SóProvas



Questões de Política no Brasil


ID
20287
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2006
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Várias publicações e uma mini-série apresentada por uma rede de TV têm mostrado a vida política de Juscelino Kubitschek de Oliveira, no cinqüentenário de sua posse, como Presidente da República. O slogan de sua campanha, que marcou seu governo, foi:

Alternativas
Comentários
  • Juscelino Kubitscheck ou JK venceu as eleições com o slogan “Crescer 50 anos em cinco” e promoveu no governo um Plano de metas com características nacional- desenvolvimentista, a qual melhorou as indústrias de base como à construção de estradas, hidrelétricas e a extração de petróleo. Para melhorar o Brasil JK observou que precisaria mudar a capital do Brasil do Rio de Janeiro e assim nesse novo empreendimento construiu Brasília. O governo de JK baseou-se na teoria desenvolvimentista, mas pouco fez para melhorar a distribuição de renda e no final de seu governo a inflação havia subido e também a dívida externa.
  • A)Criado pela banca
    B)Washington Luís na campanha de 1920
    C)Criado pela banca
    D)JK em 1950
    E)Criado pela banca
  • Juscelino Kubitschek empolgou o país com seu reclame: "Cinquenta anos em cinco", conseguiu encetar um processo de rápida industrialização, tendo como carro-chefe a indústria automobilística. Houve, no seu governo, um forte crescimento econômico, porém também um significativo aumento da dívida pública interna e da dívida externa e da inflação nos governos seguintes de Jânio Quadros e João Goulart. Os anos de seu governo são lembrados como "Os Anos Dourados", que coincidiu com a fase de prosperidade norte-americana, conhecida como "The Great American Celebration", que se caracterizava pela baixa inflação e pelas elevadas taxas de crescimento da economia e do padrão de vida dos norte-americanos. wiki
  • Uma correção do comentário do Rodrigo Holanda. O slogan "Vamos repartir o bolo", referente a alternativa d) não foi criada pela banca, mas sim pelo, então ministro Delfim Neto, durante o período chamado "milagre econômico", entre 1968 e 1973, onde tivemos crescimento do PIB em 11,1%, e a queda da inflação de 19,2%. Por outro lado, a nossa dívida externa triplicou durante o período.


ID
20725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Texto para os itens de 15 a 24

1 Não foi por falta de aviso. Desde 2004, a
Aeronáutica vem advertindo dos riscos do desinvestimento
no controle do tráfego aéreo. Ao apresentar suas propostas
4 orçamentárias de 2004, 2005 e 2006, o Departamento de
Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informou, por escrito,
que a não liberação integral dos recursos pedidos levaria
7 à situação vivida agora no país. Mesmo assim, as verbas
foram cortadas ano após ano pelo governo, em dois
momentos: primeiro no orçamento, depois na liberação
10 efetiva do dinheiro.
As advertências do DECEA foram feitas à
Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do
13 Planejamento, na oportunidade em que foram solicitadas
verbas para “operação, manutenção, desenvolvimento e
modernização do Sistema de Controle do Espaço Aéreo
16 Brasileiro (SISCEAB)”. Elas são citadas em relatório do
Tribunal de Contas da União (TCU).

O Estado de S.Paulo, 25/3/2007, p. C6 (com adaptações).

Com referência às estruturas e às idéias do texto, bem como a aspectos associados aos temas nele tratados, julgue os próximos itens.

Algumas CPIs exerceram grande impacto na opinião pública brasileira e, graças a uma delas, em princípios da década passada, um presidente da República viu-se na contingência de ser afastado do cargo que ocupava.

Alternativas
Comentários
  • a questão está correta. Só não entendi onde está a matéria português, acho que tá mais para história ou memória do candidato!
  • O que é isso? É isso mesmo? Então, tá!

  • Está mais pra questão de atualidades...


ID
28687
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O exercício da cidadania, no Brasil, vem sendo favorecido pela criação de leis que regulamentam diretrizes da Constituição Federal de 1988. Uma lei criada em 2001, visando a amparar o ordenamento territorial do País, por meio de Planos Diretores e outros instrumentos, é denominada Estatuto da(o)

Alternativas
Comentários
  • O Estatuto da Cidade (também conhecido como Estatuto das cidades) é a denominação oficial e consagrada da lei 10.257 de 10 de julho de 2001, responsável pela regulamentação do desenvolvimento urbano no Brasil. O Estatuto da Cidade é responsável por regulamentar e definir instrumentos propícios à efetivação das diretrizes encontradas no capítulo sobre Política urbana da mais recente Constituição brasileira (de 1988). O Estatuto da Cidade surgiu como projeto de lei em 1990, proposto pelo então senador Pompeu de Souza, tendo sido aprovado apenas em 2001, onze anos depois.

    As principais características do Estatuto da Cidade estão na atribuição aos municípios da implementação de planos diretores participativos para as suas cidades, definindo uma série de instrumentos urbanísticos que têm no combate à especulação imobiliária e na regularização fundiária dos imóveis urbanos seus principais objetivos.

    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Estatuto_das_Cidades
  • "visando a amparar o ordenamento territorial do País, por meio de Planos Diretores e outros instrumentos"
    a questão ao trazer os objetivos da lei acabou por entregar o ouro deixando claro tratar-se do Estatudo das Cidades.
  • O Estatuto da Terra é de 1964 e “regula os direitos e obrigações concernentes aos bens imóveis rurais, para os fins de execução da Reforma Agrária e promoção da Política Agrícola”. A alternativa (A) está incorreta. 
    O Estatuto do idoso é de 1997 e não se relaciona com o ordenamento territorial do país, mas com a proteção dos direitos dos idosos. A alternativa (B) está incorreta. 
    O estatuto da cidade, de 2001, “estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental”. A alternativa (C) está correta. 
    O estatuto do desarmamento, de 2003, ”dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas – Sinarm, define crimes e dá outras providências”, e não sobre o ordenamento territorial do país. A alternativa (D) está incorreta. 
    O Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990, é uma lei que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, de modo que também não se relaciona com o ordenamento territorial do país. A alternativa (E) está incorreta.
  • Art. 1o Na execução da política urbana, de que tratam os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, será aplicado o previsto nesta Lei.

    Parágrafo único. Para todos os efeitos, esta Lei, denominada Estatuto da Cidade, estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental.


ID
28693
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A política brasileira nas áreas rurais é caracterizada por enfrentamentos que se expressam, dentre outros, por organizações da sociedade civil, em associações, sindicatos, movimentos sociais etc. O par de entidades da sociedade civil que representam distintas classes sociais e interesses conflitantes quanto à questão da terra é

Alternativas
Comentários
  • Essa questão caiu na prova do Acre 2008.

  • *Liga camponesa*: importante movimento de reforma agrária no Brasil, formada por camponeses pernambucanos, exerceram intensa atividade no período que se estendeu de 1955 até a queda de João Goulart em 1964.

    *Via campesina*: movimento internacional dos pequenos e médios produtores, criado em 1992. Está organizada em 8 regiões: Europa do Leste, Europa do Oeste, Nordeste e Sudeste da Ásia, Sul da Ásia, América do Norte, Caribe, América Central e América do Sul. Em breve serão constituídas outras regiões na África.

    *Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra*: movimento criado em prol da reforma agrária no Brasil. Tendo como principal objetivo: a distribuição de terras improdutivas aos trabalhadores rurais.

    *Movimento dos Atingidos por Barragens*: movimento social que discute a construção danosa de barragens que interfiram no meio ambiente e na vida daqueles que moram em áreas a serem atingidas pela construção destas.

    *União Democrática Ruralista*: movimento de classe que defende a propriedade rural, organizado em 1985, possui sede em Brasília, tendo grande expressão no Congresso Nacional através da bancada ruralista, que defende seus interesses.

    *Sindicato dos Proprietários Rurais*: organização sindical de proprietários rurais, que possui em cada Estado uma representação.
  • Letra E

    União Democrática Ruralista/Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

  • As ligas camponesas foram movimentos de camponeses que lutavam pela melhora das condições no campo nas décadas de 1940, 1950 e 1960. Com o advento da ditadura militar, elas forma reprimidas. Já a via campesina se constitui em uma organização internacional de camponeses, surgida na década de 1990. A alternativa (A) está incorreta.


    Embora o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra seja uma entidade da sociedade civil que representa uma classe social na luta pela terra, ela não se opõe à Via campesina, que é uma organização internacional e tem objetivos compatíveis com os do MST. A alternativa (B) está incorreta. 

    O movimento dos atingidos por barragens não se relaciona à questão rural, sendo um movimento que objetiva defender os direitos das populações atingidas pela construção de barragens. Dessa forma, esse não é um movimento que representa uma classe social com interesses rurais, nem se opõe às ligas camponesas, que nem sequer existem mais. A alternativa (C) está incorreta. 

    A União Democrática Ruralista e os sindicatos dos proprietários rurais, embora sejam entidades que representam classes sociais relacionadas à questão da terra, defendem interesses similares. Eles não têm, portanto, interesses conflitantes. A alternativa (D) está incorreta. 

    O MST, de um lado, teve origem na década de 1980 e objetiva a reforma agrária por meio da redistribuição de terras improdutivas. Já a União Democrática Ruralista também foi criada na década de 1980, mas defende os direitos dos proprietários rurais, de modo que são contrários à reforma agrária. Ambas as entidades são atuantes nos dias de hoje e representam interesses antagônicos de classes sociais distintas no âmbito da questão fundiária. 

    A alternativa (E) está correta.


ID
88951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os três religiosos paraenses ameaçados de morte, segundo denúncia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) à Anistia Internacional, estão na linha de frente da luta pelos direitos humanos. Um deles, o bispo de Xingu, se destaca na luta pelos direitos indígenas e contra os grileiros que agem no sudeste do Pará, principalmente em Altamira. As ameaças ao bispo de Abaetetuba vieram após o religioso ter denunciado o caso da menina de 16 anos mantida em um cárcere masculino. Outro religioso ameaçado é um frei, advogado da Comissão Pastoral da Terra em Xinguara, no sul do Pará, há décadas engajado na luta dos trabalhadores rurais sem terra por reforma agrária

O Globo, 12/4/2008, p. 12 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele tratado, julgue os itens seguintes.

I A questão da terra sempre foi tema explosivo no Brasil e ganhou maior intensidade a partir de meados do século passado, quando o tema da reforma agrária entrou na agenda política do país.

II Deduz-se do texto que os três religiosos ora ameaçados defendem uma solução conciliatória, de modo que posseiros e grileiros possam ser atendidos e respeitados em seus direitos.

III O incidente de Abaetetuba ganhou visibilidade ao ser amplamente noticiado, e o fato de uma adolescente ter sido encarcerada junto a homens, que a violentaram no cárcere, gerou repulsa em amplos setores da sociedade.

IV A inexistência de assentamentos rurais na região amazônica funciona como estopim que incendeia o cenário de tensão existente em várias localidades, entre as quais estão o sul e o sudeste do Pará.

V Há consenso entre os especialistas de que o enfrentamento adequado do problema fundiário na região Norte e no país exige a criação de órgão específico da administração federal para tratar da reforma agrária.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • Caso alguém saiba a solução desta questão, gentileza comentar. Na minha concepção os intens I, III e IV estão corretos.
  • II - em momento algum o texto cita que os religiosos atuam para conciliar interesse entre grileiros e índios. Lembrar que grilagem é uma atividade ilegal...IV - claro que há assentamentos rurais na Amazônia. Lá, como em todas regiões do Brasil, ocorrem desapropriações...V - Já existe o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) pra isso
  • O item IV está errado, pois existem assentamentos rurais na Amazônia. Em meados do século passado, houve um intenso processo migratório, principalmente de nordestinos, expulsos de suas terras (Revolução Verde) para colonizar as terras da Amazônia. A propaganda veiculada na mídia era de que os migrantes encontrariam terras fertéis para plantar. Contudo, isso não era verdde. Milhares de famílias que se deslocaram para a zona rural da região amazônica, por meio da colonização oficial e particular, não conseguiram ter níveis favoráveis de produção. Com isso, tiveram que migrar para a zona urbana, gerando um crescimento populacional completamente desordena.

  • I IDeduz-se do texto que os três religiosos ora ameaçados defendem uma solução conciliatória, de modo que posseiros e grileiros possam ser atendidos e respeitados em seus direitos. ERRADA

    Os três religiosos paraenses ameaçados de morte, segundo denúncia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) à Anistia Internacional, estão na linha de frente da luta pelos direitos humanos. Um deles, o bispo de Xingu, se destaca na luta pelos direitos indígenas e contra os grileiros que agem no sudeste do Pará, principalmente em Altamira... " Portanto, não há conciliação, visto que é CONTRA os grileiros;

    V Há consenso entre os especialistas de que o enfrentamento adequado do problema fundiário na região Norte e no país exige a criação de órgão específico da administração federal para tratar da reforma agrária

    Ao meu ver, tema não abordado no texto...à medida que a questão pede..." Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele tratado..." por isso, ERRADO;

    IV A inexistência de assentamentos rurais na região amazônica funciona como estopim que incendeia o cenário de tensão existente em várias localidades, entre as quais estão o sul e o sudeste do Pará. 

    Existem assentamentos rurais na Amazonia... ERRADO;

     

    PS: alguém me corrija se estiver errada!

    Bons estudos..

     


     

  • I e III são as corretas na minha opinião.

     

    I A questão da terra sempre foi tema explosivo no Brasil e ganhou maior intensidade a partir de meados do século passado, quando o tema da reforma agrária entrou na agenda política do país. 

    II Deduz-se do texto que os três religiosos ora ameaçados defendem uma solução conciliatória, de modo que posseiros e grileiros possam ser atendidos e respeitados em seus direitos. 

    III O incidente de Abaetetuba ganhou visibilidade ao ser amplamente noticiado, e o fato de uma adolescente ter sido encarcerada junto a homens, que a violentaram no cárcere, gerou repulsa em amplos setores da sociedade. 

    IV A inexistência de assentamentos rurais na região amazônica funciona como estopim que incendeia o cenário de tensão existente em várias localidades, entre as quais estão o sul e o sudeste do Pará. 

    V Há consenso entre os especialistas de que o enfrentamento adequado do problema fundiário na região Norte e no país exige a criação de órgão específico da administração federal para tratar da reforma agrária. 

     

     

  • I A questão da terra sempre foi tema explosivo no Brasil e ganhou maior intensidade a partir de meados do século passado, quando o tema da reforma agrária entrou na agenda política do país.verdade

    II Deduz-se do texto que os três religiosos ora ameaçados defendem uma solução conciliatória, de modo que posseiros e grileiros possam ser atendidos e respeitados em seus direitos. Falsa eles combate na linha de frente na luta pelos direitos humanos posseiros e grileiros com forte apoio internacional

    III O incidente de Abaetetuba ganhou visibilidade ao ser amplamente noticiado, e o fato de uma adolescente ter sido encarcerada junto a homens, que a violentaram no cárcere, gerou repulsa em amplos setores da sociedade. Verdade

    IV A inexistência de assentamentos rurais na região amazônica funciona como estopim que incendeia o cenário de tensão existente em várias localidades, entre as quais estão o sul e o sudeste do Pará. Errado

    V Há consenso entre os especialistas de que o enfrentamento adequado do problema fundiário na região Norte e no país exige a criação de órgão específico da administração federal para tratar da reforma agrária. Errado já tem órgão específico Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária

  • SOMENTE I E III ESTÃO CORRETOS

  • Gabarito: B

    I A questão da terra sempre foi tema explosivo no Brasil e ganhou maior intensidade a partir de meados do século passado, quando o tema da reforma agrária entrou na agenda política do país.

    Verdadeira. Os conflitos relacionados a posse da terra são seculares no Brasil. Tornaram-se mais

    explosivos a partir da década de 50 com o surgimento de movimentos de trabalhadores camponeses,

    e mais ainda com a expansão da fronteira agrícola.

    II Deduz-se do texto que os três religiosos ora ameaçados defendem uma solução conciliatória, de modo que posseiros e grileiros possam ser atendidos e respeitados em seus direitos.

    Falsa. Os missionários lutam pelo desenvolvimento sustentável, criação de cooperativas populares

    e combatem os grileiros. Uma leitura atenta do texto permitiria facilmente a resolução desta

    proposição.

    III O incidente de Abaetetuba ganhou visibilidade ao ser amplamente noticiado, e o fato de uma adolescente ter sido encarcerada junto a homens, que a violentaram no cárcere, gerou repulsa em amplos setores da sociedade.

    Verdadeira. O caso de cárcere privado e estupro coletivo foi noticiado pela mídia, ganhou

    projeção e causou repulsa diante do crime hediondo. Muitos casos de violência contra a mulher

    ocorrem, mas poucos são tão noticiados.

    IV A inexistência de assentamentos rurais na região amazônica funciona como estopim que incendeia o cenário de tensão existente em várias localidades, entre as quais estão o sul e o sudeste do Pará.

    Falsa. A principal causa dos conflitos é a expansão da fronteira agrícola que coloca fazendeiros

    de um lado, e povos amazônicos de outro (seringueiros, quilombolas, indígenas e assentados pela

    reforma agrária, muitos deles oriundos do MST).

    V Há consenso entre os especialistas de que o enfrentamento adequado do problema fundiário na região Norte e no país exige a criação de órgão específico da administração federal para tratar da reforma agrária.

    Falsa. Já existe o INCRA (instituto nacional de colonização e reforma agrária).

    Bons estudos!

    ==============

    Materiais Gratuitos: portalp7.com/materiais

    Mapas Mentais: portalp7.com/mapas

    Organize-se: portalp7.com/planilha

    Bizu: portalp7.com/bizu


ID
109027
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No Brasil, uma experiência democrática relevante permitiu que, a partir do começo dos anos 1990, segmentos da sociedade tivessem acesso às decisões de alocação de recursos das prefeituras municipais. Houve destaque para o caso de Porto Alegre, mas também para outras administrações como Belo Horizonte (1993-2008), São Paulo (2001-2004) e Recife (2001-2008).

A experiência política e social descrita acima refere-se, especificamente, ao

Alternativas
Comentários
  • Orçamento Participativo (OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente o orçamento de investimentos de prefeituras municipais, através de processos de participação cidadã. Esses processos costumam contar com assembléias abertas e periódicas e etapas de negociação direta com o governo. No Orçamento Participativo retira-se poder de uma elite burocrática repassando-o diretamente para a sociedade. Com isso a sociedade civil passa a ocupar espaços que antes lhe eram "furtados".[1] Muitas prefeituras adotaram a participação popular.Neste contexto, várias experiências de gestão participativa de planejamento e execução do orçamento público, foram sendo testadas, em várias cidades, como Diadema (São Paulo) ou Vila Velha (Espírito Santo). Em ambos os casos, foram constituídos órgãos com a presença de moradores para discutir o uso do orçamento municipal. Normalmente, valorizavam-se as associações de moradores como órgãos legítimos de representação dos moradores, e deste modo, tais associações eram convidadas a integrar tais órgãos consultivos em que as prefeituras tomavam conhecimento das necessidades e demandas da população.A experiência de orçamento participativo surgiu na cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, na gestão de Olívio Dutra, do Partido dos Trabalhadores (PT), em 1989, como resultado da pressão de movimentos populares por participar das decisões governamentais. Desde 1986, a UAMPA - União das Associações de Moradores de Porto Alegre, havia participado de discussões para o planejamento do orçamento municipal, ainda sob a liderança do prefeito Alceu Collares, do PDT. Entretanto, a diferença destes processos em relação ao Orçamento Participativo, que se implantou com a gestão do Partido dos Trabalhadores, é que foi criada uma metodologia por meio de qual, cada cidadão que se fizesse presente às "Plenárias Regionais" podia votar sobre quais os tipos de necessidades o governo municipal deveria atender. Esta metodologia, na sua totalização dos votos, considerava a localização do voto, atribuindo pesos maiores às regiões da cidade, em função da carência da prestação dos serviços públicos, dentre outros critérios.
  • O orçamento participativo foi uma grande ideia do PT.

    Que Deus nos abencoe sempre.
  • O orçamento participativo, funciona em pais subdesenvolvidos aqui não funciona e muito roubalheira


ID
109240
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2004
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez o discurso
inaugural da 59.ª Assembléia-Geral da Organização das Nações
Unidas (ONU), insistindo na defesa de uma nova ordem
econômica internacional. "A humanidade está perdendo a batalha
pela paz", afirmou o presidente. É preciso, disse, lutar pela
"construção da paz", com garantia de oportunidades de progresso
econômico e social. "Se fracassarmos na luta contra a pobreza e
a fome, o que mais poderá nos unir?", perguntou à platéia de
estadistas. Ele criticou a "rigidez" do Fundo Monetário
Internacional (FMI) e disse que as instituições multilaterais
precisam "ajustar o foco", resgatando seu objetivo inicial. Pregou
ainda a reforma da ONU e de seu Conselho de Segurança.

Lula diz na ONU que fracasso contra a pobreza compromete a paz.
In: O Estado de S. Paulo, 22/9/2004, "capa" (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando suas
diversas implicações, julgue os itens seguintes.

Quando o presidente Lula afirma que o mundo está perdendo a batalha pela paz, ele poderia usar, em favor de sua argumentação, a inquietante onda de terrorismo que atinge várias regiões do mundo contemporâneo.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Ainda hoje o problema da violência é global pelos mais variados motivos - econômicos, culturais, históricos. E parece não ter fim.


ID
109243
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2004
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez o discurso
inaugural da 59.ª Assembléia-Geral da Organização das Nações
Unidas (ONU), insistindo na defesa de uma nova ordem
econômica internacional. "A humanidade está perdendo a batalha
pela paz", afirmou o presidente. É preciso, disse, lutar pela
"construção da paz", com garantia de oportunidades de progresso
econômico e social. "Se fracassarmos na luta contra a pobreza e
a fome, o que mais poderá nos unir?", perguntou à platéia de
estadistas. Ele criticou a "rigidez" do Fundo Monetário
Internacional (FMI) e disse que as instituições multilaterais
precisam "ajustar o foco", resgatando seu objetivo inicial. Pregou
ainda a reforma da ONU e de seu Conselho de Segurança.

Lula diz na ONU que fracasso contra a pobreza compromete a paz.
In: O Estado de S. Paulo, 22/9/2004, "capa" (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando suas
diversas implicações, julgue os itens seguintes.

Na ONU, cuja sede está na capital norte-americana, o presidente brasileiro dirigiu-se a um público majoritariamente formado por economistas e banqueiros, como se deduz da leitura do texto.

Alternativas
Comentários
  • Questão Errada.Pois, a ONU fica em Nova York e não em Washington.Também acho que a expressão "platéia de estadistas" usada no texto, não se refere necessariamente a banqueiros e economistas.
  • Complementando...o texto deixa claro que Lula está na inauguração da 59ª ONU, e não na sede.

    "O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez o discurso
    inaugural da 59.ª Assembléia-Geral da Organização das Nações
    Unidas (ONU), insistindo na defesa de uma nova ordem
    econômica internacional."

  • Errado

    A Organização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas, é uma organização intergovernamental criada para promover a cooperação internacional. Uma substituição à ineficiente Liga das Nações, a organização foi estabelecida em 24 de outubro de 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial, com a intenção de impedir outro conflito como aquele. Na altura de sua fundação, a ONU tinha 51 estados-membros; hoje são 193. A sua sede está localizada em Manhattan, Nova York, e possui extraterritorialidade. Outros escritórios situam-se em Genebra, Nairóbi e Viena. A organização é financiada com contribuições avaliadas e voluntárias dos países-membros. Seus objetivos incluem manter a segurança e a paz mundial, promover os direitos humanos, auxiliar no desenvolvimento econômico e no progresso social, proteger o meio ambiente e prover ajuda humanitária em casos de fome, desastres naturais e conflitos armados.


ID
109246
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2004
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez o discurso
inaugural da 59.ª Assembléia-Geral da Organização das Nações
Unidas (ONU), insistindo na defesa de uma nova ordem
econômica internacional. "A humanidade está perdendo a batalha
pela paz", afirmou o presidente. É preciso, disse, lutar pela
"construção da paz", com garantia de oportunidades de progresso
econômico e social. "Se fracassarmos na luta contra a pobreza e
a fome, o que mais poderá nos unir?", perguntou à platéia de
estadistas. Ele criticou a "rigidez" do Fundo Monetário
Internacional (FMI) e disse que as instituições multilaterais
precisam "ajustar o foco", resgatando seu objetivo inicial. Pregou
ainda a reforma da ONU e de seu Conselho de Segurança.

Lula diz na ONU que fracasso contra a pobreza compromete a paz.
In: O Estado de S. Paulo, 22/9/2004, "capa" (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando suas
diversas implicações, julgue os itens seguintes.

Ao lembrar ao mundo que o grande desafio é vencer a pobreza e a fome, o presidente do Brasil dá a entender que a luta contra o terrorismo internacional deve ser conduzida apenas em termos militares.

Alternativas
Comentários
  • Errado, pois embora não explicitamente contido no texto, podemos tirar a ideia de que no trecho - É preciso, disse, lutar pela "construção da paz", com garantia de oportunidades de progresso econômico e social. - temos trabalhado o entendimento que a problemática do terrorismo também se encaixa na questão político-econônica mundial.

ID
109249
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2004
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez o discurso
inaugural da 59.ª Assembléia-Geral da Organização das Nações
Unidas (ONU), insistindo na defesa de uma nova ordem
econômica internacional. "A humanidade está perdendo a batalha
pela paz", afirmou o presidente. É preciso, disse, lutar pela
"construção da paz", com garantia de oportunidades de progresso
econômico e social. "Se fracassarmos na luta contra a pobreza e
a fome, o que mais poderá nos unir?", perguntou à platéia de
estadistas. Ele criticou a "rigidez" do Fundo Monetário
Internacional (FMI) e disse que as instituições multilaterais
precisam "ajustar o foco", resgatando seu objetivo inicial. Pregou
ainda a reforma da ONU e de seu Conselho de Segurança.

Lula diz na ONU que fracasso contra a pobreza compromete a paz.
In: O Estado de S. Paulo, 22/9/2004, "capa" (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando suas
diversas implicações, julgue os itens seguintes.

O Brasil pleiteia uma vaga de membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, o que explica o recente pedido de reformulação desse órgão feito pelo presidente Lula.

Alternativas
Comentários
  • Questão certa, como podemos depreender do trecho: Pregou ainda a reforma da ONU e de seu Conselho de Segurança.
  • Certo

    O Conselho de Segurança é o responsável por manter a paz e a segurança entre os países do mundo. Enquanto outros órgãos das Nações Unidas só podem fazer "recomendações" para os governos membros, o Conselho de Segurança tem o poder de tomar decisões vinculativas que os governos-membros acordaram em realizar, nos termos do artigo 25 da Carta. As decisões do Conselho são conhecidas como Resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

    O Conselho de Segurança é composto por 15 Estados-membros, sendo 5 membros permanentes - China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos. O Brasil não faz parte dos membros permanentes.



ID
109252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2004
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez o discurso
inaugural da 59.ª Assembléia-Geral da Organização das Nações
Unidas (ONU), insistindo na defesa de uma nova ordem
econômica internacional. "A humanidade está perdendo a batalha
pela paz", afirmou o presidente. É preciso, disse, lutar pela
"construção da paz", com garantia de oportunidades de progresso
econômico e social. "Se fracassarmos na luta contra a pobreza e
a fome, o que mais poderá nos unir?", perguntou à platéia de
estadistas. Ele criticou a "rigidez" do Fundo Monetário
Internacional (FMI) e disse que as instituições multilaterais
precisam "ajustar o foco", resgatando seu objetivo inicial. Pregou
ainda a reforma da ONU e de seu Conselho de Segurança.

Lula diz na ONU que fracasso contra a pobreza compromete a paz.
In: O Estado de S. Paulo, 22/9/2004, "capa" (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando suas
diversas implicações, julgue os itens seguintes.

A dependência que o Brasil ainda mantém em relação ao FMI deve ter sido a razão pela qual o presidente Lula se absteve de falar qualquer coisa que pudesse parecer contestação à forma de agir desse organismo multilateral.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada.Pois além do presidente Lula criticar a referida entida, como no trecho - Ele criticou a "rigidez" do Fundo Monetário Internacional (FMI) - atualmente a economia brasileira não se encontra mais dependente do FMI, como outrora já se encontrou.
  • Atenção pessoal, vamos nos atentar às datas das provas. Na época, em 2004, me parece que o Brasil tinha laços de dívidas com o FMI. Hoje, graças a Deus, não temos mais.
  • Da condição de eterno devedor de antigamente,
    Hoje passamos a credor desse orgãozinho!!!!  (FMI nunca mais!!)
  • Só acertei porque sei que lula não fica de boca fechada kkkk

  • Lula nunca mais. ✌️

ID
117571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em meio a tanta notícia ruim, acaba de aparecer uma que
ainda consegue ser pior, porque ameaça não apenas o presente,
mas o futuro de nosso futuro, ou seja, as crianças e os
adolescentes. Se hoje suas vidas já são o que são, a perspectiva
para os próximos anos é de aumento da violência e da
desnutrição, e de queda na qualidade da educação. No relatório
divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), essa
talvez seja a revelação mais inquietante. O que será o amanhã em
que meninos e meninas estarão mais desnutridos, menos educados
e mais violentos?
O diagnóstico foi elaborado por 27 ONGs que
monitoram políticas públicas nessa área - entre as quais
UNESCO, UNICEF, fundações ORSA e ABRINQ - depois de
analisarem o cumprimento das 21 metas do plano Um Mundo
para Crianças, ratificadas pelo Brasil e por mais 188 países.
Quanto à educação, há pelo menos duas previsões desanimadoras:
taxa de escolarização no ensino médio 15,73% abaixo do
prometido e atendimento na primeira infância aquém do
esperado. Em relação à violência, o quadro é até previsível.
De 1992 a 2002, os homicídios de pessoas de até 17 anos de
idade aumentaram 136% - de 3 para 7,1 mortes por 100 mil
habitantes.

Zuenir Ventura. O que será o amanhã? In: O Globo, 11/8/2004, p. 7 (com adaptações).
A partir do texto acima e considerando as múltiplas implicações
do tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.

Entre as ações do poder público consideradas importantes instrumentos para enfrentar situações de acentuada carência material de milhões de brasileiros, o Programa Bolsa Família apresenta enorme capilaridade e, ao contrário de programas semelhantes, tem no vigoroso controle social de suas ações - com o pleno envolvimento das comunidades e dos governos municipais e estaduais - a principal razão de seu êxito.

Alternativas
Comentários
  • não há envolvimento dos governos estaduais e municipais no programa bolsa familia.
  • Há participação dos governos estaduais e municipais sim! O erro está no "ao contrário de programas semelhantes".

    A pobreza no Brasil é resultado de um legado histórico e requer ações continuadas e  integradas em diferentes áreas para o seu enfrentamento. Nos últimos anos, o Programa Bolsa Família, em parceria com os governos estaduais, municipais, as Instâncias de Controle  Social do PBF (ICS) e a sociedade civil, tem investido na gestão coordenada de políticas para  atuar na superação da pobreza e promover a inclusão social.  

    Fonte: http://www.mds.gov.br/bolsafamilia/informes/informe-controle-social/Informe%2020.pdf
  • Considerando a Lei 10.836/2004, art 8º "A execução e gestão do Programa Bolsa Família são públicas e governamentais e dar-se-ão de forma descentralizada, por meio da conjugação de esforços entre os entes federados, observada a intersetorialidade, a participação comunitária e o controle social. § 1º A execução e a gestão descentralizadas referidas no caput serão implementadas mediante adesão voluntária dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios ao Programa Bolsa Família." A mesma Lei prevê controle dos resultados.

    Porém, o próprio site oficial do governo diz que "Os entes federados trabalham em conjunto para aperfeiçoar, ampliar e fiscalizar a execução." A meu ver, a afirmação contraria a questão quando esta enuncia "tem no vigoroso controle social de suas ações - (...) -  a principal razão de seu êxito."

    Afora isso, há várias denúncias de irregularidades. O Estadão publicou em seu site em 31/12/2013 um artigo afirmando: "Uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) mostrou que os desvios e o mau uso de recursos públicos destinados ao pagamento do Bolsa Família e a outros programas federais no interior do País são uma prática generalizada e persistente. Graças às informações contundentes recolhidas pelos auditores, desfaz-se o mito segundo o qual essas irregularidades seriam apenas pontuais.(...) Mas é no Bolsa Família que o descontrole do dinheiro público é mais evidente. Dos 60 municípios sorteados na última fiscalização, nada menos que 59 apresentaram irregularidades na administração do dinheiro destinado à transferência de renda. Tal proporção indica que se está diante de uma situação comum e recorrente - na verificação anterior, constataram-se irregularidades em 58 das 60 cidades.

    Os problemas resultam basicamente do desvio de dinheiro por parte das prefeituras, que são responsáveis pela aplicação dos recursos e que devem prestar contas ao governo federal. A auditoria mostra que esses problemas são múltiplos, relacionados principalmente à corrupção e ao grave despreparo técnico por parte dos municípios.

    Há casos escandalosos. Em Cipó, interior da Bahia, a CGU constatou que diversos servidores municipais com renda superior ao teto do Bolsa Família recebiam o benefício. Além deles, a própria filha do prefeito ganhava R$ 102 mensais do programa federal."

  • Essa questão é uma piada.


ID
118300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nos últimos 13 anos, a América Latina cumpriu grande
parte de suas tarefas econômicas. Mesmo assim, a desigualdade e
a pobreza aumentaram na região. O diagnóstico é da Comissão
Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), que propõe
para a região uma nova estratégia de desenvolvimento produtivo.
Para o secretário executivo do órgão das Nações Unidas, a maior
integração da região foi um ganho dos últimos anos. Sua aposta
para reduzir a forte desigualdade que ainda existe é a união de
crescimento econômico com proteção social. Ele propôs a
substituição do conceito de mais mercado e menos Estado por uma
visão que aponta para "mercados que funcionem bem e governos
de melhor qualidade".

América Latina cresceu sem dividir. In: Jornal
do Brasil, 25/6/2004, p. 19A (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a
amplitude do tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.

O Brasil foi uma exceção no cenário latino-americano retratado pelo texto. Particularmente nos dois períodos governamentais de Fernando Henrique Cardoso, o país optou por um modelo autônomo de desenvolvimento que prescindia da inserção internacional de sua economia.

Alternativas
Comentários
  • Alguns exemplos: Política de privatizações e forte desvalorização cambial da moeda para fomentar as exportações.
  • Cuidado pessoal, mais uma vez o famigerado verbo PRESCINDIR está nosso caminho, eis um verbo que cansa de cair em provas, por causar confusão em muita gente. 

    Por isso lembrem-se: prescindir é sinônimo de dispensar.

    Uma boa dica é pensar no oposto todos sabem, ou seja, algo IMPRESCINDÍVEL é algo INDISPENSÁVEL.





    A maior de todas as sabedorias consiste em buscar a Deus.

ID
120880
Banca
FCC
Órgão
Casa Civil-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em termos de política externa brasileira, uma atuação do Brasil, bastante criticada pelas imprensas nacionais e in- ternacionais, no ano de 2009, ocorreu em

Alternativas
Comentários
  • b) novembro, quando o presidente Mahmoud Ahmadinejad, do Irã, visitou o Brasil.

    • d) outubro, quando foi determinada a extradição do italiano Cesare Battisti.
    A letra "D" tem uma pegadinha: Cesare Battisti não foi extraditado para a Itália. Inclusive isso está sendo motivo até de conflito diplomático entre os dois países. Lula no último dia de governo não concedeu a extradição ao suposto terrorista italiano.

ID
121330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As relações diplomáticas entre Brasil e Colômbia foram afetadas pela influência americana nos assuntos desse país vizinho ao Brasil. Com relação a esse mal-estar diplomático, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Colômbia e Estados Unidos assinaram nesta sexta (30) o polêmico acordo que permite o acesso de militares norte-americanos a sete bases colombianas para realização de operações contra o narcotráfico e terrorismo.

    O pacto foi firmado entre o chanceler colombiano, Jaime Bermúdez, e o embaixador norte-americano em Bogotá, William Brownfield.

    A decisão da Colômbia de assinar o convênio com Washington gerou polêmica na região e crítica dos presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, Evo Morales, da Bolívia, e Daniel Ortega, da Nicarágua.

    Atualmente 800 militares e 600 contratados norte-americanos possuem autorização para permanecer na Colômbia apoiando as operações contra o narcotráfico e a guerrilha esquerdista, número que se manterá com o convênio.

    Os Estados Unidos são o principal aliado da Colômbia na luta contra o narcotráfico e os grupos armados ilegais vinculados a essa atividade e desde o ano 2000 forneceu mais de US$ 6 bilhões (R$ 10,4 bilhões) a Bogotá.

     

    fonte:

    http://noticias.r7.com/internacional/noticias/colombia-e-eua-assinam-acordo-sobre-bases-militares-20091030-1.html


ID
121339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Lançado no último dia 21/12/2009, o 3.º Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH) é a terceira versão de um programa de direitos humanos do governo federal, sendo precedido pelo 1.º PNDH, de 1996, e pelo 2.º PNDH, de 2002. O lançamento do PNDH gerou polêmicas dentro e fora do governo.

Internet: (com adaptações).

A respeito desse documento e das reações provocadas nos diversos segmentos da sociedade, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    A sugestão da criação de uma comissão da verdade para investigar abusos cometidos durante a ditadura causou desconforto aos integrantes das Forças Armadas.

  • "Após a publicação do decreto, os comandantes do Exército, general Enzo Martins Peri, e da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, ameaçaram pedir demissão caso o Lula não revogue alguns trechos do programa que cria a "Comissão da Verdade" para apurar torturas e desaparecimentos durante o regime militar (1964-1985)".

    Fonte

  • A alternativa “a” está errada. O 3º PNDH foi instituído pelo Decreto nº 7.037/09 ( e não por lei). A alternativa “b” é CORRETA, pois a sugestão da criação de uma comissão da verdade para investigar abusos cometidos durante a ditadura causou, segundo os meios de comunicação, desconforto aos integrantes das Forças Armadas. A alternativa “c” está errada, pois não existe sugestão no 3º PNDH de que as invasões de terra no campo deveriam ser criminalizadas. As alternativas “c” e “d” estão erradas, por não guardarem pertinência com o 3º PNDH.

    Resposta: Letra B


ID
122995
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O texto da Reforma Tributária que tramita no Congresso Nacional NÃO inclui a proposta de

Alternativas
Comentários
  • Questão anulada pela banca!

    "Os objetivos principais da Proposta são: simplificar o sistema tributário nacional, avançar no processo de desoneração tributária e eliminar distorções que prejudicam o crescimento da economia brasileira e a competitividade de nossas empresas, principalmente no que diz respeito à chamada “guerra fiscal” entre os Estados.
    .....
    O § 4o do art. 155-A determina que as isenções ou quaisquer incentivos ou benefícios fiscais vinculados ao imposto (ICMS) serão definidos pelo novo Confaz e deverão ser uniformes em todo território nacional, salvo no caso de hipóteses relacionadas aos regimes especiais de micro e pequenas empresas e a regimes aduaneiros especiais, as quais poderão ser definidas em lei complementar. A alteração no § 6o do art. 150 da Constituição estabelece a exceção da edição de tais benefícios fiscais pelo novo Confaz, tornando desnecessária a edição de norma autônoma do Estado para tratar dessa matéria."

    http://www.concursosfcc.com.br/concursos/fazsp109/Edital_DRH_n_24_2009_AFR_Result_Final_Convocacao_Curso_Especial.pdf
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Bons estudos!
  • Questão anulada pela banca organizadora...
    Bons estudos...

ID
123004
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou sua posição de defesa à substituição do G8, o foro das economias mais bem-sucedidas do mundo, pelo G20, na discussão de temas globais. Além de Alemanha, Estados Unidos, França, Japão e Itália, fazem parte do G8 os seguintes países:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    O Grupo dos Sete e a Rússia (antigo G7), mais conhecido como G8, é um grupo internacional que reúne os sete países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo, mais a Rússia. Todos os países se dizem nações democráticas: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e o Canadá (antigo G7), mais a Rússia - esta última não participando de todas as reuniões do grupo. Durante as reuniões, os dirigentes máximos de cada Estado membro discutem questões de alcance internacional.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/G8

  • Esse grupo não faz mais sentido nenhum.

    No Critério de PIB Nominal,  a China é agora a 2° maior economia do mundo e o Brasil será a 7° maior em 2011, superando a Itália.

    Até 2016 o Brasil deverá ultrapassar também França e Inglaterra, porém poderá possivelmente ser ultrapassado por Índia e Russia.

ID
124918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Poder Judiciário brasileiro está em transformação. Criado em 2004, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) começa a vencer a resistência da toga e, em 2009, abriu cento e treze sindicâncias contra magistrados, ante as quinze de 2008. Para o aumento de 653%, o órgão adotou até expedientes de polícia, como a análise de patrimônio e movimentação financeira. "Foi proclamada a República no Judiciário", declara o corregedor nacional, Gilson Dipp, mentor desse novo modus operandi do CNJ.

O Estado de S.Paulo Online, 18/10/2009 (com adaptações).

Considerando o texto acima, assinale a opção correta a respeito do CNJ e sua atuação.

Alternativas
Comentários
  • O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) puniu com a pena máxima de aposentadoria compulsória a bem do serviço público, 10 magistrados do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) envolvidos em esquema de desvio de recursos superiores a R$ 1,4 milhão. A decisão foi tomada por unanimidade, nesta terça-feira (23/02), em sessão plenária, realizada em Brasília. Na mesma decisão, o CNJ determinou que o processo seja encaminhado ao Ministério Público para abertura de ação para a devolução do dinheiro desviado ao erário público. "Aqueles que tiveram participação ativa nesse esquema poderão até ter cassada a aposentadoria em processo de perda de cargo", explicou o ministro Ives Gandra Martins da Silva Filho, conselheiro e relator do Processo Administrativo Disciplinar (PDA 200910000019225). Os magistrados respondem por desviar R$ 1,4 milhão do TJMT para cobrir os prejuízos com a quebra da cooperativa de crédito (Sicoob Pantanal), criada por maçons, de 2003 a 2005, época em que o desembargador José Ferreira Leite era presidente da Corte. "O que nos preocupa é a confusão que se faz entre o público e privado. Está claro nesse processo que o TJMT se transformou em uma filial da Loja Maçônica do estado", declarou o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcanti, que participou da sessão plenária.Fonte: http://www.cnj.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=10113:cnj-pune-10-magistrados-do-tribunal-de-justica-de-mato-grosso-&catid=1:notas&Itemid=169
  •  

    Matérias a respeito das questões a, b e d. Vale a pena Ler!

    a) http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1522563-5598,00-CNJ+APROVA+DEPOIMENTO+DE+PRESOS+POR+VIDEOCONFERENCIA.html

    b) http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,justica-reduziu-estoque-de-processos-antigos-em-60,516797,0.htm

    d) http://www.cnj.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9781:publicada-resolucao-que-regulamenta-portal-da-transparencia-nos-tribunais&catid=1:notas&Itemid=169

    Bons Estudos Pra nós!

  • Pra quem ficou em dúvida na alternativa do Conselho Nacional de Justiça, os comentários desta questão são bem interessantes: http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/c3680fd6-b7


ID
124930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Desde que foi deflagrada a Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, o ex-governador do Distrito Federal (DF), José Roberto Arruda, estabeleceu um paradigma inédito na história da corrupção na política brasileira. Arruda foi o primeiro governador flagrado em vídeo ao receber dinheiro supostamente sujo de um exassessor. Arruda também se tornou o primeiro governador a ser preso no exercício do cargo, desde a redemocratização, em 1985, por decisão do Superior Tribunal de Justiça.

Época, 12/2/2010 (com adaptações).

A partir do texto acima, assinale a opção correta a respeito da crise política no DF.

Alternativas
Comentários
  • O Superior Tribunal de Justiça (STJ) está reunido na tarde desta quinta-feira (11) para decidir sobre pedido de prisão preventiva do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM). O motivo é a tentativa de suborno ao jornalista Edmilson Edson dos Santos, conhecido como Sombra.Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1486720-5601,00.html
  • José Roberto Arruda NÃO PERTENCE AO PSB.
  • O governador em exercício do Distrito Federal, Paulo Octávio, renunciou ao mandato nesta terça-feira, 23, e responsabilizou o DEM, partido do qual pediu desfiliação antes de deixar o cargo, pela sua decisão. Segundo ele, o pedido da Executiva da legenda para que todos seus filiados deixassem o governo do DF após a prisão do governador, José Roberto Arruda, somado a indisposição dos outros partidos em fazer parte de um governo de "coalizão" foram determinantes para sua renúncia. 

    Ed Ferreira/AE - 18/02/2010
    Ed Ferreira/AE - 18/02/2010
    O governador em exercício do DF, Paulo Octávio

     

    Acuado por denúncias de envolvimento no escândalo de arrecadação e distribuição de propinas a aliados do governo do DF que ficou conhecido como "mensalão do DEM", ele vinha sendo pressionado pela cúpula da legenda para desligar-se do partido ou renunciar. De acordo com sua assessoria, Paulo Octávio não atenderá a imprensa.

  • Letra C.

    c) Certo. Na época, segundo a Justiça, José Roberto Arruda tentou subornar o jornalista Edson Sombra para que ele mentisse em depoimento à PF, o que acabou levando-o à prisão, depois que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou um pedido da Polícia Federal em 2010.

    A PF chegou ao esquema após um depoimento do próprio jornalista Edmilson Edson dos Santos, conhecido como Edson Sombra. Ele afirmou à Polícia Federal que recebeu, das mãos de Geraldo Naves (famoso jornalista em Brasília), um bilhete supostamente escrito por Arruda em que o então governador afastado "pedia ajuda".

    O bilhete dizia que Naves estava autorizado a intermediar uma negociação de suborno para que o depoimento à PF fosse forjado. A pedido de Sombra, o ex-parlamentar foi substituído pelo então secretário de governo, Wellington Moraes. Depois, a interlocução foi assumida pelo ex-funcionário da CEB Antonio Bento da Silva.

    A operação Caixa de Pandora foi deflagrada no ano de 2009, após delação premiada do ex-secretário de Relações Institucionais do governo do DF, Durval Barbosa. Segundo ele, deputados da base aliada, empresários e integrantes da gestão de José Roberto Arruda (então filiado ao DEM, hoje no PR) montaram um esquema de propina para garantir apoio às decisões do governo.

    Para denunciar o esquema, Barbosa gravou reuniões da equipe de campanha de Arruda e de outros citados, ainda em 2006, quando os acordos teriam sido firmados.

    Atualmente, passados 12 (doze) anos, os réus das ações penais seguem questionando a validade e a autenticidade dos áudios produzidos.

    Questão comentada pelo Profª. Rebecca Guimarães


ID
124939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O STF deve finalmente encerrar o julgamento da extradição do ex-militante de esquerda italiano Cesare Battisti. A votação, que teve início em 9 de setembro, foi adiada duas vezes e esteve empatada em quatro votos para cada lado. O presidente do STF, Gilmar Mendes, deu o voto decisivo.

Época, 17/11/2009 (com adaptações).

A partir do texto apresentado acima, assinale a opção correta relativa ao caso Cesare Battisti.

Alternativas
Comentários

ID
124942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou que a entrada do presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, na embaixada do Brasil em Tegucigalpa não significa que o governo brasileiro tenha dado incentivo para o gesto. Zelaya, deposto e expulso de Honduras em junho de 2009, retornou a seu país e ficou abrigado na embaixada brasileira na capital hondurenha.

O Globo Online, 22/9/2009 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários

ID
125776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A permeabilidade das fronteiras, as modificações operadas pela
globalização e a porosidade das relações entre economia internacional
e Estado nacional geraram novos desafios para a defesa e a segurança
do Estado. A respeito desse tema, julgue os itens de 31 a 35.

Nos Estados democráticos, cresce a demanda pela formação e implementação de políticas governamentais voltadas para os controles e supervisões dos serviços de inteligência.

Alternativas
Comentários
  • Correta. Nos estados democráticos os mecanismos de controle dessas "espionagens" tendem a ser cada vez maiores, para que não haja seu uso indiscriminado e para que não se atente contra os direitos individuais.
  • No Brasil, o controle externo das atividades de inteligência é realizado pelo Poder Legislativo (CCAI).

  • O próprio art. 6º da 9.883/1999, fala sobre o controle exercido pelo Poder Legislativo

    Art. 6o O controle e fiscalização externos da atividade de inteligência serão exercidos pelo Poder Legislativo na forma a ser estabelecida em ato do Congresso Nacional.

    § 1o Integrarão o órgão de controle externo da atividade de inteligência os líderes da maioria e da minoria na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, assim como os Presidentes das Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

    § 2o O ato a que se refere o caput deste artigo definirá o funcionamento do órgão de controle e a forma de desenvolvimento dos seus trabalhos com vistas ao controle e fiscalização dos atos decorrentes da execução da Política Nacional de Inteligência.

    Portanto a afirmativa é correta, uma vez que os governos democráticos controlam, fiscalizam e se utilizam da inteligência. No mundo moderno a inteligência é a principal arma de guerra. Veja o caso de Israel com a Agência Mossad

    Força e Honra!

  • Só tomar o caso do Edward Snowden como paradigma. 
    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/07/entenda-o-caso-de-edward-snowden-que-revelou-espionagem-dos-eua.html


ID
132016
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nas próximas eleições, em outubro de 2010, serão escolhidos, além do novo presidente, somente

Alternativas
Comentários
  • 2010 * 03/out Presidente, Senador, Dep. Federal, Dep. Estadual e Governadorfonte: http://www.tre-ce.gov.br/tre/eleicoes/calendario.htm
  • ELEIÇÕES PROPOCIONAIS E MAJORITÁRIAS.
  • Faltaram os deputados distritais...
  • É só lmebrar que as eleições são simultâneas, salvo prefeito e vereador.
  • No Brasil, as eleições ocorrem a cada dois anos, sempre em anos pares. Os cargos eletivos são disputados em dois grupos. Em um ano, são feitas eleições federais e estaduais para os cargos de presidente da República (e vice), senador, deputado federal, governador e deputado estadual. Dois anos depois, há eleições municipais para os cargos de prefeito e vereadores. Em 2010, houve eleições federais e estaduais. Portanto, a resposta correta é a letra D.

  • No Brasil, as eleições ocorrem a cada dois anos, sempre em anos pares. Os cargos eletivos são disputados em dois grupos. Em um ano, são feitas eleições federais e estaduais para os cargos de presidente da República (e vice), senador, deputado federal, governador e deputado estadual. Dois anos depois, há eleições municipais para os cargos de prefeito e vereadores. Em 2010, houve eleições federais e estaduais. Portanto, a resposta correta é a letra D.


ID
136993
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Não integra o estatuto constitucional da liberdade de expressão:

Alternativas
Comentários
  • Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

    IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

    XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;

    Estes são os incisos constitucionais explicitos no artigo 5 que defendem a liberdade de expressão. Sendo que o inciso XVI é o que melhor se encaixa na definição do item A - a proibição de criminalização de quaisquer manifestações expressivas. Visto que as reuniões e uma forma de manifestação expressiva devido sua coletividade.
  • * ALTERNATIVA CERTA: "a"

    ---

    * JUSTIFICATIVA: é gritante o fato de não integrar o estatuto constitucional da liberdade "a proibição de criminalização de quaisquer manifestações expressivas". Afinal, caso isto integrasse o referido estatuto, os manifestantes não iriam poder ser punidos pelo cometimento de um abuso de um direito.

    Por exemplo: numa passeata contra a corrupção pelo centro da cidade "X", as pessoas que protestam poderiam destruir lojas do comércio sem serem criminalizadas pelo cometimento do crime de dano, sob o pretexto de estarem exercendo a liberdade de expressão; o que beira o absurdo, tendo em vista que nenhum direito é absoluto, terminando quando inicia o direito do outro.

    ---

    Bons estudos.


ID
143791
Banca
FIP
Órgão
Câmara Municipal de São José dos Campos - SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O jornal O Estado de S. Paulo está sob censura desde o dia 31 de julho deste ano, fruto de Decreto da Justiça que proibiu o órgão da imprensa de informar seus leitores sobre investigações da Polícia Federal a respeito de empresário, exministro e filho de um Senador da República. O empresário foi indiciado, no dia 15 de julho p.p., por formação de quadrilha, falsidade ideológica e tráfico de influência. O jornal continua impetrando recursos judiciais para reaver o direito de noticiar com liberdade. Qual é o nome do empresário sob investigação da Polícia Federal?

Alternativas
Comentários
  • BRASÍLIA - A Polícia Federal indiciou nesta quarta o empresário Fernando Macieira Sarney, um dos filhos do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), por formação de quadrilha, falsidade ideológica e tráfico de influência, entre outros crimes. O empresário foi indiciado após prestar depoimento ao delegado Márcio Anselmo, em São Luís.
  • Estado de São Paulo foi censurado e proíbido de publicar reportagens sobre a investigação da PF contra Fernando Sarney, filho de José Sarney. O estadao de SP denunciou centenas de atos seigilosos do Senado, que envolve diretamente José Sarney.

ID
143797
Banca
FIP
Órgão
Câmara Municipal de São José dos Campos - SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O governo do Presidente Lula vem sendo palco de alguns escândalos que envolvem petistas famosos. Em meados de 2005, quatro colaboradores do governo federal e quadros do Partido dos Trabalhadores envolveram-se no chamado Escândalo do Mensalão. Qual é o nome dessas personalidades políticas?

Alternativas
Comentários
  • As personalidade políticas envolvidas no Mensalão são: Silvio Pereira; Delúbio Soares; Luiz Gushiken; José Dirceu.

    Fonte:
    http://educacao.uol.com.br/disciplinas/atualidades/julgamento-do-mensalao-escandalo-politico-marcou-o-governo-lula.htm

    Resposta: Letra C

ID
143803
Banca
FIP
Órgão
Câmara Municipal de São José dos Campos - SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia o texto e responda a seguir.

O Poder Legislativo é aquele que tem a tarefa de legislar. No Brasil, o Poder Legislativo é composto pela _____________ e pelo _______________. Os estados brasileiros também possuem o Poder Legislativo (composto pelos deputados estaduais), assim como os municípios (composto pelos vereadores). Além de fazer as leis, cabe aos integrantes do Poder Legislativo aprovar ou rejeitar as leis propostas pelo Poder Executivo e fiscalizar, entre outras atribuições. No Brasil, os integrantes desse poder são eleitos pelo povo através de eleições diretas.

Assinale a alternativa que completa as lacunas de forma correta.

Alternativas
Comentários
  • a)No Brasil, o Poder Legislativo é composto pela Câmara dos Deputados e Senado Federal.

    Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
  •  CONSTITUIÇÃO FEDERAL
     DO PODER LEGISLATIVO

    Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

    Art.45 A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal.
     
    Art.46 O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário

  • GABARITO: LETRA A

    O Poder Legislativo é aquele que tem a tarefa de legislar. No Brasil, o Poder Legislativo é composto pela CÂMARA DOS DEPUTADOS e pelo SENADO FEDERAL. Os estados brasileiros também possuem o Poder Legislativo (composto pelos deputados estaduais), assim como os municípios (composto pelos vereadores). Além de fazer as leis, cabe aos integrantes do Poder Legislativo aprovar ou rejeitar as leis propostas pelo Poder Executivo e fiscalizar, entre outras atribuições. No Brasil, os integrantes desse poder são eleitos pelo povo através de eleições diretas.


ID
154618
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Transita atualmente na Câmara dos Deputados uma proposta de Projeto de Lei encaminhada pelo Governo Federal que estabelece diretrizes para a gestão integrada dos resíduos sólidos no país. A necessidade de regulamentação do setor torna-se evidente quando se observam os resultados da Pesquisa de Saneamento Básico realizada no ano de 2000 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Com relação às informações divulgadas pela pesquisa relativas à situação da limpeza urbana e à gestão de resíduos sólidos no Brasil, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra D.

    Por exclusão.

ID
164065
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em termos de política externa, o governo brasileiro tem sido duramente criticado por algumas de suas ações e/ou omissões, dentre as quais cita-se:

Alternativas
Comentários
  • Resposta : Letra d)Veja :Oposição critica visita de Lula a Cuba após morte de preso político na ilha PublicidadeGABRIELA GUERREIROda Folha Online, em Brasília A oposição reagiu nesta quinta-feira ao encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente de Cuba, Raúl Castro, e seu irmão, o ex-ditador Fidel Castro, um dia depois da morte do preso político Orlando Zapata Tamayo, que ficou em greve de fome por 85 dias para protestar contra o regime político do país. A Executiva Nacional do DEM afirmou, em nota, que Lula deveria "refletir" sobre o seu apoio a Cuba diante do quadro de "barbárie" na ditadura do país. "O presidente Lula da Silva, que sempre disse defender a democracia e o Estado de Direito, devia refletir sobre suas responsabilidades perante a história do Brasil, a história do seu partido e até sua própria história, antes de apoiar ditaduras como as que vigoram no Irã e em Cuba", diz a nota assinada pelo presidente nacional do DEM, Rodrigo Maia (RJ). Segundo Maia, o governo brasileiro erra ao emprestar recursos financeiros para Cuba que, na opinião do democratas, será utilizado para financiar "atos de tortura" no país. "O presidente Lula da Silva não é dono da poupança dos brasileiros. Ele deve gerir os recursos mediante critérios legais, em vez de usá-los para doação a seus ditadores de estimação. O montante que Lula garantiu a Cuba é mais de dez vezes superior à soma das doações feitas pelo Brasil ao Haiti, país devastado pelo terremoto de 12 de janeiro", afirma Maia. O DEM promete apresentar pedido de convocação do presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para explicar ao Congresso os critérios que foram usados pela instituição para definir os empréstimos brasileiros a Cuba. "Emprestar dinheiro a uma ditadura é financiar a tortura, é homenagear um regime opressivo que leva os dissidentes à morte", afirma o DEM. O líder do DEM na Câmara, deputado Paulo Bornhausen (SC), disse que Lula "pousa de defensor da democracia e dos direitos humanos" no Brasil, mas em Cuba "se curva diante para um dos mais facínoras ditadores do planeta ainda vivo". Bornhausen criticou, em especial, o fato de Lula ter afirmado que não recebeu nenhuma carta de dissidentes do regime de Castro para pedir ajuda a Tamayo, como argumentaram aliados do militante morto. "Personificando uma indignação burocrática, Lula ainda criticou os dissidentes de seu ídolo por não terem protocolado um pedido de audiência, como se numa ditadura o poder permitiria tal gesto", disse o democrata. Em visita a Cuba, Lula lamentou ontem a morte do preso político, condenou a greve de fome como forma de protesto e foi irônico ao dizer que, se os dissidentes de Cuba quiserem também ser dissidentes do Lula, "não tem problema nenhum".
  • Só corrigindo o amigo abaixo. Gabarito: E !!

  • é!! tem q assistir mesmo o fantástico e o Jornal nacional!!!!

ID
164344
Banca
FGV
Órgão
CODESP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Projeto Ficha Limpa, que impede a candidatura de políticos condenados pela Justiça, teve iniciativa

Alternativas
Comentários
  • Ficha Limpa é o quarto projeto de iniciativa popular a se tornar lei

    Norma veta candidatura de políticos condenados por decisão colegiada.
    Primeiro projeto de iniciativa popular a virar lei foi aprovado em 1994.

    Robson Bonin Do G1, em Brasília

    Desde que a Constituição de 1988 assegurou aos eleitores o direito de apresentar projetos de lei de iniciativa popular, em quatro ocasiões o Congresso converteu em norma uma proposta elaborada pela sociedade.

  •  Alternativa CORRETA letra D

    O projeto Ficha Limpa (PLC 58/2010 - Complementar) surgiu a partir de iniciativa popular, tendo recebido 1,6 milhões de assinaturas colhidas pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. Foi apresentado ao Congresso em 2009 e relatado inicialmente pelo deputado Índio da Costa (DEM-RJ). O texto que chega ao Senado foi aprovado sob a forma de substitutivo de autoria do deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP). O relator tomou como base esse texto de Índio da Costa, e também apensou outros nove projetos similares que tramitavam na Câmara, entre os quais o projeto de iniciativa popular, que tramitou como Projeto de Lei Complementar 518/09.

    A proposta impede candidaturas de pessoas condenadas pela Justiça, em decisão colegiada (por grupo de juízes), por praticarem crimes de corrupção, abuso de poder econômico, homicídio e tráfico de drogas. O texto também amplia os casos e o período de inelegibilidade, estabelecendo em oito anos o tempo em que o político fica impedido de se candidatar quando for condenado por crimes eleitorais, hediondos, contra o meio ambiente, de racismo e outros.


ID
173890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O país terminou 2007 com a média de 33 mil novos telefones oficialmente grampeados a cada mês, segundo empresas de telefonia. Isso representa aumento de cinco vezes em relação à média de 2004. Para o Congresso, os 409 mil grampos realizados no ano passado mostram que o país perdeu o controle desse instrumento de investigação. A Polícia Federal só se considera responsável por 48 mil grampos, vitais em casos de drogas e de corrupção, como o do banqueiro Daniel Dantas. Outros 361 mil grampos seriam dos estados, que mantêm 60 centrais de interceptação.

O Globo, 13/7/2008, capa (com adaptações).

A Constituição brasileira garante o sigilo das comunicações telefônicas, mas admite situações em que a autoridade poderá interceptá-las.

Alternativas
Comentários
  • XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;

  • A permissão de violação do sigilo das

    comunicações telefônicas pela via judicial, claramente prevista

    no art. 5.º, inciso XII, da Constituição Federal excepcionou o

    direito fundamental de privacidade para a obtenção de prova

    em investigação criminal ou instrução penal, competindo à Lei

    n.º 9.296/96 regulamentar os procedimentos judiciais

    necessários à viabilidade da medida, com vistas a resguardar o

    interesse público.

    No âmbito dessa agência reguladora, foram

    baixados dispositivos normativos como o Regulamento Geral

    dos Serviços de Telecomunicações, Regulamento do Serviço

    de Telefonia Fixo Comutado e Regulamento do Serviço Móvel

    Pessoal, que expressamente tratam da disponibilidade dos

    meios técnicos necessários ao cumprimento das determinações

    judiciais de interceptação de comunicações telefônicas, em

    consonância com a lei 9.296/96 e a Constituição Federal.

    A interceptação de telefones tem sido

    instrumento investigatório imprescindível, tendo em vista que o

    fluxo de comunicações pela via de telefones, sobretudo

    celulares, é hoje, sem dúvida, um dos meios mais consagrados

    entre a criminalidade, em especial aquela organizada, no

    planejamento e execução de suas atividades.

    Em casos da mais alta relevância, quer sob

    o aspecto processual visando a materialização da prova, quer

    sob a ótica tático-operacional objetivando a preservação da

    vida de inocentes, a apreensão de substâncias entorpecentes

    ou prisão de criminosos, a interceptação telefônica vem sendo -

    como a própria lei prevê - o único instrumento eficaz de

    investigação, utilizado amplamente não só pelas unidades do

    DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL, como também

    pelas diversas Polícias Judiciárias Civis Estaduais.

    Com o advento da Telefonia Móvel Celular e

    mais recentemente, com a privatização das empresas estatais

    e a abertura do serviço a novas companhias telefônicas, cada

    uma delas, utilizando-se de tecnologia e equipamentos distintos

    e em constante evolução, a operacionalização do cumprimento

    de ordens judiciais de interceptação e monitoramento de

    comunicações telefônicas, tem sido cada vez mais complexa e

    difícil, envolvendo negociações e acordos com dezenas de

    empresas, o que em determinadas situações, inviabiliza

    totalmente o cumprimento das determinações judiciais e

    conseqüentemente o êxito das investigações policiais.


ID
173902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O país terminou 2007 com a média de 33 mil novos telefones oficialmente grampeados a cada mês, segundo empresas de telefonia. Isso representa aumento de cinco vezes em relação à média de 2004. Para o Congresso, os 409 mil grampos realizados no ano passado mostram que o país perdeu o controle desse instrumento de investigação. A Polícia Federal só se considera responsável por 48 mil grampos, vitais em casos de drogas e de corrupção, como o do banqueiro Daniel Dantas. Outros 361 mil grampos seriam dos estados, que mantêm 60 centrais de interceptação.

O Globo, 13/7/2008, capa (com adaptações).

Citado no texto, Daniel Dantas deverá renunciar ao seu mandato de senador da República.

Alternativas
Comentários
  • Daniel Dantas não é político, o texto confirma isso. A quem interessar saber mais sobre a vida desse cidadão segue o link:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Daniel_Dantas_(banqueiro)

  • Klaus,

    Você só pode estar brincando no seu comentário! Daniel Dantas cantor sertanejo? hahahaha

    Daniel Dantas é banqueiro



  • A questão, logicamente, está ERRADA!!!!

    Daniel Dantas era um conhecido deputado de Roraima!!
  • Lamentável a atiude do colega acima que nem nome tem, se auto-intitulando de ''daumtempo'', onde este rapaz quer chegar, tentando induzir os colegas ao erro, pois como todos nós sabemos Daniel Dantas se trata de um cantor sertanejo.
  • Aproveitando o encejo, como o colega Homero, discreto porém atento comentarista, falou, Daniel Dantas é certamente um cantor sertanejo de renome nacional e reputação cultural consagrada pela crítica e caso a administração pública quisesse contratá-lo para um show country, logicamente tratar-se-ia de hipótese de dispensa de licitação.
  • Daniel Dantas = PILANTRA

  • Daniel Dantas é um banqueiro, não Deputado, muito menos federal

  • Daniel Valente Dantas é um Banqueiro, bilionário e empresário brasileiro. Considerado polêmico e veterano em brigas judiciais, como a ocorrida com a aquisição da Brasil Telecom na década de 1990, atua também como especulador de propriedades rurais. fonte:Wikipedia

ID
173920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Na maioria das favelas do Rio, as eleições são demarcadas pelos estreitos e ameaçadores limites dos currais eleitorais, mantidos por traficantes e milicianos. Cerca de 500 mil eleitores, ou 11% do total de cariocas que votarão em outubro, vivem em territórios onde grupos criminosos impõem candidatos e decidem quem tem livre trânsito para fazer campanha. Jornal do Brasil, 13/7/2008, capa (com adaptações).

Jornal do Brasil,13/7/2008, capa (com adaptações)..

No próximo mês de outubro, o Brasil volta às urnas, mantendo a periodicidade eleitoral da democracia brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Voto em trânsito e voto no exterior

    O voto em trânsito foi permitido em casos excepcionais, até o advento do voto eletrônico, e hoje não mais existe. O voto no exterior é possível, e brasileiros cadastrados em dezenas de Embaixadas e Consulados brasileiros votam somente para as eleições presidenciais.

    Eventualmente, são realizadas eleições suplementares, municipais ou estaduais, no caso de anulação de mais de 50% dos votos, pela nulidade de alguma candidatura ou algumas candidaturas que ultrapassem essa marca.

    Quem pode ser candidato

    De uma maneira geral, no Brasil, todo cidadão maior de idade, tem a obrigatoriedade de votar para todos os cargos em disputa. Também é obrigatória a filiação partidária e o domicílio eleitoral deferidos com um ano de antecedência. Mas é preciso uma idade mínima para concorrer aos cargos:

    • Presidente e Vice-Presidente: 35 anos completos até a data da posse;
    • Governador e Vice-Governador: 30 anos completos até a data da posse;
    • Senador e Suplente de Senador: 35 anos completos até a data da posse;
    • Deputado Federal, Distrital e Estadual: 21 anos completos até a data da posse;
    • Prefeito e Vice-prefeito: 21 anos completos até a data da posse;
    • Vereador: 18 anos completos até a data da posse.
  • Verdade preciso prestar mais atenção


ID
173923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Na maioria das favelas do Rio, as eleições são demarcadas pelos estreitos e ameaçadores limites dos currais eleitorais, mantidos por traficantes e milicianos. Cerca de 500 mil eleitores, ou 11% do total de cariocas que votarão em outubro, vivem em territórios onde grupos criminosos impõem candidatos e decidem quem tem livre trânsito para fazer campanha. Jornal do Brasil, 13/7/2008, capa (com adaptações).

Jornal do Brasil,13/7/2008, capa (com adaptações)..

As próximas eleições brasileiras serão municipais, ou seja, elegerão prefeitos e vereadores.

Alternativas
Comentários
  • Essa prova não foi de 2008? Então, porque o gabarito está como CORRETO, se as próximas eleições (2010) não serão municipais?

  • A última eleição municipal aconteceu em 2008 e a próxima ocorrerá em 2012.

    Em 2010 vamos escolher Presidente da República, Senador, Deputado Federal, Governador, Deputado Estadual/Distrital.

     Em 2012 teremos um ano eleitoral. O povo brasileiro irá às urnas para escolher novos prefeitos e vereadores, representantes de suas cidades.

    Serão cerca de 5.564 prefeitos que serão eleitos para comandarem seus municípios por no mínimo quatro anos
     

  • Eu acho que essa prova foi realizada antes de outubro de 2008, logo antes das eleições. Apenas essa hipótese justificaria o fato da questão estar correta.
  • Gabarito: CORRETO.

    Porquê?

    Porque essa prova aconteceu dia 14/09/2008.

    Ou seja, antes das eleições de 2008 que foi em Outubro, um mês depois.

    E sim em 2008 foi eleições municipais, escolheram na época os prefeitos e vereadores.


ID
173926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Na maioria das favelas do Rio, as eleições são demarcadas pelos estreitos e ameaçadores limites dos currais eleitorais, mantidos por traficantes e milicianos. Cerca de 500 mil eleitores, ou 11% do total de cariocas que votarão em outubro, vivem em territórios onde grupos criminosos impõem candidatos e decidem quem tem livre trânsito para fazer campanha. Jornal do Brasil, 13/7/2008, capa (com adaptações).

Jornal do Brasil,13/7/2008, capa (com adaptações)..

Na atualidade, a eleição do presidente da República é feita de forma indireta.

Alternativas
Comentários
  • Eleição

    Eleição é todo processo pelo qual um grupo designa um de seus integrantes para ocupar um cargo por meio de votação. Na democracia representativa, é o processo que consiste na escolha de determinados indivíduos para exercerem o poder soberano, concedido pelo povo através do voto, devendo estes, assim, exercerem o papel de representantes da nação. A eleição pode se processar com o voto de toda a comunidade ou de apenas uma parcela da comunidade, os chamados eleitores.

    Formas de eleição

    O processo eleitoral pode ser basicamente dividido em dois modelos:

    Eleição direta

    É aquela em que os candidatos a exercer mandatos políticos são eleitos diretamente pelo povo. Este é o modelo utilizado na democracia representativa.

    Eleição indireta

    É aquela em que os candidatos a exercer mandatos políticos não são eleitos diretamente pelo povo, mas por um colégio eleitoral, composto por delegados escolhidos pelo povo, para que, em nome deste, elejam seus governantes.

    No Brasil

    No Brasil, apenas os nacionais e os brasileiros naturalizados podem participar das eleições que são obrigatórias para os maiores de 18 anos e menores de 70 anos. Podem, facultativamente, exercer o direito de voto os analfabetos, os maiores de 16 anos e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos. Pode haver segundo turno se a porcentagem do 1° colocado for menor de 50. Nas eleições municipais, não haverá segundo turno se a cidade tiver menos de 200 mil habitantes.

  • eleição direta é aquele que os candidatos a exerce mandatos politicos são eleitos diretamente pelo povo.
    este é o modelo utilizado na democracia representativa.

ID
173929
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Na maioria das favelas do Rio, as eleições são demarcadas pelos estreitos e ameaçadores limites dos currais eleitorais, mantidos por traficantes e milicianos. Cerca de 500 mil eleitores, ou 11% do total de cariocas que votarão em outubro, vivem em territórios onde grupos criminosos impõem candidatos e decidem quem tem livre trânsito para fazer campanha. Jornal do Brasil, 13/7/2008, capa (com adaptações).

Jornal do Brasil,13/7/2008, capa (com adaptações)..

Pela Constituição, o voto é obrigatório para todos, independentemente da idade da pessoa.

Alternativas
Comentários
  • Resposta confrome CF/88:

    Art.14,§ 1º - O alistamento eleitoral e o voto são:
    I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;
    II - facultativos para:
    a) os analfabetos;
    b) os maiores de 70 anos;
    c) os maiores de 16 e menores de 18 anos.


    Bons estudos!!
  • A prática do voto obrigatório remonta à Grécia Antiga, quando o legislador ateniense Sólon fez aprovar uma lei específica obrigando os cidadãos a escolher um dos partidos, caso não quisessem perder seus direitos de cidadãos. A medida foi parte de uma reforma política que visava conter a radicalização das disputas entre facções que dividiam a pólis. Além de abolir a escravidão por dívidas e redistribuir a população de acordo com a renda, criou também uma lei que impedia os cidadãos de se absterem nas votações da assembleia, sob risco de perderem seus direitos.
     

    Hoje, em muitas democracias, o direito de voto é garantido sem discriminação de raça, grupo étnico, classe ou sexo. No entanto, o direito de voto ainda não é universal. É restrito a pessoas que atingem uma certa idade, normalmente 18 (embora em alguns lugares possa ser 16—como no Brasil—ou 21). Somente cidadãos de um país normalmente podem votar em suas eleições, embora alguns países façam excepções a cidadãos de outros países com que tenham laços próximos (p.ex., alguns membros da Comunidade Britânica e membros da União Europeia).


ID
173932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Na maioria das favelas do Rio, as eleições são demarcadas pelos estreitos e ameaçadores limites dos currais eleitorais, mantidos por traficantes e milicianos. Cerca de 500 mil eleitores, ou 11% do total de cariocas que votarão em outubro, vivem em territórios onde grupos criminosos impõem candidatos e decidem quem tem livre trânsito para fazer campanha. Jornal do Brasil, 13/7/2008, capa (com adaptações).

Jornal do Brasil,13/7/2008, capa (com adaptações)..

No Brasil, os analfabetos não podem votar.

Alternativas
Comentários
  • O direito a voto está previsto no art. 14, § 1° da Constituição da República de 1988 e, por ele se deduz que o alistamento eleitoral (tirar o título de eleitor) e o voto (legitimidade ativa) é obrigatório aos maiores de 18 anos, sendo facultativo para os analfabetos (portanto podem tirar o título e votar), os maiores de setenta anos, e os maiores de 16 e menores de 18 anos.

    Agora, os analfabetos não podem ser eleitos, ou seja, não podem se candidatar (legitimidade passiva) - § 4º do art. 14 da CF/88.

  • Hoje, em muitas democracias, o direito de voto é garantido sem discriminação de raça, grupo étnico, classe ou sexo. No entanto, o direito de voto ainda não é universal. É restrito a pessoas que atingem uma certa idade, normalmente 18 (embora em alguns lugares possa ser 16—como no Brasil—ou 21). Somente cidadãos de um país normalmente podem votar em suas eleições, embora alguns países façam excepções a cidadãos de outros países com que tenham laços próximos (p.ex., alguns membros da Comunidade Britânica e membros da União Europeia).

  • ERRADO. Eles podem votar (facultativo), mas não podem ser eleitos (VEDAÇÃO).
  • Analfabetos não tem obrigação de votar, mas podem


ID
202228
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Após duas semanas de negociações, com a participação de líderes de cerca de 190 países e com a intervenção direta do secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, na 15ª Conferência das Nações Unidas sobre mudança climática (COP 15), realizada em Copenhague, em dezembro de 2009,

Alternativas
Comentários
  • "O acordo final da conferência foi assinado pelos EUA, Brasil, China, Índia e África do Sul, mas não tem valor legal. A carta de intenções não foi reconhecida por representantes de diversas nações, como Sudão, Bolívia, Venezuela, Nicarágua e outras. Segundo o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, um acordo com valor legal e obrigatório deve ser atingido no ano que vem".

    Fonte: BBC

    "A conferência, também conhecida como COP-15, foi encerrada no dia 18 de dezembro de 2009, durou duas semanas, não gerou um documento legal de compromisso entre as nações, e ainda sobrecarregou as expectativas sobre a COP-16, que será sediada em 2010, no México".

    Fonte: Infoescola

  • CORRETA LETRA E,

    •  a) foram tomadas decisões que invalidaram o protocolo de Kyoto.
    • NÃO, o Protocolo de Quioto firmado em 1997 na COP3 entrou em vigor em 2005 após a ratificação da Rússia, ainda em vigor e expira em 2012. Um novo período firmado na COP-17 que vai até 2017 porém Japão, Rússia e Canadá (esta já havia denunciado agora em 2011) não vao fazer parte deste novo período.
    •  b) a maioria dos países optou pela redução na emissão de agentes poluentes na atmosfera, mediante tratado que entrou em vigor a partir de janeiro de 2010.
    • NÃO, na verdade alcançou-se uma carta de intenções.  Como também compromissos internos baseados no MRV - mensurações reportáveis e verificáveis - no caso do Brasil houve compromomisso em reduzir entre 36,1% e 38,9% a emissão de GEEs sobre o que seria emitido em 2020.
    • OS EUA se comprometeram  a reduzir 17% da emissão de GEEs com base no nível de 2005. Porém houve crítica  pois se fosse com base de 1990 sera algo em torno de 3,5%, muito menor do que o Protocolo de Quito, que era de 5,2%, na qual foi assinado no período Clinton mas não ratificado pelo Bush.
    •  c) não houve a produção de qualquer documento referente à redução dos agentes poluentes da atmosfera.
    • NÃO. Sim houve um documento que foi uma Carta de Intenções.
    •  d) foi assinado documento com valor legal, no qual ficaram definidas metas de redução da emissão de agentes poluentes para todos os países, com exceção dos mais pobres.
    • NÃO. Não houve documento legal e vinculante. Documento foi uma Carta de Intenções. 
    •  e) houve um acordo, fechado entre Estados Unidos, Brasil, China, Índia e África do Sul, que foi apenas "anotado" pelos demais países, mas não aprovado.
    • O GRUPO BASIC (BRASIL, AFRICA DO SUL, INDIA E CHINA), formado em 2007 na UNFCC (COP-13) - que busca um regime global de mudança climática - e EUA  foram decisivo para acordo final, porém destituído de caráter vinculante e não unânime  entre outros Estados. Defedem MRV  e NAMAs (Nationally Approprieate Mitigation Action)

ID
204538
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em março de 2010, Tancredo Neves completaria 100 anos de idade. Esse político exerceu cargos de deputado, senador e governador de Minas Gerais, até ser eleito Presidente da República por um colégio eleitoral, em 1985. No Brasil, a eleição de Tancredo Neves para Presidente da República marcava o fim de um regime político

Alternativas
Comentários
  • Tancredo neves foi eleito a presidente do Brasil com o vice josé Sarney, em 1985 marcando o fim do regime militar no Brasil. O povo brasileiro estava exigindo as Diretas Já, portando a letra correta é a B

  • Continuando o comentário da colega abaixo, ´como vice e assumindo LOGO DEPOIS como presidente, Sarney expandiu o seu reinado para além do Maranhão.

    Reinado esse que até hoje não se desfez.

  • Vinte anos após, o corpo médico do Hospital de Base de Brasília revelou que não divulgou o laudo correto da doença à época, que não teria sido diverticulite, mas sim um tumor. Embora benigno, o anúncio de um tumor poderia ser interpretado como câncer, causando efeitos imprevisíveis no andamento político no momento.

    Assumiu a Presidência da República o vice José Sarney, encerrando o período de 5 governos conduzidos por militares, chamado de Anos de chumbo, iniciado com o Golpe de 1964 ou Revolução de 1964.

    Mesmo sem ter tomado posse, Tancredo Neves é, por força de lei, elencado entre os ex-presidentes do Brasil, pela lei nº 7.465, de 21 de abril de 1986:

    "O cidadão Tancredo de Almeida Neves, eleito e não empossado, por motivo do falecimento, figurará na galeria dos que foram ungidos pela Nação brasileira para a Suprema Magistratura, para todos os efeitos legais".

    Em 2010, ocorre o centenário de nascimento de Tancredo Neves. Em 1º de março de 2010, foi lançado um selo comemorativo do centenário de nascimento do ex-presidente. O evento fez parte de uma série de homenagens que se seguiram até o dia do centenário de seu nascimento: 4 de março de 2010.

    É lembrado "como político conciliador e hábil articulador político"

    A cidade baiana Presidente Tancredo Neves foi nomeada em sua homenagem.

    Deixou dois depoimentos que saíram em livros: o primeiro: "Tancredo Neves, A trajetória de um liberal", a partir de uma entrevista dada à sua sobrinha Lucília de Almeida Neves, narra sua trajetória política até 1954 apenas, pois Tancredo parou a entrevista para se dedicar integralmente à eleição no colegial eleitoral que ocorreria em 1985. O segundo livro entrevista foi "Tancredo fala de Getúlio", onde dá seu depoimento sobre o antigo presidente e a sua atuação política ao lado de Getúlio.

    No final de março de 2010, o então Governador de Minas Gerais, Aécio Neves, inaugurou a nova sede do Governo do Estado, denominada Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves.


ID
204550
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Na história recente do Brasil, foi realizado um ato político de impedimento do Presidente da República, com forte participação e apoio populares, por meio de uma manifestação de rua, constituída sobretudo por jovens conhecidos como caras-pintadas.
A manifestação popular mencionada refere-se ao impedimento do ex-Presidente da República

Alternativas
Comentários
  • Estudantes de hoje não devem lembrar que em 1992, quando muitos eram praticamente bebês, o país passou por um período conturbado, mas que entrou para a história da política mundial: o impeachment do presidente Fernando Collor de Mello.

    Em setembro de 1992, estudantes e universitários, vestidos e pintados com as cores da bandeira, foram para as ruas protestar e pedir o impeachment (afastamento da presidência) de Collor. Eles ficaram conhecidos como "geração cara-pintada".

    Collor havia entrado na disputa pela presidência conhecido como o "caçador de marajás", devido ao seu trabalho para extinguir a corrupção de funcionários públicos em Alagoas, Estado que governou no final da década de 80.

    Empossado, prometeu derrubar a inflação com um golpe, mas seu plano econômico fracassou. Foi em nome do controle inflacionário que a então ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, confiscou as poupanças dos brasileiros. Forçado a rever sua política, o presidente estendeu a mão para um frustrado entendimento nacional. Isolado, chamou para o ministério nomes do regime militar.

    Sua gestão foi marcada por uma série de escândalos e suspeitas de corrupção. As denúncias ganharam força em abril de 1992, quando Pedro Collor, irmão do presidente, revelou a existência do "esquema PC", de tráfico de influência e irregularidades financeiras, organizado por Paulo César Faria, ex-tesoureiro da campanha.

    Pressionada pelas manifestações públicas, a Câmara autorizou a abertura do processo de impeachment por 441 votos a 38. Houve uma abstenção e 23 ausências. Em 2 de outubro, Collor foi afastado temporariamente da presidência.

    Collor renunciou ao cargo de presidente em 29 de dezembro de 1992, pouco antes de ser condenado pelo Senado por crime de responsabilidade. Em seu lugar assumiu o então vice-presidente, Itamar Franco.

    O impeachment interrompeu o primeiro governo eleito diretamente após 29 anos e marcou ainda o cenário político mundial, já que Collor foi o primeiro presidente na América Latina a ser destituído do cargo por este processo. Ele teve ainda seus direitos políticos cassados, tornando-se inelegível por oito anos.

  • Eu estava lá, com cara pintada e quebrando bens públicos.

  • Fernando Collor de Melo.


ID
221938
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os brasileiros associam a corrupção à política. Autor de uma pesquisa sobre corrupção, Fernando Filgueiras afirma que, no Brasil, "já existe mais ou menos uma opinião formada sobre corrupção. O brasileiro considera muito grave, mas, de alguma forma, está cansado de escândalos. Isso acontece em função de haver um clima de impunidade".

FERREIRA, Victor. Revista Época, 19 out. 2009, p. 52.

No Brasil, no âmbito do Congresso Nacional, as irregularidades na política, incluindo suspeitas e denúncias de corrupção, são investigadas mais diretamente por

Alternativas
Comentários
  • Alternativa CORRETA letra C

    Para realizar os seus trabalhos, a Comissão Parlamentar de Inquérito tem os mesmos poderes de investigação de uma autoridade judicial, podendo, portanto, através de decisão fundamentada de seu plenário:

    1º) Quebrar sigilo bancário, fiscal e de dados (inclusive dados telefônicos);

    2º) Requisitar informações e documentos sigilosos diretamente às instituições financeiras ou através do BACEN ou CVM, desde que previamente aprovadas pelo Plenário da Câmara de Deputados, do Senado Federal ou de suas respectivas CPI´s;

    3º) Ouvir testemunhas, sob pena de condução coercitiva; Ouvir investigados ou indiciados.

    Todavia, os poderes das CPI´s não são idênticos aos dos magistrados, já que estes últimos tem alguns poderes assegurados na CF/88 que não são outorgados às Comissões Parlamentares. Assim, a CPI não pode:

    1º) Efetuar prisões (salvo prisão em flagrante de delito);

    2º) Autorizar interceptação telefônica;

    3º) Ordenar busca domiciliar.

  • É uma pena que sempre acaba em pizza!!!

    Que Deus nos abencoe sempre.
  •    Tomando como base os comentários dos amigos Diego e Carol. Alternativa correta letra "C".

ID
228625
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No dia 20 de julho de 2010, a agência Reuters informava:
"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira o projeto de lei que destina 25 milhões de reais para o Fundo de Reconstrução de Gaza."

Indique a opção que tem nexo com essa notícia.

Alternativas
Comentários
  • Lula sanciona projeto que destina ajuda de R$25 mi a Gaza


    21/07/2010

     

    BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira o projeto de lei que destina 25 milhões de reais para o Fundo de Reconstrução de Gaza.
    Segundo fonte do governo, a proposta recebeu o crivo presidencial durante reunião entre Lula e o ex-ministro das Relações Exteriores palestino Nabil Shaat.
    Gaza, que está sob controle do grupo palestino Hamas, sofre um bloqueio do governo de Israel. Os recursos serão administrados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
    O governo brasileiro tem buscado conquistar maior espaço nas discussões dos principais temas da agenda internacional, como o processo de paz entre Israel e palestinos.
    De acordo com a fonte do governo, Nabil Shaat entregou uma carta a Lula enviada pela Autoridade Palestina pedindo apoio do país para a solução dos conflitos da região.
    (Reportagem de Fernando Exman; Edição de Bruno Marfinati)

    Fonte: http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/selecao-diaria-de-noticias/midia-internacional/reino-unido/agencia-reuters/2010/07/21/lula-sanciona-projeto-que-destina-ajuda-de-r-25-mi 

  •  Vale salientar que a aproximação do governo brasileiro com os países do Oriente Médio,principalmente os de cultura islâmicas, favorece o ponto de estratégia comercial e estreitamento dos mesmo com o ocidente,tendo por vista o Brasil como referência e deste ponto podemos concluir uma analise das consolidações diplomáticas do governo brasileiro em suas relações internacionais, de tal forma e a agilidade política fez com que o Brasil, ganhasse o devido respeito dentro de instituições internacionais, a quais ele faz parte. Lembrando também que a aproximação do Brasil com os países do Oriente Médio pode ser um ponto favoravel, para políticas voltadas a fontes de energias,precisamente para as derivadas do petróleo, tal agilidade podemos perceber quando o Governo Lula aproximou-se da Venezuela e Bolívia. Essa fortificação diplomática e energética do Brasil, pós descoberta do Pré-sal que garantiu 30 anos de reserva e de crédito para o Brasil no Mercado Internacional, tem incomodado potências mundiais e nações influentes na América Latina, a exemplo dos Estados Unidos que julga perigoso essa movimentação nas Relações Exteriores do nosso país!


ID
228637
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No dia 21 de julho deste ano, a imprensa divulgou uma lista de seis magistrados indicados pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Nela constava o nome do juiz Fausto De Sanctis. Esse juiz ficou conhecido pela sua participação na operação que

Alternativas
Comentários
  • Juiz Fausto De Sanctis é indicado por associação para vaga no STF
    Associação dos Juízes Federais vai entregar lista com seis nomes a Lula.
    Em agosto, ministro Eros Grau se aposenta e abre nova vaga no tribunal.
    21/07/2010
    Fausto Martin De SanctisO juiz titular da 6ª Vara Criminal de São Paulo, Fausto De Sanctis, integra a lista de seis magistrados indicados pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). De Sanctis foi o magistrado que determinou a prisão do banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity, durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal, em julho de 2008.
    A lista com os nomes dos juízes indicados será entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos próximos dias. A vaga no STF será aberta com a saída do ministro Eros Grau, que se aposenta em agosto ao completar 70 anos.
    De Sanctis ficou conhecido devido a sua atuação no caso envolvendo Dantas. Ele chegou a pedir a prisão do banqueiro duas vezes. Em ambos os casos, o então presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, concedeu habeas corpus, em favor de Dantas.
    Em março deste ano, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou pedido dos advogados do banqueiro para afastar o juiz do processo, a quem Dantas acusa de parcialidade. Com a decisão, todos os atos de De Sanctis em relação à Operação Satiagraha foram convalidados.
    "O De Sanctis tem uma posição de liderança. A indicação dele e dos demais juízes é uma tentativa da associação de colaborar com a pluralidade do Supremo. É importante que tenhamos um representante dos juízes federais no STF", disse o presidente da Ajufe, Gabriel Wedy.
    (...)
    Fonte: G1
  • Boa Tarde

    Fausto Martin De Sanctis (nascido em 1964 em São Paulo) é um magistrado brasileiro, juiz federal que responde pela 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo. Paulistano da Mooca, foi educado em escola pública.

    Formado em Direito pela FMU, é especialista em Direito Processual Civil pela Universidade de Brasília, doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo e professor da Universidade São Judas Tadeu e do Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG). É especializado em legislação de combate ao crime de lavagem de dinheiro (branqueamento de capitais) e crimes do colarinho branco, e foi responsável pela prisão do banqueiro Edemar Cid Ferreira, do empresário Ricardo Mansur, do doleiro Toninho da Barcelona, do megatraficante Juan Carlos Ramirez Abadia e, na Operação Satiagraha, do banqueiro Daniel Dantas, do mega-investidor Naji Nahas, e do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta.

    Wikipedia

    Sds - Victor

     


ID
235312
Banca
CETAP
Órgão
AL-RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia o discurso de Paulo Octávio, ex-vice-governador do Distrito Federal, e marque a alternativa CORRETA sobre a matéria em destaque de acordo com o conhecimento de assuntos atuais na área da política: "Por intermédio deste documento, comunico ao presidente da Câmara Legislativa minha renúncia ao cargo de vice-governador do Distrito Federal. Assumi o governo do Distrito Federal, de maneira interina, em condições excepcionalmente difíceis" (Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2009/crisenodf/).

Alternativas
Comentários

ID
244333
Banca
FCC
Órgão
SJDHDS - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O primeiro turno das eleições no Brasil será realizado no dia 3 de outubro, conforme o calendário eleitoral de 2010. Naquela data, o eleitor escolherá, além do novo presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais (estes no caso de Brasília). Caso haja necessidade de segundo turno, a data estabelecida pelo TSE é 31 de outubro. O segundo turno das eleições, se necessário, ocorrerá somente para os cargos de

Alternativas
Comentários
  • Poderá haver segundo turno caso os candidatos a Presidente e os governadores não atingir 51% dos votos válidos.

  • Completando...
    Só há segundo turno para cargos eletivos do poder executivo {Presidente, Governador e Prefeito}.  Segue abaixo um quadro explicativo:

    CARGOS:

    PRESIDENTE E VICE  { SISTEMA MAJORITÁRIO DE DOIS TURNOS}
    GOVERNADOR E VICE { SISTEMA MAJORITÁRIO DE DOIS TURNOS}
    PREFEITOS E VICE PREFEITOS EM MUNICÍPIOS COM MAIS DE 200 MIL ELEITORES {SISTEMA MAJORITÁRIO DE DOIS TURNOS}
    PREFEITOS E VICE PREFEITOS EM MUNICÍPIOS COM MENOS DE 200 MIL ELEITORES {SISTEMA MAJORITÁRIO SIMPLES, OU SEJA, NESSE CASO NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE SEGUNDO TURNO}.
    SENADOR DA REPÚBLICA {SISTEMA MAJORITÁRIO SIMPLES, OU SEJA, NÃO HÁ POSSIBLIDADE DE HAVER SEGUNDO TURNO}
    DEPUTADO FEDERAL, DEPUTADO DISTRITAL , DEPUTADO ESTADUAL E VEREADOR {SISTEMA PROPORCIONAL. NÃO EXISTE SEGUNDO TURNO NO SISTEMA PROPORCIONAL}.
  • Quando se trata de cargos referentes ao poder legislativo , como senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores, as eleições são disputadas apenas em um único turno, que ocorre no primeiro domingo de outubro. Já para os cargos do poder executivo, como presidente, governadores e prefeitos, pode haver segundo turno, que ocorrerá no último domingo de outubro.

       Na questão em análise, trata-se de eleições federais e estaduais, portanto o segundo turno poderá ser realizado apenas para os cargos de governador e presidente da República. Diante do exposto, a resposta correta é a letra D.


ID
256087
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Foi bastante comentada pela mídia a oferta feita pelo presidente do Brasil, em agosto de 2010, de asilo humanitário para a mulher

Alternativas
Comentários
  • A proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, feita no fim de semana, de conceder asilo a iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada à morte por apedrejamento sob a acusação de adultério, é apoiada por ativistas que defendem os direitos humanos no Irã. Mas a iniciativa é criticada por setores mais conservadores ligados ao governo do país. As informações são da agência BBC Brasil.


    Letra "B"

ID
256870
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A aprovação do Projeto de Lei Ficha Limpa, no Senado, ocorrida no dia 19 de maio de 2010, foi considerada um avanço na política brasileira, no sentido de criar mecanismos para combater a corrupção no país. (http://educacao.uol.com.br/atualidades, 28.05.2010)

Sobre essa Lei, pode-se afirmar que

I. foi um projeto de lei apresentado pela iniciativa popular, contendo assinaturas de mais de 1 milhão de brasileiros;

II. impede a candidatura de políticos suspeitos de terem praticado crimes de corrupção;

III. entrará em vigor somente a partir das eleições de 2012.

Está correto o contido apenas em

Alternativas
Comentários
  • I - Foram mais de 2 milhoes de assinaturas (C)

    II - Impede a candidatura de politicos condenados com transito em julgadou ou por um colegiado de juízes (E)

    III - Ela entrou em vigor nas eleições de 2010 (E)

    Gabarito :letra "A"
  • O projeto foi inspirado em iniciativa popular. Porém, o projeto de lei foi apresentado por integrante do legislativo. Ao meu ver não há item correto.
  • Questão desatualizada.

    O Supremo Tribunal Federal julgou em 2011, ação direta de inconsitucionalidade, e, por maioria de votos, determinou que a Lei da Ficha Limpa somente terá eficácia a partir das eleições de 2012.
  • Resposta: LETRA A

    Porém,  o STF julgou em 2011 que a Lei da Ficha Limpa terá eficácia à partir de 2012.

    Assim, NÃO HAVERIA RESPOSTA CORRETA e a questão seria anulada.
  • mas a lei não entra em vigor a partir da data de sua publicação??
  • Como podem ver a questão é de 2010, e o Supremo não tinha julgado, portanto para o gabarito oficial o que vale e a resolução da data corrente a prova. A lei entra em vigor no ato da sua publicação, mas no julgado do STF, foi julgado que a lei fere o art. 16 da constituição federal, que trata da anterioridade eleitoral.
    "Art. 16. A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência"
  • A lei da ficha limpa já esta em VIGOR desde 2010. Entretanto só terá APLICABILIDADE nas próximas eleições, em  respeito ao PRINCÍPIO DA ANUALIDADE:

    CF
    Art. 16. A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 4, de 1993)

  • a lei diz isso aqui: 
     A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.

    se temos aproximadamente duzentos milhões de habitantes.... e tem que ser um por centos, ela foi assinada por mais de um milhão com certeza não precisava nem estar informado rs (e eu de fato n estava) kkkkkkkkkkkkk mas confesso q fiquei muito piiii um tempinho com isso ai depois q parei pra pensar e vi q n tinha nada demais.
  • Gabarito A;
    1-correto porque foram 2 milhões aproximadamente de assinaturas;
    2-errado porque só impede a candidatura de políticos condenados com transito em julgado ou por um colegiado de juízes;
    3-errado porque entrou em vigor em 2010.

    Bons estudos e que Deus abençoe a todos...
     
     
  • A questão não está desatualizada. Ao contrário, o STF corroborou em fevereiro de 2012 o entendimento expresso no comentário do item três abaixo descrito. Na verdade, a questão envolve conceitos mais amplos como de Direito Eleitoral. Vejamos:

    Item I: CORRETO.  O projeto foi de fato de iniciativa popular. Projetos de Lei de Iniciativa popular são aqueles em que a população pode participar da elaboração de leis através dos Projetos de Lei (PL) de Iniciativa Popular. Eles consistem na apresentação de um abaixo-assinado à Câmara dos Deputados, subscrito por, no mínimo, 1% do eleitorado nacional, distribuído por, pelo menos, cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles. Dessa forma foi aprovada a Ficha Limpa.
    O projeto Ficha Limpa circulou por todo o país, e foram coletadas mais de 1,3 milhões de assinaturas em seu favor – o que corresponde a 1% dos eleitores brasileiros. No dia 29 de setembro de 2009 foi entregue ao Congresso Nacional junto às assinaturas coletadas.

    Item II - ERRADO: A lei torna inelegível por oito anos um candidato que tiver o mandato cassado, renunciar para evitar a cassação ou for condenado por decisão de órgão colegiado (com mais de um juiz), mesmo que ainda exista a possibilidade de recursos.

    Item III - ERRADO: Aqui entra conceitos de Direito Eleitoral. Não se deve confundir VIGÊNCIA com EFICÁCIA (APLICABILIDADE) da lei eleitoral. Segundo a Doutrina, a norma que alterar o processo eleitoral terá VIGÊNCIA (ou seja, entrará em vigor no mundo jurídico) na data de sua publicação, mas SÓ TERÁ EFICÁCIA após UM ANO de sua vigência, não se aplicando aos pleitos que ocorrerem neste tempo. A isso chama-se Princípio da Anterioridade / Anualidade da Lei Eleitoral, previsto no Art. 16 da Constituição Federal. O STF corroborou este entendimento  em julgamento em fevereiro de 2012 (aqui entra a questão da atualidade).
    Portanto, entrou em vigor ainda em 2011 mas só será aplicada às eleições em 2012.












     

  • A lei entra em vigor na data de sua publicação. Não se pode confundir "entrar em vigor" com " adquirir eficácia."
    A alternativa III ta errada mesmo.
  • A resposta correta seria LETRA (A), pois o concurso foi realizado em 2010, porém na atualidade todas as acertivas estão corretas como foi citado pelos outros colegas em seus comentários.
  • I - Foram mais de 2 milhões de assinaturas - Certa

    II - Impede a candidatura de politicos condenados com transito em julgado ou por um colegiado de juízes - Errada

    III - Entrou em vigor nas eleições de 2010  - Errada

    Alternativa A


ID
264241
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 31 de outubro de 2010, o Brasil elegeu a primeira mulher para
o cargo de presidente da República. A respeito das eleições de
2010, julgue os itens subsequentes.

As eleições para a Câmara dos Deputados foram marcadas pela fragmentação dos votos, e nenhum partido elegeu isoladamente mais de cem deputados.

Alternativas
Comentários
  • Composição da Câmara - 04/10/2010 07h00 - Atualizado em 04/10/2010 19h29

    O PT terá a maior bancada da Câmara dos Deputados na próxima legislatura, superando o PMDB. O partido do presidente Lula foi o mais vitorioso nas urnas, com 88 eleitos.

    O PMDB, que vinha se mantendo com o maior número de representantes nas últimas legislaturas, aparece em segundo, com 79.

    Os partidos de oposição PSDB e DEM somam 53 e 43 cadeiras, respectivamente.

    O PR e o PP também conseguiram eleger mais de 40 deputados cada um.

    De acordo com o TSE, 22 partidos elegeram ao menos um deputado federal.

    Confira a lista final:
    PT - 88
    PMDB - 79
    PSDB - 53
    DEM - 43
    PR - 41
    PP - 41
    PSB - 34
    PDT - 28
    PTB - 21
    PSC - 17
    PC do B - 15
    PV - 15
    PPS - 12
    PRB - 8
    PMN - 4
    PSOL - 3
    PT do B - 3
    PRP - 2
    PHS - 2
    PRTB - 2
    PSL - 1
    PTC - 1

    http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/10/saiba-nova-composicao-da-camara.html


ID
264244
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 31 de outubro de 2010, o Brasil elegeu a primeira mulher para
o cargo de presidente da República. A respeito das eleições de
2010, julgue os itens subsequentes.

No segundo turno, o Tribunal Superior Eleitoral registrou o menor índice de abstenção desde a implementação da urna eletrônica.

Alternativas
Comentários
  • A corroborar a afirmativa acima, trouxemos à tona um artigo sobre Abstenção recorde, que aduz:
    Os jornais Correio Braziliense, O Estado de S. Paulo, O Globo e Folha de S.Paulo informam que um em cada cinco brasileiros não compareceu às urnas neste segundo turno. Foram mais de 29,1 milhões de pessoas fora do processo de escolha do novo presidente da República. Para se ter uma ideia, seria como se todos os eleitores do Distrito Federal, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro não tivessem votado. O índice de 21,5% de abstenção foi o MAIOR desde a redemocratização do país. Até então, o recorde de ausências havia sido registrado no primeiro turno de 1998, com 21,49%. No segundo turno de 2006, os faltosos somaram 18,9%, enquanto em 2002 chegaram a 20,5%. (retirado do site no dia 10 de abril de 2011,   (()http://adav-advocaciaespecializada.blogspot.com/2010_11_01_archive.html)




     

  • A corroborar não, para discordar da afirmativa acima..
  • Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, durante o segundo turno das eleições de 2010, a abstenção bateu recorde, ao alcançar 21,5% do eleitorado. Entretanto, o então ministro do TSE, Ricardo Lewandoski, ressaltou que historicamente a abstenção é alta no segundo turno, já que em muitos Estados a eleição para governador já foi definida no primeiro turno.
    A resposta está errada. 



ID
264247
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 31 de outubro de 2010, o Brasil elegeu a primeira mulher para
o cargo de presidente da República. A respeito das eleições de
2010, julgue os itens subsequentes.

A campanha eleitoral foi marcada pela incerteza, pois o Tribunal Superior Eleitoral não tomou uma decisão a respeito da Lei da Ficha Limpa.

Alternativas
Comentários
  • TSE tomou a decisão sim. Estabelecendo como plena e imediata a aplicação da dita lei. Tal fato foi questionado pelos candidatos e partidos "inocentes" que levaram a decisão ao STF, esse sim, na época, não tomou uma decisão definitiva. Bons estudos.

  • Essa questao está certa, pois agora em 2011 foram decididos  que a ficha limpa tem que obeceder ao princípio da anualidade, revertendo as decisões em que favoreciam aos deputados fichas limpas e vários fichas sujas conseguiram com liminar disputar as eleições e tomaram posse normalmente, e estão exercendo o cargo.
  • O TSE tomou decisão sim.. de que nao valerá pra essa eleição!
  • 10/06/2010 - 21h26

    Ficha Limpa já vale para esta eleição, decide TSE

     
    Camila Campanerut
    Do UOL Notícias
    Em Brasília

    Por 6 votos a 1, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu na noite desta quinta-feira (10) que o projeto que impede a candidatura de políticos com condenações na Justiça, conhecido como Ficha Limpa, terá validade já nas eleições de outubro deste ano. O único voto contrário foi do ministro Marco Aurélio Mello.

    O relator do caso, o ministro Hamilton Carvalhido, avaliou que a lei complementar não altera o processo eleitoral. Caso alterasse, ela deveria, obrigatoriamente, ter sido feita um ano antes do pleito.

    A nova lei ficou publicamente conhecida como Lei da Ficha Limpa por prever que candidatos que tiverem condenação criminal por órgão colegiado, ainda que caiba recurso, ficarão impedidos de obter o registro de candidatura, pois serão considerados inelegíveis.

    A pauta da corte foi invertida para responder à consulta, feita pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), sobre se a lei aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República em 4 de junho já poderia entrar em vigor neste ano.

    De acordo com a nova lei, ficam inelegíveis por oito anos, além do período remanescente do mandato, aqueles que cometeram lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito. Antes, eram três anos. A norma alterou a Lei de Inelegibilidades.

    Da proposta original, o texto foi flexibilizado na Câmara pelo relator, o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), que permitiu que o político condenado possa recorrer para tentar suspender a inelegibilidade e participar das eleições. O efeito suspensivo precisaria ser aprovado por um colegiado de juízes.

    A corte eleitoral é composta por três ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), dois do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e dois advogados escolhidos pelo STF e nomeados pelo presidente da República.

    Histórico

    O “ficha limpa” é uma proposta de iniciativa popular, apresentada à Câmara dos Deputados em setembro do ano passado, com mais de 1,6 milhão de assinaturas. A ação popular contou com apoio de várias entidades da sociedade civis, mobilizados pelo MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral). 

  • GABARITO ERRADO

    O TSE TOMOU A DECISÃO DE APLICAR A LEI ÁS ELEIÇÕES DE 2010 POR ENTENDER QUE ELA NÃO ALTERAVA O PROCESSO ELEITORAL.

    MAS O STF INVOCOU O PRINCÍPIO DA ANUALIDADE PARA REVERTER A SITUAÇÃO EM 2011. A MEU VER ERRADO, POIS O CRITÉRIO DE ELEGIBILIDADE VEM ANTES DO PROCESSO ELEITORAL. O PRINCÍPIO DA ANUALIDADE SÓ AFETA AS LEIS QUE ALTERAR O PROCESSO ELEITORAL O QUE NÃO FOI O CASA DA LAI FICHA LIMPA. O TSE ACERTOU NA DECISÃO. UMA PENA NÃO TER SIDO MANTIDA.
  • galera na boa também
    ao realizar uma prova do orgão TJ
    a banca nao ira falar mal do governo para o qual está trabalhando
    um pouco de malicia na hora da prova ajuda em alguns pontinhos


    fé em deus e
    concentração nos estudos
  • Lei da ficha limpa.... criada pela inciativa popular ou seja pelo povo. Isto mostra o tanto que o povo unido tem poder 


ID
271507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com referência a atualidades no âmbito nacional, julgue os itens a
seguir.

No início de seu governo, a presidenta Dilma Roussef enviou ao Congresso Nacional medida provisória que estabelece a autonomia do Banco Central do Brasil.

Alternativas
Comentários

ID
272902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Acerca do processo eleitoral brasileiro, julgue os itens a seguir.

Na eleição para presidente da República e governador de estado, sempre há dois turnos, com a participação, no segundo turno, dos dois candidatos mais votados no primeiro.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: ERRADA. 

    O 1º turno das eleições acontece sempre no primeiro domingo do mês de outubro e o 2º turno, quando houver, geralmente no último domingo do mesmo mês. O 2º turno é realizado apenas nas eleições para Presidente, governador e para prefeito, em municípios com mais de 200 mil eleitores. Além disso, deve haver mais de dois candidatos no 1º turno de votação e nenhum deles ter conquistado a maioria absoluta dos votos válidos (50% mais um).

    FONTE: 
    http://www.brasil.gov.br/sobre/cidadania/eleicoes-2010/processo-eleitoral
  • Apenas quando o 1º colocado não obtiver maioria absoluta dos votos, descontados brancos e nulos
  • Artigos da Constituição Federal de 1988:
     
    Art. 28. A eleição do Governador e do Vice-Governador de Estado, para mandato de quatro anos, realizar-se-á no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no último domingo de outubro, em segundo turno, se houver, do ano anterior ao do término do mandato de seus antecessores, e a posse ocorrerá em primeiro de janeiro do ano subseqüente, observado, quanto ao mais, o disposto no art. 77.
     (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 16, de1997)
     
    Art. 77. A eleição do Presidente e do Vice-Presidente da República realizar-se-á, simultaneamente, no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no último domingo de outubro, em segundo turno, se houver, do ano anterior ao do término do mandato presidencial vigente. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 16, de 1997).

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm



  • ESTA QUESTAO NAO ESTA CLARA. TERIA QUE ESPECIFICAR MAIS SOBRE OA ELEIÇAO DE GOVERNADORES
  • Resposta ERRADA!!

    Na eleição para presidente da República e governador de estado, sempre há dois turnos, com a participação, no segundo turno, dos dois candidatos mais votados no primeiro

    Cuidado com as palavras: absoluta, única, SEMPRE, mesmo, todas, automaticamente, depende, suficiente, somente, excepcionalmente, em qualquer hipótese, nunca, única, nenhuma hipótese, obrigatoriamente, qualquer, apenas, a mesma, expressamente, exclusivamente, permite etc...
  • Não é sempre!

ID
272905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Acerca do processo eleitoral brasileiro, julgue os itens a seguir.

Admite-se candidatura ao Senado desvinculada de partido político, desde que apoiada por documento assinado por 2% dos eleitores do estado que o candidato representa.

Alternativas
Comentários
  • É condição constitucional a filiação a partido político para pleitear vaga em qualquer cargo eletivo. Art. 14, par. 3º, V/CF 88.
  • Qualquer candidatura deverá ser vinculada a partido político
  • EXISTE A EXCEÇÃO DE MILITARES ELEITOS. ISSO TEM DETERMINAÇÃO CONSTITUCIONAL. É O CASO DO DEPUTADO DISTRITAL CABO PATRÍCIO NO DF.
    Título: Os militares e o Processo Eleitoral
    Autor: Lourival de J. Serejo Sousa
    Artigos em Portugues
     Em cada ano eleitoral surgem diversas questões a respeito da situação dos militares que aspiram a qualquer cargo eletivo. Daí a jurisprudência que se segue a cada pleito, buscando assentar as inconformações que se instalam. 


    Efetivamente é curiosa e específica a condição dos militares em relação ao Direito Eleitoral, o que enseja os mais variados debates. 

    Levantar e analisar os principais ângulos desses debates é o objetivo deste trabalho como uma contribuição ao estudo do Direito Eleitoral. 


    2. Os militares e a inscrição eleitoral 


    O alistamento eleitoral dos militares atingiu, desde a Constituição de 1988, a sua fase de maior liberalidade, permanecendo apenas a restrição quanto aos conscritos (recrutados, alistados), nos termos do artigo 14, § 2º, da Constituição Federal, verbis: Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos. 

    A proibição de alistamento aos militares vigorou por muito tempo. Desde a Constituição de 1891, os militares sofreram limitações em sua capacidade de alistamento, na seguinte evolução: 

    Constituição de 1891: 
    Artigo 70 (...) 
    § 1º. Não podem alistar-se eleitores para eleições federais, ou para as dos Estados: 
    (...) 
    3º. As praças de pré, excetuado os alunos das escolas militares de ensino superior. 

    Constituição de 1934: 
    Art. 108 (...) 
    § 1º Não se podem alistar eleitores: 
    a) (...) 
    b) as praças de pré, salvo os sargentos do Exército e da Armada e das forças auxiliares do Exército, bem como os alunos das escolas militares de ensino superior e dos aspirantes a oficial. 

    Constituição de 1937: 
    Art. 117 (...) 
    Parágrafo único: Não podem alistar-se eleitores: 
    a) (...) 
    b) os militares em serviço ativo. 

    Constituição de 1946: 
    Art. 132: Não podem alistar-se eleitores: 
    (...) 
    Parágrafo único: Também não podem alistar-se eleitores as praças de pré, salvo os aspirantes a oficial, os suboficiais, os subtenentes, os sargentos e os alunos das escolas militares de ensino superior. 

    Constituição de 1967: 
    Art.147 (...) 
    § 2º . Os militares serão alistáveis, desde que oficiais, guardas-marinhas, subtenentes ou suboficiais, sargentos ou alunos das escolas militares de ensino superior para formação de oficiais. 

    A praça de pré, segundo Pontes de Miranda (1970:562), “é a pessoa que está na praça, presta, pronta (praesta) para servir, mediante pagamento de peça sólida, de moeda, razão porque quem o recebe é o soldado”. 

    Na legislação infraconstitucional, destaca-se o Código Eleitoral, que prescreve: 
    Art. 5º (...) 
    Parágrafo único: Os militares são alistáveis desde que oficiais, aspirantes a oficiais, guardas-marinha, subtenentes ou suboficiais, sargentos ou alunos das escolas militares de ensino superior para formação de oficiais. 

    Em conclusão: após diferentes previsões constitucionais, atualmente, com exceção dos conscritos, todos os militares são alistáveis e votam. 


    3. Os militares e a filiação partidária. Elegibilidade 


    O sistema eleitoral brasileiro não permite candidatos avulsos, desvinculados de um partido político. Os partidos, no sistema democrático expressam a organização de forças ideológicas que buscam o poder. 

    Com a necessidade do candidato a qualquer cargo eletivo filiar-se a um partido político, surge a filiação partidária como uma das condições de elegibilidade, de acordo com expressa disposição constitucional, inscrita no art.14, § 3º, V. 

    Tão importante se afirma essa exigência que, a cada eleição, desencadeiam-se discussões e problemas relativos à filiação partidária, para deslinde nos juízos eleitorais, do primeiro e do segundo grau. Ao tempo das fichas, essas questões eram mais acirradas, inclusive pela falta de autonomia dos partidos resolverem os impasses internos. Hoje, essa matéria vem disciplinada pela Lei nº 9.096, de 19 de setembro de 1995. 

    Segundo o disposto no artigo 142, inciso V, da Constituição Federal, “o militar, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos”. Como resolver essa aparente antinomia entre duas normas constitucionais, uma que proíbe o militar, na ativa, de filiar-se a partidos políticos e outra que diz que o militar alistável é elegível? Surge, portanto, a questão: sem poder filiar-se, é possível ao militar candidatar-se a cargo eletivo? Aqui destaca-se um dos pontos mais curiosos do nosso processo eleitoral. Elege-se, então, a norma específica do artigo 14 §, 8º, da Constituição para dirimir a controvérsia. Este raciocínio foi feito pelo Juiz Paulo Tadeu Haendchen, do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul, em voto vencido, que se tornou vencedor no Tribunal Superior Eleitoral, no julgamento que serviu de paradigma para esta matéria (Acórdão nº 11.314-TSE), e que teve como relator o Min. Octávio Gallotti. Disse, naquela oportunidade, o Ministro relator: 

    Indiscutivelmente a existência dentro da norma geral de uma regra específica conferindo tratamento diferenciado para uma determinada situação, impõe de forma objetiva a aplicação exclusiva da norma especial, face ao princípio de que a norma especial derroga a geral. 

    E mais adiante, no teor do seu voto, enfatizou o Ministro Gallotti: 

    Se a Constituição de 1988, como visto, considerou elegíveis os militares alistáveis e, ao mesmo tempo privou-os do direito à filiação partidária quando em efetivo serviço, impõe-se, ao intérprete, uma construção que permita a dispensa do pressuposto da filiação – como exceção imposta pelo sistema da própria lei fundamental – enquanto não se verificar a agregação, a qual só pode decorrer do registro de candidatura e não de simples filiação. 

    A Resolução Nº 20.993 - TSE, de 26.02.2002, repetindo Resoluções anteriores, determina: 

    Art. 62. O/A militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições (Constituição Federal, art.14 § 8º, I e II): 
    I – se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade: 
    II – se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito/a, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade. 
    Parágrafo único. Deferido o registro de militar candidato/a, o Tribunal comunicará, imediatamente, a decisão à autoridade a que ele/ela estiver subordinado/a, cabendo igual obrigação ao partido político, quando o/a escolher candidato/a (Código Eleitoral, art.98, parágrafo único). 

    Na prática, então, abre-se exceção para o militar candidatar-se mediante uma filiação sui generis. A convenção partidária indica o nome do militar como candidato, evidentemente que com sua prévia aquiescência. Após essa indicação, o militar pede o registro de sua candidatura ao órgão da Justiça Eleitoral competente. Com este simples requerimento, supre-se a exigência de filiação. 

    Como diz Sobreira Neto (2002:127), “ mesmo sem estar filiado a partido político, viverá o militar situação estranha, como se fosse mero simpatizante, inobstante o que poderá concorrer à indicação em convenção partidária.” 

    Passa, então, o militar candidato, dentro de sua corporação, à categoria de agregado, conforme disciplina o Estatuto dos Militares (Lei n. 6.880, de 09.12.80), que prescreve: 

    Art. 82 - O militar será agregado quando for afastado temporariamente do serviço militar, por motivo de: 
    (...) 
    XIV – ter se candidatado a cargo eletivo, desde que conte 5 (cinco) ou mais anos de serviço. 
    (...) 
    § 4º. A agregação militar, no caso do item XIV, é contada a partir da data do registro como candidato até sua diplomação ou seu regresso à Força Armada a que pertence, se não houver sido eleito. 

    Vale a pena consignar, para efeito de comparação, que a Constituição de 1967, com a emenda nº 01, de 1969, continha previsão mais detalhada para o caso, nos seguintes termos: 

    Art. 150. São inelegíveis os inalistáveis. 
    § 1º. Os militares alistáveis são elegíveis, atendidas as seguintes condições: 
    a) o militar que tiver menos de cinco anos de serviço será, ao candidatar-se a cargo eletivo, excluído do serviço ativo; 
    b) o militar em atividade, com cinco ou mais anos de serviço, ao candidatar-se a cargo eletivo será afastado, temporariamente, do serviço ativo e agregado para tratar de interesse particular; e 
    c) o militar não excluído, se eleito, será, no ato da diplomação, transferido para a inatividade, nos termos da lei. 
    § 2º. A elegibilidade, a que se referem as alíneas a e b do parágrafo anterior, não depende, para o militar da ativa, de filiação político-partidária que seja ou venha a ser exigida por lei. 

    Comentando tal dispositivo constitucional, PONTES DE MIRANDA (1970:595), esclareceu: 

    A Emenda Constitucional n. 1, de 1969, acrescentou ao texto originário do artigo 150 o § 2º: “A elegibilidade, a que se referem as alíneas a) e b) do parágrafo anterior, não depende, para o militar da ativa, de filiação político-partidária que seja ou venha ser exigida por lei”. O acréscimo abre exceção ao princípio da isonomia (art.153, § 1º): a lei pode exigir que somente concorra a eleição quem esteja vinculado a algum partido político, porém tal pressuposto para a elegibilidade não pode ser estendido aos militares. Esses podem candidatar-se sem estarem vinculados a algum partido. Estão dispensados da prévia filiação político-partidária. 

    SOARES DA COSTA (1998:115) traz esta importante contribuição, ao tratar das “condições especiais para militares”: 

    A condição de elegibilidade especial para militar, estatuída no § 8º do art. 14, é espécie de desincompatibilização, devendo ser aferida no momento do registro de candidatura. Assim, se o militar pede o registro de sua candidatura, deve imediatamente ser agregado ou afastado do serviço, sob pena de ser incompatibilizado. 

    Se o militar já se encontrar na reserva, é imprescindível que seja filiado a partido político para candidatar-se, pois as proibições afetas ao militares na ativa não o atingem. Não há exclusividade de procedimentos para eles. 

    Pelas referências legais acima, podemos sentir o quanto o tema mereceu a atenção dos legisladores, doutrinadores e da jurisprudência, até chegarmos, hoje, a uma posição mais clara e favorável aos militares que pretendem candidatar-se a cargos eletivos. 


    4. Registro de candidatura. Procedimento e efeitos 


    O registro de candidaturas é o ponto mais importante do processo eleitoral. Após uma disputa, geralmente acirrada, na convenção do seu partido, o candidato depara-se com esse funil que a Justiça Eleitoral detém para analisar e deferir os pedidos de registro de candidaturas para conformá-los às exigências legais. 

    É nesta fase que surgem as impugnações e são analisadas as condições de elegibilidade do candidato, pois ser candidato não é só ter força política, ter partido. É, também, atender às condições que a lei impõe para apresentar à população um candidato capaz de exercer seu ius honorum. Não custa lembrar que “candidatus”, em Roma, simbolizava alguém vestido de branco, para significar um homem puro (cândido = puro, alvo), aquele que se propunha a exercer um cargo público. No período atual, com uma ânsia de ética em todos os setores sociais e públicos, a Justiça Eleitoral deve ser mais vigilante nesse processo de admissão de candidaturas para que a legitimação conferida pela população não sofra decepção. 

    Sobre as condições de elegibilidade dos candidatos militares, já abordamos a exigência de filiação partidária e a solução que nosso sistema eleitoral deu ao caso. Agora, satisfeita essa exigência, deparamo-nos, ao efetivar o registro das candidaturas dos militares, com as conseqüências previstas na legislação a seguir destacada. 


    4.1. – A Constituição Federal: 

    Art. 14 (...) 
    (...) 
    § 8º. O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições: 
    I – se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade; 
    II – se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade. 



    4. 2 – Estatuto dos Militares (Lei 6.880, de 09.12.80): 

    Art. 82 - O militar será agregado quando for afastado temporariamente do serviço militar, por motivo de: 
    (...) 
    XIV – ter se candidatado a cargo eletivo, desde que conte 5 (cinco) ou mais anos de serviço. 
    (...) 
    § 4º. A agregação militar, no caso do item XIV, é contada a partir da data do registro como candidato até sua diplomação ou seu regresso à Força Armada a que pertence, se não houver sido eleito. 

    4. 3 – Código Eleitoral: 
    Art. 98. Os militares alistáveis são elegíveis, atendidas as seguintes condições: 
    I – o militar que tiver menos de 5 (cinco) anos de serviço, será, ao se candidatar a cargo eletivo, excluído do serviço; 
    II – o militar em atividade com 5 (cinco) ou mais anos de serviço ao se candidatar a cargo eletivo, será afastado, temporariamente, do serviço ativo, como agregado, para tratar de interesse particular; 
    III – o militar não excluído e que vier a ser eleito será, no ato da diplomação, transferido para a reserva ou reformado. 
    Parágrafo único. O Juízo ou Tribunal que deferir o registro de militar candidato a cargo eletivo comunicará imediatamente a decisão à autoridade a que o mesmo estiver subordinado, cabendo igual obrigação ao partido, quando lançar a candidatura. 

    Art. 218. O Presidente de Junta ou de Tribunal que diplomar militar candidato a cargo eletivo comunicará imediatamente a diplomação à autoridade a que o mesmo estiver subordinado, para os fins do art.98. 

    5. Sinopse jurisprudencial 

    1. TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO MARANHÃO: 
    Filiação Partidária. Registro de Candidato. Filiação Partidária. Militar. Não incidente vedação do art. 14, § 2º, da CF, a filiação partidária prévia do militar não constitui requisito de elegibilidade, suprível com o simples registro da candidatura. Recurso improvido. 
    (TRE-MA – Ac. nº 2.385 - Recurso 384/92 Cls. C - São Vicente de Ferrer, DJ 30.09.92). 

    2. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL – TSE: 

    a) Consulta. Militar candidato a cargo eletivo. Deputado Federal. 
    I - Procedimento da Justiça Eleitoral frente ao art. 14, § 8º, II, da Constituição Federal. Do registro da candidatura até a diplomação do candidato ou regresso às Forças Armadas, o candidato é mantido na condição de agregado (Resolução nº 17.845 e Acórdão TSE nº 11.314/90). 
    2 - Legalidade do recebimento de salário-família, durante licença do candidato (Lei Complementar nº 64, de 18.05.90) 
    (Resolução nº 17.904 - TSE, Consulta nº 12.477 - Classe 10ª - Brasília - DF, Rel. Min Américo Luz. In: JTSE 1/93/331). 

    b) Recurso especial. Tribunal Regional Eleitoral /RS. Decisão que negou provimento ao recurso. 
    Registro de candidato Militar. Desincompatibilização. Inelegibilidade. 
    Militar que nunca exerceu função de comando não é considerado autoridade militar, para os fins da Lei Complementar nº 64/90. 
    Recurso conhecido e provido. 
    (Ac. nº 12.916 - RS. Rel. Min. Américo Luz. In: JTSE 2/94/138). 

    c) Militar da ativa (subtenente), com mais de dez anos de serviço. 
    Sendo alistável e elegível, mas não filiável, basta-lhe, nessa condição excepcional, como suprimento da prévia filiação partidária, o pedido do registro da candidatura, apresentado pelo partido e autorizado pelo candidato. 
    Só a partir do registro da candidatura e até a diplomação ou o regresso à Força Armada, manter-se-á o candidato na condição de agregado (Constituição, art.14 §§ 3º,V e 8º,II e art.42, § 6º; Código Eleitoral, art.5º, parágrafo único e Lei nº 6.880/80, art.82, XIV e § 4º). (Acórdão n. 11.314 – TSE. Recurso nº 8.963 – MS. Rel. Min. Octávio Gallotti. In RJTSE 3/91/57). 

    d) Inelegibilidade. Militar. 
    Consulta. Senador. À luz do art. 14, § 8º, I, da Constituição Federal, que diz: 
    “O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições: 
    I – Se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade;” 
    Indaga: 
    “Afastar-se da atividade, o que significa?” 
    Respondida nos seguintes termos: 
    O afastamento do militar, de sua atividade, previsto no art.14, § 8º, I, da Constituição, deverá se processar mediante demissão ou licenciamento ex officio, na forma da legislação que trata do serviço militar e dos regulamentos específicos de cada Força Armada. 
    (Resolução nº 20.598 – TSE, de 13.04.2000 – Consulta nº 571 – Classe 5ª/ DF (Brasília). 
    Relator: Ministro Costa Porto. In: Ementário de Decisões do TSE, Maio/2000, p.18) 

    e) Recursos ordinários recebidos como especiais. Registros de candidaturas. Complementação de documentação. Inércia dos candidatos. Militar da reserva não remunerada. Filiação partidária. Exigibilidade. 
    1. Nos termos da Lei nº 9.504/97, art.11, e da Resolução nº 20.100/98, facultou-se aos candidatos a complementação dos documentos necessários à concessão dos registros, havendo transcorrido in albis o prazo fixado. Inaplicabilidade da Súmula-TSE nº 3. 

    2. Militar da reserva não remunerada. Filiação Partidária. Exigibilidade. 
    Recursos não conhecidos. 
    (Acórdão nº 301– TSE. Recurso Ordinário 301 – RJ. Relator: Maurício Corrêa. In: JTSE 4/99/191). 

    f) Recurso especial. Registro de candidatura. Condição de elegibilidade. Filiação partidária de militar na reserva. Imprescindibilidade. A condição de elegibilidade relativa à filiação partidária, contida no art. 14, § 3º, inciso V, da Constituição, é exigível ao militar da reserva que pretenda concorrer a cargo eletivo. 
    Recurso especial não conhecido. 
    (Acórdão nº 20.209, de 19.09.2002 – Recurso Especial Eleitoral nº 20.209 – Classe 22ª/DF (Brasília. Relator: Min. Sepúlveda Pertence. In: Ementário Decisões do TSE, nº 2, março/2003, p.31). 

    g) Militar: elegibilidade (CF, art.14, § 8º, e Res.- TSE nº 20.993/2002), independentemente da desincompatibilização reclamada pelo art. 1º, II, l, da LC 64/90, pois só com o deferimento do registro de candidatura é que se dará, conforme o caso, a transferência para a inatividade ou a agregação (cf.Respe nº 8.963) 
    (Acórdão nº 20.169 – TSE. Recurso Especial nº 20.169 – MT, Relator: Min. Sepúlveda Pertence. In: JTSE 4/02/385). 

     3. SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL: 

    Constitucional. Eleitoral. Militar da ativa. Sargento com mais de dez anos de serviço, elegibilidade, filiação partidária, CF, art. 14 § 8º, II; art.42 § 6º. Código Eleitoral, art. 5º, parágrafo único. Lei 6.880/80, art. 82, XIV, § 4º. 
    I – Se o militar é alistável, é ele elegível (CF, art.14, § 8º.).Porque não pode ele filiar-se a partido político (CF, art.42, § 6º.), a filiação partidária não lhe é exigível como condição de elegibilidade, certo que somente a partir do registro da candidatura é que será agregado (CF, art. 14,§ 8º, II). Cód. Eleitoral, art.5º, parág. único; Lei n. 6.880, art.82, XIV, § 4º. 
    II – Recurso Extraordinário conhecido e provido. 


    6. Conclusão 

    Ao longo deste estudo, tivemos oportunidade de avaliar o alcance do debate que envolve a questão da elegibilidade dos militares, tanto da perspectiva constitucional como das leis ordinárias. 
    Ressalte-se a importância que teve a construção jurisprudencial para assentar as dúvidas levantadas sobre a matéria. 
    Temos, então, em apertada conclusão: 
    a) a inscrição eleitoral é permitida aos militares, com exceção dos conscritos (CF, art.14 § 2º, última parte); 
    b) o militar na ativa, desde que alistável, torna-se elegível, se atendidas as condições impostas pela CF (art.14 § 8º); 
    c) ao militar na reserva é exigida a filiação partidária, com todas as formalidades legais. 

    O tratamento especial sobre as condições de elegibilidade dos militares contribui para o aprimoramento da democracia brasileira, no momento em que permite a representação política de uma classe de significativa atuação nos destinos do nosso país. 




     


    http://www.paranaeleitoral.gov.br/artigo_impresso.php?cod_texto=168
  • Constituição Federal, Direitos Políticos

    Condições de elegibilidade


    § 3° - São condições de elegibilidade, na forma da lei:
    I - a nacionalidade brasileira;
    II - o pleno exercício dos direitos políticos;
    III - o alistamento eleitoral;
    IV - o domicílio eleitoral na circunscrição;
    V - a filiação partidária;
    VI - a idade mínima de:

    a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;
    b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal;
    c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz;
    d) dezoito anos para Vereador.

    Eleição do militar
    § 8° - O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições:
    I - se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade;
    II - se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.

    Art. 142, § 3°, V — O militar não poderá, enquanto em serviço ativo, estar filiado a partido político.
    A Constituição fala em "militar alistável" para excluir os conscritos (pessoas em serviço militar obrigatório) desta elegibilidade, já que
    como sabemos, os conscritos são inalistáveis.

    Para concursos, o importante, que deve ser fixado é o seguinte:
    • Se < 10 anos de serviço deverá afastar-se da atividade;
    • Se > 10 anos de serviço será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.
    Segundo o TSE, esse afastamento do militar com menos de 10 anos de serviço se dá em caráter definitivo. O que não acontece para o militar que tenha mais de 10 anos de serviço, que deverá ficar agregado (deixar de exercer as suas funções, porém com direito a remuneração) pela autoridade superior e só deverá ir para inatividade se eleito.

    Interessante notar que o militar não pode se filiar a partido político enquanto estiver em serviço ativo, mas aqui, em princípio, acontece um paradoxo, já que a filiação partidária é condição de elegibilidade e, segundo as leis eleitorais, tal filiação deve acontecer há pelo menos 1 ano do pleito eleitoral. Tal incompatibilidade foi sanada pelo TSE, que decidiu não se aplicar tal disposição aos militares. Assim, no entendimento do TSE: ao militar da ativa que pretenda concorrer a cargo eletivo não se aplica a condição de elegibilidade relativa à filiação partidária, necessita-se apenas do pedido de registro de candidatura, após a sua escolha em convenção partidária.

     Prof. Vitor Cruz.

ID
273562
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Acerca do processo eleitoral brasileiro, julgue os seguintes itens.

Ao ocupante do cargo de senador é permitida, apenas uma vez, a reeleição.

Alternativas
Comentários
  • A constituição, em seuart. 14, § 5º dispõe apenas sobre a reeleição para os chefes do executivo em nível estadual, federal  municipal, nada dispondo acerca do poder legislativo. Portanto, entende-se que não há vedação para a reeleição de senador.
  • Apenas complementando o comentário do colega acima: não há limite de reconduções no âmbito legislativo.

    Tal vedação é apenas existente no poder executivo. E mais: no legislativo, não há necessidade de se deixar o cargo 6 meses antes, assim como no poder executivo.

    Vamos passar, pessoal!
  • GABARITO: ERRADO

    Olá pessoal,

         Cuidado com as palavras da CESPE como: única, sempre, mesmo, todas, automaticamente, depende, suficiente, , somente, excepcionalmente, em qualquer hipótese, nunca, única, nenhuma hipótese, qualquer, APENAS, a mesma, expressamente, exclusivamente etc...

    Espero ter ajudado. Bons estudos!!!!
  • Por que esta questão está em Atualidades?!

ID
273565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Acerca do processo eleitoral brasileiro, julgue os seguintes itens.

Somente podem apresentar candidato a presidente da República os partidos políticos que tenham tido o mínimo de 5% dos votos, em três estados, na eleição anterior para o Legislativo Federal.

Alternativas
Comentários
  • Qualquer partido POLÍTICO legalmente constituído, com o REGISTRO CÍVEL e o ESTATUTO regristrado do TSE pode apresentar candidatoà eleição PRESIDENCIAL do PAÍS, desde que o candidato tenha mais de 35 anos e seja brasileira NATO.
  • Complementando o comentário do colega com um pouquinho de direito constitucional:

    Não precisa o candidato ter 35 anos no momento da canditadura, basta que ele tenha completado esta idade até o momento da DIPLOMAÇÃO, que um ato posterior às eleições e anterior à posse.

    valeu....
  • GABARITO: ERRADO

    Olá pessoal,

         Cuidado com as palavras da CESPE como: única, sempre, mesmo, todas, automaticamente, depende, suficiente, SOMENTE, excepcionalmente, em qualquer hipótese, nunca, única, nenhuma hipótese, qualquer, a mesma, expressamente, exclusivamente, apenas etc...

    Espero ter ajudado. Bons estudos!!!!

ID
274129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Acerca do processo eleitoral brasileiro, julgue o item a seguir.

Admite-se candidatura ao Senado desvinculada de partido político, desde que apoiada por documento assinado por 2% dos eleitores do estado que o candidato representa.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    A filiação partidária é um dos requisitos para se disputar cargo eletivo.
  • Conforme art. 14,§3º, V, da Constituição Federal, temos:


    §3º - São condições de elegibilidade, na forma da lei:

    V - a filiação partidária.

    Em outras palavras, para disputar qualquer cargo político é necessário a filiação partidária. Portanto a questão está errada.

    Bons estudos.
  • Os militares , sem contar com os conscritos e os praças, podem se candidatar a filiação partidária. A questão está realmente errada, mas pelo fato de o candidato concorrrer sem a filiação, mas sim pela razão apresentada.

  • Os militares são uma exceção à exigência de candidatura com filiação partidária. Se contarem mais de 10 anos de serviço, irão para a reserva e, se menos, são exonerados. O s demais precisam de filiação partidária.

ID
279817
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

TEXTO III: 

                                            O cajueiro


      O cajueiro já devia ser velho quando nasci. Ele vive nas mais antigas recordações de minha infância, belo, imenso, no  alto do morro, atrás de casa. Agora vem uma carta dizendo que ele caiu.
      Eu me lembro de outro cajueiro que era menor e morreu há muito mais tempo. Eu me lembro dos pés de pinha, do  cajá-manga, da pequena touceira de espadas-de-são-jorge e da alta saboneteira que era nossa alegria e a cobiça de toda a  meninada do bairro porque fornecia centenas de bolas pretas para o jogo de gude. Lembro-me da tamareira, e de tantos  arbustos e folhagens coloridas, lembro-me da parreira que cobria o caramanchão, e dos canteiros de flores humildes,  beijos, violetas. Tudo sumira, mas o grande pé de fruta-pão ao lado da casa e o imenso cajueiro lá no alto eram como
árvores sagradas protegendo a família. Cada menino que ia crescendo ia aprendendo o jeito de seu tronco, a cica de seu  fruto, o lugar melhor para apoiar o pé e subir pelo cajueiro acima, ver de lá o telhado das casas do outro lado e os morros  além, sentir o leve balanceio na brisa da tarde.
      No último verão ainda o vi; estava como sempre carregado de frutos amarelos, trêmulo de sanhaços. Chovera; mas  assim mesmo fiz questão de que Caribé subisse o morro para vê-lo de perto, como quem apresenta a um amigo de outras  terras um parente muito querido.
      A carta de minha irmã mais moça diz que ele caiu numa tarde de ventania, num fragor tremendo pela ribanceira  abaixo, e caiu meio de lado, como se não quisesse quebrar o telhado de nossa velha casa. Diz que passou o dia abatida,  pensando em nossa mãe, em nosso pai, em nossos irmãos que já morreram. Diz que seus filhos pequenos se assustaram;  mas depois foram brincar nos galhos tombados.
      Foi agora, em setembro. Estava carregado de flores.

                                      (Rubem Braga, Cem crônicas escolhidas, Rio, José Olímpio, 1956, pp. 320-22)

Brasília completa 50 anos em meio a uma das mais graves crises políticas enfrentadas pela capital federal, que passou por quatro governadores num prazo inferior a um ano. Sobre a principal cidade brasileira, é possível afirmar que:

I. Candangos é o nome oficial dado a todas as pessoas que nascem em Brasília em homenagem aos primeiros brasileiros que se fixaram no planalto central, onde hoje se encontra a capital federal.

II. Rogério Rosso (PMDB), ex-membro do governo de José Roberto Arruda, foi eleito governador do Distrito Federal com o voto da grande maioria dos eleitores de Brasília.

III. O Distrito Federal enfrenta uma crise política desde que a Polícia Federal deflagrou, em novembro de 2009, a Operação Caixa de Pandora que investiga um suposto esquema de distribuição de propina, envolvendo o primeiro escalão do governo distrital.

IV. Após a prisão e o afastamento do governador José Roberto Arruda, governaram o Distrito Federal o vice- governador, Paulo Octávio e o presidente da Câmara Legislativa, Wilson Lima.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Pela importante atuação na criação de Brasília, hoje o nome "candango" é dado também as pessoas que nascem no Distrito Federal, uma forma de homenagear os pioneiros, mas  não é oficial - quem nasce em brasilia é brasiliense.


ID
282490
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Camaçari - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Lei de Anistia completou 30 anos, mas a medida vem sendo questionada judicialmente e sendo alvo de opiniões divergentes. Uma parte das opiniões é de que a lei, durante esses 30 anos serviu para proteger os torturadores. A respeito da Lei de Anistia, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O projeto de lei foi aprovado pelo Senado dia 26/10/2011 e deve ser sancionado pela Dilma.
    Tem como objetivos:

    I - esclarecer os fatos e as circunstâncias dos casos de graves violações de
    direitos humanos durante a ditadura militar.
    II - promover o esclarecimento circunstanciado dos casos de torturas,
    mortes, desaparecimentos forçados, ocultação de cadáveres e sua autoria, ainda que
    ocorridos no exterior;
  • Sinceramente, não entendi essa afirmativa (a) como correta. Se alguém por favor puder explicar, agradeço. "Logo após a instauração do regime militar, em 1964, intelectuais e lideranças políticas que tiveram seus direitos cassados iniciaram o movimento pela anistia."
  • ASSINADO POR DILMA 

     

  • Também considerei a letra a como incorreta, pois, não faz sentido após iniciar a ditadura já começar o projeto de lei de anistia. Ainda mais por intelectuais, que, pressupõe que sejam contra a anistia.

  • Esse vídeo fala em 10 minutos um pouco sobre a Lei 6.683/79 (a lei da anistia).

    Fonte: youtube.com/watch?v=g9XPzZ7rYEQ


ID
286105
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 2010, uma vez mais os brasileiros foram às urnas, repetindo o gesto que, com regularidade, o país se acostumou a praticar desde o fim do regime autoritário e do primeiro governo civil: a escolha, pelo voto direto, do presidente da República. Relativamente a esse processo eleitoral, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra "A".

    Segundo turno registra maior percentual de abstenções desde 1989.

    Com 99,70% dos votos apurados, a abstenção no segundo turno da eleição presidencial deste ano (2010) chega a 21,47%, maior índice registrado desde 1989, quando o Brasil voltou a eleger seu governante de forma direta, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    Fonte: http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/10/segundo-turno-registra-maior-percentual-de-abstencoes-desde-1989.html



  •  Prá que ficar repetindo a resposta nos comentários????Comentário serve prá esclarecer algo em relação a questão!!!!O resultado o próprio site já dá!!!!Afff!!!!! 
  • Luh,
    Pois quem tem o plano padrão não consegue ver a resposta após 10 tentativas...


ID
286276
Banca
CESGRANRIO
Órgão
SECAD-TO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No Brasil, as centrais sindicais cresceram e nunca tiveram tanto poder como agora. Elas surgiram na década de 1970, mas existiam na informalidade, sendo sustentadas por sindicatos grandes. De 2008 a 2009, por exemplo, a Força Sindical e a União Geral dos Trabalhadores cresceram 44% e 41%, respectivamente.

Esse crescimento expressivo e recente das centrais sindicais é explicado pelo seguinte fator principal:

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 11.648, DE DE 31 MARÇO DE 2008.

    Dispõe sobre o reconhecimento formal das centrais sindicais para os fins que especifica, altera a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e dá outras  providências.

                O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 
    Art. 1o  A central sindical, entidade de representação geral dos trabalhadores, constituída em âmbito nacional, terá as seguintes atribuições e prerrogativas: 
    I - coordenar a representação dos trabalhadores por meio das organizações sindicais a ela filiadas; e 
    II - participar de negociações em fóruns, colegiados de órgãos públicos e demais espaços de diálogo social que possuam composição tripartite, nos quais estejam em discussão assuntos de interesse geral dos trabalhadores. 
    Parágrafo único.  Considera-se central sindical, para os efeitos do disposto nesta Lei, a entidade associativa de direito privado composta por organizações sindicais de trabalhadores. 
    Art. 2o  Para o exercício das atribuições e prerrogativas a que se refere o inciso II do caput do art. 1o desta Lei, a central sindical deverá cumprir os seguintes requisitos: 
    I - filiação de, no mínimo, 100 (cem) sindicatos distribuídos nas 5 (cinco) regiões do País; 
    II - filiação em pelo menos 3 (três) regiões do País de, no mínimo, 20 (vinte) sindicatos em cada uma; 
    III - filiação de sindicatos em, no mínimo, 5 (cinco) setores de atividade econômica; e
    IV - filiação de sindicatos que representem, no mínimo, 7% (sete por cento) do total de empregados sindicalizados em âmbito nacional. 

ID
290884
Banca
COPS-UEL
Órgão
SANEPAR
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia o texto a seguir:

A privatização da distribuição da água tratada sofre revezes na América Latina e na Europa. A multinacional francesa Suez, por exemplo, teve vários dissabores na Argentina após ter sido a principal bene?ciária das privatizações operadas pelo peronista Carlos Menem. A Suez deixou o controle de Águas Provinciales de Santa Fé, depois do fracasso das negociações com o governo da província, que não permitiu que a empresa aumentasse suas tarifas em 60%.
Além disso, em diversos países da América Latina, como é o caso nos anos 2000, de Argentina, mas também, de Bolívia, Paraguai e Uruguai e alguns países europeus, assiste-se à retomada do debate a respeito da privatização deste setor.

(AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS.Privatização fracassa na Europa e América Latina, 06 nov. 2008. Disponível em: )

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema privatização, considere as a?rmativas a seguir:

I. Os governos nacionalistas que se implantaram na América Latina, desde a primeira metade dos anos 2000, encontram-se entre os principais responsáveis pela realização das privatizações das empresas ligadas ao setor das águas.

II. A tendência geral decorrente do movimento de privatização das companhias fornecedoras de água na América Latina e em países da Europa foi a de redução no valor das tarifas do produto pagas pelo consumidor.

III. O movimento atualmente veri?cado, em diversos países, no sentido de retornar ao Estado o setor do fornecimento de água resulta do crescimento de lutas populares que colocam suas demandas à esfera pública.

IV. A privatização das companhias fornecedoras de água, anteriormente sob a posse do Estado, apresenta- se como parte de um processo mais intenso, veri?cado no mundo, dado pela concentração de capitais e realização de preços de monopólio.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
312919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Um dos acontecimentos que marcaram o ano de 2010 foi a
disseminação de informações pelo sítio Wikileaks, que tornou
conhecido internacionalmente seu fundador, Julian Assange. Acerca
desse assunto, julgue os itens seguintes.

O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, em seu mandato, condenou veementemente as ações de Julian Assange, recomendando que ele fosse entregue às autoridades norte-americanas e julgado pela divulgação de informações.

Alternativas
Comentários

ID
313087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 31 de outubro de 2010, o Brasil elegeu a primeira mulher para o cargo de presidente da República. A respeito das eleições de 2010, julgue os itens subsequentes.

As eleições para a Câmara dos Deputados foram marcadas pela fragmentação dos votos, e nenhum partido elegeu isoladamente mais de cem deputados.

Alternativas
Comentários
  •  O partido que mais elegeu deputados em 2010 foi o PT, com 88, seguido do PMDB, com 79 cadeiras. Ao todo, mais de 20 partidos conseguiram eleger ao menos um deputado federal, o que denota a fragmentação abordada na questão. 


    A alternativa correta é : CERTO.


ID
313090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 31 de outubro de 2010, o Brasil elegeu a primeira mulher para o cargo de presidente da República. A respeito das eleições de 2010, julgue os itens subsequentes.

No segundo turno, o Tribunal Superior Eleitoral registrou o menor índice de abstenção desde a implementação da urna eletrônica.

Alternativas
Comentários
  • No segundo turno, o Tribunal Superior Eleitoral registrou o menor índice de abstenção desde a implementação da urna eletrônica.

    ERRADO.
  •  A abstenção registrada no segundo turno das eleições de 2010 foi a maior até então: de aproximadamente 21,5%. 


    A alternativa correta é : Errado.


ID
313093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 31 de outubro de 2010, o Brasil elegeu a primeira mulher para o cargo de presidente da República. A respeito das eleições de 2010, julgue os itens subsequentes.

A campanha eleitoral foi marcada pela incerteza, pois o Tribunal Superior Eleitoral não tomou uma decisão a respeito da Lei da Ficha Limpa.

Alternativas
Comentários
  • A questão está errada, pois o TSE decidiu em junho de 2010, por 6 votos a 1, que a lei da ficha limpa seria aplicável às eleições de outubro de 2010. A lei da ficha limpa foi criada por iniciativa popular. Por meio dessa lei, candidatos condenados por órgãos colegiados ou que tiverem o mandato cassado tornam-se inelegíveis. 


ID
315940
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente do Brasil, em seu último dia de mandato [31/12/2010], decidiu negar a extradição do ex-ativista condenado à prisão perpétua por quatro assassinatos em seu país, nos anos 70. Teve início uma crise diplomática entre o Brasil e este país europeu. (Adaptado de O Estado de São Paulo, 01/01/2010. p. A4)

O país de origem do ex-ativista é a

Alternativas
Comentários
  • ASSERTIVA E

    O referido ex-ativista é o italiano Cesare Battisti.

  • O italiano Cesare Battisti, condenado por assassinato na Itália, se tornou um homem livre no Brasil graças a uma decisão do Supremo Tribunal Federal. Ele deixou o presídio após quatro anos detido em Brasília.

    O primeiro-ministro Berlusconi disse que a esperança de justiça do povo italiano foi ferida. O governo pode recorrer ao Tribunal Internacional. O ministro de Estado aderiu à proposta dos parentes das vítimas de um boicote à Copa de 2014.

  • Resposta letra: E

    Atualmente, o caso mais polêmico envolvendo um refugiado no Brasil é o do italiano Cesare Battisti. Ele é considerado um terrorista foragido da Justiça italiana pela participação em quatro homicídios ocorridos entre 1978 e 1979. Nessa época, ele militava no grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), um braço armado das Brigadas Vermelhas.


    No final do ano passado, houve uma reviravolta no caso. O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, em seu último ato no cargo, negou a extradição ao italiano, reafirmando a condição de refugiado. No dia 8 de junho, o Supremo decidiu, por 6 votos a 3, soltar o réu, que estava preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

    A soltura do ex-militante de esquerda provocou um mal-estar diplomático entre o Brasil e a Itália. O governo italiano informou que vai recorrer da decisão por meio de um processo junto ao Tribunal Internacional de Justiça, a Corte de Haia. Segundo as autoridades italianas, a decisão do STF viola tratados internacionais e bilaterais entre os países.
  • Acabou minha adiração pelo ex presidente ao tomar uma decisão dessas no apagar das luzes. Cesare não fora acusado de crime de opnião ou crime político em seu país,e sim assasinato. Ainda que tenha sido condenado à revelia,senão teve direito a defesa não cabe a nossa patria decidir isso. SIMPLES. Mandasse-o de volta e a Itália que fizesse o que bem entendesse com ele. Já nos basta Fernandinhos e larápios do colarinho branco.

    O BRASIL TEM SE MOSTRADO UMA ESTADO FROUXO NA POLÍTICA EXTERNA. Ainda almeja uma cadeira fixa no conselho de segurança da ONU. Só se for para se abster em votações importantes como já o fez. VERGONHA!!!!!
  • STF concede liberdade a Cesare Battisti


    Por 6 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na noite desta quarta-feira (8), que o italiano Cesare Battisti deverá ser solto. Ao proclamar o resultado do julgamento, o presidente do STF, ministro Cezar Peluso, afirmou que o italiano somente poderá ser libertado se não estiver preso por outro motivo. Battisti responde a uma ação penal no Brasil por uso de documento falso.

    Para a maioria dos ministros, a decisão do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva de negar a extradição de Battisti para a Itália é um “ato de soberania nacional” que não pode ser revisto pelo Supremo. Esse foi o entendimento dos ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia Antunes Rocha, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Ayres Britto e Marco Aurélio.

    “O que está em jogo aqui é um ato de soberania do presidente da República. A República italiana litigou contra a República Federativa do Brasil”, reafirmou o ministro Fux, que já havia expressado o mesmo entendimento ao votar pelo não conhecimento da reclamação ajuizada pelo governo da Itália para cassar o ato do ex-presidente Lula.(STF 08/06/11)

     


ID
315946
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Ações da OAB já têm relatores no STF
As três Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adins) ajuizadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já têm relator definido no Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a OAB, o procedimento viola a Cons- tituição Federal. (http://oglobo.globo.com)

As ações da OAB são contra

Alternativas
Comentários
  • ASSERTIVA E

    Interessante a leitura

    Brasília, 07/02/2011 - Duas das três Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adins) ajuizadas pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra o pagamento de aposentadorias vitalícias a ex-governadores de Estado serão julgadas diretamente em Plenário, conforme preceitua o artigo 12 da lei 9.868/99. O dispositivo foi aplicado à Adin 4545, contra o pagamento de pensão aos ex-governadores do Paraná, e à Adin 4547, contra o pagamento dos mesmos subsídios aos ex-governadores do Amazonas, pelos ministros Ellen Gracie e Gilmar Mendes, relatores das respectivas Adins no Supremo Tribunal Federal. Ao acionar os dispositivos, os ministros relatores, em face da relevância das matérias, decidiram submeter o processo diretamente ao Plenário, que terá a faculdade de julgar definitivamente as ações ao invés de apreciar primeiramente as cautelares.

    Também no caso dessas duas Adins, os relatores já abriram vista para o advogado-geral da União e para a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestarem. Na Adin 4545, a OAB questiona a constitucionalidade do artigo 85, parágrafo 5º da Constituição do Paraná, que autoriza o pagamento de pensão aos ex-governadores. Já na Adin 4547, a OAB contesta duas Emendas Constitucionais que permitem o mesmo pagamento de aposentadoria vitalícia: a Emenda número 60, de 16 de maio de 2007, aprovada pela Assembleia, e a Emenda Constitucional número 1, de 15 de dezembro de 1990, que incluiu o artigo 278 nas Disposições Gerais da Constituição do Amazonas, prevendo o pagamento do referido subsídio.

    Fonte: www.oab.org.br


ID
317386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com referência a atualidades no âmbito nacional, julgue os itens a
seguir.

No dia 1.º de janeiro 2011, o Congresso Nacional reconheceu o resultado das eleições presidenciais de 2010, ao diplomar e declarar Dilma Roussef como presidenta do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Em dezembro, o TSE diplomou a candidata Dilma Roussef.
  • A Diplomação ocorre antes da posse no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).. O evento serve para atestar que ambos foram efetivamente eleitos e que estão aptos a tomar posse no dia 1º de janeiro.


    A posse: Dilma Rousseff tomou posse a 1 de janeiro de 2011 como 36.ª presidente da República Federativa do Brasil, e como a primeira mulher a assumir o cargo no país. Em cerimônia iniciada às 14 horas (horário local), no plenário do Congresso Nacional, em Brasília. Ela foi empossada juntamente com o vice-presidente, Michel Temer. A cerimônia foi conduzida pelo então presidente do Senado Federal, José Sarney.
    Origem: wikipédia

    Bons estudos!!!
  • Dilma Roussef tomou posse como a nova presidente do país no dia 1o de janeiro de 2011. A diplomação antecedeu a posse.
  • A economista Dilma Rousseff (PT) se tornou a primeira mulher eleita presidente na história do Brasil. Ela obteve 56% dos votos válidos no segundo turno, no dia 31 de outubro, contra 44% do ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB).

    A vitória da petista se deve, em grande parte, à popularidade do presidente Lula. O presidente atuou como o principal cabo eleitoral da campanha de Dilma e conseguiu transferir para ela parte de sua popularidade recorde entre os brasileiros.

    A disputa presidencial foi a sexta desde o fim do regime militar (1965-1985) e a primeira sem a participação de Lula como candidato. A campanha foi marcada por escândalos, ataques pessoais, boatos na internet, debates religiosos e a neutralidade da candidata Marina Silva (PV), terceira colocada no primeiro turno.

    Dilma nunca havia disputado uma eleição antes. Durante a ditadura, ela foi militante de movimentos políticos de esquerda, e depois presa e torturada. Exerceu cargos políticos em governos no Rio Grande do Sul antes de entrar para o governo Lula em 2002. No Planalto, foi ministra de Minas e Energia (2003-2005) e ministra-chefe da Casa Civil.

    Em todo o mundo, apenas 17 mulheres exercem funções de presidente e primeira-ministra, segundo o estudo "As Mulheres do Mundo", da Organização das Nações Unidas (ONU). Na América Latina, ela será a 11ª mulher a ocupar o cargo de presidente.

    Entre os desafios do novo governo está o investimento em infraestrutura, para sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, e as reformas na previdência e no sistema tributário. Dilma precisa ainda avançar na economia e nos programas sociais do governo, além de governar com autonomia do presidente Lula
  • Questão errada, pois não podemos confundir diplomação com posse.
    A diplomação ocorre antes da posse: A diplomação da presidente Dilma ocorreu em 17/12/2010  e a posse, em 01/01/2011.  
    Bons estudos!
  • Quem reconhece não é o congresso e sim o TSE.

    ERRADO
  • A questão está errada. Não se deve confundir diplomação com posse. A primeira é o ato de reconhecimento do resultado das eleições pela justiça eleitoral. No caso do presidente da República, a diplomação é feita pelo Tribunal Superior Eleitoral. A diplomação atesta quem foram os candidatos efetivamente eleitos e os habilita a tomar posse. A diplomação de Dilma Rousseff ocorreu em 17 de dezembro de 2010. Já a posse é ato de competência do poder legislativo. Dilma tomou posse em 1o de janeiro de 2011 em sessão solene no Congresso Nacional.  






  • Diplomação ocorreu 14 dias antes da posse.

ID
328285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As eleições brasileiras de 2010 foram mobilizadas em torno da questão da Lei da Ficha Limpa e de quais candidatos se adequariam ou não às regras dessa nova lei. Acerca da Lei da Ficha Limpa, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
328294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nos últimos 35 anos, o Brasil passou por uma impressionante transformação. Completou a transição de país rural para sociedade urbana e industrial. Isso resultou em uma impressionante mudança no padrão físico do brasileiro. Desde 1974, quando foi feita a primeira pesquisa familiar que registrou peso e altura dos entrevistados, a população tornou-se mais alta. O deficit de altura entre crianças declinou da faixa dos 30% para menos de 10%. Infelizmente, nesse mesmo período, o brasileiro ganhou peso. Muito peso.


                                                                            Internet: <www.veja.abril.com.br> (com adaptações).



Considerando as informações do texto, assinale a opção correta acerca das mudanças no padrão físico do brasileiro.

Alternativas

ID
329320
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Muito foi comentado nos últimos anos acerca dos interesses do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em conquistar uma vaga permanente para o Brasil no Conselho de Segurança da ONU, sobre o qual pode-se afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: "C". O Conselho de Segurança é composto por 15 membros, sendo 5 membros permanentes com poder de veto: os Estados Unidos, a França, o Reino Unido, a Rússia (ex-União Soviética) e a República Popular da China. Os demais 10 membros são eleitos pela Assembleia Geral para mandatos de 2 anos.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Conselho_de_Seguran%C3%A7a_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas
  • o que foi que a China venceu na 2° guerra mundial!?
    Na verdade o coselho deriva do contexto da relação de bipolaridade no período da guerra fria, notando-se que os lugares foram reservados as então potências capitalistas - EUA, França e Inglaterra x as potências socialistas URSS e china, da urss restou a rússia com o assento
  • só por curiosidade, a China, até então, no contexto da II guerra nem era soialista, só veio a se tornar anos depois do término da guerra, como desdobramento de sua revolução civil,
    este recorte é do wikipédia:
    A Revolução Chinesa pode ser dividida em dois períodos: o movimento nacionalista que derrubou a dinastia Manchu, em 1911, proclamando a República (conhecida por Revolução Nacionalista ou Revolução de Xinhai), uma revolução chefiada por Sun Yat-sen, fundador do Kuomintang e primeiro presidente das Províncias Unidas da China; e a Revolução Comunista de outubro de 1949 concluída após a Guerra Civil Chinesa, onde os comunistas tomam o poder e proclamam a República Popular da China, com Mao Tse-tung como líder supremo. Com o início da Era Mao Tse-tung, a China passa por uma série de reformas como, por exemplo, coletivização das terras, controle estatal da economia e nacionalização de empresas estrangeiras.


    Vejam o texto: http://www.advogado.adv.br/artigos/2003/cleutonbarrachisilva/conselhodesegurancaonu.htm
    não dá para postá-lo aqui,pois ultrapasssa 3.000 caracteres
     
  • Acredito que a questão é passível de anulação poís existem dois itens correto: letra e) "Atualmente, o Conselho de Segurança da ONU possuí 10 membros não-permanentes e 5 membros permanentes (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia"
  • Letra A e C Erradas!!

    De acordo com a Carta da ONU, as principais funções e atribuições do Conselho de Segurança são:
      Manter a paz e a segurança internacionais de acordo com os princípios e propósitos das Nações Unidas; Investigar qualquer disputa ou situação que possa vir a se transformar em um conflito internacional; Recomendar métodos de diálogo entre os países; Elaborar planos de regulamentação de armamentos; Determinar se existe uma ameaça para a paz ou ato de agressão e recomendar quais medidas devem ser tomadas; Solicitar aos países que apliquem sanções econômicas e outras medidas que não envolvam o uso da força para impedir ou deter alguma agressão; Decidir sobre ações militares contra agressores; Recomendar o ingresso de novos membros na ONU; Exercer as funções de tutela das Nações Unidas em “áreas estratégicas”; Recomendar à Assembleia Geral a eleição de um novo Secretário-Geral e, em conjunto com a Assembleia, escolher os juízes da Corte Internacional de Justiça; Apresentar relatórios anuais e especiais à Assembleia Geral.

    fonte: http://www.brasil-cs-onu.com/o-conselho/funcoes-e-competencias/
  • Caro colega Giovanni,
    A única alternativa INcorreta (como consta no enunciado: EXCETO) da questão é a letra C, portanto, todas as demais estão de acordo, no que se refere ao Conselho de Segurança da ONU.
    Um abraço e bons estudos.

ID
332578
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos


“Um pacote habitacional vem sendo anunciado como um dos elementos-chave da estratégia governamental para impulsionar o crescimento da economia brasileira.

O modo de produção de moradias populares para além dos limites da cidade tem consequências graves que acabam prejudicando a todos...”

(Le Monde Diplomatique Brasil – Março 2009. Pg 4)

Entre as consequências negativas desse tipo de ocupação, pode-se destacar:

Alternativas
Comentários
  • segregação socioespacial
    O modo de produção de moradias populares
    para além dos limites da cidade tem
    consequências graves que acabam prejudicando
    a todos. Além de encarecer a extensão
    das infraestruturas urbanas, que precisam
    alcançar locais cada vez mais distantes, o
    afastamento entre os locais de trabalho, os
    equipamentos urbanos e as áreas de moradia
    aprofundam as segregações socioespaciais
    e encarecem os custos da mobilidade
    urbana. As longas viagens diárias entre a residência
    e os locais de trabalho ou de ensino
    congestionam as vias e os transportes coletivos,
    prejudicando a qualidade de vida coletiva.
    Ademais, o predomínio das opções
    sobre pneus – especialmente os automóveis
    que usam combustíveis fósseis e emitem gás
    carbônico – contribui para a poluição do ar,
    o aquecimento global e as mudanças climáticas,
    cujos efeitos já estão afetando milhões
    de pessoas no mundo inteiro.
  • Um dos principais problemas atuais envolve a segregação espacial, que nada mais é que a separação da classe mais pobre das mais altas, vivendo na maioria das vezes isolados, assim como em ambientes desfavoráveis com saneamento básico deficiente e sistemas de saúde precários.


ID
346981
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Brasília completa 50 anos em meio a uma das mais graves crises políticas enfrentadas pela capital federal, que passou por quatro governadores num prazo inferior a um ano. Sobre a principal cidade brasileira, é possível afirmar que:

I. Candangos é o nome oficial dado a todas as pessoas que nascem em Brasília em homenagem aos primeiros brasileiros que se fixaram no planalto central, onde hoje se encontra a capital federal.
II. Rogério Rosso (PMDB), ex-membro do governo de José Roberto Arruda, foi eleito governador do Distrito Federal com o voto da grande maioria dos eleitores de Brasília.
III. O Distrito Federal enfrenta uma crise política desde que a Polícia Federal deflagrou, em novembro de 2009, a Operação Caixa de Pandora que investiga um suposto esquema de distribuição de propina, envolvendo o primeiro escalão do governo distrital.
IV. Após a prisão e o afastamento do governador José Roberto Arruda, governaram o Distrito Federal o vicegovernador, Paulo Octávio e o presidente da Câmara Legislativa, Wilson Lima.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • O item III também está correto, pois a Operação Caixa de Pandora foi uma ação da Polícia Federal brasileira deflagrada em 27 de novembro de 2009, com o apoio do informante Durval Barbosa e que alcançou grande repercussão no noticiário nacional no final de 2009, devido às graves acusações, documentadas amplamente por vídeos, que lançou sobre um bom número de políticos influentes do Distrito Federal, inclusive o então governador José Roberto Arruda.
  • Rogério Rosso foi eleito por eleições indiretas e não por maioria dos votos dos eleitores.Item lll está errado.
      Não tem gabarito, esta questão deveria ser anulada.
  • Data vênia nobre colega Benino!!!

    O item II que trata da eleição do Rogério Rosso e não o III como afirmado.

    Você está correto ao afirmar que o Rogério Rosso foi eleito de forma indireta.

    No entanto, a questão deve ser anulada, pois o item III está correto ao asseverar que a Caixa de Pandora foi uma operação deflagrada pela Policia Federal, em novembro de 2009, com objetivo de investigar o alto escalão do Governo do Distrito Federal que, em tese, havia suposto esquema de cobrança de propina. 
  • Galera, se a b) e a d) são iguais, com certeza a b) deve ser, originalmente, b) II, III, IV.
  • O item 1 também está incorreto, pois candango é o nome dado àquelas pessoas que construíram Brasília, não àquelas que nascem na capital, os quais são chamados de brasilienses.
  • Não existe uma alternativa correta, pois em todas as opções eles colocam a alternativa I ou II como verdadeira e ambas estão falsas. Candango não é o  nome oficial dado a todos que nasceram em Brasília e sim aqueles que ajudaram a construir a capital, quem nasceu em Brasília é Brasiliense. E Rogério Rosso foi eleito por eleições indiretas, não existiu participação do povo, quem o elegeu foram os próprios deputados distritais.
    Obviamente a questão deveria ser anulada.
  • Questão absurda, mas vamos lá tentar entender a lógica dessa banquinha.

    I - Como os colegas já citaram, quem nasce em Brasília é brasiliense, e não candango.

    II - A questão não cita que os votos foram diretos, então, forçando bem a barra, a maioria dos eleitores de Brasília votaram, pelos seus representantes, no Rosso (representação indireta).

    III - Para mim o item está perfeito.

    IV - Realmente, o DF foi governado pelos picaretas P.O. e Wilson Lima, mas também pelo Rosso. Ou seja, a questão não limitou o universo dos picaretas apenas nos dois primeiros.

    Não estou defendendo o gabarito da banca, só tentando compreender e colocando em discussão as ideias. Como já disse, a questão é absurda e certamente deveria ser anulada.

    Abs e bons estudos!
  • Conforme a prova a opção da letra seria B) III, IV;
    Sendo assim houve um erro de digitação na opção B.
  • O tempo que analisei a questão considero válido e  marquei a alternativa (C). Os comentários são pertinentes e devemos fazer o que com a questão?

  • Sou carioca, moro em BSB há 40 anos e até hoje não entendo o motivo pelo qual o "brasiliense" tem vergonha de ser chamado de candango. Quem nasce em Brasília é candango sim, com muito orgulho!!! Infelizmente há erro em muitas literaturas afirmando o contrário...o item I está corretíssimo...resposta correta letra "C"...Abraços a todos...
  • Galera, na prova original, a alternativa b) é III, IV, conforme podem observar:


    Vou solicitar mudança.
  • Luís Sérgio, o termo candango foi designado aos trabalhadores que migraram das diversas regiões do país para vir trabalhar em Brasília. A prova disso é a RA de "Candangolândia", que alojava os "candangos", e assim foi chamada em homenagem a eles. Não se trata de uma ofensa, uma vez que é sinônimo de um povo bravo e corajoso, mas não é um termo oficialmente designado a quem nasceu em Brasília, sendo, portanto, correto designá-los como "brasilienses".

ID
348133
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPAJM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Na última semana de abril de 2010, o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, por 7 votos a 2, a validade da Lei da Anistia, promulgada em 1979. O julgamento foi feito a pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que questionava a amplitude da lei. Relativamente aos aspectos que envolvem a decisão tomada pela mais alta corte da justiça brasileira, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Criada durante a ditadura militar no país, a lei da Anistia concede perdão aos crimes políticos cometidos no período do regime militar. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), porém, entrou com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo a revisão da legislação, para que torturadores não tenham direito ao benefício, e para que crimes comuns cometidos naquela época – como homicídios, desaparecimentos, abusos e torturas – se tornem puníveis.

    o governo afirmou que a Lei da Anistia não permite a punição de envolvidos em crimes de tortura e violação de direitos humanos. Em parecer, a Advocacia-Geral da União reforçou o entendimento já manifestado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de que a anistia vale para todos os crimes cometidos durante a ditadura.Com isso, o governo reitera que o Estado brasileiro não precisa cumprir a sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) - braço da Organização dos Estados Americanos (OEA) -, que condenou o Brasil em 2010 por não punir os agentes de Estado responsáveis pelo desaparecimento de 62 pessoas envolvidas na Guerrilha do Araguaia, entre 1972 e 1974, e por não rever o alcance da Lei de Anistia. Pela sentença da OEA, o Estado brasileiro teria de investigar todos os "crimes contra a humanidade" praticados no País e teria de pagar indenização de US$ 3 mil para cada família dessas 62 pessoas, a título de ressarcimento por danos materiais, e US$ 45 mil por danos morais.

  • Em 29 de janeiro de 2010 o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, encaminhou ao Supremo Tribunal Federal parecer se posicionando contrário à revisão da Lei da Anistia. Para ele, a OAB participou ativamente do processo de elaboração da lei, que tinha o objetivo de viabilizar a transição entre o regime autoritário militar e o regime democrático atual. Segundo suas palavras, "Com perfeita consciência do contexto histórico e de suas implicações, com espírito conciliatório e agindo em defesa aberta da anistia ampla, geral e irrestrita, é que a Ordem saiu às ruas, mobilizou forças políticas e sociais e pressionou o Congresso Nacional a aprovar a lei da anistia".[4] Em 29 de abril de 2010 o Supremo rejeitou o pedido da OAB, por maioria 7 a 2. Ainda està pendente processo na Corte Interamericana de Direitos Humanos contra o Brasil por não ter revisado a lei de Anistia.


ID
354886
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Aprovado pela comissão especial que analisa a reforma do Código Florestal, o projeto foi apresentado em início de julho pelo relator Aldo Rebelo (PC do B – SP) e, provavelmente, irá ao plenário após as eleições, em outubro. A discussão está opondo ruralistas e ambientalistas, já que os primeiros defendem que a lei criada em 1965, engessa o crescimento do setor e precisa mudar, enquanto os segundos acreditam que não é necessária a abertura de novas áreas agricultáveis para um incremento na produção. Sobre o projeto apresentado anteriormente, é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A letra E está incorreta pois, como o novo código florestal, as pequenas propriedades não precisam mais recompor a área de reserva legal desmatada antes da lei. A área da reserva legal desmatada passará a fazer parte da pequena propriedade.
  • Entenda o que está em jogo na mudança do Código Florestal
    Projeto foi aprovado nesta terça (6) em comissão na Câmara.
    Questão opõe ruralistas e ambientalistas; lei original é de 1965.

    Do Globo Amazônia, em São Paulo
    A reforma do Código Florestal, em discussão na Câmara, opõe ruralistas e ambientalistas. O ramo agropecuário defende que a lei criada em 1965 engessa o crescimento do setor e precisa mudar. Ambientalistas, no entanto, defendem que não é necessária a abertura de novas áreas agricultáveis para um incremento na produção.

    O projeto apresentado pelo relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP) , aprovado nesta terça-feira (6) pela comissão especial que analisa a reforma do Código Florestal, irá a plenário provavelmente após as eleições, segundo o deputado.

    O texto inclui dispositivos que agradam os ruralistas, como o que torna válido o porcentual de reserva legal (parte de uma propriedade que precisa ser conservada) vigente na época da compra ou da posse das terras. Na Amazônia, a reserva legal aumentou de 50% para 80% nas áreas de floresta em 2001. Muitos proprietários na região se encontram em situação irregular porque desmataram antes da mudança da regra.

    O relator afirma que a intenção da mudança é legalizar 90% das propriedades rurais brasileiras, que estariam na ilegalidade. O texto prevê uma espécie de anistia para quem recebeu multas por desmatamento. A anistia ocorreria após a regularização da propriedade.


    Nas pequenas propriedades, com área inferior a quatro módulos rurais (unidade que varia de tamanho de acordo com cada região), não será preciso recompor a área de reserva legal desmatada antes da lei, de acordo com o novo código. Em áreas maiores do que quatro módulos fiscais, a recomposição seria necessária apenas a partir do quinto módulo.

    O texto de Aldo proíbe o desmatamento por cinco anos após a publicação da lei. Ele determina ainda a realização de um “censo” das florestas brasileiras. “O projeto zera o desmatamento, proíbe desmatar por cinco anos e preserva a flora nativa nas propriedades já existentes. Vamos fazer também um inventário e consolidar as áreas que já estão ocupadas pela agricultura”, disse o relator.

  • Aldo eliminou ainda a possibilidade de os estados reduzirem a área de proteção permanente nas margens dos rios. A mata ciliar poderia, pela proposta inicial, ser reduzida para até 7,5 metros nos rios mais estreitos, mas ficou em 15 metros – o que ainda assim representa a metade do que atualmente está previsto.

    Legislação ambiental

    A legislação ambiental brasileira é considerada uma das mais completas no mundo atualmente. Um dos principais pilares da legislação sobre meio ambiente no país é o Código Florestal, instituído com a Lei 4.771, de 15 de setembro de 1965. A lei representou um melhoramento do decreto 23.793 do governo brasileiro, que aprovava já em janeiro de 1934 um Código Florestal para o país.

    Em 1998, foi criado outro importante aparato legislativo no país sobre meio ambiente. Com a lei 1905, conhecida como Lei de Crimes Ambientais e sancionada em fevereiro daquele ano, o governo especificou responsabilidades penais e administrativas para o infrator que agredisse o meio ambiente, por meio do desmatamento de áreas preservadas, por exemplo.

    A comissão especial que analisa mudanças no Código Florestal nesta terça-feira em Brasília debate um pacote de projetos de lei que pode mudar a história da legislação ambiental brasileira. Um dos principais é o projeto 1876, proposto em 1999, que revoga o Código Florestal de 1965 e altera a Lei de Crimes Ambientais, de 1998. A proposta é relacionada a outros dez projetos de lei, sugeridos entre 2004 e 2010, que compõem o pacote de mudanças votadas em Brasília 


ID
356173
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Santa Maria Madalena - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As vésperas de mais um período eleitoral no Brasil, muito tem se falado sobre um Projeto de Lei que se originou da iniciativa popular e que objetiva tornar mais rígidos os critérios de inelegibilidade, ou seja, de quem não pode se candidatar. Esse projeto surgiu através da “Campanha Ficha Limpa”, lançada em 2008, pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e pretende, em sua redação original, apresentada ao Congresso Nacional:

I. Que pessoas condenadas em primeira ou única instância ou com denúncia recebida por um tribunal – no caso de políticos com foro privilegiado – em virtude de crimes graves como racismo, homicídio, estupro, tráfico de drogas e desvio de verbas públicas não alcancem cargos eletivos no Brasil.

II. Tornar inelegíveis por vinte anos, parlamentares que renunciaram ao cargo para evitar abertura de processo por quebra de decoro ou por desrespeito à Constituição, a fim de fugir de possíveis punições.

III. Que pessoas condenadas em representações por compra de votos ou uso eleitoral da máquina administrativa fiquem impossibilitadas de participar de processo eleitoral no Brasil.

IV. Tornar mais rápidos os processos judiciais sobre abuso de poder nas eleições, fazendo com que as decisões sejam executadas imediatamente, inviabilizando qualquer possibilidade de recursos.
Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Gostaria de sanar uma duvida com os colegas mais esclarecidos sobre o assunto.
    O gabarito marca o item "III)" como correto,...isso geraria uma pena perpetua.
    Nao feriria a CF?
    Se alguem poder ajudar fico agradecido!!!
    =D
  • A chamada Lei da Ficha Limpa, antigo anseio popular, impede o político condenado por órgãos colegiados de disputar cargos eletivos. Foi aprovada no Congresso e sancionada por Lula em 2010, ano eleitoral. A aplicação da lei, porém, dividiu opiniões e levou a um impasse que só se resolveu cinco meses após a eleição, quando o Supremo decidiu que a regra só valerá em 2012. 
    A medida vai atingir políticos condenados por crimes graves, cuja pena de prisão é superior a dois anos, e aqueles que renunciarem o mandato visando escapar do processo de cassação. O Ficha Limpa mantém todos os delitos previstos na lei em vigor (como crimes eleitorais, contra a administração pública e tráfico), e inclui outros, tais como: crimes contra o patrimônio privado, contra o meio ambiente e saúde, lavagem e ocultação de bens, crimes hediondos e praticados por organização criminosa. 
    O Ficha Limpa proíbe que políticos condenados por órgãos colegiados, isto é, por grupos de juízes, se candidatem às eleições e torna inelegível o réu que for condenado por um grupo de juízes que mantiver a condenação de primeira instância, além daqueles que tiverem sido condenados por decisão transitada em julgado.
    Quando ao prazo de inegibilidade, ele varia hoje de acordo com a infração cometida e o cargo ocupado pelo político. Com as alterações do Ficha Limpa, o prazo é de oito anos após o fim do mandato, incluindo as eleições que ocorrerem durante o restante do mandato do político condenado, e independe do tipo de crime cometido. 

ID
357508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPAJM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A respeito das mudanças sociais, econômicas e políticas que alteraram a realidade brasileira nos últimos 20 anos, no Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a lei de responsabilidade fiscal veio fiscalizar os gastos dos governantes estabelecendo metas ligadas à lei de diretrizes orçamentárias que está dentro do plano plurianual,é mais abrangente,entram aí obras,equilíbrio de receitas e gastos,no item b o desemprego é significativo,no item c favoreceu indústria farmacêutica nacional,no item d o pac é para obras de crescimento do país,para a indústria o que funciona é o regime de redução de impostos.


ID
359659
Banca
CETAP
Órgão
DETRAN-RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Sobre o Programa de Aceleração do Crescimento, pode-se afirmar, EXCETO:

Alternativas

ID
359824
Banca
CETAP
Órgão
DETRAN-RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Força Sindical e a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil pretendem aproveitar a campanha eleitoral para alcançar o pleito pretendido em relação à jornada de trabalho. Sobre este pleito, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
365311
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Quase 2 milhões de brasileiros exigiram e os deputados não puderam ignorar: aprovaram o Ficha Limpa.
In: Revista Veja, 19/5/2010, p. 68.
Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

Alternativas
Comentários
  • Ficha Limpa é publicado no Diário Oficial da União
    Projeto proíbe candidatura de condenados em decisão colegiada.
    Justiça vai decidir se regras valerão para eleições de outubro
    Foi publicada nesta segunda-feira (7) no Diário Oficial da União a Lei Complementar que estabelece casos de inegibilidade, conhecida como Ficha Limpa. O projeto foi sancionado sem vetos na última sexta-feira (4) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A lei impede a candidatura de políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada.

     Fruto de uma iniciativa popular, o Ficha Limpa chegou ao Congresso em setembro do ano passado depois de reunir 1,6 milhão de assinaturas e apoio de diversas entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

    No Congresso, o Ficha Limpa sofreu mudanças. A versão inicial previa a proibição da candidatura de políticos condenados já em primeira instância. Ainda na Câmara, optou-se por proibir apenas os condenados por colegiados, o que acontece geralmente na segunda instância ou nos casos de quem tem foro privilegiado.

    O texto que sai do Congresso permite um recurso extra para condenados em colegiados a um órgão superior. Neste caso, se o outro órgão permitir a candidatura ele terá de julgar com prioridade o processo em andamento.

    A versão final pode gerar dúvidas sobre a aplicação. O texto aprovado pelo Senado colocou em todas as hipóteses de condenação expressões com tempo verbal no futuro, como “os que forem condenados” ou “ os que renunciarem” para escapar de cassação. Com isso, existem divergências se a regra vale para quem já está condenado dentro do que prega o projeto.

    Ainda há outra dúvida em relação à aplicação da lei. Como a sanção aconteceu antes do dia 9 de junho, caberá agora ao Judiciário decidir se o projeto provocará efeitos já nas eleições de outubro.
    (fonte: G1 - 07/06/2010)
     

  • Gabarito oficial letra: B

  •  A lei da ficha limpa foi fruto da iniciativa popular, com a reunião de mais de um milhão de assinaturas nas mais diversas partes do país. A alternativa (A) está incorreta.

     Para que uma pessoa se torne inelegível, é necessário que ela seja condenada por órgão colegiado – que possui mais de um juiz –, mesmo que ainda haja possibilidade de recurso. A alternativa (B) está correta.

     Não houve problemas no âmbito do Senado para a aplicação da lei. O que houve foi uma controvérsia quanto à aplicabilidade da lei já nas eleições de 2010, em razão de que não havia passado o tempo requerido pela lei eleitoral entre a promulgação de uma lei e sua aplicação. Por fim, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a lei era aplicável já nas eleições de 2010.A alternativa (C) está incorreta.

     A lei da ficha limpa não se relaciona em nada com a anistia de devedores de impostos, mas, sim,  com o combate à corrupção política. A alternativa (D) está incorreta.


    A alternativa correta é : B.


ID
366511
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia, atentamente, um trecho da reportagem abaixo:

“O emprego formal é praticamente inexistente nos municípios brasileiros no topo da lista de beneficiários do Bolsa Família. Em Presidente Vargas, no Maranhão, contam-se nos dedos de uma mão empregos com carteira assinada no setor privado.O município tem10mil habitantes e 2.292 domicílios; 1.832 famílias (80%) recebem o auxílio do governo e só quatro pessoas têm emprego com carteira, segundo o Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), do Ministério doTrabalho."
(OGlobo, 25/10/2009, p.3)


Sobre os programas de transferência de renda, entre eles o Bolsa Família, pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
366517
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Ruanda, na África, é um exemplo radical de como o favorecimento racial pode gerar desastres. Quando tomaram o país, os colonizadores belgas encontraram dois grupos sociais, tutsis e hutus, que viviam em paz. Os belgas criaram cotas para favorecer os tutsis no serviço público. Após a independência, nos anos 1960, os hutus tomaram o poder e inverteram o favorecimento. Surgiu um conflito, que culminou no genocídio de 1994, quando os hutus exterminaram 1milhão de tutsis.”

(Revista Época, nº 568, de 08/04/2009, p.85)

Tendo como reflexão o texto acima e o sistema de cotas raciais implantados pelas Universidades Estaduais do Rio de Janeiro e da Bahia, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Questão - D - CERTA - devem haver sistema de cotas para o melhoramento da igualdade social.

    Questão A - ERRADA

    Contradição na argumentação da pergunta: "ela diz: todos combatem" e depois diz: "oposição à política racial". Nem todas as ONG's combatem a política racial.

    Questão B - ERRADA

    Os EUA foram os pioneiros na aplicação das cotas raciais, lá os negros poderiam ter seus direitos diminuídos, mas a expressão diferente do Brasil? Jamais, o que acontece lá acontece em todo o mundo, nos  referindo a negros e cotas raciais.

    Questão C - ERRADA
    Anthony Garotinho foi o primeiro a adotar o sistema de cotas raciais, mas o ano foi em 2001, na UERJ e UENF.

    Questão D - ERRADA (O concurso quase me pega pela palavra)
    Miscigenação  = mistura de raças, vamos a questão? a presidenta antes de promulgar a L. 12711/12 (lei de cotas), deu uma entrevista dizendo que a cotas serve para saldar dívida de jovens mais pobres e não por causa de um preconceito politizado na sociedade. - Se achar interessante, Leia: "http://blog.planalto.gov.br/lei-de-cotas-contribui-para-saldar-divida-historica-do-brasil-com-os-jovens-mais-pobres-afirma-dilma/




ID
375829
Banca
CETAP
Órgão
AL-RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O ano de 2010 é um ano de eleições. O Tribunal Superior Eleitoral - TSE já definiu, inclusive, o calendário eleitoral que ocorrerá, em primeiro turno, no dia 03 de outubro e, em segundo turno, no dia 31 de outubro. Nestas datas estabelecidas pelo calendário fixado pelo TSE, o eleitor escolherá:

Alternativas

ID
404491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação ao Brasil no contexto internacional, julgue os itens
que se seguem.

Na condição de membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, o Brasil tem condenado o uso da força nas divergências entre países.

Alternativas
Comentários
  •  O Brasil não é membro permanente da ONU.

      O Conselho de Segurança da ONU é composto por cinco Membros Permanentes, que possuem direito a veto. Os Membros Permanentes são: China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos da América.
  • ERRADA

    Os Membros Permanentes são: China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos da América.

ID
490822
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na abertura do Fórum Brasil – México, que ligou para o colega norte-americano George Bush e o mandou cuidar da crise dos Estados Unidos da América (EUA). “Eu disse para o Bush: o problema é o seguinte, meu filho, nós ficamos 26 anos sem crescer, agora você vem atrapalhar? Resolve tua crise”. Empolgado com os indicadores da
economia brasileira, entre os quais a expansão do crédito e do consumo, Lula ainda comparou o Bolsa Família ao milagre da multiplicação dos pães.

Jornal do Brasil, 28/3/2008, capa (com adaptações)


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que o tema suscita, julgue os itens que se seguem.

Uma das características da globalização é a interdependência dos mercados, o que permite supor que uma crise de grandes proporções em um importante país pode se expandir e arrastar consigo muitos outros países.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
    Essa interdependência dos mercados é o motivo pelo qual somos tão rapidamente afetados aqui, quando, por exemplo, o PIB da China não alcança o nível de crescimento esperado. Poxa, China... Brasil... estamos tão longe... pois é, mas os produtos de um país e do outro estão sendo comercializados globalmente e o que afeta um, cedo ou tarde, afetará o outro.

ID
490825
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na abertura do Fórum Brasil – México, que ligou para o colega norte-americano George Bush e o mandou cuidar da crise dos Estados Unidos da América (EUA). “Eu disse para o Bush: o problema é o seguinte, meu filho, nós ficamos 26 anos sem crescer, agora você vem atrapalhar? Resolve tua crise”. Empolgado com os indicadores da
economia brasileira, entre os quais a expansão do crédito e do consumo, Lula ainda comparou o Bolsa Família ao milagre da multiplicação dos pães.

Jornal do Brasil, 28/3/2008, capa (com adaptações)


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que o tema suscita, julgue os itens que se seguem.

Citado no texto, o Bolsa Família é um programa de distribuição de renda conduzido pelo governo federal e voltado para famílias identificadas como carentes, delas exigindo-se a regular freqüência às aulas dos filhos em idade escolar.

Alternativas
Comentários
  • Certo,. o Bolsa Família é um dos programas  do governo federal que permitiu o aumento do poder de compra de muitos brasileiros.Muitos que estavam na linha de pobreza puderam melhorar sua condição adquirindo móveis e eletrodomésticos e também imóveis oferecido pelo programa Minha casa minha vida.

  • Errada as famílias que não possuem filhos também podem receber o benefício do bolsa família. 

    A questão pecou pela generalização. Cabe recurso fácil. 

  • § 5   Ultrapassada a fase de habilitação dos concorrentes (incisos I e II) e abertas as propostas (inciso III), não cabe desclassificá-los por motivo relacionado com a habilitação, salvo em razão de fatos supervenientes ou só conhecidos após o julgamento.


ID
490834
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na abertura do Fórum Brasil – México, que ligou para o colega norte-americano George Bush e o mandou cuidar da crise dos Estados Unidos da América (EUA). “Eu disse para o Bush: o problema é o seguinte, meu filho, nós ficamos 26 anos sem crescer, agora você vem atrapalhar? Resolve tua crise”. Empolgado com os indicadores da
economia brasileira, entre os quais a expansão do crédito e do consumo, Lula ainda comparou o Bolsa Família ao milagre da multiplicação dos pães.

Jornal do Brasil, 28/3/2008, capa (com adaptações)


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que o tema suscita, julgue os itens que se seguem.

Entre as novidades presentes na atual campanha presidencial norte-americana, ainda em sua fase primária, está a presença de dois postulantes à candidatura pelo partido democrata que fogem ao padrão do país: um negro (Barak Obama) e uma mulher (Hillary Clinton).

Alternativas
Comentários
  • Certo. o  atual presidente dos Estados Unidos, um negro,  teve uma vitória muito comemorada em muitos países. Porém a crise continua.....


ID
503185
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Estudo oficial mostrou que um em cada quatro
brasileiros recebe o Bolsa Família. O programa atinge
45,8 milhões de pessoas, considerando filhos, dependentes e
cônjuges, correspondendo a 24,2% da população de
189,5 milhões de habitantes. Levantamento feito mostra que
metade dos beneficiários diretos não trabalha. O dinheiro é
repassado preferencialmente às mulheres.

O Globo, 29/12/2007, p. 3 (com adaptações)

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
aspectos relevantes da realidade brasileira, julgue os itens de
16 a 25.

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda conduzido pelo governo federal.

Alternativas

ID
503188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Estudo oficial mostrou que um em cada quatro
brasileiros recebe o Bolsa Família. O programa atinge
45,8 milhões de pessoas, considerando filhos, dependentes e
cônjuges, correspondendo a 24,2% da população de
189,5 milhões de habitantes. Levantamento feito mostra que
metade dos beneficiários diretos não trabalha. O dinheiro é
repassado preferencialmente às mulheres.

O Globo, 29/12/2007, p. 3 (com adaptações)

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
aspectos relevantes da realidade brasileira, julgue os itens de
16 a 25.

Cerca de um quarto da população brasileira é beneficiária do Bolsa Família.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo
    A importância da pergunta fica evidente quando se observa o número
    de pessoas atendidas pelo Bolsa Família: 50 milhões,  ou um quarto
    da população brasileira. Do total de beneficiários inscritos em 2003,
    45% continuam a depender do programa.
  • Caramba é muita gente....

  • Estudo mostrou que um em cada quatro brasileiros recebem o bolsa familia. (O enunciado trouxe a referencia,  um em cada quatro)


ID
503191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Estudo oficial mostrou que um em cada quatro
brasileiros recebe o Bolsa Família. O programa atinge
45,8 milhões de pessoas, considerando filhos, dependentes e
cônjuges, correspondendo a 24,2% da população de
189,5 milhões de habitantes. Levantamento feito mostra que
metade dos beneficiários diretos não trabalha. O dinheiro é
repassado preferencialmente às mulheres.

O Globo, 29/12/2007, p. 3 (com adaptações)

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
aspectos relevantes da realidade brasileira, julgue os itens de
16 a 25.

Por imposição legal, o Bolsa Família só repassa dinheiro para mulheres, como mostra o texto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado

    Bolsa Família

     

    O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria (BSM), que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais, e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

    O Bolsa Família possui três eixos principais focados na transferência de renda, condicionalidades e ações e programas complementares. A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social. Já as ações e programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.

    O Programa atende mais de 13 milhões de famílias em todo território nacional de acordo com o perfil e tipos de benefícios: o básico, o variável, o variável vinculado ao adolescente (BVJ), o variável gestante (BVG) e o variável nutriz (BVN) e o Benefício para Superação da Extrema Pobreza na Primeira Infância (BSP). Os valores dos benefícios pagos pelo PBF variam de acordo com as características de cada família - - considerando a renda mensal da família por pessoa, o número de crianças e adolescentes de até 17 anos, de gestantes, nutrizes e de componentes da família.

  • Errado!
    Segundo a lei n° 10.836 que institui o Bolsa Família
    diz no seu art. 2° § 14. O pagamento dos benefícios previstos nesta
    Lei será feito preferencialmente à mulher, na forma do regulamento.

ID
503194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Estudo oficial mostrou que um em cada quatro
brasileiros recebe o Bolsa Família. O programa atinge
45,8 milhões de pessoas, considerando filhos, dependentes e
cônjuges, correspondendo a 24,2% da população de
189,5 milhões de habitantes. Levantamento feito mostra que
metade dos beneficiários diretos não trabalha. O dinheiro é
repassado preferencialmente às mulheres.

O Globo, 29/12/2007, p. 3 (com adaptações)

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
aspectos relevantes da realidade brasileira, julgue os itens de
16 a 25.

Segundo o texto, uma vez empregado, o beneficiário da Bolsa Família perde o direito a esse benefício.

Alternativas
Comentários
  • Vai ser levado em consideração as características da família, renda per capita... 


ID
503197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Estudo oficial mostrou que um em cada quatro
brasileiros recebe o Bolsa Família. O programa atinge
45,8 milhões de pessoas, considerando filhos, dependentes e
cônjuges, correspondendo a 24,2% da população de
189,5 milhões de habitantes. Levantamento feito mostra que
metade dos beneficiários diretos não trabalha. O dinheiro é
repassado preferencialmente às mulheres.

O Globo, 29/12/2007, p. 3 (com adaptações)

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
aspectos relevantes da realidade brasileira, julgue os itens de
16 a 25.

O Bolsa Família contribuiu significativamente para a erradicação do analfabetismo funcional no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • acredito que o texto não esclarece a afirmação...

  • É considerada analfabeta funcional a pessoa que, mesmo sabendo ler e escrever um enunciado simples, como um bilhete, por exemplo, ainda não tem as habilidades de leitura, escrita e cálculo necessárias para participar da vida social em suas diversas dimensões: no âmbito comunitário, no universo do trabalho e da política, por exemplo.


ID
507169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um presidente advindo da classe operária, demonstra que

Alternativas

ID
510496
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O final de 2005 e os primeiros meses de 2006 foram marcados,
na América Latina, por relevantes processos eleitorais que
levaram ao poder, em alguns países, presidentes com idéias
políticas um pouco diferenciadas em relação ao ideário político
que predominou na região na década passada. A propósito dessas
eleições e seus impactos, julgue os itens subseqüentes.

A diplomacia brasileira, ante a delicadeza das eleições em vários países da região, vem mantendo certa distância e evitando interferência nesses processos eleitorais.

Alternativas

ID
531022
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 23/03/2011, o STF (Supremo Tribunal Federal) pronunciou-se sobre a Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010. Com essa decisão,

Alternativas
Comentários
  • Resposta a) Correta

    O Ficha Limpa valerá apenas nas eleições de 2012!
    A votação foi 6 a 5 à favor de validar os votos dos politicos com a "Ficha Suja". O voto de minerva foi do ministro Luiz Fux (11° cadeira), a favor do relator Gilmar Mendes, também ministro do STF.

    Exemplo de políticos beneficiados com a medida são:
    Jader Barbalho (Senador do PMDB - AP)
    Cássio Cunha Lima (Senador do PSDB - PB)
    Paulo Rocha (Senador do PT - BA)
  • Diga-se de passagem: UMA VERGONHA!
  • Vergonha em hipótese alguma! Foi aplicado o princípio constitucional da anterioridade eleitoral! Perfeito o STF! Defensor da Constituição!
  • Art. 16. A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência. (CRFB). Sem dúvida as alterações trazidas pela LC 135/2010 trata-se de processo eleitoral e portanto, deve obedecer ao disposto na CRFB.
  • Se  por um lado o STF cumpriu a Constituição, obedecendo o princípio da anterioridade da lei eleitoral; por outro, não levou em consideração o clamor social no qual foi produzida a proposta de lei. Ora, cabe ao interprete da lei ir além da legalidade e fazer sua interpretação com base também na análise social, política, econômica, filosófica, antropológica, entre outras. Daí a dificuldade obtida pelo resultado.
  • Não entendo como pode ter gente que defende uma decisão absurda dessa! Primeiro que não foi alterado em nada o processo eleitoral (era apenas requisito de elegibilidade), logo, o art. 16 da CF nem deveria ser aplicado. E mesmo que fosse, não é caso de se aplicar a Lei, mas sim de aplicação dos princípios constitucionais, como o da moralidade, supremacia do interesse público, probidade administrativa, dentre outros. Não sei o porquê de se abrir mão de tantos princípios e aplicar um artigo isolado da legislação! É um absudro isso! Para que servem os Princípios???
  • É isso ae Felipe. Quem somos nõs para para opnar,quem é a sociedade. Não vejo alteração do processo eleitoral.

    Para assumirmos um cargo público,pelo menos os efetivos,nos são exigidos pré requisitos .

    AGORA PARA SER POLITICO,AINDA QUE CONDENADOS EM SEGUNDA INSTANCIA POR ORGÃO COLEGIADO NÃO É IMPEDITIVO PARA ASSUMIR.

    ESPERAR O QUE DESSES MINISTROS SE SÃO OS PRÓPIOS POLITICOS QUE OS COLOCAM NA SUPREMA CORTE.  PARA ASCENDER NA CARREIRA DO JUDICIÁRIA DEVERIA SER SOMENTE POR MÉRITO E ESFORÇO PROPIO. NÃO POR INDICAÇÃO. 

  • Companheiros os senadores paulo rocha -PT e Jader Barbalho -  PMDB são do estado do Pará e não Amapá e Bahia como foi dito pelo primeiro colega.
  • PREZADOS,

    AS INOVAÇÕES TRAZIDAS PELA FICHA LIMPA ALTERAM SIM O PROCESSO ELEITORAL.

    E O ART.16 DA CONSTITUIÇÃO JÁ PREVÊ QUE AS LEIS QUE ALTERAREM O PROCESSO ELEITORAL NÃO SE APLICAM ÀS ELEIÇÕES REALIZADAS EM ATÉ UM ANO DA PUBLICAÇÃO.

    O STF, COMO GUARDIÃO DA CONSTITUIÇÃO, AGIU CORRETAMENTE, NÃO HÁ O QUE SE DISCUTIR.

    COMO CIDADÃO, TAMBÉM GOSTARIA DE VER O POLÍTICOS CORRUPTOS FORA DAS ELEIÇÕES DESDE A PUBLICAÇÃO DA LEI DA FICHA LIMPA, MAS JURIDICAMENTE FALANDO, O STF AGIU CORRETAMENTE.

    PARA QUE A FICHA LIMPA VALESSE DESDE A PUBLICAÇÃO, ANTES DEVERIA SER ALTERADA A REGRA CONSTITUCIONAL, O QUE NÃO É POSSÍVEL POR INICIATIVA POPULAR.

    ASSIM, NÃO ADIANTA FICAR COM RAIVA DO STF. PODEM TER RAIVA DA NORMA CONSTITUCIONAL!

    MAS É SÓ TER PACIÊNCIA, 2012 CHEGOU E NESSE ANO OS CORRUPTOS ESTÃO FORA!


ID
531028
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Após semanas de debates, a Câmara dos Deputados aprovou [em maio de 2011] o texto da reforma do Código Florestal. Um dos pontos polêmicos do novo texto é a

Alternativas
Comentários
  • Melhor forma de aprender é lendo e entendendo o assunto.
    A melhor forma de contribuir ao meu ver nessa questão disponibilizando o link diretamente para o assunto que envolve e trata sobre a polêmica do Código Florestal.

    http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/05/entenda-polemica-que-envolve-o-novo-codigo-florestal.html

    Resposta ( c )
  • CÓDIGO FLORESTAL - Emenda Substitutiva Global, o que traz?
    • Isenção aos pequenosprodutores
      Isenta o proprietário da obrigatoriedade derecompor Reserva Legal em propriedades de até quatro módulos fiscais.
      O governo era contra, mas acabou abrindo mão após acordo para que o texto fosse aprovado na Câmara.
    • Consolidação de cultivos em APPs
      Garantia de que algumas plantações, como cultivo de maçã ou plantio de café, serão consolidadas nas APPs.
      A definição do que pode ou não pode ser mantido ficou fora do texto. Foram estipuladas as regras por meio de uma emenda ao texto-base, a 164, que foi motivo de discórdias no plenário da Câmara.
    • Recomposição de Margem de rios
      Os pequenos produtores que já desmataram suas APPs em margem de rio poderão recompor a área em 15 metros a partir do rio. Os demais devem recompor em 30 metros.
      O governo era contra, mas o relator alegou que a recomposição prejudicaria a atividade dos ribeirinhos que vivem nas margens dos rios. Um acordo prevê que o Senado altere o texto para que haja a recomposição da vegetação de apenas 20% da total da terra para áreas de até quatro módulos fiscais.

    • Anistia a quem desmatou
    • Todas as multas aplicadas por desmatamento até 2008 serão suspensas caso o produtor faça adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).
  • Entenda a polêmica que envolve o novo Código Florestal
    Base contrariou governo e aprovou que estados legislem sobre APPs.
    Senado ainda vai analisar; líder do governo avisou que Dilma pode vetar.


    O novo Código Florestal foi aprovado na madrugada desta quarta-feira (25) na Câmara dos Deputados com alguns pontos polêmicos, que causaram divergências entre deputados governistas, da base de sustentação do governo e da oposição.

    Agora, a discussão será iniciada no Senado, que poderá alterar os itens polêmicos. Caso haja mudança em relação ao texto aprovado na Câmara, os deputados voltam a analisar o texto do novo Código Florestal. Depois, o código vai à sanção da presidente Dilma Rousseff, que tem a prerrogativa de vetar o texto parcial ou integralmente.

    O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), já adiantou que, caso os interesses do governo sejam contrariados, a presidente usará o poder de veto. Confira abaixo, ponto por ponto, o porquê de tantas divergências.

    O que é o código
    O Código Florestal é a legislação que estipula regras para a preservação ambiental em propriedades rurais. Define o quanto deve ser preservado pelos produtores. Entre outras regras, prevê dois mecanismos de proteção ao meio ambiente. O primeiro são as chamadas áreas de preservação permanente (APPs), locais como margens de rios, topos de morros e encostas, que são considerados frágeis e devem ter a vegetação original protegida. Há ainda a reserva legal, área de mata nativa que não pode ser desmatada dentro das propriedades rurais

     

  • Ambientalistas x ruralistas
    Os dois grupos estão em lados opostos. Enquanto os ambientalistas creem que as mudanças no Código vão favorecer os desmatamentos, os ruralistas alegam que a legislação vigente é muito rigorosa e prejudica a produção.

    Texto-base
    O texto base do novo código, de autoria do deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), foi aprovado em uma comissão especial sobre o tema em julho do ano passado. Nove meses depois de discussões entre deputados ligados ao ambientalismo e ao ruralismo, Rebelo criou um novo texto, denominado emenda substitutiva global.

    Isenção aos pequenos
    O texto contém a isenção aos pequenos produtores da obrigatoriedade de recompor reserva legal em propriedades de até quatro módulos fiscais – um módulo pode variar de 40 hectares a 100 hectares dependendo da região. O governo era contra isenção aos pequenos, mas acabou abrindo mão após acordo para que o texto fosse aprovado na Câmara.

    Consolidação de cultivos em APPs
    Outro ponto que gerou divergência foi o que pode ser cultivado em APPs. O texto-base traz a garantia de que algumas plantações, como cultivo de maçã ou plantio de café, serão consolidadas nas APPs. No entanto, a definição do que pode ou não pode ser mantido ficou fora do texto. Após um amplo acordo, foram estipuladas as regras por meio de uma emenda ao texto-base, a 164, que foi motivo de discórdias no plenário da Câmara.


    Margem de rios
    O texto aprovado diz que os pequenos produtores que já desmataram suas APPs em margem de rio poderão recompor a área em 15 metros a partir do rio. Os demais devem recompor em 30 metros. O governo era contra, mas o relator alegou que a recomposição prejudicaria a atividade dos ribeirinhos que vivem nas margens dos rios. Um acordo prevê que o Senado altere o texto para que haja a recomposição da vegetação de apenas 20% da total da terra para áreas de até quatro módulos fiscais.


    Anistia a quem desmatou
    O texto-base tem um artigo que trata da anistia para quem desmatou até julho de 2008. Ou seja, todas as multas aplicadas por desmatamento até 2008 serão suspensas caso o produtor faça adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). Se ele cumprir o programa, é anistiado. Se não cumprir, precisa pagar as multas.

    Emenda 164
    A polêmica emenda 164, de autoria do deputado Paulo Piau (PMDB-MG), tem relação com o PRA. Ela estabelece que a União estipularia as regras gerais e os estados definiriam, de fato, o que pode ser cultivado nas APPs. O governo federal é contra a proposta porque quer exclusividade para definir as atividades permitidas em APPs.

    Na visão dos governistas, a emenda 164, aprovada pelos deputados, pode abrir uma brecha para que os estados anistiem agricultores que já ocupam áreas de preservação. 

  • Os defensores da emenda argumentam que, se o governo federal tiver a prerrogativa de definir sobre as áreas de preservação ambiental, pequenos agricultores que já desenvolvem suas atividades em áreas de preservação poderão ser prejudicados.

    Governo x base + oposição
    O governo tentou derrubar a emenda 164, mas acabou sendo derrotado em plenário com apoio do principal aliado, o PMDB.

    O PMDB e partidos da base e da oposição defendem que os estados decidam sobre os cultivos. A alegação é que o estado tem mais capacidade, por estar próximo do problema, de definir o que pode ser cultivado.

    Durante a discussão na Câmara, o líder do governo chegou a bater boca com o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN).

    "Esta Casa está sob ameaça não quando o governo sai vitorioso. A Casa fica sob ameaça quando o governo é derrotado", disse o líder do governo. "Eu não sou aliado do governo Dilma. Sou o governo Dilma (...). Não aceito aqui que está se derrotando o governo. Como, se a proposta é nossa? “, afirmou. “Esta matéria não é nem a favor nem contra. É do Brasil real”, rebateu o líder do PMDB, com uma bancada composta por 80 deputados.

    Senado
    No Senado, o relator da matéria deve ser o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), ex-governador de Santa Catarina que, quando governava o estado, criou uma legislação semelhante ao Código Florestal em nível estadual. Ele já adiantou ao G1 que é a favor de estadualizar as decisões.

    O governo deve trabalhar no Senado para incluir no texto do Código Florestal punições mais rigorosas para quem reincidir em crimes ambientais. O relator do texto na Câmara disse que não há previsão em seu texto porque as punições estão na lei de crimes ambientais, e não no Código Florestal. 


ID
593593
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2007
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No Brasil, durante as últimas eleições, divulgou-se amplamente nos meios de comunicação a tentativa de compra de um "dossiê" contra políticos envolvidos no processo eleitoral. O dossiê fazia referência a supostos integrantes da máfia dos sanguessugas, que estariam envolvidos

Alternativas
Comentários

ID
597160
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O primeiro semestre de 2011 foi marcado por mudanças significativas no que se refere a direitos individuais no Brasil. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

Em razão da pressão de grupos políticos e de direitos humanos, o governo federal, desde maio de 2011, passou a submeter previamente ao Congresso Nacional toda campanha institucional relacionada à moral e aos bons costumes da sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Totalmente sem pé e sem cabeça essa questao. Existe interesse, interferencia em campanhas e midias quando elas acusam "peixes grandes" da politica, como é o caso de corrupçao e trafico de influencia de fernando Sarney, filho de Josè Sarney. Simplesmente, o pai censurou a imprensa no ocorrido. Porém, o Brasil esta paulatinamente buscando liberdade de expressao, que vem sendo conquistada a bons passos desde o fim da ditadura militar. A censura ocorro porque muitas empresas jornalisticas sao pertencentes de politicos ou deles recebem "recursos". Assim, nossa liberdade de expressao è parcialmente limada. Nao se faz necessario levar ao congresso a aprovaçao ou desaprovaçao das camppanhas institucionais, porque elas nao serao feitas para ferir os interesses dos seus integrantes. Enfim, liberamos as campanhas.
    novidade: relacionado tb com a liberdade de programaçao de tv :"STF julga fim da obrigatoriedade da classificação indicativa de programas" divulgado dia 30/11/11 no JN
  • "A presidente Dilma Rousseff [...] definiu que todo material do governo que se refira a "costumes" passe por uma consulta aos setores interessados da sociedade antes de serem publicados ou divulgados."


    http://www1.folha.uol.com.br/poder/920652-dilma-suspende-kit-gay-apos-protesto-da-bancada-evangelica.shtml
     

  • Não devemos brigar com o examinador a questão generaliza "toda"  


ID
601969
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A vaga é do partido ou da coligação?


O imbróglio está no ar: a vaga de um candidato eleito pertence ao partido. Portanto, se ele renunciar ao mandato ou for cassado, por abandono da legenda a que pertence, sua vaga deverá ser preenchida pelo primeiro suplente de seu partido. Se este primeiro suplente for apenas o quinto suplente de uma coligação integrada por, digamos, cinco siglas, continuará ele a ter direito à vaga. Esse entendimento do STF, tomado em dezembro em resposta a um mandado de segurança impetrado pelo PMDB, está causando alvoroço na frente política em decorrência da alteração nas planilhas partidárias, neste momento em que mais de 40 parlamentares foram convocados para compor o secretariado dos Estados. Apesar de abrigar, à primeira vista, sólida fundamentação, eis que candidato não tem vida política fora de uma sigla e nenhuma candidatura se torna viável sem desfraldar a bandeira partidária, a decisão do Supremo ganha questionamentos bastante consistentes em sentido contrário. Ou seja, os fundamentos em favor da tese de que a vaga deve ser ocupada pelo primeiro suplente da coligação, e não do partido, são vigorosos e merecem consideração.


TORQUATO, Gaudêncio. O Estado de São Paulo. Disponível em: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110116/not_imp666852,0.php

Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

Alternativas
Comentários
  • Quociente eleitoral ou Coeficiente eleitoral é, em conjunto com o quociente partidário e a distribuição das sobras, o método pelo qual se distribuem as cadeiras nas eleições proporcionais brasileiras (cargos de deputado federal, deputado estadual ou distrital e vereador). Este sistema é matematicamente equivalente aos métodos de d'Hondt e de Jefferson, sendo na verdade uma mistura desses dois métodos. (fonte: wikipedia)
  • Gabarito - A

    O sistema do quociente eleitoral bem como os cálculos podem ser vistos em uma simulação em:

    http://www.tre-sp.gov.br/eleicoes/2004/quociente.htm

  • d) No sistema eleitoral brasileiro, o quociente eleitoral é considerado no caso de eleição para representantes em todas as casas legislativas – no âmbito municipal, estadual e federal.


    O SENADO FEDERAL, uma das casas legislativas federais, adota o SISTEMA MAJORITÁRIO para a escolha de seus membros, que é o mesmo sistema adotado para presidente da república, governadores e prefeitos.

    por isso a alternativa D está errada!
  • A ALTERNATIVA "MENOS ERRADA" É A "A".

    TAL QUESTÃO SERIA PASSÍVEL DE ANULAÇÃO. EXPLICO O PORQUÊ:
    A ALTERNATIVA "A" DISPÕE QUE "No sistema eleitoral brasileiro, as vagas são determinadas a partir do quociente eleitoral, que resulta do número de votos válidos pelo número de vagas a preencher."

    NA VERDADE, O QUOCIENTE ELEITORAL NÃO SE APLICA A TODO SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO, JÁ QUE O SENADO, POR EXEMPLO,
    TEM A ELEIÇÃO DE SEUS INTEGRANTES REGIDA PELO SISTEMA MAJORITÁRIO, OU SEJA, NÃO HÁ QUOCIENTE ELEITORAL.

    DESSA FORMA, SÓ MARCAMOS A ALTERNATIVA "A" POR FALTA DE OPÇÃO MELHOR!

     

  • 02/06/2020 - acertei