis para o turno de trabalho a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana, incluindo feriados. -

    O "modal verb"  Must é usado para expressar obrigação e dedução (quando usado na afirmativa) e proibição (quando usado na negativa)
    Exemplo:
    The doctor said you must stop smoking, otherwhise you will die. (O médico disse que você tem que parar de fumar, caso contrário você vai morrer.)

    Conforme explanação acima, o modal verb must, transmite ideia de obrigação.
    Alternativa A


  • Must: dever, ter que

    Police officers must be available [...] - Oficiais de policia DEVEM estar disponíveis [...]

    Ou seja, "must" transmite ideia de obrigação

    LETRA A

  • (A) obrigação. 

    Os oficiais de polícia devem/tem que estar disponíveis para o trabalho por turnos, a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana.

    Must – dever, precisar, ter que = have to – ter que

    No contexto acima o verbo modal must é usado para expressar obrigação ou que algo é necessário. Essa é a opção correta.

    (B) possibilidade. 

    Para expressar possibilidade usamos os modais could (poderia), might (podia) e may (pode) para mostrar que algo é possível no futuro mas não certo. Errada.

    (D) probabilidade. 

    O modal must também é usado para expressar probabilidade em outros contextos. Quando temos certeza de que algo é verdade e temos razões para acreditar nisso. Porém, o sentido do texto é obrigação, não possibilidade. Errada.  

    (C) propósito. 

    Um exemplos de um conectivo usado para mostrar propósito é o in order to ( a fim de). Errada.

    (E) desejo. 

    Um exemplos de um conectivo usado para mostrar propósito é o would like to (gostaria). Errada.

    Ena Smith - Estratégia

    LETRA A


ID
1723885
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

What do police officers do? 
By Emma Woolley 

    The primary responsibility of police officers is to protect the public, or if commissioned, the person, group or organization to which they are assigned. Through detecting and preventing crime, police officers strive to maintain law and order in their respective jurisdictions. 
    Most new police officers work in general duty in patrol divisions, which provides a broad range of experiences and assignments. General duty policing involves patrolling assigned areas to enforce laws, protect public safety, and arrest criminal suspects – either by car, foot, bicycle, or in some cases, horse. 
    Police officers can also do some or all of the following: Investigate accidents and crime scenes; secure evidence and interview witnesses; testify in court; collect notes and reports; provide emergency assistance to victims of natural disasters, crime, and accidents; engage in crime prevention, safety, and public information programs; participate in media relations; and supervise and manage the work of other police officers. 
    Working as a police officer can be one of the most diverse career experiences, as specializations ranging in the hundreds are available. With a few years of service (usually four or more), he or she can move into areas such as criminal identification, drug investigations, sexual assault, fraud, major case and/or crime management, surveillance, aircraft security, explosives disposal, police dog services, and many more. 
    Police officers must be available for shift work at any time of day and any day of the week, including holidays. Shifts tend to be longer than the standard eight-hour office day. Even though many regular police duties are routine in nature, the job can also be dangerous, as well as physically and emotionally stressful. 
(http://careerbear.com/police-officer/article/ what-do-police-officers-do. Adaptado)

In the last sentence from the text – Even though many regular police duties are routine in nature… – the phrase in bold expresses a relationship of

Alternativas
Comentários
  • "Even though many regular police duties are routine in nature, the job can also be dangerous, as well as physically and emotionally stressful."

    "Ainda que muitos deveres policiais regulares sejam de natureza rotineira, o trabalho também pode ser perigoso, assim como fisicamente e emocionalmente estressante."


    A expressão está relacionada a contraste. 
    Alternativa D
  • Even though, though e although são contraste

  • GAB D

    IDEIA DE CONSTRASTE, OPOSIÇÃO, RESSALVA


ID
1723888
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere um Grupamento de Policiamento Motorizado que utilize, em suas operações, dois tipos de veículos, V1 e V2, cujos tanques de combustível têm capacidades diferentes.Sabe-se que é possível preencher 3/4 da capacidade do tanque de V1, inicialmente vazio, com uma quantidade de combustível que corresponde a 3/5 da capacidade total do tanque de V2. A fração da capacidade do tanque de V2 que representaa quantidade de combustível necessária para enchertotalmente o tanque de V1 é

Alternativas
Comentários
  • 3/4V1 = 3/5V2 

    V1 = 4/3 * 3/5V2

    V1 = 4/5

  • Usei o numero 20 pois ele é múltiplo de 4 e 5

    V1       3/5 de 20 = 12 , se 12 é 3/4 então 4/4 é 16l
    V2       3/5 de 20 = 12 ,
    se 12 é 3/5 então 5/5 é 20l

    16/20 / (4)

    4/5 Item E

  • Usei propriedade fundamental das frações

    Veja que 3/4=corresponde a 75% e 3/5= corresponde a 60%

    Logo, reformulando o enunciado , eu tenho que 60% do v2 preenche 75% do v1

    (Com isso, só fazer regra de 3) se:

    60%---75%

    x-------100%

    x= 80%, ou seja , com 80% do v2 eu preencho 100% do v1,mas tem que ser em fração :( , então, basta simplificar 80/100 até não dar mais , assim se chegará no resultado 4/5

    Observação : Esta forma parece ser mais demorada,no entanto ela de fato é mais fácil !

  • V1: 3÷4: 0,75

    0,75 x 100: 75

    V2: 3÷5: 0,60

    0,60x100: 60

    V2 ele que saber, então os 60 ele passa dividindo com os 75

    Divide cada termo com o divisor mais próximo até chegar na resposta

    Ex: 60÷5: 12.

    75÷5: 15.

    12÷3: 4

    15÷3: 5

    Resposta: (4/5) letra "E"


ID
1723900
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Na prova de condicionamento físico do concurso para Aluno-Oficial PM, uma das baterias da “corrida de 12 minutos"teve a participação de 9 candidatos. Admita que, nessa bateria, a média aritmética das 6 maiores distâncias percorridas tenha sido 50% superior à média aritmética das 3 menores distâncias percorridas. Nesse caso, se a média aritmética das distâncias percorridas pelos 9 candidatos foi 2,4 km, então a média aritmética das 6 maiores distâncias percorridas nessa bateria foi igual, em quilômetros, a

Alternativas
Comentários
  • *Chamando-se a média aritmética das 6 maiores distâncias de : 6M

    *Chamando-se a média aritmética das 3 menores distâncias de : 3m

    *E a média das distâncias dos 9 candidatos de : X

    temos que :

    > Como a média das 6 maiores distâncias é 50% maior que a média das 3 menores distâncias , podemos encontrar uma relação entre elas :

    M= 100%m + 50%m = 150%m ->150/100m ->1,5m

    M=1,5m (relação entre as médias das distâncias)

    > Calculando a média de todos os candidatos temos:

    2,4 = 6M + 3m/9 ----> 21,6 = 6M + 3m

    >substituindo-se M=1,5m na formula à cima , temos:

    21,6 = 6*1,5m + 3m ------> 12m = 21,6 -----> m=1,8

    >substituindo-se o valor encontrado , na fórmula M=1,5m , temos:

    M = 1,5 * 1,8 ----------> M=2,7

  • X = média das 6 maiores distâncias

    Y = média das 3 menores distâncias

    primeiramente COMEÇAMOS a escrever a equação da média total:

    X + Y = 2,4

    como X e Y são as médias, agora devemos reverter a média multiplicando pelos mesmo valores que foram divididos para virarem uma média:

    6 * X + 3 * Y = 9 * 2,4

    6X + 3Y = 21,6

    Como também sabemos que X é 50% maior que Y fazemos a seguinte equação:

    X = 1,5Y

    X - 1,5Y = 0

    Agora multiplicamos o resultado por (2):

    X * 2 - 1,5Y * 2 = 0

    2X - 3Y = 0

    Agora somamos as duas equações que obtemos:

    6X + 2X + 3Y + (-3Y) = 21,6 + 0

    8X = 21,6

    X = 21,6 / 8

    X = 2,7

  • a= soma dos melhores

    b= soma dos piores

    Os a media dos melhores(a/6) é 50% maior que a media dos piores(b/3) entao multiplica b/3 por 1,5

    a/6=b/3*1,5

    3a/6=b*1,5

    a/2=b*1,5

    a/2*1,5=b

    a/3=b

    media dos 9

    a+b/9= 2,7

    a+b=2,4*9

    a+b=21,6

    b=21,6-a

    descobrindo a

    a/3=(21,6-a)

    a=3(21,6-a)

    a=64,8-3a

    3a+a=64,8

    4a=64,8

    a=64,8/4

    a=16,2

    media de a

    a/6

    16,2/6= 2,7


ID
1723903
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O número de soldados da 1a e da 2a Cia. de certo Batalhão eram iguais a x e y, respectivamente, sendo que a 1a Cia.tinha 200 soldados a mais que a 2a Cia. Após um concurso,x e y foram aumentados em 5% e 10%, respectivamente, e a diferença entre o efetivo da 1a Cia. e o da 2a Cia. continuou a ser igual a 200 soldados. Nessas condições, é correto afirmar que, após o aumento, o número de soldados da 1a Cia. passou a ser igual a

Alternativas
Comentários
  • Com os dados da questão conseguimos criar um sistema.

    x - y = 200  (1)

    1.05x - 1.10y = 200 (2)

    Isolando o "X" temos: x = 200 + y

    Substituindo na 2 equação:

    1.05(200 + y) - 1.10y = 200 

    efetuando os cálculos temos:

    Y= 200 e X=400, Após o concurso o efetivo fica Y= 220 e X=420.

                                                                                                        Espero ter ajudado, Bons estudos.

     

  • X-Y=200

    x=200+y, Logo, (200+y(1CIA)-y(2CIA)=200)

    (1ºCIA) NO ENUNCIADO DIZ QUE, APÓS CONCURSO, ACRESCENTA-SE 5% NA (1ªCIA), ENTÃO, (200*0,05=10) (Y EQUIVALE A 100% E , QUANDO ACRESCENTO 5 , FICA 105%, OU SEJA, 1,05Y

    (2ºCIA) NO ENUNCIADO DIZ QUE, APÓS CONCURSO, ACRESCENTA-SE 10% NA (2ªCIA), ENTÃO, (Y EQUIVALE A 100% E , QUANDO ACRESCENTO 10%, FICA 110%, OU SEJA, 1,10Y

    E SABEMOS-NOS QUE , APESAR DOS ACRÉSCIMOS , A DIFERENÇA SERA A MESMA

    COM ISSO , A RESOLUÇÃO FICARÁ

    210+1,05Y-1,10Y=200

    -0,05Y=-10 *(-1)

    Y=200( sem acréscimo)

    y=200+10%=220

    x=200+Y(200)

    x=400(sem acréscimo)

    x=400+5%= 420 LETRA A

    PROVA REAL

    X-Y=200

    420-220=200


ID
1723906
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Ontem, três atletas realizaram seus treinamentos percorrendo distâncias diferentes sobre uma pista circular de 300 m de diâmetro. Sabe-se que Nivaldo percorreu 2,7 km a menos que Murilo e 1,8 km a mais que Ramiro, e que,juntos, eles deram um total de 37 voltas completas nessa pista. Usando a aproximação π = 3, é correto afirmar quea distância em quilômetros percorrida por Murilo no treinamento de ontem foi

Alternativas
Comentários
  • C = 2πR = 2 . 3. 150 = 900m

    N = M-2,7  => M = N+2,7

    N = R+1,8 => R =N-1,8

     

    N + R + M = (900 . 37)

    N+(N-1,8)+(N+2,7) = 33,3

    N+N-1,8+N+2,7 =33,3

    3N + 0,9 = 33,3

    N = 32,4/3 = 10,8

     

    M = 10,8+2,7 = 13,5

  • Diâmetro= 300m

    Raio= 150m

    Circunferência ( volta no circulo) = 2π.r, sendo [π = 3]

    C= 2.3.150

    C=900metros

    37 voltas x 900m= 33,3km

    X é nosso referencial

    temos:

    x-1,8= Ramiro

    x+2,7= Murilo

    x= Nivaldo

    x+(x+2,7)+(x-1,8)=33,3km

    3x+0,9m=33,3km

    3x=32,4km

    x=10,8 ,ou seja Nivaldo percorreu 10,8 ; Ramiro 9km e Murilo 15,3km

    Letra B

    APMBB

  • https://www.youtube.com/watch?v=tyWKOEOxEYk


ID
1723909
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Duas novas armas de longo alcance estão sendo testadas pela Polícia Militar. Sabe-se que, nas mesmas condições de tiro, a probabilidade de uma atingir exatamente o alvo é P(Q)=2/3, e a probabilidade de a outra atingir exatamente o alvo é P(R)=3/4 . Sendo Q e R eventos independentes, se as duas armas disparam, a probabilidade de que ao menos um dos dois disparos atinja o alvo é de

Alternativas
Comentários
  • Fórmula

    P(E) = n(E)/n(S)

     

    Resolução:

    P(Q)= 2/3

    P(nQ) = 1/3

    P(R)= 3/4

    P(nR) = 1/4

     

    Probabilidade de uma OU outro tiro acertar o alvo. (Quando usamo o conector OU quer dizer que é uma soma se fosse E seria uma multiplicação)

    P(E) = 2/3 + 3/4 -1/3-1/4 = 8+3/12 = 11/12  LETRA A

  • como a questão tem a condição de ao menos uma acertar, então é só pensar no contrario, na possibilidade de as duas errarem. ficaria:

    F = 1 - (1/4)x(1/3) sempre que falar ao menos uma é só fazer "1" menos as chances do evento contrario....

    F = 1 - 1/12 faz o mmc

    F = (12-1)/12

    F = 11/12

    espero ter ajudado


ID
1723918
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição da República Federativa do Brasil prevê, acercados servidores públicos, que

Alternativas
Comentários
  • CF. Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    VIII - décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria;

    IX – remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;

  • * GABARITO: "d";

    ---

    * DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS:

    a) art. 39, § 6º: anualmente;

    b) art. 39, § 8º: poderá;

    c) art. 40, § 1º, I: trata-se de exceção (caso em que os proventos não serão proporcionais);

    e) art. 41, § 1º, III: o que ele pode determinar é a perda do cargo público do servidor estável.

    ---

    Bons estudos.

  • Na "D" : " Se aplicam aos servidores ocupantes " , deveria tá errada só por esse erro gramatical.

    Uso obrigatório da ênclise.

  • Policial não tem esse benefício...

  • Os dispositivos do art. 39 não se aplicam como regra aos servidores públicos militares, mas sim aos servidores públicos civis.

  • PMESP21

  • Gente, cuidado com a "c", pois a justificativa - artigo 40, §1º, inciso I - mudou de redação em 2019.

    Segue nova redação:

    §1 º - O servidor abrangido por regime próprio de previdência social será aposentado:

    I- por incapacidade permanente para o trabalho, no cargo em que estiver investido, quando insuscetível de readaptação, hipótese em que será obrigatória a realização de avaliações periódicas para verificação da continuidade das condições que ensejaram a concessão da aposentadoria, na forma de lei do respectivo ente federativo;

  • REFORMA DA PREVIDÊNCIA NA CONSTITUIÇÃO - (Incluído pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)

    Q1149633 - vunesp. 2020

    Q1151518 - VUNESP. 2020

    Q1702003 - quadrix 2021 

    Q1093924 - Vunesp. 2019.

    Q1092987 – Vunesp. 2019.

    Q1786102 – Quadrix. 2021.

    Q969170 – FCC. 2019.

    Q1735279 – CONTEMAX – 2020.

    Q1049401 – VUNESP. 2019.

    Q1180917 – VUNESP. 2017.

    Q1029612 – VUNEPS. 2019.

    Q1261276 – INSTITUTO AOCP. 2020.

    Q976120 – INSTITUTO AOCP. 2019.

    Q1064729 – FCC. 2019.

    Q1779598 – OBJETIVA. 2021.

    Q1133699 – IBFC. 2020.

    Q1775947 – INSTITUTO AOCP. 2021.

    Q1771664 – FGV. 2021.  

    Q1044466 – VUNESP. 2018.

    Q1812864 - IGECS. 2020.  

    Q1812863 – IGECS. 2020.

    Q852585 – NUCEPE. 2017.

    Q849081 – CESPE. 2017. 

  • Alternativa correta: d

    A. Incorreta: O artigo 39, § 6o da Constituição Federal dispõe que: “Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário publicarão anualmente os valores do subsídio e da remuneração dos cargos e empregos públicos” . 

    B: Incorreta: O artigo 39o , § 8o da Constituição Federal dispõe que: “A remuneração dos servidores públicos organizados em carreira poderá ser fixada nos termos do § 4o ”. Por sua vez o Art 39o , §4o dispõe que: “O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI”. Assim, realizando a comunhão entre os dispositivos, verifica-se ser admissível a remuneração por subsídio em parcela única.

    C. Incorreta: O Art. 40, I da Constituição Federal disciplina que: “I - por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuição, exceto se decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, na forma da lei”.

    D: Correta: O Artigo 39, § 3o da Constituição Federal disciplina que: § 3o : “Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7o , IV, VII, VIII, IX, XII, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXII e XXX, podendo a lei estabelecer requisitos diferenciados de admissão quando a natureza do cargo o exigir”. Por sua vez o Art. 7o da Constituição Federal anota nos Art. 7o : “VIII - décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria” e “IX - remuneração do trabalho noturno superior à do diurno”. Assim, estes direitos a que fazem jus o trabalhador urbano e rural também se aplicam ao servidor público civil.

    E: Incorreta. A Constituição Federal dispõe no artigo 41, § 1o , III que “O servidor público estável só perderá o cargo (...) III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa”. Portanto, a avaliação de desempenho poderá implicar na perda do cargo do servidor público.


ID
1723921
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Nos termos da Constituição do Estado de São Paulo, os servidores públicos estaduais poderão ser responsabilizados e submetidos, nos termos da lei, a sequestro e perdimento debens, em virtude de

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA CORRETA LETRA “E”

    Artigo 131 - O Estado responsabilizará os seus servidores por alcance e outros danos causados à Administração, ou por pagamentos efetuados em desacordo com as normas legais, sujeitando-os ao sequestro e perdimento dos bens, nos termos da lei.

  • Alternativa correta: e

    É a única que está de acordo com o Artigo 131 da CESP: Artigo 131 - O Estado responsabilizará os seus servidores por alcance e outros danos causados à Administração, ou por pagamentos efetuados em desacordo com as normas legais, sujeitando-os ao sequestro e perdimento dos bens, nos termos da lei.


ID
1723924
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Prevê o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo que, com exceção dos casos nele previstos, o funcionário que interromper o exercício por mais de 30 (trinta)  dias consecutivos ficará sujeito à pena de

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA CORRETA LETRA “C”

    Artigo 63 - Salvo os casos previstos nesta lei, o funcionário que interromper o exercício por mais de 30 (trinta) dias consecutivos, ficará sujeito à pena de demissão por abandono de cargo.

  • + de 30 dias consecutivos = abandono de cargo

    +60 dias interpolados no período de 12 meses = inassiduidade habitual

    LETRA C

    APMBB

  • Ytalo, cuidado com o ponto 2. Não são 60 dias. São + de 45 dias, de acordo com o artigo 256 - V do Estatuto.

  • Alternativa correta: c

    A resposta correta é a “C”, pois prevê o artigo 63 da Lei Estadual no 10.261/68 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo) que a pena aplicável ao funcionário público por abandono de cargo é a demissão, sendo considerado abandono de cargo a hipótese de o servidor interromper o exercício de seu cargo por mais de trinta dias.

  • Não cai no Oficial de Promotoria do MP SP.

    Quem presta para PC-SP pode prestar também para Oficial de Promotoria do MP SP e Escrevente do TJ SP

    São editais SEMELHANTES e não possui TAF e nem Geografia e História.


ID
1723927
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Em relação à invalidade dos atos administrativos, a Lei Estadual no 10.177/98 prevê que

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA CORRETA LETRA “A”

    Artigo 11 - A Administração poderá convalidar seus atos inválidos, quando a invalidade decorrer de vício de competência ou de ordem formal, desde que:

    I - na hipótese de vício de competência, a convalidação seja feita pela autoridade titulada para a prática do ato, e não se trate de competência indelegável;
    II - na hipótese de vício formal, este possa ser suprido de modo eficaz.
    § 1.º - Não será admitida a convalidação quando dela resultar prejuízo à Administração ou a terceiros ou quando se tratar de ato impugnado.
    § 2.º - A convalidação será sempre formalizada por ato motivado. 
     

  • Gabarito Letra A

     

    a) Artigo 11 § 1.º - NÃO será admitida a convalidação quando dela resultar prejuízo à Administração ou a terceiros ou quando se tratar de ato impugnado. (CORRETA)

     

    b) Artigo 9 - Parágrafo único - A motivação do ato no procedimento administrativo PODERÁ consistir na remissão a pareceres ou manifestações nele proferidos. (ERRADO)

     

    c / d) Artigo 8.ºSão inválidos os atos administrativos que desatendam os pressupostos legais e regulamentares de sua edição, ou os princípios da Administração, especialmente nos casos de:
    I - incompetência da pessoa jurídica, órgão ou agente de que emane;
    II - omissão de formalidades ou procedimentos essenciais; 
    III - impropriedade do objeto;

    V - inexistência ou impropriedade do motivo de fato ou de direito;
    V - desvio de poder
    VI - falta ou insuficiência de motivação.

    (ERRADO)

     

    e) Artigo 10 - A Administração anulará seus atos inválidos, de ofício ou por provocação de pessoa interessada, salvo quando:
    I - ultrapassado o prazo de 10 (dez) anos contado de sua produção; (ERRADO)
    II - da irregularidade não resultar qualquer prejuízo;
    III - forem passíveis de convalidação.

  • Alternativa correta: a

    A alternativa “B” está incorreta porque a remissão a pareceres ou manifestações proferidos no próprio ato é uma faculdade (possibilidade) da qual pode se utilizar a Autoridade administrativa e não um dever, uma necessidade. A alternativa “C” está incorreta porque a Administração jamais poderá convalidar um ato seu inválido em cuja origem ocorreu o vício de desvio de poder. A alternativa “D” está incorreta porque, segundo a Lei no 10.177/98, a impropriedade do motivo de fato ou de direito é sim motivo suficiente para a invalidação do ato administrativo. Por fim, a alternativa “D” está incorreta porque o lapso temporal mencionado, segundo a Lei, é de 10 (dez) anos e não 5 (cinco), como constou. Logo, a única alternativa inteiramente correta é a “A”.


ID
1723930
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Dispõe o Decreto Estadual no 58.052/12, que regulamenta,no âmbito do Estado de São Paulo, a Lei de Acesso à Informação,que

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA CORRETA LETRA “B”

    Conforme CAPÍTULO III

    Da Divulgação de Documentos, Dados e Informações

    Artigo 23 - É dever dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de documentos, dados e informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.

  • Gabarito Letra B

    Decreto Estadual no 58.052/12 

     

    a) Artigo 10 -  § 4º - A negativa de acesso aos documentos, dados e informações objeto de pedido formulado aos órgãos e entidades referidas no artigo 1º deste decreto, quando não fundamentada, sujeitará o responsável a medidas disciplinares, nos termos do artigo 32 da Lei federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. (ERRADO)

     

    b)  Artigo 23 - É dever dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de documentos, dados e informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas. (CERTO)

     

    c)  Artigo 16 - O serviço de busca e fornecimento da informação é GRATUITO, salvo nas hipóteses de reprodução de documentos pelo órgão ou entidade pública consultada, situação em que poderá ser cobrado exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento do custo dos serviços e dos materiais utilizados, a ser fixado em ato normativo pelo Chefe do Executivo. (ERRADO)

     

    d) Artigo 28 - Não poderá ser negado acesso à informação necessária à tutela judicial ou administrativa de direitos fundamentais.
    Parágrafo único - Os documentos, dados e informações que versem sobre condutas que impliquem violação dos direitos humanos praticada por agentes públicos ou a mando de autoridades públicas NÃO poderão ser objeto de restrição de acesso. (ERRADO)

     

    e) Artigo 4º - É dever dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual:
    I - promover a gestão transparente de documentos, dados e informações, assegurando sua disponibilidade, autenticidade e integridade, para garantir o pleno direito de acesso;
    II - divulgar documentos, dados e informações de interesse coletivo ou geral, sob sua custódia, independentemente de solicitações;
    III - proteger os documentos, dados e informações sigilosas e pessoais, por meio de critérios técnicos e objetivos, o menos restritivo possível. (ERRADO)

  • Alternativa correta: b

    A alternativa “A” está incorreta porque as condutas ali descritas, segundo a Lei, sujeita o agente à medidas disciplinares, portanto não está prevista relevância penal. A alternativa “B” está integralmente correta. A alternativa “C” está incorreta porque o serviço de busca e fornecimento da informação e a Reprodução de documentos pelo órgão ou entidade Pública consultada deve ser integralmente gratuito. A alternativa “D” está incorreta porque tais condutas de servidores não poderão, segundo a Lei, ser objeto de restrição de acesso, em homenagem ao princípio da publicidade dos atos da administração e ao dever de transparência. Por fim, a alternativa “E” está incorreta porque a proteção ao documentos, dados e informações sigilosas e pessoais, de fato, deve ser implementada pela Administração por meio de critérios técnicos e objetivos, só que de forma menos restritiva possível e não como consta na alternativa. 


ID
1723933
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Alguns aplicativos ______________do MS-Windows 7, em sua configuração padrão, são: Bloco de Notas, Wordpad e Paint.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • Prezados,

    O bloco de notas , wordpad, paint, calculadora, entre outros, são considerados programas acessórios do Windows, e estão na pasta acessórios , conforme imagem abaixo.





    Portanto a alternativa correta é a letra A.

  • Letra A. Os Acessórios do Windows 7 são programas que já fazem parte do sistema operacional, e permitem que o usuário realize tarefas básicas. Bloco de Notas é para edição de textos sem formatação, arquivos com extensão TXT. WordPad é um editor de textos para textos com formatação, arquivos com extensão RTF. Paint é o editor de imagens, para arquivos BMP, GIF, JPG e PNG.
    Arquivos BMP são imagens com 16,7 milhões de cores sem compactação, os bitmaps, como o papel de parede.
    Arquivos GIF são imagens com 256 cores, monocromáticas, escala de cinza, ou coloridas.
    Arquivos JPG são imagens com 16,7 milhões de cores com compactação, as fotos.
    Arquivos PNG são imagens com 16.7 milhões de cores, vetoriais, que podem ser ampliadas sem perder a qualidade.

  • Alternativa A

    Aplicativos de acessórios

  • PRINCIPAIS ACESSÓRIOS: BLOCO DE NOTAS ,WORDPAD, PAINT,  VISUALIZADOR XPS, WINDOWS MEDIA PLAYER

     

  • acessórios: que já vem instalados


ID
1723936
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Observe a imagem a seguir, que mostra parte de um documento sendo editado por meio do MS-Word 2010, em sua configuração padrão, contendo 3 palavras com recursos distintos de formatação aplicados.

palavra1 palavra2 palavra3

Assinale a alternativa que correlaciona corretamente as palavras e os recursos de formatação aplicados.

Alternativas
Comentários
  • Prezados,

    A formatação utilizada na palavra 1 é o sublinhado.
    A formatação utilizada na palavra 2 é o itálico.
    A formatação utilizada na palavra 3 é o negrito.

    Portanto a alternativa correta é a letra D

  • Letra D. ‘palavra1’ está com o efeito sublinhado (atalho Ctrl+S), ‘palavra2’ está com o estilo itálico (atalho Ctrl+I), e ‘palavra3’ está com o estilo negrito (atalho Ctrl+N).

  • A dois itálico? Não tá itálico... tá normal
  • Maísa, está itálico sim. Dê um zoom ai 

  • Galera, atenção em achar que não está em itálico, já perdi questão achando que estava normal tb. 

  • Itálico e negrito, que caia uma dessa domingo kkkkkkk

  • Melhor tomar cuidado, porque ainda não é unânime. Cristiano Chaves, por exemplo, ainda defende a ordem.

  • A “palavra2” apresenta as fontes inclinadas, característica da aplicação do formato “itálico” e a “palavra3” exibe uma intensidade de cor preta, próprio do uso do “negrito”. A “palavra1” não recebe “sobrescrito” ou “subscrito”, nem “tachado”, daí a eliminação das alternativas “A”, “B” e “E” = foi aplicado o “sublinhado”, porém a opção “C” fica descartada por ser falsa a atribuição de “cor do realce do texto” à “palavra3”


ID
1723939
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O número de células envolvidas no intervalo B2:C4, no MS-Excel 2010, em sua configuração padrão, é:

Alternativas
Comentários
  • Prezados,

    O intervalo informado envolve 2 colunas e 3 linhas, totalizando 6 células, que formariam um retângulo , B2 , B3, B4, C2, C3 e C4.

    Portanto a alternativa correta é a letra C.

  • O intervalo informado envolve 2 colunas e 3 linhas, totalizando 6 células, que formariam um retângulo , B2 , B3, B4, C2, C3 e C4.

    Portanto a alternativa correta é a letra C.
     

  • ta.. mas se era pra calcular o intervalo entre o b2 e o c4 o correto seria o B2;C4 e não : 

    usando o : é o b2 e o c4 e não entre b2 e c4, 

  • Pedro Teixeira, é exatamente o contrário do que você falou. Muito cuidado.

    : -> dois pontos é ATÉ
    ; -> ponto e vírgula é E 

  • C1 não pega?


  • "O intervalo informado envolve 2 colunas e 3 linhas, totalizando 6 células, que formariam um retângulo , B2 , B3, B4, C2, C3 e C4.

    Portanto a alternativa correta é a letra C."

    (Professor Leandro Rangel, do QConcursos). 

  • a1 b1 c1 d1

    a2 b2 c2 d2

    a3 b3 c3 d3

    a4 b4 c4 d4

  • B C

    b1 c1

    b2 c2

    b3 c3

    b4 c4

    6

    APMBB

  • (:)Dois pontos: INTERVALO ENTRE AS CÉLULAS, INCLUINDO AS SELECIONADAS.

    (;)Ponto e vírgula: LIMITA CÉLULAS ESPECIFICADAS.

  • GAB C

    B2,B3,B4,C2,C3,C4

    TOTAL= 6 CÉLULAS


ID
1723945
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A maioria das mensagens de correio eletrônico é enviada com destinatários informados no campo “Para".

Assinale a alternativa que contém o nome de outro campo de e-mail do MS-Outlook 2010, em sua configuração padrão,que pode ser utilizado para adicionar mais destinatários de e-mail.

Alternativas
Comentários
  • Prezados,

    Para adicionarmos mais destinatários no email, devemos utilizar o campo Cc, que significa Carbon Copy .

    Portanto a alternativa correta é a letra E.


  • Letra E. O campo CC é usado para enviar cópia da mensagem de e-mail para outros destinatários. Estes endereços aparecerão para os demais destinatários, e poderá receber resposta, caso alguém opte por ‘Responder para Todos’.

  • "Cc" - Alternativa E 

  • Cc -> Com cópia

  • Ouuuu cópia carbono (CC)

  • GABARITO E

    Cc= cópia e-mail 

    Cco=cópia oculta 

    Para: destinatário

    Para (to): Preenchido com o destinatário da mensagem

    Cc: Recebe cópia da mensagem. Em termos práticos, tem o mesmo efeito do campo Para.

    Cco: Recebe cópia oculta da mensagem. Os demais destinatários não sabem que esta pessoa recebeu a mensagem.