SóProvas



Prova ACAFE - 2009 - MPE-SC - Analista do Ministério Público


ID
209440
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as alternativas considerando o Sis-tema Operacional Windows XP. Sobre ele é correto afirmar, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Questão possui 2 itens errados a letra "c" e "d". Quando o usuário seleciona pastas e arquivos e preciona a tecla "Delete" é disponibilizada uma caixa de texto perguntando se os mesmos devem ser enviados à lixeira, não são enviados diretamente na configuração padrão o Windows.

  • Concordo plenamente com o Vladimir esta questão deveria ser anulada.

    Grande abraço e bons estudos.

  • Esse e o tipo  de erro que uma banca nao pode fazer

    abraços a todos!

  • É incrível o quanto se fala em anular e até incoerente, pois muitos reclamam do nivelamento por baixo de algumas bancas.

    Pior que nivelar por baixo é anular questão fáceis de acertar, quem estuda um pouquinho sabe que é evidente que a pasta Meus documentos não faz essa exigência, e quem não estuda não chega a toda essa certeza por mais fácil que seja a questão.

    Só aqui no site, até o momento, tivemos 31 CONCURSEIROS que marcaram alternativas que não foram nem "C" nem "D".

    Apenas para aqueles que não se esforçaram seria interessante que se anula-se a questão.


    O erro da "D" é absurdo. O erro da "C" é um detalhe( bom pa Cespe).

  • A letra C, apesar de aparentemente certa, só funciona se alterarmos a configuração da Lixeira. Quando a Lixeira está configurada para remover arquivos sem solicitação de confirmação, os arquivos vão para a lixeira sim, na forma proposta. Mas alterar a configuração é sair do padrão do Windows, logo, não vale.
  • Acertar uma questão não é somente ter o conhecimento mas também estar atento!

    Neste caso é realmente passível de anulação, mas pensem, um pouco de atenção e o erro da d) seria GROTESCAMENTE visível.

    Se fosse na minha prova, eu faria de tudo para anular.

    O que mais me incomoda é a falta de coerência entre as bancas que trabalham cada uma a sua maneira, não havendo padrão para resposta. Esta é uma banca que desconsiderou a caixa de diálogo. Em outras bancas, esta é imprescindivel.

    Bons estudos.
  • Concordo Eduardo Rosa. Por isso, se torna muito,mas muito importante o candidato fazer exercícios e treinar em cima da banca da prova a qual ele vai se submeter. A diferença entre Cespe e ACAFE é imensa. A Cespe, para quem estuda para PF e PRF, cobra o certo, porém com pegadinhas. A ACAFE, para quem estudou para Delta e  estuda para Agente, se acha a dona da bola,do campo, do juiz e cobra , as vezes o extremamente certo e as vezes o meio certo.Isso da margem para ela escolher a resposta certa. E não adianta recurso. Quem já estudou as prova anteriores da ACAFE sabe o que estou falando (DA, DC entre outras matérias). Boa sorte para nós.


ID
209443
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação ao software de apresentação BrOffice.org Impress é correto afirmar, exceto.

Alternativas
Comentários
  • No modo "Exibição Normal", o usuário consegue apenas visualizar três slides completos, no lado esquerdo, no BROffice 3.3.
    Não existem nenhuma forma de exibição para vosualizar todos os slides prontos, pois depende muito da quantidade.
    Por exemplo: No modo "Estrutura de Slides", você consegue ver até 12 slides, sem ter que mover a barra de rolagem.
  • No modo "Estrutura de Slides" ou "Classificador de Slides" que é possível visualizar até 12 slides? Pergunto, pois nunca havia utilizado o BrOffice  e agora baixei o 3.2.

  • Garaito é letra A. Realmente, quando se diz simultaneamente, erra, porque por mais que haja uma lista com miniaturas, se a apresentação tiver mais de 7 ou 8 slides (Impress 5.0), não será possível ver todas as miniaturas dos slides simultaneamente.

    _- - - - - - - - - - - - - - - - - - _- - - - - - - - - - - - - - - - - - _- - - - - - - - - - - - - - - - - - _- - - - - - - - - - - - - - - - - - _- - - - - - - - - - - - - - - - - - 

    B está correta, Slide Mestre serve exatamente pra isso, aplicar uma configuração a todos os slides de uma vez só sem precisar mudar um por um.

    _- - - - - - - - - - - - - - - - - - _- - - - - - - - - - - - - - - - - - _- - - - - - - - - - - - - - - - - - _- - - - - - - - - - - - - - - - - - _- - - - - - - - - - - - - - - - - - 

    C está, correta. Mexendo no programa vi que no menu slide>>layout de slide, aparece uma série de opções. Cliquei na primeira (slide vazio). Depois fui em slide>>inserir slide e o slide que foi inserido tinha essa configuração.

    _- - - - - - - - - - - - - - - - - - _- - - - - - - - - - - - - - - - - - _- - - - - - - - - - - - - - - - - - _- - - - - - - - - - - - - - - - - - _- - - - - - - - - - - - - - - - - - 

    D correta, ao lado do menu slide, tem o apresentação de slide com umas poucas opções, dentre elas, configuração de Slides, que tem essa opção de começar a partir de determinado slide.

    _- - - - - - - - - - - - - - - - - - _- - - - - - - - - - - - - - - - - - _- - - - - - - - - - - - - - - - - - _- - - - - - - - - - - - - - - - - - _- - - - - - - - - - - - - - - - - - 

    E está um pouco confusa. Não encontrei exatamente esse botão na versão 5 do Impress. Encontrei sim "iniciar apresentação do primeiro slide (F5)" e logo ao lado, "iniciar apresentação do slide atual (SHIFT+F5)".

    ****

    Se a primeira opção está errada pelo "simultaneamente" essa também poderia muito bem estar errada por ter trocado o nome do botão. Né?


ID
209452
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao acesso a Redes de Compu-tadores e Conceitos de Proteção e Segurança, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

Alternativas
Comentários
  • Está errada o ITEM B......o protocolo FTP nada tem a ver com segurança em acesso a sites.  Na verdade, o FTP é um protocolo de transferências de arquivos, ou seja, transferir arquivos entre estações, tanto enviando quanto recebendo arquivos.

  • alternativa B - INCORRETA, o protocolo que aumenta a segurança na navegação é o HTTPS - S de Secure, Segurança.

    HTTPS (HyperText Transfer Protocol secure ), é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada SSL ou do TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443.

    O protocolo HTTPS é utilizado, em regra, quando se deseja evitar que a informação transmitida entre o cliente e o servidor seja visualizada por terceiros, como por exemplo no caso de compras online. A existência na barra de tarefas (normalmente do lado direito) de um cadeado demonstra a certificação de página segura (SSL).

    (fonte : Wikipédia)

  • "Somente" ( usuário abaixo ), no caso proposto, data venia, o que deveriamos considerar seria o FTPS:

    FTPS (abreviação de: FTP/SSL) é um nome usado para indicar que o software FTP proporciona uma transferência de arquivos segura. Envolve o uso de um protocolo FTP SSL/TLS de cripografia no controle de canais FTP. Muitos confundem este tipo de transferência com o SSH file transfer protocol (protocolo de transferência de arquivos SSH, ou FTP SSH).


    FONTE: Wikipédia
    Fonte 

    Poucos o conhecem, é de suma importância.
  • Letra B - O acesso a sites que exigem que os dados trafeguem de modo seguro faz uso do protocolo FTP (File Transfer Protocol), que possui recursos nativos de criptografia.

    O protocolo FTP por si só não é vinculado à uma transferencia de informações entre hosts ou hosts/servidor ou servidor/servidor de forma segura, na verdade o FTP é um protocolo dedicado à transferência de arquivos e esta situado na camada 7 do modelo OSI (camada de aplicação)

    Ocorre que na camada de apresentação do modelo OSI é possível dispor do recurso de CRIPTOGRAFIA, associando protocolos como o FTP ou HTTP dentre outros às tecnologias TLS ou SSL que codificam as informações tornando-se incompreensiveis aos terceiros intrusos da rede.
  • Letra B errada

    As demais estão todas corretas!

  • LETRA B É O ERRO

    _____  RESUMÃO

    >>HTTP: Protocolo de transferência de hipertexto (páginas).


    É um protocolo de comunicação utilizado para a troca ou transferência de hipertexto.


    >> HTTPS: Protocolo de transferência segura de hipertexto


    >> FTP: Protocolo de transferência de arquivos


    >> POP3: Protocolo de recebimento de e-mail


    >> IMAP: Protocolo de recebimento de e-mail


    >> SMTP: Protocolo de envio de e-mail

    ______________________________________________________

     

     

     http://                     www.teste.com.br              /material              /x.html 
      (protocolo)         (servidor/domínio/máquina)        (caminho)             (recurso)

     

     

    ___

    PRO MA CA RE    PRO MA CA RE    PRO MA CA RE    PRO MA CA RE      PRO MA CA RE    PRO MA CA RE    

     

                                         PROTOCOLO MÁQUINA CAMINHO RECURSO

                                         PROTOCOLO MÁQUINA CAMINHO RECURSO

                                         PROTOCOLO MÁQUINA CAMINHO RECURSO

     

                         PROOOOOOOOO MAAAAAAAAA CAAAAAAAAA REEEEEEEEE

    __________________________________________________

    >>> DNS TRANSFORMA O NOME EM UM NÚMERO DE IP

    ________________________________

    DNS (Domain Name System). Traduzido de forma prática temos que ele resulta em um “sistema de resolução de nomes”. Ele resolve o nome que você digitou em um número e possibilita que o endereço solicitado seja localizado na rede.
    URL: (Uniform Resource Locator)

     


    Traduzido para o português temos Localizador Padrão de Recursos, ou Localizador Uniforme de Recursos, enfim, trata-se do endereço de um recurso (como uma página, um documento na web, etc.), disponível em uma rede; seja a Internet, ou mesmo uma rede corporativa como uma intranet.

     

    URL versus DOMÍNIO. Não confunda URL com domínio.


    A URL constitui o caminho padrão e completo para se acessar um recurso, incluindo o protocolo (ex. http, https, ftp) os separadores (ex. ://) o domínio, a porta e o caminho do recurso. Ex:


    URL: protocolo://dominio:porta/caminho/recurso ( NÃO PERCEBIA QUE TINHA ESSES DOIS TRAÇOS )


    O protocolo também pode aparecer na sintaxe da URL como “esquema”.


    URL: esquema://dominio:porta/caminho/recurso

    ______________________________

    Protocolo://domínio:porta/caminho/recurso#fragmento

     

    Protocolo : Meio de acesso , pode ser por exemplo , HTTP ou HTTPS(SSL ou TLS)

    Domínio:servidor que torna disponível o que você procura 

    Porta : é OPCIONAL , determina a conexão

    caminho: especifica os meios em que está o recurso

    #fragmento: é opcional . é uma parte dentro do recurso 

     

    Pra entender o esquema!

    [teoria] Protocolo://máquina/caminho/recurso
    [exemplo] http://www.vunesp.com.br/PCSP1206/status.html

  • GAB B. O CORRETO SERIA HTTPS.


ID
209455
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação à Planilha Eletrônica BrOffi-ce.org Calc é correto afirmar, exceto:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

    FORMATAR>MESCLAR CÉLULAS

     

    NAO EXISTE A OPÇAO DEFINIR

  • Letra D
    A transformação pode ser desfeita.

    No BrOffice 3.1 o Calc apresenta a seguinte mensagem: "Deseja mover o conteúdo das células ocultas para a primeira célula?".
    Se o usuário clicar em não o conteúdo das demais células ficará oculto. Se for desfeita a mescla o valor reaparecerá, portanto não há perda de dados.
     
    Já no excel 2003 e 2007 os dados são realmente perdidos.
  • na opção que tem ='Produto'.B4, essas aspas simples em Produto nao sao necessarias nao é? Coloquei no meu calc sem elas e funcionou.
  • Esta questão o cara tinha que saber minimamente sobre o botão desfazer, deu, tinha matado a questão....

    Essa transformação pode gerar perda de dados e não pode ser desfeita.

  • Lucas Falcão, as aspas simples realmente NÃO são necessárias. Elas só são necessárias para nomes de planilha com espaço OU nomes de planilha que sejam números (='4'.B2 ou ='Planilha de gastos'.A1)

  • Na minha versão do Calc fui lá em FORMATAR>>MESCLAR CÉLULAS>>MESCLAR E CENTRALIZAR CÉLULAS// MESCLAR CÉLULAS//DIVIDIR CÉLULAS foi o que eu enconrei!


ID
209458
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Jorge, Roberto e Nelson são três amigos que têm em comum o hábito de colecionar. Ca-da um deles coleciona um tipo de objeto diferen-te. Perguntados sobre o que colecionam, disse-ram o seguinte:

Nelson: O Roberto não coleciona discos.
Roberto: Eu coleciono moedas.
Jorge: O Nelson coleciona selos.

Dois deles falaram a verdade e um mentiu. O que Roberto, Jorge e Nelson colecionam, res-pectivamente?

Alternativas
Comentários
  • Conforme o enunciado, duas sentenças são verdadeiras e uma é falsa. Testando as possibilidades e verificando a compatibilidade entre as sentenças, temos:

    Assumindo que a 1º sentença seja falsa e as demais verdadeiras:

    1) Roberto coleciona discos. 2) Eu (Roberto) coleciono moedas. Houve conflito, pois Roberto não pode colecionar discos e moedas ao mesmo tempo. Assim essa hipótese não se confirmou.

     

    Assumindo que a 2º sentença seja falsa e as demais verdadeiras:

    1) Roberto não coleciona discos. 2) Eu (Roberto) não coleciono moedas. 3) O Nelson coleciona selos. Se Roberto não coleciona discos, nem moedas, ele só poderia colecionar selos, o que entra em conflito com a última sentença. Dessa forma, essa hipótese também não se confirma.

    Resta assumir que a terceira 3º sentença é a falsa, portanto:

    1) O Roberto não coleciona discos. 2) Eu (Roberto) coleciono moedas. 3) O Nelson não coleciona selos. Assim, temos que Roberto coleciona moedas, Nelson, discos e Jorge, selos. Como não houve conflito entre as sentenças, a hipótese está confirmada.

    Portanto, a alternativa correta é a "a".

     

  • Questão estremamente maliciosa.
    Tem que observar que no enunciado ele pede o que cada um coleciona em ordem diferente da que os personagens falaram: Roberto, Jorge e Nelson.
  • Tentei o método do professor do vídeo, nessa questão, e não rolou não =(


ID
209467
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

No pátio de uma fábrica estão estacionados cinco mil carros. Desses, 35% são do modelo Luxo, 32% são do modelo Intermediário e os demais são do modelo Popular. Uma enchente toma conta do pátio da fábrica e, após a baixa das águas, constata-se que, de todos os carros, somente 43% dos de modelo Popular não foram danificados. Quantos veículos sofreram danos com a enchente?

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ANULADA PELA BANCA

    PAULO.


ID
209476
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

"Controle da Administração pode ser concei-tuado como o conjunto de mecanismos jurídicos e administrativos por meio dos quais se fiscaliza e revisa a atividade administrativa em qualquer das esferas do Poder."

Sobre esse tema é correto afirmar, exceto:

Alternativas

ID
209482
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação aos serviços públicos, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

     O Presidente da República, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição,
    D E C R E T A
    TÍTULO I
    DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
    CAPÍTULO I
    DO OBJETO
    Art. 1º. Este Decreto estabelece normas para a fiel execução da Lei nº. 11.445, de 5 de janeiro de
    2007.............

    Seção VI- Da interrupção dos serviços

    § 1º Os serviços de abastecimento de água, além das hipóteses previstas no caput deste artigo,
    poderão ser interrompidos pelo prestador, após aviso com antecedência mínima de 30 (trinta) dias e
    prévia notificação:
    a) negativa do usuário em permitir a instalação de dispositivo de leitura de água consumida;
    b) inadimplemento do usuário do serviço de abastecimento de água, do pagamento das tarifas ou
    outros preços públicos ou de taxas;

     

  • Complementando a resposta da colega: 

    A Lei 8.987/95, que dispõe sobre as concessões e permissões de serviços públicos, em seu art. 6º, § 3º, II, prevê que não fere o princípio da continuidade a interrupção do serviço por motivo de inadimplência do usuário, desde que haja prévia comunicação do devedor.

  • A Lei 9.074/1995, no seu art. 1º, expressamente autorizou a União a prestar ou a realizar de forma indireta, mediante concessão ou, se cabível, permissão, nos termos da Lei 8987/1995, os seguintes serviços e obras públicas:
    • vias federais, precedidas ou não da execução de obra pública;
    • exploração de obras ou serviços federais de barragens, contenções, eclusas, diques e irrigações, precedidas ou não da execução de obras públicas;
    • estações aduaneiras e outros terminais alfandegados de uso público, não instalados em área de porto ou aeroporto, prcedidos ou não de obras públicas; e
    • os serviços postais.
  •  

    Apesar de realmente verificar que a questão B está "mais incorreta", segundo minhas anotações das aulas profa Fernanda Marinela, o serviço postal deve ser prestado com exclusividade pelo Estado, que não pode conceder. O fundamento seria o art. 21, X, CF.

    Alguém pode ajudar? Agora fiquei confuso.

  • GABARITO: B

    Art. 6º. § 3o Não se caracteriza como descontinuidade do serviço a sua interrupção em situação de emergência ou após prévio aviso, quando: II - por inadimplemento do usuário, considerado o interesse da coletividade.


ID
209497
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições, exceto:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B - Conforme estabelece a CR/88, em seu art. 38:

     

    Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:

    A) CORRETA V - para efeito de benefício previdenciário, no caso de afastamento, os valores serão determinados como se no exercício estivesse.

    B) ERRADA (Faltou a Exceção) IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;

    C) CORRETA I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;

    D) CORRETA II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

    E) CORRETA III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;


     

  • Questão b

    Art 38. IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;

    a questão diz que o seu tempo de serviço não será contado.

    E não como o colega informou abaixo, alegando estar incompleta.

    bons estudos

  • A banca se superou em termos de apego à literalidade colocando na alternativa E "será aplicada a norma do inciso anterior"; não se deram nem ao trabalho de colocar o conteúdo do "inciso anterior":

    CF, artigo 38: Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:
    I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;
    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;
    III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;
  • É puro ( ctrl + C )  >>>  ( ctrl + V ) por parte da maioria das bancas...

  • hahaha é para rir da ACAFE!!! Copia e Cota total ;D

     

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa INCORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos. Vejamos:

    A. CERTO.

    "Art. 38, CF. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:

    V - para efeito de benefício previdenciário, no caso de afastamento, os valores serão determinados como se no exercício estivesse.”

    B. ERRADO.

    "Art. 38, CF. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:

    IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento.”

    C. CERTO.

    "Art. 38, CF. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:

    I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função.”

    D. CERTO.

    "Art. 38, CF. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração”.

    E. CERTO.

    "Art. 38, CF. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:

    III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior.”

    GABARITO: ALTERNATIVA B.


ID
209500
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação do Ministério Público
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar nº 75, de 20/05/1993, é correto afirmar, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Art. 208. Os membros do Ministério Público da União, após dois anos de efetivo exercício, só poderão ser demitidos por decisão judicial transitada em julgado.

    Parágrafo único. A propositura de ação para perda de cargo, quando decorrente de proposta do Conselho Superior depois de apreciado o processo administrativo, acarretará o afastamento do membro do Ministério Público da União do exercício de suas funções, com a perda dos vencimentos e das vantagens pecuniárias do respectivo cargo.

  • ERRADA - A PROPOSITURA não pode gerar todos esses efeitos (perda de cargo, vencimento e vantagens) simplesmente por não ser uma decisão definitiva (transito em julgado) - Vale lembrar que o Membro do MPU só pode ser Demitido com ação judicial com transito em julgado.

  • GABARITO LETRA D

     A propositura de ação para perda de cargo NÃO acarreta de imediato o afastamento do membro do Ministério Público; Proposta a ação de demissão, acarreta de imediato a abertura do PROCESSO ADMINISTRATIVO!

  • Letra E (falsa). Inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, por decisão de maioria absoluta do conselho superior (art. 128,§ 5º, I, b, CF). Assim, o texto do art. 209 da LC 75 está desatualizado.

  • A - CORRETO - Vide ''E''.

     

    B - CORRETO - LC.75/93, ART.8º,§4º.

     

    C - CORRETO - NENHUM AURORIDADE PODERÁ OPOR AO MP. A EXCEÇÃO DE SIGILO, SEM PREJUÍZO DA SUBSISTÊNCIA DO CARÁTER SIGILOSO DA INFORMAÇÃO, DO REGISTRO, DO DADO, OU DO DOCUMENTO QUE LHE SEJA FORNECIDO. EX.: A VIOLAÇÃO DE CUMUNICAÇÕES TELEFÔNICAS É POSSÍVEL DESDE QUE PERANTE ORDEM JUDICIAL. 

     

    D - ERRADO - 1º É NECESSÁRIO QUE SEJA UMA SENTENÇA JUDICIAL ESPECÍFICA PARA A PERDA DO CARGO. 2º A PERDA DE VENCIMENTOS E VANTAGENS DAR-SE-Á PELO TRÂNSITO EM JULGADO DA REFERIDA AÇÃO.

     

    E - CORRETO - O SERVIDOR NÃO PODE SER REMOVIDO. A NÃO SER:

        - DE OFÍCIO (punição): POR INICIATIVA DO PROCURADOR-GERAL DO RESPECTIVO RAMO, OCORRERÁ SOMENTE POR MOTIVO DE INTERESSE PÚBLICO, MEDIANTE DECISÃO DO CONSELHO SUPERIOR DO RESPECTIVO RAMO PELO VOTO DA MAIORIA ABSOLUTA DE SEUS MEMBROS, ASSEGURADA AMPLA DEFESA.

        - A PEDIDO SINGULAR: MEDIANTE REQUERIMENTE DO INTERESSADO.

        - POR PERMUTA: MEDIANTE REQUERIMENTE DOS INTERESSADOS.

     

     

     

     

    GABARITO ''D''

  • Gabarito Letra D, todas com base na LC 75/93.

    A) CORRETA. “Art. 210. A remoção, para efeito desta lei complementar, é qualquer alteração de lotação. Parágrafo único. A remoção será feita de ofício, a pedido singular ou por permuta”.

    B) CORRETA. “Art. 8º.  § 4º As correspondências, notificações, requisições e intimações do Ministério Público quando tiverem como destinatário o Presidente da República, o Vice-Presidente da República, membro do Congresso Nacional, Ministro do STF, Ministro de Estado, Ministro de Tribunal Superior, Ministro do TCU ou chefe de missão diplomática de caráter permanente serão encaminhadas e levadas a efeito pelo Procurador-Geral da República ou outro órgão do Ministério Público a quem essa atribuição seja delegada, cabendo às autoridades mencionadas fixar data, hora e local em que puderem ser ouvidas, se for o caso”.

    C) CORRETA. “Art. 8º. § 2º Nenhuma autoridade poderá opor ao Ministério Público, sob qualquer pretexto, a exceção de sigilo, sem prejuízo da subsistência do caráter sigiloso da informação, do registro, do dado ou do documento que lhe seja fornecido”.

    D) INCORRETA. A questão diz: “A propositura de ação para perda de cargo acarreta de imediato o afastamento do membro do Ministério Público do exercício de suas funções, com a perda dos vencimentos e das vantagens pecuniárias do respectivo cargo”.

    Porém,a lei não prevê que o afastamento seja imediato, mas mediante processo administrativo.

     “Art. 208. Parágrafo único. A propositura de ação para perda de cargo, quando decorrente de proposta do Conselho Superior depois de apreciado o processo administrativo, acarretará o afastamento do membro do Ministério Público da União do exercício de suas funções, com a perda dos vencimentos e das vantagens pecuniárias do respectivo cargo”.

    E) CORRETA. “Art. 209. Os membros do Ministério Público da União são inamovíveis, salvo motivo de interesse público, na forma desta lei complementar”.

     

     

     

  • De acordo com a Lei Complementar nº 75, de 20/05/1993, é correto afirmar, exceto:

     

    d) A propositura de ação para perda de cargo acarreta de imediato o afastamento do membro do Ministério Público do exercício de suas funções, com a perda dos vencimentos e das vantagens pecuniárias do respectivo cargo.

     

    Art. 208. Os membros do Ministério Público da União, após dois anos de efetivo exercício, só poderão ser demitidos por decisão judicial transitada em julgado.

     

            Parágrafo único. A propositura de ação para perda de cargo, quando decorrente de proposta do Conselho Superior depois de apreciado o processo administrativo, acarretará o afastamento do membro do Ministério Público da União do exercício de suas funções, com a perda dos vencimentos e das vantagens pecuniárias do respectivo cargo.

            

  • LC 75/93:

     

    a) Art. 210.

     

    b) c) Art. 8º, §§ 2º, 4º.

     

    d) Art. 208. Parágrafo único. A propositura de ação para perda de cargo, quando decorrente de proposta do Conselho Superior depois de apreciado o processo administrativo, acarretará o afastamento do membro do Ministério Público da União do exercício de suas funções, com a perda dos vencimentos e das vantagens pecuniárias do respectivo cargo.

     

    e) Art. 209.

  • RESOLUÇÃO:

    Alternativa A: Remoção é qualquer alteração de lotação sendo que esta será feita de ofício, a pedido singular ou por permuta. A assertiva está correta tendo em vista o disposto no art. 210 da Lei Complementar n.º 75/1993, que dispõe sobre a organização, as atribuições e o estatuto do Ministério Público da União (MPU), vejamos: Art. 210. A remoção, para efeito desta lei complementar, é qualquer alteração de lotação. Parágrafo único. A remoção será feita de ofício, a pedido singular ou por permuta.

    Alternativa B: As correspondências, notificações, requisições e intimações do Ministério Público, quando tiverem como destinatário o Presidente da República, serão encaminhadas e levadas a efeito pelo Procurador-Geral da República ou outro órgão do Ministério Público a quem essa atribuição seja delegada, cabendo às autoridades mencionadas fixar data, hora e local em que puderem ser ouvidas, se for o caso. A assertiva está correta tendo em vista o disposto no art. 8, §4º da Lei Complementar n.º 75/1993, que dispõe sobre a organização, as atribuições e o estatuto do Ministério Público da União (MPU), vejamos: Art. 8º. Para o exercício de suas atribuições, o Ministério Público da União poderá, nos procedimentos de sua competência: § 4º As correspondências, notificações, requisições e intimações do Ministério Público quando tiverem como destinatário o Presidente da República, o Vice-Presidente da República, membro do Congresso Nacional, Ministro do STF, Ministro de Estado, Ministro de Tribunal Superior, Ministro do TCU ou chefe de missão diplomática de caráter permanente serão encaminhadas e levadas a efeito pelo Procurador-Geral da República ou outro órgão do Ministério Público a quem essa atribuição seja delegada, cabendo às autoridades mencionadas fixar data, hora e local em que puderem ser ouvidas, se for o caso.

    Alternativa C: Nenhuma autoridade poderá opor ao Ministério Público, sob qualquer pretexto, a exceção de sigilo, sem prejuízo da subsistência do caráter sigiloso da informação, do registro, do dado ou do documento que lhe seja fornecido. A assertiva está correta tendo em vista o disposto no art. 8, §2º da Lei Complementar n.º 75/1993, que dispõe sobre a organização, as atribuições e o estatuto do Ministério Público da União (MPU), vejamos: Art. 8º. Para o exercício de suas atribuições, o Ministério Público da União poderá, nos procedimentos de sua competência: § 2º Nenhuma autoridade poderá opor ao Ministério Público, sob qualquer pretexto, a exceção de sigilo, sem prejuízo da subsistência do caráter sigiloso da informação, do registro, do dado ou do documento que lhe seja fornecido.

    Alternativa D: A propositura de ação para perda de cargo acarreta de imediato o afastamento do membro do Ministério Público do exercício de suas funções, com a perda dos vencimentos e das vantagens pecuniárias do respectivo cargo. A assertiva está incorreta, tendo em vista o disposto no art. 208  da Lei Complementar n.º 75/1993, que dispõe sobre a organização, as atribuições e o estatuto do Ministério Público da União (MPU), vejamos: Art. 208. Os membros do Ministério Público da União, após dois anos de efetivo exercício, só poderão ser demitidos por decisão judicial transitada em julgado. Parágrafo único. A propositura de ação para perda de cargo, quando decorrente de proposta do Conselho Superior depois de apreciado o processo administrativo, acarretará o afastamento do membro do Ministério Público da União do exercício de suas funções, com a perda dos vencimentos e das vantagens pecuniárias do respectivo cargo

    Alternativa E: Os membros do Ministério Público da União são inamovíveis, salvo motivo de interesse público, na forma desta lei complementar. A assertiva está correta tendo em vista o disposto no art. 209 da Lei Complementar n.º 75/1993, que dispõe sobre a organização, as atribuições e o estatuto do Ministério Público da União (MPU), vejamos: Art. 209. Os membros do Ministério Público da União são inamovíveis, salvo motivo de interesse público, na forma desta lei complementar.

    Como a questão pede a alternativa incorreta, então nosso gabarito é a letra D.

    Resposta: D


ID
209503
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre a Lei 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, é correto afirmar, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra E.

    A Lei 8.666, se trata de normas gerais, para a administração pública de TODAS AS ESFERAS DE GOVERNO, logo não pode se tratar de um "ato administrativo formal, DEPENDENDO, contudo da esfera da administração pública", conforme afirma a alternativa E.

     

    LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993
    Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.
     

    Art. 1o Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

    Parágrafo único. Subordinam-se ao regime desta Lei, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

  • Letra E.

    Embora o principio do formalismo não se encontre expresso no caput do art. 3º, é incluído por Hely Lopes Meirelles como princípio cardeal das licitações e está enunciado no art 4º, parágrafo único da lei 8666/93, segundo o qual o procedimento licitatório previsto nesta lei caracteriza ato administrativo formal,seja ele praticado em qualquer esfera da Administração Pública.

  • Esta questão está desatualizada(Letra C),pois de acordo Redação dada pela Medida Provisória nº 495, de 2010

    Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços:

     I - produzidos no País;

     II - produzidos ou prestados por empresas brasileiras

     III - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País.

    Grande abraço e bons estudos.

  • Desculpe amigo, mas não encontrei erros na alternativa C, pois a mesma a que faz referência está certa! a única coisa que falta é  complementar a alternativa.

    c) Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, inicialmente, aos bens e serviços produzidos ou prestados por empresas brasileiras de capital nacional. e apoio a tecnologia

  • Art. 4o Todos quantos participem de licitação promovida pelos órgãos ou entidades a que se refere o art. 1º têm direito público subjetivo à fiel observância do pertinente procedimento estabelecido nesta lei, podendo qualquer cidadão acompanhar o seu desenvolvimento, desde que não interfira de modo a perturbar ou impedir a realização dos trabalhos.

    Parágrafo único. O procedimento licitatório previsto nesta lei caracteriza ato administrativo formal, seja ele praticado em qualquer esfera da Administração Pública.

  • Com todo respeito ao colega Rodolfo Custódio , não há erros na questão "C" porque o exercício pede qual a alternativa incorreta, no caso a 'E'.  

  • Art. 4o Todos quantos participem de licitação promovida pelos órgãos ou entidades a que se refere o art. 1º têm direito público subjetivo à fiel observância do pertinente procedimento estabelecido nesta lei, podendo qualquer cidadão acompanhar o seu desenvolvimento, desde que não interfira de modo a perturbar ou impedir a realização dos trabalhos.

    Parágrafo único. O procedimento licitatório previsto nesta lei caracteriza ato administrativo formal, seja ele praticado em qualquer esfera da Administração Pública.

  • A letra C tb está errada... essa redaçao é antiga...

    a ordem de desempate agora é:

    1) Produzidos no país (independente de ser capital nacional ou nao)

    2) Produzidos ou prestados por empresas brtasileiras (aqui sim há preferência por empresa brasilira)

    3) produzidos ou prestados por empresa que invista em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias no país.

    Ou seja, a alternativa se refere ao segundo critério de desempate!!!

  • Esta questão está desatualizada. Conforme a Lei 12.349/2010 (conversão da Medida Provisória nº 495/2010), a nova redação do art. 3º, § 2º, da Lei 8.666/93 é a seguinte:

    § 2o  Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços:
    I - produzidos ou prestados por empresas brasileiras de capital nacional; (Revogado pela Lei nº 12.349, de 2010)
    II - produzidos no País;
    III - produzidos ou prestados por empresas brasileiras.
     I - produzidos no País; (Redação dada pela Medida Provisória nº 495, de 2010) 
    II - produzidos ou prestados por empresas brasileiras; e (Redação dada pela Medida Provisória nº 495, de 2010)
     III - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País. (Redação dada pela Medida Provisória nº 495, de 2010)
    IV - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País. (Incluído pela Lei nº 11.196, de 2005)

  • Atenção, pessoal!
    O Gabarito é letra "e", pois, como já foi explicado, independe da esfera da Administração Pública.


    Só faço uma pequena observação quanto às letras "a" e "c", pois sofreram uma pequena alteração em sua redação.
    Vamos lá:
     
    A) Art. 3o A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos. (Redação dada pela Lei nº 12.349, de 2010)

    C) § 2o Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços:
    I - (Revogado pela Lei nº 12.349, de 2010)
    II - produzidos no País;
    III - produzidos ou prestados por empresas brasileiras.
    IV - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País. (Incluído pela Lei nº 11.196, de 2005)


    Bons estudos ^^

ID
209509
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Pela Lei 4.320/64, o conceito "agrupamento de serviços subordinados ao mesmo órgão ou repartição a que serão consignadas dotações próprias" se refere a:

Alternativas
Comentários
  • Art. 14. Constitui unidade orçamentária o agrupamento de serviços subordinados ao mesmo órgão ou repartição a que serão consignadas dotações próprias.

    Parágrafo Único. Em casos excepcionais, serão consignadas dotações a unidades administrativas subordinadas ao mesmo órgão.

    Unidade orçamentária, nesse sentido, é o órgão ou agrupamento de serviços com autoridade para movimentar dotações, com responsabilidade pelo planejamento e execução de certos projetos e atividades e com competência para autorizar despesa e/ ou empenhar.

  • Acertei mais por dedução do que por conhecimento da questão.

    Item A




    Bons estudos!
  • Art. 14. Constitui UNIDADE ORÇAMENTÁRIA:

    -> agrupamento de serviços subordinados ao mesmo órgão, ou

    -> repartição a que serão consignadas dotações próprias

  • Complementando...

    ORGÃO ORÇAMENTÁRIO = agrupamentos de unidades orçamentárias     (Fonte: MCASP 7ª pag. 69)

    UNIDADE ORÇAMENTÁRIA = agrupamento de serviços subordinados ao mesmo órgão ou repartição a que serão consignadas dotações próprias.

    (Fonte: 4320/64 art, 14.)

    UNIDADE ADMINISTRATIVA = Segmento da administração direta ao qual a Lei Orçamentária Anual (LOA) não consigna recursos e que depende de destaques ou provisões para executar seus programas de trabalho.       (Fonte: http://www2.camara.leg.br/glossario/u.html)

     


ID
209515
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

De um modo geral, os administradores precisam compreender o comportamento dos indivíduos para que sejam capazes de dirigi-los na consecução dos objetivos organizacionais. Dentre as dimensões do comportamento estão as atitudes que, por sua vez, se dividem em três componentes.

Assinale a alternativa correta sobre os com-ponentes das atitudes.

Alternativas
Comentários
  •  Resposta: Letra E.

    As atitudes

    A atitude é a uma tendência ou predisposição a responder a um determinado objeto social (pessoa, situação) de uma forma positiva ou negativa. A atitude não é, portanto, um comportamento mas uma predisposição uma tendência relativamente estável para uma pessoa se comportar de determinada maneira. As atitudes não são diretamente observáveis: inferem-se dos comportamentos.

    Componentes das atitudes:

    Componente cognitiva – trata-se das ideias e crenças sobre um objeto social (pessoa, situação, grupo social).

    Componente afectiva – trata-se dos sentimentos e do sistema de valores: a pessoa desenvolve sentimentos positivos ou negativos, agradáveis ou desagradáveis, relativamente ao objeto social.

    Componente comportamental – conjunto de respostas do sujeito face ao objeto social e que depende das ideias e crenças bem como dos valores.
     

  •  atitudes são constatações, favoráveis ou desfavoráveis, em relação a objetos, pessoas ou eventos. Uma atitude é formada por três componentes: cognição, afeto e comportamento.

    O plano cognitivo está relacionado ao conhecimento consciente de determinado fato. O componente afetivo corresponde ao segmento emocional ou sentimental de uma atitude. Por fim, a vertente comportamental está relacionada à intenção de permitir-se de determinada maneira com relação a alguém, alguma coisa ou situação.

    Para melhor compreensão, tomemos o seguinte exemplo. Algumas pessoas têm o hábito de fumar. E a pergunta que sempre se faz aos fumantes é o motivo pelo qual não declinam desta prática mesmo estando cientes de todos os malefícios à saúde cientificamente comprovados.

    Analisando este fato à luz dos três componentes de uma atitude podemos atinar o que acontece. O fumante, em regra, tem plena consciência de que seu hábito é prejudicial à saúde. Ou seja, o componente cognitivo está presente. Porém, como ele não sente que esta prática esteja minando seu organismo, continua a fumar. Contudo, se um dia uma pessoa próxima morrer vitimada por um enfisema, ou ainda, o próprio fumante for internado com indícios de problemas cardíacos decorrentes do fumo, então a porta para acessar o aspecto emocional será aberta: ao sentir o mal ao qual está se sujeitando, o indivíduo decidirá agir, mudando seu comportamento, deixando de fumar.

    As pessoas acham que atitude é ação. Todavia, atitude é racionalizar, sentir e externar. E não se trata de um processo exógeno. É algo interno, que deve ocorrer de dentro para fora. E entre a conscientização e a ação, é necessário estar presente o sentimento como elo. Ou você sente, ou não muda.

  • Essa questão tá corretamente classificada dentro de Avaliação de Desempenho? Sei que você tá correndo contra o tempo, mas se puder gastar 20segundos, vai lá no meu perfil responder. :)) abraço!!

ID
209518
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A percepção pode ser definida como o processo cognitivo, por meio do qual as pessoas organizam e interpretam suas impressões sensoriais (SOBRAL; PECI, 2008). Para minimizar a complexidade do mundo, as pessoas fazem uso de atalhos em seus sistemas de percepção que lhes permitem processar informações e julgar os outros. A percepção focaliza alguns estímulos e ignora outros, provocando distorções.

Assinale a alternativa correta em relação aos principais tipos de distorções perceptivas.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra A

    Percepção seletiva: ocorre quando a pessoa percebe apenas alguns elementos da mensagem comunicada, devido à sua percepção individual. As necessidades, influências sociais e culturais, atitudes e vontades de cada pessoa interagem para determinar quais estímulos são importantes de serem percebidos.

  • Estereótipo = atribui-se um indivíduo a um grupo com base em um percepção, atribui-se as demais caraterísticas do grupo ao indivíduo.
    Efeito de halo = similar ao estereótipo, é qndo se generaliza sobre os atributo de um indivíduos com base em uma ou poucas características.
    Ambos são generalizações

    Projeção = quando as pessoas designam a outras sentimentos e características que possuem.
    Percepção seletiva = ocorre quando a pessoa separa certa informação que apóia ou reforça uma convicção anterior e filtra a informação que não confirma sua opinião.

ID
209521
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O Modelo dos Cinco Fatores de Personalidade (Big Five) é uma construção teórica que descreve a personalidade humana com base em cinco dimensões. Uma dessas dimensões diz respeito ao grau em que uma pessoa é calma, entusiasta e segura (positivo) ou tensa, nervosa e insegura (negativo).

O fator de personalidade descrito é:

Alternativas
Comentários
  • Meu livro Robbins - Comportamento Orgnizacional pg 81 
  • Ohhh Julio. A gente gostaria muito de saber o que está escrito no livro que justifica a questão. Escreve pra gente ;-) . Valeu!
  • Questão de bom senso.

    Segue a teoria

    Big Five (port. "cinco grandes") refere-se em psicologia aos cinco fatores da personalidade descritos pelo método lexical, ou seja, baseado em uma análise linguística[1]:
    1. Neuroticismo ou e(in)stabilidade emocional(ingl. neuroticism)- descrito no enunciado e portanto resposta da questão.
    2. Extroversão (extraversion)- Tímido ou com grande capacidade de comunicação
    3. Amabilidade (agreeableness)- amável ou ríspido
    4. Conscienciosidade ou meticulosidade (conscientiousness)- detalhista ou frívolo (superficial)
    5. Abertura para o novo (openness to experience)- Inovador ou tradicional
    1. Asendorpf, Jens B. (2004). Psychologie der Persönlichkeit (3. Aufl.). Berlin: Springer.
  • Vou transcrever aqui o que tem no meu livro (e não o do Julio) do Robbins, Comportamento Organizacional na página 81:

    O modelo Big Five foi o teste realizado por John Bearden que o levou a repensar sua maneira de gerir pessoas.
    Nos anos recentes, um número considerável de pesquisas indica que cinco dimensões básicas dão base para todas as outras e englobam as variações mais significativas na personalidade humana. Estes cinco fatores são:

     - Extroversão. Esta dimensão se refere ao nível de conforto de uma pessoa com seus relacionamentos. os extrovertidos costumam ser gregários, afirmativos e sociáveis. Os introvertidos costumam ser reservados, tímidos e quietos.

     - Amabilidade. Esta dimensão refere-se à propensão de um indivíduo em acatar as idéias dos outros. As pessoas muito amáveis são cooperativas, receptivas e confiantes. As pessoas que têm baixa pontuação nesta dimensão são frias, desagradáves e confrontadoras.

     - Consciência. Esta dimensão é uma medida de confiabilidade. uma pessoa altamente consciente é responsável, organizada, confiável e persistente. Aqueles que têm baixa pontuação nesta dimensão são facilmente distraídos, desorganizados e pouco confiáveis.

     - Estabilidade emocional. Esta dimensão se refere à capacidade de uma pessoa para enfrentar o estresse. As pessoas com estabilidade emocional positiva costumam ser calmas, autoconfiantes e seguras. Aqueles com pontuação negativa tendem a ser nervosos ansioso, deprimidos e inseguros.

     - Abertura para experiências. A última dimensão se refere aos interesses de uma pessoa e ser facínio por novidades. pessoas extremamente abertas são criativas, curiosas e sensíveis artísticamente. os que ficam na outra ponta desta dimensão tendem a ser convencionais e se sentem melhores com o que lhe é familiar.

     

    Portanto depois de todo esse conteúdo do livro a QUESTÃO CORRETA É A LETRA B

  • Neuroticismo

    Neuroticismo é a tendência para experimentar emoções negativas, como raiva, ansiedade ou depressão. Por vezes é chamada de instabilidade emocional. Aqueles com um grau elevado de neuroticismo são emocionalmente reactivos e vulneráveis ao stress. Eles são mais predispostos a interpretar situações normais como sendo ameaçadores, e pequenas frustrações como dificuldades sem esperança. As suas reacções emocionais negativas tendem a persistir por períodos invulgarmente longos, o que significa que eles estão usualmente com má disposição. Esses problemas na regulação emocional podem diminuir a capacidades dessas pessoas para pensar claramente, tomar decisões e lidar de forma apropriada com o stress.

    No outro extremo da escala, indivíduos com baixo neuroticismo são mais difíceis de serem perturbados e são menos reactivos emocionalmente. Eles tendem a ser calmos, emocionalmente estáveis, e livres de sentimentos negativos persistentes; no entanto, a escassez de sentimentos negativos não significa necessariamente que estes indivíduos experimentem muitos sentimentos positivos.

  • Extroversão

    Extroversão é caracterizada por emoções positivas e pela tendência para procurar estimulação e a companhia dos outros. Este traço é marcado pelo profundo envolvimento com o mundo exterior. Os extrovertidos gostam de estar com pessoas, e são usualmente vistos como sendo cheios de energia. Eles tendem a ser indivíduos entusiastas e virados para a acção, que provavelmente dizem “Sim!” ou “Vamos a isso!” perante oportunidades de excitação. Em grupos eles tendem a ser faladores, assertivos e a chamar as atenções para sí.

    Os introvertidos não têm a exuberância social e os níveis de actividade dos extrovertidos. Eles tendem a parecer calmos, ponderados e menos envolvidos com o mundo social. A sua falta de envolvimento social não deve ser interpretada como timidez ou depressão. Os introvertidos simplesmente necessitam de menos estimulação e de mais tempo sozinhos do que os extrovertidos. Eles podem ser bastante activos e enérgicos, mas não socialmente.

  • Amabilidade

    Amabilidade é a tendência para ser compassivo e cooperante em vez de suspeitoso e antagonista face aos outros. Este traço reflecte diferenças individuais na preocupação com a harmonia social. Individuos “amáveis” valorizam a boa relação com os outros. Eles são geralmente respeitosos, amigáveis, generosos, prestáveis e dispostos a fazer compromissos. Pessoas “amigáveis” têm também uma visão optimista da natureza humana. Elas acreditam que as pessoas são basicamente honestas, decentes e dignas de confiança.

    Individuos “não-amigáveis” põem o interesse próprio acima da boa relação com os outros. Eles normalmente não se preocupam com o bem-estar dos outros, e por vezes o seu cepticismo acerca dos motivos dos outros fá-los ser desconfiados e pouco cooperativos.

  • Conscienciosidade

    Conscienciosidade é a tendência para mostrar auto-disciplina, orientação para os deveres e para atingir os objectivos. Este traço mostra uma preferência pelo comportamento planeado em vez de espontâneo. Influencia a maneira como controlámos e dirigimos os nossos impulsos.

    Abertura para o novo

    Abertura é o interesse pela arte, emoção, aventura, ideias fora do comum, imaginação, curiosidade, e variedade de experiências. Este traço distingue as pessoas imaginativas das “terra-a-terra” e convencionais. As pessoas com elevada abertura são intelectualmente curiosas, apreciadoras da arte, e sensíveis à beleza. Elas tendem a ser, comparadas com as pessoas “fechadas”, mais criativas, a prestar mais atenção aos seus sentimentos e a terem opiniões não convencionais.

    As pessoas com baixo grau de abertura tendem a ter interesses mais convencionais e tradicionais. Elas preferem o simples, claro e óbio ao complexo, ambíguo e subtil. Elas podem ver as artes e as ciências com suspeita ou achá-las desinteressantes.

      
    Fonte: 
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Five_(psicologia)  

  • Analisando cada assertiva, temos:

    a) extroversão. (avalia a quantidade e intensidade de interações interpessoais. Alta pontuação neste fator significa uma pessoa sociável, falante, carinhosa, que gosta de se divertir)

    b) estabilidade emocional. (o Neuroticismo avalia o ajustamento versus instabilidade emocional. Alta pontuação em neuroticismo está relacionada à preocupação, insegurança, nervosismo e tensão. Quanto mais baixa a pontuação neste fator, mais estabilidade emocional a pessoa apresenta, sendo calma, segura e entusiasta).

    c) agradabilidade. (avalia a qualidade da orientação interpessoal do indivíduo. Alta pontuação demonstra uma pessoa generosa, bondosa, confiante, prestativa, clemente, crédula e honesta).

    d) senso de responsabilidade.(avalia o grau de organização, persistência e motivação. Alta pontuação relaciona-se às pessoas organizadas, confiáveis, trabalhadoras, autodisciplinadas, pontuais, escrupulosas, asseadas, ambiciosas, perseverantes, cuidadosas e honestas).

    e) abertura para experiências. (avalia a atividade proativa e a apreciação da experiência por si só. Pessoas abertas para novas experiências são curiosas, criativas, originais, imaginativas e não-tradicionais).

    A questão pede a dimensão relacionada ao "grau em que uma pessoa é calma, entusiasta e segura (positivo) ou tensa, nervosa e insegura (negativo)". Assim, a resposta correta é a letra (b).



ID
209524
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As teorias que fazem parte da perspectiva de processo e buscam que compreender o "como" da motivação, ou seja, o processo de pensamento por meio do qual as pessoas decidem como agir são:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra C

     

    Teoria da expectativa (ou expectância) de Victor Vroom: esta teoria é construída em função da relação entre trê variáveis: Valência, força (instrumentalidade) e expectativa, referentes a um determinado objetivo.
    Valência é a orientação afetiva em direção a resultados particulares. Pode-se traduzi-la como a preferência em direção, ou não, a determinados objetivos. Valência positiva atrai o comportamento em sua direção, valência zero é indiferente e valência negativa é algo que o indivíduo prefere não busca. Em outras palavras, a valência tem a ver com o desejo do indivíduo em relação a determinado resultado. No caso de valência positiva, o resultado pode ser uma recompensa ou algo que o indivíduo deseja. Valência negativa é um evento que o indivíduo não quer que ocorra.
    Expectativa é o grau de probabilidade que o indivíduo atribui a determinado evento, em função da relação entre o esforço que vai ser despendido no evento e o resultado que se busca alcançar.
    Força, ou instrumentalidade, por sua vez, é o grau de energia que o indivíduo irá ter que gastar em sua ação para alcançar o objetivo.


    Teoria da equidade: a motivação está diretamente relacionada à percepção que o indivíduo tem a respeito da justiça de sua situação profissional. É também conhecida como teoria da comparação social.


    Teoria do Estabelecimento de Objetivos: Edwin Locke (1968) concluiu que a intenção de trabalhar em direção a algum objetivo constitui uma grande fonte de motivação. Os objetivos influenciam o comportamento das pessoas. Os objetivos específicos melhoram o desempenho, enquanto os difíceis, quando
    aceitos pela pessoa, resultam em desempenho mais elevado do que os fáceis. Estabelecer objetivos é o processo de desenvolver, negociar e formalizar metas ou objetivos que uma pessoa se responsabiliza por alcançar.

     

    Fonte: material do Ponto dos Concursos

  • Teorias de processo – COMO motiva as pessoas.
    Teorias de conteúdo – O QUE motiva as pessoas.

    TEORIAS DE PROCESSO: Modelo do Comportamento, Teoria da Expectativa ou Expectância (Vromm), Behaviorismo (Skinner), Teoria da Equidade (Adams).

    TEORIAS DE CONTEÚDO:Hierarquia das necessidades (Pirâmide) de Maslow, Teoria dos dois fatores (Herzberg), Teoria X e Y de MacGregor.

    1) David McClelland, Psicólogo americano, Apresentou 3 necessidades ou motivos como os responsáveis pelo comportamento humano. A essa teoria chamou de Teoria da Motivação pelo Êxito e / ou Medo. Para ele os principais vetores da necessidade para que um ser humano pudesse obter a sua satisfação eram:


    Necessidade         Meio para obter a Satisfação

    Realização      -     Competir como forma de auto-avaliação
    Afiliação           -     Relacionar-se cordial e afetuosamente
    Poder              -      Exercer influência

    2) Maslow define um conjunto de cinco necessidades descritas na pirâmide.

    * necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;
    * necessidades de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida;
    * necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;
    * necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos;
    * necessidades de auto-realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser: "What humans can be, they must be: they must be true to their own nature!" (Tradução: "O que os humanos podem ser, eles devem ser: Eles devem ser verdadeiros com a sua própria natureza).

    É neste último patamar da pirâmide que Maslow considera que a pessoa tem que ser coerente com aquilo que é na realidade "... temos de ser tudo o que somos capazes de ser, desenvolver os nossos potenciais".

    Bons estudos!!
     

  •  • As teorias de conteúdo seriam aquelas que se referem ao conteúdo da motivação, ou seja, o que leva o indivíduo a se motivar.

     

     Teorias de Conteúdo
    • Teoria da Hierarquia das necessidades de Maslow;
    • Teoria ERC (ERG), de Aldefer;
    • Teoria dos dois fatores;
    • Teoria das necessidades de McClelland.

      Teorias de Processo
    • As teorias de processos seriam aquelas que se referem ao
    processo motivacional e seu funcionamento.
    • Teoria da Equidade;
     • Teoria da Definição de Objetivos;
    • Teoria da Expectância ou expectativa

  • AS TEORIAS MOTIVACIONAIS SE DIVIDEM EM:

      * Teorias de Contéudo       

    1.Teoria das Necessidades - Maslow

    2.Teoria ERC - Alderf

    3.Teoria dos Dois Fatores (Higiênicos e Motivacionais) - Herberg

    4.Teoria X e Y - Mc Gregor

    5.Teoria das Necessidades Adquiridas de McClelland (Realização, Afiliação e Poder)

          

     * Teorias de Processo

    1. Teoria da Expectativa/Expectância - Vroom

    2. Teoria do Reforço - Skinner

    3. Teoria da Equidade - Stacy Adams

    4. Teoria da Autoeficácia - Bandura

    5. Teoria da Definição dos Objetivos - Edwin Locke

     

    Fonte: Giovanna Carranza

  • AS TEORIAS MOTIVACIONAIS SE DIVIDEM EM:


    >> Teorias de PROCESSO COMO motiva as pessoas.


    >> Teorias de CONTEÚDOO QUE motiva as pessoa


     * Teorias de Contéudo       

    1.Teoria das Necessidades - Maslow


    2.Teoria ERC - Alderf


    3.Teoria dos Dois Fatores (Higiênicos e Motivacionais) - Herberg


    4.Teoria X e Y - Mc Gregor


    5.Teoria das Necessidades Adquiridas de McClelland (Realização, Afiliação e Poder)    

     

     * Teorias de Processo


    1. Teoria da Expectativa/Expectância - Vroom


    2. Teoria do Reforço - Skinner


    3. Teoria da Equidade - Stacy Adams


    4. Teoria da Autoeficácia - Bandura


    5. Teoria da Definição dos Objetivos - Edwin Locke



ID
209527
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Balanced Scorecard é uma ferramenta de controle do desempenho organizacional que procura integrar várias dimensões, equilibrando as tradicionais medidas de desempenho finan-ceiro com parâmetros focados nos fatores críti-cos de sucesso de uma organização.

São perspectivas de análise do Balanced Scorecard:

Alternativas
Comentários
  • Eu acredito que a questão foi anulada por causa das letras D e E.

    Na letra E , sugere que as 5 perspectivas do BSC são : financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.

    O correto é a letra D : financeira, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento.

    É de se espantar, porque essas organizadoras adooooram mudar as ordens para confundir os concursandos...
  • Talvez a intenção da banca tenha sido a de confundir o estudante. Acredito que na letra d ela quis dizer que uma perspectiva era PROCESSOS INTERNOS e APRENDIZADO e a outra perspectiva era CRESCIMENTO. Porém, o conectivo E da letra e e a vírgula da letra d dão a mesma compreensão; a de que uma perspectiva são os PROCESSOS INTERNOS e a outra é o APRENDIZADO E CRESCIMENTO.


ID
209530
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Teoria de Liderança que considera o líder como produto de sua habilidade especial para realizar inovações e mudanças no contexto organizacional inspirando os seguidores a trans-cenderem seus interesses individuais em prol da organização é a:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: letra A - Teoria da Liderança Transformacional

    Na liderança transformacional, de acordo com Burns (1978), líderes e seguidores elevam um ao outro a níveis mais altos de moralidade e motivação. Esse tipo de influência aumenta o grau de conscientização e envolvimento e ativa a busca da auto-realização.

     

    Na Liderança Transacional, o processo é compreendido como a ocorrência de transações mutuamente gratificantes entre líderes e seguidores em determinado contexto situacional. O líder transacional guia seus seguidores na direção das metas e esclarece as exigências de papel e da tarefa.

     

    A Teoria dos Traços de Personalidade é uma das principais abordagens para o estudo da personalidade humana. Teóricos dos traços de personalidade estão principalmente interessados na mensuração de traços, que podem ser definidos como padrões habituais de comportamento, pensamento e emoção[1]. Segundo esta perspectiva, as características são relativamente estáveis ao longo do tempo, diferem entre os indivíduos (por exemplo, algumas pessoas são extrovertidas ao passo que, outras são tímidas), e influenciam o comportamento.

     

    Teoria dos Estilos de Liderança: Esta teoria tem como foco o estilo de liderança. Provavelmente a teoria mais famosa dos estilos de liderança é aquela que fala da liderança autocrática, liderança liberal e liderança democrática. A liderança liberal, ou laissez-faire, é aquela que praticamente não conta com a participação do líder. Neste estilo de liderança, a equipe tem total autonomia para decidir quais são os objetivos e as metas e como eles serão alcançados.
     

    Teoria Situacional da Liderança: a liderança deve ser compreendida de acordo com o contexto em que ocorre, ou seja, deve-se considerar características do líder, dos seguidores e da situação.

     

    Fonte: Material do Ponto dos Concursos

  • Como costumo confundir o estilo de liderança transacional com o transformacional, resolvi colocar um quadro comparativo de um curso que fiz:

    Líder transacional É aquele estilo que possibilita transações gratificantes tanto para ele, quanto para sua equipe em determinado contexto organizacional. Esse líder orienta sua equipe para as metas, para as exigencias do papel e da tarefa.
    Recompensa contingente.Contrata o intercâmbio de recompensas em troca de esforços, promete recompensas em troca de um bom desempenho, reconhece resultados .
    Administração por exceção (ativo). Controla e busca desvios de regras e normas, toma ações corretivas.
    Administração por exceção (passivo). Intervém somente se as normas não são observadas. Laissez-faire. Abdica de suas responsabilidades e evita tomar decisões.

    Líder transformacional É aquele estilo que possibilita transformações, tanto no seu grupo, como nele próprio, em termos de concientização, envolvimento e busca de auto-realização.
    Carisma. Proporciona visão e sentido de missão, origina orgulho, obtém respeito e confiança.
    Inspiração. Comunica altas expectativas, utiliza símbolos para focar os esforços, expressa os propósitos importantes de maneira simples.
    Estímulo intelectual. Promove a inteligência, racionalidade e solução cuiddosa dos problemas.
    Consideração individualizada. dá atenção pessoal, trata cada empregado de maneira individual, capacita, aconselha.

  • Líderes TRANSACIONAIS: Guiam ou motivam seus seguidores na direção das metas estabelecidas, eclarecendo o papel e as exigências da tarefa.
    Líderes TRANSFORMACIONAIS: Inspira seguidores a transcederem seu próprios interesses para o bem da organização, e é capaz de exercer ume feito profundo e extraordinário em seus seguidores.


    profª: Cristiana Duran
  • Liderança transacional: Existe uma relação de troca entre líder e subordinados. O líder define as metas que devem ser alcançadas e promete os 'prêmios' caso os objetivos sejam aingidos.

    Liderança tranformacional: o líder é um inspirador de seus subordinados. Não se apoia somente nas recompensas materiais para motivar os seus subordinados, mas utiliza outros aspectos como a visão e valores compartilhados.

    ;)
  • Olá queridos(as) colegas QC's.

    Segue o comentário a respeito da alternativa A

    Sabe-se que essas teorias dizem respeito a uma ideia de simbolismo, o apelo emocional e o extraordinário compromisso por parte dos liderados, assim chamadas: Neocarismáticas. Senão vejamos o que diz Bernard Bass:

    Líder Transacional:conduz ou motiva seus seguidores na direção das metas estabelecidas por meio do esclarecimento dos papéis e das exigências das tarefas.

    Líder Transformacional:inspira seus seguidores a transcender seus próprios interesses para o bem da organização, e que é capaz de causar um efeito profundo e extraordinário sobre seus liderados. Prestam atenção às preocupações e às necessidades de desenvolvimento de cada um de seus liderados; modificam a maneira de seus seguidores verem as coisas, ajudando-os a pensar nos velhos problemas de uma nova forma, e são capazes de entusiasmar, incitar e inspirar as pessoas a darem o máximo de si na busca dos objetivos do grupo."

     Força,

    Foco

     e

  • Grande parte das teorias de liderança se baseia no relacionamento entre líderes e subordinados. Existem, porém, estudos que abordam o tipo de recompensa que o líder oferece, ao invés de analisar o comportamento do líder em relação aos liderados. Estes estudos apontam dois tipos de líderes: líderes transacionais e transformacionais.

    O líder transacional define as metas que devem ser alcançadas e promete "prêmios"quando são alcançadas. Portanto, o líder deve esclarecer quais serão as tarefas e os objetivos dos seus funcionários, bem como deve motivá-los para que atinjam suas metas, fornece apoio aos liderados e busca suprir suas necessidades. A liderança transacional funciona muito bem quando as organizações estão em um ambiente estável. Para que ela seja eficaz, líder e liderados devem estar "satisfeitos com o negócio". Deve existir um equilíbrio entre as recompensas e os esforços. O líder transacional é o líder tradicional, que busca motivar através de incentivos materiais.

    O líder transformacional inspira seus subordinados buscando a transcendência dos objetivos pessoais de seus liderados em prol dos objetivos da empresa, ou seja, esse líder espera que seus liderados deixem de lado seus objetivos pessoais para perseguirem as metas da empresa. Nesse tipo de liderança, o líder não se utiliza apenas das recompensas materiais para motivar seus liderados, mas usa a visão, os valores compartilhados com seus funcionários e a ideia de que juntos, empresas e funcionários, podem atingir seus objetivos. O líder transformacional é um agente de mudanças e inovações na organização, ele é um inspirador de seus subordinados e não se apóia somente nas recompensas materiais para motivar os seus liderados.


ID
209533
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um modelo que define uma tipologia de estilos de tomada de decisão foi desenvolvido por Alan Rowe. Tal modelo assume que os tomadores de decisão diferem em duas dimensões: orientação para a tarefa (foco do desempenho) e orientação para as pessoas (foco nas relações interpessoais). A combinação dessas duas dimensões permite identificar quatro estilos de tomada de decisão. O estilo característico de pessoas lógicas, focadas no curto prazo, eficientes, orientadas para o desempenho e com baixa complexidade cognitiva é o:

Alternativas
Comentários
  • O modelo dos estilos de decisão identifica quatro abordagens na tomada de decisões, 
    como pode ser observado no figura 01. O modelo sugere que as pessoas diferem segundo duas 
    dimensões: em seu modo de pensar (algumas são lógicas e racionais, outras são intuitivas e 
    criativas) e em sua tolerância à ambigüidade, são eles: (1) Estilo diretivo: Pessoas que adotam 
    o estilo diretivo têm baixa tolerância à ambigüidade e preferem à racionalidade; (2) Estilo 
    Analítico: As que adotam o estilo analítico enfrentam a ambigüidade procurando mais 
    alternativas; (3) Estilo Conceitual: Indivíduos que utilizam o estilo conceitual consideram o 
    “quadro maior” e analisam várias alternativas; (4) Estilo Comportamental: Os que adotam um 
    estilo comportamental trabalham bem em grupo e são receptivos a sugestões.  
  • Resposta: E

    Segundo Chiavenato (2004, p. 254) tomar decisões é identificar e selecionar um curso de ação para lidar com um problema específico ou extrair vantagens em uma oportunidade. Processo decisório é o caminho mental que o administrador utiliza para chegar a uma decisão. O tomador de decisão deve analisar as condições do ambiente em que está inserido, pois o ambiente influencia profundamente o processo decisório.
    A decisão envolve uma racionalidade do tomador de decisão. A racionalidade resulta da escolha das estratégias mais apropriadas para o alcance dos objetivos, na busca dos melhores resultados.
    Para Robbins e Decenzo (2004, p. 81), um tomador de decisão perfeitamente racional é plenamente objetivo e lógico.
    Algumas pessoas são lógicas e racionais. Processam informações seqüencialmente. Em contrapartida, outras são intuitivas e criativas. Percebem as coisas como um todo. A outra dimensão diz respeito à tolerância à ambiguidade inerente a uma pessoa. Algumas sentem uma grande necessidade de estruturar as informações, de modo a minimizar a ambiguidade. Já outras pessoas conseguem processar muitas informações ao mesmo tempo. Quando essas duas dimensões são colocadas em um diagrama (Modelo de Alan Rowe), definem os estilos de tomada de decisão: diretivo, analítico, conceitual e comportamental.

    Pessoas com estilo diretivo têm baixa tolerância à ambigüidade e buscam racionalidade. São eficientes e lógicas. Mas suas preocupações com eficiência fazem com que tomem suas decisões utilizando informações mínimas e avaliando poucas alternativas. Este estilo é caracterizado por pessoas que tomam decisões depressa e se concentram no curto prazo.
    Pessoas com estilo analítico têm uma tolerância muito maior à ambigüidade, buscando, assim, muito mais informações e alternativas que as do estilo diretivo. Os gerentes analíticos seriam mais bem caracterizados como tomadores de decisão cautelosos, dotados da capacidade de adaptar-se ou de lidar com situações novas.
    Indivíduos com estilo conceitual tendem a ter uma perspectiva muito ampla e a considerar muitas alternativas. Seu enfoque é de longo alcance são excelentes para encontrar soluções criativas para os problemas.
    Pessoas com estilo comportamental são os tomadores de decisão que trabalham bem em grupo. Preocupam-se com as realizações de seus pares e subordinados. São receptivos a sugestões dos demais e recorrem bastante a reuniões para comunicação. Elas tentam evitar conflitos e buscam aceitação.

  • Diretivo focado nas tarefas, curto prazo, baixa tolerância a ambiguidades.

  • Diretivo: dados objetivos, soluções racionais.

    Analítico: dados objetivos, soluções complexas.

    Conceitual: envolve pessoas, comportamentos humanos.

    Comportamental: envolve pessoas, comportamentos humanos.


ID
209536
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Avaliação de desempenho é o processo sistemático de avaliação dos resultados obtidos por um indivíduo dentro de uma organização. Um dos métodos utilizados é o Método dos Incidentes Críticos. Este método caracteriza-se:

Alternativas
Comentários
  • O método de avaliação de desempenho por incidentes críticos é uma técnica sistemática, por meio da qual o supervisor imediato observa e registra os fatos excepcionalmente positivos e os fatos excepcionalmente negativos a respeito do desempenho dos seus subordinados.

  • Letra (d) pelo registro dos desempenhos fora do padrão em períodos determinados, focalizando a atenção em comportamentos que se mostraram especialmente eficazes e ineficazes.

    Quando a opção aborda 'eficazes e ineficazes' (portos fores e fracos).

    Avaliação por incidentes críticos - o avaliador, ao longo de um dado período, observa o avaliado e faz anotações sobre suas melhores e piores atitudes (incidentes críticos). Esse tipo de avaliação deve ser utilizada junto com outro método; além disso, exige grande disciplina do avaliador, para que este faça sempre as anotações necessárias. Por fim, essa avaliação é útil para dar feedback aos colaboradores sobre o seu desempenho.
  • b) pela avaliação do desempenho dos membros da organização mediante a participação de todas as pessoas que integram seu círculo de atuação, possibilitando uma visão de seu de-sempenho de diferentes perspectivas. AVALIAÇÃO 360º

    c) pela classificação combase em uma escala, de um conjunto de fatores considerados relevantes para o desempenho do cargo. AVALIAÇÃO POR ESCALAS.

    e) pelo preenchimento de um formulário no qual são atribuídas notas de zero a dez pelo chefe imediato do funcionário. MÉTODO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS.

ID
209539
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Pesquisadores da Teoria da Contingência definiram dois tipos básicos de modelos organizacionais classificados em Modelo Orgânico e Modelo Mecânico de Organização.

São características do Modelo Mecânico:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Item A.

    O modelo mecânico, apresenta as seguintes características:

    - Estrutura burocrática baseada em uma minuciosa divisão do trabalho.

    - Cargos ocupados por especialistas com atribruições bem definidas.

    - Centralização das decisões na cúpula da organização.

    - Hierarquia rígida de autoridade baseada no comando único.

    - Sistemas rígidos de controle: a informação ascendente sobe através de uma sucessão de filtros e as decisões descem através de uma sucessão de amplificadores.

    - Predomínio da interação vertical entre superior e subordinado.

    - Amplitude de controle administrativo mais estreita.

    - Maior confiança nas regras e procedimentos formais.

    - Ênfase nos princípios universais da Teoria Clássica.

  • ELEMENTOS DA ORGANIZAÇÃO MECÂNICA  versus  ELEMENTOS DA ORGANIZAÇÃO ORGÂNICA

    Os princípios do modelo orgânico foram se formando ao se constatar inicialmente que os empregados trabalham melhor quando se sentem motivados. Para tanto, as pessoas precisam ter suas necessidades pessoais satisfeitas. Várias teorias nasceram então para compreender quais eram as necessidades e o que as organizações deveriam fazer para satisfazê-las.

    Uma delas foi a pesquisa de T. Burns e G.M. Stalker: sobre organizações mecânicas e orgânicas. Pesquisaram para verificar a relação existente entre as práticas administrativas e o ambiente externo dessas organizações. Ficaram impressionados com os métodos nitidamente diferentes encontrados. Classificaram as indústrias pesquisadas em dois tipos: organizações "mecânicas" e "orgânicas". Verificaram as práticas administrativas e as relações com o ambiente externo das organizações mecânicas (burocrática, permanente, rígida, definitiva e baseada na hierarquia e no comando) e orgânicas (flexível, mutável, adaptativa, transitória e baseada no conhecimento e na consulta).

    O enfoque mecânico funciona nas mesmas condições em que as máquinas operam bem, ou seja:

    1. Quando existe uma tarefa contínua a ser desempenhada;
    2. Quando o ambiente é suficientemente estável para assegurar que os produtos oferecidos sejam apropriados;
    3. Quando se quer produzir sempre exatamente o mesmo produto
    4. Quando a precisão é a meta;
    5. Quando as partes humanas da máquina são submissas e comportam-se como foi planejado que o façam.

    http://www.administradores.com.br

    "Tudo posso naquele que me fortalece".

  • Alguém pode comentar sobre a amplitude de controle ser mais estreita? Pra mim não faz sentido ser + estreita...
  • Quanto maior for a hierarquia dentro da organização, MENOR é a amplitude do controle, pois há um menor número de subordinados (característica típica dos organizações mecanicistas), 
    Em contrapartida, quanto menor for a hierarquia dentro da organização, MAIOR é a amplitude do controle, pois há um gnrade número de subordinados, devido ao achatamento (caractarística típica das organizações orgânicas).
  • LETRA A

    AMPLITUDE DE CONTROLE 
    Conceito: Também denominada amplitude administrativa ou ainda amplitude de supervisão, refere-se ao número  de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente, de maneira efetiva e adequada.

    No modelo mecanicista, cujo modelo está abaixo representado, a amplitude de controle é reduzida, pois há um número maior de níveis hierárquicos.
    Cada chefe controla um número menor de pessoas. 


     
  • Sistemas Mecânicos (tradicionais) Sistemas Orgânicos (Base da abordagem DO)
    - Ênfase exclusivamente individual e nos cargos da organização.

    - Relacionamento do tipo autoridade – obediência.

    - Rígida adesão à delegação e à responsabilidade dividida (fragmentacão da execução).

    - Rígidas divisão do trabalho e supervisão hierárquica.

    Tomada de decisões centralizada.

    - Controle rigidamente centralizado.

    - Solução de conflitos por meio de repressão, arbitragem e/ou hostilidade.
    - Ênfase nos relacionamentos entre e dentro dos grupos.

    - Confiança e crença recíprocas.

    - Interdependência e responsabilidade compartilhada.

    - Participação e responsabilidade multigrupal.

    Tomada de decisões descentralizada.

    - Amplo compartilhamento de responsabilidade e de controle.

    - Solução de conflitos através de negociação ou de solução de problemas.
  • Justamente a amplitude de controle que me pegou ¬¬


ID
209542
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações, sejam elas públicas ou privadas, não operam no vácuo, uma vez que estão inseridas em um ambiente maior.

Os fatores externos que não fazem parte do ambiente operacional da organização são os:

Alternativas
Comentários
  • O Ambiente Operacional

    O ambiente operacional é o nível do ambiente externo à organização composto de setores que normalmente têm implicações específicas e relativamente mais imediatas na administração da organização. Dividindo-se em:

    • O componente cliente do ambiente operacional reflete as características e o comportamento daqueles que compram mercadorias e serviços fornecidos pela organização.
    • O componente concorrência do ambiente operacional consiste naqueles que a organização tem de combater para conseguir recursos. Basicamente, o propósito da análise da comcorrência é ajudar a administraçào a avaliar os pontos fortes e fracos e a capacidade de concorrentes existentes e em potencial e predizer que estratégias eles provavelmente adotarão.
    • O componente mão de obra do ambiente operacional é composto de fatores que influenciam a disponibilidade de mão de obra para realizar as tarefas organizacionais necessárias.
    • O componente fornecedor do ambiente operacional inclui todas as variáveis relacionadas aos que fornecem recursos para a organização. Esses recursos são adquiridos e transformados durante o processo produtivo em mercadorias e serviços finais.
    • O componente internacional da análise operacional compreende todas as implicações internacionais das operações organizacionais. Embora nem todas as organizações lidem com questões internacionais, o número das que o fazem está aumentando dramaticamente.
  • Na opção b) é citado estrutura interna como um fator externo ?

    Essa não entendi, isso não faria essa opção ser a falsa ?
  • Daniel acho que o invalida a alternativa "b" é o fato de conter os fornecedores como não fazendo parte do ambiente operacional.
  • As razões de a alternativa E estar correta:

    Os fatores externos que não fazem parte do ambiente operacional da organização são os:

    • a) tecnológicos, políticos, culturais, demográ-ficos e concorrenciais.
    •  b) tecnológicos, fornecedores, políticos, estrutura interna, cultura social e demográficos.
    • c) tecnológicos, políticos, clientes, econômicos e sociais.
    • d) estruturais, tecnológicos, culturais, políticos e fornecedores.
    • e) sociais, culturais, políticos, econômicos, tecnológicos e ecológicos.


    Técnica minemônica: Ambiente Operacional (elementos externos)__ 

    F ornecedores

    I nternacional

    M ão de obra

    C liente

    C oncorrente

    FIM CC

    :-)


    Abraço.

  • A questão versa sobre o tema ambiente das organizações.

    De acordo com Sobral e Peci (2013), os ambientes organizacional são os seguintes:

    1- AMBIENTE INTERNO "é composto pelos elementos internos da organização, como sua força de trabalho, gestores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional, instalações físicas, entre outros". 

    2- AMBIENTE EXTERNO

    2.1- Ambiente operacional: externo, mas afeta diretamente a organização. Compostos por:

    • Forças, Atores e instituições que podem influenciar de forma positiva ou negativa o desempenho da organização, incluindo fornecedores, clientes ou consumidores, concorrentes, agências governamentais, entre outros grupos de interesse. (Sobral e Peci, 2013)

    2.2- Ambiente contextual: externo, mas afeta a organização indiretamente. São fatores que podem influenciar, os seguintes:

    • Fatores demográficos;
    • Fatores socioculturais;
    • Fatores econômicos;
    • Fatores político-legais;
    • Fatores tecnológicos.

    A questão quer saber qual alternativa traz apenas fatores NÃO relacionados ao ambiente operacional.

    Ou seja, alternativa que trouxer algum dos itens: fornecedores, clientes ou consumidores, concorrentes, agências governamentais e stakerholders estará incorreta, pois esses compõem o ambiente operacional (ambiente externo).

    A- Incorreta. Concorrentes são parte do ambiente operacional.

    B- Incorreta. Fornecedores são parte do ambiente operacional.

    C- Incorreta. Cliente fazem parte do ambiente operacional.

    D- Incorreta. Fornecedores são parte do ambiente operacional; Estrutura e cultura, do ambiente interno; Políticos e tecnológicos, do ambiente contextual.

    Correta. São todos fatores alheios ao ambiente operacional. São fatores que podem influenciar nas escolhas da organização, mas de forma indireta.

    Fonte:

    SOBRAL, F; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2ed. Pearson. 2013 

    GABARITO: LETRA E


ID
209545
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Durante uma reunião com os gestores, o presidente da empresa salientou a importância em se ter uma visão sistêmica nos negócios, destacando que isso seria imprescindível para o sucesso da empresa nos próximos anos.

Para isso, seria necessário que os gestores desenvolvessem certas habilidades, dentre as quais a mais importante é a:

Alternativas
Comentários
  • Habilidade conceitual: envolve a capacidade de compreender e lidar com a complexidade da organização como um todo e de usar o intelecto para formular estratégias. Criatividade, planejamento, raciocínio abstrato e entendimento do contexto são manifestações da habilidade conceitual.

  • "Robert L. Katz (apud STONER, 1999) classificou-as em três grandes habilidades: Técnicas, Humanas e Conceituais. Todo administrador precisa das três habilidades. (...)
     
    Habilidades Técnicas são as habilidades ligadas à execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional. Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade técnica “[...]consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional”. Logo as habilidades técnicas são mais importantes para os gerentes de primeira linha e para os trabalhadores operacionais. 

    Habilidades Humanas
    são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes.Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade humana “[...]consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas”. Habilidades humanas são imprescindíveis para o bom exercício da liderança organizacional 

    Habilidades Conceituais
    são as habilidades necessárias ao proprietário, presidente, CEO de uma empresa. São essas habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na Administração da empresa. Segundo Chiavenato (2000, p. 3): "Habilidade conceitual: Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização com um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato."  As habilidades conceituais são imprescindíveis aos Administradores de Topo. "

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/administrador-habilidades-e-caracteristicas/13089/


ID
209548
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Benchmarking é uma técnica gerencial que foi introduzida pela Xerox em 1979. Pode ser considerado um sistema de controle e tem como objetivo promover o aperfeiçoamento de processos organizacionais.

Assinale a alternativa que melhor o define o Benchmarking.

Alternativas
Comentários
  • letra D

    Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas "companhia-a-companhia" para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.

    Benchmarking é...

    Um processo contínuo
    Uma investigação que fornece informações valiosas
    Um processo de aprendizado com outros
    Um trabalho intensivo, consumidor de tempo, que requer disciplina
    Uma ferramenta viável a qualquer organização e aplicável a qualquer processo

    Benchmarkin não é...

    Um evento isolado
    Uma investigação que fornece respostas simples e "receitas"
    Cópia, imitação
    Rápido e fácil
    Mais um modismo da administração

     

  • O Benchmarking foi introduzido em 1979 pela Xerox, como ''um processo contínuo de avaliar produtos, serviços e prática dos concorrentes mais fortes e daquelas empresas que são reconhecidas como líderes empresariais''. Spendolini agrega que o benchmarking é um processo contínuo e sistemático de pesquisa para avaliar produtos, serviços, processos de trabalho de empresas ou organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com o propósito de aprimoramento organizacional. Isso permite comparações de processo e práticas administrativas entre empresas para identificar o ''melhor do melhor'' e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva. O benchmarking encoraja as organizações a pesquisar os fatores chave que influenciam a produtividade e a qualidade. Essa visualização pode ser aplicada em qualquer função - como produção, vendas, recursos humanos, engenharia, pesquisa e desenvolvimento, distribuição e etc. - o que produz melhores resultados quando implementados na empresa como um todo.

    Fonte: Adminstração Geral e Pública - Idalberto Chiavenato. 

  • Qual o erro da B?

  • Linha muito tênue...
    Segundo Chiavenato, Administração Geral e Pública, 2016, um dos objetivos exigidos pelo benchmarking é:
    "Incorporar o melhor do melhor, ADOTANDO OS PONTOS FORTES dos concorrentes e, se possível, excedendo-os e ultrapassando-os"

    A meu ver, adotar é mesma coisa que copiar, apesar de a palavra copiar parecer meio forte, vejam esta questão da UFF - assistente administrativo - 2009:

    "A técnica que consiste em fazer comparações e procurar imitar as organizações, concorrentes ou não, que façam algo de maneira particularmente bem feita se chama:

     a) brainstorming;
    b) espionagem industrial;
    c) metodologia de Pareto;
    d) benchmarking;
    e) integração."

    GABARITO D

    Tudo depende do entendimento da banca. Fiquei entre B e D...

  • d-

    Benchmarking sao um tipo de indicador externo para comparações. Resultados dentro da organização nao usam benchmarking


ID
209554
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em determinada empresa foi realizada uma pesquisa de clima organizacional para detectar os problemas relativos à falta de motivação do pessoal. A pesquisa demonstrou que os problemas advindos da falta de motivação estavam relacionados aos aspectos motivacionais segundo a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.

A fim de solucionar o problema, os gestores agiram no sentido de:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: ALTERNATIVA B

    A Teoria dos Dois Fatores de Herzberg trabalha com dois fatores:

    1- A satisfação no cargo é função do conteúdo da carga ou das atividades desafiadoras e estimulantes do cargo: são os fatores MOTIVACIONAIS.

    Ex:

    -O trabalho em si;

    -realização pessoal;

    -Reconhecimento;

    -Progresso profissional;

    -Responsabilidade.

     

    2-- A insatisfação no cargo é função do contexto, isto é, do ambiente, do salário, sa supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo: são os fatores HIGIÊNICOS.

    Ex:

    -Condições de trabalho;

    -Administração da empresa;

    -Salário;

    -Relações com o supervisor;

    Beneficioes e serviços sociais.

    (Chiavenato. TGA-2004)

  • 2º a teoria de Herzberg, fatores ligados ao ambiente de trabalho – chamados de fatores higiênicos – não são motivadores, são apenas mantenedores da satisfação no trabalho.
    FATORES HIGIÊNICOS - não são motivadores
    1. condições de trabalho
    2. práticas e políticas da organização
    3. salários e benefícios
    4. supervisão
    5. status
    6. segurança no trabalho
    7. equipes de trabalho
    8. vida pessoal
    ELEMENTOS DA MOTIVAÇÃO NO TRABALHO:
    1. reconhecimento
    2. realização
    3. avanço na carreira
    4. crescimento profissional
    5. responsabilidade
    6. desafio no trabalho
  • Atenção: o colega incluiu "status" como fator higiênico, no entanto, se inclui como fator motivacional.

    Herzberg, citado por Chiavenato (2003), fundamenta sua teoria da motivação no ambiente externo e no trabalho e defende que a motivação depende de dois fatores: higiênicos e motivacionais.

    Fatores Higiênicos: São fatores extrínsecos ou ambientais e estão localizados no ambiente de trabalho, como salário, benefícios, condições físicas e ambientais da empresa, diretrizes, clima organizacional, oportunidades e tipo de supervisão recebida, etc.

    O termo higiene reporta a um caráter preventivo para evitar fontes de insatisfação do meio ambiente. Quando esses fatores higiênicos são ótimos, evitam a insatisfação, mas não garantem a elevação da satisfação; porém, quando são precários, provocam a insatisfação das pessoas, por isso são chamados FATORES INSATISFACIENTES.

    Fatores Motivacionais: São fatores intrínsecos e estão relacionados com o cargo em si, com os deveres e as tarefas executadas. Causam um nível de satisfação elevado e duradouro, aumentando a produtividade em níveis acima da média e abrangem sentimentos de realização, crescimento e reconhecimento profissional. 

    Quando os fatores motivacionais são ótimos, aumentam a satisfação do indivíduo pelo trabalho, mas, quando são precários, evitam a satisfação, sendo denominados de Fatores Satisfacientes

    Com o intuito de proporcionar uma contínua motivação no trabalho, o indivíduo deve ocupar uma posição que lhe ofereça desafios profissionais, liberdade para decidir, ascensão na carreira, reconhecimento e realização profissional, etc.

    O segredo para garantir a motivação dos trabalhadores caracteriza-se pelo enriquecimento das tarefas, ampliando-se as responsabilidades, as metas e os desafios profissionais; sem negligenciar fatores como estabilidade, segurança, benefícios, ferramentas de trabalho, salários adequados, bem como proporcionando certo status e reconhecimento profissional.

  • O ideal é entender e gravar esta parte, visto que já é a terceira ou quarta vez que vejo este tipo de questão salientar os fatores de Herzberg.

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a teoria dos dois fatores. A alternativa a ser marcada deve conter uma situação que atenda o enunciado no sentido de apresentar uma situação que se encaixe como fator motivacional.

    Antes de marcar uma das alternativas, vejamos alguns pontos da teoria que nos ajudarão a responder corretamente. Vamos lá.

    Teoria dos dois fatores ou teoria bifatorial – F. Herzberg

    Fatores higiênicos/ insatisfacientes – estão relacionados aos aspectos em torno trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não geram satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Por exemplo; salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho

    Fatores motivacionais/ satisfacientes – estão ligados ao conteúdo do trabalho, ao que o indivíduo desempenha. Se atendidos, levam a satisfação. São fatores motivacionais: natureza do trabalho, possibilidade de crescimento, reconhecimento e sentido de prestígio e realização.

    Para Herzberg, os fatores responsáveis pela satisfação profissional são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional.

    Tendo os pontos acima como referência, podemos concluir que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte

    DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.


ID
209557
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo entrópico a que as organizações estão sujeitas se caracteriza como a tendência natural (...)

A alternativa correta que completa o enunciado acima é:

Alternativas
Comentários
  • O processo entrópico decorre de uma lei universal da natureza na qual todas as formas de organização se movem para a desorganização e a morte. Para melhor evitar o processo entrópico, a empresa deve planejar a trajetória dos sistemas e subsistemas pela aplicação da análise e previsão da evolução das variáveis ambientais.
  • A questão (B)  seria Eutropia Negativa.
  • Com base em conceitos científicos, é possível entender por que estamos vivendo esse momento deplorável em relação à administração pública. Todos os organismos são regidos por uma lei universal da natureza, na qual todas as formas de organização se movem para a desorganização e a morte. Isto é denominado processo entrópico. Cabe ao administrador cuidar para que o mesmo não aconteça à sua empresa em sua gestão, através da busca pela entropia negativa. Ou seja, inverter o processo entrópico, de modo que saiamos da desorganização à organização.

    http://www.administradores.com.br

     "Tudo posso naquele que me fortalece".

  • LETRA C -  O processo entrópico a que as organizações estão sujeitas se caracteriza como a tendência natural à morte de todas as organizações.


    ENTROPIA - Tendência de qualquer sistema de se desintegrar.

    ENTROPIA NEGATIVA - Recarga de "energia" e recursos no sistema, evitando a desintegração.


  • Entropia e a tendência a desorganização e a morte. 
    As organizações precisam lutar contra a entropia, adquirindo energia no ambiente externo para se manterem organizadas e funcionando.
    A obtenção de energia que garanta a ordem, organização, sobrevivência do sistema é dita entropia negativa. 
  • Alguns conceitos interessantes (teoria dos sistemas) para complementar:

    Feed back: retroalimentação; controle de resultados

    Holismo: o sistema é um todo. Mudança em uma parte afeta os outros.

    Homeostase: O sistema busca o equilíbrio.

    Sinergia: O todo é maior que a soma das partes.

    Equifinalidade: Obejtivos podem ser alcançados de várias maneiras, não existe um único modo

    entropia: Tendência de qualquer sistema de se desintegrar.

    entropia negativa: recarga de energia negativa e recursos no sistema, evitando a desintegração.

    *Não lembro de onde copiei os conceitos...
  • "A entropia é um processo pelo qual todas as formas organizadas tendem à exaustão, à desorganização, à desintegração e, no fim, à morte. Para sobreviver, os sistemas abertos precisam mover-se para deterem o processo entrópico e se reabastecerem de energia, mantendo indefinidamente sua estrutura organizacional. É um processo reativo de obtenção de reservas de energia que recebe o nome de entropia negativa ou negentropia."


ID
209560
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Assinale a alternativa em que as funções indicadas são todas, exclusivamente, inerentes à gestão de recursos humanos de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Note que é a única opção em que todas as ações são voltadas ou são ligadas às pessoas.
  • RESPOSTA: LETRA E
    a) Levantamento das necessidades de treinamento; Folha de pagamento; MPRII (Manufacturing Resource Planning = área de Adm. da Produção).
    b) Avaliação de desempenho
    ; Recrutamento e seleção; Layout (O&M).
    c) Treinamento e desenvolvimento
    ; Planejamento estratégico (cúpula da empresa); Recrutamento e Seleção.
    d) Planejamento estratégico 
    (cúpula da empresa); Recrutamento e seleção; Cargos e salários.
    e) Avaliação de desempenho
    ; Treinamento e desenvolvimento; Cargos e salários.
  • Avaliação de desempenho é inerente exclusivamente a gestão de RH ?? E a avaliação pelo supervisor, ou a 360 graus ? Fazem parte da gestão de RH tbm ??



ID
209566
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Se acontecer uma queda geral no nível de preços, haverá mais sobras monetárias para serem aplicadas com finalidades especulativas. Disso resultará uma elevação dos títulos de risco do mercado financeiro e uma queda na taxa de juros que, por sua vez, estimulará o investimento e fará aumentar a demanda por mercadorias e serviços. Se houver uma elevação geral dos preços, os efeitos inversos ocorrerão.

Que efeito caracteriza o exposto acima?

Alternativas
Comentários
  • Essa questão está, sem dúvida, entre as mais escrotas que já vi na vida!!!!! Que falta do que questionar! Os administradores do QCONCURSOS que me perdoem, mas tive que desabafar!!!! E acertei a questão, por exclusão!

  • Questão muito mal elaborada.

    Fala, fala, fala e não diz nada. O gabarito é o único que possui algum fundamento, não sendo necessário conhecimento algum acerca de economia para solucionar o prolixo e impreciso enunciado.

    A falta de objetividade é tamanha que é difícil até classificar essa questão em algum macroassunto.

    Mas vamos lá:

    Se acontecer uma queda geral no nível de preços (em decorrência de uma diminuição da demanda: GABARITO), haverá mais sobras monetárias para serem aplicadas com finalidades especulativas. Disso resultará uma elevação dos títulos de risco do mercado financeiro e uma queda na taxa de juros que, por sua vez, estimulará o investimento e fará aumentar a demanda por mercadorias e serviços. Se houver uma elevação geral dos preços, os efeitos inversos ocorrerão.

    Gabarito: D

    Bons estudos.


ID
209569
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No Balanço de Pagamentos, de acordo com as novas normas, o que se registra na Conta Capital?

Alternativas
Comentários

ID
209572
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Em relação às habilidades do administrador, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  Questão óbvia.

    Correto: C
    No topo de toda pirâmide organizacional está a administração geral, presidência, diretoria geral, enfim
    o profissional que precisa deter a competência gerencial de analisar os comportamentos humanos e gerenciais.

  • A questão tratou das chamadas "habilidades administrativas de Katz". Durante a década de 70 o pesquisador Robert L. Katz revelou que os administradores precisam de três habilidades essenciais para desempenhar bem seu papel: habilidades técnicas, humanas e conceituais. Segue um resumo:
    1º) Habilidades conceituais são relacionadas com a capacidade de pensar, montar conceitos e analisar situações abstratas e complexas. Quando um gestor na cúpula da empresa está analisando a conjuntura econômica e as ações de diversos concorrentes para montar um planejamento estratégico ele está utilizando esta habilidade conceitual.
    2º) Habilidades humanas são relacionadas com a capacidade do gestor de se relacionar e cooperar com outras pessoas. Quando necessitamos motivar, comunicar e liderar outras pessoas esta habilidade é fundamental! Sempre que precisarmos atingir objetivos em uma organização através do trabalho de outros indivíduos estas capacidades serão cruciais.
    3º) As habilidades técnicas são necessárias para executar uma tarefa. São relacionadas com a capacidade de utilizar uma ferramenta, ter conhecimentos especializados em uma indústria e executar um procedimento, por exemplo. Quando um supervisor monta uma planilha de controle de estoque, por exemplo, ele está utilizando uma habilidade técnica. Quando construímos um organograma, um fluxograma ou um fluxo de caixa estamos usando uma habilidade técnica.

ID
209578
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

A alternativa cujas funções não se caracte-rizam como da área de Recursos Humanos é:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Note que as outras alternativas estão ligadas a pessoal (recrutamento, seleção) ou mesmo os planos de cargos e salários (e carreiras) que por óbvio também se ligam com pessoas.

    Planejamento e controle dos processos são atividades de gestão, gerentes e ligadas a atividades e não a pessoas.
  • Não concordo! O planejamento e o controle dos processos fazem partes da função de qualquer Gestor, principlalmente da Gestão de Recursos Humanos. O Gestor de RH também planeja e controla os processos de RH. O problema é sempre nos baseamos em Chiavenato como detentor dos conhecimentos das funções do Gestor de Recursos Humanos.


ID
209581
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que representa corretamente os tipos de departamentalização.

Alternativas
Comentários
  • Os Tipos de departamentalização são:

    Funcional, por produtos ou serviços, geográfica, por clientes, por processos  e por projetos.

    Existe tb por quantidade ou por turno ou por tempo, que são tipos mais simples!!!

  • Os tipos de departamentalização são os seguintes:

    1) Funcional;
    2) Produtos e serviços;
    3) Territorial ou geográfica;
    4) Clientela;
    5) Processo;
    6) Projeto.
  • ABORDAGEM FUNCIONAL
    Cria departamentos formados por especialistas em determinada função.
    FUNCIONAL
    Os departamentos são agrupamentos de pessoas com habilidades e conhecimentos similares. Temos, como exemplos, departamento de vendas, finanças, recursos humanos, produção etc. É uma estrutura ainda muito usada nas organizações.

    ABORDAGEM DIVISIONAL
    Cria departamentos que são formados por divisões separadas e auto-suficientes para produzir um produto/serviço ou parte dele.
    PRODUTOS OU SERVIÇOS
    Os departamentos são definidos em função das tarefas inerentes aos produtos ou serviços. Como exemplo podemos citar os hospitais com suas unidades agrupadas pelo tipo de serviço prestado: maternidade, bloco cirúrgico, emergências etc.
    GEOGRÁFICA
    Também chamada de territorial, de área ou regional. Neste caso, a departamentalização é feita com base nas atividades a serem desenvolvidas em determinada região. Uma empresa de grande porte pode, por exemplo, agrupar sua força de vendas por áreas como: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, Centro-Oeste.
    CLIENTELA
    As atividades são agrupadas em departamentos de acordo com as características do cliente ou mercado a quem o produto ou serviço é oferecido. Idade, hábitos de compra, sexo, nível sócio-econômico são algumas informações que servem de base para este tipo de departamentalização. Como exemplo temos as lojas de departamento com suas seções diversas, de acordo com cada tipo de cliente.
    PROCESSOS
    O agrupamento é feito de acordo com as fases do processo produtivo, seguindo a ordem da atividade produtiva ou da disposição do equipamento utilizado. Esta departamentalização é muito utilizada no nível operacional das organizações. Exemplo: Corte, estamparia, montagem.
    PROJETOS:
    São organizados em função de projetos específicos desenvolvidos pela empresa. As atribuições são temporárias, uma vez que projetos têm data de início e término. Terminado o projeto, o grupo que havia sido designado para ele volta a seu trabalho anterior ou é indicado para outro projeto. Exemplo: Uma empresa especializada em contabilidade designa um administrador de projeto e alguns contadores para realizarem uma auditoria.
    FONTE: 
    http://miscelaneaconcursos.blogspot.com.br/2012/04/departamentalizacao.html
  • Gabarito: D de Deus está aqui nesse momento. 

  • A questão em exame exige que tenhamos conhecimentos sobre os critérios de departamentalização. A alternativa correta deve apresentar tipos de departamentalização . Vamos lá.

    Dentre os principais critérios de departamentalização temos:

    • Departamentalização por funções se fundamenta no agrupamento de atividades por especialidades, isto é, aquelas funções semelhantes são agrupadas em um só departamento, como produção, vendas e finanças. Chiavenato indica em sua obra que a departamentalização por funções é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram o desempenho de atividades rotineiras e que permaneçam inalteradas por longo prazo.
    • Departamentalização por produtos/serviços é marcada pela diferenciação e agrupamento de atividades segundo o produto ou serviço realizado pela organização. Todas as atividades necessárias para gerar um resultado, isto é, um produto ou serviço devem ser agrupadas no mesmo departamento. É indicada para ambientes mutáveis e instáveis, porque induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços (CHIAVENATO, 2014) para o alcance do melhor desempenho do produto/serviço.
    • Departamentalização por processos é usada frequentemente nas empresas industriais nos níveis mais baixos da estrutura organizacional, nas áreas de operações ou produtivas. A diferenciação e o agrupamento ocorrem pela sequência do processo de produção. Neste critério, cada setor da organização é dono de um macroprocesso, e cada fase/etapa desse macroprocesso está aos cuidados de uma unidade integrante desse setor.
    • Departamentalização por projetos é caracterizada pelo agrupamento das atividades de acordo com os resultados ou saídas (outputs) almejadas. Este tipo exige uma estrutura organizacional flexível e mutável, precisa que a estrutura tenha a capacidade de se adaptar às necessidades dos projetos nela desenvolvidos. 
    • Departamentalização por clientes envolve, segundo Chiavenato, a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho é executado. É um importante critério quando a organização lida com diferentes classes de clientes, com características e necessidades distintas. Isso fica evidenciado com a divisão, típica desse modelo, das unidades organizacionais para que cada uma delas possa atender um tipo diferente de cliente, segundo suas preferências e necessidades.
    • Departamentalização geográfica envolve o agrupamento das atividades, funções ou produtos similares de atender a determinada área geográfica. É mais comum para organizações que têm atuação em grandes áreas. Buscam por meio desse critério obter vantagens econômicas em determinadas operações locais.

    Após analisar cada uma das alternativas, fazendo as devidas correções, podemos concluir que nosso gabarito só pode ser um:

    GABARITO: D

    Fonte: 

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014


ID
209584
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Um gestor público, preocupado em melhor analisar os passos dos processos e rotinas de sua instituição, acompanhando a passagem desses processos de um órgão para o outro, se valeu de um gráfico cuja representação facilitou a análise do trabalho e a sua simplificação.

Qual gráfico foi utilizado pelo gestor?

Alternativas
Comentários
  • Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem. Podemos entendê-lo, na prática, como a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer. É uma das Sete ferramentas da qualidade. Muito utilizada em fábricas e industrias para a organização de produtos e processos.

    O Diagrama de fluxo de dados (DFD) utiliza do Fluxograma para modelagem e documentação de sistemas computacionais.
     

  • O fluxograma é uma ferramenta de baixo custo e de alto impacto, utilizada para 
    analisar fluxos de trabalho e identificar oportunidades de melhoria. São diagramas da 
    forma como o trabalho acontece, através de um processo.


ID
209587
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

"A remuneração é o principal meio de controle das organizações utilitárias. Nessas organizações, o envolvimento calculista caracteriza a orientação da grande maioria dos participantes operacionais e mesmo dos membros das elites."

Sobre este tema, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E.

    As organizações utilitárias são aquelas que se constituem com objetivos explícitos de auferirem lucro pela venda de seus produtos ou serviços e que são as empresas. O poder baseia-se no controle dos incentivos econômicos. Utilizam a remuneração como base principal de controle. Os participantes de nível inferior contribuem para a organização com um envolvimento “calculativo”, baseado nos benefícios que esperam obter. As empresas e o comércio estão incluídos nessa classificação.

  • As organizações que a letra e se refere, são as empresas de controle físico e caráter alienatório.

  • Tipologia de Etzioni

    Organizações coercitivas: o poder é imposto pela força física ou por controles baseados em prêmios ou punições.Utilizam a força - latente ou manifesta - como o significado principal de controle sobre os participantes de nível inferior. O envolvimento dos participantes tende a ser "alienativo" em relação aos objetivos da organização. As organizações coercitivas incluem exemplos como os campos de concentração, prisões, instituições penais etc.


    Organizações utilitárias: poder baseia-se no controle dos incentivos econômicos. Utilizam a remuneração como base principal de controle. Os participantes de nível inferior contribuem para a organização com um envolvimento tipicamente "calculativo", baseado quase exclusivamente nos benefícios que esperam obter. O comércio e as corporações trabalhistas estão incluídos nesta classificação.


    Organizações normativas ou voluntárias: o poder baseia-se em um consenso sobre objetivos e métodos de organização. Utilizam o controle moral como a força principal de influência sobre os participantes. Os participantes têm um alto envolvimento "moral" e motivacional. As organizações normativas incluem a Igreja, universidades, hospitais e muitas organizações políticas e sociais. Aqui, os membros tendem a buscar seus próprios objetivos e a expressar seus próprios valores pessoais.

    A tipologia de Etzioni é muito utilizada em face da consideração que faz sobre os sistemas psicossociais das organizações. Contudo, sua desvantagem é dar pouca consideração à estrutura, à tecnologia utilizada e ao ambiente externo. Trata-se de uma tipologia simples e unidimensional, baseada exclusivamente nos tipos de controle.


ID
209599
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação às disfunções da burocracia, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

Alternativas
Comentários
  • Letra D.
    A formalidade, em si, não é uma disfunção. O seu excesso é que é.
    O profissionalismo também não é considerado uma disfunção da burocracia.
    Profissionalização dos participantes

    A burocracia é uma organização que se caracteriza pela profissionalização dos seus participantes. Cada funcionário é um profissional pelas seguintes razões:

    • é um especialista, ou seja, cada funcionário é especializado nas atividades do seu cargo;
    • é assalariado - os funcionários da burocracia participam da organização e recebem salários correspondentes ao cargo que ocupam;
    • é nomeado por superior hierárquico;
    • seu mandato é por tempo indeterminado;
    • segue carreira dentro da organização;
    • não possui a propriedade dos meios de produção, o administrador profissional administra a organização em nome dos proprietários;
    • é fiel ao cargo e identifica-se com os objetivos da empresa, o funcionário passa a defender os interesses do seu cargo e da sua organização.
  • Formalidade, Profissionalismo e Impessoalidade são características da Administração Burocrática e não disfunções!

    Incorreta: d)
  • Concordo com o colega acima...
    Dentre as alternaticas, a que chega mais perto é: c) Individualismo; Excesso de Regras; Resistência a Mudanças.
    Segundo Chiavenato, as disfunções da burocracia são:
    Internalização das regras e exagerado apego aos regulamentos: As normas e regulamentos se transformam de meios, em objetivos. Passam a ser absolutos e prioritários. O funcionário adquire "viseiras" e esquece que a flexibilidade é uma das principais características de qualquer atividade racional. Os regulamentos passam a ser os principais objetivos do burocrata, que passa a trabalhar em função deles.
    Excesso de formalismo e de papelório:  a mais gritante disfunção da burocracia. A necessidade de documentar e de formalizar todas as comunicações pode conduzir a tendência ao excesso de formalismo, de documentação e, conseqüentemente de papelório.
    Resistência às mudanças: O funcionário acostumado com a repetição daquilo que faz, torna-se simplesmente um executor das rotinas e procedimentos. Qualquer novidade torna-se uma ameaça à sua segurança. Com isto a mudança passa a ser indesejável.
    Despersonalização do relacionamento: A burocracia tem como uma de suas características a impessoalidade no relacionamento entre os funcionários, já que enfatiza os cargos e não as pessoas levando a uma diminuição das relações personalizadas entre os membros da organização.
    Categorização como base do processo decisório: A burocracia se assenta em uma rígida hierarquização da autoridade, portanto quem toma decisões será aquele mais alto na hierarquia.
    Superconformidade às rotinas e procedimentos: A burocracia se baseia em rotinas e procedimentos, como meio de garantir que as pessoas façam exatamente aquilo que delas se espera: as normas se tornam absolutas, as regras e a rotina se tornam sagradas para o funcionário, que passa a trabalhar em função dos regulamentos e das rotinas e não em função dos objetivos organizacionais que foram realmente estabelecidos.
    Exibição de sinais de autoridade: Como a burocracia enfatiza a hierarquia de autoridade, torna-se necessário um sistema que indique a todos, com quem está o poder.
    Dificuldade no atendimento aos clientes e conflitos com o público: O funcionário está completamente voltado para dentro da organização, para as suas normas e regulamentos internos, para as suas rotinas e procedimentos.
  • Segundo o Prof Rafael Encinas, as disfunções mais comumente listadas são :
    a) Internalização das regras e exagero apego aos regulamentos
    b) Desenvolvimento, entre os funcionários, de um nível mínimo de desempenho: O respeito às normas passa a ser tão importante que o desempenho torna-se secundário. 
    c) Excesso de formalismo e de papelório
    d) Resistência a mudanças
    e) Despersonalização do relacionamento: a administração burocrática é realizada sem consideração a pessoas. 
    f) Categorização como base do processo decisorial: a burocracia se assenta em uma rígida hierarquização da autoridade, ou seja, na burocracia,
    quem toma as decisões são as pessoas que estão no mais alto nível da hierarquia.
    g) Superconformidade às rotinas e procedimentos: na burocracia as rotinas e procedimentos se tornam absolutas e sagradas para os funcionários.
    h) Dificuldade no atendimento a clientes e conflitos com o público
  • O examinador queria a alternativa que NÃO fossem disfunções. A letra D mostra algumas características marcantes da burocracia. Ainda poderíamos citar a meritocracia, o combate à corrupção e ao nepotismo, a hierarquia, a divisão do trabalho (especialização) e a rigidez (padronização).

  • Satisfação de interesses pessoais, é uma disfunção da burocracia? Onde se consegue essa satisfação no sistema burocrático?


  • §  Formalidade (regras);

    §  Impessoalidade;

    §  Profissionalismo (Meritocracia)

  • Na verdade o erro está em afirmar que o prosisionalismo é uma disfunção, pois trata-se de uma vantagem da burocracia.  

  • * profissionalismo

  • pegadinha bem sutil na elaboração da questão...na verdade é a resposta certa que o examinador deseja.

  • Letra: D


    Formalismo - Impessoalidade - Profissionalismo, não são Disfunções da Burocracia, e sim Características desta.

  • Satisfação de interesses pessoais é disfunção do modelo burocrático? =O

  • GABARITO: LETRA D

    FORMALISMO - IMPESSOALIDADE E PROFISSIONALISMO SÃO CARACTERÍSTICAS E NÃO DISFUNÇÕES.