SóProvas



Prova CCV-UFC - 2014 - UFC - Assistente em Administração


ID
1673899
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Do confronto entre a análise dos Recursos Humanos com a análise das tarefas, são identificadas as necessidades de treinamento. Num plano de treinamento, é importante formular objetivos claros, utilizando-se de verbos que apontem o comportamento esperado no desempenho/exercício do cargo. Nesse sentido, está correta a frase:

Alternativas
Comentários
  • Não deveriam cobrar esta matéria em concursos

  • muito subjetivo.

  • Treinar é adaptar o homem ao trabalho. RH - TAREFAS - TREINAMENTO.

  • sacanagem uma questão assim !

  • Que questão!

  • tb achei muito subjetivo.

  • O treinamento deve auxiliar o trabalhador na realização de suas funções, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento pessoal. Sendo assim a resposta mais pertinente é o item D) Identificar as ferramentas necessárias ao bom andamento da rotina.

  • Essas questões assim subjetivas é típico dos concursos da UFC Universidade Federal daqui do estado. Mas dá pra ir por eliminação. 

    As questões da CCV que é a banca da Universidade, elas são muito conceituais na sua maioria, e quando não são, elas são subjetivas. Mas dá para ir por eliminação. Tem que se raciocinar assim:

    Itém A quem tem que aprender os conceitos compatíveis com o perfil do cargo é o treinando. O treinamento passa os conceitos.

    Os itens B e C de cara vc já descarta. A questão fala de levantamento de necessidades ( diagnóstico) e não de programação de treinamento que programa qual será a didática ultilizada no treinamento.

    Item D é o mais correto. Levantamento de necessidade é diagnóstico. Indentificar as ferramentas necessárias através de uma análise organizacional, departamental e as tarefas em si para um bom andamento da rotina.

    Itém E Levanatamento das necessidades não se aprecia nada, mas sim identifica,analisa, busca o perfil do cargo em função das necessidades do órgão.

     

     

  • odeio essas questões da CCV/UFC, tudo muito subjetivo.

  • Concordo, muito subjetivo.

  • Vamos lá, a resolução é simples desde que se atentem ao que está pedindo. O erro da maioria dos candidatos(incluindo eu, que venho me ligando mais) é não observar o que estão pedindo e já ir procurando o que acha certo.

    Resumidameste o que se pede? COMPORTAMENTO ESPERADO DO TREINADO NO(nem antes nem depois, na hora de executar) DESEMPENHO DO SEU EXERCÍCIO.

    a) Não pode ser pois a questão conceitual (aprender/entender) deve ser prévia e não na execução/desempenho do exercício.
    b)Conceito também. 
    c)Citar no desempenho do exercício? pra que isso? ele tá dando aula?
    d) SIM! na execução do trabalho ele deve saber identificar exatamente as ferramentas necessárias para realizar, isso em todo andamento da rotina
    ex: 
     Uma licitação, quais ferramentas necessárias para o exercício? >tudo que ajuda na execução; computador, normas...
    e) Não é pra apreciar o cargo na hora de executar tarefa, pra que isso?


     

  • Não sei se já comentaram, mas eu achei muito subjetivo.

  • "Objetivos de ensino são descrições claras do que se espera do aprendiz em relação ao conteúdo aprendido. O estabelecimento de objetivos deve buscar incluir verbos de ação que se relacionem com comportamentos observáveis no aprendiz. No sentido contrário, verbos relacionados com o simples pensamento devem ser evitados, pois não podem ser facilmente avaliados. Verbos a serem utilizados incluem: identificar, fazer, operar, subir, descer, escrever, ler, etc. Verbos a serem evitados podem incluir: saber, entender, apreciar, etc."

    Fonte: Professor Carlos Xavier (Estratégia Concursos).

  • Treinamento = Cargo atual/Competências específicas

  • A questão não é subjetiva como muitos falaram.

    No planejamento do treinamento, é necessário transformar as necessidades de treinamento em objetivos instrucionais em verbos que caracterizam ações observaveis, como dirigir, escolher, avaliar, nomear, calcular, classificar, analisar, redigir, etc. Deve-se evitar verbos que não trazem ações observaveis, como crer, sensisbilizar, conhecer, reconhcer, pensar, saber, raciocinar, apreciar, sentir, perceber... (Ribas: Gestão de Pessoas para Concuro, p. 239).

  • gab. D - Identificar as ferramentas necessárias ao bom andamento da rotina.

  • A questão estava pedindo uma alternativa específica, logo a alternativa D era mais coerente


ID
1673902
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Numa conversação de qualidade, a voz pode revelar equilíbrio, segurança e conhecimento ou problemas emocionais. No atendimento ao público, é correto:

Alternativas
Comentários
  • falar claro, ser preciso, ser distinto.

  • Esta questão da para acertar por eliminação.

  • Essa é questão de psicotécnico.


ID
1673905
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Uma das tarefas específicas do servidor público é prestar informação. É correto adotarem-se alguns procedimentos no atendimento, tais como:

Alternativas
Comentários
  • Tipo de questão FDP da CCV, o gabarito é o que ela quer.

  • Tenho asco a esse tipo de questão.

  • É ri pra não chorar...kkkkkkkkkkk

     

  • A resposta é a D. Até por eliminação fiquei na dúvida, pensei: Ajudar o visitante a encontar a saída (Ele quer que o visitante vá embora?) Cumprimentar com alegria (O que ele quis dizer com isso? Está sorrindo o tempo todo?Oiiii, oiiiiiii, oiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ). Enfim, achei muito subjetivo.

  • Ajudar o visitante a encontrar a Saída Caso, precise ir ao banheiro é ? 

  • Não devemos entreter o visitante. 

  • A saída é pelo mesmo que entrou ora.

  • meio estranho essa questão

  • o item correto, item D..diz:

    d) cumprimentar com alegria, ajudar o visitante a encontrar saída,,identificar demandas.

    ''CUMPRIMENTAR COM ALEGRIA''= (ps: alguém já foi atendido no serviço público? não generalizando, mas infelizmente a realidade é:

    servidores mal-humorados, monótonos e apáticos. Remetendo o porquê da árdua tarefa trabalhada no sistema gerencial da Administração Pública Brasileira, de trazer qualidade no serviço e no tratamento para com as pessoas.) lembra o princípio da Efetividade? que é qualidade no processo. Serviço e satisfação do cliente, no geral.

    ''A ENCONTRAR SAÍDA''= Encontrar solução para sua demanda.

    ''IDENTIFICAR DEMANDAS''= dar-se á conhecer e entender o que está sendo solicitado, para 'AJUDAR O VISITANTE A ENCONTRAR SAÍDA'

    BONS ESTUDOS FUTURO (A) SERVIDOR(A)!!

  • nossa que questão maravilhosa, qual o artigo e de qual lei fala sobre isso?

  • http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u882.shtml


ID
1673908
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Pode-se afirmar que o serviço de atendimento ao público é um processo resultante da sinergia de diferentes variáveis. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Pqp que questão mal formulada...Essas bancas de fundo de quintal...

  • "Assim, o serviço de atendimento ao público é um processo resultante da sinergia de diferentes variáveis: o comportamento do usuário, a conduta dos funcionários envolvidos (direta ou indiretamente) na situação, a organização do trabalho e as condições físicoambientais/instrumentais. Tais fatores funcionam como propulsores desse processo, alimentando a dinâmica de transformações internas e externas das situações de atendimento sob a base de regulações permanentes".

    FONTE: apostila de atendimento prof. Wendel Leo

    b) imagem da instituição não é uma variável,
    c) políticas não são variáveis
    d) idem c
    e) idem c

     

  • A.

    b) imagem da instituição não é uma variável,


    c) políticas não são variáveis


    d) idem c


    e) idem c

  • CCV É A CESPE CEARENSE KKKK. MAS VAI DAR CERTO!!!


ID
1673911
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A “gestão de pessoas” tem como foco obter a cooperação de pessoas para o alcance dos objetivos organizacionais e individuais. Tal expressão adota modernamente o enfoque sistêmico na gestão. É correto afirmar que são características deste modelo:

Alternativas
Comentários
  • Gestão de Pessoas - Enfoque Sistêmico


    1.Interdependência das Partes : Partes com subsistemas interdependentes.

    2.Ênfase no Processo: Não estática, mas em contínua mudança.

    3.Probalismo: Não há certezas absolutas, mas probabilidades.

    4.Multidisciplinariedade: Busca diversos campos do conhecimento (Psicologia, Sociologia, Medicina etc.)

    5.Concepção Multicausal: Quando os fenômenos observados em relações aos indivíduos tendem a ser analizados com base nas considerações, nos múltiplos fatores que podem determinar ou interferir sua ocorrência.

    6.Caráter Descritivo: Organizações tradicionais mais preocupadas em definir o que deve ser feito.

    7.Caráter Multimotivacional: Motivação do empregado não somente para ganhar um salário alto, mas também pela busca de status na carreira.

     Resp: c .


  • Gil, ainda nos mostra que a partir do momento que uma organização passa a adotar o enfoque sistêmico, ela passa a ter algumas características, como a interdependência das partes; ênfase nos processos, já que uma organização possui sempre uma continuidade, não há como ela permanecer estática; probabilismo, uma vez, que nunca se tem a absoluta certeza das coisas que devem acontecer, e do que é melhor; multidisciplinaridade, já que em uma organização sistêmica, se deve buscar contribuir com outros campos do conhecimento, ou seja, se uma equipe de RH é bem estruturada, e com diferenciais no conhecimento, sem dúvida, esta obterá maior êxito; concepção multicausal, diante dos vários casos que podem acontecer, estes são analisados; caráter descritivo, deixando com que os indivíduos que compõem a organização compreendam os fatos e busquem as melhores soluções; caráter multimotivacional, onde se percebe a necessidade de motivação para o alcance dos objetivos, sendo estes não somente financeiros, mas também de realização profissional e de bem-estar; participação, onde quem atua nas áreas menores, nos subsistemas, também participa das decisões, também são ouvidos; abertura para o ambiente, tanto o interno, quanto o externo; e ênfase nos papéis, onde se mostra o que se espera de cada um dentro da organização.

    http://www.administradores.com.br/artigos/academico/gestao-de-pessoas/79383/
  • Não entendi nada!!! parece que tudo que estudei foi por água abaixo

  • Daniel Silva, seja bem vindo às questões da CCV-UFC, kkkkkkkk

  • Em 23/06/19 às 12:18, você respondeu a opção A.

    Em 13/06/19 às 15:46, você respondeu a opção A.

    Um dia eu chego lá!

  • a abordagem sistêmica é explicativa e descritiva, com isso já matar a questão.

  • Quando a organização implementa o enfoque sistêmico na administração de seus recursos humanos, passa a apresentar determinadas características, tais como: interdependência das partes, ênfase no processo, probabilismo, multidisciplinaridade, concepção multicausal, caráter descritivo, caráter multimotivacional, participação, abertura e ênfase nos papéis (GIL, 1994).

  • A) ênfase no produtomultidisciplinaridade e especialização de cargos.

    • ênfase no processo
    • multidisciplinaridade

    B) ênfase no resultadoconcepção multicausal e caráter conclusivo.

    • ênfase no processo
    • caráter descritivo

    C) ênfase no processo; concepção multicausal e caráter descritivo.

    • processo = mudança contínua
    • multicausal = muitos fatores
    • caráter descritivo =

    D) probabilismo; caráter dissertativo e ênfase na multicausal idade.

    • probabilismo = s/certezas + probabilidade
    • caráter descritivo = organizações tradicionais -> tarefas feitas
    • ênfase no processo

    E) aberturaparticipação e certeza absoluta.

    • interdependência -> entre partes
    • probabilismo = s/certezas + probabilidade


ID
1673914
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A moderna gestão de pessoas abrange um amplo leque de atividades. É correto atribuir os seguintes papéis aos profissionais ligados a esta área de trabalho:

Alternativas
Comentários
  • Gestão de Pessoas - O profissional de gestão de pessoas; O papel de comunicador; O papel de selecionador; O papel de treinador; O papel de avaliador; O papel de analista de cargos e salários; O papel de motivador; O papel de líder; O papel de negociador; O papel de gestor da qualidade; O papel de Coach; dentre outros assuntos.

  • Pode-se eliminar: montador, matenedor e escrutinador. 

     

  • GABARITO
    A)  comunicador, analista, negociador.

    OBS:
    As alternativas que tiverem uma das opções montador, matenedor e escrutinador, PODE ELIMINAR!

  • A) comunicador, analista, negociador.

    • correto

    B) mantenedor, incursor, apropriador.

    • mantenedor = protetor

    C) coach, montador, escrutinador.

    • escrutinador = detalhista

    D) montador, analista, apontador.

    • apontador = põe a culpa nos outros

    E) escrutinador, preceptor, tutor.

    • escrutinador detalhista

ID
1673917
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Comportamento é a designação genérica da conduta do indivíduo. Conviver com os outros, principalmente no trabalho, implica níveis diferenciados de interação. No processo de interação, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E.

    Em larga escala, o envolvimento das pessoas na tomada de decisões, torna-as mais comprometidas e responsáveis com a organização na qual trabalham que através de uma abordagem estruturada e sistematizada, tratam de forma integrada os processos organizacionais (estrutura, processos etc) e pessoas, alinhando-os às novas estratégias. Então, entende-se que padrões e normas, demandas, expectativas, critérios de avaliação, recompensas e punições figuram entre as variáveis externas do comportamento, trazendo mudanças efetivas, provocando de fatos, revoluções nas comunicações e na tecnologia, enfim, a globalização.

    E esse cenário globalizado é acatado por insegurança e imposição de novos conceitos, entre eles a reformulação da educação, como processo fundamental de socialização, tende a fazer-nos semelhantes para ajustamento à cultura da qual somos parte e no ambiente de trabalho, supõe-se que a interação se dê de acordo com um esquema inteligível de ação, isto é, que as pessoas façam o que se espera delas.

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/gerenciamento-das-mudancas/43018/


  • A) a interação ocorre apenas no nível das tarefas visíveis e observáveis.

    B) as pessoas em grupo agem de forma igual a que adotam quando estão sós.

    C) a interação afeta exclusivamente o todo ou o desempenho esperado do grupo.

    D) as manifestações de desagrado e hostilidade independem de clima emocional negativo.

    E) no ambiente de trabalho, a interação se dá de acordo com um esquema inteligível de ações.


    Parecer da Banca

    O candidato fundamentou suas razões recursais em questionamentos acerca do que significa inteligível e interação.

    Sobre o assunto, expressa-se Moscovici (2008), “ (...) o que mais parece perturbar a compreensão do comportamento humano nas organizações é a insistente tendência de abordagem predominantemente racional.”

    Assim, no ambiente de trabalho supõe-se que a interação se dê de acordo com um esquema INTELIGÍVEL DE AÇÃO, isto é, QUE AS PESSOAS FAÇAM O QUE SE ESPERA DELAS.

    Adiante, a autora argumenta que nas organizações, a interação ocorre em dois níveis distintos, porém, concomitantes e interdependentes: o da tarefa e o sócio-emocional. “(...) o da tarefa é das atividades visíveis, observáveis e acordadas(...)”

    Ainda, conforme cita Aurélio Buarque de Holanda a palavra inteligível significa que se compreende bem; que se conhece pela razão.

    Em face da argumentação a Comissão INDEFERE o recurso e RATIFICA o gabarito oficial.

  • A) a interação ocorre apenas no nível das tarefas visíveis e observáveis.

    • organização informal = invisível

    B) as pessoas em grupo agem de forma igual a que adotam quando estão sós.

    • podem agir de forma diferente

    C) a interação afeta exclusivamente o todo ou o desempenho esperado do grupo.

    • também afeta de forma individual

    D) as manifestações de desagrado e hostilidade independem de clima emocional negativo.

    • dependem

    E) no ambiente de trabalho, a interação se dá de acordo com um esquema inteligível de ações.

    • sim, inteligível = compreensível

ID
1673920
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Numa seleção, é preponderante reconhecer que o candidato escolhido terá no futuro a responsabilidade de representar a instituição para a qual foi selecionado. Assim, os procedimentos de seleção precisam identificar particularmente os seguintes aspectos:

Alternativas
Comentários
  • As técnicas de seleção de pessoal

    Os procedimentos de seleção de pessoal são aqueles que visam a analisar as qualidades e as características profissionais, bem como a qualificação técnico-profissional do candidato ao emprego durante a sua contratação.

    O objetivo do empregador durante a realização dos métodos de seleção de pessoal é averiguar se as condições físicas, psicológicas e comportamentais do candidato ao emprego estão em consonância com o trabalho que será executado pelo mesmo.

    De acordo com Santos (1985, p. 72), a seleção de pessoal compreende "o processo pelo qual são escolhidas as pessoas adaptadas a uma determinada ocupação ou esquema operacional". Assevera ainda que: "seleção nem sempre significa escolher os que revelam aptidões ou capacidades nos seus índices mais elevados [...] e, sim, os mais adequados a uma situação predeterminada" (Idem, ibidem).

    Para Lobos (1979, p. 57), a seleção de pessoal representa

    O processo de administração de recursos humanos, por meio do qual a empresa procura satisfazer sua nevessidades de recursos humanos, escolhendo aqueles que melhor ocupariam determinado cargo na organização, com base em uma avaliação de suas características pessoais (conhecimentos, habilidades, etc.) e de suas motivações.


    Leia mais: http://jus.com.br/artigos/18898/as-tecnicas-de-selecao-de-pessoal-realizadas-na-admissao-do-trabalhador#ixzz3sMq7bURK

    Resposta: E

  • Ficaria entre D e E. Mas reli a questão e vi "responsabilidade de representar a instituição" Com certeza letra E


ID
1673923
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um relacionamento normalmente reflete a interação entre pessoas. No ambiente de trabalho, pode-se afirmar que questões de produtividade e desempenho precisam ser consideradas como relevantes e influenciadas por relacionamentos. Nesse sentido, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A - para manter relacionamentos no trabalho em boa ordem, é melhor observar o que as pessoas fazem e não o que parecem ser superficialmente.

  • Qual o fundamento da letra A?

  • Questão vaga!

  • Conforme preconiza Chapman(1996), no livro Desenvolvendo Habilidades Interpessoais, no ambiente de trabalho onde a produtividade depende de relacionamentos (...), “os hábitos de trabalho freqüentemente são mais importantes do que as diferenças de personalidade”.

    O autor cita textualmente, que para manter os relacionamentos em boa ordem é melhor observar o que as pessoas fazem e não o que parecem ser superficialmente. Tais argumentos podem ser reforçados pela citação do Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, o termo observar significa examinar minuciosamente; olhar com atenção. Pela observação, o indivíduo distingue, forma uma idéia e percebe. A percepção como processo interpretativo é pessoal, gera significados, e como tal, cria efeitos. Segundo Penteado(2001) “toda reação cognitiva humana, percepção,imaginação pensamento e racionalização, são um esforço para significação.” Assim, um fato pode ser o mesmo, mas a interpretação é de cada indivíduo.

    Em face da argumentação a Comissão INDEFERE o recurso e RATIFICA o gabarito oficial.

    Fortaleza, 23 de maio de 2014. Profa. Maria de Jesus de Sá Correia Presidente da CCV/UFC

  • A) para manter relacionamentos no trabalho em boa ordem, é melhor observar o que as pessoas fazem e não o que parecem ser superficialmente.

    B) é possível manter relacionamentos em boa ordem reforçando diferenças de idade, sexo e/ou cultura.

    C) os conceitos de desempenho e produtividade implicam o embate direto das disputas de poder.

    D) a produtividade não depende de relacionamentos, mas exclusivamente de recompensas.

    E) os hábitos de trabalho são menos importantes do que as diferenças de personalidade.


    Parecer da Banca

    Conforme preconiza Chapman(1996), no livro Desenvolvendo Habilidades Interpessoais, no ambiente de trabalho onde a produtividade depende de relacionamentos (...), “os hábitos de trabalho frequentemente são mais importantes do que as diferenças de personalidade”.

    O autor cita textualmente, que para manter os relacionamentos em boa ordem é melhor observar o que as pessoas fazem e não o que parecem ser superficialmente.

    Tais argumentos podem ser reforçados pela citação do Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, o termo observar significa examinar minuciosamente; olhar com atenção.

    Pela observação, o indivíduo distingue, forma uma ideia e percebe.

    A percepção como processo interpretativo é pessoal, gera significados, e como tal, cria efeitos.

    Segundo Penteado(2001) “toda reação cognitiva humana, percepção, imaginação pensamento e racionalização, são um esforço para significação.” Assim, um fato pode ser o mesmo, mas a interpretação é de cada indivíduo.

    Em face da argumentação a Comissão INDEFERE o recurso e RATIFICA o gabarito oficial

  • Até o momento, as questões de comportamento organizacional da banca CCV-UFC parecem terem sido elaboradas por um estudante de nível médio... não parecem ter fundamento didático nenhum

  • A) para manter relacionamentos no trabalho em boa ordem, é melhor observar o que as pessoas fazem e não o que parecem ser superficialmente.

    • sim, ser superficial com as pessoas acaba criando estereótipos tornando a relação mais conflituosa
    • como dizia aquele ditado: "não julgue o livro pela capa"

    B) é possível manter relacionamentos em boa ordem reforçando diferenças de idade, sexo e/ou cultura.

    • reforço de estereótipos/apelidos vide alternativa A)

    C) os conceitos de desempenho e produtividade implicam o embate direto das disputas de poder.

    • desempenho e produtividade não necessariamente gera esse embate

    D) a produtividade não depende de relacionamentos, mas exclusivamente de recompensas.

    • ao contrário a produtividade é influenciada diretamente pelos relacionamentos

    E) os hábitos de trabalho são menos importantes do que as diferenças de personalidade.

    • ao contrário, as diferenças são MUITO menos importantes que os hábitos de trabalho

ID
1673926
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os documentos possuem características diferenciadas, conforme gênero, espécie e tipo. Com relação a tipo documental, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Esquematizando: Gênero (textual) > Espécie (certidão) > Tipo (certidão de nascimento) 

  • Tipo : “Configuração que assume uma espécie documental, de acordo com a atividade que a gerou."

  • ERREI, NÃO ERRO MAIS.

  • Os documentos podem ser classificados quando ao gênero, quanto a espécie e quanto ao tipo.

    Quanto ao gênero:

             a) Escritos ou textuais; b)Cartográficos; c)iconográficos; d)filmográficos; e)sonoros; f)micrográficos; g)informáticos

    Quanto a Espécie:

             a) Certidões; b) Atas; c)carta; d)Circular; e)Despacho; f)Edital; g)Contrato; etc

    Quanto ao Tipo (Aí está o raciocínio da questão- Ela quer que você reuna os grupos de tipos textuais)

             Certidão de tempo de Serviço é um tipo de certidão (Certidão é espécie, cujo gênero é textual)

             Certidão de nascimento é um tipo de certidão(Certidão é espécie, cujo gênero é textual)

             Edital de concurso Público é um tipo de edital (edital é espécie, cujo gênero é textual)

    Então a letra "E" reune os tipos e não os gêneros ou espécies. As demais opções ou tem um gênero ou espécie agregada.

    a) Convênios, avisos e memorandos. (os três são espécies, com gêneros classificados como textuais)

    b) Parecer final, atas institucionais e votos. (Votos - espécie, cujo gênero é textual)

    c) Minuta, livro de registro e relatório geral. (Minuta é uma espécie, cujo gênero é textual)

    d) Relatório geral, contrato, auditoria contábil. (Contrato é uma espécie, cujo gênero é textual)

    e) Contrato de prestação de serviço, edital de concurso público e certidão de nascimento. (Todos são tipos)

  •  e) Contrato de prestação de serviço, edital de concurso público e certidão de nascimento.

    O tipo será a espécie + a sua finalidade

    Contrato- especie/ Contrado deprestação de serviço- tipo

    Edital- especie/ Edital de concurso publico- tipo

    Certidao- espécie/ Certidao de nascimento- tipo

     

    Pfra Giovanna Carranza 

  • Tipo documental específica a espécie do documento

    atestado = espécie 

    atestado de óbito = tipo documental

  • Gabarito E

     

    Tipo documental é o mais específico.

  • GABARITO: LETRA E

    ACRESCENTANDO:

    De acordo com a Professora Heloísa Bellotto, os termos gênero, espécie e tipo documental possuem as seguintes definições:
    • Gênero – “configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos de que seus executores se serviram para registrar a mensagem”.
    • Espécie – “configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas”.
    • Tipo – “configuração que assume a espécie documental de acordo com a atividade que a gerou”. Assim sendo, um relatório é exemplo de “espécie documental”. Quando especificamos a espécie (relatório financeiro, relatório de recursos humanos), temos a caracterização de “tipos documentais”.

    FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.


ID
1673929
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Nas instituições modernas, o homem procura constantemente adaptar-se ao cenário das novas tecnologias, da alta competitividade e dos novos métodos de trabalho. Pelo exposto, é correto afirmar que a adaptação do homem ao trabalho é orientada em função:

Alternativas
Comentários
  • Pessoal da banca parece que tira essas questões é do google mesmo:O estudo das relações interpessoais nas organizações pode ser dividido em três partes principais, conforme a seguir:

    a) Adaptação do homem ao trabalho

    b) Adaptação do trabalho ao homem

    c) Adaptação do homem ao homem


    a) Adaptação do Homem ao Trabalho:

    Conta-se uma história que se passou em um estabelecimento comercial.

    Um dos vendedores mais antigos estava completamente desajustado; não queria mais vender, ficava só conversando com os colegas na hora do trabalho.

    Seu nível mental era superior ao exigido para vendedor, ele se interessava em dirigir outros serviços e tinha temperamento independente.

    Por outro lado, depois de mais de 15 anos de firma, sentia-se desanimado, pois os seus dirigentes tinham o hábito de contratar chefes e gerentes de fora, sem procurar saber se antigos empregados poderiam ser promovidos para os mesmos lugares.

    É possível hoje, com relativa facilidade, por meio de exames psicológicos, classificarem as pessoas em funções das suas aptidões, gostos, interesses e personalidade.

    Outro aspecto importante é o aperfeiçoamento do pessoal em exercício, o que constitui excelente estímulo para todos que queiram progredir na vida.

    http://www.portaleducacao.com.br/recursos-humanos/artigos/60949/fator-humano-nas-organizacoes#ixzz3pIFBaD4S

  • PARECER DA BANCA AOS RECURSOS:

     

    As diferentes contestações apresentadas pelos reclamantes relativas a questão da adaptação do homem ao trabalho, não aceitam a opção “A” como correta. Entretanto, como exemplifica Weil (1997) no livro Relações Humanas, especificamente no que trata da adaptação do homem ao trabalho”é possível com relativa facilidade por meio de exames psicológicos classificar as pessoas em função das suas aptidões, gostos, interesses e personalidade.” Conforme cita Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, por interesses compreende-se, estar entre participar, aquilo que convém, que importa, seja em que domínio for. Por outro lado Daft (2005), considera a ampla variação entre personalidades e entre trabalhos como responsabilidade importante dos gerentes (...) “ é tentar combinar características entre funcionário e trabalho para que este seja feito por termos adequados. Isso exige que os gerentes sejam claros sobre o que esperam que os funcionários façam”. (...). o autor cita que a empresa TEXAS INSTRUMENTS criou página na web denominada CHECAGEM DE ADEQUAÇÃO que avalia os tipos de personalidades e oferece aos candidatos em potencial para o emprego, uma chance para eles se auto-avaliarem e descobrirem se combinam bem com a empresa.” Aqui, ressalta-se o pensamento de Peter Drucker quando em sua obra enfatiza que “as pessoas eficazes põem foco na contribuição”. Elas observam suas metas e indagam qual contribuição podem dar para influir nos resultados da organização onde trabalham. Tal fato comprova que os interesses pessoais estão contemplados na qustão. Pelos argumentos expostos, conclui-se como correta o item “A” do gabarito oficial.

  • Tudo bem a adaptação do homem ao trabalho ser orientada em função de suas aptidões, gostos, interesses e personalidade. Como diz a alternativa A.

    Mas não é pelo exposto no primeiro período da questão! 

  • Muito complicado estudar esse tipo de banca.

    O negócio é não desanimar.

  • Poderia ser qualquer uma. Fica a critério da banca. Assim fica facil eliminar candidato.

  • Autor que a Banca usou....

    Como exemplifica Weil (1997) no livro Relações Humanas, especificamente no que trata da adaptação do homem ao trabalho”é possível com relativa facilidade por meio de exames psicológicos classificar as pessoas em função das suas aptidões, gostos, interesses e personalidade.” 

  • Gab. A - de suas aptidões, gostos, interesses e personalidade.


ID
1673932
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Um documento deve ser conservado de forma apropriada e acondicionado de forma adequada. Constituem as principais operações de conservação:

Alternativas
Comentários
  • A doutrina da Marilena Leite Paes cita quatro principais operações de conservação: desinfestação, limpeza, alisamento, restauração ou reparo...

    • Desinfestação: Processo de destruição ou inibição da atividade de insetos.

    • Higienização ou limpeza: Retirada, por meio de técnicas apropriadas, de poeira e outros resíduos.

    • Alisamento: consiste em colocar os documentos em bandejas de aço inoxidável e expô-los à ação do ar com forte percentagem de umidade, durante uma hora e, em seguida, passá-los a ferro, folha por folha.

    • Restauração ou reparo: Conjunto de procedimentos específicos para recuperação e reforço de documentos deteriorados e danificados.


  • OPERAÇÕES DE CONSERVAÇÃO:

    DICA:  D = Desinfetação

                L = Limpesa

                A = Alisamento

                R = Restauração

  • Cara, não me conformo com esses erros grosseiros da CCV! 

    CONSERVAÇÃO: são ações preventivas para evitar possíveis danos aos documentos (nele estão incluídos a desifestação, limpeza e o alisamento), enquanto que RESTAURAÇÃO: consiste em técnicas para recuperar documentos já danificados (Laminação, encapsulação, reenfibragem), por sua vez  A PRESERVAÇÃO: é o conjunto de cuidados simples para evitar degradação de documentos, por exemplo: não usar clipes metálicos, não dobrar as páginas, não umedecer os dedos com saliva (eca!).
    Fonte: Prof. Felipe Cepkauskas, do Estratégia Concursos.
    Então, caberia, a meu ver, nulidade dessa questão ou alteração do gabarito!

  • As operações de conservação são atividades que buscam reduzir o dano causado pela presença de fatores nocivos ao documento. São elas: alisamento (aplicação de proteção ao documento, para aumentar a resistência física), desinfestação (retirada de microrganismos e insetos que destroem o documento), limpeza (retirada de sujidades que causam reações químicas) e restauração (técnicas que recuperam o documento de um dano sofrido).

    Aspiração, renovação e alinhamento, caso existam, não são técnicas ligadas à conservação de documentos.

    Gabarito do professor: Letra "C"
  • Dá pra responder por eliminação. Não existe RENOVAÇÃO.

  • Dificil nada, concurseiro vacinado bate o olho de longe :P

  • Alinhamento só se for de carro.

  • GABARITO: LETRA C

    COMENTÁRIO DO PROFESSOR PARA QUEM NÃO TEM ACESSO

    As operações de conservação são atividades que buscam reduzir o dano causado pela presença de fatores nocivos ao documento. São elas: alisamento (aplicação de proteção ao documento, para aumentar a resistência física), desinfestação (retirada de microrganismos e insetos que destroem o documento), limpeza (retirada de sujidades que causam reações químicas) e restauração (técnicas que recuperam o documento de um dano sofrido).

    Aspiração, renovação e alinhamento, caso existam, não são técnicas ligadas à conservação de documentos.

    FONTE:  Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

  • C

    desinfestação, limpeza, alisamento e restauração

    tudo que você pode fazer no cabelo

  • A) desinfecção, limpeza, aspiração e renovação.

    B) desinfecção, alinhamento, limpeza e renovação.

    C) desinfestação, limpeza, alisamento e restauração.

    • = DARL

    D) desindexação, alinhamento, limpeza e renovação.

    E) desinfestação, alinhamento, restauração e renovação.


ID
1673935
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os arquivos devem ser mantidos organizados e administrados. Para cumprimento desses procedimentos, são reconhecidos como requisitos, dentre outros, os seguintes:

Alternativas
Comentários
  • Requisitos para uma boa administração de arquivos:

    a) apoio da cúpula organizacional 

    b)trabalho em equipe 

    c)pessoal treinado de forma adequada 

    d)métodos e sistemas de arquivamento eficazes 

    e)espaço físico compatível com o acervo existente 


    Fonte: Arquivologia para concursos, Renato Valentini.

  • GABARITO  e) apoio da cúpula organizacional, métodos e sistemas eficazes, espaço físico consistente.

  • Conforme cita Valentini(2009), na sua obra intitulada Arquivologia para concursos, a organização e administração de arquivos necessitam do apoio da alta administração, de uma organização de sistemas eficazes e de um espaço físico consistente, conforme explicita o autor a seguir:

     

    a) Apoio a cúpula organizacional: este requisito está ligado ao chamado “recurso institucional”, ou seja, tudo aquilo que pode facilitar ou dificultar a nossa vida dentro do organismo.

    b) Métodos e sistemas de arquivamento eficazes: para a rápida recuperação da informação.

    c) Espaço físico: evita-se o “acúmulo documental”, e, consequentemente, preserva-se os documentos armazenados nesses espaços.

     

    Ressalta-se que os itens corretos foram destacados DENTRE OUTROS e concentrados numa única afirmativa, como recomenda o edital do concurso.

     

    Em face da argumentação a Comissão INDEFERE o recurso e RATIFICA o gabarito oficial

  • Outra questão que é igual a essa e serve para estudar Q990935.


ID
1673938
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em países como França, Inglaterra e Estados Unidos, os arquivos são preservados como patrimônio nacional. É correto afirmar que os arquivos públicos foram criados pelas seguintes razões:

Alternativas
Comentários
  • Erro da a) influenciar políticos

    Erro da c) necessidades sócio-ambientais

    Erro da d) criar privilégios nacionais

    Erro da e) preservar perpetuamente informações sigilosas 

  • interesses pessoais... pra mim questão mediocre

  • B) Interesses pessoais ou interesse público?

  • Fazendo um breve resumo da história arquivística, voltamos ao período da Revolução Francesa, onde, com a queda da Monarquia e implementação dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, tivemos a criação dos arquivos nacionais como uma forma de garantir os direitos dos cidadãos. Sendo os arquivos públicos, qualquer cidadão poderia conhecer a situação do Estado, como finanças, políticas e gestão, além de servir como garantia de direitos e guardar a memória e a história da sociedade.

    Sendo assim, podemos concluir que a criação dos arquivos foi arrazoada principalmente para atender à necessidade de eficiência administrativa do Estado, defesa de direitos dos cidadãos, e questões culturais da sociedade.

    Gabarito da banca: letra "B"
    Gabarito do professor: letra "B"
  • Acho que os INTERESSES PESSOAIS está se referindo aos arquivos PRIVADOS.

  • QUESTÕES MALUCAS! ARQIVOLOGIA CHEGA A SER PIOR QUE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

  • Nunca marcaria a B

  • Questão que derruba setessentos e cinquenta e oito milhõees, duzentos e trinta e sete mil, novecentos e oitenta e quatro candidatos.

  • A resposta correta está contida no Livro Arquivos Modernos - Princípios e Técnicas de T. R. Schellenberg, Editora FGV. É a letra B mesmo: por necessidade de incrementar eficiência governamental, por razões culturais, por interesses pessoais e por ordem oficial. O item "interesses pessoais" tem a ver com a história da criação de arquivos públicos. É muito interessante a análise deste livro. Eu só acertei a questão porque quem me indicou o livro foi uma bibliotecária. rsrsrsr. Quanto mais eu estudo para concurso, mais eu percebo que se trata de uma graduação universitária (:o).

  • Os candidatos fundamentaram suas razões recursais utilizando a Lei 8.159/91 que trata de arquivos públicos. Entretanto, cabe salientar que o edital não menciona a Lei, mas dá oportunidade ao candidato de amparar-se em outras fontes.

     

    Assim, conforme preconiza Schellemberg (2006) no livro Arquivos Modernos – Princípios e Técnicas – Razões para a Instituição de arquivos públicos. (...) A primeira e mais importante, foi a necessidade prática de incrementar eficiência governamental (...), com o decorrer do tempo um governo naturalmente acumula tantos documentos que se faz necessário tomar providências em relação aos mesmos; a segunda foi de ordem cultural (...), no qual os arquivos públicos constituem de fonte de cultura entre muitos outros tipos como livros, manuscritos e tesouros de museus; a terceira foi de interesse pessoal (...), onde os revolucionários franceses criaram o Archives Nationales, objetivando a destruição de uma sociedade antiga e criação de uma nova. Tinham consciência da importância dos arquivos públicos para a determinação das várias relações sociais, econômicas e políticas; e a quarta, de ordem oficial (...), onde os documentos, mesmo os mais antigos, são necessários às atividades do governo.

     

    A partir das colocações da citada autora, pode-se confirmar como correta a alternativa “B”.

     

    Em face da argumentação a Comissão INDEFERE o recurso e RATIFICA o gabarito oficial.

  • B?

    Arquivos públicos criado por interesses pessoais?

  • em português por favor obrigado

  • E - Incorreta. Informações sigilosas não podem ser guardadas de forma perpétua.

  • Interesses pessoais?


ID
1673941
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com o Dicionário de Terminologia Arquivística, do Conselho Internacional de Arquivo, a gestão de documentos diz respeito a uma área da administração geral relacionada à busca de economia e eficácia na produção, conservação, uso e destinação final dos documentos. Nesse contexto, o termo produção significa:

Alternativas
Comentários
  • a) recuperação?

    b) eliminação?

    c) eliminação?

    d) recolhimento?

  • Produção de Documentos: refere-se à elaboração dos documentos em decorrência das atividades de um órgão. Nesta fase,deve-se intervir nos processos de geração dos documentos organizacionais, tendo em vista evitar que sejam criados ou reproduzidos documentos desnecessários. São projetados também modelos de formulários e demais documentos que devem ser utilizados pela instituição, de acordo com as necessidades dos órgãos. Evita-se, portanto, a proliferação de documentos inúteis ou de duplicatas, de modo a otimizar e disciplinar também os serviços de reprografia e automação arquivística.


    Fonte: Paes (2005, p. 54)

  • Em gestão de documentos, a fase de produção é o conjunto de atividades a serem realizadas anteriormente à confecção dos mesmos. São atividades que em geral tratam de estudos e planejamento, e também de suporte para a implementação de rotinas e ferramentas de produção de documentos.

    Sendo assim, vamos analisar item a item:

    A - Incorreta. "Melhoramento e recuperação de arquivos" não é uma atividade classificada como produção de documentos.

    B - Incorreta. "Eliminação de documentos de valor permanente" e "arquivamento intermediário" não são atividades de produção de documentos.

    C - Incorreta. "Eliminação de documentos de valor permanente" e "descrição das séries documentais" não são atividades de produção de documentos.

    D - Incorreta. "Recolhimento de documentos de valor permanente" não é atividade de produção de documentos.

    E - Correta. Todas as atividades listadas são típicas da fase de produção da gestão de documentos. São atividades que tratam de preparar os sistemas de gestão para que se iniciem a confecção dos documentos.

    Portanto está correta a alternativa de letra "E".
  • Gabarito: Letra E.

     

    Produção de Documentos: refere-se à elaboração dos documentos em decorrência das atividades de um órgão. Nesta fase,deve-se intervir nos processos de geração dos documentos organizacionais, tendo em vista evitar que sejam criados ou reproduzidos documentos desnecessários. São projetados também modelos de formulários e demais documentos que devem ser utilizados pela instituição, de acordo com as necessidades dos órgãos. Evita-se, portanto, a proliferação de documentos inúteis ou de duplicatas, de modo a otimizar e disciplinar também os serviços de reprografia e automação arquivística. Fonte: Paes (2005, p. 54)

     

    a) recuperação?

    b) eliminação?

    c) eliminação?

    d) recolhimento?

     

    Reprografia é o conjunto de meios e/ou processos ou mesmo o departamento de reprodução de documentos encontrado em instituições de ensino e empresas públicas e privadas, para serviços como: fotocópia, microfilmagem, heliografia, etc.

  • aqui está a resposta.

     

    http://simagestao.com.br/wp-content/uploads/2016/02/O-Conceito-e-a-Pratica-de-Gestao-de-Documentos.pdf

  • Arquivo Permanente ninguem mexe! B, C e D eliminadas.

  • Acertei. Mas, uiiiii ta embaraçado, de onde foi tirado isso?


ID
1673944
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Sobre a classificação dos custos, estes podem: (1) necessitar de critérios de alocação, por não serem facilmente atribuídos às unidades; (2) representar o montante despendido no período para se fabricarem todos os produtos; (3) ser independentes do nível de atividade, não variando, no curto prazo, com as alterações no volume de produção; (4) representar o custo para se fabricar uma unidade do produto; (5) ser facilmente relacionados com as unidades de alocação de custos; (6) crescer com o aumento do nível de atividade. Cada um desses itens corresponde, respectivamente, à seguinte classificação:

Alternativas
Comentários
  • Dava para matar a questão com o conceito de custos indiretos: (1) critérios de alocação, por não serem facilmente atribuídos às unidades;

  • Gabarito B

  • Essa questão se refere a qual item do edital?


ID
1673947
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Se uma pessoa que ganha um salário de R$ 8.000,00/mês largar o emprego para montar um novo negócio e, em determinado mês, o negócio apresentar lucro de R$ 6.000,00, a diferença de R$ 2.000,00 em relação ao salário constitui:

Alternativas
Comentários
  • Custo de oportunidade, em termos simples, trata-se do custo por deixar de fazer outra coisa por estar realizando aquilo. No caso, o custo de abrir mão do salário do emprego.

     

  • "Custo de Oportunidade é aquilo que se deixa de ganhar ao se adotar uma outra escolha. Diante de diversas alternativas, o custo de oportunidade deve ser a melhor opção não escolhida".

    FONTE: Ricardo J. Ferreira, Contabilidade de Custos, 10ª edição.


ID
1673950
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Em relação aos conceitos que envolvem custos, é correto afirmar que, na compra de uma máquina:

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar essa questão?

  • Dica: a depreciação (desvalorização do equipamento através do tempo) é um tipo de custo.

  • O termo GASTO é utilizado de maneira geral. Por ex. custos e despesas são tipos de gastos. A parcela depreciável do bem, geralmente utilizando-se do método linear, considerando-se que esse bem é utilizado na produção, caracteriza custo.

  • Gastos, conforme expôs o colega abaixo, são gerais. Podem ser relativos a investimentos, custos ou despesas.

     

    Em relação aos custos, temos custos diretos (por exemplo, matéria prima direta e mão de obra direta), ou custos indiretos, do qual é exemplo a depreciação de uma máquina de uma fábrica, que é um custo indireto de fabricação (CIF), a que faz referência a alternativa B da questão.


ID
1673953
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um orçamento traça um curso para uma empresa, delineando seus planos, em termos financeiros, envolvendo (1) a comparação, periódica, dos resultados reais com as metas, tomando medidas apropriadas; (2) a execução de planos para atingir suas metas; e (3) o estabelecimento de metas específicas para futuras operações. Tais ações correspondem, respectivamente, às seguintes funções administrativas:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é letra C, mas a questão foi incorretamente inserida em AFO. Para mim, trata-se de uma questão sobre planejamento estratégico, assunto abordado em administração geral.

  • Certo.

    Discordo do colega Mateus. A questão poderia ser classificadas nas duas matérias. Excelente mistura de conteúdos: Cilco Orçamentários + Funções da Administração.

  • GABARITO: letra C

     

    Palavras-chave:

    • Planejamento: diagnóstico organizacional, processo decisório, missão, visão, objetivos, metas, valores, políticas, estratégia, negócio, definição de mecanismos de controle e avaliação, implementação dos planos, análise SWOT, balanced scorecard.

    • Organização: estrutura organizacional (alocação de recursos), especialização do trabalho (divisão do trabalho), departamentalização (coordenação de esforços), hierarquia, amplitude de controle, responsabilidades.

    • Direção: relações interpessoais, liderança, motivação, comunicação, coordenação de pessoas, trabalho em equipe, gestão de conflitos.

    • Controle (e avaliação)definição dos padrões de desempenho, avaliação do desempenho, comparação dos resultados com os padrões, ação corretiva (ciclo PDCA – plan-do-check-act) + gestão da qualidade.

  • PLANEJAMENTO

    Planejar é definir os objetivos, decidir como alcançar os planos, programar as atividades, alcançar as metas, algumas empresas ainda adotam o método arcaico de administração as escuras e não planejam, desta forma, não se preparam para possíveis reveses e acabam por terem insucesso em seus objetivos

     

    ORGANIZAÇÃO

    A função de organizar compreende várias fases, como a elaboração dos níveis hierárquicos e definição das estruturas organizacionais. Pode ser definida como a ordenação dos recursos materiais e recursos humanos visando atingir os objetivos estabelecidos, o Organograma da empresa é definido nessa função administrativa, este serve para representação da estrutura da empresa, estrutura departamental, deixando claro os níveis hierárquicos.

     

    DIREÇÃO

    Esta é a função da tomada de decisões, de liderança e intercomunicação com os subordinados. Fazer acontecer, dinamizar, esta função administrativa exige muito da habilidade humana do profissional pela área relacionada, a direção pode ser a nível institucional abarcando toda a empresa, nível departamental abrangendo as unidades em separado e por fim a nível operacional.

     

    CONTROLE

    Esta diretamente ligado ao planejamento, nesta função devem ser avaliados os progressos da empresa em seus objetivos e feitas as devidas correções para garantir que os resultados sejam satisfatórios, os principais pontos da função de controle

  • PALAVRA-CHAVE: PODC --> "Pode Dê C".

    Planejamento

    Organização

    Direção

    Controle (ou Avaliação).

  • eu tava tentando encaixar as palavras dentro dos parenteses, só percebi que as frases já estavam prontas depois que errei a questão :)

  • LETRA C CORRETA

    P.O.D.C

    PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.

    ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor

    DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas

    CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões. 


ID
1673956
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O almoxarifado é o local destinado à fiel guarda e conservação de materiais, em recinto coberto ou não, adequado a sua natureza. É correto afirmar que a eficiência de um almoxarifado depende:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. 

    Eficiência do Almoxarifado

    A eficiência de um almoxarifado depende fundamentalmente :

    da redução das distâncias internas percorridas pela carga e do conseqüente aumento do número das viagens de ida e volta;

    do aumento do tamanho médio das unidades armazenadas;

    da melhor utilização de sua capacidade volumétrica;

  • Fundamentação: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/nocoes-basicas-de-almoxarifado-estoque-transporte-de-materiais-893215.html

  • MANUAL DO ALMOXARIFADO

    Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Câmpus Medianeira

    Departamento de Materiais e Patrimônio

    Divisão de Almoxarifado

     

     

     

    A eficiência de um Almoxarifado depende fundamentalmente: �

    1 - Da redução das distâncias internas percorridas pela carga e do consequente aumento do número das viagens de ida e volta; �

    2 - Do aumento do tamanho médio das unidades armazenadas; �

    3 - Da melhor utilização de sua capacidade volumétrica

  • Uma gestão eficiente do almoxarifado deve gerar uma movimentação mais rápida dos materiais, evitando-se perdas por extravios e quedas e aproveitando-se melhor das máquinas e das pessoas envolvidas nesse trabalho.

    Deste modo, podemos dizer que os objetivos da gestão de um depósito ou almoxarifado são, basicamente, reduzir os custos de armazenamento e aumentar o nível de serviço aos clientes.

    Rodrigo Rennó

  • Eita, as questões de ARMP da CCV estão mais dificeis do que das bancas CESPE, FCC e FGV

    :(

  • GABARITO: LETRA B

    A eficiência de um almoxarifado depende fundamentalmente:

    • da redução das distâncias internas percorridas pela carga e do consequente aumento do número das viagens de ida e volta;
    • do aumento do tamanho médio das unidades armazenadas;
    • da melhor utilização de sua capacidade volumétrica;

ID
1673959
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em sentido estrito, a ética é utilizada para conciliar deveres e estabelecer regras de conduta ao indivíduo no desempenho de suas atividades profissionais e em seu relacionamento com as demais pessoas. Dentre outros, são princípios básicos de todo código de ética:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Questão simples e apenas por um conhecimento superficial já dá para responder.

    honestidade no trabalho, respeito à dignidade humana, observação das normas administrativas da instituição.


ID
1673962
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As funções da administração são desempenhadas para alcançar os resultados determinados ou esperados pelas organizações. A função administrativa envolvida com a atribuição de tarefas, agrupamento de tarefas em departamento e alocação de recursos para os departamentos chama-se:

Alternativas
Comentários
  • D) 

    Organização como função administrativa de organizar. E parte integrante do processo

    administrativo. Neste sentido, organização significa o ato de organizar,

    estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e

    estabelecer relações entre eles e suas atribuições

  • CHIAVENATO - 2009

  • As fun do Administrador Administração consiste em gerência,governança, controle e direção de empresas públicas ou privadas, tendo como objetivo maior produtividade e lucratividade. Para se chegar a isto, o administrador avalia os objetivos  organizacionais e desenvolve as estratégias necessárias para alcançá-los. Este profissional, no entanto, não tem apenas esta função teórica, ele é responsável pela implantação de tudo que planejou e, portanto,  vai ser aquele que define os programas e métodos de trabalho, avaliando os resultados e corrigindo os setores e procedimentos que estiverem com problemas. Para isso ele também terá que se utilizar de suas principais funções, a saber:*Planejamento: compreende a definição das metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançar essas metas e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos abrangente para integrar e coordenar atividades. Diz respeito, portanto, aos fins (o que será feito) e também aos meios (como será feito).Segundo Maximiano, o processo de planejamento é a ferramenta que as pessoas e organizações usam para administrar suas relações com o futuro. E uma aplicação específica do processo decisório. As decisões que procuram, de alguma forma, influenciar o futuro, ou que serão colocadas em prática no futuro, são decisões de planejamento. Pode ser definido de várias maneiras como:-  Planejar é definir objetivos ou resultados a serem alcançados. -  E definir meios para possibilitar a realização de resultados. -  É interferir na realidade, para passar de uma situação conhecida à outra situação desejada, dentro de um intervalo definido de tempo. -  E tomar no presente, decisões que afetem o futuro, para reduzir sua incerteza.*Organização: em administração tem diversos significados, embora essa palavra seja mais abordada pelo ponto de vista: organização como função administrativa. Neste sentido, é definida como a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos, tendo os executivos autoridade sobre certos agrupamentos.  *Controle: mede e avalia o desempenho, e toma a ação corretiva necessária. Assim, o controle é um processo essencialmente regulatório.O controle visa a duas finalidades principais: -  Correção de falhas ou erros existentes: o controle serve para detectar falhas ou erros – seja no planejamento ou na execução – para apontar as medidas corretivas adequadas para sana-las. -  Prevenção de novas falhas ou erros: ao corrigir as falhas ou erros existentes, o controle aponta os meios necessários para evita-los no futuro.O controle é algo universal, consiste fundamentalmente em um processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado. A essência do controle reside em verificar se a unidade controlada está ou não alcançando os resultados desejados.Trabalho sobre as quatro funções da Administração, a ser apresentado no seminário da aula de Teoria Geral da Administração, da professo
  •  organização como função administrativa. Neste sentido, é definida como a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos, tendo os executivos autoridade sobre certos agrupamentos.  

  • GAB: D

     

  • Falou em função administrativa, não relacionei a organização.

  • PLANEJAMENTO: define as atividades a serem realizadas e os resultados a serem alcançados.

    ORGANIZAÇÃO: organiza-se os recursos disponíveis para realizar aquilo que foi planejado.

    DIREÇÃO: é a função de dirigir a execução do planejamento, para atingir os objetivos da organização.

    CONTROLE: analisa-se os resultados obtidos, se foram os planejados.

     

     

    ORGANIZAÇÃO

     

    A função de organizar compreende várias fases, como a elaboração dos níveis hierárquicos e definição das estruturas organizacionais. Pode ser definida como a ordenação dos recursos materiais e recursos humanos visando atingir os objetivos estabelecidos, o Organograma da empresa é definido nessa função administrativa, este serve para representação da estrutura da empresa, estrutura departamental, deixando claro os níveis hierárquicos.

  • LETRA D CORRETA

    P.O.D.C

    PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.

    ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor

    DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas

    CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões. 

  • alocação = organização

  • A questão exige conhecimento sobre as funções administrativas. Ela quer saber qual dessas funções é responsável pela alocação dos recursos na organização.

    As funções administrativas atuais são as seguintes:

    1.  Planejamento é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los.
    2. Organização é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional. 
    3. Direção é a função que, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. ela dinamiza e promove ação na organização.
    4. Controle é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação.

    Vamos analisar os itens a seguir:

    A- INCORRETA. Planejamento é a função na qual os objetivos são estabelecidos e o meios para a consecução desses.

    B- INCORRETA. Administração não é um função. De acordo com Maximiano "a administração é um processo dinâmico de tomar decisões e realizar ações que compreendem cinco processos principais interligados: Planejamento, Organização, Liderança (e outros processos da gestão de pessoas), Execução e Controle”

    C- INCORRETA. Compromisso não é uma função administrativa.

    D- CORRETA. A função organização é a responsável pela alocação de recursos na empresa. Portanto, esse é o gabarito da questão.

    E- INCORRETA. De acordo com Maximiano, a execução é a função que visa realizar atividades planejadas, por meio da aplicação de energia física e intelectual e consumo de recursos.

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Manole. 2014

    MAXIMIANO, A. C A. Introdução à Administração. 8ª edição. Atlas. São Paulo. 2013.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA D


ID
1673965
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Um órgão de planejamento de uma instituição pública definiu como meta melhorar o desempenho dos processos administrativos, pois foram identificados trabalho repetitivo, morosidade nas decisões e divergência de informações básicas. Para a melhoria dos processos administrativos, o primeiro passo é buscar eficiência, que, nesse contexto, significa:

Alternativas
Comentários
  • Errei a questão e marquei a letra b) mas seria mais pra controle (padronização). Por eliminação então e casa com o que realmente é ... é a letra e) mesmo.

  • Eficiência
    Eficiência é relativa aos meios, como fazer as coisas da melhor maneira possível. Ser eficiente significa executar da melhor maneira possível, evitando desperdícios e maximizando a produtividade.

    Segundo Stoner (1999) eficiência é a capacidade de minimizar o uso de recursos para alcançar os objetivos da organização, para Drucker (apud STONER, 1999, p. 136). eficiência é “fazer as coisas certo”.

    Uma abordagem da eficiência como uma medida de desempenho é feita por Chiavenato (2000, p. 177) quando diz que: "[...] eficiência é uma relação técnica entre entradas e saídas, [...] é uma relação entre custos e benefícios, ou seja, uma relação entre os recursos aplicados e o resultado final obtido: é a razão entre o esforço e o resultado, entre a despesa e a receita, entre o custo e o benefício resultante."

    Dessa forma pode-se medir o nível de eficiência da Administração avaliando a maneira como os processos estão sendo executados. É importante manter-se sempre eficiente evitando re-trabalhos e desperdício diversos para a manutenção de um bom Processo Administrativo.

    Eficácia
    Eficácia se relaciona aos fins, qual o objetivo correto a se perseguir. É mais importante que a eficiência, pois sem o direcionamento correto a melhor execução só levará a resultados desnecessários.

    Em uma analogia simples, um processo muito eficiente e pouco eficaz seria como ter a uma indústria com a melhor produção de vodka em um local onde o consumo de bebidas alcoólicas é proibido.

    Segundo Stoner (1999) eficácia é a capacidade de determinar objetivos apropriados, para Drucker (apud STONER, 1999, p. 136) eficácia é “fazer as coisas certas”.

    Uma abordagem da eficácia como uma medida de desempenho é feita por Chiavenato (2000, p. 177) quando diz que: “[...] a eficácia de uma empresa refere-se à sua capacidade de satisfazer necessidades da sociedade por meio do suprimento de seus produtos (bens ou serviços)”.

    Dessa forma deve-se medir o nível de eficácia da Administração determinando os melhores objetivos a se perseguir. É fundamental manter-se sempre eficaz, pois de nada adianta ter a melhor organização e produção se os bens ou serviços produzidos não atendem às necessidades ou desejos da sociedade. 

    http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/administracao-uma-introducao/13034/
  • Camila Persi, a princípio também marquei a letra "b" pois quando a questão fala nesse contexto: "trabalho repetitivo, morosidade nas decisões e divergência de informações básicas" induz o candidato pensar em padronização para resolves essas questões. Porém a definição de eficiência está perfeitamente descrita na alternativa "e".

  • Eficiência é produzir o máximo com o mínimo. É o uso de recursos mínimos (matéria - prima, dinheiro e pessoas) para produzir um volume desejado de produção. (Daft, 2005) - Ref. a justificativa da banca. Não é padronização , pois não é apenas algo/modelo a ser seguido.

  • Poie é

  • Eficiência - sempre ligo a ideia de Recursos e Resultados. 

    Eficácia - Resultados +  Objetivos.

    Gab: E 

     

  • Eles são muito ruins, nos induz ao erro. Mesmo sabendo a definiçao de eficiência, marquei a B.

    chato isso :(

  • gabarito: e) uso de recursos mínimos para produzir um volume desejado de produção.

    Não poderia ser letra B- padronização dos procedimentos. Se eu ainda não tenho um procedimento "certo" a ser seguido como vou ter um padrão?

  • Certo que um dos conceitos de eficiência é a razão de entradas e saídas de insumos. É certo também que é fazer o máximo com o mínimo de recursos. Paciência!

  • Nem li a historinha do enunciado, as vezes só serve pra confundir a gente.. Só fui no final em, buscar a eficiência é..... E a Definição de eficiência está na "E".

  • LETRA E

  • Assim como a Josy, eu nem li essa historinha...às vezes é só pra induzir ao erro. CUIDADO.


ID
1673968
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre o conceito de organização, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Chiavenato (2005, p.24) "uma organização é um conjunto de pessoas que atuam juntas em uma criteriosa divisão de trabalho para alcançar um propósito comum." Ou seja, as organizações são instrumentos sociais nos quais muitas pessoas combinam esforços e trabalham juntas para atingir objetivos que jamais poderiam fazê-los isoladamente.http://www.administradores.com.br/producao-academica/empowerment-dinamizando-o-processo-decisorio-nas-organizacoes/4535/

  • DEFINIÇÃO DE ORGANIZAÇÃO

    Para Chiavenato (1999),a palavra organização pode assumir vários significados.
    A organização pode ser entendida como uma entidade social dirigida para objetivos específicos e deliberadamente estruturada, sendo entidade social porque é constituída por pessoas, é dirigida para objetivos porque é desenhada para alcançar objetivos, é deliberadamente estruturada pelo fato que o trabalho é dividido e seu desempenho é atribuído aos membros da organização.Nesse sentido,a palavra organização significa qualquer empreendimentohumano moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos.
    Dentro desse ponto de vista, o autor continua afirmando que a organização pode ser visualizada sob dois aspectos distintos: a organização formal e a organização informal.http://psicologiaaplicadaets.blogspot.com.br/2012/04/organizacao-do-trabalho_05.html

  • Não entendi o porquê do gabarito ser letra B.

  • EMPRESA/ORGANIZAÇÃO: ENTIDADES SOCIAIS DIRIGIDAS A METAS E DELIBERADAMENTE ESTRUTURADAS (MAXIMIANO).


  • O que pega é essa palavra deliberadamente. 

  • entidade social formada por DUAS ou mais pessoas

    nunca mais erro essa... 

  • Para a letra C está correta, deviam ser feitos os seguintes ajustes:

          

    Entidade social formada por uma ou mais pessoas para atingir determinado objetivo

          

    Entidade social formada por DUAS ou mais pessoas para atingir determinado objetivo

  • GABARITO b) Entidade social dirigida a metas e deliberadamente estruturada.

  • ORGANIZAÇÃO: a função “organização” é aquela que busca organizar, estruturar e integrar os recursos disponíveis para que as ações a serem realizadas possam atingir o sucesso.

     

    ABRANGE 4 COMPONENTE:

     

    Pessoas;

    Órgão;

    Relação; e

    Tarefa.

     

    SE DESDOBRA NOS 3 NÍVEIS ORGANIZACIONAIS:

     

    Nível Global;

    Nível Departamental; e

    Nível das Tarefas e Operações.

  • Significado de Deliberadamente De maneira proposital; em que há intenção; de modo intencional; propositalmente.
  • Vamos começar com vendo alguns conceitos de Organização

    Amitai Etzioni: “Unidades socialmente construídas para atingir fins específicos”.

    Richard Daft: “Organização é uma entidade social dirigida a metas e deliberadamente estruturada. Entidade social significa ser composta de duas ou mais pessoas. Dirigida a metas significa ser feita para alcançar algum resultado, como obter lucro, ganhar aumento de salário para seus membros, satisfazer as necessidades espirituais ou proporcionar satisfação social.

    Robbins: “A organização é uma unidade social, coordenada conscientemente, composta de uma ou mais pessoas e que funciona numa base relativamente contínua para atingir objetivos”.

    Maximiano: “Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo (ou conjunto de objetivos)”.

  • Organização social x função organização

    Organização social : Entidade social dirigida a metas e deliberadamente(intencionalmente/propositalmente) estruturada.

    Função organização: Divisão do trabalho,alocar recurso,estruturar.


ID
1673971
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os administradores podem ser classificados pelo nível que ocupam na organização e pelo âmbito das atividades pelas quais são responsáveis. Com relação à posição que ocupam na estrutura organizacional, é possível distinguir três níveis organizacionais. O nível que aborda cada operação de forma detalhada e analítica e que é feito a curto prazo é o:

Alternativas
Comentários
  • CHIAVENATO (2009) - 

    Desdobramento dos planos

    táticos de cada departamento

    em planos operacionais

    para cada tarefa ou atividade.

    Certeza e previsibilidade..

  • O planejamento tático tem por objetivo otimizardeterminada área e não a organização como um todo,isto é, trabalha com decomposições dos objetivos,estratégias e políticas estabelecidos no planejamentoestratégico.O planejamento tático é desenvolvido em níveisorganizacionais inferiores, ou seja, é realizado no nívelgerencial ou departamental, tendo como principalfinalidade a utilização eficiente dos recursosdisponíveis para a consecução de objetivospreviamente fixados, segundo uma estratégiapredeterminada, bem como as políticas orientadoraspara o processo decisório organizacional.

    Características Principais:

    Processo permanente e contínuo;

    Aproxima o estratégico do operacional;

    Aproxima os aspectos incertos da realidade;

    É executado pelos níveis intermediários daorganização;

    Pode ser considerado uma forma de alocação derecursos;

    Tem alcance mais limitado do que o planejamentoestratégico, ou seja, é de médio prazo;

    Produz planos mais bem direcionados àsatividades organizacionais.

    Planejamento Operacional

    Preocupa-se com os métodos operacionais e

    alocação de recursos:

    Detalhamento das etapas do projeto;

    Métodos, processos e sistemas aplicados;

    Pessoas: responsabilidade, função,atividades/tarefas;

    Equipamentos necessários;

    Prazos e cronograma

    Planos que especificam os detalhes de comodevem ser alcançados os objetivos organizacionaisglobais;

    Detalhado e analítico;

    Curto prazo;

    Microorientado;

    Como fazer:

    Procedimento (método);

    Orçamento (recursos);

    Proramação (tempo);

    Regulamento (comportamento)http://www.academia.edu/6877456/1026_PLANEJAMENTO_T%C3%81TICO_E_OPERACIONAL

  • Essa foi de graça.

  • Dependendo do nível hierárquico, o planejamento terá características diferentes, com relação ao prazo, à abrangência e ao seu conteúdo.
    No nível estratégico, o enfoque deve ser global, ou seja, iremos analisar os grandes problemas que afetam a empresa como um todo. Nesse nível, a organização definirá seus objetivos gerais e genéricos. Depois, esses objetivos serão detalhados nos níveis abaixo (tático e operacional).

    O planejamento tático deve observar as diretrizes gerais estipuladas no planejamento estratégico e determinar os objetivos específicos de cada unidade ou departamento.

    Já o planejamento operacional irá determinar as ações específias necessárias para cada atividade ou tarefa importante da organização. Seus objetivos são bem detalhados e específicos.

     

    Renno,2010.
     

  • Planejamento Operacional com planos bem mais focados no curto prazo, geralmente elaborados para períodos mais curtos, de 3 a 6 meses, com as definições de métodos, processos e sistemas a serem utilizados para que a organização possa alcançar os objetivos globais.

    Estes são planos bem mais detalhados que as etapas anteriores, especificando as pessoas envolvidas, cada uma de suas responsabilidades, atividades, funções e divisão de tarefas além dos equipamentos e recursos financeiros necessários para colocar os planos em prática.

    Como resultado da etapa de Planejamento Operacional geralmente obtemos Planos de Ações e Cronogramasdas atividades que precisam ser desenvolvidas dentro do período de tempo que está sendo planejado. Uma ferramenta muito útil nesta etapa é o 5W2H que auxilia a empresa a montar os Planos de Ações sem esquecer nenhum detalhe importante.

    Veja abaixo alguns exemplos de Objetivos Operacionais:

    Implantar um sistema de separação e rastreamento dos pedidos;

    Implantar um programa de qualidade total;

    Fechar parceria com uma universidade para capacitar os funcionários.

    Na hora de pensar no Planejamento Operacional de sua empresa, além das informações do 5W2H, algumas questões que podem ajudar são:

    Como fazer?

    Quem vai fazer?

    Qual o prazo esperado?

    Quais as ferramentais e recursos necessários?

    Quanto vai custar?

    Quais as alternativas?

  • O planejamento operacional também não é conhecido como "funcional"? (Estratégico - Corporativo; Tático - Negócio; Operacional - Funcional)

  • LETRA A CORRETA

    OS TRÊS NÍVEIS ORGANIZACIONAIS

    Níveis Organizacionais

    O administrador é essencial para uma organização, qualquer que seja o seu tamanho ou tipo. E dentro da organização o administrador pode ser um presidente ou diretor, um gerente ou supervisor, dependendo do nível que ocupa. Em cada um dos níveis organizacionais (Institucional, Intermediário, Operacional), seu papel é diferente.

     a) Nível Institucional

    É o nível mais elevado da organização. É constituído pelo Presidente e Diretores e onde são tomadas as principais decisões. É o nível mais periférico, pois está em contato direto com o ambiente externo, e sofre as pressões e os impactos ambientais. Recebe também o nome de nível estratégico, pois é o responsável pela definição do futuro do negócio como um todo. Nesse nível, o administrador deve possuir uma visão estratégica, para definir a missão e os objetivos fundamentais do negócio.

     b) Nível Intermediário

    É o nível administrativo que articula internamente o nível estratégico e o nível operacional.

    Recebe o nome de nível gerencial ou tático. É constituído pelos Gerentes. Recebe as decisões globais e as transforma em programas de ação para o nível operacional. Interpreta a missão e os objetivos fundamentais do negócio, traduzindo-os em meios de ação para que o nível operacional possa transformá-lo em execução. Nesse nível, o administrador deve possuir visão tática.

     c) Nível Operacional

    É o nível administrativo mais baixo de todos. É o nível que administra a execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nível, o administrador deve possuir visão operacional, isto é, conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários que realizam as tarefas.


ID
1673974
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para desempenharem os diferentes papéis pelos quais são responsáveis, os administradores devem possuir certas habilidades. Roberto Katz identificou três tipos básicos de habilidades necessárias para o desempenho de um administrador. A capacidade de o administrador analisar e interpretar situações abstratas e complexas e compreender como as partes influenciam o todo corresponde às habilidades:

Alternativas
Comentários
  • Para Katz, O desempenhode qualquerpapel gerencial, emqualquernível, dependede HABILIDADES.

    Habilidades são competências que determinamo graude sucessooueficácia do gerenteno cargo e daorganização.

    ROBERT L. KATZ dividiuas habilidades gerenciais em três categorias:

    1 – Habilidade Técnica

    2 –HabilidadeHumana3 –3Habilidade Conceitual

    1 – Habilidade TÉCNICA

    É o poderde desempenharumatarefa especializada que envolve certo método ou processo.

    2 –HabilidadeHUMANA

    Abrangeacompreensãodas pessoas, suas •Necessidades

    •Interesses

    • atitudes

    A expressãodahabilidadehumanado gerenteé a suacapacidadede

    •entenderas pessoas

    •lideraras pessoas•trabalhar com pessoas

    conduzir, motivar e comunicar-se eficazmentecom as pessoasde DENTRO e FORA daorganização.

    3 – Habilidade CONCEITUAL

    Envolve capacidade de

    Compreendere lidarcom a complexidadede todaa organização;

    Usar o intelecto para formular estratégias.

    A habilidadeconceitualrequerdo gerente Criatividade

    Planejamento

    Raciocínio abstratoEntendimento do contexto

    3 – Habilidade CONCEITUAL

    de Reconhecer questões complexas e dinâmicas.

    de examinar fatores numerosos e conflitantes.

    de resolver problemasde forma adequada (rapidez e correção)http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfoFcAJ/papel-administrador-robert-katz?part=3

  • Letra C, para quem não é assinante.  Diz respeito à habilidade intelectual.

  • Katz: THC
    Tático, Humano, Conceitual.

  • Habilidades necessárias aos administradores. Robert L. Katz, professor e executivo de empresa, identificou três tipos básicos de habilidades que os administradores precisam ter: Técnica, Humana e Conceitual. Todo administrador precisa das três (em proporções diferentes, dependendo do nível hierárquico)

  • Para desempenharem os diferentes papéis pelos quais são responsáveis, os administradores devem possuir certas habilidades. Roberto Katz identificou três tipos básicos de habilidades necessárias para o desempenho de um administrador. A capacidade de o administrador analisar e interpretar situações abstratas e complexas e compreender como as partes influenciam o todo corresponde às habilidades:

    HABILIDADE CONCEITUAL

    Katz: THC


    TecnicaHumana, Conceitual.

  • Conceito de algo está relacionado ao campo das idéias, abstrato. Ex: carro conceito, celular conceito, é apenas uma idéias de um novo produto. Logo, falou em ABSTRATO, falou em habilidade CONCEITUAL.

  • A questão tratou sobre os três tipos de habilidades de Katz. De acordo com a obra de Chiavenato, as habilidades são as seguintes:

    Habilidades técnicas: "envolvem o uso de conhecimento especializado e a facilidade na execução de técnicas relacionadas ao trabalho e aos procedimentos de realização".

    ➡ Muito importante na execução das atividades do dia a dia e no nível operacional.

    Habilidades humanas: "estão relacionadas ao trabalho com pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais."

    ➡ As habilidade humanas são as mais importante no nível intermediário (tático) da organização.

    Habilidades conceituais: "envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações".

    ➡O seu uso é extremamente importante no nível institucional (estratégico) pois envolve planejar, interpretar e tentar perceber oportunidade, ou seja, exige do administrador as suas capacidades cognitivas mais sofisticadas.

    O QUE A QUESTÃO QUER?

    Saber de qual habilidade esse trecho está tratando: "A capacidade de o administrador analisar e interpretar situações abstratas e complexas e compreender como as partes influenciam o todo"

    A) motivacionais. e B) operacionais.

    INCORRETAS, pois não são sequer habilidades de Katz.

    C) conceituais.

    CORRETA. De fato, o enunciado refere-se a esse tipo de habilidade.

    D) humanas.

    INCORRETA. Não se trata da habilidade descrita no enunciado.

    E) técnicas.

    INCORRETA. Não se trata da habilidade descrita no enunciado.

    FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA C


ID
1673977
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com relação à conduta ética profissional do servidor público civil do poder executivo federal, em conformidade com o Decreto nº 1.171/94, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Resposta "d" (dec 1171/94)

    VI-  A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

  • a) as ausências do servidor público de seu local de trabalho, mesmo quando justificadas, é fator de desmoralização do serviço público. ERRADA

    XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.


    b) a conduta do dia a dia do servidor público no exercício da função pública não interfere no conceito da vida funcional do servidor. ERRADA

    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.


    c) a conduta ética do servidor pode variar em função das diretrizes definidas pelo gestor e situação do local de trabalho, devendo sempre ser respeitada a hierarquia. ERRADA


    h) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;

    i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las;


    d) a função pública como exercício profissional se integra à vida particular de cada servidor, assim os fatos e atos verificados na conduta da vida privada interferem na vida funcional. CERTA

    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.


    e) o servidor público deve decidir entre o legal e o ilegal, entre o honesto e o desonesto, justo ou injusto, consoante as regras definidas pela chefia, observando sempre a escala hierárquica mais alta. ERRADA


    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

  • d) a função pública como exercício profissional se integra à vida particular de cada servidor, assim os fatos e atos verificados na conduta da vida privada interferem na vida funcional.

  • O item correto (D) diz que interfere mas no decreto diz que PODERÃO INTERFERIR... a banca foi um pouco ruim na questão, concordam?

  • Observa-se que as alternativas B e D se contradizem, logo umas das duas é a alternativa correta. A alternativa D é a correta, apesar que não esteja totalmente correta, pois o Decreto 1.171/94 expressa a possibilidade e não certeza de que a vida particular interfira na vida profissional do servidor.

    VI- A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.


ID
1673980
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Acerca dos principais deveres do servidor na função pública, de acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo – Decreto 1.171794, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

    c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum;

    l) ser assíduo e freqüente ao serviço, na certeza de que sua ausência provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema;

    m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;

    Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público

    c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;

  • Gabarito: Letra A.

     

    a) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário; jamais retardar qualquer prestação de contas, condição essencial da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo;

     

    b) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum;

     

    c) É vedado ao servidor público: ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;

     

    d) zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva;

     

    e) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;


ID
1673983
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo – Decreto 1.171794 dispõe acerca das Comissões de Ética. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

  • Gabarito: Letra C.

     

    a) A Comissão de Ética não poderá se eximir de fundamentar o julgamento da falta de ética do servidor público ou do prestador de serviços contratado, alegando a falta de previsão neste Código, cabendo-lhe recorrer à analogia, aos costumes e aos princípios éticos e morais conhecidos em outras profissões; (Revogado pelo Decreto nº 6.029, de 2007)

     

    b) Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

     

    c) CORRETA

     

    d) Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

     

    e) A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • Primeiro C e D se contradizem, então uma das duas tem que ser a correta.

    Como o código de ética é para Adm Direta e indireta, o item D está excluindo um ente da administração indireta(fundações), logo esse item é o falso. C é a verdadeira.


ID
1673986
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que diz respeito ao processo de licitação no serviço público referente a compras, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D - Art. 14. Nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa.

  • Letra a) Art. 15. parágrafo 2º Letra b) Art. 15. parágrafo 3º

    Letra c) Art. 15. parágrafo 6º

    Letra d) Art. 14. (correta)

    Letra e) Art. 16.

  • Letra b - O sistema de registro de preços será regulamentado por decreto, atendida as peculiaridades regionais, observadas as seguintes condições: I - seleção feita mediante concorrência; II - estipulação prévia do sistema de controle e atualização dos preços registrados e III - validade do registro não superior a um ano.

    Art. 15, inciso V, parágrafo 3°.
  • A) Art. 15. § 2o Os preços registrados serão publicados trimestralmente para orientação da Administração, na imprensa oficial.

    B) Art. 15. § 3o O sistema de registro de preços será regulamentado por decreto

    C) Art. 15. § 6o Qualquer cidadão é parte legítima para impugnar preço constante do quadro geral em razão de incompatibilidade desse com o preço vigente no mercado.

    D) Art. 14. Nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa. CORRETA

    E)Art. 16. Será dada publicidade, mensalmente, em órgão de divulgação oficial ou em quadro de avisos de amplo acesso público, à relação de todas as compras feitas pela Administração Direta ou Indireta, de maneira a clarificar a identificação do bem comprado, seu preço unitário, a quantidade adquirida, o nome do vendedor e o valor total da operação, podendo ser aglutinadas por itens as compras feitas com dispensa e inexigibilidade de licitação.

     

  • PUBLICAÇÃO DOS PREÇOS REGISTRADOS = TRIMESTRALMENTE

     

    DIVULGAÇÃO DAS COMPRAS FEITAS = MENSALMENTE

  • Questão semelhante da mesma banca. Q856404

     

  • #Macete

    PREços - publicados - TRImestralmente

    coMpras - publicadas - Mensalmente

    .

    Bons Estudos!

  • A) as compras, sempre que possível, deverão atender ao princípio da padronização e os preços serão publicados mensalmente na impressa oficial para maior controle da administração.

    SEMPRE que vc ver ''os preços REGISTRADOS publicados na Impressa oficial para maior controle da ADM'' vc lembra que Adm tem 3 letras , sendo assim vai ser Trimestralmente , ou seja , a cada 3 Meses ;

    ou se preferir tem um minemônico : RE.I OFICIAL NA ADM 3 MESES PARA PUBLICAÇÃO.

    B)o sistema de registro de preços será regulamentado por lei específica e obrigatoriamente deverá ser informatizado.

    Na verdade é um decreto.

    C)somente o presidente da comissão de licitação ou o ministério público poderão impugnar preço constando do quadro geral em razão de incompatibilidade desse com o preço vigente no mercado.

    Não , o edital pode ser impugnado por cidadão , licitante e pela própria adm :

    LIcitante - LI-(II) - 2 DIAS

    ADM - 3 DIAS

    CIDADÃO- 5 DIAS

    D)nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa. (RESPOSTA)

    E)será dada ampla publicidade, preferencialmente em jornal de grande circulação e ainda em quadro de avisos de amplo acesso público, à relação das compras que a administração direta ou indireta julgar relevantes.

    Até onde eu vi , o artigo não da preferência .

    Art. 16. Será dada publicidade, mensalmente, em órgão de divulgação oficial ou em quadro de avisos de amplo acesso público, à relação de todas as compras feitas pela Administração Direta ou Indireta, de maneira a clarificar a identificação do bem comprado, seu preço unitário, a quantidade adquirida, o nome do vendedor e o valor total da operação, podendo ser aglutinadas por itens as compras feitas com dispensa e inexigibilidade de licitação. 

  • GABARITO: LETRA D

    Seção V

    Das Compras

    Art. 14. Nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa.

    FONTE:  LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.  

  • Banca examinadora relaciona cinco alternativas, para que seja feito o exame de sua veracidade, acerca das compras e demais aspectos em sede de licitação (Lei nº 8.666/93). Examinemos uma por uma:

    Alternativa “a” incorreta. Realmente, consoante o art. 15, I, da Lei nº 8.666/93, as compras, sempre que possível, deverão atender ao princípio da padronização. Contudo, o registro de preços será precedido de ampla pesquisa de mercado, onde os preços registrados serão publicados trimestralmente para orientação da Administração, na imprensa oficial, consoante o art. 15, §1º, §2º, da Lei nº 8.666/93.

    Alternativa “b” incorreta. O sistema de registro de preços será regulamentado por decreto, consoante o art. 15, §3º, da Lei nº 8.666/93. Já o sistema de controle originado no quadro geral de preços, quando possível, deverá ser informatizado, segundo o art. 15, §5º, da Lei nº 8.666/93.

    Alternativa “c” incorreta. Não apenas estes, mas qualquer cidadão é parte legítima para impugnar preço constante do quadro geral em razão de incompatibilidade com o preço vigente no mercado, conforme o art. 15, §6º, da Lei nº 8.666/93.

    Alternativa “d” correta. Menciona os exatos termos do art. 14 da Lei nº 8.666/93. No ponto, José dos Santos Carvalho Filho (2015, p. 190), leciona que: “A lei alerta que deve o administrador, antes de celebrar tais contratos, caracterizar o objeto das compras e especificar os recursos financeiros para o pagamento dos fornecedores (art. 14 do Estatuto)”.

    Alternativa “e” incorreta. O art. 16, da Lei nº 8.666/93, determina que a publicidade será dada em órgão de divulgação oficial ou em quadro de avisos. Veja que foi afirmado equivocadamente que será dada publicidade em jornal de grande circulação. Também, ao usar a conjunção aditiva “e”, a assertiva deu a entender que seria uma dupla publicidade: no órgão de divulgação oficial + no quadro de avisos, quando o legislador usou a conjunção de alternância “ou”, logo, caso seja dado publicidade em um, o dispositivo em tela chancela não publicar no outro: o importante (e obrigatório) é publicar, por força do princípio constitucional da publicidade. Por fim, temos “julgar relevantes”: outro equívoco, tendo em vista que deverá ser feita uma relação de todas as compras feitas pela Administração Direta ou Indireta, de maneira a clarificar a identificação do bem comprado.

    GABARITO: D.

    Referência: CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 190.  


ID
1673989
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenamento de materiais, peças e produtos acabados, bem como fluxos de informações correlatas, de modo a poder maximizar a lucratividade presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo, refere-se a:

Alternativas
Comentários
  • Conforme lavra de Petronia G. Martins: A Logística empresarial. parte integrante da administração das operações. constitui um conjunto de técnicas de gestão da distribuição e transporte dos produtos finais. do transporte e manuseio interno às instalações e do transporte das matérias-pdmas necessárias ao processo produtivo.

  • controle de estoque PB ou controlo de stockPE é uma área muito importante de uma empresa, grande ou pequena, pois é através dele que ela será capaz de prever o quanto que será necessário comprar no próximo pedido ao fornecedor, além de fornecer informações úteis sobre as vendas, já que muitas vezes os relatórios do setor de vendas não são muito claros e não condizem com a realidade, afinal, o setor de vendas quer comissões. O principal objetivo do controle de estoque “é otimizar" o investimento em estoques, aumentando o uso eficiente dos meios internos de uma empresa, e minimizar as necessidades de capital investido em estoque”. Um relatório de grande ajuda referente ao controle de estoque, pode ser encontrado na Curva ABC de produtos, o qual além de informar as entradas e saídas, indica e classifica os principais (DIAS, Marco Aurélio - Administração de Materiais. 4ª edição. Editora Atlas).

    O controle de estoque é utilizado tanto para negócios físicos como digitais, e envolve atividades como:

    1 - Garantir que o estoque esteja sempre atualizado e correto;

    2 - Reduzir perdas de produtos por roubo, deterioração ou obsolescência;

    3 - Melhorar o fluxo de caixa da empresa através de compras mais corretas;

    4 - Aumentar a satisfação de clientes e vendas tendo sempre estoques disponíveis;

    5 - Automatizações gerando economia com funcionários e folha de pagamento;

    6 - Preços de venda mais competitivos ao se ter uma estrutura de custos mais enxuta para controlar o estoque.

  • logística é a área da administração responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. A logística é uma sub-área da Administração, envolvendo diversos recursos da engenharia, economia, contabilidade, estatística, marketing e tecnologia, do transporte e dos recursos humanos.

     

    Fundamentalmente a logística possui uma visão organizacional, onde esta administra os recursos materiais, financeiros e pessoais, onde exista movimento na empresa, gerenciando desde a compra e entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações, ou seja, monitorando toda parte de entrega e recebimento de produtos na empresa.

     

    Pela definição do Council of Supply Chain Management Professionals, "Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes" (Carvalho, 2002, p. 31).

  • “Processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo”. (Martin CHRISTOPHER, 1997)

     

    http://www.infoescola.com/administracao_/definicoes-de-logistica/

  • e) Logística.

  • CESPE/2010: Um sistema logístico bem elaborado é responsável por entregar mercadorias/produtos/serviços na quantia certa, no local certo, no momento certo, ao menor custo possível.

    Gab.: Correto.

  • Almoxarifado=Estoque, repositório, depósito, área, sala, local, casa, alojamento.

    Logística=Planejamento de vários processos. Operação integrada para cuidar de suprimentos e distribuição de produtos de forma racionalizada.

  • CORRETA: E

    O Council of Logistics Management (apud Chiavenato, 2005) define o termo “logística” como: 

    "O processo de planejamento, implementação e controle da eficiência e do custo efetivo relacionado ao fluxo de armazenagem de matéria-prima, material em processo e produto acabado, bem como do fluxo de informações do ponto de origem ao ponto de consumo com o objetivo de atender às exigências do cliente."

     

     

  • A atividade de logística vai além da tradicional administração de materiais (apesar de fazer parte de suas atribuições modernas): preocupa-se com o GERENCIAMENTO das atividades relacionadas à coleta, tratamento e disponibilização de informações e produtos/materiais para todos os envolvidos. 

    O Council of Logistics Management (apud Chiavenato, 2005) define o termo “logística” como:

    O processo de PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO e CONTROLE da EFICIÊNCIA e do CUSTO EFETIVO (GERENCIAR) relacionado ao FLUXO de armazenagem de matéria-prima, material em processo e produto ACABADO, bem como do FLUXO de informações do PONTO DE ORIGEM AO PONTO DE CONSUMO com o objetivo de atender às exigências do cliente.

    Observe a semelhança com o enunciado:

    O processo de GERENCIAR estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenamento de materiais, peças e produtos acabados, bem como fluxos de informações correlatas, de modo a poder maximizar a lucratividade presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo.

    Fonte: Estratégia Concurso - Administração de recursos de materiais e patrimoniais - pág. 15.

  • GABARITO: LETRA E

    • Logística = aquisição/movimentação/armazenamento -> maximizar lucro + reduzir custos

ID
1673992
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com o Regime Jurídico Único, o servidor em débito com o erário, quando demitido, exonerado ou tiver sua aposentadoria cassada, deverá:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D - Art. 47. O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.

  • Gabarito: D


    De acordo com o artigo 47 da 8.112, o prazo é de 60 dias para quitação do débito.


    Apenas a título de informação:


    De acordo com julgados do STJ, dívida ao erário por improbidade administrativa é imprescritível:


    As ações de ressarcimento do erário por danos decorrentes de atos de improbidade administrativa são imprescritíveis. A conclusão da Segunda Turma foi tomada durante o julgamento de um recurso especial, seguindo, por unanimidade, o entendimento do ministro Herman Benjamin, relator da questão.

    Processo Relacionado : Resp 1069779


    fonte: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI70161,81042-STJ+declara+imprescritivel+acao+de+ressarcimento+do+erario+por


    #força#foco#fé


    "Para obter algo que nunca teve, você precisa fazer algo que nunca fez."


  • Pra quem não sabe, débito com o erário é  ter certidão de dívida ativa lançada contra você (dever imposto, ou algum outro crédito de natureza pública).

  • o servidor em débito com o erário, quando demitido, exonerado ou tiver sua aposentadoria cassada TEM 60 DIAS PARA QUITAR A DÍVIDA

    NÃO QUITOU ---> INSCRIÇÃO NA DÍVIDA ATIVA

  • QUITAR O DÉBITO EM 60 DIAS, CASO ISSO NÃO OCORRA O DÉBITO SERÁ INSCRITO NA DIVIDA ATIVA DA UNIÃO. 

  • GAB: D

    Servidor em débito -> se aposenta -> tem 30 dias p/ quitar a dívida.

    Servidor em débito -> demitido / exonerado / aposentadoria cassada -> tem 60 dias p/ quitar o dívida.

    ______________________________________________________________________________________________________________

    Q73346 - Ano: 2008 Banca: CESPE Órgão: TCU Prova: CESPE - 2008 - TCU - Analista de Controle Externo

    O servidor que está em débito com a administração e se aposenta tem prazo de 60 dias para quitar a dívida. (Errado, tem 30 dias)

    Q887084 - Ano: 2018 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2018 - UFMG - Auxiliar em Administração

    Segundo o Artigo 47 da Lei 8.112/90, o servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá de quitar o débito no prazo de

    B) sessenta dias. (GABARITO)

  • É só lembrar daquela propaganda de Natal...

    "Que tempo bom, com 60 pra pagar..." Já é Natal lá lá lá...

  •  Art. 47.  O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.  

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8112/90.

    A solução objetiva desta questão encontra-se no art. 47 da Lei nº 8112/90, a seguir reproduzido, verbis:

    Art. 47. O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.  

    Parágrafo único. A não quitação do débito no prazo previsto implicará sua inscrição em dívida ativa.       

    Diante do exposto, nos moldes do diploma legal sobredito, dentre as alternativas, a única que se amolda ao texto legal é a “D”.

    GABARITO DA QUESTÃO: D.

    Fonte: Lei 8.112/1990.

    Não esqueça:

    >> Remoção >>>>> deslocamento do servidor (art. 36).

    >> Redistribuição >>> deslocamento de cargo (art. 37). 

    >> Recondução >>>>retorno ao cargo anteriormente ocupado (art. 29).

    >> Servidor efetivo escolhido para exercer função de confiança não é “nomeado” e sim “designado”.

    >> Ascensão, acesso e a transferência: formas de provimento declaradas inconstitucionais pelo STF (SV 43) e revogadas pela Lei nº 9.527/97.

  • O servidor que está em DÉBITO com a administração e se APOSENTA tem prazo de 30 dias para quitar a dívida.

    SE FOR DEMITIDO, EXONERADO, OU  TIVER APOSENTADORIA OU DISPONIBILIDADE CASSADA = PRAZO MAIOR ( 60 DIAS)


ID
1673995
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com o Regime Jurídico Único - RJU, cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. Sobre o assunto, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A - Art. 10. A nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade.

  • Análise da Questão:

    A) CORRETA

    B) ERRADA - os temporários são via CLT, cargo público apenas com prévia aprovação em concurso.

    C) ERRADA - Servidor público é aquele legalmente investido em cargo público e não em emprego público.

    D) ERRADA - Cargo comissionado é de livre nomeação e exoneração e independe de concurso público.

    E) ERRADA - Cargo públicos são criados apenas por lei.

    Bons Estudos ! ! !

  • Aí o bicho pega porque temporário do IBGE Não é via CLT

  • Temporário do IBGE exerce função pública e é regido pela lei 8.745/93.

  • Só pra retificar, servidor temporário exerce função pública e sua relação de trabalho é regido por um contrato administrativo, ou seja, NÃO É A CLT. 

  • Gabarito: Letra A

     

    Art. 10.  A nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade.


ID
1673998
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício do cargo público. Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as vantagens de indenizações, gratificações e adicionais. Constituem indenizações ao servidor, segundo o Regime Jurídico Único:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B - 

     I - ajuda de custo;

     II - diárias;

     III - transporte.

     IV - auxílio-moradia.

  • RESTITUIÇÃO DA AJUDA DE CUSTO - 30 DIAS


    RESTITUIÇÃO DAS DIÁRIA5 - 5 DIAS

  • é a DATA:

    Diárias;Auxílio-moradia;Transporte;Ajuda de Custo.
  • A letra B está incompleta. Faltando a ajuda de custo.

    Ajuda de custo

    Diárias

    Transporte

    Auxílio Moradia

  • ART 51. Constituem indenizações ao servidor:

    I - Ajuda de custo ;

    II - diárias;

    III - transporte;

    IV - auxílio - moradia.

  • A questão em si não gira em torno de estar completa, o que podemos notar é que por eliminação chegamos a conclusão da letra B

    Na letra A eliminamos passagem;

    Na letra B  não eliminamos nada;

    Na letra C eliminamos horas extras;

    Na letra D eliminamos passagem;

    Na letra E eliminamos adicional pelo exercício de atividade perigosa

    Obs: Espero poder ter ajudado. 

  • IN- DATA: DIÁRIAS, AJUDA DE CUSTO, TRANSPORTE e AUXILÍO ALIMENTAÇÃO.

  • De acordo com o art. 51 da lei 8.112:

    Constituem indenizações ao servidor:

    I - ajuda de custo;

    II - diárias;

    III - transporte;

    IV - auxílio-moradia.

  • Fernanda Mota, auxílio alimentação ? O.o

  • GABARITO: B

    Art. 51. Constituem indenizações ao servidor:

    I - ajuda de custo;

    II - diárias;

    III - transporte.

    IV - auxílio-moradia.

  • Indenização? DATA

    Art. 51, lei 8.112:

    I- DIÁRIA

    II- AUXÍLIO-MORADIA

    III- TRANSPORTE

    IV- AJUDA DE CUSTO

    GABARITO: LETRA B

  • DAS VANTAGENS (ART 49)

    INDENIZAÇÕES:

    Diárias: [Art. 58]

    Ajuda de custo: [Art. 53]

    Transporte: [Art. 60]

    Auxílio-moradia: [Art. 60-A]

    GRATIFICAÇÕES

    Curso e concursos: [Art. 76-A]

    Assessoramento; chefia e direção: [Art.62]

    Natalina: 13° (decimo terceiro) – [Art.63]

    ADICIONAIS:

    Férias:

    Insalubridade (risco a saúde), Periculosidade (Risco a vida) e Penosa: [Art.68]

    Noturno

    Serviço extraordinário: (hora extra) [Art. 73]

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Tal questão almeja que seja assinalada a alternativa em que conste as indenizações, previstas na respectiva lei.

    Nesse sentido, dispõe o artigo 51, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 51. Constituem indenizações ao servidor:

    I - ajuda de custo;

    II - diárias;

    III - transporte;

    IV - auxílio-moradia."

    Analisando as alternativas

    Considerando o dispositivos elencado acima, conclui-se que constituem indenizações ao servidor, segundo o Regime Jurídico Único dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (lei 8.112 de 1990), a ajuda de custo, as diárias, o auxílio-transporte e o auxílio-moradia.

    Gabarito: letra "b".


ID
1674001
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação às férias e concessões, assinale a alternativa correta de acordo com o Regime Jurídico Único.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C - 

    Art. 98. Será concedido horário especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horário escolar e o da repartição, sem prejuízo do exercício do cargo.

     1o Para efeito do disposto neste artigo, será exigida a compensação de horário no órgão ou entidade que tiver exercício, respeitada a duração semanal do trabalho.

     § 2o Também será concedido horário especial ao servidor portador de deficiência, quando comprovada a necessidade por junta médica oficial, independentemente de compensação de horário.

  • Letra (c)


    Art. 98. Será concedido horário especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horário escolar e o da repartição, sem prejuízo do exercício do cargo.


     1o Para efeito do disposto neste artigo, será exigida a compensação de horário no órgão ou entidade que tiver exercício, respeitada a duração semanal do trabalho.

     § 2o Também será concedido horário especial ao servidor portador de deficiência, quando comprovada a necessidade por junta médica oficial, independentemente de compensação de horário.


  • Vamos conferir cada alternativa:

    ALTERNATIVA A: o art. 79 da lei 8.112/90 traz uma regra um pouco diferente, no que tange às férias, para os servidores que trabalhem com raios X. E uma das previsões é justamente impedir que eles acumulem seus períodos de férias, o que garante que "descansem" sem maior lapso de tempo da ação dos agentes aos quais se sujeitam. Confira: "Art. 79. O servidor que opera direta e permanentemente com Raios X ou substâncias radioativas gozará 20 (vinte) dias consecutivos de férias, por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hipótese a acumulação". Portanto, vedada a acumulação de períodos, a alternativa está ERRADA.

    ALTERNATIVA B: pense como pensam muitos espertinhos: se o servidor estudante pudesse ter horário especial sem compensar as horas não trabalhadas com essa finalidade, haveria muito servidor eternamente matriculado, não acham? Então, é claro que a previsão da lei 8.112/90 exige a compensação, confira: "Art. 98. Será concedido horário especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horário escolar e o da repartição, sem prejuízo do exercício do cargo. § 1º  Para efeito do disposto neste artigo, será exigida a compensação de horário no órgão ou entidade que tiver exercício, respeitada a duração semanal do trabalho". Portanto, alternativa ERRADA.

    ALTERNATIVA C: por outro lado, é claro que dadas as especificidades e a necessidade de  inclusão daqueles que já encontram maiores dificuldades, é perfeitamente possível a concessão de horário especial aos Portadores de Necessidades Especiais, assim prevendo o §2º do art. 98 da Lei 8.112/90: "§ 2º Também será concedido horário especial ao servidor portador de deficiência, quando comprovada a necessidade por junta médica oficial, independentemente de compensação de horário". Portanto, essa alternativa está CORRETA.

    ALTERNATIVA D: se acabamos de ver, na alternativa A, que os servidores que operam raios x tem 20 dias de férias por semestre ou 40 por ano, é claro que não se pode dizer que o servidor fará jus, EM QUALQUER HIPÓTESE, a 30 dias de férias. Portanto, tendo havido excessiva generalização, em desacordo com o que preconiza o art. 77 da Lei 8.112/90, a alternativa está ERRADA.

    ALTERNATIVA E: quantos dias uma pessoa precisa para doar sangue e se recuperar minimamente? Pela experiência prática, você sabe, apenas um dia, e não dois, como sugere a questão. E é isso que a lei 8.112/90 previu em seu art. 97, I: "Art. 97. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço: I - por 1 (um) dia, para doação de sangue". Portanto, alternativa ERRADA. E lembre-se que a ausência que pode chegar a até dois dias é aquela devida para alistamento ou recadastramento eleitoral, nos termos do art. 97, II.
  • A)  Art. 79. O servidor que opera direta e permanentemente com Raios X ou substâncias radioativas gozará 20 (vinte) dias consecutivos de férias, por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hipótese a acumulação.


    Resposta: errada (é proibida a acumulação)


    B)  Art. 98. Será concedido horário especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horário escolar e o da repartição, sem prejuízo do exercício do cargo.

      §  Para efeito do disposto neste artigo, será exigida a compensação de horário no  órgão ou entidade que tiver exercício, respeitada a duração semanal do trabalho.


    Resposta: errada (é exigida a compensação de horário)


    C)  Art. 98.§ 2o Também será concedido horário especial ao servidor portador de deficiência, quando comprovada a necessidade por junta médica oficial, independentemente de compensação de horário.(Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)


    Resposta: correta


    D)  Art. 79. O servidor que opera direta e permanentemente com Raios X ou substâncias radioativas gozará 20 (vinte) dias consecutivos de férias, por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hipótese a acumulação.


     Resposta: errada. (servidor que opera com Raios X ou substâncias radioativas gozará de 20 dias consecutivos de férias).

  • E) Art. 97. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:
    I - por 1 (um) dia para doação de sangue;

  • SERVIDOR DEFICIENTE: horário especial sem necessidade de compensação

    SERVIDOR ESTUDANTE: horário especial com necessidade de compensação

    PARENTE DOENTE DO SERVIDOR: horário especial com necessidade de compensação

     

    MOTIVAÇÃO TE FAZ COMEÇAR, O HÁBITO FAZ VC CONTINUAR.

  • Por que a letra D está errada??

  • GAB: C

     

    O erro da D: O servidor fará jus em qualquer hipótese, a trinta dias de férias, que podem ser acumuladas, até o máximo de dois períodos, no caso de necessidade do serviço.

    Art. 77.  O servidor fará jus a trinta dias de férias, que podem ser acumuladas, até o máximo de dois períodos, no caso de necessidade do serviço, ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica.

  • Complementando:

     

    **PARENTE DOENTE DO SERVIDOR: horário especial SEM A necessidade de compensação -  Redação dada pela LEI 13.370 de 2016.

    ART 98º PARAG 3º - As disposições do parágrafo anterior são extensivas ao servidor que tenha cônjuge, filho ou dependente portador DE QUALQUER TIPO DE DEFICIÊNCIA (física, intelectual. auditiva, visual, etc), poderá ter direito à aplicação de horário especial quando existir necessidade de acompanhamento.

  • PARENTE DOENTE DO SERVIDOR: horário especial COM OU SEM necessidade de compensação??

  • Gabarito: Letra C

     

    a) Art. 79.  O servidor que opera direta e permanentemente com Raios X ou substâncias radioativas gozará 20 (vinte) dias consecutivos de férias, por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hipótese a acumulação.

     

    b) Art. 98.  Será concedido horário especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horário escolar e o da repartição, sem prejuízo do exercício do cargo.  § 1o  Para efeito do disposto neste artigo, será exigida a compensação de horário no órgão ou entidade que tiver exercício, respeitada a duração semanal do trabalho.

     

    c) Art. 98:  § 2o  Também será concedido horário especial ao servidor portador de deficiência, quando comprovada a necessidade por junta médica oficial, independentemente de compensação de horário.

     

    d) Art. 77.  O servidor fará jus a trinta dias de férias, que podem ser acumuladas, até o máximo de dois períodos, no caso de necessidade do serviço, ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica.

     

    e) Art. 97.  Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:  I - por 1 (um) dia, para doação de sangue;

  • Erro do item D:

    Nem todos os casos serão 30 dias de férias

    quem opera com raio-x gozará 20 dias de férias por semestre que não poderá jamais ser acumulado.

  • Art. 98.  Será concedido horário especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horário escolar e o da repartição, sem prejuízo do exercício do cargo.

    § 2   Também será concedido horário especial ao servidor portador de deficiência, quando comprovada a necessidade por junta médica oficial, independentemente de compensação de horário.   


ID
1674004
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Analise as afirmativas e, com base no Regime Jurídico Único, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B - Art. 7o A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.

    Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.
    § 1o A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.

    § 1o É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.


  • Letra (b)


    L8112 Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.


    § 1o A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.


  • Vamos conferir cada alternativa:

    ALTERNATIVA A: em primeiro lugar, não existe cargo de confiança. Há cargos em comissão e funções de confiança. Em segundo lugar, esses cargos de livre nomeação e exoneração não são efetivos. E em terceiro lugar, a nomeação se fará "em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira", nos termos do inciso I do art. 9º da Lei 8.112/90. Portanto, a alternativa está ERRADA.

    ALTERNATIVA B: está aí uma coisa que você precisa saber, porque em breve estará fazendo as contas sobre qual é o seu prazo para tomar posse, nos termos do § 1º do art. 13 da Lei 8.112/90: "A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento"Portanto, a alternativa está CORRETA.

    ALTERNATIVA C: nos termos do art. 12 da Lei 8.112/90, "O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período". E o art. 37, III da Constituição, prevê a mesma coisa. Portanto, não são três anos, razão pela qual a alternativa está ERRADA.

    ALTERNATIVA D: pessoalmente, te recomendo, assim que for nomeado, que você tome posse o quanto antes puder e, de preferência, entre exercício até no mesmo dia, o mais rápido possível, até porque, diz o ditado, "quem chega primeiro bebe água limpa". Mas, se não tiver mesmo outro jeito, você tem alguns dias para começar a trabalhar, consoante o §1º do art. 15 da lei 8.112/90, que assim dispõe: "É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse". Portanto, se são quinze, e não vinte dias para o exercício, a alternativa está ERRADA.

    ALTERNATIVA E: de acordo com o art. 8º da Lei 8.112/90, são hipóteses de provimento as seguintes: nomeação, promoção, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração e recondução. a transferência, bem como a ascensão, foram expressamente revogadas pela Lei 9.257/97. Portanto, a alternativa está ERRADA.

  • Corrigindo Vide Lei 8112/90:

    a) A nomeação far-se-á em comissão, quando se tratar de cargos de confiança vagos. (Art. 9)
    b) A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento. (CORRETO - Art. 13) 
    c) O concurso público terá validade de até dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. (Art. 12) 
    d) É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse. (Art. 15)
    e) São formas de provimento de cargo público: nomeação, promoção, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração e recondução. (transferência foi revogada - Art. 8)
  • LETRA B CORRETA 

    LEI 8.112

       Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

            § 1o  A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.

  • SEGUE COMENTÁRIO DO PROFESSOR DO QC PARA QUEM NÃO TEM ACESSO

     

    Vamos conferir cada alternativa:

    ALTERNATIVA A: em primeiro lugar, não existe cargo de confiança. Há cargos em comissão e funções de confiança. Em segundo lugar, esses cargos de livre nomeação e exoneração não são efetivos. E em terceiro lugar, a nomeação se fará "em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira", nos termos do inciso I do art. 9º da Lei 8.112/90. Portanto, a alternativa está ERRADA.

    ALTERNATIVA B: está aí uma coisa que você precisa saber, porque em breve estará fazendo as contas sobre qual é o seu prazo para tomar posse, nos termos do § 1º do art. 13 da Lei 8.112/90: "A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento"Portanto, a alternativa está CORRETA.

    ALTERNATIVA C: nos termos do art. 12 da Lei 8.112/90, "O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período". E o art. 37, III da Constituição, prevê a mesma coisa. Portanto, não são três anos, razão pela qual a alternativa está ERRADA.

    ALTERNATIVA D: pessoalmente, te recomendo, assim que for nomeado, que você tome posse o quanto antes puder e, de preferência, entre exercício até no mesmo dia, o mais rápido possível, até porque, diz o ditado, "quem chega primeiro bebe água limpa". Mas, se não tiver mesmo outro jeito, você tem alguns dias para começar a trabalhar, consoante o §1º do art. 15 da lei 8.112/90, que assim dispõe: "É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse". Portanto, se são quinze, e não vinte dias para o exercício, a alternativa está ERRADA.

    ALTERNATIVA E: de acordo com o art. 8º da Lei 8.112/90, são hipóteses de provimento as seguintes: nomeação, promoção, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração e recondução. a transferência, bem como a ascensão, foram expressamente revogadas pela Lei 9.257/97. Portanto, a alternativa está ERRADA.

  • Como E que 238 pessoas marcam a alternativa E), Transferencia deixou de existir na lei desde 1997, e a prova E de 2014...

    Sigam fortes, vdc

  • Analise as afirmativas e, com base no Regime Jurídico Único, assinale a alternativa correta.

     

    a) A nomeação far-se-á em caráter efetivo, quando se tratar de cargos de confiança vagos. (em comissão)

     

    b) A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento. (CORRETO)

     

    c) O concurso público terá validade de até três anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. (dois anos)

     

    d) É de vinte dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse. (quinze dias)

     

    e) São formas de provimento de cargo público: nomeação, promoção, transferência, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração e recondução. (transferência foi revogada - Art. 8)

  • a) A nomeação far-se-á em comissão, quando se tratar de cargos de confiança vagos. (Art. 9)

    b) A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento. (CORRETO - Art. 13) 

    c) O concurso público terá validade de até dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. (Art. 12) 

    d) É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse. (Art. 15)

    e) São formas de provimento de cargo público: nomeação, promoção, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração e recondução. (transferência foi revogada - Art. 8)


ID
1674007
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Os órgãos e entidades do poder executivo federal que prestam serviços diretamente ao cidadão deverão elaborar e divulgar “Carta de Serviços ao Cidadão” em âmbito de sua esfera de competência. A “Carta de Serviços ao Cidadão” tem como objetivo:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B.

    A Carta de Serviços ao Cidadão é um documento elaborado por uma organização pública que visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados por ela, como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos com o atendimento e os padrões de atendimento estabelecidos.

    A sua prática implica para a organização um processo de transformação sustentada em princípios fundamentais – participação e comprometimento,informação e transparência, aprendizagem e participação do cidadão. Esses princípios têm como premissas o foco no cidadão e a indução do controle social.

    Fonte: http://www.gespublica.gov.br/Tecnologias/pasta.2010-04-26.4809412060


  • Tentadora a letra E, sqn, por que a questão fala de elaborar e divulgar a cartão ao cidadão, logo deve ser destinada ao próprio cidadão.

  • Só acertei porque já tinha treinado uma redação com esse tema.

    A Carta de Serviços ao Cidadão é um documento elaborado por uma organização pública que visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados por ela, como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos com o atendimento e os padrões de atendimento estabelecidos.

  • LETRA B


ID
1674010
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As habilidades de comunicação são uma parte fundamental de toda atividade administrativa. Sobre comunicação, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D) 

    Feedback

    Refere-se às informações; pode ser dividido em retroação do próprio trabalho, em que os superiores devem proporcionar informação de retorno para que o próprio indivíduo possa avaliar o desempenho dele, e retroação extrínseca, em que deve haver retorno dos superiores hierárquicos ou cliente a respeito do desempenho da tarefa.


    Fonte: RIBAS

  • Com finalidade de enriquecer nosso estudo. A seguir o conceito de Ombudsman.

    SIGNIFICADO DE OMBUDSMAN

    pessoa encarregada pelo Estado de defender os direitos dos cidadãos, recebendo e investigando queixas e denúncias de abuso de poder ou de mau serviço por parte de funcionários ou instituições públicas.

    p.ext. em empresas públicas ou privadas, indivíduo encarregado do estabelecimento de um canal de comunicação entre consumidores, empregados e diretores.

  • a)"o uso de um bom dicionário", essa característica da letra A beira o ridículo! ¬¬

    b) "Ombudsman":   é uma expressão de origem sueca que significa "representante do cidadão". A palavra é formada pela união de "ombuds" (representante) e "man" (homem). O termo surgiu em 1809, nos países escandinavos, para designar um Ouvidor-Geral do Parlamento, responsável em mediar e tentar solucionar as reclamações da população junto ao governo.

    Hoje em dia, o ombudsman se transformou em uma profissão presente em quase todas as grandes e médias empresas, sejam públicas ou privadas.

    A função do búds, como também são conhecidos, é a de enxergar os problemas e pontos negativos de determinada empresa ou instituição, a partir da ótica do consumidor/cidadão, e tentar solucionar as crises de maneira imparcial.

    Dentro da imprensa, o ombudsman é o intermediador entre a editoria do jornal, por exemplo, e seus leitores. Nos Estados Unidos, a função de ombudsman surgiu nos anos 60. No Brasil, o cargo existe desde 1989, quando o jornal Folha de S. Paulo publicou a primeira editoria do seu ombudsman, que ficaria responsável em ser o porta-voz dos leitores, solucionando e transmitindo as suas reclamações para o jornal.

    Em muitas empresas o ombudsman é ligado ao departamento de Serviços Jurídicos.

    https://www.significados.com.br/ombudsman/

  • DECODIFICAR:  interpretar o significado de palavra ou sentença de uma dada língua natural, considerada como código.

    CODIFICAR: estabelecer os sinais de um código.


ID
1674013
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Nos últimos anos, novos discernimentos sobre personalidade foram adquiridos mediante pesquisas na área de inteligência emocional. Dentre os componentes, inclui-se a empatia. Sobre o conceito de empatia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Ser capaz de se colocar no lugar de uma outra pessoa, de reconhecer o que os outros estão sentindo sem expressar em palavras, mas no tom de voz, linguagem corporal e expressão facial.

  • Significado de Empatia

    s.f.Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.

    Aptidão para se identificar com o outro, sentindo o que ele sente, desejando o que ele deseja, aprendendo da maneira como ele aprende etc.

    Gab. E

  • Empatia -> Colocar-se no lugar do outro.

  • A) Habilidade de se relacionar com outras pessoas e de desenvolver relacionamento positivo.

    • relacionamento interpessoal.

    B) Habilidade de preservar amizade e de relacionar-se bem com as pessoas.

    • cidadania.

    C) Ser capaz de responder às emoções alheias e influenciar os outros.

    • liderança.

    D) Habilidade de equilibrar as emoções para que preocupações, ansiedade e medo não atrapalhem a convivência com o outro.

    • inteligência emocional.

    E) Ser capaz de se colocar no lugar de uma outra pessoa, de reconhecer o que os outros estão sentindo sem expressar em palavras, mas no tom de voz, linguagem corporal e expressão facial.

    • correto (gabarito), empatia.

ID
1674016
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

São considerados arquivos especiais aqueles que:

Alternativas
Comentários
  • Arquivos especiais – custodiam documentos de formas físicas distintas, que merecem tratamento especial no seu armazenamento, acondicionamento, registro, controle, conservação, entre outros procedimentos técnicos.

    Exs.: slides (diapositivos), filmes, fotografias, discos, mapas, cd-rom etc.


    Fonte: Arquivologia para concursos - Renato Valentini

  • Questão capciosa, trata da classificação dos arquivos segundo a natureza dos documentos que podem ser Especiais ou Especializados.
    alternativa "a" é o conceito do Especial;

    Alternativa "d", que é o gabarito, é o conceito de Especializado

  • Na verdade é o contrário, Gustavo.

    A questão pede arquivos especiais, alternativa "D".

    A alternativa "A" é que trata de arquivos especializados, que tratam de um assunto especifico.

  • O arquivo especial é constituído por documentos de diversos formatos, como DVD´s, CD´s, fitas e microfilmagens que devido as suas características merecem tratamento especial. Gabarito :D

  • Gabarito:  D

    O arquivo especial é composto de documentos arquivísticos, de gêneros diferentes do textual (materiais), como o arquivo audiovisual, iconográfico, cartográfico. Dependem do auxílio de uma tecnologia para que o conteúdo seja acessado.


    Já o arquivo especializado pode reunir vários gêneros em relação a um único assunto. Neste caso, o arquivo médico pode ser um exemplo. Outro exemplo, é o arquivo com estudos de engenharia e arquitetura, que reúne documentos cartográficos e textuais.

    Fonte:  Forum dos concurseiros 

  • Classificaçã segundo a natureza dos documentos:

    - arquivo especial: tem sob sua guarda documentos de formas físicas diversas. Ex.: fotografias, fitas, CD-Rom, microformas, etc.

    - arquivo especializado: tem sob sua custódia os documentos resultantes da experiência humana num campo específico. Ex.: Arquivos médicos, hospitalares, etc.

  • Classificacao segundo a natureza dos documentos esta ligada aos especiais ou especializados. Natureza do assunto:Sigiloso ou ostensivo.
  • Chama-se de arquivo especial aquele que tem sob sua guarda documentos de formas físicas diversas - fotografias, discos, fitas, clichês, microformas, slides, disquetes, CD - e que, por esta razão, merecem tratamento especial não apenas no que se refere ao seu armazenamento, como também ao registro, acondicionamento, controle, conservação etc.

     

    PAES, Marilena Leite.

    Arquivo: Teoria e prática. 3ª ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Ed. FGV, p. 22, 2008.

     

    GABARITO: D

  • A= especializado.

     

  • Gabarito: D

     

    De acordo com a natureza dos documentos, podemos classificar os arquivos em:
    especiais – guardam documentos de formas físicas diversas.
    especializados – guardam documentos procedentes da experiência do homem em um campo específico.
     

     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.

  • Quanto a natureza dos documentos, os arquivos são divididos em dois grupos:

    1 - Especiais:

    Q856408 - Ano: 2017 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2017 - UFC - Assistente em Administração

    Em relação à classificação dos arquivos, é correto afirmar:

    A) Os arquivos são classificados, quanto à natureza, em especiais ou especializados. Arquivo especial é aquele que tem sob sua guarda documentos de formas físicas diversas e que, por essa razão, merecem atenção no que se refere ao seu armazenamento, registro, acondicionamento, controle e conservação. (GABARITO)

    2 - Especializados:

    Q926129 - Ano: 2018 Banca: FGV Órgão: AL-RO Prova: FGV - 2018 - AL-RO - Assistente Legislativo

    Assinale a opção que, conforme explícito na terminologia arquivística, apresenta um exemplo de arquivo especializado.

    D) Arquivo Médico. (GABARITO) - pois é uma atividade específica de uma área do conhecimento humano)